-
De acordo com Hersey e Blanchard, para fazer face aos diferentes tipos de maturidade, o líder eficaz deve utilizar diferentes estilos de liderança.
Cada estilo de liderança é uma combinação de comportamentos de tarefa e de relacionamento. As seguintes relações podem ser feitas:
E1: Tarefa alta e relacionamento baixo;
E2: Tarefa alta e relacionamento alto;
E3: Tarefa baixa e relacionamento alto;
E4: Tarefa baixa e relacionamento baixo.
Tem um gráfico muito interessante e de fácil visualização conforme segue abaixo:
http://br.monografias.com/trabalhos3/lideranca-importancia-lider-dentro-organizacao/image001.png
Fonte: Hersey, Paul & Blanchard, Kenneth H. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986.
-
Gabarito " B ''
Estilo 1 - O Chefe/Líder deve voltar-se para a tarefa, pois os individuos não conhece os trabalhos e nem possuem maturidade suficiente para tomarem decisões sozinhos. ( DETERMINAR ).
Estilo 2 - Continua com alto foco nas tarefas, focando nas pessoas simultaneamente, aqui os individuos já compreendem os trabalhos, mas não os conseguem fazer sozinhos ( PERSUADIR ).
Estlio 3 - Nesse Estilo as pessoas já detém a noção dos trabalhos, fazendo com que LIDER/LIDERADOS tomem decisão juntos ( COMPARTILHAR )
Estilo 4 - O liderado já tem maturidade suficiente para tomar as decisões sozinho ( DELEGAR ).
-
Segundo Rodrigo Rennó,
A abordagem de Hersey e Blanchard se apóia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e à tarefa. De acordo com os autores, os empregados variam muito em seu nível de maturidade - habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, de assumir responsabilidade e de desejar o sucesso. De acordo com este “ciclo de vida”, os autores então criaram quatro estilos de liderança adequados a estes níveis de maturidade dos empregados:
Direção – Quando os empregados são incapazes e indispostos a trabalhar, o estilo ideal seria focado nas tarefas. Nesta situação, o chefe manda, determina o que deve ser feito, quando deve ser feito e como deve ser feito. É o que se chama de comportamento de alta tarefa e baixo relacionamento;
Persuasão – Nesta situação, o empregado já tem um nível de prontidão moderado, tem um pouco de experiência e/ou segurança no que faz, permitindo que o líder se comporte de modo a focar não só na tarefa, mas no relacionamento com o empregado. É o que se chama de comportamento de alta tarefa e alto relacionamento;
Participação – Nesta situação, o empregado já tem mais habilidades no trabalho e o papel do líder seria o de ajudá-lo e guiá-lo em seu trabalho, mas de modo participativo. Seria um líder mais focado no relacionamento do que nas tarefas. É o que se chama de comportamento de baixa tarefa e alto relacionamento;
Delegação – Nesta situação, os empregados já têm um alto nível de habilidades, de segurança e iniciativa, possibilitando ao líder utilizar o estilo de delegação. Caberia ao líder dar uma meta e a autoridade correspondente ao empregado para que esse possa fazer seu trabalho com maior autonomia. É o que se chama de comportamento de baixa tarefa e baixo relacionamento.
Assim, o líder, de acordo com Hersey e Blanchard, deveria tratar cada empregado de maneira distinta, de acordo com seu nível de experiência, de habilidade, de iniciativa e de responsabilidade no trabalho
-
A maturidade pode ser definida como a capacidade que as pessoas têm de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento, ou seja, de cumprir os deveres sem ter que receber ordens e sem precisar ser "vigiado". Vamos aos níveis de maturidade:
Comando (M1): para pessoas com baixo nível de maturidade. Nesse prisma, o líder dá ordens sem estabelecer qualquer tipo de relacionamento com os subordinados, fornecendo instruções e supervisionando de perto. O foco é na tarefa, ou seja, o líder é fortemente voltado para tarefa e com pouco relacionamento, pois só há determinação, sem discussão.
Venda (M2): caracterizado pela maturidade baixa. Alto nível de orientação para as tarefas (líder decide tudo) e também para as pessoas (líder persuade). Há vontade dos subordinados, porém falta confiança em assumir responsabilidades. Líder decide, mas dá oportunidades para esclarecimento.
Participação (M3): maturidade média. Relacionamento é o foco, com pouca ênfase nas tarefas. Há capacidade dos funcionários, mas não existe desejo de assumir responsabilidades. Líder troca idéias, é um facilitador. Tarefa baixa (liderados decidem) e relacionamento alto (compartilhamento, troca de idéias).
Delegação (M4): maior maturidade. Pouca atenção para tarefa (delegação) e também para as pessoas (não há compartilhamento, há transferência de responsabilidades). Há capacidade e desejo de assumir responsabilidades. Líder transfere a decisão para os liderados.
Ponto dos Concursos
-
Essa dica é pra quem é mais visual nos estudos. Percebam na figura da Bárbara que o comportamento orientado para tarefas é baixo quando vai pra esquerda e alto quando vai pra direita. A maturidade é ao contrário, a maturidade é alta quando vai pra esquerda e baixa quando vai para à direita.
Pode parece bobagem mas esse memória visual é muito importante, e outra, a maioria dos quadros que a Administração tem nesse estilo é sempre assim: baixo pra esquerar e alto pra direita, com exceção (que eu vi até agora) o da maturidade, que é alta pra esquerda e baixa para à direita.
Abraço.
-
Ô Diabo difícil!! rs
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é verdade! Pelo que estou percebendo está todo mundo no mesmo barco!
-
Liderança Situacional - Hersey e Blanchard
Imagem de http://dinamicasecoaching.webnode.pt/lideran%C3%A7a/teorias-situacionais-ou-contingencias/lideran%C3%A7a%20situacional%20(hersey%20e%20blanchard)/
-
Tá loco viu!
Eu achava que meu curso tinha muitos autores,
Mas depois que eu conheci a Administração...
É Mintzberg, McGregor, Blake e Mouton, Hersey e Blanchard, Jack Black, Tiririca...
-
Tanta coisa para estudar, e ainda se tem que decorar isso. ô loco meu!
-
Arielly Mergulhão
Seu comentário me ajudou e muito.
Mas ainda tenho uma dúvida.
Pelo que pude perceber a última frase que você colocou em cada estilo não corresponde as frases da figura
Ex: E1 na sua explicação e na lógica que tenho ao observar a figura = Tarefa alta e Relacionamento baixo
E1 na figura abaixo = Tarefa alta e Relacionamento alto. (Todas as figuras que encontrei são idênticas a esta)
Talvez eu esteja interpretando a figura de forma errada, mas você ou alguém sabe me explicar?
-
Sem querer ser repetitivo, mas achei esse gráfico um pouco mais explicativo que os postados anteriormente.
-
-
Rafael , tive a mesma dúvida que você e já consegui interpretar .
É muito simples . Você tá vendo os quadrantes ( E1 ,E2 e etc ) de forma vertical , correto ?
Ou seja , no E1 você tá vendo '' Tarefa Alta '' e '' Relacionamento Alto '' ! NÃO É ASSIM !!!!
O E1 se refere ao quadrante da '' esqueda '' , lá embaixo .É como se puxasse uma seta indicando , entende ?
Logo , no E2 , que é o '' Persuadir '' , a seta puxa pra ''direita'' , indicando assim , ''Tarefa alta '' e ''Relacionamento Alto''
O mesmo se faz na E3 e E4 brother !
Espero ter ajudado.
-
Com base nos critérios de maturidade dos subordinados, adota-se um dos quatro estilos específicos de liderança:
• E1 dirigir/determinar: o líder define os papéis e informa os subordinados sobre as tarefas, quando e como executá-las; há, por isso, uma grande ênfase no comportamento diretivo. Apresenta alta orientação para a tarefa e baixo relacionamento.
• E2 persuadir/vender: o líder fornece comportamento diretivo e de apoio aos subordinados para que as tarefas possam ser executadas conforme ele as definiu e estruturou. Apresenta alta orientação para as tarefas e alto relacionamento com as pessoas.
• E3 participar/partilhar: o processo de decisão é partilhado, sendo o papel principal do líder o de facilitador e comunicador. Apresenta baixa ênfase na estruturação das tarefas e alto nível de relacionamento com as pessoas.
• E4 delegar: o líder dá escassa direção e apoio aos colaboradores. Este estilo só é adequado quando os colaboradores são realmente capazes de desenvolverem o trabalho e têm elevados níveis de motivação para fazer o que lhes é solicitado. Apresenta baixa ênfase na estruturação das tarefas e baixo nível de relacionamento com as pessoas.
(Andréia Ribas & Cassiano Ramalho Salim)
Gabarito: b. Neste caso, o líder fornece comportamento diretivo e de apoio aos subordinados, para que as tarefas possam ser executadas conforme ele as definiu e estruturou.
-
E1 = + tarefa - relacionamento (determinar)
E2 = + tarefa + relacionamento (persuadir)
E3 = - tarefa + relacionamento (controlar)
E4 = - tarefa - relacionamento (delegar)
-
Poxa, os autores poderiam colocar uma sequencia lógica pra facilitar a memorização,mas nãão...
-
O modelo Situacional de Liderança proposto por Hersey e Blachard orienta que a orientação do líder deve vaiar em relação à maturidade de seus liderados. Em cada estágio da evolução e do amadurecimento do colaborador, o líder deverá priorizar um nível maior de enfoque na tarefa ou no relacionamento. A tentativa de desenhar a matriz proposta dos eminentes autores pode ajudar na compreensão.
R Apoiar(3) | Persuadir (2)
e __________________|____________________
l Delegar (4) | Dirigir (1)
a |
c
(Tarefa)
Fontes: facebook.com/admfederal
-
DECOREI USANDO PAUZINHOS, ASSIM: "__" BAIXO " / " ALTOE1: / __
E2: / /
E3: __ /
E4: __ __
-
Vídeo em que o Professor Rodrigo Rennó explica a teoria situacional de Hersey e Blanchard.
https://www.youtube.com/watch?v=3UU9o0f_2HE
-
TAREFAS RELACIONAMENTO
E1 ALTO BAIXO
E2 ALTO ALTO
E3 BAIXO ALTO
E4 BAIXO BAIXO
-
Acabeid e assistir uma aula sobre isso...o segundo estágio de maturidade seria: Alta motivação e baixa competencia (o professor, que é bom, deu exemplo dos servidores).
Fui resolver a questção e...nada a ver com a aula, pois os termos são outros, a sequencvia é outra...pra variar, esta matéria é muito vaga e ampla, depende do autor, do doutrinador adotado...sei lá...fiquei perdido novamente.
-
S1 → alta orientação para a tarefa e baixo relacionamento (9.1)
S2 → alta orientação para as tarefas e alto relacionamento com as pessoas (9.9)
S3 → baixa ênfase na estruturação das tarefas e alto nível de relacionamento com as pessoas (1.9)
S4 → baixa ênfase na estruturação das tarefas e baixo nível de relacionamento com as pessoas (1.1)
FONTE: Estratégia
-
De acordo com Hersey e Blanchard cada estilo de liderança é uma combinação de comportamentos de tarefa e de relacionamento. As seguintes relações podem ser feitas:
E1: Tarefa alta e relacionamento baixo; DIREÇÃO
E2: Tarefa alta e relacionamento alto; PERSUASÃO
E3: Tarefa baixa e relacionamento alto; PARTICIPAÇÃO
E4: Tarefa baixa e relacionamento baixo. DELEGAÇÃO
-
No nível de maturidade 1 o administrado é fraco tanto na tarefa quanto no relacionamento, ele é incapaz e desmotivado, o líder precisa ter foco na tarefa capacitá-lo. As tarefas devem ser claras e específicas.
No nível de maturidade 2 o administrado é incapaz, porém motivado. O líder precisa capacitá-lo e motivá-lo e estreitar o relacionamento mantendo alto os dois sentido. O líder deve vender, guiar e persuadir o subordinado.
No nível 3 de maturidade o administrado é capaz, porém desmotivado. O líder deve por isso focar no relacionamento. Sua função consiste em estimular a participação do administrado.
No nível 4 o administrado é motivado e capaz. O líder pode por isso delegar maior liberdade, sem se focar nem na tarefa nem no relacionamento.
-
Teoria Situacional de Hersey e Blanchard – O ciclo de vida da Liderança
A abordagem de Hersey e Blanchard se apoia no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e a tarefa.
De acordo com os autores, os empregados variam muito em seu nível de maturidade - habilidade de fazer seu trabalho de forma independente, de assumir responsabilidade e de desejar o sucesso.
Nesse sentido, o estilo de liderança a ser utilizado depende da maturidade dos funcionários, que pode atingir um dos quatro estágios seguintes:
• Maturidade 1: as pessoas demonstram pouca capacidade e disposição para realizar as tarefas e assumir responsabilidades (motivação e capacidade baixas).
• Maturidade 2: as pessoas possuem motivação para o trabalho mas não possuem as competências necessárias para realizá-lo (baixa capacidade e alta motivação).
• Maturidade 3: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização da tarefa, mas não estão motivadas para tal (alta capacidade e baixa motivação).
• Maturidade 4: as pessoas possuem as competências necessárias para a realização do trabalho e desejam realizar as tarefas que lhe são passadas (alta capacidade e alta motivação).
Em outras palavras, considerando o estágio da maturidade do grupo, o líder deverá adotar uma das formas de liderança possíveis, considerando tanto o comportamento de relacionamento (ou foco no apoio às pessoas), quanto o comportamento de tarefa (ou foco nas tarefas/produção), conforme apresentado a seguir:
• Estilo 1: Narrar/Determinar/Dirigir (Alto comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): é o estilo para grupos com a menor maturidade (M1). Nesse caso, o líder orienta claramente as tarefas a serem realizadas.
• Estilo 2: Vender/Guiar/Persuadir (alto comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): Quando a maturidade está entre baixa e moderada (M2), esse é o estilo ideal. Nele, o líder, ao mesmo tempo em que convence as pessoas, apoia o seu desenvolvimento, pois elas possuem baixa capacitação;
• Estilo 3: Participar (baixo comportamento de tarefa e alto comportamento de relacionamento): é o estilo correto para a maturidade de média a alta (M3). Aqui, o papel do líder é muito mais de apoiar as pessoas, enfatizando a criação de motivação, do que de dirigi-las para a realização das tarefas, já que elas são capazes;
• Estilo 4: Delegar (baixo comportamento de tarefa e baixo comportamento de relacionamento): trata-se do estilo adequado para liderar pessoas com o maior nível de maturidade (M4). Nessa condição, a maturidade dos liderados permite que eles executem os planos com maior liberdade e menor controle, possibilitando ao líder a delegação das tarefas.
-
Hersey e Blanchard (Abordagem CONTINGENCIAL ou SITUACIONAL)
Tarefa X Relacionamento + maturidade
E1: Tarefa alta e relacionamento baixo + maturidade baixa
E2: Tarefa alta e relacionamento alto + maturidade baixa
E3: Tarefa baixa e relacionamento alto + maturidade média
E4: Tarefa baixa e relacionamento baixo + maturidade alta
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Capacidade(Competência) X Disposição(Motivação, prontidão, desejo e confiança)
E1: Baixa capacidade e Baixa disposição
E2: Baixa capacidade e Alta disposição
E3: Alta capacidade e Baixa disposição
E4: Alta capacidade e Alta disposição
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
E1: DETERMINAR
E2: PERSUADIR (líder diretivo + apoiador)
E3: COMPARTILHAR (líder participativo)
E4: DELEGAR
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fazer Q450014 Q302817 Q44180 Q365104
-
A) alto nível de comportamentos orientados para a tarefa e baixo nível de relacionamento. (Diretivo) E1
B) alto nível de comportamentos orientados simultânea- mente para a tarefa e relacionamento. (Persuasivo) E2
C) baixo nível de comportamentos orientados para a tarefa e baixo nível de relacionamento.(Delegador) E4
D) alto nível de comportamentos orientados para a tarefa e alto nível de produção. -------
E) baixo nível de comportamentos orientados para a tarefa e alto nível de relacionamento. (Participativo) E3