-
De acordo com quem?
-
"Criminologia é a ciência que estuda o fenômeno criminal, a vítima, as determinantes endógenas e exógenas, que isolada ou cumulativamente atuam sobre a pessoa e a conduta do delinquente, e os meios laborterapêutos ou pedagógicos de reintegra-lo ao grupamento social". (FERNANDES, Newton, Valter. Criminologia Integrada.ed. Revista dos tribunais. São Paulo, 1995) .
"Cabe definir criminologia como ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplado este como problema individual e como problema social -, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou sistemas de respostas ao delito".( GARCÍA-PABLOS DE MOLINA, Antônio; FLÁVIO GOMES, Luiz. Criminologia: Introdução a seus fundamentos teóricos; Introdução às bases criminológicas da Lei 9.099/95; Lei dos Juizados especiais Criminais.8ª. ed. rev. e atual: ed. Revista dos tribunais.São Paulo, 2002.p.30).
O erro, portanto, está na assertiva 'primordialmente".
Grande abraço
-
Dyego, claramente não é esse o erro. Faça a outra questão de criminologia da DPU feita pelo cespe e verá que ela utilizou desvio e delito como sinônimos. O comentário mais coerente é o do Armando.
A criminologia além do estudo dos outros objetos, estuda o comportamento indivudal, ambiental e social (ela é interdisciplinar). Não há um estudo primordial sobre esse ou aquele comportamento.
-
Criminologia é a ciência empírica e interdisciplinar que estuda o crime, o criminoso, a vítima e o controle social, tendo como finalidade combater a criminalidade por meio de métodos preventivos.
São objetos da criminologia moderna: CRIME, CRIMINOSO, VÍTIMA E CONTROLE SOCIAL.
-
Acho q ele trocou...
-
Conforme comentario do colega Armando, o erro está na "primordialmente" e "segundo plano", pois a criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo. Não há, salvo melhor juízo, uma análise preliminar de determinado objeto de estudo para, posteriormente, uma verificação de outro. Criminologia é interdisciplinar
-
ERRADO.
Ao meu ver o correto seria "O desvio ou o delito, objetos da criminologia, devem ser abordados como um comportamento individual do desviante ou delinquente; analisando-se as influências ambientais e sociais.
-
Palavras-chave que definem conceito de criminologia:
- ZETÉTICA ;
- MÉTODO EMPÍRICO-INTERDISCIPLINAR:
1) INTERDICIPLINAR: ESTUDO INTERLIGADO DOS RAMOS DA CIÊNCIA CRIMINAL = DIREITO PENAL + CRIMINOLOGIA + POLÍTICAS CRIMINAIS;
2) EMPÍRICO: ESTUDO DA REALIDADE (ETIOLOGIA);
- PREOCUPA-SE COM O CRIME, CRIMINOSO, VÍTIMA E CONTROLE SOCIAL DO CRIME;
-
A criminologia, por estudar as característica do crime, tem por análise uma visão macrosociológica, ou seja, estuda-se os aspectos sociais primordialmente, e isso se consubstancia pelo seu caráter profilático, ou seja, de entender a gênese criminal e adotar meios preventivos.
Errei a questão por não vislumbra a cientificidade da criminologia, mas a análise criminal repressiva, ou seja, pós-delito, que insurge uma análise primordialmente individual e tangencial ao contexto social orbitado pelo agente.
-
O delito é um problema ou um fato social, não podendo ser analisado sob um enfoque individual.
-
Acertei a reposta por concluir que a criminologia é permeada por diversas correntes de pensamento. Existem teorias que defendem uma análise individual e outras que defendem uma análise coletiva; algumas fazendo menção a um comportamento exclusivo do criminoso, e outras que fundamentam o crime como uma influência social.
-
A Criminologoa compreende o crime a partir da sua realidade, e não aparir de fórmulas abstratas, e, finalmente, que contempla o delito como problema social.
Eduardo Viana
Criminologia
Juspodivm
-
O estudo atual da criminologia não confere mais a extrema importância dada ao delinquente pela criminologia tradicional, deixando-o em plano secundário de interesse.
-
Gab. E
Meus resumos qconcursos 2018: criminologia
TEORIAS CONSENSUAIS:
-- > Escola de Chicago
-- > Teoria da Anomia
-- > Teoria da Associação Diferencia
-- > Teoria da Subcultura Delinquente
TEORIAS CONFLITIVAS:
-- > Teoria do Etiquetamento
-- > Teoria Marxista
Falou em DESORGANIZAÇÃO---> Escola de chicago/ecológica;
Falou em Etiquetamento, estigmatização, rotulação---> Labelling Aproach;
Falou em crimes de colarinho branco---> Associação diferencial;
Falou em busca de status, ter prazer de infringir normas sociais, ter delinquentes como ídolos----> Subcultura delinquente;
Falou em ausencia de norma ou não haver estímulo para respeitá-las, ex:tempo de guerra---> Anomia;
Falou em capitalismo, luta entre classes, rico explorando pobre---->Fácil...Teoria crítica de Marx
-
A criminologia contemporânea é uma ciência social que, em se tratando da análise do delinquente, o enxerga como um ser aberto, em constante interação como o ambiente. Logo, não pode ser visto como um comportamento individual, mas uma construção social.
Ainda, é de se destacar que, por esse motivo, o ambiente não pode ser considerado em segundo plano, visto que a criminologia considera o delito, o delinquente, a vítima e o controle social com igual importância.
-
GABARITO ERRADO
Conceito de Criminologia:
É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.
Ou seja, todas as ocupações do estudo da criminologia têm o memso valor.
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
whatsApp: (061) 99125-8039
-
Apenas uma ressalva quanto ao ótimo comentário do Órion Junior, o fato de "ter delinquentes como ídolo" não se trata da Teoria da Subcultura Delinquente.
Essa hipótese refere-se à Teoria da Identificação Diferencial. Nas palavras de Paulo Sumariva (Criminologia: Teoria e Prática, p. 79), essa teoria "foi desenvolvida por Daniel Glaser, que defende que a aprendizagem da conduta delitiva não ocorre por via da comunicação ou interação pessoal, mas pela identificação. Um indivíduo inicia ou segue uma carreira criminal na medida em que se identifica com outros indivíduos reais ou fictícios, a partir da perspectiva de que sua própria conduta delitiva parece aceitável".
Bons estudos.
-
A grande sacada para resolver a questão é da que o comportamento não está em segundo plano e sim deve ser observado em conjunto com os demais fatores, os fatores sociais e ambientais não são observados em segundo plano e sim em conjunto com o comportamento individual.
-
A análise individual do deliquente, se dá pelo Direito Penal. A criminologia, é a união dos fatores sociais e ambientais em relação ao criminoso e ao delito, por isso, é errado a questão acima que considera o comportamento individual do criminoso, tal qual como dispõe o Direito Penal.
-
Meus resumos qconcursos 2018
TEORIAS CONSENSUAIS:
-- > Escola de Chicago
-- > Teoria da Anomia
-- > Teoria da Associação Diferencia
-- > Teoria da Subcultura Delinquente
TEORIAS CONFLITIVAS:
-- > Teoria do Etiquetamento
-- > Teoria Marxista
Falou em DESORGANIZAÇÃO---> Escola de chicago/ecológica;
Falou em Etiquetamento, estigmatização, rotulação---> Labelling Aproach;
Falou em crimes de colarinho branco---> Associação diferencial;
Falou em busca de status, ter prazer de infringir normas sociais, ter delinquentes como ídolos----> Subcultura delinquente;
Falou em ausencia de norma ou não haver estímulo para respeitá-las, ex:tempo de guerra---> Anomia;
Falou em capitalismo, luta entre classes, rico explorando pobre---->Fácil...Teoria crítica de Marx
-
O desvio ou o delito, objetos da criminologia, devem ser abordados, primordialmente, como um comportamento individual do desviante ou delinquente; em segundo plano, analisam-se as influências ambientais e sociais. - E O comportamento individual é analisado pela política criminal, a criminologia por sua vez, leva em consideração vários fatores que leval o indivíduo a cometer o crime, costuma-se dizer que a criminologia leva em conta o fato biopsicossocial.
-
O paradigma ATUAL da criminologia não é mais o livre arbítrio do agente, mas sim os fatores sociais.
-
O desvio ou o delito, objetos da criminologia, devem ser abordados, primordialmente, como um comportamento individual do desviante ou delinquente; em segundo plano, analisam-se as influências ambientais e sociais.
Segundo Nestor Sampaio Penteado Filho, (manual Esquemático de Criminológia, pág.23) atualmente o objeto da criminologia está dividido em quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social. No que se refere ao delito (desvio), a criminologia tem toda uma atividade verificativa, que deve analisar: 1)conduta antisocial, 2)suas causas geradoras, 3)o efetivo tratamento dado ao delinquente visando sua não reincidência e 4) as falhas de sua profilaxia preventiva.
-
Desvio foi usado como sinônimo de crime?
-
Primordialmente? Não!
A "Criminologia é a ciência que estuda o fenômeno criminal, a vítima, as
determinantes endógenas e exógenas, que isolada ou cumulativamente atuam sobre
a pessoa e a conduta do delinquente, e os meios laborterapêutos ou pedagógicos de
reintegra-lo ao grupamento social".
"Cabe definir criminologia como ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do
estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do
comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida,
contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplado
este como problema individual e como problema social -, assim como sobre os
programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no
homem delinquente e nos diversos modelos ou sistemas de respostas ao delito".
Gabarito: E
-
não sabia que desvio era sinônimo de delito, acertei a questão por ele dizer " Desvio ou Delito, objetos da criminologia"
objetos da criminologia: Delito ,Delinquente, Vitima e Controle social
-
O comportamento desviado - outras orientações sustentam que a criminologia deve estudar não só o delito, mas os comportamentos desviados em geral - o delito, de fato, é em geral um ato desviado. Ainda que esse ponto de vista tievesse especial força até pouco tempo, na verdade sempre manteve defensores. Comportamento desviados são condutas que infringem normas sociais, como é o caso de drogas e do alcolismo. O OBJETO DE ESTUDO DA CRIMINOLOGIA É CONSTITUÍDO PELO DELITO, NÃO PELOS COMPORTAMENTOS DESVIADOS.
Curso de criminologia - Maíllo, Alfonso Serrano e Prado, Luiz Regis - 3º ed. rev. ampl. e atual - Revista do Tribunais, 2016. Pag 77.
Diante exposto, concluo que o erro da questão está no inicio da frase que aponta o desvio como objeto de estudo da criminologia.
-
A criminologia é uma ciência interdisciplinar e empírica.
Por ser uma ciência interdisciplinar, ou seja todas as discilplinas tem igual importância e trabalham em conjunto para a explicar, previnir e intervir nos ilícitos, não existem aspectos "primordiais", nem muito menos de "segundo plano" , isso torna a assertiva ERRADA.
-
Eu resolvi esta questão apenas com uma análise da afirmação " O desvio ou delitos, obejtos da criminologia..." No meu entendimento há apenas um objeto em questão e não dois.
-
Objetos da Criminologia
Crime
Criminoso
Vítima
Controle social
-
Objeto da criminologia .
Menemonico.
DEDEVICOS.
DELITO
DELIQUENTE
VÍTIMA
CONTROLE SOCIAL
É IDIOTA MAS FAZ VC ACERTA A QUESTÃO ..
-
o deliquente é analisado por uma visão biopsicossocial, entao tudo é analizadode forma única, tanto o compartamento individual quanto as influências ambientais e sociais.
-
[E]
OBJETOS DA CRIMINOLOGIA
DELITO/CRIME
DELIQUENTE/CRIMINOSO
VÍTIMA
CONTROLE SOCIAL
-
Pra quê copiar o comentário dos outros e colar? oh brasileirooooooo!
-
Criminologia é uma ciência auxiliar do Direito Penal.
O penalista uruguaio Antonio Garcia-Pablos de Molina diz que a criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e trata de ministrar uma informação válida e contrastada sobre a gênese, dinâmica e variações principais do crime, contemplando-o como problema individual e social, assim como sobre os programas para sua prevenção especial, as técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e os diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito.
Em outras palavras, pode-se dizer que a criminologia é ciência empírica, porque é o estudo do ser, não do dever-ser. E interdisciplinar porque leva em consideração vários fatores (social, econômicos, etc.).
Assim, a assertiva está errada, pois não é em segundo plano que são analisadas as influências ambientais e sociais.
-
OBJETOS DA CRIMINOLOGIA:
Até o século XX: apenas DELITO E DELIGUENTE.
Pós século XX, até atualmente: DELITO, DELIQUENTE, VÍTIMA E CONTROLE SOCIAL.
-
A Criminologia, de acordo com Edwin Sutherland, é um conjunto de conhecimentos que estudam o
fenômeno e as causas da criminalidade, a personalidade do delinqüente, e a sua
conduta delituosa, e a maneira de ressocializá-lo. O desvio ou o delito, que podem ser tratados como sinônimos ou não, considerando-se a teoria adotada, é apenas um dos objetos da Criminologia, que também se dedica à vítima, ao controle social e à prevenção. Não se pode deixar de salientar, que para muitas teorias criminológicas tais como a Escola de Chicago, e a Teoria do Etiquetamento e a Teoria Crítica, as influências ambientais e sociais, respectivamente, são muito mais relevantes como objeto de estudo do que a ontologia do crime ou do desvio como comportamento individual do desviante do delinquente. Para essas duas últimas vertentes citadas, mais dos que as figuras do delito e do delinquente, o foco central da criminologia é o comportamento do Estado e da sociedade em estigmatizar ou mesmo criar subclasses marginalizadas pela classe dominante.
Gabarito do Professor: Errado
-
OS CONCEITOS DA CRIMINOLOGIA É DVDC DELITO, VITIMA DELIQUENTE, CONTROLE SCIAL...
NO SÉCULO XX ERA SÓ DD...
-
Na CRIMINOLOGIA, o comportamento não está em segundo plano e sim deve ser observado em conjunto com os demais fatores: sociais e ambientais não são observados em segundo plano e sim em conjunto com o comportamento individual.
-
OBJETOS da criminologia (4C-V)
- crime
- criminoso
- controle social (formais e informais)
- Comunidade
- vítima
-
Se não for pra ajudar, nas próximas questões, fiquem calados, Pelo Amor de Deus!
E digo mais, se achou a questão difícil, mais 1 hora de bunda na cadeira, vc está fraco!
-
RESUMO
BIZU: O CONSENSO GANHOU DE 4 X 2 DO CONFLITO --- SÃO 4 TEORIAS DO CONSEMSO E 2 DO CONFLITO.
OUTRO BIZU QUE LI NOS COMENTÁRIOS. CONSENSO A PALAVRA CASA SÃO AS 4 TEORIAS
CONSENSO
CHICARGO ( ESCOLA)
ANOMIA
SUBCULTURA DO DELIQUENTE
ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL
---- CHICARGO RELACIONA O CRIMINOLOGIA COM O CRESCIMENTO DAS CIDADES, OU SEJA, RELACIONA CRIMINALIDADE COM REGIÕES MAIS POBRES.
---- ANOMIA É A FALT DE NORMAS ONDE A CONSEQUENCIA É ONDE OS SUJEITOS FAZ O QUE QUER POR FALTA DE LEIS.
--- SUBCULTURA DEIQUENTE A TERIA DIZ QUE A CRIMINALIDADE ESTÁ RELACIONADA A VÁRIAS SUBCULTURAS,OU SEJA,DIVISÕES DE CULTURAS. ESTÃO RELACIONADOS SUBCULTURA DO DELIQUENTE,TEORIA DE OPORTUNIDADE,CONFLITO SOCIAL E TEORIA GERAL DAS FRUSTAÇÃO.
---- ASSOCIAÇÃO DIFERENCIAL A TEORIA DIZ QUE SÃO CRIMES QUE VC APRENDE COM O CONVIVIO SOCIAL
( BIZU: A OI RENEEEE APRENDE POR: ASSOCIAÇÃO DIF,OCASIÃO,IDENTIFICAÇÃO E REFORÇO DIF,NEUTRALIZAÇÃO)
CONFLITO
A TEORIA QUER O CONFLITO PARA CONSEGUIR DOMINAR AS PESSOAS,PORQUE O ESTADO DEPENDE DO CONFLITO,ABAIXO FICARÁ MAIS CLARO ESTÁ ÍDEIA.
1- LABELLING APROCH OU TEORIA DO ETIQUETAMENTO:
É A TEORIA DE ROTULAÇÃO,REAÇÃO SOCIAL,EXEMPLO: O ESTADO NO BRASIL ÉPOCA COLONIAL ERA PROIBIDO A PRATICA
DE CAPOEIRA. NOTE QUE QUE O ESTADO ESTÁ'' ETIQUETANDO'' QUEM VAI SER OS CRIMINOSOS.
2- TEORIA MARXISTA
-
Depende da escola adotada!!!!!!!
-
Depende do concurso - Nesse caso pe para Defensor...
-
Nenhum objeto (crime, criminoso, vítima, controle social) é considerado primordial ou em segundo plano em relação ao outro
-
Primordialmente? Não!
A "Criminologia é a ciência que estuda o fenômeno criminal, a vítima, as determinantes endógenas e exógenas, que isolada ou cumulativamente atuam sobre a pessoa e a conduta do delinquente, e os meios laborterapêutos ou pedagógicos de reintegra-lo ao grupamento social".
"Cabe definir criminologia como ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplado este como problema individual e como problema social -, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou sistemas de respostas ao delito".
-
Para os nao assinantes, o comentario do Professor do QC
A Criminologia, de acordo com Edwin Sutherland, é um conjunto de conhecimentos que estudam o fenômeno e as causas da criminalidade, a personalidade do delinqüente, e a sua conduta delituosa, e a maneira de ressocializá-lo. O desvio ou o delito, que podem ser tratados como sinônimos ou não, considerando-se a teoria adotada, é apenas um dos objetos da Criminologia, que também se dedica à vítima, ao controle social e à prevenção. Não se pode deixar de salientar, que para muitas teorias criminológicas tais como a Escola de Chicago, e a Teoria do Etiquetamento e a Teoria Crítica, as influências ambientais e sociais, respectivamente, são muito mais relevantes como objeto de estudo do que a ontologia do crime ou do desvio como comportamento individual do desviante do delinquente. Para essas duas últimas vertentes citadas, mais dos que as figuras do delito e do delinquente, o foco central da criminologia é o comportamento do Estado e da sociedade em estigmatizar ou mesmo criar subclasses marginalizadas pela classe dominante.
Gabarito do Professor: Errado
-
ERRADO.
Tanto o comportamento individual do desviante quanto as influências ambientais e sociais são analisadas com o mesmo peso pela Criminologia.
-
O desvio ou o delito, objetos da criminologia, devem ser abordados, primordialmente, como um comportamento individual do desviante ou delinquente; em segundo plano, analisam-se as influências ambientais e sociais.
Há inúmeras teorias e escolas da criminologia. Logo, não há sentido em compreender que um dos objetos da criminologia assume maior relevo do que outros. A depender da teoria adotada, a ação desviante se mostra como ponto de partida. A depender de outra teoria, o ambiente e a sociedade (vide escola de Chicago), são os elementos que gozam de maior predominância.
Como estamos diante de uma ciência transdisciplinar, a criminologia, dita de maneira genérica, não encontra elemento único dentre os possíveis objeto de análise que possam ser explorados.
-
"Na criminologia MODERNA, o criminoso passa de figura central para um segundo plano. Quando analisado, o criminoso tende a ser examinado como unidade biopsicossocial e não como unidade biopsicopatológica(...) De qualquer modo, isso não significa que a individualidade do delinquente passou a ser ignorada, apenas deixou de ser o foco principal (...) Portanto, entender as causas do delinquente para criminologia ainda tem seu grau de importância, mas deixou de ser o foco principal".
Criminologia (coleção carreiras policias) Juspodivm
-
Gabarito Errado, bastava saber o Conceito de Crime para a Criminologia que matava a questão, vejamos:
a criminologia define crime como um problema social e comunitário. Assim, para a criminologia, um fato só poderá ser considerado um problema social e por consequência um crime, quando apresentar alguns critérios: IIPR
“Quem Não Ler Com Paciência Não Decide Com Precisão”.
FOCO, FORÇA e FÉ!
DELTA ATÉ PASSAR!
-
Método Tosco Frase que uso para as escolas :
Teorias Consensuais : Chica anônima qd se associa ao deliquente é CONSENSUAL
Teoria do Conflito : Marx causa qd etiqueta td mundo gerando CONFLITO
-
copiando - resumo de criminologia (fui pegando aqui no qc)
OBJETOS DA CRIMINOLOGIA:
Até o século XX: apenas DELITO E DELINQUENTE.
Pós século XX, até atualmente: DELITO, DELINQUENTE, VÍTIMA E CONTROLE SOCIAL.
4C-V
- crime
- criminoso
- controle social (formais e informais)
- Comunidade (tá certo isso?)
- vítima
(CONSENSO 4 X 2 CONFLITO = SÃO 4 TEORIAS DO CONSENSO E 2 DO CONFLITO)
TEORIAS CONSENSUAIS: (Em CASA tem CONSENSO)
1. Escola de Chicago (Teoria Ecológica ou Espacial - Q932974): RELACIONA CRIMINALIDADE COM O CRESCIMENTO DAS CIDADES, OU SEJA, RELACIONA CRIMINALIDADE COM REGIÕES MAIS POBRES (DESORGANIZAÇÃO SOCIAL)
Representantes: Robert Park, Ernst Burgess, Clifford R. Shaw, Henry D. Mckay
2. Teoria da Anomia: FALTA DE NORMAS, COMO CONSEQUÊNCIA O SUJEITO FAZ O QUE QUER POR FALTA DE LEIS.
QUEBRA DA COESÃO SOCIAL - IMPOSSIBILIDADE DE ACUMULAR RIQUEZA E PODER DO SONHO AMERICANO.
Principais expoentes: ÈMILE Durkheim e Robert k. Merton (1938).
Q932975 traz a visão de Merton, segundo a qual a motivação para a delinquência decorreria da impossibilidade de o indivíduo atingir metas desejadas por ele, como sucesso econômico ou status social.
3. Teoria da Subcultura Delinquente: A CRIMINALIDADE ESTÁ RELACIONADA A VÁRIAS SUBCULTURAS, OU SEJA, DIVISÕES DE CULTURAS. ESTÃO RELACIONADAS À SUBCULTURA DO DELINQUENTE: TEORIA DE OPORTUNIDADE, CONFLITO SOCIAL E TEORIA GERAL DA FRUSTRAÇÃO
4. Teoria da Associação Diferencial: SÃO CRIMES QUE SE APRENDE COM O CONVÍVIO SOCIAL
TEORIAS CONFLITIVAS:
1. Teoria do Etiquetamento (Labelling Aproach): Teoria da Rotulação, REAÇÃO SOCIAL (Q932976), Interacionismo Simbólico
Principais expoentes: Erving Goffman e Howard Becker, 1960
ex: O ESTADO NO BRASIL ÉPOCA COLONIAL PROIBIA A PRATICA DE CAPOEIRA, de forma que O ESTADO ESTÁ "ETIQUETANDO" QUEM SERÃO OS CRIMINOSOS.
2. Teoria Marxista
Falou em DESORGANIZAÇÃO = Escola de chicago/ecológica
Falou em Etiquetamento, estigmatização, rotulação = Labelling Aproach
Falou em crimes de colarinho branco = Associação diferencial
Falou em busca de status, prazer de infringir normas sociais, ter delinquentes como ídolos = Subcultura delinquente
Falou em ausência de norma ou não haver estímulo para respeitá-las, ex: tempo de guerra = Anomia
Falou em capitalismo, luta entre classes, rico explorando pobre = Teoria crítica de Marx
-
Errada,
pois não existe ordem na análise dos objetos da criminologia ( crime, criminoso, vítima, controle social)
-
ERRADO, Em primeiro plano analisam-se as influências ambientais e sociais.
-
Todos os aspectos devem ser observados conjuntamente e não separadamente, muito menos em ordem.
-
Os objetos da criminologia são: CCVC
a) crime; b) criminoso; c) vítima e d) controle social.
a Criminologia contempla o crime como problema social e problema individual. Vejamos:
"Ciência empírica e multidisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitiva, e que trata de subministrar uma informação valida e contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime, contemplando-o este como problema individual e e como problema social, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito" ( Antonio Garcia-pablos de Molina)
-
A criminologia entende o fenômeno criminal como problema não meramente individual, mas também social. Estuda a questão criminal sob o ponto de vista biopsicossocial, investigando as causas do crime, a personalidade do delinquente, a vitimização e as formas de prevenção e ressocialização no contexto do controle social (Henrique Hoffmann e Eduardo Fontes, Criminologia, Carreiras Policiais, 2020, p. 30).
-
ERRADO.
O enfoque dado ao desvio ou delito dependerá da Escola que o estuda/analisa.
-
GABARITO: ERRADO
Em se tratando do delito, há teorias criminológicas que:
- abordam o comportamento individual do desviante em primeiro plano (por exemplo - teorias positivistas com o determinismo biológico);
- abordam as influências sociais e ambientais em primeiro plano (por exemplo - escola de chicago, teoria ecológica);
- e as que abordam o comportamento individual e as influências sociais num mesmo plano (por exemplo - teoria da anomia de Merton)
-
Gabarito ERRADO
Direto ao ponto, na primeira parte ao asseverar que o desvio ou o delito podem ser sinônimos está correto, contudo, a depender da teoria a ser adotada, o comportamento delituoso é apenas uma da questões a ser abordada, a criminologia também tem por cerne à vítima, ao controle social e à prevenção....
-
Primeiro comentário de professor que não vi um copia e cola. :)
-
Primordialmente? Não! A "Criminologia é a ciência que estuda o
fenômeno criminal, a vítima, as determinantes endógenas e exógenas, que isolada ou cumulativamente
atuam sobre a pessoa e a conduta do delinquente, e os meios laborterapêutos ou pedagógicos de reintegralo
ao grupamento social".
-
De forma simples, a Criminologia estudará as influências da sociedade ou de uma comunidade, em relação ao delinquente. Não será uma abordagem exclusiva, mas, sim, terá um destaque maior na disciplina.
-
Delito
Para a criminologia, o delito deve ser encarado como um fenômeno comunitário e um problema social. Para que a conduta seja considerada crime, na criminologia deve haver a chamada incidência aflitiva ou massiva.
- Incidência Aflitiva é quando o crime causa sofrimento.
- Incidência massiva é o ato que acontece com frequência e regularidade.
-
Os fatores sociais e ambientais não são observados em segundo plano e sim em conjunto com o comportamento individual.
-
O desvio ou o delito, objetos da criminologia, devem ser abordados, primordialmente, como um comportamento individual do desviante ou delinquente; em segundo plano, analisam-se as influências ambientais e sociais. ✘
✔ Depende da escola que analisa;
✔ não vai ser de forma primordial - a criminologia estuda outros objetos (além do crime, estuda a vítima, a pessoa do infrator e o controle social do comportamento delitivo.
✔ vão ser analisados em conjuntos (OS OBJETOS).
-
Crime (delito)
Para o Direito Penal, trata-se de uma visão individualizada.
Para a Criminologia, trata-se de um fenômeno humano e cultural.
O delito para a criminologia é real, fático (empírico, não normativo), é um problema social e comunitário, envolvendo termos como delito natural (infração dos sentimentos morais e sociais no cometimento do crime) e conduta desviada, além de se ocupar de fatos que do Direito Penal não analisa (ex.: cifra negra, campo social onde está inserido o infrator).
-
esse pessoal da PMCE sao chato pra KARALH*@&$
vc vem aq atras de comentarios construtivos e so ver "RUMO A PMCE" "RUMO A PMCE"
gente, niguem quer saber o RUMOde vcs nao. !!!!
pronto falei
-
Gabarito: ERRADO
Objetos de estudo da criminologia: delito, delinquente, vitima e controle social.
desvio NÃO é objeto, simples assim.
vejo cada viagem para dar uma explicação aqui. Concurseiro não tem tempo. Ai o ser escreve um livro aqui para explicar. seja o mais objetivo possível, senão só vai atrapalhar.
-
A questão exige o conhecimento acerca dos objetos de estudo da moderna criminologia, exigindo do candidato uma percepção ampla sobre o conceito de crime e suas influências biológicas, ambientais e sociais.
O crime, junto com o criminoso, a vítima e o controle social representam os objetos da criminologia moderna.
Na visão da criminologia moderna, o crime é um fenômeno social que pode ter múltiplas origens: sociais, ambientais e biológicas.
Exige-se uma percepção ampla e profunda para que seja compreendido em seus diversos sentidos e, para tanto, utiliza-se de métodos biológicos e sociológicos em suas pesquisas,
Assim, diferente do que afirma a questão, não se dá prioridade a algum método específico, pois caso desse prioridade aos aspectos comportamentais individuais do sujeito, deixasse em segundo plano as influências ambientais e sociais, talvez não seria capaz de compreender os fatores criminógenos e suas nuances de maneira geral.
Porém, é importante destacar que o estudo do delinquente mostrou-se importante, um dos focos principais, na época da Escola Clássica.
Foi com o positivismo (Escola Científica ou Positiva) que o infrator atingiu o ápice dentro da investigação criminológica, atuando como centro das atenções na pesquisa científica. A teoria do delinquente nato foi a que mais se destacou, por meio da Antropologia criminal, Sociologia e Biologia Criminal, que viam no delinquente um ser atávico e primitivo, não descartando, porém, a influência de fatores sociais.
Porém, o estudo do homem delinquente na Criminologia Moderna ficou em segundo plano, uma vez que os olhares dos estudiosos se voltaram para questões gerais, comuns à sociedade como um todo, para a análise de temas que versam sobre as chamadas políticas criminais, deixando o caráter individual das pesquisas e estudos para trás.
Na criminologia moderna, o criminoso passa de figura central para segundo plano, tende a ser examinado como uma unidade biopsicossocial e não mais como unidade biopsicopatológica.
De qualquer modo, isso não significa que a individualidade do delinquente passou a ser ignorada, apenas deixou de ser o foco principal.
Em síntese, entender as causas do delinquente para criminologia ainda tem seu grau de importância, mas deixou de ser o foco principal.
Gabarito: errado
Referências:
FONTES, Eduardo; HOFFMANN, Henrique. Carreiras Policiais: Criminologia. Salvador: Editora Juspodivm, 4ª ed., 2021.
SHECAIRA, Sérgio Salomão. Criminologia (livro eletrônico). 4ª ed. em e-book baseada na 9ª ed. impressa. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2021
-
O crime é um fenômeno não apenas individual, mas também social e deve ser levado em conta as características do local onde ocorre o crime. Método Sociológico.
-
TO QUASE MORRO DE TANTO RIR DO COMENTÁRIO DO COLEGA CONCURSEIRO FERNANDO HEBERTE,ENGRAÇADO DEMAIS O POVO FALANDO DE RUMO PM KK,MAS O COLEGA TA COBERTO DE RAZÃO KKKKKK CONCORDO COM ELE KKKKKKKKKKKKK