O planejamento de um currículo para a educação infantil deve contemplar
O planejamento de um currículo para a educação infantil deve contemplar
Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.
Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.
Na metodologia de projetos, a organização do trabalho escolar sugere o reconhecimento da flexibilização organizativa, não mais linear e por disciplinas, mas em espiral, devido à possibilidade de esta promover as inter-relações entre as diferentes fontes e os desafios impostos pelo cotidiano.
Interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, pois, para trabalhar os temas transversais adequadamente, não se pode ter uma perspectiva disciplinar rígida. Um modo eficiente de se elaborar os programas de ensino, nessa perspectiva, é
Quando a escola trabalha cotidianamente com as crianças ações, tais como: escovar os dentes, pentear os cabelos, arrumar a sala de aula e não desperdiçar o lanche, torna essas ações conteúdos escolares, pois elas se traduzem em aprendizagens. Esses conteúdos perpassam diferentes áreas curriculares, pois se relacionam às seguintes questões:
Para construir um currículo intertranscultural como fundamento da educação integral propõe-se:
I. Dar ênfase à diversidade cultural na organização de toda ação educativa, e essa diversidade carregar em si mesma diferentes divergências e múltiplas semelhanças.
II. Aplicar a prática do pragmatismo, ensinando os alunos um conceito de ciência que implica respostas certas e precisas, tanto nas práticas escolares quanto para a investigação empírica dos fatos que cercam estas mesmas práticas.
III. Ter uma visão de totalidade das ações propostas nos processos educativos, mesmo reconhecendo a complexidade dos mesmos, tendo como ponto de partida as pessoas, os coletivos humanos e as relações que se estabelecem entre si e com o mundo em que vivem.
IV. Educar e tentar superar as dicotomias que resultam da desinformação, do fundamentalismo de todo tipo, das incertezas ou das certezas absolutas no campo das ciências, das artes, da religião e da política.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Para Hernandez (1998), são características do currículo transdisciplinar, EXCETO:
- Julgue ( C ) certo ou ( E) errado sobre o trabalho das equipes técnicas com os temas transversais.
( ) Motivar na sala de aula a necessidade de se vivenciar a pluralidade de nossa cultura.
( ) Adaptar, priorizar e acrescentar conteúdos, segundo as realidades dos alunos.
( ) Definir princípios educativos, colaborando com o trabalho do professor.
Com base nas concepções dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio (PCN
e PCNEM), julgue os itens a seguir.
De acordo com os PCN, a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), marque a resposta INCORRETA:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para a Filosofia, as competências e habilidades propostas são reunidas, sinteticamente, em
A concepção de organização curricular expressa formas de concretização das intenções pedagógicas. Com base nesta temática é FALSO afirmar:
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos.
Na organização e gestão do currículo, as abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, pois, nenhuma delas transcende a organização disciplinar e, por conseguinte, não rompem com a estagnação e fragmentação curricular.
Os currículos dos cursos de licenciatura do ensino superior brasileiro devem incluir conteúdos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade socioambiental. Acerca dos dispositivos legais para a reforma curricular desses cursos, julgue os itens que se seguem
Ao reformular o currículo, os conteúdos relacionados com o meio ambiente e a sustentabilidade socioambiental devem ser incluídos pela transversalidade, não interferindo nos componentes curriculares dos cursos.
Os currículos dos cursos de licenciatura do ensino superior brasileiro devem incluir conteúdos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade socioambiental. Acerca dos dispositivos legais para a reforma curricular desses cursos, julgue os itens que se seguem.
Ao reformular o currículo, as instituições devem considerar a diversidade sociocultural dos estudantes, bem como de suas comunidades, dos biomas e dos territórios em que se situam e, dessa forma, questões geográficas, culturais, sociais e étnicas poderão influenciar o currículo.
A respeito da interação entre as disciplinas, assinale a alternativa correta.
De acordo com perspectivas de Integração dos Conteúdos e com base em seus conhecimentos sobre a temática, julgue os itens a seguir:
I. O Currículo de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF) propõe a superação de uma organização de conteúdos prescritiva, linear e hierarquizada, denominada por Bernstein (1977) como currículo coleção.
II. Na busca pela superação do currículo coleção, o desafio é sistematizar e implementar uma proposta de Currículo Integrado em que os conteúdos mantêm uma relação aberta entre si, podendo haver diferentes graus de integração, conforme argumenta Bernstein (1977).
III. A finalidade de uma proposta curricular integrada encerra-se em si mesma, e justifica-se à medida que atende aos propósitos educacionais em uma sociedade democrática. Para Santomé (1998), as propostas curriculares integradas devem favorecer a descoberta de condicionantes sociais. A compreensão crítica e reflexiva da realidade não é o objetivo primordial, por isso, Santomé (1998) ressalta que essa integração deve acontecer focando apenas os conteúdos culturais.
IV. O currículo integrado, apesar de ser instrumento de superação das relações de poder autoritárias e do controle social e escolar, pouco contribui para a emancipação dos estudantes. Para a efetivação deste currículo na perspectiva da integração, alguns princípios são nucleares, como unicidade teoria-prática e flexibilização, sendo que a interdisciplinaridade e a contextualização deixam de ser relevantes.
É correto o que se afirma em:
Por mais que a escola mantenha o planejamento, como atividade recorrente, e o currículo planejado incorpore a base nacional comum e a parte diversificada previstas no artigo 26 da Lei nº 9 394/96 (LDBEN), o currículo real se realiza no cotidiano escolar, nas diferentes relações pedagógicas, que incorporam sujeitos, discursos, textos, contextos, trabalho, ações governamentais, formação acadêmica e pedagógica. Se o currículo planejado difere daquele operacionalizado no cotidiano escolar, pode-se dizer que:
I. Na prática escolar, entrecruzam-se conhecimentos das diferentes culturas e conhecimentos sistematizados oriundos dos currículos oficiais;
II.O currículo escolar apresenta-se como um instrumento neutro, que implementa os conhecimentos oficiais definidos pela política governamental;
III. O currículo incorpora relações de poder e disputas de significados;
IV. “O currículo é território contestado e constitui um dos nexos centrais entre conhecimento e poder”.
Em relação às alternativas acima, podemos afirmar que:
O ambiente escolar deve contribuir com a qualidade de vida dos adolescentes, promovendo intervenções que tenham como objetivo:
A educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal está fundamentada nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede. A esse respeito, é correto afirmar que o princípio da transversalidade deve ser entendido como um princípio que busca
Com relação aos conceitos de transversalidade e interdisciplinaridade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
Sobre o currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não é um instrumento neutro, pois passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios.
( ) Não pode ser separado do contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado. É um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.
( ) Não é imparcial, é social e culturalmente definido; reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.
( ) Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, são marcados por uma forte fragmentação, e devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.
A sequência está correta em
60. Sobre a relação currículo e conhecimento, é correto afrmar:
1. O currículo é um campo em que se tenta impor tanto a definição particular de cultura de um dado grupo quanto o conteúdo dessa cultura.
2. O currículo é um território em que se travam ferozes competições em torno dos significados.
3. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.
4. Todo currículo é neutro, isto é, independe de questões externas à escola.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Entender o que significa currículo conduz à necessidade de considerar suas dimensões: epistemológica, política e sociológica. Nesse sentido, o currículo:
1. É constituído e atravessado por relações de poder, ele é a expressão de relações sociais de poder.
2. Mantém estreita desarticulação com os conceitos de cultura e ideologia.
3. Deve ser tomado como integrante de um processo de produção de sentidos, de significações, de sujeitos.
Está(ão) correta(s)
Assinale a alternativa incorreta
Currículo e interdisciplinaridade são conceitos que se associam e que, nos tempos atuais, constituem uma relação de grande relevância no campo da construção do conhecimento. Isso por que:
No entendimento de Flávio Moreira (1998), “o currículo não é o veículo de algo a ser transmitido e passivamente absorvido, mas o terreno em que ativamente se criará e se produzirá cultura”. Nessa perspectiva, o currículo:
1. É compreendido como instrumento de veiculação desinteressada do conhecimento social e cultural produzido historicamente.
2. Atua como difusor de uma cultura produzida em outro local, por outros agentes.
3. Representa espaço privilegiado de manifestação de consensos.
Está(ão) incorreta(s)
Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Perpassam todos os aspectos da organização escolar, desde o planejamento do trabalho pedagógico, a gestão administrativo-acadêmica, até a organização do tempo e do espaço físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição, ou seja, todo o conjunto das atividades que se realizam no espaço escolar, em seus diferentes âmbitos. As abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar fundamentam-se nas mesmas bases, que são as disciplinas, ou seja, o recorte do conhecimento. É correto afirmar que a multidisciplinaridade
No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue o item a seguir.
O planejamento curricular, que apresenta alto grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível estratégico de planejamento escolar.
Julgue o ite a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.
Sendo parte integrante do projeto político-pedagógico da escola, o currículo possibilita o desenvolvimento de práticas pedagógicas cidadãs e democráticas.
Julgue o item a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.
O currículo fundamentado na avaliação formativa sustenta-se na defesa da subjetividade.
Ainda no que se refere ao currículo, julgue o item seguinte, com base nos postulados da pedagogia crítica.
O currículo deve ser reduzido ao nível prático da instrução.
Ainda no que se refere ao currículo, julgue o item seguinte, com base nos postulados da pedagogia crítica.
Conforme os postulados da pedagogia crítica, o currículo deve ser uma construção social realizada mediante um processo dialético.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.
A introdução da prática educacional interdisciplinar relaciona-se ao atual estágio de desenvolvimento científico e distancia-se do universo das relações profissionais contemporâneas, ainda fundamentado nos paradigmas do trabalho individual estabelecidos pelos modelos tayloristas e fordistas de organização.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.
A interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e nas atividades humanas é compreendida distintamente pela corrente de inspiração analítica e holística (interdisciplinaridade metodológica e arranjos multidisciplinares) e pela corrente do tipo transdisciplinar (inteligibilidade sistêmica).
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.
Considere que os docentes de uma escola tenham definido um tema a ser desenvolvido pelos alunos de uma série e que cada docente, em sua aula, tenha abordado o tema sob a ótica de sua disciplina. Nessa situação, foi adotada uma abordagem tipicamente interdisciplinar.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.
A flexibilidade oferecida pela atual legislação do ensino contribui tanto para que se aplique uma abordagem interdisciplinar na organização curricular quanto para que se desestimule a excessiva fragmentação dos conteúdos escolares.
No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.
A introdução de temas transversais relativos à ética, à pluralidade cultural, ao meio ambiente, à saúde e à orientação sexual em sala de aula, por exemplo, é uma forma de construir uma visão de currículo da educação básica com base em abordagem interdisciplinar.
Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que o que os norteia, a construção da cidadania e a democracia, são questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social.
Foram então estabelecidos os seguintes critérios para definir e escolher os temas transversais:
1. Urgência social
2. Abrangência nacional
3. Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental
4. Favorecer a compreensão da realidade e a participação social
5. Facilitar o trabalho docente
6. Especificidades do contexto local
Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.
O movimento de renovação curricular ocorrido nos anos 1980 e 1990 focou a democratização do espaço escolar e o desenvolvimento de currículos centrados na escola, respectivamente. Uma análise realizada por Moreira ( In. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, Ano XXI,n.73, 2000) em quatro capitais do Sul e Sudeste brasileiro evidencia diferentes princípios para integração do currículo. Sãoeles:
A organização do planejamento das disciplinas, numa ação interdisciplinar, implica considerar, inicialmente, as necessidades do aluno, para, posteriormente, elaborar-se a programação da disciplina, sendo que esta não seria de responsabilidade de um determinado professor, mas de todos os envolvidos no processo educativo, inclusive o aluno. Nesse sentido, a interdisciplinaridade pode ser entendida como a:
I. alternativa pedagógica que se caracteriza por romper as barreiras entre as disciplinas, respeitando a verdade e a relatividade de cada uma.
II. alternativa pedagógica que consiste num trabalho comum tendo em vista a interação das disciplinas científicas, de seus conceitos diretrizes, de sua metodologia, de seus procedimentos, de seus dados e da organização do seu ensino.
III. aglutinação dos conteúdos de diversas disciplinas tendo em vista suas eventuais aproximações.
IV. forma de enfatizar a socialização do saber elaborado como pressuposto básico para a democratização do ensino.
V. forma de promover a coparticipação, reciprocidade, mutualidade, diálogo – elementos que caracterizam a integração não apenas das disciplinas, mas de todos os fatores envolvidos no processo educativo.
Assinale a alternativa CORRETA.
No campo da educação, os termos globalização, quebra de barreiras, estreitamento de relações são cada vez mais utilizados para resumir o atual momento de evolução e desenvolvimento que o mundo está vivendo. Essas transformações requerem uma postura interdisciplinar. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
De modo esquemático, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/1996 – , a LDB, organiza a educação brasileira em dois eixos – o dos níveis e o das modalidades – e projeta sobre eles cinco temáticas.
Relativamente a esses eixos e às temáticas, é correto afirmar:
Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao currículo.
A meta 7 do Plano Nacional de Educação (PNE) coloca em
discussão a base nacional comum dos currículos, o que poderá
provocar muitas mudanças no currículo escolar.
Julgue o item seguinte, relativo à interdisciplinaridade e ao currículo.
Em resposta às reivindicações de uma educação mais
sintonizada com as grandes questões de ordem social, política
e econômica, que não poderiam ser abordadas por uma única
disciplina ou área do saber, surgiu na década de 60 do século
passado a interdisciplinaridade.
Um dos debates recorrentes no campo do currículo diz respeito à definição de pressupostos teóricos metodológicos e orientações que organizem o ensino, considerando não só os conhecimentos universais como, também, a multidimensionalidade do ensino-aprendizagem e, portanto, a perspectiva do diálogo cultural.
Segundo Candau (2009), “trabalhar as diferenças culturais constitui o foco central do multiculturalismo". Para a autora, a perspectiva do multiculturalismo pode ser classificada a partir de três grandes abordagens: o multiculturalismo assimilacionista; o multiculturalismo diferencialista, também denominado de monoculturalismo plural; e o multiculturalismo interativo, também denominado interculturalidade.
No âmbito das políticas educacionais, a aprovação da Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008, visa a dar um tratamento transversal ao currículo, na perspectiva de um diálogo multicultural de caráter
Um projeto curricular que inclui proposições de educação para o trânsito requer entendimento de que a intersetorialidade e a interdisciplinaridade são princípios fundamentais para análises sobre trânsito, prevenção de acidentes e mobilidade humana. Em relação à concepção de interdisciplinaridade defendida em documentos que tratam dessa educação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Um programa de educação para o trânsito precisa ser assumido como uma proposta que envolve diversas áreas do conhecimento para abordar questões como a ética, a cidadania, o meio ambiente, o valor à vida, o respeito às pessoas, o convívio social e a observância das regras sociais.
( ) Os projetos, programas e ações educativas para o trânsito, quando desenvolvidos de forma dissociada, não geram resultados efetivos, pois os educadores tendem a não dialogar entre si, tornando a prática pedagógica um monólogo que se mantém distante das proposições da interdisciplinaridade.
( ) As práticas pedagógicas interdisciplinares devem ser ancoradas na visão cartesiana que deu base à revolução científica ocorrida no contexto do Renascimento, a qual exerceu influências sobre a organização administrativa e pedagógica da escola.
( ) A interdisciplinaridade deve ser concebida como um eficiente método de ensino, uma vez que estabelece procedimentos técnicos que podem ser generalizados para qualquer contexto social, facilitando o trabalho dos educadores.
Assinale a sequência correta.
A sociedade que adentra o século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, fato que torna a Educação Ambiental uma atividade premente. Sobre essa questão, é INCORRETO afirmar:
A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do
conhecimento, julgue o item seguinte.
A discussão em torno da perspectiva interdisciplinar em
educação não tem respaldo nas teorias do currículo, em razão
do atendimento, por este, das necessidades de todas as
disciplinas de forma individual.
Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do
conhecimento.
A atribuição do técnico em assuntos educacionais em relação
ao currículo das organizações é somente a de executor, isto é,
colocar em prática o que já está estabelecido.
Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.
O currículo é uma práxis que ocorre em condições concretas de
interações sociais e culturais.
Julgue o próximo item, relativo ao currículo e à construção do conhecimento.
As orientações, o modelo de educação e a seleção de
conteúdos refletem-se no currículo da instituição.
Uma professora trabalha com temas como água, animais, Dengue, Copa do Mundo, etc. a partir de uma metodologia de
trabalho com projetos.
Os temas são escolhidos pelas crianças a cada dois meses, aproximadamente.
Essa forma de trabalho traz implícita uma concepção de organização curricular que se caracteriza pela:
A coluna da esquerda apresenta elementos de um currículo integrado e a da direita, a finalidade de cada um desses
elementos. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 – Temas transversais / ( ) Não só contempla ações pré-estabelecidas na proposta curricular, mas amplia as oportunidades de aprendizagem.
2 – Flexibilidade / ( ) Visa permear todos os componentes curriculares para superar
a fragmentação das disciplinas e dos conteúdos no processo
ensino-aprendizagem.
3 – Integração / ( ) Inter-relaciona ideias, conhecimentos e ações no processo
ensino-aprendizagem de modo a construir um todo
significativo.
Marque a sequência correta.
Na educação politécnica na saúde, onde o currículo é
desenvolvido a partir de uma abordagem sociológica e
crítica, ciência e cultura são dimensões estruturantes da
organização curricular.
Sobre essa forma de abordar e desenvolver o currículo,
analise as afirmativas a seguir.
I. Defende que o conhecimento materializado como
currículo educacional não pode ser analisado fora de sua
constituição social e histórica, sendo o currículo um
artefato social e cultural.
II. Concebe a cultura como um campo em que se enfrentam
diferentes e conflitantes concepções de vida social, que
remetem a grupos e classes sociais distintos.
III. Compreende o currículo como um terreno em que se cria
e se produz cultura e, não, como um mero transmissor da
cultura a ser recebida pelos alunos.
Assinale:
Conforme Brazelton & Sparrow, é correto afirmar que a disciplina
Assinale a alternativa que apresenta o termo correspondente à definição a seguir: caracteriza-se como nova concepção de divisão do saber e visa à interdependência, à interação e à comunicação existentes entre as áreas do conhecimento. Há a interação e o compartilhamento de ideias, opiniões e explicações.
“Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar
requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas
pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Perpassam todos os aspectos da organização
escolar, desde o planejamento do trabalho pedagógico, a gestão administrativo‐acadêmica, até a organização do tempo
e do espaço físico e a seleção, disposição e utilização dos equipamentos e mobiliário da instituição, ou seja, todo o
conjunto das atividades que se realizam no espaço escolar, em seus diferentes âmbitos."
(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, 2013.)
As abordagens multidisciplinar, pluridisciplinar e interdisciplinar fundamentam‐se nas mesmas bases, que são as
disciplinas, ou seja, o recorte do conhecimento. Considerando essas abordagens, analise a afirmativa a seguir.
“A ______________ expressa frações do conhecimento e o hierarquiza, a _____________ estuda um objeto de uma
disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. A ______________ refere‐se ao conhecimento próprio da
disciplina, mas está para além dela. O conhecimento situa‐se na disciplina, nas diferentes disciplinas e além delas, tanto
no espaço quanto no tempo. A ______________ pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra.
Ultrapassa‐as, mas sua finalidade inscreve‐se no estudo disciplinar."
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Resultante da capacidade de ultrapassar as fronteiras das disciplinas pelo investimento articulado e a contribuição das diferentes disciplinas em jogo, num processo de investigação, que inclui articulação de teorias e conceitos, métodos e técnicas e diálogo entre as pessoas, é como Minayo compreende a:
Associe cada uma das características a seguir à concepção de um Currículo centrado em Conteúdos (C) ou à concepção de um Currículo transdisciplinar, centrado em áreas (A).
( ) Unidades centradas em conceitos disciplinares.
( ) Fontes diversas de informação.
( ) Metodologias avaliativas diversificadas.
( ) Avaliação mediante provas.
( ) Aulas organizadas por lições pré-estabelecidas.
( ) Planejamento flexível, com clareza das habilidades a serem desenvolvidas.
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação à pluralidade cultural, enquanto tema transversal, analise os fragmentos a seguir.
"Reconhecer a diferença cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma perspectiva monocultural"
(MOREIRA, Antonio F. Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79. Agosto/2002, p.25)
"O tema Pluralidade Cultural oferece aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos”.
(BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais: Pluralidade Cultural. Brasília: MEC/ SEF, 1997, p. 137)
Assinale a alternativa que apresenta a capacidade a ser desenvolvida em sala de aula em uma perspectiva de trabalho transdisciplinar e multicultural.
A interdisciplinaridade pode ser assim definida:
Associe as colunas e depois assinale a sequência correta nas alternativas abaixo, de como estão sendo consideradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais as diferenças entre os dois conceitos de interdisciplinaridade e transversalidade, bem como suas implicações mútuas. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.
1. Interdisciplinaridade
2. Transversalidade
3. Interdisciplinaridade e transversalidade
( ) se fundamenta na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado.
( ) apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos.
( ) refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento
( ) diz respeito principalmente à dimensão da didática.
( ) questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento.
( ) promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção, superando a dicotomia entre ambos.
Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue o item que se segue.
As práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas
interdisciplinares e transdisciplinares.
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve
a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora
da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que
os galhos representam as especializações, apontando para
diversas direções.
Julgue o item subsequente, relativo à prática pedagógica.
Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática
é a práxis interdisciplinar.
Analise as afirmativas correlatas.
I. “Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar.”
PORQUE
II. “Revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.”
Assinale a alternativa correta.
O(A) __________ é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.
- O termo que completa correta e respectivamente a lacuna acima é
O Currículo em Movimento da Educação Básica visa
propor a educação integral nas escolas públicas, com base nos
seguintes princípios: integralidade, intersetorialização,
transversalidade, diálogo entre escola e comunidade,
territorialidade e trabalho em rede.
Considerando os pressupostos do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item a seguir.
No âmbito da educação integral, o Currículo em Movimento
tem sua efetivação condicionada aos seguintes princípios
nucleares: vinculação entre teoria e prática, transversalidade,
contextualização e técnica curricular
Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.
O significado político do fazer pedagógico está relacionado
às decisões metodológicas e teóricas e às relações sociais
estabelecidas em sala de aula.
Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.
A transdisciplinaridade, sem negar a interdisciplinaridade,
propõe a superação da fragmentação do conhecimento
e o trabalho de forma integrada.
Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.
A transdisciplinaridade permeia as disciplinas e constitui um
movimento pedagógico que resgata o sentido do conhecimento.
Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue o item que se segue.
Os elementos constituintes, os objetivos e os conteúdos de um
planejamento devem, obrigatoriamente, estar interligados,
mas as estratégias, não, pois estas são flexíveis.
A parceria entre avaliação e aprendizagem se estabelece a partir da compreensão, pelos sujeitos envolvidos nesse processo, de que todos são capazes de aprender e que fazem isso de diferentes formas e em diferentes espaços de tempo. As práticas escolares que emergem dessa percepção se desvelam por meio de ações que constituem o trabalho pedagógico concebido e organizado como espaço de participação, ou seja, como processo de democratização emancipatória que contribui decisivamente para a conquista e a construção de novos espaços e de novas formas de cidadania individual e coletiva.
Boaventura de Sousa Santos. A transição paradigmática: da regulação à emancipação. Oficina do Centro de Estudos Sociais (CES), n.º 25. Coimbra, mar./1991 (com adaptações).
Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsecutivo.
Sob a ótica da educação emancipatória, todos os espaços da comunidade são considerados espaços educadores, cabendo à escola e ao professor a articulação entre os entes envolvidos, por meio de projetos.
Conforme o grau de integração das diferentes disciplinas reagrupadas em um determinado momento, podemos estabelecer diferentes níveis de interdisciplinaridade. Segundo Piaget (1979), os níveis de colaboração e integração entre disciplinas, são:
Dadas as afirmativas a respeito da relação entre transversalidade e interdisciplinaridade na educação,
I. A interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da didática.
II. A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.
III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia.
IV. A inserção de temas que integrem as áreas convencionais de conhecimento de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, é chamado de transversalidade.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Em uma aula tradicional, reprodutiva, o professor ensina e o aluno aprende, cada um no seu lugar.
Pedro Demo diz que se deve trabalhar não apenas a abordagem instrucionista do conhecimento e da aprendizagem, mas ir mais além, extrapolando a fronteira do que é ensinado e buscando, de forma proativa, uma maior riqueza na abordagem de fenômenos que necessitam gerar conhecimento e aprendizagem que vão além das fronteiras das disciplinas. O autor sugere que o ideal seria adotar uma postura não linear e complexa para a aprendizagem. Nesse sentido:
Sobre currículo: concepções, elaboração, prática, transdisciplinaridade e transversalidade, leia as afirmativas a seguir.
I. A interdisciplinaridade na escola deve consistir na criação de uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas.
II. A interdisciplinaridade pode ser pensada como uma possibilidade de novas organizações do trabalho educativo, com planejamentos individuais envolvendo professores das diferentes áreas do conhecimento.
III. A transdisciplinaridade propõe-se uma superação da estrutura disciplinar, uma vez que ela diz respeito àquilo que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina. Seu objetivo é a compreensão do mundo presente, para o qual um dos imperativos é a unidade do conhecimento.
IV. Organizar currículos é ter compreensão contextualizada dos agentes macro e microssociais presentes na comunidade escolar.
Está correto apenas o que se afirma em: