SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - PG-DF - Analista Jurídico - Psicologia


ID
5410885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.

No que tange ao uso de serviços de saúde, local de estudo e trabalho, a evidente polarização observada entre o Plano Piloto e as regiões administrativas do DF é igualmente presente entre Brasília e todos os municípios da RIDE, devido a sua dependência econômica em relação à capital, de modo que eles mantêm o perfil de cidades-dormitórios.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA. ERRADO. Segundo estudos da polarização da RIDE, verifica-se que a polarização é menos elevada entre determinados municípios da RIDE e Brasília, considerada média em Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Padre Bernardo, e baixa em Formosa, Cristalina, Luziânia, Alexânia e Cocalzinho de Goiás. A polarização é mais elevada em Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental.

    —————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 16. O Plano Piloto, no contexto de segregação socioespacial, concentra empregos e serviços de maior complexidade.

    Justificativa. A principal particularidade refere-se à difícil interação dentro da malha urbana, descontínua. O Plano Piloto constitui o centro metropolitano, concentrando empregos e serviços de maior complexidade, mas está a dezenas de quilômetros das periferias mais distantes e populosas, em corredores parcialmente expressos, contudo não suficientemente densos para viabilizar o transporte público. Correta.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    Acresce:

    A RIDE abrange: DF; Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa (todos esses 19 municípios de GO); e Unaí, Buritis e Cabeceira Grande (MG). O único município mineiro que faz fronteira com o DF é Cabeceira Grande.

  • GABARITO: ERRADO

    De acordo com a CODEPLAN (2003, p. 11), há três níveis de polarização entre os municípios da RIDE e Brasília, e não somente uma polarização uniformemente distribuída entre todos os componentes dessa região integrada:

    1) ALTA POLARIZAÇÃO: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás;

    2) MÉDIA POLARIZAÇÃO: Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa e Planaltina de Goiás;

    3) BAIXA POLARIZAÇÃO: Água Fria de Goiás, Buritis, Cabeceira Grande, Cabeceiras, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Unaí e Vila Boa.

    Fonte: Brasília e sua Região Polarizada - Perfil Socioeconômico e Demográfico da População e suas Relações com o Entorno (2003)

  • Gab.: Errado!

    O erro da questão está ao afirmar que polarização observada é igualmente presente entre Brasília e as demais regiões... Bem pelo contrário... Se torna ainda mais contraditório quando relata que a dependência dos municípios. Se há dependência, então não tem como ser igualitário!

  • Segundo estudos da polarização da RIDE, verifica-se que a polarização é menos elevada entre determinados municípios da RIDE e Brasília, considerada média em Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Padre Bernardo, e baixa em Formosa, Cristalina, Luziânia, Alexânia e Cocalzinho de Goiás. A polarização é mais elevada em Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental.

    A ligação casa-trabalho e casa-escola são atividades básicas da população, pois por intermédio desse deslocamento é que a população pode participar tanto do mercado de trabalho como dos meios de qualificação. Por definição, o deslocamento diário (casa-trabalho, casa-escola e vice-versa) recebe a denominação de Movimento Pendular, pois este tem feição característica semelhante à oscilação de um pêndulo, ou seja, um movimento de vaivém (; ; ). O movimento pendular também está ligado à expansão de uma determinada região e suas aglomerações que exercem influência em termos de polaridade, em boa parte das vezes, no mercado de trabalho ().

    Por mais curta que seja a distância entre um deslocamento intramunicipal ou intermunicipal, as pessoas tendem a percorrer essas distâncias rotineiramente, principalmente nas denominadas horas do rush, em que é frequente o congestionamento de alguns meios de transporte. Este é apenas um dos problemas urbanos que tendem a se agravar frente ao movimento pendular da população, em especial em espaços urbanos e regionais com ausência de planejamento. Tendo em vista esta assertiva, o objetivo deste artigo é realizar uma discussão teórica do movimento pendular sob a ótica da teoria da polarização. O estudo da teoria dos polos e da mobilidade da população nos auxilia na compreensão das transformações do espaço econômico, pois entre os efeitos dinâmicos causados pelas unidades motrizes localizadas nos polos estão os efeitos demográficos das dinâmicas populacionais acarretados pelas atratividades das aglomerações polarizadoras. Neste contexto, como o movimento pendular pode ser relacionado aos principais conceitos referentes à teoria da polarização? Além disso, mesmo com poucas discussões específicas sobre a polarização, a teoria dos polos ainda fornece elementos essenciais para se compreender a dinâmica do espaço econômico e explicações para a mobilidade populacional.

  • A questão erra ao dizer: "igualmente presente entre Brasília e todos os municípios da RIDE" visto que de acordo com a CODEPLAN (2003, p. 11), há três níveis de polarização entre os municípios da RIDE e Brasília:

    • ALTA POLARIZAÇÃO: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás;
    • MÉDIA POLARIZAÇÃO: Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa e Planaltina de Goiás;
    • BAIXA POLARIZAÇÃO: Água Fria de Goiás, Buritis, Cabeceira Grande, Cabeceiras, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Unaí e Vila Boa.


ID
5410888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


Com o plano urbanístico de Brasília, Lúcio Costa pretendia que as superquadras fossem lugares livres dos preconceitos sociais que normalmente existem na classe média das cidades brasileiras, contudo, na prática, a formação espacial de Brasília contém os mesmos traços característicos dos processos sociais que evidenciam o caráter desigual e excludente das formações dominadas por relações capitalistas de trabalho em outras grandes cidades brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Na literatura existente sobre RIDE e regiões metropolitanas no Brasil, destacam-se os seguintes estudos. Caiado (2005) avalia as alterações na distribuição e mobilidade espacial da população que podem ser associadas ao processo de urbanização e estruturação intraurbana na RIDE-DF, a qual apresenta especificidades relacionadas ao processo de desenvolvimento econômico, à ocupação territorial e à gestão urbana, que a diferenciam das demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas nacionais. Essas especificidades, no entanto, não foram capazes de promover a apropriação igualitária das vantagens locacionais do espaço urbano, fazendo com que a configuração socioespacial da região se assemelhasse às encontradas nas demais aglomerações urbanas e metrópoles nacionais, principalmente no que diz respeito às desigualdades no processo de distribuição socioespacial da população.

    Fonte: Brasília: transformações na ordem urbana [recurso eletrônico] / organização Rômulo José da Costa Ribeiro, Gabriela de Souza Tenório, Frederico de Holanda; coordenação Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.

    —————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 4. A elevada valorização da terra e dos imóveis na área central e a grande disparidade na distribuição de renda são fatores para uma organização espacial polinucleada de Brasília.

    Justificativa. Justificativa. Em um contexto de elevada valorização da terra e dos imóveis na área central e de grande disparidade na distribuição de renda, estabeleceu-se, a partir da construção da cidade, uma organização espacial polinucleada. Na fase atual, em que diferenças ocupacionais e de renda acentuam as desigualdades e a segregação socioespacial, intensifica-se uma expansão urbana dispersa. Correta.

    Fonte: Reestruturação produtiva, produção de subcentros e desigualdades socioespaciais na ride-DF; Sérgio Magno Carvalho de Souza; tese de doutorado. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    JUSTIFICATIVA: Apesar do planejamento urbanístico para B rasília e do discurso desenvolvimentista da época, na prática a cidade apresenta as mesmas contradições das outras grandes cidades brasileiras, tais como formação de área metropolitana com periferias empobrecidas e seletividade espacial, ou seja, segregação das classes sociais.

    O projeto urbanístico de Brasília é de autoria de Lúcio Costa. Oscar Niemeyer foi responsável pelos projetos arquitetônicos de Brasília. O projeto de Lúcio Costa previa que Brasília abrigaria de 500 a 700 mil habitantes e, ao ultrapassar esse limite, seriam criadas as cidades satélites. A população da nova capital e do DF cresceu bem mais rápido do que foi pensado e, em 1958, quando Brasília ainda estava em construção, foi implantada a cidade-satélite de Taguatinga.

    · Projeto Urbanístico: LÚCIO COSTA - dois eixos que se cruzam (eixo monumental e residencial)

    · Projeto Arquitetônico: Oscar Niemeyer, prédios do governo e monumentos. (Catedral, Congresso Nacional, Torre Tv Digital)

    · Paisagismo: Roberto Burle Marx

    · Lago Paranoá: francês Auguste Marie François Glaziou (membro da Missão Cruls). 

    · Ponte JK: arquitetos Alexandre Chan, Mário Vila Verde (não foi Oscar Niemeyer)

    · Memorial Darcy Ribeiro: foi projetado pelo arquiteto João Filgueiras Lima;

    O idealista do Lago Paranoá foi o engenheiro e paisagista francês Auguste Marie François Glaziou ele era membro da Comissão Exploradora do Planalto Central a "Missão Cruls".

  • Gab.: Certo!

    Justificativa da banca:

    Apesar do planejamento urbanístico para Brasília e do discurso desenvolvimentista da época, na prática a cidade apresenta as mesmas contradições das outras grandes cidades brasileiras, tais como formação de área metropolitana com periferias empobrecidas e seletividade espacial, ou seja, segregação das classes sociais.

  • GABARITO: CERTO

    SUPERQUADRAS: Realizadas por Lúcio Costa, consistem em espécies de "quarteirões" de lados idênticos com aproximadamente 280m. Estão dispostas ao longo do Eixo Rodoviário, na Asa Norte e na Asa Sul, sendo, respectivamente, chamadas Superquadra Norte (SQN) e Superquadra Sul (SQS). Estão divididas entre si pelas entrequadras, espaços verdes que não podem receber edificações (com exceção dos clubes de vizinhança).

    IDEALMENTE... A intenção de Lúcio Costa era de que as superquadras se tornassem moradia para a nova classe trabalhadora, apresentando um projeto modernista com um ar bucólico e um isolamento dos centros de poder. Pela disposição dos eixos (Monumental e Rodoviário), imaginava o urbanista uma espécie de igualdade entre a elite e o povo.

    A REALIDADE... Fato é que a classe média que ali fora habitando não era bem a classe trabalhadora da cidade. Em sua maioria, eram funcionários públicos recém-chegados do Rio de Janeiro. Enquanto isso, a massa operária - que sequer ascendeu à classe média - foi ocupando as cidades-satélite e, mais tarde, também os municípios goianos mais afastados, estes sem quaisquer formas de planejamento urbano (ou formas muito rudimentares). Quebrantava-se, assim, a intenção de superar a desigualdade por meio do desenho urbano.

    FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/fj2104201011.htm; https://pt.wikipedia.org/wiki/Superquadra

  • Se a ideia era criar uma região livre de preconceitos, por que os candangos, que ajudaram na construção de Brasília, foram "expulsos" quando externaram o desejo de ficar?


ID
5410891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


O espaço urbano do DF acumulou, nas últimas décadas deste século, um déficit habitacional principalmente entre as classes de baixa renda e, para atender a demanda dessas famílias, tem adotado programas habitacionais, sendo exemplo disso o empreendimento Jardins Mangueiral, desenvolvido por parceria público-privada na região administrativa de São Sebastião como modelo de atendimento para a classe de menor rendimento da Unidade de Planejamento Territorial Leste (UPT).

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. O empreendimento Jardins Mangueiral privilegiou o atendimento para as classes de rendimento mediano e de menor déficit habitacional. Visou os não residentes das RA empobrecidas da UPT Leste. O projeto foi voltado à realização de habitação de mercado.

  • déficit habitacional. Oii???

  • GABARITO: ERRADO

    1) DEFICIT HABITACIONAL: Indica a necessidade de novas moradias em função da sua precariedade e das inadequações das condições atuais de moradia.

    2) PANORAMA DO DEFICIT HABITACIONAL NO DF: O deficit habitacional urbano do DF, projetado para o período entre 2020 e 2025, está estimado em 13, 26%. De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o DF é o segundo no ranking do Centro-Oeste a apresentar maior deficit habitacional, com um total de 136.393 moradias, sendo que 99,6% do total do deficit estão concentrados na faixa de renda familiar de até 5 salários mínimos.

    A maior parte do deficit habitacional concentra-se nos grupos de Regiões Administrativas (RAs) de menor renda, correspondendo ao grupo 4 (BAIXA RENDA), como: FERCAL, ITAPOÃ, PARANOÁ, RECANTO DAS EMAS, SCIA-ESTRUTURAL E VARJÃO) e ao grupo 3 (MÉDIA-BAIXA RENDA), como: BRAZLÂNDIA, CEILÂNDIA, PLANALTINA, RIACHO FUNDO, RIACHO FUNDO II, SIA, SAMAMBAIA, SANTA MARIA E SÃO SEBASTIÃO.

    3) UNIDADE DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL (UPT): Constituem subdivisões territoriais que agregam RAs contíguas. A divisão de cada uma das UPTs está prevista no Plano de Ordenamento Territorial do DF. A UPT Leste é composta pelas RAs do PARANOÁ, ITAPOÃ, JARDIM BOTÂNICO E SÃO SEBASTIÃO.

    4) JARDINS MANGUEIRAL: Localizado em São Sebastião, o Setor Habitacional Jardins Mangueiral ocupa uma área de 200 hectares, sendo fruto da primeira experiência de Parceria Público-Privada (PPP) habitacional do país. A princípio, as casas e apartamentos do Jardins Mangueiral são destinados a quem têm renda de 4 a 12 salários mínimos.(baixa a média renda)

    Fontes: https://www.seduh.df.gov.br/jardins-mangueiral/; https://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/Caracteriza%C3%A7%C3%A3o-Urbana-e-Ambiental-da-UPT-Leste-2018.pdf; https://mistobrasilia.com/2020/12/21/deficit-habitacional-no-distrito-federal-e-de-1363-mil-moradias/#:~:text=O%20Distrito%20Federal%20%C3%A9%20o,est%C3%A1%20concentrado%20nesse%20extrato%20econ%C3%B4mico.

  • Gab.: Errado!

    Bem pelo contrário... nas classes de baixa renda é onde possui o maior crescimento populacional, e não déficit populacional, como afirma a questão!

  • para a classe de menor rendimento da Unidade de Planejamento Territorial Leste (UPT).

    O Jardim Mangueiral não tem nada de baixa renda. rsrsrsrs

  • Gabarito errado

    Classe de menor rendimento está no Paranoá Parque

  • Questão maldosa, Cespe foi bairrista


ID
5410894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


O tombamento de Brasília foi concedido em 1987 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tornando-se a capital federal detentora da maior área tombada do mundo e único bem contemporâneo a receber tal distinção. Para a preservação desse bem, existe o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que define, além dos planos de desenvolvimento local, diversos planos de desenvolvimento e de uso e ocupação do solo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Preliminar: Correta | Gab. Definitivo:

    RECURSO. Embora o trecho "a Brasília detém a maior área tombada do mundo e único bem contemporâneo a receber tal distinção" esteja em consonância à matéria de 2012 (https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2012/12/07/brasilia-comemora-25-anos-como-patrimonio-cultural-da-humanidade/), que diz "A inscrição de Brasília na Unesco ocorreu em 7 de dezembro de 1987. Desde então, a capital federal detém a maior área tombada do mundo (112,5 km²) e é o único bem contemporâneo a receber a distinção. A cidade foi o primeiro monumento moderno inscrito na lista de patrimônios", a informação é anacrônica, pois, em 2016, a título de exemplo, o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, foi inscrito nos patrimônios mundiais da UNESCO. Ou seja, atualmente, Brasília "não é o único bem contemporâneo a receber tal distinção".

    O Professor Leandro Signori, Estratégia Concursos, apresentando recurso nessa mesma tendência, assinala ainda outros bens contemporâneos tombados e inscritos como patrimônios culturais da humanidade pela UNESCO: “a arquitetura do século 20 de Frank Lloyd Wright – Estados Unidos” (link: https://whc.unesco.org/en/list/1496) e 17 obras de Le Corbusier. Link: https://www.archdaily.com.br/br/791619/17-obras-de-le-corbusier-sao-incluidas-na-lista-do-patrimonio-mundial-da-humanidade-da-unesco.

    Diante do exposto, solicita-se alteração do gabarito para "Errada".

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Brasília foi o primeiro bem contemporâneo inscrito pela UNESCO na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, em dezembro de 1987, possuindo a maior área tombada do mundo. O objetivo: preservar as características essenciais que caracterizam o projeto urbanístico.

    O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Com isso, a UNESCO busca não apenas catalogar, mas ajudar na identificação, na proteção e na preservação de bens culturais considerados especialmente valiosos para a humanidade.

    JUSTIFICATIVA: CERTO. O tombamento de Brasília, concedido pela UNESCO em 1987, prevê a preservação do conjunto urbanístico de Brasília, único bem contemporâneo tombado no mundo. Para sua preservação, foi necessária a definição territorial da área tombada, conforme o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB ).

  • Questão bonita, questão bem feita

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • Aguardando o Gabarito definitivo, pois Brasília não é o único bem contemporâneo a receber esse título, como o nosso amigo Pedro bem colocou!

  • Marco da arquitetura e urbanismo modernos, Brasília é detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km² – e foi inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio Mundial em 7 de dezembro de 1987, sendo o único bem contemporâneo a merecer essa distinção.

    FONTE: http://www4.planalto.gov.br/restauracao/brasilia-patrimonio-cultural-da-humanidade

  • CERTO

    Brasilia foi tombada e inscrita na UNESCO em 7 de dezembro de 1987.

    Brasília é considerada um patrimônio cultural da humanidade. A característica essencial para essa conquista foi a “monumentalidade, determinada por suas quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária e por sua arquitetura inovadora”, conforme informa o site oficial do instituto. Brasília é a maior área tombada do mundo.

  • Cabível de recurso, pois Brasília não pode ser tombada pela UNESCO e sim pelo IPHAN. Outro erro é que Brasília não é a única a receber esse título. Não sei qual foi o critério que o examinador usou para considerar este item correto.

  • Mas o tombamento não é apenas do Plano Piloto?

  • Sempre ouvi os professores distinguirem tombamento (IPHAN) de inscrição (UNESCO).

    Cara Cespe, tá ficando difícil mesmo a convivência...


ID
5410897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

Historicamente, dois argumentos foram utilizados para justificar a necessidade de transferência da capital brasileira do litoral para o interior do país: inicialmente, o da defesa, pois isso a tornaria menos suscetível a ataques pelo mar; mais tarde, a possibilidade de promover a interiorização do desenvolvimento nacional pela ocupação de áreas do vasto território até então negligenciadas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (BLOCO - 350 questões inéditas de Conhecimentos sobre o Distrito Federal)

    Questão 204. Promover a integração do território, levar desenvolvimento ao interior e proteger a sede do poder de ataques nos litorais e ocupar o amplo território na região central eram os principais objetivos de se levar a capital para o centro do Brasil.

    Justificativa. O DF surgiu em virtude da transição da capital do País para a Região Centro-Oeste. Os principais objetivos de se levar a capital para o centro do Brasil eram: promover a integração do território, levar desenvolvimento ao interior, proteger a sede do poder de ataques nos litorais e ocupar o amplo território livre na região central.

    Fonte: Atlas do Distrito Federal; 2020 – HISTÓRICO DE OCUPAÇÃO. Correta.

    Questão 125. A interiorização do Brasil no período colonial deveu-se às bandeiras em busca de riquezas minerais, em detrimento da integração econômica e social da colônia.

    Justificativa. Contudo, as condições da colônia não permitiam transferência imediata da capital para seu interior, que era uma região propositalmente isolada do resto do mundo, cabendo à metrópole portuguesa e seus autorizados sua exclusiva exploração(...)

    A região austral da colônia, atualmente identificada como centro-sul, teve marco comum nas bandeiras que partiram principalmente da província de São Vicente. As bandeiras desbravaram parte do território nacional em busca de riquezas minerais e terras férteis, encontrando na mineração a condição para o início do povoamento europeu no interior do Brasil.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. Correta.

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 123. Por ser aventada em diferentes momentos históricos, a ideia de mudança da Capital do Brasil é difícil de ser conduzida de forma linear, mas, em geral, os planos da mudança giraram em torno de segurança da capital, integração nacional e desenvolvimento econômico do interior do território.

    Justificativa. A historiografia sobre a origem de Brasília é controversa e difícil de ser conduzida de forma linear. (...) Em geral, os planos giraram em torno de segurança da capital, integração nacional e desenvolvimento econômico do interior do território.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. Correta. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    A proposta de transferência da capital do Brasil para o Planalto Central tinha como objetivos a defesa nacional e o desenvolvimento do interior, em face de a grande maioria da população brasileira e as atividades econômicas estarem concentradas nas regiões próximas ao litoral.

    No contexto da Independência do Brasil, personalidades como José Bonifácio (o "patriarca") e Hipólito da Costa (criador do Correio Braziliense, em Londres) defendiam a tese mencionada no item. JK incorporou a construção de Brasília ao seu Plano de Metas, vendo na nova capital importante elemento para a interiorização do desenvolvimento de um país que, desde o início da colonização, estava praticamente adstrito à faixa litorânea.

    A transferência da capital brasileira para o interior, realizada por JK, sofreu oposição. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por exemplo, atuou para obstruir a transferência e articulou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da nova capital, em 21 de abril de 1960.

    A transferência da nova capital para o interior do Brasil teve como uma de suas justificativas promover a interiorização do desenvolvimento. Historicamente, a população brasileira se concentrou, de norte a sul, na faixa litorânea, ficando o interior pouco povoado e desenvolvido, uma área esquecida. A transferência da capital para o interior forçaria o deslocamento de um contingente populacional e a abertura de rodovias, ligando a capital às diversas regiões do país, o que levaria a uma maior integração econômica. A construção das rodovias Belém/Brasília, Acre/Brasília, Fortaleza/Brasília, Belo Horizonte/Brasília e Goiânia/Brasília, mencionadas pelo texto, mostram a efetiva consolidação das redes rodoviárias ligando o interior às diferentes regiões do país.

    JUSTIFICATIVA: CERTO . A ideia da mudança da capital é tão antiga quanto a existência do B rasil independente. As justificativas variavam com o tempo, mas ganhou força o papel de indutor da interiorização do desenvolvimento a partir da Era Vargas (“M archa para o O este”).

  • JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos:

    • a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra,
    • a pressão popular sobre o governo seria menor,
    • a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro

    CERTA

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • O tema da transferência da capital do Brasil para o interior do território é mais antigo do que normalmente se acredita. Há historiadores que acreditam ter D. João VI , entre 1808 e 1821, já enunciado a questão, apesar de ter claramente investido em melhorias da cidade no Rio de Janeiro de forma a compatibilizar o espaço urbano com seu novo status de capital do Brasil e, sede do Império Português à época.

    A geografia da cidade foi, muitas vezes, considerada inadequada à organização de defesa contra um ataque naval. A preocupação não existiu apenas em função da possibilidade de pirataria – nos tempos coloniais – mas aflorou em momentos históricos como o da expansão napoleônica no século XIX e na época da Guerra Fria, após a segunda grande guerra. Ou seja, após 1945. No momento da guerra fria, aliás, havia realmente a preocupação com a possibilidade de ataque da marinha da então União Soviética. 

    Esta questão da defesa sempre esteve em pauta quando da discussão acerca da transferência da capital. E, nas décadas de 1940 e 1950, entra em pauta o projeto de uma capital no interior como elemento fundamental para o maior povoamento da região Centro Oeste e do interior do NE, o que diminuiria o fluxo de migrantes em direção ao Rio de Janeiro e São Paulo. 

    Estas razões são corretamente apresentadas na questão. Mas , há ainda estudiosos que defendem a tese de que a transferência da capital para longe das áreas mais populosas e economicamente ativas também diminuiria a pressão popular sobre o governo federal , o que, na verdade, não ocorreu. 

    A bibliografia para trabalhar o tema não é de difícil acesso. Novas publicações sobre História do Brasil, como as de Bóris Fausto, Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling tratam da questão . A afirmativa está correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5410900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista, tendo a oposição à mudança da capital sido liderada pela seção goiana da União Democrática Nacional (UDN), contrária à cessão de parte do território de Goiás para o novo Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. Na UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • Errado

    Não somente quando do encaminhamento do projeto, mas também durante o período de construção, JK enfrentou muitas resistências políticas diante do grandioso objetivo de transferir a capital do país, construindo uma nova. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

    A transferência da capital brasileira para o interior, realizada por JK, sofreu oposição. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por exemplo, atuou para obstruir a transferência e articulou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da nova capital, em 21 de abril de 1960.

    Brasília foi inaugurada inacabada, ainda em construção, já que se temia que, se a capital não fosse transferida no governo de JK, isso poderia ser suspenso no próximo governo, dependendo de quem chegasse ao poder.

  • GABARITO: ERRADO

    De fato, está correta a primeira parte da questão, que afirma: "A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista (...)". Contudo, encontra-se incorreta a parte remanescente, uma vez que era do interesse do próprio estado de Goiás a transferência da capital.

    Tal inclinação favorável à ideia mudancista foi encabeçada pelo Deputado goiano Emival Ramos Caiado que, apesar de ser filiado à União Democrática Nacional (UDN), apresentara, em 27 de agosto de 1956, o Projeto de Lei que fixara a data de 21 de abril de 1960 para a mudança da então capital para Brasília, sendo aprovado pela Câmara dos Deputados, em 19 de setembro de 1957.

    Tamanho era o empenho do Deputado em fazer-se concretizar a mudança da capital que, no dia 8 de abril de 1959, lançou, sob sua presidência, o Bloco Parlamentar Mudancista, cujo objetivo era a "dinamização da luta pela interiorização da capital da república".

    Conquanto a UDN constituísse oposição ao governo JK, a exemplo das ferinas críticas do Deputado carioca Carlos Lacerda, o partido votou coeso favoravelmente àquele projeto que fixava a data de mudança da capital.

    Fonte: Revista da Câmara dos Deputados - 50 anos de Brasília (2010); http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/uniao-democratica-nacional-udn; http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/emival-ramos-caiado

  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista, tendo a oposição à mudança da capital sido liderada pela seção goiana da União Democrática Nacional (UDN), contrária à cessão de parte do território de Goiás para o novo Distrito Federal.

    Teve varias oposições, mas a UDN não foi essa oposição, é só pensar um pouco, vocês acham que a mudança de capital para o DF não iria beneficiar o entorno economicamente, a saúde ''melhoraria" etc.?

  • E no meu material teórico tá assim:

    A construção de Brasília enfrentou muitas resistências políticas. Vários segmentos políticos colocaram-se

    contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por

    exemplo, foi contra a transferência da capital e convocou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para

    investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da

    nova capital, em 21 de abril de 1960.

    Analisando a questão eu entendi que APENAS SEÇÃO DE GOIÁS que não foi contra a mudança. O restante foi contra.

  • A UDN GOIANA APOIOU!

    a UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • A UDN GOIANA APOIOU!

    a UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • A União Democrática Nacional (UDN) foi contra a transferência da capital, proposta por JK. Porém, como exceção, figura-se a UDN goiana. A seção da UDN em Goiás apoiou entusiasticamente a decisão de JK.

  • Já errei questões parecidas com essa várias vezes, então esse comentário é para mim mesmo:

    • UDN fazia sim oposição
    • UDN votou favoravelmente a interiorização da capital
    • Emival, apesar de ser da UDN não mediu esforços para que o projeto se concretizasse
    • JK teve sim vários opositores
    • Essa bendita banca diz sempre que a UDN atrapalhou e NÃO É VERDADE, ela era oposição, mas nesse projeto ela ajudou. (PONTO)

ID
5410903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

Tendo por objetivo a articulação da ação administrativa da União, dos estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal, Lei Complementar de 1998 criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), acompanhada do Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • (CESPE/2021/PC-DF) A RIDE foi criada com a finalidade de solucionar os problemas advindos do crescimento desordenado de Brasília e seu entorno. Gabarito: certo

  • Certo

    LC94

    Art. 1º É o Poder Executivo autorizado a criar, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal, conforme previsto nos e a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE.

  • Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam

  • (CESPE/2021/PC-DF) A RIDE foi criada com a finalidade de solucionar os problemas advindos do crescimento desordenado de Brasília e seu entorno. Gabaritocerto

    Questões bem tranquilas !!! agora PCDF ??? Concurso mais sem noção que fiz

  • Gabarito CERTO

  • O item está perfeito. Foi a Lei Complementar 94 de 1998 que criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). Este mesmo normativo, em seu artigo 4º, dispõe sobre o Programa citado no enunciado da questão:

    Art. 4º É o Poder Executivo autorizado a instituir o Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

    Resposta: C


ID
5410906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

A inexistência de conflitos e de eventuais confrontos entre os trabalhadores, principalmente os operários — conhecidos como candangos —, e as forças de segurança foi nota de destaque ao longo dos trabalhos de construção da nova capital.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Com o quadro de penúria dos candangos nos primeiros anos da construção descritos acima [longas jornadas de trabalho; falta de segurança nos locais de trabalho; péssima qualidade da alimentação, conclui-se que a insatisfação era total, o que devia se refletir em bruscas reclamações, quebra-quebras e até mesmo greves.

    No entanto, qualquer tentativa espontânea de reivindicar direitos era barrada em seu nascedouro pelos grupos de segurança dos acampamentos ou da GEB, através da repressão intimidatória ou violenta” (Teixeira,1996)

    A GEB foi um organismo de segurança criado no período da construção, inicialmente comandado por um general reformado e alguns oficiais militares. Tinha em seu quadro “toda espécie de gente”. A função da GEB era, de fato, impedir protestos, greves e reivindicações, pois era importante manter a ordem para garantir o ritmo acelerado da obra e o lucro das construtoras. Para tanto, a disciplina era mantida a ferro e a fogo, com atos caracterizados pela violência contra os trabalhadores, abuso de autoridade, extorsões, subornos, espancamentos, sequestros, assassinatos e massacres.

    Fonte: História e Geografia do Distrito Federal; J Urani e R. Veras

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    Candango é uma expressão de origem africana que significa “vilão, ruim, ordinário”. A palavra ressurgiu durante a construção de Brasília como uma espécie de apelido coletivo para rebaixar os trabalhadores humildes e sem estudo, pois eram, em sua grande maioria, analfabetos.

    Na construção de Brasília predominaram os trabalhadores oriundos da região Nordeste.

    O choque e confrontos aconteceram em bom número, um dos quais ficou conhecido como massacre.

  • A EXISTEEEENCIA

  • A inexistência de conflitos e de eventuais confrontos entre os trabalhadores, principalmente os operários — conhecidos como candangos —, e as forças de segurança foi nota de destaque ao longo dos trabalhos de construção da nova capital.

  • BRASIL E INEXISTÊNCIA DE CONFLITO ?

  • Um dos motivos da mudança da capital para o interior, eram os conflitos existentes. A capital no RJ era um alvo fácil para bombardeios vindos do mar e uma grande quantidade da população.

  • No Brasil sempre haverá conflitos!

    Dificilmente uma questão que nega isso está certa, bons estudos .

  • A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília foi um dos acontecimentos mais importantes da História do Brasil na segunda metade do século XX. Sobre este assunto julgamos o item a seguir. 

    Análise do item:

    O local escolhido para a construção de Brasília era pouco povoado, contava com pouca infraestrutura de serviços e comodidades para os trabalhadores e as condições climáticas eram hostis. Para além disso, o prazo extremamente apertado para a entrega das obras era frequente motivo de conflitos entre os trabalhadores, seus superiores e as forças de segurança. Tudo isso somado levou a um quadro de conflitos que eventualmente tornavam-se confrontos que precisaram ser contidos com uso de força de forma a manter os prazos em dia e proporcionar a inauguração da nova capital dentro do previsto. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO   

ID
5410909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público aposentado no ano de 2015 pode ser revertido, voluntariamente, ao serviço público até o ano de 2020, desde que haja cargo vago e interesse da administração manifestado expressamente em edital.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    (...) III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 100. Por haver a exigência de cargo vago para a reversão voluntária de servidor aposentado, o revertido não exerce seu exercício como excedente.

    Justificativa. Art. 35. A reversão deve ser feita no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.

    Paragrafo único. Nas hipóteses do art. 34, I e II, encontrando-se provido o cargo, o servidor deve exercer suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

    Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I – por invalidez, quando, por junta médica oficial, ficar comprovada a sua reabilitação;

    II – quando constatada, administrativa ou judicialmente, a insubsistência dos fundamentos de concessão da aposentadoria;

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    A reversão pode ocorrer voluntariamente, se houver interesse da administração e cargo vago, quando decorridos menos de cinco anos da aposentadoria.

    Lei Complementar distrital n.º 840/2011:

    “Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: (...)

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.”

  • menos de 5 anos= 5 anos? que babaquice é essa?

  • Gab.: Certo!

    Justificativa da banca:

    A reversão pode ocorrer voluntariamente, se houver interesse da administração e cargo vago, quando decorridos menos de cinco anos da aposentadoria.

    Lei Complementar distrital n.º 840/2011: “Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: (...)

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.”

  • Expresso em edital...

  • Não falou nada sobre a idade do aposentado, se tivesse mais de 70 anos não poderia ser revertido... passível de anulação?


ID
5410912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público que acumule dois cargos em comissão — um deles interinamente — e que venha a exercer cumulativamente as atribuições de ambos fará jus ao acúmulo remuneratório dos cargos, mesmo no período da interinidade.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Art. 15. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve:

    I – acumular as atribuições de ambos os cargos;

    II – optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 85. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve acumular atribuições e, facultativamente, a remuneração de um deles.

    Justificativa. Art. 15. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve:

    I – acumular as atribuições de ambos os cargos;

    II – optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. Errada.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    No período do exercício dos dois cargos, o servidor deverá optar pela remuneração de um deles.

  • Gab.: Errado!

    O erro da questão está ao afirmar que haverá acúmulo remuneratório, pois conforme a lei 840/2011, em seu artigo 15, inciso II - afirma que o servidor deverá optar pela remuneração de apenas um deles...

  • GABARITO: ERRADO

    Outra para ajudar:

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: FUB

    O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial pode ser nomeado para exercer, interinamente, outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do cargo que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.(C)

  • Lei 8.112/90

     Art. 9  A nomeação far-se-á:

           I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

           II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

           Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.   

  • ART. 9 DA LEI 8112-90: Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.   

  • GAB. ERRADO

    8112 Art. 9

    Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. 

  • O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial pode ser nomeado para exercer, interinamente, outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do cargo que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

  • Gab: ERRADO

    • A questão está errada porque o servidor DEVERÁ OPTAR pela remuneração e NÃO ACUMULÁ-LA como cita a questão. Nesse sentido, gabarito errado!

    FONTE: Art. 15 da Lei840/11.

    ------

    OBS: Vendo meus resumos. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!

  • A presente questão está relacionada com acumulação de cargos públicos.

     

    Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do artigo 9° da Lei n. 8.112/90, confira-se:

     

    “Art. 9  A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

    Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.”   

     

    Do exposto, está incorreta a presente assertiva, pois, o servidor público que acumule dois cargos em comissão - um deles interinamente -, deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

     




    Gabarito da banca e do professor: ERRADO


ID
5410915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público que acumular ilegalmente cargos públicos, mesmo que de boa-fé, estará sujeito à sanção de demissão.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA. ERRADO. A sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Em caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    (...) § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    Questão 246. Abandono de cargo, inassiduidade habitual e acumulação ilegal de cargos são infrações graves do grupo I.

    Justificativa. Art. 193. São infrações graves do grupo I:

    I – incorrer na hipótese de:

    a) abandono de cargo;

    b) inassiduidade habitual;

    II – acumular ilegalmente cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, salvo se for feita a opção na forma desta Lei Complementar. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito Errado

    É parecido com a famosa lei 8.112/90

    Lei 8.112/90

    Acumulação ilegal de cargo ~> Notificado para fazer a opção em 10 dias

                                        

    *Fica omisso ~> Configura Má-fé ~> Demitido de todos os cargos

    *Faz a opção ~> Configura Boa-Fé ~> Exonerado automaticamente do outro

    Bons Estudos!

    ''Confie no senhor de todo o seu coração.'' Provérbios 3:5

  • GABARITO: ERRADO

    Na hipótese de acumulação de cargos, se consignada a efetiva prestação de serviço público, o valor irrisório da contraprestação paga ao profissional e a boa-fé do contratado, há de se afastar a violação do art. 11 da Lei n. 8.429/1992. Isso se dá sobretudo quando as premissas fáticas do acórdão recorrido evidenciam a ocorrência de simples irregularidade e inexistência de desvio ético ou inabilitação moral para o exercício do múnus público.

    (Precedente: REsp 996.791/PR, Rel. Min. Herman Benjamin, Segunda Turma, julgado em 8.6.2010, DJe 27.4.2011.)

  • L 8112/90 - Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases:

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração;

    II - instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório;

    III - julgamento.  

    § 6  Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 6º Caracterizada no processo disciplinar a acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

    Sou novato nessa brincadeira e não entendo muito de direito, mas fico meio pistola do PORQUE esse inciso II não foi incluído no CARA*** da 8112. Fica aqui a minha indignação e dúvida também, se alguém souber, me ilumine por favor!

  • A sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Em caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    (...) § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-féexonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-féaplicar a sanção de demissãodestituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

  • o cara é notificado

    se ele escolher o cargo, configura BOA FÉ---EXONERADO APENAS DE UM

    se ele se omitir, fingir que nada esta acontecendo-- DEMITIDO DOS DOIS CARGO. LASCA PARA ELE

  • Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

  • Até hoje tentando entender o motivo de ter discussões em órgãos importantes sobre isso , não consigo imaginar uma pessoa que passa em dois concursos não saber disso ou o próprio processo seletivo do segundo concurso que ela vai tomar posse não identificar

  • COPIADO DA COLEGA ABAIXO

    PARA FINS DE REVISÃO

    Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

    Gostei

    (34)

    Respostas

    (1)

    Reportar abuso

  • COPIADO DA COLEGA ABAIXO

    PARA FINS DE REVISÃO

    Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

  • Boa-fé é exonerado

  • A presente questão está relacionada com acumulação de cargos públicos.

     

    Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, confira-se:

     

    “Art. 48 da LC 840/11. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 1º Em decorrência da opção, o servidor deve ser exonerado do cargo, emprego ou função por que não mais tenha interesse.

    § 2º Com a opção pela renúncia aos proventos de aposentadoria, o seu pagamento cessa imediatamente.

    § 3º Se o servidor não fizer a opção no prazo deste artigo, o setor de pessoal da repartição deve solicitar à autoridade competente a instauração de processo disciplinar para apuração e regularização imediata.

    § 4º Instaurado o processo disciplinar, se o servidor, até o último dia de prazo para defesa escrita, fizer a opção de que trata este artigo, o processo deve ser arquivado, sem julgamento do mérito.

    § 5º O disposto no § 4º não se aplica se houver declaração falsa feita pelo servidor sobre acumulação de cargos.

    § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados."

     

    Logo, a sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Já no caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

     







    Gabarito da banca e do professor: ERRADO

     
  • PAD Sumário:

    Art. 133.  Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases: 

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração                 

    II - instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório;                

    III - julgamento.  

    § 2   A comissão lavrará, até três dias após a publicação do ato que a constituiu, termo de indiciação em que serão transcritas as informações de que trata o parágrafo anterior, bem como promoverá a citação pessoal do servidor indiciado, ou por intermédio de sua chefia imediata, para, no prazo de cinco dias, apresentar defesa escrita, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição, observado o disposto nos arts. 163 e 164.   

    § 5   A opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo.

    § 6   Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.     

    Ou seja, o servidor possui 2(duas) oportunidades para fazer a "opção" por 1 dos cargos. Inicialmente 10 (dez) dias e depois até o último dia do prazo da defesa (5 dias).

  • GAB. ERRADO

    Acumulação ilegal de cargo ~> Notificado para fazer a opção em 10 dias.

                                        

    *Fica omisso ~> Configura Má-fé ~> Demitido de todos os cargos

    *Faz a opção ~> Configura Boa-Fé ~> Exonerado automaticamente do outro

  • A questão não fala sobre opção de escolha ou prazo

  • Art. 48 da LC 840/11. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 1º Em decorrência da opção, o servidor deve ser exonerado do cargo, emprego ou função por que não mais tenha interesse.

    § 2º Com a opção pela renúncia aos proventos de aposentadoria, o seu pagamento cessa imediatamente.

    § 3º Se o servidor não fizer a opção no prazo deste artigo, o setor de pessoal da repartição deve solicitar à autoridade competente a instauração de processo disciplinar para apuração e regularização imediata.

    § 4º Instaurado o processo disciplinar, se o servidor, até o último dia de prazo para defesa escrita, fizer a opção de que trata este artigo, o processo deve ser arquivado, sem julgamento do mérito.

    § 5º O disposto no § 4º não se aplica se houver declaração falsa feita pelo servidor sobre acumulação de cargos.

    § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.


ID
5410918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público ocupante de cargo efetivo faz jus a três meses de licença-servidor a cada cinco anos de efetivo serviço; porém, se o servidor faltar por mais de trinta dias durante o período aquisitivo, sem apresentar justificativa, a contagem do prazo para aquisição é interrompida, retardando-se a concessão do benefício na proporção de um dia para cada falta que exceder a esse período.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Errada. Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar (FGE) que eventualmente exerça.

    Art. 140. [...] Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de um mês para cada falta.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    Questão 117. Após a cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a três meses de licença servidor, sem prejuízo de sua remuneração, podendo convertê-la em pecúnia.

    Justificativa. Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar - FGE que eventualmente exerça.

    § 1º Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis, sendo vedada sua conversão em pecúnia, ressalvados os direitos adquiridos e as hipóteses do art. 142. Errada. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. A contagem do prazo é interrompida na proporção de um mês para cada falta injustificada que o servidor tiver durante o período aquisitivo. Lei Complementar distrital n.º 840/2011: “Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar (FGE) que eventualmente exerça. Art. 140. A contagem do prazo para aquisição da licença-servidor é interrompida quando o servidor, durante o período aquisitivo: I – sofrer sanção disciplinar de suspensão; II – licenciar-se ou afastar-se do cargo sem remuneração. Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de um mês para cada falta.”

  • Art. 139. Após cada quinquênio (5 anos) de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar - FGE que eventualmente exerça.

    Art. 140. A contagem do prazo para aquisição da licença-servidor é interrompida quando o servidor, durante o período aquisitivo:

    I – sofrer sanção disciplinar de suspensão;

    II – licenciar-se ou afastar-se do cargo sem remuneração.

    Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de 1 mês para cada falta.

  • A CADA QUINQUÊNIO O SERVIDOR FAZ JUS A 3 MESES; A LEI NÃO FALA QUE SE ELE FALTAR POR MAIS DE 30, 40...OU SEI LÁ QUANTOS DIAS, SO FALA QUE " AS FALTAS INJUSTIFICADAS AO SERVIÇO RETARDAM A CONCESSÃO DA LICENÇA, NA PROPORÇÃO DE 1 MÊS PARA CADA FALTA. A QUESTÃO TENTOU LEVAR O CANDIDATO AO ERRO AO DIZER QUE RETARDAM EM UM DIA PRA CADA FALTA INJUSTIFICADA. QUEM DERA!

  • Gab: ERRADO

    • A questão está errada porque as faltas INJUSTIFICADAS retardam a concessão na proporção de 1 mês por cada falta e não se ele(a) faltar +30 dias e já ser interrompida. Além disso, a contagem do prazo para adquirir a licença só é INTERROMPIDO quando o servidor sofrer SANÇÃO disciplinar, tirar licença ou se afastar do cargo SEM remuneração. Aí sim há interrupção, no outro caso há apenas o retardamento!

    FONTE: Art. 140 da Lei 840/11.

    ------

    OBS: Vendo meus resumos, interessamos, acessem: Linktr.ee/soresumo e baixem suas amostras!

  • NA PROPORÇÃO DE UM MES PARA CADA FALTA...


ID
5410921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.

Servidor público cujo local de trabalho habitual seja insalubre e lhe gere risco de vida faz jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade, porém deve optar por apenas um deles, já que são benefícios inacumuláveis.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    LC 840/11. Art. 79. O servidor que trabalha com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida faz jus a um adicional de insalubridade ou de periculosidade.

    § 1 O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e o de periculosidade tem de optar por um deles.”

    ————————————————————————————————————————————————————

    (Bloco de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 178. O adicional de insalubridade deve ser concedido nos percentuais de cinco, dez ou vinte por cento, a depender do grau de insalubridade.

    Justificativa. Art. 83. O adicional de insalubridade ou de periculosidade é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes aos trabalhadores em geral, observados os percentuais seguintes, incidentes sobre o vencimento básico:

    I – cinco, dez, ou vinte por cento, no caso de insalubridade nos graus mínimo, médio ou máximo, respectivamente. Correta.

    QUESTÃO 177. O adicional de periculosidade da carreira de Execução Penal é de 10%, o qual é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertentes aos trabalhadores em geral.       

    Justificativa. Art. 83. O adicional de insalubridade ou de periculosidade é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes aos trabalhadores em geral, observados os percentuais seguintes, incidentes sobre o vencimento básico:

    II - 10%, no caso de periculosidade, salvo no caso da carreira de Execução Penal, disciplinada pela Lei nº 3.669, de 13 de setembro de 2005, que é de 20%. Errada. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito Certo

    Insalubridade - substâncias tóxicas ou radioativas;

    Periculosidade - risco de vida;

    Penosidade - zona de fronteira ou em locais justifiquem.

    *O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    PENOSA+ PERICULOSIDADE. 

    PENOSA + INSALUBRIDADE. ¶

    P̶E̶R̶I̶C̶U̶L̶O̶S̶I̶D̶A̶D̶E̶ ̶+̶ ̶I̶N̶S̶A̶L̶U̶B̶R̶I̶D̶A̶D̶E̶.      NÃO

    Bons Estudos!

    “Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem”. Salmos 138:3

  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Gab: CERTO

    É o que diz o Art. 79, §1° da Lei 840/11: O servidor que fizer jus aos adicionais de Insalubridade e de periculosidade tem de optar POR UM deles.

    1. Além disso, quando cessarem os riscos de insalubridade e periculosidade, cessará também o direito ao adicional.

    • Insalubridade: exposição a agentes físicos, químicos ou biológicos capazes de causar danos à saúde.
    •  Periculosidade: risco de  morte..

    ----------------

    Acesse: Linktr.ee/soresumo


ID
5410924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.


A criação de região administrativa por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais dispensa a aprovação de nova lei para criação de conselho tutelar dessa mesma região.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. A criação de região administrativa por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais cria automaticamente o conselho tutelar para a respectiva região. Lei Orgânica do Distrito Federal: “Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n.º 83, de 2014)”

    (Bloco de 250 Questões Inéditas, LODF)

    —————————————————————————————————————————————————————

    63. Os Conselhos de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizatórias, serão criados automaticamente, quando da instituição de novas regiões administrativas.

    Justificativa. Art. 13. [...] Parágrafo único. Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, conselho tutelar para a respectiva região. Errada.

    64. Cada Região Administrativa terá um conselho tutelar, com funções consultivas e fiscalizatórias.

    Justificativa. Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. Parágrafo único. Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, conselho tutelar para a respectiva região. Errada.

    66. Os Conselhos de Representantes Comunitários possuem funções consultivas e fiscalizatórias.

    Justificativa. Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Art.13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais. Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa,fica criado automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. Parágrafo acrescido pela Emenda a Lei Orgânica n° 83, de 2014

  • CI FUDE (Criação; Incorporação; FUsão; Desmembramento e Extinção) SEMPRE LEI maioria absoluta Deputados Distritais.

    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    (CESPE 2019) No DF, a criação de uma região administrativa se dá mediante decreto do governador, enquanto a extinção de região administrativa deverá ser estabelecida por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais. (ERRADO)

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região

    (CESPE 2017) No caso de criação de região administrativa, a criação do respectivo conselho tutelar dependerá de edição de lei distrital. (ERRADO)

    (CESPE 2013) A criação ou extinção de regiões administrativas no DF somente ocorre por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais, devendo cada região ter um conselho de representantes com funções tanto consultivas, quanto fiscalizadoras, na forma da lei. (CERTO)

    Funções do conselho de representantes

    • Consultivas
    • Fiscalizadoras

    (CESPE 2021) Os conselhos de representantes comunitários das Regiões Administrativas do Distrito Federal exercerão funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras, na forma do decreto do governador que os criar e os regulamentar. (ERRADO)

    (CESPE 2017) Os conselhos de representantes comunitários das regiões administrativas do DF têm funções consultivas, fiscalizadoras e normativas. (ERRADO)

  • CERTO

    A criação de Conselho tutelar é automática.

    (Art. 13, § único - LODF)

  • Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, um conselho tutelar para a respectiva região.

    CERTO

  • CERTO.

    Art. 13 A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica nº 83, de 2014.)

    MAIS DE UM CONSELHO TUTELAR - PRECISA DE PROJETO DE LEI

  • Criação e extinção de RA --> somente por Lei --> aprovada por maioria absoluta dos Dep. Distritais.

    • Ao criar uma RA automaticamente é criado o Conselho Tutelar.
  • Minha contribuição.

    LODF

    DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL

    Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativaà utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.

    § 1° A lei disporá sobre a participação popular no processo de escolha do Administrador Regional.

    § 2° A remuneração dos Administradores Regionais não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal. (Parágrafo com a redação da Emenda à Lei Orgânica n° 44, de 2005.)

    § 3° A proibição de que trata o art. 19, § 8°, aplica-se à nomeação de Administrador Regional. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n° 60, de 2011.)

    Art. 11. As Administrações Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal.

    Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.

    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n° 83, de 2014.)

    Abraço!!!


ID
5410927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.

Secretário executivo de secretaria de estado do Distrito Federal pode exercer, de forma não remunerada, encargo de mandatário, desde que isso não implique a prática de atos empresariais.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: CERTO. O exercício não remunerado de secretário executivo de encargo de mandatário pode ocorrer, desde que não implique a prática de atos empresariais.

    Decreto n.º 37.297/2016:

    “ANEXO I Art. 1º Fica instituído o Código de Conduta da Alta Administração Pública Direta e Indireta do Distrito Federal, cujas normas aplicam-se às seguintes autoridades: I – Secretários de Estado, Secretários de Estado Adjuntos, Secretários Executivos e Subsecretários, bem como cargos de natureza equivalente;

    (...)

    Art. 17. É permitido à autoridade pública o exercício não remunerado de encargo de mandatário, desde que não implique a prática de atos empresariais ou outros incompatíveis com o exercício do seu cargo ou função.”.


ID
5410930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.


Servidor público da Procuradoria-Geral do Distrito Federal que, no exercício da sua função, deixar de tratar com urbanidade e cordialidade cidadão que procurar o órgão para apresentar requerimento administrativo estará sujeito a responder pela sua conduta perante a comissão de ética do órgão, que poderá aplicar-lhe a penalidade de censura ética ou suspensão do cargo.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. A penalidade prevista no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo é de censura ética, não estando prevista a suspensão do cargo público. Decreto n.º 37.297/2016: “ANEXO II (...) Art. 6º É dever do servidor ou empregado público: I – agir com cordialidade, urbanidade, disponibilidade e atenção com todos os usuários do serviço público; (...) Art. 12. A violação aos dispositivos estabelecidos no presente Código enseja ao servidor ou empregado público infrator a aplicação de censura ética.”

  • Como o servidor está no exercício da função, a penalidade seria CENSURA ÉTICA , estando a questão ERRADA, independente das outras alegações .


ID
5410933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

A fim de evitar o vazamento de informações sigilosas, o SEI contempla, entre os seus objetivos, o de limitar o acesso à informação.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: ERRADO. O inciso IV do art. 2.º do Decreto distrital n.º 36.756/2015 apresenta como um dos objetivos do SEI a facilitação do acesso à informação.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Art. 2º São objetivos do SEI:

    I – aumentar a produtividade e a celeridade na tramitação de documentos e processos;

    II – aprimorar a segurança e a confiabilidade dos dados e das informações;

    III – criar condições mais adequadas para a produção e utilização de informações;

    IV – facilitar o acesso às informações; e

    V – reduzir o uso de papel, os custos operacionais e de armazenamento da documentação.


ID
5410936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

O órgão gestor do SEI é a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, a quem cabe garantir recursos de tecnologia da informação, equipe técnica especializada, recursos materiais e estrutura de gestão para a manutenção e a sustentação do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C (desatualizada)

    Art. 3º-A. Integram a estrutura de gestão do SEI-GDF: 

    I - Órgão Gestor: Secretaria de Estado de Economia (SEEC), por meio da(alterado(a) pelo(a) Decreto 40803 de 21/05/2020)

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

O SEI é o sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal, sendo vedada qualquer iniciativa de implantação de sistema semelhante e com o mesmo propósito.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 1º Fica estabelecido o Sistema Eletrônico de Informações - SEI-GDF como sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal

    § 1º Ficam vedadas iniciativas para implantar sistema semelhante e com o mesmo propósito.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  •  Decreto distrital n.º 36.756/2015

    Art. 1º Fica estabelecido o Sistema Eletrônico de Informações - SEI-GDF como sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal. 

    § 1º Ficam vedadas iniciativas para implantar sistema semelhante e com o mesmo propósito.


ID
5410942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


A lei prevê que a Procuradoria-Geral do Distrito Federal seja chefiada pelo procurador-geral, que é escolhido pelo governador do Distrito Federal, dentre os procuradores do Distrito Federal em atividade, devendo ser aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (BLOCO de 250 questões inéditas, LC 395/01)

    Questão 93. O Procurador-Geral será escolhido dentre os Procuradores do Distrito Federal em atividade, competindo, privativamente, à Câmera Legislativa do Distrito Federal, aprovar previamente a indicação do Procurador-Geral do Distrito Federal do Governador do Distrito Federal.

    Justificativa. LODF. Art. 60. Compete, privativamente, à Câmara Legislativa do Distrito Federal:

    XX - aprovar previamente a indicação ou destituição do Procurador-Geral do Distrito Federal;

    Art. 100. Compete privativamente ao Governador do Distrito Federal:

    XIII - nomear e destituir o Procurador-Geral do Distrito Federal, na forma da lei;

    Art. 5 [...] § 2º O Procurador-Geral será escolhido dentre os Procuradores do Distrito Federal em atividade, observado o disposto nos arts. 60, inciso XX, e 100, inciso XIII, da Lei Orgânica do Distrito Federal. Correta. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


O procurador-corregedor será eleito em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de procurador do Distrito Federal e nomeado pelo governador do Distrito Federal para mandato de dois anos, permitida a recondução por um único período.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: ERRADO. Consoante dispõe o art. 8.º da Lei Complementar n. º 395 /2001, o procurador-corregedor será nomeado pelo governador do Distrito Federal, por indicação do procurador-geral do Distrito Federal.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • O procurador-corregedor será eleito em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de procurador do Distrito Federal e nomeado pelo governador do Distrito Federal para mandato de dois anos, permitida a recondução por um único período.

    JUSTIFICATIVA: ERRADO. Consoante dispõe o art. 8.º d a L e i C o m p l e m e n t a r n . º 3 9 5 / 2 0 0 1 , o procurador-corregedor será nomeado pelo governador do Distrito Federal, por indicação do procurador-geral do Distrito Federal.

  • Lei complementar 395/2001:

    Art. 10. O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal compõe-se do Procurador-Geral, que o preside, e: 

     

    I - de 5 membros titulares e 5 suplentes escolhidos pelo Procurador-Geral dentre os ocupantes de cargos em comissão ou de natureza especial privativos de membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2 de setembro de 2016, para mandato de 2 anos, permitida a recondução; 

     

    II - de 5 membros titulares e 5 suplentes eleitos em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2016, para mandato de 2 anos, permitida 1 reeleição. 


ID
5410948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal é composto pelo procurador-geral, que o preside, e por dez membros titulares e dez suplentes.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 10. O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal compõe-se do Procurador-Geral, que o preside, e: 

    I - de 5 membros titulares e 5 suplentes escolhidos pelo Procurador-Geral dentre os ocupantes de cargos em comissão ou de natureza especial privativos de membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2 de setembro de 2016, para mandato de 2 anos, permitida a recondução; 

    II - de 5 membros titulares e 5 suplentes eleitos em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2016, para mandato de 2 anos, permitida 1 reeleição.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.

O titular da Procuradoria-Geral do Distrito Federal possui as mesmas prerrogativas, direitos e vantagens dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Art. 3º A Procuradoria-Geral do Distrito Federal é equiparada, para todos os efeitos, às secretarias de estado e seu titular tem as prerrogativas, direitos e vantagens de secretário de estado.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5439478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item a seguir.

A avaliação psicológica é um processo amplo, dinâmico e estruturado de investigação de fenômenos psicológicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • CERTO

    A questão fez um mix de informações presentes na Cartilha de Avaliação Psi e na Resolução 09/18

    Segundo a Cartilha de Avaliação Psicológica do CFP:

    • A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.  

    • A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos.

    Segundo a Resolução 09/18

    • Art. 1 - Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

  • A questão requer conhecimentos acerca da Avaliação Psicológica.


    A avaliação psicológica  é uma área da psicologia destinada ao estudo e investigação  do comportamento humano fundamentada em princípios éticos e científicos. Está amplamente consolidada em diversos contextos: nas escolas, na clínica, nas organizações, na saúde, na área jurídica. 


    Como meio de informações aos profissionais, bem como aprimorar a qualidade da aplicação de suas técnicas, o Conselho Federal de Psicologia, através do SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) estipulou em 2007 a Cartilha de Avaliação Psicológica, o qual se constitui como um documento explicativo com várias perguntas e respostas. De acordo com a cartilha, a Avaliação Psicológica “é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.”


    GABARITO DA PROFESSORA: CERTO



ID
5439481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item a seguir.

A avaliação ou testagem psicológica é composta por métodos, técnicas e instrumentos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Avaliação Psicológica > Testagem Psicológica

    Além disso, se seguirmos a letra fria da resolução podemos concluir que é a Avaliação Psi que apresenta tais características:

    • Resolução 09/18 Art. 1° Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

  • Gabarito: ERRADO

  • Avaliação e testagem não são a mesma coisa. A aplicação de testes é um dos instrumentos da avaliação.

  • Considerou avaliação e testagem como sinônimos.

  • Mas testagem envolve método, técnica e instrumento !!

  • O 'ou' traz à assertiva a semântica de que são sinônimos, o que torna a assertiva incorreta. Avaliação psicológica é um processo amplo que pode ou não, em suas etapas, ter a testagem psicológica.

    Gabarito: Errado


ID
5439484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item a seguir.

Cabe ao profissional responsável pela avaliação psicológica decidir quais métodos e instrumentos deverão ser utilizados na investigação do sujeito.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • CERTO

    Resolução 09/18 - Art, 1, § 2º A psicóloga e o psicólogo têm a prerrogativa de decidir quais são os métodos, técnicas e instrumentos empregados na Avaliação Psicológica, desde que devidamente fundamentados na literatura científica psicológica e nas normativas vigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

  • A questão requer conhecimentos acerca dos instrumentos da Avaliação Psicológica.


    A avaliação psicológica  é uma área da psicologia destinada ao estudo e investigação  do comportamento humano fundamentada em princípios éticos e científicos. Está amplamente consolidada em diversos contextos: nas escolas, na clínica, nas organizações, na saúde, na área jurídica. 


    De acordo com o SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) , a Avaliação Psicológica é “ um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.” (SATEPSI)


    Os instrumentos de avaliação psicológica são amplos e podem ser utilizados em diversos contextos de atuação. O profissional deve analisar qual instrumento é o mais adequado para o momento de aplicação, a partir das técnicas mais adequadas que julgar no caso analisado, sua formação e treinamento adequados. Nesse sentido, o psicólogo poderá fazer uso de diversos instrumentos que estão a disposição da ciência psicológica: anamnese, os diversos tipos de entrevistas, triagem, observação psicológica, testes psicológicos, dentre outros. 



    Gabarito da professora: CERTO



ID
5439487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item a seguir.

Quando da realização da avaliação psicológica, é vedada ao psicólogo a utilização de procedimentos e recursos auxiliares, como a aplicação de técnicas e instrumentos não psicológicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Segundo a resolução do CFP 09/2018

    São:

     Fontes fundamentais:

    • a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;

     

    • b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;

     

    • c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

     

     

    II - Fontes complementares:

    • a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;

     

    •  b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais

  • Achei que a questão induz um pouco ao erro. Pela resolução é permitida a utilização de recursos auxiliares, porém há uma importante observação de terem respaldo da literatura cientifica.

  • A questão requer conhecimentos acerca dos instrumentos da Avaliação Psicológica.


    A avaliação psicológica  é uma área da psicologia destinada ao estudo e investigação  do comportamento humano fundamentada em princípios éticos e científicos. Está amplamente consolidada em diversos contextos: nas escolas, na clínica, nas organizações, na saúde, na área jurídica. 


    De acordo com o SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) , a Avaliação Psicológica é “ um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina." (SATEPSI)


    Os instrumentos de avaliação psicológica são amplos e podem ser utilizados em qualquer contexto de atuação. O profissional que fizer uso deve analisar qual instrumento é o mais adequado para o momento de aplicação. Nesse sentido, em um contexto de saúde, o psicólogo poderá fazer uso de diversos instrumentos que estão a disposição da ciência psicológica: anamnese, os diversos tipos de entrevistas, triagem, observação psicológica, testes psicológicos, dentre outros. 


    De acordo com a Resolução CFP 09/2018, o psicólogo poderá utilizar fontes fundamentais e complementares (não restrito a  ciência psicológica) de informação, que são: “a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão; b ) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais"



    Gabarito da Professora: ERRADO.


  • Pessoal, se acostumem: pra Cespe, incompleto não é incorreto. A não ser que haja termos restritivos e/ou taxativos. A questão está incorreta pelo uso do "vedado" e não por estar incompleta.

    RESOLUÇÃO CFP Nº 09/2018

    Art. 2º - ...

    Consideram-se fontes de informação:

    II - Fontes complementares:

    • a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;

    Gabarito: Errado


ID
5439490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item a seguir.

No que se refere aos instrumentos psicológicos, os registros de observação de comportamentos obtidos por meio de técnicas de grupo são fontes complementares de informação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • Registros de informações de comportamento obtido individual ou por técnicas de grupo são fontes FUNDAMENTAIS.

    Resolução nº 09 de 25/04/2018.

  • Gabarito: ERRADO

    I - Fontes fundamentais:

    a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;

    b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;

    c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

    II - Fontes complementares:

    a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;

    b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais. 

    Resolução CFP 09/2018

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 09/2018

    Art. 2º - ...

    Consideram-se fontes de informação:

    Fontes fundamentais:

    • a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;
    • b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;
    • c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

    Fontes complementares:

    • a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;
    • b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.

    Gabarito: Errado

  • Resolução 009/18 define em seu Art. 2° as fontes de informação da AP:

    Art. 2° - na realização da avaliação psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação).

    Consideram-se fontes de informação:

    I- Fontes fundamentais:

    a) testes psicológicos aprovados pelo cfp para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;

    b) entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;

    c) protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

    II- Fontes complementares:

    a) técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o código de ética e as garantias da legislação da profissão;

    b) documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.


    Gabarito do Professor: ERRADO .


  • Errado.

    São fontes FUNDAMENTAIS.


ID
5439493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de documentos psicológicos, julgue o item que se segue.

Equipes multidisciplinares podem solicitar a elaboração de documento psicológico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: CERTO. De acordo com a Resolução n.º 6/2019, art. 4.º, a elaboração de documento psicológico pode ser realizada mediante solicitação do usuário, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares, autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica. 

  • Podem solicitar, o que não pode é elaborar o documento psicológico.

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 06/2019

    Art. 4º - ...

    § 1.º A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação da(o) usuária(o) do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de uma(um) profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

    Como bem apontado pelo colega Giovani, as equipes podem solicitar a elaboração do documento, só não podem elaborar, visto que a elaboração de documentos psicológicos é função privativa dos psicólogos.

    Gabarito: Certo


ID
5439496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de documentos psicológicos, julgue o item que se segue.

Dados os princípios éticos que regulamentam a profissão, é vedado ao psicólogo, quando da elaboração de documentos psicológicos, produzir descrições literais dos atendimentos realizados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • Resolução 06/2019

    Art. 6º, § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.

    Gabarito: Errado

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 06/2019

    Art. 6º - ...

    § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente.

    Logo, se a resolução abre margem para os casos em que as descrições literais se façam necessárias, não é vedado.

    Gabarito: Errado

  • A questão solicita conhecimentos acerca dos documentos psicológicos regulamentados pela Resolução CFP 06/2019


    O dispositivo do CFP prevê cinco tipos de documentos psicológicos: atestado, declaração, relatório, parecer e laudo.


    Quatro deles vedam o uso de descrição literal dos atendimentos, porém no relatório é possível que o psicólogo possa precisar detalhar sua atuação profissional, descrevendo de forma circunstanciada considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa. Assim, o relatório tem natureza técnico-científica e visa narrar de forma detalhada a atuação do profissional em um determinado contexto. É muito utilizado em hospitais, por exemplo, onde o psicólogo trabalha em equipe interdisciplinar.



    Gabarito da professora: ERRADO



ID
5439499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de documentos psicológicos, julgue o item que se segue.

O prazo de validade do documento deve levar em consideração os objetivos e procedimentos envolvidos na avaliação, assim como os aspectos subjetivos analisados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Resolução 06/2019

    Art. 17, § 2.º Não havendo definição normativa, o prazo de validade deve ser indicado pela(o) psicóloga(o), levando em consideração os objetivos da prestação do serviço, os procedimentos utilizados, os aspectos subjetivos e dinâmicos analisados e as conclusões obtidas. 

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 06/2019

    Art. 17 - ...

    §2º. Não havendo definição normativa, o prazo de validade deve ser indicado pela(o) psicóloga(o), levando em consideração os objetivos da prestação do serviço, os procedimentos utilizados, os aspectos subjetivos e dinâmicos analisados e as conclusões obtidas. 

    • regra: considerar a normatização vigente na área, a natureza dinâmica do trabalho e a necessidade de atualização contínua das informações;
    • exceção: na falta de legislação, é indicado pelo psicólogo considerando os objetivos, procedimentos, aspectos subjetivos e conclusões;

    Gabarito: Certo

  • A questão solicita conhecimentos acerca da Resolução CFP 06/2019

    A resolução não prevê prazo de validade específico para os documentos psicológicos, passando tal responsabilidade ao próprio profissional de psicologia (de forma subjetiva, porém levando em consideração aspectos profissionais) para adequar a validade de cada tipo de documento.


    Conforme o Art. 17 § 2.º:


    § 2.º Não havendo definição normativa, o prazo de validade deve ser indicado pela(o) psicóloga(o), levando em consideração os objetivos da prestação do serviço, os procedimentos utilizados, os aspectos subjetivos e dinâmicos analisados e as conclusões obtidas.




    GABARITO DA PROFESSORA: CERTO



ID
5439502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     A escola encaminhou João, 15 anos de idade, para atendimento psicológico após denúncia de colegas de que João estava se automutilando e postando fotos em redes sociais. Diagnosticado com depressão aos 8 anos, ele iniciou acompanhamento psiquiátrico e psicológico à época. Recebeu alta após dois anos de tratamento. Há duas semanas, a pedido da escola, a mãe procurou atendimento psicológico para nova avaliação.
     João compareceu ao atendimento psicológico acompanhado de seus pais, Ana e Antônio, que estavam muito preocupados com o filho. Havia cerca de 10 meses João mostrava-se muito agressivo e explosivo, ficava muito tempo no celular e vinha apresentando baixo rendimento escolar. A mãe relatou que o filho sempre fora vaidoso e preocupado com a aparência, mas que vinha negligenciando a higiene básica. Ele se recusava a tomar banho sozinho e não cortava nem penteava o cabelo. João relatou que tinha medo de tomar banho. João fez o seguinte relato: “muitos pensamentos invadiam no momento em que eu estava sozinho, principalmente no banho. Quando estou envolvido ou prestando atenção em alguma coisa, eles me incomodam menos. Mas parece que no banho, eles tomam conta de mim” (sic). E seguiu, no atendimento individual: “Meus pais nem desconfiam, mas estou mal há mais de um ano. Na verdade, sempre fui desse jeito! Mas tem dois anos que estou pior. Não sinto fome. Tem dia que faço apenas uma refeição. Passo o dia inteiro na escola. Finjo que estudo. Não consigo aprender nem me concentrar em nada. Começo a resolver um exercício e, daqui a pouco, não sei nem o que estou fazendo. Estou levando a escola como posso. Sinto que sou um peso pra todo mundo. Me sinto só em todos os lugares que estou. Mas sempre foi assim. Só está um pouco pior, e não sei nem o porquê. Não sinto vontade de sair da minha cama”(sic).

Considerando o caso clínico apresentado, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V) e diversos aspectos relacionados a psicopatologias, julgue o item seguinte. 

De acordo com a teoria psicanalítica, o momento lógico em que João se encontra é essencial para situá-lo em relação a sua estrutura psíquica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Galera, vamos pedir comentários? Da minha parte, fica estranho essa correlação entre uma abordagem DSM e uma abordagem psicanalítica, inclusive pelo termo "momento lógico" ser da alçada lacaniana, e, de modo geral, não se referir à essa situação mais ampla do momento de vida do sujeito, e sim a uma abertura específica de momentos das sessões, mais calcada no tipo de enunciação que se produz

  • A questão solicita conhecimentos a respeito da teoria psicanalítica.


    O caso em questão refere-se a um paciente de 15 anos que vem apresentando sintomas do seu estado atual ao longo do seu desenvolvimento. Percebemos que João apresenta sofrimento desde os 08 anos de idade e, aos 15, ainda apresenta os sintomas depressivos.  Na psicanálise, é sabido que precisamos realizar uma avaliação sucinta do paciente para que possamos identificar seus sintomas e relacioná-los com o aspecto psicodinâmico que permeia a sua vida.


    A questão, ao falar em “momento  lógico", nos leva a pensar corretamente que é necessário analisar a conflitiva atual para compreender qual estruturação psíquica do paciente (se é neurose, psicose e perversão). Identificando a estrutura psíquica, podemos direcionar com mais cautela e eficiência a terapêutica que deve ser abordada para o tratamento psicanalítico.



    Gabarito da professora: CERTO.



ID
5439505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     A escola encaminhou João, 15 anos de idade, para atendimento psicológico após denúncia de colegas de que João estava se automutilando e postando fotos em redes sociais. Diagnosticado com depressão aos 8 anos, ele iniciou acompanhamento psiquiátrico e psicológico à época. Recebeu alta após dois anos de tratamento. Há duas semanas, a pedido da escola, a mãe procurou atendimento psicológico para nova avaliação.
     João compareceu ao atendimento psicológico acompanhado de seus pais, Ana e Antônio, que estavam muito preocupados com o filho. Havia cerca de 10 meses João mostrava-se muito agressivo e explosivo, ficava muito tempo no celular e vinha apresentando baixo rendimento escolar. A mãe relatou que o filho sempre fora vaidoso e preocupado com a aparência, mas que vinha negligenciando a higiene básica. Ele se recusava a tomar banho sozinho e não cortava nem penteava o cabelo. João relatou que tinha medo de tomar banho. João fez o seguinte relato: “muitos pensamentos invadiam no momento em que eu estava sozinho, principalmente no banho. Quando estou envolvido ou prestando atenção em alguma coisa, eles me incomodam menos. Mas parece que no banho, eles tomam conta de mim” (sic). E seguiu, no atendimento individual: “Meus pais nem desconfiam, mas estou mal há mais de um ano. Na verdade, sempre fui desse jeito! Mas tem dois anos que estou pior. Não sinto fome. Tem dia que faço apenas uma refeição. Passo o dia inteiro na escola. Finjo que estudo. Não consigo aprender nem me concentrar em nada. Começo a resolver um exercício e, daqui a pouco, não sei nem o que estou fazendo. Estou levando a escola como posso. Sinto que sou um peso pra todo mundo. Me sinto só em todos os lugares que estou. Mas sempre foi assim. Só está um pouco pior, e não sei nem o porquê. Não sinto vontade de sair da minha cama”(sic).

Considerando o caso clínico apresentado, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V) e diversos aspectos relacionados a psicopatologias, julgue o item seguinte. 

De acordo com a teoria lacaniana, João apresenta uma estrutura perversa, tendo em vista o prazer na exposição de sua dor em redes sociais.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIIVA CEBRASPE: ERRADO. De acordo com a teoria lacaniana, haveria três grandes saídas frente à castração: neurose, psicose e perversão. Acrescenta-se o autismo e a fobia a essas possibilidades, com particularidades no processo de constituição do sujeito, frente ao Outro, à fantasia e ao gozo. No caso clínico descrito, não é possível afirmar que João apresentaria uma estrutura perversa, tendo em vista que Lacan leva em consideração a forma como o sujeito lida com a castração o sintoma não é a via diagnóstica.

  • A questão solicita conhecimentos acerca da perversão na visão lacaniana.

    Primeiramente, devemos entender que para a psicanálise, todos nós nascemos perversos, no sentido de que somos movimentados pelo livre atendimento dos nossos desejos, pelo Gozo “livre", sem o nome-do-pai ainda constituído. No caso da estrutura desenvolvida de forma perversa, onde iremos constatar na conflitiva edipiana, o sujeito perverso sabe da castração, mas age como se não existisse. Dessa forma, há denegação como estrutura defensiva nesse sujeito. O objeto gozo do perverso é o feitiche, em substituição a falta do Outro em si que não aceita que não pode ser completada.


    No caso apresentado pela banca, os cortes divulgados pelo João não constituem como seu objeto de feitiche, onde não há prazer na exposição, mas um sofrimento aparente que o paciente não está conseguindo lidar.


    Em acréscimo, percebe-se o agravamento da sua depressão, com intenso sofrimento e falta de libido para realizar as atividades cotidianas. Sabemos que a depressão, ou a angústia desse tipo na psicanálise, constitui como sintoma de estrutura neurótica, não perversa.



    Gabarito da professora: ERRADO.



ID
5439508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     A escola encaminhou João, 15 anos de idade, para atendimento psicológico após denúncia de colegas de que João estava se automutilando e postando fotos em redes sociais. Diagnosticado com depressão aos 8 anos, ele iniciou acompanhamento psiquiátrico e psicológico à época. Recebeu alta após dois anos de tratamento. Há duas semanas, a pedido da escola, a mãe procurou atendimento psicológico para nova avaliação.
     João compareceu ao atendimento psicológico acompanhado de seus pais, Ana e Antônio, que estavam muito preocupados com o filho. Havia cerca de 10 meses João mostrava-se muito agressivo e explosivo, ficava muito tempo no celular e vinha apresentando baixo rendimento escolar. A mãe relatou que o filho sempre fora vaidoso e preocupado com a aparência, mas que vinha negligenciando a higiene básica. Ele se recusava a tomar banho sozinho e não cortava nem penteava o cabelo. João relatou que tinha medo de tomar banho. João fez o seguinte relato: “muitos pensamentos invadiam no momento em que eu estava sozinho, principalmente no banho. Quando estou envolvido ou prestando atenção em alguma coisa, eles me incomodam menos. Mas parece que no banho, eles tomam conta de mim” (sic). E seguiu, no atendimento individual: “Meus pais nem desconfiam, mas estou mal há mais de um ano. Na verdade, sempre fui desse jeito! Mas tem dois anos que estou pior. Não sinto fome. Tem dia que faço apenas uma refeição. Passo o dia inteiro na escola. Finjo que estudo. Não consigo aprender nem me concentrar em nada. Começo a resolver um exercício e, daqui a pouco, não sei nem o que estou fazendo. Estou levando a escola como posso. Sinto que sou um peso pra todo mundo. Me sinto só em todos os lugares que estou. Mas sempre foi assim. Só está um pouco pior, e não sei nem o porquê. Não sinto vontade de sair da minha cama”(sic).

Considerando o caso clínico apresentado, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V) e diversos aspectos relacionados a psicopatologias, julgue o item seguinte. 

De acordo com a teoria psicanalítica, na avaliação do caso de João devem-se levar em consideração aspectos maturacionais e desenvolvimentais, em associação à estrutura subjetiva.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • A questão solicita conhecimentos acerca da técnica psicanalítica para os transtornos psiquiátricos 


    O caso apresentado é de um adolescente de quinze anos que possui histórico de depressão desde os 8. Como sintomas, temos: agressividade, isolamento social, baixo rendimento escolar, negligência com a higiene e aparência física, pensamentos intrusivos, perda do apetite, perda de interesse ou prazer em atividades cotidianas.


    No manejo psicanalítico é importante que seja feito o arcabouço histórico, relacional e afetivo do paciente para compreender a psicodinâmica dos aspectos patológicos que ele está apresentando. 


    Aspectos maturacionais e desenvolvimentais, conforme a questão coloca, estaria inserido nesse aspecto psicodinâmico da abordagem psicanalítica. Não esqueça que para essa teoria, nossos comportamentos, afetos e construção da subjetividade tem como base originária nosso processo pulsional e relacional construídos no decorrer do nosso amadurecimento.


    Portanto, essa alternativa está correta.



    Gabarito da professora: CERTO.


  • Olá, se alguém puder explicar a questão seria muito bom


ID
5439511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     A escola encaminhou João, 15 anos de idade, para atendimento psicológico após denúncia de colegas de que João estava se automutilando e postando fotos em redes sociais. Diagnosticado com depressão aos 8 anos, ele iniciou acompanhamento psiquiátrico e psicológico à época. Recebeu alta após dois anos de tratamento. Há duas semanas, a pedido da escola, a mãe procurou atendimento psicológico para nova avaliação.
     João compareceu ao atendimento psicológico acompanhado de seus pais, Ana e Antônio, que estavam muito preocupados com o filho. Havia cerca de 10 meses João mostrava-se muito agressivo e explosivo, ficava muito tempo no celular e vinha apresentando baixo rendimento escolar. A mãe relatou que o filho sempre fora vaidoso e preocupado com a aparência, mas que vinha negligenciando a higiene básica. Ele se recusava a tomar banho sozinho e não cortava nem penteava o cabelo. João relatou que tinha medo de tomar banho. João fez o seguinte relato: “muitos pensamentos invadiam no momento em que eu estava sozinho, principalmente no banho. Quando estou envolvido ou prestando atenção em alguma coisa, eles me incomodam menos. Mas parece que no banho, eles tomam conta de mim” (sic). E seguiu, no atendimento individual: “Meus pais nem desconfiam, mas estou mal há mais de um ano. Na verdade, sempre fui desse jeito! Mas tem dois anos que estou pior. Não sinto fome. Tem dia que faço apenas uma refeição. Passo o dia inteiro na escola. Finjo que estudo. Não consigo aprender nem me concentrar em nada. Começo a resolver um exercício e, daqui a pouco, não sei nem o que estou fazendo. Estou levando a escola como posso. Sinto que sou um peso pra todo mundo. Me sinto só em todos os lugares que estou. Mas sempre foi assim. Só está um pouco pior, e não sei nem o porquê. Não sinto vontade de sair da minha cama”(sic).

Considerando o caso clínico apresentado, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V) e diversos aspectos relacionados a psicopatologias, julgue o item seguinte. 

João apresenta personalidade borderline, tendo em vista a apresentação de sintomas psicóticos associados à sua estrutura neurótica.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    João apresenta sintomas depressivos persistentes.

    Parece repetitivo, muitas questões poderiam ser feitas somente com o correto diagnóstico de João

  • Transtorno da Personalidade Borderline

    A. Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da

    autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no

    início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme

    indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:

    1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou

    imaginado. (Nota: Não incluir

    comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo

    Critério 5.)

    2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e

    intensos caracterizado pela alternância entre extremos de

    idealização e desvalorização.

    3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e

    persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.

    4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente

    autodestrutivas

    Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação

    coberto pelo Critério 5.

    5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas

    ou de comportamento auto-mutilante.

    6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de

    humor

    7. Sentimentos crônicos de vazio.

    8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la

    9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou

    sintomas dissociativos intensos.

  • Não chega nem perto de Bordeline. O caso em questão trás indicações de Transtorno Depressivo Persistente, devido a frequência que ocorre em João.

  • Como é que é? Que afirmação é essa, gente? Jogou tudo no liquidificador e bateu!


ID
5439514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     A escola encaminhou João, 15 anos de idade, para atendimento psicológico após denúncia de colegas de que João estava se automutilando e postando fotos em redes sociais. Diagnosticado com depressão aos 8 anos, ele iniciou acompanhamento psiquiátrico e psicológico à época. Recebeu alta após dois anos de tratamento. Há duas semanas, a pedido da escola, a mãe procurou atendimento psicológico para nova avaliação.
     João compareceu ao atendimento psicológico acompanhado de seus pais, Ana e Antônio, que estavam muito preocupados com o filho. Havia cerca de 10 meses João mostrava-se muito agressivo e explosivo, ficava muito tempo no celular e vinha apresentando baixo rendimento escolar. A mãe relatou que o filho sempre fora vaidoso e preocupado com a aparência, mas que vinha negligenciando a higiene básica. Ele se recusava a tomar banho sozinho e não cortava nem penteava o cabelo. João relatou que tinha medo de tomar banho. João fez o seguinte relato: “muitos pensamentos invadiam no momento em que eu estava sozinho, principalmente no banho. Quando estou envolvido ou prestando atenção em alguma coisa, eles me incomodam menos. Mas parece que no banho, eles tomam conta de mim” (sic). E seguiu, no atendimento individual: “Meus pais nem desconfiam, mas estou mal há mais de um ano. Na verdade, sempre fui desse jeito! Mas tem dois anos que estou pior. Não sinto fome. Tem dia que faço apenas uma refeição. Passo o dia inteiro na escola. Finjo que estudo. Não consigo aprender nem me concentrar em nada. Começo a resolver um exercício e, daqui a pouco, não sei nem o que estou fazendo. Estou levando a escola como posso. Sinto que sou um peso pra todo mundo. Me sinto só em todos os lugares que estou. Mas sempre foi assim. Só está um pouco pior, e não sei nem o porquê. Não sinto vontade de sair da minha cama”(sic).

Considerando o caso clínico apresentado, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V) e diversos aspectos relacionados a psicopatologias, julgue o item seguinte. 

João apresenta sintomas positivos, característicos de quadros psicóticos, em especial, transtorno delirante.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Como dito em outras questões do caso em apreço , João apresenta sintomas de Depressão Persistente. Embora o garoto fale que tem pensamentos invasivos durante o banho - “muitos pensamentos invadiam no momento em que eu estava sozinho, principalmente no banho. Quando estou envolvido ou prestando atenção em alguma coisa, eles me incomodam menos. Mas parece que no banho, eles tomam conta de mim” (sic)." - não é possível dizer que ele apresenta sintomas psicóticos somente com essas informações.

  • De acordo com Dalgalarrondo (2019),  os principais grupos de sintomas da esquizofrenia são:



    Sintomas positivos são manifestações novas, salientes, do processo esquizofrênico, diferentemente dos sintomas negativos, que se manifestam principalmente pelas ausências e pelos déficits psíquicos e comportamentais.


    Os principais sintomas positivos da esquizofrenia são:


    Nesse sentido, podemos perceber que o caso clínico apresentado nada tem a ver com sintomas positivos da esquizofrenia. Forçando poderíamos aproximá-lo dos sintomas negativos, no entanto, para o diagnóstico da esquizofrenia é necessário que sintomas positivos e negativos ocorram em conjunto com perdas no funcionamento social, na ausência de sintomas proeminentes de humor (mania e/ou depressão), mas não são decorrentes de doenças neurológicas ou do uso de substâncias (Dalgalarrondo,  2019).
    Os pensamentos intrusivos descritos no caso, em nada se assemelham à alucinações ou as alterações do pensamento comuns da esquizofrenia. São pensamentos indesejáveis que podem surgir em nossas mentes sem qualquer aviso. Estão entre os sintomas do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), podendo também ser uma característica da ansiedade, depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
    Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.


    Gabarito do Professor: ERRADO .

ID
5439517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     A escola encaminhou João, 15 anos de idade, para atendimento psicológico após denúncia de colegas de que João estava se automutilando e postando fotos em redes sociais. Diagnosticado com depressão aos 8 anos, ele iniciou acompanhamento psiquiátrico e psicológico à época. Recebeu alta após dois anos de tratamento. Há duas semanas, a pedido da escola, a mãe procurou atendimento psicológico para nova avaliação.
     João compareceu ao atendimento psicológico acompanhado de seus pais, Ana e Antônio, que estavam muito preocupados com o filho. Havia cerca de 10 meses João mostrava-se muito agressivo e explosivo, ficava muito tempo no celular e vinha apresentando baixo rendimento escolar. A mãe relatou que o filho sempre fora vaidoso e preocupado com a aparência, mas que vinha negligenciando a higiene básica. Ele se recusava a tomar banho sozinho e não cortava nem penteava o cabelo. João relatou que tinha medo de tomar banho. João fez o seguinte relato: “muitos pensamentos invadiam no momento em que eu estava sozinho, principalmente no banho. Quando estou envolvido ou prestando atenção em alguma coisa, eles me incomodam menos. Mas parece que no banho, eles tomam conta de mim” (sic). E seguiu, no atendimento individual: “Meus pais nem desconfiam, mas estou mal há mais de um ano. Na verdade, sempre fui desse jeito! Mas tem dois anos que estou pior. Não sinto fome. Tem dia que faço apenas uma refeição. Passo o dia inteiro na escola. Finjo que estudo. Não consigo aprender nem me concentrar em nada. Começo a resolver um exercício e, daqui a pouco, não sei nem o que estou fazendo. Estou levando a escola como posso. Sinto que sou um peso pra todo mundo. Me sinto só em todos os lugares que estou. Mas sempre foi assim. Só está um pouco pior, e não sei nem o porquê. Não sinto vontade de sair da minha cama”(sic).

Considerando o caso clínico apresentado, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V) e diversos aspectos relacionados a psicopatologias, julgue o item seguinte. 

João apresenta sintomas considerados critérios para transtorno depressivo persistente, entre os quais a duração da perturbação por período igual ou superior a um ano.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Para Adultos - mínimo de 2 anos

    Para Crianças - mínimo de 1 ano .

    Como João foi diagnosticado com depressão aos 8 anos, poderíamos considerar o período de diagnóstico para crianças.

  • A questão solicita conhecimentos acerca dos transtornos psiquiátricos.


    O caso apresentado é de um adolescente de quinze anos que possui histórico de depressão desde os 8. Como sintomas, temos: agressividade, isolamento social, baixo rendimento escolar, negligência com a higiene e aparência física, pensamentos intrusivos, perda do apetite, perda de interesse ou prazer em atividades cotidianas.


    PAra o diagnóstico depressivo maior, o DSM-V afirma que devem ser atendidos os seguintes critérios: 


    A. Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de duas semanas e representam uma mudança em relação ao funcionamento anterior; pelo menos um dos sintomas é (1) humor deprimido ou (2) perda de interesse ou prazer


    1. Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias,(Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável.) 

    2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias 

     3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta (p. ex., uma alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês), ou redução ou aumento do apetite quase todos os dias. 

    4. Insônia ou hipersonia quase todos os dias. 

    5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outras pessoas, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento).

     6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias

    7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase todos os dias 

    8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias 

    9. Pensamentos recorrentes de morte


    Dessa forma, João se enquadra nos critérios mínimos para o transtorno depressivo maior (conforme destacado em negrito)


    Gabarito da professora: CERTO.



    Fonte: DSM V (Apa, 2013)



ID
5439520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     A escola encaminhou João, 15 anos de idade, para atendimento psicológico após denúncia de colegas de que João estava se automutilando e postando fotos em redes sociais. Diagnosticado com depressão aos 8 anos, ele iniciou acompanhamento psiquiátrico e psicológico à época. Recebeu alta após dois anos de tratamento. Há duas semanas, a pedido da escola, a mãe procurou atendimento psicológico para nova avaliação.
     João compareceu ao atendimento psicológico acompanhado de seus pais, Ana e Antônio, que estavam muito preocupados com o filho. Havia cerca de 10 meses João mostrava-se muito agressivo e explosivo, ficava muito tempo no celular e vinha apresentando baixo rendimento escolar. A mãe relatou que o filho sempre fora vaidoso e preocupado com a aparência, mas que vinha negligenciando a higiene básica. Ele se recusava a tomar banho sozinho e não cortava nem penteava o cabelo. João relatou que tinha medo de tomar banho. João fez o seguinte relato: “muitos pensamentos invadiam no momento em que eu estava sozinho, principalmente no banho. Quando estou envolvido ou prestando atenção em alguma coisa, eles me incomodam menos. Mas parece que no banho, eles tomam conta de mim” (sic). E seguiu, no atendimento individual: “Meus pais nem desconfiam, mas estou mal há mais de um ano. Na verdade, sempre fui desse jeito! Mas tem dois anos que estou pior. Não sinto fome. Tem dia que faço apenas uma refeição. Passo o dia inteiro na escola. Finjo que estudo. Não consigo aprender nem me concentrar em nada. Começo a resolver um exercício e, daqui a pouco, não sei nem o que estou fazendo. Estou levando a escola como posso. Sinto que sou um peso pra todo mundo. Me sinto só em todos os lugares que estou. Mas sempre foi assim. Só está um pouco pior, e não sei nem o porquê. Não sinto vontade de sair da minha cama”(sic).

Considerando o caso clínico apresentado, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V) e diversos aspectos relacionados a psicopatologias, julgue o item seguinte. 

A relutância de João em sair ou afastar-se de casa condiz com um quadro fóbico.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    João apresenta sintomas de Depressão Persistente. Dentre os sintomas presentes, a diminuição da vontade de sair de casa é presente nesses casos .

    Assim, não é possível concluir que ele apresenta sintomas de fobias, sendo mais provável um transtorno depressivo persistente.

  • 3. Fobia Específica

    A. Medo ou ansiedade acentuados acerca de um objeto ou situação

    B. O objeto ou situação fóbica quase invariavelmente provoca uma

    resposta imediata de medo ou ansiedade.

    C. O objeto ou situação fóbica é ativamente evitado ou suportado com

    intensa ansiedade ou sofrimento.

    D. O medo ou ansiedade é desproporcional em relação ao perigo real

    imposto pelo objeto ou situação específica e ao contexto sociocultural.

    E. O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente com

    duração mínima de 6 MESES.

    F. Sofrimento ou prejuízo clinicamente significativo.

    Especificar

    Animal

    Ambiente natural

    Sangue-injeção-ferimentos

  • A questão solicita conhecimentos acerca dos transtornos psiquiátricos.


    O caso apresentado é de um adolescente de quinze anos que possui histórico de depressão desde os 8. Como sintomas, temos: agressividade, isolamento social, baixo rendimento escolar, negligência com a higiene e aparência física, pensamentos intrusivos, perda do apetite, perda de interesse ou prazer em atividades cotidianas.


    A relutância de João em sair da cama refere-se ao humor deprimido e a perda da energia característicos de um transtorno depressivo. O quadro fóbico deve estar relacionado a um fator externo como causa principal (por exemplo: o medo de sair de casa, por exemplo). Isso não é relatado pelo caso clínico apresentado.



    Gabarito da professora: ERRADO.


  • Pelo que dá pra entender João sofre de possível Transtorno Depressivo. Mas não de Fobia Social.


ID
5439523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     A escola encaminhou João, 15 anos de idade, para atendimento psicológico após denúncia de colegas de que João estava se automutilando e postando fotos em redes sociais. Diagnosticado com depressão aos 8 anos, ele iniciou acompanhamento psiquiátrico e psicológico à época. Recebeu alta após dois anos de tratamento. Há duas semanas, a pedido da escola, a mãe procurou atendimento psicológico para nova avaliação.
     João compareceu ao atendimento psicológico acompanhado de seus pais, Ana e Antônio, que estavam muito preocupados com o filho. Havia cerca de 10 meses João mostrava-se muito agressivo e explosivo, ficava muito tempo no celular e vinha apresentando baixo rendimento escolar. A mãe relatou que o filho sempre fora vaidoso e preocupado com a aparência, mas que vinha negligenciando a higiene básica. Ele se recusava a tomar banho sozinho e não cortava nem penteava o cabelo. João relatou que tinha medo de tomar banho. João fez o seguinte relato: “muitos pensamentos invadiam no momento em que eu estava sozinho, principalmente no banho. Quando estou envolvido ou prestando atenção em alguma coisa, eles me incomodam menos. Mas parece que no banho, eles tomam conta de mim” (sic). E seguiu, no atendimento individual: “Meus pais nem desconfiam, mas estou mal há mais de um ano. Na verdade, sempre fui desse jeito! Mas tem dois anos que estou pior. Não sinto fome. Tem dia que faço apenas uma refeição. Passo o dia inteiro na escola. Finjo que estudo. Não consigo aprender nem me concentrar em nada. Começo a resolver um exercício e, daqui a pouco, não sei nem o que estou fazendo. Estou levando a escola como posso. Sinto que sou um peso pra todo mundo. Me sinto só em todos os lugares que estou. Mas sempre foi assim. Só está um pouco pior, e não sei nem o porquê. Não sinto vontade de sair da minha cama”(sic).

Considerando o caso clínico apresentado, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V) e diversos aspectos relacionados a psicopatologias, julgue o item seguinte. 

João apresenta um quadro de distimia, com sintomas que causam sofrimento significativo e prejuízo no funcionamento social.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    3. Transtorno Depressivo Persistente (Distimia)

    • Mínimo de 2 anos em adultos,
    • em crianças a duração mínima é de 1 ano
    • Necessário apenas 2 sintomas
    • Posso ter Transtorno Depressivo maior 
    • Não posso ter Episódio Maníaco ou Episódio Hipomaníaco, nem o Ciclotímico
    • Sintomas são praticamente os mesmos da depressão maior
    • Esse transtorno representa uma consolidação do transtorno depressivo maior crônico e do transtorno distímico definidos no DSM-IV. 
    • Antes dos 21 anos - início precoce
    •  Dos 21 anos ou depois - início tardio 

  • O Episódio Depressivo ou Transtorno Depressivo Maior é diagnósticado por:



    Um grupo de pacientes desenvolve a forma crônica de depressão, muito duradoura (pelo menos dois anos ininterruptos), que pode ser de intensidade leve (distimia) ou de moderada a grave. Ela começa geralmente na adolescência ou no início da vida adulta e persiste por vários anos. Os sintomas depressivos mais importantes são, em primeiro lugar, o humor deprimido, triste, na maior parte do dia, na maioria dos dias. Além disso, o paciente deve ter pelo menos dois dos seguintes sintomas:
    ✓ diminuição da autoestima, 
    ✓ fatigabilidade aumentada ou falta de energia, 
    ✓ insônia ou hipersonia, 
    ✓ apetite diminuído ou aumentado, 
    ✓ dificuldade em tomar decisões ou em se concentrar e sentimentos de 
    desesperança.
    Também são comuns na distimia o mau humor crônico e a irritabilidade.
    ➢ Em adultos, como visto, os sintomas devem estar presentes de forma ininterrupta por, pelo menos, dois anos.
    ➢ Em crianças e adolescentes, por pelo menos um ano (nesse grupo, o humor básico pode ser a irritabilidade em vez do humor triste).
    Dalgalarrondo, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019.

    Gabarito do Professor: CERTO.





ID
5439526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     A escola encaminhou João, 15 anos de idade, para atendimento psicológico após denúncia de colegas de que João estava se automutilando e postando fotos em redes sociais. Diagnosticado com depressão aos 8 anos, ele iniciou acompanhamento psiquiátrico e psicológico à época. Recebeu alta após dois anos de tratamento. Há duas semanas, a pedido da escola, a mãe procurou atendimento psicológico para nova avaliação.
     João compareceu ao atendimento psicológico acompanhado de seus pais, Ana e Antônio, que estavam muito preocupados com o filho. Havia cerca de 10 meses João mostrava-se muito agressivo e explosivo, ficava muito tempo no celular e vinha apresentando baixo rendimento escolar. A mãe relatou que o filho sempre fora vaidoso e preocupado com a aparência, mas que vinha negligenciando a higiene básica. Ele se recusava a tomar banho sozinho e não cortava nem penteava o cabelo. João relatou que tinha medo de tomar banho. João fez o seguinte relato: “muitos pensamentos invadiam no momento em que eu estava sozinho, principalmente no banho. Quando estou envolvido ou prestando atenção em alguma coisa, eles me incomodam menos. Mas parece que no banho, eles tomam conta de mim” (sic). E seguiu, no atendimento individual: “Meus pais nem desconfiam, mas estou mal há mais de um ano. Na verdade, sempre fui desse jeito! Mas tem dois anos que estou pior. Não sinto fome. Tem dia que faço apenas uma refeição. Passo o dia inteiro na escola. Finjo que estudo. Não consigo aprender nem me concentrar em nada. Começo a resolver um exercício e, daqui a pouco, não sei nem o que estou fazendo. Estou levando a escola como posso. Sinto que sou um peso pra todo mundo. Me sinto só em todos os lugares que estou. Mas sempre foi assim. Só está um pouco pior, e não sei nem o porquê. Não sinto vontade de sair da minha cama”(sic).

Considerando o caso clínico apresentado, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V) e diversos aspectos relacionados a psicopatologias, julgue o item seguinte. 

Capacidade de concentração diminuída, assim como a apresentada por João, pode caracterizar quadros de transtorno de ansiedade de separação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Pela leitura do caso não é possível percebemos o ponto central do Transtorno de Ansiedade da Separação: medo intenso e recorrente de se perder/ se separar de pessoas queridas.

    João apresenta sintomas mais relacionado com o Transtorno Depressivo Persistente/ Distímico.ou Transtorno Depressivo Maior.

    Para fins de comparação:

    1. Transtorno de Ansiedade de Separação

    • Pessoa não quer ficar sozinha
    •  + 3 de sintomas
    • Falou em medo de ficar sozinho sem pessoas queridas ou medo de perder alguém querido por algum motivo (é algo desproporcional )
    • Sintomas somáticos podem aparecer
    • É um medo desproporcional para a idade
    • Pode ocorrer em adultos
    • O medo, a ansiedade ou a esquiva é persistente,
    • TEMPO
    • durando pelo menos quatro semanas em crianças e adolescentes
    • Durando seis meses ou mais em adultos.
    • É mais comum em crianças e meninas (escola) e meninos (separação )

    2. Transtorno Depressivo Maior

    • 5 sintomas concomitantes, 1 ou 2 semanas
    • Pelo menos uma dos sintomas é: humor deprimido ou perda do interesse ou prazer
    • Única diferença em relação ao EPISÓDIO depressivo
    • Humor deprimido quase sempre
    • Diminuição do interesse ou prazer nas coisas
    • Perda ou ganho de peso sem dieta
    • Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva
    • Pensamento de morte, com uma tentativa ou plano específico
    • O sintomas não são atribuídos a uma causa específicas. Ex: perda de um ente querido (=luto)

     

    3. Transtorno Depressivo Persistente (Distimia)

    • Mínimo de 2 anos em adultos,
    • em crianças a duração mínima é de 1 ano
    • Necessário apenas 2 sintomas
    • Posso ter Transtorno Depressivo maior 
    • Não posso ter Episódio Maníaco ou Episódio Hipomaníaco, nem o Ciclotímico
    • Sintomas são praticamente os mesmos da depressão maior
    • Esse transtorno representa uma consolidação do transtorno depressivo maior crônico e do transtorno distímico definidos no DSM-IV. 
    • Antes dos 21 anos - início precoce
    •  Dos 21 anos ou depois - início tardio 

  • Mas a assertiva não nos questiona se João tem ansiedade de separação ou não. Vejamos:

    Capacidade de concentração diminuída, assim como a apresentada por João, pode caracterizar quadros de transtorno de ansiedade de separação.

    O que a questão apresenta é que João tenha uma capacidade de concentração diminuída e questiona se a diminuição da concentração PODE caracterizar QUADROS de transtorno de ansiedade de separação, não menciona que esse quadro seja dele.

    Portanto, não compreendo o porque do gabarito ser errado.

  • ansiedade de separação ocorre em crianças, João já está com 15 anos no relato do caso.
  • ansiedade de separação pode ocorrer em adultos também, mas é mais raro
  • Pessoal, sempre que possível solicitem o comentário do professor. Muitas questões importantes em Psicologia quase não possuem comentários de professor.

  • No dia da prova eu deixei em branco essa questão, pois fiquei com dúvida ao me lembrar do TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA no qual os pacientes costumam ter também capacidade de concentração diminuída como critério diagnóstico( 3. Dificuldade em concentrar-se ou sensações de “branco” na mente.). Mas pesquisando sobre a questão depois compreendi.

    -Veja a questão fala que João tem capacidade de concentração diminuída. E de fato, dar pra entender que ele tem: ''Passo o dia inteiro na escola. Finjo que estudo. Não consigo aprender nem me concentrar em nada. Começo a resolver um exercício e, daqui a pouco, não sei nem o que estou fazendo. Estou levando a escola como posso.''

    -Segunda parte da questão fala que concentração diminuída caracteriza os quadros de transtorno de ansiedade de separação e isso não confere! Veja as características que colocou o colega Orlando abaixo:

    1. Transtorno de Ansiedade de Separação

    • Pessoa não quer ficar sozinha
    •  + 3 de sintomas
    • Falou em medo de ficar sozinho sem pessoas queridas ou medo de perder alguém querido por algum motivo (é algo desproporcional )
    • Sintomas somáticos podem aparecer
    • É um medo desproporcional para a idade
    • Pode ocorrer em adultos
    • medo, a ansiedade ou a esquiva é persistente,
    • TEMPO
    • durando pelo menos quatro semanas em crianças e adolescentes
    • Durando seis meses ou mais em adultos.
    • É mais comum em crianças e meninas (escola) e meninos (separação )

    ALÉM DISSO, acabei de ler a parte do DSM-V que fala das Características Diagnósticas desse transtorno e nada menciona sobre concentração diminuída. Se fosse o TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA estaria talvez correto, pois cita essa como característica.

    Por tudo isso, questão errada.

  • TRANSTORNO DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO - DSM-V página:235

    Características Diagnósticas

    A característica essencial do transtorno de ansiedade de separação é o medo ou a ansiedade excessivos envolvendo a separação de casa ou de figuras de apego. A ansiedade excede o esperado com relação ao estágio de desenvolvimento do indivíduo (Critério A). Os indivíduos com transtorno de ansiedade de separação têm sintomas que satisfazem pelo menos três dos critérios apresentados a seguir. Eles vivenciam sofrimento excessivo e recorrente ante a ocorrência ou previsão de afastamento de casa ou de figuras importantes de apego (Critério A1). Eles se preocupam com o bem-estar ou a morte de figuras de apego, particularmente quando separados delas, precisam saber o paradeiro das suas figuras de apego e querem ficar em contato com elas (Critério A2). Também se preocupam com eventos indesejados consigo mesmos, como perder-se, ser sequestrado ou sofrer um acidente, que os impediriam de se reunir à sua figura importante de apego (Critério A3). Os indivíduos com transtorno de ansiedade de separação são relutantes ou se recusam a sair sozinhos devido ao medo de separação (Critério A4). Eles têm medo ou relutância persistente e excessiva em ficar sozinhos ou sem as figuras importantes de apego em casa ou em outros ambientes. As crianças com transtorno de ansiedade de separação podem não conseguir permanecer ou ir até um quarto sozinhas e podem exibir comportamento de agarrar- -se, ficando perto ou “sendo a sombra” dos pais por toda a casa ou precisando que alguém esteja com elas quando vão para outro cômodo na casa (Critério A5). Elas têm relutância ou recusa persistente em dormir à noite sem estarem perto de uma figura importante de apego ou em dormir fora de casa (Critério A6). As crianças com esse transtorno frequentemente têm dificuldade na hora de dormir e podem insistir para que alguém fique com elas até que adormeçam. Durante a noite, podem ir para a cama dos pais (ou para a de outra pessoa significativa, como um irmão). As crianças podem ser relutantes ou se recusar a participar de acampamentos, dormir na casa de amigos ou executar tarefas. (...)

    Não fala nada sobre capacidade de concentração diminuída rs, o examinador uso esse transtorno para lembrarmos do T. Ansiedade Generalizada e marca como certo kk.

    Mas de fato, questão errada!

  • A questão solicita conhecimentos sobre o Transtorno de Ansiedade de Separação.


    O TAG (transtorno de ansiedade de separação), de acordo com o DSM V, apresenta os seguintes critérios diagnósticos:


     A. Medo ou ansiedade impróprios e excessivos em relação ao estágio de desenvolvimento, envolvendo a separação daqueles com quem o indivíduo tem apego, evidenciados por três (ou mais) dos seguintes aspectos: 


    1. Sofrimento excessivo e recorrente ante a ocorrência ou previsão de afastamento de casa ou de figuras importantes de apego. 2. Preocupação persistente e excessiva acerca da possível perda ou de perigos envolvendo figuras importantes de apego, tais como doença, ferimentos, desastres ou morte. 3. Preocupação persistente e excessiva de que um evento indesejado leve à separação de uma figura importante de apego (p. ex., perder-se, ser sequestrado, sofrer um acidente, ficar doente). 4. Relutância persistente ou recusa a sair, afastar-se de casa, ir para a escola, o trabalho ou a qualquer outro lugar, em virtude do medo da separação. 5. Temor persistente e excessivo ou relutância em ficar sozinho ou sem as figuras importantes de apego em casa ou em outros contextos. 6. Relutância ou recusa persistente em dormir longe de casa ou dormir sem estar próximo a uma figura importante de apego. 7. Pesadelos repetidos envolvendo o tema da separação. 8. Repetidas queixas de sintomas somáticos (p. ex., cefaleias, dores abdominais, náusea ou vômitos) quando a separação de figuras importantes de apego ocorre ou é prevista. 


    B. O medo, a ansiedade ou a esquiva é persistente, durando pelo menos quatro semanas em crianças e adolescentes e geralmente seis meses ou mais em adultos.


     C. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, acadêmico, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.


     D. A perturbação não é mais bem explicada por outro transtorno mental, como a recusa em sair de casa devido à resistência excessiva à mudança no transtorno do espectro autista; delírios ou alucinações envolvendo a separação em transtornos psicóticos; recusa em sair sem um acompanhante confiável na agorafobia; preocupações com doença ou outros danos afetando pessoas significativas no transtorno de ansiedade generalizada; ou preocupações envolvendo ter uma doença no transtorno de ansiedade de doença.



    Como relatado no caso em questão, João não apresenta problemas de separação das figuras de apego, haja visto que fica constantemente na escola ou sozinho no quarto. 

    Além disso, não há nos critérios diagnósticos do TAG o sintoma de capacidade de concentração diminuída.


    Portanto, não podemos considerar que o paciente possa ser portador do TAG.


    Gabarito da professora: ERRADO.



ID
5439529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     A escola encaminhou João, 15 anos de idade, para atendimento psicológico após denúncia de colegas de que João estava se automutilando e postando fotos em redes sociais. Diagnosticado com depressão aos 8 anos, ele iniciou acompanhamento psiquiátrico e psicológico à época. Recebeu alta após dois anos de tratamento. Há duas semanas, a pedido da escola, a mãe procurou atendimento psicológico para nova avaliação.
     João compareceu ao atendimento psicológico acompanhado de seus pais, Ana e Antônio, que estavam muito preocupados com o filho. Havia cerca de 10 meses João mostrava-se muito agressivo e explosivo, ficava muito tempo no celular e vinha apresentando baixo rendimento escolar. A mãe relatou que o filho sempre fora vaidoso e preocupado com a aparência, mas que vinha negligenciando a higiene básica. Ele se recusava a tomar banho sozinho e não cortava nem penteava o cabelo. João relatou que tinha medo de tomar banho. João fez o seguinte relato: “muitos pensamentos invadiam no momento em que eu estava sozinho, principalmente no banho. Quando estou envolvido ou prestando atenção em alguma coisa, eles me incomodam menos. Mas parece que no banho, eles tomam conta de mim” (sic). E seguiu, no atendimento individual: “Meus pais nem desconfiam, mas estou mal há mais de um ano. Na verdade, sempre fui desse jeito! Mas tem dois anos que estou pior. Não sinto fome. Tem dia que faço apenas uma refeição. Passo o dia inteiro na escola. Finjo que estudo. Não consigo aprender nem me concentrar em nada. Começo a resolver um exercício e, daqui a pouco, não sei nem o que estou fazendo. Estou levando a escola como posso. Sinto que sou um peso pra todo mundo. Me sinto só em todos os lugares que estou. Mas sempre foi assim. Só está um pouco pior, e não sei nem o porquê. Não sinto vontade de sair da minha cama”(sic).

Considerando o caso clínico apresentado, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM V) e diversos aspectos relacionados a psicopatologias, julgue o item seguinte. 

No caso de crianças, o insucesso em obter o ganho de peso esperado pode ser um sintoma, em associação a outros, de transtorno depressivo maior.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • CERTO

    Segundo o DSM 5, os Critério Diagnósticos do TDM são:

    A - Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de duas

    semanas e representam uma mudança em relação ao funcionamento anterior; pelo menos um

    dos sintomas é (1) humor deprimido ou (2) perda de interesse ou prazer.

    1. 1 - Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias (Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável.)

    1. 2. Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias;

    1. 3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta, ou redução ou aumento do apetite quase todos os dias. (Nota: Em crianças, considerar o insucesso em obter o ganho de peso esperado.)

    1. 4. Insônia ou hipersonia quase todos os dias.

    1. 5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outras pessoas, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento).

    1. 6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.

    1. 7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente).

    1. 8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas).

    1. 9. Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio.

    B - causar sofrimento significativo à pessoa

    C - situação não atribuível a outra condição médica ou substância.


ID
5439532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicologia da saúde, campo da psicologia que estuda, de modo interdisciplinar, aspectos do processo saúde-doença e seus vários objetivos, julgue o item a seguir.

É objetivo dessa área contribuir para a redução de doenças crônicas a partir do treinamento comportamental das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • No contexto da saúde, por exemplo, na atenção primária é comum trabalhar-se num nível de psicoeducação. O ensino de hábitos (comportamentos) saudáveis é uma possibilidade de intervir produzindo estilos de vida mais saudáveis, como por exemplo, a prática de exercícios regulares, alimentação balanceada e cuidados em saúde mental. Logo, o treinamento, a longo prazo, pode reduzir uma série de doenças, inclusive as crônicas.

  • A questão requer conhecimentos acerca da atuação do psicólogo da saúde.


    De acordo com a Resolução CFP 13/2007, o psicólogo de saúde ou hospitalar tem como uma de suas funções, desenvolver “ações de promoção da saúde,/ prevenção de doenças e vigilância em saúde junto a usuários, profissionais de saúde e ambiente institucional, colaborando em processos de negociação e fomento à participação social e de articulação de redes de atenção à saúde". 


    Já a Resolução 03/2016, que versa estritamente ao psicólogo da saúde diz que o psicólogo “atua em equipes multiprofissionais e interdisciplinares no campo da saúde, utilizando os princípios, técnicas e conhecimentos relacionados à produção de subjetividade para a análise, planejamento e intervenção nos processos saúde e doença, em diferentes estabelecimentos e contextos da rede de atenção à saúde"


    O psicólogo atua, principalmente, na prevenção de agravos e promoção da saúde. Não é necessário esperar o sofrimento para ocorrer a intervenção; a prevenção e assistência são primordiais ao profissional. Serviços, como: campanhas, rodas de conversa, psicoeducação, atividades em grupos, podem favorecer a atuação no campo preventivo.


    A psicoeducação é uma técnica da teoria cognitivo-comportamental que visa realizar modificação de comportamentos distorcidos a partir do treinamento do próprio usuário do serviço.


    Gabarito da professora: CERTO.


  • Lembrando que Psicologia da Saúde não é o mesmo campo que Psicologia Hospitalar.

    Psicologia da Saúde está voltada para o âmbito primário, secundário e terciário.

    Psicologia Hospitalar está voltado para o âmbito secundário e terciário, sendo que o profissional tem atuação restrita a instituições de saúde.


ID
5439535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicologia da saúde, campo da psicologia que estuda, de modo interdisciplinar, aspectos do processo saúde-doença e seus vários objetivos, julgue o item a seguir.

Embora a intervenção do psicólogo no contexto da saúde cardiológica seja produtiva na prevenção, ela é ineficiente na fase de reabilitação do doente após um infarto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • A questão solicita conhecimentos acerca da atuação do psicólogo da saúde.


    A Resolução 03/2016 diz que o psicólogo “atua em equipes multiprofissionais e interdisciplinares no campo da saúde, utilizando os princípios, técnicas e conhecimentos relacionados à produção de subjetividade para a análise, planejamento e intervenção nos processos saúde e doença, em diferentes estabelecimentos e contextos da rede de atenção à saúde"


    Dessa forma, o psicólogo atua nos três níveis de assistência - primário (promoção e prevenção), secundário (atendimento especializado) e terciário (reabilitação).


    Gabarito da professora: ERRADO.



ID
5439538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicologia da saúde, campo da psicologia que estuda, de modo interdisciplinar, aspectos do processo saúde-doença e seus vários objetivos, julgue o item a seguir.

O psicólogo da saúde interfere na saúde da criança ainda durante a gestação, quando propicia a modificação de comportamentos da gestante.

Alternativas
Comentários
  • obrigada! sucesso

  • Gabarito: Certo

  • A questão requer conhecimentos acerca da atuação do psicólogo da saúde.


    De acordo com a Resolução 03/2016, que versa sobre a atuação do psicólogo da saúde, o psicólogo “atua em equipes multiprofissionais e interdisciplinares no campo da saúde, utilizando os princípios, técnicas e conhecimentos relacionados à produção de subjetividade para a análise, planejamento e intervenção nos processos saúde e doença, em diferentes estabelecimentos e contextos da rede de atenção à saúde"


    Como integrante da equipe interdisciplinar de saúde, o psicólogo atua em conjunto para ações de promoção e prevenção de saúde a pacientes em período gestacional, o que repercute diretamente no bem-estar do bebê, ainda em formação. 


    “A atuação deste profissional, junto a este público é de suma importância, pois as fases da gestação, parto e pós-parto exigem certa elaboração psíquica e uma reorganização por parte da gestante. A intervenção psicológica nestes aspectos é importante, pois pode oferecer uma escuta qualificada e diferenciada no processo da gestação, um espaço para que mãe possa expressar seus medos, suas ansiedades." (Santos & Assis, 2021).


    Gabarito da Professora: CERTO.


    Fonte:Nádia Valéria Moreira Santos, Cleber Lizardo de Assis (2019). Psicologia e gravidez: o papel do psicólogo a partir de uma pesquisa-intervenção junto a mulheres grávidas do interior de Rondônia, Brasil. Revista Integración Académica en Psicología, Volumen 9. Número 25. Enero - Abril 2021



ID
5439541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicologia da saúde, campo da psicologia que estuda, de modo interdisciplinar, aspectos do processo saúde-doença e seus vários objetivos, julgue o item a seguir.

A intervenção psicológica em cuidados paliativos é direcionada à família, pois o paciente, nesse momento, já não se beneficia da intervenção psicológica.

Alternativas
Comentários
  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Gabarito: erradíssimo!

    "Os cuidados paliativos se centram na qualidade e não na duração da vida. Oferecem assistência humana e compassiva para os pacientes que se encontram nas últimas fases de uma doença que não pode mais ser curada para que possam viver o mais confortavelmente possível e com a máxima qualidade."

  • O foco é no paciente, todavia a família também precisa ser acolhida e preparada.

    Gabarito: Errado

  • A questão requer conhecimentos acerca do cuidado paliativo.


    De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cuidado paliativo (CP) é “uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes (adultos e crianças) e suas famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida. Previne e alivia o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas, físicos, psicossociais e espirituais. O CP é uma parte crucial dos serviços de saúde integrados e centrados nas pessoas, em todos os níveis de cuidados: visa a aliviar o sofrimento seja qual for a causa”


    Nesse sentido, o cuidado paliativo tem como objetivo oferecer suporte físico, psicológico e social para promover dignidade e conforto ao paciente enfermo.


    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO


    Fonte: OMS



ID
5439544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicologia da saúde, campo da psicologia que estuda, de modo interdisciplinar, aspectos do processo saúde-doença e seus vários objetivos, julgue o item a seguir.

Em se tratando de pacientes que apresentam altos níveis de ansiedade por indicação de quimioterapia, que recebem intervenção psicológica por esse motivo e que apresentam redução da ansiedade, em geral os efeitos colaterais da quimioterapia também são reduzidos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

  • Gabarito: certo!

    A própria questão auxiliou na resposta quando mencionou que os efeitos da quimioterapia estão correlacionados com fatores psicológicos do paciente, o que de fato estão. Portanto, se há o cuidado psicológico ao paciente submetido a quimioterapia, é possível que parte dos sintomas sejam contornados.

  • Não podemos afirmar isso. Na teoria é uma coisa, na prática é outra. Nem toda intervenção psicológica, mesmo que eficaz na ansiedade, pode contribuir para a diminuição dos efeitos colaterais da quimio. Não há essa garantia. E a questão fala dos efeitos colaterais da quimio, especificamente da quimio. Questão mal formulada.

  • A questão não é determinista nem restritiva, mas apresenta uma possibilidade quanto a melhora do quadro!

  • A questão solicita conhecimentos acerca da intervenção psicológica em pacientes quimioterápicos.


    De acordo com os autores  Lufiego, Schneider & Bós (2017),  indivíduos com câncer e outras condições médicas graves, comparados com a população geral, têm risco aumentado para apresentar sintomas e transtornos depressivos e ansiosos persistentes e que, por conta disso, diversos pesquisadores realizam estudos para encontrar técnicas de relaxamento, principalmente, para reduzir o estresse e a ansiedade que acompanham os pacientes durante seu tratamento. 


    Ainda de acordo com os autores:


    “(...) o primeiro passo do programa é a identificação de fatores estressores que o paciente enfrenta. A seguir, são mostrados ao paciente que benefícios secundários podem ser obtidos pela situação da doença. O relaxamento e a visualização objetivam preparar o organismo para o início do processo de reação ao câncer e aumentar a eficiência do tratamento médico (em andamento). O paciente vai aprender a elaborar imagens mentais, por exemplo, imaginando o quimioterápico destruindo as células cancerosas. Estes procedimentos auxiliam a liberação de estresse e tensão, entendidos como fatores facilitadores do desenvolvimento de câncer (Simonton, Matthews-Simonton, & Creighton, 1987)."


    Portanto, técnicas vistas na TCC (relaxamento e visualização) auxiliam na redução de sintomas provenientes da quimioterapia.


    Gabarito da professora: CERTO.


    Fonte: Lufiego, C. A. F., Schneider, R. H., & Bós, Â. J. G. (2017). Avaliação do estresse e ansiedade em pacientes quimioterápicos submetidos a relaxamento. Psicologia, Saúde e Doenças, 18(3), 789-800.



ID
5439547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     Aos trinta e oito anos de idade, Ana foi diagnosticada com um câncer em estágio inicial, que seria tratado com quimioterapia e radioterapia. Muito assustada e ansiosa, Ana decidiu que, antes de iniciar o tratamento, faria uma viagem havia muito planejada e que levaria uma vida mais prazerosa. Adiou o tratamento, fez a viagem, participou de festas, aumentou o consumo de bebidas alcoólicas e viveu aquilo que considerou desejável. Quando decidiu iniciar o tratamento, o tumor havia aumentado e o tratamento mudado, tendo passado a ser mais agressivo.

Com relação a essa situação hipotética e aos vários aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue. 

Ana apresentou inicialmente um tipo de enfrentamento centrado no problema.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • Gabarito: errado!

    Enfrentamento focalizado na emoção!

    "O coping centrado na emoção descreve a tentativa de substituir ou regular o impacto emocional do estresse no indivíduo, derivando principalmente de processos defensivos, o que faz com que as pessoas evitem confrontar conscientemente com a realidade de ameaça."

  • A questão aborda os aspectos psicológicos de uma paciente com diagnóstico de câncer.


    O paciente, ao receber uma notícia negativa sobre seu estado de saúde, pode apresentar comportamentos de negação, raiva, desespero, isolamento, entre outros. Após o recebimento da notícia, podem surgir estágios, chamados de cinco estágios do luto, que consistem nas etapas passadas pelo sujeito a aceitação da doença, seja qual for seu diagnóstico:


    1º estágio: negação ou isolamento


    São comuns em pacientes que receberam o diagnóstico de forma inesperada ou prematura, muitas vezes revelando o despreparo profissional em dar a notícia ao sujeito. Geralmente ocorre logo no início da doença, mas podem ocorrer raras vezes no decorrer do tratamento.


    2º estágio: Raiva


    Sentimentos como raiva, revolta, inveja e ressentimento projetadas no ambiente como um todo: na família, nos médicos, nos amigos. O paciente acha que ninguém é competente e que todos estão lhe tratando de forma inadequada. 


    3º estágio: Barganha


    O paciente promete algo para tentar postergar sua doença ou trazer a cura. Geralmente a barganha é oferecida com Deus, por exemplo, prometendo o resto da vida dedicada à igreja e à religião.


    4º estágio Depressão


    Comumente atribuída a perdas na vida do paciente, que podem ser perdas que já aconteceram, como a perda do seio em um câncer de mama, por exemplo (depressão reativa), ou aquelas iminentes, às quais o paciente se prepara para as futuras perdas (depressão preparatória)



    5º estágio: Aceitação 


    É o último estágio. Aqui, com a ajuda e suporte necessários, o paciente consegue superar as questões surgidas em estágios anteriores e começa a aceitar seu quadro atual. 



    No caso hipotético da questão, a paciente encontra-se no 1º estágio, na negação ou isolamento. A paciente resolve negar seu quadro sintomático e realizar viagens e os prazeres da vida. Trata-se de uma saída que demonstra que ela não estava preparada para lidar com sua condição. 


    Focar no problema refere-se ao 5º estágio, aceitação. Portanto, a questão está incorreta.



    Gabarito da professora: ERRADO.


  • A grosso modo : Ana não buscou enfrentar o problema mas fugir dele naquele momento.

    Gabarito: Errado


ID
5439550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     Aos trinta e oito anos de idade, Ana foi diagnosticada com um câncer em estágio inicial, que seria tratado com quimioterapia e radioterapia. Muito assustada e ansiosa, Ana decidiu que, antes de iniciar o tratamento, faria uma viagem havia muito planejada e que levaria uma vida mais prazerosa. Adiou o tratamento, fez a viagem, participou de festas, aumentou o consumo de bebidas alcoólicas e viveu aquilo que considerou desejável. Quando decidiu iniciar o tratamento, o tumor havia aumentado e o tratamento mudado, tendo passado a ser mais agressivo.

Com relação a essa situação hipotética e aos vários aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue. 

O estilo de enfrentamento apresentado por Ana é comum entre pacientes diagnosticados com doenças graves.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Geralmente, muitas pessoas associam problemas de cancer como algo irreversivel, então ele busca fazer tudo aquilo que até mesmo não estava em seu planejamento de vida, na intenção de que seus momentos estão cada dia mais limitados ou que seus dias de vidas estão contados.

  • A questão solicita conhecimentos acerca dos processos psicológicos do câncer.


    Os sujeitos têm grande dificuldade em lidar com doenças graves e a morte. Seja a própria ou daqueles que a estimam, podem passar por grande fase de negação, até que possam aceitar com menos dificuldade tal fenômeno.


    Para compreender como podem vivenciar essa difícil experiência, estudos afirmam que há cinco estágios emocionais do luto até aceitação da situação, que são:  negação, revolta/raiva, barganha, depressão e aceitação.


    No caso da questão percebemos que Ana estava ainda no primeiro estágio, no processo de negação, ao evitar lidar diretamente com sua doença. Dessa forma, sua atitude pode ser comum em pacientes diagnosticados com doença grave.



    Gabarito da professora: CERTO.



ID
5439553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     Aos trinta e oito anos de idade, Ana foi diagnosticada com um câncer em estágio inicial, que seria tratado com quimioterapia e radioterapia. Muito assustada e ansiosa, Ana decidiu que, antes de iniciar o tratamento, faria uma viagem havia muito planejada e que levaria uma vida mais prazerosa. Adiou o tratamento, fez a viagem, participou de festas, aumentou o consumo de bebidas alcoólicas e viveu aquilo que considerou desejável. Quando decidiu iniciar o tratamento, o tumor havia aumentado e o tratamento mudado, tendo passado a ser mais agressivo.

Com relação a essa situação hipotética e aos vários aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue. 

Participar de festas e viajar pode reduzir o estresse percebido pelo paciente e, em alguns casos, favorecer um modo de enfrentamento futuro mais adequado às demandas da condição clínica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


ID
5439556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     Aos trinta e oito anos de idade, Ana foi diagnosticada com um câncer em estágio inicial, que seria tratado com quimioterapia e radioterapia. Muito assustada e ansiosa, Ana decidiu que, antes de iniciar o tratamento, faria uma viagem havia muito planejada e que levaria uma vida mais prazerosa. Adiou o tratamento, fez a viagem, participou de festas, aumentou o consumo de bebidas alcoólicas e viveu aquilo que considerou desejável. Quando decidiu iniciar o tratamento, o tumor havia aumentado e o tratamento mudado, tendo passado a ser mais agressivo.

Com relação a essa situação hipotética e aos vários aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue. 

O alto nível de ansiedade relatado no caso de Ana é comum entre pacientes com câncer e é equivalente aos níveis encontrados em pessoas diagnosticadas com outras doenças crônicas, como cardiopatia e doença renal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • O alto nível de ansiedade relatado no caso de Ana é comum entre pacientes com câncer e é equivalente aos níveis encontrados em pessoas diagnosticadas com outras doenças crônicas (até aqui tudo certo!), como cardiopatia e doença renal. (não é equiparável a essas doenças crônicas!)

  • Justificativa do CESPE/CEBRASPE: A ansiedade e estresse entre pacientes oncológicos costuma ser mais alta e diferenciada de outras condições, dadas as características únicas do câncer e do seu tratamento.

  • A questão solicita conhecimentos a respeito da ansiedade em pacientes oncológicos.


    A banca afirma que o nível de ansiedade em doenças oncológicas se equipara a outras doenças crônicas. Na verdade, tal constatação não é encontrada na literatura, o que pode causar certa polêmica para tal questão.


    Sabemos que o câncer mobiliza psicologicamente de forma profunda, diante da possibilidade/dificuldade de enfrentamento que pode ocasionar a perda de algum membro/órgão, quimioterapia e até a morte. Pensando nos processos de enfrentamento da doença, além dos estigmas que permeiam nossa sociedade, podemos pensar que o câncer pode ser bastante mobilizador - mais do que outras doenças crônicas. Mas, a psicologia enquanto ciência precisa de evidências para constatar o fato. E essa afirmação não está em artigos científicos ou materiais didáticos da psicologia.


    Analisando de forma hipotética sobre o medo do que há de vir após diagnóstico do câncer, em nossa sociedade, ser maior do que o diagnóstico de outras doenças crônicas, podemos concordar com o gabarito da banca. Mas, mais uma vez, não achamos na literatura algo que comprove a afirmativa.


    Gabarito da professora: ERRADO.



ID
5439559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     Aos trinta e oito anos de idade, Ana foi diagnosticada com um câncer em estágio inicial, que seria tratado com quimioterapia e radioterapia. Muito assustada e ansiosa, Ana decidiu que, antes de iniciar o tratamento, faria uma viagem havia muito planejada e que levaria uma vida mais prazerosa. Adiou o tratamento, fez a viagem, participou de festas, aumentou o consumo de bebidas alcoólicas e viveu aquilo que considerou desejável. Quando decidiu iniciar o tratamento, o tumor havia aumentado e o tratamento mudado, tendo passado a ser mais agressivo.

Com relação a essa situação hipotética e aos vários aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue. 

De acordo com pesquisas recentes, pessoas muito otimistas reagem como Ana ao serem surpreendidas por um diagnóstico estressante como o de câncer.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • Gabarito: errado!

    Ana não se posicionou de forma otimista frente ao tratamento, se assim fosse isto teria corroborado para que ela iniciasse o tratamento de forma inclinada a aceitação, a sua postura se relaciona muito mais com a posição de negação apresentada por alguns pacientes.

  • ERRADO

    Questão faz alusão às estratégias de Coping. Elas se dividem em:

    • centrado na emoção: foca na evitação do problema - conotação negativa
    • centrado no problema: foca na mudança - conotação positiva

    Ana agiu com base na emoção, pois postergou o tratamento e colocou energia em "curtir a vida" antes de lidar de fato com seu problema. Na contra disso, poderíamos afirmar que pessoas que reagem de forma positiva focam seus esforços e energia nas estratégias para resolução ou melhora do problema.

  • A pesar da morte estar sempre presente é comum a negação, algumas pessoas não aceitam essa realidade o que dificulta a elaboração do luto.

    Gabarito: ERRADO

  • A questão solicita conhecimentos acerca dos processos psicológicos do câncer.


    Os sujeitos têm grande dificuldade em lidar com doenças graves e a morte. Seja a própria ou daqueles que a estimam, podem passar por grande fase de negação, até que possam aceitar com menos dificuldade tal fenômeno.


    Para compreender como podem vivenciar essa difícil experiência, estudos afirmam que há cinco estágios emocionais do luto até aceitação da situação, que são:  negação, revolta/raiva, barganha, depressão e aceitação.


    No caso da questão percebemos que Ana estava ainda no primeiro estágio, no processo de negação, ao evitar lidar diretamente com sua doença. Dessa forma, sua atitude pode ser comum em pacientes diagnosticados com doença grave. 

    Mesmo em pessoas otimistas, percebemos que não há reação positiva em um diagnóstico de câncer.



    Gabarito da professora: ERRADO.



ID
5439562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da dor, do estresse e de experiências estressantes, julgue o próximo item.

O estresse ocorre quando a pessoa se depara com situações universais, pré-definidas, reconhecidas por todos como adversas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • Gabarito: errado!

    As situações de estresse não dependem de uma avaliação universal, mas sim subjetiva. O que é avaliado e sentido como um evento estressor para uns não necessariamente será percebido da mesma forma por outro.

  • Cada qual com seu cada qual. Para uns dirigir carro é prazeroso, para outros aterrorizante. Nem sempre o contexto estressor será o mesmo para todas as pessoas.

  • A questão solicita conhecimentos sobre o estresse.


    O estresse é um estado de tensão de um organismo submetido a um agente estressor, considerado como características tanto fisiológicas, como a dor, o frio, a fome, os estados infecciosos, quanto psicológicas.


    Lembremos que, somos diferentes uns dos outros e por isso, reagimos de diferentes maneiras a vários eventos; alguns reagem sob forma de grande estresse, outros não são afetados. Assim, para identificar situações estressoras, deve-se realizar uma avaliação cognitiva dos estressores potenciais, considerando o funcionamento psicológico do indivíduo,  que envolve:

    “Se uma situação ou um evento ameaça o bem-estar individual;

    Se existem recursos pessoais suficientes disponíveis para lidar com a demanda;

    Se a estratégia da pessoa para lidar com a situação ou o evento está funcionando." (STRAUB, 2014)


    Portanto, não são características estáticas que podemos considerar como estressoras, mas devemos olhar sob o enfoque subjetivo.


    Gabarito da Professora: ERRADO.


    FONTE: STRAUB, R. Psicologia da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2014.



ID
5439565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da dor, do estresse e de experiências estressantes, julgue o próximo item.

Um estímulo pode ser estressor em um dado momento e ser neutro em outro momento, para a mesma pessoa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

  • Gabarito: certo!

    Segundo o próprio Straub, mais importante do que o evento estressor em si é a forma como o sujeito lida com ele. Considerando isto, com os recursos de enfrentamento que o sujeito dispõe, ele poderá vivenciar os eventos de forma diferente.

  • Spector (2009) afirma que um fator estressante no trabalho se caracteriza por uma condição ou situação que requer uma reação adaptativa por parte do funcionário. Ser repreendido, ter pouco tempo e ser informado da possibilidade de ser demitido são todos exemplos de fatores estressantes no emprego. O desgaste no trabalho é uma reação negativa, por parte de um funcionário, a um fator estressante. como raiva. 
    A percepção do funcionário e sua avaliação do fator estressante constituem partes essenciais do processo de estresse ocupacional. A avaliação é a extensão na qual uma pessoa interpreta um evento ou uma situação como pessoalmente ameaçadora; e nem todo mundo verá a mesma situação como um fator estressante do emprego (Spector, 2009).
    Spector, P. E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva Educação S.A, 2009.
    Gabarito do Professor: CERTO 

ID
5439568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da dor, do estresse e de experiências estressantes, julgue o próximo item.

A resposta de estresse sempre envolve variáveis psicológicas e fisiológicas, sendo a dor um dos maiores estressores da humanidade.

Alternativas
Comentários
  • A dor é um dos maiores estressores das pessoas e isso envolve condições fisiológicas e psicológicas.

  • Fiquei meio confusa quanto a afirmação de que a resposta de estresse sempre envolve variáveis psicológicas e fisiológicas, alguma referência elucidativa?

  • O estresse é uma resposta disfuncional do organismo em que há liberação, por exemplo, de cortisol em excesso provocando uma cascata de sensações físicas e mentais no indivíduo.

    "Estresse (físico, psicológico ou social) é um termo que compreende um conjunto de reações e estímulos que causam distúrbios no equilíbrio do organismo, freqüentemente com efeitos danosos." 

    (Júlio de Mello Filho e Mauro Diniz Moreira - 1992)

  • Sempre?

  • A questão solicita conhecimentos sobre o estresse.


    O estresse é um estado de tensão de um organismo submetido a um agente estressor, considerado como características tanto fisiológicas, como a dor, o frio, a fome, os estados infecciosos, quanto psicológicas.


    Lembremos que, somos diferentes uns dos outros e por isso, reagimos de diferentes maneiras a vários eventos; alguns reagem sob forma de grande estresse, outros não são afetados. Assim, para identificar situações estressoras, deve-se realizar uma avaliação cognitiva dos estressores potenciais, considerando o funcionamento psicológico do indivíduo,  que envolve:

    “Se uma situação ou um evento ameaça o bem-estar individual; e se existem recursos pessoais suficientes disponíveis para lidar com a demanda. (Straus, 2014)


    Quanto a dor ser o maior estressor da humanidade, já foi afirmado pela banca em 2010 em uma prova para Psicólogo do Ministério da Saúde. Importante estar atento aos comandos de questões anteriores da banca.



    Gabarito da professora: CERTO.


    FONTE: STRAUB, R. Psicologia da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2014.



ID
5439571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da dor, do estresse e de experiências estressantes, julgue o próximo item.

A dor crônica é a dor de alta intensidade, determinada por uma condição física clara, como a fratura exposta de um membro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A questão está falando, na verdade, da dor aguda.

    A dor crônica é a dor em que nem sempre existem sinais objetivos, persiste além do tempo razoável e esperado para a cura de uma lesão, perdura por meses ou anos, está associada a doenças crônicas e o sistema nervoso tende-se a adaptar a dor

  • A questão solicita conhecimentos acerca da dor crônica.


    Existem três tipos de dor: a aguda - que é dor cruciante e pungente, curta e normalmente relacionada a lesões em tecidos; a dor recorrente - que envolve episódios de desconforto intercalados com períodos em que o indivíduo está quase livre de dor e se repetem por mais de três meses; e a dor crônica, que é uma dor ardente e mais duradoura.


    Seja qual for o tipo, a dor possui componentes biopsicossociais. Além do componente físico estar bastante presente, há também aspectos emocionais e psicológicos. Assim, existem os mecanismos biológicos - os estímulos dolorosos processados na via do orgânico; mas também a experiência subjetiva e emocional dessa dor e o consequente comportamento do sujeito associado a essa experiência.


    Gabarito da professora: ERRADO.




ID
5439574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a treinamento e desenvolvimento para educação continuada, julgue o item a seguir.

Um trabalhador que participa de um curso de qualificação com conteúdo não relacionado ao seu trabalho, seja o atual, seja um trabalho futuro, realiza uma ação de desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Se o curso envolve a qualificação então está condizente com a ideia de desenvolvimento. GABARITO : CERTO.
  • Gabarito preliminar da banca foi certo, porém depois anulou a questão.

    83 C - Deferido com anulação

    O fato de o contexto descrito poder se referir ao conceito de qualificação prejudicou o julgamento objetivo do item.

    83 - Um trabalhador que participa de um curso de qualificação com conteúdo não relacionado ao seu trabalho, seja o atual, seja um trabalho futuro, realiza uma ação de desenvolvimento.

    JUSTIFICATIVA: CERTO. O desenvolvimento é aprendizagem voltada para o crescimento individual, sem relação com um trabalho específico, e que teria a função de promover aprendizagem nos empregados, visando o alcance dos objetivos organizacionais. 

  • Curso de qualificação com conteúdo não relacionado ao seu trabalho, seja o atual, seja um trabalho futuro.

    Pra mim só é uma ação de desenvolvimento se o curso, se o treinamento, está relacionado a um trabalho futuro.

    A afirmativa deu a entender que o conteúdo não está relacionado com o trabalho atual e nem com o futuro.

    Não entendi porque o gabarito é Certo.


ID
5439577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de organizações de aprendizagem, julgue o item subsequente.

A aprendizagem organizacional é o conjunto de processos que promovem a transformação de conhecimento individual em conhecimento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL é o desenvolver o CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) dos membros da organização convertidos por meio da socialização em conhecimento organizacional.

  • Kim (1998) propõe um modelo completo e sistematizado que caracteriza a aprendizagem individual como aquela que ocorre a partir da experiência, da observação e da capacidade que o indivíduo tem de refletir sobre a situação e avaliá-la, gerando estruturas cognitivas, modelos interpretativos e rotinas pessoais de trabalho. A aprendizagem torna-se organizacional no momento em que esses modelos interpretativos e rotinas deixam de ser individuais e tornam-se compartilhados pelos membros da organização. Assim, passa a existir aprendizagem organizacional no momento em que a organização tem a capacidade de disseminar e favorecer o compartilhamento de estruturas cognitivas e de modelos interpretativos e, por conseguinte, é capaz de criar uma unidade de significado mais ou menos comum dos eventos que ocorrem nesse contexto.
    KIM, D.H. O elo entre aprendizagem individual e organizacional. In: KLEIN, D. A gestão estratégica do capital intelectual: recursos para a economia baseada no conhecimento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5439580
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de organizações de aprendizagem, julgue o item subsequente.

A socialização consiste na externalização dos conhecimentos dos indivíduos, de modo a transformá-los em normas e procedimentos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • ERRADO

    Questão trocou os conceitos. Essa é a Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi.

    • Socialização - conhecimento tácito (CT) é transformado em tácito (CT)

    • Combinação - CE + CE. Ex: Artigos científicos

    • Internalização - CE em CT

    • Externalização - CT em CE
  • Errado! A Socialização (tácito para tácito) refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, da imitação ou da prática.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA

    A codificação transforma os conhecimentos dos indivíduos em rotinas da organização.(GRIFO MEU)

    Acredito que o erro da questão é a utilização da palavra NORMAS

  • Segundo Nonaka & Takeuchi (2008), uma organização cria e utiliza conhecimento convertendo o conhecimento tácito (aquele que não  é explícito, é interior, sendo, de certa forma, oculto) em  conhecimento explícito (aquele que é tido como passível de codificação em algo  que possa ser utilizado por humanos e máquinas), e vice-versa. 
    Existem quatro modos de conversão de  conhecimento: 
    - socialização: de tácito para tácito; compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência direta; de indivíduo para indivíduo.
    - externalização: de tácito  para explícito; articular conhecimento tácito através do diálogo e da reflexão; indivíduo para grupo.
    - combinação: de explícito para explícito; sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação; grupo para organização.
    - internalização: de  explícito para tácito; aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática; organização para indivíduo.
    Este ciclo, que se tornou conhecido na literatura como modelo SECI, espiral SECI ou processo SECI, está no núcleo do processo de criação do conhecimento. Este modelo descreve como o conhecimento tácito e explícito são amplificados em termos de qualidade e quantidade, assim como do indivíduo para o grupo e, então, para o nível organizacional.




    A criação do conhecimento inicia com a socialização e passa através dos quatro modos de conversão do conhecimento, formando uma espiral. O conhecimento é amplificado passando pelos quatro modos de conversão.
    NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do Conhecimento, Bookman 2008.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Socialização- tácito para tácito.

    Gabarito: Errado


ID
5439583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de organizações de aprendizagem, julgue o item subsequente.

A aprendizagem do tipo analítica supõe que a racionalidade humana é limitada e tende a ocorrer em contexto de alto grau de incerteza.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • Pelo contrário, a aprendizagem do tipo analítica entende que as pessoas podem aprender mais e mais, e que é necessário levar em consideração vários fatores para otimizar a aprendizagem.

  • Qual a literatura?

  • Qual a literatura?

  • Onde encontro esses conceitos?

  • A questão cobra conhecimentos na cerca da Teoria da Racionalidade Limitada (ou Teoria Comportamental, Teoria do Comportamento Administrativo), proposta por Herbert Simon no final dos anos 1940, que contesta os pilares fundamentais da racionalidade plena dos agentes decisores, oriundos do pensamento econômico neoclássico, propondo um caminho mais “realista" para descrição de como as escolhas são feitas nas organizações.
    É um assunto bastante atípico nos concursos se psicologia, mas tem sido tratado pela CESPE com certa relevância, tendo aparecido recentemente nesta prova e também no concurso do TJRJ. Assim, vamos tomar um pouco mais de tempo pra comentar esse assunto que você pouco ou nada deve ter visto.
    Antes de Simon propor a teoria da racionalidade limitada, no final dos anos 1940, o modelo de agente decisor que ocupava espaço no pensamento administrativo era o do “homem econômico", detentor de uma racionalidade plena.  Nesse modelo de racionalidade plena, a tarefa de decidir compreende três etapas, a saber: a) o relacionamento de todas as possíveis estratégias, b) a determinação de todas as consequências que acompanham cada uma dessas estratégias, e c) a avaliação comparativa desses grupos de consequências.
    Como complementa Simon, aqui, a palavra todas é usada deliberadamente. Seu significado sugere, de fato, onisciência e onipotência por parte do agente decisor. O homem econômico é, então, aquele que, consciente de todos os dados e fatos implicados na sua decisão, é capaz de encontrar, em tempo hábil, o curso de ação que trará, do modo mais eficiente possível, os resultados por ele esperados. O homem econômico sempre faz, portanto, escolhas ótimas (SIMON, 1979).
    Todavia, os limites da racionalidade do homem econômico são encontrados justamente na incapacidade do ser humano de dispor, em tempo hábil, de todos os dados ligados à escolha, de analisar todas as alternativas possíveis de ação e de comparar suas consequências a fim de escolher a opção ótima. Como explica o autor, a limitação da racionalidade reside no fato de que, ao tomar decisões administrativas, é preciso escolher continuamente premissas cuja veracidade ou falsidade não se conhece claramente e nem se pode determinar com segurança à luz das informações e do tempo disponível (SIMON, 1979). 
    Fica claro, então, que o modelo da racionalidade plena se trata de uma “ficção" em termos daquilo que os seres humanos são capazes de fazer. É impossível, evidentemente, que o indivíduo conheça todas as alternativas de que dispõe ou todas as suas consequências.
    Simon argumenta que, restringidos tanto pela complexidade das organizações modernas como por suas próprias capacidades cognitivas limitadas, os tomadores de decisão são incapazes de operar em condições de racionalidade perfeita. A questão sobre a qual se decide provavelmente não é clara ou pode ser objeto de diversas interpretações; informações sobre alternativas podem não estar disponíveis, ser incompletas ou mal representadas; e os critérios pelos quais soluções potenciais são avaliadas são geralmente incertos ou não estão de acordo com as próprias alternativas. Além disso, o tempo e a energia disponíveis para os tomadores de decisão buscarem maximização de resultados são limitados e finitos. A procura por melhores escolhas pode simplesmente levar um tempo demasiadamente longo. A consequência dessas restrições é que o resultado será provavelmente “satisfatório" (satisficing) e não ótimo  (SIMON, 1979).
    A constatação da impossibilidade de existência da racionalidade plena fez então com que Simon (1979) se propusesse a reformar o conceito de homem econômico, buscando uma definição de agente decisor mais próxima da realidade que caracteriza a decisão concreta nas organizações. Assim, enquanto o homem econômico maximiza seus esforços, selecionando a melhor alternativa entre as que se lhe apresentam, seu primo, a quem chamaremos de homem administrativo, contemporiza, isto é, busca um curso de ação satisfatório ou razoavelmente bom (SIMON, 1979). 
    Por isso, complementa Simon (1979), para o homem administrativo, a alternativa finalmente escolhida jamais permite a realização completa ou perfeita dos objetivos visados, representando apenas a melhor solução encontrada naquelas circunstâncias. 
    O princípio da racionalidade limitada assume que, para lidar com as complexidades do mundo real, um indivíduo deve construir um modelo simplificado para cada situação. Frente à limitada habilidade que os seres humanos têm para processar informação, e frente ao mundo complexo que eles precisam enfrentar, as pessoas usam vários esquemas heurísticos para simplificar o mundo complexo e, assim, poder lidar com ele. O homem administrativo reconhece que o mundo por ele percebido é apenas um modelo drasticamente simplificado do agitado e confuso mundo real. Por isso, o homem administrativo é capaz de tomar decisões guiadas por regras empíricas relativamente simples, que não sobrecarregam sua capacidade [limitada] de pensar (SIMON, 1979).
    Quando as pessoas fazem julgamentos em condições de incerteza, elas tendem a evitar análises de dados exaustivas; ao invés disso, elas frequentemente empregam heurísticas, que representam mecanismos cognitivos que permitem “atalhos" no processo de tomada de decisão. Os “atalhos" e “simplificações" heurísticas, por sua vez, surgem ao agente decisor na forma de “intuição" ou “instinto" em um processo “racional" de percepção que, de acordo com Simon (1989) não é frio, mas temperado com a emoção característica da descoberta da solução para um problema decisório complexo.
    E aqui chegamos finalmente ao que nos interessa: a aprendizagem do tipo analítica supõe que a racionalidade humana é limitada e tende a ocorrer em contexto de alto grau de incerteza?
    Entendendo analítico como o que se efetiva através de análise, de exame detalhado, que busca informações, estuda os dados profundamente e avalia bem as questões antes de decisões; podemos concluir que esse tipo dema0rendizagem nada tem a ver com a racionalidade limitada acima exposta, não é mesmo. A aprendizagem analítica está mais próxima da racionalidade plena, que acabamos de ver.

    SIMON, H. A. Comportamento administrativo. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1979.

    Gabarito do Professor: ERRADO .

ID
5439586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de organizações de aprendizagem, julgue o item subsequente.

Para promover a aprendizagem organizacional, é importante avaliar continuamente o apoio de chefes e pares à aprendizagem no trabalho, além do suporte material.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Gabarito: CERTO


ID
5439589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a conflito e gerenciamento da pluralidade nas organizações, julgue o item seguinte.

Considere que um(a) psicólogo(a) seja solicitado a lidar com um grupo que tem chegado a um consenso muito rapidamente, sem analisar criticamente a questão. Nessa situação, uma estratégia eficaz a ser adotada pelo psicólogo consiste em aumentar o nível de conflito no grupo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • GABARITO: CERTO

    O modelo de conflito Interacionista promove na equipe de trabalho o desenvolvimento da autonomia e criatividade, possibilitando que a equipe alcance melhor os objetivos traçados pela Gestão. Portanto, aumentar o nível de conflito em situações em que quase não há conflitos permite bons resultados.

  • O conflito é um antídoto para o pensamento grupal (resposta da banca)

  • De acordo com Robbins (2010), os conflitos são construtivos quando melhoram a qualidade das decisões, estimulam a criatividade e a inovação, encorajam o interesse e a curiosidade dos membros do grupo, oferecem um canal para arejar os problemas e liberar as tensões e fomentam um ambiente de autoavaliação e de mudança. As evidências sugerem que o conflito pode melhorar a qualidade do processo decisório por permitir que todos os pontos de vista sejam avaliados, especialmente os não usuais ou os que são defendidos por minorias.32 O conflito é um antídoto contra o pensamento de grupo. Ele evita que o grupo passivamente 'assine embaixo' de decisões que podem se basear em premissas fracas, em consideração inadequada de alternativas relevantes ou em outras fraquezas. O conflito desafia o status quo e, por isso, estimula a criação de ideias, promove a reavaliação das metas e das atividades do grupo e aumenta a probabilidade de que este responda às mudanças. 

    O autor ainda aponta técnicas que poderiam ser utilizadas pelo psicólogo para aumentar o conflito no grupo:



    Robbins, Stephen P., 1943- .Comportamento organizacional / Stephen P. Robbins, Timothy A. Judge, Filipe Sobral ; [tradução Rita de Cássia Gomes]. -- 14. ed. -- São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2010.

    Gabarito do Professor: CERTO 


ID
5439592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a conflito e gerenciamento da pluralidade nas organizações, julgue o item seguinte.

Para aumentar a criatividade dos integrantes nos grupos de trabalho, a área de gestão de pessoas pode alterar a composição dos grupos, tornando-os mais heterogêneos, no que diz respeito a experiências e vivências.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Qualquer conflito promovido que cause mudança na estrutura da equipe e que possibilite o desenvolvimento da criatividade, autonomia e produtividade faz parte do modelo de conflito INTERACIONISTA.

  • A heterogeneidade (diferentes pessoas) entre membros de grupos pode aumentar a criatividade, qualidade das decisões e facilitar mudanças, por acentuar a flexibilidade das pessoas


ID
5439595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a conflito e gerenciamento da pluralidade nas organizações, julgue o item seguinte.

A estratégia de não enfrentamento para a administração de conflitos é útil para obter comprometimento das partes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Conflito Evitativo : o colaborador evita o conflito ao máximo por pensar que não vale a pena o esforço de discutir sobre.

    Há outros tipos: Acomodação, Competição, Compromisso e Colaboração.

  • ERRADO

    Complementando o comentário do colega:

    Evitação ou abstenção: Possui assertividade e cooperação baixa. Apropriado para assuntos simples e que as partes não se interessam ou não vale o tempo que seria gasto.

    Logo , tal estratégia não favorece o comprometimento entre as partes.

    Por outro lado, para que ambos os lados tivesse maior comprometimento, seria viável seguir o caminho da Colaboração ou Acordo:

    • possui alto grau de assertividade e colaboração, ambas partes ganham, alto nível de negociação, entre as partes há um consenso. Tem que ser possível a combinação das partes.

ID
5439598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a conflito e gerenciamento da pluralidade nas organizações, julgue o item seguinte.

Uma estratégia para aumentar o conflito é designar um crítico para discutir, propositalmente, as posições defendidas pela maioria.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Gabarito: CERTO

  • CERTO

    Segundo Robbins (2010), temos as seguintes estratégia de Estimulação de Conflitos :

    b) Técnicas de Estímulo de conflitos:

    Comunicação

    • Utilização de mensagens ambíguas ou ameaçadoras para aumentar os níveis de conflito:

     

    Reestruturação da organização

    • Realinhamento dos grupos de trabalho, alteração de regras e regulamentos, aumento de interdependência e outras mudanças estruturais similares que rompam o status quo

     

    Nomear um advogado do diabo

    • Designar um crítico que discuta, propositalmente, as posições defendidas pela maioria do grupo.

  • Dentre as técnicas de Administração de Conflitos, Robbins (2010) diferencia as de resolução e as de estímulo aos conflitos:




    Assim, designar um crítico para discutir, propositalmente, as posições defendidas pela maioria se caracteriza por uma estratégia que aumenta o conflito, de nome "Nomear um advogado do diabo".
    Robbins, Stephen P., 1943- .Comportamento organizacional / Stephen P. Robbins, Timothy A. Judge, Filipe Sobral ; [tradução Rita de Cássia Gomes]. -- 14. ed. -- São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2010.

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
5439601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a conflito e gerenciamento da pluralidade nas organizações, julgue o item seguinte.

A inclusão, definida como a percepção de aceitação das pessoas na organização em seus diversos níveis, depende da gestão da diversidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Deve fazer parte do planejamento estratégico de Gestão de Pessoas a constituição e prática de modelos que acolham a diversidade.

    GABARITO: CERTO

  • Gabarito: CERTO


ID
5439604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a conflito e gerenciamento da pluralidade nas organizações, julgue o item seguinte.

Organizações que adotam o paradigma de acesso e legitimidade focam em igualdade de oportunidades, tratamento justo, recrutamento e cumprimento de requisitos legais.

Alternativas
Comentários
  • Gab errado

    PARADIGMAS DE MULTICULTURALISMO E INCLUSÃO:

    "Apesar de uma consciência generalizada da necessidade de se preocupar com o multiculturalismo, existem

    diferentes abordagens sobre como uma sociedade pode tratar essa questão.

    No primeiro paradigma, chamado de Discriminação e Justiça, o multiculturalismo é enxergado através da lente da igualdade de oportunidades, tratamento justo e cumprimento de requisitos legais".

    o enunciado a questão se refere ao paradigma chamado de Discriminação e Justiça, conforme a literatura relacionada ao tema, explanada acima.

    O segundo paradigma , de Acesso e Legitimidade, surgiu durante o clima competitivo dos anos 80 e 90 e fez emergir uma nova razão para se lidar com o multiculturalismo. Ele compreende e utiliza o multiculturalismo como estratégia para atingir diferentes segmentos da sociedade, garantindo acesso e legitimidade ao equiparar a demografia aos grupos que são importantes na sociedade no sentido de consumo, o que, em alguns casos, leva a um aumento substancial do multiculturalismo.

    https://docplayer.com.br/69330324-Cultura-sociedade-e-politica-uia-4-multiculturalismo-e-inclusao-social.html

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: ERRADO. É no paradigma da discriminação e justiça que o foco recai sobre a igualdade de oportunidades, tratamento justo, recrutamento e cumprimento de requisitos legais.

  • Thomas e Ely (1996) propõem uma tipologia de abordagem organizacional para a diversidade que podem ser distinguidas baseadas no grau com o qual a diversidade é considerada como uma variedade de conhecimentos e perspectivas que os membros de diferentes grupos de identidades trazem e que são incorporados nas estratégias, nas operações, e nas práticas das organizações.
    Os autores identificaram três paradigmas: 
    - O paradigma da discriminação-e-justiça, o paradigma de acesso-e-legitimidade e o paradigma da efetividade-aprendizagem. Foca em oportunidades iguais, tratamento justo, recrutamento, e complacência. É uma forma mais dominante de se entender diversidade e, embora haja o objetivo de respeitar as diferenças culturais e de ter um quadro de empregados diversos, o tipo de trabalho continua sendo homogêneo, já que as diferentes formas de execução das tarefas não é valorizada. 
    - O paradigma de acesso-e-legitimidade, foca em ligar a demografia da força de trabalho com aqueles grupos de consumidores-chave para expandir e melhor servir segmentos de mercado especializados , que é a abordagem mais comum para a gestão da diversidade. Embora o paradigma busque operar em ambientes de negócios onde existe uma diversidade crescente entre os consumidores, clientes, ou mercado de trabalho, a busca de nichos de mercado tendem a enfatizar o papel da diferenças culturais na organização sem realmente analisar essas diferenças, fazendo com que os indivíduos sintam-se excluídos de oportunidades em outras partes da organização.
    - O paradigma da efetividade-aprendizagem, é uma abordagem emergente, que liga a diversidade à estratégia organizacional, mercados, processos e cultura. É o paradigma que encontra os verdadeiros benefícios da diversidade.



    ZANELLI,J.C.;BORGES-ANDRADE,J.E.;BASTOS,A.V.B. (Org.): Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed,2004.

    Gabarito do Professor: ERRADO .

ID
5439607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a conflito e gerenciamento da pluralidade nas organizações, julgue o item seguinte.

A efetividade das equipes de trabalho relaciona-se a três indicadores: os resultados produtivos do desempenho, a satisfação dos membros e a sobrevivência da equipe.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Marquei como errado, o conceito de efetividade tem a ver com objetivo e eficácia com a qualidade.

  • Para "Nadler, Hackman e Lawler (1979) a efetividade das equipes de trabalho resulta da presença de três indicadores: os resultados do trabalho em termos de produtividade, a satisfação dos membros e a sobrevivência da equipe".

    Trecho retirado do livro Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil - segunda edição, Zanelli, Andrade e Bastos... página 405.

  • A questão solicita conhecimentos a respeito dos critérios de efetividade de equipes.




    Existem na literatura alguns modelos que abordam critérios de efetividade em equipes. A banca cita os critérios elaborados por Hackman (1987), o qual considera um modelo normativo de efetividade:




    O primeiro critério é a produtividade, que se refere à obtenção de resultados de acordo com os padrões de desempenho estipulados por quem vai receber ou revisar o produto/ serviço. Dessa forma, se o cliente e/ou gestor não ficar satisfeito com o resultado, não se pode considerar que esta equipe foi efetiva. O segundo critério proposto pelo autor é a sobrevivência da equipe, que diz respeito à capacidade dos membros de continuarem trabalhando juntos na realização de novas tarefas; para tanto, as trocas sociais ocorridas durante o desenvolvimento das tarefas da equipe devem ser satisfatórias, favorecendo a vontade dos membros em permanecer trabalhando em conjunto.O terceiro critério é a satisfação dos membros com o desempenho da equipe; de acordo com esse critério, para que a equipe seja considerada efetiva é necessário que as experiências satisfatórias com o seu desempenho sejam maiores que as frustrações ocorridas ao longo do processo de trabalho." (Borba, 2007, p. 24).





    Portanto, de acordo com os critérios desse autor, a banca está correta em seu questionamento.

    Obs:  Para acesso de outros modelos de efetividade, só consultar a fonte utilizada.







    Gabarito da professora: CERTO.


    Fonte: Borba, A.C.P. (2007). Potência em equipes: desenvolvimento de uma medida.Dissertação de Mestrado: Universidade de Brasília: UnB.



ID
5439610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de projetos de desenvolvimento de pessoas, julgue o próximo item.

O primeiro elemento de um sistema de desenvolvimento é a avaliação de necessidades, que analisa a discrepância entre os desempenhos reais e os esperados pela organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • CORRETO

    A questão faz referência ao Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento. Essa é umas das primeiras etapas que dão base para um diagnóstico adequado dos processos de desenvolvimento a serem implementados. Nessa etapa a organização identifica os GAPs de Desenvolvimento. Estes podem ser compreendidos como as lacunas existentes entre aquilo que a organização planejou e aquilo que ela de fato possui.

    Partindo dessas necessidades é que a organização poderá realizar ações que proporcionem os processo de desenvolvimento organizacional e individual.

  • De acordo com Chiavenato (2014), os 6 processos básicos, ou sistemas da gestão de pessoas são:






    Assim, o sistema de desenvolvimento de pessoas é utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem treinamento e desenvolvimento das pessoas, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância.
    Compreendendo que os processos de desenvolvimento de pessoas compreenderam basicamente o ciclo abaixo




    Temos então, o levantamento das necessidades como primeiro elemento desse sistema. Essas necessidades nem sempre são claras e precisam ser diagnosticadas a partir de certos levantamentos e pesquisas internas capazes de descobri-las. Necessidades de treinamento são carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz. Significam um descompasso entre o que deveria ser e o que realmente é.
    Chiavenato, Idalberto Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5439613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de projetos de desenvolvimento de pessoas, julgue o próximo item.

É recomendado que o foco das ações de desenvolvimento recaia na oferta de cursos planejados em função dos professores, instrutores e aprendizes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • Gabarito: errado

    Se o objetivo é o desenvolvimento de pessoas no ambiente de trabalho, os cursos devem ser planejados em função da equipe de trabalho.

  • Atualmente, as organizações estão fazendo do processo seletivo um mecanismo eficiente para aumentar seu capital humano. E a melhor maneira de fazer isso é focar a seleção na aquisição de competências individuais indispensáveis para o sucesso organizacional. 
    Assim, existem duas alternativas para fundamentar o processo seletivo: o cargo a ser preenchido ou as competências a serem capturadas pela organização. O processo seletivo pode se basear em dados e informações sobre o cargo a ser preenchido, de um lado, ou pode ocorrer em função das competências requeridas e desejadas pela organização. As exigências dependem desses dados e informações para que a seleção tenha maior objetividade e precisão para preencher o cargo ou agregar competências. Se de um lado há o cargo a ser preenchido ou as competências desejadas, de outro há candidatos profundamente diferentes entre si, disputando a mesma posição e concorrendo entre si. Nesses termos, a seleção passa a ser configurada como um processo de comparação e decisão. E isso ocorre dos dois lados: a organização compara e decide sobre as pretensões dos candidatos; estes comparam e decidem sobre as ofertas da organização às quais se candidatam (Chiavenato,  2014).
    Chiavenato, Idalberto Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.
    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
5439616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de projetos de desenvolvimento de pessoas, julgue o próximo item.

No sistema de avaliação integrado e somativo, são considerados tanto aspectos relativos ao sistema de desenvolvimento (insumos, procedimentos, processos e resultados) quanto os aspectos do contexto organizacional (necessidades, suporte, disseminação e efeitos de longo prazo).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Gabarito: Item Certo

    Os aspectos do sistema de desenvolvimento são componentes internos, e os do contexto organizacional são os aspectos externos. Veja:

    O Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS) foi proposto com a finalidade de realizar avaliação de sistemas instrucionais (Borges-Andrade, 1982). Foi posteriormente reapresentado com a finalidade de realizar a avaliação de TD&E (Borges-Andrade, 2006a). O modelo inclui quatro componentes “internos” ou relativos ao sistema de TD&E: insumos, procedimentos, processos e resultado. Também abarca quatro componentes “externos” ou concernentes ao contexto ou ambiente organizacional: necessidades, suporte, disseminação e efeitos a longo prazo, dessa maneira, pode facilmente ser articulado com o plano estratégico das organizações, sobretudo em suas duas pontas que sugerem associação com o contexto, como já foi mencionado: a) avaliação de necessidades, que pode (ou deve) ter início no nível organizacional; e b) efeitos a longo prazo, que podem (ou devem) ser verificados para avaliar a contribuição do sistema de TD&E para o alcance de metas daquele plano”

    Fonte: prof Ana Miranda -TEC Concursos

  • A questão solicita conhecimentos sobre o sistema de avaliação integrado e somativo.


    Este sistema de avaliação permite o alcance tanto dos objetivos propostos, como o contexto em que se inserem os participantes, antes e depois da formação.

    Ele abrange, dessa forma, múltiplas variáveis, e são compostas por cinco componentes: insumos, procedimentos, processos, resultados e ambiente. O ambiente refere-se ao contexto organizacional em que está inserido o sujeito e, portanto, deve ser abarcado no sistema. O ambiente é composto por quatro subcomponentes: necessidades, apoio, disseminação e resultados em longo prazo. A disseminação e os resultados ao longo prazo são os principais subcomponentes do ambiente, pois o primeiro pode colaborar para a busca ou escolha do programa de formação; e o segundo consiste nas repercussões ambientais do programa medidas após determinado tempo. 

    Gabarito da professora: CERTO

    Fonte: Marinho, Gabriele Silva (2017). Avaliação de programas de educação profissional: paradigma conceitual aplicável em instituições do sistema “s” em Fortaleza- CE. Tese de Doutorado: Universidade Federal do Ceará.



ID
5439619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de projetos de desenvolvimento de pessoas, julgue o próximo item.

Para legitimar as ações de desenvolvimento, é essencial que os efeitos de longo prazo sejam avaliados logo após o final da ação.

Alternativas
Comentários
  • Para legitimar as ações de desenvolvimento, é essencial que os efeitos de longo prazo sejam avaliados logo após o final da ação.

    Ora, se são efeito de longo prazo não se pode falar de avaliações logo em seguida. Após o final de cada ação.

  • Gabarito: ERRADO

  • Tratando de Treinamento, a assertiva estaria correta porque o Treinamento é um modelo voltado para prazos curtos de aprendizagem.


ID
5439622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de projetos de desenvolvimento de pessoas, julgue o próximo item.

O foco no processo de desenvolvimento da ação de capacitação é característica da avaliação formativa de ações de desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • Também chamada de avaliação para aprendizagens, a avaliação formativa tem seu foco no processo ensino-aprendizagem. Alguns teóricos chegam a nomear essa modalidade com o nome de avaliação formativa diagnóstica.

    GABARITO : CERTO

  • A banca SÓ trocou a ordem, kkkkk


ID
5439625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho, julgue o item que se segue.

Para a ergonomia da atividade, o ergonomista deve observar e analisar a atividade de trabalho de um indivíduo, em situação real, e propor transformações que atendam tanto aos trabalhadores quanto aos gestores.

Alternativas
Comentários
  • Em ergonomia da atividade:

     O indivíduo é sujeito ativo que pensa, age e sente; por meio de sua atividade de trabalho, constrói e reconstrói sua experiência de trabalho.

    Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. ... Não só a saúde física, mas também a saúde mental das pessoas, sendo fundamental inclusive no ambiente de trabalho.

    Fonte: Ergonomia: conceito, tipos e benefícios no trabalho - Beecorp


ID
5439628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho, julgue o item que se segue.

Definem-se condições de trabalho como elementos prescritos que expressam as concepções e as práticas de gestão de pessoas e do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gab: ERRADO

    Os elementos NÃO são prescritivos, mas DESCRITIVOS, uma vez que as condições de trabalho devem ser capazes de expressar detalhada e quantitativamente as convicções e as condutas das pessoas no trabalho e do trabalho. Assim, definir condições de trabalho descritivas é detalhar a realidade e a experiência vivenciada por todos na organização.

    • Prescrever está relacionado a algo disposto, receitado, como uma receita de bolo, em que todos sabem exatamente a dosagem certa dos ingredientes. Tratando-se de uma área que gere PESSOAS, é prematuro demais afirmar que as condições de trabalho ou ambientais são prescritivas. Assim, gabarito errado!

    Erros, mandem mensagem :)

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: ERRADO. A organização do trabalho, e não as condições de trabalho, constitui-se dos elementos prescritos que expressam as concepções e as práticas de gestão de pessoas e do trabalho

  • Organização do trabalho diz respeito aos elementos prescritos, que balizam o funcionamento da produção e exprimem concepções da gestão de pessoas.

    As condições de trabalho são formadas por elementos estruturais institucionais que definem sua infraestrutura, apoio e práticas administrativas.

    Relações socioprofissionais são compostas pelos elementos interacionais do trabalho, evidenciando sua dimensão social.

    Gabarito: Errado

    Referência:

    MENDES, Ana Magnólia; FERREIRA, M. C. Contexto de Trabalho. In: Medidas do Comportamento Organizacional: Ferramentas de Diagnóstico e Gestão. Mirlene Maria Matias Siqueira. (Org.). Porto Alegre RS: Artmed, 2008, p. 111-123.


ID
5439631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho, julgue o item que se segue.

Os colegas da equipe de trabalho compõem a dimensão das relações socioprofissionais do contexto de produção de bens e serviços.

Alternativas
Comentários
  • Relações Socioprofissionais São elementos interacionais que expressam as relações profissionais de trabalho. São integrantes dessa dimensão: as interações hierárquicas, as interações coletivas entre membros da equipe de trabalho e de outros grupos, e as interações externas com usuários, consumidores, fornecedores.

  • Gabarito: Certo

  • Gab: CERTO

    Relações Socioprofissionais são as interações com os pares no ambiente de trabalho, seja em uma relação afetiva, seja estritamente profissional. Nesse contexto, há as trocas de produção, de bens, de serviços e de laços comunicativos entre os diversos indivíduos.

    Erros, mandem mensagem :)

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: CERTO. Entre as características das relações socioprofissionais incluem-se as interações coletivas com membros da equipe e de outros grupos de trabalho.

  •  O contexto de produção de bens e serviços equivale ao ambiente sociotécnico no qual se realiza a atividade de trabalho. O conceito, descrito por Ferreira e Mendes (2003), busca englobar aspectos já descritos na literatura como organização do trabalho, processos, relações sociais e condições de trabalho, que toma uma forma específica no modo capitalista de produção.

    CPBS é o espaço material, organizacional e social onde se realiza a atividade do trabalho e onde são utilizadas as estratégias individual e coletiva de mediação pelos trabalhadores na interação com a realidade de trabalho. Essas estratégias de mediação são os modos de pensar, sentir e agir diante da diversidade de contradições do mundo do trabalho. É, este contexto, composto por três dimensões:

    • As condições de trabalho (CT): caracterizam a infra-estrutura, o apoio institucional e as práticas administrativas. Os elementos que a integram são o ambiente físico, os instrumentos, os equipamentos, a matéria-prima, as informações, os suprimentos e as políticas de recursos humanos.

    As relações socioprofissionais (RS): caracterizadas pelas relações hierárquicas, interações coletivas com membros da equipe e de outros grupos de trabalho e relações externas com consumidores, fornecedores e outros representantes institucionais.

    • A organização do trabalho (OT): constitui-se pelos elementos prescritos que expressam as concepções e as práticas de gestão de pessoas e do trabalho, por exemplo, natureza das tarefas, regras formais e informais, ritmo e produtividade esperado.

    MENDES, Ana Magnólia; FERREIRA, M. C. Contexto de Trabalho. In: Mirlene Maria Matias Siqueira. (Org.). Medidas do Comportamento Organizacional: Ferramentas de Diagnóstico e Gestão. Porto Alegre RS: Artmed, 2008.

    Gabarito do Professor: CERTO 

ID
5439634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho, julgue o item que se segue.

Caso, após um erro grave na organização, o ergonomista seja solicitado a elaborar ações de melhoria do trabalho, ele deve buscar compreender as estratégias de mediação utilizadas pelos trabalhadores e os elementos da complexidade da atividade para subsidiar a sua proposta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

    A questão fala, basicamente, que após verificado o erro da organização, o Ergonomista terá que avaliar, estudar, diagnosticar e definir uma estratégia com base na medição antes utilizada. Ou seja, ele realizará a etapa do Controle organizacional, que consiste em avaliar se os resultados, as tarefas e as operações determinadas estão de acordo com o planejamento inicial e após isso aplicar técnicas que ajudem a subsidiar a sua proposta de melhoria. Seria realizar o cara-crachá.

    Erros, mandem mensagem :)

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: CERTO. Para uma melhor compreensão da relação existente entre sujeito-contexto da atividade, é importante a identificação de eventos críticos. Assim como esses eventos, elementos de complexidade também atuam no sentido de mobilizar as estratégias de mediação dos trabalhadores. 

  • De acordo com Ferreira e Mendes (2003), a Ergonomia da Atividade é definida como uma abordagem científica que investiga a relação entre os indivíduos e o contexto de produção de bens e serviços, analisa as contradições presentes nesta inter-relação, e, em consequência, as estratégias operatórias individuais e coletivas de mediação que são forjadas para responder à diversidade de exigências existentes nas situações de trabalho e reduzir a dimensão negativa do custo humano vivenciado pelos trabalhadores. 
    FERREIRA, M. C.; MENDES, A. M. Trabalho e riscos de adoecimento: o caso dos auditores-fiscais da previdência. Brasília: Edições Ler, Pensar, Agir (LPA), 2003.

    GABARITO: CERTO 

ID
5439637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho, julgue o item que se segue.

Os trabalhadores desenvolvem estratégias de mediação individual e coletiva para gerir o custo humano do trabalho e, se forem eficientes e eficazes, podem transformar o custo humano no trabalho em vivências de bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

    A Medição Individual pode ser percebida na autoavaliação, já a Coletiva, na percepção dos pares e da organização. No tocante à eficiência, podemos definir um atendimento ao público em quantidade superior ao que normalmente se atende, mas mantendo-se a qualidade e a proatividade do indivíduo. Já a eficácia, seriam os resultados que esse atendimento alcançou, isto é, a eficiência do atendimento somado à qualidade e à entrega de resultados.

    • Nesse contexto, pode haver a transformação do custo humano no trabalho (proporcional aos seus esforços) em vivências de bem-estar quando o indivíduo compreende ou aprende a reter benefícios desse aprendizado.

    -- Não pesquisei fundamentação teórica, mas acredito que possa ser nessa linha de raciocínio pela dedução das palavras.

    Erros, mandem mensagem :)

  • CERTO

    Estamos diante da teoria da Psicodinâmica do Trabalho

    • É objeto da psicodinâmica do trabalho o estudo das relações dinâmicas entre organização do trabalho e processos de subjetivação, que se manifestam nas vivências de prazer-sofrimento, nas estratégias de ação para mediar contradições da organização do trabalho (defesas), nas patologias sociais, na saúde e no adoecimento. 

    Assim, a Psicodinâmica do trabalho estuda as estratégias de defesa individual e coletiva dos sujeitos, buscando compreender como as pessoas conseguem suportar o ambiente adoecedor de trabalho e transformar tais vivências em formas de prazer.

    Uma questão CESPE ajuda a firmar tal entendimento:

    CESPE 2015 CERTA - A ressignificação do sofrimento no trabalho desdobra-se em prazer quando é possível transformar o prescrito da organização do trabalho e a carga psíquica envolvida na atividade desenvolvida pelo trabalhador.

  • CERTA

    o CEBRASPE apresentou a seguinte justificativa para a questão:

    JUSTIFICATIVA: CERTO. As exigências do contexto de produção de bens e serviços podem obstaculizar ou mesmo desafiar a inteligência dos trabalhadores. Para responder a tais exigências, os trabalhadores utilizam as estratégias de mediação individual e coletiva. Quanto mais eficientes e eficazes as estratégias de mediação, mais a carga humana no trabalho torna-se sinônimo de vivências de bem-estar.

  • A questão solicita conhecimentos acerca da Psicodinâmica do trabalho.


    Dejours é um teórico da Psicodinâmica do Trabalho, que compreende uma abordagem focada na saúde do trabalhador a partir de um viés psicanalítico. O trabalho desempenha papel central na vida do sujeito e as complexidades das relações e modos de trabalho experienciados na organização podem ser geradores de sofrimento para o indivíduo. Para a psicodinâmica, o trabalho gera confronto entre o mundo interno do sujeito (sua subjetividade e singularidade) com o mundo externo (a realidade objetiva, com as regras, valores e desafios organizacionais) que pode acarretar em sofrimento para o sujeito. Assim, é preciso estabelecer  estratégias para a busca constante do prazer, visando manter o equilíbrio psíquico em situações patogênicas de trabalho.

    Em busca de evitar ou diminuir o sofrimento, tanto o indivíduo como as relações grupais estabelecem estratégias defensivas. As estratégias defensivas quando não são efetivas para a ressignificação desse sofrimento constitui-se em trabalhos mecanizados e aceitação da lógica insalubre da organização, acarretando a alienação no trabalho. O trabalhador passa a culpar-se pelos modos de produção da organização, atribuindo a si mesmo sua condição. De posse desse sofrimento e consequente doenças psicossomáticas, para esconder sua condição utiliza-se de ideologias defensivas, que nada mais são aquelas que os trabalhadores utilizam para mascarar o sofrimento e as angústias vivenciadas no cotidiano do trabalho.

    Caso sejam efetivas, as estratégias tanto individuais quanto grupais possibilitam a ressignificação do sofrimento e, consequentemente, a busca do prazer e indicação de saúde para o sujeito. 

    Gabarito da professora: CERTO.



ID
5439640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da gestão estratégica de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.

Um dilema na implantação da gestão estratégica no setor público é a constante interferência política, que afeta a definição de metas e valores.

Alternativas
Comentários
  • Gestão Estratégica de Processos no Setor Público. Uma das necessidades prementes na gestão pública brasileira é o aumento da eficiência e eficácia dos serviços prestados para a população, principalmente nas áreas com impacto direto na qualidade de vida das pessoas, como saúde, educação e transporte.

    De fato, em se tratando de Setor Público, sempre, melhor dizendo, quase sempre haverá interferência política.

  • Gab: CERTO

    A Política está envolvida em todo segmento de mercado, social e privado do ser humano, no entanto, no setor público é MAIS EVIDENTE por causa das Políticas Públicas e dos Benefícios que se esperam dos processos e dos trabalhos de governo. Assim, é perceptível que na implantação da gestão estratégica da esfera pública, a interferência política afeta tanto negativa, quanto positivamente as metas e os valores a que se queira realizar.

    • Importante destacar a diferença entre Política e Politicagem.

    Erros, mandem mensagem :)

  • É o que mais se vê no serviço público. Interferência política de todos os lados.

    GABARITO: CERTO.

  • CORRETO

    Eu, enquanto servidor municipal, percebo muito os direcionamentos políticos de uma gestão para a outra. Isso gera impactos nos serviços públicos, pois muitas ações são descontinuadas.

    Mas isso é algo correto do ponto de vista legal, pois há temáticas que são impostas (como é o caso de repasses de verbas para a saúde e educação) e há temáticas que são propostas de governos, logo, são discricionárias.

  • JUSTIFICATIVA CREBRASPE: CERTO. De fato, a interferência política existente no setor público é um dilema da gestão estratégica de pessoas nesse setor, porque dificulta a precisão da definição da estratégia. 

  • As características do setor público e o atual modelo de gestão dificultam, sobremaneira, quando não inviabilizam, essas práticas. Prova disso é que a efetiva utilização do planejamento estratégico como instrumento gerencial ainda se resume a poucos esforços isolados, a despeito do significativo número de organizações públicas que afirmam dispor de planos estratégicos. Ainda assim,  estão sujeitos às mais diferentes influências e desafios políticos em função da mudança dos executivos.
    GIACOBBO, M. O desafio da implementação do planejamento estratégico nas organizações públicas. Revista do TCU, Brasília, v. 28, n.74, out./dez. 1997.
    Gabarito do Professor: CERTO .

ID
5439643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da gestão estratégica de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.

A gestão estratégica de pessoas no serviço público adota indicadores de gestão precisos e objetivos, entre os quais se inclui a adesão do perfil profissiográfico dos servidores às atribuições dos postos de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário que reúne todo o histórico de trabalho do empregado com carteira assinada ou não e de contribuintes individuais. Criado em 2004, esse documento é indispensável, especialmente para os indivíduos que exerceram atividade com exposição a agentes nocivos tanto de caráter perigoso (periculosidade), quanto tóxico (insalubridade).

  • Gab: ERRADO

    A questão está errada, a meu ver, porque a Gestão de Pessoas, ainda que no serviço público, NÃO adota indicadores PRECISOS (podemos até encontrar OBJETIVOS), mas precisos é muito difícil. Isso porque as técnicas, mapeamentos, indicadores ou ferramentas de gestão possuem vieses muito subjetivos seja por envolver pessoas, seja pela quantidade e qualidade de informações obtidas. Além disso...

    Perfil Profissiográfico nada mais é do que o perfil do cargo, isto é, ele busca coletar e definir informações a respeito DO CARGO podendo-se utilizar de técnicas de:

    1. Análise e Descrição de Cargo;
    2. Técnica dos Incidentes Críticos;
    3. Hipótese de Trabalho ou
    4. Análise do Cargo no Mercado.

    -----------

    OBS: Resumos com preços promocionais. Baixe agora mesmo sua amostra --> Linktr.ee/soresumo

    Erros, mandem mensagem :)

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: ERRADO. A área de gestão de pessoas carece de indicadores que traduzam seus resultados para a organização, principalmente em atividades de caráter burocrático, como no serviço público.

  • Em um estudo realizado pelo TCU, a respeito especialmente da governança, a qual, se bem desenvolvida, traz consigo a suposição de deficiência na atividade de medir o desempenho da gestão, foi levantado
      dados sobre governança e gestão em 581 órgãos da Administração Pública Federal. Nessa deliberação, o Tribunal fez diversas determinações e recomendação ao Poder Executivo no sentido de melhorar a estrutura de informações e sistemas de informações importantes para a gestão pública. No relatório que fundamenta o Acórdão, foi verificado que, segundo as respostas declaradas por gestores em questionário realizado, 58% das organizações estariam em estágio de capacidade inicial em governança e gestão e o cenário mais 
    preocupante seria o da gestão de pessoas, em que 69% das organizações estariam em estágio inicial.
    Embora existam, de fato, complexidades para a definição adequada de indicadores, os métodos e conceitos técnicos administrativos já vêm sendo tratados e estudados há bastante tempo. No entanto, a inexistência de indicadores adequados impede a avaliação da eficiência da gestão pública e também fica prejudicada a governança da Administração, pois não é possível nem a verificação da coerência dos resultados com as necessidades importantes para sociedade e nem a avaliação do desempenho e da responsabilização dos gestores públicos.
    Assim, não podemos ainda falar em indicadores precisos e objetivos na Gestão de Pessoas no serviço público.
    Ferradaes, A. G. Uma síntese da importância dos indicadores para a avaliação da gestão pública. Pós-graduação em auditoria do setor público. Escola Superior do Tribunal de Contas da União. Brasília-DF, 2019.
    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
5439646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da gestão estratégica de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.

O planejamento eficiente de recursos humanos funciona como mecanismo e instrumento primordial da gestão estratégica de pessoas, dispensando a utilização de mecanismos adicionais de gestão.

Alternativas
Comentários
  • Gab: ERRADO

    Esta é a 2° questão que caiu nessa prova com um termo tão categórico para definir um mecanismo a ser aplicado na Gestão de Pessoas. Vejam a questão (Q1813217) e notem que a banca utiliza de expressões como "é suficiente", "necessitam, "definir" para indicar que uma ferramenta basta para se obter um resultado organizacional, o que é claramente errado!

    • Assim, podemos tomar essa questão como base para julgarmos esta em comento, uma vez que o planejamento não dispensa a utilização de mecanismos adicionais, muito pelo contrário, ele organiza para verificar qual ou quais se encaixam e provocam resultados melhores. Com isso, gabarito errado!

    -----------

    OBS: Resumos com preços promocionais. Baixe agora mesmo sua amostra --> Linktr.ee/soresumo

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gabarito: Errado

  • GABARITO: ERRADO

    A Gestão de Pessoas é flexível e por isso usa de métodos e técnicas adaptáveis. Tudo que parecer rígido ou determinante na Gestão de Pessoas é falso.


ID
5439649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da gestão estratégica de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.

Para assumir um papel estratégico dentro de uma organização pública, a gestão de pessoas precisa estar atenta ao desempenho dos servidores, orientando-os a agir em prol do cumprimento das metas pactuadas e na busca dos resultados.

Alternativas
Comentários
  • gestão das pessoas consiste, efetivamente, numa busca equitativa de bem-estar e resultados.

    gab c

  • Gab: CERTO

    Uma das principais finalidades da Gestão de Pessoas, atualmente, é a de proporcionar maior ligação entre os objetivos da organização, aos objetivos dos indivíduos. No setor público não é diferente! Assim, é correto afirmar que a Gestão de uma organização pública assume seu papel estratégico quando orienta os servidores a agirem e a cumprirem as metas, os objetivos e as finalidades antes pactuadas, visando-se ao alcance dos resultados.

    -----------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. baixem as amostras disponíveis no ->

    _____________________________________https://linktr.ee/soresumo

  • Gabarito: Certo


ID
5439652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da gestão estratégica de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.

A gestão por competências é adequada tanto para o alinhamento horizontal quanto para o alinhamento vertical na gestão estratégica de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • O Alinhamento Horizontal encontra-se relacionado com a percepção da influência que os diferentes departamentos da empresa exercem uns nos outros.

    O Alinhamento Vertical corresponde ao grupo de atividades imprescindíveis à implementação da estratégia, desde o processo da sua formulação até ao seu desdobramento pelos diferentes níveis da empresa.

    Desta forma os departamentos asseguram que o conjunto de recursos humanos da empresa detêm todas as competências e capacidades para desempenhar o seu trabalho de forma adequada.

  • Na estrutura horizontal, os funcionários têm autonomia para tomar suas próprias decisões. Neste modelo, grandes grupos de funcionários relatam a apenas um gerente. É um sistema mais informal, bastante comum em empresas menores.

    Na vertical é aquela que representa a estrutura clássica de uma empresa, é a organização hierárquica da mesma, verticalizada, com topo, meio e base, tendo uma alta cadeia de comando e organograma fixo, possui um organograma com vários níveis administrativos e hierárquicos.

    Com relação ao Alinhamento, no Horizontal relaciona-se com a percepção da influência que os diversos departamentos da empresa exercem uns sobre os outros.

    Já no que tange ao Alinhamento Vertical, direciona-se ao grupo de atividades imprescindíveis à implementação da estratégia, geralmente voltado ao planejamento estratégico, abrangendo decisões que abrangem dos os níveis estratégico, tático e operacional, decisões alinhadas com os objetivos da organização como um todo.

  • Gab: CERTO

    A Gestão por Competências INDEPENDE da FORMA como a organização estrutura seus departamentos, seja de maneira Hierarquizada, Verticalizada, seja de forma Departamentalizada. O foco desse tipo de gestão é na competência de cada indivíduo, em sua formação adequada com sua resolução (e aqui não é apenas "cada pessoa em seu devido lugar", mas que a alocação seja condizente com a estratégia definida) correta de tarefas.

    • Nesse contexto, conseguimos definir, por meio do mapeamento, os CHA's com Resultado. Isto é,
    1. Conhecimentos: está contido na era do SABER;
    2. Habilidades: está contida na era do SSABER FAZER.
    3. Atitudes; está contida na era do QUERER FAZER.
    4. Resultados: está contido na era da ENTREGA EFICAZ.

    ---------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. baixem as amostras disponíveis no ->

     _____________________________________https://linktr.ee/soresumo

  • A questão solicita conhecimentos acerca da gestão por competências.



    Devido a alta demanda de  mercado e a consequente concorrência, as empresas precisam estar preparadas para atingir seus objetivos a médio e longo prazo. Para isso é necessário pessoas capacitadas, com competências específicas para que a organização possa entregar seus produtos e serviços com vantagem competitiva frente a seus concorrentes.  

     

    Além disso, a gestão por competência necessita ser inserida na gestão estratégica da organização para que possa atingir os objetivos de máxima produtividade no mercado. 

    Dessa forma, compreende tanto o alinhamento vertical (mais estratégico) da organização como o alinhamento horizontal (entre os próprios colaboradores).

    Lembrando que a gestão por competências possui quatro fases ou etapas: a formulação da estratégia, o mapeamento das competências, o desenvolvimento e a captação e a avaliação.  

     

    Gabarito da professora: CERTO



ID
5439655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da gestão estratégica de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.

O planejamento estratégico da gestão de pessoas enfatiza as necessidades e diretrizes provenientes do nível macro-organizacional em detrimento do nível individual, uma vez que naquele nível se definem as competências essenciais para a consecução dos objetivos organizacionais em geral.

Alternativas
Comentários
  • Gab: ERRADO

    O Nível Estratégico aborda tanto as ações do ambiente interno, quanto as do externo e é por isso que ele é considerado macro-organizacional, pois tem a capacidade de manter a visão do todo. Entretanto, isso não quer dizer que ele enfatizará uma área em detrimento da outra, visto que isso acabaria por afetar a sua estrutura e seu principal objetivo, qual seja, o de oferecer uma visão holística à organização. Assim, podemos dividir os níveis em:

    1. Estratégico: Longo prazo, interno e externo, objetivos gerais (nível de alta diretoria - habilidade conceitual).
    2. Tático: Médio prazo, interno, traduz os objetivos/ metas, detalhado (nível de gerentes-habilidade humana).
    3. Operacional: Curto prazo, interno, o mais detalhado, executa as tarefas (nível de supervisores - habilidades técnicas).

    ---------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Baixe sua amostra --> Linktr.ee/soresumo

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gabarito: Errado

  • Questões Cespe que geralmente diminuem ou restringem determinada vertente estão erradas. Mas isso não é regra.

  • Quando li "em detrimento" já considerei errado.

    O planejamento organizacional envolve o macro e o individual

  • A questão solicita conhecimentos acerca do planejamento estratégico.


    O planejamento estratégico se conceitua como tomada de decisões da organização a respeito das tratativas de seu próprio futuro e quais são as medidas que deverão ser tomadas para que alcance os resultados esperados, bem como os recursos e competências a serem mobilizados para tal.


    Para consecução desses objetivos, todos inseridos na organização devem ser mobilizados, com o intuito de integrar os aspectos internos e externos que permeiam seu crescimento. Não podemos, nesse sentido, dissociar os níveis individuais, grupais e organizacionais, já que todos são partícipes na trajetória do crescimento organizacional.



    Gabarito da professora: ERRADO.



ID
5439658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, julgue o item que se segue.

A ferramenta de mapeamento de competências é suficiente para definir o conhecimento de que as organizações necessitam e as formas de administrá-lo.

Alternativas
Comentários
  • mapeamento de competências é uma ferramenta de Recursos Humanos que visa identificar competências técnicas e comportamentais para cada função dentro de uma empresa. Ele ajuda as organizações a se tornarem mais produtivas, eficientes e competitivas. O mercado atual traz desafios constantes para as empresas, portanto seria um equívoco afirmar que tal ferramenta, por si só, é suficiente para definir o conhecimento de que as organizações necessitam. Questão pra não zerar a prova!

  • Gab: ERRADO

    Em Administração, ou em qualquer outra matéria, é muito difícil definir apenas uma ferramenta como bastante ou suficiente. Desconfie de questões tão categóricas assim!! Além disso, podemos utilizar como técnica para mensurar e contribuir para a pesquisa das competências a Análise e Descrição de Cargos; o Grupo Focal; os Testes Psicométricos, etc.

    -----------

    FONTE: Meu resumo de Gestão de Pessoas, pág. 20. Baixe sua amostra aqui --> Linktr.ee/soresumo

    Erros, mandem mensagem :)

  • Na maioria das vezes quando a questão restringe determinado assunto ela está errada. Isso acontece muito na banca Cespe, todavia não é uma regra.

  • Na maioria das vezes quando a questão restringe determinado assunto ela está errada. Isso acontece muito na banca Cespe, todavia não é uma regra.

  • O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro fases:
    1. Diagnóstico: levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas e satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.
    2. Desenho: elaboração do projeto ou do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.
    3. Implementação: execução e condução do programa de treinamento.
    4. Avaliação: verificação dos resultados obtidos com o treinamento.
    Pelo termo generalizante "suficiente" utilizado pela banca, já poderíamos desconfiar da incorreção da questão, mas aqui fica claro que o mapeamento de competências faz parte apenas da primeira etapa: o diagnóstico.





    Nesta fase é possível identificar os conhecimentos necessários, porém a forma de administrá-lo será desenvolvida na fase do desenho do treinamento.

    Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.


    GABARITO: ERRADO.

ID
5439661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, julgue o item que se segue.

O mapeamento de competências consiste em identificar as competências que os atuais colaboradores da organização possuem.

Alternativas
Comentários
  • mapeamento de competências consiste em definir os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias em cada cargo dentro de uma empresa e/ou entender as competências dos colaboradores já atuantes na empresa e como potencializá-las em diferentes cargos ou funções.

  • Gab: CERTO

    1. Além de identificar os possíveis "Gaps" ou lacunas de competências, o mapeamento visa ao reconhecimento das forças ou fraquezas internas existentes.

    Quando o processo seletivo se baseia em competências desejadas pela organização, a coleta de dados se concentra na definição das competências individuais a serem pesquisadas nos candidatos. Quanto mais clara a definição, mais ela se torna um instrumento viável de medida (referência, indicador ou métrica) para comparar os candidatos e proporcionar um processo seletivo mais apurado.

    • McClelland argumenta que se deveria testar a competência em vez da inteligência.

    FONTE: CHIAVENATO, 4° Ed. Gestão de Pessoas, O novo papel. pág, 125.

  • Gabarito: Certo

  • CERTO

    Mapeamento das competências;

    • Análise documental - visão, objetivos, valores, processos etc
    • Descrição das competências - organizacionais, setoriais e individuais
    • Validação das competências necessárias - ver se elas são realmente oq se espera
    • Organização e divulgação das comp necessárias
    • Diagnóstico das competências existentes

    Outra questão cobrada recentemente:

    CESPE 2018 - CERTA - Uma das etapas da gestão por competências é o mapeamento de competências, que permite identificar lacunas existentes entre as competências necessárias e disponíveis na organização em questão.

  • O mapeamento de competências  visa identificar as lacunas (ou “gaps") de competências na organização, ou seja, o que estaria “faltando". Compara-se as competências necessárias com as existentes, com o objetivo seria reduzir as diferenças entre elas.  

    Gabarito do Professor: CERTO 

ID
5439664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, julgue o item que se segue.

O compartilhamento de conhecimento entre os membros de uma organização gera competições e conflitos, o que afeta o funcionamento harmonioso da organização por comprometer o desenvolvimento de equipes e indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • O compartilhamento e a Gestão do Conhecimento são diretamente influenciados pelo “Ba” e são assuntos de interesse de muitas organizações, pois estas instituições requerem indivíduos que tenham expertise para a realização de suas atividadees-fim. Na pesquisa buscou�se verificar como as Organizações Militares (OM) tratam o conhecimento e seu compartilhamento e a influencia do “Ba”. Assim, na investigação deste trabalho foram utilizados os conceitos básicos das teorias do conhecimento e seu compartilhamento, segundo Nonaka e Takeuchi (2008) e Davenport e Prusak (1998), os conhecimentos de “Ba” tratados por Nonaka, Toyama e Konno (2002). Os resultados dessa investigação evidenciaram que o “Ba” tem uma importância relevante em relação ao compartilhamento do conhecimento no Departamento ALFA. Demonstrou, também, resultados positivos quanto ao compartilhamento e a conversão de conhecimento, segundo o processo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997), quando o ambiente era adequado e fraco após as mudanças organizacionais executadas no departamento estudado. A metodologia da pesquisa utilizada foi qualitativa e adotou enfoque bibliográfico, explanatório e descritivo, utilizando documentos, entrevistas e experiências dos pesquisadores. A pesquisa demonstra na conclusão, algumas deficiências de políticas e sugere algumas recomendações que poderão ser adotadas para manter e difundir o conhecimento e seu compartilhamento na organização. 

  • Gab: ERRADO

    Na era tradicional o Conflito era tido como competição que dificultava o entrosamento dos indivíduos, era, portanto, negativo e evitado.

    • No entanto, hoje esse conceito é altamente explorado pelos Gestores e Administradores no sentido de melhoria dos processos, da qualidade e da eficiência organizacional. Assim, podemos dizer que ele é incentivado e as pessoas aprenderam, pelo menos na teoria, que a ajuda mútua - e quando apresentamos este fundamento estamos tratando da SINERGIA - traz Benefícios, Desenvolvimento e Liberdade a toda a equipe.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gab: ERRADO

    Acrescentando...

    Além do que já foi exposto, Chiavenato enumera o Conflito em três categorias possíveis, veja:

    1. Conflito Percebido: as partes percebem e compreendem que existe;
    2. Conflito Experienciado: provoca sentimentos de hostilidade, raiva, medo, descrédito entre as partes;
    3. Conflito Manifestado: é expressado pelo comportamento de interferência ativa ou passiva por uma das partes.

    FONTE: CHIAVENATO, 4° Ed. Gestão de Pessoas, O novo papel. pág, 389.

  • Gabarito: Errado

  • ERRADA

     o compartilhamento de conhecimento inclui desenvolvimento de capacidades e o processo de aprendizagem entre os membros de uma organização, enquanto que o compartilhamento da informação pode gerar competições e conflitos, que afetam o funcionamento harmonioso da organização por comprometer o desenvolvimento de equipes e indivíduos.

  • A visão tradicional de conflitos o associava a algo desagradável, geralmente devido a diferenças de personalidades ou deficiência de liderança. Nesse contexto, acreditava-se que os conflitos não deveriam ser admitidos na organização e que, caso ocorressem, normalmente demandavam intervenção direta da gerência. Contudo, a moderna abordagem relacionada à resolução de conflitos considera que estes são inevitáveis consequências das interações entre as pessoas e que, dependente da sua intensidade e da maneira como forem tratados, podem ser benéficos ao ambiente de trabalho. A gestão de conflitos busca então uma maneira de administrá-los minimizando  os  resultados negativos e otimizando os resultados positivos e assim auxiliar a organização a aproveitar melhor os benefícios desse fenômeno a eliminá-lo quando representa um problema aos processos de gestão.  De maneira geral, a sua resolução deve levar em conta a causa-raiz que lhes deu origem, e os mesmos devem ser solucionados diretamente pelos envolvidos e o gerente pode agir, se necessário, como facilitador nesse processo.

    Gabarito do Professor: ERRADO 

ID
5439667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, julgue o item que se segue.

A gestão do desempenho nas organizações visa avaliar em que medida as contribuições individuais e coletivas estão alinhadas aos objetivos da organização.

Alternativas
Comentários
  • gestão de desempenho é uma estratégia que visa a gerenciar a performance dos colaboradores, monitorando e fornecendo condições para que os resultados sejam melhores. Essa performance deve estar alinhada aos objetivos corporativos, guiando os funcionários às metas da empresa.

  • Gab: CERTO

    A Avaliação do Desempenho está se estendendo para uma ação MAIS AMPLA e abrangente. As Organizações estão migrando para a denominada Gestão do Desempenho humano, ou seja, o valor mensurável que a força de trabalho traz para a organização em termos de Habilidades e Competências COLETIVAS e a motivação das pessoas envolvidas. CHIAVENATO/ 2014. Gestão de Pessoas - O novo papel, pág. 230.

    • Relevante acrescentar que a Gestão do Desempenho NÃO SIGNIFICA um paradoxo em relação à iniciativa das pessoas para o autodesenvolvimento, mas a geração de valor por meio da educação das pessoas com os objetivos estratégicos do negócio interligados.

    -----------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Baixe sua amostra disponível aqui ->

     _____________________________________https://linktr.ee/soresumo

  • A avaliação do desempenho está se estendendo para uma ação mais ampla e abrangente. As organizações estão migrando para a denominada gestão do desempenho humano, ou seja, o valor mensurável que a força de trabalho da organização traz para a organização em termos de habilidades e competências coletivas e a motivação das pessoas. Este é maximizado quando as pessoas aplicam ao máximo as habilidades e competências nas atividades da organização, e esta se configura e reconfigura para reforçar e incrementar o desempenho humano e dirigi-lo para seus objetivos estratégicos (CHIAVENATO,  2014).

    Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.

    Gabarito do Professor: CERTO

ID
5439670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, julgue o item que se segue.

A gestão do conhecimento engloba ações que extrapolam o processo de aprendizagem individual nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • A gestão do conhecimento é responsável por disseminar o conhecimento que está implícito nas práticas individuais e coletivas da organização. De acordo com Nonaka & Takeuchi (1997), a gestão do conhecimento deve tornar explícito o conhecimento decorrente da experiência individual de cada um. Compartilhando deste mesmo pensamento, Oliveira Júnior (1996) define administração do conhecimento como o processo de identificar, desenvolver, disseminar e atualizar o conhecimento estrategicamente relevante para a empresa, seja a partir de esforços internos à organização, seja a partir de processos que extrapolam suas fronteiras.

  • Nessas olimpíadas eu preciso de um Notebook novo! kkkkk

  • Bora pra cimaaaaaaa

  • Gab: CERTO

    A questão está correta porque a Gestão do Conhecimento procura alinhar a educação das pessoas com os objetivos estratégicos do negócio. Assim, o conhecimento deve extrapolar, isto é, deve ir além da fronteira intrapessoal e percorrer as linhas de aprendizagem interpessoal externas e variáveis que superem as expectativas individuais.

    -----------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Baixe sua amostra disponível aqui ->  _____________________________________https://linktr.ee/soresumo

  • a resposta é CERTO nessa olímpiadas eu queria a robor ALEXIA

  • CERTO

     

    Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização. É a administração dos ativos de conhecimento das organizações. Permite à organização saber o que ela sabe [...]A gestão do conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa. ” ( Luchesi, 2012)

    Percebam que a gestão de conhecimento é um processo amplo, envolve variáveis organizacionais e individuais. Assim, a questão está em perfeita sintonia com que é expresso na literatura.

  • Conforme Chiavenato (2014), a Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração,
    recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento na empresa. Está voltada para a criação e a organização de fluxos de informação nos e entre os vários níveis organizacionais, para gerar, incrementar, desenvolver e partilhar o conhecimento na organização, sobretudo para incentivar trocas espontâneas de conhecimento entre as pessoas. Ao contrário do que acontecia antigamente – quando as empresas guardavam e escondiam o conhecimento a sete chaves por meio da confidencialidade –, a GC (knowledge management) procura orientar a empresa inteira para produzir o conhecimento, aproveitá-lo, disseminá-lo, aplicá-lo e lucrar com ele. Cada pessoa precisa agregar valor aos processos e produtos da empresa. E esse valor é alcançado mediante o compartilhamento do conhecimento e representa a essência da inovação. O segredo não mais está em deter o conhecimento nas mãos de poucos, mas divulgá-lo em toda a organização, em distribuir e disseminar, e não retê-lo ou escondê-lo.




    Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.


    GABARITO: CERTO.  

ID
5439673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a subsistemas ou práticas de gestão de pessoas, julgue o item subsecutivo.

Os profissionais terceirizados representam um custo adicional para a organização, por isso se deve exigir deles um desempenho superior ao dos funcionários efetivos.

Alternativas
Comentários
  • Mesma proporção!

  • Gab: ERRADO

    Que é um custo, ok. Mas muitas vezes os terceirizados não possuem a competência ou a capacidade de executar um serviço como um servidor efetivo possui para determinada área, e isso vai além de formação curricular, de ensino técnico ou de experiência profissional! É relevante destacar que neste comentário não há julgamento de valor para afirmar quem é melhor ou pior.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Tanto a causa, quanto a consequência estão erradas!

    Terceirizados não são um custo adicional. Pelo contrário, o custo de se manter e encerrar um contrato de terceirização é bem menor quando comparado a um servidor efetivo. Além disso, geralmente os terceirizados são especialistas na área em que são empregados, sendo muitas vezes usados em substituições. Se usados em projetos ou demandas extraordinárias, são relativamente mais adequados e baratos, pois o vínculo se encerra com a entrega do produto ou tarefa projetada, não tendo a organização que arcar com seus encargos por períodos desnecessários.

    Outro equívoco é dizer que o desempenho deles deve ser superior ao dos servidores efetivos, pois todos devem ter seu desempenho eficiente e eficaz de acordo com suas atribuições independente de seu vínculo.

    Gabarito: Errado.

  • Bem absurda a questão. ka ka ka

  • Teve gente que marcou CERTO. preocupante. talvez tbm esteja errando na vida.

  • O trabalhador terceirizado é aquele que é contratado como CLT por uma empresa que oferece seus serviços para outra. Por exemplo, suponha que uma empresa de limpeza seja contratada para limpar o prédio de um órgão público. Essa empresa de limpeza contratará uma equipe e alocará esses funcionários no órgão, onde os trabalhadores executarão suas funções de maneira terceirizada. Dessa forma, o trabalhador terceirizado tem direitos em relação ao seu vínculo empregatício com a empresa que o contrata como CLT, mas também tem alguns direitos em relação ao seu local de trabalho na empresa em que presta serviços. 

    Mas sem, dúvida alguma, a terceirização é um barateamento da contratação de pessoas, a medida em que não se tem que arcar com, os custos trabalhistas do empregado que também são terceirizados para outra empresa que é paga por meio de contrato de prestação de serviços.
    Já a exigência de desempenho não deve estar atrelada ao vínculo trabalhista, mas ao cargo em si.

    Gabarito do Professor: ERRADO

ID
5439676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a subsistemas ou práticas de gestão de pessoas, julgue o item subsecutivo.

No setor público, a movimentação e captação de pessoas como estratégia competitiva é restrita por impedimentos legais.

Alternativas
Comentários
  • Não, no serviço público não temos essa movimentação entre carreiras, temos as chamadas promoções, DAS, FCs etc.

    GABARITO ERRADO

  • Gab: ERRADO

    Vejo esta questão com dois gabaritos.

    No setor público há restrições para ingresso, assim como para movimentação e captação de pessoas, visto que há a obrigatoriedade na realização de concursos públicos. Por outro lado, também é possível a movimentação de pessoal por terceirização ou temporário. Portanto, é incorreto afirmar que não há restrição legal. No entanto, a palavra "impedimento" pode servir como limitadora na questão. Eu entraria com recurso, pois afeta o julgamento objetivo pelo candidato!!

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gabarito: Errado

  • Pelo contrário. O alto nível de padronização e formalismo, heranças da burocracia weberiana, é o que permite a movimentação e captação sob o aspecto racional-legal. Ou seja, não é um impedimento, mas sim uma forma de se promover a movimentação e captação de pessoas de forma objetiva e isonômica, ainda que diferente do setor privado.

    Gabarito: Errado

  • Claro que a questão tá certa, que ta justificando o erro é só pra dar ibope. Apesar de varias mudanças nas leis trabalhistas o setor publico ainda é em sua maioria formado por servidores efetivos.

  • É evidente que ao tratar da Gestão de Pessoas no serviço público estamos, sumariamente, nos referindo ao servidor público, ou seja, aquela que ingressa por meio de concurso público de provas, ou de provas e títulos, ainda que existam outras formas de vínculo é ingresso no setor público.
    Aqui até poderemos pensar num impedimento legal: exigência de aprovação em concurso público. Mas perceba que isso se dá quanto ao ingresso. Quanto à movimentações internas podemos comumente observá-las nos órgãos, por meio de promoções (por tempo e mérito), transferências (dentro do próprio órgão e para outros), assunção de cargos comissiinados e funções de confiança, etc.
    Essas movimentações são inclusive regulamentadas, seja nos próprios planos de carreira, seja por meio de concursos internos de promoção, de remoção, etc.
    Dessa forma não há impedimento legal para movimentações no serviço público, em geral. E essas possibilidades de desenvolvimento nas carreira são excelente ferramentas de captação e retenção de talentos para o setor público.

    Gabarito do Professor: ERRADO 

ID
5439679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a subsistemas ou práticas de gestão de pessoas, julgue o item subsecutivo.

A entrevista é uma técnica de seleção de pessoal que pode ser utilizada como mecanismo para prognóstico do desempenho futuro do profissional no cargo para o qual ele tenha sido selecionado.

Alternativas
Comentários
  • Para Chiavenato (1999, p.100) a entrevista é uma das técnicas mais utilizadas, independente do porte da empresa, e o instrumento que mais influencia a decisão final a respeito dos candidatos.

    Chiavenato (2004, p.140) ainda conceitua entrevista como: A entrevista de seleção é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra. De um lado, o entrevistador ou tomador de decisão e, de outro lado, o entrevistado ou candidato. Além disso, a entrevista pode ser usada também para medir a capacidade de comunicação, habilidade de liderança, nível de ansiedade, capacidade de argumentação, os objetivos que o candidato possui, quais valores carrega e se estará adequado ao cargo e ao ambiente de trabalho que a empresa oferece. 

  • Gab: CERTO

    Outra questão semelhante que aborda a temática.

    1. (CESPE/ 2014 - FUB): Com relação a recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas e benefícios sociais,  Julgue o item subsequente. .
    • Durante o processo de seleção de pessoas, o profissional de RH utiliza a entrevista de triagem inicial para mensurar as habilidades de um candidato para o trabalho, bem como a capacidade que ele tem de aprender trabalhando. ERRADO.

    A diferença entre esta questão e a da FUB é que nesta, a entrevista está sendo abordada de forma geral, naquela, específica. Assim, temos que na entrevista inicial, há apenas um superficial e aparente; já na Entrevista Geral, como técnica de seleção, podemos utilizar tanto a Situacional, quanto a Comportamental, a Diretiva ou a NÃO-diretiva. Percebe!? Com isso, gabarito errado.

    ---------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Baixe sua amostra disponível aqui ->  _____________________________________https://linktr.ee/soresumo

  • Gabarito: Certo

  • A entrevista de seleção é a técnica de seleção mais utilizada. Na verdade, a entrevista tem inúmeras aplicações nas organizações. Ela pode ser utilizada na triagem inicial dos candidatos no recrutamento, como entrevista pessoal inicial na seleção, como entrevista técnica para avaliar conhecimentos técnicos e especializados, como entrevista de aconselhamento e orientação profissional, como entrevista de avaliação do desempenho, como entrevista de desligamento na saída dos funcionários, etc.
    No processo específico de seleção de pessoas, ela é um ótimo prognóstico do desempenho do colaborador, como a entrevista comportamental e a situacional, por exemplo.
    Entrevistas comportamentais (experiência-base ou padrões para se comportar) são orientadas aos entrevistados a relatar o que fizeram em empregos anteriores ou situações de vida relevantes ao saber específico de trabalho, competências e habilidades necessárias para o sucesso.
    A ideia é que o comportamento passado seja melhor indicador do desempenho futuro em situações semelhantes. Ao fazer questões sobre como os candidatos tratam situações no passado que são semelhantes às enfrentadas no entorno laboral, os empregadores podem avaliar como os futuros empregados atuam em situações futuras distintas.
    Já na entrevista situacional o candidato é confrontando com as situações e os desafios que ele poderia encontrar no dia a dia de trabalho em caso de admissão, simulando, assim de que forma ele vai reagir às eventuais circunstâncias que poderiam surgir.

    Gabarito do Professor: CERTO

ID
5439682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a subsistemas ou práticas de gestão de pessoas, julgue o item subsecutivo.

As organizações devem tratar a gestão de carreiras como um processo contínuo de interação entre o empregado e a organização, com o objetivo final de padronização das competências dos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • A gestão de carreiras nas organizações vista como uma ação estratégica proporciona um comprometimento maior de seus colaboradores, contribui para a retenção do conhecimento das pessoas que nela estão inseridas e possibilita o crescimento profissional de seu quadro pessoal para as sucessões que podem acontecer, conciliando expectativas entre as pessoas e a organização (DUTRA, 2010).

    A carreira que antes estava relacionada ao ingresso em uma grande empresa, permitindo desenvolvimento, remuneração, estabilidade e, acima de tudo, pertencer a uma “comunidade”, dá espaço a “autogestão da carreira” orientada para o “sucesso psicológico” de indivíduos que são responsáveis pelo seu desenvolvimento no plano pessoal, profissional e familiar (FONTANELLE, 2005). 

  • Gab: ERRADO

    O Cespe já cobrou essa mesma questão no concurso do SERPRO, em 2008. Essa é a importância de treinarmos por questões, veja!

    1. (CESPE/ 2008 - SERPRO - Analista de Gestão de Pessoas): Julgue os itens subsequentes.
    • A área de gestão de pessoas deve estar voltada para o atendimento da padronização das competências dos indivíduos. ERRADO.

    ---------

    A área de Gestão de Pessoas evoluiu do Departamento de Pessoas - DP, dos Recursos Humanos - RH - até a Gestão voltada para as pessoas. Com isso, fez surgir também as adaptações às maneiras com que os Gestores, Diretores e Administradores conduzem a Gestão da Carreira e as Competências de cada um. Uma das principais técnicas utilizadas para a condução das competências intra e interpessoal são os softwares, ferramentas de auto-aprendizado, como cursos EAD, Dinâmicas de grupos, etc. Portanto, a GP não visa a padronização de competências.

    ---------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Baixe sua amostra --> Linktr.ee/soresumo

    Erros, mandem mensagem :)

  • Gabarito: Errado

  • A gestão de carreiras nas organizações vista como uma ação estratégica proporciona um comprometimento maior de seus colaboradores, contribui para a retenção do conhecimento das pessoas que nela estão inseridas e possibilita o crescimento profissional de seu quadro pessoal para as sucessões que podem acontecer, conciliando expectativas entre as pessoas e a organização (DUTRA, 2010).

    A carreira que antes estava relacionada ao ingresso em uma grande empresa, permitindo desenvolvimento, remuneração, estabilidade e, acima de tudo, pertencer a uma “comunidade”, dá espaço a “autogestão da carreira” orientada para o “sucesso psicológico” de indivíduos que são responsáveis pelo seu desenvolvimento no plano pessoal, profissional e familiar (FONTANELLE, 2005).

  • A gestão de carreira é a estruturação de um plano de desenvolvimento profissional para os colaboradores de uma empresa, proporcionando oportunidades de crescimento aos profissionais. Hoje, além de um bom salário, os melhores profissionais costumam buscar também um ambiente de trabalho satisfatório, além de oportunidades de crescimento proporcionadas pela empresa. Assim, a possibilidade de crescimento profissional é hoje um forte atrativo nos processos de captação e retenção de talentos. Por isso, cada vez mais empresas estão investindo no desenvolvimento de planos de carreira ou de desenvolvimento profissional, o que reflete em um ambiente benéfico tanto para o negócio quanto para seus colaboradores.
    Tal prática envolve uma série de práticas que visam a estruturação do processo da trajetória do profissional para prepará-lo para novas responsabilidades, cargos mais elevados. Por isso, a gestão de carreira precisa ser pensada a longo prazo, pois envolve todo o preparo e desenvolvimento do profissional. Para tanto é preciso ter em mente o objetivo a ser atingindo e, com ele definido de forma clara, é possível planejar o caminho para alcançá-lo, o que facilita todo o processo para focar no desenvolvimento das competências necessárias do profissional: técnicas e comportamentais.
    Assim, como o planejamento de carreira será individualizado, realizado conjuntamente com cada colaborador, as competências necessárias para trilhar tal planejamento nunca serão homogêneas.

    Gabarito do Professor: ERRADO

ID
5439685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a subsistemas ou práticas de gestão de pessoas, julgue o item subsecutivo.

Na administração de pessoal, a promoção vertical difere da promoção horizontal porque não enseja aumento salarial.

Alternativas
Comentários
  • Promoção Vertical (promoção para um cargo maior)

    Promoção Horizontal (aumento de salário por merecimento, no mesmo cargo)

  • Se você caiu nessa questão por causa da Olimpiada QC, Boa sorte!

  • Errado

    O Sistema de Administração de Cargos e Salários prevê as seguintes situações que poderão gerar alterações salariais:

    1. Fim do período de experiência

    2. Promoção Vertical (promoção para um cargo maior) 

    3. Promoção Horizontal (aumento de salário por merecimento, no mesmo cargo)

    Os aumentos por promoção vertical são concedidos aos funcionários que passam a ocupar cargos incluídos numa Classe superior à Classe atual do cargo, dentro da estrutura de cargos e salários.

    aumento por promoção horizontal pode ser concedido ao funcionário que apresentar desempenho que o destaque significativamente dos demais ocupantes do mesmo cargo ou dentro de uma equipe de trabalho. É uma alteração do salário do funcionário dentro da Faixa Salarial da Classe correspondente ao seu cargo.

    Fonte: https://administradores.com.br/artigos/plano-de-cargos-e-salarios

  • Promoção Vertical (promoção para um cargo maior)

    Promoção Horizontal (aumento de salário por merecimento, no mesmo cargo)

  • Gab: ERRADO

    O tema abordado faz referência ao Enriquecimento de Cargos. Assim, a questão está errada porque na promoção VERTICAL há o aumento salarial e as responsabilidades são mais superiores. Já na promoção HORIZONTAL, aumentam-se as tarefas e as responsabilidades, no entanto, é no mesmo nível e no mesmo cargo.

    1. Resumindo, temos que na:
    • Vertical: carga com adição de novas responsabilidades mais elevadas;
    • Horizontal: carga lateral com a adição de novas responsabilidades do mesmo nível.

    Com isso, gabarito errado!

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Baixe sua amostra --> Linktr.ee/soresumo

  • Gabarito: Errado

  • É pertinente os comentários dos colegas. Mas, o erro consiste em dizer que a diferença entre a promoção vertical e a horizontal está no aumento salarial, que estaria presente apenas na horizontal. Quando na verdade é muito comum que também se tenha aumento salarial na promoção vertical. Ou seja, tanto na vertical quanto na horizontal pode haver aumento salarial, não sendo exclusivo de uma ou da outra.

    Por isso está errado item.

  • Promoção Vertical (promoção para um cargo maior)

    Promoção Horizontal (aumento de salário por merecimento, no mesmo cargo)

  • Promoção Vertical (promoção para um cargo maior)

    Promoção Horizontal (aumento de salário por merecimento, no mesmo cargo)

  • Promoção Vertical (promoção para um cargo maior)

    Promoção Horizontal (aumento de salário por merecimento, no mesmo cargo)

  • A promoção horizontal ocorre quando a empresa oferece ao profissional a possibilidade de um aumento salarial, sem que ele mude de nível hierárquico. Ex: Esse aumento ocorre quando o colaborador apresenta alto desempenho e se destaca dos demais colegas de trabalho do mesmo cargo ou equipe, ou seja, é um reajuste por mérito.

    Já a promoção vertical, refere-se à concessão de aumento de salário através do deslocamento de um cargo para outro (de grau de exigência, instrução e responsabilidades mais elevadas). Ex: Esse tipo de promoção pode ocorrer associado a uma vaga já existente ou através da criação de um novo cargo.

  • ERRADA

    Quando falamos em promoção vertical, nos referimos a situações em que o indivíduo muda de cargo, ascendendo profissionalmente na estrutura hierárquica da organização.

    Quando falamos em promoção horizontal, nos referimos a situações em que o indivíduo permanece no mesmo cargo, mas, por seu mérito, recebe aumento salarial (ao contrário do que afirmou o item).

  • O Sistema de Administração de Cargos e Salários prevê as seguintes situações que poderão gerar alterações salariais:


    1. Fim do período de experiência: casos específicos, em que o colaborador tenha sido contratado com a condição de ter um reajuste após o período de experiência.

    2. Promoção Vertical: quando colaboradores passam a ocupar cargos incluídos numa classe superior à classe do cargo atual, dentro da estrutura de cargos e salários. São duas as modalidades de promoção vertical:

    a.     Promoção Vertical na Mesma Carreira Específica (de Operador de Máquina para Encarregado de Produção, por exemplo)

    b.     Promoção Vertical Com Mudança de Carreira Específica (de Auxiliar Financeiro para Auxiliar de Compras, por exemplo)

    3. Promoção Horizontal: concedida ao colaborador que apresentar desempenho com destaque significativamente melhor que os demais ocupantes do mesmo cargo ou dentro de uma equipe de trabalho. É uma alteração do salário do funcionário dentro da Faixa Salarial da Classe correspondente ao seu cargo.

    4. Transferência para outro cargo: quando o colaborador passa a ocupar um cargo em outra área. Por exemplo, um Assistente que é transferido da área industrial para a área administrativa. Uma transferência geralmente não significa que o funcionário receberá um aumento de salário. Se a transferência for para um cargo de uma classe superior à classe do cargo atual, serão aplicadas as mesmas regras definidas para os casos de promoção vertical. Se a transferência for para um cargo da mesma classe, e for necessário um aumento de salário para um melhor posicionamento do salário do funcionário na faixa salarial, serão aplicadas as mesmas regras definidas paras os casos de promoção horizontal.

    5. Reclassificação do cargo: quando ocorre um reajuste salarial por reclassificação do cargo que recebe atribuições adicionais, de maior complexidade e responsabilidade e que exijam maior conhecimento do que as atribuições atuais, justificando uma reclassificação do cargo para uma classe mais alta na estrutura de cargos.


    6. Ajustes de mercado: são alterações salariais com o objetivo de alinhar o salário do cargo com os padrões de mercado, constatados por meio de pesquisa de remuneração.


    Gabarito do Professor: ERRADO
  • Q235572 Gestão de Pessoas Remuneração e Benefícios

    Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TC-DF Prova: CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo

    Julgue os itens seguintes, acerca de administração de pessoal e administração de compras e materiais.

    Na administração de pessoal, diferentemente da promoção vertical, a promoção horizontal não enseja aumento salarial.

    ERRADO!!

    Praticamente a mesma questão rs