SóProvas



Prova UFGD - 2019 - UFGD - Administrador


ID
2927692
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia um pequeno trecho do conto "O espelho", de Machado de Assis.

Quatro ou cinco cavalheiros debatiam, uma noite, várias questões de alta transcendência, sem que a disparidade dos votos trouxesse a menor alteração aos espíritos. A casa ficava no morro de Santa Teresa, a sala era pequena, alumiada a velas, cuja luz fundia- se misteriosamente com o luar que vinha de fora. Entre a cidade, com as suas agitações e aventuras, e o céu, em que as estrelas pestanejavam, através de uma atmosfera límpida e sossegada, estavam os nossos quatro ou cinco investigadores de coisas metafísicas, resolvendo amigavelmente os mais árduos problemas do universo.

Disponível em: https://pt.wikisource.org/wiki/O_Espelho. Acesso em: 18 fev. 2019.


As palavras "disparidade" e "pestanejavam", destacadas no texto, mantém equivalência de sentido se substituídas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    Disparidade é sinônimo de: discrepância, diferença, despropósito, desigualdade.

  • disparidade blz.. agora pestanejar tem a ver com cintilar ?? só pra esta banca

  • Gabarito C

    Pestanejavam vem do verbo pestanejar. O mesmo que: piscavam, vacilavam, hesitavam, tremeluziam, duvidavam.

    Cintilavam vem do verbo cintilar. O mesmo que: tremeluziam, resplandeciam, brilhavam, sobressaíam, piscavam.

    Disparidade é sinônimo de: diferença, despropósito, desigualdade, discrepância.


ID
2927695
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

         TECNOLOGIA PODE INFLUENCIAR HABILIDADES COGNITIVAS


      Pesquisa indica que jogos eletrônicos estimulam as chamadas Funções Executivas, provocando efeitos globais sobre o desempenho escolar.

                                                                                Por: Silvio Henrique Fiscarelli

      Na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), semanalmente, ao final das atividades realizadas em nosso projeto de uso de tecnologia educacional com crianças com dificuldades de alfabetização, é recorrente algum pai se aproximar e perguntar sobre o progresso e o comportamento de seu filho: "ele faz todas as atividades?", "está se comportando bem?", "fica sentado na cadeira?". E geralmente completa: "na escola, o professor disse que ele não para sentado na carteira" ou "o professor disse que ele enrola e não faz as atividades". O interessante é que aquelas perguntas e falas me soam estranhas pois raramente temos que chamar a atenção de algum aluno por ter comportamento inadequado durante as atividades.

    Aparentemente, as mesmas crianças que na escola apresentam um comportamento menos disciplinado e menor comprometimento com as atividades escolares se transformam em "anjinhos" dedicados durante as nossas sessões. Por quê?

       A primeira e mais fácil resposta seria atribuir o fascínio que a tecnologia gera na maioria das crianças; uma segunda explicação complementar seria um certo grau de intimidação das crianças pelo fato de não estarem em uma sala de aula tradicional e com pessoas que não eram de seu convívio diário. Tais argumentos, embora plausíveis, na minha opinião, não se sustentam. Primeiro, todos os participantes do projeto tinham acesso a algum tipo de equipamento tecnológico em casa, como computador, tablet ou celular. Ou seja, o computador não era uma novidade capaz de, por si só, manter uma motivação extrínseca. Segundo, estar em um ambiente incomum e com pessoas desconhecidas pode gerar impacto durante algum tempo, mas depois de algumas semanas esse estranhamento inicial acaba por se tornar algo habitual. Além de tudo, as crianças estavam ali realizando atividades relacionadas à aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, até certo ponto, semelhantes às realizadas na escola. O que explicaria, então, essa diferença de comportamento? [...].

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15885/tecnologia-pode-influenciar-habilidades-cognitivas. Acesso em: 22 fev. 2019.


Afirma-se, a partir do texto escrito pelo pesquisador, que:

Alternativas
Comentários
  • "Tais argumentos, embora plausíveis, na minha opinião, não se sustentam".

    GAB: E


ID
2927698
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir compõe o primeiro capítulo de um livro que aborda a adolescência e seus conflitos.


Um adolescente um pouco sem rumo, estranhando seu próprio comportamento, paradoxalmente desafiador e arrependido, para você na rua e fala: "Estou só passando por uma fase agora. Todo o mundo passa por fases, não é?" Alguém talvez reconheça sua voz. É Holden, o herói do romance O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger.

Aproveitando-se da situação, atrás e ao lado dele se aglomeram pais e mães de adolescentes. Eles também perguntam: "Então, é assim? Vai passar? É só uma fase?"

Resposta de bolso, caso Holden e os pais o parem na rua: "Não. Não é apenas uma fase. Por isso, nada garante que passe".

Nossos adolescentes amam, estudam, brigam, trabalham. Batalham com seus corpos, que se esticam e se transformam. Lidam com as dificuldades de crescer no quadro complicado da família moderna. Como se diz hoje, eles se procuram e eventualmente se acham. Mas, além disso, eles precisam lutar com a adolescência, que é uma criatura um pouco monstruosa, sustentada pela imaginação de todos, adolescentes e pais. Um mito, inventado no começo do século 20, que vingou, sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial.

A adolescência é o prisma pelo qual os adultos olham os adolescentes e pelo qual os próprios adolescentes se contemplam. Ela é uma das formações culturais mais poderosas de nossa época. [...].

Disponível em: https://wwwl.folha.uol.com.br/folha/ publifolha/351920-contardo-calligaris-explica-a-adolescencia-e-seus-desafios-no-mundo-moderno.shtml. Acesso em: 20 fev. 2019.


Os termos destacados (dele, seus, eles, criatura e ela) retomam, respectivamente, as seguintes palavras referidas no texto:

Alternativas
Comentários
  • Precisou de cuidado apenas com a concordância entre o pronome e o seu referente.

  • Questão de atenção....

    Tem que estar atento para o plural das palavras.


ID
2927704
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas orações "Segundo disse o médico, Mariana precisava reduzir o colesterol" e "Mariana fez a dieta, logo, reduziu o colesterol", nota-se, respectivamente, uma relação de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    "Segundo disse o médico, Mariana precisava reduzir o colesterol" e "Mariana fez a dieta, logo, reduziu o colesterol"

    >>>segundo > As orações subordinadas adverbiais conformativas, indicando uma ideia de conformidade, "conforme disse o médico."

    >>> logo > conjunção conclusiva, expressando uma conclusão da ideia anterior.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Segundo....Or. sub.adv.conformativa

    Logo ( entre vírgulas)...... or. coord. conclusiva

  • Substituindo as conjunções subordinativas por outras de valor conformativo e conclusivo, respectivamente, é possível observar que a semântica original da oração foi mantida. Vejamos:

     

    "Segundo disse o médico, Mariana precisava reduzir o colesterol."

    "Conforme disse o médico, Mariana precisava reduzir o colesterol."

     

    "Mariana fez a dieta, logo, reduziu o colesterol."

    "Mariana fez a dieta, portanto, reduziu o colesterol"

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • SEGUNDOS... Qual é a classe gramatical ? 

    1. SEGUNDO José, a vida é uma alegria.

    2. SEGUNDO José me disse, os salários vão aumentar.

    3. SEGUNDO lugar na corrida?... Não era bem o desejado, mas já valeu o destaque.

    4. SEGUNDO é o nome dado à sexagésima parte de um minuto.

    5. Mude, primeiro, seu modo de ver as coisas. SEGUNDO, continue a estudar como nunca! Terceiro, acredite em você. 

    ......

    1. Preposição (acidental) de valor semântico conformativo, pois introduz adjunto adverbial. 

    2. Conjunção subordinativa conformativa, pois introduz oração subordinada adverbial. 

    3. Numeral ordinal, pois indica sequência/posição/ordem.

    4. Substantivo, pois é uma palavra que designa algo.

    5. Quando um numeral equivaler a "em primeiro lugar", "em segundo lugar", "em terceiro lugar" e estiver se referindo a um verbo ou a uma oração inteira, passará a ser um advérbio de ordem. (Sim, isso existe!)

  • Por mais questões assim

  • Em 26/10/20 às 09:44, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 05/10/20 às 08:24, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 29/09/20 às 07:06, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!

    Já posso pedir musica ! kkkkkkkkkkkkkk


ID
2927707
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto que segue.

FIOS E TRAMAS

Gláucia Leal


A máxima de que à medida que ampliamos nosso conhecimento sobre algo mais teremos consciência de que ainda há muito para aprender parece se aplicar muito bem ao funcionamento do cérebro. Um bom exemplo disso: durante mais de um século, as células gliais - existentes aos milhares em nossa cabeça - atraíram pouca atenção dos neurocientistas. No entanto, à medida que o conhecimento sobre o funcionamento cerebral se ampliou, as descobertas trouxeram indagações a respeito da implicação das gliais na instalação de doenças neurológicas e transtornos psiquiátricos, bem como no processo de aprendizado.

"Até recentemente nossa compreensão do cérebro se baseava em ideias conhecidas como doutrina neural, mas essa teoria de mais de 100 anos, segundo a qual toda a comunicação do sistema nervoso é transmitida por impulsos elétricos através de redes de neurônicos, está equivocada", afirma o neurocientista R. Douglas Fields, autor do tema de capa desta edição. "Hoje sabemos que muitas informações passam ao largo dos neurônios, fluindo sem eletricidade, pela rede de células gliais", explica.

Um tema complexo que novas pesquisas ajudam a compreender melhor é a memória, uma das funções da inteligência. Os dados que fixamos proporcionam não só aos humanos, mas aos seres vivos de forma geral, aptidões diversas, que favorecem a sobrevivência e a qualidade de vida: por meio desse processo complexo obtemos benefícios de experiências passadas que nos ajudam a resolver problemas e tomar melhores decisões. Na prática, se algumas situações de esquecimento são incômodas, ainda que nem sempre as consequências não sejam trágicas, as falhas da memória costumam despertar a sensação, mesmo que momentânea, de "perda de si mesmo". Nesses casos, pode ser muito útil investigar as causas desse sintoma e também recorrer a estratégias comprovadamente eficazes para exercitar a memória e, assim, driblar as armadilhas que nos tornam tão inseguros quando somos "traídos" por esse aspecto mental. Como se seguíssemos "fios de Ariadne" - a princesa de Creta que, segundo a mitologia grega, ajudou seu amado Teseu a escapar do labirinto onde vivia o minotauro, sugerindo a ele que desenrolasse um novelo de lã para encontrar o caminho de volta -, podemos entender melhor as tramas que enredam os fios de nossas lembranças. E, ainda que não possamos retê-las, talvez seja possível ao menos nos apropriar da possibilidade de saber mais sobre nós mesmos...

Disponível em: http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/fios_ e_ tramas.html. Acesso em: 14 fev. 2019.


De acordo com o texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB. B) as descobertas científicas podem ser revistas, alteradas e modificadas ao longo do tempo.

  • A) O texto trás uma evolução de teorias (antigas e atuais).

    B) CERTA. Ratifica a evolução das pesquisas científicas.

    C) A falha de memória é que nos deixa inseguros.

    D) Informação contraditória, pq se uma pesquisa falha, como vai poder evidenciar algo?

    E) .."a compreensão do funcionamento do cérebro é importante para o entendimento.." de como ele funciona, ou de como a memória funciona.

    Foi o que entendi, espero ter ajudado.


ID
2927710
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe no texto a seguir o uso das vírgulas.


As flores das quase 800 espécies de plantas da família das anacardiáceas, comuns em regiões tropicais, (1) produzem néctar, que serve de recompensa para os polinizadores. Raríssimas, porém, liberam odores, que podem funcionar como pista de onde está o néctar. Os botânicos, Elisabeth Tolke e Sandra Guerreiro, da Universidade Estadual de Campinas, e Diego Demarco, da Universidade de São Paulo, já haviam notado que as flores do cajueiro, (2) da mangueira e do cajuzinho-do-campo liberam um aroma adocicado. Agora, com técnicas de microscopia, viram que, nas flores do cajuzinho e da mangueira, as glândulas de odor estão na base interna das pétalas. A primeira produz 39 compostos voláteis, a segunda, (3) 21.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/24/shoyu- produzido-no-brasil-e-feito-a-base-de-milho/. Acesso em: 14 fev. 2019. (Excerto).


Assinale a alternativa que apresenta corretamente as justificativas para o uso da vírgula nos trechos apontados no texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    As flores das quase 800 espécies de plantas da família das anacardiáceas, comuns em regiões tropicais(1) --- Expressa um aposto explicativo, demonstrando em qual tipo de regiões elas são comuns.

    já haviam notado que as flores do cajueiro, (2)da mangueira e do cajuzinho-do-campo --- todos esses termos possuem a mesma função sintática de adjunto adnominal, as vírgulas servem para separar esses termos com a mesma função sintática.

    A primeira produz 39 compostos voláteis, a segunda, (3) 21. --- Vírgula marca a zeugma (omissão) do verbo "produz", o qual já foi mencionado anteriormente.

    Força, guerreiros (as)!!

  • Gabarito: Letra A.

  • Questão muito boa!

  • Bastava saber o item 3 que dava para responder.


ID
2927713
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que identifica corretamente a função sintática relativa aos termos destacados no texto.


No mundo todo (1). o principal componente do shoyu, condimento fundamental da culinária asiática, é a soja. No Brasil (2). é diferente. Aqui, muitas empresas substituem, ou trocam, a soja pelo milho. A conclusão é de um grupo de pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), ambos da Universidade de São Paulo (USP), que analisou a composição química de 70 amostras de shoyu de marcas comercializadas no país. Em países como Japão, China e Coreia do Sul (3) , o molho shoyu é feito de soja com proporções pequenas de outros cereais como trigo ou cevada. "O que a indústria brasileira oferece ao consumidor não é shoyu propriamente dito, é um molho escuro e salgado elaborado a partir de milho, que deveria ter outro nome", destaca a bióloga Maristela Morais, uma das coordenadoras do grupo, ao lado do engenheiro agrônomo Luiz Antonio Martinelli.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/24/shoyu- produzido-no-brasil-e-feito-a-base-de-milho/. Acesso em: 20 de fev. 2019. (Excerto).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    No mundo todo (1)No Brasil (2) Em países como Japão, China e Coreia do Sul (3) 

    Todos termos são adjuntos adverbiais expressando lugares.

    Força, guerreiros (as)!!

  • Todos os termos destacados são adjuntos adverbiais. Note que estão separados por vírgulas do restante da construção, haja vista se encontrarem deslocados.

    Letra C

  • viu: NO NA EM pode marcar adjunto adverbial sem sombras de nenhuma dúvida.

  • Locução Adverbial de lugar é sempre adjunto adverbial. 


ID
2927716
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

         HA DOIS TIPOS DE PALAVRAS: AS PROPAROXÍTONAS E O RESTO

                                                                                                        Eduardo Affonso


As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico.

Estão para as outras palavras assim como os mamíferos para os artrópodes. As palavras mais pernósticas são sempre proparoxítonas. Das mais lânguidas às mais lúgubres.

Das anônimas às célebres.

Se o idioma fosse um espetáculo, permaneceriam longe do público, fingindo que fogem dos fotógrafos e se achando o máximo.

Para pronunciá-las, há que ter ânimo, falar com ímpeto - e, despóticas, ainda exigem acento na sílaba tônica!

Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito.

É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo.

O inclinado e o íngreme.

O irregular e o áspero.

O grosso e o ríspido.

O brejo e o pântano.

O quieto e o tímido.

Uma coisa é estar na ponta - outra, no vértice.

Uma coisa é estar no topo - outra, no ápice.

Uma coisa é ser fedido - outra é ser fétido.

É fácil ser valente, mas é árduo ser intrépido.

Ser artesão não é nada, perto de ser artífice.

Legal ser eleito Papa, mas bom mesmo é ser Pontífice. (Este último parágrafo contém algo raríssimo: proparoxítonas que rimam. Porque elas se acham únicas, exóticas, esdrúxulas. As figuras mais antipáticas da gramática.)

Quer causar um impacto insólito? Elogie com proparoxítonas.

É como se o elogio tivesse mais mérito, tocasse no mais íntimo.

O sujeito pode ser bom, competente, talentoso, inventivo - mas não há nada como ser considerado ótimo, magnífico, esplêndido.

Da mesma forma, errar é humano. Épico mesmo é cometer um equívoco.

Escapar sem maiores traumas é escapar ileso - tem que ter classe pra escapar incólume.

O que você não conhece é só desconhecido. O que você não tem a mínima ideia do que seja - aí já é uma incógnita.

Ao centro qualquer um chega - poucos chegam ao âmago.

O desejo de ser uma proparoxítona é tão atávico que mesmo os vocábulos mais básicos têm o privilégio (efêmero) de pertencer a esse círculo do vernáculo - e são chamados de oxítonos e paroxítonos. Não é o cúmulo?

                                                                   Revista Língua Portuguesa, ed. 73, p. 6.


Sobre o texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "... e fazer uso das mesmas ao longo do texto"

    Vou fingir que não vi


ID
2927719
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir.

O FIM DO SONHO

Ruy Castro


Eles nunca mais vestirão a camisa do clube que amavam ou viriam a amar. Nunca mais a suarão nos treinos, em que davam tudo para se superar e superar os colegas com quem dividiam o esforço, a dedicação e os sonhos — dividiam também o alojamento fatal. Nunca mais esperarão a hora de ser chamados no banco, tirar o agasalho e entrar em campo para mostrar o que sabiam. Nunca mais ansiarão pela bola que viria do alto para o seu domínio ou pelo passe de um companheiro, à feição do chute que levaria ao gol consagrador. Nunca mais receberão uma bola.

O goleiro nunca mais precisará exercitar sua capacidade de concentração, a ser desenvolvida nas menores ocorrências do dia a dia — para que, sob seu gol, ele pudesse esperar pelo inesperado, prever o imprevisível e defender o indefensável. Como último baluarte, atrás da linha de seus companheiros, estas eram suas responsabilidades. Agora essas responsabilidades cessaram — ele pode finalmente relaxar. O mesmo com o zagueiro — a ameaça do atacante adversário invadindo a área com seu poder de choque, a ser enfrentada com poder equivalente e neutralizada, fica agora suprimida. Quem sabe os dois não eram amigos, quase irmãos, fora de campo? Pois agora o serão para sempre — e apenas isto, não mais adversários [...].

Era um sonho maravilhoso, interrompido por uma entrada cruel e desleal do destino quando apenas começava a se tornar realidade. Eles nunca mais sonharão.

Disponível em: https://wwwl.folha.uol.com.br/colunas/ ruycastro/2019/02/o-fim-do sonho.shtml. Acesso em 20 fev. 2019.


De acordo com Koch, "a progressão ou sequenciação textual diz respeito aos procedimentos linguísticos por meio dos quais se estabelecem, entre segmentos do texto, diversos tipos de relações semânticas e/ou pragmáticas, à medida que se faz o texto progredir" (KOCH, Ingedore. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. p. 100). Considerando esta afirmação, assinale a alternativa correta no que diz respeito aos procedimentos linguísticos de sequenciação presentes no texto.

Alternativas
Comentários
  • Letra: D

    Paralelismo sintático é uma sequência de estruturas sintáticas, como termos e orações, que são semelhantes ou possuem igual valor sintático. O uso de estruturas com essa simetria sintática confere clareza, objetividade e precisão ao discurso.

    Além do paralelismo sintático, existem também o paralelismo semântico, que indica uma simetria entre as ideias presentes na frase.

    Referência:

    https://www.normaculta.com.br/paralelismo-sintatico/

  • Paralelismo sintático: Repetição simétrica. "Nunca mais...Nunca mais...nunca mais"

  • Pq não pode ser a B?

  • Acertei a questão, mas achei complexa.


ID
2927722
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a uma vedação ao servidor público.

Alternativas
Comentários
  • ANEXO

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    [...]

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

    [...]

  • GABARITO - LETRA C

  • Parece até piada uma questão dessa.

  • GABARITO:C

     

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    Das Vedações ao Servidor Público


    XV - E vedado ao servidor público;

     

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

     

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

     

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

     

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

     

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

     

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

     

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

     

    h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências;


    i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos;

     

    j) desviar servidor público para atendimento a interesse particular;

     

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

     

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; [GABARITO]

     

    n) apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habitualmente;

     

    o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

     

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.


     

  • a) é dever

    b) é dever

    c) é vedação

    d) é dever

    e) é dever

  • Gabarito: C

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.


ID
2927725
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No que se refere às regras deontológicas constantes do Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:A


     

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    Das Regras Deontológicas


    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

     

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. [ERRADO - LETRA B]


    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. [ERRADO - LETRA C]

     

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. [ERRADO - LETRA E]


    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los. [ERRADO - LETRA D]


    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas. [GABARITO - LETRA A]

  • GABARITO:A


     

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    Das Regras Deontológicas


    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

     

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. [ERRADO - LETRA B]


    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. [ERRADO - LETRA C]

     

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar. [ERRADO - LETRA E]


    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los. [ERRADO - LETRA D]


    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas. [GABARITO - LETRA A]

  • GABARITO: LETRA A

    Das Regras Deontológicas

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Gabarito: LETRA A

    Alternativa E - REQUISITOS

    Eficiência e Legalidade (INCORRETO)

    Eficácia e Moralidade (CORRETO)

  • GABARITO: LETRA A

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.


ID
2927728
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à ordem de sucessão da presidência da Assembleia Universitária dos Conselhos, na falta ou impedimento do reitor, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO. E

  • Regimento Geral da Universidade Federal da Grande Dourados. 

    CAPÍTULO II

    Da Presidência

    Art. 24. Na falta ou impedimento do Reitor, a presidência da Assembléia Universitária, do Conselho Social, do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura caberá ao Vice-Reitor e, na ausência deste, a um dos Pró-Reitores, na seguinte ordem:

    I - Pró-Reitor de Planejamento e Administração; II - Pró-Reitor de Graduação; III - Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; IV - Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. 

    "Vale ressaltar que o dispositivo presente na questão está localizado no "regimento geral" e não no "estatuto".

  • Regimento UFGD

    Art. 24. Na falta ou impedimento do Reitor, a presidência da Assembléia Universitária, do Conselho Social, do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura caberá ao Vice-Reitor e, na ausência deste, a um dos Pró-Reitores, na seguinte ordem:

    I - Pró-Reitor de Planejamento e Administração;

    II - Pró-Reitor de Graduação;

    III - Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação;

    IV - Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.


ID
2927731
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto aos institutos que constam da Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Alternativas
Comentários
  • A) A reintegração (readaptação) é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    .

    B) Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou reintegração do anterior ocupante.

    .

    C) Readaptação (Reintegração) é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    .

    D) Remoção (Transferência) é a passagem do servidor estável de cargo efetivo para outro de igual denominação, pertencente a quadro de pessoal diverso, de órgão ou instituição do mesmo Poder.

    .

    E)Transferência (Remoção) é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor =)

  • Parece português, mas na verdade escreveram a alternativa em klingon. kkkkk

  • A READAPTAÇÃO é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou reintegração do anterior ocupante.

    REINTEGRAÇÃO é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    TRANSFERÊNCIA é a passagem do servidor estável de cargo efetivo para outro de igual denominação, pertencente a quadro de pessoal diverso, de órgão ou instituição do mesmo Poder.

    REMOÇÃO é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

  • ALTERNATIVA B)

     

    Só lembrando que, de acordo com a lei 8.112/90, a forma de provimento e vacância denominada transferência foi revogada em 1997.

  • GABARITO:B

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990


     

    Art. 8o  São formas de provimento de cargo público:


            I - nomeação;

     

            II - promoção;


            III - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

            IV - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

            V - readaptação;


            VI - reversão;

     

            VII - aproveitamento;


            VIII - reintegração;


            IX - recondução. [GABARITO]

     

     

    Da Recondução


            Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

     

            I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; [GABARITO]

     

            II - reintegração do anterior ocupante. [GABARITO]

     

            Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

  • Gabarito''B''.

    Lei 8112/90 – Art. 8°. São Formas de Provimento de cargo público.

     “4 Reis se Aproveitam de Nossa Promoção”:

     RE = ReVersão (“V” de Velhinho – Aposentado por invalidez ou interesse da administração)

    RE = ReaDaptação (“D” de Doente – Investidura o servidor em outro cargo compatível com a limitação física que lhe tenha acometido por acidente ou qualquer outra circunstância)

    RE = Recondução (Retorno do servidor para o cargo que anteriormente ocupava)

    RE = Reintegração (Nova investidura do servidor em cargo após anulação de sua demissão)

    APROVEITAM = Aproveitamento

    NO = Nomeação

    PROMOÇÃO.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Vejamos as opções propostas, à procura da correta:

    a) Errado:

    Na realidade, o conceito aqui exposto refere-se ao instituto da readaptação, cuja base legal encontra-se no art. 24, caput, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica."

    A reintegração, por sua vez, deriva da anulação do ato administrativo que houver imposto pena de demissão ao servidor, resultando no seu retorno à ativa, no mesmo cargo que ocupava, ou no resultante de sua transformação.

    A propósito, eis o teor do art. 28, caput, do mesmo diploma legal:

    "Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens."

    b) Certo:

    Trata-se aqui de assertiva em absoluta sintonia com a norma do art. 29 da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante."

    c) Errado:

    Conforme demonstrado anteriormente, este conceito, a rigor, corresponde ao de reintegração, na forma do art. 28, caput, da Lei 8.112/90, e não ao de readaptação.

    d) Errado:

    A definição aqui esposada correspondia à figura da transferência, então prevista no art. 23 da Lei 8.112/90. Todavia, por não se compatibilizar com o atual ordenamento constitucional, em vista da violação ao princípio do concurso público, teve sua inconstitucionalidade pronunciada pelo STF e, em seguida, foi revogada pela Lei 9.527/97.

    e) Errado:

    Agora sim o conceito esposado vem a ser aquele referente ao instituto da remoção, com apoio no art. 36 da Lei 8.112/90, a seguir transcrito:

    "Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede."


    Gabarito do professor: B

  • BIZUSSSS

    REINTEGRAÇÃO - DEMISSÃO

    REVERSÃO - VELHINHO (APOSENTADORIA)

    READAPTAÇÃO - DOENTE

  • GABARITO: LETRA B

    Seção X

    Da Recondução

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • Seção X

    Da Recondução

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.


ID
2927734
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre as regras constantes da Lei n° 9.784, de 29 de janeiro de 1999, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O processo administrativo se inicia apenas a pedido de interessado.

    -Pode ser iniciada de ofício também.

    .

    B) O ato de delegação é irrevogável.

    -Revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

    .

    C) A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, exceto nos casos de delegação legalmente admitidos.

    Não achei o erro dessa questão, se alguém puder comentar eu agradeço =P

    .

    D) Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão. (gabarito)

    .

    E) Os órgãos e entidades administrativas poderão (deverão) elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor =)

  • Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    Faltou avocação, entendo que incompleta não é incorreta mas cada banca tem uma cabeça. No dia acertei mas fiquei na dúvida.

  • Paulo e concurseiro TRF, se é exceto tem que mencionar as duas (avocação e delegação), senão exceto nos casos de delegação conforme afirma a frase funcionaria como somente,ou seja, não caberia outra possibilidade.

  • A) art. 5º O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido do interessado.

    B) art. 12- Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    C) A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    D) Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização. Gabarito

    E) Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

  • GABARITO:D

     

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999

     

    DA FORMA, TEMPO E LUGAR DOS ATOS DO PROCESSO

     

    Art. 25. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização. [GABARITO]


     


     

  • A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, exceto nos casos de delegação legalmente admitidos. [

    ACHO QUE A COMPETÊNCIA NÃO SE EXERCEM PELOS ORGÃOS E SIM PELO AGENTES ( meu entedimento )

  • Concurseiro TRF : Comparei o item C com o artigo em questão, artigo 11 da lei. O único erro que eu vi foi a omissão da palavra AVOCAÇÃO. .....exceto nos caso de delegação e avocação legalmente admitidos.

  • Nessa questão tem duas alternativas corretas:

    A letra c está correta, em consonância com artigo 11: " A comprtência é irrenunciável e se eexerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como pró´pria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos";

     

    A letra D também está correta, artigo 25: " Os atod do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgãp, cientificando-se p interessado se outro for o local de realização!;

    Se caísse essa questão eu marcaria a letra C, e utilizaria como argumento que a letra D está incompleta. 

  • Analisemos as alternativas propostas, à procura da correta:

    a) Errado:

    Cuida-se de assertiva que contraria frontalmente o disposto no art. 5º, caput, da Lei 9.784/99, de seguinte redação:

    "Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado."

    b) Errado:

    A delegação constitui uma modificação transitória da execução de determinadas competências. Logo, não se trata de medida definitiva, razão por que deve ser revogável a critério da mesma autoridade responsável pela própria delegação, originariamente.

    No ponto, confira-se o teor do art. 14, §2º, da Lei 9.784/99:

    "Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

    (...)

    § 2o O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante."

    Do exposto, equivocada esta afirmativa.

    c) Errado:

    No presente item, a Banca, propositalmente, omitiu outra exceção à regra da irrenunciabilidade da competência, que consiste na possibilidade de avocação, conforme se lê do teor do art. 11, caput, da Lei 9.784/99. É ler:

    "Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos."

    d) Certo:

    Trata-se de afirmativa em estrita sintonia com a regra do art. 25, caput, da Lei 9.784/99, litteris:

    "Art. 25. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização."

    Logo, eis aqui a opção correta.

    e) Errado:

    Mais uma assertiva de sutil divergência textual, desta vez em relação ao teor do art. 7º da Lei 9.784/99, que ora colaciono:

    "Art. 7o Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes."

    Assim sendo, a hipótese é de comportamento vinculado, e não de uma mera discricionariedade administrativa, submetida a critérios de conveniência e oportunidade. Daí o equívoco da assertiva.


    Gabarito do professor: D

  • GABARITO LETRA D

    Os órgãos e entidades administrativas poderão (deverão) elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.

  • QUESTÃO COM DUAS RESPOSTAS.

    OPÇÃO "C" E "D". AMBAS INCOMPLETAS.

    NA OPÇÃO C, FALTOU ..."E AVOCAÇÃO"

    E NA OPÇÃO D, FALTOU O COMPLEMENTO DA INFORMAÇÃO... "CIENTIFICANDO O INTERESSADO...".

  • Isso é uma sacanagem mesmo temos que adivinhar!!

  • Ora*

  • Ora*

  • vou te falar ....tá osso ter q adivinhar CESPE

  • ainda tem gente que fica falando que é mimimi, a cespe complica mesmo

  • Total falta de respeito uma questão dessa.

  • pior q ela realmente não restringiu "apenas" a esse caso.

  • pior q ela realmente não restringiu "apenas" a esse caso.

  • Quando ele fala "salvo no caso"ele restringe a apenas no caso em que o servidor estiver respondendo a processo administrativo disciplinar e não é apenas nesse caso.

  • A exoneração a pedido de servidor DEVE ser acatada pela administração pública, SALVO no caso em que o servidor estiver respondendo a processo administrativo disciplinar.

    Logo, no caso dessa questão o fato de estar incompleto acarreta em erro sim, pois aquilo que não foi citado (incompleto) foi absorvido como uma obrigação na frase anterior (a administração DEVE acatar a tudo aquilo que não foi ressalvado).

    Tem que tomar cuidado com isso.

  • FELIPE, eu não FARIA uma resposta tão boa quanto!

  • FELIPE, eu não FARIA uma resposta tão boa quanto!

  • Art. 25. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do órgão, cientificando-se o interessado se outro for o local de realização.


ID
2927737
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

O sistema operacional Windows 10 disponibiliza diversos programas que são essenciais na adequada operação e manutenção desse sistema. Um desses programas, o Gerenciador de Tarefas, permite monitorar os programas em execução (tarefas) e o uso de recursos no sistema (por exemplo: CPU, memória, discos, rede). Assinale a alternativa que contém teclas de atalho que permitem acessar diretamente o Gerenciador de Tarefas no Windows 10.

Alternativas
Comentários
  • Ctrl+Shift+T vai abrir mais uma ABA DE PÁGINA igual a que já estiver aberta

    Ctrl+Alt+T não acontece nada

    Ctrl+Alt+Esc não acontece nada

    Ctrl+Shift+Esc GERENCIADOR DE TAREFAS

    Ctrl+Shift+G vai abrir uma espécie de mecanismo que lerá tudo que tiver na página atual.

  • Pode ser aberto diretamente pelo atalho -> CTRL + Shift + Esc ou pelo atalho CTRL + ALT + DEL que permite você bloquear o computador, fazer logoff, alterar uma senha ou abrir o gerenciador de tarefas

    .

    Qualquer erro me avisem, por favor =)

  • Há uma diferença entre acessar diretamente o Gerenciador de Tarefas (pelo atalho CTRL+SHIFT+ESC) e acessar usando o CTRL+ALT+DEL. Este último você não acessa diretamente, abre-se uma página com opções de tarefas, que uma delas é o Gerenciador de Tarefas. Algumas bancas gostam usar isso como uma casca de banana.

  • errei pelo G no final rsrs

  • CTRL+SHIFT+ESC: Abre o Gerenciador de Tarefas DIRETAMENTE.

    CTRL+ALT+DEL: Abre o Gerenciador de Tarefas INDIRETAMENTE.

  • CRLT + ALT +DEL não abre direto (vai para a subtela) CTRL + SHIFT + ESC abre o gerenciador diretamente
  • Cai na pegadinha do CTRL+ALT+DEL e confundi tudo

  • GAB D

     

    No Windows 10 é possível abrir o Gerenciador de Tarefas de forma rápida. Clique na barra de tarefas do sistema, na base da tela e depois selecione “Gerenciador de Tarefas”. Pronto, será exibido no computador em uma janela extra. Se desejar um atalho: use Ctrl+Shift+Esc.

     

     

    Informações da internet

    Avante!

     

  • Ctrl+Shift+Esc

    GAB D

    PM SP

  • DIRETAMENTE:,

    CTRL+SHIFT+ESC: Abre o Gerenciador de Tarefas DIRETAMENTE.

    "SIM, NÓS PODEMOS".

  • FUI DIRETO NA CCCCCCC.

  • O Gerenciador de Tarefas é aberto por meio do comando de atalho CTRL+SHIFT+ESC.

    Resposta certa, alternativa d).

  • Gerenciador de Tarefas

    O gerenciador de Tarefas é uma ferramenta que monitora o desempenho de vários recursos do PC, como memória, uso do espaço de armazenamento, CPU, entre outros elementos de hardware. Ele é muito útil para finalizar processos de programas que estejam “travados”. Atalho (CTRL + SHIFT + ESC.)

    GAB = D

  • ctrl + ALt+ Del tbm abre

    Você concurseiro que está quebrado, sem dinheiro até mesmo para pagar o acesso dessa plataforma, encontrei uma solução para você faturar, dependendo do seu desempenho de iniciante,de 50 a 400 reais por dia!!

    Acesse o link: https://go.hotmart.com/Y37144874Y

    Os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança. -William Shakespeare

  • Vídeo com possíveis pegadinhas sobre o tema https://youtu.be/IwM4j47jPg4


ID
2927740
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

Uma grande vantagem da suíte OpenOffice sobre a suíte Microsoft Office 2010 é a sua distribuição de forma gratuita. Com relação aos programas aplicativos contidos nas duas suítes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Respectivamente!!! Letra A Impress=Power Point; Writer= Word; Calc=Excel

  • Microsoft Office => pago + software proprietário

    Word (doc/dot/docx/dotx) = processador de textos

    Excel (xls/xlsx) = planilhas eletrônicas

    Power Point (ppt/pptx/pps) = apresentaçao de slides

    Access = banco de dados

    One note = anotações

    Publisher = propaganda/publicidade

    Open Office = Libreoffice => grátis + software livre

    Writer (odt/ott) = processador de textos

    Calc (ods/ots) = planilhas eletrônicas

    Impress (odp/otp) = apresentação de slides

    Base = banco de dados

    Draw = editor de desenhos

    Math = editor de fórmulas/equações


ID
2927743
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

Segundo a empresa Symantec, os dados têm um alto valor e podem ser coletados, roubados, vendidos e analisados na Internet. Em busca da privacidade de seus usuários, navegadores de Internet, como Mozilla Firefox, Google Chrome e Internet Explorer oferecem a funcionalidade de navegação privada ou anônima. Para esses navegadores, é correto afirmar que a navegação privativa/anônima

Alternativas
Comentários
  • ·        Navegação privativa funciona removendo cookies, histórico de navegação e senhas armazenadas durante sua navegação, quando você fecha a janela privativa.

    ·        Não torna você invisível na rede.

    ·        Sites ainda podem colher informações sobre sua visita, mesmo que você não tenha se identificado. Provedores de serviços de internet podem fazer o mesmo.

    ·        Se usar seu dispositivo no trabalho, sua empresa pode ser capaz de monitorar os sites que você visita. Ou, se você navegar na web em casa, a companhia de acesso à internet e seus parceiros podem ter acesso a suas informações de navegação.

    ·        Se você adicionar um site aos favoritos a partir de uma janela privativa, ele ficará em sua lista de favoritos.

    ·        Navegação privativa não protege você de programas maliciosos.

    Fonte: Mozilla Firefox

  • Navegação aNônima = no Google Chrome: Ctrl + Shift + N

    Navegação in Private = no Internet Explorer e no Edge = Ctrl + Shitf + P

    Não grava:

    -senhas, páginas em cache, histórico, entrada de formulários (quando faz compra e guarda os dados), cookies (preferências do usuário).

    Grava: favoritos e downloads

    Não deixa o usuário anônimo na internet, senão poderia cometer crimes cibernéticos na janela anônima e não ser descoberto. *Na deep web deixa o usuário anônimo, por isso é difícil pegar as pessoas lá e por isso tem de tudo.

  • Navegação Privativa

    A navegação privativa ajuda a impedir que seu histórico de navegação, os arquivos de Internet temporários, dados de formulários, cookies, nomes de usuários e senhas sejam retidos pelo navegador. Porém, os favoritos e downloads serão salvos pelo Mozilla Firefox. Naturalmente, a navegação privativa não esconde o conteúdo navegado do seu provedor de Internet, nem dos roteadores cujo conteúdo ele trafegou, nem dos servidores que eventualmente filtrem conteúdo em sua empresa (proxy/firewall) nem de hackers.

    Navegação Privativa recebe nomes diferente para cada tipo de navegador

    Navegação In Private no Internet Explorer: tecla de atalho é CTRL + Shift + P

    Navegação Privativa no FireFox: tecla de atalho é CTRL + Shift + P

    Navegação anônima no Chrome: tecla de atalho é CTRL + Shift + N

    gab: E

  • a) mantém salvo localmente o histórico de visitas e garante a anonimidade na Internet.

    O Chrome não salvará as seguintes informações:

    seu histórico de navegação

     

    b) impede que o provedor de acesso do usuário obtenha informações sobre sua atividade na Internet.

    É possível que sua atividade ainda esteja visível para:

    seu provedor de acesso à Internet

     

    c) impede que o empregador do usuário obtenha informações sobre sua atividade na Internet.

    É possível que sua atividade ainda esteja visível para:

    seu empregador ou sua escola

     

    d) não salva favoritos durante a navegação.

    O Chrome não salvará as seguintes informações:

    seu histórico de navegação

    cookies e dados de sites

    informações fornecidas em formulários

     

    e) não mantém salvo localmente o histórico de visitas e não garante anonimidade na Internet. GABARITO

    O Chrome não salvará as seguintes informações:

    seu histórico de navegação

  • Analisemos as alternativas:

    a) a navegação anônima não garante a anonimidade na Internet, pois ela não tem como excluir rastros pela Internet. A navegação anônima apenas exclui rastros dentro do navegador;

    b) como dito em a), não impede;

    c) também não impede, pois o empregador pode ter um proxy na rede da empresa que monitora o conteúdo que o computador do empregado vista na web;

    d) Salva favoritos SIM, e os favoritos ficam abertos na navegação convencional;

    e) Item correto.

    Resposta certa, alternativa e).

  • não garante anônimo idade na internet
  • Na internet é praticamente impossível ficar "anônimo".


ID
2927746
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

Durante a operação de computadores, dados são armazenados e trocados entre diversos componentes de hardware, tais como CPU, memória RAM, disco rígido (HDD) e/ou SSD (Solid-State Drive). Assinale a alternativa correta a respeito desses componentes.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão D. Onde eu ia marcando, é exatamente o contrário, é uma MEMÓRIA VOLÁTIL!!!

    Letra: B

  • memória volátil é quando você perde todos os seus dados quando o computador é desligado, um exemplo disso é a memória RAM.

    E a memória não-volátil é quando você desliga o computador e os seus dados não são perdidos com o desligamento da máquina eles ficam armazenados, um exemplo disso é o disco rígido

    ( Gabarito letra B ) - O HDD é uma memória não volátil, ou seja, mantém os dados armazenados mesmo após o desligamento do computador.

  • CMOS também é um exemplo de memória volátil

    (Só para acrescentar conhecimento!)

    Bons estudos!!!

  • Memória volátil = RAM, CACHE, REGISTRADORES

    Memória não volátil = ROM, HD, PENDRIVE, SSD, CD, etc.

  • GABARITO LETRA B

    A - processar dados

    C - não volátil

    D - volátil

    E - CPU

  • B

  • HDD é a sigla, em inglês, para Hard Disk Drive. No Brasil, esse componente é simplesmente chamado de HD ou de disco rígido. Ele tem uma função fundamental em seu computador: guardar todos os seus arquivos.

    Gabarito:B

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • b) O HDD é uma memória não volátil, ou seja, mantém os dados armazenados mesmo após o desligamento do computador.

  • Sobre a ''E''

    O processador (ou CPU) é a parte principal do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o computador executa as tarefas ou processa dados está diretamente ligada à velocidade do processador. A CPU contém um conjunto restrito de células de memória chamados registradores, que podem ser lidos e escritos muito mais rapidamente que em outros dispositivos de memória.

  • Comentário da Valéria Batista foi bastante esclarecedor sobre a questão, obrigado!

  • HDDHard Disk Drive

          ⇒Dispositivo de armazenamento de dados.

          ⇒É uma memória NÃO-volátil, ou seja, não perde os dados quando a máquina é desligada.

          ⇒Armazenamento magnético.

          ⇒É uma memória secundária( auxiliar ou de massa).

    Gab.B

          

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de Hardware.

    Gabarito: Letra B

    O que é SSD?

    Unidades de Estado Sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD x  HD

    SSD MAIS Silencioso do que o HD

    SSD MENOS Sensível a balanços do que o HD

    SSD ​ MENOS Energia consome do que o HD

    SSD MAIS Leve do que o HD

    SSD usa memória flash, HD não usa

    SSD consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs

    SSD realiza leituras e gravações de forma mais rápida do que os HDs

    SSD veio para substituir os HDs

    SSD não perde seu conteúdo quando a alimentação elétrica é cortada.

    Pessoal, Questões como essa, misturando discos rígidos (HDs) é unidades de estado sólido, conhecidas como Solid State Drive - SSD. cai em todas as bancas, é preciso saber as diferenças entre os dois.

    Acredito que com essas informações, muitas questões de concursos serão resolvidas!

    Rumo à aprovação meus alunos(as)!

    Bons Estudos!


ID
2927749
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para responder a questão, considere que todos os programas mencionados foram instalados e configurados no modo padrão e podem estar na versão de 32 ou 64 bits. Nenhum recurso extra foi adicionado, tais como plug-ins, complementos, etc. Considere que o teclado, quando mencionado, encontra-se no padrão ABNT2 - PT-BR e também que o mouse está no modo padrão.

Diversos formatos de arquivos foram criados para o correto armazenamento, recuperação e uso de dados por meio de programas. Os arquivos são usualmente diferenciados por extensões no nome de arquivo (por exemplo: .txt, .doc, .xls, .jpg, .bmp, etc.) e essas extensões estão associadas a formatos de arquivos específicos. Com relação às extensões de arquivos suportadas pela suíte OpenOffice, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Praticamente todos os aplicativos suportam PDF .

    Letra C

  • A) Arquivos .ods saõ para planilhas

    B) .rtf são arquivos de texto e abrem no WordPad, bloco de notas, openoffice, word.

    C) Correto

    D) .ods é uma extensão de planilhas, portanto é possivel abrir no Calc

    E) .odt são extensões dew arquivod de texto

  • .odt OpenDocument Text

    .ods OpenDocument Spredsheet

    .odp OpenDocument Presentation

  • GAB C

     

    Arquivo  Exportar como PDF → caixa de diálogo com opções de pdf  → exportar. 

    Arquivo >> Exportar como PDF >> Exportar

     

    Calc pode exportar planilhas para os formatos PDF da Adobe e HTML. Há Importação e exportação de planilhas em vários formatos, incluindo HTML, CSV, PDF e PostScript;

     

     Writer e Impress suportam exportação para arquivos .pdf. de 'boa' rs

     

    file:///C:/Users/Usuario-pc/Downloads/Apresentacao.pdf

     

    Avante! Força!

  • .odt OpenDocument Text = Documento de Texto

    .ods OpenDocument Spredsheet = Planilha Eletrônica

    .odp OpenDocument Presentation = Apresentação

  • GABARITO LETRA C

    Writer, Calc e Impress suportam exportação para arquivos .pdf.


ID
2927752
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um cachorro elimina 80% da água presente em sua superfície a cada chacoalhada. Ao efetuar duas chacoalhadas sucessivas, um cachorro permanecerá com quanto da água presente inicialmente em sua superfície?

Alternativas
Comentários
  • Usando o valor 100 para fins de cálculo facilita a conta

    Em uma chacoalhada o cão remove 80% da água do corpo

    Depois da 1ª chacoalhada ele removeu 80 (80 % de 100)

    Depois da 1ª chacoalhada ele ficou com 20 restantes no corpo

    Na 2ª chacoalhada ele removeu 80 % dos 20 restantes no corpo

    80 % de 20 é 16

    Dos 20 restantes ele removeu 16, ficando com 4 ao final:

    20 – 16 = 4

    Gabarito: letra B

  • Primeira chacoalhada ele ficou com 20% da água inicial.

    Segunda chacoalhada ele eliminou 80% dos 20% que tinha antes.

    Ou seja, eliminou 16% dos 20%, restando então: 4%

  • 16 100

    80 x

    80 1,6

    100 x

    80x=160

    x=2

    2.2 = 4%

    Gabarito B

  • Usando o valor 100 para fins de cálculo facilita a conta

    Em uma chacoalhada o cão remove 80% da água do corpo

    Depois da 1ª chacoalhada ele removeu 80 (80 % de 100)

    Depois da 1ª chacoalhada ele ficou com 20 restantes no corpo

    Na 2ª chacoalhada ele removeu 80 % dos 20 restantes no corpo

    80 % de 20 é 16

    Dos 20 restantes ele removeu 16, ficando com 4 ao final:

    20 – 16 = 4

    Gabarito: letra B

  • Quem gosta de mais agilidade:

    0,2 x 0,2 = 0,04

    Passando para porcentagem ->  4 %

  • 100 ml - 80% = 80 ml (elimina 80 ml em uma chacoalhada, então fica com 20 ml)

    20ml - 80% = 16 ml (elimina mais 16ml na segunda chacoalhada, ficando com 4ml)

    4 ml / 100 ml = 4%


ID
2927755
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um aquário, serão colocados cinco peixes, cada um de uma cor. Se há oito opções de cores de peixes para serem escolhidas, quantas combinações de cores de peixes podem ser formadas para esse aquário?

Alternativas
Comentários
  • Então temos 8 cores e 5 peixes

    Cn,p = n!/(n-p)!*p!

  • Trata-se de uma combinação simples

    A fórmula é C n , p = n! / p! (n – p)!

    C 8,5 = 8! / 5! (8 – 5)!

    C 8,5 = 40320 / 120 . 3!

    C 8,5 = 40320 / 720

    C 8,5 = 56

    Ou se preferir

    C 8,5 = 8 . 7 . 6 . 5 . 4 / 5!

    C 8,5 = 6720 / 120

    C 8,5 = 56

    Gabarito: letra D

  • C 8,5=8!/5!(8-5)!

    C 8,5=8X7X6X5!/5!.3!

    C 8,5=8X7X6/3X2

    C 8,5=8X7

    C 8,5=56

  • Alguém pode explicar de outra forma essa questão? Ou mais detalhada. ?
  • Gab: D

    Gabriel,

    São: 8 cores e 5 peixes.

    C 8,5

    8x7x6x5x4 = 6,720

    ___________________

    5x4x3x2x1 = 120

    6,720/120 = 56

    Método Telles.

  • A questão já diz que se trata de uma COMBINAÇÃO e pode ser feita de duas formas:

    C 8,5 vc tbm pode fazer com a diferencia de 5 para 8 =3 que eu acho melhor C 8,3

    8x7x6x5x4x3 / 8x7x6

    5x4x3x2x1 / 3x2x1

    =56 / =56

    simplifica para ficar melhor


ID
2927758
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se(a+b+2)2 =64 e a=b-4, determine os valores de a e b.

Alternativas
Comentários
  • 1) (a+b+2)² = 64

    2) Raízes quadradas em ambos os lados:

    3) a+b+2 = 8

    4) Substitui a expressão "a=b-4" na operação 3

    5) b-4+b+2 = 8 -> 2b=10 -> b=5

    6) Substitui b na operação 3 (ou na 4): a+5+2 = 8 -> a = 8-7 -> a=1

    7) Resposta: b = 5 e a = 1

    Letra B

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
2927761
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A probabilidade de um indivíduo apresentar a doença A é de 0,2; de apresentar as doenças A e B é de 0,1 e de apresentar as doenças A ou B é de 0,4. Qual a probabilidade de um indivíduo apresentar a doença B?

Alternativas
Comentários
  • Conjuntos

    A= 0,2

    A e B = 0,1 (A ∩ B)

    A ou B = 0,4 ( A U B)

    B = ?

    Apenas “A” é igual a 0,2 menos a interseção. Então fica 0,2 – 0,1 = 0,1

    A união corresponde ao total, que é 0,4

    A U B = Apenas “A” + apenas “B” + interseção  

    0,4 = 0,1 + X + 0,1

    X = 0,2

    “B” corresponde a 0,2 + 0,1 (interseção)

    0,2 + 0,1 = 0,3

    Gabarito: letra “C”

  • P(A) = 0,2

    P(B) = x

    P (A U B) = 0,4

    P (AeB) = 0,1

    Pela fórmula: P(AUB) = P(A) + P(B) - P (AeB)

    0,4 = 0,2 + X - 0,1

    0,4 - 0,1 = X

    X = 0,3 = P(B)

  • Eu juntei 0,2+0,1+0,4= 0,7 pra chegar a 1,0 faltavam 0,3.


ID
2927764
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se Débora está de férias ou se João viaja, Débora viaja. Se não chove ou se faz calor, João viaja. Se João viaja, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • Se Débora está de férias ou se João viaja, então Débora viaja "V"

    "consequentemente será V" "V" "pra não dar VF será V"

    Se não chove ou se faz calor, então João viaja "V"

    ? "V"

    Se João viaja "V"

  • (C)


    Debora viaja quando--------> Está de férias ou João viaja.


    João viaja quando------------> Não chove ou Faz calor. 



    Se joão viaja.Logo, Debora viaja.


    #FAVOR MANTER A VERSÃO ANTIGA DO SITE#

  • GABARITO: C

     

    Questão:  Se Débora está de férias ou se João viaja, Débora viaja. Se não chove ou se faz calor, João viaja. Se João viaja, afirma-se que:

     

    Já temos a CERTEZA que JOÃO VIAJA! Essa é a ÚNICA CERTEZA!

     

    Para resolver a questão, FOCO no SE..ENTÃO!

    Esqueça o "OU" que está no "se..então" Só está alí para atrapalhar!

     

     

    SE Débora está de férias ou se JOÃO VIAJA, Débora viaja. 

                                                     V                                  V

     

     

    ( Lembrando que Vera Fisher é =  Falsa !ÚNICA Falsa! Macete: Se..então)

     

     

    SE não chove ou se faz calor                                           JOÃO VIAJA

    Não sabemos se é Verdadeiro ou Falso                                         V

     

     

    Portanto, concluímos que DÉBORA VIAJA ( GABARITO )

     

     

     

     

    SINÔNIMOS DO SE...ENTÃO.

    Veja o exemplo abaixo para entender como substituir o conectivo por seu sinônimo sem cometer erros:

    Se estudo, então passo

    Se estudo, passo. ( SE + VÍRGULA ) - Conforme a questão acima!

    Quando estudo, passo. ( QUANDO + VÍRGULA )

    Como estudo, passo. ( COMO + VÍRGULA )

    Sempre que estudo, passo. ( SEMPRE QUE + VÍRGULA )

     

  • Quem viajou foi eu, errei essa bost

  • Sei lá, achei meio "estranho" no que ela se propôs a cobrar, acho que ela pegou uma questão "fácil" e quis transforma-lá em uma questão difícil. O comentário da Paloma e ótimo.

    O coringa desse tipo de questão é o se,então.


ID
2927767
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o excerto a seguir.


[...] a autoridade deriva de um sistema de normas racionais, escritas e exaustivas, que definem com precisão as relações de mando e subordinação, distribuindo as atividades a serem executadas de forma sistemática, tendo em vista os fins visados. [...] a autoridade, em uma burocracia, devida de normas legais. [...] as normas são escritas e exaustivas.

MOTTA, F. C. P.; BRESSER-PEREIRA, L. C. Introdução à organização burocrática. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004. p. 14-17.


Assinale a alternativa que nomeia corretamente a característica básica de uma organização burocrática que está descrita nessa citação.

Alternativas
Comentários
  • A)

     

    Departamento Administrativo do Serviço Público, em 1938, através do Decreto-lei 579, não
    obstante desde o início do governo Vargas terem sido tomadas várias medidas visando à
    racionalidade de procedimentos.
    A implantação do DASP foi um marco na introdução do modelo clássico ou racional-legal
    na administração pública, caracterizado pelos princípios do tipo ideal de burocracia de Max
    Weber: a impessoalidade, a centralização, o formalismo, o sistema e mérito e a profissionalização,
    a ideia de carreira, a hierarquia funcional e a separação entre o público e o privado.
    O interesse público e o controle a priori passaram a determinar esta fase, denominada
    administração burocrática (Guerreiro Ramos, 1984), que visava combater a corrupção
    e o nepotismo presentes no período anterior. dano ênfase na gestão dos meios, dos processos
    e dos procedimentos.
    O DASP, órgão previsto pela Constituição de 1937, formulador e executor, diretamente
    subordinado à Presidência da República, gozava de poderes excepcionais e tinha como
    principais objetivos atuar nas áreas de pessoal, de materiais e orçamentária.
    Na área de Pessoal, a ideia era a valorização do princípio da meritocracia, por meio
    da realização de concursos públicos para a contratação de servidores públicos e avaliação
    de desempenho funcional; criou e regulamentou um sistema de promoções e de critérios
    gerais e uniformes de classificação de cargos e, através do Decreto-lei nº 1713/39, dispôs
    sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União, que veio a ser substituído em
    1952 por novo Estatuto

  • Formalismo deriva das leis (normas).

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GABARITO: LETRA A

    ➧ Características da administração Burocrática

    ▪ Caráter legal das normas;

    ▪ Caráter formal das comunicações;

    ▪ Divisão do trabalho;

    ▪ Impessoalidade do relacionamento;

    ▪ Hierarquização da autoridade;

    ▪ Rotinas e procedimentos;

    ▪ Competência técnica e mérito;

    ▪ Especialização da administração;

    ▪ Profissionalização;

    ▪ Previsibilidade no funcionamento.

    FONTE: Prof. Heron Lemos


ID
2927770
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estratégia empresarial é a função gerencial que tem por objetivo mediar a relação entre os processos internos e os atores externos de uma organização. Num contexto de incertezas e mudanças aceleradas, o que se traduz em um crescente acirramento da competição nos mercados locais e globais, é por meio da adaptação de suas estratégias que a organização pode responder a desafios dessa natureza. Porém, segundo a bibliografia especializada, o sucesso da implementação das estratégias empresariais depende de suas estruturas organizacionais que, por conta de questões culturais, cognitivas, políticas, geralmente são resistentes às mudanças. Dessa forma, as empresas que melhor responderem estrategicamente às flutuações nos mercados e, ao mesmo tempo, forem capazes de alterar rapidamente seus processos internos, podem obter vantagens face à concorrência e outras forças competitivas.

DRANOVE, D.; MARCIANO, S. Estratégia. Tradução Arlete S. Marques. São Paulo, SP: Saraiva, 2017.


Assinale a alternativa que cita corretamente o tipo e as características da estrutura organizacional que, dentre as opções, tende a melhor se adaptar às transformações exigidas para a implementação de estratégias em um cenário de turbulência de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Estrutura Mecanicista: (burocrática, permanente, rígida, definitiva e baseada na hierarquia e no comando) 

    Estrutura Orgânica: (flexível, mutável, adaptativa, transitória e baseada no conhecimento e na consulta)

  • gente qual é o erro da A por favor?

  • Jayckson, não há erro na definição apresentada na alternativa A, porém, o enunciado pede a estrutura que tende a melhor se adaptar às transformações em um cenário de turbulência, o que não é característica da Estrutura Mecanicista.

  • GAB E Estrutura orgânica Quando falamos de uma Organização Orgânica, falamos de uma empresa que adotou um modelo de gestão focado no desenvolvimento humano. Este tipo de gestão é indicado para empresas que lidam com alta competitividade e mudanças constantes no mercado em que estejam inseridas. Empresas que adotam esta organização orgânica precisam ter um sistema descentralizado de decisões, bem como uma hierarquia flexível. Uma das principais vantagens deste modelo orgânico de gestão é o seu potencial em poder desenvolver habilidades importantes de seus profissionais, uma vez que o foco deste modelo são as pessoas. Este tipo de modelo permite que seus colaboradores vivenciem novas experiências profissionais, experiências que contribuirão de maneira saudável e positiva com suas carreiras. Isso faz com que os gestores descubram novos talentos dentro da organização e, com isso, pensar em ações e estratégias inovadoras para o seu negócio. https://googleweblight.com/i?u=https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/organizacao-organica-empresas-mecanicistas-como-encontrar-equilibrio-gestao/&hl=pt-BR

ID
2927773
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem várias propostas de classificação do pensamento em estratégia empresarial; porém, consolidou-se a sistematização elaborada por Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel (2010), no livro Safári de Estratégia.


Dentre as dez escolas de estratégia apresentadas na obra citada, duas se destacam pela oposição de algumas de suas premissas fundamentais. Para uma delas, a estratégia é um processo deliberado, cuja responsabilidade é exclusiva do gestor principal da empresa, que usa de plena racionalidade e de suas habilidades diferenciadas para formular uma estratégia única e adaptada para a empresa, a qual deve ser expressa numa sentença simples e direta. A outra se pauta no entendimento de que a capacidade de um gestor em formular estratégias é muito restrita, seja por dissonâncias de percepção, limitada capacidade de processamento de informações, diferentes entendimentos acerca do funcionamento de fenômenos e conceitos, entre outros fatores. Logo, para essa última, [...] as estratégias são difíceis de realizar em primeiro lugar. Quando são realizadas, ficam consideravelmente abaixo do ponto ótimo e, subsequentemente, são difíceis de mudar quando não são mais viáveis.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B. LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Tradução Lene B. Ribeiro. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010, p. 170.


Assinale a alternativa que nomeia corretamente essas duas escolas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     

    N<>inê dafEscolas' ;,;;,tf;'',; :\! ,,•·.•':,<'/;Prg?fss:ct

  • Não seria Escola do Planejamento, pois esta escola é mais completa que a Escola do Design:

    "A escola de planejamento determina que a formação da estratégia deva ocorrer como um processo formal, ou seja, com procedimentos, treinamentos e análises formais. Em síntese, usa-se a análise SWOT, daí fixam-se objetivos e se parte para a elaboração de planos operacionais e orçamentos. É nesta fase que se tornou bastante utilizado o advento do planejamento estratégico. Apontado como o fundador da escola de planejamento, Ansoff (1984, p. 32) explica que os objetivos representam os fins procurados pela empresa, enquanto a estratégia são os meios para alcançar tais fins. Ackoff (1973, p. 29) compartilha com esta visão, explicando que a estratégia é relativa aos objetivos de longo prazo e às formas de se alcançar tais objetivos, já as táticas, estão relacionadas às metas de curto prazo e os meios para atingi-las. Já Steiner (1979:348) amplia um pouco o sentido de estratégia, afirmando que a mesma agrega os propósitos, as missões, os objetivos, a programação estratégica, e os métodos para implementar as estratégias." (Escolas de Formulação de Estratégias: Um Estudo em Localidades Receptivas de Turismo no Estado de São Paulo. Autoria: Benny Kramer Costa, Adalberto Fischmann, Leilianne Michelle Trindade da Silva - ANPAD, 2008)

  • Escola do Planejamento: Processo formal e detalhado, com etapas e checklist.

    Escola do Aprendizado: O processo não depende de um só indivíduo. As pessoas aprendem juntas com a experiência.

    Escola do Design: Processo simples e informal, concepção pelo chefe máximo.

    Escola Cognitiva: Baseia-se nos processos mentais necessários ao processo de formulação da estratégia.

    Escola de Posicionamento: Processo analítico das forças do mercado e estratégias válidas. Posições devem poder ser defendidas.

    Escola Cultural: Um processo coletivo interativo e que reflete as crenças e valores destes indivíduos.

    Fonte: Pdf do Estratégia - Rodrigo Rennó.

  • Prescritivas = DPP / CFA

    Design = Concepção [SWOT]

    Planejamento = Formal

    Posicionamento = Analítico [PORTER]

    .

    Descritivas = ECAPCA / VMENCR

    Empreendedora = Visionário

    Cognitiva = Mental

    Aprendizado = Emergente

    Poder = Negociação

    Cultural = Coletivo

    Ambiental = Reativo

  • COMENTÁRIOS RESUMIDOS

    1) ... processo deliberado, cuja responsabilidade é exclusiva do gestor principal (ESCOLA DO DESIGN)

    2) ... capacidade ...muito restrita, seja por dissonâncias de percepção, limitada capacidade de processamento de informações (ESCOLA COGNITIVA)

    Nota da 2: palavras-chave sublinhadas remetem a ideias relativas a limitações NO CAMPO DA MENTE.

    Gabarito: B


ID
2927776
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Todos os dias, o supervisor de uma equipe de vendas motivava seus funcionários no início do expediente com metas genéricas, usando frases como "deem o melhor de si", "vendam o máximo que puderem", "acreditem em si mesmos". Os resultados eram satisfatórios, pois se encontravam ao redor da média do mercado no qual operavam. No entanto, ao sair de férias por um mês, foi substituído por uma de suas lideradas, uma jovem que acabara de frequentar um MBA e chegava com ideias novas e muito entusiasmo. Muito consciente de que o trabalho de seu chefe era bem feito, porém, resolveu implementar uma única mudança: ao invés de metas genéricas, ela propôs à equipe estabelecendo alvos desafiadores de produtividade, em níveis muito acima daqueles da média do mercado. E esses alvos foram comunicados diretamente, de forma objetiva e quantificável. Naquele mês, a equipe se tornou a mais rentável e produtiva dentre todas as empresas concorrentes.

ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional. Tradução Rida de Cássia Gomes. 14. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2011.


Marque a alternativa correta que indica qual teoria de motivação justifica o resultado diferenciado da equipe após a mudança relatada no caso citado.

Alternativas
Comentários
  • Veja:

    ......ela propôs à equipe estabelecendo alvos desafiadores de produtividade, em níveis muito acima daqueles da média do mercado. E esses alvos foram comunicados diretamente, de forma objetiva e quantificável....

    Seguindo a analise do texto da para verificar que ela quer um objetivo para a equipe.

    Letra D --> Teoria do Estabelecimento de Objetivos.

  • Quando você fixa objetivos desafiadores e alcançáveis, além de detalhá-los como metas, o desempenho do profissional tende a aumentar.

  • Estudante solidário vc não está fazendo jus ao nome. Dê sua resposta para a questão nos comentários que aí sim iria nos ajudar.

    Gabarito D

    Teoria de Edwin Locke: objetivos + difíceus, + difíceis >>> melhor desempenho; participação nos resultados aumenta a aceitação e gera + resultados; retroação da tarefa tbm; retroação autogerenciada é a + poderosa que a retroação externa.

  • O foco central da Teoria do Estabelecimento de Objetivos, originada dos estudos de Edwin Locke é que o estabelecimento de objetivos é a maior fonte de motivação para o trabalho de um funcionário. Sob a perspectiva dessa teoria, o objetivo, uma vez estabelecido, direciona o funcionário para o seu atingimento, dizendo para ele o que precisa ser feito e qual o esforço que deverá ser gasto para isso.

    Alguns pontos chamam a atenção sobre a Teoria do Estabelecimento de Objetivos:

    1. O desempenho é melhorado por objetivos específicos, não por ideias genéricas como “dê o máximo de si”;

    (...)

    E preciso ter em conta ainda que o estabelecimento de objetivos pode trazer desvantagens, como o foco excessivo nos padrões e resultados e a falta de percepção das mudanças que acontecem no ambiente. Em resumo, para essa teoria, estabelecer objetivos específicos e desafiadores é o melhor que os gestores podem fazer para gerar a motivação necessária para que os funcionários melhorem o seu desempenho no trabalho.

    Fonte: Carlos Xavier

  • Pelo material que tenho, autoeficácia também é equivalente à Teoria do Estabelecimento de Objetivos.

  • Gabarito: D

  • Teoria do estabelecimento de objetivos

    Teoria que sustenta que objetivos específicos difíceis, com feedback, conduzem a melhores desempenhos.

    Objetivos específicos produzem resultados melhores que a meta genérica.

    Se fatores como a capacitação e a aceitação do objetivo forem mantidos constantes, também podemos afirmar que, quanto mais difícil o objetivo, mais alto o nível do desempenho. Entretanto, é lógico pressupor que os objetivos mais fáceis serão provavelmente aceitos dessa mesma forma. Porém, uma vez que um funcionário se compromete com um objetivo difícil, espera-se que ele despenda um alto nível de esforços até atingi-lo.

    A teoria do estabelecimento de objetivos pressupõe que o indivíduo está comprometido com o objetivo, ou seja, que ele está determinado a não abandoná-lo. De uma perspectiva comportamental, isso significa que um indivíduo (1) acredita que pode alcançar o objetivo e (2) quer alcançá-lo. O compromisso com o objetivo tem maior tendência de ocorrer quando este é público, quando os indivíduos têm um locus de controle interno e quando os objetivos são autoestabelecidos em vez de atribuídos. A teoria do estabelecimento de objetivos não funciona igualmente bem para todas as tarefas. As evidências sugerem que os objetivos parecem ter um efeito mais substancial no desempenho quando as tarefas são simples (e não complexas), conhecidas (e não novas) e independentes (e não interdependentes). Para as tarefas interdependentes, os objetivos de um grupo são preferíveis.

    Comportamento Organizacional - Stephen P. Robbins, Timothy A. Judge, Filipe Sobral - 14ª ed.

    Gabarito: D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    Perceba  que  a  nova  gestora,  ao  invés  de  metas  genéricas,  passou  a  implementar  metas desafiadoras,  as  quais  foram  comunicadas  diretamente  aos  funcionários,  de  forma  objetiva  e quantificável.  

    A questão se refere, portanto, à TEORIA DO ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS

  • Com uma "simples" mudança o supervisor acabou perdendo o emprego.


ID
2927779
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo a noção da estratégia baseada em recursos, uma empresa só pode ser considerada em situação de vantagem competitiva sustentável se obtiver desempenho superior à concorrência, fundamentado na posse ou controle de um recurso valioso, raro, imperfeitamente imitável e acompanhado de processos organizacionais que permitam seu aproveitamento adequado. Se, por exemplo, outras organizações concorrentes conseguirem imitar os efeitos do recurso sobre o qual se edifica o desempenho diferenciado, a empresa em questão corre o risco de perder a vantagem.

BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. Tradução Monica Rosemberg. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2007.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente apenas as razões que podem conferir a um recurso a qualidade de ser imperfeitamente imitável.

Alternativas
Comentários
  • Respondi por eliminação

    A - B - E : trazem as palavras reproduzível e simplicidade

    D: não traz características ligadas a questão

    Gab: C

  • nunca tinha visto isso rsrs

  • Aff. nunca nem vi

  • Nunca vi, também!

  • Letra C.

    Fui por eliminação também:

    A - Condições históricas únicas; causalidade direta e discernível; simplicidade; ausência de proteções legais.

    B - Trajetória histórica reproduzível; ambiguidade causal; complexidade social; políticas de remuneração.

    C - Condições históricas únicas; ambiguidade causal (nem sempre); complexidade social; legislação proprietária.

    D - Estruturas internas de responsabilidade; controles formais e informais; eficiência; políticas de remuneração. (essa ficou diferente para tentar pegar algum espertinho)

    E - Trajetória histórica reproduzível; causalidade direta e discernível; simplicidade; ausência de proteções legais.

  • nem entendi o enunciado, tão pouco as alternativas.

  • Só vim ler os comentarios pra saber se era só eu quem estava perdida

  • Muito bem, essa questão foi baseada em conceitos alienígenas. o_o

    (brincadeira pessoal, eu apenas nunca vi o assunto)

  • Pareceu economia, achei que estavam falando de monopólio natural, porém em termos distintos, só não entendi a tal ambiguidade, alguém explica ai

  • 1-Condições históricas únicas: tal recurso só existe em determinado solo, pertencente a X empesa;

    2- Legislação proprietária: governo concede permissão de exploração p X empresa/ ou o bem esta sobre patente;

    3-Complexidade social: em certa região em decorrência da pobreza, a mão de obra é mais barata..tal país tem legislação mais aberta..

    4-Ambiguidade causal: nunca nem vi, seria por exemplo ter os mesmos recursos, porém em decorrência de informação, utilizar melhor tal recurso?

    (Labuta do dia-a-dia)

  • ≧☉_☉≦ TENDI NADA RSRS

  • Ambiguidade casual ? Tá "Serto"!

  • Também fui por eliminação.

  • Os recursos organizacionais raros e valiosos só podem ser fontes de vantagem competitiva sustentável se as empresas que não os possuem enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-los ou desenvolvê-los, comparadas às empresas que já possuem. Esse tipos de recursos são imperfeitamente imitáveis.

    Fontes de imitação custosa:

    Condições históricas únicas: Quando uma empresa obtém um acesso barato a recursos devido à sua posição no tempo e no espaço, outras podem achar esses recursos caros para serem imitados. Tanto a vantagem do pioneirismo como a dependência de caminho podem criar condições históricas únicas.

    Ambiguidade causal: Quando concorrentes não podem saber com certeza o que permite a uma empresa obter uma vantagem, essa vantagem pode ser difícil de imitar.

    Complexidade social: Quando os recursos e as capacidades que uma empresa utiliza para ganhar vantagem competitiva envolvem relacionamentos interpessoais, confiança, cultura e outros recursos sociais que são custosos de imitar no curto prazo.

    Patentes: Uma fonte de vantagem competitiva sustentável em apenas alguns setores, incluindo o farmacêutico e o de químicos especializados.

    (BARNEY; HESTERLY, 2011, p. 67-68)

    Fonte: BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2011.


ID
2927782
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As funções do gestor na organização têm sido objeto de debate desde os primórdios do estudo sistemático da administração, uma vez que ao gestor está delegada a responsabilidade pelo futuro das empresas e, por extensão, das sociedades. Por ser uma atividade complexa, que relaciona a articulação de recursos, tecnologias e pessoas para atingir a objetivos comunicativos e estratégicos, a gestão se compõe a partir de diferentes papéis, em diversas dimensões de relacionamento.

MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Tradução Francisco A. da Costa. Porto Alegre: Bookman, 2014.

Com base na bibliografia especializada, assinale a alternativa que enumera corretamente os papéis informacionais do gestor.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Segundo Henry Mintzberg, o gestor possui três papéis informacionais:

    Monitor - o gestor obtém as informações necessárias, tanto do ambiente interno quanto do externo, para administrar sua organização.

    Disseminador - o gestor transmite as informações do ambiente externo para o ambiente interno, ou apenas internamente.

    Porta-voz - o gestor transmite as informações do ambiente interno para o ambiente externo.

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar os estudos de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • A maioria das questões sobre os papéis gerenciais de Mintzberg costumam ter muito erros. Então, vale a pena decorar as palavras chaves.

    Papéis interpessoais: símbolo, líder e elemento de ligação;

    Papéis informacionais: monitor, disseminador e porta-voz;

    Papéis decisórios: empreendedor, solucionador de conflitos e alocador de recursos.

  • A) gabarito

    B) interpessoais

    C) decisórios

    D e E misturam.

  • Parabéns ao Renato, ele ficou em 3º lugar nesse concurso!!!!!

  • kkkkkkkkkkk Marco D. Sousa

  • ELE TEM QUE:

    .MONITORAR--OS PROCESSOS, GARANTINDO O PLANEJADO

    .DISSEMINADOR-----EXTRAIR PONTOS RELEVANTES DAS INFORMAÇÕES PARA REPASSE.

    .PORTA-VOZ-----------"JOGAR NA RODA"

  • Parabéns Renato! Vc é o cara. O resto é recalque hahaha

  • De acordo com Mintsberg, o administrador possui 10 papéis gerenciais em 3 famílias:

    INTERPESSOAIS: Abragem relações dentro e fora da organização.

    Figura de proa- símbolo (representa a org)

    Lider- Atividades interpessoais (dirige e motiva as pessoas)

    Ligação- Intercâmbio de informações (mantém redes de comunicação dentro e fora da org)

    INFORMAÇÃO: Obtenção e transmissão de informações dentro e fora da organização.

    Monitor- Recebe e procura obter informação (mantem conttatos atualizados)

    Disseminador: Informações externas pra dentro da org

    Porta-voz: transmite informação interna para o meio ambiente

    DECISORIAL: Resolução de problemas e tomada de decisões.

    Empreendedor: Iniciador e planejador de mudanças

    Controlador de distúrbios: Resolve conflitos/eventos imprevistos (toma ação corretiva)

    Administrador (alocação) de recursos: Decide a quem atribuir recursos

    Negociador: Negociações com outras organizações

    Fonte: Meus resumos (apostila Adm Geral- Heron Lemos)

    Se houver erros, mande msg!

  • RESSALTANDO: O Renato ficou em 3º lugar nesse concurso!

  • Parabéns, RENATO, pela 3ª colocação nesse concurso.

  • RESSALTANDO: O Renato ficou em 3º lugar nesse concurso!

  • Se ficou em 3º lugar e já ta assim, imagina se tivesse ficado em 1º.

  • pqp que besteira

  • Pessoal, o que esse Renato tem a ver com a questão? Aqui é uma ferramenta para explicar e não uma rede social.

  • Gabarito: A

  • INVEJA É COISA DO DIABO MSM. PARABÉNS, CARA, POR ESSA VITÓRIA!!

  • GAB A

    MINTZBERG identifica DEZ PAPÉIS ESPECÍFICOS DO ADMINISTRADOR divididos em TRÊS CATEGORIAS

    Papéis interpessoais:

    1. Símbolo/representação → representa a organização simbolicamente;
    2. Liderança → orienta, influencia e motiva;
    3. Elemento de ligação → rede de contatos para troca de informações.

    Papéis informacionais:

    1. Monitor → coleta e analisa informações;
    2. Disseminador → compartilha informações (internamente);
    3. Porta-voz → transmite informações (externamente).

    Papéis decisórios:

    1. Empreendedor → identifica novas ideias e oportunidades;
    2. Solucionador de conflitos → corrige problemas (internos e externos);
    3. Alocador de recursos → aloca recursos conforme prioridades;
    4. Negociador → representa os interesses da organização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
2927785
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A governança corporativa foi um movimento internacional que surgiu a partir das demandas dos mercados de capitais sobre a gestão das corporações com fins lucrativos. A multiplicidade de atores sociais envolvidos na empresa, bem como a desproporcionalidade de seus interesses, poderes e visões de mundo, podem levar ao surgimento de conflitos de agência. Assim sendo, foram estabelecidos princípios fundamentais que deveriam nortear a gestão de organizações: transparência, equidade, prestação de contas e respeito às leis. Tais princípios pretendem garantir a consideração de forma equânime a todas as partes interessadas (stakeholders), desde a sociedade civil, funcionários, acionistas, governo e comunidades no entorno. Seu objetivo é o de compatibilizar essas expectativas na atuação e nos resultados das organizações, estabelecendo mecanismos internos e externos de acompanhamento e supervisão para prevenir abusos e auxiliar na melhoria dos processos de gestão.

LANGRAFE, R. (Org.). Administração: uma abordagem inovadora com desafios práticos. São Paulo: Empreende, 2018.


Com base na teoria da governança corporativa, marque a alternativa que nomeia corretamente um exemplo de mecanismo interno de governança corporativa.

Alternativas
Comentários
  • Dentre as alternativas o único mecanismo INTERNO é o Conselho de Administração. Portanto gab. D

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • O comentário do Estudante Solidário nunca acrescenta em nada em termos de conteúdo.

  • 3 inúteis, esse Estudante Solidário que fica atrapalhando os comentários, esse cidadão que fica falando em todo comentário que ficou em 3º lugar (ninguém ligar brother) e eu que ainda respondo, por favor reportem esses usuários também.

  • LETRA D

     

    Nos mecanismos internos, as boas práticas de governança partem de dentro da firma para fora.

    Nos mecanismos externos, as boas práticas de governança vêm de fora da empresa e a pressionam a agir de forma mais transparente.

     

    Mecanismos internos:

    a) o conselho de administração

    b) a estrutura de participação acionária

     

    Mecanismos externos:

    a) sistema legal

    b) mercado para o controle corporativo

    c) auditoria externa

    d) agências de rating

    e) ativismo dos stakeholders

    f) mídia

     

    Fonte: www.researchgate.net/publication/324548574_Mecanismos_Externos_de_Governanca_Corporativa_no_Brasil

  • Um dia desse eu assistindo uma aula no You tube e lá nos comentários o RENATO DE FREITAS ROSA dizendo:

    Fiquei em 3º lugar na UFGD  KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Tá é feliz mermo

  • todas as 298 questões resolvidas


ID
2927788
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa referente aos Estudos Organizacionais que preenche corretamente a lacuna no texto a seguir.


________ tomam por objeto os fenômenos e processos organizacionais sem uma preocupação performática ou utilitarista. Porém, não se contentam apenas com a descrição de uma realidade dada, mas sobretudo se dedicam à reflexão aprofundada desses objetos com o intuito de denunciar as formas de exploração inerentes, bem como promover a emancipação de pessoas, grupos, classes e mesmo sociedades, das relações de opressão observadas nas organizações contemporâneas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B 

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552013000200005&script=sci_abstract&tlng=pt

     

  • Letra B.

    Cadê o que passou em 3º lugar para comentar essa?

  • Acertei, mesmo sem saber pq, usei a logica de opresssao com gestão de pessoas.

  • kkkkkk Mestre dos Concursos 

     

    GAB B

    Fournier e Grey (2007, p.343) defendem que “estar engajado em estudos críticos de gestão significa dizer que existe algo de errado com a gestão, enquanto prática e corpo de conhecimento, e que ela deve ser mudada”. Para eles, um estudo crítico de gestão adota pluralidade de tradições intelectuais da ciência social, entre elas o ambientalismo, utilizando uma reflexividade ontológica e epistemológica, em oposição ao método performativo, que utiliza o conhecimento tão somente em busca da eficiência, ou seja, obter mais com menos.

     

    Fonte/Artigo:U ensaio em busca de entendimento da relação entre custos ambientais e
    desempenho econômico
    Eloy Antonio Fenker (UNIVALI) - epoa@hotmail.com
    Marcos Antonio de Souza (UNISINOS) - marcosas@unisinos.br

     

  • acertei por dedução

  • A) Teorias da administração: Postarei as teorias em um outro comentário devido ao tamanho.

    B) GABARITO.

    Os estudos críticos na administração referem-se a uma forma de atuação que favorece a reflexão, o questionamento e a renovação de situações e estruturas que impedem o desenvolvimento progressivo da autonomia e da responsabilidade social das. Busca-se uma crítica parcial, temporária e localizada no âmbito de práticas, teorias e discursos que emergem no quotidiano das organizações.

    Esse novo movimento crítico pode equipar estudantes, gestores e outros profissionais com conceitos, idéias e entendimentos que funcionam como um contrapeso aos imperativos funcionais e instrumentais freqüentemente encontrados em ambientes organizacionais. Graças ao seu enraizamento no quotidiano específico, pode, ainda, oferecer formas de viabilização do exercício da cidadania corporativa e de ações que promovam a melhoria da qualidade de vida e de trabalho, que visem à construção de relações mais democráticas e justas e que mitiguem as desigualdades e diferenças de raça, sexo ou credo .

    C)O funcionalismo (do Latim fungere, 'desempenhar') é um ramo da antropologia e das ciências sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções. Para ele, cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. A sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada com o estudo do fato social, que, segundo Émile Durkheim, apresenta características específicas: exterioridade e a coercitividade. O fato social é exterior, na medida em que existe antes do próprio indivíduo, e coercivo, na medida em que a sociedade se impõe, sem o consentimento prévio do indivíduo.

    D) O interpretativismo procura entender por que as pessoas e as suas sociedades funcionam da maneira que elas funcionam. Analisa fatores de causas imateriais que não podem ser determinados pelo meio ambiente material, e investe interesse subjetivo em esforços de colaboração dentro das sociedades.

    E) Escola cientifica e clássica: As duas escolas ainda que tenham certas vertentes opostas, se relacionam e se complementam. Por um lado a administração científica tinha como priori a ênfase nas tarefas, a Teoria Clássica enfatiza a estrutura organizacional. Mais detalhes em outro comentário.

                                             

  • As teorias da administração são:

    Científica (1.903): TAYLOR – Ênfase nas tarefas

    Nesta teoria o trabalhador sabia cada vez menos do todo q constituía o seu trabalho, restringindo seu saber somente na tarefa que lhe cabia. Ainda nesta teoria se propunha o incentivo salarial e o prêmio compatível com a produção.

    Clássica (1.916): FAYOL – Ênfase na estrutura

    Fayol entendia q para se atingir a eficiência, dever-se-ia garantir a correta disposição dos órgãos componentes, ñ havendo uma preocupação com a divisão individual, e sim organizacional.

    A partir disso que surgiu a divisão horizontal do trabalho (agrupamento por atividades) e a divisão vertical (hierarquia).

    Henry Fayol foi o primeiro a criar e definir as funções básicas do administrador, dando o nome de POCCC (POC3): Planejar, Organizar ,Comandar, Coordenar, Controlar.

    Depois essa teoria foi atualizada a lógica neoclássica, ocorrendo uma pequena alteração nas cinco funções básicas da administração, que passaram a ser quatro, pois os autores neoclássicos entendiam q as funções de comandar e coordenar tinham o mesmo sentido de “direção”.

    Transformou-se no:

    PODC

    Planejar – visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

    Organizar – ordenação dos recursos materiais e recursos humanos visando atingir os objetivos estabelecidos.

    Dirigir - tomada de decisões, liderança e intercomunicação com os subordinados.

    Controlar – Avaliar os progressos e fazer as devidas correções.  

    Relações humanas (1.932): Ênfase nas pessoas.

    Característica principal = A visão do homem como social e ñ apenas um ser econômico como vinha sendo suposto pelas teorias científica e clássica. Ñ se opõe totalmente ao modelo da teoria de Taylor, entretanto engloba fatores como a motivação humana e o trabalho grupal para se atingir o nível de produção esperada pela empresa.

     

    Burocrática e Estruturalista(1.947): MAX WEBER – Ênfase na estrutura.

    A principal característica era organização das empresas em normas e regulamentos escritos e preestabelecidos para seu funcionamento. É como se cada empresa tivesse sua própria legislação p/ operacionalizar suas funções.

    Sistemas / Cibernética (1.951): Foco no ambiente.

    Principal característica = visão de que os sistemas interagem entre si, sendo q a falha nesta interação ocasiona uma modificação.

    Possui três premissas básicas: os sistemas existem dentro de sistemas; os sistemas são abertos; e as funções de um sistema dependem de sua estrutura.”.

     

    Comportamentalista (1.957): Foco nas pessoas.

    Teve como base principal a inserção de uma preocupação nos processos organizacionais e ñ na estrutura. Enfocou a motivação humana por meio do conhecimento da teoria da Motivação de Maslow e a Teoria sobre os dois fatores de Hertzberg.

    Contingencial (1.972): Foco no ambiente e na tecnologia.

    Aqui se enfatiza o fato do ambiente externo ocasionar as modificações de estruturação e organização de uma empresa e enfoca a tecnologia como um alicerce que influencia nos resultados da empresa.

     

  • Para quem não entendeu o porquê da resposta ser "Os Estudos Críticos de Gestão", é necessário conhecer a "teoria crítica" da Escola de Frankfurt e como essa teoria pode ser aplicada a gestão. No caso, quem já conhece bem a teoria crítica consegue matar a questão apenas com palavras chaves no texto que fazem alusão ao trabalho desenvolvido pelos autores dessa escola.


ID
2927791
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Ao longo das duas últimas décadas, os especialistas em liderança voltaram sua posição para a noção de que os líderes eficazes possuem características pessoais específicas. [Existem] várias competências da liderança — ou seja, habilidades, conhecimento e outras características pessoais que levam ao desempenho superior. [...] [A] perspectiva de competência da liderança não implica necessariamente que a liderança seja um talento inato em vez de algo desenvolvido por toda a vida. Pelo contrário, as competências indicam apenas o potencial de liderança. Pessoas com essas características se tornam líderes eficazes só depois de terem desenvolvido e dominado os comportamentos de liderança necessários. Em contrapartida, as pessoas com competências de liderança baixas podem se transformar em líderes muito eficazes por terem alavancado mais plenamente seu potencial.

McSHANE, S. L.; GLINOW, M. A. V. Comportamento organizacional. Tradução Luiz Claudio de Q. Faria. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 216-218.


Marque a alternativa que conceitua corretamente uma das competências atribuídas aos líderes eficazes, conforme a literatura especializada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • pelo bom senso dá para matar a questão....

  • Parece questão de "autoajuda" kkk

  • Gabarito: C

  • Competências dos líderes eficazes

    Personalidade - Altos níveis de extroversão (expansivo, falante, sociável e assertivo) e consciência (cuidadoso, confiável e autodisciplinado) do líder.

    Autoconceito - Convicções e a autoavaliação positiva do líder a respeito da própria habilidade de liderança e capacidade para atingir objetivos.

    Compulsão - Motivação interna do líder para perseguir objetivos e estimular as outras pessoas a fazerem o mesmo.

    Integridade - Sinceridade do líder e sua tendência para traduzir palavras em ações.

    Motivação para a liderança - Necessidade de poder socializado do líder para realizar objetivos da equipe ou da empresa.

    Conhecimento do negócio - Conhecimento tácito e explícito do líder a respeito do ambiente da empresa, capacitando-o a tomar decisões mais intuitivas.

    Inteligência cognitiva e prática - Capacidade acima da média do líder para processar informações (inteligência cognitiva) e a capacidade para solucionar problemas reais se adaptando, moldando ou selecionando ambientes (inteligência prática).

    Inteligência emocional - Capacidade do líder para monitorar e diferenciar as suas próprias emoções, e utilizar as informações para guiar seus pensamentos e ações.

    Comportamento Organizacional - Steven L. McShane e Mary Ann Von Glinow

    Gabarito: C


ID
2927794
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A partir do último quartel do século XX, começou a se acelerar novamente o processo de integração econômica dos mercados internacionais. Essa mudança está relacionada com o surgimento e disseminação das tecnologias digitais de informação e comunicação, com o abrandamento e eventual fim da rivalidade geopolítica entre EUA e URSS, com o surgimento de novos players globais capazes de contestar a hegemonia da grande corporação estadunidense — como o Japão e a Alemanha, num primeiro momento, e a ascensão das duas gerações dos assim chamados Tigres Asiáticos —, bem como, com esforços de liberalização e desregulamentação econômica segundo uma orientação neoliberal que desaguaram na financeirização das economias centrais na economia-mundo capitalista. Esse de rol de mudanças em nível global contribuiu para expor mercados e economias locais à concorrência de organizações transnacionais, no esteio de um fenômeno que ficou conhecido pela terminologia globalização, reduzindo os ciclos de vida dos produtos, constrangendo massas de assalariados em direção ao empobrecimento e exigindo das organizações empresariais um maior dinamismo no que diz respeito à sua capacidade de resposta às mudanças ambientais. As sociedades, por sua vez, transitaram para um contexto no qual a flexibilidade e a mudança foram alçadas para o hall os valores sociais mais importantes. O conjunto desses processos, cuja maturidade marcaram o início do novo milênio, recebeu alcunhas as mais diversas, como comunidade pós-industrial, sociedade em rede, modo de regulação pós-fordista, entre outros. No entanto, é lícito afirmar que esses conceitos tentam representar o fato de que se trata de uma época de mudanças cada vez mais intensas e rápidas, caracterizada por tecnologias dantes impensáveis, crises de alcance global e transformações desafiadoras, uma era de incertezas.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Tradução Roneide V. Majer. 6. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.


Assinale a alternativa que indica corretamente a Teoria da Administração cujos princípios são mais adequados para a gestão de organizações em contextos de aceleradas mudanças ambientais, como as descritas no texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E - Abordagem Contingencial, as demais são adequadas a ambientes estáveis.

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar os estudos de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • Teoria Contingencial

    Tudo é relativo, tudo depende. Os fatores principais como o tamanho da empresa e seu ambiente são considerados contingências.

    gab. E

  • GABARITO: "E".

    A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, dependendo das circunstâncias. Refere-se a uma proposição cuja verdade ou falsidade somente pode ser conhecida pela experiência e pela evidência, e não pela razão. A abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado. 

    (CHIAVENATO, 2009)

  • A) Escola das Relações Humanas: Oposição a Adm Científica. Enfatizar o lado humano e social

    B) Teoria Comportamentalista: A teoria comportamental (ou teoria behaviorista) da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavior sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores.

    C) Administração Científica: Buscava a máxima eficiência dos operários, ou seja, maior rendimento.

    D) Teoria da Burocracia: Forma de organização humana, que se baseia na racionalidade.

    E) Abordagem Contingencial: explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

  • GABARITO LETRA 'E'

    A Escola das Relações Humanas.

    Como o próprio nome já indica, sua ênfase estava nas pessoas. Iniciada a partir da  (análise das relações da produtividade com a iluminação da fábrica de equipamentos eletrônicos de Hawthorne), defendia um enfoque na organização informal, na comunicação, liderança, motivação e dinâmicas de grupo.

    B Teoria Comportamentalista.

    Ênfase nas pessoas. Apresenta um enfoque behavorista. Apesar dela ser decorrente da Teoria das Relações Humanas, ela oferece uma visão do comportamento inserido no contexto organizacional.

    C Administração Científica.

    Ou (Taylorismo): ênfase nas tarefas, buscava a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, o foco era no empregado. Apesar de apresentar como vantagens a produtividade e a eficiência, não levava em consideração as necessidades sociais dos funcionários.

    D Teoria da Burocracia.

    : com ênfase na estrutura, tinha como objetivo a racionalidade organizacional e a organização formal (baseada em regras e normas). Focava na organização inteira. Apresentava muita rigidez e lentidão, apesar de ter como vantagens a consistência e a eficiência.

    E Abordagem Contingencial.

    ênfase no ambiente e na tecnologia. Defende tanto que não há uma melhor maneira de organizar, como também que uma forma de organizar pode não ser eficaz da mesma forma em todas as situações.

  • A título de conhecimento segue outras Teorias:

    Teoria Clássica (Fayol): também apresentava ênfase na estrutura. No entanto, o foco estava no gerente (visão de cima para baixo). Defendia o planejamento como uma das funções principais do , o qual teve a profissionalização de seu papel como gerente.

    Teoria Estruturalista: apresenta ênfase tanto na estrutura como no ambiente. Sendo assim, ela tem uma abordagem plural que observa a organização, tanto no seu aspecto formal quanto informal, e também o ambiente e como a organização interage e aprende com ele.

    Teoria Neoclássica: ênfase na estrutura. Sustenta-se na prática da Administração, na reafirmação dos princípios da Teoria Clássica e gerais da Administração, porém de forma redimensionada.

  • Não precisa nem ler o texto.

    "Assinale a alternativa que indica corretamente a Teoria da Administração cujos princípios são mais adequados para a gestão de organizações em contextos de aceleradas mudanças ambientais, como as descritas no texto."

    Abordagem contingencial: Tudo depende, Tudo é relativo

  • E) Abordagem Contingencial. A Teoria Contingencial da Administração é a mais adequada para esse contexto, pois enfatiza que "não há nada de absoluto nas organizações. Tudo depende. Tudo é relativo." Essa abordagem facilita - e dinamiza - a administração de organizações inseridas em contextos de mudanças constantes, proporcionando a elas um leque de possibilidades que se encaixe ao respectivo contexto vivido, sem aquele engessamento típico das abordagens prescritivas e universalistas.

    Fonte: Administração Geral e Pública (p.74, Chiavenato)


ID
2927797
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Leia o seguinte texto.


A empresa Banana dÁgua, pertencente ao Grupo Naturebas, está prevendo iniciar suas atividades no estado de Mato Grosso do Sul como a quinta filial do grupo que tem sua matriz na cidade de Coqueiral no estado de Pernambuco. A Banana d'Água será uma unidade referência no processamento de bananas cultivadas no Mato Grosso do Sul. Para o seu funcionamento, contratou a Empresa Contractus Talentus e Mão à Obra para efetuar a divulgação das vagas, recepção dos currículos, pré-entrevista com candidatos, realização de testes práticos e de dinâmicas situacionais. Para a escolha dos candidatos finalistas, a matriz encaminhou para a unidade Banana dÁgua os gerentes para a entrevista final e escolha dos candidatos. Antes de iniciar a divulgação das vagas pela Contractus Talentus e Mãos à Obra, o Diretor de Cargos e Salários, o Senhor Juventus do Grupo Naturebas, determinou aos analistas de cargos e salários do grupo, que fizessem o sumário, a descrição detalhada de cada cargo e os requisitos desejados para cada cargo a ser preenchido na empresa. O diretor Juventus juntamente com os futuros gerentes de áreas da empresa fez a planilha da quantidade de pessoal necessário para o primeiro ano de funcionamento desta no Mato Grosso do Sul, incluindo-se o custo com mão de obra por gerência e setor.


Assinale a alternativa que corresponde, sequencialmente, no texto apresentado, às atividades de Recursos Humanos desenvolvidas pela Empresa Contractus Talentus e Mão à Obra, pelos gerentes de áreas da Empresa Banana d'Agua e pelos analistas de Cargos e Salários do Gupo Naturebas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Voltando à questão:

    A empresa Banana dÁgua, pertencente ao Grupo Naturebas, está prevendo iniciar suas atividades no estado de Mato Grosso do Sul como a quinta filial do grupo que tem sua matriz na cidade de Coqueiral no estado de Pernambuco. A Banana d'Água será uma unidade referência no processamento de bananas cultivadas no Mato Grosso do Sul. Para o seu funcionamento, contratou a Empresa Contractus Talentus e Mão à Obra para efetuar a divulgação das vagas, recepção dos currículos(Recrutamento), pré-entrevista com candidatos, realização de testes práticos e de dinâmicas situacionais(Seleção). Para a escolha dos candidatos finalistas, a matriz encaminhou para a unidade Banana dÁgua os gerentes para a entrevista final e escolha dos candidatos(Entrevista Final e Decisão). Antes de iniciar a divulgação das vagas pela Contractus Talentus e Mãos à Obra, o Diretor de Cargos e Salários, o Senhor Juventus do Grupo Naturebas, determinou aos analistas de cargos e salários do grupo, que fizessem o sumário, a descrição detalhada de cada cargo e os requisitos desejados para cada cargo(Descrição e Análise dos Cargos) a ser preenchido na empresa. O diretor Juventus juntamente com os futuros gerentes de áreas da empresa fez a planilha da quantidade de pessoal necessário(Planejamento Quantitativo de Pessoal) para o primeiro ano de funcionamento desta no Mato Grosso do Sul, incluindo-se o custo com mão de obra por gerência e setor.

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar os estudos de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • Questão se não prestar bastante atenção erra, o bom é anotar RESUMIDAMENTe O papel que cada um fez.

    Aí mata a questão

    Bons estudos.

  • Questão muito bem elaborada, trouxe as palavras-chave de cada conceito dentro de um contexto prático, sem ser sucinta e subjetiva como muitas da Disciplina

  • gostei dessa questão, força a pensar!!! 

    \o/


ID
2927800
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma Universidade Federal desenvolveu um treinamento para todos os chefes de departamentos para prepará-los para desenvolver a Avaliação de Desempenho dos servidores lotados em seus setores. A capacitação teve como principal objetivo dotar os chefes de conhecimentos para evitar que atribuíssem notas muito altas ou muito baixas em todos os fatores avaliados, bem como atribuir notas somente pela média ao avaliar um servidor evitando- se prejudicar ou supervalorizar os servidores sob sua liderança. A capacitação foi desenvolvida integralmente pelo ambiente virtual da Universidade como parte integrante da sua política de inovação e desenvolvimento de bons servidores. A instituição tem como proposta envolver a autoavaliação dos servidores, avaliação por parte dos colegas, cidadãos, alunos e professores no processo de avaliação de desempenho do servidor. Assinale a alternativa que corresponde sequencialmente à ordem e às definições sobre os comportamentos que devem ser evitados pelos chefes de departamentos ao avaliarem os servidores, as estratégias da Universidade para capacitar as chefias e o novo método de avaliação idealizado para avaliar o desempenho dos servidores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Voltando à questão:

    A capacitação teve como principal objetivo dotar os chefes de conhecimentos para evitar que atribuíssem notas muito altas ou muito baixas em todos os fatores avaliados(Efeito Hallo - generalização), bem como atribuir notas somente pela média(Tendência Central) ao avaliar um servidor evitando- se prejudicar ou supervalorizar os servidores sob sua liderança. A capacitação foi desenvolvida integralmente pelo ambiente virtual da Universidade(Treinamento via Universidade Corporativa) como parte integrante da sua política de inovação e desenvolvimento de bons servidores. A instituição tem como proposta envolver a autoavaliação dos servidores, avaliação por parte dos colegas, cidadãos, alunos e professores(Avaliação 360º) no processo de avaliação de desempenho do servidor.

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar os estudos de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • bastava saber o que é a Avaliação de Desempenho 360°.

  • a questão pede o comportamento que DEVE ser EVITADO, não entendi esse gabarito.

  • Para complementar:

    "Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas ou privadas. Também conhecida como Universidade Empresarial, esta pode oferecer treinamentos a colaboradores a partir de cursos técnicos ou de graduação a nível superior."

    À Daiana Nóbrega: o Efeito Hallo e a Tendência Central devem ser evitados, uma vez que tendenciam a dar notas muito altas ou muito baixas em todos os quesitos (Efeito Hallo), ou tendem a dar nota média em todos os quesitos (Tendência Central).

  • Letra D.

    Complementando:

    Centros de desenvolvimentos internos: ou "in house development centers", são métodos baseados em centros localizados na empresa para expor os gerentes e as pessoas a exercícios analíticos, a fim de desenvolver e melhorar habilidades pessoais. É o caso das universidades corporativas.

  • Não, entendi. Então a avaliação 360° deveria ser evitado?

  • A questão pede 3 coisas, pessoal! Fiquem atentos!

    Sobre a avaliação 360° a questão se refere ao "novo método de avaliação idealizado para avaliar o desempenho dos servidores".

  • Questão muito bem trabalhada e elaborada

  • Atenção...a questão não pede só o que deveria ser evitado.

    ela pede outras coisas...

    Assinale a alternativa que corresponde sequencialmente à ordem e às definições sobre os comportamentos que devem ser evitados pelos chefes de departamentos ao avaliarem os servidores, as estratégias da Universidade para capacitar as chefias e o novo método de avaliação idealizado para avaliar o desempenho dos servidores.

    cuidado pra quando for na hora da prova vc se embananar.

    abraços.


ID
2927803
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia o caso a seguir.


Barros Eleotério Mendonça de Carvalho é servidor na Agência Federal de Vigilância Tecnológica em Esperandosa dos Viverais e a seu pedido foi removido para a Agência Federal de Vigilância Tecnológica na cidade de Frondosa do Ceará, no estado do Ceará. Para sua apresentação na nova unidade, Barros Eleotério foi comunicado de que teria 25 dias para iniciar suas atividades na Agência de Frondosa. Como Barros Eleotério namorava Analtice Guerreiro, na cidade de Frondosa, solicitou ao supervisor da agência, para a qual seria removido, para iniciar imediatamente suas funções naquela unidade. Contudo, o diretor da Agência de Frondosa lhe comunicou que não seria possível em virtude dos dispostos na Lei n° 8.112/1990, que estabelece os prazos para apresentação de servidores removidos das unidades de origens para outras unidades. Barros Eleotério, por desconhecer o que estabelece essa lei, acatou a decisão do Diretor da Agência de Frondosa e só assumiu suas atividades no prazo dos 25 dias estabelecidos, porém, ficando frustrado por não conseguir assumir suas atividades na nova agência de imediato conforme tinha idealizado.


Analisando a situação apresentada, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112/90

    Art. 18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    § 1  Na hipótese de o servidor encontrar-se em licença ou afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo será contado a partir do término do impedimento.

    § 2  É facultado ao servidor declinar dos prazos estabelecidos no caput.

    Gabarito: D

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar os estudos de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • Renato, Parabéns!

  • caraca!! nem li a situação, só fui vendo os erros das alternativas. não cheguei a gastar 1 minuto nessa questão.

  • Porque não declinar? Quanto antes começar, melhor. GAB D

  • Temos um sherok homes aqui.

  • no caso só poderia se apresentar a partir do decimo dia? até o trigesimo dia ? por que a administração deu 25 dias entaõ? DEclinar é como se fosse adiamento de posse? é isso?

    marquei a D e acertei na sorte.... fui eliminando... mas existe muitas duvidas sobre isso ai

  • Jean, declinar significa "recusar" . Os prazos estão na Lei, mas o servidor pode tranquilamente começar antes, não sendo obrigado a esperar os prazos. Entendeu?

  • Temos um xerox homes aqui.

  • A questão trata da remoção de servidor público federal.

    Remoção é o deslocamento do servidor público, no âmbito do mesmo quadro de pessoal, com ou sem mudança de sede (artigo 36 da Lei nº 8.112/1990).

    A remoção pode se dar de ofício, hipótese em que a remoção ocorre no interesse da Administração, e é determinada por iniciativa da Administração Pública. A remoção de ofício não depende da concordância do servidor.

    A remoção também se dar a pedido, hipótese que ocorre quando o próprio servidor requer sua remoção. A remoção a pedido pode ocorrer: i) a critério da Administração ou ii) independentemente de interesse da Administração.

    Na remoção a pedido a critério da Administração, a Administração Pública decide discricionariamente sobre o pedido e concede a remoção se o pedido do servidor coincidir com o interesse da Administração.

    A remoção a pedido independentemente de interesse da Administração Pública é remoção que sempre envolve mudança de localidade. Além disso, essa modalidade de remoção só ocorre em hipóteses específicas previstas em lei. Nessas hipóteses legais, se o servidor pedir a remoção, a Administração Pública é obrigada a conceder o pedido.

    As hipóteses de remoção a pedido independentemente de interesse da Administração estão previstas no artigo 36, III, da Lei nº 8.666/1993 e são as seguintes:

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

    Com relação ao prazo para que o servidor removido de um Município para outro apresentar-se na nova sede, o artigo 18 da Lei nº 8.112/1990 determina que o servidor terá prazo mínimo de dez dias e prazo máximo de 30 dias para se apresentar na nova sede. Determina, ainda, o §2º do artigo 18 que o servidor pode declinar deste prazo, ou seja, o servidor pode, imediatamente, apresentar-se na nova sede, se assim preferir.

    Vale conferir o mencionado dispositivo legal:

    18.  O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, redistribuído, requisitado, cedido ou posto em exercício provisório terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

    § 1o Na hipótese de o servidor encontrar-se em licença ou afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo será contado a partir do término do impedimento.

    § 2o É facultado ao servidor declinar dos prazos estabelecidos no caput.

    Vejamos, então, as alternativas da questão:

    A) A decisão do Diretor em não autorizar a apresentação imediata do servidor ao trabalho na Agência Federal de Vigilância Tecnológica de Frondosa do Ceará está correta, pois a Lei n° 8.112/1990 estipula um prazo mínimo de 5 e máximo de 25 dias, para o servidor se apresentar na nova sede.

    Incorreta. O prazo estipulado na lei é de, no mínimo, 10 dias e, no máximo, 30 dias. Além disso, o servidor pode declinar deste prazo, na forma do artigo 18, §2º, da Lei nº 8.112/1990.

    B) A decisão do Diretor em não autorizar a apresentação imediata do servidor ao trabalho na Agência Federal de Vigilância Tecnológica de Frondosa do Ceará está correta, pois a Lei n° 8.112/1990 não dispõe que o servidor pode declinar do prazo entre 5 a 25 dias para se apresentar na nova sede.

    Incorreta. A lei determina expressamente que o servidor pode declinar do prazo.

    C) A decisão do Diretor em não autorizar a apresentação imediata de Barros Eleotério ao trabalho na Agência Federal de Vigilância Tecnológica de Frondosa do Ceará está correta, pois a Lei n° 8.112/1990 estabelece o prazo mínimo de 10 e máximo de 30 dias, para um servidor público federal se apresentar em uma nova sede e não prevê que o servidor pode declinar desse prazo para apresentação.

    Incorreta. A lei prevê que o servidor pode declinar do prazo para apresentação.

    D) A decisão do Diretor em não autorizar a apresentação imediata ao trabalho de Barros Eleotério na Agência Federal de Vigilância Tecnológica de Frondosa do Ceará contraria o disposto na Lei n° 8.112/1990, que estabelece o prazo mínimo de 10 e máximo de 30 dias, para o servidor se apresentar na nova sede, e também dispõe que o servidor público federal pode declinar desse prazo para se apresentar à sede para a qual foi transferido.

    Correta. O artigo 18, caput e §2º, da Lei nº 8.112/1990 estabelece que prazo mínimo de 10 e máximo de 30 dias para o servidor se apresentar na nova sede e estabelece que o servidor pode declinar desse prazo.

    E) A iniciativa de Barros Eleotério Mendonça de Carvalho em assumir imediatamente suas funções na nova sede não tem previsão legal e contraria o Código de Ética do Servidor Público Federal instituído pelo Decreto n° 1.171/1994.

    Incorreta. A pretensão do servidor tem previsão legal no artigo 18, §2º, da Lei nº 8.666/1990.



    Gabarito do professor: D. 


ID
2927806
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração Pública em busca de maior eficiência administrativa tem procurado implementar um modelo de gestão que priorize maior otimização dos recursos públicos. Esse esforço visa a adotar técnicas e estratégias que possam romper com paradigmas e reações tradicionais que, de certa forma, emperram a máquina pública e resultam em baixo rendimento de seus recursos, baixa transparência, limitações de suas atividades organizacionais, atraso no atendimento às necessidades do cidadão. A tentativa da adoção de um novo modelo encontrará algumas resistências, uma vez que a Administração Pública tem de mudar a visão que possui sobre o cidadão que busca e utiliza seus serviços. Destacam-se como ações para a implementação de um modelo ágil, transparente, eficaz e eficiente na Administração pública: o envolvimento do cidadão no orçamento público, caixas de sugestões, portal de transparência, capacitação dos agentes públicos, canais de relacionamento com o cidadão, novas técnicas de gestão, adoção de novas tecnologias da informação e atendimento ao cidadão, redução do formalismo eliminando o excesso de burocratização dos processos e redesenhando os desenhos dos cargos dos servidores.


Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de paradigma na Administração Pública evidenciado no texto.

Alternativas
Comentários
  • A) Paradigma do novo governo brasileiro que busca capacitar melhor seus servidores, para melhor desenvolver o seu trabalho com base nas técnicas tradicionais da gestão pública. (Faz uso de novas técnicas)

    B) Paradigma da nova gestão pública que visa a dar ao servidor público maior autonomia e romper com o paradigma de que manda quem pode e obedece quem tem juízo. (A autonomia não é ilimitada)

    C) Paradigma da eficácia na Administração Pública contemporânea com utilização de modelos mundiais adotados por grandes organizações públicas de sucesso. (A referência é a Eficiência)

    D) Paradigma do "o cliente sempre tem razão" com o rompimento da adoção de técnicas inovadoras de gestão adotadas por organizações privadas que sempre garantiram a sua competitividade. (Idem A)

    E) Paradigma do cliente na gestão pública em que técnicas e estratégias da organização privada são adotadas como referências para eficiência dos serviços públicos. Gabarito

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar os estudos de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • Olá!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2927809
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determinado órgão federal, em atendimento à legislação brasileira que dispõe sobre a Administração pública, realizou concurso público para compor o seu quadro de servidores. a equipe nomeada se reuniu para elaborar o Edital n° 001/2019, relativo ao concurso público. No momento da elaboração do edital, surgiram dúvidas sobre as denominações para os seguintes termos: agente público, servidor público e cargo no serviço público. Para evitar recursos ou transtornos na divulgação do edital, foi necessário que os significados dos termos fossem apresentados conforme dispõe a Lei n° 8.112/1990.


Assinale a Alternativa que corresponde às definições corretas dos termos: Agente Público e Servidor Público.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Agente público é toda pessoa física que presta serviço público para a Administração Pública Direta (Estado) e Indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista).

    Servidores públicos são pessoas físicas que mantiverem vínculo profissional permanente com a Administração Direta, as Autarquias e Fundações de direito público.

  • Na minha opinião a questão está equivocada, pois a lei 8112 diz o seguinte:

    Art. 2.º Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    Art. 3.º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    Com isso, não é necessário que o servidor tenha vínculo profissional permanente para ser considerado servidor.

    Vlw. ;)

  • Pois é, quem ocupa cargo em comissão também não é servidor público? uma vez que ocupa cargo público.

    E cargo em comissão não é de caráter permanente.

    A questão pra mim está equivocada também.

  • GABARITO: LETRA C

    Agentes Públicos engloba:

    -> Agentes Políticos: Alto escalão, os chefes do executivo; Auxiliares imediatos dos chefes do Executivo (secretários, ministros); os membros do Legislativo (Senadores, Deputados, Vereadores); doutrina considera também os membros da magistratura (Juízes, Desembargadores, Ministros dos Tribunais Superiores);

    -> Agentes Administrativos: Tem relação profissional e remunerada:

    - Servidores Públicos: Sempre regime jurídico público; natureza legal e não contratual; titulares de cargos públicos;

    - Empregados Públicos: Regime contratual (celetista); regime jurídico privado;

    - Temporários: nem cargo nem emprego, é função pública; vinculo contratual mas não celetista, contrato especial.

    -> Agentes Honoríficos: Cidadãos transitoriamente prestam serviços relevantes ao estado, em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou notória capacidade profissional; sem qualquer vínculo empregatício ou estatutário; normalmente sem remuneração; ex: jurados, mesários eleitorais.

    -> Agentes Delegados: nome delegado, ou seja, nos remete aos funcionários das concessionárias e permissionárias, também ao leiloeiro, serviços notariais e registros, etc. São particulares que executam uma atividade delegada pelo estado, por ser delegado a sua remuneração é paga pelo usuário do serviço e não pelo poder público.

    -> Agentes Credenciados: Recebem a incumbência da Administração para representa-la, mediante remuneração. Ex: Pelé representou o Brasil na Copa.

    FONTE: IGOR INSS Q1041693

  • A questão demanda conhecimento acerca das definições de agente público, servidor público.

    Segundo Hely Lopes Meirelles, agentes públicos “são todas as pessoas físicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exercício de alguma função estatal. Os agentes normalmente desempenham funções do órgão, distribuídas entre os cargos de que são titulares, mas excepcionalmente podem exercer funções sem cargo". (MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 42ª ed. São Paulo: Malheiros, 2015, p. 79).

    Há, ainda, uma definição legal de agente público no artigo 2º da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), que dispõe que:

    reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    Afirma, ademais, Hely Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro. 42ª ed. São Paulo: Malheiros, 2015, p. 83), que os servidores públicos são espécie do gênero agente administrativo. De acordo com autor, agentes administrativos são todos aqueles que se vinculam à Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional, mantendo relação profissional com a Administração Pública, estando sujeito à hierarquia e ao regime jurídico adotado pelo ente ou entidade pública a que estão vinculados e recebendo, em contrapartida, remuneração.

    Ainda segundo Hely Lopes Meirelles, (Direito Administrativo Brasileiro. 42ª ed. São Paulo: Malheiros, 2015, p. 84), dentro do gênero agente administrativos estão abarcados: “a) servidores públicos concursados (art. 37, II); b) servidores públicos exercentes de cargos ou empregos em comissão titulares de cargo ou emprego público (art. 37, V); c) servidores temporários, contratados 'por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público' (art. 37, IX)".

    Encontramos um conceito legal de servidor público no artigo 2º da Lei nº 8.112/1990 que determina que “para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público".

    Em suma, servidor público é a pessoa que, legalmente investida em cargo ou emprego público efetivo ou comissão, mantém vinculado profissional remunerado e de caráter estável – permanente, não temporário ou por tempo determinado – com a Administração Pública.

    Vejamos, a seguir, as alternativas da questão:

    A) Agente público é toda pessoa jurídica que exerce, de forma voluntária, permanente ou transitória, por forma contratual ou não, mandato ou função de representação em organizações públicas. Servidores públicos são pessoas jurídicas que mantiverem vínculo contratual permanente com a Administração Direta, as Autarquias e as Fundações de direito privado.

    Incorreta. Agente públicos são pessoas físicas e não jurídicas. Servidores públicos são pessoas físicas e não jurídicas.

    B) Agente público é uma entidade que exerce, de forma remunerada, permanente ou temporária, por meio de investidura privada e que exerce vínculo, mandato, cargo, emprego ou função somente no serviço público federal. Servidores públicos são entidades físicas que mantiverem vínculo profissional temporário com a Administração direta, as Autarquias e as Fundações de direito privado, ou seja, com pessoas de direito privado.

    Incorreta. Agente público não é entidade e servidores públicos e servidores públicos não são entidades físicas.

    C) Agente público é toda pessoa física que presta serviço público para a Administração Pública Direta (Estado) e Indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista). Servidores públicos são pessoas físicas que mantiverem vínculo profissional permanente com a Administração Direta, as Autarquias e Fundações de direito público.

    Correta. A alternativa segue os conceitos de agente público e servidor público apresentados por Hely Lopes Meirelles.

    D) Agente público é um conjunto de pessoas físicas que se reúnem para prestar serviço público para a Administração Pública Direta (Estado) e Indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista). Servidores públicos são pessoas físicas que mantiverem vínculo profissional temporário com a Administração indireta.

    Incorreta. Agente público não é conjunto de pessoas físicas. Segundo Hely Lopes Meirelles, servidores públicos mantém vínculos permanente e não temporário com a Administração. Para o autor, as pessoas físicas que, por meio de contratação por tempo determinado, mantém vínculo profissional temporário com a Administração Pública são servidores temporários.

    E) Agente público é toda pessoa física que presta serviço privado para a Administração Pública Direta (Estado) e Indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista), exercendo cargos, emprego, mandato e função privada. Servidores públicos são pessoas físicas que mantiverem vínculo profissional ou não somente com Administração Direta, as Autarquias e Fundações de direito público.

    Incorreta. Agentes públicos não prestam serviços privados. Servidores públicos sempre mantém vínculo profissional com a Administração.

    Gabarito do professor: C. 


ID
2927812
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Observe o seguinte caso.


Tarcílio Almeida Cantareira, servidor Público de uma Agência do INSS foi denunciado na Comissão de Ética da Agência Central do INSS pelo cidadão Energildo, residente na mesma cidade em que o servidor trabalha. Energildo completou 65 anos de idade e solicitou sua aposentadoria presencialmente no balcão da agência após marcar o seu horário na Central 135, que faz ligação direta com os serviços da Previdência Social ao cidadão. Energildo é o pai da ex-namorada de Tarcílio Cantareira, que por ordem daquele teve o namoro impedido. Ao se dirigir a agência do INSS, Tarcílio foi o atendente sorteado pelo sistema de senhas para realizar o atendimento do senhor Ernegildo. O atendimento foi frio e pouco explicativo em virtude da relação estremecida entre os dois. Ao término do atendimento, o senhor Ernegildo ouviu o servidor Tarcílio comentar com um servidor do guichê ao lado a seguinte frase: "Me vinguei deste velho chato que me impediu de casar com o amor de minha vida. Fiz esperar um tempão e vou demorar para finalizar o processo dele no sistema de aposentadoria". O cidadão Ernegildo chegou em casa e comentou com seu filho mais velho advogado, que o instruiu a fazer uma denúncia junto à Comissão de Ética da Previdência Social. Após análise da denúncia a desfavor do Servidor Tárcilio Cantareira, a Comissão de Ética aceitou a denúncia, pois, com base no Código de Ética do Servidor Público Federal, foram encontradas admissibilidades para o problema ético apresentado pelo comportamento do servidor Tárcilio, conforme disposto no Decreto n° 1.171/1994.


Assinale a alternativa que corresponde ao disposto nas Vedações e Proibições dispostas no Código de Ética (Decreto n° 1.171/1994) do servidor público federal não observados pelo servidor do caso apresentado.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/94

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    ...

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

    ...

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público:

    ...

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    ...

    Gabarito: C

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar os estudos de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • Levei mais tempo para ler a questão que para resolvê-la.

  • Nem precisa olhar todo o texto. Achando a palavra "Fundamentais" já fica entre duas opções.

  • Adorei a fanfic. kkkkk

  • Primeira coisa. Vai logo saber o que a questão quer! Isso é em qualquer matéria! Tem banca que gosta de fazer a pessoa perder tempo à toa!

  • genteee que Bafoooo!

    Deve ter rolado barraco no INSS

  • DIVIRTO-ME COM ESSAS HISTÓRIAS ! KKKK

  • Que novela...

  • PARECE PROVA DO ENEM!!!!! PQP!!

  • Gabarito: LETRA C DECRETO 1.171 DE 22 DE JUHHO DE 1994: Seção II Dos Principais Deveres do Servidor Público g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;
  • Gabarito: C

  • Tarcílio nunca esteve errado. Eu faria a mesma coisa contra o velho babão

  • Não li e nem Lerei, nova dupla sertaneja
  • esssa nem li vi que era enrolação..e fui direto p/ as alternativas!


ID
2927815
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao assumir a função de Coordenadora de Processos na Agência Fazendária, Mariana Louziana, servidora publica federal e estudante do curso de Administração Pública, pretendia colocar os conhecimentos aprendidos no curso no dia a dia da agência. No seu projeto de gestão, previa fazer uma gestão por resultados com base em decisões programadas e não programadas, com o objetivo de agilizar os processos, dar maior transparência e melhorar o clima organizacional e a satisfação do cidadão.


Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao significado e aos objetivos de decisões programadas e não programadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Decisão Programada: problemas rotineiros/repetitivos - decisão estruturada - há limitações para o líder - decisão operacional

    Decisão Não Programada: problemas inéditos - decisão não estruturada - há liberdade para o líder - decisão estratégica

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar os estudos de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • Decisões programadas são rotineiras; decisões não-programadas são singulares.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • DECISÕES PROGRAMADAS: são decisões rotineiras, ou seja, sobre assuntos que já foram analisados antes e que, desta forma, já existe uma resposta “padrão”.

     

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS: são comuns quando o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.

     

     

    FCC ALESE ANALISTA 2018 Q886464

    A literatura especializada aponta diferentes tipos de decisões e diferentes modelos do processo de tomada de decisão. Entre as classificações correntes para esses temas, podem ser apontados, exemplificativamente,

    d)decisões programadas, que fazem parte do acervo de soluções da instituição, e processos decisórios consultivos, em que os envolvidos opinam e o líder toma a decisão.

     

    FCC DETRAN-MA ASSISTENTE 2018 Q876001

    No que concerne aos tipos de decisões, aquelas denominadas “programadas são passíveis de aplicação 

    a) em situações já enfrentadas anteriormente, já que fazem parte do acervo de soluções da organização para eventos que se apresentam sempre de maneira semelhante.

     

    UFGD 2019 Q975936

    As decisões Programadas caracterizam os problemas que são bem compreendidos, altamente estruturados, rotineiros e repetitivos e que se prestam aos procedimentos e às regras sistemáticos. As decisões não programadas destinam-se àqueles problemas que não são bem compreendidos, carecem de estruturação, tendem a ser singulares e não se prestam aos procedimentos sistêmicos ou rotineiros.

  • Questão dos 7 erros

  • Obs.: as alternativas "A " e "D" tem o mesmo texto

    (com exceção da ausência de um ponto final no meio da alternativa "A")

  • Decisões programadas

    São as caracterizadas pela rotina e repetitividade, para as quais é possível estabelecer um procedimento padrão para ser acionado cada vez que ocorra sua necessidade.

    São decisões permanentes e caracterizam-se por situações bem definidas, muito repetitivas e rotineiras para as quais existem informações adequadas; e, geralmente, servem como guia da atividade administrativa, tais como objetivos, desafios, metas, políticas e procedimentos.

    Decisões não programadas

    São as não estruturadas e caracterizam-se, basicamente, pela novidade; isso porque não é possível estruturar o método-padrão para serem acionadas, dada a inexistência de referenciais precedentes, ou então porque o problema a ser resolvido, devido a sua estrutura, é ambíguo e complexo, ou ainda porque é importante que sua solução implique a adoção de medidas específicas.

    Normalmente, estão inseridas num contexto de ambiente dinâmico, que se modifica rapidamente com o decorrer do tempo.

    Sistemas, Organização e Métodos - Uma abordagem gerencial - Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. - 16. ed.

    Gabarito: B

  • Essas questões não testam o conhecimento, só a paciência msm! Affffffff


ID
2927818
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os empreendedorismos público e privado guardam semelhanças e diferenças em suas formas. a maior diferença entre eles é que enquanto o privado possui grande flexibilização para implantação de ações, o público requer a normatização dessas ações, pois a lei precede as ações do governo. Porém, em ambos, o líder empreendedor é também um visionário.


Nesse sentido, assinale a alternativa correta que contempla a liderança necessária ao empreendedor público.

Alternativas
Comentários
  • A) O líder exerce sua liderança para escolher uma direção, uma imagem mental, um futuro desejado a alcançar. Gabarito

    B) Um empreendedor, por meio de sua liderança, toma suas decisões sobre o risco de empreender e também da gerência do dia a dia dos negócios sem necessitar do auxílio de um administrador.

    C) O empreendedor exerce sua liderança baseada na autoridade.

    D) Na escola empreendedora, a figura do líder não é muito importante, pois ela carece de agentes capazes de realizar.

    E) O empreendedor público exerce sua liderança de caráter manipulador e oportunista.

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar o estudo de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • Parabéns!!!

  • O líder do item "a" é o chamado transformacional.

  • B) O administrador vai operacionalizar a visão traçada pelo empreendedor.

    C) O chefe exerce sua liderança baseado na autoridade.

    D) O líder vai coordenar as contribuições dos agentes.

    E) O empreendedor exerce sua liderança de forma visionária.

  • Parabéns pro Renato que ficou em 3º lugar nesse concurso.

  • Gabarito: A

  • Congratulations Renato !.

  • A RESPOSTA CORRETA, ATRAVÉS DO GABARITO OFICIAL É "Lidar com entraves burocráticos maiores. É quando o empreendedor abre um negócio cujo objetivo é trazer mudanças para a sociedade ou para uma comunidade, mas com perspectiva de retorno financeiro."

    Fui atrás da resposta do colega ali de cima e me dei mal


ID
2927821
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Os ciclos orçamentários podem ser definidos como uma série de passos que se repete em períodos prefixados e na qual os orçamentos sucessivos são elaborados, votados e executados, com os resultados sendo avaliados, ou seja, a articulação de um conjunto de processos dotados de características próprias, que se sucedem ao longo do tempo e se realimentam a cada vez que esses são novamente implementados.


Nesse sentido, assinale a alternativa que contempla as fases do ciclo orçamentário, em termos de Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Alternativas
Comentários
  • Nos termos da CF/1988, o ciclo orçamentário ampliado desdobrar-se em oito fases, quais sejam:

    _ formulação do planejamento plurianual, pelo Executivo;

    _ apreciação e adequação do plano, pelo Legislativo;

    _ proposição de metas e prioridades para a administração e da política de alocação de recursos pelo Executivo;

    _ apreciação e adequação da LDO, pelo Legislativo;

    _ elaboração da proposta de orçamento, pelo Executivo;

    _ apreciação, adequação e autorização legislativa;

    _ execução dos orçamentos aprovados;

    avaliação da execução e julgamento das contas.

  • Enquanto vários estudavam e passavam o Estudante Solidário se perdia em seu mundo de motivação, esquecendo que nem só de motivação vive o concurseiro.

  • P/ ñ assinantes, Gab:

    E) Elaboração e apresentação do projeto de lei orçamentária; apreciação, aprovação e autorização legislativa; programação e execução da Lei Orçamentária; acompanhamento e avaliação da execução da lei orçamentária.

  • Do ponto de vista do tema em apreciação, o que importa considerar é que as mudanças introduzidas pela Constituição, no campo da orçamentação pública, redundam em expressivas alterações no ciclo orçamentário - dadas as amarrações articuladas pelo texto constitucional, em especial no seu art. 166, § 3º, I e § 4º -, o qual passa a desdobrar-se em oito fases, quais sejam:

    a) formulação do planejamento plurianual, pelo Executivo;

    b) apreciação e adequação do plano, pelo Legislativo;

    c) proposição de metas e prioridades para a administração e da política de alocação de recursos pelo Executivo;

    d) apreciação e adequação da LDO, pelo Legislativo;

    e) elaboração da proposta de orçamentos, pelo Executivo;

    f) apreciação, adequação e autorização legislativa;

    g) execução dos orçamentos aprovados;

    h) avaliação da execução e julgamento das contas.

    O ciclo orçamentário - uma reavaliação à luz da constituição de 1988 - Oswaldo Maldonado Sanches

    Gabarito: E

  • A questão trata do PROCESSO ORÇAMENTÁRIO. Está previsto na legislação e na Constituição Federal de 1988 (CF/88).


    O Ciclo Orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível, sendo possível agrupar as atividades relacionadas a esse ciclo da seguinte forma, em 4 fases, referente à LOA:


    1) elaboração do projeto de lei orçamentária;

    2) apreciação, estudo, aprovação (discussão), sanção e publicação da lei orçamentária;

    3) execução da lei orçamentária; e

    4) avaliação e controle da execução orçamentária (acompanhamento).


    A doutrina classifica o ciclo orçamentário em 3 tipos de orçamento, de acordo o grau de participação dos Poderes Legislativo e Executivo, usando como referência as 4 fases da LOA:


    1) Legislativo – O Poder Legislativo participa na elaboração (1ª fase), apreciação, estudo, discussão e aprovação (2ª fase) e avaliação e controle (4ª fase). Já o Poder Executivo participa somente na execução orçamentária (3ª fase);

    2) Executivo – O Poder Executivo participa na elaboração (1ª fase), apreciação, estudo, discussão e aprovação (2ª fase) e execução orçamentária (3ª fase). Já o Poder Legislativo participa somente da avaliação e controle (4ª fase); e

    3) Misto – O Poder Executivo participa na elaboração (1ª fase) e execução orçamentária (3ª fase). Já o Poder Legislativo participa na apreciação, estudo, discussão e aprovação (2ª fase) e avaliação e controle (4ª fase).


    No Brasil, de acordo com CF/88, executa-se o orçamento público do tipo Misto.


    Portanto, o gabarito é a alternativa E. As demais alternativas estão fora de ordem ou não fazem parte do ciclo orçamentário.



    Gabarito do Professor: Letra E.

  • LETRA E

    O Ciclo Orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível, sendo possível agrupar as atividades relacionadas a esse ciclo da seguinte forma, em 4 fases, referente à LOA:

    1) elaboração do projeto de lei orçamentária;

    2) apreciação, estudo, aprovação (discussão), sanção e publicação da lei orçamentária;

    3) execução da lei orçamentária; e

    4) avaliação e controle da execução orçamentária (acompanhamento).

    doutrina classifica o ciclo orçamentário em 3 tipos de orçamento, de acordo o grau de participação dos Poderes Legislativo e Executivo, usando como referência as 4 fases da LOA:

    1) Legislativo – O Poder Legislativo participa na elaboração (1ª fase), apreciação, estudo, discussão e aprovação (2ª fase) e avaliação e controle (4ª fase). Já o Poder Executivo participa somente na execução orçamentária (3ª fase);

    2) Executivo – O Poder Executivo participa na elaboração (1ª fase), apreciação, estudo, discussão e aprovação (2ª fase) e execução orçamentária (3ª fase). Já o Poder Legislativo participa somente da avaliação e controle (4ª fase); e

    3) Misto – O Poder Executivo participa na elaboração (1ª fase) e execução orçamentária (3ª fase). Já o Poder Legislativo participa na apreciação, estudo, discussão e aprovação (2ª fase) e avaliação e controle (4ª fase).

    No Brasil, de acordo com CF/88executa-se o orçamento público do tipo Misto.


ID
2927824
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Administração Pública, segundo Meirelles (2004), significa a totalidade de serviços e entidades ligados ao Estado, atuando de forma concreta, com o fim de satisfazer o bem comum de indivíduos, em uma coletividade sob seu domínio, nas esferas federal, estadual e municipal de governo. Para melhorar os produtos, os resultados do setor público, é necessário que haja qualidade nos serviços prestados.

Disponível em: http://www.ead.unimontes.br/arquivos/cadernos/ pnap/ofertal/administracao-publica/periodo7/gestao-qualidade- setor-publico.pdf. Acesso em: 25 fev. 2019.


Visando ao alcance da excelência dos produtos (bens e serviços) no setor público brasileiro, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • Aos erros:

    b) o termo qualidade sugere algo perfeito, que atenda as normas nacionais.

    c) os princípios do Controle Total da Qualidade são definidos como um sistema efetivo para integrar os esforços dos vários grupos dentro de uma organização, no desenvolvimento da qualidade de vida dos funcionários, com vistas à ampla satisfação destes.

    d)um programa da qualidade age somente no melhoramento dos níveis de desempenho das organizações, identificando fornecedores e suas necessidades.

    e) a qualidade se assenta na estrutura funcional das organizações e de seus sistemas físicos.

  • Acho que o erro da "C" é dizer que visa ampla satisfação dos funcionários.

    O correto seria ampla satisfação dos clientes.

    Alguém confirma?

  • GAB A Lembrando que qualidade é um conceito subjetivo do ponto de vista do cliente, é ele quem diz se há qualidade ou não.

ID
2927827
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O planejamento é um enfoque e uma ferramenta que permite organizar a complexidade das relações na sociedade e nas organizações; deve contribuir para a criatividade, ser um sistema eficaz de tomada de decisões de modo consciente, e reflexivo, resultando na construção intencional de ações. O planejamento é o cálculo situacional que relaciona o presente com o futuro e o conhecimento com a ação. A reflexão imediatista, tecnocrática e parcial não é planejamento, e tampouco é planejamento a reflexão que se isola da ação e se torna mera pesquisa sobre o futuro.


Assinale a alternativa correta sobre o planejamento situacional, o mais utilizado na Administração Pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Cada Problema uma Situação diferente a ser tratada.

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar o estudo de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • um plano pode ser elaborado com base em uma oportunidade e força também. técnica de desenvolvimento.

  • O planejamento estratégico situacional (PES) é um plano de atividades que leva em consideração o momento atual da empresa, mas de forma a permanecer flexível para se adaptar às constantes mudanças de uma situação real organizacional.

    Gab C

    https://detonandoquestoes.blogspot.com

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL (PES)

    Considera a existência de diversos cenários futuros para execução do planejamento, mais adequado ao contexto de planejamento governamental, pois insere um caráter político ao modelo. Cálculo estratégico: avaliação do poder dos diversos atores sociais que interagem simultaneamente, construindo estratégias viáveis.

    Sugere que o planejamento deve ser contínuo e os momentos não ocorrem necessariamente de modo linear e sequencial. Não separa as funções de planejamento das funções de execução. É uma alternativa de planejamento que insere um caráter político (e não só técnico) no modelo que o planejamento tradicional não teria.

  • Gabarito C

    Planejamento Estratégico Situacional (PES):

    - É elaborado sob o ponto de vista de determinado “player” (jogador), e considera que as ações dependem das circunstâncias.

    -Aprecia a situação continuamente, ao longo da execução do plano, considerando as ações dos outros players. Para o PES, o planejamento deve ser feito continuamente.

     

    - Planejamento e execução devem caminhar juntos, não existindo “receitas de bolo prontas”.

    - Pautado pela análise de cenários, tendo em vista que o método compreende que existem diversos cenários futuros possíveis.

    Planejamento Estratégico “tradicional

    -É do tipo prescritivo, normativo e genérico.

    -Cenário “estático” (ou então de comportamentos pré-determinado – tem um “viés determinista”) e planejado, ou seja, não leva em consideração que os outros jogadores irão agir (e se levar, considera que o comportamento dos outros players é pré-determinado).

    - Visão “tradicional” de que planejamento e execução são funções separadas.

    Fonte:Noções de Adm Pública - 2021 -Prof. Stefan Fantini


ID
2927830
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Robbins (2005), administrar sem controle é abdicação de responsabilidade, uma vez que os gerentes são responsáveis pelas ações das pessoas em sua unidade e pelo desempenho global da unidade. É necessário, que sejam estabelecidos controles adequados para garantir que as atividades sejam realizadas conforme foram planejadas.


Considerando que o controle é o processo de monitorar as atividades, para garantir que estejam sendo realizadas, corrigindo quaisquer desvios importantes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Errei esta questão na prova.

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • Qual o erro da alternativa D.

    Como garantir que de fato "Todo sistema de controle possui imperfeições."

  • Silviney, eis o item "d" corrigido:

    O processo de controle consiste na mensuração (comparação) do desempenho real com a mensuração (comparação) do desempenho projetado.

  • rapaz...essa generalização (TODOS) é o que mata...como o examinador tem certeza de que todos possuem imperfeições? se apenas um sistema não têm imperfeições a alternativa já estaria errada.

  • B) Os controles possuem um lado positivo e outro negativo. Porém, o fracasso em projetar flexibilidade num sistema de controle, podendo gerar problemas menos graves do que aqueles para os quais os controles foram implementados para evitar.

    ERRADO, sistema de controle pode gerar dificuldades mais graves do que aquelas para os quais os controles foram implementados para evitar.

    C) Se o sistema mede mais os resultados que as atividades, as pessoas passarão o tempo tentando parecer eficiente na mensuração das atividades.

    ERRADO, Segundo Robbins, controle “é o processo de monitoração das atividades para garantir que sejam realizadas conforme planejado e corrigidas de quaisquer desvios significativos". O controle mede e avalia o desempenho, toma ação corretiva quando necessária

    D) O processo de controle consiste na mensuração do desempenho real e avaliação do desempenho.

    ERRADO, O processo de controle consiste na mensuração do desempenho atual, comparação com o estipulado e correção dos desvios ou padrões inadequados”.

    E) Os controles sempre geram comportamentos produtivos dos funcionários, que por serem flexíveis permitem que as pessoas não percam de vista as metas globais.

    ERRADO, controle pode gerar comportamentos indesejáveis.

    FONTE: Teoria Geral da Administração./João Batista Vieira Bonome. — Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.

  • B) Se eu flexibilizo o controle, posso gerar problemas mais graves.

    C) Se o sistema avalia resultados, ele avalia a eficácia no alcance de resultados.

    D) O processo de controle (posterior ou a posteriori) consiste na mensuração do desempenho real e do desempenho planejado.

    E) Se for muito flexível, o profissional pode perder de vista as metas.

  • Letra A.

    Entretanto, é bem difícil constatar tal afirmativa.

  • Olhar para "todos" já faz com que você anule o item...

    Esse examinador é um covarde.

  • Bem arbitrária a questão, visto que não tem como mensurar que todas as formas de controle são imperfeitas. Maaas, vida que segue...

    Gabarito: LETRA A

    Bons estudos! :D


ID
2927833
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo como premissa que processos administrativos são processos decisórios, Ansoff (1977) afirma que todo administrador experiente sabe que grande parte de seu trabalho é ocupado por um processo diário de tomada de decisões e, portanto, deve ser potencializado por parte das organizações, por meio de recursos básicos: físicos, financeiros e humanos.


Sabendo que o administrador tem como função específica desenvolver e regular o processo de tomada de decisão da maneira mais eficaz possível, isto é, a função do administrador não é exclusivamente tomar decisões, mas também tomar providências, para que o processo de decisão se realize de maneira eficaz, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Errei esta questão na prova.

    Sobre as alternativas B, C e E, não há que se falar em Certeza em processos decisórios.

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar o estudo de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • 9.784? Não!

  • 9.784? Não!

  • @Renato de Freitas, Parabéns!

  • B) O modelo político geralmente trabalha com decisões não-programadas - realizadas sob incerteza.

    C) Uma parte considerável das decisões é tomada sem se ter total certeza.

    D) Os tomadores de decisão costumar trabalhar com informações não tão claras e não tão precisas.

    E) As programadas envolvem mais certeza; as não-programadas envolvem mais incerteza.

  • Decisões programadas ou rotineiras: repetitivas, oriundas de resultados de métodos criados sobre situações de ocorrência frequente.

    Decisões não programadas ou não rotineiras: decisões novas e não estruturadas para as quais não há um método determinado para a abordagem do problema. Resultam de situações inéditas e inesperadas.

    Ambiente de certeza: a informação é suficiente para predizer os resultados de cada uma das alternativas. Mais frequente no nível operacional.

    Ambiente de risco: ocorre quando não se pode predizer os resultados, mas apenas calcular uma probabilidade por meio de procedimentos estatísticos ou intuição administrativa. Comum no nível intermediário.

    Ambiente de incerteza: quando o tomador tem pouco ou nenhum conhecimento ou informação acerca das alternativas e a atribuição de probabilidades é utilizada como base para cada estado de natureza ou evento que circunda as alternativas. Tipicamente encontrado no nível estratégico.

    Ambiente de turbulência ou ambiguidade: as metas não são claras ou quando o meio ambiente muda muito depressa.

    Cristiana Duran

  • A concordância nessa questão está péssima, faltou uma revisão ortográfica.

  • É válido afirmar que os agentes, na administração participativa, exercem algum tipo de controle????????????????????????????

  • ...

    Vamos tomar como exemplo a administração participativa, que é um assunto do nosso conhecimento. Trata-se de um modelo de gestão, conforme Johann (2004), no qual os agentes podem influir nas decisões, exercer controle, ter poder e estarem efetivamente envolvidos. Esse modelo pode elevar os agentes ao nível de paridade com os superiores de uma organização e manter entre eles uma relação de igualdade em níveis decisórios.

    Organização, processos e tomada de decisão - Altamiro Damian Préve, Gilberto de Oliveira Moritz, Maurício Fernandes Pereira. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração - UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2010

    Gabarito: A


ID
2927836
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

As organizações públicas operam com atividades rotineiras, mas também realizam atividades inovadoras que visam responder às demandas sociais. As respostas a as demandas da sociedade por serviços específicos do setor público podem ser idealizadas por meio da elaboração de projetos. Esses são estudos sistematizados sobre as diversas variáveis inerentes a alguma ideia, a alguma oportunidade ou a algum problema a serem explorados em busca de soluções.


Assim, assinale a alternativa que melhor complementa a noção de elaboração e gerenciamento de projetos no serviço público.

Alternativas
Comentários
  • A) Para que se concretize um projeto após a decisão de implantá-lo, é necessário o aporte de recursos financeiros, normalmente recursos com restrição de disponibilidade orçamentária, que têm custo para a sociedade e para os quais se busca algum benefício social. Gabarito

    B) É recomendável elaborar estudos preliminares sobre os recursos destinados aos projetos, que contemplem as variáveis consideradas relevantes, uma vez que o controle das mesmas garantirá consequências positivas para o sucesso do mesmo. (Não há garantia de resultado positivo)

    C) Os projetos devem ser permanentes, estáveis, e utilizar recursos humanos, financeiros e materiais, que contemplem as etapas: início, planejamento, execução, monitoramento e conclusão. (Podem ser alterados)

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar o estudo de ninguém...

    Fiquei em 3º lugar neste concurso.

  • B) Não garante. Auxilia.

    C) São temporários.

    D) O gerenciamento é anterior ao sequenciamento das atividades.

    E) Periodicamente.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Para que se concretize um projeto após a decisão de implantá-lo, é necessário o aporte de recursos financeiros, normalmente recursos com restrição de disponibilidade orçamentária, que têm custo para a sociedade e para os quais se busca algum benefício social.


ID
2927839
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme Oliveira e Costa (2010), a Administração Pública tradicionalmente costuma prestar seus serviços diretamente, mediante a ação regulada de seus próprios órgãos centralizados ou por meio de entidades criadas fora de sua estrutura central, de maneira descentralizada. Nesse sentido, pode- se dividir a Administração Pública tradicional em administração centralizada ou Administração Direta, e administração descentralizada ou Administração Indireta.


Com base nas características de cada uma, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Quando o sistema da prestação de serviços públicos, por meio da Administração Direta fica insuficiente, o Poder Executivo cria uma entidade da Administração Direta para, conferindo um maior teor de confiabilidade, proporcionar melhor prestação dos serviços públicos. (Cria entidade da Administração Indireta)

    B) São características da Administração Indireta a descentralização administrativa, considerando que os serviços públicos seriam prestados por outras entidades, fora do corpo centralizado da Administração Pública. Gabarito

    C) Autonomia administrativa e financeira, ou seja, uma maior liberdade para administrar e gastar definida na lei de sua criação é característica da Administração Direta. (A lei cria e dá autonomia administrativa e financeira à Administração Indireta)

    D) Na Administração Indireta as competências são para o exercício das típicas atividades administrativas, ou seja, para a prestação de serviços públicos. (Também podem ser exploradoras de atividade econômica)

    E) É característica da Administração Indireta a dependência administrativa e financeira, ou seja, uma menor liberdade para administrar e gastar, definida na lei de sua criação. (Na verdade é Independência, como citado na letra C)

    Em caso de erros, favor enviar mensagem para eu corrigir, e não atrapalhar os estudos de ninguém...

    Passei em 3º lugar neste concurso.

  • O fato da alternativa D está incompleta, não significa que ela esteja errada.Certo?

  • A) O Executivo cria uma entidade da administração indireta. Se é entidade, e vinculada a administração pública, pertence à administração indireta.

    C) São características da administração indireta.

    D) Não são todas as entidades da administração indireta que prestam serviços públicos. As EP e SEM, em regra, exploram atividade econômica.

    E) A autonomia da administração indireta é FAT: Financeira, Administrativa e Técnica.

  • @Rafael, a questão não é a alternativa estar incompleta, mas sim dela estar afirmando algo. Implicitamente, afirma-se que a administração indireta somente presta serviço público, está restringindo algo que sabemos que é mentira.

    D) Na Administração Indireta as competências são para o exercício das típicas atividades administrativas, ou seja, para a prestação de serviços públicos (Errado!)

  • Rafael Almeida, a Cespe não tem a questão incompleta como errada, já as demais sim. Não vejo outra banca com essa exceção. GAB B

  • A questão demanda conhecimento acerca do conceito e características da Administração Pública Direta e Indireta.

    A Administração Pública direta é o conjunto de órgãos públicos integrantes das pessoas federativas – União, Estado, Distrito Federal e Municípios. A Administração Pública Direta exerce atividades administrativas de forma centralizada. Na Administração Pública Direta há um vínculo de subordinação entre os órgãos públicos, marcado pela hierarquia.

    A Administração Pública Indireta é o conjunto de pessoas jurídicas criadas pelos entes federados, com personalidade jurídica própria e patrimônio próprio, sujeitas a regime jurídico público ou privado, que exercem atividade administrativa ou prestam serviços públicos de forma descentralizadas. A relação entre as entidades da Administração Indireta e o ente federado que a cria é de vinculação e não de subordinação. A criação de entidades da Administração Indireta reflete o fenômeno da descentralização administrativa.

    Vejamos as alternativas da questão:

    A) Quando o sistema da prestação de serviços públicos, por meio da Administração Direta fica insuficiente, o Poder Executivo cria uma entidade da Administração Direta para, conferindo um maior teor de confiabilidade, proporcionar melhor prestação dos serviços públicos.

    Incorreta. Quando as atividades do Estado se tornam muito complexas e a atuação do poder central se torna insuficiente, o Poder Executivo cria entidades da Administração Indireta – e não Direta – para, por meio da descentralização, proporcionar melhor prestação de serviços públicos.

    B) São características da Administração Indireta a descentralização administrativa, considerando que os serviços públicos seriam prestados por outras entidades, fora do corpo centralizado da Administração Pública.

    Correta. A Administração Pública Indireta tem como características serem manifestações da descentralização administrativa. É, com efeito, descentralização a criação de entidades com personalidade jurídica própria, separadas do poder central, com finalidades específicas como a prestação de determinado serviço público.

    C) Autonomia administrativa e financeira, ou seja, uma maior liberdade para administrar e gastar definida na lei de sua criação é característica da Administração Direta.

    Incorreta. Autonomia administrativa e financeira é característica de entidades da Administração Pública Indireta.

    D) Na Administração Indireta as competências são para o exercício das típicas atividades administrativas, ou seja, para a prestação de serviços públicos.

    Incorreta. As típicas atividades administrativas são competências da Administração Direta.

    E) É característica da Administração Indireta a dependência administrativa e financeira, ou seja, uma menor liberdade para administrar e gastar, definida na lei de sua criação.

    Incorreta. Essa uma característica da Administração Direta.



    Gabarito do professor: B.