SóProvas



Prova CESPE - 2013 - SERPRO - Analista - Comunicação Social


ID
1044697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício.

__n.° 0014/2013-CC-PR

                                                                Brasília, 26 de fevereiro de 2013. 

         Senhora Presidenta da República,

         Submeto à consideração de Vossa Excelência a proposta anexa de Código de Conduta da

Administração Federal, elaborado com a importante contribuição da Comissão de Ética Pública, criada pelo Decreto n.° 32, de 26 de maio de 2003.

      A linguagem do Código é simples e acessível, com o objetivo de assegurar a clareza das regras de conduta do administrador, de modo que a sociedade possa sobre elas exercer o controle inerente ao regime democrático.

      Além de o administrador ter de comportar-se de acordo com as normas estipuladas, o Código exige que ele observe o decoro inerente ao cargo.

      A medida proposta visa à melhoria qualitativa dos padrões de conduta da administração pública, de maneira que este documento, uma vez aprovado, juntamente com o anexo Código de Conduta da Administração Federal, poderá informar a atuação das autoridades federais, permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação.

      Essas, Senhora Presidenta da República, são as razões que fundamentam a proposta que ora submeto à consideração de Vossa Excelência.

              Atenciosamente,

                                          Fulana de Tal

                    Ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item, relativo à adequação da linguagem e do formato da correspondência oficial acima apresentada.

Na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto” e “permitindo-me sugerir”, embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente.

Alternativas
Comentários
  • O texto seria impessoal, caso na terceira não houvesse registro de subjetivismo por meio da expressão "importante contribuição da Comissão..."
    Adjetivos demonstram pessoalidade, e, nesse caso, a questão passou batida pelos colegas que perderm a questão.
  • "A linguagem do código é simples e acessível", não seria isso uma apreciação? subjetivismo?
  • CERTO
    Apesar do emprego de "submeto" e "permitindo-me sugerir" na 1ª pessoa do singular, foi respeitado sim a impessoalidade, pois o remetente em momento algum manifestou sua opinião, sendo o texto da correspondência imparcial, sem impressões individuais.
    Dizer que "a linguagem do Código é simples e acessível" não demonstra uma opinião do remetente, e sim, como o próprio nome da Comunicação Oficial (Exposição de Motivos) diz é um dos motivos expostos para que a Presidenta possa aprovar o Código.
  • Olá a todos e especialmente ao Glauco - autor do comentário acima. Acho que o simples fato de adjetivar a contribuição da comissão como importante não é caracterizado como subjetivismo e a questão NÃO está passível de recurso, visto que podemos encontrar as seguintes informações no Manual de Redação da Presidência da República:

    "A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para
    aquela que tenha caráter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projeto de
    ato normativo. [...]
    [...] a exposição de motivos que submeta à consideração do Presidente da República a sugestão de alguma
    medida a ser adotada ou a que lhe apresente projeto de ato normativo – embora sigam também a estrutura do padrão
    ofício –, além de outros comentários julgados pertinentes por seu autor, devem, obrigatoriamente, apontar:
    a) na introdução: o problema que está a reclamar a adoção da medida ou do ato normativo proposto;
    b) no desenvolvimento: o porquê de ser aquela medida ou aquele ato normativo o ideal para se solucionar o
    problema, e eventuais alternativas existentes para equacioná-lo;
    c) na conclusão, novamente, qual medida deve ser tomada, ou qual ato normativo deve ser editado para
    solucionar o problema." Páginas 19 e 21. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

    Bons estudos a todos!
     
  • Eu também acho que o trecho "com a importante contribuição" demostra impressão subjetiva.
  • "o emprego da primeira pessoa do singular (...) possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal (...)"
    agora me digam, quem de vocês acha que, utilizando a forma impessoal, seria impossível comunicar o assunto de forma clara?

    quanto às "impressões" e coisas do tipo, o CESPE, pelo que me parece, só considera que há quando é muito escrachada.. tipo "seu belíssimo trabalho", "a obra de arte é tão feia que é ruim de olhar" ou algo do gênero
  • Pois é Eduardo, fui na mesma que vc, não entendi que foi o emprego da primeira pessoa que POSSIBILITOU que o assunto fosse comunicado de forma clara e impessoal.  Há a impressão de que por outra modo não se poderia atingier a impessoalidade e clareza.
    Questão bizarra!
  • Gente, a questão está correta, pelo exposto pela colega Raquel.

    Segue exemplo de exposição de motivos, em que há o uso da primeira pessoa do singular ("submeto"):

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/codigos/codi_conduta/cod_conduta.htm
  • 1. O Cespe pediu para avaliar o uso do "Submeto" e do "permitindo-me". De fato, o uso da primeira pessoa NAS DUAS EXPRESSÕES sem dúvida tornou o texto mais direto e não prejudicou a impessoalidade.
    2. Nas melhores práticas de língua portuguesa (nas gramáticas mais rigorosas, ex. Napoleão Mendes de Almeida) não se usa gerundio com ênclise. Por outro lado, nota-se que o CESPE está com a maioria da gramática mais contemporânea, que aceita essa construção no caso do "permitindo-me".
    3. No caso da "ausência e impressões pessoais" no corpo do texto, concordo com a colega que já defendeu que o argumento utilizado no texto é justificativa para decisão na "esposição de motivos", portanto não se trata de uma opinião pessoal, mas de motivo fundamento e formador de decisão.

  • Questão Correta

    Trata-se de uma questão recorrente nas provas do CESPE.
    O verbo "submeto" está na primeira pessoa do singular, denotando um caráter pessoal; porém, se o texto não apresentar impressões pessoais, isso, por si só, nao fere o princípio da IMPESSOALIDADE.







    Nos estudos, as raízes são amargas, porém os frutos são doces.
  • Errada.


    "Na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto” e “permitindo-me sugerir”, embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, [ até aqui correto ] o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente."


    O Cespe afirma que há ausência de impressões individuais, mas discordo...

    veja na 3ª linha: [...] elaborado com a IMPORTANTE contribuição [...]


    corrijam-me se eu estiver errado.. por favor...

  • Olha, ninguém me convence nessa não. A questão fala claramente "(...) o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente.". E isso aqui é o quê!? 

    "permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação." 

    Mais uma do Cespe...

  • Eu também achei que o termo IMPORTANTE é uma marca de pessoalidade. Não bastava dizer que houve a participação da comissão de ética?

  • Senhora Presidenta? não seria Excelentíssima Senhora? o vocativo está incorreto.


  • Caros colegas, eis o método cespe de indução ao erro... questionando as regras básicas através de dúvidas que sugestionam o candidato... "A regra é x, seguindo a regra está errado... mas na verdade, no gabarito cespe está certa".


    Não desanimem... o caminho é o estudo contínuo.  


     

  • Pessoal,

    Além do vocativo, já mencionado em um comentário anterior, fica estranho uma Ministra de Estado "oficiar" a Presidenta da República. Além disso, temos o detalhe do "fecho" da correspondência que deveria ser "Respeitosamente" por conta da hierarquia existente entre os cargos envolvidos.

  • Cespe, don't get me wrong, fio! 

  • Absurdo da CESP! O texto ja começa errado, qdo o vocativo correto seria EXCELENTISSIMA SENHORA PRESIDENTA e no fecho deveria ser RESPEITOSAMENTE!

  • Algumas incorreções no documento para nos induzir ao erro. É bom estar alerta ao enunciado da questão.


  • modéstia??? Puts! 

  • O enunciado informa que "Na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto” e “permitindo-me sugerir”, embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente."

    O foco deste enunciado é quanto à impessoalidade e à linguagem clara empregada no texto. O autor apresenta seu motivos para o destinatário, mas sem usar recursos de persuasão, respeitando o uso de características como clareza, coerência e coesão.


    A resposta é correta.

  • RESPOSTA: CORRETA


    O texto não trouxe prejuízo ao apresentar impressões pessoais, isso, por si só, não fere o princípio da IMPESSOALIDADE.
  • O enunciado informa que "na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto" e “permitindo-me sugerir", embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente".

    Ao ler o texto, percebemos que mesmo usando os verbos na primeira pessoa, o texto apresenta objetividade, clareza e impessoalidade. O motivo do uso dos verbos na primeira pessoa é óbvio: revela a descrição da ministra sobre o assunto sem deixar de ser coerente. 


    A resposta é correta. 

  • Impessoalidade = Ausência de pessoalidade / "SUBMETO" E "PERMITO" 1º PESSOA do singular . cri cri cri ...

  • A expressão "permitindo-me sugerir" será que não traz uma certa pessoalidade?

  •  "Embora não represente uma postura de modéstia" fala sério, não achei que os termos trazidos pela banca faltam com a modéstia, nossa! essa questão estava triste de mal elaborada. 

  • Em relação à impessoalidade pode esta certa a questão, mas o texto esta errado no fecho, pois deveria ser respeitosamente.

  • Esta  afirmativa: "o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente" não está de acordo com a colocação da remetente neste trecho: "..elaborado com a IMPORTANTE contribuição da Comissão de ética Pública...

  • Respeitosamente/ para hierarquia: inferior para superior.
  • Esta vai para prova,pode esperar!!!

  • O vocativo nesse caso não seria '' Excelentíssima Senhora Presidente da República''  ??

     

     

    E o final não seria ''Respeitosamente'' ??

     

     

    Ou devemos julgar somente o comando da questão???

    Por gentileza, quando responderem mandar um inbox. 

    :)    Bons estudos amigos

     

  • Realmente está vai está na prova!!!

  • "A importante contribuição da comissão de ética" não é marca de impressão pessoal? como assim? ah vai se fuder

  • Autor: Verônica Ferreira , Professora de Português

     

    O enunciado informa que "na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto" e “permitindo-me sugerir", embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente".

    Ao ler o texto, percebemos que mesmo usando os verbos na primeira pessoa, o texto apresenta objetividade, clareza e impessoalidade. O motivo do uso dos verbos na primeira pessoa é óbvio: revela a descrição da ministra sobre o assunto sem deixar de ser coerente. 


    A resposta é correta. 

  • Pera aí, mas o fecho está Atenciosamente.

    Deveria ser Respeitosamente, uma vez que tal documento se direciona a destinatário superior, Presidente da República.

     

    Alguém poderia me esclarecer isso? É opcional o uso do Atenciosamente ou Respeitosamente?

  • Gabiela, Acredito não ser facultativo o uso o ATT e Respeitosamente. Se for superior é obrigatório o FECHo adequado.

  • VAMOS NOS ATER AO QUE A QUESTÃO PEDE, Calma pessoal, a banca só pediu para saber se '" o emprego da primeira pessoa do singular, “Submeto” e “permitindo-me sugerir”, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal".... para mim foi bem pessoal este "permitindo-me sugerir", não concordo com o gabarito, mas quanto a questionar sobre o "Respeitosamente" ou se deveria começar com "excelentíssima", daí discordo com muita gente, a questão não pediu nada disso pessoal.

  • Modo claro e pessoal nao sei onde...
  • "SUBMETO" E "PERMITO" 1ª pessoa. IMPESSOAL desde quando ? Até onde aprendi, impessoalidade é está na 3ª pessoa. Essa questão deveria ser anulada

  • Só pelo "presidenta" já deveria estar errada.

  • Questão correta.

    Apesar da forma submeto e permitindo-me sugerir, no corpo do texto se verifica a ausência de impressões individuais e parciais do remetente.


  • DEVERIA FINALIZAR COM RESPEITOSAMENTE.

  • GABARITO CORRETO.

  • o certo seria Presidanta


ID
1044703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de administração pública direta e indireta, julgue o próximo item à luz da interpretação doutrinária da legislação constitucional.

As autarquias são pessoas jurídicas de direito privado, criadas por lei específica e destinadas a realizar atividades, obras e serviços descentralizados da entidade estatal que as criou.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    As autarquias são pessoas jurídicas de direito PÚBLICO.
  • Autarquias são pessoas jurídicas de direito público criadas por lei específica que dispõem de patrimônio próprio e realizam atividades típicas de Estado de forma descentralizada.
  • ERRADO

    Art. 4° DL200/67.A Administração Federal compreende:

                   II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

            a) Autarquias;

            Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

           I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

    bons estudos
    a luta continua

  • Olá pessoal (GABARITO ERRADO)

    ---------------------------------------------------------

    As autarquias são pessoas jurídicas de direito público, integrantes da Administração Indireta, criadas por lei específica, que possuem capacidade de autoadministração, sendo encarregadas do desempenho descentralizado de atividades administrativas típicas do Poder Público, sujeitando-se a controle pelo ente criador.

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus.

  • Gabarito ERRADO

    autarquias são pessoas jurídicas de direito PÚBLICO

    Del 200 Art. 5 estabecele que:
    " I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada "

    bons estudos

  • As autarquias são pessoas jurídicas de direito público. 

  • AUTARQUIAS :  são pessoas jurídicas de direito público criadas por lei específica que dispõem de patrimônio próprio e realizam atividades típicas de Estado de forma descentralizada.

     

    ERRADO

     

    Descanse na fidelidade de DEUS, ele nunca falha.

  • ERRADO.

    Autarquias são pessoas jurídicas de direito público.


  • autarquia - pessoa jurídica de direito público.

ID
1044706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito de princípios da administração pública, julgue o item abaixo.

Violará o princípio da legalidade o ato infralegal que extrapolar o poder regulamentar, alargando o conteúdo de lei ou criando obrigações e deveres não previstos anteriormente em lei, ausente a autorização legal para tanto.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    Os atos infralegais são os decretos, portarias e tudo o que complementa as leis. Eles não podem criar obrigações e deveres e não podem extrapolar as leis.
  •  Os atos infralegais não podem criar direitos ou obrigações não previstos em lei, eles apenas destinam-se a complementar o sentido das leis fazendo com que elas sejam fielmente cumpridas, uma vez que, segundo o inciso II do ART 5 da C.F "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei". Assim é lógico que o ato infralegal que extrapolar o conteúdo das leis violará o principio da legalidade, podendo ser sustado pelo Congresso Nacional C.F ART 49, inciso V, ser anulado pela própria administração publica no exercício do seu poder de autotutela de oficio ou quando provocada e pelo Judiciário no exercício no controle de legalidade desde que seja provocado. daí a correção do gabarito.

     

    Gabarito: CERTO

     

    Deus!!!

  • Olá pessoal (GABARITO CERTO)

    ---------------------------------------------------------

    O princípio da supremacia da lei, ou legalidade em sentido negativo, representa uma limitação à atuação da Administração, na medida em que ela não pode contrariar o disposto na lei. Trata-se de uma consequência natural da posição de superioridade que a lei ocupa no ordenamento jurídico em relação ao ato administrativo.

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus.


ID
1044709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à organização da administração pública brasileira, julgue o próximo item.

Os servidores das autarquias sujeitam-se ao regime jurídico único da entidade-matriz.

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal de 1988

    Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.

    A entidade-matriz a que se refere o item é a entidade política - o ente federativo - que instituiu por lei a respectiva autarquia.
  • Lei 8.112/90 (que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis)  abrange:

    *União
    *Autarquias
    *Fundações Públicas.

    Já as Sociedades de Economia Mista e as Empresas Públicas são regidas pela CLT.




  • Certo

    Os servidores das autarquias, pessoas jurídicas de direito público, são regidos pelo regime estatutário e a entidade-matriz, ou seja, a pessoa política que por meio de lei instituiu a autarquia, também é de direito público (interno), portanto, o regime dos servidores autárquicos é o mesmo da pessoa política criadora da autarquia.

  • Certo


    O pessoal das autarquias está sujeito ao regime jurídico único da entidade-matriz, como dispõe o art. 39, caput, da CF e conforme supracitado pela a Yolanda Sodré.

  • Gabarito CERTO

    CF:
    Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.

    bons estudos

  • Entidade-matriz me fez errar

  • No que se refere à organização da administração pública brasileira, é correto afirmar que: Os servidores das autarquias sujeitam-se ao regime jurídico único da entidade-matriz.


ID
1044715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito dos serviços públicos.

O conceito de serviços públicos compreende as atividades exercidas diretamente pelo Estado, excluídas as que são prestadas por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer às necessidades coletivas, sob regime de direito público

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    O conceito de serviços públicos compreende as atividades exercidas diretamente pelo Estado, INCLUÍDAS as que são prestadas por meio de seus delegados (ou seja, atividades exercidas indiretamente), com o objetivo de satisfazer às necessidades coletivas, sob regime de direito público

  • Correta

    Serviço Público:
    É a atividade material que a lei atribui ao Estado para que exerça diretamente ou por meio de seus delegados, objetivando satisfazer necessidades da coletividade, sob regime jurídico parcial ou totalmente público.
    MA & VP
  • Olá pessoal (GABARITO LETRA E)

    ---------------------------------------------------------

    Um conceito adequado de serviços públicos é aquele que compreende as atividades exercidas diretamente pelo Estado, incluídas as que são prestadas por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer às necessidades coletivas, sob regime de direito público. Tal conceito é adotado por importantes autores, como a Prof.ª Maria Sylvia Di Pietro.

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus.

  • Serviço público é todo aquele prestado pela administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniências do Estado. Hely Lopes Meirelles

    Serviço público é toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exerça diretamente ou por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer concretamente às necessidades coletivas, sob regime jurídico total ou parcialmente público. Maria Sylvia Di Pietro

    Serviço público é toda atividade prestada pelo Estado ou por seus delegados, basicamente sob regime de direito público, com vistas à satisfação de necessidades essenciais e secundárias da coletividade. José dos Santos Carvalho Filho

    Serviço público é toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade material fruível diretamente pelos administrados, prestado pelo Estado ou por quem lhe faça as vezes, sob um regime de Direito Público - portanto, consagrador de prerrogativas de supremacia e de restrições especiais - instituído pelo Estado em favor dos interesses que houver definido como próprios no sistema normativo. Celso Antônio Bandeira de Mello

    Serviço público é atividade administrativa concreta traduzida em prestações que diretamente representem, em si mesmas, utilidades ou comodidades materiais para a população em geral, executada sob regime jurídico de direito público pela administração pública, ou, se for o caso, por particulares delegatários. Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

  • SERVIÇOS PÚBLICOS:

    1 - ELEMENTO MATERIAL => UTILIDADE OU COMODIDADE MATERIAL que é prestada de forma contínua à sociedade;

    2 - ELEMENTO FORMAL => regime de DIREITO PÚBLICO;

    3 - ELEMENTO SUBJETIVO =>  ESTADO, que presta diretamente ou indiretamente sob o regime dos contratos de CONCESSÃO ou PERMISSÃO de serviços públicos..

    Muitoooo importante saber esse esquema!

  • ....

    LETRA E – ERRADA –Segundo Di Pietro (in Maria Sylvia Zanella Direito administrativo / Maria Sylvia Zanella Di Pietro. - 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014. P. 107):

     

    “Daí a nossa definição de serviço público como toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exerça diretamente ou por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer concretamente às necessidades coletivas, sob regime jurídico total ou parcialmente público.” (Grifamos)

  • Boa noite!!!!

     

    QUESTÃO ERRADA!!!

     

    O conceito de serviço público compreende a atividade do  Estado OU DE SEUS DELEGADOS visando á satisfação de necessidades essenciais ou secundários da coletividade ou do próprio Estado.

     

    Bons estudos.....

     

  • ASSERTIVA: O conceito de serviços públicos compreende as atividades exercidas diretamente pelo Estado, excluídas as que são prestadas por meio de seus delegados, com o objetivo de satisfazer às necessidades coletivas, sob regime de direito público

    CORREÇÃO: então quer dizer que se o serviço for delegado ele deixa de ser serviço público? Claro que não, gente! Mesmo que o serviço público seja delegado, ele CONTINUA SENDO serviço público, só que um "serviço público delegado."

    GABARITO: ERRADO.


ID
1044721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Estatuto Social do SERPRO (Decreto n.º 6.791/2009), julgue o item a seguir.

O Conselho Diretor do SERPRO é composto pelo presidente do conselho, seu substituto direto e três diretores-conselheiros, sendo todos eles indicados pelo ministro da Fazenda.

Alternativas
Comentários
  • Errado, o correto seria:

    I- quatro membros indicados pelo Ministro de Estado da Fazenda, dentre eles o Presidente do Conselho e o seu substituto;

    II - o Diretor-Presidente do SERPRO; e

    III - um membro indicado pelo Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.

  • Errado

    Estatuto Social do SERPRO (Decreto n.º 6.791/2009)

    DO CONSELHO DIRETOR 

    Art. 6o O órgão de orientação superior do SERPRO é o Conselho Diretor, integrado por:

    I - quatro membros indicados pelo Ministro de Estado da Fazenda, dentre eles o Presidente do Conselho e o seu substituto;

    II - o Diretor-Presidente do SERPRO; e

    III - um membro indicado pelo Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6791.htm


     

  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6791.htm


ID
1044736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue os itens a seguir.

A missão do SERPRO é tornar-se líder na criação de soluções em tecnologia da informação e comunicação para a formulação de políticas públicas no país.

Alternativas
Comentários
  • Esta é a visão e não a missão . Segundo o código a missão do SERPRO é:

    Prover e integrar soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações para o êxito da gestão das finanças públicas e da governança do Estado, em benefício da sociedade.


  • Formulação de políticas públicas???  Isto é função do governo.


ID
1044748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de sistema operacional Linux e BrOffice, julgue o item a seguir.

Em um documento elaborado no Writer do BrOffice, é possível criar colunas, inserir gráficos e definir bordas

Alternativas
Comentários
  • Apesar do Writer ter como sua principal função ser um documento de texto ele também realiza funções de outros programas como gráficos que normalmente seriam do calc.
  • O Writer aplicativo do Br Office, assim como o Word aplicativo do Microsoft Office, pode realizar tarefas como CRIA COLUNAS, INSERIR GRÁFICOS E DEFINIR BORDAS, além de outras funcionalidades. O Writer é um software de criação e edição de textos, podendo realizar outras tarefas que não são específicas como as mencionadas anteriormente. Questão CORRETA.
  • Certo

    Muiot básico isso né gente!

  • T E T I N H A

  • Para não zerar.

    Apesar da questão ter sido fácil, geralmente quando o enunciado tem "é possível" a probabilidade dela está certa é maior

    fonte: eu acho


ID
1044751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de sistema operacional Linux e BrOffice, julgue os itens a seguir.

O BrOffice é um pacote de softwares que permite a edição de textos extensos, a criação de planilhas com gráficos e a realização de apresentações com animações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    É isso aí. O BrOffice, que devemos chamar agora de LibreOffice, é uma suíte de escritório. A partir dela podemos criar textos, planilhas, e apresentações, conforme a afirmação. Mas além disso também podemos criar imagens, bancos de dados, e fórmulas matemáticas. A seguir uma relação dos programas que compõem essa suíte:

    Writer - Documentos de texto
    Calc - Planilhas eletrônicas
    Impress - Apresentações
    Base - Banco de dados
    Draw - Imagens
    Math - Fórmulas matemáticas
  • Faz isso ai e um pouco mais né. Questão com a cara do CESPE, para deixar a pessoa com a pulga atrás da orelha na hora da resposta rsrs.
  • Opção correto

    tanto no BrOffice\LibreOffice quanto na Microsoft Office ambos permite a edição de textos extensos, a criação de planilhas com gráficos e a realização de apresentações com animações.

  • Partindo a assertiva:

     

    O BrOffice é um pacote de softwares

    que permite a edição de textos extensos, (Writer)

    a criação de planilhas com gráficos (Calc)

    e a realização de apresentações com animações. (Impress)

     

    Correta!


ID
1044763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de conceitos e paradigmas das principais teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

A formulação do paradigma da comunicação social — Quem diz o quê a quem, por qual canal, com quais efeitos? — estabelece cinco linhas de pesquisa, que são, respectivamente, análise de controle, de conteúdo, de audiência, de mídia e de efeitos.

Alternativas
Comentários
  • Para contrapor a teoria hipodérmica, em que os meios de comunicação de massa tinham todo o poder sobre o indivíduo. Lasswell iniciou sua análise, conhecida como "análise de conteúdo". Neste estudo o autor afirma que toda mensagem produz em cada indivíduo sensações diferentes. Com as perguntas:

    Quem?
    Diz o que?
    Em qual canal?
    Para quem?
    Com quais efeitos?

    O receptor deixa de ser um sujeito abstrato e passa a ser também objeto de análise na teoria funcionalista, em que a sociedade agia como um corpo humano em que tudo funcionava, e as disfunções não eram levadas em consideração.

    Wolf em seu livro Teorias da Comunicação na página 30 - 31 afirma "qualquer um destas variáveis define e organiza um setor específico da pesquisa: a primeira caracteriza o estudo dos emissores, ou seja, a análise do controle sobre o qual é difundido. Quem, por sua vez, estudar a segunda variável, elabora a análise de conteúdo das mensagens, enquanto o estudo da terceira variável dá lugar à análise dos meios. Análises da audiência e dos efeitos definem os restantes setores de investigação sobre os processos comunicativos de massa".

    Fonte: wikipédia

  • Legal saber um pouco mais sobre Lasswell neste blog que encontrei! 

    http://industrias-culturais.hypotheses.org/10195




ID
1044766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de conceitos e paradigmas das principais teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Para os estudos culturais, a situação em que o destinatário de uma mensagem a entende de modo muito diverso do que era a intenção do emissor ao produzi-la é denominada decodificação aberrante.

Alternativas
Comentários
  • A decodificação aberrante é um conceito desenvolvido dentro das teorias das influências seletivas. As teorias das influências seletivas podem ser divididas em: 

    - Abordagem empírico-experimental ou da persuasão

    - Abordagem empírica de campo ou dos efeitos limitados

    A decodificação aberrante está dentro dos fatores relativos à audiência. De acordo com a teoria da persuasão ou abordagem empírico-experimental, existem alguns fatores que determinam o interesse ou desinteresse em relação a determinado tema. A percepção seletiva é um destes fatores, pois os elementos do público não se expõem aos meios de comunicação num estado de nudez psicológica, apresentam-se revestidos e protegidos por predisposições.

    Logo, a  interpretação transforma e adapta o significado da mensagem recebida, podendo resultar em decodificação aberrante (ruído). 


    Fonte: http://teoriacomunicacao.blogspot.com.br/

  • Definitivamente, não encontrei nada, nem mesmo no livro do Wolf algo dizendo sobre a relação entre estudos culturais e decodificação aberrante.

    os estudos culturais tratam de coisas muito além do que a interpretação subjetiva.

  • Até onde me consta, não são os estudos culturais que comentam isso, mas sim, revisões das teorias de Shannon & Weaver. Outra menção ao termo é Umberto Eco. 

  • "Umberto Eco (1972) argumenta que sempre que existirem fortes diferenças sociais entre o codificador e o decodificador,a decodificação será totalmente diferente da intenção original do codificador. Ele denomina este fenômeno de "decodificação aberrante", e explica que a mensagem será decodificada por um conjunto de códigos e convenções totalmente diferentes daquele em operação no momento da produção e codificação da mensagem, de modo que os significados da mensagem resultante serão determinados principalmente pela situação social do decodifcador, e não do codificador"

    Fonte: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/dd800f9b54795dd68afdcd98b16fc767.PDF

  • "Com abordagens que vão desde a crítica à Teoria Crítica, da Escola de Frankfurt, passando pelo Funcionalismo norte-americano, pela semiótica peirceana, pelos Estudos Culturais e, é claro, pela semiologia Estrutural, os textos de Eco acabam se tornando uma ótima introdução à disciplina Teorias da Comunicação, base teórica dos cursos da área de Comunicação Social"

    Fonte: http://comunicacaoecultura.uniso.br/publicacoes/ebook_umbertoeco-em-narrativas.pdf


ID
1044769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de conceitos e paradigmas das principais teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a hipótese do agendamento, ou agenda setting, os meios de comunicação, ao selecionarem e enfatizarem determinados assuntos, impõem a forma de pensar do seu público.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Eles não impõe e sim pautam a mídia e as manchetes, não induzem o comportamento ou a maneira de pensar do receptor e sim dispõe sobre quais assuntos estarão em voga nas rodas de conversas, ou seja, fala-se sobre corrupção de um parlamentar, mas o o público irá formar sua opinião acerca do assunto, não necessariamente, quando for o caso, a opinião do meio de comunicação.

  • Apresentada por McCombs e Shaw (1972) e elaborada a partir do estudo da campanha eleitoral para a Presidência dos Estados

    Unidos, em 1968, a Teoria do Agenda-Setting, ou do Agendamento, destaca que os meios de comunicação têm a capacidade

    (não intencional nem exclusiva) de agendar temas que são objeto de debate público em cada momento. O assunto, de resto,

    não constituía totalmente uma novidade. Gabriel Tarde, um dos precursores dos estudos comunicacionais, dizia, em 1901, que os

    meios de comunicação "impõem aos discursos e às conversas a maior parte dos seus temas cotidianos". Lang e Lang (1955) e

    Cohen (1963), por seu turno, postularam que a comunicação social pode influenciar diretamente o pensamento do público. Este

    último autor deu, aliás, o perfil da teoria emergente, ao destacar que a comunicação social "(...) pode não ter frequentemente êxito em dizer às pessoas o que têm de pensar, mas surpreendentemente tem êxito ao dizer às pessoas sobre o que devem pensar. "(Cohen, 1963: 120)

    O aparecimento da Teoria do Agenda-Setting representa uma ruptura com o paradigma funcionalista sobre os efeitos dos meios de comunicação. Até então, e sobretudo nos EUA, prevalecia a ideia de que a comunicação social não operava diretamente sobre a sociedade e as pessoas, já que a influência pessoal (por exemplo, a influência dos líderes de opinião) relativizaria, limitaria e mediatizaria esses efeitos. A Teoria do Agenda-Setting mostra, pelo contrário, que existem efeitos cognitivos diretos, pelo menos quando determinados assuntos são abordados e quando estão reunidas certas circunstâncias.

    Pesquisas realizadas no âmbito do agenda-setting mostraram que quanto maior é a ênfase dos media sobre um tema e quanto

    mais continuada é a abordagem desse tema, maior é a importância que o público lhe atribui na sua agenda (McCombs e Shaw, 1972).

    Porém, McCombs, em 1976, chegou à conclusão de que quanto maior é a mediação da comunicação interpessoal, ou seja, quanto mais intenso e alargado é o debate público acerca de um tema, menos relevante é a influência dos meios de comunicação social (ref. por Kraus e Davis, 1976: 196).


  • A agenda setting seleciona os assuntos/temas que serão notícias, baseado em critérios de noticiabilidades a juízo do gatekeeper (editor). Dessa forma, ela oferece ao público os temas que deverão ser debatidos e NÃO A FORMA COMO o público deve pensar. Em suma, a teoria diz NO QUE pensar e não em O QUE pensar. Este tema parece ser pacífico entre os estudiosos da área, apesar disso, o CESPE anulou essa questão no concurso recente do MPU/2013, para analista de comunicação. #lamentável

  •  De acordo com Shaw e McCombs (1972), os principais autores da "teoria do agendamento" ou "agenda setting", os meios de comunicação possuem a capacidade de tornarem determinado assunto um destaque na sociedade, destacando determinados temas e ofuscar, ou ignorando, outros tantos. Dessa forma, o principal efeito da imprensa é pautar os assuntos da esfera pública, dizendo às pessoas NÃO "como pensar" ou "de que forma pensar"( preocupação com a opinião ou com o posicionamento a se ter sobre determinado assunto), mas SIM  "em que pensar"(preocupação com o tema/assunto a ser discutido).

    Estratégia Concursos - Paolla Marletti


  • o correto seria - SOBRE o que pensar

    e não como pensar. 

  • De acordo com a hipótese do agenda setting, os meios  não determinam o que se deve pensar, mas, por efeitos cumulativos e cognitivos, influenciam o que se pensar sobre dado tema. 

  • Teoria do Agendamento ou Agenda-setting theory, no original, em inglês, é uma teoria de Comunicação formula da por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 1970. De acordo comeste pensamento, a mídia determina a pauta (em inglês,agenda) para a opinião pública ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos.

    É importante destacar que existe também uma interdependência entre o campo midiático e os campos temáticos caracterizada na retroalimentação do fluxo informacional. A exemplo do que observa Champagne (1998, p.234), a imprensa impõe ao campo político uma hierarquia dos temas que este último reconhece como importante, assim como também colabora para sua produção. 

    Em resumo, a mídia determina a pauta (leque de assuntos)sobre os quais a audiência deve pensar. Contudo NÃO determina o que pensar.

    Macete:

    Agenda Setting =SOBRE o quê pensar.

    Gabarito:E

    Espero ter ter contribuído.

    Bom estudo!


  • Não é uma imposição.

  • Está mais para o que pensar, e não o como pensar.


ID
1044772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de conceitos e paradigmas das principais teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Na transmissão de uma mensagem entre emissor e receptor, dada a possibilidade de ruído no canal, certo grau de redundância é fundamental para garantir a recuperação do sentido pela audiência, conforme a teoria matemática da comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. Para Teoria Matemática , a repetição da mensagem ajudaria o receptor a captá-la melhor, haja vista os ruídos porque passam pelo canal no momento da transmissão, então a redundância se faz como ponto positivo para esta teoria.

  • Nunca ouvi falar desta teoria da matemática da comunicação.

  • Eu imaginei que a questão falasse da Teoria da Entropia e Redundância e não da Matemática. Ainda que a constatação de ruídos é a principal preocupação dos estudiosos desta Teoria, não cheguei a ver, explicitamente, o fator da redundância como pediu a questão. 

    Ao menos já sabemos o ponto de vista do Cespe

  • Os conceitos de entropia e redundância são trabalhados na Teoria Matemática da Comunicação, assim como ruído, informação e código.

     

    Referência: Carlos Alberto Araújo, no livro Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências.

  • Theo, a Teoria Cibernética e a Teoria da Entropia e Redundância são destroncamentos da Teoria Matemática.

  • Confesso que fiquei em dúvida por causa do trecho "recuperação do sentido pela audiência". Isso não seria feedback? Que no caso deixaria a questão errada porque na Teoria Matemática não existe esse retorno.

  • Gabarito: C

    "Para garantir a transmissão de uma mensagem, e principalmente para assegurá-la contra possíveis ruídos que possam atravessá-las, é preciso que elas tragam certo grau de repetição. O excesso de redundância cai novamente na queda da informação - donde se conclui pela necessidade do equilíbrio, de um grau adequado de informação" (FRANÇA e SIMÕES p. 76)

    Fonte: Curso básico de Teorias da Comunicação, Vera V. França e Paula G. Simões

  • Quanto à questão do feedback, que a colega Isabela levantou: tenho dúvida sobre esse assunto pois já vi alguns autores afirmando que a Teoria Matemática apresenta sim a presença de feedback. Porém em algumas provas de concursos, já vi bancas afirmando que não há feedback. Acho que é uma questão que há discordância entre as referências. Segundo França:

    "Por último, é importante falar também de um novo elemento - ou movimento - previsto pelo modelo, que é o feedback ou retroalimentação, referindo-se ao “retorno” proporcionado pelo destinatário. Após o recebimento, o destinatário envia sinais à fonte que indicam a forma de sua recepção. Esse retorno realimenta a fonte, mantendo a cadeia. É importante, no entanto, não identificar o feedback com uma nova emissão - pois falta-lhe a autonomia da fonte. Ele tem uma natureza de resposta e não chega a caracterizar um lugar de escolha. Nesse modelo, o feedback atende à necessidade de um maior controle da eficácia do processo" (FRANÇA. p. 72)

    Fonte: Curso básico de Teorias da Comunicação, Vera V. França e Paula G. Simões


ID
1044775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de conceitos e paradigmas das principais teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Dada a influência exercida pela mídia sobre as pessoas, os meios de comunicação são capazes, por si só, de determinar o comportamento da massa, interferindo na intenção de voto e nas escolhas de gosto, entre outros fatores.

Alternativas
Comentários
  • "por si só"?? acho que não heim.

    Gab: Errado

  • Esse conceito de que a mídia interfere diretamente no comportamento é abordado apenas na primeira pesquisa sobre as Teorias da Comunicação de Massa, chamada de Teoria Hipodérmica ou Teoria da Bala Mágica. As teorias posteriores vieram para desconstruir esse conceito. A Teoria da Persuasão e a Teoria dos Efeitos Limitados, por exemplo, já defendem que há inúmeras variáveis responsáveis pela adesão do receptor às mensagens propagadas. Tais estudos vêem a mídia como instrumento de persuasão ou influência, mas não de manipulação total.

  • por si só e determinar... só que não. 


ID
1044778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de conceitos e paradigmas das principais teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

A articulação das partes constitutivas da sociedade em face de eventual ameaça e a vigilância sobre o meio social são funções que a comunicação social desempenha dentro da ótica funcionalista dos estudos em teoria da comunicação.

Alternativas
Comentários
  • As funções das comunicações de massa[editar | editar código-fonte]

    Wright apresenta em Milão, em 1959, um ensaio pelo qual descreve-se uma estrutura conceitual que deveria permitir inventariar, em termos funcionais, as ligações complexas que existem entre os mass media e a sociedade. São elas: Relativa à sociedade:

    • Alerta os cidadãos contra perigos e ameaças
    • Fornece instrumentos para se exercitar certas atividades, como por exemplo, as trocas econômicas

    Relativas ao indivíduo:

    • Atribuição de posição social e prestigio às pessoas que são objeto de atenção dos mass media
    • O reforço do prestígio por ser um cidadão bem informado
    • O reforço das normas sociais, caráter ético, confirmando as normas sociais, denunciando seus desvios à opinião pública.
    • Melvin De Fleur salienta a função que particulariza a capacidade de resistência dos mass media aos ataques
    Fonte: Wikipédia

  • Segundo Lasswell, as três funções do processo comunicativo são  a) a vigilância do meio b) o estabelecimento de relações c) a transmissão da herança social

  • Funções do processo de comunicação na sociedade: 

     a) A vigilância do meio: mostra o que ameaça/afeta os valores da sociedade ou grupo

     b) Conservação do modelo cultural: transmissão da herança social e reforço das normas sociais 

    c) Adaptação ao meio: relações entre componentes da sociedade para produzir uma resposta ao meio 

    d) Atribuição/reforço de status/prestígio: valorizam as pessoas e os grupos a quem a mídia da atenção 

    e) Entretenimento/diversão 

    Disfunções dos mcm à sociedade: 

    a) Ameaça 'a estrutura social: fluxos de informação circulam livremente 

    b) Difusão de pânico: divulgação de notícias alarmantes prejudica a vigilância do meio 

    c) Excesso de informações: desvia energias da participação ativa para o conhecimento passivo. 

    d) Conformismo com a ordem institucional e proprietária dos meios: os mcm contribuem para a manutenção do sistema  não pelo o que é dito, mas pelo o que é ocultado (ignoram os objetivos sociais pela vantagem econômica)

     e) Baixa qualidade: baixa qualidade cultural e estética da produção do mcm por causa da estrutura econômico-  produtiva 


ID
1044781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social

A respeito de conceitos e paradigmas das principais teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.

Nos estudos em teoria da comunicação, no que diz respeito ao comportamento da massa, existe uma relação necessária entre a quantidade de informação disponível na mídia, sobre um assunto de interesse geral, e a mobilização da sociedade para se engajar com o tema em evidência.

Alternativas
Comentários
  • A mobilização pressupõe certo envolvimento ativo, bem mais do que comentar ou assimilar passivamente um assunto. 

  • A relação entre a quantidade de informação e a mobilização da sociedade não é imprescindível, pode acontecer ou não, depende de que paradigma for considerado. 

  • O conceito de "massa", presente na Mass Communication Research, por exemplo, se refere a sujeitos abstratos, átomos isolados e que reagem isoladamente às ordens e sugestões dos meios. Portanto não há engajamento nem mobilizacão da sociedade.

  • A questão dá a entender que, necessariamente, quanto mais informação disponível na mídia houver sobre determinado assunto, maior será a mobilização da sociedade para se engajar com ele. Apesar de sabermos que essa relação é verdadeira para alguns casos, não podemos afirmá-lo categoricamente para todos

  • Há inclusive a teoria que afirma que, em alguns casos em que a audiência tem acesso a muita informação, isso gera um efeito contrário, um efeito de letargia. Trata-se do efeito narcotizante. "disfunção narcotizante, por sua vez, diz respeito ao risco de que o excesso de informação conduza à apatia das massas; de que o estar informado converta-se numa atitude substituta da necessária intervenção dos cidadãos nos destinos de sua sociedade. O cidadão bem-informado acaba confundindo seu alto nível de interesse e informação sobre a realidade com sua baixa participação efetiva [...] " (FRANÇA e SIMÕES p. 61)

    Fonte:  Curso básico de Teorias da Comunicação, Vera V. França e Paula G. Simões


ID
1044784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.

Para denunciar a produção voltada para o consumo massificado e para evitar a confusão entre cultura de massa e arte popular, a Escola de Frankfurt cunhou a expressão indústria cultural.

Alternativas
Comentários
  • Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. E embora a arte clássica, erudita, também pudesse ser distinta da popular e da comercial, sua origem não tem uma primeira intenção de ser comercializada e nem surge espontaneamente, mas é trabalhada tecnicamente e possui uma originalidade incomum – depois pode ser estandardizada, reproduzida e comercializada segundo os interesses da Indústria Cultural.

    Assim, segundo a visão desses autores, é praticamente impossível fugir desse modelo, mas deveríamos buscar fontes alternativas de arte e de produção cultural, que, ainda que sejam utilizadas pela indústria, promovessem o mínimo de conscientização possível.


    fonte: http://www.brasilescola.com/cultura/industria-cultural.htm


    Para os frankfurtianos tem pouco sentido falar em arte popular, uma vez que o povo é parte integrante do sistema de dominação. A arte é uma alienação positiva que permite se escapar do processo de ideologização total da sociedade, e reedita na sua prática, a contradição entre realidade e ilusão. Evidentemente a estética não abole a divisão social do trabalho, ou cria uma sociedade mais justa, ela age como a teoria crítica, negativamente Ao negar a sociedade real ela abre espaço para a utopia; neste sentido toda arte seria revolucionária. Ao contrário, uma sociedade "sem ideologia" significa que a "aparência" se tornou real, que as diferenças só se manifestam no nível da superfície e encobrem um processo de uniformização que é global. Mas, se no mundo moderno não mais existe contradição entre realidade e ilusão, a tradicional referência a alienação como fuga do real tem que ser invertida. Na verdade é esta "fuga" que permite a existência do discurso estético, a arte deve negar a sociedade para preservar a potencialidade das diferenças. Num mundo "sem ideologia" o indivíduo "foge para a realidade" e se distancia do universo ilusório, o único capaz de lhe mostrar o estado de sua sujeição total.

    Fonte:http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_01/rbcs01_05.htm


ID
1044787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.

O conceito de aldeia global foi emitido nos anos 60 por Marshall McLuhan para sintetizar a ideia de que as novas tecnologias da comunicação, com a televisão ao centro, alterariam o modo de o homem ver o planeta.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de aldeia global é utilizada por Marshall Mcluhan (1962) para sintetizar uma série de evoluções tecnológicas que estavam acontecendo desde 1929, com o surgimento das primeiras televisões e que culminou no lançamento do primeiro satélite de telecomunicações, o Telstar, pelos Estados Unidos. 

    Em 1929 realizam-se com sucesso as primeiras experiências de televisão. Os computadores aparecem nos Estados Unidos no início da década de quarenta, em plena II Guerra Mundial, devido à necessidade de descodificação das mensagens encriptadas dos inimigos. Na década de cinquenta, os transístores substituem as válvulas nos aparelhos electrónicos, permitindo a sua miniaturização e embaratecimento. Em 1959, a IBM apresenta o primeiro computador electrónico, dois anos depois

    de a União Soviética ter lançado o primeiro satélite artificial, o Sputnik e um ano depois de nos Estados Unidos ter sido criada

    a primeira rede de computadores, precursora da Internet, a Arpanet, com fins exclusivamente militares. Em 1962, o primeiro satélite de comunicações, o Telstar, foi lançado pelos Estados Unidos. Começava a configurar-se uma nova ágora, agora global,

    ou, se preferirmos a expressão de McLuhan (1962), começava a configurar-se uma aldeia global, ancorada nas telecomunicações, nas vias e veículos de comunicação, nos novos media e também numa nova língua universal, o inglês.

    Fonte: Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media, de Jorge Pedro Souza

    Elementos de Teoria e

    Pesquisa da Comunicação e

    dos Media


ID
1044790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.

O Relatório MacBride da UNESCO, publicado em 1980, cujas conclusões sugerem a necessidade de uma nova ordem mundial da informação e da comunicação, apontou o desequilíbrio produzido pela tese do livre fluxo da informação entre os hemisférios norte e sul.

Alternativas
Comentários
  • Q q isso minha gente?? isso tá em qual parte do conteúdo programático, alguem sabe?
  • Um documento de valor histórico fundamental para o debate internacional sobre as comunicações o informe final da Comissão Internacional para o Estudo dos Problemas da Comunicação, da Unesco. Publicado em 1980 e intitulado oficialmente Um mundo e muitas vozes, o livro é mais conhecido como Relatório MacBride, em uma alusão ao então presidente da Comissão Internacional, o jurista e prêmio Nobel da Paz Sean MacBride.

     O Relatório McBride foi o primeiro documento oficial de um organismo multilateral que não só reconhecia a existência de um grave desequilíbrio no fluxo mundial de informação e comunicações, mas apresentava possíveis estratégias para reverter a situação.


    Fonte: http://www.andi.org.br/politicas-de-comunicacao/page/cenario-internacional?page=2

  • Relatório MacBride, também conhecido como "Um Mundo e Muitas Vozes", foi um documento da UNESCO publicado em 1980 e redigido por uma comissão presidida pelo irlandês Seán MacBride, vencedor do prêmio Nobel da Paz. Seu objetivo era analisar problemas da comunicação no mundo em sociedades modernas, particularmente em relação à comunicação de massa e à imprensa internacional, e então sugerir uma nova ordem comunicacional para resolver estes problemas e promover a paz e o desenvolvimento humano.

    Entre os problemas identificados no documento, estavam a concentração da mídia, a comercialização da informação e o acesso desigual à informação e à comunicação. Também foi constatado o desequilíbrio gritante dos fluxos de informação entre o primeiro mundo e os países em desenvolvimento. No relatório, comissão propôs uma maior democratização da comunicação e o fortalecimento das mídias nacionais para evitar a dependência de fontes externas, entre outras sugestões.

    Apesar de ter recebido forte apoio internacional, o relatório foi condenado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como um ataque à liberdade de imprensa e à doutrina do livre-fluxo de informações. Em protesto, ambos os países se retiraram da UNESCO (suspendendo, assim, cerca de 30% do financiamento da organização) em 1984 e 1985, respectivamente (e mais tarde retornaram, em 2003 e 1997, respectivamente).

    Fonte: Wikipedia

  • "A XIX Conferência Geral da Unesco, realizada em Nairóbi, no Quênia, em 1976, propôs um exame geral dos problemas relativos à Comunicação na sociedade, à luz dos progressos tecnológicos e da evolução crescente das relações mundiais, em toda a sua complexa amplitude. A proposta resultou na constituição de uma comissão internacional para o estudo dos problemas da comunicação que dois anos depois, apresentou à Unesco o histórico informe conhecido como Relatório MacBride, transformado em livro e publicado em 1980". O relatório surgiu no final da Guerra fria, onde os blocos Comunistas x Capitalistas tinham seu embate.

    DUARTE, Jorge. Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012. p.26

  • O relatório destacou, entre outras coisas, principalmente:

    1- a concentração da mídia, a comercialização da informação e o acesso desigual à informação e à comunicação.
    2- desequilíbrio entre os fluxos de informação entre os países de primeiro desenvolvidos (hemisfério norte) e os países em desenvolvimento (hemisfério sul).

  • Relatório MacBride (Um Mundo e Muitas Vozes) - documento da UNESCO (1980) com objetivo de analisar problemas da comunicação como a concentração da mídia e o acesso desigual à informação e à comunicação. Apesar de ter recebido forte apoio internacional, foi condenado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como um ataque à liberdade de imprensa e à doutrina do livre-fluxo de informações. Em protesto, ambos os países se retiraram da UNESCO.


ID
1044793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.

A Internet foi criada, na década de setenta do século passado, a partir de uma rede limitada (Arpanet), que servia para universidades de alta tecnologia compartilharem informações. Na década de noventa, ela se transformou na rede das redes, aberta a todos.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a Arpanet tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano.

    Bons estudos!

  • De fato, a internet surgiu a partir de pesquisas militares e disputas políticas decorrentes da Guerra Fria, e a troca de informações ocorreu, inicialmente, no âmbito universitário. A questão está correta neste aspecto, mas erra ao afirmar que o surgimento se deu na década de 70.Foi um um pouco antes: em 1969.   

  • Os computadores aparecem nos Estados Unidos no início da década de quarenta, em plena II Guerra Mundial, devido à necessidade de descodificação das mensagens encriptadas dos inimigos. Na década de cinquenta, os transístores substituem as válvulas nos aparelhos electrónicos, permitindo a sua miniaturização e embaratecimento. Em 1959, a IBM apresenta o primeiro computador electrônico, dois anos depois de a União Soviética ter lançado o primeiro satélite artificial, o Sputnik e um ano depois de nos Estados Unidos ter sido criada a primeira rede de computadores, precursora da Internet, a Arpanet,

    com fins exclusivamente militares.

    Fonte: Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media, Jorge Pedro Souza


  • Resposta: errada

    Surgiu de um projeto chamado ARPANET, o qual interligava quatro computadores de universidades dos Estados Unidos em 1969. Foi motivado pela Guerra Fria, o objetivo do projeto era a proteção de informações de possíveis ataques soviéticos.

  • Entrei com recurso nessa questão na época da prova, por conta da data (1969)

  • Quem falou na II Guerra Mundial estava certo. 

  • A Arpanet era uma rede limitada aos militares nos EUA, e em seguida a rede se difundiu nas universidades. 

  • errado-

    Arpanet surgiu como umprojeto para ligar 4 nodes de locais distitos (university of utah, stanford research isntitute, UCLA and UCSB.O primeiro protocolo usado por IMP (interface message processor) e a tecnlogia usada para comunicação ja era baseada em packet switching, 


ID
1044796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.

Massa, multidão e público são conceitos distintos nos estudos em comunicação social.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Multidão é a aglomeração de pessoas bastante próximas fisicamente, sem normas ou uma organização pré-estabelecida, anônimas, iguais e com um objetivo em comum. Em uma multidão, não importa a raça, cor, nível intelectual ou de poder aquisitivo dos indivíduos, visto que não há espaço para esta diferenciação. Alguns exemplos de multidão: aglomerações de pessoas brincando o carnaval, grupo de curiosos vendo um acidente de trânsito que acabou de acontecer, etc. 

    O público é bastante diferente da multidão. As principais características que fazem essa distinção é que o público é uma associação intermediária entre o grupo social e a multidão, visto que o esse tipo de agregado social possui certo contato primário entre seus participantes e há uma organização estabelecida. Na multidão, a integração das pessoas é ocasional, no público é intencional, sendo que inclusive as pessoas agrupadas na forma de público possuem a capacidade de criticar (palmas, vaias, etc). Exemplos: público de pessoas que vão a um show musical, ao teatro ou a uma partida de futebol. 

    Massa. Diferentemente do público, que pode criticar, esse tipo é marcado principalmente pela passividade em relação ao que é imposto. Um exemplo claro de massa é o grupo de pessoas que vê a uma propaganda na TV. Neste caso, o conjunto de telespectadores é a massa. Como características nós ainda podemos ver: não há contato entre as pessoas do grupo, seu processo de formação é espontâneo, não há a possibilidade de crítica e o tipo de comunicação que predomina é aquele transmitido pelos veículos de comunicação de massa.

    Fonte: http://www.mundoeducacao.com/sociologia/agregados-sociais.htm


  • A resposta vai depender do modelo teórico e do paradigma adotado, além do período em questão. Gabriel Tarde falou do conceito de público, por exemplo.


ID
1044799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à interatividade e aos novos meios de comunicação, julgue os itens a seguir.

Uma característica da linguagem da Internet é o hipertexto, que pode ser definido como um vínculo eletrônico para arquivos digitais compostos de novos textos, imagens, áudios, gráficos etc.

Alternativas
Comentários
  • Não seria Hiperlink?

  • Diogo,


    Hipertexto é o termo original criado por Ted Nelson, que depois passou a ser chamado hiperlink, entre outros.

  • Já caí num erro parecido também. É tanta classificação.


ID
1044802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à interatividade e aos novos meios de comunicação, julgue os itens a seguir.

A possibilidade de a Internet acionar sentidos tão diversos como visão, audição e tato e de desencadear sinestesia recebe a denominação de multimodalidade e é um traço que a diferencia das mídias que a precedem.

Alternativas
Comentários
  • Tato pela Internet????????????????????????
  • Também fiquei em duvida em relação ao "tato", mas ai pensei que poderia ser pelo clique do mouse ou  touch screnn.

    A denominação "multimodalidade" também nunca ouvi falar?

  • O conceito de multimodalidade brota da Teoria da Semiótica, mais especificamente, da Semiótica Social. Consoante Barros (2005), a Semiótica concede prima pelo estudo do texto, mais especificamente, focando em explicar “o que o texto diz e como ele faz para dizer o que diz” (BARROS, 2005, p. 11). Em outras palavras, a Semiótica prima não só pelo estudo daquilo que é dito pelo texto, como também pelas estratégias textual-discursivas traçadas pelo autor do texto, a fim de exteriorizar o seu dizer. Diante disto, este campo de estudo se debruça sobre as mais distintas construções linguísticas do texto, para materializar seu dizer.


    fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed768_multimodalidade_afinal_o_que_e

  • O tato é possível através da "Linha Braille", geralmente utilizada por pessoas cegas e surdas. A linha Braille é um console com conexão USB, que possui vários pinos que sobem e descem formando as letras (e frases) em Braille do texto que aparece no monitor.

  • Sinestesia é a relação de planos sensoriais diferentes.

    É uma figura de linguagem ou semântica que designa a união ou junção de planos sensoriais diferentes.

  • Certo.

    No dizer de Dionísio (2005; 2011), a multimodalidade refere-se às mais distintas formas e modos de representação utilizados na construção linguística de uma dada mensagem, tais como: palavras, imagens cores, formatos, marcas/ traços tipográficos, disposição da grafia, gestos, padrões de entonação, olhares etc. (DIONÍSIO, 2005; 2011; SILVINO, 2012). A multimodalidade abrange, portanto, a escrita, a fala e a imagem.

    Fonte:http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed768_multimodalidade_afinal_o_que_e


  • Sobre o tato na internet, basta pensar nos smartphones, tablets e etc.

  • Achei a resposta desta questão no livro da Poliana Ferrari, está identico. 

  • Parece que o tato ainda não é transmitido pela internet. Daqui a pouco vai entrar olfato pois sentimos o cheiro quando a fonte queima.

    Mas a banca manda.

  • A sinestesia da internet, incluindo o sentido tátil, é abordado por Magaly Prado em Webjornalismo. Os aparelhos touch screen, como smarthphone, tablets e notebooks, são exemplos.


ID
1044805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à interatividade e aos novos meios de comunicação, julgue os itens a seguir.

O modelo comunicativo que melhor caracteriza a mídia massiva é o que pode ser sintetizado no paradigma “todos-todos”, em uma referência à interatividade de emissores e receptores no processo comunicativo.

Alternativas
Comentários
  • O modelo um x  todos é característico dos meios de comunicação de massa, como tv e rádio, onde uma fonte fala para vasta audiência, como sugere Levy. O modelo todosx  todos é o da internet, oriundo das novas tecnologias da informação e comunicação. Vejam em http://www4.faac.unesp.br/publicacoes/anais-comunicacao/textos/28.pdf 

  • Mas, a internet não seria uma mídia massiva, na atualidade?

  • Mídia Massiva = um-todos

    Na internet, é possível interagir.

  • GAB E


    Conforme Lévy:

    Mídia massiva (rádio, TV, jornal): um-todos

    Mídia interativa (internet): todos-todos


ID
1044808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à interatividade e aos novos meios de comunicação, julgue os itens a seguir.

Um programa de televisão aberta no qual o telespectador pode escolher entre dois filmes para assistir, mediante ligação telefônica, é uma situação comunicativa marcada pela interatividade de nível dialógico.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo possibilitando a participação do telespectador mediante ligação telefônica, um programa de televisão permanece sendo um sistema de interação monológica, pois permite a transmissão de mensagens em uma única direção: emissor -> receptor.
    As interações dialógicas são características da: 1- interação face a face (riqueza de deixas simbólicas) e 2- interação mediada (telefone, carta). Nessas intereções dialógicas, as mensagem percorrem ambos os caminhos emissor -> receptor -> emissor.

    Fonte: http://www.dgz.org.br/ago03/Art_01.htm
  • Na comunicação dialogica, emissao e receptor alternam seus papeis, o que não ocorre no caso acima]. 

  • Simplesmente pelo significado da palavra dialógico, entende-se que a questão esteja errada.


    Dialógico - aquilo que pretende provocar discussão, debate, diálogo.


    No exemplo, ainda que o usuário possa interagir com o programa, essa interação é feita de forma limitada, fechada (escolher entre dois pré-definidos filmes). Não há de se falar em abertura para diálogo. Este é um exemplo de comunicação monológica, típica da TV, onde um fala e outro escuta (um x todos). Você pode até conversar com a televisão, mas isso já é uma outra discussão...rs


ID
1044811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à história dos meios de comunicação no Brasil, com foco no meio impresso e no rádio, julgue os próximos itens.

A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC, foi a primeira emissora de rádio brasileira.

Alternativas
Comentários
  • A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, foi fundada em 1923, na Sede da Academia Brasileira de ciências por um grupo liderado por Edgard Roquette Pinto. A rádio tinha como slogan "Trabalhar pela cultura dos que vivem em nossa terra e pelo progresso do Brasil". Em virtude da emergência das rádios comerciais, que visavam o lucro através da publicidade, Roquette doa a Rádio Sociedade ao Ministério da Educação, impondo a condição de que nesta rádio nunca fossem veiculadas publicidades nem propaganda política. Foi o passo inicial para a criação das denominadas "Rádios Educativas" no país. 


ID
1044814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere à história dos meios de comunicação no Brasil, com foco no meio impresso e no rádio, julgue os próximos itens.

A revista Realidade, que circulou a partir de 1966 por cerca de uma década, causou impacto no mercado editorial devido aos assuntos que abordava e ao tratamento dado a eles, em estilo e linguagem.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Realidade foi uma revista brasileira lançada pela Editora Abril em 1966. Circulou até janeiro de 1976. Apresentava características inovadoras para a época, com matérias em primeira pessoa, fotos que deixavam perceber a existência do fotógrafo e design gráfico pouco tradicional. Destacou-se também por suas grandes reportagens, permitindo que o repórter 'vivesse' a matéria por um mês ou mais, até a publicação.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_(revista)

    A revista REALIDADE foi concebida em 1965, circulou pela primeira vez em abril de 1966 e nasceu para ir contra todos os tabus da época. Não se consegue imaginar hoje o que eram esses tabus, relembrá-los soa como se estivéssemos falando de 1500, embora já estivéssemos na segunda metade do século 20. Quem tinha na faixa de 16 a 22 anos naquele ano, em 1966, nunca mais se esqueceu da revista. Eu encontro até hoje pessoas que tinham em torno dos 20 anos naquele momento.Elas olham a capa da edição número 1 e se lembram de todas as matérias e de como elas mexeram com todo mundo. Tanto que em poucos meses REALIDADE já era a revista de maior circulação do Brasil, além de ser a porta-estandarte dos jovens. Quando REALIDADE nasceu, não tinha pílula ainda, nem aids, era outro momento histórico. Mas era o início da liberação, e chegamos a publicar uma reportagem com o título: "Sou mãe solteira e me orgulho disso". Imagine umas aspas dessas naquela época!

    Fonte: http://bravonline.abril.com.br/materia/revista-tabus


ID
1044817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF), no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no Código de Ética do Profissional de Relações Públicas e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

É vedado ao profissional de relações públicas atender a clientes concorrentes em todas as circunstâncias, tendo em vista o conflito de interesses que tal atitude acarretaria.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado


    CÓDIGO DE ÉTICA DOS
    PROFISSIONAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
    Reformulado conforme Resolução
    CONFERP no 02/85, de 06/11/85

    ..................

    Artigo 6º- É vedado ao profissional de Relações Públicas atender clientes concorrentes, sem prévia autorização das partes atendidas.

    ........................
  • O errado está em dizer "em todas as circunstâncias". 

  • O gabarito está certo, Fabiana. Se as partes autorizarem, ele pode, sim - logo, não é "em todas as circunstâncias".

  • Como sempre, a pegadinha da Cespe está nas generalizações, "em todos os casos", "em qualquer caso"..

  • Como já dito, reforço aqui: a questão está errada ao dizer "em todas as circunstâncias", uma vez que, SE as partes concordarem, o profissional de RP poderá sim atender a clientes concorrentes. O artigo 6º do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas é bem claro:

    Artigo 6º- É vedado ao profissional de Relações Públicas atender clientes concorrentes, sem prévia autorização das partes atendidas.


ID
1044820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF), no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no Código de Ética do Profissional de Relações Públicas e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

Ao profissional de relações públicas é vedado o exercício do lobby.

Alternativas
Comentários
  • Boa pergunta.

    DAS RELAÇÕES POLÍTICAS E DO EXERCÍCIO DE LOBBY
    Art. 28º - Defender a livre manifestação do pensamento, a democratização e a popularização das informações e o aprimoramento de novas técnicas de debates é função obrigatória do Profissional de Relações Públicas. 
    Art. 29º - No exercício do lobby, o Profissional de Relações Públicas deve se ater às áreas de sua competência, obedecendo as normas que regem a matéria, emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembléias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais. 
    Art. 30º- é vedado ao Profissional de Relações Públicas utilizar-se de métodos ou processos escusos, para forçar quem quer que seja a aprovar matéria controversa ou projetos, ações e planejamento, que favoreçam os propósitos. 
  • O lobby faz parte da atividade do profissional de RP, especialmente para influenciar grupos estratégicos e com poder decisório.


ID
1044823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF), no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no Código de Ética do Profissional de Relações Públicas e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

O CONAR atua na publicidade comercial, na propaganda político-partidária e no merchandising ou publicidade indireta.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 11 - A propaganda política e a político-partidária não são capituladas neste Código.
  • A propaganda política é fiscalizada pelos Tribunais Eleitorais.


ID
1044826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF), no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no Código de Ética do Profissional de Relações Públicas e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

Os infratores das normas estabelecidas pelo CONAR, e seus anexos, estarão sujeitos à proibição de veiculação de seus anúncios.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 50 - Os infratores das normas estabelecidas neste Código e seus anexos estarão sujeitos às seguintes penalidades:

    advertência; recomendação de alteração ou correção do Anúncio; recomendação aos Veículos no sentido de que sustem a divulgação do anúncio; divulgação da posição do CONAR com relação ao Anunciante, à Agência e ao Veículo, através de Veículos de comunicação, em face do não acatamento das medidas e providências preconizadas.
  • Recomendação é totalmente diferente de proibição. Desta forma, os que negligenciarem o CONAR podem estar sujeitos à suspensão dos anúncios, a qual é recomendada e não ordenada.

  • Proibição caracterizaria censura.


ID
1044829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF), no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no Código de Ética do Profissional de Relações Públicas e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

De acordo com a CF, os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio

Alternativas
Comentários
  • CF

    CAPÍTULO V
    DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

    Art. 220.

    § 5º - Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

     

  • Um oligopólio ocorre quando poucas firmas dominam o fornecimento de um serviço em um mercado específico.[Quando empresas maiores compram as menores, elas aumentam a concentração de mercado, o que eleva o poder que as mesmas têm sobre o setor. Com isso, a absorção ou expulsão de outras empresas (empresas pequenas possuem a desvantagem de ter menor economia de escala) pode se tornar inevitável se não houver um esquema regulatório no setor. Durante esse processo de eliminação da concorrência, as empresas restantes passam a ter um controle desigual da mídia, por terem poder de oligopólio.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Concentra%C3%A7%C3%A3o_de_propriedade_da_m%C3%ADdia



ID
1044832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF), no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no Código de Ética do Profissional de Relações Públicas e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

A prestação de informações de relevante interesse público pelas organizações públicas é uma obrigação social que não se estende às empresas privadas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

    Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:

    I - a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas;

    II - a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;

    III - a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;

    IV - a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, deve ser considerada uma obrigação social;

    fonte: http://www.fenaj.org.br/federacao/cometica/codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf


ID
1044835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF), no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no Código de Ética do Profissional de Relações Públicas e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

O jornalista não pode realizar, para o meio de comunicação em que trabalhe, cobertura jornalística de organização da qual seja assessor, tampouco pode utilizar o referido veículo para defender os interesses dessa instituição.

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros
    Capítulo II - Da conduta profissional do jornalista

    Art. 7º O jornalista não pode:
    VI - realizar cobertura jornalística para o meio de comunicação em que trabalha sobre organizações públicas, privadas ou não-governamentais, da qual seja assessor, empregado, prestador de serviço ou proprietário, nem utilizar o referido veículo para defender os interesses dessas instituições ou de autoridades a elas relacionadas;


ID
1044838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

A comunicação integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    "A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo".

    BUENO, Wilson da Costa. Comunicação e gestão empresarial: cenários contemporâneos. in: Communicare. São Paulo: Faculdade Cásper Líbero / Editora Paulus, 1o semestre de 2002

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_integrada

  • É, ipsis litteris, o conceito de:
    BUENO, Wilson da Costa. “Comunicação e gestão empresarial: cenários contemporâneos”. In: Revista de Pesquisa Communicare. Revista de Pesquisa Communicare São Paulo: Faculdade Cásper Líbero / Editora Paulus.

  • Copiou e colou o conceito!


ID
1044841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

O clima do ambiente organizacional depende da capacidade da comunicação interna de equilibrar, entre si, as quantidades transmitidas de dados, normas e sentimentos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe porque essa questão é certa?

  • Acredito que "sentimentos" esteja se referindo a percepção que os funcionários têm com relação a empresa. Se a empresa é percebida como acolhedora, burocrática, etc.

  • questão mais viajada essa

  • Também achei estranho, pessoal, mas vamos lá. A questão afirma, basicamente, que o clima depende do equilíbrio da comunicação interna. Essa é uma verdade, pois se a comunicação interna libera informações demais, conflitantes, cheias de emoção ou não libera informação alguma, o clima com certeza ficará abalado. Foi assim que entendi.

  • Mais uma vez: Cespe sendo contraditória.

    Afirmar que o "clima do ambiente organicional" depende do equilíbrio da comunicação interna é desconsiderar as:

    políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

    Logo, não teria como uma coisa depender da outra.


ID
1044844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

A comunicação interna é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. Para isso, ela focaliza a opinião pública.

Alternativas
Comentários
  • Entendo esta ser a definição de comunicação institucional.

    Bons estudos!
  • Falso. a comunicação externa e não interna é responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade. 

  • Para Kunsch, esta seria a definição de comunicação institucional ;)

  • Errado.

    A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL é a responsável pela imagem da instituição.
    O foco da Comunicação Interna é justamente o publico interno.


ID
1044847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

Rádio e outdoor constituem mídias de apoio porque atingem o público de uma campanha em situações nas quais as mídias principais são menos eficazes.

Alternativas

ID
1044850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

Mala direta e material de ponto de venda, como catálogos, são considerados mídias complementares, pois trazem informações que não puderam ser incluídas na mídia principal por falta de espaço, tempo ou adequação de linguagem.

Alternativas

ID
1044853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República não trabalha com o conceito de publicidade mercadológica, visto que é um órgão da administração pública federal que tem suas ações de publicidade centradas em valores de cidadania.

Alternativas
Comentários
  • No site da ANJ, eles falam sobre o Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM) e citam:
    II) Publicidade Mercadológica - a que se destina a lançar, modificar, reposicionar ou promover produtos e serviços de integrantes do SICOM que atuem numa relação de concorrência no mercado;

    http://www.anj.org.br/servicos/publicidade-governamental
  • Errado

    Apesar da Comunicação Mercadológica ser claramente voltada para consumo e lucro, ela também é feita na busca de fortalecer a imagem da empresa ou entidade, o que é sim, utilizado na comunicação pública.


ID
1044856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação a gerenciamento de crise e gestão de imagem institucional e de marcas, julgue os itens abaixo.

Logomarca e logotipo são dois termos que apontam para diferentes aspectos constitutivos da marca; a primeira é de caráter predominantemente verbal, e a segunda, visual.

Alternativas
Comentários
  • Logotipo é a identificação da empresa feita por letras

    Símbolo ou Marca é um desenho que identifique a empresa

    Logomarca é a união do símbolo ou marca com o Logotipo.

  • Vale ressaltar que, embora difundido na linguagem cotidiana, o termo logomarca é considerado por designers profissionais e acadêmicos um neologismo redundante e impreciso. Já vi questões de concursos que o colocam como incorreto.

    Bons estudos!
  • http://www.sergiocabraldesign.com.br/logomarca_logotipo2.htm


ID
1044859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação a gerenciamento de crise e gestão de imagem institucional e de marcas, julgue os itens abaixo.

Em uma assessoria de comunicação, para lidar com emergências, o planejamento constitui erro estratégico, uma vez que não há como planejar emergências.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    "Embora cada crise apresente tipicidades, o que torna necessário flexibilidade na gestão de crises, há traços em comuns entre as crises que tornam possível o planejamento. Entre esses traços destacam-se o elemento surpresa, informações insuficientes ou confusas, e um ritmo acelerado dos eventos".

    Fonte: Prof Luiz Campos, LFG


  • Pelo contrário, planejamento é prevenção estratégica. 


ID
1044862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação a gerenciamento de crise e gestão de imagem institucional e de marcas, julgue os itens abaixo.

Em situação de crise, o compromisso de uma assessoria de comunicação é com a precisão das informações. Em razão disso, as melhores práticas recomendam aguardar o tempo necessário até que tudo tenha sido apurado para, então, informar à opinião pública o ocorrido.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    "Deve-se repassar a informação rapidamente, desde que se tenha certeza da veracidade da informação. A demora pode ser prejudicial à reputação da empresa".

    Prof Luiz Campos, LFG

  • Ao invés de fugir da sociedade  e de ficar em silêncio, a empresa deve se pronunciar, mesmo que seja para dizer que ainda está em busca de repostas. 


ID
1044865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação a gerenciamento de crise e gestão de imagem institucional e de marcas, julgue os itens abaixo.

A imagem institucional de uma organização é fruto da combinação de ações de relações públicas e de marketing. As primeiras são voltadas para a construção de relacionamentos com diversos públicos; as segundas, para relações de consumo com os clientes.

Alternativas

ID
1044868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

Os valores-notícia são empregados pelos jornalistas na seleção de assuntos a serem cobertos.

Alternativas
Comentários

ID
1044871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

Crônica e coluna são textos de gêneros distintos, nesta prevalecendo o gênero informativo e a objetividade jornalística.

Alternativas
Comentários
  • Coluna contém explicitamente uma opinião ou ponto de vista do autor.


  • Coluna e crônica fazem parte do gênero opinativo. Por aí já dá para deduzir que a questão está errada, pois ambas fazem parte do mesmo gênero jornalístico.

  • Errado

    Ambos são do gênero opinativo.


ID
1044874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

É prática recorrente nas edições dominicais dos jornais conferir-se à entrevista o mesmo tratamento dispensado à notícia, dispondo-se, em sua abertura, ou lide, a proposição julgada mais relevante.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Como o Cespe é nojento, colocou esse "dominicais" só para a gente duvidar de que ele estaria restringindo o uso da entrevista! rs.

  • Sim, aos domingos, os jornais dispõem de mais espaço para incluir entrevistas exclusivas. Cabe destacar que o uso do lide é recorrente também nesse formato e a técnica da pirâmide invertida se mantém: a informação mais importante é dada primeiro.

  • achei que as entrevistas dos jornais de domingo tinham uma redação mais livre e amena, próxima do jornalismo de revista, mas acho que me confundi com os cadernos e suplementos.


ID
1044877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

O modelo da pirâmide invertida é a base teórica do new journalism, corrente surgida nos Estados Unidos da América em que são empregados recursos literários na reportagem.

Alternativas
Comentários
  • pirâmide invertida é uma técnica de estruturação de texto jornalistico caucada em técnicas pós-modernas. Carl Tiuí Hummenigge ( Salzburg, Áustria, 1853 - 1935) a desenvolveu para os periódicos durante a Primeira Guerra Mundial, visando informar a população acerca dos acontecimentos nos campos de batalha de forma mais clara e objetiva.

    Tornou-se a técnica mais comum de construção das notícias e segue-se naturalmente da elaboração de um lead direto. Isso significa que esse tipo de redação jornalística privilegia a disposição das informações em ordem decrescente de importância. Assim, os fatos mais interessantes são utilizados para abrir o texto jornalístico, enquanto as de menor relevância aparecem na sequência.

    O termo pirâmide invertida é utilizado porque a base desta, aquilo que é noticiosamente mais importante, se encontra no topo – em ordem muito distinta à que seguem, por exemplo, a novela, o drama ou o conto.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_invertida


  • Gab. Errado.

    O "new journalism" busca justamente quebrar o padrão narrativo vinculado ao lide, presente na técnica da pirâmide invertida.


ID
1044880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

A pauta, que tem o objetivo secundário de auxiliar no planejamento da edição jornalística, é amplamente adotada na imprensa brasileira e nos veículos de comunicação corporativos.

Alternativas
Comentários
  •  A pauta é a orientação que os repórteres recebem descrevendo que tipo de reportagem será feita, com quem deverão falar, onde e como. A pauta não necessariamente é escrita e nem sempre é premeditada. Apesar de ser detalhada e repleta de orientações editoriais, a pauta não é rígida: o repórter pode modificar abordagens, sugerir outros entrevistados e até mudar completamente a natureza da reportagem que irá produzir levando em conta os acontecimentos factuais que presenciar depois de sair da redação em busca da notícia.

  • A pauta de fato é amplamente adotada na imprensa brasileira e nos veículos de comunicação corporativos. No entanto, o objetivo principal dela é nortear o planejamento da edição jornalística, bem como o trabalho do repórter. O erro da questão está na afirmação "objetivo secundário".

  • Secundário não, primário.

  • A pauta, que tem o objetivo PRIMÁRIO de auxiliar no planejamento da edição jornalística, é amplamente adotada na imprensa brasileira e nos veículos de comunicação corporativos.

  • O primeiro objetivo de uma pauta é planejar a edição. O princípio é que, mesmo que não aconteça nada não previsto em determinado dia - por exemplo, no domingo de uma editoria política ou na segunda-feira de uma editoria de esportes -, o jornal sairá no dia seguinte, os boletins de rádio serão produzidos, as gravações de televisão serão editadas e as equipes das revistas estarão nas rua (LAGE, p. 17)

    Fonte: A reportagem. Nilson Lage


ID
1044883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

No jornalismo brasileiro, o sublide é o texto mediante o qual são apresentados aspectos complementares ao fato principal, correspondendo ao segundo parágrafo do texto jornalístico.

Alternativas
Comentários






  • CERTO

    Chamada de Teoria da Pirâmide Inverttida



ID
1044886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

O emprego do lide, texto em que são respondidas as seis indagações básicas relacionadas ao fato jornalístico, garante que uma mesma notícia seja tratada de forma semelhante por diferentes veículos de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • De fato não garante pois as linhas editoriais de dois diferentes jornais podem dar tratamento diferente no que se refere por exemplo ao motivo da notícia e assim, mesmo usando o lide os veículos nem sempre concordam entre si na essência da pauta.

  • Lide (lead) : primeiro parágrafo do texto jornalístico, contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas: o que, quem, quando, onde, como e por que?
    Parte da idéia da pirâmide invertida, ou seja, os fatos seriam relatados em ordem decrescente de importância

    pirâmide invertida
    lide
    sublide
    desenvolvimento
    fechamento

    (fonte: http://jornalismogeral.blogspot.com.br/2013/02/o-que-e-lide-lead.html)

  • Errado

    Muito cuidado com a palavra 'garante', pois há inúmeros veículos jornalísticos, muitos deles com tendências políticas e divergência em suas abordagens; um mesmo fato pode ser tratado de maneiras diferentes, dando-se mais ou menos relevância a um determinado elemento da notícia, ainda que o lide seja o mesmo (teoricamente) para todos esses veículos.


ID
1044889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

No jargão jornalístico, denomina-se de pingue-pongue o esquema de apresentação de entrevista realizada com base no modelo de perguntas e respostas.

Alternativas

ID
1044892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

No telejornalismo, o lide, também denominado de cabeça de matéria, consiste no texto lido pelo apresentador no início da reportagem.

Alternativas
Comentários
  • Cabeça da matéria ou cabeça do vt: É o lide da matéria. Quem lê é sempre o apresentador que introduz o assunto da matéria feita pelo repórter.

    Fonte: Universidade Metodista de SP

    Bons estudos!
  • DEPENDE DA BIBLIOGRAFIA !!!                        

     

    Lead = Cabeça

     

    Ao chamar o repórter ao vivo, o âncora/apresentador deve apenas falar o assunto e o local em q ele está, lembrando que o lead é do REPÓRTER.                                                                     (Heródoto Bardeiro - Manual de Jornalismo para Rádio TV e novas mídias)                                                   

     

     

    Cabeça da Matéria:  texto lido pelo APRESENTADOR q abre a matéria/ vt; p conquistar e preparar  telespectador p matéria. Alguns autores chamam de LIDE da matéria de TV.                                            (Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira -  Redação Jornalístima Mutimeios)                       

     

  • Essa questão é controversa. Segundo a página 116 do Manual para Rádio, TV e Novas mídias de Heródoto Barbeiro, se a matéria for ao vivo, o apresentador introduz apenas o assunto e fala o nome e o local do repórter, deixando o lead com o repórter, uma vez que como é ele quem presencia o assunto, é ele quem tem mais informações noticiosas para dar. Mas, se a matéria for gravada, o apresentador é o responsável pelo lead, e depois entra o VT com o off e as sonoras produzidos pelo repórter. Enfim, como a questão não mencionou se é ao vivo ou não, é melhor considerar como matéria gravada, por isso tá certa, mas acho que o examinador deveria ter sido mais específico e claro.


ID
1044895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

A instantaneidade do veículo deve caracterizar o texto de radiojornalismo, que deve ser redigido na ordem direta e de forma coloquial.

Alternativas
Comentários
  • Correta!

    O texto para radiojornalismo deve ser mais curto e objetivo que o texto jornalístico de mídia impressa e de TV, com vocabulário o mais próximo possível do coloquial. Deve, ainda, utilizar sempre ordem direta (sujeito, verbo e predicado) e ser muito descritivo, para compensar a falta de imagens.

    Bom estudo ;)

  • Questão passível de anulação. 


    Deve ser escrita de forma coloquial? Não necessariamente. 

  • O ruim dessas questões de com. social é isso, uma afirmativa dessa não está NECESSARIAMENTE errada, mas é muita forçação de barra do examinador dizer que "deve ser escrito na linguagem coloquial", pode até ser a regra, mas esse DEVE restringe demais, mas será possível?

  • "Para que a missão de conquistar o ouvinte seja alcançada, o texto deve ser coloquial. O jornalista deve ter em mente que está contando uma história para alguém, mas sem apelos à linguagem vulgar, e, acima de tudo, respeitando as regras do idioma."

    Barbeiro, Heródoto; Lima, Paulo Rodolfo de. Manual do Radiojornalismo - Rio de Janeiro: Campus, 2001.

  • Penso o mesmo, Klaus! Quer dizer então que se o jornalista redigir a notícia formalmente ele estará incorrendo em ERRO?! Há rádios e rádios por aí, cada uma com seu público específico e com um tom que se adeque melhor a ele.


ID
1044898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de planejamento de campanha publicitária e estrutura das agências de publicidade, julgue os itens seguintes.

A área de atendimento desempenha uma dupla função, tanto representa a agência como os interesses do cliente no âmbito da própria agência.

Alternativas

ID
1044901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de planejamento de campanha publicitária e estrutura das agências de publicidade, julgue os itens seguintes.

O briefing, fornecido pela agência, reúne informações que orientam o planejamento de uma campanha.

Alternativas
Comentários
  • Briefing  é a passagem de informação de um ponto para outro, deve ser organizada para que a passagem de informações e dados do cliente ocorra de maneira certa, da pessoa certa e para a pessoa certa. Contém a descrição da situação da marca ou empresa, seus problemas,oportunidades, objetivos e recursos, é a base do processo de planejamento.

  • O briefing, fornecido pelo cliente a agência....

  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing


ID
1044904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.

Para conferir mais vivacidade à leitura, é aconselhável utilizar a combinação de, ao menos, quatro fontes tipográficas em um projeto gráfico.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário. O ideal é ater-se ao mínimo possível de fontes tipográficas e fazer as variações de estilo dentro das famílias escolhidas.

  • "Ao menos" quatro fontes tipográficas é demais.

  • Errado.

    O ideal, em uma arte gráfica, é usar uma variedade reduzida de fontes para não confundir o leitor e permitir a compreensão das informações com facilidade.

    Fonte: Prof. Julia Branco - Estratégia

  • 2 fontes é o ideal (no máximo). Menos é mais no Design, senão gera poluição visual (= desarmonia)

  • O exagero do uso de fontes tipográficas prejudica o equilíbrio. Não é recomendável, na maioria dos casos.


ID
1044907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.

O título de anúncio publicitário, assim como o de texto jornalístico, deve despertar o interesse do leitor, versando sobre o assunto tratado de forma direta ou indireta. O emprego da forma indireta, em geral, instiga a curiosidade do leitor e chama-o para a leitura integral do texto.

Alternativas
Comentários
  • Como assim forma indireta??? pensei q o jornalismo e a publicidade prezassem sobre a forma direta do discurso.
  • Eu acho que nesse caso aí a explicação é: por ser título tudo vale pra chamar atenção. Embora uso de vírgulas e pontos não sejam apropriados. Acredito que a forma indireta atrai sim a curiosidade do leitor. 
  • O título publicitário pode ser redigido de forma direta ou indireta. No jornalismo, a regra geral é ser direto no título. Quanto mais direto, melhor. A forma indireta é exceção, sendo usadas em títulos de revistas semanais e mensais e em matérias especiais nos jornais e nos portais noticiosos.
  • Pessoal, eu também estou surpresa com o gabarito da questão proposta. Atente para as correntes usadas e aplicadas pelos examinadores da banca. Somente dessa forma o êxito chegará em breve.

  • Essas questões estão mal formuladas. Complicam mais do que testam o conhecimento. Várias perguntas ambíguas.


ID
1044910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.

Mediante a técnica GRP (gross ratings points), conhecem-se o total do público-alvo atingido por uma campanha e a frequência com que esse público assiste a campanha.

Alternativas
Comentários
  • Item Correto!

    Pontos de audiência bruta (em inglês Gross Rating Points - GRP) é termo criado para designar o somatório das audiências de uma campanha publicitária. Ou seja, é uma unidade de medida para observar o impacto dos veículos publicitários, ajudando assim empresas e profissionais de propaganda e marketing mensurarem o efeito de uma campanha publicitária.

    O GRP são medidos conforme o número absoluto de pessoas impactadas por uma mensagem, ou seja: no caso da televisão, ocorre com a soma das audiências dos horários onde foram retransmitidos os Vts de uma determinada campanha.

    Por exemplo: se, para um determinado target, a audiência de um spot colocado junto ao Big Brother for de 15.8%, e a de um segundo spot colocado junto à novela for de 9.3%, com estes dois spots obtêm-se 25.1 GRP, isto é, 15.8 + 9.3. Para uma campanha inteira bastaria adicionar as audiências de todos os spots.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontos_de_audi%C3%AAncia_bruta

    Bom estudo :)
  • GRP é um indicador do tamanho do esforço de comunicação de determinada programação. Ele dá dimensão daquilo que em marketing se chama de pressão de comunicação, ou seja, a intensidade com a qual o anunciante está se comunicando com o público utilizando aquela programação. Isto permite comparar programações diferentes e saber, por exemplo, qual é a mais forte. Ou escolher a alternativa que dá a maior quantidade de comunicação pelo menor custo.

  • Frequência?


ID
1044913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.

Atrair os olhos das pessoas para a leitura é o objetivo do contraste, elemento de design empregado em impressos e portais de conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • Item Certo!
     
    Dar contraste significa que os elementos não podem ser tratados de forma semelhante. Por exemplo, um título não pode ter o mesmo tamanho do resto do texto. Um cartão de visitas não pode ter todas as informações usando a mesma fonte, no mesmo tamanho. A leitura fica perdida, os olhos não identificam o que é mais importante. Por isso, é importante darmos contraste aos elementos.

    Quem tiver interesse, segue link com mais informações:
    http://www.criarweb.com/artigos/design-equilibrado-contraste.html

    Bom estudo :)

ID
1044916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à comunicação nas organizações e ao trabalho do profissional de relações públicas, julgue os próximos itens.

No lançamento de um novo produto ou serviço, a comunicação interna deve ser feita de forma distinta das demais, dado que seu público é claramente identificável, não se confundindo com os outros públicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Por ser um produto novo não dá para dizer que há público e que este é claramente identificável. Por essa razão a questão está errada.

  • A Comunicação deve ser feita de forma integrada e não distinta. Deve-se levar em consideração aspectos do público interno para divulgar o novo produto para esse público, mas a essência da comunicação desse novo produto ou serviço será a mesma para todos os públicos.

  • Cuidado com o comentário da Vannucci, pois encontra-se equivocado.

     

    O público interno é sim claramente identificável, pois trata-se dos colaboradores da instituição. O erro da questão, conforme apontou a colega Rossana, está em restringir a comunicação interna a um formato "distinto dos demais", enquanto esse, na verdade, deve integrar-se aos outros sem deixar de atender a sua função.


ID
1044919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à comunicação nas organizações e ao trabalho do profissional de relações públicas, julgue os próximos itens.

A comunicação integrada, um dos gêneros da comunicação organizacional, consiste em uma das vertentes do planejamento estratégico de comunicação, o qual se constitui, ainda, de comunicação administrativa e institucional.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado!

    A questão erra ao incluir a Comunicação Administrativa, que não faz parte da comunicação integrada.

    A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

    É um trabalho em conjunto da assessoria de imprensa, do departamento de publicidade, do Marketing, da comunicação interna, etc. 

    Bom estudo :)
  • Na verdade, eu acho que a questão erra quando afirma que a comunicação integrada é um dos gêneros da comunicação organizacional. Sendo que na verdade é o contrário.
  • Na verdade, a comunicação integrada não é um dos gêneros da com. organizacional.

    A CI engloba um composto de comunicação que se desdobra na comunicação organizacional. Esta, por sua vez, se divide em subáreas: comunicação institucional, comunicação mercadológica, comunicação interna e comunicação administrativa.

    Portanto, a questão também erra ao não citar a com. mercadológica.

    Bons estudos!
  • "Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação institucional".

    (Margarida Kunsch, Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada)


  • A questão está errada, não por incluir a comunicação administrativa como parte da Comunicação Integrada pois, como alguns colegas já colocaram, está correto.

    A questão erra ao considerar a Comunicação Institucional como parte da Com. Integrada. Porém, Comunicação Organizacional, Institucional e Corporativa são conceitos análogos. Logo, é a Comunicação Integrada que faz parte da Institucional, não o contrário.

  • Segundo Kunsch (Planejamento das Relações Públicas - comunicação Integrada - 1997) A Comunicação Organizacional está dentro da Comunicação Integrada e não o contrário.

  • A "Comunicação Organizacional Integrada" é constituída pelos segmentos:

    1) Comunicação Administrativa: processada dentro da organização, viabiliza o sistema organizacional e comunicacional. É fundamental para o processamento das informações no âmbito das funções administrativas internas e externas em relação a diversos públicos.

    2) Comunicação Interna: sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e necessário para seu desenvolvimento. Ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de
    informações e de experiências e à participação de todos os níveis.

    3) Endomarketing: consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir clientes.

    4) Comunicação Institucional: difunde informações de interesse público sobre as filosofias, políticas e praticas de uma organização. Colabora na construção de uma imagem e identidade corporativa. Enfatiza a missão, visão e os valores e objetivos de uma organização. Está relacionada com prestígio e reconhecimento social.

    5) Comunicação Mercadológica: compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico. Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo.

    Fonte: Margarida Kunsch (ECA/USP)

  • Errada.

    Resumindo: comunicação integrada não é "gênero", mas sim uma "característica" da comunicação organizacional dentro de um planejamento estratégico.

  • A questão fez uma salada aí para confundir.

    Margarida Kunsh

    Comunicação Integrada =

    1-Comunicação Institucional;

    2-Comunicação Interna;

    3-Comunicação Mercadológica;

    4-Comunicação Administrativa.


ID
1044922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à comunicação nas organizações e ao trabalho do profissional de relações públicas, julgue os próximos itens.

Um exemplo de comunicação dirigida é a realização de evento para o lançamento de um novo produto no mercado.

Alternativas
Comentários

  • Correta!

    Em poucas palavras, "comunicação dirigida" é uma comunicação voltada para públicos definidos, uma comunicação personalizada.

    Bom estudos ;)


  • Certo!

    Essa forma de comunicação dirigida é chamada de Comunicação Dirigida Aproximativa!


ID
1044925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à comunicação nas organizações e ao trabalho do profissional de relações públicas, julgue os próximos itens.

Contribuir para o cumprimento dos objetivos globais e da responsabilidade social da organização é um dos objetivos do profissional de relações públicas.

Alternativas

ID
1044928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à comunicação nas organizações e ao trabalho do profissional de relações públicas, julgue os próximos itens.

O uso das redes sociais digitais nas organizações intensifica a comunicação horizontal ou lateral entre pares ou pessoas com interesses ou posições semelhantes.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Lateral - A comunicação lateral ou comunicação horizontal refere-se à comunicação com pessoas de igual status que trabalham em outros departamentos, ou seja, ocorre entre departamentos de um mesmo nível hierárquico, fazendo com que os colaboradores trabalhem como uma equipe multidisciplinar onde todos têm responsabilidades iguais.


ID
1044931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito à comunicação nas organizações e ao trabalho do profissional de relações públicas, julgue os próximos itens.

As estratégias de trabalho empregadas pelo profissional de relações públicas incluem a identificação e a sensibilização dos líderes de opinião que são multiplicadores de informações.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação evoluiu de seu estágio embrionário, em que se definia como mero acessório, para assumir, agora, uma função relevante na política negocial das empresas. 

    Deixa, portanto, de ser atividade que se descarta ou se relega a segundo plano, em momentos de crise e de carência de recursos, para se firmar como insumo estratégico, de que uma empresa ou entidade lança mão para idealizar clientes, sensibilizar multiplicadores de opinião ou interagir com a comunidade. (BUENO apud BATISTA, 2006).


ID
1044934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às novas tecnologias de comunicação empregadas em jornalismo, publicidade e relações públicas, julgue os itens que se seguem.

Nos portais intranet ou corporativos, foram inseridos elementos da Web 2.0, o que propiciou o seu estabelecimento como a mais importante ferramenta de comunicação das organizações com os clientes externos.

Alternativas
Comentários
  • Se é intranet, não é para falar com clientes externos.
  • Portais de intranet e portais corporativos são conceitos distintos. 

    Postais de intranet são instrumentos para departamentos específicos da empresa publicarem suas informações ou disponibilizarem seus serviços isolados.

    Portais corporativos fornece a infra-estrutura necessária para desenhar sistemas de informação totalmente configurado e personalizado cada usuarios, que esteja dentro ou fora da empresa.

ID
1044937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às novas tecnologias de comunicação empregadas em jornalismo, publicidade e relações públicas, julgue os itens que se seguem.

O desenvolvimento da Internet propiciou o surgimento de diversos emissores de informação, rompendo com o predomínio da imprensa como polo de emissão.

Alternativas
Comentários
  • Hoje temos diversos produtores de conteúdo independentes, o que multiplica as opiniões e versões de fatos amplamente divulgados, e o conhecimento de fatos não cobertos pelos principais veículos.
  • A alternativa está certa.

    Porém penso que esse predomínio na emissão de informações ainda existe; o que não há mais é a exclusividade. Mas é só minha opinião.
  • Rompendo? Categoricamente tal informação apostada pela banca implica em discordâncias. 



  • Exausta dessas informações categoricas do cespe altamente duvidosas. E-xaus-ta!

  • concordo com os colegas, essas afirmações categóricas da cespe são horríveis. Porém, pior do que essa extrapolação que ela faz, é a incoerência entre os gabaritos. Em uma questão da prova da Anatel de 20154, ela elaborou um texto igualzinho a esse e deu o gabarito diferente. Decida-se, Cespe!!


ID
1044940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às novas tecnologias de comunicação empregadas em jornalismo, publicidade e relações públicas, julgue os itens que se seguem.

A interatividade, uma das características da hipermídia, permite aos usuários de computadores traçarem o seu próprio percurso de acesso a documentos na Internet.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Hipermídia:
    é um conjunto de diferentes tipos de mídias que são interligadas permitindo ao usuário uma interação simultânea entre textos, vídeos, sons e imagens.

  • A leitura na Internet é considerada não-linear.

  • Interatividade é um conceito que quase sempre está associado às novas mídias de comunicação. Interatividade pode ser definida como: “uma medida do potencial de habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da comunicação mediada.” Porém ainda há a perspectiva sociológica do termo que seria: “a relação entre duas ou mais pessoas que, em determinada situação, adaptam seus comportamentos e ações uns aos outros”. 

    Fonte: http://www.comuniqueiro.com/dicionario/interatividade

  • Hiper, texto, link e mídia são palavras que aparecem muitas vezes e podem confundir quem ainda está aprendendo de forma técnica esse assunto (mesmo que utilize a internet a muitos anos). Aqui está uma forma simples, rápida e prática para entender o que cada um desses nomes significa.

     

    HIPERTEXTO

    É simplesmente a possibilidade de navegação livre, ou seja, o usuário escolhe o caminho a ser percorrido dentro de um mesmo ambiente através de páginas de sites diferentes. Agregando imagens, sons e vídeos para fazer a pesquisa se tornar mais interessante.

     

    HIPERLINK

    O termo mais usado para esse é “link”, que nada mais é do que a alma de qualquer site. O link facilita a navegação na internet, porque na verdade ele não passa de um comando que te leva para uma rede social, para outro site, para outro tópico desse mesmo site, etc.

     

    HIPERMÍDIA

    Diretamente ao ponto, é o conjunto de imagens, sons e textos em uma única página. Casualmente todos os sites conhecidos utilizam esse método para passar seu conteúdo, é considerada a melhor forma de transmitir as informações para o público.

     

    MULTIMÍDIA

    Esse anda lado a lado com o Hipermídia, sendo que o que origina a existência do Hipermídia é o Multimídia. É a soma de uma mídia estática (foto, texto, gráfico) com uma mídia dinâmica (vídeo, áudio, animação).

     

    Fonte: https://hipercontrole.wordpress.com/2014/09/22/hipertexto-hiperlink-hipermidia-e-multimidia-qual-a-diferenca/


ID
1044943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às novas tecnologias de comunicação empregadas em jornalismo, publicidade e relações públicas, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se conta verificada o recurso disponível no Twitter para a atestação do perfil oficial de instituições e personalidades.

Alternativas
Comentários
  • Certo, conforme a Central de Ajuda do Twitter:


    "O que é uma conta verificada?

    Toda conta com um selo azul de verificação no perfil do Twitter é uma conta verificada. 


    Por que o Twitter verifica as contas?

    Atualmente, a verificação é utilizada para determinar a autenticidade de indivíduos e marcas importantes no Twitter.

    Quais tipos de conta são verificadas?

    O Twitter verifica contas, de maneira proativa e constante, para facilitar a localização pelos usuários das pessoas que estão procurando. Nós nos concentramos em usuários muito procurados nas áreas de música, atuação, moda, governo, política, religião, jornalismo, mídia, publicidade, negócios e outras áreas importantes de interesse. Constantemente, atualizamos nossos requisitos de verificação. Observe que a verificação não é usada como um fator na conta do seguidor ou do Tweet.

    Não aceitamos solicitações de verificação do público em geral. Se você se enquadra em uma das categorias acima e sua conta do Twitter cumpre nossas qualificações para verificação, poderemos entrar em contato com você no futuro."

    Fonte: https://support.twitter.com/articles/289914-perguntas-frequentes-sobre-contas-verificadas#

  • É por isso que apesar de pagar mal, ainda gosto dessa profissão: olha o que cai na nossa prova e olha o que cai na prova de quem cursa Direito! rs


ID
1044946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às novas tecnologias de comunicação empregadas em jornalismo, publicidade e relações públicas, julgue os itens que se seguem.

A Internet recentemente passou a substituir a televisão como a principal mídia utilizada pela publicidade, tornando-se a mídia que mais recebe investimentos de campanhas no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A internet contribui sobremaneira, contudo não há o que se falar acerca de substituição. É uma idealização que possivelmente, um dia, poderá acontecer. 


    Questão errada.


ID
1044949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às novas tecnologias de comunicação empregadas em jornalismo, publicidade e relações públicas, julgue os itens que se seguem.

Redação integrada é uma estratégia recente adotada por grandes jornais, eliminando a divisão entre o online e o offline. O objetivo dessa estratégia é satisfazer os novos hábitos de consumo de notícias

Alternativas
Comentários
  • A redação integrada é resultante da convergência das mídias. Toda redação de jornal impresso também está interligada com a redação da rádio, da web rádio, também inteligada com a redação da TV, do site, portal ou blog.  A convergência das mídias faz com que as pautas sejam repercutidas nos diversos formatos de veículos. Até em assessoria de comunicação, quando vc envia uma sugestão de notícia/pauta, um único veículo (exemplo: rádio), a redação da rádio já repassa e repercute a sugestão de notícia para o jornal impresso, para o site (formato web) e para TV. Tudo isso, desde que tenha o caráter de utilidade pública no jornalismo, ética e adequação da mensagem ao veículo.

ID
1044952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às novas tecnologias de comunicação empregadas em jornalismo, publicidade e relações públicas, julgue os itens que se seguem.

Convergência midiática refere-se à articulação entre meios impressos e eletrônicos na distribuição de conteúdos.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de convergência midiática levantado por Henry Jenkins em seu livro Cultura da Convergência defende a idéia de que todas as principais mídias estão de alguma forma convergindo para a internet. Este conceito é plausível, mas também passível de ser o contrário, na verdade.

    Seguindo a lógica de Jenkins, as principais ferramentas de mídia estão sendo substituídas de uma forma (mas não completamente) por serviços que funcionam dentro da internet. Já vimos os jornais sendo “substituídos” pelos blogs e redes sociais; as rádios AM e FM sendo substituídas pelas web rádios; e a televisão sendo substituída pelo vídeo (YouTube, Vimeo, etc). Mas sabemos que a realidade não é tão simples.

    FONTE: http://www.midiatismo.com.br/comunicacao-digital/a-convergencia-midiatica-ao-contrario-cirandablogs

  • Sugestão de leitura: http://aconvergenciaemcena.blogspot.com/2015/12/convergencia.html


ID
1044955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assessoria de imprensa.

O treinamento para fontes difere-se do media training quanto ao público-alvo, sendo o uso deste reservado, geralmente, aos principais dirigentes da organização.

Alternativas
Comentários
  • Questão embolou todos os conceitos. Ademais, media training não é somente utilizado pelos dirigentes de uma organização. Quaisquer pessoas podem adotar esse suporte para fins de conservação e alcance do próprio perfil.  


    Errado.


    Media Training: http://portal.comunique-se.com.br/index.php/entrevistas-e-especiais/73203-media-training-executiva-de-comunicacao-da-dicas 

  • "O treinamento de mídia ou media training capacita os participantes a exercerem as funções de representantes institucionais perante à opinião pública, especialmente no que diz respeito ao relacionamento com a imprensa, responsável por mediar as relações entre a Instituição e a sociedade."
    fonte: http://www.comunicacursos.com.br/treinamentos/programacao/media-training/27
    Esses representantes, não necessáriamente, serão os dirigentes da organização. Muitas vezes para responder a um problema técnico da organização, ou algo muito específico, em alguns casos, o mais aconselhável é disponibilizar um técnico e não um dirigente, que muitas vezes conhece a organização em seu aspecto mais amplo apenas.
  • Mas gente,a questão não diz que o media training é feito exclusivamente pelos dirigentes da empresa. Ele diz GERALMENTE! Não entendi pq a questão está errada.

  • Está errada porque Treinamento para fontes e Media Training é a mesma coisa rsrs. Sendo que na verdade Treinamento para fontes é uma expressão que eu nunca vi em livro nenhum, pelo menos não assim...

  • "Esses representantes, não necessariamente, serão os dirigentes da organização.""

    tudo bem, mas a questão não disse necessariamente, mas sim geralmente

  • Treinamento e Media training são sinônimos? Para mim sim. Questão ERRADA mesma.


ID
1044958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assessoria de imprensa.

A entrevista coletiva é utilizada pelos veículos de comunicação para valorizar o conteúdo inédito de declarações.

Alternativas
Comentários
  • No caso, a questão refere-se à entrevista exclusiva, que de acordo com o Manual da Fenaj: "Entrevistas exclusivas são oferecidas a um único veículo de comunicação. A iniciativa costuma valorizar a informação e conquistar espaços mais qualificados de mídia espontânea".

    Já a entrevista coletiva - "Convocada quando o assessorado tem informações importantes pata todos os veículos. Só deve ser organizada quando o assunto for muito relevante para o setor representado e/ou de interesse público".

ID
1044961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assessoria de imprensa.

A comunicação de interesse público é emitida estritamente pelos governos no cumprimento de suas funções públicas.

Alternativas
Comentários
  • É dever de todos os órgãos, públicos ou privados, divulgar informações de interesse público.

  • Outra questão ajuda a resolver, vejam:

     

    A Comunicação de Interesse Público é toda ação de comunicação que tem como objetivo primordial levar à população uma informação que traga resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo deve ser entendida como Comunicação

    Fonte: Vunesp, questão Q607799


ID
1044964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assessoria de imprensa.

Os termos release, comunicado e nota oficial são utilizados comumente para designar o mesmo tipo de documento. A nota oficial, contudo, se caracteriza, especificamente, por ser empregada para divulgar assuntos ainda inéditos para a imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Não são o mesmo tipo de documento. Além disso, releases podem ter assuntos ainda inéditos.

    Nota oficial - Comunicado por escrito enviado à imprensa, quando se quer manifestar uma vez sobre determinado assunto. Geralmente usada em situações de crise.   Comunicado - Informação, aviso ou declaração oficial, de instituição pública ou privada, transmitidos oralmente ou por escrito   Release - Também conhecido como press-release. Trata-se de texto distribuído à imprensa em linguagem jornalística, contendo informações de interesse da empresa e da coletividade e respeitando o formato adequado de cada veículo de comunicação. Caracteriza-se por não ser muito extenso e por ser enviado, simultaneamente, a todos os veículos cuja linha editorial comporte a abordagem do tema a que se refere.      http://www.tjdft.jus.br/publicacoes/manuais-e-cartilhas/GlossarioConhecendoAImprensa.pdf
  • Dependendo do autor, os termos release e comunicado podem ser utilizados como sinônimo.


  • A nota oficial não contém necessariamente informações inéditas.

  • Os termos release, comunicado e nota oficial são utilizados comumente para designar o mesmo tipo de documento. A nota oficial, contudo, se caracteriza, especificamente, por ser empregada para divulgar assuntos ainda inéditos para a imprensa.

    Errado

    Release = empregado para divulgar assuntos ainda inéditos para a imprensa.

    Nota oficial = empregada para divulgar assuntos já conhecidos pela imprensa, serve para divulgar posicionamento ou declaração oficial da instituição, e pode ser paga.


ID
1044967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assessoria de imprensa.

O clipping é a matéria-prima da área de auditoria de imagem, motivo pelo qual fortalece o papel da ferramenta como métrica do trabalho da assessoria de imprensa.

Alternativas
Comentários
  • O Clipping é um recorte eletrônico ou impresso das notícias que foram veiculadas na mídia sobre a organização ou empresa. São organizados a partir da leitura, acompanhamento e seleção de notícias que interessam ao assessorado.
    Serve de parâmetro para a assessoria de imprensa "medir" o desempenho de seu trabalho e para manter ou propor novas medidas quanto à imagem da instituição. 
  • Em minha humilde opinião esta questão está duplamente errada:

    1º Auditoria de imagem é diferente de auditoria de imagem na mídia, onde é levado em conta o clipping.

    2º O trabalho de assessoria não pode ser medido SÓ pelo clipping. É muito mais que isso, é relacionamento, estabelecimento de contatos que muitas vezes não são contabilizados e perceptíveis no clipping.


    Conceito de auditoria de imagem retirado do site Comunicação Empresarial (http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/auditoriaimagem.php)

    Auditoria de imagem

     A auditoria de imagem é um atividade que tem como objetivo verificar como veícu

    los e públicos (ou a comunidade como um todo) avaliam uma empresa , entidade ou pessoa.
     Em geral, este trabalho é realizado por uma empresa externa (à empresa ou entidade), visando garantir a isenção da análise e obedece a metodologias específicas.
     No mercado , confunde-se normalmente, o que é lamentável, auditoria de imagem na mídia, uma das modalidades mais importantes deste tipo de auditoria, com a mera quantificação do clipping (conjunto de notas, notícias e reportagens publicadas sobre uma empresa, entidade ou pessoa), não se levando em conta aspectos como o peso do veículo, sua adequação à ação pretendida de comunicação, o destaque dado à empresa, pessoa ou entidade etc.
     A auditoria de imagem pode ser focada numa empresa, entidade ou pessoa ou compreender um conjunto delas, o que é mais razoável porque , desta forma, pode-se estabelecer comparações e utilizá-lo efetivamente como um instrumento estratégico.


  • Uma das principais características da Auditoria de Imagem é ela ser um instrumento abrangente, que utiliza uma gama de metodologias, com objetivo de se ter uma visão ampla sobre a imagem da organização. Resumi-la ao clipping me parece ser extremamente problemático.

    Para Villafañe (1991) apud Kunch (2003), "a auditoria de imagem não se limita apenas a examinar a imagem da organização que é projetada na mídia, isto é, a imagem midiática, mas deve examinar também outros tipos: a imagem funcional, que é decorrente do seu comportamento corporativo; a auto-imagem - sua cultura corporativa; e a imagem intencional, que é o posicionamento estratégico, isto é, como a organização quer se mostrar para o público, revelando sua personalidade em si".

  • "Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação..." Wikipedia 

  • Sim. No clipping a assessoria busca notícias em que o assessorado seja mencionado direta ou indiretamente, funcionando quase como um termômetro de sua imagem.

  • Apesar do gabarito ter sido dado como Certo, isso não é exatamente verdade, o clipping não mede o trabalho da assessoria, embora ele seja um dos produtos dela. Segundo Jorge Duarte, "o clipping não exprime, necessariamente, de maneira inequívoca o trabalho da assessoria. O clipping raramente é cópia dessa intenção, mas uma reinterpretação empreendida pelo veículo. O assessor divulga o que acha relevante para sua empresa e o veículo agrega sua versão. Portanto, clipping representa o que os veículos fizeram com o trabalho do assessor, mas não, obviamente, seu próprio trabalho. O clipping não é tudo, porque não representa, efetivamente, a reprodução exata do trabalho da assessoria, mas sua versão mediada pelos veículos." Tendo em vista esse entendimento do J. Duarte, o CESPE deveria ter dado o gabarito dessa questão como Errado. Ademais, essa prova da SERPRO está cheia de questões dúbias e com redação mal formulada. Tenso!


ID
1044970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assessoria de imprensa.

As relações públicas, cujo surgimento confunde-se com o da assessoria de imprensa, foram desenvolvidas com base no trabalho de Ivy Lee — considerado o fundador das relações públicas —, que substituiu as matérias pagas pelo que se denomina, atualmente, de mídia espontânea.

Alternativas
Comentários
  • O senhor Ivy Lee persuadiu Rockfeller a ter uma postura correta, fazendo com que ele agisse com respeito e ética no intuito de despertar o interesse da imprensa, conseguindo dessa maneira a tão desejada mídia espontânea.


ID
1906744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício.


__n.° 0014/2013-CC-PR

                                                          Brasília, 26 de fevereiro de 2013

     

        Senhora Presidenta da República,

   

   Submeto à consideração de Vossa Excelência a proposta anexa de Código de Conduta da Administração Federal, elaborado com a importante contribuição da Comissão de Ética Pública, criada pelo Decreto n.° 32, de 26 de maio de 2003.

      A linguagem do Código é simples e acessível, com o objetivo de assegurar a clareza das regras de conduta do administrador, de modo que a sociedade possa sobre elas exercer o controle inerente ao regime democrático.

      Além de o administrador ter de comportar-se de acordo com as normas estipuladas, o Código exige que ele observe o decoro inerente ao cargo. 

      A medida proposta visa à melhoria qualitativa dos padrões de conduta da administração pública, de maneira que este documento, uma vez aprovado, juntamente com o anexo Código de Conduta da Administração Federal, poderá informar a atuação das autoridades federais, permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação.

      Essas, Senhora Presidenta da República, são as razões que fundamentam a proposta que ora submeto à consideração de Vossa Excelência.

 

      Atenciosamente,

                           

                                   Fulana de Tal

    Ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o seguinte item, relativo à adequação da linguagem e do formato da correspondência oficial acima apresentada.

A forma de tratamento empregada no vocativo “Senhora Presidenta da República” está adequada ao gênero de correspondência oficial expedida e à autoridade a que está dirigida.

Alternativas
Comentários
  • O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
    As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador,


    No tocante à tradição gramatical, Evanildo Bechara, na Moderna Gramática Portuguesa, afirma em relação à formação dos substantivos femininos a partir de um substantivo masculino terminado em e: “Os em -e uns há que ficam invariáveis, outros acrescentam –a depois de suprimir a vogal temática”. O autor traz como exemplos: “alfaiate – alfaiata, infante - infanta, governante – governanta, presidente – presidenta, parente – parenta e monge – monja”. (BECHARA 2009, p. 135). 

    Fontes: Manual de Redação da Presidência da República e http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao20/ensaios/001.pdf  
  • Está incorreto!

    O correto seria: Excelentíssima Senhora Presidenta da República".
  • Para chefes de poderes:
  • O correto mesmo seria: Excelentíssima Senhora Presidente da República. 

    Presidenta não existe!

  • Retificando o comentário abaixo do colega André:

    Divergências deixadas à parte, o fato é que as formas “a presidente” como "a presidenta" estão corretas.

    Assim, em meio a tantos posicionamentos, há que se dizer que há um especial, retratado pelo VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), revelando que o substantivo pode perfeitamente ter a sua forma flexionada, ou seja, é correto também dizermos presidenta. 

  • Na verdade André Nery, o termo existe sim. o correto seria: Excelentíssima Senhora Presidenta da República.
  • Uma outra questão responde, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MJ - Analista Técnico - Administrativo - Conhecimentos Básicos

    Disciplina: Redação Oficial

    Somente as comunicações dirigidas aos chefes de poder receberão o vocativo “Excelentíssimo Senhor”. As comunicações dirigidas às demais autoridades tratadas pelo pronome “Vossa Excelência” terão como vocativo “Senhor”, seguido do respectivo cargo.

    GABARITO: CERTA.

  • Excelentíssima presiDANTA...presidentA - só por curiosidade está correto.

  • RESPOSTA: ERRADA



    O tratamento correto seria:  Excelentíssima Senhora Presidente da República. 

  • Tantas estudantAs e estudantes ...

    Me revolto com presidentA.

  • O fecho também estaria errado .

  • ESSE FOI DEMITIDO NO OUTRO DIA.

  • grande coisa o nome presidentA, isso é coisa errada mais insignificante que existe no Brasil.

  • O correto seria: Excelentíssima Senhora PresidANTA Mulher Sapiens ...hehehe

  • Avril, estude mais, reclame menos!!!

  • Gab: Errado


    Excelentíssima presidenta da república.


    Não existia o termo "Presidenta", antes da nova reforma ortográfica, o dilmão alterou.

  • Questão desatualizada. O Presidente Bolsonaro alterou o Manual de redação oficial, agora o único vocativo a ser utilizado é "senhor" e seu respectivo feminino bem como plural.

  • Pessoal, quando a questão disser: "com base no MRPR..." o que se quer saber é o que está previsto lá. Independente de existir ou não um decreto.

  • Dilma nossa grandiosa PRESIDENTA !!


ID
1906759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando as disposições constitucionais sobre a administração pública, julgue o item subsequente.

A administração pública direta é constituída pelos órgãos e entidades regidos por normas de direito público, como, por exemplo, as autarquias.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    As autarquias fazem parte da administração pública INDIRETA.
  • Acrescentando,
      administração direta é aquela exercida pelo conjunto dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Nesse caso, os órgãos não possuem personalidade jurídica própria, patrimônio, nem autonomia administrativa. 

    Diferentemente da administração direta, a qual o Estado exerce suas funções diretamente; na administração indireta, o Estado transfere a sua titularidade ou execução das funções para que outras pessoas jurídicas, ligadas a ele, possam realizar. A administração indireta é composta pelas autarquias, fundações, sociedades de economia mista, empresas públicas.
  • sinceramente, achei essa questao com ambiguidade na interpretação.
    "A administração pública direta é constituída pelos órgãos e entidades regidos por normas de direito público, como, por exemplo, as autarquias. "
    p mim isso ta certo!
    olha omo eu interpretei: a adm direta e regida por normas de direito publico assim como a autarquia.
    o cespe interpretou do modo que o enunciado tivesse dado um exemplo de adm direta, o que estaria errado, como o camarada acim falou, autarquia faz parte da adm indireta, mas isso nao faz com que ela seja regida por normas de diretito privado.
  • Art. 4° DL200/67. A Administração Federal compreende:

            II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

            a) Autarquias;

            b) Emprêsas Públicas;

            c) Sociedades de Economia Mista.

            d) fundações públicas.

            Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

            I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA

  • Gabarito ERRADO

    Autarquias pertencem à administração indireta
    , conforme estabelece o Del200:
     

    Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

            a) Autarquias;

            b) Emprêsas Públicas;

            c) Sociedades de Economia Mista.

            d) fundações públicas

    bons estudos

  • ERRADO. Entidades são PJ diferentes.

  • Outra questão:

     

    Provas: FUNIVERSA - 2014 - SEAP-DF - Auditor de Controle Interno - Planejamento e Orçamento 
    Disciplina: Direito Administrativo - Assuntos: 3. Organização da Administração Pública3.4. Entes federativos/políticos (Administração Pública Direta)

     

    Assinale a alternativa que apresenta uma característica dos órgãos da administração direta.

     

    a) personalidade jurídica

    b) patrimônio próprio

    c) autonomia orçamentária

    d) capacidade processual excepcional

    e) regime diferenciado de licitações

     

    Comentários: 

     

    Essa capacidade processual excepcional alcança somente os órgãos mais elevados do Poder Público, ou seja, aqueles que recebem suas competências diretamente da Constituição Federal. São os chamados órgãos independentes e autônomos, a exemplo da Presidência da República, Câmara dos Deputados, Senado Federal, STF, STF, TCU, MPU, etc. – sem deixar de incluir os seus simétricos nos demais entes da Federação.

    Prof. Herbert Almeida - Estratégia concursos

     

  • Errado

    Administração direta = desconcentra  em órgãos = mesma pessoa que instituiu = ministerios/secretarias/departamentos= pessoa jurídica de direito público.

     

  • ADMINISTRAÇÃO DIRETA: MINISTÉRIOS                         (PESSOA JURIDICA DE DIREITO PRIVADO)

                                                 SECRETÁRIAS

                                                 DEPARTAMENTO

     

     

    ADMINISTRAÇÃO INDIRETA:     FUNDAÇÕES PÚBLICAS

                                                           AUTARQUIAS

                                                           SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

                                                            EMPRESA PUBLICA

     

    ERRADO

     

     

    "Descanse na fidelidade de DEUS. ele nunca falha."

  • █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ █ 99% ERRO

  • A administração indireta é um conjunto de pessoas jurídicas de direito publica ou privado, desprovida de direito de autonomia politica.

    É formada pela famosa FASE

    Fundação Publica ( pode ser de direito publico ou privado )

    Autarquia ( direito publico )

    Sociedade de economia mista ( direito privado )

    Empresa Publica ( direito privado )

    -----------------------------------------------------------------------------------

    Autarquia - Pessoa jurídica de direito publico, criada diretamente por lei específica de iniciativa do Poder EXECUTIVO.

    não se sujeita a falência, tem imunidade tributaria e seu regime é estatutario.

    Fundações Publicas - Entidade dotada de personalidade jurídica de direito publico ou privada, sem fins lucrativos. Criada diretamente por lei se de direito publico ou autorizada por lei, mas registro se de direito privado.

    Empresa Publica - Pessoa juridica de direito privado, criada por autorização legal para que o governo exeça atividade gerais de carater economico ou em certas situações execute a pestação de servico publico, regime celetista, não tem estabilidade mas depende de motivação a demissao.

    Sociedade de economia mista - Pessoa juridica de direito privado. Criada por autorização legal sob a forma de sociedades anonimas cujo controle acionario pertença ao Poder Pulico, tendo por objetivo como regra a exploração de atividades gerais de carater economico. Sujeitam-se ao regime trabalhista proprio das empresas privadas.

    --------------------------------------------------------------------------------------

    Entidade - É uma unidade de atuação dotade de personalidade juridica propria formada pelo MEDU e a FASE

    Municipio , Estado , Distrito Federal , União

    Fundação publica , Autarquia , Sociedade de economia mistra , Empresa publica.

    ----------------------------------------------------------------------------------

    Orgão - É uma unidade de atuação integrane da estrutura de uma entidade nao possuindo personaliddadde jurídica propria

    -----------------------------------------------------------------------------------

    Centralização - O Estaddo executa as tarefas diretamente por meio das pessoas politicas sendo caracteristica da administração direta.

    ------------------------------------------------------------------------------------

    Desconcentração - A entidade se desmembra em orgaos organiados em hierarquia. 

    Pode ocorrer tanto na administração direta quanto na indireta.

    CRIAR ORGÃOS 

    --------------------------------------------------------------------------------------

    Descentralização - A distribuição de funçao para outra pessoa juridica ou física.

    CRIAR ENTIDADES

    -----------------------------------------------------------------------------------------

  • As autarquias fazem parte da administração pública INDIRETA.

  • De outra forma...

    A administração pública direta é constituída pelos órgãos e entidades regidos por normas de direito público, como, por exemplo, as autarquias.

    Mais alguém ?

  • Autarquia faz parte da administração indireta.

  • ERRADO

    As autarquias fazem parte da administração INDIRETA.

  • As Autarquias são sim regidas por normas de direito público, contudo são entidades que compõe a administração INDIRETA.

  • GAB E

    AUTARQUIA --ADM INDIRETA

  • Gab E

    DescEntralização cria EntidadesADMIndireta -DescOncentração cria Órgãos ADM Direta

  • ERRADO

    A administração pública direta é constituída pelos órgãos e entidades regidos por normas de direito público, como, por exemplo, as autarquias.

    AUTARQUIA FAZ PARTE DA ADM. INDIRETA.

  • Eles gostam da autarquia heim. Colocou o termo adm direta e autarquia junto tá errado (na maioria dos casos).


ID
1906783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item seguinte.

A capacidade de inovação é um dos fatores críticos que direcionam o comportamento e a ação do SERPRO.

Alternativas
Comentários
  • Esta errado:

    A capacidade de inovação é um dos fatores críticos que direcionam o comportamento e a ação do SERPRO.

    O certo seria:

    A capacidade de inovação é uma das premisas que direcionam o comportamento e a ação do SERPRO.

  • Segundo o Código de Ética e de Conduta Empresarial do Serpro

    item 2 - Componentes Estratégicos

    Força Motriz - Capacidade de inovar e realizar

    Fatores Críticos - Disponibilidade e utilidade, Competitividade e domínio tecnológico. 


ID
1909564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício.

__n.° 0014/2013-CC-PR

                                                                Brasília, 26 de fevereiro de 2013. 

         Senhora Presidenta da República,

         Submeto à consideração de Vossa Excelência a proposta anexa de Código de Conduta da

Administração Federal, elaborado com a importante contribuição da Comissão de Ética Pública, criada pelo Decreto n.° 32, de 26 de maio de 2003.

      A linguagem do Código é simples e acessível, com o objetivo de assegurar a clareza das regras de conduta do administrador, de modo que a sociedade possa sobre elas exercer o controle inerente ao regime democrático.

      Além de o administrador ter de comportar-se de acordo com as normas estipuladas, o Código exige que ele observe o decoro inerente ao cargo.

      A medida proposta visa à melhoria qualitativa dos padrões de conduta da administração pública, de maneira que este documento, uma vez aprovado, juntamente com o anexo Código de Conduta da Administração Federal, poderá informar a atuação das autoridades federais, permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação.

      Essas, Senhora Presidenta da República, são as razões que fundamentam a proposta que ora submeto à consideração de Vossa Excelência.

              Atenciosamente,

                                          Fulana de Tal

                    Ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o seguinte item, relativo à adequação da linguagem e do formato da correspondência oficial acima apresentada.

No documento oficial em questão, verifica-se a apresentação do problema que reclama a adoção da medida ou do ato normativo proposto e também da medida que deve ser tomada ou do ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema.

Alternativas
Comentários
  • Que documento em questão?
  • O documento é o mesmo dessa questão: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/5f69855e-35

    Gab: Certo.

    Vejo como uma questão de interpretação.

    Apresentação do problema que reclama a doção da medida ou do ato normativo proposto: no 1º parágrafo: "a proposta anexa de Código de Conduta..."

    A medida que deve ser tomada: 4º parágrafo: "a medida proposta visa a melhoria de conduta da administração pública..."
    Reiterado no último parágrafo: "essas são as razões que fundamentam a proposta..."

  • só, complementando.......o certo seria respeitosamente, e não atenciosamente

  • Errada...

    Não houve apresentação do problema. Até agora não notei esse elemento no texto... Assim a questão deve estar errada.

  • No documento oficial em questão, verifica-se (1) a apresentação do problema que reclama a adoção da medida ou do ato normativo proposto (2) e também da medida que deve ser tomada ou (3)do ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema.

    (1)...apresentação do problema que reclama a adoção: "  o administrador ter de comportar-se de acordo com as normas estipuladas, o Código exige que ele observe o decoro inerente ao cargo​."

    (2)...e também da medida que deve ser tomada: " A medida proposta visa à melhoria qualitativa dos padrões de conduta da administração pública, de maneira que este documento, uma vez aprovado, juntamente com o anexo Código de Conduta da Administração Federal, poderá informar a atuação das autoridades federais,"

    (3) ...do ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema:"permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação."

    No desespero de responder a prova, eu nunca acertaria esta questão.

  • Cara, não vi "apresentação" de problema não, vi so uma proposta de "melhoria" em algo... não que tivesse ruim... mas blz....
  • Que questão mal formulada!

  • Que ridícula essa questão, primeiro que não trata do que vc estuda para responder questões a respeito do MRPR, trata de compreensão de texto. Segundo que mesmo se tratando de compreensão, extrapolou...

  • O fecho está errado, se é de ministra para presidenta deve ser Respeitosamente.

  • Para mim o que dá para matar a questão é o que está transcrito em negrito, visto que possui erros sim, mas a questão fala em adaptar. Logo questão Certa

    "O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício".

  • Li, reli e não entendi.

  • No documento oficial em questão, verifica-se a apresentação do problema que reclama a adoção da medida ou do ato normativo proposto e também da medida que deve ser tomada ou do ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema. CERTA

  • Não teria que começar com Excelentíssima?

  •  Exposição de motivos é o fundamento do texto, li e acertei sem delongas, algo simples, mas muitos conseguem ver complexidade na coisa.


ID
1909612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere ao Conselho Fiscal e à auditoria interna do SERPRO, julgue o item seguinte.

A remuneração dos membros do Conselho Fiscal do SERPRO é fixada anualmente, nos termos da lei, pelo ministro da Fazenda, não podendo ultrapassar 10% da remuneração mensal média dos diretores desse órgão.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    DO CONSELHO FISCAL

    Art. 14. O Conselho Fiscal será constituído por três membros efetivos e respectivos suplentes, designados pelo Ministro de Estado da Fazenda, com mandato de um ano, admitida a recondução.

    § 1o Um dos membros do Conselho Fiscal será representante do Tesouro Nacional, nos termos da legislação em vigor.

    § 2o A investidura dos membros do Conselho Fiscal e a eleição de seu Presidente far-se-ão mediante registro na ata da primeira reunião de que participarem.

    § 3o O prazo de mandato contar-se-á a partir da investidura.

    § 4o Findo o mandato, o membro do Conselho Fiscal permanecerá no exercício da função até a investidura do novo titular.

    § 5o Na hipótese de recondução, o prazo do novo mandato contar-se-à a partir do término do mandato anterior.

    § 6o O Conselho Fiscal reunir-se-á, pelo menos, uma vez por mês.

    § 7o A ausência à reunião deverá ser justificada por escrito, em tempo hábil, cabendo aos demais membros acatar ou não os motivos alegados.

    § 8o A remuneração dos membros do Conselho Fiscal, além do reembolso, obrigatório, das despesas de locomoção e estada necessárias ao desempenho da função, será fixada, anualmente, pelo Ministro de Estado da Fazenda e não excederá, em nenhuma hipótese, a dez por cento da remuneração mensal média dos diretores do SERPRO, nos termos da Lei no 9.292, de 1996.



ID
1909633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando o Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item a seguir.

O SERPRO age eticamente quando procura estabelecer relações com seus fornecedores e com empresas prestadoras de serviço em harmonia com os princípios que adota e com a moral social.

Alternativas
Comentários
  • Certo, esta nos principios éticos da SERPRO:

    Relacionamento com fornecedores e parceiros que possuem práticas harmônicas ao padrão ético adotado pelo SERPRO e à moral social;



ID
1909660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de Internet Explorer, Outlook Express, Webmail e sítios de buscas, julgue o próximo item.

Os sítios de buscas disponibilizam, como primeiros resultados de uma pesquisa, as informações armazenadas em arquivos com a extensão doc.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    Para quem quiser se aprofundar, veja como funciona o sistema de busca do Google neste vídeo da própria empresa: 

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BNHR6IQJGZs

    Muito bem explicadinho e legendado.

    #avante!
  • Complementando,

    Eles disponibilizam os resultados mais importantes, baseados em uma serie de requisitos.Ou seja, independe se a extensão é doc. 
  •  Se fosse colocada:

    "Os sítios de buscas SEMPRE disponibilizam, como primeiros resultados de uma pesquisa, as informações armazenadas em arquivos com a extensão doc." ai sim estaria errada.

    Mas acho que ninguém foi doido de pensar isto e errar na prova. hehehehe




  • Questão errada

    Já mais podemos afirmar se é .doc ou pdf entre outras, pois a google tem varios fatores internos deles que faz analise para apresentar o arquivo ou documento buscado.

  • Gustavo... Quando a questão fala: "como primeiros resultados de uma pesquisa", já subentende-se que que ela afirma ser "SEMPRE" disponibilizada por extensão .doc.

  • Errado.


    Varia muito do que você procura...isso é muito relativo...muitas vezes, em buscas e procuras, localizei arquivos PDF por exemplo.

  • A extensão não é critério de relevância para apresentação dos resultados das pesquisas. Os três principais processos de retorno de resultados da pesquisa são: 

    Rastreamento: o Google sabe sobre seu site? Podemos encontrá-lo?

    Indexação: o Google pode indexar seu site? 

    Publicação: o site tem um conteúdo bom, relevante e útil para a pesquisa do usuário?

    Veja cada um desses critérios mais detalhadamente em: https://support.google.com/webmasters/answer/70897?hl=pt-BR


    Observação importante: O Google resolveu implementar algumas mudanças elaboradas especialmente para quem faz pesquisas pelo celular. Com isso, a gigante de buscas vai priorizar a exibição de sites que já tenham uma plataforma com suporte mobile.

    Como isto é um tema quente, é provável que em 2016 você se depare com questões abordando o Google priorizar sites responsivos


    Alguns de nós eram faca na caveira...

  • A relevância (supracitada pelos colegas) independe da extensão do arquivo.

  • A técnica utilizada é a PageRank que determina maior relevância e\ou importância das páginas, e isso não tem nada a ver com exibição de arquivos .doc como primeiros da lita de exibição.

  • Mostra as que são mais pesquisadas ... isso se chama PAGERANK

  • Independe da extensão do arquivo.


    PM AL 2018

  • Entre os sistemas utilizados no ordenamento dos links na página de resultados de buscas realizadas no Google inclui-se o PageRank, sistema que se baseia em algoritmos que avaliam a relevância dos links.

  • Na verdade são mostradas as que são mais pesquisadas. Portanto, gabarito errado.

  • Mostra as páginas mais pesquisadas - PAGERANK

  • via de regra, NÃO.

    A não ser que, em sua pesquisa, vc acrescente no filnal da palavra " *.doc " (sem as aspas: asterisco ponto doc). Fazendo isso, aí sim, vc vai receber "as informações armazenadas em arquivos com a extensão doc."

  • Minha contribuição.

    Page Rank => É um algoritmo utilizado pelas ferramentas de pesquisa para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. O Page Rank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontados para ela. Não é o único algoritmo que realiza essa atividade, todavia é o mais conhecido e difundido.

    Fonte: Resumos

    Abraço!!!

  • (CESPE / TCE/PA - 2016) Entre os sistemas utilizados no ordenamento dos links na página de

    resultados de buscas realizadas no Google inclui-se o PageRank, sistema que se baseia em

    algoritmos que avaliam a relevância dos links

  • MAIS IMPORTANTES, ANTES DE MAIS NADA

  • GABARITO: ERRADO

    Seguem requisitos:

    Ex: Relevância, Mais visitados, assuntos pesquisados igualmente como digitou, pagou para estar nas primeiras buscas etc......

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

    insta:@bizú.concurseiro

  • GAB ERRADO

    NÃO NECESSARIAMENTE DOC PRIMEIRO,PODE ABRIR BEM VARIADO DE RESULTADOS

  • GABARITO: ERRADO

    Seguem requisitos:

    Ex: Relevância, Mais visitados, assuntos pesquisados igualmente como digitou, pagou para estar nas primeiras buscas etc......

    Page Rank => É um algoritmo utilizado pelas ferramentas de pesquisa para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. O Page Rank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontados para ela. Não é o único algoritmo que realiza essa atividade, todavia é o mais conhecido e difundido.

  • Errado

    São ordenadas por meio do PageRank

  • PageRank™ é um algoritmo utilizado pela ferramenta de busca Google para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. O PageRank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontando para ela. Não é o único algoritmo utilizado pelo Google para classificar páginas da internet, mas é o primeiro utilizado pela companhia e o mais conhecido. 

  • PageRank™ é um algoritmo utilizado pela ferramenta de busca Google para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. PageRank contabiliza a quantidade e qualidade de links apontando para ela.

    Não é o único algoritmo utilizado pelo Google;  

  • PageRank: sistema que se baseia em algorítimos que avaliam a relevância dos links.

  • PageRank™ é um algoritmo utilizado pela ferramenta de busca Google para posicionar websites entre os resultados de suas buscas. O PageRank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links apontando para ela.

  • qual foi QC estou respondendo a mesma pergunta sequencial pela décima vez

  • GAB: ERRADO

    RESULTADOS MAIS IMPORTANTES

  • Gabarito: Errado

    Q678116

    Entre os sistemas utilizados no ordenamento dos links na página de resultados de buscas realizadas no Google inclui-se o PageRank, sistema que se baseia em algoritmos que avaliam a relevância dos links. (CERTO)

    Bons estudos.

  • ERRADO.

    Mostram os que são mais importantes, baseados no PAGERANK.

    Obs: aprendi hoje, respondendo questões no qc, o que é o Pagerank.


ID
1913920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No que se refere ao Conselho Fiscal e à auditoria interna do SERPRO, julgue o item seguinte.

O substituto interino do titular de auditoria interna deve ser aprovado pelo Conselho Diretor, após indicação do diretor-presidente.

Alternativas
Comentários
  • A questão foi anulada, pois existem duas situações possíveis:

    1 - no caso de vacância do cargo de auditor geral, o diretor presidente deve indicar um auditor interino para aprovação do conselho diretor;

    2 - no caso de ausência do diretor (geral ou interino) seja por ferias, motivo de Saúde, ... O memo deve indicar um dos sees funcionários para ocupar o cargo temporariamente...

  • A questão foi anulada, pois existem duas situações possíveis:

    1 - no caso de vacância do cargo de auditor geral, o diretor presidente deve indicar um auditor interino para aprovação do conselho diretor;

    2 - no caso de ausência do diretor (geral ou interino) seja por ferias, motivo de Saúde, ... O memo deve indicar um dos sees funcionários para ocupar o cargo temporariamente...


ID
1913932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Ainda em relação ao Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item que se segue.

Constitui infração, tanto ao Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO quanto a outros dispositivos legais e regulamentares vigentes, a omissão do empregado do SERPRO em relação a erros e infrações cometidos por colegas da mesma empresa.

Alternativas
Comentários

ID
1913935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Ainda em relação ao Código de Ética e Conduta Empresarial do SERPRO, julgue o item que se segue.

O dirigente do SERPRO que aceitar presentes de qualquer valor por parte de um subordinado agirá de forma antiética.

Alternativas
Comentários
  • O erro ai esta em aceitar qualquer valor segundo o código ele deve:

    Recusar presentes e brindes de valor superior a R$ 100,00 (cem reais).

    Ou seja ele só vai agir de forma antietica se aceitar presente acima deste valor.


ID
1913944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de Internet Explorer, Outlook Express, Webmail e sítios de buscas, julgue o próximo item.

O Outlook Express é um aplicativo que funciona de forma semelhante ao Webmail, por meio do qual se acessa, via navegador, emails usando-se qualquer computador que esteja conectado à Internet.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Outlook Express é um cliente de e-mail. Isso significa: um software específico para ler, criar, e enviar e-mails. Precisa ser instalado e configurado em cada máquina onde o usuário desejar utilizá-lo. Já o webmail é um site. Não precisa instalar, não precisa configurar, nada disso. É só acessar a partir de qualquer máquina conectada à Internet, digitar usuário e senha e pronto.

    A propósito, existem vários clientes de e-mail. Exemplos: Outlook Express, Mozilla Thunderbird, Eudora, Incredimail... e muitos outros.
  • Linha do tempo dos e-mails

    Clientes de e-mail (programas instalados no computador) e webmail (acessíveis pelo navegador de Internet).
    Obs.: quando criei este gráfico, foi para mostrar que existem diferentes 'Outlooks', cada um de um tipo diferente.


  • Questão Errado

    só uma obs: não podemos nos confundir Microsoft Outlook com Outlook Express

    ambos são cliente e-mail, mas o primeiro não precisa ser instalado na maquina tal como o webmail podendo ser acesso através do browser. Já o Outlook  Express e Mozila Thunderbird precisam ser instalado e configurado em cada maquina, não podendo ser acesso de outra maquina ou pelo browser.

  • OBRIGADA, GENTE! PERFEITAS EXPLICAÇÕES!

  • Jogando duro

  • Entendi Assim:

     

    "O Outlook Express é um aplicativo que funciona de forma semelhante ao Webmail..." ERRADO. São bem diferentes. Um é Cliente de Email, o outro Webmail;

     

     "...Webmail, por meio do qual se acessa, via navegador, emails usando-se qualquer computador que esteja conectado à Internet." CORRETO. Realmente o webmail não precisa de configurações prévias.

     

    GAB: ERRADO

  • Webmaiil : http e https

    Cliente e-mail : Outlook Express, Outllok, Mozilla Thunderbird....

  • Essa sentença ficou ambígua, quanta maldade do examinador ...

  • Essa questão foi mais de português que informática.
  • Parece o Tiririca contando história!! rsrsrs

    Era uma vez o Outlook que se parecia muito com o webmail, por meio do qual é acessado via navegador... Quem é acessado via navegador: Outlook ou Webmail?? Ambiguissima!!

    Exceto se a semelhança que o examinador busca auferir é "Acesso via navegador", é claro!!

  • Acredito que o "por meio do qual" se refere a Outlook express, mas ficou bem ambígua a acertiva.

  • Outlook express é um software, o erro está em dizer que é acesso pelo navegador.

  • Outlook Express: E um cliente de e-mail (Aplicativo)

    Microsoft Outlook: E um webmail

    (Uso de navegador com internet )

  • Outlook é app

    webmail não

  • Principais clientes de e-mail:

    MS Outlook

    MS Outlook Express

    Windows Mail

    Mozilla Thunderbird

    Lotus Notes

    Incredmail

    PostFix

    Kmail

    Clientes de e-mail são diferentes de WebMail

    Questão Errada

  • O Outlook Express é um aplicativo que funciona de forma semelhante ao Webmail, por meio do qual se acessa, via navegador, emails usando-se qualquer computador que esteja conectado à Internet.

    espero ter ajudado!

  • GAB ERRADO

    QUANDO COMPARA, GERALMENTE A QUESTÃO ESTÁ ERRADA

  • em nenhum momento disse que o outlook é acessado por navegador

  • Minha contribuição.

    Webmail => Não precisa configurar os protocolos.

    Cliente de e-mail => Precisa configurar os protocolos.

    Abraço!!!

  • Microsoft Outlook com Outlook Express

    ambos são cliente e-mail, mas o primeiro não precisa ser instalado na maquina tal como o webmail podendo ser acesso através do browser. Já o Outlook Express e Mozila Thunderbird precisam ser instalado e configurado em cada maquina, não podendo ser acesso de outra maquina ou pelo browser.

  • Outlook Express funciona como um aplicativo, é um cliente de e-mail sendo necessário ser instalado na máquina do usuário.

  • o outlook express não se acessa via navegador!

  • GAB E

    Microsoft Outlook DIFERENTE DE Outlook Express

  • outlook express é um cliente de email, logo, precisa ser instalado

  • O outlook ou webmail é acessado via navegador? A verdade, a CESPE decide '0'

  • Webmail = uso dos emails pelo navegador

    Correio eletrônico (mozilla e outlook) = softwares instalados no computador

  • O português que complicou a questão

  • eu nao consegui entender de quem a questão tá falando
  • Para mim o erro está em dizer que se acessa por navegador(seria por aplicativo) e em qualquer computador. Não é possível acessar de qualquer computador, partindo do principio de que nem todos tem o aplicativo instalado.

  • Jesus humilha o Satanás

  • "O Outlook Express é um aplicativo que funciona de forma semelhante ao Webmail, por meio do qual se acessa..."

    quem acessa? Outlook ou webmail?

    Eu também errei, porque achei que a questão falava do webmail.

    Mas analisando bem, o sujeito é o outlook mesmo.

    Força e foco!

  • O ERRO É QUE O OUTLOOK PRECISA DE UMA PRÉVIA CONFIGURAÇÃO, NÃO PRECISANDO SOMENTE QUE O COMPUTADOR ESTEJA CONECTADO À INTERNET. JÁ FOI COBRADA OUTRA QUESTÃO QUE JUSTIFICAVA A DIFERENÇA DE AMBOS POR ESSE MOTIVO CITADO.

  • NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOO É APLICATIVO É UM PROGRAMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA....

  • Outlook Express - Acesso PROGAMA

    webmail - Acesso NAVEGADOR

  • Clientes de e-mail (programas instalados no computador) e webmail (acessíveis pelo navegador de Internet).

    Obs.: quando criei este gráfico, foi para mostrar que existem diferentes 'Outlooks', cada um de um tipo diferente.

  • não é um navegador /NÃO É UM NAVEGADOR


ID
1914058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Estatuto Social do SERPRO (Decreto n.º 6.791/2009), julgue o item a seguir.

O SERPRO assumirá a defesa de integrantes e ex-integrantes da diretoria e dos conselhos da empresa em processos judiciais e administrativos contra eles instaurados, desde que as ações desses funcionários tenham sido praticadas no exercício do cargo ou função e que não haja incompatibilidade com os interesses da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Por que esta questão foi anulada?


ID
1914064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base no Estatuto Social do SERPRO (Decreto n.º 6.791/2009), julgue o item a seguir.

A chefia das unidades estruturais do SERPRO é privativa de funcionários integrantes do quadro de pessoal dessa empresa, excetuando-se as chefias vinculadas às unidades de assessoramento das diretorias e às unidades subordinadas diretamente ao diretor-presidente.

Alternativas
Comentários
  • Pq essa questão foi anulada?


ID
1914097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de Internet Explorer, Outlook Express, Webmail e sítios de buscas, julgue o item seguinte.

Para que sejam restauradas todas as abas e janelas do Internet Explorer, é suficiente selecionar, na aba Ferramentas, a opção Reabrir a última sessão de navegação. Essa ação pode ser realizada a qualquer momento da navegação, e não apenas no início de uma sessão.

Alternativas
Comentários
  • Utilizei a "restrição" e me lasquei!!! rsrs
  • nao seria menu no lugar de aba?
  • Questão anulada.

    "Não há informações suficientes para o julgamento objetivo do item, visto que, neste caso, a especificação da versão do Internet Explorer afetaria a correção do conteúdo."

  • Seria Menu ferramenta? 

  • A QUESTÃO ESTÁ CORRETA! FICA NO MENU FERRAMENTAS E A QUALQUER MOMENTO PODE SER REALIZADA.

    ACABEI DE TESTAR. RS

  • Anulada.

    "Não há informações suficientes para o julgamento objetivo do item, visto que, neste caso, a especificação da versão do Internet Explorer afetaria a correção do conteúdo."