- ID
- 2548891
- Banca
- UFES
- Órgão
- UFES
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Matemática
- Assuntos
Em um determinado grupo de pessoas,
• todas as pessoas que praticam futebol também praticam natação,
• algumas pessoas que praticam tênis também praticam futebol,
• algumas pessoas que praticam tênis não praticam natação.
É CORRETO afirmar que no grupo
No Microsoft Excel 2013, ao se selecionar uma célula que contenha um valor numérico e clicar o botão iniciador de caixa de diálogo, localizado no canto inferior direito do grupo “Número” na guia “PÁGINA INICIAL”, abre-se a caixa de diálogo “Formatar Células”. Considere as seguintes afirmativas a seguir sobre o formato de número “Porcentagem”, disponível nessa caixa de diálogo:
I. Utilizar “Porcentagem” faz com que o valor da célula formatada seja multiplicado por 100.
II. Utilizar “Porcentagem” faz com que o símbolo de porcentagem “%” seja exibido na célula formatada.
III. É possível especificar o número de casas decimais que se deseja usar na célula formatada.
IV. É possível especificar a utilização do separador de milhar.
V. É possível especificar o modo de exibição dos números negativos.
É CORRETO o que se afirma em:
Sobre os Conselhos Superiores da UFES, analise as afirmativas abaixo:
I. O Conselho Universitário é o órgão superior deliberativo e consultivo em matéria de política universitária e administrativa, financeira, estudantil e de planejamento.
II. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é o órgão central com funções consultivas e de aconselhamentos ao Reitor da UFES, sem caráter deliberativo.
III. O Conselho de Curadores é o órgão consultivo e deliberativo, em matéria de fiscalização econômico-financeira da universidade.
É CORRETO o que se afirma em
Um servidor da Ufes precisa redigir um documento oficial a ser enviado ao chefe do setor responsável pela manutenção predial da Universidade. Considerando essa informação e com base no Manual de Redação da Presidência da República (2002), analise as afirmativas a seguir.
I. O vocativo a ser empregado no documento é “Senhor” ou “Senhora”, seguido do cargo ocupado pelo destinatário.
II. O documento adequado a ser redigido pelo servidor é um ofício, pois a correspondência é destinada a outro setor da Universidade.
III. O texto deve ser redigido em um único parágrafo, pois esse tipo de documento oficial caracteriza-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
IV. O arquivo virtual do documento deve ser nomeado com os seguintes dados: tipo do documento, número do documento e palavras-chave do conteúdo.
V. O campo referente à identificação do destinatário deve ser preenchido com o nome completo do chefe do setor responsável pela manutenção predial da Universidade.
É CORRETO o que se afirma em
Com base em Lima (2010), correlacione os atos administrativos apresentados na Coluna I às suas respectivas categorias indicadas na Coluna II.
Coluna I
( ) Ofício
( ) Ata
( ) Portaria
( ) Mensagem
( ) Resolução
( ) Memorando
Coluna II
(1) Ato de assentamento
(2) Ato deliberativo-normativo
(3) Ato de correspondência
A sequência numérica CORRETA que preenche os parênteses da Coluna I, de cima para baixo, é
Com base nas informações apresentadas por Lima (2010) sobre a redação de ata, analise as afirmativas a seguir, empregando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Os números devem ser escritos por extenso nas atas, inclusive os referentes ao ano em datas.
( ) A ata pode ser dividida em quantos parágrafos forem necessários e possuir subdivisão em incisos e alíneas.
( ) Após a finalização da ata, caso seja verificado engano na redação, deve-se empregar a palavra “digo” ao final do texto, a fim de corrigi-lo.
( ) A ata deve ser redigida sem rasuras, emendas ou entrelinhas.
A sequência CORRETA de afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F), de cima para baixo, é
“Ato emanado de autoridade competente de órgãos de deliberação coletiva, colegiados ou dos Poderes Legislativo e Judiciário, para estabelecer normas concernentes à administração, podendo conter determinações para execução de serviços.”
(LIMA, A. O. Manual de Redação Oficial: teoria, modelos e exercícios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 111).
O ato administrativo a que se refere o excerto acima é denominado
Os princípios orçamentários são válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, estados, Distrito Federal e municípios – e são estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina. Sobre os princípios orçamentários, analise as afirmativas, a seguir:
I. Segundo o princípio da unidade ou da totalidade orçamentária, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal de cada esfera federativa: a Lei Orçamentária Anual (LOA).
II. Segundo o princípio da competência orçamentária, a LOA de cada ente federado deve conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público competente.
III. Segundo o princípio da exclusividade orçamentária, a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei.
É CORRETO o que se afirma em
Conforme o Artigo 165 da Constituição Federal de 1988, os instrumentos de planejamento compreendem o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Sobre a LDO, analise as afirmativas a seguir:
I. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) conterá Anexo de Metas Fiscais, em que serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
II. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) disporá sobre as normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos.
III. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) disporá sobre o equilíbrio entre receitas e despesas.
É CORRETO o que se afirma em
“Consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria, para o fim de realizar despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.” (BRASIL. Lei n. 4.320/64, de 17 de março de 1964 – Estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, Estados, Municípios e do Distrito Federal. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, de 23 de março de 1964.)
O excerto acima refere-se ao conceito de
A respeito de Propostas de Emenda à Constituição, analise as seguintes afirmativas:
I. A Proposta de Emenda à Constituição, quando originada de Casa Legislativa do Congresso Nacional, deve ser apresentada por, no mínimo, um terço dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
II. O Presidente da República, individualmente, tem o poder de propor uma Emenda à Constituição.
III. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
É CORRETO o que se afirma em
Sobre os direitos e garantias fundamentais, de acordo com o expresso no art. 5º da Constituição Federal de 1988, analise as seguintes afirmativas:
I. No Brasil, haverá pena de morte em caso de guerra declarada.
II. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
III. É livre a manifestação do pensamento, garantindo-se o anonimato.
É CORRETO o que se afirma em
Sobre a dispensa da licitação, de acordo com a Lei nº. 8.666/1993, analise as seguintes afirmativas:
I. É dispensada a licitação na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.
II. A licitação não pode ser dispensada na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado.
III. Dispensa-se a licitação para a celebração de contratos de prestação de serviços com as organizações sociais, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo, para as atividades contempladas no contrato de gestão.
É CORRETO o que se afirma em
Sobre a Lei de Improbidade Administrativa, analise as seguintes afirmativas:
I. É vedada a transação, o acordo ou a conciliação nas ações de improbidade administrativa.
II. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.
III. A aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa independe da aprovação ou rejeição das contas pelo órgão de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas.
É CORRETO o que se afirma em