SóProvas



Prova Quadrix - 2021 - CREFONO - 3ª Região - Fiscal Júnior


ID
5553871
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item.
É com imenso prazer que vemos encaminhar pelo presente, o Plano de Trabalho em Fonoaudiologia, contendo solicitação de recursos no âmbito do Programa Saúde da Voz, nos termos das normas definidas por esse Conselho. 

Alternativas
Comentários
  • Leia-se o trecho com destaque em vermelho:

    "É com imenso prazer que vemos encaminhar pelo presente, o Plano de Trabalho em Fonoaudiologia, contendo solicitação de recursos no âmbito do Programa Saúde da Voz, nos termos das normas definidas por esse Conselho." 

    Além da falta de impessoalidade, denunciada no trecho "é com imenso prazer", a forma verbal "vemos" é o pretérito perfeito do modo indicativo do verbo "ver". A ação contida no trecho é notoriamente no presente, de modo que ela, a forma verbal, deve ser trocada por "vimos", o presente do indicativo do verbo "vir". O outro erro está mais adiante, na vírgula imediatamente após o substantivo "presente".

    Errado.

  • Gabarito: errado

    Solicita-se julgamento da adequação gramatical da passagem:

    "É com imenso prazer que vemos encaminhar pelo presente, o Plano de Trabalho em Fonoaudiologia, contendo solicitação de recursos no âmbito do Programa Saúde da Voz, nos termos das normas definidas por esse Conselho."

    Há dois erros presentes na passagem, respectivamente: a forma verbal "vemos" é primeira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo "ver", e deve ser substituída pela mesma conjugação do verbo "vir"/"vimos", adequado ao sentido do contexto enunciativo; a vírgula posta após "presente" é inadequada, separando a construção verbal "vimos encaminhar" de seu objeto "o Plano de Trabalho em Fonoaudiologia".

  • No trecho final (nos termos das normas definidas por esse Conselho. ) Fiquei na dúvida, seria por esse conselho ou por este conselho?

    Desde já grato pelo auxílio.

  • Então, Cláudio, esse é um assunto que depende de um contexto, que, por muitas vezes, como é o caso da questão, não fica claro. Ou seja, em questões de Redação Oficial geralmente o que define o gabarito são outros aspectos textuais, mas só para que fique claro, segue a dica:

    este, esta, estes, estas (variáveis) e isto (invariável) são pronomes de primeira pessoa.

    esse, essa, esses, essas (variáveis) e isso (invariável) são pronomes de segunda pessoa.

    aquele, aquelas, aqueles, aquelas (variáveis) e aquilo (invariável) são pronomes de terceira pessoa.

    Os pronomes servem para situar as ideias de espaço, o tempo e o texto.

    Os pronomes de primeira pessoa, de um modo geral, referem-se a algo que ainda vai ser ou que já está sendo explorado no texto (relação catafórica). Exemplo: "Este dia de hoje entrará para a história." ou ainda "Estas questões que apresentaremos agora são princípios basilares do projeto em questão: amor, carinho e fraternidade."

    Os pronomes de segunda pessoa, de um modo geral, retomam uma ideia já abordada (relação anafórica), por exemplo: "Os vândalos sempre sujam as ruas. Esse é um problema que não pode ser ignorado." Perceba que o "Esse" retoma os problema já relatado.

    Os pronomes de terceira pessoa, de um modo geral, retomam uma ideia distante, já explorada pelo texto, vejamos: "¹Brasil e ²China possuem modelos penais distintos. Enquanto ²esta adota a pena de morte, ¹aquele nem ao menos autoriza a prisão perpétua.

    "aquele" retoma "Brasil"

    "esta" retoma "China"

    Perceba, no exemplo acima, que o pronome de primeira pessoa "esta" está retomando uma ideia já trabalha no texto, isso está correto? Sim. Explico: Nos casos em que temos a retomada de duas ideias em sequência, os pronomes de primeira pessoa assumem função anafórica, função de regra vista nos pronomes de segunda pessoa. Ou seja, caso a retomada for somente de uma ideia (próxima), os pronomes adequados a serem usados são os de segunda pessoa, todavia, caso o período retome duas ideias em sequência, os pronomes de primeiras pessoas serão usados para retomar a ideia mais próxima, enquanto que os de terceira pessoas retomarão a ideia mais distante (como de praxe).

    Espero ter ajudado, fica na paz!

  • Prazer só se for na cama! nos textos oficiais não pode haver pessoalidade nas comunicações.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.




    O trecho apresentado possui 3 erros:



    - o 1º está na ausência de impessoalidade. Tal atributo decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica; da impessoalidade de quem recebe a comunicação; e do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Entretanto, a expressão "É com imenso prazer" apresenta impressões individuais e, portanto, é indevida.


    - o 2º erro está no emprego do verbo "vemos". Este é a flexão do verbo VER, na 1ª pessoa do presente do indicativo. Entretanto, pelo contexto, o correto é empregar o verbo VIR na 1ª pessoa do presente do indicativo: vimos.


    - o 3º erro ocorre devido ao emprego da vírgula após o vocábulo "presente". Tal sinal de pontuação está separando o verbo (encaminhar) do seu complemento (o Plano de Trabalho em Fonoaudiologia), o que infringe a regra de pontuação.



    Mediante a explanação acima, constatamos que a construção apresentada não respeita a correção gramatical e a adequação da linguagem e, portanto, está incorreta.





    Gabarito do Professor: ERRADO.






ID
5553874
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Quanto à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item.

Informamo-lhe que, passado mais de quinze dias sem o cumprimento das pendências especificadas neste Ofício, o seu requerimento será arquivado, cabendo, com tudo, recurso a ser impetrado em instância superior.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta aqui o erro da questão, por favor. Obg.

  • O primeiro erro contido neste trecho é o que se chama de barbarismo, um vício de linguagem relativo à grafia das palavras. Em termos distintos, grafou-se "com tudo" no lugar de "contudo", a conjunção coordenativa adversativa; o segundo, na supressão do "s" da forma verbal "informamos-lhe"; o terceiro é o que se chama de solecismo de concordância: grafou-se "passado" em lugar de "passados". O adjetivo deve concordar com o núcleo a que se refere.

    Errado.

  • Gabarito: errado

    Solicita-se julgamento da adequação gramatical da passagem:

    "Informamo-lhe que, passado mais de quinze dias sem o cumprimento das pendências especificadas neste Ofício, o seu requerimento será arquivado, cabendo, com tudo, recurso a ser impetrado em instância superior."

    Três erros são encontrados na passagem, respectivamente: a forma clítica "lhe", quando enclítica e aglutinada ao verbo, não causa supressão de fonemas, devendo o termo ser grafado "informamos-lhe", sem supressão da consoante "s" presente na forma verbal; o verbo "passar", embora impessoal quando indicativo de tempo passado e seguido de preposição, está aplicado na construção como verbo pessoal e deve ser flexionado para concordar com seu sujeito na forma "passados" (a preposição é simples elemento da expressão "mais de"); a construção "com tudo", preposição seguida de pronome indefinido, está incorretamente grafada, devendo dar lugar ao conectivo adversativo 'contudo".

  • informamos-lhe , nós informamos a você.

    contudo .

  • Segundo Sr. Shelking: "O primeiro erro contido neste trecho é o que se chama de barbarismo, um vício de linguagem relativo à grafia das palavras. Em termos distintos, grafou-se "com tudo" no lugar de "contudo", a conjunção coordenativa adversativa; o segundo, na supressão do "s" da forma verbal "informamos-lhe"; o terceiro é o que se chama de solecismo de concordância: grafou-se "passado" em lugar de "passados". O adjetivo deve concordar com o núcleo a que se refere."

    Errado.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.



    O período apresentado possui 3 erros:


    - o é referente à construção "Informamo-lhe". Na língua portuguesa, é mais ou menos comum que o verbo sofra alguma alteração por causa do pronome enclítico, que é aquele colocado após o verbo. Entretanto, quando o pronome informar vem acompanhado do pronome -LHE, o correto é  INFORMAMOS-LHE, mantendo o S final. Isso porque tal pronome, em qualquer posição, não causa alteração gráfica no verbo;
    - o erro está na ausência de concordância do vocábulo "passado". Esse é um adjetivo verbal (com origem no particípio passado do verbo passar) e tem de concordar em gênero e número com o nome a que se refere, neste caso, "dias". Assim, a construção correta é passados mais de quinze dias;
    - o erro é referente à grafia de "com tudo". Contudo tem o sentido de “no entanto"; “todavia"; já com tudo significa “com todas as coisas". Ou seja, as duas formas existem e estão corretas. Entretanto, em se tratando de ligar orações, a forma correta de escrita da palavra é "contudo", devendo ser usada para indicar uma oposição a uma ideia anterior.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • 3 erros:

    1. (Informamo-lhe) INFORMAMOS-LHE, mantendo o S final. Isso porque tal pronome, em qualquer posição, não causa alteração gráfica no verbo.
    2. (passado) A construção correta é passados mais de quinze dias.
    3. (com tudo) A forma correta de escrita da palavra é "contudo".

    Gab: Errado.

  • GABARITO: ERRADO

    COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.

    O período apresentado possui 3 erros:

    - o 1º é referente à construção "Informamo-lhe". Na língua portuguesa, é mais ou menos comum que o verbo sofra alguma alteração por causa do pronome enclítico, que é aquele colocado após o verbo. Entretanto, quando o pronome informar vem acompanhado do pronome -LHE, o correto é INFORMAMOS-LHE, mantendo o S final. Isso porque tal pronome, em qualquer posição, não causa alteração gráfica no verbo;

    - o 2º erro está na ausência de concordância do vocábulo "passado". Esse é um adjetivo verbal (com origem no particípio passado do verbo passar) e tem de concordar em gênero e número com o nome a que se refere, neste caso, "dias". Assim, a construção correta é passados mais de quinze dias;

    - o 3º erro é referente à grafia de "com tudo". Contudo tem o sentido de “no entanto"; “todavia"; já com tudo significa “com todas as coisas". Ou seja, as duas formas existem e estão corretas. Entretanto, em se tratando de ligar orações, a forma correta de escrita da palavra é "contudo", devendo ser usada para indicar uma oposição a uma ideia anterior.

    FONTE: Dayanna Menezes, Graduada em letras na UEPB, Pós-graduada em leitura, análise e produção de texto na UnB e Mestre em Linguística na UERJ. Corretora de redação da banca CESPE/UNB e do ENEM., de Português, Redação Oficial, Secretariado


ID
5553877
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração-padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 

Acerca dos conceitos de hardware, dos conceitos de redes de computadores e do programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais atual, julgue o item.

O PDA (Personal Digital Assistant) e os smartphones são considerados como computadores móveis. 

Alternativas
Comentários
  • Os PDAs (Personal digital assistants) também chamados de handhelds ou palmtops são  de dimensões reduzidas, usados nos anos 2000, como um organizadores eletrônicos e/ou agenda portátil de planejamento diário. 

    Logo, foram perdendo espaço para os smartphones que conhecemos atualmente.

  • Gab.: C


ID
5553880
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração-padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 

Acerca dos conceitos de hardware, dos conceitos de redes de computadores e do programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais atual, julgue o item.

O microcontrolador, um dos tipos de computador, é um equipamento muito resistente, seguro e capaz de realizar diversas funções. 

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C


ID
5553883
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração-padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 

Acerca dos conceitos de hardware, dos conceitos de redes de computadores e do programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais atual, julgue o item.

De um modo geral, na estrutura de rede conhecida como cliente/servidor, um grande número de clientes pode estar conectado a um único servidor.  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    A expressão de cliente-servidor é utilizada no âmbito da informática. Nesse contexto, chama-se cliente ao dispositivo que exige determinados serviços a um servidor. A ideia de servidor, entretanto, refere-se ao equipamento que presta serviços aos computadores conectados a ele através de uma rede.

    O conceito de cliente-servidor, refere-se, portanto, a um modelo de comunicação que vincula vários dispositivos informáticos através de uma rede.

    Fonte: https://conceito.de/cliente-servidor


ID
5553886
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração-padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 

Acerca dos conceitos de hardware, dos conceitos de redes de computadores e do programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais atual, julgue o item.

O ping é uma ferramenta que pode ser utilizada em uma rede de computadores. 

Alternativas
Comentários
  • Ping (ou latência) é uma ferramenta desenvolvida para testar a disponibilidade de equipamentos conectados à uma rede Ele serve para testar não apenas se um dispositivo está ativo e funcionando, como também a qualidade da conexão.

    Fonte: tecnoblog


ID
5553889
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos itens que avaliem conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração-padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram-se a cliques com o botão esquerdo do mouse; e teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 

Acerca dos conceitos de hardware, dos conceitos de redes de computadores e do programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais atual, julgue o item.

Ao navegar no Google Chrome como visitante (modo visitante), o usuário consegue visualizar e também alterar as informações de outros perfis do Chrome. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

    No modo visitante, você não verá nem mudará as informações de outros perfis do Chrome. Ao sair do modo visitante, sua atividade de navegação é excluída do computador.

    O modo visitante é ideal para:

    • permitir que outras pessoas usem seu computador ou para usar o computador de outra pessoa;
    • usar um computador público, como em uma biblioteca ou um café.

    Se você quiser navegar com privacidade no seu computador, use o modo de navegação anônima. Você verá suas informações e configurações sem salvar o histórico de navegação.

    ----

    Abrir o modo visitante:

    1. No computador, abra o Chrome.
    2. No canto superior direito, clique em Perfil Perfil.
    3. Clique em Visitante.

    Observação: se houver um usuário supervisionado no seu computador e todos os perfis não supervisionados estiverem bloqueados, o modo visitante não estará disponível.

    Fonte: support.google.com

  • ERRADO

    permitir que outras pessoas usem seu computador ou para usar o computador de outra pessoa;

    1. No computador, abra o Chrome.
    2. No canto superior direito, clique em Perfil Perfil.
    3. Clique em Visitante.

    Nossa, não sabia que flor nascia no asfalto. RSRS!!!

  • No modo visitante, você não verá nem mudará as informações de outros perfis do Chrome. Ao sair do modo visitante, sua atividade de navegação é excluída do computador.

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes a Navegadores, especificamente sobre o Google Chrome.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão.

    Conforme ajuda do Google Chrome:

    "No modo visitante, você não verá nem mudará as informações de outros perfis do Chrome. Ao sair do modo visitante, sua atividade de navegação é excluída do computador.

    O modo visitante é ideal para:

    - permitir que outras pessoas usem seu computador ou para usar o computador de outra pessoa;
    - usar um computador público, como em uma biblioteca ou um café.

    Se você quiser navegar com privacidade no seu computador, use o modo de navegação anônima (CTRL + SHIFT + N). Você verá suas informações e configurações sem salvar o histórico de navegação."

    Portanto, no modo visitante não conseguirá visualizar informações de outros usuários.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • visitante nao altera configuração so o admin e o perfil que tem permisao pelo adm


ID
5553892
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e aos aplicativos e procedimentos de segurança da informação, julgue o item.

A seleção de arquivos no Windows permite uma série de ações que o usuário pode executar, entre elas, a de remover diversos arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Senhores, em se tratando da disciplina de Informática é fundamental ter em mente que:

    1. Nada é 100% Seguro.
    2. Tudo é Possível

  • GABARITO: C.

    Selecionar arquivos alternados – Ctrl + Clique do botão esquerdo do mouse

    Agora, se você quer selecionar a maioria dos arquivos da pasta, você pode apertar Ctrl + A primeiro para selecionar todos e depois Ctrl + Clique com o botão esquerdo do mouse nos arquivos que quer remover da seleção.

  • CERTO

    Selecionar arquivos alternados – Ctrl + Clique do botão esquerdo do mouse.

    TESTEM.

    CERTO

  • CTRL + Clique = Seleção intercalada

    SHIFT+ Clique = Seleção não intercalada

    Outras dicas:

    Se clicar em um arquivo com o botão esquerdo do mouse e depois apertar CTRL, vai copiar o arquivo.

    Se clicar em um arquivo com o botão esquerdo do mouse e depois apertar SHIFT, vai mover o arquivo.

    Se clicar em um arquivo com o botão esquerdo do mouse e depois apertar CTRL + SHIFT ou ALT, vai criar um atalho do arquivo.


ID
5553895
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e aos aplicativos e procedimentos de segurança da informação, julgue o item.

Ao ocultar um arquivo no Windows, garante-se que nenhum outro usuário poderá visualizá-lo.

Alternativas
Comentários
  • o usuário ADM consegue tudo
  • quando falar de informática e AFIMAR QUE TUDO É GARANTIDO, QUE NINGUÉM PODE VER OU ALGO DO TIPO, desconfie.

  • Como ocultar:

    abra o explorador de arquivos (Windows explorer) --> selecione as pastas desejadas --> vá exibir --> selecione a opção ocultar itens selecionados

    Desocultar:

    Abra o explorador de arquivos --> vá para opção exibir --> selecione a opção itens ocultos --> selecione as pastas desejadas para desocultar (estarão com as imagens mais apagadas) --> clique na opção ocultar itens selecionados

  • GAB E

    Lembrando que o arquivo oculto ainda continua ocupado espaço .

    Tem uma questão que leciona nesse sentido .

  • ERRADO

    nenhum outro usuário poderá.....99% DE CHANCE DE ESTAR ERRADO.

    ERRADO.

    NÃO PRECISA NEM TERMINAR DE LER.

  • É só colocar, nas configurações das pastas, para visualizar os arquivos ocultos.

  • Oque acho sacanagem é vc ter que imaginar um cenários que não foi dito...

    É claro que se desolcultar outro usuário poderá ver. Mas o comando da questão diz, se vc ocultar nenhum outro usuário poderá ver. E de fato é. Agora se fizesse menção em algum momento a um desocultar aí blz.

    Tipo: Se vc excluir um arquivo de um pen drive vc não terá mais acesso ao aquivo. Vc marca certo. E a banca dá errado dizendo que é só instalar um recuperador de arquivos.

  • pode si ver

    so ir nas configurações e marca mostrar arquivos que estão em oculto pronto agora pode ser visto

  • Ao ocultar um arquivo no Windows, garante-se que nenhum outro usuário poderá visualizá-lo.

    Não é garantido, a pegadinha está nessa palavra.


ID
5553898
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e aos aplicativos e procedimentos de segurança da informação, julgue o item.

Os programas de bate-papo (chat) são considerados como os programas mais seguros existentes na computação; logo, não há a possibilidade de que o computador do usuário que utiliza esse programa seja infectado por um worm.

Alternativas
Comentários
  • Senhores, em se tratando da disciplina de Informática é fundamental ter em mente que:

    1. Nada é 100% Seguro.
    2. Tudo é Possível

  • Ei, questões de informática é complicado, rsrrsrsrsrsrrsrsrssrrrsrsrs É tipo, o cara que levou chifre, sabe que levou chifre, mas perdoa, ai vão sair para jantar, na hora que pede a comida, o urso aparece no mesmo local, o cara fica todo desconfiado.

    Informática o cara sabe que estar certo, mas marca todo desconfiado.

    Já digo logo, quem discorda desse exemplo, já passou por essa experiência e ficou com trauma rsrsrsrrsrsrrs

  • ERRADO

  • Na informática tudo pode acontecer, pois diariamente a mesma sempre está evoluindo.

    Sistemas de segurança evoluem, assim como os programas que trazem prejuízos, ou seja, nunca um sistema será 100% seguro.

  • os cahts são os mais vuneraveis pois algum conhecido pode espalhar o link falso entre outras coisas

  • Parei de ler no "mais seguros existentes na computação"....


ID
5553901
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e aos aplicativos e procedimentos de segurança da informação, julgue o item.

É suficiente ter um programa antivírus instalado no computador para proteger as informações de privacidade do usuário, como, por exemplo, dados bancários e senhas. 

Alternativas
Comentários
  • Nada é suficiente se tratando de segurança da informação. Todo cuidado é pouco

  • ERRADO

  • quando se fala de informática, principalmente de segurança da informação todo cuidado ainda é pouco, e nada será TOTALMENTE suficiente para te proteger de ameaças, pois estas estão sempre em atualização e buscando novos caminhos de explorar as fragilidades dos sistemas.

    ERRADO

  • Não é suficiente, pois faz-se necessário que o usuário também adote condutas que visem à segurança.

    Por exemplo: Se o usuário sai clicando em tudo que recebe no email, não adianta ter antivírus.

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes a Segurança da Informação, especificamente sobre Princípios de Segurança.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão.

    A princípio, devemos saber a diferença entre suficiente e necessário conforme o dicionário. Assim, suficiente é “que ou aquilo que satisfaz ou que basta, que é bastante". Já necessário é algo "absolutamente preciso; essencial".

    Exemplos:

    "O dinheiro não era suficiente para as despesas."
    "O sono é necessário à saúde."

    Portanto, não basta (suficiente) ter um programa ter um programa antivírus instalado no computador para proteger as informações de privacidade do usuário, como, por exemplo, dados bancários e senhas. Pois, faz-se necessário que o usuário também adote condutas que visem à segurança.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • É suficiente: Quando o assunto é informática essa palavra é muito forte.

  • Obvio que um bom antivírus é vital para a proteção dos seus dados em um dispositivo, todavia ele por si só não se basta tendo que ter outros mecanismos para proteção dos dados.

  • errado o antí virus não garante 100% não


ID
5553904
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e aos aplicativos e procedimentos de segurança da informação, julgue o item.

O firewall é um dispositivo de segurança que protege o computador do usuário de vírus oriundos de pen drives. Entretanto, ele não protege o sistema de tentativas indevidas de acesso vindas da Internet. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

    Firewall é um elemento de uma rede, sendo baseado em software ou em hardware, que controla o tráfego de entrada e saída de informação, através da análise dos pacotes de dados, e assim determinando se eles podem passar ou não, baseando-se em uma série de regras. Essas regras são compostas por campos de filtragem, ou campos de rede, como o tipo de protocolo, o endereço de IP da origem, o endereço de IP final, a porta original e a final. O firewall, ao decidir que uma rede é segura e confiável, faz uma ponte entre essa rede e o computador ou rede interna o qual ele protege.

    Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.

  • ERRADO

    firewall --------------PAREDE DE FOGO.

    "Gata não sou o Gaara, mas tenho areia suficiente pra encher seu caminhão"

  • Firewall não é antivirus

  • firewall NÃO É ANTIVIRUS!

  • Firewall é um porteiro: ele controla o tráfego de entrada e saída das portas de rede do seu computador.

    Alguns bizus do Firewall:

    • Instalado no Proxy da rede já safa (não vai precisar de um pessoal)
    • Ajuda contra WORM
    • Não necessita de hardware
    • Bloqueia a entrada e libera a saída (típico porteiro)
    • Não plota sniffer na rede (escuta)

  • ERRADO

    FIREWALL :

    O firewall se limita ao controle de acesso à rede e computador, ou seja, autoriza ou bloqueia a entrada e saída de informações. Porém, as portas de entrada do navegador ou no software de e-mail são automaticamente liberadas. Isso quer dizer que, mesmo com o firewall devidamente instalado e configurado, a máquina não está completamente protegida de mensagens de spam, links maliciosos e arquivos suspeitos. Noutras palavras, O firewall atua como uma barreira inicial, determinando quais transferências de dados são autorizadas ou não dentro da rede que o computador está acessando. É aí que entra a importância de possuir um antivírus, no qual ele irá proteger o computador desses tipos de ameaças.

  • Repete comigo: FIREWALL NÃO É ANTIVIRUS!

  • FIREWALL NAO É ANTIVIRUS


ID
5553919
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Augusta tem exatamente R$ 1.060,00 em sua carteira, entre cédulas de R$ 20,00 e R$ 50,00.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

É possível que haja um número ímpar de cédulas de R$ 50,00 na carteira de Augusta. 

Alternativas
Comentários
  • 1 = 50

    3 = 150

    5 = 250

    7 = 350

    9 = 450

    11 = 550

    13 = 650

    15 = 750

    17 = 850 -> 210,00 não dá para chegar em notas de 20

    19 = 950 -> 110,00 não dá para chegar em notas de 20

    21 = 1050 -> 10,00 dá teria que caber + 20 para dar os 1060

    A sobra da diferença das notas de 50 sempre será 10, logo não dá para completar com notas de 20, portanto a quantidade de notas de 50,00 não pode ser ímpar, senão nunca vai bater.

  • não entendi, se ela tivesse R$ 1000,00 em notas de 50 e R$ 60,00 divididos em três notas de R$ 20,00?

  • O único jeito de chegar em 60 é com 3 notas de 20. Sendo assim as notas de 50 serão sempre pares. Ou 1000/50 = 20 (notas)

  • NÃO TEM COMO A QUANTIDADE DE CÉDULAS DE R$ 50,00 NA CARTEIRA DE AUGUSTA SER ÍMPAR, POIS NA SOMA "ÍMPAR+PAR = ÍMPAR" E O VALOR QUE AUGUSTA TEM NA CARTEIRA É PAR.


ID
5553922
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Augusta tem exatamente R$ 1.060,00 em sua carteira, entre cédulas de R$ 20,00 e R$ 50,00.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Há pelo menos 23 cédulas na carteira de Augusta. 

Alternativas
Comentários
  • 20 notas de 50,00

    3 notas de 20,00

  • Quantidade de notas de 20 = x

    Quantidade de notas de 50 = y

    x+y = 23

    20.x + 50.y = 1060

    Tá feito, agora é só resolver.

  • FIZ ASSIM:

    AO DIVIDIR 1060/50, OBTIVE O RESULTADO 21 E SOBRA 10 (O QUE SIGNIFICA DIZER QUE HÁ 21 NOTAS DE R$50,00 E SOBRAM R$10,00.)

    MAS ESSE RESULTADO NÃO É POSSÍVEL PORQUE AUGUSTA SÓ TEM NOTA DE R$ 20,00 E R$ 50,00.

    ENTÃO "RETIREI" UMA NOTA DE R$ 50,00, DEIXANDO A CARTEIRA DE AUGUSTA COM 20 NOTAS DE R$ 50,00 E SOBRARAM R$ 60,00, AGORA A DÁ PRA FAZER A CONTA, PORQUE TER R$ 60,00 SIGNIFICA DIZER QUE ELA TEM 3 NOTAS DE R$ 20,00, LOGO AUGUSTA TEM, NO MÍNIMO, 20 NOTAS DE R$ 50,00 E 3 NOTAS DE R$ 20,00, OU SEJA, 23 NOTAS.


ID
5553925
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Augusta tem exatamente R$ 1.060,00 em sua carteira, entre cédulas de R$ 20,00 e R$ 50,00.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Se o número de cédulas na carteira de Augusta for igual a 38, então a razão entre o número de cédulas de R$ 20,00 e de R$ 50,00 será igual a 5/7.

Alternativas
Comentários
  • 28 notas de 20 e 10 notas de 50 se dividir por 2 a razão fica 14/5
  • se dividir por 2 a razão fica 5/14

  • 5/7 é aproximadamente 70%, ou seja, 70% das notas seriam de $50, 70% das 38 notas que ele tem no bolso, daria aproximadamente 26 notas, 26 notas de $50 é $1300, que já deixa a questão errada.

  • 20x+50y=1060

    x+y=38

    Resolva o sistema acima!

    x=28

    y=10

    x/y=28/10=14/5 (simplifiquei)

    Continuem buscando seus sonhos!

  • Gabarito:E

  • 38/12 não dá (5+7= 12) Se não dá pra dividir 38 por 12, logo não é possível.

  • 5/7 (5+7=12) razão proposta

    ?/? (?+?=38) razão original

    sendo 38 o total de cédulas, divide-se esse total pela soma da razão proposta (5+7=12)o resultado dessa divisão multiplica-se pelo 5 e pelo 7, assim obtém-se a razão original

    38/12=3,16666...

    nessa divisão temos uma dízima periódica, logo não sendo essa divisão exata, gabarito E

  • Resolvido:

    https://youtu.be/O96DhOQoWPc

  • X = QUANTIDADE DE NOTAS DE R$20,00

    Y = QUANTIDADE DE NOTAS DE R$ 50,00

    20X+50Y =1060

    X+Y=38 ---> X = 38-Y

    RESOLVENDO PELO MÉTODO DA DISTRIBUIÇÃO:

    20x(38-Y)+50Y = 1060

    760-20Y+50Y = 1060

    30Y = 300

    Y = 300/30 ------> Y = 10 (AUGUSTA TEM 10 NOTAS DE R$50,00)

    SE X = 38-Y, ENTÃO

    X =38-10 = 28 (AUGUSTA TEM 28 NOTAS DE R$20,00)

    A QUESTÃO QUER SABER SE A RAZÃO DA QUANTIDADE DE NOTAS DE 20/50 = 5/7. BASTA DIVIDIR UM PELO OUTRO PARA PERCEBER QUE NÃO É POSSÍVEL SIMPLIFICAR A FRAÇÃO 20/50 E CHEGAR NO RESULTADO PEDIDO.

    GABARITO ERRADO

  • Errado

    http://sketchtoy.com/70424928

  • Eu fiz assim:

    $1060 (com cédulas de 20 e de 50)

    60= 20 + 20 + 20 (3 cédulas de 20)

    Sobra 1000 (pois retirei os $60)

    1000/50= 20. Logo, são 20 cédulas de 50,00. Como a questão fala que são 38 cédulas no total, são 18 cédulas de 20 (20+18= 38)

    R= Cédula 1 ($20)/ Cédula 2 ($50)

    R= 18/20= 9/10. Essa fração não dá 5/7


ID
5553928
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Julgue o item.

O número de anagramas da palavra FISCAL que começam com F ou terminam com L é igual a 240. 

Alternativas
Comentários
  • FISCAL = 6!

    6.5.4.3.2.1 = 720 possibilidades no geral.

    Porém F e L ficarão fixos

    F 4 3 2 1 L = 24 possibilidades fixando letras F e L

  • F × 4 × 3 × 2 × 1 × L = 24 possibilidades
  • Mas ele fala "OU" e não "E". portanto creio que o tenha realmente 240 anagramas

    5! + 5! 5! (fixando o F no começo) OU (5! fixando o L no final)

  • ERRADO

    Acredito ser 120 tanto para F como para L, só que separados!

    F _ _ _ _ _ = 5!

    _ _ _ _ _ L = 5!

    ERREI PQ VIAJEI NO ''OU'', achei que era para somar os valores encontrados.

    ERROS? Comuniquem.

  • O correto é: 120 anagramas que começam com F+ 120 anagramas que terminam com L. Depois diminui 24 dos anagramas Fe L, pois esses ele não quer. Portanto vai ficar: 240-24= 216

  • anagramas que começam com (F) -F 5.4.3.2 L e terminam (L)

    5x4x3x2=120, Não conta o F nem o L

  • A resposta é 216 possibilidades.

    Passo a passo aqui: https://youtu.be/czkppHO_ZgU

    Mas basicamente você precisa fazer 3 anagramas (é rápido!):

    F _ _ _ _ _ = 120 possibilidades.

    _ _ _ _ _ L = 120 possibilidades.

    F _ _ _ _ L = 24 possibilidades.

    Resultado = 120 + 120 - 24 = 216 possibilidades.

  • Boa questão!

    Começando com F ou terminando com L, 120 possibilidade cada, ou o total de 240. Contudo, começando com a letra F, deve-se atentar que o L não está impedido de ocorrer na última posição, e o mesmo vale para o caso do cálculo de anagramas quando o L é a letra dada, não impede de F ocorrer na primeira posição. Dado que a questão pede que se calcule os anagramas quando a palavra FISCAL começa com F ou termina L, então é preciso excluir as possibilidades destas duas palavras ocorrerem nestas posições (24 possibilidades) do total de 240.

  • Acertei a questão, mas errei a resposta real. kakakak


ID
5553931
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Julgue o item.

Exatamente 36 anagramas da palavra JÚNIOR possuem as vogais e as consoantes juntas.

Alternativas
Comentários
  • JNR = 3!

    UIO = 3!

    2! x 3! x 3! = 2.1.3.2.1.3.2.1 = 72

  • Resolvido passo a passo:

    https://youtu.be/uI0aZGbWc6c

    Ou procure por "Matemática João" no Youtube. Valeuu

  • Considera as vogais como uma só letra, da mesma forma as consoantes:

    UIO= 1 letra

    JNR= 1 letra

    Ou seja, temos 2 letras= 2!

    Agora, as vogais podem mudar de lugar , pode ser UIO, OIU, IOU, ou seja, há uma permutação de 3!

    Da mesma forma, há uma permutação nas consoantes: JNR, RNJ, NJR, ...., logo 3!

    Resolvendo

    2! 3! 3! = 72

    2x1 x 3x2x1 x 3x2x1=

    Resultado= 72

  • Gabarito: Errado

    Definição de anagrama: Palavra formada pela alteração da ordem ou pela transposição das letras de outra: alterando a ordem de Roma temos um anagrama, a palavra amor.

    Separando JÚNIOR em consoantes e vogais:

    JNR = 3! = 3.2.1 = 6

    UIO = 3! = 3.2.1 = 6

    6 x 6 = 36

    Porém, há que se considerar que o anagrama pode ser formado por consoantes + vogais ou vogais + consoantes, portanto são duas formas distintas de combinação.

    36 x 2 = 72


ID
5553934
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Julgue o item.
A frase “Se é fiscal júnior, então tem nível superior” é equivalente a “Se não tem nível superior, então não é fiscal júnior”.  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Uma das formas de ober a equivalência da Condicional é inverter as proposições negando. Portanto temos:

    “Se é fiscal júnior, então tem nível superior”

    A --> B

    “Se não tem nível superior, então não é fiscal júnior”

    ~B --> ~A

  • Fiquei um tempinho sem estudar e esqueci regras básicas...não façam isso nunca.

  • Se é fiscal júnior, então tem nível superior.

    volta negando:

    Se não tem nível superior, então não é fiscal júnior.

  • Inverte e nega as duas.

    se eu estiver errada me corrijam.

  • Contrapositiva, inverte a ordem e nega as duas (Mantém o conectivo "se então").

  • "Uma das formula da equivalência"

    Se A --> B: Se ~B ---> ~A

  • Basta negar tudo e inverter e correr pro abraço

  • Decorem!!!!

    Proposições Equivalentes:

    P -----> Q

    ~Q -----> ~P

    ~P ou Q

    Com isso em mente, é rápido que resolve questões como essa!

  • se ~B -> ~A = SE TIVER O "SE" INVETE E NEGA

    GABARITO "C"

  • Contrapositiva - troca e nega

  • Confundi com a regra do mané (negação do SE ... Então).

    Ainda não entendi bem essa regra da condicional.

    Errei todas até aqui. xuáá.

  • Negação da Condicional (-> Se...Então):

    -Troca por "E" (^)

    -Nega a segunda

    p -> q = p ^ ~q

    Contra-Positiva (Caso da questão):

    -Mantém o sinal

    -Inverte

    -Nega as duas

    p -> q = ~q -> ~p

  • Gabarito C

    • Regra Contrapositiva da Condicional - Mantém o "Se..., então" inverte o início com o final e nega tudo, ou seja, inverte e nega tudo.

    Enunciado: "Se é fiscal júnior, então tem nível superior” é equivalente a “Se não tem nível superior, então não é fiscal júnior”. 

  • É a clássica contrapositiva.

  • eu errei porque achei estava escrito errado: NÃO FISCAL JUNIOR kkkkkkk

  • “Se é fiscal júnior, então tem nível superior” é equivalente a “Se não tem nível superior, então não é fiscal júnior”

    P -> Q é equivalente a: ~Q -> ~P e ~P v Q.

  • Equivalência=== inverte e nega tudo !
  • Modus Tollens

    p---->q ^~q ---->~p

  • Contrapositiva da Condicional: Teorema do X = inverte negando.

    Inverte as proposições negando tudo e mantém o conectivo.

    ou

    Neymar = Nega a primeira e mantém a segunda troca o "se...então" pelo OU.

  • Julgue o item. A frase “Se é fiscal júnior, então tem nível superior” é equivalente a “Se não tem nível superior, então não é fiscal júnior”.  

    Certo

    comentário: equivalências do se então:

    • Nega tudo e inverte.--> mantém o se então.
    • Neyma --> muda pro "OU"

  •  EQUIVALENCIA

    EXISTE DUAS MANEIRAS

    1º TEÓRIA DO X  

    MANTÉM O ► (SE ENTÃO)  INVERTE NEGANDO TUDO

    2º NEY OU MAR 

    NEGO A PRIMEIRA OU MANTÉM A SEGUNDA

  • Nesse caso, você cruza e nega.

    “Se é fiscal júnior, então tem nível superior”

    Se não tem nível superior (inverteu a ordem da proposição), então não é fiscal júnior.

  • Nega tudo e inverte bb

  • Nega tudo e inverte bb

  • A equivalência do conectivo SE ENTÃO => tem duas regras :

    1° nega tudo e inverte:

    Se Maria é advogada então bruno e pedreiro.Equivale a : Se Bruno não é pedreiro então Maria não é advogada.

    SE VOCÊ NÃO ENCOTRAR NENHUMA FRASE EQUIVALENTE DEVE APLICAR A SEGUNDA REGRA:

    Nega a a primeira,mantém a segunda e troca o conectivo se,entao por ou

  • Inverte nené:

    Inverte a ordem; nega a primeira e nega a segunda


ID
5553937
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Embora o mundo não tenha conhecido nenhum conflito global desde o fim da Segunda Guerra, em 1945, guerras civis e conflitos localizados jamais deixaram de existir desde então. Determinadas regiões, consideradas como estratégicas, são palco de disputas geopolíticas, nas quais os interesses econômicos costumam alimentar diversas crises. Considerando o cenário mundial contemporâneo, julgue o item.

Com sede em Nova Iorque, a Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada logo após o fim da Segunda Guerra e sua finalidade essencial é tratar das questões atinentes à segurança e à paz no mundo.

Alternativas
Comentários
  • Sede da Organização das Nações Unidas está localizada em Nova Iorque, Estados Unidos.

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre a ONU (Organização das Nações Unidas), seus objetivos, os motivos e o contexto histórico que está por trás de sua criação.
    A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional que reúne vários países no mundo no intuito de promover a paz, a segurança mundial, a cooperação e o desenvolvimento mundial.
    Essa organização foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial, no dia 24 de outubro de 1945. Assustados e preocupados com as mortes e as destruições ocorridas nas duas grandes guerras, a organização foi criada com a necessidade de buscar a paz entre as nações.
    Com sede em Nova Iorque (EUA), a ONU tem o poder de debater e tomar medidas necessários em questões sensíveis que são enfrentadas pela sociedade, como as mudanças climáticas, a questão da paz mundial, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o terrorismo, a fome, a igualdade de gênero, as questões de saúde pública, etc.
    Conforme explicado, a afirmação da questão está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
5553940
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Embora o mundo não tenha conhecido nenhum conflito global desde o fim da Segunda Guerra, em 1945, guerras civis e conflitos localizados jamais deixaram de existir desde então. Determinadas regiões, consideradas como estratégicas, são palco de disputas geopolíticas, nas quais os interesses econômicos costumam alimentar diversas crises. Considerando o cenário mundial contemporâneo, julgue o item.

Além de voz e voto, apenas cinco países têm assento permanente e direito a veto no Conselho de Segurança da ONU: Estados Unidos; Rússia; China; Reino Unido; e França. 

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Formado por 15 membros, 5 deles são permanentes, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. São revestidos pelo poder de veto, ou seja, são capazes de, com seu voto, vetar a decisão do conselho; já os membros temporários não apresentam o mesmo privilégio, pois são eleitos pela Assembleia Geral de 2 em 2 anos.

  • Gabarito: Certa.

    O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países, sendo 5 permanentes e 10 outros que acabam eleitos para mandatos de dois anos.

    Segundo o artigo 23º da Carta das Nações Unidas, os membros permanentes do Conselho de Segurança são: Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China.

    Além do Brasil, os países eleitos para o biênio de 2022 e 2023 foram Albânia, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos. Eles se juntam a Índia, Irlanda, Quênia, México e Noruega como integrantes rotativos do Conselho.

  • GAB - CERTO

    Estados UnidosRússiaChina, Reino Unido, e França. (só país paz&amor com esse direito ao veto)

    Em seis anos de guerra, a Rússia protegeu sete vezes a Síria - sua aliada no Oriente Médio - da pressão ocidental, fazendo uso de seu direito a veto no Conselho de Segurança da ONU. A China o fez em seis ocasiõe. (isso em 2017)

    inclusive a Rússia usou novamente o veto agora em 2022 após invadir à Ucrânia.

    Para ser aprovada, uma Resolução não pode ser vetada por nenhum dos cinco membros permanentes do conselho. A Rússia, pivô da crise, é um desses países, exercendo seu poder de veto, como já se esperava. 

    fonte; agenciabrasil.ebc


ID
5553943
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Embora o mundo não tenha conhecido nenhum conflito global desde o fim da Segunda Guerra, em 1945, guerras civis e conflitos localizados jamais deixaram de existir desde então. Determinadas regiões, consideradas como estratégicas, são palco de disputas geopolíticas, nas quais os interesses econômicos costumam alimentar diversas crises. Considerando o cenário mundial contemporâneo, julgue o item.

O Oriente Médio deixou de ser uma região relevante na geopolítica mundial por duas razões básicas: o Estado da Palestina foi finalmente criado e o petróleo não é mais uma fonte de energia usada nos países mais ricos.

Alternativas
Comentários
  • O Médio Oriente ou Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo

  • "o petróleo não é mais uma fonte de energia usada nos países mais ricos." - Não precisa apontar o erro...

  • ERRADO

    o Estado da Palestina foi finalmente criado e o petróleo não é mais uma fonte de energia usada nos países mais ricos.

    PAREM DE SAIR E VÃO ESTUDAR, JÁ PENSOU ACONTECE ALGUMA COISA HOJE !!!!

  • A banca veio do futuro, o ano ? 2100 ....

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema a situação geopolítica do Oriente Médio e a sua dependência com a exploração de petróleo.
    Na assertiva contida no enunciado é reforçado que depois da criação do Estado de Palestina e a menor utilização do petróleo por parte dos países mais ricos diminuíram a relevância geopolítica que a região do Oriente Médio possui no mundo.
    Localizada na região do Oriente Médio, a Palestina é um território não contínuo que abrange a Faixa de Gaza e áreas nas fronteiras da Cisjordânia. Como não é reconhecido oficialmente por muitos países, o território ainda não se constitui como um Estado, e vive uma situação bastante conflituosa com o Estado de Israel desde a sua criação, em 1947. Ao longo das décadas os conflitos entre judeus e árabes em decorrência da oficialização do Estado israelense, geraram uma diminuição do território palestino, acirrando a rivalidade entre as duas nações.
    Além da disputa territorial, o desejo de ser considerado um Estado autônomo gerou muitas divergências e conflitos entre israelenses e palestinos. Em 1964 foi criada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) que visava assegurar o território palestino junto com a reivindicação e reconhecimento como um Estado. Na década de 1990, através do Acordo de Oslo, o território palestino conquistou o domínio de algumas áreas mas não conseguiu seu reconhecimento como Estado nacional. O fato é que até os dias atuais, a luta por um Estado autônomo gera conflitos entre as duas nações que causam preocupações mundiais e até mesmo intervenção de países poderosos e da ONU (Organização das Nações Unidas).
    Quanto ao petróleo, o consumo em 2019, segundo a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), foi 99 milhões de barris por dia. Entre os maiores consumidores estão os EUA, China, Japão, Alemanha, Rússia e Canadá, que são países desenvolvidos e que ainda possuem uma alta demanda dessa fonte energética. 
    Como possui cerca de 64% das reservas de petróleo no Planeta, o Oriente Médio possui um importante destaque geopolítico no mundo. Por conta disso, vários dos conflitos que ocorreram na região, como o embate entre Síria e Iraque (2011), a Guerra do Golfo (1991) e invasão dos EUA no Iraque (2002) foram algumas das sangrentas guerras que ocorreram e que tiveram como motivação a existência e abundância de jazidas de petróleo. 
    O raciocínio, portanto, é simples. Países ricos e com grande poderio militar como os EUA, países da União Europeia, China, Rússia, veem esses conflitos como chance de exercer uma influência política nessas áreas para se obter vantagens na compra do petróleo. Além disso, vários grupos radicais, como o Estado Islâmico, financiam seu arsenal bélico através da venda de petróleo, e se envolvem em várias batalhas em áreas estratégicas para aumentar o financiamento de suas atividades militares.
    Portanto, vemos nas explicações as seguintes considerações finais: o Estado da Palestina ainda não foi criado, e o consumo de petróleo por parte de países ricos não diminuiu. Sendo assim, a região do Oriente Médio ainda continua sendo uma área bastante relevante para a geopolítica mundial.
    A afirmação está ERRADA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • gab: C

    O petróleo sempre vai ser um meio de riqueza em todos os Países.


ID
5553946
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Embora o mundo não tenha conhecido nenhum conflito global desde o fim da Segunda Guerra, em 1945, guerras civis e conflitos localizados jamais deixaram de existir desde então. Determinadas regiões, consideradas como estratégicas, são palco de disputas geopolíticas, nas quais os interesses econômicos costumam alimentar diversas crises. Considerando o cenário mundial contemporâneo, julgue o item.

Apesar de divergências e dos múltiplos interesses em jogo, a questão ambiental entrou na agenda política mundial, atraindo a atenção de especialistas, governos, órgãos multilaterais e organizações não governamentais. 

Alternativas

ID
5553949
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Embora o mundo não tenha conhecido nenhum conflito global desde o fim da Segunda Guerra, em 1945, guerras civis e conflitos localizados jamais deixaram de existir desde então. Determinadas regiões, consideradas como estratégicas, são palco de disputas geopolíticas, nas quais os interesses econômicos costumam alimentar diversas crises. Considerando o cenário mundial contemporâneo, julgue o item.

O avanço da economia globalizada trouxe como resultado expressivo a drástica redução da desigualdade, fenômeno visível especialmente na África, na Ásia e na América Latina. 

Alternativas
Comentários
  • Item Errado.

     A globalização é o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação. Não obstante, a globalização não se limita aos planos políticos e econômicos, ocorrendo também no âmbito da cultura. Assim, observa-se uma grande troca de costumes, hábitos e mercadorias culturais, o que costumam chamar de “Aldeia Global”, pois estamos todos conectados e próximos uns aos outros com o advento da tecnologia.

     No entanto, é importante tecer algumas críticas à Globalização:

     -Ela favoreceu uma hegemonização cultural, em que os costumes dominantes se impõem sobre os demais;

    -Os avanços tecnológicos e das comunicações sempre alcançam, primeiramente, aqueles que possuem um poder aquisitivo superior.

    -As expansões das multinacionais em todo o mundo, ampliou a concentração de renda, de modo que o número de pessoas contempladas pelos benefícios da mundialização diminui constantemente.

    -O processo de globalização, ocorre de uma forma que beneficia as elites econômicas e os países dominantes, em detrimento das populações pobres e regiões de todo mundo.

    -A globalização proporciona uma grande desigualdade social, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria. 

    Ademais, África, Ásia e América Latina são países subdesenvolvidos ou emergentes, que possuem um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. São países com um padrão de vida, predominantemente baixo ou médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano variando entre muito baixo, relevantemente médio e pouco elevado. Assim, nestes países a desigualdade social ainda é um grande obstáculo a ser superado

    Dessa forma, a globalização não diminuiu as diferenças socieconômicas entra a população!

  • a globalização acentua a desigualdade

    há uma expressiva concentração do capital; exploração de mão de obra barata

  • erradooo

    GLOBALIZAÇÃO NÃO RUDUZ AS DESIGUALDADES, PELO CONTRÁRIO, SÓ PIORA

  • ERRADO

    Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/reflexos-globalizacao-no-mundo.htm#:~:text=H%C3%A1%20uma%20grande%20disparidade%20econ%C3%B4mica,cada%20vez%20maior%20de%20pessoas.

  • Vantagens e Desvantagens da Globalização

    Pontos positivos

    1. Importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados;
    2. O consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade;
    3. Com as multinacionais, a globalização permite que investidores de outros países invistam no estrangeiro e vice-versa;

    Pontos negativos

    1. Exploração da matéria-prima e da mão de obra barata (quando países desenvolvidos se instalam em países mais pobres);
    2. Disseminação de atividades criminosas e ilegais que antes concentravam-se apenas em uma determinada região para todo o resto do mundo;
    3. Uso da internet como veículo para atividades ilegais como a prostituição, a pedofilia, o tráfico de drogas, armas e animais, o aumento de organizações criminosas, a "lavagem de dinheiro" e, consequente, aumento dos "paraísos fiscais".

    @studyeduzinho

  • ERRADO

    resultado expressivo a drástica redução da desigualdade, 

    FEZ AUMENTAR.

    CHEGUE NA NOVINHA DA SALA E DIGA.-Quando eu olho pra você eu vejo a história dos teus olhos, a geografia do teu corpo, só não sinto a química dos teus beijos.!!!

  • A desigualdade é fruto da globalização.

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmativa sobre o tema da globalização econômica e seus desdobramentos socioeconômicos na África, Ásia e América Latina.
    Na asserção é reforçado que o avanço da economia globalizada tem diminuído a desigualdade nas áreas citadas acima. Para responder corretamente, o candidato precisa entender o que significa o conceito de Globalização e quais suas implicações socioeconômicas para todo o mundo.
    Globalização é um processo que consiste na total ou parcial integração entre os países e suas localidades através da expansão e otimização dos meios de transporte e comunicação. Por conta desse avanço, trocas culturais, comerciais e econômicas se tornaram mais constantes e mais ágeis em todo o Planeta.
    Graças aos meios de transporte mais avançados podemos viajar para países em outros continentes ou consumir produtos e mercadorias de outras nações. Com o avanço dos meios de comunicação podemos ver séries e produções de outros países, ou podemos ficar antenados a informações em tempo real que ocorrem do outro lado do mundo, o que comprova o termo aldeia global, o que remete à ideia que a intensificação da integração mundial tornou o planeta "menor".
    Entretanto, embora tenha trazido aspectos positivos com os avanços nos meios de transporte e comunicação, a Globalização acentuou as disparidades econômicas entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Como esse processo originou a intensificação das trocas comerciais e econômicas, a divisão internacional do trabalho foi acentuada, expandindo ainda mais as desigualdades no mundo.
    Ou seja, países subdesenvolvidos concentrados em maioria na Ásia, na África e na América Latina são responsáveis pelo fornecimento de matérias-primas baratas para as potências econômicas mundiais (China, EUA, Japão, União Europeia) que são detentoras e produtoras de tecnologias de alto valor agregado. Portanto, é uma relação de lucro, pois esses países mais ricos compram matérias-primas baratas, e vendem esses recursos já transformadas em valores mais altos, gerando um grande acúmulo de riquezas e capitais e aumentando ainda mais as desigualdades de países mais periféricos.
    Nesse sentido, a consolidação da globalização econômica intensificou a desigualdade nessas áreas e não reduziu. 
    Portanto, a assertiva está ERRADA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • A globalização só aumenta as desigualdades!


ID
5553952
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Embora o mundo não tenha conhecido nenhum conflito global desde o fim da Segunda Guerra, em 1945, guerras civis e conflitos localizados jamais deixaram de existir desde então. Determinadas regiões, consideradas como estratégicas, são palco de disputas geopolíticas, nas quais os interesses econômicos costumam alimentar diversas crises. Considerando o cenário mundial contemporâneo, julgue o item.

O tráfico de drogas ilícitas, de armas e até de pessoas demonstra que o crime organizado também se globalizou, inclusive fazendo uso das modernas tecnologias disponíveis atualmente no mundo. 

Alternativas

ID
5553955
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Embora o mundo não tenha conhecido nenhum conflito global desde o fim da Segunda Guerra, em 1945, guerras civis e conflitos localizados jamais deixaram de existir desde então. Determinadas regiões, consideradas como estratégicas, são palco de disputas geopolíticas, nas quais os interesses econômicos costumam alimentar diversas crises. Considerando o cenário mundial contemporâneo, julgue o item.

Há consenso entre os países mais ricos da Europa de que suas fronteiras devem estar abertas para abrigar os milhares de refugiados vindos de áreas conflagradas.

Alternativas
Comentários
  • Não existe consenso, divergem e muito! A exemplo do Brexit.

    Errado

  • Sonha...


ID
5553958
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Embora o mundo não tenha conhecido nenhum conflito global desde o fim da Segunda Guerra, em 1945, guerras civis e conflitos localizados jamais deixaram de existir desde então. Determinadas regiões, consideradas como estratégicas, são palco de disputas geopolíticas, nas quais os interesses econômicos costumam alimentar diversas crises. Considerando o cenário mundial contemporâneo, julgue o item.

País mais populoso do planeta, a China já é a segunda economia mundial, posição alcançada a partir de sua decisão de promover a ilimitada abertura econômica e, principalmente, a distensão política, democratizando-se integralmente.

Alternativas
Comentários
  • A China abriu sua economia, mas continua politicamente comunista e fechada!

    E

  • apesar de ser a 2° maior economia do mundo, economia que mais cresceu nos últimos 25 anos, a china não é ilimitada, nem tampouco integralmente democratizada, mas sim apresenta uma economia comunista(fechada).

  • democracia + china = errado eu marco


ID
5553961
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item.

Considera-se como informação apenas os dados processados que podem ser utilizados para a produção e a transmissão de conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

  • Art. 3º Para os efeitos deste Decreto, considera-se:

    I - informação - dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

  • Art. 4º Para os efeitos deste Decreto, considera-se:

    I - informação - dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;

  • A questão exige conhecimentos sobre a Lei de Acesso a Informação, lei federal nº. 12.527/2011.

    Em geral, as questões sobre a Lei de Acesso a Informação cobram a letra da lei, por isso, vale a pena dar uma olhada nas disposições dela.

    O  conceito de informação, cobrado pelo enunciado, está explicito no art. 4º, I, da lei supracitada, e não há muita dificuldade. 
     
    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    I - informação: dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato;


    Logo, a afirmação está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO
  • ERRADO

    Informação: Dados processados ou não, que podem ser utilizados para a produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato.

  • informação: dados processados ou não!


ID
5553964
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item.

A busca e o fornecimento da informação são gratuitos, ressalvada a cobrança do valor referente ao custo dos serviços e dos materiais utilizados, tais como reprodução de documentos, mídias digitais e postagem. 

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO COBROU DO CANDIDATO CONHECIMENTO ACERCA DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

    Dispõe a Lei nº 12.527/11:

    Art. 12. O serviço de busca e de fornecimento de informação é gratuito.

    § 1º O órgão ou a entidade poderá cobrar exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, quando o serviço de busca e de fornecimento da informação exigir reprodução de documentos pelo órgão ou pela entidade pública consultada. 

    E ainda, o Decreto 7.724/12, que regulamenta a lei de acesso à informação no âmbito do Poder Executivo Federal:

    Art. 4º A busca e o fornecimento da informação são gratuitos, ressalvada a cobrança do valor referente ao custo dos serviços e dos materiais utilizados, tais como reprodução de documentos, mídias digitais e postagem.

    Gabarito: Certo

  • CERTO.

    Como já venho dito em outras questão de acesso à informação, cuidado com as questões de acesso à informação e leiam o enunciado da questão:

    "Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item."

    Vejamos o que mencionam as legislações sobre o acesso à informação:

    Lei 12.527/2011, Art. 1º "Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal".

    Decreto 7.724/2012, Art. 1º "Este Decreto regulamenta, no âmbito do Poder Executivo federal, os procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, observados grau e prazo de sigilo, conforme o disposto na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição".

    A questão é com base no Decreto 7.724/2012, vejamos:

    Decreto 7.724/2012, Art. 4º "A busca e o fornecimento da informação são gratuitos, ressalvada a cobrança do valor referente ao custo dos serviços e dos materiais utilizados, tais como reprodução de documentos, mídias digitais e postagem".

  • LEI Nº 12.527/2011 – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

    Art. 12. O serviço de busca e de fornecimento de informação é gratuito.

    § 1º O órgão ou a entidade poderá cobrar exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, quando o serviço de busca e de fornecimento da informação exigir reprodução de documentos pelo órgão ou pela entidade pública consultada.  

    § 2º Estará isento de ressarcir os custos previstos no § 1º deste artigo aquele cuja situação econômica não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei nº 7.115, de 29 de agosto de 1983. 

    GABARITO: ERRADO.


ID
5553967
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item.

Apenas os órgãos da administração indireta são obrigados a atender as disposições sobre a garantia de acesso à informação aos cidadãos. 

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO COBROU DO CANDIDATO CONHECIMENTO ACERCA DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

    Art. 1º Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art.5º, no inciso II do §3º e no §2° do art. 216 da Constituição Federal.

    Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei:

    I - os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judiciário e do Ministério Público;

    II - as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    Gabarito: Errado

  • LEI Nº 12.527/2011 – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

    Art. 1º, Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei:

    I - Os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judiciário e do Ministério Público;

    II - As autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    GABARITO: ERRADO.


ID
5553970
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item.

São objetivos do serviço de informações ao cidadão o de receber e o de registrar pedidos de acesso à informação.  

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º Os órgãos e entidades deverão criar Serviço de Informações ao Cidadão - SIC, com o objetivo de:

    III - receber e registrar pedidos de acesso à informação.

  • O art. 9º da Lei nº 12.527/2011 estabelece que “O acesso a informações públicas será assegurado mediante: I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para: a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações; b) informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades; c) PROTOCOLIZAR DOCUMENTOS E REQUERIMENTOS DE ACESSO A INFORMAÇÕES; e". Já o art. 9º do Decreto nº 7.724/2012 assevera que “Os órgãos e entidades deverão criar Serviço de Informações ao Cidadão - SIC, com o objetivo de: I - atender e orientar o público quanto ao acesso à informação;  II - informar sobre a tramitação de documentos nas unidades; e III - RECEBER E REGISTRAR PEDIDOS DE ACESSO À INFORMAÇÃO. Parágrafo único

    Compete ao SIC: I - o RECEBIMENTO DO PEDIDO DE ACESSO e, sempre que possível, o fornecimento imediato da informação; II - o REGISTRO DO PEDIDO DE ACESSO em sistema eletrônico específico e a entrega de número do protocolo, que conterá a data de apresentação do pedido; e III - o encaminhamento do pedido recebido e registrado à unidade responsável pelo fornecimento da informação, quando couber". Após todas essas fundamentações legais, chega-se à conclusão que o item está certo.

    Resposta: CERTO


  • Objetivos da Rede de Serviços de informações ao cidadão:

    I - atender e orientar o cidadão quanto o acesso à informação;

    II - informar sobre a tramitação de documentos nos órgãos e nas entidades integrantes da estrutura organizacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública; 

    III - receber e registrar pedidos de acesso à informação; e

    IV - aperfeiçoar a transparência das informações no âmbito do  Ministério da Justiça e Segurança Pública.

    Fonte: https://www.gov.br/mj/pt-br/acesso-a-informacao/servico-de-informacao-ao-cidadao

    Avante, não desista.


ID
5553973
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item.

O serviço de informações ao cidadão será instalado em unidade física identificada, de fácil acesso e aberta ao público.  

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO COBROU DO CANDIDATO CONHECIMENTO ACERCA DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

    Dispõe a Lei nº 12.527/11:

    Art. 9º O acesso a informações públicas será assegurado mediante:

    I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para:

    E ainda, o Decreto 7.724/12, que regulamenta a lei de acesso à informação no âmbito do Poder Executivo Federal:

    Art. 10. O SIC será instalado em unidade física identificada, de fácil acesso e aberta ao público.

    Gabarito: Certo

  • CERTO.

    Como já venho dito em outras questão de acesso à informação, cuidado com as questões de acesso à informação e leiam o enunciado da questão:

    "Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item."

    Vejamos o que menciona as legislações sobre o acesso à informação:

    Lei 12.527/2011, Art. 1º "Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal".

    Decreto 7.724/2012, Art. 1º "Este Decreto regulamenta, no âmbito do Poder Executivo federal, os procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, observados grau e prazo de sigilo, conforme o disposto na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição".

    A questão é com base no Decreto 7.724/2012 que trata a Transparência Passiva nos órgãos e nas entidades públicas:

    Decreto 7.724/2012, Art. 10. "O SIC será instalado em unidade física identificada, de fácil acesso e aberta ao público".


ID
5553976
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item.

Apenas pessoas naturais poderão formular pedidos de acesso à informação. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

  • De forma bem rápida, o requerente não precisa dizer OS MOTIVOS E COMO VAI USAR A INFORMAÇÃO, MAS É NECESSÁRIO SE IDENTIFICAR E ESPECIFICAR A INFORMAÇÃO QUE DESEJA.

     

    JUSTIFICATIVA DA BANCA: O procedimento de aceso à informação estabelecido pelo art. 10 da Lei n.º 12.527/2011 prevê como requisitos BÁSICOS de validade do pedido de informações a IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE e a especificação da informação requerida. 

     

    MPE-PR. 2013. CORRETO. D) O pedido de acesso às informações de interesse público não precisa ser justificado, devendo conter apenas a identificação do requerente e a especificação da informação solicitada; CORRETO.

    Art. 10, §§1º e 3º Da Lai. 

  • GABARITO ERRADO - TJGO 2021

  • ERRADO.

    Como já venho dito em outras questão de acesso à informação, cuidado com as questões de acesso à informação e leiam o enunciado da questão:

    "Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item."

    Vejamos o que menciona as legislações sobre o acesso à informação:

    Lei 12.527/2011, Art. 1º "Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal".

    Decreto 7.724/2012, Art. 1º "Este Decreto regulamenta, no âmbito do Poder Executivo federal, os procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, observados grau e prazo de sigilo, conforme o disposto na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição".

    Perceberam a diferença?!

    _______________________________________________________________________________________________________

    A questão quer a resposta não com base na Lei 12.527/2011, mas com base no Decreto 7.724/2012, que é o que regula o acesso à informação no âmbito do Poder Executivo Federal.

    Decreto 7.724/2012, Art. 11. "Qualquer pessoa, natural ou jurídica, poderá formular pedido de acesso à informação".

    Se ocorrerem dúvidas, podem observar meu comentário nesta questão: Q1851323.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei de Acesso à Informação - LAI.

    A LAI foi um importante marco regulatório no que diz respeito à garantia do direito de acesso à informação. Uma de suas principais mudanças foi quanto ao de comportamento do entes Administrativos no trato da informação. Até então o poder público assumia uma postura de passividade, de modo que caberia apenas responder às demandas de informação, com a lei de acesso á informação, lei nº. 12.527/2011, atribuiu-se a Administração Pública uma postura ativa, no sentido de que, independente de solicitação cabe ao poder público tornar suas informações acessíveis. A publicidade é a regra e o sigilo a exceção.

    O conteúdo cobrado pela questão se direciona diretamente com a legitimidade ativa para requerer informações. Neste sentido, vale a transcrição do 10 da LAI, que atribui a legitimidade ativa a qualquer interessado, em conjunto com o art. 2º, do decreto nº. 7.724/2012, que regula a lei de acesso à informação em âmbito federal, e trata especificamente das pessoas jurídicas:

    Na Lei de Acesso à Informação:

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

    No decreto nº. 7.724/2012:

    Art. 2º Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal assegurarão, às pessoas naturais e jurídicas, o direito de acesso à informação, que será proporcionado mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão, observados os princípios da administração pública e as diretrizes previstas na Lei nº. 12,527, de 2011.
    Concluí-se, portanto, que o enunciado está errado.

    Gabarito do Professor: ERRADO


ID
5553979
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item.

São vedadas as exigências relativas aos motivos do pedido de acesso à informação. 

Alternativas
Comentários
  • § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de

    interesse público.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

    § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

  • PM-MG. 2018. A Lei n. 12.527/11, Lei de Acesso à Informação, estabelece que o pedido de acesso à informação deve conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida, contudo, veda quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público. CORRETO.

    FCC. 2020. Um dos vizinhos do terreno onde funciona um equipamento esportivo público encaminhou, ao órgão responsável pela gestão do bem, pedido de informações sobre o andamento de projeto para privatização daquela operação. Ou seja, buscava saber sobre o planejamento e projeto de exploração do imóvel pela iniciativa privada. O pedido, considerando o disposto na Lei de Acesso à Informação, E) deve ser deferido e as informações prestadas, considerando que o pedido pode ser apresentado por qualquer pessoa interessada, não sendo permitido exigir fundamentação ou motivação para o pedido. CORRETO.

     

    QUADRIX. 2021. São vedadas as exigências relativas aos motivos do pedido de acesso à informação.  CORRETO.

     

     

    FCC. 2013.  A Constituição Federal assegura alguns direitos e garantias aos cidadãos, ao lado de prerrogativas à Administração pública. Essa relação demanda equilíbrio, tarefa conferida, muitas vezes, à legislação infraconstitucional. Assim, na maior parte dos diplomas editados, há garantia aos administrados do direito à informação, consagrado na Lei nº 12.527/11, que conta com aplicação subsidiária da Lei nº 9.784/99. Referido diploma reconhece o direito à informação,

    Alternativas ERRADO. C)  ̶d̶e̶s̶d̶e̶ ̶q̶u̶e̶ ̶p̶r̶e̶v̶i̶a̶m̶e̶n̶t̶e̶ ̶c̶o̶m̶p̶r̶o̶v̶a̶d̶o̶ ̶i̶n̶t̶e̶r̶e̶s̶s̶e̶ ̶d̶i̶r̶e̶t̶o̶ ̶n̶a̶ ̶q̶u̶e̶s̶t̶ã̶o̶,̶ como forma de expressão do princípio da publicidade.  ERRADO. A lei veda que façam exigências relativas aos motivos que determinam a solicitação de informações de interesse público. Art. 10, §3º

  • Errei pois achei que estava incompleto... ''interesse público''

  • CERTO.

    Como já venho dito em outras questão de acesso à informação, cuidado com as questões de acesso à informação e leiam o enunciado da questão:

    "Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item."

    Vejamos o que mencionam as legislações sobre o acesso à informação:

    Lei 12.527/2011, Art. 1º "Esta Lei dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal".

    Decreto 7.724/2012, Art. 1º "Este Decreto regulamenta, no âmbito do Poder Executivo federal, os procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, observados grau e prazo de sigilo, conforme o disposto na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição".

    A Lei 12.527/2012 regulamenta o acesso à informação nos entes da federação, enquanto que o Decreto o garantia de acesso à informação APENAS no âmbito do Poder Executivo Federal.

    ___________________________________________________________________________________________________

    Sobre a questão acima, de fato, é com embasamento no Decreto 7.724/2012, vejamos:

    Lei 12.527/2011, Art. 10, § 3º "São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público".

    Decreto 7.724/2012, Art. 14. "São vedadas exigências relativas aos motivos do pedido de acesso à informação".

    Portanto, cuidado com essas questões, tendo em vista, em comentários, que houve essa confusão.

  • LEI Nº 12.527/2011 – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

    Art. 10, § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

    GABARITO: CERTO.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei de Acesso à Informação - LAI.

    A LAI foi um importante marco regulatório no que diz respeito à garantia do direito de acesso à informação. Uma de suas principais mudanças foi quanto ao de comportamento dos entes Administrativos no trato da informação. Até então o poder público assumia uma postura de passividade, de modo que caberia apenas responder às demandas de informação, com a lei de acesso á informação, lei nº. 12.527/2011, atribuiu-se a Administração Pública uma postura ativa, no sentido de que, independente de solicitação cabe ao poder público tornar suas informações acessíveis. A publicidade é a regra e o sigilo a exceção.

    O conteúdo cobrado pela questão se direciona diretamente com as vedações de exigências para requerer informações. Neste sentido, vale a transcrição do art. 10, § 3º, da LAI:

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.
    § 1º Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.
    § 2º Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet.
    § 3º São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

    Portanto, a afirmação está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO

ID
5553982
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item.

Caso a informação requerida esteja disponível ao público em formato impresso, em formato eletrônico ou em outro meio de acesso universal, o órgão ou a entidade indeferirá o pedido sumariamente. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

    "Caso a informação requerida esteja disponível ao público em formato impresso, em formato eletrônico ou em outro meio de acesso universal, o órgão ou a entidade indeferirá o pedido sumariamente."

    → Neste caso, a entidade irá escrever para o requerente como ele poderá acessar o site para conseguir a informação (Dona Maria, entre no Google, digite isso, clique ali, depois acolá etc.). Isso desonerará o órgão (tirará a obrigação) de fornecer a informação. Mas e se o requerente disser: "eu não tenho acesso à internet, pois não tenho computador ou celular"? aí não desonera.

    Art. 11, § 6º Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, por escrito, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, procedimento esse que desonerará o órgão ou entidade pública da obrigação de seu fornecimento direto, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para realizar por si mesmo tais procedimentos.

  • ERRADO.

    Há dois dispositivos que regulamentam esse procedimento:

    Lei 12.527/2011, Art. 11, § 6º "Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, por escrito, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, procedimento esse que desonerará o órgão ou entidade pública da obrigação de seu fornecimento direto, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para realizar por si mesmo tais procedimentos".

    Decreto 7.724/2012, Art. 17. "Caso a informação esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em outro meio de acesso universal, o órgão ou entidade deverá orientar o requerente quanto ao local e modo para consultar, obter ou reproduzir a informação".

  • LEI Nº 12.527/2011 – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

    Art. 11, § 6º Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, POR ESCRITO, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, procedimento esse que desonerará o órgão ou entidade pública da obrigação de seu fornecimento direto, SALVO se o requerente declarar não dispor de meios para realizar por si mesmo tais procedimentos.

    GABARITO: ERRADO.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei de Acesso à Informação - LAI.

    A LAI foi um importante marco regulatório no que diz respeito à garantia do direito de acesso à informação. Uma de suas principais mudanças foi quanto ao de comportamento do entes Administrativos no trato da informação. Até então o poder público assumia uma postura de passividade, de modo que caberia apenas responder às demandas de informação, com a lei de acesso á informação, lei nº. 12.527/2011, atribuiu-se a Administração Pública uma postura ativa, no sentido de que, independente de solicitação cabe ao poder público tornar suas informações acessíveis. A publicidade é a regra e o sigilo a exceção.

    O conteúdo cobrado pela questão se direciona diretamente com o dever de fornecer informações já disponíveis ao público. Nestes casos, vale lembrar que a finalidade da lei é garantir o acesso universal à informação, deste modo, sendo informação já disponível, o ente fica desobrigado, no entanto, se o requerente não possuir condições de acessar a informação, permanece o dever da Administração em fornecê-las. Em todo o momento, resta também o dever de informar o local em que está disponível.

    Art. 17. Caso a informação esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em outro meio de acesso universal, o órgão ou entidade deverá orientar o requerente quanto ao local e modo para consultar, obter ou reproduzir a informação.

    Parágrafo único. Na hipótese do caput o órgão ou entidade desobriga-se do fornecimento direto da informação, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para consultar, obter ou reproduzir a informação.

    A afirmação do enunciado está, portanto, errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO

ID
5553985
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item.

Quando o fornecimento da informação requerida implicar a reprodução de documentos, o órgão ou a entidade, no prazo de quinze dias, intimará o requerente para o pagamento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, que deverá ser realizado em dinheiro ou por meio de transferência bancária. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    A regra é o fornecimento gratuito das informações, porém isso não exclui a possibilidade da cobrança dos custos dos materiais/serviços empregado para possibilitar o fornecimento.

    "Art. 12. O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuitosalvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados.

    Entretanto aqueles que comprovem “estado de pobreza” serão isentos.

    Parágrafo único. Estará isento de ressarcir os custos previstos no caput todo aquele cuja situação econômica não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da "

    Fonte: Lei 12.527

  • Quando o fornecimento da informação requerida implicar a reprodução de documentos, o órgão ou a entidade, no prazo de quinze dias, intimará o requerente para o pagamento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, que deverá ser realizado em dinheiro ou por meio de transferência bancária. ERRADO

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

    Art. 12. O serviço de busca e de fornecimento de informação é gratuito.  (Redação dada pela Lei nº 14.129, de 2021)      

    § 1º O órgão ou a entidade poderá cobrar exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, quando o serviço de busca e de fornecimento da informação exigir reprodução de documentos pelo órgão ou pela entidade pública consultada.  (Incluído pela Lei nº 14.129, de 2021)     

    § 2º Estará isento de ressarcir os custos previstos no § 1º deste artigo aquele cuja situação econômica não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei nº 7.115, de 29 de agosto de 1983.  (Incluído pela Lei nº 14.129, de 2021)

  • Quando o fornecimento da informação requerida implicar a reprodução de documentos, o órgão ou a entidade, no prazo de quinze dias, intimará o requerente para o pagamento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, que deverá ser realizado em dinheiro ou por meio de transferência bancária. ERRADO

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

    Art. 12. O serviço de busca e de fornecimento de informação é gratuito.  (Redação dada pela Lei nº 14.129, de 2021)      

    § 1º O órgão ou a entidade poderá cobrar exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, quando o serviço de busca e de fornecimento da informação exigir reprodução de documentos pelo órgão ou pela entidade pública consultada.  (Incluído pela Lei nº 14.129, de 2021)     

    § 2º Estará isento de ressarcir os custos previstos no § 1º deste artigo aquele cuja situação econômica não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei nº 7.115, de 29 de agosto de 1983.  (Incluído pela Lei nº 14.129, de 2021)

  • Está ERRADO:

    § 1º O órgão ou a entidade poderá cobrar exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, quando o serviço de busca e de fornecimento da informação exigir reprodução de documentos pelo órgão ou pela entidade pública consultada.  (Incluído pela Lei nº 14.129, de 2021)  

    O órgão público PODERÁ cobrar, ou seja, não há obrigatoriedade. Afirmar que o requerente será INTIMADO ao pagamento para reprodução da informação, como descreve a questão, está incorreto.

  • ERRADO.

    A questão possui embasamento no Decreto 7.724/2014, que o pagamento dos serviços e materiais utilizados é por meio de Guia de Recolhimento de União - GRU, conforme abaixo:

    Decreto 7.724/2012, Art. 18."Quando o fornecimento da informação implicar reprodução de documentos, o órgão ou entidade, observado o prazo de resposta ao pedido, disponibilizará ao requerente Guia de Recolhimento da União - GRU -ou documento equivalente, para pagamento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados".

    E prazo para a reprodução de documentos é de 10 dias:

    Decreto 7.724/2012, Art. 18, Parágrafo único. "A reprodução de documentos ocorrerá no prazo de dez dias, contado da comprovação do pagamento pelo requerente ou da entrega de declaração de pobreza por ele firmada, nos termos da Lei nº 7.115, de 1983, ressalvadas hipóteses justificadas em que, devido ao volume ou ao estado dos documentos, a reprodução demande prazo superior."

  • Art. 12. O serviço de busca e de fornecimento de informação é GRATUITO.

    § 1º O órgão ou a entidade poderá cobrar EXCLUSIVAMENTE o valor necessário ao ressarcimento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, quando o serviço de busca e de fornecimento da informação exigir REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS pelo órgão ou pela entidade pública consultada.

    § 2º ESTARÁ ISENTO DE RESSARCIR OS CUSTOS previstos no § 1º deste artigo aquele cuja situação econômica não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei nº 7.115, de 29 de agosto de 1983. 

    GABARITO: ERRADO. 

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei de Acesso à Informação - LAI.

    A LAI foi um importante marco regulatório no que diz respeito à garantia do direito de acesso à informação. Uma de suas principais mudanças foi quanto ao de comportamento do entes Administrativos no trato da informação. Até então o poder público assumia uma postura de passividade, de modo que caberia apenas responder às demandas de informação, com a lei de acesso á informação, lei nº. 12.527/2011, atribuiu-se a Administração Pública uma postura ativa, no sentido de que, independente de solicitação cabe ao poder público tornar suas informações acessíveis. A publicidade é a regra e o sigilo a exceção.

    O conteúdo cobrado pela questão se relaciona diretamente com a finalidade da lei é garantir o acesso universal à informação, por isso, a busca e fornecimento de informações são gratuitos. No entanto, nos termos do art. 12, §1º, é possível a cobrança apenas de despesas de buscas e dos materiais utilizados para reprodução da informação, podendo ainda haver isenção deste valor. Vejamos:

    Art. 12.  O serviço de busca e de fornecimento de informação é gratuito.  
    § 1º  O órgão ou a entidade poderá cobrar exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, quando o serviço de busca e de fornecimento da informação exigir reprodução de documentos pelo órgão ou pela entidade pública consultada.  
    § 2º  Estará isento de ressarcir os custos previstos no § 1º deste artigo aquele cuja situação econômica não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei nº. 7.115, de 29 de agosto de 1983.

     Portanto a afirmação está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO

  • Errado.

    Decreto 7724 - Art. 18. Quando o fornecimento da informação implicar reprodução de documentos, o órgão ou entidade, observado o prazo de resposta ao pedido, disponibilizará ao requerente Guia de Recolhimento da União - GRU ou documento equivalente, para pagamento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados.

    Parágrafo único. A reprodução de documentos ocorrerá no prazo de dez dias, contado da comprovação do pagamento pelo requerente ou da entrega de declaração de pobreza por ele firmada, nos termos da Lei nº 7.115, de 1983, ressalvadas hipóteses justificadas em que, devido ao volume ou ao estado dos documentos, a reprodução demande prazo superior.


ID
5553988
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca da regulação, no âmbito do Poder Executivo Federal, dos procedimentos para a garantia do acesso à informação e para a classificação de informações sob restrição de acesso, julgue o item.

No caso de negativa de acesso à informação ou de não fornecimento das razões da negativa do acesso, poderá o requerente apresentar recurso, no prazo de dez dias, contado da ciência da decisão, à autoridade hierarquicamente superior à que adotou a decisão, que deverá apreciá-lo no prazo de cinco dias, contado da sua apresentação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o

    interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

    Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão

    impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

  • No caso de negativa de acesso à informação ou de não fornecimento das razões da negativa do acesso, poderá o requerente apresentar recurso, no prazo de dez dias, contado da ciência da decisão, à autoridade hierarquicamente superior à que adotou a decisão, que deverá apreciá-lo no prazo de cinco dias, contado da sua apresentação. Resposta: Certo.

    Devemos treinar o cérebro quanto aos RECURSOS ADMINISTRATIVOS E RECURSOS DE NEGATIVA DE ACESSO À INFORMAÇÃO.

    Lei Federal nº 9.784/99 (Processo Administrativo)

    Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

    § 1 O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

    Lei Federal nº 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação)

    Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

    Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

  • CERTO.

    Tanto na Lei 12.527/2011 quanto no Decreto 7.724/2012 são descritos sucessões de atos, em caso de negativa de acesso a informações. Passando pela autoridade hierarquicamente superior ao da decisão, autoridade máxima, do órgão, Controladoria-Geral da União até chegar na última instância: a Comissão Mista de Reavaliação de Informações.

    Os prazos descritos para a formalização de pedido é de 10 dias para a interposição de recursos e de 5 dias para deliberação (Lei 12.527/2011) / para decisão (Decreto 7.724/2012).

  • Gabarito CERTO

    Decreto 7.724 Art 21

  • Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

    Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

    GABARITO: CERTO.

  • O que me fez ter dúvidas foi o final da questão. A palavra 'apresentação' me fez errar a questão. Imaginei que poderia ser 'recebimento'.

    Bons Estudos!!!

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei de Acesso à Informação - LAI.

    A LAI foi um importante marco regulatório no que diz respeito à garantia do direito de acesso à informação. Uma de suas principais mudanças foi quanto ao de comportamento do entes Administrativos no trato da informação. Até então o poder público assumia uma postura de passividade, de modo que caberia apenas responder às demandas de informação, com a lei de acesso á informação, lei nº. 12.527/2011, atribuiu-se a Administração Pública uma postura ativa, no sentido de que, independente de solicitação cabe ao poder público tornar suas informações acessíveis. A publicidade é a regra e o sigilo a exceção.

    O conteúdo cobrado pela questão se relaciona diretamente com a finalidade da lei é garantir o acesso á informação. Deste modo, a negativa em fornecer a informação requerida permite recurso. Vejamos o que dispõe a lei:

    Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.
    Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

    Importante acrescentar ainda que, se tratando de órgão ou entidade do Poder Executivo Federal, caberá  recurso a Controladoria Geral da União, que terá 5 (cinco) dias para se manifestar e, sendo mantida a negativa, caberá recurso à Comissão Mista de Reavaliação de Informações.

    Art. 16. Negado o acesso à informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias se:
    I - o acesso à informação não classificada como sigilosa for negado;
    II - a decisão de negativa de acesso à informação total ou parcialmente classificada como sigilosa não indicar a autoridade classificadora ou a hierarquicamente superior a quem possa ser dirigido pedido de acesso ou desclassificação;
    III - os procedimentos de classificação de informação sigilosa, estabelecidos nesta Lei não tiverem sido observados; e
    IV - estiverem sendo descumpridos prazos ou outros procedimentos previstos nesta Lei.
    § 1º O recurso previsto neste artigo somente poderá ser dirigido à Controladoria-Geral da União depois de submetido à apreciação de pelo menos uma autoridade hierarquicamente superior àquela que exarou a decisão impugnada, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias.
    § 2º Verificada a procedência das razões do recurso, a Controladoria-Geral da União determinará ao órgão ou entidade que adote as providências necessárias para dar cumprimento ao disposto nesta Lei.
    § 3º Negado o acesso à informação pela Controladoria-Geral da União, poderá ser interposto recurso à Comissão Mista de Reavaliação de Informações, a que se refere o art. 35.

     A afirmação está, portanto, correta.

    Gabarito do Professor: CERTO

  • No caso de negativa de acesso à informação ou de não fornecimento das razões da negativa do acesso, poderá o requerente apresentar recurso, no prazo de dez dias, contado da ciência da decisão, à autoridade hierarquicamente superior à que adotou a decisão, que deverá apreciá-lo no prazo de cinco dias, contado da sua apresentação.


ID
5553991
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A respeito da regulamentação da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, julgue o item.

As autoridades públicas poderão emitir orientações normativas, súmulas e enunciados, que terão caráter meramente persuasivo. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 30 da LINDB. As autoridades públicas devem atuar para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de regulamentos, súmulas administrativas e respostas a consultas.                          

    Parágrafo único. Os instrumentos previstos no caput deste artigo terão caráter vinculante em relação ao órgão ou entidade a que se destinam, até ulterior revisão.                         

  • GABARITO ERRADO:

    .

    As autoridades públicas poderão emitir orientações normativas, súmulas e enunciados, que terão caráter meramente persuasivo.?

    A questão só não disse para quem.

    o caráter vinculante é para o órgão

  • artigo 30 da LINDB==="As autoridades públicas devem atuar para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de regulamentos, súmulas administrativas e respostas a consultas.

    Parágrafo único===os instrumentos previstos no caput deste artigo terão caráter vinculante em relação ao órgão ou entidade a que se destinam, até ulterior revisão".

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 30. As autoridades públicas devem atuar para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de regulamentos, súmulas administrativas e respostas a consultas.

    Parágrafo único. Os instrumentos previstos no caput deste artigo terão caráter vinculante em relação ao órgão ou entidade a que se destinam, até ulterior revisão.

  • A questão exige conhecimento acerca das disposições da LINDB - Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro -, que disciplina a aplicação das normas em geral.

    Vejamos, então, o que dispõe o art. 30:


    “Art. 30.  As autoridades públicas devem atuar para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de regulamentos, súmulas administrativas e respostas a consultas.                     (Incluído pela Lei nº 13.655, de 2018)     (Regulamento)

    Parágrafo único.  Os instrumentos previstos no caput deste artigo terão caráter vinculante em relação ao órgão ou entidade a que se destinam, até ulterior revisão".             

    Como se vê (parágrafo único), os instrumentos (regulamentos, súmulas administrativas e respostas consulares, etc) emitidos por autoridades públicas tem caráter vinculante em relação ao órgão ou entidade a que se destinam. Logo, a afirmativa está ERRADA.


    Gabarito do professor: ERRADO.
  • GABARITO: ERRADO

    QUESTÃO: As autoridades públicas poderão emitir orientações normativas, súmulas e enunciados, que terão caráter meramente persuasivo

    .

    Art. 30. As autoridades públicas devem atuar para aumentar a segurança jurídica na aplicação das normas, inclusive por meio de regulamentos, súmulas administrativas e respostas a consultas.

    Parágrafo único. Os instrumentos previstos no caput deste artigo terão caráter vinculante em relação ao órgão ou entidade a que se destinam, até ulterior revisão. 


ID
5553994
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A respeito da regulamentação da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, julgue o item.

As autoridades administrativas somente poderão editar atos normativos após a consulta pública para a manifestação de interessados. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 29 da LINDB. Em qualquer órgão ou Poder, a edição de atos normativos por autoridade administrativa, salvo os de mera organização interna, poderá ser precedida de consulta pública para manifestação de interessados, preferencialmente por meio eletrônico, a qual será considerada na decisão.                                

    § 1º A convocação conterá a minuta do ato normativo e fixará o prazo e demais condições da consulta pública, observadas as normas legais e regulamentares específicas, se houver.                 

    § 2º (VETADO).            

  • GABARITO ERRADO

    Art. 29. Em qualquer órgão ou Poder, a edição de atos normativos por autoridade administrativa, salvo os de mera organização interna, poderá ser precedida de consulta pública para manifestação de interessados, preferencialmente por meio eletrônico, a qual será considerada na decisão

  • Art. 29. Em qualquer órgão ou Poder, a edição de atos normativos por autoridade administrativa, salvo os de mera organização interna, poderá ser precedida de consulta pública para manifestação de interessados, preferencialmente por meio eletrônico, a qual será considerada na decisão

    PORTANTO, ASSERTIVA INCORRETA!

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 29. Em qualquer órgão ou Poder, a edição de atos normativos por autoridade administrativa, salvo os de mera organização interna, poderá ser precedida de consulta pública para manifestação de interessados, preferencialmente por meio eletrônico, a qual será considerada na decisão.

  • A questão exige conhecimento acerca das disposições da LINDB - Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro -, que disciplina a aplicação das normas em geral.

    Vejamos, então, o que dispõe o art. 29:

    “Art. 29. Em qualquer órgão ou Poder, a edição de atos normativos por autoridade administrativa, salvo os de mera organização interna, poderá ser precedida de consulta pública para manifestação de interessados, preferencialmente por meio eletrônico, a qual será considerada na decisão.                     (Incluído pela Lei nº 13.655, de 2018)       (Vigência)     (Regulamento)

    § 1º  A convocação conterá a minuta do ato normativo e fixará o prazo e demais condições da consulta pública, observadas as normas legais e regulamentares específicas, se houver.     (Incluído pela Lei nº 13.655, de 2018)            (Vigência)

    § 2º  (VETADO).     (Incluído pela Lei nº 13.655, de 2018)       (Vigência)"

    Como se vê, os atos normativos editados por autoridade administrativa, exceto os de organização interna, poderão ser precedidos de consulta pública. Ou seja, é uma faculdade, não uma imposição. Assim, a afirmativa está ERRADA.


    Gabarito do professor: ERRADO.


ID
5553997
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A respeito da regulamentação da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, julgue o item.

A decisão que impuser sanção ao agente público considerará, entre outros fatores, os danos que dela provierem para a Administração Pública.

Alternativas
Comentários
  • Art. 22 da LINDB. Na interpretação de normas sobre gestão pública, serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo, sem prejuízo dos direitos dos administrados.     

    § 1º Em decisão sobre regularidade de conduta ou validade de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa, serão consideradas as circunstâncias práticas que houverem imposto, limitado ou condicionado a ação do agente.                     

    § 2º Na aplicação de sanções, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para a administração pública, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes do agente.                 

    § 3º As sanções aplicadas ao agente serão levadas em conta na dosimetria das demais sanções de mesma natureza e relativas ao mesmo fato.                    

  • GABARITO: QUESTÃO CORRETA!

    FUNDAMENTO:

    A questão é resolvida pela literalidade do art. 16, do Decreto nº 9.830/2019, que regulamenta a Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro, vejamos:

    Decisão que impuser sanção ao agente público

    Art. 16. A decisão que impuser sanção ao agente público considerará:

    (...)

    II - os danos que dela provierem para a administração pública;

  • GABARITO: CERTO

    Art. 22, § 2º Na aplicação de sanções, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para a administração pública, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes do agente.

  • GABARITO: CERTO

    QUESTÃO: A decisão que impuser sanção ao agente público considerará, entre outros fatores, os danos que dela provierem para a Administração Pública.

    .

    Art. 22, § 2º Na aplicação de sanções, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para a administração pública, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes do agente.

  • A questão é sobre a LINDB, (Decreto-Lei nº 4.657/42).


    A assertiva está em harmonia com o art. 22, § 2º. Vejamos: “Na aplicação de sanções, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para a administração pública, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes do agente".                  




















    Gabarito do Professor: CERTO  

  • eu acertei, mas no meu entender a redação da questão está ambigua !!!


ID
5554000
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A respeito da regulamentação da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, julgue o item.

Na hipótese de a autoridade entender conveniente para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situações contenciosas na aplicação do direito público, poderá celebrar compromisso com os interessados, sendo desnecessária a prévia oitiva do respectivo órgão jurídico. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 26 da LINDB. Para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situação contenciosa na aplicação do direito público, inclusive no caso de expedição de licença, a autoridade administrativa poderá, após oitiva do órgão jurídico e, quando for o caso, após realização de consulta pública, e presentes razões de relevante interesse geral, celebrar compromisso com os interessados, observada a legislação aplicável, o qual só produzirá efeitos a partir de sua publicação oficial.   

  • GABARITO: QUESTÃO INCORRETA!

    FUNDAMENTO:

    A questão é resolvida pela literalidade do art. 26 da LINDB – incluído pela Lei nº 13.655, de 2018; regulado pelo Decreto nº 9.830 de 10 de junho de 2019 – que estabelece:

    Art. 26. Para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situação contenciosa na aplicação do direito público, inclusive no caso de expedição de licença, a autoridade administrativa poderá, após oitiva do órgão jurídico e, quando for o caso, após realização de consulta pública, e presentes razões de relevante interesse geral, celebrar compromisso com os interessados, observada a legislação aplicável, o qual só produzirá efeitos a partir de sua publicação oficial. 

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 26. Para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situação contenciosa na aplicação do direito público, inclusive no caso de expedição de licença, a autoridade administrativa poderá, após oitiva do órgão jurídico e, quando for o caso, após realização de consulta pública, e presentes razões de relevante interesse geral, celebrar compromisso com os interessados, observada a legislação aplicável, o qual só produzirá efeitos a partir de sua publicação oficial.  

  • GABARITO: ERRADO

    QUESTÃO: Na hipótese de a autoridade entender conveniente para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situações contenciosas na aplicação do direito público, poderá celebrar compromisso com os interessados, sendo desnecessária a prévia oitiva do respectivo órgão jurídico

    .

    Art. 26. Para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situação contenciosa na aplicação do direito público, inclusive no caso de expedição de licença, a autoridade administrativa poderá, após oitiva do órgão jurídico e, quando for o caso, após realização de consulta pública, e presentes razões de relevante interesse geral, celebrar compromisso com os interessados, observada a legislação aplicável, o qual só produzirá efeitos a partir de sua publicação oficial. 


ID
5554003
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A respeito da regulamentação da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, julgue o item.

A decisão do processo administrativo poderá impor diretamente à pessoa obrigada compensação por benefícios indevidos ou prejuízos anormais ou injustos resultantes do processo ou da conduta dos envolvidos, com a finalidade de evitar procedimentos contenciosos de ressarcimento de danos. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: QUESTÃO CORRETA!

    FUNDAMENTO:

    Trata-se do Instituto da Compensação, previsto no Decreto nº 9.830/2019, que regulamenta a parte administrativa da Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro, vejamos:

    Art. 9º A decisão do processo administrativo poderá impor diretamente à pessoa obrigada compensação por benefícios indevidos ou prejuízos anormais ou injustos resultantes do processo ou da conduta dos envolvidos, com a finalidade de evitar procedimentos contenciosos de ressarcimento de danos.

  • Gabarito: CERTO

    Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro

    Art. 27. A decisão do processo, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, poderá impor compensação por benefícios indevidos ou prejuízos anormais ou injustos resultantes do processo ou da conduta dos envolvidos.                         

  • Conforme a Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro (Decreto-Lei 4.657/42):

    • Art. 27. A decisão do processo, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, poderá impor compensação por benefícios indevidos ou prejuízos anormais ou injustos resultantes do processo ou da conduta dos envolvidos.

    É necessário observar que, em 2019, fora editado o Decreto nº 9.830 o qual regulamentou o disposto nos art. 20 ao art. 30 da LINDB e dispôs o seguinte no art. 9º:

    • Art. 9º A decisão do processo administrativo poderá impor diretamente à pessoa obrigada compensação por benefícios indevidos ou prejuízos anormais ou injustos resultantes do processo ou da conduta dos envolvidos, com a finalidade de evitar procedimentos contenciosos de ressarcimento de danos.

    Eis que a questão exige, portanto, do candidato, o conhecimento do teor da LINDB bem como do regulamento instrumentalizado através do Decreto 9.830/2019.

  • questão exige conhecimento acerca das disposições da LINDB - Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro -, que disciplina a aplicação das normas em geral.

    Vejamos, então, o que dispõe o art. 27:

    “Art. 27.  A decisão do processo, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, poderá impor compensação por benefícios indevidos ou prejuízos anormais ou injustos resultantes do processo ou da conduta dos envolvidos.                      (Incluído pela Lei nº 13.655, de 2018)     (Regulamento)

    § 1º  A decisão sobre a compensação será motivada, ouvidas previamente as partes sobre seu cabimento, sua forma e, se for o caso, seu valor.                    (Incluído pela Lei nº 13.655, de 2018)

    § 2º  Para prevenir ou regular a compensação, poderá ser celebrado compromisso processual entre os envolvidos.                   (Incluído pela Lei nº 13.655, de 2018)"


    A leitura do dispositivo acima transcrito permite concluir que a assertiva está CERTA. Conforme parágrafo segundo, a possibilidade tratada no caput pode ter o objetivo de prevenção de litígio, inclusive permitindo-se a celebração de compromisso processual.


    Gabarito do professor: CERTO.
  • A intenção do legislador foi óbvia: dar celeridade às decisões de processos. Sendo, de antemão, já imposta a possibilidade de compensação pelo prejuízo, seja de administradores ou administrados.

    Art. 27. A decisão do processo, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, poderá impor compensação por benefícios indevidos ou prejuízos anormais ou injustos resultantes do processo ou da conduta dos envolvidos.

    § 2º Para prevenir ou regular a compensação, poderá ser celebrado compromisso processual entre os envolvidos.


ID
5554006
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que se refere ao conceito de constituição, às classificações das constituições e aos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, julgue o item.

A solução pacífica dos conflitos não é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: CERTO

    Os fundamentos da república encontram-se no art. 1º da CF. São eles: SO CI DI VA PLU

    Soberania, Cidadania, Dignidade da Pessoa Humana, Valores Sociais do Trabalho e da Livre Inciativa e Pluralismo Político.

    A solução pacífica dos conflitos é um dos princípios que regem a República nas suas relações INTERNACIONAIS. Art. 4º, CF.

    Bons estudos!

  • FUNDAMENTOS   DA REPÚBLICA (não inclui Territórios):

    SO - CI - DI - VA - PLU        

    SO – Soberania

    CI-  cidadania 

    DI- dignidade da pessoa humana -  

    VA- valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

    PLU - pluralismo político     

    OBS: solução pacífica de conflitos é um PRINCÍPIO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

    Gabarito: Certo

  • GABARITO: CERTO

    CON(DE) PRES(SO) NÃO RE(IN)A COOPERA IGUAL – Relações Internacionais da RFB

    Con – concessão de asilo político

    De – defesa da paz

    Pre – prevalência dos direitos humanos

    So – solução pacífica dos conflitos

    Não – não intervenção

    Re – repúdio ao terrorismo e ao racismo

    In – independência nacional

    A – autodeterminação dos povos

    Coopera – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade

    Igual – igualdade entre os Estados

  • A solução pacífica dos conflitos não é um fundamento da Constituição/88 e sim um Princípio Fundamental:

    Mnemônico: IN PANICO SÓ DECORE

    IN - Independência Nacional.

    P - Prevalência dos Direitos Humanos.

    A - Autodeterminação dos Povos.

    N - Não Intervenção.

    I - Igualdade entre os Estados.

    CO - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

    - Solução pacífica dos conflitos.

    DE - Defesa da paz.

    CO - Concessão de asilo político.

    RE - Repúdio ao terrorismo e ao racismo.

  • A solução pacífica dos conflitos é princípio fundamental, mas não é fundamento.

    Bons estudos!

    ✍ Questões Inéditas → https://t.me/qinedita

  • CF

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    VII - solução pacífica dos conflitos;

  • CERTO

    PREÂMBULO

    na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    ART.4º

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    Estude como se a prova fosse amanhã.VÁ DORMIR!!!

  • Solução pacífica dos conflitos é princípio de regência das relações internacionais art.4 inc. VII

  • ERRADO, NÃO É FUNDAMENTO , E SIM PRINCÍPIOS.

  • CERTO

    PREÂMBULO

    na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    ART.4º

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    Estude como se a prova fosse amanhã.VÁ DORMIR!!!

  • CERTA PORQUE ESTÁ ERRADA KKKK

    A solução pacífica dos conflitos não é um dos fundamentos

    da República Federativa do Brasil.

    MAS PRINCIPIO FUNDAMENTAL

    GALERA ESTÁ COM PANE POIS NÃO ESTÁ VENDO O não

    OUTROS DIZEM ESTÁ CERTO DIZENDO QUE É FUNDAMENTO.

    A VERDADE É [ PRINCIPIO FUNDAMENTAL]

    FUNDAMENTO SOCIDIVAPLU

    QUEST.CERTA

  • Pessoal aqui tenta sempre justificar a banca, dando desculpas esfarrapadas.
  • A solução pacífica dos conflitos não é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

    Alternativas

    Responder

    certo

    é principio e NÃO FUNDAMENTO

  • Quem tentar aplicar a técnica do Nishimura nessa questão leva ferro kkkkkkkkk

  • É Princípio.

    Art. 4°, CF.

  • Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

  • A solução pacífica dos conflitos  é uma relação internacional. não um fundamento.

  • 1) Enunciado da questão
    Exige-se conhecimento acerca dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

    2) Base Constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    3) Dicas adicionais

    Para facilitar os estudos, existe um “mnemônico" relacionado aos fundamentos da República Federativa do brasil = "SO CI DI VA PLU":

    SO - soberania.

    CI - cidadania.

    DI - dignidade da pessoa humana.

    VA - valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

    PLU - pluralismo político.

    4) Exame do enunciado e identificação da resposta

    À luz, do art. 1º da Carta Magna, acima transcrito, são fundamentos da República Federativa do Brasil: a) soberania; b) cidadania; c) dignidade da pessoa humana; d) valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e e) pluralismo político.

    Assim, solução pacífica dos conflitos não é um fundamento.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Solução pacífica dos conflitos é um princípio e não um fundamento. CERTA!

    Mnemônico dos Princípios: IN PANICO SÓ DECORE

    IN - Independência Nacional.

    P - Prevalência dos Direitos Humanos.

    - Autodeterminação dos Povos.

    N - Não Intervenção.

    I - Igualdade entre os Estados.

    CO - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

     - Solução pacífica dos conflitos.

    DE - Defesa da paz.

    CO - Concessão de asilo político.

    RE - Repúdio ao terrorismo e ao racismo.

  • É UM PRINCÍPIO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

  • CERTO

  • Questão TOTALMENTE ERRADA...

    A Solução Pacífica dos Conflitos faz parte das Relações Internacionais, e não Fundamentos...

    Os Fundamentos são SO-CI-DI-VA-PLU

    SOberania

    CIdadania

    DIgnidade da pessoa humana

    VAlores sociais do trabalho e a livre iniciativa

    PLUralismo político.

  • Certo, pois um dos princípios das relações internacionais são:

    Solução Pacífica dos conflitos

    Não Intervenção

    ...

  • A solução pacífica dos conflitos não é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

    CORRETO, pois faz parte das relações internacionais

  • Art 4º (...) relações internacionais (...)

    VII - solução pacífica dos conflitos;

  • Fundamentos da República Federativa do Brasil = "SO CI DI VA PLU":

    SO - soberania.

    CI - cidadania.

    DI - dignidade da pessoa humana.

    VA - valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

    PLU - pluralismo político.

  • No que se refere ao conceito de constituição, às classificações das constituições e aos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, julgue o item.

    A solução pacífica dos conflitos não é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

     Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;         

    V - o pluralismo político.

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    gabarito CERTO

  • GABARITO CERTO

    ART. 4 CF. Macete para decorar a os princípios que regem o Brasil nas relações internacionais.

    "DECORE AUTO PISCINÃO".  

    • DEfesa da paz;
    • COoperação entre os povos para o progresso da humanidade;
    • REpúdio ao terrorismo e ao racismo;
    • AUTOdeterminação dos povos;
    • Prevalência dos direitos humanos;
    • Igualdade entre os Estados;
    • Solução pacífica dos conflitos;
    • Concessão de asilo político;
    • Independência nacional;
    • NÃOintervenção.
  • *********NÃO*******

    Se ler rápido cai no ^

  • NÃO. GABARITO ERRADO. ISSO NÃO É UM FUNDAMENTO DA RFB


ID
5554009
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que se refere ao conceito de constituição, às classificações das constituições e aos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, julgue o item.

A Constituição da República Federativa do Brasil pode ser classificada, entre outras classificações, como eclética, formal, reduzida e dogmática. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    contudo marquei errado pois afirma que a CF/88 é reduzida e nas classificações ela é Constituição analítica (ou prolixa, larga, extensa, ampla): examina e regulamenta todos os assuntos que entenda relevantes. Contém normas materialmente constitucionais e normas formalmente constitucionais. Por essa razão, é extensa e prolixa. Como exemplo, temos a nossa atual Constituição Federal de 1988.

    Alguém explica?

    FONTE: GRANCURSOS ONLINE Prifº Luciano Dutra

  • GABARITO: QUESTÃO CORRETA!

    FUNDAMENTOS:

    1) A Constituição da República Federativa do Brasil é Eclética/Pluralista, porque consegue equilibrar vários princípios ideológicos, resultado de vários debates políticos em seu processo de formação, há uma pluralidade de valores principiológicos;

    2) A Constituição da República Federativa do Brasil é Formal, pois estabelece o modo de ser do Estado em documento escrito. Não há relevância em pesquisar qual o conteúdo da matéria. Tudo o que estiver na constituição é matéria constitucional. O maior exemplo disso é a previsão do Colégio Dom Pedro II (Art. 242, §2º da CF);

    3) A Constituição da República Federativa do Brasil é Reduzida, porque consegue condensar os dispositivos constitucionais em um único documento formalmente editado;

    4) A Constituição da República Federativa do Brasil é Dogmática, porque em seu processo de escrituração foi elaborada por um órgão especialmente designado para esse fim (Assembleia Nacional Constituinte), adotando expressamente a ideia de Direito prevalente num dado momento da sociedade brasileira.

  • Quanto a SISTEMÁTICA: refere-se a sua metódica.

    • 1) Unitextuais ou Unitária ou Reduzida: as normas estão presentes em um único texto ou documento.
    • 2) Pluritextuais ou Variadas: composta por vários textos oficiais, as normas se acrescentam criando a Constituição.

    Quanto à EXTENSÃO: abrange no tocante às matérias.

    • 1) Sintéticas ou Concisas: Não abordam temas de grande complexidade. É objetiva. Assuntos ligados a organização de poderes,  direitos fundamentais e poderes do Estado.
    • 2) Analítica: ancoram várias matérias de maneira profunda. Direitos fundamentais, temáticas de direito tributário, social, família, dentro outros

    fonte: https://www.infoescola.com/direito/classificacao-das-constituicoes/

  • porque a quadrix não pode ser normal?

  • O termo "reduzido" não versa sobre o conteúdo da Constituição, mas sim sobre a localização dos seus dispositivos. Existem dois termos: reduzido e variada. O primeiro afirma que todo o texto constitucional está compilado em um só documento. O segundo, por sua vez, discorre que o corpo constitucional está disperso em outros documentos. Acredito que a Constituição variada contemple o famoso bloco de constitucionalidade, o qual estabelece que o conjunto de normas materialmente constitucionais e a constituição codificada de um Estado formam um bloco normativo de hierarquia constitucional.

  • Quem consegue chamar a CF/88 de reduzida? Nem em sonho!

    É analítica: várias matérias e assuntos de um modo complexo e variado.

    A pessoa q classifica a CF de reduzida pq ela está em um único documento escrito precisa rever seus conceitos.

  • Quanto mais eu estudo isso, menos eu sei.

  • deveria ter a opção de excluir banca no QC. odeio quando aparecem questões dessa banca pois vc não aprende nada.

  • Essa classificação de "reduzida" é uma novidade. Em que nota de rodapé de que livro obscuro esse examinador leu isso?

  • Quanto mais eu estudo, mais eu erro. kkkkkkkkkkk

  • QUANTO À SISTEMATIZAÇÃO (CLASSIFICAÇÃO DE PINTO FERREIRA)

     

    UNITÁRIA (CODIFICADA)

    Formada por um único documento. Até 2004 a CF era considerada unitária.

    VARIADA

    Formada por mais de um documento. Nos dias de hoje a CF/1988 é variada (BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE. Um exemplo disso é o Art. 5º, § 3º (EC 45/04): os tratados internacionais sobre DH, se aprovados pelo CN, nas duas casas, em 2 turnos, pelo quórum de 3/5 de seus membros, ingressam no direito pátrio com força de EC. Ex.: Convenção que trata dos direitos das pessoas com deficiência.

  • "Em conformidade com o critério sistemático, Pinto Ferreira classifica as Constituições em reduzidas (unitárias) e variadas. A reduzida é a que se formam em um só código básico e sistemático, como a Constituição Brasileira de 1988."

  • Não confundir os critérios :

    Critério quanto à sistemática ( critério sistemático) = Reduzida

    "Constituição Reduzida ( critério Sistemático) seriam aquelas que se materializariam em um só código básico e sistemático, como as brasileiras" (LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 21°.ed. São Paulo: Saraiva, 2017).

    Critério quanto à extensão = Analítica Podem ser conceituada como aquelas que "A Constituição analítica, também chamada de prolixa, possui extenso conteúdo, pois além de tratar dos assuntos substanciais do Estado, contém matérias que não são próprias de Constituição (formalmente constitucionais). Conceito extraído do material em PDF ( página 27, Curso de Carreiras Jurídicas da professora Nelma Fontana)

  • essa classificação reduzida nunca tinha ouvido falar, mas já vai para os meus resumos ¨¨

  • Eu não dei direito como devo estudar estou perdida

  • A reduzida é a que se formam em um só código básico e sistemático, como a Constituição Brasileira de 1988

  • A casca de banana está no termo 'reduzida'.

  • CLASSIFICAÇÃO QUANTO À SISTEMATIZAÇÃO (critério de Pinto Ferreira)

    OBS: só cabe na constituição escrita.

    • Reduzida/codificadas/unitária: são as constituições cujas normas se encontram inteiramente contidas em um só texto, formando um único corpo de lei com princípios e regras sistematicamente ordenados e articulados em títulos, capítulos e seções. A unitextualidade decorre da inexistência de “leis de emenda” e “leis com valor constitucional” fora do texto da Constituição. Segundo o professor Canotilho, as constituições unitextuais não admitem leis com valor constitucional. A nossa CF/88 pode ser classificada como unitária/reduzida.
    • Variada/legais/não codificada/inorgânica: é aquela que é composta de vários documentos esparsos. Também podem ser denominadas como Constituições escritas não formais. Ex: belga de 1830 e a francesa de 1875.

    Nesse mesmo sentido, Bonavides distingue as Constituições codificadas das legais.

    OBS: a CF/88 tem origem codificada/unitária, todavia, estamos passando por um processo de descodificação da Constituição. Estamos identificando normas escritas de natureza constitucional que estão fora do texto base (esparsos). Ex: Tratados internacionais de DHs (aprovados na forma do art. 5º, §3º); normas elaboradas pelo poder de reforma, que não se integram ao texto principal da CF/88, permanecendo no bojo das emendas de forma autônoma (Ex: EC 32/2001 - art. 2º). Assim, diante da ideia de “bloco de constitucionalidade”, parece que caminhamos para um critério que se aproxima de Constituição esparsa (legal ou escrita não formal).

    Bons estudos!

  • A questão exige o conhecimento doutrinário acerca da classificação das constituições.  

    Quanto à origem, as constituições podem ser promulgadas, que são as constituições elaboradas por um órgão constituinte previamente escolhido pelo povo para o fim de elaborar a constituição. No Brasil, foram democráticas as constituições de 1891, 1934, 1946 e 1988, porquanto resultaram do trabalho de assembleias constituintes originárias. De outra mão, as constituições outorgadas são aquelas impostas unilateralmente por quem detenha, no momento da imposição, o poder político, a força suficiente para tanto, sem participação popular. As constituições de 1824, 1937, 1967 e a emenda nº 01 de 1969 foram outorgadas.  

    Quanto à forma, as constituições podem ser escritas, que é a consistente em um código, em um documento único sistematizado. É o sistema pátrio. 

    Também podem ser costumeira\não escrita\consuetudinária, que é a constituição consistente em normas esparsas, não aglutinadas em um texto solene, centrada nos usos e costumes, na prática política e judicial. Seu grande exemplo é a constituição inglesa, que não tem um documento escrito, um código.   

    Quanto ao modo de elaboração, podem ser dogmáticas – um produto escrito e sistematizado por um órgão constituinte; ou históricas – baseadas em costumes, convenções, jurisprudências e outros textos. 

    Quanto ao conteúdo, as constituições podem ser materiais, apenas regulando a estrutura do Estado, a sua organização e os direitos fundamentais. Desta forma, as regras que fossem materialmente constitucionais, codificadas ou não em um mesmo documento, seriam essencialmente constitucionais. Tudo o mais que constar da Constituição e que a isso não se refira, não seria matéria constitucional. A Constituição brasileira de 1824 dispunha, no seu artigo 178, que só a matéria constitucional seria objeto, em caso de modificação do processo específico para tal requerido. Aquilo que não atinasse materialmente com tema constitucional poderia ser reformado pela legislatura ordinária.

    Também há as constituições formais, isto é, o que importa é a forma que deve ser em um documento escrito. Não importa conteúdo da matéria. Tudo o que estiver na constituição é matéria constitucional.   

    As constituições rígidas são aquelas que exigem um processo de modificação mais formal e solene quando comparado à modificação de uma norma infraconstitucional. O artigo 60, §2º, da CRFB, por exemplo, aduz que a proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros. Ressalta-se que todas as Constituições brasileiras, com exceção da de 1824 (considera semirrígida), foram rígidas.  

    Na classificação quanto à estabilidade das normais constitucionais ainda temos:

    - constituições flexíveis, no qual não há necessidade de um procedimento solene ou mais rígido para alteração ou modificação de seu texto, seguindo o mesmo trâmite das alterações das leis comuns. Percebam que não há, nesse caso, uma supremacia constitucional, pois uma lei infraconstitucional posterior poderia revogar o texto constitucional se fosse com ele incompatível ou se regulasse de forma diversa a matéria nele contida. 

     - constituições semirrígidas ou semi flexíveis, como o próprio nome infere, são aquelas mistas, ou seja, aquelas que em determinados dispositivos necessitam de um processo dificultoso de alteração (parte rígida) e outros podendo ser modificada pelo processo de leis comuns (parte flexível). Exemplo clássico da doutrina é a constituição ́brasileira de 1824, que, em seu artigo 178, aduzia que: “É só́ constitucional o que diz respeito aos limites e atribuições respectivas dos poderes políticos e aos direitos políticos, e individuais dos cidadãos. Tudo, o que não é constitucional, pode ser alterado, sem as formalidades referidas, pelas Legislaturas ordinárias".  

    - constituições imutáveis seriam aquelas inalteráveis. 

     A classificação como reduzida não tem a ver com  o conteúdo da Constituição, mas sobre a composição de seus diplomas. De acordo com essa divisão, os textos constitucionais podem ser de dois modos: reduzido e variado. O primeiro afirma que todo o texto constitucional está compilado em um só documento. O segundo, por sua vez, discorre que o corpo constitucional está disperso em outros documentos. Assim, como a CRFB está compilada em um único texto, é tida como reduzida. 

    Diante disso, temos que a CRFB é uma constituição promulgada, escrita, formal, dogmática, rígida e reduzida. 

     Gabarito do Professor: errado.
    Gabarito da Banca: Certo. 
  • essa classificação reduzida mesmo como sinônimo de estar tudo no mesmo documento constitucional é nova ..
  • CLASSIFICAÇÃO E ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 A CF/88 é classificada como sendo: • quanto à forma: escrita e codificada; • quanto à origem: democrática; • quanto ao modo de elaboração: dogmática; • quanto à ideologia: eclética (ela é aberta, plural); • quanto à estabilidade: rígida; • quanto ao conteúdo: formal; • quanto à extensão: analítica; • quanto à finalidade: dirigente; • quanto à ontologia: normativa (ou nominativa, a depender do autor) – embora hoje se diga que a brasileira pretende ser normativa, a exemplo do professor Pedro Lenza, o que confirma a ideia de que, enquanto não atinge esse intento, ela segue sendo nominativa); • quanto à sistemática: principiológica; • quanto à unidade documental: orgânica; • quanto à origem: promulgada. Também pode ser classificada como sendo social, expansiva e dúctil. Ainda, a CF/88 tem como estrutura: • preâmbulo; • parte dogmática (corpo permanente); e • Atos Das Disposições Transitórias (ADCT).

  • Vixe! Sabia isso não.

  • eu sei pouco ou essa banca faz questão de ser lixosa em quase todas as questões?
  • Banca lixosa.

  • Reduzida é novidade pra mim

  • Reduzida onde, senhoOOoooOoOr?

  • Quem errou, errou acertando. Quem acertou, acertou errando.

  • Agradeço a Deus por nunca ter feito uma prova dessa banca imunda.

  • Lamentável o que essa banca faz.

  • O candidato tem que entender que questão mal feita não se justifica. Só vai fazer errar em questão bem feita. Péssima questão, a banca não reconheceu e não anulou. Tudo bem! Siga em frente!

  • FUNCKING REDUZIDA ??!?!!!?!!!!?!?!?

  • palhaçada falar que está certo essa questão. fiz uma prova dessa banca e nunca mais quero ter que fazer, ela faz criamos o sentimento que não sabemos nada ou que aprendemos errado, joga nosso animo para baixo.

    Nunca que essa gabarito é correto, iria errar 1000 x

  • Gabarito correto, amigos.

    Segundo a sistemática a nossa Constituição federal é Codificada (Reduzida).

    • Centralizada em um só texto.

    portanto, não adotamos o modelo de Constituição variada --> Diversos textos soltos.


ID
5554012
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo Pedro Lenza, os direitos e deveres individuais e coletivos não se restringem ao art. 5.o da Constituição Federal de 1988, sendo encontrados ao longo do texto constitucional e expressos ou decorrentes do regime e dos princípios adotados pela Constituição. Quanto aos direitos, às garantias e aos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, julgue o item.

O Brasil submete-se à jurisdição do Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.  

Alternativas
Comentários
  • Gab,: CERTO

    Art. 5º, CF " § 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão."

    Bons estudos!

  • GABARITO: QUESTÃO CORRETA!

    FUNDAMENTO: “Art. 5º, §4, CF – “O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão”. *TEXTO INCLUÍDO PELA EMENDA CONSTITUCIONAL 45/2004.

    O § 4º do artigo 5º da Constituição Federal trata da jurisdição do Tribunal Penal Internacional. Segundo ele, crimes contra a humanidade, quando cometidos em território brasileiro e com graves violações aos direitos humanos, poderão ser julgados pelo TPI, cuja autoridade é reconhecida pelo Brasil.

    O Tribunal Penal Internacional é uma Corte Internacional, criada pelo Estatuto de Roma (1998), que julga indivíduos que, diante de situações específicas, cometeram crimes com graves violações aos direitos humanos.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 5º, § 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.

  • CERTO

    Art. 5º, CF " § 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão."

    ME CHAME PARA O CHURRASCO DA APROVAÇÃO!!!

  • O Brasil só é um jogador no time e o tecnico é o TPI.

  • O Brasil submete-se à jurisdição do Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.  

  • Letra de lei,questão linda.

  • FUNDAMENTO“Art. 5º, §4, CF – “O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão”. *TEXTO INCLUÍDO PELA EMENDA CONSTITUCIONAL 45/2004.

    O § 4º do artigo 5º da Constituição Federal trata da jurisdição do Tribunal Penal Internacional. Segundo ele, crimes contra a humanidade, quando cometidos em território brasileiro e com graves violações aos direitos humanos, poderão ser julgados pelo TPI, cuja autoridade é reconhecida pelo Brasil.

    O Tribunal Penal Internacional é uma Corte Internacional, criada pelo Estatuto de Roma (1998), que julga indivíduos que, diante de situações específicas, cometeram crimes com graves violações aos direitos humanos.

  • está correta

    art 5 CF " § 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão."

    o tribunal penal internacional é uma corte permanete

  • Essa submissão ocorre em crimes de grande repercussão e que o Brasil não conseguiu resolver; Não é violado o princípio da Soberania ; Esse tribunal é embasado no princípio da complementariedade

  • CF Artg 5 - "§ 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão”.

    Este parágrafo foi adicionado ao artigo 5º da Carta Suprema. O Brasil já manifestou adesão ao Tribunal Penal Internacional.


ID
5554015
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo Pedro Lenza, os direitos e deveres individuais e coletivos não se restringem ao art. 5.o da Constituição Federal de 1988, sendo encontrados ao longo do texto constitucional e expressos ou decorrentes do regime e dos princípios adotados pela Constituição. Quanto aos direitos, às garantias e aos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, julgue o item.

A Constituição Federal não prevê qualquer possibilidade de extradição de brasileiro nato. 

Alternativas
Comentários
  • Aí é onde entra uma questão em que a palavra "Absolutamente/Absoluta" pode ser encaixada.

    É absolutamente vedada pela constituição a extradição de brasileiro nato.

    Uma observação para fins de outras possíveis questões: apesar de ser vedada a extradição de brasileiro nato, o mesmo pode vir a perder sua nacionalidade no caso de adquirir uma nova nacionalidade (exceto nos casos de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira, ou de imposição de naturalização pela norma estrangeira), ou seja, a cidadania brasileira nata NÃO É ABSOLUTA!

    Gabarito: Certo

  • Quando aparece só "Extradição" na assertiva, admito, então, que se trata de extradição ativa!?!

  • GABARITO: CERTO

    Art. 5º, LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

  • CERTO

    Art. 5º, LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

    BRASILEIRO NATO NÃO PODE SER EXTRADITADO, VAI MANDAR ELE PARA ONDE ?? OXE OXE

    NADA DE DORMI, VÁ ESTUDAR !!!

  • Queria extraditar minha vida miserenta.

  • Quando o BR pede a extradição de brasileiro nato a outro país, por exemplo o BR pede a extradição de um brasileiro à Itália, essa seria uma causa de extradição de brasileiro permitida, não? ou eu estou doiidoo?

  • CERTO

    Brasileiro Nato - Não pode ser extraditado

    Brasileiro Naturalizado - Pode ser extraditado:

    Crime comum > Antes da Naturalização

    Comprovado envolvimento em tráfico ilícito > Antes ou depois

  • H Polipo .... no caso a Constituição está falando do Brasil aceitar a extradição de um Brasileiro em seu solo. Não se refere a um brasileiro na Itália porque lá manda a legislação italiana
  • Acrescentando:

    Não pode ser extraditado, mas pode ser entregue. Extradição é quando um Estado entrega o indivíduo para outro Estado, já o instituto da Entrega, ocorre quando um Estado entrega o indivíduo para Tribunal Internacional, a Entrega para o TPI por exemplo, pode ocorrer mesmo com brasileiro nato.

  • BRASILEIRO NATO JAMAIS SERÁ EXTRADITADO.

    BRASILEIRO NATURALIZADO PODERÁ SER EXTADITADO, DESDE QUE TENHA COMETIDO CRIME ANTES DA SUA NATURALIZAÇÃO OU DE COMPROVADO ENVOLVIMENTO COM O TRAFICO DE DROGAS

  • Brasileiro nato jamais sera extraditado

  • Certa

    Nato Jamais será extraditado

  • Art. 5º, LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

    Brasileiro NatoNão pode ser extraditado

    Brasileiro Naturalizado - Pode ser extraditado:

    1 - Crime comum - Antes da Naturalização

    2 - Comprovado envolvimento em tráfico ilícito - Antes ou depois da naturalização.

    Súmula 421-STF: Não impede a extradição a circunstância de ser o extraditado casado com brasileira ou ter filho brasileiro.

  • Eita DEUS, eita DEUS !

    Vou pedir paciência para continuar estudando, é impressionante como minha mente é traíra, tudo que é importante a bichinha não guarda, manda pro vale do esquecimento em segundos, por outro lado, tudo que é para ser esquecido ela deixa logo na BIOS no meu sistema operacional, ohhhhh DEUS, ajuda ai ! Amém

  • A CF é uma mãe.

  • E se o brasileiro consegue outra naturalização e comete crime no brasil pode ser extraditado??

  • Brasileiro Nato não pode ser extraditado

  • GABARITO: CERTO

    Sobre o tema:

    O STF referendou portaria do Ministro da Justiça que decretou a perda da nacionalidade de brasileira nata que voluntariamente adquiriu a nacionalidade dos EUA, muito embora já tivesse assegurado o direito de permanecer e trabalhar nos EUA (green card). Tal como entenderam os Min. Edson Fachin e Marco Aurélio, embora instigante a discussão, o art. 5º, LI é indiscutível. Logo, não podemos ter a extradição de brasileiro nato. Contudo, a tese adotada por Luís Roberto Barroso (e seguida por Rosa Weber e Luiz Fux) é no sentido de que, dada a VOLUNTARIEDADE da aquisição da nacionalidade americana (possuía o Green Card), com fundamento no art. 12, §4º, perdeu a nacionalidade nata brasileira, viabilizando-se a extradição pleiteada. Assim, nós temos em um primeiro momento, a perda da nacionalidade brasileira pela aquisição voluntária de outra nacionalidade. Consequentemente, não está protegida pela garantia constitucional do art. 5, LI. MS 33.864, Rel. Min. Roberto Barroso, julgado em 19/4/2016 (Info 822); STF. 1ª Turma. Ext 1462/DF, Rel. Min. Roberto Barroso, julgado em 28/3/2017 (Info 859).

    Bons estudos!

  • pensem o seguinte:

    • Extradição de brasileiro nato: em nenhuma hipótese.
    • Perda de nacionalidade nata: é possível de acordo com a CF.
  • Certo. O que a CF prevê é a possibilidade do brasileiro nato, nos casos expressos na Carta Política de 1988, perder a nacionalidade.
  • Aí o Jubileu leu com rapidez e muita presa, se achando o sabetudo e marcou ''errado''. Presta atenção Jubileu, brasileiro NATO jamais será extraditado em hipótese alguma!

  • CERTO!

    O BRASILEIRO NATO NÃO PODE SER EXTRADITADO!

    Art. 5º, LI, CF – nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

    Os comentários estão tooopsss! AMO O QC!!!

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos fundamentais ligados à nacionalidade. Sobre o tema, está certo afirmar que a Constituição Federal não prevê qualquer possibilidade de extradição de brasileiro nato.



    a Constituição Federal veda a extradição de brasileiro nato, ou seja, portador de nacionalidade originária, em quaisquer circunstâncias. Nesse sentido, conforme art. 5º, LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.



    Gabarito do professor: Certo.

  • Pedala Robinho

  • Robinho deu sorte (por enquanto).

  • O brasileiro nato nunca vai ser extraditado!!!!!! NATOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Errei por pensar na hipótese de perda da nacionalidade do brasileiro, a saber: quando o brasileiro nato/naturalizado adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos...

    Porém, neste caso, o brasileiro deixaria de ser brasileiro por ter adquirido outra nacionalidade.

  • A constituição veda a extradição de brasileiro nato

    Brasileiro Naturalizado:

    É possível a extradição: em casos de crime comum, praticado antes de sua naturalização ou de comprovado envolvimento com tráfico ilícito de entorpecentes.

    É vedada a extradição de brasileiro naturalizado por crime político ou de opinião

  • Uma coisa é você ser expulso do país e outra coisa é você abrir mão da nacionalidade para ter outra. O que a CF veda é a expulsão do brasileiro nato.


ID
5554018
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo Pedro Lenza, os direitos e deveres individuais e coletivos não se restringem ao art. 5.o da Constituição Federal de 1988, sendo encontrados ao longo do texto constitucional e expressos ou decorrentes do regime e dos princípios adotados pela Constituição. Quanto aos direitos, às garantias e aos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, julgue o item.

Os direitos de reunião e de oposição ao Estado inserem-se nos chamados “direitos de segunda geração”.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado

    São direitos de primeira geração, os quais são direitos do indivíduo perante o poder do estado, é uma não atuação repressiva do estado.

    Os direitos de segunda geração são prestações positivas (ações) do estado à sociedade/indivíduo.

  • GAB.ERRADO

    A questão fala do Direito de 1ª geração ou direito de LIBERDADE, é o estado absenteísta, são todos os direitos CIVIS e POLITICOS... Já o de 2ª geração mencionado pelo enunciado são os direitos sociais, econômicos e culturais ( direitos de educação, saúde, segurança , previdência, trabalho)

  • GABARITO: ERRADA.

    o  1° Liga o PC - Políticos e Civis

    o   Aperta ESC - Econômicos, Sociais e Culturais

    o   Coloca o CD - Coletivos e Difusos

  • ERRADO

    São direitos de Segunda geração:

    S.E.C

    Sociais

    Econômicos

    Culturais

  • Coloquei certo sem querer.

  • 1° LIBERDADE

    2° IGUALDADE

    3° FRATERNIDADE

  • ERRADO

    1° LIBERDADE

    2° IGUALDADE

    3° FRATERNIDADE

    1° Liga o PC - Políticos e Civis

       Aperta ESC - Econômicos, Sociais e Culturais

      Coloca o CD - Coletivos e Difusos

    CHATO É SEUS FILHOS PEDIREM ALGO E VOCÊ NÃO PODER COMPRAR. VÁ ESTUDAR!!!

  • 1ª geração - Políticos e Civis: revolução francesa, todos queriam liberdade, e que o Estado interferisse o menos possível (Exemplo: direito à liberdade de reunião) - atuação negativa do Estado

    2ª geração - Econômicos, Sociais e Culturais: revolução industrial, surge a necessidade do Estado garantir direitos de oportunidade iguais a todos os cidadãos, através de políticas públicas (Exemplo: direito à saúde e à educação) - atuação positiva do Estado

    3ª geração - Coletivos e Difusos: revolução tecnocientífica, ligados ao valor fraternidade ou solidariedade, são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso (Exemplo: direito a um meio ambiente equilibrado)

  • Muita gente falau falou e não disserram nada.

  • Direitos de:

    1° geração – Direitos civis e políticos.

    2° geração – Direitos sociais, econômicos e culturais.

    3° geração – Direitos difusos e coletivos trans. individuais

    4° geração – Direitos a biotecnologia e universalização dos direitos fundamentais.

    Bizú:

    Gerações dos direitos fundamentais;

    1º geração: liga o PC (Políticos e Civis) 

    2º geração: aperta ESC (Econômicos, Sociais e Culturais) 

    3º geração: coloca o CD (Coletivos e Difusos)

     

     

     

    1ª Geração – Liberdade:

    • Político;
    • Civis;

    → Liberdades Clássicas, negativas ou formais;

    → Abstenção pelo Estado/ Não intervenção do Estado;

    2ª Geração – Igualdade:

    • Econômicos;
    • Sociais;
    • Culturais;

    → Liberdades positivas, reais ou concretas;

    → Prestações estatais positivas;

    3ª Geração – Fraternidade:

    • Meio ambiente ecologicamente equilibrado;
    • Desenvolvimento;
    • Paz;
    • Comunicação;

    → Interesses transindividuais.

    4 ª Geração - CESPE já cobrou assim:

    • Democracia;
    • Informação; e
    • Pluralismo.

  • GABARITO: ERRADO

    Os direitos de primeira geração, que tem como marco as revoluções liberais do século XVIII, são os direitos de liberdade em sentido amplo, sendo os primeiros a constarem dos textos normativos constitucionais, a saber, os direitos civis e políticos. São direitos a prestações preponderantemente negativas, nas quais o Estado deve proteger a esfera de autonomia do indivíduo. São denominados também “direitos de defesa”, pois protegem o indivíduo contra intervenções indevidas do Estado (dever de abstenção). Dentre eles, estão os direitos às liberdades, à vida, à igualdade perante a lei, à propriedade, à intimidade, etc.

    Os direitos de segunda geração, por sua vez, nasceram a partir do início do século XX, introduzidos pelo constitucionalismo do Estado social (Constituição Mexicana de 1917 e de Weimar de 1919) e compõem-se dos direitos de igualdade em sentido amplo, a saber, os direitos econômicos, sociais e culturais, cujo adimplemento impõe ao poder público a satisfação de um dever de prestação preponderantemente positiva, consistente num facere. São os reconhecidos direitos à saúde, à educação, à previdência, etc.

    Os direitos de terceira geração são os direitos da comunidade, ou seja, têm como destinatário todo o gênero humano, como os difusos e coletivos, que se assentam na fraternidade ou solidariedade. Dentre eles, destaque-se o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, assim como os direitos ao desenvolvimento, ao patrimônio comum da humanidade e à paz (este último com alguma divergência, conforme se verá).

    Segundo o brasileiro Paulo Bonavides, por exemplo, os direitos fundamentais de quarta geração seriam aqueles resultantes da globalização e são exemplos o direito à democracia (sobretudo direta), à informação, ao pluralismo e, para alguns (como Norberto Bobbio), a bioética.

    Paulo Bonavides também desenvolve sua quinta geração de direitos fundamentais, tendo como destaque o reconhecimento da normatividade do direito à paz. O autor critica Vasak que teria, inicialmente, inserido a paz no âmbito dos direitos de terceira geração (fraternidade).

    Bernardo Gonçalves cita, ainda, uma suposta sexta geração de direitos fundamentais, consistente no direito à água potável. O próprio autor, contudo, reconhece a desnecessidade de tal construção, já que estaria suficientemente abarcada pelo direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (terceira geração).

    Fonte: https://meusitejuridico.editorajuspodivm.com.br/2019/08/09/em-que-consistem-e-quais-sao-geracoes-de-direitos-fundamentais/

  • Acredito que o erro da questão está na OPOSIÇÃO DO ESTADO.

  • ERRADO, pois os direitos de 2ª dimensão são os "direitos ESC" (eu chamo assim para não esquecer): econômicos, sociais e culturais.

  • Deireito de reunião é de 1 dimensão galera!!

  • errado

    direitos negativos, ou seja, o Estado não deve interferir. Liberdade de expressão, por exemplo

  • 1º Liga o PC: Políticos e Civis.

    2º Aperta o ESC: Econômicos, Sociais e Culturais.

    3º Coloca o CD: Coletivos e Difusos.

  • 1° Liga o PC - Políticos e Civis

       Aperta ESC - Econômicos, Sociais e Culturais

      Coloca o CD - Coletivos e Difusos

  • são direitos de primeira geração,pois são direitos politicos e civis

    1 liga o pc =políticos e civis

    2aperta o esc=economicos,sociais,culturais

    3coloca o cd= coletivos e difusos

  • Inicialmente, é importante mencionar que os direitos mencionados na questão encontram-se no artigo 5º, CF/88, em seu Título II, no capítulo que versa sobre direitos individuais e coletivos.

    As normas constitucionais submetem o exercício de reunião a duas condições: 1) um encontro não pode frustrar a existência de outro, de modo que a simultaneidade pode acabar inviabilizando ambos os eventos; 2) Deve haver aviso prévio à autoridade competente, a fim de que esta dê proteção ao evento. A CF não fala em autorização prévia, mas sim aviso prévio.

    O direito de petição, relacionado à oposição do Estado, tem assento constitucional no artigo 5º, inciso XXXIV da Constituição Federal. Tal instituto permite a qualquer pessoa dirigir-se formalmente a qualquer autoridade do Poder Público, com o intuito de levar-lhe uma reivindicação, uma informação, queixa ou mesmo uma simples opinião acerca de algo relevante para o interesse próprio, de um grupo ou de toda a coletividade. Consubstancia-se em um pedido ao poder público para que dê atenção e tome as medidas adequadas em relação à situações que envolvem queixas e reclamações contra atos ilegais, abusos de poder e pedidos de defesas de direitos.

    Salienta-se que essa oposição ao Estado pode se dar de maneiras variadas, estando inserida na liberdade de expressão, de petição, etc.

    Assim, tendo compreendido o teor dos direitos em comento, passa-se à análise da geração a que pertencem.

    Nesse sentido, os direitos fundamentais de primeira geração ou dimensão são os direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção do Estado, seu principal destinatário. Alguns exemplos de direitos fundamentais de primeira geração são o direito de reunião, liberdade de expressão, à vida, etc.

    Portanto, a assertiva erra ao falar que os direitos de reunião e oposição ao Estado pertencem à segunda geração, pois, na verdade, pertencem à primeira geração.

    Apenas a título de complemento, destaca-se que nos direitos de segunda geração o Estado passa a ter responsabilidade para a concretização de um ideal de vida digno na sociedade, são os direitos econômicos, sociais e culturais. Exemplo: artigo 6º da CF/88.

    Os direitos fundamentais de terceira geração se consolidaram especialmente após a Segunda Guerra Mundial e estão relacionados às questões coletivas e difusas, aos valores de fraternidade ou solidariedade, como por exemplo, meio ambiente.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
  • Os direitos fundamentais de primeira geração ou dimensão são os direitos individuais tem caráter negativo pois exigem uma abstenção do Estado. Exemplo: direito à vida, à liberdade, à propriedade, à liberdade de expressão, à participação política e religiosa, à inviolabilidade de domicílio, à liberdade de reunião, entre outros.

    Já nos direitos de segunda geração o Estado passa a ter responsabilidade para a concretização de um ideal de vida digno na sociedade, tem valor de igualdade. Exemplo: direitos sociais, econômicos e culturais. Direitos que, para serem garantidos, necessitam, além da intervenção do Estado, que este disponha de poder pecuniário, seja para criá-las ou executá-las, uma vez que sem o aspecto monetário os direitos de segunda dimensão, não se podem cumprir efetivamente.

    Fonte daptada de: https://www.lfg.com.br/conteudos/artigos/geral/direitos-fundamentais-de-primeira-segunda-terceira-e-quarta-geracao#

  • liberdade.

    primeira geração/dimensão


ID
5554021
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo Pedro Lenza, os direitos e deveres individuais e coletivos não se restringem ao art. 5.o da Constituição Federal de 1988, sendo encontrados ao longo do texto constitucional e expressos ou decorrentes do regime e dos princípios adotados pela Constituição. Quanto aos direitos, às garantias e aos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, julgue o item.

Tanto as ações de habeas corpus quanto as ações de habeas data são gratuitas. 

Alternativas
Comentários
  • Resposta: certo

    Habeas corpus, habeas data, ação popular são remédios gratuitos

    Mandado de injunção e mandado e segurança não são remédios gratuitos

  • GABARITO: CERTO

    • M de Money é pago = Mandado de Injunção e Mandado de Segurança;
    • HC e HD são gratuitos;
    • Ação popular é gratuita, salvo se de má-fé.
    • Só o HC não precisa de advogado.*

     

    * Q1799293 | Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - PC-DF - Escrivão de Polícia da Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal

    (...)

    Caso o referido cidadão norte-americano considere ilegal a sua prisão, ele próprio, mesmo sendo estrangeiro, poderá impetrar habeas corpus em face da autoridade coatora, sendo prescindível o patrocínio judicial por advogado nesse caso. → Correto.

    Prescindível = desnecessário.

     

    Outra pegadinha:

    Q1750358 | Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - ANM - Técnico em Segurança de Barragens

    As ações de habeas corpus e habeas data são gratuitas apenas para os reconhecidamente pobres, na forma da lei. → Errado. É "de grátis" para todo mundo rsrs.

     

    Obs.: Pesquise a questão para ler outros detalhes e dicas que os colegas dão.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • LXXVII - são gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.

    Resposta : certa

    "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." Jesus Cristo

  • CERTO

    - Habeas Corpus: direito de locomoção.

    - Habeas Data: direito de informação pessoal.

    - Mandado de segurança: direito líquido e certo.

    - Mandado de injunção: omissão legislativa.

    - Ação Popular: ato lesivo.

    O que tem H é gratuito, o que tem M não é gratuito. O que tem A é gratuito, salvo má-fé.

  • CERTO

    CH,HD--------------------GRATUÍTO

    ENQUANTO ISSO NA SALA DE JUSTIÇA!!!

  • GABARITO: CERTO

    Art. 5º, LXXVII - são gratuitas as ações de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania. 

  • (CERTO)

    Quer mais? Então toma!!

    Ano: 2021 | Banca: CESPE | Órgão: ANM

    As ações de habeas corpus e habeas data são gratuitas apenas para os reconhecidamente pobres, na forma da lei. (ERRADO)

  • nos H da remédio de graça.

    ja M & M nunca comi de graça.

  • GABARITO: CERTO!

    Complementando:

    CF/1988, art. 5º, LXXVII - são gratuitas as ações de HC e HD, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.

    Lei nº 9.265/1996, art. 1º São gratuitos os atos necessários ao exercício da cidadania, assim considerados: I - os que capacitam o cidadão ao exercício da soberania popular, a que se reporta o art. 14 da Constituição; II - aqueles referentes ao alistamento militar; III - os pedidos de informações ao poder público, em todos os seus âmbitos, objetivando a instrução de defesa ou a denúncia de irregularidades administrativas na órbita pública; IV - as ações de impugnação de mandato eletivo por abuso do poder econômico, corrupção ou fraude; V - quaisquer requerimentos ou petições que visem as garantias individuais e a defesa do interesse público. VI - O registro civil de nascimento e o assento de óbito, bem como a primeira certidão respectiva. VII - o requerimento e a emissão de documento de identificação específico, ou segunda via, para pessoa com transtorno do espectro autista.

    Outras questões comentadas: @caminho_juridico.

  • ação popular e Gratuito , salvo má fé!
  • GAB: CERTO

    O que tem H é gratuito, o que tem M não é gratuito. O que tem A é gratuito, salvo má-fé.

  • M ----> MONEY (tem que pagar)

    • Mandado de injunção
    • Mandado de segurança
  • GABARITO - CERTO

    • Habeas Corpus: direito de locomoção. ( GRATUITO E NÃO PRECISA DE ADVOGADO)
    • Habeas Data: direito de informação pessoal. ( GRATUITO E PRECISA DE ADVOGADO)
    • Mandado de segurança: direito líquido e certo. ( PAGO E PRECISA DE ADVOGADO)
    • Mandado de injunção: omissão legislativa. ( PAGO E PRECISA DE ADVOGADO)
    • Ação Popular: ato lesivo. ( GRATUITO, salvo má-fé, entretanto, para o ajuizamento de ação popular é imprescindível a capacidade postulatória, ou seja, é necessário que a peça inicial seja subscrita por advogado inscrito regularmente na OAB)


ID
5554024
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 tem um capítulo destinado aos direitos políticos. Com relação a esse tema, julgue o item

Suponha-se que Fábio seja militar, pertencente ao quadro da Força Aérea Brasileira, há mais de dez anos. Nesse caso, é correto afirmar que Fábio poderá se filiar a partido político e, atendidos outros requisitos, concorrer ao cargo de deputado federal e, se eleito, será agregado e passará, automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade. 

Alternativas
Comentários
  • - de 10 anos: Afastado

    + de 10 anos: Inatividade

  • MILITAR SE ALISTANDO

    menos de 10 anos = Afasta-se da atividade de militar e, se perder a eleição, se ferra.

    mais de 10 anos = Agregado e, se for eleito, vai para a inatividade (NO ATO DA DIPLOMAÇÃO)

    Art. 14, § 8º, da CF/88. O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:

    I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá AFASTAR-SE da atividade;

    II - se contar mais de dez anos de serviço, será AGREGADO pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

  • MINHA DÚVIDA EH SE ELE PODE SE FILIAR A ALGUM PARTIDO POLITICO

  • Banca viajou nesse gabarito.

    [...] concorrer ao cargo de deputado federal e, se eleito, será agregado e passará, automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade. 

    Pela redação da questão, ele será agregado somente se for eleito. Entretanto, a agregação ocorre mesmo se não eleito, ocorre no ato da candidatura. Nesse sentido é claro a redação do art. 8º, inciso II da CF:

    se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

  • Há vários erros na questão, dentre eles o militar não pode se filiar a partido.

    "Assim, tendo em vista o impedimento de se filiar a partido político, a filiação partidária não lhe pode ser exigida como condição de elegibilidade .

    Vale dizer que o tema em estudo foi objeto de questionamento no concurso da Magistratura Federal da 4ª Região em 2008, e a uma das alternativas corretas dispunha: Militares da ativa podem ser candidatos às eleições sem que estejam filiados a partidos políticos .

    Fonte:

    NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional . São Paulo: Método, 2009, 3º ed., p. 748."

  • acredito que o gabarito esteja incorreto

    art, 142/cf, V - o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)

    se eu estiver equivocado comentem.

  • E militar pode se filiar a partido político ? Pra mim esse seria o erro da questão.

  • Mas OXE, militar da ativa pode se filiar a partido político?

  • GABARITO: CERTO (?)

    • Art. 142, CF. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
    • § 3º Os membros das Forças Armadas são denominados militares, aplicando-se-lhes, além das que vierem a ser fixadas em lei, as seguintes disposições: (...) V - o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos; (...)

    • CONSTITUCIONAL . ELEITORAL . MILITAR DA ATIVA (SARGENTO) COM MAIS DE DEZ ANOS DE SERVIÇO. ELEGIBILIDADE. FILIAÇÃO PARTIDARIA. CF, ART. 14, PAR. 3., V; ART. 14, PAR. 8., II, ART. 42, PAR. 6.. CÓDIGO ELEITORAL, ART. 5., PARAGRAFO ÚNICO. LEI 6.880/80, ART. 82, XIV, PAR. 4.. I) Se o militar da ativa é alistável, é ele elegível (CF, art. 14, par. 8.). Porque não pode ele filiar-se a partido político (CF, art 42, par. 6.), a filiação partidária não lhe é exigível como condição de elegibilidade, certo que somente a partir do registro da candidatura e que será agregado (CF, art. 14, par. 8., II; Cod. Eleitoral, art. 5., parag. único; Lei n. 6.880, de 1980, art. 82, XIV, par. 4.). II) Recurso Extraordinário conhecido e provido. (AI 135452, Relator(a): CARLOS VELLOSO, Tribunal Pleno, julgado em 20/09/1990, DJ 14-06-1991 PP-08085 EMENT VOL-01624-02 PP-00292)
  • CERTO

    ART .14

    § 8º O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:

    I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;

    II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

    O caminho para o seus sonhos é a dedicação aos livros. VÁ ESTUDAR!!!

  • A vedação constitucional ao militar de se filiar a partido político é absoluta, portanto, a filiação partidária não lhe pode ser exigida como condição de elegibilidade,  in casu, entendo que a condição de elegibilidade referente à filiação partidária não é exigível aos militares.

  • NÃO PODE SE FILIAR!

  • MILITAR NÃO PODE FILIAR-SE A PARTIDO POLÍTICO!!! A BANCA VIAJOU NESSE GABARITO.

  • Para o militar se filiar a partido político, se tiver mais de dez anos de atividade militar, primeiro ele será agregado pela autoridade superior, aí sim ele pode se filiar. Isso ocorre porque não pode haver filiação avulsa, então o militar tem de se filiar a algum partido. Por isso, ele é agregado. Caso seja eleito ele passará para a inatividade.

    O que achei estranho da questão é que na forma que está escrito parece que a agregação acontece depois dele ser eleito, quando, na verdade, tem de ser antes.

    A agregação é justamente para que o militar possa se filiar a um partido e concorrer à eleição. Após a eleição, se eleito, ocorre a inatividade. Se eu estiver errada, por favor avisem.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 14, § 8º O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:

    I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;

    II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

  • Militar não pode se filiar a partido político !!! Mas pode se lançar candidato sem necessidade de filiação partidária .

    Se vc acertou erro se erro acertou !

    Fé em deus e nos estudos !

    PPMG

  • não pode filiar

  • - de 10 anos: Afastado. Se perder a eleição, se ferra.

    + de 10 anos: Inatividade

  • Gente, cuidado com os comentários para não atrapalhar os colegas.

    Militar da ATIVA não só pode como DEVE se FILIAR a partido para concorrer as eleições! Temos que nos lembrar que não se permite candidatura avulsa no Brasil (por enquanto). NENHUMA CANDIDATURA NO BRASIL OCORRE SEM FILIAÇÃO A PARTIDO POLÍTICO! NENHUMAAAA

    Ocorre que a filiação partidária do MILITAR da ATIVA é DIFERENCIADA... Vamos entender como funciona a filiação e disputa eleitoral do militar? vamos sim!

    I- Primeiro passo: Dispensa do período de 6 meses para o militar. Filiação na ocasião do registro.

    De acordo com o art. 9 caput da lei 9504/97 para concorrer as eleições qualquer candidato deve estar filiado a partido 6 meses antes do requerimento do registro.

    Lei 9504/97, Art. 9º Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.

    Pois bem, para o militar da ativa esse prazo é dispensado (art. 142, §3, V da CR/88). Simples assim.

    Art. 142,§3, V - o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos;         

    II. Segundo passo: entendendo como ocorre a filiação do militar da ativa - art. 14, §8, I e II (primeira parte) da CR/88.

    Ao militar da ativa não se aplica o art. 9 da lei 9504/97, que prevê filiação previa pelo prazo de 6 meses, porque a própria constituição impede essa filiação. Militar da ativa se filia ao partido no dia do seu pedido de registro de candidatura e, no mesmo ato, se afasta ou se agrega, nos termos do art. 14, §8, I e II (primeira parte) da CR/88.

     

    (continua na resposta)

  • Suponha-se que Fábio seja militar, pertencente ao quadro da Força Aérea Brasileira, há mais de dez anos. Nesse caso, é correto afirmar que Fábio poderá se filiar a partido político e, atendidos outros requisitos, concorrer ao cargo de deputado federal e, se eleito, será agregado e passará, automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade. 

  • Militar não pode se filiar a partido político. Não entendi esse gabarito.

  • O GABARITO DA QUESTÃO HOJE

    CERTO

    PODE SE FILIAR

    - de 10 anos: Afastado. Se perder a eleição, se ferra.

    + de 10 anos: Inatividade.

    GAB CERTO

    CONFIA NO PAI, PODE MARCAR CERTO.

  • Essa banca é MUITO lixo!

    O cara não pode se filiar a partido político:

    "Sabe-se que uma das condições de elegibilidade é a filiação partidária relacionado à condição de militar: o art. 143, §3º, V, a Constituição . É aqui que surge um problema veda a filiação do militar a partido político. Em tese, isso poderia impedir os militares de se candidatarem. Porém, o TSE, diante dessa situação, determinou que, caso o militar venha a candidatar-se  a ausência de prévia filiação partidária ( uma das condições de elegibilidade) será suprida pelo registro da candidatura."

    Fonte: Estratégia Concursos.

    Esquematizando: O militar alistável é elegível atendidas as seguintes condições:

    1 - Caso tenha mais de 10 anos de serviço deverá afastar-se da atividade.

    2 - Caso tenha menos de 10 anos de serviço. Será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

    Bons estudos

  • CF: § 8º O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:

    I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;

    II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

  • Pode ou nao Filiar? eu aprendi que ele não pode . E agora joséeee....

  • Banca viajou nesse gabarito.(Coruja jatai)

    [...] concorrer ao cargo de deputado federal e, se eleito, será agregado e passará, automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade. 

    Pela redação da questão, ele será agregado somente se for eleito. Entretanto, a agregação ocorre mesmo se não eleito, ocorre no ato da candidatura. Nesse sentido é claro a redação do art. 8º, inciso II da CF:

    se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

    Minha dúvida é exatamente a mesma, pra mim a banca deu uma viajada ai nesse gabarito. Tinha que ser a quadrix

  • O MILITAR É PROÍBIDO FILIAR SE A PARTIDO POLITICO:

    O MILITAR COM MENOS DE 10 ANOS DE EFETIVO SERVIÇO AO SE CANDIDATAR A CARGO ELETIVO, QUE É O

    MOMENTO QUE DEVE FAZER A AFILIAÇÃO PARA CONCORRER O PLEITO, ELE É EXCLUIDO DO SERVIÇO ATIVO

    O MILITAR COM MAIS DE DEZ ANOS DE EFETIVO SERVIÇO AO SE CANDIDATAR A CARGO ELETIVO , MOMENTO

    QUE FARÁ SUA AFILIAÇÃO, SERÁ AFASTADO TEMPORÁRIAMENTE E AGREGADO . SE ELEITO SERÁ NO ATO DA

    DIPLOMAÇÂO TRANSFERIDO PARA RESERVA REMUNERADA E NESSE CASO FARÁ JUS A REMUNERAÇÃO DA

    RESERVA E DO GARGO ELETIVO.

  • É mais vantagem pra ele se candidatar se contar com mais de 10 anos

  • Gabarito errado: é vedado ao militar enquanto estiver na ativa estar filiado à partido político (art. 142, §3º, V, CF). Assim, face à esta vedação, o TSE firmou entendimento de que suprirá a ausência de prévia filiação partidária (condição de elegibilidade - art. 14, §3º, V, CF) o registro de candidatura apresentada pelo partido político e autorizada pelo candidato

    "Até aqui nos ajudou o Senhor" - 1 Samuel 7:12

  • Bisu

    Menos de 10 anos = Exclui

    Mais de 10 anos = Inativa

    PMGO/PCGO ☠☠☠

  • Parabéns!! Se você errou está no caminho certo.

  • Como o gabarito pode estar certo, se a militar é vedado se filiar a partido político? Pela assertiva fica claro que está se referindo à filiação antes de concorrer. Nao entendi

  • Se você acertou volte 10 casas e fique sem jogar.

    Militar não pode filiar-se a partido político, mais uma questão com selo lixo de qualidade.

  • Gente, é só parar e pensar se no Brasil tem candidatura avulsa. E é claro que aqui não existe. Logo, o candidato militar deve sim se filiar, oras. O que ocorre é que ele se filiará e nesse momento será agregado ou afastado. Entenderam? Por isso, militar na situação de atividade não se filia, porque no momento da filiação para concorrer ao que quiser, ele será afastado ou agregado. Vi comentários dando a entender que ele não se filiará. Isso aí não se procede.

  • Eu acho que o X da questão é que ela não especificou em qual momento o militar se filou ao partido político.

ID
5554027
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 tem um capítulo destinado aos direitos políticos. Com relação a esse tema, julgue o item

É condição de elegibilidade para presidente da República, senador da República e deputado federal a idade de 35 anos e, para vereador, a idade de dezoito anos. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    35 Anos - Presidente, Vice-Presidente, Ministros do STF, Advogado-Geral da União e Senadores

    30 Anos - Governador e Vice-Governador de estado e do DF

    21 Anos - Ministros de Estado, Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e Juiz de Paz

    18 Anos - Vereador

    se houver erros só falar aqui nos comentários.

  • É O DISK APROVAÇÃO DO ARTIGO 14 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL!

    (3530-2118)

  • ERRADO.

    CF art 14 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    VI - a idade mínima de:

    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

    b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;

    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

    d) dezoito anos para Vereador.

  • ERRADO

    Acrescentando....

    Idade mínima para disputar cargo eletivo é verificada:

    Regra: data da posse;

    exceção: cargo de vereador(18 anos) =>aferida na data-limite para o pedido de registro.                 

  • ERRADO

    ART. 14

    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

    d) dezoito anos para Vereador.

    Que os nossos cansaços não vençam nossas metas.VÁ ESTUDAR!!!

  • 21 anos para Deputado federal ou estadual , juiz de paz

  • Deputado Federal é com 21 anos e não 35 .

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 14, § 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei:

    VI - a idade mínima de:

    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

    b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;

    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

    d) dezoito anos para Vereador.

  • Famoso telefone constitucional:

    3530-2118

    a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

    b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;

    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

    d) dezoito anos para Vereador.

  • quem trabalha pa União é maior 35 (Presidente e Vice-Presidente da República e Senador) --- quem trabalha pro Estado é um pouco menor 30 (Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal);--- quem trabalha pro Municipio é 21(Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz ) e seu amigo vereador é 18 -------------- na hora da questão faz os ajustes em blocos e f0w@$3 eu guardo assim.

  • Presidente da República 35 Anos

    Senador 35 Anos

    Deputado Federal 21 Anos

    Vereador 18 Anos

  • Basta lembrar que o Kin Kathaguiri do MBL foi eleito com 23 anos pra deputado Federal.

  • Só grava esse número fixo: 3530-2118, que da certo.

  • Para Deputado Federal, a idade mínima é de vinte e um(21) anos

  • A questão trata sobre os direitos e garantias fundamentais, especificamente os direitos políticos. 

    Importante destacar que o Título II da Constituição Federal apresenta os Direitos e Garantias Fundamentais, sendo que o artigo 5º prevê os direitos e deveres individuais e coletivos; os artigos 6º a 11 preveem os direitos sociais (do artigo 7º ao 11 são tratados os direitos de ótica trabalhista); os artigos 12 a 13 tratam da temática dos direitos de nacionalidade; e, por fim, os artigos 14 a 17 tratam dos direitos políticos e suas múltiplas variáveis.

    Conhecer as disposições dos direitos e garantias fundamentais é muito importante, pois em vários casos as bancas exigem a literalidade dessas normas constitucionais e, além disso, podem tentar confundir o candidato ao efetuar modificações no texto. O item em análise é um exemplo, pois demanda o conhecimento do artigo 14 da Constituição Federal.
    De acordo com o artigo 14, §3º, da Constituição Federal, são condições de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira;  II - o pleno exercício dos direitos políticos;  III - o alistamento eleitoral;  IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;  V - a filiação partidária;  VI - a idade mínima de:  a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;  c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador. Por sua vez, o artigo 14, § 4º, da Constituição Federal menciona que são inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.
    Assim, a idade mínima para deputado federal é a de 21 anos, e não 35. 

    Importante ressaltar que para o cargo de vereador a comprovação da idade é na data limite do registro da candidatura.

    Gabarito do Professor: Errado.
  • Uma paródia feita pelo professor Flávio Martins:

    "Eu preciso ter 35 pra ser presidente, ou ser ministro do STF e a mesma idade pra ser senador.

    Eu preciso ter 21 para ser deputado, ter 30 para governar o estado e apenas 18 pra ser vereador"

  • Idade mínima :

    a) 35 anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

    b) 30 anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;

    c) 21 anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

    d) 18 anos para Vereador.

  • Para deputado federal é 21 anos.
  • Deputado 21

  • GABARITO : ERRADO

    PRESIDENTE DA REPÚBLICA = 35 ANOS

    SENADOR DA REPÚBLICA = 35 ANOS

    DEPUTADO FEDERAL = 21 ANOS

    VEREADOR = 18 ANOS

    BONS ESTUDOS!

  • Para deputado federal a idade é 21 anos.

  • Para deputado federal a idade é 21 anos.

  • Olha a casca de banana no final do corredor, kkkkk.


ID
5554030
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Carta Política de 1988, julgue o item acerca de nacionalidade e cidadania.  

Entre outros, o cargo de ministro da Justiça é privativo de brasileiro nato.

Alternativas
Comentários
  • Mnemônico: MP3.COM

    M - Ministro do STF

    P - Presidente e Vice Presidente da República

    P - Presidente da Câmara dos Deputados

    P - Presidente do Senado Federal

    .

    C - Carreira Diplomática

    O - Oficial das Forças Armadas

    M - Ministro do Estado de Defesa

  • ERRADO

    MINISTRO do STF

    MINISTRO do Estado de Defesa

    ''Ministro'' somente 2.

  • MP5.COM

    P STF

    P CD

    P SF

    P CNJ

    P TSE

    PR E VPR

    M DE DEFESA

    C DA AERO MARI EXER

  • ERRADO

    Ministro de Estado da Defesa

    Ministro do STF

  • ERRADO

    CF Art. 12. § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa.  

  • ALTERNATIVA ERRADA

    CF Art. 12. § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa.  

    Diante disso, cargos exclusivos de Ministros para brasileiros natos Ministro do Supremo Tribunal Federal e Ministro de Estado da Defesa. 

  • Errado , ministro do estado de DEFESA

  • ERRADO

    ART.

     3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa.  

    CHEGUE NA NOVINHA DE MADRUGADA E DIGA.-Amar é compartilhar sua pipoca.

    IRMÃO VOCÊ É O CARA!!!

  • Imagine um ministro da defesa argentino, em uma possível invasão Argentina, ele ficará com dó.

  • GABARITO: ERRADO

    Cargos Privativos de Brasileiro Nato – art. 12, § 3º, CF/88

    De acordo com a CF/88, são privativos de brasileiro nato os cargos:

    MP3 (M + 3 Ps)

    Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    Presidente e Vice-Presidente da República;

    Presidente da Câmara dos Deputados;

    Presidente do Senado Federal;

    COM

    Carreira diplomática;

    Oficial das Forças Armadas.

    Ministro de Estado da Defesa

    Assim, o mnemônico resultante é MP3.COM.

  • ~ cargos privativos de brasileiro nato:

    M => Minist. do STF -  pode ser qualquer um dos seus 11 integrantes.

    P3 => P. + VP da República + P. do SF + P. da câmara dos deputados.

    C => carreira diplomática

    O => Ofs. das forças armadas

    M =>Minist. de estado da defesa

    ~ rol taxativa = numerus clausus, e não meramente exemplificativa.

    ~quais motivos orientaram nossa CF reservar esses cargos estratégicos aos brasileiros natos?

    linha de substituição presidencial + cargos que envolvem questões de segurança nacional (membros da carreira diplomática, oficiais das Forças Armadas e Ministro de Estado da Defesa)

    ~Atenção: Deputados Federais e os Senadores podem ser brasileiros natos ou naturalizados.

    ~Atenção: Ministros de Estado são auxiliares do Presidente da República e podem ser brasileiros natos ou naturalizados. >>> Ministros de Estado é diferente de ministro de estado da defesa. Cuidado aqui!!!

    Por maior que seja sua adversidade não desista. Deus te ama! Bons estudos!!!

     

  • Cargos privativos brasileiro nato: MP3 COM

    • ministro do supremo tribunal federal
    • presidente e vice-presidente da república
    • presidente da câmara deputados
    • presidente do senado federal
    • carreira diplomática
    • oficial das forças armadas
    • ministro do estado de defesa

  • Presidente e Vice do Brasil

    Presidente da CD E SF

    Ministro do STF

    Ministro do Estado da Defesa

    Oficial das Forças Armadas

    Carreira Diplomática

  • Errada!

    Os cargos de MINISTROS que são privativos de Brasileiros Natos, são:

    Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    Ministro de Estado da Defesa.

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos constitucionais de nacionalidade. Sobre o tema, é errado afirmar que o cargo de ministro da Justiça é privativo de brasileiro nato. Conforme o art. 12, § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da República; II - de Presidente da Câmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomática; VI - de oficial das Forças Armadas. VII - de Ministro de Estado da Defesa.



    Gabarito do professor: Errado.

  • < > GABARITO: ERRADO

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    MINISTROS SOMENTE:

    • MINISTRO DO STF
    • MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA

    ACRESCENTANDO:

    SOMENTE PARA NATO:

    • PRESIDENTE DO CNJ
    • PRESIDENTE DO TSE

    MP3.COM NO CT

  • MED - Ministro do estado de defesa

    PV - Presidente e Vice ( da república)

    PC - Presidente da câmara dos deputados

    PS- Presidente do senado

    CD - Carreira diplomática

    MS - Min. Supremo Tribunal Federal

    OF - Oficial das Forças Armadas

  • min da defesa / ministro do stf


ID
5554033
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O capítulo II do Título II da Constituição Federal de 1988 é destinado aos direitos sociais. A respeito desse tema, julgue o item. 

Quando, nos colegiados dos órgãos públicos, estiverem em discussão os interesses profissionais dos trabalhadores, não será assegurada a participação dos empregadores nas discussões. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

  • ART. 1 Princípios fundamentais Mnemônico SO CI DI VA PLU ralismo político o enunciado da questão fala q e objetivo o correto e PRINCÍPIO Resposta : errado
  • ERRADO

    Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

  • ERRADO

        Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

    Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo.VÁ ESTUDAR!!!!

  • Quando, nos colegiados dos órgãos públicos, estiverem em discussão os interesses profissionais dos trabalhadores, não será assegurada a participação dos empregadores nas discussões. 

    O erro está em: (não será assegurada a participação dos empregadores nas discussões.), porque SERÁ SIM.

    Art. 10 da CF.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

  • Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

  • rt. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberaç

  • CONSTITUIÇÃO FEDERAL:

    Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

    GABARITO: ERRADO. 

  • Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

  • Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

  • ERRADO

    Questão errada vide Artigo 10 da CF:

     Art. 10. É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

    Inclusive também interessante saber o artigo 11 da CF:

     Art. 11. Nas empresas de mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.

  • Tem umas questões que são dadas

  • Não precisa nem saber do artigo pra responder, poxa é algo bem "óbvio", se é do interesse do trabalhador é claro que o mesmo tem direito de participar.


ID
5554036
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O capítulo II do Título II da Constituição Federal de 1988 é destinado aos direitos sociais. A respeito desse tema, julgue o item. 

Um dos direitos sociais previstos para o trabalhador é a duração do trabalho não superior a quarenta horas semanais, facultada a compensação de horários e a redução de jornada. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 7 da constituição, inciso XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;
  • ERRADO

    ...não superior a 44 horas semanais...

  • ERRADO

    Art. 7, inciso XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;

  • ERRADO

    ART 7º

    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho; 

    É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.VÁ ESTUDAR!!!

  • Art. 7, inciso XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;

    • Não superior a 44 horas SEMANAIS.
  • ERRADO , nao superior a 44 horas semanais

  • são 44 horas semanais.

  • 44

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;

  • 8 diárias e 44 semanais

  • CESPE É MALVADO! A banca tentou fazer confusão com o disposto na Lei 8.112:

     Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de 40 horas e observados os limites mínimo e máximo de 6 horas e 8 horas diárias, respectivamente.               

    CF/88, art. 7, XIII - duração do trabalho normal não superior a 8 horas diárias e 44 semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;        

    GAB: ERRADO.

  • Item Errado. Na CF/88 a jornada máxima é de 44 horas semanais.

  • resposta: Errada

    O inciso XIII, do artigo 7º da CRFB/88 retrata que o trabalhador está sujeito a trabalhar 8 (oito) horas por dia, limitado a 44 (quarenta e quatro) horas por semana.

  • , art. 7, XIII - duração do trabalho normal não superior a 8 horas diárias e 44 semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;     

  • CONSTITUIÇÃO FEDERAL:

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XIII - Duração do trabalho normal NÃO superior a 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais, FACULTADA a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;         

    GABARITO: ERRADO. 

  • errado,não superior a 8 horas diarias e 44 horas semanais

  • Gabarito: ERRADO

    Pra decorar, é fácil pra quem já trabalhou na iniciativa privada:

    De segunda a sexta = 8 horas por dia (Total 40 horas)

    Sábado só 1 turno = 4 horas

    Domingo é folga geral (preferencialmente)

    Total = 44 horas por semana.

  • 44 horas semanais
  • 8 HRS POR DIA

    44 HRS SEMANAIS

    Podendo variar a compensação conforme acordo

  • A questão exige conhecimento acerca da sistemática constitucional dos direitos sociais, em especial no que tange aos direitos do trabalhador. Sobre o tema, é errado afirmar que um dos direitos sociais previstos para o trabalhador é a duração do trabalho não superior a quarenta horas semanais, facultada a compensação de horários e a redução de jornada. Conforme a CF/88:



    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: [...] XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho (Vide Decreto-Lei nº 5.452, de 1943).



    Gabarito do professor: ERRADO.

  • 44 / folga preferencialmente aos domingos

  • 44 horas semanais

  • 44h semanais e não 40h


ID
5554039
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando as previsões constitucionais destinadas à Administração Pública e aos servidores públicos, julgue o item.

Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. 

Alternativas
Comentários
  •  

    LC N 10/1971

    Art3º - Os vencimentos dos cargos em comissão do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo, para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas.

    CF Art 37. XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário NÃO poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

  • a atribuiçao do poder executivo é de maior responsabilidade , poder executivo ta na esfera federal entao , sao mais atribuiçoes a eles

  • CF Art 37. XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário NÃO poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

    Na prática, não é exatamente isso que acontece!!

    Foco no seu sonho!!

  • Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder ExecutivoResposta: Certo.

    Todos concordam que a REMUNERAÇÃO DO LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO SÃO MAIORES, mas o item da questão cobrou VENCIMENTOS, o que está correto nos termos da Constituição Federal de 1988.

    Constituição Federal de 1988

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    (...)

    XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

    Lei Federal nº 8.112/90:

    Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

  • GABARITO: CERTO

    Art 37, XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

  • XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo;

  • A afirmativa reproduz o disposto no artigo 37, XII, da Constituição Federal que determina o seguinte:
    Art. 37 (...)

    XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.
    Assim, é correta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: Certo. 
  • repartição/divisão dos tres poderes. Não há hierarquia entre eles


ID
5554042
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando as previsões constitucionais destinadas à Administração Pública e aos servidores públicos, julgue o item.

O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os ministros de Estado e os secretários estaduais e municipais serão remunerados, exclusivamente, por subsídio, fixado em parcela única. 

Alternativas
Comentários
  • GAB: Certo

    Art. 39 CF

    § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • faz parte do poder publico entao , é subsidio

  • CERTO

    MAN-MEM-MIN-SEM CARRO!

    1- O detentor de MANdato eletivo

    2- MEMbro de poder

    3 - MINistro de Estado

    4 - Secretários Estaduais e Municipais

    5 - servidores públicos organizados em C-A-R-R-E-I-R-A!!!

    ESTES PODERÃO ter a remuneração fixada como os outros.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 39, § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.

  • A questão trata dos regime de subsídios que é a forma de remuneração dos agente políticos. São agentes políticos, por exemplo, Presidente, Governadores, Prefeitos, Deputados e Vereadores, Ministros e Secretários Estaduais e Municipais.

    O sistema de subsídio foi introduzido na Constituição Federal pela Emenda Constitucional nº 19 e ele se diferencia da remuneração dos servidores públicos em geral que é feita por meio de vencimentos, porque o subsídio deve ser pago em parcela única, ou seja, não podem ser incluídas na remuneração dos agentes políticos outras vantagens de natureza remuneratória, tais como adicionais, abonos, prêmios e outras verbas.

    O subsídio é regulado pelo artigo 39, §4º da Constituição Federal que determina o seguinte:
    Art. 39 (...)

    § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.
    Vemos, então, que é correta a afirmativa da questão, dado que reproduz o disposto no artigo 39, §4º, da Constituição da República.

    Gabarito do professor: Certo. 
  • Gab. C

    Outro mnemônico para decorar:

    EMPODERE-SE é só por subsídio.

    • Eletivos
    • Ministros de estado
    • membros de PODER
    • SEcretários estaduais/municipais.

    Dica do Qciano.

    Bons estudos! :)

  • Decorar mnemônico é mais difícil que decorar o artigo em si.

  • Exclusivamente confundiu a mente. Quando é muito restritivo já desconfio, mas deu certo.

    Revisando e relembrando.


ID
5554045
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando as previsões constitucionais destinadas à Administração Pública e aos servidores públicos, julgue o item.

A Constituição Federal de 1988 veda a acumulação de cargos públicos na Administração Pública. Como exceção, ela permite, entretanto, a acumulação de um cargo de professor e um cargo de profissional de saúde com profissão regulamentada. 

Alternativas
Comentários
  • Professor + Professor

    Professor + Técnico ou científico

    É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários. Consideram-se as situações abaixo:

     

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas

  • Gab: E

    Art. 37, XVI, CRFB/88.

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público; 

  • havendo compatibilidade de horarios , a lei permite

  • A banca requer a literalidade da Constituição, pois, em uma interpretação dos dispositivos CONSTITUCIONAIS, é possível sim acumular um cargo de professor e outro na área da saúde. Por exemplo, é possível que um profissional que exerça a medicina (emprego privativo de profissional de saúde) também seja professor (cargo de professor + técnico ou científico); ainda, um técnico de enfermagem exercer o magistério. Ou seja, em qualquer possibilidade o requisito profissional ser professor + um cargo técnico ou científico é aplicável aos profissionais de saúde. Questão no mínimo questionável.

  • Muito bem formulada! Parabéns à banca!!
  • ERRADO

     professor + Professor

     professor +  técnico ou científico

    profissionais de saúde + Saúde

    -----------------------------------------------------

    Bons estudos!!

  • A Constituição Federal de 1988 veda a acumulação de cargos públicos na Administração Pública. Como exceção, ela permite, entretanto, a acumulação de um cargo de professor e um cargo de profissional de saúde com profissão regulamentada. Resposta: Errado.

    Dois cargos de profissionais da saúde.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 37, XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

  • 2 de professor

    1 de prof com técnico

    1 professor com Científico

    Áreas da saúde

  • prof prof

    prof tecnico

    medico medico

  • A Constituição Federal, no artigo 37, XVI, estabelece que, .em regra, é  vedada a acumulação de cargos públicos. Excepcionalmente,  a acumulação é autorizada nas seguintes hipóteses:

    i) dois cargos de professor;

    ii) um cargo de professor e um cargo técnico;

    iii) dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde com profissões regulamentadas 

    Assim, a afirmativa é incorreta, dado que a Constituição não prevê expressamente como exceção à vedação a acumulação de cargos público a a possibilidade de acumulação de um cargo de professor e um cargo de profissional de saúde com profissão regulamentada.

    Gabarito do professor: Errado. 
  • Da forma que foi escrita, a questão está CERTA.

    Se estivesse "[...] Como ÚNICA exceção, ela permite, entretanto, a acumulação de um cargo de professor e um cargo de profissional de saúde com profissão regulamentada." aí ela estaria ERRADA (como informa o gabarito).

    Na minha humilde opinião, é um daqueles casos que quem errou, acertou (basta olhar as estatísticas). A quadrix é uma banca muito traiçoeira, não no conteúdo em si cobrado nas questões, mas pela redação que eles escolhem para abordar os temas. PQP.

  • 2 prof

    1 prof, outro técnico\cientifico

    2 profissional da saúde

  • Professor + Professor

    Professor + Técnico ou científico

    Saúde + Saúde

    • 2 professor
    • 1 professor + 1 saude
    • 2 de saude
  • Uai, como assim está errado?

  • Siga o que ta na lei, por que se for pela vida real... conheço médico que atende no sus e é professor de mestrado em universidade federal ( atendimento pelo sus estadual)

  • Obviamente as profissões regulamentadas da área de saúde podem ser consideradas como cargo técnico ou científico. Entretanto, quando a banca não faz essa menção, a tendência é interpretar pela literalidade. Gabarito ERRADO ou, na pior das hipóteses, anular a questão.
  • Pegadinha. Cuidado galera. O enunciado da questão está correto, porém incompleto. Faltou a compatibilidade de horários que está expressamente previsto no art. 37, XVI:

    Art. 37, XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;


ID
5554048
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando as previsões constitucionais destinadas à Administração Pública e aos servidores públicos, julgue o item.

A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício acerca da aposentadoria dos servidores públicos. 

Alternativas
Comentários
  • GAB: Certo

    É permitida a contagem de tempo de contribuição fictício?

    40 da Constituição Federal, prevendo que no Regime Próprio da Previdência Social não poderia haver a referida contagem de tempo de contribuição fictício: Art. 40, CF. ... § 10 - A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.

  • Tempo ficto, ou tempo fictício, quer dizer o tempo que é contado para a aposentadoria, mas não houve, de fato, contribuição para a previdência. Um exemplo de tempo fictício na aposentadoria de servidor público seria a contagem em dobro de tempo para a aposentadoria perante licença-prêmio não usufruída, que até 1998 era possível. Entretanto, após decreto, essa possibilidade foi extinta. Além disso, há diversos outros tipos de tempo ficto. Alguns exemplos:

    • Conversão do tempo especial (insalubre ou perigoso), em tempo comum: a pessoa “ganha” anos para a aposentadoria, mesmo sem ter contribuído esses anos a mais. Porém, com a reforma da previdência de 2019, essa possibilidade foi extinta, sendo possível converter apenas o tempo trabalhado em condições especiais antes de 12/11/2019;
    • Trabalho rural anterior a 1991, mesmo sem contribuição, que é contado para a aposentadoria rural, em alguns casos;
    • Período com auxílio doença, acidente de trabalho ou aposentadoria por invalidez: antes da reforma era amplamente aceito como tempo ficto, mas após a reforma há discussões, ainda que o STF já tenha se posicionado afirmando que esses períodos são uma exceção razoável para contar como tempo fictício.

  • CERTO

    Art. 40, § 10 - A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.

  • Que aula meu amigo hudson philipe

  • GABARITO: CERTO

    Art. 40, § 10 - A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.

  • A questão reproduz o disposto no artigo 40, §10, da Constituição da República que, acerca da aposentadoria de servidores públicos, determina que a lei não estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício. Vale conferir o dispositivo constitucional:

    Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.

    (...)

    § 10 - A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.
    Gabarito do professor: Certo. 
  • GAB: C


ID
5554051
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Acerca da regulamentação da profissão de fonoaudiólogo, julgue o item.

O exercício das atividades de fonoaudiólogo sem observância das exigências legais configura apenas infração administrativa sujeita à multa.

Alternativas

ID
5554054
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Acerca da regulamentação da profissão de fonoaudiólogo, julgue o item.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia será constituído de dez membros efetivos e de seus respectivos suplentes.

Alternativas

ID
5554057
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Acerca da regulamentação da profissão de fonoaudiólogo, julgue o item.

Os membros dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia e os respectivos suplentes, com mandato de cinco anos, serão eleitos pelo sistema de eleição direta, por meio do voto pessoal, secreto e obrigatório dos profissionais inscritos no Conselho, aplicando-se pena de multa, em importância não excedente ao valor da anuidade, ao que deixar de votar sem causa justificada.

Alternativas

ID
5554060
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Acerca da regulamentação da profissão de fonoaudiólogo, julgue o item.

Aos presidentes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia incumbe a administração e a representação legal destes, facultando-se-lhes suspender o cumprimento de qualquer deliberação de seu Plenário que lhes pareça inconveniente ou contrária aos interesses da instituição, independentemente da submissão dessa decisão a outras autoridades.

Alternativas

ID
5554063
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Acerca da regulamentação da profissão de fonoaudiólogo, julgue o item.

O pagamento da anuidade ao Conselho Regional de Fonoaudiologia da respectiva jurisdição constitui condição de legitimidade do exercício da profissão.

Alternativas

ID
5554066
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Acerca da regulamentação da profissão de fonoaudiólogo, julgue o item.

O fonoaudiólogo que mantiver conduta incompatível com o exercício da profissão não incidirá em infração disciplinar.

Alternativas

ID
5554069
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Acerca da regulamentação da profissão de fonoaudiólogo, julgue o item.

É vedado ao fonoaudiólogo não cumprir, no prazo assinalado, determinação emanada de órgãos ou autoridades do respectivo Conselho Regional, em matéria de competência deste, após regular notificação

Alternativas

ID
5554072
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Acerca da regulamentação da profissão de fonoaudiólogo, julgue o item.

As penas disciplinares às quais estão sujeitas os fonoaudiólogos são apenas as de advertência, repreensão, multa e suspensão do exercício profissional por até um ano.

Alternativas

ID
5554075
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Acerca da regulamentação da profissão de fonoaudiólogo, julgue o item.

Na fixação das penas disciplinares aplicáveis ao fonoaudiólogo, serão considerados os antecedentes profissionais do infrator, o seu grau de culpa, as circunstâncias atenuantes e agravantes e as consequências da infração.

Alternativas

ID
5554078
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Acerca da regulamentação da profissão de fonoaudiólogo, julgue o item.

Da imposição de qualquer penalidade disciplinar ao fonoaudiólogo caberá recurso, com efeito suspensivo, à instância imediatamente superior. 

Alternativas

ID
5554081
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Com base nas disposições do Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.

Apenas os fonoaudiólogos brasileiros e regularmente inscritos nos respectivos Conselhos Regionais terão seus direitos assegurados.

Alternativas

ID
5554084
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Com base nas disposições do Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.

É vedado ao fonoaudiólogo recusar-se a exercer a profissão, ainda que as condições de trabalho não sejam dignas e seguras.

Alternativas

ID
5554087
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Com base nas disposições do Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.

É lícito aos fonoaudiólogos ensinar procedimentos próprios da fonoaudiologia que visem à formação profissional de outrem que não seja acadêmico ou profissional da área.

Alternativas

ID
5554090
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Com base nas disposições do Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.

Na relação com o cliente, é dever do fonoaudiólogo informar, em linguagem clara e simples, sobre os procedimentos adotados em cada avaliação e tratamento realizado.

Alternativas

ID
5554093
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Com base nas disposições do Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.

É lícito ao fonoaudiólogo, para garantir a eficácia do tratamento ou o conforto do paciente, exagerar ou minimizar o quadro diagnóstico ou o prognóstico.

Alternativas

ID
5554096
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Com base nas disposições do Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.

Nas relações com seus pares, é direito do fonoaudiólogo emitir opinião depreciativa técnico-científica.

Alternativas

ID
5554099
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Com base nas disposições do Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.

Nas relações com profissionais de outras categorias, o fonoaudiólogo poderá esclarecer ou discutir casos de clientes em comum.

Alternativas

ID
5554102
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Com base nas disposições do Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.

O fonoaudiólogo deverá denunciar aos órgãos competentes quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe ou preste serviços não oferecer condições dignas e seguras para o exercício profissional.

Alternativas

ID
5554105
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Com base nas disposições do Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.

O fonoaudiólogo deverá conservar prontuários físicos ou eletrônicos de seus clientes em arquivo apropriado, não permitindo o acesso de pessoas estranhas a este.

Alternativas

ID
5554108
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia
Assuntos

Com base nas disposições do Código de Ética da Fonoaudiologia, julgue o item.

Na fixação dos honorários dos profissionais fonoaudiólogos, será considerada a condição socioeconômica do cliente. 

Alternativas

ID
5554111
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, julgue o item.

A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho tem por objetivos a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 7.602, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011

    POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (PNSST)

    I - A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST tem por objetivos a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos, relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho;

  • OBJETIVO: A promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos, relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.


ID
5554114
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, julgue o item.

A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho tem por princípios a universalidade, a prevenção, o diálogo social, a integralidade e a precedência das ações de promoção, proteção e prevenção sobre as de assistência, reabilitação e reparação.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 7.602, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011

    POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (PNSST)

    II -A PNSST tem por princípios:

    • a)universalidade;
    • b)prevenção;
    • c)precedência das ações de promoção, proteção e prevenção sobre as de assistência, reabilitação e reparação;
    • d)diálogo social; e
    • e)integralidade;

  • PRINCPÍPIOS:

    ·      Universalidade;

    ·       Prevenção;

    ·       Procedência das ações de promoção e prevenção sobre as de assistência, reabilitação e reparação;

    ·       Diálogo social;

    ·       Integralidade.


ID
5554117
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, julgue o item.

O Ministério da Saúde não é responsável pela implementação da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, cabendo-lhe apenas a sua execução. 

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 7.602, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011

    POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (PNSST)

    V - São responsáveis pela implementação e execução da PNSST os Ministérios do Trabalho e Emprego, da Saúde e da Previdência Social, sem prejuízo da participação de outros órgãos e instituições que atuem na área;


ID
5554120
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, julgue o item.

Para o alcance de seu objetivo, a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho deverá ser implementada por meio da articulação continuada das ações de governo no campo das relações de trabalho, produção, consumo, ambiente e saúde, com a participação voluntária das organizações representativas de trabalhadores e empregadores.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 7.602, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011

    POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (PNSST)

    III -Para o alcance de seu objetivo a PNSST deverá ser implementada por meio da articulação continuada das ações de governo no campo das relações de trabalho, produção, consumo, ambiente e saúde, com a participação voluntária das organizações representativas de trabalhadores e empregadores;


ID
5554123
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, julgue o item.

Não compete ao Ministério da Saúde promover a revisão periódica da listagem oficial de doenças relacionadas ao trabalho.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 7.602, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011

    POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO (PNSST)

    VII -Compete ao Ministério da Saúde:

    • a)fomentar a estruturação da atenção integral à saúde dos trabalhadores, envolvendo a promoção de ambientes e processos de trabalho saudáveis, o fortalecimento da vigilância de ambientes, processos e agravos relacionados ao trabalho, a assistência integral à saúde dos trabalhadores, reabilitação física e psicossocial e a adequação e ampliação da capacidade institucional;
    • b)definir, em conjunto com as secretarias de saúde de Estados e Municípios, normas, parâmetros e indicadores para o acompanhamento das ações de saúde do trabalhador a serem desenvolvidas no Sistema Único de Saúde, segundo os respectivos níveis de complexidade destas ações;
    • c)promover a revisão periódica da listagem oficial de doenças relacionadas ao trabalho;
    • d)contribuir para a estruturação e operacionalização da rede integrada de informações em saúde do trabalhador;
    • e)apoiar o desenvolvimento de estudos e pesquisas em saúde do trabalhador;
    • f)estimular o desenvolvimento de processos de capacitação de recursos humanos em saúde do trabalhador; e
    • g)promover a participação da comunidade na gestão das ações em saúde do trabalhador;


ID
5554126
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne à Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, julgue o item.

Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral é um dos objetivos específicos da Rede de Atenção Psicossocial.

Alternativas
Comentários
  • CORRIGINDO- Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral é um dos objetivos GERAIS da Rede de Atenção Psicossocial.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_comp.html

  • Pegadinha estilo CESPE


ID
5554129
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne à Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, julgue o item.

As Unidades Básicas de Saúde não integram a Rede de Atenção Psicossocial. 

Alternativas

ID
5554132
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne à Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, julgue o item.

O ponto de atenção da Rede de Atenção Psicossocial na atenção psicossocial especializada é o Centro de Atenção Psicossocial.

Alternativas
Comentários
  • A Rede de Atenção Psicossocial, tem como finalidade a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

    A Rede de Atenção Psicossocial é constituída pela atenção básica em saúde (Unidade Básica de Saúde, equipe de atenção básica e Centros de Convivência); atenção psicossocial especializada (Centros de Atenção Psicossocial); atenção de urgência e emergência (SAMU, sal de estabilização e UPA).

    Logo, está correta a afirmação de que a Rede de Atenção Psicossocial é constituída na atenção psicossocial especializada pelos Centros de Atenção Psicossocial.


    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    Brasil, Ministério da Saúde, Gabinete do Ministro. Portaria 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

ID
5554135
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne à Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, julgue o item.

Os Centros de Atenção Psicossocial na modalidade CAPS AD atenderão adultos, crianças e adolescentes com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, considerando as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o MS, o CAPS ad é responsável por atender pacientes usuários de Álcool e Drogas e Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.
  • Todas as modalidades de CAPS podem atender à população infantojuvenil. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente a autoridade competente pode determinar a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos.

    Portanto está correto afrimar que os CAPS AD atendem adultos ou crianças e adolescentes, considerando as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.


    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS: tecendo redes para garantir direitos / Ministério da Saúde, Conselho Nacional do Ministério Público. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

ID
5554138
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne à Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde, julgue o item.

O componente Reabilitação Psicossocial da Rede de Atenção Psicossocial é composto por iniciativas de geração de trabalho e renda, empreendimentos solidários e cooperativas sociais. 

Alternativas

ID
5554141
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto aos requisitos mínimos para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, julgue o item.

Considera-se como Centro de Terapia Intensiva o agrupamento, em áreas físicas diversas, de mais de cinco Unidades de Terapia Intensiva.

Alternativas
Comentários
  • Resolução N° 7, 24 de fevereiro de 2010:

    III - Centro de Terapia Intensiva (CTI): o agrupamento, numa mesma área física, de mais de uma Unidade de Terapia Intensiva.


ID
5554144
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto aos requisitos mínimos para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, julgue o item.

A Unidade de Terapia Intensiva deve estar localizada em um hospital regularizado junto ao órgão de vigilância sanitária municipal ou estadual. 

Alternativas

ID
5554147
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto aos requisitos mínimos para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, julgue o item.

As atribuições e as responsabilidades de todos os profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva são fluidas e variam, a depender do quantitativo do pessoal disponível e da gravidade dos pacientes.

Alternativas
Comentários
  • todos tem o mesmo objetivo , atribuiçoes e isso independe de gravidade , todos entram nos pacientes que estao na unidade , independente de gravidade


ID
5554150
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto aos requisitos mínimos para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, julgue o item.

Devem ser formalmente designados um responsável técnico médico, um enfermeiro coordenador da equipe de enfermagem e um fisioterapeuta coordenador da equipe de fisioterapia, assim como seus respectivos substitutos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Resolução 37 de 2010 as atribuições e as responsabilidades de todos os profissionais que atuam na unidade devem estar formalmente designadas, descritas e divulgadas aos profissionais que atuam na UTI. Além disso, deve ser formalmente designado um Responsável Técnico médico, um enfermeiro coordenador da equipe de enfermagem e um fisioterapeuta coordenador da equipe de fisioterapia, assim como seus respectivos substitutos.


    Gabarito do Professor: CERTO



    Bibliografia

    Brasil. Resolução 37, Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de 25 de fevereiro de 2010. Dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências.

ID
5554153
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto aos requisitos mínimos para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, julgue o item.

A evolução do estado clínico, as intercorrências e os cuidados prestados devem ser registrados, exclusivamente, pela equipe médica, no prontuário do paciente, sendo vedada a realização de registros pelas equipes de enfermagem ou de fisioterapia. 

Alternativas
Comentários
  • a evolução de enfermagem serve pra que entao , o tecnico e o enfermeiro ta ali pra que ? de bonecos do posto? nao pode ser vedada nunca


ID
5554156
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue o item.

A essência de um bom atendimento ao público é constituída por pessoas, que devem ser bem treinadas e desenvolvidas para tal atividade, e por uma boa comunicação com o cliente, que pode ser obtida por meio de canais interativos, os quais possibilitam a construção de um bom relacionamento com o cliente.

Alternativas

ID
5554159
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue o item.

A utilização de recursos tecnológicos no atendimento ao público é suficiente para garantir a qualidade no serviço prestado e a consequente satisfação do cliente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado


ID
5554162
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue o item.

O bom desempenho no atendimento ao público necessita de algumas qualidades, entre elas a cortesia, elemento que contribui para encantar o cliente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


ID
5554165
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue o item.

Um dos aspectos primordiais para um atendimento de qualidade é a identificação, por parte do atendente, das expectativas e das necessidades do cliente.

Alternativas
Comentários
  • Para o atendimento telefônico: É preciso identificar e utilizar o nome do interlocutor: ninguém gosta de falar com um interlocutor desconhecido, por isso, o atendente da chamada deve identificar-se assim que atender ao telefone. Por

    outro lado, deve perguntar com quem está falando e passar a tratar o interlocutor pelo nome. Esse toque pessoal faz com que o interlocutor se sinta importante;

    Nesse sentido, é possível correlacionar aos outros meios de atendimento.

    Gabarito: Certo!


ID
5554168
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue o item.

Quanto às boas práticas de atendimento, é válida, em qualquer circunstância, a máxima de que o cliente tem sempre razão.

Alternativas
Comentários
  • AÍ VIRA A CASA DA MÃE JOANA!

  • Gabarito: Errado


ID
5554171
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue o item.

Caso o cliente expresse sua insatisfação de modo enfático e descortês, o atendente deverá adotar um comportamento semelhante, de modo a cumprir as regras e os procedimentos da organização em que trabalha e impedir que o cliente imponha a sua vontade durante o atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado


ID
5554174
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao processo de comunicação e a seus elementos, julgue o item.

No processo de comunicação, a retroação corresponde à etapa em que a mensagem é traduzida na mente do receptor.

Alternativas
Comentários
  • Retroação é o processo pelo qual o destinatário recebe e assimila a comunicação e retorna o que ele percebe a respeito da mensagem desejada.

  • Segundo Chiavenato, uma das técnicas de delegação de autoridade é:

    Manter retroação: retroação significa linhas abertas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientação, mas sem exercer o controle. A retroação dá ao subordinado a pista certa, e as linhas abertas de comunicação aumentam a autoconfiança. 

    Gabarito: Errado

  • Errado. Esse conceito da questão, ao meu ver, está mais ligado À decodificação. A retroação é o feedback.

  • Gabarito: Errado

    Retroação = Feedback => O Receptor retorna ao Emissor o que ele percebeu a respeito da mensagem.

    Bons estudos !

  • Retroação ficou minha mente

  • GAB ERRADO

    De acordo com Kotler existem 10 elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma comunicação eficiente:

    1. Emissor ou fonte – é quem emite a mensagem para a outra parte.
    2. Codificação – é o processo de transformar o pensamento em forma simbó­lica.
    3. Mensagem – é o conjunto de símbolos que o emissor transmite.
    4. Mídia, Meio ou Canal – são os canais de comunicação através dos quais a mensagem passa do emissor para o receptor.
    5. Decodificação – é o processo pelo qual o receptor confere significado aos símbolos transmitidos pelo emissor.
    6. Receptor – é a parte que recebe a mensagem emitida pela outra parte.
    7. Resposta – são as reações do receptor após ter sido exposto à mensagem.
    8. Feedback ou retroalimentação – é a parte da resposta do receptor que retorna ao emissor.
    9. Contexto: também chamado de referente, trata-se da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e o receptor.
    10. Ruído - é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar danos ou desvios na mensagem.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5554177
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao processo de comunicação e a seus elementos, julgue o item.

No contexto organizacional, coexistem as comunicações informais e as formais, sendo que as primeiras são capazes de interligar as pessoas, independentemente dos níveis hierárquicos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A comunicação formal é a transmissão de informações oficiais por vias formalizadas, como por exemplo o ofício. Já na comunicação informal, ao contrário da formal, a transferência de informações ocorre em forma de redes não formais, como exemplo as confraternizações entre os membros de determinada organização

  • comunicação informal é aquela que não utiliza os canais oficiais da instituição, nem precisa obedecer aos níveis hierárquicos ou ao organograma da empresa.

    Gab. CERTO

  • GAB CERTO

    A EMPRESA SE DIVIDE ENTRE ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL

    1. ORGANIZAÇÃO FORMAL: refere-se à estrutura oficial da empresa, seu organograma, suas divisões e hierarquias. A representação gráfica da estrutura organizacional formal é feita por meio do organograma.
    2. ORGANIZAÇÃO INFORMAL: A estrutura informal é estabelecida por meio das relações interpessoais. Ela não é oficial e não define a interação entre os setores, refletindo apenas as ligações espontâneas que se formam entre os colaboradores.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Gab. Correto.

    Comunicação Informal: 

    Chamada por alguns de rede de rumores, essa comunicação baseia-se nas relações sociais internas da organização e é uma forma mais rápida de atender a demandas mais urgentes e instáveis.

    [...]

    Existem três características principais da rede de rumores: 

    # ela não é controlada pela direção da empresa;

    # é percebida pela maioria dos colaboradaores como a mais confiável e fidedigna do que os comunicados formais vindos da cúpula da organização;

    # é largamente utilizada para servir aos interesses próprios daqueles que fazem parte dela.

     

    Cristiana Duran - Gestão de Pessoas - editora jusPODIVM - p.327 e 328.

  • Interligar as pessoas independentemente dos níveis hierárquicos é quando um funcionário de baixo escalão conversa com o diretor da empresa sobre um assunto aleatório enquanto tomam um café no refeitório.


ID
5554180
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao processo de comunicação e a seus elementos, julgue o item.

Entre as funções básicas que a comunicação apresenta nas organizações, está a função de controle.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Robbins afirma que a comunicação pode ser utilizada como um método para controlar o comportamento dos membros do grupo, principalmente em organizações com hierarquias mais autoritárias e regras bem delimitadas. Quando algum colaborador precisa fazer alguma queixa ou reclamação a seu superior imediato ou comentar alguma política da empresa que esteja afetando seu trabalho, por exemplo, a comunicação entre ambos está desempenhando a função de controle.

  • comunicação tem quatro funções básicas dentro da organizaçãocontrole, motivação, expressão emocional e informação.

  • GAB CERTO

    São funções da comunicação:

    1. Controle, Robbins afirma que a comunicação pode ser utilizada como um método para controlar o comportamento dos membros do grupo, principalmente em organizações com hierarquias mais autoritárias e regras bem delimitadas;
    2. Motivação;
    3. Expressão emocional;
    4. Informação.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Lembre daquele chefe chato que fica perguntando se vc já terminou o que ele pediu, obviamente ele usa a comunicação para pertubar seu juízo

  • A questão em análise nos apresenta conceitos relacionados à Comunicação Organizacional.

    Segundo RIBAS (2015), a comunicaçãoé o processo pelo qual as pessoas transmitem umas às outras informações a respeito de ideias, sentimentos e emoções. Ela faz parte de todas as interações sociais". Além disso, a comunicação serve como um método de controle de comportamentos, uma vez que ela filtra o que deve ser divulgado e informado. Ademais, a comunicação possui as seguintes funções: informação, motivação, expressão emocional e controle.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.


    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5554183
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao processo de comunicação e a seus elementos, julgue o item.

A percepção seletiva corresponde a uma barreira na comunicação que não possui relação com o emissor, mas que interfere sensivelmente na decodificação da mensagem pelo receptor.

Alternativas
Comentários
  • Os receptores no processo de comunicação veem e ouvem seletivamente baseando-se em suas necessidades, motivações, experiências, formação e outras características pessoais. Receptores também projetam seus interesses e expectativas na comunicação enquanto a decodificam.

  • tanto o emissor quanto o receptor veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências e características pessoais.

  • Gabarito: INCORRETO

    Vale esclarecer que a comunicação pode ser vista por dois modelos distintos: 1) modelo linear, que afirma que a mensagem segue um caminho direto do emissor até o receptor e 2) modelo transacional, que considera que na comunicação interpessoal os paéis de emissor e de receptor são exercidos reciprocamente por dois ou mais indivíduos.

    Se analisarmos a comunicação pelo modelo transacional, de fato, a percepção seletiva não possui relaçaõ somente com o receptor, mas também com o emissor, já que ambos emitem a recebem a mensagem.

    Se analisarmos a comunicação pelo modelo linear, eu também entendo que a questão permanece errada, já que a percepção seletiva não influiria na decodificação, mas sim em uma etapa posterior, que seria a compreensão da mensagem.

  • Na filtragem é só o emissor (manipulação no caso?), na percepção seletiva temos tanto o emissor quanto o receptor ( selecionando tendenciosamente no caso)

  • A percepção seletiva corresponde a uma barreira na comunicação que não possui relação com o emissor, mas que interfere sensivelmente na decodificação da mensagem pelo receptor.

    Realmente o emissor não tem a intencionalidade, mas a imagem que o receptor faz do emissor interfere sensivelmente na decodificação da mensagem. (Esquema de comunicação de Jakobson) Por exemplo:

    A mesma frase soa diferente (significa diferente) se dita por alguém em que você confia ou por algum que você só sabe que fala mentira.


ID
5554186
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as técnicas de redação para a elaboração de correspondências oficiais, julgue o item.

Ao redigir uma correspondência oficial, além de primar por uma boa apresentação, o redator deve utilizar a linguagem coloquial, de modo a tornar seu texto claro e conciso.

Alternativas
Comentários
  • o redator deve usar a linguagem formal

  • Gabarito: ERRADO

    A linguagem dos textos oficiais deve sempre pautar-se pela norma padrão. Não é

    aceitável, portanto, que, nesses textos, constem coloquialismos ou expressões de uso restrito a

    determinados grupos, que comprometeriam sua própria compreensão pelo público

  • GABARITO: ERRADO

    A redação oficial deve caracterizar-se por:

    • clareza e precisão;
    • objetividade;
    • concisão;
    • coesão e coerência;
    • impessoalidade;
    • formalidade e padronização; e
    • uso da norma padrão da língua portuguesa.
  • O redator deve usar linguagem formal.  linguagem coloquial, informal, natural ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral
  • Gabarito: ERRADO

    "A linguagem dos textos oficiais deve sempre pautar-se pela norma padrão. Não é aceitável, portanto, que, nesses textos, constem coloquialismos ou expressões de uso restrito a determinados grupos, que comprometeriam sua própria compreensão pelo público. "

  • E

  • A linguagem , ou informal, é a variante linguística que usamos com mais frequência no nosso dia a dia.

    Ela é mais despojada e não se prende tanto à gramática. Na redaçaão oficial não existe especo para a linguagem coloquial ou informal.

  • Coloquial, não. Formal!

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao emprego da norma padrão na redação oficial.



    De fato sabemos que a correspondência oficial deve primar pela boa apresentação do texto. Entretanto, é obrigatório o uso do padrão culto por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas, conforme explica o próprio Manual de Redação. Sendo assim, constatamos que a afirmação "deve utilizar a linguagem coloquial" é o que faz deste item incorreto.




    Gabarito do Professor: ERRADO.


  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao emprego da norma padrão na redação oficial.

    De fato sabemos que a correspondência oficial deve primar pela boa apresentação do texto. Entretanto, é obrigatório o uso do padrão culto por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas, conforme explica o próprio Manual de Redação. Sendo assim, constatamos que a afirmação presente neste item está incorreta.




    Gabarito: ERRADO

  • A redação oficial:

    clareza e precisão;

    objetividade;

    concisão;

    coesão e coerência;

    impessoalidade;

    formalidade e padronização; e

    uso da norma padrão da língua portuguesa.

  • não coloquial


ID
5554189
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as técnicas de redação para a elaboração de correspondências oficiais, julgue o item.

Na redação de correspondências oficiais, é indispensável o atributo da concisão, o qual está fundamentado no princípio da economia de pensamento. 

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado

    A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o

    texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve

    de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar

    passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se,

    exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao

    que já foi dito.

  • GABARITO: ERRADO

    A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

  • "Economia de palavras".

  • Manual de Redação Oficial:

    3.3 Concisão

    A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Detalhes irrelevantes são dispensáveis: o texto deve evitar caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do atributo da concisão.




    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Entretanto, o mesmo manual explica que isso não deve de forma alguma ser entendido como economia de pensamento. Dessa forma, verificamos que este item está incorreto.




    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
5554192
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as técnicas de redação para a elaboração de correspondências oficiais, julgue o item.

Em razão da natural evolução da língua e com vistas à obtenção de clareza e de precisão na redação de correspondências oficiais, é adequado o uso indiscriminado de estrangeirismos, desde que eles sejam grafados em itálico.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    De acordo com o Manual de redação Oficial :

    O problema do abuso de estrangeirismos inúteis ou empregados em contextos em que

    não cabem, é em geral causado ou pelo desconhecimento da riqueza vocabular de nossa língua,

    ou pela incorporação acrítica do estrangeirismo.

  • GABARITO: ERRADO

    O importante é usar o estrangeirismo de forma consciente, buscar o equivalente português quando houver ou conformar a palavra estrangeira ao espírito da Língua Portuguesa. O problema do abuso de estrangeirismos inúteis ou empregados em contextos em que não cabem, é em geral causado ou pelo desconhecimento da riqueza vocabular de nossa língua, ou pela incorporação acrítica do estrangeirismo.

  • Gab. Errado

    "utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, em razão de serem designações ou expressões de uso já consagrado ou de não terem exata tradução. Nesse caso, grafe-as em itálico."

    "O importante é usar o estrangeirismo de forma consciente, buscar o equivalente português quando houver ou conformar a palavra estrangeira ao espírito da Língua Portuguesa. O problema do abuso de estrangeirismos inúteis ou empregados em contextos em que não cabem, é em geral causado ou pelo desconhecimento da riqueza vocabular de nossa língua, ou pela incorporação acrítica do estrangeirismo. "

  • errada

    ... O importante é usar o estrangeirismo de forma consciente, buscar o equivalente português

    quando houver ou conformar a palavra estrangeira ao espírito da Língua Portuguesa. ...

    ... O problema do abuso de estrangeirismos inúteis ou empregados em contextos em que

    não cabem, é em geral causado ou pelo desconhecimento da riqueza vocabular de nossa língua,

    ou pela incorporação acrítica do estrangeirismo. ... (pág. 89 Manual de Redação Oficial)

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente ao que determina os atributos da clareza e da precisão.

    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, para a obtenção de clareza, sugere-se, entre outras coisas, utilizar palavras e expressões em outro idioma apenas quando indispensáveis, em razão de serem designações ou expressões de uso já consagrado ou de não terem exata tradução. Nesse caso, a orientação é que seja grafado em itálico, conforme orientações do próprio manual. Sendo assim, constatamos que a afirmação presente neste item é incorreta.


    Gabarito: ERRADO.

  • ERRADO.

    O IDEAL É EVITAR ESTRANGEIRISMO, MAS QUANDO ESTIVER PRESENTE NO OFÍCIO UTILIZA-SE EM ITÁLICO,


ID
5554195
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as técnicas de redação para a elaboração de correspondências oficiais, julgue o item.

Nos expedientes oficiais, o emprego adequado de conjunções e de recursos como a elipse, a substituição e a referência contribuem para a coesão e para a coerência do texto.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto são: referência,

    substituição, elipse e uso de conjunção.

  • 3.4 Coesão e Coerência

    "Alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto são: referência, substituiçãoelipse e uso da conjunção."

    fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • A elipse consiste na omissão de um termo recuperável pelo contexto.

  • Manual de Redação Oficial:

    3.4 Coesão e coerência

    É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros. Alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto são: referência, substituição, elipse e uso de conjunção. A referência diz respeito aos termos que se relacionam a outros necessários à sua interpretação. Esse mecanismo pode dar-se por retomada de um termo, relação com o que é precedente no texto, ou por antecipação de um termo cuja interpretação dependa do que se segue.

    Exemplos:

    - O Deputado evitou a instalação da CPI da corrupção. Ele aguardou a decisão do Plenário.

    - O TCU apontou estas irregularidades: falta de assinatura e de identificação no documento.

    > A substituição é a colocação de um item lexical no lugar de outro(s) ou no lugar de uma oração.

    Exemplos:

    - O Presidente assinou o acordo. O Chefe do Poder Executivo federal propôs reduzir as alíquotas.

    - O ofício está pronto. O documento trata da exoneração do servidor.

    - Os governadores decidiram acatar a decisão. Em seguida, os prefeitos fizeram o mesmo.

    > A elipse consiste na omissão de um termo recuperável pelo contexto.

    Exemplo:

    - O decreto regulamenta os casos gerais; a portaria, os particulares. (Na segunda oração, houve a omissão do verbo “regulamenta”).20

    > Outra estratégia para proporcionar coesão e coerência ao texto é utilizar conjunção para estabelecer ligação entre orações, períodos ou parágrafos.

    Exemplo:

    - O Embaixador compareceu à reunião, pois identificou o interesse de seu Governo pelo assunto. 

  • certa

    Alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto são: referência,

    substituição, elipse e uso de conjunção. (pág. 19 Manual de Redação Oficial)

    Elipse: omitir um termo linguístico (palavra ou expressão) no enunciado - subentendido pelo contexto.

    Zeugma: omissão de elemento que já apareceu explicitamente em momento anterior no enunciado - subentendido por se tratar repetição.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do atributo da coesão e da coerência.



    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, é indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Tal manual ainda lista alguns elementos que contribuem para estabelecer a coesão e a coerência. São elas: referência, substituição, elipse e uso de conjunção. Sendo assim, verificamos este item está correto.




    Gabarito do Professor:  CERTO.


ID
5554198
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as técnicas de redação para a elaboração de correspondências oficiais, julgue o item.

São atributos essenciais à redação de correspondências oficiais a padronização e a formalidade.

Alternativas
Comentários
  • 3.6 Formalidade e padronização

    As comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma (BRASIL, 2015a). Isso é válido tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico (por exemplo, o e-mail , o documento gerado no SEI!, o documento em html etc.), quanto para os eventuais documentos impressos.

    Pode-se concluir que não existe propriamente um padrão oficial de linguagem, o que há é o uso da norma padrão nos atos e nas comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática. O jargão burocrático, como todo jargão, deve ser evitado, pois terá sempre sua compreensão limitada

    FONTE: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • GABARITO: CERTO

    A redação oficial deve caracterizar-se por:

    • clareza e precisão;
    • objetividade;
    • concisão;
    • coesão e coerência;
    • impessoalidade;
    • formalidade e padronização; e
    • uso da norma padrão da língua portuguesa.
  • Para responder esta questão, o candidato precisa ter conhecimento referente aos atributos da redação oficial.






    A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Para que isso ocorra, o Manual de Redação da Presidência da República lista sete as características fundamentais que um texto precisa ter. São elas: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma culta padrão da língua portuguesa.


    Dessa forma, verificamos que a padronização e a formalidade estão entre os atributos da redação e, portanto, este item está correto.



    Gabarito do Professor:  CERTO.