-
O ASSUNTO é obrigatório na redação de um ofício.
-
OFÍCIO é o documento destinado à comunicação oficial entre órgãos da administração pública e de autoridades para particulares.
Estrutura
1. Título abreviado (“Of.”), número de ordem e sigla do órgão de origem.
2. Local e data.
3. Endereçamento: forma de tratamento, cargo ou função seguido do nome do destinatário, instituição quando necessário e endereço.
4. Vocativo: função ou cargo.
5. Assunto: síntese do texto (em negrito).
6. Texto com parágrafos numerados a partir do segundo.
7. Fecho: “Respeitosamente” ou “Atenciosamente”, segundo a relação hieráquica entre o remetente e o destinatário.
Fonte: Manual de Redação da Câmara dos Deputados
-
sei que o assunto é obrigatório num ofício, mas alguem poderia me explicar a letra c)
Não entendi esse exceto. Achei que a identificação do signatário era obrigatório inclusive para o presidente, minha dúvida é a seguinte: o presidente, caso não identifique no oficio ficaria um ofício anõnimo?
Se alguem puder me esclarecer essa dúvida agradeço. Bons estudos
-
Fiquei com a mesma dúvida do Carlos.
Mas que creio que seja dispensável pôr o cargo do Presidente da República porque é de conhecimento geral o cargo que aquele determinado ser (o Presidente) ocupa.
-
De acordo com o Manual de Redação Oficial:
Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificação deve ser a seguinte:
(espaço para assinatura)
Nome
Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República
(espaço para assinatura)
Nome
Ministro de Estado da Justiça
Para evitar equívocos, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Transfira para essa página ao menos a última frase anterior ao fecho.
-
Letra E é a alternativa que a questão pede como incorreta.
Assunto é obrigatório.
Facultativo é o comentário que o destinário tenha a fazer sobre qualquer outra coisa.
-
local e data por extenso!
como assim?
quer dizer que o certo seria: São Paulo, vinte e dois de abril de dois mil e doze.
???
alguém me explique essa alternativa.
-
Não é isso, Bruno.
A orientação é para não colocar no formato 22/12/2012, mas sim
Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2012.
Abs
-
Lembrando que, segundo o Manual de redação da presidência da República a expressão respeitosamente é usada somente para autoridades superiores ao remetente do ofício. Quando o destinatário for autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior a expressão correta é
Atenciosamente.
-
A afirmativa INCORRETA, considerando-se a redação de um ofício, é:
a) O local e a data devem aparecer por extenso, com alinhamento à direita da página. (CORRETO)
Ex.: Rio de Janeiro, 19 de março de 1999
b) Devem constar o tipo e o número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede. (CORRETO)
Ex.: Mem. nº xxxx/xx STN
-
A afirmativa INCORRETA, considerando-se a redação de um ofício, é:
c) Deve haver identificação do signatário, constando nome e cargo abaixo da assinatura, exceto se for o Presidente da República. (CORRETO)
Excluídasas comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demaiscomunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que asexpede, abaixo do local de sua assinatura. Ex.:
(espaço para assinatura)
Nome
Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República
d) O fecho deve conter as expressões Respeitosamente ou Atenciosamente, de acordo com a autoridade a que se destina o documento.(CORRETO)
Com o fito de simplificar e uniformizar, o Manualestabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas asmodalidades de comunicação oficial:
a) p/ autoridadessuperiores, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente,
b) p/ autoridades de mesmahierarquia ou de hierarquia inferior:
Atenciosamente,
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.
-
e) É facultativa a indicação do teor do documento, ou seja, o assunto, pois ele vem expresso no corpo do ofício. (ERRADO)
Não há no Manual de Redação oficial essa afirmativa. Penso que houve tentativa de confundir o candidato em relação as duas partes existentes no documento Padrão Ofício - ASSUNTO v.s TEXTO. Veja:
assunto: resumo do teor do documento
Exemplos:
Assunto: Produtividade do órgão em 2002.
Assunto: Necessidade de aquisição de novos computadores.
OBS.: O Manual não diz mais nada além dessa informação, no entanto... texto: nos casos em q não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:
– introdução, q se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto q motiva a comunicação. Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar q", empregue a forma direta;
– desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma idéia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o q confere maior clareza à exposição;
– conclusão, em q é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.
Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estes estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.
Já qdo se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:
– introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:
"Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal."
ou
"Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste."
– desenvolvimento: se o autor da comunicação desejar fazer algum comentário a respeito do documento que encaminha, poderá acrescentar parágrafos de desenvolvimento; em caso contrário, não há parágrafos de desenvolvimento em aviso ou ofício de mero encaminhamento.
-
O assunto, o numero do ofício e as iniciais do órgão, sempre presentes na modalidade Ofício.
-
Quase errei, porque entendo que escrever a data por extenso significa escrever: Aracaju, nove de abril de mil novecentos e noventa e nove, ou seja, como se deve escrever em ata. Achei que essa foi a pegadinha, mas pelo visto só eu ia cair...