SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2021 - Prefeitura de João Pessoa - PB - Nutricionista


ID
5265772
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No software Microsoft Excel 2013, versão em português do Brasil, qual das funções a seguir deve ser utilizada para agrupar várias cadeias de texto em uma única sequência de texto?

Alternativas
Comentários
  • Gab : E

    Use CONCATENAR, umas das funções de texto, para unir duas ou mais cadeias de texto em uma única cadeia. Importante: No Excel 2016, excel mobile e Excel para a Web, essa função foi substituída pela função CONCAT. Isso porque a função CONCATENAR pode não estar disponível em versões futuras do Excel.

  • GAB: E

    função CONCATENAR serve para, em uma única linha de texto, agrupar várias cadeias de caracteres, formando frases e sentenças, inclusive utilizando dados de células de suas 

  • Função concatenar:

    Exemplo: A2 = Jesus A3= Cristo

    Concatenar ( A2, A3)

    R= JesusCristo

    Gab letra E

    • Vale ressaltar que essa função não aceita intervalo como parâmetro, devendo cada célula ser especificada. Não se pode fazer =CONCATENAR(A1:A5), por exemplo.

    *Algum equívoco? Inbox, por favor*

  • A primeira de informática da prova que respondi com certeza hahahaha as demais só por Deus kkk

  • ARRUMA= Remove os espaços de sequencias de caracteres de texto

    CARACT= Retoma o caractere especificado pelo código

    BAHTTEXT= Converte número em texto

    CONCATENAR= Agrupa várias sequências de caracteres de texto em uma sequência de texto

  • Vale lembrar que a função concatenar (&) também agrupa números, porém quando isto ocorrer, o excel não os reconhecerá como tais, alinhando-os à esquerda.

  • A função concatenar agrupa várias cadeias de texto em uma única sequência de texto.

    Importante: conforme a microsoft, nas versões 2016, mobile e para web, essa função foi substituída pela função CONCAT. Apesar desse detalhe, ainda se utiliza o "=concatenar" devido à compatibilidade com as versões anteriores.

    Gabarito Letra E.

  • Complementando:

    • CONCATENAR: agrupa até 255 cadeias de texto em uma cadeia de texto. Os itens agrupados podem ser texto, números, referências de células ou uma combinação desses itens. Você pode usar o caractere ) para concatenar.

    Exemplo: =CONCATENAR(A1;B2)

     =CONCATENAR(A1&B2)

    Ou seja ( ) = (&)

    • PORTANTO:

    =CONTATENAR(C1;B4;A2)

    C1: >

    B4: AMORA

    A2: PERA

    RESULTADO: >AMORAPERA

    OBS1: Vale ressaltar que essa função não aceita intervalo como parâmetro, devendo cada célula ser especificada. Não se pode fazer =CONCATENAR(A1:A5), por exemplo.

    OBS2: No Excel 2016, excel mobile e Excel para a Web, essa função foi substituída pela função CONCAT.

    Fonte: Junção de comentários do Qc.

  • Minha contribuição.

    Excel: é uma pasta de trabalho, pois é um conjunto de planilhas. Como padrão o Excel possui uma planilha, entretanto pode haver infinitas planilhas.

    -As fórmulas do Excel sempre começam com o sinal de igual (=);

    -Nos cálculos do Excel, primeiro são calculadas as operações fortes e depois as fracas;

    Operações fortes: (...), [...], {...}, expoente (^), divisão (/), multiplicação (*)

    Operações fracas: adição (+), subtração (-)

    -O Excel não é ilimitado. Total de linhas ~> 1.048.576 Total de colunas ~> 16.384;

    -O Excel não é case-sensitive (não diferencia maiúsculas de minúsculas);

    -Referências relativas vão atualizar. Ex.: C1=B2+C4;

    -Referências absolutas não vão atualizar. Ex.: C1=$B$2+$C$4;

    -É possível dar nomes as células, intervalos e planilhas;

    -É possível fazer cálculos entre planilhas. Ex.: C1=Plan2!A1+Plan3!A1;

    -A função SOMASE, do Excel, executa a soma do conteúdo de células especificadas em um intervalo segundo um critério ou uma condição;

    -PROCV (procurar na vertical) / PROCH (procurar na horizontal).

    Fonte: Estratégia / Prof. Deodato

    Abraço!!!


ID
5475826
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas

Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...] 

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...] 

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.

Assinale a alternativa em que o termo ou a expressão destacado(a) tenha sido usado(a) em sentido denotativo.

Alternativas
Comentários
  • Denotativo = Dicionário

    a) pisou na bola - sentido conotativo, afinal, nem bola tem no texto.

    b) A culpa não espanca ninguém, apenas é sentida.

    c) Não tem parque de diversão no texto. Montanha-russa nesse caso tem sentido de contrastes de emoções, os altos e baixos emotivos de uma pessoa.

    d) GABARITO - realmente, trata-se de transtorno de personalidade no sentido denotativo.

    e) O que amadurece é fruta, não pessoa.

    NÃO DESISTA, VOCÊ CHEGARÁ SE MANTER A CONSTÂNCIA E O FOCO!

  • Denotativo, sentido literal da palavra.

  • Denotativo, lembra do D de Dicionário (sentido literal)

    Conotativo, lembra do C de Conto (sentido figurado)

    Vem PCPA, ajude me sair dessa vida!!

  • Denotação – literal (D de dicionário)

    Conotação – figurado (C de conto)

  • A denotação e a conotação estão relacionadas com os diferentes significados que as palavras apresentam.

    denotação se refere ao significado mais objetivo e comum de uma palavra. O sentido denotativo é também conhecido como sentido literal ou próprio.

    conotação se refere a sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra. O sentido conotativo é também conhecido como sentido figurado.

    Exemplos de variação no significado das palavras:

    Os domadores conseguiram enjaular a fera. (sentido denotativo)

    Ele ficou uma fera quando soube da notícia. (sentido conotativo)

    Aquela aluna é fera na matemática. (sentido conotativo)

    A denotação se refere ao significado mais objetivo e comum de uma palavra. É o significado que é imediatamente reconhecido, sendo o significado mais literal da palavra. Está muitas vezes associado ao primeiro significado que aparece no dicionário.

    Uma palavra é usada no sentido denotativo quando apresenta o seu significado original, independentemente do contexto frásico em que aparece.

    • O elefante é um mamífero.
    • Já li esta página do livro.
    • A empregada limpou a casa.

    A conotação se refere a sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra. Ocorre quando as palavras assumem um sentido figurado e simbólico, que ampliam a sua significação conforme a situação em que são utilizadas.

    Uma palavra é usada no sentido conotativo quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece.

    • Você é o meu sol!
    • Minha vida é um mar de tristezas.
    • Você tem um coração de pedra!


ID
5475829
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas

Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...] 

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...] 

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.

Referente ao seguinte excerto, assinale a alternativa correta.

“Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]” 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - E

    Complemento...

    A) verbo haver está com sentido de existir, logo é impessoal e não possui sujeito.

    Com a troca pelo verbo existir, teríamos um verbo não mais impessoal que deveria concordar com seu sujeito (situações) passando a ficar no plural.

    B) está retomando situações.

    C) expressão partitiva = o verbo poderia concordar com a expressão partitiva(a maioria) como com o substantivo “borders” plural.

    Para descobrir se é oração adjetiva :

    Troque o " que " por qual (ais)

    Que = Pronome relativo.

    Os pronomes relativos introduzem orações adjetivas.

    Com vírgulas = explicativa

    Sem vírgulas = restritiva.

  • O sujeito da oração acima tem como núcleo "maioria", chamamos de sujeito partitivo, quando isso ocorre, o verbo pode tanto concordar com ele ou com o seu especificador que no saco "dos borders" que se encontra no plural. Vejam:

    “[...] a maioria dos "borders" melhora bastante, [...]”

    “[...] a maioria dos "borders" melhoram bastante, [...]”

    “[...] se o paciente se engaja no tratamento [...]” desempenham a mesma função gramatical.

    A primeira partícula destacada é uma conjunção condicional, tanto é verdade que pode ser trocada por "caso" (caso o paciente se engaje...". A segunda é uma partícula que é parte integrante do verbo, isto é, o verbo obrigatoriamente deve ser conjugado com ela. Sendo assim, ambas possuem funções diferentes.

  • Complemento :

    Fica mais fácil de identificar o referente :

    No trecho “Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações [...]”, o pronome “que” em destaque retoma a locução “de crise”

    O que podem até resultar em internações ? Situações ( retoma o núcleo )

  • O RESUMO DIRETO É:

    QUE = PRONOME RELATIVO = ORAÇÃO ADJETIVA

    PASSO 2

    SEM VÍRGULAS: ORAÇÃO RESTRITIVA

    COM VÍRGULAS: ORAÇÃO EXPLICATIVA

  • Em “Há situações de crise, ou maior descontrole, [...]”, o verbo “haver” poderia ser substituído por “existir” sem mudanças no que tange à concordância.

    Para fazer esta permutação, devemos colocar o verbo ''existir'' no plural.

    Existem situações.

    ----------------------------------------------------------------------------

    No trecho “Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações [...]”, o pronome “que” em destaque retoma a locução “de crise”.

    O pronome retoma ''situações''.

    ---------------------------------------------------------------------------

    Em “[...] a maioria dos "borders" melhora bastante, [...]”, o verbo “melhora”, segundo a norma-padrão, deveria ser empregado no plural, para concordar com “borders”.

    Não há obrigatoriedade, trata-se de uma expressão partitiva.

    ----------------------------------------------------------------------------

    O termos destacados em “[...] se o paciente se engaja no tratamento [...]” desempenham a mesma função gramatical.

    O primeiro ''se'' é uma conjunção condicional; o segundo é um pronome reflexivo.

    ----------------------------------------------------------------------------

    No trecho “[...] probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento.”, a oração adjetiva em destaque restringe o termo “probabilidade”.

    OK.

  • O RESUMO DIRETO É:

    QUE = PRONOME RELATIVO = ORAÇÃO ADJETIVA

    PASSO 2

    SEM VÍRGULAS: ORAÇÃO RESTRITIVA

    COM VÍRGULAS: ORAÇÃO EXPLICATIVA


ID
5475832
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas

Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...] 

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...] 

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.

Em relação aos usos da vírgula, assinale a alternativa em que tal sinal de pontuação tenha sido usado para separar orações coordenadas.

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra E.

    No caso da questão, está separando uma ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA ADVERSATIVA.

    Coordenada por não haver dependência.

    Sindética = Por haver síndeto.

    Adversativa = Ideia de contraste, adversidade.

    Demais conjunções adversativas = Porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, e, não obstante...

    Fonte: Com base nas aulas do Prof: Elias Santana, Gran Cursos.

    BONS ESTUDOS!!!

  • gaba E

    a) “[...] o sentimento sai de controle e se traduz em (1)gritos, (2)palavrões e (3)até socos.”

    vírgula utilizada para enumerar itens

    b) "E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado [...]”

    então é uma intercalação.

    c) “Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o"

    separa uma oração adverbial temporal deslocada para ordem indireta.

    d) “Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante [...]”

    separa um adjunto adverbial de tempo

    E) GABARITO

    PERTENCELEMOS!

  • São sintaticamente independentes.

    Orações coordenativas - ECAAA

    Explicativas

    Conclusivas

    Adversativas

    Aditivas

    Alternativas

  • Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes.

    Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra. Desse modo, elas dependem umas das outras para ter sentido completo e, portanto, possuem uma relação sintática.

  • Esta dica sempre ajuda:

    Orações coordenativas - ECAAA

    Explicativas

    Conclusivas

    Adversativas

    Aditivas

    Alternativas

  • GABARITO:E.

    USO DA VÍRGULA

    • Enumeração;
    • Ruptura da forma canônica (ordem direta);
    • Termo explicativo (aposto);e
    • Vocativo.

    Analisando as opções:

    A - “[...] o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos.” ERRADO: A vírgula foi utilizada para marcar a enumeração.

    B - “E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado (oração) [...]”. ERRADO: "então" é um conector coesivo de conclusão. Temos aqui, uma intercalação.

    C - “Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.”. ERRADO: Ruptura da ordem direta.

    D - “Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante [...]”. ERRADO: Temos aqui, a ruptura da ordem direta, ou seja, a construção "Por volta dos 40 ou 50 anos" é um adjunto adverbial de tempo.

    E - Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientesmas devem ser evitados ao máximo (Adversativa) [...]”. CORRETO:

    Orações Coordenadas

    Classificam-se em:

    Assindéticas (sem conjunção)

    Sindéticas (com conjunção)

    • Aditivas → adição
    • Alternativas→ alternância/alternativa
    • Adversativas→ adversidade/oposição
    • Explicativas → explicação
    • Conclusivas → conclusão

    SINDÉTICA ADVERSATIVA

    O atleta se esforçou, mas não concluiu a maratona.

    As orações sindéticas adversativas introduzem relação de oposição. No exemplo acima, “O atleta se esforçou” é oração coordenada assindética; “não concluiu a maratona” se opõe ao fato de ele ter se esforçado, sendo uma coordenada sindética adversativa.

    Conectores adversativos: MAS,PORÉM,CONTUDO,TODAVIA,ENTRETANTO,NO ENTANTO, E.


ID
5475835
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas

Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...] 

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...] 

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.

Considerando o trecho que segue, a respeito dos elementos de coesão e suas respectivas relações lógico-semânticas, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

“A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]”.

I. Não haveria prejuízo de sintaxe nem de efeito de sentido caso a expressão correlativa “não só/mas também” fosse, nesse contexto, substituída pela conjunção, igualmente aditiva, “e”.
II. Em vez de “não só/mas também”, poder-se-ia usar, nessa situação, a locução também correlativa “tanto/quanto”, embora esta expresse valor de comparação e não de adição.
III. A expressão “ainda que” tem valor de concessão e poderia ser substituída, nesse caso, por “embora”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    I. Acredito que o erro esteja na substituição, pois fazendo a troca de "não só... mas também" por "e", a frase ficaria: "A personalidade envolve e aspectos herdados, e apreendidos...".

    É possível trocar pela conjunção "e", mas algumas alterações deveriam ter sido feitas.

    Ex: A personalidade envolve aspectos herdados e apreendidos.

    II. Possível a troca, havendo mudança de sentido, o que a própria banca destacou, diferentemente da I.

    III. Ambas conjunções concessivas. Ex: ainda que, embora, conquanto, etc.

  • CUIDADO

    A questão possui gabarito incorreto. Há comentário chancelando o apontado pela banca.

     “A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]”.

    I. Não haveria prejuízo de sintaxe nem de efeito de sentido caso a expressão correlativa “não só/mas também” fosse, nesse contexto, substituída pela conjunção, igualmente aditiva, “e”.

    Correta. A banca afirma ser assertiva incorreta, baseando-se na existência da virgula após "aspectos herdados", virgula esta não aceita pela norma culta diante de conjunção aditiva.

    Ocorre que a virgula em comento é decorrência exclusiva, existindo de forma facultativa, deve-se dizer, da expressão conjuntiva "não só...mas também...", de modo que, ao questionar e empregar a substituição entre conjunções, obviamente se considera retirada referida pontuação.

    Diferente seria se a banca exemplificasse a nova redação com presença de virgula ou questionasse a simples substituição de termos. Falando em substituição de conjunções, mais precisamente na substituição entre conjunção correlativa e conjunção simples, natural supor a adequação da construção.

    II. Em vez de “não só/mas também”, poder-se-ia usar, nessa situação, a locução também correlativa “tanto/quanto”, embora esta expresse valor de comparação e não de adição.

    Incorreta. A banca erra ao final da assertiva, afirmando erroneamente e de forma genérica ser a construção "tanto...quanto..." comparativa e não aditiva.

    A construção em comento de fato pode assumir valor comparativo, mas não no contexto apresentado, caso no qual seu valor é aditivo. O valor comparativo ocorrerá apenas quando os termos estiverem juntos, e não quando funcionarem como conjunção correlativa.

    "A personalidade envolve tanto aspectos herdados, quanto aprendidos" - Conjunção coordenativa aditiva

    "Gosto de você tanto quanto gosto dele" - Conjunção subordinativa comparativa

    III. A expressão “ainda que” tem valor de concessão e poderia ser substituída, nesse caso, por “embora”.

    Correta. Estamos diante de duas conjunções concessivas, substituíveis.

    Gabarito da banca na alternativa D

    Gabarito correto ausente

  • QC, VAMOS TER MAIS CAPRICHO NA ORGANIZAÇÃO DO TEXTO DAS QUESTÕES ,QUE TAL???

  • Assertiva I

    O erro ocorre pq a vírgula permanece

    "A personalidade envolve aspectos herdados, e aprendidos."

    Herdados e aprendidos remetem-se ao mesmo SUJEITO, por isso não pode ter vírgula.

    A personalidade envolve aspectos herdados, e a característica é aprendida. NESSE CASO pode ser colocada a vírgula, já que existem dois sujeitos na frase.

  • Peçam o comentário do professor!

  • O erro na item I se refere ao prejuízo de EFEITO DE SENTIDO e não pela vírgula. Observe os efeitos produzidos no ouvinte nas seguintes orações:

    1. Maria é inteligente e bonita
    2. Maria NÃO SÓ é inteligente, MAS TAMBÉM é bonita.

    Nessa última oração, eu valorizo, com mais ênfase, os predicativos de Maria. Ao trocar as conjunções, houve prejuízo de efeito sim.

  • Meu Deus

  • A conjunção "e" só vai ser a mesma coisa que o "mas" quando for adversativa. Ex

    "Treinou, mas não perdeu peso"

    Treinou, e não perdeu peso."

    -> conj adversativa = vírgula pós verbo!

  • Questão toda zaralhada . Arrumem esse trem ai !!!


ID
5475838
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas

Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...] 

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...] 

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.

Considerando o seguinte excerto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

“O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos.”.

( ) Os termos “diagnóstico” e “incidência” são acentuados devido à mesma regra de acentuação em Língua Portuguesa.
( ) No termo “frequente”, há um encontro consonantal em “fr”.
( ) O vocábulo “mulheres” apresenta um dígrafo e um encontro consonantal.
( ) As palavras “frequente”, “mulheres” e “incidência” são todas paroxítonas.
( ) O termo “sexos” apresenta cinco letras e seis fonemas.

Alternativas
Comentários
  • 1 - "diagnóstico" é proparoxítona, e "incidência" é paroxítona terminada em ditongo, por isso são acentuadas. - F

    2 - encontro consonantal é o encontro de duas ou mais consoantes sem vogal entre elas - V

    3 - Dígrafo: presença de duas letras que apresentam um único som. No caso, "lh" se trata de dígrafo consonantal, pois as duas letras formam um único fonema (um só som). Seria encontro consonantal se houvesse fonemas diferentes (ex: ritmo). - F

    4 - De fato. V

    5 - x tem som de "ksí" nesse caso, então a letra x tem dois fonemas. No restante, cada letra, um fonema. - V

    GABARITO: (c)

    Caso tenha erro, por favor comentar embaixo.

    NÃO DESISTA, MANTENHA A CONSTÂNCIA E O FOCO QUE VAI DAR CERTO!

  • Por isso resolver questão e importante, essa banca cobra fonemas, eu nem lembrava o que era pq até onde estudei, não vi o cespe cobrar.

  • Incidencia não e proparoxítona. É paroxítona terminada em ditongo
  • (f ) Os termos “diagnóstico” e “incidência” são acentuados devido à mesma regra de acentuação em Língua Portuguesa.

    Di - ag - nós - ti - co - Proparoxítona

    In - ci - dên - cia -(acento no vizinho o final fica juntinho) Paroxítona

    ( v) No termo “frequente”, há um encontro consonantal em “fr”.

    *Fre - quen - te _ (nt) também é.

    Encontro Consonantal- Reunião de duas ou mais consoantes, sem vogal entre elas.

    (f ) O vocábulo “mulheres” apresenta um dígrafo e um encontro consonantal.

    Dígrafo- grupo de duas letras para representar um único fonema(som).

    Mu - lhe - res

    (v ) As palavras “frequente”, “mulheres” e “incidência” são todas paroxítonas.

    Fre - quen - te mu - lhe - res in - ci - dên - cia

    (v ) O termo “sexos” apresenta cinco letras e seis fonemas.

    Séksos- 6 fonemas

    Sexos - 5 letras

    Gabarito: C

  • QC, custa separar?? Custa ter mais capricho??? Tudo em negrito.. Nos ajudem por favor.

  • é por essas que resolvo provas da CESPE e dessa banca... cobranças beem diferentes!

    Até acordei pra vida!

  • GABARITO - C

    (F) Os termos “diagnóstico” e “incidência” são acentuados devido à mesma regra de acentuação em Língua Portuguesa.

    di/ag/nós/ti/co - Proparoxítona

    in/ ci/ dên/ cia - paroxítona terminada em ditongo crescente.

    CUIDADO!

    Algumas bancas usam a classificação de proparoxítona eventual ou aparente.

    ________________________________________________________________________

     ( V ) No termo “frequente”, há um encontro consonantal em “fr”.

     entende-se que são palavras que contêm duas ou mais consoantes juntas, sem intervenção de vogal.

    São exemplos de encontros consonantais as palavras: prato, fraco

    ___________________________________________________________________________

     ( F ) O vocábulo “mulheres” apresenta um dígrafo e um encontro consonantal. 

    Dígrafos consonantais: ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, gu e qu...

    ___________________________________________________________

    ( V) As palavras “frequente”, “mulheres” e “incidência” são todas paroxítonas.

    in/ ci/ dên/ cia - paroxítona terminada em ditongo crescente.

    CUIDADO!

    Algumas bancas usam a classificação de proparoxítona eventual ou aparente.

    _________________________________________________________________

     (V ) O termo “sexos” apresenta cinco letras e seis fonemas.

    SÉKSOS.

  • errei por falta de atenção :(

  • Questão passível de anulação . Vejam: algumas palavras terminadas em ditongos crescente podem ser tanto PAROXÍTONA OU PROPAROXÍTONA a depender da separação silábica. Ex:

    Série - SÉ - RI - E (proparox.) - SÉ - RIE (paroxit.).

    Anotem isso que vai cair na prova.

    Portanto a primeiro está certa.

    Incidência pode ser PAROXÍTONA OU PROPAROXÍTONA.

    IN - CI - DÊ - CIA (parox) ou IN - CI - DÊ - CI -A (proparox.)

    Meu maior inimigo o sono!!! Mas vou vencer!!!!!!!!!!!... sem falar pra ninguém por enquanto.

  • Estudar e errar todas é horrivel :(

  • errei no final

  • Para responder esta questão, exige-se conhecimento em acentuação e fonologia. O candidato deve julgar cada assertiva como verdadeira ou falsa. Vejamos:

     “O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos.”.

    (F) Falsa.

    Ambas são acentuadas diferentemente. Vejam:

    “di-ag-nós-ti-co”⇢ acentuada por ter a antepenúltima sílaba mais forte, ou seja, entra na regra das proparoxítonas, pois todas são acentuadas.

    “in-ci-dên-cia”⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "ditongo", ou seja, entra na regra da paroxítona terminada em ditongo. As paroxítonas são aquelas que têm sua sílaba mais forte na penúltima sílaba. Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, /, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo. Ditongo é a união da semivogal com a vogal. As semivogais são tradicionalmente "i" e "u".

    (V) Verdadeira.

    O encontro consonantal é a união de mais de uma consoante, sendo que o som de todas são representadas . Ex: (bl, br, fr, pç, bd, cc, cç, tn, bm, bst, bt, sp, ct, pt, sp, sc, sf, mn, br etc.). Portanto, na palavra “frequente”, há um encontro consonantal em "fr".

    (F) Falsa.

    O erro foi dizer que a palavra "Mulheres" possui encontro consonantal. Vejam:

    “mulheres” ⇢ dígrafos consonantais; gu, qu, ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, xs e dígrafos vocálicos. am, an; em, en; im, in; om, on e um, un, portanto, na palavra em questão, apenas há um dígrafo em "lh".

    (V) Verdadeira.

    As palavras “fre-quen-te”, “mu-lhe-res” e “in-ci-dên-cia” são todas paroxítonas., pois a sílaba mais forte de cada uma é a penúltima.

    (V) Verdadeira.

    O termo “s/e/k/s/o/s” apresenta cinco letras e seis fonemas, porque o "x" tem som de "k" e "s", ou seja, uma única letra representa dois sons.

    Portanto, a sequência ficou assim: F – V – F – V – V.

    Gabarito do monitor: C

  • Esta questão envolve conhecimentos acerca de regras de acentuação, de tonicidade das sílabas e de encontros vocálicos e consonantais. Em termos de estrutura, temos de analisar as afirmativas abaixo e colocar V para verdadeiro e F para falso.

     

    (F) Os termos “diagnóstico" e “incidência" são acentuados devido à mesma regra de acentuação em Língua Portuguesa.

     

    Falso. A palavra “diagnóstico" é proparoxítona (di-ag-nós-ti-co) e, como tal, deve ser acentuada porque todas as proparoxítonas são acentuadas. Já “incidência" (in-ci-dên-cia) é uma palavra paroxítona terminada em ditongo (encontro de duas vogais na mesma sílaba). E de acordo com as regras de acentuação, paroxítonas terminadas em ditongo devem ser acentuadas.

     

    (V) No termo “frequente", há um encontro consonantal em “fr".

     

    Verdadeiro. O encontro consonantal está na primeira sílaba da palavra (“fre").

     

    (F) O vocábulo “mulheres" apresenta um dígrafo e um encontro consonantal.

     

    Falso. Os dígrafos ocorrem quando duas letras representam um único fonema, como na palavra “máquina", por exemplo. Aqui, o “qu" representa o fonema K. Em “mulheres" não há a representação de um único fonema, mas sim, o encontro consonantal de “lh".

     

    (V) As palavras “frequente", “mulheres" e “incidência" são todas paroxítonas.

     

    Verdadeiro. Marcando as sílabas tônicas temos: fre-quen-te; mu-lhe-res; in-ci-dên-cia. Todas têm a penúltima sílaba como tônica, portanto, são paroxítonas.

     

    (V) O termo “sexos" apresenta cinco letras e seis fonemas.

     

    Verdadeiro. A palavra “sexos" apresenta cinco letras (s,e, x,o, s) e seis fonemas (/s/, /e/, /k/, /s/, /o/, /s/).

     

    Como ficou nossa sequência?

     

    F-V-F-V-V.

     

    Portanto, a resposta correta é alternativa C.

     

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Questão muito boa para uma revisão.


ID
5475847
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma dosagem total de 100 ml deve ser preparada para ser aplicada em um paciente a partir da mistura de três tipos de soluções, identificadas por H, J e Q, tal que 3/4 da dosagem total é da solução H, 1/5 da dosagem total é da solução J e o restante da dosagem total é da solução Q. Dessa forma, uma fração que indica a divisão entre as quantidades da solução Q e da solução H, nessa dosagem e nessa ordem, é igual a 

Alternativas
Comentários
  • H= 3/4 de 100ml( 75%); J= 1/5 de 100ml ( 20%), restou que Q é =0,05%. Logo, 0,05/0,75 (multiplica os dois por 100 para tirar a virgula) = 5/75= 1/15.

  • Resposta: alternativa C.

    Comentário no canal “Bote Fé na Matemática” no YouTube: 7:47s

    https://youtu.be/Y3S18NJD2CE

  • Pessoal, fiz assim, caso algo errado, me corrijam:

    H= 3/4 (de) 100ml= 75ml

    J=1/5 (de) 100ml=20 ml

    Q=? ---é o resto

    H+J=95 ml, assim falta 5 ml para fechar o total.

    A questão pede Q/H NECESSARIAMENTE nesta ordem----5/75...simplificando...1/15

    GABARITO C

  • gaba C

    3/4H (100 ÷ 4 x 3 = 75ml )

    1/5J (100 ÷ 5 x 5 = 20 ml )

    5/100Q = 5ml

    basta dividir agora.

    5/100 ÷ 3/4

    pra quem não se lembra na divisão de frações repete o primeiro e multiplica pelo inverso da seguna.

    5/100 ÷ 3/4 = 5/100 ÷ 4/3 = 20/300 (simplificando) 1/15

    pertencelemos!


ID
5475850
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Cinco pessoas, identificadas como P1, P2, P3, P4 e P5, estão em uma clínica médica aguardando a vez para realizar dois tipos de exames laboratoriais. Sabe-se que duas dessas pessoas, cada uma na sua vez, irão fazer o exame de Hemograma e as outras três, também cada um na sua vez, irão fazer o exame de Glicemia. Sabe-se também que P3 e P4 irão fazer o mesmo tipo de exame, P2 e P4 irão fazer exames de tipos diferentes e P2 e P5 irão fazer exames de tipos diferentes. Com base nessas informações, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • P3=P4; P2 diferente de P4.P2 é diferente de P5. Logo, P2 também é diferente de P3. Sabendo que 3 farão o mesmo exame, então conclui-se que P3, P4 e P5 são iguais, então eles farão de glicemia. Portanto, P1 e P2 farão Hemograma.

  • Aconselho que façam desenho para responder essas questões analíticas:

    http://sketchtoy.com/69940160

    Creio que através da animação dê para entender.

    Gabarito E

    -------------------------------

    Boa sorte e bons estudos.

  • Resposta: alternativa E.

    Comentário no canal “Bote Fé na Matemática” no YouTube: 12:06s

    https://youtu.be/Y3S18NJD2CE

  • Gab. E

    Iguais.....Diferentes.....Diferentes

    P3...................P2...................P2

    P4...................P4...................P5

    OBS: O P2 é diferente dos outros 3 citados! Logo, P3, P4 e P5 farão exames iguais!

    OBS: Como duas pessoas farão o exame H, só sobrou o P1

    • P1

    H

    • P2

    • P3

    GL

    • P4

    • P5
  • gaba E

    não precisa de tabela, basta testar as combinações.

    fica assim, confronte com o enunciado.

    http://sketchtoy.com/69967238

    pertencelemos!

  • Gente, esse assunto estava no edital?


ID
5475853
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Comparando os números 500 e 100, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Se voce compra um produto x por 100 reais, depois de 1 mes ele custa 200 reais, isso quer dizer que ele aumentou 100%, logo, se aumenta para 500, implica um aumento de 400%. Pois 500 é 4 vezes o valor de 100 reais em 100%.

  • Resposta: alternativa B.

    Comentário no canal “Bote Fé na Matemática” no YouTube: 0:36s

    https://youtu.be/Y3S18NJD2CE


ID
5475856
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sendo p = 7/10 , q = 1/50 e r = 6/7 , então o valor de 2.p.r/ 6.q é igual a

Alternativas
Comentários
  • 2*(7/10 * 6/7)/6*1/50= (84/70)/(6/50)=840/84=10

  • 2x(7/10x6/7)=84/70

    ________ _____ = 84/70x50/6= 4.200

    6x 1/50 6/50 _______

    420

    R: 10

  • Resposta: alternativa A.

    Comentário no canal “Bote Fé na Matemática” no YouTube: 3:13s

    https://youtu.be/Y3S18NJD2CE

  • gaba A

    p = 7/10, = 1/50 e = 6/7

    2.p.r ÷ 6.q

    substitua os valores que a banca indicou.

    2.7/10.6/7 = 84/70

    6.1/50 = 6/50

    basta dividir agora. (divisão de frações, tu repete o primeiro e multiplica pelo inverso do segundo)

    84/70 ÷ 6/50 = 84/70*50/6 = 4200/420 = 10

    pertencelemos!

  • Uma questão dessas não cai na minha prova


ID
5475859
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a seguinte sequência numérica, tal que os termos dessa sequência foram dispostos obedecendo a uma lei (lógica) de formação, em que ainda falta identificar o último termo:

(– 8, – 7, – 3, 4, 14, __).

Seguindo a lógica de formação dessa sequência, então o último termo da sequência dada é igual a

Alternativas
Comentários
  • Nesse tipo de questão o ideal é fazer uma reta

    -8 -7 -6 -5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 ?

    Agora, perceba que de -8 p/ -7, andou uma casa= (-8 +1 casa= -7

    de -7 p/ -3, andou 4 casas a mais

    de -3 p/ 4, andou 7 casas a mais

    Ou seja, foi somando sempre 3 casas a mais

    a1= -8

    P/ a2 andou 1 casa

    por isso a2 somou somente 1

    p/a3 andou 4 casas (1 casa + 3 casa)=4

    p/a4 andou 7 casas ( 4 + 3 casas), e assim sucessivamente...

    a1= -8

    a2= -8+ 1 = -7

    a3= -7 +4 = -3

    a4= -3 +7 = 4

    a5= 4 + 10= 14

    a6= 14 + 13= 27

    Resposta é 27.

    Espero ter ajudado, pois sou péssima para explicar.

  • Resposta: alternativa D.

    Comentário no canal “Bote Fé na Matemática” no YouTube: 5:12s

    https://youtu.be/Y3S18NJD2CE

  • Entre o -8 e o -7, soma +1

    Entre o -7 e o -3, soma +4

    Entre o -3 e o 4, soma +7

    Entre o 14 e o 4, soma +10

    Desse jeito fica mais fácil ver que aumenta 3 unidades em cada número a ser somado, então acrescenta-se 3 no 10 da última soma, ficando 13, assim:

    Entre o __ e o 14, soma +13, ou seja: 14 +13= 27

  • ( -8, -7, -3, 4, 14 ......)

    -8 para -7 = +1

    -7 para -3 = +4

    -3 para 4 = Faz assim (-3) -2-1,0,1,2,3,4 = 7 basta fazer assim

    SÓ CONTAR a partir do (-2) para chegar ao (4) I I I I I I I = +7

    4 para 14 = 10

    Resumindo

    (-8,-7,-3,4,14 -----)

    -8 p -7 p -3 p 4 p 14

    (+1 + 4 +7 +10 -----)

    1 p 4 p 7 p 10

    +3 +3 +3 +3 soma com 10 = 13

    14 +13 = 27 GAB.


ID
5475865
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual é o caminho correto para encontrar a ferramenta que cria um disco de reparação do sistema no sistema Microsoft Windows 7 Ultimate Service Pack 1 versão em Português? 

Alternativas
Comentários
  • Faltou o Menu iniciar no início do gabarito.

    Menu Iniciar --> Painel de controle, Sistema e Segurança e Backup e Restauração.

    Por enquanto gabarito B.

  • GABARITO "B".

    Clique em Iniciar e em Painel de controle. Em Sistema e segurança, clique em Fazer backup do computador. O Centro de Backup e Recuperação será exibido. Clique em Criar um Disco de Reparação do Sistema.


ID
5501872
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Paciente feminina, 65 anos, possui quadro caracterizado pela redução de volume da saliva produzida e apresenta dificuldade na mastigação e deglutição, relatando que os alimentos aderem à mucosa bucal durante o processo. Qual é a condição central do quadro dessa paciente?

Alternativas
Comentários
  • É o ressecamento da boca provocado por diminuição ou ausência do fluxo salivar. e candidíase oral.

  • Xerostomia, redução na produção de saliva

  • Disfagia é a dificuldade de deglutição.
  • A xerostomia caracterizada pela boca seca. É recomenda-se algumas estratégias nutricionais como: . Consumo de alimentos com vitamina C . Mascar chiclete sem açúcar. Ajuda no processo de produção de saliva. . Consumo de água com o alimento.

ID
5501875
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Durante a adolescência, os dados antropométricos se tornam ainda mais importantes para o acompanhamento do crescimento e o desenvolvimento. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) É comum que os adolescentes apresentem um aspecto de excesso de peso no período anterior ao estirão pubertário.

( ) Os estágios de Tanner não são um parâmetro atualmente utilizado para avaliação da maturação sexual.

( ) A velocidade máxima do estirão puberal é variável de adolescente para adolescente, ocorrendo antes nos homens do que nas mulheres.

( ) Com base no peso ou na massa corporal e na estatura, são construídos os índices antropométricos, por exemplo, o índice de massa corporal para idade (IMC/I) e estatura para idade (EI), que são os recomendados na adolescência.

Alternativas
Comentários
  • I - Verdadeira

    II - Falsa

    Os estágios de Tanner são, sim, um parâmetro utilizado para avaliação da maturação sexual.

    III - Falsa

    O estirão ocorre primeiro nas meninas, sendo lentificado e cessado após a menarca.

    IV - Verdadeira


ID
5501878
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Faz parte da lactose, açúcar do leite. Quase nunca é encontrada livre na natureza, mas é obtida principalmente pela hidrólise da lactose. O enunciado se refere à

Alternativas
Comentários
  • Galactose é um açúcar monossacarídeo. ... A galactose é importante na síntese de lactose na glândula mamária em lactação, pois nesta ocorre uma condensação entre a glicose e a UDP-Galactose, originando lactose, numa reacção catalisada pela síntase da lactose.


ID
5501881
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
A Doença Celíaca é uma enteropatia __________do intestino _________, de caráter autoimune, desencadeada pela exposição ao glúten (principal fração proteica presente naturalmente no trigo, no(a) ___________, e no(a)_______) em indivíduos geneticamente predispostos.

Alternativas
Comentários
  • A Doença Celíaca é uma enteropatia [crônica] do intestino [delgado], de caráter autoimune, desencadeada pela exposição ao glúten (principal fração proteica presente naturalmente no trigo, no(a) [centeio], e no(a) [cevada] em indivíduos geneticamente predispostos.

    Gabarito: E.


ID
5501884
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para uma paciente feminina, 2 anos, em consulta regular com o pediatra, é observado risco para anemia ferropriva, conforme apontam os exames laboratoriais. A mãe busca acompanhamento com o nutricionista e o profissional lista algumas práticas alimentares que previnem a anemia. Dentre elas estão, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Garantir duas refeições de sal (comida de panela / almoço e jantar) ao dia. Oferecer frutas como laranja, goiaba, abacaxi, bergamota, acerola e limão, após as refeições principais (almoço e jantar). Estimular o consumo de carnes, já que possuem ferro heme (que é melhor absorvido). Estimular o consumo de miúdos ou vísceras no mínimo uma vez na semana. 

  • A) garantir duas refeições de sal (comida de panela / almoço e jantar) ao dia.

    Garantir duas refeições de sal (Comida de panela/ almoço e jantar) ao dia. Se a criança não quiser a refeição, essa não deve ser substituída por lanches ou refeições lácteas. Orientar a mãe a oferecer a mesma refeição de sal mais tarde. E não oferecer uma bebida láctea em substituição a refeição negada. O uso de lanches ou refeições lácteas em substituição à comida de panela (almoço e ou jantar) aumenta o risco de anemia.

    B) oferecer, se a criança não quiser a refeição de sal, uma bebida láctea em substituição à refeição negada.

    Incorreta.

    Garantir duas refeições de sal (Comida de panela/ almoço e jantar) ao dia. Se a criança não quiser a refeição, essa não deve ser substituída por lanches ou refeições lácteas. Orientar a mãe a oferecer a mesma refeição de sal mais tarde. E não oferecer uma bebida láctea em substituição a refeição negada. O uso de lanches ou refeições lácteas em substituição à comida de panela (almoço e ou jantar) aumenta o risco de anemia.

    C) oferecer frutas como laranja, goiaba, abacaxi, bergamota, acerola e limão, após as refeições principais (almoço e jantar).

    Oferecer uma fruta rica em vitamina C (ex.: laranja, goiaba, abacaxi, bergamota, acerola, limão) após as refeições principais (almoço e jantar).

    D) estimular o consumo de carnes, já que possuem ferro heme (que é melhor absorvido).

    Ao introduzir os alimentos complementares é necessário oferecer pequenas porções de carne. O ferro do leite materno é absorvido em menor quantidade com a introdução de outros alimentos e somente as carnes possuem ferro heme que é melhor absorvido.

    E) estimular o consumo de miúdos ou vísceras no mínimo uma vez na semana. 

    Estimular o consumo de miúdos ou vísceras (especialmente fígado) no mínimo uma vez na semana. Essa prática é simples, barata e fornece grandes quantidades de ferro. 

    Fonte: Dez passos para uma alimentação saudável.

    Gabarito: B.


ID
5501887
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os ácidos graxos podem ser classificados como saturados (sem duplas ligações entre seus átomos de carbono), mono ou poliinsaturados, de acordo com o número de ligações duplas em sua cadeia. Os ácidos graxos saturados mais frequentemente presentes em nossa alimentação (que variam de 12 a 18 átomos de carbono) são: 

Alternativas
Comentários
  • Por exclusão!

    Ácido oléico ou Ômega 9 --> monoinsaturado

    Ácidos Linolênico e Linoleico --> poliinsaturados

    Ácido Eicosapentaenoico --> poliinsaturado

  • Opção B. Porque o Láurico tem 12 carbonos, algumas referência colocam ele como AG de cadeia média, outros de cadeia longa. Caberia recurso ao meu ver.


ID
5501890
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um professor lançou aos seus alunos a descrição do seguinte caso clínico: “Paciente apresentou manifestações clínicas que incluíam envolvimento dos sistemas nervoso e gastrointestinal. Inicialmente, relatou anorexia, mal-estar geral, constipação intestinal e desconforto abdominal, além de “fraqueza” e edema nos membros inferiores (frequentemente associados a parestesias). Visivelmente, o paciente apresentava debilidade”. O professor relatou que o caso é consequência da deficiência de uma determinada vitamina que atua como coenzima no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos, sendo essencial nas reações que produzem energia da glicose e que convertem a glicose em gordura para armazenamento nos tecidos. Também exerce um papel na condução dos impulsos elétricos dos nervos periféricos.
Qual é a doença em questão?

Alternativas
Comentários
  • A) Escorbuto.

    Deficiência de vitamina C.

    B) Beribéri. 

    Correta. Deficiência de vitamina B1 (tiamina).

    C) Pelagra.

    Deficiência de Vitamina B3 (niacina).

    D) Osteomalácia.

    Deficiência de Vitamina D, cálcio e fósforo.

    E) Kwashiorkor.

    Deficiência de proteínas.

    Gabarito: B.


ID
5501893
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Ainda sobre a questão anterior, conforme a descrição do caso clínico, a doença carencial que o paciente apresenta é fruto da deficiência de

Alternativas
Comentários
  • Questão anterior:

    Um professor lançou aos seus alunos a descrição do seguinte caso clínico: “Paciente apresentou manifestações clínicas que incluíam envolvimento dos sistemas nervoso e gastrointestinal. Inicialmente, relatou anorexia, mal-estar geral, constipação intestinal e desconforto abdominal, além de “fraqueza” e edema nos membros inferiores (frequentemente associados a parestesias). Visivelmente, o paciente apresentava debilidade”. O professor relatou que o caso é consequência da deficiência de uma determinada vitamina que atua como coenzima no metabolismo dos carboidratos e aminoácidos, sendo essencial nas reações que produzem energia da glicose e que convertem a glicose em gordura para armazenamento nos tecidos. Também exerce um papel na condução dos impulsos elétricos dos nervos periféricos.

     A) vitamina A.

    Incorreta. Sintomas de deficiência de vitamina A:

    – um dos epitélios severamente afetados é o do revestimento ocular, levando à xeroftalmia (nome dado aos diversos sinais e sintomas oculares da hipovitaminose. A forma clínica mais precoce da xeroftalmia é a cegueira noturna onde a criança não consegue boa adaptação visual em ambientes pouco iluminados; nos estágios mais avançados a córnea também está afetada constituindo a xerose corneal, caracterizada pela perda do brilho, assumindo aspecto granular, e ulceração da córnea; a ulceração progressiva pode levar à necrose e destruição do globo ocular provocando a cegueira irreversível, o que é chamado de ceratomalácia.

    – Infecções frequentes podem indicar carência, pois a falta de Vitamina A reduz a capacidade do organismo de se defender das doenças.

    B) biotina. 

    Incorreta. Como a biotina pode ser obtida a partir de muitos alimentos e pelo metabolismo de micro-organismos intestinais, a deficiência simples de biotina é rara. Os poucos casos envolveram pacientes que receberam nutrição parenteral incompleta e lactentes amamentados por mães cujo leite continha quantidades muito baixas da vitamina. Em cada caso, os sinais incluem dermatite, glossite, anorexia, náusea, depressão, esteatose hepática e hipercolesterolemia.

    C) folato.

    Incorreta. Sintomas de deficiência de folato: além dos sintomas gerais de anemia (por exemplo, palidez, irritabilidade, falta de ar e tontura), a deficiência de ácido fólico, caso seja grave, pode causar vermelhidão e dor na língua, diarreia, redução do paladar, perda de peso e depressão.

    D) vitamina B12.

    Incorreta. Sintomas de deficiência de vitamina B12: desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência

    E) tiamina.

    Gabarito: E.


ID
5501896
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando os riscos decorrentes da cocção de alimentos, um deles é a lixiviação, que se refere à

Alternativas
Comentários
  • “Por evitar a exposição do alimento à água, o vapor impede a perda de nutrientes por difusão na água (lixiviação), sendo um método de preparo considerado melhor para preservação das vitaminas solúveis em água (hidrossolúveis)”

  • resposta B: remoção dos nutrientes do conteúdo intracelular por ação da água nos processos de higienização ou na cocção úmida por imersão


ID
5501899
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Paciente feminina, 32 anos, que está em pósoperatório de cirurgia do trato gastrointestinal, tem indicação de dietoterapia com característica branda e pobre em resíduos. Diante disso, a dieta da paciente pode conter

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a quantidade de celulose contida nos alimentos e com a rigidez do tecido conectivo de animais. Pode ser : • Isenta de resíduos (repouso gastrointestinal)

    • Pouco resíduos (frutas e/ou verduras cozidas em forma de purê).

    • Resíduos brandos (cereais triturados, verduras tenras cruas ou cozidas, frutas cozidas, em compotas ou sem casca).

    • Rica em resíduos (vegetais folhosos, frutas cruas e com casca, cereais integrais) – estimular o trânsito gastrointestinal.

    A) vegetais folhosos crus. 

    Incorreta. Dieta rica em resíduos

    B) frutas cruas sem casca. 

    Incorreta. Rica em resíduos.

    C) cereais integrais. 

    Incorreta. Rica em resíduos.

    D) legumes cozidos. 

    Correta.

    E) frutas cozidas com casca. 

    Incorreta. Resíduo brando.

    Gabarito: D.


ID
5501902
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre fatores intrínsecos e extrínsecos no crescimento de microrganismos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O conhecimento dos fatores (intrínsecos e extrínsecos) permite prever a vida útil do alimento. 

  • A) O crescimento dos microrganismos independe dos fatores extrínsecos. 

    Incorreta. Essa questão diz justamente o contrário: Q1607592

    B) Fatores intrínsecos estão relacionados ao ambiente onde está o alimento.

    Incorreta. Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como por exemplo, o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases.

    C) O conhecimento dos fatores (intrínsecos e extrínsecos) permite prever a vida útil do alimento. 

    Correta.

    D) O conhecimento dos fatores (intrínsecos e extrínsecos) não permite prever a estabilidade microbiológica do alimento. 

    Incorreta. Justamente o oposto.

    E) A atividade da água dos alimentos pouco se relaciona com o potencial do crescimento de microrganismos no alimento. 

    Incorreta. Quanto mais elevada for a atividade da água, mais rapidamente os microrganismos (como bactérias, leveduras e bolores) poderão se multiplicar.

    Gabarito: C.


ID
5501905
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A vitamina A é um micronutriente encontrado em fontes de origem animal (retinol) e vegetal (provitamina A). O corpo humano não pode fabricar vitamina A, portanto tudo que necessitamos deve vir dos alimentos. O principal órgão de armazenamento dessa vitamina é o/a 

Alternativas
Comentários
  • O armazenamento da vitamina A é feito sob forma de ésteres de retinil. Cerca de 50-80% da vitamina A no corpo é estocada no fígado onde é ligada à proteína ligadora de retinol (RBP). Esse estoque regula os efeitos de variabilidade nas taxas de ingestão de vitamina A, particularmente contra os riscos de deficiência durante os períodos de baixa ingestão dessa vitamina. A administração de pequenas quantidades de vitamina E aumenta o armazenamento do retinol nos tecidos.

    Gabarito: A.


ID
5501908
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre a promoção da alimentação saudável no âmbito escolar, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) As atividades educativas promotoras de saúde na escola, em particular a promoção da alimentação saudável (PAS), representam possibilidade concreta de produção de impacto sobre a saúde, a autoestima, os comportamentos e o desenvolvimento de habilidades para a vida de todos os membros da comunidade escolar.

( ) O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem a função de proporcionar assistência alimentar suplementar aos escolares e promove a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensinoaprendizagem, no entanto não abrange o envolvimento da comunidade nesse processo.

( ) Os manipuladores da alimentação, como membros da comunidade escolar, desempenham um papel importante na formação dos hábitos alimentares dos alunos, uma vez que devem se responsabilizar pela preparação segura dos alimentos servidos. De forma adicional, atuam como propagadores de conhecimentos do senso comum, podendo constituir-se em agentes promotores da alimentação saudável.

( ) A PAS na escola apresenta possibilidades limitadas de ações baseadas em eixos que priorizam a educação alimentar e nutricional. Dentre as existentes, estão: o estímulo à produção de hortas como método pedagógico e a inclusão das boas práticas da manipulação de alimentos no ambiente escolar.

Alternativas
Comentários
  • A PAS na escola apresenta variadas possibilidades de ações baseadas em eixos que priorizam a educação alimentar e nutricional; o estímulo à produção de hortas como método pedagógico e a inclusão das boas práticas da manipulação de alimentos no ambiente escolar; a restrição local ao comércio de alimentos com altos teores de gorduras, açúcar e sal; o incentivo ao consumo de verduras, frutas e legumes e o monitoramento da situação nutricional dos escolares.

  • (V) As atividades educativas promotoras de saúde na escola, em particular a promoção da alimentação saudável (PAS), representam possibilidade concreta de produção de impacto sobre a saúde, a autoestima, os comportamentos e o desenvolvimento de habilidades para a vida de todos os membros da comunidade escolar.

    (F) O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem a função de proporcionar assistência alimentar suplementar aos escolares e promove a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensinoaprendizagem, no entanto não abrange o envolvimento da comunidade nesse processo.

    Nesse contexto, a alimentação escolar, que nas escolas públicas tem interface com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de proporcionar assistência alimentar suplementar aos escolares, deve promover a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino-aprendizagem, estimulando, dessa forma, o envolvimento da comunidade escolar nesse processo

    (V) Os manipuladores da alimentação, como membros da comunidade escolar, desempenham um papel importante na formação dos hábitos alimentares dos alunos, uma vez que devem se responsabilizar pela preparação segura dos alimentos servidos. De forma adicional, atuam como propagadores de conhecimentos do senso comum, podendo constituir-se em agentes promotores da alimentação saudável.

    (F) A PAS na escola apresenta possibilidades limitadas de ações baseadas em eixos que priorizam a educação alimentar e nutricional. Dentre as existentes, estão: o estímulo à produção de hortas como método pedagógico e a inclusão das boas práticas da manipulação de alimentos no ambiente escolar.

    PAS na escola apresenta variadas possibilidades de ações baseadas em eixos que priorizam a educação alimentar e nutricional; o estímulo à produção de hortas como método pedagógico e a inclusão das boas práticas da manipulação de alimentos no ambiente escolar; a restrição local ao comércio de alimentos com altos teores de gorduras, açúcar e sal; o incentivo ao consumo de verduras, frutas e legumes e o monitoramento da situação nutricional dos escolares.

    Apenas complementando a ótima contribuição da colega.

    Gabarito: C.


ID
5501911
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
A alergia alimentar pode ser definida como uma reação adversa a um antígeno alimentar mediada por mecanismos fundamentalmente __________________. As alergias são caracterizadas por um aumento na capacidade de os linfócitos B sintetizarem a imunoglobulina do isotipo _____________ contra antígenos que acessam o organismo via inalação, ingestão ou penetração pela pele. Os alérgenos alimentares mais comuns responsáveis por grande parte das reações alérgicas são as proteínas do leite de vaca, __________, __________, __________, além da soja, peixe, frutos do mar e nozes.

Alternativas
Comentários
  •  A alergia alimentar pode ser definida como uma reação adversa a um antígeno alimentar mediada por mecanismos fundamentalmente .IMUNOLÓGICOS As alergias são caracterizadas por um aumento na capacidade de os linfócitos B sintetizarem a imunoglobulina do isotipo IGE contra antígenos que acessam o organismo via inalação, ingestão ou p3n3traç4o pela pele. Os alérgenos alimentares mais comuns responsáveis por grande parte das reações alérgicas são as proteínas do leite de v4c4, 0V0, AMENDOIM, TRIGO, além da soja, peixe, frutos do mar e nozes.

    Gabarito: D.


ID
5501914
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Todo o utensílio que entra em contato com os alimentos deve passar por rigorosa limpeza logo após o seu uso, devendo ser lavado por banho de água e sabão neutro ou água e detergente, imediatamente após o uso. Nesse caso, é possível definir limpeza como

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Limpeza: operação de remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades;

    Desinfecção: operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento;

    • (RESOLUÇÃO N° 216, DE 15 DE SETEMBRO DE 2004)
  • A) a redução, por método físico e/ou agente químico, do número de microrganismos, de modo a não comprometer a qualidade higiênico-sanitária do alimento.

    Desinfecção.

    B) a remoção de sujidades e a redução da carga microbiana de utensílios e equipamentos.

    Limpeza.

    C) a sanitização por meio químico de equipamentos que entram em contato com os alimentos.

    Desinfecção.

    D) a desinfecção por meio químico dos utensílios de trabalho usados para o preparo de alimento.

    Desinfecção.

    E) a etapa que compreende a lavagem dos utensílios por banho de água e sabão neutro e, posteriormente, é realizada a secagem preferencialmente com o uso de panos de tecidos de algodão, a fim de diminuir o risco de contaminação. 

    O começo é limpeza, depois virou uma viagem maluca kkkk

    Gabarito: B.


ID
5501917
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Componentes alimentares de ocorrência natural ou acidental, como os contaminantes, que podem estar presentes na dieta e não trazem qualquer contribuição nutricional, podendo ocasionar, se incorporados aos processos metabólicos, efeitos adversos à saúde. O enunciado faz referência aos/às

Alternativas
Comentários
  • Xenobiótico é o termo usado para designar substâncias químicas estranhas ao organismo humano. Podem ou não ter efeito nocivo à saúde

    Uma endotoxina trata-se de um lipopolissacárido, abreviado LPS, ou seja, uma forma de um açúcar. Trata-se de uma estrutura composta por complexos de lípidos e açúcares.

    GAB: E

    curti aqui quem errou...


ID
5501920
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para o planejamento de compras e para o cálculo dietético, os indicadores de rendimento são úteis para evitar perdas ou riscos de abastecimento insuficiente. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O fator de correção não é um indicador utilizado para dimensionar a compra.

    Incorreta. O fator de correção dos alimentos (FC), também conhecido como fator de aquisição, está relacionado à perda de parte do alimento que inevitavelmente acontece durante o seu preparo. Este índice diz respeito à relação entre o peso líquido e o peso bruto de cada insumo.

    Um dos índices mais importantes na hora da compra.

    B) O fator de cocção (também conhecido como índice de conversão) é um indicador de custo, mas não do rendimento de preparações.

    Incorreta. O fator de cocção dos alimentos trata justamente da diferença entre o peso bruto do alimento antes do preparo e o seu peso após o processo de cocção a que foi submetido.

    O aspecto que mais influencia nesse valor é o quanto de água determinado alimento perdeu ou absorveu ao longo do preparo.

    C) O fator de cocção corrige a variação de peso do alimento após a fase de pré-preparo.

    Incorreta. É relação do peso antes e após o preparo, ou seja, corrige a variação após o preparo.

    D) O índice de hidratação estima a incorporação de água na etapa de remolho, chamada também de maceração.

    Correta.

    E) O fator de correção corrige a variação de peso que o alimento apresenta decorrente da etapa de cocção. 

    Incorreta. Esse é o fator de cocção.

    Gabarito: D.

  • Maceração é a mesma coisa que índice de reiidratacao? Fiquei bem confusa.

  • Maceração é o mesmo que hidratação??? nunca vi


ID
5501923
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os tipos de grãos de arroz mais comuns podem ser classificados quanto ao estágio de refino ou variedade agronômica. Considerando as diferentes formas de processamento do arroz comum, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta.

1. Grão do qual se removeu a camada de aleurona por abrasão. De gelatinização fácil, exige dextrinização da camada externa do endosperma que, modificada, evita o amolecimento excessivo do grão para se obterem grãos soltos. Por ser de estrutura mais frágil, é adequado para acompanhar preparações nas quais seja necessário incorporar molhos, como feijoada e estrogonofe.
2. A aleurona não dispensa a gelatinização, mas oferece resistência à absorção de água pelo endosperma, exigindo maior tempo de cocção. A preparação final resulta em grãos mais firmes à mastigação e que não incorporam molhos e caldos com a mesma facilidade que outras variedades.
3. Antes do polimento, o grão é tratado termicamente e o endosperma modifica-se, incorporando parte dos nutrientes e pigmentos da aleurona e tornando-o resistente à gelatinização. O resultado é uma preparação bege, com grãos sempre soltos, mesmo que a dextrinização em óleo seja suprimida.

Alternativas
Comentários
  • show

  • ao meu ver a primeira frase tem sentido de consequência e a segunda de adição

  • ao meu ver a primeira frase tem sentido de consequência e a segunda de adição

  • 1. [ARROZ POLIDO] Grão do qual se removeu a camada de aleurona por abrasão. De gelatinização fácil, exige dextrinização da camada externa do endosperma que, modificada, evita o amolecimento excessivo do grão para se obterem grãos soltos. Por ser de estrutura mais frágil, é adequado para acompanhar preparações nas quais seja necessário incorporar molhos, como feijoada e estrogonofe. 

    2. [ARROZ INTEGRAL] A aleurona não dispensa a gelatinização, mas oferece resistência à absorção de água pelo endosperma, exigindo maior tempo de cocção. A preparação final resulta em grãos mais firmes à mastigação e que não incorporam molhos e caldos com a mesma facilidade que outras variedades. 

    3. [ARROZ PARBOILIZADO] Antes do polimento, o grão é tratado termicamente e o endosperma modifica-se, incorporando parte dos nutrientes e pigmentos da aleurona e tornando-o resistente à gelatinização. O resultado é uma preparação bege, com grãos sempre soltos, mesmo que a dextrinização em óleo seja suprimida.

    Gabarito: C.


ID
5501926
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Nutrição Enteral (NE) é a via preferível quando a função intestinal está preservada, porque ocorrem menos complicações, os custos são menores e os resultados são mais favoráveis. Dentre as alternativas a seguir, em qual situação é contraindicada a NE?

Alternativas
Comentários
  • A nutrição enteral não deve ser praticada em casos de obstrução intestinalíleo paralítico, instabilidade hemodinâmica, sangramentos do trato gastrointestinalvômitos ou diarreias frequentes, fístulas intestinais, pancreatite grave e inflamações do trato gastrointestinal.

    Gabarito: D.

  • A questão exige do aluno conhecimentos sobre contraindicações da terapia nutricional enteral (TNE).

    As contraindicações da TNE incluem:

    - síndrome do intestino curto (prévio a reabilitação intestinal);

    - obstrução intestinal mecânica não cirúrgica;

    - hemorragia gastrointestinal;

    - vômitos intratáveis;

    - diarreias intratáveis;

    - fístulas intestinais (jejunais e de alto débito);

    - isquemia intestinal;

    - inflamação do trato gastrointestinal;

    - íleo paralítico intestinal prolongado;

    - hiperêmese gravídica;

    - instabilidade hemodinâmica;

    - disfunção intestinal grave;

    - peritonite grave.

    Dentre as opções, apenas a LETRA D é uma contraindicação da TNE. 

    Gabarito do Professor: LETRA D.


ID
5501929
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Nutrição Parenteral (NP) é um método de terapia nutricional no qual o aporte de macronutrientes, micronutrientes e alguns fármacos é infundido diretamente na corrente sanguínea por uma veia central ou periférica. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Colocaram a letra E só pra confundir, aff

  • A) O acesso venoso central permite infundir suporte nutricional mais hiporosmolar.

    Incorreta. A NP de acesso central compreende o uso de veias de alto fluxo sanguíneo, como as veias subclávias e jugulares internas ao lado da veia cava superior ou, em casos excepcionais, a veia cava inferior. Opta-se por esta via quando é necessário administrar todos os nutrientes por via parenteral, em soluções de grande volume e por tempo prolongado. As soluções infundidas pelo acesso venoso central podem ser de alta osmolaridade (acima de 900 mOsm/L) e o tempo de infusão costuma ser maior de sete dias, chegando a ter muito longa duração, dependendo do tipo e da técnica de inserção do cateter venoso utilizado. A via de acesso central pode ser indicada para pacientes com transplante de medula óssea, quimioterapia, hemodiálise, transfusões sanguíneas, entre outros 

    B) Para o acesso venoso periférico, é necessário que o paciente tenha veias adequadas e também assegurar que as soluções de nutrição parenteral periférica não tenham osmolaridade superior a 900 mOsm/ℓ.

    Correta.

    C) O acesso venoso central permite infundir suporte nutricional mais hipotônico. 

    Incorreta. Como fora citado, o acesso central é indicado para suporte nutricional hipertônico.

    D) A NP não apresenta fatores de risco, já que a infusão intravenosa de glicose, lipídios e aminoácidos oferece condições pouco favoráveis às infecções bacterianas e/ou fúngicas.

    Incorreta. As complicações relacionadas ao cateter incluem infecção, oclusão, trombose da veia central, embolia pulmonar e sepse. Dentre estas, a mais comum é a infecção causada pelo cateter devido a má assepsia no ambiente e a técnicas na manipulação da dieta, nos acessórios utilizados, na pele ao redor da inserção do cateter, que pode causar a migração de micro-organismos ao longo do cateter, infecções sanguíneas, dentre outras. As oclusões podem ser causadas pela precipitação de algum componente da dieta, da medicação ou de sangue, podendo levar a trombose ou até infecção generalizada (sepse).

    As complicações metabólicas ou nutricionais são ocasionadas pela deficiência ou pelo excesso dos componentes da nutrição parenteral, como eletrólitos, minerais, glicose, ácidos graxos essenciais e vitaminas e pela presença de contaminantes. Dessa forma, pode haver o comprometimento de órgãos e desenvolvimento de doenças, como a hepatobiliar, decréscimo da massa óssea, retardo no crescimento de crianças, dentre outros (2,3).

    E) A NP é indicada quando os pacientes não conseguem atender às suas necessidades nutricionais por via enteral, seja por ingestão oral ou alimentação por cateter enteral, mesmo com a função digestória funcionante.

    Incorreta. A nutrição parenteral (NP) é indicada em pacientes que não podem ser nutridos adequadamente com dieta oral ou enteral, que estão desnutridos ou em risco de desenvolverem desnutrição e que não possuem a função estrutural ou absortiva do trato gastrintestinal adequada.

    Gabarito: B.

  • Item E é só pra confundir a cabeça. A principal indicação da TNP é quando se tem um TGI não funcionante.

  • Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca da terapia nutricional parenteral (TNP). Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – o acesso venoso central deve ser utilizado quando o uso de TNP for previsto por um tempo maior que 7 dias. Esse acesso permite a infusão de nutrientes em altas concentrações, ou seja, mais hiperosmolar.

    B) CERTO – soluções de nutrição enteral com osmolaridade superior a 900 mOsm/L devem ser administradas por acesso venoso central, em uma veia de grande calibre. Soluções hiperosmolares administradas por acesso periférico podem causar complicações como flebite, trombose e tromboflebite. 

    C) ERRADO – o acesso venoso central permite infundir suporte nutricional mais hipertônico. Soluções hipertônicas não devem ser administradas por acesso periférico devido ao risco de flebites

    D) ERRADO – a NP apresenta complicações associadas à punção venosa, complicações metabólicas e complicações gastrointestinais. As complicações relacionadas à punção venosas incluem pneumotórax, derrame pleural, lesão arterial, tromboembolismo, septicemia e embolia gasosa. As complicações metabólicas incluem hiperglicemia e hipoglicemia, distúrbios hidroeletrolíticos, hipertrigliceridemia e acidose metabólica. As complicações gastrointestinais incluem esteatose hepática, atrofia da mucosa intestinal e lesões agudas da mucosa gástrica e duodenal.

    E) ERRADO – caso o trato gastrointestinal esteja funcionando, a indicação é a nutrição oral ou enteral. A NP é indicada na impossibilidade do uso do trato gastrointestinal, parcial ou totalmente.

    Gabarito do Professor: LETRA B.



ID
5501932
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A hiperglicemia pode causar Cetoacidose Diabética (CAD) ou Estado Hiperglicêmico Hiperosmolar (EHH), que são duas complicações potencialmente fatais. Ao compararmos, existe especificidade para cada uma das condições. A respeito do exposto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) A CAD é mais comum nos pacientes com diabetes melito tipo 2.

    Incorreta. A cetoacidose diabética é mais comum nos pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e ocorre quando as concentrações de insulina são insuficientes para suprir as necessidades metabólicas básicas do organismo.

    B) O EHH é mais comum nos pacientes com diabetes melito tipo 1.

    Incorreta. O estado hiperglicêmico hiperosmolar é uma complicação do diabetes mellitus que costuma ocorrer no diabetes tipo 2.

    C) Poliúria, polidipsia, hiperventilação, desidratação, odor de cetonas (odor de frutas), fadiga, visão turva, fraqueza, dor abdominal, náuseas e vômitos, desorientação e confusão mental são os principais sinais e sintomas da CAD. 

    Correta.

    D) Fadiga, visão turva, boca seca, alterações do estado mental e coma são os principais sinais e sintomas da CAD.

    Incorreta. Poliúria, polidipsia, hiperventilação, desidratação, odor de cetonas (odor de frutas), fadiga, visão turva, fraqueza, dor abdominal, náuseas e vômitos, desorientação e confusão mental são os principais sinais e sintomas da CAD .

    E) Deficiência absoluta ou relativa de insulina, geralmente causada por infecção coexistente, interrupção do tratamento com insulina ou diabetes melito de início recente são causas do EHH. 

    Incorreta. A CAD resulta da deficiência profunda de insulina, seja ela absoluta ou relativa, e do excesso de hormônios contra-reguladores, como glucagon, cortisol e catecolamina.

    Gabarito: C.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre complicações do diabetes mellitus.

    A cetoacidose diabética (CAD) é uma complicação grave que pode ocorrer durante a evolução do diabetes tipos 1 e 2, porém é mais comum nos pacientes com diabetes tipo 1.

    A fisiopatologia da CAD consiste em redução na concentração efetiva de insulina circulante, associada à liberação excessiva de hormônios contrarreguladores, como glucagon, catecolaminas, cortisol e hormônio de crescimento. Essas alterações hormonais desencadeiam o aumento da produção hepática e renal de glicose e a redução de sua captação pelos tecidos periféricos sensíveis à insulina, resultando em hiperglicemia e hiperosmolalidade no espaço extracelular. A combinação de deficiência de insulina com aumento de hormônios contrarreguladores provoca liberação excessiva de ácidos graxos do tecido adiposo, que, no fígado, serão oxidados em corpos cetônicos. Todo esse processo resulta em cetonemia e acidose metabólica.

    A CAD apresenta um quadro clínico de evolução lenta e progressiva e os principais sinais e sintomas são poliúria, polidipsia, hiperventilação, desidratação, hálito cetônico, náuseas, vômitos, dor abdominal, torpor, sonolência e desorientação. A demora no início do tratamento da acidose e da desidratação pode evoluir com choque hipovolêmico e morte.

    A síndrome hiperglicêmica hiperosmolar, ou estado hiperglicêmico hiperosmolar (EHH) ocorre tipicamente em adultos e idosos com diabetes tipo 2. Caracteriza-se por hiperglicemia severa, hiperosmolaridade e desidratação, porém sem cetoacidose. 

    O mecanismo fisiopatológico do EHH consiste na redução da ação efetiva e/ou nas concentrações séricas de insulina circulante, em associação com o aumento nos hormônios contrarreguladores glucagon, catecolaminas, cortisol e hormônio de crescimento. Como consequência, ocorre aumento da gliconeogênese hepática e renal, além da diminuição da utilização periférica da glicose, que culminam em hiperglicemia e aumento da osmolaridade plasmática.

    Diferentemente da CAD, no EHH a redução da concentração sérica de insulina não é suficiente para desencadear liberação de ácidos graxos do tecido adiposo e, portanto, não há formação de corpos cetônicos. Além disso, o aumento dos hormônios contrarreguladores é menos marcante que na CAD.

    O quadro clínico do EHH está relacionado à hiperglicemia e ao aumento da osmolaridade sérica, provocando poliúria, polidipsia, fraqueza, turvação visual e declínio progressivo no nível de consciência. Nos quadros mais graves pode haver convulsões, hipotensão, choque e insuficiência renal aguda.

    Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO - a CAD é mais comum nos pacientes com diabetes tipo 1. 

    B) ERRADO – o EHH é mais comum nos pacientes com diabetes tipo 2. 

    C) CERTO – os sinais e sintomas da CAD estão relacionados com a hiperglicemia, aumento da osmolaridade e aumento de corpos cetônicos circulantes. 

    D) ERRADO – fadiga, visão turva, boca seca, alterações do estado mental e coma são os principais sinais e sintomas do EHH. 

    E) ERRADO – deficiência absoluta ou relativa de insulina, geralmente causada por infecção coexistente, interrupção do tratamento com insulina ou diabetes de início recente são causas da CAD. 

    Gabarito do Professor: LETRA C

ID
5501935
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O refluxo gastresofágico pode ser causado por diferentes fatores, como dieta e estilo de vida. Sobre os fatores que afetam a pressão do esfíncter esofágico inferior na doença do refluxo gastresofágico, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A) Café e chocolate são alimentos que aumentam a pressão do esfíncter esofágico inferior. 

    Incorreta. Eles podem diminuir a pressão.

    B) Bebidas alcóolicas, chocolate e óleos de hortelã reduzem a pressão do esfíncter esofágico inferior.

    Correta.

    C) Menta, alho, cebola e canela são alimentos relacionados ao aumento da pressão do esfíncter esofágico inferior.

    Incorreta. Eles estão relacionados com a diminuição.

    D) Café, mate e chá preto não alteram a pressão do esfíncter esofágico inferior.

    Incorreta. Eles podem diminuir a pressão.

    E) Na doença do refluxo gastroesofágico, não se deve contribuir para o aumento da pressão do esfíncter esofágico Inferior. É o oposto!!!

    Gabarito: B.

  • O refluxo gastroesofágico é definido como a passagem involuntária de conteúdo gástrico para o esôfago. É um processo fisiológico normal que ocorre diversas vezes ao longo do dia, em indivíduos saudáveis. A maioria dos episódios de refluxo são breves, assintomáticos e ocorrem no período pós-prandial.

    Porém, quando o refluxo gastroesofágico é acompanhado de sintomas digestivos e/ou extradigestivos e complicações que não se resolvem espontaneamente, ele deixa de ser uma condição fisiológica e torna-se a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). A DRGE é um processo multifatorial que resulta de três anormalidades potenciais da motilidade do esfíncter esofágico inferior: incompetência do esfíncter esofágico inferior, esvaziamento gástrico inadequado e retardo no esvaziamento gástrico. Além disso, outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento da DRGE, como hérnia de hiato, aumento da pressão intra-abdominal (gravidez e obesidade, por exemplo) e pressão reduzida do esfíncter esofágico inferior. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – café e chocolate são fontes de xantinas (cafeína e teobromina, respectivamente) que reduzem a pressão do esfíncter esofágico inferior.

    B) CERTO – álcool, xantinas e ervas carminativas reduzem a pressão do esfíncter esofágico inferior.

    C) ERRADO – menta, alho, cebola e canela são alimentos relacionados a diminuição da pressão do esfíncter esofágico inferior. 

    D) ERRADO – café, mate e chá preto são fontes de xantinas (cafeína no café e no mate e teofilina no chá) que reduzem a pressão do esfíncter esofágico inferior.

    E) ERRADO – na DRGE, deve-se contribuir para o aumento da pressão do esfíncter esofágico inferior. 

    Gabarito do Professor: LETRA B

ID
5501938
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Cirrose é uma doença degenerativa crônica, na qual o tecido hepático torna-se fibrosado e não consegue desempenhar suas funções normais, finalmente acarretando insuficiência hepática. Em relação às medidas gerais da intervenção nutricional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Dieta hipocalórica e hiperglicídica (evita hipoglicemia, mas os CHO devem ser controlados se houver diabetes melito) é recomendada. -> normoglicídica (50 a 60% do VET de cho complexos, podendo os simples serem utilizados desde que a glicemia esteja normalizada)

    B Maiores refeições e mais frequentes são recomendadas. -> Refeições menores e mais frequentes.

    C O conteúdo proteico deve ser ofertado entre 0,8 a 1,0 g/kg/dia.  -> De acordo com Krause (2014), a necessidade proteica média para alcançar um balanço nitrogenado na cirrose estável é de 0,8 g/kg. Na cirrose não complicada, com ou sem encefaloapatia recomenda-se 1 a 1,5g/kg. Para promover um balanço positivo: 1,2 a 1,3g/kg. Na cirrose descompensada deve-se fornecer pelo menos 1.5g/kg.

    E O consumo do sal deve ser limitado a 1 g/dia se houver edema ou ascite. -> 2g de sódio

  • Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca da dietoterapia na cirrose hepática. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – dieta hiper ou normocalórica (dependendo do estado nutricional inicial do paciente) e normoglicídica (50 a 60% de carboidratos, com monitoramento da glicemia plasmática) é recomendada. 

    B) ERRADO – refeições menores e mais frequentes são recomendadas, a fim de diminuir a hipertensão portal.

    C) ERRADO – a oferta de proteínas deve ficar entre 1 a 1,5g/kg/dia.

    D) CERTO – os TCM são formados por três ácidos graxos saturados contendo de 6 a 12 carbonos esterificados ao glicerol.  Por serem pequenas moléculas de lipídeos com alta solubilidade, são facilmente hidrolisados a glicerol e ácidos graxos pela lipase pancreática, sendo absorvidos sem a necessidade dos ácidos biliares. 

    E) ERRADO – o consumo de sódio deve ser limitado a 2 g/dia se houver edema ou ascite

     Gabarito do Professor: LETRA D

ID
5501941
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A atividade de produção de refeições é facilitada pela adoção de boas práticas de manipulação e de Procedimentos Operacionais Padronizados (POP). Na área de alimentação coletiva, o POP é uma ferramenta para

Alternativas
Comentários
  • Procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos. Este Procedimento pode apresentar outras nomenclaturas desde que obedeça ao conteúdo estabelecido nesta Resolução.

    A) implementar medidas de controle e monitoramento que garantam segurança e qualidade sanitárias.

    Incorreta. Essa finalidade para mais próxima do APPCC.

    B) desenvolver fundamentos teóricos norteadores da formação técnica do nutricionista para atuação em uma unidade de alimentação coletiva. 

    Incorreta. Essa definição soa como curso de capacitação ou pós-graduação kkk.

    C) implementar procedimentos a serem adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária.

    Incorreta. Definição muito parecida com o objetivo de regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.

    D) descrever com detalhes operações necessárias e adequadas ao desenvolvimento de uma ação ou atividade para aprimorar o desempenho dos processos de trabalho.

    Correta.

    E) dispor a regulamentação técnica de boas práticas para serviços de alimentação.

    Incorreta. A resolução N° 216, de 15 de setembro de 2004 já fez isso kkk.

    Gabarito: D.

  • A questão exige do aluno conhecimentos sobre Procedimentos Operacionais Padronizados (POP).

    A Resolução no 275, de 21 de outubro de 2002, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Segundo essa RDC, POP é um procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos.

    Nesse sentido, um POP deve:

    - descrever com detalhes todos os procedimentos operacionais necessários ao desenvolvimento de atividades em estabelecimentos da área de alimentação coletiva;

    - especificar a frequência dos procedimentos;

    - identificar o(s) indivíduo(s) responsável(is) por implementar e monitorar o POP;

    - ser assinado e datado pelo indivíduo com autoridade de implementação, quando adotado ou modificado.

    Portanto, a resposta correta é a LETRA D.

    Gabarito do Professor: LETRA D

ID
5501944
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O termo macrossomia é usado para descrever recém-nascidos com peso ao nascimento superior a um determinado limite. Essa é uma complicação 

Alternativas
Comentários
  • macrossomia fetal é definida como peso ao nascer entre 4.000 e 4.500 g, é frequentemente encontrada na prática obstétrica, sendo considerada um fator de risco para algumas complicações, como distocia de ombro, trauma durante o parto e lesões no recém-nascido

    A) pouco relacionada com diabetes. 

    Incorreta. A frequência de macrossômicos tem aumentado nas últimas décadas em diversos países, variando entre 3 e 15% das gestações normais, 15 a 50% das gestações de pacientes portadoras de diabetes mellitus gestacional (DMG), alcançando 40% nas gestações de diabéticas tipos 1 e 2.

    B) relativamente relacionada com hipoinsulinemia materna.

    Incorreta. Em relação à hipertensão, embora estudos indiquem risco aumentado de macrossômicos em mulheres com pré-eclâmpsia, esta variável pode estar associada ao diabetes, e o principal determinante do peso fetal nestes casos não é a hipertensão, mas sim o hiperinsulinismo.

    C) muito relacionada com hiperinsulinemia fetal.  

    Correta.

    D) pouco relacionada com ganho excessivo de peso na gravidez.

    Incorreta. Durante o crítico período da gestação, o IMC pré-gestacional aumentado e, principalmente, o excessivo ganho de peso podem resultar em importantes problemas para a mãe e seu recém-nascido. O excesso de peso materno aumenta o risco de diabetes mellitus gestacional, pré-eclâmpsia, parto operatório, prematuridade, macrossomia, anormalidades congênitas, baixos escores de Apgar e aumento do índice de complicações neonatais

    E) não relacionada com a obesidade materna.

    Incorreta, conforme explicação acima.

    Gabarito: C.

  • A questão exige do aluno conhecimentos acerca de macrossomia.

    O recém-nascido macrossômico é aquele com peso de nascimento entre 4000g e 4500g, ou com peso acima do percentil 95 em relação a sua idade gestacional. A macrossomia está associada a maior ocorrência de hipoglicemia, distócias, asfixia perinatal, cesarianas e outros distúrbios e anomalias fetais.

    A presença de diabetes gestacional é um importante fator prognóstico para a macrossomia. A hiperglicemia materna resulta em hiperglicemia fetal, com consequente aumento da produção de insulina, que leva a hiperplasia e hipertrofia das células fetais. O ganho de peso excessivo durante a gestação também está associado à macrossomia fetal, mesmo na ausência de diabetes.  

    Portanto, a resposta correta é a LETRA C.

    Gabarito do Professor: LETRA C

ID
5501947
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Conforme a Diretriz brasileira de dislipidemias e prevenção da aterosclerose (2017), no que se diz respeito às medidas no controle da hipercolesterolemia, no tratamento não medicamentoso das dislipidemias, qual valor de ácidos graxos saturados é preconizado para indivíduos saudáveis e com risco cardiovascular aumentado (LDL-c acima da meta ou presença de comorbidades), respectivamente? 

Alternativas
Comentários
  • Nos últimos anos, o padrão alimentar e o estilo de vida saudável ganharam evidência em estudos epidemiológicos observacionais e de intervenção, como o DASH (Dietary Approachs to Stop Hypertension), o INTERHEART e o PREDIMED (PREvención con DIeta MEDiterránea), e reforçaram as diretrizes nutricionais que preconizam dieta isenta de ácidos graxos trans, o consumo de < 10% do valor calórico total de ácidos graxos saturados para indivíduos saudáveis e < 7% do valor calórico total para aqueles que apresentarem risco cardiovascular aumentado.

    O padrão alimentar deve ser resgatado por meio do incentivo à alimentação saudável, juntamente da orientação sobre a seleção dos alimentos, o modo de preparo, a quantidade e as possíveis substituições alimentares, sempre em sintonia com a mudança do estilo de vida.

    Apenas para salientar: quando o triglicérides está elevado, a recomendação é de até 5% do valor calórico total de ácidos graxos.

    Gabarito: D.

  • Trata-se de questão que avalia do candidato conhecimentos acerca da terapia nutricional da hipercolesterolemia, de acordo com a Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, publicada em 2017.

    De forma geral, a alimentação saudável deve ser incentivada, juntamente da orientação sobre a seleção dos alimentos, o modo de preparo, a quantidade e as possíveis substituições alimentares, sempre em paralelo com a mudança do estilo de vida.

    As diretrizes nutricionais preconizam dieta isenta de ácidos graxos trans, consumo de < 10% do valor calórico total de ácidos graxos saturados para indivíduos saudáveis e < 7% do valor calórico total para aqueles que apresentarem risco cardiovascular aumentado.

    Portanto, a resposta correta é a LETRA D.

    Gabarito do Professor: LETRA D

ID
5501950
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A albumina é a proteína mais abundante circulante do plasma e dos líquidos extracelulares. A condição de hiperalbuminemia normalmente se relaciona com

Alternativas
Comentários
  • A) desidratação.  

    Correta. O valor aumentado de albumina no sangue, também chamado de hiperalbuminemia, normalmente está relacionado à desidratação. Isso acontece porque na desidratação há diminuição da quantidade de água presente no organismo, o que altera a proporção de albumina e água, indicando maior concentração de albumina no sangue.

    B) desnutrição. 

    Incorreta. A albumina sérica é o indicador bioquímico de desnutrição mais utilizado, sendo considerado também um bom preditor de mortalidade e morbidade. Dados laboratoriais alterados como hipoalbuminemia não podem ser considerados isoladamente como um indicador para desnutrição. Na presença de lesão, a albumina, uma proteína negativa de fase aguda, tende a diminuir sua concentração, devido à inibição de sua síntese pelas citocinas, ao aumento da permeabilidade vascular com extravasamento para o espaço extracelular, explica-se dessa forma, ser a albumina um fraco índice para avaliar o estado nutricional, mas é um bom indicador da lesão e do estresse metabólico

    C) inflamação.

    Incorreta. Embora o valor da albumina diminua na inflamação aguda, essa redução ocorre essencialmente em condições de inflamação crônica e má nutrição.

    D) infecções agudas. 

    Incorreta. A albumina é um forte marcador no prognóstico de doenças relacionadas à infecção e à inflamação, é observada uma redução no período agudo. Ao mesmo tempo, o catabolismo da Alb também está correlacionado com a gravidade da infecção/inflamação agudas.

    E) infecções crônicas

    Incorreta. Não consegui encontrar nenhuma relação, se alguém puder compartilhar algum artigo.

    Gabarito: A.

  • A questão avalia do aluno conhecimentos acerca da albumina.

    A albumina é uma proteína plasmática que possui meia-vida longa (18 a 20 dias), o que a torna um indicador pouco sensível na avaliação da desnutrição aguda. Porém, em situações de desnutrição crônica, quando a redução da ingestão alimentar é mantida por tempo prolongado, a albumina plasmática circulante é reduzida. 

    A albumina está relacionada a situações de estresse metabólico. Em reposta a situações de estresse, como traumatismos, sepse, queimaduras, infecções e inflamações, diferentes proteínas plasmáticas apresentam diferentes comportamentos. As chamadas proteínas positivas de fase aguda têm suas concentrações plasmáticas aumentadas (proteína C reativa, por exemplo), enquanto as proteínas negativas de fase aguda têm suas concentrações diminuídas (albumina, por exemplo).

    Já em situação de alteração no volume plasmático corporal, como desidratação, a albumina plasmática circulante é concentrada e, portanto, aumentada, caracterizando um quadro de hiperalbuminemia.

    Gabarito do Professor: LETRA A
  • A albumina é uma proteína plasmática que possui meia-vida longa (18 a 20 dias), o que a torna um indicador pouco sensível na avaliação da desnutrição aguda. Porém, em situações de desnutrição crônica, quando a redução da ingestão alimentar é mantida por tempo prolongado, a albumina plasmática circulante é reduzida. 

    A albumina está relacionada a situações de estresse metabólico. Em reposta a situações de estresse, como traumatismos, sepse, queimaduras, infecções e inflamações, diferentes proteínas plasmáticas apresentam diferentes comportamentos. As chamadas proteínas positivas de fase aguda têm suas concentrações plasmáticas aumentadas (proteína C reativa, por exemplo), enquanto as proteínas negativas de fase aguda têm suas concentrações diminuídas (albumina, por exemplo).

    Já em situação de alteração no volume plasmático corporal, como desidratação, a albumina plasmática circulante é concentrada e, portanto, aumentada, caracterizando um quadro de hiperalbuminemia


ID
5501953
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Processos para o amaciamento das carnes são amplamente utilizados para melhorar a textura da preparação. Dentre as seguintes alternativas, assinale a que NÃO é considerada uma técnica de amaciamento. 

Alternativas
Comentários
  • gabarito: letra E

    As principais técnicas de amaciamento de carnes, no contexto doméstico, são pela ação de ácidos (adição de suco de limão ou vinagre, por exemplo); pela ação de enzimas proteolíticas naturalmente presentes nos alimentos ou industrializadas (bromelina presente no abacaxi, e papaína no mamão verde); e pela ação mecânica, por meio de batedores manuais. Uma técnica pouco conhecida é a imersão dos cortes de carne de aves em “soro caseiro”, uma solução de cloreto de sódio (sal de cozinha) e sacarose (açúcar de mesa). Diferente das demais técnicas de amaciamento citadas anteriormente, esta não está documentada em livros das áreas de Técnica dietética, técnicas básicas de gastronomia, e história da alimentação e gastronomia

    referência: http://conic-semesp.org.br/anais/files/2018/trabalho-1000001704.pdf

  • Quer saber como amaciar carne para churrasco? Invista no , como o abacaxi, o mamão, o limão, a laranja e o kiwi. As duas primeiras opções, em particular, contêm brumalina e papaína, enzimas que ajudam a quebrar a fibra da carne e deixá-la mais suave.

  • De forma geral, as carnes são compostas por três tipos de tecidos: tecido muscular esquelético estriado, tecido conjuntivo e tecido adiposo, além de ossos e cartilagens. No tecido muscular, os feixes de fibras musculares são unidos por tecido conjuntivo, que forma a membrana muscular, os tendões e os ligamentos. Quanto menores os feixes de fibras musculares, mais macia é a carne. Porém, a maciez também é influenciada por outros fatores, como idade, sexo e alimentação do animal, localização do músculo e tratamentos post mortem. A carne pode se tornar mais macia pelos seguintes processos:

    - Processo mecânico: quebra ou fragmentação das fibras musculares da carne por processos como bater, cortar, picar ou moer.

    - Processo térmico: o calor altera a estrutura proteica, expondo as ligações peptídicas e facilitando o acesso das proteases digestivas, melhorando a digestibilidade e a maciez das carnes.

    - Processo químico ou enzimático: o uso de enzimas extraídas de diferentes fontes, como as proteases de origem vegetal extraídas do mamão (papaína), do abacaxi (bromelina), do kiwi (actinidina) e do gengibre (zingibaína), hidrolisa proteínas das fibras musculares e colágeno.

    Então, na letra A está um exemplo de processo mecânico de amaciamento de carne. Nas letras B, C e D estão exemplos de processos enzimáticos de amaciamento de carne com o uso de proteases de origem vegetal. 

    A resposta correta é, portanto, a LETRA E, uma vez que a maçã não é fonte de protease vegetal que pode ser utilizada no processo de amaciamento de carnes.

    Gabarito do Professor: LETRA E

ID
5501956
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

É uma vitamina que participa da síntese de colágeno, tem função antioxidante e melhora a função imune. Sua deficiência está relacionada a: anemia, sangramento gengival, predisposição às fraturas ósseas, depressão e suscetibilidade às infecções. Qual é a vitamina em questão?

Alternativas
Comentários
  • A) Biotina.

    Incorreta. Conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, a biotina pertence ao grupo das vitaminas hidrossolúveis, e tem como função neutralizar o colesterol responsável pela aterosclerose.

    Essa vitamina ajuda o corpo a queimar os carboidratos e as gorduras, transformando-os em energia e sua deficiência pode gerar dores musculares, falta de apetite, flacidez muscular, depressão, ressecamento da pele, e enfraquecimento dos cabelos e das unhas.

    Fontes alimentares: arroz, soja, nozes, ovos, carnes e leite.

    Benefícios: ajuda no sistema imunológico, sistema nervoso e produção de glóbulos vermelhos.

    B) Ácido pantotênico.

    Incorreta. É encontrado amplamente na natureza e nas diversas funções do organismo. As bactérias intestinais sintetizam quantidades consideráveis.

    Funções: transformação de energia de gorduras, proteínas e carboidratos para a produção de substâncias essenciais no corpo, incluindo hormônios e ácidos graxos.

    Carência: doenças neurológicas, cefaleia, cãibras e náuseas.

    Excesso: não existe toxicidade conhecida.

    Fontes alimentares: fígado, rim, gema do ovo, leite, gérmen de trigo, amendoim, nozes, cereais integrais e abacate.

    C) Cobalamina.

    Conhecida como vitamina B12. É um composto vermelho, cristalino, de alto peso molecular com um único átomo de cobalto no seu núcleo.

    Funções: age como coenzima ligada ao metabolismo dos aminoácidos e à formação da porção heme da hemoglobina. Fundamental para a fabricação de DNA e RNA. Formação de células vermelhas do sangue.

    Carência: anemia perniciosa, anemia megaloblástica e distúrbios gastrointestinais.

    Excesso: não existe toxicidade conhecida.

    Fontes alimentares: produtos de origem animal, fígado, rim, carne magra, leite, ovos, queijo e leveduras.

    D) Ácido ascórbico.

    Correta.

    E) Folato

    Incorreta. É conhecido como ácido fólico e é encontrado nos alimentos na forma química de ácido pteroilglutâmico. É absorvido no intestino delgado. A flora bacteriana intestinal sintetiza folato.

    Funções: age como coenzima no metabolismo dos carboidratos. Mantém a função do sistema imunológico. Em conjunto com a vitamina B12, está presente na síntese de DNA e RNA e participa na formação e maturação de células do sangue.

    Deficiência: anemia megaloblástica, lesões de mucosas, má formação do tubo neural, problemas de crescimento, transtornos gastrointestinais e alterações na morfologia nuclear celular.

    Excesso: não existe toxicidade conhecida.

    Fontes alimentares: vegetais folhosos verdes, fígado, beterraba, gérmen de trigo, careais matinais vitaminados, nozes, amendoim, grãos e leguminosas.

    Gabarito: D.

  • A questão avalia do aluno conhecimentos sobre vitaminas. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – a biotina (vitamina B7) é uma vitamina hidrossolúvel que atua como cofator essencial de enzimas do metabolismo intermediário e como regulador da expressão gênica. Sua deficiência está relacionada a queda de cabelo e sintomas neurológicos como depressão, letargia, alucinações, dormência das extremidades, ataxia e convulsões. As principais fontes de biotina são ovos, peixes, carnes vermelhas, leite e nozes.

    B) ERRADO – o ácido pantotênico (vitamina B5) é uma vitamina hidrossolúvel que atua como precursora na biossíntese da coenzima A. A coenzima A é essencial para uma variedade de reações bioquímicas, como produção de energia a partir de carboidratos e gorduras, síntese de colesterol, hormônios, neurotransmissores e hemoglobina. Sua deficiência é rara e está relacionada a cefaleia, fadiga, insônia, dormência das extremidades. As principais fontes de ácido pantotênico são derivados do leite, ovos, carnes e abacate. 

    C) ERRADO – a cobalamina (vitamina B12) é uma vitamina hidrossolúvel indispensável para a produção de hemoglobina. Além disso, também está envolvida no funcionamento do sistema nervoso. Sua deficiência está relacionada a sintomas gastrointestinais, como perda de apetite e constipação intestinal, e a sintomas neurológicos, como dormência e formigamento nas mãos e, mais comumente, nos pés, dificuldade para caminhar, perda de memória e desorientação. A vitamina B12 é encontrada apenas em alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e leite e derivados.

    D) CERTO – o ácido ascórbico (vitamina C) é uma vitamina hidrossolúvel encontrada em frutas como acerola, laranja, limão, morango e kiwi.

    E) ERRADO – o folato (vitamina B9) é uma vitamina hidrossolúvel essencial para síntese de DNA e crescimento e reparação celular. Além disso, atua no metabolismo de aminoácidos, na formação de células sanguíneas e de constituintes do sistema nervoso. Sua deficiência causa anemia megaloblástica e má formação do tubo neural de fetos. As principais fontes de folato são leguminosas (feijões, lentilha e ervilha) e vegetais verdes (couve, espinafre, quiabo). 

    Gabarito do Professor: LETRA D

ID
5501959
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Fórmula infantil é um alimento processado, concebido e comercializado para a alimentação de recém-nascidos e bebês, uma vez que a amamentação de alguma forma não foi estabelecida. Para um bebê que apresenta funções digestivas e absortivas normais (trato gastrointestinal íntegro), a fórmula mais indicada é a

Alternativas
Comentários
  • A) polimérica. 

    Correta.

    B) elementar.

    Incorreta. Elementar/hidrolisada: macronutrientes encontram-se sob sua forma totalmente hidrolisada.

    C) semi-elementar.

    Incorreta. Oligoméricas/semielementares: encontram-se sob sua forma parcialmente hidrolisada

    D) monomérica. 

    Incorreta. Monomérica é como a hidrolisada.

    E) oligomérica.  

    Incorreta. Oligoméricas/semielementares: encontram-se sob sua forma parcialmente hidrolisada

    Gabarito: A.

  • A questão exige do candidato conhecimentos acerca de diferentes tipos de fórmulas infantis.

    Fórmula infantil polimérica é aquela em que os macronutrientes encontram-se sob sua forma inalterada. É a fórmula mais indicada para o bebê do enunciado da questão, que apresenta trato gastrointestinal íntegro e funções digestivas e absortivas normais.

    Fórmula infantil oligomérica ou semi-elementar é aquela em que os macronutrientes estão parcialmente hidrolisados.

    Fórmula infantil monomérica ou elementar é aquela em que os macronutrientes estão totalmente hidrolisados.

    Quanto mais hidrolisados os macronutrientes das fórmulas, mais fácil a absorção. Então, fórmulas oligoméricas/semi-elementares e monoméricas/elementares são indicadas para casos de alergias alimentares e/ou alterações das funções digestivas e absortivas.

    Portanto, a resposta correta é a LETRA A.

    Gabarito do Professor: LETRA A

ID
5501962
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
O ______________ é a energia gasta pelo indivíduo ao acordar pela manhã, em estado ________________ (jejum de 10 a 12 h), em repouso de no mínimo 30 min, em estado de vigília, na posição de decúbito dorsal, em ambiente confortável e termoneutro. Ele normalmente varia de 0,8 a 1,43 kcal/min, no homem e na mulher saudável, e está mais associado à massa corporal ____________. Em indivíduos sedentários, equivale a aproximadamente 60% do ______________. 

Alternativas
Comentários
  • Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. O GASTO ENERGÉTICO BASAL é a energia gasta pelo indivíduo ao acordar pela manhã, em estado PÓSABSORTIVO (jejum de 10 a 12 h), em repouso de no mínimo 30 min, em estado de vigília, na posição de decúbito dorsal, em ambiente confortável e termoneutro. Ele normalmente varia de 0,8 a 1,43 kcal/min, no homem e na mulher saudável, e está mais associado à massa corporal MAGRA. Em indivíduos sedentários, equivale a aproximadamente 60% do GASTO ENERGÉTICO TOTAL (GET).

    Gabarito: B.

  • Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca do gasto energético.

    O gasto energético total (GET) pode ser definido como o conjunto de reações químicas necessárias para a oxidação e combustão dos nutrientes, na presença de oxigênio, resultando em dióxido de carbono, água e calor. O GET inclui três componentes: o gasto energético basal (GEB), a termogênese da atividade física (TAF) e a termogênese induzida pela dieta (TID).

    O GEB é o principal componente do GET, correspondendo de 60 a 75% do seu valor total. Constitui a energia requerida para manutenção das funções fisiológicas vitais (respiração, batimentos cardíacos, contração e função muscular, por exemplo). Quanto maior a massa tecidual total do indivíduo, maior o GEB; porém, a massa livre de gordura contribui de forma mais expressiva que o tecido adiposo. Dentre a massa livre de gordura, os órgãos mais metabolicamente ativos, como cérebro, coração, rins e fígado, influenciam mais que o tecido muscular no GEB. O GEB deve ser medido logo que o indivíduo desperte pela manhã, em decúbito dorsal e em jejum de 10 a 12 horas.

    Um dos métodos que pode ser utilizado para aferir o GEB é a calorimetria indireta (CI). A CI é um método confiável, não-invasivo e de fácil execução. Baseia-se no princípio de mensuração de trocas gasosas pulmonares do indivíduo, ou seja, considera o volume de oxigênio consumido (VO2) e o volume de dióxido de carbono produzido (VCO2).

    Portanto, a opção que completa corretamente as lacunas é a LETRA B.

    Gabarito do Professor: LETRA B
  • O que bagunçou a compreensão foram os termos pós-absortivo e pré-absortivo, não é mesmo? O período pós-absortivo incia-se 4h após a alimentação e evolui para o jejum. Período pré-absortivo simplesmente não existe (rsrs), claro que fomos levados a associar essa pegadinha com os períodos já bem estudados pré-prandial e pós-prandial.

    Mas tá valendo... Que os erros nos gerem aprendizado e não angústia !!!


ID
5501965
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Crianças prematuras apresentam um padrão próprio de crescimento classificado em 4 fases, que variam de dias a semanas, em função de diversas condições como a idade gestacional e a duração da doença inicial. Esse conhecimento ajuda a identificar a fase de crescimento de determinada criança e o padrão esperado para seu crescimento. Assinale a alternativa que representa a Fase 4 do crescimento do prematuro. 

Alternativas
Comentários
  • Define-se como prematuro todo nascimento que ocorre com IG inferior a 37 semanas (mais de 196, porém menos de 259 dias completos de gestação) e como prematuro extremo aqueles nascidos com IG menor que 28 semanas (menos de 196 dias completos de gestação).

    A primeira fase é a do retardo do crescimento e corresponde à fase de doença inicial, logo após o nascimento. Ocorre um desvio do gasto energético para manter funções vitais à sobrevida fora do ambiente uterino em detrimento do gasto necessário para manter o crescimento. Ocorre perda de peso, que pode ser comparada à perda de peso inicial do RN a termo (RNT) sadio, mas que apresenta intensidade e duração inversamente relacionada à IG e ao PN e diretamente relacionada à gravidade do quadro neonatal. Ou seja, quanto menor a IG e o PN e quanto mais grave a situação clínica, maior a perda de peso. O peso mais baixo é encontrado entre o 4º e o 7º dia de vida.

    A segunda fase, ou fase de transição, ocorre com a estabilização das intercorrências clínicas e com o melhor aporte calórico. O RNPT para de perder peso e há um discreto aumento do PC e do comprimento. O PN geralmente é recuperado entre o 8º e o 24º dia de vida, sendo a recuperação mais precoce quanto maior o PN.

    A terceira fase, de recuperação (catch-up), caracteriza-se por um aumento rápido do peso, comprimento e PC, com velocidade de crescimento acelerada, ultrapassando os valores estimados nas curvas de crescimento intrauterino ou pós-natal.

    A quarta e última fase, de homeorrexe ou de equilíbrio, é caracterizada por uma velocidade de crescimento comparável à das crianças saudáveis nascidas a termo. É importante ressaltar que quanto menor a IG e menor o PN, maior será a perda de peso inicial e maior o tempo para recuperá-lo, resultando em aumento da gravidade.

    A) Retardo do crescimento. 

    Incorreta. Essa é a primeira fase.

    B) Crescimento de recuperação catch-up. 

    Incorreta. Essa é a terceira fase.

    C) Estirão. 

    Incorreta. Essa fase acontece em crianças apenas.

    D) Homeorrexe.

    Correta.

    E) Transição.

    Incorreta. Essa é a segunda fase.

    Gabarito: D.

  • Trata-se de questão que exige do aluno conhecimentos sobre padrão de crescimento de crianças prematuras.

    Define-se como prematuro a criança nascida com idade gestacional inferior a 37 semanas e como prematuro extremo aquelas nascidas com idade gestacional inferior a 28 semanas.

    Na fase intrauterina, o crescimento fetal é determinado principalmente por fatores genéticos, nutricionais e hormonais. Da concepção ao quarto mês, o crescimento fetal é predominantemente de hiperplasia, com aumento do número de células. Do quarto ao sétimo mês, além da hiperplasia, inicia-se o processo de hipertrofia celular. O processo de hipertrofia é predominante do sétimo mês até o nascimento. Então, recém-nascidos prematuros são privados desse intenso último período de crescimento intrauterino.

    O crescimento extrauterino não pode ser comparado ao crescimento fetal. Os recém-nascidos prematuros apresentam um padrão próprio de crescimento, dividido em quatro fases, que podem variar de dias a semanas, dependendo da idade gestacional, do peso ao nascer e da presença de outras complicações.

    A primeira fase é a do retardo do crescimento, logo após o nascimento. O gasto energético é desviado para manutenção de funções vitais e garantir a sobrevida fora do ambiente uterino, em detrimento do gasto energético para manter o crescimento. Quanto menor a idade gestacional e o peso ao nascer e mais grave a situação clínica, maior a perda de peso.

    A segunda fase, ou fase de transição, é marcada pela estabilização das intercorrências clínicas e pelo melhor aporte calórico. O recém-nascido para de perder peso e há discreto aumento do perímetro cefálico e do comprimento.

    A terceira fase, de recuperação catch-up, caracteriza-se por aumento rápido do peso, comprimento e perímetro cefálico, com velocidade de crescimento acelerada, ultrapassando os valores estimados nas curvas de crescimento intrauterino ou pós-natal.

    A quarta e última fase, de homeorrexe ou de equilíbrio, caracteriza-se pela velocidade de crescimento comparável a das crianças saudáveis nascidas a termo. 

    Portanto, a resposta correta é a LETRA D.

    Gabarito do Professor: LETRA D

ID
5501968
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Paciente feminina, 52 anos, após passar por consulta médica de rotina, foi diagnosticada com carência nutricional. Ela apresentou sinais precoces, que se caracterizaram por: asa do nariz com “rachaduras”, assim como o canto da boca e os olhos (fissuras e ulcerações da pele em áreas de pregueamento). Assinale a alternativa que representa corretamente o caso descrito. 

Alternativas
Comentários
  • A) Carência de vitamina C. 

    Incorreta. O quadro de deficiência de ácido ascórbico caracteriza-se por: hemorragias não relacionadas com anormalidades hematológicas (o defeito primário estaria nas paredes vasculares) — gengivas esponjosas e sangrantes, bolsões de sangue (hematomas) sob a pele e subperiósticos; dificuldade de cicatrização e perda de resistência às infecções, perda de peso, dores ósseas (principalmente em crianças) e anemia. Caracteriza o quadro uma melhora dramática com o tratamento pela vitamina C. Fontes naturais: frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina, pomelo, outras frutas como goiaba, araçá, caju, acerola, morango, camu-camu, melão, banana, tomate e verduras cruas, pimentão, batata-doce, melão, outras. Tratamento — Vitamina C, demais vitaminas e complexo B e dieta balanceada.

    B) Carência de complexo B.

    Correta. Para ser mais exato, Riboflavina (Vitamina B2).

    C) Anemia ferropriva. 

    Incorreta. Esse tipo de anemia faz parte do grupo das anemias hemolíticas que têm como anormalidade comum a diminuição da vida média dos glóbulos vermelhos. Geralmente, a falta de ferro ocorre por deficiência na ingesta, porém pode ocorrer por perda crônica de sangue ou por defeitos de absorção.

    Os sintomas são típicos e incluem palidez, cansaço, falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia.

    D) Carência de iodo.

    A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio (crescimento da glândula tireoide).

    Na deficiência leve ou moderada de iodo, a glândula tireoide, influenciada pelo hormônio tireoestimulante (TSH), hipertrofia-se para concentrar o iodo nela mesma, resultando em bócio coloide. Em geral, o paciente permanece eutireoideo; no entanto, a deficiência grave de iodo em adultos pode causar hipotireoidismo (mixedema endêmico). Pode diminuir a fertilidade e aumentar o risco de parto de criança morta, aborto espontâneo e mortalidade pré-natal e do lactente.

    E) Carência de vitamina A. 

    Incorreta. O quadro de deficiência concretiza-se principalmente por: deficiente acomodação à visão noturna (Nictalopia — cegueira noturna; espessamento e queratinização da córnea; áreas de amolecimento da córnea (xerotomalácia); reações inflamatórias das conjuntivas; sequidão, escamação e crescimento de pápulas junto aos folículos pilosos (ceratose folicular); alterações descamativas das mucosas, principalmente brônquicas, com predisposição à pneumonia. Principais fontes naturais de vitamina A ou de caroteno (provitamina): extratos oleosos de fígado de peixes, como o atum ou bacalhau, fígado de outros animais, pequi, dendê, pupunha, batata-doce, cenoura, folhas verdes (couve, espinafre, outras), abóbora, tomate, margarina, manteiga, leite e queijos gordurosos, ovos (gema), banana.

    Gabarito: B.

  • Trata-se de questão que avalia do candidato conhecimentos acerca de carências nutricionais. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – a carência de vitamina C está relacionada com quadros de hemorragia subcutânea, prejuízo na cicatrização, perda de cabelo e de dentes e dor e edema em articulações.

    B) CERTO – especificamente a carência de riboflavina (vitamina B2) causa sintomas como os descritos no enunciado da questão.

    C) ERRADO – a anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está reduzido, como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. A anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro. Os sintomas incluem fadiga, palidez e dispneia ao esforço.

    D) ERRADO – a carência de iodo está relacionada a atraso do desenvolvimento mental, hipotireoidismo e aumento do volume da tireoide (bócio), anormalidades no crescimento e desenvolvimento.

    E) ERRADO – a carência de vitamina A está relacionada com o aumento de susceptibilidade de infecções, com desordens de pele e de tireoide, além de alterações na visão, como cegueira noturna, xeroftalmia, úlceras de córnea e cegueira. 

    Gabarito do Professor: LETRA B

ID
5501971
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No que diz respeito à avaliação nutricional em idosos, assinale a alternativa que representa um método objetivo. 

Alternativas
Comentários
  • Os métodos objetivos compreendem os exames antropométricos (peso, altura, dobra cutânea etc); exames laboratoriais (hemoglobina, colesterol etc); exame clínico nutricional (sinais e sintomas clínicos nutricionais) e métodos sofisticados como a densitometria, bioimpedância etc. Quanto aos subjetivos, tem-se a semiologia nutricional, a avaliação subjetiva global e a avaliação muscular subjetiva

    A) Avaliação pelo exame físico.

    [SUBJETIVO] O exame físico nutricional é um processo bem abrangente, empregado por profissionais no mundo todo. Ele é a melhor forma de identificar sintomas de malnutrição em qualquer avaliação particular ou em casos mais graves, quando um paciente dá entrada em um hospital, por exemplo

    B) Avaliação geriátrica ampla.

    [SUBJETIVO] A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) pode ser entendida como um conjunto de avaliações composto por testes, cuja finalidade é avaliar o estado funcional, a mobilidade, a cognição e o humor do paciente idoso, visando assim o diagnóstico precoce dos problemas de saúde e a orientação de serviços de apoio nos casos que se façam necessários, com o intuito de manter as pessoas nos seus lares.

    C) Avaliação nutricional subjetiva global.

    [SUBJETIVO] A avaliação subjetiva global (ASG) é um método utilizado tanto para pacientes cirúrgicos quanto para não-cirúrgicos. Ela analisa o estado nutricional de um paciente, a partir de dados como sintomas gastrointestinais, hábitos alimentares, perda de peso, exame físico e alterações funcionais

    D) Miniavaliação nutricional. 

    [SUBJETIVO] A MNA® é uma ferramenta de controle e avaliação que pode ser utilizada para identificar pacientes idosos com risco de desnutrição.

    E) Antropometria.

    Correta. 

    Gabarito: E.

  • A questão exige do aluno conhecimentos acerca de métodos objetivos e subjetivos de avaliação nutricional de idosos.

    A avaliação nutricional é um processo sistemático que tem como objetivo identificar distúrbios e riscos nutricionais. A partir da coleta e interpretação dos dados é possível traçar condutas que possibilitem a recuperação ou a manutenção do estado de saúde. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – a avaliação pelo exame físico é um método subjetivo de avaliação nutricional. Baseia-se nas habilidades do examinador para distinguir sinais em tecidos como cabelos, pele, olhos, lábios e língua, massa adiposa e muscular e condição hídrica corporal.

    B) ERRADO – a avaliação geriátrica ampla (AGA) é um processo diagnóstico multidimensional, frequentemente interdisciplinar, cujo objetivo é determinar as deficiências ou habilidades dos pontos de vista médico, psicossocial e funcional, como o objetivo de formular um plano terapêutico de acompanhamento, coordenado e integrado, a longo prazo, visando a recuperação e/ou manutenção da capacidade funcional do idoso.

    C) ERRADO – a avaliação subjetiva global (ASG) é, como o nome já diz, um método subjetivo utilizado para diagnosticar e classificar a desnutrição. O questionário foca em questões relacionadas à desnutrição crônica, como percentual de perda de peso nos últimos 6 meses, modificação na consistência dos alimentos ingeridos, sintomatologia gastrintestinal persistente por mais de 2 semanas e presença de perda de gordura subcutânea e de edema.

    D) ERRADO – a miniavaliação nutricional (MAN) é um método subjetivo que foi desenvolvido para avaliação do estado nutricional de idosos hospitalizados. O questionário compreende 18 perguntas agrupadas em quatro seções: avaliação antropométrica, avaliação geral, avaliação dietética e autoavaliação.

    E) CERTO – a antropometria é um método objetivo simples, não invasivo e de baixo custo. Em idosos, o peso, circunferências e dobras cutâneas podem ser úteis para a avaliação do estado nutricional.

    Gabarito do Professor: LETRA E

ID
5501974
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Aminoácido livre mais prevalente no corpo humano, sintetizado principalmente no músculo esquelético. Condições catabólicas estão associadas ao marcante declínio das concentrações plasmática e muscular desse imunonutriente. Principal combustível metabólico para enterócitos, colonócitos e células do sistema imune. A que o enunciado se refere?

Alternativas
Comentários
  • A) Glutamina. 

    Correta.

    B) Arginina. 

    Incorreta. É um aminoácido formado no ciclo da ureia; essencial para a síntese de óxido nítrico sinalizando o caminho.

    C) Aminoácidos de cadeia ramificada.

    Incorreta. Os aminoácidos de cadeia ramificada são leucina, valina e isoleucina, mas a questão pede algo no singular. Além do mais, esses aminoácidos participam da regulação do balanço proteico corporal além de serem fonte de nitrogênio para a síntese de alanina e glutamina. No tocante à regulação da síntese proteica muscular, verifica-se que a leucina age estimulando a fase de iniciação da tradução do RNA-mensageiro em proteína, por mecanismos tanto dependentes quanto independentes de insulina.

    D) Ácidos graxos ômega-3.

    Incorreta. Os ácidos graxos são raramente encontrados livres na natureza e quase sempre estão ligados a outras moléculas pelo seu grupo principal de ácido carboxílico hidrofílico. Os ácidos graxos ocorrem principalmente como cadeias de hidrocarboneto não ramificadas com um número par de carbonos e são classificados de acordo com o número de carbonos, o número de ligações duplas e a posição das ligações duplas na cadeia.

    O ácido eicosapentaenoico (EPA) é encontrado em organismos marinhos e é um ácido graxo ômega-3. Dispõe de cinco ligações duplas, a primeira das ligações possui três carbonos do grupo metil terminal. As fontes de EPA longo e do ácido docosa-hexaenoico (DHA) e ácidos graxos ômega-3 são essencialmente marinha, como óleo de fígado de bacalhau, cavala, salmão e sardinha.

    Resumindo: ácido graxo nada tem a ver com aminoácido.

    E) Nucleotídeos. 

    Incorreta. Os nucleotídeos são substratos que apresentam diversas funções no organismo humano. Dentre elas destacam-se: 1) é carregador de energia química na forma de ATP (adenosina trifosfato); 2) atua na constituição de enzimas, como a coenzima A; 3) age como molécula sinalizadora celular, por exemplo, o AMP (adenosina monofosfato) cíclico e 4) participa da construção dos ácidos desoxirribonucléico (DNA) e ribonucléico (RNA).

     De modo geral, os nucleotídeos são compostos por um grupo fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada. Porém, essa composição pode variar, como ocorre, por exemplo, com as moléculas de DNA e RNA. O açúcar presente nas moléculas de DNA é a desoxirribose enquanto no RNA é a ribose. As bases nitrogenadas do DNA podem ser: adenina, guanina, citosina ou timina. No RNA, a timina é substituída por uma outra base nitrogenada chamada uracila.

    Gabarito: A.

  • Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca de aminoácidos. Vamos a análise das alternativas:

    A) CERTO – a glutamina é nutricionalmente classificada como um aminoácido não essencial, uma vez que pode ser sintetizada pelo organismo a partir de outros aminoácidos.

    B) ERRADO – a arginina é um aminoácido que tem importante papel para a síntese proteica, para a síntese de ureia, para a síntese de creatina e para a síntese de poliaminas e de óxido nítrico.

    C) ERRADO – os aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina) atuam na produção de energia, na síntese de proteínas e de neurotransmissores.

    D) ERRADO – ácidos graxos não são aminoácidos, mas sim as unidades básicas dos lipídeos. 

    E) ERRADO – nucleotídeos não são aminoácidos, mas sim as unidades básicas dos ácidos nucleicos (DNA e RNA). Além disso, participam das reações de transferência de energia metabólica (ATP), atuam como segundo mensageiro na resposta hormonal (AMP cíclico e GMP), atuam como componentes estruturais de cofatores enzimáticos e intermediários metabólicos (NAD e FAD).  

    Gabarito do Professor: LETRA A

ID
5501977
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O glúten é uma estrutura resultante da manipulação de farinhas de cereais como o trigo e a água. Esse composto fornece a estrutura tridimensional que dá volume e textura à massa. Em massas de pastelaria e para massas de macarrão, o glúten confere resistência, no entanto seu crescimento é inibido empregando-se

Alternativas
Comentários
  • A) bastante manipulação ou recursos adicionais, como a adição de sal.

    Incorreta. O sal é indispensável em qualquer formulação de pão. O sal exerce basicamente duas funções principais: a primeira é contribuir para o aroma e sabor do pão. A segunda função do sal relaciona-se com as propriedades reológicas da massa, pois o sal faz com que a massa fique mais “ forte “, ou seja, o sal aumenta a resistência à extensão do glúten.

    Se houver muita manipulação, a massa perde a resistência tornando-se mole e perde a capacidade de reter CO2.

    B) muita manipulação ou recursos adicionais, como a adição de acidez.

    Incorreta. A acidez diminui o pH, essa redução tem efeito marcante na hidratação e intumescimento do glúten, na velocidade da ação da enzima e sobre várias reações químicas que envolvem o processo oxido-redução.

    Se houver muita manipulação, a massa perde a resistência, tornando-se mole e perde a capacidade de reter CO2.

    C) pouca manipulação ou recursos adicionais, como a adição de gordura.

    Correta.

    D) moderada manipulação ou recursos adicionais, como a adição de sal.

    Incorreta. O sal é indispensável em qualquer formulação de pão. O sal exerce basicamente duas funções principais: a primeira é contribuir para o aroma e sabor do pão. A segunda função do sal relaciona-se com as propriedades reológicas da massa, pois o sal faz com que a massa fique mais “ forte “, ou seja, o sal aumenta a resistência à extensão do glúten.

    E) moderada manipulação ou recursos adicionais, como a adição de acidez. 

    Incorreta. A acidez diminui o pH, essa redução tem efeito marcante na hidratação e intumescimento do glúten, na velocidade da ação da enzima e sobre várias reações químicas que envolvem o processo oxido-redução.

    Gabarito: C.


ID
5501980
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Cofator enzimático das reações relacionadas com crescimento, maturação sexual, reprodução, imunidade, visão noturna e acuidade gustativa. Ostras, carnes de caranguejo, vaca e aves (carnes escuras), iogurte e caju são fontes alimentares desse mineral. Sua deficiência está relacionada a hipogonadismo, déficit de crescimento, distúrbios do olfato e da gustação e cicatrização de feridas prejudicada, enquanto sua toxicidade relaciona-se com a interferência no metabolismo do cobre e do ferro. Qual é o mineral em questão?

Alternativas
Comentários
  • O zinco está relacionado principalmente à imunidade e reprodução sexual.
  • A) Iodo.

    Incorreta.

    É absorvido na forma de iodeto. Na circulação, é encontrado livre e ligado à proteína, o iodo ligado predomina.

    Funções: necessário para a produção do hormônio da tireoide. Envolvido na taxa de metabolismo, crescimento e reprodução.

    Carência: perturbações no crescimento, desenvolvimento sexual e intelectual, levando ao cretinismo.

    Excesso: suprimir a atividade tireoidiana.

    Fontes alimentares: frutos do mar, como peixes, moluscos e crustáceos, leite, verduras folhosas e fruta

    B) Zinco.

    Correta.

    C) Manganês. 

    Incorreta.

    É parte de diversas enzimas e estimula a atividade de muitas outras, incluindo antioxidantes e processos de produção de energia.

    Carência: dermatite, perda de peso, náusea, vômito, prejudica capacidade reprodutiva e o metabolismo dos carboidratos.

    Excesso: acumula-se no fígado e no sistema nervoso central, podendo levar a Parkinson.

    Fontes alimentares: cereais integrais, castanhas, nozes, chás, avelã, soja, tofu e vegetais verdes folhosos.

    D) Molibdênio.

    Incorreta.

    Participa de varias enzimas, metabolismo do DNA e de mecanismos de excreção de ácido úrico.

    Carência: náuseas, vômitos, taquicardia e desorientação.

    Excesso: síndrome semelhante à gota.

    Fontes alimentares: gérmen de trigo, feijão, vegetais verdes folhosos, fígado e cereais integrais.

    E) Potássio. 

    Incorreta.

    Manutenção do líquido intracelular, contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca, produção de energia, e síntese de proteínas e ácidos nucléicos.

    Carência: cansaço, fadiga, fraqueza, dores musculares, hipotensão, vômitos e dilatação cardíaca.

    Excesso: distúrbios cardíacos, confusão mental e paralisia muscular.

    Fontes alimentares: frutas secas, frutas frescas, banana, cítricas, vegetais crus ou cozidos, vegetais verdes folhosos e batata.

    Gabarito: B.

  • A questão avalia do aluno conhecimentos sobre minerais. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – o iodo é um mineral que atua como componente essencial dos hormônios tireoidianos, que são necessários para o crescimento adequado, desenvolvimento neurológico e no metabolismo. A deficiência de iodo está relacionada a atraso do desenvolvimento mental, hipotireoidismo e aumento do volume da tireoide (bócio), anormalidades no crescimento e desenvolvimento. Suas principais fontes alimentares são peixes, crustáceos, algas e sal iodado. A toxicidade aguda por iodo é rara, mas o consumo excessivo está relacionado com hipertireoidismo.

    B) CERTO – por ser cofator enzimático de diversas reações, o zinco desempenha papel essencial no funcionamento do metabolismo.

    C) ERRADO – o manganês é um mineral que atua como componente estrutural de enzimas antioxidantes, ativa enzimas chaves do metabolismo de carboidratos, aminoácidos e colesterol e participa da formação de ossos e cartilagens. Sua deficiência em humanos é rara e as manifestações não estão totalmente esclarecidas. As principais fontes alimentares de manganês são cereais integrais, oleaginosas e vegetais folhosos verde escuros. Sua toxicidade está relacionada a sintomas neurológicos similares a doença de Parkinson.

    D) ERRADO – o molibdênio é um mineral que atua como cofator de algumas enzimas essenciais para o metabolismo de aminoácidos, ácidos nucleicos e xenobióticos. Sua deficiência em humanos é rara. As principais fontes alimentares de molibdênio são leguminosas, trigo e oleaginosas. Sua toxicidade está relacionada a sintomas similares a gota, com aumento da concentração sérica de ácido úrico.

    E) ERRADO – o potássio é um mineral que atua como regulador do balanço de fluídos e de eletrólitos, na contração muscular e na condução de impulsos nervosos e como cofator de enzimas chaves do metabolismo energético. Sua deficiência está relacionada a fadiga, fraqueza muscular e câimbras, constipação e dor intestinal. A deficiência crônica de potássio também está relacionada a hipertensão e cálculo renal. As principais fontes alimentares de potássio são frutas (banana, laranja, ameixa, damasco) e vegetais (batata, tomate, folhas). Sua toxicidade está relacionada com arritmia cardíaca e paralisia muscular. 

    Gabarito do Professor: LETRA B

ID
5501983
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Uma paciente é encaminhada ao alergista devido à manifestação de sintomas gastrointestinais, como diarreia, náusea, vômito, cólica, bem como distensão e dor abdominais, além de forte histórico de alergias alimentares na família. Em consulta médica, foi explicado à paciente que os principais alimentos com alto potencial alergênico e de acordo com o FDA (Food and Drug Administration) e a American Academy of Allergy, Asthma and Immunology são responsáveis por, aproximadamente, 90% das alergias alimentares são representados por

Alternativas
Comentários
  • Congress passed the Food Allergen Labeling and Consumer Protection Act of 2004 (FALCPA). This law identified eight foods as major food allergens: milk, eggs, fish, shellfish, tree nuts, peanuts, wheat, and soybean. On April 23, 2021, the Food Allergy Safety, Treatment, Education, and Research (FASTER) Act was signed into law, declaring sesame as the 9th major food allergen recognized by the United States. This change will become effective on January 1, 2023, so labeling of sesame as an allergen will not be required until that time.

    At the time of FALCPA’s passage, the eight major allergens accounted for 90 percent of food allergies and serious allergic reactions in the U.S. FALCPA requires that foods or ingredients that contain a "major food allergen" be specifically labeled with the name of the allergen source. Congress passed this law to make it easier for consumers who are allergic to foods and their caregivers to identify and avoid foods that contain major food allergens. The FDA enforces the provisions of this law in most packaged food products. This includes dietary supplements but does not include meat, poultry, and egg products (which are regulated by the ); alcoholic beverages subject to  labeling regulations; raw agricultural commodities; drugs; cosmetics; and most foods sold at retail or food service establishments that are not pre-packaged with a label.

    Resumo: houve, em 2004, o reconhecimento de oito alimentos alergênicos (ovo, leite trigo, soja, peixe, crustáceos, amendoim e nozes). Em 2023 o gergelim também entrará nessa lista. Os alimentos citados foram responsáveis por 90% das alergias alimentares nos Estados Unidos.

    Fonte: https://www.fda.gov/food/food-labeling-nutrition/food-allergies

  • Alergia alimentar é definida como uma reação anormal do sistema imunológico que ocorre após a ingestão e/ou contato com determinadas proteínas presentes em alimentos. As reações alérgicas a alimentos variam em gravidade, podendo envolver sintomas leves a moderados, como urticária, edema de lábios, vômitos e diarreia, ou sintomas graves, como dificuldade respiratória e choque anafilático.

    Importante destacar que alguns sintomas de alergia e de intolerância alimentar podem ser similares, porém apenas a alergia alimentar desencadeia resposta do sistema imunológico, com possíveis reações graves que podem colocar a vida em risco. 

    Segundo o FDA e a American Academy of Allergy, Asthma and Immunollogy, oito alimentos são responsáveis pela maioria das alergias alimentares: 

    - leite de vaca;

    - ovo;

    - peixe;

    - amendoim;

    - crustáceos;

    - soja;

    - nozes;

    - trigo.

    Em abril de 2021, o gergelim foi considerado o 9º alimento dessa lista, porém essa inclusão será efetivada em janeiro de 2023.

    Portanto, a resposta correta é a LETRA E.

    Gabarito do Professor: LETRA E

ID
5501986
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Paciente masculino, 50 anos, obeso, está em acompanhamento com o gastroenterologista há 2 anos, devido à seguinte situação: protrusão de parte do estômago por meio do músculo do diafragma; aumento na abertura diafragmática pela qual o esôfago passa a se unir ao estômago. Apresenta os seguintes sintomas: azia, dificuldade de deglutição e refluxo. A descrição de todas as características é representada pelo quadro de

Alternativas
Comentários
  • A) hérnia de hiato.

    Correta.

    B) esofagite.

    Incorreta. A esofagite corresponde à inflamação do esôfago, que é o canal que liga a boca ao estômago, levando ao surgimento de alguns sintomas, como por exemplo azia, gosto amargo na boca e dor de garganta, por exemplo.

    C) esofagite eosinofílica

    Incorreta. Esofagite eosinofílica (EE) é uma doença inflamatória crônica, mediada imunologicamente e caracterizada pela infiltração da mucosa esofágica por eosinófilos. Os eosinófilos são um tipo de célula branca do sangue que possuem um papel importante no sistema imunológico, pois atuam no combate a certos tipos de infecção, como as causadas por parasitas, e são um dos tipos de célula envolvidas em reações alérgicas.

    Os sintomas de EE podem variar de acordo com a idade e muitas vezes são confundidos com os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Os bebês podem apresentar vômito, irritabilidade e pouco ganho de peso. Nas crianças maiores e nos adolescentes, pode haver disfagia ou pressionamento do esôfago. Outros sintomas podem incluir: refluxos que não respondem aos medicamentos, náuseas, vômitos, dor abdominal ou torácica, falta de apetite e dificuldade para dormir.

    D) varizes esofágicas. 

    Incorreta. Varizes esofágicas são causadas por hipertensão arterial nos vasos sanguíneos no fígado e ao redor dele (hipertensão portal).

    As pessoas com varizes esofágicas geralmente não apresentam sintomas até que as varizes comecem a sangrar. Em seguida, as pessoas vomitam sangue vermelho vivo, por vezes em grandes quantidades. A hemorragia não causa dor. As pessoas que perdem uma grande quantidade de sangue podem apresentar sinais de choque, incluindo sensação de desmaio, fraqueza e sudorese. O coração pode bater rapidamente e a pressão arterial pode ser baixa.

    E) estenose esofágica. 

    Incorreta. É o estreitamento do esôfago que impede a progressão normal de saliva e/ou alimentos. Pode ocorrer em qualquer altura do trajeto esofágico, na porção superior, média ou inferior. A maioria dos estreitamentos ocorrem no próprio órgão (intrínsecos), e outros, por compressão externa (extrínsecos).

    A principal manifestação é a disfagia, isto é, a dificuldade para a deglutição de saliva e/ou alimentos. A disfagia progressiva, a que inicia com alimentos sólidos, depois pastosos e, por último, com líquidos é a manifestação mais comum do câncer de esôfago. As estenoses podem se manifestar também por dor à deglutição (odinofagia). A perda de peso é um sinal indireto, que depende do grau de dificuldade de deglutir. Em alguns casos, esses estreitamentos permitem o acúmulo de alimentos e secreções que podem retornar para a boca (regurgitação) ou para a via aérea superior. Provocam muita tosse e podem ser aspirados para o pulmão levando a pneumonias.

    Gabarito: A.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre alterações do trato gastrointestinal. Vamos a análise das alternativas:

    A) CERTO – a obesidade é um fator de risco para desenvolvimento da hérnia de hiato.


    B) ERRADO – esofagite é uma inflamação da mucosa do esôfago. As causas mais comuns estão associadas ao retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. Os sintomas incluem azia, pirose e dor torácica retroesternal.


    C) ERRADO – esofagite eosinofílica é uma doença crônica inflamatória do esôfago, caracterizada por infiltração significativa de eosinófilos na mucosa esofágica, associada a sintomas de disfunção desse órgão, como disfagia e impactação alimentar.


    D) ERRADO – varizes esofágicas são vasos sanguíneos colaterais dilatados que se desenvolvem como complicação de hipertensão portal, geralmente no contexto de cirrose. Geralmente, as varizes são assintomáticas, porém a ruptura pode causar sangramento, provocando náuseas e vômito com sangue.


    E) ERRADO – estenose esofágica resulta de lesão da parede do esôfago, com consequente espessamento de suas camadas e evolução até fibrose. Os principais sintomas incluem disfagia e odinofagia.



    Gabarito do Professor: LETRA A.


ID
5501989
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação ao consumo de nutrientes, as ingestões dietéticas de referência (DRI, dietary reference intakes) compreendem quantos conceitos?

Alternativas
Comentários
  • As DRIs são valores de referência de ingestão de nutrientes que devem ser utilizados para planejar e avaliar dietas para pessoas saudáveis. Elas incluem tanto as recomendações de ingestão como os limites superiores que devem ser considerados como valores de referência. Embora estes valores de referência estejam baseados em dados, estes são frequentemente escassos ou tirados de estudos que possuem limitações para tratar a questão. Assim, é necessário o julgamento científico para fixar os valores de referência. Inicialmente definimos necessidade de um nutriente como o mais baixo nível de ingestão continuada que mantém o estado de nutrição de um indivíduo em um determinado nível, avaliado segundo um dado critério de adequação nutricional.

    Necessidade média estimada (Estimated Average Requirement/ EAR): é um valor de ingestão diária de um nutriente que se estima que supra a necessidade de metade (50%) dos indivíduos saudáveis de um determinado grupo de mesmo gênero e estágio de vida. Consequentemente, metade da população teria, a esse nível, uma ingestão abaixo de suas necessidades. A EAR é usada na determinação da RDA e corresponde à mediana da distribuição de necessidades de um dado nutriente para um dado grupo de mesmo gênero e estágio de vida . Coincide com a média quando a distribuição é simétrica.

    Ingestão Dietética Recomendada (Recommended Dietary Allowance/ RDA): é o nível de ingestão dietética diária que é suficiente para atender as necessidades de um nutriente de praticamente todos (97 a 98%) os indivíduos saudáveis de um determinado grupo de mesmo gênero e estágio de vida.

    Ingestão Adequada (Adequate intake/ AI): é utilizada quando não há dados suficientes para a determinação da RDA. Pode-se dizer que é um valor prévio à RDA. Baseia-se em níveis de ingestão ajustados experimentalmente ou em aproximações da ingestão observada de nutrientes de um grupo de indivíduos aparentemente saudável.

    Limite Superior Tolerável de Ingestão (Tolerable Upper Intake Level/ UL): é o valor mais alto de ingestão diária continuada de um nutriente que aparentemente não oferece nenhum efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou gênero. À medida que a ingestão aumenta para além do UL o risco potencial de efeitos adversos também aumenta. O UL não é um nível de ingestão recomendado. O estabelecimento do UL surgiu com o crescimento da prática de fortificação de alimentos e do uso de suplementos alimentares. O UL ainda não está estabelecido para todos os nutrientes.

  • Agora que já vimos os conceitos no outro comentário, podemos podemos abordar as questões:

    A) Um, representado por: necessidade média estimada (EAR, estimated average requirement).

    Incorreta. Vemos que faltaram RDA, AI e UL.

    B) Dois, representados por: requerimento médio estimado (EAR, estimated average requirement) e ingestão dietética recomendada (RDA, recommended dietary allowances).

    Incorreta. Neste caso, não colocaram a AI e UL.

    C) Três, representados por: requerimento médio estimado (EAR, estimated average requirement), ingestão dietética recomendada (RDA, recommended dietary allowances) e ingestão adequada (AI, adequate intake).

    Incorreta. Aqui faltou apenas o UL

    D) Quatro, representados por: necessidade média estimada (EAR, estimated average requirement), ingestão dietética recomendada, (RDA, recommended dietary allowances), ingestão adequada (AI, adequate intake) e limite superior tolerável de ingestão (UL, tolerable upper intake level).

    Correta. Aqui estão todas as referências.

    E) Cinco, representados por: requerimento médio estimado (EAR, estimated average requirement), ingestão dietética recomendada, (RDA, recommended dietary allowances), ingestão adequada (AI, adequate intake), limite superior tolerável de ingestão (UL, tolerable upper intake level) e limite aceitável (AL, acceptable limit).

    Incorreta. Apesar de todas as referências estarem aqui, há uma que não existe: limite aceitável.

    Gabarito: D.

  • As DRI são valores de referência de ingestão de nutrientes que devem ser utilizados para avaliação e planejamento de dietas para indivíduos saudáveis, em diferentes ciclos da vida. Consistem em quatro categorias de referência:

    - EAR (Estimated Average Requeriment) – Ingestão Média Estimada: valor de ingestão de um nutriente estimado para suprir a necessidade de 50% dos indivíduos saudáveis num determinado ciclo da vida e sexo. É utilizado para avaliar a adequação do consumo.

    - RDA (Recommended Dietary Allowace) – Ingestão Dietética Recomendada: nível de ingestão dietética suficiente para atender a necessidade de praticamente todos (97 a 98%) os indivíduos saudáveis num determinado ciclo da vida e sexo. É a meta de ingestão para o indivíduo e deve ser utilizada para o planejamento de dietas.

    - AI (Adequate Intake) – Ingestão Adequada: é utilizada quando não há dados suficientes para determinação da RDA. Seus valores são baseados em ingestões ajustadas experimentalmente ou em aproximações da ingestão observada em um grupo de indivíduos aparentemente saudáveis. Devem ser utilizados para o planejamento de dietas para os nutrientes que não têm RDA estabelecida.

    - UL (Tolerable Upper Intake Level) – Limite Superior Tolerável de Ingestão: é o nível mais alto de ingestão continuada de um nutriente que aparentemente não oferece nenhum efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos saudáveis num determinado ciclo da vida e sexo. Não é um nível de ingestão recomendável.

    Portanto, a resposta correta é a LETRA D.

    Gabarito do Professor: LETRA D

ID
5502115
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas


Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento.

[...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência.

[...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021. 

Assinale a alternativa correta considerando o conteúdo do texto.

Alternativas
Comentários
  • a) Segundo o texto, as relações interpessoais e até mesmo relacionadas ao tratamento dos “borders” desgastam-se com facilidade e isso acaba provocando descontrole emocional e alterações de humor extremas em tais indivíduos (ERRADO, é o contrário)

    • Segundo parágrafo: além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes

    b) De acordo com o texto, categorizar pessoas é uma tarefa difícil porque cada um apresenta atitudes, pensamentos, aptidões, gostos, sentimentos etc. bem particulares (CERTO)

    • Quinto parágrafo: enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias

    c) Transtornos como a bipolaridade (de personalidade) e borderline (mentais) apresentam diferenças sutis e, normalmente, esses transtornos são observados em um mesmo paciente de modo simultâneo (ERRADO)

    • Sétimo parágrafo: transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes

    d) Segundo o texto, quem mais sofre com a síndrome borderline é o próprio paciente acometido pela doença, sendo pouco e/ou raramente afetadas as pessoas que o rodeiam (ERRADO)

    • Segundo parágrafo: torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes

    e) Tratamentos psicoterápicos são mais eficazes em casos de bipolaridade do que em quadros de borderline, uma vez que, comprovadamente, para esses pacientes, a abordagem medicamentosa costuma funcionar mais (ERRADO)

    • Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento

ID
5502163
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um byte é composto por quantos bits?

Alternativas
Comentários
  • 1 byte é igual 8 bits

ID
5502169
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sistema Microsoft Windows 10 Pro, versão em português, qual arquivo do painel de controle dá acesso à ferramenta que permite configurar opções de gravação e reprodução de sons?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A. Cada ferramenta no painel de controle é representada por um arquivo. cpl na pasta Windows \ System. Os arquivos. cpl na pasta Windows\System são carregados automaticamente quando você inicia o painel de controle. (...) O arquivo é renomeado para Desk. cpl na pasta Windows\System. Outros fabricantes de software e de hardware podem adicionar ícones do painel de controle para fornecer uma interface para configurar as opções de configuração para seus produtos. Um ícone é exibido no painel de controle quando o arquivo. cpl é colocado na pasta Windows\System pela ferramenta de configuração do programa. Você pode criar um atalho para uma ferramenta do painel de controle arrastando um ícone do painel de controle para a área de trabalho ou outro local, ou criando manualmente um atalho e especificando o caminho para um arquivo. cpl. Observe que a ferramenta sons não tem seu próprio arquivo. cpl; Ele usa o arquivo mmsys. cpl. Para criar um atalho para a ferramenta sons, use o controle de linha de comando mmsys. cpl Sounds.


ID
5502319
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas

Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas.

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...]

A personalidade envolve não só aspectos herdados, mas também aprendidos, por isso a melhora é possível, ainda que seja difícil de acreditar no início. Se a psicoterapia é importante para ajudar o bipolar a identificar uma virada e evitar perdas, no transtorno de personalidade ela é o carro-chefe do tratamento. [...]

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.

Ainda em relação ao trecho “Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência.”, os verbos destacados retomam a expressão “Esses últimos” e fazem referência a ela por meio de

Alternativas
Comentários
  • Letra C e D estão erradas, pois estão com conceitos invertidos.

    Descarta-se a letra E, pois não há sinal algum de referenciação nominal

    Descarta-se a letra B, pois não há zeugma, uma vez que não são empregados sinais de pontuação, a fim de indicar a retomada

    Logo, sobra a letra A, a qual é o gabarito.

  • Locuções na 3ª P.P com referencial no texto. Sujeito elíptico.

  • Gabarito: letra A

    Letra B= zeugma, em que se oculta um termo, independente de ter sido mencionado antes ou não.

    zeugma é uma figura de sintaxe caracterizada pela omissão de um termo no enunciado. No entanto, esse fenômeno está limitado à ocultação de um termo expresso anteriormente

    Letra C= coesão por anáfora, em que se usa um elemento para anunciar outro, ainda não mencionado no texto.

    Anáfora processo pelo qual um termo gramatical retoma a referência de um sintagma anteriormente us. na mesma frase. Anáfora= Antes

    Letra D= coesão por catáfora, em que se usa um elemento para recuperar outro, já mencionado no texto.

    Catáfora faz referência a um termo que será citado posteriormente no texto.

    Letra E= referenciação nominal, em que se emprega um nome para recuperar um termo anterior.

    referenciação está relacionada com a maneira pela qual introduzimos novos elementos em um texto e, também, ao modo como os referentes são retomados.

  • Minha contribuição.

    Elipse: trata-se da omissão de um elemento da frase, o qual é facilmente recuperado pelo leitor no contexto.

    Ex.: Sei que posso vencer os desafios. (A elipse do sujeito foi realizada. Note que não se vê o pronome eu na construção da frase.)

    Ex.: –Eu quero comprar o carro.

    – Então, compre! (Houve a elipse do objeto direto o carro.)

    Zeugma: trata-se da elipse do verbo que já fora mencionado anteriormente na frase.

    Ex.: Sairei mais cedo hoje; minha irmã, mais tarde. (Houve a omissão do verbo sair, para evitar uma repetição desnecessária.)

    Ex.: Pedro trabalha pela manhã; Mauro, à tarde. (Houve a omissão do verbo trabalhar.)

    Fonte: Jamilk

    Abraço!!!


ID
5502337
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o sistema operacional Microsoft Windows 10 Pro, qual programa deve ser utilizado para abrir um arquivo que possua a extensão “.STL”?

Alternativas
Comentários
  • https://br.3dsystems.com/quickparts/learning-center/what-is-stl-file

    O formato de arquivo STL se tornou de fato o padrão de transmissão de dados do setor de prototipagem rápida, além de ser o formato necessário para interagir com o Quickparts. Esse formato aproxima as superfícies de um modelo sólido com triângulos. Para um modelo simples, como a caixa mostrada na figura 1, suas superfícies podem ser aproximadas com doze triângulos, como mostrado na figura 2. Quanto mais complexa for a superfície, mais triângulos são produzidos, como mostrado na figura 3.


ID
5507788
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas


Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas. 

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...] 

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.


De acordo com o texto, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • CADE OS COMENTARIOS DOS PROFESSORES, QC?

  • O TEXTO DEIXA CLARO QUE A DOENÇA SE MANIFESTA NA VIDA ADULTA E COM UM BOM TRATAMENTO APRESENTA UMA TENDÊNCIA DE MELHORA POR VOLTA DOS 40 OU 50.

  • ( 10% NÃO É GARNDE PARTE). Mas bola pra frente.

  • No penúltimo parágrafo

    "O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta."

    Alternativa C 

  • Paragrafo 6 - Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

    Há possibilidade de manifestar em qualquer idade.

    Passiva de recorrer

  • A, B, D e E erradas e a C (gabarito) extrapolou.


ID
5507794
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas


Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas. 

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...] 

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.


Assinale a alternativa em que haja um verbo de ligação com valor de “mudança de estado”.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa A

    Solicita-se indicação do verbo de ligação que indique mudança de estado:

    Verbos de ligação, ou copulativos, são formas verbais que não denotam uma ação, mas ligam o sujeito a um predicativo.

    A) “O amor intenso vira ódio profundo, [...]”.

    Correta. A forma verbal "virar", quando sinônimo de "tornar-se", é verbo de ligação com sentido de transformação, mudança de estado.

    B) “[...] a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis.”

    Incorreta. O verbo "ser", de ligação, indica característica ou estado permanente.

    C) “[...] o transtorno fica camuflado [...]”.

    Incorreta. O verbo "ficar", embora possa transmitir estado mutatório, no contexto indica estado permanente, inalterado.

    D) “O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta.”.

    Incorreta. Não há verbo de ligação na passagem.

    E) “[...] o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.”.

    Incorreta. O verbo "parecer" indica estado aparente.

  • Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.
  • Verbos de ligação:

    Ser

    Estar

    Continuar

    Andar

    Parecer

    Permanecer

    Ficar

    Tornar

  • Minha contribuição.

    Os verbos de ligação (ser, estar, parecer, permanecer, ficar, torna-se, continuar...) só são assim denominados caso venham seguidos de termos adjetivos, os predicativos do sujeito, compondo o predicado nominal.

    Ex.: Maria ficou decepcionada.

    Abraço!!!

  • Os verbos que indicam ação são chamados de “nocionais. Os verbos de ligação, por sua vez, são chamados

    verbos de estado ou verbos relacionais.

     Estado permanente:

    Ex: Minha mãe é mal-humorada.

     Estado continuado:

    Ex: Minha mãe continua/permanece mal-humorada.

     Estado transitório/circunstancial:

    Ex: Minha mãe está feliz.

    Ex: Minha mãe anda silenciosa ultimamente.

     Mudança de estado:

    Ex: Minha mãe ficou mal-humorada.

    Ex: Minha mãe tornou-se organizada por causa do concurso.

     Estado aparente:

    Ex: Minha mãe parece distraída.


ID
5507812
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Borderline: o transtorno que faz pessoas irem do "céu ao inferno" em horas


Tatiana Pronin


Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém "pisou na bola". O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos. E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis. As emoções e comportamentos exaltados podem dar uma ideia do que vive alguém com transtorno de personalidade borderline (ou "limítrofe"). 

Reconhecido como um dos transtornos mais lesivos, leva a episódios de automutilação, abuso de substâncias e agressões físicas. Além disso, cerca de 10% dos pacientes cometem suicídio. Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do "tudo ou nada", o que torna as relações familiares, amorosas, de amizade e até mesmo a com o médico ou terapeuta extremamente desgastantes.

Muitos comportamentos do "border" (apelido usado pelos especialistas) lembram os de um jovem rebelde sem tolerância à frustração. Mas, enquanto um adolescente problemático pode melhorar com o tempo ou depois de uma boa terapia, o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.

Ainda que seja inteligente, talentoso e brilhante no que faz, reage como uma criança ao se relacionar com os outros e com as próprias emoções — o que os psicanalistas chamam de "ego imaturo". Em muitos casos, o transtorno fica camuflado entre outros, como o bipolar, a depressão e o uso abusivo de álcool, remédios e drogas ilícitas. 

De forma resumida, um transtorno de personalidade pode ser descrito como um jeito de ser, de sentir, se perceber e se relacionar com os outros que foge do padrão considerado "normal" ou saudável. Ou seja, causa sofrimento para a própria pessoa e/ou para os outros. Enquadrar um indivíduo em uma categoria não é fácil — cada pessoa é um universo, com características próprias. [...]

O diagnóstico é bem mais frequente entre as mulheres, mas estudos sugerem que a incidência seja igual em ambos os sexos. O que acontece é que elas tendem a pedir mais socorro, enquanto os homens são mais propensos a se meter em encrencas, ir para a cadeira ou até morrer mais precocemente por causa de comportamentos de risco. Quase sempre o transtorno é identificado em adultos jovens e os sintomas tendem a se tornar atenuados com o passar da idade.

Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais (como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose etc.), embora seja difícil para leigos e desafiante até para especialistas fazer essa distinção, já que sobreposições ou comorbidades (existência de duas ou mais condições ao mesmo tempo) são muito frequentes. Não é raro que o borderline desenvolva transtorno bipolar, depressão, transtornos alimentares (em especial a bulimia), estresse pós-traumático, déficit de atenção/hiperatividade e transtorno por abuso de substâncias, entre outros. [...]

O paciente borderline sofre os períodos de instabilidade mais intensos no início da vida adulta. Há situações de crise, ou maior descontrole, que podem até resultar em internações porque o paciente coloca sua própria vida ou a dos outros em risco. Por volta dos 40 ou 50 anos, a maioria dos "borders" melhora bastante, probabilidade que aumenta se o paciente se engaja no tratamento. [...] 

Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc.), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc.), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc.) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc.). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...] 


Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/04/16/borderline-a-doenca-que-faz-10-dos-diagnosticados-cometerem-suicidio.htm. Acesso em: 04 jan. 2021.


Analise o trecho que segue.

“Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...]”.

Em relação, sobretudo, aos componentes destacados nesse segmento do texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:B.

    A) o verbo “são” em destaque tem como sujeito os elementos “os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado”. ERRADO: O sujeito é "medicamentos".

    B) a conjunção “quando”, tradicionalmente indicadora de tempo, em certos contextos, pode também expressar valor de condição, como ocorre nesse caso. CERTO: "Quando" é uma conjunção condicional que indica condição necessária para que seja realizada o fato ou não. Conectores coesivos: Se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que.

    C) o uso de “antidepressivos”, em destaque, exemplifica um caso de substantivo transformado em adjetivo. ERRADO: o termo é um adjetivo por si só na sentença, ou seja, não transforma em adjetivo.

    D) a preposição “para” expressa a relação lógico-semântica de causa. ERRADO: "para" é uma preposição que tem o valor de finalidade.

    E) o pronome demonstrativo “esses” retoma os medicamentos “clonazepan, diazepan, alprazolan” e poderia ser substituído por “estes” sem nenhum dano gramatical. ERRADO:

    Ambos possuem funções coesivas diferentes, ou seja, "estes" é catafórico, por outro lado, "esses" é anafórico.

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se julgamento das assertivas:

    A) o verbo “são” em destaque tem como sujeito os elementos “os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado”.

    Incorreta. O sujeito da forma verbal destacada é o substantivos "medicamentos".

    B) a conjunção “quando”, tradicionalmente indicadora de tempo, em certos contextos, pode também expressar valor de condição, como ocorre nesse caso.

    Correta. A conjunção "quando", embora normalmente empregada em valoração temporal, pode assumir função condicional quando a ideia de condição for mais abrangente que a ideia de tempo.

    "...ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado." - O momento não é importante, mas a ocorrência do fato, sendo o termo nitidamente condicional.

    C) o uso de “antidepressivos”, em destaque, exemplifica um caso de substantivo transformado em adjetivo.

    Incorreta. O termo "antidepressivos" é classificado pelo VOLP como adjetivo e substantivo masculino, a depender do contexto de uso. No caso em tela é aplicado como substantivo.

    "Pedro usa diversos antidepressivos." - Substantivo masculino plural.

    "O laboratório apresentou novos medicamentos antidepressivos." - Adjetivo concordando em número com o substantivo.

    O comentário que afirma ser o termo, no contexto, adjetivo está incorreto.

    D) a preposição “para” expressa a relação lógico-semântica de causa.

    Incorreta. A preposição "para" traz ideia de finalidade à construção.

    "remédios para dormir"

    E) o pronome demonstrativo “esses” retoma os medicamentos “clonazepan, diazepan, alprazolan” e poderia ser substituído por “estes” sem nenhum dano gramatical. 

    Incorreta. O termo é elemento anafórico, retomando os termos destacados na assertiva. Sua substituição por elemento catafórico (estes), salvo em um contexto de referênciação espacial, é incorreta.

  • A questão requer conhecimento acerca das funções sintáticas dos termos, o papel das classes gramaticais, valor semântico dos conectivos e coesão referencial: anáfora e catáfora.


    Alternativa (A) incorreta - O sujeito do verbo “são", em destaque, é “medicamentos". Os elementos “os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado" exercem a função sintática de objeto direto do verbo “aliviar".

    Alternativa (B) correta - A ideia é de condição. “Caso exista um transtorno mental associado, os medicamentos que aliviam os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado são ainda mais importantes."

    Alternativa (C) incorreta - “Antidepressivos" é substantivo acompanhado do artigo “os", seu papel é nomear os fármacos e não os caracterizar.

    Alternativa (D) incorreta - Expressa valor de finalidade, podendo ser substituído por “com o intuito de", “a fim de", “com o objetivo de".

    Alternativa (E) incorreta - O pronome “esses" faz referência ao que já fora mencionado, e “estes" ao que ainda será citado.

    Gabarito da Professora: Letra B.

  • São ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. 

    São ainda mais importantes SE existe um transtorno mental associado. 

    São ainda mais importantes CASO  exista um transtorno mental associado. 

    Quando, nesse contexto, expressa condição.

  • Analise o trecho que segue.

    “Medicamentos ajudam a aliviar os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado, e são ainda mais importantes quando existe um transtorno mental associado. Os fármacos mais utilizados são os antidepressivos (flluoxetina, escitalopram, venlafaxina etc), os estabilizadores de humor (lítio, lamotrigina, ácido valproico etc), os antipsicóticos (olanzapina, risperidona, quietiapina etc) e, em situações pontuais, sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes, mas devem ser evitados ao máximo, porque podem afrouxar o controle dos impulsos, assim como o álcool, além de causarem dependência. [...]”.

    Em relação, sobretudo, aos componentes destacados nesse segmento do texto, é correto afirmar que

    Xo verbo “são” em destaque tem como sujeito os elementos “os sintomas depressivos, a agressividade e o perfeccionismo exagerado”.

    Não, O verbo faz referência aos medicamentos. Pergunte ao verbo, o que são? Os medicamentos são.

    a conjunção “quando”, tradicionalmente indicadora de tempo, em certos contextos, pode também expressar valor de condição, como ocorre nesse caso.

    Substitua por a "não ser que" exista...

    Xo uso de “antidepressivos”, em destaque, exemplifica um caso de substantivo transformado em adjetivo.

    Todo determinante acompanhará os substantivos; podem ser artigos, pronomes ou numerais.

    Xa preposição “para” expressa a relação lógico-semântica de causa.

    Não, expressa finalidade podendo ser trocado por "com intuito de", "a fim de".

    Xo pronome demonstrativo “esses” retoma os medicamentos “clonazepan, diazepan, alprazolan” e poderia ser substituído por “estes” sem nenhum dano gramatical. 

    "Esse" anafórico , "Este" catafórico.

  • ()para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc). Esses últimos...

    A banca "DEVE" ter entendido assim: "este" passa a retomar "últimos"- cataforismo- e "ùltimos" retoma > clonazepan, diazepan, alprazolan etc

  • GABARITO: B

    COMENTÁRIO:

    Alternativa A: Sujeito é “medicamentos”.

    Alternativa B: “quando existe um transtorno mental associado” torna condição para que os medicamentos se tornem ainda mais importantes.

    Alternativa C: Substantivo nomeia coisas. Antidepressivo é um substantivo simples.

    Alternativa D: Expressa a relação lógico-semântica de finalidade.

    Alternativa E: A substituição provocaria alteração gramatical. O pronome “este” é usado quando a informação ainda será apresentada – catáfora. 

  • Um bizu que vi aqui no QC e pode te ajudar na letra e:

    sedativos ou remédios para dormir (clonazepan, diazepan, alprazolan etc). Esses últimos costumam ser até solicitados pelos pacientes.

    >> o pronome demonstrativo “esses” retoma os medicamentos “clonazepan, diazepan, alprazolan” e poderia ser substituído por “estes” sem nenhum dano gramatical. 

    Esses - atráss - Anáfora - Já foi apresentada, lá atrás.

    Estes - frente - Catáfora - Ainda será apresentada, lá na frente.

    Gabarito: letra B

    A vontade não permite indisciplina.