SóProvas



Prova ESAF - 2013 - MF - Analista de Finanças e Controle - Desenvolvimento Institucional


ID
1625347
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo de tomada de decisões pode especificar etapas diferentes e, de acordo com cada pesquisador, costumam sobrepor-se bastante. Assinale a única opção que não representa uma etapa de tomada de decisão.

Alternativas
Comentários
  • a escolha da alternativa ou método nem sempre deve ser o Racional (baseado na razão/lógica/informações perfeitas/impessoal), por vezes, as melhores formas ou alternativas são as intuitivas, pois, despende-se menos tempo e recursos;

  • O processo decisório é composto por certas etapas: identificação da situação ou do problema, diagnóstico da situação, desenvolvimento das alternativas, avaliação das alternativas e escolha da alternativa.

    In: Rodrigo Rennó, "Administração Geral para Concursos", p. 325.

     

    Entendo que o erro da alternativa "e) escolher a alternativa racional" esteja no fato de nem sempre ser a alternativa racional a melhor escolha, pode ser que o administrador, após analisar o problema, escolha uma alternativa não racional, dependendo de cada caso. 

  • Classificação adotada por Antonio Cesar Amaru Maximiano.
    De acordo com o aut​or, o processo decisório tem 5 fases ou etapas principais:

    1 - Identificar o problema ou oportunidade:

    é a fase em que se percebe que o problema ou oportunidade estão ocorrendo e que é necessário tomar uma decisão.

    2 - Diagnóstico (análise):

    procura-se entender o problema ou oportunidade e identificar suas causas e consequências.

    3 - Geração de alternativas:

    muitas vezes, as alternativas já vêm junto com o problema ou oportunidade. Em outros casos, não há alternativas prévias e é preciso ter ideias.

    4 - Escolha de uma alternativa:

    consiste na avaliação, escolha e julgamento da alternativa ideal.

    5 - Avaliação da decisão:

    avalia-se os resultados obtidos com a alternativa escolhida.

     

    Fonte: Tecconcursos

     

  • essa questão é ridícula e extremamente forçada.

    se considerarmos que não há decisão 100% racional ou que nem sempre é possível tomar uma decisão racional, então o que impede de aplicar o mesmo pressuposto na alternativa "A"


    nem sempre é possível esclarecer as incertezas;

    não há decisões com 100% de incertezas (caso contrário não estaríamos de frente a uma decisão, pois decisão implica escolher algo, se há 100% de certeza, não há o que ser pensado)

  • Modelo Clássico ou Racional de Tomada de Decisão

    O processo de resolução de problemas tem cinco etapas principais, para Maximiano:

    1. Identificação do problema ou oportunidade

    2. Diagnóstico

    3. Geração de alternativas

    4. Escolha de uma alternativa

    5. Avaliação da decisão

     

    Já Chiavenato lista sete etapas do processo decisório:

    1. Percepção da situação que envolve algum problema

    2. Análise e definição do problema

    3. Definição de Objetivos

    4. Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação

    5. Avaliação e comparação destas alternativas 

    6. Escolha (seleção) da alternativa mais adequada (satisfatória) ao alcance dos objetivos

    7. Implementação da alternativa escolhida.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03 (Adm. Geral)


ID
1625350
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue se os itens a seguir são verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a opção correta.


( ) Percepções de risco muitas vezes são interpretadas pelos tomadores de decisão como falhas, resultando em mau direcionamento dos esforços de redução de risco.


( ) Intuições sobre riscos rotineiros se desviam da racionalidade e podem levar o tomador de decisão a avaliar incorretamente a natureza da incerteza.


( ) Aceitar a incerteza e não pensar sistematicamente em ambientes arriscados ajuda na tomada de decisão.


( ) Entender os vieses motivacionais pode melhorar as decisões.


( ) É comum na tomada de decisão indivíduos fazerem premissas falsas sobre problemas, acarretando decisões ineficientes e viesadas.

Alternativas
Comentários
  • C) CHIAVENATO (2009: p.93) —  Processo decisório: A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão que a antecede. O processo decisório é o seu fundamento básico. Constitui o campo de estudo da Teoria da Decisão que é aqui considerada um desdobramento da Teoria Matemática. A tomada de decisão é o ponto focal da abordagem quantitativa, isto é, dá Teoria Matemática. A tomada de decisão é estudada sob duas perspectivas: a do processo e a do problema.

    1. Perspectiva do processo. Concentra-se nas etapas da tomada de decisão. Dentro dessa perspectiva, o objetivo é selecionar a melhor alternativa de decisão. Focaliza o processo decisório como uma seqüência de três etapas simples: a. Definição do problema. b. Quais as alternativas possíveis de solução do problema. c. Qual é a melhor alternativa de solução (escolha). A perspectiva do processo concentra-se na escolha dentre as possíves alternativas de solução daquela que produza melhor eficiência. Sua ênfase está na busca dos meios alternativos. É uma abordagem criticada por se preocupar com o procedimento e não com o conteúdo da decisão. Há modelos matemáticos que retratam as opções de decisões a serem tomadas e que variam esde a racionalidade (meios visando objetivos) até a irracionalidade (escolhas baseadas em emoções e impulsos irracionais).

    2. Perspectiva do problema. Está orientada para a resolução de problemas. Sua ênfase está na solução final do problema. Essa perspectiva é criticada pelo fato de não indicar alternativas e pela sua deficiência quando as situações demandam vários modelos de implementação. Na perspectiva do problema, o tomador de decisão aplica métodos quantitativos para tomar o processo decisório o mais racional possível concentrando-se na definição e no equacionamento do problema a ser resolvido. Preocupa-se com a eficácia da decisão. Para a Teoria da Decisão* todo problema administrativo eqüivale a um processo de decisão. Existem dois extremos de decisão: as decisões programadas e as não-programadas. 17 Esses dois tipos não são mutuamente exclusivos, mas representam dois  pontos extremos entre os quais existe uma gama contínua de decisões ntermediárias.


    16 Herbert A. Simon, “The New Science of Management Decision”, op. cit., p. 2.

    17 Herbert A- Simon, “The New Science ofManagement Decision", op. cit., p. 10.


  • gabarito: C

    comentando a unica errada:

    Aceitar a incerteza (correto ate aqui) e não pensar sistematicamente (aqui esta o erro em negrito) em ambientes arriscados ajuda na tomada de decisão.

    o erro esta no NAO PENSAR sistematicamente, pois 'e necessário sim pensar de forma sistemática.


  • (V) Percepções de risco muitas vezes são interpretadas pelos tomadores de decisão como falhas, resultando em mau direcionamento dos esforços de redução de risco.

    (V) Intuições sobre riscos rotineiros se desviam da racionalidade e podem levar o tomador de decisão a avaliar incorretamente a natureza da incerteza.

    (F) Aceitar a incerteza e não pensar sistematicamente em ambientes arriscados ajuda na tomada de decisão.

    (V) Entender os vieses motivacionais pode melhorar as decisões.

    (V) É comum na tomada de decisão indivíduos fazerem premissas falsas sobre problemas, acarretando decisões ineficientes e viesadas. 


ID
1625353
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de mudança constitui-se de três fases: descongelamento, mudança e recongelamento. Entre as definições a seguir, está(ão) correta(s):


I. Descongelamento é a fase em que novas ideias e práticas são experimentadas.


II. Mudança é a fase em que ocorre a abdicação do padrão atual de comportamento para ser substituído por um novo.


III. Recongelamento é a fase em que as novas ideias são incorporadas no comportamento.

Alternativas
Comentários
  • E) 

    10.2.7. Mudanças Planejadas

    Como as pessoas são naturalmente resistentes às mudanças, as organizações precisam desenvolver uma estratégia para implementá-las. Um desses métodos foi desenvolvido por Kurt Lewin:13

    Esse método de mudança planejada tem três fases: o descongelamento, a mudança e o recongelamento. A seguir vemos cada uma delas em detalhes:

    Descongelamento – Lewin acredita que a empresa deve primeiro tornar a necessidade da mudança evidente a todos. Ou seja, comunicar os motivos das mudanças, envolver as pessoas no “problema” e buscar reduzir as resistências iniciais ao processo de mudança. Assim, a mudança poderia ser alcançada de modo mais fácil.

    Mudança – nessa fase, a mudança em si seria executada. Entre os aspectos que podem ser mudados estão: as tarefas, as pessoas, a cultura organizacional, a tecnologia e as estruturas organizacionais.

    Recongelamento – não adianta mudar as coisas para, após o esforço inicial, tudo voltar a ser como era antes. O processo deve ser consolidado. Assim, Lewin indica que deve ser feito um trabalho de reforço para que a mudança se estabilize. Para que a mudança se consolide, os novos hábitos devem ser reforçados, seja através de treinamento como através de incentivos.

    13 Lewin apud Schermerhorn Jr., 2008.

  • I. Descongelamento é a fase em que novas ideias e práticas são experimentadas

    O erro ocorre quando fala que práticas são experimentadas. Essa etapa ocorre na fase de mudança!

    Bons estudos

  • A II está errada por quê?

  • II. Mudança é a fase em que ocorre a abdicação do padrão atual de comportamento para ser substituído por um novo. (ERRADA)

    Acredito que o erro do item II esteja no fato de mencionar que haverá a "abdicação do padrão atual de comportamento". Segundo Rennó, na fase da mudança, alguns aspectos podem ser mudados, entre eles: as tarefas, as pessoas, a cultura organizacional, a tecnologia e as estruturas organizacionais. Portanto, não há mudança no padrão de comportamento. Creio que a mudança dos aspectos mencionados até pode provocar mudança no comportamento, mas não que seja esse o objetivo.


    Fonte: Rodrigo Rennó, "Administração Geral para Concursos", p. 216.

  • II. Mudança é a fase em que ocorre a abdicação do padrão atual de comportamento para ser substituído por um novo.

    Também acreditei q era a certa, mas observando depois, acredito que o erro está na "abdicação do padrão atual"... dá a impressão de algo muito súbido (simplesmente parei de fazer como fazíamos antes e passei a fazer o novo), quando na verdade não é assim. Tanto que se não fosse assim, Não haveria necessidade de um reforço na fase de Recongelamento, tendo em vista do risco de voltarem a fazer como antes. Na fase de Mudança, novas ideias e práticas serão identificadas e internalizadas.

     

  • FASES DA MUDANÇA:

    1) DESCONGELAMENTO: significa que as velhas práticas serão derretidas e desprendidas para serem substituídas por novas ideias e práticas aprendidas.

    2) MUDANÇA: Surge quando ocorre a descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos, sendo a fase em que novas ideias e práticas são aprendidas de modo que as pessoas passam a pensar e a executar de uma nova maneira.

    3) RECONGELAMENTO: Incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de suporte e de reforço, de modo que ele se torne a nova norma. Significa que o que foi aprendido, foi integrado á prática atual.

    FONTE: CHIAVENATO


    ▪ DESCONGELAMENTO: é a fase inicial, na qual as velhas ideias são deixadas de lado. É a abdicação do padrão de comportamento atual. Não havendo esta etapa possível que haja um retorno ao padrão habitual de comportamento.


    ▪ MUDANÇA: é a experimentação de novas ideias e novas práticas. A mudança ocorre ainda em duas fases:

    identificação: as pessoas aceitam a necessidade de aplicar a nova atitude;

    internalização: as pessoas passam a desempenhar novas atitudes como seu novo padrão de comportamento.


    ▪ RECONGELAMENTO: consiste na incorporação definitiva (pelo menos até o próximo processo de mudança) das novas práticas no comportamento. Indica que o novo padrão foi aprendido e que já foi incorporado à prática. Nesta etapa ocorre a estabilização da mudança. O recongelamento requer dois aspectos:

    apoio: é o suporte através de recompensas que mantém a mudança;

    reforço positivo: prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida.

  • Os conceitos I e II estão invertidos, veja:

    Descongelamento é a fase em que novas ideias e práticas são experimentadas. (mudança)

    Mudança é a fase em que ocorre a abdicação do padrão atual de comportamento para ser substituído por um novo. (Descongelamento)


ID
1625356
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Schultze e Leidner (2002:218) definem gestão do conhecimento como “a geração, representação, estoque, transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção de conhecimento.” A gestão do conhecimento está relacionada à/ao, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Acho esse gabarito questionável. Visto que o desempenho no trabalho está, sim, atrelado à gestão do conhecimento. Se não o tivesse, como o indivíduo iria executar suas atribuições caso não obtivesse o conhecimento nessário ? se ele apresenta um péssimo desempenho, por mais que tenha habilidades e atitudes, pode ser que não há teoria (conhecimento) suficiente para executá-la da melhor maneira possível. Essa é a minha opinião.Caso alguém tiver um fundamento melhor, por favor, enviem-me uma mensagem. Obrigado! 

  • Pensei assim: Schultze e Leidner (2002:218) definem gestão do conhecimento como “a geração, representação, estoque, transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção de conhecimento.”

    olhando as palavras chaves, nota-se que elas se encaixam nas alternativas a), b), c) e d) -> geração, transferência, proteção...

    a letra e) desempenho no trabalho que ficou deslocada das outras

    mas confesso que acertei sem nenhum embasamento teórico.... 

  • e-

    Gestao do conhecimento remonta a ativos intangiveis como capital intelectual e uso eficiente de tecnologia para alcançar a partir do conhecimento uma vantagem competitiva e ao mesmo tempo crescimento sustentavel


ID
1625359
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na Coluna A, à esquerda, estão os processos de conversão do conhecimento, e na Coluna B, à direita, como esses processos podem ser conceituados.


Coluna A Coluna B


AI – Socialização BI – é o processo de sistematização de conjuntos diferentes

de conhecimento explícito.


AII – Externalização BII – é o processo de articulação do conhecimento tácito em

conceitos explícitos, por meio de metáfora, analogias, símbolos.


AIII – Combinação BIII – é o processo de compartilhamento de conhecimento tácito, por

meio da experiência.


AIV – Internalização BIV – está relacionado ao processo de “aprender fazendo”, por meio

da aplicação do conhecimento formal nas atividades do trabalho.


Assinale a opção que indica as relações corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Espiral do conhecimento de Nonaka e Takeuchi .

    Socialização ( Tácito para Tácito): é o processo no qual as experiências baseadas em modelos mentais ou habilidades pessoais são compartilhadas para criação de novos conhecimentos tácitos. Pode ser representado através de técnicas de observação, imitação e práticas de relacionamento entre aprendizes e mestres. No meio organizacional, a socialização ocorre por meio de atividades, treinamentos, interações com clientes, sessões informais, "brainstorms" entre outros.


    Externalização ( Tácito para Explícito): representa o processo de transformação do conhecimento tácito em explícito sendo expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou diálogos. O conhecimento decorrente da externalização e torna-se facilmente transmissível e articulo, geralmente construído a partir de palavras ou números. A externalização é a chave para a criação do conhecimento pois cria modelos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito.


    Combinação(Explícito para Explícito): é o processo de conversão do conhecimento explícito em explícito. Ocorre por meio da troca e combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito. A troca e a combinação entre os indivíduos ocorrem sobretudo por meio de documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas.


    Internalização ( Explícito para Tácito) : processo que ocorre a conversão do conhecimento explícito em tácito, caracterizando-se pelo “aprender fazendo”. A verbalização e a diagramação sob a forma de documentos, manuais ou histórias orais relatando as experiências dos indivíduos são práticas de extrema relevância para a internalização. Após este processo o novo conhecimento deve ser socializado com outros colaboradores (na forma de conhecimento tácito) iniciando assim uma nova espiral da criação do conhecimento.


  • Chato pra caralho esse esquema de questões! 

     

  • A questão está meio desalinhada para compreensão, mas vamos lá!

     

    Socialização (de Tácito p/ Tácito): As experiências são compartilhadas e a partir delas, conhecimentos tácitos ou modelos mentais e habilidades técnicas são criados.


    Externalização (de Tácito p/ Explícito): Na tradição japonesa, envolve a articulação do conhecimento tácito em explícito pelo uso de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses e modelos, assim como o diálogo e a reflexão.


    Combinação (de Explícito p/ Explícito): Muito usado no Ocidente. Envolve o uso de mídias como documentos, reuniões formais, conversas telefônicas, educação formal e redes computadorizadas.


    Internalização (de Explícito p/ Tácito): Famoso jeitinho brasileiro! Funcionario entra na empresa e aprende o serviço por meio da prática, sem ter treinamento. É o “aprender fazendo”.

     

    As quatro conversões formam o mnemônico SECI

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os modos de conversão do conhecimento. Dentre as alternativas apresentadas, vejamos qual é a correta.

    Para termos nosso entendimento mais facilitado, vamos ver um breve resumo que nos dará condições de responder ao que a questão pede.

    Os modos de conversão do conhecimento são: SECI

    • Socialização: refere-se à conversão do conhecimento tácito para tácito. Envolve, então, o compartilhamento de experiências. Pode ocorrer sem o uso da linguagem, como aponta Cristiana Duran (2016), por exemplo, aprendizes que trabalham observando seus mestres, imitando-os e praticando o que veem.
    • Externalização: é como é conhecida a conversão do conhecimento tácito em explícito. Para que ocorra tal conversão, ocorre o uso de metáforas, conceitos, modelos, hipóteses etc. Essa conversão é desencadeada pelo diálogo ou reflexão coletiva. Explicita-se por meio da linguagem um conhecimento antes pessoal e de difícil explicação.
    • Combinação: referente à conversão do conhecimento explícito para explícito. Nele, ocorre, basicamente, a sistematização de conceitos em determinado sistema de conhecimento. Envolve a combinação de diferentes corpos de conhecimento explícito, como, por exemplo, documentos, reuniões etc.
    • Internalização: é o modo que busca incorporar um conhecimento explícito em tácito, relaciona-se ao “aprender fazendo”. Basicamente, ensina a como fazer determinada atividade, por meio documentos verbalizados ou diagramados, manuais ou relatórios orais. Esses meios ajudam a transferir o conhecimento explícito para outras pessoas, buscando torná-las possuidores do conhecimento tácito, o saber fazer.

    Esquematizando:

    • Socialização: tácito para tácito (STT)
    • Externalização: tácito para explícito (ETE)
    • Combinação: explícito pra explícito (CEE)
    • Internalização: explícito em tácito (IET)

    Tendo visto o assunto acima e relacionando uma coluna à outra, podemos concluir que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
1625362
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a única opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Inverteu o conceito : Conhecimento explícito = Codificado

                                      Conhecimento Tácito = pessoal  

  • D realmente inverte os conceitos e está incorreta.
    Contudo, é estranho pensar que, como afirma a B, só ocorrerá o aprendizado e criado conhecimento a partir de acertos...
    ...imagino que mesmo com o uso de conhecimentos que não resolvem os problemas será gerado, ao menos, aprendizado.

  • Questão deveria ter sido anulada, visto que há duas repostas (B e D).

     

    Sobre a B, por mais que tal conhecimento não tenha sido eficaz para a solução de um problema, por exemplo, mesmo assim, houve uma aprendizagem com isso. Então, nada é em vão. 

     

    Em relação a D, segue abaixo as definições segundo o prof. Carlos Xavier: 

     

    Conhecimento explícito: é aquele que é transmissível em uma linguagem formal, codificada e sistemática. É o conhecimento presente nos livros, por exemplo. É o foco prioritário da gestão da informação.
     

    Conhecimento tácito: é mais difícil de ser comunicado e passado à diante. Ele está profundamente enraizado no indivíduo, em suas ações e no contexto onde ele utiliza este conhecimento. Não é possível encontrá-lo em livros ou salas de aula de forma explicita. É o “conhecimento de causa” advindo da experiência prática. É uma preocupação central da gestão do conhecimento, que também se preocupa com o conhecimento explícito.
     

     


ID
1625365
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Relativamente às etapas do processo da gestão do conhecimento, assinale a única opção correta.

Alternativas
Comentários
  • era C)... talvez tenha sido anulada pelo termo impactante "garantir o sucesso"


ID
1625368
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir:


Fayol define o ato de administrar e que constituem o chamado processo administrativo e que são aplicáveis em qualquer trabalho do administrador em qualquer nível ou área de atividade da organização, como sendo: prever...........”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Desabafo: ESAF, que questão podre. Cobra a ordem, mas não cobra o conceito.

  • CHIAVENATO (2009): 

    Conceito de Administração

    Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e

    controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Administração, isto é,

    as funções do administrador, a saber:

    1. Prever. Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

    2. Organizar. Constituir o duplo organismo material e social da empresa.

    3. Comandar. Dirigir e orientar o pessoal.

    4. Coordenar. Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.

    5. Controlar. Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as

    ordens dadas

  • GABARITO A

    POCCC- Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar.

  • GABARITO: A

    O famoso POC3: POCCC

    Prever (ou Planejar)

    Organizar

    Comandar

    Coordenar

    Controlar

    A questão pede a ordem das palavras. Para não esquecer: VERNIZ MANDELAR

  • 1) Previsão: tentativa de se avaliar o futuro por meio de um plano e fazer provisões para realizar este plano;
    2) Organização: mobilização dos recursos humanos e materiais para transformar o plano em ação;
    3) Comando: estabelecimento de orientações para os empregados e obtenção das coisas feitas;
    4) Coordenação: obtenção da unificação e harmonia de todas as atividades e esforços;
    5) Controle: verificação de que as coisas aconteçam em conformidade com as regras estabelecidas e expressas pelo comando.

    GABARITO -> [A]
     

  • Questão abordando aspectos da Teoria Clássica da Administração. A alternativa correta deverá conter as funções na ordem em que ocorrem, completando, assim, a lacuna constante no enunciado.

    Para Fayol, as cinco funções do administrador, que em momento posterior seriam adicionadas no processo administrativo, são:

    • Prever: tem o objetivo de projetar os caminhos a serem perseguidos, traçar objetivos e programas de ação.
    • Organizar: volta-se para a estrutura material e social da organização.
    • Comandar: é direcionada para a orientação e direção do elemento humano das organizações, de modo a obter o seu melhor desempenho possível.
    • Coordenar: busca harmonizar os atos e esforços de todos em busca do alcance dos objetivos organizacionais;
    • Controlar: visa monitorar o alcance dos planos da organização.

    Diante do exposto acima, concluímos que a alternativa correta é a "A"

    GABARITO: A

    Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
1625371
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a única opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Ele pede o gabarito incorreto, ok? Temos (A) ao afirmar o conceito contrário da doutrina da TGA. 

    B, C, D e E) Conjugam várias teorias com uma acepção bem geral: A mudança provoca reação em uma estrutura organizacional.  Amplamente, estão corretas uma vez que a proposta desta questão não é imiscuir a diferença de cada teoria, porém verificar se o candidato entendeu aquilo move uma Organização atual, isto é, a mudança.

  • Complementando...

    O erro está em afirmar que as variáveis  - tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente - não se influenciam mutuamente. Chiavenato(2003), ao explicar sobre esses componentes, relembra que "O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada um influencia e é influênciado pelos outros". Em complemento, ele afirma que " Ao lado do ambiente, a tecnologia constitui outra variável independente que influencia as características organizacionais. Além do impacto ambiental, existe o impacto tecnológico sobre as organizações". 

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos.1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016

    [Gab. A]

    bons estudos

  • Cinco Variáveis Básicas na Teoria Geral da Administração (TGA)
    Tarefas
    Estruturas
    Pessoas
    Tecnologia
    Ambiente
    Essas variáveis constituem os principais componentes do estudo da administração nas organizações das empresas. O comportamento das variáveis é sistêmico e complexo: cada um influi e é influenciado pelos outros. O comportamento de seu conjunto é diferente da soma dos comportamentos de cada componente separado. Na realidade, a adequação e integração dessas cinco variáveis constituem o desafio da administração.

    GABARITO -> [A]
     


ID
1625374
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a única opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: letra “c”: uma das críticas apresentadas à teoria clássica é que ela, apesar de abordar todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), o faz de uma maneira simplificada, levando em consideração cinco funções administrativas básicas (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar) que coordenam seis funções existentes dentro de uma organização formal (técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativas). 

    Alternativa “a”: a teoria burocrática dá ênfase na estrutura, enquanto a teoria clássica dá ênfase nas tarefas. 

    Alternativa “b”: a teoria das relações humanas tem como principal enfoque as pessoas, sobretudo no que diz respeito à motivação, liderança, comunicação interna, dinâmicas de grupos e ambiente organizacional. 

    Alternativa “d”: o excesso de formalismo e papel, rígida hierarquização da autoridade e organização informal não são características da abordagem burocrática. 

    Alternativa “e”: é a teoria da contingência que defende a ideia de que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa e que o ambiente externo exerce grande influencia no processo administrativo. A abordagem sistêmica defende a ideia de que uma organização é maior do que a soma de suas partes e que, por isso, transcende os quesitos exclusivos da teoria administrativa e integra essa teoria com outras ciências ou conhecimentos, como a automação, a ciência da computação, tecnologia da informação etc.

  • Teoria científica (Taylor) ênfase nas tarefas e Teoria clássica (Fayol) assim como a Burocrática ênfase na estrutura.

  • A) Errado. A ênfase da teoria burocrática é na estrutura.

    B) Errado. O enfoque da TRH são os grupos informais.

    C) Certo. A abordagem realmente é criticada por conta da visão simples e exclusiva da organização formal.

    D) Errado. Mudança e organização informal não são disfunções da burocracia.

    E) Errado. Não existe essa relação funcional entre condições ambientais. O que existe é relacionamento entre organização e seu ambiente, de modo que sistemas estão inseridos em sistemas maiores, exercendo diferentes funções, dada a configuração do sistema maior.

     

    Fonte: Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • O Professor Carlos Xavier, do Estratégia, comenta em sua resposta que "Mudança não é disfunção da burocracia", mas em seu material consta a "Resistência às mudanças" como uma das disfunções. Isso me leva a pensar que o único erro na alternativa D foi incluir a "organização informal" como disfunção. Ou não?

    Obs.: Comecei a estudar esta matéria há pouco tempo.

  • @Daniel Ciribeli, realmente a resistência à mudança É UMA DISFUNÇÃO DA BUROCRACIA. 

    Segue link de um quadro resumo (DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA):

    http://maaz.ihmc.us/rid=1226427509328_723276007_6557/DISFUN%C3%87%C3%95ES%20DA%20BUROCRACIA.cmap

    * acredito que o material do professor CARLOS XAVIER deva ter tido algum erro de digitação. Também tô estudando por ele e tive essa dúvida.


ID
1625377
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos tipos de departamentalização, julgue se os itens a seguir estão corretos (C) ou errados (E) e assinale a opção correta.


a) No tipo de departamentalização funcional, as atividades e as tarefas são agrupadas observando as principais funções da organização.


b) Uma desvantagem da departamentalização funcional é a concentração interdepartamental.


c) A departamentalização por serviços é também chamada de estrutura divisionalizada, e as atividades são agrupadas de acordo com o serviço realizado.


d) A departamentalização geográfica enfatiza a coordenação em detrimento da especialização.


e) Na departamentalização por processo, observa-se uma sequência de eventos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B). DESENHO DEPARTAMENTAL = O desenho departamental refere-se à especialização horizontal da organização e o seu desdobramento em unidades organizacionais que recebem o nome de departamentos ou divisões. Departamentalização significa o agrupamento de atividades em unidades organizacionais e o agrupamento dessas unidades em uma organização total. Existem cinco abordagens de departamentalização: funcional, divisional, matricial, de equipes e de redes. A abordagem funcional é a mais utilizada e constitui o agrupamento de atividades baseado nas habilidades, conhecimentos e recursos similares. A abordagem divisional ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais. Cada divisão é autônoma e auto-suficiente para produzir um determinado produto ou serviço. A abordagem divisional pode ter variações, como: estrutura baseada em produtos/serviços, em localização geográfica, em clientela ou em processos. A abordagem matricial é a combinação de departamentalização funcional e divisional na mesma estrutura organizacional. Funciona como uma grade ou matriz no sentido de promover bipolaridade de atuação e de comando para proporcionar inovação e agilidadeA abordagem de equipes constitui uma maneira de fazer o empoderamento ou empowerment, substituir os órgãos definitivos por equipes e promover a horizontalização da estrutura organizacional. Existem equipes multifuncionais e equipes permanentes. A abordagem em redes significa que uma organização desagrega suas principais funções em companhias separadas que são interligadas por uma pequena organização central, funcionando como uma teia de organizações. Diante de tantas complexidades, as organizações geralmente utilizam esquemas híbridos de organização com diferentes tipos de departamentalização. Mais recentemente, estão surgindo as organizações virtuais ou não-fisicas pelo fato e dispensarem escritórios convencionais, graças à tecnologia da informação.

    CHIAVENATO (2009) 

  • a - No tipo de departamentalização funcional, as atividades e as tarefas são agrupadas observando as principais funções da organização. Correto: "é o critério mais usual de departamentalização na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de RH, etc.".


    b - Uma desvantagem da departamentalização funcional é a concentração interdepartamental. Errado: "as desvantagens da departamentalização relacionam-se com uma falta de coordenação dos departamentos, cuja visões de si mesmos são "estreitas", pois só analisam o que acontece internamente (seus próprios problemas) - intradepartamental.".


    c - A departamentalização por serviços é também chamada de estrutura divisionalizada, e as atividades são agrupadas de acordo com o serviço realizado. Correto


    d - A departamentalização geográfica enfatiza a coordenação em detrimento da especialização. Errado: "o sucesso da organização depende particularmente do seu ajustamento às condições e às necessidades locais (especialização!). O enfoque territorial pode deixar em segundo plano a coordenação, tanto dos aspectos de planejamento e execução, quanto de controle como um todo, em face do grau de liberdade e autonomia nas regiões".


    e - Na departamentalização por processo, observa-se uma sequência de eventos. Correta: "processo é um conjunto de atividades interrelacionadas e cíclicas que transformam insumos em produtos. A departamentalização por fases do processo é utilizada quando o produto é complexo, fazendo-se necessário fabricá-lo a partir da divisão em processos menores, com linhas de produção distintas.".

    https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/218516

     

  • Uma desvantagem da departamentalização funcional é a concentração intradepartamental.


ID
1625383
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre as práticas da gestão do conhecimento em empresas brasileiras, destacam-se, exceto:

Alternativas
Comentários
  • CHIAVENATO (2009): 

    Na era da informação, o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro

    para ser o capital intelectual, baseado no conhecimento. Trocando em miúdos, isso

    significa que o recurso mais importante na atualidade não é mais o dinheiro, mas o conhecimento.

    O capital financeiro guarda sua importância relativa, mas ele depende totalmente

    do conhecimento sobre como aplicá-lo e rentabilizá-lo adequadamente. O

    conhecimento ficou na dianteira de todos os demais recursos organizacionais, pois todos

    eles passaram a depender do conhecimento. Conhecimento é a informação estruturada

    que tem valor para uma organização. O conhecimento conduz a novas formas

    de trabalho e de comunicação, a novas estruturas e tecnologias e a novas formas de interação

    humana. E onde está o conhecimento? Na cabeça das pessoas. São as pessoas

    que aprendem, desenvolvem e aplicam o conhecimento na utilização adequada dos demais

    recursos organizacionais. Os recursos são estáticos, inertes e dependentes da in"

    teligência humana que utiliza o conhecimento. O conhecimento é criado e modificado

    pelas pessoas e é obtido por meio da interação social, estudo, trabalho e lazer.1 Assim,

    as organizações bem-sucedidas são aquelas que sabem conquistar e motivar as pessoas

    para que elas aprendam e apliquem seus conhecimentos na solução dos problemas e

    na busca da inovação rumo à excelência/ A organização baseada no conhecimento depende,

    portanto, da gestão do conhecimento. E o que é gestão do conhecimento? Um

    processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento

    para melhorar o desempenho global da organização. Para tanto, não é qualquer

    conhecimento que interessa, mas se trata de decidir qual é o conhecimento crítico que

    importa realmente à organização. A organização bem-sucedida é aquela que consegue

    aplicar e rentabilizar seu conhecimento.

  • gabarito D : única assertiva que não diz respeito a gestão do conhecimento e sim a gestão de competência.

  • d-

    Comunidades de prática são indivíduos envolvidos em aprendizado coletivo, compartilhado pela comunidade. O paradoxo das comunidades de prática é que os gerentes podem incentivá-las, mas não criá-las, porque são informais por natureza. O papel dos gerentes é de:


    1- Identificar as comunidades potenciais.
    2- Fornecer a infraestrutura
    3-  Usar métodos não tradicionais para avaliar seu valor


ID
1625386
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um projeto compreende uma sequência de atividades dirigidas à geração de um produto ou serviço singular em um tempo dado, e a modelagem de projetos é a ordenação lógica de projetos.


Assinale a única opção que não se configura uma das etapas do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Apesar do entendimento da banda, a alternativa C, Monitoração, de acordo com o PMBOK, é uma fase não só presente, como importantíssima para o Projeto. É durante a monitoração que se verificam os desvios, para que as correções sejam feitas. 
    PMBOK: “Processos de controle – assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através da monitoração e da avaliação do seu progresso, tomando ações corretivas quando necessárias”. “Monitorar resultados específicos do projeto para determinar se eles atingem padrões adequados de qualidade, e identificar ações para eliminar as causas de desempenhos insatisfatórios.”

    Ao contrário, a matriz de estrutura lógica não é uma etapa do projeto, e sim uma representação gráfica que resume as condições gerais do projeto.

    Pelo exposto, solicita a alteração de gabarito de C para E.

    http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/concursos/%C3%81rea-controle-e-gest%C3%A3o/cgu-stn-mpog/130084-recursos-desenvolvimento-institucional/page2

    OU SEJA, ESAF NÃO TROCOU O GABARITO E ANULOU!


ID
1625389
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a única opção incorreta relativa às fases do ciclo de vida de um produto.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: D

    As quatro fases do ciclo de vida do produto:


    Introdução: é a fase inicial da vida do produto ou o período em que o produto é lançado no mercado, esta fase tem como característica: baixo volume de produção e de vendas.


    Crescimento: o produto começa a firmar-se no mercado ou período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes.


    Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas.


    Declínio: o produto passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair.


    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-ciclo-de-vida-do-produto/81718/


ID
1625392
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Herbert Marshall McLuhan foi um dos mais importantes teóricos do estudo da comunicação do século XX e continua atual. Avalie as afirmativas a seguir sobre seus estudos e assinale a incorreta.

Alternativas
Comentários
  •  Um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em “alta definição”

  • Herbert Marshall McLuhan cunhou os conceitos de meios quentes (fotografia, rádio,  cinema e  livro) e meios frios (telefone, TV analógica e caricatura). “Um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em alta definição. Alta definição se refere a um estado de alta saturação de dados”. Ele explica que os “meios quentes não deixam muita coisa a ser preenchida ou completada pela audiência”, sendo assim, “um meio quente permite menos participação que um meio frio” (MCLUHAN, 1971).

  • Get in!

  • GABARITO B

    Afirmou que os meios de comunicação são extensões do homem e que os meios frios são aqueles que prolongam um único dos nossos sentidos em alta definição.

    Os meios frios retardam, ou seja, monopolizam a nossa atenção.

    Alta definição é característica dos meios quentes.


ID
1625395
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nos estudos organizacionais e considerando as teorias da comunicação, a ênfase nos temas “mensagens da organização”, “estratégias de persuasão empregadas nas mensagens” e “propósitos pretendidos para a comunicação” referem-se à

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva retórica: centrada no processo persuasivo.

  •  

    Perspectiva Retórica: Mensagens da organização, estratégias de persuasão empregadas nestas mensagens, propósitos pretendidos para a comunicação.

     

    Perspectiva de Transmissão: Redes de comunicação, canal, codificação e decodificação, direção dos fluxos de comunicação.

     

    Perspectiva Psicológica: Comunicação interpessoal, filtros conceituais individuais como atitudes, crenças e valores.

     

    Perspectiva Interacionista: Foco na sociedade, eu e mente; desenvolvimento em grupo do eu, papéis.

     

    Perspectiva Transacional: Padrão (sistema) de trocas entre duas pessoas, relacionamentos diádicos.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/resr/v52n3/a05v52n3.pdf


ID
1625398
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a história da comunicação governamental no Brasil, avalie os itens a seguir e assinale a informação incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão criado no Brasil em dezembro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas. O DIP serviu como instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo.

  • O DIP foi criado em 1939, e não em 1940, como assevera a alternativa C. E a primeira estrutura de comunicação governamental realmente ocorreu em 1909, no Governo Nilo Peçanha, no Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Gostaria, por gentileza, da confirmação de que foi por meio de setor específico, ligado à Biblioteca. De qualquer maneira, entraria com recursos para anular a questão: 1939, e não 1940.

  • Puts, caí na data

  • Regy, a questão pede a alternativa incorreta.

    Bons estudos.


ID
1625401
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom) é integrado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência de República (Secom), como órgão central, e pelas unidades administrativas dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Federal que tenham a atribuição de gerir ações de comunicação. A seguir, algumas das responsabilidades atuais das unidades administrativas.


Asssinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
1625404
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Lei n. 12.232, de 29 de abril de 2010, dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestadas por intermédio de agências de propaganda no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Sobre essa lei, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Art 2º

     § 2o  Os contratos de serviços de publicidade terão por objeto somente as atividades previstas no caput e no § 1o deste artigo, vedada a inclusão de quaisquer outras atividades, em especial as de assessoria de imprensa, comunicação e relações públicas ou as que tenham por finalidade a realização de eventos festivos de qualquer natureza, as quais serão contratadas por meio de procedimentos licitatórios próprios, respeitado o disposto na legislação em vigor. 

    GAB C


ID
1625407
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Avalie os itens a seguir, relacionados à produção da notícia em telejornalismo, e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Cozinhar - Reescrever texto já publicado em outro veículo. Geralmente, quando utilizam esse recurso, um jornal ou uma revista citam a publicação de origem.


ID
1625410
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere a situação em que uma assessoria de comunicação disponibiliza com antecedência o resultado de uma pesquisa para um jornalista com o objetivo de permitir que ele produza o conteúdo da reportagem com mais tranquilidade e maior profundidade. Quando da entrega do material para o jornalista, é combinado que a divulgação das informações somente poderá ser feita no dia seguinte à apresentação oficial dos resultados da pesquisa em uma coletiva de imprensa. Este acordo é definido pelos estudos de produção da notícia a partir de assessoria de imprensa como:

Alternativas
Comentários
  • Por que impedir a divulgação de um fato que, afinal, já aconteceu? Em teoria, a função do embargo é alinhar publicações de meios de comunicação diferentes, ou que não podem ter acesso à informação ao mesmo tempo, para que não haja favorecimento de nenhum. Além disso, há o interesse da empresa em sincronizar as notícias com o início da campanha publicitária.
    Existe no jornalismo um procedimento pouco conhecido dos leitores, mas que tem muito a ver com seu direito à informação: o embargo. Definido genericamente pelo mestre Aurélio como impedimento, obstáculo, empecilho, o termo tem uma conotação mais específica na imprensa automobilística: significa que as informações fornecidas pelo fabricante não deverão ser publicadas até determinada data.

    http://bestcars.uol.com.br/editor155.htm

  • Newspeg = Gancho jornalístico

    Segundo Nelson Tranquina:

    Newspeg é qualquer acontecimento da atualidade que legitima a noticiabilidade de outro acontecimento, assunto ou problemática”


ID
1625413
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O follow-up é frequentemente citado como motivo de embaraços entre os profissionais que fazem interação com a imprensa pelas organizações e os jornalistas que atuam nas redações. Assessores de imprensa costumam considerar fundamental sua existência, mas ele pode atrapalhar a produção jornalística e ser motivo de crítica nas redações. Follow-up, neste contexto, pode ser caracterizado como

Alternativas

ID
1625416
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Numa determinada organização pública, os novos dirigentes demandam à área de comunicação o planejamento das ações de comunicação para o ano seguinte. Na ocasião, o gestor de comunicação solicita uma reunião para a direção da organização buscando subsídios para a elaboração da estratégia e dos documentos. Considerando essa situação, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1625419
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da comunicação nas organizações, avalie as opções a seguir e assinale a correta.

Alternativas

ID
1625422
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As publicações jornalísticas empresariais buscam, entre outros objetivos, aumentar o conhecimento a respeito da organização. A publicação deste tipo cuja característica é tratar de um tema específico e ser dirigida a um público segmentado, em geral especializado, é

Alternativas
Comentários
  • Newsletter = Boletim informativo para um público segmentado.


ID
1625425
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma organização enfrenta, em determinado momento, demandas internas e externas por informações em decorrência da circulação de um boato nas redes sociais. Para gerenciar a situação, o gestor de comunicação toma uma série de providências. Avalie as opções a seguir e assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • É recomendável treinar o assessorado para a utilização de mensagens-chave. É natural que o assessorado sinta um certo nervosismo durante as entrevistas e, decorar um texto inteiro seria muito complicado, além de poder soar falso. O melhor é que a fala possa fluir naturalmente, mas que o assessorado tenha sempre em mente as mensagens-chave mais importantes para a entrevista.


ID
1625428
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de endomarketing e comunicação interna, avalie as opções a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Marketing interno consiste em ações voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir o cliente. Esta noção de cliente transfere-se para o tratamento dado aos funcionários comprometidos, de modo integral, com os objetivos da empresa. O comprometimento implica adesão aos valores e aos objetivos da empresa através do marketing interno e pressupõe o trabalho em equipe, num contexto marcado pela cooperação e pela integração dos vários setores da empresa (Bekin, 1995). 

  • Endomarketing

    Técnicas de comunicação de marketing, utilizadas dentro de uma organização, que têm como público, seus colaboradores. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, no âmbito das áreas da administração.

    O endomarketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas para convencer seus funcionários a comprar uma ideia, e vender o produto para os funcionários é tão importante quanto para os clientes, portanto, o endomarketing é o elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário.

    O endomarketing, a partir de alguns atributos de valores dentro de um processo de gestão, tem como premissas fundamentais a busca de resultados com finalidade, na construção de uma cultura própria, na ética, na multidisciplinaridade e interfuncionalidade, na informação como insumo, na interatividade e na adaptabilidade, ou seja, a facilidade de adaptar-se às mudanças no ambiente de negócios, na busca de resultados, permanentemente. É a utilização do endomarketing como recurso estratégico para melhoria da produtividade de todos, que compõem e fazem a empresa.

    O termo endomarketing foi criado pelo professor Saul Bekin, em 1995, em seu livro Conversando sobre endomarketing. 

    (Luiz Cézar Silva dos Santos)


ID
1625431
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A chamada Lei de Acesso à Informação (Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011) foi um marco nas relações entre cidadão e Estado. Ela estabelece que as informações de interesse coletivo ou geral deverão ser divulgadas de ofício pelos órgãos públicos, espontânea e proativamente, independentemente de solicitações. Sinteticamente, estabelece que o acesso à informação pública é a regra, e o sigilo, a exceção. Sobre esta lei, avalie os itens a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Do Pedido de Acesso

    Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

    § 1o  Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação. 

    § 2o  Os órgãos e entidades do poder público devem viabilizar alternativa de encaminhamento de pedidos de acesso por meio de seus sítios oficiais na internet. 

    § 3o  São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público. 

    Art. 11.  O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. 

    § 1o  Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias: 

    I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão; 

    II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou 

    III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação. 


  • "Justificado o pedido" deve ser a única coisa que desabona a alternativa "b" achei ela tão perfeita que fui na "e" :(

  • LETRA A: LEI 12.527/11: " Art. 11, 

    § 1o Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade 

    que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias: (...) § 2o O prazo referido no § 1o poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente."

    LETRA B: "LEI 12.527/11:  "Art. 12. O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados.

    Parágrafo único. Estará isento de ressarcir os custos previstos no caput todo aquele cuja situação econômica não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei no 7.115, de 29 de agosto de 1983."

    LETRA C: LEI 12.527/11: " Art. 14. É direito do requerente obter o inteiro teor de decisão de negativa de acesso, por certidão ou cópia."

    LETRA D: LEI 12.527/11: "ART. 6, § 2o Quando não for autorizado acesso integral à informação por ser ela parcialmente sigilosa, é assegurado o acesso à parte não sigilosa por meio de certidão, extrato ou cópia com ocultação da parte sob sigilo."

    LETRA E: LEI 12.527/11: "ART. 31, INCISO I - terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo e pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção, a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que elas se referirem; e"
  • Justificado o pedido=Equipara-se à obrigação de expor os MOTIVOS, o que é vedado pela lei.

  • Se o candidato não ler atentamente acaba deixando passar uma questão "boba", por isso todo cuidado é pouco na hora da leitura e interpretação. Português está contido em toda a prova e não somente na parte de PORTUGUÊS(paciência e atenção é a chave).

    Bons estudos amigos(as), vamos em frente,


    GABARITO:LETRA B


ID
1625434
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que, em uma determinada organização, a área de comunicação tenha decidido investigar a percepção dos empregados sobre as recentes mudanças nas políticas administrativas de forma a subsidiar o planejamento. A partir da experiência da equipe com jornalismo e em pesquisa, a área de comunicação optou pelo uso da técnica de entrevista em profundidade para obter as informações necessárias. A respeito desta situação, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1625437
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Partindo do princípio de que a estratégia é a definição do melhor futuro para a sua equipe ou organização, o mapeamento da rota para alcançá-lo e a sua clara comunicação, analise as assertivas a seguir classificando-as como verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.


( ) A estratégia é um exercício teórico.


( ) É importante que, na formulação da estratégia, a organização escolha o maior número de prioridades possível.


( ) A estratégia precisa ser flexível e ágil para aproveitar as novas oportunidades e minimizar novas ameaças.


( ) A estratégia deve ser considerada altamente confidencial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B CONCEBE a visão atual.  CHIAVENATO (2009)

    2. Estratégia orientada para o crescimento ou expansão. A situação como um todo torna-

    se mais complexa, fluida e incerta. Os objetivos operacionais incluem inovação

    e respostas flexíveis para a competição no ambiente. As operações e os planos requerem

    considerável mudança ao longo do tempo, A estrutura mais apropriada é

    aquela que facilita e apóia as modificações inevitáveis. Isso requer maior descentralização

    e organizações adaptativas utilizando alternativas de desenho orgânico.

    Tec

  • no intituito de ajudar (ja errei mais de uma vez isso) => sempre que falar de Estratégia, lembrar que ela 'e TEORICA E PRATICA!

  • A estratégia tem foco.


ID
1625440
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

 A seguir estão descritos alguns questionamentos que expressam as perguntas que os gestores fazem a si mesmos no momento da definição dos fundamentos estratégicos e da própria estratégia.


Analise as interrogações a seguir e escolha a opção que contenha a sequência correta de respostas.


___________ procura responder: para onde queremos ir juntos?


___________ procura responder: como seremos diferentes ao criar valor?


____________procura responder a pergunta: por que existimos?


____________procura responder a pergunta: que crenças orientarão nosso comportamento?


Alternativas
Comentários
  • Colegas, acredito que a questão seja autoexplicativa, mas quero tentar ajudar:


    Missão: razão de ser.

    Visão (de Futuro): objetivo.

    Estratégia: planejamento de posicionamento no mercado.

    Valores: crenças.


    VQV

    FFB

ID
1625443
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Coluna I a seguir traz algumas das questões-chave em estratégia. A Coluna II traz a descrição de cada uma delas.


Correlacione as colunas e, ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta para a Coluna I.


                       COLUNA I 

( ) São declarações bastante gerais e, por isso, mantêm-se válidas por um longo tempo. Quanto mais longa a validade, mais elas são representativas da cultura organizacional.



( ) São declarações que descrevem como a empresa estará e o que terá realizado no futuro. 


( ) São os princípios que estabelecem como a comunidade organizacional vai se comportar, como trabalha, como exerce suas atribuições.


COLUNA II

(1) Valores.


(2) Missão.


(3) Visão.


Alternativas
Comentários
  • MISSÃO: São declarações bastante gerais e, por isso, mantêm-se válidas por um longo tempo. Quanto mais longa a validade, mais elas são representativas da cultura organizacional.



    VISÃO: São declarações que descrevem como a empresa estará e o que terá realizado no futuro. 


    VALORES: São os princípios que estabelecem como a comunidade organizacional vai se comportar, como trabalha, como exerce suas atribuições.

  • A missão tende a ser mais duradoura.


ID
1625446
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as assertivas a seguir e eleja aquelas que podem ser imputadas ao modelo de Michael Porter de formulação estratégica.


I. A vantagem competitiva não pode ser entendida olhando-se uma empresa como um todo. A cadeia de valores desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que se possam compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação.


II. Embora seja verdade que muitas estratégias planejadas são mal concebidas, creio que o problema, frequentemente, reside um passo além, na distinção que fazemos entre formulação e implementação – e a premissa comum de que o pensamento deve ser independente (e preceder) à ação. Todo fracasso de implementação é, por definição, um fracasso na formulação.


III. A estratégia competitiva pode ser entendida como ações ofensivas e defensivas para criar uma posição defensável em uma indústria, para enfrentar com sucesso as cinco forças competitivas (rivalidade entre as empresas, poder de barganha do cliente, poder de barganha do fornecedor, ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos) e, assim, obter um retorno sobre o investimento maior para a empresa.


IV. Intenção estratégica deve substituir o conceito de visão estratégica, pois cria a noção de propósito na organização, um senso de direcionamento comum e o destino estratégico, além de inspirar e motivar a equipe de colaboradores. 


Alternativas
Comentários
  • Comentário: o modelo de cinco forças de Michael Porter delineia as forças

    primárias que determinam a competitividade dentro de uma indústria e ilustra

    como essas forças se relacionam.

    De forma resumida, os cinco fatores que influenciam na competitividade são:

    ✓ poder de negociação dos clientes - é a capacidade dos clientes de exigirem

    mais qualidade e menos preço, influenciando a competição entre os

    concorrentes;

    ✓ rivalidade entre os concorrentes - em muitos casos é o principal fator de

    competitividade na indústria, representa o nível de rivalidade ou competição

    entre as firmas dentro da indústria;

    ✓ poder de negociação dos fornecedores - capacidade dos fornecedores de

    controlar assuntos como custos dos materiais, para quem vai fornecer, etc.;

    ameaça de entrada de novos concorrentes - qual o potencial para surgirem

    novos entrantes ou novas empresas dentro da indústria; e

    ✓ ameaça produtos substitutos - representam os produtos que podem atuar

    como substitutos de bens ou serviços oferecidos pela indústria, ou seja, são

    aqueles produtos semelhantes ou com função parecida que tem o potencial

    de substituir um outro produto oferecido.

    Nesse contexto, a partir de uma estratégia bem-sucedida, as empresas obtém

    uma vantagem competitiva.

    Ou seja, a partir de atividades distintas, chaves para a administração, a empresa

    obterá uma vantagem competitiva. Dessa forma, está correta a primeira

    afirmativa.

     

    A segunda afirmativa está errada, pois nem sempre o fracasso da implementação

    decorre de um fracasso na formulação, são fases distintas.

    A terceira alternativa está correta, a estratégia pode conter ações ofensivas ou

    defensivas e são utilizadas para defender a empresa em relação aos fatores da

    concorrência do mercado, representado pelas cinco forças, dessa forma, a

    empresa tentará não sofrer tanta influencia da competição, podendo mandar um

    retorno um pouco maior do que o exigido. Percebam que, caso a empresa sofra

    toda a influência do mercado, o lucro será menor, por isso a questão fala em

    posição defensável.

    Por fim, a quarta alternativa estaria correta, pois, segundo Hamel e Prahalad, a

    intenção estratégica é a expressão utilizada para substituir o conceito de visão

    estratégica. Para eles, a intenção estratégica cria a noção de propósito na

    organização, um senso de direcionamento comum e o destino estratégico, além

    de inspirar e motivar a equipe de colaboradores.

    Todavia, o enunciado solicitou para eleger os itens que podem ser imputados ao

    modelo de cinco forças de Michael Porter e não marcar os itens corretos. Foi

    uma  ao modelo de cinco forças de Porter

     

  • Processo de Formulação de Estratégias

    A Criação Artesanal da Estratégia

    Henry Mintzberg - https://administracao.tripod.com/mtz/criacao.html


ID
1625449
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As assertivas a seguir traduzem diferentes tipos de escolas sobre a formulação da estratégia.


Após a leitura de cada uma delas, assinale a opção que contenha a nomenclatura correta de cada uma das escolas na ordem em que as assertivas foram apresentadas.


1. A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e de objetivos básicos de uma empresa a longo prazo, bem como da adoção de cursos de ação e alocação dos recursos necessários à consecução dessas metas.


2. A essência da estratégia está no desenvolvimento da capacidade organizacional para adquirir, criar, acumular e explorar o conhecimento.


3. Estratégia é o padrão ou plano para integrar as principais metas, políticas e sequências de ações de uma organização para uma postura singular e viável, com base em suas competências internas relativas, mudanças no ambiente antecipadas e providências contingentes realizadas por oponentes inteligentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. 

    Escolas do Planejamento

    De acordo com Mintzberg, existem dez escolas do planejamento estratégico, ou seja, maneiras diferentes de descrever o processo de formação da estratégia.17

    Essas escolas refletem o pensamento de diversos autores e mostram a evolução desses conceitos desde os anos 1960. Elas podem ser classificadas em três grupos: as de natureza prescritiva, as de natureza descritiva e a de configuração.

    As escolas de natureza prescritiva se preocupam em detalhar como o processo de formação da estratégia deve ser feito, em vez de se preocuparem com como essas estratégias são realmente formadas.

    Dentro desse grupo os autores incluem a escola do design, a escola do planejamento e a escola do posicionamento. A escola do design é a mais tradicional e foi a base para as outras duas escolas.

    Dentro dessa escola, a formação da estratégia é vista como um ajuste entre as forças internas (forças e fraquezas) e externas (ameaças e oportunidades). De acordo com o autor, seria um processo de concepção. Assim, o planejamento seria um ajuste entre as forças.

    As principais premissas dessa escola são:18

    Ø A formação da estratégia deve ser um processo de pensamento deliberado – ou seja, a estratégia deve ser derivada de um pensamento consciente, racional.

    Ø A responsabilidade pela estratégia é do executivo mais graduado – nessa escola, o processo de planejamento deve ser deixado a cargo de apenas uma pessoa, o chefe! Os outros funcionários são vistos como subsidiários nesse processo.

    Ø O modelo deve ser simples e informal – muita elaboração e detalhamento seriam prejudiciais – a estratégia deve poder ser “montada” dentro da mente do executivo principal. O processo seria então um pouco formal e um pouco intuitivo.

    Ø As estratégias devem ser únicas – cada caso deve ser analisado individualmente.

    A segunda escola é a do planejamento. O autor mais conhecido dessa linha é Ansoff. Essa escola se baseou na escola do design, mas com algumas distinções. A primeira é em relação ao processo formal.

    Aqui o planejamento é “tocado” por toda uma equipe de planejadores, especializados, que buscam estruturar todos os dados possíveis de forma a montar a estratégia da organização.

    Assim, acaba a simplicidade. O planejamento se torna um processo elaborado e detalhado, com diversos passos a serem cumpridos e checklists (listas de verificação) a serem marcadas. A responsabilidade pelo planejamento – em teoria – continua com o executivo máximo.

    Mas, como o processo é extremamente complexo, na prática quem monta a estratégia acaba sendo a equipe de planejadores – o executivo apenas aprova ou não!

    Já a escola do posicionamento apareceu com força em decorrência da publicação do livro de Michael Porter – Estratégia Competitiva. Para essa escola, o importante não é somente o processo de formulação estratégica, mas a estratégia em si.


    FONTE: 17 Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, 2005.

  • Escola do Design: a formação de estratégia é vista como um processo de concepção. Busca uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas, a fim de posicionar a empresa em seu ambiente. A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação de outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia.

    Exemplo: Fazer análise do ambiente utilizando a ferramenta Matriz SWOT, a fim de avaliar os pontos fortes e fracos da situação interna e as ameaças e oportunidades da situação externa, para criar/gerar a base da estratégia da empresa.

    Escola de Planejamento: a formação da estratégia é vista como um processo formal, sustentado por técnicas, programas, planos. É feito um estudo formal para "pensar a estratégia". Deriva da escola de Design, mas é mais elaborada, com planos mais complexos e controles específicos.

    Exemplo: As atividades de controle desenvolvidas pelo setor de Planejamento e Controle de Produção (PCP) de uma empresa. A partir de uma análise delas é possível verificar os pontos a melhorar na empresa, como por exemplo, melhorar a programação da produção de um setor químico com produção em bateladas.

    Escola de Posicionamento: a formação de estratégia é vista como um processo analítico. O administrador é mais analista, faz uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro. Michael Porter foi o impulsionador desta escola, contribuindo com ferramentas como as "cinco forças de Porter", que influenciam a concorrência, e as "estratégias genéricas de Porter" que busca alcançar um desempenho acima da média numa indústria. O papel desta escola é apoiar o processo de formulação de estratégia, e não criar estratégias, pois a análise de dados é um processo estático e ordenado e não dinâmico, rico e confuso como o de formulação de estratégia.

    Exemplo: Fazer análise da atratividade/competitividade de um setor, descrevendo as 5 forças de Porter referente ao negócio, a fim de analisar a rivalidade dos concorrentes, as ameaças de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos, o poder de barganha dos fornecedores e dos clientes. A partir da análise dos resultados, é possível pensar numa estratégia competitiva para entrar ou manter-se no mercado.

    fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/

  • Marquei a C

    1. Não é possível concluir nada a partir dessa alternativa, se encaixa em qualquer conceito de planejamento

    2.Está de acordo

    3. Estratégia é o padrão ou plano para integrar as principais metas, políticas e sequências de ações de uma organização para uma postura singular e viável, com base em suas competências internas relativas, mudanças no ambiente antecipadas e providências contingentes realizadas por oponentes inteligentes. 

    Marquei a C por achar que "singular e viável" significasse algo único, não genérico, como são as estratégias de Porter. Além disso é a Escola do Design que se basei no ajuste entre forças internas e externas "om base em suas competências internas relativas, mudanças no ambiente"

     

     

  • Claramente percebe que a 2 é a do aprendizado, ficando entre as alternativas "C" e "E".

    Para associar as demais basta lembrar que a escola do Design é a informal e mais tradicional de todas.

    Design: Processo informal

    Planejamento: Processo Formal

    Posicionamento: Processo analítico

    Empreendedora: Processo visionário

    Cognitiva: Processo mental

    Aprendizado: Processo emergente

    Poder: Processo de negociação

    Cultural: Crenças e valores

    Ambiental: Processo reativo ao ambiente

    Configuração: Processo de transformação


ID
1625452
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Complete as lacunas existentes nos trechos a seguir e, ao final, assinale a opção correta.


___________________são variáveis externas e não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis para ela, desde que haja condições/interesse de usufruí-las.


___________________são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação a seu ambiente.


___________________são variáveis externas e não controláveis pela organização que podem criar condições desfavoráveis para ela.


___________________são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição desfavorável para a empresa em relação ao seu ambiente.

Alternativas
Comentários
  • C) 

    Diagnóstico Estratégico – Análise SWOT

    Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.

    Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).

    Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo).

    A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!

    Pontos fracos são fatores internos que, de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Podem ser, por exemplo, uma marca desconhecida no mercado, uma equipe desmotivada, produtos desatualizados, alto endividamento da empresa etc.

    Já os pontos fortes são o contrário, ou seja, fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares! Podem ser, por exemplo, clientes fiéis, profissionais capacitados, uma logística eficiente, produtos inovadores, custos baixos etc.

    Quando dizemos que os pontos fracos e fortes são variáveis controláveis, é porque esses fatores podem ser “trabalhados” mais facilmente pelos gestores.

    Uma marca desconhecida (ponto fraco) pode ser melhorada com uma campanha eficiente de marketing. Uma empresa endividada (ponto fraco) pode renegociar suas dívidas ou conseguir parceiros que a financiem.

    Já as ameaças e oportunidades são variáveis externas e, a princípio, não controláveis! Se existe a possibilidade de que o governo lance uma nova legislação que possa prejudicar sua empresa (ameaça), muitas vezes não está ao seu alcance evitar que a legislação seja criada, somente adaptar-se aos seus efeitos, não é verdade?

    Portanto, as ameaças são fatores externos (um novo concorrente no mercado, um aumento nos impostos, uma aumento no câmbio etc.) que podem prejudicar a empresa, e as oportunidades são fatores externos que podem beneficiar a empresa (crescimento econômico do país, a quebra de uma empresa rival etc.).

    RENNÓ (2013)

  • ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal


    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.


    Fortaleza e Fraqueza -> É feito em torno de análise interna da organização.

    Oportunidades e Ameaças -> É feito uma análise externa da organização.



ID
1625455
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do sistema de medição do desempenho organizacional e dos indicadores de desempenho, analise as assertivas a seguir classificando-as em verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.


( ) O valor organizacional emana mais da melhoria de indicadores específicos sobre um ativo intangível do que da conexão das mudanças nesses indicadores às consequências para os clientes/usuários.


( ) A mensuração do desempenho organizacional exige cadeias causais de criação de valor.


( ) Os indicadores isolados captam a maneira como os aprimoramentos nos ativos intangíveis e nos processos internos se convertem em melhorias nos indicadores de resultado.


( ) Os melhores balanced scorecards refletem a estratégia da organização de modo que apenas com a sua leitura é possível compreendê-la adequadamente.

Alternativas
Comentários
  • Boa tarde,

    As quatro perspectivas do BSC devem interagir gerando impactos positivos aos clientes. São as mudanças nesses indicadores, os quais devem ser trabalhados em conjunto e não isoladamente, que possibilitam aprimoramento nos ativos intagíveis e aumenta o valor organizacional.

    Isto torna inválido o conteúdo das alternativas I e III.

    Bons estudos.


ID
1625458
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos scorecards estratégicos em organizações sem fins lucrativos e governamentais, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A perspectiva financeira está no topo, e não na base, da hierarquia do BSC; as entidades governamentais podem facilmente adaptar a perspectiva financeira.

    Flávio Pompeo - Ponto dos Concursos.

  • A perspectiva financeira, tradicionalmente, está no ápice (em organizações lucrativas).


ID
1625461
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A descrição clara da história e da lógica da estratégia, através de sua relação da causa e efeito entre os objetivos estratégicos, indicando claramente o que a organização deverá fazer acontecer para gerar valor, pode ser encontrada:

Alternativas
Comentários
  • Rennó apud vários autores: 

    Mapa Estratégico

    Os mapas estratégicos são ferramentas que auxiliam na comunicação e visualização das estratégias gerenciadas pelo Balanced Scorecard.50 Através do mapa estratégico, conseguimos “resumir” graficamente a missão, a visão, os principais objetivos estratégicos e os indicadores envolvidos.

    Muitas vezes as pessoas não entendem as estratégias. Se não entendemos algo, provavelmente não iremos executar bem, não é mesmo? Portanto, precisamos dos mapas estratégicos para que essas estratégias fiquem claras para todos. De acordo com Herrero,51

    o mapa estratégico é a representação visual da história da estratégia de uma organização.

    A visualização e a comunicação das principais “diretrizes” da estratégia da instituição são fundamentais para que as pessoas compreendam qual é o “caminho” a seguir e consigam “alinhar” suas ações e atividades para que os objetivos sejam atingidos.

    Assim, o mapa estratégico assume esse papel de facilitar a comunicação da estratégia. Sem ele, ficaria mais “árida” e textual a tarefa de comunicar. A seguir, podemos ver um exemplo de mapa estratégico (da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac).

    Vejam que a instituição apresenta sua missão e sua visão no documento e aponta seus fatores (ou perspectivas) estratégicos. Como a instituição é do setor público, eles fizeram adaptações no modelo original de Kaplan e Norton. Vejam no documento que substituíram os “clientes” e “aspectos financeiros” por “regulados” e “sociedade”.

    Dessa maneira, em apenas uma página podemos, mesmo sem conhecer a fundo a Anac, perceber quais são os processos críticos e objetivos estratégicos em cada perspectiva. Esse é o efeito desejado de um mapa estratégico benfeito!

    De acordo com Kaplan e Norton,52 o sucesso da execução da estratégia depende de sua compreensão pelos empregados da organização, que, por sua vez, depende de uma nítida descrição.

    Para os autores,53 os diferentes sentidos do mapa estratégico são: mostrar o destino estratégico, destacar o valor do capital intelectual, representar visualmente a estratégia, ligar o trabalho individual à estratégia, demonstrar o fluxo de valor e reforçar a importância do conhecimento.

    50 Herrero, 2005.

    51 Herrero, 2005.

    52 Kaplan e Norton, 2004 apud Herrero, 2005.

    53 Kaplan e Norton apud Herrero, 2005.

    54 Disponível em: <http://www2.anac.gov.br/arquivos/ANAC%20Planejamento%20Estrategico.pdf>


  • Mapa estratégico é uma representação visual da história da estratégia, que evidencia os desafios que a instituição terá que superar para concretizar sua missão e visão de futuro. 

    O mapa é estruturado por meio de objetivos estratégicos distribuídos nas perspectivas do negócio, interligados por relações de causa-efeito.


    fonte:http://gestaoestrategica.trt10.jus.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=104&Itemid=58



ID
1625464
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Podem ser considerados princípios da organização focalizada na estratégia, exceto:

Alternativas
Comentários
  • c) INCORRETO. Transformar a estratégia em tarefa de todos.

  • Erro da C
    transformar a estratégia em tarefa da gerência OPERACIONAL.

  • Kaplan e Norton (2000, p. 18) ensinam que cada empresa aborda o desafio à sua própria maneira, em ritmos e sequências diferentes. Porém, identificam-se cinco princípios comuns, que são chamados de princípios da organização focalizada na estratégia, a saber:

    1.      traduzir a estratégia em termos operacionais

    2.      alinhar a organização à estratégia

    3.      transformar a estratégia em tarefa de todos

    4.      converter a estratégia em processo contínuo

    5.      mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.

     

  • BSC é  =  CAM TRANSTRA

     

     Converter a estratégia em processo contínuo;
     Alinhar a organização à estratégia;
     Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva;
     TRANSformar a estratégia em tarefa de todos e
     TRAduzir a estragégia em guias operacionais


ID
1625467
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a única opção que não pode ser considerada como característica dos projetos.

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETO. Um projeto é usualmente único, não um empreendimento repetitivo.

    b) INCORRETO. Pelo contrário possuem natureza temporária. Os projetos têm um início e um fim definidos, assim, uma concentração temporária de recursos é necessário para levar avante o empreendimento. É o gabarito da questão.

    c) CORRETO. As metas estão relacionadas com a conlcusão das etapas, conforme o planejamento.

    d) CORRETO. O objetivo do projeto é atender os stakeholders, ou partes envolvidas no projeto.

    e) CORRETO. Ele é uma resposta às partes não atendidas no dia a dia da organização.

  • Gabarito B

    Projetos são temporários.

  • Letra B.

     

    Comentário:

     

    Vejamos cada alternativa buscando localizar aquela que não tem nada a ver com projetos:

     

    A) Certa. Projetos são únicos e geram resultados exclusivos.

    B) Errada. É a resposta. Projetos não são perenes. Ao contrário, são temporários.

    C) Certa. O projeto se conclui com o alcance das metas propostas no escopo do próprio projeto.

    D) Certa. O projeto busca atender às expectativas das partes interessadas.

    E) Certa. Por criar algo novo, os projetos buscam fazer aquilo que a organização, no seu normal, não consegue fazer.

     

     

    GABARITO: B.

     

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a gestão de projetos. No caso desta questão, devemos apontar a alternativa que não conta com uma característica dos projetos.

    Com o intuito de marcar a alternativa correta, vejamos a definição do que é um projeto, segundo o guia PMBOK:

    • Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade do projeto deixar de existir. Um projeto também poderá ser encerrado se o cliente (cliente, patrocinador ou financiador) desejar encerrá-lo. Temporário não significa necessariamente de curta duração.
    • O termo temporário normalmente não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo projeto; a maioria dos projetos é empreendida para criar um resultado duradouro.

    Vemos que um projeto é temporário, a alternativa "B", por outro lado, disse que é perene (ou permanente), o contrário de temporário. Portanto, essa é a alternativa correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição


ID
1625470
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da gestão da qualidade e mais especificamente da qualidade total, analise as assertivas a seguir classificando-as como verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.


( ) Enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização.


( ) O gerenciamento da qualidade total é um conceito de controle que atribui apenas aos gerentes e dirigentes a responsabilidade pelo alcance de padrões de qualidade.


( ) Na qualidade total o controle burocrático rígido, unitário e centralizador cede lugar para o controle pelas pessoas envolvidas – solto, coletivo e descentralizado.


( ) A qualidade total está baseada no empoderamento das pessoas, o que significa proporcionar à comunidade organizacional as habilidades e autoridade para tomar decisões que tradicionalmente eram dadas aos gerentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. 

    A Gestão da Qualidade Total (TQM – Total Quality Management, em inglês) demanda que cada funcionário esteja envolvido no processo de busca do aumento da qualidade, e não apenas os empregados que lidam diretamente com os clientes ou na produção dos produtos.

    O pessoal da limpeza, do setor de faturamento, do setor de contratos e outros setores deve entender que seu trabalho contribui para que a empresa seja eficiente e consiga satisfazer seus clientes e ser competitiva. Dessa forma, a TQM significa o comprometimento de uma organização com a qualidade através da melhoria contínua em cada atividade.14


    Fonte:  Daft, 2005.

  • só achei um pouco exagerado a ESAF considerar que no TQM o controle possa ser considerado "solto", mas tudo bem... segue o baile!!!


ID
1625473
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos programas de análise e melhoria de processos, analise as assertivas a seguir classificando-as como falsas(F) ou verdadeiras(V). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.


( ) Os modelos de qualidade, em si, geralmente se concentram no local, no tático e na melhoria de processos não interligados.


( ) O balanced scorecards fornece a orientação que as organizações precisam para redistribuir seus escassos recursos concentrando-os nos processos mais críticos para a implementação da estratégia.


( ) As relações de causa e efeito no mapa estratégico e os objetivos estratégicos do balanced scorecards enfatizam as melhorias nos processos mais importantes para a execução bem-sucedida da estratégia.


( ) Um conjunto de processos locais melhores, mais rápidos e mais baratos funciona como garantia da estratégia.

Alternativas
Comentários
  • 1 - VERDADEIRA. Na teoria, podemos pensar que os modelos de qualidade aplicam-se na organização em sua totalidade. E realmente são aplicáveis. Mas na prática ocorre deforma diferente. Pense no 6sigma (DMAIC e DMADV), Matriz GUT, Diagrama de Pareto, Técnica Delphi, Brainstorming, etc. Esses modelos de melhoria da qualidade ocorrem em equipes que identificam problemas ou oportunidades de melhoria. Quando ocorre um DMAIC, é para toda a empresa ou para uma equipe? Pode até envolver mais de uma equipe, mas não deixa de ser no nível tático. O que pode causar dúvida é pensar que a organização como um todo utiliza princípios no nível estratégico, como os 14 princípios de Deming, que podem servir para guiar a organização.

    2 - VERDADEIRA. Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão estratégica que desdobra objetivos estratégicos, visão e missão da organização em indicadores de desempenho para monitoramento estratégico. Os requisitos para definição desses indicadores tratam dos processos de um modelo da administração de serviços e busca da maximização dos resultados baseados em quatro perspectivas: Clientes, Financeiro, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento.

    3 - VERDADEIRA. ◦ O mapa estratégico: estabelece relações de causa-efeito entre os fatores identificados.

    ◦ O painel de desempenho/painel estratégico: ajuda a monitorar a implementação do planejamento estratégico e serve como ferramenta de feedback para correção de rumos (planejamento permanente!)

    4 - FALSA. Não é garantia da estratégia. Para chegar a um sistema gerencialmente estabilizado, segundo o exemplo apresentado por Kaplan e Norton (1996), talvez seja preciso cerca de trinta meses, sendo que a organização pode percorrer os quatro processos duas ou três vezes.

    Processos de Kaplan para implementação do BSC: Tradução da visão, Comunicação e ligação, Planejamento do Negócio e feedback e aprendizado. Além disso, há os "lead indicators" são indicadores de desempenho que determinam quão bem os negócios estejam sendo executados para permitir que os objetivos sejam atingidos.

    https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questoes/disciplina/Administra%25C3%25A7%25C3%25A3o+Geral/banca/ESAF/assunto/27.+Qualidade+e+produtividade/dificuldade/Muito+Dif%25C3%25ADcil


ID
1625476
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São considerados mandamentos da qualidade total, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A)  DELEGAÇÃO - O melhor controle é aquele que resulta da responsabilidade atribuída a cada um. Só com os três atributos divinos – onipresença, onisciência e onipotência – seria fácil ao empresário desempenhar a mais importante missão dentro da organização: relacionar-se diretamente com todos os clientes, em todas as situações. A saída é delegar competência.

    B)  DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES - A implantação da Qualidade Total tem como pré-requisito transparência no fluxo de informações dentro da empresa. Todos devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os planos empresariais.

    C)  NÃO ACEITAÇÃO DE ERROS - O padrão de desempenho desejável na empresa deve ser o de “Zero Defeito”. Este princípio deve ser incorporado à maneira de pensar de empregados e dirigentes, na busca da perfeição em suas atividades.

    D)  GERÊNCIA DE PROCESSOS - A gerência de processos, aliada ao conceito de cadeia cliente-fornecedor, faz cair as barreiras entre as áreas da empresa, elimina feudos e promove integração. A partir do cliente externo, os processos se comunicam: o anterior é o fornecedor, o seguinte, cliente.

    E)  CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS - A adoção de novos valores é um processo lento e gradual qu deve levar em conta a cultura existente na organização.Os novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática, até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência e continuidade.

    Alternativa C

    Avante!

  • 10 Principios da Qualidade Total

    1TOTAL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES:A empresa precisa prever as necessidades e superar expectativas do cliente. A gestão pela qualidade assegura a satisfação de todos os que fazem parte dos diversos processos da empresa: clientes externos e internos, diretos e indiretos, parceiros e empregados.

    2. GERÊNCIA PARTICIPATIVA:É preciso criar a cultura da participação e passar as informações necessárias aos empregados. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os resultados.  O principal objetivo é conseguir o “efeito sinergia”, onde o todo é maior que a soma das partes.

    3. CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS:Os novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática, até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência e continuidade.

    4. APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO: Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade [com o contínuo aperfeiçoamento] é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios.  

    5. DESENVOLVIMENTO DE RH:É possível ter o máximo controle sobre os empregados, determinar normas rígidas, supervisionar, fiscalizar. Mas nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles que acreditam no trabalho.                     ]

    .6.DELEGAÇÃO:O melhor controle é aquele que resulta da responsabilidade atribuída a cada um. . A saída é delegar competência.

    7. GARANTIA DA QUALIDADE:A base da garantia da qualidade está no planejamento e na sistematização [formalização] de processos. Esta formalização estrutura-se na documentação escrita, que deve ser de fácil acesso, permitindo identificar o caminho percorrido.

    8. NÃO-ACEITAÇÃO DE ERROS:O padrão de desempenho desejável na empresa deve ser o de “Zero Defeito”. Este princípio deve ser incorporado à maneira de pensar de empregados e dirigentes, na busca da perfeição em suas atividades. 
     
    9. GERÊNCIA DE PROCESSOS:A gerência de processos, aliada ao conceito de cadeia cliente-fornecedor, faz cair as barreiras entre as áreas da empresa, elimina feudos e promove integração. A partir do cliente externo, os processos se comunicam: o anterior é o fornecedor, o seguinte, cliente. 

    10. DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES: transparência no fluxo de informações dentro da empresa. Todos devem entender a missão, visão, planos e propósitos empresariais. 



ID
1625479
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São estágios que devem preceder o benchmarking, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A única alternativa que traz uma etapa do benchmarking posterior e não anterior é a "A", que descreve um processo de controle.

  • Monitorar os resultados e melhorias é posterior.

  • Para que a questão em análise seja respondida, precisamos ter conhecimentos sobre o benchmarking. A alternativa a ser marcada como correta é aquela que não apresenta uma etapa antecedente ao benchmarking.

    Benchmarking se trata de um processo de estudo de outras organizações (concorrentes ou não). Consiste em fazer uma análise das boas práticas usadas por empresas, que atuam na mesma área ou em outra, que podem ser aplicadas no empreendimento da organização que faz uso dessa ferramenta.

    Antes que o processo seja implementado, as seguintes atividade ocorrem:

    • conhecer a própria organização.
    • documentar processos de trabalho.
    • definição de medidas de desempenho.
    • diagnóstico de fragilidades.

    Sendo assim, podemos perceber que a alternativa "A" não se relaciona a uma atividade prévia, mas posterior à implementação do benchmarking. Sendo, portanto a alternativa a ser marcada.

    GABARITO: A


ID
1625482
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Gestão de Pessoas envolve e integra seis processos organizacionais vinculados entre si e utilizados de forma sistêmica. O processo de aplicar pessoas está relacionado a:

Alternativas
Comentários
  • Os Subprocessos RH, segundo Idalberto Chiavenato são:

     - Prover(recrutamento, seleção)

     - Aplicar(desenho, análise e descrição de cargos, avaliação do desempenho)

     - Manter(higiene, qvt)

     - Recompensar(remuneração, benefícios)

     - Desenvolver(TD&E, carreira)

     - Monitorar(Sistemas de Informações Gerenciais )



    Fonte: facebook.com/admfederal

  • Principais politícas/ subprocessos/ subsistemas (pode aparecer com um desses três nomes na prova) de gestão de pessoas:

    (mnemônico)

    DRAMMA


    Desenvolver pessoas-  (como preparar) T&D, educação, carreira

    Recompensar pessoas- (como incentivar) benefícios, remuneração...

    Aplicar pessoas- avaliação de desempenho, análise e descrição de cargos...

    Manter pessoas- QVT, gestão do clima e da cultura...

    Monitorar pessoas- (como acompanhar e controlar as atividades)- sistemas de informação, bancos de dados...

    Agregar pessoas- recrutamento e seleção de pessoas 

  • CORRETO B

    a) Remuneração, Sistemas de Informações Gerenciais e Seleção  (Recompensar / Monitorar / Agregar)

    b) CORRETA

    c) Disciplina, Treinamento e Remuneração (Desenvolver / Recompenar)

    d) Recrutamento e Treinamento (Agregar / Desenvolver)

     

     

  • A questão para ser respondida corretamente exige que o candidato tenha conhecimentos sobre os processos que compõem a gestão de pessoas. A alternativa a ser marcada como correta deverá indicar a que o processo de aplicar pessoas está atrelado.

    Antes de apontar a alternativa correta, vejamos quais são os processos que integram a gestão dos recursos humanos nas organizações.

    Aplicação de pessoas

    • Os processos de aplicação de pessoas se tratam, basicamente, da alocação e posicionamento das pessoas nas suas respectivas atividades organizacionais. 
    • São processos que envolvem os primeiros passos na integração dos novos membros à organização, incluem o desenho do cargo e a avaliação de desempenho no cargo.

    Manutenção de pessoas

    • Os processos de manutenção de pessoas existem com o objetivo de manter os integrantes da organização satisfeitos e motivados, bem como para lhes fornecer condições físicas, psicológicas, e sociais de permanecer e participar do negócio.
    • Envolvem a busca pela manutenção da saúde, segurança, qualidade de vida no trabalho, relação com empregados e com sindicatos.

    Agregando pessoas

    • Os processos de agregar pessoas, de acordo com Chiavenato (2014), constituem as rotas de ingresso das pessoas na organização. Representam as portas de entradas abertas aos candidatos dispostas a ajustar suas característica e competências pessoais aos requisitos e características predominantes na organização.
    • Nesta etapa da gestão de pessoas, estão inclusa as atividades de recrutamento e seleção de pessoas.

    Desenvolvendo pessoas

    • Desenvolver pessoas significa, sobretudo, dar-lhes a formação necessária para que os indivíduo aprenda novas atitudes, soluções, ideias, conceitos, mudem seus hábitos e comportamentos, tornem-se mais eficazes.

    Recompensando pessoas

    • Os processo de recompensa de pessoas buscam servir de incentivo e motivação, levando em conta os objetivos organizacionais a serem alcançados e os individuais a serem satisfeitos. Para que busque obter um bom desempenho por parte dos seus colaboradores, a organização deve se preocupar com a remuneração, com os incentivos e os benefícios e serviços aos seus funcionários.

    Tendo visto os processos acima, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte: 

     CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. 


ID
1625485
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No mundo atual, as organizações vivem mudando seus modos de gerir pessoas, mudando suas estratégias, repensando suas estruturas. Para dar conta desse mundo em constante mudança, as organizações precisam de pessoas motivadas para alcançar os resultados esperados. É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA. Retrata um ideal de ambiente motivador. Não é determinista mas indicativa de um ambiente que eleva a motivação.

    b) ERRADA. A 2ª parte da assertiva não justifica corretamente a 1ª.

    c) ERRADA. A motivação depende de fatores extrínsecos e intrínsecos.

    d) ERRADA. Mesma justificativa da 'c'.

    e) ERRADA.O sistema de motivação de uma organização  ou um contexto não podem ser generalizados para outro.


  • exógeno - adjetivo

    1. que provém do exterior, que se produz no exterior (do organismo, do sistema), ou que é devido a causas externas. bio que se origina, desenvolve ou reproduz a partir da membrana celular que reveste um órgão ou organismo (diz-se de outro órgão, estrutura etc.). "esporo e." geol originado na superfície terrestre [p.ex., o caso da denudação, da deposição] (diz-se de processo geológico); exogênico, exogenético.

    endógeno adjetivo 

    1. que se origina no interior do organismo, do sistema, ou por fatores internos; endógene. bio que se origina, desenvolve ou reproduz a partir do tecido interno de um órgão ou organismo (diz-se de outro órgão, estrutura etc.). "esporo e."

  • Complementando...

    Sabe-se, hoje, que a liderança é um fator fundamental na compreensão da motivação. Líderes inspiram, orientam e reforçam seus liderados. Item "b" é um item confuso. É certo que o que motiva uma pessoa pode motivar outra, também, mesmo que cada pessoa tenha seus valores, crenças, interesses e necessidades. Mas isso como justificativa da primeira parte, torna o item incorreto. Itens "c" e "d" equivocam-se em afirmar que fatores externos motivam. Fatores intrínsecos motivam, e os externos podem influenciar na motivação. Item "e" erra na parte final, quando afirma que aquilo que motiva uma pessoa, motiva a outra. Nem sempre.

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. A]

     

    bons estudos!

     


ID
1625488
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conflito pode trazer resultados construtivos ou negativos para a organização como um todo. A questão é como gerenciar conflitos de forma a aumentar os efeitos construtivos e minimizar os negativos. Analise os estilos de administração dos conflitos e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Vejamos...

    Para Chiavenato (1999):

    a) ERRADA. Evitação/abstenção: problema trivial; não há chance de ganhar. "Perder-perder" 

    b) ERRADA. Acomodação: alto grau de cooperação para suavizar as coisas; deixar problemas maiores para frente. 

    c) ERRADA. Competição/comando autoritário/impositivo: requer ação decisiva rápida; dominação. "Ganhar-perder" 

    d) ERRADA. Colaboração/solução integrativa ou de problemas: elevado grau de assertividade; habilita ambas as partes a ganhar. "Ganhar-ganhar" 

    e) CERTA. Compromisso/acordo: combina assertividade e cooperação; cada parte aceita ganhos e perdas na solução. "Ganhar-perder"  

    Fonte: Ribas e Salim - Gestão de Pessoas para concursos


  • Complementando...

     

    Letra "E". Nesse caso, as partes cedem (perdem) um pouco e ganham um pouco, mantendo o "jogo de cintura" para levar a situação. Letra "a"está incorreta, porque evitação e acomodação são estilos diferentes. Letra "b" está incorreta, porque acomodação é um estilo em que uma das partes abre mão para a outra, que ganha. Letra "c" está incorreta, porque  no estilo competição mão há reconciliação das diferenças . Só uma  parte se impõe e sai ganhando. O estilo descrito corresponde à colaboração. letra "d" está incorreta, porque é o estilo em que há ganha-ganha. As duas partes saem atendidas em suas necessidades.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    bons estudos!

     

  • Estilo compromisso, o próprio nome e a explicação tende a ser comparada com um relacionamento afetivo. Só observar e não errará na prova rsrsrsr

  • Resposta Correta: COMPROMISSO

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os estilos de gestão de conflitos. Dentre os estilos apresentados, vejamos qual está com a sua definição correta.

    A - incorreta. A estratégia de evitação, podemos chamar também de modelo "ninguém ganha nem perde". Aqui, a estratégia é abandonar ou ignorar a existência do conflito, considerando que o problema pode desaparecer ou se sozinho, sem disputa.

    B - incorreta. Acomodação é a estratégia de ceder ao oponente, deixando-o vencer. Essa estratégia funciona muito bem quando um dos lados deseja manter a harmonia ou não dá grande importância ao problema que deu origem ao conflito. É mais valioso se importar em trabalhar rumo ao alcance de um objetivo do que perder tempo com uma disputa.

    C - incorreta. Competição é, como diz Maximiano (2016, p. 344), "um jogo de soma zero". Ao passo que um lado ganha, o outro perde, em decorrência de objetivos distintos. Conforme Chiavenato (2014, p. 395), " tende a criar um conflito do tipo ganhar/perder. Uma das partes ganha enquanto a outra perde. Em casos extremos, uma parte alcança o que deseja com a completa exclusão da outra. Os métodos de ganhar/ perder podem não atingir as causas profundas do conflito e conflitos futuros podem vir a ocorrer".

    D - incorreta. Colaboração ou solução de problemas, podendo ser também chamado de "eu ganho, você ganha", é o estilo em que a busca pelo consenso, que envolva outras pessoas além dos oponentes, é o principal objetivo. É uma solução colaborativa em que o objetivo é que todos saiam ganhando.

    E - correta. Compromisso: tende a criar um conflito do tipo ganhar/ perder. Nenhuma parte fica totalmente satisfeita e os antecedentes para futuros conflitos ficam mantidos.

    Tendo visto as alternativas apresentadas, concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

    MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.


ID
1625491
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale as frases como verdadeiras(V) ou falsas(F).


( ) O valor compartilhado é um traço forte do clima organizacional.


( ) A cultura organizacional está relacionada ao grau de motivação das pessoas.


( ) O clima organizacional envolve um quadro amplo e flexível da influência ambiental sobre a motivação.


( ) A linguagem e os gestos utilizados pelas pessoas, rotinas e procedimentos são elementos da cultura organizacional.



Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ( ) O valor compartilhado é um traço forte do clima organizacional. (É da cultura organizacional)


    ( ) A cultura organizacional está relacionada ao grau de motivação das pessoas. (O clima organizacional é que está relacionado)


    ( ) O clima organizacional envolve um quadro amplo e flexível da influência ambiental sobre a motivação. (A cultura organizacional é rígida)


    ( ) A linguagem e os gestos utilizados pelas pessoas, rotinas e procedimentos são elementos da cultura organizacional. (Verdade)

  • Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização. (CULTURA)


    Linguagem: Muitas organizações e mesmo unidades dentro das organizações utilizam a linguagem como um meio de identificar membros de uma cultura ou subcultura. Ao aprender a linguagem, o membro confirma a aceitação da cultura e ajuda a preserva-la. As organizações desenvolvem termos singulares para descrever equipamentos, escritórios, pessoas – chaves, fornecedores, clientes ou produtos. Também a maneira como as pessoas se vestem e os documentos utilizados constituem formas de expressar a cultura organizacional. (CULTURA)


  • (F) O valor compartilhado é um traço forte do clima organizacional. 

    ITEM I - ERRADO: O valor compartilhado é um traço forte da cultura organizacional.

     

    (F) A cultura organizacional está relacionada ao grau de motivação das pessoas. 

    ITEM II - ERRADO: O clima organizacional está relacionada ao grau de motivação das pessoas.

     

    (V) O clima organizacional envolve um quadro amplo e flexível da influência ambiental sobre a motivação. 

    ITEM III - CORRETO: O clima organizacional é a síntese das percepções dos funcionários sobre a organização e o ambiente de trabalho, sendo algo mais temporário. O clima organizacional é uma decorrência da cultura organizacional, tanto de seus aspectos "positivos" e motivadores quanto de seus aspectos "negativos" e geradores de conflitos, sendo mais facilmente perceptível e manejável pela organização do que a sua cultura.

     

    (V) A linguagem e os gestos utilizados pelas pessoas, rotinas e procedimentos são elementos da cultura organizacional. 

    ITEM IV - CORRETO: Todos os elementos mencionados na assertiva são elementos da cultura organizacional.

     

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • Em relação a este item "A cultura organizacional está relacionada ao grau de motivação das pessoas."

    Digamos que a organização tem uma cultura rígida de pouca preocupação com o crescimento e desenvolvimento do profissional.

    Não influenciaria?. Óbvio que sim!

  • Concordo com o Mefil Basa, pensei exatamente assim na hora de responder


ID
1625494
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO; C


    Recrutamento X Seleção:


    Recrutamento:

    - Faz uma espécie de “chamado”; é amplo, oferece oportunidade para o indivíduo deixar seu currículo na organização.

    - Espécies:

      > interno: dentro da própria organização, como forma de valorizar seus profissionais. É a forma mais econômica. 

      > externo: busca colaboradores fora da organização. Pode usar jornal, revista, edital, panfletos, balcão de emprego...


    Seleção:

    - é o processo de escolha do cantidato; número de selecionados não poderá ser maior que o de recrutados

    - formas de seleção: entrevistas, testes e análises psicológicas, análise de currículos, etc.


  • GABARITO: (C)

    A: ERRADA - A letra A está incorreta, pois o recrutamento externo é mais caro e demorado. Ele pode sim ser considerado negativo para a motivação dos funcionários atuais. 

    B: ERRADA - Mistura os conceitos. O recrutamento é o processo de atração para o processo seletivo. É esse que "seleciona" os candidatos que estão disponíveis no banco dos candidatos. 

    C: CERTA - O recrutamento interno utiliza os candidatos de dentro da empresa. Dessa forma, alinhado ao conceito que conhecemos como sistema fechado, que vê a organização como um sistema isolado do seu meio ambiente. 

    D: ERRADA - O recrutamento que é o processo de atração, divulgação e comunicação de vagas disponíveis.

    E: ERRADA - O processo que escolhe o candidato para o cargo é a seleção.

  • O recrutamento externo (caro e demorado) é um sistema aberto, pois qualquer pessoas de fora da empresa pode participar. A contrário senso, o interno (rápido e barato) permite apenas que os colaboradores participem. Ambos com vantagens e desvantagens.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o processo de recrutamento de pessoas. Dentre as alternativas, vejamos qual é a correta em relação ao assunto.

    A - incorreta. O recrutamento externo afeta negativamente a motivação dos funcionários e é menos oneroso para a organização.

    B - incorreta. O recrutamento não seleciona ninguém, apenas atrai.

    C - correta. O recrutamento interno funciona como um sistema fechado.

    • Em que consiste, exatamente, o recrutamento interno? Bem, de forma bem objetivo, o recrutamento interno é aquele direcionado aos funcionários da organização, sendo, portanto, um sistema fechado.

    D - incorreta. Entende-se por recrutamento um processo de atração, divulgação e comunicação.

    E - incorreta. Seleção é o processo de escolher o candidato para o cargo.

    Após analisar as alternativas, concluímos que a letra "C" é a correta.

    GABARITO: C


ID
1625497
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A avaliação de desempenho 360º é feita de modo circular pelo gerente, colegas e pares, subordinados, clientes internos e externos, fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado. Todas as afirmativas a seguir apontam dificuldades da avaliação 360º , exceto:

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de 360º

      A avaliação do desempenho é feita de modo circular por todos os elementos que mantém alguma interação com o avaliado. Participam da avaliação, o chefe, os colegas e Pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores, enfim, todas as pessoas ao redor do avaliado, em uma abrangência de 360º graus.

    Prós: o sistema é mais compreensivo e as avaliações provêm de múltiplas perspectivas, a qualidade da informação é melhor, enfatizam os clientes internos e externos e o espírito de equipe, a retroação fornecida pelo entorno permite a auto-desenvolvimento do avaliado.

    Contras: o sistema é administrativamente complexo para combinar todas as avaliações, a retroação pode intimidar e provocar ressentimentos no avaliado,  podem envolver avaliações conflitivas sob diferentes pontos de vista, o sistema requer treinamento dos avaliadores para funcionar bem.


    Portanto, não é uma dificuldade e sim um benefício.


    Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjhgZCSpK7KAhUJkJAKHQvOBqAQFgg9MAc&url=https%3A%2F%2Fglaubermarinho.files.wordpress.com%2F2012%2F07%2Favaliac3a7c3a3o-do-desempenho-humano-gabarito.docx&usg=AFQjCNEnf7JI7SeQFvkI6IAJgjxev4qj1w&bvm=bv.112064104,d.Y2I

  • complementando o comentário do colega, a letra D é uma consequência positiva. E não uma dificuldade.

  • Cultura paternalista? hãn?

  • O comando da questão pede que o candidato identifique todas as possíveis dificuldades acerca do processo de implementação da avaliação 360 garus. Entendem-se como dificuldades todos os fatores negativos ou conjuntos de esforços e entendimentos requeridos para que esse processo de avaliação possa ser colocado em prática. 
    A alternativa D, conforme já comentado, é a única assertiva que representa um benefício e não uma dificuldade ou requisito.

    A Cultura Paternalista, entendida como a gestão baseada numa figura com autoridade semelhante a de um pai, pode ser explicada como um modelo de gestão altamente inadequado para qualquer modelo formal de avaliação do desempenho, uma vez que, nas culturas paternalistas, há grande dose de protecionismo e favoritismo por parte dos gestores.


    Dica:
    Para resolver as questões da banca ESAF é preciso que o candidato tenha conhecimentos complementares sobre os temas expostos, uma vez que, nessa banca, são cobrados conceitos multidisciplinares.

    Fonte: facebook.com/admfederal
  • Retroação é o mesmo que feedback?


ID
1625500
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as opções a seguir relativas aos Métodos Tradicionais de Avaliação do Desempenho e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • ​A questão apenas trocou conceitos: 

    a) Método da escala gráfica é baseado em uma tabela de dupla entrada. Nas linhas estão os fatores de avaliação, que constituem comportamentos e atitudes, e nas colunas estão os graus de variação daqueles fatores.​

    b) Método da escolha forçada consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam aspectos do comportamento.​

    d) Método da escolha forçada é um método tradicional de avaliação de desempenho que se baseia em desempenho altamente positivo ou altamente negativo.​

    e) Método de frases descritivas​ é diferente do método de frases descritivas por não exigir obrigatoriedade na escolha das frases. O avaliador assinala as frases positivamente ao desempenho do subordinado e negativamente ao oposto do seu desempenho.​

  • Ana, a alternativa D é método de incidentes críticos.

  • PESQUISA DE CAMPO É um dos métodos tradicionais mais completos de avaliação do desempenho. Baseia-se no princípio da responsabilidade de linha e da função staff no processo de avaliação do desempenho. Requer entrevistas entre um especialista em avaliação (staff) com os gerentes (linha) para, em conjunto, avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários. Daí o nome pesquisa de campo. A partir da entrevista com cada gerente, o especialista preenche o formulário para cada funcionário avaliado. O método se desenvolve em quatro etapas: (1) entrevista de avaliação inicial, (2) entrevista de analise complementar, (3) planejamento das providências e (4) acompanhamento posterior dos resultados. 


    In: https://www.lacconcursos.com.br/arquivos/meterial/avaliacao_desempenho_np_gp.pdf (acesso em 10/01/16)

  • Colegas, acho que a colega Ana Mota quiz dizer Incidentes Críticos em sua "d)", pois acabou repetindo o nome "escolha forçada" de sua "c)". 

  •  a) ERRADA

    Método de escolha forçada é baseado em uma tabela de dupla entrada. Nas linhas estão os fatores de avaliação, que constituem comportamentos e atitudes, e nas colunas estão os graus de variação daqueles fatores.

    JUSTIFICATIVA: O método baseado em um tabela de dupla entrada é o da Escala Gráfica.

     b) ERRADA

    Método de escalas gráficas consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam aspectos do comportamento.

    JUSTIFICATIVA: O método que utiliza blocos de frases descritivas é o da Escolha Forçada.

     c) CORRETA

    Pesquisa de campo é um dos métodos tradicionais mais completos de avaliação de desempenho e se desenvolve em quatro etapas: entrevista inicial, entrevista de análise complementar, planejamento e acompanhamento de resultado.

    JUSTIFICATIVA: O método se desenvolve em quatro etapas: (1) entrevista de avaliação inicial, (2) entrevista de analise complementar, (3) planejamento das providências e (4) acompanhamento posterior dos resultados. 

     d) ERRADA

    Método de frases descritivas é um método tradicional de avaliação de desempenho que se baseia em desempenho altamente positivo ou altamente negativo.

    JUSTIFICATIVA: O método que se baseia em desempenho altamente positivo ou altamente negativo é o Método dos Incidentes Críticos.

     e) ERRADA

    Método de escolha forçada é diferente do método de frases descritivas por não exigir obrigatoriedade na escolha das frases. O avaliador assinala as frases positivamente ao desempenho do subordinado e negativamente ao oposto do seu desempenho.

    JUSTIFICATIVA: É o contrário: o método das frases descritivas é que difere do método da escolha forçada por não exigir obrigatoriedade na escolha entre um bloco de frases.


ID
1625503
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre o sistema de recompensa, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A assertiva inverteu os conceitos, a tenta fazer poesia de gosto duvidoso, a letra excluiu as principais variáveis do sistema de recompensas e a letra E viajou demais. Apenas a letra está correta.


    Fonte: http://docplayer.com.br/2350885-Correcao-da-prova-de-gestao-de-pessoas-stn-2013-professor-alyson-barros.html

  • a C tenta fazer poesia de gosto duvidoso kkkkkk alguém mais pode falar sobre a C? Eu penso que ela não está errada. Por que um reconhecimento não seria uma recompensa?! Na minha opinião, reconhecimento é recompensa em qualquer situação...

  • Pode ser que o reconhecimento (tarefa executada excedeu as expectativas) não seja diretamente vinculado a uma recompensa (contrapartida pelo bom serviço prestado).


    Ex: colaborador encontra falha em processo que custava R$ 50.000,00 em prejuízos mensais para a Empresa X. A direção da Empresa agradece enormemente o colaborador, mas não o gratifica/agracia/recompensa com nenhuma contrapartida. Ele foi reconhecido pela Direção pelo bom trabalho prestado, mas não foi recompensado.
    Seguindo esta lógica, o correto a se dizer na alternativa C seria: toda recompensa é reconhecimento, mas nem todo reconhecimento é recompensa!
  • Alguém pode comentar a A?
  • GABARITO – B

     

    Resolução:

     

    a)       ERRADO.

     

    O processo de “Recompensar pessoas” compreende:

     

    1- Remuneração

     

    2- Programa de incentivo

     

    3- Benefícios e serviços

     

    Fonte: Gestão de Recursos Humanos

     

    Acesso: http://gestaoderecursoshumano.blogspot.com.br/2012/06/processo-de-recompensar-pessoas.html

     

    b)      CERTO.

     

    c)       ERRADO.

     

    O reconhecimento não é necessariamente uma recompensa.

     

     

    O ato de reconhecer significa dar os devidos méritos por algo que fora concluído ou realizado com êxito. Para um funcionário, ter o seu trabalho reconhecido significa praticamente atingir o sucesso profissional que tanto sonhou.

     

    Muitas vezes, um “muito bem” ou “parabéns pelo trabalho bem feito” é o pontapé inicial para aumentar a produtividade de alguém e fazer com que ele comece a aprimorar ainda mais seus (já bons) resultados.

     

    A grande vantagem do reconhecimento é o apelo emocional que ele carrega, já que o ser humano, inevitavelmente, espera ser retribuído por seus feitos, sendo relevante para a empresa e rendendo bons resultados. Isso estimula o aperfeiçoamento.

     

    [...]

     

    Por outro lado, a recompensa também possui amplas vantagens. O sistema mais conhecido de recompensa é o de comissões de vendedores.

     

    Entenda por recompensa o recebimento de um benefício extra por um trabalho bem feito ou um objetivo alcançado. Parece promissor incentivar o funcionário a trabalhar mais para ganhar mais, porém encontramos um problema quando falamos em recompensa.

     

    Normalmente, as empresas trabalham com metas. Quanto mais metas forem alcançadas, mais ganhos o colaborador teria. Ao atingir uma meta, o efeito pode ser o contrário. O funcionário pode se estagnar a ganhar apenas aquele bônus, fazendo com que atenue o ritmo de trabalho. Afinal, se ele trabalha, ele ganha; logo é possível que ele trabalhe apenas para ganhar um dado valor e descontinuar seus esforços ao atingi-lo.

     

    Fonte: Top Service

     

    Acesso: http://topservicetur.com.br/blog/reconhecimento-e-recompensa-o-que-e-melhor-para-sua-empresa/

     

    d)      ERRADO.

     

    Vide justificativa da alternativa “a”.

     

    e)      ERRADO.

     

    “Para funcionar dentro de certos padrões de operação, as organizações dispõem de um sistema de recompensas (isto é, de incentivos e alicientes para estimular certos tipos de comportamento) e de punições (isto é, de castigos e penalidades – reais ou potenciais – para coibir certos tipos de comportamento) a fim de balizar o comportamento das pessoas que delas participam” (CHIAVENATO, 1999, p.248).


ID
1625506
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O processo de treinamento assemelha-se a um modelo de sistema aberto, cujo ciclo é representado por inputs, processo, outputs e retroação. Assinale a opção que melhor representa uma das etapas do ciclo.

Alternativas
Comentários
  • O treinamento tem como pressuposto fornecer os meios para possibilitar a aprendizagem. Aprendizagem surge dentro do indivíduo e é o resultado de suas buscas, conquistas, esforços. A aprendizagem é a adoção de um novo comportamento a partir de conhecimentos adquiridos e apropriados pelo indivíduo, e que pode ocorrer diariamente. 

    Para Chiavenato (2009, p. 48), o treinamento deve simplesmente orientar essas experiências de aprendizagem, [...] a fim de que as pessoas em todos os níveis da empresa possam desenvolver mais rapidamente seus conhecimentos, atitudes e habilidades. 

    Assim, o treinamento segue sequência estabelecida de eventos em um processo contínuo, cujo ciclo se renova a cada vez que é aplicado. O processo de treinamento assemelha-se a um modelo de sistema aberto, desenvolvido na seguinte sequência (CHIAVENATO, 2009, p. 49): 

    1) Entradas (inputs): como treinandos, recursos organizacionais, informação, conteúdo, etc.;

    2) Processamento ou operação (throughputs): como processos de aprendizagem individual ou programa de treinamento, etc.; 

    3) Saída (outputs): como pessoal habilitado, melhoria no desempenho e nos resultados, sucesso ou eficácia organizacional, etc.; e 

    4) Retroação (feedback): como avaliação de procedimentos e resultados do treinamento por meio de meios informais ou de pesquisas sistemáticas.

    Dentro de uma visão holística, pode-se afirmar que a organização comporta-se como um sistema aberto. Assim, ela recebe os seus colaboradores (recursos humanos), processa-os por meio de influenciação e provoca a aprendizagem. Torna-os mais adequados (ou preparados) a seus objetivos.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/45031/processo-de-treinamento-de-pessoas#ixzz3wraVtL4Y


ID
1625509
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As organizações têm exigido cada vez mais novas habilidades, conhecimentos e competências de todos os funcionários. Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas no cargo atual. Assinale a opção que não representa métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual.

Alternativas
Comentários
  • Mentoring é um termo inglês, normalmente traduzido como "tutoria", "mentoria", "mentorado" ou "apadrinhamento". Omentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.

    Agora, por que está errado? Não tenho a mínima ideia... Ambos, tanto quem ajuda quanto quem é ajudo, melhoram...

    http://www.significados.com.br/mentoring/

  • Como uma pessoa vai se desenvolver no cargo atual se passar por um processo de rotação de cargos, ou seja sou comprador e vou para vendas como estarei me desenvolvendo? Não entendi o critério!

  • Gabarito Letra E. Para Chiavenato (1999) existem técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo (como rotação de cargos, posições de assessoria e atribuições de comissões) e fora do cargo (como cursos e seminários, exercícios de simulação e treinamento fora da empresa). O autor destaca que os principais métodos de desenvolvimento fora do cargo são a tutoria ou mentoring e o aconselhamento.



    A dúvida quanto aos termos dentro ou fora do cargo é comum, mas é fácil de ser explicada: fora do cargo é uma expressão que denota evolução de aspectos pessoais e da carreira em termos gerais, sem se preocupar tanto com o cargo ocupado no presente; já em se tratando de desenvolvimento no cargo, o foco das ações é o cargo ou conjunto de atribuições desemepenhadas pelo colaborador no presente ou aspectos futuros intimamente ligados à posição atualmente ocupada



    Fonte: facebook.com/admfederal

  • A questão quando diz  "Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas no cargo atual. Assinale a opção que não representa métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual." Mesmo implicitamente, se referindo  as tecnicas de treinamento quanto ao local de aplicação, internamente que são elas:  Rotação de cargos, enriquecimento de cargos amplicação/extensão, treinamento por instruçãoo no proprio cargo e outras. 

    A tutoria/mentoring são métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo;


    Andreias Ribas e Cassiano Salim - GP para concursos (2015)
  • Participação em cursos e seminários externos não é também um tipo de desenvolvimento fora do cargo?


ID
1625512
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

 Identifique se as frases a seguir estão corretas (C) ou erradas (E).


( ) A responsabilidade pelo desenvolvimento das pessoas na carreira é da organização.


( ) Os funcionários não precisam de orientação para desenvolver suas carreiras.


( ) O desenvolvimento de pessoas inclui os processos, os programas de aprendizagem e de desenvolvimento intelectual e comportamental.


( ) Os planos de desenvolvimento atuais são unilaterais e focam apenas as necessidades da organização.


( ) O desenvolvimento de pessoas deve estar integrado a outros programas de Gestão de Pessoas, como avaliação de desempenho e planejamento.



 Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D 
    Comentários:
    A responsabilidade pelo desenvolvimento das pessoas na carreira é da organização e do próprio funcionário, que precisa de orientação para desenvolver sua carreira. Além disso, os planos de desenvolvimento atuais são bilaterais (organização/funcionário). 
    Por fim, o desenvolvimento de pessoas inclui os processos, os programas de aprendizagem e de desenvolvimento intelectual e comportamental e deve estar integrado a outros programas de Gestão de Pessoas, como avaliação de desempenho e planejamento. 


    Fonte: http://docplayer.com.br/2350885-Correcao-da-prova-de-gestao-de-pessoas-stn-2013-professor-alyson-barros.html
  • ( E ) A responsabilidade pelo desenvolvimento das pessoas na carreira é da organização. (e do funcionário)


    ( E ) Os funcionários (não) precisam de orientação para desenvolver suas carreiras.


    ( C ) O desenvolvimento de pessoas inclui os processos, os programas de aprendizagem e de desenvolvimento intelectual e comportamental. 


    ( E ) Os planos de desenvolvimento atuais são (unilaterais) (bilaterais) e focam (apenas) as necessidades da organização (e dos funcionários)

    ( C ) O desenvolvimento de pessoas deve estar integrado a outros programas de Gestão de Pessoas, como avaliação de desempenho e planejamento.


ID
1625515
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O treinamento envolve um processo cíclico cuja sequência é representada por etapas. Assinale a opção que reúne a única sequência que representa corretamente esse ciclo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C  

    Comentários: Apesar de assustar de início, a questão é fácil. Ela pede uma sequência lógica que o programa de treinamento deve seguir.  

    A lógica é básica: levantamento de informações planejamento do treinamento aplicação do treinamento avaliação do treinamento.


    Fonte: http://docplayer.com.br/2350885-Correcao-da-prova-de-gestao-de-pessoas-stn-2013-professor-alyson-barros.html


ID
1625518
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Treinamento focado em competências se baseia:

Alternativas
Comentários
  • Rodrigo Rennó, em "Administração Geral para Concursos", pgs. 339 e 340:


    "O gap nada mais é do que a diferença entre as competências necessárias e as existentes! Com esse gap (ou lacuna) mapeado, pode-se iniciar o planejamento do desenvolvimento e da captação dessas competências que serão necessárias para se reduzir ou eliminar o gap de competências.

    O desenvolvimento de competências também pode acontecer tanto no nível individual quanto organizacional. Os indivíduos podem conquistar as competências por meio da aprendizagem, enquanto no nível organizacional os investimentos em pesquisa é que geram as competências."

  • A gestão por competência consiste em identificar os GAPS (lacunas) existentes entre as competências necessárias (competências que eu preciso) e as competências disponíveis na organização. 

     


ID
1625521
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

 Identifique se as frases a seguir estão corretas (C) ou erradas (E).


( ) Competências essenciais da organização são as competências que cada unidade organizacional deve construir e possuir para servir de base às competências essenciais.


( ) Competências transversais são as comuns a um conjunto de pessoas na organização.


( ) Competências funcionais são as competências que a organização precisa construir para manter vantagem competitiva.


( ) Competências é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de agregar valor econômico à organização e valor social à pessoa.


( ) Espírito de equipe pode ser entendido como uma competência essencial da organização.



Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Competências essenciais da organização são as competências que cada unidade organizacional deve construir e possuir para servir de base às competências essenciais.(ERRADO)


    Competências Básicas da Organização são as competências que cada unidade organizacional deve construir e possuir para servir de base às competências essenciais. As Competências Básicas estão relacionadas com a Gestão de Recursos - financeiros, comerciais, produtivos, etc. Se a Organização não tiver o mínimo de domínio dessas competências, ela poderá não alcançar os níveis desejados em excelência de sua gestão.


    Competências transversais são as comuns a um conjunto de pessoas na organização. (CERTO)

    Tal assertiva me gerou uma certa dúvida, já que esse item dá a entender que Competências Transversais são comuns entre todas as pessoas na organização, quando na verdade não são. Pelo contrário, são competências que vão além das competências básicas, é a existência de variadas competências passíveis de serem aplicadas a qualquer situação.


    "Por competências transversais, neste caso, podemos entender uma série de conhecimentos, habilidades e atitudes que, somadas ao conhecimento técnico essencial da área, poderão fazer com que o profissional se torne competitivo no mercado de hoje. Entre elas podemos colocar a habilidade de fazer marketing pessoal, a flexibilidade, a inteligência emocional, a pró-atividade, a capacidade de boa comunicação escrita e falada, a tolerância a realidades incertas e não lineares, o planejamento, a gestão, a liderança e uma série de outras competências que não são formalmente ensinadas na universidade." Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/competencias-essenciais-e-transversais/20133/


    Competências funcionais são as competências que a organização precisa construir para manter vantagem competitiva.  (ERRADO)


    Competências Essenciais são as competências que a organização precisa construir para manter vantagem competitiva. Também chamadas de competências seletivas que diferenciam a organização de outras, obtendo grau de vantagem competitiva.


    Competências é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de agregar valor econômico à organização e valor social à pessoa. (CERTO).



    Espírito de equipe pode ser entendido como uma competência essencial da organização. (ERRADO)


    Espírito de Equipe está muito ligado à Gestão de Recursos, em como será conduzida, por exemplo, os Recursos Humanos da Organização, como tais recursos serão utilizados e os processos mobilizados para obter os melhores resultados.


  • - LETRA A - 


    Complementando, competências funcionais: aquela que cada departamento precisa construir e que são próprias de sua atividade especializada. 



    Fonte: Prof. Andreia Ribas



    Avante!

  • Carlos #AFRF, qual é a fonte desse conteúdo que vc comentou?

  • ( E ) Competências (essenciais) (básicas) da organização são as competências que cada unidade organizacional deve construir e possuir para servir de base às competências essenciais. 

    ( C ) Competências transversais são as comuns a um conjunto de pessoas na organização. 

    ( E ) Competências (funcionais) (essenciais) são as competências que a organização precisa construir para manter vantagem competitiva. 

    ( C ) Competências é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de agregar valor econômico à organização e valor social à pessoa. 

    ( E ) Espírito de equipe pode ser entendido como uma competência (essencial) da organização. 

    TIPOS DE COMPETÊNCIAS- Competências essenciais: atividades mais elevadas que são a chave para a sobrevivência da organização e centrais para a formulação da estratégia.- Competências distintivas: atividades que os clientes reconhecem como diferenciadores de seus concorrentes e que provêem vantagens competitivas.- Competências organizacionais: Competências e atividades chaves esperadas de cada unidade de negócios da empresa.- Competências de suporte: Atividades que são importantes para apoiar um leque de competências.- Capacidades dinâmicas: Capacidades de uma empresa de adaptar suas competências pelo tempo. São diretamente relacionadas aos recursos importantes para a mudança.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Compet%C3%AAncia_(administra%C3%A7%C3%A3o)#Tipos_de_Compet.C3.AAncias

  • Competências transversais são as comuns a um conjunto de pessoas na organização.


ID
1625524
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Teorias sobre motivação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Na década de 1960, Frederick Herzberg focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria. Segundo ele, existem dois fatores que explicam o comportamento das pessoas no trabalho: os higiênicos e os motivacionais.


    Fatores higiênicos referem-se ás condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha, são extrínsecos a ela. Estes fatores, quando presentes, deixam de causar insatisfação mas não garantem que as pessoas ficarão satisfeitas. No entanto, se ausentes, são capazes de causar insatisfação. é o que afirma Bergamini (2006):


    é bom que se diga, logo de início, que fatores extrínsecos ao trabalhador tais como salário, segurança, políticas organizacionais, relacionamento interpessoal, condições do ambiente de trabalho, fazem apenas com que as pessoas se movimentem para usca-los, ou se disponham a lutar por eles quando os perderam. Não é a sua presença que motiva.


    Conforme Chiavenato (1995), a expressão "higiene" serve exatamente para refletir seu caráter preventivo e para mostrar que se destinam a afastar as condições desagradáveis. Entre tais fatores, podem ser destacados:

    - condições de trabalho e conforto;

    - políticas da organização e administração;

    - relações com os superiores;

    - salários;

    - segurança no cargo;

    - relação com os colegas;

    - benefícios sociais;

    - modelo de gestão.


    Fatores motivacionais são intrínsecos. Referem-se aos sentimentos de auto-realização e reconhecimento, ao conteúdo do cargo, ás tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si. Se presentes, causam satisfação. Se ausentes, deixam de causar satisfação mas não chegam a causar insatisfação. Estes fatores estão relacionados com as necessidades secundárias da pirâmide de Maslow.


  • Letra A) gabarito


    letra B) Errada. Maslow desenvolveu uma teoria tomando como eixo a questão das necessidades humanas. Para ele, tais necessidades estão organizadas hierarquicamente, e a busca para satisfazê-las é o que nos motiva a tomar alguma direção.

    Letra C) Errada. A teoria da equidade de J. Stacy Adams relaciona desempenho com recompensa. A teoria da Expectância é de Vroon

    Letra D) Errada. McClelland tomou como eixo de sua teoria a questão das necessidades. Diferentemente de Maslow, McClelland argumenta que não nascemos com necessidades, elas são adquiridas socialmente, ou seja, a diferença é que McClelland diz que as necessidades podem ser aprendidas.

    Letra E) Errada. a teoria da equidade de Stacy Admans considera que nos sentiremos mais ou menos motivados para o trabalho na medida em que percebemos ou não a presença da justiça, da igualdade nas relações do trabalho

    Fonte: facebook.com/admfederal
  • Alexandre,

    acredito que possa estar equivocado em relação à justificativa da letra c. Quem relaciona desempenho com recompensa é a Teoria da Expectativa sim. O item está errado por trocar o nome do criador, que não é o Adams e sim o Vroom.

  • Complementando...

    Item "b" está incorreto porque a descrição corresponde à teoria de Maslow, não a de McClelland. Item "c" está incorreto. Trocou Vroom por Adams. Item "d" não corresponde nem à teoria de Maslow, nem à de McClelland. É Rotter, na teoria do aprendizado social, quem postula que as necessidades podem ser aprendidas. Item "e" está incorreto, porque a teoria da equidade é de Adams.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

    [Gab. A]

    bons estudos

  • Sendo práticos e sem demagogia do mimi:

    a) correta;

    b) McClelland = necessidades Afiliação, Poder e Realização;

    c) Adams: comparação entre o que entregamos e Recebemos;

    d) Maslow = Hierarquia (Auto-realização, estima, sociais, segurança e fisiológica);

    e ) Vroom : motivação é um produto das expectativas das pessoas em relação a suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas dão às recompensas.

  • Letra A


    Teoria dos 2 fatores de Herzberg

    Os FATORES que levam à SATISFAÇÃO são diferentes dos que levam à INSATISFAÇÃO, portanto o nome da teoria: dois fatores!


    Influenciam a SATISFAÇÃO (intrínsecos)


    ·       Crescimento pessoal

    ·       Conteúdo do trabalho

    ·       Exercício da responsabilidade

    ·       Reconhecimento

    ·       Realização


    Influenciam a INSATISFAÇÃO (extrínsecos)

    ·       Salários

    ·       Relacionamentos Pessoais

    ·       Condições de trabalho

    ·       Supervisores

    ·       Segurança

    ·       Políticas da empresa

  • A) Frederick Herzberg focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria. Segundo ele, existem dois fatores que explicam o comportamento das pessoas no trabalho: fatores higiênicos e fatores motivacionais. - GABARITO

    B) David McClelland (Maslow) desenvolveu uma teoria tomando como eixo a questão das necessidades humanas. Para ele, tais necessidades estão organizadas hierarquicamente, e a busca para satisfazê-las é o que nos motiva a tomar alguma direção.

    C) a teoria da expectativa de J. Stacy Adams (Victor Vroom) relaciona desempenho com recompensa.

    Victor Vroom – Teoria da expectativa/expectância

    J.Stacy Adams – Teoria da Equidade

    D) Maslow (McClelland) tomou como eixo de sua teoria a questão das necessidades. Diferentemente de McClelland (Maslow), ele argumenta que não nascemos com necessidades, elas são adquiridas socialmente, ou seja, a diferença é que Maslow (McClelland) diz que as necessidades podem ser aprendidas.

    E) a teoria da equidade de Victor Vroom (J. Stacy Adams) considera que nos sentiremos mais ou menos motivados para o trabalho na medida em que percebemos ou não a presença da justiça, da igualdade nas relações do trabalho.

  • GABARITO: LETRA A

    A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores! Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.

    Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

    No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisto: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.

    FONTE:  Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.  

  • A questão exigiu conhecimento sobre as teorias de motivação e solicitou a única alternativa correta em relação ao assunto.

    A) "Frederick Herzberg focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria. (...)".

    CORRETO. Essa teoria categoriza os fatores em higiênicos (H) (vem de fora, extrínsecos) e em motivacionais (M) (vem de dentro da pessoa, intrínsecos).

    Fatores higiênicos, ou fatores extrínsecos: "localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Como essas condições são administradas e decididas pela empresa, os fatores higiênicos estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, condições físicas e ambientais de trabalho, Políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários, regulamentos internos, etc" (Fonte: Adaptado de Chiavenato, 2014. pág. 323)

    Fatores motivacionais, ou fatores intrínsecos: "estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Os fatores motivacionais estão sob o controle do indivíduo , pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e autorrealização, e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho." (Fonte: Adaptado de Chiavenato, 2014. pág. 324)

    Com isso, o Herzberg afirma o seguinte, se:

    ______.PRESENTE ..._______________....AUSENTE

    H....Não gera insatisfação...____.GGera insatisfação

    M ...Gera insatisfação..___________Nulo. Gera não satisfação ( ≠ insatisfação)

    B) "David McClelland (...) necessidades estão organizadas hierarquicamente, e a busca para satisfazê-las é o que nos motiva a tomar alguma direção".

    INCORRETO. A hierarquia das necessidades foi a teoria de Maslow. McClelland propôs a Teoria das necessidades adquiridas.

    C) "a teoria da expectativa de J. Stacy Adams relaciona desempenho com recompensa."

    INCORRETO. A teoria de Adams foi a da equidade. A teoria descrita na questão é a de Skinner.

    D) "Maslow tomou como eixo de sua teoria a questão das necessidades. Diferentemente de McClelland (..)"

    INCORRETO. A questão invertei o entendimento sobre "necessidade" desses dois autores. McClelland afirma que elas são adquiridas.

    E) "a teoria da equidade de Victor Vroom considera que (...)".

    INCORRETO. A teoria da equidade é de Adams. Vroom é autor da teoria da expectância (M= V*E*I) que afirma que o comportamento humana é sempre voltado para os resultados.

    Fontes:

    DURAN, CRISTIANA. “Gestão de Pessoas”. 2ª ed. Juspodium. 2019.

    CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014. (pág. 233 e 234)

    MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para Concursos”. 4ª ed. Juspodivm. 2019 (pág. 593)

    GABARITO: LETRA A.