SóProvas



Prova UFCG - 2019 - UFCG - Administrador


ID
4139824
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando-se a relação autor e leitor do texto abaixo,


“O local de trabalho não deve ser apenas o lugar onde os indivíduos cumprem tarefas e recebem suas remunerações. Mais do que isso, o trabalho deve ser o local onde eles têm a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, estabelecer ligações interpessoais e cultivar um espírito colaborativo – afinal é lá que passamos boa parte do nosso dia.

A ideia de pertencer ou fazer parte de uma organização contribui para melhorar o engajamento de funcionários, a produtividade e o alcance dos resultados desejados. Aumento da satisfação, maior dinamismo nas atividades e equilíbrio das necessidades da empresa e do funcionário também são benefícios que o sentimento de pertencimento no trabalho produz.”

(Equipe da Viva!Experiências. Disponível em http://www.vivaexperiencias.com.br/ blog/sentimento-de-pertencimento-no-trabalho/ Acesso em 13/7/19, com adaptações)


destacam-se na sua construção critérios de situacionalidade, intencionalidade e aceitabilidade, tendo em vista que

Alternativas
Comentários
  • Resposta LETRA E. Para chegar à resposta, basta, simplesmente, ler o título do texto (Equipe da Viva!Experiências. Disponível em http://www.vivaexperiencias.com.br/ blog/sentimento-de-pertencimento-no-trabalho/ Acesso em 13/7/19, com adaptações)


ID
4139827
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto abaixo faz considerações sobre a seleção feminina de futebol.


“Encerrada a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo, eliminada apenas na prorrogação pela dona da casa, a França, duas constatações sobre o futebol feminino se impõem. Se olharmos para o que acabou de ocorrer, poderemos comemorar a mobilização popular em torno de um time de mulheres jogando um esporte historicamente tachado como masculino. (...) Mas, se vislumbrarmos o que está por vir, o cenário é alarmante: após o Mundial, as grandes protagonistas do time ficaram mais próximas da aposentadoria.”

(PELLEGRINO, A. Veja, 3/7/19, p.80)


O uso de SE e MAS, nesse texto, permite ao leitor compreender que:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    O que me levou a marcá-la foi o fato de a partícula 'SE' se referir a conjunção Subordinada Adverbial Condicional, o que se enquadra com o que diz a alternativa do gabarito.

    Se (Caso) olharmos para o que acabou de ocorrer...

  • Entendi a disjunção sendo entre presente e futuro.

  • pesadinha

  • Não sei nem falar disjunção sem enrola a língua imagina saber o significado.

    substantivo feminino

    ato ou efeito de disjungir; separação, desunião.

  • Gab. C

    Se olharmos para o que acabou de ocorrer = passado

    Mas, se vislumbrarmos o que está por vir =futuro

  • eu marquei letra D, achei difícil.

  • Correta, C

    SE + ENTÃO = CONDIÇÃO.

    O termo "ENTÃO", na maioria das vezes, está subentendido:

    Se olharmos para o que acabou de ocorrer, ENTÃO poderemos comemorar a mobilização popular em torno de um time de mulheres jogando um esporte historicamente tachado como masculino. (...) Mas, se vislumbrarmos o que está por vir, o cenário é alarmante: após o Mundial, as grandes protagonistas do time ficaram mais próximas da aposentadoria.”

    Logo, assertiva correta, letra C:

    Há uma relação de disjunção entre o passado e o futuro da seleção de futebol, condicionada pelo ponto de vista pelo qual ela é considerada.

  • A tal da "disjunção" matou bonito o concurseiro. 40% de acertos.

  • Há uma relação de disjunção entre o passado e o futuro da seleção de futebol, condicionada pelo ponto de vista pelo qual ela é considerada.

    o SE indica condição, alem do sentido do excerto


ID
4139833
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um texto pode ser construído de formas variadas sem que sua informação principal seja alterada. Nesse sentido, qual dos escritos abaixo parafraseia o texto a seguir?


“O conceito de serviço público sofre transformações no tempo e no espaço, de acordo com a dinâmica do contexto social, político e econômico em que se insere, mas há um ponto comum em todos os contextos históricos: serviço público é a prestação de serviço ao público toda ocasião em que o Estado assuma obrigatoriamente a incumbência de satisfazer determinadas necessidades coletivas.” (S.M.P.L.2009)

Alternativas
Comentários
  • Resposta LETRA B.

    “O conceito de serviço público sofre transformações no tempo e no espaço, de acordo com a dinâmica do contexto social, político e econômico em que se insere, mas há um ponto comum em todos os contextos históricos: serviço público é a prestação de serviço ao público toda ocasião em que o Estado assuma obrigatoriamente a incumbência de satisfazer determinadas necessidades coletivas.” (S.M.P.L.2009).

    Reescritura (parafraseando, ou seja, interpretar o texto com palavras próprias, mantendo seu sentido original; traduzir por outras palavras. No caso em questão utilizaram-se sinônimos e conjunções sem modificar o contexto original da frase): Mesmo que o conceito de serviço público se modifique no tempo e no espaço, conforme o contexto social, político e econômico em que se encontre, ele não perde sua característica principal, que é a de servir ao público, sempre que o Estado tome para si, obrigatoriamente, a responsabilidade de atender necessidades especificadas da população.

    Abraços e bons estudos a todos (concurseiros(as))

    #nãoàreformaadministrativa!


ID
4139839
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que causa estranhamento no interlocutor, ao ler o texto abaixo (excerto de palestra dirigida a servidores técnico-administrativos e a gestores de universidade pública brasileira)?


Inicio, apresentando meu conceito de servidor público: são servidores públicos, em sentido amplo, as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos (di PIETRO, 1996). Assim, vocês são servidores públicos. E como trabalham nesta universidade, que é pública, com finalidades sociais, porque possibilita, entre outras ações, a profissionalização de tantos jovens, vocês precisam desenvolver o sentimento de pertença a esta instituição.

Sei que é um desafio para a organização criar atmosfera adequada e salutar para todos, mas o sucesso desse desafio depende de estratégias que possam manter vocês, colaboradores, na empresa; que envolvam ações de valorização de funcionários pelas metas alcançadas, pelos contratos assinados; que criem bom relacionamento com a liderança. Com isso, os serviços prestados pela universidade, visando ao atendimento de ações sociais, são realizados a contento. (T.S. 2017)

Alternativas
Comentários
  • Resposta LETRA E. O que causa estranhamento no interlocutor ao ler o texto, deve-se ao fato que após a conjunção coordenativa adversativa (mas) em:

    "mas o sucesso desse desafio depende de estratégias que possam manter vocês, colaboradores, na empresa; que envolvam ações de valorização de funcionários pelas metas alcançadas, pelos contratos assinados; que criem bom relacionamento com a liderança. Com isso, os serviços prestados pela universidade, visando ao atendimento de ações sociais, são realizados a contento".

    De acordo com o trecho, o autor muda de contexto, pois serviço público NÃO tem nada a ver com uma empresa que valoriza os funcionários pelas METAS alcançadas, pelos contratos assinados, ou seja, há uma contradição no texto da palestra.


ID
4139845
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo a gramática normativa do português, o texto abaixo desconsiderou normas de que tipo?


“O advogado HT disse que ‘o conjunto da obra é grandioso’. Que o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político (...). O relator, JRP rejeitou todas as preliminares da defesa e foi seguido pelo Tribunal. A sessão foi suspensa e os votos dos demais integrantes ficou para a próxima sessão.” (L.G. 12/7/19)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    "O advogado HT disse que 'o conjunto da obra é grandioso'. Que o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político (...). O relator, JPR rejeitou todas as preliminares da defesa e foi seguido pleo Tribunal. A sessão foi suspensa e os votos dos demais integrantes ficou para a próxima sessão." (L.G. 12/07/19

    CORRIGINDO ALGUNS ERROS:

    "O advogado HT disse que 'o conjunto da obra é grandioso' e que o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político (...). O relator JPR rejeitou todas as preliminares da defesa e foi seguido pleo Tribunal. A sessão foi suspensa e os votos dos demais integrantes ficaram para a próxima sessão." (L.G. 12/07/19

    :)

  • GAB [C].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    #ESTABILIDADESIM.

    #FORATRAINEE.

  • Corrigindo:

    “O advogado HT disse que: "o conjunto da obra é grandioso" e que o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político (...). O relator, JRP rejeitou todas as preliminares da defesa e foi seguido pelo Tribunal. A sessão foi suspensa e os votos dos demais integrantes ficaram para a próxima sessão"

    :- introduz a fala do advogado;

    ''-O correto é dupla aspas;

    e-coordenativa,opcional nesse caso,porém o texto fica mais claro;

    ficaram-Os votos ficaram.


ID
4139848
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observando a redação do enunciado abaixo,


“Há imóveis que foram abandonados pelas empresas de construção pela metade do serviço, sem ao menos concluir.” (CP, 07/19)


o leitor chega à conclusão de que seu autor recorre a (à):

Alternativas
Comentários
  • Alguém me esclarece pq não pode ser a letra "E"?

  • Também marquei a E. Alguém ajuda?

  • Acredito que não seja "E" por apenas ter retomado uma informação já colocada anteriormente, diferente de detalhamento que enriquece ainda mais em detalhe o texto, diferente de apenas repetir a mesma informação.

  • Notem que há uma repetição até exagerada de informações, isso faz com que o texto não tenha progressividade.

    informação 1: os imóveis foram abandonados

    informação 2: foram abandonados pela metade

    informação 3: as construções não foram concluídas.


ID
4139851
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O uso do acento grave, indicador de crase, em textos escritos no âmbito universitário, nem sempre segue os princípios estabelecidos. Como as lacunas do texto abaixo são preenchidas de forma adequada, considerando-se esse sinal indicador de crase?


Dada ____ necessidade de padronizar ____ solicitações de estudantes, seguem abaixo algumas exigências ____ serem cumpridas.

1) O pedido de auxílio financeiro ____ estudantes deverá ser solicitado via formulário específico e encaminhado ____ Pró-reitoria X;

2) O formulário de pedido de auxílio coletivo só deverá ser utilizado quando ____ solicitação tratar de um mesmo evento e referente ____ atividades próprias do curso;

3) O pedido de atendimento especial ____ estudantes grávidas deverá vir em formulário próprio, com comprovações médicas.

Solicitamos ____ Senhora Coordenadora ____ divulgação dessas medidas. (...)

Alternativas

ID
4139854
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O WhatsApp não é só um mensageiro, como também se tornou repositório de informações valiosas — visto que muita gente confia na criptografia de ponta a ponta do software para bater papos sigilosos. Por isso, cuidar bem da sua conta se tornou ainda mais importante. A plataforma acaba de anunciar novas dicas e alerta para proteger seus dados.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/software/141536-whatsapp-cria-novo-alerta-proteger-melhor-conta.htm


No texto, o termo “criptografia de ponta a ponta” tem relevante aplicação para quais princípios da segurança da informação?

Alternativas
Comentários
  • Confidencialidade e Integridade.

  • Confidencialidade : Garantia de que o acesso a informaçao seja obtido somente por pessoas autorizadas.Deve ser CONFIDENCIAL

    Integridade : Salvaguarda da EXATIDAO e COMPLETEZA da informaçao.Deve estar INTACTA/INTEGRA

    Disponibilidade : Garantia de que os usuarios autorizados obtenham acesso a informaçao.A informaçao deve estar sempre DISPONIVEL

    Autenticidade : A informaçao so poderá ser acessada por pessoas AUTORIZADAS.

    Famoso CIDA

    GAB: A

  • Fácil.


ID
4139857
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre componentes de computador, trata-se de equipamento para armazenamento, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Serial ATA, SATA ou S-ATA (acrônimo para Serial Advanced Technology Attachment) é uma tecnologia de transferência de dados em série entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rígido e drives ópticos.

  • Avante PMPR #Pertenceremos!

  • O 'Serial não sei das quantas' é barramento.


ID
4139860
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o comando pwd no Linux, sua execução em terminal informará:

Alternativas
Comentários
  • Pwd: é o caminho completo do diretório em execução.

  • pwd (print working directory) é um comando que imprime o nome do diretório local em uma interface de linha de comando.

    Gab: E

  • Após uma breve pesquisa, localizei as seguintes respostas:

    A-( não encontrei)

    B-( ls )

    C-( wc )

    D-( cat )

    E- gabarito

    Qualquer equívoco me informem, por gentileza !

  • pwd:onde se encontra.

  • pwd

    exibe o nome e o caminho do diretório atual.

    GAB == E

  • Galera anotem bastante esse comando, ele e o LS CAEM demaisss em prova em! falou em linux falou nesses caras!

  • Qual comando é utilizado para mostrar o caminho do diretório atual? “pwd”


ID
4139863
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O uso de software livre é mais comum nos órgãos públicos federais (93%) do que nos estaduais (78%). Em 85% dos órgãos federais e 57% dos estaduais houve desenvolvimento de software novos para atender às suas necessidades específicas. Aproximadamente metade dos órgãos da esfera federal (52%) que desenvolveram software na própria organização ou para atender necessidades específicas do órgão também compartilhou ou cedeu esses software para outros órgãos públicos.

Fonte: TIC governo eletrônico 2017


Sobre o Software livre e Software proprietário, analise as afirmativas abaixo:


I - O software livre se baseia no modelo de SaaS (Software as a Service).

II – Uma diferença entre os tipos de software está na gratuidade, software livres são gratuitos e softwares proprietários são pagos.

III - O Telegram, aplicativo de comunicação, é um exemplo de software livre.

IV - Software com copyleft é um software livre.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Nem todo software livre é gratuito.

  • Pegadinha!

  • II – Uma diferença entre os tipos de software está na gratuidade, software livres são gratuitos e softwares proprietários são pagos.

    A diferença é sobre o acesso ao código fonte, o qual não é aceito no software proprietário, enquanto soft livre é assegurado as 4 liberdades: Estudar, modificar, copiar, redistribuir o código fonte.

    ✦GAB: D✦

  • Copyleft significa o direito de permissão de cópia de uma obra por outros usuários, dando a liberdade de copiar, modificar e redistribuir, exigindo que esse direito seja mantido em todas as versões modificadas.

    www.significados.com.br › copyleft

  • Não sabia do telegram.


ID
4139866
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Cookies são arquivos criados pelos websites que você visita. São usados para manter as informações de estado conforme você navega por diferentes páginas em um site ou retorna ao site posteriormente.


Sobre cookies, analise as afirmativas abaixo:


I - Os cookies podem ser usados para executar código

II - Cookies primários são cookies associados com o domínio do host

III - Os cookies de sessão são armazenados na memória e não são gravados no disco

IV - Os dados são enviados pelo servidor da Web na forma de um cabeçalho HTTP chamado "Set-Cookie"


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    I - Os cookies podem ser usados para executar código

    Os cookies não podem ser usados para executar código (executar programas) ou mandar vírus para o seu computador. A finalidade de um cookie é informar ao servidor Web que você voltou para uma página da Web específica..

    II - Cookies primários são cookies associados com o domínio do host

    Cookies primários são cookies associados com o domínio do host. Os cookies secundários são cookies de qualquer outro domínio

    III - Os cookies de sessão são armazenados na memória e não são gravados no disco

    Há dois tipos diferentes de Cookie. Cookie da sessão e Cookie persistentes.

    Se um cookie não apresentar uma data de validade, ele é um cookie de sessão. Os cookies de sessão são armazenados na memória e não são gravados no disco. Quando o navegador se fecha, o Cookie está perdido permanentemente a partir daqui. 

    Se o cookie contar com uma data de validade, ele é um cookie persistente. Na data de validade, o cookie será removido do disco.

    IV - Os dados são enviados pelo servidor da Web na forma de um cabeçalho HTTP chamado "Set-Cookie"

    Os cookies são sequências de dados que o servidor da Web envia ao navegador. Quando um navegador pede um objeto do mesmo domínio no futuro, o navegador enviará a mesma corda dos dados de volta ao servidor de origem. Os dados são enviados pelo servidor da Web na forma de um cabeçalho HTTP chamado "SetCookie". O navegador envia o Cookie de volta ao server em um cabeçalho HTTP chamado “Cookie”. 

    PARAMENTE-SE!

  • Assertiva c

    II, III e IV

    II - Cookies primários são cookies associados com o domínio do host

    III - Os cookies de sessão são armazenados na memória e não são gravados no disco

    IV - Os dados são enviados pelo servidor da Web na forma de um cabeçalho HTTP chamado "Set-Cookie"

    fortis fortuna adiuvat-


ID
4139869
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, argumenta-se que em suas relações internacionais a República Federativa do Brasil rege-se pelos seguintes princípios:

Alternativas
Comentários
  • Questão exige conhecimento acerca dos Princípios que norteiam a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. Examinemos alternativa por alternativa, à procura da única correta:

    Alternativa “a” incorreta: nos exatos termos do art. 4º, incisos I e II, da CF/88, respectivamente, a independência nacional e a prevalência dos direitos humanos são princípios que regem a RFB nas suas relações internacionais. Entretanto, diferente do afirmado pela Banca, o art. 4º, inciso IV, da CF/88, determina que a não-intervenção é um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

    Alternativa “b” incorreta: consoante o art. 4º, incisos VI e VII, da CF/88, respectivamente, a defesa da paz e a solução pacífica dos conflitos são princípios que regem a RFB nas suas relações internacionais. Entretanto, diferente do afirmado pela Banca, o art. 4º, inciso VIII, da CF/88, determina que o repúdio ao terrorismo e ao racismo é um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

    Alternativa “c” correta: todos são princípios, que ora reproduzo, para maior comodidade do prezado leitor: “Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; (...) IV - não-intervenção”.

    Alternativa “d” incorreta: nos moldes do art. 4º, incisos IX e VIII, da CF/88, respectivamente, a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e o repúdio ao terrorismo e ao racismo são princípios que regem a RFB nas suas relações internacionais. Entretanto, diferente do afirmado pela Banca, o art. 4º, inciso X, da CF/88, determina que a concessão de asilo político é um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

    Alternativa “e” incorreta: autodeterminação dos povos e igualdade entre os Estados são princípios que regem a RFB nas suas relações internacionais nos exatos termos do art. 4º, incisos III e V, da CF/88. Entretanto, diferente do afirmado pela Banca, o art. 4º, inciso II, da CF/88, determina que a prevalência dos direitos humanos é um dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

    Mnemônicos:

    Fundamentos: SO-CI-DI-VA-PLU (Art. 1): SO berania / CI dadania / DI gnidade (...) / VA lores sociais (...) / PLU ralismo político; Objetivos: CON-GA-E-PRO (Art. 3): CON struir (...) / GA rantir o (...) / E rradicar a pobreza (...) / PRO mover o bem de todos (...); Princípios: DE-CO-RE-AUTO-P-I-S-C-I-NÃO (Art. 4): DE fesa da paz / CO operação (...) / RE púdio ao terrorismo (...) / AUTO determinação (...) / P revalência (...) / I gualdade (...) / S olução (...) / C oncessão (...) / I ndependência nacional / NÃO intervenção.

    GABARITO: C.

  •  Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

  • "...prevalência dos direitos não humanos... ¬¬

    kkkkkk

  •  Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

  • A questão aborda a literalidade da norma, em especial o art.4º, da CF/88, que trata dos princípios que regem a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais.

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios fundamentais.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. Embora a independência nacional e a prevalência dos direitos humanos sejam princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais, a intervenção em estados estrangeiros vai de encontro a outro princípio, a saber, o da não-intervenção. Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) IV - não-intervenção; (...)".

    Alternativa B - Incorreta. Embora a defesa da paz e a solução pacífica dos conflitos sejam princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais, a cooperação ao terrorismo e ao racismo vai de encontro a outro princípio, a saber, o do repúdio ao terrorismo e ao racismo. Art. 4º, CRFB/88: " A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; (...)".

    Alternativa C - Correta! É exatamente o que dispõe artigo 4º da CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político".

    Alternativa D - Incorreta. Embora a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e o repúdio ao terrorismo e ao racismo sejam princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais, a não concessão de asilo político vai de encontro a outro princípio, a saber, o da concessão de asilo. Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) X - concessão de asilo político".

    Alternativa E - Incorreta. Embora a autodeterminação dos povos e a igualdade entre os Estados sejam princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais, a prevalência dos direitos não humanos vai de encontro a outro princípio, a saber, o da prevalência dos direitos humanos. Art. 4º, CRFB/88: " A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) II - prevalência dos direitos humanos;(...)".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.

  • Ridiculo


ID
4139875
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

São bens da União, de acordo com o artigo 20 da Constituição Federal de 1988:

Alternativas
Comentários
  • Questão exige do candidato conhecimento acerca dos bens da União, no contexto da CF/88. Examinemos alternativa por alternativa, à procura da única correta:

    Alternativa “a” incorreta: o art. 20, I, IX, da CF/88, assim determina: “Art. 20. São bens da União: I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos; (...) IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo”.

    Alternativa “b” incorreta: o art. 20, VI, X, da CF/88, assim estatui: “Art. 20. São bens da União: (...) VI - o mar territorial; (...) X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos”.

    Alternativa “c” correta: a presente alternativa se amolda ao teor do art. 20, III, XI, da CF 88, que ora reproduzo, para maior comodidade do prezado leitor: “Art. 20. São bens da União: (...) III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais; (...) XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios”.

    Alternativa “d” incorreta: CF 88, Art. 20: “São bens da União: (...) IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II; (...) VIII - os potenciais de energia hidráulica”.

    Alternativa “e” incorreta: são bens da União o mar territorial e os potenciais de energia hidráulica, consoante o art. 20, VI, VIII, da CF 88.

    GABARITO: C.

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

    Pessoal, segue link para votação de enquete aberta no Senado Federal para retirada do terrível vínculo de experiência constante da PEC da Reforma Administrativa.

    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=142768

  • BENS DA UNIÃO

    Art. 20. São bens da União:

    I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos;

    II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;

    III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;

    IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II;        

    V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva;

    VI - o mar territorial;

    VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos;

    VIII - os potenciais de energia hidráulica;

    IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;

    X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos;

    XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

  • Gabarito C

    Art. 20., da CF 88: São bens da União:

    III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;

    XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.


ID
4139878
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo o artigo 40, § 1º, da CF/88, os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados:


I - Por invalidez permanente, sendo os proventos pagos integralmente;

II - Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar;

III - Voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria; observadas as condições estabelecidas na EC n° 20;

IV - Por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei;

V - Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 60 (sessenta) anos de idade, ou aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar;


Está correto apenas o que se indica em:

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada. Não há gabarito.

    Gabarito atribuído pela banca: E.

    I - Por invalidez permanente, sendo os proventos pagos integralmente (INCORRETA, a antiga redação falava que os proventos seriam proporcionais ao tempo de serviço, não existe mais essa modalidade, hoje se fala em "incapacidade permanente".).

    II - Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar (CORRETA, permanece em conformidade com os novos incisos).

    III - Voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria; observadas as condições estabelecidas na EC n° 20. (REVOGADO).

    IV - Por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei. (REVOGADO).

    V - Compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 60 (sessenta) anos de idade, ou aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar. (INCORRETA).

    __________________________

    Segue a redação atualizada da CF:

    Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.  

    I - por incapacidade permanente para o trabalho, no cargo em que estiver investido, quando insuscetível de readaptação, hipótese em que será obrigatória a realização de avaliações periódicas para verificação da continuidade das condições que ensejaram a concessão da aposentadoria, na forma de lei do respectivo ente federativo;  

    II - compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar; 

    III - no âmbito da União, aos 62 (sessenta e dois) anos de idade, se mulher, e aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e, no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na idade mínima estabelecida mediante emenda às respectivas Constituições e Leis Orgânicas, observados o tempo de contribuição e os demais requisitos estabelecidos em lei complementar do respectivo ente federativo.

  • GAB [E] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

    Pessoal, segue link para votação de enquete aberta no Senado Federal para retirada do terrível vínculo de experiência constante da PEC da Reforma Administrativa.

    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=142768


ID
4139881
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o Título IV – Da organização dos Poderes, da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    CF/88

    Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando em crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.

        § 1º Os Ministros de Estado poderão comparecer ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados ou a qualquer de suas comissões, por sua iniciativa e mediante entendimentos com a Mesa respectiva, para expor assunto de relevância de seu Ministério.

        § 2º As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal poderão encaminhar pedidos escritos de informação a Ministros de Estado ou a qualquer das pessoas referidas no caput deste artigo, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o não-atendimento, no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas.

  • GABARITO: D

    a) ERRADO: Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    b) ERRADO: Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

    c) ERRADO: Art. 53, § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.  

    d) CERTO: Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada. 

    e) ERRADO: Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de: e) Procurador-Geral da República;

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o assunto relacionado ao Poder Legislativo.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o caput, do artigo 45, da Constituição Federal, a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal. Nesse sentido, conforme o caput, do artigo 46, da Constituição Federal, o Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. Ademais, de acordo com o artigo 44, da Constituição Federal, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O Congresso Nacional é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

    Destaco a seguinte dica:

    Congresso Nacional = Bicameral;

    Assembleia Legislativa = Unicameral;

    Câmara Municipal = Unicameral.

    IMPORTANTE E MUITO COBRADO:

    Senador = Senado Federal = Representantes dos Estados e do Distrito Federal = Majoritário Relativo

    Deputado Federal = Câmara dos Deputados = Representantes do povo = Princípio Proporcional

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pelos mesmos motivos destacados na alternativa "a".

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, de acordo com o § 1º, do artigo 53, da Constituição Federal, os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

    Letra d) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pois, conforme o artigo 50, da Constituição Federal, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.

    Letra e) Esta alternativa está errada, pois o Senado Federal não possui competência para a escolha dos Promotores de Justiça. Estes integram o Ministério e ingressam na carreira por meio de concurso público. Ressalta-se, no entanto, que, de acordo com o inciso III, do artigo 52, da Constituição Federal, compete privativamente ao Senado Federal aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha do Procurador-Geral da República.

    GABARITO: LETRA "D".

  • Poder legislativo

    âmbito federal

    Bicameral

    Congresso nacional

    Câmara dos deputados e Senado Federal

    Âmbito estadual

    Unicameral

    Assembleia legislativa do estado

    Âmbito municipal

    Unicameral

    Câmara dos vereadores

    Câmara dos deputados

    Compõe de representantes do povo

    Eleito pelo sistema proporcional

    Senado Federal

    Compõe de representantes dos estados e do DF

    Eleito pelo sistema majoritário

  •  Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões, poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada.        

    § 1º Os Ministros de Estado poderão comparecer ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados, ou a qualquer de suas Comissões, por sua iniciativa e mediante entendimentos com a Mesa respectiva, para expor assunto de relevância de seu Ministério.

    § 2º As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal poderão encaminhar pedidos escritos de informações a Ministros de Estado ou a qualquer das pessoas referidas no caput deste artigo, importando em crime de responsabilidade a recusa, ou o não - atendimento, no prazo de trinta dias, bem como a prestação de informações falsas. 


ID
4139884
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo o artigo 33 da Lei nº 8.112/90, a vacância do cargo público decorrerá de:

Alternativas
Comentários
  • Questão exige conhecimento acerca da vacância do cargo público.

    José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 647), assim leciona: “Vacância é o fato administrativo-funcional que indica que determinado cargo público não está provido, ou, em outras palavras, está sem titular”. Vejamos o art. 33 e incisos, da Lei 8.112/90: “Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de: I - exoneração; II - demissão; III - promoção; IV - ascensão (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97); V – transferência (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97); VI - readaptação; VII - aposentadoria; VIII - posse em outro cargo inacumulável; IX – falecimento”.

    É extremamente necessário fazer algumas considerações sobre essas hipóteses de vacância:

    1. Ascensão e transferência, antes previstas como formas de vacância no art. 33, IV e V, respectivamente, da Lei 8.112/1990, foram expressamente revogadas pela Lei 9.527/1997. O STF consolidou jurisprudência no sentido de que são inconstitucionais: EMENTA: Ação direta de inconstitucionalidade. Estão, pois, banidas das formas de investidura admitidas pela Constituição a ascensão e a transferência, que são formas de ingresso em carreira diversa daquela para a qual o servidor público ingressou por concurso (...). (ADI 231, Relator (a): Min. MOREIRA ALVES, Tribunal Pleno, julgado em 05/08/1992, DJ 13-11-1992 PP-20848 EMENT VOL-01684-06 PP-01125 RTJ VOL-00144-01 PP-00024).

    2. Nos termos da Lei 8.112/90, promoção e readaptação são, simultaneamente, formas de provimento (art. 8º) e de vacância (art. 33).

    Examinemos as alternativas lançadas pela Banca examinadora:

    Alternativa "a" correta: todas são hipóteses de vacância do cargo elencadas no art. 33, da Lei 8.112/90.

    Alternativa "b" incorreta: como anteriormente alertado, a ascensão, antes prevista como forma de vacância no art. 33, IV, da Lei 8.112/1990, foi expressamente revogada pela Lei 9.527/1997. Todas as demais são hipóteses de vacância do cargo elencadas no art. 33, da Lei 8.112/90.

    Alternativa "c" incorreta: como outrora mencionado, a transferência, antes prevista como forma de vacância no art. 33, V, da Lei 8.112/1990, foi expressamente revogada pela Lei 9.527/1997. Todas as demais são hipóteses de vacância do cargo elencadas no art. 33, da Lei 8.112/90.

    Alternativa "d" incorreta:como se vê nos argumentos anteriores, tanto a ascensão, quanto a transferência, foram expressamente revogadas pela Lei 9.527/1997. Todas as demais são hipóteses de vacância do cargo elencadas no art. 33, da Lei 8.112/90.

    Alternativa "e" incorreta:nas mesmas razões sobreditas.

    GABARITO: A.

    Referência: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 647.  

  • GAB [A] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM!!!

    #FORATRAINEE!!

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA!!!

    *MANDEM E-MAIL AOS SEUS DEPUTADOS E SENADORES PARA EVITAR ESSA BARBÁRIE COM SERV PÚBLICO. !!!

  • Vacância é "PADRE PF"

    Promoção

    Aposentadoria

    Demissão

    Readaptação

    Exoneração

    Posse(em outro cargo inacumulável)

    Falecimento

  • GABARITO: A

    MNEMÔNICO: PEDRA FDP

    Posse em outro cargo inacumulável

    Exoneração

    Demissão

    Readaptação

    Aposentadoria

    Falecimento

    D

    Promoção

  • FORMAS DE PROVIMENTO

    "4 REais APROVEITA NOssa PROMOÇÃO"

    REversão (V de velho voltando)

    REcondução (reCCCCCCondução CCCCargo voltando)

    REadaptação (Adaptado voltando)

    REintegração (reIIIIINNNNtegração é o IIIIINNNjustiçado voltando)

    APROVEITAmento

    PROMOÇÃO

    ----> já estou aqui vou deixar os de VACÂNCIA

    "PADRE PF"

    Promoção

    Aposentadoria

    Demissão

    Readaptação

    Exoneração

    Posse

    Falecimento

    como último pra mutilar a questão.. Não existe forma de ASCENSÃO e TRANSFERÊNCIA

    PARAMENTE-SE!

  • GABARITO: LETRA A

    Da Vacância

    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração; II - demissão;

    III - promoção; VI - readaptação;

    VII - aposentadoria; VIII - posse em outro cargo inacumulável; IX - falecimento.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.


    • Cargo público:

    Com base no artigo 3º, da Lei nº 8.112 de 1990, o cargo público pode ser entendido como o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser realizadas pelo servidor. 
    Provimento (artigo 8º, da Lei nº 8.112 de 1990): 

    - Nomeação;
    - Promoção;
    - Readaptação;
    - Reversão;
    - Aproveitamento;
    - Reintegração;
    - Recondução. 

    • Vacância (artigo 33, da Lei nº 8.112 de 1990):

    - Exoneração;
    - Demissão;
    - Promoção;
    - Ascensão - revogada pela Lei nº 9.527 de 1997;
    - Transferência - revogada pela Lei nº 9.527 de 1997;
    - Readaptação;
    - Aposentadoria;
    - Posse em outro cargo inacumulável;
    - Falecimento. 


    A) CERTO, com base no artigo 33, da Lei nº 8.112 de 1990. 

    B) ERRADO. A ascensão foi revogada pela Lei nº 9.527 de 1997.

    C) ERRADO. A transferência foi revogada pela Lei nº 9.527 de 1997.

    D) ERRADO. A ascensão e a transferência foram revogadas pela Lei nº 9.527 de 1997.

    E) ERRADO. A ascensão e a transferência foram revogadas pela Lei nº 9.527 de 1997. 


    Gabarito do Professor: A)
  • no youtube tem uma musiquinha com os provimentos para cargo publico e vacância


ID
4139887
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a doutrina vigente, considera-se atributos dos atos administrativos:

Alternativas
Comentários
  • A questão versou sobre os atributos dos atos administrativos.

    Para Di Pietro (2019), os atributos dos atos são os seguintes (mnemônico: P.A.T.I):

    Presunção de veracidade e de legitimidade: conformidade com os fatos e com a lei.

    Autoexecutoriedade: tem dois aspectos, de acordo com Di Pietro: exigibilidade e a executoriedade.

    Tipicidade: correspondência a figuras previstas em lei.

    Imperatividade: imposição independente de concordância (não presente em todos os atos Ex: negociais).

    Atenção: não confunda os atributos com os elementos do atos administrativos que são: competência, objeto, forma, finalidade e motivo (mnemônico: C.O.F.FIr.MO):

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A) INCORRETA. "Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; competência; tipicidade e imperatividade."

    A assertiva trouxe um elemento misturado com os atributos: competência.

    B) INCORRETA. "Presunção de ilegitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade".

    Não é Ilegitimidade, e sim Legitimidade.

    C) INCORRETA. "competência, autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade".

    A alternativa trouxe um elemento misturado com os atributos: competência.

    D) INCORRETA. "Presunção de ilegitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; finalidade e forma".

    A alternativa trouxe dois elementos misturados com os atributos: finalidade e forma. Além do erro no primeiro item "Ilegitimidade"

    E) CORRETA. "Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade."

    Única alternativa com os quatro atributos dos atos, de acordo com a maioria da doutrina.

    Fonte: Di Pietro, Maria Sylvia Zanella. “ Direito administrativo”. 32. ed. – Rio de Janeiro: Forense,2019.

    GABARITO: LETRA "E".

  • Atributos PATI:

    Presunção de legitimidade e veracidade;

    Autoexecutoriedade;

    Tipicidade;

    Imperatividade.

  • GABARITO LETRA E

    a)Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; competência; tipicidade e imperatividade. ERRADA.

    -----------------------

    b)Presunção de ilegitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade.ERRADA.

    -----------------------

    c)competência, autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade. ERRADA.

    -----------------------

    d)Presunção de ilegitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; finalidade e forma.ERRADA.

    -----------------------

    e)Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade.GABARITO.

    -----------------------

    *Os atributos do ato administrativo apresentados pela doutrina são; (presunção de legitimidade, autoexecutoriedade, tipicidade, imperatividade, exigibilidade).

  • GABARITO -E

    O problema é para quem é míope tipo eu...

    P.A.T.I.E

    Presunção de legitimidade e veracidade

    Autoexecutoriedade

    Imperatividade

    Executoriedade

  • Essa Letra B é miserável viu, se o cara não ficar esperto toma!

  • izinho maldoso na B.

    Em casa foi de boa, mas na hora da prova...

  • GAB [E] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''FICAR OMISSO ,DIANTE DO ABSURDO ,É SER CÚMPLICE.''

  • Assertiva E

    Presunção de legitimidade e veracidade dos atos administrativos; autoexecutoriedade; tipicidade e imperatividade.

    Xtapi = rs

  • A questão indicada está relacionada com os atos administrativos.


    • Atos administrativos:


    - Elementos do ato administrativo (Artigo 2º, da Lei nº 4.717 de 1965): competência, objeto, finalidade, motivo e forma. 


    • Características: 


    - Presunção de legitimidade e veracidade: a presunção de legitimidade está relacionada com a conformidade dos atos com a lei, ou seja, presumem-se que os atos foram emitidos respeitando a lei. A presunção de veracidade - presumem-se verdadeiras as informações, as declarações, entre outras, emitidas pela Administração Pública. 


    - Imperatividade: de acordo com tal atributo, os atos administrativos são impostos a terceiros independente de sua vontade.


    - Autoexecutoriedade: os atos são executados pela Administração Pública, sem a necessidade de intervenção judicial. 


    - Tipicidade: o ato deve corresponder às determinações da lei. 


    A) ERRADO. A competência é elemento do ato administrativo. 


    B) ERRADO. São atributos ou características do ato administrativo: a presunção de LEGITIMIDADE e veracidade, a imperatividade, a autoexecutoriedade e a tipicidade. 


    C) ERRADO. A competência é elemento do ato administrativo. 


    D) ERRADO. A finalidade e a forma são elementos do ato administrativo.


    E) CERTO. São atributos do ato administrativo: a presunção de legitimidade e veracidade, a imperatividade, a autoexecutoriedade e a tipicidade. 


    Gabarito: E) 
  • Atributos ou características do atos administrativos é o PAI ET

    P resunção de Legitimidade

    A utoexecutoriedade

    I mperatividade

    E xigibilidade

    T ipicidade

  • Elementos ou requisitos de validade dos atos administrativo

    1 - Competência

    Ato vinculado

    Vício sanável

    Ato anulável

    Convalida

    2 - Finalidade

    Ato vinculado

    Vicio insanável

    Ato nulo

    Não convalida

    3 - Forma

    Ato vinculado

    Vício sanável

    Ato anulável

    Convalida

    4 - Motivo

    Ato vinculado ou discricionário

    Vicio insanável

    Ato nulo

    Não convalida

    5 - Objeto

    Ato vinculado ou discricionário

    Vicio insanável

    Ato nulo

    Não convalida

    Atributos dos atos administrativo

    1 - Presunção de legitimidade e veracidade

    *Presunção de legitimidade é a presunção de que os atos praticados pela Administração Pública, até prova em contrário, são emitidos em conformidade com a lei. Já presunção de veracidade se diz a respeito dos fatos, em que se presume que os fatos alegados pela Administração são verdadeiros.

    *Presunção relativa

    *Admite prova em contrário

    *O ônus da prova cabe ao particular

    *Está presente em todos os atos administrativo

    2 - Autoexecutoriedade

    *É o atributo segundo o qual o ato poderá ser exigido e executado sem a necessidade de a Administração se socorrer ao Poder Judiciário.

    *Não está presente em todos os atos administrativo

    3 - Tipicidade

    *É o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados efeitos. O presente atributo é uma verdadeira garantia ao particular que impede a Administração de agir absolutamente de forma discricionária.

    *Está presente em todos os atos administrativo

    4 - Imperatividade

    *Os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância, sendo um atributo que decorre do poder extroverso do Estado

    *Não está presente em todos os atos administrativo


ID
4139890
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a formalização dos contratos administrativos, marque a alternativa correta:


I - Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas, as quais manterão arquivo cronológico dos seus autógrafos e registro sistemático do seu extrato, salvo os relativos a direitos reais sobre imóveis, que se formalizam por instrumento lavrado em cartório de notas, de tudo juntando-se cópia no processo que lhe deu origem.

II - É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento)

III – Nos contratos não há a necessidade de mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais.

IV - A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o décimo dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    I - Art. 60.  Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas, as quais manterão arquivo cronológico dos seus autógrafos e registro sistemático do seu extrato, salvo os relativos a direitos reais sobre imóveis, que se formalizam por instrumento lavrado em cartório de notas, de tudo juntando-se cópia no processo que lhe deu origem.

    II - Parágrafo único.  É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.

    III - Art. 61.  Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais.

    IV - Parágrafo único.  A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei.

  • A questão versou sobre "Contratos Administrativos" e cobrou conhecimento dos dispositivos da lei nº 8.666/93:

    ANALISANDO AS ASSERTIVAS:

    I - VERDADEIRO. " Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas,(...)"

    A assertiva está nos termos do caput do artigo 60 da referida lei que trata da formalização de contratos. Em regra, o contrato será lavrado na repartição interessada, salvo os que versam sobre direitos reais sobre imóveis que serão lavrados em cartório de notas. (Lei nº 8.666/93, art. 60, caput)

    II - VERDADEIRO. "É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo (...)"

    O parágrafo único do artigo 60, que excepcionaliza o contrato verbal em caso de pequenas compras de pronto pagamento e as de pequeno valor (até 5% do valor do convite). A banca deveria ter continuado o texto conforme o disposto na lei, pois assim o item ficou incompleto.

    Lei nº 8.666/93, art. 60, Parágrafo único:

    É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.

    III – FALSO. "Nos contratos não há a necessidade de mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, (...)"

    Está errado, pois todo contrato deve mencionar essas são informações.

    "Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais." (Lei nº 8.666/93, art. 61, caput)

    IV - FALSO. A publicação resumida do instrumento de contrato (...) até o décimo dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus.

    A assertiva trouxe o prazo incorreto. A lei cita "até o quinto dia útil", conforme veremos abaixo.

    "A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei."   (Lei nº 8.666/93, art. 61, Parágrafo único)

    Portanto, estão corretos apenas os itens I e II.

    GABARITO: LETRA C.

  • 5% do que? questão incompleta....

  • acertei a questão pelos erros claros das outras alternativas mas a opção II está incompleta por não mencionar o caso específico dos 5% vale conferir o parágrafo único do art 60 - 8.666
  • Formalização dos Contratos administrativos

    Art. 60.  Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas, as quais manterão arquivo cronológico dos seus autógrafos e registro sistemático do seu extrato, salvo os relativos a direitos reais sobre imóveis, que se formalizam por instrumento lavrado em cartório de notas, de tudo juntando-se cópia no processo que lhe deu origem. Fala

    Nulidade do contrato verbal

    Parágrafo único.  É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.

    Art. 61.  Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais. 

    Parágrafo único.  A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei.       

  • A questão indicada está relacionada com os contratos administrativos.


    • Contratos administrativos:

    Os contratos administrativos podem ser entendidos como os ajustes firmados entre a Administração Pública e outra entidade administrativa, para alcançar objetivos de interesse público. 

    • Cláusulas exorbitantes: são aqueles que colocam a Administração Pública em um patamar de superioridade com relação ao particular contrato. As cláusulas exorbitantes encontram-se dispostas no artigo 58, da Lei nº 8.666 de 1993. 

    • Cláusulas necessárias de todo contrato administrativo: artigo 55, da Lei nº 8.666 de 1993. 

    • Itens:


    I - CERTO, com base no artigo 60, da Lei nº 8.666 de 1993 - literalidade da lei. 

    "Os contratos e seus aditamentos serão lavrados nas repartições interessadas, as quais manterão arquivo cronológico dos seus autógrafos e registro sistemático do seu extrato, salvo os relativos a direitos reais sobre imóveis, que se formalizam por instrumento lavrado em cartório de notas, de tudo juntando-se cópia no processo que lhe deu origem". 


    II - CERTO, de acordo com o artigo 60, Parágrafo único, da Lei nº 8.666 de 1993 - literalidade da lei.

    "É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% do limite estabelecido no artigo 23, Inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento". 


    III - ERRADO, com base no artigo 61, da Lei nº 8.666 de 1993, "TODO CONTRATO DEVE MENCIONAR os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade, a sujeição dos contratantes às normas desta Lei e às cláusulas contratuais". 
    No item III foi indicado que não há necessidade de mencionar os nomes das partes e os de seus representantes no contrato, entretanto, todo contrato deve mencionar tais nomes, logo, o item III está errado. 


    IV - ERRADO, com base no artigo 61, Parágrafo único, da Lei nº 8.666 de 1993 - literalidade da lei. 

    "Art. 61, Parágrafo único. A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei". 

    Assim, a única alternativa correta é a letra C), já que apenas os itens I e II estão corretos. 


    Gabarito do Professor: C)

  • Olá! Me chamo Ingrid, sou professora de Língua Portuguesa e Revisora de Texto. CORRIJO sua REDAÇÃO por um valor beeeeem legal! Tenho, além da correção individual, planos para um pacote de redações.

    Vamos treinar REDAÇÃO! É fundamental para garantir sua vaga!!!

    Me chama no whatsapp ----> 61 995320980


ID
4139896
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Segundo o que estabelece o Regimento Interno e o Estatuto da Universidade Federal de Campina Grande, são órgão deliberativos da Administração Superior da UFCG:

Alternativas

ID
4139899
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8069/90) prevê que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:


I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - direito de ser respeitado por seus educadores;

III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

V - acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. 

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    .

    .

    Gabarito E

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.

    Veja o que diz o art. 53 do ECA:

    Art. 53 ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (ITEM I)

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; (ITEM II)

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (ITEM III)

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis; (ITEM IV)

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência (ITEM V), garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    Ainda conforme se observa do caput do art. 53, o infante tem direito à educação, visando:

    • Pleno desenvolvimento da pessoa

    • Preparo para o exercício da cidadania

    • Qualificação para o trabalho

    Dessa forma, todos os itens estão corretos e o gabarito é a letra E.

    GABARITO: E

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pede ao candidato que julgue os itens que seguem, no tocante ao direito à educação. Vejamos:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    Correto. Trata-se de um direito à educação. Aplicação do art. 53, I, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    Correto. Trata-se de um direito à educação. Aplicação do art. 53, II, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    Correto. Trata-se de um direito à educação. Aplicação do art. 53, III, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    Correto. Trata-se de um direito à educação. Aplicação do art. 53, IV, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Correto. Trata-se de um direito à educação. Aplicação do art. 53, V, ECA: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. 

    Portanto, todos os itens estão corretos.

    Gabarito: E


ID
4139902
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Levando em consideração os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8069/90), assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D)

    Informativo 915/STF: não é possível, atualmente, o ensino domiciliar (homeschooling) como meio lícito de cumprimento, pela família, do dever de prover educação. Não há, na CF/88, uma vedação absoluta ao ensino domiciliar. A CF/88, apesar de não o prever expressamente, não proíbe o ensino domiciliar. No entanto, o ensino domiciliar não pode ser atualmente exercido porque não há legislação que regulamente os preceitos e as regras aplicáveis a essa modalidade de ensino. Assim, o ensino domiciliar somente pode ser implementado no Brasil após uma regulamentação por meio de lei na qual sejam previstos mecanismos de avaliação e fiscalização, devendo essa lei respeitar os mandamentos constitucionais que tratam sobre educação.

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato assinale a alternativa incorreta.

    Vamos às alternativas:

    ALTERNATIVA A: CORRETA. Art. 54, I, ECA: é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

    ALTERNATIVA B: CORRETA. Art. 55 ECA: os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

    ALTERNATIVA C: CORRETA. Art. 60 ECA: é proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    ALTERNATIVA D: INCORRETA. O ensino é direito da criança e do adolescente que deve ser prestado de forma obrigatória pelo Estado, de modo que os pais não podem educar seus filhos em casa.

    Por ser uma obrigação de prestação e fiscalização pelo Estado, o STJ tem recente julgamento no sentido de não permitir o ensino feito na própria residência da criança ou adolescente (prática conhecida como homeschooling ou educação domiciliar).

    STJ: direito líquido e certo é o expresso em lei, que se manifesta inconcusso e insuscetível de dúvidas. Inexiste previsão constitucional e legal, como reconhecido pelos impetrantes, que autorizem os pais ministrarem aos filhos as disciplinas do ensino fundamental, no recesso do lar, sem controle do poder público mormente quanto à frequência no estabelecimento de ensino e ao total de horas letivas indispensáveis à aprovação do aluno.

    Além do entendimento do STJ, o STF firmou sua posição no informativo nº 915: não é possível, atualmente, o ensino domiciliar (homeschooling) como meio lícito de cumprimento, pela família, do dever de prover a educação. Não há, na CF/88, uma vedação absoluta ao ensino domiciliar. A CF/88, apesar de não o prever expressamente, não proíbe o ensino domiciliar. No entanto, o ensino domiciliar não pode ser atualmente exercido porque não há legislação que regulamente os preceitos e as regras aplicáveis a essa modalidade de ensino.

    ALTERNATIVA E: CORRETA. Art. 56 ECA: os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    I - maus tratos envolvendo seus alunos;

    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

    III - elevados níveis de repetência.

    GABARITO: D

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    Correto. Aplicação do art. 54, I, ECA: Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    b) Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino;

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 55, ECA: Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

    c) É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz;

    Correto. Trata-se de cópia literal do art. 60, ECA: Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    d) As famílias têm o direito de educar seus filhos em casa, para protegê-los de más influências ou manipulações do ambiente escolar;

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Ao julgar o Recurso Extraordinário n. 888815, o STF entendeu que não é possível "o ensino domiciliar (homeschooling) como meio lícito de cumprimento, pela família, do dever de prover educação". Assim foi fixado o tema 822: “Não existe direito público subjetivo do aluno ou de sua família ao ensino domiciliar, inexistente na legislação brasileira”

    e) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas, evasão escolar e elevados níveis de repetência.

    Correto. Aplicação do art. 56, ECA: Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos; II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III - elevados níveis de repetência.

    Gabarito: D


ID
4139905
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base no que está previsto na legislação acerca do financiamento da educação, julgue os itens a seguir:


( ) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

( ) A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação.

( ) Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários.

( ) A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.

( ) Os recursos públicos deverão ser obrigatoriamente aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino público.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

  • Art. 212. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.( Item 1 )

          § 3º A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação. ( Item 2)

        § 4º Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários. (Item 3)

        § 5º A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei. ( Item 4 )

       

    Gabarito A

  • gabarito A

    (V) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    (V) A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação.

    (V) Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários.

    (V) A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.

    ( F) Os recursos públicos deverão ser obrigatoriamente aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino público - não é especificado ensino público, mas sim "ensino" (público ou privado).

    Força, foco e fé.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre financiamento da educação.

    Análise das assertivas:

    (V) Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 212: "A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino".

    (V) Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 212, § 3º: "A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação".

    (V) Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 212, § 4º: "Os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários".

    (V) Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 212, § 5º: "A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei".

    (F) Incorreta. Os recursos são destinados às escolas públicas e podem ser destinados a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas. Art. 213, CRFB/88: "Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que: (...)".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A (V-V-V-V-F).

  • Inicialmente, é oportuno que sejam feitas algumas considerações sobre o tema Educação, de modo que o candidato venha a conhecer os tópicos mais importantes que perpassam o assunto.

    Conforme já mencionado no enunciado da questão, a Educação é, segundo proclama a Constituição, direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    Destaca-se que é competência privativa da União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, conforme se verifica em artigo 22, XXIV, CF/88, sendo, no entanto, competência concorrente as demais matérias sobre educação (artigo 24, IX, e §3º, CF). Aqui cabível citar julgamento da ADI n.4060/SC, em que o STF entendeu ser de competente concorrente a legislação sobre número máximo de alunos em sala de aula.

    Ademais, é importante mencionar que o STF, em ADI 1.007-7/PE, cujo relator foi o Min. Eros Grau, reafirmou a ideia de que a Educação, seja prestada pelo Estado, seja por particulares, configura serviço público não privativo, podendo ser desenvolvida pelo setor privado independentemente de concessão, permissão ou autorização.

    O ensino será ministrado com base nos princípios presentes no artigo 206, CF/88, enquanto os objetivos constam no artigo 204, CF/88. Os preceitos constitucionais encontram-se no artigo 208, 209, 210, CF/88.

    As universidades, de acordo com artigo 207, CF/88 gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão.

    Destaca-se que o artigo 206, VI, CF/88 estabelece que o ensino será ministrado com base no princípio da gestão democrática do ensino público, na forma da lei.

    Passemos à análise das assertivas.

    (V) Conforme o artigo 212, CF/88, a União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

    (V) O artigo 212, §3º, CF/88 estabelece que a distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere a universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação.

    (V) O artigo 212, §4º, CF/88 estipula que os programas suplementares de alimentação e assistência à saúde previstos no art. 208, VII, serão financiados com recursos provenientes de contribuições sociais e outros recursos orçamentários

    (V) O §5º do artigo 212, CF/88 afirma que a educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contribuição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.        

    (F) O artigo 213, CF/88 estabelece que os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que: comprovem finalidade não-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação; assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.


    É interessante destacar aqui que a banca considerou errada por falta de exata transcrição do artigo 213, CF/88 na assertiva. Todavia, tecnicamente, caso fosse analisada a semântica, poder-se-ia considera-la correta, tendo em vista que contém uma informação verdadeira, apesar de incompleta.

    A sequência correta é V-V-V-V-F.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • Qconcurso só esta questão tá repetindo 4 vezes seguidamente.


ID
4139908
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação às competências previstas na legislação para a União no campo da educação, analise as afirmações a seguir:


I - Elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

II - Prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva.

III - Arcar com o financiamento, manutenção e desenvolvimento de todo sistema de ensino superior no país.

IV - Estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.

V - Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.


São corretas as seguintes alternativas:

Alternativas
Comentários
  • A lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), ora lei nº 9.394/1996, em seu artigo 9º dispõe que:

    “Art. 9º A União incumbir-se-á de:

    1.elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    2.organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios;

    3.prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função redistributiva e supletiva;

    4.estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum;

    5.coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    6.assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    7.baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação;

    8.assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;

    9.autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar, e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

    Logo, a questão correta seria letra "e".

  • OBSERVAÇÃO:

    Diretrizes para a educação.UNIÃO ( Privativa )

    Art. 22, XXIV - diretrizes e bases da educação nacional;

    --------------------------------------------------------------------------------

    - Legislar sobre Educação ( Concorrente)

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    IX - educação, cultura, ensino, desporto, ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação

  • Gabarito E, já que o item III não está contido nas incumbências da União.

    Lei 9.394/96

    Art. 9º A União INCUMBIR-SE-Á de:       

    I - elaborar o Plano Nacional de Educação PNE, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    III - prestar ASSISTÊNCIA TÉCNICA e FINANCEIRA aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória, exercendo sua função REDISTRIBUTIVA e SUPLETIVA;

    IV - estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, COMPETÊNCIAS e DIRETRIZES para a educação INFANTIL, o ensino FUNDAMENTAL e o ensino MÉDIO, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação BÁSICA COMUM;

     VI - assegurar processo nacional de AVALIAÇÃO do RENDIMENTO escolar no ensino FUNDAMENTAL, MÉDIO e SUPERIOR, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de PRIORIDADES e a melhoria da QUALIDADE do ensino;

  • Incumbência da União.

    Elaborar o Plano Nacional de Educação, em COLABORAÇÃO com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos TERRITÓRIOS;

    Prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade OBRIGATÓRIA, exercendo sua função redistributiva e supletiva;

    Estabelecer, em COLABORAÇÃO com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos MÍNIMOS, de modo a assegurar formação básica comum;

    Estabelecer, em COLABORAÇÃO com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, diretrizes e procedimentos para identificação, cadastramento e atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação;

    Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

    Assegurar processo nacional de avaliação do RENDIMENTO escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    Baixar NORMAS GERAIS sobre cursos de graduação e pós-graduação;

    Assegurar processo nacional de avaliação das INSTITUIÇÕES de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino;

    Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

    Na estrutura educacional, haverá um Conselho Nacional de Educação, com funções NORMATIVAS e de SUPERVISÃO e atividade permanente, criado por lei.

    A União terá acesso a TODOS os dados e informações necessários de todos os estabelecimentos e órgãos educacionais.

    As atribuições PODERÃO ser delegadas aos Estados e ao Distrito Federal, desde que mantenham instituições de educação superior.


ID
4139911
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as metas e estratégias previstas no PNE (Lei n. 13.005/14) para valorização dos profissionais da educação, pode-se afirmar que:


I - Está prevista a valorização dos (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do mesmo.

II- Indica-se a constituição de um fórum permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

III – Está previsto a implantação de planos de Carreira para os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, com implantação gradual do cumprimento da jornada de trabalho em um único estabelecimento escolar.

IV – Será preciso também ampliar a assistência financeira específica da União aos entes federados para implementação de políticas de valorização dos (as) profissionais do magistério, em particular o piso salarial nacional profissional.


São corretas as seguintes afirmações:

Alternativas
Comentários
  • Meta 17

  • GAB: D

    Todas as alternativas estão corretas e se referem à Meta 17 do PNE

    Meta 17: valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de

    forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade

    equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

    17.1) constituir, por iniciativa do Ministério da Educação, até o final do primeiro ano de vigência

    deste PNE, fórum permanente, com representação da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos

    Municípios e dos trabalhadores da educação, para acompanhamento da atualização progressiva

    do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica;

    17.3) implementar, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, planos

    de Carreira para os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica,

    observados os critérios estabelecidos na Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, com implantação

    gradual do cumprimento da jornada de trabalho em um único estabelecimento escolar;

    17.4) ampliar a assistência financeira específica da União aos entes federados para

    implementação de políticas de valorização dos (as) profissionais do magistério, em particular

    o piso salarial nacional profissional.

  • Valorização dos profissionais da educação:

    • Meta 17: Valorizar os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos (as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE;
    • Estratégia 17.1: Constituir fórum permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica;
    • Estratégia 17.3: Implementar planos de Carreira para os (as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, com implantação gradual do cumprimento da jornada de trabalho em um único estabelecimento escolar;
    • Estratégia 17.4: Ampliar a assistência financeira específica da União aos entes federados para implementação de políticas de valorização dos (as) profissionais do magistério, em particular o piso salarial nacional profissional.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm


ID
4139914
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Muitas organizações atuais possuem equipes de trabalho que mesclam várias gerações de trabalhadores, desde os Baby boomers, geração X, Y e os milênios. Isto tem acentuado os conflitos e a dificuldade de manter uma cultura organizacional unificada. Isto porque a cultura organizacional tem componentes, elementos e formas de organização que são diferentemente expressados e compreendidos por cada grupo de colaboradores na empresa. Considerando a perspectiva de cultura e conflito organizacional analise as afirmações abaixo e selecione a alternativa correta.


I – São componentes da cultura organizacional: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.

II – A organização informal que existe dentro da empresa não pode ser considerada como parte da sua cultura organizacional.

III - Nos estudos organizacionais uma analogia que fez sucesso foi o chamado Modelo Iceberg, pois indica que a cultura da organização se encontra na parte visível do iceberg e a cultura das pessoas na parte submersa do iceberg não fazendo parte do universo organizacional.

IV – Mitos, crenças, rituais, cerimônias, heróis, símbolos são alguns elementos da cultura organizacional.

V- Na formação da cultura organizacional não ocorre inter-relacionamento entre as dimensões psicológica, cultural e institucional, pois o que forma a cultura organizacional é a dimensão institucional na mescla das gerações de trabalhadores.

VI- Absenteísmo e Stress são consequências disfuncionais dos conflitos inadequadamente gerenciados nas organizações, enquanto inovação e criatividade são consequências funcionais.

Alternativas
Comentários
  • A questão cobra conhecimento acerca de gestão de conflitos e também de cultura organizacional.

    Vamos analisar os itens a seguir:

    I –VERDADEIRO. "São componentes da cultura organizacional: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas."

    Essas são as 3 camadas da cultura, de acordo com Schein.

    1. Artefatos: nível mais superficial da cultura que pode ser vista facilmente;
    2. Valores compartilhados: Ficam no nível intermediário da cultura e servem de justificadores do comportamento dos membros da empresa;
    3. Pressupostos básicos: nível mais profundo da cultura da organização.

    II – FALSO. "A organização informal que existe dentro da empresa não pode ser considerada como parte da sua cultura organizacional."

    A cultura de uma organização considera tanto os aspectos formais como informais. Para Chiavenato (2014) "a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais."

    III - FALSO. "(...) do iceberg e a cultura das pessoas na parte submersa do iceberg não fazendo parte do universo organizacional."

    De modo simples, o modelo de cultura como iceberg diz que a cultura visível (formal) fica na parte visível do iceberg; já na maior parte do iceberg, a invisível ou submersa, ficam os aspectos informais e ocultos da organização. De acordo com Chiavenato (2014), a parte visível da cultura: "Componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas". A parte invisível: "componentes cobertos, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos"

    IV – VERDADEIRO. "Mitos, crenças, rituais, cerimônias, heróis, símbolos são alguns elementos da cultura organizacional".

    Além desses elementos, podemos citar: contos populares, lendas, gestos, ritos, linguagem.

    V- FALSO. "Na formação da cultura organizacional não ocorre inter-relacionamento entre as (...)"

    Ocorre essa relação entre diversas dimensões e não apenas na institucional. Chiavenato (2014) cita sobre a formação de cultura: "É construída ao longo do tempo e passa a impregnar todas as práticas, constituindo um complexo de representações mentais e um sistema coerente de significados que une todos os membros em torno dos mesmos objetivos e dos mesmos modos de agir". 

    VI- VERDADEIRO. "Absenteísmo e Stress são consequências disfuncionais dos conflitos (...)"

    Os conflitos podem ser funcionais (quando trazem coisas boas para a organização) como por exemplo, a criatividade das pessoas, mas podem ser negativos ou disfuncionais, como nos exemplos citados. O absenteísmo é o índice de ausências voluntárias do trabalhador.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. Manole. 2014

    Portanto, são corretos apenas os itens I, IV e VI.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B

  • GABARITO B


ID
4139917
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A comunicação organizacional na atualidade assume diferentes formas e, parte do sucesso empresarial depende deste desdobramento de informações para o público interno e externo da organização. Portanto, as organizações têm adotado a Gestão da Política de Comunicação, a qual na organização pública deve prezar por:

Alternativas
Comentários
  • A) Conciliar os impactos negativos causados pelas novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) na imagem da organização evitando o uso de canais de comunicação aberta e de via dupla, como o Facebook, whatsapp, Instagram.

    B) Promover processos de transmissão e assimilação de conhecimentos compartilhados para toda a sociedade numa política unilateral de informação repassada.

    C) Mediar os interesses da organização e a opinião pública direcionando conteúdo adequado de informação para mostrar suas ações de responsabilidade social evitando que ocorra discussão pública sobre suas decisões.

    D) CERTO

    E) Criar estruturas formais de comunicação, rígidas e hierárquicas para evitar problemas na comunicação organizacional.

  • Stakeholders - partes interessadas


ID
4139920
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O Guide to the Project Management Body of Knowledge (Guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamentos de projetos) foi um divisor de águas na história da gestão de projetos. Conhecido como PMBOK foi publicado pelo Project Management Institute (PMI) através do comitê de padronização do PMI. Sua abordagem inclui os principais pontos para a gestão de projetos dispostos numa visão de melhores práticas. Sobre gerenciamentos de projetos escolha a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Erro em negrito.

    D- Independentemente da razão de um projeto, deve-se avaliar a prioridade deste e a forma como se encaixa no Planejamento Estratégico da Organização, exceto se for um projeto de responsabilidade social corporativa.


ID
4139923
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O Programa A3P tem adesão voluntária e se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em:

Alternativas
Comentários
  • A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O Programa A3P tem adesão voluntária e se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em:

    C) Promover a preservação do meio ambiente e a eficiência na atividade pública.

  • Gabarito: C

    A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

    Disponível em: <https://mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa com o objetivo de estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. Além disso, essa iniciativa tem como finalidade demonstrar a preocupação do governo federal em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente.

    Assim, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. Cumprir com um regulamento federal para evitar sanções – conforme explicação anterior, esse objetivo não representa a finalidade da A3P.

    B) ERRADO. Justificar os gastos, pois compra materiais reciclados que são mais caros - conforme explicação anterior, esse objetivo não representa a finalidade da A3P.

    C) CERTO. Promover a preservação do meio ambiente e a eficiência na atividade pública – essa alternativa representa exatamente a finalidade da agenda A3P. Portanto, é o gabarito da questão em análise.

    D) ERRADO. Diminuir a burocracia relacionado a compras públicas - conforme explicação anterior, esse objetivo não representa a finalidade da A3P.

    E) ERRADO. Atender aos princípios de transparência na gestão pública que fazem parta da Responsabilidade Social Corporativa - conforme explicação anterior, esse objetivo não representa a finalidade da A3P.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
4139926
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No âmbito da Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, criou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para atender as áreas ambiental, social, econômica e institucional. Estes ODS ficaram conhecidos como os ‘objetivos do milênio’. Alinhado aos ODS está o conceito de responsabilidade socioambiental corporativa que pode ser entendido como:

Alternativas
Comentários
  • Responsabilidade Social Corporativa: é a forma de gestão que se define pelo compromisso público de implementação de processos produtivos, comerciais e gerenciais baseados em relações éticas, transparentes e solidárias da empresa com todos os públicos afetados pelas suas atividades e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com a sustentabilidade da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a igualdade. 

    Gabarito: A


ID
4139929
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre as funções do administrador, avalie as afirmações abaixo e julgue as que estejam corretas assinalando uma das alternativas.


I– Organização refere-se a atribuir responsabilidade pelo cumprimento da tarefa.

II– Organizar refere-se a designar tarefas e agrupa-las em departamentos, centralizar autoridade e alocar recursos por toda a organização.

III– Planejar significa definir metas para o desempenho organizacional futuro e decidir sobre as tarefas e o uso de recursos necessários para atingi-las.

IV– Controlar significa monitorar as atividades dos funcionários, determinar se a organização está na direção de suas metas e fazer os ajustes quando houver necessidade.

V– Uma ferramenta muito utilizada nas atividades de controle é o Balanced Scorecard.

Alternativas
Comentários
  • I– Organização refere-se a atribuir responsabilidade pelo cumprimento da tarefa.

    II– Organizar refere-se a designar tarefas e agrupa-las em departamentos, centralizar autoridade e alocar recursos por toda a organização. Errado

    III– Planejar significa definir metas para o desempenho organizacional futuro e decidir sobre as tarefas e o uso de recursos necessários para atingi-las.

    IV– Controlar significa monitorar as atividades dos funcionários, determinar se a organização está na direção de suas metas e fazer os ajustes quando houver necessidade.

    V– Uma ferramenta muito utilizada nas atividades de controle é o Balanced Scorecard.

    GAB. D

  • O correto seria DEFINIR autoridade, e não centralizar.

  • A questão quer que saibamos quais o que está envolvido nas funções do administrador. Vamos analisar cada um dos itens em busca daquele(s) correto(s).

    I – CORRETO. Organização refere-se a atribuir responsabilidade pelo cumprimento da tarefa.

    Organização (estruturação). A função Organização se refere, basicamente, à distribuição dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade, responsabilidade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.

    II – INCORRETO. Organizar refere-se a designar tarefas e agrupa-las em departamentos, ESTABELECE COMO OCORRERÁ a autoridade e alocar recursos por toda a organização.

    ◼ É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade, responsabilidade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.

    III – CORRETO. Planejar significa definir metas para o desempenho organizacional futuro e decidir sobre as tarefas e o uso de recursos necessários para atingi-las.

    ◼ Planejamento. Por ser a primeira função, é até óbvio que ela serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.

    IV – CORRETO. Controlar significa monitorar as atividades dos funcionários, determinar se a organização está na direção de suas metas e fazer os ajustes quando houver necessidade.

    Controle. A função de Controle tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente.

    De acordo com Chiavenato (2004. p. 16) o controle é o “processo de assegurar que as atividades atuais das organizações estejam em conformidade com as atividades planejadas.

    V – CORRETO. Uma ferramenta muito utilizada nas atividades de controle é o Balanced Scorecard.

    ◼ Balanced Scorecard é um modelo de gestão estratégica que busca alinhar missão, visão e estratégias organizacionais a um conjunto de indicadores, financeiros e não financeiro. Por permitir monitorar medir vários aspectos, pose ser utilizado na função de controle. Todavia, ressalta-se que o foco do BSC, ainda que seja usado para isto, não é o controle, mas o comportamento dos processos.

    Após analisar cada um dos itens, podemos concluir que a alternativa que apresenta nosso gabarito é "D".

    GABARITO: D

    Fontes:

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017

    PALUDO, A. Administração Geral e Pública. 4. ed. Salvador: Juspodivm, 2020

  • Prestando bastante atenção no item II, você elimina todas as outras assertivas!

  • Sobre o item II. Errado

    Se uma das funções da organização é agrupar as tarefas em departamento, então de forma alguma essa função se relaciona à centralização.

    Sempre que se deparar com a palavra departamento nas questões, já vincule a mesmo à DESCENTRALIZAÇÃO.

    Departamentalização = Descentralização.

    >Todas as outras assertivas estão corretas.

    GAB: D

    Equívocos, avisem-me.

  • Pensei q o BSC era uma ferramenta utilizada na fase do planejamento. Apenas.

  • O Balanced Scorecard é planejado para controlar.

  • Josy, ele é abordado no planejamento estratégico, mas ele é um modelo de medição do desempenho para as organizações. Por isso ele avalia o desempenho sobre as quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

  • Saí aprendendo que o BSC é usado para controle.


ID
4139932
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura organizacional refere-se ao quadro de referência pelo qual a organização define como suas atividades são divididas, geralmente retratada por meio do organograma. Sobre isto, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Reescrevendo corretamente: O princípio escalar refere-se a uma linha definida de autoridade na organização que envolve todos os funcionários.

  • Gab. E

    Reescrevendo corretamente: O princípio escalar refere-se a uma linha definida de autoridade na organização que envolve todos os funcionários.

    Gostei

    (7)

    Respostas

    (0)

    Reportar abuso

  • Gab E

    Princípio da cadeia escalar ou da hierarquia: significa que as ordens deverão descer por todos os níveis hierárquicos desde o nível em que é dada até chegar a quem as executa, ou seja, consiste numa linha de autoridade definida que parte do topo da hierarquia até aos níveis mais baixos.

  • A questão em exame exige conhecimento sobre vários termos estudados no âmbito das organizações, tais como: organograma, divisão do trabalho, amplitude administrativa, autoridade e princípio escalar. Dentre esses assuntos, é exigido que saibamos qual das alternativas está incorreta no que se afirma. Vamos analisar cada uma delas em busca da que se apresenta como inadequada, segundo o que se ensina.

    A - CORRETA. O organograma representa a estrutura formal da organização, tem, por isso, a função delinear a cadeia de comando, indica as tarefas departamentais e como elas se ajustam e asseguram a ordem lógica para a organização.

    B - CORRETA. A divisão de trabalho representa o grau em que as funções da organização são subdivididas em tarefas separadas. A divisão do trabalho contribui para facilitar a execução da tarefa e permitir a a constante troca de indivíduos, além de incorporar forças de trabalho de nível mais baixo.

    C - CORRETA. Amplitude administrativa corresponde ao número de subordinados que se reportam a um supervisor. Cada superior deve ter um certo número de subordinados. O superior tem pessoas para supervisionar, bem como as relações entre as relações das pessoas por ele supervisionadas.

    D - CORRETA. A autoridade alocada em posições (cargos), não em pessoas. Isso significa que a autoridade investida a um administrador, por exemplo, é graças ao cargo, ou à posição, por ele ocupado.

    E - INCORRETA. O princípio escalar representa a linha de autoridade formal dentro das organizações, com base nesse princípio, a linha de autoridade que envolve todos os funcionários é bem definida, diferentemente do que afirma a alternativa, originalmente.

    Após analisar as alternativas apresentadas, notamos que a alternativa que se mostrou incorreta foi a que tratou o princípio da autoridade escalar como um princípio que não define bem as linhas de autoridade nas organizações, alternativa "E".

    GABARITO: E

    Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9° ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

  • GAB E

    CADEIA DE COMANDO

    • A cadeia de comando é um conceito que já foi tido como o alicerce para a estruturação de uma organização. É ela que indica a linha de autoridade que vai do topo da organização até a sua base. É a hierarquia da organização.

    Dois conceitos ligados à cadeia de comando que merecem ser mencionados são o conceito de autoridade e de unidade de comando.

    1. A AUTORIDADE (princípio escalar) se refere ao direito do detentor de uma posição de dar ordens e dessas ordens serem atendidas pelo funcionário.
    2. A UNIDADE DE COMANDO, princípio da Administração Clássica de Fayol, afirma que cada pessoa pode ter apenas um chefe, não devendo haver nenhum caso de dupla subordinação.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
4139935
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cada vez mais, as organizações passam pelo desafio de integrar seus processos às novas tecnologias, garantindo maior eficiência e eficácia às suas atividades. Considerando as inovações nos processos organizacionais, avalie as afirmativas abaixo, assinalando a alternativa INCORRETA face às atuais mudanças no contexto de trabalho:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    No ambiente corporativo não existe certeza de nada, principalmente se for nível Estratégico.

  • Erro da letra A em negrito.

    Novas tecnologias são certezas de melhorias nos processos de mudança organizacional.

    Pense numa empresa onde trabalha com alta tecnologia e não treina seus funcionários...dessa forma, não vai melhorar nenhum processo.

  • Não é o indicado fazer isso, mas quando li a alternativa A já marquei logo (claro que na prova não farei isso). Falou em "CERTEZA"...99% das vezes o item está errado.

  • Única certeza é a morte e olhe la rs

    gabarito A

  • Falou em certeza, Todas, Sempre... Desconfie.


ID
4139938
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Treinamento e Desenvolvimento consistem em uma importante abordagem para buscar ganhos de produtividade nas organizações. Considerando a realidade do setor público e a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, avalie as seguintes afirmações e julgue as que estejam corretas assinalando uma das alternativas.


I– Busca-se melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

II– Tem como objetivo desenvolvimento pontual do servidor público.

III– Prioriza adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano quinquenal.

IV– Respeita-se a racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

Alternativas
Comentários
  • Erros em negrito.

    I– Busca-se melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

    II– Tem como objetivo desenvolvimento pontual do servidor público.

    III– Prioriza adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano quinquenal.

    IV– Respeita-se a racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

    Gab D

  •  Art. 1  Fica instituída a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a ser implementada pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com as seguintes finalidades:

           I - melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão;

           II - desenvolvimento permanente do servidor público;

           III - adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual;

           IV - divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; e

           V - racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.


ID
4139941
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As atividades relacionadas ao planejamento de recursos humanos representam um levantamento das necessidades de pessoal e a combinação projetada de indivíduos com as vagas de emprego. Correspondem a atividades da área, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A questão versou sobre as atividades realizadas pelo R.H e pediu a exceção, ou seja, aquela que não é feita pelo R.H, entre as alternativas apresentadas.

    A) CERTA. "Um processo sistemático de reunir e interpretar as informações sobre os deveres essenciais, tarefas e responsabilidades do cargo"

    ➡.Esse levantamento das atribuições dos cargos é de responsabilidade do pessoal de Gestão de Pessoas.

    B) CERTA. "Levantamento de todas as informações pertinentes e realistas sobre o trabalho e a organização."

    ➡ Correta, buscar informação sobre os cargos e a sua relação com a organização como um todo é uma atividade de RH.

    C) ERRADA. "Monitoramento do posicionamento de mercado e desempenho econômico."

    ➡ Atividades que não tem relação com GP e sim da gestão de marketing e finanças.

    D) CERTA. "Realização de seleção para identificação dos candidatos mais adequados aos cargos requeridos."

    ➡ Os processos de recrutamento e seleção para as vagas da empresa são atividades típicas do RH.

    E) CERTA. "Desenvolvimento de atividades de monitoramento do desempenho dos colaboradores."

    ➡ A avaliação de desempenho também é uma das atividades típicas do RH.

    Portanto, dessas, as únicas atividades que estão fora do escopo do RH é o posicionamento de mercado e o desempenho econômico da organização.

    GABARITO: LETRA "C".

  • A questão em análise envolve o processo de recrutamento e seleção de pessoas.

    O processo de recrutamento tem como insumo o levantamento da necessidade de pessoal realizado na empresa. Após a real necessidade de pessoal, realiza-se um processo de recrutamento, o qual pode ser interno ou externo.

    Passada essa fase, entramos no processo de seleção de pessoas, onde, caso haja mais de um candidato para a vaga, realiza-se um processo de análise profissiográfica do cargo e análise do perfil do candidato, onde é feita a escolha do candidato que melhor se encaixa à vaga.

    Assim, vamos à análise das alternativas: as letras A e B referem-se ao processo de coleta de informação tanto da vaga quanto do candidato. A letra D e E referem-se ao processo de enquadramento do candidato e de monitoramento do pós-seleção. Portanto, podemos afirmar que a alternativa errada é a letra C, pois análise de posicionamento de mercado compete à área mercadológica, e não à área de gestão de pessoas.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
4139944
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir sobre teoria dos stakeholders:


I- A teoria dos stakeholders possibilita que se reconheça a influência de cada grupo de interesse sobre a organização.

II- A teoria dos stakeholders permite uma leitura das pressões sociais em torno dos objetivos da organização.

III- As perspectivas dos stakeholders são conflitantes com a dos shareholders, não sendo possível conciliar.


Indique a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Questão bem intuitiva.

    Gab. B

    Erro em negrito.

    I- A teoria dos stakeholders possibilita que se reconheça a influência de cada grupo de interesse sobre a organização.

    II- A teoria dos stakeholders permite uma leitura das pressões sociais em torno dos objetivos da organização.

    III- As perspectivas dos stakeholders são conflitantes com a dos shareholders, não sendo possível conciliar.

  • Só para complementar Shareholder = acionistas da empresa.

    E como a amiga Sheila comenta, o erro está em dizer que não é possível conciliar as perspectivas com a dos stakeholders.

    Alternativa B

  • Stakeholders: parte interessada que deve estar alinhada com a gestão da empresa;

    Shareholders: acionistas, investidores {parte interessada que aportou dinheiro na empresa}.

    Ou seja, todo shareholder é um stakeholder mas nem todo stakeholder é um shareholder


ID
4139947
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Segundo dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Universidade Federal de Campina Grande foi a segunda universidade no Brasil com maior número de registro de patentes em 2017, com 70 depósitos. Entre os tipos de proteção de propriedade intelectual, assinale a alternativa que melhor se aplica aos casos proteção a objetos de uso prático, suscetíveis de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo e que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação:

Alternativas
Comentários
  • Lei de Propriedade Industrial:

     Art. 9º É patenteável como modelo de utilidade o objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.

            Art. 10. Não se considera invenção nem modelo de utilidade:

            I - descobertas, teorias científicas e métodos matemáticos;

            II - concepções puramente abstratas;

            III - esquemas, planos, princípios ou métodos comerciais, contábeis, financeiros, educativos, publicitários, de sorteio e de fiscalização;

            IV - as obras literárias, arquitetônicas, artísticas e científicas ou qualquer criação estética;

            V - programas de computador em si;

            VI - apresentação de informações;

            VII - regras de jogo;

            VIII - técnicas e métodos operatórios ou cirúrgicos, bem como métodos terapêuticos ou de diagnóstico, para aplicação no corpo humano ou animal; e

            IX - o todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biológicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo natural e os processos biológicos naturais.

            Art. 11. A invenção e o modelo de utilidade são considerados novos quando não compreendidos no estado da técnica.

            § 1º O estado da técnica é constituído por tudo aquilo tornado acessível ao público antes da data de depósito do pedido de patente, por descrição escrita ou oral, por uso ou qualquer outro meio, no Brasil ou no exterior, ressalvado o disposto nos arts. 12, 16 e 17.

            § 2º Para fins de aferição da novidade, o conteúdo completo de pedido depositado no Brasil, e ainda não publicado, será considerado estado da técnica a partir da data de depósito, ou da prioridade reivindicada, desde que venha a ser publicado, mesmo que subseqüentemente.

            § 3º O disposto no parágrafo anterior será aplicado ao pedido internacional de patente depositado segundo tratado ou convenção em vigor no Brasil, desde que haja processamento nacional.

  • Lei 9.279

    A) Patente de invenção

         Art. 8º É patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

    B) Patente modelo de utilidade (gabarito)

         Art. 9º É patenteável como modelo de utilidade o objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.

    O enunciado fala em "proteção a objetos de uso prático, suscetíveis de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo e que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação", o que se amolda ao conceito de modelo de utilidade.

    C) Marca

          Art. 122. São suscetíveis de registro como marca os sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais.

    D) Programa de computador

          Art. 10. Não se considera invenção nem modelo de utilidade:

     V - programas de computador em si;

    E) Desenho industrial

          Art. 95. Considera-se desenho industrial a forma plástica ornamental de um objeto ou o conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configuração externa e que possa servir de tipo de fabricação industrial.

  • o   Modelo de utilidade é o instrumento, utensílio ou objeto destinado ao aperfeiçoamento ou melhoria de invenção preexistente; há certa semelhança entre a invenção propriamente dita e o modelo de utilidade, sendo esse dependente daquela, ou seja, o modelo de utilidade tem, como ponto de partida, um objeto já inventado.

  • A questão tem por objeto tratar da propriedade industrial. A proteção da Propriedade Industrial é resguardada pela Lei nº 9.279/96. Constituem bens incorpóreos que compõem o estabelecimento empresarial: as marcas, desenho industrial, patente de invenção e modelo de utilidade. A proteção da invenção e do modelo de utilidade decorrem da patente, enquanto o desenho industrial e as marcas são objeto de registro. Os direitos de propriedade intelectual são considerados bens móveis.

    A proteção efetuar-se-á mediante: a) concessão de patentes de invenção e de modelo de utilidade; b) concessão de registro de desenho industrial; c) concessão de registro de marca; d) repressão às falsas indicações geográficas; e e) repressão à concorrência desleal.


    Letra A) Alternativa Incorreta. As patentes são concedidas para invenções e modelo de utilidade. O legislador não conceituou a invenção, trazendo apenas a definição de modelo de utilidade.

    Segundo Rubens Requião, o conceito de invenção é: “dar aplicação prática ou técnica ao princípio científico, no sentido de criar algo novo, aplicável no aperfeiçoamento ou na criação industrial” (Requião, 2013a, p. 362).

    Pode ser objeto de patente a invenção que atenda aos requisitos da:

    a)         Novidade – algo que ainda não existe, novo.

    b)         Atividade inventiva – pode ser uma invenção ou um modelo de utilidade. Notem que a invenção se caracteriza como algo novo, enquanto o modelo de utilidade atribui à invenção uma nova forma, utilidade. A invenção é dotada de atividade inventiva sempre que, para um técnico no assunto, não decorra de maneira evidente ou óbvia do estado da técnica. O modelo de utilidade é dotado de ato inventivo sempre que, para um técnico no assunto, não decorra de maneira comum ou vulgar do estado da técnica (arts. 13 e 14, LPI).

    c)         Aplicação industrial - quando possam ser utilizados ou produzidos em qualquer tipo de indústria. (art.15, LPI). 

    Letra B) Alternativa Correta.

    O modelo de utilidade é o aprimoramento de uma invenção que já existe. Não se trata da criação de um novo objeto, mas sim do aprimoramento de algo que já existe, lhe conferido nova utilidade. É o objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional de seu uso ou na sua utilização prática (art. 9º, LPI).

    Letra C) Alternativa Incorreta.  As marcas consistem em sinais distintivos destinados a apresentar e identificar, de forma direta ou indireta, produtos e serviços oferecidos no mercado. A identificação direta está relacionada a um serviço ou produto determinado.

    O art. 122, da LPI determina que “são suscetíveis como marca os sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidas as proibições legais”.   

    Letra D) Alternativa Incorreta. O legislador se preocupou em listar na Lei de Propriedade Intelectual no art.10, o que não pode ser considerado como invenção e modelo de utilidade: e) programas de computador em si;     

    Letra E) Alternativa Incorreta. O desenho industrial no Brasil será protegido pelo registro e não pela patente, como ocorre na invenção e no modelo de utilidade. O art. 11 da Lei 5.772/71, regulamentava a Propriedade Intelectual, definia desenho industrial e modelo industrial, distinguindo tais institutos. O conceito de modelo industrial era considerado “a forma plástica que possa servir de tipo de fabricação de um produto industrial e ainda se caracterize por nova configuração ornamental”. Já o desenho industrial era definido “por toda disposição ou conjunto novo de linhas ou cores que, com fim industrial ou comercial, possa ser aplicado à ornamentação de um produto, por qualquer meio manual, mecânica ou químico singelo ou combinado”.

    Gabarito do Professor: B


    Dica: O pedido de patente deverá ser formulado junto ao INPI e, uma vez concedido, vigorará pelo prazo de 20 anos, em se tratando de patente de invenção, ou 15 anos se patente de modelo de utilidade. O início do prazo se conta da data do depósito do respectivo pedido (art. 40, Lei 9.279/96).  O prazo de vigência não será inferior a 10 (dez) anos, em se tratando de patente de invenção, e 7 (sete) anos se for patente de modelo de utilidade.  O prazo mínimo da patente de invenção e do modelo de utilidade serão contados da data da concessão, ressalvadas as hipóteses previstas no art. 40, § único, LPI. Após o decurso do prazo estabelecido na lei, a patente de invenção e o modelo de utilidade cairão em domínio público, uma vez que o registro é improrrogável. Quando cai em domínio público, o uso comercial é livre, não mais aplicando os direitos patrimoniais exclusivos do titular.


    Referências: Requião, R. (2013a). Curso de direito comercial (Vol. 1). São Paulo: Saraiva.



ID
4139950
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Para se manterem competitivas, muitas empresas investem em inovação tecnológica em seu processo produtivo. O processo que envolve a exploração de produtos ou serviços protegidos por patentes ou que passaram pelo registro de marca, pactuando que a instituição/pesquisador detentor da tecnologia permite que a mesma seja explorada por terceiros, sem transferência do direito de propriedade intelectual, corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • A patente, dada pelo Estado, é referente a uma proteção da invenção, que se torna exclusiva. Mas, com a posse de uma patente, o inventor pode licenciar sua invenção por meio de acordo.

    O licenciamento configura-se, então, como uma autorização dada pelo proprietário da patente a uma empresa para que ela possa fabricar e comercializar o produto.

  • Cessão

    A cessão de tecnologia é um processo semelhante àquele do licenciamento, mas com uma diferença fundamental. No caso da cessão, o detentor da tecnologia transfere a titularidade do direito de propriedade intelectual.

    ~fonte: https://biominas.org.br/blog/transferencia-de-tecnologia/

  • Expressão de origem inglesa, joint venture se traduz ao pé da letra como “risco conjunto” ou “aventura conjunta”. É exatamente uma união de forças, entre duas ou mais empresas, para atuarem em um empreendimento específico por um tempo determinado, compartilhando os ganhos e riscos dessa jornada.

  • CAPÍTULO VIII

    DAS LICENÇAS

    Seção I

    Da Licença Voluntária

            Art. 61. O titular de patente ou o depositante poderá celebrar contrato de licença para exploração.

            Parágrafo único. O licenciado poderá ser investido pelo titular de todos os poderes para agir em defesa da patente.

  • A questão tem por objeto tratar do licenciamento. O titular da marca ou depositante poderá ceder ou licenciar os direitos relativos à marca. Para que ocorra a cessão do uso da marca, o cessionário deverá atender aos requisitos legais. Elenca o art. 135, da LPI que a “cessão deverá compreender todos os registros ou pedidos, em nome do cedente, de marcas iguais ou semelhantes, relativas a produto ou serviço idêntico, semelhante ou afim, sob pena de cancelamento dos registros ou arquivamento dos pedidos não cedidos”.  As anotações obedecerão ao disposto no art. 136, LPI, e somente produzirão efeitos em relação a terceiros após a respectiva publicação.


    Letra A) Alternativa Incorreta. O Joint Venture é a aliança entre duas ou mais empresas, que se unem com o objetivo comercial de um determinado empreendimento, por um prazo determinado, e com isso repartindo os lucros e as perdas.

    Na Lei de S.A esse contrato de Joint Venture é denominado como consorcio.

    Art. 278. As companhias e quaisquer outras sociedades, sob o mesmo controle ou não, podem constituir consórcio para executar determinado empreendimento, observado o disposto neste Capítulo.

    § 1º O consórcio não tem personalidade jurídica e as consorciadas somente se obrigam nas condições previstas no respectivo contrato, respondendo cada uma por suas obrigações, sem presunção de solidariedade.

    § 2º A falência de uma consorciada não se estende às demais, subsistindo o consórcio com as outras contratantes; os créditos que porventura tiver a falida serão apurados e pagos na forma prevista no contrato de consórcio.      

    Letra B) Alternativa Incorreta. O desenho industrial no Brasil será protegido pelo registro e não pela patente, como ocorre na invenção e no modelo de utilidade. O art. 11 da Lei 5.772/71, regulamentava a Propriedade Intelectual, definia desenho industrial e modelo industrial, distinguindo tais institutos. O conceito de modelo industrial era considerado “a forma plástica que possa servir de tipo de fabricação de um produto industrial e ainda se caracterize por nova configuração ornamental”. Já o desenho industrial era definido “por toda disposição ou conjunto novo de linhas ou cores que, com fim industrial ou comercial, possa ser aplicado à ornamentação de um produto, por qualquer meio manual, mecânica ou químico singelo ou combinado”.

    Letra D) Alternativa Incorreta. A invenção para ser patenteada precisa atender aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. A invenção e o modelo de utilidade serão considerados novos quando não compreendidos no estado da técnica. Nos termos do art. 11, §1º, LPI, o estado da técnica é constituído por tudo aquilo tornado acessível ao público antes da data de depósito do pedido de patente, por descrição escrita ou oral, por uso ou qualquer outro meio, no Brasil ou no exterior, ressalvado o disposto nos arts. 12, 16 e 17, LPI.        

    Letra D) Alternativa Incorreta. É possível a cessão de uso total ou parcial, de uma marca ou de uma patente.

    É possível que o autor da patente, seja ela de invenção ou modelo de utilidade, possa ceder total ou parcialmente os direitos de uso. Na hipótese da cessão, o art. 59, LPI dispõe que o INPI deverá proceder às anotações referentes à cessão, fazendo constar a qualificação obrigatória do cessionário (para quem a patente está sendo cedida), bem como, se houver, proceder às anotações referentes a limitações ou ônus que recaia sobre o pedido ou a patente, e alterações de nome, sede ou endereço do depositante titular. 


    Letra E) Alternativa Correta. No tocante as marcas, além da cessão, poderá o titular de registro ou o depositante de pedido de registro celebrar contrato de licença para uso da marca, sem prejuízo de seu direito de exercer controle efetivo sobre as especificações, natureza e qualidade dos respectivos produtos ou serviços (art. 139, LPI).

    Art. 139. O titular de registro ou o depositante de pedido de registro poderá celebrar contrato de licença para uso da marca, sem prejuízo de seu direito de exercer controle efetivo sobre as especificações, natureza e qualidade dos respectivos produtos ou serviços.

    Parágrafo único. O licenciado poderá ser investido pelo titular de todos os poderes para agir em defesa da marca, sem prejuízo dos seus próprios direitos.

    Já quanto as patentes, além da cessão de uso (total ou parcial), é possível também que o autor da patente (invenção ou modelo de utilidade) autorize a licença para uso. Temos duas modalidades de licença: voluntária e compulsória.

    A licença voluntária é aquela concedida para exploração. O licenciado, assim como o autor, poderá exercer todos os poderes para agir em defesa da patente. Tanto a licença voluntária como a cessão do uso da patente de invenção ou modelo de utilidade, somente produzirão efeito em relação a terceiros a partir da data de sua publicação.

    A licença compulsória ocorre para impedir que o titular exerça os direitos da patente de forma abusiva ou com abuso de poder econômico. Ocorrerá nas hipóteses do art. 68, caput e §1º, e 70, LPI.

    Gabarito do Professor: E


    Dica: A licença compulsória ocorre para impedir que o titular exerça os direitos da patente de forma abusiva ou com abuso de poder econômico. Ocorrerá nas hipóteses do art. 68, caput e §1º, e 70, LPI.          
  • Gabarito letra "E": LICENCIAMENTO


ID
4139953
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Considerando o valor presente líquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR) e a taxa mínima de atratividade (TMA) em processo de análise de fluxo de caixa de projetos para verificar a viabilidade financeira de um investimento, um Administrador deverá classificar os projetos como economicamente viável se:

Alternativas
Comentários
  • A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) retrata a rentabilidade que se pode conseguir no mercado de maneira mais fácil e que não tenha tanto risco. Para poder analisar o resultado da TIR o investidor precisa conhecer a TMA para fazer o comparativo. O projeto só se mostrará lucrativo, caso os retornos sejam maiores que a TMA.

    Assim:

    • Quando a TIR for maior que a TMA, o investimento é viável.
    • Quando a TIR for menor que a TMA, o investimento não é viável.
    • Quando a TIR e a TMA tiverem o mesmo valor, a decisão da viabilidade do investimento fica por conta do investidor.

    https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/tir/


ID
4139956
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Se for aplicado um capital de $15.000,00 em um investimento durante 60 dias, a uma taxa de juro mensal composto de 2%, qual será o montante produzido ao final deste período?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Juros Compostos: M = C (1 + i)^n

    C = 15.000

    i = 2% ao mês

    n = 60 dias ou 2 meses

    M = 15.000 x (1,02)^2 = 15.606

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
4139959
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Dentre diversos aspectos, os princípios do orçamento público estabelecem que:

Alternativas
Comentários
  • A) O Executivo poderá realizar qualquer operação de receita e de despesa sem prévia autorização Legislativa, em qualquer momento. (Errado)

    Comentário: diferentemente do que é afirmado nesta alternativa, reza o princípio da universalidade que o orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado. Logo, a adoção desse princípio impede o Executivo de realizar qualquer operação de receita e de despesa sem prévia autorização Legislativa.

    B) O Executivo Federal poderá elaborar e manter mais de um orçamento anual para um dado exercício financeiro, isso representa o conceito multi orçamentário. (Errado)

    Comentário: conforme o princípio da unidade, o orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro e para determinado ente, contendo todas as receitas e despesas. 

    C) A lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira referente à previsão da receita e à fixação da despesa, disso, poderá apresentar dispositivos estranhos além destes. (Errado)

    Comentário: a afirmativa apresentada nesta alternativa está incorreta, pois segundo o princípio da pureza ou exclusividade, previsto no § 8º do art. 165 da CF, a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. São ressalvados a autorização para abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por Antecipação de Receitas Orçamentárias - ARO, nos termos da lei.

    D) Os valores das receitas e das despesas devem aparecer no orçamento em seus valores líquidos, após suas deduções. (Errado)

    Comentário: em obediência ao princípio do orçamento bruto, todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de dedução.

    E) Nenhuma receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certo gasto específico. (Correto)

    Comentário: segundo o princípio da não vinculação ou não afetação das receitas, nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos casos ou a determinado gasto. Ou seja, a receita não pode ter vinculações. Essas reduzem o grau de liberdade do gestor e engessa o planejamento de longo, médio e curto prazos.

    Este princípio encontra-se claramente expresso no inciso IV do art. 167 da CF de 88, mas aplica-se somente às receitas de impostos, e contempla uma série de exceções.

    Portanto, o gabarito realmente é a alternativa "E".

  • Dentre diversos aspectos, os princípios do orçamento público estabelecem que:

    E) Nenhuma receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certo gasto específico.

  • Errado também a E. Só não podem ser vinculadas as receitas de impostos.

  • Questão muito mal elaborada, a meu ver todas as alternativas estão erradas

  • Essa questão foi ANULADA nessa prova, pois a mesma não tem gabarito.


ID
4139962
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A classificação é uma importante metodologia para facilitar a administração de materiais nas empresas. São métodos de classificação de materiais:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    IMPORTÂNCIA OPERACIONAL (X, Y, Z)

    ✓ Classe X: materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.

    ✓ Classe Y: materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.

    ✓ Classe Z: materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

    ____________________________________________________________________________________________________________________

    CURVA ABC

    A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. (Carvalho, 2002, p. 226). Os itens são classificados como (Carvalho, 2002, p. 227):

    ✓ de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período;

    de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período;

    ✓ de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período.

    Os números citados acima podem variar de negócio para negócio, portanto não é uma regra fixa e sim um parâmetro para nortear o seu trabalho.

    GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.

  • "A classificação é uma importante metodologia para facilitar a administração de materiais nas empresas. São métodos de classificação de materiais:"

    Classificação XYZ e Curva ABC.

  • Classificação XYZ: quanto à importância operacional

    Curva ABC: quanto ao valor de consumo anual

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os métodos de classificação de materiais. Vamos analisar cada uma das alternativa em busca daquela que apresenta corretamente alguns desses métodos.

    A – incorreta. O cartão Kanban é uma representação visual de um item de trabalho. É tido como o elemento central do sistema de controle de estoques Kanban, nele estão as informações sobre as tarefas e seu status.

    Já o inventário geral é uma ferramenta de controle de estoques que realiza a contagem dos de todos os itens em estoques em determinados períodos. Nesse caso, o processo operacional inteiro é paralisado para que ocorra a contagem.

    B – incorreta. Para cartão kanban veja a alternativa "A". A classificação XYZ busca classificar os materiais segundo sua importância operacional. Todavia, o erro da alternativa está em apresentar o cartão Kanban como método de classificar questões.

    C – incorreta. Os métodos PEPS e UEPS são métodos de avaliação de estoques. Para o UEPS (último a entrar, Primeiro a Sair) são considerados, na saída do estoque, os itens mais recentes. Por outro lado, no método PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) considera-se, na saída do estoque, os itens mais antigos.

    D – correta.  A classificação XYZ ou por importância operacional avalia o grau de imprescindibilidade do item para o bom desempenho das atividades da organização. As classes são assim definidas:

    • Classe X: são materiais de baixa criticidade, sua falta, por isso, não implica em problemas nas atividades organizacionais. Nada de paralisações, risco à segurança.
    • Classe Y: materiais de criticidade mediana/ intermediária.
    • Classe Z: nessa classe estão os materiais de máxima criticidade, são indispensáveis para o bom desempenho das atividades da organização.

    A curva ABC, ou Princípio de Pareto, busca classificar os itens em estoque de acordo com a sua importância financeira para a organização. O objetivo fundamental do método da curva ABC é poder exercer uma gestão mais apurada sobre os itens de maior valor de demanda.

    Os itens podem ser assim classificados:

    • Classe A: itens de maior valor de demanda. O valor de demanda de itens "A" gira em torno de 80%, mas a sua quantidade estocada é baixa, cerca de 20% apenas.
    • Classe B: itens de valor de demanda intermediária. Seu valor de demanda é de 15% aproximadamente, já seu percentual em estoque é por volta de 30% dos itens totais.
    • Classe C: itens de menor valor de demanda. Possui valor de apenas 5% dos itens totais, todavia sua possui a maior quantidade de itens, 50% dos itens totais estocados.

    E – incorreta. Veja a alternativa “A” e “D”.

    Após verificarmos as alternativas, concluímos que a letra "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte: FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

  • CLASSIFICAÇÃO XYZ,

    BIZU:

    X - baiXa importância

    Y - funil, no meio

    Z - putZ, muito importante!!

    :^]

  • Você Gestor de materiais ....´´ Classifica `` de duas formas :

    • Operacional ou Criticidade .

    GAB . ´´ D `` .

  • Você Gestor de materiais ....´´ Classifica `` de duas formas :

    • Operacional ou Criticidade .

    GAB . ´´ D `` .

  • GABARITO: LETRA D

    O método da curva ABC ou princípio de Pareto (ou, ainda, curva 80-20), é uma ferramenta segundo a qual os itens de material em estoque são classificados de acordo com sua importância, geralmente financeira

    Para Gonçalves (2007), o principal objetivo da análise ABC é identificar os itens de maior valor de demanda e sobre eles exercer uma gestão mais refinada, especialmente por representarem altos valores de investimentos e, muitas vezes, com impactos estratégicos para a sobrevivência da organização.

    Devemos frisar que, na sistemática da curva ABC, os itens de material em estoque são usualmente classificados de acordo com seu valor de demanda, mas existe a possibilidade de adoção de outros critérios, como, por exemplo, impacto na linha de produção, ou, itens mais requisitados pelos setores da organização.

    No método da curva ABC, os itens em estoque são classificados em três classes:

    • Classe A: itens de maior valor de demanda, em determinado período.

    • Classe B: itens de valor de demanda intermediário.

    • Classe C: itens de menor valor de demanda.

    Os percentuais aproximados (e não fixos) são os relacionados abaixo:

    • Classe → Demanda x Quantidade
    • A → 80/20
    • B → 15/30
    • C → 5/50

    FONTE: Fenili, Renato Ribeiro - Gestão de Materiais (ENAP)

    A classificação XYZ (Por importância operacional)

    Avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):

    • Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado;
    • Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade;
    • Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

    FONTE: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenilli


ID
4139965
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O consumo previsto de um item é de 12.000 unidades por ano. Como existe uma margem de erro da previsão, o gestor de estoque decidiu estabelecer um nível de estoque de segurança de 30% em relação à quantidade média mensal consumida. Considerando esta decisão do gestor, qual deve ser o tamanho do estoque de segurança?

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    1º Passo: Dividir as 12.000 unidades por 12 meses

    1000 unidades mensais.

    2º Passo: Calcular o estoque de segurança de 30% em relação à quantidade média mensal consumida, ou seja, 1000 unidades.

    300 unidades será o tamanho do estoque de segurança

  • Chega uma hora que o cansaço te faz deixar passar o minimo dos detalhes

  • GAB B

    VEJA OQUE ELE PEDE - quantidade média mensal consumida.

    12.000/12 =1.000

    30% DE 1000

    300

  • olha o drop!!

  • poderia ter um ''mensal'' como ultima palavra da pergunta, mas ok, fácil colocar a letra A se não ler direito


ID
4139968
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para a contratação de empresas por órgão públicos visando a aquisição de bens ou serviços podem ser utilizadas diferentes modalidades de licitação. Segundo a Lei nº 8.666/1993, a modalidade de licitação que deve ser utilizada para aquisição de bens ou serviços (não se tratando de obras e serviços de engenharia), na faixa de valor até R$ 650 mil, é:

Alternativas
Comentários
  • Obras e Svç de Engenharia

    Até R$ 330 mil: Indicado - CONVITE (Pode ser Tomada ou Concorrência)

    > R$ 330 mil até 3,3 milhões: Indicado - TOMADA DE PREÇOS (Pode ser Concorrência)

    > R$ 3,3 milhões: OBRIGATÓRIO - CONCORRÊNCIA

    Compras e Demais Svç

    Até R$ 176 mil: Indicado - CONVITE (Pode ser Tomada ou Concorrência)

    > R$ 176 mil até 1,43 milhão: Indicado - TOMADA DE PREÇOS (Pode ser Concorrência)

    > R$ 1,43 milhão: OBRIGATÓRIO - CONCORRÊNCIA

  • "a modalidade de licitação que deve ser utilizada para aquisição de bens ou serviços (não se tratando de obras e serviços de engenharia), na faixa de valor até R$ 650 mil, é:"

    Por mais que a modalidade "tomada de preço" pode ser a utilizada, nada impede que se use a modalidade "concorrência".

  • Atenção para a referência que a questão pede: Se 'de acordo com a 8.666' ou simplesmente 'qual o valor' Valores na Lei 8666: Obras e Serviços de Engenharia Convite - até 150.000 Tomada de preços- até 1.500.000 Concorrência - acima de 1.500.000 Compras e outros serviços Convite- até 80.000 Tomada de preços - até 650.000 Concorrência- acima de 650.000 Valores alterados pelo decreto: Obras e Serviços de Engenharia Convite - até 330.000 Tomada de preços- até 3.300.000 Concorrência - acima de 3.300.000 Compras e demais serviços Convite- até 176.000 Tomada de preços - até 1.430.000 Concorrência- acima de 1.430.000
  • A questão exige o conhecimento da licitação, especialmente no que tange às modalidades.

    A licitação é o procedimento prévio de seleção por meio do qual a Administração escolhe a melhor proposta para a celebração de um contrato, levando em consideração os critérios previamente estabelecidos, de forma isonômica e aberta ao público.

    O enunciado traz uma hipótese de aquisição de bens ou serviços, excluindo as obras e serviços de engenharia, no valor de até R$ 650 mil. Conforme a lei nº 8.666/93, atualizada pelo decreto federal nº 9.412/18, a modalidade de licitação a ser usada é a tomada de preço. Portanto, o gabarito é a letra A.

    Vamos às alternativas:

    ALTERNATIVA A: CORRETA. A tomada de preços tem os seguintes valores:

    • Obras e serviços de engenharia: até R$3,3 milhões

    • Demais comprar e serviços: até R$1,43 milhão

    ALTERNATIVA B: INCORRETA. A concorrência tem os seguintes valores:

    • Obras e serviços de engenharia: acima de R$3,3 milhões

    • Demais comprar e serviços: acima de R$1,43 milhão

    ALTERNATIVA C: INCORRETA. O convite tem os seguintes valores:

    • Obras e serviços de engenharia: até R$330 mil

    • Demais comprar e serviços: até R$176 mil

    ALTERNATIVA D: INCORRETA. O concurso não é modalidade de licitação escolhida por conta do valor, mas sim para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes no edital.

    ALTERNATIVA E: INCORRETA. O leilão é a modalidade de licitação para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração Pública, de produtos legalmente apreendidos ou penhorados ou para a alienação de bens imóveis cuja aquisição tenha derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento.

    GABARITO: A

  • Gab. A

    PARA COMPRAS E DEMAIS SERVIÇOS - LICITAÇÃO

    CONVITE: até R$ 176.000,00

    TOMADA DE PREÇOS: até R$ 1.430.000,00

    CONCORRÊNCIA: acima de R$ 1.430.000,00

  • GABARITO: LETRA A

    Obras e serviços de engenharia

    CONVITE → Até 150 Mil LEI 8.666/93 DECRETO 9.412/18 Até 330 Mil

    TOMADA DE PREÇO → Até 1,5 Milhão LEI 8.666/93 DECRETO 9.412/18 Até 3,3 Milhão

    CONCORRÊNCIA → Acima 1,5 Milhão LEI 8.666/93 | DECRETO 9.412/18 Acima de 3,3 Milhão

    Demais licitações

    (Compras e serviços, excluindo-se obras e serviços de engenharia).

    CONVITE → Até 80 Mil LEI 8.666/93 | DECRETO 9.412/18 Até 176 Mil

    TOMADA DE PREÇO →Até 650 Mil LEI 8.666/93 DECRETO 9.412/18 Até 1,43 Milhão

    CONCORRÊNCIA → Acima de 650 Mil LEI 8.666/93 DECRETO 9.412/18 Acima de 1,43 Milhão

  • A questão indicada está relacionada com a licitação.


    Antes de responder a questão, vamos recordar alguns aspectos sobre a licitação.


    • Modalidades:


    - Concorrência (artigo 22, Inciso I, § 1º, da Lei nº 8.666 de 1993): para contratações de grande vulto; entre quaisquer interessados, desde que comprovem, na fase de habilitação preliminar, os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital.


    - Tomada de Preços (artigo 22, Inciso II, § 2º, da Lei nº 8.666 de 1993): para contratações de vulto médio; interessados devidamente cadastrados ou que atenderem as condições exigidas para cadastramento. 


    - Convite (artigo 22, Inciso III, § 3º, da Lei nº 8.666 de 1993): para contratações de menor vulto; entre interessados cadastrados ou não. 


    - Concurso (artigo 22, Inciso IV, § 4º, da Lei nº 8.666 de 1993): para escolha de trabalho técnico, artístico ou científico; entre quaisquer interessados. 


    - Leilão (artigo 22, Inciso V, § 5º, da Lei nº 8.666 de 1993): para venda e alienações de bens; entre quaisquer interessados. 


    - Pregão (Lei nº 10.520 de 2002, Decreto nº 10.024 de 2019): para aquisição e contratações de serviços comuns. 


    • Decreto nº 9.412, de 18 de junho de 2018: 

    Obras e serviços de engenharia (ANTES DO DECRETO):


    - Convite: até R$ 150 mil;
    - Tomada de Preços: até R$ 1,5 milhão;
    - Concorrência: acima de R$ 1,5 milhão.


    Obras e serviços de engenharia (DEPOIS DO DECRETO):


    - Convite: até R$ 330 mil;
    - Tomada de Preços: até R$ 3,3 milhões;
    - Concorrência: acima de R$ 3,3 milhões. 


    Demais licitações - compras e serviços, excluindo-se obras e serviços de engenharia - (ANTES DO DECRETO):


    - Convite: até R$ 80 mil;
    - Tomada de Preços: até R$ 650 mil;
    - Concorrência: acima de R$ 650 mil.


    Demais licitações - compras e serviços, excluindo-se obras e serviços de engenharia - (DEPOIS DO DECRETO):


    - Convite: até R$ 176 mil;
    - Tomada de Preços: até R$ 1,43 milhão;
    - Concorrência: acima de R$ 1,43 milhão.

    • Observação: na licitação "quem pode o mais, pode o menos". Dessa forma, quando couber o convite, pode ser utilizada a modalidade tomada de preços ou concorrência. 


    • O pregão, o concurso e o leilão são definidos em virtude do objeto a ser contratado. 

    • Tipos:
    - Menor preço;
    - Melhor técnica;
    - Técnica e preço;
    - Maior oferta. 


    A) CERTO. A tomada de preços pode ser utilizada até R$ 1,43 milhão para demais licitações - excluindo obras e serviços de engenharia, com base no Decreto nº 9.412 de 2018. Antes do Decreto, na Lei nº 8.666 de 1993 a tomada de preços podia ser utilizada até R$ 650 mil. 


    B) ERRADO. A concorrência pode ser utilizada acima de R$ 1,43 milhão para demais licitações - excluindo obras e serviços de engenharia, de acordo com o Decreto nº 9.412 de 2018. Antes do Decreto, na Lei nº 8.666 de 1993, a concorrência podia ser adotada acima de R$ 650 mil. 


    C) ERRADO. O convite pode ser utilizado para compras e serviços, excluindo-se obras e serviços de engenharia de até R$ 176 mil, de acordo com o Decreto nº 9.412 de 2018. Antes do Decreto, na Lei nº 8.666 de 1993, o convite podia ser utilizado até R$ 80 mil. 


    D) ERRADO. O concurso é definido em virtude do OBJETO a ser contratado.


    E) ERRADO. O leilão é definido em virtude do OBJETO a ser contratado.


    Gabarito: A)


    Referências:

    Decreto nº 9.412 de 2018. 
    Decreto nº 10.024 de 2019. 
    Lei nº 8.666 de 1993.

ID
4139971
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Os métodos de previsão de consumo são muito utilizados para auxiliar a administração de materiais a determinar as quantidades que devem ser compradas e/ou mantidas em estoque. Neste sentido, um dos métodos de previsão de consumo obtém a previsão para o próximo período mediante a correção do erro da previsão anterior, utilizando um coeficiente de ajuste, também chamado de constante de amortização ou suavização, cujo valor é compreendido entre 0 e 1. Este método é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Dias (2010),

    Método do último período: este modelo mais simples e sem base matemática consiste em utilizar como previsão para o período seguinte o valor ocorrido no período anterior. Se colocarmos em um gráfico os valores ocorridos e as previsões, obteremos duas curvas exatamente iguais, porém deslocadas de um período de tempo.

    Método da média móvel: a previsão para o próximo período é obtida calculando-se a média dos valores de consumo nos n períodos anteriores.

    Método da média móvel ponderada: os valores dos períodos mais próximos recebem peso maior que os valores correspondentes aos períodos mais anteriores.

    Método da média com ponderação exponencial: Este método elimina muitas desvantagens dos métodos da média móvel e da média móvel ponderada. Além de dar mais valor aos dados mais recentes, apresenta menor manuseio de informações passadas. Apenas três valores são necessários para gerar a previsão para o próximo período: a previsão do último período; o consumo ocorrido no último período; uma constante que determina o valor ou ponderação dada aos valores mais recentes. Esse modelo procura prever o consumo apenas com a sua tendência geral, eliminando a reação exagerada a valores aleatórios. Ele atribuí parte da diferen­ça entre o consumo atual e o previsto a uma mudança de tendência e o restante a causas aleatórias.

    Método dos mínimos quadrados: esse método é usado para determinar a melhor linha de ajuste que passa mais perto de todos os dados coletados, ou seja, é a linha de melhor ajuste que minimiza diferenças entre a linha reta e cada ponto de consumo levantado.

     

    DIAS, M. A. Administração de materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010


ID
4139980
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Escrever em registro linguístico formal exige observância a normas estabelecidas. Qual dos enunciados a seguir está adequado a esse registro?

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar o erro da alternativa C?


ID
4140007
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando os direitos individuais e coletivos presentes na Constituição Federal de 1988, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção INCORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos direitos individuais e coletivos presentes na Constituição Federal de 1988. Vejamos:

    A. CERTO.

    Art. 5º, XIII, CF - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.

    Trata-se de exemplo de norma de eficácia contida. Lembrando que as normas de eficácia contida apresentam aplicabilidade direta, imediata, mas possivelmente não integral. Elas são aptas a regular os interesses relativos ao seu conteúdo desde sua entrada em vigor, no entanto, pode ocorrer a atuação legislativa no sentido de reduzir sua abrangência. Apresentam eficácia positiva e negativa. Mas, caso não haja a elaboração da norma regulamentadora restritiva, a sua aplicabilidade será integral, como se fossem normas de eficácia plena passíveis de restrição.

    B. INCORRETO.

    Art. 5º, IX, CF - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    C. CERTO.

    Art. 5º, XIV, CF - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

    D. CERTO.

    Art. 5º, X, CF - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    E. CERTO.

    Art. 5º, III, CF - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    "AQUELE QUE PODE FAZER ALGO E NÃO O FAZ É CÚMPLICE.''

  • Olá, pessoal! A questão em tela cobra do candidato um conhecimento da letra seca da Constituição, buscando a alternativa INcorreta. Vejamos:

    a) correta, encontra-se no art. 5º, inciso XIII;

    c) correta, art. 5º, inciso XIV;

    d) correta, art. 5º, inciso X;

    e) correta, art. 5º,  inciso III;

    Todas as corretas são transcrições da Constituição.

    GABARITO LETRA B, conforme o inciso IX, do art. 5º, está incorreta, sendo o correto "independente de censura ou licença".
  • IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;


ID
4140028
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre as modalidades de licitação presentes na Lei n º 8.666/93, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou conhecimento sobre as definições das modalidade de licitação conforme o disposto no art.22 da lei nº 8.666/93:

    A) INCORRETA. "Concorrência é a modalidade de licitação em que pessoas predeterminadas, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto".

    ➡ A concorrência é entre quaisquer interessados e não para pessoas determinadas (Art. 22, §1º)

    B) CORRETA. "Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação."

    ➡ A assertiva está nos exatos termos do parágrafo §2º do art. 22 da lei nº 8.666/93.

    C) INCORRETA. "Convite é a modalidade de licitação entre interessados de qualquer ramo, cadastrados, convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas".

    ➡ De acordo com o art. 22, §3º, os interessado devem ser do ramo pertinente e podem ser entre cadastrados ou não, convidados e escolhidos. Por esses motivos, a assertiva está incorreta.

    D) INCORRETA. Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 90 (noventa) dias.

    ➡ A assertiva está incorreta pois trouxe o prazo de antecedência mínimo errado. O correto é o prazo de 45 dias (Art. 22, § 4º).

    E) INCORRETA. "Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, a quem oferecer o menor lance da avaliação.

    ➡ A assertiva está incorreta pois o leilão previsto no parágrafo 5º do art. 22 cita "a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação".

    GABARITO: LETRA "B".

  • O comentário da qColega Sheyla está bem elucidativo. Apenas um "bizu" para acertar o tempo da MODALIDADE CONVITE.

    lembrar que no convite é CONVINTEQUATRO HORAS de antecedência KKKKKKKK

    não esquece mais, rs.

    PARAMENTE-SE!

  • Tomada de preço é exigência para estrangeiro.
  • GABARITO: B

    Tomada de preços: Terceiro dia

  • Gab. B

    Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

     Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.     

  • MODALIDADES DE LICITAÇÃO

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4  Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.      

    TIPOS DE LICITAÇÃO

    Art. 45.  O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.

    § 1  Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:               

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço

    II- a de melhor técnica

    III - a de técnica e preço

    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.                  

  • GABARITO: LETRA B

    Das Modalidades, Limites e Dispensa

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1°  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2° Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3° Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objetocadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    § 4° Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

    § 5º Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.      

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Desta forma:

    A. ERRADO.

    Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    B. CERTO.

    Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.

    C. ERRADO.

    Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    D. ERRADO.

    Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 – Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.

    E. ERRADO.

    Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 – Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
4140142
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O novo acordo ortográfico do português está em uso desde 2009, mas muitos brasileiros ainda estão escrevendo de acordo com a grafia antiga. Qual das sequências de palavras abaixo está conforme o novo acordo?

Alternativas
Comentários
  • Gab : B

    Suprarrenal; ex-diretor; pôr (verbo); perdoo; papéis. todos estão de acordo com a nova regra ortográfica.

  • GABARITO B

    a) Pré-universitário; (ele) entretém; heroico; dia a dia; (ele) para.

    c) Mal-humorado; (elas) descreem; acriano (do Acre); fórum; imã.

    d) Além-mar; científico; faísca; (tu) deténs; espontânea.

    e) Sobre-humano; copo-d’água; tipoia; Sauipe; miúde.

  • PAPÉIS: OXÍTONA

  • LEMBRANDO:

    Com o advento do Novo Acordo Ortográfico NÃO se acentuam hiatos I e U tônicos após ditongos decrescentes em paroxítonas.

    É o caso de:

    FEI-U-RA

    BO-CAI-U-VA

    SAU-I-PE

    Justamente, são os casos de falsos hiatos em paroxítonas. 

    Bons Estudos!

  • Acentos diferenciais que foram mantidos pós reforma de 2016: Pôde, Pôr e Fôrma

    Mnemônico: Pode por a forma!

  • Assertiva B

    Suprarrenal; ex-diretor; pôr (verbo); perdoo; papéis.

  • Para responder corretamente, é preciso respeitar as novas regras de ortografia. O próprio enunciado nos orienta a considerar o Novo Acordo Ortográfico. Este, salienta-se, passou a vigorar obrigatoriamente, no Brasil, a partir de 2016. Portanto, desde o referido ano, todas as palavras, quando a situação requerer, devem ser analisadas sob o império das bases do Acordo. Inspecionemos item a item:

    a) Pré-universitário; (ele) entretém; heroico; dia-a-dia; (ele) pára.

    Incorreto. Tanto a preposição "para" quanto a forma verbal "para" grafa-se, atualmente, sem acento agudo. O que determinará diferenciar uma da outra será o contexto;

    b) Suprarrenal; ex-diretor; pôr (verbo); perdoo; papéis.

    Correto. Não existem ajustes a serem feitos;

    c) Mal-humorado; (elas) descrêem; acriano (do Acre); fórum; imã.

    Incorreto. A forma verbal do verbo "descrer" está incorreta, tendo em vista que o Novo Acordo aboliu o acento circunflexo dos hiatos "-oo" e "-ee"; à frente, o gentílico "acriano" também incorre em erro e grafa-se com "e". Correções: "descreem" e "acreano";

    d) Além-mar; ciêntifico; faisca; (tu) deténs; espontânea.

    Incorreto. Há erro em "ciêntifico", visto que esse substantivo é paroxítona acentuada com acento agudo; também o substantivo "faisca" tem a grafia errônea: a vogal "i" forma hiato com a vogal anterior, de modo que deve o "i" receber acento. Correções: "científico" e "faísca";

    e) Sobrehumano; copo-d’água; tipóia; Sauipe; amiúde.

    Incorreto. O prefixo "sobre-" deve-se separar com hífen do elemento seguinte quando este iniciar-se com consoante "h"; adiante, o substantivo "tipóia" grafa-se sem acento agudo, dado que o Novo Acordo o aboliu no ditongo "-oi" das paroxítonas. Correções: "sobre-humano" e "tipoia".

    Letra B