SóProvas



Prova FEPESE - 2018 - CELESC - Administrador


ID
2642671
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O desenvolvimento tecnológico cada vez mais rápido, em especial o das telecomunicações, prenuncia uma grande guinada nos meios de produção, anunciada como a 4ª Revolução Industrial.


Assinale a alternativa que identifica avanços que poderão possibilitar essa transformação.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

    internet 5 geração , internet das coisas e inteligencia artificial

  • Internet de quinta geração, 5G :  rede de celular vai permitir velocidades de 1 Gbps e conversas entre drones. 

     

    À título de conhecimento: Byte = 8 bits. 1 Kilobyte (KB) = 1024 bytes. 1 Megabyte (MB) = 1024 kilobytes. 1 Gigabyte (GB) = 1024 megabytes. Pense só no que vai ser isso!

     

    Tecnologia deve chegar em 2019 nos primeiros países. Multinacionais e nações debatem padrão da rede, que vai tornar internet mais rápida e facilitar conexão entre máquinas. Até lá, países e multinacionais correm para deslocar o eixo das decisões em torno da rede que terá velocidades de download superiores a 1 Gbps (gigabits por segundo) e permitirá que robôs conversem entre si.

     

     

    Internet das Coisas: Talvez você tenha um videogame de última geração que, obrigatoriamente, se conecta à internet. Super Nintendo, Mega Drive e tantos outros consoles antigos não tinham toda essa conectividade.

     

    Agora imagine um cenário em que, além da sua TV, vários objetos da sua casa se conectam à internet: geladeira, máquina de lavar, forno de micro-ondas, termostato, alarme de incêndio, sistema de som, lâmpadas, enfim.

     

    Veja aqui que a ideia não é, necessariamente, fazer com que você tenha mais um meio para se conectar à internet. Pense, por exemplo, no quão impraticável deve ser acessar um portal de notícias em uma tela acoplada à porta da sua geladeira. Não é uma função que a gente espera desse eletrodoméstico...

     

    A proposta é outra: a conectividade serve para que os objetos possam ficar mais eficientes ou receber atributos complementares. Nesse sentido, a tal da geladeira com internet poderia te avisar quando um alimento está perto de acabar e, ao mesmo tempo, pesquisar na web quais mercados oferecem os melhores preços para aquele item. A geladeira também poderia pesquisar e exibir receitas para você. Como se vê, a criatividade é capaz de trazer aplicações realmente interessantes.   UAL kk

     

    FONTES: O GLOBO/PORTALDENOTÍCIASG1

                   INFOWESTER.COM

                   EXPLICATORIUM.COM

  • Inteligência Artificial é um software capaz de raciocinar, agir por si mesmo, perceber seu ambiente e  tomar decisões a partir de um banco de dados, memórias visuais, sonoras etc, foi criada para ser o mais parecido possível com um cérebro humano. Se você pensava que o filme Exterminador do Futuro estava muito distante da nossa realidade, olhe essa :

    Notícia do dia 16/04/2018.

     

    Pesquisadores criam primeira inteligência artificial psicopata do mundo. Robô Norman foi alimentado com imagens presentes em fóruns do site de mídia social Reddit.

     

    Para instigar o debate sobre as diversas facetas que a inteligência artificial (IA) pode adotar conforme o seu uso, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, apresentaram ao mundo o que seria a primeira IA psicopata já criada: o robô "Norman".

     

    Norman é capaz de descrever imagens. Foi ensinado por meio de uma técnica conhecida como aprendizado de máquina para que conseguisse identificar objetos e ações em fotografias. Mas ele não aprendeu com o banco de dados comumente aplicado na instrução de sistemas de IA, cuja sigla em inglês é COCO. Norman foi alimentado com imagens presentes  em fóruns do site de mídia social Reddit. 

     

    “Ele foi inspirado no fato de que os dados usados para ensinar um algoritmo podem influenciar significativamente seu comportamento. Norman sofreu uma prolongada exposição aos piores recantos do Reddit — o maior fórum de discussões da internet — e representa um estudo de caso sobre os perigos da inteligência artificial quando dados enviados são usados em algoritmos de aprendizado de máquina”, disseram os pesquisadores do MIT Media Lab, em comunicado.

     

    Em um momento em que se investiga o vazamento de dados envolvendo o Facebook e a consultoria Cambridge Analytica, que coletaram dados de 87 milhões de usuários no mundo ilegalmente - , possivelmente com auxílio de sistemas de IA -, especialistas ressaltam o potencial para o bem e para o mal que seu uso pode provocar. Professor da UFRGS e integrante da Comissão Especial em Algoritmos da Sociedade Brasileira de Computação, Luís da Cunha Lamb ressalta a necessidade de se inserir valores éticos em sistemas inteligentes cada vez mais autônomos. 

     

    A ação, porém, é tida como mais complexa do que ensinar esses algoritmos a identificar objetos em fotografias. De acordo com o professor de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, Carlos Eduardo Pedreira, distinguir entre o certo e o errado configura-se como uma capacidade intrinsecamente humana, sendo necessário passos a mais para ser possível ensinar valores a uma máquina. 

    Para Lamb, ainda não estamos preparados para lidar com essas máquinas, visto que, no fim, elas refletem o que os humanos veem. 

    — Mesmo que ensinemos valores éticos, serão os valores éticos de quem programá-las — diz Lamb.

     

    Você entendeu ? Uma máquina capaz de fazer o mal por conta própria e ela aprende as coisas observando, a própria Skynet.

  • Embora eu achar que a letra E também poderia estar correta, o gabarito é a letra D. Seguem explicações abaixo.

     

    Células fotoelétricas ou fotovoltaicas são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. Uma célula fotoelétrica pode funcionar como geradora de energia elétrica a partir da luz, ou como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa.

     

    Células geradoras de energia são chamadas também de "células solares", por aproveitarem principalmente a luz solar para gerar energia elétrica. Atualmente, as células solares comerciais ainda apresentam uma baixa eficiência de conversão, da ordem de 16%. Existem células fotovoltaicas com eficiências de até 28%, fabricadas com arsenieto de gálio, mas o seu custo elevado limita a produção destas células solares ao uso na indústria espacial.

     

    Por não gerar nenhum tipo de resíduo, a célula solar é considerada uma forma de produção de energia limpa, sendo alvo de estudos em diversos institutos de pesquisa.  A luz solar produz até 1.000 Watts de energia por metro quadrado, o que representa um enorme potencial energético.

     

    Diga-me se isso agora não influenciaria fortemente os meios de produção ?

  • Gabarito D, pois no texto relata "especialmente das telecomunicações"

    O item E, como o comentario abaixo relata, também seria uma grande revolução, no entanto entraria em contradição ao texto referenciado.

  • O que é a 4ª revolução industrial - e como ela deve afetar nossas vidas?


    Também chamada de 4.0, a revolução acontece após três processos históricos transformadores. A primeira marcou o ritmo da produção manual à mecanizada, entre 1760 e 1830. A segunda, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. E a terceira aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.

    ...


    No Fórum Mundial de Davos, em janeiro deste ano, houve uma antecipação do que os acadêmicos mais entusiastas têm na cabeça quando falam de Revolução 4.0: nanotecnologias, neurotecnologias, robôs, inteligência artificial, biotecnologia, sistemas de armazenamento de energia, drones e impressoras 3D.


    ...


    https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309


    Valeria Perasso

    Da BBC

    22 outubro 2016


ID
2642674
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo.


1. A altitude, a longitude, a maritimidade, o relevo e a vegetação são fatores que influenciam no clima de uma região.

2. A latitude e o relevo acidentado da região sul tornam o clima seco, impedem a formação de chuvas e contribuem para o baixo nível dos rios em toda a região.

3. O clima dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul é significativamente influenciado pelas massas de ar frias, vindas do Polo Sul.

4. A inconstância do regime de chuvas prejudica históricamente a produção de energia elétrica nos Estados do sul. A maior parte da energia elétrica consumida vem de outras regiões, principalmente do centro oeste e nordeste.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Aternativa B

     

  • A alternativa 4 não pode ser verdadeira, pois a UHE Itaipu fica justamente na região Sul.

  • A longitude não influencia no clima de uma região conforme afirmado na alternativa 1. Ela influencia no fuso horário. Quem influencia no clima é a latitude, porque, quanto mais longe do equador, mais fria é a região. Muito estranho a 1 ser considerada correta.

  • Esta questão foi anulada.

  • QUESTAO ANULADA

    1 Errado pois longitude não intefere no clima

    2 Errado pois o clima da região sul é úmido

    3 Certo

    4 Errado pois o sul produz a maior parte da energia que utiliza e dificilmente conseguiria importar energia da região oeste e nordeste que são secas


ID
2642677
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Ampliou-se recentemente o permanente clima de tensão na região do Oriente Médio.


Assinale a alternativa que indica o acontecimento que motivou tal acirramento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C
     

    "A Assembleia Geral da ONU aprovou, com 128 votos a favor, 9 contra e 35 abstenções, a resolução que rejeita a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

     

    A decisão, votada nesta quinta-feira durante uma sessão extraordinária do órgão, reitera que qualquer decisão sobre Jerusalém não tem efeito e deve ser revogada.

    A resolução também condena as medidas adotadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, de transferir a embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém. "

     

    https://br.sputniknews.com/mundo/2017122110121991-ONU-UNGA-Jerusalem-Irael-eua/

  • Ótima reportagem:

    https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/oriente-medio-trump-reconhece-jerusalem-como-capital-de-israel-e-acirra-conflito-na-regiao.htm

  • EUA se retiram do Conselho de Direitos Humanos da ONU

    Governo Trump acusa órgão de ser contra Israel e de defender países que violam os direitos humanos

    Os Estados Unidos anunciaram a sua retirada do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, acusando-o de ter um viés crônico contra Israel e a disposição de permitir que países que abusam notoriamente dos direitos humanos sejam membros da entidade. 

    “Olhem para os membros do conselho e verão uma terrível falta de respeito aos direitos mais básicos”, disse a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley. Ela exemplificou, citando o caso da admissão da República Democrática do Congo como membro, mesmo quando foram descobertas valas comuns no país, e a não discussão de abusos aos direitos humanos no Irã e na Venezuela. 

    A diplomata afirma ter deixado claro há um ano que os EUA só permaneceriam no conselho se "reformas essenciais fossem alcançadas", e alega estar claro que essas exigências não foram atendidas. Segundo ela, governos com lamentáveis registros de violações de direitos humanos procuram um lugar no órgão para evitar a fiscalização. 

    Notícia de 19/06/2018

     

    https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/eua-se-retiram-do-conselho-de-direitos-humanos-da-onu-64s9asxawhe9pfp8y6lz8010v

     

    Vamos nos precaver, pode ser que caia algo sobre isso também. 

  •  

    A decisão do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, de transferir a embaixada americana em Israel para Jerusalém. 

     

    a correta


ID
2642680
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o local do ponto de entrega de energia elétrica, quando se tratar de condomínio horizontal, onde a rede elétrica interna não seja de propriedade da distribuidora.

Alternativas
Comentários
  • DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 414, DE 9 DE SETEMBRO DE 2010:

    Art. 14. O ponto de entrega é a conexão do sistema elétrico da distribuidora com a unidade consumidora e situa-se no limite da via pública com a propriedade onde esteja localizada a unidade consumidora, exceto quando: (Redação dada pela REN ANEEL 418, de 23.11.2010)


ID
2642683
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Pesca
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente as atividades cujas matérias-primas devem ser diretamente provenientes para fins de reconhecimento e faturamento de acordo com a sazonalidade:

Alternativas
Comentários
  • art.10 da resolução normativa 414/2010 da aneel.

    Art. 10. A sazonalidade deve ser reconhecida pela distribuidora, para fins de faturamento, mediante solicitação do consumidor, observados os seguintes requisitos:

    I – energia elétrica destinada à atividade que utilize matéria-prima advinda diretamente da agricultura, pecuária, pesca, ou, ainda, para fins de extração de sal ou de calcário, este destinado à agricultura;


ID
2642686
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

As instalações para atendimento das áreas de uso comum, em empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras, constituem uma unidade consumidora de responsabilidade:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 414, DE 9 DE SETEMBRO DE 2010

    Dos Empreendimentos com Múltiplas Unidades Consumidoras

    Art. 17. Em empreendimento com múltiplas unidades, cuja utilização da energia elétrica ocorra de forma independente, cada fração caracterizada por uso individualizado constitui uma unidade consumidora.

    Parágrafo único. As instalações para atendimento das áreas de uso comum constituem uma unidade consumidora de responsabilidade do condomínio, da administração ou do proprietário do empreendimento.


ID
2642689
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Ocorre o fornecimento de energia a título precário quando:

Alternativas
Comentários
  • Art. 53. A distribuidora pode atender, a título precário, unidades consumidoras localizadas em outra área de concessão ou permissão, desde que se cumpram as condições a seguir:

    I – o atendimento seja justificado técnica e economicamente;

    II – a decisão econômica se fundamente no critério do menor custo global;

    III – a existência de acordo entre as distribuidoras, contendo todas as condições comerciais e técnicas cabíveis, observados os procedimentos e padrões da distribuidora que prestar o atendimento;

    IV – os contratos firmados para unidades consumidoras do grupo A devem ter prazo de vigência não superior a 12 (doze) meses, podendo ser automaticamente prorrogados; e

    V – a tarifa a ser aplicada deve ser aquela homologada para a distribuidora que prestar o atendimento.


ID
2642692
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se três pessoas fazem 72 peças de sushi a cada 2 horas, quantas pessoas são necessárias para fazer 252 peças de sushi a cada 1 hora e meia?

Alternativas
Comentários
  • Gaba: C

     

    3 pessoas    72 peças (diretamente proporcional)     120 min (inversamente proporcional)

     

    x                                  252 peças                                                  90 min 

     

     

     

    3 pessoas   =     72 peças             *     90  min

     

    x                        252 peças                    120 min 

     

     

    x = 14

     

                          

  • Não entendi esse exemplo da colega, ficou confuso. Alguém poderia ajudar?!

     

  • Olá  , amigo pode me explicar o porque do  90 minutos  ao invés do 60 minutos  , ? 

  • PESSOAS   PEÇAS     HORAS

    3           -       72      -      2 horas ( 120 Minutos )

    X           -       252      -  1 hora e 30 Minutos  ( 90 Minutos )

     

    PERGUNTA 1 : Para fazer 72 peças eu preciso de 3 pessoas para fazer MAIS PEÇAS  (272) eu vou precisar de MAIS pessoas , LOGO DIRETAMENTE PROPORCIONAL 

     

    PERGUNTA 2 : Se com 2 Horas eu preciso de 3 pessoas com MENOS HORAS ( 1H E 30M) eu vou precisar de MAIS pessoas,  LOGO INVERSAMENTE PROPORCIONAL 

     

    FICA ASSIM :

     

    PESSOAS   PEÇAS     HORAS

    3           -       72      -     1 hora e 30 Minutos  ( 90 Minutos )

    X           -       252      -  2 horas ( 120 Minutos )  

     

    72 × 90 = 6480

    252 x 120 = 30240

     

    3 - 6480

    X - 30240

     

    6480X = 90720 

    X = 90720 / 6480

    X = 14

     

  •         Processo                                Poduto final        1º passo: converter horas para minutos

    Funcionários      Horas                 Peças Sushi            2º passo: separar oque faz parte do processo e do produto final

    3                       120 min                 72                     3º passo: igualar os termos  com os valores de acordo com as cores

    x                        90 min                   252                  4º passo: (Dividir, simplificar, cortar) os valores entre os termos   

     

    x  * 90 min * 72 3 * 120 min * 252  ( Simplifica, divide 90/3 = 30)

    x  * 30  * 72 =  120 min * 252 ( Simplifica, divide 120/30 = 4)

    * 72 =  4 * 252 ( Simplifica, divide 72/4 = 18)

    * 18 =   252  ( Divide 252/18 = 14)

    x = 14

  • Método Teeeeeeeeeeeeeeeelles! 

  • Bom dia,

     

    Não precisava nem transformar a hora em minutos, fazendo com hora e meia (1,5) encontra-se 1.4 = 14

     

    Bons estudos

  • 3 - 72 - 2

    x - 252 -1,5


    72 . 1,5 = 108

    252 . 2 = 504


    3 - 108

    x - 504


    x = 1512/ 108 = 14

  • PROCESSO PRODUTO

    PESSOAS  HORAS  PEÇAS

    3 (120 minutos) 72

     X (90 minutos) 252

     X . 90 . 72    =   3 . 120 . 252

    6480x = 90720

    x = 90720/6480

    x = 14 

    https://www.youtube.com/watch?v=NVLx8lWGeDE

    Foi o melhor método que achei para resolver regras de três

  • PESSOAL, O PULO DO GATO ESTÁ EM NOS ATENTARMOS EM CONVERTER HORAS EM MINUTOS.

  • GAB C

    LEMBRE-SE DE CONVERTER O TEMPO

    3------2---------72

    X-------1,5 --------252

    108X=1512

    X=1512/108 = 14


ID
2642695
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

João gastou 4/5 de seu salário e lhe sobraram R$ 350. Portanto, para que seu salário seja igual a R$ 2.000, ele precisa receber um aumento de: 

Alternativas
Comentários
  • (4/5)X + 350 = X    =>   X = 1750

    2000 - 1750 =  250

    250/1750 = 0,1428 ou 14,28%.

  • excelente gleice, obg!

  • bom dia no videio 4 tem uma conta errada , esta falando de numeros decimais

    (1- 0,352)

  • Gastou 4/5, por tanto sobrou 1/5 que é o valor de R$ 350.

    Logo, 350*5=1.750,00 (valor total do salário)

    1.750----100

    2.000------x

    x=114,28  

    ou seja, o aumento precisa ser de 14,28%

     

     

  • 350 x 5 = 1750  => 5/5

    1750 - 350 = 1400 => 4/5

    2000 - 1750 = 250

    1750 ------------- 100%

    250 -------------- x%

    1750x = 25000

    x= 25000/1750

    x= 14,28.

  • GAB D


ID
2642698
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um campeonato de futebol um time decide estimular 3 de seus jogadores, oferecendo um prêmio de R$ 75.000, que deve ser dividido entre os 3 jogadores de maneira proporcional ao número de gols que cada um marcar no campeonato.


Se os jogadores marcaram 15, 10 e 7 gols no campeonato, então a quantia que o jogador que marcou mais gols receberá é:

Alternativas
Comentários
  • x/15  y/10  z/7

    x+y+z=75.000

    15+10+7=32

    Divide os 75.000 pela soma dos valores (32) que é igual= 2.343,75 

    Agora é multiplicar=

    x= 15*2.343,75= 35.156,25

    y= 10*2.343,75= 23.437,50

    z= 7*2.343,75= 16.406,25

     RESPOSTA LETRA ''B'' 

    (Maior que R$ 35.000 e menor que R$ 36.000)

  • 15+10+7= 32 gol

    32      75000

    15        x

    32x=1125000

    x= 1125000/32

    x=35.156,25     resposta B

  • 15+10+7=32

    32=75000

    7500/32=2,343.75

     2,343.75 x  15= 35.156,25

  • 1º Somar o número total de gols feitos pelos três jogadores no campeonato --> 15 + 10 + 7 = 32 gols

    2º Para saber quantos R$ vale cada gol --> R$ 75.000,00 / 32 gols = R$ 2.343,75 gol

    3º Jogador que mais fez gols --> 15 gols x R$ 2.343,75 gol = R$ 35.156,25

     

    RESPOSTA *B*


ID
2642701
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa tem 14 funcionários, dos quais 8 são homens e 6, mulheres. Para resolver um problema, é necessário montar uma comissão com 2 mulheres e 3 homens.


De quantas maneiras diferentes essa comissão pode ser escolhida?

Alternativas
Comentários
  • Questão de combinação

    C8,3 * C6,2= (8*7*6/ 3*2*1) * (6*5/2*1) = 840

    Portanto, mais que 800 e menos que 850 (LETRA C)

  • Homens => temos 8 e precisamos de 3 => C8,3

    Mulheres => temos 6 e precisamos de 2 => C6,2

     

    C 8,3  x  C 6,2 = 

    8.7.6/1.2.3 x 6.5/1.2 = 

    56 x 15 = 

    840

     

    Logo, gabarito C

  • 6 . 5 x 8 . 7 . 6

    -------------------- = 840

    2 . 1 x 3 . 2 . 1

  • Segue a fórmula da Análise Combinatória pra ficar mais claro, a resposta já foi dada anteriormente pelos colegas:

    C n,p = n! / p! . (n-p)!

  • Segue a fórmula da Análise Combinatória pra ficar mais claro, a resposta já foi dada anteriormente pelos colegas:

    C n,p = n! / p! . (n-p)!


ID
2642704
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa troca seu presidente a cada 6 anos, seu vice-presidente a cada 4 anos e seu contador a cada 8 anos.


Se em 2018 a empresa trocou o presidente, o vice-presidente e o contador, qual o primeiro ano em que isso ocorrerá novamente?

Alternativas
Comentários
  • MMC (6, 4, 8) = 24 

    2018+24 = 2042

  • Presidente (+6): 2024, 2030, 2036, 2042, 2048, 2054...

    Vice-presidente (+4): 2022, 2026, 2030, 2034, 2038, 2042, 2046...

    Contador (+8): 2026, 2034, 2042, 2050, 2058...

    Gabarito letra B.

  • MMC multiplica todos os fatores primos, já o MDC multiplica apenas os fatores primos que dividiram a linha inteira simultaneamente!

    Para achar o resultado temos que tirar o MMC de 4, 6 e 8 e Somar com 2018.

    4   6   8   | 2

    2   3   4   | 2

    1   3   2   | 2

        3   1   | 3          

        1       | 2.2.2.3 = 24 (mmc) A cada 24 anos haverá a troca de todos!

     

    Início   2018

    2018 

    + 24 (mmc)

    -----------

    2042 - Próxima troca!

     

    Alternativa "B"

  • É só fatorar o 6,4,8 e o mmc deles que é o 24 deve ser somado com o 2018! 

    A resposta correta é a alternativa B.

    Deus é fiel!

  • Resolvi essa questão nesse vídeo aqui:

    https://youtu.be/iNthGqc6VHM

    Se inscreva no canal PROFESSOR EM CASA no YouTube e tire suas dúvidas comigo! =D


ID
2642707
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como as faces de Janus


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. Nesse contexto, a cibercultura tem um papel ambiguamente universal: ela potencializa aquilo que somos, sem fazer exceções acerca de valores morais, políticos e ideológicos. Ela, como as demais projeções de nossa própria cognição, enfim, de nossa consciência e inteligência além de nossos próprios corpos biológicos, exprime com precisão aquilo que realmente somos. Na internet, por exemplo, encontra-se absolutamente tudo, em termos de conteúdos. O que vai diferenciar a experiência é justamente o usuário e sua cognição particular, que se estende além dele através dessas redes informacionais. Num só termo, trata-se de extensões de nossa própria mente plasmadas nos objetos técnicos que concebemos e usamos. Se mergulho no ciberespaço para pesquisar algo importante, que diz respeito à minha pesquisa da crítica da tecnologia, e já tenho em mente o que procuro, minha experiência será uma, e dirá respeito a uma intenção que já trago comigo e que estendo aos tais objetos, mas se só intuo a minha busca, se saio a navegar de link em link, minha experiência será completamente diferente, e poderei chegar a lugares inimaginados, ou, também, a lugar algum, dependendo do que sejam as minhas próprias expectativas.

O que queremos dizer é que não há nada nas tecnologias que não seja absolutamente humano. Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. Como as duas faces de Janus, a cibercultura e o ciberespaço trazem para nós que os utilizamos potencializações e reciprocidades daquilo que de fato já somos, e se por um lado podem ser usados como ferramentas educacionais, pedagógicas, humanitárias, por exemplo, de pesquisa escolar, acadêmica e científica, objetivando uma sociedade melhor, mais esclarecida e igualitária, por outro podem, também, dar suporte a fins e intenções totalmente diversos, como ensinar a fazer bombas, espalhar pelo mundo ideologias extremistas e fundamentalistas infames, coordenar ataques terroristas aqui ou alhures e assim por diante. É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é.

Nota: Janus é um deus romano cuja imagem está associada a mudanças e transições. No texto, a referência a Janus indica ambiguidade.

QUARESMA, A. Ruptura e tragédia social. Sociologia. ed. 72. 2017. p. 52; 55-57.[Adaptado]

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto

Alternativas
Comentários
  • Sobre a letra "e", o texto não deixa claro que se refere ao "mundo adulto".

    Força!!!

  • Gabarito letra D

  • Na literatura e no jornalismo, uma crónica ou crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio. 


ID
2642710
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como as faces de Janus


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. Nesse contexto, a cibercultura tem um papel ambiguamente universal: ela potencializa aquilo que somos, sem fazer exceções acerca de valores morais, políticos e ideológicos. Ela, como as demais projeções de nossa própria cognição, enfim, de nossa consciência e inteligência além de nossos próprios corpos biológicos, exprime com precisão aquilo que realmente somos. Na internet, por exemplo, encontra-se absolutamente tudo, em termos de conteúdos. O que vai diferenciar a experiência é justamente o usuário e sua cognição particular, que se estende além dele através dessas redes informacionais. Num só termo, trata-se de extensões de nossa própria mente plasmadas nos objetos técnicos que concebemos e usamos. Se mergulho no ciberespaço para pesquisar algo importante, que diz respeito à minha pesquisa da crítica da tecnologia, e já tenho em mente o que procuro, minha experiência será uma, e dirá respeito a uma intenção que já trago comigo e que estendo aos tais objetos, mas se só intuo a minha busca, se saio a navegar de link em link, minha experiência será completamente diferente, e poderei chegar a lugares inimaginados, ou, também, a lugar algum, dependendo do que sejam as minhas próprias expectativas.

O que queremos dizer é que não há nada nas tecnologias que não seja absolutamente humano. Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. Como as duas faces de Janus, a cibercultura e o ciberespaço trazem para nós que os utilizamos potencializações e reciprocidades daquilo que de fato já somos, e se por um lado podem ser usados como ferramentas educacionais, pedagógicas, humanitárias, por exemplo, de pesquisa escolar, acadêmica e científica, objetivando uma sociedade melhor, mais esclarecida e igualitária, por outro podem, também, dar suporte a fins e intenções totalmente diversos, como ensinar a fazer bombas, espalhar pelo mundo ideologias extremistas e fundamentalistas infames, coordenar ataques terroristas aqui ou alhures e assim por diante. É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é.

Nota: Janus é um deus romano cuja imagem está associada a mudanças e transições. No texto, a referência a Janus indica ambiguidade.

QUARESMA, A. Ruptura e tragédia social. Sociologia. ed. 72. 2017. p. 52; 55-57.[Adaptado]

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto.

Alternativas
Comentários
  • Referente a assertiva "d", pelo contrário, o autor usa da figura mitológica romana para admitir a ideia da cibercultura e ciberespaço.

    Força, galera!!!

  • Gabarito letra E 

  • "É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é."


ID
2642713
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como as faces de Janus


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. Nesse contexto, a cibercultura tem um papel ambiguamente universal: ela potencializa aquilo que somos, sem fazer exceções acerca de valores morais, políticos e ideológicos. Ela, como as demais projeções de nossa própria cognição, enfim, de nossa consciência e inteligência além de nossos próprios corpos biológicos, exprime com precisão aquilo que realmente somos. Na internet, por exemplo, encontra-se absolutamente tudo, em termos de conteúdos. O que vai diferenciar a experiência é justamente o usuário e sua cognição particular, que se estende além dele através dessas redes informacionais. Num só termo, trata-se de extensões de nossa própria mente plasmadas nos objetos técnicos que concebemos e usamos. Se mergulho no ciberespaço para pesquisar algo importante, que diz respeito à minha pesquisa da crítica da tecnologia, e já tenho em mente o que procuro, minha experiência será uma, e dirá respeito a uma intenção que já trago comigo e que estendo aos tais objetos, mas se só intuo a minha busca, se saio a navegar de link em link, minha experiência será completamente diferente, e poderei chegar a lugares inimaginados, ou, também, a lugar algum, dependendo do que sejam as minhas próprias expectativas.

O que queremos dizer é que não há nada nas tecnologias que não seja absolutamente humano. Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. Como as duas faces de Janus, a cibercultura e o ciberespaço trazem para nós que os utilizamos potencializações e reciprocidades daquilo que de fato já somos, e se por um lado podem ser usados como ferramentas educacionais, pedagógicas, humanitárias, por exemplo, de pesquisa escolar, acadêmica e científica, objetivando uma sociedade melhor, mais esclarecida e igualitária, por outro podem, também, dar suporte a fins e intenções totalmente diversos, como ensinar a fazer bombas, espalhar pelo mundo ideologias extremistas e fundamentalistas infames, coordenar ataques terroristas aqui ou alhures e assim por diante. É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: há terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é.

Nota: Janus é um deus romano cuja imagem está associada a mudanças e transições. No texto, a referência a Janus indica ambiguidade.

QUARESMA, A. Ruptura e tragédia social. Sociologia. ed. 72. 2017. p. 52; 55-57.[Adaptado]

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à frase abaixo retirada do texto.


Vivemos no mundo das redes, dos computadores portáteis, da telefonia móvel, na era da informação ubíqua, da notícia instantânea, global, planetária, que percorre – num átimo– as veias e artérias de fibra óptica do planeta. (1° parágrafo)


) Na frase, há marca gramatical que evidencia que o autor faz parte do contexto descrito.

( ) A palavra “ubíqua” pode ser substituída por “onipresente”, sem prejuízo de sentido na frase.

( ) A palavra “átimo” pode ser substituída por “instante”, sem prejuízo de sentido na frase.

( ) Em “as veias e artérias de fibra óptica do planeta”, há uso figurativo da linguagem, por isso a informação não deve ser interpretada em sentido literal.

( ) A expressão “num átimo” funciona como aposto explicativo do termo “percorre”.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas, exceto a última. O que pode ocorrer é que o "num átimo” seja um adjunto adverbial deslocado ao invés de um aposto.

    OBS: ADJ ADV traz uma circunstância de tempo, modo, lugar, etc. Neste caso a um verbo.

    Enquanto que aposto: "É um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor." - soportugues.com.br

    Por favor me corrijam se estiver errado. Obrigado!

  • Na frase: “as veias e artérias de fibra óptica do planeta”, correta, está no sentido conotativo.

  • Gabarito letra A

  • Tá certinho Dr Rey ;)

  • ubiquidade

    1.TEOLOGIA

    faculdade divina de estar concomitantemente presente em toda parte.

    2.fato de estar ou existir concomitantemente em todos os lugares, pessoas, coisas.

    "a u. de uma opinião no seio de um grupo"

    3.qualidade de um ser que dá a impressão de estar física e concomitantemente presente em diversos lugares.

    "possuir o dom da u."

    4.grande rapidez com que se domina um espaço considerado.

    "a u. dos olhares infantis"

    5.qualidade do que existe em todos ou em praticamente todos os lugares.

    "a u. das bactérias"

     

    átimo

    1.pequena parte; porção mínima.

    2.BRASILEIRISMO BRASIL

    momento, instante.

    Origem: ⊙ ETIM segundo JM, de átomo, tomado na acp. de 'instante, momento', aduzida na loc. in atomo 'num instante, num momento'


ID
2642716
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho abaixo em seu contexto:


Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos, e é por isso que a cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, pois são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo, de nossas ações e intenções, sejam elas pacifistas, terroristas, ecologistas, capitalistas e assim por diante. (2° parágrafo)


Analise as afirmativas abaixo em relação ao trecho.


1. A construção “Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos” está na voz passiva.

2. O segmento “Todos […] fundamentalistas” pode ser reescrito, sem prejuízo de significado entre as orações, como “A cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, uma vez que todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos”.

3. O vocábulo “pois” funciona como conector que introduz uma oração subordinada conclusiva.

4. O vocábulo “como” introduz uma comparação entre “terroristas fundamentalistas” e “espelhos límpidos”.

5. A palavra “sejam” expressa uma ideia de alternância entre as características atribuídas a “ações e intenções”.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. A construção “Todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos” está na voz passiva.

    (Correto)

    'Todos os conteúdos' é o sujeito paciente e 'seres humanos' é o agente da passiva.

     

    2. O segmento “Todos […] fundamentalistas” pode ser reescrito, sem prejuízo de significado entre as orações, como “A cibercultura e o ciberespaço servem também a terroristas fundamentalistas, uma vez que todos os conteúdos foram programados, postados e produzidos por seres humanos”.

    (Correto)

    Substitui e traz o mesmo significado.

     

    3.O vocábulo “pois” funciona como conector que introduz uma oração subordinada conclusiva.

    (Errado)

    O 'pois' nesse caso introduz uma oração coordenada explicativa.

     

     

    Sendo assim, alternativa D.

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Acertei a questão, mas confesso que não vi erro na 4, pois o COMO dá ideia de IGUAL A, que seria uma comparação entre tais palavras, se alguém souber me dizer qual o erro, agradeço.

  • Camila e Tom, o "COMO" da número 4 realmente é comparativo, porém ele está comparando "cibercultura e o ciberespaço" e não “terroristas fundamentalistas” e “espelhos límpidos”.

    "...cibercultura e o ciberespaço (..) são como espelhos límpidos da nossa própria face no mundo...".


ID
2642719
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho abaixo:


É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é. (2° parágrafo)


Assinale a alternativa correta em relação ao trecho

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra (B)

    a conjunção e também pode ser usada no sentido adversativo.

  • Alguém poderia explicar-me o erro da Letra (a) por mensagem? Obrigado!

  • GABARITO: B

     

    Explicação sobre a "A":

    http://sualingua.com.br/2010/09/01/concordancia-com-verbos-impessoais-haver-fazer-etc/

  •  a) Os verbos ter e haver são usados com valor existencial em “tivesse”, “tem” e “há”. (O verbo TER foi usado com valor de posse. Esse, inclusive, é seu único uso dentro da norma culta, ou seja, ele não deve ser usado com valor existencial: Tem muita gente aqui (errado) --> Há muita gente aqui (certo))

     

    b) A expressão “mas sim”, nas duas ocorrências, pode ser substituída por “e sim” sem prejuízo na relação semântica de adversidade. (Certo. Seria o caso do "e" com valor adversativo)

     

     c) A expressão “ou seja” introduz uma informação que retifica um equívoco da informação precedente. (A expressão "ou seja" ratifica o que foi dito. Ex.: Ela terminou comigo, ou seja, estou solteiro)

     d) As formas verbais se alternam, no trecho, exclusivamente entre os tempos pretérito perfeito e presente do modo indicativo. (O verbo "tivesse" na primeira linha já nos mostra uma forma no pretérito imperfeito do subjuntivo, logo, alternativa errada)

     e) As partícula “se” (nas duas ocorrências) e “que” (nas duas ocorrências) funcionam, respectivamente, como pronome oblíquo e pronome relativo. ( "Se" com função de P.O.A? Não dá. Os dois "quês" realmente são pronomes relativos, mas os "ses" não são p.o.a)

  • Carlos Caetano,

    Não se usa o verbo TER (e variações) com sentido EXISTENCIAL.

     

    Ex.: pessoas aqui. (verbo impessoal)

    Existem pessoas aqui. (verbo pessoal, varia)

     

    A colocação do verbo TER, nesses dois casos, acarretaria erro gramatical  (mesmo soando bem ao sentido)

     

     

  • Achava que esse "e" deveria vir com vírgulam, haja vista que tem sentido de "mas".

    Exemplo: Nasceu rico, e morreu probre. ( e - mas)

    Mas nesse caso, refere-se ao valor adversativo do "e".

  • Nathália Oliveira. por que o "se" não é pronome oblíquo átono? Toda tabela de P.O.A. mostra o "se".





  • Já tem que tem gente se questionando o se como Pronome Oblíquo Átono, aí vai as funções morfológicas do se:

    O se pode ser

    Substantivo

    Pronome oblíquo átono = pronome reflexivo (ou recíproco), parte integrante do verbo, partícula expletiva, partícula de indeterminação do sujeito e partícula apassivadora.

    Conjunção integrante, condicional, causal, concessiva e temporal.

     

    Na alternativa "e", o "se" é uma conjunção


ID
2642722
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve corretamente a função COMPACTAR() do MS Excel.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A (quando acho que já vi de tudo...)

     

    Se copiar texto de outro programa em Excel você pode muitas vezes acabar com excesso de espaço em branco que acaba por desconfigurar a nossa folha de cálculo, ora a função COMPACTAR ajuda a limpar tudo. Assim, esta função remove todos os espaços do texto excepto os espaços únicos entre palavras. Utilize COMPACTAR no texto que recebeu de outra aplicação que pode ter espaçamento irregular.

    Uma desvantagem desta função é o facto de poder apenas lidar com texto de uma única célula.

     

    https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/conheca-15-funcoes-essenciais-do-excel/

     

    ================================================

    Remove todos os espaços do texto exceto os espaços únicos entre palavras. Utilize COMPACTAR no texto que recebeu de outra aplicação que pode ter espaçamento irregular.

    Sintaxe:    COMPACTAR(texto)

     

    https://support.office.com/pt-pt/article/compactar-função-compactar-410388fa-c5df-49c6-b16c-9e5630b479f9

  • Remove todos os espaços do texto exceto os espaços únicos entre palavras. Use ARRUMAR no texto que recebeu de outro aplicativo que pode ter espaçamento irregular.

    https://support.office.com/pt-br/article/arrumar-fun%C3%A7%C3%A3o-arrumar-410388fa-c5df-49c6-b16c-9e5630b479f9

    ??

  • ESSA QUESTAO FOI DE QUEBRAR AS PERNAS DO CAMARADA,

    COMPACTAR ESTA DISPONIVEL NO ROL DE FUNCOES DO EXCEL NO IDIOMA "PORTUGUES, PORTUGAL"

    JA NO IDIOMA "PORTUGUES, BRASIL" ESTA COMO ARRUMAR.

  • Essa questão (18 da prova S01) foi anulada.

    http://2018celesc.fepese.org.br/?go=download&arquivo=2018_CELESC_gabarito_definitivo.pdf


ID
2642725
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que contém uma forma válida de obter informações sobre a versão do MS Word em uso, ao utilizar o software MS Word 2013 Home and Business 2013 em português.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    1 Abra qualquer aplicativo do Office, como o Word ou o Excel, e crie um novo documento.

    2 Escolha Arquivo na parte superior esquerda e selecione Conta ou Ajuda na lista à esquerda.

    3 Em Informações do Produto, você verá o nome e, em alguns casos, o número completo da versão do produto do Office.

    4 Se o número completo da versão não aparecer aqui, escolha Sobre o Word. Será aberta uma caixa de diálogo mostrando o número completo da versão e a versão em bits (32 ou 64 bits) na parte superior.

     

    https://support.office.com/pt-br/article/sobre-o-office-qual-versão-do-office-estou-usando-932788b8-a3ce-44bf-bb09-e334518b8b19

  • Gabarito: E

    Se o seu Word for 2007:

    1 - Clique no botão Microsoft Office, no canto extremo superior da esquerda.

    2 - Clique no botão Opções do Word.

    3 - Clique em recursos e, em seguida, clique em sobre.

    4 - Para ver informações sobre o seu computador, clique em Informações do sistema.

  • Alternativa (E)

     

    Se for Word versão 2010

     

    -> Guia Arquivo.

          -> Seleciona Ajuda.

     

    bons estudos 

  • iuhiuhsIUhsaiuHAS eu errei essa questão por ter lida umas trocentas vezes na letra E "oitem conta". O correto é o item conta.


ID
2642728
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Que utilitário do Windows 10 em português permite ao usuário verificar o uso corrente de memória RAM do computador?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Atalho para acessar diretamente o GERENCIADOR DE TAREFAS é  Ctrl + Shift + Esc

     

    É possível que você:

    1 - Visualize todos os processos

    2 - Obtenha informações sobre um processo

    3 - Verifique o uso de memória RAM   (GABARITO -  e mais detalhes)  

          Após a confirmação das opções, você visualizará as colunas na guia Processos. A guia Conjunto de Trabalho (Memória) indica a quantidade de memória física utilizada por cada processo (essa memória pode ser compartilhada pelos demais processos).

          A outra guia, Memória (Conjunto de Trabalho Particular), exibe a quantidade de memória física utilizada individualmente por cada processo (esse valor é a parte do total que não pode ser compartilhado com outros processos).

    4 - Verifique o uso de disco

    5 - Acabe com problemas de inicialização de programas

    6 - Acabe com processos rebeldes

    7 - Acabe com devoradores de memória

    8 - Acabe com vazamento de recursos

    9 - Crie um arquivo de despejo

    10 - Inicie ou interrompa um serviço

    11 - Reinicie o Explorer

    12 - Compreenda o uso da CPU

    13 - Obtenha informações sobre o sistema

    14 - Monitore a utilização da rede

    15 - Gerencie usuários da rede

    16 - Alternativas ao Gerenciador de tarefas do Windows

     

    =======================

    Ferramentas para substituir o Gerenciador de Tarefas

    Assim como usuários perceberam a falta de algumas opções, diversos desenvolvedores também notaram que o Gerenciador de Tarefas podia ser mais completo.  Alguns substitutos:

    -System Explorer

    -Security Process Explorer

    -AnVir Task Manager Free

     

    https://www.tecmundo.com.br/windows-xp/3567-fique-craque-com-estas-dicas-para-o-gerenciador-de-tarefas-do-windows.htm

    https://www.tecmundo.com.br/programas/2930-ferramentas-para-substituir-o-gerenciador-de-tarefas.htm

  • Outro atalho é: Digite WIN+R, posteriormente digite "taskmgr"

  • Que utilitário do Windows 10 em português permite ao usuário verificar o uso corrente de memória RAM do computador?

     c) Gerenciador de Tarefas

  • GERENCIADOR DE TAREFAS (CTRL+SHIFT+ESC)

    O Gerenciador de Tarefas é uma ferramenta do Windows que permite monitorar o funcionamento do sistema. Outra função muito comum desse serviço é a opção de fechar programas que estão travados no sistema por meio da opção “Finalizar Tarefa”.

    Vale lembrar que existem duas opções para se acessar o Gerenciador de Tarefas. Uma delas é diretamente por meio do comando Ctrl + Shift + Esc e a outra é pressionando o comando Ctrl + Alt + Del e selecionando a opção “Gerenciador de Tarefas”. O Gerenciador de Tarefas é composto por diversas abas que são: Processos, Desempenho, Histórico de aplicativos, Inicializar, Usuários, Detalhes e Serviços. O nome dessas abas pode ser cobrado em provas de concursos públicos, logo, é importante guardar essa informação. 

  • Outra maneira de acessar o gerenciador de tarefas que é muito cobrada em provas (Olá, FCC!) é o classico Ctrl + Alt + Del que NÃO acessa diretamente o gerenciador de tarefas, mas exibe uma tela com algumas opções, dentre elas o gerenciador de tarefas.


ID
2835691
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a Análise SWOT, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    ( O ITEM C TAMBÉM NÃO ESTA DE TODO ERRADO POIS NÃO RESTRINGE: "SOMENTE PARA GRANDES EMPRESAS" MAS ENFIM...) 

     

     

    SOBRE O SWOT: É UMA FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO QUE PERMITE FAZER A ANÁLISE INTERNA E EXTERNA DA ORGANIZAÇÃO.

    NÃO HÁ ESSE DE MAIS RECOMENDADO PARA X OU MENOS RECOMENDADO PARA Y.

    TODO MUNDO PODE USAR, INCLUSIVE VOCÊ PODE FAZER UM DIAGNÓSTICO DOS SEUS ESTUDOS COM ESSA FERRAMENTA.

     

     

    ☆ ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO (VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS): 

    RECURSOS, PROCESSOS, NORMALIZAÇÃO INTERNA..

    (análise de forças e fraquezas)

     

    ☆ ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO (VARIÁVEIS NÃO CONTROLÁVEIS):

     LEGISLAÇÃO, FORNECEDORES, CLIENTES...

    (análise de oportunidades e ameaças)

     

     

    @sheyla.r2

  • Item c tbm correto mas a D é a mais bonita!

  • ✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    ✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    ✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral) 

  • Banca boqueta é uma porcaria mesmo. A letra C não restringe, e dizer que ela está errado é o mesmo que afirmar que "O uso da análise SWOT não é recomendado para grandes empresas.

    Bom, vida que segue.

    Resposta D

  • GABARITO    d)Tem seu escopo voltado tanto para o ambiente interno, quanto para o ambiente externo da organização.

     

    FCC - troca o nome ameaças por desafios.

     

     Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)

     Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis)  

     Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)

     Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)

     Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)

     Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!

  • GABARITO: LETRA D

    Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

    Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.

    As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.

    São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.

    FONTE:https://rockcontent.com/blog/como-fazer-uma-analise-swot/


ID
2835694
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta gerencial que apresenta várias utilidades para os gestores.


Assinale a alternativa que não tem relação direta com as utilidades gerenciais do planejamento estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Realizar análise de lançamentos contábeis é uma tarefa eminentemente operacional/gerencial e nada se atribui a estratégia, pois trás apenas resultados para aferição de comparação. O resultado dessa comparação sim, é ligada à estratégia já que se relaciona a atores da arena externa (steakeholders).

  • Atribuição de tarefas e responsabilidades, não seria competência da função Organização?

  • Assinale a alternativa que não tem relação direta com as utilidades gerenciais do planejamento estratégico.


    B Fazer análise de lançamentos contábeis do exercício anterior.

  • O planejamento estratégico deve apresentar forte vínculo com as metas institucionais, que visam mostrar para todos os colaboradores onde a empresa deseja se encontrar no futuro. Para Daft (1999, p. 128), dessa forma, a organização direciona as ações para: "permanência no mercado, inovação, produtividade, recursos financeiros e materiais, lucratividade, desenvolvimento e desempenho administrativo, atitudes dos empregados e responsabilidade pública". Para que as metas sejam atingidas, é indicado elaborar, dentro do estratégico, um projeto com a definição das atividades e dos recursos necessários para sua realização, o que exige a previsão de capital, pessoas, espaço e instalações.

    Oliveira (2002) afirma que o planejamento estratégico é constituído de um processo que envolve adaptações organizacionais mediante a aprovação, a tomada de decisões e a avaliação dessas adaptações. Ele deve oferecer respostas a questões como: "por que a organização existe, o que ela faz e como faz". Para tanto, a sua estrutura é constituída, essencialmente, pela concepção e definição do negócio, da visão, da missão, dos princípios ou valores, bem como pela análise do ambiente no qual o negócio está inserido.

    ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03

  • A questão pede o item INCORRETO em relação ao planejamento estratégico.

    De maneira geral, o planejamento estratégico tem as seguintes características:

    ♦ Visão: sistêmica, global;  ♦ Prazo de execução: de longo prazo (voltado para o futuro);  ♦ Assunto: genérico; ♦ Risco: maior risco; ♦ Exemplos: missões, valores, diagnósticos, macropolíticas, visão.

    a) CORRETO. O nível estratégico direciona o trabalho dos gerentes (nível intermediário). Na verdade, norteia o trabalho de toda a organização tendo em vista que não deve have incompatibilidade com o planejamento estratégico.

    b) INCORRETO. Relaciona-se ao nível estratégico: os relatórios de desempenho global, demonstrativos de lucros e perdas e retorno de investimento. Os controles de contabilidade e de orçamento são responsabilidades do nível tático.

    c) CORRETO. Essa é uma ideia presente na maioria dos conceitos de planejamento.

    d) CORRETO. A escolha da gerência (que uma vez instituída, fará parte do nível tático) e a definição de suas atribuições são responsabilidades da alta cúpula da organização.

    e) CORRETO. As ações (detalhadas através de planos) que serão executados no nível intermediário devem ser direcionadas e compatível com o planejamento estratégico.

    A questão pede a opção que não corresponde ao planejamento estratégico, ou seja, a incorreta.

    GABARITO: LETRA B.


ID
2835697
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo que tratam de desafios da área de administração de recursos humanos.


1. A diversidade da força de trabalho vem trazendo desafios aos gestores de recursos humanos de organizações em diferentes países.

2. Os gestores estão cada vez mais investindo em suas carreiras de forma independente, sem esperar que as organizações onde trabalham façam isso por eles.

3. O assédio sexual é um grave problema organizacional e a despeito disso constitui-se em prática existente nas organizações brasileiras. Em virtude disso, o assédio sexual tornou-se um importante desafio para os gestores de recursos humanos.

4. Conseguir um emprego em uma organização, mais do que nunca, é uma garantia de longo prazo para qualquer trabalhador.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • C____)

     

    2.2 Administração da diversidade da força de trabalho
    A globalização também traz à tona outro desafio: a diversidade da força de trabalho, discriminação. As organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos de raça, etnia e sexo de seus participantes. O termo aplica-se a qualquer pessoa que fuja da norma convencional: pessoas com necessidades especiais, representantes da terceira idade e homoafetivos. A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para as práticas administrativas e para compreensão do comportamento organizacional. Os executivos precisam modificar sua filosofia de tratar todo mundo do mesmo modo, reconhecendo as diferenças e respondendo a elas de maneira a assegurar a retenção dos funcionários e uma maior produtividade, sem que se cometa nenhuma discriminação.
    Questão de Concurso
    (Cespe/Anac/Técnico Administrativo/2012) A heterogeneidade das organizações decorrente da inclusão de diferentes grupos sociais é um desafio para os estudos acerca do comportamento organizacional.
    Gabarito: certo. A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para os estudos acerca do comportamento organizacional.
    2.3 Ampliação da qualidade e da produtividade
    Na década de 1990, organizações em todo o mundo aumentaram sua capacidade produtiva em resposta ao crescimento da demanda. As empresas construíram novas unidades, expandiram seus serviços e contrataram pessoas. Em busca de melhoria de qualidade e de produtividade, elas estão implementando programas como a gestão de qualidade (QM) e a reengenharia, que exigem amplo envolvimento dos funcionários. Gestão de qualidade:
    • foco intenso no cliente;
    • preocupação com a melhoria constante;
    • melhoria da qualidade de tudo o que a organização faz;
    • mensurações acuradas;
    • autonomia dos funcionários.

  • IV - A fidelidade à organização e a estabilidade do profissional - carreiras de longo prazo - estão, a cada dia, mais atenuadas.


ID
2835700
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o ambiente interno e externo das organizações, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    ☆ AMBIENTE INTERNO (VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS): RECURSOS, PROCESSOS, NORMALIZAÇÃO INTERNA..

    (análise de forças e fraquezas)

     

    ☆ AMBIENTE EXTERNO (VARIÁVEIS NÃO CONTROLÁVEIS): LEGISLAÇÃO, FORNECEDORES, CLIENTES...

    (análise de oportunidades e ameaças)

     

  • A - O ambiente interno tem geralmente maior influência sobre o resultado financeiro das empresas do que o ambiente externo. Não tem como validar, pois ambos pode influenciar.

    B - Os empregados e os equipamentos de produção fazem parte do ambiente externo da organização.

    Os empregados e os equipamentos de produção fazem parte do ambiente interno da organização.

    C - O ambiente externo tem geralmente maior influência sobre o resultado financeiro das empresas do que o ambiente interno. Não tem como validar, pois ambos pode influenciar.

    D - O ambiente interno é aquele que não está sob o controle da administração da organização.

    O ambiente interno é aquele que está sob o controle da administração da organização.

    E - Os fornecedores, os clientes e o governo fazem parte do ambiente externo da organização.

  • to pegando trauma de Adm Geral. Pode ser a questão mais lógica, já respondo toda me tremendo


ID
2835703
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Michael Porter, um dos maiores mentores da estratégia empresarial, descreveu as 5 Forças Competitivas que influenciam concorrência de um setor, bem como as empresas e suas estratégias.


Assinale a alternativa que não integra as 5 Forças Competitivas de Michael Porter.

Alternativas
Comentários
  • 5 Forças Competitivas de Michael Porter:

    Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004).

    Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004).

    Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor.

    Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor.

    Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade.

    Fonte: https://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/as-cinco-forcas-de-porter/57341/

  • Michael Porter desenvolveu um modelo de cinco forças competitivas. Esses fatores são os seguintes:

    ▸ Ameaça de Novos Entrantes Alto investimento necessário e economias de escala são alguns dos fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado. Naturalmente, é mais difícil abrir uma nova indústria aeronáutica do que uma nova loja de roupas. Dessa forma, as empresas que estão em setores com altas barreiras à entrada sofrem menos competição dos que as que estão em mercados com baixas barreiras de entrada.

    ▸ Poder de Negociação dos Clientes Quanto mais informados estão os clientes, mais eles normalmente podem exigir das empresas qualidade, preço e serviços. Os clientes são poderosos quando são poucos, ou compram em grande quantidade, quando os custos de trocar de fornecedor são baixos, quando eles conhecem as estruturas de custos das empresas e quando podem deixar de consumir os produtos ou fabricá-los internamente.

    ▸ Poder de Negociação dos Fornecedores Muitos dos fatores que podem deixar os clientes fortes podem deixar os fornecedores poderosos se forem invertidos! Os fornecedores são fortes quando: são poucos e/ou dominam o mercado, quando o custo de trocar de fornecedor é alto, quando os clientes são pouco importantes e quando podem se tornar competidores, ou seja, passar a concorrer no mercado do cliente.

    ▸ Ameaça de Produtos Substitutos Um produto é substituto quando satisfaz a mesma necessidade dos clientes (exemplo: manteiga e margarina). Se existem muitos produtos que podem substituir o produto que sua empresa fornece, a posição estratégica é difícil e o setor será menos atraente e lucrativo.

    ▸ Rivalidade entre os Concorrentes Se existem muitos concorrentes em um mercado e se a força deles é semelhante, pode ocorrer uma guerra de preços, levando a uma queda na atratividade do setor. Outros fatores que levam a isso são: custos fixos elevados, que podem levar as empresas a buscar operar com capacidade total, e uma grande barreira de saída, como instalações caras, de difícil venda, maquinário específico e altas indenizações que podem levar empresas a continuar investindo e operando em mercados com lucratividades baixas.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • Gabarito A

    Cinco Forças de Porter

    Ameaça de Novos Entrantes

    Poder de Barganha dos Fornecedores

    Poder de Barganha dos Clientes

    Ameaça de Produtos Substitutos

    Rivalidade entre Concorrentes (Concorrência no setor)


ID
2835706
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Michael Porter descreveu as 3 Estratégias Genéricas que empresas usam para enfrentar as Forças Competitivas que influenciam concorrência de um setor.


Assinale a alternativa correta no tocante às Estratégias Genéricas de Porter.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    AS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER

     

    A) LIDERANÇA EM CUSTOS:

    •Visa atingir um alto volume de clientes

    •Retira investimento de outras areas

    •Mais eficiente aplicdos a produção de grandes volumes e de custo mais baixo.

     

    B) DIFERENCIAÇÃO:

    •Atribuir ao produto\serviço caractéristicas únicas e exclusivas.

    •Produtos refletem a imagem da empresa.

    •Ex: Iphone (Apple)

     

    C) ENFOQUE, FOCO OU NICHO

    • Grupo de clientes ou região geográfica específica.

    •Atinge somente um segmento

     

     

    FONTE: MEUS RESUMOS (@sheyla.r2)

  • TUDO QUE EU PRECISO SABER SOBRE PORTER:

     

    TEORIA BASEIA-SE EM:

    * O RELACIONAMENTO DA EMPRESA COM O MEIO AMBIENTE.

     

    --> ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER:

    1) LIDERANÇA EM CUSTO TOTAL;

    2) DIFERENCIAÇÃO;

    3) ENFOQUE.

     

    --> ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE PORTER:

     

    1) RIVALIDADE;

    2) BARREIRAS À ENTRADA DE CONCORRENTES;

    3) PODER DE BARGANHA DOS COMPRADORES;

    4) PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES;

    5) AMEAÇA DE PRODUTOS.

  • ✿ As empresas podem tomar uma das três estratégicas genéricas propostas por Porter: liderança em custo, diferenciação e foco (também chama da enfoque ou estratégia de nicho).

    ▸ Liderança em custos – Nessa estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, entre outras. Essa posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.

    ▸ Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.

    ▸ Foco ou Enfoque – Também é chamada de estratégia de nicho. Nessa situação, a empresa foca seus esforços em um mercado pequeno (seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou essa estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela Fiat).

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração - Tiradentes

  • 03 estratégias competitivas genéricas de Porter:

    => Liderança em custo (ou liderança em custo total);

    => Diferenciação

    => Enfoque (ou focalização).


ID
2835709
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente o sentido da frase de Michael Porter abaixo.


A essência da formulação de uma estratégia competitiva é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: A essência da formulação de uma estratégia competitiva é Relacionar uma empresa com seu meio ambiente.

    A busca da Vantagem Competitiva, esta na essência da formulação estratégica que é, para Porter, lidar com a competição. Na luta por participação de mercado, a competição não ocorre apenas em relação aos concorrentes, mas em toda a cadeia de relações da empresa. Surge deste entendimento o conceito das Cinco Forças que regem a competição em um setor. Que são: Clientes – o poder de barganha dos compradores pode alterar o equilíbrio na relação deste com o setor, Fornecedores - Os fornecedores podem exercer poder de barganha sobre os participantes de um setor, aumentando os preços ou reduzindo a qualidade das mercadorias e serviços, Novos Entrantes em potencial - Novos entrantes trazem novas capacidades e o desejo de ganhar participação de mercado, Produtos Substitutos - Os substitutos não somente limitam lucros, eles também reduzem a prosperidade que um setor pode alcançar - e a Rivalidade entre os Concorrentes - está ligada ao uso de táticas como as de competição de preços, lançamento de produtos e propaganda. Desta forma, o vigor coletivo destas forças determina o lucro potencial máximo de um setor. Este modelo de Porter é uma ferramenta para pensar e avaliar o ambiente externo da organização.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/vantagem-competitiva-revisitando-as-ideias-de-michael-porter/36860/

  • E qual o erro da letra B)?

  • GABARITO: "D".

    Para Porter (1989), “a essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma companhia ao seu meio ambiente”. Então, para que uma estratégia seja adotada por determinada empresa, é fundamental o conhecimento dela sobre o seu externo, ou seja, conhecer os seus rivais, clientes e fornecedores.

    Fonte: http://estrategiaemorganizacoes.blogspot.com/2012/09/estrategia-sob-perspectiva-de-porter.html

  • “A essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma companhia ao seu meio ambiente” (PORTER, 1986, p.24).

    Fonte: PORTER, M. E. Estratégia competitiva: Técnicas para análise das indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro. Campus, 1986.

    Para Porter (1989, p. 22), “a essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma companhia ao seu meio ambiente”. Então, para que uma estratégia seja adotada por determinada empresa, é fundamental o conhecimento dela sobre o seu externo, ou seja, conhecer os seus rivais, clientes e fornecedores. Dentro deste contexto, o autor analisa cinco forças responsáveis pelo ambiente em que está inserida a empresa, em sua grande maioria, dentro de alguma estrutura de mercado de oligopólios.

    Fonte: Blog Estratégia em Organizações

    A essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma companhia ao seu meio ambiente. Porter argumenta que o grau de concorrência em uma indústria depende de cinco forças competitivas básicas, que são: Fornecedores, Entrantes Potenciais, Concorrentes estabelecidos, Compradores, Produtos Substitutos. O conjunto dessas forças determina o potencial de lucro final na indústria, que é medido em termos de retorno de longo prazo sobre o capital investido.

    Fonte: Site Administradores.com

  • Para Porter (1986) a essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma companhia ao seu meio ambiente”.


ID
2835712
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de tomada de decisão organizacional é composto por vários elementos que precisam ser considerados.


Assinale a alternativa que aponta elementos essenciais de um processo de tomada de decisão no ambiente organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: Definição de objetivos a serem atingidos, seleção de estratégias para atingir os objetivos, análise dos custos das ações necessárias e identificação dos recursos organizacionais que serão envolvidos.

    A tomada de decisão é um processo responsável pela escolha da melhor solução para um problema ou oportunidade. Dependendo do contexto, o processo decisório é considerado difícil e uma vez feito poderá ocasionar em consequências positivas ou negativas.

    A tomada de decisões está relacionada, muitas vezes, com os nossos valores e, também, com parte daquilo que conhecemos ou do que experimentamos. Sempre, o ser humano teve que decidir, ora por questões complexas, ora mais simples. E, conforme o contexto, dar a devida importância ou não para saber qual medida tomar.

    Durante muito tempo, o processo decisório tem recebido definições de diversos autores e parte desses conceitos têm obedecido aspectos racionais, políticos, organizacionais, psicológicos e intuitivos. Na Escola Clássica ou Racional (1910 a 1950) esse processo recebeu mais atenção com relação ao seu estudo. Apesar do processo decisório, na Teoria Clássica da Administração, no início do século XX, não ter sido tão expressivo, mais tarde, uma revolução nas comunicações permitiu que a tomada de decisão fosse feita de forma rápida e valorizada.

    A partir de vários conhecimentos e experiências, o processo decisório pode ser um facilitador na tomada de decisões. A palavra decisão, vem do latim dis caedere “dis”, parar, interromperfora e "caedere" cindir, cortar, cujo significado é “deixar fluir” ou "cortar fora". Ao decidir, retiramos algo que está nos atrapalhando e ficamos com o que é importante. Atualmente, com a globalização, as decisões humanas receberam um novo pensamento, um pensar de forma geral, utilizando a informação e a comunicação para facilitar o processo.

    Fonte: http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/162-tomada-de-decisao-nas-organizacoes#.W-V53NVKjbg


  • No âmbito institucional e corporativo, compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.


  • Gabarito A

    Definição de objetivos a serem atingidos, seleção de estratégias para atingir os objetivos, análise dos custos das ações necessárias e identificação dos recursos organizacionais que serão envolvidos


    Quais os objetivos?

    O que vou/posso fazer?

    Quanto vai custar?

    Tenho esses recursos?


    Não pode ser nenhuma das outras alternativas porque não adianta avaliar os custos e escolher uma alternativa baseada nisso se vc não avaliar se tem os recursos disponíveis para implementá-la. Exemplo: Preciso automatizar meus processos para diminuir minhas despesas, para isso preciso comprar um software caríssimo que custa 15 mil, só tenho 5 mil....então não adiantou de nada escolher essa alternativa.

  • Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

  • GABARITO: LETRA A

    COMPLEMENTANDO:

    O que é compliance?

    Comply, em inglês, significa “agir em sintonia com as regras”, o que já explica um pouquinho do termo. Compliance, em termos didáticos, significa estar absolutamente em linha com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio. É a atividade de assegurar que a empresa está cumprindo à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento. E isso vale para as esferas trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, etc.

    FONTE: QC


ID
2835715
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Considere que você aplicou R$ 3.000,00 em uma aplicação bancária por um período de 2 meses, com uma taxa de juros compostos de 5% ao mês.


Ao final desse período você terá um valor acumulado de:

Alternativas
Comentários
  • CAPITAL = 3.000

    1ª CAPITALIZAÇÃO = 5% DE 3.000 = 150

    2ª CAPITALIZAÇÃO = 5% DE 3.150 = 157,50

    MONTANTE = 3.000 + 150 + 157,50 = 3.307,50

  • Juros compostos


    M = P (1+ i) n

    M = 3000 (1 + 0,05)²

    M = 3000 (1,05)²

    M = 3000. 1,1025

    M = 3307,50

  • Macetezinho quando for de 1,01² até 1,09², multiplica o numero depois do zero primeiro por 2 e depois eleva ao quadrado, mantendo o 1 antes da virgula

    1,05² = 1,1025 5*2 = 10 e 5*5 = 25, portanto 1,1025

  • 33.307.50.

    GAB: B.

  • M = P (1+ i) ^t

    M = 3000 (1 + 0,05)²

    M = 3000 (1,05)²

    M = 3000. 1,1025

    M = 3307,50

    Gostei (

    1

    )



ID
2835718
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Considere que um banco emprestou R$ 50.000,00 a um amigo seu por um período de 3 meses, com uma taxa de juros compostos de 10% ao mês.


Ao final desse período seu amigo devolverá ao banco um valor acumulado de:

Alternativas
Comentários

  • M= 50000 . (0,1 + 1)³

    M= 50000 . (1,1)³

    M= 50000 . 1,331

    M= 66.550,00

  • É tão legal qndo um banco tem amigos, amigão que cobra juros.


ID
2835721
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere à administração de recursos humanos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GAB A As organizações devem identificar suas necessidades de colaboradores a curto, médio e longo prazos. Em curto prazo se determinam as necessidades básicas operacional no período de há 1 ano; o médio determina analisando o planejamento estratégico organizacional as estimativas por um período 1 ano a 3 anos; quando se menciona em longo prazo se estimaram as condições do pessoal por um período não inferior a pelo menos 5 anos. http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/carreira/planejamento-estrategico-em-recursos-humanos/30303/
  • marquei E porque achei que o conceito da A não era valido para adm. de recursos humanos

  • A estratégia precisa ser planejada com antecipação e deve ser estendida no longo prazo. Ela requer um

    planejamento estratégico para ser colocada em ação. Em geral, o planejamento estratégico é desdobrado em planos táticos e estes em planos operacionais.


    Planejamento estratégico: refere-se à organização como uma totalidade e indica como a estratégia global deverá ser formulada e executada.

    Planejamento tático: refere-se ao meio de campo da organização para cada unidade organizacional ou departamento da empresa.

    Planejamento operacional: refere-se à base da organização envolvendo cada tarefa ou atividade da empresa.


    Fonte: Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humandos nas organizações. 4a Ed - Barueri - SP: Manole, 2014.


    Está na Página 67.


ID
2835724
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o processo cujo objetivo é avaliar as competências, habilidades e qualificações dos candidatos, bem como sua adequação e pertinência em relação às exigências do cargo.

Alternativas
Comentários
  • GAB A O processo de seleção de pessoas busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados ao cargo de acordo com as exigências das organizações, com o objetivo de manter ou aumentar a eficiência e, consequentemente, o desempenho da equipe e a eficácia da organização.[2] O critério da seleção é baseado em dados e informações a respeito do cargo e com isso o fluxo de um para um processo de seleção é feito basicamente por comparação, que é a junção entre o pré requisito da vaga e o perfil do candidato. Depois desta análise, é feita a seleção como um processo decisório sendo o gestor da vaga o responsável por tal escolha. https://googleweblight.com/i?u=https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sele%25C3%25A7%25C3%25A3o_(gest%25C3%25A3o_de_recursos_humanos)&hl=pt-BR
  • Breve explicação sobre cada alternativa ٩(♡ε♡ )۶


    A) Processo de Seleção: Gabarito

    processo cujo objetivo é avaliar as competências, habilidades e qualificações dos candidatos, bem como sua adequação e pertinência em relação às exigências do cargo.


    B) Processo de Orientação

    No geral, o processo é composto por atividades estratégicas e interativas, como dinâmicas, testes, entrevistas e questionários. Basicamente, o procedimento se baseia na constituição de um perfil com as características do avaliado que foram, anteriormente, levantadas por um psicólogo.

    A partir dessas características, ambos podem pensar, juntos, em formas de superar os obstáculos atuais e equilibrar personalidade, habilidades, desejos, metas e expectativas na escolha profissional.


    C) Processo de Remuneração

    Define-se remuneração como um processo, que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dadas aos funcionários e decorrentes do seu emprego (CHIAVENATO, 1999). Na realidade trata-se de uma troca, uma parceria entre empregado e empregador, onde o empregado entra com a mão-de-obra, seus conhecimentos e habilidades, e o empregador retribui através da remuneração.


    D) Processo de Recrutamento

    recrutamento “consiste num processo que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”. Portanto podemos dizer que o recrutamento é a porta de entrada de todo e qualquer funcionário para a empresa. Por isso a sua grande importância para todas as organizações.


    E) Planejamento de Recursos Humanos 

    Planejar recursos humanos é antecipar sobre o tipo de força de trabalho e os talentos necessários para atingir os objetivos organizacionais num determinado tempo ou período.

    Então neste caso, planejamento de recursos humanos consiste em definir os requisitos para conseguir os trabalhadores necessários para a persecução dos objetivos da organização.


    Fonte: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/planejamento-de-rh/

  • GABARITO:   A

    A questão deixa a resposta subentendida: "o processo cujo objetivo é avaliar as competências, habilidades e qualificações dos candidatos, bem como sua adequação e pertinência em relação às exigências do cargo".

    Remete à pergunta: - Avaliar tudo isso pra quê?

    R.: para se fazer uma ESCOLHA = SELEÇÃO.

     

  • Seleção = Características do candidato X Especificações do cargo.

  • GABARITO: LETRA A

    Conceitos de Chiavenato sobre seleção:

    Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado.

    Seleção é a obtenção e o uso da informação a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles deverá receber a oferta de emprego

    Seleção é um processo decisório baseado em dados confiáveis para agregar talentos e competências capazes de contribuir no longo prazo para o sucesso da organização.

  • Processo de SELEÇÃO é mais criterioso e voltado ao cargo em questão, já o processo de RECRUTAMENTO serve para atrair pessoas, sem se ater as qualificações.

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre algumas e atividades típica da Gestão de Pessoas. No caso desta questão, deve ser marcada a alternativa o processo que tem como objetivo avaliar as competências, habilidades e qualificações dos candidatos, bem como sua adequação e pertinência em relação às exigências do cargo.

    A - correta. Processo de Seleção

    Chiavenato (2014) nos apresenta alguns conceitos para o processo de seleção que passam a ideia do que a questão propõe:

    • Seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo.

    • Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado.

    • Seleção é a obtenção e o uso da informação a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles deverá receber a oferta de emprego.

    • Seleção é um processo decisório baseado em dados confiáveis para agregar talentos e competências capazes de contribuir no longo prazo para o sucesso da organização.

    B - incorreta.  O processo de orientação procura enviar mensagens claras e proporcionar informação a respeito da cultura da organização, do cargo a ser ocupado e das expectativas a respeito do trabalho CHIAVANATO, 2014, p.176).

    C - incorreta. Processo de Remuneração é um dos processos de recompensa de pessoas, um dos pilares da Gestão de Pessoas.

    D - incorreta. O recrutamento, segundo Chiavenato (2014), corresponde ao processo em que a organização atrai candidatos, no Mercado de Recursos Humanos – MRH, para abastecer seu processo seletivo. Por meio do recrutamento, a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho. 

    E - incorreta. Planejamento de Recursos Humanos é responsável por identificar as necessidades de Gestão de Pessoas da organização, buscando alinhas os objetivos individuais aos organizacionais.

    Tendo visto em que consiste cada processo, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.


ID
2835727
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o processo por meio do qual se busca reduzir o número de funcionários ou reestruturar a base de competências da organização.

Alternativas
Comentários
  • O comanda da questão deixou claro o que deveria ter sido feito.


    Assinale a alternativa que indica corretamente o processo por meio do qual se busca reduzir o número de funcionários ou reestruturar a base de competências da organização.

  • Ja passei por tantos desligamentos que intuitivamente acertei essa questao.

    kkkkkkk; To rindo é de tristesa. ( ・ั﹏・ั)

  • Não se "REESTRUTURA" com desligamento. A alternativa não atende completamente o comando da questão!

  • Alguém pode indicar uma fonte confiável para reforçar o gabarito dessa questão?

  • Downzising seria o termo. Vou mandar o meu CV pra FEPESPE.

  • Na verdade, pode-se reestruturar sim por meio do desligamento.

    digamos que em uma empresa tenhamos 300 funcinários e a diretoria acha um gasto desnecessários manter uma equipe com 3 supervisores de RH, a empresa então demiti dois deles e coloca o que sobrou no cargo de gerente geral de RH. houve uma reestruturação por meio da demissão. O cargo de supervisor foi extinto.

     

    Nuca desista, Deus esteja contigo hoje e sempre.

  • Recolocação é decorrente do processo de desligamento. É um 'bônus' que algumas empresas dão a certos executivos quando eles são desligados.


ID
2835730
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo que tratam da área de Planejamento e Controle da Produção.


1. O propósito do planejamento e controle é garantir que eficazmente se produzam os produtos e serviços como devem ser.

2. O planejamento e controle da produção não atribui importância ao estoque de matéria prima.

3. Planejamento e controle da produção, apesar de serem tratados conjuntamente na Administração da Produção, são funções distintas.

4. Incertezas de fornecimento e de demanda afetam a complexidade do planejamento e controle da produção.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

    Planejar e controlar o rendimento, na verdade, significa que o prazo de entrega dos trabalhos será otimizado, assim como o aumento da qualidade do produto final. 

    Um planejamento adequado pode gerar à empresa: aprimoramento na execução de serviços; maior rendimento dos colaboradores perante suas tarefas; deadline (prazo para entrega de determinada tarefa está chegando ao fim) de projetos realizados como previsto, dentre outros.

    Como resultado, equipes produzem mais e, portanto, garantem uma performance ascendente ao seu negócio.

    Fonte: https://tangerino.com.br/planejamento-e-controle-de-produtividade-empresarial/

  • Esse "garantir" da 1. me quebrou. Alguém mais?

  • Pra mim, essa número 1 é qualidade. Questão mal formulada.

  • Pra mim, esse item 1 era pra ser eficientemente e não eficazmente.


ID
2835733
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre gestão da cadeia de suprimentos.

Alternativas
Comentários
  • E)

     

    o conceito slIpply clwin integra fornecedores. produtores, distribuidores e clientes. A gestão correta de·ssa cadeia pennite agregar mais valor ao cliente. por meio, principalmente, do fluxo das informações de necessidades.
    As empresas, que enxergavam somente o próximo cliente na cadeia, hoje enxergam a integração de todos os envolvidos na cadeia de fornecimento. Essa evolução deu-se de forma gradual no decorrer das últimas décadas. Uma das principais diferenças. que refletem em cu ~to, é a drástica redução dos estoques em toda a cadeia de suprimento, chegando hoje a um conceito sem estoques. A gestão da cadeia sob o conceito mais atual elimina o efeiLo chicote, em que pequenas variações na demanda resultam em grandes variações no ilúcio da cadeia.
    A Internet tem grande importância na gestão da cadeia, principalmente por fornecer e distribuir informações velozmente. Os sistemas de ERP são integrados com os sistemas de gestão da supply chain, tendo funções específicas. como executar pedidos de clientes e rastreamento desses pedidos. Isso permite uma grande agilidade, porém, depende de grandes investimentos em informática.

  • Letra E

    Estilo: Óh! Não me diga!

  • CADEIA de suprimentos é uma abordagem estratégica de logística a partir da utilização da tecnologia e comunicação diz busca integrar o ambiente interno e externo para otimizar processos e agregar valor.

    OBJETIVOS:

    *REDUZIR CUSTOS

    *ADIÇÃO DE VALORES

    *GERAR VANTAGEM ESTRATÉGICA


ID
2835736
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Analise o texto abaixo:


A .......................... pode ser definida como uma lacuna entre as expectativas dos consumidores em relação a esse produto e suas percepções em relação ao mesmo produto.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gab E) (๑˃̵ᴗ˂̵)ﻭ


    A qualidade percebida pode ser definida como a percepção do cliente sobre a qualidade geral. A qualidade percebida é, em primeiro lugar, uma percepção dos clientes na sua essência. Isso difere de vários conceitos relacionados, tais como:

    a) Qualidade objetiva: a medida em que o produto ou serviço oferece um serviço superior a outro existente;

    b) Qualidade baseada em produtos: a natureza e quantidade de ingredientes, recursos ou serviços incluídos;

    c) Qualidade de fabricação: conformidade com a especificação, geralmente técnica.

    A qualidade percebida pode não ser necessariamente determinada de forma objetiva, em parte porque é uma “mera” percepção e também porque os julgamentos sobre o que é importante para os clientes envolvidos implicam influência direta, afinal, prioridade é relativo assim como a percepção em si.


    Texto na integra: http://www.businessinteligente.com.br/2017/11/04/qualidade-percebida-o-que-e-e-por-que-e-importante-para-voce/

  • Modelo de lacunas (Gaps) PZL

    Lacuna de Percepção _ A lacuna entre o serviço que o cliente esperava receber e o que lhe foi fornecido.


ID
2835739
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É correto afirmar sobre o processo de tomada de decisão em uma organização.

Alternativas
Comentários

  • Gabarito C de Cafune →_→


    Essa questao fala sobre custo de oportunidade.

    Você já ouviu falar em custo de oportunidade?

    Muito provavelmente, não.

    Mas tenho certeza que você já tomou decisões considerando o custo de oportunidade, mesmo sem saber sobre.

    Será que eu estudo mais um pouco ou saio com os amigos?

    Limpo a casa ou assisto à televisão?

    algumas decisões realmente são mais fáceis de serem tomadas.

    Outras, porém, exigem cuidado e planejamento, em especial quando estamos falando de dinheiro e tempo.

    Ao decidir por uma das alternativas, você automaticamente deixa de escolher a outra.

    Isso significa que você renunciou dos benefícios de uma decisão em detrimento de outra.

    É exatamente aí que entra o conceito de custo de oportunidade.



    Texto na integra: https://hcinvestimentos.com/2017/02/14/custo-de-oportunidade/




  • A As decisões não são cercadas de incerteza.


    Questionável o gabarito! Existem decisões programadas que não estão cercadas de incerteza!

  • Etapas do processo decisório:

    1 Identificar o problema ou oportunidade

    2 Estabelecer alternativas

    3 Comparar e avaliar

    4 Escolher as melhores alternativas

    5 Implementar

    6 Avaliar resultados


    As etapas podem variar de autor pra autor, pq só Deus sabe o que passa na cabeça desses abençoados, mas seguem basicamente a mesma lógica: reconhecer a necessidade, pensar no que fazer, escolher e botar em prática. Robbins, por exemplo, não incluiu o monitoramento nas etapas, mas outros autores sim.


    O gabarito da questão é a alternativa C, ao tomar decisão vc vai te sempre que escolher entre uma coisa e outra.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o processo de tomada de decisão. Neste caso, marquemos a alternativa correta.

    A - incorreta. As decisões são cercadas de incerteza.

    B - incorreta. Todas as decisões organizacionais podem ser programadas.

    • As organizações estão inseridas em ambiente mutável e imprevisível, isso torna impossível programar todas as decisões da organização.

    C - correta. Uma decisão implica a escolha de uma alternativa em detrimento de outra ou outras.

    Chiavenato (2021) nos apresenta quais são os oito passos necessários para que a decisão tomada seja racional:

    • Percepção da situação que envolve algum problema;
    • Análise e definição do problema
    • Definição dos objetivos;
    • Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação;
    • Avaliação e comparação de dessas alternativas;
    • Escolha (seleção) da alternativa mais adequada (satisfatória) ao alcance dos objetivos;
    • Implementação da alternativa

    D - incorreta. Gestores não devem se preocupar com a consequência de suas decisões.

    E - incorreta. Gestores devem evitar tomar decisões para não correr riscos desnecessariamente.

    • Tomar decisões faz parte da realidade das organizações, e o administrador não pode se abster delas.

    Tendo visto os pontos apresentados acima, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.


ID
2835742
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve corretamente trecho da Lei Federal Anticorrupção n° 12.846 de 2013

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não. Art. 2º

    b) ERRADA. A responsabilização da pessoa jurídica NÃO exclui a responsabilidade individual de seus dirigentes ou administradores ou de qualquer pessoa natural, autora, coautora ou partícipe do ato ilícito. Art. 3º

    c) ERRADA. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabe somente à autoridade máxima do Poder Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa.

    Segundo o Art, 8º da referida lei, cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa.

    d) ERRADA. Fica restrito à autoridade máxima do Poder Judiciário a possibilidade de celebrar acordo de leniência com as pessoas jurídicas responsáveis pela prática dos atos previstos nesta Lei que colaborem efetivamente com as investigações e o processo administrativo.

    Segundo o Art. 16. A autoridade máxima de cada órgão ou entidade pública poderá celebrar acordo de leniência com as pessoas jurídicas responsáveis pela prática dos atos previstos nesta Lei que colaborem efetivamente com as investigações e o processo administrativo.

    e) ERRADA. Fica criado no âmbito do Poder Judiciário Federal o Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP), que reunirá e dará publicidade às sanções aplicadas pelos órgãos ou entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todas as esferas de governo. 

    Segundo o Art. 22º: Fica criado no âmbito do Poder Executivo federal...

  • Poxaaaaaa :(

    Pegadinha da gota a letra E: PODER EXECUTIVOOOO!!!

  • Art. 2º As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

  • As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta Lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

  • Art. 8º A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa

     Art. 16. A autoridade máxima de cada órgão ou entidade pública poderá celebrar acordo de leniência com as pessoas jurídicas responsáveis pela prática dos atos previstos nesta Lei que colaborem efetivamente com as investigações e o processo administrativo, sendo que dessa colaboração resulte

  • Art. 22. Fica criado no âmbito do Poder Executivo federal o Cadastro Nacional de Empresas Punidas - CNEP, que reunirá e dará publicidade às sanções aplicadas pelos órgãos ou entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todas as esferas de governo com base nesta Lei.

  • a) CORRETA. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não. Art. 2º

    b) ERRADA. A responsabilização da pessoa jurídica NÃO exclui a responsabilidade individual de seus dirigentes ou administradores ou de qualquer pessoa natural, autora, coautora ou partícipe do ato ilícito. Art. 3º

    c) ERRADA. A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabe somente à autoridade máxima do Poder Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa.

    Segundo o Art, 8º da referida lei, cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa.

    d) ERRADAFica restrito à autoridade máxima do Poder Judiciário a possibilidade de celebrar acordo de leniência com as pessoas jurídicas responsáveis pela prática dos atos previstos nesta Lei que colaborem efetivamente com as investigações e o processo administrativo.

    Segundo o Art. 16. A autoridade máxima de cada órgão ou entidade pública poderá celebrar acordo de leniência com as pessoas jurídicas responsáveis pela prática dos atos previstos nesta Lei que colaborem efetivamente com as investigações e o processo administrativo.

    e) ERRADA. Fica criado no âmbito do Poder Judiciário Federal o Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP), que reunirá e dará publicidade às sanções aplicadas pelos órgãos ou entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todas as esferas de governo. 

    Segundo o Art. 22º: Fica criado no âmbito do Poder Executivo federal...

  • A) As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

    Art. 2º As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente ( Independe de dolo ou culpa), nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

    Sigam: vocepolicial_


ID
2835745
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre Planejamento e Controle da Produção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: O planejamento e o controle da produção são limitados pelos recursos organizacionais.

    Zaccarelli (1987) observa fatores que devem ser considerados na determinação do Planejamento da Produção: previsão de vendas, capacidade produtiva, disponibilidade de matéria-prima no mercado e recursos financeiros da empresa.

    Segundo Burbidge (1983) nesta etapa se desenvolve um plano de produção que mostra as entregas dos produtos nas datas necessárias e em quantidades suficientes para atender o plano de venda. Em geral, nesta etapa são definidas providências duradouras em relação às da programação.

    Fonte: https://www.researchgate.net/publication/277054548_O_PLANEJAMENTO_E_CONTROLE_DA_PRODUCAO_NUM_SISTEMA_ORGANIZACIONAL_EM_REDE_O_CASO_DE_UM_BANCO_DE_SANGUE


  • Em 10/01/19 às 09:15, você respondeu a opção E.!Você errou!

    Em 28/11/18 às 09:37, você respondeu a opção E. !Você errou!


    Essa questão não esqueço mais. Registrada e carimbada.

  • Alguem pode me explicar qual o erro da letra E ?

  • No caso da letra E, a programação da produção informa o momento que a produção de tal item irá começar.


ID
2835748
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que descreve corretamente trecho da Lei Federal de Improbidade Administrativa no 8249 de 1992.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A de Ananindeua


    A) Art. 6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

    B) Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    C) Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o ressarcimento INTEGRAL do dano.

    D) Art. 1° Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

    E) Art. 1° Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.



    Espero ter ajudado.

    Se a caminhada esta dificil é por que vc esta no caminho certo.


  • Gabarito A.

    No caso de enriquecimento ilícito, o agente público perderá os bens acrescidos indevidamente ao seu patrimônio.

  • GABARITO LETRA A 

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  

     

    ARTIGO 6º No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

  • no 8249?

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

    FONTE:  LEI No 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8429/92 – Lei de Improbidade Administrativa (LIA).

    OBS: Consta no comando "Lei 8249/92", o que está tecnicamente errado (o correto seria Lei 8429/92), podendo ser até mesmo causa de anulação da questão. Esse detalhe será desprezado.

    Vamos às alternativas (perceba a importância da leitura da lei seca).

    Letra A: correta. É a reprodução literal do art. 6º, da LIA: “Art. 6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio”.

    Letra B: incorreta. O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança (art. 8º, da LIA). A alternativa diz que “não está sujeito”.

    Letra C: incorreta. Ocorrendo lesão ao patrimônio público, o ressarcimento deve ser integral, e não parcial, nos termos do art, 5º, da LIA: “Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano”.

    Letra D: incorreta. A abrangência da LIA é exposta em seu art. 1º, dispondo que será punido por ato de improbidade administrativa o “agente público, servidor ou não (...)”. Ademais, a LIA também é aplicável ao particular: “Art. 3º As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

    Letra E: incorreta. A alternativa contraria o disposto no art. 1º, parágrafo único, da LIA: “Art. 1º (...) Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos”.

    Gabarito: Letra A.

  • A questão aborda temas diversos referentes à improbidade administrativa e às disposições da Lei nº 8.429/1992:



    Vejamos as alternativas da questão:

    A) No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.

    Correta. A alternativa reproduz o disposto no artigo 6º da Lei nº 8429/1992 que determina o seguinte: “no caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio".



    B) O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente não está sujeito às cominações desta lei.

    Incorreta. Os sucessores daqueles que causam lesão ao patrimônio público ou enriquecem ilicitamente estão sujeitos às cominações da Lei nº 8.429/1992 até o limite da herança, na forma do artigo 8º da Lei de Improbidade Administrativa.



    C) Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o ressarcimento parcial do dano.

    Incorreta. Configuram ato de improbidade administrativa que causam lesão ao erário as ações ou omissões dolosas ou culposas de agente público ou de terceiro que induza, concorra ou se beneficie da prática do ato, na forma do artigo 10 da Lei nº 8.429/1992. No caso de atos de improbidade que causam lesão ao erário uma das penas aplicáveis é o ressarcimento integral do dano, conforme o artigo 12, II, da Lei de Improbidade Administrativa.

    Em suma, em caso de lesão ao erário por ação ou omissão dolosa ou culposa de agente público ou de terceiro dar-se-á o ressarcimento integral – e não parcial – do dano.



    D) Os atos de improbidade praticados, somente por servidores públicos, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

    Incorreta. Podem ser punidos na forma da Lei de Improbidade Administrativa todos os agentes públicos e não apenas os servidores públicos.

    O conceito de agente público adotado pela Lei nº 8.429/1999 é bastante amplo. Nos termos do artigo 2º do referido diploma legal repute-se agente público “todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior".

    Além disso as penalidades da Lei nº 8.429/1992 são também aplicáveis aos particulares que, mesmo não se enquadrando no conceito legal amplo de agente público, induzam, concorram ou se beneficiem do ato improbo.

    Logo, não são apenas os servidores públicos que podem praticar atos de improbidade administrativa e ser punidos na forma da Lei nº 8.429/1992.



    E) Não estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.

    Incorreta. Os atos de improbidade administrativa que estão sujeitos às penalidades da Lei nº 8.429/1999 podem, nos termos do artigo 1º, caput e parágrafo único, do diploma podem ser praticados contra: i) a Administração Direta e Indireta de qualquer um dos Poderes da União, Estados, Distrito Federal, Municípios e Territórios; ii) empresa incorporada ao patrimônio público; iii) entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual; iv) o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público; v) o patrimônio de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.

    Assim, são punidos na forma da Lei de Improbidade administrativa os atos praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos, conforme disposição expressa do artigo 1º, parágrafo único, da Lei nº 8.429/1992.






    Gabarito do professor: A.


ID
2835751
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No tocante às suas Disposições Penais, a Lei Federal de Improbidade Administrativa n° 8249, de 1992, estabelece que a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com:

Alternativas
Comentários
  • A lei é a 8429 e não 8249.


    Gabarito D de Drauzio Valera. ლ(´ڡ`ლ)


    O trânsito em julgado da sentença condenatória.


    Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

  •        Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.


  • Gabarito:D.

    O trânsito em julgado da sentença condenatória.

  • PAREM DE USAR O QC PARA FAZEREM PUBLICIDADE SEUS MALDITOS!!!!

  • GABARITO LETRA D

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  

     

    ARTIGO 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    Parágrafo único. A autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual.

    FONTE:  LEI No 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.

  • Para encontrar a resposta, é necessário o conhecimento da Lei 8429/92 – Lei de Improbidade Administrativa (LIA), em especial das disposições penais da referida lei.

    OBS: Consta no comando "Lei 8249/92", o que está tecnicamente errado (o correto seria Lei 8429/92), podendo ser até mesmo causa de anulação da questão. Esse detalhe será desprezado.

    Nos termos do art. 20, da LIA: “Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória”.

    Assim, podemos concluir que o único momento em que é possível a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos é após o trânsito em julgado da sentença condenatória, ou seja, quando não há mais possibilidade de recursos para o condenado. Dessa forma, a única alternativa possível é a Letra D. As demais trazem momentos processuais distintos do que fora dito.

    DICA: não confundir “perda da função pública após o trânsito em julgado” (art. 20, da LIA) com o “afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função” (art. 20, parágrafo único, da LIA). No primeiro, perde-se o cargo (após o trânsito em julgado) e no segundo, mantém-se o cargo (o agente apenas é afastado para preservar a instrução processual).

    Gabarito: Letra D.

  • A questão trata das disposições penais da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1999). Especificamente a questão aborda o artigo 20 da referida lei que determina o seguinte:

    Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    Parágrafo único. A autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual.


    A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado de sentença condenatória.

    Pode, contudo, a autoridade judicial ou administrativa determina o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função pública durante o processo quando o afastamento for necessário para instrução processual.


    Verificamos, então, que nos termos do artigo 20 da Lei nº 8.429/1990, a alternativa correta é a alternativa D.




    Gabarito do professor: D. 


ID
2835754
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo que tratam de administração financeira.


1. Uma organização pode financiar suas atividades com recursos próprios e com recursos de terceiros.

2. O administrador financeiro deve determinar a melhor forma de financiar as operações da empresa.

3. O valor presente de uma empresa varia, dentre outros fatores, de acordo com o resultado financeiro que se espera que a empresa gere no futuro.

4. Um dos temas centrais da administração financeira é a valorização da empresa e como as decisões financeiras podem maximizar essa valorização.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
2835757
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere à administração financeira, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • No que se refere à administração financeira, é correto afirmar:

    O mercado de capitais é uma importante fonte de recursos para empresas de capital fechado. (ERRADO - Depende da estratégia da empresa)

    O administrador deve determinar qual a composição de fontes de recursos mais adequada para utilização da empresa. (GABARITO - Sempre a que for melhor para a empresa)

    A disponibilidade de caixa não é um fator estratégico para fazer frente às despesas de curto prazo. (ERRADO - Pode ser sim, depende da estratégia adotada)

    A decisão de distribuição de dividendos consiste na determinação da porcentagem dos lucros a ser distribuída aos stakeholders da empresa. (ERRADO - Depende de quanto cada acionista investe)

    A administração financeira tem seu foco principal na gestão de captação de recursos de terceiros. (ERRADO - Não, pois a empresa só terá dívida, será difícil de lucro, etc.)

  • Creio que o erro na alternativa D está no uso do termo "stakeholders". Stakeholder é um conceito mais amplo que acionista, pois envolve também os empregados, o meio-ambiente, as comunidades afetadas pela empresa, os clientes...

    A decisão sobre distribuição de dividendos afeta apenas os acionistas, que são somente um subgrupo pequeno dos stakeholders.

  • Alternativa A. Errado. O mercado de capitais é uma fonte de recursos para empresas de capital aberto (sociedades anônimas abertas).

    Alternativa B. Correto. O administrador financeiro deve avaliar a partir da estratégia empresarial e das necessidades de financiamento, qual é a estrutura de capital mais adequada (proporção entre recursos próprios e recursos de terceiros).

    Alternativa C. Errado. As disponibilidades de caixa correspondem ao numerário (dinheiro) e aplicações financeiras de curto prazo. As disponibilidades de caixa são necessárias para fazer frente às despesas de curto prazo. Não adianta a empresa ter um direito a receber daqui a 5 anos, se não conseguir ter disponibilidade de caixa suficiente para pagar as despesas até essa data.

    Alternativa D. Errado. Stakeholders é um termo que significa partes interessadas de uma empresa. São stakeholders de uma empresa: acionistas, fornecedores, clientes, empregados, governo. Os dividendos são distribuídos apenas entre os acionistas, por isso a alternativa está errada.

    Alternativa E. Errado. Não existe hierarquia entre captação e alocação de recursos. As duas atividades são essenciais para a administração financeira.

    Gabarito: B


ID
2835760
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos conceitos para a interpretação de balanços, elaborados por Sobral e Peci (2013):


( ) Ativo: conjunto de bens e direitos possuídos pela empresa.

( ) Passivo: conjunto de obrigações e dívidas da empresa com terceiros.

( ) Patrimônio Líquido: valor contábil dos recursos próprios aplicados no negócio pelos sócios.

( ) Passivo Permanente: conjunto de obrigações e dívidas exigíveis a longo prazo.

( ) Ativo Circulante: conjunto de bens e direitos de curto prazo com elevada liquidez.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • passivo permanente???

  • Deve ter pego o termo emprestado da contabilidade pública (Lei 4.320/64) que divide o passivo em financeiro e permanente. Em linhas gerais, financeiro é o curto prazo e permanente longo.

  • Alternativa A

    Ativo permanente = Ativo Não Circulante

    Passivo permanente = Passivo Não Circulante


ID
2835763
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

São consideradas fontes de financiamento de longo prazo:


1. A abertura de capital por meio de oferta pública de ações.

2. O aumento de capital por meio de oferta pública de ações.

3. Subscrição de debêntures.

4. Arrendamentos mercantis (leasing).


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Fontes de capital:

    > adição de capital social;

    > maior prazo nas compras com fornecedores;

    > sócios/acionistas;

    > obtenção de recursos no sistema financeiro.


    Fontes de financiamento a curto prazo – com e sem garantias:

    > Empréstimos com garantia caução de duplicatas a receber

    > factoring de duplicatas a receber

    > Empréstimo com alienação de estoques

    > Empréstimo com certificado de armazenagem


    Fontes de financiamento a longo prazo:

    > Empréstimos (Leasing)

    > Debênture: a) com garantia b) sem garantia

    > Ações

  • Gabarito: E Todos os itens são Fontes de financiamento a longo prazo:

  • Abertura de capital de capital por oferta pública (item I) não é sempre fonte de financiamento, já que pode ser feita apenas para investidores venderem suas ações ao mercado sem entrar dinheiro na empresa.

  • CPC 03- DFC

    Atividades de financiamento — são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade. Compreendem a captação de recursos dos acionistas ou cotistas e seu retorno em forma de lucros ou dividendos, a captação de empréstimos ou outros recursos, sua amortização e remuneração.

     Exemplos de fluxos de caixa advindos das atividades de financiamento são:

    (a) caixa recebido pela emissão de ações ou outros instrumentos patrimoniais;

    (b) pagamentos em caixa a investidores para adquirir ou resgatar ações da entidade;

    (c) caixa recebido pela emissão de debêntures, empréstimos, notas promissórias, outros títulos de dívida, hipotecas e outros empréstimos de curto e longo prazos;

    (d) amortização de empréstimos e financiamentos; e

    (e) pagamentos em caixa pelo arrendatário para redução do passivo relativo a arrendamento.


ID
2835766
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O conceito a seguir, elaborado por Anderson e Kerr (2001), refere-se a um termo específico da administração de empresas: “é um processo estratégico em que se realiza a modelagem das interações dos clientes com a organização, de forma a gerar a maximização do valor econômico do cliente para a organização e da satisfação do cliente com a organização”.


Assinale a alternativa que está corretamente associada ao conceito.

Alternativas
Comentários
  • C de Creuza



    Customer Relationship Management é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Foi criado para definir toda uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.

  • Difícil!

  • CRM são as iniciais de "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que, desde pequenas empresas e startups até médias e grandes organizações, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes.

    Fonte: https://www.salesforce.com/br/crm/


ID
2835769
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Federal n° 13.303, de 2006, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias estabelece que:


“Compete ao Conselho de Administração, sob pena de seus integrantes responderem por omissão, promover anualmente análise de atendimento das .................................., devendo publicar suas conclusões e informá-las ao Congresso Nacional, às Assembleias Legislativas, à Câmara Legislativa do Distrito Federal ou às Câmaras Municipais e aos respectivos tribunais de contas, quando houver”.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • Art. 95. A estratégia de longo prazo prevista no art. 23 deverá ser aprovada em até 180 (cento e oitenta) dias da data de publicação da presente Lei.

  • GABARITO: LETRA E


    Art. 23, § 2o , da Lei 13.303/16


    "Compete ao Conselho de Administração, sob pena de seus integrantes responderem por omissão, promover anualmente análise de atendimento das metas e resultados na execução do plano de negócios e da estratégia de longo prazo, devendo publicar suas conclusões e informá-las ao Congresso Nacional, às Assembleias Legislativas, à Câmara Legislativa do Distrito Federal ou às Câmaras Municipais e aos respectivos tribunais de contas, quando houver." 

  • A resolução desta questão deve ser efetivada à luz do que preconiza o art. 23, §2º, da Lei 13.303/2016, que assim estabelece:

    "Art. 23 (...)
    § 2º Compete ao Conselho de Administração, sob pena de seus integrantes responderem por omissão, promover anualmente análise de atendimento das metas e resultados na execução do plano de negócios e da estratégia de longo prazo, devendo publicar suas conclusões e informá-las ao Congresso Nacional, às Assembleias Legislativas, à Câmara Legislativa do Distrito Federal ou às Câmaras Municipais e aos respectivos tribunais de contas, quando houver."

    Assim sendo, por se tratar de expressa aplicação da lei, está claro que a única alternativa correta encontra-se na letra E.


    Gabarito do professor: E


ID
2835772
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Federal n° 13.303, de 2006, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias estabelece que é vedada a indicação, para o Conselho de Administração e para a diretoria de pessoa que atuou, nos últimos 36 meses, como participante de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 17. Os membros do Conselho de Administração e os indicados para os cargos de diretor, inclusive presidente, diretor-geral e diretor-presidente, serão escolhidos entre cidadãos de reputação ilibada e de notório conhecimento, devendo ser atendidos, alternativamente, um dos requisitos das alíneas “a”, “b” e “c” do inciso I e, cumulativamente, os requisitos dos incisos II e III: 

    (...)

    § 2o  É vedada a indicação, para o Conselho de Administração e para a diretoria: 

    I - de representante do órgão regulador ao qual a empresa pública ou a sociedade de economia mista está sujeita, de Ministro de Estado, de Secretário de Estado, de Secretário Municipal, de titular de cargo, sem vínculo permanente com o serviço público, de natureza especial ou de direção e assessoramento superior na administração pública, de dirigente estatutário de partido político e de titular de mandato no Poder Legislativo de qualquer ente da federação, ainda que licenciados do cargo; 

    II - de pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral; 

    III - de pessoa que exerça cargo em organização sindical; 

    IV - de pessoa que tenha firmado contrato ou parceria, como fornecedor ou comprador, demandante ou ofertante, de bens ou serviços de qualquer natureza, com a pessoa político-administrativa controladora da empresa pública ou da sociedade de economia mista ou com a própria empresa ou sociedade em período inferior a 3 (três) anos antes da data de nomeação; 

    V - de pessoa que tenha ou possa ter qualquer forma de conflito de interesse com a pessoa político-administrativa controladora da empresa pública ou da sociedade de economia mista ou com a própria empresa ou sociedade. 

    § 3o  A vedação prevista no inciso I do § 2o estende-se também aos parentes consanguíneos ou afins até o terceiro grau das pessoas nele mencionadas. 

    GABARITO: A

  • Esse inciso do art.17 foi cobrado nessa prova, no TRE TO (CEspe) e no TRF1 (também Cespe). Muita Atenção e carinho com ele.

  • Redação do art 17°, parágrafo 2°:

    É vedada a indicação, para o conselho de administração e para a diretoria:

    I - De representante de órgão regulador ao qual a empresa pública ou sociedade de economia mista esteja sujeita, de ministro de estado, de secretário de estado, do secretário municipal, de titular de cargo, sem vínculo permanente com o serviço público, de natureza especial, ou direção e acessoramento superior na adm. pública de dirigente estatutário de partido político e de titular de mandato no poder legislativo de qualquer ente da federação, ainda que licenciados do cargo;

    II - de pessoa que atuou, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral;

    III - de pessoa que exerça cargo em organização sindical;

    IV - de psssoa que tenha firmado parceria, como fornecedor ou comprador, demandante ou ofertante, de bens e serviços de qualquer natureza, com a pessoa político-adm controladora da empresa pública ou sociedade de economia mista ou com a própria empresa pública e a sociedade de economia mista em período inferior a 3 anos antes da data da nomeação

    V - de pessoa que tenha ou possa ter qualquer forma de conflito de interesse com a pessoa político-adminstrativa controladora da empresa pública ou sociedade de economia mista ou com a própria empresa ou sociedade.

  • Para encontrar a resposta, é necessário o conhecimento da Lei 13303/16 – Lei das Estatais, em especial das vedações a indicação para o Conselho de Administração e para a diretoria destas entidades.

    ATENÇÃO: Onde se lê “Lei Federal nº 13.303, de 2006”, leia-se “Lei Federal nº 13.303, de 2016”. O equívoco do comando (quanto ao ano da lei) será desprezado, para fins de aproveitamento da questão.

    Analisando as alternativas.

    Letra A: correta. Trata-se de vedação prevista no art. 17, §2º, II, da Lei 13303/16, como pedido no comando, senão vejamos: “Art. 17 (...) §2º É vedada a indicação, para o Conselho de Administração e para a diretoria: (...) II - de pessoa que atuou, nos últimos 36 (trinta e seis) meses, como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

    Letra B: incorreta. Inexiste tal vedação.

    Letra C: incorreta. Inexiste tal vedação.

    Letra D: incorreta. Inexiste tal vedação.

    Letra E: incorreta. Inexiste tal vedação.

    Gabarito: Letra A.

  • Gabarito: A.

    Bizú para não trocar os prazos:

    - ÚLTIMOS 36 MESES → Estrutura decisória de partido político; campanha eleitoral. (Art. 17., §2°, II)

    - INFERIOR A 3 ANOS ANTES DA DATA DA NOMEAÇÃOContrato de parceria [fornecedor / comprador / demandante / ofertante] (Art. 17., §2°, IV)


ID
2835775
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que lista corretamente os princípios básicos da Governança Corporativa, segundo o Código de Melhores Práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Alternativas
Comentários
  • Definição de Governança Corporativa


    Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. 


    Princípios Básicos de Governança Corporativa

    Transparência: Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

    Equidade: Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas. 

    Prestação de Contas: (accountability)Os agentes de governança7 devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

    Responsabilidade Corporativa: Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades8 negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazos.


    Gabarito) B

    Texto na integra: http://www.ibgc.org.br/userfiles/files/Publicacoes/Publicacao-IBGCCodigo-CodigodasMelhoresPraticasdeGC-5aEdicao.pdf


    "Se tudo fosse facil qualquer um conseguiria" ᕦ(ツ)ᕤ

  • GABARITO B

     

    4 Princípios de Governança Corporativa

    (ARTE)

     

    Accountability-  Prestação de contas feita pelos agentes de governança de forma clara, concisa e compreensível. Os agentes devem assumir integralmente as consequências de seus atos e missões e atuar com diligência dentro das suas responsabilidades

     

    Responsabilidade corporativa- que os agentes de governança zelem pela viabilidade econômico-financeira das organizações. Isso deve ocorrer por meio da redução das externalidades negativas de seus negócios e operações, e do aumento das externalidades positivas.

     

    Transparência- Esse princípio consiste em disponibilizar as informações que sejam de interesse das partes interessadas e não apenas aquelas impostas por leis ou regulamentos.

     

    Equidade- É o tratamento justo de todos os sócios e stakeholders. Consideram-se os direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas dos envolvidos.

     

     

    https://goo.gl/92FN88

  • A questão em exame versa sobre a governança corporativa, e exige que saibamos quais são os princípios de uma boa governança corporativa. Vamos analisar quais são os princípios e em seguida teremos condição para marcar a alternativa que responde ao questionamento da banca.

    O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) apresenta como princípios para uma boas Governança corporativa:

    • Princípio da accountability: segundo o referido princípio, os agentes de governança têm o dever de prestar contas de sua atuação, essa prestação de contas deve ocorrer de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo. A partir da prestação de contas, o agente deve assumir as consequências de suas ações e omissões durante o exercício de suas atividades.

    • Responsabilidade corporativa: os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazo.

    • O princípio da Transparência: consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A transparência não deve se restringir ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.

    • O princípio da Equidade: caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todas as partes interessadas.

    De acordo com o que fora exposto acima, podemos perceber que a alternativa "B" e "E" não estão de acordo com o que ensina Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Diante disso, na minha visão, o correto teria sido anular a questão, duas alternativas se encaixam no que o comando da questão pediu.

    Diante do que fora acima exposto, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Segundo o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, os princípios da boa governança são: transparência, equidade,accountability e responsabilidade corporativa.

    A Transparência consiste na disponibilização de informações de interesse das partes. A Equidade caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico das partes interessadas, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas. A accountability ou prestação de contas refere-se ao modo de atuação dos agentes de governança. Por fim, a Responsabilidade corporativa refere-se ao zelo pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzindo as externalidades negativas e aumentando as positivas. 

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “B".


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • PRINCÍPIOS DA GOVERNANÇA CORPORTATIVO É ARTE

    Accountability

    Responsabilidade Corporativa

    Transparência

    Equidade

    LETRA B


ID
2835778
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia o trecho do Código de Melhores Práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC):


“Cada agente de governança, antes de assumir um ou mais papéis no sistema de governança, deve observar cuidadosamente ............................. a ele associados, de modo a atuar com independência, diligência e proatividade”.


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • ಠ_ಠ Gabarito C

    os direitos, os deveres e as responsabilidades



    Texto na integra: https://www.ibgc.org.br/governanca/governanca-corporativa/principios-basicos

  • pagina 17 do "Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa"

    "Cada agente de governança, antes de assumir um ou mais papéis no sistema de governança,

    deve observar cuidadosamente os direitos, os deveres e as responsabilidades a ele associados,

    de modo a atuar com independência, diligência e proatividade."

  • A questão em análise exige do candidato uma leitura e lembrança do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa.

    Segundo esse Código, página 17: “Cada agente de governança, antes de assumir um ou mais papéis no sistema de governança, deve observar cuidadosamente os direitos, os deveres e as responsabilidades a ele associados, de modo a atuar com independência, diligência e proatividade. O mesmo cuidado deve ser observado tanto por quem indica quanto por quem elege os agentes". 

    Portanto, a única alternativa que transcreve o Código é a letra “C".


    Fonte:
    Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Código das melhores práticas de governança corporativa. 5ª. ed., Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. - São Paulo, SP: IBGC, 2015.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2835781
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que define corretamente a missão do novo Modelo de Excelência da Gestão (MEG), do Fundo Nacional de Qualidade (FNQ).

Alternativas
Comentários
  • Sobre O novo Modelo de Excelência da Gestão

    sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. 


    Texto na integra: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • Gabarito: Letra E


    As demais alternativas deixam uma certa desconfiança quanto ao termo exclusiva.



    O novo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), lançado em outubro de 2016, em sua 21ª edição, é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas.


    http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao


    instagram: concursos_em_mapas_mentais

  • Eliminando por hipocrisia!

    Tudo pelo mundo melhor, nada de dinheiro para acionistas! Que isso, jamais!

    GAB: E

  • A questão em análise exige do candidato um conhecimento do Modelo de Excelência na Gestão (MEG).

    Esse Modelo foi desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade - FNQ e ajuda as empresas a alcançarem patamares de excelência. O MEG nos apresenta oito Fundamentos Básicos para a excelência na gestão, os quais estão transcritos a seguir: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional e inovação; liderança transformadora; compromisso com as partes interessadas; adaptabilidade; desenvolvimento sustentável; orientação por processos; e geração de valor. Em face do exposto, podemos afirmar que o MEG não possui uma função exclusiva, mas uma missão de apoiar instituições no seu desenvolvimento organizacional com o objetivo de alcançarem a excelência, por meio dos princípios listados acima. 

    Portanto, podemos afirmar que as alternativas “A", “B", “C" e “D" estão erradas, pois limitam a atuação do MEG. Sendo assim, a alternativa correta é a letra “E".


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2835784
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Código de Melhores Práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa enfatiza o conceito de “uma ação, um voto”.


Assinale a alternativa que explica corretamente esse conceito.

Alternativas
Comentários
  • A ¯\(°_o)/¯


    Conceito “uma ação, um voto”


    Fundamento

    A estrutura aderente ao princípio “uma ação é igual a um voto” é a que mais promove o alinhamento de interesses entre todos os sócios. Em tais estruturas, o poder político, representado pelo direito de voto, será sempre proporcional aos direitos econômicos derivados da propriedade das ações.



    Texto na integra: http://www.ibgc.org.br/userfiles/files/Publicacoes/Publicacao-IBGCCodigo-CodigodasMelhoresPraticasdeGC-5aEdicao.pdf

  • A polêmica surgida no 18º Congresso do IBGC (painel “Implantação consciente das novas regras: Novo Mercado, Código Brasileiro e Stewardship Code”) serviu para reacender o debate sobre o conceito “uma ação, um voto”.


    O conceito “uma ação, um voto” é uma das principais características do Novo Mercado, que requer que as empresas emitam apenas ações ordinárias (com direito a voto), vedando, para esse segmento, a existência de preferenciais (que normalmente não dão direito a voto). O estudo reafirma, mais uma vez, a importância que a criação desse segmento teve para o mercado de ações no Brasil.


    Está lá no Código Brasileiro de Boas Práticas de GC: cada ação deve dar direito a um voto, pois essa estrutura promove o alinhamento entre poder político e poder econômico



  • Para mim isso é novidade. Por isso é fundamental fazer muitas questões. #sokorro

  • O conceito de “uma ação, um voto” consiste em manter a proporção entre o poder político e os direitos econômicos dos sócios. A alternativa que descreve essa ideia é a alternativa A

    Gabarito:A

  • Para respondermos à questão, precisamos entender o que é o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

    Essa organização é uma instituição sem fins lucrativos que contribui para o desempenho sustentável por meio da geração e disseminação de conhecimento das melhores práticas em governança corporativa, visando uma sociedade melhor.

    Ademais, cabe informar que o código de melhores práticas de governança corporativa converte princípios em recomendações que alinham os objetivos organizacionais à finalidade de preservar e otimizar o valor econômico da empresa, o que contribui para a qualidade da gestão, sua longevidade e o bem comum. Nesse contexto, o princípio de “uma ação é igual a um voto" promove o alinhamento de interesses entre todos os sócios. Segundo o IBGC, o direito de voto, será sempre proporcional aos direitos econômicos derivados da propriedade das ações. 

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “A". 


    Fonte:
    Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Código das melhores práticas de governança corporativa. 5ª. ed., Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. - São Paulo, SP: IBGC, 2015.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2835787
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca do novo Modelo de Excelência da Gestão (MEG) do Fundo Nacional de Qualidade (FNQ).

Alternativas
Comentários
  • B) ☝(ツ)


    O novo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), lançado em outubro de 2016, em sua 21ª edição, é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. 

  • Um Guia de Referência da Gestão para Excelência

     

    O novo Modelo de Excelência da Gestão (MEG), lançado em outubro de 2016, em sua 21ª edição, é o carro-chefe da FNQ

    Missão = estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. 

    A nova representação gráfica do MEG, baseada no Tangram(quebra-cabeça de sete peças de origem chinesa), criada com inspiração nas cores da bandeira do Brasil e no Ciclo PDCL:

     - A figura simboliza um modelo de relacionamento entre a organização - considerada como um sistema adaptável, gerador de produtos e informações - e seu ambiente organizacional e tecnológico, além do próprio ambiente externo.-


    Características:

    Modelo Sistêmico

    é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn). 

    Não é prescritivo Adaptável a todo tipo de organização


    Fundamentos de Excelência: 

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

     


    http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • Fundamentos de Excelência: FNQ

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

  • Tem o desenvolvimento sustentável como um de seus principais pilares.

  • GABARITO: LETRA B

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) está alicerçado em oito Fundamentos da Excelência

    1. Pensamento sistêmico: compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

    2. Aprendizado organizacional e inovação: busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

    3. Liderança transformadora: atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

    4. Compromisso com as partes interessadas: estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos. 

    5. Adaptabilidade: flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

    6. Desenvolvimento sustentável: compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

    7. Orientação por processos: reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

    8. Geração de valor: alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas as partes interessadas.

    FONTE: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos

  • A questão em análise exige do candidato um conhecimento do Modelo de Excelência na Gestão (MEG).

    Esse Modelo foi desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade - FNQ e ajuda as empresas a alcançarem patamares de excelência. O MEG nos apresenta oito Fundamentos Básicos para a excelência na gestão, os quais estão transcritos a seguir: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional e inovação; liderança transformadora; compromisso com as partes interessadas; adaptabilidade; desenvolvimento sustentável; orientação por processos; e geração de valor.

    Em face do exposto, vamos à análise das alternativas: 

    A) ERRADO. Trata-se de um modelo prescritivo – o MEG não é um modelo prescritivo, mas um guia, uma orientação, para se alcançar a excelência.

    B) CERTO. Tem o desenvolvimento sustentável como um de seus principais pilares – conforme apresentado na introdução, o desenvolvimento sustentável é um dos pilares do MEG. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.

    C) ERRADO. Trata-se de um modelo que somente pode ser aplicado a empresas prestadoras de serviços – o MEG se aplica tanto em empresas prestadoras de serviço quanto em empresas fornecedoras de produtos.

    D) ERRADO. Uma das falhas do novo MEG é não privilegiar o aprendizado organizacional – conforme apresentado na introdução, o aprendizado organizacional é um dos princípios do MEG.

    E) ERRADO. Uma das falhas do novo MEG é a ausência de uma visão sistêmica e integrativa – conforme apresentado n introdução, o objetivo do MEG é fazer com que as empresas alcancem a excelência e, assim, a visão sistêmica é fundamental para o alcance desse resultado. Portanto, a afirmação dessa alternativa está errada. 


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Características do MEG:

    1. SISTÊMICO: aprendizagem e melhoria contínua (é inspirado no ciclo PDCL)
    2. NÃO PRESCRITIVO: sem forma unica / sem "receita do bolo"
    3. ADAPTÁVEL: qualquer organização

    Fundamentos do MEG: CLA (do) PAGOD

    1. Compromisso com as partes interessadas
    2. Liderança transformadora
    3. Adaptabilidade
    4. Pensamento sistêmico
    5. Aprendizado organizacional e Inovação
    6. Geração de valor
    7. Orientação por processos
    8. Desenvolvimento sustentável

ID
2835790
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Norma ISO 31000 tem como eixo central especificamente qual destes assuntos?

Alternativas
Comentários
  • ISO 31000 é uma norma da família de gestão de risco criada pela International Organization for Standardization. O objetivo da ISO 31000: 2009 é estabelecer princípios e orientações genéricas sobre gestão de riscos.



  • A- Gestão Ambiental - ISO 14001

    B- Gestão Sustentável - ISO 14001

    C- Gestão de Riscos no âmbito das organizações - 31000

    D- Redução de desperdícios na operação da empresas - 24516

    E- Qualidade no Processo Produtivo - ISO 9000

  • Ao aplicar os princípios e diretivas da ISO 31000 em sua organização, você será capaz de melhorar a eficiência operacional, governança e confiança das partes interessadas, minimizando perdas. Esta norma internacional também ajuda você a melhorar o desempenho em saúde e segurança, estabelecer uma base sólida para a tomada de decisões e incentivar a gestão pró-ativa em todas as áreas.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Segundo a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), a norma ABNT NBR ISO 31000:2009 refere-se a princípios e a orientações sobre a gestão de risco.

    Portanto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “C".  


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2835793
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os princípios da Nova Gestão Pública foram introduzidos de forma mais marcante em qual período da história do Brasil?

Alternativas
Comentários
  • Fernando Henrique Cardoso, já eleito presidente para o seu primeiro mandato, em discurso de despedida do Senado Federal , proferido em 14/12/1994, anunciou o “fim da Era Vargas”, referindo-se ao legado deixado pelo seu modelo de Estado intervencionista.

    Para realizar a tarefa prometida, Fernando Henrique Cardoso convidou Luiz Carlos Bresser Pereira para assumir o novo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE). Logo após receber o convite, este resolveu dedicar-se à missão de reformar a Administração Pública, aplicanco a “Nova Gestão Pública" NGP. Depois de seu mandato, o ex-ministro contou como deu início ao que denominou de “Reforma Gerencial de 1995”


    Fonte na integra: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=d05c25e6e6c5d489

  • A reforma administrativa levada a cabo pelo Governo Fernando Henrique Cardoso foi centrada no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), instrumento balizador da reestruturação do aparelho do Estado com o objetivo fundamental de combater a cultura burocrática que emperrava a Administração Pública. (FGV/ALEAM/ANALISTA DE CONTROLE/2011)

  • Governo FHC(1995-2003) teve como características :

    Modelo Neoliberal

    Privatizações

    Redução da máquina pública

    Reforma do aparelho do Estado

    Passagem do modelo da Administração Burocrática para o modelo Gerencial

  • A questão e análise exige que tenhamos conhecimento sobre o modelo Gerencial de Administração Pública.

    O modelo gerencial de administração é o mais recente e está em vigor. Teve sua primeira aparição em território brasileiro por meio do decreto-lei n° 200/67, ainda no governo autoritário desenvolvimentista, implantando novas práticas de gestão, em especial na área de recursos humanos.

    No ano de 1990, com o então presidente Fernando Collor, houve a tentativa de implementar algumas reformas gerenciais, que além de não avançarem muito, causaram um “desmantelamento nos sistemas de produção virais”. Só em 1995, no contexto de neoliberalismo, desenvolvimento tecnológico, globalização da economia, recomendações do consenso de Washington, implantação do plano real, estabilização da moeda e excesso de quadros na administração pública que a agenda pública direcionou-se para uma reforma administrativa do Estado, agora pela aliança social-liberal, com a eleição de Fernando Henrique Cardoso.

    Com base nisso, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    O Modelo Gerencial de Administração ou a Nova Administração Pública surgiu, no Brasil, a partir da redefinição do papel do Estado com Luiz Carlos Bresser Pereira (Ministro do Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado, no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995), no chamado de Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE. Esse modelo veio exigir uma atuação descentralizada e baseada em resultados, além de um foco no aumento da qualidade e da produtividade do serviço público. 

    Em face do exposto podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “D".


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
2835796
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os princípios da Nova Gestão Pública foram importantes para nortear a introdução de um novo princípio constitucional para a administração pública brasileira.


Assinale a alternativa que indica que princípio é esse.

Alternativas
Comentários
  • O principio da eficiencia foi o ultimo a ser inserido no texto constitucional.


    Princípio da eficiência Acrescentado no art. 37, caput, da Constituição Federal pela Emenda n. 19/98, o princípio da eficiência foi um dos pilares da Reforma Administrativa que procurou implementar o modelo de administração pública gerencial voltada para um controle de resultados na atuação estatal


    Fonte: Manual de direito administrativo Alexandre Mazza.

  • Princípio da EFICIÊNCIA

  • A questão em análise envolve um conhecimento sobre a Administração Pública Gerencial.

    Esse modelo veio exigir uma atuação descentralizada e baseada em resultados, além de um foco no aumento da qualidade e da produtividade do serviço público. Essa metodologia de gestão culminou com a publicação, em junho de 1998, da Emenda Constitucional nº 19, conhecida como Reforma Administrativa, que trouxe, entre outras inovações jurídicas, a inclusão do Princípio da Eficiência no rol de Princípios expressos da Administração Pública. 

    Esse Princípio exige que a Administração Pública não apenas cumpra com os seus deveres, mas também, que dos seus atos sejam aferidos e corrigidos eventuais desperdícios para uma maior eficiência. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “A". 


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2835799
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre políticas de compliance no ambiente organizacional, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A palavra compliance” tem origem na língua inglesa e sua tradução literal seria “conformidade”. Além disso, o verbo to comply” é empregado para indicar o estado de conformidade com leis, regulamentações, padrões éticos de conduta, etc., sendo igualmente comum o uso da expressão “in compliance with” (“em conformidade com”).


    Ou seja política de compliance: refere-se ao conjunto de medidas com o objetivo de alcançar a aderência às leis e aos padrões éticos.


    FONTE: Blog FNQ


  • Excelente comentário do Fábio Novais.

    Na letra A

    Pelo contrário, tem relação direta com a governança corporativa.

  • Essa eu não sabia!

    Todo dia algo novo em administração.

  • O que é compliance?

    Comply, em inglês, significa “agir em sintonia com as regras”, o que já explica um pouquinho do termo. Compliance, em termos didáticos, significa estar absolutamente em linha com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio. É a atividade de assegurar que a empresa está cumprindo à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento. E isso vale para as esferas trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, etc.




  • E O GABARITO É BBBBBBBBBBBBB

  • Alternativa A. Errado. O compliance é um dos princípios da governança corporativa.

    Governança corporativa, basicamente, consiste no sistema pelo qual as companhias são dirigidas e controladas. Os instrumentos de controle buscam evitar que os gestores ajam em prol de seus próprios interesses, o que prejudicaria os interesses da empresa e seus acionistas. Nesse contexto, o compliance é um dos mecanismos adotados para fortalecer a governança corporativa.

    Alternativa B. Certo. A alternativa apresenta exatamente o conceito de compliance. Compliance = conformidade com as regras e uma conduta ética/íntegra.

    Alternativa C. Errado. As políticas de compliance são abrangentes e envolve a relação da empresa no ambiente interno e no ambiente externo.

    Alternativa D. Errado. O debate e a implantação de programas de compliance é bem recente. A maior parte dos autores sugere que os primeiros programas de compliance foram adotados no Brasil a partir da década de 90.

    Alternativa E. Errado. Não existe uma prevalência de área para os programas de compliance. As normas e procedimentos devem ser obedecidos em todas as áreas.

    Gabarito: B

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Compliance, sendo mais especificamente cobrado a política de compliance.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Governança Pública é definida pelo Decreto 9.203/2017 como o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução das políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

    Segundo este mesmo decreto, são princípios da governança pública: capacidade de resposta, integridade, confiabilidade, melhoria regulatória, prestação de contas e responsabilidade, e transparência.

    Outrossim, o autor Matias-Pereira (2010), estabeleceu quatro princípios de governança pública: relações éticas, conformidade, em todas suas dimensões, transparência, prestação responsável de contas.

    Deste modo, para que a administração pública possa desenvolver-se com segurança, eficácia, adotando propósitos embasados nos princípios ético-morais, e possa atender as demandas do cidadão-cliente e da sociedade, é necessário praticar os seguintes princípios de governança pública: relações éticas, conformidade, em todas suas dimensões, transparência, prestação responsável de contas.

    Corroborando com o princípio de conformidade, "a implantação de uma política de compliance é essencial para empresas que prezam pela eficiência e buscam perenizar e aumentar os seus lucros, pois a transparência, a ética e a confiança são condições legais, e não apenas itens de ostentação.

    Tal exigência foi criada pelo próprio mercado, porquanto atualmente é inimaginável que uma empresa de grande porte (ou que pretenda atingir essa condição) atue sem a adoção dos princípios de governança corporativa e de uma política de compliance, principalmente após a Revolução Tecnológica e o fortalecimento de uma massa de consumidores críticos, que adquirem condutas e valores, e não mais somente produtos e serviços" (Ribeiro, 2015).

    Ante o exposto, vamos analisar cada item.


    A) Errado, pois o compliance é um dos princípios da Governança.

    B) Certo, pois compliance significa conformidade com as normas previstas. Segundo Andrade e Rosseti, (2014) o princípio compliance representa a conformidade em relação ao cumprimento das normas reguladoras, expressa nos estatutos sociais, nos regimentos internos, nas instituições legais do País e na legislação em vigor. Ele atua na prevenção e detecção de ilícitos através de mecanismos internos relacionados à integridade, auditoria, diagnósticos, etc.


    C) Errado, pois tem foco no ambiente externo também.


    D) Errado, pois eficiência no uso de recursos e prestação de contas não são fundamentos do modelo de excelência.


    E) Errado, pois as políticas de Compliance são corporativas, ou seja, envolvem toda a organização.



    Fonte:

    Decreto 9.203/2017.


    MATIAS-PEREIRA, J. Governança no setor público. São Paulo: Atlas, 2010.


    Ribeiro, M.C.P.; Diniz, P.D.F. (2015). Disponível em https://www12.senado.leg.br/ril/ edicoes/52/205/ril_v52_n205_p87.pdf. Acesso em 10 set 2019.


    ANDRADE, Adriana; ROSSETTI, José Paschoal. Governança Corporativa:  fundamentos, desenvolvimento e tendências. São Paulo: Atlas, 2014.



    Gabarito do Professor: Letra B.

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    Questão aborda uma das classificações de auditoria. Crepaldi, em sua obra, na versão digital, “Auditoria Contábil: teoria e prática. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2016, p.45/163 ” explicita que: 

    1.8.5 Auditoria de compliance 

    Objetiva verificar  o cumprimento  das normas  e procedimentos  implantados pela companhia ou pelos órgãos reguladores de determinadas atividades. 

    Compliance significa estar em conformidade com as leis, os regulamentos internos e externos e os princípios corporativos que garantem as melhores práticas do mercado. O objetivo é determinar se certas atividades financeiras ou operacionais de uma entidade obedecem às regras ou regulamentos que a elas se aplicam. [...] 

    ===

    PRA AJUDAR:

    Q584650 - Q790309 - Q970301 - Q1322395


ID
2835802
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Federal n° 13.303, de 2006, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias estabelece que:


1. As empresas públicas e as sociedades de economia mista não necessitam observar os requisitos de transparência.

2. O estatuto da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias deverá observar regras de governança corporativa, de transparência e de estruturas, práticas de gestão de riscos e de controle interno, composição da administração e, havendo acionistas, mecanismos para sua proteção.

3. A empresa pública e a sociedade de economia mista não necessitam adotar regras de estruturas e práticas de gestão de riscos e controle interno.

4. A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão criar comitê estatutário para verificar a conformidade do processo de indicação e de avaliação de membros para o Conselho de Administração e para o Conselho Fiscal, com competência para auxiliar o acionista controlador na indicação desses membros.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1- ERRADO. Art. 8o  As empresas públicas e as sociedades de economia mista deverão observar, no mínimo, os seguintes requisitos de transparência: 

    2- CORRETO. Art. 6o O estatuto da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias deverá observar regras de governança corporativa, de transparência e de estruturas, práticas de gestão de riscos e de controle interno, composição da administração e, havendo acionistas, mecanismos para sua proteção, todos constantes desta Lei. 

    3- ERRADO. Art. 9o A empresa pública e a sociedade de economia mista adotarão regras de estruturas e práticas de gestão de riscos e controle interno que abranjam: 

    4- CORRETO. Art. 10.  A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão criar comitê estatutário para verificar a conformidade do processo de indicação e de avaliação de membros para o Conselho de Administração e para o Conselho Fiscal, com competência para auxiliar o acionista controlador na indicação desses membros. 


    GABARITO D

  • A) Errada.

    Art. 8. EP/SEM deve observar requisitos mínimos de transparência:

    => Elaboração de carta anual:

    - Explicitação dos compromissos de consecução de políticas públicas, com definição clara dos recursos a serem empregados p/ esse fim, impactos econômicos-financeiros.

    -Subscrita pelos do Conselho de Administração.

    => Adequação de seu estatuto social a autorização legislativa de sua criação.

    => Atividades desenvolvidas, estrutura de controle, fatores de riscos, dados econômicos-financeiros , comentários de administradores sobre: desempenho/políticas/práticas de governança corporativa/descrição da composição e remuneração da administração.

    - Único documento; claro/direto.

    => Etc....

  • Justificativas:

    I - Errada. Art. 8°: As empresas públicas e sociedades de economia mista deverão observar, no mínimo os seguintes requisitos de transparência:[...]

    II - Correta, conforme redação do art. 6°

    III - Errada. Segundo o artigo 9°, a empresa pública e a sociedade de economia mista adotarão regras de estruturas e práticas de gestão e controle interno...

    IV - Correto, segundo redação do art 10°: "A empresa pública e a sociedade de economia mista deverão criar comitê estatutário para verificar a conformidade do processo de indicação e avaliação de membros para o conselho de administração e para o conselho de adm e para o conselho fiscal, com competência para auxiliar o acionista controlador na indicação desses membros."

  • GAB: LETRA D

    Fonte:Herbert Almeida

    Questões inéditas que podem ajudar:

    LEI 13.303/2016 – LEI DAS ESTATAIS

    PRA  AJUDAR:

    (Inédita) Por força da Lei 13.303/2016, as empresas públicas são as únicas que poderão praticar a exploração de atividade econômica pelo Estado. (ERRADO)

    • ➠ Nada  disso.  A  exploração  de  atividade  econômica  pelo  Estado  será  exercida  por  meio  de empresa pública, de sociedade de economia mista e de suas subsidiárias (art. 2º). 

    ===

    (Inédita) Respeitado o interesse público que justificou sua criação, a pessoa jurídica que controla a sociedade de economia mista tem responsabilidade de acionista controlador. (CERTO)

    • ➠ Com base no art. 4º, § 1º, além de deter as responsabilidades de acionista controlador, a pessoa  jurídica  que  controla  a  sociedade  de  economia  mista  deverá  exercer  o  poder  de  controle  no interesse da companhia, respeitado o interesse público que justificou sua criação. 

    ===

    (Inédita) É prevista a existência de mecanismos de proteção aos acionistas nos estatutos das sociedades de economia mista. (CERTO)

    • ➠ Perfeito.  O  estatuto  da  empresa  pública,  da  sociedade  de  economia  mista  e  de  suas subsidiárias deverá observar regras de governança corporativa, de transparência e de estruturas, práticas de gestão de riscos e de controle interno, composição da administração e, havendo acionistas, mecanismos para sua proteção, todos constantes da Lei 13.303/2016 (art. 6º). 

    ===

    (Inédita)  Correspondem  a  critérios  de  julgamento  previstos  na  Lei 13.303/2016, exceto: 

    a) maior desconto 

    b) melhor destinação de bens alienados 

    c) melhor técnica 

    d) melhor oferta de preço 

    e) menor preço 

    • GAB:  LETRA  D
    • Art. 54.  Poderão ser utilizados os seguintes critérios de julgamento: 
    • I - menor preço; [alternativa E – CORRETA
    • II - maior desconto; [alternativa A – CORRETA
    • III - melhor combinação de técnica e preço; 
    • IV - melhor técnica; [alternativa C – CORRETA
    • V - melhor conteúdo artístico; 
    • VI - maior oferta de preço; [alternativa D – ERRADA
    • VII - maior retorno econômico; 
    • VIII - melhor destinação de bens alienados [alternativa B – CORRETA
    • [...]  

    ===

    (Inédita) A Lei n º 13.303/2016 inovou ao instituir a obrigatoriedade de  exigência  de  garantia  contratual.  Dessa  forma,  todo  contrato  firmado  pelas  empresas  públicas  e sociedades de economia mista deve exigir a prestação de garantia de execução. 

    • ➠ A exigência de garantia é facultativa, conforme se depreende da leitura do art. 70 da Lei 13.303/2016: “poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras”. 

    ===

    TOME NOTA (!)

    Licitações e contratos nas estatais

    Aplicam-se

    • ➥ Lei 13.303/2016 (regra)
    • ➥ Lei 10.520/2002 (bens e serviços comuns, preferencial)
    • ➥ LC 123/2006 - critérios especiais para ME e EPP

    Lei 8.666/1993

    • ➥ Regra: não possui aplicação primária
    • ➥ SALVO nos casos expressamente previstos na Lei 13.303/2016 (normas penais, critério de desempate)
    • ➥ Aplicação subsidiária no caso de lacuna


ID
2835805
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os princípios da Nova Gestão Pública trouxeram importante contribuição para a modernização da administração pública brasileira.


Assinale a alternativa que relaciona países que haviam implementado inovações na área pública, baseados na Nova Gestão Pública, antes do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • C) Inglaterra, Estados Unidos e Nova Zelândia


    ...Bom, todo esse movimento de reformas estruturais do Estado passa a ocorrer em países como Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália sob a denominação de Nova Gestão Pública, oriunda da expressão inglesa New Public Management e começa a chegar aos poucos ao Brasil até ganhar maior musculatura na década de 1990 com a denominação de Administração Pública Gerencial, em contraponto à Administração Pública Burocrática.


    Texto na integra: https://www.politize.com.br/gerencialismo-administracao-publica/

  • GAB C

    Além dos outros exemplos internacionais basta lembrar do legado de Margaret Thatcher para a economia britânica 

    Conhecida como Dama de Ferro, Margaret Thatcher, a primeira e única primeira-ministra britânica mulher até hoje, foi responsável por implementar políticas como a privatização de estatais e a redução da influência dos até então poderosos sindicatos britânicos. Personalidade polêmica, criticada e elogiada até hoje, Thatcher ocupou o cargo de premiê por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990,

    "A maior líder política da história democrática, uma mulher insuperável. Transformou a Inglaterra fraca em uma economia vigorosa. Foi decisiva na derrocada do comunismo e a queda do muro da vergonha. Nunca tivemos nada parecido, por isto somos uma república de bananas, de mensaleiros. Já a Inglaterra, é a Inglaterra!"

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/04/veja-o-legado-de-margaret-thatcher-para-economia-britanica.html

  • Teve inicio na Inglaterra com Margaret Thatcher/ no EUA (Ronald Reagan).

  • CUBA, VENEZUELA E BOLÍVIA é brincadeira kkkkkk

  • Em sua origem relacionada com as mudanças ocorridas nas administrações públicas de alguns países a partir da década de 1970 (USA, Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália).

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da nova administração pública ou gerencialismo, sendo mais especificamente cobrado os países precursores do modelo.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Nova Administração Pública (Gerencialismo), cuja origem remonta às mudanças havidas nas administrações públicas de alguns países a partir da década de 1970, principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, foi um conjunto de teorias que orientavam reformas na administração pública baseadas nos princípios gerenciais das empresas privadas, ou seja, buscava-se trazer a mesma eficiência e eficácia do ambiente privado para o público.

    Entretanto, ao se tentar imitar os princípios das empresas privadas ocorreram algumas divergências pela natureza pública de algumas atividades, bem como pela própria finalidade e objetivo da atividade pública.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra C, tendo em vista que os países citados nesta alternativa, já haviam implementado inovações na área pública, baseados na Nova Gestão Pública antes do Brasil.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
2835808
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre gestão estratégica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: A estratégia muda necessariamente com o tempo para se adequar às condições e ao ambiente.

    Antecipar o futuro e tratá-lo de forma estratégica tem sido uma das maiores forças de grandes organizações, agindo dessa forma as empresas pretendem está preparadas para aquilo que o mercado pode trazer de novo, de radical e muitas vezes de surpresa. As organizações ao longo dos tempos estão cada vez mais preparadas para o futuro, cada vez mais planejam e agem vislumbrando aquilo que pode vir a acontecer.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-do-planejamento-estrategico-em-tempos-de-crise/91717/

  • Estratégia no âmbito militar significa um plano capaz de vencer o exército inimigo. Nas organizações trata-se de um plano – definido a partir da análise estratégica – que proporcionará à empresa a vitória sobre seus concorrentes, proporcionará manter clientes, ampliar a fatia de mercado, conquistar novos mercados, adentrar com novos produtos, e assegurar a continuidade das operações no longo prazo. 

    organização: ela não se preocupa somente com a vitória de hoje; mas em manter essa conquista no futuro, no amanhã. 




    Em relação a letra D. A gestão estratégica é mais ampla que o planejamento estratégico: compreende o ciclo de gestão administrativa (planejamento, execução e controle), a gestão de projetos estratégicos e o aprendizado organizacional estratégico. Compreende, ainda, a visão sistêmica da organização, o pensar de forma estratégica (considerar a estratégia a ser adotada), e o gerenciar a estratégia – com vistas a transformar o planejamento estratégico em realidade, proporcionando o alcance dos objetivos organizacionais. 

  • nada é absoluto, portanto, as estratégias tendem a mudar com o tempo

  • Errei por pensar que não necessariamente...

    Temos o Planejamento CONSERVADOR, ou sejam REATIVO - age de acordo com o que acontece, se nada acontece, conserva.... não muda...

    Sinceramente não entendi....

  • A) Errado.

    Uma boa gestão estratégica traz vantagem competitiva da organização e não a eliminação dos concorrentes. A estratégia vista no conceito de "estratagema ou pretexto" deve ser usada como ferramenta para superar os seus concorrentes.

    B) Errado.

    A gestão estratégica está intimamente ligada tanto ao ambiente interno da organização quanto ao ambiente externo

    C) Errado.

    Segundo Mintzberg," a estratégia emergente pode surgir numa organização em resposta a uma oportunidade do ambiente." Ou seja, não há impedimento na utilização de diversos tipos de estratégias

    D) Errado.

    Quando a questões falar de Gestão Estratégica, ela estará falando de um conceito mais amplo do que o próprio planejamento estratégico, que por sua vez, é uma das etapas da gestão estratégica.

    Gestão Estratégico = Planejamento Estratégico + Execução Estratégica + Controle Estratégico.

    E) Correto.

    A estratégia é mutável e feita para um ambiente de incertezas e visa aumentar o grau de interação de organização com o ambiente de forma inovadora e diferenciada. 

    Gabarito: Letra "E"