-
Gabarito: Errado
Após os comentários dos nobres colegas, vou acrescentar dados ao este meu comentário.
Estabelecendo conceitos:
- Grã-Bretanha: Ilha onde ficam Inglaterra, Escócia, País de Gales.
- O Reino Unido é uma união política: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
- A República da Irlanda, autônoma desde 1921, não faz parte do Reino Unido e permanece na UE.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_Unido; https://novaescola.org.br/conteudo/367/a-diferenca-entre-inglaterra-gra-bretanha-e-reino-unido?gclid=Cj0KCQiA7oyNBhDiARIsADtGRZam-nsKfQbj9Ku7lPP4qIGRXHzE9PyrOqCmGzxXpelVMXtpeNfMrvQaAtqqEALw_wcB; https://www.edublin.com.br/guia-sobre-o-brexit-entenda-a-saida-do-reino-unido-da-uniao-europeia/
Perceba que o erro está na composição do Reino Unido no sentido dos países que acompanharam a decisão. A Irlanda do Norte é quem faz parte do Reino Unido e não a República da Irlanda. Outrossim, vale destacar que, conforme comentários dos colegas que os países Escócia e País de Gales foram contrários à saída da UE. Fato que pode culminar em diversas tentativas de independência e saída destes países do Reino Unido devido aos graves danos à economia inflacionados pela atual Pandemia de Covid-19. Por ora, ainda sofrem politicamente e militarmente forte controle da Inglaterra e, assim, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte são obrigados a "acompanhar" o Reino Unido em suas decisões.
---
Não desista dos seus sonhos.
-
DISCORDO DO COMENTÁRIO DO COLEGA A CIMA. NÃO FAZ SENTIDO COM A QUESTÃO.
O QUE TORNOU A QUESTÃO ERRADA É DIZER QUE A ESCÓCIA E PAÍS DE GALES ACOMPANHOU (CONCORDOU) COM O BREXIT. ESSES DOIS PAÍSES, QUE COMPÕEM O REINO UNIDO, NÃO QUERIAM O BREXIT (A SAÍDA DO REINO UNIDO DA UNIÃO EUROPEIA).
fonte: Meus estudos...
-
Então, apesar deles não concordarem com o Brexit, visto que tanto a Escócia quanto a Irlanda do Norte votaram por permanecer no Bloco, ambos irão acompanhar a Inglaterra e o Pais de Gales na saída da União visto que eles fazem parte do Reino Unido. Por "acompanhar" não significa concordar, mas sim de ir junto.
Cito o site o seguinte site:
"Scotland – as part of the UK – has left the European Union, but while our relationship might be changing, EU citizens are still just as welcome as they’ve ever been!" - https://www.scotland.org/about-scotland/scotlands-stories/europe.
A questão erra ao trocar os nomes da Republica da Irlanda (Estado independente e soberano qual faz parte da U.E.) com a Irlanda do Norte (nação constituinte do Reino Unido, que saiu do brexit).
-
ERRADO
Não custa reforçar: O Reino Unido deixou a União Europeia (UE) em 31 de janeiro de 2020
O Reino Unido se tornou o primeiro país a deixar a UE desde sua criação.
Bons estudos!!
-
Reino Unido: o reino unido nada mais é do que a união da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
- Grã-Bretanha é o nome dado à ilha onde estão a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales.
- não se pode confundir Grã-Bretanha com o próprio reino unido.
-
O Tratado de Lisboa, em seu artigo 50 ,estabelece o procedimento que permite a um Estado-Membro retirar-se da União Europeia, se o desejar. E, a primeira vez que o artigo foi acionado foi quando a Grã-Bretanha apresentou sua decisão de saída, o chamado Brexit.
Na verdade, saída do Reino Unido da União Europeia foi um objetivo político perseguido por vários indivíduos, grupos de interesse e partidos políticos, desde 1973, quando o Reino Unido ingressou na Comunidade Econômica Europeia (CEE), a precursora da UE.
Houve duas consultas à população acerca da permanência ou saída do bloco. Em 1975 foi realizado um referendo e, o resultado da votação foi favorável à permanência. O eleitorado britânico foi novamente chamado a decidir sobre a questão da permanência ou não do país no bloco comum, em novo referendo, realizado no dia 23 de junho de 2016. O resultado da segunda consulta foi favorável à saída.
Desde então foram discutidas as condições de saída, entre o parlamento britânico e a UE(União Europeia). A não aceitação dos planos de saída não só atrasaram sua efetivação como causaram a queda de políticos como a da Primeira Ministra Teresa May.
Em de outubro de 2019, sendo Boris Johnson o primeiro-ministro, finalmente o Reino Unido e a Comissão Europeia conseguiram chegar a um acordo de retirada. Em 9 de janeiro de 2020 os parlamentares britânicos deram sua aprovação final ao texto, em uma votação histórica de 330 votos a favor e 231 contra. Em 31 de janeiro de 2020, às 23h00h UTC, ocorreu a saída formal do Reino Unido da União Europeia, após mais de três anos e meio do referendo e da crise do Brexit.
A afirmativa apresentada na questão não incorre em equívocos quanto ao histórico e datação do Brexit. Porém, estabelece que Escócia, País de Gales e República da Irlanda fazem parte do projeto de saída. .
Escócia e País de Gales fazem parte da Grã Bretanha mas não a República da Irlanda, que é independente desde 1949. E, permanece na União Europeia. Aliás, o Brexit não se relaciona com a República da Irlanda ( ou Eire) . Portanto, há que indicar a afirmativa como incorreta
Gabarito do Professor: ERRADO
-
ERRADO.
segue Resumão sobre o tema:
Essa é a primeira vez que um bloco econômico desde 1993 é abandonado.
REINO UNIDO é composto por quatro países: Inglaterra, País de Gales , Escócia e Irlanda do Norte;
O Reino Unido não é mais membro da União Europeia depois de 47 anos;
O Reino Unido deixou a União Europeia (UE) e o Brexit se tornou oficial no dia 31/01/2020;
o que é o brexit?
O QUE É BREXIT? A sigla Brexit é uma junção de “Britain” e “ exit ”, que em português significa saída do Reino Unido (da União Europeia). Consiste basicamente no desmembramento, por parte do Reino Unido, do bloco da União Europeia.
A pauta tem origem em grupos da direita da Inglaterra inicialmente minoritários e ganhou força ao longo dos anos 2010.
A discussão sobre o Brexit avançou em 2016, após a proposta ser dos britânicos, contra 48% que rechaçaram a saída da UE. é a primeira vez que alguém abandona o bloco econômico desde sua criação, em 1993.
A União Europeia é um grupo formado por 28 países, incluindo o Reino Unido, com livre comércio entre si.
VANTAGENS DO BREXIT:
defesa do Brexit inclui argumentos que apontam que a saída do Reino Unido do bloco é positiva porque irá, por exemplo:
- restringir a entrada de imigrantes no país;
- aumentar a soberania dos britânicos para decidir sobre assuntos de interesse interno, como saúde, emprego e segurança;
- aumentar os recursos públicos disponíveis exclusivamente para os britânicos, com o fim dos valores repassados à UE;
- melhorar as possibilidades de negociação em acordos bilaterais com outros países.
DESVANTAGENS DO BREXIT:
- caos no sistema legislativo;
- Instabilidade econômica na União Europeia;
- Reino Unido será forçado a pagar uma multa;
- Economia encolhida;
- Impacto no mercado de trabalho;
- Uma política anti-imigração severa, já que Muita gente votou a favor do Brexit para reduzir o número de imigrantes no Reino Unido;
- Brexit afetará gravemente o combate ao crime organizado
- Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-as-consequencias-da-saida-do-reino-unido-da-uniao-europeia/
Qual foi a primeira consequência do Brexit ?
A primeira e importante consequência da vitória do Brexit foi a queda do Primeiro-Ministro David Cameron, que concordou em realizar a consulta popular quando estava em campanha eleitoral, mesmo sendo defensor do Não.
Cameron foi substituído por Thereza May.
-
2020 ou 2021?