SóProvas



Prova Marinha - 2014 - Quadro Complementar - Segundo-Tenente - Administração


ID
1257190
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Administração por Processos (APO) é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de re­sultados esperados e utilizam esses objetivos como guias pa­ra suas atividades.
Assinale a opção que apresenta uma das principais caracte­rísticas da APO, de acordo com Chiavenato (2011) .

Alternativas
Comentários
  • A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos co­muns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados espe­rados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as respon­sabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos se­rão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordina­do podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados comos resultados esperados.
    Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa. Ela serve de base para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.
    Dentro dessa concepção, a APO trabalha dentro do seguinte esquema:
    1. Gerente e subordinado se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formu­lam os objetivos de desempenho para o subordinado. Objetivos, metas e resul­tados são negociados entre eles.A formulação de objetivos é consensual e parti­cipativa.
    2. A partir daí, o gerente se compromete a proporcionar apoio, direção e recursospara que o subordinado possa trabalhar eficazmente orientado para o alcance de objetivos. O gerente cobra resultados e garante os meios e recursos (treinamento,habilidades, equipamentos etc.) para que o subordinado possa alcançá-los.
    3. O subordinado passa a trabalhar para desempenhar metas e cobra os meios e re­cursos necessários para alcançar os objetivos.
    4. Periodicamente, gerente e subordinado se reúnem para uma avaliação conjunta dos resultados e do alcance dos objetivos.
    5. A partir da avaliação conjunta, há uma reciclagem do processo: os objetivos são reavaliados ou redimensionados, bem como os meios e recursos necessários.

    Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, p.29


ID
1257193
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Maranhão e Macieira (2010), a determinação sucessiva de novas estruturas e arranjos dos processos, capazes de assegurar, de forma sustentada no tempo, o melhor resultado competitivo para a organização diz respeito

Alternativas
Comentários
  • Melhoria de Processo: diz respeito á determinação sucessiva de novas estruturas e arranjos dos processos, capazes de assegurar, de forma sustentada no tempo, o melhor resultado competitivo para a organização.

  • As etapas identificação, mapeamento e documentação, fazem parte de um círculo virtuoso do gerenciamento da melhoria contínua de processos. Um processo nunca será perfeito, sempre será possível fazer algo para que ele melhore, logo, trabalhar os processos de Gestão de Pessoas é uma atividade intermitente e que nunca chega ao fim. Um processo poderá ser redesenhado ou reestruturado diversas vezes, este ciclo faz parte da melhoria contínua de processos e que está baseado nos conceitos do PDCA (Plan, Do, Check, Ac t- ou em português: Planejar, Fazer, Verificar e Agir) desenvolvido por Edward Deming e utilizado para os mais diversos fins na Administração. Os processos precisam ser analisados criticamente por seus executores e por todas as pessoas envolvidas por ele (OLIVEIRA, 2008; MARANHÃO; MACIEIRA, 2010). 


ID
1257196
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Cury (2010),o Supervisor de um órgão, na prática, para melhor coordenar o trabalho, institui alguns módulos, integrados por equipes, cada um desenvolvendo um processo diferente, correspondendo a um agregado de atividades/tare­fas afins. Qual representação gráfica melhor se adequa à necessidade do supervisor?

Alternativas
Comentários
  • Nos dois livros que pesquisei (RENNÓ e CHIAVENATO) NÃO há o conceito supracitado pela renomada banca. 


    Gabarito B. Quem puder me esclarecer por inbox, agradeço. 

  • Funcionograma O funcionograma é um gráfico que amplia as partes setoriais de um organograma, respeitando suas características estruturais, tornando claras as atividades ou funções que o justificam, possibilitando conhecer a interdependência das partes componentes do organismo. Conhecido, também como organograma funcional, o funcionograma procura dar uma idéia geral da missão de cada órgão da empresa. Os funcionogramas devem ser incluídos no Manual de Organização. É por intermédio do funcionograma que se criam condições de iniciar o processo de análise funcional. 19
  • Objetivo Possibilitar um conhecimento mais íntimo da organização; Fornecer detalhes do órgão em estudo; Tornar evidentes as funções que justificam os órgãos (missão). 20
  • Funcionograma
  • FLUXOGRAMA Também chamado de FAP – Fluxo de Análise de Processos, é uma ferramenta gráfica que demonstra a seqüência operacional do desenvolvimento de um trabalho, processo informação ou comunicação.Caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para a sua realização, a distância percorrida , quem está realizando o trabalho como ele flui entre os participantes deste processo.


  • FONTE :

    http://pt.slideshare.net/ravthallion/aula-4-organogramas-fluxogramas-e-funcionagrama




  • Também não encontrei nada em livros falando do Funcionagrama.

    No entanto encontrei no Google várias instituições públicas que divulgaram os Funcionagramas na internet, exemplo:

    http://www.prdu.unicamp.br/arquivos/funcionograma.pdf

    http://extrajudicial.tjsc.jus.br/destaques/reorganizacaonucleoiv/docs/Funcionograma_nucleo_IV.pdf

    Também encontrei as seguintes definições:

    Substantivo

    Singular Plural
    Masculino funcionograma funcionogramas

    fun.ci.o.no.gra.ma

    1. variação do organograma que contém informações sobre atribuição dos órgãos; permite um conhecimento mais detalhado da organização; é util como ferramenta de O&M para os seguintes fins:
      1. verifica se há dois ou mais órgãos com as mesmas atribuições;
      2. verifica se falta algo essencial para o órgão, no quadro de atribuições;
      3. verifica se existe atribuição que não seja desempenhada na prática;
      4. e, finalmente, se existe desequilíbrio na divisão de tarefas entre os órgãos
    Fonte: http://pt.wiktionary.org/wiki/funcionograma

  • Segundo Cury (2007, p. 220)

    O funcionograma é um gráfico de organização, de uso restrito aos respectivos órgãos adotantes, tendo como finalidade principal o detalhamento das atividades/tarefas que compõem uma função, da qual se originou um órgão no organograma. Assim, o supervisor de um órgão, na prática, para melhor coordenar o trabalho, institui alguns módulos, integrados por equipes, cada um desenvolvendo um processo diferente, correspondendo a um agregado de atividades/tarefas afins. Evidentemente, no organograma não figuram esses módulos nem suas atividades/tarefas, mas somente a função geral do órgão. Em conseqüência, para um melhor entendimento do trabalho total, favorecendo uma equitativa distribuição de sua carga entre os diversos subordinados, evitando, também, uma grande dispersão, com um mesmo empregado envolvido em diversas e díspares atividades, o chefe adota o funcionograma, para uso exclusivo em sua ambiência interna. 

  • B) Funcionograma.

    Segundo Cury, o funcionograma tem por finalidade o detalhamento das atividades/tarefas que compõem uma função e da qual se origina cada órgão no organograma.


ID
1257199
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Controle Externo

Segundo Piscitelli (2012), o Controle Externo é exercido no âmbito do Congresso Nacional, com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete desde a apreciação das contas do Presidente da República até o julgamento das contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta.
De acordo com a Constituição Federal, o Controle Externo compreende:

Alternativas
Comentários
  • Alternativas A, B e D, são finalidades/objetivos do Controle Interno do PEx, conforme DL 3591/00, arts. 2º e 3º;

    Alternativa E diverge do art. 71, V, CF88: "fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo;"

    A alternativa C segue o art. 71, IV, CF88.


  • Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do TCU, ao qual compete:
    I -  apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio, que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;
    II -  julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;
    III -  apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo poder público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório;
    IV -  realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de comissão técnica ou de inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades referidas no inciso II.
    V -  fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo;
    VI -  fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município;
    VII -  prestar as informações solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas;
    VIII -  aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário;
    IX -  assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade;
    X -  sustar, se não atendido, a execução do ato impugnado, comunicando a decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal;
    XI -  representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados.
    Texto retirado de: http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_07.05.2015/art_71_.shtm
  • item C correta. Exercer o controle do "FOCOPatrimonial"(para facilitar a memorização).


ID
1257202
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Diferentemente da Teoria Clássica, que relegou a liderança a segundo plano, a Teoria das Relações Humanas constatou a in­fluência desta sobre o comportamento das pessoas, demons­trando que a liderança é necessária em todos os tipos de or­ganização . Em relação às teorias sobre liderança apresenta­das por Chiavenato (2010), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A

    Segundo Carlyle os grandes avanços e progressos da humanidade deveram-se a determinados homens com traços personalísticos muito específicos.
    Este tipo de teorias agrupa em 4 os traços que um líder deve possuir:

      1. Traços físicos: energia, aparência e peso;

      2. Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança;

      3. Traços sociais: cooperação, capacidade de relacionamento interpessoal e de gestão;

      4. Traços relacionados com a tarefa: capacidade de realização, persistência e iniciativa.

    As teorias de liderança baseadas apenas nos traços de personalidade do líder ao identificarem as características universais dos líderes descurando outras variáveis como as características dos subordinados e o contexto em que se exerce a liderança (tipo de tarefas, tipo de objectivos a ser alcançados, situação de estabilidade ou instabilidade), revelaram ser demasiado simplistas e redutoras da complexidade que envolve esta importante variável do comportamento organizacional que é a liderança. 


    Ler mais: http://dinamicasecoaching.webnode.pt/lideran%C3%A7a/teorias%20da%20lideran%C3%A7a/teoria%20de%20tra%C3%A7os%20de%20personalidade/


ID
1257205
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dentre as opções abaixo, é correto afirmar que é um exemplo de desconcentração a criação de

Alternativas
Comentários
  • As assertivas B, C, D, E compõem a Descentralização Administrativa. 


    PALUDO (2013, p. 69): 

    Descentralização administrativa

      A descentralização administrativa é uma técnica jurídica em que se atribui personalidade jurídica a uma entidade, para que ela preste serviços públicos ou realize atividades públicas ou de utilidade pública. Essas entidades são autônomas, têm personalidade jurídica própria e agem em seu nome, quer pela outorga dos serviços, quer pela delegação de sua execução.

      Dito de forma mais simples, descentralizar significa transferir/distribuir competências para um terceiro: uma outra pessoa jurídica (ou, eventualmente, física).

      Quando a descentralização ocorre mediante outorga, o Estado cria uma pessoa jurídica e transfere a ela competências e prerrogativas suas. No caso de delegação, transfere-se apenas a execução, mediante contrato ou ato unilateral.
    Hely Lopes Meirelles ensina que:

      a descentralização administrativa pressupõe, portanto, a existência de uma pessoa distinta da do Estado, a qual, investida dos necessários poderes de administração, exercita atividade pública. O ente descentralizado age por outorga do serviço ou atividade ou por delegação de sua execução, mas sempre em nome próprio.

  • desconcentração é a distribuição do serviço dentro da mesma Pessoa Jurídica, no mesmo núcleo, razão pela qual será uma transferência com hierarquia.

  • As agências reguladoras nada mais são do que Autarquias de caráter especial. Ou seja, integram a administração pública indireta. Lembrando que as Agências Executivas poderão ser tanto Autarquias como Fundações.

    #Pertenceremos

  • GAB: A - QUESTÃO CORRETA!

  • ADM direta (desconcentração) :

    federal > criar ministério

    estadual > secretaría

    municipal > câmara municipal


ID
1257208
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática Financeira

Um capital de R$ 2.000,00 ficou aplicado durante 135 dias, alcançando no final deste período o montante de R$ 2.450,00. Calcule a taxa mensal de juros simples que esse capital ren­deu e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não sei se erro matemático mas a resposta não deveria ser 5%?

    135 passando para meses ficam 4,5

    portanto aplicando-se a fórmula M=c+(CIT)100

    2450=2000+(2000x4,5xt)/100

    450=(9000t)100

    45000=9000t

    t=5%

  • Thiago o meu tambem só bate 5%. Deve ter havido algum erro

  • Essa questao foi anulada pela banca!

  • Krak meu...e eu aqui querendo achar chifre em cabeça de cavalo. Vlw pessoal!!! Nunca que iria bater mesmo.

  • Ela não foi anulada mas deveria ter sido 

  • Absurdo uma questão desta não ter sido anulada. Podem conferir no site da banca. ABSURDO!

  • Alguém sabe me confirmar se essa questão foi anulada? Pois pelo que eu vi no gabarito disponível no site da banca organizadora parece que não.

    Já resolvi de várias maneiras e sempre acho uma taxa de 5% a.m.
  • 2450 - 2000= 2000 . i . (135/30)

    450 = 2000 . i. 4,5

    i = 9000/450

    i = 20

  • Diennyfer Diniz

    mais nao é 450/9000 e sim 9000/450=20

  • i=0,05 x 4 meses* = 0,2= 20%

    (0,5 desconsidere, porque não é um mês inteiro)

     

  • O resultado seria 5%. 

     M = C + J

    2450 - 2000 = J

    J = 450 

     

    J = CIT

    450 = 2000 x I x 4,5 meses (135 dias) 

    450 = 9000 i 

    i = 5%

  • C=R$ 2.000

    N= 135 dias 

    M=R$2.450

    i=?

    M=C+J

    2.450=2.000-J

    J=450

    J=C.i.n

    450=2.000x0,045xi

    90i=450

    i=5%

    Como são 135 dias divide-se por 30 e encontra-se 4 meses e 5 dias, como se refere somente a taxa mensal, 4 meses x 5% = 20%

    letra D

     

     


ID
1257211
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Correlacione as etapas do Ciclo de Implementação da Metodo­logia para Abordagem de Processos às suas respectivas ativi­dades e assinale a opção que apresenta a seqüência correta.

ETAPAS

I - Identificação de Processos
II - Mapeamento de Processos
III- Modelagem de Processos
IV -Implementação de Processos
V - Avaliação de Processos
VI - Melhoria de Processos

ATIVIDADES

( ) Definição de registros,
( ) Estabelecimento de metas para os indicadores do processo,
( ) Confirmação das atividades realizadas no ambiente„
( ) Preparação dos recursos e infraestrutura necessária à execução do processo,
( ) Elaboração do Diagrama de Contexto.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Definição de registros - Modelagem de Processos 
    ( ) Estabelecimento de metas para os indicadores do processo - Implementação de Processos
    ( ) Confirmação das atividades realizadas no ambiente -Identificação de Processos 
    ( ) Preparação dos recursos e infraestrutura necessária à execução do processo -  Implementação de Processos  
    ( ) Elaboração do Diagrama de Contexto - Mapeamento de Processos


ID
1257214
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Em relação às Operações com Mercadorias, segundo a Equipe de Professores da FEA/USP (2010), assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  Resultado Bruto com Mercadorias ê a diferença total en­tre as receitas obtidas pelas vendas e o custo dessas mercadorias que foram vendidas. Essa diferença bruta le­va em consideração, também, outras receitas e despesas como receitas de juros e despesas com aluguéis.

  • Resultado Bruto com mercadorias= Lucro bruto

  •  

    O Resultado com Mercadorias (Resultado Bruto) é responsável por cerca de 80 % do Resultado Liquido (Lucro Liquido) de boa parte das empresas comerciais, descontando-se, é claro, as demais despesas, cuja influência média de outros itens não operacionais de receita é de apenas 20%.

     

    Resultado com Mercadorias (RCM)

    É obtido da diferença entre o valor das Vendas efetuadas num determinado período e o valor do Custo das Mercadorias Vendidas incorrido nesse mesmo período.

     

    d)Resultado Bruto com Mercadorias ê a diferença total en­tre as receitas obtidas pelas vendas e o custo dessas mercadorias que foram vendidas. Essa diferença bruta le­va em consideração, também, outras receitas e despesas como receitas de juros e despesas com aluguéis. ( FALSO )

     

    Pois, quando se acrescenta outras receitas e despesas, já estaremos calculando o resultado liquído do período e não bruto como afirma a questão.

     

    GAB: LETRA D

    FONTE: https://slideplayer.com.br/slide/326963/ 

     

     


     


ID
1257217
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis hierárquicos, que podem ser visualizados como uma pi­râmide. Sendo assim, é correto afirmar que o quarto nível a partir da base da pirâmide refere-se às necessidades

Alternativas
Comentários
  • 1-fisiologicas

    2-segurança
    3-sociais
    4-estima
    5-autorrealizaçao
  • Hierarquia das necessidades:
    - Autorrealização;
    - Estima;
    - Sociais;
    - Segurança;
    - Fisiológicas.

ID
1257220
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Chiavenato (2010), o Planejamento é um processo constituído de uma série seqüencial de seis passos. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma atividade executada no processo de planejamento.

Alternativas
Comentários
  • Processo de Planejamento (6 passos):

    1. Definir objetivos;

    2. Verificar a situação atual em relação aos objetivos;

    3. Desenvolvimento de premissas quanto às condições futuras (previsão);

    4. Analisar as alternativas de ação; escolher uma para perseguir; fazer um plano para atingir os objetivos;

    5. Escolher o curso de ação entre as várias alternativas;

    6. Implementar o plano e avaliar os resultados.


ID
1257223
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

De acordo com Carvalho Filho (2013), o principio da efici­ência, introduzido pela Emenda Constitucional n°. 19/1998

Alternativas
Comentários
  • B. P. 54

    Vale a pena observar, entretanto, que o princípio da eficiência não alcança apenas os serviços públicos prestados diretamente à coletividade. Ao contrário, deve ser observado também em relação aos serviços.administrativos internos das pessoas federativas e das pessoas a elas vinculadas. Significa que a Administração deve recorrer à moderna tecnologia e aos métodos hoje adotados para obter a qualidade total da execução das atividades a seu cargo, criando, inclusive, novo organograma em que se destaquem as funções gerenciais e a competência dos agentes que devem exercê-las. Tais objetivos é que ensejaram as recentes ideias a respeito da administração gerencial nos Estados modernos (public management), segundo a qual se faz necessário identificar uma gerência pública compatível com as necessidades comuns da Administração, sem prejuízo para o interesse público que impele toda a atividade administrativa.

  • Não consigo entender por que a alternativa C está incorreta.

  • Sobre o item C, é só questão de interpretar corretamente. Quando fala" haja vista que este está relacionado..." A palavra destaca refere-se ao termo eficácia. Já se tivéssemos: "haja vista que aquele está relacionado..." A palavra destacada refere-se ao termo eficiência no enunciado. 

    Espero ter ajudado!


ID
1257226
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os aspectos informais e ocultos da cultura organizacional são os mais difíceis de compreender e de modificar. Assinale a opção que apresenta alguns desses aspectos, de acordo com Chiavenato (2010).

Alternativas
Comentários
  • Dentro da pirâmide de SHEIN seria "as pressuposições básicas", pois, gabarito c

  • Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização.

    a) Políticas e diretrizes de pessoal.  - ASPECTOS FORMAIS E ABERTOS

     b) Tecnologia e práticas operacionais. - ASPECTOS FORMAIS E ABERTOS

     c)  Padrões de influenciaçao e de poder. ASPECTOS INFORMAIS E OCULTOS 

     d) Métodos e procedimentos. - ASPECTOS FORMAIS E ABERTOS 

     e) Objetivos e estratégias. ASPECTOS FORMAIS E ABERTOS


ID
1257229
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em um procedimento licitatório, no tocante ao julgamento das propostas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A meu ver, questão com duas respostas possíveis:

    a) no pregão, a Comissão de Licitação levará em considera­ção critérios objetivos definidos no Edital, os quais não devem contrariar as normas e princípios estabeleci­dos em lei. 

    8666 - Art. 44. No julgamento das propostas, a Comissão levará em consideração os critérios objetivos definidos no edital ou convite, os quais não devem contrariar as normas e princípios estabelecidos por esta Lei.

    e) no caso de desclassificação de todas as propostas, a administração poderá fixar prazo para apresentação de novas propostas.

    Art 48, § 3º Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administração poderá fixar aos licitantes o prazo de oito dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a redução deste prazo para três dias úteis.

  • a assertiva A, deve estar errado, pelo fato que no pregão, não tem uma "comissão de licitação" e sim o "pregoeiro"


  • Pedro, a assertiva 'a' está errada pois o Pregão tem lei própria, que é a Lei 10.520 e nela não cita comissão e sim Pregoeiro e sua equipe

  • a D está errada onde?


  • Fabio Souza no pregão só se utiliza o "menor preço"

  • O pregão não está regulado pela Lei n 8.666 e sim pela Lei n 10.520.

  • GABARITO 'E'

    Art. 48 § 3º Quando todos os licitantes forem INABILITADOS ou todas as propostas forem DESCLASSIFICADAS, a administração poderá fixar aos licitantes o prazo de 8 dias úteis para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a REDUÇÃO deste prazo para 3 dias úteis.

  • Lei 10520 - Art. 4 XI - examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade;


ID
1257232
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com Carvalho Filho (2013), quanto à destinação, os bens públicos classificam-se em:

Alternativas
Comentários
  • a) bens de uso comum do povo;

    São os bens destinados à utilização geral pelos indivíduos, que podem ser utilizados por todos em igualdade de condições, independentemente de consentimento individualizado por parte do poder público.

    São exemplos de bens públicos de uso comum do povo: as ruas, as praças, os logradouros públicos, as estradas, os mares, as praias, os rios navegáveis etc.

    Em regra, são colocados à disposição da população gratuitamente. Nada impede, porém, que seja exigida uma contraprestação (remuneração) por parte da administração pública. Um exemplo rotineiro de utilização remunerada de bem de uso comum do povo é a cobrança de estacionamento rotativo (cobrança por horas de uso) em áreas públicas (ruas e praças) pelos municípios.

    b) bens de uso especial;

    São todos aqueles que visam à execução dos serviços administrativos e dos serviços públicos em geral. São os bens de propriedade das pessoas jurídicas de dirito público utilizados para prestação de serviços públicos (em sentido amplo).

    Exemplos de bens públicos de uso especial são: os edifícios públicos, onde se situam repartições públicas, as escolas públicas, os hospitais públicos, os quartéis, os veículos oficiais, o material de consumo da administração.

    c) bens dominicais

    São os que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, com objeto de direito pessoal ou real de cada uma dessas entidades. São todos aqueles que não têm uma destinação pública definida, que podem ser utilizados pelo Estado para fazer renda. Enfim, todos os bens que não se enquadram como de uso comum do povo ou de uso especial são bens dominicais.

    São exemplos de bens dominicais: as terras devolutas e todas a terras que não possuam uma destinação pública específica; os terrenos de marinha; os prédios públicos desativados; os móveis inservíveis; a dívida ativa etc.


    Fonte: Direito Administrativo Decomplicado

  • Os bens públicos podem ser classificados:

     Quanto à titularidade: podem ser federais, estaduais, distritais ou municipais.

     Quanto à destinação:

    • Bens de uso comum do povo: destinados à utilização geral pelos indivíduos, em igualdade de condições, independentemente do consentimento individualizado por parte do Poder Público. Ex.: ruas, praças, logradouros públicos, estradas etc. Em regra, são colocados à disposição gratuitamente. Contudo, nada impede que venha a ser exigida uma contraprestação (remuneração) por parte da Administração, como no caso dos pedágios. Ainda que destinados à população em geral, estão sujeitos ao poder de polícia, visando à regulamentação, à fiscalização e à aplicação de medidas coercitivas em prol à conservação da coisa pública e à proteção do usuário.

    • Bens de uso especial: visam à execução dos serviços administrativos e dos serviços públicos em geral; utilizados pela Administração. Ex.: repartições públicas, escolas, universidades, hospitais, aeroportos, veículos oficiais etc.

    • Bens dominicais: constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal ou real de cada uma dessas entidades. Podem ser utilizados pelo Estado para fazer renda. Ex.: terras devolutas, terras sem destinação pública específica, terrenos da marinha, prédios públicos desativados, dívida ativa etc.

     Quanto à disponibilidade:

    • Bens indisponíveis por natureza: são bens de natureza não-patrimonial, insuscetíveis de alienação pelo poder público. Os bens de uso comum do povo, regra geral, são bens absolutamente indisponíveis.

    • Bens patrimoniais indisponíveis: não podem ser alienados porque são utilizados efetivamente pelo Estado para uma específica finalidade pública, como os bens de uso especial, ou bens de uso comum susceptíveis de avaliação patrimonial, móveis ou imóveis, como: prédios de repartições públicas, veículos oficiais, hospitais etc.

    • Bens patrimoniais disponíveis: todos que possuem natureza patrimonial e, por não estarem afetados a certa finalidade pública, podem ser alienados, na forma da lei; são os bens dominicais em geral, uma vez que não se destinam ao público em geral, nem são utilizados para a prestação de serviços públicos.

  • Bens públicos: Conjunto de bens móveis e imóveis, que pertençam às pessoas jurídicas de direito público.

    Classificam-se:

    Quanto a destinação: Uso comum do povo - rios, mares..

    Uso especial- a serviço da adm. pública.

    Domincais- Sem destinação pública.

    Quanto a titularidade: Federais, Estaduais, Distritais e Municipais.

    Quanto à disponibilidade: Bens indisponíveis - Não podem ser alienados e não tem caráter patrimonial.

    Patrimoniais indisponíveis- Bens de uso especial

    Patrimoniais disponíveis- Bens dominicais.

    Os bens públicos têm como características a inalienabilidade, impenhorabilidade e imprescritibilidade.

  • BENS PÚBLICOS

    3 Espécies:

    1 - Bens públicos de uso comum do povo

    •Uso de todos

    •Acesso irrestrito/ilimitado

    •Pode ser de uso gratuito ou retribuído

    •Inalienáveis (não está sujeito a venda)

    •Imprescritíveis (não está sujeito a usucapião)

    •Impenhoráveis (não pode ser utilizado como pagamento de dívida)

    •Exemplos:

    Praias, lagoas, praças , ruas , avenidas e etc

    2 - Bens públicos de uso especial 

    Uso limitado

    •Acesso restrito/limitado

    •Inalienáveis (não está sujeito a venda)

    •Imprescritíveis (não está sujeito a usucapião)

    •Impenhoráveis (não pode ser utilizado como pagamento de dívida)

    •Onde a administração exerce suas atividades funcionais 

    •São aqueles de uso pelo próprio Poder Público para a prestação de serviços

    •Exemplos:

    Fórum, prédios das repartições públicas, departamentos e etc 

    3 - Bens púbicos de uso dominicais

    •Disponível

    •Uso particular da administração 

    Alienáveis (está sujeito a venda)

    •Imprescritíveis (não está sujeito a usucapião)

    •Impenhoráveis (não pode ser utilizado como pagamento de dívida)

    •Exemplos:

    Prédios, terrenos e lotes desativados e etc

    Observação

    •Os bens públicos de uso comum do povo e de uso especial podem ser alienados quando desafetados.

    •Bens públicos não estão sujeito a usucapião.

    •Nenhuma espécie de bens públicos pode sofrer usucapião.

    AFETAÇÃO E DESAFETAÇÃO

    1 - Afetação

    Ocorre quando o bem público possui destinação pública específica

    2 - Desafetação

    Ocorre quando o bem público não possui destinação pública específica


ID
1257235
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos contratos administrativos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O direito a revisão contratual está previsto na lei 8.666/93, portanto, dispensa a previsão contratual.

    Art. 65.  Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    § 5o  Quaisquer tributos ou encargos legais criados, alterados ou extintos, bem como a superveniência de disposições legais, quando ocorridas após a data da apresentação da proposta, de comprovada repercussão nos preços contratados, IMPLICARÃO A REVISÃO destes para mais ou para menos, conforme o caso.

    § 6o  Em havendo alteração unilateral do contrato que aumente os encargos do contratado, a Administração deverá restabelecer, por aditamento, o equilíbrio econômico-financeiro inicial.

  • A) Errada, a Administração nos CONTRATOS ADMINISTRATIVOS (que se diferenciam em contratos com a administração), gozam de prerrogativas públicas que são manifestadas por cláusulas exorbitantes, conhecidos como contratos típicos ou verticais.

     

    B) Errada, Art. 60.  Parágrafo único É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.

     

    C) Gabarito. 

     

    D) Errada, Art. 57.  A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:

    II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses; 

    IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato.

    V - às hipóteses previstas nos incisos IX, XIX, XXVIII e XXXI do art. 24, cujos contratos poderão ter vigência por até 120 (cento e vinte) meses, caso haja interesse da administração.  

     

    E) Todos os ato, contratos administrativos anulados possuem efeito ex tunc, ou seja, retroage. 

     


ID
1257238
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere que com o intuito de realizar reparo no motor de combustão principal de um navio hospital, uma Organização Militar da Marinha iniciou processo licitatório na modalidade concorrência. Entretanto, mesmo tendo cumprido regularmente todos os procedimentos previstos na Lei nº 8.666/1993, nenhum interessado enviou proposta.
Caso seja necessário realizar nova licitação, haverá prejuízo para a Administração, pois, conforme Parecer Técnico, a demora no reparo do motor acarretará sua inutilização definitiva.
Diante do exposto, para preservar o interesse publico, é correto afirmar que a licitação será:

Alternativas
Comentários
  • Art. 24. É dispensável a licitação:

    V – quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas;


  • Licitação deserta

  • Art 24. É dispensável a licitação:

    V- quando não acudirem interessados à licitação anterior  e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a administração, mantidas,neste caso,todas as condições preestabelecidas.

  • A questão tratou do tema licitação deserta, em conformidade com a Lei nº 8.666/93.

    De acordo com o Mazza: "Na licitação deserta, publica-se o edital mas não acode nenhum interessado, sendo autorizada contratação direta por dispensa de licitação, justificadamente, se não puder ser repetido o certame sem prejuízo para a Administração, mantidas, nesse caso, todas as condições preestabelecidas" (Mazza, 2019)

    De acordo com Mazza, o pressuposto fático da licitação é o comparecimento de interessados. A ausência desse pressuposto autoriza a contratação direta nos termos da lei.

    A Lei nº 8.666/93:

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    V - quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas;

    Portanto, para o caso descrito no enunciado, a única alternativa correta é a letra B.

    FONTE: MAZZA, Alexandre. Manual de direito administrativo. 9. ed. São Paulo. Saraiva Educação. 2019.

    GABARITO: LETRA B


ID
1257241
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a opção que corresponde a uma das ferramentas utilizadas para organizar as sugestões resultantes do Brainstorming (Tempestade Cerebral).

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de afinidades, também chamado de “método KJ”, ou “método LP” (language processing), é uma das 7 novas ferramentas da qualidade, também chamadas de ferramentas gerenciais, de gestão ou de planejamento.

    O diagrama de afinidades é uma ferramenta que tem como objetivo principal esclarecer o caráter, a forma e a dimensão ou extensão de problemas ao agrupar idéias e opiniões (em um método parecido com o brainstorming) de acordo com suas similaridades em situações onde não há a disponibilidade de dados estatísticos para a tomada de decisões.

    Por se tratar de um método um pouco demorado o “diagrama de afinidades” não é recomendado para a análise de problemas simples e que exijam resolução rápida, apenas para problemas que apresentem um nível maior de complexidade.

  • Essa questão tem duas resposta, baseado no livro do Maranhão e Macieira:

    SÍNTESE DA APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS 

    A sequência de atividades para a análise e a solução do problema deve contemplar um método, capaz de organizar o planejamento e a solução desse problema. Qualquer que seja a situação há pelo menos quatro ferramentas de uso indispensável à grande maioria das situações. São elas: 

     Brainstorming (tempestade cerebral): à medida que facilita e estimula a troca de ideias pela equipe e a formulação de sugestões para o problema identificado (democratiza a solução); 

     Diagrama de Afinidades ou de Relacionamento: para organizar as sugestões resultantes do Brainstorming.

     Diagrama de Causa e Efeito: para estabelecer as relações de causa e efeito.

     Pareto ou GUT: para priorizar as ações (soluções às causas), à medida que os recursos são usualmente escassos enquanto as demandas, por natureza, são ilimitadas. 



ID
1257244
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Os Planos Equivalentes de Financiamento são utilizados para amortizar um financiamento. Assinale a opção que apresenta o plano em que o financiamento é liquidado mediante o pagamen­to de prestações linearmente decrescentes, subdivididas em amortização do principal e juros do ano.

Alternativas
Comentários
  • Gab B.

    SAC (Sistema de Amortização Constante): Trata-se do sistema atualmente mais utilizado pelos bancos. Ao longo do prazo a amortização é constante, reduzindo o principal. Como os juros são calculados com base no principal, este tende a ser decrescente. Assim, neste sistema a parcela inicial é maior, porém decresce ao longo do prazo. O Saldo devedor decresce a partir do 1º pagamento das prestações.


ID
1257247
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a opção que apresenta as características do Planejamento Estratégico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Segundo CHIAVENATO (2009, p.104) — Nível institucional ou estratégico. Corresponde ao nível mais elevado e é composto por diretores, proprietários ou acionistas e dos altos executivos. É o nível em que as decisões são tomadas e onde são definidos os objetivos da organização e as estratégias para alcançá-los. O nível institucional é basicamente extrovertido, pois mantém a interface cora o ambiente. Lida com a incerteza pelo fato de não ter poder ou controle sobre os eventos ambientais presentes e muito menos capacidade de prever com razoável precisão os eventos ambientais futuros. 

  • A questão versa sobre como o planejamento se distingue nos três níveis organizacionais e pede a alternativa relacionada ao planejamento estratégico.

    Planejamento Estratégico:

    • Visão: sistêmica, global; 
    • Prazo de execução: de longo prazo (voltado para o futuro);
    • Assunto: genérico;
    • Risco: maior risco;
    • Exemplos: missões, valores, diagnósticos, macropolíticas, visão.

    Planejamento Tático

    • Visão: por unidades/setores/departamentos;
    • Prazo de execução: médio prazo; 
    • Assunto: setorial;
    • Risco: médio risco;
    • Exemplos: planos funcionais: marketing, financeiro, RH e produção.

    Planejamento Operacional:

    • Visão: específico por operação;
    • Prazo de execução: curto prazo (dia a dia);
    • Assunto: específico;
    • Risco: baixo risco;
    • Exemplos: procedimentos, orçamentos, programas, regras e regulamentos.

    Analisando as alternativas, marcaremos de vermelho aquilo que não se relaciona com o planejamento estratégico:

    A- INCORRETA. Nível intermediário (Tático), conteúdo detalhado e analítico (Operacional), longo prazo (Estratégico).

    B- INCORRETA. Nível operacional, conteúdo genérico e sintético, médio prazo.

    C- CORRETA. Nível institucional, conteúdo genérico e sintético, lon­go prazo.

    D- INCORRETA. Nível intermediário, conteúdo menos genérico, (tático) curto pra­zo .

    E- INCORRETA. Nível operacional, conteúdo detalhado e analítico (Operacional), médio prazo (Tático),

    GABARITO: LETRA C


ID
1257250
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A classificação da despesa orçamentária, segundo a natureza, está organizada em categorias econômicas, grupos, modalida­des de aplicação e elementos. Em relação aos grupos das des­pesas de capital, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.  O enunciado já deu uma pista: despesas de capital. Imagino que ele só queira a assertiva que mantenha essa constância, certo?


    a) mistura

    b) mistura

    c) mistura e ainda inventa

    e) inventa e mistura

  • kkkk...boa vanessa

  • Gab D

    Despesas de capital

    INVESTIMENTOS

    INVERSÕES FINANCEIRAS

    TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL

       - amortização da dívida


    • 1 - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS
    • 2 - JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA
    • 3 - OUTRAS DESPESAS CORRENTES
    • 4 - INVESTIMENTOS
    • 5 - INVERSÕES FINANCEIRAS
    • 6 - AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA
    • 7 - RESERVA DO RPPs
    • 8 - RESERVA DE CONTINGÊNCIA
    Não entendi tinha todas 

  •      DESPESAS DE CAPITAL: classificam-se nesta categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

         Investimentos: despesas com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização, das mesmas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente.  
         Inversões Financeiras: despesas com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização; aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital; e com a constituição ou aumento do capital de empresas. 
         Amortização da Dívida: despesas com o pagamento e/ou refinanciamento do principal e da atualização monetária ou cambial da dívida pública interna e externa, de natureza contratual ou mobiliária.


    Fonte: http://www.planejamento.sp.gov.br/noti_anexo/files/Metadados_Classificacao_de_Despesas.pdf


ID
1257253
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura organizacional é um meio de que se serve a orga­nização para atingir eficientemente seus objetivos. Em re­lação aos tipos de estrutura organizacional descritos por Chiavenato (2011), assinale a opção que contém uma das prin­cipais vantagens da organização funcional.

Alternativas
Comentários
  • 2.1 CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

    A organização funcional apresenta as seguintes características:

    2.1.1 Autoridade funcional ou dividida

    É baseada na especialização, onde os subordinados tem vários superiores, e reportam-se a eles simultaneamente de acordo com a especialidade de cada um. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, sua autoridade é parcial e relativa de acordo com a sua especialidade.

    2.1.2 Linhas diretas de comunicação

    Não há necessidade de intermediação na comunicação, o que possibilita maior rapidez de comunicação entre os diferentes níveis nos cargos ou órgãos, por serem feitas diretamente.2.1.3 Descentralização das decisões

  • a) Linear;

    b) Linha-Staff;

    c) Linear;

    d) Linear;

    d) Funcional.


ID
1257256
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Considere a situação abaixo.

Uma indústria esta operando no mercado brasileiro com as seguintes características:

Capacidade de Produção: 900.000 t/ano
Capacidade que atende ao mercado nacional: 600.000 t/ano
Custos Fixos de Produção: R$35.000.000/ano
Custos Variáveis de Produção: R$120/t
Despesas Fixas: R$21.000.000/ano
Despesas Variáveis: R$25/t
Comissões: R$10/t
Impostos: R$15/t
Preço de Venda: R$360/t

Em relação aos Custos para Decisão, utilizando a Margem de Contribuição, calcule o Lucro Líquido e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resolução da questão:

    Receita = $360 x 600.000 t = $216.000.000 
    (-) CV = ($120 x 600.000) + ($10 x 600.000) + ($15 x 600.000) = ($87.000.000)  
    (-) CF = ($35.000.000) + ($21.000.000) = $56.000.000   
    Resultado = $216.000.000 - $87.000.000 - $56.000.000 = $73.000.000
    LETRA C
  • Por que não não foram incluídas as Despesas variáveis de R$ 25/t ???

  • O resultado realmente é a letra c, porém o que foi retirado no calculo não foram as despesas variáveis e sim os impostos e comissões. 

  • Os impostos e as comissões não são considerados na apuração do lucro liquido segundo a Margem de contribuição, pois a MC por definição é a conjugação do preço de venda, com os custos e despesas variáveis que de fato podem lhe ser imputado sem erro, ou seja, custos e despesas que estao diretamente relacionados a fabricação/aquisição do produto, no caso das comissões e impostos, embora sejam variáveis, (variam de acordo com volume de vendas) elas só irao acontecer no caso de futura venda dos produtos. 

  • MCu = PV - (CV + DV)

    MCu = 360 - (120 + 45) = 215

    MCt = MCu x Q (quantidade que atende ao mercado nacional)

    MCt = 215 x 600.000

    MCt = 129.000.000

    LL = MCt - (CF + DF)

    LL = 129.000.000 - (35.000.000 + 21.000.000)

    LL = 129.000.000 - 56.000.000 = 73.000.000


ID
1257259
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Chiavenato (2010), assinale a opção correta em relação aos métodos de avaliação de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • NOOOSSSA! Éa típica questão que não avalia o sacrifício do candidato.  

    Quem marcou a A:  o conceito está certo, o examinador muito inteligente trocou "tradicional" por "moderno". Espero que isso sirva para o futuro Tenente. 

    Segundo Chiavenato, p. 251: "É um método tradicional de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso)"

    O cara omitiu a ideia de avaliação por pares, pela equipe e jogou um pedaço do parágrafo que mais parece uma pegadinha: 

    "Trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento profissional e pessoal na medida em que identifica potenciais e áreas nevrálgicas do avaliado. O foco é predominantemente gerencial e comportamental. Baseia-se na utilização de formulários via Internet ou papel e que geram relatórios individuais que proporcionam as ações futuras e os planos de melhoria individual."


    Conclusão:

    Considerar a E como correta é como "caminhar na corda bamba". É um conceito do autor.  Se você levar esse entendimento para outras provas pode até errar. Eu errei porque caí nessa emboscada que nem o BINO salvaria. 

     



ID
1257262
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Projetos são empreendimentos exclusivos que necessitam de uma abordagem específica para o gerenciamento da qualidade, preservando seus conceitos essenciais. Sendo assim, qual Norma é utilizada para complementar os conceitos da quali­dade em projetos preconizados no PMBOK?

Alternativas
Comentários
  • ISO 10006-  PMBOK (Gerenciamento da qualidade - Diretrizes) : planejar a qualidade é o processo de identificação dos requisitos e ou padrões de qualidade do projeto e do produto, além da documentação de como o projeto demonstrará a conformidade.


  • Iso 9000 - VocabulárioISO- 9001 = Gestão da qualidadeIso - 9004 Ampliação da Gestão da QaulidadadeIso 10006 -  Gestão Qualidade PMBOK, Gestão de Projetos.ISO 14001 - Gestão Meio Ambiente ISO19001 - Orientação Sobre o Programa de Auditoria

ID
1257265
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Segundo Puccini (2011), em Administração Financeira, qual é a taxa que torna zero o Valor Presente Líquido?

Alternativas
Comentários
  • O que é: A Taxa Interna de Retorno (TIR), vem do inglês Internal Return Rate (IRR), e é um fórmula matemática-financeira utilizada para calcular a taxa de desconto que teria um determinado fluxo de caixa para igualar a zero seu Valor Presente Líquido. Em outras palavras, seria a taxa de retorno do investimento em questão.

    fonte: http://blog.luz.vc/o-que-e/taxa-interna-de-retorno-tir/

     


ID
1257268
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação às modalidades de licitação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O art. 44 da LC 123/2006 dispõe que "nas licitações será assegurada, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte. Embora o texto legal fale, literalmente, em "critério de desempate", a regra que a lei estabelece não se aplica somente a casos em que efetivamente haja um empate, isto é, quando seja igual o valor da proposta da ME ou da EPP e o de uma outra empresa (supondo uma licitação do tipo "menor preço").

    Com efeito, o § 1º do art. 44 estatui que se entendem por empate "aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 10% (dez por cento) superiores à proposta mais bem classificada".

    Atenção pessoal!! Essa é a regra geral mas...

    Na modalidade pregão de licitação, só serão consideradas "empatadas" as propostas de ME e EPP que sejam  até 5% (cinco por cento) superiores ao melhor preço.


    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado

  • Por gentileza, alguém poderia indicar o erro no item D.

  • Hemeson, não está errada. A questão foi anulada. 

  • Lei 86660/93 

    art 22

    d ) § 1o  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    c ) e d ) § 5o  Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

    a ) § 2o  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.


ID
1257271
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A alta administração de uma empresa de cosméticos decidiu fazer a análise de seu projeto, confrontando-a com as melho­res práticas dos concorrentes e verificando principalmente o nível de satisfação dos requisitos sob a ótica dos clientes da cadeia de suprimentos. Estas atividades correspondem a que etapa de definição dos canais de distribuição?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B —  O benchmarking foi introduzido em 1979 pela Xerox, como um “processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes empresariais”.20 Spendolini agrega que o benchmarking é um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços, processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional Isso permite comparações de processos e práticas administrativas entre empresas para identificar o “melhor do melhor” e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. O benchmarking encoraja as organizações a pesquisar os fatores-chave que influenciam a produtividade e a qualidade. Essa visualização pode ser aplicada a qualquer função - como produção, vendas, recursos humanos, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, distribuição etc. - o que produz melhores resultados quando implementado na empresa como um todo. 




ID
1257274
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na Reegenharia de Processos, ocorre um direcionamento das características organizacionais para processos. Há a preocu­pação de fazer cada vez mais com cada vez menos. De acordo com Chiavenato (2011), assinale a opção que apresenta uma das conseqüências da implementação dessa ferramenta para a organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. O candidato para acertar a tal questão deveria recorrer às características frisadas pelo autor CHIAVENATO.


    A reengenharia de processos direciona as características organizacionais para os processos. Suas conseqüências para a organização são:

    1. Os departamentos tendem a desaparecer e ceder lugar a equipes orientadas para os processos e para os clientes. A tradicional departamentalização por funções é substituída por redes de equipes de processos. A orientação interna para funções

    especializadas dos órgãos cede lugar para uma orientação voltada para os processos e clientes.

    2. A estrutura organizacional hierarquizada, alta e alongada passa a ser nivelada, achatada e horizontalizada. É o enxugamento (downsizing) da organização para transformá-la de centralizadora e rígida em flexível, maleável e descentralizado.

    3. A atividade também muda: as tarefas simples, repetitivas, rotineiras, fragmentadas e especializadas, com ênfase no isolamento individual passam a basear-se em equipes com trabalhos multidimensionais e com ênfase na responsabilidade grupai, solidária e coletiva. 

    4. Os papéis das pessoas deixam de ser moldados por regras e regulamentos internos para a plena autonomia, liberdade e responsabilidade. 

    5. A preparação e o desenvolvimento das pessoas deixa de ser feito por meio do treinamento específico, com ênfase na posição e no cargo ocupado, para se constituir em uma educação integral e com ênfase na formação da pessoa e nas suas habilidades pessoais. 

    6. As medidas de avaliação do desempenho humano deixam de se concentrar na atividade passada e passam a avaliar os resultados alcançados, a contribuição efetiva e o valor criado à organização e ao cliente. 

    7. Os valores sociais, antes protetores e visando à subordinação das pessoas às suas chefias, agora passam a ser produtivos e visando à orientação das pessoas para o cliente, seja ele interno ou externo.

    8. Os gestores - antes controladores de resultados e distantes das operações cotidianas - tomam-se líderes e impulsionadores ficando mais próximos das operações e das pessoas.

    9. Os gestores deixam de ser supervisores dotados de habilidades técnicas e se tornam orientadores e educadores dotados de habilidades interpessoais.



    Pág. 283


ID
1257277
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A qualidade geral do projeto será avaliada pela sua confor­midade ao que foi definido

Alternativas
Comentários
  • A.  Texto retido de uma trabalho acadêmico: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/k216888.pdf (pág. 27)

  • EAP é apenas uma decomposição do escopo total do projeto em partes hierárquicas.


ID
1257280
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A Gestão de Riscos necessita ser implementada tanto na ope­ração dos processos quanto nos projetos estratégicos de uma organização. No que se refere a projetos, a implementação de um Sistema de Gestão de Riscos no nível operacional de uma empresa dar-se- á mediante

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber onde retiraram está questão ? Alguém sabe?


ID
1257283
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Um cliente fez um empréstimo a juros compostos de 4% ao mês e pagou sua dívida em 4 meses depois. Sabendo que o cliente pagou R$300,00 de juros e assumindo que (1,04)4 = 1,17, a quantia do empréstimo feito pelo cliente foi:

Alternativas
Comentários
  • J = C0 * (1+i)^n - C0 => 300 = C0 * (1.04)^4 - C0 => 300 = 1.17C0 - C0 => C0 = 300/1.17 = 1.764.71

    Onde:

    J = Juros Pago; C0 = Quantia do Emprestimo; n = tempo do emprestimo



  • tbm pode se fazer assim

    J = VP*((1+i)^n - 1)  =>  300= VP* (1,17-1)  =>  VP=300/0,17  =>  VP=1764,71

  • Dados: C=?; i=0,04; t=4; J=300; 1,04^4=1,17.

    M = C (1 + i)^t 

    M = C + J

    Assim: C + J = C (1 + i)^t

    C + 300 = C (1 + 0,04)^4

    C + 300 = C x 1,04^4

    C + 300 = C x 1,17

    300 = 1,17C - C (lembrando que C=1C)

    300 = 0,17C

    300 / 0,17 = C --> C = 1764,70

    Resp: Letra C.


ID
1257289
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Segundo Piscitelli (2012), o processo devidamente formali­zado, dotado de rito próprio, que objetiva apurar a respon­sabilidade daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao erário denomina- se

Alternativas
Comentários
  • A Tomada de Contas Especial (TCE) é um instrumento de que dispõe a Administração Pública para ressarcir-se de eventuais prejuízos que lhe forem causados, sendo o processo revestido de rito próprio e somente instaurado depois de esgotadas as medidas administrativas para reparação do dano.

  • Art. 18. Compete às unidades responsáveis pelas atividades do Sistema de Contabilidade Federal:

     

    ...

     

    V - realizar tomadas de contas dos ordenadores de despesa e demais responsáveis por
    bens e valores públicos e de todo aquele que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade
    que resulte dano ao erário
    ;

     

    Lei 10.180/01


ID
1257292
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Segundo a Equipe de Professores da FEA/USP (2010), o nível de endividamento, a liquidez da empresa e a proporção do ca­pital próprio são evidenciados pelo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B. Texto abaixo retirado de: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/balancopatrimonial.htm

    Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

    O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

     - Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

     - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

     - Patrimônio líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.



ID
1257295
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao Poder de Polícia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Define-se a autoexecutoriedade como a possibilidade de que certos atos administrativos sejam imediata e diretamente executados pela própria administração, independentemente de ordem judicial prévia.

    É atributo típico do poder de polícia, presente, sobretudo, nos atos repressivos de polícia. A administração pública precisa ter a prerrogativa de impor diretamente, sem necessidade de prévia autorização judicial, as medidas ou sanções de polícia administrativa necessárias à repressão de atividades lesivas à coletividade, ou que coloquem em risco a incolumidade pública.

    Nem toda atuação de polícia administrativa pode ser levada a termo de forma autoexecutória. Exemplo consagrado de ato não autoexecutório é a cobrança de multas administrativas de polícia, quando resistida pelo particular. Nesse caso, a imposição da multa decorrente do exercício do poder de polícia é efetuada pela administração pública sem necessidade de qualquer participação do Poder Judiciário. Entretanto, a cobrança forçada dessa multa não paga pelo administrado somente pode ser efetivada por meio  de uma ação judicial de execução.


    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado

  • As características do Poder de Polícia são Autoexecutoriedade, discricionariedade e coercibilidade.


  • O art. 78 do Código Tributário Nacional define fartamente Poder de Polícia: Considera-se poder de polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do poder público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

    Hely Lopes Meirelles conceitua Poder de Polícia como a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso, o gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado

  • Características do Poder de Polícia: Autoexecutoriedade, discricionariedade e coercibilidade.

    É a faculdade de que dispõe a administração pública para restringir, LIMITADAMENTE, o uso e o gozo de bens.

  • Interessante ressaltar uma informação sobre a alternativa B, pois o poder de polícia pode ser delegado para somente outros entes da administração pública Direta e Indireta, esta última somente no caso das Autarquias, porque são pessoas jurídicas de direito público.

  • Características do Poder de Polícia: (D.A.C) Discricionariedade, Autoexecutoriedade e Coercibilidade.


ID
1257298
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação ao Orçamento Público, segundo Giacomoni (2012), assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Cópia da obra do Giacomoni (2010, 15 ª Edição, 71-72) — Todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sem qualquer tipo de dedução. A regra pretende:   impedir a inclusão, no orçamento, de importâncias líquidas, isto é, a inclusão apenas do saldo positivo ou negativo resultante do confronto entre as receitas e as despesas de determinado serviço público.

  • Gab. C

    As deduções são vedadas.

  • Sobre o item D, quando se fala em uma parcela da receita geral, entenda como receita de imposto. Apesar de ser um pouco confuso, afinal existem outros tributos que podem ser atrelados, as bancas fazem essa leitura.


ID
1257301
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Coloque F(Falso) ou V(Verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação às Nomenclaturas de Custos, segundo Eliseu Martins (2010) e assinale a opção que apresenta a seqüência correta.

( ) Os Custos Fixos não são, mesmo os repetitivos, eterna­mente do mesmo valor. Sempre hã pelo menos duas causas para sua modificação: mudança em função da variação de preços, de expansão da empresa ou de mudança de tecnolo­gia.

( ) Os Custos de Transformação são a soma de todos os Custos de Produção, exceto os relativos à mão de obra e outros eventuais adquiridos e empregados sem nenhuma modifica­ção pela empresa.

( ) Fixos e Variáveis são uma classificação aplicável também às despesas, enquanto Diretos e Indiretos são uma clas­sificação aplicável só a custos.

( ) O rol dos Custos Indiretos inclui Custos Indiretos pro­priamente ditos e Custos Diretos (por natureza), mas que são tratados como Indiretos em função de sua irrelevân­cia ou da dificuldade de sua medição.

( ) Diretos e Indiretos dizem respeito ao relacionamento en­tre o custo e a mão de obra. Fixos e Variáveis são uma classificação que leva em consideração o produto feito.

Alternativas
Comentários
  • Respondendo apenas duas questões é possível responder corretamente a questão, vejamos:

    Na primeira alternativa, são causas para alterar os valores dos custos fixos, EXPANSÃO DA EMPRESA é lógico, por exemplo, ENERGIA ELÉTRICA, se as máquinas em um determinado mês fabricam apenas 100 unidades e no outro mês, por conta da alta na demanda, fabricam 1000 unidades, o tempo que ele ficou em funcionamento foi 10 vezes maior, dessa forma a conta de energia aumentou exponencialmente;

    Mudança na Tecnologia, imagine a época que não existia e-mail, os custos com correios e até mesmo com transporte eram bem mais elevados. Dessa forma a primeira questão é Verdadeira.

    Como apenas duas opções têm a primeira  questão Verdadeiras, resta saber se a ultima questão é  "V" ou "F".

    Na última questão temos a seguinte assertiva. Custos "Diretos e Indiretos dizem respeito ao relacionamento entre o custo e a mão de obra". Esse assertiva está Errada, pois custos Diretos e indiretos, dizem respeito a aplicação de determinados custos aos produtos. Exemplo: ENERGIA ELÉTRICA geralmente trata-se de um Custo Indireto, pois é necessário obter seu valor exato através de algumas forma de rateio (obs. "geralmente" pois esse custo raramente também pode ser tratado como Custo Direto, por exemplo, se existir algum medidor de consumo de energia dentro da fábrica para cada Maquina). Matéria Prima é Custo Direto, a aplicação será direto no produto específico.

    APROVEITE AS OUTRAS ASSERTIVAS PRA APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE CUSTOS!

    ( V ) Os Custos Fixos não são, mesmo os repetitivos, eternamente do mesmo valor. Sempre hã pelo menos duas causas para sua modificação: mudança em função da variação de preços, de expansão da empresa ou de mudança de tecnologia. 

    ( F ) Diretos e Indiretos dizem respeito ao relacionamento entre o custo e a mão de obra. Fixos e Variáveis são uma classificação que leva em consideração o produto feito.


ID
1257304
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Correlacione os Princípios Contábeis às suas respectivas ca­racterísticas e assinale a opção que apresenta a seqüência correta, segundo a Equipe de Professores da FEA/USP (2010).

PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

I - Realização.
II - Entidade.
III - Continuidade.
IV - Denominador Comum Monetário.

CARACTERÍSTICAS

( ) Pressupõe-se que a Contabilidade é executada e mantida para as entidades como pessoas completamente distintas das pessoas físicas (ou jurídicas) dos sócios.
( ) A Administração pode auferir lu­cros não só de suas operações de venda normais, mas também de atividades de estocagem de fato­res.
( ) A contabilidade preocupa-se em captar e registrar eventos e transações suscetíveis à avalia­ção monetária.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFC 1282/2010

    Princípio da Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos

    Princípio da Realização: Correlaciona-se ao Princípio da Competência, pois pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    Princípio do Denominador Comum Monetário: diz no teor do Princípio do Registro pelo Valor Original, onde determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

    Princípio da Continuidade: pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.


  • Essa questão mesmo sem um conhecimento mais profundo, somente com uma boa interpretação de texto, se resolve!! 


ID
1257307
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo a Equipe de Professores da FEA/USP (2010), o Patri­mônio Líquido é definido como a diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma entidade em determinado momen­to. Assinale a opção que corresponde a uma das principais causas de variação do patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • a) obtenção de uma receita resulta num aumento de patrimônio líquido;


    b) o resultado obtido no confronto entre contas de receitas e despesas no período contábil;


ID
1257310
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Taylor, Fundador da Administração Científica, na tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos méto­dos científicos, concebeu a Organização Racional do Traba­lho (ORT).
Assinale a opção que, de acordo com Chiavenato (2011), NÃO contêm um dos aspectos nos quais a ORT fundamenta-se.

Alternativas
Comentários
  • D. SEGUNDO CHIAVENATO (2009, P.11): 

    Em resumo, os alicerces fundamentais da Administração Científica foram:12

    1. Comando e controle. A gerência funciona como uma ditadura benigna inspirada  nos modelos militares. O gerente planeja e controla o trabalho; os trabalhadores o executam. Em suma, o gerente deve pensar e mandar; os trabalhadores obedecer e fazer de acordo com o plano. 

    2. Uma única maneira certa (the one best way). O método estabelecido pelo gerente é a melhor maneira de executar uma tarefa. O papel dos trabalhadores é utilizar o método sem questioná-lo. 

    3. Mão-de-obra, não recursos humanos. A força de trabalho é a mão-de-obra, ou seja, a mão contratada sem qualquer envolvimento da pessoa na organização. Como a oferta de trabalhadores era abundante, a empresa nada devia a eles, embora

    esperasse lealdade de sua parte. 

    4. Segurança, não insegurança. Embora os operários não ganhassem reconhecimento ou responsabilidade, havia um acordo tácito baseado na segurança e permanência no emprego. As empresas davam uma sensação de estabilidade dominando seus mercados. O futuro parecia previsível e o destino de cada empresa no futuro ainda mais previsível.

  • A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos:

    1- analise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos

    2- estudo da fadiga humana

    3- divisão do trabalho e especialização do operario

    4- desenho de cargos e de tarefas

    5- incentivos salariais e premios de produção

    6- conceito de homo economicus

    7-condições ambientais de trabalho como iluminação,conforto,etc

    8- padronização de metodos e de maquinas

    9-supervisao funcional

  • Comportamento social dos empregados não é característica do modelo burocrático-mecanicista de Taylor, e sim do modelo gerencial. Desta forma, alternativa "D".

  • Alternativa correta "D"

    De acordo com Chiavenato no livro Administração Geral e Pública ( 4° Tiragem página 6)

    " A tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).

    A ORT se fundamenta nos seguintes aspectos:

    1. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos;

    2. Estudo da fadiga humana;

    3. Divisão do trabalho e especialização do operário;

    4. Desenho de cargos e tarefas;

    5. Incentivos salariais e prêmios de produção;

    6. Conceito de Homo Economicus;

    7. Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc.

    8. Padronização de métodos e de máquinas;

    9. Supervisão funcional. "

    Portanto na questão acima fica de fora comportamento social dos empregados.



  • Comportamento social é um dos princípios da Teoria das Relações Humanas (TRH), de Elton Mayo.

    1. Nível de produção é resultante de integração social;
    2. Relações humanas;
    3. Recompensas e sanções sociais;
    4. Conteúdo do cargo;
    5. Grupos informais;
    6. Comportamento social;
    7. Ênfase nos aspectos emicionais.


ID
1257313
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Em que tipo de programação de produção as necessidades de capacidade de processamento são consideradas mais prioritá­rias do que as necessidades de materiais?

Alternativas
Comentários
  • Matei a questão analisando o que menos se relacionava com as necessecidades materiais : Fluxo de processos

  •  a) Programação de Fluxo de Processos (PFS). (CORRETA)
      b) Plano Mestre de Produção (MPS). é um documento que diz quais itens serão produzidos e quando cada um será produzido, em determinado período.
      c) Planejamento de Recursos de Manufatura (MRP II). Método de planejamento efetivo de todos os recursos de uma companhia de manufatura. Idealmente isso remete ao planejamento operacional em unidades, planejamento financeiro em dólar e tem uma capacidade de simular respostas para perguntas de possibilidades.
      d) Planejamento das Necessidades de Estoque (PNE).é um sistema lógico de calculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes.
      e) Just In Time (JIT) .  é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa


ID
1257316
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração Pública Gerencial tem como pressuposto a descentralização das decisões e funções do Estado; autonomia em relação à gestão de recursos humanos, materiais e finan­ceiros; e ênfase na qualidade e na produtividade do serviço público. Segundo Matias-Pereira (2012), uma das característi­cas que a difere da Administração Pública Burocrática é:

Alternativas
Comentários
  • D. 

    Segundo José Matias-Pereira (2009),

      ao nível de discurso o Governo demonstra que está consciente que a corrupção drena recursos que seriam destinados a produzir bens e serviços em favor da sociedade, a gerar negócios e a criar e manter empregos, mas na prática, em que pese os avanços, a transparência das ações de governo ainda encontra-se distante do ideal.

      Não obstante as afirmações do ilustre Doutor Matias-Pereira, na verdade, são tantas as informações atualmente disponibilizadas pelo Governo Federal na internet, que se perde tempo em localizar as de “maior interesse” dentro desse universo.

      As informações eletrônicas disponibilizadas facilitam e permitem o controle social, tanto no que se refere à fiscalização do uso de recursos públicos e combate à corrupção, quanto na redução das distâncias entre o discurso e o desempenho dos governos, e as reais necessidades dos cidadãos e da sociedade.

      Agora, fica a cargo dos cidadãos, associações diversas, Ongs e órgãos de controle utilizarem essas informações para cobrar dos governos, políticos e gestores públicos, responsabilidade pela correta utilização dos recursos públicos em benefício de toda a população, respeitando o contido nos princípios e normas legais pertinentes; bem como denunciar a má utilização dos recursos públicos e exigir a punição dos responsávei


    FONTE: PALUDO e MATIAS-PEREIRA

  • Gab. D

    accountability = prestar contas

  • O administrador público deve sempre buscar o menor desembolso e a maior vantagem, o emprego das melhores opções disponíveis, sempre objetivando alcançar a solução mais vantajosa para o atendimento das necessidades do país.

    Alverga (2013) ressalta que o princípio da eficiência é o mais recente dos princípios constitucionais da administração pública brasileira, tendo sido adotado a partir da promulgação da Emenda Constitucional nº 19, de 1998 (EC 19/98). Nesse momento, se implantava, no Brasil, a ideia da administração pública gerencial, que difere da administração pública burocrática, pois sua característica principal é o controle por resultados, e não por processos.

    Merece destaque o aspecto de que a eficiência na gestão pública deve sempre se subordinar ao princípio da legalidade, que é o princípio basilar mais relevante da administração pública brasileira, de observância compulsória (ALVERGA, 2013).

    O desempenho ótimo é aquele que é efetivo, eficaz, eficiente, excelente, econômico e cuja execução de ações e atividades ocorre em conformidade com requisitos e prazos definidos. Problemas em qualquer uma das dimensões resultam em padrões não ideais de desempenho (BRASIL, 2009b).


ID
1257319
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo Giacomoni (2012), em relação à elaboração da Propos­ta Orçamentária, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Comentando os erros com base na doutrina de Giacomoni:


    b) Como uma das principais novidades do novo marco constitucional, o Plano Plurianual (PPA) passa a se constituir na síntese dos esforços de planejamento de toda a administração pública, orientando a elaboração dos demais planos e programas de governo, assim como do próprio orçamento anual.


    c) De acordo com o modelo de integração entre planejamento e orçamento, o orçamento anual constitui-se em instrumento, de curto prazo, que operadonaliza os programas setoriais e regionais de médio prazo, os quais, por sua vez, cumprem o marco fixado pelos planos nacionais em que estão definidos os grandes objetivos e metas, os projetos estratégicos e as políticas básicas. 

    D) autêntica novidade? 


    E)No que tange aos prazos, o ADCT estabelece que, no âmbito federal, o projeto de lei do PPA será encaminhado, pelo Poder Executivo, ao Congresso Nacional até quatro meses antes do encerramento do exercício - 31 de agosto ~ e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa - 22 de dezembro*13 Nos demais entes da Federação, legislação própria poderá fixar outro calendário tendo em vista atender peculiaridades locais.1 


ID
1257322
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Observe a tabela abaixo.


ANO        I                II              III              IV                V
 0        -6.800        -5.000       -4.500        -8.000       -7.500
 1         4.000         2.500         1.200         2.350         3.300
 2         2.010         1.200         2.390         3.000         4.200
 3         1.500         3.390         2.000         1.900         1.100


Suponha que o período máximo de Payback aceitável seja de dois anos. Assinale a opção que apresenta o projeto adequado para tal situação.

Alternativas
Comentários
  • O unico que não ficou negativo após 2 anos foi o projeto V. Ficou nulo, porém o que representava menos prejuizo. 

    3.300+4.200=7500


ID
1257325
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação ao Orçamento Pú­blico, segundo Giacomoni (2012).

I - No orçamento-programa, a alocação de recursos visa à consecução de obj etivos e metas e na sua elaboração, são considerados todos os custos dos programas, inclu­sive os que extrapolam o exercício.

II - No orçamento tradicional, as decisões orçamentarias são tomadas tendo em vista as necessidades das unidades or­ ganizacionais e a alocação de recursos visa à aquisição de meios.

III- No orçamento-programa o controle visa avaliar a efi­ciência, a eficácia, a efetividade das ações governa­mentais e a honestidade dos agentes governamentais.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    I - Certa

    II- Certa

    III- O orçamento-programa não visa avaliar a honestidade dos agentes. 

  • ORÇAMENTO CLÁSSICO/TRADICIONAL

    No orçamento tradicional/clássico as projeções de gastos são estabelecidas considerando-se os orçamentos dos anos anteriores, isto é,  baseia-se em dados históricos. Esse procedimento normalmente gera resultados com as mesmas falhas e erros cometidos no passado.

    No orçamento clássico ou tradicional a ênfase é naquilo que a instituição gasta, e não no que realiza.

     

  • I - Certa

    II - Certa

    III - No orçamento-programa o controle, realmente, visa avaliar a efi­ciência, a eficácia e a efetividade das ações governa­mentais, porém a honestidade dos agentes governamentais é avaliada pelo controle no orçamento tradicional.

     

    Fonte: James Giacomoni, Livro de Orçamento Público, 15ª Ed., pág. 170 (Quadro 8.1).


ID
1257328
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, em relação às parcerias público-privadas.

I - De acordo com a Lei n° 11.079/2004, a parceria público-privada é um contrato administrativo de concessão comum, na modalidade patrocinada ou administrativa.

II - É vedada a celebração do contrato de parceria público- privada cujo período de prestação de serviço seja infe­rior a 5 (cinco) anos.

III- A contratação de parceria público-privada será precedida de licitação nas modalidades concorrência ou pre­gão

IV - É obrigatória a constituição de sociedade de propósito específico previamente à celebração do contrato de par­ceria público privada.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não acredito que a banca fez isso: 


    Art. 2o Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.

  • O item I está incorreto porque diz que é um contrato de concessão comum. Não é. O contrato de concessão comum é regido pela Lei 8987/95.

  • I - FALSA - a parceria público-privada é contrato administrativo de concessão "especial", que pode ocorrer na modalidade administrativa ou patrocinada. Já a concessão "comum", que não envolve a contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado, é regida pela Lei 8.987/95;

    II - VERDADEIRA - a Lei 11.079/04 estabelece prazos mínimos e máximos de duração do contrato de parceria público-privada, que não será inferior a cinco anos e nem superior a trinta e cinco anos, estando nesse prazo incluída eventual prorrogação;

    III - FALSA - a modalidade de licitação que precederá a parceria público-privada será a concorrência, nos termos do art. 10, caput, Lei 11.079/04;

    IV - VERDADEIRA - nos termos do art. 9º da Lei 11.079/04.

  • Art. 2º

    § 4o É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

            I - cujo valor do contrato seja inferior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais);                     

            II – cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos; ou

            III – que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

  • Sabendo que a I estava incorreta, já mataria a questão.

  • IV - VERDADEIRA - ART. 9º, LEI 11.079/04 -  Antes da celebração do contrato, deverá ser constituída sociedade de propósito específico, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria.


ID
1257331
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os objetivos constituem a mola mestra da administração e o foco para onde devem convergir todos os esforços da organi­zação. Segundo Chiavenato (2010), eles dependem da missão organizacional e da visão de futuro da organização. Assinale a opção que apresenta o conceito de visão da organização.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A.


    Já a visão é um destino desejado. Uma organização deve saber aonde quer chegar, quais são seus objetivos maiores. Vamos ver um caso prático? Imagine uma empresa de cosméticos brasileira, que tenha operações somente no Brasil. Uma visão de futuro dessa empresa poderia ser algo assim:

      Ser reconhecida como a líder de mercado no Brasil em 2020 e iniciar nossas operações nos mercados americano e europeu.

      Assim sendo, essa visão servirá para que todos os funcionários entendam qual é o “grande plano”, ou seja, aonde a empresa está querendo chegar. Isso facilitará o trabalho de todos, pois ficará mais fácil entender quais serão as prioridades e como cada um deve se preparar para que esses objetivos sejam alcançados


    FONTE: RENNÓ, Rodrigo. 2013

  • a) Imagem que a organização tem de si mesma e do seu futuro . = visão


ID
1257334
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

0 desenho de cargo é a especificação do conteúdo, dos méto­dos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sen­tido de satisfazer aos requisitos tecnológicos, organizacio­nais e sociais, bem como aos requisitos pessoais do seu ocu­pante . Segundo Chiavenato (2010), dentre os modelos de dese­nho de cargos, o modelo humanístico apresenta como caracte­rística :

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pode ser feita por eliminação. Ao avaliar as opções, vemos que as letras C, D e E não fazem parte das características do desenho de cargos.

    A letra B seria uma pegadinha, pois segundo Chiavenato "o desenho humanístico preocupa-se mais com o contexto do cargo do que propriamente com o conteúdo do cargo." Ou seja, inverteram a preocupação do cargo. Com isso temos a letra A como resposta correta.

ID
1257337
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Considere que uma instituição financeira oferece a seus clientes uma taxa de rentabilidade de 1,5% ao mês, a ju­ros simples. Calcule o valor da renda de uma aplicação de R$12.000,00 efetuada nessa instituição, pelo prazo de 20 dias e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 1.5 % a.m = 0.05%.a.d

    12000 x 0.05 x 20 / 100 = 120

  • J=PV x n x i ; onde PV: Valor Presente ou Capital , n = período , i = taxa

    PV = 12000 ; n = 20 ; i = 1,5%/100 = 0,0015/30 = 0,0005     
                                                                                                                                    J = 12000 x 20 x 0,0005 = 120