A década de 1980, no Brasil, marcada por tentativas de restabelecimento da democracia, assistiu a reformas curriculares cuja tônica estava em
A década de 1980, no Brasil, marcada por tentativas de restabelecimento da democracia, assistiu a reformas curriculares cuja tônica estava em
Assinale V onde for verdadeiro e F onde considerar falso.
( ) O currículo é um processo educativo, não uma etapa programada.
( ) O currículo é um programa de estudos onde existem relações pessoais.
( ) O currículo propicia uma transformação que na esfera pessoal chamamos de desenvolvimento.
( ) O sentido principal do currículo é levar as pessoas a aprender em saberes, valores, competências e habilidades.
Assinale a sequência correta, de cima para baixo
Diante do ideal de construir uma sociedade que garanta o
direito à igualdade para todos, a escola, o currículo e a docência são
obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura
seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do
conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos e dos
educandos, e também na organização do convívio e do trabalho dos
educadores e dos educandos.
A. F. B. Moreira (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e
cultura. MEC: Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007, p. 12 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, acerca dos currículos.
Nos últimos anos, o referente ético do direito passou a fazer parte da organização dos currículos escolares, pois os educadores e os educandos estão passando a verem-se e reconhecerem-se como sujeitos de direitos.
Na construção do trabalho pedagógico, o conceito de competência é uma forma de repensar as interações entre pessoas, seus saberes e capacidades. A competência não se reduz ao saber, mas sim à capacidade de mobilizar e aplicar os conhecimentos adquiridos.
Para essa mobilização, o professor deverá possibilitar o desenvolvimento de competências articulando
O currículo integrado parte necessariamente de uma visão
Conforme definição nos documentos do MEC/SEESP, as adaptações de acesso ao currículo são definidas como:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia instituiu a reorganização curricular das escolas de educação da rede pública estadual e estabeleceu, por meio de portaria, o currículo referenciado. Nesse contexto, é correto afirmar que esse currículo
A escola somente pode avaliar, no cotidiano, aquilo que ela ensinou; as avaliações externas em larga escala propiciam medir o nível de domínio daquilo que se reputa ter sido ensinado em todas as escolas a partir do currículo formal.
Philippe Perrenoud. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. o 119, jul./2003, p. 11 (com adaptações).
Com base nas informações do texto, é correto afirmar que as avaliações externas correspondem a
De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental – CADERNO 1 – Língua portuguesa, o professor, para avaliar a linguagem oral do aluno em situações que favoreçam o progressivo domínio de registros formais , deve seguir as seguintes recomendações, EXCETO:
Sobre as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental – CADERNO 1, no que tange especificamente à Língua Portuguesa, é possível dizer que:
O conhecimento é um produto da atividade social que se produz, se mantém e se difunde nos intercâmbios com outros. O empirismo, o inatismo e o construtivismo foram posições dominantes e que influenciaram a prática escolar na formação dos conhecimentos. De acordo com estas concepções, NÃO é correto afirmar que:
Instrução: Leia atentamente o texto abaixo:
Se considerarmos o conhecimento como a matéria prima do currículo, este pode ser entendido como um conjunto de experiências de conhecimento que permite aos estudantes apreenderem a complexidade de variáveis na leitura de mundo. No interior dessa discussão, pode-se inferir que:
I. Em uma sociedade da informação, o conhecimento surge como um capital essencial na interpretação de um novo cenário social complexo, em que estão emergindo novas áreas do conhecimento e novas dimensões de empregabilidade.
II. As relações sociais estabelecidas no interior da escola e na sua integração com a comunidade, ao longo do desenvolvimento curricular, são reconhecidas pela teoria curricular crítica que tem, desde a década de 70, tentado entender como se processam as relações de poder nos currículos ofcial, oculto e em ação.
III. Na sociedade da informação, a educação tem um papel fundamental na formação dos indivíduos, ao longo da vida, como uma forma de usar o conhecimento na perspectiva dos quatro pilares da educação e preparar o cidadão para a uma transformação dos paradigmas culturais existentes.
IV. No sistema educacional, o novo paradigma emergente de apreensão de mundo diz respeito à complexidade relacionada a uma visão fragmentada do conhecimento, tendo em vista uma leitura sistêmica de realidade.
Estão CORRETAS as afirmativa:
Sobre currículo, podemos afirmar que:
“É preciso retirar as disciplinas científicas de suas torres de marfim e deixá-las impregnar-se da vida cotidiana, sem que isso pressuponha, de forma alguma, renunciar às elaborações teóricas imprescindíveis para o avanço da ciência.” (Montserrat Moreno, 1997)
A citação de Moreno apresenta uma reflexão crítica acerca daquilo que é ensinado nos currículos. Ao mesmo tempo, a expressão “impregnar-se da vida cotidiana” significa a necessidade do ensino incorporar uma dimensão
O tempo é uma variável importante para a configuração das propostas metodológicas. Para exemplificar, podemos considerar que a partir do 6º ano de escolaridade, quando as aulas se organizam por áreas com professores específicos e tempo estabelecido, seria oportuno organizar aulas duplas. Sob o ponto de vista metodológico, podemos supor que aulas curtas tendem a apresentar a seguinte configuração:
Assinale a alternativa que explica a seguinte afirmação:
A transição do paradigma taylorista/fordista para o novo paradigma técnico econômico traz uma nova concepção de formação profissional. Os currículos passam a serem concebidos sob o modelo de competência.
Qual das alternativas abaixo é incompatível em relação às formas de integrar o currículo?
As relações de poder são questões centrais das teorias críticas do currículo, visto que o poder se manifesta em relações sociais em que os indivíduos ou grupos são submetidos às decisões arbitrárias de outros e que podemos constatar essas relações no âmbito escolar. Nesse sentido, podemos afirmar que:
I. O currículo oficial, reconhecido como válido e importante na escola, expressa os interesses dos grupos e classes menos favorecidos, colocando-os em vantagem nas relações de poder;
II. A tarefa de teorização curricular crítica deve estar em um esforço contínuo de identificação e análise das relações de poder envolvidas na educação e no currículo;
III. O currículo oficial contribui para o fortalecimento de identidades heterogêneas e, consequentemente, para a representação dos interesses individuais dos sujeitos, não subjugando-os às relações de poder existentes na escola.
Pode-se afirmar que:
O teórico espanhol Gimeno Sacristán afirma que ... a realidade não se reduz ao que parece evidente de forma mais imediata: é preciso esquadrinhar nela, descobrir o que não está evidente. (...) Ao lado do currículo que se diz estar desenvolvendo, expressando ideais e intenções, existe outro que funciona subterraneamente, que se denomina ____________. Na experiência prática que os alunos / as têm se misturam ou interagem ambos; é nessa experiência que encontramos o currículo real.”
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ao proporem a reestruturação curricular, as escolas deverão assegurar a manutenção não só de todos os componentes curriculares constantes do núcleo nacional comum, mas também dos referentes à parte diversificada do currículo.
O currículo pode ser definido como: “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes”.
Moreira e Silva, 1994. In: PARECER CNE/CEB nº 7/2010.
A fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas. Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos” e correspondem
A chave, tanto para a reorganização do conhecimento escolar em currículo, quanto para o próprio desenvolvimento deste, é a clareza quanto ao papel da aquisição de competências e habilidades na formação do cidadão. Nessa perspectiva, é correto afirmar que as competências e habilidades
A concepção de organização curricular expressa formas de concretização das intenções pedagógicas. Com base nesta temática é FALSO afirmar:
Gramsci criticava a dualidade educacional do seu tempo, por separar formação humanista de formação profissional. No entendimento do autor, era uma formação unilateral, que separava o pensar e o fazer. Para formar uma pessoa capaz de “pensar, de estudar, de dirigir ou controlar quem dirige”, defendia o trabalho como princípio educativo. Na atual “modernidade líquida”, o consumo tornou-se princípio educativo e a publicidade modela as identidades de crianças e jovens que chegam à escola. Um currículo orientado para a formação omnilateral deverá priorizar:
I. Uma visão integral da vida, dos problemas filosóficos e morais, que são o fundamento da ação política e econômica;
II. Um princípio educativo, que centre o homem no contexto social e estabeleça uma relação dialética entre ambos mediada pelo trabalho e pela cultura;
III. O desenvolvimento de competências instrumentais à prática pedagógica;
IV. A compreensão da diferença entre o trabalho como atividade concreta do homem e o trabalho substrato de alienação.
Estão corretas as alternativas:
Por mais que a escola mantenha o planejamento, como atividade recorrente, e o currículo planejado incorpore a base nacional comum e a parte diversificada previstas no artigo 26 da Lei nº 9 394/96 (LDBEN), o currículo real se realiza no cotidiano escolar, nas diferentes relações pedagógicas, que incorporam sujeitos, discursos, textos, contextos, trabalho, ações governamentais, formação acadêmica e pedagógica. Se o currículo planejado difere daquele operacionalizado no cotidiano escolar, pode-se dizer que:
I. Na prática escolar, entrecruzam-se conhecimentos das diferentes culturas e conhecimentos sistematizados oriundos dos currículos oficiais;
II.O currículo escolar apresenta-se como um instrumento neutro, que implementa os conhecimentos oficiais definidos pela política governamental;
III. O currículo incorpora relações de poder e disputas de significados;
IV. “O currículo é território contestado e constitui um dos nexos centrais entre conhecimento e poder”.
Em relação às alternativas acima, podemos afirmar que:
O currículo compreendido como algo não estático, mas dinâmico e concreto, se expressa a partir de
No currículo tradicional, a avaliação mais valorizada é a:
“À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. O currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Na organização curricular é preciso considerar alguns pontos básicos para sua construção.” Considerando essa assertiva, marque a alternativa INCORRETA.
60. Sobre a relação currículo e conhecimento, é correto afrmar:
1. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.
2. O currículo é um território em que se travam ferozes competições em torno dos significados.
3. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.
4. Todo currículo é neutro, isto é, independe de questões externas à escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O currículo escolar é um elemento fundamental para a discussão e elaboração de perspectivas, métodos e objetivos não apenas pedagógicos, mas, de diversas dimensões, a serem propostos pela comunidade escolar. Dessa forma, pode-se dizer que o currículo, juntamente com o Projeto Político Pedagógico da escola, são as estruturas que dão alma aos fazeres e experiências escolares.
O currículo, entretanto, não é apenas aquilo que é conscientemente planejado.
“Pode-se definir currículo oculto da escola como o conjunto de normas sociais, princípios e valores transmitidos tacitamente através do processo de escolarização. Não aparece explicitado nos planos educacionais, mas ocorre sistematicamente produzindo resultados não acadêmicos, embora igualmente significativos. Em certo sentido, representa a operacionalização - ainda que não declarada - da função social de controle que a escolarização exerce.” (VALLANCE, apud GIROUX, Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis, Vozes, 1986).
Dessa forma, poderia compor o que Vallence define como currículo oculto:
Relacione as Teorias dos Currículos às respectivas palavras-chave.
1. Teoria Tradicional
2. Teoria Crítica
3. Teoria Pós-Crítica
( ) Objetivos e metodologia
( ) Identidade e multiculturalismo
( ) Sociologia e currículo oculto
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Com relação à metodologia de currículo por projetos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As escolas não se organizam a partir de aulas fechadas, mas sim de espaços de trabalho.
( ) O currículo aproxima os conteúdos à vida prática dos alunos.
( ) Os alunos aprendem a dialogar com vários fatores de um fenômeno.
As afirmativas são, respectivamente,
O Currículo Integrado faz parte de uma concepção de organização da aprendizagem que tem como finalidade oferecer uma educação que contemple as formas de conhecimento produzidas pela atividade humana. Seguindo seus conhecimentos sobre o tema, julgue os itens a seguir:
I. Ramos (in Currículo Integrado. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2005) apresenta um caminho que denominou “desenho do Currículo Integrado”, no qual orienta alguns passos importantes para a sua execução, a saber: 1. Problematizar fenômenos - fatos e situações significativas e relevantes para compreensão do mundo, bem como processos tecnológicos da área profissional para o qual se pretende formar, como objetos de conhecimento, buscando compreendê-los em múltiplas perspectivas, 2. Explicitar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão dos objetos estudados nas múltiplas perspectivas em que foram problematizados e localizá-los nos respectivos campos da ciência, identificando suas relações com outros conceitos do mesmo campo (disciplinaridade) e de campos distintos do saber (interdisciplinaridade).
II. O Currículo Integrado se insere em processos de formação meramente voltados para a preparação de mão-de-obra para o mercado, por trazer essa visão da totalidade, ele abre um espaço para que o pensamento fique limitado aos valores hegemônicos na sociedade brasileira. O Currículo Integrado, conforme seus principais elaboradores, é um instrumento capaz de auxiliar educandos e educadores na identificação das contradições existentes no sistema econômico e social. Para que isso ocorra, no entanto, é fundamental entender que ele se trata de uma ferramenta de ensino voltado ao aspecto operacional do conhecimento, em detrimento do aspecto instrumental e metodológico.
III. O Currículo Integrado organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar/compreender. No trabalho pedagógico, o método de exposição deve restabelecer as relações dinâmicas e dialéticas entre os conceitos, reconstituindo as relações que configuram a totalidade concreta da qual se originaram, de modo que o objeto a ser conhecido revele-se gradativamente em suas peculiaridades próprias.
São corretas as afirmativas:
Julgue o ite a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.
Currículo e avaliação devem ser definidos separadamente.
Considerando a relação entre conhecimento científico e conhecimento escolar nos estudos e nas pesquisas sobre o currículo, o conhecimento escolar compreende
O currículo traduz-se em uma prática na qual se expressa a função social e cultural das instituições educativas. Por meio do currículo, as diversas práticas pedagógicas entrecruzam-se, dialogam e configuram-se. Considerando essa abordagem de currículo, é correto afirmar que o(s)
Avalie as afirmativas abaixo
sobre o Currículo Escolar:
I. O papel do educador no
processo curricular é
fundamental. Ele é um dos
grandes artífices, queira ou não,
da construção dos currículos
que se materializam nas escolas
e nas salas de aula.
II. A escola precisa preparar-se
para bem socializar os
conhecimentos escolares e
facilitar o acesso do(a)
estudante a outros saberes.
III. Entendemos relevância, então,
como o potencial que o
currículo possui de tornar as
pessoas capazes de
compreender o papel que
devem ter na mudança de seus
contextos imediatos e da
sociedade em geral, bem como
de ajudá-las a adquirir os
conhecimentos e as habilidades
necessárias para que isso
aconteça.
Estão corretas:
Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do
conhecimento.
A atribuição do técnico em assuntos educacionais em relação
ao currículo das organizações é somente a de executor, isto é,
colocar em prática o que já está estabelecido.
Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.
Para entender o conceito de currículo, é preciso separá-lo da
prática e do contexto em que se encontra, pois ele é uma
sistematização técnica de conteúdos institucionalizados.
Levando-se em conta as correntes modernas sobre currículo, elencadas no livro “Documentos de identidade:uma introdução às teorias do currículo", de Tomaz Tadeu da Silva, pode-se inferir que:
I. O currículo é neutro e o que se ensina na escola é o conhecimento historicamente necessário para a formação de
cidadãos para o mercado de trabalho.
II. A escola não produz novo conhecimento, mas transforma o conhecimento científico em conhecimento escolar.
III. O currículo cria relações de poder.
IV. Na concepção crítica, o currículo é construído no desenvolver das relações, ele produz e contesta cultura.
São corretas somente as afirmativas:
Com relação à metodologia da pesquisa-ação, que é utilizada para analisar e avaliar a prática docente, julgue o item que segue.
Para se realizar uma investigação com base nessa metodologia,
parte-se do pressuposto de que existe um processo de aquisição
de conhecimento prático diferenciado, de acordo com os
contextos vivenciados pelos sujeitos participantes.
“Chega-se mesmo a aceitar, sem questionamentos,
que as vozes de docentes de determinadas
disciplinas sejam ouvidas nos Conselhos de Classe
com mais intensidade que docentes de disciplinas
em que o processo de avaliação não se centra em
provas ou testes escritos."
MEC - Currículo Conhecimento e Cultura
Esta constatação ocorre por diversos motivos,
exceto:
Leia o fragmento a seguir:
“Fazer alguém aprender alguma coisa – o que chamamos de
currículo, seja de que natureza for aquilo que se quer ver
aprendido."
Assinale a opção que indica o conceito apresentado no
fragmento.
O estudo do currículo leva a descobrir inúmeras informações que o torna mais fundamental para a realização de uma prática educativa mais eficiente e comprometedora. Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:
As abordagens críticas do currículo defendem que
Sobre currículo é correto afirmar que:
Analise as afirmativas correlatas.
I. “Para que a educação seja de fato um espaço pleno de significados e aprendizagens, é importante não esquecer que é na interação com o outro e com o mundo que se edifica o conhecimento e se compreende a realidade.”
NESTE SENTIDO
II. “O currículo deve ser apresentado como uma listagem de conteúdos e objetivos a serem alcançados.”
Assinale a alternativa correta.
São fatores que contribuem para a padronização e homogeneização do trato pedagógico, exceto:
Ramos (2005), ao discutir a (re)construção de conhecimento na escola e os fundamentos do currículo integrado, propõe um movimento no desenho para a construção desta concepção de currículo. Sobre esse processo analise as proposições:
I) Problematizar fenômenos como objetos de conhecimento, buscando compreendê-los em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social e cultural.
II) Explicar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão dos objetos estudados nas múltiplas perspectivas em que foi problematizada e localizá-los nos respectivos campos da ciência.
III) Situar os conceitos como saberes de formação específica, considerando as suas finalidades e aplicações, bem como as técnicas procedimentais à ação em situações próprias a essas finalidades, independentemente dos conhecimentos da formação geral.
IV) Organizar os componentes curriculares e as práticas pedagógicas, visando corresponder, nas escolhas, nas relações e nas realizações, ao pressuposto da totalidade do real como síntese de múltiplas determinações.
V) Conferir preeminência às atividades práticas em detrimento da construção de conceitos, permitindo a apreensão dos fenômenos na sua forma objetiva, que caracteriza o processo de trabalho moderno.
Sabemos que o conhecimento é um recurso intangível, que reside essencialmente nas mentes das pessoas. Para entender melhor a gestão do conhecimento, o ideal seria entender o conceito de conhecimento e suas características. Nesse sentido, leia as proposições a seguir:
I. O conhecimento explícito é todo o conhecimento que reside fora da mente humana.
II. Conhecimento explícito é todo o conhecimento documentado e contido em informações não estruturadas.
III. O conhecimento implícito é o conhecimento que pode se tornar explícito a qualquer momento.
IV. Conhecimento implícito é o que reside na mente humana, mas pode ser transferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação.
V. O conhecimento tácito é o que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras.
Estão corretas as afirmativas:
A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue o seguinte item.
O currículo pode ser entendido como o conjunto de
experiências necessárias à formação de um aluno.
A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue o seguinte item.
O currículo, apesar de representar as mutações sociais, deve
permanecer inalterado por longos períodos de tempo, haja vista
ser muito complexo seu processo de reelaboração.
A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue o seguinte item.
O currículo representa a conexão entre sistema educativo
e sociedade na medida em que se atualiza em função das
demandas sociais.
A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue o seguinte item.
O currículo, fixado e delimitado pela equipe gestora da escola,
consiste simplesmente de uma lista das matérias de formação
e das horas necessárias ao seu estudo.
Os conteúdos escolares são um meio para a transformação dos alunos, e não um fim em si mesmos.
Analise as seguintes afirmativas sobre aprendizagem e os conteúdos escolares.
I. A natureza do conteúdo escolar não implica diferenças relevantes na maneira como os alunos aprendem.
II. Os objetivos gerais da educação auxiliam na seleção e determinação dos critérios de caracterização e organização dos conteúdos escolares no currículo.
III. Por meio dos objetivos gerais da educação, “para que se ensina o que se ensina”, ocorre a concretização das capacidades que os professores propõem para que os alunos construam em cada etapa.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas
Coll (1994) sugere em suas reflexões que, como a significância da aprendizagem é uma questão de grau, talvez fosse mais apropriado tentar que as aprendizagens realizadas pelos alunos sejam, a cada momento da escolaridade, as mais significativas possíveis.
Em relação à construção de significados, é INCORRETO afirmar que
Considerando-se as reflexões de Coll (1994) sobre a aprendizagem significativa e os conteúdos escolares, é INCORRETO afirmar que
É perceptível nos dias atuais a necessidade de um maior envolvimento entre as áreas tecnológica e educacional, visto que a relação educação versus tecnologia está presente em quase todos os estudos que analisam o contexto educacional. Educação e políticas de ciências e tecnologia ocupam lugar de centralidade nas decisões políticas pertinentes à qualificação de recursos humanos moldados aos novos padrões de desenvolvimento.
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue o próximo item, relativo à tecnologia e ao seu uso na escola.
A sala de aula não é o único lugar onde ocorre a aprendizagem, pois a comunicação pode proporcionar, por variados meios, a
formação de diferentes ambientes de aprendizagem e uma maior participação dos alunos nas relações de ensino.
Em uma aula tradicional, reprodutiva, o professor ensina e o aluno aprende, cada um no seu lugar.
Pedro Demo diz que se deve trabalhar não apenas a abordagem instrucionista do conhecimento e da aprendizagem, mas ir mais além, extrapolando a fronteira do que é ensinado e buscando, de forma proativa, uma maior riqueza na abordagem de fenômenos que necessitam gerar conhecimento e aprendizagem que vão além das fronteiras das disciplinas. O autor sugere que o ideal seria adotar uma postura não linear e complexa para a aprendizagem. Nesse sentido:
O Comitê do Ministério da Educação e Cultura (MEC, Brasília), que debate a oferta de cursos na área de energias renováveis e eficiência energética, pretende alinhar a oferta de educação tecnológica nesta área para o ano de 2017. As instituições da rede federal trabalham na construção de cursos piloto de qualidade na área, mapeando as necessidades do setor produtivo, desenvolvendo novos itinerários formativos, elaborando currículos e estimando as especificações de equipamentos e infraestrutura.
(Adaptado – Educação Profissional/portal do MEC.
(Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=45681>
“A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.
( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.
( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.
( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.
( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros.
“[...] a complexidade não é mágica e não se limita à própria palavra complexidade. Para Morin, a palavra complexidade porta em seu seio a confusão, a incerteza e a desordem. [...] A complexidade não elimina a simplicidade, ela a integra em termos dialógicos, recusando as consequências mutilantes, redudonistas e unidimensionais da Simplificação”. (M ACEDO , Roberto. Currículo e complexidade. Edufba, Salvador, 2005, p. 21-22).
Sobre as implicações do conceito de complexidade para as teorias contemporâneas de currículo, assinale a alternativa CORRETA.
Gadotti (2000), analisando as atuais perspectivas da Educação, salienta que podemos estar vivendo na era do conhecimento, da informatização e da informação. Para pensar uma educação para o futuro, necessitamos de uma aprendizagem que se estenda ao longo da vida, fundada em quatro pilares, que foram definidos por Jacques Delors, em 1998.
Do exposto, faça uma relação dos quatro pilares da Educação e suas definições, marcando a alternativa correta.
I. Aprender a conhecer: a aprendizagem não pode ser apenas lógico-matemática e linguística. Precisa ser integral.
II. Aprender a fazer: é indissociável do aprender a conhecer. Nesse sentido, vale mais hoje a competência pessoal que torna a pessoa apta a enfrentar novas situações de emprego, mas apta a trabalhar em equipe, do que a pura qualificação profissional. Hoje, o importante na formação do trabalhador, também do trabalhador em Educação, é saber trabalhar coletivamente, ter iniciativa, gostar do risco, ter intuição, saber comunicar-se, saber resolver conflitos, ter estabilidade emocional. A flexibilidade é essencial.
III. Aprender a viver juntos: prazer de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, curiosidade, autonomia, atenção. Isso supõe uma cultura geral, o que não prejudica o domínio de certos assuntos especializados.
IV. Aprender a ser: no Brasil, como exemplo desta
tendência, pode-se citar a inclusão de
temas/eixos transversais (ética, ecologia,
cidadania, saúde, diversidade cultural) nos
Parâmetros Curriculares Nacionais, que exigem
equipes interdisciplinares e trabalho em
projetos comuns.
Os autores Edwards, Gandini e Forman, no último capítulo “Para onde vamos agora?”, de As cem linguagens da criança (2015), apresentam nas considerações finais do livro uma lista de procedimentos com o título ‘Preparação do projeto’. O livro relata um currículo baseado em projetos didáticos, bastante ousados para a tradição pedagógica.
Conforme o livro citado, considerando a abordagem tratada e os projetos apresentados, o procedimento correto é:
As adaptações curriculares atuam também como medidas preventivas, levando o aluno a aprender os conteúdos curriculares de maneira mais ajustada às suas condições individuais, para prosseguir na sua carreira acadêmica, evitando-se seu afastamento da escola regular. Dessa forma, afirma-se, corretamente, que:
O termo currículo pode ter diferentes conceitos quando relacionados às distintas concepções pedagógicas, principalmente por conta das influências teóricas que se fizeram hegemônicas em determinado momento histórico. Sobre currículo, afirma-se:
I- O papel do educador no processo curricular é fundamental, uma vez que ele é um dos grandes artífices dessa construção que se materializa nas escolas e na sala de aula.
II- O currículo é um documento imparcial e justo, em que devem estar explícitos os conteúdos a serem ensinados e aprendidos, como também as experiências escolares a serem vividas pelos alunos.
III- O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo, quanto o conteúdo dessa cultura.
IV- O currículo multicultural deve transmitir atitudes e valores hegemônicos da sociedade vigente.
V- O currículo é um espaço em que se concentram e se desdobram lutas em torno de diferentes significados sobre o social e sobre o político.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e propostas arrojadas para a profissionalização da sociedade brasileira e, por isso, convoca todas as instituições e instituintes para o desafio de promover uma educação profissional de qualidade.
Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional. SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).
No quarto de uma adolescente, há a seguinte frase escrita: “Quanto mais eu vou à escola, mais eu estudo, quanto mais eu estudo, mais eu aprendo, quanto mais eu aprendo, mais eu esqueço, então para que ir à escola?”.
De acordo com Jussara Hoffmann, a frase dessa aluna fala de uma escola que exige
Avançar na compreensão de currículo como categoria técnica e instrumental (derivada da concepção cartesiana) ou como uma categoria puramente sociológica (derivada, sobretudo, da concepção crítica) constitui um dos principais desafios que se apresentam no campo da educação. A releitura dos conceitos de tempo e espaço da escola passa pela necessária releitura dessas concepções de currículo.
As discussões que estão em curso, e que incluem novas questões ao tema do currículo, estão auxiliando essa necessária atualização conceitual. São elas:
Para a Profª Sônia Barreira (Escola da Vila/SP), escola forte em conteúdo é aquela que expande a noção de conteúdo para além dos conceitos e fatos, e que entende que as escolhas na forma de ensinar não são neutras, elas têm impacto sobre o tipo e o grau de aprendizagem em curso.
Quando uma escola baseia suas escolhas curriculares na tradição e nos livros didáticos pode passar a impressão de estabilidade e garantia de que essa escolha contempla melhor as necessidades atuais e futuras do aluno. Na prática, isso não acontece. Em um mundo em mutação intensa e constante, as decisões curriculares precisam ser dinâmicas e acompanhadas de profunda reflexão sobre os parâmetros que utiliza para seleção dos conteúdos a serem ensinados.
A ordem em que os conteúdos aparecem no currículo da escola revela os valores do projeto pedagógico. E os métodos não são apenas formas distintas para se ensinar o mesmo.
Para o ensino:
Um currículo construído na perspectiva da Educação Integral precisa dar respostas teóricas e práticas para o por quê, o quê, onde, quando e como ensinar e avaliar aprendizagens. Mas não só: estas precisam estar contextualizadas, oferecendo oportunidades para que os alunos se desenvolvam integralmente.
O currículo da Educação Integral tem por objetivo garantir a construção de sentido e significado das aprendizagens para os estudantes. Este currículo deve ser capaz de articular três elementos: a visão de desenvolvimento integral como objetivo das aprendizagens, o uso de metodologias mais ativas para manter o interesse e a curiosidade dos estudantes, e: