SóProvas



Prova UFPR - 2018 - PM-PR - Aspirante da Polícia Militar


ID
2847856
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se:

“[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso)

A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração.

Alternativas
Comentários
  • O termo Holocausto tem origem nas palavras gregas holos (todo) e kaustos (queimado) e é, desde 1945, utilizado em referência ao assassinato em massa de cerca de 11 milhões de pessoas pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Essas mortes foram consequência da perseguição do regime a grupos específicos, como comunistas, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e, majoritariamente, . Do número total, estima-se que 1,5 milhões eram crianças e 6 milhões, judeus.

    A chegada do Partido Nacional Socialista (Nazista) ao poder na Alemanha, em 1933, criou o chamado Terceiro Reich, ou Terceiro Império, e tinha Adolf Hitler como líder. A ideologia nazista defendia que os judeus eram os grandes culpados pela difícil situação econômica em que se encontrava o país desde a derrota na Primeira Guerra Mundial, e, em 1935, deu início a políticas de perseguição e segregação social desta população com as chamadas Leis de Nuremberg.

    Os nazistas acreditavam que existia uma “raça” superior, a ariana, e desejavam alcançá-la em sua perfeição. Um dos slogans nazistas dizia: “ein Volk, ein Reich, ein Führer”, ou seja, “um povo, um império, um líder”. O povo em questão deveria ser ariano e “puro”, isto é, sem que houvesse mistura entre arianos e outros grupos; e livre de imperfeições, o que fez com que homossexuais e pessoas com deficiências físicas e/ou mentais fossem alvo das políticas de perseguição, encarceramento e eliminação junto com judeus e ciganos, consideradas “raças” inferiores.

    A política nazista de eliminação dessas populações chegou a seu extremo com a chamada “solução final”, que consistia no aprisionamento em campos de concentração e no uso de câmaras de gás, uma tecnologia desenvolvida para otimizar o assassinato em massa, visto que matava por asfixia com a liberação de gases em um determinado ambiente em que eram colocadas centenas de pessoas.

    Foi só com a derrota alemã que o mundo pode dimensionar o tamanho da violência empregada pelos nazistas. À medida em que avançavam sobre campos de concentração, as tropas Aliadas deparavam-se com câmaras de gás, com milhões de cadáveres e com sobreviventes vivendo em condições sub-humanas. A derrota alemã, no entanto, não colocou fim ao drama vivido por aquelas pessoas. Centenas de milhares passaram a viver em campos de deslocados, pois não tinham para onde voltar.

    Os principais líderes do regime foram julgados em um tribunal especial criado na cidade de Nuremberg, na Alemanha, entre 20 de novembro de 1945 e 1º de outubro de 1946. Dos 24 indicados, somente 22 foram de fato a julgamento, pois um deles cometeu suicídio e outro foi dispensado por problemas de saúde. As acusações eram: conspiração e atos deliberados de agressão; crimes contra a paz; crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Dos julgados, 3 foram absolvidos.

    fonte: <https://www.infoescola.com/historia/holocausto/>

  • Teixeira nota 1000 pra vc isso não foi uma explicação foi uma aula

ID
2847859
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atualmente, no Brasil, as eleições para os representantes do povo nos poderes legislativo e executivo são decididas pelo voto obrigatório, direto, secreto e universal. Sobre as eleições e os direitos políticos em nosso território, desde o período colonial até o século XX, considere as seguintes afirmativas:

1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar.
2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”.
3. Após mobilização do movimento sufragista feminino no início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932.
4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • C) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • GAB : C

    FOI NO GOVERNO PROVISÓRIO EM 1932 DE GETÚLIO VARGAS QUE ACONTECERAM ALGUMAS COISAS, TAIS COMO : VOTO SECRETO E VOTO FEMININO + CRIAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL, CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO, INDÚSTRIA E COMERCIO, CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO !

    RUMO A GLORIOSA PM SP ! ALO VOCÊ

  • 1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar. ERRADO - "O voto era indireto e censitário. Indireto porque os votantes, correspondentes hoje à massa dos

    eleitores, votavam em um corpo eleitoral, nas eleições chamadas de primárias. O corpo eleitoral

    elegia os deputados. Pelo princípio do voto censitário, votavam nas eleições primárias os cidadãos

    brasileiros que tivessem renda anual de pelo menos 100 mil réis por bens de raiz, indústria,

    comércio ou emprego. Eram os votantes. Eles elegiam o corpo eleitoral, ou seja, os eleitores,

    escolhendo pessoas que, para candidatar-se, além dos requisitos indicados, deviam ter renda de 200

    mil réis e não serem libertos. Para ser deputado, o censo subia a 400 mil réis e era necessário

    professar a religião católica, mantidas as outras exigências. Não houve referência expressa às

    mulheres, mas elas estavam excluídas dos direitos políticos pelas normas sociais. Curiosamente, até

    1882 a praxe foi a de admitir o voto do grande número de analfabetos, tendo em vista o silêncio da

    Constituição a esse respeito". (Boris Fausto - História Concisa do Brasil)

     4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário. ERRADO - com a Constituição de 1937 "Partidos políticos foram dissolvidos, eleições eliminadas,  instituída, e atos ditatoriais como censura, expurgos e cultos à personalidade se tornaram recorrentes. Na prática, a Polaca existia como mera confirmação do poder político de Vargas, sendo que seu texto, por ser desrespeitado com impunidade, era "letra morta"." ()

  • GABARITO C

    O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico,

    -Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias.

    -Voto era aberto, intimidando o povo.

    -As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.

    O voto censitário só podiam votar (e ser votados) nobres, burocratas, militares, comerciantes ricos, senhores de engenho e homens de posses, mesmo analfabetos.

    -Foi o primeiro modelo instituído no brasil, desde o período colonial até o fim do império.

    -Previsto na CF de 1824. Extinto com a CF 1981.Mas, mesmo com o fim do voto censitário, mendigos, analfabetos e as mulheres ainda não tinham o direito ao voto com a CF 1981.

  • Excluindo a primeira acertiva é possível eliminar de cara três respostas erradas.

    letra C

    CFO BMBA 2019

  • Atualmente, no Brasil, as eleições para os representantes do povo nos poderes legislativo e executivo são decididas pelo voto obrigatório, direto, secreto e universal. Sobre as eleições e os direitos políticos em nosso território, desde o período colonial até o século XX, considere as seguintes afirmativas:

    1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar. INCORRETO PORQUE NESSE ANO O VOTO ERA CENSITÁRIO OU POR RENDA.

    2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”. INCORRETO PORQUE NESSE ANO FOI PROMULGADA A CF DE 1891, NO QUAL DEU FIM AO VOTO CENSITÁRIO E DEU INÍCIO AO VOTO ABERTO E UNIVERSAL.

    3. Após mobilização do movimento sufragista feminino no início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932. CORRETO PORQUE NO ANO DE 1934 HOUVE OUTRA CF QUE ESTABELECE O VOTO FEMININO (PERÍODO DE VARGAS).

    4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário. INCORRETO PORQUE DESDE A CF DE 1891 ISSO ENCERROU.

    Assinale a alternativa correta.

    O CORRETO É A LETRA A

  • 1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar.

    NESTA ÉPOCA O VOTO ERA CENSITÁRIO, OU SEJA, EXIGIA-SE RENDA MÍNIMA ANUAL.

     2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”. 

    CORRETO

    3. Após mobilização do movimento sufragista feminino no início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932. 

    CORRETO

    4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário.

    VOTO UNIVERSAL E SECRETO, INCLUSIVE VOTO FEMININO

  • A) VOTAVA QUEM TINHA RENDA

    B)CERTO

    C)CERTO

    D)VOTO, SECRETO, DIRETO E UNIVERSAL

  • é a partir de 1934 pessoal, não de 1932 questão anulada.

  • O correto seria a alternativa A. O voto de cabresto NÃO é um apelido para o voto a descoberto, mas sim um mecanismo de corrupção eleitoral usado pelos coronéis posteriormente DEVIDO ao fato do voto não secreto

  • Esta questão deveria ser anulada, uma vez que o voto feminino foi a partir de 1934.

  • GABARITO= C

    POR ELIMINAÇÃO DA PARA CHEGAR.

  • Cuidado com a afirmativa 3, as mulheres receberam o direito de votar com o Código Eleitoral de 1932, mas só foi CONSTITUCIONALIZADO em 1934.

    Fique atento ao enunciado da questão!

  • questao facil pra aspira da pm aqui do pr

  • Rumo a Gloriosa.... PMPR

  • Questão que não pega nem desavisado

  • RUMO É O CARAMBA- GAB C- Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

    1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar. ERRADO, pois o voto era censitário

    -CF de 1824/1889:  Foi outorgada. 

    1. Poder Monárquico, hereditário, constitucional e representativo. 
    2. 4 poderes: Moderador, Legislativo (senado vitalício- 800 mil reis- e câmara temporário- 400 mil reis), executivo e Judiciário. 
    3. Voto censitário: por renda (valor da produção de mandioca 150 alqueires: 200 mil reis). 
    4. Estado unitário dividido em províncias. 
    5. Religião oficial: católica 

    ------------

    2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”. CORRETO, e quem instituiu isso foram os coronéis.

    -O CORONELISMO- características  

    • Tem origem dos pertencentes à guarda nacional 
    • Eles possuíam um curral eleitoral e nele exerciam seu poder fazendo com que a população local votasse nos políticos que os coronéis queriam, isso se chama voto de cabresto. 

    ------------

    3. Após mobilização do movimento sufragista feminino no início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932. CORRETO

    -Criação da Justiça eleitoral, novo código eleitoral (1932): buscava combater as fraudes sistemática nas apurações (as fraudes eram realizadas pelo fato de existir o voto de cabresto do item anterior). 

    • universal direto, secreto e obrigatório, 
    • voto para as mulheres. 
    1. O DIREITO AO VOTO PARA A MULHER SÓ SURGIU EM 1932 , COM O CÓDIGO ELEITORAL, E CONSTITUCIONALIZADO EM 1934. Já o sufrágio universal só se consolidou com a constituição de 1988. 
    •  maiores de 21 podem votar. 

    ------------

     4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário. ERRADO

    • O Estado novo foi o período ditatorial de Vargas, as eleições diretas para presidente não foram mantidas
  • 2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”. 

    Não foi apelidado de voto de cabresto por poder ser conhecido e declaro, mas sim por que havia a pressão dos coronéis, ao meu ver está errado.

  • Em meio aos questionamentos dos comentarios, vim responder o por que da III não estar errada. O problema está no constante uso do "logo" como conclusão ou causa e consequência; nesse caso, porém, ele está expressando sucessão, ordem ou tempo - que é uma das formas que o logo pode ser utilizado -, não consequencia ou resultado e olhando dessa forma, a III está corretíssima.


ID
2847862
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O ano de 1968 foi um período de tensões sociais e políticas em diferentes partes do mundo. A respeito de alguns desses movimentos históricos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) No Brasil, houve a promulgação do Ato Institucional nº 5 pela ditadura civil-militar, aumentando a repressão a grupos considerados subversivos ou comunistas pelos governantes.
( ) Na Tchecoslováquia, houve a Primavera de Praga, que foi a Reforma do Capitalismo com a ajuda do Bloco Europeu Ocidental.
( ) Na França, houve mobilização de trabalhadores em greves por ampliação de salários e direitos, além da contestação de jovens estudantes contra o autoritarismo no ensino e a ordem vigente.
( ) Nos Estados Unidos, aumentaram as tensões raciais entre negros e brancos com o assassinato do ativista Martin Luther King Jr.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( v) No Brasil, houve a promulgação do Ato Institucional nº 5 pela ditadura civil-militar, aumentando a repressão a grupos considerados subversivos ou comunistas pelos governantes.

     ( f) Na Tchecoslováquia, houve a Primavera de Praga, que foi a Reforma do Capitalismo com a ajuda do Bloco Europeu Ocidental. 

    ( v) Na França, houve mobilização de trabalhadores em greves por ampliação de salários e direitos, além da contestação de jovens estudantes contra o autoritarismo no ensino e a ordem vigente. 

    ( v) Nos Estados Unidos, aumentaram as tensões raciais entre negros e brancos com o assassinato do ativista Martin Luther King Jr. 

  • Questão perfeita!

  • Sabendo a I e IV, VC mata o restante.

  • No Brasil, houve a promulgação (...), o correto não seria outorga??

  • Por que ditadura civil-militar? não seria somente ditadura militar?

  • Diogo Godoi

    acredito que tenha sido PROMULGADA pelo fato de ter sido imposta (de ofício), não foi algo cedido a pedido do povo ou por necessidade do povo.

  • Alguém pode me dizer o que de fato aconteceu na tcheca em 1968?

  • A Tchecoslováquia fazia parte da ditadura socialista(urss),então,não há como haver reforma capitalista.

  • A Primavera de Praga foi um período de oito meses durante o ano de 1968 em que a população da Checoslováquia (ou Tchecoslováquia) passou a pressionar por mudanças no sentido de reformar os moldes do governo comunista que estava instalado naquele país. A mobilização popular e a abertura do governo pelas reformas levaram a União Soviética a intervir, invadindo a Checoslováquia em agosto de 1968.

  • Derik, houve a Primavera de Praga. houve uma manifestação contra ao socialismo. com isso, a URSS interveio. chamada de primavera de praga(1968) . a Tche.. era prol ditadura socialista.

  • Promulgada: é a constituição democrática, ou seja, feita pelos representantes do povo

    outorgadas: de 1824, de 1937 (Getúlio Vargas) e a de 1967 (Ditadura Militar). Outorgada: é a constituição imposta ao povo pelo governante.

  • Eu sabia só a primeira e a última e passei kkk

  • Houve apoio de parte da população para a derrubada do governo – principalmente dos setores mais conservadores da sociedade e de partes da classe média. É por esse motivo, inclusive, que muitas vezes o termo ditadura civil-militar é utilizado.

  • Questões de " f/v" é melhor ir para as alternativas e tentar ver as diferenças entres elas


ID
2847865
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo, escrito por Agostinho de Hipona (354-430) em 410, sobre a devastação de Roma:

Não, irmãos, não nego o que ocorreu em Roma. Coisas horríveis nos são anunciadas: devastação, incêndios, rapinas, mortes e tormentos de homens. É verdade. Ouvimos muitos relatos, gememos e muito choramos por tudo isso, não podemos consolarnos ante tantas desgraças que se abateram sobre a cidade.
(Santo Agostinho. Sermão sobre a devastação de Roma. Tradução de Jean Lauand. Disponível em: <http://www.hottopos.com/mp5/agostinho1.htm#_ftn2>. Acesso em 11 de agosto de 2018.)

Considerando os conhecimentos sobre a história do Império Romano (27 a.C. – 476 d.C.) e as informações do trecho acima, assinale a alternativa que situa o contexto histórico em que ocorreram os problemas relatados sobre Roma e a sua consequência para o Império, entre os séculos IV e V.

Alternativas
Comentários
  • É importante destacar que tudo o que for referente ao Império Romano do Oriente se estende até meados de 1400, e não apenas a 476 d.c. Um segundo ponto é que dificilmente as obras para ensino médio aprofundam nas particularidades dos povos que atacaram e derrotaram Roma.

    Dessa forma, a resposta mais simples e enxuta foi a correta

  • Se lembrarmos da formação do Reino dos Francos, iremos acertar a questão na boa

    O Reino dos Francos foi formado pelas invasões germânicas, povo bárbaro

    Lembre-se : para os romanos todo estrangeiro era bárbaro, mas somente os germânicos os invadiram, ou melhor fizeram um colonato-comitatus , a fim de conter a ameaça dos UNOS.

  • NUNCA ESQUEÇA: Império Romano do OCIDENTE CAI PRIMEIRO que o do Oriente

  • Os romanos chamavam de bárbaros quem não era romano e viviam dentro e fora do império.

    APMBB


ID
2847868
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo, retirado de uma carta escrita entre 830 e 840 pelo aristocrata franco Eginhardo, em favor de camponeses:

Ao nosso mui querido amigo, o glorioso conde Hatton, Eginhardo, saudação eterna do Senhor. Um dos vossos servos, de nome Huno, veio à igreja dos santos mártires Marcelino e Pedro pedir mercê* pela falta que cometeu contraindo casamento sem o vosso consentimento [...]. Vimos, pois, solicitar a vossa bondade para que em nosso favor useis de indulgência em relação a este homem, se julgais que a sua falta pode ser perdoada. Desejo-vos boa saúde com a graça do Senhor. ((Cartas de Eginhardo. Tradução de Ricardo da Costa. Extratos de documentos medievais sobre o campesinato (sécs. V-XV). Disponível em: <https://www.ricardocosta.com/extratos-de-documentos-medievais-sobre-o-campesinato-secs-v-xv#footnoteref19_nuc8key>. Acesso em 11 de agosto de 2018.)
*pedir mercê = pedir intercessão

No extrato acima, encontramos elementos da vida social e econômica do período medieval europeu (Alta Idade Média). Esse documento insere-se em qual sistema social, político e econômico predominante nesse contexto?

Alternativas
Comentários
  • O Feudalismo é caracterizado pela subordinação de servos para com seus senhores feudais. O fim do feudalismo iniciou-se na transição entre o período medieval e idade moderna, com o surgimento do Mercantilismo (ou capitalismo).

  • Bastava saber o século IX estava dentro do feudalismo.

  • A

  • uma dúvida minha que eu vejo divergência entre as questôes é sobre se no feudalismo ocorreu urbanização ou ruralização.

  • É uma questão otima para revisar!

  • Quiseram colocar feudalismo em duas logo de cara para pegar quem não lê tudo

    Mas feudalismo é economia Rural e não urbana

    GAB A

    APMBB

  •  <https://www.ricardocosta.com/extratos-de-documentos-medievais-sobre-o-campesinato-secs-v-xv#footnoteref19_nuc8key>. Acesso em 11 de agosto de 2018.) 

    Documentos medievais, a fonte já deu a resposta.


ID
2847874
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A seleção de futebol da França, campeã da Copa de 2018, possui mais da metade dos seus jogadores de origem africana e/ou árabe. Desde 1998, a seleção francesa é conhecida em seu país como equipe “black-blanc-beur” (negra, branca e árabe). Uma razão histórica do aumento da diversidade étnica, racial e religiosa na Europa, presente nos dias atuais é:

Alternativas
Comentários
  • GAB B

  • Uma razão histórica do aumento da diversidade étnica, racial e religiosa na Europa, presente nos dias atuais é:


ID
2847877
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o excerto abaixo sobre o livro Utopia, do escritor inglês Thomas Morus (1478-1535), lançado entre 1516 e 1518:

[...] Em sua obra Utopia, Morus descreve a vida numa ilha em formato de lua crescente, na qual tudo é dividido de maneira equânime entre as pessoas, onde não existe injustiça e violência e se vive confortavelmente. [...] na ilha de Utopia, o problema da exclusão social, tema candente de seu tempo, [...] seria resolvido de uma vez por todas. E de que maneira? Pela aplicação de todos ao trabalho [...]”.
(LOPES, M. A. Uma História da ideia de utopia: o real e o imaginário no pensamento político de Thomas Morus. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 40, 2004, p. 141-142.)

A partir do trecho acima e dos conhecimentos sobre o início da Idade Moderna (1453-1789), é correto afirmar que a obra de Morus pertenceu ao:

Alternativas
Comentários
  • Humanismo - D

  • Iluminismo é do século XVIII

  • A ARISTOCRACIA POSSUÍA CERTOS TIPOS DE PRIVILÉGIOS, EM COMPARADO A MAIORIA DA POPULAÇÃO, DESPRIVILEGIADA.

    GAB. D

  • Morus defendia o absolutismo e maquiavel também

  • O autor Thomas Morus escreveu o texto “Utopia” no contexto do Renascimento Cultural, séculos XIV, XV e XVI. O Renascimento ficou caracterizado pelo humanismo, pelo racionalismo, empirismo e individualismo. Morus projetou em seu livro a ideia de uma sociedade mais justa e sem violências, diferente da Inglaterra daquele tempo. No fundo, o autor fez uma crítica ao absolutismo em que a nobreza possuía privilégios.

    LETRA D

  • Nesse momento o Rei Henrique VIII havia feito os atos de supremacia, definindo que o Rei é o chefe supremo da Inglaterra e que todos deveriam jurar lealdade perante o Rei (e o anglicanismo inglês), Thomas Morus era católico e foi uma dessas pessoas perseguidas!

    Com isso já é possível chegar na alternativa correta!

  • Considere o excerto abaixo sobre o livro Utopia, do escritor inglês Thomas Morus (1478-1535), lançado entre 1516 e 1518:

    A

    Iluminismo europeu

    é do século XVIII

    B

    Renascimento europeu e foi publicada no contexto do republicanismo inglês

    era ABSOLUTISMO

    Arcadismo europeu seculo 18

    Romantismo europeu seculo 19

    gab D

    qst de saber ordem cronologica

    easy


ID
2847880
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 5 de outubro de 1988 foi promulgada a Constituição que se encontra em vigência no Brasil. A respeito da história da construção e da aplicação dessa Constituição, considere as seguintes afirmativas:

1. Essa Constituição ampliou os direitos civis, políticos e sociais, tais como a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a garantia ao acesso universal à educação e à saúde.
2. Após 30 anos da promulgação dessa constituição, comemora-se o cumprimento do item III do artigo 3º da Constituição: “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”.
3. Essa Constituição foi elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte eleita por voto indireto em colégio eleitoral, por conta da rejeição da emenda das “Diretas Já” pelo Congresso Nacional.
4. Essa Constituição foi elaborada com a finalidade de romper com o período da ditadura civil-militar (1964-1985) e atender ao processo de redemocratização.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

     

    1. Essa Constituição ampliou os direitos civis, políticos e sociais, tais como a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a garantia ao acesso universal à educação e à saúde.

     

    O regime de exceção, em que as garantias individuais e sociais eram restritas, ou mesmo ignoradas, e cuja finalidade era garantir os interesses da ditadura, internalizados em conceitos como segurança nacional, restrição das garantias fundamentais etc, fez crescer, durante o processo de abertura política, o anseio por dotar o Brasil de uma nova Constituição, defensora dos valores democráticos. Anseio que se tornou necessidade após o fim da ditadura militar e a redemocratização do Brasil, a partir de 1985.

    Independentemente das controvérsias de cunho político, a Constituição Federal de 1988 assegurou diversas garantias constitucionais, com o objetivo de dar maior efetividade aos direitos fundamentais, permitindo a participação do Poder Judiciário sempre que houver lesão ou ameaça de lesão a direitos.

     

    4. Essa Constituição foi elaborada com a finalidade de romper com o período da ditadura civil-militar (1964-1985) e atender ao processo de redemocratização. VERDADEIRO

     

    Ficou conhecida como "Constituição Cidadã", por ter sido concebida no processo de redemocratização, iniciado com o encerramento da ditadura militar no Brasil (1964–1985).

     

     

    LETRA B

  • usando a logica de que a opcão 2 é incorreta, ja elimina-se 3 alternativas.

  • Letra B

    rumo ao CFO BMBA 2019

  • qual o erro da 2 ???

  • Erro da 2? Simplesmente não erradicamos a pobreza ou desigualdade social

  • Gabarito: Letra B

    Erro da alternativa 2- Ainda não erradicamos a pobreza e a marginalização do Brasil, infelizmente é muito comum vermos cenários de desigualdades sociais.

    Erro da alternativa 3- No Brasil, a Constituição de 1988 foi elaborada pelo Congresso Constituinte, composto por deputados e senadores eleitos democraticamente.

  • Gabarito: Letra B

    Erro da alternativa 2- Ainda não erradicamos a pobreza e a marginalização do Brasil, infelizmente é muito comum vermos cenários de desigualdades sociais.

    Erro da alternativa 3- No Brasil, a Constituição de 1988 foi elaborada pelo Congresso Constituinte, composto por deputados e senadores eleitos democraticamente.

  • Gabarito: Letra B

    Erro da alternativa 2- Ainda não erradicamos a pobreza e a marginalização do Brasil, infelizmente é muito comum vermos cenários de desigualdades sociais.

    Erro da alternativa 3- No Brasil, a Constituição de 1988 foi elaborada pelo Congresso Constituinte, composto por deputados e senadores eleitos democraticamente.

  • Gabarito: Letra B

    Erro da alternativa 2- Ainda não erradicamos a pobreza e a marginalização do Brasil, infelizmente é muito comum vermos cenários de desigualdades sociais.

    Erro da alternativa 3- No Brasil, a Constituição de 1988 foi elaborada pelo Congresso Constituinte, composto por deputados e senadores eleitos democraticamente.

  • A constituição de 1988 foi promulgada com a finalidade de romper com o período da ditadura civil-militar?

  • Resposta: Letra B. No dia 05/10/1988 foi promulgada a constituição brasileira que está em vigor, a Magna Carta foi denominada de “Cidadã” em função da ampliação dos direitos civis, sociais e políticos. Embora a constituição seja caracterizada por um avanço no campo social, não conseguiu resolver problemas básicos como erradicar a pobreza e a miséria de boa parte da população brasileira. A constituição foi elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte eleita no pleito eleitoral ocorrido no final de 1986 de maneira direta e não indireta. 


ID
2847892
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Evidências científicas mostraram que a poluição produzida por navios de guerra durante a Segunda Guerra Mundial interferiram no crescimento das árvores na Noruega. Embarcações da Alemanha ficaram estacionadas boa parte da guerra na costa da Noruega, com a função de impedir uma possível invasão dos inimigos. Para camuflar as embarcações, era produzida uma névoa química, e foi essa névoa artificial a responsável por limitar o crescimento das árvores nesse período. Uma estratégia muito comum para gerar essa névoa artificial era por meio da queima incompleta de óleo combustível, mas também outros métodos foram empregados, como o lançamento na atmosfera de misturas que produziam cloreto de zinco, óxido de titânio ou pentóxido de fósforo.

Esses métodos capazes de produzir névoa artificial se baseiam em reações que:

Alternativas
Comentários

ID
2847898
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um certo metal (M), de massa molar igual a 48 g mol-1 , forma um sal de cloreto bastante reativo, que em água sofre hidrólise e produz o óxido desse metal. Verificou-se que na composição de 80 g do óxido, 48 g correspondem a massa apenas do metal.
(Dado: massa molar do oxigênio igual a 16 g mol-1 )

A fórmula mínima desse óxido é:

Alternativas
Comentários
  • Massa do Metal M = 48 g

    Massa do Oxigênio = 16 g

    Massa do óxido formado = 80 g

    Desses 80 g formados, 48 g é de metal. Consequentemente, o restante é de oxigênio.

    Dessa maneira, teremos 48 g de metal e 32 g de oxigênio.

    Precisaremos de um M e de 2 O.

    MO2

    GABARITO: LETRA B

    MEU ↯ CANAL ↯ NO YOUTUBE COM VÁRIAS QUESTÕES RESOLVIDAS

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite

  • Questão suavona:

    80g , sendo 48 do metal e 16 do oxigenio

    48 + x = 80

    x= 80-48

    x=32

    O= 16

    O2=32

    MO2

    LETRA B

  • aquela questão pra não zerar... rindo de desespero


ID
2847910
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em animais pluricelulares, as células organizam-se constituindo tecidos. Considerando os tecidos, suas funções e as características das células que os constituem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O tecido muscular estriado esquelético é formado por feixes de fibras cilíndricas muito longas e multinucleadas, conhecidas por fibras musculares estriadas esqueléticas.

    B) Os músculos esqueléticos são formados por centenas de células alongadas conhecidas como fibras musculares. Essas fibras são compostas pela actina e miosina, proteínas com capacidade de contração e que formam filamentos finos e espessoas, respectivamente.

    C) O macrofágo é uma célula de defesa do organismo e que atua no sistema imunológico, são encontrados no tecido conjuntivo e se concentram em órgãos com a função de defesa do organismo. Sua principal função é realizar a fagocitose.

    D) o colágeno é uma proteína fibrosa, estrutural e de origem animal, encontrada na matriz extracelular formando fibras resistentes. Sua principal função é dar sustentação e elasticidade à pele e ossos, cartilagens, tendões e ligamentos.

    E) GABARITO

  • Alguém poderia explicar qual o erro da "B"?
  • >>>>>Células não são proteínas

    >>>>> Neurônio têm os axônios ( corpo ) onde originas a os detritos ( de um lado ) e as terminações nervosas( de outro ) , no axônio ocorre a transmissão do impulso nervoso junto com a bainha de mielina

    LETRA E

    APMBB

  • Endryck, observando os comentários e pesquisando vi que o erro da B é afirmar que a miosina e actina são células...sendo que são Proteínas

ID
2847913
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma doença genética muito rara tem padrão de herança dominante. Um homem, filho de mãe afetada e pai normal, é afetado pela doença e é casado com uma mulher que não é afetada pela doença. A respeito dos filhos desse casal, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    a) 50%

    c) 0 %

    d) 100 %

    e) 100 %

  • Na alternativa C, o cromossomo x só pode ser da mãe e o cromossomo y só pode ser do pai. como a mãe não é afetada, não tem chance do filho ter a doença. No caso da B, a filha terá um cromossomo x da mãe e o cromossomo x do pai (que está afetado), então com certeza terá a doença.

  • pq a letra D ta errada ?

    • Doença autossômica: é causada por um gene que se encontra em um cromossomo autossômico, logo, atinge homens e mulheres na mesma proporção.
    • Doença ligada ao sexo: é causada por um gene presente em cromossomo sexual, no caso dos humanos, geralmente está associado ao cromossomo X.

    Também é comum no estudo da genética se referir a genes dominantes e recessivos, logo, é de suma importância compreeender o que isso significa.

    • Dominante: quando a característica se manifesta de qualquer forma, seja homozigoto (AA) ou heterozigoto (Aa);
    • Recessivo: a característica recessiva só consegue se manifestar quando está em homozigose (aa).

    Para resolver o exercício proposto, é necessário analisar as informações fornecidas pelo enunciado:

    • Doença tem comportamento dominante;
    • Homem afetado é filho de mãe afetada e pai normal;
    • Mulher não é afetada.

    Analisando as afirmativas:

    "Um filho desse casal tem probabilidade de 75% de ser afetado pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado num cromossomo autossômico.". Alternativa errada.

    Os genótipos dos pais são:

    • Pai: Aa;
    • Mãe: aa.

    Ao fazer o quadro de Punnet:

       A  a

    a  Aa  aa

    a  Aa  aa

    Um filho desse casal tem a probabilidade de 50% de ser afetado pela doença se o gene estiver no cromossomo autossômico.

    "b) Uma filha desse casal tem probabilidade de 100% de ser afetada pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado no cromossomo X." Alternativa correta.

    Os genótipos dos pais são:

    • Pai: XᴀY;
    • Mãe: XaXa.

    Ao fazer o quadro de Punnet:

           Xa       Xa

    Xᴀ   XᴀXa     XᴀXa

    Y     XaY      XaY

    Uma filha desse casal tem 100% de probabilidade de ser afetada pela doença, enquanto um filho tem 0%.

    "c) Um filho desse casal tem probabilidade de 50% de ser afetado pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado no cromossomo X.". Alternativa errada.

    Assim como o quadro de Punnet representado na alternativa "b" mostra, o filho desse casal só tem um genótipo possível: XaY. Logo, ele não será afetado.

    "d) Uma filha desse casal tem probabilidade de 25% de ser afetada pela mesma doença do pai, no caso de o gene em questão estar localizado num cromossomo autossômico.". Alternativa errada.

    Assim como o quadro de Punnet representado na alternativa "a", a filha desse casal teria 50% de chance de ser afetada pela doença.

    "Uma filha desse casal tem 0% de probabilidade de ser afetada pela mesma doença do pai, no caso do gene em questão estar localizado no cromossomo X". Alternativa errada.

    Assim como o quadro de Punnet representado na alternativa "b", uma filha desse casal só teria um genótipo possível: XᴀXa. Logo, há 100% de probabilidade dessa menina ser afetada.

  • Porque a mulher que se vai casar com o homem afetado é XaXa ? XaXa não seria a mãe do homem afetado ? Na pergunta está perguntando sobre o filho do Homem afetado e um mulher a qual não se tem informação. Correto ? Mas nas discussões estão discorrendo sobre a mãe do filho que tem a doença.


ID
2847919
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, doenças como a febre amarela, o sarampo e a tuberculose são problemas de saúde pública. Com relação a essas doenças, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • tuberculose: bactéria

    sarampo e febre amarela: vírus

  • A vacina tríplice viral protege contra SARAMPO, CAXUMBA e RUBÉOLA.


ID
2847922
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a divisão celular, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Venha comigo amiguinhos !

    Cromátides-irmãs é na MITOSE - A mitose mantém as células em 2N

    Cromossomos homólogos é na MEIOSE - A meiose produz gametas haploides 1N

  • Mitose e meiose são processos de reprodução celular que acontecem nos seres vivos. Elas originam células para diferentes objetivos.

    Cada mitose produz duas células iguais à de origem. (2n)

    Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe. (1n)

  • é justamente na metáfase 1 que ocorre o emparelhamento na linha do equador para , em seguida, a anáfase pegar os CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS E SEPARÁ-LOS.

    É uma característica fundamental , pois só assim que a meiose I consegue se transformar em células haploides ( dividir-se pela metade): Pegando os cromossomos e dividindo-os, e não dividindo as cromatides-irmãs

    LETRA B

    APMBB

  • Mitose = duas células

    Meiose = quatro células

    Grupo de questões CFO:

    https://t.me/+wR55_2rksTc3MTQx


ID
2847925
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação às espermatófitas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As espermatófitas (Spermatophyta, antigamente chamadas de Fanerógamas) são as  com sementes e constituem uma linhagem muito diversificada, com cerca de 270.000 espécies. Esse grupo de plantas inclui as gimnospermas e as angiospermas. As principais características das espermatófitas são a heterosporia e o crescimento secundário. A heterosporia é a produção de dois tipos de esporos, os micrósporos (esporos masculinos) e os megásporos (esporos femininos), que originarão os microgametófitos (gametófitos masculinos) e os megagametófitos (gametófitos femininos), respectivamente. Essa condição foi um passo importante para o surgimento das sementes. O crescimento secundário é o crescimento do caule em espessura, sendo os meristemas laterais, chamados de câmbio vascular e , os tecidos responsáveis por este crescimento.

    https://www.infoescola.com/plantas/espermatofitas/#:~:text=As%20espermat%C3%B3fitas%20(Spermatophyta%2C%20antigamente%20chamadas,as%20gimnospermas%20e%20as%20angiospermas.

  • parte masculina ===> pólen

  • A) Embrião Multicelular

    B) Nas plantas vasculares, o esporófito é dominante (pteridófita, gimnosp., angiosp.)

    C) Espermatófitas (plantas vasculares que tem sementes = gimnos, angios), só a angiosperma tem fruto.

    D) CERTO.

    E) Só gimnospermas e Angiospermas tem sementes.


ID
2847928
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A lactase é uma enzima presente no intestino delgado que converte lactose em galactose e glicose. Algumas pessoas apresentam níveis baixos da enzima lactase e, por isso, podem ter dificuldade em digerir a lactose presente no leite. O diagnóstico dessa deficiência de lactase pode ser feito por meio de exames de sangue: são colhidas amostras de sangue e medidos os níveis de glicemia após 12 horas de jejum e após 30 e 60 minutos da ingestão de lactose dissolvida em água. Nos pacientes com níveis normais de lactase, ocorre aumento da glicemia em 20 mg/dL ou mais em pelo menos um dos intervalos de tempo (30 e 60 minutos). Em pacientes com níveis baixos de lactase, o aumento da glicemia nas duas dosagens após a ingestão de lactose é menor que 20 mg/dL. Considerando a deficiência de lactase e o teste descrito no texto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • D) Se houver aumento da glicemia maior que 20 mg/dL após a ingestão de lactose, significa que houve conversão adequada da lactose em glicose pela ação da lactase.


  • o erro da D é que ele fala que é uma reação de síntese, mas na verdde é uma reação de decomposição

  • E - Se houver aumento da glicemia maior que 20 mg/dL após a ingestão de lactose, significa que houve conversão adequada da lactose em glicose pela ação da lactase.


ID
2847931
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o processo evolutivo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) FALSA. As mutações genéticas são desencadeadas por fatores mutagenicos ou ocorrem espontâneamente, mas sempre são aleatórias. A adaptação é promovida pela seleção natural.

    b) FALSA. Os aminoácidos são constituintes de proteínas. Os nucleotídeos (DNA e RNA) são formados por nucleotídeos.

    c) VERDADEIRA. A seleção natural é que gera a adaptação.

    d) FALSA. Os organismos de uma população biológica tendem a ser diferentes entre si. A diferença é causada por mutações e recombinação gênica.

    e) FALSA. A modificação genética é aleatória, causada por mutações e/ou combinações

  • Suponhamos que ocorreu um aquecimento global na terra e existam 2 populações distintas, uma adaptada ao calor ; outra não.

    Com o passar dos anos e com a seleção natural , aqueles que se adaptarem vão aumentar a sua frequência e os outros, se extinguirão

    Letra C

    APMBB

  • letra B: Alterações na sequência de aminoácidos do DNA dos organismos podem ser vantajosas, neutras ou desvantajosas para seus portadores.

    Está errada, pois as mutações genéticas ocorre nas bases nitrogenadas, seja na troca de ordem das bases ou aquelas de caráter deletário (adição ou subtração de bases nitrogenadas).

    As bases nitrogenadas do DNA são adenina, citosina, guanina e timina (exclusiva do DNA)

    1 aminoácido é composto por 3 bases nitrogenadas (3 letras)

    logo, a alteração não é na sequência de aminoácidos, mas sim na sequencia das bases nitrogenadas dentro de um aminoácido

    por exemplo: AGT para GTA ==> isso pode mudar o aminoácido que será formado, ou não, pois diferentes trincas de base podem gerar um mesmo aminoácido.


ID
2847934
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação às trocas gasosas que os animais realizam com o meio externo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Brânquias, pulmões e traqueias são estruturas especializadas para trocas gasosas.
( ) As trocas gasosas podem ocorrer por difusão através da superfície corporal, caracterizando as trocas tegumentares ou cutâneas.
( ) Os túbulos de Malpighi são estruturas que realizam as trocas gasosas nas aves.
( ) O gás carbônico (CO2) e o oxigênio (O2) são gases importantes para as trocas gasosas.
( ) As traqueias são estruturas relacionadas com a respiração em ambientes aquáticos e ocorrem em peixes e anfíbios.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    V – V – F – V – F

  • V

    V

    F- Os túbulos de Malpighi são os principais  órgãos excretores dos artrópodes

    V

    F- traqueia é um tubo vertical cilíndrico, cartilaginoso e membranoso, localizado entre a laringe e dois tubos curtos.

  • Ter certeza das duas primeiras já garantiu a questão. BORA


ID
2847937
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Diana pretende distribuir 6 litros de geleia em 25 potes iguais. Cada pote possui internamente o formato de um paralelepípedo de base quadrada com 5 cm de lado. Dividindo igualmente a geleia em todos os potes, qual é a altura interna que a geleia atingirá em cada recipiente?

Alternativas
Comentários
  • 6 Litros = 6.000 mL

    1 mL = 1 cm3

    Então 6.000 : 25 potes = 240 mL em cada pote

    A área da base do recipiente é 25 m2

    O Volume é dado por V=Ab.h

    V = 240

    Ab = 25

    h = ?

    240 = 25 . h

    h = 240 / 25

    h = 9,6 m

    LETRA (C)

  • boa questão.

    primeiro tu descobre a quantidade de cada pote.

    depois tu calcula pelas alternativas mesmo.

  • 6Litros = 6.000ml

    6000ml ÷ 25 potes

    240ml = volume distribuído por pote

    Volume por pote = Área da Base x Altura

    240ml³ = 5² x h

    240= 25h

    h=9,6cm

    LETRA C

    APMBB

  • 1 m*3 = 1000 L

    1 dm*3 = 1 L

    1 cm*3 = 1 ml

    "Pessoal, é muito importante que vocês memorizem isso."

    6 litros = 6000 ml

    6000 ml divididos por 25 potes = 240 ml por pote

    240 ml = 240 cm*3

    VP = Volume do pote

    AB = Área da base

    H = Altura

    VP = AB . H

    240 = 5*2 . H

    240 = 25H

    25H = 240

    H = 240 / 25

    H = 9,6 cm

    Gab. C

    Bons estudos, pessoal!


ID
2847943
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Suponha que a carga suportada por uma viga seja diretamente proporcional à sua largura e ao quadrado de sua espessura e inversamente proporcional ao seu comprimento. Sabendo que uma viga de 2 m de comprimento, 15 cm de largura e 10 cm de espessura suporta uma carga de 2.400 kg, qual é a carga suportada por uma viga de 20 cm de largura, 12 cm de espessura e 2,4 m de comprimento?

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem alguma dica ?

  • Ca = carga

    C = comprimento

    L = largura

    E = espessura

    K = constante de proporcionalidade

    K = Ca * C / L * (E)²

  • resolução

  • CARGA LARGURA ESPESSURA COMPRIMENTO

    2400 15cm 10cm² 2m=200cm

    x 20cm 12cm² 2,4m=240cm

    A espessura é eleva ao quadrado, diz a questão.

    E que tambem a CARGA, LARGURA E ESPESSURA são diretamente proporcionais, ou seja elas não vão inverter os numeros.

    E que o comprimento é inversamente proporcional, ou seja ele vai inverter os números.

    DESSA FORMA FICA:

    2400/x = 15/20 * 100/144 * 240/200

    2400/x = 15/1 * 1/12 * 1/2

    2400/x = 15/24

    15x = 57600

    x = 57600/15

    x = 384

    Na questão foi simplificado o 100/200, 240/20 e o resultado simplificado de 240=12 pelo 144.. espero que tenha ajudado a dar um norte a você, caro concurseiro.

  • CARGA LARGURA ESPESSURA COMPRIMENTO

    2400 15cm 10cm² 2m=200cm

    x 20cm 12cm² 2,4m=240cm

    A espessura é eleva ao quadrado, diz a questão.

    E que tambem a CARGA, LARGURA E ESPESSURA são diretamente proporcionais, ou seja elas não vão inverter os numeros.

    E que o comprimento é inversamente proporcional, ou seja ele vai inverter os números.

    DESSA FORMA FICA:

    2400/x = 15/20 * 100/144 * 240/200

    2400/x = 15/1 * 1/12 * 1/2

    2400/x = 15/24

    15x = 57600

    x = 57600/15

    x = 384

    Na questão foi simplificado o 100/200, 240/20 e o resultado simplificado de 240=12 pelo 144.. espero que tenha ajudado a dar um norte a você, caro concurseiro.

  • https://youtu.be/EToCN7VnvNQ

  • 1º Separar as informações.

    Comprimento = 2m / 2,4m Ideal é passar para cm para igualar as outras 200cm / 240cm.

    Largura = 15cm / 20cm

    Espessura = 10cm / 12cm

    Carga = 2400kg / ?

    sendo,

    C (GIP: Grandeza Inversamente Proporcional)

    L (GDP: Grandeza Diretamente Proporcional)

    E (GDP)

    em relação a Carga.

    Disse também que E estaria elevado ao quadrado, ou seja,

    E = 100cm / 144cm (10^2 / 12^2)

    2º Montando as razões.

    (2400 / ?) = (240 / 200) * (15 / 20) * (100 / 144)

    (2400 / ?) = (24 / 20) * (15 / 1) * (5 / 144) Simplifiquei 5/20 ficando 1/5.

    (2400 / ?) = (1 / 4) * (15 / 6) Simplifiquei 5/20 novamente e também 24/144.

    (2400 / ?) = (15 / 24) Aqui já posso multiplicar cruzado ! ! !

    2400 * 24 = 15 * ?

    57600 = 15 * ?

    ? = 57600 / 15

    ? = 3.840kg

    ? - Nova carga, ou, o famoso X.

    GAB: D (3.840kg)

    __________________________________

    Deus abençoa quem luta!

  • Comp.                       Larg.                      Espes.                         peso

     2 m                            15 cm                    10 cm                           2400 kg

    2,4 m                          20 cm                    12 cm                             x

    15 x 10 = 150                         150 -------- 2400kg

    20 x 12 = 240                         240 -------- x

    Aplicando a regra de três simples:

    X = (2400 x 240)/150

    X = 3.840 kg

  • 2 x 15 x 10 = 300 aguenta 2400

    2,4 x 20 x 10 =480 a guenta x

    300--2400

    480--x 300x = 1.152,00

    x= 1.152,00

    300 x=3.840

  • BIZU: QUANDO FALAREM DIRETAMENTE PROPORCIONAL, QUER DIZER QUE ESTÁ NA PARTE DE DE CIMA DE UMA DIVISÃO. INVERSAMENTE NA PARTE DE BAIXO DE UMA EQUAÇÃO.

    NESSE CASO FICARIA ASSIM A ESQUAÇÃO C= L.E²/C FICANDO: 2400KG=0,15.1/2.

    PORÉM EU FIZ POR REGRA DE TRÊS

    0,15.0,1/2----------- 2400

    0,2.1,44/2,4----------X

    X=3.840 kg.

    GAB:D

    #PMPR #CAVEIRA

  • Resolução da questão: https://www.youtube.com/watch?v=EToCN7VnvNQ

  • 2,4/2= 20/15 * (12/10)^2 * 2400/x Fica dessa forma se você seguir o que o enunciado diz ( invertendo e colocando que item pedido ao quadrado) Resolva essa regra de três composta e dará o resultado correto X= 3.840 kg
  • questão nível ITA!

  • 11 minutos o video da solução da questão, ok


ID
2847949
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Alexandre pegou dois empréstimos com seus familiares, totalizando R$ 20.000,00. Ele combinou pagar juros simples de 8% ao ano em um dos empréstimos e de 5% ao ano no outro. Após um ano nada foi pago, e por isso sua dívida aumentou de R$ 20.000,00 para R$ 21.405,00. Quanto foi tomado emprestado de cada familiar?

Alternativas
Comentários
  • A: Empréstimo 1; B: Empréstimo 2.

    A + B = 20.0000,00 R$

    21.405,00 - 20.000,00 = 1.405,00 R$ de juros ao final de um ano.

    0,08 x A + 0,05 x B = 1.405,00 R$

    B = 20.000,00 - A

    0,08 x A + 0,05 x (20.000,00 - A) = 1.405,00 R$

    0,08 A + 1.000,00 - 0,05 A = 1.405,00 R$

    0,08 A - 0,05 A = 1.405 -1.000

    0,03 A = 405

    A = 405 / 0,03

    A = 13.500,00 R$

    B = 20.000,00 - 13.500,00 = 6.500,00 R$

    B = 6.500,00 R$

  • Dados da questão:

    Empréstimo 1 = X

    Empréstimo 2 = 20.000-X

    i1 = 8% a.a. = 0,08

    i2 = 5% a.a. = 0,05

    Montante dos dois empréstimos - M = R$ 21.405,00

    Sabendo que os valores dos dois empréstimos totalizaram R$ 20.000,00 e os montantes dos dois empréstimos totalizaram R$ 21.405,00, então podemos afirmar que o valor dos juros é de:

    J = 21.405- 20.000

    J = 1.405,00

    Os valores dos juros incidentes sobre cada capital emprestado, no caso de juros simples, podem ser calculados pela multiplicação entre o capital e a taxa de juros incidente, assim:

    X*0,08 + (20.000 - X)*0,05= 1.405

    X*0,08 - X*0,05 +1000= 1.405

    0,03X = 405

    X = 13.500,00

    De posse do valor de um empréstimo, podemos calcular o valor do outro subtraindo o valor total emprestado do valor encontrado, portanto:

    Empréstimo 2 = 20.000 – X

    Empréstimo 2 = 20.000 – 13.500

    Empréstimo 2 = 6.500,00

    Gabarito: Letra “C".


  • T = R$20.000

    i1 = 8% a.a -----> 8% + 5% = 13%a.a

    i2 = 5% a.a ----/

    M = R$21.405

    J = R$1.405

    13% ----> 1.405

    8% ----> x

    13.x = 8*1405

    x = 11240/13

    x = 864,62

    logo 8% é proporcional à R$864,62 e 5% é proporcional à R$540,38 = R$1.405.

    Tendo essas informações em mãos, testa-se as alternativas. ( lembrando, ao optar por testar as alternativas iniciar sempre pela alternativa do meio. Deste modo terá a percepção se o valor está maior ou menor, e assim seguir para alternativa mais coerente. neste casa deu exato).

    c) 6.500 *0,08 = 520,00 13.500 *0,05 = 675,00 logo 520+675 = R$ 1.195 errada

    6.500 *0,05 = 325,00 13.500 *0,08 = 1080,00 logo 325+1080 = R$ 1.405

  • x+y= total

    1,05x+1,08y= total com juros

    [...]

    x+y=20.000

    x= 20.000-y

    [...]

    1,05(20.000-y)+1,08y=21.405

    21.000-1,05y+1,08y= 21.405

    0,03y= 405

    y= 13.500

    [...]

    x-13.500=20.000

    x=6.500

    LETRA C

    APMBB


ID
2847955
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um tanque contém uma solução de água e sal cuja concentração está diminuindo devido à adição de mais água. Suponha que a concentração Q(t) de sal no tanque, em gramas por litro (g/l), decorridas t horas após o início da diluição, seja dada por

Q(t) = 100 × 5 -0,3t

Assinale a alternativa que mais se aproxima do tempo necessário para que a concentração de sal diminua para 50 g/l.
(Use log 5 = 0,7)

Alternativas
Comentários
  • Resolução : https://www.youtube.com/watch?v=nFTexskpPfM

  • Q(t) = 100 × 5 -0,3t

    50 = 100 . 5^(-0.3t)

    0,5 = 5^(-0.3t)

    5.10^-1 = 5^(-0.3t)

    log5 + log10^-1 = -0.3t log5

    0,7 - 1 = -0,3.t.0,7

    -0,3/-0,3 = 0,7t

    t = 1/0,7

    t = 1,428 (Uma hora + 0,428 de hora)

    1hora -----> 60 minutos

    0,428 horas -----> x

    x = 25,68 minutos

    Logo: 1 hora e 25 minutos

    Alternativa "D"


ID
2847958
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em quantos pontos do plano cartesiano a circunferência de equação (x - 2)2 + (y + 1)2 = 9 e a parábola de equação y = -2x2 + 8x - 6 se intersectam?

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO: https://www.youtube.com/watch?v=8EGrT9qwxO0


ID
2847964
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


    A explosão das medusas em todo o mundo se deve a uma série de fatores inter-relacionados. Uma das principais causas é o excesso de pesca de seus predadores naturais, como o atum, o que ao mesmo tempo elimina a concorrência pelo alimento e o espaço de reprodução. Em paralelo, diversas atividades humanas em regiões costeiras também ajudam a explicar o fenômeno: ali onde enormes quantidades de nutrientes são jogadas no mar (em forma de resíduos agrícolas, por exemplo), produzindo grandes explosões de populações de algas e plânctons, que consomem o oxigênio da água e geram as denominadas zonas mortas. Não muitos peixes e mamíferos aquáticos conseguem sobreviver nelas, mas as medusas sim, além de encontrarem no plâncton uma fonte de alimentação abundante e ideal. Quando as populações de medusas conseguem se estabelecer, as larvas de outras espécies acabam sendo parte do cardápio também, desequilibrando a cadeia trófica.

    As medusas são, além disso, um dos poucos vencedores naturais da mudança climática, já que seu ciclo reprodutivo é favorecido pelo aumento da temperatura nos ciclos oceânicos. Mas há mais fatores. Existem evidências de que certas espécies de medusa se reproduzem com mais facilidade junto a estruturas costeiras artificiais, como molhes e píeres. Por isso, é difícil saber se os esforços para deter, ou até reverter a mudança climática, representam uma solução à crescente presença de medusas nos mares, pelo menos enquanto continuem gerando problemas em ecossistemas costeiros e cadeias alimentares marinhas. [...]

    No entanto – e não muito longe de Monte Hermoso – um cientista elucubra uma ideia mais interessante: se queremos resolver o problema das medusas, temos de parar de vê-las como um mal, e começar a vê-las como comida.


(Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/18/ciencia/1537282711_864007.html>.)

Entre principais e secundários, o texto menciona como causas de origem antrópica da proliferação de medusas:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Uma das principais causas é o excesso de pesca de seus predadores naturais, como o atum, (...);

    2 - Em paralelo, diversas atividades humanas em regiões costeiras também ajudam a explicar o fenômeno: ali onde enormes quantidades de nutrientes são jogadas no mar (...);

    3 - As medusas são, além disso, um dos poucos vencedores naturais da mudança climática, já que seu ciclo reprodutivo é favorecido pelo aumento da temperatura nos ciclos oceânicos;

    4 - Existem evidências de que certas espécies de medusa se reproduzem com mais facilidade junto a estruturas costeiras artificiais, como molhes e píeres.

  • Mudança clima... ação antrópica?!

    só se for indiretamente né?! Karamba

  • Questão ridícula! Muito subjetiva!

  • A explosão das medusas em todo o mundo se deve a uma série de fatores inter-relacionados. uma das principais causas é o EXCESSO DE PESCA DE SEUS PREDADORES NATURAIS, como o atum, o que ao mesmo tempo elimina a concorrência pelo alimento e o espaço de reprodução. em paralelo, diversas atividades humanas em regiões costeiras também ajudam a explicar o fenômeno: ALI ONDE ENORMES QUANTIDADES DE NUTRIENTES SÃO JOGADAS NO MAR (em forma de resíduos agrícolas, por exemplo), produzindo grandes explosões de populações de algas e plânctons, que consomem o oxigênio da água e geram as denominadas zonas mortas. não muitos peixes e mamíferos aquáticos conseguem sobreviver nelas, mas as medusas sim, além de encontrarem no plâncton uma fonte de alimentação abundante e ideal. quando as populações de medusas conseguem se estabelecer, as larvas de outras espécies acabam sendo parte do cardápio também, desequilibrando a cadeia trófica.

    As medusas são, além disso, um dos poucos vencedores naturais da MUDANÇA CLIMÁTICA, já que seu ciclo reprodutivo é favorecido pelo aumento da temperatura nos ciclos oceânicos. mas há mais fatores. existem evidências de que certas espécies de medusa SE REPRODUZEM COM MAIS FACILIDADE JUNTO A ESTRUTURAS COSTEIRAS ARTIFICIAIS, COMO MOLHES E PÍERES. por isso, é difícil saber se os esforços para deter, ou até reverter a mudança climática, representam uma solução à crescente presença de medusas nos mares, pelo menos enquanto continuem gerando problemas em ecossistemas costeiros e cadeias alimentares marinhas. [...]

    No entanto – e não muito longe de monte hermoso – um cientista elucubra uma ideia mais interessante: se queremos resolver o problema das medusas, temos de parar de vê-las como um mal, e começar a vê-las como comida.

    Apesar de serem esses os pontos apresentados, fica a minha crítica quanto ao aspecto da mudança climática, parece-me subjetivo afirmar que o homem é responsável por toda e qualquer mudança climática.

    BONS ESTUDOS!!!

  • Questão subjetiva!!

    Ação antrópica (ação do homem) são 2 fatores: Excesso de pesca e Quantidade de nutrientes jogados no mar.


ID
2847967
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


    A explosão das medusas em todo o mundo se deve a uma série de fatores inter-relacionados. Uma das principais causas é o excesso de pesca de seus predadores naturais, como o atum, o que ao mesmo tempo elimina a concorrência pelo alimento e o espaço de reprodução. Em paralelo, diversas atividades humanas em regiões costeiras também ajudam a explicar o fenômeno: ali onde enormes quantidades de nutrientes são jogadas no mar (em forma de resíduos agrícolas, por exemplo), produzindo grandes explosões de populações de algas e plânctons, que consomem o oxigênio da água e geram as denominadas zonas mortas. Não muitos peixes e mamíferos aquáticos conseguem sobreviver nelas, mas as medusas sim, além de encontrarem no plâncton uma fonte de alimentação abundante e ideal. Quando as populações de medusas conseguem se estabelecer, as larvas de outras espécies acabam sendo parte do cardápio também, desequilibrando a cadeia trófica.

    As medusas são, além disso, um dos poucos vencedores naturais da mudança climática, já que seu ciclo reprodutivo é favorecido pelo aumento da temperatura nos ciclos oceânicos. Mas há mais fatores. Existem evidências de que certas espécies de medusa se reproduzem com mais facilidade junto a estruturas costeiras artificiais, como molhes e píeres. Por isso, é difícil saber se os esforços para deter, ou até reverter a mudança climática, representam uma solução à crescente presença de medusas nos mares, pelo menos enquanto continuem gerando problemas em ecossistemas costeiros e cadeias alimentares marinhas. [...]

    No entanto – e não muito longe de Monte Hermoso – um cientista elucubra uma ideia mais interessante: se queremos resolver o problema das medusas, temos de parar de vê-las como um mal, e começar a vê-las como comida.


(Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/18/ciencia/1537282711_864007.html>.)

Entre o segmento “Quando as populações de medusas conseguem se estabelecer” e o segmento “as larvas de outras espécies acabam sendo parte do cardápio também”, exprime-se uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Temporalidade: quando uma acontece, a outra acontece também.

  • Temporalidade .

    É so trocar por :No momento em que

  • Quando -> Conjunção subordinativa temporal.

  • GABARITO: LETRA D

    “Quando as populações de medusas conseguem se estabelecer” 

    conjunção subordinativa temporal "quando", matamos com essa informação.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻


ID
2847970
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o excerto abaixo:

As bombas que os aliados lançaram sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial conseguiram atingir a borda inferior do espaço: a ionosfera se enfraqueceu sob a influência da onda expansiva de tantos explosivos. __________ o efeito tenha sido temporário, chegou a ser sentido nos céus da Inglaterra. __________, os bombardeios alemães, primeiro os da Luftwaffe (a aviação nazista) e, depois, com os foguetes V1 e V2, mal deixaram vestígios na atmosfera.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • As bombas que os aliados lançaram sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial conseguiram atingir a borda inferior do espaço: a ionosfera se enfraqueceu sob a influência da onda expansiva de tantos explosivos. Embora o efeito tenha sido temporário, chegou a ser sentido nos céus da Inglaterra. No entanto, os bombardeios alemães, primeiro os da Luftwaffe (a aviação nazista) e, depois, com os foguetes V1 e V2, mal deixaram vestígios na atmosfera. 

  • O texto apresenta uma ressalta após Inglaterra, justificando assim o emprego de "No entanto".

  • . EMBORA ( Conjunção subordinativa adverbial CONCESSIVA ) o efeito tenha sido temporário, chegou a ser sentido nos céus da Inglaterra.

    >>>> Observa-se que o efeito concessivo consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação


ID
2847973
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

É verdade que na Alemanha (da mesma forma que em outros países europeus) sempre existiram ressentimentos xenófobos e antissemitas, como também grupos e partidos de extrema direita. Não são fenômenos novos. A novidade desses últimos anos é o exibicionismo desavergonhado ____________ são manifestadas em público essas posturas desumanas, o desenfreio ____________ se assedia e se fustiga nas ruas os que têm aspecto, crenças e uma forma de amar diferentes dos da maioria. A novidade é o consenso social ____________ é tolerável dizer e o que deve continuar sendo intolerável.

(<https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/21/opinion/1537548764_065506.html?id_externo_rsoc=FB_BR_CM>.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • só mata essa questão se souber um pouco de regência.

    ja da pra eliminar a letra B,pois onde é um pronome relativo que só se refere a lugar.

    A novidade desses últimos anos é o exibicionismo desavergonhado(exibicionismo desenvergonhado com alguma coisa).com essa inferência ja dá pra eliminar a C e E.

    poderia ser A ou D porque o que também funciona como pronome relativo.

    são manifestadas em público essas posturas desumanas, o desenfreio(o desenfreio com algo) se assedia e se fustiga nas ruas os que têm aspecto...

    pronto,é só eliminar a A e acertar a questão. GAB:D

  • questao mto dificil..

  • Só de conhecer a banca, da pra eliminar 3 alternativas

    Observando uso do ''onde'' já da pra eliminar 2, pois só usa onde para indicar lugar

    Bons estudos

  • o exibicionismo desavergonhado COM O QUAL ( artigo "o " refere-se ao " o exibicionismo " ) são manifestadas em público essas posturas desumanas, o desenfreio COM O QUAL ( mesma coisa, artigo refere-se ao desenfreio , devido ao artigo) se assedia e se fustiga nas ruas os que têm aspecto.

    >>>> Diante disso, mata a questão.

  • ONDE só retoma lugar


ID
2847976
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


    Era uma vez um lobo vegano que não engolia a vovozinha, três porquinhos que se dedicavam _____ especulação imobiliária e uma estilista chamada Gretel que trabalhava de garçonete em Berlim. Não deveria nos surpreender que os contos tradicionais se adaptem aos tempos. Eles foram submetidos _____ alterações no processo de transmissão, oral ou escrita, ao longo dos séculos para adaptá-los aos gostos de cada momento. Vejamos, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho. Em 1697 – quando a história foi colocada no papel –, Charles Perrault acrescentou _____ ela uma moral, com o objetivo de alertar as meninas quanto _____ intenções perversas dos desconhecidos.

    Pouco mais de um século depois, os irmãos Grimm abrandaram o enredo do conto e o coroaram com um final feliz. Se a Chapeuzinho Vermelho do século XVII era devorada pelo lobo, não seria de surpreender que a atual repreendesse a fera por sua atitude sexista quando a abordasse no bosque. A força do conto, no entanto, está no fato de que ele fala por meio de uma linguagem simbólica e nos convida a explorar a escuridão do mundo, a cartografia dos medos, tanto ancestrais como íntimos. Por isso ele desafia todos nós, incluindo os adultos. [...]

    A poetisa Wislawa Szymborska falou sobre um amigo escritor que propôs a algumas editoras uma peça infantil protagonizada por uma bruxa. As editoras rejeitaram a ideia. Motivo? É proibido assustar as crianças. A ganhadora do prêmio Nobel, admiradora de Andersen – cuja coragem se destacava por ter criado finais tristes –, ressalta a importância de se assustar, porque as crianças sentem uma necessidade natural de viver grandes emoções: “A figura que aparece [em seus contos] com mais frequência é a morte, um personagem implacável que penetra no âmago da felicidade e arranca o melhor, o mais amado. Andersen tratava as crianças com seriedade. Não lhes falava apenas da alegre aventura que é a vida, mas também dos infortúnios, das tristezas e de suas nem sempre merecidas calamidades”. C. S. Lewis dizia que fazer as crianças acreditar que vivem em um mundo sem violência, morte ou covardia só daria asas ao escapismo, no sentido negativo da palavra.

    Depois de passar dois anos mergulhado em relatos compilados durante dois séculos, Italo Calvino selecionou e editou os 200 melhores contos da tradição popular italiana. Após essa investigação literária, sentenciou: “Le fiabe sono vere [os contos de fadas são verdadeiros]”. O autor de O Barão nas Árvores tinha confirmado sua intuição de que os contos, em sua “infinita variedade e infinita repetição”, não só encapsulam os mitos duradouros de uma cultura, como também “contêm uma explicação geral do mundo, onde cabe todo o mal e todo o bem, e onde sempre se encontra o caminho para romper os mais terríveis feitiços”. Com sua extrema concisão, os contos de fadas nos falam do medo, da pobreza, da desigualdade, da inveja, da crueldade, da avareza... Por isso são verdadeiros. Os animais falantes e as fadas madrinhas não procuram confortar as crianças, e sim dotá-las de ferramentas para viver, em vez de incutir rígidos patrões de conduta, e estimular seu raciocínio moral. Se eliminarmos as partes escuras e incômodas, os contos de fadas deixarão de ser essas surpreendentes árvores sonoras que crescem na memória humana, como definiu o poeta Robert Bly.


(Marta Rebón. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/18/eps/1537265048_460929.html>.)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do primeiro parágrafo, na ordem em que aparecem no texto:

Alternativas
Comentários
  • -Três porquinhos que se dedicavam à especulação imobiliária (VTI pede preposição + "a" artigo que determina a palavra "especulação".

    -Eles foram submetidos a alterações no processo de transmissão (proibido o uso de crase antes de palavras no plural, pois este generaliza a palavra.)

    -Charles Perrault acrescentou a ela uma moral. ( proibido o uso de crase antes de pronome pessoal, no caso, ela.)

    - Alertar as meninas quanto às intenções perversas dos desconhecidos.(Alertar > VTDI, onde as meninas são Objeto Direto e as intenções Objeto Indireto, ou seja , pode-se substituir o "quanto" por " a respeito das intenções..., nesse caso há a contração da preposição regida pelo verbo + o artigo a, ocorrendo a crase.

  • proibido antes de palavras no plural? não entendi,,,

    nesse caso alterações ta sem o artigo né

  • Jailson, quando o substantivo feminino (alterações) estiver no plural e o "a" antes deles estiver no singular não se usa crase.

  • dedicavam (vti) pede preposição

    a palavra alterações esta no plural e o a esta no singular

    a ela, pronome não leva crase

  • só sabendo que antes de subs no plu não ocorre crase singular já ganhava a questão, no segundo espaço.


ID
2847979
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


    Era uma vez um lobo vegano que não engolia a vovozinha, três porquinhos que se dedicavam _____ especulação imobiliária e uma estilista chamada Gretel que trabalhava de garçonete em Berlim. Não deveria nos surpreender que os contos tradicionais se adaptem aos tempos. Eles foram submetidos _____ alterações no processo de transmissão, oral ou escrita, ao longo dos séculos para adaptá-los aos gostos de cada momento. Vejamos, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho. Em 1697 – quando a história foi colocada no papel –, Charles Perrault acrescentou _____ ela uma moral, com o objetivo de alertar as meninas quanto _____ intenções perversas dos desconhecidos.

    Pouco mais de um século depois, os irmãos Grimm abrandaram o enredo do conto e o coroaram com um final feliz. Se a Chapeuzinho Vermelho do século XVII era devorada pelo lobo, não seria de surpreender que a atual repreendesse a fera por sua atitude sexista quando a abordasse no bosque. A força do conto, no entanto, está no fato de que ele fala por meio de uma linguagem simbólica e nos convida a explorar a escuridão do mundo, a cartografia dos medos, tanto ancestrais como íntimos. Por isso ele desafia todos nós, incluindo os adultos. [...]

    A poetisa Wislawa Szymborska falou sobre um amigo escritor que propôs a algumas editoras uma peça infantil protagonizada por uma bruxa. As editoras rejeitaram a ideia. Motivo? É proibido assustar as crianças. A ganhadora do prêmio Nobel, admiradora de Andersen – cuja coragem se destacava por ter criado finais tristes –, ressalta a importância de se assustar, porque as crianças sentem uma necessidade natural de viver grandes emoções: “A figura que aparece [em seus contos] com mais frequência é a morte, um personagem implacável que penetra no âmago da felicidade e arranca o melhor, o mais amado. Andersen tratava as crianças com seriedade. Não lhes falava apenas da alegre aventura que é a vida, mas também dos infortúnios, das tristezas e de suas nem sempre merecidas calamidades”. C. S. Lewis dizia que fazer as crianças acreditar que vivem em um mundo sem violência, morte ou covardia só daria asas ao escapismo, no sentido negativo da palavra.

    Depois de passar dois anos mergulhado em relatos compilados durante dois séculos, Italo Calvino selecionou e editou os 200 melhores contos da tradição popular italiana. Após essa investigação literária, sentenciou: “Le fiabe sono vere [os contos de fadas são verdadeiros]”. O autor de O Barão nas Árvores tinha confirmado sua intuição de que os contos, em sua “infinita variedade e infinita repetição”, não só encapsulam os mitos duradouros de uma cultura, como também “contêm uma explicação geral do mundo, onde cabe todo o mal e todo o bem, e onde sempre se encontra o caminho para romper os mais terríveis feitiços”. Com sua extrema concisão, os contos de fadas nos falam do medo, da pobreza, da desigualdade, da inveja, da crueldade, da avareza... Por isso são verdadeiros. Os animais falantes e as fadas madrinhas não procuram confortar as crianças, e sim dotá-las de ferramentas para viver, em vez de incutir rígidos patrões de conduta, e estimular seu raciocínio moral. Se eliminarmos as partes escuras e incômodas, os contos de fadas deixarão de ser essas surpreendentes árvores sonoras que crescem na memória humana, como definiu o poeta Robert Bly.


(Marta Rebón. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/18/eps/1537265048_460929.html>.)

Considere as seguintes afirmativas sobre os termos em negrito e sublinhados no texto:

1. Na 3ª linha do segundo parágrafo, “a” refere-se a “fera”.
2. Na 3ª linha do terceiro parágrafo, “cuja” refere-se a “Wislawa Szymborska”.
3. Na 4ª linha do terceiro parágrafo, “seus” refere-se a “Andersen”.
4. Na 7ª linha do quarto parágrafo, “las” refere-se a “crianças”.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (ERRADA) Na 3ª linha do segundo parágrafo, “a” refere-se a “fera”.

    Pouco mais de um século depois, os irmãos Grimm abrandaram o enredo do conto e o coroaram com um final feliz. Se a Chapeuzinho Vermelho do século XVII era devorada pelo lobo, não seria de surpreender que a atual repreendesse a fera por sua atitude sexista quando a abordasse no bosque. 

    REFERE-SE A CHAPEUZINHO VERMELHO.

    (ERRADA) Na 3ª linha do terceiro parágrafo, “cuja” refere-se a “Wislawa Szymborska”.

    A ganhadora do prêmio Nobel, admiradora de Andersen – cuja coragem se destacava por ter criado finais tristes.

    CUJA CORAGEM DE ANDERSEN.

    (CERTO) Na 4ª linha do terceiro parágrafo, “seus” refere-se a “Andersen”

    A figura que aparece em seus contos com mais frequência é a morte, um personagem implacável que penetra no âmago da felicidade e arranca o melhor, o mais amado.

    CONTOS DE ANDERSEN.

    (CERTO) Na 7ª linha do quarto parágrafo, “las” refere-se a “crianças”.

    Os animais falantes e as fadas madrinhas não procuram confortar as crianças, e sim dotá-las de ferramentas para viver,

    DOTÁ- LAS, AS CRIANÇAS DE FERRAMENTAS PARA VIVER.

    LETRA C


ID
2847982
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


    Era uma vez um lobo vegano que não engolia a vovozinha, três porquinhos que se dedicavam _____ especulação imobiliária e uma estilista chamada Gretel que trabalhava de garçonete em Berlim. Não deveria nos surpreender que os contos tradicionais se adaptem aos tempos. Eles foram submetidos _____ alterações no processo de transmissão, oral ou escrita, ao longo dos séculos para adaptá-los aos gostos de cada momento. Vejamos, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho. Em 1697 – quando a história foi colocada no papel –, Charles Perrault acrescentou _____ ela uma moral, com o objetivo de alertar as meninas quanto _____ intenções perversas dos desconhecidos.

    Pouco mais de um século depois, os irmãos Grimm abrandaram o enredo do conto e o coroaram com um final feliz. Se a Chapeuzinho Vermelho do século XVII era devorada pelo lobo, não seria de surpreender que a atual repreendesse a fera por sua atitude sexista quando a abordasse no bosque. A força do conto, no entanto, está no fato de que ele fala por meio de uma linguagem simbólica e nos convida a explorar a escuridão do mundo, a cartografia dos medos, tanto ancestrais como íntimos. Por isso ele desafia todos nós, incluindo os adultos. [...]

    A poetisa Wislawa Szymborska falou sobre um amigo escritor que propôs a algumas editoras uma peça infantil protagonizada por uma bruxa. As editoras rejeitaram a ideia. Motivo? É proibido assustar as crianças. A ganhadora do prêmio Nobel, admiradora de Andersen – cuja coragem se destacava por ter criado finais tristes –, ressalta a importância de se assustar, porque as crianças sentem uma necessidade natural de viver grandes emoções: “A figura que aparece [em seus contos] com mais frequência é a morte, um personagem implacável que penetra no âmago da felicidade e arranca o melhor, o mais amado. Andersen tratava as crianças com seriedade. Não lhes falava apenas da alegre aventura que é a vida, mas também dos infortúnios, das tristezas e de suas nem sempre merecidas calamidades”. C. S. Lewis dizia que fazer as crianças acreditar que vivem em um mundo sem violência, morte ou covardia só daria asas ao escapismo, no sentido negativo da palavra.

    Depois de passar dois anos mergulhado em relatos compilados durante dois séculos, Italo Calvino selecionou e editou os 200 melhores contos da tradição popular italiana. Após essa investigação literária, sentenciou: “Le fiabe sono vere [os contos de fadas são verdadeiros]”. O autor de O Barão nas Árvores tinha confirmado sua intuição de que os contos, em sua “infinita variedade e infinita repetição”, não só encapsulam os mitos duradouros de uma cultura, como também “contêm uma explicação geral do mundo, onde cabe todo o mal e todo o bem, e onde sempre se encontra o caminho para romper os mais terríveis feitiços”. Com sua extrema concisão, os contos de fadas nos falam do medo, da pobreza, da desigualdade, da inveja, da crueldade, da avareza... Por isso são verdadeiros. Os animais falantes e as fadas madrinhas não procuram confortar as crianças, e sim dotá-las de ferramentas para viver, em vez de incutir rígidos patrões de conduta, e estimular seu raciocínio moral. Se eliminarmos as partes escuras e incômodas, os contos de fadas deixarão de ser essas surpreendentes árvores sonoras que crescem na memória humana, como definiu o poeta Robert Bly.


(Marta Rebón. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/18/eps/1537265048_460929.html>.)

Com relação aos contos tradicionais, a autora:

Alternativas
Comentários
  • Se eliminarmos as partes escuras e incômodas, os contos de fadas deixarão de ser essas surpreendentes árvores sonoras que crescem na memória humana, como definiu o poeta Robert Bly.

    é favorável a que tenham finais tristes e abordem situações de desigualdade, crueldade e infortúnios.

    LETRA E

  • GABARITO= E

     Se eliminarmos as partes escuras e incômodas, os contos de fadas deixarão de ser essas surpreendentes árvores sonoras que crescem na memória humana, como definiu o poeta Robert Bly.

  • demorei uns 10 minutos pra responder, mas pelo menos acerteikkkk


ID
2847985
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


    Era uma vez um lobo vegano que não engolia a vovozinha, três porquinhos que se dedicavam _____ especulação imobiliária e uma estilista chamada Gretel que trabalhava de garçonete em Berlim. Não deveria nos surpreender que os contos tradicionais se adaptem aos tempos. Eles foram submetidos _____ alterações no processo de transmissão, oral ou escrita, ao longo dos séculos para adaptá-los aos gostos de cada momento. Vejamos, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho. Em 1697 – quando a história foi colocada no papel –, Charles Perrault acrescentou _____ ela uma moral, com o objetivo de alertar as meninas quanto _____ intenções perversas dos desconhecidos.

    Pouco mais de um século depois, os irmãos Grimm abrandaram o enredo do conto e o coroaram com um final feliz. Se a Chapeuzinho Vermelho do século XVII era devorada pelo lobo, não seria de surpreender que a atual repreendesse a fera por sua atitude sexista quando a abordasse no bosque. A força do conto, no entanto, está no fato de que ele fala por meio de uma linguagem simbólica e nos convida a explorar a escuridão do mundo, a cartografia dos medos, tanto ancestrais como íntimos. Por isso ele desafia todos nós, incluindo os adultos. [...]

    A poetisa Wislawa Szymborska falou sobre um amigo escritor que propôs a algumas editoras uma peça infantil protagonizada por uma bruxa. As editoras rejeitaram a ideia. Motivo? É proibido assustar as crianças. A ganhadora do prêmio Nobel, admiradora de Andersen – cuja coragem se destacava por ter criado finais tristes –, ressalta a importância de se assustar, porque as crianças sentem uma necessidade natural de viver grandes emoções: “A figura que aparece [em seus contos] com mais frequência é a morte, um personagem implacável que penetra no âmago da felicidade e arranca o melhor, o mais amado. Andersen tratava as crianças com seriedade. Não lhes falava apenas da alegre aventura que é a vida, mas também dos infortúnios, das tristezas e de suas nem sempre merecidas calamidades”. C. S. Lewis dizia que fazer as crianças acreditar que vivem em um mundo sem violência, morte ou covardia só daria asas ao escapismo, no sentido negativo da palavra.

    Depois de passar dois anos mergulhado em relatos compilados durante dois séculos, Italo Calvino selecionou e editou os 200 melhores contos da tradição popular italiana. Após essa investigação literária, sentenciou: “Le fiabe sono vere [os contos de fadas são verdadeiros]”. O autor de O Barão nas Árvores tinha confirmado sua intuição de que os contos, em sua “infinita variedade e infinita repetição”, não só encapsulam os mitos duradouros de uma cultura, como também “contêm uma explicação geral do mundo, onde cabe todo o mal e todo o bem, e onde sempre se encontra o caminho para romper os mais terríveis feitiços”. Com sua extrema concisão, os contos de fadas nos falam do medo, da pobreza, da desigualdade, da inveja, da crueldade, da avareza... Por isso são verdadeiros. Os animais falantes e as fadas madrinhas não procuram confortar as crianças, e sim dotá-las de ferramentas para viver, em vez de incutir rígidos patrões de conduta, e estimular seu raciocínio moral. Se eliminarmos as partes escuras e incômodas, os contos de fadas deixarão de ser essas surpreendentes árvores sonoras que crescem na memória humana, como definiu o poeta Robert Bly.


(Marta Rebón. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/18/eps/1537265048_460929.html>.)

De acordo com o texto, o autor de O Barão nas Árvores é:

Alternativas
Comentários
  • ..., Italo Calvino selecionou e editou os 200 melhores contos da tradição popular italiana. Após essa investigação literária, sentenciou: “Le fiabe sono vere [os contos de fadas são verdadeiros]”. O autor de O Barão nas Árvores tinha confirmado sua intuição de que os contos, em sua “infinita variedade e infinita repetição”, não só encapsulam os mitos duradouros de uma cultura, como também “contêm uma explicação geral do mundo, onde cabe todo o mal e todo o bem, e onde sempre se encontra o caminho para romper os mais terríveis feitiços”. 

    Letra B

  •  Depois de passar dois anos mergulhado em relatos compilados durante dois séculos, Italo Calvino selecionou e editou os 200 melhores contos da tradição popular italiana. Após essa investigação literária, sentenciou: “Le fiabe sono vere [os contos de fadas são verdadeiros]”. O autor de O Barão nas Árvores tinha confirmado sua intuição de que os contos, em sua “infinita variedade e infinita repetição”,

    Gabarito: B


ID
2847988
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


    Era uma vez um lobo vegano que não engolia a vovozinha, três porquinhos que se dedicavam _____ especulação imobiliária e uma estilista chamada Gretel que trabalhava de garçonete em Berlim. Não deveria nos surpreender que os contos tradicionais se adaptem aos tempos. Eles foram submetidos _____ alterações no processo de transmissão, oral ou escrita, ao longo dos séculos para adaptá-los aos gostos de cada momento. Vejamos, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho. Em 1697 – quando a história foi colocada no papel –, Charles Perrault acrescentou _____ ela uma moral, com o objetivo de alertar as meninas quanto _____ intenções perversas dos desconhecidos.

    Pouco mais de um século depois, os irmãos Grimm abrandaram o enredo do conto e o coroaram com um final feliz. Se a Chapeuzinho Vermelho do século XVII era devorada pelo lobo, não seria de surpreender que a atual repreendesse a fera por sua atitude sexista quando a abordasse no bosque. A força do conto, no entanto, está no fato de que ele fala por meio de uma linguagem simbólica e nos convida a explorar a escuridão do mundo, a cartografia dos medos, tanto ancestrais como íntimos. Por isso ele desafia todos nós, incluindo os adultos. [...]

    A poetisa Wislawa Szymborska falou sobre um amigo escritor que propôs a algumas editoras uma peça infantil protagonizada por uma bruxa. As editoras rejeitaram a ideia. Motivo? É proibido assustar as crianças. A ganhadora do prêmio Nobel, admiradora de Andersen – cuja coragem se destacava por ter criado finais tristes –, ressalta a importância de se assustar, porque as crianças sentem uma necessidade natural de viver grandes emoções: “A figura que aparece [em seus contos] com mais frequência é a morte, um personagem implacável que penetra no âmago da felicidade e arranca o melhor, o mais amado. Andersen tratava as crianças com seriedade. Não lhes falava apenas da alegre aventura que é a vida, mas também dos infortúnios, das tristezas e de suas nem sempre merecidas calamidades”. C. S. Lewis dizia que fazer as crianças acreditar que vivem em um mundo sem violência, morte ou covardia só daria asas ao escapismo, no sentido negativo da palavra.

    Depois de passar dois anos mergulhado em relatos compilados durante dois séculos, Italo Calvino selecionou e editou os 200 melhores contos da tradição popular italiana. Após essa investigação literária, sentenciou: “Le fiabe sono vere [os contos de fadas são verdadeiros]”. O autor de O Barão nas Árvores tinha confirmado sua intuição de que os contos, em sua “infinita variedade e infinita repetição”, não só encapsulam os mitos duradouros de uma cultura, como também “contêm uma explicação geral do mundo, onde cabe todo o mal e todo o bem, e onde sempre se encontra o caminho para romper os mais terríveis feitiços”. Com sua extrema concisão, os contos de fadas nos falam do medo, da pobreza, da desigualdade, da inveja, da crueldade, da avareza... Por isso são verdadeiros. Os animais falantes e as fadas madrinhas não procuram confortar as crianças, e sim dotá-las de ferramentas para viver, em vez de incutir rígidos patrões de conduta, e estimular seu raciocínio moral. Se eliminarmos as partes escuras e incômodas, os contos de fadas deixarão de ser essas surpreendentes árvores sonoras que crescem na memória humana, como definiu o poeta Robert Bly.


(Marta Rebón. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/18/eps/1537265048_460929.html>.)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Na frase “Os animais falantes e as fadas madrinhas não procuram confortar as crianças, e sim dotá-las de ferramentas para viver, em vez de incutir rígidos patrões de conduta, e estimular seu raciocínio moral”, a vírgula depois de “conduta” pode ser suprimida sem alteração do sentido.
2. Na frase “A ganhadora do prêmio Nobel, admiradora de Andersen – cuja coragem se destacava por ter criado finais tristes –, ressalta a importância de se assustar...”, a vírgula depois do segundo travessão pode ser corretamente suprimida.
3. No trecho “...não só encapsulam os mitos duradouros de uma cultura, como também contêm uma explicação geral do mundo...”, a vírgula depois de “cultura” pode ser corretamente suprimida.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "c";

    ---

    COMENTÁRIO: "1. Os animais falantes e as fadas madrinhas não procuram confortar as crianças, e [sentido de mas --> oposição] sim dotá-las de ferramentas para viver, em vez de incutir rígidos patrões de conduta, e [sentido de mas --> oposição] estimular seu raciocínio moral".

    ---

    Qualquer erro, pode mandar mensagem privada.

    Bons estudos.

  • “Os animais falantes e as fadas madrinhas não procuram confortar as crianças, e sim dotá-las de ferramentas para viver, em vez de incutir rígidos patrões de conduta, e estimular seu raciocínio moral”

    O termo em vermelho está intercalado, por esse motivo a remoção da vírgula torna a frase incorreta.

    Para sabermos se realmente é um termo deslocado, façamos a leitura sem ele:

    Os animais falantes e as fadas madrinhas não procuram confortar as crianças, e sim dotá-las de ferramentas para viver e estimular seu raciocínio moral

    Espero ter ajudado!

  • Por que dá para retirar a vírgula da terceira frase se ela é uma oração sintética? Não é obrigatória a vírgula?

  • Gabarito: Todas estão erradas. Questão deveria ter sido anulada!

    1- ERRADA. Se a vírgula fosse removida alteraria o sentido do final da do período “estimular seu raciocínio moral”, que deixaria de ser uma adição ao trecho “dotá-las de ferramentas para viver”.

    O trecho “em vez de incutir rígidos padrões de conduta está intercalado... deveria vir no final, ficando a frase assim:

    Os animais falantes e as fadas madrinhas não procuram confortar as crianças, e sim dotá-las de ferramentas para viver e estimular seu raciocínio moral, em vez de incutir rígidos patrões de conduta.

    2- ERRADA.

    Os travessões isolam o termo “cuja coragem se destacava por ter criado finais tristes”, de teor explicativo,

    As vírgulas isolam o termo “admiradora de Andersen”, que é um aposto.

    3- ERRADA. As orações coordenadas são separadas por vírgula!

    O único caso facultativo é no uso da conjunção aditiva “e”.

    PCPR! TIGRE AÍ VOU EU!

  • A questão não tem gabarito certo,deveria ser anulada!

  • 1.      A ausência da referida vírgula gera sim alteração de sentido. Sua presença gera uma relação de coordenação aditiva entre as orações “dotá-las de ferramentas para viver” e “estimular seu raciocínio moral”. Dá-se a entender que os animais falantes e as fadas madrinhas dotam as crianças de ferramentas para viver e estimulam seu raciocínio moral.

    Sem a referida vírgula, cria-se uma relação de coordenação aditiva entre “incutir rígidos padrões de conduta” e “estimular seu raciocínio moral”, fazendo-se dessas orações complementos da locução “em vez de”. Dá-se a entender, assim, que os animais falantes e as fadas madrinhas NÃO incutem rígidos padrões de conduta e NÃO estimulam nas crianças seu raciocínio moral.

    Dessa forma, a ausência da vírgula gera, sim, uma mudança no sentido original.

    2.      A vírgula após o segundo travessão não pode ser omitida, pois ela faz parte do par de vírgulas que isolam o aposto explicativo “admiradora de Andersen”.

    3.      Na expressão “não só... como também”, a vírgula é facultativa antes do “como”. Já na expressão “não só... mas também”, a vírgula antes do “mas” é obrigatória.

    Resposta: C  

  • Segundo a explicação da professora Isabel Vega, essa é uma questão sem gabarito, já que a única que poderia estar correta é a 3, MAS somente se tivesse ali a conjunção aditiva "E", porém o texto traz a conjunção coordenada aditiva "NÃO SÓ...COMO TAMBÉM", e conforme sua explanação desconhece gramática que possibilite a retirada da vírgula nesse caso, ou seja, apenas com a conjunção "E" aditiva com o mesmo sujeito que não se usa a vírgula.

    BONS ESTUDOS!!!

  • 3. No trecho “...não só encapsulam os mitos duradouros de uma cultura, como também contêm uma explicação geral do mundo...”, a vírgula depois de “cultura” pode ser corretamente suprimida.

    Assinale a alternativa correta.

    nada haver,

    visto que são 2 orações coodenadas e deve ser obrigatoriamete separadas por virgula Exceto se tivermos conjunção e + aditiva + termo referente de sujeito anterior

    ex: paulo caiu do cavalo.... , e ele chorou...... ai é proibido

    não pode ser retirada gb errado

  • O único caso facultativo é no uso da conjunção aditiva “e”

    mas a menos errada é a C


ID
2847991
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa corretamente pontuada.

Alternativas
Comentários
  • gabarito E


    A técnica de Mourou e Strickland, criada em 1985 e conhecida como amplificação de pulso com varredura em frequência (CPA, por sua sigla em inglês), tornou-se muito rapidamente a ferramenta-padrão para obter lasers de alta intensidade, utilizados desde então em milhões de cirurgias do olho.




  • APOSTO EXPLICATIVO

  • São necessárias duas vírgulas isolando as orações adjetivas explicativas reduzidas coordenadas entre si “criada em 1985 e conhecida ... varredura em frequência”. A ausência de pelo menos uma dessas vírgulas já torna erradas as letras A, B, C.

    A expressão “CPA, por sua sigla em inglês” tem natureza explicativa, o que torna possível o emprego de travessões ou parênteses para isolá-la. As letras D e E ainda disputam nosso gabarito.

    A letra D, no entanto, apresenta um erro de pontuação: ou se isolam por duas vírgulas o adjunto adverbial “muito rapidamente” ou se emprega vírgula alguma. A presença da vírgula apenas depois de rapidamente resulta em equívoco gramatical.

    Por fim, chegamos à resposta, a letra E. Além dessas vírgulas acima detalhadas, também destacamos a vírgula isolando a oração adjetiva reduzida “utilizados desde então...”.

    Resposta: E


ID
2847994
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

‘Ferrugem’: um ótimo nacional encara o cyberbullying

    Um celular perdido, um vídeo viralizado, e Tati, de 16 anos, se vê no meio de um furacão que abalaria qualquer um – e muito mais uma menina a quem ainda falta o equipamento emocional para lidar com uma situação tão drástica de exposição da intimidade e de ostracismo social. Os amigos e amigas vão caindo fora; com os pais, ela não consegue falar. Renet, o garoto com quem ela começava a engatar um flerte quando tudo começou, dá as costas a ela. E Tati, interpretada pela ótima novata Tiffanny Dopke, de fisionomia suave e jeitinho cativante, sucumbe à pressão.
    ‘Ferrugem’, do diretor Aly Muritiba, é um dos pontos altos de uma safra surpreendentemente boa do cinema nacional nos últimos meses (completada ainda por ‘Aos Teus Olhos’, ‘As Boas Maneiras’, ‘O Animal Cordial’ e ‘Benzinho’). Da agitação e cacofonia dessa primeira parte do filme, Muritiba vai, na segunda metade, para um estilo oposto: com atenção e reflexão, acompanha o sofrimento de Renet (o também muito bom Giovanni de Lorenzi) com as consequências do episódio que afetou Tati. Aqui, duas visões morais muito distintas se opõem: a do pai (Enrique Diaz), que quer poupar Renet, e a da mãe (a calorosa Clarissa Kiste), que quer obrigá-lo a enfrentar os fatos.
    Maduro, lúcido, muito bem escrito e filmado, ‘Ferrugem’ está na comissão de frente dos possíveis indicados do Brasil ao Oscar do ano que vem.

(Disponível em: <https://veja.abril.com.br/tveja/em-cartaz/ferrugem-um-otimo-nacional-encara-o-cyberbullying/>. Acesso em 31/08/2018.)

Com base no texto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O filme “Ferrugem”, segundo a reportagem apura, concorrerá ao Oscar de melhor filme estrangeiro no ano que vem.
( ) O filme “Ferrugem” narra a história de uma menina, Tati, que tem sua intimidade exposta publicamente depois de perder o celular.
( ) O filme apresenta duas linhas narrativas: uma agitada e dissonante, e outra, psicológica e reflexiva.
( ) O filme “Ferrugem” critica a exposição descuidada dos adolescentes em redes sociais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (F) O filme “Ferrugem”, segundo a reportagem apura, concorrerá ao Oscar de melhor filme estrangeiro no ano que vem. "Maduro, lúcido, muito bem escrito e filmado, ‘Ferrugem’ está na comissão de frente dos possíveis indicados do Brasil ao Oscar do ano que vem". (3º parágrafo)


    (V) O filme “Ferrugem” narra a história de uma menina, Tati, que tem sua intimidade exposta publicamente depois de perder o celular. "Um celular perdido, um vídeo viralizado, e Tati, de 16 anos, se vê no meio de um furacão que abalaria qualquer um (...)". (1º parágrafo)


    (V) O filme apresenta duas linhas narrativas: uma agitada e dissonante, e outra, psicológica e reflexiva "Da agitação e cacofonia dessa primeira parte do filme, Muritiba vai, na segunda metade, para um estilo oposto: com atenção e reflexão, acompanha o sofrimento de Renet (o também muito bom Giovanni de Lorenzi) com as consequências do episódio que afetou Tati" (2º parágrafo)


    (F) O filme “Ferrugem” critica a exposição descuidada dos adolescentes em redes sociais.

    (o texto não fala nada em relação a exposição descuidada dos adolescentes em redes sociais)


    Gabarito: B




  • (F) O filme “Ferrugem”, segundo a reportagem apura, concorrerá ao Oscar de melhor filme estrangeiro no ano que vem. 

    Falso - Não concorre ao melhor filme estrangeiro e sim NACIONAL, consoante mostra o tema do texto;

    Com isso já eliminamos as alternativas (C, D, E)

     

    (V) O filme “Ferrugem” narra a história de uma menina, Tati, que tem sua intimidade exposta publicamente depois de perder o celular. 

    Verdadeiro - O filme se baseia na história de uma jovem que tem um vídeo de sua intimidade exposto na internet;

    Gabarito: B

  • Boa questão!

    GAB:B

  • Felicidade por acertar uma questão dessa Banca.

    GAB. B


ID
2847997
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

‘Ferrugem’: um ótimo nacional encara o cyberbullying

    Um celular perdido, um vídeo viralizado, e Tati, de 16 anos, se vê no meio de um furacão que abalaria qualquer um – e muito mais uma menina a quem ainda falta o equipamento emocional para lidar com uma situação tão drástica de exposição da intimidade e de ostracismo social. Os amigos e amigas vão caindo fora; com os pais, ela não consegue falar. Renet, o garoto com quem ela começava a engatar um flerte quando tudo começou, dá as costas a ela. E Tati, interpretada pela ótima novata Tiffanny Dopke, de fisionomia suave e jeitinho cativante, sucumbe à pressão.
    ‘Ferrugem’, do diretor Aly Muritiba, é um dos pontos altos de uma safra surpreendentemente boa do cinema nacional nos últimos meses (completada ainda por ‘Aos Teus Olhos’, ‘As Boas Maneiras’, ‘O Animal Cordial’ e ‘Benzinho’). Da agitação e cacofonia dessa primeira parte do filme, Muritiba vai, na segunda metade, para um estilo oposto: com atenção e reflexão, acompanha o sofrimento de Renet (o também muito bom Giovanni de Lorenzi) com as consequências do episódio que afetou Tati. Aqui, duas visões morais muito distintas se opõem: a do pai (Enrique Diaz), que quer poupar Renet, e a da mãe (a calorosa Clarissa Kiste), que quer obrigá-lo a enfrentar os fatos.
    Maduro, lúcido, muito bem escrito e filmado, ‘Ferrugem’ está na comissão de frente dos possíveis indicados do Brasil ao Oscar do ano que vem.

(Disponível em: <https://veja.abril.com.br/tveja/em-cartaz/ferrugem-um-otimo-nacional-encara-o-cyberbullying/>. Acesso em 31/08/2018.)

As expressões ‘equipamento emocional’ e ‘ostracismo social’, no segundo parágrafo, podem ser interpretadas, segundo o contexto de ocorrência, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Um celular perdido, um vídeo viralizado, e Tati, de 16 anos, se vê no meio de um furacão que abalaria qualquer um – e muito mais uma menina a quem ainda falta o equipamento emocional para lidar com uma situação tão drástica de exposição da intimidade e de ostracismo social.

    o equipamento emocional: maturidade

    ostracismo social: isolamento.

    LETRA D


ID
2848000
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo Antonio Candido:

Gonçalves Dias é um grande poeta, em parte por encontrar na poesia o veículo natural para a sensação de deslumbramento ante o Novo Mundo [...]. O seu verso, incorporando o detalhe pitoresco da vida americana ao ângulo romântico e europeu de visão, criou (verdadeiramente criou) uma convenção poética nova. Esse cocktail de medievismo, idealismo e etnografia fantasiada nos aparece como construção lírica e heroica, de que resulta uma composição nova para sentirmos os velhos temas da poesia ocidental.

(Formação da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Itatiaia (8. ed.) vol. 2, 1975, p. 73.)

Considerando o trecho citado e a leitura integral do livro Últimos Cantos, de Gonçalves Dias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A representação dos povos indígenas descreve as tradições coletivas dessas comunidades, mas pode, por vezes, apresentar os sentimentos individuais e particulares de alguns de seus membros.

    LETRA A

  • Só queria resolver uma prova de português...


ID
2848003
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Uraguai foi publicado pela primeira vez antes da independência do Brasil, em 1769, e narra as disputas entre espanhóis e portugueses pelos territórios do sul do continente, envolvendo os índios e os jesuítas. No fragmento abaixo, podemos conferir um trecho da fala do comandante português:

O nosso último rei e o rei de Espanha
Determinaram por cortar de um golpe,
Como sabeis, neste ângulo da terra,
As desordens de povos confinantes,
Que mais certos sinais nos dividissem.

(GAMA, Basílio da. “Canto Primeiro”. O Uraguai. Porto Alegre: L&PM, 2009, p. 47.)

O talento de Basílio da Gama, que transforma o árido assunto em matéria literária, recebe, cem anos depois, o elogio de Machado de Assis. Ao compará-lo com seu contemporâneo, Tomás Antônio Gonzaga, o escritor afirma: “Não lhe falta, também a ele, nem sensibilidade, nem estilo, que em alto grau possui; a imaginação é grandemente superior à de Gonzaga, e quanto à versificação nenhum outro, em nossa língua, a possui mais harmoniosa e pura” (MACHADO DE ASSIS. A nova geração. In. Obras completas. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1973. p.815).

Sobre o poema de Basílio da Gama, considere as seguintes afirmativas:

1. O contexto histórico trabalhado no poema de Basílio da Gama é fundamental para o seu entendimento: a descentralização do poder colonial, protagonizada pelo Marquês de Pombal, e a disputa de territórios coloniais entre Espanha e Portugal, mediada e pacificada pelos jesuítas, na segunda metade do século XVIII.
2. Ao longo dos cinco cantos de O Uraguai, compostos em decassílabos sem rima, podemos perceber a marca da epopeia, na narração da guerra e dos feitos dos heroicos portugueses, e a presença da sátira, na caricatura dos jesuítas, particularmente na figura do Padre Balda.
3. O grande destaque dado aos índios e à defesa da sua terra, a exaltação lírica da natureza e a centralidade do par amor/morte, presente na relação de Lindoia e Cacambo, deram ao poema de Basílio da Gama o lugar de inaugurador do romantismo em todos os manuais de história da literatura brasileira.
4. Para narrar acontecimentos reais da ação de portugueses e espanhóis na disputa dos territórios delimitados pelo rio Uruguai, que hoje correspondem ao noroeste do Rio Grande do Sul e ao norte da Argentina, Basílio da Gama toma o cuidado de inserir apenas personagens ficcionais no seu poema, para não se comprometer.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B-

    Ao longo dos cinco cantos de O Uraguai, compostos em decassílabos sem rima, podemos perceber a marca da epopeia, na narração da guerra e dos feitos dos heroicos portugueses, e a presença da sátira, na caricatura dos jesuítas, particularmente na figura do Padre Balda.

  • Isso não é interpretação de texto

  • Esta banca está cobrando conhecimentos de literatura ou interpretação de textos?

  • Na boa a UFPR é uma banca muito complicada.

  • me parece que para estudar pra esse concurso o cara alem de estudar as matérias normais tem que ler varias obras. ai fica meio complicado pra arranjar tempo pra tudo isso.

  • Possivelmente foi cobrado no edital a leitura desses livros cobrados nessa e em outras questões dessa mesma prova, espero que sim neh, porque se cobrarem literatura de maneira aleatória fica difícil para não falar impossível de responder....

  • Gente, a banca cobra a leitura das obras para a prova de cadete, visto que o concurso utiliza da mesma prova do vestibular dos cursos da UFPR.

    Podem pular as questões de literatura, ou tentar matar com o que é dado no texto.

    É uma boa ferramenta para treinar questões de interpretação.

  • UFPR quer aspirante a oficial ou doutorado em língua portuguesa formado com doutorado em literatura.


ID
2848006
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Escritores de uma nova geração, Milton Hatoum (nascido em 1952) e Bernardo Carvalho (nascido em 1960) já garantiram seu lugar no panorama multifacetado da literatura brasileira contemporânea. Relato de um certo oriente, publicado em 1989, marcou a estreia de Milton Hatoum na literatura. Nove noites, publicado em 2002, é o sétimo livro lançado por Bernardo Carvalho, que estreou na literatura em 1993 com o livro de contos Aberração.

A respeito das comparações entre Relato de um certo oriente e Nove noites, considere as seguintes afirmativas:

1. Milton Hatoum consegue trazer para a sua ficção o espaço amazonense sem cair no exagero do exotismo; Bernardo Carvalho, por sua vez, tensiona o realismo pela inclusão, na ficção, de fatos e personagens históricos, autobiografia e experiências pessoais.
2. Através de estratégias diferentes, os dois romances buscam compreender o passado, conscientes da obrigação histórica de recuperá-lo tal como aconteceu: Relato de um certo oriente resgata a memória trágica de uma família que viveu em Manaus; Nove noites investiga a morte de um antropólogo no sul do Maranhão, para entregar ao leitor a solução de um mistério até então não resolvido.
3. A epígrafe de W.H. Auden – “Que a memória refaça/A praia e os passos/O rosto e o ponto do encontro” (em tradução de Sandra Stroparo e Caetano Galindo) – anuncia o elemento central da narrativa de Milton Hatoum. O título do romance de Bernardo Carvalho se refere às nove noites que o antropólogo Buell Quain passou na companhia de Manoel Perna, durante a sua estada entre os índios Krahô.
4. O tratamento dado aos nativos em Relato de um certo oriente pode ser verificado na humilhação e nos abusos sofridos pelas caboclas e índias que trabalhavam na casa de Emilie, principalmente por parte dos dois “inomináveis”. Em Nove noites, a narração do jornalista volta a momentos centrais da história do Brasil no século XX – Estado Novo, Ditadura Militar e Período Democrático –, marcando a situação de vulnerabilidade permanente dos índios num mundo de brancos.
5. Na Manaus multicultural da primeira metade do século XX, Emilie e seus filhos, com a curiosidade natural do imigrante, atravessam constantemente o rio que separa a cidade da floresta. Da mesma forma, o narrador-jornalista de Nove noites visita inúmeras vezes os índios Krahô, em busca de informações sobre o suicídio de Buell Quain.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • EXIGÊNCIA MUITO ALTA DE LEITURA. DESNECESSÁRIO

  • Se a prova da PM PR, de 2020, tiver questões assim e o individuo não for bom no chute ou no "minha mãe mandou eu escolher este daqui..." ele vai zerar na prova.

  • Pessoal esse tipo de questão é igual a UEL aqui de Londrina, vem prescrito no edital os livros que tem que se ler antes da prova. Ja no edital da PM PR não consta as informações de leitura nenhumça.
  • É PROVA PARA NASA???

    UFPR


ID
2848009
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leitor e admirador de Basílio da Gama, e escritor já consagrado pela publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, Machado de Assis lança Várias histórias (1895). O livro reúne 16 contos, publicados anteriormente no jornal Gazeta de Notícias entre 1884 e 1891. Sobre Machado de Assis, leia o seguinte texto:

Um século depois de sua morte, Milton Hatoum afirma que os leitores atuais “nas narrativas breves do Bruxo vão encontrar os temas dos grandes romances: a loucura, o adultério, o jogo de sedução e poder, os carreiristas e alpinistas sociais, e a combinação de falta de escrúpulos e crueldade nas atitudes de determinada elite brasileira do século XIX. Um século depois da morte de Machado, alguns desses temas perduram, porque fazem parte constitutiva da natureza humana. Quanto à crueldade de uma elite que cultiva privilégios... até nisso Machado acertou em cheio, e com um pessimismo e uma ironia que nos deixam sem fôlego”.

(Terra magazine. Publicado em 22/09/2008. Disponível em:<http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,OI3198423-EI6619,00-Machado+ de+Assis+um+seculo+depois.html>.)

Com base na leitura integral dos contos de Várias histórias e no trecho citado de Milton Hatoum, assinale a alternativa que propõe a associação correta entre tema central e conto.

Alternativas
Comentários
  • SÓ MACHADO DE ASSIS PRA ACERTAR ESSA AÍ. PQP

  • Essa foi fod* em...

  • difícil mesmo
  • li, reli e nada de entender essas perguntas. Que banca fdp

  • pqp tem ler uma imensidão de livros para entender questões dessa banca .
  • Pessoal estou achando que esqueceram colocar trechos dos livros em relação aos títulos.. Porque tá fod@ responder assim kk

  • Difícil. Acertei no chute.

  • Calma, amigos! a questão apenas está incompreensível pois o QC não anexou os textos bases.

    sugiro a todos notificarem o erro ao QC.

  • Não percam tempo com essas questões específicas da referida prova.

    Ela refere-se a um tópico peculiar desse edital . Só responde quem tiver lido os livros sugeridos nele.

    Segue o tópico do edital:

    1.1 LITERATURA BRASILEIRA As questões de Literatura Brasileira versarão sobre as obras a seguir, selecionadas com o propósito de distinguir manifestações significativas no desenvolvimento de nosso processo literário. Os textos serão abordados em função de seu momento cultural, sua situação na história da literatura brasileira e sua realização enquanto obra de arte literária. Recomenda-se a leitura das obras integrais. O conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros e modalidades que nelas se manifestam. Entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético que cerca a composição de cada obra. As candidatas e os candidatos poderão servir-se de qualquer versão integral das obras, independentemente da editora.

    1. O Uraguai, Basílio da Gama.

    2. Últimos cantos, Gonçalves Dias.

    3. Várias histórias, Machado de Assis.

    4. Morte e vida severina, João Cabral de Melo Neto.

    5. Eles não usam black-tie, Gianfrancesco Guarnieri.

    6. Relato de um certo oriente, Miltom Hatoum.

    7. Nove noites, Bernardo Carvalho.

    8. Clara dos Anjos, Lima Barreto.

    BONS ESTUDOS!!!


ID
2848012
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto:

Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vive uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inúteis e suntuárias noutros pontos do Rio de Janeiro. (Clara dos Anjos, p. 38.)

Com base no trecho selecionado e na leitura integral do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • letra D-

    O romance apresenta o ambiente do subúrbio aliando a descrição pormenorizada do espaço físico à caracterização dos personagens que o habitam. (favelas)

  • DIFICIL

  • D de difícil mas não impossível

  • A explicação da professora foi bom

    so que fica impossivel responder corretamente nao conhecendo a história

  • Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas (SUBÚRBIO) é que vive uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inúteis e suntuárias noutros pontos do Rio de Janeiro. (Clara dos Anjos, p. 38.)

    GABARITO= D

    O romance apresenta o ambiente do subúrbio aliando a descrição pormenorizada do espaço físico à caracterização dos personagens que o habitam.

    DESCRIÇÃO PORMENORIZADA: diz respeito ao subúrbio ser um lugar ruim, em que o governo fecha os olhos para as obras pública .


ID
2848015
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Anatol Rosenfeld, um importante estudioso da cena teatral brasileira, faz no trecho abaixo uma síntese que explica as motivações para o emprego de recursos narrativos na dramaturgia que, segundo ele, começa a ser realizada no Brasil ao fim da década de 50 do século XX.

O uso de recursos épicos por parte de dramaturgos e diretores teatrais não é arbitrário, correspondendo, ao contrário, a transformações históricas que suscitam o surgir de novas temáticas, novos problemas, novas valorações e novas concepções de mundo.

(ROSENFELD, Anatol: O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985, p. 12.)

Considerando o trecho citado e a leitura integral de Morte e Vida Severina, Auto de Natal Pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, e Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O conflito entre pai e filho em Eles não usam Black-tie transpõe para o ambiente cotidiano de uma família os conflitos e impasses da classe operária diante dos desmandos dos patrões.

    resposta esta clara unica q se encaixa nos questoes pedidas

  • tendeu foi nada

  • Sem o texto fica difícil

  • Não deu pra entender nada...
  • Para Facilitar o entendimento desta questão, eu fiz uma pesquisa sobre esse poema mencionado e os demais autores citados e suas obras, então vejamos:

    A) O auto de João Cabral de Melo Neto, dispõe sobre a analogia de sua obra literária que retrata a história e vida do Frei Caneca, e para quem não sabe ele foi executado nas ruas de Recife em 1825. a obra dele tinha o cunho puramente histórico, entre a razão pragmática do político rebelde e as elucubrações mais abstratas, lógicas, retóricas, filosóficas.

    Fonte: 

    B) visto que o conflito entre pai e filho em Eles não usam Black-tie transpõe para o ambiente cotidiano de uma família os conflitos e impasses da classe operária diante dos desmandos dos patrões.

    Anatol Rosenfeld foi um importante estudioso da cena teatral brasileira, em que sua obra apresenta uma síntese explicativa das motivações para o emprego de recursos narrativos na dramaturgia.

    De forma que a utilização de recursos épicos por parte de dramaturgos e de diretores teatrais que não é arbitrário. Considerando o trecho apresentado no enunciado da questão, temos que o conflito entre pai e filho em Eles não usam Black-tie é maior que o ambiente cotidiano familiar.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/25288434#readmore

    C)  categorizada, pelo próprio autor, como uma peça pertencente ao que denominou “Teatro de Ocasião”, suscitou não apenas a necessidade de se investigar tal momento de sua dramaturgia, mas também de definir os caminhos de leitura e análise da obra. 

  • Sacanagem da poxa, tá parecendo questão de Enem, que é preciso ler vários livros literários e de romance pra ter bom desempenho em Português.

  • Sem texto?

  • Acertei no chute! Kkkk

  • Pessoal, lembremo-nos que a prova da PMPR 2020/2021 é um nível mais baixo, pois é para soldado e não para aspirante!

    Além do mais, as provas para Aspirante é a mesma para os vestibulares tradicionais da UFPR, logo, o nível é mais elevado.

    Por fim, devemos manter a calma, porque essas questões temos que ler livros para que possamos resolvê-las, mas para quem vai prestar PMPR ou até mesmo PCPR, não devemos nos preocupar, porque o edital não trouxe nada a respeito!

    As questões que resolvemos aqui é justamente para pegarmos a linha de raciocínio da banca para que no dia que chegarmos lá, possamos fazer a prova com mais leveza e não tomar susto!

    Reparem que as primeiras questões desse simulado que caíram foram de interpretação de texto, advérbios (temporal e de causa e consequência), questões com LACUNAS (importantíssimo, a banca adora), crase e pontuação. Devemos focar nessas questões!!

    Bora, meus consagrados! AVANTE!

  • O indivíduo que passa nesse concurso de Aspirante sendo essa banca formadra da prova tem um lugar reservado no Céu.


ID
2848018
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O Sistema Internacional de Unidades (SI) tem sete unidades básicas: metro (m), quilograma (kg), segundo (s), ampère (A), mol (mol), kelvin (K) e candela (cd). Outras unidades, chamadas derivadas, são obtidas a partir da combinação destas. Por exemplo, o coulomb (C) é uma unidade derivada, e a representação em termos de unidades básicas é 1 C = 1 A.s. A unidade associada a forças, no SI, é o newton (N), que também é uma unidade derivada. Assinale a alternativa que expressa corretamente a representação do newton em unidades básicas.

Alternativas
Comentários
  • Newton é Força

    F= m.a

    m= massa (Kg)

    a-= aceleração (m/s²)

    ou seja

    F= Kg.m/s²


ID
2848021
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um objeto move-se numa pista retilínea, descrevendo um movimento retilíneo uniformemente variado, quando observado por um sistema de referência inercial. A posição desse objeto é descrita pela equação x(t) = 5 – 6t + 3t2 , onde x é medido em metros e t em segundos. Sabe-se que a massa do objeto é fixa e vale m = 600 g. Tendo em vista essas informações, considere as seguintes afirmativas:

1. A posição inicial do objeto vale 5 m.
2. A força agindo sobre o objeto durante o movimento vale, em módulo, F = 3,6 N.
3. O objeto tem velocidade nula em t = 1 s.
4. No intervalo de t = 0 a t = 3 s, o objeto tem deslocamento total nulo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D

  • Ele deu a função posição do objeto: x(t)5-6t+3t²

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Para encontrar a velocidade, derivamos a posição em função do tempo, temos:

    V=ds/dt

    V=d(5-6t+3t²)/dt

    V=(-6+6t)m/s

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Para encontrar a aceleração, derivamos a velocidade em função do tempo, temos:

    a=dv/dt

    a=d(-6+6t)/dt

    a=6m/s²

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Agora:

    I - Posição inicial, t=0s

    x(0)=5-6t+3t² => 5-6(0)+3(0)² => x(0)=5m VERDADEIRO

    II - Força sobre objeto

    F=m.a => 0,6kg.6m/s² => F=3,6N VERDADEIRO

    III - Velocidade em t=1s

    v(1)=-6+6(1) => v(1)=0 VERDADEIRO

    IV - Deslocamento total

    x(0)=5-6t+3t² => 5-6(0)+3(0)² => x(0)=5m

    x(3)=5-6t+3t² => 5-6(3)+3(3)² => x(3)=14m

    Saiu da posição 5m e chegou a 14m em 3s, logo deslocamento foi de 9m. FALSO


ID
2848027
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um conceito importante que surge no estudo dos fluidos é o conceito de pressão. Com relação a ele, considere as seguintes afirmativas:

1. A pressão atmosférica ao nível do mar a 0 oC vale 1 atm.
2. Um processo termodinâmico que ocorra sujeito a uma pressão constante é chamado isobárico.
3. A pressão exercida por um líquido num dado ponto aumenta à medida que a profundidade desse ponto aumenta.
4. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de pressão é o pascal (Pa).

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1) CORRETO;

    2) CORRETO; Macete= Isobárica (isoPárica)

    3) CORRETO; Lei de Stevin P=dgh .: quanto maior a Altura (h), maior é a pressão.

    4) CORRETO; 1atm = 10^5 Pa

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    GABARITO: E


ID
2848030
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um dado meio tem um índice de refração n1. Um outro meio tem um índice de refração n2. Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação entre os módulos das velocidades da luz nos dois meios, quando n2 = 2n1.

Alternativas
Comentários
  • n1.v1 = n2.v2

    n2=2n1

    n1.v1 = 2n1.v2

    n1/2n1= v2/v1

    corta n1

    1/2=v2/v1

    v2=2v1

  • N = c/v

    Velocidade 1:

    n1 = c/v1

    v1 = c/n1

    Velocidade 2:

    2n1 = c/v2

    v2 = c/2n1

    v2 = (1/2).c/n1

    v2 = v1/2

    GABARITO: LETRA D

  • Por questão lógica, n2 é o dobro de n1, portanto 1n2 equivale à 1/2 n1...?


ID
2848033
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um motociclista descreve uma trajetória circular de raio R = 5 m, com uma velocidade de módulo v = 10 m/s medida por um observador inercial. Considerando que a massa combinada do motociclista e da motocicleta vale 250 kg, assinale a alternativa que expressa corretamente o módulo da força centrípeta necessária para a realização da trajetória circular.

Alternativas
Comentários
  • Frcpt = mv²/R ---> 250 * 10²/5 ---> 5.000N = 5 kN


ID
2848036
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um certo resistor dissipa uma potência de 1 W quando percorrido por uma corrente de 100 mA. Assinale a alternativa que expressa corretamente a tensão V aplicada a esse resistor quando percorrido por uma corrente de 50 mA.

Alternativas
Comentários
  • Pot=U.i

    1w= U.100mA

    U=10

    R=U/i

    R=10/100mA

    R=100 ohms

    R=U/i

    100=U/5mA

    U= 5V

  • Como o R é o mesmo para ambas as tensôes temos:

    P = R * (i1)² => 1 = R * (100 * 10^-3)² .;. R = 100 ohms.

    Sabendo disso, calculamos a tensão (u2) pedida em função da corrente dada (50mA):

    u2 = R * i2 => u2 = 100 * 50 * 10^-3 .;. u2 = 5V


ID
2848045
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tramita na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei nº 527/2016, que propõe uma redução significativa na área destinada à Unidade de Conservação Estadual da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. A redução da área da APA resultaria em diversos reflexos ambientais, ecológicos, culturais e socioeconômicos na região, ocasionando a potencialização do debate conservacionistas versus produtivistas. Cabe evidenciar que o objetivo dessa unidade de conservação, conforme o artigo 1º do seu decreto de criação, nº 1.231, de 27 de março de 1992, é “[...] assegurar a proteção do limite natural [...], inclusive faixa de Campos Gerais, que se constituem em ecossistema peculiar que alterna capões da floresta com araucária, matas de galerias e afloramentos rochosos, além de locais de beleza cênica, como os ‘canyons’, e de vestígios arqueológicos e pré-históricos”. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) APA é uma categoria de unidade de conservação em geral constituída de extensa área, com possibilidade de ocupação humana, dotada de formações vegetais, fauna e flora específicas e características estéticas ou culturais únicas.
( ) Não é possível nenhum tipo de ocupação no interior de uma APA, visto que esse tipo de Unidade de Conservação é destinada para a proteção integral da fauna, flora e sítios, permitindo-se apenas a visitação controlada.
( ) A Escarpa Devoniana, assim designada, é uma destacada forma de relevo que está situada na passagem entre os compartimentos geomorfológicos denominados de Primeiro Planalto Paranaense e Segundo Planalto Paranaense.
( ) Os Campos Gerais que ocorrem no Paraná apresentam aspecto singular, caracterizando-se por extensas áreas de gramíneas baixas desprovidas de arbustos, ocorrendo apenas matas ou capões limitados às áreas próximas às nascentes. As árvores e arbustos crescem em faixas ao longo dos rios e córregos, formando matas ciliares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • B) V – F – V – V.

  • Só acertei essa porque lembrei que Campos Gerais fica no segundo planalto (Ponta Grossa), então realmente poderia ser entre ele e o primeiro (Curitiba). Qual é o terceiro planalto mesmo? Sempre esqueço.

  • primeiro planalto é o de Curitiba

    segundo é o de Ponta Grossa

    terceiro de Guarapuava

  • VISITAÇÃO CONTROLADA = RESERVAS BIOLÓGICAS

    Incorreta apenas a segunda sequência


ID
2848051
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“No período de 2009 a 2014, a economia de Cuba apresentou baixo crescimento do PIB e do PIB per capita, além de déficit fiscal em quase todos os anos. São evidências de uma profunda crise estrutural ocasionada por deficiências internas e influências externas que limitam fortemente o desempenho da economia, o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida da população” (Rodríguez, 2016). Sobre Cuba, levando em consideração os dados apresentados e os conhecimentos de geografia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Crise de 2008 nos EUA no Governo de Bush que afetou diversos países não só em Cuba, somado o bloqueio econômico pelo EUA desde a Guerra Fria quando quando Cuba aceitou implantação de Mísseis Soviéticos na ilha dentre outras coisas. Letra D

  • Socialismo for the win

  • Fim da URSS foi em 26 de Dezembro de 1991.

  • Quem mandou abrigar mísseis soviéticos

  • Essa daqui é bem lógica de se entender CUBA=SOCIALISTA=DITADURA E DURA A EPOCA DA GUERRA FRIA ABRIGOU MISSEI, tudo isso fez com que os EUA e a UE aplicassem diversas embargos econômicos fazendo com que essa ilha dependesse inteiramente da URSS, quando está faliu fez com que essa ilha sofresse uma crise econômica gigantes.

    CURIOSIDADES:

    CUBA ESTA NA LISTA DE PAISES PATROCINADORES DO TERRORISMO.

    HOUVE REAPROXIMAÇÃO NO GOVERNO OBAMA, PORÉM NO GOVERNO TRUMP E BIDEN HOUVE AFASTAMENTO DENOVO.


ID
2848060
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No ano de 2017, o IBGE lançou um estudo intitulado “Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação”. Na introdução desse trabalho, lê-se: “As transformações que ocorreram no campo e nas cidades nos últimos 50 anos vêm a demandar, nos dias de hoje, abordagens multidimensionais na classificação territorial. O rural e o urbano, enquanto manifestações socioespaciais, se apresentam de forma bastante complexa e heterogênea, portanto, a identificação de padrões dessas manifestações se constitui um desafio principalmente ao se considerar a extensão do território brasileiro”. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Essa discussão ganha relevância proporcionalmente ao aumento das atividades não agrícolas no meio rural e à intensificação da pluriatividade.
2. A aceleração do processo de urbanização no Brasil no início do século XXI e a intensificação do êxodo rural motivam a retomada da discussão sobre o tema.
3. A relevância do estudo justifica-se pela necessidade de se superar a determinação federal, que considera cidade as áreas urbanas de todas as sedes municipais.
4. Uma das formas de manifestação da complexidade do rural e do urbano na atualidade pode ser identificada a partir do crescente aumento das áreas de segunda residência, além da implantação de empreendimentos residenciais, como os condomínios fechados.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fui por eliminação e eliminei a 2.

  • Esta banca é ralada.

  • GAB. D

    No Brasil, o êxodo rural ocorreu de forma mais intensa entre 1960 e 1990.

    FOCO NA PROVA!

    FORÇA GUERREIROS!

  • Quem tem piedade é Deus, não a UFPR.

  • 1. Essa discussão ganha relevância proporcionalmente ao aumento das atividades não agrícolas no meio rural e à intensificação da pluriatividade. CERTO, pois há um crescimento da pecuária e da questão imobiliária com o campo, principalmente no fator grilagem.

     2. A aceleração do processo de urbanização no Brasil no início do século XXI e a intensificação do êxodo rural motivam a retomada da discussão sobre o tema. ERRADO, pois a urbanização é acelerada no governo JK, o mesmo criou medidas para dificultar a vida do trabalhador no campo, intensificando sua saída do campo.

     3. A relevância do estudo justifica-se pela necessidade de se superar a determinação federal, que considera cidade as áreas urbanas de todas as sedes municipais. CERTO, todo município, independente do número de habitantes com sede é considerado cidade.

    4. Uma das formas de manifestação da complexidade do rural e do urbano na atualidade pode ser identificada a partir do crescente aumento das áreas de segunda residência, além da implantação de empreendimentos residenciais, como os condomínios fechados. -CERTO

  • Gabarito D

    o processo de urbanização brasileiro se inicia ainda no século XX, devido ao aumento do êxodo rural, causado, dentre outros motivos pela industrialização. 

  • Basta saber a II, pois é a ùnica errada.

    2. A aceleração do processo de urbanização no Brasil no início do século XXI e a intensificação do êxodo rural motivam a retomada da discussão sobre o tema. 

    URBANIZAÇÃO NO BRASIL TEVE AUMENTO ACELERADO DOS ANOS 50 AOS ANOS 80.

  • O bizu é lembrar da migração de retorno, que é mais notória a partir do século XXI

  • GAB D- Meu resumo da explicação do professor:

    1-CORRETO. Vale lembrar que rural é diferente de agrícola. Rural é o modo de ocupação, enquanto agrícola é a atividade econômica. Logo, é normal que um indivíduo esteja morando na cidade e exerça sua atividade econômica no campo. 

    2-ERRADO- Os dois processos que serão citados estão desacelerando.

    • Urbanização no início do século XXI? 85% do Brasil é considerado urbano, logo, como vai se acelerar isso? 
    • Intensificar o êxodo rural? Atualmente quem está no campo é porque precisa estar lá. O êxodo em massa já aconteceu, hoje acontece em menor número. 

    3-CORRETO. O próprio IBGE disse no texto que não é muito claro o que é urbano ou não. 

    4-CORRETO. Se as pessoas constroem casas no ambiente rural, segue rural ou agora é urbano? 


ID
2848063
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

- Com respeito à globalização e a seus impactos sobre o setor industrial, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Os investimentos e inovações no setor de transportes e as políticas de abertura comercial, praticadas dos anos 1990 em diante, impulsionaram processos de realocação das indústrias em escala internacional.
( ) Desde 1978, quando retornou à economia de mercado, a China vem experimentando processos de industrialização, urbanização e de aumento da desigualdade de renda.
( ) A industrialização chinesa representa um desafio para o Brasil, porque a China está deixando de importar produtos industriais brasileiros e deverá se tornar um competidor internacional na indústria automobilística e em outros setores importantes para o Brasil.
( ) Nas últimas décadas, os investimentos industriais atraídos pelo custo da mão de obra na China e na Índia agravaram a pobreza de largas parcelas da população desses países, o que implicou o aumento do número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza em escala mundial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ALGUÉM COMENTA ESSA QUESTÃO !

  • 1= "Os investimentos e inovações no setor de transportes e as políticas de abertura comercial, praticadas dos anos 1990 em diante, impulsionaram processos de realocação das indústrias em escala internacional." SIM sempre que falar de abertura comercial, estará falando sobre vinda de capital externo e realocação das indústrias internacionais. O liberalismo econômico proporciona isto.

    2= "Desde 1978, quando retornou à economia de mercado, a China vem experimentando processos de industrialização, urbanização e de aumento da desigualdade de renda." SIM o capitalismo é o livre mercado. Totalmente voltado a livre iniciativa onde uma parcela é bem sucedida e outra parcela não tento a mesma "sorte" acaba vivendo na pobreza.

    3= "A industrialização chinesa representa um desafio para o Brasil, porque a China está deixando de importar produtos industriais brasileiros e deverá se tornar um competidor internacional na indústria automobilística e em outros setores importantes para o Brasil." SIM Ela está comprando cada vez menos e vendendo mais, Não atua é o segunda maior potencia econômica atrás apenas do EUA.

    4= "Nas últimas décadas, os investimentos industriais atraídos pelo custo da mão de obra na China e na Índia agravaram a pobreza de largas parcelas da população desses países, o que implicou o aumento do número de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza em escala mundial." NÃO. Falando apenas da China, embora a China não seja exemplo de democracia não há pobreza em LARGA parcela como o enunciado insinua.

  • Sendo assim, a alternativa E.

    V – V – V – F.

  • O que me atrapalhou nessa questão foi no item: " A industrialização chinesa representa um desafio para o Brasil, porque a China está deixando de importar produtos industriais brasileiros e deverá se tornar um competidor internacional na indústria automobilística e em outros setores importantes para o Brasil."

    A parte grifada em vermelho me fez interpretar que a China irá competir com o Brasil na indústria automobilística, dando a entender que o Brasil é um grande competidor no setor automobilístico, o que ao meu ver, não chega ser verdade, aí fica a interpretação.

  • Ué velho, mas e a grande quantidade de pessoas realizando trabalho escravo na China???

  • Gabarito: E

    IV) Falsa. Os investimentos industriais atraídos pelo custo da mão de obra na China e na Índia não agravaram a pobreza de largas parcelas da população desses países, pelo contrário, estes investimentos proporcionaram o aumento de empregos. O que mantém ainda muitas pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza é a falta de políticas públicas adequadas e que atendam toda a população.

    Fonte: Alfacon

    Não desista.

  • Questãozinha boa zé


ID
2848066
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

- O meio rural brasileiro protagoniza, desde longa data, uma série de questões, algumas das quais contadas em “verso e prosa”, como no clássico Urupês, em que Monteiro Lobato tece uma crítica social ao “Brasil agrário” por meio do imortalizado Jeca Tatu, um personagem indolente, desleixado, ingênuo e desprovido de educação. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Concordo com a alternativa tida como correta, entretanto não identifiquei o erro da alternativa E. Alguém identificou?

  • A modernização tardia no campo não se deu por causa da população rural, mas por causa do frequente atraso que o Brasil vive, além disso o Jeca tatu representa a população pobre da zona rural entretanto a maioria dos detentores de terras ainda são grandes latifundiários

  • eu não identifiquei, também to tentando achar

  • GAB A

  • Eu acho q o problema da E é por causa da generalização que se faz. Vamos lembrar que no panorama da população agrária não havia somente "jeca tatus", mas também coronéis sabidos e letrados até demais.

  • EU ACERTEI POR LEMBRAR DO FILME; Jeca Tatu um filme de comédia, escrito e dirigido por  e estrelado por . O roteiro é baseado no  , de .

  • Jeca Tatu é um personagem criado por Monteiro Lobato em sua obra Urupês, que contém 14 histórias baseadas no trabalhador rural paulista. As histórias de Jeca Tatu e seu personagem eram uma contundente crítica à sociedade brasileira, com enfoque no meio agrário. O Jeca Tatu simbolizava a situação do caipira brasileiro, abandonado pelos poderes públicos às doenças, ao atraso econômico, educacional e à indigência política. 

    GAB: A

    FORÇA GUERREIROS!

  • Pessoal, o erro da letra E tá em afirmar que o fato da modernização tardia do campo no Brasil se dar pela figura da população, haja vista que a transformação do campo se dar pela evolução tecnológica.

  • lixooooooo de banca.

  • fique entre a E e a A...

  • pessoal na letra E a questao faz uma afirmação ''A POPULAÇÃO'' dando a intender que todo mundo era assim, mas existia coroneis,militares,politicos entao nao era todo mundo, foi isso que eu intendi.


ID
2848069
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os avanços científicos e tecnológicos têm possibilitado uma compreensão crescente sobre a dinâmica climática global. Apesar desses avanços, grande parte da população mundial ainda não tem acesso aos conhecimentos e tecnologias à disposição e, para a compreensão e predição dos fenômenos naturais que vivenciam, muitos continuam se baseando em conhecimentos populares tradicionais passados de geração em geração. Essas habilidades tradicionais de prognóstico do tempo “se efetivam no contato contínuo do homem com o ambiente, reforçadas pela inteligência, atenção, sensibilidade e experiência, que variam muito de um indivíduo para outro” (Sartori, 2002). A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A observação de sinais da natureza para a previsão das chuvas é bastante difundida entre os sertanejos do Nordeste do Brasil, conhecidos como “profetas do tempo”.
( ) A compreensão fenomenológica do clima e do tempo restringe-se às áreas rurais, que permitem o contato direto do ser humano com a natureza.
( ) A observação da fauna e da flora, seja através da presença ou ausência de espécies, da floração e frutificação, são elementos comuns e recorrentes de referência para a compreensão fenomenológica do clima e do tempo.
( ) A observação das condições atmosféricas, através da direção do vento, tipos de nuvens e variação da temperatura, integra os elementos de referência para a compreensão fenomenológica do clima e do tempo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B é possível encontrar a alternativa analisando apenas as duas primeiras assertivas:

    (V) A observação de sinais da natureza para a previsão das chuvas é bastante difundida entre os sertanejos do Nordeste do Brasil, conhecidos como “profetas do tempo”.

    Os populares “profetas da chuva" ou "profetas do tempo" são sertanejos que aprenderam a entender e prever o tempo através dos avisos da natureza.

    (F) A compreensão fenomenológica do clima e do tempo restringe-se às áreas rurais, que permitem o contato direto do ser humano com a natureza.

    As previsões são possíveis tanto na zona rural quanto na zona urbana.

  • Fiquei na duvida em B e C, mas errei pois

    nunca vi essa joça de "profetas do tempo"

  • Consegui responder essa, por lembrar dos idosos da minha rua, que olhava para o céu e dizia que amanhã choveria... de fato a chuva caia no dia seguinte. Rss

  • Uma dica caso venha, aparecer nomes que nós jovens, não tenhamos, certificados sobre aquilo, conside - se como correta, pois, pode ser a correta
  • Essa questão dos "profetas do tempo" pode ser encontrada na musica de Gonzaga "mandacaru quando flora lá na seca é um sinal que a chuva chega no sertão"

  • A resposta correta é a letra B, que aponta que alternativa que apresenta a sequência correta é V – F – V – V.

    Logo com os sinais da natureza pode se ter um bom descondicionamento do com vai se manifestar os fenômenos da natureza que podem ser muitos severos, porem na sabedoria popular tem mecanismos que servem para esse objetivo.

    Com o lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, alertou para o mundo o poder destrutivo da humanidade que pode ser um agente modificador de um ambiente, causando uma seleção de espécies sem um critério que vise o equilíbrio, assim o monitoramento é uma forma de observa as variações no meio ambiente.

  • Mermão, tem um negócio que não me deixa engolir essa questao, pois em uma alternativa ele dar, flora, fauna e etc como ELEMENTO e na outra ele dar temperatura, pressao e umidade como ELEMENTO, sendo que sao fatores

  • PMPR 2021!


ID
2848072
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

- Em um texto chamado “Resposta à questão: o que é esclarecimento?”, Kant afirma que o “esclarecimento é a saída do homem da menoridade”. Afirma também que a “menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia” e que “o homem é o culpado por esta incapacidade, quando sua causa resulta na falta, não do entendimento, mas de resolução e coragem para fazer uso dele sem a direção de outra pessoa”.
(KANT, Resposta à questão: O que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 407.)

Por sua vez, Foucault afirma: “Houve, durante a época clássica, uma descoberta do corpo como objeto e alvo do poder. Encontraríamos facilmente sinais dessa grande atenção dedicada então ao corpo – ao corpo que se manipula, se modela, se treina, que obedece, responde, se torna hábil ou cujas forças se multiplicam [...]”, referindo-se a um corpo (homem) que se torna ao mesmo tempo analisável e manipulável.
(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Ligia M. Pondé Vassalo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 125.).

Com base nos dois textos e no pensamento desses filósofos, considere as afirmativas abaixo:

1. O Esclarecimento seria uma espécie de menoridade intelectual e corresponderia à afirmação da religião como ponto de partida para o homem tomar suas principais decisões.
2. Enquanto Kant se preocupa em avaliar o quanto os indivíduos são responsáveis por se deixarem dirigir por outros, Foucault trata de mostrar os modos como a sociedade torna o homem manipulável.
3. Tanto Kant quanto Foucault se questionam pelo nível de autonomia do homem, ambos, porém, a partir de abordagens diferentes e chegando a conclusões diferentes.
4. Fica claro no texto de Foucault que a idade clássica favorece o autoconhecimento e a autonomia de pensamento.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A primeira afirmação está invertida, logo, incorreta. Para Kant, o Esclarecimento é a maioridade do homem que se liberta das explicações a partir da religião, pois esta encaminha uma explicação dos fenômenos do mundo. Guiar-se pelo entendimento alheio representaria a fase de menoridade intelectual, cuja libertação se dá pelo Esclarecimento.
    A segunda e a terceira afirmações estão corretas. Kant localiza no homem a agência capaz de fazê-lo superar sua menoridade, o Esclarecimento está ao alcance do homem bastando exercitar seu intelecto a partir de leituras, debate e exercício reflexivo. Por outro lado, ambos os autores, por vias distintas, se questionam acerca dos limites que se impõem ao homem. Foucault, diferente de Kant, identifica na própria lógica social o estabelecimento de controles que se impõem sobre os corpos e que acabam, por fim, capturando-o. A leitura de Foucault é a de que há pouco espaço para libertar-se e o desenvolvimento desse controle ocorre no período de Kant, a época clássica, a afirmação da Modernidade, e se opõe, então à quarta afirmativa.
    Resposta correta: C

ID
2848075
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o Deus? Que sentido oculto pôs na resposta? Eu cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele então significar declarando-me o mais sábio? Naturalmente não está mentindo, porque isso lhe é impossível”. Por longo tempo fiquei nessa incerteza sobre o sentido; por fim, muito contra meu gosto, decidi-me por uma investigação, que passo a expor.
(PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 14.)

O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada:

Alternativas
Comentários
  • A evolução da filosofia grega se dá a partir do questionamento dos fenômenos observados. Grosseiramente, a "primeria geração" é conhecida como pré-Socrática ou físicos, pois buscavam compreender os fenômenos naturais, da physis. Sócrates inaugura um outro nível de indagação ao aplicar um método investigativo que o conduza na busca pela verdade dos sentidos e signifcados. Assim, a partir de Sócrates, questões como justiça, beleza, ética, política, ocuparão as preocupações filosóficas. Platão, discípulo de Sócrates, transmitiu os ensinamentos de seu mestre fundando a Academia, escola de pensamento, e escrevendo diálogos nos quais seu mestre conduz debates sobre diversos temas. Aristóteles, discípulo de Platão na Academia, leva adiante o método socrático expandindo-o e aprofundando-o. Também funda uma escola de pensamento chamada Liceu. Estes três são considerados por muitos os grandes filósofos fundadores do método investigativo ocidental, que baseia-se na razão como forma de resolver os problemas do mundo. Mas não eram ateístas radicais, antes, acreditavam que as alegorias dos deuses possuíam suas verdades, porém poderiam ser captadas e compreendidas de maneira crítica e racional, como fica claro nas palavras de Sócrates que, embora apontado pelo oráculo de Delfos como o homem mais sábio do mundo, reluta, porém aceita a verdade dos deuses, pois considera impossível que mintam. Logo, a afirmativa E está errada. A letra A está errada, pois anuncia o movimento contrário do pensamento filosófico; as respostas C e D estão erradas, pois também afirmam o contrário da atitude dos filósofos para com a religião e às divindades.
    A resposta correta, portanto, é a letra B.
  • A utilização do Logos( RAZÃO) para desmitificar o mundo, vale ressaltar que um grande expoente dessa desmitificação foi o Xenófanes, que satirizou os gregos e seu politeísmo ( culto aos deuses gregos) que na verdade, eram apenas a projeção dos gregos com seus costumes e não deuses, segundo ele.

    LETRA B

    APMBB


ID
2848078
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Mas, logo em seguida, adverti que enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio da Filosofia que procurava.

(DESCARTES. Discurso do método. Col. Os Pensadores. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Nova Cultural, 1991, p. 46.)

O texto citado corresponde a uma das passagens mais marcantes da filosofia de Descartes, um filósofo considerado por muitos intérpretes como o pai do racionalismo. Com base no texto e na ideia geral de racionalismo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Descartes, o homem que funda um método científico para a Modernidade, se preocupava em estabelecer aquilo que pudesse ser comprovadamente verdadeiro. Seu pensamento, formulado no início do século XVI, se esforçava para separar-se da visão de mundo Escolástica, a qual se apoiava em explicações religiosas sobre os fenômenos naturais. Do outro lado, existiam os céticos, aqueles que não acreditavam em qualquer explicação segura para as coisas do mundo. Os céticos duvidavam da própria capacidade do homem em apreender e explicar. Por isso Descartes afirma que sua formulação mínima de verdade, penso, logo existo, seria tão forte em sua verdade que nem mesmo os céticos a poderiam negar. A diferença entre Descartes e os céticos é que aquele transformou a dúvida em método e a partir dela passou a investigar as verdades pelo meio das experiências observáveis, organizadas e analisadas. O método cartesiano dará azo e fundamento ao estabelecimento da ciência experimental moderna. Devido a isto, a resposta correta é a letra C.
    A letra A está incorreta, pois o racionalismo não se apoia sobre experiência para alcançar verdades, este é o fundamento do Empirismo, filosofia desenvolvida pelo pensador inglês David Hume e do qual Descartes, um matemático, era crítico. Por isso a letra B esta incorreta. A letra D está incorreta, pelo que foi explicado no texto assim como a letra E, pois embora estabelecesse a dúvida como um método, Descartes buscava um ponto seguro de onde pudesse partir com um método e construir a verdade.
  • Descartes partiu da frase : ''penso, logo existo'' para fundamentar seu pensamento da duvida metódica: aquilo que se resta duvida será considerado como falso, então a unica certeza que se tem é a dúvida , o resto é negado com veemência

    LETRA C

    APMBB


ID
2848081
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.

A partir do exposto acima, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável.

     

    Gab Letra A: Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas.

  • A investigação filosófica ocidental sobre o belo, ou seja, a estética, remonta ao período grego. Embora concordassem que a razão era a capacidade humana capaz de alcançar verdades, o que fundamentava a beleza, o sublime e o agradável fundava-se em outros pressupostos como a imaginação e a sensibilidade. Ao longo dos séculos, o desenvolvimento do conhecimento sobre a estética reforçou os aspectos não racionais na compreensão do belo. Dessa forma, não podendo ser explicada somente pelo exercício racional, a estética se apoia nestas outras capacidades humanas que estão configuradas de acordo com a época humana, por isso a percepção do que é belo, sublime e agradável se transforma ao longo do tempo.
    A reposta correta é a letra A.
    A resposta B está incorreta, pois não é objeto específico da estética pensar a religião, embora as religiões compreendam certa estética e as fundamente devido à composição dos valores de uma época, o que incide sobre a imaginação e a sensibilidade, afetando a compreensão estética.
    A letra C está errada, pois a estética não compreende uma superioridade da razão na compreensão do belo.
    A letra D está errada, pois a estética não compreende que o raciocínio lógico, sozinho, seja capaz de apreender a beleza e o sublime.
    Da mesma forma, a razão não é totalmente excluída do processo, e por isso a letra E está errada.
  • A investigação filófica ocidental sobre o belo, ou seja, a estética, remonta ao período grego. Embora concordassem que a razão era a capacidade humana capaz de alcançar verdades, o que fundamentava a beleza, o sublime e o agradável fundava-se em outros pressupostos como a imaginação e a sensibilidade. Ao longo dos séculos, o desenvolvimento do conhecimento sobre a estética reforçou os aspectos não racionais na compreensão do belo. Dessa forma, não podendo ser explicada somente pelo exercício racional, a estética se apoia nestas outras capacidades humanas que estão configuradas de acordo com a época humana, por isso a percepção do que é belo, sublime e agradável se transforma ao longo do tempo.
    A reposta correta é a letra A.
    A resposta B está incorreta, pois não é objeto específico da estética pensar a religião, embora as religiões compreendam certa estética e as fundamente devido à composição dos valores de uma época, o que incide sobre a imaginação e a sensibilidade, afetando a compreensão estética.
    A letra C está errada, pois a estética não compreende uma superioridade da razão na compreensão do belo.
    A letra D está errada, pois a estética não compreende que o raciocínio lógico, sozinho, seja capaz de apreender a beleza e o sublime.
    Da mesma forma, a razão não é totalmente excluída do processo, e por isso a letra E está errada.

ID
2848084
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considere as três premissas abaixo:

1. Devemos proibir legalmente apenas o que é moralmente incorreto.
2. Os filhos mentirem para os pais é moralmente incorreto.
3. Todavia, os filhos mentirem para os pais não deve ser legalmente proibido.

A partir dessas premissas, é correto inferir que:

Alternativas
Comentários
  • Eu achando que ia fazer questão de Filosofia e me vem RLM.

  • Nem tudo que é moralmente incorreto deve ser legalmente proibido.

    Gab D

  • O exercício lógico proposto pelo exercício estabelece que somente o que é imoral deve ser ilegal, porém não que tudo aquilo que é imoral deva ser também ilegal. Esta segunda compreensão está na segunda premissa que estabelece que os atos imorais são mais numerosos que os ilegais, exemplo confirmado na terceira premissa, pois a imoralidade da premissa dos filhos não deve ser ilegal. Logo, "nem tudo que é moralmente incorreto deve ser legalmente proibido". 
    A resposta correta é a letra D.
  • As vezes temos sociedades em que certos costumes são moralmente incorreto para nós, mas para eles não. Bom esse é meu ponto de vista

  • O que facilitou para eu responder essa questão, foi dar a resposta a conclusão, que a meu ver parecia dissoante das outras duas primeiras premissas, ou seja, ainda sendo uma conclusão errada, a tomei como correta e a respondi.


ID
2848087
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quando se conquistam Estados habituados a reger-se por leis próprias e em liberdade, há três modos de manter a sua posse: primeiro, arruiná-los; segundo, ir habitá-los; terceiro, deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando um governo de poucos, que se conserve amigos. [...] Quem se torna senhor de uma cidade tradicionalmente livre e não a destrói será destruído por ela. Tais cidades têm sempre por bandeira, nas rebeliões, a liberdade e suas antigas leis, que não esquecem nunca, nem com o correr do tempo, nem por influência dos benefícios recebidos. Por muito que se faça, quaisquer que sejam as precauções tomadas, se não se promovem o dissídio e a desagregação dos habitantes, não deixam eles de se lembrar daqueles princípios e, em toda oportunidade, em qualquer situação, a eles recorrem [...]. Assim, para conservar uma república conquistada, o caminho mais seguro é destruí-la ou habitá-la pessoalmente.
(MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 21-22.)

Com base nessa passagem, extraída da obra O Príncipe, de Maquiavel, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Nicolau Maquiavel ficou conhecido por ter escrito um dos mais emblemáticos e pragmáticos tratados sobre o poder. Habitante da cidade de Florença, na península italiana do século XVI, Maquiavel era parte de um mundo que compreendia o poder como manifestação divina. Seu exercício, porém, apoiado em registros e exemplos históricos, além de sua experiência como fundionário da República e diplomata, lhe permitiu fundamentar um manual para a conquista e a manutenção do poder por parte de um príncipe. Dedicou seu filho a César Bórgia, nobre e conquistador italiano a que procurava agradar, mas foi ignorado. Morreu sem o reconhecimento que buscava, mas legou ao pensamento humano um livro fundamental sobre as estruturas do poder.
    No trecho citado, salienta que, quando na conquista de cidades livres, somente a própria presença do príncipe, o aniquilamento total ou à manutenção da liberdade sob um governo amigo pode garantir o controle do novo príncipe. Estas seriam as únicas formas de legitimar o poder recém apossado.
    A resposta, portanto, é a letra A.
    A resposta B está errada, pois a democracia ainda é um valor distante no mundo de Maquiavel.
    A resposta C está errada, pois Maquiavel claramente não se opunha ao uso da força militar, quando necessário. Talvez a frase associada a ele"o fim justifica os meios", represente bem essa disponibilidade para a violência.
    A resposta D está errada, pois a manutenção da democracia não se faz por uma imposição do príncipe, modernamente compreendido como os Estados-Nacionais, mas a partir de uma sociedade civil forte e consciente.
    A letra E está errada, pois, novamente, eleição e democracia nada têm a ver com o mundo de Maquiavel.
  • O objetivo do maquiavel não é assegurar a ordem democrática, como é afirmado na alternativa E. O principe é um manual de como chegar e se manter no poder, lembrando sempre que, para maquiavel, os fins justificam os meios. Mentir, agir com crueldade, tudo isso é liberado NA VIDA POLÍTICA, a fim de conquistar e se manter no poder.

    CFO 2022


ID
2848090
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a questão do etnocentrismo, Roque de Barros Laraia escreve que “o fato de o indivíduo ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo sua única expressão. [...] A dicotomia ‘nós e os outros’ expressa em níveis diferentes essa tendência. Dentro de uma mesma sociedade, a divisão ocorre sob a mesma forma de parentes e não parentes. Os primeiros são melhores por definição e recebem um tratamento diferenciado. [...] Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais”.
(LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 73-74.)

Em resumo, Laraia tenta nos mostrar que:

Alternativas
Comentários
  • C) um dos pontos centrais que define o etnocentrismo, conceito amplamente difundido nos estudos antropológicos, é compreender como determinadas práticas culturais constituídas pelo “estranhamento” se tornam elementos fundamentais na construção das identidades de grupo, comunitárias, societárias e nacionais. Identidades que, por sua vez, estruturam-se por distinção, em que o observador assume para si e seu grupo a centralidade cognitiva.

  • O que o autor argumenta, no trecho selecionado, é que toda a visão de mundo, de qualquer povo, em qualquer lugar do espaço e do tempo, está fundamentada nos aspectos culturais que o constituem. A partir disto, compreendendo e apreendendo o mundo a partir dos valores intrínsecos à sua cultura, o outro se estabelece como o errado, o estranho, o desconexo. O etnocentrismo, portanto, é um sentimento universal e que foi amplamente capturado e descrito pelos exercícios antropológicos.
    A resposta é a letra C.
    A letra A está errada, pois, como visto, a catalogação do outro é pré definida pela cultura e não um livre exercício.
    A letra B está errada, pois a perspectiva etnocêntrica é essencialmente cultural.
    A letra D está errada, pois, para a compreensão de qualquer cultura, o "nós e os outros" fundamenta o etnocentrismo e não o contrário como está afirmado.
    A letra E está errada, pois nenhuma cultura é pura, mas processo de encontros e influências. O etnocentrismo, portanto, se manifesta justamente no processo de complexificação cultural de cada povo pelo contato com outras culturas, que até podem ser classificadas negativamente, mas não deixam de se auto influenciar.
  • gabarito letra C

    ➡ etnocentrismo é o cara se achar o centro do universo, só a cultura dele é a certa, todo e qualquer ato contrário a ela é visto como ameaça. é um conceito antropológico usado para definir atitudes nas quais consideramos nossos hábitos e condutas como superiores aos de outrem. Isso acontece em todas as sociedades, devido aos preconceitos produzidos pela própria dinâmica cultural e que nos leva a adotar os padrões culturais que nos são familiares.

    bons estudos

  • Um exemplo marcante de etnocentrismo ocorreu no governo nazista de Hitler, na Alemanha, que julgou existir uma superioridade da suposta raça ariana branca em relação às demais, o que justificava a apreensão, a expulsão e até a morte de povos de outras origens, em especial os judeus.

  • etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence. Pode-se definir o etnocentrismo como uma atitude individual ou colectiva que coloca a etnia da qual se faz parte como eixo central de uma determinada interpretação ou concepção do mundo, sem necessariamente conduzir à crença de que a sua própria raça ou grupo étnico são superiores aos demais povos e raças que compõem a humanidade.

  • Segundo estudos antropológicos, desde a revolução cognitiva onde foi se criando os mitos compartilhados os seres humanos passaram a criar o estranhamento perante outras maneiras de pensar e com o passar dos anos e o crescimento o mundo isso tomou proporções assombrosas, pois agora estamos falando de culturas formadas há séculos totalmente diferentes.

    GAB C

    APMBB


ID
2848093
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No livro Mulheres, raça e classe, Angela Davis perfaz um caminho histórico e social da luta das mulheres nos Estados Unidos e como diferentes movimentos e campanhas possibilitaram a construção dos direitos e das pautas políticas de gênero naquele país. Numa das passagens da obra, em que aborda as campanhas pelo direito ao aborto, Davis afirma que “o controle de natalidade – escolha individual, métodos contraceptivos seguros, bem como abortos, quando necessário – é um pré-requisito fundamental para a emancipação das mulheres. [...] E se a campanha pelo direito ao aborto do início dos anos 1970 precisava ser lembrada de que mulheres de minorias étnicas queriam desesperadamente escapar dos charlatões de fundo de quintal, também deveria ter percebido que essas mesmas mulheres não estavam dispostas a expressar sentimentos pró-aborto. Elas eram a favor do direito ao aborto, o que não significava que fossem defensoras do aborto. Quando números tão grandes de mulheres negras e latinas recorrem a abortos, as histórias que relatam não são tanto sobre o desejo de ficar livres da gravidez, mas sobre as condições sociais miseráveis que as levam a desistir de trazer novas vidas ao mundo”.
(DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 219-220.)

Com base no texto, é correto concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Como o nome do livro deixa claro, Angela Davis, poderosa pensadora norte-americana, costura as relações entre gênero, raça e classe, para pensar os embates sociais que presenciou, fez parte e liderou nos anos 70, nos Estados Unidos da América. Para esta pensadora, o debate sobre o aborto não se refere a uma questão de ser favorável ou contrário ao ato, mas de compreender que as mulheres vulneráveis da sociedade que não desejem "trazer novas vidas ao mundo" devam ter condições condizentes com sua dignidade para fazê-lo.
    A resposta correta é a letra B.
    A letra A está errada, pois embora o feminismo tenha pautado políticas de controle de natalidade para as mulheres, o pensamento de Davis é mais profundo e também coloca no centro do debate as condições sociais de mulheres negras e latinas.
    A letra C está errada, pois em campanha pró aborto não recebeu apoio amplo da sociedade americana e muito menos esse direito foi estendido às minorias étnicas.
    A letra D está errada, pois claramente a autora salienta a diferença de gênero presente na sociedade americana.
    A letra E está errada, pois o tema segue sendo pertinente no cenário atual, com movimentações sociais cada vez maiores ao redor do mundo na luta pelo direito das mulheres ao aborto.
  • Alternativa B. O texto não trata de se posicionar contra ou a favor do aborto, e sim possibilitar esse direito para que seja uma escola individual.


ID
2848096
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels publicaram o Manifesto Comunista. Segundo seus autores, “a burguesia desempenhou na História um papel iminentemente revolucionário. Onde quer que tenha conquistado o poder, a burguesia destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas. Rasgou todos os complexos e variados laços que prendiam ao homem feudal e seus superiores naturais, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio interesse. [...] Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas duramente, por uma única liberdade sem escrúpulos: a do comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração dissimulada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, direta, despudorada e brutal. [...] Tudo o que era sólido e estável se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado e os homens são obrigados finalmente a encarar sem ilusões a sua posição social e as suas relações com outros homens”.
(MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2001, p. 42-43.)

Com base nessa passagem de O Manifesto Comunista, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • E) De acordo com Marx e Engels, a burguesia, enquanto nova classe social que emerge no mundo moderno, trouxe consigo uma série de elementos que não apenas denunciaram os aspectos arcaicos das sociedade antigas, suas formas arquetípicas de dominação, seu primitivismo religioso e sua ineficácia política, como também apresentaram a modernidade como novo projeto de sociedade, retirando os indivíduos de sua passividade social e lançando-os no processo histórico de desenvolvimento de suas relações de produção.

  • Para Marx e Engels, a burguesia, enquanto quase verdadeiramente revolucionária, produziu um mundo novo, a partir de novos valores e em negação completa ao arcaísmo do mundo antigo. A modernidade, conceituação do mundo burguês, carrega em si a própria nocão de ação, de transformação, de capacidade inovadora e revolucionária que, a partir de uma constante inovação das relações de produção, constroem mundos novos.
    A resposta correta é a letra E.
    A letra A está errada, pois o desenvolvimento da modernidade não se deu por incapacidade da classe trabalhadora ou de uma elite burguesa e intelectual que lhe pensasse o desenvolvimento, mas a partir de necessidades sociais de uma classe em ascensão que desmontou as estruturas que lhe impediam o movimento ascendente. Por isso revolucionária.
    A letra B está errada, pois a Revolução Francesa não ocorreu em 1848.
    A letra C está errada, pois não existiam comunistas soviéticos na época de Marx e Engels.
    A letra D está errada, pois a revolução burguesa afirmava as liberdades individuais libertando os homens de seus antigos senhores. A associação de nome do Partido Nazista como socialista atendeu a uma estratégia política para justamente disputar o apoio dos trabalhadores alemães na disputa com os partidos de cunho socialistas/comunistas. Estes eram os principais inimigos políticos internos e também externos dos nazistas.
  • Resp: E

    .

    Mas, o que é uma revolução burguesa para o marxismo? A revolução burguesa é um processo histórico mais ou menos prolongado, pelo qual as relações de produção capitalistas se tornam hegemônicas e submetem todas as demais relações sociais. Ela tem uma fase de maior duração, marcada pelas transformações econômicas, sociais e culturais, e uma fase de curta duração, condensada no tempo – fase que alguns autores denominaram de “revolução política

  • Para Marx e Engels, a burguesia, enquanto quase verdadeiramente revolucionária, produziu um mundo novo, a partir de novos valores e em negação completa ao arcaísmo do mundo antigo. A modernidade, conceituação do mundo burguês, carrega em si a própria nocão de ação, de transformação, de capacidade inovadora e revolucionária que, a partir de uma constante inovação das relações de produção, constroem mundos novos.

    Prof. Qconcurso


ID
2848099
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Escreve Gerard Lebrun: “Com efeito, o que é política? A atividade social que se propõe a garantir pela força, fundada geralmente no direito, a segurança externa e a concórdia interna de uma unidade política particular (conforme descreve Julien Freund em Qu’estce que la Politique). Não é dogmaticamente que eu proponho esta definição (outras são possíveis), mas simplesmente para ressaltar que, sem o uso da noção de força, a definição seria visivelmente defeituosa. Se, numa democracia, um partido tem peso político, é porque tem força para mobilizar um certo número de eleitores. Se um sindicato tem um peso político é porque tem força para deflagrar uma greve. Assim, força não significa necessariamente a posse de meios violentos de coerção, mas de meios que permitam influir no comportamento de outra pessoa. A força não é sempre (ou melhor, é raríssimamente) um revólver apontado para alguém”.
(LEBRUN, Gerard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 04.)

Qual é a relação entre força e política expressa pelo autor nesse excerto?

Alternativas

ID
2848102
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

More than 100 South African gold miners treated for smoke inhalation

    JOHANNESBURG (Reuters) – Hundreds of South African gold mine workers were rescued and over 100 treated for smoke inhalation after an underground fire, the National Union of Mineworkers (NUM) said on Thursday.
    Safety is a huge issue in South Africa’s dangerous deep-level mines and a focus for investors. A spate of deaths at SibanyeStillwater’s gold operations, including a seismic event that killed seven miners in early May, has highlighted the risks.
    In the latest incident, more than 600 miners were initially trapped after a fire broke out at a mine east of Johannesburg operated by unlisted Gold One, NUM said.
    This comes almost two weeks after five miners died in an underground fire at a South African copper mine operated by unlisted Palabora Mining Company in Limpopo.
    Company officials could not immediately be reached for comment.
    “As the NUM, we vehemently condemn this kind of incident as it is becoming a trend”, the union said in a statement.

(Disponível em: <https://www.reuters.com/article/us-safrica-mining-fire/more-than-100-south-african-gold-miners-treated-for-smoke-inhalation-idUS KBN1KG294>.)

According to the information reported by the National Union of Mineworkers (NUM), hundreds of South African mine workers:

Alternativas
Comentários
  • O artigo em questão fala dos mais de 100 mineiros da África do Sul que foram tratados por terem  inalado fumaça.
    De acordo com a informação reportada pela Sindicato Nacional de Mineiros (NUM), centenas de trabalhadores mineiros sul-africanos:
    A) morreram depois que  foram tomados pelo fogo enquanto trabalhavam em uma mina de ouro.
    B) tiveram de lutar contra um incêndio subterrâneo antes de serem enviados para centros de queimados nas proximidades.
    C) foram capazes de deixar a mina depois que um incêndio subterrâneo começou, mas muitos deles sofreram com a inalação de fumaça.
    D) sofreram sérios problemas de saúde e, como consequência, foram incapazes de continuar trabalhando dentro das minas de ouro.
    E) se perderam depois que um incêndio começou violentamente em uma mina de ouro em Joanesburgo.
    Hundreds of South African gold mine workers were rescued and over 100 treated for smoke inhalation after an underground fire,[...] 
    Tradução: Centenas de mineiros na África do Sul foram resgatados e mais de 100 tratados por inalação de fumaça após um incêndio no subsolo,[...]

    De acordo com o excerto traduzido do texto, podemos inferir que centenas de trabalhadores mineiros sul-africanos conseguiram deixar a mina depois de um incêndio, mas muitos deles sofreram com a inalação de fumaça.
    Gabarito do Professor: C
  • gab c

    JOHANNESBURG (Reuters) – Hundreds of South African gold mine workers were rescued and over 100 treated for smoke inhalation after an underground fire, the National Union of Mineworkers (NUM) said on Thursday.

    JOHANNESBURG (Reuters) - Centenas de mineiros de ouro sul-africanos foram resgatados e mais de 100 tratados por inalação de fumaça após um incêndio subterrâneo, disse o Sindicato Nacional dos Mineiros (NUM) na quinta-feira.


ID
2848105
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

More than 100 South African gold miners treated for smoke inhalation

    JOHANNESBURG (Reuters) – Hundreds of South African gold mine workers were rescued and over 100 treated for smoke inhalation after an underground fire, the National Union of Mineworkers (NUM) said on Thursday.
    Safety is a huge issue in South Africa’s dangerous deep-level mines and a focus for investors. A spate of deaths at SibanyeStillwater’s gold operations, including a seismic event that killed seven miners in early May, has highlighted the risks.
    In the latest incident, more than 600 miners were initially trapped after a fire broke out at a mine east of Johannesburg operated by unlisted Gold One, NUM said.
    This comes almost two weeks after five miners died in an underground fire at a South African copper mine operated by unlisted Palabora Mining Company in Limpopo.
    Company officials could not immediately be reached for comment.
    “As the NUM, we vehemently condemn this kind of incident as it is becoming a trend”, the union said in a statement.

(Disponível em: <https://www.reuters.com/article/us-safrica-mining-fire/more-than-100-south-african-gold-miners-treated-for-smoke-inhalation-idUS KBN1KG294>.)

Gold One and Palabora Mining Company operate South African mines. Both companies have one aspect in common: they are unlisted. This means that these companies:

Alternativas
Comentários
  • A Gold One e a Palabora Mining Company operam minas sul-africanas. Ambas as empresas têm um ponto em comum: elas não são listadas. Isso significa que essas empresas:
    A) não estão na lista oficial de uma bolsa de valores específica, então as pessoas não podem comprar ou vender suas ações.
    B) não são confiáveis por causa de seus últimos incidentes nas minas de ouro e cobre da África do Sul.
    C) não foram inspecionadas por investidores e, consequentemente, seus trabalhadores estão em constante perigo.
    D) não concordam com os recentes acontecimentos que massacraram os trabalhadores das minas.
    E) não possuem funcionários que considerem os perigos que os mineiros devem enfrentar na África do Sul.
    In the latest incident, more than 600 miners were initially trapped after a fire broke out at a mine east of Johannesburg operated by unlisted Gold One.
    Tradução: No último incidente, mais de 600 mineiros foram presos depois de um incêndio em uma mina a leste de Joanesburgo, operada pela Gold One não listada.
    Empresas listadas são aquelas que emitem ações que são cotadas e negociadas em bolsa.
    Portanto, empresas não listadas não estão na lista oficial de uma bolsa de valores específica, então as pessoas não podem comprar ou vender suas ações.
    Gabarito do Professor: A

ID
2848108
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

More than 100 South African gold miners treated for smoke inhalation

    JOHANNESBURG (Reuters) – Hundreds of South African gold mine workers were rescued and over 100 treated for smoke inhalation after an underground fire, the National Union of Mineworkers (NUM) said on Thursday.
    Safety is a huge issue in South Africa’s dangerous deep-level mines and a focus for investors. A spate of deaths at SibanyeStillwater’s gold operations, including a seismic event that killed seven miners in early May, has highlighted the risks.
    In the latest incident, more than 600 miners were initially trapped after a fire broke out at a mine east of Johannesburg operated by unlisted Gold One, NUM said.
    This comes almost two weeks after five miners died in an underground fire at a South African copper mine operated by unlisted Palabora Mining Company in Limpopo.
    Company officials could not immediately be reached for comment.
    “As the NUM, we vehemently condemn this kind of incident as it is becoming a trend”, the union said in a statement.

(Disponível em: <https://www.reuters.com/article/us-safrica-mining-fire/more-than-100-south-african-gold-miners-treated-for-smoke-inhalation-idUS KBN1KG294>.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Olá, Pessoal!!!

    Postei um vídeo no meu canal sobre Estratégias de Leitura em Inglês, vale apena conferir :)

    https://www.youtube.com/watch?v=AeVmGWXP160

  • O texto menciona vários acidentes e incidentes em minas na Africa do Sul. Verifiquem os trechos em que o Sindicato dos Mineiros (NUM) condena essas ocorrências.
    Safety is a huge issue in South Africa's dangerous deep-level mines [...]
    Tradução: A segurança é um grande problema nas perigosas minas de nível profundo da África do Sul [...]
     “As the NUM, we vehemently condemn this kind of incident as it is becoming a trend", the union said in a statement.
    Tradução: "Como Sindicato Nacional dos Mineiros (NUM), condenamos veementemente esse tipo de incidente, que está se tornando uma tendência", afirmou o sindicato em um comunicado.
    Portanto é correto afirmar que o sindicato reprovou os incidentes ocorridos em minas na África do Sul, afirmando que eles têm se tornado uma tendência.

    Gabarito do Professor: D
     
  • GAB D

    “As the NUM, we vehemently condemn this kind of incident as it is becoming a trend", the union said in a statement.


ID
2848111
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Ancient dreams of intelligent machines: 3,000 years of robots

    The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork. Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher’s death in 1650. This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.
    According to the tale, a distraught Descartes had a clockwork Francine made: a walking, talking simulacrum. When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them, the horrified crew threw it overboard.
    The story is probably apocryphal. But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes’s case, death itself. But this very unnaturalness terrifies and repulses others. In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance. Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.

(Disponível em: <https://www.nature.com/articles/d41586-018-05773-y>.)

According to the text, it is correct to say that René Descartes:

Alternativas
Comentários
  • Olá, Pessoal!!!

    Postei um vídeo no meu canal sobre Estratégias de Leitura em Inglês, vale apena conferir :)

    https://www.youtube.com/watch?v=AeVmGWXP160

  • Segundo o texto, é correto afirmar que René Descartes:
    A) teve um relacionamento duradouro e tranquilo com sua filha.
    B) era entusiasmado com o movimento de dispositivos mecânicos.
    C) decidiu construir um relógio mecânico.
    D) costumava contar às pessoas uma história sobre sua filha Francine.
    E) ensinou sua filha a sentar e cumprimentar as pessoas como um robô.
    The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork.
    Tradução:  O filósofo francês René Descartes gostava de autômatos: eles inspiravam sua forma de achar que os seres vivos eram máquinas biológicas que funcionam como um relógio.
    Conforme trecho acima, René Descartes gostava de dispositivos mecânicos como robôs.
    Gabarito do Professor: B

ID
2848114
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Ancient dreams of intelligent machines: 3,000 years of robots

    The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork. Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher’s death in 1650. This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.
    According to the tale, a distraught Descartes had a clockwork Francine made: a walking, talking simulacrum. When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them, the horrified crew threw it overboard.
    The story is probably apocryphal. But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes’s case, death itself. But this very unnaturalness terrifies and repulses others. In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance. Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.

(Disponível em: <https://www.nature.com/articles/d41586-018-05773-y>.)

In the sentence “This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever …”, the underlined word refers to the:

Alternativas
Comentários
  • Desculpa , mas para mim não tem nada sublinhado ...
  • Na sentença  "Isso centrou-se na filha de Descartes, Francine, que morreu de escarlatina ...", a palavra sublinhada refere-se a:
    A) morte do filósofo.
    B) relógio.
    C) filósofo francês.
    D) história estranha.
    E) autômatos.
      Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher's death in 1650. This centred on Descartes's daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.
     Tradução: Pouco conhecida é uma história estranha que começou a circular após a morte do filósofo em 1650. A história (This) era centrada na filha de Descartes, Francine, que morreu de escarlatina aos cinco anos de idade.

    Gabarito do Professor: D
  • o "this" está sublinhado


ID
2848117
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Ancient dreams of intelligent machines: 3,000 years of robots

    The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork. Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher’s death in 1650. This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.
    According to the tale, a distraught Descartes had a clockwork Francine made: a walking, talking simulacrum. When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them, the horrified crew threw it overboard.
    The story is probably apocryphal. But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes’s case, death itself. But this very unnaturalness terrifies and repulses others. In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance. Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.

(Disponível em: <https://www.nature.com/articles/d41586-018-05773-y>.)

A partir das informações apresentadas no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Descartes viajou para a Suécia com um robô escondido.
2. Os marinheiros abriram à força um baú que continha o simulacro de uma criança.
3. A tripulação fez uma apresentação do robô para os passageiros do navio.
4. Chocados com o que viram, os marinheiros jogaram o humanoide ao mar.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá, Pessoal!!!

    Postei um vídeo no meu canal sobre Estratégias de Leitura em Inglês, vale apena conferir :)

    https://www.youtube.com/watch?v=AeVmGWXP160

  • 1. Descartes viajou para a Suécia com um robô escondido. (When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Quando a rainha Christina convidou o filósofo para a Suécia em 1649, ele viajou levando com ele um autômato (robô) escondido em um baú.)
    2. Os marinheiros abriram à força um baú que continha o simulacro de uma criança. (Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them[...] Marinheiros desconfiados abriram à força o baú; quando uma criança mecânica se sentou para cumprimentá-los,[...])
    3. A tripulação fez uma apresentação do robô para os passageiros do navio. ([...] the horrified crew threw it overboard.[...] a tripulação horrorizada jogou-a no mar.)
    4. Chocados com o que viram, os marinheiros jogaram o humanoide ao mar.([...] the horrified crew threw it overboard.[...] a tripulação horrorizada jogou-a no mar.)

    De acordo com os excertos retirados do texto, podemos inferir que as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas. 
    Gabarito do Professor: E

ID
2848120
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Ancient dreams of intelligent machines: 3,000 years of robots

    The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork. Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher’s death in 1650. This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.
    According to the tale, a distraught Descartes had a clockwork Francine made: a walking, talking simulacrum. When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them, the horrified crew threw it overboard.
    The story is probably apocryphal. But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes’s case, death itself. But this very unnaturalness terrifies and repulses others. In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance. Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.

(Disponível em: <https://www.nature.com/articles/d41586-018-05773-y>.)

In the sentence “Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits …”, the underlined word refers to:

Alternativas
Comentários
  • Na sentença  "Aqueles que constroem tais dispositivos o fazem na esperança de que (they) superem os limites naturais ...", a palavra sublinhada se refere a:
    A) esperanças e medos.
    B) máquinas semelhantes aos humanos.
    C) três milênios.
    D) limites naturais.
    E) fabricantes de máquinas.
     But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes's case, death itself.
    Tradução: Mas resume as esperanças e medos que têm sido associados à máquinas semelhantes aos humanos há quase três milênios. Quem constrói esses dispositivos o faz na esperança de que (eles- they) façam superar os limites naturais - no caso de Descartes, a própria morte.
    O pronome "they" se refere às maquinas semelhantes aos humanos.

    Gabarito do Professor: B
  • Para quem não tem acesso ao gabarito do professor:

     But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes's case, death itself.

    Tradução: Mas resume as esperanças e medos que têm sido associados à máquinas semelhantes aos humanos há quase três milênios. Quem constrói esses dispositivos o faz na esperança de que (eles- they) façam superar os limites naturais - no caso de Descartes, a própria morte.

    O pronome "they" se refere às maquinas semelhantes aos humanos.

    Gabarito do Professor: B

    Unidos, venceremos!


ID
2848123
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Ancient dreams of intelligent machines: 3,000 years of robots

    The French philosopher René Descartes was reputedly fond of automata: they inspired his view that living things were biological machines that function like clockwork. Less known is a strange story that began to circulate after the philosopher’s death in 1650. This centred on Descartes’s daughter Francine, who died of scarlet fever at the age of five.
    According to the tale, a distraught Descartes had a clockwork Francine made: a walking, talking simulacrum. When Queen Christina invited the philosopher to Sweden in 1649, he sailed with the automaton concealed in a casket. Suspicious sailors forced the trunk open; when the mechanical child sat up to greet them, the horrified crew threw it overboard.
    The story is probably apocryphal. But it sums up the hopes and fears that have been associated with human-like machines for nearly three millennia. Those who build such devices do so in the hope that they will overcome natural limits – in Descartes’s case, death itself. But this very unnaturalness terrifies and repulses others. In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance. Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.

(Disponível em: <https://www.nature.com/articles/d41586-018-05773-y>.)

According to the text, it is correct to say:

Alternativas
Comentários
  • Olá, Pessoal!!!

    Postei um vídeo no meu canal sobre Estratégias de Leitura em Inglês, vale apena conferir :)

    https://www.youtube.com/watch?v=AeVmGWXP160

  • De acordo com o texto, é correto dizer que:
    A) Em um futuro próximo, as pessoas estarão melhor preparadas para lidar com a idéia da morte.
    B) A humanidade desaparecerá se os avanços tecnológicos se tornarem incontroláveis.
    C) Existem grupos com posições diferentes sobre máquinas inteligentes.
    D) Os primeiros exemplos de autômatos foram atribuídos aos contemporâneos de Descartes.
    E) As pessoas sonham com máquinas semelhantes aos humanos há mais de três mil anos.
    In our era of advanced robotics and artificial intelligence (AI), those polarized responses persist, with pundits and the public applauding or warning against each advance.  Digging into the deep history of intelligent machines, both real and imagined, we see how these attitudes evolved: from fantasies of trusty mechanical helpers to fears that runaway advances in technology might lead to creatures that supersede humanity itself.
     Tradução: Em nossa era de robótica avançada e inteligência artificial (IA), essas respostas polarizadas persistem, com especialistas e o público aplaudindo ou alertando contra cada avanço.  Investigando a história profunda das máquinas inteligentes, reais e imaginárias, vemos como essas atitudes evoluíram: de fantasias de ajudantes mecânicos confiáveis a temores de que os avanços na tecnologia possam levar a criaturas que superam a própria humanidade.
    O trecho do último parágrafo aponta que há posicionamentos diferentes em relação à maquinas inteligentes.
    Gabarito do Professor: C