-
copiou e colou dessa monografia: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/T208055.pdf
"disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degerenações sociais. As disfunções, assim como a própria cultura, não são percebidas pelos membros do próprio grupo. Exemplos de disfunções:
-dificuldade de entender e processar mudanças ambientar
- resistência generalizada à necessidade de mudança interna
-Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vistas alheios"
errei pq achei estranho a afirmação de que as disfunções, assim como a cultura, não são percebidas pelos membros. Mas e os aspectos formais/ visíveis, e os artefatos? Tudo isso auxilia na percepção da cultura. Enfim...
-
´´Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização´´
Também achei bem estranho considerar essa parte correta...
Se alguém com mais conhecimento souber explicar, ficarei muito grato!!
-
Concordo com os colegas, acima. A cultura tem diversos aspectos perceptíveis.
A questão é duvidosa, no mínimo.
-
"Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais".
Questão no minimo estranha! Disfunção dentro da cultura? Não seria mais correto se falar em contra cultura?! Ou se falar em cultura disfuncional (inadequada ao ambiente da organização).. vai entender né.
-
''Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização. ''
A resposta correta seria a LETRA D pois somente a primeira afirmação está correta. A segunda afirmativa tem um erro claro ao afirmar que a cultura e as disfunções não são percebidas pelos membros do grupo. Podem até não ser percebidas totalmente, mas os elementos mais visíveis da cultura são facilmente percebidos - até mesmo por estranhos aos grupos -, como os símbolos, artefatos, etc.
-
Eu estou tomando odiando de gestão de pessoas! Essa matéria é apenas um apanhado do que psicologos acham que é. ¬¬
Agora me digam como cultura é uma coisa que nós não vemos? Na apostila diz: Assim, a cultura organizacional refere-se aos significados compartilhados que moldam a maneira que seus membros se comportam dentro da organização. São os valores que a maioria dos integrantes daquele grupo social compartilha.
Agora como pode eu compartilhar valores que eu NEM SE QUER PERCEBO?? como compatilho algo que eu neeeeem percebo? que porcaria de questão é essa? não faz sentido.
-
"as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização" essa parte torna a segunda afirmativa errada.
-
Qual é o erro da E?
-
Letra A
Apesar da polêmica, a questão é cópia literal da obra Teoria Geral da Administração, de Maximiano (pág. 337, 4ª ed.):
"A cultura organizacional pode criar disfunções, que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. As disfunções, assim como a própria cultura, não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização."
-
Na segunda afirmativa alega-se que a própria cultura não é percebida pelos MEMBROS, como assim ? questão nada a ver.
-
Eu marquei como certa pensando que por estarem participando daquela cultura os funcionários acreditariam que aquelas crenças e valores são sempre certos. Mas concordo com a maioria de que isso é no minimo controverso. Acabei de resolver outra questão da ESAF dessa mesma prova, e de novo eles consideraram que as disfunções não são percebidas pelos membros, então talvez seja um padrão que a ESAF segue quanto a isso.
ESAF/DNIT/ANALISTA ADMINSTRATIVO/2013
Leia o trecho a seguir e marque a opção correta.
I. A cultura organizacional pode desenvolver disfunções que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa.
II. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento individual, que fazem o papel de degenerações sociais.
III. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.
IV. Difculdade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, di?culdade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura.
Resposta letra E: as afirmativas I,III e IV estão corretas
-
Mesmo aceitando o posicionamento da banca sobre a segunda afirmativa, não entendi ainda como ela pode justificar a primeira...
-
Como assim?? As disfunções não são percebidas pelos membros? Não entendo!!!
-
Citando o colega Átila AFT, em seu comentário sobre questão sobre o mesmo assunto:
Questão retirada da obra Teoria Geral da Administração, de Maximiano (pág. 337, 4ª ed.).
"A cultura organizacional pode criar disfunções, que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. As disfunções, assim como a própria cultura, não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização. Além dos problemas organizacionais analisados no Capítulo 3, são exemplos adicionais de disfunções da cultura:
> Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais.
> Resistência generalizada à necessidade de mudança interna.
> Dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios.
> Tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrente e clientes.
> Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce para falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos.
> Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimentos dos clientes"
ACHO QUE ISSO EXPLICA A PARTE DA CULTURA NÁO SER PERCEBIDA PELOS MEMBROS DO PRÓPRIO GRUPO OU ORGANIZAÇAO. CONCORDO QUE HÁ ARTEFATOS VISÌVEIS DE MANIFESTACAO DA CULTURA, MAS ISSO NAO SIGNIFICA QUE AS PESSOAS TEM CONSCIENCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL QUE ESTÁ POR TRÁS DAQUILO QUE ELAS FAZEM E DO QUE CONSIDERAM CERTO OU ERRADO. POR EXEMPLO, SE TRABALHO EM UM LUGAR EM QUE É ACEITÁVEL QUE AS PESSOAS "PERCAM" UM BOM TEMPO DO TRABALHO TOMANDO CAFEZINHO E CONVERSANDO, PORQUE É ALGO QUE JÀ FAZ PARTE DA CULTURA ORGANIZACIONAL, EU NAO TENHO PLENA CONSCIENCIA DE QUE ISSO É UM ASPECTO DA CULTURA E QUE PODE NAO FAZER PARTE DA CULTURA DE OUTRAS ORGANIZACOES. ISSO É NORMAL E ROTINEIRO PARA MIM, TALVEZ EU SÓ PERCEBA ISSO SE FOR TRABALHAR EM OUTRO LUGAR EM QUE ISSO NAO È ACEITÁVEL.
-
De acordo com Maximiano (2010), quando a cultura organizacional começa a prejudicar a resolução de problemas dentro das organizações, na verdade ela esta criando um desvio no comportamento coletivo, as disfunções, estas não são percebidas pelos membros do grupo organizacional, podem ocorrer através de alguma dificuldade de entender e processar mudanças ambientais, ou resistência a alguma mudança interna no caso de fusões entre grandes companhias, antes o interesse financeiro era primordial hoje isto só e possível se as culturas de ambas forem semelhantes, a não aceitação de outras culturas, a tendência a subestimar outros grupos e concorrentes, ou o uso excessivo de jargões, prejudicando em demasia a comunicação com outros grupos.
A cultura organizacional também tem como uma disfunção promover conflitos dentro da própria organização, pois às vezes subculturas podem surgir, desenvolvendo valores e outros elementos distintos da cultura da organização, e isso causa um afastamento daquele subgrupo que tem essa subcultura, dividindo assim a organização em vários aspectos, tanto com relação ao que se busca para o subgrupo, tanto com relação sua capacidade operacional, entre outros. (MAMEDE, 2009, p.01).
A cultura se torna um empecilho quando os valores compartilhados não concordam com aqueles que podem melhorar a eficácia da empresa, quando um ambiente passa por mudanças muito rapidamente, uma cultura muito arraigada pode não ser a mais adequada, como também em uma empresa muito formal ou com uma cultura predominantemente forte e rígida a contratação de funcionários que não sejam muito "parecidos" com os outros membros da empresa pode não ser uma boa opção, pois na verdade esses novos funcionários tendem a levar diversas alternativas e diferentes experiências vividas anteriormente para o atual ambiente de trabalho, no entanto em uma cultura muito forte, a tendência e que esses indivíduos sejam minimizados, pois a cultura predominante acaba por eliminar essas diferenças culturais, fazendo com que todos os membros se adéqüem a ela. (ROBBINS, 2002).
Achei a mesma coisa que a colega de cim e acrescento um pouco mais a todos ... e confusa mais e isso mesmo ...rsrs... e segue a vida
-
A banca Esaf parecer seguir a doutrina de Maximiano conforme comentado pelo colega Àtila. Uma outra questão ajuda a compreender:
ESAF - Analista Administrativo (DNIT)/Administrativa/2013 Leia o trecho a seguir e marque a opção correta.
I. A cultura organizacional pode desenvolver disfunções que prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa.
II. Disfunções na cultura organizacional são desvios no comportamento individual, que fazem o papel de degenerações sociais.
III. Assim como a própria cultura, as disfunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organização.
IV. Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais, resistência generalizada à necessidade de mudança interna, dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios e tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes são exemplos de disfunções da cultura.
e) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
-
Então quer dizer que se eu estiver num grupo (de políticos por exemplo) eu não irei perceber caso comece a surgir uma cultura de corrupção lá dentro, mesmo que isso seja contra os meus princípios?
Essa questão chamou todo mundo de gado guiado, sem perspectiva do mundo a sua volta.