SóProvas



Prova FEPESE - 2014 - MPE-SC - Analista do Ministério Público - Reaplicação


ID
1690522
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que contém um protocolo de transferência de arquivos entre computadores, um protocolo de transferência de mensagens de correio eletrônico e um protocolo para resolução de nomes (encontrar o endereço IP referente a um dado nome de domínio), respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • FTP ou File Transfer Protocol (em português, Protocolo de Transferência de Arquivos) é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos, sendo uma das mais usadas na Internet.

    SMTP ou Simple Mail Transfer Protocol (em portuguêsProtocolo de Transferência de Correio Simples)  é oprotocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. É um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida. Para testar um servidor SMTP, com relativa facilidade, pode-se utilizar o protocolo telnet.

    DNS ou Domain Name System (em português, Sistema de Nome de Domínio)  é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou em uma rede privada. Ele baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP. Em virtude do banco de dados de DNS ser distribuído, seu tamanho é ilimitado e o desempenho não degrada tanto quando se adiciona mais servidores nele.

    Referência: wikipédia

  • FTP = Transferência de arquivos [Porta 20, transmissão, e 21,controle]

    SMTP = Envio de mensagem de correio eletrônico [Porta 25 (Há a 587 por motivos de segurança - CGI)]

    DNS = Traduz endereço IP em nome de domínio e vice e versa [Porta 53, protocolo de transporte UDP]

    HTTP = Principal protocolo da internet, protocolo de transferência de hipertexto [Porta 80]

    POP3 = Baixa as mensagens de correio eletrônica para o computador do usuário [Porta 110]

    SSH = Procolo de acesso remoto de modo criptografado (avanço ao Telnet) [Porta 22]

     

      


ID
1690999
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente, de acordo com o sistema ortográfico vigente.

Alternativas
Comentários
  • A) Os corruptos não veem que o dia do basta chegou!

    B) Foi uma grande ideia levar o povo às ruas para chamar a atenção.

    C) De nada adianta gritar “Basta!" se as pessoas mantêm seus atos corruptivos.

    D) CORRETA - GABARITO

    E) No Piaui algumas manifestações chamaram a atenção da imprensa local.

  • E) Piauí

  • E) ERRADO

     

    CHAMAR

    1) Chamar é transitivo direto no sentido de convocar, solicitar a atenção ou a presença de.

    Por exemplo:

    Por gentileza, vá chamar sua prima. / Por favor, vá chamá-la.
    Chamei você várias vezes. / Chamei-o várias vezes.

    2) Chamar no sentido de denominar, apelidar pode apresentar objeto direto e indireto, ao qual se refere predicativo preposicionado ou não.

    Exemplos:

    A torcida chamou o jogador mercenário.
    A torcida chamou ao jogador mercenário.
    A torcida chamou o jogador de mercenário.
    A torcida chamou ao jogador de mercenário.

     

    “Piauí” deve receber acento haja vista possuir hiato formado de ditongo (“au”) e vogal (“i”), e a tonicidade recai na  última sílaba.

  • Na alternativa "D", em relação às regras do uso dos porquês, nesse caso o uso correto não seria "por que"?


ID
1691035
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Conforme previsto na Lei Complementar n° 101, de 4 de maio de 2.000, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo, que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a:

Alternativas
Comentários
  • Art. 17.Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

  • CONSIDERA-SE OBRIGATÓRIA DE CARÁTER CONTINUADO

    A DESPESA CORRENTE

    DERIVADA DE LEI

    MEDIDA PROVISÓRIA

    ATO ADMINISTRATIVO NORMATIVO

    QUE FIXEM PARA O ENTE

     A OBRIGAÇÃO LEGAL DE SUA EXECUÇÃO

    POR UM PERÍODO SUPERIOR A 2 EXERCÍCIOS


ID
1691050
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei n° 6.745 de 1985, Estatuto dos Servidores Civis do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 6.745, de 28 de dezembro de 1985

    Art. 23. § 2º Nos dias úteis, só por determinação da autoridade competente poderão deixar de funcionar as repartições públicas ou serem suspensos os seus trabalhos.

  • Gabarito A

     

     a) Nos dias úteis, só por determinação da autoridade competente poderão deixar de funcionar as repartições públicas ou serem suspensos os seus trabalhos. (CORRETA)

     

     b) A posse é o ato pelo qual o nomeado para um cargo público manifesta, expressa ou tacitamente nos casos previstos em lei, a sua vontade em aceitar a nomeação e inicia o exercício das respectivas funções. (pessoal e expressamente)

     

     c) Redistribuição é o deslocamento motivado por interesse da Administração ou do servidor, de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central de pessoal, observados os requisitos determinados no Estatuto. (Não é no interesse do servidor)

     

     d) A readaptação funcional, decorrente de modificação do estado físico do servidor, poderá acarretar aumento de remuneração. (não acarretará nem aumento nem decesso da remuneração)

     

     e) A substituição, necessária nos casos de impedimento de ocupante de cargo efetivo ou em comissão, dependerá de ato da autoridade competente. (será automática ou dependerá de ato da autoridade competente)


ID
1691056
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Art. 86. O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.
    § 1o A multa a que alude este artigo não impede que a Administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas nesta Lei
    Art. 87, II - Multa na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.

    B) Não depende de provocação:

    Art. 79. A rescisão do contrato poderá ser:

    I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior;


    C) Os contratos administrativos são contratos formais e, em regra, pessoais (intuitu personae), mas não são paritários, pois os contratos administrativos possuem as cláusulas exorbitantes, que confere à administração prerrogativas que o colocam em posição de supremacia sobre o contratado. são assim chamadas porque exorbitam (excedem) o direito comum

    D) CERTO: interferências imprevistas: são situações já existentes à época da celebração do contrato, mas passíveis de serem descobertas apenas durante sua execução, causando desequilíbrio ao contrato. Como exemplo temos o caso em que, após contratada empresa, pelo Poder Público, para determinada construção, descobre-se que há problemas com o subsolo que podem comprometer a segurança da obra.
    Ocorrendo qualquer um destes fatos, poderá haver a rescisão do contrato sem culpa.

    E) Art. 58 § 1o As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão ser alteradas sem prévia concordância do contratado

    bons estudos


ID
1709182
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo.

               Combate à exploração sexual é tema de palestra

Os mecanismos jurídicos para a proteção da criança e do adolescente vítima de violência sexual e os caminhos para a responsabilização criminal do agressor foram temas discutidos na palestra do Promotor de Justiça da comarca de Abelardo Luz, Vinícius Secco Zoponi, no salão do Júri do Fórum do município. Estiveram presentes, entre outros, educadores, psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares e equipe técnica da instituição de acolhimento local. O Promotor de Justiça foi a convite do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) do município.

                                 Disponível em: < http://www.mpsc.mp.br>. Acesso em: 31 maio 2014.

Sobre o tipo de texto acima, é correto afirmar que se trata de:


Alternativas
Comentários
  • ·  Notícia: notícia nos diz no mesmo dia ou no seguinte se o acontecimento entrou para a história, a reportagem nos mostra como é que isso se deu.


  •  A notícia tem como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do cotidiano; a reportagem extrapola os limites da notícia, pois não tem como única finalidade noticiar algo;

     Muitos teóricos da comunicação não estabelecem relação entre a notícia e a reportagem, pois veem esse segundo gênero como um gênero autônomo, isto é, desvinculado dos parâmetros que regem a notícia. Enquanto a notícia informa sobre temas do momento, a reportagem trata de um fenômeno social ou político, acontecimentos produzidos no espaço público e que são de interesse geral.

     A reportagem apresenta elementos que não são encontrados na notícia:

    .

    Emprego do discurso direto e do discurso indireto: Na notícia, o discurso predominante é o indireto, enquanto na reportagem os dois tipos de discurso mesclam-se para melhor construir os significados do texto;

    Polifonia: No gênero textual notícia, a única voz presente é a do repórter. Na reportagem, é comum encontrarmos o recurso da polifonia, pois nesse gênero existem elementos como entrevistas com testemunhas e/ou especialistas. Esses elementos permitem que o jornalista, ao apresentar outras vozes no texto, isente-se da apresentação dos fatos;

    A reportagem é assinada pelo repórter, a notícia, não. Isso acontece porque a reportagem é construída a partir de um ângulo pessoal, com contornos narrativos bem marcados, enquanto a notícia é objetiva e imparcial;

    Meios de divulgação: A reportagem é mais frequente em revistas e em edições específicas de jornais (geralmente publicadas nas edições de finais de semana). Isso acontece porque o gênero textual reportagem apresenta uma estrutura textual mais complexa, fruto de uma investigação minuciosa do jornalista.

    .

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/diferencas-entre-os-generos-reportagem-noticia.htm

  • Em síntese:

    NOTÍCIA

    * Informa fatos 

    * de maneira mais objetiva

    * Aponta as razões e efeitos

    * Estrutura

    REPORTAGEM

    * Vai mais a fundo

    * Faz investigações 

    * Tece comentários

    * Levanta Questões

    * Discute

    * Argumenta

    Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/383166/

     


ID
1709185
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere a relação semântica estabelecida entre as orações de cada frase abaixo.

1. “Clara como a luz do sol, clareira luminosa nessa escuridão. Será magia, miragem, milagre, será mistério (…)". (Lulu Santos)

2. “Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhante (…)". (Cantiga Popular)

3. “Enquanto você se esforça prá ser um sujeito normal e fazer tudo igual. Eu do meu lado, aprendendo a ser louco. (…)" (Raul Seixas)

Assinale a alternativa correta.


Alternativas
Comentários
  • “Clara como a luz do sol, clareira luminosa nessa escuridão. Será magia, miragem, milagre, será mistério (…)"  -  Ideia de comparação


    “Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhante (…)" Ideia de condição


    Enquanto você se esforça prá ser um sujeito normal e fazer tudo igual. Eu do meu lado(Temporalidade), aprendendo a ser louco. (…)" Ideia de Tempo

  • Correto Rodrigo Marcelo,

     

    Entretanto, acho que a palavra central para dar a idéia de tempo na 3a oração é "Enquanto": Enquanto você faz X eu faço Y.

     

    A expressão "do meu lado", na verdade está ali porque se trata de uma música e a letra precisa ser harmonizada com a melodia. Mas se fosse apenas uma frase escrita, essa expressão poderia ser suprimida sem alterar a idéia do texto: "Enquanto você se esforça para ser um sujeito normal... eu aprendo a ser louco..."

     

    Bons estudos!

  • Todas são orações adverbiais, sendo a:

    1° - Comparativa_pois exprime comparação utilizando a conjunção integrante "como".

    Condicional_ pois exprime a condição utilizando a conjunção integrante adverbial "se".

    Temporalidade_ pois exprime circunstância de tempo utilizando a conjunção integrante adverbial "enquanto".

     

    fonte:https://www.todamateria.com.br/oracoes-subordinadas-adverbiais/

  • GABARITO: LETRA E

    Comparativas: introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal. São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc. Por exemplo:O jogo de hoje será mais difícil que o de ontem.

    Ele é preguiçoso tal como o irmão.

    Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc. Por exemplo:Se precisar de minha ajuda, telefone-me.

    Não irei ao escritório hoje, a não ser que haja algum negócio muito urgente.

    Temporais: introduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal. São elas:quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc. Por exemplo:A briga começou assim que saímos da festa.

    A cidade ficou mais triste depois que ele partiu.

    FONTE: SÓPORTUGUÊS.COM.BR

  • Fiquei com as músicas na cabeça...


ID
1709188
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Writer em Português, na sua versão 2.4, deseja-se habilitar o controle de modificações.

Assinale a alternativa que permite ao usuário atingir esse objetivo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    Para habilitar o controle de modificações:

     

    Abra o documento a ser editado, na barra de ferramentas, escolha Editar > Alterações > Registrar. Faça as mudanças. Você perceberá que o texto que você digita será sublinhado em cores, enquanto o texto antigo permanece visível.

     

    O texto excluído aparecerá hachurado e mostrado em cores.

     

    Fonte: https://wiki.documentfoundation.org/Faq/Writer/pt-br

  • Questão desatualizada para os dias atuais!

    Cuidado hoje as provas cobram das versões 5.0 em diante.

    Na versão 6.3 minha há outros dois locais e com nomes diferentes!

    EDITAR ------> Registrar Alterações (CRTL + SHIFT + C)

    EXIBIR -------> Registrar Alterações (CRTL + SHIFT + C)


ID
1709191
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma tabela no Writer temos na primeira coluna um conjunto de valores que se deseja totalizar. Na última linha da tabela, na mesma coluna dos valores inserimos uma função para obter o resultado da soma dos valores imediatamente acima.

Assinale a alternativa que apresenta o conteúdo correto inserido na célula:

Alternativas
Comentários
  • Principais funções do WRITER e o que ela fazem:

    Função o que faz

    = sum <A1> SOMA

    = round <B1> ARREDONDA

    = phd <A1> PORCENTAGEM

    = sqrt <A1> RAIZ QUADRADA

    = pow <A1> POTÊNCIA

    Resposta: LETRA D) =sum<A1:A2>


ID
1709194
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário do navegador Firefox 27.0.1 em português está reclamando que o navegador está abrindo em tela cheia. O usuário quer sair desse modo de visualização.

Assinale a alternativa que apresenta uma opção para solucionar o problema do usuário.

Alternativas
Comentários
  • Ocultar Barra de Aba Ctrl + Shift + T

    Mostrar Lista de Leitura Ctrl + Shift + L

    Ativar Tela Cheia F11

    Ajuda F1

    Histórico Ctrl + H

    Download Ctrl + Alt + L

    Bloquear Janelas Pop-up Ctrl + Shift + K

    Preferências Ctrl + ,

  • Alguns atalhos comuns a todos os navegadores

     

    Página Inicial > Alt + Home

     

    Acessa a barra de endereço (URL) > Ctrl + L

    Foco na barra de pesquisas (Encontrar) > Ctrl + E

     

    Nova janela > CTRL + N

    Fechar janela > Ctrl + W

    Nova aba (Tab) /guia > Ctrl + T

    Fecha abas (Tab) / guias e depois janela (Windows) > Ctrl + W ou F4

    Reabre uma guia recentemente fechada > Ctrl + Shift + T

    Alternar entre abas > Alt + Tab

    Limpar dados de navegação > Ctrl + Shift + Del

     

    Favoritos > Ctrl + D

    Adicionar todas as abas aos Favoritos > Ctrl + Shift + D

    Mostrar seus favoritos > Ctrl + Shift +B

    Downloads > Ctrl + J

    Histórico > Ctrl + H

     

    Aumentar o zoom > Ctrl + + (mais)

    Diminuir o zoom > Ctrl + - (menos)

    Retornar ao tamanho (zoom) original (100%) > Ctrl + 0

     

    "Oh não... são muitos atalhos! Como vou decorar tudo isso?" Comecei a utilizar alguns deles ainda hoje e vá acrescentando outros dessa lista ao seu repertório diário e logo estará navegando utilizando muitos desses atalhos quase que automaticamente.

     

    Abraço!

  • Reclamando deveria estar quem paga caro na assinatura desse site para ficar vendo a mesma questão 50 vezes.


ID
1709200
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma peixaria tem em sua vitrine uma bacia com capacidade para 4 quilos de camarão, a qual esta cheia com uma mistura contando com 3 quilos de camarão sete barbas e 1 quilo de camarão legítimo. A peixaria vende a mistura de camarão desta bacia por R$ 30,00 o quilo.

Em determinado momento uma parte da mistura de camarão na bacia é vendida a José e a bacia é completada com camarão legítimo, de maneira que agora a mistura de camarão na bacia conta com partes iguais de camarão legítimo e camarão sete barbas.

Quanto foi arrecadado com a venda de camarão a José?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A= Camarões Sete Barbas

    B= Camarões Legítimos

     

    A + B= R$ 120(inicialmente)

    A = 3kg

    B = 1kg

    A = 3B

    (A + B)/2 + B=120 (após a venda)

    (3B + B)/2 + B = 120

    B = R$ 40(Camarões vendidos)

     

     

  • BARBA                LEGÍTIMO

    3Kg         para            1Kg

                   depois

    2Kg          para            2Kg

    Fica:

    3/2   =   1/2  multiplique as frações invertidas ( REGRA DE TRÊS SIMPLES) = 6/2 =      

    X=120/3 

    X=40

  • PRIMEIRO PASSO, sabemos que a bacia tem 3 KG de camarão Sete barbas e 1 KG de Camarão Legitimo, e que o preço por KG da bacia é R$30, logo o total, com 4 KG, é de R$120.
    4 x 30 = 120

     

    SEGUNDO PASSO, como a questão quer igualar a quantidade dos camarões na bacia, que tem 4 kg, temos retirar 1KG de camarão Sete barbas, para que após a reposição com Camarão Legitimo, ambos fiquem com 2KG na bacia. Para isso, temos achar a PROPORÇÃO entre o Sete barbas e o Legitimo, pois eles estão misturados na bacia, e caso retire 1 kg de Sete Barbas, também irá remover uma parte do Legitimo. Assim fazemos uma regra de 3 simples

    3KG - 1KG
    1KG - xKG
    x = 1/3 KG (com isso achamos a proporção de LEGITIMO que sera retirado)

     

    TERCEIRO PASSO, feita a conta anterior, sabemos que iremos retirar 1KG de Sete barbas e 1/3KG de Legitimo, logo iremos retirar 4/3 KG de camarão da bacia, e como sabemos que o KG custa R$30, achamos R$40 como resposta
    1+1/3 = 4/3

    4/3 x 30 = 40

  • Simples:

    Sabe-se que 1kg = 30 reias...

    Temos 3kg de SB para 1kg de CL, para igualar devemos ter 2kg de cada na mistura.

    Tira-se 1kg de SB = 30 reias, e proporcionalmente, 1/3kg do CL ficando 1/3 de 30 reias = 10 reias.

    Somando então temos 40 reias.


ID
1709203
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O dono de um restaurante observou que 20 clientes comem 450 quilos de carne a cada 15 dias, e que o restaurante atende 500 pessoas a cada 30 dias.

Se o número de pessoas que o restaurante atende aumentar em 15%, quantos quilos de carne são necessários para atender à demanda de 10 dias?

Alternativas
Comentários
  • primeiramente é necessário descobrir quanto cada pessoa consome por dia, para isso calcule:

    20 pessoas = 450 kg = 15 dias

    450 kg / 15 dias = 30 kg por dia

    30 kg / 20 pessoas = 1,5 kg por pessoa

    agora vamos ao número de clientes por dia

    500 clientes a cada 30 dias

    500/30= 16,66666 clientes por dia

    16,666 + 15% = aproximadamente 19,166666

    19,1666666 x 1,5 kg = 28,74999 por dia x 10= 28,75. agora alguém me explica como chegar a 2.875, mas com 28,75 eu marquei a e e acertei

     

  • Gabarito E

    Se em 30 dias temos 500 clientes, em 10 dias teremos 500/3.

    Todavia, precisamos contar com o acréscimo de 15%.

    Ao mesmo tempo que 20 clientes consomem 450kg em 15 dias, um cliente consumirá 1,5kg por dia.

    Vejamos:

    (500/3 + 15/100x500/3) x 1,5 x 10 = 

    (500/3 + 75/3)Clientes x 1,5kg x 10 dias =

    575/3 x 15/10 x 10 = 2875

  • PRIMEIRO PASSO para resolver o problema é achar a proporção de quanto um cliente consome por dia:

    Clientes    Carne   Dias
        20         450kg    15

    Para comerçarmos a achar a proporção, dividimos o numero de KGCarne pelo numero de dias:  450/15 = 30KG de carne por dia

    Sabendo 30KG de carne são consumidos por 20 clientes, vamos achar a proporção de cliente por kg de Carne: 20/30 = 1,5 Kg por pessoa em um dia

     

    Feito isso, vamos ao PROXIMO PASSO que é achar o numero de pessoas que irão comer nos 10 dias:

    Para resolver esse problema a assertiva trouxe que 500 pessoas comem no restaurante a cada 30 dias, contudo, o problema quer apenas 10 dias e diz que tera um aumento de 15%.

    Assim, temos que fazer 500 x 1,15 = 575 ( Com isso achamos quantas pessoas comeriam no restaurente em 30 dias caso houvesse um aumento de 15%)

    Sabendo das 575 pessoas e que cada uma consome 1,5kg por dia (achamos isso lá no primeiro passo), em 30 dias serão consumidos 8625 kg de carne. 575 x 1,5 = 862,5kg 

     

    Como queremos apenas 10 dias, temos que dividir 862,5kg por 3 
    862,5 / 3 = 287,5 kg   É A RESPOSTA!!!

    Foco na PC-SC!!

  • CLIENTES= 20         CONSUMO= 450KG            em 15 DIAS

    450/15 = 30 kg por dia para 20 clintes,

    30/20 = 1,5 kg cada clinte come por dia

     CLIENTES= 500 em 30 DIAS 

    AUMENTO DE 15% = 15% É A MESMA COISA QUE 0,15, 500x0,15 = 75 PESSOAS A MAIS

    TOTAL 575 PESSOAS, CADA UMA COME 1,5 KG POR DIA, 575x1,5 = 8.625 KG POR MÊS

    MÊS TEM 30 DIAS, QUEREMOS 10, 30/10 = 3

    8.625/3 = 2.875 KG em 10 DIAS

    LETRA E�

  • o único problema é que 287,5kg nao é o mesmo que 2875kg...

     

    Clientes - Carne - Dias

    ----20 -------450--- 15

    --575/3 ------X ----10

     

    450/x = 20 . 3/575 . 15/10

     

    X = 2850

  • A resposta está errada...na verdade são 287.5 kg

    *Se 20 clientes comem 450kg em 20 dias

    450/15 = 30

    *20 clientes comem 30 kg em 20 dias

    30/20= 1,5kg

    *1 cliente come 1,5kg por dia.

    500 x 0,15 = 75

    total de cliente com 15% a mais= 575 pessoas.

    No mês temos 575 clientes comendo 1,5kg

    500 comem 1,5x500= 862,5kg

    mas isso são para 30 dias, quero saber em 10 dias:

    regra de 3 simples 862,5------ 30dias

    x ------- 10 dias

    x= 287,5kg

    resposta E

  • MEU RACIOCÍNIO:

    20 clientes - 450kg - 15dias

    20 clientes - 900kg - 30dias

    500clientes - 30dias + 15% = 575 clientes - 30 dias

    20clientes - 900kg - 30dias

    1cliente - 45kg - 30dias

    1cliente - 15kg - 10dias

    575clientes - 30dias

    x - 10dias

    x= 191,6666clientes em 10 dias no restaurante

    191,666 x 15kg (1cliente em 10 dias) = 2.874,9999 =

    2.875kg de carne em 10 dias consumidos por 191,6 clientes


ID
1709206
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

João e Maria chegam juntos ao banco.

João tem direito a atendimento preferencial e sua fila tem 5 pessoas na sua frente e um caixa que atende 8 pessoas a cada 20 minutos.

Maria utiliza o atendimento convencional. há 19 pessoas a sua frente e seu caixa atende 18 pessoas a cada 30 minutos.

Com base nessas informações podemos dizer que João será atendido quanto tempo antes de Maria?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Se na fila de João oito pessoas são atendidas em 20 minutos, então, pela regra de três, 2/5 de pessoas serão atendidas em minuto;

    Na fila de Maria 18 pessoas são atendidas em 30 minutos, então, 3/5 de pessoas serão atendidas em um minuto;

    Logo, na fila de João têm cinco pessoas à frente, então ele levará 12,5 minutos para ser atendido; e

    Maria tem 19 pessoas à frente, então esperará 95/3 minutos para ser atendida o que equivale a 31,66666(31min 40s);

    Concluindo, 31min e 40s subtraídos de 12min e 30s resultará em 19min e 10s.

  • PRIMEIRO PASSO, para facilitar a conta, temos que colocar os dados apresentados em segundos.

    FILA PREFERENCIAL - 8 pessoas em 20 minutos = 1200 segundos
    20x60 = 1200
    Ou seja, cada pessoa demora 150 segundos para ser atendida.
    1200/8 = 150 (tempo por pesosa na fila prefernecial)


    FILA NORMAL - 18 pessoas em 30 minutos = 1800 segundos
    30x60 = 1800
    Ou seja, cada pessoa demora 100 segundos para ser atendida
    1800/18 = 100 (tempo por pessoa na fila normal)

     

     

    SEGUNDO PASSO, sabendo o tempo que cada pessoa demora na fila, conseguimos achar o tempo que JOÃO(fila preferencial e 5 pessoas a sua frente) e MARIA(fila normal e 19 pessoa a sua frente) irão demorar na fila.

    João = 5x150 = 750 segundos
    Maria = 19x100 = 1900 segundos



    TERCEIRO PASSO, fazer a subtração para acharmos a diferença de tempo no atendimento.

    1900 - 750 = 1150 segundos de diferença

    Como sabemos 19 minutos equivalem a 1140 segundos( 19 x 60 = 1140), a resposta é 19 MINUTOS e 10 SEGUNDOS

  • Acho mais fácil com regra de três

    8 Pessoas --- 20 Minutos

    5 Pessoas --- X

    8 x= 100 / x = 100/8 / x= 12,5 minutos ou 12mminutos e 30 segundos

    Fila Maria

    18 pessoas --- 30 minutos

    19 pessoas --- x

    18x = 570

    x - 570/18

    x = 31,66666 ou 31 minutos e 40 segundos

    subtraindo os valores encontrados 19 minutos e 10 segundos


ID
1709209
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

João reúne seus primos e primas em sua casa.

Sabe-se que João tem o dobro de primos do que de primas presentes na reunião. Joana, uma das primas presentes, faz uma contagem e nota que estão presentes 10 primos a mais do que primas.

Logo, o número total de pessoas presentes na reunião é:

Alternativas

ID
1709212
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De acordo com a definição de tributo prevista na Lei n° 4.320, de 17 de março de 1964, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito publico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinado-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades. (Lei 4320)



ID
1709218
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c) Certo.


    A forma pela qual os órgãos governamentais exercem o controle pode variar cfe. a lei de organização administrativa federal, estadual, distrital ou municipal. Como regra, porém, tem-se adotado o sistema de controle através de Ministérios ou Secretarias. A União Federal adotou a sistemática da supervisão ministerial.

    Dispõe o DL nº 200/67 que todo e qualquer órgão da adm. federal, direta ou indireta, está sujeito à supervisão do Min. de Estado competente, excetuando-se apenas aqueles órgãos (e não pessoas) que prestem assessoria direta ao Presidente da República. (Fonte de pesquisa: Manual de Direito Administrativo, José dos Santos Carvalho Filho, ed. Atlas, 25ª ed., 2012)


    e) Errado.

    De acordo com o inciso II, art. 4º, DL nº 200/67, a adm. indireta compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    autarquias; empresas públicas; sociedades de economia mista; fundações públicas


    Parabéns pelo o comentário Daniella Duarte

  • Sem blá blá blá.

    a) Os órgãos da Administração Pública podem ter natureza jurídica de direito público ou privado. Errado (somente de direito público).

    b) A desconcentração administrativa provoca a criação de entidades com personalidade jurídica de direito público. Observe que a questão quer levar ao candidato a erro dizendo que órgãos possuem personalidade jurídica. Errada

    c) A Administração Pública Indireta, face à vinculação administrativa, se submete ao controle finalístico ou ministerial. Certo ADM PÚB IND > controle finalístico (tutela).

    d) A Administração Pública Direta se estrutura através da descentralização administrativa, não admitindo, portanto, controle hierárquico. ADM PÚB DIR > Desconcentração.

    E) A Administração Pública Indireta se compõe somente de entidades que podem ter natureza jurídica de direito público, como uma Autarquia, ou direito privado, como uma Sociedade de Economia Mista. Errado regime híbrido.



  • Na relação entre a administração direta e a indireta, diz-se que há vinculação (e não subordinação). A primeira exerce sobre a segunda o denominado controle finalístico ou tutela administrativa ou supervisão. Para o exercício do controle finalístico é exigida expressa previsão legal, que determinará os limites e os instrumentos de controle (atos de tutela).

     

    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado

  • Quanto à resposta da Danielle, não vejo como correta a sua observação do item "a". Este item não fala que o órgão tenha personalidade jurídica, mas sim, natureza jurídica, o que são, obviamente, diferentes. 

    Não haverá órgão de natureza privada? E as entidades da administração indireta de natureza jurídica privada, quando são compostos por órgãos, estes não serão consequentemente de natureza jurídica privada?

  • Eu não entendi muito bem a letra "a". Se eu posso criar órgãos tanto na estrutura da administração direta quanto da indireta, pq um órgão ligado à uma sociedade de economia mista, por exemplo, que tem personalidade jurídica de direito privado, teria natureza jurídica de direito público ? Não faz sentido. Alguém poderia sanar essa dúvida ?

  • De tanto ler a assertiva "e" acho que acabei entendendo o que ela quis dizer e o porquê de estar errada.

    Acho que ao afirmar "somente", a FEPESE quis dizer que a Adm. Pública Indireta é constituída por pessoas juridicas que contenham exclusivamente natureza jurídica de direito público ou por pessoas jurídicas que contenham exclusivamente natureza jurídica de direito privado, sem possibilidade de haver tanto uma quanto a outra na Administração Indireta. O que não é verdade. Tanto um quanto outro não são verdadeiros, pois mesmo dentro da Administração Indireta há pessoas tanto de direito público quando privado, não sendo exclusividade apenas um ou outro. Em outras palavras, a administração indireta não é exclusivamente só de direito privado e não é exclusivamente só de direito público, são os dois.

    Espero que me fiz entender, mas em tese o que quis dizer é que a FEPESE afirmou que a administração pública indireta somente pode ser composta por pessoas só de direito público (excluídas as de direito privado) ou só de direito privado (excluída as de direito público). Acho que agora ficou mais claro.

    Se alguém tem alguma resposta melhor ou mesmo que possa desconstituir meu entendimento, gostaria que compartilhasse para podermos aprender juntos.


ID
1709221
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à intervenção do Estado na propriedade privada, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • art. 216, § 1º, da CF: O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

    Art. 24 da CF: Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VII - proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico;

    Art. 30 da CF: Compete aos Municípios: IX - promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.

  • Até onde eu saiba, a questão (C) também está correta, posto ser competência dos Municípios a imposição de parcelamento de solo ou edificação compulsória, nos termos do Estatuto da Cidade.

  • CICLO DE POLÍCIA:

    1 - ORDEM: Norma legal que estabele as restrições para que o particular exerça suas atividades;

    2 - CONSENTIMENTO: É a concordância do Estado para que o particular desenvolva determinada atividade;

    3 - FISCALIZAÇÃO: Verificação de cumprimento, pelo particular

    4 - SANÇÃO: medida coercitiva aplicada ao particular que descumpre a ordem ou viola os limites do consentimento

     

    Segundo o STJ, as fases de CONSENTIMENTO e FISCALIZAÇÃO, seriam delegáveis ao particular (Resp 817.534/MG).

  • Parece-me que a letra "C" também é correta.

    .

    CF/88:

    .

    Art. 182

    § 4º É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de:

    I - parcelamento ou edificação compulsórios;

    .

    Lei nº 10.257/01 - Estatuto da Cidade:

    .

    Art. 5º Lei municipal específica para área incluída no plano diretor poderá determinar o parcelamento, a edificação ou a utilização compulsórios do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, devendo fixar as condições e os prazos para implementação da referida obrigação.

    .

    Assim, de fato, o Estado não poderá impor parcelamento de solo ou edificações compulsórias, tendo em vista tratar-se de competência municipal, tornando a assertiva "C" também correta.

     

  • Abordarei a polêmica da letra A, que é correta por Carvalho Filho e errada por Di Pietro. A banca segue a 2ª.

     

    MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO, DIREITO ADMINISTRATIVO, 2017:

     

    6.9.5 FORMA DE CONSTITUIÇÃO


    De modo geral, as servidões administrativas se constituem por uma das seguintes formas:


    1. decorrem diretamente da lei, independendo a sua constituição de qualquer ato jurídico, unilateral ou bilateral. Exemplo: servidão sobre as margens dos rios navegáveis e servidão ao redor dos aeroportos; alguns autores consideram essas servidões como limitações à propriedade, por incidirem sobre imóveis indeterminados: consideramos como servidões, por haver a coisa dominante: no primeiro caso, o serviço público de policiamento das águas e, no segundo, o bem afetado à realização do serviço de navegação aérea;


    2. efetuam-se mediante acordo, precedido de ato declaratório de utilidade pública. Exemplo: servidão de energia elétrica, que depende, em cada caso, de decreto governamental e se efetivará por meio de acordo lavrado por escritura pública (Decreto no 38.581, de 16-7-54);

     

    3. efetuam-se por sentença judicial, quando não haja acordo ou quando sejam adquiridas por usucapião.

     

    JOSÉ DOS SANTOS CARVALHO FILHO, MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO, 2018, PÁGS. 849 E 850:

     

    4. FORMAS DE INSTITUIÇÃO

     

    Há duas formas de instituição de servidões administrativas.

     

    A primeira delas decorre de acordo entre o proprietário e o Poder Público. Depois de declarar a necessidade pública de instituir a servidão, o Estado consegue o assentimento do proprietário para usar a propriedade deste com o fim já especificado no decreto do Chefe do Executivo, no qual foi declarada a referida necessidade. Nesse caso, as partes devem celebrar acordo formal por escritura pública, para fins de subsequente registro do direito real.

    A segunda forma é através de sentença judicial. Não tendo havido acordo entre as partes, o Poder Público promove ação contra o proprietário, demonstrando ao juiz a existência do decreto específico, indicativo da declaração de utilidade pública. O procedimento, nessa hipótese, é idêntico ao adotado para a desapropriação, estando previsto, como já vimos, no art. 40 do Decreto-lei no 3.365/1941. Adite-se, à guisa de esclarecimento, que, conforme já decidido, deverão ser citados para a ação os proprietários do imóvel em que se pretende implantar a servidão, bem como eventuais possuidores, neste caso porque os efeitos da medida administrativa interferem também em sua esfera jurídica.

     

    (...)

     

    Não consideramos legítima a forma de instituição de servidões administrativas através de lei, como o fazem alguns autores. As servidões são instituídas sobre propriedades determinadas, o que não ocorre com a lei, que estabelece o direito de uso sobre propriedades indeterminadas. Por outro lado, a lei não impõe tipicamente uma restrição, mas sim estabelece uma limitação genérica à propriedade, razão por que entendemos que se trata de limitações administrativas, instituto que estudaremos adiante.

  • GABARITO: E

    Art. 216, § 1º O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VII - proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico;

    Art. 30. Compete aos Municípios: IX - promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.


ID
1709224
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual

De acordo com a Lei Complementar n° 197, de 13 de julho de 2000, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1709227
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença abaixo.

O Poder de Polícia:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Ao que parece a FEPESE adotou a jurisprudência do STJ, cujo entendimento é pela possibilidade da delegação do poder de polícia para pessoas jurídicas de direito privado somente se for atos materiais, de Consentimento e de Fiscalização, ficando a Ordem pública e a Sanção em poder do estado.Resp 817.534.

    B) O poder de polícia tem a sua atuação eminentemente preventiva, mas pode ser em alguns casos repressiva.

    C) Polícia administrativa: incide sobre bens, direitos ou atividades, é inerente e se difunde por toda a Administração; age predominantemente de forma preventiva, mas também pode atuar de maneira repressiva e atua na área do ilícito administrativo.
    Polícia judiciária: atua apenas sobre as pessoas; é privativa de órgãos especializados (Polícia Civil, Policia Militar ou Polícia Federal); age predominantemente de maneira repressiva, mas pode atuar de maneira preventiva e atua no caso de ilícitos penais.

    D) CERTO: são atributos do poder de polícia: discricionariedade (Regra geral), a autoexecutoriedade (executar diretamente sua decisão por seus próprios meios, sem intervenção do Judiciário) e a coercibilidade (é a imposição do ato de polícia ao particular, independentemente de sua concordância).

    E) Polícia administrativa incide sobre atividades privadas, bens ou direitos. Como exemplo podemos citar quando agentes administrativos estão executando serviços de fiscalização em atividades de comércio.

    bons estudos

  • É impressão ou esta mesma questão caiu em diversas provas de certames distintos?

  • ATRIBUTOS DO PODER DE POLÍCIA - CAD

     

    COERCIBILIDADE- IMPOSTAS COATIVAMENTE AO ADMINISTRADO, INCLUSIVE MEDIANTE O USO DA FORÇA.

     

    AUTOEXECUTORIEDADE - ATOS ADMINISTRATIVOS EXECUTADOS IMEDIATA E DIRETAMENTE PELA ADMINISTRAÇÃO.

     

    DISCRICIONARIEDADE - PODE DETERMINAR, DENTRO DOS CRITÉRIOS DE OPORTUNIDADE E CONVENIÊNCIA, QUAIS ATIVIDADES IRÁ FISCALIZAR EM UM DETERMINADO MOMENTO E, DENTRO DOS LIMITES ESTABELECIDOS NA LEI, QUAIS SANÇÕES DEVERÃO SER APLICADAS E COMO DEVERÁ SER FEITA A GRADUAÇÃO DESSAS SANÇÕES.

  • Renato, quanto à policia judiciária voce fez mencao à polícia militar, entendo ela ser polícia administrativa, me corriga se estiver errado.


ID
1709233
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Cassação – é a retirada do ato porque o destinatário descumpriu condições que deveriam permanecer atendidas a fim de dar continuidade à situação jurídica, logo é a retirada de um ato administrativo válido e eficaz

    B) o atributo da presunção de legitimidade é relativo (juris tantum) ou seja, admite prova inequívoca em contrário, caos em que acontecerá a inversão do onus da prova, cabendo ao administrado comprová-la.

    C) Pelo princípio da inafastabilidade da jurisdição e pela finalzinho da súmula 473 do STF, todo ato administrativo admite apreciação pelo judiciário
    Art. 5 XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito

    D) Errado, o ato administrativo discricionário permite a apreciação subjetiva, pois seu fundamento recai sobre a conveniência e oportunidade, ou seja, no mérito do ato administrativo.

    E) CERTO: Súmula 473 STF: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial

    bons estudos

  • RENATO, vc deveria ser o titular dos comentários! Obrigado pela ajuda!

  • extinção ato administrativo:

    anulação: quando o ato é extinto por ser ilegal.

    revogação: conveniência e oportunidade.

    convalidação: possibilidade de corrigir um ato mantendo os efeitos já produzidos quando há vícios sanáveis.

    cassação: ocorre nos casos de descumprimento de condições impostas.

    contraposição: edição de um ato que impede a sua manutenção;

    renúncia: ocorre na rejeição do beneficiário do ato.

    caducidade: ocorre quando uma legislação nova torna o ato inválido ou ilegal.

  • A questão exige conhecimento acerca dos atos administrativos e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) A cassação representa a extinção de um ato administrativo inválido e eficaz.

    Errado. A cassação ocorre a extinção do ato administrativo em decorrência do particular deixar de preencher a(s) condição(ões) imposta(s) quando teve o ato deferido.

    b) A presunção de legitimidade, atributo dos atos administrativos quer vinculados ou discricionários, é absoluta.

    Errado. A presunção de legitimidade é relativa. Ou seja, até prova em contrária, os atos são válidos para o Direito.

    c) Nem todo ato administrativo admite apreciação pelo judiciário.

    Errado. A Constituição Federal determina, em seu art. 5º, XXXV, que: a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito; Deste modo, cabe a apreciação do judiciário, sim, em todos os atos, no tocante a (i)legalidade.

    d) O ato administrativo discricionário não admite apreciação subjetiva por parte da Administração.

    Errado. "Observa-se uma tendência à aceitação do controle exercido pelo Poder Judiciário sobre a discricionariedade especialmente quanto a três aspectos fundamentais: a) razoabilidade/proporcionalidade da decisão; b) teoria dos motivos determinantes: se o ato atendeu aos pressupostos fáticos ensejadores de sua prática; c) ausência do desvio de finalidade: se o ato foi praticado visando atender ao interesse público geral."

    e) A revogação, prerrogativa da Administração Pública, representa controle quanto ao mérito de um ato administrativo discricionário.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. A revogação é a extinção do ato pela Administração Pública, fundados nos motivos de conveniência e oportunidade, com eficácia ex nunc (do momento da extinção do ato para frente).

    Gabarito: E

    Fonte: MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 5ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. 


ID
1709239
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Art. 79 §1 A recisão administrativa ou amigável deverá ser precedida de autorização escrita e fundamentada da autoridade competente.

    B) Art. 100 - Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada, cabendo ao Ministério Público promovê-la.

    C) Art. 81. A recusa injustificada do adjudicatário em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela Administração, caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas.

    D)  Art. 89. Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inelegibilidade   Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.

    E) CERTO: Art. 110. Na contagem dos prazos estabelecidos nesta Lei, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento, e  considerar-se-ão os dias consecutivos, exceto quando for explicitamente disposto em contrário.

    bons estudos


ID
1709242
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Fazem parte das funções da área de Recursos Humanos:

1. Recrutamento e seleção.

2. Treinamento e desenvolvimento.

3. Avaliação de desempenho e gerenciamento da remuneração.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


Alternativas
Comentários
  • A área de gestão de pessoas trabalha com dois tipos de fatores: os internos, que correspondem à tecnologia adotada, produtos ou serviços oferecidos, estratégia de organização do trabalho, cultura organizacional, estrutura organizacional, competências individuais, entre outros; e os externos, representados pela cultura de trabalho da sociedade, legislação trabalhista e o papel conferido ao Estado e aos demais agentes que atuam nas relações de trabalho.


    ribas e salim (2014) 

ID
1709245
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A administração de recursos humanos deve contribuir para a eficácia da empresa por meio dos seguintes objetivos:

1. Ajudar a organização a alcançar suas metas, objetivos e realizar sua missão.

2. Proporcionar competitividade à empresa.

3. Treinar, motivar as pessoas para a empresa e controlar a cadeia de suprimentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c)

    De acordo com CHIAVENATO, os principais objetivos da gestão de pessoas são:
    - Possibilitar à organização atingir seus objetivos e sua missão e visão estratégica;
    - Atrair e manter pessoas treinadas e motivadas;
    - Aumentar a competitividade da organização;
    - Aumentar a satisfação das pessoas na empresa;
    - Aumentar a qualidade de vida;
    - Desenvolver um ambiente de mudanças;
    - Desenvolver um ambiente ético.
    (Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 2004)

    Assim, o erro na afirmativa 3 está em "controlar a cadeia de suprimentos".


ID
1709248
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Constitui(em) as competências básicas de um profissional de recursos humanos:

1. Conhecimento do negócio, ou seja, o entendimento dos aspectos financeiros, estratégicos, tecnológicos e organizacionais.

2. Fornecimento das práticas de recursos humanos, que consiste na capacidade de criar e implementar adequadamente atividades de recursos humanos, como recrutamento e seleção, remuneração, treinamento, estruturação organizacional, relações com empregados e comunicação.

3. Administração da mudança, que é a capacidade de gerenciar o processo de mudança e entender quais as mudanças necessárias, como a inovação e a criatividade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


Alternativas
Comentários
  • Chiavenato (2006) considera que gestão de pessoas é um conceito amplo que trata de como os indivíduos estruturam-se para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional. Defende que esta pode ser o diferencial de empresas que sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado, ou seja, com as competências necessárias, com a consciência do valor da sua colaboração para a empresa alcançar seu objetivo, e comprometida com o trabalho, apaixonada pelo que faz. Contar com talentos exige recrutamento eficaz, programas de treinamento, implementação de programas de capacitação, acompanhamento contínuo do desempenho obtido, bem como com uma cultura organizacional que estimule a colaboração e o compartilhamento de conhecimento

    e)

ID
1709251
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A área que se define pela provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados é a área de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Como já cobrado em outra prova: 

    Questão de Concurso

    (Cespe/Anatel/Técnico Administrativo/2012) Proporcionar competitividade à organização, ajudar no cumprimento de sua misão, atingir sua visão de futuro, alcançar seus objetivos e administrar suas mudanças são objetivos da gestão de pessoas.

    Gabarito: certo. Todos representam objetivos da gestão de pessoas.

    FONTE: ANDREIA RIBAS

  • Questão retrata o nosso famoso "DRAMMA" - com professor Marco Ferrari, canal YoutuBe, Aula 03 - Gestão de Pessoas ( segue o link: https://youtu.be/YPezmILO-Vc)

    Desenvolvimento / Recompensar / Agregra (Provisão) / Manter  / Monitora / Aplicar.

    Bons estudos!

  • Vem meu querido que vou te dar um ponto para você ficar mais tranquilo com a sua prova hahahaha


ID
1709254
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Constitui(em) parte do sistema de administração de recursos humanos:

1. manutenção de máquinas e equipamentos, que envolve plano de benefícios sociais, higiene e segurança do trabalho;

2. aplicação, que está relacionada com aná- lise e descrição de cargos, planejamento e alocação, plano de carreiras e avaliação de desempenho;

3. monitoração, que engloba banco de dados, sistemas de informação e auditoria de recursos humanos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

     


ID
1709257
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise o texto abaixo:

______________contribuiu para a Teoria da Motivação, e desenvolveu um modelo contingencial de motivação, argumentando que a motivação é um processo que governa as escolhas entre diferentes possibilidades de comportamento do indivíduo, que avalia as consequências de cada alternativa de ação e satisfação, que deve ser encarada como resultante de relações entre as expectativas que a pessoa desenvolve e os resultados esperados. O autor desta teoria, denominada -------------------------- , baseou-se na observação de que o processo motivacional não depende apenas dos objetivos individuais, mas também do contexto de trabalho em que o indivíduo está inscrito.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - 

    Teoria da expectativa (ou expectância) – Victor Vroom

    Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca.

    Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.

  • Para efeito de concurso, existem alguns aspectos gerais da motivação que são importantes. Algumas provas, por exemplo, podem buscar a
    classificação das teorias em teorias de conteúdo e teorias de processo:


    - As teorias de conteúdo seriam aquelas que se referem ao conteúdo da motivação, ou seja, o que leva o indivíduo a se motivar.
    - As teorias de processos seriam aquelas que se referem ao processo motivacional e seu funcionamento.

     

    Vale colocar que a maioria dos autores de administração sequer separa as teorias dessa forma, enquanto outros classificam de formas diferentes. Além disso, nem todas as teorias estão propriamente classificadas na literatura. Para a sua prova, leve que as principais teorias podem ser classificadas da seguinte forma:

     

    1 - Teorias de Conteúdo (referem-se ao que motiva o indivíduo)

    - Teoria das necessidades, de Maslow

    - Teoria ERC (ou ERG), de Alderfer

    - Teoria dos 2 fatores, de Herzberg

    - Teoria das necessidades, de McClelland

     

    2 - Teorias de Processo (referem-se processo motivacional)

    - Teoria da equidade

    - Teoria da definição de objetivos, de Edwin Locke

    - Teoria da expectativa (ou expectância), de Victor Vroom

     

    Fonte: material do Prof. Carlos Xavier

  • Teoria da Expectativa de Vroom

    • Motivação depende da expectativa das pessoas sobre sua habilidade de atingir resultados e conseguir recompensas
    • Motivação é o produto do valor previsto da recompensa e da probabilidade de alcançá-la
    • Cada pessoa tem seus objetivos e necessidades

    Valência => Valor ou peso que a pessoa dá às recompensas obtidas

    Expectativa => Probabilidade da ação levar ao resultado desejado

    Instrumentalidade => Percepção de que a obtenção de um resultado está associado à uma recompensa

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas teorias motivacionais. Neste caso, assinalemos a alternativa que preenche as lacunas corretamente.

    As pessoas, de modo geral, são motivadas pela crença de que seu esforço produz o desempenho que lhes permite alcançar os resultados desejados. A motivação é, assim, função da crença de que é possível alcançar um resultado, multiplicada pelo valor atribuído a ele.

    Segundo Vroom, o grau de motivação de uma pessoa depende da relação entre três fatores principais: expectativa, instrumentalidade e valência. Sendo que:

    • Valência corresponde à relação entre a recompensa e as metas pessoais. Representa o sentimento de atração por uma recompensa. É o valor que o indivíduo atribui a um resultado.

    • Instrumentalidade é a relação entre o desempenho e a recompensa/compensação. É a crença de que determinado nível de desempenho levará à obtenção do resultado desejado.

    • Expectativa é a relação entre o esforço e o desempenho. É a expectativa de obtenção de um resultado

    Concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
1709260
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Constitui(em) o corpo teórico sobre teorias da motivação:

1. as teorias X e Y de McGregor.

2. o endomarketing.

3. a teoria Z de W. Ouchi.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A história é o seguinte: a Fepese fumou crack.
     Consultei o livro da Andreia Ribas e do Cassiono Salim e das 10 Teorias Motivacionais abarcadas pela obra nenhuma fala da Teoria Z. Conheço esta, porém dentro da abordagem moderna da Administração Geral. A Teoria Z pode ser uma ferramenta que colabora para a motivação do funcionário, porém a doutrina não a consagra como Teoria Motivacional.

  • Vanessa, tal como a Teoria X e Y de McGregor, a Teoria Z é uma abordagem de Motivação, não uma teoria.


    Teoria Z

    - filosofia Japonesa; 

    - emprego no longo prazo;

    - movimentação em cargos laterais;

    - planejamento e desenvolvimento da carreira;

    - participação e consenso dos funcionários no processo decisório.

  • Complementando...

     

    Teoria Z (William Ouchi)

    [...] Ela não é uma teoria motivacional, mas uma variante da teoria Y de MacGregor, pois traz a ideia de que os trabalhodores têm grau de envolvimento similar ao dos gestores quando existe um sistema de recompensas e inventivos eficaz.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

     

     

  • TEORIA Z
    Antes da sua morte, McGregor estava a desenvolver a teoria Z, que sintetizava as teorias X e Y nos seguintes princípios
    - emprego para a vida
    - preocupação com os empregados
    - controlo informal
    - decisões tomadas por consenso
    - boa transmissão de informações do topo para os níveis mais baixos da hierarquia
    William Ouchi apresenta um conjunto de idéias, experiências e princípios extraídos do estilo japonês de administração, concentrado em três instituições tradicionais e milenares, a saber: 
    - Emprego vitalício 
    O Japonês ingressa no emprego logo após seus estudos e tende a nele permanecer a vida toda
    - Remuneração por antigüidade.
    São remunerações anuais constituídas de gratificações concedidas duas ou três vezes por ano e que guarda certa relação com desenvolvimento econômico da empresa
    - Sindicato por empresa. 
    O sindicalismo por empresa é o caminho que os trabalhadores japoneses escolheram para responder ás necessidades da situação trabalhista pós-guerra, a relação japonesa entre patrão e empregado, particularmente com o sistema de antigüidade, é o apoio mais importante para este sindicalismo por empresa no Japão. 
    Ouchi fez uma conclusão da sua teoria á qual deu o nome de Sociedade ,que é a busca de um consenso entre os diversos setores que atuam na economia de um pais, em lugar de um sistema de planejamento altamente especializado; que tenha espaço para a livre iniciativa em um regime de livre concorrência e a possibilidade de se desenvolver um verdadeiro trabalho em equipe entre as pessoas de setores concorrente ou complementares, entre estas e a comunidade financeira ou entre toda a comunidade empresarial e o governo. 
    Na sociedade M manifesta que para ser bem sucedido, é indispensável um balanceamento entre o trabalho de equipe e os esforços individuais.

     

    Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/teoria-x-y-e-z/29173/

     

  • é interessante eu ter um material excelente, ter estudado pelo estratégia, EVP, feito milhões de questões...e nunca ter ouvido falar da teoria Z.


ID
1709263
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre as teorias motivacionais, a teoria das necessidades socialmente adquiridas, desenvolvida por David McClelland, descreve que as pessoas são motivadas por três necessidades básicas, que são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B)  Teoria da motivação pelo medo/êxito ou teoria das necessidades adquiridas – David Mcclelland = David McClelland, por meio da teoria da motivação pelo êxito e/ou medo, destaca três motivos (necessidades) que orientam a dinâmica do comportamento humano, como está demonstrado na tabela a seguir.

    Ribas (2014)

  • Necessidade de afiliação (associação)= relativas ao desejo de ter bons relacionamentos e amizades;
     Necessidade de poder = ligadas ao controle e a influência de outras pessoas e em relação aos destinos da organização, e;
     Necessidade de realização = ligada aos desejos de sucesso, de fazer bem algum trabalho, de se diferenciar dos outros. 

  • macete...McClelland desenvolveu o RAP...por isso é MC hehe

     

    Realização

    Afiliação

    Poder

  • 3.5 Teoria da motivação pelo medo/êxito ou teoria das
    necessidades adquiridas – David Mcclelland
    David McClelland, por meio da teoria da motivação pelo êxito e/ou
    medo, destaca três motivos (necessidades) que orientam a dinâmica do
    comportamento humano, como está demonstrado na tabela a seguir.


    Realização


    Busca da excelência, de se realizar em relação a determinados
    padrões, de lutar pelo sucesso. Competir como forma de
    autoavaliação.


    Afiliação

    Relacionar-se cordial e afetuosamente. Desejo de relacionamentos
    interpessoais próximos e amigáveis.


    Poder

    Exercer influência. Necessidade de fazer com que os outros se
    comportem de modo que não fariam naturalmente.

  • Quem diria! Mc Clelland...criou o RAP...,vivendo e aprendendo!

    Letra:B.

  • GABARITO: LETRA B

    Segundo o autor, três tipos de necessidade merecem atenção: as necessidades de Realização, as necessidades de Afiliação e as necessidades de Poder

    FONTE: ADMINISTRADORES.

  • Teoria das Necessidades Adquiridas, de McClelland

    • REALIZAÇÃO: Alcançar objetivos com mérito próprio. Gosta de assumir responsabilidades.
    • AFILIAÇÃO: Contato social. Necessidade de relacionar-se.
    • PODER: Necessidade de alcançar objetivos por meio da influência


ID
1709266
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Fazem parte do processo de comunicação interpessoal os seguintes elementos: o responsável pelo envio da mensagem; o objetivo da comunicação; a quem se dirige a mensagem.

Tais elementos correspondem, respectivamente, aos conceitos de:

Alternativas
Comentários
  • A comunicação é uma ponte de significados feita por um processo composto de sete elementos: emissou ou fonte, receptor ou destino, codificação, mensagem, canal, codificação e feedback (reação).

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. pg321

     

    Resumindo: item "A"

     

    bons estudos

  • Apesar de a alternativa "A" ser a única que versa sobre conceitos de comunicação, objetivo da comunicação não é um sinônimo de mensagem. A mensagem é o conteúdo da informação, não o objetivo.

  • Concordo, Rael. Nessa matéria de comunicação não há consenso. As bancas pintam o 7. Cobram do jeito que querem.


ID
1709269
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a temática de barreiras à comunicação, associe as colunas abaixo.

Coluna 1 Barreiras

1. Barreiras mecânicas

2. Barreiras semânticas

3. Barreiras psicológicas

Coluna 2 Descrição

( ) preconceitos e estereótipos.

( ) usos inadequados da linguagem não comum ao receptor.

( ) relacionadas aos aparelhos de transmissão. Exemplo: barulho, ambiente inadequado, dificuldade de visualização.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito E)  RIBAS (2014)

    8.1 Barreiras mecânicas ou físicas

    Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.

    8.2 Barreiras fisiológicas

    Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.

    8.3 Barreiras semânticas

    São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.

    8.4 Barreiras psicológicas

    São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicad

  • eu já tinha visto em outras queastões barreiras físicas, semânticas e pessoais...eis que surge agora outra modalidade. =S


ID
1709272
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para a correta administração do conflito torna-se importante conhecer as possíveis causas que levam ao seu surgimento, tais como:

1. Experiência de frustração de uma ou ambas as partes.

2. Incapacidade de atingir uma ou mais metas e/ ou de realizar e satisfazer os seus desejos, por algum tipo de interferência ou limitação pessoal, técnica ou comportamental.

3. Diferenças de personalidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais.

    Conflito pessoal: é como a pessoa lida com si mesma, são inquietações, dissonâncias pessoais do indivíduo, e reflete num abismo entre o que se diz e faz, ou contraste entre o que se pensa e como age. Esse tipo de conflito pode levar a determinados estados de estresse e atrito.

    Conflito interpessoal: é aquele que ocorre entre indivíduos, quando duas ou mais pessoas encaram uma situação de maneira diferente. Embora boa parte dos conflitos sejam causados por processos organizacionais, a maioria dos atritos e desavenças são, no entanto, de origem interpessoal, o que torna-as mais difíceis de se lidar. Podem existir ainda dentro dos conflitos interpessoais, o intragrupal (divergência numa mesma área, setor, etc.), e intergrupal (dissensão entre áreas, setores diferentes).

    Conflito organizacional: esse tipo de conflito não é fundamentado em sistema de princípios e valores pessoais, e sim do resultado das dinâmicas organizacionais em constante mudança, muitas delas externas à empresa.

    Fonte: http://crars.org.br/artigos_interna/gestao-de-conflitos-transformando-conflitos-organizacionais-em-oportunidades-41.html


ID
1709275
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Lewin, Lippit e White, em um estudo pioneiro sobre a teoria da liderança, pesquisaram o impacto causado por três diferentes estilos de liderança e o resultado nos climas organizacionais.

A classificação dada pelos autores para os estilos básicos de liderança divide-se em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.  

    2.1 Estilos clássicos de liderança – Kurt Lewin

    Kurt Lewin orientou, na década de 1930, uma pesquisa que envolvia três grupos clássicos de crianças submetidas a lideranças diferentes: autocrática, democrática e liberal (laissez-faire).

    Questão de Concurso

    (Consulplan/TSE/Analista Judiciário/2012) Em relação à teoria de estilos de liderança, é correto afirmar que:

    a) o líder democrático se preocupa com o relacionamento entre as pessoas, fornece alguma estrutura, compartilha responsabilidade com os liderados, envolvendo-os no planejamento e execução das tarefas.

    b) o líder autocrático dá o mínimo de direção e o máximo de liberdade aos liderados.

    c) a estrutura permissiva (laissez-faire) tem como principal preocupação a realização das tarefas e a centralização do poder.

    d) a liderança carismática se caracteriza pelo reduzido fascínio exercido pelo líder em relação aos liderados.

    Gabarito: a. O compartilhamento de responsabilidades e a preocupação com os relacionamentos são as principais características da liderança democrátic

  • Gabarito: A

    Autocrática, democrática e liberal.


ID
1709278
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre equipes:

1. A palavra equipe faz referência a algo feito em comum por um conjunto de pessoas com vínculo entre si, realizando um objetivo em comum.

2. As equipes variam em propósito (desde desenvolvimento de produtos até solução de problemas), vigência (temporárias ou permanentes) e titularidade (funcional/departamental ou interfuncional/desenvolvimento).

3. Nas organizações as equipes interfuncionais são formadas por pessoas que devem agir sempre a favor dos interesses pessoais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C -  Equipes de trabalho

    As equipes de trabalho geram uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.

     ATENÇÃO!

    As equipes ajustam-se melhor a culturas coletivistas.

    O desafio é manter o sucesso do indivíduo como parte de uma equipe. Esse desafio se torna maior quando:

    a) a cultura vigente é altamente individualista;

    b) as equipes estão sendo introduzidas em uma organização que sempre valorizou as realizações individuais.

    As principais características de uma equipe são cooperação, sinergia e coesão

    (FONTE: RIBAS - 2014)

  • Para Parker (1995), as equipes variam em propósito (desde desenvolvimento de produtos até solução de problemas), vigência (temporárias ou permanentes) e titularidade (funcional/departamental ou interfuncional/desenvolvimento)

     

    Chama a atenção para as equipes interfuncionais, assim por ele definidas: “as equipes são formadas por pessoas que ocupam as mais diversas funções e que, possivelmente, se conhecem e gostem umas das outras, ou podem ser inimigas, ou até mesmo estranhas

    http://www.scielo.br/pdf/ram/v13n2/02.pdf

  • conjunto de pessoas com vínculos entre si???


ID
1709281
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O compartilhamento de poderes e responsabilidades entre os diferentes atores, sendo os principais o governo e as comunidades locais, corresponde ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) - RIBAS = Likert continuou a desenvolver estudos sobre liderança. Ele aprofundou conceito e abordagem no entendimento desse tipo de comportamento. Era defensor da gestão participativa, ou seja, defendia que a gestão eficaz é fortemente orientada para subordinados, apoiando-se na comunicação para que exista maior concentração de ideias e de objetivos.

    Ele propôs quatro tipos de liderança, baseados no estilo de autoridade do líder. Essa abordagem ficou conhecida como os quatro estilos de Likert, Sistemas Gerenciais de Likert ou Sistemas 4 de Likert.

    O sistema proposto pelo autor possui quatro variáveis: processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições


ID
1709284
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o autor, pioneiro dos estudos científicos sobre a abordagem de Qualidade de Vida no Trabalho, a partir de sua publicação na conceituada revista científica Sloan Management Review. Ele propõe um modelo que contempla, no conceito de Qualidade de Vida no Trabalho, os seguintes fatores: condições de trabalho, compensa- ção justa e adequada, chances de crescimento e segurança, integração social da empresa, uso e desenvolvimento das capacidades, constitucionalismo, trabalho e espaço total de vida e relevância social do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B -  Segundo Ferreira, Rocha e Moraes (2003), o grande impulso em torno da questão da Qualidade de Vida no Trabalho ocorreu nos anos 1970, com as lutas de trabalhadores e estudantes contra o sistema taylorista/fordista de produção.

    Questão de Concurso

    (Cespe/MPE-PI/Analista Ministerial/2012) Os programas de Qualidade de Vida no Trabalho, cada vez mais difundidas em organizações públicas e privadas, são um exemplo típico de ações classificadas como processos de manter pessoas.

    Gabarito: certo. Segundo Chiavenato, a QVT encontra-se no processo de manter pessoas.

    Para esses autores, o interesse das organizações acerca da QVT não deve ser visto apenas como resultado das pressões dos trabalhadores, mas também, como decorrência da constatação de que formas de gerenciamento do trabalho mais democráticas, aliadas a tarefas mais complexas, podem acarretar no aumento de produtividade.


    INclusive há o famoso modelo de Walton.

  • O livro da Andréia Ribas só tráz três referenciais teóricos: hackman e oldham; Nadler e Lawler; e Walton.
    Walton é o que tráz o modelo mais abrangente dos três e inclui o constitucionalismo como fator.
    GAB:B

  • Como é que alguém sabe isso?

  • São oito fatores do Modelo de Walton.

    condições de trabalho,

    compensação justa e adequada,

    chances de crescimento e segurança,

    integração social da empresa,

    uso e desenvolvimento das capacidades,

    constitucionalismo,

    trabalho e espaço total de vida,

    relevância social do trabalho.

     


ID
1709287
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo proposto para avaliação do Clima Organizacional, que leva em consideração as dimensões estrutura, responsabilidade, riscos, recompensa, conflito, identidade, foi proposto por:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    ===================================================

    Litwin e Stringer - Questionário baseado em 9 fatores: estrutura, responsabilidade, desafio, recompensa, relacionamento, cooperação, conflito, identidade e padrão. 

    FONTE - Andreia Ribas
  • Espero que a banca tenha citado isso no edital

  • Modelo de Litwin e Stringer (1968)

     

    Esse modelo pesquisa o clima com base em nove fatores: estrutura, responsabilidade, desafio, recompensa, relacionamento, cooperação, conflito, identidade e padrões. Foi primeiro modelo a ser testado em empresas de grande porte e permitiu uma comparação entre os resultados apresentados pelas empresas pesquisadas, demonstrando diferentes climas organizacionais em empresas que tinham políticas distintas para tratar de seus membros. Os resultados compravaram a importância dos estudos sobre o clima organizacional nas empresas e reforçaram algumas teses do movimento comportamentalista.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. pg386

     

    bons estudos


ID
1709290
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão por competências visa uma forma de atuação diferenciada e eficiente, trabalhando com a ideia de coordenação de um conjunto de pilares conceituais integrados denominados:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E - O advento da era competitiva, iniciado na década de 1990 e presente até os dias atuais, exigiu novo papel da gestão de recursos humanos. De acordo com Fischer (2002), a intenção de criar vínculos cada vez mais próximos entre desempenho e resultados da empresa intensifica-se a ponto de requerer nova definição conceitual do modelo, porquanto, a julgar pelo movimento dos anos 1990, a descentralização da área de recursos humanos continua.

    Cada vez mais a área passa a assessorar outras áreas da empresa na atração e na retenção de pessoas. Nos anos 1990, a área recebeu várias denominações, como: gestão de pessoas, gestão de talentos, gestão de gente, gestão estratégica de recursos humanos, entre outras. Tipicamente, seu foco de atuação passa a ser a gestão de competências e, ao menos no discurso, a construção de modelos de gestão de pessoas mais flexíveis e orgânicos.

    Dessa forma, temas, como estratégia competitiva, vantagem competitiva, reengenharia e reestruturação, competências essenciais e reinvenção do setor passam a predominar na gestão empresarial.


    Ribas

  • Letra E

    Outras questões vão ajudar a responder: 

     

    (Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: IBGE Prova: Analista - Educação Corporativa) De acordo com a Portaria/MP nº 208, de 25 de julho de 2006, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Sistema de Gestão por Competência é: 

    A) a ferramenta gerencial que permite planejar, monitorar e avaliar ações de capacitação a partir da identificação dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores; 

     

    (Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Técnico em Assuntos Educacionais - Cargo 23) As ações do trabalhador comportam conhecimentos, habilidades e atitudes aplicados na execução de tarefas. C

     

     

     


ID
1709293
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O método de avaliação de desempenho em que o avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com quem ele tem relação, como pares, superior imediato, subordinados, clientes, entre outras, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • A avaliação 360 graus é um método de avaliação de desempenho muito utilizado pelas empresas, que tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais dos colaboradores. É uma importante ferramenta da gestão estratégica de pessoas.

    Avaliação 360 graus

    Na avaliação 360º, conhecida também como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação Multivisão, o colaborador recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes ao seu redor (daí o nome 360º). Ele pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos. Neste tipo de avaliação é considerada também a avaliação que o próprio funcionário faz de si mesmo.

  • Gabarito D

     

    Avaliação 360º – nesse tipo de avaliação, o funcionário recebe uma avaliação de todas as áreas e pessoas com quem tem contato no contexto da organização. Dessa forma, os chefes, o s colegas de trabalho, os clientes internos e externos, fornecedores e subordinados avaliam, cada um de sua forma, o trabalho do funcionário. Assim sendo, a avaliação fica muito mais completa, pois o funcionário é analisado em relação a todas as demandas que enfrenta dentro da empresa.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó


ID
1709296
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

 Assinale a alternativa que indica corretamente o modelo de avaliação de desempenho sob quatro perspectivas: financeira, dos processos internos, do cliente, e do aprendizado e crescimento.

Nessa avaliação de desempenho definem-se objetivos estratégicos para cada uma das perspectivas e tarefas para o atendimento da meta em cada objetivo estratégico. Identifique-a.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) - 

    Balanced scorecard

    Sistema desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton na década de 1990; avalia o desempenho sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. São definidos objetivos estratégicos para cada uma das perspectivas e tarefas para o atendimento da meta em cada objetivo estratégico.

  • Retificando o comentário da colega Vanessa, a questão correta é a letra C de Cachorro.

  • Balanced Scorecard (BSC)

    Conforme Kaplan e Norton (2004) o BSC auxilia as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente à definição de objetivos e metas estratégicas únicas e exclusivamente financeiras. É mais do que um novo sistema de indicadores. Empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais (KAPLAN e NORTON, 2004, p.20). Desta forma, o Balanced Scorecard tornou-se um instrumento importante para esclarecer e traduzir a visão e a estratégia, comunicar e unir objetivos estratégicos e, para mensurar, planejar, estabelecer metas e promover sintonia das iniciativas, definir prioridades, fomentar o feedback estratégico por meio da monitoração contínua e reavaliação da estratégia com base em resultados e custos da capacidade produtiva (LIMA, 1997).

    Para Michael Hammer (apud LIMA, 1997, p. 59) "a principal virtude do Balanced Scorecard é desmistificar a mensuração do desempenho, integrando-a ao gerenciamento estratégico."

    O Balanced Scorecard é um Painel Balanceado de Indicadores, conceito desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton que detectaram que o controle dos resultados baseados em indicadores financeiros não mais atendia. A geração de valor dependia do acompanhamento do desempenho estratégico organizacional através da medição de indicadores de desempenho. Serve como instrumento de alinhamento entre o planejamento estratégico e o operacional. Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

    Perspectivas do BSC - Kaplan e Norton (2004) apresentam quatro perspectivas de mensuração do desempenho: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa e de aprendizagem e crescimento.

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Tiradentes online - Apostila de Administração 


ID
1709299
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentro do campo da estrutura organizacional, a organização informal:

1. é sempre criada pelo Departamento de Recursos Humanos, no intuito de fomentar a interação social estabelecida entre as pessoas.

2. não consta no organograma.

3. abarca comportamentos de interações sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros de organizações.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Uma questão de concurso explicada pela professor Andreia Ribas (2014) ajuda a entender (FCC/TRF/Analista Judiciário/2012) São grupos nas organizações que tendem a ter padrões mais rígidos de status, autoridade, papéis e comunicação. O grupo que não corresponde a esta descrição é:

    a) o informal.

    b) a equipe de projeto.

    c) a equipe de trabalho.

    d) a estrutura matricial.

    e) o grupo de trabalho.

    Gabarito: a. O grupo informal tem como característica as alianças formadas naturalmente, sem rigidez nos papéis.


ID
1709302
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise o texto abaixo:

___________________é uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa. Trata-se, portanto, de um agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e recursos (humanos, financeiros, materiais) em unidades organizacionais.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A - (Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.))

    A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa.8

    O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si. De acordo com Chiavenato,9 a departamentalização é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.

    A departamentalização deve facilitar o trabalho dos administradores, pois possibilita um aproveitamento mais racional dos recursos da organização. Assim sendo, os critérios devem ser os mais racionais, visando atingir os objetivos da organização

  • Complementando...

    ALTERNATIVA A) CORRETA. Para DAFT 2005, departamentalização é o modo encontrado de alorcarmos pessoas, atividades ou tarefas em unidades, com objetivo de melhorar a coordenação dos esforços.

    ALTERNATIVA B) INCORRETA. Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. 

    ALTERNATIVA C) INCORRETA. Estrutura informal é aquela que nasce da interação das pessoas

    ALTERNATIVA D) INCORRETA. FeedBack é a resposta a um determinado estímulo.

    ALTERNATIVA E) INCORRETA. É um método de gestão organizacional que se baseia na melhoria contínua.


    SOBRAL 2008/RENNó

  • A questão trata da departamentalização. Esta é um modo encontrado para alocarmos pessoas, tarefas e atividades em unidades, com o objetivo de melhorar a coordenação de esforços.

     

    De acordo com Oliveira: "Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais".

     

     

    Gabarito: A.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • Para Rennó (2013, p. 98) a departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa. O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si.

    Já Djalma de Oliveira (2009, p. 101) a departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos - humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos - em unidades organizacionais.

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • falou em agrupamento de atividades é DEPARTAMENTALIZAÇÃO

  • Para responder corretamente à questão em apreço, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre alguns elementos relacionados às organizações. Marquemos a alternativa que completa corretamente a lacuna do enunciado.

    A - correta. Departamentalização é uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa. Trata-se, portanto, de um agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e recursos (humanos, financeiros, materiais) em unidades organizacionais.

    B - incorreta. O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes em uma organização. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    • Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.
    • Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
    • Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
    • Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    C - incorreta. Segundo Chiavenato (p. 137, 2014), "a organização informal tem sua origem na necessidade de conviver com outras pessoas. Em sua associação com outras na empresa, as pessoas criam relações sociais e se integram em grupos informais nos quais adquirem uma posição ou status."

    D - incorreta. Feedback: é um mecanismo pelo qual parte da energia de saída de um sistema volta à sua entrada para alterá-la. É também denominada servomecanismo, retroalimentação ou realimentação.

    E - incorreta. PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte. Representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que buscam a melhoria contínua dos processos de trabalho.

    Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
1709305
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A departamentalização pode ocorrer no formato:

1. Matricial

2. Por produto ou serviço

3. Por projeto

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Na matricial Tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas funcional e por projeto. Como que não existe estrutura por projeto?

  • Alguém pode me uma ajuda nessa questão!! A estrutura faz parte ou não da departamentalização!!?

  • A departamentalização consiste em agrupar individuos em unidades gerenciaiveis para faciliatar a coordenação e o controle. Há departamentalização funcional, por produto, por projeto, por processo, grografica, por cliente, por quantidades e mista.

    Já quando falamos sobre a estrutura organizacional pensamos na estrutura linear, funcional, matricial, divisuional, em rede.

  • A JUCESC passou a desconsiderar a Matricial como departamentalização e ver como estrutura organizacional após perder em recurso de gabarito anterior.

  • Por ser de 2014, a questão está desatualizada, pois a Jucesc considera matricial como forma de departamentalização.

  • Departamentalização Matricial: é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos , por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

  • estranho isso aí

    Para Djalma de Oliveira (2000, p. 114) as formas de departamentalização são: por quantidade, territorial, por produtos (ou serviços), por clientes, por projetos, matricial e mista. 

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)


ID
1709308
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O gráfico utilizado pela administração para o Gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos, que representa um conjunto de atividades realizadas para gerar serviços e produtos que atendam às necessidades dos clientes, denomina-se:

Alternativas

ID
1709311
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de gráfico que representa as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, das unidades funcionais e dos cargos e a comunicação entre eles.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B. RENNO (2013).: á um grupo informal não aparece no organograma da empresa, ou seja, não está formalmente organizado nem estruturado. Ele se forma naturalmente pela necessidade que temos de interagir com outras pessoas no ambiente de trabalho

  • ORGANOGRAMA => representação gráfica da organizacional de uma empresa, ou seja, como está definida sua hierarquia.

    FLUXOGRAMA => representação gráfica de todos os processos de uma empresa, desde a fabricação de um produto até os procedimentos a serem seguidos para a solução de um problema. (FLUXO DE TRABALHO)

    GABARITO B

  • Para responder corretamente ao que a banca exige, precisamos conhecer algumas ferramentas de gestão administrativa, devendo a alternativa correta conter o tipo de gráfico que representa as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, das unidades funcionais e dos cargos e a comunicação entre eles.

    A - incorreta. Fluxograma representa a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica do processo, possibilitando, com isso, a realização de análise crítica para detectar falhas e oportunidade de melhorias na execução de serviços empreendidos pelos agentes.

    B - correta. Organograma é o gráfico que representa a organização formal configurada na estrutura, seus diversos órgãos com suas posições e respectivas interdependências, via hierárquica, linhas de autoridade, vinculação e subordinação.

    C - incorreta. Diagrama de causa e efeito/Diagrama espinha de peixe, é a ferramenta da qualidade responsável por representar a sequência lógica dos passos necessários para a realização de determinada atividade ou processo. Essa sequência é representada por meio de símbolos padronizados e textos, permitindo, assim, uma visualização gráfica do processo

    D - incorreta. Diagrama de Pareto é uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância. Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentram a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados. Pode ser aplicado tanto para dados quantitativos como para dados qualitativos.

    E - incorreta. Histograma tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados quantitativos por categorias, através de um gráfico de barras, indicando o número de unidades em cada categoria. Representa, além da distribuição da probabilidade da variação existente, os resultados de um processo.

    Tendo entendido o que cada alternativa apresentou, concluímos que a letra "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e pública. Juspodivm: Salvador, 2020.


ID
1709314
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os pontos fundamentais da análise administrativa, dentro de um enfoque comportamental, basicamente, desdobram-se em dois momentos distintos. Indique-os.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • Resposta da questão está na wikipédia, o autor do tema é Antonio Cury.

  • Os pontos fundamentais da análise administrativa, dentro de um enfoque comportamental, basicamente, desdobram-se em dois momentos distintos:

    1- Diagnóstico situcional das causas, buscando identificar não só o clima e a estrutura da organização, mas também seus métodos e processos de trabalho, o que se pode conseguir, em princípio, através das fases de levantamento de dados e crítica respectiva, analisada.

    2- Intervenção planejada, envolve o estudo das soluções dos problemas, compreendendo, de início, as fases de planejamento da solução e competente crítica. Envolve o planejamento as mudanças, efetivando, em linhas gerais, nas de implantação e controle de resultados.


ID
1709317
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:

1. Planejamento Estratégico é um instrumento de gestão que consolida um método estruturado de tomada de decisões que envolvam uma determinada situação futura e desejada, cujo principal objetivo é se antecipar a o que e como fazer.

2. O método EPS consiste em um modelo criado por Ackoff para a busca do planejamento estratégico eficiente.

3. Planejamento é um processo destinado a produzir um ou mais estados futuros, visando a obtenção do resultado desejado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C —  CHIAVENATO (2009) = Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamento estão os planos. Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos. Além disso, os planos funcionam como guias ou balizamentos para assegurar os seguiintes aspectos:1 1. Os planos definem os recursos necessários para alcançar os objetivos organizacionais. 2. Os planos servem pára integrar os vários objetivos a serem alcançados em um esquema organizacional que proporciona coordenação e integração. 3. Os planos permitem que as pessoas trabalhem em diferentes atividades consistentes com os objetivos definidos. Eles dão racionalidade ao processo. São racionais porque servem de meios para alcançar adequadamente os objetivos traçados. 4. Os planos permitem que o alcance dos objetivos possa ser continuamente monitorado e avaliado em relação a certos padrões ou indicadores a fim de permitir a ação corretiva necessária quando o progresso não seja satisfatório.

  • o planejamento estrategico não visa a eficiencia e sim a eficácia..

  • Primeiramente, há de se ter em mente que Planejamento é um processo desenvolvido para alcançar uma situação futura de maneira EFICAZ (metas e objetivos), EFICIENTE (custo benefício) e EFETIVA (impactos). 

    Não sei quem criou o EPS (Earnings Per Share - Lucros Por Ações), mas com certeza esse método não é para BUSCAR eficiência, e sim para medí-la.


ID
1709320
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São exemplos de indicadores de desempenho:

Alternativas
Comentários
  • Exemplo de indicadores de desempenho 

    Corporativos 

  • Índice de retenção de clientes e funcionários
  • Investimento na formação de equipes


  • Recursos

  • Recursos financeiros disponíveis para investimento na empresa
  • Avaliação da competência dos colaboradores
  • Quantidade e qualidade dos treinamentos internos e externos


  • Ambiente externo

  • Avaliação das necessidades dos clientes
  • Avaliação das necessidades dos fornecedores


  • Redução de custos

  • R$ economizados em despesas com pessoal
  • R$ economizados em despesas com turn over
  • R$ economizados com a redução do absenteísmo
  • R$ economizados com a otimização dos processos


  • Fidelização e retenção de clientes

  • A satisfação do cliente com o atendimento e os serviços prestados
  • Percentagem de atritos com o cliente
  • Relação de novos clientes versus os clientes antigos
  • 6E's do desempenho:

    eficiencia ( produtividade);

    eficacia (satisfação dos clientes);

    efetividade

    excelencia

    execucção

    economicidade (custo)

  • INDICADORES LIGADOS À DIMENSÃO DO RESULTADO:
    Eficiência
    Eficácia
    Efetividade
    INDICADORES LIGADOS À DIMENSÃO DO ESFORÇO:
    Econominicdade
    Execução
    Excelência
     

  • GABARITO A

    EFICIÊNCIA: Relação com recursos - economizar recursos. ---------> CUSTOS

    EFICÁCIA: Atingir metas /resultados.-------------------------------------------> PRODUTIVIDADE

    EFETIVIDADE: Gerar satisfação/ transformação da realidade.--------> SATISFAÇÃO DO CLIENTE

  • Vou pedir licença à colega Simone Vieira para fazer uma correção: a satisfação do cliente está ligada ao indicador de efetividade, não ao de eficácia.

  • Complementando: A palavra shareholder é composta pela junção de share (que em inglês significa ação de uma empresa) e holder (aquele que possui ou segura alguma coisa), ou seja, significa alguém que possui ou detém ações da empresa.

  • a-

    Este conceito se aproxima de indicadores de avaliação de gestao de conhecimento porque tb ha perspectiva por indicadores financeiros (ROI< retorno de conhecimento) e non-financeitos (frequencia, tempo e quantidade). As categorias mais amplas destes indicadores sao os indicadores de esforço (tendencia ou processo), os quais medem iniciativas p/ produzir e disseminar conhecimento, e indicadores de resultados, os quais usam tanto metas operacionais como estategicas.

  • Cadeia de Valor - Os 6E's do Desempenho:

    Esforço + Resultado = DESEMPENHO

    Dimensões de Resultado:

    Eficiência (fez mais com menos?): Produtividade: relação de insumos utilizados e produtos/serviços gerados;

    Eficácia (entregou o que prometeu?): Produtos finais > qualidade e quantidade entregues ao usuário;

    Efetividade (missão cumprida?): Impactos gerados. Valo agregado. Transformação geral produzida.

    Dimensões de Esforço:

    Economicidade (gastou menos?): Uso dos recursos com o menor ônus possível;

    Execução: Ações empreendidas conforme estabelecido;

    Excelência: Padrões de qualidade


ID
1709323
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Constitui(em) um critério ou uma etapa para os Sistemas de Indicadores de Desempenho:

1. a definição dos indicadores

2. o alinhamento das medidas com as estratégias

3. a realização de benchmarking

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E) - http://www.ufrgs.br/sisind-net/resenhas/ferramentas-e-instrumentos-de-analise/criterios-para-avaliacao-de-sistema-de-indicadores-de-desempenho

  • GABARITO E

    Os critérios de avaliação de desempenho são:

    1.Definição dos indicadores

    2.Alinhamento das medidas com as estratégias; 

    3.Realização de Benchmarking

    4.Incorporação das medidas na rotina organizacional;

    5.Aprendizagem através do uso das medidas.

     

     


ID
1709326
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o autor, pioneiro da gerência de projeto e denominado o pai de técnicas do planejamento e do controle, conhecido pelo uso do gráfico de barras como uma ferramenta de gerência do projeto.

Alternativas
Comentários
  • A)  CHIAVENATO (2009) - Gráfico de Gantt. É um tipo de plano operacional igual ao cronograma simples, em que as colunas são predeterminadas em semanas,, dispensando a utilização de calendário para a sua execução.

  • Gabarito A


ID
1709329
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conjunto de componentes inter-relacionados, para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações, no intuito de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B)

     

    O sistema de informação gerencial (SIG) é um sistema planejado de colher, processar, armazenar e disseminar informação, de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos gerentes envolvidos. As necessidades de informação gerencial em uma organização são amplas e variadas e exigem a atuação de contadores, auditores, pesquisadores de mercado, analistas e um enorme número de especialistas de staff (CHIAVENATO, 2006).

  • “Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”. Esta é a premissa básica da metodologia Kaizen. “melhoria contínua”.

    POCCC é cinco funções do administrador definidas por Jules Henri Fayol:Planejar -- Organizar - Controlar - Coordenar - Comandar 

    PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT ou Adjust)

     


ID
1709332
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os sistemas que unem e integram os diversos sistemas rotineiros ou transacionais de uma organização, permitindo integrar os departamentos, de forma a agilizar processos, são denominados:

Alternativas
Comentários
  • ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning .

  • GABARITO A

     

    ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) Podemos entender que o software ERP é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o Faturamento até o balanço contábil, de Compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a Administração de Pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa.

    CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que, desde pequenas e médias, até grandes empresas, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes. O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.

    PDCA: O ciclo é assim chamado, pois são as inicias das suas etapas em inglês: 

    P: do verbo “Plan”, ou planejar.

    D: do verbo “Do”, fazer ou executar.

    C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar.

    A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.

    Esta metodologia, visa melhorar e controlar os processose produtos de uma forma contínua, visto que atua como processos sem intervalos e interrupções. 

    HRM (Human Resource Management ou Gerenciador de Recursos Humanos): sistema no qual é possível controlar todos os processos ligados ao RH e gestão de pessoas. Ter um cadastro dos funcionários, histórico de cargos, currículo do funcionário, banco de horas, faltas, folgas, férias, enfim tudo que gere as pessoas de sua empresa.

    GIS (Geographic Information System): A A Universidade de Edinburg define como "um sistema informatizado para captura, armazenamento, verificação, integração, manipulação, análise e visualização de dados relacionados a posições na superfície terrestre".

     

     

    Disponível em  <http://www.geologo.com.br/gis-edumelo.asp> <http://www.mknod.com.br/?q=node/160>  < http://www.venki.com.br/blog/o-que-e-ciclo-pdca/> <http://www.portal-administracao.com/2014/08/ciclo-pdca-conceito-e-aplicacao.html>  <https://www.salesforce.com/br/crm/> <http://portalerp.com/erp/5-entenda-erp>

     

     


ID
1709335
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o modelo de administração pública que enfatiza aspectos formais, impessoalidade, controla processos de decisão, estabelece uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Neste modelo, os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas, sujeitos ao controle hierárquico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B) Segundo Paludo (2013).: A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas (Pdrae, 199

  • GAB:B

     

    A Burocracia corresponde a uma instituição Administrativa (pública ou privada) cujos pilares são o caráter legal das normas e procedimentos, a racionalidade, a formalidade etc. Caracterizavase como uma forma superior de organização capaz de realizar, de modo eficiente e em grande escala, as atividades administrativas, através do trabalho de muitos funcionários, organizado de maneira racional. É um tipo de organização que proporciona a profissionalização de seus funcionários, visto que se orienta pelos princípios da competência e da meritocracia, não se prestando a favores pessoais de indicação política (típicos do patrimonialismo).

    Segundo Max Weber, a burocracia tem as características a seguir.

     

    1. Caráter legal das normas e regulamentos.

     

    2. Caráter formal das comunicações.

     

    3. Caráter racional e divisão do trabalho.

     

    4. Impessoalidade nas relações.

     

    5. Hierarquia de autoridade.

     

    6. Rotinas e procedimentos padronizados.

     

    7. Competência técnica e meritocracia.

     

    8. Especialização da administração.

     

    9. Profissionalização dos participantes.

     

    10. Completa previsibilidade do funcionamento

    Augustinho Paludo

  • Caso você não saiba todos, conseguiria responder dando enfase em ' hierarquia funcional rígida' .. que pode deduzir ser burocrática.

     

    LETRA B


ID
1709338
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os valores de produtividade, orientação ao serviço, descentralização, eficiência na prestação de serviços, marketization e accountability fazem parte do modelo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - Na Administração Pública gerencial a estratégia volta-se: para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade; para a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados; para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados; adicionalmente, pratica-se a competição administrada no interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrência entre unidades internas. No plano da estrutura organizacional, a descentralização e a redução dos níveis hierárquicos tornam-se essenciais. Em suma, afirma-se que a Administração Pública deve ser permeável à maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil, e deslocar a ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins)  PALUDO (2014)

  • LETRA B

     

    Q756836 - No Brasil, a Nova Administração Pública baseava-se no modelo de administração pública gerencial, que incorpora práticas da administração de empresas privadas à administração pública.

     

    Q760162 - Modelo de Administração Pública que parte do princípio de que é preciso combater o nepotismo e a corrupção, mas que para isso não são necessários procedimentos rígidos, e sim outros meios, como indicadores de desempenho e controle de resultados: Administração Pública Gerencial.

     

    Q642909 - Fundamenta-se nos princípios de eficiência da Administração, redução de custos e aumento da qualidade com foco no atendimento das necessidades dos cidadãos e não com o aparato do Estado. São características do seguinte paradigma de gestão pública.

  • GERENCIALISMO

     

    Dois modelos organizacionais da administração pública pautados no gerencialismo: Temos a administração pública gerencial (APG) e o governo empreendedor (GE).

     

    A APG e o GE são frequentemente chamados de gerencialismo (managerialism).Os dois modelos compartilham os valores tais como :

     

    1-Produtividade, 2-Orientação ao serviço, 3-Descentralização, 4-Eficiência na prestação de serviços, Marketization (o termo usual para a referenciar- se a utilização de mecanismos de mercado dentro da esfera pública.

     

    Exemplos de mecanismos de mercado a liberdade de escolha de provedor por parte do usuário do serviço público e a introdução da competição entre gestores públicos e entre gestores públicos e agentes privados). e accountability (Literalmente accountability significa a prestação de contas por parte de quem foi incumbido de uma tarefa aquele que solicitou a tarefa (relação entre o agente e o principal).


ID
1709341
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A administração pública gerencial tem como características conceituais:

1. eficiência e eficácia.

2. competitividade.

3. patrimonialismo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) -Perceba o que PALUDO apud PDRE (1995).

       A Administração Pública gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da Administração Pública – a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário – torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.

  • →Características da ADM GERENCIAL, pós-burocrática.

     Orientado aos resultados.

    →  Descentralização. (delegação )

    →  Flexibilidade.

    →Horizontalizacão das estruturas.

    → Desempenho//produtividade;

    Competitividade interna e externa. → é a característica ou capacidade de qualquer organização em cumprir a sua missão, com mais êxito que outras organizações competidoras.

    Transparência e cobrança de resultados.

    Terceirização.

    → Técnicas típicas da iniciativa privada.

    →Políticos e funcionários grau de confiança limitada.

    →Indicadores de desempenho: eficiência, eficaz e efetividade.


ID
1709344
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria da Expectativa analisa os mecanismos motivacionais, apoiando-se em três conceitos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Segundo a sintetização observada por RIBAS & SALIM (2013) - Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca

  • Teoria de Victor Vroom

    Teoria da Expectativa (ou Expectância): o desempenho do indivíduo depende de seus objetivos pessoais, e o comportamento produtivo é um meio de consegui-los. Vroom acreditava que o indivíduo atinge objetivos por expectativa de satisfação pessoal, e não por necessidade. De acordo com a teoria, diferentes pessoas reagem de maneira diferenciada perante uma situação em que sejam colocadas.

    Nesta teoria, três fatores determinam a motivação para produzir, em cada indivíduo. São elas:

    ·         Força de vontade para atingir metas, ou seja, objetivos pessoais;

    ·         A percepção que o indivíduo tem sobre a relação entre produtividade e o alcance de seus objetivos;

    ·         À medida que o indivíduo percebe a capacidade que tem de poder influenciar seu próprio nível de produtividade.

    [fonte: okconcursos]

  • De acordo com a Teoria da Expectativa (ou Expectância), de Victor Vroom, há 3 relações que exercem influência sobre a motivação do indivíduo dentro da organização:

    1. Relação esforço-desempenho (Expectância): crença do indivíduo de que o seu esforço será capaz de gerar o desempenho esperado pela organização e que esse resultado será notado em sua avaliação de desempenho;

    2. Relação desempenho-recompensa (Instrumentalidade): crença de que, ao atingir os objetivos a ele fixados, o indivíduo receberá recompensas da organização, como remuneração variável, bônus, folgas etc.;

    3. Relação recompensas-metas pessoas (Valência): grau em que as recompensas que o indivíduo recebe da organização servem para que ele possa atingir suas próprias metas pessoais.

    Fonte: Material Estrategia Concursos, professor Carlos Xavier