-
ERRADA
Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos mais facilmente, enquanto outros são menos visíveis e de difícil percepção. É como se estivéssemos observando um iceberg. A sua parte superior é perfeitamente visível, pois se encontra na superfície acima das águas. Contudo, a sua parte inferior fica oculta sob as águas e totalmente fora da visão das pessoas. Da mesma maneira, a cultura organizacional mostra aspectos formais e facilmente perceptíveis, como as políticas e diretrizes, os métodos e procedimentos, os objetivos, a estrutura organizacional e a tecnologia adotada. Contudo, oculta alguns aspectos informais como percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais, normas grupais etc. Os aspectos ocultos da cultura organizacional são os mais difíceis não somente de compreender e de interpretar, como também de mudar ou sofrer transformações.
www.faccamp.br/apoio/.../CULTURA_ORGANIZACIONAL.doc
-
Aspectos Formais e Abertos: componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas.
- Estrutura organizacional;
- Títulos e descrições dos cargos;
- Objetivos e Estratégias;
- Tecnologias e práticas operacionais;
- Políticas e diretrizes de pessoal;
- Métodos e procedimentos;
- Medidas de produtividade física e financeira.
Aspectos Informais e Ocultos: componentes invisíveis e cobertos, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos.
- Padrões de influenciação e de poder;
- Percepções e atitudes das pessoas;
- Sentimentos e normas de grupos;
- Crenças, valores e expectativas;
- Padrões de integração informais;
- Normas grupais;
- Relações afetivas.
CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da Administração: o Essencial em Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro, Elsevier, 2006, p191.
-
Errado!
A cultura apresenta vários níveis. Nem todos seus aspectos são visíveis. Muitas vezes, temos dificuldade de identificar certos fatores e também de alterá-los.
Os artefatos são aqueles aspectos visíveis, que temos contato assim que entramos em uma organização. São os aspectos que são mais facilmente alterados.
Já os pressupostos básicos são fatores tão arraigados que talvez nem sejam mais discutidos. Um exemplo seria a ideia da participação ou não da mulher no mercado de trabalho. Este conceito era polêmico nos anos 50, mas atualmente não é mais um fator discutido.
Os pressupostos básicos são as fontes dos valores. No caso do exemplo que citei, a ideia de que as mulheres devem ter acesso ao mercado de trabalho (pressuposto básico) pode ser a fonte de um dos valores da empresa (igualdade de salário entre os gêneros).
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó - estrategia concursos
-
A cultura organizacional é refletida através do cotidiano de uma organização, forma a cara dessa organização e é visível através de todos os ambientes físicos desta organização buscando com isso, de maneira involuntária, influenciar todos os que da organização participam sempre objetivando o equilíbrio organizacional uma vez que as pessoas se moldam à forma da organização e a organização é moldada à forma das pessoas participam da sua existência, isso faz com que a organização seja e tenha uma cultura.
As instituições são formadas de grupos formais e grupos informais, portanto coexistem em uma mesma organização duas culturas distintas a cultura formal e a cultura informal. A cultura formal é aquela representada por todos os procedimentos padrões em uma organização e a cultua informal é formada através da criação dos grupos informais. A soma da cultura organizacional formal e informal é a cultura organizacional.
-
ENTENDO QUE (SEM DELONGAS) O QUE INVALIDA A QUESTÃO É "SENTIMENTOS":
o ARTEFATOS:
§ É nível mais superficial, são os aspectos visíveis.
§ Relacionado com o que temos contato com uma organização.
§ São mais facilmente alterados.
§ Ex: produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc.
Sentimentos não estão entre os aspectos mais visíveis, portanto, gabarito errado.
-
EU ENTENDI QUE O ERRO ESTÁ EM COLOCAR SENTIMENTO NO MEIO
---------
Cultura organizacional
_
Elementos da cultura, segundo Maximiano (2007):
Artefato: Componentes mais visíveis de uma cultura, compreendendo os veículos, a arquitetura, arranjo físico, as roupas e os produtos utilizados pelas pessoas.
________________________________________________________________________________________________________________
Tecnologia: Repertório de conhecimentos utilizados pela organização e pelos funcionários para resolver problemas e transformar conhecimento e experiência em recursos, produtos e serviços.
________________________________________________________________________________________________________________
Símbolos: Podem ser materiais ou não. Comportamentos e objetos dotados de significados e transmitem mensagens dentro da organização (linguagem, histórias, mitos, heróis – podem ser tanto personagens reais quanto imaginários, rituais, cerimônias e alguns elementos da arquitetura e vestuário).
__________________________________________________________________________________________________________________
Valores: Os valores estão no íntimo da cultura. Crenças, preceitos, ideologias, preconceitos e julgamentos compartilhados sobre elementos externos ou internos.
__________________________________________________________________________________________________________________
Níveis da cultura:
1° Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis.
____________________________________________________________________
2° Valores compartilhados: invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento.
__________________________________________________________________________________________
3° Pressupostos básicos: é a camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos.
>> SENTIMENTO ESTÁ AQUI SE A SEGUNDA CAMANDA NÃO DÁ PARA VER AQUI É PIOR AINDA, ENTENDO QUE SÃO MAIS PROFUNDA
-
Errado.
Estrutura - 1 nivel; visivel; artefato
Atitude - 2 nivel; não visivel; valores compartilhados
Sentimento- 3 nivel; não visivel; pressupostos basicos