SóProvas



Questões de Definições / Fases da Gestão de Documentos


ID
13444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão de documentos compreende um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos, em fases corrente e intermediária, visando à eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente. Acerca desse assunto, julgue os itens que seguem.

A produção de documentos corresponde ao momento da elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor.

Alternativas
Comentários
  • Produção de documentos: refere-se ao ato de elaborar
    documentos em razão das atividades específicas de uma
    Área ou Setor. Nesta fase, deve-se otimizar a criação de
    documentos, evitando-se a produção daqueles não
    essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado,
    controlado, armazenado e eliminado, garantindo, assim, o
    uso adequado dos recursos de reprografia e de automação.
  • destinação .
    1ª Fase (Produção)
    Refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Nesta fase deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo assim o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação. Recomenda-se, nesta fase, evitar a reprodução desnecessária de documentos, pois o acúmulo desordenado de papéis implicará em maior dificuldade do controle das informações no arquivo .
    2ª Fase (Utilização)
    Refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite.
    Esta fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. O arquivamento também será controlado nesta etapa. Desenvolve-se, também, a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação.
    3ª Fase (Avaliação e Destinação)
    Envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.
  • Fases básicas da gestão de documentos: 

    Produção: Os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão, evitando que sejam elaborados documentos desnecessários. Com isso, irá diminuir o volume a ser manuseado, facilitando o controle da massa documental.   

    Utilização: está ligada ao fluxo documental. Inclui as atividades de protocolo, expedição, organização e arquivamento em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de acesso à documentação e a recuperação de informações, indispensável ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas.

    Destinação: fase primordial. Irá decidir quais documentos serão eliminados ou preservados permanentemente.  

  • Para os não assinantes:

     

    Gabarito: certo


ID
13465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de arquivologia, julgue os itens seguintes.

Dossiê é uma unidade de arquivamento, formada por documentos diversos, pertinentes a determinado assunto ou pessoa.

Alternativas
Comentários
  • Dossiê=> Coleção de documentos relativos a um processo contendo diversos documentos relativo a determinado assunto.
    Exemplo:
    Vários documentos, reportagens, recortes que falam sobre a vida de uma pessoa, a um órgão... tudo dentro de uma só pasta.
  • Dossiê - Conjunto de documento relacionados entre si por ação, evento, pessoa, lugar, projeto, que constitui uma unidade.


    Deus Nos Abençoe!!!
  • Dossiê - Conjunto de documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto), que constitui uma unidade de arquivamento.
  • DOSSIÊ ==> documentos diversos (pessoa/assunto).

  • Não esquece do Unidade de Arquivamento, pois vai que a banca coloca "unidade de acondicionamento". 

  • Para os não assinantes:

     

    Gabarito: certo


ID
24901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens abaixo, relativos a documentos públicos.

I São considerados documentos públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de   caráter público e por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

II A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

III A gestão e o recolhimento dos documentos públicos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário federal é de responsabilidade do Conselho Nacional de Arquivos.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual é a diferença entre instituições e entidades?
  • LEI 8.159, DE JANEIRO DE 1991.

    ITEM-(III)

    ART. 20. A GESTÃO E O RECOLHIMENTO DOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS E RECEBIDOS PELO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL,COMPETEM AO ARQUIVOS DO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL.
  • I- certa. Fundamentação: LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991. Art. 7º Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias. § 1º São também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.-------------------------------------------------------------------------------II- certa.Fundamentação: LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.Art. 9º A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.--------------------------------------------------------------------------------III. erradaFundamentação: LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.Art. 20. Competem aos arquivos do Poder Judiciário Federal a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário Federal no exercício de suas funções, tramitados em juízo e oriundos de cartórios e secretarias, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda.Espero ter ajudado!Boa sorte a todos
  • I São considerados documentos públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de   caráter público e por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades. CORRETA 
    LEI 8159 ART 7 PARÁ 1
    São também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

    II A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência. CORRETA
    LEI 8159 ART 9 A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

    III A gestão e o recolhimento dos documentos públicos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário federal é de responsabilidade do Conselho Nacional de Arquivos. ERRADA
    LEI 8159 ART 18 Compete ao
    Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos.
  • Apenas para complementar comentário da colega acima quanto a alternativa III.  

    Questão: III A gestão e o recolhimento dos documentos públicos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário federal 
    é de responsabilidade do Conselho Nacional de Arquivos

    Então quem recolhe os documentos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário Federal no exercício de suas funções?

    Lei 8.159 de 1991:

    Art. 20 - Competem aos arquivos do Poder Judiciário Federal a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário Federal no exercício de suas funções, tramitados em juízo e oriundos de cartórios e secretarias, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda.
  • III. Executivo federal -> Arquivo Nacional.

  • Gente, JUDICIÁRIO e EXECUTIVO agora são a mesma coisa? 

     

    Afinal, alguém me explica o erro da III?

  • Art. 20 - Competem aos arquivos do Poder Judiciário Federal a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário Federal no exercício de suas funções, tramitados em juízo e oriundos de cartórios e secretarias, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda. 

    Lei 8159/91

  • LETRA  B

     

    O ERRO ESTÁ EM DIZER  QUE A GESTÃO E RECOLHIMENTO É DE RESPONSABILIDADE DO CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS.

    A RESPONSABILIDADE É DO PRÓPRIO PODER JUCIÁRIO FEDERAL.

     

    LEI 8.159/91

    Art. 20 - Competem aos arquivos do Poder Judiciário Federal a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário Federal no exercício de suas funções, tramitados em juízo e oriundos de cartórios e secretarias, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda.

  • Resolução:

    aI. Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias. Regulamento

    § 1º - São também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.

    II. Art. 9º - A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.

    III. Art. 20 - Competem aos arquivos do Poder Judiciário Federal a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário Federal no exercício de suas funções, tramitados em juízo e oriundos de cartórios e secretarias, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda.

    Resposta: B 

  • O CONARQ tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.


ID
34699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

É correto afirmar que o princípio teórico-metodológico fundamental da teoria arquivística é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Proveniência

    Princípio básico da Arquivologia segundo o qual os arquivos gerados por uma instituição ou pessoa não devem ser misturados aos de outros geradores.

    ...

    " O princípio de respeito ao fundo ou princípio da proveniência é aquele segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa "
    Dicionário de Terminologia Arquivística

    " o arranjo dos papéis não pode se desvincular do lugar de onde vieram, devendo ser agrupados de acordo com sua origem nos corpos administrativos de onde vieram "
    Heloísa L. Bellotto

    " Principio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa. "
    Maria Alexandra Miranda Aparício



    Deus Nos Abençoe!!!
  • A) errado - pertinência territorial - Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou arquivos deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos com jurisdição arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o lugar em que foram produzidos.”

    B) errado - gestão de documentos - Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento. Também chamado administração de documentos.”

    c) errado - arranjo é uma seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

    d) correto - o principio da proveniencia é considerado, na literatura internacional, como a base teorico-metodologica  do fazer arquivistico, segundo ele o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
  • princípio da proveniência

    Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos

  • Princípio basilar da arquivologia = PROVENIÊNCIA


ID
34705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito das idades documentais.

I A teoria das três idades é aquela que afirma que os documentos passam por diferentes fases, determinadas, por um lado, pela frequência de uso dos documentos pela entidade produtora ou acumuladora e, por outro lado, pela identificação dos valores primário e secundário presentes ou não nos documentos.
II A legislação determina que todos os documentos produzidos e acumulados por órgãos públicos e instituições de caráter público devem ser identificados como correntes, intermediários ou permanentes e devem receber tratamento adequado.
III Os documentos considerados correntes são caracterizados por estarem ativos, ou em curso; em muitos casos, mesmo quando não há mais a movimentação dos documentos, eles são alvo de consultas frequentes.
IV Chama-se ciclo vital o sistema de registro de documentos que permite controlar a produção e a tramitação na fase corrente e a passagem para a intermediária por meio de listagens, repertórios, índices e planos de arquivamento.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • A Arquivologia adota a chamada Teoria das três idades ou Ciclo vital dos documentos para classificar os estágios ou fases por que passam os documentos dentro da instituição.

    Essas fases são definidas por Jean-Jacques Valette (1973) como as três idades dos arquivos: corrente, intermediária e permanente, e são assim descritas:

    1. “Arquivo de primeira idade ou corrente, constituído de documentos em curso ou consultados freqüentemente, conserva dos nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso” . Por documentos em curso entenda-se que, nesta fase, os documentos tramitam bastante de um setor para outro, ou seja, podem ser emprestados a outros setores para atingirem a finalidade para a qual foram criados .

    2. “Arquivo de segunda idade ou intermediário, constituído de documentos que deixaram de ser freqüentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los , para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios. A permanência dos documentos nesses arquivos é transitória. São por isso também chamados de limbo ou purgatório”, sendo estes termos adotados na Grã-Bretanha para designar esta fase .

    3. “Arquivo de terceira idade ou permanente, constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução . Estes são os arquivos propriamente ditos, pois ali os documentos são arquivados de forma definitva”.

    Estas fases são complementares, pois os documentos podem passar de uma fase para outra, e para cada uma corresponde uma maneira diferente de conservar e tratar os documentos e, conseqüentemente, uma organização adequada.


    Deus Nos Abençoe!!!
  • Acredito que a alternativa de número IV seja a incorreta. Porque o conceito de ciclo vital é o seguinte:
    Ciclo vital ou ciclo de vida do documento, segundo a qual todo documento de arquivo passa por um ou mais períodos, caracterizados pela frequência e pelo tipo de utilização que dele é feita.
  • Segundo a legislação:
    Art. 8o - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.
    §1o - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.
    §2o - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
    §3o - Consideram-se permanente os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
    Art. 9o - A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da instituição arquivística pública, na
    sua específica esfera de competência.
    Art. 10o - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.
  • O único errado é o IV, visto que ciclo vital de acordo com a terminologia arquivística é :Serie de etapas na qual passam os documentos, caracterizados em intervalos de tempo, de acordo com a freqüência da sua utilização. A vida dos documentos de arquivo são divididas em três intervalos de tempo: a atividade, a semi-atividade e a inatividade.
  • I - CORRETO. A teoria das 3 idades é a: “Teoria segundo a qual os arquivos são considerados arquivos correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a frequência de uso por suas entidades produtoras e a identificação de seus valores: primário e secundário”. O valor primário é atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais, etc. O valor secundário é atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzido.

    II - CORRETO. A teoria das 3 idades foi incorporada a nossa legislação através da Lei nº 8.159, de 1991. Segundo o art. 8º “Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes”. Portanto, se os documentos são produzidos e acumulados por órgãos públicos e instituições de caráter público, devem ser enquadrados em alguma dessas categorias descritas na lei  e devem ter um tratamento especial adequado a cada fase.

    III - CORRETO. Essa é a definição de arquivo corrente! O arquivo de primeira idade ou corrente é constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso.

    IV - ERRADO. O ciclo vital representa as sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo(corrente, intermediária e permanente), da sua produção à guarda permanente ou eliminação. Portanto, o ciclo vital não é um sistema de registro de documentos.

  • Chama-se ciclo vital (...) por meio de listagens, repertórios, índices e planos de arquivamento. Repertório e Indice são instrumentos de pesquisa em arquivos permanentes, portanto não pode ser considerado seu uso em arquivos corrente e intermediário.
  • E no III quando fala que "mesmo quando não há mais a movimentação do documento, eles são alvo de consultas frequentes"??? Não entendi!
  • Kecia, você encontra essa resposta na Lei nº 8.159
    Art. 8o - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.
    §1o - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    Ainda que o documento não seja movimentado, é considerado corrente quando é consultado frequentemente, Ok?
  • No item I, quando ele diz  "pela identificação dos valores, primário e secundário, PRESENTES OU NÃO, nos documentos" , como o valor de um documento pode não estar presente nele? É possível que um documento não contenha nenhum valor (não seja nem primário nem secundário)?
  • Amigos,

    O item IV está errado porque esse é o conceito de PROTOCOLO e não de Ciclo Vital de Documentos
  • Thamires, todo documento nasce com valor primário, e posteriormente pode vir a ter valor secundário ou não ter nenhum valor. No primeiro caso, ele será recolhido ao arquivo permanente,  e no segundo caso, será eliminado. Então sim, documentos podem não ter nenhum valor.

  • valores primário e secundário presentes ou não nos documentos

     

     

    se ele nasce com valor primario,por que diz que pode ter o valor primarios ou nao nos documentos?


ID
46855
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No âmbito da cadeia informacional arquivística referente às três idades (corrente, intermediária e permanente) dos arquivos, o ciclo da informação arquivística envolve, por princípio, na etapa do contexto organizacional de produção,

I. criação ou produção.

II. uso pelo cidadão, pelo pesquisador científico e, eventualmente, pelo administrador público.

III. uso privilegiado pelo administrador e, excepcionalmente, pelo cidadão.

IV. eliminação e transferência dos documentos e informações.

V. estocagem das informações consideradas de valor permanente.

Estão certos os itens

Alternativas
Comentários
  • Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
  • Alguém poderia me dizer porque o gabarito é a letra D?

    Não estaria passível de anulação essa questão?

  • I - ERRADA: faltou o recebimento, pois aqueles documentos recebidos pelo Órgão não fazem parte da criação ou produção.

    II - ERRADA: o administrador público, logicamente, é o que mais utilizará o arquivo. Além disso o pesquisador e o cidadão são os que o utilizaram eventualmente e mesmo assim com autorização em alguns casos.

    III - CERTO

    IV - ERRADO: faltou o recolhimento dos arquivos que se tornarão permanentes. Alem disso, não se pode eliminar os arquivos permanentes.

    V - CERTO

  • Não concordo com a alternativa IV constar como certa. Se alguem souber o motivo peço a gentileza de me informar.
  • "No âmbito da cadeia informacional arquivística referente às três idades (corrente, intermediária e permanente) dos arquivos, o ciclo da informação arquivística envolve, por princípio, na etapa do contexto organizacional de produção,"(redação da questão)

    Entendo que a expressão destacada deve ser entendida como ARQUIVO CORRENTE.

    Fazendo essa interpretação fica mais facil de entender porque  a resposta correta é a letra D.
    Nesse contexto poderiamos fazer a analise de quais atividades descritos fazem parte do ARQUIVO CORRENTE.



    I- PRODUÇÃO E CRIAÇÃO -CERTO- Essas atividades fazem parte do arquivo corrente.

     
    II- USO PELO CIDADÃO, PELO PESQUISADOR CIENTÍFICO E, EVENTUALMENTE, PELO ADMINISTRADOR PÚBLICO.- ERRADO    No arquivo corrente os arquivos são usados em regra pelo administrador no exercicio de suas funçoes e excepcionalmente pelo cidadão.

    III- USO PRIVILEGIADO PELO ADMINISTRADOR E, EXCEPCIONALMENTE, PELO CIDADÃO.CERTO  O enunciado da questão descreve basicamente o contrario da questão anterior.No arquivo corrente o arquivo é utilizado prilvilegiadamente pelo administrador no exercicio de suas funções e excepcionalmente pelo cidadão.

    IV- ELIMINAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DOS DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES.
    CERTO  Os documentos em um arquivo corrente poderão ser elimidados sem ter a necessidade de ir para o arquivo intermediário ou serem trasnferidos para o arquivo intermediário.


    V- ESTOCAGEM DAS INFORMAÇÕES CONSIDERADAS DE VALOR PERMANENTE ERRADO  No arquivo corrente não há estacagem das informações consideradas de valor permanente.



    Com as análises acima a questão correta será a letra      "D"










  • Então a resposta correta deveria ser:

    I, III e IV

    Não há esta alternativa.
  • Jeferson, fato de a IV está certa não  quer dizer que ela estaria necessariamente entre as alternativas.

    varias bancas fazem isso para confundir.

  • ESTA QUESTÃO ESTÁ É MUITO MAL FEITA!!!

  • Não se preocupem, pessoal, esta questão é muito NONSENSE.

    Finja que você não leu e prossiga nos estudos!
  • questao maluca, nao avalia nada.

  • Jesus não entendi nem a pergunta é li 1000x

ID
46858
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, análise de sistemas, produção e a manutenção de programas de documentos vitais fazem parte de um programa de gestão de documentos da fase de

Alternativas
Comentários
  • Entre algumas fases da gestão de documentos temos a Utilização - destinada ao fluxo documental , sendo importante conhecer o trâmite correto dos documentos , para se evitar a burocratização das atividades . / Conservação ou também chamado de restauração de documentos - Um documento deve ser conservado em local apropriado , com temperatura e umidades baixas , em um local elevado , e acondicionado de maneira adequada . As principais operações de conservação são a desinfetação , limpeza , alisamento , e restauração ou reparo .

  • Questão de interpretação:

    "A criação (utilização) e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados (conservação), gestão (utilização) de correio e telecomunicações, análise de sistemas, produção e a manutenção de programas de documentos vitais (conservação) fazem parte de um programa de gestão de documentos da fase de"
  • Não concordo muito com esse gabarito, pois...

    Criação = Produção
    Recuperação, Manutenção = Conservação

    ...mas enfim....

ID
46861
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A definição do conceito de gestão de documentos encontrada na Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, não menciona a seguinte operação técnica:

Alternativas
Comentários
  • Estranho esse gabarito, a Lei 8.159/1991 Art. 3º diz assim: "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, TRAMITAÇÃO, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente."Acredito que a letra correta seja a "C".Abraço!
  • Ok, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", após os recursos.

    Bons estudos!

  • "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente." 

    O referido artigo não menciona Criação, nem Preservação!

    Se preservação estiver correta por esta inclusa dentro de arquivamento, então, criação também estará correta por esta inserida em produção.

    Neste raciocínio a A) também esta correta!

  • caro colega,

    na teoria arquivística, produção é sinônimo de criação, e no contexto de uma prova de concurso - em que a banca procura pegar canditados por meio de detalhes, ou seja, peguinhas - é perfeitamente aceitável a cobrança desse entendimento. Com isso, a questão passa a ter apenas uma opção como resposta. 

    Letra "C".
  • Gestão de documentos

     Dica: PATU
     
               P- Produção
               A-Avaliação
               T-Tramitação
               U-Uso
  • Essa questão tem um peguinha da ESAF pra quem usa essa tecnica de P.A.T.U.
    Eles substituiram produção por criação, que são sinonimos, e ao inves de colocar produção como opção colocaram preservação que esta incorreto!
    Gestão de documentos PRODUÇÃO+AVALIAÇÃO+TRAMITAÇÃO+USO

  • ótima dica, mas fica melhor PATUÁ, OK

    P = produção

    A = avaliação

    T = tramitação

    U = uso

    A = arquivamento

  • Gostei do PATUÁ, tenho usado "A PUTA", porque acho engraçado. Passará agora a ser "A PUTA de PATUÁ" que ficará mais engraçado ainda, portanto, mais fixado na memória.

  • Gabarito: C
    Comentário: Prof. Lincoln Barros - PDF Ponto dos Concursos
    O art. 3º da Lei 8.159/1991 dispõe: "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.” Portanto, preservação não é operação técnica da gestão de documentos prevista na Lei 8.159/1991


ID
46864
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O nível mínimo de aplicação de programas de gestão de documentos contempla

Alternativas
Comentários
  • Nível mínimo: Os órgãos devem contar, aom enos, com programa de retenção e eliminação de documentos e estabelecer procedimentos para recolher à instituição arquivística pública aqueles de valor permanente;Nível mínimo ampliado: Contempla o primeiro, com a existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário;Nível intermediário: Compreende os dois primeiros, bem como a adoção de programas básico de elaboração e gestão de formulários e correspondência e a implantação de sistemas de arquivos;Nível máximo: Inclui todas as atividades já descritas, complementadas por gestão de diretrizes administrativas, de telecomunicações e o uso de recursos da automação.
  • Víctor,

    poderia citar a fonte?

    Grata!
  • A quem interessar, achei a fonte:

    O conceito e a prática de gestão de documentos. (José Maria Jardim).


    http://arquivoememoria.files.wordpress.com/2009/05/o-conceito-e-pratica-gestao-documentos.pdf
  • a) nível mínimo

    b) nível máximo

    c) nível mínimo ampliado

    d) nível intermediário

    e) só pra encher linguiça


ID
46867
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão de documentos vitais determina a necessidade de duas atividades principais:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra b
  • Olá!!!
    Questão fácil, mas ao mesmo tempo difícil caso não souber os conceitos de gestão documental e o que são documentos vitais, portanto, seguem abaixo para facilitar no entendimento da questão;


    Gestão documental - conforme lei 8.159 ( política nacional de arquivos públicos e privado) = conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Documentos Vitais documentos que são essenciais para preservação, continuidade ou reconstrução das operações e para proteger os direitos da organização, de seus empregados e de seus clientes”.

     Logo, mesclando as informações entendemos que as duas atividades principais para esses documentos ( de uso muito importante para a organização) seriam = Identificação precisa do documentos e sua Proteção, pois conforme a sua própria definição diz ser documentos ESSENCIAIS é preciso resguarda-los seguramente e com muito cuidado.

    Ótimos estudos!!!



ID
46882
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • TRAMITAÇÃO

     

    Alguns autores consideram tramitação e distribuição termos equivalentes....atente-se.

  • Tramitação: é o movimento do processo de uma unidade até outra, interna ou externa, por meio de sistema próprio.
  • O seria a protocolização?

  • Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRE-RR Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

    As sucessivas etapas pelas quais passam os processos administrativos, antes de sua conclusão, constituem o que se convencionou chamar de

      e) tramitação.
    Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: Curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa. Também chamado movimentação ou trâmite.


ID
50557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos, julgue os itens seguintes.

A teoria dos valores de documentos, concebida por Schellenberg, apesar da sua importância para a avaliação de documentos, não permite definir se o documento é da fase corrente, da intermediária ou da permanente.

Alternativas
Comentários
  • O que caracteriza o arquivo em corrente, intermediário ou permanente é a fase do ciclo de vida em que se encontra, definida pela frequência de uso por suas entidades produtoras e pela identificação de seus valores, primário e secundário. Assim, os documentos na fase corrente e intermediária, possuem valor primário; já, os documentos na fase permanente possuem somente valor secundário. Portanto, o item está incorreto, através do valor do documento se conhece a fase em que se encontra
  • 'O que caracteriza o arquivo em corrente, intermediário ou permanente é a fase do ciclo de vida em que se encontra, definida pela frequência de uso por suas entidades produtoras e pela identificação de seus valores, primário e secundário. Assim, os documentos na fase corrente e intermediária, possuem valor primário; já, os documentos na fase permanente possuem somente valor secundário. Portanto, o item está incorreto, através do valor do documento se conhece a fase em que se encontra.'(PONTO DOS CONCURSOS - Professores Davi Barreto e Fernando Graeff) ;)
  • O item está incorreto.

    Theodore Roosevelt Schellenberg foi um arquivista dos Estados Unidos, responsável pela criação dos conceitos de valores dos documentos. Sua obra, Arquivos Modernos, é bibliograia básica nos cursos de Arquivologia e manuais de arquivos até os dias atuais. Seu conceito de valor, de uma forma resumida, determina que os documentos de arquivo possuem valor primário e secundário. O valor primário está ligado diretamente aos objetivos da criação do documento; portanto, neste momento o documento é utilizado com muita frequencia, estando no arquivo corrente. O valor secundário está relacionado com outros objetivos, diferentes daqueles para os quais o documento foi criado; portanto esses documentos servem apenas de fontes de pesquisa, devendo estar no arquivo permanente. E como podemos constatar, sua teoria é suficiente para definir em que fase se encontra o documento de arquivo.

    Fonte: Prof. Mayko Gomes (www.pontodosconcursos.com.br)
  • É justamente o fato do documento ter valor primário ou secundário que define em qual fase documental o documento deve se encontrar aliado à possibilidade e frequência de uso.

  • Gab. E

     

    Theodore Roosevelt Schellenberg foi um arquivista dos Estados Unidos, responsável pela criação dos conceitos de valores dos documentos. Sua obra, Arquivos Modernos, é bibliograia básica nos cursos de Arquivologia e manuais de arquivos até os dias atuais

     

    Seu conceito de valor, de uma forma resumida, determina que os documentos de arquivo possuem valor primário e secundário. 
    - O valor primário está ligado diretamente aos objetivos da criação do documento; portanto, neste momento o documento é utilizado com muita frequencia, estando no arquivo corrente
    - O valor secundário está relacionado com outros objetivos, diferentes daqueles para os quais o documento foi criado; portanto esses documentos servem apenas de fontes de pesquisa, devendo estar no arquivo permanente

     

    E como podemos constatar, sua teoria é suficiente para definir em que fase se encontra o documento de arquivo.

     

    Prof. Mayko Gomes - Ponto dos Concursos.

  • Dica:

    VALOR PRIMÁRIO: CORRENTE E INTERMEDIÁRIO

    VALOR SECUNDÁRIO: PERMANENTE

  • GABARITO ERRADO.

    A Teoria das 3 Idades traz como base o valor do documento e a frequência de uso.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida.


ID
50563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos, julgue os itens seguintes.

Documentos de arquivo produzidos ou recebidos por uma instituição pública ou privada, com valor administrativo, legal ou fiscal, considerados como parte do arquivo intermediário dessa instituição, são também considerados de valor secundário.

Alternativas
Comentários
  • Documentos de arquivo produzidos ou recebidos por uma instituição pública ou privada, com valor administrativo, legal ou fiscal, considerados como parte do arquivo intermediário dessa instituição, são também considerados de valor secundário. ERRADO! O arquivo intermediário é constituído de documentos que ainda conservam seu valor primário, mas deixaram de ser consultados frequentemente, e aguardam sua destinação final.

  • O valor primário é atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais, fiscais etc.

    Já, o valor secundário é atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzido.

    Atenção: O valor histórico do documento enquadra-se na definição de valor secundário. Ou seja, os documentos de 3ª idade (Permanentes) têm valor histórico, portanto, têm valor secundário.
  • Só complementando os comentários das colegas acima.

    O valor primário é a finalidade do documento de arquivo fundada sobre as suas
    utilidades primeiras, sobre as razões pelas quais existe. Trata-se, essencialmente,
    de prova administrativa, legal e financeira. O valor secundário é a finalidade do
    documento de arquivo fundada sobre as suas utilidades segundas ou científicas. O
    valor secundário é ligado à informação e ao testemunho que fornece o documento
    em relação à pessoa ou a um organismo que a criou ou recebeu, por um lado, e em
    relação à sociedade em geral, de outra parte. (Couture 2002)




    O documento só é guardado, preservado pela instituição porque possui algum valor, seja ele administrativo ou histórico. Na Arquivologia o valor administrativo é denominado de valor primário, e ele o valor primário está presente nas fazes corrente e intermediária. E só passam para o arquivo permanente aqueles que já não tem valor primário mas possuem valor histórico ou informativo, denominado valor secundário.

    Fonte: Fortium Concursos - Euler Frank Lacerda Barros

  • - Valor primário (imediato) -> funcional - adminisrativo; jurídico ou legal; fiscal.  FASE CORRENTE E INTERMEDIÁRIA

    - Valor Secundário ( mediato) ->  histórico - probatório ; informativo. FASE PERMANENTE

     
  • Os valores inerentes aos registros públicos modernos são de dois tipos: valor primário para a gestão de criação e valor secundário para outras instâncias e utilizadores. Os documentos públicos são gerados para realizar as finalidades para as quais um organismo foi criado: administrativo, fiscal, legal e operacional. Os documentos públicos são preservados em uma instituição arquivística definida, porque têm um valor que existirá por longo tempo, mesmo depois que cessam de ser do uso corrente e porque terão valores importantes para outros usuários que não os atuais. (HSCHELLENBERG, 1984, p.58)

  • Analisando na própria questão para facilitar:

    Documentos de arquivo produzidos ou recebidos por uma instituição pública ou privada, com valor administrativo, legal ou fiscal (VALOR PRIMÁRIO), considerados como parte do arquivo intermediário (VALOR PRIMÁRIO, PODENDO TER OU NÃO VALOR SECUNDÁRIO) dessa instituição, são também considerados de valor secundário (PODE SER QUE SIM E PODE SER QUE NÃO). 

     

  • Comentário:

     

    Enquanto o documento possuir valor administrativo, legal ou
    fiscal, ele não será capaz de adquirir valor secundário
    , mesmo que esteja no arquivo
    intermediário da instituição (documentos que já não são consultados com
    frequência).


    Só para relembrar você da definição:


    “documentos deixaram de ser frequentemente consultados, mas a
    instituição que os produziu ou recebeu ainda pode precisar deles.
    Se a administração ainda pode precisar deles, é porque ainda possuem valor
    primário.

     

    Item errado
     

  • Gabarito: ERRADO.


    a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.

     

    b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.

     

    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.

     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • GAB: ERRADO

    VALOR PRIMÁRIO: CORRENTE E INTERMÉDIÁRIO

    VALOR SECUNDÁRIO: PERMANENTE

  • ERRADA

    VALOR PRIMÁRIO = CORRENTE E INTERMEDIÁRIO.

    bons estudos.

  • Fase corrente - valor primário

    Fase intermediária - valor primário decrescente

    Fase permanente - valor secundário

  • errada

    secundário é só na fase permanente.

  • Gabarito: ERRADO.

    Os valores secundários são:

    CHIP

    Cultural

    Histórico

    Informativo

    Pesquisa

  • GABARITO ERRADO.

    O arquivo intermediário tem valor primário, assim como o arquivo corrente.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida.


ID
56929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Desde o desenvolvimento da arquivologia como
disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada
a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os
desdobramentos práticos da gestão ou a administração de
documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para
alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias
e ainda restrito, como experiência, a poucos países.
José Maria Jardim. O conceito e a prática de gestão de documentos, 1987

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61
a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos
governamentais.

A gestão de documentos visa a uma intervenção inicial na segunda idade documental, o arquivo intermediário, com a finalidade de aplicar métodos de economia e eficácia na gestão dos arquivos.

Alternativas
Comentários
  • A gestão de documentos já começa na primeira idade do documento, ou seja, na fase corrente, englobando as seguintes fases:

    1- Produção de docs;
    2-Utili~zação de docs;
    3- Avaliação e destinação de docs.
  • Gabarito: ERRADO.

    A legislação arquivística nacional, através da Lei no 8.159/1991, define gestão de documentos como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente.

    A segunda idade documental refere-se à fase intermediária e o conceito de gestão documental tem como foco o gerenciamento de arquivos na fase CORRENTE e INTERMEDIÁRIA.


    Bons estudos pessoas! ;)

  • Inicialmente na fase corrente, em seguida, na fase intermediária.

    ERRADA!

  • A gestão de documentos visa a uma intervenção inicial na segunda idade (CORRETO: primeira idade) documental, o arquivo intermediário, com a finalidade de aplicar métodos de economia e eficácia na gestão dos arquivos.


ID
56932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Desde o desenvolvimento da arquivologia como
disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada
a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os
desdobramentos práticos da gestão ou a administração de
documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para
alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias
e ainda restrito, como experiência, a poucos países.
José Maria Jardim. O conceito e a prática de gestão de documentos, 1987

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61
a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos
governamentais.

A gestão da informação é a sistematização, a organização e a disponibilização dos documentos arquivísticos sem a necessidade de articulação com outros recursos informacionais existentes nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Item ERRADO

    O erro da assertiva está em afirmar sem a necessidade de articulação. Tem que articular.

  • A gestão da informação não é algo independente. Ela precisa de outros recursos para funcionar bem


ID
56935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Desde o desenvolvimento da arquivologia como
disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada
a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os
desdobramentos práticos da gestão ou a administração de
documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para
alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias
e ainda restrito, como experiência, a poucos países.
José Maria Jardim. O conceito e a prática de gestão de documentos, 1987

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61
a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos
governamentais.

O nível intermediário de aplicação da gestão de documentos compreende, entre outros elementos, a adoção de programas básicos de elaboração e gestão de formulários, elaboração de sistemas de arquivos correntes e gestão de correspondência e de documentos vitais.

Alternativas
Comentários
  • Algum colega poderia tentar explicar essa?

    Para mim a assertiva está errada ou eu estou confundindo nível intermediário com arquivos intermediários? Marquei errado devido a expressão "elaboração de sistemas de arquivos correntes", isso não seria feito na fase de produção na gestão de documentos?

    A gestão de documentos é um conjunto de procedimento e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento.
  • Bom dia!
    Também estou com dúvida nessa assertiva. Não consegui entender.
    Tive a mesma dúvida do colega acima.
    Alguém poderia esclarecer?
  • Essa tá flórida, concordo com Yves, pois a fase intermediária da gestão de documentos é a fase de utilização, e é na primeira fase- produção- que são elaborados os formulários, são estabelecidos padrões etc. O melhor seria ver a justificativa da banca, o administrador do QC bem que poderia ajudar não é?


  • Segundo a Unesco, conforme o trabalho de James Rhoads, há quatro níveis de aplicação de programas de gestão de documentos:

    - o nível mínimo estabelece que o governo deve contar, ao menos, com programas de retenção e eliminação de documentos e procedimentos para recolhimento ao arquivo nacional daqueles de valor permanente;
    - o nível mínimo ampliado complementa o primeiro, com a existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário;
    - o nível intermediário compreende os dois primeiros, bem como a adoção de programas básicos que consistem geralmente, em elaboração e gestão de formulários, elaboração de sistemas de arquivos corrente, gestão de correspondência e documentos vitais etc.;
    - o nível máximo inclui todas as atividades já descritas, complementadas por gestão de diretrizes administrativas, de correspondência e telecomunicações, de máquinas copiadoras, uso de recursos de automação etc.

    Jardim - O conceito e a prática de gestão documentos

  • Pessoal, o comando da questão fala que a referência é o texto "O conceito e a prática da gestão de documentos" do josé Maria jardim. Ele não está falando das fases do ciclo documental e sim dos níveis de aplicação da gestão de documentos, assim como transcrito pelo colega Jean Lemos.


    Aqui está a referência para quem quiser dar uma olhada: http://arquivar.com.br/site/wp-content/uploads/2007/09/O-Conceito-e-a-Pratica-de-Gestao-de-Documentos.pdf


ID
56938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Desde o desenvolvimento da arquivologia como
disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada
a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os
desdobramentos práticos da gestão ou a administração de
documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para
alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias
e ainda restrito, como experiência, a poucos países.
José Maria Jardim. O conceito e a prática de gestão de documentos, 1987

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61
a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos
governamentais.

A identificação e a descrição das séries documentais, o estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, o arquivamento intermediário, a eliminação e o recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas são componentes da fase de produção da gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação e Destinação: Envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos. A identificação e a descrição das séries documentais, o estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, o arquivamento intermediário, a eliminação e o recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas são componentes da fase de Avaliação e Destinação da gestão de documentos.
  • marquei errado,pelo trecho....elimanação e ...de documentos de valor permanente.
  • Por meio do Ramp/PGI, a Unesco procurou abordar o tema conforme trabalho de James Rhoads. A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação, segundo o qual um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, envolve as seguintes fases:


    produção: concepção e gestão de formulários, preparação e gestão de correspondência, gestão de informes e diretrizes, fomento de sistemas de gestão da informação e aplicação de tecnologias modernas a esses processos;
    utilização e conservação: criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, seleção e uso de equipamento reprográfico, análise de sistemas, produção e manutenção de programas de documentos vitais e uso de automação e reprografia nestes processos;
    destinação: a identificação e descrição das séries documentais, estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, arquivamento intermediário, eliminação e recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas.

     

    José Maria Jardim. O conceito e a prática de gestão de documentos, 1987

  • nao entendi o erro da questao ainda!!!

  • Rodrigo,

    Acredito que o erro esteja na afirmação de que: " são componentes da fase de produção da gestão de documento".

    Por exemplo, quando ocorre o arquivamento intermediário a fase de produção já foi concluída.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos.

  • Simples, a análise e avaliação de documentos para saber quais serão eliminados ou guardados permanentemente ocorre na fase da DESTINAÇÃO.
    São 3 fases da gestão documental: ProduçãoUtilização e Destinação
    ERRADA
  • O erro da questão está em afirmar que:  A identificação e a descrição das séries documentais, o estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, o arquivamento intermediário, a eliminação e o recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas são componentes da fase de produção da gestão de documentos.

    Quando na verdade a descrição faz parte das atividades do Arquivo Permanente, que são ARRANJO / DESCRIÇÃO / PUBLICAÇÃO / CONSERVAÇÃO

    E, é sabido que a Gestão de Documentos só contempla os arquivos correntes e intermediários.
  • A identificação e a descrição das séries documentais, o estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, o arquivamento intermediário, a eliminação e o recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas são componentes da fase de produção da gestão de documentos. 
    Acredito que o erro da questão está na mistura de conceitos: na gestão de documentos abrange as atividades inerentes às idades corrente e intermediária. A descriçao é atividade de um arquivo permanente e não de uma gestão de documentos.
    A gestão de documentos envolve 3 fase: produção, utilização e destinação de documentos.
    A fase de produção, os documentos são criados em razão de suas atividades
    A fase de utilização diz respeito ao fluxo documental, o trâmite correto dos documentos e...
    A fase de destinação decide quais os documentos a serem eliminados ou preservados permanentemente.


  • Senhores,


    O erro da questão está no fato do examinador dar o conceito da fase de destinação/avaliação e afirmar que a definição exposta se refere à fase de produção.


ID
56965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos arquivos correntes e intermediários, julgue os itens de
71 a 80.

A transferência de documentos dos arquivos correntes ao arquivo intermediário é justificada pelo término do valor primário dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • O Arquivo Corrente e Intermediário tem valor primário. A justificativa da transferência do corrente para o intermediário é que são documentos q/ deixaram de ser frequentemente usados, mas podem ainda ser solicitados e tem permanência transitória. Portanto, somente o arquivo corrente e intermediário tem valor administrativo, funcional ou primário..
  • se perdesse o valor primário seria eliminado ou levado a guarda permanente,Se obtiver o valor secundário.
  • OS ARQUIVOS CORRENTES E OS INTERMEDIÁRIOS TEM VALOR PRIMÁRIO JÁ OS ARQUIVOSPERMANENTES TEM VALOR SECUNDÁRIO.

  • Ambos têm valor primário.
  • Gabarito: ERRADO


    Os arquivos correntes e os arquivos intermediários possuem valor primário (administrativo):

    Arquivos Valor
    Correntes Primário (administrativo)
    Intermediários Primário (administrativo)
    Permenentes Secundário (histórico-cultural)


    A transferência de arquivos correntes para o arquivo intermediário se dá pela frequência de consulta e utilização.

    Os arquivos intermediários já cumpriram seus principais objetivos na idade corrente, são consultados e utilizados somente de forma esporádica, mas não deixam de ter valor primário à Administração. 

  • O valor primário não cessa na tranferência de um arquivo corrente para o intermediário. Esse valor finda-se na fase PERMANENTE, onde adquire outro valor, assim chamado de SECUNDÁRIO.

  • e isso ai lucas,gostei da explicação!!

  • Outra questão ajuda a responder, vejam:

    A existência de valor primário é uma das características do arquivo intermediário.

    GABARITO: CERTA.

  • GABARITO: ERRADO Mesmo que um arquivo saia da fase corrente e vá para a fase Intermediária ele ainda possuirá VALOR PRIMÁRIO.
  • Ele continua primário, mas a frequência de uso o faz mudar para o arquivo intermediário.


ID
56986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As preocupações dos arquivistas com a avaliação foram
sentidas, de forma mais forte, no período entre as duas guerras
mundiais, e surgiram em consequência do aumento considerável
da produção de documentos, o que levou as administrações e
os arquivistas a encararem o problema de uma forma mais
determinada.
Fernanda Ribeiro. Novos caminhos da avaliação da informação. In:
Arquivística.Net, Rio de Janeiro, v. 1, n.º 2, jul.-dez./2005 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
subsequentes, acerca da avaliação de documentos

Os valores primários e secundários definem, em uma tabela de temporalidade, os prazos nas fases corrente e intermediária e a destinação final dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Pessoas, Muita atenção, pois os valores primários são vistos nas fases corrente e intermediária, já os secundários são na fase permanente (destinação final dos documentos)
  • VALOR PRIMÁRIO / VALOR IMEDIATOQualidade inerente às razões da criação de todo documento, em decorrência das atividades-fim e das atividades-meio de uma instituição.Está relacionado com o conteúdo do documento para a consecução dos fins explícitos a que se propõe.VALOR SECUNDÁRIOQualidade informativa que um documento pode possuir depois de esgotada sua utilização primária (vigência administrativa).Refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins outros que não aqueles para os quais foram criados originariamente.:)
  • Tendi nada...

  • Uai, mas o secundário não é o permanente?

  • Uai, mas o secundário não é o permanente?


ID
61837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

Um dos propósitos do programa de gestão de documentos é o estabelecimento de estruturas e procedimentos apropriados à operação arquivística, em função da produtividade e eficiência do serviço dentro da administração.

Alternativas
Comentários
  • Item CERTO

    O estabelecimento de estruturas e procedimentos apropriados à operação arquivísitca está dentro da definição da gestão de documentos.

    De acordo com o art. 3º da Lei nº 8.159/1991, gestão de documentos é "o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente."

    A segunda parte da assertiva, em função da produtividade e eficiência do serviço dentro da adiministração pode-se encontrar dentro do objetivo da gestão de documentos.

    Objetivo: garantir, de maneira eficaz, a produção, administração, manutenção e destinação de documentos (de forma racional, econômica).


ID
61846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

Os instrumentos de gestão arquivística, como, por exemplo, o plano de classificação e a tabela de temporalidade são as bases técnicas do programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • "OS 3 (TRÊS) MOMENTOS DA GESTÃO DE DOCUMENTOS1.Produção dos DocumentosInclui a elaboração de formulários, implantação de sistemas de organização da informação, aplicação de novas tecnologias aos procedimentos administrativos.2.Manutenção e UsoImplantação de sistemas de arquivo, seleção dos sistemas de reprodução, automatização do acesso, mobiliário, materiais, local.3.Destinação Final dos DocumentosPrograma de avaliação que garanta a proteção dos conjuntos documentais de valor permanente e a eliminação de documentos rotineiros e desprovidos de valor probatório e informativo.":)
  • Item CERTO

    Plano de classificação: na organização de um arquivo, é um plano que estabelece a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente. Portanto, podemos dizer que um plano de classificação é um instrumento auxiliar (técnico) das atividades de gestão (permitindo o arquivamento correto dos documentos).

    Tabela de temporalidade: instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação (terminologia).

  • Complementando...

    De acordo com a Norma ISO 15.489, os instrumentos obrigatórios em um programa de gestão de documentos são o plano de classificação, a tabela de temporalidade, o manual de gestão arquivística e o dicionário de termos controlados.

    (CESPE/ARQUIVISTA/POLICIA FEDERAL/2014) O plano de classificação, a tabela de temporalidade, o manual de gestão arquivística e o dicionário de termos controlados são instrumentos obrigatórios em um programa de gestão de documentos. C

  • Ano: 2009

    Banca: CESPE

    Órgão: TRE-MA

     

    c) Os principais instrumentos de gestão arquivística são o plano de classificação e a tabela de temporalidade.

  • O e-arq Brasil fala um pouquinho sobre isso:

    O “Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio” e a “Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública”, aprovados pelo CONARQ, são instrumentos fundamentais para a implementação da gestão arquivística de documentos.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 18)


ID
61855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

A transferência de documentos para arquivamento intermediário, o recolhimento para guarda permanente e o uso racional dos recursos tecnológicos são atividades do programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • A gestão cobre toda a vida do documento, desde a sua produção até a sua destinação final. Portanto ela abrange todas as rotinas inerentes às idades, corrente e intermediária.
  • CERTO.

    TRANSFERENCIA - ARQ. CORRENTE .....> INTERMEDIARIO

    RECOLHIMENTO - ARQ CORRENTE OU INTERMEDIARIO ....> PERMANENTE


ID
61858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

A elaboração de diretrizes em relação ao recebimento, classificação, tramitação e arquivamento de documentos de uso corrente é um dos desafios do programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo da gestão de documentos é garantir, de maneira eficaz, a produção, administração, manutenção e destinação de documentos (de forma racional, econômica).
  • A Lei Federal 8.159, de 8 de Janeiro de 1991 conceitua “gestão de documentos”:Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
  • GESTÃO DE DOCUMENTOS'Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.A gestão de documentos é operacionalizada através do planejamento, da organização, do controle, da coordenação dos recursos humanos, do espaço físico e dos equipamentos, com o objetivo de racionalizar e simplificar o ciclo documental.':)

ID
61861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

A primeira fase da gestão de documentos, denominada criação de documentos, compreende o controle, a utilização e o armazenamento dos documentos necessários para a realização ou facilitação das atividades de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • As fases básicas da gestão de documentos são:*Produção: Os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão.*Utilização: Diz respeito ao fluxo documental, sendo importante conhecer o trâmite correto dos documentos, para se evitar a burocratização das atividades.*Destinação de documentos: Fase primordial, pois decide quais os documentos a serem eliminados ou preservados permanentemente.
  • ERRADO. O EXAMINADOR FEZ UMA MISTURADA SÓ...SEGUEM AS FASES BÁSICAS DA GESTÃO DE DOCUMENTOS:" 1.Produção de documentos: refere-se ao ATO DE ELABORAR documentos em razão das atividades específicas de uma Área ou Setor. Nesta fase, deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo, assim, o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação.2.Utilização dos documentos: refere-se ao FLUXO PERCORRIDO pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua GUARDA após cessar seu trâmite. ESTA FASE ENVOLVE MÉTODOS DE CONTROLE relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. Desenvolve-se,também, a GESTÃO DE ARQUIVOS correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação.3.Destinação de documentos: envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais a serem preservados permanentemente.A cada uma dessas fases – que são complementares –, corresponde uma maneira de conservar e tratar os documentos e, conseqüentemente, uma organização adequada.";)
  • 3 fases de gestão documental (PUD)

     P rodução - Elaboração dos documentos. Ex: criar modelos e formulários, 

    U tilização - Controle, uso e armazenamento dos documentos. Ex: Protocolo, expedição

    D estinação - determinar se o doc. vai ser eliminado ou guardado permanentemente. Ex: Transferências e recolhimentos.


ID
61864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

Apesar de a criação de documentos ser inicialmente uma responsabilidade de cada órgão público, é essencial que o Arquivo Nacional esteja envolvido na preparação e na implementação de diretrizes relativas à criação e manutenção dos documentos dentro dos órgãos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Achei que quem implementação as diretrizes era o Sinarm

  • lei 8.159/91, Art. 18 - Compete ao Arquivo Nacional a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal, bem como preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda, e acompanhar e implementar a política nacional de arquivos.

    VamoqVamo!!


ID
61867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

Um dos objetivos da gestão de documentos é a definição criteriosa da parcela de documentos que constituirá o patrimônio arquivístico de um país.

Alternativas
Comentários
  • Definição de DOC com caracter informativo e probatório que farão parte dos arquivos permanentes, para comprovação, consulta, neste caso, do patrimônio arquivístico de um país.

    CERTO

  • Segundo José Maria Jardim, em "O conceito e a prática de gestão de documentos":

    "A gestão de documentos veio contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos:

    - ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente;

    - ao garantir que menor número de documentos inúteis e transitórios fossem reunidos a documentos de valor permanente;

    - ao garantir a melhor organização desses documentos, caso atingissem a fase permanente;

    - ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente;

    - ao garantir a definição de forma criteriosa da parcela de documentos que constituíssem o patrimônio arquivístico de um país, ou seja, de 2 a 5% da massa documental produzida, segundo a Unesco".

    Fonte: https://simagestao.com.br/wp-content/uploads/2016/02/O-Conceito-e-a-Pratica-de-Gestao-de-Documentos.pdf (pág 2)

  •  Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Lei dos arquivos(8159). A gestão doc. trata-se prioritariamente das DUAS PRIMEIRAS FASES...


ID
61870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

A gestão da informação restringe-se à informação de dados criados por computadores ou neles armazenados.

Alternativas
Comentários
  • Pode-se criar documentos através de  manucristos, desenhos,  fotos e etc.

  • ERRADO

     

    Desde que o ser humanos desenvolveu a escrita as informações vêm sendo registradas e manipuladas. Um simples fichário com informações de clientes pode ser considerado um sistema de informações. Ao dispor suas fichas em ordem alfabética, por exemplo, o indivíduo estará fazendo seu processamento, para facilitar posteriormente a recuperação da informação. Entretanto, o uso computacional certamente potencializou a realização de inúmeras tarefas de manipulação da informação, que seriam inviáveis no processamento manual.


ID
61873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

A concepção sistêmica do processo informativo ou de conhecimento, construída como um modelo de gestão integrada e coordenada com todos os modelos de gestão existentes na organização, modificou os objetivos da gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo


ID
61876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.

A proteção dos documentos ativos, em caso de sinistro, é prevista na gestão de diretrizes e na gestão de informes, que são elementos do programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Q20623 - A proteção dos documentos ativos, em caso de sinistro, é prevista na gestão de diretrizes e na gestão de informes, que são elementos do programa de gestão de documentos.

    Resposta: (Errado)
    A proteção de documentos, em caso de um sinistro, é fato associado a utilização e conservação de documentos e, portanto, deve ser feita a partir do desenvolvimento de um programa de documentos essenciais ou vitais, um dos elementos do programa de gestão de documentos.
    Embasamento:
    A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação, segundo o qual um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, envolve as seguintes fases:
    • produção: concepção e gestão de formulários, preparação e gestão de correspondência, gestão de informes e diretrizes, fomento de sistemas de gestão da informação e aplicação de tecnologias modernas a esses processos;
    • utilização e conservação: criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, seleção e uso de equipamento reprográfico, análise de sistemas, produção e manutenção de programas de documentos vitais e uso de automação e reprografia nestes processos;
    • destinação: a identificação e descrição das séries documentais, estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, arquivamento intermediário, eliminação e recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas.
    Click na Fonte: O Conceito e a Prática de Gestão de Documentos
    Vide ainda Q103436neste site, para confirmação deste entendimento. 

ID
61996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos
eletrônicos e à digitalização de documentos arquivísticos.

A avaliação e a destinação dos documentos arquivísticos digitais obedecem a uma legislação específica e diferenciada daquela que regulamenta os documentos em suporte papel.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os arquivos digitais obedecem às mesmas regras dos documentos em papel.

  • A questão está errada e creio eu a fundamentação estar em volta de que os documentos arquivísticos digitais possuem uma legislação específica, especializada além daquela que regulamente os documentos em suporte papel.
  • " A afirmação deste item está errada, pois é necessário sempre lembrar que o conceito de arquivo independe do suporte em que a informação está registrada. Portanto, a avaliação dos documentos eletrônicos não obedece a uma legislação diferenciada."
    Arquivologia Facilitada p 356  2° Edição


  • 4.5 Avaliação e destinação de documentos arquivísticos convencionais e híbridos


    Os documentos arquivísticos convencionais e os híbridos gerenciados pelo SIGAD devem ter os procedimentos de avaliação e destinação controlados pelo SIGAD, da mesma forma que os documentos digitais.


    FONTE: E-ARQ BRASIL


ID
64831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Hoje, a ciência que tem como objeto os arquivos é o
resultado de um processo cumulativo de experiências e de estudos
cujo desenvolvimento tem de ser examinado a partir de um
caminho não muito longo.
Antonia Heredia Herrera. Archivistica general. In: Teoria y práctica.
Sevilla: Diputación de Sevilla, 1991, p. 41 (trad. com adaptações).

Acerca dos conceitos fundamentais da Arquivologia, julgue os
itens a seguir.

O conceito de arquivo sofreu transformações relacionadas ao uso de diversos suportes materiais da informação e ao surgimento, na América do Norte, dos princípios de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • A partir da Revolução Francesa se reconheceu definitivamente a importância dos documentos para a sociedade e daí surgiram as formas modernas de arquivologia.
  • Os 'feras' da arquivologia, por favor, apontem os erros, se possível!Abç.Crix
  • Concordo! não entendi o erro dessa questão!
  • dentro da minha humilde concepcao esta questao é anbigua . devido a sua resposta no que trata o inicio da arquivologia como ciencia seria na franca mas nos varios suporte iniciou-se nos EUA.
  • O problema da questão está em afirmar que o conceito de arquivo sofreu transformações em virtude dos diversos suportes materiais e ao surgimento da gestão de documentos. Observem:Ao longo da história, a conceituação de arquivo MUDOU EM CONFORMIDADE COM AS MUDANÇAS POLÍTICAS E CULTURAIS QUE AS SOCIEDADES OCIDENTAIS VIVERAM; os arquivos são um reflexo da sociedade que o produz e o modo de interpretálo também acompanha as mudanças que ocorrem. Fatores tais como a finalidade dos arquivos ou os suportes utilizados já foram considerados como definidores do arquivo e, hoje, não o são mais. Menne-Haritz (1994), por exemplo, aponta o surgimento dos documentos eletrônicos como o evento que permitiu ao arquivista entender que o que o motiva a avaliar os documentos não são problemas de espaço ou custo para o armazenamento, mas, segundo a autora, é a redundância de informações.Fonte: Link: http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/viewFile/449/260Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v.11 n.1, p. 102-117, jan./abr. 2006
  • Não entendi o erro da questão?
  • O erro da questão está no termo "materiais", os suportes são documentais, conforme descrito neste artigo:

    A partir da segunda metade do século X, são referidos os dois pontos básicos:

    a) uso, cada vez mais extensivo, de novos suportes documentais, eliminando da definição de arquivo qualquer tentativa de delimitar os possíveis suportes dos registros arquivísticos; b) o surgimento dos princípios da Gestão de Documentos, a partir de reformas administrativas, ocorridas nos Estados Unidos e Canadá,

    1 HEREDIA, 1993, p. 32. 2 Associação dos Arquivistas Holandeses, 1973, p. 13.
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAPvkAB/arquivologia

  • O erro da questão está em afirmar que "O conceito de arquivo sofreu transformações relacionadas ao uso de diversos suportes materiais da informação". O tipo de suporte não interfere em nada na teoria arquivística, já que arquivo é o "Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza
    do SUPORTE." (ARQUIVO NACIONAL, 2005)
  • O gabarito da questão é correto. A questão não possui nenhum erro. Essa é a quesão 51 da prova de arquivologia do tjdft de 2008 e o gabarito definitivo aponta como "C".  Inclusive uma questão muito similar caiu na prova para arquivista do MCT também de 2008 e também está correta no gabarito definitivo.

    Link da prova do TJDFT e do Gabarito Definitivo. Questão 51.
    http://www.cespe.unb.br/concursos/TJDFT2007/arquivos/TJDFT08_007_24.pdf
    http://www.cespe.unb.br/concursos/TJDFT2007/arquivos/TJDFT08_Gab_definitivo_007_24.PDF
  • QUESTÃO CORRETA. 

    Ao meu ver são dois momentos:

    - ele fala no primeiro parágrafo do suporte - advento da Informática > blz;

    - em segundo ele lembra quando se instaurou a 2ª idade - Schellenberg que organizou a gestão. BLZ....


ID
64876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Records management e pré-archivage consagraram-se
como dois fenômenos marcantes da época do pós-guerra,
valorizando aspectos fundamentais dos arquivos - até então
pouco considerados pelo modelo historicista surgido com a
Revolução Francesa.
Armando Malheiro Silva et al. In: Arquivística. Teoria e prática de uma
ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1999, p. 135 (com adaptações).

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os
itens que se seguem.

A preservação da memória institucional e o apoio à administração são os dois objetivos principais da gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • "GESTÃO DE DOCUMENTOSConjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.A gestão de documentos é operacionalizada através do planejamento,da organização, do controle, da coordenação dos recursos humanos, do espaço físico e dos equipamentos, com o objetivo de racionalizar e simplificar o ciclo documental.OBJETIVOS DA GESTÃO DE DOCUMENTOS-Assegurar, de forma eficiente, a produção, administração,manutenção e destinação de documentos.-Garantir que a informação institucional esteja disponível quando e onde seja necessária à instituição e aos cidadãos.-Assegurar a eliminação dos documentos que não tenham valor administrativo, fiscal, legal ou para a pesquisa científica.-Assegurar o uso adequado da micrográfica, processamento automatizado de dados e outras técnicas avançadas de gestão da informação.-Contribuir para o acesso e preservação dos documentos que mereçam guarda permanente por seus valores histórico e científico.:)
  • QUESTÃO CORRETA

    Porque uma instituição guardaria seus documentos?

    Valor secundário ou informativo - logo a Gestão ( produção, uso, destinação)  ficou completa.



ID
71662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.

O programa de gestão de documentos, quando implantado em um ministério, por exemplo, permite o desenvolvimento de uma série de atividades arquivísticas, exceto a de avaliação, que são próprias do arquivo permanente.

Alternativas
Comentários
  • 5 Gestão de DocumentosConjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação e uso, avaliação e arquivamento de documentos em fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.Lei 8.159/1991 - § 3ºA Gestão Documental acontece em 3 FASES básicas:PRODUÇÃO - UTILIZAÇÃO - DESTINAÇÃOPRODUÇÃO Elaboração de documentos em razão das atividades específicas de uma instituição ou setorUTILIZAÇÃOElaboração de documentos em razão das atividades específicas de uma instituição ou setorAVALIAÇÃO e DESTINAÇÃOAtividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos (Decidir quais documentos serão eliminados e quais serão preservados permanentemente. Acontece no Arquivo Corrente e Intermediário)É regida pela lei 8.159/91
  • LEI No 8.159Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
  • É justamente o contrário, todas as etapas que compõem a Gestão documental ocorrem nas fases correntes e intermediárias. A finalidade da gestão documental é verificar se os arquivos serão eliminados ou recolhidos para a guarda permanente.Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas no que diz respeito a:- produção;- tramitação;- Uso;- Avaliação;- Arquivamento ( apenas nas fases correntes e intermediária)
  • A avaliação é um processo que visa à determinação de prazos para transferência, recolhimento, eliminação e reprodução de documentos. Esses prazos devem ser estabelecidos numa Tabela de Temporalidade. A aplicação da tabela ocorre em duas fases. Na transferência dos documentos do arquivo corrente para o intermediário e no recolhimento destes ao permanente.

  • A avaliação deve ser feita na fase corrente, a fim de se distinguirem não só os documentos de valor eventual, de eliminação sumária, como os de valor informativo e probatório. Numa avaliação, primeiro observamos o valor "probatório" dos documentos.

    Fonte: Livro Arquivologia para concursos - Renato Valentini
  • Errada.

    A avaliação ocorre nas fases corrente e intermediária.Art. 3º da LEI No 8.159: Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. A gestão de documento ocorre nas fases corrente e intermediária.

     

     

     

     

    Produção: esta fase refere-se à elaboração de documentos (produção/criação), em face das atividades da instituição. Nesta fase, é fundamental intervir no processos de geração dos documentos, tendo em vista evitar que sejam criados ou reproduzidos documentos desnecessários. Infelizmente, isso ainda ocorre muito na administração pública. O arquivísta deve contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais (racionalização). Vale registrar, também, que nesta fase é sugerida a criação de modelos de formulários que devem ser utilizados pela instituição, de acordo com a necessidade dos órgãos. Além disso, na fase de produção pode-se, ainda, opinar sobre a escolha de equipamentos e recrutamento de pessoal, bem como apresentar estudos sobre o melhor aproveitamento dos recursos de tecnologia disponíveis.

    Utilização: esta fase está ligada ao uso e à tramitação de documentos mencionados no conceito de gestão de documentos da Lei 8.159/91. Inclui as atividades de protocolo, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária. Além disso, inclui a elaboração de normas de acesso à documentação, como, por exemplo, empréstimo, consulta e a recuperação de informações essenciais ao desenvolvimento das funções administrativas das instituições.

    Destinação: esta fase é responsável por determinar o prazo de guarda dos documentos na fase corrente e intermediária, bem como quais documentos serão objeto dearquivamento permanente e os que deverão ser eliminados por terem perdido valor de prova e de informação para a instituição. A fase de destinação desenvolve-se a partir da análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos.

  • Errado. A gestão documental só se dá nas fases corrente e intermediária.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8159.htm

  • A avaliação de documentos é o processo que estabelece os prazos de guarda e a destinação final de cada um dos documentos, definindo se e quando os documentos devem ser eliminados ou mesmo custodiados de forma permanente. Tudo isso baseia-se no valor atribuído ao documento.

  • ERRADO.

     avaliação NÃO é uma atividade própria do arquivo permanente, ela antecede o recolhimento para guarda permanente.


ID
71665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.

Apesar da importância da teoria das três idades documentais e da gestão de documentos, para permitir uma melhor organização dos documentos e um acesso rápido e eficiente aos documentos, não há relação estreita entre esses dois conceitos.

Alternativas
Comentários
  • é de extrema importância a teoria das três idades documentais e da gestão de documentos.Pois, se analisarmos bem cada teoria e detalhes da gestão documental, veremos que haverá necessidade destes conceitos.
  • é claro que a teoria das três idades e a gestão de documentos têm uma relação estreita, pois a maneira como os documentos serão gestionados depende diretamente da fase que o documento se encontra.
  • Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas a sua produção , tramitação , uso , avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária , visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente . É claro então a associação entre os dois conceitos

  • É importante considerar que o Ciclo de Vida dos Documentos é o princípio norteador da Gestão de Documentos e vale considerar também que os documentos não passam obrigatoriamente por todas as fases do ciclo e o fator determinante de seu trâmite pelas mesmas é o assunto sob o qual o documento foi indexado, influindo diretamente na sua função dentro das organizações.
  • ERRADO

ID
75898
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Arquivo é o conjunto de documentos escritos, desenhos e material impresso, recebidos ou produzidos oficialmente por determinado órgão administrativo ou por um de seus funcionários, na medida em que tais documentos se destinavam a permanecer na custódia desse órgão ou funcionário. Esta definição de arquivo foi

Alternativas
Comentários
  • O Manual de Arranjo e Descrição dos arquivistas holandeses, de 1898, é, sem dúvida, o primeiro trabalho a sistematizar o conceito de arquivo. Entendido como o “conjunto de documentos escritos, desenhos e material impresso, recebidos ou produzidos oficialmente por determinado órgão administrativo ou por um de seus funcionários, na medida em que tais documentos se destinavam a permanecer na custódia desse órgão ou funcionário”. (ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS HOLANDESES, 1973, p. 13)
  • Não conheço nenhuma outra definição que contenha na descrição como documento de arquivo desenhos. Por isso, em questões de definição, se tem essa palavra, sempre assinalo a alternativa em relação ao Manual dos arquivistas holandeses.
  • questao nivel hard!

  • Toda definição esquisita tem 80% de chance de estar no Manual dos arquivistas holandeses. Isso pode ser observado com uma olhada rápida na obra. 

  • kkkk errei essa questão por pensar o seguinte " material impresso? como assim, naquela época nem tinha impressora ... "  


ID
75949
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos de valor legal ou jurídico distinguem-se dos demais porque

Alternativas

ID
75958
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Organogramas, planos de classificação, inventários topográficos e tabelas de temporalidade são considerados, nas instituições arquivísticas, instrumentos de

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Percebam que tabela de temporalidade só sevre para controle dentre as opções apresentadas.
  • Instrumentos de controle: instrumentos elaborados nas fases de identificação e avaliação. (...) os instrumentos de controle são os seguintes: fichários de organismos, fichários de tipos documentais, controles de séries, planos de classificação, registros topográficos, registro gráfico de depósitos; e na fase de avaliação: relações, tabelas de temporalidade, registros gerais de entrada e saída, relações de eliminação, informes e projetos de eliminação, relação de testemunhos resultantes de amostragem etc.

     

    fonte: Como descrever documentos de arquivo, André Porto Ancona Lopez, Projeto como Fazer 6, Arquivo do Estado de São Paulo, pag 51.

     

    gab: LETRA C


ID
82840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos, julgue o item que se
segue.

A gestão de documentos visa ao tratamento do documento desde o momento de sua criação ou recepção em um serviço de protocolo até a sua destinação final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.

Alternativas
Comentários
  • A gestão de documentos envolve 3 fases básicas:1ª Fase (Produção)Deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo assim o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação. 2ª Fase (Utilização)Esta fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação.3ª Fase (Avaliação e Destinação)Envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente
  • A Lei 8.159/91, em seu parágrafo 3o define gestão de documentos como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente .Assim, podemos entender que qualquer atividade que vise controlar o fluxo de documentos existente na instituição, de forma a assegurar a eficiência das atividades administrativas, estará inserida na gestão de documentos.A gestão de documentos é atingida através do planejamento, organização, controle, coordenação dos recursos humanos, do espaço físico e dos equipamentos, com o objetivo de aperfeiçoar e simplificar o ciclo documental.A gestão de documentos tem os seguintes objetivos:• assegurar, de forma eficiente, a produção, administração, manutenção e destinação de documentos; • garantir que a informação governamental esteja disponível quando e onde seja necessária ao governo e aos cidadãos; • assegurar a eliminação dos documentos que não tenham valor administrativo fiscal, legal ou para a pesquisa científica; • assegurar o uso adequado da micrográfica, processamento automatizado de dados e outras técnicas avançadas de gestão da informação; • contribuir para o acesso e preservação dos documentos que mereçam guarda permanente por seus valores histórico e científico.
  • CORRETO

    O conjunto de procedimentos relacionados a produção, utilização , destinação, arquivamento, avaliação e análise, incluindo as atividades de protocolo até
    as tarefas de eliminação ou recolhimento estão relacionadas a gestão de documentos.

  • GESTÃO DE DOCUMENTOS
    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente
     

  • A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos, operações e técnicas que tem como objetivo controlar o fluxo de documentos desde sua produção ou recebimento até a sua expedição ou destinação, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.

    Portanto o item está correto.
  • Gestão de documentos: Conjunto de procedimento e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.


ID
82846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos, julgue o item que se
segue.

A fase de destinação de documentos, em um programa de gestão de documentos, é mais complexa que as fases anteriores, por envolver a avaliação de documentos que devem ser encaminhados para o arquivo ou o descarte.

Alternativas
Comentários
  • Uma vez determinada a eliminação de documentos, devem ser preparados os termos de eliminação correspondentes, os quais devem conter, de forma sucinta, a identificação dos conjuntos documentais, datas abrangentes, natureza dos documentos e quantidade, bem como a indicação do instrumento de destinação que autoriza a destruição.
  • A fase de destinação corresponde a ultima fase das 3 existentes na gestão de documentos, ela envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.
  • As três fases básicas da gestão de documentos são: produção, utilização e destinação .1ª Fase (Produção)Refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Nesta fase deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo assim o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação. Recomenda-se, nesta fase, evitar a reprodução desnecessária de documentos, pois o acúmulo desordenado de papéis implicará em maior dificuldade do controle das informações no arquivo .2ª Fase (Utilização)Refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite.Esta fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. O arquivamento também será controlado nesta etapa. Desenvolve-se, também, a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação.3ª Fase (Avaliação e Destinação)Envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.
  • Correta.

    São 3 as fases  básicas de gestão de documentos.

    1ª fase:  Produçao.  Refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor.

    2ª fase: Utilização. Refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite.

    3ª fase: Avaliação e Destinação.  Envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais documentos serão eliminados e quais serão preservados. (VESTCON).

  • CERTO

    ENQUANTO NAS FASES DE PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO AS TAREFAS SÃO MENOS COMPLEXAS, A DESTINAÇÃO ENGLOBA AS ATIVIDADES DE ANÁLISE, AVALIAÇÃO, SELEÇÃO DE DOCUMENTOS O QUE TORNA MAIS DEMORADA E COMPLEXA.

  • A Destinação envolve a analise e avalição dos documentos, com vistas as estabelecer seus prazos de guarda e decidir quais documentos serão eliminados e quais serão preservados. Por isso pode ser considerado sim mais complexo que Utilização e Produção.

  • A fase de destinação de documentos, em um programa de gestão de documentos, é mais complexa que as fases anteriores, por envolver a avaliação de documentos que devem ser encaminhados para o arquivo ou o descarte.
    Fiquei na dúvida quanto ao termo em negrito, não seria "recolhidos", pois estamos falando em arquivo permanente? ou não?

  • Esta atividade é desenvolvida com base em critérios bastante subjetivos, em sua grande maioria. Sendo assim, cabe ao avaliador julgar quais documentos são ou não são importantes, com base em seus próprios termos e valores. Além disso, como um documento ou conjunto de documentos pode se relacionar com várias áreas do conhecimento, é necessário que a avaliação seja feita por uma equipe multidisciplinar, ou seja, composta por membros de diferentes áreas de atuação da instituição, ou das áreas a que os documentos avaliados se referem.
    Da avaliação podem surgir dois destinos diferentes: a eliminação ou a guarda permanente.

    A fase de destinação é a mais complexa, porque envolve a atividade de avaliação de documentos.

    Portanto o item está correto.

ID
105070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A política arquivística brasileira reconhece a gestão de documentos como um dos principais instrumentos de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico. A respeito da gestão de documentos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GESTÃO DE DOCUMENTOSConceito:Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.As três fases básicas da gestão de documentos são: produção, utilização e destinação. 1 Fase - Produção de documentos: refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Nessa fase deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo assim o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação.2 Fase - Utilização de documentos: refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite. Esta fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. Desenvolve-se, também, a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação.3 Fase - Destinação de documentos: envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda de documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.
  • Para memorizar: PUD

    -produção

    -utilização

    -Destinação

  • De acordo com o art 3 da lei 8158/1991, gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente . A gestão cobre toda a vida do documento, desde a sua produção ( nascimento ) até a sua destinação final ( eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente ) . Portanto ela abrange todas as atividades de rotina inerentes as idades correntes e intermediárias . São consideradas atividades de gestão de documentos a inspeção, avaliação, destinação, eliminação, dentre outras . Importante observar que a descrição é uma atividade de arquivo permanente e não de uma gestão de documentos . A gestão envolve documentos dos mais variados suportes .

     São suas fases básicas :

    Produção - os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão , evitando-se dessa forma que sejam elaborados os não essenciais

    Utilização - diz respeito ao fluxo documental sendo necessário conhecer o trâmite corretos dos documentos , para se evitar a burocratização das atividades 

    Destinação - Decide quais documentos serão eliminados ou guardados permanentemente .

    Fonte : Arquivologia para concursos - Renato Valentin

  • A letra D está errada porque na avaliação de documentos, aplica-se a tabela de temporalidade.

  • De acordo com o art 3 da lei 8158/1991, gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente .

    Eu não marquei a questão B como correta justamente por causa do texto acima o qual negritei. Isso porque eu pensei que estaria errado por ter desconsiderado a fase permanente.

    Alguém poderia me explicar se não há gestão de documentos na fase permanente do arquivo?

    Outra coisa. O código de classificação é aplicado em qual fase da Gestão de Documentos? Seria na Utilização? Na fase de classificação presente no Protocolo?

    Se alguém puder me ajudar, agradeço;
  • RESPONDENDO AO Leandro,

    1º - A Gestão de documentos só é aplicada em duas fases: a corrente e a intermediária e VISA à eliminação ou então recolhimento para guarda permanente, ou seja, ou o arquivo será eliminado, se destituído de valor secundário, ou então recolhido ao arquivo permanente.
    Assim diz o Conarq: "Como a gestão de documentos incorpora duas fases, corrente e intermediária, sua efetivação só pode ser alcançada dentro de um sistema que possa acompanhar e controlar todas essas atividades."
    Há quem discorde disso.

    2º - A classificação (inserção de códigos aos documentos para facilitar a guarda/arquivamento e a localização/recuperação ) é uma das ROTINAS do Protocolo, que a realiza com um instrumento de auxílio denominado Código/Plano de classificação... e o Protocolo faz parte da fase de Utilização !

    Qualquer erro me avisem!

    RESPOSTA: B
    :)
  • LETRA B

    A gestão aplica-se basicamente às fases correntes e intermediária.
  • a) A  criação , o arquivamento e a eliminaçã o de documentos são as três fases básicas da gestão de documentos.
    Fases da gestão de documento: Produção, Protocolo, Destinação

    b) A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso e ao arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.CORRETA
    8159 Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
    c) A elaboração dos documentos decorrente das atividades de um órgão ou setor, apesar da sua relevância, não se inclui entre as atribuições da gestão de documentos.

    Fases da gestão de documento: Produção(elaboração), Protocolo, Destinação
    d) Na avaliação dos documentos, aplica-se o código de classificação de documentos de arquivo.
    A avaliação consiste fundamentalmente em identificar valores e definir prazos de guarda para os documentos de arquivo.

    e) Com a gestão eficaz de documentos, impede-se que os documentos com valor secundário sejam conservados permanentemente.
    Os documentos de valor secundário não podem ser eliminados, pois possuem valor histórico e informativo. Já os de valor primário(administrativo), podem, depois de devida avaliação, podem ser eliminados.
  • só acrescentando pra não confundir:
    gestão de documentos: fases corrente e intermediaria
    protocolo: fase corrente
  • a) A criação, o arquivamento e a eliminação de documentos são as três fases básicas da gestão de documentos.

    COMENTÁRIO: as fases da gestão de documentos são: produção, utilização (tramitação e uso) e destinação (avaliação, eliminação ou recolhimento).

     

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: SERPRO

    As três fases básicas da gestão de documentos são produção, utilização e destinação dos documentos.

     

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: FUNPRESP-JUD

    As fases básicas da gestão de documentos são a produção, a utilização e a destinação.

    --------------------------

     

    b) A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso e ao arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.

     

    COMENTÁRIO: Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas relativos à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou o seu recolhimento para guarda permanente.

    ------------------------------

     

    c) A elaboração dos documentos decorrente das atividades de um órgão ou setor, apesar da sua relevância, não se inclui entre as atribuições da gestão de documentos.

     COMENTÁRIO: A elaboração de documento está incluída na fase de produção.

    ----------------------------

     

    d) Na avaliação dos documentos, aplica-se o código de classificação de documentos de arquivo.

    COMENTÁRIO: Na avaliação de documentos aplica-se a tabela de temporalidade.

     

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: TRE-MS

    Ao lidar com os documentos, usa-se a tabela de temporalidade como instrumento para a avaliação.

    ---------------------------

     

    e) Com a gestão eficaz de documentos, impede-se que os documentos com valor secundário sejam conservados permanentemente.

     A existência do valor secundário em um documento o caracteriza como pertencente ao arquivo permanente. Significa dizer que esse arquivo não pode mais ser eliminado.


ID
140221
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Conselho Nacional de Arquivos, criado a partir da Lei nº 8.159, tem a finalidade de definir a Política Nacional de Arquivos como órgão central do Sistema Nacional de Arquivos. Nessa esteira legislativa, exerce orientação normativa, visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo, entendendo gestão documental como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Vale lembrar que não há gestão documental na fase PERMANENTE.
    Resposta: D - CORRENTE E INTERMEDIARIO

  • Nesse ponto da lei trata apenas das fases corrente (uso constante) e intermediaria(pouco ou nenhum uso mas ainda há valor administrativo) nessas fase há\pode haver tramitação(movimento desses arquivos) já no permanente (de valor historico) não há mais tramite.
  • Gestão documental é só nas fases corrente e intermediária,

     

    gabarito letra D.


ID
143488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • COLEGAS...NA MINHA HUMILDE CONCEPCAO PENSO O SEGUINTE:

    LETRA A) INCORRETA, GESTAO DE DOCUMENTOS: E O CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS E OPERACOES TECNICAS REFERENTES A SUA PRODUCAO, TRAMITACAO , USO ,AVALIACAO E ARQUIVAMENTO EM FASE CORRENTE E INTERMEDIARIA VISANDO A SUA ELIMINACAO OU RECOLHIMENTO PARA GUARDA PERMANENTE.

    LETRA B)INCORRETA,AS ATIVIDADES DE EXPEDICAO QUE FAZEM PARTE DA DESTINACAO NA GESTAO DE DOCUMENTOS.

    LETRA C)CORRETA, OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE GESTAO ARQUIVISTICA SAO O PLANO DE CLASSIFICACAO E A TABELA DE TEMPORALIDADE

    LETRA D)INCORRETA, E A CLASSIFICACAO A FUNCAO ARQUIVISTICA QUE PERMITE A AGILIZACAO DO ACESSO AOS DOCS

    LETRA E) INCORRETA, A AVALIACAO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO E EXECUTADA COM A APLICACAO DA TABELA DE TEMPORALIDADE

  • Vamos lá:

    a) Errado. Além da definição trazida pela colega, que consta do artigo 3º da lei 8.159/91, é certo que a gestão documental, ao contrário do que diz a questão, tem sim como objetivo racionalizar a produção, utilização e destinação de documentos (daí a sigla PUD). Há também um outro erro grotesco na alternativa: documentos de valor secundário são recolhidos ao arquivo permanete e não podem ser eliminados. São imprescritíveis e inalienáveis.

    b) Errado. O protocolo está inserido na etapa de utilização da gestão documental e suas atividades, inclusive, centralizam-se na  primeira idade do ciclo vital (arquivos correntes)

    c) Correto.

    d) Errado. A preservação consiste num conjunto de medidas preventivas para evitar os danos aos documentos.

    e) Errado. Aqui usa-se a tabela de temporalidade como poderoso instrumento de avaliação.

    Bons estudos a todos! ;-)

  • B) ERRADO, vamos comentar um pouco sobre o PROTOCOLO, tão cobrado em qualquer concurso cuja matéria está inserida no edital.

    ** Pela natureza do arquivo corrente, várias das atividades de um arquivo são a ele relacionadas, como as atividades de:

    1) Protocolo (  recebimento - classificação - registro - movimentação )

    2) Expedição

    3) Arquivamento

    4) Empréstimo e consulta

    5) Destinação

    ---------------------------------------------------------------------------------

    Observamos que o protocolo não está inserido na fase de destinação como afirma a alternativa.

    ---------------------------------------------------------------------------------

    Lembrando :  o protocolo abre a correspondência ostensiva, mas simplesmente encaminha a correspondência sigilosa aos seus respectivos destinatários.

    -------------------------------------------------------------------------------

    cobrado em concurso!

    As atividades de expedição, distribução e a própria movimentação estão inseridos em um todo para a definição de MOVIMENTAÇÃO( ultima fase do protocolo)

  • Complementando...

    O PLANO DE CLASSIFICAÇÃO servirá de base para a TABELA DE TEMPORALIDADE, que indicará os prazos de guarda e destiação final de cada documento.
    Na prática, os documentos serão classificados de acordo com o assunto, devendo ser anotados seus códigos de classificação, que servirão para identificar o prazo de guarda e a destinação final de cada um.  Assim antes de serem arquivados, os documentos deverão ser classificados, de acordo com o código de classificação da instituição.
  • Plano de classificaçao: antece à tabela temporalidade.

                                         elaborada na 2° fase da gestão de documentos(utilizaçao)

                                         instrumento básico para gestão de documentos

       Tabela temporalidade: aplica-se a todos os documentos.

                                           relacionada à fase de avaliação dos documentos.

                                           determina prazos e condições de guarda dos documentos.                                  

  • E-arq Brasil:

    É necessário o desenvolvimento de uma série de instrumentos para apoiar os procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística de documentos.

    Instrumentos principais

    - plano de classificação, codificado ou não, baseado nas funções e atividades do órgão ou entidade;

    - tabela de temporalidade e destinação;

    - manual de gestão arquivística de documentos;

    - esquema de classificação referente à segurança e ao acesso aos documentos.

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 36)


ID
151267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os
itens subsequentes.

É possível encontrar, nas três fases de um programa de gestão de documentos, as sete funções arquivísticas propostas pelos arquivistas canadenses.

Alternativas
Comentários
  • Os arquivistas canadenses, Jean-Yves e Carol Couture, dividiram a gestão de documentos  que compreende 3 fases: a produção, a tramitação e a avaliação e destinação  em 7 funções: criação, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão.

  • Nas três fases da Gestão Documental onde a função "difusão" está inserida?

    Até onde eu sei, o acesso/difusão não estão englobados nas fases de gestão doc.
  • Emilly, eu vejo muito aqui no Questões de Concursos as pessoas relacionarem a gestão de documentos somente às fases corrente e intermediária. A aplicação efetiva da gestão de documentos é realmente nessas duas fases, entretanto, os reflexos nos arquivos permanentes são, inclusive, um dos objetivos da gestão de documentos. Portanto, quando pensamos na gestão é imprescindível lembrarmos que sua aplicação ocorre principalmente nas fases corrente e intermediária mas que possui reflexos nos arquivos permanentes. Penso desse jeito.

  • Resolução: as três fases do programa de gestão de documentos são Produção, Utilização e Destinação (PUD). Podemos enxergar esse programa de uma forma mais detalhada, extendendo as fases para Produção, Utilização, Tramitação, Avaliação e Arquivamento (PUTAA/PAUTA).

    Sabendo das fases, podemos encontras as 7 funções dentro delas?

    Sim, podemos. Como exemplo, pense na fase de produção do programa de gestão de documentos e na função produção/criação. Eu encontro a função produção/criação na fase produção quando o arquivista interfere na produção de documentos, visando a racionalização da produção, a padronização de estrutura, o estabelecimento de fluxos.

    Se você pensar em todas as funções arquivísticas, vai conseguir encaixar em algum momento do programa de gestão documental, ainda que indiretamente.

    Resposta: certa

  • Esses arquivistas Canadenses roubam a brisa d+


ID
151276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os
itens subsequentes.

A intervenção da arquivística na gestão dos documentos nos setores acumuladores já está codificada, pelo menos como forma de supervisão, na legislação de grande número de países, inclusive no Brasil, desde a promulgação, em 1978, da Lei n.º 6.546.

Alternativas
Comentários
  •    LEI Nº 6.546, DE 4 DE JULHO DE 1978
    Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências.
     e NÃO sobre a intervenção arquivística na gestão documental.
  • Eu acho que as várias atividades atribuídas ao arquivista por essa lei pressupõe a intervenção desse profissional na gestão documental. Cito alguns incisos: 

     


     I - planejamento, organização e direção de serviços de Arquivo;

    II - planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e informativo;

    III - planejamento, orientação e direção das atividades de identificação das espécies documentais e participação no planejamento de novos documentos e controle de multicópias;

    IV - planejamento, organização e direção de serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos;


  • ERRADO

    "Desde o final da década de 50, o Arquivo Nacional vem projetando a implementação de um sistema composto pelo conjunto de serviços arquivísticos públicos e privados do país. Nos últimos trinta anos, foramelaborados três projetos de Sistema Nacional de Arquivos (1962, 1978, 1994). Os de 1962 e 1978 não foram implementados, sendo o de 1993 consubstanciado em Decreto da Presidência da República de 29 de junho de 1994, posteriormente alterado por Decreto de 25 de abril de 1995." 

    (fonte: Sistemas e políticas públicas de arquivos no Brasil - José Maria Jardim, pg 73)

     

    olha essa outra questão

    Q662784 Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Arquivista

    O Sistema Nacional de Arquivo no Brasil, cujas versões caracterizaram-se pela centralização como modelo de configuração, começou a ser pensado desde a década de 1960, mas sua implementação ocorreu somente na década de 1990. (certo)


ID
171952
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao conjunto de medidas e rotinas visando à racionalização e à eficiência na criação, tramitação, classificação, uso primário e avaliação de documentos de arquivo costuma-se denominar

Alternativas
Comentários
  • Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.


ID
171970
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No processo de avaliação,

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a referência desta questão?

  • segue a referência da questão

    "Admitida como operação rotineira nos organismos públicos, a avaliação começa hoje a ser encarada como estratégia racional que, a par do descarte de documentos redundantes, procura garantir a permanência de um núcleo representativo da entidade produtora, capaz inclusive de espelhar a própria dinâmica da acumulação ao longo do tempo, em termos proporcionais."

     

    fonte: Arquivos pessoais são arquivos, Ana Maria Camargo, Revista do Arquivo Público Mineiro

     

    gab: LETRA D

  • Não concordo com o gabarito "é preciso assegurar a representatividade da instituição ao longo do tempo." de que maneira? o objetivo da avaliação não é "assegurar a representatividade da instituição" e sim racionalizar a produção, guarda e eliminação. Se vai constituir a representatividade ou não da instituição isso já é muito subjetivo.


ID
173203
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No processo de gestão de documentos, na fase de utilização, a atividade de recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação de documentos denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Protocolo - Intimamente relacionado às atividades de controle;

    São consideradas atividade de controle:

    • recebimento;
    • classificação;
    • registro;
    • autuação;
    • distribuição;
    • movimentação;
    • expedição.

     

     

  • Correta letra c.

    Dicionário Aurélio:

    1.Registro dos atos públicos.
    2.
    Registro das audiências nos tribunais.
    3.
    Registro de uma conferência ou deliberação diplomática.
    4.
    Formulário regulador de atos públicos.
    5.
    Convenção internacional.
    6.
    Livro de registro da correspondência de uma firma, repartição pública, etc.
    7.
    Bras. Cartão ou papeleta em que se anotam a data e o número de ordem com que foi registrado no livro de protocolo (6) um requerimento, e que serve como recibo.
    8.
    Fig. Formalidade, etiqueta, cerimonial.
    9.
    Inform. Protocolo de comunicação (q. v.

  •  

    DestinaçãoDecisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento dos documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação. Ver também plano de destinação, tabela de temporalidade. Arquivamento1 Seqüência de operações que visam à guarda ordenada de documentos. 2 Ação pela qual uma autoridade determina a guarda de um documento, cessada a sua tramitação. ProtocoloServiço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.  AvaliaçãoProcesso de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Ver também comissão de avaliação. Organização documental: Não encontrei a definição precisa, mas segundo a Lei Federal n.º 8.159, gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimentos para guarda permanente. Fonte : http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
  • Resposta correta é a letra C
    Tem um bizu pra ajudar a lembrar:

    Atividades do Protocolo:
    • Recebimento (Rei)
    • Registro (Roberto)
    • Classificação (Carlos)
    • Expedição/Distribuição (Erasmos)
    • Controle/Movimentação (Carlos)
    • Localização (loucos)
  • Organização de documentos. Tem quatro etapas:
             
           1. Levantamento de dados: 

    •  deve ser avaliada se há legislação pertinente;
    •  conhecer a organização da empresa;
    •  saber quais os tipos documentais mais utilizados;
    •  conhecer os recursos que a empresa disponibiliza;
            2. Análise dos dados coletados;
            3. Planejar o arquivamento;
            4. Implantação e acompanhamento (controle).


    Espero ter ajudado.

  • ORDM CRONOLOGICA DA GESTÃO DE ARQUIVOS

    PRODUÇÃO

    UTILIZAÇÃO

    PROTOCOLO Recebimento e Classificação Registro e Movimentação Expedição Arquivamento Empréstimo e Consulta  AVALIAÇÃO E DESTINAÇÃO

    Portanto a correta séria a opção C) Protocolo!

    Vou ajudar vocês, Quando se falar de Atividade em gestão de Documentos, ou ainda, se a questão for sobre PROTOCOLO:
    Sempre se lembra das atividades acima!!!!!!!!!! RECEBIMENTO, CLASSIFICAÇÃO, REGISTRO e MOVIMENTAÇÃO!!!

    Ou ainda mais pessoal, lembrar disso aqui: RE - CLA - RE - MO
    fácil!!!!!!!!!
  • LETRA C

  • Uma forma de decorar é:

    CADUU RETRA: Classificação- Atividade de recebimento- Distribuição- UUtilização (reforçar que é a fase)- Registro e Tramitação.

    Só lembrar que nosso amigo CADUU está RETRAdo com esse protocolo.

  • Recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação são atividades do Protocolo.

    Resposta: C


ID
176848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão da informação e da gestão de documentos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Errado * a) A política arquivística brasileira não reconhece a gestão de documentos como parte dos esforços necessários para a organização dos arquivos.

    Errado * b) A gestão de documentos não está fundamentada no ciclo vital dos documentos de arquivo.

    Errado * c) A gestão de documentos, desde a sua formulação, é uma função arquivística exercida por arquivistas. Muito antes de existir arquivistas.

    Errado * d) A gestão da informação é um desdobramento do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos. O contrário.

    Certo  * e) A gestão de documentos é um dos elementos da gestão da informação em um órgão público ou empresa privada e se distingue dos outros estoques informacionais pela natureza e pelas características do documento de arquivo.
     

  • Referente a letra c: o advento da gestão de documentos é preconizado na lei 8.159 de 08 de janeiro de 1991, bem depois da lei de regulamentação do profissional de arquivologia, no Brasil, pelo Lei 6.546 de 4 de julho de 1978.
  • Referente a letra c  
    O erro da questão está em dizer que é exercida por (somente) arquivistas apesar de ser uma função arquivista na qual administra-se um fluxo documental eficiente. Tem-se a participação de analistas de sistemas, administradores, técnicos, entre outros.

ID
176851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos arquivos correntes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • resposta 'd'


    Arquivos Correntes:

    Conjunto de documentos estreitamente vinculados aos fins imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-fim e atividades-meio, e que, mesmo cessada sua tramitação, se conservam junto aos órgãos acumuladores em razão de sua vigência e da freqüência com que são consultados por eles.

    “A permanência dos documentos neste tipo de arquivo depende de sua tipologia/função e, principalmente, de sua vigência, mas pode ser generalizada em um ano; podem passar dali a um arquivo central do respectivo órgão gerador, onde permanecerão de cinco a dez anos (sem que isso seja considerado uma outra idade).” Heloísa Bellotto

  • letra C)    essa prosposta de Lodolini é referente ao arquivo intermediário ou semiativo. E não do corrente ou ativo

  • Resposta: d)

    a) Os arquivos correntes geralmente são descentralizados, ou seja, em cada setor da entidade, porém podem ser centralizados também, desde que próximos.
    Já os arquivos intermediários e permanentes só podem ser Centralizados.

    b) Valor informativo, histórico, secundário ou probatório: Arquivo permanente

    c) A proposta de quatro idades documentais, formulada pelo italiano Elio Lodolini, é, na verdade, o desdobramento da idade intermediária em dois momentos: os arquivos de depósito (Fase I) e os pré-arquivos(Fase II).

    d) Correta

    e)Arquivos INTERMEDIÁRIOS também são conhecidos como pré-arquivo.

  • TABELA DAS TRÊS IDADES

     

                           ------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO

              ░▄▄▄▄▄░                                                       ░▄▄▄▄▄░                                                 ░▄▄▄▄▄░
              ░█▄▄▄█░                                                       ░█▄▄▄█░                                                 ░█▄▄▄█░
              ░█▄▄▄█░      TRANFERÊNCIA                  ░█▄▄▄█░     RECOLHIMENTO           ░█▄▄▄█░
              ░█████░                                                       ░█████░                                                 ░█████░
              ░█████░                                                       ░█████░                                                 ░█████░

                                                                                             

         X ELIMINAÇÃO                                                 X ELIMINAÇÃO

     

         VALOR PRIMÁRIO                                           VALOR PRIMÁRIO                                 VALOR SECUNDÁRIO

          1º FASE/IDADE                                                 2ª FASE/IDADE                                       3º FASE/IDADE

             CORRENTE                                                    INTERMEDIÁRIO                                        PERMANENTE

  • O italiano propôs a divisão da fase intermediária em duas.

    O canadense propôs a divisão da fase corrente em duas.


ID
176863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O valor primário de um documento de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • resposta 'e'

    O documento só é guardado, preservado pela instituição, porque possui algum valor. Esse valor pode ser Administrativo ou Histórico.

    A Arquivologia denomina o valor administrativo como VALOR PRIMÁRIO.

    A Arquivologia denomina o valor  histórico como VALOR SECUNDÁRIO.
  • complementando:

    Todo documento, seguindo o ciclo vital, deverá ao final ser encaminhado à sua destinação final. A destinação final do documento irá ocorrer no momento em que ele perder seu valor administrivo/valor primário.

  • questão interessante

    Letra E


  • Esta questão traz uma transcrição de Rousseau e Couture (1998, p. 117-118), que fazem a seguinte definição de valor primário dos documentos:

    Valor primário = “qualidade de um documento baseado nas utilizações imediatas e administrativas que lhe deram os seus criadores, por outras palavras, nas razões para as quais o documento foi criado. A noção de valor primário está diretamente ligada à razão de ser de documentos e recobre exatamente a utilização dos documentos para fins administrativos.”

    Ante o trecho sublinhado acima, vemos que a alternativa E está correta.

    fonte: Professor Renato Fenili - Ponto dos concursos

  • valor primário
    Valor atribuído a documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais.

    Fonte: DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA, 2005.

     

  • Valor primário= fiscal, jurídico, administrativo

    valor secundário=histórico, cultural, informativo, probatório

  • Valor Primário (também chamado de administrativo ou imediato) - valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, e seu valor legal e fiscal. Relaciona-se ao período de utilidade do documento para o cumprimento de cada um desses seus fins.


ID
176866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne o valor secundário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • resposta 'd'

    O documento só é guardado, preservado pela instituição, porque possui algum valor. Esse valor pode ser Administrativo ou Histórico.

    A Arquivologia denomina o valor administrativo como VALOR PRIMÁRIO.

    A Arquivologia denomina o valor  histórico como VALOR SECUNDÁRIO.

     

    Valor secundário:

    Documento que perdeu seu valor administrativo, mas adquiriu valor histórico

    Serve de fonte de pesquisa para terceiros e ou para própria instituição Finalidade: Servir a História

    O documento que possuir valor secundário poderá ser recolhido ao Arquivo permanente

    O documento de valor secundário JAMAIS poderá ser eliminado

    Documentos com valor secundário (cultural e/ou histórico) deverão ser encaminhados ao Arquivo Central aos cuidados da Divisão de Arquivo Permanente.

     

    Os valores inerentes aos documentos decorrentes da prova que contêm da organização e funções serão chamados de valores probatórios. Os valores inerentes aos documentos devido à informação que contêm serão chamados de valores “informativos”.

  • Distinção entre valores primários e secundários
    Os valores inerentes aos documentos públicos são de duas categorias: valores primários, para a própria entidade onde se originaram os documentos, e valores secundários, para outras entidades e utilizadores privados.

    Distinção entre valores probatórios e informativos
    Pode-se determinar mais facilmente os valores secundários de documentos oficiais se os analisarmos em relação a dois aspectos:

    a) a prova que contêm da organização e do funcionamento do órgão governamental que os produziu, ou seja, todos os documentos essenciais relativos à origem, ao desenvolvimento e ao funcio-namento de um órgão – documentos probatórios ou demonstrativos, que contêm o testemunho da existência e das atividades do órgão; e

    b) a informação que contêm sobre pessoas, entidades, coisas, problemas, condições etc. com que o órgão governamental haja tratado.


    Os valores inerentes aos documentos decorrentes da prova que contêm da organização e funções serão chamados de valores probatórios. Os valores inerentes aos documentos devido à informação que contêm serão chamados de valores “informativos”. A informação pode relacionar-se, de modo geral, a pessoas (físicas e jurídicas), coisas ou fenômenos, sabendo-se que os dois tipos de valores não se excluem mutuamente.

     

    T.R. Schellenberg - Arquivos Públicos Modernos

     

  • Arquivo permanente - valor secundário - são os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
    Definificação do artigo 8º parágrafo 3, da lei 8159.91
  • Alguém explica aí por que o valor histórico não entra na jogada?


ID
179668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

A fase da gestão de documentos que inclui as atividades de protocolo, de expedição, de organização e de arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária é denominada fase de utilização de documentos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    De acordo com Marilena Leite Paes, na obra Arquivo: Teoria e Prática:  “a fase de utilização de documentos inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.”

  • CORRETO, pois a gestão de documentos é utilizada quando está em fase corrente e intermediária !

  • Lei Federal 8.159- Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    A tramitação e utilização de documentos consistem nas atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação); expedição; organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária; elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimos e consultas).

    A avaliação (com vistas à destinação) se desenvolve mediante análise dos documentos acumulados nos arquivos com a finalidade de estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição e para terceiros.
  • Resumindo, as fases da gestão de documentos são:
    P rodução: refere-se à elaboração de documentos;
    U tilização: abrange as atividades de protocolo, organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária;
    A valiação: visa analisar os documentos para se estabelecer seu tempo de guarda;
    D estinação: fase em que os arquivos serão eliminados ou receberão arquivamento permanente.

    Obs: alguns autores unem as fases de avaliação e destinação em uma só. 
  • Pra mim está errado, pois a atividade de arquivamento faz parte da fase de DESTINAÇÃO e não na UTILIZAÇÃO.

  • Bruno, a questão fala em "arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária", portanto está sim dentro da fase de utilização. Ela está se referindo aos arquivos permanentes e intermediários, e este arquivamento ocorre na fase de utilização. Na fase de destinação, ocorre o arquivamento (recolhimento) ao arquivo permanente.

  • hey cespe cespe se prepara pq eu gravei na alma uma questão que vc diz que arquivos intermediários são sem utilização, o recurso vai ser preparado e vc vai ter que responder como ele pode estar em fase de utilização se vc mesmo diz q ele é sem uso. 

  • Comentário:

     

    Item perfeito. Todas as atividades acima elencadas fazem parte
    da fase de utilização de documentos.

     

    CERTO.
     

  • Gabarito Correto

     

    O item afirma corretamente que as atividades relacionadas à 2ª fase da gestão documental, isto é, a fase de utilização de documentos, inclui as atividades de protocolo, de expedição, de organização e de arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária. Tais atividades, portanto, não guardam relação com as duas outras fases da gestão, isto é, produção e avaliação documental.

     

    DICA DO APROVADO
    Apesar de intimamente relacionadas, não confunda as fases da gestão de documentos com as fases da teoria das três idades. Para melhor visualização das fases da gestão de documentos, montamos o seguinte esquema, o PUAD, ou seja:

     

                                                               3 ª Fase

                                                                        Avaliação e Destinação

                                    2ª Fase              

                                             Utilização 

    1ª Fase

               Produção

     

     

    Fonte: Arquivologia Facilitada 2ª Ed.

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • CERTO

    Fases da Gestão de Documentos--> PUAD

    Produção de Documentos (Primeira fase)

    Utilização de Documentos (Segunda fase) 

    Avaliação e Destinação de Documentos (Terceira fase)

     

    Utilização de Documentos-->Aqui partimos para a fase do Protocolo (Recebimento, Classificação, Registro, Distribuição, Tramitação), de Expedição e de organização e arquivamento em de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo e consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou cientificas das instituições.

     

    FONTE: Prof Ronaldo Fonseca

  • mas é que

    (CESPE/CNJ/2013/Analista) O arquivamento intermediário é um dos componentes da fase de destinação de um programa de gestão de documentos. (C)

  • ✔️ Gab.: Certo

    Fases/etapas: [PUD]

    Produção → elaboração do documento, gestão de formulário

    Utilização/conservação → protocolo, expedição, organização e arquivamento em fase corrente e intermediária

    Destinação → análise e avaliação dos documentos irão para arquivo permanente ou eliminação


ID
179671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AGU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

O conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou seu recolhimento para a guarda permanente é denominado gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Gestão de documentos é o controle de todo fluxo de documentos da instituição, desde a criação dos mesmos até sua destinação final.

    Etapas da gestão de documento:

    • Produção;
    • Uso (tramitação, arquivamento e outros);
    • Avaliação e destinação final (eliminação ou guarda permanente).
  • Correto

    LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

    Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de
    produção, tramitação e uso, avaliação e arquivamento de documentos em fases
    corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda
    permanente.

    A Gestão de documentos é atingida por meio do planejamento, organização,
    controle, coordenação, dos recursos humanos, do espaço físico e dos
    equipamentos, com o objetivo de aperfeiçoar o ciclo documental.

    GESTÃO DE DOCUMENTOS
    Qualquer atividade que vise controlar o fluxo de documentos existentes,
    de forma a assegurar a eficiência das atividades

  • Gerenciamento da informação e a gestão de documentos
    O  gerenciamento da informação  e  a  gestão de documentos  englobam um conjunto  de métodos  e  técnicas arquivísticas, durante  o ciclo  vital dos  documentos, voltadas  para  o planejamento,  classificação,  organização, controle, tramitação, avaliação,  conservação, coordenação  de recursos  humanos,  materiais  e  operacionais. Assim,  o  gerenciamento  da informação e a gestão de documentos abarcam todas as rotinas da documentação, desde a sua produção até a o seu destino final (eliminação ou recolhimento). 
    A lei 8.159/91 que dispõe sobre a política nacional de arquivos, define em seu art. 3º que:
     
    Art.  3º  Considera­-se  gestão  de documentos  o  conjunto  de procedimentos  e  operações  técnicas  referentes  à  sua  produção, tramitação,  uso,  avaliação  e  arquivamento  em fase corrente  e intermediária, visando a  sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. 
    Dessa forma, com a reunião de todos os aspectos  supracitados, a gestão de documentos busca  a  eficiência da atividade arquivística para  atingir seus  objetivos  de  organização, conservação  e  acesso  à  informação,  cumprindo,  assim,  o  disposto  no §2º  do art.  216 da  Constituição da  República Federativa do Brasil (CRFB), que  expressa:
    “Cabem à administração pública, na  forma  da lei,  a  gestão  da documentação  governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem”. 
    (Prof. Wagner L. Rabello)
  • Certo 

    LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991/Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Gestão de documentos: Procedimentos e operações referente à Produção/Uso/Tramitação/Avaliação/Arquivamento.

    Visando eliminação ou recolhimento para permanente.

    Gab. Certo

  • a definição de gestão de documentos consiste no nosso mnemônico (PUTAA), que são as fases de um programa de gestão de documentos, além da delimitação de ação das fases, corrente e intermediária, e das destinações – guarda permanente ou eliminação.

    Resposta: certa

  • GESTÃO DE DOCUMENTOS

    Qualquer atividade que vise controlar o fluxo de documentos existentes,

    de forma a assegurar a eficiência das atividades


ID
193075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação constitui uma mercadoria tão vital para a
empresa como os recursos humanos, materiais ou financeiros,
sem os quais ela não conseguiria viver. Como qualquer outro
recurso, a informação deve ser gerida eficazmente, o que
necessita, como corolário, de um reconhecimento oficial da
empresa. Para desempenharem as suas respectivas funções, todos
os membros do organismo têm necessidade de informação que
pode ser orgânica, isto é, elaborada, enviada ou recebida no
âmbito da sua missão, ou não orgânica, isto é, produzida fora do
âmbito desta.

J. Rousseau e C. Couture. Os fundamentos da disciplina
arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998, p. 63-4 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando os conceitos fundamentais
da arquivologia, noções de gestão de informações e documentos
e a legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 01 a 07.

A gestão da informação é a principal finalidade de um sistema de arquivos, assim indicada na lei que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos, na qual é definida como a administração do uso e circulação de informações orgânicas e não orgânicas, além de seu tratamento técnico arquivístico.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.159/91

    art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações tecnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Pelo principio da organicidade, os documentos de arquivo guardam relação orgânica com a instituição que os mantêm. Dessa forma, se a informação é não orgânica, ela não faz parte da gestão da informação.

  • LEI Nº 8.159, DE 08 DE JANEIRO DE 1991
    Dispõe sobre a política nacional de arquivos [...]
    Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    DECRETO Nº 4.073, DE 3 DE JANEIRO DE 2002
    Regulamenta a Lei nº 8.159[...]

    Art. 1º O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional, criado pelo art. 26 da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

    RESOLUÇÃO Nº 27, DE 16 DE JUNHO DE 2008
    Dispõe sobre o dever do Poder Público[...] de criar e manter Arquivos Públicos [...] para promover a gestão, a guarda e a preservação de documentos arquivísticos e a disseminação das informações neles contidas.
    Art. 5º Pela lei específica de arquivos, referida no caput do art. 1º, a ser editada pelo Poder Público, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, deverá ser criado um sistema de arquivos que contemple programa de gestão de documentos de arquivo, o qual poderá englobar uma ou mais esferas dos Poderes constituídos, tendo o Arquivo Público de seu âmbito como órgão central, integrado ao Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, conforme art. 12 do Decreto Federal nº 4.073, 3 de janeiro de 2002.
     

  • Se a informação se caracteriza como "não-orgânica", ela não faz parte da gestão da informação, já que há uma interligação entre a organização que a produz e a própria informação em si. Questão Errada.

  • Complementando:

    "A gestão da informação é a principal finalidade de um sistema de arquivos, assim..."

    Errada, pois a principal finalidade de um sistema de arquivos é servir à administração pública como fonte de informação e consulta e posteriormente, servir à história como fonte de pesquisa.
  • Pra variar, um erro BEM SUTIL: NÃO-ORGÂNICAS.

    Se a informação caracteriza-se como não-orgância, ela não faz parte da gestão de documentos. Eu lembrei logo que os documentos de arquivo são decorrentes da atividade institucional, estão relacionados com a atividade da instituição, são orgânicos.
  • errada

    o erro da questão é a não - orgânica

  • acredito que o erro está em 2 partes: 1) dizer que a finalidade de um sistema de arquivo é a gestão da informação, quando na verdade o sistema é implementado para gerenciar todos os tipos de DOCUMENTOS. 2) a gestão de arquivos pressupõe que há organicidade.

ID
193093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A informação constitui uma mercadoria tão vital para a
empresa como os recursos humanos, materiais ou financeiros,
sem os quais ela não conseguiria viver. Como qualquer outro
recurso, a informação deve ser gerida eficazmente, o que
necessita, como corolário, de um reconhecimento oficial da
empresa. Para desempenharem as suas respectivas funções, todos
os membros do organismo têm necessidade de informação que
pode ser orgânica, isto é, elaborada, enviada ou recebida no
âmbito da sua missão, ou não orgânica, isto é, produzida fora do
âmbito desta.

J. Rousseau e C. Couture. Os fundamentos da disciplina
arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998, p. 63-4 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando os conceitos fundamentais
da arquivologia, noções de gestão de informações e documentos
e a legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 01 a 07.

Um sistema de informação visa fornecer acesso a informações, orgânicas ou não, enquanto um sistema de gerenciamento arquivístico visa ao controle e à recuperação de documentos, sejam eles digitais ou convencionais. Ambos os sistemas podem oferecer insumos para tomada de decisões administrativas, mas cada um desempenha um papel diferente dentro das organizações.

Alternativas
Comentários
  • São visões distintas de administração de dados, como as diferenças entre biblioteca e arquivo. A primeira é um órgão colecionador, com o objetivo de instruir e educar, com fins culturais, e como público estudantes, pesquisadores  e outros, já o arquivo possui fins funcionais, é um órgão receptor, com o bjetivo de provar e testemunhar acontecimentos anteriores, e como público os administradores e pesquisadores espec´ficos.

  • "Sistema de gerenciamento arquivístico de documento
    Conjunto de procedimento e operações técnicas cuja interação permite a eficiência e a eficácia em produção, tramitação, uso, avaliação e destinação de documentos arquivisticos correntes e intermediários de uma organização.

    Sistema de informação
    Conjunto de políticas, procedimentos e pessoas que armazenam, processam e dão acesso à informação."
     

    (Rondinelle, 2002)


ID
193111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às atividades englobadas pela gestão documental
na esfera pública, julgue os seguintes itens.

As atividades de gestão documental não podem ser desenvolvidas sem levar em consideração a chamada classificação de segurança, que trata da atribuição de graus de sigilo a documentos e informações, sendo regida, na esfera pública, por legislação específica.

Alternativas
Comentários
  • A Classificação dos documentos não deveria ser por natureza do assunto??

    Ou quando trata apenas dos graus de sigilo a classificação é chamada de segurança???

  • "Classificação
    Atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança."
     

    (CONARQ, Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística; 2005)

  • item correto

    Classificação dos Documentos em Arquivologia

     
     
  • Guerreiros(as),

    Cuidado que a lei 12527/2011 mudou os prazos dos documentos sigilosos e acabou com a classificação CONFIDENCIAL. Segue artigo 24.

    Art. 24.  A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. 

    § 1o  Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: 

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; 

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e 

    III - reservada: 5 (cinco) anos. 

    Bons estudos!

  • De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a classificação possui 3 conceitos:

    1) Organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.

    2) Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos.

    3) Atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme legislação específica. Também chamada classificação de segurança.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf (pág 49)


ID
209821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quanto à gestão de documentos, julgue os itens de 73 a 78.

As ações de planejamento, controle e exploração dos recursos de informação de uma organização, realizadas com o propósito de apoiar as suas atividades, são denominadas administração dos recursos informacionais ou gestão da informação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo                                                                                                                                                                       Gestão da Informação: São as técnicas e os conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenagem e distribuição de informações. O gestor da informação é responsável por coletar, selecionar, processar, armazenar, distribuir e avaliar informações. Dentro de empresas, organiza os fluxos de informação, pesquisa e levanta dados estratégicos para negócios, subsidia inovações tecnológicas com novas informações.


ID
209827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quanto à gestão de documentos, julgue os itens de 73 a 78.

Uma das ações fundamentais para garantir o sucesso da gestão de documentos é a distribuição de responsabilidades de acordo com a função dos diversos profissionais envolvidos e da hierarquia entre eles. O arquivologista é um profissional, responsável, em todos os níveis, pela produção e pelo uso dos documentos arquivísticos em atividades rotineiras.

Alternativas
Comentários
  • O arquivista nao é responsável pela produçao dos documentos.

  • Uma das ações fundamentas para garantir o sucesso da gestão de documentos é o arquivologista ficar responsável por identificar, organizar, avaliar e preservar documentos dos mais diversos tipos, estejam eles em papel, fotografia, filme, microfilme, disquete, CD-ROM ou, ainda, em bancos de dados online. Não atribuir responsabilidades inerentes do arquivologista ao demais profissionais da instituição.
  • Que mané "arquivologista"...

  • CESPE já gosta de jogar toda a responsabilidade no arquivista. 

  • Errado... Tem muita gente envolvida no processo.

    Designação de responsabilidades:

    A designação de responsabilidades é um dos fatores que garantem o êxito da gestão arquivística de documentos. Nesse sentido, as autoridades responsáveis terão o dever de assegurar o cumprimento das normas e dos procedimentos previstos no programa de gestão.

    As responsabilidades devem ser distribuídas a todos os funcionários de acordo com a função e a posição hierárquica de cada um e envolver as seguintes categorias:

    - direção superior

    - profissionais de arquivo

    - gerentes de unidades ou grupos de trabalho

    - usuários finais

    - gestores dos sistemas de informação e de tecnologia da informação

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 19)

  • Direto ao ponto

    Uma das ações fundamentais para garantir o sucesso da gestão de documentos é a distribuição de responsabilidades de acordo com a função dos diversos profissionais envolvidos e da hierarquia entre eles (ATÉ AQUI OK). O arquivologista é um profissional, responsável, em todos os níveis (NÃO É EM TODOS, tanto que as reponsabilidades já são divididas entre os funcionários), pela produção e pelo uso dos documentos arquivísticos em atividades rotineiras.

    GABARITO: ERRADO


ID
209833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quanto à gestão de documentos, julgue os itens de 73 a 78.

Criação, difusão e descrição são as três fases do programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO! As fases da Gestão de Documentos são : produção, utlilização e destinação.

    Produção de documentos: refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de uma Área ou Setor. Nesta fase, deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo, assim, o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação.
    Utilização dos documentos: refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite. Esta fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. Desenvolve-se, também, a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação.
    Destinação de documentos: envolve as atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais a serem preservados permanentemente.

    *Autores diversos

  •  Segundo a lei 8.159/91 Gestão de documentos abarca as técnicas de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento nas fases CORRENTE E INTERMEDIÁRIA visado eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Como já foi dito a questão tenta confundir o candidato, difusão é a promoção dos arquivos na fase permanente, já as fases do programa de gestão de documentos são Produção, Utilização  e Destinação, outras questões podem ajudar a responder, vejam: 

    Prova: CESPE - 2013 - SERPRO - Analista - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia

    As três fases básicas da gestão de documentos são produção, utilização e destinação dos documentos.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Arquivos Permanentes; 

    Os serviços editoriais, de difusão cultural e de assistência educativa são funções doarquivo permanente.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Definições; 

    A difusão tem no guia um instrumento importante para as ações culturais e educativas de uma instituição arquivística.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • As fases da gestão de documentos são: produção, utilização (tramitação e uso) e destinação (avaliação, eliminação ou recolhimento).

     

    GaB; E

    -----------------------------

     

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: SERPRO

    As três fases básicas da gestão de documentos são produção, utilização e destinação dos documentos.

     

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: FUNPRESP-JUD

    As fases básicas da gestão de documentos são a produção, a utilização e a destinação.

  • Gestão de documentos pode ser:

     

    - Produção

    - Uso

    - Destinação

     

    ou

     

    - Produção

    - Uso

    - Tramitação

    - Avaliação

    - Arquivamento

  • Criação, difusão e descrição são as três fases do programa de gestão de documentosResposta: Errado.

     

    Comentário: difusão faz parte da fase permanente da gestão de documentos.

  • pude > produção. utilização e destinação

  • pude > produção. utilização e destinação

  • I. Incorreta. Receptação dolosa própria, prevista na primeira parte do art. 180 do Código Penal, consiste na aquisição de coisa que o agente sabe ser produto de crime, ou na prática de conduta equiparada (receber, transportar, conduzir ou ocultar coisa que sabe ser produto de crime). Portanto, não se presume a ciência da origem criminosa da coisa pelo agente, devendo ser comprovada.

    II. Incorreta, porque há uma única conduta, que configura um único crime, o de furto.

    III. Correta. Damásio de Jesus, Julio Mirabete, Magalhães Noronha e Assis Toledo afirmam que se deve aplicar a regra do artigo 73 do Código Penal, considerando-se como atingida a pessoa visada, pelo que o defendente, em que pese o erro, estaria, relativamente ao terceiro neutro, em legítima defesa.


ID
209860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos arquivos correntes, julgue os itens seguintes.

O valor predominante nos arquivos correntes é o probatório; o menos preponderante é o informativo.

Alternativas
Comentários
  •  Valor probatório e informativo é somente dos arquivos que possuem valor secundário.

    Ou seja, arquivo permanente!

  • Gabarito: Errado

    O valor predominante nos arquivos correntes é o administrativo, ou seja, valor legal e fiscal.

    Os arquivos permanentes é que possuem valor histórico, cultural, probatório ou informativo.

  • errado.

     

    Os valores inerentes aos documentos públicos são de duas categorias: valores primários, para a própria entidade onde se originaram os documentos, e valores secundários, para outras entidades e utilizadores privados.

    2.6.1.2.         Distinção entre valores probatórios e informativos

    Pode-se determinar mais facilmente os valores secundários de documentos oficiais se os analisarmos em relação a dois aspectos: a) a prova que contêm da organização e do funcionamento do órgão governamental que os produziu, ou seja, todos os documentos essenciais relativos à origem, ao desenvolvimento e ao funcionamento de um órgão – documentos probatórios ou demonstrativos, que contêm o testemunho da existência e das atividades do órgão; e b) a informação que contêm sobre pessoas, entidades, coisas, problemas, condições etc. com que o órgão governamental haja tratado.

    Os valores inerentes aos documentos decorrentes da prova que contêm da organização e funções serão chamados de valores probatórios. Os valores inerentes aos documentos devido à informação que contêm serão chamados de valores “informativos”. A informação pode relacionar-se, de modo geral, a pessoas (físicas e jurídicas), coisas ou fenômenos, sabendo-se que os dois tipos de valores não se excluem mutuamente.

  • errada.

     

    Valores probatórios e valores informativos são valores SECUNDÁRIOS.

    Desta forma, estão ligados ao arquivo permanente, ok.

     

    A seguir coloquei mais detalhes, ok.

    Bons estudos.

  • Vejamos:
    • Para começa nenhum destes valores (probatório einformativo) relacionam-se com os arquivos correntes.
    • Vejamos porque:
      • Valor primário ou imediato ou administrativo: são os documentos usados, com muita ou pouca frequência, pelos õrgãos de origem (produtor) e baseam-se nos fins para os quais foram criados. São documentos de uso funcional/administrativo/jurídico
      • Valor segundário ou permanente ou de arquivo ou mediato: são documentos usados pelos órgãos produtores e por terceiros ( visto que estão no arquivo permanente e são aberto ao público) e baseam-se nos fins diversos daqueles para os quais foram criados.São documentos de valor histórico ou documental , ou seja, probatório e informativo.
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • prefiro a musica do Evandro kk
  • Gab: E

    ---------------------------

    Ano: 2014

    Banca: CESPE

    Órgão: Polícia Federal

    Os documentos do arquivo permanente têm valor probatório e(ou) informativo.

     

    ---------------------------

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: FUB

     

    O valor secundário dos documentos de arquivo é identificado quando esses documentos apresentam valor probatório e/ou informativo.

     

    ----------------------------

    Ano: 2008

    Banca: CESPE

    Órgão: ME

     

    valor secundário dos documentos de arquivo, de acordo com Schellenberg, é desdobrado em valor informativo e valor probatório em relação à trajetória da organização acumuladora do acervo documental.

  • Valor primário ou imediato ou administrativo: 
    - a utilização baseia-se nos fins para os quais os documentos foram criados: administrativo/funcional/jurídico
    - usado pelo õrgão produtor, no dia a dia, com muita ou pouca frequência
    Valor segundário ou mediato:
    - de uso histórico e documental - probatório e informativo - comprova a existência das atividades da empresa
    - usado pelos órgão produtor e por terceiros, visto que é público

    sobre as atividades da empresa
    - autenticidade - os documentos refletem fielmente as atividades da empresa
    - naturalidade - os documentos se acumulam de maneira contínua e progressiva, de forma natural, espelhando as atividades da empresa
    - valor probatório e informativo - os documentos testemunham a existência das atividades da empresa
      - representa um valor secundário ou mediato ou histórico ou documental    


ID
209896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens a seguir.

A presença de valor informativo no documento constitui-se em prova da organização e do funcionamento do órgão que o produziu.

Alternativas
Comentários
  • NO CASO O QUE SERVIRIA DE ELEMENTO DE PROVA SERIA O VALOR PROBATÓRIO, PRESENTE NOS DOCUMENTOS DE TERCEIRA IDADE: PEMANENTES...

  • Valores Probatórios:  inerentes aos documentos decorrentes da prova que contêm da organização e funções (ex. testemunho da existência e das atividades do órgão)

    Valores Informativos inerentes aos documentos devido à informação que contêm. A informação pode relacionar-se, de modo geral, a pessoas (físicas e jurídicas), entidades, coisas, problemas, condições etc. com que o órgão governamental haja tratado.

  • Valor informativo - Valor que um documento possui pelas informações nele contidas, independente de seu valor probatório.

    Valor probatório - Valor intrínseco que permite a um documento de arquivo servir de prova legal. 
    Fonte: Dicionário de Arquivologia
  • A presença de valor informativo no documento constitui-se em prova da organização e do funcionamento do órgão que o produziu. Resposta: Errado.

     

    Comentário: o valor informativo está presente na fase corrente do ciclo vital de arquivos, servindo para provar atos administrativos e fiscais. A presença do valor informativo no documento não pode ser confundido com o valor probatório de quem os tenha produzido.

  • Valores probatório e informativo - valor secundário ou mediato - consta no arquivo permanente
    - valor probatório - comprova a existência das atividades da empresa ( seu funcionamento)
    - valor informativo - informações genéricas

    --------

    Os documentos do arquivo permanente têm valor probatório e(ou) informativo.

    -------

    Valor primário ou imediato ou administrativo - consta no arquivo corrente e no intermediário
    - a utilização baseia-se nos fins para os quais os documentos foram criados: administrativo/funcional/jurídico
    - usado pelo órgão produtor, no dia a dia, com muita ou pouca frequência

  • Quase um copia e cola de Schellenberg:

    Valor probatório: a prova que contêm da organização e do funcionamento do órgão governamental que o produziu

    Valor informativo: a informação que contêm sobre pessoas, entidades, coisas, problemas, condições e etc com que o órgão governamental haja tratado.

    Fonte: Livro Arquivos Modernos

  • errei de novo


ID
212992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

A produção, uma das fases básicas da gestão de documentos, engloba as seguintes atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta?????

    Não concordo relacionar atividades de protocolo como sendo uma das fases da gestão de documentos.  Produção, uso, tramitação, avaliação e arquivamento de documentos essas sim, são atividades da gestão de documentos.

    Produção: modo como são produzidos os documentos.

    Protocolo: controle da tramitação dos documentos.

  • Segundo Marilena Leite Paes (Arquivo – Teoria e Prática, 3ª Edição, Editora FGV, 2004, pg.53-54), existem 3 fases da gestão de documentos: produção, utilização e destinação.

    Ainda segundo a autora, as atividades de protocolo estão inseridas na fase de utilização de documentos e não na fase de produção, como afirma o enunciado.

    Portanto, a questão é passível de recurso e pode ser anulada.
     

  • ERRADO

    Cabe recurso nesta questão, pois as atividades de protocolo fazem parte da fase de UTILIZAÇÃO.

    Produção de documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrências das atividades de um órgão ou setor. Nessa fase, o arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas os documentos essenciais à administração, evitando duplicação e emissão de vias desnecessárias.

    Utilização de documentos: inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação), expedição, organização e
    arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária. Além disso, nessa fase, são elaboradas as normas de acesso à documentação e à recuperação de informações.-

     

     

  • Questão deveria ser anulada, a fase descrita se refere à utilização.

  • PROTOCOLO - Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, tramitação e expedição de documentos.

    E o Danilo tem razão sobre caber recurso, na verdade a questão está errada mesmo:

    Fases da gestão:

    Produção: otimização na criação de documentos; evitar a reprodução desnecessária de documetos.

    Utilização: atividade de protocolo; classificação de documentos; controle de acesso e recuperação da informação.

    Destinação: decidir quais documentos serão eliminados.

  • Eis um macete para facilitar nossa vida:

    ReClaReMo

    Recebimento

    Classificação

    Registro

    Movimentação (pode ser tramitação, expedição, etc )
     

    Grande abraço e bons estudos.

     

  •  

    Pra mim também é fase de utilização... MAS o magnânimo Cespe não aceitou o recurso e perdi uma questão.... lamentável...

  • essa questão teve o gabarito definitivo trocado de E para C...

  • Olá, pessoal!

    A resposta foi atualizada para "E", após recursos, conforme gabarito oficial definitivo, publicado pela banca, e postado no site.

    Bons estudos!

  • Quanto ao recebimento e classificação pode-se adotar a seguinte rotina do protocolo:

    Passo  Atividades

    1  Receber a correspondência
    2  Separar a correspondência oficial da particular
    3  Distribuir a correspondência particular
    4  Separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso
    5  Encaminhar a correspondência oficial sigilosa
    6  Abrir a correspondência ostensiva
    7  Tomar  conhecimento  da  correspondência  ostensiva  verificando  a  existência  de  ante-cedentes
    8  Requisitar ao Arquivo os antecedentes. Se os antecedentes não estiverem no Arquivo,o Setor de Registro e Movimentação informará onde se encontram e os solicitará para ser feita a juntada
    9  Interpretar e classificar a correspondência
    10  Apor carimbo de protocolo no canto superior direito do documento
    11  Anotar abaixo do  número  e  da  data  a  primeira distribuição  e  o código  de  assunto,  se for o caso
    12  Elaborar o resumo do assunto a ser lançado na ficha de protocolo
    13  Encaminhar os papéis ao Setor de Registro e Movimentação

    Portanto, são treze atividades.
  • quando a banca falou em "distribuição e tramitação" acredito que se referia a "movimentação".não vi erro na questão,eles queriam apenas uma boa interpretação do candidato.
  • O erro da questão está na Fase de gestão que é a UTILIZAÇÃO e não PRODUÇÃO.
  • Q70995 - A produção, uma das fases básicas da gestão de documentos, engloba as seguintes atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação dos documentos.

    Resposta: (Errado)

    Justificativa:
    Na gestão de documentos, as atividades de protocolo, a recuperação de informações e a elaboração de normas de acesso à documentação são desenvolvidas na fase de utilização de documentos.
    Assim sendo, a produção, apesar de ser uma das fases básicas da gestão de documentos, não engloba atividades de protocolo como afirma a questão. Embasamento:
    Vide, neste site, a questão Q80834 que confirma este entendimento.
  • Produção – Esta fase diz respeito à elaboração dos documentos em função das atividades da instituição (inclua aqui também os documentos recebidos).Nesta fase, a colaboração do arquivista pode voltar-se a:
     
    - assegurar que sejam criados apenas documentos essenciais à administração, sem duplicidades;
    - consolidar atos normativos que tenham sido alterados ou atualizados no decorrer do tempo
    - sugerir a criação ou extinção de modelos formulários ;
    - opinar sobre a escolha de equipamentos, bem como sobre o recrutamento de pessoal (recursos humanos);
    - apresentar estudos sobre o melhor aproveitamento dos recursos de tecnologia disponíveis (principalmente os referentes à automação do arquivo);
     
    UTILIZAÇÃO– Esta fase compreende o que a Lei 8.159 listou nas atividades de Tramitação e Uso. Desta forma, quando nos referirmos à Utilização, estaremos falando das atividades de:
     
    - protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação de documentos; Tramitação
    - expedição, de organização e arquivamento dos documentos, quando estiverem nas fases corrente e intermediária; Tramitação
    - política de acesso aos documentos do arquivo;
  • A produção, uma das fases básicas da gestão de documentos, engloba as seguintes atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação dos documentos.
    Resposta: Errado.
    Pessoal, o examinador fez uma salada de frutas com os conceitos, só para confundir o candidato.

    A Gestão de Documentos passa pelo controle em três fases: a produção, a utilização e a destinação.
    ¨1- Produção: é onde os documentos são criados/confeccionados/recebidos e são inseridos nos sistemas de controle da instituição. Aqui são exercidas atividades que controlam a produção de documentos, como a elaboração de
    ¨formulários, estabelecimento de padrões, verificação da necessidade do documento, etc. 
    ¨2- Utilização: é aonde os documentos são utilizados com a finalidade principal para que foram criados (valor primário). Os documentos tramitam (se movimentam) internamente na instituição, percorrendo todo o caminho necessário para que se cumpra uma atividade específica. As atividades são de busca e localização (protocolo), de análise da importância do documento
    ¨(avaliação), de consulta e empréstimo, entre outras.
     3- Destinação: é onde os documentos sofrem o fim que lhes é determinado pelo processo de avaliação. Os destinos geralmente são sofridos
               quando os documentos cumprem seu prazo de retenção no arquivo intermediário. Pode, contudo, ocorrer de o documento não precisar estar neste                    ¨arquivo para sofrer a destinação; isto será determinado pela Tabela de Temporalidade e Destinação. Somente dois destinos são possíveis para os        documentos: a eliminação ou o “recolhimento” ¨para o arquivo permanente.
    Fonte: Ponto dos concursos.
  • Quando falarem em FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS, não esqueçam. Só existem 3 e mais nada!

    1. Produção;

    2. Utilização;

    3. Destinação.


    Qualquer coisa fora isso, pode marcar errado.

  • Quando falarem em FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS, não esqueçam. Só existem 3 e mais nada!

    1. Produção;

    2. Utilização;

    3. Destinação.


    Qualquer coisa fora isso, pode marcar errado.

  • O erro está em afirmar que as atividades de protocolo englobam a fase de produção, correto seria a fase de UTILIZAÇÃO!

  • Produção é produção mesmo, é apenas a forma como eles são produzidos. 

  • Produção é produção, a questão se refere a Utilização (fase do fluxo, trâmite, protocolo).
    Só frisando, fases da gestão de documentos: Produção Utilização Destinação.

    ERRADO

  • Produção é produção, a questão se refere a Utilização (fase do fluxo, trâmite, protocolo).
    Só frisando, fases da gestão de documentos: Produção Utilização Destinação.

    ERRADO

  • As atividades descritas acima fazem parte da fase de Utilização (mais precisamente no que diz respeito à tramitação dos documentos)e não da fase de produçãoda gestão documental.

  • A fase da gestão de documentos que inclui as atividades de protocolo, de expedição, de organização e de arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária é denominada fase de utilização de documentos.

    CESPE- AGU/2010

  • Justificativa:

     

    Na gestão de documentos, as atividades de protocolo, a recuperação de informações e a elaboração de normas de acesso à documentação são desenvolvidas na fase de utilização de documentos.

    Assim sendo, a produção, apesar de ser uma das fases básicas da gestão de documentos, não engloba atividades de protocolocomo afirma a questão,

  • Q59887

    A fase da gestão de documentos que inclui as atividades de protocolo, de expedição, de organização e de arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária é denominada fase de utilização de documentos.

    CERTO

  • ERRADO

     

    AS ATIVIDADES DO PROTOCOLO SÃO DESENVOLVIDAS NA FASE DE USO/ UTILIZAÇÃO.

     

     

    Fases da gestão de documentos-------------->  PUD    (Produção, Uso e Tramitação)

     

     

    Produção = Os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão ou setor.

     

    Uso= Refere-se ao fluxo produzido pelos documentos, essa fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo.

     

    Destinação = Fase em que os documentos são avaliados para decidir quais devem ser eliminados ou preservados permanentemente.

     

  • Produção: consiste na elaboração de documentos resultantes das atividades desenvolvidas pela instituição. Estabelece critérios para a padronização de formulários, correspondências e demais documentos gerados e orientações para utilização racional dos recursos informáticos e de reprodução. Visa evitar a reprodução desnecessária de documentos.

    Utilização: inclui as atividades de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, contempla a elaboração a elaboração de normas de controle (protocolo),acesso e recuperação da informação. 

  • Comentário:

     

    As atividades descritas acima fazem parte da fase de Utilização
    (mais precisamente no que diz respeito à tramitação dos documentos)e não da fase
    de produçãoda gestão documental.


    Item Errado
     

  • Gestão de documentos:                                                              Rotinas de arquivamento:

    Produção                                                                                     Inspeção

    Uso                                                                                              Estudo

    Tramitação                                                                                  Classificação

    Arquivamento                                                                              Codificação

    Avaliação                                                                                     Ordenação

    Visando eliminação ou                                                                 Guarda

    guarda permanente.                                                                     Na fase corrente.

     

    Fonte: Lei: 8159/91 - art. 3º

  • Protocolo faz parte do USO.

  • Protocolo é na fase de UTILIZAÇÃO, pronto.

  • Direto ao ponto!

    A produção (UTILIZAÇÃO), uma das fases básicas da gestão de documentos, engloba as seguintes atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação dos documentos.

    GABARITO: ERRADO

  • GABARITO ERRADO.

    O protocolo está na etapa da utilização.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.


ID
212995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

A análise e a avaliação dos documentos para o estabelecimento dos prazos de guarda fazem parte da fase de destinação.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta.

    A fase de avaliação e destinação compreende a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivo permanente e quais serão eliminados por terem perdido o seu valor para a instituição. 

  • São fases básicas da gestão de documentos:

    Produção - os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão, evitando-se dessa forma, que seja elaborados os não-essenciais. Assim, diminui o valor a ser manuseado, facilitando o controle da massa documental.

    Utilização - Diz respeito ao fluxo documental, sendo importante conhecer o trâmite correto dos documentos, para se evitar a burocratização das atividades.

    Destinação dos documentos - Fase primordial, pois decide quais documentos a serem preservados ou eliminados permanentemente.

    A avaliação de um documento é feita através da análisa e seleção do mesmo, com vistas a fixação de prazos para sua guarda ou eliminação ( cria-se uma tabela de temporalidade ), contribuindo, assim, para a racionalização dos arquivos.

    A destinação é um conjunto de operações subsequentes a fase de avaliação, visando encaminhá-lo a guarda temporária ( transferência ) ou permanente ( recolhimento ), a eliminação ou a microfilmagem.

    Fonte: Renato Valentin - Arquivologia para concursos.

  • CORRETO !

    A fase de destinação: Ocorre quando os documentos passam por fase de avaliação, podendo estes serem extintos por ter acabado a sua função administrativa; ou irem para a guarda permanente, caso tenham função histórica para a Administração.

     

    Deus nos Abençoe !

  • CERTO

    Avaliação e destinação de documentos: compreende a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus  prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivo permanente e quais serão eliminados por terem perdido o seu valor para a instituição.

  • DESTINAÇÃO: (Avaliação) Tem como objetivos reduzir ao essencial, a massa documental dos arquivos; aumentar o índice de recuperação das informações; compreende a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivo permanente e quais serão eliminados por terem perdido o seu valor para a instituição.

  • Essa questão está errada!

    Fases da gestão de documentos:
    Produção,
    Utilização
    Avaliação (tabela temporalidade e lista de eliminação)
    Destinação 

    A avaliação antecede a destinação, ao contrário do que afirma a questão. Na fase de destinação teremos a decisão, com base na avaliação (etapa anterior), quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permamente, descarte ou eliminação

  • O professor Rodrigo Barbati(CERS) coloca que a Gestão de Documentos possui três fases:

    1 - produção - ato de elaborar docs em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. otimização de documentos;

    2 - utilização - refere-se ao fluxo percorrido pelo documento, necessário ao cumprimento de sua função administrativa. o protocolo estaria relacionado a esta fase;

    3 - AVALIAÇÃO E DESTINAÇÃO - envolve as atividades de análise, seleção, fixação e prazos e grarda dos docs.

  • Pessoal, a alternativa está completamente equivocada...

    De acordo com a Teoria das Três Idades, oscritérios da Avaliação de documentos serão aplicados na fase corrente, a fim de se distinguirem osdocumentos com valor permanente (informativos e probatórios) daqueles de valoreventual (serão sumariamente eliminados). A avaliação será feita por uma Comissão Permanente e aplicar-se-á tabelade temporalidade para definir os prazos. Deve-se evitar fazer avaliação na faseintermediária, pois os custos técnicos serão bem maiores. Os documentos devem chegar ao arquivo permanente já processados tecnicamente. Só se avalia um documento depois de sua classificação. CONCLUSÃO: Se são feitas na fase corrente, estão acopladas junto à função UTILIZAÇÃO e nunca na Destinação.


  • A fase de destinação de documentos, em um programa de gestão de documentos, é mais complexa que as fases anteriores, por envolver a avaliação de documentos que devem ser encaminhados para o arquivo ou o descarte.

    CESPE- TRE- BA/2010

     

    Correta

  • Destinação:

    Esta fase é responsável por determinar o prazo de guarda dos documentos na fase corrente e intermediária, bem como quais documentos serão objeto de arquivamento permanente e os que deverão ser eliminados por terem perdido valor de prova e de informação para a insituição.

    A fase de destinação desenvolve-se a partir da análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos.

    É importante ressaltar que mediante a avaliação, há dois destinos para os documentos: a sua eliminação ou o seu recolhimento ao arquivo permanente.

     

    https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/14001/lincoln-barros/fases-da-gestao-de-documentos

  • CERTO

     

    Fases da gestão de documentos-------------->  PUD    (Produção, Uso e Tramitação)

     

     

    Produção = Os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão ou setor.

     

    Uso= Refere-se ao fluxo produzido pelos documentos, essa fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo.

     

    Destinação = Fase em que os documentos analisados/avaliados para decidir quais devem ser eliminados ou preservados permanentemente.


ID
212998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

Na fase de produção de documentos, o arquivista deve evitar a duplicação e a emissão de vias desnecessárias, além de poder sugerir a criação ou extinção de modelos e formulários.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    A produção de documentos se refere à elaboração dos documentos em decorrências das atividades de um órgão ou setor. Nessa fase, o arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas os documentos essenciais à administração, evitando duplicação e emissão de vias desnecessárias, inclusive sugerindo a criação ou extinção de modelos e formulários.

  • Produção: Otimização na criação de documentos;  evitar a reprodução desnecessária de documentos.

  • Item CORRETO.

    É umas das competências do profissional arquivista. Evitar a duplicação e a emissão de vias desnecessárias na fase de produção de documentos, além de poder sugerir a criação ou extinção de modelos e formulários. 
  • CERTO

     

    "Recomenda-se, nesta fase, evitar a reprodução desnecessária de documentos, pois o acúmulo desordenado de papéis implicará maior dificuldade do controle das informações no arquivo."

     

    - Profº Ronaldo Fonseca, Estatégia concursos.

  • Arquivista?!

  • Q80832               Ano: 2009               Banca: CESPE               Órgão: MMA               Prova: Agente Administrativo

     

     

    Na gestão de documentos, a fase de produção refere-se à elaboração de documentos resultantes de atividades de um órgão ou setor e contribui para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração e evitadas a duplicação e a emissão de vias desnecessárias.

    Gabarito: certo

  • Comentário:

     

    O item é praticamente a reprodução do item da nossa aula
    referente à fase da produção, sendo baseado, descaradamente,no livro “Arquivo:
    Teoria e Prática” de Marilena Paes. E não, não é propaganda, é fato .
    Embora pareça pouco, o arquivista pode colaborar também na fase de
    produção do documento e este comportamento deve ser incentivado. Afinal de
    contas, é ele próprio quem terá de lidar com os formulários desnecessários quando
    chegarmos na fase de Utilização . Melhor resolver isto o quanto antes.

     

    Item Certo
     

  • Gabarito: CERTO.

     

    Produção – Os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão, evitando-se, dessa forma, que sejam elaborados os não essenciais. Assim, diminui o volume a ser manuseado, facilitando o controle da massa documental.

     

    Esta fase abrange os seguintes elementos:

    – gerenciamento de fichas e formulários (produção ou eliminação);

    – controlar os atos normativos (produção, atualização e divulgação desses documentos: decretos, estatutos, portarias, entre outros);

    – aproveitar de forma adequada os recursos reprográficos e informáticos (relacionados à automação de arquivos);

    – escolher materiais (de consumo e permanente) para as tarefas arquivísticas;

    – selecionar e capacitar pessoal para trabalhar com a documentação.
     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • Livro recomendado pela colega (download gratuito)

     

    https://docgo.net/philosophy-of-money.html?utm_source=arquivo-teoria-e-pratica-marilena-leite-paespdf-pdf&utm_campaign=download

  • A Gestão de documentos é composta por três fases: 
    a) Produção: consiste na elaboração de documentos resultantes das atividades desenvolvidas pela instituição. Estabelece critérios para a padronização de formulários, correspondências e demais documentos gerados, e orientações para a utilização racional dos recursos informáticos e de reprodução. Visa evitar a reprodução desnecessária de documentos.

    b) Utilização (manutenção): inclui as atividades de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária; contempla a elaboração de normas de controle (protocolo), acesso e recuperação da informação.

    c) Destinação (avaliação) após a análise dos valores que os documentos apresentam para a instituição acumuladora, eles serão avaliados para a definição de sua destinação final. Os documentos desprovidos de valor serão eliminados e aqueles que possuem valor secundário serão recolhidos à fase permanente.

    Força e Honra!


ID
213001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    O art. 3º da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, traz que “Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.

  • CERTO

    O conceito fundamental de gestão de documentos é dado pela Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991.

    “Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.”

    Podemos traduzir a definição acima como sendo todas as atividades que envolvem os documentos de arquivo nas fases corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Podemos destacar três fases básicas da gestão de documentos: produção, utilização e destinação.

    Produção de documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrências das atividades de um órgão ou setor. Nessa fase, o arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas os documentos essenciais à administração, evitando duplicação e emissão de vias desnecessárias.

    Utilização de documentos: inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação), expedição, organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária. Além disso, nessa fase, são elaboradas as normas de acesso à documentação e à recuperação de informações.

    Avaliação e destinação de documentos: compreende a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivo permanente e quais serão eliminados por terem perdido o seu valor para a instituição.

  • A Lei 8.159/91, em seu art 3, define gestão de documentos como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recohimento para guarda permanente.

  • É uma PUTAA

    P - produção

    U - uso

    T - tramitação

    A - avaliação

    A - arquivamento

  • Acredito que seja mais correto, e tem sido utilizado, o termo "DESTINAÇÃO" em vez de "arquivamento", pois nem sempre o documento é arquivado nesta etapa após avaliação (embora ele seja arquivado diversas vezes na fase de utilização, nos arquivos correntes e intermediários). Em alguns casos, quanto perde seu valor primário e não adquire valor secundário, ele será eliminado. A gestão de documentos por vezes também é apresentada como:


    1. Produção

    2. Utilização (nesta fase estão incluídas as atividades de protocolo)

    3. Avaliação e destinação


    Mas a questão está em conformidade com o texto da lei, portanto, correta.

  • A questão para está correta deveria ser finalizada da seguinte forma: "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos na fase corrente e intermediaria"

  • Produção

    Avaliação

    Utilização

    Tramitação

    Arquivamento

     

    Conforme o art. 3º da Lei nº 8.159/91.

  • CORRETO

     

    Gestão de documentos:

     

    "PUD ou PAUTA"

     

    Produção

    Uso 

    Destinação 

     

     

    Produção

    Uso

    Tramitação

    Avaliação

    Arquivamento

  • Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas relativos à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou o seu recolhimento para guarda permanente.

    Ano: 2009

    Banca: CESPE

    Órgão: IBRAM-DF

    --------------------------------------

    Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, com vistas a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Ano: 2012

    Banca: CESPE

    Órgão: MPE-PI

     

    Gabarito: C

  • Gestão de Documentos:

    -Produção

    -Uso

    -Tramitação

    -Avaliação e Destinação

  • Comentário:

     

    Basta conhecer a literalidade do art. 3º da lei 8.159/91:


    “Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos
    e operações técnicasreferentesà sua produção, tramitação, uso, avaliação e
    arquivamento emfase corrente eintermediária, visando a sua eliminação ou
    recolhimento para guarda permanente.”


    Item Certo

     

    Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini www.estrategiaconcursos.com.br Página 73 de 129
     

  • GESTÃO DOCUMENTAL É UMA PUTAA!!!

    P - produção

    U - uso

    T - tramitação

    A - avaliação

    A - arquivamento -> em fase corrente ou intermediária, visando a sua eliminação ou 
    recolhimento para guarda permanente

    Lei 8.159/91:

    “Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos 
    e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e 
    arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou 
    recolhimento para guarda permanente.”

     


ID
213313
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as idades arquivísticas nas quais a gestão de documentos atua.

Alternativas
Comentários
  • As três idades dos arquivos são: corrente, intermediária e permanente.

    Arquivo Corrente: São os Arquivos que guardam os documentos mais novos e mais utilizados pela instituição. No Arquivo Corrente os documentos possuem grande freqüência de uso, possuem fim administrativo.


    Arquivo Intermediário: São os Arquivos que guardam os documentos menos utilizados pela instituição. No Arquivo Intermediário os documentos
    possuem baixa freqüência de uso, mas ainda possuem fim administrativo.


    Arquivo Permanente: São os Arquivos que guardam os documentos que, já tendo cumprido seu fim administrativo, sua função administrativa, agora são preservados, conservados, pelo seu valor histórico para Instituição.

  • Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
     

  • Art. 3º Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.


    GABARITO -> [C]


ID
218803
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A aplicação de critérios que orientam o trabalho do arquivista para a análise e a seleção de documentos de arquivo, identificando o valor administrativo, jurídico ou legal e fiscal, além do valor histórico, é um procedimento relevante para a pesquisa em diversas categorias profissionais. Esse entendimento esclarece os valores

Alternativas
Comentários
  • Os critérios de avaliação para identificar o valor primário dos documentos (valor administrativo, legal ou financeiro) e que dizem respeito à fase ativa e semi-ativa (conduzindo aos prazos de conservação), são estabelecidos pelo organismo produtor.

    Os critérios de avaliação que dizem respeito ao valor secundário (informativo, testemunho e patrimonial) são definidos, normalmente, pelo organismo máximo que superintende a política arquivística nacional.

     

     

  • Letra B - primário e secundário.

     

    Valor primário (arquivos corrente e intermediário): possuem valor administrativo, legal (jurídico) e fiscal (contábil).

     

    Valor secundário (arquivo permanente): possuem valor histórico probatório e valor histórico informativo.


ID
241123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.

A gestão de documentos é aplicada no momento em que os documentos alcançam o valor secundário e passam a constituir importantes fontes para a pesquisa histórica.

Alternativas
Comentários
  • A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referente à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária(valores primários) visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente, com base na Lei nº 8.159, de 08/01/1991.

     

    Abçs.

  • A expressão "valor secundário" desta questão, já a marca com errada, pois se sabemos que a gestão de documentos ocorre nas idades corrente e intermediária e nessas idades o valor é primário. Pronto matou a questão.....

  • A gestão de documentos é aplicada desde o início do processo de produção documental ainda na fase corrente, ou seja , primária.
    Os documentos, fontes de pesquisa histórica, encontram-se na fase permanente, ou seja, secundária.
  • É importante, também, saber que as atividades de protocolo só se aplicam aos arquivos correntes, enquanto a Gestão Documental se aplica a estes (correntes) e aos intermediários.
  • Errada, a preservação é o erro.


  • A gestão de documentos é aplicável tão somente aos documentos que possuem valor primário (arquivos correntes e intermediários), não havendo que se falar em gestão de documentos que possuem valor secundário (arquivos permanentes).

     

     

     

    Gabarito: ERRADO

  • A gestão de documentos é o conjunto de atividades e técnicas que tem a finalidade de controlar o fluxo de documentos, desde sua produção até a sua destinação.

    Sendo assim, se o fluxo do documento se encerra com a destinação (que pode ser o recolhimento), sua atuação está limitado aos arquivos corrente e intermediário, onde o documento ainda possui valor primário.

    Uma vez no arquivo permanente, o documento não possui fluxo, pois o mesmo não foi produzido (ele já existia antes de entrar ali) e não possui destinação (documentos permanentes já foram destinados serem preservados indefinidamente).

    Gabarito do professor: Errado
  • Errado

     

    A gestão começa com a produção documental na fase primária.

  • Gestão de Documentos > Valor Primário Fase Corrente e Intermédia!

ID
241126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.

A fase de avaliação e destinação de documentos constitui parte do programa de gestão documental e é composta pelas atividades de criação de formulários, seleção de materiais e equipamentos, e normatização do acesso à documentação.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito oficial do CESPE considerou a questão como ERRADA. Para Avaliação e destinação utiliza-se a tabela de temporalidade que é desenvolvida por uma comissão permanente de avaliação de documentos

    1. A avaliação e adestinação são uma das fases da gestão de documentos.
    2. Fase primordial, porque define os documentos que serão eliminados ou conservados
    3. A avaliação é feita através da análise e seleção do documento, com vista à fixação de prazo para guarda ou eliminação, criando-se assim uma TABELA DE TEMPORALIDADE para auxiliar na racionalização dos arquivos.
    4. A avaliação teve ser feita na fase corrente.
    5. Destinação: é um conjunto de operações subsequentes à fase de avaliação, visando encaminhar os documentos à guarda temporária ( transferência) ou permanente ( recolhimento), à eliminação ou à microfilmagem.
    6. Destinação: PLANO DE DESTINAÇÃO
    7. Instrumentos de destinação: tabela de temporalidade e lista de eliminação.
  • GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DE DOCUMENTOS
     


    PRODUÇÃO - Elaboração de documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor.
     

    UTILIZAÇÃO - Atividades de protocolo, expedição, organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária. Além disso, é na fase de utilização que são elaboradas normas de acesso à documentação e à recuperação de informações.
    Obs. (É na atividade de protocolo que se encontra o RE CLA RE MO - RECEBIMENTO, CLASSIFICAÇÃO, REGISTRO e MOVIMENTAÇÃO de documentos.

    AVALIAÇÃO/DESTINAÇÃO - Análise dos documentos para estabelecer seus prazos de guarda determinando quais serão recolhidos ao arquivo permanente e quais serão eliminados

    A questão está correta somente até "gestão documental", depois disso ela está em dissonância com o que menciono acima. ERRADA.

    Pode dar 5 estrelas aki pro papai vai!!!

  • Arquivologia\ Gestão de Documentos\ Arquivos Correntes\ Destinação

    As atividades dos arquivos correntes foram separadas em cinco setores distintos de acordo com Marilena Leite Paes que são:

    Protocolo, incluindo recebimento e classificação, registro e movimentação
    Expedição
    Arquivamento- o arquivo propriamente dito
    Empréstimo e consulta
    Destinação

    A Destinação cuidará da avaliação do documento com base no valor e freqüência de uso e assim, determinar o seu destino.

    Existem documentos com valor temporário e outros com valor permanente. O valor é determinado pela sua possível finalidade e o tempo desta finalidade e se dividem em três classes de acordo com Marilena Leite Paes:

    Permanentes vitais: Aqueles que serão preservados indefinidamente por serem de importância VITAL para organização;

    Permanentes: Os que pela informação que contém devem ser conservados indefinidamente;

    Temporários: Onde se pode determinar um prazo ou uma data que cessará o valor do documento.

    Esta análise será feita por uma Comissão de Análise de Documentos formada por membros efetivos e eventuais. Os membros efetivos compreendem o Chefe do Arquivo e os representantes dos órgãos administrativos, financeiros e jurídicos e os eventuais serão os representantes dos órgãos-fim. Essa comissão produzirá os Instrumentos de Destinação que são apenas dois: Tabela de Temporalidade e Lista de Eliminação.

    Em resumo, criação de formulários, seleção de materiais e equipamentos,  e normatização de acesso à documentação não estão inseridas nas atividades de Destinação.
  • A fase de avaliação e destinação de documentos constitui parte do programa de gestão documental e é composta pelas atividades de produção,tramitação,uso,avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária,visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.72
  • Realmente o comentário do rubro-negro merece 5 estrelas , realmente muito bom!
  • A Lei Federal 8.159, de 8 de Janeiro de 1991 conceitua “gestão de documentos”:
    Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
  • A fase de avaliação e destinação de documentos constitui parte do programa de gestão documental e é composta pelas atividades de criação de formulários, seleção de materiais e equipamentos, e normatização do acesso à documentação.
    Essas atividades não fazem parte da fase de avaliação e destinação como afirma a questão.
    "Produção: consiste na elaboração de documentos conforme a sua essencialidade para a  administração; prevê o estabelecimento de critérios para a padronização de formulários,  correspondências  e  demais  documentos  gerados,  e  orientações  para  a  utilização  racional dos recursos informáticos e de reprodução. A produção racionalizada reduz custos com a produção de documentos e facilita o seu manuseio. 
    Utilização: inclui as atividades de protocolo, organização e arquivamento de documentos  em  fase  corrente  e intermediária;  contempla  a  elaboração  de  normas  de  acesso  e  recuperação da informação.  
    Destinação: etapa que estabelece a destinação final dos documentos, mediante a análise  dos valores que eles apresentam para a instituição produtora" (Prof. Darlan Eterno)
  • Falou em avaliação, lembre-se da TABELA DE TEMPORALIDADE.

  • "A fase de avaliação e destinação de documentos constitui parte do programa de gestão documental" - Somente aqui a questão está correta, o que vem a seguir está incorreto.

  • Na fase de produção, o arquivista pode, entre outras atividades, sugerir a criação ou extinção de modelos, formulários, cópias ou vias desnecessárias; propor consolidação de atos normativos; e participar da seleção de recursos humanos para área arquivística.

    CESPE STM- 2010 (Q107149)

  • FASE DE PRODUÇÃO!!!!

    FASE DA UTILIZAÇÃO, LEMBREM DE PROTOCOLO!!!!!

    FASE DA DESTINAÇÃO, MEMORIZEM: ELIMINAR, DESCARTAR E ARQUIVAR NA FASE PERMANENTE!!!!!

  • A gestão de documentos é composta de três fases: produção, utilização e destinação.

    Na fase de produção estão atividades que preparam a implementação do sistema de gestão, como estudos; análises de normas; elaboração de padrões, normas e manuais; e determinação de recursos, metodologia, técnicas e ferramentas necessárias ao seu funcionamento.

    Na fase de utilização estão atividades que tratam diretamente com o objeto do sistema de gestão. Uma vez o sistema implementado, as atividades se aplicam aos documentos, como empréstimo, consulta, arquivamento, controle de tramitação, classificação, etc.

    Na fase de destinação estão atividades que tratam do documento quando o mesmo já serviu ao seu propósito inicial. São atividades de "dão fim" ao documento, como avaliação, eliminação, recolhimento, etc.

    Então a avaliação é a atividade que atribui valor ao documento, ou seja, determina se após cumprir sua finalidade inicial, o mesmo ainda possui alguma importância. Sendo assim, é uma atividade da fase de destinação de documentos, e não de produção.

    Gabarito do professor: Errado
  • Comentário:

     

     

    Nem sei por onde começar, esta questão quase não tem nada
    certo . Mas, ao invés de simplesmente utilizar os conceitos de Utilização e
    Destinação, vou ensiná-lo agora a pescar .

     

    Acompanhe:


    A criação de formulários é etapa anterior à elaboração do plano arquivístico,
    fase esta que permitirá que se chegue a uma conclusão de como o arquivo será

    estruturado e organizado. O mesmo vale para a seleção de materiais e
    equipamentos. Tudo isso deve ser pensado muito antes de o arquivo começar a ser
    formado.


    Sem que isso tenha acontecido antes, não há o que se falar em gestão de
    documentos. E eu provo para você:


    Segundo a Lei 8.159/1991, em seu artigo 3º, a gestão de documentos é
    conceituada como o "conjunto de procedimentos e operações
    técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento".
    Ora, os procedimentos não podem ser fixados sem que antes haja um
    arquivo, e estamos um pouco antes desta fase quando falamos de seleção de
    materiais e elaboração de questionários.


    Mas caso você não tenha se convencido apenas com este raciocínio, aqui vai
    mais um pouco de teoria:


    A avaliação dos documentos é feita através de análise e seleção dos
    documentos, o que posteriormente, permitirá a formação da tabela de
    temporalidade.


    A destinação permitirá o encaminhamento subsequente do documento, ora
    para o arquivo intermediário, ora para o arquivo permanente, ora para a eliminação.
    Por tudo isto, esta questão só está certa até a palavra "gestão documental".

     

    Depois, pode jogar fora.

     

    Item Errado

     

    Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini www.estrategiaconcursos.com.br Página 81 de 12

     


ID
242503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

Na gestão de documentos, a fase de produção refere-se à elaboração de documentos resultantes de atividades de um órgão ou setor e contribui para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração e evitadas a duplicação e a emissão de vias desnecessárias.

Alternativas
Comentários
  • A gestão de documentos é dividida em três etapas: produção, utilização e destinação. As atividades citadas podem ser incluídas na fase de produção.

    Gabarito:  correto.

  • Definição de Gestão de documentos:

    " Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente."

    Ou seja a gestão de documento engloba APENAS as fases corrente e intermediárias.

    Conforme o comentário anterior, a gestão de documentos possui 3 fases básicas. ( Famoso
    PUD):

    PRODUÇÃO

    UTILIZAÇÃO

    DESTINAÇÃO
  • As três fases básicas da gestão de documentos são: produção, utilização e destinação.

     

    Primeira Fase

    Produção de documentos: refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um orgão ou setor. Nesta fase deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo assim o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação. Esta fase é composta pelos seguintes elementos:

    • elaboração e gestão de fichas, formulários e correspondência;

    • controle da produção e da difusão de documentos e caráter normativo.:

    • utilização de processadores de palavras e textos

     

    Segunda Fase

    Utilização de documentos: refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite. Esta fase envolve métodos de controle relaciona, os às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. Desenvolve-se, também,a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação.

     

    Terceira Fase

    Destinação de documentos: envolve atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.

    http://www.fazerfacil.com.br/apostilas/fases-da-gesto-de-documentos-arquivologia-para-concursos/

  • Q70997               Ano: 2010               Banca: CESPE               Órgão: MPU               Prova: Técnico Administrativo

     

     

    Na fase de produção de documentos, o arquivista deve evitar a duplicação e a emissão de vias desnecessárias, além de poder sugerir a criação ou extinção de modelos e formulários.

    Gabarito: certo

  • Direto ao ponto

    Na gestão de documentos, a fase de produção refere-se à elaboração de documentos resultantes de atividades de um órgão ou setor e contribui para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração e evitadas a duplicação e a emissão de vias desnecessárias.

    Justificativa = exatamente isso! A gestão arquivística é implantada para tentar diminuir a bagunça e a desorganização documental nos órgão!

    GABARITO: CERTO


ID
242506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

A fase da gestão de documentos em que são feitas a análise e a avaliação de documentos acumulados em arquivos é conhecida como preservação de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    Será feita nessa fase a atividades de seleção e fixação de prazo de guarda dos documentos.

    Nada com relação a preservaçao de documento.

  • A gestão de documentos possui 3 fases básicas:

    1- Produção

    2 - Utilização

    3 - Destinação

  • A fase da gestão de documentos em que são feitas a análise e a avaliação de documentos acumulados em arquivos é conhecida como plano de destinação.

  • Complementando...

    A  preservação envolve medidas preventivas para evitar danos aos documentos. Por exemplo, através de um controle ambiental {temperatura e umidade adequadas}, os documentos tendem a ter uma durabilidade considerável. Outra maneira de se preservar um documento é utilizar as operações de conservação, quando for necessário {desinfestação, limpezas, entre outras}.
  • ERRADO!
    É na fase de DESTINAÇÃO em que são feitas a análise e a avaliação de documentos acumulados em arquivos.
    Bons Estudos!
  • QUESTÃO: A fase da gestão de documentos em que são feitas a análise e a avaliação de documentos acumulados em arquivos é conhecida como preservação de documentos.
    GABARITO: ERRADO.
    JUSTIFICATIVA:A questão está errada, pois não é na fase Preservação de documentos que são feitas a análise e a avaliação de documentos acumulados em arquivos. A fase que faz isso é a AVALIAÇÃO E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS. Segue descrição desta fase:

    Avaliação e destinação de documentos: talvez a mais complexa das três fases da gestão de documentos, se desenvolve mediante a análise e a avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabalecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.

    Lembrando que a gestão de documentos se divide  em 3 fases básicas: a produção, a utilização e a destinação.

    Fonte: Arquivo: teoria e prática. Marilena Leite Paes. pag. 53-54

    Bons estudos!!
  • Não existe fase preservação de documentos.
    O que sei é fase de Produção, Utilização e Destinação.
    Famoso PUD, logo questão ERRADA.

  • ERRADO

     

    A gestão de documentos é PUD: Produção, Utilização e Destinação. A banca tentou confundir o candidato afirmando que a fase da gestão é a preservação e tal fase não existe. Na verdade a preservação é objetivo principal da avaliação de documentos. VEJAM:

     

     

    (Prova: CESPE - 2014 - TC-DF - Analista de Administração Pública - Arquivologia)

     

    O objetivo principal do processo de avaliação de documentos de arquivo é a preservação dos documentos que possuem valor para a sociedade.(CERTO)

     

     

    Bons estudos!!!!!!

     

  • ERRADO. É a fase de destinação.

  • Direto ao Ponto!

    A fase da gestão de documentos em que são feitas a análise e a avaliação de documentos acumulados em arquivos é conhecida como preservação (DESTINAÇÃO) de documentos.

    GABARITO: ERRADO


ID
242509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

Na gestão de documentos, as atividades de protocolo, a recuperação de informações e a elaboração de normas de acesso à documentação são desenvolvidas na fase de utilização de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    A gestão Documental possui 3 fases:

    -Produção

    -Utilização

    -Avaliação e Destinação

     

    Na fase de Utilização envolve as atividades de Protocolo, Classificação de doc, Controle de acesso e recup da informaçao

    Bons estudos

  • A atividade de protocolo é típica da fase corrente, pois é nessa idade que os documentos tramitam bastante.

  • A gestão de documentos possui 3 fases

     1. Produção: elaboração dos documentos necessários a instituição evitando-se a duplicação e emissãode vias desnecessárias
    2. Utilização: protocolo; classificação; organização e arquivamento durante a idade corrente e intermediária; normas de acesso à documentação e à ecuperação de informações;
    3. Destinação: Analise e avaliação de documentos (valor); definição de quais serão objetos do arquivo permanente e quais serão eliminados
    Fonte: Davi Barreto, Ponto dos concursos
  • UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTOS: esta fase inclui as atividades de protocolo (recebimento,classificação,registro,distribuição,tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fasse corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação ( empréstimo e consulta) e à recuperação de informações, indispensável ao desenvolvimento de funções administrativa, técnicas ou científicas das instituições.


    fonte: Arquivo: teoria e prática. Marilena Leite Paes



  • Gabarito: CERTO.

     

    Utilização – Diz respeito ao fluxo documental (atividades de protocolo), sendo importante conhecer o trâmite correto dos documentos, para se evitar a burocratização das atividades.

     

    Esta fase abrange os seguintes elementos:

    – gerenciamento dos arquivos de 1a e 2a idades (correntes e intermediários), com o objetivo da recuperação da informação o mais rápido possível;

    – política de acesso aos documentos.
     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
242512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da gestão de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

A gestão de documentos é aplicada originalmente na idade permanente.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    É na fase CORRENTE(1º idade) E INTERMEDIARIA(2º idade).

     

    Bons estudos.

  • A gestão de documentos acompanha toda a vida do documento.

    A gestão possui 3 fases básicas: Produção, utilização e destinação (recolhimento ao arquivo permante ou eliminação)

  • A gestão de documentos envolve atividades desenvolvidas em todo o ciclo vital, desde a fase corrente, passando pela intermediária, visando a eliminação dos documentos ou seu recolhimento para guarda permanente.

    Gabarito: errado.

  • Segundo o artigo 3 da Lei nº 8.159/91, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados), a gestão documental envolve,apenas, as idades correntes e intermediárias, mesmo porque é nenhuma das fases dela (fase avaliação e destinação) que os documentos serão eliminados ou preservados, e essa preservação acontecerá na idade DOS ARQUIVOS PERMANENTES.


    Artigo 3º: "Considera-se gestão de dcoumentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção,tramitação,uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente" 
  • Concordo com Danilo. Está melhor fundamentado. Pois haverá gestão nas fases corrente e intermediária para decidir se irão permanentemente para a 3° fase ou eliminados.  Estando na última fase não mais o que se decidir,o que gerir.
  • ERRADO,

    JUSTIFICATIVA: A GESTÃO DE DOCUMENTOS OCORRE NAS TRÊS FASES (TRANSITÓRIA, INTEMEDIÁRIA E PERMANENTE) E NÃO SÓ NA PERMANENTE.

    NÃO OCORRE SOMENTE NAS FASES TRANSITÓRIAS E INTERMEDIÁRIA COMO EXPOSTO NOS COMENTÁRIOS ANTERIORES. CUIDADO!!!!

  • Conforme já comentado, a lei 8159/91 art 3º refere-se à gestão de documentos somente nas fases corrente e intermediária
  • Errado
    A idade permanente corresponde à última fase do ciclo de vida do documento, portanto, a gestão documental não começa aí, é lógico.  
    A gestão documental deve envolver todas as fases do ciclo de vida do documento. Ou seja,“começar do começo”. 
    Fonte: Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff - Ponto dos Concursos 
  • Veja a questão Q255205, cujo gabarito é Correto: (CESPE - 2012 - TJ-RR - Auxiliar Administrativo) A gestão de documentos contempla, principalmente, as fases corrente e intermediária.
  • A GESTÃO DE DOCUMENTOS É APLICADA SOMENTE  NAS FASES  CORRENTES E INTERMEDIÁRIAS
  • A gestão de documentos envolve atividades desenvolvidas em todo o ciclo vital, desde a fase corrente, passando pela intermediária, visando à eliminação dos documentos ou seu recolhimento para guarda permanente.

    “Lei nº 8.159/91, Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.

    Assim, a gestão de documentos ocorre nas três fases (transitória, intermediária e permanente).

    Gabarito: errado.

    Fonte: EVP

    Renatovalentini-arquivologia-cursocompleto

  • Se é PERMANENTE ,não há o que gerenciar ,

     

    Gestão de documentos é da fase corrente e intermediária

     

    gabarito ERRADO.

  • Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente

  • Direto ao ponto

    A gestão de documentos é aplicada originalmente na idade permanente (CORRENTE e INTERMEDIÁRIA).

    GESTÃO ARQUIVÍSTICA = só na CORRENTE e INTERMEDIÁRIA

    GABARITO: ERRADO

  • GABARITO ERRADO.

    Começa na fase corrente e vai para a intermediária.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.


ID
247900
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As atividades técnicas ligadas ao processo de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento corrente e intermediário, com vistas ao recolhimento, à guarda ou à eliminação, definem, de acordo com a Lei n° 8.159, de 8 de janeiro de 1991,

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    "...Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente."
  • Pra mim, a alternativa "B" está correta também pois a Lei n. 8.159/91 trata da Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados que trata da gestão de documentos. Por que ela estaria errada então?

    LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

    Regulamento

    Vide Decreto nº 4.553, de 27.12.02

    Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.



  • Gabarito: D
     

     

    LEI Nº 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991 (Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.)

     

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.


ID
268138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

O programa de gestão de documentos deve garantir a qualidade de reversibilidade do documento arquivístico.

Alternativas
Comentários
  • O documento arquivístico tem por base o princípio da continuidade, qual seja, a formação do arquivo de modo progressivo, natural e contínuo, razão pela qual é vedada a reversibilidade a fim de retorná-lo ao status quo ante.
  • E O QUE DIZER DO PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE?
    PRINCÍPIO SEGUNDO O QUAL TODO O PROCEDIMENTO OU TRATAMENTO EMPREENDIDO EM ARQUIVOS PODE SER REVERTIDO, SE NECESSÁRIO.

    FONTE: AULA PONTO DOS CONCURSOS.
  • Bem, pesquisei no livro da profa. Caroline Teixeira (Arquivologia para concursos) e não encontrei o princípio da reversibilidade. 

    Acredito que alguns concurseiros pecam por saber demais. Eu mesma não conhecia tal princípio e acertei a questão justamente por isto.

  • O Princípio da reversibilidade segundo o qual todo o procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário. É aplicado na RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS e não na Gestão de Documentos.

  • O programa de gestão arquivística de documentos deve garantir as seguintes qualidades do documento arquivístico: organicidade, unicidade, confiabilidade, autenticidade e acessibilidade. (e-Arq, pag 21)

    não tem reversibilidade, gabarito: ERRADO

  • lembre-se que o Princípio da Reversibilidade, que reverte os tratamentos nos arquivos, é voltado para técnicas de restauração. Não é por ele que procedimentos de gestão de documentos são revertidos.

    Resposta: errada

  • Gab. E

    Princípio da Reversibilidade Princípio segundo o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário. Normalmente, os alunos acham que esse princípio pode ser aplicado em todos os processos que ocorrem nos arquivos, mas isso não é verdade. Um documento não volta do arquivo permanente para o corrente, por exemplo, aplicando o princípio da reversibilidade, beleza? Esse princípio é mais voltado para técnicas de restauração de documentos, tome cuidado, gavião

    Fonte: Conceitos Fundamentais e Princípios Arquivísticos | Direção Concursos.

  • Exemplo de Reversibilidade: se for converter um arquivo para JPG, não devemos tornar essa ação irreversível. Ora, para tal, basta manter o arquivo no formato que possibilite alterações, por exemplo: se era um arquivo no Word, converta para quais formatos forem necessários, mas mantenha a matriz para não se arrepender ao fazer um processo de conversão (deletando o formato Word e mantendo apenas o JPG).

  • Serenna Alves | Direção Concursos

    lembre-se que o Princípio da Reversibilidade, que reverte os tratamentos nos arquivos, é voltado para técnicas de restauração. Não é por ele que procedimentos de gestão de documentos são revertidos.

    Resposta: errada


ID
268144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

São três as fases de um programa de gestão de documentos: implantação, armazenamento e eliminação.

Alternativas
Comentários
  • As três fases básicas para um programa de gestão de documentos: produção, utilização e destinação.
     

    1. produção - é a atividade responsavel pela elaboração do documento. neste fase que ocorre geralmente a otimização.
    2. utilização - neste fase ocorre o fluxo dos documentos referente as suas atividades administrativas. nesta fase ocorre as atividades de protocolo.  
    3. destinação - nesta fase envolve as ações de analise, seleção e onde e visto os prazos de guarda, ou seja, quais documentos deverão ser eliminados ou preservados.
  • Errado. São 3 fases da gestão de documentos:

    1º Produção 

    2º Utilização

    3 º Destinação

  • As fases da gestão de documentos são: produção, utilização (tramitação e uso) e destinação (avaliação, eliminação ou recolhimento).​

     

    ---------------------------

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: SERPRO

    As três fases básicas da gestão de documentos são produção, utilização e destinação dos documentos.

    --------------------------

     

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: FUNPRESP-JUD

    As fases básicas da gestão de documentos são a produção, a utilização e a destinação.

  • Gabarito: ERRADO.

     

    As fases da gestão de documentos são:

    - produção;

    - utilização;

    - destinação.

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • PUDE > FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS

    PRODUÇÃO

    DESTINAÇÃO

    UTILIZAÇÃO


ID
268147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

As ações do programa de gestão de documentos voltam-se para o momento em que os documentos apresentam valor primário.

Alternativas
Comentários
  • Correto. pois, não há que se falar em gestão documental para documentos de valor secundário(permanente), pois o secundário já foi para arquivo permanente e a gestão documental trabalha apenas com corrente & intermediário.
  • A Lei 8.159/91 mostra que:

    Art. 3º - "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente."

    Fase corrente e intermediária = valor primário dos documentos
    Fase permanente = valor secundário dos documentos


  • Gabarito: CERTO.

     

    O documento tem valor primário quando ainda possui valor administrativo.

    Quando cessa totalmente o seu valor administrativo, e acaba o seu prazo prescricional, ele é eliminado.

    Se o documento tiver valor secundário (histórico), ele é imprescritível, e será recolhido ao arquivo permanente, e lá será preservado para sempre.

    Portanto, os arquivos CORRENTES e INTERMEDIÁRIOS são constituídos de documentos de valor primário (administrativo).
     

    OBS: A gestão de documentos ocorre nas fases Corrente e Intermediária. 

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • Corrente e intermediário= valor primário /gestão documental/valor administrativo.

    Permanente: valor secundário.

  • Direto ao ponto

    As ações do programa de gestão de documentos voltam-se para o momento em que os documentos apresentam valor primário.

    Justificativa: Sim, pois a Gestão de Docs ocorre só nas fases CORRENTE e INTERMEDIÁRIA

    GABARITO: CERTO


ID
268150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

A gestão de documentos ainda não é legalmente reconhecida no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Erradíssima!
    A lei 8159 "Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências."
  • LEI Nº  8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Podemos fundamentar mencionando o art. 216, parágrafo 2o, da CF/1988:
    Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.”

     

    Também podemos citar o art. 3o da Lei no 8.159/1991, que considera “gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.
     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.


ID
268153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

O conceito de ciclo de vida, os programas de ação continuada, o controle da gestão e a especialização do profissional por ela responsável são os pilares da gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Corrente Intermediario e Permanentes

    essas são a vida dos aqrquivos 

    Certo Gabarito 


ID
281269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando os procedimentos administrativos adotados nos
arquivos, julgue os itens a seguir.

Os documentos mantidos no arquivo corrente possuem valor primário.

Alternativas
Comentários
  • correto!

    Em arquivística o valor primário dos documentos define-se, segundo Rousseau e Couture (1998, p. 117-118), como sendo a qualidade de um documento baseado nas utilizações imediatas e administrativas que lhe deram os seus criadores, por outras palavras, nas razões para as quais o documento foi criado. A noção de valor primário está diretamente ligada à razão de ser de documentos e recobre exatamente a utilização dos documentos para fins administrativos. Ou seja, os documentos do arquivo corrente e intermediário possuem valor primário e os documentos do arquivo permanente secundário.

    até mais!

    ;)

  • # VALOR PRIMÁRIO: Documentos com valor administrativo (Corrente e Intermediário).


    # VALOR SECUNDÁRIO: Documentos com valor histórico/cultural (Permanente).
  • ARQUIVO CORRENTE OU DE PRIMEIRA IDADE - guarda documentos consultados com frequencia, devido ao seu uso funcional/administrativo/juridico (ligado a finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primario. 


    fonte: arquivologia para concursos - Renato Valentini. 

    OBS: tantos os arquivos correntes quando os intermediarios possuem valor PRIMARIO! 

    (teclado desconfigurado)


    BONS ESTUDOS !!! 
  • Arquivos Correntes
    A primeira das fases, o arquivo corrente, guarda documentos que são consultados frequentemente pelo seu produtor. São documentos de grande valor primário. Este arquivo é vital para o funcionamento de toda instituição, pois abriga todos os documentos que foram e serão criados ou recebidos. Sua localização deve ser a mais próxima possível do produtor, para que possa ter acesso facilitado aos documentos. Entre suas atividades estão: 
      Atividades de Protocolo e Expedição;
      Arquivamento, empréstimo e consulta;
      Avaliação de Documentos;
      Classificação de Documentos;
      Conservação de Documentos.
      Fonte: Prof. Mayko Gomes - Ponto dos Concursos
      Bons estudos
  • arquivo corrente
    1 Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

     

    Fonte:
    DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA, 2005.

  • Corrente e intermediário = primário.


ID
310309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.

O nível mínimo de um programa de gestão de documentos é identificado quando ocorrem a eliminação de documentos sem valor e o recolhimento de documentos históricos aos arquivos permanentes.

Alternativas
Comentários
  •   Segundo a Unesco, a aplicação de um programa de gestão de documentos públicos pode ser desenvolvida em quatro níveis:
    Nível mínimo: estabelece que os órgãos devem contar, ao menos,com programa de retenção e eliminação de documentos e estabelecer procedimentos para recolher a instituição arquivística pública aqueles de valor permanente.
    Nível mínimo ampliado: complementa o primeiro, coma existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário;
    Nível intermediário: compreende os dois primeiros, bem como a adoção de programas básicos de elaboração e gestão de formulários e correspondências e a implantação de sistema de arquivos;
    Nível máximo:inclui todas as atividades já descritas,complementadas por gestão de diretrizes administrativas, de telecomunicações e o uso de recursos da automação;

      Segundo a Unesco, a aplicação de um programa de gestão de documentos públicos pode ser desenvolvida em quatro níveis:
    Nível mínimo: estabelece que os órgãos devem contar, ao menos,com programa de retenção e eliminação de documentos e estabelecer procedimentos para recolher a instituição arquivística pública aqueles de valor permanente.
    Nível mínimo ampliado: complementa o primeiro, coma existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário;
    Nível intermediário: compreende os dois primeiros, bem como a adoção de programas básicos de elaboração e gestão de formulários e correspondências e a implantação de sistema de arquivos;
    Nível máximo:inclui todas as atividades já descritas,complementadas por gestão de diretrizes administrativas, de telecomunicações e o uso de recursos da automação;

    Segundo a Unesco, a aplicação de um programa de gestão de documentos públicos pode ser desenvolvida em quatro níveis:

    Nível mínimo: estabelece que os órgãos devem contar, ao menos,com programa de retenção e eliminação de documentos e estabelecer procedimentos para recolher a instituição arquivística pública aqueles de valor permanente;
    Nível mínimo ampliado: complementa o primeiro, coma existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário;
    Nível intermediário: compreende os dois primeiros, bem como a adoção de programas básicos de elaboração e gestão de formulários e correspondências e a implantação de sistema de arquivos;
    Nível máximo:inclui todas as atividades já descritas,complementadas por gestão de diretrizes administrativas, de telecomunicações e o uso de recursos da automação;

     

  • Ok, comentário pertinente.
  • Uma dica para identificar os níveis de um programa de gestão de documentos é pensar no quão essencial é aquela atividade dentro de um programa de gestão de documentos e assim estabelecer o nível em que aquela atividade deveria estar. Pensar assim e ter mais ou menos uma ideia da lista que a colega Fernanda postou ajuda muito nessas questões. 


    Espero ter ajudado.

  • Já foi cobrado outras vezes...

    Q547667 - FUB 2015

    Um programa de gestão de documentos deve abranger, minimamente, procedimentos de guarda, eliminação e recolhimento de documentos. (Gab: Certo)

    Q592232 - STJ 2015

    Um programa mínimo de gestão de documentos envolve a orientação para a produção de documentos. (Gab: Errado)


ID
310312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.

Para evitar a criação e o aumento do volume de novos documentos em um órgão ou empresa, o arquivista deve desenvolver a fase de utilização e manutenção de documentos, do programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Para evitar a criação e o aumento do volume de novos documentos em um órgão ou empresa, o arquivista deve desenvolver a fase de utilização e manutenção de documentos, do programa de gestão de documentos.
  • O arquivista evita a criação e o aumento do volume de documentos considerados INVÁLIDOS. Nos mais, nada poderá se fazer além de uma boa gestão documental.

    até mais!
  • Questão - Para evitar a criação e o aumento do volume de novos documentos em um órgão ou empresa, o arquivista deve desenvolver a fase de utilização e manutenção de documentos, do programa de gestão de documentos.

    As tres fases básicas da gestão de documentos são: produção, utilização e destinação.

    1 fase (Produção) - esta fase refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. É nesta fase que se deve otimizar a criação de documentos (ou seja, gestão adequada de documentos como forma de diminuir a MASSA documental), o que não impede que seja feito tal gestão nas outras fazes, mas primordialmente para diminuir a massa documental produzida deve-se desenvolver processos na FASE CORRENTE (= produção).

  • PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS: REFERE-SE AO ATO DE ELABORAR DOCUMENTOS EM RAZÃO DAS ATIVIDADES ESPECÍFICAS DE UMA ÁREA OU SETOR. NESTA FASE, DEVE-SE OTIMIZAR A CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS, EVITANDO-SE A PRODUÇÃO DAQUELES NÃO ESSENCIAIS, DIMINUINDO O VOLUME A SER MANUSEADO, CONTROLADO, ARMAZENADO E ELIMINADO, GARANTINDO, ASSIM, O USO ADEQUADO DOS RECURSOS DE REPROGRAFIA E AUTOMAÇÃO.
  • ERRADA, O CORRETO SERIA  DESENVOLVER A FASE DE PRODUÇÃO

  • Direto ao ponto!

    Para evitar a criação e o aumento do volume de novos documentos em um órgão ou empresa, o arquivista deve desenvolver a fase de utilização e manutenção (DESTINAÇÃO = a fim de eliminar ou recolher, pois só assim evitará criação e aumento de despesas, volume, etc) de documentos, do programa de gestão de documentos.

    Fonte: Vozes da minha cabeça rsrs + aulas do Prof. Darlan Eterno

    GABARITO: ERRADO


ID
310318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.

A gestão dos arquivos permanentes faz parte dos objetivos e finalidades de um programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Missão do Arquivo Permanente

    - Promover e acompanhar as atividades de gestão dos documentos arquivísticos do Poder Público e particular de interesse público, objetivando a preservação, a disseminação e o acesso às informações institucionais.

    Porém....

    A gestão documental ou gestão de documentos é um ramo do arquivo documental responsável pela administração de documentos nas fases corrente e intermediária (primeira e segunda idade).

    até mais! ;)


  • O conceito de Gestão de Documentos tem foco no gerenciamento de documentos em fase Corrente e Intermediária.
  • A Gestão de Documentos com foco no gerenciamento de Documentos Correntes e Intermediários, promove o curso de documentos desde a sua produçào até o cumprimento da sua função. Fases: Produção, utilização e Destinação. Esta última, faz a avaliação do valor do documento e define quais serão objetos de arquivamento permanente e quais serão eliminados.

    Já no Arquivo Permanente tem-se as fases:
     - arranjo: reunião adequada dos documentos
    - descrição e publicação: permitem a consulta e divulgação
    - conservação , preservação
    - referência (políticas de acesso e uso desses documentos)
  • É só lembrar, nunca, haverá GESTÃO na fase PERMANENTE.


    Bons estudos

  • Não parece mas essa questão é muito capciosa. Vejam como são as coisas: 


    A questão diz: "A gestão dos arquivos permanentes faz parte dos objetivos e finalidades de um programa de gestão de documentos". Você marca errado porque todo mundo sabe que o programa de gestão de documentos tem suas atividades voltadas para os arquivos correntes e intermediários, como o colega Leandro Guedes comentou.


  • Entretanto, olha outra questãozinha que o CESPE cobrou:


    CESPE_2009_MMA. Uma das principais finalidades da gestão de documentos é a proteção dos documentos de valor permanente para a organização e a sociedade. Gabarito: Certo



    Vejam que na primeira questão, o examinador fala em "gestão dos arquivos permanentes" e na segunda, "proteção dos documentos de valor permanente".



    Gerir um arquivo permanente e proteger um arquivo permanente são duas coisas completamente distintas e pode ser motivo de confusão porque ambas as atividades trabalham com arquivos permanentes. Então é só lembrar: existe gestão de documentos nos arquivos permanentes? NÃO! A gestão de documentos também tem como uma de suas finalidades a proteção dos acervos permanetnes? SIM!


    Coloquei isso porque eu fiquei na dúvida quando fiz essa questão justamente porque já tinha feito a outra do MMA e a confusão de conceitos me fez voltar e comparar ambas. Espero ter ajudado, caso alguém tenha ficado com a mesma dúvida. 

  • Não estou conseguindo editar então vou colocar outro comentário que talvez ajude. Quem estiver com dúvidas sobre o fato de um dos objetivos do programa de gestão de documentos ser a preservação de documentos de valor secundário, por favor, procurem meu comentário e de alguns colegas na questão Q80836. Também fiquei com dúvida já que não achei explícito, em lugar algum que a preservação é um dos objetivos. :)

  • Gestão de documentos: Fase corrente e intermediária

    E


ID
316834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos.

A gestão de documentos consiste em administrar o uso e a circulação da informação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado. Achei que o Cespe tivesse adotado uma visão geral e acadêmica, acabei me enganando. Perceba o  conceito abaixo segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: 

    gestão de documentos

    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e

    arquivamento(1, 2) de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou

    recolhimento(1, 2) para guarda permanente. Também referida como administração de documentos.

    gestão de documentos

    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e

    arquivamento(1, 2) de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou

    recolhimento(1, 2) para guarda permanente. Também referida como administração de documentos.

  • A gestão de documentos consiste em administrar o uso e a circulação de DOCUMENTOS

  • cespe cheio de subjetividade ai na hora do subjetivo ela restringe. por favor alguém me da uma surra com um tijolo. 

  • administração geral e arquivologia são duas matérias tão subjetivas que o candidato deveria ter direito a consultar os búzios na hora da prova.

  • Cespe, deixa quieto, pode ir sacaneando. Te pego lá fora na hora da saída.

  • documento tem oq dentro? merd@ por acaso?...............

  • Documento é um somatório de informação + suporte.

  • CESPE não tem mãe mesmo.

  • Em 25/07/21 às 20:45, você respondeu a opção E.

    Você acertou!Em 26/06/21 às 07:10, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 26/05/21 às 20:10, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 05/05/21 às 21:34, você respondeu a opção C.

    !

    Você errou!Em 25/04/21 às 14:22, você respondeu a opção C.

    !

    ufaaa


ID
321445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação a gestão de documentos na esfera pública, julgue os
itens subsequentes.

A fase de utilização refere-se às atividades de controle, organização e acesso a documentos em fase corrente, incluindo-se arquivamento, recuperação e descarte de documentos e informações.

Alternativas
Comentários
  • O descarte de documentos e informações é feito na fase de destinação de documentos e não na de utilização, como foi citado.
  • A 2ª fase da gestão documental - UTILIZAÇÃO - refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim com sua guarda após cessar seu trâmite. (NÃO PODE DESCARTÁ-LOS).  Esta fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação.
     

    3ª fase da Gestão documental - DESTINAÇÃO - Envolve atividades de análise, seleção, fixação de prazos de guarda documental, ou seja, IMPLICA DECIDIR QUAIS OS DOCUMENTOS A SEREM ELIMINADOS(DESCARTADOS) E QUAIS SERÃO PRESERVADOS PERMANENTEMENTE.

    A questão estava certa até dizer que descarte é na fase de utilização(2ª fase).
  • Destinação:
    Análise e avaliação dos documentos (valor)
    Definição de quais serão objeto de arquivo permanente e quais serão eliminados
  • A gestão de documentos é dividida em três fases, quais sejam: Produção, Utilização e Destinação
    1) Produção: a qual devemos sempre pensar no sentido de acumulação; 

    2) Utilização, que corresponderia ao fluxo documental nas organizações, ou seja, a vida útil do documento durante o ciclo de vida; 

    3) Avaliação e destinação
    , sendo que a primeira (avaliação) estipula, baseada no assunto dos documentos, os prazos de retenção dos documentos nas fases corrente e intermediária, possibilitando a ocorrência da segunda (a destinação), que poderá se concretizar com a eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente.
    Conclui-se: O arquivamento e o descarte não correspondem a fase de utilização, mas sim a terceira fase da Gestão de documentos que é a Destinação.
    Fonte: Professor Antonio Victor - Eu vou passar
  • O descarte é realizado na 3ª fase : Avaliação e a Utilização ertence a 2ª Fase.

    Abraços
  • ETAPAS DA GESTÃO DE DOCUMENTOS REGRA:

     

    PRODUÇÃO:

    >MODELO DE DOCUMENTOS E FORMULÁRIOS

    >RACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

     

    UTILIZAÇÃO:

    >PROTOCOLO

    >ARQUIVAMENTO, ORGANIZAÇÃO, RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO

    >ELABORAÇÃO DAS NORMAS DE ACESSO

     

    DESTINAÇÃO:

    >ANÁLISE/ AVALIAÇÃO

    >SELEÇÃO

    >FIXAÇÃO DE PRAZOS DE GUARDA

    >ELIMINAÇÃO

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Existem dois erros:

    - As atividades mencionadas (controle, organização e acesso) não são exclusivas dos documentos nos arquivos correntes. Devemos incluir também os documentos que estão guardados temporariamente nos arquivos intermediários (esta fase contempla o gerenciamento dos arquivos de 1ª e 2ª idades);

    - O outro erro é a menção ao descarte de documentos. A eliminação ou descarte faz parte da última fase da gestão de documentos (a destinação).
     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
321451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação a gestão de documentos na esfera pública, julgue os
itens subsequentes.

Gestão de documentos é o sistema de controle sobre a produção e manutenção de documentos nas fases corrente e intermediária, por meio de registros, listagens, índices e planos de arquivamento.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, acho que o erro está em colocar o índice como uma técnica da fase corrente e intermediária, quando na verdade, ele é um auxiliar do sistema de busca para os arquivos permanentes. 

    Posso estar enganado, mas a gestão de documentos é relacionadas às fases corrente e intermediária realmente, como diz a questão, da mesma maneira que está na lei 8.159

    Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Se eu estiver erro é só me responder no meu perfil, é sempre bom tirar dúvidas.

    Abraço
  • Aqui está uma questão que mostra claramente que a gestão de documentos só ocorre na fase corrente e intermediária:  Q109980 

    Com essa questão fica claro que a gestão de documentos não se refere à fase permanente, mas apenas trabalha dando a gestão dos arquivos, a sua destinação final.

    Não acho que o meu comentário anterior foi perfeito, mas se for para marcar ruim, pelo menos aponte porque ele foi ruim e onde está o erro da questão.

  • O erro da questão está nos instrumentos apontados. Na gestão os principais intrumentos são: plano de classificação e tabela de temporalidade.
    Registro: atividade do protocolo
    Listagens e índices: instrumentos auxiliares
    Plano de arquivamento: deve ser algum sinônimo para plano de classificação
    Pessoal, tenham atenção! A gestão de documentos só engloba as duas primeiras fases: corrente e intermediária. A avaliação é feita e decide o destino da documentação: descarte ou preservação. Ela pode e deve estar atuando desde o nascer do documento, já que, tendo na tabela de temporalidade que determinado tipo documental possui valor permanente, ele já poderá nascer num suporte mais adequado, como o papel alcalino.
    Tanto é que, nos EUA, os arquivos de primeira e segunda idade são tratados por um tipo de profissional: o record manager, e os arquivos de 3ª idade são de responsabilidade do archivist.

    Segue a definição do DIBRATE:
    gestão de documentos
    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento(1, 2) de  documentos em  fase corrente e intermediária, visando sua  eliminação ou recolhimento(1, 2).  Também chamado  administração de documentos.
  • Reforço: a gestão não engloba os arquivos permanentes. Para quem ainda tem dúvida, sugiro procurar o livro da Marilena Leite Paes: Arquivo: teoria e prática.

    Não confundam teoria das três idades ou ciclo de vida documental com gestão de documentos.

    Gestão de documentos:
     Arquivo Corrente: Produção / tramitação

     Arquivo intermediário: Tramitação/Destinação (eliminação ou preservação)                                             

    Teoria das três idades (ou ciclo vital):
    1ª idade: Arquivo corrente
     2ª idade: Arquivo Intermediário
     3ª idade: Arquivo Permanente  

     

    Espero ter ajudado. =)
                                                

  • gestão de documentos
    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e
    arquivamento(1, 2) de  documentos em  fase corrente e intermediária, visando sua  eliminação ou
    recolhimento(1, 2).  Também chamado  administração de documentos.
  • O plano de arquivamento faz parte da organização e administração de arquivos e não da gestão documental. Por isso está errada a questão.
    Fonte: livro Arquivologia pata concursos - 3ª edição,  Renato Valentini, ptg 61. Fala sobre o plano de arquivo ( na fase de planejamento).
  • Só reforçando que a atividade 'Registro' é feita no PROTOCOLO, que faz parte da esfera dos Arquivos CORRENTES. Portanto, até ali, a questão está correta, errando apenas em colocar 'listagens' e 'índices' (instrumentos de pesquisa do arquivo PERMANENTE) como ferramentas da Gestão de Documentos (que abrange apenas os arquivos CORRENTES e INTERMEDIÁRIOS).


    Plano de arquivamento é sinônimo de Método de Arquivamento, e isso também é atividade da Gestão de Documentos, e jamais poderia ser uma atividade do Arquivo Permanente.


    Espero ter ajudado! :)

  • no meu entendimento o sistema de registro ou protocolo é uma das atividades que englobam a gestão documetal. 

  •  DE ACORDO COM A LEI 8.159

     

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

     

    PATA USO

     

    Produção

    Avaliação

     Tramitação

     Arquivamento

    Uso

     

    PADRÃO:  PUD

     

    PRODUÇÃO

    UTILIZAÇÃO

    DESTINAÇÃO

     

     


ID
321454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação a gestão de documentos na esfera pública, julgue os
itens subsequentes.

Na fase de produção, o arquivista pode, entre outras atividades, sugerir a criação ou extinção de modelos, formulários, cópias ou vias desnecessárias; propor consolidação de atos normativos; e participar da seleção de recursos humanos para área arquivística.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa está CORRETA, pois a fase de Produção (PUD) refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Nesta fase deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo assim o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação. 
  • Produção:
    Elaboração dos documentos em decorrência das atividades da instituição;
    Criação de documentos essenciais À administração, evitando duplicação e emissão de vias desnecessárias.
  • alguém pode me ajudar a entender? fiquei em dúvida no trecho: 'e participar da seleção de recursos humanos para área arquivística.  '
    isso está tão relacionado assim à fase de produção? eu, na minha ignorância, entendi que tal aspecto pode estar relacionado a qualquer fase arquivística, por isso considerei errado. qual o embasamento?

    obrigada!

  • Questão insana. Fase de produção não tem nada a ver com seleção de RH. É só ler o que os colegas colaram aí embaixo e notar que a CESPE se perdeu nessa questão. GABARITO INCORRETO!

  • Na fase de produção, não estão apenas aqueles atos que criam documentos, mas também aqueles viabilizam a criação dos documentos. Assim, a sugestão de criação e a seleção de recursos humanos, entre outras atividades, também podem ser enquadradas na fase de produção.

  • Segundo PAES (Arquivo: teoria e prática, pag 54), a "Produção de documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor. Nesta fase, o arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração da instituição e evitadas duplicação e emissão de vias desnecessárias; propor consolidação de atos normativos alterados ou atualizados com certa frequência, visando à perfeita compreensão e interpretação dos textos; sugerir criação ou extinção de modelos e formulários; apresentar estudos sobre a adequação e o melhor aproveitamento de recursos reprográficos e informáticos; contribuir para a difusão de normas e informações necessárias ao bom desempenho institucional; opinar sobre escolha de materiais e equipamentos; participar da seleção dos recursos humanos que deverão desempenhar tarefas arquivísticas e afins. Em resumo, a gestão de documentos assumiu nas instituições papel tão relevante quanto a gestão de materiais e de recursos humanos, embora ainda não seja assim reconhecido."

    GABARITO: CERTO

  • Comentário:

     

    Na fase de produção, não estão apenas aqueles atos que criam
    documentos, mas também aqueles viabilizam a criação dos documentos. Assim, a
    sugestão de criação e a seleção de recursos humanos, entre outras atividades,
    também podem ser enquadradas na fase de produção.
    A propósito, este trecho da questão costuma causar polêmica entre os alunos
    do curso:
    “[...] sugerir a criação o ou extinção de modelos, formulários, copias ou vias
    desnecessárias[...]
    A banca não percebeu, mas afirmou que o arquivista pode sugerir a criação
    de modelos, formulários, cópias ou vias desnecessárias. Não é isto, no entanto,
    que a assertiva pretendeu afirmar (tanto é que os recursos desta questão não
    foram aceitos). O problema aqui é gramatical, tão somente .

     

    Item Certo.

     

    Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini www.estrategiaconcursos.com.br Página 82 de 129
     

  • Gabarito: CERTO.

     

    Produção – Os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão, evitando-se, dessa forma, que sejam elaborados os não essenciais. Assim, diminui o volume a ser manuseado, facilitando o controle da massa documental.

     

    Esta fase abrange os seguintes elementos:

    – gerenciamento de fichas e formulários (produção ou eliminação);

    – controlar os atos normativos (produção, atualização e divulgação desses documentos: decretos, estatutos, portarias, entre outros);

    – aproveitar de forma adequada os recursos reprográficos e informáticos (relacionados à automação de arquivos);

    – escolher materiais (de consumo e permanente) para as tarefas arquivísticas;

    – selecionar e capacitar pessoal para trabalhar com a documentação.

     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
325195
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“Gestão de Documentos” pode ser definida, corretamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Resolução: segundo o Art. 3º da Lei nº 8.159/91:

    Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Resposta: B

  • Gabarito: B.

    Lei 8.159/91:

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.


ID
327346
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à avaliação de documentos, analise os seguintes itens:
I. Os valores secundários envolvem direitos e deveres do cidadão para com o Estado.

II. O valor fiscal é inerente aos documentos necessários à consecução das atividades correntes do órgão.

III. O valor legal é atribuído a documentos necessários para comprovação de operações financeiras.

IV. O valor probatório corresponde ao valor informativo e ambos correspondem aos interesses que o documento apresenta para o órgão produtor.
A quantidade de itens corretos é igual a:

Alternativas
Comentários
  • AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHH!!
    Alguém, por favor, comente essa questão. Não consegui entender por que todas as afirmações estão erradas, pelo menos a II deveria estar correta, pois o valor fical não é relacionado aos arquivos correntes????
  • Também errei feio, viu?

    Fui buscar as definições no DIBRATE. Acho que por elas dá pra ver por que as assertivas estão todas erradas:

    Valor secundário: Valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzido. 
    Valor fiscal: Valor atribuído a documentos ou arquivos para comprovação de operações financeiras ou fiscais. 
    Valor legal: Valor que um documento possui perante a lei para comprovar um fato ou constituir um direito. 
    Valor probatório: Valor intrínseco que permite a um documento de arquivo servir de prova legal.

     Segundo o que pesquisei, o correto seria:
    I) Valor jurídico
    II) Valor administrativo
    III) Valor fiscal
    IV) Valor permanente

  • Gostaria de complementar a pesquisa do colega:

    Onde ele colocou "valor administrativo" podemos considerar como valor primário.
    Onde ele colocou "valor permanente" podemos considerar como valor secundário.

    Bons estudos!
  • Complementando os comentários dos colegas, segundo o DIBRATE:

    Valor Informativo: Valor que um documento documento possui pelas informações informações nele contidas, independentemente de seu valor probatório.


ID
327421
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Conforme estabelece a Resolução n. 20 do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) sobre a inserção dos documentos digitais em programas de gestão arquivística de documentos, assinale o item correto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Art. 2º Um programa de gestão arquivística de documentos é aplicável independente da forma ou do suporte, em ambientes convencionais, digitais ou híbridos em que as informações são produzidas e armazenadas

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=71&sid=46

  • Essa ai so abrindo a resolução do CONARQ e analisando com MUITA calma o texto. Muito confusa e trechos cortados.

  • De acordo com a Resolução nº 20 do CONARQ:

    a) Parágrafo único. A eliminação de documentos arquivísticos submetidos a processo de digitalização só deverá ocorrer se estiver prevista na tabela de temporalidade do órgão ou entidade, aprovada pela autoridade competente na sua esfera de atuação e respeitado o disposto no art. 9º da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991.

    b) §3º Os metadados são informações estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo.

    c) §2º Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.

    d) §1º Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.

    e) Art. 2º Um programa de gestão arquivística de documentos é aplicável independente da forma ou do suporte, em ambientes convencionais, digitais ou híbridos em que as informações são produzidas e armazenadas (GABARITO)


ID
327427
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Analise os seguintes itens relativos ao Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e- ARQ recomendado pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ):
I. O e-ARQ Brasil estabelece requisitos mínimos para um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), independentemente da plataforma tecnológica em que for desenvolvido e/ ou implantado.

II. O SIGAD é um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador.

III. O SIGAD prescinde da implantação prévia de um programa de gestão arquivística de documentos.

IV. Um SIGAD inclui um sistema de protocolo informatizado, entre outras funções da gestão arquivística de documentos.
A quantidade de itens corretos é igual a:

Alternativas
Comentários
  • III. O SIGAD prescinde da implantação prévia de um programa de gestão arquivística de documentos. ERRADO


    Um SIGAD é um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos e, como tal, sua concepção

    tem que se dar a partir da implementação de uma política arquivística no órgão ou entidade.

     

    O sucesso do SIGAD dependerá, fundamentalmente, da implementação prévia

    de um programa de gestão arquivística de documentos. 




    Letra : D
  • Item III está errado.

    Brasil !


ID
329944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos,
julgue os itens que se seguem.

A gestão da informação e a gestão de documentos, apesar da proximidade de interesses e do objeto de trabalho, não atuam no mesmo ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Documento = informação + suporte
  • Errado! Atuam no mesmo ambiente sim. Vanderlei Batista dos Santos:

    "Pode-se dizer que, em um fluxo crescente de amplitude, a gestão documental contempla o tratamento e disponibilidade dos documentos e da informação orgânica - produzidos exclusivamente em decorrência da realização das atividades da instituição e armazenados nos arquivos -, e esta abordagem está contemplada pela gestão da informação institucional como um todo que, além da informação arquivística, abrange a informação bibliográfica (coleções adquiridas) e alguns outros tipos de informação coletadas, por exemplo, na Internet ou recebidas a partir de clippings de jornais."

    Fonte: Livro Arquivística: temas contemporâneos


ID
329947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos,
julgue os itens que se seguem.

A gestão de documentos privilegia o tratamento dos documentos com valor secundário, aqueles que terão guarda indefinida.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!!!

    A GESTÃO DE DOCUMENTOS SE DESENVOLVE NAS FASES CORRENTE E INTERMEDIÁRIA. ASSIM, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM EM GESTÃO DOCUMENTAL PARA PARA DOCUMENTOS DE VALOR SECUNDÁRIO, UMA VEZ QUE TAIS DOCUMENTOS, JÁ FORAM RECOLHIDOS AO ARQUIVO PERMANENTE.
  • A questão erra, ao falar "privilegia o tratamento dos documentos com valor secundário, aqueles que terão guarda indefinida.", vejam em outras duas questões o mesmo assunto de forma semelhante:

    Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Arquivologia - Específicos

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental

    As ações do programa de gestão de documentos voltam-se para o momento em que os documentos apresentam valor primário.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2013 - TCE-ES - Analista Administrativo - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia

    A gestão de documentos apresenta ações efetivas em duas fases arquivísticas, nas quais predomina o valor

    d) primário dos documentos.

    GABARITO: LETRA"D".

  • Corrigindo a questão:

    A gestão de documentos privilegia o tratamento dos documentos com valor primário.

  • Direto ao ponto!

    A gestão de documentos privilegia o tratamento dos documentos com valor secundário, aqueles que terão guarda indefinida (SÓ HÁ GESTÃO = CORRENTE e INTERMEDIÁRIA).

    GABARITO: ERRADO


ID
329950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos,
julgue os itens que se seguem.

A gestão de documentos compreende a definição de uma política arquivística, a designação de responsabilidades e o planejamento do programa de gestão.

Alternativas
Comentários
  • gestão de documentos:

    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e
    arquivamento(1, 2) de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou
    recolhimento(1, 2). Também chamado administração de documentos.
  • Achei que fosse a Produção, a utilização e a destinação, viu

  • E-arq Brasil:

    A gestão arquivística de documentos compreende:

    - definição da política arquivística;

    - designação de responsabilidades;

    - planejamento do programa de gestão;

    - implantação do programa de gestão.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 18)


ID
329953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos,
julgue os itens que se seguem.

A gestão de documentos não está vinculada diretamente ao ciclo de vida dos documentos de arquivo e ocorre paralelamente às três idades documentais.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de Gestão de Documentos tem foco no gerenciamento de documentos em fase Corrente e Intermediária. Portanto, não contempla as três idades documentais.
  • O gabarito da assertiva está como errado. E a explicação do colega dáa entender que a questão está correta. 

    Apesar de a gestão de documento não atingir os arquivos permanentes, a gestão está vinculada ao ciclo de vida dos documentos e não ocorre paralelamente, como diz a questão, tanto que alguns dos seus objetivos estão intimamente ligados ao bom funcionamento do ciclo de vida dos arquivos. 

    Exemplos dos objetivos da gestão de documentos - Arquivologia Facilitada, João Tiago Santo e Leonardo Reis.  

    Assegurar, de modo eficiente, a produção, a administração e a destinação de documentos.

    Assegurar a eliminção dos documentos que não apresentem valor primário - administrativo, técnico, fiscal e legal - ou valor secundário, ou seja, importância histórica para a pesquisa científica. 
  • Pessoal, a gestão de documentos está intimamente vinvulada ao ciclo de vida dos docs e está junta comas três idades
  • ERRADA. Embora a gestão de documentos seja aplicada somente nas fases correntes e intermediárias, não há que se falar em gestão sem saber " o que" gerenciar. Neste caso, o responsável por indicar "quais" documentos serão gerenciado é a teoria das três idades. Ou seja, não há que se falar em dissonância entre gestão de documentos e teoria das três idades documentais.


ID
329956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos,
julgue os itens que se seguem.

A gestão da informação parte do pressuposto de que a informação é um recurso tão importante quanto os recursos materiais, financeiros e humanos e deve, por isso, receber o mesmo tratamento.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO
    Sem dúvidas, a gestão de informações é equiparada aos demais itens citados  na questão.
    Sem a gestão de informações, nenhuma empresa moderna conseguiria sobreviver.
    Bons estudos.

  • GAB: CORRETO

    "O caráter amplo do conceito de informação nos leva a necessidade de delimitar o contexto de sua aplicação para enfocá-lo no âmbito da proposta desse texto. Nesse sentido, nos interessa a informação que se localiza num ambiente administrativo e organizacional, onde, segundo Rousseau e Couture (1998), ela deve ser considerada, organizada e tratada como um recurso tão importante quanto os recursos humanos, materiais ou financeiros."

    (A informação orgânica arquivística - Renato Tarciso Barbosa de Sousa)

  • Mesmo tratamento força a barra


ID
330385
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os documentos que envolvem a proteção de direitos a curto ou longo prazo, tanto do governo quanto de terceiros, e que possuem caráter probatório apresentam valor:

Alternativas
Comentários
  • Letra: C
    O valor primário relaciona-se, ao período de uso do documento para o cumprimento dos fins administrativos, legais ou fiscais.
    • Os documentos que testemunham a política e os procedimentos adotados pelo órgão no desempenho de suas funções possuem valor administrativo.
    • Os documentos que envolvem proteção de direitos a curto ou a longo prazo,tanto para o governo quanto de terceiros apresentam valor legal ou jurídico.
    • Os documentos relativos às operações financeiras e à comprovação dereceitas e despesas, ou seja, aqueles que registram o controle orçamentário, tributárioe contábil possuem valor fiscal.
    GESTÃO DE DOCUMENTOS: UMA RENOVAÇÃO EPISTEMOLÓGICA NO UNIVERSO DA ARQUIVOLOGIA (pag.44)

ID
330445
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A seleção é a separação física dos documentos de acordo com sua destinação e segue o estabelecido na Tabela de Temporalidade ou nos relatórios de avaliação.

Assinale a afirmativa que indica em que fases do ciclo vital é feita essa seleção.

Alternativas
Comentários
  • A destinação é uma atividade de gestão dos documentos. Lembrando aos colegas: a gestão possui três fases básicas - a produção, a utilização e a destinação (gravei como "Pr-U-De). Aconselho a dar uma lida na lei abaixo, pois várias definições importantes em arquivologia são abordadas por ela. 

    Lei. 8.159-91 - Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    A seleção, a tabela de temporalidade, os relatórios de avaliação são instrumentos utilizados para auxiliar a gestão dos documentos.
  • Completando a informações acima: a gestão de documentos entende que é qualquer atividade que vise a controlar o fluxo de documentos existentes na instituição, de forma a assegurar a eficiência das atividades administrativas, estará inserida na gestão de documentos. Ela é por meio do planejamento, organização, controle, coordenação dos recursos humanos, do espaço físico e dos equipamentos, com objetivo de aperfeiçoar e simplificar o ciclo documental.

  • Tabela de temporalidade

    Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes. Também e possível dizer que a tabela de temporalidade e o registro esquemático do ciclo de vida documental do órgão.

     Fonte Renato Valentini

     

  • A seleção é feita no âmbito dos arquivos correntes e permanentes e nada mais é do que o ato de separar os documentos de acordo com a sua destinação que pode ser a transferência, o recolhimento ou a eliminação. :)

  • Gabarito: c

    Fonte: minhas anotações

    --

    Basta saber que a tabela de temporalidade faz referência aos prazos de guarda nos arquivos correntes e intermediários.


ID
358054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países.

José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto acima e a respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

A gestão de documentos surgiu com o objetivo de resolver os problemas de preservação dos documentos de valor primário dos arquivos permanentes das organizações públicas e privadas.

Alternativas
Comentários
  • Gestão de Documentos: conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
  • A gestão de documentos surgiu com o objetivo de resolver os problemas de preservação dos documentos de valor primário dos arquivos permanentes das organizações públicas e privadas.

    Lei 8159/91:
    Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Resposta: A questão tenta induzir a 2 erros:
    1. Arquivos Permanentes possuem valor SECUNDÁRIO;
    2. A Gestão de documentos é utilizada para ARQUIVOS de valor PRIMÁRIO (correte e intermediário);


    "Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração."                                                                                                                  
  • O conceito de Gestão Documental tem como foco o gereciamento de documentos  nas fases Corrente e Intermediária.
  • O melhor a fixar a respeito dessa questão é que - como disse o nosso amigo acima - não há que se falar em gestão de documentos em aquivos permanentes, somente nas idades correntes e intermediária, posto que, na fase permanente, os documentos já possuem seu valor secundário e devem ser recolhidos e guardados permanentemente, logo, não há mais movimentação, não havendo mais sentido cogitar sobre gestão.
  • A gestão de documentos é um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente.

    Objetivos da Gestão de Documentos:
    *assegurar, de forma eficiente, a produção, administração, manutenção, e destinação de documentos;
    * garantir que a informação institucional esteja disponível quando e onde necessária à instituição a aos cidadãos;
    *assegurar a eliminação dos documentos que não tenham valor administrativos, fiscal, legal ou para pesquisa científica;
    *assegurar o uso adequado da micrográfica, processamento automatizado de dados e outras técnicas avançadas de gestão de informação;
    * contribuir para acesso e preservação dos documentos que mereçam guarda permanente por seus valores históricos e científico. 
  • "A gestão de documentos surgiu com o objetivo de resolver os problemas de preservação dos documentos de valor primário dos arquivos permanentes das organizações públicas e privadas."
    Erros:
    - a gestão de documentos só compreende as duas primeiras fases do ciclo de vida dos documentos: corrente e intermediária;
    - se o arquivo é permanente, ele não tem mais valor primário.

  • A gestão de documentos possui vários objetivos, dentre os quais podemos citar: organizar a produção, administração, gerenciamento, manutenção e destinação dos documentos; assegurar o acesso à informação; formalizar a eliminação de documentos que tenham cumprido sua destinação; Todos estes são excelentes exemplos de para que serve a gestão de

    documentos, que você pode memorizar com carinho.Entretanto, o erro da questão está no fato de que os arquivos permanentes não possuem valor primário, mas sim valor secundário (informativo, probatório ou histórico).


  • A gestão de documentos surgiu com o objetivo principal de servir à administração e secundário de preservar o valor histório dos documentos. Questão muito simples.

  • Gestão DOCUMENTOS - É usada na Fase Corrente e Intermediária APENAS.

    Errado.


ID
367279
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão de documentos, de acordo com a legislação brasileira, é um conjunto de procedimentos e operações técnicas aplicáveis aos arquivos

Alternativas
Comentários
  •                     A gestão documental ou gestão de documentos é um ramo do arquivo documental responsável pela administração de documentos nas fases corrente e intermediária (primeira e segunda idade).

                      Em termos informáticos, a Gestão Documental é uma solução de arquivo, organização e consulta de documentos em formato electrónico onde existe toda a informação de natureza documental trocada entre os utilizadores da aplicação. Esta solução permite a colaboração numa organização através da partilha de documentos, beneficia e facilita os processos de negócio de uma empresa.

                     A Gestão Documental integrada com outras soluções, como por exemplo, a digitalização, fax e email permitem gerir toda a informação não estruturada (documentos) importante da organização.

                    Num processo de gestão documental o seu inicio ocorre com a recepção do documento em que este passa pela fase de desmaterialização, ou seja, digitalização do documento geralmente em formato papel para um formato electrónico. Numa segunda fase os documentos em formato electrónico são submetidos a uma classificação, de seguida há uma definição dos vários estádios do ciclo de vida do documento ao longo da sua existência, como por exemplo, a publicação, aprovação, distribuição, reencaminhamento e desactualizado (destruído). Por último, este processo disponibiliza ao utilizador um método de localização eficaz semelhante a um browser, por exemplo, o Google.


    ATÉ MAIS!

    ;)

  • O conceito de Gestão de Documentos tem foco no gerenciamento de documentos nas fases Corrente e Intermediária.
  • gestão de documentos

    Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento(1, 2) de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento(1, 2). Também chamado administração de documentos

    Dicionário de Terminologia Arquivística

  • art. 3º da lei 8159/1991 conceitua a gestão de documentos como:
     
    “Art. 3º - Gestão de Documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente

    Gabarito: Letra B
  • GABARITO: B

     

     

    Analisar as alternativas conforme:

     

    | Lei 8.159 de 08 de Janeiro de 1991

    | Capítulo I - Disposições Gerais

    | Artigo 3º

     

         "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente." 

  •   “Art. 3º - Gestão de Documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”