SóProvas



Prova INEP - 2015 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - PPL


ID
2663029
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1881, a Câmara dos Deputados aprovou uma reforma na lei eleitoral brasileira, a fim de introduzir o voto direito. A grande novidade, porém, ficou por conta da exigência de que os eleitores soubessem ler e escrever. As conseguências logo se refletiram nas estatísticas. Em 1872, havia mais de 1 milhão de votantes, já em 1886, pouco mais de 100 mil cidadãos participaram das eleições parlamentares. Houve um corte de quase 90 por cento do eleitorado.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).


Nas últimas décadas do século XIX, o Império do Brasil passou por transformações como as descritas, que representaram a

Alternativas
Comentários
  • A chamada Lei Saraiva.

  • LETRA B


ID
2663032
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1943, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do Poder Executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da Propaganda alemão.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1999.


No contexto citado, a transferência de funções entre ministérios teve como finalidade o (a)

Alternativas
Comentários
  • A DIP de Vargas incitava a ideologia manipuladora para o maior reconhecimento do líder como personagem fundamental para o Brasil, mas para isso precisou atuar em diversos campo, como a educação 

     

  • quando ver uma questão sobre o Vargas que tenha "DIP" vá logo na alternativa que diga algo sobre controle de informações

  • letra b

    A questão trata sobre a política que envolvia amplo controle estatal na vida da sociedade por meio do DIP, a exemplo dos regimes totalitários europeus -nazifascismo- que serviram de inspiração mesmo com o Brasil ao lado dos aliados.

  • sempre leiam a fonte do texto, se você n compreendeu o texto a fonte entregava: CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1999.


ID
2663035
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até recentemente. A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática. Ainda hoje, apesar das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o desfavorecimento e a humilhação de muitos.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).


Em relação ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra que

Alternativas
Comentários
  • ''Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática", ou seja, ta na Constituição, o Estado promete que faz, mas essa, bem como outras problemáticas,é uma realidade apenas no papel.

    Letra D


ID
2663041
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A crescente conscientização sobre os efeitos do modelo intensivo de produção, adotado de forma geral na agricultura, tem gerado também uma série de reações. De fato, a agricultura está cada vez mais pressionada pelo conjunto de relações que mantém com a sociedade em geral, sendo emergente o que comumente se denomina “questão ambiental”. Essas relações, às  vezes de dependência, à vezes de conflito, são as que determinam uma chamada ampla para mudanças orientadas à sustentabilidade, não só da atividade agrícola em si, senão que afete de maneira geral a todo o entorno no qual a agricultura está inserida.

GOMES, J. C. C. Desenvolvimento rural, transição de formatos tecnológicos, elaboração social da qualidade, interdisciplinaridade e participação. In: PORTO, V. H.; WIZNIEWSKY, C. R. F. ; SIMICH, T. (Org.). Agricultor familiar: sujeito de um novo método de pesquisa, o participativo. Pelotas: Embrapa, 2004.


No texto, faz-se referência a um tipo de pressão da sociedade contemporânea sobre a agricultura. Essa pressão objetiva a seguinte transformação na atividade agrícola:

Alternativas
Comentários
  • A questao fala sobre sustentabilidade.Logo, a questao mais apropriada Letra E

  • Isabella completamente errada

     

  • Com a crescente visibilidade e notoriedade dos discursos sobre equilíbrio ambiental e sustentabilidade, os sistemas de produção intensivo – sistema que tem como base a alta produtividade com base no uso intenso de tecnologia e insumos –  têm sido questionado quanto seus impactos ambientais. Portanto, a pressão da sociedade  para que haja prática agrícolas destinadas à proteção ambiental.    D

  • CONCORDO COM A ISABELLA , TENDO EM VISTA QUE O TEXTO ABORDA O TEMA SUSTENTABILIDADE COM ESSA AFIRMAÇÃO A LETRA (e) PODE SER MARCADA TRANQUILAMENTE COMO CORRETA !! COMENTÁRIO MUITO INFELIZ O SEU MYLLA  KET.

  • Eu interpretei a letra E como se os novos modelos fossem orientados A USAREM agroquímicos, por isso ela está errada.

    Do jeito que está escrito a outra interpretação ambígua seria: orientar novos modelos quanto aos riscos dos agroquímicos e talvez por isso tenham marcado ela.

    De qualquer forma a letra D é a mais adequada, usando ou não agrotóxicos, na agropecuária, ainda temos, por exemplo, derrubada de várias florestas, muito uso da água e etc...

  • Respondi essa questão sem nem mesmo ler o texto e acertei. Isso é muito arriscado, mas... Economizar tempo é importante.

    Ao ler o enunciado, me atentei para os trechos "tipo de pressão da sociedade contemporânea" e "transformação na atividade agrícola". A partir daí, fui por eliminação.

    Sei bem que, historicamente, o ENEM não é muito "fã" de produtos transgênicos nem do uso intensivo de "agroquímicos" (Alternativas A e E eliminadas). Também sei que não é raro o ENEM criticar o agronegócio e a modernização do modo de produção agrícola, seja em função de questões ambientais, seja em função de questões sociais. Lembrem-se de que o ENEM "adora" agricultura familiar e de subsistência, bem como produtos orgânicos.

    Ah, não podemos esquecer do mais importante, a SUSTENTABILIDADE. Enfim, como se trata de uma "pressão da sociedade contemporânea" que possivelmente causaria (ou objetiva, como diz o enunciado) uma "transformação na atividade agrícola", só nos resta a alternativa D.

  • O objetivo é a preservação do meio ambiente, pois a prática intensiva é altamente danosa ao solo


ID
2663044
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um dimensão da flexibilização do tempo de trabalho é a sutileza cada vez maior das fronteiras que separam o espaço de trabalho e o do lar, o tempo de trabalho e o de não trabalho. Os mecanismos modernos de comunicação permitem que, no horário de descanso, os trabalhadores permaneçam ligados à empresa. Mesmo não exercendo diretamente suas atividades profissionais, o trabalhador fica à disposição empresa ou leva problemas para refletir em casa. É muito comum o trabalhador estar de plantão, para o caso de a empresa ligar para o seu celular ou pager. A remuneração para esse estado de alerta é irrisória ou inexistente.

KREIN, J. D. Mudanças e tendências recentes na regulação do trabalho. In: DEDECCA, C. S.; PRONI, M. W. (Org.). Políticas públicas e trabalho: textos para estudo dirigido. Campinas: IE/Unicamp; Brasília: MTE, 2006 (adaptado).


A relação entre mudanças tecnológicas e tempo de trabalho apresentada pelo texto implica o

Alternativas
Comentários

ID
2663050
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O reconhecimento da união homoafetiva levou o debate à esfera pública, dividindo opiniões. Apesar da grande repercussão gerada pela mídia, a população ainda não se faz suficientemente esclarecida, confundindo o conceito de união estável com casamento. Apesar de ter sido legitimado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o reconhecimento da união homoafetiva é fruto do protagonismo dos movimentos sociais como um todo.

ARÊDES, N.; SOUZA, I.; FERREIRA, E. Disponível em: http://reporterpontocom.wordpress.com. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).


As decisões em favor das minorias, tomadas pelo Poder Judiciário, foram possíveis pela organização desses grupos. Ainda que não sejam assimiladas por toda a população, essas mudanças

Alternativas
Comentários
  • Tem um pequeno erro aqui: " a população ainda não se faz sificientemente esclarecida"

    Mas isso não interfere na resposta.

  • Diferenças entre A e B

    A)contribuem para a manutenção da ordem social.

    -Manutenção tem um significado de inalteração, contudo, no texto, há altearção numa postura mais rigida da sociedade.

    B)reconhecem a legitimidade desses pleitos

    -pleitos significa lutas, demandas, se conseguir compreender o texto, vai ver que é isso que ta ocorrendo, movimentos sociais buscando ampliar seus direitos. Correto

    aqui alguns termos essenciais para a prova de linguagem e humanas que todo aluno deve ter como bagagem para acertar mais questões:

    https://drive.google.com/file/d/1yGCdQmPVGDmUY3MWBqpxgvLkNOMmd43f/view?usp=sharing


ID
2663053
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Decreto-lei 3.509, de 12 de setembro de 1865


Art. 1º – O cidadão guarda-nacional que por si apresentar outra pessoa para o serviço do Exército por tempo de nove anos, com a idoneidade regulada pelas leis militares, ficará isento não só do recrutamento, senão também do serviço da Guarda Nacional. O substituído é responsável por o que o substituiu, no caso de deserção.

Arquivo Histórico do Exército. Ordem do dia do Exército, n. 455, 1865 (adaptado).


No artigo, tem-se um dos mecanismos de formação dos “Voluntários da Pátria”, encaminhados para lutar na Guerra do Paraguai. Tal prática passou a ocorrer com muita frequência no Brasil nesse período e indica o(a)

Alternativas
Comentários
  • Como o Brasil não tinha homens sufientes para lutar contra os paraguaianos ele (Dom Pedro II) começou a ordenar que os proprietários de terra fossem para guerra, como os proprietários de terra não queriam, mandaram os escravos para que os seus filhos não fossem obrigados a irem a luta. 

  • que inteligente 

  • Com a Guerra do Paraguai, o Brasil teve que criar um exército nacional. Como não haviam homens o suficiente para irem à guerra, foram formados os "Voluntários da Pátria" (escravos que se voluntariavam para ir à guerra em troca de sua liberdade). Isso foi importante até pro processo abolicionista, pois quando os ex-escravos voltavam da guerra já libertos, seus familiares que haviam permanecido (mulheres, crianças, idosos) ainda estavam escravizados, aumentando ainda mais o apoio ao movimento abolicionista.


ID
2663062
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O acúmulo gradual de sais nas camadas superiores do solo, um processo chamado salinização, retarda o crescimento das safras, diminui a produção das culturas e, consequentemente, mata as plantas e arruína o solo. A salinização mais grave ocorre na Ásia, em especial na China, na Índia e no Paquistão.

MILLER, G. Ciência ambiental. São Paulo: Thomson, 2007.


O fenômeno descrito no texto representa um grande impacto ambiental em áreas agrícolas e tem como causa direta o(a)

Alternativas
Comentários
  • Na Índia, China e no Paquistão, as terras irrigadas chegam a 30 e 65% de todas as terras cultivadas e fornecem entre 55 e 80% do suprimento de alimento.
    Letra: E

  • O fenômeno de salinização do solo consiste no aumento significativo de sais no solo, é provocado pela intensa evaporação e escassez de chuvas. Esse fenômeno é agravado devido a implantação de sistemas de irrigação, uma vez que a água transporta uma quantidade maior de sais para as camadas mais profundas do solo.

  • Lembre-se que a água da chuva não contém sais minerais, enquanto a água irrigada, a qual geralmente advém de rios, lagos e oceanos, possui determinada concentração de íons. Nesse sentido, quando há o processo de evaporação das águas provenientes da irrigação, os sais permanecem no solo, provocando a salinização deste.

  • Letra E, a sanilização tem haver com o avanço do lençol freático para superfície, devido ao abuso de irrigação. Logo, quando a água chega a superfície ela evapora e sobra apenas os sais presentes nela na parte de cima do solo.

    obs tbm que quando o solo é rico em minerais metálicos forma-se a laterização

  • Acabei de descobrir que irrigar ajuda na salinização, não tinha pensado nisso!

    Achava que era apenas pelas rochas que estavam presentes no solo.

    Errar aqui para não errar na prova!

  • quando tiver salinização, têm água na alternativa, no caso, irrigação


ID
2663068
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).


O texto refere-se ao movimento migratório denominado

Alternativas
Comentários
  • Resposta (d) : Nomadismo é um estilo de vida em que as pessoas não possuem habitação fixa denominando essas pessoas como nômades. Essas pessoas não se dedicavam a nenhum tipo de melhoria para a sobrevivência então se alimentavam daquilo que a natureza podia lhes oferecer.

    Conforme a alimentação ia acabando, os nômades se deslocavam para outra região onde teriam melhores condições de vida e isso acontecia rotineiramente conforme a alimentação acabava.

    No período neolítico, os homens viviam como nômades, pois não conheciam a agricultura nem a domesticação de animais. Os beduínos, por exemplo, são nômades que vivem no Oriente Médio e na África se locomovendo conforme necessitam.

  • Por haver esgotamento dos alimentos eram obrigados a se deslocarem para outros lugares

  • A questão deixa bem claro no texto o que está sendo pedido. No final, quando diz "Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar." é exatamente aqui que está a resposta, para não haver nenhuma dúvida. Também, no começo quando se diz "...coleta de frutas e vegetais..." é um ponto importante também, pois a principal característica do nomadismo é sua economia coletora, e não produtora, que é o caso do sedentarismo.

    Alternativa D.

  • a.) Sedentarismo: há a fixação de uma população em determinado local.

    b.) Transumância: é uma migração sazonal, ou seja, um deslocamento temporário e há o retorno ao local de origem após um determinado período.

    c.) Exôdo rural: saída do campo para a cidade.

    d.) Nomadismo: constante deslocamento, quando acabam os insumos em um local, a população migra para outro.

    e.)Pendularismo: movimentos diários de deslocamento, por exemplo, uma pessoa que trabalha em uma cidade vizinha e se desloca todos os dias para trabalhar e retorna ao seu local de origem ao final do dia.


ID
2663074
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dubai é uma cidade-estado planejada para estarrecer os visitantes. São tamanhos e formatos grandiosos, em hotéis e centros comerciais reluzentes, numa colagem de estilos e atrações que parece testar diariamente os limites da arquitetura voltada para o lazer. O maior shopping do tórrido Oriente Médio abriga uma pista de esqui, a orla do Golfo Pérsico ganha milionárias ilhas artifíciais, o centro financeiro anuncia para breve a torre mais alta do mundo (a Burj Dubai) e tem ainda o projeto de um campo de golfe coberto! Coberto e refrigerado, para usar com sol e chuva, inverno e verão.

Disponível em: http://viagem.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).


No texto, são descritas algumas características da paisagem de uma cidade do Oriente Médio. Essas características descritas são resultado do(a)

Alternativas
Comentários
  • ***Os segredos do item***

    Matriz do ENEM => C4, "H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano"

    Dominio do conhecimento (TBR): FACTUAL

    Processo cognitivo (TBR): ENTENDER

    Verbo de comando (Ferraz/B.): EXPLICAR/COMPREENDER

    TRI= FÁCIL [ +60% DE ACERTOS pelos SEUS CONCORRENTES REAIS, e não pelos meros INSCRITOS no exame]

    Acompanhe mais no insta: @artedoenem

  • utilização de tecnologia para transformação do espaço.


ID
2663077
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sabe-se o que era a mata do Nordeste, antes da monocultura da cana: um arvoredo tanto e tamanho e tão basto e de tantas prumagens que não podia homem dar conta. O canavial desvirginou todo esse mato grosso do modo mais cru: pela queimada. A fogo é que foram se abrindo no mato virgem os claros por onde se estendeu o canavial civilizador, mas ao mesmo tempo devastador.

FREYRE, G. Nordeste. São Paulo: Global, 2004 (adaptado).


Analisando os desdobramentos da atividade canavieira sobre o meio físico, o autor salienta um paradoxo, caracterizado pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • 'fica claro quando no final do texto o autor descreve " canavial civilizador, mas ao mesmo tempo devastador ", relacionando a civilização com a consequência dos danos ambientes causados pela mesma. 

  • O canavial desvirginou todo esse mato grosso do modo mais cru: pela queimada. A fogo é que foram se abrindo no mato virgem os claros por onde se estendeu o canavial civilizador, mas ao mesmo tempo devastador.

  • No trecho "canavial civilizador, mas ao mesmo tempo devastador", fica claro o paradoxo que o autor apresenta: uma coisa que serve para civilizar acaba devastando o meio.

  • ainda fala, ''sobre o meio físico'',ajudando.


ID
2663080
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na sociedade democrática, as opiniões de cada um não são fortalezas ou castelos para que neles nos encerremos como forma de autoafirmação pessoal. Não só temos de ser capazes de exercer a razão em nossas argumentações, como também devemos desenvolver a capacidade de ser convencidos pelas melhores razões. A partir dessa perspectiva, a verdade buscada é sempre um resultado, não ponto de partida: e essa busca inclui a conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia.

SAVATER, F. As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (adaptado).


A ideia de democracia presente no texto, baseada na concepção de Habermas acerca do discurso, defende que a verdade é um(a)

Alternativas
Comentários
  • HABERMAS=CONSENSO

  • Tive que pesquisar a palavra Habermas no Google pra saber que era uma pessoa.

  • A frase sintetizada do pensamento de Habermas é a seguinte: “O agir comunicativo fundamenta-se na força sem violência do discurso argumentativo.”

    Habermas, no campo da educação, a sua noção de ação comunicativa é utilizada para defender, na escola e na universidade, a interdisciplinaridade, contra a ideia positivista de separar as disciplinas em compartimentos estanques. O diálogo e a busca de estruturas racionais subjacentes às disciplinas são atitudes que podem enriquecer todos os campos do conhecimento. Na política, sua teoria é base para alternativas à democracia representativa, modelo que passa a ser cada vez mais contestado por eleitores que não se sentem representados pelos políticos e governantes. A defesa de outras formas de participação política, como comitês e audiências públicas, resgata, ainda que parcialmente, aspectos da democracia direta e dos plebiscitos, comuns na Antiguida

  • construção da atividade racional de comunicação entre os indivíduos, cujo resultado é um consenso.


ID
2663083
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Colonizar, afirmava, em 1912, um eminente jurista, “é relacionar-se com os países novos para tirar benefícios dos recursos de qualquer natureza desses países, aproveitá-los no interesse nacional, e ao mesmo tempo levar às populações primitivas as vantagens da cultura intelectual, social, científica, noral, artística, literária, comercial e industrial, apanágio das raças superiores. A colonização é, pois, um estabelecimento fundado em país novo por uma raça de civilização avançada, para realizar o duplo fim que acabamos de indicar".

MÉRIGNHAC. Précis de législation et d´économie coloniales. Apud LINHARES, M. Y. A luta contra a Metrópole (Ásia e África). São Paulo: Brasiliense, 1981.


A definição de colonização apresentada no texto tinha a função ideológica de

Alternativas
Comentários
  • O ideal da superioridade européia em relação às regiões colônias vinha como um pretexto para "dissimular",ou seja...esconder a exploração cultural e até econômica dos povos nativos,a fim de dar ao colonizador a visão de salvador,ou "aquele que leva a civilização"aos povos dominados.

    Inclusive,até mesmo a igreja católica,a fim de desenvolver a visão de que a sociedade católica era melhor,encontrou motivos para tal dominação nos textos bíblicos,caracterizando os negros ou povos do sul,como sendo descendentes se pecadores,e por isso sendo desprovidos de razão e capacidade de assimilação fácil de qualquer cultura real.

     

    R=Letra "A".

  • O etnocentrismo é aquela perspectiva antropológica que defende a existência de uma hierarquia cultural, isto é, a existência de culturas inferiores e de culturas superiores – estas últimas normalmente identificadas com as nossas próprias. O texto é um excelente exemplo de etnocentrismo dissimulado, onde a busca por anular a cultura do outro é apresentada como virtude e progresso civilizatório.

  • A pergunta é sobre a função ideológica, ou seja, no mundo das ideais. Nisso cai por terra a alternativa B que traz um ação.

  • GABARITO - A

    Os colonizadores passavam a ideia de que iriam civilizar os povos colonizados, mas tudo isso passava de uma desculpa para que eles estivessem sempre extraindo as riquezas interessantes do território, e fortificando o seu.

    Caveira!

  • dissimular = esconder os próprios sentimentos, intenções etc.


ID
2663086
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

TEXTO I


Não é possível passar das trevas da ignorância para a luz da ciência a não ser lendo, com um amor sempre mais vivo, as obras dos Antigos. Ladrem os cães, grunhem os porcos! Nem por isso deixarei de ser um seguidor dos Antigos. Para eles irão todos os meus cuidados e, todos os dias, a aurora me encontrará entregue ao seu estudo.

BLOIS, P. Apud PEDRERO SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.


TEXTO II


A nossa geração tem arraigado o defeito de recusar admitir tudo o que parece vir dos modernos. Por isso, quando descubro uma ideia pessoal e quero torná-la pública, atribuo-a a outrem e declaro: — Foi fulano de tal que o disse, não sou eu. E para que acreditem totalmente nas minhas opiniões, digo: — O inventor foi fulano de tal, não sou eu.

BATH, A. Apud PEDRERO SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.


Nos textos são apresentados pontos de vista distintos sobre as mudanças culturais ocorridas no século XII no Ocidente. Comparando os textos, os autores discutem o(a)

Alternativas
Comentários
  • Os textos fazem referência ao domínio ideológico da Igreja durante a Idade Média e as dificuldades de serem defendidas ideias que se contrapunham ao saber teológico. (Descomplica)

  • Durante a Idade Média, a Igreja vive seu auge no tocante ao controle dos saberes difundidos socialmente. Portanto, os conhecimentos aceitos deveriam ter embasamento teológico, sendo assim os autores discutem uma possibilidade de driblar a regulação da igreja, elaborando teorias e atribuindo-as a antigos, para que assim fossem aceitas.

  • gente, por mais que existe sim um surgimento do pensamento científico em oposição à tradição teológica cristã , o texto não faz nenhuma referencia a isso. Prestem atenção no comando da questão, onde ele diz '' Comparando os textos'', os autores discutem o(a)''.

  • A galera acha que ser racionalista e afins... é ser totalmente contrário à Igreja e já vai marcando algo sobre a oposição de ambos. Lembre que na grande maioria dos filósofos, a crítica não era a religião (inclusive muitos eram deístas) e sim o clero!

  • Não trata-se de SURGIMENTO, e sim da manutençãosobre o conhecimento

  • Muito boa a resolução do professor.

  • Letra: D, segundo o https://www.youtube.com/watch?v=MF1RV_aYnNM&ab_channel=Explica%C3%AAResolveEnem

  • Vocês estão dando a resposta errada. A correta é a letra A... Parem de loucura

  • A resposta correta nesse gabarito é a letra A.

    O gabarito do professor do Youtube é diferente.

  • Para quem marcou a C, assim como eu, o erro está na cronologia temporal a QUESTÃO se remete ao século 12 período da Idade Medieval, enquanto o surgimento do pensamento científico em oposição à tradição teológica cristã só irá nascer nos tempos modernos.

    O que se ver no texto é o uso da ideia dos argumentos de autoridade da Igreja para disseminar informações que poderiam ou não ser contra os princípios da igreja, era um modo de burla a censura da Igreja.


ID
2663089
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Suponha homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, cuja entrada, aberta à luz, se estende sobre todo o comprimento da fachada; eles estão lá desde a infância, as pernas e o pescoço presos por correntes, de tal sorte que não podem trocar de lugar e só podem olhar para frente, pois os grilhões os impedem de voltar a cabeça; a luz de uma fogueira acesa ao longe, numa elevada do terreno, brilha por detrás deles; entre a fogueira e os prisioneiros, há um caminho ascendente; ao longo do caminho, imagine um pequeno muro, semelhante aos tapumes que os manipuladores de marionetes armam entre eles e o público e sobre os quais exibem seus prestígios.

PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.


Essa narrativa de Platão é uma importante manifestação cultural do pensamento grego antigo, cuja ideia central, do ponto de vista filosófico, evidencia o(a)

Alternativas
Comentários
  • O famoso mito da caverna tem como principal objetivo representar imageticamente a Teoria das Ideias de Platão, segundo a qual a realidade se encontra dividida em dois planos: o mundo sensível, âmbito das coisas concretas e mutáveis, e o mundo inteligível, âmbito das Ideias eternas e perfeitas. Tal como o prisioneiro sai da caverna em direção à luz, o homem, para Platão, deveria se libertar do domínio dos sentidos e alcançar a verdade por meio do exercício de sua alma racional.

    Equipe Descomplica

     

     

  • Falou em Platão, falou em mundo das ideias. letra E

  • Letra E

    Para Platão, a tarefa do filósofo é posta em forma de metáforas, extraídas do Mito da Caverna. A caverna escura é o nosso mundo; os escravos acorrentados são os homens; as correntes são as paixões e a ignorância; as imagens ao fundo da caverna são as percepções sensoriais; a aventura do escravo fora da caverna é a experiência filosófica; o mundo fora da caverna corresponde ao mundo das ideias, o único, verdadeiramente; o sol que ilumina o mundo é a ideia.

  • Epistemologia platônica, sob a forma do mito alegórico da caverna.

    Gabarito : (E)

    Nível de Dificuldade : Fácil


ID
2663092
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Se os nossos adversários, que admitem a existência de uma natureza não criada por Deus, o Sumo Bem, quisessem admitir que essas considerações estão certas, deixariam de proferir tantas blasfêmias, como a de atribuir a Deus tanto a autoria dos bens quanto dos males. Pois sendo Ele fonte suprema da Bondade, nunca poderia ter criado aquilo que é contrário à sua natureza.


AGOSTINHO. A natureza do Bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005 (adaptado).


Para Agostinho, não se deve atribuir a Deus a origem do mal porque

Alternativas
Comentários
  • " Pois sendo Ele fonte suprema da bondade, nunca poderia ter criado aquilo que é contrário à sua natureza " Gabarito letra D Super fácil!! :)

  • me empresta o trabalho? prometo não fazer igualzinho:

    trabalho:sendo Ele fonte suprema da Bondade, nunca poderia ter criado aquilo que é contrário à sua natureza

    copia: por ser bom, Deus não pode criar o que lhe é oposto, o mal.

  • eu li e pensei "não pode ser, vou procurar outra" e errei
  • Sonho: todas as questões de filosofia serem assim. Amém.


ID
2663095
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 1960, os 20% mais ricos da população mundial dispunham de um capital trinta vezes mais elevado do que o dos 20% mais pobres, o que já era escandaloso. Mas, ao invés de melhorar, a situação ainda se agravou. Hoje, o capital dos ricos em relação ao dos pobres é, não mais trinta, mas oitenta e duas vezes mais elevado.

RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças. Petrópolis: Vozes, 2003 (adaptado).


Que característica socioeconômica está expressa no texto?

Alternativas
Comentários
  • A professora fala Caracterísca ^-^'

  • Concentração de renda.


ID
2663098
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Mediante o Código de Posturas de 1932, o poder público enumera e prevê, para os habitantes de Fortaleza, uma série de proibições condicionadas pela hora: após as 22 horas era vetada a emissão de sons em volume acentuado. O uso de buzinas, sirenes, vitrolas, motores ou qualquer objeto que produzisse barulho seria punido com multa. No início dos anos 1940 o último bonde partia da Praça do Ferreira às 23 horas.

SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult, 2001 (adaptado).


Como Fortaleza, muitas capitais brasileiras experimentaram, na primeira metade do século XX, um novo tipo de vida urbana, marcado por condutas que evidenciam uma

Alternativas
Comentários
  • ta ligado com a disciplina e o respeito dentro das cidades ... regras e tal 

  • fui por eliminação, quase qe eu marcava a letra B

  • Essa questão está mais pra sociologia do que pra geografia. Kkkkkkkkk

  • GABARITO - D

    As normas foram altamente utilizadas nesse período dentro do contexto das cidades, tendo em vista que as mesmas estavam em formação e necessitavam de regras para seus bons funcionamentos. No texto o exemplo utilizado é o barulho, que antes da normatização incomodava muitas pessoas.

    Caveira!


ID
2663101
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

TEXTO I


A melhor banda de todos os tempos da última semana

O melhor disco brasileiro de música americana

O melhor disco dos últimos anos de sucessos do passado

O maior sucesso de todos os tempos entre os dez maiores fracassos

Não importa contradição

O que importa é televisão

Dizem que não há nada que você não se acostume

Cala a boca e aumenta o volume então.

MELLO, B.; BRITTO, S. A melhor banda de todos os tempos da última semana. São Paulo: Abril Music, 2001 (fragmento).


TEXTO II


O fetichismo na música e a regressão da audição


Aldous Huxley levantou em um de seus ensaios a seguinte pergunta: quem ainda se diverte realmente hoje num lugar de diversão? Com o mesmo direito poder-se-ia perguntar: para quem a música de entretenimento serve ainda como entretenimento? Ao invés de entreter, parece que tal música contribui ainda mais para o emudecimento dos homens, para a morte da linguagem como expressão, para a incapacidade de comunicação.

ADORNO, T. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.


A aproximação entre a letra da canção e a crítica de Adorno indica o(a)

Alternativas
Comentários
  • Resolução

     

    Ambos os textos tratam da indústria cultural, forma de produção de arte e cultura vigente na sociedade capitalista, em especial após a Revolução Industrial. Segundo os teóricos da Escola de Frankfurt (dentre os quais o autor do texto II), na indústria cultural (também conhecida como cultura de massas), a arte é introduzida na lógica da reprodutibilidade técnica e submetida aos ditames do mercado, tornando-se assim um produto, tão efêmero e restritivo quanto qualquer outro.

     

    https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2015-segunda-aplicacao/primeiro-dia/melhor-banda-de-todos-os-tempos-da-ultima-semana-o-melhor-disco-brasileiro-de-musica-americana&ved=2ahUKEwiM16_S-YrcAhUMh5AKHWvaCFgQFjAAegQIBBAB&usg=AOvVaw3M4bnctSrqv35RW10btZbQ

  • Theodor Adorno,o maior representante da então Escola de Frankfurt,faz um grave crítica ao modelo da difusão de informações pelo meio midiático,a fim de que as pessoas apenas fiquem mais dependentes de seus produtos e serviços,tornado-se ignorantes e pouco críticas...todavia,o sentido de ignorância aqui não estabelece ligação com ausência de razão,mas sim com o resultado ou produto de seu excesso,originando um vazio ético que tentamos preencher com bens materiais e cultura efêmera.

     

    R=Letra "A"

  • Gab. A

    efêmero

    adjetivo

    1.

    que dura um dia.

    2.

    que é passageiro, temporário, transitório.


ID
2663104
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A pura lealdade na amizade, embora até o presente não tenha existido nenhum amigo leal, é imposta a todo homem, essencialmente, pelo fato de tal dever estar implicado como dever em geral, anteriormente a toda experiência, na ideia de uma razão que determina a vontade segundo princípios a priori.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Barcarolla, 2009.


A passagem citada expõe um pensamento caracterizado pela

Alternativas
Comentários
  • Bastante conhecida, a ética kantiana é particularmente famosa por ser uma ética inteiramente formal, isto é, um sistema moral que não propõe quaisquer metas ou objetivos concretos, mas apenas uma norma abstrata: o imperativo categórico. Segundo Kant, nós não devemos basear nossa conduta nem em nossa experiência, nem em nosso desejo de felicidade, tampouco nos benefícios que podemos tirar de nossas ações, mas única e exclusivamente na consciência do dever. Deve-se fazer o certo porque é o certo – e ponto final.

    Equipe Descomplica

  • Kant é bobo mesmo, caramba.
  • Interpretção ...

    (...)tal dever estar implicado como dever em geral, anteriormente a toda experiência, na ideia de uma razão que determina a vontade (...)

  • Gab C


ID
2663107
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A conquista pelos ingleses de grandes áreas da Índia deu o impulso inicial à produção e venda organizada de ópio. A Companhia das Índias Orientais obteve o monopólio da compra do ópio indiano e depois vendeu licenças para mercadores selecionados, conhecidos como “mercadores nativos”. Depois de vender ópio na China, esses mercadores depositavam a prata que recebiam por ele com agentes da companhia em Cantão, em troca de cartas de crédito; a companhia, por sua vez, usava a prata para comprar chá, porcelana e outros artigos que seriam vendidos na Inglaterra.

SPENCE, J. Em busca da China moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1996 (adaptado).


A análise das trocas comerciais citadas permite interpretar as relações de poder que foram estabelecidas. A partir desse pressuposto, o processo sócio-histórico identificado no texto é

Alternativas
Comentários
  • No século XIX, no contexto do imperialismo, a China era dominada e explorada pelas potências europeias, principalmente pelo Reino Unido. Esta potência imperialista, além de explorar a China economicamente, interferia nos assuntos políticos e culturais da China.

  • "A conquista pelos ingleses de grandes áreas da Índia.."

    Imperialismo


ID
2663113
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.

HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).


Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a

Alternativas
Comentários
  • Para além das consequências da globalização, é importante lembrar que ela só é possível pela intensidade da evolução nos transportes e tecnologia. O comando da questão pede um fator para a organização da produção. A única sentença que apresenta esse fator é a letra C

    Fonte Descomplica

  • ótima explicação!!!!

  • Confia no pai e questões C

  • O texto fala que a eliminação de certos "obstáculos técnicos" permitiu uma melhor organização da produção (e não apenas o comércio desenfreado dessa produção), o que, por sua vez, permitiu que a globalização ocorresse.

    Um fator essencial para a organização da produção, no contexto da globalização, é a melhoria na infraestrutura de transportes.

  • Letra C

    => Ao criar uma rede de transportes eficiente, os custos para exportação diminuem e tornam o principio da globalização realidade.

    Como o texto evidencia, o problema da economia mundial não se dá mais em termos comerciais ou meramente numéricos, mas na prática técnica, ou seja, no reconhecimento e superação dos desafios de ordem logística. É necessário acelerar as relaçoes e possibilitar o transporte mais ágil das soluções para a fomentação cada vez mais intensa do capitalismo global.

  • Pura Interpretação de Texto bastava para matar a questão:

    "a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos."

    GAB:C

    melhoria na infraestrutura de transportes.


ID
2663116
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Após ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpe enfim concluir e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que a enuncio ou que a concebo em meu espírito.

DESCARTES, R. Meditações. Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.


A proposição “eu sou, eu existo” corresponde a um dos momentos mais importantes na ruptura da filosofia do século XVII com padrões da reflexão medieval, por

Alternativas
Comentários
  • O grande objetivo da filosofia cartesiana foi encontrar um princípio indubitável do conhecimento. Curiosamente, porém, segundo Descartes, este princípio só seria encontrado mediante a aplicação do método da dúvida: seria necessário duvidar de todas as nossas crenças e ideias da maneira mais radical possível. Só assim as crenças verdadeiras que temos mostrariam sua força e solidez, sobrevivendo a todo questionamento.

  • Descartes: Desconfiar de tudo, descobrir a verdade pela razão, racionalidade e método científico.

    "Penso, logo existo".


ID
2663119
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo. Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que tem sido comum a toda sorte e condição humanas em todos os tempos e em todos os países, sempre que se tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto. O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional. Pois assim deve ser: numa ordem completamente capitalista da sociedade, uma empresa individual que não tirasse vantagem das oportunidades de obter lucros estaria condenada à extinção.

WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).


O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta como característica fundamental a

Alternativas
Comentários
  • O Enem e o seu viés.   C

  • Segundo Max Weber, a característica primordial do capitalismo seria a racionalização da vida econômica. Tal racionalização consistiria basicamente no fato do capitalismo ser o primeiro sistema econômico inteiramente desvencilhado da submissão a valores morais e religiosos. Neste sistema, o motor da atividade econômica é única e exclusivamente o lucro, a relação custo-benefício.

    Equipe Descomplica

  • Max Weber, ideia do lucro e rentabilidade.

  • A palavra que melhor define o texto é ORDEM. No caso, somente com um sistema organizado e bem estruturado os ganhos serão possíveis.

    Letra C

  • racionalização das práticas econômicas. característica da concepção weberiana
  • Para buscar o lucro suas ações devem ser calculadas e planejadas

    usando interpretação para responder essa ..

  • Quase todas as alternativas dizem respeito ao capitalismo moderno, mas somente a alternativa [C] apresenta um argumento weberiano. Max Weber estudou o capitalismo e sua relação com a ideia de racionalidade. No capitalismo impera uma racionalidade utilitária orientada para o lucro, tal como podemos perceber no texto. 

    Gabarito: C 

  • Letra C

    O texto da questão trata do capitalismo e da busca das pessoas em obter lucro. Assim, o excerto compara os indivíduos como uma empresa individual, que busca obter seus resultados, pois caso contrário, não teria condições de sobreviver.

    Portanto, podemos concluir que a característica fundamental do capitalismo, segundo Max Weber, é a ação calculada e planejada para obter rentabilidade.

  • Gabarito: C

    ''O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional.''

    Racional é a palavra chave para resolver.

  • 'O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional"

  • https://www.youtube.com/watch?v=s4yEgq-JxgY

  • Ação calculada e planejada = racional

    Rentabilidade = lucro

    O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional.


ID
2663122
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O filósofo Auguste Comte(1798 - 1857) preenche sua doutrina com uma imagem do progresso social na qual se conjugam ciência e política: a ação política deve assumir o aspecto de uma ação científica e a política deve ser estudada de maneira científica (a física social). Desde que a Revolução Francesa favoreceu a integração do povo na vida social, o positivismo obstina-se no programa de uma comunidade pacífica. E o Estado, instituição do reino absoluto da lei”, é a garantia da ordem que impede o retorno potencial das revoluções e engendra o progresso.

RUBY, C. Introdução à filosofia política. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).


A característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é ser

Alternativas
Comentários
  • E o Estado, instituição do reino absoluto da lei”, é a garantia da ordem que impede o retorno potencial das revoluções e engendra o progresso.

    GABARITO C

  • entendi a resposta, mas alguém explica o pq diabos a letra B está errada?

  • O  positivismo, de Augusto Comte, considera que a sociedade funciona de maneira coesa e a sociologia é a ciência que busca compreender esse funcionamento sociedade de maneira similar e utilizando os mesmos métodos das ciências da natureza.

    O Estado seria o responsável pela manutenção desse funcionamento de forma plena, utilizando inclusive a força, se necessário.

    Resp.: C

  • O que mata a charada da questão é a última frase do texto de apoio. De fato, apesar de se identificar pelo seu caráter científico, o estado positivo (último estágio de evolução da humanidade segundo Comte) não é criado pela física social (sociologia), mas unicamente estudado por ela. Sua grande virtude salientada no texto, na verdade, está em dar coesão e ordem à sociedade.

  • De acordo com o texto, para Auguste Comte (positivista), o progresso social ocorre quando ciência e política andam juntas, ou seja, quando a política age de forma científica e também é estudada da mesma forma. Desde que a Revolução Francesa deu mais voz e vez ao povo através da resistência deste, o positivismo busca a determinação de uma sociedade pacífica por intermédio do Estado, que é a instituição responsável por impedir revoluções, e, consequentemente, gerar o chamado progresso social.

    Dessa forma, a característica do Estado positivo que lhe permite garantir não só a ordem, como também o desejado progresso das nações, é ser elemento unificador, organizando e reprimindo, se necessário, as ações dos membros da comunidade.

  • questão c mais de uma alternativa possivel, tipica do ENEM

  • Eu errei a questão, pois também marquei a B. Contudo, ao analisar o enunciado, percebe-se que o comando é sobre o "Estado positivo" e não sobre o "positivismo".

    Se fosse sobre o positivismo, realmente a letra b estaria correta. Porém, a função do Estado positivo é garantir a coesão social, por meio, inclusive, da repressão do seus cidadãos.


ID
2663125
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A humanidade conhece, atualmente, um fenômeno espacial novo: pela primeira vez na história humana, a população urbana ultrapassa a rural no mundo. Todavia, a urbanização é diferenciada entre os continentes.

DURAND, M. F. et al. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009.


No texto, faz-se referência a um processo espacial de escala mundial. Um indicador das diferenças continentais desse processo espacial está presente em:

Alternativas
Comentários
  • Se não há um processo de modernização nas regiões urbanas,não há motivo para ter migração do campo para as cidades,esse é um motivo pelo qual países subdesenvolvidos são ruralizados.

     

    R:Letra "E".

  • No caso, devemos desconsiderar a modernização do campo em prol do agronegócio (já que não atinge todo o espaço rural).

  • Por que não a letra C? fiquei em dúvida entre ela e a correta mas marquei a errada :(

  • Letra C: Tamanho espacial não atrai pessoas, pelo menos a ponto de tornar a cidade mais populosa que o campo. Senão teríamos muitas pessoas morando no deserto, ou no polo norte. 

     

    O que atrai as pessoas do campo é a mudança de vida para melhor, qualidade e estabilidade. Isso pode ser alcançado por meio de um emprego que pague melhor que o campo, e a modernização das indústrias aumenta a necessidade de pessoas para trabalhar, o que atrai muitas vindas do campo.

     

    Portanto, 

     

    Gabarito E

  • que caia uma assim esse ano

  • A urbanização foi criada com a atração de mão de obra para locais que detinham industrias e novos aparatos técnicos. A modernização, além de significar infraestrutura, significa uma ideologia pregada sobre as cidades e o fenômeno urbano.

    Fonte: Descomplica

  • c) Tamanho desigual dos espaços ocupados.

    nao é o espaço que cresce com a urbanização! por exemplo: região norte e sudeste. qual é maior? norte. qual é mais populosa? sudeste!

    o que se torna desigual é a população que habita a cidade, que é bem maior que aquela q habita o campo!

    Caso fosse "Tamanho desigual da população urbana com relação à sociedade rural" estaria correto!

  • "Um indicador das diferenças continentais desse processo espacial está presente em:"

    Alguém poderia me explicar o porquê que, nesse contexto, não poderíamos analisar a distribuição etária? Haja vista que, urbanização e expectativa de vida são diretamente proporcionais.


ID
2663131
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O ícone dos conflitos que assolam a região da bacia do Xingu na atualidade é o projeto da hidrelétrica de Belo Monte. Prevista para ser implantada no Médio Xingu, tem a capacidade de gerar, segundo os estudos da Eletronorte, 11 mil megawatts de energia, o que faria dela a segunda maior hidrelétrica do Brasil. Entre adesivos que refletem o teor polêmico do projeto — “Eu quero Belo Monte” e “Fora Belo Monte” —, os moradores de Altamira, cidade polo da região onde a usina deverá ser construída, se dividem.

MARTINHO, N. O coração do Brasil. Horizonte Geográfico, n. 129, jun. 2010 (adaptado).


Na polêmica apresentada, de acordo com a perspectiva dos trabalhadores da região, um argumento favorável e outro contrário à implementação do projeto estão, respectivamente, na

Alternativas
Comentários
  • A construção de Belo Monte causará danos irreversíveis a um dos maiores rios do Brasil. As comunidades do entorno estão sendo profundamente afetadas, o nível de conflito e expulsão tem crescido, além de ameaças de morte às líderes, em sua maioria mulheres, da região. Os argumentos favoráveis à construção, além do potencial de energia que Belo Monte poderá gerar, se relaciona com a perspectiva da economia que atrai e capta investimentos. Ao mudar o curso de um rio ou fazer uma hidrelétrica, fica mais fácil por exemplo fazer mineração dos recursos subjacentes desse. Assim, a captação de investimentos e a expulsão de comunidades é a alternativa que mais dialoga com a realidade.

    descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2015-segunda-aplicacao/primeiro-dia/o-icone-dos-conflitos-que-assolam-regiao-da-bacia-xingu-na-atualidade-e-o-projeto/

  • Complementando a resposta do colega, o gabarito é a letra D


ID
2663134
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É simplesmente espantoso que esses núcleos tão desiguais e tão diferentes se tenham mantido aglutinados numa só nação. Durante o período colonial, cada um deles teve relação direta com a metrópole. Ocorreu o extraordinário, fizemos um povo-nação, englobando todas aquelas províncias ecológicas numa só entidade cívica e política.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: formação e sentido do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1988.


Após a conquista da autonomia, a questão primordial do Brasil residia em como garantir sua unidade político-territorial diante das características e práticas herdadas da colonização. Relacionando o projeto de independência à construção do Estado nacional brasileiro, a sua particularidade decorreu da

Alternativas
Comentários
  • O governo criado em torno do príncipe regente com uma constituição própria e alguns anos de autonomia deram o necessário para estabelecer o estado monárquico baseado na mão de obra escrava, que atraiu as elites locais para o governo, possibilitou a união do território nacional.

  • A monarquia brasileira era centralizada! Podemos, no entanto, afirmar que, durante o Período Regencial (1831-1840), houve, entre 1831-1837, um processo de distensão, ou seja, neste momento, permeou as ideias mais liberais, com isso, teve mais autonomia regional. Portanto, dado os comentários, descartamos a D,e ficamos com a E

  • Federalismo é posterior à independência, com a decadência da monarquia. Por isso a (D) está equivocada.

  • afirmação de um regime constitucional monárquico, que garantiu a ordem associada à permanência da escravidão.

  • ''que garantiu a ordem'',pensei que esse era o erro da alternativa

  • 1833 - Constituição da mandioca - reduzia o poder do Imperador - não foi adiante;

    1834 - Criação da primeira constituição - imposta por D. Pedro I - caráter centralizador - poder moderador nas mãos de D. Pedro I.

    1843 - Criação do Ato adicional à Constituição - garantia certa descentralização política aos estados, caráter liberal - resulta nas revoltas com cunha separatistas (Revoltas Regenciais).

    Ou seja, o que não impediu que o Brasil torna-se vários países logo após a Independência foi justamente o caráter autoritário da constituição monárquica, que conseguiu apoio da burguesia da época por manter o trabalho escravo, em especial, nas plantations.

  • Para quem marcou a D assim como a ANTA que vos fala, o erro está no fato de a

    "concessão da autonomia política regional, que atendeu aos interesses socioeconômicos dos grandes proprietários." só ter acontecido na Proclamação da Republica e não na Independência do Brasil, a qual manteve o país como uma monarquia constitucional e não uma colônia.


ID
2663140
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Se vamos ter mais tempo de lazer no futuro automatizado, o problema não é como as pessoas vão consumir essas unidades adicionais de tempo de lazer, mas que capacidade para a experiência terão as pessoas com esse tempo livre. Mas se a notação útil do emprego do tempo se torna menos compulsiva, as pessoas talvez tenham de reaprender algumas das artes de viver que foram perdidas na Revolução Industrial: como preencher os interstícios de seu dia com relações sociais e pessoais; como derrubar mais uma vez as barreiras entre o trabalho e a vida.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado).


A partir da reflexão do historiador, um argumento contrário à transformação promovida pela Revolução Industrial na relação dos homens com o uso do tempo livre é o(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    O avanço das tecnologias na terceira revolução industrial, não somente complexifica as formas produtivas. A nova malha produtiva, associada com sua nova tecnologia e aumento da competição, cria produtos que modificam a realidade social. A tecnologia chega nos trabalhos associada a flexibilização,e também altera a forma como nos vemos e nos relacionamos. A alternativa que mais contempla a questão fala sobre as novas formas de sociabilidade.

    Fonte: https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2015-segunda-aplicacao/primeiro-dia/se-vamos-ter-mais-tempo-de-lazer-no-futuro-automatizado-o-problema-nao-e-como-pessoas/

  • ''perdidas na Revolução Industrial''

    LETRA C

  • Eu acertei, mas achei a questão meio confusa, consegui responder com base em palavras-chaves.

  • mais uma questão mal elaborada do Enem.

  • mais uma questão mal elaborada do Enem.

  • SIMPLES, só ler o texto.

    "reaprender algumas das artes de viver que foram perdidas na Revolução Industrial: como preencher os interstícios de seu dia com relações sociais e pessoais.."


ID
2663143
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A razão principal que leva o capitalismo como sistema a ser tão terrivelmente destrutivo da biosfera é que, na maioria dos casos, os produtores que lucram com a destruição não a registram como um custo de produção, mas sim, precisamente ao contrário, como uma redução no custo. Por exemplo, se um produtor joga lixo em um rio, poluindo suas águas, esse produtor considera que está economizando o custo de outros métodos mais seguros, porém mais caros de dispor do lixo.

WALLERSTEIN, I. Utopística ou as decisões históricas do século vinte e um. Petrópolis: Vozes, 2003.


A pressão dos movimentos socioambientais, na tentativa de reverter a lógica descrita no texto, aponta para a

Alternativas
Comentários
  • sempre ver qual resposta é a  mais completa para não quebrar a cara meu caro concorrente.

  • A alternativa A também é correta ao meu ver, porém ela é utópica, a D é mais viavel e propõe uma solução prática a curto prazo.

  • Na alternativa "a" ele fala sobre uma secundarização dos lucros, mas o texto não fala sobre isso. Fala sobre estar inserido no planejamento industrial os gastos com os resíduos produzidos. E isso está presente na alternativa "d".

  • a letra A é muito utopica, que país vai querer deixar o lucro em segundo plano para se preocupar com as questões ambientais? EUA?, Brasil?, Japão? não!

  • Nunca vi movimento ambiental lutando por leis. A ideia sempre foi de conscientização ou de imposição das ideias, contra o capitalismo. Acredito que a questão deu uma viajada, considerando que o texto é de um sociólogo.

  • GABARITO; D

    A questão mostra como o próprio sistema cria brechas vantajosas para a exploração indevida dos recursos naturais. O comando da questão pede uma alternativa que traduza a pressão dos movimentos socioambientais que buscam inverter essa lógica. A incorporação de normas no processo de produção pode reverter as práticas ditas no texto.

    Equipe Descomplica

  • Ao meu ver, a alternativa A está mais correta que a D, haja vista que, secundariza-se o lucro ao colocar em primeiro lugar a conservação ambiental. Sim, é muito utópico, tal como o próprio título do livro indica.


ID
2663149
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

                              Confidência itabirano

            De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:

            esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;

            este São Benedito do velho santeiro Alfredo Durval;

            este couro de anta, estendido no sofá de visitas;

            este orgulho, esta cabeça baixa.

            Tive ouro, tive gado, tive fazendas.

            Hoje sou funcionário público.

             Itabita é apenas uma fotografia na parede.

             Mas como dói.

ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012 (fragmento).


O poeta pensa a região como lugar, pleno de afetos. A longa história da ocupação de Minas Gerais, iniciada com a mineração, deixou marcas que se atualizam em Itabira, pequena cidade onde nasceu o poeta. Nesse sentido, a evocação poética indica o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O poeta idealiza a cidade no começo do poema, por meio de suas memórias.

    No final, ele fala que Itabira, agora, é apenas uma fotografia na parede.

    Ou seja, ele consolida a cidade como uma paisagem da memória.

  • NÍVEL: FÁCIL


ID
2663152
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

A utilidade do escravo é semelhante à do animal. Ambos prestam serviços corporais para atender às necessidades da vida. A natureza faz o corpo do escravo e do homem livre de forma diferente. O escravo tem corpo forte, adaptado naturalmente ao trabalho servil. Já o homem livre tem corpo ereto, inadequado ao trabalho braçal, porém apto à vida do cidadão.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.


O trabalho braçal é considerado, na filosofia aristotélica, como

Alternativas
Comentários
  • Como disse o professor no comentário da questão: "Nem Aristóteles era perfeito"

  • Alguém pode me explicar essa questão?

  • atividade que exige força física e uso limitado da racionalidade.


ID
2663155
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As autoridades de Kiribati, arquipélago do Oceano Pacífico formado por 33 atóis e uma ilha de coral, estão conscientizando sua população para que aceitem que, nas próximas décadas, terão de fugir do país. A estimativa é que, em um período de 50 anos, as ilhas podem desaparecer. O governo convocou os líderes de todas as ilhas para convencê-los da importância de mudar a mentalidade das pessoas, com pleno conhecimento que é uma questão muito sensível porque ameaça a própria identidade de um país. Kiribati já antecipou convênios com Austrália e Nova Zelândia para enviar seus cidadãos aos países vizinhos, algo que muitos dos moradores do arquipélago não aceitam.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.


No texto, faz-se referência a um problema que se tornou um tema recorrente na agenda global. Nesse sentido, a preocupação apresentada pela população de Kiribati fundamenta-se na previsão de

Alternativas
Comentários
  • “A estimativa é que, em um período de 50 anos...”

    É um processo duradouro, que vai se fundamentando ao passar do tempo, portanto, não pode ser terremoto, tsunami ou erupção vulcânica, os quais tem consequências mais imediatas.

    LETRA A

  • Simplesmente AQUECIMENTO GLOBAL, ou seja, as expectativas é um aumento do nível do mar causa pelo descongelamento das geleiras, inclusive o Brasil vai ser afetado principalmente áreas abaixo do nível do mar como recife.

  • A estimativa é que, em um período de 50 anos, as ilhas podem DESAPARECER.


ID
2663158
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Energia de Noronha virá da força das águas


A energia de Fernando de Noronha virá do mar, do ar, do sol e até do lixo produzido por seus moradores e visitantes. É o que promete o projeto de substituição da matriz energética da ilha, que prevê a troca dos geradores atuais, que consomem 310 mil litros de diesel por mês.

GUIBU, F. Folha de S. Paulo, 19 ago. 2012 (adaptado).


No texto, está apresentada a nova matriz energética do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. A escolha por essa nova matriz prioriza o(a)

Alternativas
Comentários
  • A energia utilizada por Noronha virá por meio de ''fontes limpas'', isto é, que não agridem de forma intensa a natureza, como a maremotriz (por meio da maré) e eólica ( atraves da ''força'' do vento). Os governos utilizam desse bem para reduzir as consequências geradas pelas ''fontes sujas'', como a emissão exacerbada dos óxidos de carbono, no intuito da inalteração, que tem por sinônimo também ''manuntenção'' (palavra amada pelo enem), dos ambientes naturais (ecológicos)

  • GAB B

  • a) Incorreto. A atividade turística em Fernando de Noronha é rigorosamente controlada.

    b) Correto. Por ser um patrimônio natural da humanidade é necessário utilizar fontes mais limpas.

    c) Incorreto. As fontes alternativas nem sempre ficam mais baratas

    d) Incorreto. Não há carência de energia em Fernando de Noronha

    e) Incorreto. Os gastos com os transportes não serão reduzidos com essa medida. 

    LETRA B


ID
2663161
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Falava-se, antes, de autonomia da produção para significar que uma empresa, ao assegurar uma produção, buscava também manipular a opinião pela via da publicidade. Nesse caso, o fato gerador do consumo seria a produção. Mas, atualmente, as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos. Um dado essencial do entendimento do consumo é que a produção do consumidor, hoje, precede a produção dos bens e dos serviços.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000 (adaptado).


O tipo de relação entre produção e consumo discutido no texto pressupõe o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra C ... gera no consumidor a necessidade e se obter aquilo que talvez não era necessário

  • ''as empresas hegemônicas produzem o consumidor antes mesmo de produzirem os produtos''

  • Lembrei-me do livro ''O poder do hábito'', que exemplifica os hábitos que as empresas inserem na população para consumir seus produtos.

  • Questão se reflete na prática do consumismo exagerado. Ainda, as empresas hoje em dia se focam em construir uma imagem positiva do produto além de utilizarem práticas de marketing que fazem com que o consumidor fique desejoso daquele determinado produto.

  • essa questão é linda, na interpretação de texto da pra mata

  • Toyotismo,galera.

  • Milton Santos, ótima alusão para colocar na redação.


ID
2663167
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a aula, um professor apresentou uma pesquisa nacional que mostrava que o consumo de sódio pelos adolescentes brasileiros é superior ao determinado pela Organização Mundial da Saúde. O professor, então, destacou que esse hábito deve ser evitado.


A doença associada a esse hábito é a

Alternativas
Comentários
  • O excesso de sódio no organismo pode levar à hipertensão arterial. Quando há muito sódio no organismo, o corpo tenta promover a homeostase, fazendo com que mais água seja liberada na corrente sanguínea, o que aumenta o volume de sangue e consequentemente aumenta a pressão sanguínea.

  • O excesso do consumo de sódio, ou seja, de sal de cozinha nos alimentos e bebidas, é muito perigoso em qualquer idade. Esse consumo desencadeia uma doença que é a hipertensão arterial, podendo levar a infartos ou outras doenças cardíacas, pois o sal aumenta a pressão sanguínea e pode causar a morte.

    Alternativa correta: Letra D


  • as questões que envolvem a nomeação de doenças no ENEM normalmente são mais tranquilas

  • O excesso do consumo de sódio, ou seja, de sal de cozinha nos alimentos e bebidas, é muito perigoso em qualquer idade. Esse consumo desencadeia uma doença que é a hipertensão arterial, podendo levar a infartos ou outras doenças cardíacas, pois o sal aumenta a pressão sanguínea e pode causar a morte.

    Alternativa correta: Letra D


ID
2663176
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O urânio é um elemento cujos átomos contêm 92 prótons, 92 elétrons e entre 135 e 148 nêutrons. O isótopo de urânio 235U é utilizado como combustível em usinas nucleares, onde, ao ser bombardeado por nêutrons, sofre fissão de seu núcleo e libera uma grande quantidade de energia (2,35 x1010 kJ/mol). O isótopo 235U ocorre naturalmente em minérios de urânio, com concentração de apenas 0,7%. Para ser utilizado na geração de energia nuclear, o minério é submetido a um processo de enriquecimento, visando aumentar a concentração do isótopo 235U para, aproximadamente, 3% nas pastilhas. Em décadas anteriores, houve um movimento mundial para aumentar a geração de energia nuclear buscando substituir, parcialmente, a geração de energia elétrica a partir da queima do carvão, o que diminui a emissão atmosférica de CO2 (gás com massa molar igual a 44 g/mol). A queima do carvão é representada pela equação química:


C(s) + O2 (g) → CO2(g) ΔH = -400 kJ/mol


Qual é a massa de CO2 , em toneladas, que deixa de ser liberada na atmosfera, para cada 100 g de pastilhas de urânio enriquecido utilizadas em substituição ao carvão como fonte de energia?

Alternativas
Comentários
  • Gente, alguém resolve essa questão por favor ?!?!?! rsrsrs

  • primeiro você acha a massa de U nas pastilhas:

    M = 0,03 x 100 = 3g de U

    depois, encontra-se a energia em 3g de U: 

    235g de U -- 2,35x10^10            x = 3x10^8 KJ
      3g de U  -- x

    por fim, a massa de CO2:

    44g de CO2 -- -400 KJ               x = 33x10^6 = 33 ton
              y       --   3x10^8 

     

  • PASSO 1 - No texto, é fornecido o elemento Uranio (U 235), note que o número em cima do U nos mostra a massa do elemento ( Aula de atomística ) revelando sua massa molar, ou seja, 235g/mol.

    PASSO 2 - No contexto, antes as pastilhas obtinham 0.7% de U 235, e de acordo com o texto essa concentração passou para 3 % nas pastilhas. " O isótopo 235U ocorre naturalmente em minérios de urânio, com concentração de apenas 0,7%. Para ser utilizado na geração de energia nuclear, o minério é submetido a um processo de enriquecimento, visando aumentar a concentração do isótopo 235U para, aproximadamente, 3% nas pastilhas."

    PASSO 3 - Cada mol de U 235 libera 3,25 x 10 a décima potência de KJ.

    PASSO 4 - A reação do surgimento do CO2 é dado:

    C(s) + O2 (g) → CO2(g) ΔH = -400 kJ/mol ------- Massa molar do CO2 = 44g/mol.

    PASSO 5 - O texto quer saber quantas toneladas de CO2 são evitadas quando usamos 100g de pastilhas de U 235.

    PASSO 6 - 100g de pastilha --------- 100%

    "x" gramas de U 235 ------- 3%

    X = 3g de U 235 total nas 100 gramas de pastilha.

    PASSO 7 - 1 MOL ( 235g de U ) ----------- 2.35 X 10 a décima potência de KJ

    3g de U 235 ------------ "x" KJ

    X = 3 x 10 a oitava potência KJ.

    PASSO 8 - 44g de CO2 ------------- 400 KJ

    "x" gramas de CO2 ---------- 3 x 10 a oitava potência KJ.

    X = 33 x 10 a sexta potência de gramas de CO2 que evitamos.

    PASSO 9 - 33 x 10 a sexta potência de gramas de CO2 é igual a 33 TONELADAS.

    ESPERO TER AJUDADO A GALERA QUE FICOU EM DÚVIDA EM COMO MONTAR OS CÁLCULOS E INTERPRETAR A QUESTÃO NUM TODO.

  • A concentração de U nas pastilhas enriquecidas é 3%

    3% de 100g = 3g

    Logo:

    235g de U - liberam 235.10^8 KJ

    3g de U - liberam x KJ

    x = 3.10^8 KJ

    3.10^8 KJ é a quantidade de calor liberada por cada 100 gramas de pastilha de U enriquecido. Agora é só achar a massa de CO2 que é necessária para produzir esses mesmos 3.10^8 KJ

    44g de CO2 - liberam 400 KJ

    xg de CO2 - liberam 3 .10^8 KJ

    x = 33.10^6 g de CO2 = 33t de CO2

  • Vamos ser sincero? Ninguém resolve essa questão em 3 minutos.

    essas é aquela que você deixa pra fazer quando tiver sobrando tempo de prova...

  • Há 3% de urânio235 na pastilha:

    100g ----- 100% da pastilha

    x ----- 3%

    x=3g

    Assim, temos 3g de urânio235 na pastilha.

    Para formar 1 mol de urânio235 são necessárias 235g desse composto. 1 mol desse composto libera 2,35x10¹º KJ.

    1mol de U235 => 235g =>2,35x10¹º KJ

    235g ----- 2,35x10¹º KJ

    3g ----- X

    X=3x10^8 KJ

    Quando 1 mol de CO2, que contém 44g, é formado são liberados 400KJ. Sendo assim, é preciso descobrir quantos gramas de CO2 seriam produzidos, caso fossem liberados 3x10^8 KJ

    44 g ------- 400KJ

    X -------- 3x10^8 KJ

    X=33 x 10^6 g

    33 x 10^6 g = 33 toneladas

  • Há 3% de urânio235 na pastilha:

    100g ----- 100% da pastilha

    x ----- 3%

    x=3g

    Assim, temos 3g de urânio235 na pastilha.

    Para formar 1 mol de urânio235 são necessárias 235g desse composto. 1 mol desse composto libera 2,35x10¹º KJ.

    1mol de U235 => 235g =>2,35x10¹º KJ

    235g ----- 2,35x10¹º KJ

    3g ----- X

    X=3x10^8 KJ

    Quando 1 mol de CO2, que contém 44g, é formado são liberados 400KJ. Sendo assim, é preciso descobrir quantos gramas de CO2 seriam produzidos, caso fossem liberados 3x10^8 KJ

    44 g ------- 400KJ

    X -------- 3x10^8 KJ

    X=33 x 10^6 g

    33 x 10^6 g = 33 toneladas

  • Há 3% de urânio235 na pastilha:

    100g ----- 100% da pastilha

    x ----- 3%

    x=3g

    Assim, temos 3g de urânio235 na pastilha.

    Para formar 1 mol de urânio235 são necessárias 235g desse composto. 1 mol desse composto libera 2,35x10¹º KJ.

    1mol de U235 => 235g =>2,35x10¹º KJ

    235g ----- 2,35x10¹º KJ

    3g ----- X

    X=3x10^8 KJ

    Quando 1 mol de CO2, que contém 44g, é formado são liberados 400KJ. Sendo assim, é preciso descobrir quantos gramas de CO2 seriam produzidos, caso fossem liberados 3x10^8 KJ

    44 g ------- 400KJ

    X -------- 3x10^8 KJ

    X=33 x 10^6 g

    33 x 10^6 g = 33 toneladas


ID
2663185
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Além de ser uma prática ilegal, a adulteração de combustíveis é prejudicial ao meio ambiente, ao governo e, especialmente, ao consumidor final. Em geral, essa adulteração é feita utilizando compostos com propriedades física semelhantes às do combustível, mas de menor valor agregado.


Considerando um combustível com 20% de adulterante, a mistura em que a adulteração seria identificada visualmente é

Alternativas
Comentários
  • A gasolina e a água não se misturam, fazendo uma mistura heterogenea bífasica. Letra C

  • A opção que corresponde ao que ele pediu é a letra C, pois, como o professor disse, todas as opções podem ter adulterações, mas a única que eu consigo visualmente ver que está adulterada corresponde à mistura formada por gasolina(apolar) e água(polar), pois eles se misturam( mistura heterogênea), porém não se dissolvem.

  • Água e gasolina se misturam, mas não se dissolvem, formando uma mistura heterogênea, portanto, de fácil visualização a olho nu.

  • gasolina é um óleo. Água e óleo não se misturam.

  • Certeza de que algum elaborador da prova de química é dono de posto de gasolina. Como caem questões de adulteração de combustíveis, pqp

  • Famosa questão errou perdeu 200 pontos na TRI kkkkk

    A gasolina e a água não se misturam, fazendo uma mistura heterogênea bifásica. Letra C


ID
2663188
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Sabe-se que nas proximidades dos polos do planeta Terra é comum a formação dos icebergs, que são grandes blocos de gelo, flutuando nas águas oceânicas. Estudos mostram que a parte de gelo que fica emersa durante a flutuação corresponde a aproximadamente 10% do seu volume total. Um estudante resolveu simular essa situação introduzindo um bloquinho de gelo  no interior de um recipiente contendo água, observando a variação de seu nível desde o instante de introdução até o completo derretimento do bloquinho. 




Com base nessa simulação, verifica-se que o nível da água no recipiente

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pode der complexa pois trata de um senso comum que está equivocado.

    Ao se colocar gelo na água estamos deslocando um volume de água proporcional ao peso do bloquinho de gelo,porém devemos nos lembrar que,sim o volume irá aumentar,mas conforme o gelo for derretendo ele vai também perdendo volume,compensando a parte que se encontra que se encontrava emersa(dilatação anomala).

     

    Assim:

    H1=H2

     

    E esse é o motivo pelo qual nos preocuparmos com o aquecimento global,pois nesse caso a perda relativa de volume não é suficiente para evitar que o gelo da parte acima da água adicione volume aos oceanos.

    Não nos preocupamos com a parte maior abaixo da água,pois os mesmos já descocam parte do volume do oceano,e se derretessem nada ocorreria,mas a parte acima da água é que causaria um aumento do volume dos oceanos.

  • Questão bem legal. A letra E é super maluca hahahaha.

    Tem uma resolução completa do Prof° Douglas Gomes

    https://www.youtube.com/watch?v=tGFn12jM5Uk

  • É isso mesmo que você pensou. Não é o derretimento das calotas polares que gera o aumento do volume do mar, todavia o derretimento do degelo nos dobramentos modernos que aumenta o volume de nossos oceanos :D

  • Esse processo está relacionado com a densidade.

    Ao colocar o gelo ele afundará, logo, deslocará certo volume de agua até a força que surge com esse deslocamento (empuxo) se igualar com seu próprio peso.

    Na verdade, esse processo se aplica com qualquer coisa, e o quanto o objeto afunda é proporcional à sua densidade, sendo que quando a densidade do objeto é menor que a da água, parte de seu corpo fica fora dela, pois menos massa está contida em mais volume.

    Nesse sentido, todo o volume que tinha que se deslocar, já está deslocado. Pense que a parte que está fora da água não irá representar nenhum deslocamento, pois conforme o gelo derrete, sua densidade aumenta e seu volume diminui.

  • 1 situação o gelo aumenta o volume

    2 situação o gelo derrete porém o volume continua o mesmo


ID
2663191
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A rede elétrica de uma residência tem tensão de 110 V e o morador compra, por engano, uma lâmpada incandescente com potência nominal de 100 W e tensão nominal de 220 V.


Se essa lâmpada for ligada na rede de 110 V, o que acontecerá?

Alternativas
Comentários
  • https://m.youtube.com/watch?v=A6qgq8R9uYo

  • Potência nominal é a potência máxima atingida pelo equipamento. Utilizando a relação P = UI, temos que a corrente necessária na lâmpada comprada para atingir a potência nominal é:

    P = Ui

    100 = 220i

    i = 100/220 A

    Porém a potência dissipada pela lâmpada com a instalação de 110V na residência será:

    P = Ui

    P = 110.(100/220)

    P = 100/2 = 50W

    Sendo assim, o valor máximo atingido pela lâmpada será de 50W. Como a rede elétrica das residências é em corrente alternada, a tensão irá variar e a potência será, em geral, menor do que 50W.

  • Legal essa explicação:

    https://www.youtube.com/watch?v=HdyfWtrZjPU

  • Em questões de potência como essa, exceto se mencionado, considere que a RESISTÊNCIA do objeto continua a mesma (ninguém vai abrir o objeto e trocar, e ela não deve ter uma resistência variável). Em cima dessa informação, encontre todo o resto. Não faça apenas P = I V.


ID
2663194
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A obtenção de sistemas coloidais estáveis depende das interações entre as partículas dispersas e o meio onde se encontram. Em um sistema coloidal aquoso, cujas partículas são hidrofílicas, a adição de um solvente orgânico miscível em água, como etanol, desestabiliza o coloide, podendo ocorrer a agregação das partículas preliminarmente dispersas.


A desestabilização provocada pelo etanol ocorre porque

Alternativas
Comentários
  • As interações entre partículas em soluções aquosas ou com a utilização de outros solventes, dependem de suas afinidade. No caso apresentado, temos que as partículas são hidrofílicas e com a adição de etanol, há uma desestabilização desses coloides, pois o álcool, diminui as camadas de solvatação de água criadas no meio.

    Alternativa correta: Letra C


  • O enunciado fala que houve desestabilização do coloide com agregação (junção) de particulas dispersas, logo, houve diminuição da solvatação (fenômeno que ocorre quando um composto iônico ou polar (ETANOL) se dissolve em uma substância polar(H20), sem formar uma nova substância.)

  • Resolução - https://www.youtube.com/watch?v=lFLGbRK4W34

  • O etanol (CHCHOH) faz ligações de hidrogênio com a água. As camadas de solvatação formadas por moléculas de água são atraídas pelo etanol e o colóide é desestabilizado.

    Fonte: Descomplica.

  • QUESTÃO DE QUÍMICA

  • A adição de etanol resulta na formaçao de ligacoes de hidrogenio entre o etanol e a agua,reduzindo a solvataçao,ou seja,o preocesso em que moleculas de agua circundam os íons de uma substancia quando esta ao ser adicionada a um solvente não produz nvas substancias,aenas ioniza a que foi acrescentada.

  • Resposta.: C

  • antes a água estava agregada ao composto e logo apos ela larga ele p/ fazer ligações de hidrogenio com o etanol. Logo, as camadas de solvatação de água nas partículas foram diminuídas.

  • DÁ PRA RESPONDER ESSA BRINCANDO DE CABRA CEGA

  • Em um sistema, quando as partículas são muito pequenas e não podem ser vistas a olho nu, dizemos que é uma Solução Coloidal ou colóide. Definindo: Solução coloidal é uma solução onde as partículas dispersas têm um tamanho médio compreendido entre 1 e 100 nanômetros (nm), denominadas partículas coloidais.

  • melhor resolução: https://youtu.be/7OmNuOfz_VI

  • a solvatacão impede a união das particulas dipersas (anions e cations) e isso mantem o equilibrio do coloide

    Quando é adicionado o etanol há o desequilibrio e as particulas dispersas começam a interagir.. logo as camadas de solvatação são reduzidas

    ´-C

  • A) desestabilização provocada pelo etanol ocorre porque a polaridade da água no sistema coloidal é reduzida.

    INCORRETA, qualquer sistema coloidal não interfere na polaridade da água.

     

    B) as cargas superficiais das partículas coloidais são diminuídas.

    INCORRETA, pois o etanol não interfere nas cargas.

     

    C) as camadas de solvatação de água nas partículas são diminuídas.

    CORRETA, o etanol atrai as camadas de solvatação desestabilizando o colóide.

    A solvatação é um mecanismo de dissolução em que íons negativos e positivos ficam envoltos por moléculas de solvente. Esse fenômeno acontece quando um  ou polar é dissolvido num composto polar, sem que haja a formação de uma nova substância, como ocorreu na situação acima.

     

    D) o processo de miscibilidade da água e do solvente libera calor para o meio.

    INCORRETA, não houve liberação de calor se não houve mistura.

     

    E) a intensidade dos movimentos brownianos das partículas coloidais é reduzida.

    INCORRETA, visto que não dá pra dizer se a intensidade aumenta ou não.

     

    ALTERNATIVA CORRETA: C

  • É preciso entender que o coloide é um meio-termo entre uma solução e uma suspensão. Logo, as partículas dispersas têm uma afinidade "intermediária" com a água. Ao se adicionar álcool, a água forma uma solução "verdadeira" com ele, devido às pontes de hidrogênio. O resultado é que a camada de solvatação (nome bonito para a interação, num coloide, entre o disperso e o dispersante) é fragilizada.

    É como se você fosse a água, sua namorada a partícula dispersa e o etanol fosse a Isis Valverde. Se a Isis Valverde te desse mole, você não romperia com sua namorada para ficar com ela?

    (é brincadeira, gente, não me cancelem)

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Difícil


ID
2663197
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre outras características, uma determinada vegetação apresenta folhas durante três a quatro meses ao ano, com limbo reduzido, mecanismo rápido de abertura e fechamento dos estômatos e caule suculento. Essas são algumas características adaptativas das plantas ao bioma onde se encontram.


Que fator ambiental é o responsável pela ocorrência dessas características adaptativas?

Alternativas
Comentários
  • As espécies vegetais conseguem se adaptar ao ambiente em que vivem, depende os fatores que esse ambiente apresenta. Nesse caso, o fato de apresentarem folhas só de 3 a 4 meses ao ano, com limbo reduzido, abertura e fechamento rápido dos estômatos e caule suculento são características de um ambiente que possui escassez e água, pois essas plantas utilizam desses recursos para evitar a perda de água em excesso.

    Alternativa correta: Letra E

  • logicamente trata-se do bioma caatinga, com clima predominante semi-árido, com longos periodos de estiagem e como conseguencia primordial desta situação tem-se a ausência de indices pluviometricos a longo prazo. Resposta E) correta; a A) , B) e a D) estão erradas pois ambas tratam-se do clima amazônico, enquanto que a C) está ligada ao cerrado, sobretudo na região centro-oeste onde ocorre exorbitante plantações agrícolas em larga escala

  • A abertura e fechamento dos estômatos visa evitar perder água. O caule suculento facilita seu armazenamento, para que, em tempos de seca, tenha reservado. Letra E.

  • A rápida abertura e fechamento dos estômatos evita a perda excessiva de água. Os caules suculentos indicam que plantas dessa região estão adaptadas ao armazenamento interno de água nos períodos de seca. Já os limbos reduzidos fazem com que a planta tenha uma menor superfície para transpiração. Todas essas características do bioma Caatinga têm um objetivo em comum: evitar a perda de água. Logo, o gabarito é letra E.

  • certamente o enunciado está se referindo à caatinga, visto que apresenta folhas durante três a quatro meses ao ano, com limbo reduzido, mecanismo rápido de abertura e fechamento dos estômatos e caule suculento.

  • Essas plantas utilizam os recursos dito no texto (apresentarem folhas só de 3 a 4 meses ao ano, com limbo reduzido, abertura e fechamento rápido dos estômatos e caule suculento) para evitar a perda excessiva de água, visto que no ambiente em que está existe uma escassez da mesma.

    As folhas pequenas e pouco presentes evitam a transpiração junto com a abertura e fechamento rápido dos estômatos. O caule suculento irá acumular a água, o que permite a planta ter reservas de água em épocas de pouca precipitação.

  • Letra E, caatinga.


ID
2663200
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O avanço tecnológico da medicina propicia o desenvolvimento de tratamento para diversas doenças, como as relacionadas à visão. As correções que utilizam laser para o tratamento da miopia são consideradas seguras até 12 dioptrias, dependendo da espessura e curvatura da córnea. Para valores de dioptria superiores a esse, o implante de lentes intraoculares é mais indicado. Essas lentes, conhecidas como lentes fácicas (LF), são implantadas junto à córnea, antecedendo o cristalino (C), sem que esse precise ser removido, formando a imagem correta sobre a retina (R).


O comportamento de um feixe de luz incidindo no olho que possui um implante de lentes fácicas para correção do problema de visão apresentado é esquematizado por

Alternativas
Comentários
  • miopia - lente divergente

    cristalino - lente convergente

  • Miopia necessita de lente divergente, que abrirá os raios recebidos e enviará para diferentes direções. O cristalino, por sua vez, é um lente natural convergente, que envia tudo para uma só direção.

  • A miopia se caracteriza por um problema em que o feixe de luz converge antes da retina,logo,temos que colocar uma lente que atrase esse processo,dispersando a luz antes que ela focalize na lente,já que o ambiente interno do olho é maid refingente,deve ser uma lente divergente.

     

    Por isso.Letra "B"

  • MIOPIA - DIFICULDADE DE ENXERGAR O QUE ESTÁ LONGE - USA LENTES DIVERGENTES (BORDAS GROSSAS)

    HIPERMETROPIA - DIFICULDADE DE ENXERGAR O QUE ESTÁ PERTO - USA LENTES CONVERGENTES (BORDAS FINAS)

  • alongamento do globo ocular

  • Vídeo explicativo:

    https://www.youtube.com/watch?v=5LHNwhF64ew

  • LF imagem incidente - logo depois ,imagem é aumentada ou alongada - para fazer a correção da dioptria em C

    R - retina é onde imagem é formada .

  • Quem tem miopia possui dificuldade de enxergar a longas distâncias e, consequentemente, precisa de lentes divergentes.

    A- Errada, é possível eliminar de cara, já que ela não apresenta nenhuma mudança da LF para a córnea.

    B- Correta, a LF cumpre seu papel de lente divergente antes de chegar à córnea (lente convergente), que concentra a luz para a retina.

    C- Errada, nessa opção a LF estaria atuando como lente convergente. Note também que a luz precisa ser concentrada na retina para formar a imagem, o que não ocorre nessa opção.

    D- Errada, apesar da luz se concentrar na retina, a LF está atuando como lente convergente.

    E- Errada, apesar da LF estar atuando corretamente como lente divergente, a luz não está sendo concentrada na retina, o que impossibilita a correta formação da imagem.

    Alternativa: letra B

  • Lente convergente: borda fina, formada por dois espelhos convexos, segue as leis dos espelhos côncavos.

    Lente divergente: borda grossa, formada por dois espelhos côncavos, segue as leis dos espelhos convexos.

    O cristalino, lente que está dentro do nosso olho, é uma lente convergente, seu propósito é convergir os raios luminosos para um ponto no fundo de nosso globo ocular,quando há a correta convergência dos raios nesse ponto, é formado a imagem.

    Miopia: Globo ocular alongado, nesse sentido os raios convergem antes do ponto em que se forma a imagem, portanto é necessária a correção por meio de uma lente divergente, de borda grossa.

    Hipermetropia: o globo ocular é encurtado, portanto é necessária a correção por meio de uma lente que aumenta o ângulo de convergência.

  • RESUMO

    imagem real (lembre do datashow, cinema...)-> formada antes do espelho (projetada), sempre é invertida!!

    imagem virtual (lembre espelho de dentista)-> formada atrás do espelho (observada), sempre é direita!!!!

    o espelho concavo e assemelha à lente convergente

    o espelho convexo se assemelha à lente divergente

    a cornea e cristalino buscam convergir os raios luminosos para que a imagem se forme na retina, assim, podem ser consideradas lentes convergentes. Se essas lentes estão convergindo pouco, devo colocar uma lente divergente para que, antes dos raios atingirem o cristalino, eles consigam divergir um pouquiiinho mais


ID
2663206
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A remoção de petróleo derramado em ecossistemas marinhos é complexa e muitas vezes envolve a adição de mais sustâncias ao ambiente. Para facilitar o processo de recuperação dessas áreas, pesquisadores têm estudado a bioquímica de bactérias encontradas em locais sujeitos a esse tipo de impacto. Eles verificaram que algumas dessas espécies utilizam as moléculas de hidrocarbonetos como fonte energética, atuando como biorremediadores, removendo o óleo do ambiente.

KREPSKY, N.; SILVA SOBRINHO, F.; CRAPEZ, M. A. C. Ciência Hoje, n. 223, jan.-fev. 2006 (adaptado).


Para serem eficientes no processo de biorremediação citado, as espécies escolhidas devem possuir

Alternativas
Comentários
  • A biorremediação é o uso de organismos vivos para fazer o tratamento ou recuperação da área afetada por algum tipo de contaminação. Para que esse processo seja eficiente, as espécies escolhidas devem possuir enzimas que catalisem as moléculas constituintes do óleo. As outras espécies citadas, não tem essa capacidade de quebra, algumas apenas absorvem como um esponja o óleo e outras que sua atuação não indicaria nenhum tratamento para o ambiente.

    Alternativa correta: Letra C


     
  • Não pode ser a letra "E" pq essas bacterias roubam o oxigenio da agua 

  • Resposta item C)

  • Letra c ,pois os seres usados na biorremediação , utilizam as enzimas com o intuito de "degradar" ou melhor , quebrar as moléculas do petróleo , facilitando a eliminação deste do ambiente .

  • A biorremediação é o uso de organismos vivos para fazer o tratamento ou recuperação da área afetada por algum tipo de contaminação. Para que esse processo seja eficiente, as espécies escolhidas devem possuir enzimas que catalisem as moléculas constituintes do óleo. As outras espécies citadas, não tem essa capacidade de quebra, algumas apenas absorvem como um esponja o óleo e outras que sua atuação não indicaria nenhum tratamento para o ambiente.

    Alternativa correta: Letra C


ID
2663212
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma enzima foi retirada de um dos órgãos do sistema digestório de um cachorro e, após ser purificada, foi diluída em solução fisiológica e distribuída em três tubos de ensaio com os seguintes conteúdos:


• Tubo 1: carne

• Tubo 2: macarrão

• Tubo 3: banha


Em todos os tubos foi adicionado ácido clorídrico (HCl), e o pH da solução baixou para um valor próximo a 2. Além disso, os tubos foram mantidos por duas horas a uma temperatura de 37 °C. A digestão do alimento ocorreu somente no tubo 1.


De qual órgão do cachorro a enzima foi retirada?

Alternativas
Comentários
  • Houve a digestão de um composto proteico (carne) em um ambiente de pH ácido (próximo a 2). O estômago é o órgão que possui essas características, sendo a enzima pepsina responsável pela digestão de proteínas.

  • As únicas alternativas plausíveis para a digestão de proteínas são o estômago e o intestino delgado. Como somente o estômago opera em pH ácido (pH = 2), temos que a alternativa c é a correta.

  • É só lembrar que no estômago há o suco gástrico, o qual é uma solução rica em HCl (ácido clorídrico) e em enzimas (pepsina e renina). A pepsina decompõe as proteínas provenientes de alimentos, como a carne, por exemplo, em peptídeos pequenos. O alimento acaba sendo misturado, portanto, com esse suco gástrico. Dessa maneira, de acordo com a questão, houve a digestão da carne em um ambiente de pH ácido, por causa do HCl. Logo, o estômago é o órgão responsável.


    R = Letra C.

  • Na verdade, essa enzima que o cara pegou não é a pepsina e sim o pepsinogênio. Lembre-se que a pepsina atua tanto in vivo ou como in vitro, ou seja, se eu pegasse a pepsina e colocasse no vidro contendo carne, a degradação do alimento iria ocorrer tranquilamente, mesmo sem a presença do HCl. Como essa digestão não ocorreu, não tenha dúvida que estamos tratando do pepsinogênio, uma vez que o HCl do estômago é quem ativa essa enzima para sua forma funcional, recebendo a partir daí o nome de pepsina e atuando na digestão de alimentos proteicos.

    Letra C

  • Bem observado, Mário Souza.

  • O que mata a questão é o pH, já que tanto estômago quanto intestino delgado têm enzimas que catalisam a degradação de proteínas (se fosse todo o suco e, ainda assim, só se degradasse a carne, saberíamos que era o estômago, porque a sua única enzima digestiva atua sobre proteínas, ao contrário do intestino delgado). Lembrando que:

    Boca → insalivação → pH mais ou menos neutro

    Estômago → quimificação → pH ácido

    Intestino Delgado → qulificação → pH básico

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Fácil


ID
2663215
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Observações astronômicas indicam que no centro de nossa galáxia, a Via Láctea, provavelmente exista um buraco negro cuja massa é igual a milhares de vezes a massa do Sol. Uma técnica simples para estimar a massa desse buraco negro consiste em observar algum objeto que orbite ao seu redor e medir o período de uma rotação completa, T, bem como o raio médio, R, da órbita do objeto, que supostamente se desloca, com boa aproximação, em movimento circular uniforme. Nessa situação, considere que a força resultante, devido ao movimento circular, é igual, em magnitude, à força gravitacional que o buraco negro exerce sobre o objeto.


A partir do conhecimento do período de rotação, da distância média e da constante gravitacional, G, a massa do buraco negro é

Alternativas
Comentários
  • Resolução: https://www.youtube.com/watch?v=lG5SC5zMOSc

  • T²/R³ = 4╥²/G.M -> Só isolar o M

  • Só isolar o M da fórmula.

     

  • Com base no texto, a força resultante é igual a força gravitacional. Porém, como foi dito também no texto, o objeto orbita em movimento circular uniforme. Sempre que haver movimento circular uniforme, existe uma força resultante, chamada força resultante centrípeta(pois aponta para o centro). Logo:

    Força resultante centrípeta = Força gravitacional

    mV²/R= GMm/R²

    Cortando as massas do objeto, o quadrado do raio com o outro raio e isolando o M, que é a massa do buraco negro, temos:

    M= V².R/G

    Essa já seria uma resposta, mas nenhuma alternativa está em função da velocidade. Portanto, você iria precisar lembra que velocidade, se tratando de movimento circular, é igual a:

    V = 2.π.R/T

    V² = 4. π². R²/T²

    Substituindo:

    M= 4. π². R². R/T

    M= 4. π². R². R/T

    Letra D

  • É a ultima linha da questão que mais salva. Mas ao longo do texto ele deixou considerar a órbita circular.

    Sendo assim:

    v = espaço/tempo

    v = 2╥R/T (1)

    Força Centripeta (2) = Força Gravitacional (3)

    m.v^2/R = GMm/R^2

    Isolando a Massa M que é o que se pede na questão e Substituindo (1) :

    M = R . V^2/G

    M = R^34╥^2/T^2G

    Letra D

  • Use apenas 3 fórmulas

    FORÇA CENTRÍPETA (fórmula 1) = FORÇA GRAVITACIONAL (fórmula 2)

    ''considere que a força resultante, devido ao movimento circular, é igual, em magnitude, à força gravitacional ''

    m.v²/R = G.M.m/R²

    simplifique apenas as massas e os raios:

    v²= G.M/R (forma simplificada)

    Sabemos que no movimento circular, 1 volta é igual a 2╥R/T (fórmula 3) (fórmula da circunferência, já que o movimento é circular, dividida pelo período T para dar 1 volta completa)

    Agora vamos substituir o da forma simplificada pela fórmula 3:

    (2╥R/T)² = G.M/R

    (Não se esqueça de que ao substituir o v, como ele está ao quadrado, vc deverá elevar toda a fórmula ao quadrado)

    Simplifique da seguinte forma: ISOLE O QUE VC QUER ENCONTRAR, QUE É O QUE O ENUNCIADO PEDE: ''a massa do buraco negro é''

    G que está multiplicando M irá dividir do outro lado

    R que está dividindo o M irá multiplicar do outro lado

    Eleve o outro lado ao quadrado

    M = 4╥²R². R/ G . T² ======> MASSA DO BURACO NEGRO = 4╥²R³/ G . T² (LETRA D)

  • Nossa quando eu era menos eu fiz isso para calcular a massa do sol KKKKKKKKKKKK

    fiquei feliz com essa questão


ID
2663218
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As superbactérias respondem por um número crescente de infecções e mortes em todo o mundo. O termo superbactérias é atribuído às bactérias que apresentam resistência a praticamente todos os antibióticos. Dessa forma, no organismo de um paciente, a população de uma espécie bacteriana patogênica pode ser constituída principalmente por bactérias sensíveis a antibióticos usuais e por um número reduzido de superbactérias que, por mutação ou intercâmbio de material genético, tornaram-se resistentes aos antibióticos existentes.

FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. Superbactérias: o problema mundial da resistência a antibióticos. Ciência Hoje, n. 287, nov. 2011 (adaptado).


Qual figura representa o comportamento populacional das bactérias ao longo de uma semana de tratamento com um antibiótico comum?

Alternativas
Comentários
  • A superbactérias são aqueles organismos que se tornaram resistentes à todos os antibióticos possíveis, portanto, ao longo de um tratamento de 1 semana, essas bactérias não serão afetadas pelo medicamento, conseguindo sobreviver e ainda se multiplicarem, portanto, sua curva é crescente. Já as bactérias comuns, serão afetadas e combatidas pelo antibiótico, ou seja, sua curva será descendente, diminuído.

    Alternativa correta: Letra B


  • No início do tratamento com antibióticos, a população de bactérias sensíveis é maior. Ao longo do tratamento, mutações podem surgir, formando bactérias que são resistentes ao antibiótico. Estas irão se reproduzir, aumentando o tamanho populacional, enquanto as sensíveis irão diminuir seu tamanho populacional.

  • Mal elaborada, se o antibiótico comum não afeta às bactérias resistentes, porquê diabos o uso de antibióticos faria elas explodirem o seu crescimento (como mostra o gráfico). Os números deveriam ser constantes, enquanto as bactérias não resistentes deveriam ter sua taxa reduzida...A não ser que a questão tenha considerado que as bacterias resistentes continuaram a se ploriferar (não deixou explicito)....

  • Mal formulada.

  • Não achei que foi mal formulada, faltou na verdade termos uma visão quanto à reprodução bacteriana, que é super simples, rápida e eficiente (a cissiparidade), afinal, não faz sentido que bactérias passem, por exemplo, uma semana dentro de um organismo e não se reproduzam.. Eu considerei o comportamento das bactérias resistentes somente quanto aos antibióticos, pois é o que se trata na questão. Como é uma parcela reduzida, a função ll necessariamente precisa estar abaixo da função l. Mas como eu falei, tem que se atentar na reprodução das bactérias resistentes ao longo desse processo e a eliminação das bactérias sensíveis ao antibiótico.

  • Nessa questão devemos considerar a reprodução das bactérias resistentes ao antibiótico durante o tratamento. Assim, as sensíveis decairiam e as resistentes aumentariam.

  • Enquanto biólogo, achei essa questão extremamente mal formulada. As bactérias resistentes ao antibiótico não crescem exponencialmente, da maneira como foi colocada aqui. Eles apresentam, no máximo, um crescimento tímido, contrariando o exposto no gráfico. A impressão que se tem, nesse gráfico da B, é que foi inserido algum recurso nutricional, que propiciou um aumento populacional expressivo desses organismos.

  • Essa questão não foi mal formulado, só o que complicou ela foi a falta de atenção ao gráfico. com o antibiotico a população I vai diminuir e a população II vai se manter quase a mesma, sendo que no grafico só aumentou pq ele relaciona a densidade da população. pense se existe menos da população I, a populaçao II cresce e assim a sua densidade tbm.

  • Como a população I vai sendo diminuída pela ação do antibiótico, a competição entre as duas populações vai sendo reduzida, gerando, consequentemente, um aumento na disponibilidade de nutrientes para a população II.

    Por isso, a população II tende a ir crescendo a medida que a população I vai diminuindo

  • A microbiota humana consiste de uma diversidade enorme de espécies que, em condições normais e saudáveis do organismo, estão em equilíbrio populacional. Eis o perigo do uso indiscriminado de antibióticos: a grande maioria das bactérias é sensível, mas, se houver uma população resistente, ela prosperará enquanto as outras morrem. Isso obviamente é muito ruim para o Homo sapiens, visto que há bactérias que vivem em mutualismo com ele, produzindo substâncias úteis (p.ex., biotina) ou mantendo longe microorganismos nocivos.

    É o que o gráfico está mostrando. A questão não está mal formulada, longe disso. Bem inteligente até.

    Gabarito : (B)

    Nível de Dificuldade : Médio


ID
2663221
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em altos-fornos siderúrgicos, as temperaturas acima de 600 °C são mensuradas por meio de pirômetros óticos. Esses dispositivos apresentam a vantagem de medir a temperatura de um objeto aquecido sem necessidade de contato. Dentro de um pirômetro ótico, um filamento metálico é aquecido pela passagem de corrente elétrica até que sua cor seja a mesma que a do objeto aquecido em observação. Nessa condição, a temperatura conhecida do filamento é idêntica à do objeto aquecido em observação.

Disponível em: www.if.usp.br. Acesso em: 4 ago. 2012 (adaptado).


A propriedade da radiação eletromagnética avaliada nesse processo é a

Alternativas
Comentários
  • Segundo os princípios básicos da calorimetria, a temperatura é a agitação das moléculas das substâncias.Por outro lado,a grandeza física associada ás ondas corresponsável pelo número de agitação é a frequência.

  • Quando o texto diz que o filamento se iguala à mesma cor do objeto, ele quer que vc entenda q as moléculas de ambas estão na mesma vibração, ou seja ondas de mesma frequencia. (  frequencia é tipo como a identidade da onda. Oq define se uma onda de luz vai ser vermelha ou azul por exemplo) 

  • o fator físico responsável pela emissão de luz é a frequência.


ID
2663224
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A fenilcetonúria é uma doença hereditária autossômica recessiva, associada à mutação do gene PAH, que limita a metabolização do aminoácido fenilalanina. Por isso, é obrigatório, por lei, que as embalagens de alimentos, como refrigerantes dietéticos, informem a presença de fenilalanina em sua composição. Uma mulher portadora de mutação para o gene PAH tem tês filhos normais, com um homem normal, cujo pai sofria de fenilcetonúria, devido à mesma mutação no gene PAH encontrada em um dos alelos da mulher.


Qual a probabilidade de a quarta criança gerada por esses pais apresentar fenilcetonúria?

Alternativas
Comentários
  • Quando realizamos o cruzamento, temos:

    pai: Aa
    mae: Aa
    possibilidade de filhos: 50% Aa - 25% AA - 25%aa

    Como a doença é autossomica recessiva, a porcentagem é de 25%.

    Alternativa correta: Letra C







  • Por ser uma doença autossômica recessiva, a fenilcetonúria não estará relacionada aos cromossomos sexuais e pode ser representada como o par de alelos aa. A mulher portadora será heterozigota Aa. O pai dos filhos também será portador Aa, já que seu pai possuía fenilcetonúria. Um cruzamento entre os pais seria Aa x Aa, resultando em 25% dos filhos AA, 50% Aa e 25% aa. A probabilidade da criança nascer com fenilcetonúria é de 25%.

  • errei essa questao por falta de atençao

    considerei portadora com aa, e nao como Aa. Ja que ela leva a doença. 

  • também errei a questão agora por falta de atenção, se diz portadora então ela não tem a doença e sim apenas os genes, então ela é o marido são Aa, fazendo o quadro o resultado é 25%.

  • Apenas raciocinei.

    Se ela teve 3 filhos e nenhum desses saiu com fenilcetonúria 

    Então são 3 filhos porem ainda tem o 4 filho era só dividir 100:4=25

     

  • @Jessica Rafaely, na verdade acho que você acertou por sorte. Não há nenhuma interferência no resultado o fato dela ter 3 filhos sem a doença.

  • nossa cai bonito kkk PORTADORA considerei ela como aa

  • Se o pai do homem normal tinha a doença, ele(o pai) era aa. O filho (o homem normal) não tem a doença, mas possui o alelo da doença, logo ele é Aa. A mulher é Aa (a questão diz isso: ''Uma mulher portadora de mutação para o gene PAH...''). Logo, a probabilidade de sair um filho aa é de 25%

  • Alexandrina, você acertou por sorte. O que você dissertou aí está incorreto. Vou tentar ajudar.

    A mãe é portadora da doença; isso significa que ela não tem a doença, entretanto, carrega os genes consigo. Assim, tem-se que ela é Aa.

    O pai é 'normal', não tem a doença. Contudo, foi dito na questão que ele possuía um pai (o avô da criança) que sofria da doença. Dessa forma, conclui-se que este vovô é aa. Se ele é aa e tem um filho que é normal, esse filho só pode ser Aa (se fosse aa ele teria a doença).

    Cruzando Aa x Aa , temos:

    50% - Aa (Não apresenta a doença, mas é portador)

    25% - AA (Não apresenta a doença e nem é portador)

    25% - aa (Apresenta a doença, logo é portador, também).

    Percebam que o número de filhos em nada influencia. Cada novo filho gerado tem essas chances aí.

    Alternativa c.

  • Cada gene possui duas cópias, uma herdada do pai e outra herdada da mãe. Ser portador de uma mutação significa que a pessoa tem uma alteração em uma das cópias.

  • Letra C

    Afetado: aa

    Normal: AA ou Aa

    A mulher será Aa, pois é normal porém tem o gene da mutação. O homem será Aa, pois é normal mas seu pai tinha a mutação, assim ele herdou esse gene recessivo.

    (o número de filhos que o casal já teve não importa, por isso não entrará na conta).

    Aa x Aa => AA, Aa, Aa, aa

    A probabilidade da criança sofrer a mutação será 1/4 => 25%

  • Quando realizamos o cruzamento, temos:

    pai: Aa

    mae: Aa

    possibilidade de filhos: 50% Aa - 25% AA - 25%aa

    Como a doença é autossomica recessiva, a porcentagem é de 25%.

    Alternativa correta: Letra C

  • Só precisa tomar cuidado que a questão disse que a mulher é portadora, isso não significa que ela possui a fenilcetonúria, apenas o alelo.

    Sendo assim: o pai também tem um alelo da fenilcetonúria, já que seu pai (avô das crianças) possuía a doença.

    O cruzamento então fica:

    Aa e Aa: AA; Aa; Aa; aa.

    Doença recessiva: só se a criança nascer com aa terá a doença. 1/4 = 25%.

  • Muito cuidado com o termo que vem em sequência da palavra "portador"

    Quando uma questão diz que um indivíduo x é portador do gene/mutação de uma respectiva doença, significa que ele contêm um alelo dessa doença, mas como a fenilcetonúria só será expressa em dose dupla (aa), por ser recessiva, ele não terá essa doença, apresentando um gene Aa

    No entanto, se a questão disser que ele é portador do fenótipo dessa doença, conclui-se que ele será portador da doença em si, nesse caso apresentando um gene homozigótico aa

  • Atenção ao termo ''portadora'', isso não significa dizer que ela possua a doença, mas pode carregar o gene do pai, que sofria de fenilcetonúria.

    Logo fazemos o cruzamento heterozigoto da mãe portadora x homem normal:

    Aa x Aa=  AA Aa Aa aa

    Como a doença é autossômica recessiva, obtêm-se o resultado por letras minúsculas: aa, correspondendo a 1/4 dos indivíduos.

    1/4=  25%.

  • Ser portadora e diferente de possuir a doença, cuidado

  • RESPOSTA CORRETA : LETRA C

    Pelo texto, fica claro que ambos os genitores são heterozigotos para o gene que determina a fenilcetonúria, já que foi dito que esta é recessiva e há a mutação em UM dos alelos da mulher, e que o pai é normal, mas seu pai era doente(ou seja,ele passou o alelo a para o filho com certeza.)

    Nessa senda, faz-se o cruzamento desses indivíduos :

    Aa x Aa

    AA Normal

    Aa Normal

    Aa Normal

    aa Doente

    Por isso, a resposta é 1 em 4 (25%)

  • Pegadinha da questão é PORTADORA, que no caso remete a ela possui o gene pra doença,mas não a doença. Logo ela era, assim como o cara, Aa.


ID
2663227
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Num sistema de freio convencional, as rodas do carro travam e os pneus derrapam no solo, caso a força exercida sobre o pedal seja muito intensa. O sistema ABS evita o travamento das rodas, mantendo a força de atrito no seu valor estático máximo, sem derrapagem. O coeficiente de atrito estático da borracha em contato com o concreto vale μe = 1,0 e o coeficiente de atrito cinético para o mesmo par de materiais é μc= 0,75. Dois carros, com velocidades iniciais iguais a 108 km/h, iniciam a frenagem numa estrada perfeitamente horizontal de concreto no mesmo ponto. O carro 1 tem sistema ABS e utiliza a força de atrito estática máxima para a frenagem; já o carro 2 trava as rodas, de maneira que a força de atrito efetiva é a cinética. Considere g = 10 m/s2 .


As distâncias, medidas a partir do ponto em que iniciam a frenagem, que os carros 1 (d1) e 2 (d2) percorrem até parar são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A questão nos fala de atrito,então como a velocidade incial dos carros é completamente dissipada por atrito podemos escrever:

     

    mv^2/2=Fat.d

    mv^2/2=μ.N.d

     

    Como o plano é horizontal temos:

    N=P

    N=m.g

    Então...

    mv^2/2=μ.m.g.d

    v^2/2=μ.g.d

     

    Agora vamos aplicar ao primeiro carro:

    900/2=1.10.d

    450=10d

    d=45m

     

    E ao segundo...

    450=0.75.10.d

    d=60m

     

    R:Letra "A".

  • Resolução:

    https://www.youtube.com/watch?v=NoL3oRw0Ce0

  • São dois carros que precisam frear ao mesmo tempo. Para frear o carro, é necessário uma força contrária ao movimento, que é chamada força de atrito.

    O carro 1 tem o sistema ab s, ou seja, ele utiliza o coeficiente máximo permitido( coeficiente estático) sem que seja necessário travar a roda. Já o carro 2 não tem o sistema ab s, ou seja, ela utiliza o coeficiente de atrito cinético, que é menor que o coeficiente estático, logo é menos eficiente. Se tivesse que chutar, já eliminaria as letras B e E, pois em ambas mostram que o carro 1 vai ter uma maior distância percorrida, o que não é verdade.

    Quando o carro está freando, quais forças atuam sobre ele? Força peso para baixo, a força que o chão faz no carro para cima( força Normal) e a força de atrito que está fazendo o carro frear. Como o carro não vai nem pra cima nem para baixo, nós dizemos que peso e normal se anulam( não se anulam, pois não são par ação e reação, mas não importa saber disso pra essa questão).

    Portanto,

    a força resultante = força de atrito

    Normal = Peso= mg

    1) Com ab s( coef. de atrito estático)

    a) Como a força resultante é própria força de atrito, iguale-as

    m.a = N. coef.de atrito estático

    m.a = m.g . 1

    m.a = m.10.1

    a= 10 m/s²

    b) Sabendo o valor da desaceleração, você encontra quanto o carro percorre por meio da equação de torricelli

    V²= Vo² + 2.a.S

    0= 30² + 2.(-10).S

    S= 45 m

    Fazendo somente do primeiro, já encontramos que a resposta é Letra A

    obs: em b

    V= 0 m/s, pois vc quer saber quanto o carro se desloca até parar

    Vo= 30 m/s, pois no sistema internacional não se trabalha com km/h. Para converter, bastar dividir os 108 km/h por 3,6

    O sinal de menos na frente do "a" é pra indicar o sentido da aceleração, pois a força de atrito é contrária ao movimento.

    Parei aqui, mas para o carro 2 o procedimento é o mesmo, a diferença é que ao invés de usar o coeficiente de atrito estático, você vai usar o coeficiente cinético;)

  • aconselho fazer igual a resolução de Mario, fiz por energia cinetica e por trabalho, demorou mais do que seria por torriceli...

  • Sendo bem curto e breve.

    "O coeficiente de atrito estático μe = 1,0 e o coeficiente de atrito cinético μc= 0,75"

    1 - primeiramente devemos levar em conta uma coisa bastante importante, afinal quem vai consumir o menor espaço na frenagem? lógico que será o com freio ABS, atrito estático. Ou seja, o coeficiente igual 1.

    2 - Outro ponto a ser destacado aqui é em relação á distancia, se o carro 1 tende a percorrer uma distância menor pelo fato dele ter ABS, então é conclusivo que o carro 2 percorrerá uma distancia maior. Se atrito do carro 1 será máximo, 1, e o carro 2 seu atrito será 0,75, ou seja, o atrito é inversamente proporcional à distância percorrida, ou seja, quanto maior o atrito, menor a distância. Dessa forma podemos concluir que o carro 1 percorrerá uma frenagem 75% em relação ao carro 2.

    Assim vamos aos cálculos.

    - A equação de torricelli é um tipo de função que desconsidera qualquer tipo de força, então podemos concluir que as forças sempre serão máximas, logo podemos concluir que para esta equação servirá de base aos cálculos do carro 1. assim...

    108 Km/h = 30 m/s

    v^2 = v0^2 + 2 . a . Δs

    0 = 30^2 + 2*10*Δs

    900 = 20Δs

    Δs = 900/20 = 45 M

    Como já referenciado no comentário 2 a distancia percorrida pelo carro 1 será 75% por conta do atrito estático em relação ao carro 2, então podemos fazer a conta de 3 simples.

    45 -- 0,75

    X -- 1

    45 = 0,75X

    X = 45/0,75 = 60 M

    Espero ter ajudado, abraços.


ID
2663236
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O alumínio é um metal bastante versátil, pois, a partir dele, podem-se confeccionar materiais amplamente utilizados pela sociedade. A obtenção do alumínio ocorre a partir da bauxita, que é purificada e dissolvida em criolita fundida (Na3AlF6)  e eletrolisada a cerca de 1 000 °C. Há liberação do gás dióxido de carbono (CO2), formado a partir da reação de um dos produtos da eletrólise com o material presente nos eletrodos. O ânodo é formado por barras de grafita submergidas na mistura fundida. O cátodo é uma caixa de ferro coberta de grafita. A reação global do processo é:


                    2 Al2 O3 (l) + 3 C (s) → 4 Al (l) + 3 CO2 (g)


Na etapa de obtenção do alumínio líquido, as reações que ocorrem no cátodo e ânodo são: 

Alternativas
Comentários
  • O alumínio vai ser reduzido no catodo (REDUZIU: NOX DIMINUIU)  e é onde vai se depositar no fundo para ser retirado e sodificado. No anodo, local em que ocorre a oxidação, os ions de oxigenio vao virar gas oxigenio, mas IMPORTANTE: no final do processo nao há liberaçao de gas oxigenio, esse gas vai reagir com o revestimento de carvão (C) do processo e ha formação de C02.

  • É uma questão de observação,se olhar a reação vemos que o cabono recebeu oxigênio,isso indica oxidação,enquanto o alumínio puro só pode ser um produto de redução.

    Ficam assim as opções " A e C",mas só observando que,no ânodo ocorre a formação de composto que receberão oxigênio,então não pode haver o mesmo ou nem o contrário no cátodo,logo...

     

    R=Letra "A"

  • Bastaria apenas calcular o NOX do aluminio, se ele sofreu redução, todo o resto sofreu oxidação. Logo:  Redução-cátodo/Oxidação-ànodo. 

    Al ³+ 3e- --------------> Al

  • O cátodo "CATA" os elétrons!

  • Errei por falta de atenção, mas observe:

    O catodo ocorre redução, isto é, temos como produto átomo eletricamente neutro e no anodo temos oxidação, no entanto quando obtemos Alumínio (Al), acaba liberando dióxido de carbono ( Co2), desta forma, gabarito letra A)

  • OBSERVAÇÃO:O cátodo é o local onde ocorre a redução não é o que ganha.Já o íon é que vai reduzir ganhar elétrons porque é instável.Na eletrolise o catodo fica carregado negativamente(com elétrons) e o cation "encosta" no catodo e recebe esses elétrons no polo negativo.Na questão o cátodo é representado pela caixa de aço.

  • GENTE TENHO UMA AJUDA SENSACIONAL PARA VOCES , DECOREM ESSA MUSICA https://www.youtube.com/watch?v=3zKmOnxAFv4 ESSA É SOBRE PILHAS MAS A UNICA DIFERENÇA PRA ELETRÓLISE É O POLO , O ANODO ANTES NEGATIVO VIRA POSITIVO E VICE VERSA

  • Basta analisar com cuidado >w<

  • Quando tava fazendo fiquei entre A e D, mas lembrem que no ânodo o material do eletrodo é corroído, ao contrário do eletrodo do cátodo, que puxa os íons da solução. Os dois apresentam a grafita(C) pra formar o CO2, mas o ânodo vai liberar seu Carbono, pois será corroído, fazendo com que esse carbono corroído que se desprende do eletrodo se ligue ao O2 que o ânodo produziu e forme CO2.

    Resposta:Letra A

  • É só pensar que na eletrólise o cátodo é negativo e ocorre a redução e o ânodo é positivo e ocorre a oxidação

  • É só pensar que na eletrólise o cátodo é negativo e ocorre a redução e o ânodo é positivo e ocorre a oxidação

  • Se esqueceu? Lembre-se da DONA PORCA.

    DO- doa / oxida

    N-negativo

    A- ânodo

    PO- positivo

    R- reduz / recebe

    CA- cátodo

    Na eletrólise, os sinais positivo e negativo são trocados.

  • CRAO! (rs) Cátodo reduz, Ânodo oxida.


ID
2663242
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um gel vaginal poderá ser um recurso para as mulheres na prevenção contra a aids. Esse produto tem como princípio ativo um composto que inibe a transcriptase reversa viral.


Essa ação inibidora é importante, pois a referida enzima

Alternativas
Comentários
  • A transcriptase reversa viral nada mais é que  DNA-polimerase ou RNA-polimerase, ou seja, uma enzima responsável por realizar o processo de transcrição, que corresponde a uma cópia invertida. Ela polimeriza moléculas de DNA em RNA e vice-versa. 

    Alternativa correta: Letra C

  • Resposta: C

  • DNA-polimerase

  • O HIV é um retrovírus, ou seja ele faz a transcrição reversa a partir do RNA viral para formar um DNA. Então este dna vai para o núcleo da célula hospedeira e desencadeia a reprodução do vírus. Letra c

  • Transcriptase reversa viral é a capacidade que o retrovírus tem para a partir de um RNA forma um DNA. Esse processo é usado pelo vírus da AIDS, fato que demonstra como essa doença é perigosa, é uma especie de mutante.

    Vale ressaltar que polimerizar é a mesma coisa que transformar.

  • Transcriptase reversa esta ligada ao DNA-polimerase, chamado também de RNA-polimerase, que é uma enzima viral que tem a função de realizar o processo de transcrição, que polimeriza moléculas de DNA em RNA. O vírus que está por trás disso é o HIV, só lembrando também que a diferença do HIV pra aids é que o primeiro é o causador, o segundo é a doença.

    Letra C

  • Complementando os colegas,

    Na letra A, seria a helicase ou DNA helicase é uma enzima que promove a abertura da hélice de DNA, separando-o em duas fitas simples para que possa sofrer replicação. A helicase quebra as ligações de hidrogénio


ID
2663251
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os parasitoides são insetos diminutos, que têm hábitos bastante peculiares: suas larvas se desenvolvem dentro do corpo de outros animais. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle biológico de pragas agrícolas.

SANTO.M.M.E et.al.Parasitoides: insetos beneficos e cruéis.Ciência Hoje, n. 291, abr. 2012 (adaptado).

O uso desses insetos na agricultura traz benefícios ambientais, pois diminui o(a)

Alternativas
Comentários
  • Quando se utiliza esses insetos na agricultura, chamamos de controle biológico na agricultura, pois com a utilização destes, o uso de agrotóxicos diminui bastante, melhorando assim a qualidade ambiental.

    Alternativa correta: Letra C


  • pq não pode ser a letra B?

  • Porque a B é um benefício à agricultura, não ao ambiente.

    A resposta é C, pois esse controle biológico substitui a aplicação de inceticidas.

  • c)aplicação de inseticidas tóxicos

    pq eles substituem os inseticidas toxicos usados para matar esses insetos/pragas e não afetam a qualidade do produto

  • Porque no controle biologico, fenomeno descrito, os parasitoides atacam especies especificas, não uma grande diversidade de pragas.

    Nessa parte do texto também é dito:

    ''...cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie...''

  • A questão pede o benefício ambiental, sendo assim, quando se realiza o controle biológico, que não exige o uso de inseticidas tóxicos, ocorre a diminuição do mesmo, substituindo por um processo mais agradável ao meio ambiente.

  • Igual a do Enem 2020


ID
2663260
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. A dengue hemorrágica tem como base fisiopatológica uma resposta imune anômala, causando aumento da permeabilidade de vasos sanguíneos, queda da pressão arterial e manifestações hemorrágicas, podendo ocorrer manchas vermelhas na pele e sangramento pelo nariz, boca e gengivas. O hemograma do paciente pode apresentar como resultado leucopenia (diminuição do número de glóbulos brancos), linfocitose (aumento do número de linfócitos), aumento do hematócrito e trombocitopenia (contagem de plaquetas abaixo de 100 000/mm3 ).

Disponível em: www.ciencianews.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).


Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com dengue hemorrágica e os possíveis achados do hemograma, constata-se que

Alternativas
Comentários
  • Quando se trata de dengue hemorrágica ou qualquer outra doença que possa causar hemorragia temos que dar uma atenção especial às plaquetas, pois elas são responsáveis pela coagulação. Nesse caso, a trombocitopenia é o exemplo claro do que se deve ser observado em um hemograma.

    Alternativa correta: Letra D


  • Pensei assi, se está sangrando, não está vedado. Logo, associei o problema com as plaquetas.

  • Resposta item D)

  • Trombocitopenia é o nome dado a toda e qualquer condição de saúde relacionada a uma baixa quantidade de plaquetas no sangue – também chamadas de trombócitos. As plaquetas possuem papel fundamental para a coagulação sanguínea.

  • GABARITO- LETRA D

    Trombocitopenia é o nome dado a toda e qualquer condição de saúde relacionada a uma baixa quantidade de plaquetas no sangue – também chamadas de trombócitos. As plaquetas possuem papel fundamental para a coagulação sanguínea.

  • O que precisa saber.

    Hemácias: O²

    Plaquetas: Coagulação

    Glóbulos brancos ou leucócitos: sistema imune.

    ENEM 2019

  • Linfócito é um tipo de leucócito.

  • Quando se trata de dengue hemorrágica ou qualquer outra doença que possa causar hemorragia temos que dar uma atenção especial às plaquetas, pois elas são responsáveis pela coagulação. Nesse caso, a trombocitopenia é o exemplo claro do que se deve ser observado em um hemograma.

    Alternativa correta: Letra D

  • Gabarito D, apenas um lembrete:

    Glóbulos Brancos/Leucócitos → imunidade e defesa;

    Hemácias → transporte de gases e oxigênio;

    Plaquetas → coagulação do sangue.

  • Quando se trata de dengue hemorrágica ou qualquer outra doença que possa causar hemorragia temos que dar uma atenção especial às plaquetas, pois elas são responsáveis pela coagulação. Nesse caso, a trombocitopenia é o exemplo claro do que se deve ser observado em um hemograma.

  • Queria ser médico só para falar trombocitopenia sem nenhuma culpa

  • Interessante esses termos que a questão aborda! Beijos para minha professora Jana que abordou em sala de aula tais termos.

  • Gabarito D, apenas um lembrete:

    Glóbulos Brancos/Leucócitos → imunidade e defesa;

    Hemácias → transporte de gases e oxigênio;

    Plaquetas → coagulação do sangue.


ID
2663263
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O caramujo gigante africano, Achatina fulica, é uma espécie exótica que tem despertado o interesse das autoridades brasileiras, uma vez que tem causado danos ambientais e prejuízos econômicos à agricultura. A introdução da espécie no Brasil ocorreu clandestinamente, com o objetivo de ser utilizada na alimentação humana. Porém, o molusco teve pouca aceitação no comércio de alimentos, o que resultou em abandono e liberação intencional das criações por vários produtores. Por ser uma espécie herbívora generalista (alimenta-se de mais de 500 espécies diferentes de vegetais), com grande capacidade reprodutiva, tornou-se uma praga agrícola de difícil erradicação. Associada a isto, a ausência de predadores naturais fez com que ocorresse um crescimento descontrolado da população.


O desequilíbrio da cadeia alimentar observado foi causado pelo aumento da densidade populacional de

Alternativas
Comentários
  • Se o caramujo come cerca de 500 especies de vegetais e a quantidade dele aumentou em consequência da falta que outra espécie que se alimente dele Implica dizer que ele irá causar um desequilibrio ambiental. Dessa forma, os vegetais são os produtores, o caramujo consumidor secundário e a espécie que come ele(Caramujo) é consumidor terceário. Portanto, a alternativa correta é a letra C. 

  • Na questão deixa claro que o caramujo é herbívoro ( se alimenta diretamente do produtor), logo, o caramujo na cadeia alimentar, ocupa a posição de consumidor primário. Também diz que o caramujo não tem predadores naturais. Sendo assim, vai ocorrer um desequilíbrio ambiental pelo aumento populacional de caramujos (CONSUMIDOR PRIMÁRIO), pela falta de predadores ( CONSUMIDOR SECUNDÁRIO). Resposta letra "B"

  • Qualquer desequilíbrio causado na cadeia alimentar se deve pelo grande número de uma certa espécie em detrimento de outra, ou seja, nesse caso, o grande número de consumidores primários (o próprio caramujo) e ausência de consumidores secundários (predadores) tornaram o caramujo uma praga.

    Alternativa correta: Letra B

     
  • No enunciado diz que o caramujo é herbivoro, logo... consumidor primario visto que as plantas são produtores e o caramujo se tornou uma "praga" existe um desequelibrio ecologico resultante da falta de um consumidor secundario que poderia ser tanto onivoro quanto carnivoro.

  • Numa cadeia alimentar, os produtores são seres autótrofos, ou seja, produzem seu próprio alimento, tendo como exemplo as plantas. Os consumidores primários são seres heterótrofos, ou seja, não produzem seu próprio alimento, abrangendo os herbívoros (comem matéria vegetal) e os onívoros (basicamente comem carne e vegetais). Os consumidores secundários são os carnívoros, que têm uma alimentação baseada no consumo dos consumidores primários. Agora basta fazer a associação:

    Planta <=> ser autótrofo, um produtor

    Caramujo <=> ser heterótrofo e herbívoro, consumidor primário

    Não ha a presença do predador nessa cadeia, conforme informado pelo texto <=> não existe o consumidor secundário

    Analisando as alternativas, a que melhor explica a proliferação exagerada dos caramujos é a Letra B, uma vez que a população dos consumidores primários estão aumentando e não existe um consumidor secundário que a possa controla-la.

  • GABARITO: B

    Os caramujos são herbívoros que se alimentam apenas de produtores, ocupando o segundo nível trófico, o de consumidor primário. Por serem uma espécie invasora/exótica, não possuem predadores naturais (ausência de consumidores secundários), o que faz com que sua população consiga crescer cada vez mais.

    Equipe Descomplica

  • Pura interpretação de texto.


ID
2663269
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A toxina botulínica (produzida pelo bacilo Clostridium botulinum) pode ser encontrada em alimentos malconservados, causando até a morte de consumidores. No entanto, essa toxina modificada em laboratório está sendo usada cada vez mais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas físicos e/ou estéticos, atenuando problemas como o blefaroespasmo, que provoca contrações involuntárias das pálpebras.

BACHUR, T. P. R. et al. Toxina botulínica: de veneno a tratamento. Revista Eletrônica Pesquisa Médica, n. 1, jan.-mar. 2009 (adaptado).


O alívio dos sintomas do blefaroespasmo é consequência da ação da toxina modificada sobre o tecido

Alternativas
Comentários
  • A toxina botuínica tem ação neuromuscular, agindo sobre a placa motora e provocando paralisia por interferir no mecanismo da contração muscular. Dessa forma, modificada e utilizada no tratamento do blefaroespasmo, essa toxina pode auxiliar na redução das contrações involuntárias das pálpebras.

    Resposta: B

  • A toxina botulínica, ou botox, como é conhecida no meio de estética e beleza, é usado como um produto que paralisa as fibras musculares, atuando justamente nesse tecido. Com a injeção da toxina, os grupos musculares afetados ficam paralisados e dão aspecto mais firme.

    Alternativa correta: Letra B


  • ''contrações involuntárias''  - Qual tecido contrala as contações minha cara amebinha? 

    É CLARO QUE É O MUSCULAR...

  • A toxina botulínica, ou botox, como é conhecida no meio de estética e beleza, é usado como um produto que paralisa as fibras musculares, atuando justamente nesse tecido. Com a injeção da toxina, os grupos musculares afetados ficam paralisados e dão aspecto mais firme.

  • "qualidade de vida das pessoas com problemas físicos e/ou estéticos, atenuando problemas como o blefaroespasmo, que provoca contrações involuntárias das pálpebras" Só na Interpretação, óbvio que é a B.

  • "que provoca contrações involuntárias das pálpebras."

    Contrações = tecido muscular.

  • Fiquei na dúvida entre B, C e D, porém reli e prestei atenção na palavra "contrações", epitelial é de revestimento, conjuntivo é de preenchimento, então só pode ser muscular.


ID
2663275
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A reprodução vegetativa de plantas por meio de estacas é um processo natural. O homem, observando esse processo, desenvolveu uma técnica para propagar plantas em escala comercial.


A base genética dessa técnica é semelhante àquela presente no(a)

Alternativas
Comentários
  • A estaquia ou por meio de estaca, como é mais conhecido, é um método de reprodução assexuada das plantas, onde se coloca uma parte do caule ou folha em um meio úmido e ela se desenvolve em uma nova planta. Essa técnica é muito semelhante em relação à base genética da clonagem, onde a partir de um pedaço do organismo "original" se recria novos organismos.

    Alternativa correta: Letra B

     
  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 
    Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!! 
    Olhou a questão e bateu o desespero? 
    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não... 
    A gente mata no peito e chuta pro gol...

     

    O plantio por estacas é feito ao se plantar partes de um vegetal já adulto, como caule, raiz ou folhas, gerando novos indivíduos. Este processo pode ser considerado um tipo de clonagem, já que os novos indivíduos formados possuem o mesmo material genético do vegetal que teve suas estacas retiradas.

     

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: clonagem.

     

    Errou? Acertou? 
    Tem algum macete para resolver mais rápido?
    Curti aqui e me fala... 

     

    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz."  - Bill Gates.

     

     

  • Gente a explicação dessa questão é a mesma do processo de plantação de Banana, não se planta Banana com sementes e sim cortando um pedaço dela e enterrando para ela se regenerar e virar uma nova bananeira e esse processo se chama clonagem e "quase como o processo de reprodução 'assexuada' " o ser vivo "arranca" uma parte dele e essa parte se regenra formando um novo ser. Do mesmo jeito é essa planta do texto. 

  • A estaquia ou por meio de estaca, como é mais conhecido, é um método de reprodução assexuada das plantas, onde se coloca uma parte do caule ou folha em um meio úmido e ela se desenvolve em uma nova planta. Essa técnica é muito semelhante em relação à base genética da clonagem, onde a partir de um pedaço do organismo "original" se recria novos organismos.

    Alternativa correta: Letra B

  • quando se falou por meio de estacas eu pensei no que se faz com o tomateiro, você 'pendura' a planta. Não imaginei nunca que era tipo a banana...

  • "uma técnica para propagar plantas em escala comercial."


ID
2663278
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O acúmulo de plásticos na natureza pode levar a impactos ambientais negativos, tanto em ambientes terrestres quanto aquáticos. Uma das formas de minimizar esse problema é a reciclagem, para a qual é necessária a separação dos diferentes tipos de plásticos. Em um processo de separação foi proposto o seguinte procedimento:


I. Coloque a mistura de plásticos picados em um tanque e acrescente água até a metade da sua capacidade.

II. Mantenha essa mistura em repouso por cerca de 10 minutos.

III. Retire os pedaços que flutuam e transfira-os para outro tanque com uma solução de álcool.

IV. Coloque os pedaços sedimentados em outro tanque com solução de sal e agite bem.


Qual propriedade da matéria possibilita a utilização do procedimento descrito?

Alternativas
Comentários
  • Letra C: Densidade

    A densidade é responsável, em líquidos, pela flutuação ou sedimentação. 

  • Falar em flutuação já sabe: densidade

  • Flotação, Decantação, Levigação, Floculação e Centrifugação funcionam pela densidade das fases

  • A densidade é a responsável pela flutuação e afundamento.


ID
2663281
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para irrigar sua plantação, um produtor rural construiu um reservatório a 20 metros de altura a partir da barragem de onde será bombeada a água. Para alimentar o motor elétrico das bombas, ele instalou um painel fotovoltaico. A potência do painel varia de acordo com a incidência solar, chegando a um valor de pico de 80 W ao meio-dia. Porém, entre as 11 horas e 30 minutos e as 12 horas e 30 minutos, disponibiliza uma potência média de 50 W. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e uma eficiência de transferência energética de 100%.

Qual é o volume de água, em litros, bombeado para o reservatório no intervalo de tempo citado?

Alternativas
Comentários
  • 50W = 50j/s

    1s = 50j

    3600s = x

    x = 1,8.10 a quinta. 

    Ep = mhg 

    1,8.10 a quinta = x.20.10

    x = 900L

  • estamos de volta jovem gafanhoto...

    Potência do painel = Potência média = Força peso . Deslocamento / intervalo de Tempo

    50 = F.20 / 60.60 

    Fpeso = 50.3600 / 20 = 9000 N 

    Fpeso = m.g 

    9000 = m.10

    m = 900 kg

    Para H20 - densidade = 1kg/L

    Logo, 1 = 900/ volume

    Volume = 900 litros

     

  • P = d.z.g.h (d= densidade, z= vazão, g= gravidade, h= altura)

    P= d.v.g.h/tempo (vazão = volume/tempo, então substituí na formula)

    agora: 50 = 1000.v.10.20/3600 (densidade da agua é 1000 e 3600 são 1 hora em segundos)

    50=2000v/36

    v=1800/2000

    v= 0,9 metros cúbicos

    como 1m^3 equivalem a 1000 litros, então 0,9 m^3 equivalem a 900 litros

    letra D

  • Sabendo que a potência a ser utilizada é de 50W durante o intervalo de 1h, temos:

    50 J/s = 3000 J/min = 1,8 x 105 J/h

    A massa da água é calculada através da relação:

    μ(água) = m/V

    m = μ(água).V

    Utilizando a relação Ep= mgh para calcular a energia potencial e sabendo que μ(água) = 1 g/cm³ = 1 kg/dm³, temos que:

    mgh = 1,8.105

    μ(água).V.g.h = 1,8.105

    1.10.20.V = 1,8.105

    V = 1,8.105/200

    V = 900 dm³ = 900 L.

  • para resolver através da densidade, tem de haver um conhecimento prévio da densidade da água. Se resolver através de M.G.H = TRABALHO, precisa-se saber que 1L de água corresponde a 1kg.

    De qualquer maneira necessitava de algum conhecimento prévio sobre a água.

  • Só lembrando aos genios da ciencia que no ENEM não pode ter conhecimento de quimica (densidade) e dinâmica na solucao do item. Apenas usem ferramentas da fisica...potencia, e.potencial gravitac.

  • A Potencia é o Trabalho/Tempo. Como o Trabalho realizado é o da Ep (Energia Potencial) a fórmula fica:

    P= m.g.h/t

    usando o "t" em segundos...

    50= m.10.20/3600

    m=180000/200

    m= 900 de água

  • A Potencia é o Trabalho/Tempo. Como o Trabalho realizado é o da Ep (Energia Potencial) a fórmula fica: P= m.g.h/t

    usando o "t" em segundos...

    50= m.10.20/3600

    m=180000/200

    m= 900 de água

  • 50W POIS SE TRATA DO INTERVALO DE TEMPO 11:3O AOs 12:30

    Gravidade: 10

    H: 30m tempo : 3600 segundos eficiencia: 100% ou seja nem precisa mexer

    P:t/tempo : 50.3600= T T=180mil

    T= F.d F=180mil/20 F=9000N F=m.a M=9000/10 M=900kg

    CONVENÇÃO

    1kg=1L

    Assim= 900L

  • A Potencia é o Trabalho/Tempo. Como o Trabalho realizado é o da Ep (Energia Potencial) a fórmula fica:

    P= m.g.h/t

    usando o "t" em segundos...

    50= m.10.20/3600

    m=180000/200

    m= 900 de água

    espero ter ajudado :)

  • Poxa, que tesão acertar esse tipo de questão!

  • Fique um tempão com medo de marcar e de ser humilhado dnv

  • Tem que tomar um cuidado na interpretação e não confundir com os 80W. A questão quer entre 11:30 e 12:30. Assim, o valor é 50W.

    Pot = E/ΔT

    50 = m * 10 * 20/3600 (3600 pois é 1h).

    50 = 200m/3600

    50 = 2m/36

    50 = m/18

    m = 50 * 18

    m = 900 kg

    A densidade da água é aproximadamente 1kg/L. Portanto, 900L.

  • W = m.g.h


ID
2663287
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na natureza a matéria é constantemente transformada por meio dos ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo da água, existem os ciclos do carbono, do enxofre, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio.


O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o

Alternativas
Comentários
  • Uma Questão bem simples, o oxigênio é um elemento que está presente em todos os ciclos biogeoquímicos.

  • O meio ambiente e os elementos químicos se mantém, ou seja, fazem parte de todos os seres, a partir dos ciclos biogeoquímicos, pois ciclando, eles conseguem ser absorvidos e utilizados em diversos ambientes. Nos ciclos citados, o oxigênio é o que faz parte de todos eles, atuando normalmente para oxidar algum composto, ou mesmo fazendo as ligações.

    Alternativa correta: Letra D


  • Só a palavra todos já tira a simplicidade de qualquer coisa, pois presume que você já viu todos e deve encontrar uma característica geral.

  • O oxigênio está presente no ciclo da água, uma vez que a molécula é H2O.

    Está presente no ciclo do carbono, como CO2, do enxofre, como SO2 e H2SO4, do fósforo e do cálcio como os óxidos destes no solo, do nitrogênio como NO2 e NO3, e do oxigênio, bom, sempre.

  • li a palavra "todos" e logo pensei no carbono, já que ele está presente em tudo que é vivo, se eu não me engano. Enfim, estava enganadah

  • Não tem nem oq pensar...


ID
2663290
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Bioindicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um hábitat, comunidade ou ecossistema, entre outras funções. A posição trófica do organismo bioindicador é uma das características mais relevantes quanto ao seu grau de importância para essa função: quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade,pois pressupõe-se que toda a cadeia trófica é contaminada a partir dele.

ANDRÉA, M. M. Bioindicadores ecotoxicológicos de agrotóxicos. Disponível em: www.biologico.sp.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2013 (adaptado).


O grupo de organismos mais adequado para essa condição, do ponto de vista da sua posição na cadeia trófica, é constituído por

Alternativas
Comentários
  • Quando o texto coloca em evidencia a seguinte parte " quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade,pois pressupõe-se que toda a cadeia trófica é contaminada a partir dele." Dessa forma, a alternativa que se encaixa melhor é a A, pois as algas ocupam um baixo nivel trofico e são ditas como produtoras. Então se ela é contaminada o restante da cadeia vai se contaminar também apartir do momento que ela for ingerida. 

  •  facil demais

  • Que caia uma assim no enem desse anoo kkk

  • Quando falamos de bioindicadores, temos que observar que quanto mais baixo for o nivel trofico dele, melhor será para avalia a condição do ambiente, pois parte-se do principio que toda a cadeia trófica é contaminada a partir dele. No enunciado da questão claramente estamos falando de produtores, ou seja, dentre as alternativas, as algas são os organismos mais adequados para esses ensaios.

    Alternativa correta: Letra A


  • A questão só quer saber qual das opções ocupa o nível trófico mais baixo, que nesse caso são as algas que são produtoras e consequentemente ocupam o primeiro nível trófico. Letra A.

  • Deus te ouça, francyelle. kkk

  • A questão fala que o bioindicador tem um nivel trófico baixo e as algas são a resposta correta já que é apartir delas que acontece a "contaminação" visto que são os produtores.

  • Um exemplo de produtores bioindicadores são as briofitas.

  • algas são produtoras

  • Vídeo Aula: https://www.youtube.com/watch?v=PGIP06iaHZM


ID
2663302
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

36 hours in Buenos Aires


Contemporary Argentine history is a roller coaster of financial booms and cracks, set to gripping political soap operas. But through all the highs and lows, one thing has remained constant: Buenos Aires’s graceful elegance and cosmopolitan cool. This attractive city continues to draw food lovers, design buffs and party people with its riotous night life, fashion-forward styling and a favorable exchange rate. Even with the uncertain economy, the creative energy and enterprising spirit of Porteños, as residents are called, prevail — just look to the growing ranks of art spaces, boutiques, restaurants and hotels.

SINGER, P. Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 30 jul. 2012.


Nesse artigo de jornal, Buenos Aires é apresentada como a capital argentina, que

Alternativas
Comentários
  • Contemporary Argentine history is a roller coaster of financial booms and cracks, set to gripping political soap operas. But through all the highs and lows, one thing has remained constant: Buenos Aires's graceful elegance and cosmopolitan cool. 

    Tradução: A história contemporânea da Argentina é uma montanha-russa de booms financeiros, preparada para atrair novelas políticas. Mas, apesar de todos os altos e baixos, uma coisa permaneceu constante: a graciosa elegância e o espírito cosmopolita de Buenos Aires.

    Nesse artigo de jornal, Buenos Aires é apresentada como a capital argentina, que manteve sua elegância e espírito cosmopolita, apesar das crises econômicas. 
    Gabarito do Professor: B

  • Alguém pode explicar porque a alternativa C está errada, por favor?

  • Gabarito: B.

    Tanto a letra B como a C falam sobre crises econômicas que abalaram a Argentina com o passar dos anos, mas lendo o texto você consegue perceber que ele foca muito mais na elegância e no aspecto cosmopolita (Buenos Aires’s graceful elegance and cosmopolitan cool), do que na energia e no aspecto empreendedor.


ID
2663305
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Horse or cow


Prior to taking retirement and selling off his land, a farmer needed to get rid of all the animals he owned, so he decided to call on every house in his village. At houses where the man was the boss, he gave a horse; at houses where the woman was the boss, he gave a dairy cow.

Approaching one cottage, he saw a couple gardening and called out, ‘Who’s the boss around here?’

‘I am,’ said the man.

The farmer said: ‘I have a black horse and a brown horse. Which one would you like?’

The man thought for a minute and said, ‘The black one.’

‘No, no, get the brown one,’ said his wife.

The farmer said, ‘Here’s your cow.’

TIBBALLS, G. The book of senior jokes. Great Britain: Michael O’Mara, 2009 (adaptado)


O texto relata o caso de um fazendeiro prestes a se aposentar e vender sua fazenda. O aspecto cômico desse texto provém da

Alternativas
Comentários
  •        Antes de se aposentar e vender suas terras, um fazendeiro precisava se livrar de todos os animais que possuía, então decidiu chamar todas as casas de sua aldeia. Nas casas onde o homem era o chefe, ele dava um cavalo; nas casas onde a mulher era a chefe, ele dava uma vaca leiteira.       Aproximando-se de uma casa de campo, ele viu um casal de jardineiros e gritou: "Quem é o chefe por aqui?"       "Sou eu", disse o homem.       O fazendeiro disse: "Eu tenho um cavalo preto e um cavalo marrom. Qual deles você gostaria?       O homem pensou por um minuto e disse: "O preto".       "Não, não, pegue o marrom", disse a esposa.       O fazendeiro disse: "Aqui está sua vaca".
    Conforme tradução do texto, o aspecto cômico se dá pelo fato do fazendeiro perceber que a mulher era a chefe da casa. Por isso, deu a vaca.
    Gabarito do Professor: C
  • Primeiro veja que quando o fazendeiro chega em uma cottage ele diz: ‘Who’s the boss around here?’

    nesse caso o homem respondeu : "I am"

    Ou seja, ele é quem é o chefe da casa.

    na pergunta seguinte o fazendeiro diz :" I have a black horse and a brown horse. Which one would you like?

    o homem diz : "The black one"

    logo em seguida ele é contrariado pela sua esposa que diz: "No, no, get the brown one."

    Resumindo: na verdade quem mandava na casa era a esposa e não o esposo!

    daí o aspecto cômico.

    Por isso letra C a alternativa correta!


ID
2663308
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

First Footing


One of the major Hogmanay customs was "first-footing". Shortly after "the bells" — the stroke of midnight when public clocks would chime to signal the start of the new year —, neighbours would visit one another’s houses to wish each other a good new year. This visiting was known "first-footing",and the luckiest first-foot into any house was a tall, dark and handsome man — perhaps as a reward to the woman who traditionally had spent the previous day scrubbing her house (another Hogmanay ritual). Women or red heads, however, were always considered bad luck as first-foots.

First-foots brought symbolic gifts to "handsel" the house: coal for the fire, to ensure that the house would be warm and safe, and shortbread or black bun (a type of fruit cake) to symbolise that the household would never go hungry that year.

First-footing has faded in recent years, particularly with the growth of the major street celebrations in Edinburgh and Glasgow, although not the Scots love of a good party, of which there are plenty on the night!

Disponível em: www.visitscotland.com. Acesso em: 23 nov. 2011.


A partir da leitura do texto sobre a comemoração do Ano-novo na Escócia, observa-se que, com o tempo, aspectos da cultura de um povo podem ser

Alternativas
Comentários
  • First-footing has faded in recent years, particularly with the growth of the major street celebrations in Edinburgh and Glasgow, [...]
    Tradução: O first-footing tem se desvanecido nos últimos anos, particularmente com o crescimento das principais celebrações de rua em Edimburgo e Glasgow, [...]
    A partir da leitura do texto sobre a comemoração do Ano-novo na Escócia, observa-se que, com o tempo, aspectos da cultura de um povo, como o "first footing" podem ser substituídos por outras práticas. 
    Gabarito do Professor: B
  • "First-footing HAS FADED (desapareceu) in recent years, particularly with the growth of the major street celebrations in Edinburgh and Glasgow"...

  • Good luck next issues, Darlings.

  • No primeiro paragrafo eles explicam a origem do evento First-footing, primeiro passo, em uma tradução livre. Acontece que no terceiro, logo antes do questionamento principal, possui esta passagem: "First-footing has faded in recent years, particularly with the growth of the major street celebrations in Edinburgh and Glasgow, although not the Scots love of a good party, of which there are plenty on the night!"

    First-footing has faded in recent years = O primeiro-passo desapareceu no anos recentes. Ou seja, a resposta correta é letra B.


ID
2663314
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Da timidez


Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem horror a ser notado, quanto mais a ser notório. Se ficou notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal, que retumbante timidez é essa, que atrai tanta atenção? Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas um estratagema para ser notado. Tão secreto que nem ele sabe. É como no paradoxo psicanalítico, só alguém que se acha muito superior procura o analista para tratar um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se sentir inferior é doença.

[...]

O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa nos membros da plateia como indivíduos. Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a plateia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.

VERISSIMO, L. F. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.


Entre as estratégias de progressão textual presentes nesse trecho, identifica-se o emprego de elementos conectores. Os elementos que evidenciam noções semelhantes estão destacados em:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa C responde o enunciado, porque é a única que apresenta conectivos que indicam semanticamente a ideia de oposição, contraste, contrariedade.

  • Apesar de - concessão 

    Mas - Oposição

  • entendi a ques~tao pedia conectores que exprimem a mesma função dentre as conjunções, não a função comparativa...

  • Aí galerinha, presta atenção que nessa questão nem precisava ler esse texto!

    Dá pra fazer só lendo o comando e as respostas!!

    Bons estudos pessoal!!

  • A função dos conectores é ligar duas orações. Às vezes, confundimos uma preposição ou partícula expletiva com conjunção. A única afirmativa onde os dois elementos são conectores é a alternativa (C) "[...] ficou notório apesar de ser tímido[...]" e "[...] mas isto não é vantagem [...]". O primeiro elemento, "apesar de", exprimindo uma ideia de concessão e o segundo elemento "mas" dando uma ideia de adversão (se aparecer "adversidade" na tua prova marquem esta opção).

    GABARITO: C

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

    INSTAGRAN:

    @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)


ID
2663320
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

E: Diva ... tem algumas ... alguma experiência pessoal que você passou e que você poderia me contar ... alguma coisa que marcou você? Uma experiência ... você poderia contar agora...


I: É ... tem uma que eu vivi quando eu estudava o terceiro ano científico lá no Atheneu...né... é:: eu gostava muito do laboratório de química ... eu ... eu ia ajudar os professores a limpar aquele material todo ... aqueles vidros ... eu achava aquilo fantástico ... aquele monte de coisa ... né ... então ... todos os dias eu ia ... quando terminavam as aulas eu ajudava o professor a limpar o laboratório ... nesse dia não houve aula e o professor me chamou pra fazer uma limpeza geral no laboratório ... chegando lá ... ele me fez uma experiência ... ele me mostrou uma coisa bem interessante que ... pegou um béquer com meio d’água e colocou um pouquinho de cloreto de sódio pastoso... então foi aquele fogaréu desfilando... aquele fogaréu ... quando o professor saiu ... eu chamei umas duas colegas minhas pra mostrar a experiência que eu tinha achado fantástico ... só que ... eu achei o seguinte ... se o professor colocou um pouquinho... foi aquele desfile... imagine se eu colocasse mais ... peguei o mesmo béquer ... coloquei uma colher ... uma colher de cloreto de sódio ... foi um fogaréu tão grande ... foi uma explosão ... quebrou todo o material que estava exposto em cima da mesa eu branca... eu fiquei...olha..eu pensei que fosse morrer sabe ... quando ... o colégio inteiro correu pro laboratório pra ver o que tinha sido ...

CUNHA, M. A. F. (Org.) . Corpus discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal. Natal: EdUFRN, 1998.


Na transcrição de fala, especialmente, no trecho “eu branca...eu fiquei...olha...eu pensei que fosse morrer sabe...", há um estrutura sintática fragmentada, embora facilmente interpretável. Sua presença na fala revela

Alternativas
Comentários
  • As reticências são usadas para:

    Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento

    E

  • Não entendi...

  • As reticências são usadas para indicar a pausa na fala. O enunciado da questão já identifica o texto como transcrição de um discurso oral (ou de fala). O discurso oral tem como característica ser instantâneo, pelo fato de que as palavras são pensadas e expressas simultaneamente. Essas condições trazem as constantes pausas para reformulações da fala, que são identificadas pelo notável uso das reticências na transcrição.

    Portanto, o uso das reticências revela que o discurso transcrito foi planejado e executado ao mesmo tempo. Alternativa ( E )

  • O uso da reticências denota uma certa pausa quando se analisa o discurso.

  • Este é o famoso "falar e organizar as ideias ao mesmo tempo." As reticências significa o pensamento do personagem e esta pausa representa o pensamento e a fala ocorrendo de forma simultânea. Isto acontece, por exemplo, quando alguém é surpreendido com uma pergunta inesperada.

    GABARITO: E

    INSTAGRAN:

    @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)


ID
2663323
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O mundo das grandes inovações tecnológicas, dos avanços das pesquisas médicas e que já presenciou o envio de homens ao espaço é o mesmo lugar onde 1 bilhão de pessoas dormem e acordam com fome. A desnutrição ocupa o primeiro lugar no ranking dos 10 maiores riscos à saúde e mata mais do que a aids, a malária e a tuberculose combinadas. O equivalente às populações da Europa e da América do Norte, juntas, está de barriga vazia. E um futuro famélico aguarda a raça humana. Em 2050, apenas por razões ligadas às mudanças climáticas, o número de pessoas sem comida no prato vai aumentar em até 20%.

Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 22 jan. 2012.


Considerando a natureza do tema, a forma como está apresentado e o meio pelo qual é veiculado o texto, percebe-se que seu principal objetivo é

Alternativas
Comentários
  • Note que, de inicio, o texto passa a ideia de que ele vai nos levar a alguma coisa mais surprendentemente que a ida a lua, o desenvolvimento tecnologico, porém, há uma quebra de expectativa, onde é mostrado um contraste que no mesmo mundo que já ocorreu tantas coisas boas, há coisas ruins, como a fome.

    No fim, ele alerta ainda, que esse problema tende a se expandir. LetraE)

  • Pessoal uma coisa que estou percebendo no ENEM, das 450 questões qua ja fiz, a maioria das respostas estão no início ou no fim do texto.

    Nessa questão a LETRA E, é sem dúvida a correta, ele crítica um mundo com tantas tecnologias que estás não são usadas para sanar a fome mundial.

    PROIBIDO DESISTIR! :)

  • Cuidado com as generalizações, amigo...


ID
2663326
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I


Voluntário

Rosa tecia redes, e os produtos de sua pequena indústria gozavam de boa fama nos arredores. A reputação da tapuia crescera com a feitura de uma maqueira de tucum ornamentada com a coroa brasileira, obra de ingênuo gosto, que lhe valera a admiração de toda a comarca e provocara a inveja da célebre Ana Raimunda, de Óbidos, a qual chegara a formar uma fortunazinha com aquela especialidade, quando a indústria norte-americana reduzira à inatividade os teares rotineiros do Amazonas.

SOUSA, I. Contos amazônicos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.


TEXTO II


Relato de um certo oriente

Emilie, ao contrário de meu pai, de Dorner e dos nossos vizinhos, não tinha vivido no interior do Amazonas. Ela, como eu, jamais atravessara o rio. Manaus era o seu mundo visível. O outro latejava na sua memória. Imantada por uma voz melodiosa, quase encantada, Emilie maravilha-se com a descrição da trepadeira que espanta a inveja, das folhas malhadas de um tajá que reproduz a fortuna de um homem, das receitas de curandeiros que veem em certas ervas da floresta o enigma das doenças mais temíveis, com as infusões de coloração sanguínea aconselhadas para aliviar trinta e seis dores do corpo humano. "E existem ervas que não curam nada ", revelava a lavadeira, “mas assanham a mente da gente. Basta tomar um gole do líquido fervendo para que o cristão sonhe uma única noite muitas vidas diferentes". Esse relato poderia ser de duvidosa veracidade para outras pessoas, mas não para Emilie.

HATOUM, M. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.


As representações da Amazônia na literatura brasileira mantêm relação com o papel atribuído à região na construção do imaginário nacional. Pertencentes a contextos históricos distintos, os fragmentos diferenciam-se ao propor uma representação da realidade amazônica em que se evidenciam

Alternativas
Comentários
  • No texto I fala que QUANDO a indústria norte americana reduziu a produção no Amazonas a ROSA passou a GANHAR DINHEIRO com sua pequena indústria, inclusive nas regiões vizinhas, pois diminuiu a forte concorrência internacional. Assim, não houve resistência/luta/oposição local. No texto 2 há o cultivo de superstições, evidenciado nos termos "a trepadeira espantava a inveja", "tajá reproduz a fortuna", "ervas q fazem sonhar muitas vidas diferentes". SUPERSTIÇÃO É O MESMO QUE TRADIÇÃO POPULAR. Não há menção de práticas científicas, as pessoas acreditam no método de cura passado tradicionalmente de pai para filho. É algo habitual, um costume.

  • Gastar um tempão lendo dois textos e ainda errar.


ID
2663332
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O peru de Natal


O nosso primeiro Natal de família, depois da morte de meu pai acontecida cinco meses antes, foi de consequências decisivas para a felicidade familiar. Nós sempre fôramos familiarmente felizes, nesse sentido muito abstrato da felicidade: gente honesta, sem crimes, lar sem brigas internas nem graves dificuldades econômicas. Mas, devido principalmente à natureza cinzenta de meu pai, ser desprovido de qualquer lirismo, duma exemplaridade incapaz, acolchoado no medíocre, sempre nos faltara aquele aproveitamento da vida, aquele gosto pelas felicidades materiais, um vinho bom, uma estação de águas, aquisição de geladeira, coisas assim. Meu pai fora de um bom errado, quase dramático, o puro-sangue dos desmancha-prazeres.

ANDRADE, M. In: MORICONI, I. Os cem melhores contos brasileiros do século. São Paulo: Objetiva, 2000 (fragmento).


No fragmento do conto de Mário de Andrade, o tom confessional do narrador em primeira pessoa revela uma concepção das relações humanas marcada por

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Enem maldito.

     

  • A característica do pai como uma pessoa que não aproveita os bens materiais disponíveis é retrato de uma geração antiquada que com certeza passou por dificuldades financeiras contrastando com a geração do autor que apesar das boas condições financeiras era impedido de viver bem em sua totalidade devido ao comportamento do pai. Por isso percebemos claramente a luta de gerações.

  • A família queria ostentar, mas o pai era estraga prazeres. kkkkkk

    Avante, guerreiros!

  • Note: "natureza cinzenta de meu pai, ser desprovido de qualquer lirismo". Isso indica ausência de sentimentalismo do pai, que é estereotipado naquela visão do pai tradicional que nós temos. A letra A fala justamente sobre isso, uma ausência de emoção numa pessoa que viveu em outro contexto. Isso a gente percebe até em casa mesmo. Note que seu avô tem uma linha de pensamento, seu pai pode pensar de outra forma e você com certeza deve pensar bem diferente: é o contraste guiado pelas diferentes gerações.

    Letra A

  • muuuuuuuuuito subjetiva essa interpretação


ID
2663335
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

— Não, mãe. Perde a graça. Este ano, a senhora vai ver. Compro um barato.

— Barato? Admito que você compre uma lembrancinha barata, mas não diga isso a sua mãe. É fazer pouco-caso de mim.

— Ih, mãe, a senhora está por fora mil anos. Não sabe que barato é o melhor que tem, é um barato!

— Deixe eu escolher, deixe...

— Mãe é ruim de escolha. Olha aquele blazer furado que a senhora me deu no Natal!

— Seu porcaria, tem coragem de dizer que sua mãe lhe deu um blazer furado?

— Viu? Não sabe nem o que é furado? Aquela cor já era, mãe, já era!

ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.


O modo como o filho qualifica os presentes é incompreendido pela mãe, e essas escolhas lexicais revelam diferenças entre os interlocutores, que estão relacionadas

Alternativas
Comentários
  • Letra d.

    Nota-se que o filho, evidentemente vive diante de um mundo lexical diferenciado da mãe. As suas palavras estão diretamente relacionadas com a idade que apresenta, sendo mais novo que a mesma, obviamente.

    A mãe não compreende, portanto, o que está sendo dito pelo seu filho em decorrência das faixas etárias muito distintas que ocupam, o que gera por vezes, uma dificuldade de concretização do tema e assunto abordados.

    brainly


ID
2663338
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I


Versos de amor


A um poeta erótico

Oposto ideal ao meu ideal conservas.

Diverso é, pois, o ponto outro de vista

Consoante o qual, observo o amor, do egoísta

Modo de ver, consoante o qual, o observas.

Porque o amor, tal como eu o estou amando,

É Espírito, é éter, é substância fluída,

É assim como o ar que a gente pega e cuida,

Cuida, entretanto, não o estar pegando!

É a transubstanciação de instintos rudes,

Imponderabilíssima, e impalpável,

Que anda acima da carne miserável

Como anda a garça acima dos açudes!

ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996 (fragmento).


TEXTO II


Arte de amar


Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.

A alma é que estraga o amor.

Só em Deus ela pode encontrar satisfação.

Não noutra alma.

Só em Deus — ou fora do mundo.

As almas são incomunicáveis.

Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.


Os Textos I e II apresentam diferentes pontos de vista sobre o tema amor. Apesar disso, ambos definem esse sentimento a partir da oposição entre

Alternativas
Comentários
  • TEXTO I:

    "Porque o amor, tal como eu o estou amando,

    É Espírito, é éter, é substância fluída,"

    TEXTO II:

    "Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.

    A alma é que estraga o amor.

    Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo."

    Ou seja, o primeiro fala do amor ligado ao espiritual e o segundo do amor ligado ao corpo

    gabarito:D


ID
2663344
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Não adianta isolar o fumante


Se quiser mesmo combater o fumo, o governo precisa ir além das restrições. É preciso apoiar quem quer largar o cigarro.

Ao apoiar uma medida provisória para combater o fumo em locais públicos nos 27 estados brasileiros, o Senado reafirmou um valor fundamental: a defesa da saúde e da vida.

Em pelo menos um aspecto a MP 540/2011 é ainda mais rigorosa que as medidas em vigor em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná, estados que até agora adotaram as legislações mais duras contra o tabagismo. Ela proíbe os fumódromos em 100% dos locais fechados, incluindo até tabacarias, onde o fumo era autorizado sob determinadas condições.

Uma das principais medidas atinge o fumante no bolso. O governo fica autorizado a fixar um novo preço para o maço de cigarros. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) será elevado em 300%. Somando uma coisa e outra, o sabor de fumar se tornará muito mais ácido. Deverá subir 20% em 2012 e 55% em 2013.

A visão fundamental da MP está correta. Sabe-se, há muito, que o tabaco faz mal à saúde. É razoável, portanto, que o Estado aja em nome da saúde pública.

Época, 28 nov. 2011 (adaptado).


O autor do texto analisa a aprovação da MP 540/2011 pelo Senado, deixando clara a sua opinião sobre o tema. O trecho que apresenta uma avaliação pessoal do autor como uma estratégia de persuasão do leitor é:

Alternativas
Comentários
  • com exceção da letra D, que é a resposta, o resto usa da impessoalidade, lançando mão de dados e artigos governamentais publicados.


ID
2663350
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em 1866, tendo encerrado seus estudos na Escola de Belas Artes, em Paris, Pedro Américo ofereceu a tela A Carioca ao imperador Pedro II, em reconhecimento ao seu mecenas. O nu feminino obedecia aos cânones da grande arte e pretendia ser uma alegoria feminina da nacionalidade. A tela, entretanto, foi recusada por imoral e licenciosa: mesmo não fugindo à regra oitocentista relativa à nudez na obra de arte, A Carioca não pôde, portanto, ser absorvida de imediato. A sensualidade tangível da figura feminina, próxima do orientalismo tão em voga na Europa, confrontou-se não somente com os limites morais, mas também com a orientação estética e cultural do Império. O que chocara mais: a nudez frontal ou um nu tão descolado do que se desejava como nudez nacional aceitável, por exemplo, aquela das românticas figuras indígenas? A Carioca oferecia um corpo simultaneamente ideal e obsceno: o alto — uma beleza imaterial — e o baixo — uma carnalidade excessiva. Sugeria uma mistura de estilos que, sem romper com a regra do decoro artístico, insinuava na tela algo inadequado ao repertório simbólico oficial. A exótica morena, que não é índia — nem mulata ou negra — poderia representar uma visualidade feminina brasileira e desfrutar de um lugar de destaque no imaginário da nossa "monarquia tropical"?

Disponível em: http://anpuh.org.br. Acesso em: 20 maio 2015.


O texto revela que a aceitação da representação do belo na obra de arte está condicionada à

Alternativas
Comentários

ID
2663353
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como estamos "Era Digital", foi necessário rever os velhos ditados existentes e adaptá-los à nova realidade.

Veja abaixo...


1. A pressa é inimiga da conexão.

2. Amigos, amigos, senhas à parte.

3. Para bom provedor uma senha basta.

4. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.

5. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.

6. Quem clica seus males multiplica.

7. Quem semeia e-mails, colhe spams.

8. Os fins justificam os e-mails.


Disponível em: www.abusar.org.br. Acesso em: 20 maio 2015 (adaptado).


No texto, há uma reinterpretação de ditados populares com o uso de termos da informática. Essa reinterpretação

Alternativas
Comentários
  • Deixa humorístico.. portanto, letra B

  • O autor tem o intuito de deixar o texto com caráter humorístico, devido a reformulação dos ditos populares com palavras relacionadas a nova era digital.

    ALTERNATIVA B

    PRESTE ATENÇÃO NAS PALAVRAS CHAVES DO COMANDO DA QUESTÃO PARA DEPOIS LER O TEXTO COM MAIS OBSERVAÇÃO, ISSO TE AJUDARÁ A ACERTAR!

    "As coisas incríveis não acontecem dentro da sua zona de conforto" .  

    É PROIBIDO DESISTIR! 

  • Rapaziada diga matadora, nunca faça uma ponte entra "humor" da vida real, para "humor" na interpretação de texto. Humor nas questões está relacionado a uma quebra de padrão, ou seja, tu vai ler esse texto e tipo "que texto diferente" isso é humor na linguagem portuguesa.

    Gabarito: B


ID
2663356
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                         Famigerado


      Com arranco, [o sertanejo] calou-se. Como arrependido de ter começado assim, de evidente. Contra que aí estava com o fígado em más margens; pensava, pensava. Cabismeditado. Do que, se resolveu. Levantou as feições. Se é que se riu: aquela crueldade de dentes. Encarar, não me encarava, só se fito à meia esguelha. Latejava-lhe um orgulho indeciso. Redigiu seu monologar.

      O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do São Ão, travados assuntos, insequentes, como dificultação. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações, seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava. E, pá:

      — Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...?

ROSA, J. G. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.


A linguagem peculiar é um dos aspectos que conferem a Guimarães Rosa um lugar de destaque na literatura brasileira. No fragmento lido, a tensão entre a personagem e o narrador se estabelece porque

Alternativas
Comentários
  • Enem, como sempre; querendo lhe ferar, não entendi nada do que li. Letra E.

  • " O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do São Ão, travados assuntos, insequentes, como dificultação. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações, seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava. E, pá:

    Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...? "

    Ele (narrador) precisava entender as mínimas entonações pois não entendia o significado da linguagem usada pelo sertanejo ao mesmo tempo em que o sertanejo não conhecia determinadas palavras usadas pelo narrador. Diante disso, as palavras desconhecidas por cada um deles cria conflitos na fluidez do dialogo, portanto, é a letra E.

    OBS: não pode ser a letra C já que a comunicação NÃO é impossível, apenas menos fluida e mais difícil.

  • Aquela questão que não faz muito sentido e faz você perder 5 minutos pra fazer por eliminação.

    PS: O ENEM faz a gente odiar Guimarães Rosa e Machado de Assis kkkkkk

  • essa questão nem parece fazer sentindo, meu deus...

  • De fato essa questão nos colocou em planos incomunicáveis pois pra entender é difícil

  • "planos incomunicáveis"

    para quê toda essa afetação? para quê esses arroubos metafóricos? para quê, meu deus?

    o elaborador da questão se acha muito espertinho; mas, na verdade, está agindo como o sertanejo do texto, dificultando a comunicação e sendo ambíguo onde não deveria.

    não fod*, porr*


ID
2663359
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em primeiro lugar gostaria de manifestar os meus agradecimentos pela honra de vir outra vez à Galiza e conversar não só com os antigos colegas, alguns dos quais fazem parte da mesa, mas também com novos colegas, que pertencem à nova geração, em cujas mãos, com toda certeza, está também o destino do Galego na Galiza, e principalmente o destino do Galego incorporado à grande família lusófona.

E, portanto, é com muito prazer que teço algumas considerações sobre o tema apresentado. Escolhi como tema como os fundadores da Academia Brasileira de Letras viam a língua portuguesa no seu tempo. Como sabem, a nossa Academia, fundada em 1897, está agora completando 110 anos, foi organizada por uma reunião de jornalistas, literatos, poetas que se reuniam na secretaria da Revista Brasileira, dirigida por um crítico literário e por um literato chamado José Veríssimo, natural do Pará, e desse entusiasmo saiu a ideia de se criar a Academia Brasileira, depois anexada ao seu título: Academia Brasileira de Letras.

Nesse sentido, Machado de Assis, que foi o primeiro presidente desde a sua inauguração até a data de sua morte, em 1908, imaginava que a nossa Academia deveria ser uma academia de Letras, portanto, de literatos.

BECHARA, E. Disponível em: www.academiagalega.org. Acesso em: 31 jul. 2012.


No trecho da palestra proferida por Evanildo Bechara, na Academia Galega da Língua Portuguesa, verifica-se o uso de estruturas gramaticais típicas da norma padrão da língua. Esse uso

Alternativas
Comentários
  • Só ver que o professor ta falando com letrados a respeito a Academia Brasileira de Letras. Se tem uma hora pra ele falar do modo mais formal possível é agora kkkk

    Letra B

  • O uso de estruturas gramaticais típicas da norma padrão da língua se deve pelo fato de abordar um determinado público em um ambiente mais formal. Onde o uso da linguagem padrão é imprescindível.

    ALTERNATIVA: B

    PRESTE ATENÇÃO NAS PALAVRAS CHAVES DO COMANDO DA QUESTÃO PARA DEPOIS LER O TEXTO COM MAIS OBSERVAÇÃO, ISSO TE AJUDARÁ A ACERTAR!

    "As coisas incríveis não acontecem dentro da sua zona de conforto" .  

    É PROIBIDO DESISTIR! 

  • O cara soltar um "fala rapaziada" na academia de letra é complicado SKSKSKSKSK


ID
2663362
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mudança linguística


Ataliba de Castilho, professor de língua portuguesa da USP, explica que o internetês é parte da metamorfose natural da língua.

— Com a internet, a linguagem segue o caminho dos fenômenos da mudança, como o que ocorreu com "você", que se tornou o pronome átono "cê". Agora, o interneteiro pode ajudar a reduzir os excessos da ortografia, e bem sabemos que são muitas. Por que o acento gráfico é tão importante assim para a escrita? Já tivemos no Brasil momentos até mais exacerbados por acentos e dispensamos muitos deles. Como toda palavra é contextualizada pelo falante, podemos dispensar ainda muitos outros. O interneteiro mostra um caminho, pois faz um casamento curioso entre oralidade e escrituralidade. O internetês pode, no futuro, até tornar a comunicação mais eficiente. Ou evoluir para um jargão complexo, que, em vez de aproximar as pessoas em menor tempo, estimule o isolamento dos iniciados e a exclusão dos leigos.

Para Castilho, no entanto, não será uma reforma ortográfica que fará a mudança de que precisamos na língua. Será a internet. O jeito eh tc e esperar pra ver?

Disponível em: http://revistalingua.com.br. Acesso em: 3 jun. 2015 (adaptado).


Na entrevista, o fragmento “O jeito eh tc e esperar pra ver?" tem por objetivo

Alternativas
Comentários

ID
2663368
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Telecommuting redefine o tradicional entendimento sobre o espaço de trabalho. Atualmente, as organizações estão se focando em novos valores, tais como, inovações, satisfação, responsabilidades, resultados e ambiente de trabalho familiar. A alternativa do telecommuting complementa esses princípios e oferece flexibilidade aos patrões e empregados. É um conceito novo que, a cada dia, ganha mais força ao redor do mundo. Grandes empresas escolheram o trabalho de telecommuting pelas facilidades que ele gera para o empregador. A implantação do telecommuting determina regras para se trabalhar em casa em dias específicos da semana e nos, demais dias, trabalhar no escritório. O local de trabalho pode ser a casa ou, temporariamente, por motivo de viagem, outros escritórios.

FERREIRA JR., J.C. Disponível em: www.ccuec.unicamp.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado)


Com o advento das novas tecnologias, a sociedade tem vivenciado mudanças de paradigmas em vários setores. Nesse sentido, o telecommuting traz novidades para o mundo do trabalho porque proporciona prioritariamente o(a)

Alternativas
Comentários
  • " A implantação do telecommuting determina regras para se trabalhar em casa em dias específicos da semana e nos, demais dias, trabalhar no escritório. O local de trabalho pode ser a casa ou, temporariamente, por motivo de viagem, outros escritórios"

    E-maleabilidade dos locais de atuação do profissional da empresa.


ID
2663371
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       Perder a tramontana


              A expressão ideal para falar de desorientados e outras

                              palavras de perder a cabeça

       É perder o norte, desorientar-se. Ao pé da letra, "perder a tramontana" significa deixar de ver a estrela polar, em italiano stella tramontana, situada do outro lado dos montes, que guiava os marinheiros antigos em suas viagens desbravadoras.

      Deixar de ver a tramontana era sinônimo de desorientação. Sim, porque, para eles, valia mais o céu estrelado que a terra. O Sul era região desconhecida, prevista; já o Norte tinha como referência no firmamento um ponto luminoso conhecido como a estrela Polar, uma espécie de farol para os navegantes do Mediterrâneo, sobretudo os genoveses e os venezianos. Na linguagem deles, ela ficava transmontes, para além dos montes, os Alpes. Perdê-la de vista era perder a tramontana, perder o Norte.

      No mundo de hoje, sujeito a tantas pressões, muita gente não resiste a elas e entra em parafuso. Além de perder as estribeiras, perde a tramontana...

COTRIM, M. Língua Portuguesa, n. 15, jan. 2007.


Nesse texto, o autor remonta às origens da expressão "perder a tramontana". Ao tratar do significado dessa expressão, utilizando a função referencial da linguagem, o autor busca

Alternativas
Comentários
  • "uma espécie de farol para os navegantes do Mediterrâneo" C EXPOR DADOS REAIS DE SEU EMPREGO.

  • A função referencial, chamada também de função denotativa, é focado no contexto do processo comunicativo, que tem o objetivo, é claro, de informar (expor) os dados.


ID
2663374
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ai se sêsse


Se um dia nois se gostasse

Se um dia nois se queresse

Se nois dois se empareasse

Se juntim nois dois vivesse

Se juntim nois dois morasse

Se juntim nois dois drumisse

Se juntim nois dois morresse

Se pro céu nois assubisse

Mas porém se acontecesse

De São Pedro não abrisse

A porta do céu e fosse

Te dizer qualquer tulice

E se eu me arriminasse

E tu cum eu insistisse

Pra que eu me arresolvesse

E a minha faca puxasse

E o bucho do céu furasse

Tarvês que nois dois ficasse

Tarvês que nois dois caísse

E o céu furado arriasse

E as virgi toda fugisse

ZÉ DA LUZ. Cordel do Fogo Encantado. Recife: Álbum de estúdio, 2001.


O poema foi construído com formas do português não padrão, tais como "juntim", "nois", "tarvês". Essas formas legitimam-se na construção do texto, pois

Alternativas
Comentários
  • juntim", "nois", "tarvês" são formas do português não urbano, chamado de culto, ou seja, é uma forma de linguagem popular, ou também chamada de informal, que na norma nacional são formas variantes de, respectivamente, juntos, nós e talvez. Nesse sentido, uma linguagem coloquial está presente na identidade popular, fato este que confere uma maior dinamicidade nas regras, quando usada em contextos com menos rigor, como no dia a dia.

  • Geralmente o emprego da linguagem coloquial está presente na língua e na identidade popular.

    ALTERNATIVA B

    PRESTE ATENÇÃO NAS PALAVRAS CHAVES DO COMANDO DA QUESTÃO PARA DEPOIS LER O TEXTO COM MAIS OBSERVAÇÃO, ISSO TE AJUDARÁ A ACERTAR!

    "As coisas incríveis não acontecem dentro da sua zona de conforto" .  

    É PROIBIDO DESISTIR! 


ID
2663377
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                       Além da Revolução da Informação


      O impacto da Revolução da Informação está apenas começando. Mas a força motriz desse impacto não é a informática, a inteligência artificial, o efeito dos computadores sobre a tomada de decisões ou a elaboração de políticas ou de estratégias. É algo que praticamente ninguém previu, nem mesmo se falava há 10 ou 15 anos: o comércio eletrônico — o aparecimento explosivo da internet como um canal importante, talvez principal, de distribuição mundial de produtos, serviços e, surpreendentemente, de empregos de nível gerencial. Essa nova realidade está modificando profundamente economias, mercados e estruturas setoriais , os produtos e serviços e seu fluxo, a segmentação, os valores e o comportamento dos consumidores, o mercado de trabalho.

      O impacto, porém, pode ser ainda maior nas sociedades e nas políticas empresariais e, acima de tudo, na maneira como encaramos o mundo e nós mesmos dentro dele. O impacto psicológico da Revolução da Informação, como o da Revolução Industrial, foi enorme. Talvez tenha sido mais forte na maneira como as crianças aprendem. Já aos 4 anos (e às vezes até antes), as crianças desenvolvem habilidades de computação, logo ultrapassando seus pais. Os computadores são seus brinquedos e suas ferramentas de aprendizado. Daqui a 50 anos, talvez concluamos que não houve nenhuma crise educacional no mundo — apenas ocorreu uma incongruência crescente entre a maneira como as escolas do século XX ensinavam e a maneira como as crianças do fim do século XX aprendiam.

DRUCKER, P. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo: Nobel, 2002.


O artigo apresenta uma reflexão sobre a Revolução da Informação, que, assim como a Revolução Industrial, provocou impactos significativos nas sociedades contemporâneas. Ao tratar da Revolução da Informação, o autor enfatiza que

Alternativas
Comentários
  • "Mas a força motriz desse impacto não é a informática, ... É algo que praticamente ninguém previu...: o comércio eletrônico"

    A


ID
2663380
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor? Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros. Aurélia era órfã; tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina. Guardando com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse. Constava também que Aurélia tinha um tutor; mas essa entidade era desconhecida, a julgar pelo caráter da pupila, não devia exercer maior influência em sua vontade, do que a velha parenta.

ALENCAR, J. Senhora. São Paulo: Ática, 2006.


O romance Senhora, de José de Alencar, foi publicado em 1875. No fragmento transcrito, a presença de D. Firmina Mascarenhas como "parenta" de Aurélia Camargo assimila práticas e convenções sociais inseridas no contexto do Romantismo, pois

Alternativas
Comentários
  • "Mas essa parenta não passava de mãe de encomenda, para condescender com os escrúpulos da sociedade brasileira, que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina"

    gabarito letra D

  • cerceamento = reduzir

    sexista = ideias misogínicas 

  • Mais uma vez, uma questão que exige um mínimo domínio de vocabulário. A questão em si é fácil de interpretar. Outra coisa que nos deixa confuso é misturar um período literário com um simples texto de interpretação

  • Nas obras do romantismo estão claramente expressos os sentimentos do artista, como pessimismo, tristeza, tédio, sonho, angústia e amor. Este sentimentalismo do artista romântico fez com que a segunda geração do movimento fosse chamada de ultrarromantismo.

  • eu só não consigo encontrar a parte que evidencia que ela era independente financeiramente. Alguém pode me ajudar?

  • Não entendi a parte do "financeiramente independente" tbm

  • " que naquele tempo não tinha admitido ainda certa emancipação feminina" e "Guardando com a viúva as deferências devidas à idade, a moça não declinava um instante do firme propósito de governar sua casa e dirigir suas ações como entendesse. Constava também que Aurélia tinha um tutor; mas essa entidade era desconhecida"

    Resumindo: Nós temos uma menina órfã que ganhou uma fortuna da família, porém, por ser mulher e não casada ou viúva e ser muito nova tinha que ter uma tutora que era essa senhora que como era uma mulher " que não entendia de finanças", pois essa era a visão de mulher, tinha um tutor homem para gerencia o dinheiro.

    gabarito:D o narrador evidencia o cerceamento sexista à autoridade da mulher, financeiramente independente.

    INSTAGRAM:@aspiradedeu


ID
2663386
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Síntese entre erudito e popular


Na região mineira, a separação entre cultura popular (as artes mecânicas) e erudita (as artes liberais) é marcada pela elite colonial, que tem como exemplo os valores europeus, e o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas: portugueses aventureiros ou degredados, negros e índios. Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa sintese característica deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.

MAJORA, C. BrHistória, n. 3, mar. 2007 (adaptado).


No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras caracterizadas por peculiaridades que são identificadas por meio

Alternativas
Comentários
  • Kkkkkkkkk, a professora diz que o item B tá errado e no final diz que o B é o gabarito oO

  • EXATO. Ela não disse o pq as outras estavam erradas ou pq essa estava certa.

  • Aleijadinho, unindo as sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue fazer essa síntese característica (a síntese feita na opinião, no modo próprio dele-do Aleijadinho-)de ver o deste momento único na história da arte brasileira: o barroco colonial.

    No século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais.

    Opinião dos autores + Materiais da arte mineira

    Letra B

  • e esse gabarito comentado aí? kkkkkkkkkk

  • Melhor explicação!!!

    É preciso ter disciplina pois nem sempre estaremos motivados.

  • Bizu: O COMANDO DA QUESTÃO DAR A RESPOSTA "a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais, apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha dos materiais"

    GABARITO:B

    do uso de recursos materiais disponíveis no local e da interpretação formal com características próprias.


ID
2663389
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo.

Não é.

A coisa mais fina do mundo é o sentimento.

Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,

ela falou comigo:

"Coitado, até essa hora no serviço pesado".

Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente.

Não me falou em amor.

Essa palavra de luxo.

PRADO, A. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991.


Um dos procedimentos consagrados pelo Modernismo foi a percepção de um lirismo presente nas cenas e fatos do cotidiano. No poema de Adélia Prado, o eu lírico resgata a poesia desses elementos a partir do(a)

Alternativas
Comentários
  • "Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo". (ela vai dizer que para ela a coisa mais fina é o sentimento)

    "A coisa mais fina do mundo é o SENTIMENTO".

    "Coitado, até essa hora no serviço pesado". (coisa banal que para ela tem um sentimento de amor)

  • a mãe não fala de sentimento e sim o eu lírico, que faz uma exemplificação do sentimento no cotidiano dela, que para ela, é a coisa mais fina do mundo

  • que fofo


ID
2663398
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Organizados pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar". A proposta é recente, já que a primeira edição dos jogos ocorreu em 1996, e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais. A edição dos jogos de 2003, por exemplo, teve a participação de sessenta etnias, dentre elas os kaiowá, guarani, bororo, pataxó e yanomami. A última edição ocorreu em 2009, e foi a décima vez que o torneio foi realizado. A periodicidade dos jogos é anual, com exceção do intervalo ocorrido em 1997, 1998, 2006 e 2008, quando não houve edições.

RONDINELLI, P. Disponível em: www.brasilescola.com. Acesso em: 15 ago. 2013.


Considerando o texto, os Jogos dos Povos Indígenas assemelham-se aos Jogos Olímpicos em relação à

Alternativas
Comentários
  • " tem como objetivo a integração das diferentes tribos" E APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES SUJEITOS E CULTURAS

  • Pessoal questão bobinha, em um jogo olímpico não temos a presença de vários sujeitos, resultando assim em uma diversidade cultural, então o texto fala também nisso que diversas tribos se reúnem e celebram os jogos.

    Gabarito: E

    NÍVEL: FÁCIL

  • da mesma forma que as olimpíadas reúne diversos países, ou seja, aproxima culturas diferentes; o dos índios, há participação de diferentes tribos e etnias, que da mesma forma aproxima culturas diferentes (:


ID
2663404
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O rap constitui-se em uma expressão artística por meio da qual os MCs relatam poeticamente a condição social em que vivem e retratam suas experiências cotidianas.

SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.


O "relato poético" é uma característica fundamental desse gênero musical, em que o

Alternativas
Comentários
  • Que sem sentido cobrar isso em uma questão!! 

  • É esse tipo de conhecimento que me nivela. BRASIL.

  • Rap é cultura, Die Kil. Triste ver alguém que almeja ser médico inferiorizar formas de expressão de arte.

  • "A educação JAZ porque não se faz JUS ao poder do GIZ"

    BRAZZA,F.

  • Tinha que ta bem atento. A dúvida maior ta entre as letras A e C. Eu marquei a A, mas assim como eu, a galera não prestou atenção logo no início da alternativa. Os rappers em maioria não cantam de forma melodiosa( que é uma sequência linear de sons) e sim têm aquele estilo bem característico. Essa questão é teoricamente simples, mas na minha opinião ficou difícil por você estar atento a esse ponto.

  • Primeiramente, vale ressaltar como característica do rap a valorização da "música falada" o que representa a importância, no movimento artístico em questão, da mensagem em detrimento da musicalidade e da simplicidade nas produções, as quais originalmente surgiam em classes sociais com poucos recursos. Além disso, é preciso deixar claro que é importante estudar todas as formas de artes, afinal, essas representações denotam a cultura, o pensamento e as condições de vida de um grupo em certo momento histórico. Obs . : Por que ninguém enche o saco quando a questão fala de rock, samba, mpb e poesia parnasiana? A maioria sequer consome essas formas de arte.

  • "O rap constitui-se em uma expressão artística por meio da qual os MCs RELATAM poeticamente a condição social em que vivem e retratam suas experiências cotidianas."

    A dúvida só seria entre letra A e C, mas no próprio texto fala que os MCs relatam, ou seja, o texto não fala em cantar.

  • Esse Enem é uma palhaçada.... O cantor canta, e ponto final. A função poética traz a realidade do emissor. O eu-lírico poético de um cantor de rap, conforme a questão cobra, não é cantado? E o que é então senão música? Se fosse recitado seria poesia. A alternativa A faz muito mais sentido em estabelecer a função poética no rap.

    Enfim, para acertar tem que ter sorte... E isso desestimula o estudo...

  • Augusto dos Anjos está se revirando dentro do caixão.

  • eu queria entender o que o inepp quis dizer com "proximidade das notas na melodia", na opção C.

  • Fazer rap é diferente de cantar. Entendam isso. Tem muito rapper que não sabe cantar e tem muito cantor que não sabe fazer rap, justamente porque são duas coisas distintas. Gostei bastante que o inep soube abordar o tema música dentro de linguagens tão bem assim... Só é triste que o povo pelo visto não soube apreciar kkkk

  • A questão joga todos os etilos de rap em um balaio só. A letra A é bem mais condizente com a realidade.

  • Falta de interpretação minha mesmo. Questão bem elaborada!


ID
2663407
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                            Vei, a Sol


      Ora o pássaro careceu de fazer necessidade, fez e o herói ficou escorrendo sujeira de urubu. Já era de madrugadinha e o tempo estava inteiramente frio. Macunaíma acordou tremendo, todo lambuzado. Assim mesmo examinou bem a pedra mirim da ilhota para vê si não havia alguma cova com dinheiro enterrado. Não havia não. Nem a correntinha encantada de prata que indica pro escolhido, tesouro de holandês. Havia só as formigas jaquitaguas ruivinhas.

      Então passou Caiuanogue, a estrela da manhã. Macunaíma já meio enjoado de tanto viver pediu pra ela que o carregasse pro céu.

      Caiuanogue foi se chegando porém o herói fedia muito.

      — Vá tomar banho! — ela fez. E foi-se embora.

Assim nasceu a expressão "Vá tomar banho" que os brasileiros empregam se referindo a certos imigrantes europeus.

ANDRADE, M. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Agir, 2008.


O fragmento de texto faz parte do capítulo VII, intitulado "Vei, a Sol", do livro Macunaíma, de Mário de Andrade, pertencente à primeira fase do Modernismo brasileiro. Considerando a linguagem empregada pelo narrador, é possível identificar

Alternativas
Comentários
  • Falou de 1 fase modernista, pode sem medo de ser feliz associar a

    • Rompimento com as estruturas do passado
    • Anarquismo, sentido destruidor
    • Volta às origens
    • Linguagem coloquial
    • Valorização do índio brasileiro
    • Nacionalismo ufanista, exagerado e utópico
    • Caráter revolucionário

    Ou seja, Gabarito E;uso da linguagem coloquial e de temáticas do lendário brasileiro como meio de valorização da cultura popular nacional.

    instagram:@aspiradedeu


ID
2663410
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Anfíbio com formato de cobra é descoberto

no Rio Madeira (RO)


Animal raro foi encontrado por biólogos em canteiro de obras de usina. Exemplares estão no Museu Emilio Goeldi, no Pará

O trabalho de um grupo de biólogos no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho, resultou na descoberta de um anfíbio de formato parecido com uma cobra. Atretochoana eiselti é o nome científico do animal raro descoberto em Rondônia. Até então, só havia registro do anfíbio no Museu de História Natural de Viena e na Universidade de Brasília. Nenhum deles tem a descrição exata de localidade, apenas "América do Sul". A descoberta ocorreu em dezembro do ano passado, mas apenas agora foi divulgada.

XIMENES, M. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 1 ago. 2012.


A notícia é um gênero textual em que predomina a função referencial da linguagem. No texto, essa predominância evidencia-se pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Falou de notícia ou reportagem, com predomínio da função referencial, marca logo a opção que se refere a objetividade, impessoalidade e linguagem culta. Letra B

  • todavia, mario, a reportagem pode contar com a pessoalidade do repórter, como ocorreu com a piada daquele reporter que imitou Chewbacca. Mas a noticia é direta, nesse sentido pode marcar sem dó.

    .

  • Geralmente notícias são marcadas pelo predomínio da função referencial (uso da impessoalidade para assegurar a objetividade da informação).

    ALTERNATIVA B

    PRESTE ATENÇÃO NAS PALAVRAS CHAVES DO COMANDO DA QUESTÃO PARA DEPOIS LER O TEXTO COM MAIS OBSERVAÇÃO, ISSO TE AJUDARÁ A ACERTAR!

    "As coisas incríveis não acontecem dentro da sua zona de conforto" .  

    É PROIBIDO DESISTIR! 


ID
2663419
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I


Quem sabe, devido às atividades culinárias da esposa, nesses idílios Vadinho dizia-lhe “Meu manuê de milho verde, meu acarajé cheiroso, minha franguinha gorda", e tais comparações gastronômicas davam justa ideia de certo encanto sensual e caseiro de dona Flor a esconder-se sob uma natureza tranquila e dócil. Vadinho conhecia-lhe as fraquezas e as expunha ao sol, aquela ânsia controlada de tímida, aquele recatado desejo fazendo-se violência e mesmo incontinência ao libertar-se na cama.

      AMADO, J. Dona Flor e seus dois maridos. São Paulo: Martins, 1966. 


TEXTO II


As suas mãos trabalham na braguilha das calças do falecido. Dulcineusa me confessou mais tarde: era assim que o marido gostava de começar as intimidades. Um fazer de conta que era outra coisa, a exemplo do gato que distrai o olhar enquanto segura a presa nas patas. Esse o acordo silencioso que tinham: ele chegava em casa e se queixava que tinha um botão a cair. Calada, Dulcineusa se armava dos apetrechos da costura e se posicionava a jeito dos prazeres e dos afazeres.

COUTO, M. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.


Tema recorrente na obra de Jorge Amado, a figura feminina aparece, no fragmento, retratada de forma semelhante à que se vê no texto do moçambicano Mia Couto. Nesses dois textos, com relação ao universo feminino em seu contexto doméstico, observa-se que

Alternativas
Comentários
  • No trecho da obra “Dona Flor e seus dois maridos”, a personagem feminina é “seduzida” pelo marido com frases atreladas às suas habilidades gastronômicas: “tais comparações gastronômicas davam justa ideia de certo encanto sensual e caseiro de dona”. Em “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra”, o comportamento feminino é revelador de um recato típico da sociedade patriarcal que não permite a exposição do desejo sexual de forma livre e natural: “Dulcineusa se armava dos apetrechos da costura e se posicionava a jeito dos prazeres e dos afazeres”.

  • No primeiro texto, nota-se que a mulher tinha sim suas qualidades, suas vontades e desejos( não necessariamente sexuais), mas que são abafados justamente pela ideia de que ela serve somente para o prazer, assim como no texto ll, pois vem a imagem de um homem, que chega cansado, não quer saber do dias da mulher, apenas se importa que ela lhe dê prazer. Convenção pode ser traduzido como "padrão estipulado", sendo que é isso que percebemos nos dois textos quanto ao papel da mulher dentro do ambiente doméstico. Letra B

  • Uma convenção é um conjunto de acordos, padrões estipulados ou geralmente aceitos, normas, ou critérios, que nos países anglo-americanos frequentemente assume a forma de um costume.


ID
2663422
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um relacionamento de grupo saudável exige um número de indivíduos trabalhando interdependentemente para completar um projeto, com total participação individual e contribuição pessoal. Se uma pessoa domina, os outros membros têm pouco crescimento ou prazer na atividade, não existe um verdadeiro relacionamento no grupo. O teatro é uma atividade artística que exige o talento e a energia de muitas pessoas — desde a primeira ideia de uma peça ou cena até o último eco de aplauso. Sem esta interação não há lugar para o ator individualmente, pois sem o funcionamento do grupo, para quem iria ele representar, que materiais usaria e que efeitos poderia produzir? O aluno-ator deve aprender que "como atuar", assim como no jogo, está intrinsecamente ligado a todas as outras pessoas na complexidade da forma da arte. O teatro improvisacional requer relacionamento de grupo muito intenso, pois é a partir do acordo e da atuação em grupo que emerge o material para as cenas e peças.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.


Com base no texto, as diferenças e similaridades dos atores são aceitas no teatro de improvisação quando

Alternativas
Comentários
  • ''Um relacionamento de grupo saudável exige um número de indivíduos trabalhando interdependentemente para completar um projeto, com total participação individual e contribuição pessoal''.

    *Logo, aqui a individualização e o comando verbal imperativo não é necessário, sem instruções de ordem

    ''O teatro improvisacional requer relacionamento de grupo muito intenso, pois é a partir do acordo e da atuação em grupo que emerge o material para as cenas e peças.''

    *Com isso, o trabalho em grupo é o principal foco

    Letra A)

  • A todo momento o autor retrata no texto a importância da coletividade para produção teatral. Caracterizando assim a alternativa A com a resposta correta.

    PRESTE ATENÇÃO NAS PALAVRAS CHAVES DO COMANDO DA QUESTÃO PARA DEPOIS LER O TEXTO COM MAIS OBSERVAÇÃO, ISSO TE AJUDARÁ A ACERTAR!

    "As coisas incríveis não acontecem dentro da sua zona de conforto" .  

    É PROIBIDO DESISTIR! 


ID
2663425
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A dança moderna propõe em primeiro lugar o conhecimento de si e o autodomínio. Minha proposta é esta: através do conhecimento e do autodomínio chego à forma, à minha forma — e não o contrário. É uma inversão que muda toda a estética, toda a razão do movimento. A técnica na dança tem apenas uma finalidade: preparar o corpo para responder à exigência do espírito artístico.

VIANNA, K.; CARVALHO, M. A. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990.


Na abordagem dos autores, a técnica, o autodomínio e o conhecimento do bailarino estão a serviço da

Alternativas
Comentários
  • Minha proposta é esta: através do conhecimento e do autodomínio chego à forma, ´´´´à minha forma´´´´

  • Vejam que as letras A,B,D e E estão todas num mesmo campo semântico: a questão da uniformização do movimento artístico. A alternativa que tem uma valorização quanto a uma singularidade, uma particularidade é a letra C


ID
2663428
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Manter as contas sob controle e as finanças saudáveis parece um objetivo inatingível para você? Tenha certeza de que você não está sozinho. A bagunça na vida financeira compromete os sonhos de muita gente no Brasil. É por isso que nós lançamos, pelo terceiro ano consecutivo, este especial com informações que ajudam a encarar a situação de forma prática. Sem malabarismos — mas com boa dose de disciplina! — é possível quitar as dívidas, organizar os gastos, fazer planos de consumo que caibam em seus rendimentos mensais e estruturar os investimentos para fazer o dinheiro que sobra render mais. Ter dinheiro para viver melhor está diretamente relacionado a sua capacidade de se organizar e de eleger prioridades na hora de gastar. Aceite o desafio e boa leitura!

                                                                 Você S/A, n. 16, 2011 (adaptado).


No trecho apresentado, são utilizados vários argumentos que demonstram que o objetivo principal do produtor do texto, em relação ao público-alvo da revista, é

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente, o autor do texto expõe a necessidade de controlar as finanças pessoais para equilibrar o orçamento mensal e com isso obter dinheiro para viver melhor, o que pode ser realizado por meio da leitura da edição especial da revista “Você S/A” ( que contém informações sobre o assunto). O predomínio da função apelativa na frase que encerra o artigo, “Aceite o desafio e boa leitura!” prova que o objetivo principal do texto é convencer o leitor da importância de ler essa edição da revista.

    letra e

  • Você só vai conseguir as coisas que as outras alternativas dizem depois de ler (consumir) a edição de revista..

  • Letra e, edição especial kkk

  • O principal objetivo do texto é promover, de certa forma, a edição especial. Somente com a edição especial você vai ter acesso a esses benefícios citados, mas nesse texto o foco é convencer a ler a revista.

    Letra E


ID
2663431
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O primeiro contato dos suruís com o homem branco foi em 1969. A população indígena foi dizimada por doenças e matanças, mas, recentemente, voltou a crescer. Soa contraditório, mas a mesma modernidade que quase dizimou os suruís nos tempos do primeiro contato promete salvar a cultura e preservar o território desse povo. Em 2007, o líder Almir Suruí, de 37 anos, fechou uma parceria inédita e levou a tecnologia às tribos. Os índios passaram a valorizar a história dos anciãos. E a resguardar, em vídeos e fotos on-line, as tradições da aldeia. Ainda se valeram de smartphones e GPS para delimitar suas terras e identificar os desmatamentos ilegais.

RIBEIRO.A.Não temos o direito de ficar isolados Época, n. 718, 20 fev. 2012 (adaptado).


Considerando-se as características históricas da relação entre índios e não índios, a suposta contradição observada na relação entre suruís e recursos da modernidade justifica-se porque os índios

Alternativas
Comentários
  • "E a resguardar, em vídeos e fotos on-line, as tradições da aldeia"

    GAB:C usaram recursos tecnológicos para registrar a cultura do seu povo.

    NIVEL: FACIL instagram:@aspiradedeu

  • A)aderiram à tecnologia atual como forma de assimilar a cultura do homem branco.

    eles aderiram a tecnologia, mas não para assimilar a cultura do branco e sim preservar a própria

    B)fizeram uso do GPS para identificar áreas propícias a novas plantações.

    não usaram o GPS para isso, mas para delimitar terra e identificar desmatamentos

    C)usaram recursos tecnológicos para registrar a cultura do seu povo.

    isso!!!! Os índios passaram a valorizar a história dos anciãos. E a resguardar, em vídeos e fotos on-line, as tradições da aldeia.

    D)fecharam parceria para denunciar as vidas perdidas por doenças e matanças.

    não fizeram isso, matanças foi no primeiro contanto décadas atrás

    E)resguardaram as tradições da aldeia à custa do isolamento provocado pela tecnologia moderna.

    no texto não fala nada sobre isolamento

    Letra C


ID
2663437
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um granjeiro detectou uma infecção bacteriológica em sua criação de 100 coelhos. A massa de cada coelho era de, aproximadamente, 4 kg. Um veterinário prescreveu a aplicação de um antibiótico, vendido em frascos contendo 16 mL, 25 mL, 100 mL, 400 mL ou 1 600 mL. A bula do antibiótico recomenda que, em aves e coelhos, seja administrada uma dose única de 0,25 mL para cada quilograma de massa do animal.


Para que todos os coelhos recebessem a dosagem do antibiótico recomendada pela bula, de tal maneira que não sobrasse produto na embalagem, o criador deveria comprar um único frasco com a quantidade, em mililitros, igual a

Alternativas
Comentários
  • dados: 1 coelho = 4kg 100 coelhos = 400kg 1kg = 0,25ml 4kg = 1ml

    regra de três: 

    4kg - 1ml

    400kg - x

    x=100

     

  • para cada kg são 0,25 mL.

    0,25 x 4 (kg)= 1mL

    Logo, 1 mL pra cada coelho -> 100 coelhos = 100 mL

  • 0,25------ 1  - coelho      ( 0,25 ml  para cada 1 quilograma do coelho)

        x------- 4 - kg               (quantos ml´s  para um coelho de 4 kg  ??)

     

    1x = 0,25x4 

    1x = 100

    x =  100/1

    x = 100

    RESPOSTA = Portanto para que todos os coelhos recebessem do antibiótico sem que sobrasse produto, o criador deve comprar um único frasco de 100 ML  

  • 100 coelhos que possuem aproximadamente 4kg.

    A bula do remédio recomenda uma dose única de 0, 25ml para cada kg do animal.

    Então  se ele possui 4kg vai ser 0, 25+0,25+0,25+0,25= 1ml para cada coelho. 

    Como são  100 coelhos serão  100ml.

  • 100 coelhos 

    4 Kg cada coelho 

    Logo 4x100 = 400kg

    Ele diz que para cada kg deve aplicar 0,25 ml 

    Logo 400 X 0,25 = 100 ml 

  • o,25 ml para cada 1kg

    Então para 4kg seriam = 1cl, como são 100 coelhos, cada um vai consumir 1cl que resultará em 100ml.

  • Ué... por que esta questão está categorizada em MMC e MDC?

  • O que fiz:

    Se para 1 kg ----- 0,25 ml

    400 kg - x ml

    X= 100

    obs.: usei o número 400, pois cada coelho pesa 4 kg, de modo que, 100x4 é igual a 400.

  • São 100 coelhos.

    1 coelho => 4 kg

    Uma dose de 0,25 ml para cada kg.

    0,25 ml--------1 kg

    x----------------4 kg

    X = 1 ml

    Vai ser 1 ml para cada coelho, mas são 100 coelhos, logo:

    1 ml-----------1 coelho

    y---------------100 coelhos

    y = 100 ml

    O único frasco que precisa ser comprado é o de 100 ml.

    Letra C

  • 100 ml letra C

    Mas n entendi pq está categorizada em mmc e mdc

  • fiquei até com medo de marcar

  • Eu sei que essa questão pode parecer besteira mas eu estou muito feliz em ter acertado , porque a algum tempo atrás eu não sabia nada , e hj consigo ver que estou evoluindo , então NÃO desista dos seus sonhos!!!

  • Assunto: Regras de três (diretamente multiplicação em cruzado)

    1 coelho ------ 4kg

    100coelhos---xkg

    x=400 kg

    0,25ml----1kg

    x---------400kg

    x=100ml


ID
2663443
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma pesquisa recente aponta que 8 em cada 10 homens brasileiros dizem cuidar de sua beleza, não apenas de sua higiene pessoal.

CAETANO, M.; SOEIRO, R.; DAVINO, R. Cosméticos. Superinteressante, n. 304, maio 2012 (adaptado).


Outra maneira de representar esse resultado é exibindo o valor percentual dos homens brasileiros que dizem cuidar de sua beleza.


Qual é o valor percentual que faz essa representação?

Alternativas
Comentários
  • Tinha q ser PPL

  • Pelo menos essa a gente acerta. Hahahahaha

  • 10 homens-------100%

    8 homens--------x

    10x = 800

    X -= 80%

    Letra A

  • Cheguei a conclusão que eu tenho que ser preso para passar nessa prova. Kkk

  • ENEM PPL é realmente mais fácil...


ID
2663461
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma barraca de tiro ao alvo de um parque de diversões dará um prêmio de R$ 20,00 ao participante, cada vez que ele acertar o alvo. Por outro lado, cada vez que ele errar o alvo, deverá pagar R$ 10,00. Não há cobrança inicial para participar do jogo. Um participante deu 80 tiros e, ao final, recebeu R$ 100,00.


Qual foi o número de vezes que esse participante acertou o alvo?

Alternativas
Comentários
  • Direto ao ponto...
    Letra a

    Por quê? se ele acertou 30 tiros a 20 reais ganhou 600 mas em contra partida 80-30=50 ele teve que tirar do valor do prêmio 50x10= 500
    então os 600 que ele recebeu menos os 500 que ele errou igual a  100 reais.

  • A= valor que ele ganhou    X= número de acertos     Y= número de erros

    A= 20x - 10y

    X+Y= 80 (numero de vezes que ele atirou)

    Então...

    E só fazer um "sistema de equações"....

    100= 20x - 10y  

    80 = x+y .  Anulamos os termos com "y" ja que está mais fácil de anular!, Anulamos multiplicando todos os termos da 2° equação por 10)

    Logo fica assim...

    100= 20x -10y

    80.10= 10.x + 10y....=[800=10x + 10y.....anulamos o "10y" com o "-10y"  da 1° equação...] E [ "20x" somamos, ja que são de sinais iguais, com "10x"]..e  por último [ somamos "100" com "800"]...

    Entao fica...

    900= 30x

    X= 900/30

    X= 30 (número de acertos)

    Espero que tenha entendido!

  • Questão de sistemas lineares

  • Pessoal, a questão tem um comando bem simples. Com certeza vc pode armar um sistema, mas NESSE caso é bem melhor, ainda mais para o ENEM, vc trabalhar com as alternativas. Se ele ganha 20 reais por acerto, porém paga 10 reais pelo erro, a diferença entre quanto ele ganhou nos acertos menos quanto ele perdeu nos erros vai ter que dar esses 100 reais de lucro.

    letra a) 30 acertos X 20 reais = 600 reais - 50 erros X 10 reais = 500 reais ====>>> 100 reais

    De cara já encontramos a letra A, mas caso não tivéssemos encontrado os 100 reais, por tentativa nas outras vc encontraria tbm a resposta.

  • Essa questão é mais facilmente respondida por sistemas. Pelo menos pra mim, essa técnica do Mario seria mais demorada. Vamos lá:

    Legenda: A - Acertos; E- Erros

    PASSO 1. MONTANDO O SISTEMA

    A + E = 80

    20,00A - 10,00E = 100,00

    PASSO 2. SIMPLIFICANDO O SISTEMA

    A + E = 80

    20,00 A - 10,00 E = 100,00 (divide tudo por 10)

    Isso vai resultar em:

    A + E = 80

    2A - E = 10,00

    PASSO 3. RESOLVENDO O SISTEMA

    A + E = 80

    2A - E = 10,00

    _____________

    3A = 90

    A= 90/3

    A = 30

  • Acertos+ Erros= 80 ----> (10) . : 10 Acertos + 10 Erros = 800

    20 * Acertos + (-10)*Erros = 100 . : 20 Acertos - 10 Erros = 100 +

    ------------------------------------------

    20 Acertos = 900 . :Acertos = 30

  • Daria para resolver essa questão facilmente utilizando a técnica de tentativa e erro:Sabemos que ele ganha R $20,00 a cada acerto e perde R $10,00 a cada erro.Se utilizarmos a letra A que propõe o número de acertos ao alvo sendo de 30 vezes,podemos fazer 30×20 e acharemos que ele ganhou 600 reais de acerto,PORÉM,Se ele acertou 30 significa que errou 50,fazendo 50×10 veremos que ele teve que pagar 500 reais por conta dos erros,E se subtraímos 600-500=R $100,00 acharemos o valor que a questão nos diz ter sido recebido por ele.
  • Essa questão facilitou, pois fazendo testando as alternativas, de cara encontra a letra A.

    São 80 tiros , 20 reais cada acerto e 10 reais cada erro.

    30 x 20 = R$ 600

    50 x 10 = R$ 500

    600 - 500 = R$ 100,00

    Dentre os 80 tiros ele acertou 30 e errou 50, por isso 30 x 20 e 50 x 10.

    Letra A

  • fiz por função de primeiro grau de boas 100= 20A - 10E só que o número de acertos é igual ao total de tentativas menos os erros (80 - E) então: 100= 20(80-E) -10E 100= 1600 - 20E - 10E 1500 = 30E E = 50 e como o número de acertos é (80 - E) temos 80 - 50 = 30
  • Enem ladrão, apenas mudou os valores da questão da fatec, ksksksks:

    ''Em uma festa junina, uma barraca de tiro ao alvooferece R$15,00 ao participante cada vez que acertar oalvo. Entretanto, se errar, o participante paga R$10,00.Um indivíduo deu 30 tiros e recebeu R$175,00. Nessas condições, o número de vezes que ele errou o alvo foi?''

  • Segue o comando da questão fica mais fácil.

    Se o mesmo ganhou sem reais por acerto, poderíamos nós perguntar quanto ele perdeu!

    20 -----100

    10 ----- x

    20x = 10. 100

    20x = 1000

    x = 100/2

    x = 50 erros / acertos?

    80 - 50 = 30 acertos

    Tirando a prova.

    30 x 20 = 600 reais

    50 x 10 = 500 reais

    600 - 500 = 100

    Obs --> A quantia que o mesmo recebe é equivalente a 100 reais, como descrito na questão.


ID
2663464
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No próximo final de semana, um grupo de alunos participará de uma aula de campo. Em dias chuvosos, aulas de campo não podem ser realizadas. A ideia é que essa aula seja no sábado, mas, se estiver chovendo no sábado, a aula será adiada para o domingo. Segundo a meteorologia, a probabilidade de chover no sábado é de 30% e a de chover no domingo é de 25%.


A probabilidade de que a aula de campo ocorra no domingo é de

Alternativas
Comentários
  • Dia e Probabilidade de chuva:

    Sábado = 30% 

    Domingo = 25%

    Probabilidade de NÃO chover:

    Sábado = 70%

    Domingo = 75%

    A aula tem que acontecer no domingo, para isso acontecer: tem q chover no sábado E não chover no domingo.

    E = multEplica

    Ou = sOUma

    Chover no Sábado = 30% 

    Não chover no domingo = 75% 

    Logo, basta multiplicar: 30/100.75/100 = 0,225 = 22,5%

    Gab: C

     

  • Para que a aula seja no domingo, sábado tem que chover.

    A chance de sábado chover é de 30%. 

    A chance de domingo não chover é de 75%. 

    Regra do E=mutEplica.

    0,3.0,75=22,5%

  • Para que a aula seja no DOMINGO, tem que chover no sábado e não chover no domingo. Assim, temos:

    30% chance de chover no sábado

    25% chance chover no domingo. Ou seja: 75% de chance de não chover no domingo.

    3/10 . 3/4

    9/40

    0,225

    22,5%

  • Sábado => 30% de chance de chover => 70% de chance de não chover

    Domingo => 25% de chance de chover => 75% de chance de não chover

    Qual a PROBABILIDADE da aula ser realizada no domingo ?

    30% de 75% = 22,5%

    Letra C

  • A ideia é que a aula seja no sábado, mas há probabilidade de 30% de chuva (30/100), ou seja, se a questão está pedindo a probabilidade de ser no domingo, significa que no sábado choverá e no domingo não, então de chover é 25%, e de NAO CHOVER NO DOMINGO É 75/100.

    30/100 x 75/100= 22,5%

  • Para que a aula ocorra no domingo, é preciso que chova no sábado e não chova no domingo. Com isso:

    Prob. de chover no sábado • prob. de não chover no domingo

    30/100 • 75/100 = 2250/100 = 22,5%

    Alternativa C.


ID
2663467
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabe-se que o valor cobrado na conta de energia elétrica correspondente ao uso de cada eletrodoméstico é diretamente proporcional à potência utilizada pelo aparelho, medida em watts (W), e também ao tempo que esse aparelho permanece ligado durante o mês. Certo consumidor possui um chuveiro elétrico com potência máxima de 3 600 W e um televisor com potência máxima de 100 W. Em certo mês, a família do consumidor utilizou esse chuveiro elétrico durante um tempo total de 5 horas e esse televisor durante um tempo total de 60 horas, ambos em suas potências máximas.


Qual a razão entre o valor cobrado pelo uso do chuveiro e o valor cobrado pelo uso do televisor?

Alternativas
Comentários
  • 3.600w×5h=18.000kw/h

    100w×60h=6.000kw/h

     

    18.000/6.000= 3/1

     

    Resposta: c

  • 3.600 x 5 horas = 18.000W.                    100 x 60 horas = 6.000W.                    MDC de 18.000 e 6.000 = 6.000.

     

    18.000 / 6.000 = 3.                                6.000 / 6.000 = 1.                                    Razão = 3 : 1

     

    Alternativa "C"

  • Chuveiro: 3600 x 5 = 18.000

    Televisão: 100 x 60 = 6000

    Portanto: 18.000/6000 = 3 

    Letra: c

  • Não tem muito o que explicar...

    3600 x 5 = 18 000

    100 x 60 = 6000

    18 000/6000 => simplifica por 6000

    = 3 : 1

    Letra C

  • não sei se ta certo maaas:

    3600/100: 36

    60/5: 12

    36/12: simplificando por 12

    3:1

    o.o

  • Primeiro, multiplicar os valores dados em watts por horas, ficando:

    Chuveiro: 3600 . 5 = 18000

    Televisor: 100 . 60 = 6000

    Em seguida, organiza em fração: 18000/6000

    Corte os zeros, ficando 18/6. Simplifique, dividindo o numerador e o denominador por 6, resultado: 3/1

    Alternativa C.

  • Diretamente proporcional - multiplicar

    Inversamente - dividir


ID
2663479
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O fisiologista francês Jean Poiseuille estabeleceu, na primeira metade do século XIX, que o fluxo de sangue por meio de um vaso sanguíneo em uma pessoa é diretamente proporcional à quarta potência da medida do raio desse vaso. Suponha que um médico, efetuando uma angioplastia, aumentou em 10% o raio de um vaso sanguíneo de seu paciente.


O aumento percentual esperado do fluxo por esse vaso está entre

Alternativas
Comentários
  • Fiz colocando valor qualquer no raio. Coloquei como R = 10
    Então 10^4 = 10000
    Agora com o R que aumentou 10%:
    R + 10% de R
    10 + 10/100 . 10
    10 + 1 = 11

    Agora elevando 11 a quarta potência: 11^4 = 14641
    Só falta achar quantos % aumentou
    10000-------100
    14641------- x

    10000x = 1464100
             x = 1464100 / 10000
             x = 146,41
    Considerar como 146%, então : 146 - 100 = 46% Letra E

     

  • V% = Rf - Ri / Ri * 100% =

    fazendo R = 10 e SEU aumento 10 DE 10% = 11 TEMOS;

    14641 - 10000 / 10000 * 100% = > 4641/ 100 =

    46,41 % resp. E

     

     

  • Boa, carlos!

  • O fluxo 1 é a quarta potência do raio, então F1= R^4. Em seguida, há o aumento de 10% e o fluxo passa a ser F2= (1,1R)^4. Notadamente, o acrescimo no fluxo é representado por 1,1^4 que é 1,4641. Ao se retirar a porcentagem anteriormente existente (100% ou 1), nos sobra 0,4641 ou 46,41%. Letra E

  • Se atribuir um número imaginário ao diametro do vaso (eu fiz com 15, por exemplo). Chega ao mesmo resultado.

    Inicialmente: diametro 15^4 = 50625

    Depois que o doutor aumentou em 10%, 16,5^4 = 74120

    74120/50625 = 1,4641. Ou seja, aumentou aproximadamente 46,41%.

  • Como houve um aumento de 10%, o valor do raio passou a ser multiplicado por 1,1, assim:

    (1,1.r)^4 = 1,4641.r^4. Logo, temos 146,41% de r^4, ou seja, um aumento de 46,41%.

    Letra E

  • Não sei o porquê do pessoal atribuir valores tão exagerados.

    Bastava considerar o raio como 1 e já era.

    Fluxo  ∝ r ^4

    Fluxo antigo: 1 = 1^4

    Fluxo novo (+10% no raio): 1,1^4 = 1,4641

    Novo- antigo= 1,4641 - 1 ≅ 46%

  • Considerando o valor do raio igual a 1:

    r^4

    1,1^4 (houve aumento de 10%) = 1,46

    1,46 ≅ Aumento de 46%

    Alternativa E.

  • Vamos supor que o raio inicial seja 2, então:

    2⁴=16

    Aumentando 10% do raio inicial, o raio final será 2,2, então:

    2,2⁴=23,4

    R1= 16------100%

    R2= 23,4----X

    23,4.100=16X

    X= 2340/16

    X= 146,25

    O que quer dizer que houve um acréscimo de 46, 25%


ID
2663482
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um bairro residencial tem cinco mil moradores, dos quais mil são classificados como vegetarianos. Entre os vegetarianos, 40% são esportistas, enquanto que, entre os não vegetarianos, essa porcentagem cai para 20%.

Uma pessoa desse bairro, escolhida ao acaso, é esportista.


A probabilidade de ela ser vegetariana é

Alternativas
Comentários
  • 40% de esportistas entre vejetarianos 1000 x 0,40 = 400

    20% de esportistas entre não vejetariano 4000 x 0,20 = 800

    total de esportistas= 800+400= 1200

    total de esportistas vejetarianos = 400

    Probabilidade de ser um esportista vegetariano:

    400/1200= 4/12= 1/3

    ALTERNATIVA: d 1/3

  • Ele disse que foi escolhida uma pessoa que é esportista,e isso significa que ela pode ser vegetariana e esportista,ou não vegetariana e esportista,logo podemos estabelecer uma relação de soma:

     

    P(E)=V(esportista) + ñV(esportista)

    A probabilidade de ser vegetariano é 1 em 5,como foi dito no enunciado,logo a probabilidade de não ser é 4 em 5:

    P(E)=1/5.4/10 + 4/5.2/10

    P(E)=4/50 + 8/50

    P(E)=12/50 ---------> 6/25

    Essa é a probabilidade de ser esportista,agora entre todos eles vamos calcular aqueles que podem ser vegetarianos:

    P(V)=V(E)/E

    P(V)=4/50//6/25(simplificando)

    P(V)=2/25//6/25

    P(V)=2/6 -------->1/3

     

    R:Letra "D"

  • 5.000 moradores, 1000 são vegetarianos.

    40% dos vegetarianos são esportistas.

    20% dos que não são vegetarianos são esportistas.

    Uma pessoa escolhida ao acaso é esportista, a probabilidade dessa pessoa ser vegetariana será:

    40% de 1000 = 400

    20% de 4000 = 800

    800 + 400 = 1200

    1200 é o total de esportistas.

    400/1200 = 1/3

    Letra D

  • 40% dos 1000 vegetarianos são esportistas: há 400 esportistas vegetarianos. (1000 x 0,4 = 400)

    20% dos não vegetarianos são esportistas: há 800 esportistas vegetarianos. (4000 x 0,2 = 800)

    O total de esportistas nesse bairro é: 800 + 400 = 1200.

    Probabilidade = casos favoráveis/casos possíveis.

    A probabilidade do esportista ser vegetariano é:

    400/1200 = 4/12 (corte os zeros) = 1/3

    Alternativa D.

  • nao acredito que errei por desatenção, fiz o calculo certo mas coloquei 1000 no lugar de 1200kkkkk pior é saber que esse tipo de coisa na prova pode acontecer


ID
2663485
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na construção de um conjunto habitacional de casas populares, todas serão feitas num mesmo modelo, ocupando, cada uma delas, terrenos cujas dimensões são iguais a 20 m de comprimento por 8 m de largura. Visando a comercialização dessas casas, antes do início das obras, a empresa resolveu apresentá-las por meio de maquetes construídas numa escala de 1 : 200.


As medidas do comprimento e da largura dos terrenos, respectivamente, em centímetros, na maquete construída, foram de

Alternativas
Comentários
  • Para padronizar a unidade cm utilizada, convertemos:

     

    20 m * 100 = 2000 cm

    8 m * 100 = 800 cm

     

    Por ser uma escala 1 : 200, basta dividir o valor convertido por 200 (medida real da escala), logo:

     

    2000 / 200 = 10 cm

    800 / 200 = 4 cm

     

    Resposta: C

  • Converti 20m e 8 m para Centímetros.           Resultado = 2.000 e 800.           Tirar o MDC de 2.000 e 800 = 200.          

     

    Dividi. 2.000/200 =10.                                800/200 = 4.                                 Comprimento e Largura = 10cm e 4cm.

     

    Alternativa "C"

  • 20 metros = 2000 centímetros

    8 metros = 800 centímetros

    Escala 1 : 200

    1------200

    x------2000

    200x = 2000

    X = 20/2

    X = 10

    1---------200

    x---------800

    200x = 800

    X = 8/2

    X = 4

    10 e 4

    Letra C

  • De metros para centímetros a vírgula pula duas casas para a direita, então:

    20 m = 2.000 cm

    8 m = 800 cm

    A escala é 1:200, ou seja, a cada 1 cm na maquete, são 200 cm na vida real...

    Quantos 200 cm cabem em 2.000 cm? 10

    Quantos 200 cm cabem em 800 cm? 4

    Logo, na maquete o comprimento vale 10 cm e a largura vale 4 cm

  • É necessário converter os metros para centímetros. 20m é igual a 2000cm e 8m é igual a 800cm.

    Então, o que eu fiz foi dividir esses números por 200. 2000 : 200 = 10 e 800 : 200 = 4.

  • Aprenda a maneira de cobrar do Enem, veja que no comando da questão ele pede "comprimento e largura", ou seja, a pessoa desatenta poderia muito bem marcar a Letra A, quando na verdade pela ordem é a Letra C, Enem é corriqueiro nesse tipo de comando de questão


ID
2663491
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Durante um jogo de futebol foram anunciados os totais do público presente e do público pagante. Diante da diferença entre os dois totais apresentados, um dos comentaristas esportivos presentes afirmou que apenas 75% das pessoas que assistiam àquele jogo no estádio pagaram ingresso.


Considerando que a afirmativa do comentarista está correta, a razão entre o público não pagante e o público pagante naquele jogo foi

Alternativas
Comentários
  • Temos razão = público não pagante / público pagante, logo o público não pagante (25%) será 25 / 100 e o público pagante (75%) será 75 / 100, portanto:

     

    R = 25 / 100 dividido por 75 / 100, simplicando por 25 temos:

     

    (1 / 4) / ( 3 / 4 ), multiplica a primeira fração pelo inverso da segunda, temos:

     

    4 / 12, simplicando por 4, temos:

     

    1 / 3

     

    Resposta: B

  • Público pagante: 75% ou 0,75.

    Público não pagante: 100% - 75% = 25% ou 0,25

    Razão entre o público não pagante e o público pagante é: 

    25/75 

    Simplificando por 25 

    1/3

  • Peguei o número 100 como base.                75% = Público pagante.                25% que é o restante =  Público NÃO Pagante.

     

    MDC de 75 e 25 = 25.                              25/25 = 1 NÃO Pagante.              75/25 = 3 Pagante.                         

     

    Obs.: "A questão pede a razão entre NÃO pagante e pagante = 1/3" e não a razão entre pagante e NÃO pagante que seria = 3/1. Atenção!

     

      -------------------------------------------------------------------------  RAZÃO = 1 / 3  -------------------------------------------------------------------------

     

    Alternativa "B"

     

  • publico pagante 75%, não pagante 25%.

    logo, como ele quer a razão do NÃO pagante e pagante, nessa ordem:

    25/100 X 100X75 =  2500/7500, corta dois zeros encima e em baixo = 25/75, simplificando 1/3

     

  • 25/75, simplifica por 25 → 1/3   letra B

  • O PPL tem cada questão fácil kkkkkk

     

  • Ver aulas de Razao e Proporção, ajuda a resolver essa questão.

    A razão entre não pagante e pagante,

    25/75 => simplifica por 25

    = 1/3

    Letra B

  • 25/75= 1/3

  • Pra não zerar, bastava ler.

  • Público ñ pagante/Público pagante

    Logo: 25/75 que é 1/3 (obs: 100-75= 25)


ID
2663494
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma fábrica que trabalha com matéria-prima de fibra de vidro possui diversos modelos e tamanhos de caixa-d’água. Um desses modelos é um prisma reto com base quadrada. Com o objetivo de modificar a capacidade de armazenamento de água, está sendo construído um novo modelo, com as medidas das arestas da base duplicadas, sem a alteração da altura, mantendo a mesma forma.


Em relação ao antigo modelo, o volume do novo modelo é 

Alternativas
Comentários
  • H1 = H2

     

    Mas como é um prisma:

    V = Ab.H

    H = V/Ab

     

    V1/A1 = V2/A2

    Mas como é um quadrado sua base...

    V1/a^2 = V2/(2a)^2

    V1/a^2 = V2/4a^2

    V1 = V2/4

    V2 = 4V1

    Percebermos com isso que o novo volume é 4 vezes maior que o anterior.

     

    R = Letra "B"

     

  • Quadrado=4 kkkkk

  • V1 = A x B x C

    V2 = 2A X 2B X C . : V2= 4 (AxBxC) . : AxBxC = V1 . : V2 = 4 V1

  • Formula

    V = 2 ab × h

    Como o 2 e o h vão permanecer iguais no novo reservatório baSta analisar o que vai se alterar que no caso é a base

    Formula da base lado ao quadrado

    Como dobrei o lado esse dobro eleve ao quadrado 2^2 = 4 quatro vezes maior.

    Se tivesse triplicado o lado

    Eleve o 3 ao quadrado

    3^2 = 9 seria 9 vezes maior

    Se tivéssemos quadruplicado o lado

    4 ^2 = 16 major.

    E assim sucessivamente s sempre que falarem que duplicou, triplicou e na fórmula do problema tiver número elevado ao quadrado basta vc pegar o aumento elevar ao quadrado que descobre o quanto aumentou .

  • Para facilitar, basta criar um volume hipotético:

    V = 3 x 3 x 3

    V = 27

    Agora basta duplicar as medidas da base e não modificar a medida da altura. Logo:

    V = 6 x 6 x 3

    V = 108

    108 é 4 vezes maior que 27, pois 4 x 27 = 108

    Com isso, a conclusão que temos é que ao duplicar as medidas da base, temos um volume 4 vezes maior.

    Letra B

  • A×B×H=1

    2A×2B×H=4

  • Na dúvida, dê valor as arestas.

    Exemplo: antes era 2, agora 4 e faça o cálculo do volume antes x depois e terá a resposta.

  • A melhor maneira de se resolver é imaginando valores:

    V = 2 • ab • h

    Vantes = 2 • 2 • 5

    Vantes = 20 cm³

    Vdepois = 4 • 4 • 5

    Vdepois = 80 cm³

    É possível perceber que quadruplicou.

    Alternativa B.

  • Quadrado né...

    Lados = a e b

    Altura = h

    Lado a = lado b (numericamente,,, como é um quadrado, pode usar apenas a ou apenas b... tanto faz)

    Antes:

    (a x a) x h = V --> 1a² x h = V

    Depois:

    (2a x 2a) x h = V --> 4a² x h = V

    Ou atribua valores...


ID
2663497
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma fábrica vende pizzas congeladas de tamanhos médio e grande, cujos diâmetros são respectivamente 30 cm e 40 cm. Fabricam-se apenas pizzas de sabor muçarela. Sabe-se que o custo com os ingredientes para a preparação é diretamente proporcional ao quadrado do diâmetro da pizza, e que na de tamanho médio esse custo é R$ 1,80. Além disso, todas possuem um custo fixo de R$ 3,00, referente às demais despesas da fábrica. Sabe-se ainda que a fábrica deseja lucrar R$ 2,50 em cada pizza grande.


Qual é o preço que a fábrica deve cobrar pela pizza grande, a fim de obter o lucro desejado?

Alternativas
Comentários
  • O preço é diretamente proporcional ao quadrado do diametro, ou seja, preço=d²

    1,80 ---- 30²
    x      ---- 40²        -------> x= 1,80 x 1600/ 900

    x= 3,2

    3,2 + 3,00 (preço fixo) + 2,50 (lucro) = 8,70

  • C - CUSTO
    D - DIAMÊTRO 

    K - CONSTANTE 
    : . VAMOS COLOCAR EM FUNÇÃO DE (D)
    C ( D ) = K . D^2
    1,80 = K . 30^2 (900)

    K = 2/1000
    AGORA SUBSTITUI O VALOR DE K , E COLOCA O VALOR DO OUTRO DIAMÊTRO ACHANDO ASSIM C(40) = 3,2 R$
     DEPOIS SOMA COM O VALOR FIXO E COM O LUCRO E VAI ACHAR 8,70R$ .. AJUDA DO PROF.. DO MATEMATICA RIO!

  • Como o valor pago é diretamente proporcional ao quadrado do diâmetro, temos:

    900 cm² 1,80

    1600 cm² x

    9x = 28,8

    x = 3,2

    Para  lucrar 2,50 com cada pizza média: 3,20 + 3 + 2,50 = 8,70.

    Letra E.

  • é engraçado porque eles falam no enunciado que tem um custo fixo de 3 reais, ou seja, nas alternativas vai ter uma sem somar os 3 e uma somando, logo a resposta é 8,70... agora vou fazer com cálculo kkk

  • ...o custo com os ingredientes para a preparação é diretamente proporcional ao quadrado do diâmetro...

    1,80--------30^2

    x------------40^2

    1,80--------900

    x------------1600

    9x = 28,80

    X = 28,80/9

    X = R$ 3,20

    R$ 3,00 é o preço fixo

    R$ 2,50 é o lucro desejado.

    Logo: 3,20 + 3 + 2,50 = R$ 8,70

    Letra E

  • C ( D ) = K . D^2

    1,80 = K . 30^2

    1,80 = k . 900

    K = 1,80/900

    K = 3,20

    :. 3,2 + 2,5 + 3,0 = 8,70

  • 30^2---1,8

    40^2---x

    30.30.x=40.40.1,8

    9x= (10+6).1,8

    x = 28,8/9

    x=3,2

    3,2+3+2,5 = 8,7


ID
2663509
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Ao se perfurar um poço no chão, na forma de um cilindro circular reto, toda a terra retirada é amontoada na forma de um cone circular reto, cujo raio da base é o triplo do raio do poço e a altura é 2,4 metros. Sabe-se que o volume desse cone de terra é 20% maior do que o volume do poço cilíndro, pois a terra fica mais fofa após ser escavada.


Qual é a profundidade, em metros, desse poço?

Alternativas
Comentários
  • Vcone=[pi.(3R)^2.2,4]/3  Vcilindro=pi.(R)^2.H 

    Vcone=1,2.Vcilindro ---> H=6

  • 2,4m x 3 = 7,2 

    20% de 7,2 = 1,44

    7,2-1,44 = 5,84aprox.

    Exame nacional do ensino do malandro

  • Fiz assim; Vcone = 1,2 . Vcilindro
    Pi . (3r)^2 . 2,4 / 3 = 1,2 (Pi . r^2 . h)    (passei 1,2 para o outro lado, multiplicando com 3)
    Pi . 9r^2 . 2,4 / 3,6 = Pi . r^2 . h          (dá pra cortar Pi com Pi e r^2 com r^2)
    9 . 2,4 / 3,6 = h
    h = 21,6 / 3,6
    h = 6
     

  • achei fácil

     

  • Não há muito o que dizer...

    pi x (3R)^2 x 2,4/3 = 1,2 x( pi x R^2 x h)

    pi x 9R^2 x 2,4 = 3,6 x( pi x R^2 x h)

    9 x 2,4 = 3,6 x h

    3,6h = 9 x 2,4

    3,6h = 21,6

    h = 21,6/3,6

    h = 6

    Letra B

  • *foi na cagada tá, leva isso em consideração*

    regra de tres:

    2,4 --- 1,2

    x ---- 1

    x = 2 (tamanho do volume real)

    depois só multiplique por 3, que deu 6 e violà.

  • Resolução com imagem, mais fácil de visualizar https://ibb.co/cxh4C49

    Acho que a grande questão do exercício seria saber que se teve um aumento de 20% vc teria que tirar do valor do Vcone 1,2, de resto é só saber bem geometria e como aplicar as fórmulas

  • Porque a conta fica com 1,2 e não 0,20 ?

  • Júlia Lima

    fica 1,2 pq quando é uma porcentagem e está tendo um acréscimo temos que somar 1. Caso esteja tendo uma diminuição temos que subtrair 1

    esse vídeo pode te ajudar: https://youtu.be/xUYLbXjM-JA

  • Mosquei dms, multipliquei o volume do cilindro por 0,2 KKKKK

  • https://www.youtube.com/watch?v=q_3BHt4upz0&ab_channel=ProfElton-Matem%C3%A1tica


ID
2663512
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma confecção possuía 36 funcionários, alcançando uma produtividade de 5 400 camisetas por dia, com uma jornada de trabalho diária dos funcionários de 6 horas. Entretanto, com o lançamento da nova coleção e de uma nova campanha de marketing, o número de encomendas cresceu de forma acentuada, aumentando a demanda diária para 21 600 camisetas. Buscando atender essa nova demanda, a empresa aumentou o quadro de funcionários para 96. Ainda assim, a carga horária de trabalho necessita ser ajustada.


Qual deve ser a nova jornada de trabalho diária dos funcionários para que a empresa consiga atender a demanda?

Alternativas
Comentários
  • 6/x = 96/36 . 5400/21600

    x = 9

  • o meu só da 8 afs

  • REGRA DE TRÊS COMPOSTA

    Fun.      Produt./Dia       Hora/Dia

    36          5.400                    6

    96          21.600                  X

    Em relação a incógnita (X) a grandeza Fun. está INVERSAMENTE PROPORCIONAL assim, precisamos inverter a fração 

    Já a grandeza Produt./Dia está DIRETAMENTE PROPORCIONAL, então não vamos inverter-la

    6/x = 96/36 5.400/21.600

    *Simplificando a multiplicação = 150/225

    6/x = 150/225 (Aplicando a regra de três)

    X=150=1.300

    X=1.300/150= 9 horas  Item: C

     

  • O CHATO É OS NUMERO GRANDE, TEM QUE SIMPLIFICAR

  • Regra de três composta pode ser resolvida da seguinte situação

    primeiro, temos que achar qual é a consequência da relação, por exemplo, nessa situação, temos funcionarios, horas por dia trabalhado e também o numero de camisas produzidas pelos funcionários, ou seja. Aqui, temos que o numero de camisa é a consequencia do trabalho dos funcionários.

    Portanto, isso vai ficar.

    ANTES

    36 funcionários---6 horas------5400 produção

    Depois

    96 funcionários----------x-------21600 produção

    Resolvendo a questão:

    36funcionários . 6horas . 5400produção = 96funcionários.x.21600produção

    OBS.:

    aqui, não precisa ver a relação entre inversa e diretamente proporcionais, apenas devemos mudar de lado a consequência do trabalho dos funcionários e multiplicar tudo, sempre assim, em 99% das questões de regra de três. Geralmente nessas questões, a consequencia do trabalho é o número de camisas, produtividade, área plantada, comida doada, etc :

    a)36funcionários. 6horas. 5400produção = 96funcionários. x. 21600produção

    b)36funcionários. 6horas. 21600produção = 96funcionários. x . 5400produção

    c) 9horas=x

  • Lukas, no video do ferreto ele multiplica a os valores do 2 processo pelo valor do produto do primeiro processo, você fez de outro jeito.

  • Regra de tres composta ( resolução por um método alternativo)

    36 F-----6h/dia = 5400 camisas

    96 F----------x = 21 600 camisas

    96.x.5400 = 36.6.21600

    X = 36..6.216/96.54

    X = 36.6.4/96

    X = 864/96

    X = 9 horas

    Letra C

  • Resolução comentada: https://youtu.be/Lrm7X1_HI4U

  • ANTES

    1 FUN ----- x CAM

    36FUN-----5400 CAM

    5400=36x

    x=5400/36

    x=150 CAM (cada funcionário faz 150 camisas)

    DEPOIS

    1 FUN ----- x CAM

    96 FUN ----21600 CAM

    21600=96x

    x=21600/96

    x=225 CAM (cada funcionário faz 225 camisas)

    NOVA JORNADA DE TRABALHO DIÁRIA DOS FUNCIONÁRIOS

    150 CAM ---- 6h

    225 CAM ---- xh

    150x=1350

    x=1350/150

    x=9h (225 camisas são feitas por um funcionário em 9 horas)

    LETRA C

  • Assunto: Regras de três composta

    36func-----5400cam-------6horas

    96func----21600cam------xhoras

    Quando é inversamente proporcional troca as posições dos valores;

    Quando é diretamente proporcional os valores permanecem nas mesmas posições.

    6/x=96/36×5400/21600

    6/x=5184/7776

    5184x=6×7776

    5184x=46656

    x=9 horas


ID
2663518
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O prefeito de uma cidade deseja promover uma festa popular no parque municipal para comemorar o aniversário de fundação do município. Sabe-se que esse parque possui formato retangular, com 120 m de comprimento por 150 m de largura. Além disso, para segurança das pessoas presentes no local, a polícia recomenda que a densidade média, num evento dessa natureza, não supere quatro pessoas por metro quadrado.


Seguindo as recomendações de segurança estabelecidas pela polícia, qual é o número máximo de pessoas que poderão estar presentes na festa?

Alternativas
Comentários
  • Quantidade de metros quadrados do retângulo:

    A= L x L

    A = 120 x 150 = 18 000 m²

    Quantidade máxima de pessoa por m² = 4

    Agora, é só multiplicar:

    18 000  x 4 = 72 000 

    Letra: D

     

  • 120 m x 150 m = 18.000 m^2

    É permitido apenas 4 pessoas por metro quadrado.

    1 m^2--------------------4 pessoas

    18.000 m^2------------x

    X = 72.000 pessoas

    Letra D

  • Entt vamos lá pessoal:

    120 m x 150 m = 18.000 m^2

    1 m^2--------------------4 pessoas

    18.000 m^2------------x

    X = 72.000 pessoas no total.

  • Área de um retângulo:

    A = b • h

    A = 150 • 120

    A = 18000 m²

    A polícia recomenda 4 pessoas por 1 m², ou seja:

    4 — 1 m²

    x — 18000 m²

    x = 18000 • 4

    x = 72000

    Alternativa D.


ID
2663521
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um meio de transporte coletivo que vem ganhando espaço no Brasil é a van, pois realiza, com relativo conforto e preço acessível, quase todos os tipos de transportes: escolar e urbano, intermunicipal e excursões em geral.


O dono de uma van, cuja capacidade máxima é de 15 passageiros, cobra para uma excursão até a capital de seu estado R$ 60,00 de cada passageiro. Se não atingir a capacidade máxima da van, cada passageiro pagará mais R$ 2,00 por lugar vago.


Sendo x o número de lugares vagos, a expressão que representa o valor arrecadado V(x), em reais, pelo dono da van, para uma viagem até a capital é

Alternativas
Comentários
  • A questão nos diz q:

    Cap. Max = 15

    Lugares Vagos = x

    Preço = R$ 60....

    Se cobra 60 por passageiro e n sabemos quantas pessoas são, fica.

    60.(15 - x) São 15 pessoas no max, menos os lugares vagos.

    E pagará mais R$ 2 por cada lugar vago, ou seja, 2x(15-x).

    Pronto, agora é juntar as equações:

    60(15-x)+2x(15-x)

    900-60x+30x-2x²

    900-30x-2x²

    Gab: E

  • Sabendo que o valor máximo é R$900 (15 lugares x 60 reais) => Yv = 900 => ax²+bx+c para ter valor MÁXIMO então a < 0 => -ax²+bx+c, a única alternativa possível é a letra E.

  • O valor arrecadado é o produto entre o preço da passagem e o número de passageiros:

    V=p.n

    Como sabemos o preço da passagem é dado por:

    P=60+2x

    E o número de passageiros:

    N=15-x

    Assim:

    V=(60+2x).(15-x)

    V=900-60x+30x-2x^2

    V=900-30x-2x^2

     

    R:Letra "E"

  • Vamos lá seus ciscadores de questões... Prontos para entender essa questão cabulosa? Entãoooooo bora lá raziadaaa...

    Como sempre digo, é muito simples, você só precisa de treino!

    Siga as estapas de resolução e corra pro abraço!

    x pessoas não compareceram para a excursão;

    Pagamento pelos lugares ocupados: 60.(15 – x) = 900 – 60x.

    Cada passageiro que compareceu vai pagar mais R$ 2,00 por lugar vago: 2x.

    Total de pagamento pelos lugares vagos: 2x.(15 – x) = 30x – 2x² .

    Valor arrecadado V(x), em reais, pelo dono da van, para uma viagem até a capital é:

    V(x) = 900 – 60x + 30x – 2x² = 900 – 30x – 2x²

    *Você pode tacar o foda-se pra tudo isso e substituir os valores nas alternativas até encontrar o resultado correto... (Risos)

    Errou? Acertou? Tem algum macete para resolver mais rápido Curti aqui e me fala... 

  • De uma maneira mais simplificada, sem cálculos demorados:

    Sabemos que, caso x = 0, significa que temos 15 passageiros, logo o valor arrecadado tem que ser 60*15 = 900, ou seja: Para X = 0, Y = 900. Com isso, eliminamos as opções A), B) e D).

    Com 14 passageiros, o preço de cada passagem será (60 + 2*1)$, logo 62*14 = 860$

    Com 13 passageiros, o preço de cada passagem será (60 + 2*2)$, logo 64*13 = 832$

    Ou seja, aumentando o número de lugares vagos, diminuímos o valor arrecadado. Com isso, eliminamos a opção C).

    Logo, letra E)

    Lembre-se: Você tem pouco tempo para resolver cada questão no ENEM, portanto se conseguir resolver as questões que envolvem cálculo de uma forma rápida, economizará tempo para outras questões mais difíceis.

  • Podemos armar como o pessoal fez. Mas essa pode ir até por lógica tbm.

    Supondo que todos os lugares foram ocupados, portanto X vale 0. Qual vai ser o valor arrecadado? Exatamente 15x60= 900 reais. Tirando as alternativas C e E, todas as outras em que o X vale 0, o valor arrecadado tbm é zero, o que não é verdade.

    Logo, ficamos entre a C e a E, e podemos resolver rápido apenas substituindo valores:

    Substitua na função da alternativa C, que é bem mais simples. Por exemplo, se houvesse somente 1 lugar vago, o valor arrecado seria de 14x60 + 14x2= 868 reais, que é um resultado diferente do qual vc usasse a expressão da letra C. Portanto, só pode ser a letra E

  • Esse tipo de questão você pode apenas resolver pela lógica, Elimina-se alternativas A;B;C por não serem quadrática, e por se tratar de Capacidade máxima a < 0. ALT E. (-2x²)

  • Lugares vagos = X

    Lugares ocupados = 15 - X

    Vo(x) = (15 - x).60

    Vv(x) = 2.x.(15 - X)

    V(x) = 900 - 60x + 30x - 2x^2

    V(x) = 900 - 30x - 2x^2

    Letra E

  • GABARITO: E.

    O valor arrecadado será: V = P * N.

    V: Valor arrecadado;

    P: Preço da passagem individualmente => P = 60 +2x;

    N: Quantidade de passageiros que ocuparam a vaga => N = 15 - x;

    Sendo assim, temos: V = (60 + 2x) * (15 - x)

    V = 900 -30x -2x².

  • 15-x * 60 + 2x * 15-x

    Resolvendo: 900-30x+2x²

  • (15-x )×(60 + 2x)

  • o tipo de questão que vc pode resolver por lógica pra não perder tempo. o valor MÁXIMO q o motorista pode ganhar é 15 x 60, que dá 900 reais. se x são os lugares vagos, então na equação x tem que subtrair do valor máximo. e isso só acontece na letra E.


ID
2663536
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um artesão fabrica vários tipos de potes cilíndricos. Mostrou a um cliente um pote de raio de base a e altura b. Esse cliente, por sua vez, quer comprar um pote com o dobro do volume do pote apresentado. O artesão diz que possui potes com as seguintes dimensões:


• Pote I: raio a e altura 2b

• Pote II: raio 2a e altura b

• Pote III: raio 2a e altura 2b

• Pote IV: raio 4a e altura b

• Pote V: raio 4a e altura 2b


O pote que satisfaz a condição imposta pelo cliente é o

Alternativas
Comentários
  • V2 = 2V1

    V2 = 2.(a.b) -------> V2 = a.2b

     

    R = Letra "A"

  • Vamos lá seus ciscadores de questões...

    Prontos para entender essa questão cabulosa?

    Então booooora lá!!!

    área do cilindro = Pi . a*2 . b (a=raio da base, b=altura)

    se eu quero um volume duas vezes maior , sabendo que as variaveis em questão são apenas o a (raio da base) e o b (altura);

    O que eu devo fazer?

    Multiplicar uma variavel elevada ao quadrado ou multiplicar uma variavel linear ( (2a)*2 ou 2b)

    Claro que a segunda opção!!!

    Gabarito: a

  • Em um cilindro, basta dobrar a altura para obter o dobro do volume.

     

  • Se eu quero dobrar o volume, não preciso modificar o raio, basta apenas dobrar a altura.

    Letra A

  • ou então da valores supositorios, por exemplo, diz que o raio é 2 e a altura é 3, como pi é constante, não relaciona nos calculos

    r^2.h = volume

    2.2.3=12 volume.

    como ele quer dobrar, tem que ser agora 24 de volume, basta fazewr algumas relações, por exemplo, a altura nas respostas sempre esta sendo multiplicada por 2, testa.

    3.2= altura.

    2.2.6 = 24 volume, pronto, já encontrou. basta manter o raio e dobrar a altura...

  • V é diretamente proporcional à altura

    V é diretamente proporcional ao quadrado do raio

    para 2V, ou dobro a altura (mantendo o raio constante) ou aumento r para raiz de 2 r (mantendo constante a altura)

  • Sempre bom comentar rapaze que ENEM ADORA , AMA essas questões, SEMPRE CAI 1 ou 2 nessas provas anteriores, sempre bom saber como faz e tals, pq esse tipo de questão é um padrão de resolução msm


ID
2663551
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Num campeonato de futebol de 2012, um time sagrou-se campeão com um total de 77 pontos (P) em 38 jogos, tendo 22 vitórias (V), 11 empates (E) e 5 derrotas (D). No critério adotado para esse ano, somente as vitórias e empates têm pontuações positivas e inteiras. As derrotas têm valor zero e o valor de cada vitória é maior que o valor de cada empate.


Um torcedor, considerando a fórmula da soma de pontos injusta, propôs aos organizadores do campeonato que, para o ano de 2013, o time derrotado em cada partida perca 2 pontos, privilegiando os times que perdem menos ao longo do campeonato. Cada vitória e cada empate continuariam com a mesma pontuação de 2012.


Qual a expressão que fornece a quantidade de pontos (P), em função do número de vitórias (V), do número de empates (E) e do número de derrotas (D), no sistema de pontuação proposto pelo torcedor para o ano de 2013?

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá seus ciscadores de questões...

    Prontos para entender essa questão cabulosa?

    Então booooora lá!!! 

    Se o time fez 77 pontos em 38 jogos, e como as derrotas não somam e nem diminuem a pontuação da equipe, então cada vitória são ganhos 3 pontos e a cada empate é ganho 1 ponto. Assim, temos que a quantidade de pontos do time em 2013 será:

    P = 3.V + 1. E – 2.D

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: Letra D

    Errou? Acertou? Tem algum macete para resolver mais rápido Curti aqui e me fala... 
     

     

  • Eu acertei mas não entendi direito porque você fez a análise em cima da pontuação do time campeão de 2012 e o que está sendo pedido é a função da proposta do torcedor. Eu acertei porque ele disse que o cada time derrotado perderia 2 pontos e desse modo, -2D. Por eliminação a resposta é Bom ou D

  • B ou D***

  • A pontuação proposta pelo torcedor é feita com base não somente no número de vitórias, empates, mas como de derrotas também. Com base nas alternativas, percebemos que a vitória concede 3 pontos:

    P( pontuação)= 3.V , pois a cada vitória são mais 3 pontos

    Ainda olhando para as alternativas, vemos que o empate concede 1 ponto para o time. A pontuação portanto ficaria:

    P= 3.V + 2.E, pois a cada empate o time consegue 1 ponto

    Como você não obtém nenhum ponto por derrota, poderia ainda colocar:

    P= 3.V + 2.E + 0.D, pois a cada derrota o time não e nem perde nada

    Esse é o modelo dos organizadores. O torcedor propõe que o time que sofra a derrota PERCA 2 pontos, logo:

    P= 3.V + 1.E - 2.D, pois a cada derrota o time perde 2 pontos

    Letra D

  • quase sempre em uma equação um vai ser positivo e o outro sinal é negativo

  • 3 pontos pela vitória.

    1 ponto pelo empate.

    -2 pontos pela derrota.

    Com isso, temos:

    P = 3V + E - 2D

    Letra D

  • Atualizado o valor mínimo do contrato:

    R$ 10.000.000,00 (Redação dada pela Lei nº 13.529, de 2017)

  • ele vai perder 2 pontos por cada derrota, então se ele perde será: -2 então excluímos A, C e E. ele pede V, E e D, a única alternativa que nos dá as três com o valor -2D, é a letra D

ID
2663557
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal de cozinha não exceda 5 g. Sabe-se que o sal de cozinha é composto por 40% de sódio e 60% de cloro.

Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).


Qual é a quantidade máxima de sódio proveniente do sal de cozinha, recomendada pela OMS, que uma pessoa pode ingerir por dia?

Alternativas
Comentários
  • 5g=5000mg   5000x40%=2000

  • Vamos lá seus ciscadores de questões...

    Prontos para entender essa questão cabulosa?

    Então booooora lá!!!

    olhou a questão e bateu o desespero?

    Calma, eu te ajudo!

    40% de 5000 mg = 0,4 . 5000 = 2000 mg

    Pronto, Errou? Acertou? Tem algum macete para resolver mais rápido;

    Curti aqui e me fala... 

  • 5 g = 5000 mg

    O recomendado pela OMS são 5000 mg de sal de cozinha.

    Temos que: 40% é de sódio e 60% é de cloro.

    A quantidade máxima permitida de sódio é: 40% de 5000 = 2000 mg

    Letra B

  • 5.000 mg ---------- 100%

    x mg ----------------- 40%

    100x = 200.000

    x = 2.000

  • como dizia Travis Scoot, straight up!

  • aquela questão que você erra por achar que era mais difícil...

  • A questão quer saber a quantidade máxima de Na(sódio) recomendado pela oms em miligramas(mg).Essa foi minha maneira de resolver:

    5g passa para mg,neste caso multplica por 1000. 5g*1.000=5.000 mg

    5g=5.000 mg

    Com isso faz-se a 40% de 5.000 mg para ter o valor da quantidade de Na.

    40/100 *5.000=2.000 mg de Na.Alternativa correta:letra b.

  • A informação do dia ta pode neh


ID
2663560
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um fornecedor vendia caixas de leite a um supermercado por R$ 1,50 a unidade. O supermercado costumava comprar 3 000 caixas de leite por mês desse fornecedor. Uma forte seca, ocorrida na região onde o leite é produzido, forçou o fornecedor a encarecer o preço de venda em 40%. O supermercado decidiu então cortar em 20% a compra mensal dessas caixas de leite. Após essas mudanças, o fornecedor verificou que sua receita nas vendas ao supermercado tinha aumentado.


O aumento da receita nas vendas do fornecedor, em reais, foi de

Alternativas
Comentários
  • Receita anterior: 1,5x3000=4500reais

    Novo preço: 1,5x140%=2,1reais

    Nova quantidade:3000x80%=2400caixas

    Nova receita: 2400x2,1=5040reais

    Aumento da receita: 5040-4500=540reais

  • ´´encarecer´´ significa aumentar o preço..

    errei por besteira, li rápido, n prestei atenção

  • pelo amor. eu dividi ao inves de multiplicar e encontrei a B. ahhhh

  • Questão relativamente simples, mas necessita atenção.

    3000 x R$ 1,50 = R$ 4500

    R$ 4500 antiga receita.

    Aumentar 40% o preço da venda.

    Cortar 20% da compra.

    20% de 3000 = 600

    3000 - 600 = 2400

    2400 x R$ 1,50 = R$ 3600

    40% de R$ 3 600 = R$ 1440

    R$ 3600 + R$ 1440 = R$ 5 040

    R$ 5 040 nova receita.

    Estar sendo pedido o aumento da receita.

    R$ 5 040 - R$ 4 500 = R$ 540

    Letra A

  • Um fornecedor vendia caixas de leite a um supermercado por R$ 1,50 a unidade. O supermercado costumava comprar 3 000 caixas de leite por mês desse fornecedor.

    1,50 * 3.000 = 4.500 reais

    Uma forte seca, ocorrida na região onde o leite é produzido, forçou o fornecedor a encarecer o preço de venda em 40%.

    1,5 * 1,4 = 2,10 a caixa de leite agora

    *Obs.: 100% + 40% = 140/100 = 1,4

    O supermercado decidiu então cortar em 20% a compra mensal dessas caixas de leite.

    3.000 * 0,8 = 2.400 caixas de leite agora

    *Obs.: 100% - 20% = 80/100 = 0,8

    Após essas mudanças, o fornecedor verificou que sua receita nas vendas ao supermercado tinha aumentado.

    Sim, porque 2.400 * 2,10 = 5.040 reais

    O aumento da receita nas vendas do fornecedor, em reais, foi de

    5.040 - 4.500 = 540 reais

  • ''A receita total de uma empresa é calculada multiplicando o preço dos produtos vendidos ou serviços prestados por ela pela quantidade vendida.''

    sunoresearch.com


ID
2663566
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um paciente precisa ser submetido a um tratamento, sob orientação médica, com determinado medicamento. Há cinco possibilidades de medicação, variando a dosagem e o intervalo de ingestão do medicamento. As opções apresentadas são:


A: um comprimido de 400 mg, de 3 em 3 horas, durante 1 semana;

B: um comprimido de 400 mg, de 4 em 4 horas, durante 10 dias;

C: um comprimido de 400 mg, de 6 em 6 horas, durante 2 semanas;

D: um comprimido de 500 mg, de 8 em 8 horas, durante 10 dias;

E: um comprimido de 500 mg, de 12 em 12 horas, durante 2 semanas.


Para evitar efeitos colaterais e intoxicação, a recomendação é que a quantidade total de massa da medicação ingerida, em miligramas, seja a menor possível.


Seguindo a recomendação, deve ser escolhida a opção

Alternativas
Comentários
  • O paciente vai tomar o comprimido A com 400 mg, de 3 em 3hrs durante 1 semana, ou seja, ele vai tomar o comprimido 8 vezes ao dia durante 7 dias (semana), a quantidade total de comprimidos que ele vai consumir nesse tempo será de 56, vamos usar o msm raciocínio para todos os comprimidos, fica assim:

     

    Vou escrever como fica o raciocínio.

     

    Quantidade de miligramas total = quantidade de comprimidos x quantidade de miligrama por comprimido.

     

    Comprimido A:  Qt = 56 (quantidade de comprimidos) x 400 ( miligrama por comprimido ) = 22.400mg

    Comprimido B:  Qt = 60 x 400 = 24.000mg

    Comprimido C:  Qt = 56 x 400 = 22.400mg

    Comprimido D:  Qt = 30 x 500 = 15.000mg

    Comprimido E:  Qt = 28 x 500 = 14.000mg

     

    Agora, só observar o comprimido com menor quantidade de mg.

    Gabarito letra: E

  • Como o ENEM é um exame que exige fazer muitas questões em pouco tempo aí vai uma forma de ter resolvido sem fazer conta,apenas usando a lógica: A melhor opção a ser escolhida precisa ser a que terá a menor quantidade de massa do remédio em miligramas. -Apesar de haver 3 opções do remédio com massa de 400 mg,o que devemos levar em consideração primordialmente é o espaçamento de tempo entre uma dose e outra,que no caso é a opção D,que contém um período de 12 horas entre as medicações fazendo com que necessite apenas de 2 pílulas por dia durante duas semanas.
  • A melhor maneira de fazer essa questão, levando em consideração o tempo do Enem, é pelo princípio de comparação de dois itens...

    Por exemplo, só no olho da de ver que a dosagem A é igual a C, porque com a dosagem sendo a mesma, a medida que você tem o dobro de semanas em C, você também tem na mesma proporção metade das horas em C.

    Já elimina A e C, porque são iguais.

    Comparando B e D você elimina facilmente o B, porque a diferença maior nessa comparação está nos maiores intervalos de tempo de D, logo toma-se menos vezes o remédio.

    Elimina B.

    Entre D e E, muito fácil tbm, você elimina D, porque além de ser mais dias tomando o remédio, você vê que tomaria em intervalos maiores.

    Letra E glr, da medo de marcar? Dá! Mas é só ir treinando esse tipo de questão porque tempo no Enem é ouro e você sai ganhando muito mais acertando 30 questões de 45 do que acertar as 20 mais difíceis e não tendo tempo pra ler as fáceis...

  • A => são 400 mg em cada 3 horas de um dia, como o dia tem 24 horas, ele tomará 8 comprimidos por dia, e sendo 1 semana, serão 7 dias, logo 8 x 400 x 7 = 22.400 mg

    B => são 400 mg em cada 4 horas, logo, são 6 comprimidos por dia, durante 10 dias, assim, 400 x 6 x 100 = 24.000 mg

    C => são 400 mg em cada 6 horas, logo, 4 comprimidos por dia, durante 14 dias, assim, temos 400 x 4 x 14 = 22.400 mg

    D => são 500 mg em cada 8 horas, logo serão 3 comprimidos por dia, durante 10 dias, assim, temos 500 x 3 x 10 = 15.000 mg

    E => são 500 mg a cada 12 horas, logo serão 2 comprimidos por dia, durante 14 dias, assim, temos 500 x 2 x 14 = 14.000 mg

    Na opção E temos a menor quantidade de massa da medicação que será ingerida, pois foi isso que foi recomendado.

    Letra E