SóProvas



Prova UFPR - 2019 - PM-PR - Aspirante


ID
3999028
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere o cruzamento parental entre dois indivíduos de linhagens puras e contrastantes para duas características: pelos pretos e longos x pelos brancos e curtos. A geração F1 era constituída por 100% de indivíduos com pelos pretos e longos. Considerando que as características de cor e comprimento dos pelos são condicionadas cada uma por um gene e que esses genes têm segregação independente, a proporção esperada entre 240 indivíduos da F2 é:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão trata de genética, exemplificando um cruzamento de indivíduos em relação a duas características: pelos pretos e longos/pelos brancos e curtos. A questão afirma que essas características são de genes diferentes e que ocorre por segregação independente. A segregação independente é uma lei de Mendel onde os genes são distribuídos de maneira independente para os gametas, não influenciando algum alelo recebido de outro gene. (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo, SP. Ed. Moderna: 1991)
    Geração parental (AA x aa, BB x bb = AaBb)
    AA - pelo preto
    aa - pelo branco
    BB - pelo longo
    bb - pelo curto

    Geração F1 = 100% pelos pretos e longos
    Realizando o cruzamento:

    Então teremos, em geração F2: 
    3/4 de pelo preto
    1/4 de pelo branco
    3/4 de pelo longo
    1/4 de pelo curto
     
    Calculando a proporção entre os 240 indivíduos: 
    Pelos pretos e longos = 240 . 3/4 . 3/4 = 135 indivíduos
    Pelos pretos e curtos = 240 . 3/4 . 1/4 = 45 indivíduos
    Pelos brancos e longos = 240 . 1/4 . 3/4 = 45 indivíduos
    Pelos brancos e curtos = 240 . 1/4 . 1/4 = 15 indivíduos

    A proporção esperada entre 240 indivíduos da F2 é:

    a) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e curtos – 15 pelos brancos e longos. São 45 indivíduos de pelos brancos e longos e 15 de pelos brancos e curtos. Incorreta.
    b) 180 pelos pretos e longos – 60 pelos brancos e curtos. A quantidade está incorreta e faltaram características. Incorreta.
    c) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e longos – 15 pelos brancos e curtos. Quantidades e características certas dos indivíduos. CORRETA.
    d) 180 pelos pretos e curtos – 60 pelos pretos e longos.  A quantidade está incorreta e faltaram características. Incorreta.
    e) 135 pelos pretos e curtos – 105 pelos brancos e longos. A quantidade está incorreta e faltaram características. Incorreta.

    Gabarito do professor: C
  • o exercício repete o famigerado experimento da 2 Lei de Mendel, lembre-se da proporção fenotípica = 9:3:3:1, some ela e terá 16 possibilidades

    240/16= 15 ( constante de proporcionalidade ) 15x9=135 ; 15x3 = 45; 15x3= 45; 15x1 = 15.

    VV= pelos pretos

    RR= pelos longos

    vv= pelos brancos

    rr= pelos curtos

    VvxRr - > aqui encontrará as possíveis gerações de gametas ( VR ; Vr; vR; Vr ) usando o quadro de pinet achará a proporção supracitada, por isso é bom se lembrar dela.

    LETRA C

    APMBB


ID
3999031
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma grande população de insetos de uma determinada espécie é submetida a um dado inseticida por um período prolongado de tempo. Como consequência, os indivíduos sensíveis ao inseticida morrem e os resistentes a ele sobrevivem. A respeito da seleção natural atuante nessa população, considere as seguintes afirmativas:


1. Por promover o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida, a seleção natural direcional ajustou a frequência dos insetos resistentes.

2. Geração após geração, a seleção natural estabilizadora promove o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida.

3. Insetos resistentes ao inseticida aumentam de frequência, geração após geração, pela ação da seleção natural estabilizadora.

4. A seleção natural direcional favorece os insetos resistentes ao inseticida, que irão aumentar de frequência geração após geração.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 4. A seleção natural direcional favorece os insetos resistentes ao inseticida, que irão aumentar de frequência geração após geração.

    Somente a afirmativa 4 é verdadeira

  • A questão traz como exemplo uma população de insetos submetida a inseticida por longo tempo, causando morte aos mais sensíveis, sobrevivendo os mais resistentes. Ocorre uma seleção natural nessa população. Existem diferentes tipos de seleção natural: a direcional, onde um fenótipo extremo é favorecido e sua frequência aumentada, a estabilizadora, que seleciona os organismos com fenótipo intermediário (fora da média são eliminados), e a disruptiva, onde os extremos são favorecidos e os intermediários eliminados. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
    Analisaremos as afirmativas propostas:
    1. Por promover o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida, a seleção natural direcional ajustou a frequência dos insetos resistentes. A seleção direcional favorece um fenótipo extremo, no caso os de resistência, não aumentando a ocorrência de mutações. FALSA.
    2. Geração após geração, a seleção natural estabilizadora promove o aumento da ocorrência de mutações de resistência ao inseticida. A seleção natural estabilizadora favorece indivíduos próximo da média (não seria os de resistência) e não aumenta o número de mutações, elas ocorrem ao acaso, não tendo relação com a resistência ao inseticida. FALSA.
    3. Insetos resistentes ao inseticida aumentam de frequência, geração após geração, pela ação da seleção natural estabilizadora. Esses insetos aumentam a frequência, mas de acordo com a seleção direcional, que favorece o fenótipo extremo. A seleção estabilizadora favorece o fenótipo intermediário. FALSA.
    4. A seleção natural direcional favorece os insetos resistentes ao inseticida, que irão aumentar de frequência geração após geração. Essa seleção direcional favorece os extremos, no caso os resistentes ao inseticida. VERDADEIRA.

    Assinale a alternativa correta:
    a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira. CORRETA.
    b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. A afirmativa 4 é falsa. Incorreta.
    c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. As duas afirmativas são falsas. Incorreta.
    d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. As afirmativas 2 e 3 são falsas. Incorreta
    e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. Apenas a afirmativa 1 é verdadeira. Incorreta.

    Gabarito do professor: A
  • parece ta tudo flnd a msm coisa

  • O caso em questão NÃO envolve a seleção natural estabilizadora, pois esta favorece os genótipos intermediários; o caso envolve a seleção natural direcional pois favorece um dos extremos, que são os insetos resistentes ao inseticida. Importante se atentar para o erro da 1: o inseticida NÃO PROMOVE A MUTAÇÃO DE RESISTÊNCIA AO INSETICIDA. O que ocorre é que, naturalmente, pela variabilidade genética, existem insetos mais resistentes ao inseticida, logo, estes vão sobreviver e os que não resistem vão morrer (é o meio selecionando os indivíduos). Logo, quem vai mais se multiplicar serão aqueles que carregam os genes para a resistência; inevitavelmente, poderão ser gerados indivíduos que herdaram o gene dos pais, aumentando a população de insetos resistentes. Nada impede que, com o passar do tempo e de forma aleatória, a prole deixe de herdar o alelo que confere resistência ao inseticida, então, o número total de indivíduos irá abaixar. Por isso que dizemos que o meio seleciona os indivíduos, pois somente aqueles que contêm características favoráveis àquele meio irão sobreviver. Essa é a teoria de Darwin. A teoria equivocada é a de Lamarck, que diz basicamente que se as árvores são altas então as girafas que têm pescoço grande irão transmitir essa característica vantajosa à sua prole. No entanto, isso não ocorre na prática, pois os genes repassados à prole são aleatórios e não, necessariamente, os mais vantajosos.


ID
3999037
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sarampo é uma doença infecciosa grave que foi erradicada no Brasil em 2016, graças a bem-sucedidas campanhas de vacinação massiva da população. A primeira dose da vacina do sarampo deve ser aplicada às crianças com 1 ano de idade, e aos 15 meses as crianças recebem uma dose de reforço. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, nos últimos dois anos a meta de ter 95% da população-alvo vacinada não foi alcançada. Em 2018 ocorreram novos casos de sarampo em 11 estados brasileiros. Atualmente, o Brasil não é mais considerado um país livre do vírus do sarampo. A respeito da vacina do sarampo, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • A questão traz informações sobre a vacinação contra o sarampo, e afirma que foi erradicada em 2016 através da vacinação massiva. No entanto, em 2018, ocorreram novos casos da doença e a meta de vacinação não foi alcançada, não sendo mais um país livre o sarampo. A imunização é a aquisição de proteção pelo organismo contra micro-organismos de origem infecciosa ou ação de substâncias tóxicas. Existem diferentes tipos de imunização: a ativa de forma natural, onde o organismo produz anticorpos a partir do contato com a doença; a ativa de forma artificial, com uma imunização lenta e duradoura que ocorre ao tomar vacinas; a passiva de forma natural, quando o organismo recebe anticorpos durante a gestação e amamentação; e a passiva de forma artificial, quando o organismo recebe o soro para imunização rápida e temporária.  A vacina é uma imunização ativa artificial, fabricada com partes do agente infeccioso ou com versões mais fracas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

    A respeito da vacina do sarampo, é correto afirmar: 
    a) A vacina do sarampo promove uma imunização passiva artificial nas pessoas que receberam as duas doses. As vacinas são imunizações ativas de forma artificial, e não passiva. Incorreta.
    b) As taxas de incidência e de transmissão do sarampo diminuem juntamente com a imunidade de grupo. 
    Essas taxas aumentam conforme a imunidade de grupo diminui. Incorreta.
    c) A vacinação contra o sarampo, que não era mais necessária a partir de 2016, torna-se novamente importante com os novos casos identificados a partir de 2018. A vacinação é sempre necessária para que os casos de sarampo não voltem a aparecer. Incorreta.
    d) A queda na cobertura vacinal diminui a imunidade de grupo, o que aumenta a incidência e a taxa de transmissão do sarampo na população. A transmissão do sarampo aumenta com a diminuição da vacinação, pois diminui a imunidade de grupo. CORRETA.
    e) A primeira dose da vacina de sarampo introduz anticorpos específicos, e a segunda dose, antígenos, caracterizando a imunização ativa. A vacina não introduz anticorpos, e sim os antígenos para que o organismo desenvolva os anticorpos específicos. Incorreta.

    Gabarito do professor: D
  • Esta questão resume a importância da vacinação


ID
3999040
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os sistemas de classificação dos seres vivos mudaram ao longo do tempo. Partindo de uma situação em que os seres vivos eram imutáveis, como pensava Lineu, para outra em que se percebem as alterações ao longo do tempo, o conceito de espécie foi sendo alterado. Os critérios utilizados nos sistemas de classificação, em ordem cronológica, são: 

Alternativas
Comentários
  • Cuidado. Esse é o método de ESCOLHA. Todos eles, mesmo os escolhidos pelo Congresso, serão nomeados pelo Presidente.

  • A questão aborda as mudanças que ocorreram no sistema de classificação dos seres vivos ao longo do tempo e informa que alguns critérios são utilizados nessa classificação. As primeiras classificações dos seres vivos foram feitas por Aristóteles (animais e plantas) e por Lineu, que definiu o primeiro critério conhecido: características estruturais e anatômicas. Como organismos diferentes geraram descendentes férteis, o isolamento reprodutivo foi utilizado como critério na classificação. Então Darwin, através da sua teoria evolutiva e da ancestralidade comum que originou as espécies atuais, contribuiu com o critério das semelhanças genéticas e bioquímicas (biologia molecular). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

    Os critérios utilizados nos sistemas de classificação, em ordem cronológica, são: 
    a) nomenclatura binomial, fisiologia celular e isolamento reprodutivo. A nomenclatura binomial não é um critério de classificação, e sim um método de nomenclatura das espécies. Incorreta.
    b) semelhanças anatômicas, biologia molecular e homologia de órgãos. A homologia de órgãos foi uma forma de classificação utilizada antes da biologia molecular. Incorreta.
    c) fisiologia celular, homologia de órgãos e nomenclatura binomial. A nomenclatura binomial não é um critério de classificação, e sim um método de nomenclatura das espécies. Incorreta.
    d) homologia de órgãos, semelhanças anatômicas e biologia molecular. A ordem está incorreta, pois as semelhanças anatômicas foram critério antes da homologia de órgãos. Incorreta.
    e) semelhanças anatômicas, isolamento reprodutivo e biologia molecular. Essa ordem cronológica segue os critérios de classificação ao longo do tempo. CORRETA.

    Gabarito do professor: E

ID
3999043
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O hipotálamo é uma importante região encefálica, responsável pela homeostase corporal, a qual desencadeia mudanças fisiológicas como parte do processo de controle da temperatura corporal em humanos quando está abaixo do normal. Assinale a alternativa na qual estão apresentadas as mudanças desencadeadas nessa situação. 

Alternativas
Comentários
  • A questão fala sobre a função do hipotálamo, que realiza o controle da temperatura corporal mantendo a homeostase. O texto afirma que essa região encefálica desencadeia mudanças quando a temperatura está abaixo do normal. O hipotálamo é uma região do encéfalo que regula o metabolismo do corpo. Ele mantém equilibradas as funções internas corporais entre o sistema nervoso e o sistema endócrino. Quando o corpo apresenta uma temperatura mais alta que o normal, ocorre uma vasodilatação para liberação de calor, uma maior secreção de suor para perder calor, e redução de espasmos musculares (tremor). Quando o corpo apresenta uma temperatura mais baixa que o normal, ocorre uma vasoconstrição para o calor ser conservado na pele, uma redução na secreção de suor para que não haja perda de calor, e um aumento nos espasmos musculares (tremor de frio). 


    Assinale a alternativa na qual estão apresentadas as mudanças desencadeadas nessa situação (de temperatura mais baixa que o normal). 
    a) Calibre dos vasos sanguíneos periféricos - constrição
    Atividade de glândulas sudoríparas - diminuição
    Pequenos espasmos musculares - aumento
    . Ocorre vasoconstrição, redução de suor, e aumento de espasmos. CORRETA.
    b) Calibre dos vasos sanguíneos periféricos - dilatação
    Atividade de glândulas sudoríparas - aumento
    Pequenos espasmos musculares - aumento
    . Não ocorre vasodilatação e aumento de suor (apenas quando a temperatura está acima do normal). Incorreta.
    c) Calibre dos vasos sanguíneos periféricos - dilatação
    Atividade de glândulas sudoríparas - diminuição
    Pequenos espasmos musculares - aumento.
    Não ocorre vasodilatação, e sim vasoconstrição para conservar o calor. Incorreta.
    d) Calibre dos vasos sanguíneos periféricos - dilatação
    Atividade de glândulas sudoríparas - aumento
    Pequenos espasmos musculares - diminuição. 
    Os três estão invertidos, o que ocorre é vasoconstrição, diminuição de suor e aumento de espasmos, respectivamente. Incorreta.
    e) Calibre dos vasos sanguíneos periféricos - constrição
    Atividade de glândulas sudoríparas - aumento
    Pequenos espasmos musculares - diminuição. 
    Ocorre vasoconstrição, porém não há aumento de suor e diminuição de espasmos. Incorreta.

    Gabarito do professor: A

  • Essa aí dá pra fazer pela observação do dia a dia

    Quando está frio, nossas veias ficam mais ou menos aparente? Menos aparente --> Constrição

    Quando está frio, nós suamos mais ou menos? Suamos menos --> Diminuição da atividade das glândulas sudoríparas

    Quando está frio, nós constumos ter espasmos (bater o queijo) Sim --> Aumento de pequenos espasmos musculares

    GABARITO: LETRA A

    MEU ↯ CANAL ↯ NO YOUTUBE COM VÁRIAS QUESTÕES RESOLVIDAS

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite

  • Mas a questão pede as desencadeadas, não as que se observam na fase em questão. Pro corpo entrar em homeostase ele faz exatamente o oposto, ele aumenta as atividades basais pra aumentar a temperatura do corpo, em meus conhecimetos de ensino médio aprendi que era assim. Só acho que a questão deveria ser melhor redigida.


ID
3999052
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para aumentar a produção agrícola em uma região marcada por forte sazonalidade climática, com períodos de seca prolongados, foram construídas barragens para melhorar a irrigação. A produção de alimentos aumentou, de fato. Porém, dadas as condições ruins de saneamento básico, também houve aumento de uma parasitose comum em países subdesenvolvidos. Qual foi a parasitose que aumentou como consequência dessa alteração feita pelo homem?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão traz um texto sobre aumento de produção agrícola que resultou em piores condições de saneamento básico, aumentando a contaminação por uma parasitose. Muitas doenças podem ser causadas por vírus, bactéria, protozoários e verminoses. Elas podem ser diversos agentes etiológicos (organismo causador da doença) com muitas formas de transmissão. Algumas doenças possuem vacina como prevenção (a forma mais eficaz) e outras possuem métodos para diminuição do contágio, como exemplo o saneamento básico e uso de preservativos em relações sexuais. Algumas das principais doenças causadas por:

    • vírus - gripe ou resfriado comum, sarampo, rubéola, catapora, caxumba, varíola (transmissão por contato), febre amarela, dengue (transmissão por mosquito), HPV (transmissão por contato sexual).
    • bactérias - tuberculose, pneumonia, meningite, difteria, hanseníase (transmissão por contato e gotículas), tétano (transmissão por objeto contaminado), leptospirose (transmissão por água contaminada com urina), peste bubônica (transmissão por pulgas), sífilis, gonorreia (transmissão por contato sexual). 
    • protozoários - amebíase (transmissão por alimento contaminado), doença de Chagas (transmissão por barbeiros), leishmaniose, malária (transmissão por mosquito), tricomoníase (transmissão por contato sexual).
    • verminoses - teníase (transmissão por alimento cru ou mal passado), esquistossomose (transmissão por fezes humanas contaminadas, caramujo como hospedeiro intermediário) 

    Fonte: Site Minuto Enfermagem


    Qual foi a parasitose que aumentou como consequência dessa alteração feita pelo homem?

    a) Difteria. Essa doença é causada por uma bactéria e transmitida através do contato direto com pessoa contaminada ou por gotículas pela tosse ou espirro. Incorreta.

    b) Teníase. A teníase é causada por um verme (platelminto) no intestino, transmitida através da ingestão de alimentos crus (carne bovina ou suína) ou mal cozidos. Incorreta.

    c) Hanseníase. 
    Essa doença é causada por uma bactéria e sua transmissão ocorre por gotículas de saliva e secreções. Incorreta.

    d) Esquistossomose. 
    A esquistossomose é causada por um verme (platelminto) e sua transmissão ocorre através de fezes contaminadas com ovos liberadas na água, que se desenvolvem em caramujos e liberam larvas do parasita na água novamente. CORRETA.

    e) Doença de Chagas. 
    Essa doença é causada por um protozoário e sua transmissão ocorre através do inseto conhecido como barbeiro. Incorreta.

    Gabarito do professor: D
  • ESQUISTOSSOMOSE - LETRA D

  • Esquistossomose: famosa barriga d'água, é causada por um verme em água doce principalmente em locais sem saneamento básico, em que as pessoas defecam perto de locais que contenham açudes, rios e barragens, assim contaminando a água.


ID
3999055
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere a circunferência B, cuja equação no plano cartesiano é x ² + y ² - 8x + 10y + 21 = 0. Qual das equações abaixo descreve uma circunferência que tangencia B? 

Alternativas
Comentários
  • O jeito pra fazer essa questão é entender que, para que as circunferências sejam tangentes, é preciso que a distância entre os dois centros seja igual à soma de seus raios. Assim, o jeito é determinar os pontos do centro e o comprimento do raio de cada uma das alternativas e testar. Se o cara fizer um cálculo organizado, não chega a demorar muito não.

    Força, guerreiros! Brasil!

  • ALTERNATIVA B

    (Xa - 4)² + (Ya + 5)² = -21+16+25 ponto (4;-5)

    (Xa - 4)² + (Ya + 5)² = √20 ou 2√5

    Agora é só testar alternativa por alternativa e verificar se a soma dos raios é igual a distância entre os pontos ;

    Alternativa B (Xa+2)² + (Ya+2)² = 5 ponto (-2;-2)

    Soma dos raios = 2√5 + √5 = 3√5

    Distância entre os pontos (4;-5) e (-2;-2)

    d=√(-2-4)² + (-2+5)²

    d = √36+9

    d = √45 ou 3√5

    Portanto, letra B

  • COMPLEMENTANDO O RACIOCÍNIO DO GABRIEL RUGERI>>>

    AO ACHAR A EQUAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA, TEREMOS

    (X - 4)² + (Y + 5)² =(√20)²

    COMO ELAS SÃO TANGENTE ENTRE SI

    A DISTÂNCIAS ENTRE SEUS CENTROS É IGUAL A SOMA DOS SEUS RAIOS (LEIA DE NOVO E DESENHE SE NECESSÁRIO)

    OQ NOS LEVA A CALCULAR A DISTÃNCIA ENTRE O CENTRO DA CIRCUNFERÊNCIA JÁ CONHECIDA E UMA OUTRA Q AINDA NÃO SABEMOS

    PORTANTO:

    D²=(X1- X2)² + (Y1- Y2)²

    D²= (-4 - X2)² +(5 - Y2)²

    ** LEMBRANDO QUE A DISTÂNCIA É IGUAL A SOMA DOS RAIOS

    (√20 + R2)² = (-4 - X2)² +(5 - Y2)²

    (2√5 + R2)² =(-4 - X2)² +(5 - Y2)²

    AGORA QUE É O PULO DO GATO...

    NÓS PRECISAMOS DE UMA CIRCUNFERÊNCIA CUJO RAIO SEJA √5 PARA SOMAR COM O OUTRO E QUANDO FOR ELEVADO AO QUADRADO ""SUMA A RAIZ'"

    COM ISSO, SÓ NOS RESTA A LETRA B(pois o raio é √5)

    acredito que seja isso

    bons estudos

  • A MELHOR FORMA É COMO O Alisson Henrique FALOU MESMO, TEM NO FME VOL 7 TODAS AS RELAÇÕES DE CIRCUNFERÊNCIAS TANGENTES/SECANTAS/EXTERNAS


ID
3999058
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No ano de 2018, a densidade populacional da cidade de Curitiba foi estimada em 4.406,96 habitantes por quilômetro quadrado. Supondo que a área territorial da cidade seja de 435 km2 , o número que mais se aproxima da população estimada de Curitiba em 2018 é:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    basta multiplicar 4406,96*435 = 1917027,6

    bons estudos

  • Arredondei para 4.407 para ganhar tempo e errei a questão

  • A questão mais fácil do ano ;/

  • Vamos lá, nessa questão ele deu a d. pop= 4.406,96 e a área e pediu o total de habitantes.

    Então!

    DENSIDADE POPULACIONAL= HABITANTES∖AREA

    4406,96= HAB∖435 multiplica cruzado

    HAB= 4406,96x435

    HAB= 1.917.027,6

    ALTERNATIVA C


ID
3999061
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma adaptação do Teorema do Macaco afirma que um macaco digitando aleatoriamente num teclado de computador, mais cedo ou mais tarde, escreverá a obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha. Imagine que um macaco digite sequências aleatórias de 3 letras em um teclado que tem apenas as seguintes letras: S, E, R, T, O. Qual é a probabilidade de esse macaco escrever a palavra “SER” na primeira tentativa? 

Alternativas
Comentários
  • Probabilidade de "S" na primeira tentativa: P(S) = 1/5

    Probabilidade de "E" na primeira tentativa: P(E) = 1/5

    Probabilidade de "R" na primeira tentativa: P(R) = 1/5

    Probabilidade total: P = (1/5)*(1/5)*(1/5) = 1/125

    GABARITO: (d)


ID
3999064
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

 Define-se o erro da função f para o ponto (x, y) como sendo o valor f(x) − y| e o erro de f para o conjunto de pontos C como sendo a soma dos erros de f para todos os pontos de C. Entre as funções abaixo, qual possui o menor erro para o conjunto C  = {(0, 5), (1, 3), (2, −1)}? 

Alternativas
Comentários
  • quando x = 0 y= 5

  • Letra A.

    A função erro é | f(x) - y |. Então basta substituir cada ponto em cada uma das funções, e somar o módulo dos resultados. A função (fa) apresentou erro 1,5, sendo o menor entre as opções.

  • Questão mal elaborada e o qc ainda escreve falando a barra do módulo :)


ID
3999067
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Suponha que, num período de 45 dias, o saldo bancário de uma pessoa possa ser descrito pela expressão


S(t) = 10t2 - 240t + 1400


sendo S(t) o saldo, em reais, no dia t, para t ∈ [1, 45]. Considerando os dados apresentados, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Menor saldo = Xvértice

    Xv = -b/2a

    Xv = -(-240)/20 = 12

    O menor saldo ocorreu no tempo (t) = 12

    Se souber a fórmula é questão dada. Caso contrário, deverá desenvolver alguns raciocínios para responder.

  • LUCCA BRESCIANINI, ACHEI MAIS FÁCIL CALCULAR AS RAÍZES E DESENHAR O GRAFICO NUM PLANO CARTESIANO, COM O a>0 SABEMOS QUE É UMA PARÁBOLA PRA CIMA CRESCENTE E COM DUAS RAÍZES.

    FICA MAIS FÁCIL DE VISUALIZAR E, CONSEQUENTEMENTE, RESOLVER

    SEU JEITO ESTÁ CERTO, NÃO SOU O DETENTOR DE TODA A RAZÃO (AINDA), MAS ACHEI QUE PELO GRÁFICO SERIA MELHOR : )

    BONS ESTUDOS


ID
3999070
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para esvaziar um reservatório que contém 1.430 litros de água, é aberta uma torneira em sua base. Supondo que a vazão dessa torneira seja constante e igual a 22 litros por minuto, qual dos gráficos abaixo descreve a quantidade de água no reservatório (em litros), em função do tempo (em minutos), a partir do momento em que a torneira é aberta? 

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra E

    como a vazão é constante e não há variações, presume-se que o decréscimo linear decrescente.

    bons estudos

  • Se você assim como eu está boiando vamos pedir comentário do professor pessoal :)

  • em 60 minutos teria vazado 1320 litros. Sobrando 110L no reservatório. Vazão constante decréscimo linear decrescente.

  • Vazão constante, diminuição sem alteração na quantidade por minuto, alternativa E

  • Bizu galera: No caso irá ser uma função do primeiro grau, pois na equação não há nenhum número elevado ao quadrado. Funções do primeiro Grau SEMPRE irão ser retas.

    Já, se houvesse um número elevado ao seu quadrado (expoente), seria uma curva acentuada, como na A,C e D.

    como é um grafico decrescente, gabarito: E

    #PMPR #CAVEIRA

  • Vazão constante = equação do primeiro grau


ID
3999073
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma malharia produz camisetas personalizadas para eventos esportivos. Cada novo modelo possui um custo fixo de R$ 450,00 mais R$ 9,00 por camiseta produzida. Sabendo que cada camiseta será vendida por R$ 20,00, a desigualdade que permite calcular o número de camisetas a serem vendidas para que se tenha um lucro de no mínimo R$ 1.000,00 é:

Alternativas
Comentários
  • letra E

    custo é negativo:

    -450 e -9n

    venda é positivo

    20n

    lucro >=1000

    20n-9n-450>=1000

    20n-9(50+n)>=1000

    letra E


ID
3999076
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A maior variação de maré do Brasil ocorre na baía de São Marcos, no estado do Maranhão. A diferença entre o nível mais alto e o nível mais baixo atingidos pela maré pode chegar a 8 metros em algumas épocas do ano. Suponha que em determinado dia do ano o nível da maré da baía de São Marcos possa ser descrito pela expressão

n(t) = 3 sen((t - 5)π/6) + 4, com t ∈ [0, 24]

sendo t o tempo (medido em horas) e n(t) o nível da maré no instante t (dado em metros). Com base nessas informações, considere as seguintes afirmativas:


1. O nível mais alto é atingido duas vezes durante o dia.

2. Às 11 h é atingido o nível mais baixo da maré.

3. Às 5 h é atingido o nível mais alto da maré.

4. A diferença entre o nível mais alto e o nível mais baixo é de 3 metros.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=q6u8u4_smjk


ID
3999082
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, foram constituídas zonas de influência geopolítica caracterizadas pela hegemonia ostentada por duas superpotências econômicas e militares que emergiram do conflito: Estados Unidos e União Soviética. Sobre o período que se convencionou denominar como “Guerra Fria”, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na duvida entre a A e a B, mas como a China e comunista, fui de A

    C - SQN

    D- Foi um polêmico movimento político norte-americano para tentar combater o comunismo no país nos anos 1950 – mesmo que isso significasse violar o direito civil à opinião política, previsto na Constitui... 

    https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-o-macarthismo/

    E- Liga das Nações, uma instituição criada após o fim da I Guerra Mundial, em 1919, sob o Tratado de Versalhes. Em 1946, a Liga das Nações deixou de existir, devido à impossibilidade de cumprir seu papel de evitar a II Guerra Mundial.

  • Quando ficou claro para os Aliados, na segunda guerra mundial, que vencer os alemães nazistas era uma questão de tempo e material, as potências, que estavam juntas acima de tudo por necessidade estratégica, começaram a se reunir para resolver entre elas como deveria ficar o mundo após a guerra. Foram umas quantas conferências internacionais precedidas de uma boa quantidade de prévias entre os negociadores As conferências mais decisivas foram a de Yalta e Potsdam. A de Yalta teve uma prévia em 1944 mas a reunião oficial entre os três grandes- Churchill, Stalin e Roosevelt ( Grã-Bretanha, a então União Soviética e Estados Unidos) -aconteceu no balneário de Yalta, na Península da Criméia, na Ucrânia, estado parte da URSS, em fevereiro de 1945.
    A Conferência de Potsdam foi reunida após Hitler ter sido vencido e a Alemanha tomada, em maio de 1945. Estiveram presentes o presidente Truman , vice de Roosevelt, falecido, Stalin e Churchill. Nestas conferências foram decididas as áreas de influência das grandes potências e como seria “desnazificação da Alemanha". Os grandes vencedores foram a URSS e EUA. 

    Na verdade criou-se um mundo bipolar, com duas grandes áreas de influência. Esta é uma das bases da Guerra Fria. Uma das alternativas apresenta uma afirmativa verdadeira acerca da Guerra Fria.

    A) CORRETA- África do Sul, Índia e Egito, Estados que haviam se libertado da dominação europeia ou pouco antes ou pouco depois da guerra, faziam parte da proposta de “Não Alinhamento". Ou seja, procuravam manter-se neutros nas disputas entre EUA e URRS, dando-se o direito de optar pelo lado que melhor satisfizesse a seus interesses. 

    B) INCORRETA- Japão e China não ficaram neutros. Japão foi o grande opositor dos EUA no Extremo Oriente durante a guerra mas, tornou-se o grande aliado após a guerra.  A China teve o apoio da URSS para sua revolução socialista em desde a década de 1920 e, após a vitória do Partido Comunista Chinês em 1949, disputou com a URSS a liderança do mundo socialista. 

    C) INCORRETA- os primeiros acordos de não proliferação de armas nucleares assinados entre URSS e EUA datam da década de 1960 e NÃO da década de 1950. 

    D) INCORRETA- O Machartismo foi um movimento de histeria anti-comunista que aconteceu nos EUA. Foi liderado pelo senador Joseph McCarthy. Aconteceu na década de 1950 e não significou o fim das hostilidades entre URSS e EUA. Foi mais um momento de tensão pela repressão aos comunistas e a disseminação do medo da “ameaça vermelha" nos EUA. A quantidade de excessos e de acusações falsas gerou pressões sobre o senador, principalmente quando ele ataca membros condecorados das Forças Armadas.

    E) INCORRETA- A Liga das Nações foi organizada após a Primeira Guerra Mundial e, dissolvida oficialmente em 1946. E, embora a data da morte de Stalin esteja correta – 1953 – isso não significou o fim da bipolaridade tampouco da Guerra Fria. 
    Gabarito do Professor: Letra  A.
  • a) Índia, Egito e África do Sul permaneceram neutros durante a Guerra Fria, não se alinhando ao sistema bipolar.

    Correta, lembre se da conferência de Budang que reuniu os países africanos e asiáticos que que não se alinharam aos EUA ou a URSS

    b)Acordos econômicos eram efetivados entre o Japão e a China, que se mantiveram neutros em relação aos conflitos do Ocidente.

    Errada, nem a China e nem o Japão se mantiveram neutros não foi atoa que a China entrou na guerra da coreia né?

    c) Nos anos cinquenta do século XX, os Estados Unidos e a União Soviética assinaram um pacto para evitar a proliferação de armas nucleares.

    Errada, tanto URSS e EUA eles tinham armas nucleares pra ficar naquilo a gente vai ou não vai brigar? Pq se tu vim eu tenho uma supresa aqui e a URSS tbm porém eles só ficaram naquilo vai ou não vai? Ainda bem que não foram porque caso houvesse uma 3 guerra era capaz de nem você tá lendo esse comentário agora

    d) O macarthismo, movimento político desenvolvido nos Estados Unidos durante a década de 1950, manifestou-se pelo fim das hostilidades entre soviéticos e estadunidenses.

    Errada, o macarthismo era um movimento que era uma repressão aos comunistas eles não eram contra o fim das hostilidades dos estadunidenses

    e) Com a morte do líder soviético Stálin, ocorrida no ano de 1953, o sistema mundial de dominação bipolar foi dissolvido, sendo criada no ano seguinte a Liga das Nações.

    Errada, a liga das nações ela surgiu após o fim da primeira guerra mundial com o objetivo de manter a paz mundial que não serviu de nada porque teve a segunda guerra mundial e lembre se nem Alemanha, EUA e Rússia entraram na Liga das Nações

  • Agora fiquei em dúvida quanto a guerra do canal de Suez, o Egito recebeu apoio da URSS, isso não significa que eles estavam de um lado? ou não?


ID
3999088
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para assegurar a ordem entre os conquistados, os romanos tinham que manter postos avançados e acampamentos militares espalhados pelo território imperial. Era preciso alimentar e armar os soldados onde estivessem.

(FUNARI, Pedro P. A. Grécia e Roma. São Paulo: Editora Contexto, 2001, p. 91.)


Sobre o exército romano, no período imperial, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Da mesma forma que em outras civilizações antigas, o exército romano era, a princípio, formado por habitantes da cidade que se tornavam guerreiros quando era necessário. Assim parece ter sido no século IX a. C. , nos primórdios da história romana. Não existia um exército profissional. Mas também a guerra era limitada à área da cidade e os motivos eram , via de regra, roubo de gado, disputa de pequenas áreas agrícolas ou de algum trecho de terra fértil próxima ao rio Tibre. Vê-se que eram conflitos limitados. 

    À medida que as necessidades e a população de Roma cresciam, o controle de novas áreas passou a ser mais e mais vital. Em função da ideia de expansão estar intrinsecamente vinculada à ideia da conquista e da guerra, pouco a pouco os romanos passaram a organizar as suas forças armadas, assalariando e armando os guerreiros. O soldado romano passa a ser um profissional. Assim sendo, nasce e é organizado o exército romano como um pilar de manutenção dos interesses de Roma. Este exército é considerado, hoje em dia, a “instituição militar mais efetiva e duradoura conhecida da história", que durou até o final da vida do Império Romano do Ocidente, no século V da era cristã. 
    Uma das alternativas apresenta uma ideia de História correta acerca do exército romano durante o período imperial. Ou seja, entre os séculos I a. C e V d.C 
    A) INCORRETA- Exatamente por conta do sucesso das conquistas durante o período republicano o exército romano ganhou enorme prestígio e tornou-se pilar base do período imperial. 

    B) INCORRETA- O exército teve função primordial nas conquistas e, quanto efetivadas, na defesa das fronteiras do Império Romano.

     C) INCORRETA- As reformas de Augusto foram, mais do que tudo, um elemento de fortalecimento de seu poder. A lealdade do exército, que se torna pilar do Império, foi ganha com a criação do primeiro programa de previdência pública do mundo. Augusto tornou-se algo que nenhum romano havia sido antes: o comandante em chefe de todas as Forças Armadas, de terra e mar. 

    D) CORRETA – A afirmativa destaca, corretamente, que o exército, fundamental na manutenção do império, exerceu várias funções durante o período destacado. O exército preencheu necessidades administrativas e econômicas no período imperial. 

    E) INCORRETA- O exército romano cresceu juntamente com o tamanho do império. Incluso passou a incluir centúrias formadas por elementos dos povos conquistados.

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • R: D

    Desempenhou diferentes papéis administrativos e econômicos na manutenção do poder imperial.

  • Justamente nas reformas de augusto, melhorou o exército.


ID
3999091
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O golpe civil-militar de 1964 no Brasil provocou uma ruptura violenta no sistema democrático vigente desde 1946. O país passou a ser governado por generais escolhidos pelo Congresso Nacional em eleições indiretas e sem a participação popular. Uma das formas jurídicas mais frequentes empregadas pelo regime para a garantia da governabilidade deu-se por meio da decretação dos “Atos Institucionais”.


A respeito desse processo histórico, que durou 21 anos (1964-1985), assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Na ditadura foi realizado grandes investimentos em infraestruturas ....

    Sendo assim, alternativa errada é a "B"

  • kkk nem vi a palavra "escassos" caí que nem um pato.

  • O período de 1967 a 1979 foi marcado por construções faraônicas.

    Ponte Rio-Niterói

    As hidrelétricas de Itaipu e Tucuruí

    Rodovia Transamazônica

    Angras 1,2 e 3

  • O AI-2 extinguiu todos os partidos políticos então reconhecidos, submetendo a organização de novos às normas da Lei nº 4.740. Na época em que foi lançado o ato, oito dos dez pequenos partidos já estavam praticamente extintos (sobravam apenas o PSP e o Partido Democrata Cristão), ao passo que os três grandes — PSD, UDN e PTB — estavam empenhados na reorganização de suas estruturas.

  • Ocorreu diversos investimentos, principalmente na área da Amazônia "integrar para não entregar"

  • O regime militar foi instaurado no Brasil em 1964. É também chamado de regime civil militar porquanto as Forças Armadas, principalmente o exército, expressavam os interesses de setores da sociedade civil. Destes setores obtinham financiamento e apoio político.
    Mantendo a premissa de que industrialização e urbanização são sinônimos de “progresso" e “desenvolvimento", o regime militar investiu pesadamente, primordialmente através da atração do capital estrangeiro, em vários setores considerados fundamentais. Este foi o objetivo do chamado “Milagre Econômico" . 

    Uma das alternativas apresenta uma ideia de História INcorreta acerca do período do regime militar no Brasil. É preciso atenção pois a alternativa que responde corretamente a questão é aquela que apresenta a afirmativa falsa 

    A) INCORRETA- O Ato Institucional número 2 extinguiu todos os partidos que existiam na Brasil até então. Foram criadas então duas agremiações partidárias de suporte ao regime. A Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) . Um como apoio ao regime e outro como uma oposição consentida pelo regime. 

    B) CORRETA- Durante o regime militar, de 1964 a 1985, foram feitos grandes investimentos em obras de infraestrutura rodoviária faraônicas, tais como a Transamazônica .Da mesma forma houve investimentos significativos no setor de comunicação, principalmente no que se refere à aplicação de tecnologia na área. 

    C) INCORRETA- A prática da tortura e a violação de direitos civis marcaram a relação do Estado com a sociedade civil durante o regime militar. A justificativa ideológica é que o Brasil estaria “em guerra" contra as “forças de esquerda" 

    D) INCORRETA – O ato institucional número 5, editado em dezembro de 1968, retirou direitos de cidadania da população, assim como limitou consideravelmente as ações dos poderes legislativos nas esferas estadual e federal, passando a haver concentração de poder nas mãos do poder executivo central. 

    E) INCORRETA- A Lei 6683 de 1979 estabeleceu a anistia aos presos e perseguidos políticos do regime militar, sendo elemento fundamental para seu desgaste. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • PAEG e milagre econômico são evidências que comprovam que houve investimento em infraestrutura nesse período

  • No regime militar foram realizadas as " Obras faraônicas" . com essa ja matava a quetão

  • GAB B

    TEVE GRANDES INVESTIMENTOS NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR


ID
3999094
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o texto abaixo:


A emancipação fora conseguida num contexto de violência generalizada, que causara a morte de centenas de milhares de pessoas, em especial na Colômbia, na Venezuela, no México e no Haiti. Os países que sofreram menos baixas foram Brasil, Equador, Paraguai e os da América Central. Os sofrimentos da população foram agravados pelos deslocamentos, como o “êxodo oriental” no Uruguai em 1811 e a fuga em massa dos partidários da independência do Chile, que tiveram de emigrar de Concepción para Santiago em 1817.


(DEL POZO, José. História da América Latina e do Caribe: dos processos de independência aos dias atuais. Trad. Ricardo Rosenbusch. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2009, p. 41.)


Considerando as informações do trecho acima, os conhecimentos sobre o contexto histórico e os aspectos sociais e políticos da independência dos países latino-americanos e do Caribe, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As lutas pela independência nas regiões da América dominadas por Espanha e Portugal aconteceram durante o século XIX. É possível analisá-las a partir da premissa de que é o grande momento de revoluções liberais, na esteira da grande revolução francesa de 1789 a 1799. 
    É considerado que na Europa houve três ondas de revoluções liberais e nacionais, em 1820, 1830 e 1848. E, é inegável a influência, ou os ecos, destes movimentos nas regiões da América Ibérica.

    Uma das alternativas apresenta uma afirmativa correta acerca do período do processo de libertação das colônias ibéricas na América no século XIX. 

    A) INCORRETA- As políticas liberais não atingiram as camadas populares, até mesmo porque liberalismo não se configura como sinônimo de democracia. Ao contrário do que diz a afirmativa, a perda de terras nativas foi maior após a independência do que no período colonial por conta da possibilidade dos grandes proprietários avançarem suas terras além dos limites de terras nativas. Há um significativo decréscimo das terras comunais de aldeias nativas.

    B) INCORRETA- Não houve um apoio claro destes libertadores à libertação do Brasil, até mesmo porque o processo de independência do Brasil caminhou de forma diferente daquele das colônias espanholas, a começar pela origem a liderança. Além disso , não havia apoio à concepção monárquica de Estado, por não ser considerada revolucionária liberal. Na verdade havia movimentos pró- república aqui no Brasil .

    C) INCORRETA- É emblemática a participação de mulheres nas lutas de libertação. Elas não foram nem maioria tampouco um grupo numericamente expressivo. Há nomes femininos de destaque em posições incluso de comando, como a mulher de Tupac Amaru, Micaela Bastidas, e Juana Azurduy que foram importantes líderes nativas na luta contra os espanhóis.

    D) INCORRETA – A independência politico-administrativa não significou, para os novos Estados americanos, independência econômica. Não só a Grã- Bretanha era a grande compradora de seus produtos e fornecedora de industrializados, como acumularam dívidas durante as lutas pela libertação, por conta de compra de produtos necessários à sobrevivência e, armamentos. 

    E) CORRETA- Tanto Cuba quanto Porto Rico permaneceram sob domínio espanhol até o final do século XIX, apesar das lutas autonomistas serem bem anteriores. No entanto, o fato de serem regiões estratégicas e de produção interessante à Espanha levaram à que a repressão espanhola fosse sempre vigorosa. Ao final do século os interesses norte-americanos na região justificaram sua intervenção e “ajuda" para a independência em relação à Espanha. 

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3999097
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Aqui no Brasil tratou-se desde o início de aproveitar o índio, não apenas para obtenção dele, pelo tráfico mercantil, de produtos nativos, ou simplesmente como aliado, mas sim como elemento participante da colonização. Os colonos viam nele um trabalhador aproveitável; a metrópole, um povoador para a área imensa que tinha de ocupar, muito além de sua capacidade demográfica. Um terceiro fator entrará em jogo e vem complicar os dados do problema: as missões religiosas.


(PRADO JÚNIOR, Caio. A formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1963, p. 91.)


Baseando-se no trecho acima sobre o trabalho indígena no Brasil Colônia, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Pois os Jesuítas queria adeptos de suas religiosidades, portanto protegiam os indios, ensinavam técnicas agrícolas, a se alfabetizarem, a novos costumes, inclusive ao cristianismo.

  • Aquele momento em que tu desmarca a certa para marcar a errada...

  • Gabarito (B)

    Embora os Jesuítas tiveram o mérito de tentar proteger os índios da escravidão imposta pelos colonos, para eles chegava a ser duvidoso que os índios fossem pessoas. Enxergava-lhes como povos animalescos. O Padre Manuel da Nóbrega, por exemplo, dizia que "índios são cães em se comerem e matarem, e são porcos nos vícios e na maneira de se tratarem".

    Bons estudos!

  • Via de regra, quando se estuda a questão de mão de obra no período em que o Brasil foi domínio português, há grande ênfase no trabalho escravo dos africanos , dando-se menos atenção ao trabalho nativo. Daí fica a ideia de que as comunidades nativas ou ficaram à salvo nas aldeias criadas pelos jesuítas, fugiram para as florestas e matas ou ainda relacionaram-se pacificamente com o dominador português.

    As três opções indicam possiblidades parcialmente verdadeiras e, falsas até certa medida. Houve grupos nativos que se relacionaram de forma razoavelmente pacífica, o que não evitou sua dizimação por doenças. Outros passaram a viver em reduções jesuítas (aldeias), sendo usados como mão de obra para a exploração, por exemplo, de plantas medicinais da Amazônia. Houve ainda grupos que, ao perder guerras contra os brancos, buscaram refúgio em matas e florestas no interior do território. Nessas áreas eram perseguidos e aprisionados para o trabalho escravo

    Uma das alternativas apresenta uma afirmativa correta acerca da questão da utilização da mão de obra nativa durante o período colonial do Brasil

    A) INCORRETA- Na região nordeste, em áreas de plantio da cana-de-açúcar para exportação, há a maciça utilização do braço escravo africano.


    B) CORRETA- Padres da ordem jesuíta participaram das expedições marítimas desde os primeiros momentos. Sua proposta era a de conversão de almas. Os nativos eram considerados povos inferiores mas, inocentes. Cabia a evangelização para que suas almas fossem salvas. A proposta de escravização não coaduna com a de evangelização. Por este motivo os jesuítas fugiam com nativos e foram se interiorizando no território. Nestes territórios nativos eram mantidos a salvo em aldeias separadas das áreas de colonização.


    C) INCORRETA- Ao contrário dos portugueses, os espanhóis utilizaram mais a mão de obra nativa do que a africana em regime de escravidão. O colonizador espanhol adaptou formas de trabalho de impérios nativos, como o Asteca e o Incaico, para as suas necessidades de exploração mineral e trabalho agrícola.


    D) INCORRETA – Segundo a lógica europeia o trabalho realizado pelos nativos do território brasileiro pode ser considerado rudimentar. Mas, o colonizador português não estabeleceu dependência do trabalho nativo e sim do trabalho escravo africano. E os lucros de comerciantes e da coroa portuguesa foram significativos.


    E) INCORRETA- O tráfico de africanos para escravização não eliminou a escravidão nativa, principalmente nas áreas menos importantes para o comércio e lucro da metrópole.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Sobre a letra E:

    Não foi com o início do tráfico de escravos africanos que a mão de obra indígena deixou de ser utilizada. Foi de maneira gradativa: por causa das recusas do indígenas, pressão dos jesuítas, mortes de uma grande parte dos índios, entre outros..

    Veja essa animação:

    https://www.youtube.com/watch?v=rXYnUkHzmkA&list=PLZrR5RU6gEf4LzxuKDputMZFtYSLF5Quv&index=2

  • Letra B . Os jesuítas mantinham os nativos nas chamadas “reduções “ onde eles davam uma cara mais social ou mais europeia a eles,ensinado-os a tocar instrumentos a ler entre outros afazeres mais modernos
  • Os jesuítas acharam nos índios uma forma de "expandir a fé católica " com a catequização e com isso os protegiam.


ID
3999100
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Estou tentando resgatar o pobre tecelão de malhas, o meeiro luddita, o tecelão do “obsoleto” tear manual, o artesão “utópico” e mesmo o iludido seguidor de Joanna Southcott, dos imensos ares superiores de condescendência da posteridade. Seus ofícios e tradições podiam estar desaparecendo. Sua hostilidade frente ao novo industrialismo podia ser retrógrada. Seus ideais comunitários podiam ser fantasiosos. Suas conspirações insurrecionais podiam ser temerárias. Mas eles viveram nesses tempos de aguda perturbação social, e nós não. Suas aspirações eram válidas nos termos de sua própria experiência.


(E. P. Thompson. A formação da classe operária inglesa. V.1(4. ed.). São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 13.)


Com base no trecho acima, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • O trecho apresentado trata do conturbado período de implantação de indústrias na Inglaterra, quando a mão de obra humana foi sendo, pouco a pouco, substituída pela máquina. A manufatura deu lugar à maquinofatura. Os postos de trabalho tornaram-se mais reduzidos por conta da revolução na forma de produzir introduzida pela utilização da máquina. Ela se torna o símbolo, por ser uma razão, do empobrecimento e do desemprego de grande parte da população trabalhadora.

    Por isso é bastante lógica a ação do primeiro grande movimento operário: os quebradores de máquinas, também conhecidos pelo nome de Luditas. Reza a tradição que o movimento foi inspirado na ação do operário Nedd Ludd, que teria quebrado as máquinas de seu patrão. É um momento, no início do século XIX, de intensa movimentação social. O mundo dos artesãos vai dando passagem para o mundo dos operários que dependem do salário para garantir sua sobrevivência, miserável na maioria das vezes; 

    O escritor inglês Charles Dickens escreveu vários livros  de ficção nos quais  aponta a situação social da época, tanto do ponto de vista dos donos das fábricas como dos trabalhadores. Entre suas obras destacam-se “Oliver Twist", “ David Copperfield" e “ Casa Soturna" 

    Acerca do tema uma das alternativas apresenta uma ideia de História correta 

    A) INCORRETA- Os modos de vida mais afetadas pelo industrialismo foram aqueles dos trabalhadores urbanos e não dos camponeses enquanto tais. O que acontece com os camponeses é que a mecanização dos campos – mesmo que rudimentar – e a apropriação de terras comunais empurrou muitos ao êxodo rural por não terem condições de sobrevivência 

    B) INCORRETA-A organização dos trabalhadores antes da sociedade industrial era em corporações de ofício. A descrição das mesmas está correta mas, não eram de forma alguma agremiações políticas como entendemos os partidos. 

    C) INCORRETA- A resistência dos trabalhadores após a revolução industrial tem uma história singular e, não tem base em tradições de lutas anteriores por terem sido localizadas e escassas.

    D) INCORRETA-A história da classe operária toma, sim, em consideração o crescimento econômico e o papel de liderança do empresariado, até mesmo para explicar como se articula a relação entre os donos das fábricas e os trabalhadores. É necessário explicar como e porquê os artesãos e camponeses tornaram-se operários dependentes do salário pago pelos empresários. 

    E) CORRETA – As reações dos trabalhadores ingleses, como o movimento dos “Quebradores de Máquinas “ demonstram de forma contundente como a vida das pessoas, principalmente os de baixa renda, foi afetada pelo industrialismo. O trecho transcrito expressa a transformação. A afirmativa é correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
3999103
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil, Pedro 2º, assinou a Lei Áurea, decretando a abolição […]. A decisão veio após mais de três séculos de escravidão, que resultaram em 4,9 milhões de africanos traficados para o Brasil, sendo que mais de 600 mil morreram no caminho.


(Amanda Rossi e Camilla Costa, postado em 13 de maio de 2018 – BBC Brasil em São Paulo. Disponível em: https://www.bbc.com/ portuguese/brasil-44091469. Acesso em 25 de junho de 2019.)


De acordo com o trecho acima, considere as seguintes afirmativas:


1. A chamada “Lei Áurea”, assinada pela princesa Isabel, não pode ser vista como uma concessão da monarquia, sendo resultado de um longo processo de luta e resistência que contou com a presença ativa de escravizados e escravizadas para sua libertação do cativeiro.

2. No período imediato que sucedeu à abolição, os libertos puderam contar com medidas de apoio na forma de distribuição de pequenos lotes de terra, tal como aconteceu nos Estados Unidos após a Guerra Civil, com a chamada “Reconstrução”.

3. Escravizados e escravizadas receberam apoio de muitos setores da sociedade da época ligados ao movimento abolicionista, sendo Luís Gama, filho de escrava e advogado autodidata, um dos personagens mais célebres e atuantes, empenhando-se na libertação de centenas de cativos e cativas.

4. Os segmentos da sociedade adeptos do regime escravista defendiam a “emancipação gradual” e nutriam o profundo receio de que a abolição imediata da escravidão trouxesse desorganização econômica e provocasse o caos social.



Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta D (aos não assinantes)

  • Gabarito D

    > De cara dava pra você passar um riscão na assertiva 2, pois não houve nenhum tipo de auxílio aos ex-escravos e muito menos uma indenização aos grandes proprietários de café, visto que a lei áurea foi uma das causas responsáveis para a queda do império.

    > Assertiva 1 bem redondinha, porquanto o processo de libertação dos escravos foi lento e gradual.

    Foco PMPR e PMPA!

    Te vejo no CFP!!!!

  • VALE À PENA LER UMA BREVE BIBLIOGRAFIA DE QUEM FOI LUIS GAMA

    https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwimybftt57tAhURH7kGHeCbBXIQFjAHegQIARAC&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FLu%25C3%25ADs_Gama&usg=AOvVaw0gNn8rU90GpVH1ha6C9-By

  • A questão em pauta é o processo de abolição do escravismo no Brasil, que existiu desde o período de colonização e dominação portuguesa até o final do período monárquico, no século XIX. Acerca do tema foram apresentadas 4 afirmativas, falsas e verdadeiras.
    Afirmativa 1 – VERDADEIRA – A lei que libertou de vez os escravos no Brasil é apresentada muitas vezes como uma benesse da família real brasileira. A lei foi assinada pela princesa Isabel como regente em nome de seu pai mas, a luta pelo final da escravidão é tão longa quanto a própria escravidão. As fugas, os suicídios, a construção de quilombos pelos escravizados são expressões de séculos de rejeição à escravidão 

    Afirmativa 2- FALSA – Após a assinatura das leis que libertaram os escravos ( Lei do Sexagenário, Lei do Ventre Livre e lei Áurea) não houve nenhuma política pública para auxiliar a população afro-descendente e africana recém liberta à se integrar como trabalhadores livres dentro da sociedade patriarcal e racista do Brasil. Além disso, a lei de Terras de 1850 limitava o acesso à terra àqueles que tivessem condição de compra. A medida exclui imigrantes pobres e ex-escravos da possibilidade de acesso à terra. 

    Afirmativa 3- VERDADEIRA – Luis Gama é uma das figuras mais emblemáticas na luta contra a escravidão. E sim, a luta contra a escravidão contou com o apoio de vários setores sociais, por variados motivos. Por conta da ação de abolicionistas muitos escravos foram alforriados antes da assinatura das leis de libertação. 

    Afirmativa 4 – VERDADEIRA - Toda a estrutura sócio- econômica do Brasil era baseada no sistema escravista, do topo à base. Assim, aqueles que dependiam e lucravam com o comércio e utilização de escravos africanos – incluso sua posição social como proprietários, entendiam que a eliminação da escravidão traria o desmonte do tecido social e, da economia do país que lhes era favorável 
    Entre as alternativas abaixo está indicada a combinação correta acerca das afirmativas acima comentadas. 
    A) INCORRETA- A afirmativa 3 é verdadeira 
    B) INCORRETA- A afirmativa 1 é verdadeira mas, a de número 2 é falsa 
    C) INCORRETA- A afirmativa 4 é verdadeira e a afirmativa 2 é falsa 
    D) CORRETA – Somente a afirmativa de número 2 é falsa. As outras são verdadeiras 
    E) INCORRETA- Nem todas são verdadeiras. A de número 2 é falsa 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • D...Luis Gama, abolicionista, pautou grande parte da sua vida para o fim da escravidão e da monarquia.

  • LETRA D. Alguns pontos que valem ser ressaltados acerca do tema. A lei Áurea foi uma abolição jurídica, vale lembra, que o Brasil sempre foi, mas naquela época era mais forte, um país racista e segregado com relação aos negos. Sendo assim, após serem libertos, esses negros tiveram que recorrer a trabalhos análogos ao escravo e a marginalização pois não houve uma preocupação com o que essas pessoas sem nenhuma expectativa fariam após serem libertos.


ID
3999106
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1632, o matemático, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei (1564-1642) publicou o Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo, no qual três personagens, de nomes Sagredo, Salviati e Simplício, debatem sobre a cosmologia copernicana e a cosmologia aristotélica. Ainda no mesmo ano, Galileu foi intimado a comparecer à Congregação do Santo Ofício em Roma, acusado de defender as ideias de Copérnico, consideradas heréticas pela Igreja.

Considerando o contexto histórico do processo e da condenação de Galileu Galilei pela Inquisição de Roma, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • O contexto histórico no qual se insere Galileu Galilei é o do movimento renascentista, que teve regiões italianas como epicentro. A grande proposta do Renascimento cultural é de ruptura com o pensamento teocêntrico da Idade Média, capitaneado pela Igreja Católica. 
    A cultura renascentista, expressa nas artes, nas ciências e na filosofia buscava ser racionalista, naturalista e de base clássica. Ou seja, buscava ser uma expressão, nos séculos XV e XVI, dos valores e da cultura greco-romana. Embora não tenha atingido todo o tecido social das comunidades europeias por conta da sociedade da época ser , em grande parte, iletrada e ágrafa, o impacto do renascimento foi suficientemente amplo para embasar a Revolução Científica dos séculos XVI e XVII.
    Entre as alternativas uma apresenta uma ideia de História correta acerca de Galileu Galilei, Nicolau Copérnico e sua obra. 
    A) INCORRETA- A obra de Copérnico “De Revolutionibus Orbium Coelestum “ (Sobre a órbita dos corpos celestes), foi colocada no Index por conta de defender a ideia de que a Terra girava em torno do sol, o que não era uma das Verdades Dogmáticas defendidas pela Igreja Católica.

    B) INCORRETA- O motivo para a proibição do livro não foi a questão da magia e sim uma declaração científica acerca do debate sobre geocentrismo e heliocentrismo, debate este entendido pelo alto clero como uma contestação à sua autoridade e às verdades estabelecidas pela Igreja.

    C) INCORRETA- Galileu foi obrigado, para não levar o processo para a justiça civil, o que poderia significar a morte, a abjurar a teoria que então defendia, de que a Terra girava em torno do sol. Foi também proibido de ensiná-la. A questão não era exatamente hélio ou geocentrismo mas contestar ou reafirmar a autoridade da Igreja Católica. 

    D) CORRETA – O concílio de Trento reafirma todos os dogmas e ideias defendidas pela Igreja Católica

    E) INCORRETA- A obra de Galileu versava sobre a questão do geocentrismo e do heliocentrismo e não sobre questões exatamente filosóficas e teológicas. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Em 22 de junho de 1633, saiu a sentença de Galileu Galilei: ele foi considerado culpado por crimes abomináveis. A pena seria cumprida nas masmorras do Santo Ofício. Galileu vestiu uma túnica branca, se ajoelhou e fez uma jura de que sempre acreditaria nos ensinamentos da Igreja, abandonaria a idéia do movimento da Terra ao redor do Sol e jamais diria tais coisas novamente. Histórias nunca confirmadas dizem que, quando se levantou, Galileu murmurou baixinho: “eppur si muove” (“e, no entanto, ela se move”).

    letra C

    fonte:http://chc.org.br/


ID
3999112
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Grandezas físicas são caracterizadas pelos seus valores numéricos e respectivas unidades. Há vários sistemas de unidades, sendo que o principal, em uso na maioria dos países, é o Sistema Internacional de Unidades – SI. Esse sistema é composto por sete unidades básicas (ou fundamentais) e por unidades derivadas, formadas por combinações daquelas. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:


1. No SI, a unidade associada com a grandeza capacitância é farad.

2. No SI, a unidade associada com a grandeza energia é erg.

3. No SI, a unidade associada com a grandeza campo magnético é tesla.

4. No SI, a unidade associada com a grandeza pressão é pascal.


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Questão simples, onde você só precisaria lembrar das unidades de medida no SI. Vejamos

    1 Correto = a unidade de Capacitância no SI é o Farad (F)

    2 Errado = a unidade de Energia no SI é Joule (J) --- não confundir com o Caloria(Cal) que é a usual.

    3 Correto = a unidade de Campo Magnético no SI é o Tesla (T)

    4 Correto = A unidade de Pressão no SI é o Pascal (Pa)

    GAB LETRA C

    FÉ na Missão. Deus abençoe a todos!


ID
3999118
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A respeito de campos magnéticos, considere as seguintes afirmativas:


1. A Terra tem um campo magnético.

2. Correntes elétricas produzem campos magnéticos.

3. Quando polos de mesmo nome pertencentes a dois ímãs diferentes são aproximados, eles se repelem.

4. Uma carga elétrica com velocidade nula sob a ação de um campo magnético não sente a ação de nenhuma força magnética.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A

  • Fórmula da força magnética Fm = q . V. B. Sen a°

    Se V = 0, a força será Zero.

  • 1. A Terra tem um campo magnético.

    sim, o sul magnético corresponte ao norte geográfico e o norte magnético fica no sul geográfico

    2. Correntes elétricas produzem campos magnéticos.

    sim, carga elétricas paradas geram campos elétricos e cargas elétricas em movimentos geram campo magnético

    3. Quando polos de mesmo nome pertencentes a dois ímãs diferentes são aproximados, eles se repelem.

    trivias essa

    4. Uma carga elétrica com velocidade nula sob a ação de um campo magnético não sente a ação de nenhuma força magnética.

    Fm = q . V. B. Sena

    se a velocidade for nula, a Força magnética resultante será 0


ID
3999124
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma onda sonora se propaga num meio em que sua velocidade, em módulo, vale 500 m/s. Sabe-se que o período dessa onda é de 20 μs. Considerando os dados apresentados, a onda nesse meio apresenta o seguinte comprimento de onda (λ):

Alternativas
Comentários
  •  λ : comprimento de onda

    v: velocidade da onda

    f:frequência (a qual é o inverso do período)

    v= 500 m/s.

    Sabe-se que o período dessa onda é de 20 μs (ou seja 1/20 μ Hz)

    V=λ.f

    500=λ.1/20.10^-6 (lembre-se de que micro equivale a 10^-6)

    500.20.10^-6=λ.1

    10.10^-3=λ (lembre-se de que 1 mm equivale a 10^-3 metros)

    Portanto, λ=10mm


ID
3999133
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma força de módulo F é aplicada perpendicularmente sobre uma superfície de área A, gerando uma pressão de valor P1. Se a força se torna quatro vezes maior e a área cai pela metade, a pressão torna-se P2. Com base nesses dados, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da relação entre P1 e P2.

Alternativas
Comentários
  • Não Exceda a 6, pode aplicar o regime semi-aberto... Mas como a banca cobra a literalidade da lei... o Certo é entre 4 e 8


ID
3999136
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Na Seção II (Das Atribuições do Congresso Nacional), que integra o Título IV (Da Organização dos Poderes), da Constituição da República Federativa do Brasil, 1988, o artigo 48 traz a seguinte redação em seu caput:


Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:

I - sistema tributário, arrecadação e distribuição de rendas;

II - plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamento anual, operações de crédito, dívida pública e emissões de curso forçado;

III - fixação e modificação do efetivo das Forças Armadas;

IV - planos e programas nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento;

V - limites do território nacional, espaço aéreo e marinho e bens do domínio da União; [...]


Com base no caput desse artigo, considere as seguintes afirmativas:

1. A sanção do Presidente da República às matérias de competência da União, especificadas nesse artigo, deve ser entendida como o veto presidencial.

2. O Congresso Nacional pode dispor sobre matérias de competência da União, como as especificadas nos incisos do art. 48, condicionado à apreciação do Presidente da República.

3. Esse artigo especifica matérias sobre as quais o Congresso Nacional pode dispor sem necessidade de apreciação pelo Presidente da República.



Está/Estão de acordo com o disposto no artigo 48: 

Alternativas
Comentários
  • 1. A sanção do Presidente da República às matérias de competência da União, especificadas nesse artigo, deve ser entendida como o veto presidencial. Errado, a sanção é uma forma de ratificar os atos e o veto é a discordâncias, não aceitação.

    2. O Congresso Nacional pode dispor sobre matérias de competência da União, como as especificadas nos incisos do art. 48, condicionado à apreciação do Presidente da República. Correta

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre

    3. Esse artigo especifica matérias sobre as quais o Congresso Nacional pode dispor sem necessidade de apreciação pelo Presidente da República. Errado, essas matérias são tratadas pelo artigo 48, portanto é essencial o veto ou sanção do Presidente, não sendo necessários para as competências definidas no artigo 49,51 e 52

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre

  • Gabarito: B

    2. O Congresso Nacional pode dispor sobre matérias de competência da União, como as especificadas nos incisos do art. 48, condicionado à apreciação do Presidente da República.

  • Quem elaborou essa questões fez: Toma!!

  • sanção do presidente > ratificar, apreciar

    não pode vedar!

  • mais uma questão q tira os homi dos meninos


ID
3999139
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


      Diverti-me imensamente com a história dos imbecis da web. Para quem não acompanhou, foi publicado em alguns jornais e também on-line que no curso de uma chamada lectio magistralis em Turim eu teria dito que a web está cheia de imbecis. É falso. A lectio era sobre um tema completamente diferente, mas isso mostra como as notícias circulam e se deformam entre os jornais e a web. A história dos imbecis surgiu numa conferência de imprensa durante a qual, respondendo a uma pergunta que não me lembro mais, fiz uma observação de puro bom senso. Admitindo que em 7 bilhões de habitantes exista uma taxa inevitável de imbecis, muitíssimos deles costumavam comunicar seus delírios aos íntimos ou aos amigos do bar – e assim suas opiniões permaneciam limitadas a um círculo restrito. Hoje uma parte consistente dessas pessoas tem a possibilidade de expressar as próprias opiniões nas redes sociais e, portanto, tais opiniões alcançam audiências altíssimas e se misturam com tantas outras ideias expressas por pessoas razoáveis.

    [...]

    É justo que a rede permita que mesmo quem não diz coisas sensatas se expresse, mas o excesso de besteira congestiona as linhas. E algumas reações descompensadas que vi na internet confirmam minha razoabilíssima tese. Alguém chegou a dizer que, para mim, as opiniões de um tolo e aquelas de um ganhador do prêmio Nobel têm a mesma evidência e não demorou para que se difundisse viralmente uma inútil discussão sobre o fato de eu ter ou não recebido um prêmio Nobel – sem que ninguém consultasse sequer a Wikipédia.

(Umberto Eco – Os imbecis e a imprensa responsável, 2017.)

No trecho “Admitindo que em 7 bilhões de habitantes exista uma taxa inevitável de imbecis, muitíssimos deles costumavam comunicar seus delírios aos íntimos ou aos amigos do bar – e assim suas opiniões permaneciam limitadas a um círculo restrito”, as orações, cujos inícios estão sublinhados, correspondem, respectivamente, a:

Alternativas
Comentários
  • '' fiz uma observação de puro bom senso. Admitindo que em 7 bilhões de habitantes exista uma taxa inevitável de imbecis'' ---- Hipótese

    ''muitíssimos deles costumavam comunicar seus delírios aos íntimos ou aos amigos do bar – e assim suas opiniões permaneciam limitadas a um círculo restrito” ---- Consequência

    Gabarito E

  • Admitindo que em 7 bilhões de habitantes exista uma taxa inevitável de imbecis, ... [HIPÓTESE]

    ... muitíssimos deles costumavam comunicar seus delírios aos íntimos ou aos amigos do bar ... [CAUSA] –

     ... e assim suas opiniões permaneciam limitadas a um círculo restrito [CONSEQUÊNCIA]

    O bizu da questão era se atentar que na primeira parte do trecho existem duas orações, sendo que a oração iniciada por "Admitindo" tem ideia de hipótese, conforme demonstrado.

    Gab: E

  • pesquisei o significado de "hipótese" e daí já matei a questão: proposição que se admite, independentemente do fato de ser verdadeira ou falsa, como um princípio a partir do qual se pode deduzir um determinado conjunto de consequências; suposição, conjectura. Ou seja, ele admitiu que em 7 bilhões de habitantes existe uma taxa inevitável de imbecis e a partir disso tirou uma conclusão.


ID
3999142
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


      Diverti-me imensamente com a história dos imbecis da web. Para quem não acompanhou, foi publicado em alguns jornais e também on-line que no curso de uma chamada lectio magistralis em Turim eu teria dito que a web está cheia de imbecis. É falso. A lectio era sobre um tema completamente diferente, mas isso mostra como as notícias circulam e se deformam entre os jornais e a web. A história dos imbecis surgiu numa conferência de imprensa durante a qual, respondendo a uma pergunta que não me lembro mais, fiz uma observação de puro bom senso. Admitindo que em 7 bilhões de habitantes exista uma taxa inevitável de imbecis, muitíssimos deles costumavam comunicar seus delírios aos íntimos ou aos amigos do bar – e assim suas opiniões permaneciam limitadas a um círculo restrito. Hoje uma parte consistente dessas pessoas tem a possibilidade de expressar as próprias opiniões nas redes sociais e, portanto, tais opiniões alcançam audiências altíssimas e se misturam com tantas outras ideias expressas por pessoas razoáveis.

    [...]

    É justo que a rede permita que mesmo quem não diz coisas sensatas se expresse, mas o excesso de besteira congestiona as linhas. E algumas reações descompensadas que vi na internet confirmam minha razoabilíssima tese. Alguém chegou a dizer que, para mim, as opiniões de um tolo e aquelas de um ganhador do prêmio Nobel têm a mesma evidência e não demorou para que se difundisse viralmente uma inútil discussão sobre o fato de eu ter ou não recebido um prêmio Nobel – sem que ninguém consultasse sequer a Wikipédia.

(Umberto Eco – Os imbecis e a imprensa responsável, 2017.)

A questão central apontada pelo autor no texto pode ser corretamente sintetizada no fato de que:

Alternativas
Comentários
  • ''A lectio era sobre um tema completamente diferente, mas isso mostra como as notícias circulam e se deformam entre os jornais e a web.''

    Gabarito D - as notícias sofrem distorções durante o processo de circulação entre as diferentes mídias.


ID
3999145
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.


      Diverti-me imensamente com a história dos imbecis da web. Para quem não acompanhou, foi publicado em alguns jornais e também on-line que no curso de uma chamada lectio magistralis em Turim eu teria dito que a web está cheia de imbecis. É falso. A lectio era sobre um tema completamente diferente, mas isso mostra como as notícias circulam e se deformam entre os jornais e a web. A história dos imbecis surgiu numa conferência de imprensa durante a qual, respondendo a uma pergunta que não me lembro mais, fiz uma observação de puro bom senso. Admitindo que em 7 bilhões de habitantes exista uma taxa inevitável de imbecis, muitíssimos deles costumavam comunicar seus delírios aos íntimos ou aos amigos do bar – e assim suas opiniões permaneciam limitadas a um círculo restrito. Hoje uma parte consistente dessas pessoas tem a possibilidade de expressar as próprias opiniões nas redes sociais e, portanto, tais opiniões alcançam audiências altíssimas e se misturam com tantas outras ideias expressas por pessoas razoáveis.

    [...]

    É justo que a rede permita que mesmo quem não diz coisas sensatas se expresse, mas o excesso de besteira congestiona as linhas. E algumas reações descompensadas que vi na internet confirmam minha razoabilíssima tese. Alguém chegou a dizer que, para mim, as opiniões de um tolo e aquelas de um ganhador do prêmio Nobel têm a mesma evidência e não demorou para que se difundisse viralmente uma inútil discussão sobre o fato de eu ter ou não recebido um prêmio Nobel – sem que ninguém consultasse sequer a Wikipédia.

(Umberto Eco – Os imbecis e a imprensa responsável, 2017.)

Com base no texto de Eco, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • No curso de é um adjunto adverbial de tempo, logo poderá ser substituído por durante. , que também é adj. adv. temp, pois é uma preposição ACIDENTAL ( pode exercer outras funções sintáticas )

    LETRA C

    APMBB

  • Quanto a identificação do sujeito na letra 'a', alguém saberia apontá-lo?

  •  A) alguma coisa foi publicada nos jornais. O que foi publicado? “que no curso de uma chamada lectio magistralis em Turim eu teria dito que a web está cheia de imbecis”

    B) trata-se de palavra em latim, por isso está em itálico. Conotativo = sentido figurado, não justificaria o itálico.

    C) GABARITO. No curso de = durante.

    D) Paradoxo precisa trazer ideia de oposição, não é o caso.

    E) O “é falso” faz referência a: que ele teria dito isso, e não A históriA

  • Banca do Cão


ID
3999166
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão .


Por que as lhamas podem guardar o segredo para combater a gripe

   Cientistas americanos recrutaram uma curiosa aliada para desenvolver tratamentos contra a gripe: a lhama. O sangue desse animal sul-americano foi utilizado para produzir uma nova terapia com anticorpos que têm o potencial de combater todos os tipos de gripe.

    A gripe é uma das doenças mais hábeis na hora de mudar de forma. Constantemente, modifica sua aparência para despistar nosso sistema imunológico. Isso explica porque as vacinas nem sempre são efetivas e, a cada inverno, é necessário receber uma nova injeção para prevenir a doença.

   Por isso, a ciência está à procura de uma forma de acabar com todos os tipos de gripe, não importando de qual cepa provenha ou o quanto possa sofrer mutações. É aí que entra a lhama.

    Esses animais, nativos dos Andes, têm anticorpos incrivelmente pequenos em comparação com os dos humanos.

   Os anticorpos são as armas do sistema imunológico, e aderem às proteínas que sobressaem na superfície dos vírus. Os anticorpos humanos tendem a atacar as pontas dessas proteínas, _______ essa é a parte em que o vírus da gripe muda com mais rapidez. _______ os anticorpos da lhama, com seu tamanho diminuto, conseguem atacar as partes do vírus da gripe que não sofrem mutação.

    Uma equipe do Instituto Scripps, nos Estados Unidos, infectou lhamas com múltiplos tipos de gripe, para estimular uma resposta do seu sistema imunológico. Em seguida, analisou o sangue dos animais, procurando pelos anticorpos mais potentes, que poderiam atacar uma ampla variedade de vírus. Os cientistas, _______, identificaram quatro anticorpos das lhamas. Depois, começaram a desenvolver um anticorpo sintético, que une elementos desses quatro tipos.

    O trabalho, que foi publicado na revista científica Science, ainda está em estágios muito iniciais. A equipe de cientistas pretende realizar mais experimentos antes de fazer testes com humanos. “Ter um tratamento que possa funcionar contra uma variedade de cepas diferentes do vírus da gripe é algo muito desejado. É o Santo Graal da gripe”, afirma o professor Jonathan Ball, da Universidade de Nottingham.

(James Gallagher, Correspondente de Saúde e Ciência, BBC News. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46101443?ocid=socialflow_ facebook&fbclid=IwAR1Bj0yRbAN1yzVPG9X8H0KC2B5I59XTXbPwX7w0kk9O4kfMIop3H-wjmIY. Acesso em 07/07/2019. Adaptado.) 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • I - Os anticorpos humanos tendem a atacar as pontas dessas proteínas, MAS essa é a parte em que o vírus da gripe muda com mais rapidez.

    II - os anticorpos da lhama, com seu tamanho diminuto, conseguem atacar as partes do vírus da gripe que não sofrem mutação.

    III -  Os cientistas, ENTÃO, identificaram quatro anticorpos das lhamas. Depois, começaram a desenvolver um anticorpo sintético, que une elementos desses quatro tipos.

    Gabarito: C

  • Gab : C

    UFPR não brinca.


ID
3999169
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão .


Por que as lhamas podem guardar o segredo para combater a gripe

   Cientistas americanos recrutaram uma curiosa aliada para desenvolver tratamentos contra a gripe: a lhama. O sangue desse animal sul-americano foi utilizado para produzir uma nova terapia com anticorpos que têm o potencial de combater todos os tipos de gripe.

    A gripe é uma das doenças mais hábeis na hora de mudar de forma. Constantemente, modifica sua aparência para despistar nosso sistema imunológico. Isso explica porque as vacinas nem sempre são efetivas e, a cada inverno, é necessário receber uma nova injeção para prevenir a doença.

   Por isso, a ciência está à procura de uma forma de acabar com todos os tipos de gripe, não importando de qual cepa provenha ou o quanto possa sofrer mutações. É aí que entra a lhama.

    Esses animais, nativos dos Andes, têm anticorpos incrivelmente pequenos em comparação com os dos humanos.

   Os anticorpos são as armas do sistema imunológico, e aderem às proteínas que sobressaem na superfície dos vírus. Os anticorpos humanos tendem a atacar as pontas dessas proteínas, _______ essa é a parte em que o vírus da gripe muda com mais rapidez. _______ os anticorpos da lhama, com seu tamanho diminuto, conseguem atacar as partes do vírus da gripe que não sofrem mutação.

    Uma equipe do Instituto Scripps, nos Estados Unidos, infectou lhamas com múltiplos tipos de gripe, para estimular uma resposta do seu sistema imunológico. Em seguida, analisou o sangue dos animais, procurando pelos anticorpos mais potentes, que poderiam atacar uma ampla variedade de vírus. Os cientistas, _______, identificaram quatro anticorpos das lhamas. Depois, começaram a desenvolver um anticorpo sintético, que une elementos desses quatro tipos.

    O trabalho, que foi publicado na revista científica Science, ainda está em estágios muito iniciais. A equipe de cientistas pretende realizar mais experimentos antes de fazer testes com humanos. “Ter um tratamento que possa funcionar contra uma variedade de cepas diferentes do vírus da gripe é algo muito desejado. É o Santo Graal da gripe”, afirma o professor Jonathan Ball, da Universidade de Nottingham.

(James Gallagher, Correspondente de Saúde e Ciência, BBC News. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46101443?ocid=socialflow_ facebook&fbclid=IwAR1Bj0yRbAN1yzVPG9X8H0KC2B5I59XTXbPwX7w0kk9O4kfMIop3H-wjmIY. Acesso em 07/07/2019. Adaptado.) 

Ao comparar a vacina contra diferentes cepas do vírus da gripe ao Santo Graal, o professor Jonathan Ball quis dizer que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Ter um tratamento que possa funcionar contra uma variedade de cepas diferentes do vírus da gripe é algo muito desejado. É o Santo Graal da gripe...

    Obs.: Santo Graal é o cálice usado por Jesus na Santa Ceia.

    BONS ESTUDOS!!!


ID
3999172
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho abaixo, extraído de Sagarana, de João Guimarães Rosa:


Estremecem, amarelas, as flores da aroeira. Há um frêmito nos caules rosados da erva-de-sapo. A erva-de-anum crispa as folhas, longas, como folhas de mangueira. Trepidam, sacudindo as estrelinhas alaranjadas, os ramos da vassourinha. Tirita a mamona, de folhas peludas, como o corselete de um caçununga, brilhando em verde-azul! A pitangueira se abala, do jarrete à grimpa. E o açoita-cavalos derruba frutinhas fendilhadas, entrando em convulsões. – Mas, meu Deus, como isto é bonito! Que lugar bonito p’r’a gente deitar no chão e se acabar!... É o mato, todo enfeitado, tremendo também com a sezão.

(GUIMARÃES ROSA. “Sarapalha”. Sagarana. Obra completa (vol. 1). Nova Aguilar, 1994. p. 295.)


O trecho extraído do conto “Sarapalha”, do livro Sagarana, de Guimarães Rosa, exemplifica um aspecto que está presente em todos os contos do mesmo livro. Assinale a alternativa que reconhece esse aspecto de forma adequada.

Alternativas
Comentários
  • Gab: D


ID
3999178
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Ao mesmo tempo em que narram fatos, os narradores de Casa de Pensão e Clara dos Anjos também assumem postura intrusa e opinativa: eles interrompem a narração de acontecimentos e inserem seus comentários e opiniões, apresentando análises sociológicas ou psicológicas de acontecimentos, ambientes e personagens. Nas alternativas abaixo, foram transcritos trechos dos dois romances. Assinale a alternativa em que se observa tal atitude intrusa e opinativa do narrador no romance de Aluísio Azevedo.

Alternativas
Comentários
  • "o imprudente"

  • Gabarito letra B


ID
3999181
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O romance Nove noites apresenta o antropólogo Buel Quain como um aluno da antropóloga estadunidense Ruth Benedict. Ambos são personagens reais e atuaram, efetivamente, como pesquisadores da área. A tentativa de representar aspectos ligados aos povos indígenas retoma uma temática da Literatura Brasileira presente, ao menos, desde a poesia de Gonçalves Dias e de outros indianistas anteriores e posteriores a ele. Considerando isso, leia o trecho abaixo, extraído de um ensaio de Ruth Benedict, originalmente publicado em 1934:


Nem a razão para usar as sociedades primitivas para discutir as formas sociais tem necessária relação com uma volta romântica ao primitivo. Essa razão não existe com o espírito de poetizar os povos mais simples. Existem muitos modos pelos quais a cultura de um ou outro povo nos atrai fortemente nesta era de padrões heterogêneos e de tumulto mecânico confuso. Mas não é por meio de um regresso aos ideais preservados para nós pelos povos primitivos que a nossa sociedade poderá curar-se de suas moléstias. O utopismo romântico que se dirige aos primitivos mais simples, por mais atraente que seja, às vezes tanto pode ser no estudo etnológico, um empecilho como um auxílio.


BENEDICT, Ruth: “A ciência do costume”. PIERSON, Donald. 1970. Estudos de organização social: leituras de sociologia e antropologia social. Tomo II. Tradução de Olga Dória. São Paulo: Martins. p. 497-513.)


Considerando a leitura integral de Nove Noites e a leitura do trecho extraído da obra da antropóloga, assinale a alternativa em que a representação dos “povos primitivos” é condicionada pelo que a autora denomina de “utopismo romântico”, ou, segundo definição dela mesma, o “espírito de poetizar os povos mais simples”.

Alternativas
Comentários

ID
3999187
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho abaixo, de Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum:


     No meu íntimo, creio que deixei a família e a cidade também por não suportar a convivência estúpida com os serviçais. Lembro Dorner dizer que o privilégio aqui no norte não decorre apenas da posse de riquezas.

    – Aqui reina uma forma estranha de escravidão – opinava Dorner. – A humilhação e a ameaça são o açoite; a comida e a integração ilusória à família do senhor são as correntes e golilhas.

     Havia alguma verdade nesta sentença.


(HATOUM, Milton. Relato de um certo oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 88.)


A respeito desse romance, considere as seguintes afirmativas:


1. Quem narra essa parte do relato é Hakim, filho preferido de Emilie, a quem ela ensinou o árabe na infância e que muito jovem se mudaria para o Sul do Brasil, jamais vendo a mãe novamente.


2. Dorner é um comerciante alemão, concorrente da loja da família de Emilie, a Parisiense, mas que se mantivera próximo à família por sua antiga amizade com Emir, o irmão suicida da matriarca.


3. O julgamento de Dorner, com o qual o narrador concorda, é injusto, e o tratamento cordial que toda a família de Emilie dedica à serviçal Anastácia Socorro é prova desse equívoco.


4. A referência à escravidão permite que se localize a ação de Relato de um certo oriente no final do século XIX, período em que o Ciclo da Borracha atraiu imigrantes para a região Norte.


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Mó viagem essa questão!

  • CADÊ O TEXTO COMPLETO PARA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO. KKK VOU TER QUE LER MILHARES DE LIVROS E ACERTAR QUAL VAI CAIR NA PROVA

  • Extrapolação pura kk

    Parece que tinha que ler vários livros para fazer essa prova kkkk


ID
3999202
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ânion perxenato (XeO6 4- ) é um oxidante muito forte, capaz de oxidar Mn(II) a Mn(VII), conforme a equação química abaixo:


5 Na4XeO6(aq) + 8 MnSO4(aq) + 2 H2O(l) → 5 Xe(g) + 8 NaMnO4(aq) + 6 Na2SO4(aq) + 2 H2SO4(aq)


Além disso, o XeO6 4- é um oxidante limpo, pois não introduz produtos de redução no meio da reação, uma vez que o xenônio formado está na forma de gás.

Um experimento foi realizado na temperatura de 300 K e 100 kPa, em que 16 mol de MnSO4 foram totalmente oxidados por Na4XeO6 e todo o gás produzido foi coletado. Nessas condições, o volume de um mol de um gás ideal é igual a 24,9 L.


O volume (em L) de gás coletado nesse experimento foi igual a:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão abrange o conteúdo de estequiometria química. Para resolvê-la é importante utilizar a informação em mols fornecida na reação, já balanceada, e também a informação de volume fornecida pelo enunciado. Sendo assim, observemos os dados necessários e a resolução da questão:

    Dados:

    Número de mols de MnSO4 oxidado = 16 mols;
    Volume de 1 mol de gás ideal nas condições fornecidas = 24,9 L.


    Resolução:

    1) De acordo com a reação:

    5 Na4XeO6(aq) + 8 MnSO4(aq) + 2 H2O(l) → 5 Xe(g) + 8 NaMnO4(aq) + 6 Na2SO4(aq) + 2 H2SO4(aq)

    É possível observar que 8 mols de MnSO4 produzem 5 mols do gás Xe. Dessa forma, primeiramente, precisamos calcular o número de mols de Xe formados a partir de 16 mols de MnSO4, por regra de três:
    8 mols de MnSO4   produzem   5 mols de Xe
                 16               ----------        X
    X = 5 ∙ 2 = 10 mols de Xe


    2) Com o número de mols produzido é possível saber quantos litros foram coletados, uma vez que 1 mol de gás ideal nas condições apresentadas é igual a 24,9 L:
    1 mol de gás ideal   possui   24,9 L
                 10               -------    Y
    Y = 24,9 10 = 249 L


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3999205
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os principais parâmetros que definem a qualidade da água de uma piscina são o pH e a alcalinidade. Para a água ser considerada própria, o pH deve ser mantido próximo de 7,0, para garantir o conforto do banhista e a eficácia dos agentes bactericidas. Já a alcalinidade, expressa em concentração de íon bicarbonato, deve ser em torno de 100 g m-3 . A propriedade anfotérica desse íon garante que qualquer substância ácida ou básica introduzida seja prontamente neutralizada, conforme mostram as equações químicas abaixo:


HCO3 - (aq) + H+ (aq) ⇄ H2O(l) + CO2(g)

HCO3 - (aq) + OH- (aq) ⇄ H2O(l) + CO3 2- (aq)


Ao adicionar carbonato de sódio na água de uma piscina, que está em condições consideradas adequadas para o banho, ocorrerá: 

Alternativas
Comentários
  • Esta questão abrange conceitos relacionados ao equilíbrio químico. De acordo com os princípios de Le Chatelier, quando há uma perturbação no sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido de minimizar essa perturbação e restabelecer um novo equilíbrio químico. Para resolver essa questão é importante saber que a concentração é um dos fatores que afeta o equilíbrio: quando há uma variação na concentração de reagentes ou produtos, o equilíbrio é deslocado no sentido do consumo da substância que teve sua concentração aumentada. 

    Dessa forma, quando o carbonato de sódio (Na2CO3) é adicionado na água da piscina, ocorre um aumento na concentração dos íons carbonato (CO32-). Com o aumento da concentração desse íon, o equilíbrio é deslocado no sentido de seu consumo, ou seja, o sentido inverso da segunda reação:

    HCO3- (aq) + OH- (aq) ⇄ H2O(l) + CO32- (aq)

    No sentido inverso há formação de íons HCO3- e OH-, logo, a concentração de OH- aumenta, o que também aumenta o pH, pois quanto maior a concentração de íons OH-, maior a alcalinidade do meio. Portanto, o pH aumenta, passando de neutro a levemente alcalino.

    Logo, ao adicionar carbonato de sódio na água de uma piscina, que está em condições consideradas adequadas para o banho, ocorrerá um pequeno aumento do pH e da alcalinidade.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Ao adicionarmos Na2CO3 na água, teremos mais íons CO3 ²⁻ na água, o que irá aumentar sua alcalinidade

    Ao aumentar a concentração de íons CO3 ²⁻, o equilíbrio será deslocado no sentido inverso, o de formação de íons OH⁻, o que irá elevar o pH da água.

    GABARITO: LETRA C

    Me acompanhe no YouTube, onde tenho diversas resoluções de questões ↙

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite


ID
3999208
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Recentemente, foi divulgada a descoberta de um fóssil de um lobo gigante, pertencente ao período Pleistoceno. A idade do fóssil foi determinada por meio de datação por carbono-14. A quantidade desse isótopo presente no animal vivo corresponde à sua abundância natural. Após a morte, a quantidade desse isótopo decresce em função da sua taxa de decaimento, cujo tempo de meia-vida é de 5.730 anos. A idade do fóssil foi determinada em 32.000 anos. A fração da quantidade de matéria de carbono-14 presente nesse fóssil em relação à sua abundância natural está entre: 

Alternativas
Comentários
  • Esta questão abrange conceitos relacionados à radioatividade e para resolvê-la é preciso saber que tempo de meia-vida é definido como o tempo necessário para que metade dos átomos radioativos seja desintegrado. Como a idade do fóssil foi determinada por meio de datação por carbono-14 e o tempo de meia vida desse isótopo é de 5.730 anos, é preciso saber quantos tempos de meia-vida (t1/2) estão inseridos em 32.000 anos, para saber a quantidade da matéria.

    Quantidade de tempos de meia-vida do isótopo em 32.000 anos (x): 32.000/5.730 = 5,6
    Em 1 tempo de meia-vida a fração de quantidade de carbono-14 decresce pela metade (1/2), sendo assim, a massa pode ser definida como:

    m = m0/2x

    Em que m0 é a massa inicial e x a quantidade de meias-vidas. 

    A fórmula fica dessa forma pois é um decaimento exponencial, que pode ser melhor visualizado no seguinte esquema:


    Pelo esquema, é possível observar que a fração da quantidade de matéria de carbono-14 presente nesse fóssil em relação à sua abundância natural está entre 1/32 e 1/64, uma vez que 5,6 está entre 5 e 6 meias-vidas.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • 5730 x 5 = 28659

    5730 x 6 = 34480

    ou seja, a quantidade de meia vida que o carbono ( C ) passou foi algo entre 5 e 6 vezes

    considerando que no começo nós tínhamos 1carbono...

    1/2 x 1/2 x 1/2 x 1/2 x 1/2 = 1/32 de C(para as 5 meia vida)

    1/2 x 1/2 x 1/2 x 1/2 x 1/2 x 1/2 = 1/64 de C (para as 6 meia vida)

    COMO O CABORNO SOFREU ALGO ENTRE 5 E 6 MEIA VIDA, TEMOS

    1/64< X < 1/32

    LETRA E


ID
3999211
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em 2019, é comemorado o aniversário de 150 anos da primeira versão da tabela periódica, proposta por Dmitri Mendeleev. Ele criou um sistema que, além de catalogar os elementos, permitiu prever propriedades em função da posição que o elemento ocupa na tabela. Em 1869, o sódio (Na) e o potássio (K) já constavam da primeira versão da tabela periódica. Na versão atual, esses elementos pertencem ao primeiro grupo, o dos metais alcalinos. Esses metais reagem de maneira violenta com água, na qual se produz gás hidrogênio, conforme esquematizado abaixo:


2 M (s) + 2 H2O (l) → 2 MOH (aq) + H2 (g), M = Na ou K


A propriedade comum a esse grupo, que é responsável pelo comportamento descrito em água, é o

Alternativas
Comentários
  • Eita nós, eu tento fugir da matemática mas ela n foge de mim kkkk Brincadeiras a parte...

    Excelente comentário, obrigado!

  • Basta lembrar que os elementos da família 1A doam elétrons com muita facilidade, ou seja, ionizam muito fácil.

    Logo, a energia necessária para arrancar 1 elétron é pequena.

    Conclui-se que a ENERGIA DE IONIZAÇÃO É BAIXA.

  • Esta questão abrange o conteúdo de propriedades periódicas dos elementos. Para saber a propriedade comum aos metais alcalinos é importante saber que eles pertencem ao grupo 1 da tabela periódica, pois possuem apenas 1 elétron em sua camada de valência. Sendo assim, analisemos as alternativas:


    A) INCORRETA - A densidade é definida como a relação entre a massa e o volume de um material.  No geral, os metais alcalinos não apresentam altos valores de densidade, pois ela cresce de cima para baixo nos grupos e das extremidades para o centro nos períodos.
     

    B) CORRETA - A energia de ionização é a energia necessária para se retirar um elétron de um átomo isolado e no estado gasoso:
    X(g) + energia → X1+(g) + e-
    Os metais alcalinos, apresentam apenas um elétron em sua última camada, e, para ficarem estáveis, de acordo com a regra do octeto, precisam perder esse elétron. Esse elétron da última camada é fracamente atraído pelo núcleo, o que torna mais fácil a sua retirada. Devido a isso, a energia de ionização dos metais alcalinos é baixa, pois o elétron sai com facilidade, o que torna esses elementos muito reativos em água.



    C) INCORRETA - O volume atômico cresce de cima para baixo em um mesmo grupo e do centro para as extremidades nos períodos. Como o volume é inversamente proporcional à densidade, e os metais alcalinos apresentam baixos valores de densidade, eles possuem altos valores de volume atômico.


    D) INCORRETA - A eletronegatividade pode ser definida como a força de atração exercida por um átomo sobre os elétrons em uma ligação química, medindo a tendência dos átomos em receber elétrons. Dessa forma, os metais alcalinos apresentam baixa eletronegatividade, pois possuem altos valores de raio atômico e, quanto maior o raio, menor a força de atração do átomo em relação ao elétron.


    E) INCORRETA - A afinidade eletrônica é definida como a energia liberada quando se adiciona um elétron a um átomo isolado no estado gasoso. Sendo assim, os metais alcalinos apresentam baixos valores de afinidade eletrônica, uma vez que possuem altos valores de raio atômico e tendem a doar elétrons e não a receber.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Questão só parece ser difícil!

    Os metais alcalinos tendem a doar elétrons com muita facilidade, pois para que chegue na regra do octeto faltam muitos elétrons, então é mais fácil doar elétrons ( ligações iônicas )

    Essa característica de doar elétrons é chamada de energia de ionização , que nos metais alcalinos é extremamente baixa.

    »» a energia de ionização cresce da esquerda para direita, de baixo para cima .

    LETRA B

    APMBB


ID
3999217
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Em determinado momento do diálogo de Hípias Menor, de Platão, Sócrates declara que encontrou dificuldade para responder à pergunta “qual o critério para reconheceres o que é belo e o que é feio?”. De acordo com Platão, a dificuldade está em que:

Alternativas
Comentários
  • A filosofia de Platão se baseia na concepção de que as coisas do mundo são cópias ou representações daquilo que é verdadeiro e existe em um mundo ideal, de ideias. A ideia de beleza constitui algo que transcende o homem, mas que por ele pode ser alcançada e, a partir desse momento, reconhecida e admirada no mundo à sua volta. 


    Gabarito do Professor: Letra  C.
  • Para Platão, antes de se identificar algo belo, é preciso que se conheça o que é belo antes que este possa ser identificado.

    Os filósofos gregos são a base da filosofia ocidental, com muitos de seus estudos e preceitos, como ética e moralidade, mantidos até os dias de hoje. 

    Apesar disso, os conceitos de democracia foram aperfeiçoados, pois nesse período a aristocracia era sempre beneficiada.

    A alternativa correta é a C.

  • Para Platão é necessário o conhecimento de que a beleza deve ser identificada por meio das coisas belas. Ou seja, as coisas belas podem ser encontradas pelo conhecimento. Os juizos são subjetivos, mas são considerados sobre a sua identidade.

    A simples observação das coisas belas não podem dizer o que é a beleza. É necessário o uso da razão.


ID
3999220
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para os filósofos contratualistas, o Estado é pensado como tendo por origem um contrato entre os indivíduos. Segundo Thomas Hobbes, “é como se cada homem dissesse a cada homem: autorizo e transfiro o meu direito de me governar a mim mesmo a este homem, ou a esta assembleia de homens, com a condição de transferires para ele o teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as suas ações”.


(HOBBES, T. Leviatã, cap. 17, In: MARÇAL, J. CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (org.) Antologia de textos filosóficos, Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 365.)


A partir do enunciado, é correto afirmar que Hobbes recorre à ideia do contrato com o fim de:

Alternativas
Comentários
  • O homem livre = entra em conflito com outro homem livre e acaba extinguindo sua raça

    O homem que transfere sua liberdade para o LEVIATÃ ( ESTADO ) ganha a segurança , é o preço a se pagar.

    LETRA B

    APMBB

  • Hobbes, que considerava o homem o lobo do próprio homem, ou seja, seu maior algoz, concebia que o contrato social firmado deveria garantir alguns direitos como segurança em troca de alguns deveres, como o reconhecimento de um poder superior que regulasse a vida coletiva, o leviatã.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • É correta a alternativa B, já que a filosofia política de Hobbes era uma forma de justificar e defender a necessidade do Absolutismo, sendo um tipo bastante particular de "contratualismo".

    Enquanto filósofos como Rousseau e Voltaire viam o Estado como uma instituição que deveria servir aos cidadãos e garantir as suas liberdades, Hobbes o via como o monopólio da violência, sendo esta a única forma (de acordo com Hobbes) de evitar que os homens se tornassem inimigos uns dos outros.

    Deste modo, são os homens que se submetem ao Estado de Hobbes, e não o contrário.

    Gabarito B

  • O homem é lobo do homem, ou seja, ele é um ser capaz de cometer atrocidades contra seres de sua própria espécie. Em seu estado natural não haveria um convívio em sociedade. Esta é a causa. Já a finalidade do contrato é calcular os deveres e direitos dos indivíduos em relação ao Estado.


ID
3999223
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Nas primeiras linhas das Meditações Metafísicas, Descartes declara que “recebera muitas falsas opiniões por verdadeiras” e que “aquilo que fundou sobre princípios mal assegurados devia ser muito duvidoso e incerto”.

(DESCARTES, R. Meditações Metafísicas, In: MARÇAL, J. CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (org.) Antologia de textos filosóficos, Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 153.)


A fim de dar bom fundamento ao conhecimento científico, Descartes entende que é preciso:

Alternativas
Comentários
  • O método cartesiano, estabelecido por Rene Descartes, estabelecia que todo conhecimento deveria ser questionado e toda dúvida deveria ser levada ao extremo para que fosse possível alcançar bases fundamentais para o pensamento e as afirmações. Somente a partir da dúvida como método, seria possível investigar qualquer tema proposto a partir de suas partes básicas e elevando-se até sua complexidade. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

  • d) partir de princípios seguros e proceder com método. 

    Descartes foi um dos principais pensadores que seguiam com a busca pelo método científico e seguro para que as novas descobertas pudessem ser fundamentadas e aceitas pela comunidade científica.

    Diante disso, é preciso que as novas descobertas sejam pautadas no racionalismo e experimentação, para que possam ser disseminadas a toda a sociedade.


ID
3999226
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

De acordo com Tales de Mileto, a água é origem e matriz de todas as coisas. Essa maneira de reduzir a multiplicidade das coisas a um único elemento foi considerada uma das primeiras expressões da Filosofia, porque: 

Alternativas
Comentários
  • Tales de Mileto tentou usar da Physis ( tudo provém da água) para explicar a origem das coisas. Naquela época, prevalecia muito o ''MITO'' e Tales tentou usar de um discurso racional ( logos ), tratando em unicidade a origem de todas as coisas

    LETRA A

    APMBB

  • O fundamento da filosofia ocidental, representado na figura de Tales de Mileto, pressupõe uma investigação acerca do fundamento das coisas do mundo. Os primeiros filósofos como Tales são considerados "físicos" pois buscavam compreender a essência das coisas da natureza, a physis, como denominada em grego.

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates. Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou "filósofos da natureza". Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional para a origem de todas as coisas. A mitologia grega explicava o universo através da cosmogonia (cosmo, "universo" e gónos, "gênese", "nascimento"). A cosmogonia dá sentido a tudo o que existe através da ideia de nascimento a partir de uma relação (sexual) entre os deuses. Os filósofos pré-socráticos abandonaram essa ideia e construíram a cosmologia, explicação do universo baseado no lógos ("argumentação", "lógica", "razão"). Os deuses deram lugar à natureza na compreensão sobre a origem das coisas. A filosofia nascida com esses primeiros filósofos deu origem a toda uma produção de conhecimento e de representação da realidade. Toda essa construção serviu como base para o desenvolvimento da cultura ocidental. fonte: toda matéria

ID
3999229
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia

Eis como ainda no início do século XVII se descrevia a figura ideal do soldado. O soldado é antes de tudo alguém que se reconhece de longe; que leva os sinais naturais de seu vigor e coragem, as marcas também de seu orgulho: seu corpo é o brasão de sua força e de sua valentia. [...] Na segunda metade do século XVIII, o soldado tornou-se algo que se fabrica; de uma massa informe, de um corpo inapto, fez-se a máquina de que se precisa; corrigiram-se aos poucos as posturas; lentamente uma coação calculada percorre cada parte do corpo, se assenhoreia dele, dobra o conjunto, torna-o perpetuamente disponível e se prolonga, em silêncio, no automatismo dos hábitos.


(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 162.)

Levando em conta essa passagem e a obra em que está inserida, é correto afirmar que, para Michel Foucault, instituições como escolas, quartéis, hospitais e prisões são exemplos de espaços em que, a partir do século XVIII, os indivíduo:

Alternativas
Comentários
  • Michael Foucalt argumentava que a partir do século XVIII as sociedades europeias deram origem a sociedades diciplinadoras que tinham, através de diversas instituições que foram criadas desde então, o objetivo de docilizar os corpos e torná-los formatados dentro dos modos e objetivos desejados pelo poder disciplinador. Prisões, escolas, quartéis, hospício e etc, cada uma dessas instituições se torna responsável por um tipo de disciplina, por um tipo de formatação dos corpos aos desejos do poder disciplinar.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • É correta a alternativa E, vendo Foucault estas instituições como os mecanismos por meio dos quais a ordem social era imposta (sempre pelos poucos e sempre em detrimento dos muitos) tanto pela violência simbólica quanto física.

    A ideia de Foucault era que todas as instituições mantidas pelo Estado e que o definiam, como as prisões que punem os criminosos, as escolas que preparam as próximas gerações e as polícias e exércitos que garantem a "lei e a ordem" tentam imprimir uma espécie de "domínio da consciência", de modo a fazer de todos servos dóceis do poder estabelecido.


ID
3999232
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito das projeções cartográficas, considere as seguintes afirmativas:


1. O emblema da Organização das Nações Unidas (ONU) consiste numa projeção azimutal equidistante centrada no Polo Norte.

2. É impossível transferir a superfície curva da Terra para um plano sem desfigurá-la ou alterá-la, motivo pelo qual a representação que mais se aproxima da realidade permanece sendo o globo.

3. Na projeção de Mercator, as distâncias entre os paralelos aumentam à medida que se afastam da linha equatorial, inviabilizando seu uso para a navegação.

4. As projeções polares são apropriadas para representar regiões de altas latitudes, além de terem grande utilidade na navegação aérea e na análise geopolítica.


Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.LEMBRANDO A PROJEÇÃO DE MERCATOR MUITO UTILIZADA PARA NAVEGAÇÃO.

  • > A projeção de mercator, datada do período das grandes navegações, é EUROCÊNTRICA destacando o continente europeu e o hemisfério norte em detrimento do sul, além de supervalorizar a ilha da GROENLÂNDIA (DIN).

    > É uma projeção cilíndrica conforme (distorce altas latitudes).

    > Ângulos precisos.

    > Gabarito: D

    "O único dia fácil foi ontem"

    PMPR

  • A projeção de Mercator é do tipo conforme, isto é, conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. Ela divide o planeta em 24 meridianos e 12 paralelos (os mesmos elaborados para estabelecer os fusos horários), igualmente espaçados e distribuídos sobre a camada terrestre.

  • , elaborada em 1569 pelo cartógrafo Gerhard Mercator, é do tipo cilíndrica e uma das mais conhecidas no mundo todo. As coordenadas geográficas são traçadas em linhas retas que se cruzam formando ângulos retos. Nesse tipo de projeção, há conservação dos ângulos e deformação das áreas. As regiões nas altas latitudes apresentam-se de forma exagerada.

  • Na assertiva 2, refere-se às projeções de Peter (XX), que são equidistantes e prevalece países subdesenvolvidos, isto é, da linha do equador. Assim, distorcendo na medida em aumenta a latitude.

  • Projeção Azimutal:

    Não conserva as formas e nem as áreas

    Importante na navagação

    Representa bem os Polos / Paralelos

    A ONU adotou

  • Projeções são um tema clássico e recorrente que requer atenção devido a grande quantidade de detalhes a serem observados na resolução de questões do tipo. O enunciado busca a observação das afirmativas sobre projeções cartográficas nas afirmativas.

    Análise das afirmativas:
    1 A projeção azimutal equidistante precisa possuir um foco, um ponto central já que esta é sua principal função ao reproduzir o espaço distorcendo as formas mas mantendo as distâncias. O Polo Norte foi escolhido para a ONU devido a sua representação simbólica como espaço de manutenção da paz entre as nações ao seu redor.  Afirmativa correta.


    2 A própria existência do recurso das projeções já demonstra a impossibilidade de registro gráfico sem distorção, sendo de fato o globo a que mais se aproxima do Geoide que é a verdadeira forma da Terra.  Afirmativa correta. 

    3  Afirmativa que pode induzir o erro já que todas as informações estão corretas exceto a de que não se pode navegar com essa projeção que foi especificamente produzida para este fim no século XVI.Afirmativa errada. 


    4 Por projeção polar entende-se a mesma que a azimutal equidistante que preserva as distâncias e é a mais adequada a navegação aérea que não precisa contornar obstáculos. Sua utilidade geopolítica passa também pela ideia de igualdade na representação do espaço.  Afirmativa correta. 


     D) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. Alternativa correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GABARITO D- Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

    1. CORRETA

    Azimutal/plana: caráter geopolítico ONU-> projeção azimutal/plana/polar, no Norte, com importância política estratégica (EUA e URSS no meio). 

    -IDEAL PARA REGIÕES. 

    -Obtido com um plano tangente na superfície terrestre. O ponto de tangencia fica próximo ao centro (menos deformidade).  

    -Guarda ângulos azimutais e seus meridianos passam pelo centro da projeção, representando retas

    -UFPR: usada na navegação/aviação, guarda os ângulos de azimute e seus meridianos passam pelo centro da projeção, representados como retas. 

    -------------

    2. CORRETA, note que todas mudam algo

    -PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA:  

    • Projeções equiDISTANte: mantêm as DISTÂNcias. 
    • Projeções equivalente: mantêm a proporção/áreas distorce as formas.
    • Projeção conforme: mantêm as formas e distorce as áreas
    • Projeção afilática: não mantêm nada. 

    -------

    3. Na projeção de Mercator, as distâncias entre os paralelos aumentam à medida que se afastam da linha equatorial, inviabilizando seu uso para a navegação. ERRADA

    1)Mercator- Gehard Kremer (xvi-1569): época das grandes navegações (mercantilismo), usada para navegar. (A Antártida ainda não tinha sido descoberta). 

    -Cilíndrico. 

    • Paralelos e meridianos formam ângulos de 90 graus (ângulo reto). 
    • Linha do Equador (baixa latitude) é a linha de contato (ponto de tangente). Ou seja, distorce quando “sobe” (os polos ficam exagerados). 

    -Projeção conforme: mantêm as formas e distorce as áreas. 

    -Projeção eurocêntrica, ela destaca o Norte (observar a Groelândia).  

    -Eu errei essa por saber que o ponto de tangente fica no equador e quando se afasta dele, a projeção distorce, porém a palavra inviabiliza talvez seja demais.

    -------

    4. As projeções polares são apropriadas para representar regiões de altas latitudes, além de terem grande utilidade na navegação aérea e na análise geopolítica.

    -Sinônimos: azimutal/ polar/ plana

    • É a azimutal que está lá na alternativa 1.


ID
3999235
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 1º de julho de 1997, Hong Kong, uma ex-colônia britânica, passou a fazer parte da China, sob o acordo “um país, dois sistemas”, que assegura certa autonomia ao território de cerca de 7,4 milhões de habitantes. Considerada uma Região Administrativa Especial, Hong Kong possui seu próprio sistema de leis, diversos partidos políticos e direitos essenciais garantidos. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:


1. Hong Kong foi cedida ao Reino Unido em 1842, após a Primeira Guerra do Ópio, quando se tornou uma colônia britânica.

2. Pelo acordo, ficou assegurado que nenhuma alteração poderá ser feita no sistema de governo de Hong Kong e em seu estilo de vida até o ano de 2047.

3. O governo central chinês tem afirmado de maneira recorrente sua jurisdição sobre Hong Kong, mas evitando atritos políticos entre os dois sistemas.

4. O passaporte utilizado pelos habitantes das duas regiões é o mesmo, porém o cidadão honconguês possui visto livre em vários países.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A ilha de Hong Kong era uma colônia britânica desde a Primeira Guerra do Ópio. Ela foi devolvida a China em julho de 1997.
     Foi estabelecido um acordo seguindo o princípio de “Um País, dois sistemas", no qual Hong Kong passa a pertencer a China. Ficam garantidas a autonomia de território, a independência legislativa e a judicial, com sistema político e estruturas econômicas próprias. 
    1. VERDADEIRA - Hong Kong foi cedida ao Reino Unido em 1842 e durante a era colonial a região adotou o sistema de não intervencionismo político e era considerado o local, no qual “o Oriente encontrava o Ocidente". 

    2. VERDADEIRA – O acordo de devolução de Hong Kong para a China estabeleceu que o ano de 2047 o sistema de governo de Hong Kong e o território passariam a ser completamente controlados pela China.

    3. FALSA – Segundo o acordo estabelecido, Hong Kong tem a independência legislativa e judicial e autonomia sobre seu território. Em 2020, Pequim declara planos de impor uma nova lei contra subversão, secessão, terrorismo e ingerência estrangeira; o que seria contra o acordo, mas a China alega que tal fato não prejudicaria as liberdades em Hong Kong.

    4. FALSA - O passaporte de Hong Kong é emitido pelo Departamento de Imigração de Hong Kong desde 1997 e tem visto livre para vários países incluindo os pertencentes ao Acordo de Schengen. O passaporte chinês é emitido pela Chancelaria da China e exige visto para entrar na Zona Schengen e em quase todos os países ocidentais.

    Para resolver a questão é preciso conhecimento prévio sobre os territórios de dominação britânica nos séculos XIX e XX. É preciso também ter noção dos tratados diplomáticos mais importantes do século XX. 
    A) INCORRETA – A afirmativa 3 não é verdadeira.
    B) CORRETA - Somente as afirmativas 1 e 2 são corretas. 
    C) INCORRETA – A afirmativa 1 é verdadeira e a afirmativa 4 não. 
    D) INCORRETA – A afirmativa 2 é verdadeira e as afirmativas 3 e 4 não. 
    E) INCORRETA - As afirmativas 1, 2 são verdadeiras e a 3 e 4 não.
    RESPOSTA: B

ID
3999238
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No dia 26 de abril de 1986, à 1h23min58s, uma série de explosões destruiu o reator e o prédio do quarto bloco da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil, na fronteira de Belarus. A catástrofe de Tchernóbil se converteu no mais grave acidente tecnológico do século XX. Para a pequena Belarus, o acidente representou uma desgraça nacional, levando-se em conta que ali não havia nenhuma central atômica.

(Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil, p. 9-10.)


O evento ocorrido em Tchernóbil atesta e reforça incertezas, problemas e incongruências acerca do uso da energia nuclear. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O acidente de Chernobyl aconteceu durante um teste de segurança que simulava uma falta de energia. Um conjunto de falhas nos reatores resultou em reações descontroladas. A água superaquecida foi transformada em explosões de calor que pegou fogo durante dias. Os restos da fissão nuclear precipitaram-se sobre a União Soviética e a Europa Ocidental. 
    A catástrofe deste acidente é tão grande em termos de mortes que ainda não se tem todos os números. A exposição radioativa compromete uma ou duas gerações à frente. Há também a questão financeira à longo prazo que ainda não foi totalmente contabilizada. 
    Sobre o acidente de Tchernóbil há a série de televisão com o mesmo nome que aclara eventos da época. Há que ter conhecimento sobre programas nucleares e grandes acidentes, dentro e fora do Brasil. Além disso, é preciso saber os usos e benefícios da energia nuclear e as disputas em torno dos programas nucleares. Só assim haverá condições de responder corretamente ao proposto na questão.
    A) INCORRETA – O Brasil tem registro de um acidente radiológico, em 1987, na cidade de Goiânia. Quando houve um furto de uma máquina de radioterapia em uma clínica médica abandonada e ela foi desmontada. Há registro de quatro pessoas mortas e centenas contaminadas pelo césio 137.
    B) CORRETA – Os Estados Unidos apoiaram o Irã até a Revolução Islâmica e seus planos de ter acesso à tecnologia nuclear para fins pacíficos. O Governo Bush, no ano 2001, iniciou pressão ao programa nuclear iraniano para que não houvesse desenvolvimento de armas nucleares, mesmo o Irã sendo signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. 
    C) INCORRETA- O governo brasileiro prevê a construção de seis novas usinas nucleares até 2050. 
    D) INCORRETA- O governo japonês anunciou que abandonará a energia nuclear até 2040. O que motivou tal decisão foi primeiramente o desastre com os reatores e com os terremotos seguidos de tsunamis em 2011. Há boa quantidade de usinas nucleares no Japão. 
    E) INCORRETA – O desastre de Tchernóbil não foi suficiente para reduzir a proliferação das usinas nucleares pelo mundo, pois existem em torno de 440 usinas e mais 65 em construção espalhados pelo planeta.
    RESPOSTA: B

ID
3999241
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Vou construir um grande muro – e ninguém constrói muros melhor que eu, acreditem. Para além disso, vou fazer com que o México pague esta construção”. Esta frase de Donald Trump revelou-se como uma medida que chocou milhares de pessoas e agradou a outras tantas.

(Disponível em: https://sol.sapo.pt/artigo/617127/como-surgiu-o-problema-das-fronteiras-entre-os-eua-e-o-mexico-)

Essa fala do presidente dos Estados Unidos remete a uma região de conflito. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A fronteira México-EUA é das mais movimentadas do mundo e local de tensão permanente. Imigração, tráfico de drogas e armas e a passagem normal de trabalhadores e turistas tornam essa área uma das mais críticas do mundo no gênero e conhecer seus problemas é importante dada sua recorrência em provas de vários tipos. O texto de apoio aborda a promessa de campanha do atual presidente norte-americano de limitar fisicamente toda a extensão da fronteira. A promessa do "muro" veio também com um discurso de responsabilização do México pelos problemas de segurança na fronteira e por não controlar adequadamente o intenso fluxo de imigrantes da América Latina em geral que cruza seu território com destino aos EUA. O enunciado busca a alternativa correta sobre a construção do muro. 

    A) Fronteiras nacionais na maioria das vezes respeitam obstáculos naturais por serem mais fáceis de se determinar diretamente na paisagem local. A proposta do "muro" é justamente por alguns pontos terem como limitador da fronteira apenas um acidente geográfico como o Rio Grande ou grande áreas desérticas. Alternativa correta.

    B) Uma coisa está diretamente ligada à outra. O México ameaçou retaliar economicamente a construção do muro aumentando a burocracia de liberação de produtos na fronteira. Se o efeito econômico dessa medida para a maior economia do planeta parece inócuo, para as economias dos estados norte-americanos fronteiriços pode ser bem problemático. 
    C) A patrulha de fronteira norte-americana foi criada em 1924 e o efetivo aumento do controle da fronteira só aumentou em mais de cem anos. 
    D) A massa de imigrantes latinos que cruzam a fronteira na ilegalidade não é de refugiados, mas de pessoas em busca de melhores condições econômicas de vida. "Importação de cérebros" é tática utilizada por todos os países desenvolvidos. 

    E) Alternativa mais complexa já que a afirmação é verdadeira. Só não é a resposta correta porque não possui uma relação tão direta com o texto sobre a construção do muro quanto a primeira alternativa. 

    Gabarito do professor: A
  • Alternativa correta LETRA A


ID
3999244
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A problemática da poluição diz respeito à qualidade de vida das aglomerações humanas, visto que a degradação ambiental causa uma deterioração dessa qualidade. A esse respeito, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra E.

    É um tipo de questão que você precisa ter um "conhecimento de mundo".

  • O tema poluição é multidisciplinar e acabam sendo necessários conhecimentos de diferente áreas para compreender corretamente todas as suas implicações.O enunciado relaciona a poluição com a degradação da qualidade de vida da população afetada e busca a alternativa correta sobre o assunto.

    A) Esses eventos apesar da enorme comoção que causaram  tiveram como efeitos práticos uma contaminação reduzida sendo a área diretamente afetada pelas explosões já incorporada a vida das cidades atualmente. Acidentes nucleares como Chernobil  e Fukushima causaram efeitos de poluição radioativa bem piores.
    B) Não há como cobrar responsabilidade individual de cada nação nesse aspecto se nem todas as nações se beneficiaram historicamente das revoluções industriais. Existem nações que estão poluindo o planeta há séculos enquanto outras possuem economia baseada na baixa exploração de recursos naturais. 

    C) Problemas ambientais não são exclusividade de países desenvolvidos. Neste caso eles só são mais antigos. Nações em desenvolvimento também apresentam graves  problemas devido a sua industrialização recente geralmente com tecnologias mais obsoletas. 

    D)Desenvolvimento econômico que degrada o ambiente só gera mais problemas de vários tipos. A definição de sustentabilidade econômica já possui mais de quarenta anos sendo amplamente debatida desde a década de 70 do século passado.  
    E) Degradação ambiental gera pobreza e vice versa. Destruição de ambientes naturais reforça problemas socioeconômicos que podem se agravar levando a conflitos como os que já existem pelo controle de fontes água limpa em diversas partes do mundo. Alternativa correta. 


     Gabarito do Professor: Letra E.



  • Gabarito: E

    A) Incorreto. A degradação ambiental iniciou-se a partir da I Revolução Industrial.

    B) Incorreto.

    Essas responsabilidades dependem de cada um e não são delegadas pela Terra.

    C) Incorreto.

    Os países emergentes e subdesenvolvidos também poluem.

    D) Incorreto.

    A manutenção do maior número de espécies não contraria o desenvolvimento econômico.

    E) Correto.

    A problemática ambiental reflete no nosso comportamento, especialmente no que diz respeito à conscientização. 

  • A Terra não reclama de nada.


ID
3999247
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A compra da remota Ilha da Groenlândia proposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, pode soar estranha. Afinal, trata-se do território menos povoado da Terra, com mais de 2 milhões de quilômetros quadrados – mais ou menos um quarto da área do Brasil – e apenas 57 mil habitantes.

(Disponível em: noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2019/08/22/por-que-remota-groenlandia-interessa-tanto-aos-eua-e-a-china.htm.)



Ponderando a dimensão e o alcance geopolítico do tema, considere as seguintes afirmativas:

1. A região ártica inclui territórios pertencentes ao Canadá, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia, Suécia e Estados Unidos.

2. Os Estados Unidos possuem uma estratégia já consagrada de atuação na região ártica, construída a partir da aquisição do Alasca junto ao Império Russo em 1867.

3. A Rússia é o país com maior presença no Ártico e o melhor preparado para enfrentar as severidades da região.

4. Os efeitos do aquecimento global se manifestam no Ártico e o derretimento do gelo está permitindo um acesso mais fácil à região, chamando a atenção das nações árticas sobre ganhos e perdas potenciais a alcançar.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda a notícia da declaração do presidente norte-americano sobre comprar a Groenlândia. A princípio o que parece cômico e demonstra desinformação sobre a formação territorial contemporânea, mostra também um crescente interesse geopolítico norte-americano no espaço Ártico. O enunciado pede para julgar as alternativas de acordo com as implicações geopolíticas do tema.
    1 - Como o Ártico é composto pelo Polo Norte e seu entorno no Círculo Polar diversas nações do Hemisfério Norte possuem territórios na região ou bem próximos. Alternativa correta. 
    2 - A aquisição do Alasca relacionou-se mais com a competição com a Grã Bretanha, que na época ainda dominava o Canadá, do que com interesses geopolíticos de longo prazo. Apesar das riquezas minerais, pesqueiras e de biodiversidade os EUA só demonstraram um pouco mais de interesse geopolítico no território durante a Guerra Fria devido a sua proximidade com o Leste da Rússia. Com o fim do bloco soviético, essa preocupação diminuiu e só recentemente, com o aumento das tensões com a Rússia, que o potencial estratégico da região voltou a interessar o governo federal norte-americano. Alternativa errada.   
    3 - A União Soviética possuía grande presença no Ártico, mas a Rússia, após o fim do bloco em 92, perdeu muito de sua infraestrutura na região devido a falta de recursos para a manutenção de bases e projetos. Atualmente nações árticas como Canadá e Noruega possuem grandes instalações com programas de pesquisa civil e militar na região e rivalizam com a Rússia juntamente com os EUA pelo aproveitamento do espaço ártico. Alternativa errada. 
    4 - O aquecimento global no Ártico é realidade com a qual as nações da região e outras com interesses por lá já estão tendo que lidar. A redução do gelo marinho e o aumento da temperatura média local, por um lado prejudica a vida selvagem, estoques pesqueiros, e a locomoção terrestre e por outro facilita a navegação e o acesso a riquezas minerais.  A navegação em comboio pela Rota do Norte, passando pela Rússia encurta a distância da China para a Europa consideravelmente e a produção de petróleo e gás na região fica bem mais fácil com temperaturas maiores. Afirmativa correta

    C) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. Alternativa correta. 



    Gabarito do professor: C
  • Alternativa correta LETRA C - I e III.

  • Alternativa correta LETRA C- Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.


ID
3999250
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A organização do espaço diz respeito à divisão espacial do trabalho, à disposição e distribuição espacial da infraestrutura técnica e social, bem como ao padrão de segregação e autossegregação residencial, entre outros aspectos. A respeito da organização do espaço geográfico brasileiro, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • equanimidade = igualdade

  • LETRA C – A expansão urbana teve que se adaptar às condições fisiográficas da região.

  • Organização do espaço é um conceito bem amplo composto por vários aspectos importantes que devem ser conhecidos. O enunciado busca a alternativa correta sobre o tema.

    A) O planejamento urbano e regional podem influenciar a transformações no espaço mas sozinhos não a determinam já que outros fatores como a migração, desenvolvimento de atividade econômicas e questões ambientais podem influir. Desigualdade na organização espacial é via de regra bastante comum no Brasil e o planejamento territorial busca reduzir essa realidade mas sem conseguir de fato reduzi-la.  

    B) A região Centro Oeste é um dos espaços mais dinâmicos em termos de atividades econômicas de todo o país assim como Sudeste e Sul também possuem seus espaços de menor modernidade. 
    C) Caminho natural historicamente responsável pela sua ocupação segue sendo decisivo até os dias atuais no desenvolvimento das principais atividades da região. Alternativa correta.   
    D) Equanimidade regional seria uma situação em que existiria um território sem fortes diferenciações regionais em termos socioeconômicos, como segue sendo atualmente no Brasil.

    E) O arranjo descrito serve para a organização do território brasileiro da primeira metade do século XX. Atualmente existem outras áreas industrializadas como a região Sul e nem todas as outras regiões são meramente fornecedoras de mão de obra como é o caso da região Centro Oeste que recebe imigrantes em quantidade maior que perde moradores. 

    Gabarito do Professor: Letra C.




ID
3999253
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Do México ao Chile, a áreas da África e a pontos turísticos no sul da Europa e no Mediterrâneo, o nível de ‘estresse hídrico’ – a quantidade de água extraída de fontes terrestres e superficiais em comparação com o total disponível – está atingindo níveis preocupantes.

(Disponível em: bbc.com/portuguese/amp/geral-49243195.)

Sobre estresse hídrico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No sul da Europa, onde predominam verões quentes e secos, o turismo representa uma pressão adicional sobre os sistemas de águas.

  • Mesmo no Brasil, que ostenta a maior reserva de águas doces superficiais do planeta (12% do total), as con­dições de acesso não são equânimes. A região hidrográfica Amazônica — que abrange Ama­zonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e grande parcela do Pará e do Mato Grosso — equivale a 45% do território nacional e detém 81% da disponibilidade hídrica. As regiões li­torâneas, que respondem por apenas 3% da oferta nacional, abrigam 45% da população do país. Ou seja, os brasileiros se concentram cada vez mais em áreas onde a oferta de água é desfavorável.

  • procurei na referência, não encontrei nada sobre a interferência do turismo nos recursos hídricos da Europa em verões, encontrei em outra referência.
  • estresse hídrico é um termo utilizado para designar uma situação em que a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação em uma determinada localidade. Trata-se de uma expressão elaborada para representar uma situação grave que pode ser ocasionada tanto por fatores naturais quanto por fatores socioeconômicos.

  • Escassez de água ou estresse hídrico é tema que une estudos de hidrologia, onde entram aspectos naturais da disponibilidade hídrica, com conhecimentos sobre degradação ambiental e os usos da água pela sociedade. O texto de apoio trás notícia sobre o tema e o enunciado busca a alternativa correta. 

    A) Áreas desérticas do interior do continente asiático apresentam baixa densidade populacional e grave escassez de água.

    B) Fora do Semiárido nordestino o Brasil apresenta áreas de estresse hídrico em diversas regiões como na capital federal Brasília, a região Noroeste Fluminense no Rio de Janeiro, partes do Pampa no extremo sul gaúcho entre outras. 

    C) Encontra-se relacionado mais ao desmatamento e uso inadequado da água superficial, já que estresse hídrico não é apenas um fenômeno climático mas sim um processo relacionado aos usos da água e sua disponibilidade em áreas não contaminadas. 

    D) O clima quente e seco do Sul europeu no verão atrai turistas as suas praias, mas de fato aumenta a possibilidade de a água se tornar cada vez mais escassa durante a alta temporada, quando cidades veem sua população aumentar consideravelmente .  Alternativa correta.

    E) A agricultura e características climáticas extremas em alguns pontos são as principais causas do estresse hídrico nos países andinos.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • O sul da Europa está sob influência do Clima Mediterrâneo, que tem verão quente e seco e inverno mais ameno e chuvoso. Com a chegada dos turistas no verão, ocorre uma sobrecarga no sistema hídrico do sul europeu.

    GABARITO: LETRA D

  • Vi que a turquia e a jordânia sofrem com o estresse hídrico por conta da população ser maior que a disponibilidade de água. Realmente o bBrasil tem 12% da água doce do mundo


ID
3999256
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A epidemia de sarampo é um fenômeno global. Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, em 2017, a doença foi responsável por 110 mil mortes. Segundo essas entidades, os casos notificados no mundo triplicaram nos sete primeiros meses na comparação com igual período de 2018. O Brasil, segundo o Ministério da Saúde, vinha de um histórico de não registrar casos adquiridos dentro do país desde o ano 2000. Em 2018, contudo, a doença reapareceu a partir de casos importados, disseminando-se, sobretudo, no estado:

Alternativas
Comentários
  • Grandes eventos sanitários como o sarampo ou o COVID-19, por exemplo, produzem efeitos sobre a sociedade que os credenciam a ser estudados e compreendidos já que sua abordagem em provas é altamente provável. O texto de apoio aborda a epidemia de sarampo no Brasil e no mundo e o enunciado questiona em qual estado brasileiro a doença reapareceu. 

    A) Apesar de ser o estado mais populoso do país e destino de grande quantidade de imigrantes não foi em São Paulo que a doença reapareceu.

    B) A proximidade com a fronteira norte e a Venezuela e a grande densidade demográfica da capital Manaus são algumas das explicações para essa localização. Alternativa correta. 


    C) Apesar da proximidade com a fronteira a baixa densidade populacional faz de Roraima local de passagem e não de permanência de imigrantes.

    D) Minas Gerais não tem trânsito de imigrantes considerável para que a doença reaparecesse em seu território.

    E) A Bahia apesar de receber grande quantidade de estrangeiros não foi o local devido ao fato da maioria destes serem turistas e não imigrantes provenientes de países de pior condição sanitária. 



    Gabarito do professor: B
  • Em 2019,, principalmente jovens. Antes considerado um país livre do sarampo, o Brasil perdeu o certificado de eliminação da doença concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em fevereiro deste ano, após registrar mais de 10 mil casos em 2018.

    O surto aconteceu principalmente nos estados de Amazonas e Roraima.

    Fonte: https://g1.globo.com


ID
3999259
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere o seguinte excerto do texto intitulado Adolescência em Samoa, da antropóloga Margaret Mead: 

Nas partes mais remotas do mundo, sob condições históricas muito diferentes daquelas que fizeram Grécia e Roma florescer e declinar, grupos de seres humanos desenvolveram padrões de vida tão diferentes dos nossos que não podemos arriscar a conjectura de que iriam chegar algum dia às nossas próprias soluções. Cada povo primitivo escolheu um conjunto de valores humanos e moldou para si mesmo uma arte, uma organização social, uma religião, que são sua contribuição singular para a história do espírito humano. Samoa é apenas um desses padrões diversos e graciosos, mas, assim como viajante que um dia se afastou de casa é mais sábio que o homem que nunca foi além da soleira da própria porta, o conhecimento de outra cultura deveria aguçar nossa capacidade de esquadrinhar com mais sobriedade, de apreciar mais amorosamente, a nossa própria cultura.


(MEAD, Margaret. Adolescência em Samoa. In: CASTRO, Celso (org.). Cultura e personalidade: Ruth Benedict, Margaret Mead e Edward Sapir. Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 28.)


A partir dessa consideração feita pela autora, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A antropologia é uma ciência que nasceu da necessidade dos países colonizadores compreenderem os grupos colonizados, muitos deles com valores fundantes muito diferenciados dos homens europeus. Ao longo do tempo, porém, através do exercício crítico dos valores referenciais das sociedades ocidentais em comparação com povos ditos "primitivos", a antropologia tornou-se poderosa ferramenta não apenas para conhecer diferentes padrões culturais como para questionar e investigar os padrões de sua própria sociedade, afinal, somos resultados de processos históricos e sociais, de processos culturais tal qual os povos que são observados.

    O exercício antropológico, portanto, permitiu às sociedades ocidentais questionarem as suas categorias e estruturas de forma análoga aos questionamentos feitos sobre sociedades tribais.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • É preciso analisar a outra cultura sem levar em conta a cultura a qual estamos inseridos.

  • Ou seja, expansão de perspectiva.


ID
3999262
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O filósofo Gérard Lebrun, em seu livro intitulado O que é o poder, discorre sobre diferentes abordagens do conceito de poder. Na apresentação da obra, tece considerações sobre o binômio poder/dominação, tendo como referência a obra de Michel Foucault. Escreve Lebrun:


Quando a questão é compreender como foi e continua sendo possível a resignação, quase ilimitada, dos homens perante os excessos do poder, não basta invocar as disciplinas e as mil fórmulas de adestramento que, como mostra Foucault, são achados relativamente recentes da modernidade. Sua origem e seu sucesso talvez se devam a um sentimento atávico dos deserdados, de serem por natureza excluídos do poder, estranhos a este – talvez derivem da convicção de que opor-se a ele seria loucura comparável a opor-se aos fenômenos atmosféricos. Ainda que o poder não seja uma coisa, ele se torna uma, pois é assim que a maioria dos homens o representa. É preciso situar a tese de Foucault dentro de seus devidos limites: o homem condicionado, adestrado pelos poderes, é o privilegiado, o europeu. Não é o colonizado, não é o proletário do Terceiro Mundo (assim como não era o proletário europeu do século XIX). Estes, o poder não pensa sequer em domesticar: domina-os – e muito de cima.


(LEBRUN, Gérard. O que é poder. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 08.)



Com base na reflexão desenvolvida por Lebrun, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • A concepção foucaultiana de poder que o autor mobiliza considera a disciplina e o adestramento como marcas de uma sociedade disciplinar. Essa sociedade disciplinar, porém, não exerce o poder de forma uniforme. Ao fazer a distinção entre o homem europeu (adestrado, condicionado) e o colonizado (dominado), o autor chama atenção para o papel das estruturas e condicionantes da sociedade na configuração e exercício do poder.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3999265
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere o seguinte excerto da obra O povo brasileiro, do antropólogo Darcy Ribeiro:


A classe dominante empresarial-burocrático-eclesiástica, embora exercendo-se como agente de sua própria prosperidade, atuou também, subsidiariamente, como reitora do processo de formação do povo brasileiro. Somos, tal qual somos, pela forma que ela imprimiu em nós, ao nos configurar, segundo correspondia a sua cultura e a seus interesses. Inclusive, reduzindo o que seria o povo brasileiro, como entidade cívica e política, a uma oferta de mão-de-obra servil. Foi sempre nada menos que prodigiosa a capacidade dessa classe dominante para recrutar, desfazer e reformar gentes aos milhões. Isso foi feito no curso de um empreendimento econômico secular, o mais próspero de seu tempo, em que o objetivo jamais foi criar um povo autônomo, mas cujo resultado principal foi fazer surgir como entidade étnica e configuração cultural um povo novo, destribalizando índios, desafricanizando negros e deseuropeizando brancos. Ao desgarrá-los de suas matrizes, para cruzá-los racialmente e transfigurá-los culturalmente, o que se estava fazendo era gestar a nós brasileiros tal qual fomos e somos em essência. Uma classe dominante de caráter consular-gerencial, socialmente irresponsável, frente a um povo-massa tratado como escravaria, que produz o que não consome e só se exerce culturalmente como uma marginália, fora da civilização letrada em que está imerso.

(RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995. p.178-179.)


Levando em consideração a hipótese do autor, em relação à formação da sociedade brasileira, às dinâmicas sociais e às formas de dominação, é correto afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • A crítica de Darcy Ribeiro está direcionada para um descompasso entre a elite nacional e o povo. O modelo de dominação social engendrado pela associação entre as elites empresarial, burocrática e eclesiástica desconsidera qualquer diálogo ou inserção efetiva do povo em geral, "tratado como escravaria". Essa dominação fez nascer um processo civilizacional bárbaro no qual as camadas subalternas são permanentemente excluídas e subjugadas.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Resp C

    As mudanças sociais que ocorreram no Brasil desde sua colonização produziram um tipo de dominação secular, que associou as elites empresarial, burocrática e eclesiástica a um processo civilizacional intimamente associado a um estado de barbárie, em que as camadas subalternas sempre cumpriram um papel marginal no seu processo emancipação e esclarecimento.


ID
3999268
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Considere a passagem abaixo:


A substituição do reino do dever ser, que marca a filosofia anterior, pelo reino do ser, da realidade, leva Maquiavel a se perguntar: como fazer reinar a ordem, como instaurar um Estado estável? O problema central de sua análise política é descobrir como pode ser resolvido o inevitável ciclo de estabilidade e caos. Ao formular e buscar resolver esta questão, Maquiavel provoca uma ruptura com o saber repetido pelos séculos. Trata-se de uma indagação radical e de uma nova articulação sobre o pensar e fazer política, que põe fim à ideia de uma ordem natural eterna. A ordem, produto necessário da política, não é natural, nem a materialização de uma vontade extraterrena, e tampouco resulta do jogo de dados do acaso. Ao contrário, a ordem tem um imperativo: deve ser construída pelos homens para se evitar o caos e a barbárie, e, uma vez alcançada, ela não será definitiva, pois há sempre, em germe, o seu trabalho em negativo, isto é, a ameaça de que seja desfeita.

(SADEK, Maria Tereza. Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù. In: WEFFORT, Francisco (org.). Clássicos da política, vol. 01. São Paulo: Ática, 2001. p. 17-18.)



Considerando o argumento de Maria Tereza Sadek, em seu texto intitulado Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Como bem descrito no excerto de texto de Maria Teresa Sadek, a grande importância de Nicolau Maquiavel para o pensamento político foi afastar qualquer influência extra terrena do exercício do poder assim como torná-lo resultado das forças políticas, sociais e históricas de cada tempo.

    Maquiavel rompeu com a ideia secular de que o poder provinha de emanações divinas e que a ordem era o resultado natural de uma projeção de sociedade. Tanto o poder é resultado de disputas terrenas e bastante humanas como a ordem é resultado dessas disputas e constantemente ameaçada de ser desfeita.

    Em seu livro, "O Príncipe", Maquiavel explicita o que um governante deve fazer para conquistar o poder e depois mantê-lo. O filósofo se baseou em eventos históricos e não proféticos para entender e descrever o funcionamento do poder e por isso hoje é reconhecido como o pai da Ciência Política moderna.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3999271
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considere o seguinte excerto:


O estudo objetivo e sistemático da sociedade e dos comportamentos humanos é um desenvolvimento relativamente recente, cujos primórdios datam de fins do século XVIII. Um desenvolvimento-chave foi o uso da ciência para compreender o mundo – a ascensão de uma abordagem científica ocasionou uma mudança radical na perspectiva e na sua compreensão. Uma após a outra, as explicações tradicionais e baseadas na religião foram suplantadas por tentativas de conhecimento racionais e críticas. [...] O cenário que dá origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas “duas grandes revoluções” da Europa dos séculos XVIII e XIX. [...] A ruptura com os modos de vida tradicionais desafiou os pensadores a desenvolverem uma compreensão tanto do mundo social como do natural. Os pioneiros da sociologia foram apanhados pelos acontecimentos que cercaram essas revoluções e tentaram compreender sua emergência e consequências potenciais.


GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 27-28.)


Quais são as revoluções a que Anthony Giddens faz referência?

Alternativas
Comentários
  • No excerto de texto apresentado, Giddens está descrevendo o ambiente intelectual que deu origem à Sociologia enquanto ciência. As drásticas mudanças, as profundas rupturas nos modos de vida dos habitantes da Europa Ocidental, principalmente Inglaterra e França durante os séculos XVIII e XIX, provocaram tal sorte de transformação que o esforço para compreender tais mudanças pautou o exercício filosófico de grandes pensadores que vivenciaram o momento. Esse exercício, de tentar entender e sistematizar o comportamento humano em meio ao cenário de transformação, formou as bases da sociologia.


    As revolução citadas por Giddens, foram a Industrial e a Francesa. A primeira, por alterar profundamente a maneira de produzir e a segunda por alterar profundamente a forma de organizar a estrutura política das sociedades.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GAB:B qst interligada cm historia qst pra ñ zerar

  • Revoluções do século 18: revolução industrial segunda metade do século 18 e revolução francesa, décadas finais do século 18, 1789.


ID
3999274
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Alemão
Assuntos

Considere o seguinte texto:


WOHNUNGSSUCHE IN DEUTSCHLAND: TIPPS UND TRICKS

Rund acht Millionen Menschen ziehen jedes Jahr in Deutschland um. Eine von ihnen: DW-Reporterin Cristina Burack. Bei ihrem Umzug hat die US-Amerikanerin einige Überraschungen erlebt. Ein Erfahrungsbericht. Kein Herd, kein Backofen, kein Kühlschrank - und manchmal sogar auch keine Spüle. In etwa so sieht eine Wohnung in Deutschland aus, wenn man sie mieten möchte - nämlich leer. Für viele Menschen, die zum ersten Mal eine Wohnung in Deutschland suchen, ist das ein Schock. Für mich jedenfalls war es das allemal.[...]


(Disponível em: https://www.dw.com/de/wohnungssuche-in-deutschland-tipps-und-tricks/a-49079145.)


Levando em consideração o texto apresentado, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3999277
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Alemão
Assuntos

Considere o seguinte texto:

ALS AU-PAIR IN DIE DEUTSCHSPRACHIGEN LÄNDER

  Wer kann als Au-pair in Deutschland, Österreich oder der Schweiz arbeiten? Was müssen Au-pairs tun und was bekommen sie? Hier finden Sie die wichtigsten Informationen.

   13 400 Au-pairs haben 2017 in Deutschland gelebt. Gegenüber dem Jahr 2012 ist das ein Plus von fast 60 Prozent. Das zeigt: Immer mehr junge Menschen möchten gerne in Deutschland arbeiten.

    Damit das möglich ist, müssen sich die Gastfamilien aber an ein paar Normen halten. Au-pairs leben bis zu einem Jahr bei der Familie, kümmern sich um die Kleinen und helfen auch bei leichten Aufgaben im Haushalt. Dafür lernen sie das Leben im Gastland kennen, bekommen 260 Euro im Monat und müssen für Wohnung und Essen nichts zahlen. Die Familien müssen ihnen ein eigenes Zimmer geben. Ein Au-pair kann an einem Sprachkurs teilnehmen. Die Gastfamilie muss das zusätzlich zum Taschengeld mit 50 Euro im Monat unterstützen. Maximal sollen Au-pairs 30 Stunden in der Woche arbeiten – und nicht mehr als sechs Stunden pro Tag. Pro Woche müssen sie auch wenigstens vier Abende und einen Tag ganz frei haben.


(Disponível em: https://www.deutsch-perfekt.com/deutsch-lesen/als-au-pair-die-deutschsprachigen-laender.)


Levando em consideração o texto apresentado, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
3999280
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Alemão
Assuntos

Considere o seguinte texto:

GESUNDHEIT: SO GEHT ES KINDERN IN DEUTSCHLAND

Dick, magersüchtig, unsportlich: Unter Kindern bleibt all das ein Problem, zeigt eine Langzeitstudie. Am schlechtesten geht es den Ärmsten. Die meisten aber sind gesund.

Jedes sechste Kind wird innerhalb eines Jahres wegen einer Unfallverletzung ärztlich behandelt. Knapp 20 Prozent der Kinder und Jugendlichen in Deutschland zeigen Symptome einer Essstörung. Die Beweglichkeit und Motorik stagniert auf niedrigem Niveau. Und 36 Prozent der Drei- bis 17-Jährigen haben in den letzten sieben Tagen mindestens ein Arzneimittel oder ein Nahrungsergänzungsmittel eingenommen. Dies sind nur einige der Ergebnisse aus Deutschlands Langzeitstudie zur Gesundheit von Kindern und Jugendlichen, die jetzt im Bundesgesundheitsblatt, der offiziellen Fachzeitschrift für Deutschlands Gesundheitswesen, veröffentlicht wurden.

(Disponível em: https://www.zeit.de/wissen/gesundheit/2019-10/gesundheit-studie-migration-kinder-jugendliche-krankheit-rki.)


Levando em consideração o texto apresentado, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
3999283
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Alemão
Assuntos

Assinale a alternativa correta em termos sintáticos.

Alternativas

ID
3999286
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Alemão
Assuntos

Assinale a alternativa correta em termos gramaticais focando no “Partizip II”.

Alternativas

ID
3999289
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Alemão
Assuntos

Considere o seguinte texto:

DER MENSCHLICHE ROBOTER KLOPFT AN DIE TÜR

Internationale Forschungsnetzwerke arbeiten an Robotern, die dem Menschen nicht nur in seinem Intellekt ähneln, sondern sich auch so bewegen und verhalten. Bis eine künstliche Intelligenz uns auf Augenhöhe begegnen kann, wird es aber wohl noch etwas dauern.

(Disponível em: https://www.goethe.de/de/kul/ges/eu2/mue/21481185.html.)

Levando em consideração o texto apresentado, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3999292
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Alemão
Assuntos

Considere o seguinte texto:

 REGIONALE PRODUKTE: ESSEN FÜR DIE HEIMAT


Bei Lebensmitteln steht das Schlagwort "regional" hoch im Kurs. Dahinter steckt eine Gesellschaft die zutiefst verängstigt ist.


(Disponível em: https://www.zeit.de/2019/26/regionale-produkte-lebensmittel-konsumverhalten-sebastian-kurz.)


Levando em consideração o texto apresentado, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3999295
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Alemão
Assuntos

Considere o seguinte texto:


WARUM FALLEN SCHLAFENDE VÖGEL NICHT VOM AST?



Die meisten Vögel verbringen die Nacht auf dünnen Ästen sitzend. Warum fallen sie nicht herunter, wenn sie einschlafen?

Wenn das letzte Abendrot verlöscht, ist es, genau wie für uns Menschen, auch für die gefiederten Sänger Zeit, vom Tagesgeschäft auszuruhen. Und zu schlafen. Doch Vögel, die einfach auf dem Boden liegen, wären ein gefundenes Fressen für Katzen, Marder, Iltis und Co. Darum ziehen sich die meisten Vögel in das Geäst von Büschen oder die luftige Höhe der Baumkronen zurück.

So weit, so sinnvoll. Aber wie schaffen es die Tiere, gleichzeitig zu schlafen und auf dünnen Ästen nicht den Halt zu verlieren? Denn während wir Menschen im Schlaf zu willenloser Masse mutieren und uns der Schwerkraft hingeben, müssen Vögel über einen Mechanismus verfügen, der sie gleichzeitig schlafen und die Balance halten lässt. Und tatsächlich: Je entspannter der Vogel, desto fester der Zugriff. Während sich beim Menschen mit dem Heraufdämmern des Schlafs Muskeln und Sehnen lockern, passiert bei Vögeln genau das Gegenteil. Je entspannter sie sind, desto straffer ziehen sich die Sehnen und Muskeln zusammen, die den Ast umklammern. Noch sicherer wird der Griff dadurch, dass der Vogel in die Hocke geht. Denn das löst einen zusätzlichen Greifreflex aus. Dieser Mechanismus funktioniert so gut, dass die Tiere, wenn sie auffliegen wollen, zunächst mit ein paar Flügelschlägen ihre Füße entlasten müssen, um den Griff zu lockern.

Überdies haben Wissenschaftler herausgefunden, dass Vögel neben dem Gleichgewichtsorgan im Innenohr über ein zweites im Bereich des Beckens verfügen. Das meldet bei Gefahr via Kleinhirn: schön gerade sitzen!

(Disponível em: https://www.geo.de/natur/tierwelt/19376-rtkl-endlich-verstehen-warum-fallen-schlafende-voegel-nicht-vom-ast)


Levando em consideração o texto citado, assinale a alternativa correta.

Alternativas