SóProvas



Prova CESPE - 2008 - FUB - Administrador


ID
490720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue as frases apresentadas nos itens subseqüentes quanto à
grafia das palavras e à pontuação.

O mundo seria, certamente, bem melhor se as pessoas conseguissem relacionar-se melhor! A questão é simples: como posso esperar, de fato, que alguém me compreenda ou preste atenção no que digo se nem sequer consigo entender o que estou dizendo?

Alternativas
Comentários
  • Questão perfeita, sem erro, confusa mas sem erros. As vírgulas estão bem colocadas e os dois pontos.


ID
490723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue as frases apresentadas nos itens subseqüentes quanto à
grafia das palavras e à pontuação.

Medo de olhar nos olhos, expressão facial em desacordo com o conteúdo, aparência malcuidada, ausência de gestos ou excessiva gesticulação bem como posturas inadequadas são suficientes para tirarem o brilho de um processo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Não deveria ter uma vírgula antes de "bem como posturas..."? Quem souber responder e puder enviar uma mensagem, agradeço muitíssimo. ;)
  • Na frase o autor começa com o termo: " Medo de olhar nos olhos...", porém este termo seria uma construção de enumeração e não propriamente o sujeito da frase. Na sequência ocorre um aposto explicativo seguido da continuação da enumeração. No último momento da enumeração ocorre a utilização de uma conjunção alternativa (Ou - Ou) sendo que o primeiro termo da conjunção fica subentendido no decorrer da frase, ex: "..., (ou) ausência de gestos ou excessiva gesticulação... A partir desse ponto a frase continua com a utilização dos advérbios bem e como, ao analisar sua estrutura percebe-se que o advérbio de intesidade, bem, surgi para completar o sentido do advérbio de modo e não completar o sentido do substantivo, gesticulação, dessa forma acredito que o uso da vírgula seria essencial, pois o desfecho da frase ocorre no último período. Sendo assim ao meu ver o gabarito está incorreto e a resposta seria a opção errado. 

    Espero ter ajudado.  
  • Note-se que "bem como" equivale a "e".
    Eu tinha errado a questão, mas está tudo certo.

ID
490726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue as frases apresentadas nos itens subseqüentes quanto à
grafia das palavras e à pontuação.

Se você não pode mudar as atitudes, nem os comportamentos de outras pessoas; assuma: que você é responsável apenas por o que está ao seu alcance, e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.

Alternativas
Comentários
  • Galera, entendo que a questão é errada pois a utilização do (;) é indevida. A frase é contínua, sendo correto a pausa por vírgula.
    Alguém poderia esclarecer?
  • Bem, acredito que o uso do ponto e vírgula seja um recurso do autor para realçar o termo posterior, assuma, causando o impacto textual para a utilização do dois pontos, no qual a ênfase é proporcionada ao desfecho do texto. Acredito que a frase esteja errada pois a contração da preposição "por" e do artigo definido "o" seria "pelo". Ocasionando o erro gramatical.

    Espero ter ajudado.
  • Não querendo desmerecer os colegas acima, mas a minha tese para o erro da questão é que em "... assuma: que você é responsável apenas ..." o verbo assumir está separado do sujeito (você) por causa dos dois pontos.
  • Acho que temos erro em : "...apenas por o que está...".
    Não se usa artigo antes do pronome relativo, mas nesta frase o “o” tem valor de “aquilo” (pare de se culpar por aquilo que aconteceu) e é, portanto, um pronome demonstrativo. Mesmo assim, acho que o correto é usar a contração "pelo", tanto que não dizemos “por o que aconteceu”, mas “pelo que aconteceu”.  O que vocês acham? 
  • Entre a oração principal e a oração subordinada substantiva não se usa pontuação. 
    ´assuma: que você’.
  • Pessoal, a frase com pontuação correta ficaria assim:

    Se você não pode mudar as atitudes nem os comportamentos de outras pessoas; assuma que você é responsável apenas por o que está ao seu alcance e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.

    Explicando os erros: Se você não pode mudar as atitudes, nem os comportamentos de outras pessoas; assuma: que você é responsável apenas por o que está ao seu alcance, e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.

    O uso da primeira vírgula é indevido, pois há dois termos coordenados sindéticos (as atitudes - os comportamentos) ligados pela conjunção aditiva nem. Assim, não há necessidade da vírgula.

    Em relação aos dois pontos, o uso também é indevido, porque a oração que você é responsável ...  é uma substantiva objetiva direta, funcionado como objeto direto da oração principal assuma e a única oração substativa que aceita uso de dois pontos é a apositiva.

    Quanto à segunda vírgula, podemos usar os mesmos argumentos já expostos na explicação do uso indevido da primeira vírgula.

    Por fim, o ponto e vírgula está separando a oração subordinada adverbial condicional Se você não pode ... da principal assuma que ...  Nesse caso, tabmém se poderia usar uma virgula, mas o uso do ponto e vírgula não deixa a frase errada, pois ha a ideia de ressaltar, como ja foi colocado em um comentário acima.
  • Frase reescrita

    Assuma que você é responsável apenas pelo que está ao seu alcance e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo, se (caso) você não pode (possa) mudar as atitudes nem os comportamentos de outras pessoas.

    A luta continua

  • Não se separa verbo do complemento: "...assuma que você é responsável...".
    Dica: assuma (isso). Quem assume, assume algo.
  • separou o verbo do complemento

  • separou o verbo do complemento

  • Se você não pode mudar as atitudes (,) nem os comportamentos de outras pessoas(;) assuma (...)   [ERRADO]

    Se você não pode mudar as atitudes nem os comportamentos de outras pessoas (,) assuma (...)  [CERTO]

     

    Acredito que o erro seja esse!

  • Acredito que o correto seria assim:

    Se você não pode mudar as atitudes nem os comportamentos de outras pessoas, assuma que você é responsável apenas pelo que está ao seu alcance e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.

  • Se houver conector coordenado no inicio da 2º oração , haverá APENAS 1 VIRGULA antes dele.

    O Brasil é um país rico, no entanto, o povo passa fome.

  • Não consegui terminar a frase, parei em *responsável apenas por o que está ao seu alcance*


ID
490792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

Tal como relatado no texto, a atuação do serviço de controle de migrações da Espanha diverge frontalmente das diretrizes da União Européia, que adota, em geral, nítida política de estímulo à entrada de imigrantes em seu território.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    A União Européia não estimula a entrada de imigrantes em seu território! Ao contrário, estimula-os a sair, especialmente agora com o agravamento da crise internacional. O que se tem dito acerca da Espanha é que os estrangeiros que desembarcam por lá, em especial os brasileiros, estão recebendo um tratamento excessivamente rigoroso em termos de exigências na imigração, bem como - e este talvez seja o ponto mais crítico da situação - vêm sendo submetidos a condições bastante precárias enquanto é providenciado o seu retorno ao Brasil.
  • A questão está errada, pois a União Europeia não estimula a entrada de imigrantes em seu território. Alguns países, como a Espanha, são porta de entrada mais frequente de imigrantes ilegais no continente. Por isso, é frequente verificar políticas mais rígidas de imigração nesses locais de maior entrada do que em outros países. Os cidadãos dos países pertencentes à união Europeia podem circular livremente pelo continente, podendo trabalhar e estudar sem necessidade de visto. Dentro da UE, há países ricos e outros relativamente pobres, de modo que existe imigração dos países menos favorecidos, como os do Leste europeu, para os mais ricos, como Reino Unido e Alemanha. Esse tipo de imigração não pode ser evitado porque está previsto nas próprias leis do bloco regional. Dessa forma, visto que a UE já tem um influxo significativo de imigrantes provenientes do próprio continente, ela não estimula a entrada de imigrantes de fora do bloco. A crise econômica iniciada em 2008 afetou particularmente alguns países europeus, como a Espanha, que têm, atualmente, grande taxa de desemprego. Questões sociais como essa fazem com que as sociedades dos países europeus se tornem crescentemente contra a imigração. 







ID
490795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

Os países da Comunidade Européia, em especial a Espanha, são, na atualidade, o destino praticamente exclusivo de brasileiros que tentam emigrar ilegalmente em busca de oportunidades de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A Espanha também esta passando por crises financeiras.


ID
490798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

O temor quanto às ações terroristas, cada vez mais freqüentes e transnacionalizadas, é a razão dada pelas autoridades européias para o aumento da rigidez na fiscalização das fronteiras entre os países que compõem a União Européia, como se pode inferir do texto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    O terrrorismo é, de fato, um dos fatores que têm contribuído para o aumento da rigidez na fiscalização das fronteiras entre os países que compõem a União Européia, e talvez o mais alardeado pelas autoridades realmente. Só que essa informação não pode ser inferida do texto, que sequer menciona essa questão.
  • A rigidez também visa combater a imigração ilegal

ID
490801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

A ameaça feita pelo Itamaraty de adotar o princípio diplomático da reciprocidade e dificultar a entrada de espanhóis no território brasileiro não surtiu efeito prático, haja vista a inexistência de casos de repatriação de espanhóis desde o início da crise.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Houve diversos casos de repatriação de espanhois, e alguns desses casos estão inclusive disponívels em vídeos no youtube como é o caso desses dois exemplos a seguir. O primeiro é um clássico!

    http://www.youtube.com/watch?v=jx_CTOdghws
    http://www.youtube.com/watch?v=Rfv6vVv28V8

ID
490804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

A ação da Espanha contra estrangeiros que tentavam entrar no país, como foi o caso dos brasileiros citados no texto, teve reflexos na política interna e ajuda a explicar a fragorosa derrota do partido socialista nas recentes eleições.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Eu diria que a ação da Espanha contra estrangeiros é um reflexo da política interna, ou seja, está mais para efeito do que para causa. Só que a questão sugere justamente o contrário. Além disso... o partido socialista, que lá tem a sigla PSOE - Partido Socialista Operário Espanhol, "ganhou" as eleições de 2008!
    [a prova foi realizada em 2008, ok?]

ID
490807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

No plano econômico-financeiro, é marcante, na economia brasileira nos últimos anos, a presença do capital espanhol, da qual são exemplos, entre outros, os grandes investimentos em setores como o da telefonia e o de bancos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Sim, sem dúvida. Os espanhois têm presença marcante na economia brasileira, especialmente nos dois setores citados na questão: o de bancos (Grupo Santander) e o de telefonia (Telefónica, que mais tarde "virou" Vivo).

ID
490810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

As relações econômicas entre a União Européia e os países em desenvolvimento ou considerados emergentes, como o Brasil, envolvem tensões que derivam, entre outros motivos, das práticas de protecionismo e subsídios adotadas pelas economias mais poderosas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    A economia dos países desenvolvidos na União Européia é muito pautada no protecionismo e, principalmente, nos subsídios. Essa situação é ainda mais evidente no setor agrícola, o que muitas vezes acarreta processos na OMC - Organização Mundial do Comércio, normalmente abertos por países em desenvolvimento como o Brasil, que são muito prejudicados pelo desequilíbrio que essas práticas trazem em termos de comércio internacional.
  • Práticas essas que também estão sendo revistas por países como França, ( Reino Unido ), Estados Unidos etc.. há uma desigualdade na Balança comercial , de forma a equilibrar um lado e desiquelibrar o outro..

    Bilateralidade.

     


ID
490813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

Tradicional destino de imigrantes vindos de várias regiões do planeta, o Brasil vem se transformando em país de emigrantes, em geral pessoas que partem em busca de melhores condições de vida no exterior.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Mas é preciso se ligar numa coisa... a questão se refere, talvez, ao período de colonização do Brasil, durante o qual, sim, fomos um grande centro de imigração para povos como portugueses, holandeses, africanos, italianos, japoneses, alemães, e tantos outros, cada um à sua época. Em contraste com esse período, a partir da metade do século XX aproximadamente, o Brasil de fato passou a ser, digamos assim, um exportador de pessoas, ou seja, nos tornamos um país de emigrantes ao invés de um país de imigrantes. Até aqui, portanto, a questão está certa.

    Só que a dinâmica migratória está mudando drastica e rapidamente nos últimos anos. O Brasil agora é um país com maior destaque no cenário econômico internacional e, claro, vem se tornando atrativo para estrangeiros. Portanto, se considerarmos os últimos 10 anos, ou melhor, se considerarmos esse princípio de século XXI, talvez tenhamos nos tornado novamente um país de imigrantes: cubanos, haitianos, chineses, espanhois...

ID
490816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

A economia norte-americana passa, no momento, por crise preocupante, cujo primeiro grande sintoma foi o denominado estouro da bolha imobiliária, ou seja, a demonstração de crescente incapacidade de pagamento da dívida contraída por adquirentes de imóveis.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Sem dúvida o estouro da bolha imobiliária foi o grande sinal de alerta para a crise economica. Em termos sumários tratou-se do seguinte... as pessoas estavam com dinheiro (economia aquecida, todo mundo empregado, etc) e queriam comprar coisas. Dentre essas coisas, roupas, celulares, computadores, carros... e casas. Mas casas são caras, e quando muita gente quer comprá-las, elas se tornam ainda mais caras. Aí as pessoas pedem empréstimos para financiar sua casa, acreditando que a economia continuará aquecida, que seus empregos continuarão garantidos e seus salários suficientes). Quando, no entanto, algo dá errado, quando a economia se desaquece por algum motivo, tudo desanda. O nível de emprego se reduz, os salários idem, e sem dinheiro pra pagar os financiamentos, o cidadão comum dá calote nos bancos. Tudo bem, o banco ganha a casa, mas pra vender pra quem? Os preços até caem na tentativa de resolver logo o problema, mas as pessoas não têm dinheiro sequer pra pagar as dívidas já contraídas, quem dirá pra contrair outras novas. Sem o (muito) dinheiro que foi emprestado ao setor imobiliário, os bancos não conseguem atender às necessidades dos outros setores da economia e, pior, não conseguem sequer honrar os compromissos que assumiram (porque os bancos também fazem as suas treitas...). Em um cenário assim... o papai Estado acaba tendo que intervir pra evitar que a crise chegue a proporções ainda maiores.

ID
490819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Reduzindo dramaticamente o consumo de bens industrializados, a atual crise norte-americana ainda não conseguiu afetar o sistema financeiro propriamente dito, deixando a salvo, pelo menos por ora, bancos e instituições similares.

Alternativas

ID
490822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Uma das características da globalização é a interdependência dos mercados, o que permite supor que uma crise de grandes proporções em um importante país pode se expandir e arrastar consigo muitos outros países.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Essa interdependência dos mercados é o motivo pelo qual somos tão rapidamente afetados aqui, quando, por exemplo, o PIB da China não alcança o nível de crescimento esperado. Poxa, China... Brasil... estamos tão longe... pois é, mas os produtos de um país e do outro estão sendo comercializados globalmente e o que afeta um, cedo ou tarde, afetará o outro.

ID
490825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Citado no texto, o Bolsa Família é um programa de distribuição de renda conduzido pelo governo federal e voltado para famílias identificadas como carentes, delas exigindo-se a regular freqüência às aulas dos filhos em idade escolar.

Alternativas
Comentários
  • Certo,. o Bolsa Família é um dos programas  do governo federal que permitiu o aumento do poder de compra de muitos brasileiros.Muitos que estavam na linha de pobreza puderam melhorar sua condição adquirindo móveis e eletrodomésticos e também imóveis oferecido pelo programa Minha casa minha vida.

  • Errada as famílias que não possuem filhos também podem receber o benefício do bolsa família. 

    A questão pecou pela generalização. Cabe recurso fácil. 

  • § 5   Ultrapassada a fase de habilitação dos concorrentes (incisos I e II) e abertas as propostas (inciso III), não cabe desclassificá-los por motivo relacionado com a habilitação, salvo em razão de fatos supervenientes ou só conhecidos após o julgamento.


ID
490828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

O entusiasmo do presidente da República, mencionado no texto, se justifica pelo fato de que, nos três últimos anos, os índices de crescimento econômico do Brasil são praticamente idênticos aos apresentados pela China.

Alternativas

ID
490831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Citado por Lula, Bush vê aproximar o fim de seu governo com índices decrescentes de aprovação popular, em larga medida determinados pela desgastante guerra contra o Iraque, na qual morreram milhares de norte-americanos.

Alternativas

ID
490834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Entre as novidades presentes na atual campanha presidencial norte-americana, ainda em sua fase primária, está a presença de dois postulantes à candidatura pelo partido democrata que fogem ao padrão do país: um negro (Barak Obama) e uma mulher (Hillary Clinton).

Alternativas
Comentários
  • Certo. o  atual presidente dos Estados Unidos, um negro,  teve uma vitória muito comemorada em muitos países. Porém a crise continua.....


ID
490840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores
Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas
federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa
legalmente investida em cargo público. Considerando o texto
originário da citada lei e as alterações posteriores, julgue os itens
que se seguem.

A posse e o exercício no cargo público são atos distintos. A posse é ato subseqüente à nomeação e ocorrerá no prazo de quinze dias contados da publicação do ato de provimento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Posse = 30 dias, em regra, improrrogáveis
    Exercício= 15 dias improrrogáveis
  • NOMEAÇÃO

    Forma de investidura em cargo público, que se oficializa com a publicação do correspondente decreto ou portaria e se completa com a posse e o exercício.
     

    POSSE

    Ato de aceitação expressa pelo nomeado das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo. Com a posse complementa-se a investidura do nomeado no cargo e, a partir dela, passa o mesmo à condição de servidor, sujeito de direitos e deveres funcionais, por isso mesmo que a nomeação regular só pode ser desfeita antes da posse do nomeado. Publicado em Diário Oficial o ato de nomeação, o nomeado tem o prazo de 30 (trinta) dias, contados dessa  publicação, para  tomar posse; esse prazo poderá ser prorrogado por mais 30 (trinta) dias, se o nomeado requerer essa prorrogação,  antes de vencido o prazo inicial.
     

    EXERCÍCIO

    Efetivo desempenho das atribuições do cargo. Com a posse, o servidor passa a desempenhar legalmente as suas funções, adquirindo direito às vantagens do cargo e à contraprestação pecuniária devida pelo Poder Publico.

     Caso o servidor não entre em exercício funcional no prazo legalmente assinalado, caberá a sua exoneração de oficio.

  • Lei 8.112/90.   
    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
    § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97).

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
  • Nomeação => Posse (em 30 dias) => Exercício (em 15 dias)

  • NOMEAÇÃO

    até 30 dias depois --> POSSE

    até 15 dias depois --> EXERCÍCIO 

  • A posse ocorrerá em até 30 dias e a entrada em exercício em até 15 dias.

  • Nomeação -30 DIAS - Posse - 15 DIAS - Exercício 

  • Lei 8.112/90.    copie e colei , que o colega escreveu.
    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
    § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97).

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • NÃO---- NOMEAÇÃO NO PRAZO DE 30 DIAS JÁ A POSSE ------ EM 15 DIAS PARA EXERCICIO.

  • PUBLICAÇÃO: ⏝⏠

     

    (╯°□°)╯Nomeação -------até 30 dias-----> Posse   (°ロ°)☝ ٩(˘◡˘ ) ⇒  SEM EFEITO  X

    _/|''|''''\__
    '-O---=O-°  Posse I -----até 15 dias------> EXercício.  [̲̅$̲̅(̲̅ιοο̲̅)̲̅$̲̅]  EXONERADO  ︻╦╤─ ҉ - - ٩(×̯×)

     

    proviMEnto = noMEação  () /

    inveStidura = poSSe (͡ ° ͜ʖ ͡ °) ⇒ [̲̅$̲̅(̲̅ιοο̲̅)̲̅$̲̅]

  • 30 DIAS PARA TOMAR POSSE E 15 DIAS PARA ENTRAR EM EXERCICIO.

  • Errado . A posse ocorrerá no prazo de 30 dias após nomeação

  • GABARITO ERRADO

    NOMEAÇÃO--------POSSE------ EXERCICIO

    30 dias apos a nomeação deve tomar posse, 15 dias apos a posse deve entrar em exercicio

  • Ø POSSE> Assinatura do respectivo termo > deve constar Atribuições, Deveres, Responsabilidades e Direitos inerentes ao cargo. > não pode ser alterado unilateralmente. Ocorrerá no PZ de 30 dias contado do ato de provimento > poderá ser mediante Procuração Específica. < Depende de prévia inspeção Médica Oficial Ø Servidor em Licença? Pz começa a contar do término do impedimento.


ID
491866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores
Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas
federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa
legalmente investida em cargo público. Considerando o texto
originário da citada lei e as alterações posteriores, julgue os itens
que se seguem.

Nomeação, promoção, readaptação e lotação são algumas das formas de provimento em cargo público.

Alternativas
Comentários
  • Lotação não é forma de provimento... as demais opções estão corretas.
  • FORMAS DE PROVIMENTO DOS CARGOS PÚBLICOS  

    O Provimento é o preenchimento do cargo público 

    Originária: pressupõe a inexistência de uma relação jurídica anterior mantida entre o Servidor e a Administração.
    A única forma de Provimento Originário é a nomeação, que pode ser realizada em caráter Efetivo ou para Cargos de Provimento em Comissão. 
    • Nomeação - Cargo Efetivo: pressupõe a aprovação em concurso público de provas ou de provas e Títulos – sabemos que a aprovação em concurso NÃO ENSEJA O DIREITO ADQUIRIDO À NOMEAÇÃO. 

    Derivada: As formas derivadas de provimento dos cargos públicos, decorrem de um vínculo anterior entre Servidor e Administração. 
    • Promoção 
    • Readaptação 
    • Reversão 
    • Aproveitamento 
    • Reintegração 
    • Recondução 
    O servidor poderá progredir na mesma carreira, nos diversos escalões de uma mesma carreira. Diante do entendimento do STF, entendeu-se que Ascensão Funcional e a Transferência SÃO INCONSTITUCIONAIS. 

    Fonte : http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/direito-administrativo/formas-de-provimento-dos-cargos-publicos
  • Lei 8.112/90
            Art. 8o  São formas de provimento de cargo público:
            I - nomeação;
            II - promoção;
            III - ascensão;(Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
            IV - transferência; (Execução suspensa pela RSF nº 46, de 1997)   (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
            V - readaptação;
            VI - reversão;
            VII - aproveitamento;
            VIII - reintegração;
            IX - recondução.
  • Errado.

    O erro foi incluir "lotação".

    8112. Art. 8o São formas de provimento de cargo público:

      I - nomeação;

      II - promoção;

      V - readaptação;

      VI - reversão;

      VII - aproveitamento;

      VIII - reintegração;

      IX - recondução


  • lotação, negativo!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Lotação? no seu sonho

  • essa passei lotado literalmente

  • Formas de Provimento ♪Música♫

    Nomeação♫ (Originário)

    Promoção♫ (Derivado)

    Readaptação♫ (Derivado)

    ♪Reintegração♫ (Derivado)

    ♪Reversão♫ (Derivado)

    ♪Aproveitamento (Derivado)

    ♪Recondução♫ (Derivado)

    ♪São provimento, para preenchimento de cargo público.♫

    Como podemos observar, está questão é recorrente em concurso público, deem atenção especial a ela.

    Lotação não está elencada nas formas de provimento, mas podemos encontrar no ônibus, metro, trem, elevador, etc.

  • Lotação de ônibus é? kkkk

  • A banca foi pouco criativa era para ter colocado no lugar de lotação a palavra LOTERIA!!!! KKKKKK.

  • São formas de provimento: Nomeação / promoção / readaptação / reintegração / recondução / aproveitamento / reversão.

     

    Forma de provimento originário:

    Nomeação.

     

    Formas de provimento derivado:

    promoção / readaptação / reintegração / recondução / aproveitamento / reversão.

     

  • LOTAÇÃO??? KKKKK

  • Lotação deixa a questão incorreta.

  • Errado. Lotação não é forma de provimento , nem de vacância

  • Gabarito: errado

    --

    88,7 FM é a rádio da PAN 4R's

    Lei 8112. Art. 8  São formas de provimento de cargo público:       

    I - nomeação;

           II - promoção;

           III - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

           IV - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

           V - readaptação;

           VI - reversão;

           VII - aproveitamento;

           VIII - reintegração;

           IX - recondução.

  • GAB: E


ID
491869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores
Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas
federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa
legalmente investida em cargo público. Considerando o texto
originário da citada lei e as alterações posteriores, julgue os itens
que se seguem.

O exercício, que ocorre após a posse no cargo ou função pública, é a execução ativa da função ou do cargo.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    De acordo com o art. 13 da lei 8112, "a posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei."
    Ainda na lei, o art. 15 dipõe que "
    exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança."
  • Sei que o meu comentário é inoportuno, mas às vezes ficamos tão apegados à literalidade da lei, que uma simples palavra diferente faz com que marquemos como errada, sendo que execução é sinônimo de exercício.
  • Certo.


    Artigo 15, Lei 8112/90: "Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse".

  •         Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

      § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse

  • Cespe é uma desgraça msm. Na assertiva, ele menciona "função pública", que acontece mediante vínculo contratual entre um particular e a Adm. Pública. Já na letra da lei, fala em "função de confiança". E, msm assim, considera a questão como correta, pqp!!!

  • Ø EXERCICIO> (PZ 15 dias) da data da POSSE para entrar em Exercício. Se perder o pz? Será exonerado. Função de Confiança? Torna-se sem Efeito.


ID
1011343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue as frases apresentadas nos itens subseqüentes quanto à grafia das palavras e à pontuação.

A pergunta ideal para se ter a evidencia se, de fato, o outro entendeu o que se disse é “O que você entendeu do que eu disse?”.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA .
    O item deu comando para julgar quanto à grafia das palavras e à pontuação.
    No caso em questão, falta acento em evidência, portantoo item está errado.
  • Alguém sabe onde tá o erro dessa questão?
  • Evidencia sem acento (evidência).

  • RESPOSTA ERRADA

    "quanto mais eu estudo mais assombração me aparece"

    #sefazal #ufal2019

  • Tem alguém ai respondendo essas questões porque já esgotou dos anos atuais ?


ID
1011346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue as frases apresentadas nos itens subseqüentes quanto à grafia das palavras e à pontuação.

Para concluir, cabe ressaltar a sutileza da comunicação das pessoas que têm bondade no coração, gentileza nos gestos, beleza e doçura nas palavras.

Alternativas
Comentários
  • Para concluir assume valor de adjunto adverbial deslocado. Apenas justificando o uso da vírgula. 
  • Certo

    Apenas um complemento...

    "Para concluir, cabe ressaltar a sutileza da comunicação das pessoas que têm bondade no coração, gentileza nos gestos, beleza e doçura nas palavras."

    Grafam-se com Z os sufixos -EZ e -EZA (formadores de substantivos abstratos derivados de adjetivos)

    sutileza - sutil
    gentileza - gentil
    beleza - belo

    Bons estudos ;D
  • Usa-se tem quando o sujeito está no singular.
    E têm quando o sujeito é composto ou está no plural.
  • O têm está no plural porque concorda com PESSOAS na qual se encontra.Porém, o tem sem acento deve fazer concordância no singular.
    Força e Fé!
  • Só p/ complementar, gostaria de falar sobre a diferença entre o uso do "S" e do "Z" nas terminações "ES x EZ" e "ESA x EZA":

    As palavras terminadas em ÊS e ESA serão escritas com s quando indicarem nacionalidade, títulos ou nomes próprios ( Tresa, Camponês, Inglês).
    As palavras terminadas em EZ e EZA serão escritas com z quando forem substantivos abstratos provindos de adjetivos, ou seja, quando indicarem qualidade (Embriaguez, limpeza, gentileza, beleza, sutileza).
  • Emprega-se com G em :

    - Após R,geralmente.

    ex.: aspergir,convergir,divergir,sargento,submergir,virgem.

    - finais -AGEM,-EGE - OGE -UGEM - IGEM -EGEM

    ex.: garagem,herege,vertigem,paragoge,ferrugem,divergem

    ** EXCEÇÕES: pajem,lajem (ou laje),lambujem. 


ID
1011388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa legalmente investida em cargo público.


Considerando o texto originário da citada lei e as alterações posteriores, julgue os itens que se seguem.

O servidor público em exercício no cargo será avaliado por meio de estágio probatório e, se aprovado, adquirirá estabilidade funcional.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Lei 8.112/90.Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:
    I - assiduidade;
    II - disciplina;
    III - capacidade de iniciativa;
    IV - produtividade;
    V- responsabilidade. 
    CF/88. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
  • Segundo a CONSTITUICAO esse prazo é de 3 anos.
  • CF/88. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 19, DE 04 DE JUNHO DE 1998
    Art. 6º O art. 41 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • Correto. Lei 8112/90. Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 (dois) anos de efetivo exercício.

    CF/88. "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.


  • Gabarito: CERTO

    A princípio, discordo, vez que a questão parece confundir o instituto da ESTABILIDADE com o do ESTÁGIO PROBATÓRIO, que são, em essência, diferentes. Este refere-se ao cargo, enquanto aquele, ao serviço público. Ademais, os prazos são diversos: o primeiro, tem prazo de 3 anos, conforme CR/88, art. 41, caput, enquanto o segundo encontra-se previsto na Lei nº 8.112/90, art. 20. Assim, é falsa a afirmação de que o servidor aprovado no estágio probatório adquire estabilidade, pois tanto ele já pode tê-la (no caso de haver ocupado cargo efetivo diverso anteriormente, por mais de 3 anos), quanto, em sendo o primeiro cargo público por ele ocupado, apenas a adquirirá um ano adiante, depois de terminado o estágio probatório.

    Obs.: conquanto haja previsão pela Lei 8.112/90, art. 21, do instituto da estabilidade, sua previsão é de prazo coincidente com o estágio probatório, qual seja, 2 anos, o que não se encontra em conformidade com o dispositivo constitucional, pelo que o prazo para aquisição da estabilidade no serviço público deve seguir a prescrição da Carta Magna, i.e. 3 anos.

  • ERRADO SENHORES!
    A questão é de 2008, os concurseiros não tinham agulhas nos cérebros que davam choque quando viam algo digno de recurso, ou pior, as bancas eram imaturas como o CESPE para reconhecer que estavam errada.

    Vamos lá!

    1º) No enunciado em nenhum momento induz ou de acordo com a Lei 8.112/90 ou com a Constituição Federal.

    A única coisa que ele pede é que adquirirá estabilidade funcional:
    Meus caros, realmente é necessário ser aprovado em estágio probatório, mas isso não será a única coisa que vai lhe garantir estabilidade funcional, será necessário ter passado por 03 anos de efetivo exercício também.

    As questões mais modernas, principalmente CESPE, consideram erradas as assertivas que só trazem a aprovação de estágio probatório, na verdade nossa atual doutrina aponta 04 requisitos para adquirir a estabilidade:

    a)  Tersido habilitado num Concurso Público.Não confunda esse com ProcessoSimplificado que é feito para os chamados Servidores Temporários, esses nãoadquirem estabilidade;

    b)  Tertomado posse em um Cargo Público, osocupantes de Cargo em Comissão não adquirem estabilidade;

    c)  SerAprovado na Avaliação de Desempenho do EstágioProbatório;

    d)  Terexercido 03 anos de efetivo exercício

    O erro por desatualização dessa questão reside na única afirmação de ser aprovado no estágio probatório, quando na verdade, já estando em exercício no cargo, terá também de ter passado pelo prazo de 03 anos de efetivo exercício.

    CORRIGINDO UMA VEIA DILATADA NA TÊMPORA TANTA DE IRA QUANDO SER VER UMA QUESTÃO ASSIM!

  • Quando se clica em "ver texto associado à questão" aparece isso... A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa legalmente investida em cargo público. 


  • Israel Ferreira: tira seu comentário, rapaz. GABARITO: CERTO!

  • Eu entraria com recurso, haja vista o servidor efetivo ser detentor de um cargo e não uma função. O que para mim torna a questão errada!! Estabilidade funcional

  • Esta questão está mal formulada. Caberia recurso.

    Como o servidor por que passou no estágio probatório já passaria para a estabilidade. 

    Só após três anos de efetivo exercício.

  • Recurso fácil.  Mal elaborada.

    SERÁ AVALIADO POR MEIO DE estágio? Será avaliado durante estágio probatório por meio de avaliação de desempenho homologada por ato de autoridade competente em comissão estabelecida para esse fim. 


    Art 20, da Lei 8112/90 e seus parágrafos.

  • A questão solicita conhecimento em interpretação textual. 

    O servidor só tem como ser avaliado se entrar em exercício - por meio do estágio probatório.
    E, se aprovadofica implícito que passou o prazo de três anos, assim como a avaliação que ocorre 4 meses antes de findo o período do estágio probatório;

  • ATENCAO! Cliquem pro professor comentar.

     

    Concordo com os comentários do Labor vincit!!! (postado em 12 de Fevereiro de 2014) e do jonathan carvalho.

     

    No enunciado fala "A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime...".

     

    Lei 8.112: Art.20, § 2- O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art.29.

     

     

    8.112, Art. 20. -> Vide EC nº 19.

     

     

    EC nº 19:

    Art. 6º O art. 41 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

     

     

    Estabilidade se adquire após 3 anos de exercicio em cargo efetivo.

  • Servidor público pode ser tanto o ocupante de cargo efetivo, como o ocupante de cargo em comissão. E apenas o ocupante de cargo efetivo que se submete à estágio probatório. Se a banca não se referir a um determinado tipo de servidor, entenderei que ela está falando de uma forma geral, que abrange os dois tipos. 


ID
1011391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa legalmente investida em cargo público.


Considerando o texto originário da citada lei e as alterações posteriores, julgue os itens que se seguem.

A vacância do cargo público decorrerá somente no caso de exoneração a pedido.

Alternativas
Comentários
  • A vacância do cargo pode decorrer de várias hipóteses:
    Aposentadoria, promoção,exoneração de oficio, entre outras.
    Não decorre apenas da exoneração a pedido. Por isso a questão está ERRADA


  • Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro

    Vacância é o ato administrativo pelo qual o servidor é destituído do cargo, emprego ou função. Segundo o art. 33 da Lei n.º 8.112/1990, a vacância do cargo público pode decorrer de exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, posse em outro cargo inacumulável ou falecimento. Antigamente, a citada Lei previa ainda como formas de vacância a ascensão e a transferência, mais tais espécies, que já tinham sido declaradas inconstitucionais pelo STF (ADI 837/98), acabaram sendo revogadas pela Lei n.º 9.527/1997.

    Fonte :
    http://diretoriojuridico.blogspot.com.br/2010/12/vacancia-de-cargo-publico.html
  • Errado.


    Artigo 33, Lei 8112/90: "A vacância do cargo público decorrerá de:

      I - exoneração;

      II - demissão;

      III - promoção;

    IV- Revogado.

    V- Revogado.

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

     VIII - posse em outro cargo inacumulável;

     IX - falecimento".

  • BIZU: Pare! Departamento de Polícia Federal (DPF)

    Promoção;

    Aposentadoria;

    Readaptação;

    Exoneração;

    Demissão;

    Posse em outro cargo inacumulável;

    Falecimento

  • Diogo Leal, o meu bizu é  PARE FDP.  Achei mais fácil de lembrar. kkk

  • Vale ressaltar que, a exoneração é classificada em: de ofício e a pedido(art. 34). No Art. 33, da lei 8.112: "A vacância do cargo público decorrerá de: I- exoneração;". Logo, não específica qual o tipo de exoneração, abrangendo os dois tipos. FicaDica!

  • Hipóteses de Vacância ♪Música♫

    ♪Exonero

    ♪Faleceu

    ♪Demitiu

    Promoveu♫

    ♪Aposentou

    Readaptou♫

    ♪POC é Vacância.

    POC: Posse em outro cargo inacumulável.

    OBS: Existe 2 tipos de Vacância que tambêm são tipos de Provimento: Promoção e Readaptação.

  • tb há outro erro: Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

  • Formas de Vacância : PEDRA PF

    P romoção (É tbm forma de provimento)

    E xoneração (Não é punição)

    D emissão (É punição)

    R eadaptação (É tbm forma de provimento)

    A posentadoria

    P osse em outro cargo público inacumulável 

    F alecimento

  • A vacância do cargo público decorrerá somente no caso de exoneração a pedido. ERRADA

    A questão está incorreta porque a vacância pode ocorrer nos casos de exoneração de ofício também.

    ________________
    A exoneração do servidor efetivo poderá ser a pedido ou de ofício.

    Hipóteses de exoneração de ofício:

    a) inabilitação em estágio probatório;

    b) quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo (15 dias);

    c) quando o servidor estável não consegue atingir as metas mínimas de eficiência e é considerado insatisfatório na avaliação periódica de desempenho.

    d) em casos de excesso de despesas com pessoal, para adequação aos limites previstos na LRF, situações em que o ente estatal determinará (nesta ordem) a exoneração de servidores comissionados, em um percentual mínimo de 20%; passando à exoneração de servidores não estáveis; e, por fim, realizando a exoneração de servidores estáveis;

    e) em casos de servidores detentores de cargos em comissão (livre nomeação e de livre exoneração).

    Fonte: PDF Estratégia concursos.

  • Errado

    -Posse em outro cargo inacumulávelo Aposentadoria

    Promoção

    Demissão

    Exoneração

    Readaptação

    Falecimento


ID
1011394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na tentativa de entender a cultura dentro das organizações, surgiram vários campos de interpretação desse tema. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A cultura organizacional é constituída, entre outros aspectos, por normas informais e não-escritas existentes na organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    A cultura organizacional representa de uma forma geral normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização unindo-os em torno dos mesmos objetivos (SROUR, 2005).

    http://www.ufpi.br/subsiteFiles/admpicos/arquivos/files/Monografia%20Cultura%20Organizacional.pdf

    Conforme Hobbins (2002, p. 240) "Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra".

    Chiavenato (1999, p. 172) "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização".

  • A cultura exprime a identidade da organização. Ela é construída ao longo do tempo e passa a impregnar todas as práticas, constituindo um complexo de representações mentais e um sistema coerente de significados que une todos os membros em torno dos mesmos objetivos e dos mesmos modos de agir. Ela serve de elo entre o presente e o passado e contribui para a permanência e a coesão da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

  • cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

  • A cultura organizacional é construída a partir de hábitos, históricos, costumes, pessoas e crenças dentro de uma empresa. A busca por sua compreensão é um longo processo de análise e pesquisa que permeia os relacionamentos entre os colaboradores no ambiente de trabalho.

     

    Existem dois tipos de sistemas orgânicos na Comunicação Corporativa, que estão inseridos na construção da Cultura Organizacional, são eles:

     

    Rede formal

    Rede informal

     

    O primeiro sistema compreende todo o cenário de comunicação criado, padronizado e administrado pela organização, junto dele existe o organograma, com a definição de funções e outras diretrizes institucionais oficiais. O planejamento da rede formal é feito para atingir os objetivos organizacionais de negócios. Em síntese, é o planejamento criado pela alta gerência para que as informações sejam transmitidas aos colaboradores como conteúdo oficial.

     Já a rede informal inicia após o natural relacionamento entre os indivíduos, os quais possuem aspirações pessoais, que em conjunto resultam em ideais coletivos sobre uma determinada organização. Essa rede não possui regras e normas da alta gestão. Nasce, portanto, da coletividade, da convivência em grupo, a partir do diálogo e troca de experiências informais. É a rede que estabelece efetivamente o diálogo interno contínuo, e por isso deve ser vista como uma importante estratégia na disseminação de informações e principalmente no desenvolvimento de debates entre os colaboradores.

    É nesse contexto que a Comunicação Interna se configura como uma importante ferramenta para os profissionais de Relações Públicas entenderem e mapearem alguns pontos da cultura organizacional e atuarem de forma efetiva visando os comportamentos e as expectativas dos colaboradores.

     

    https://rpblogando.wordpress.com/2011/05/03/rede-formal-e-informal/

     

    GABARITO: CERTO


ID
1011397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na tentativa de entender a cultura dentro das organizações, surgiram vários campos de interpretação desse tema. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Geralmente, aspectos da cultura organizacional, como estrutura, sentimentos e atitudes, são visíveis e de fácil percepção.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos mais facilmente, enquanto outros são menos visíveis e de difícil percepção. É como se estivéssemos observando um iceberg. A sua parte superior é perfeitamente visível, pois se encontra na superfície acima das águas. Contudo, a sua parte inferior fica oculta sob as águas e totalmente fora da visão das pessoas. Da mesma maneira, a cultura organizacional mostra aspectos formais e facilmente perceptíveis, como as políticas e diretrizes, os métodos e procedimentos, os objetivos, a estrutura organizacional e a tecnologia adotada. Contudo, oculta alguns aspectos informais como percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais, normas grupais etc. Os aspectos ocultos da cultura organizacional são os mais difíceis não somente de compreender e de interpretar, como também de mudar ou sofrer transformações.

    www.faccamp.br/apoio/.../CULTURA_ORGANIZACIONAL.doc

     

  • Aspectos Formais e Abertos: componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas.

    - Estrutura organizacional;

    - Títulos e descrições dos cargos;

    - Objetivos e Estratégias;

    - Tecnologias e práticas operacionais;

    - Políticas e diretrizes de pessoal;

    - Métodos e procedimentos;

    - Medidas de produtividade física e financeira.

    Aspectos Informais e Ocultos: componentes invisíveis e cobertos, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos.

    - Padrões de influenciação e de poder;

    - Percepções e atitudes das pessoas;

    - Sentimentos e normas de grupos;

    - Crenças, valores e expectativas;

    - Padrões de integração informais;

    - Normas grupais;

    - Relações afetivas.

    CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da Administração: o Essencial em Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro, Elsevier, 2006, p191.

  • Errado!


    A cultura apresenta vários níveis. Nem todos seus aspectos são visíveis. Muitas vezes, temos dificuldade de identificar certos fatores e também de alterá-los.


    Os artefatos são aqueles aspectos visíveis, que temos contato assim que entramos em uma organização. São os aspectos que são mais facilmente alterados. 


    Já os pressupostos básicos são fatores tão arraigados que talvez nem sejam mais discutidos. Um exemplo seria a ideia da participação ou não da mulher no mercado de trabalho. Este conceito era polêmico nos anos 50, mas atualmente não é mais um fator discutido. 


    Os pressupostos básicos são as fontes dos valores. No caso do exemplo que citei, a ideia de que as mulheres devem ter acesso ao mercado de trabalho (pressuposto básico) pode ser a fonte de um dos valores da empresa (igualdade de salário entre os gêneros).


    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó - estrategia concursos



  • A cultura organizacional é refletida através do cotidiano de uma organização, forma a “cara” dessa organização e é visível através de todos os ambientes físicos desta organização buscando com isso, de maneira involuntária, influenciar todos os que da organização participam sempre objetivando o equilíbrio organizacional uma vez que as pessoas se moldam à forma da organização e a organização é moldada à forma das pessoas participam da sua existência, isso faz com que a organização seja e tenha uma cultura.

     

    As instituições são formadas de grupos formais e grupos informais, portanto coexistem em uma mesma organização duas culturas distintas a cultura formal e a cultura informal. A cultura formal é aquela representada por todos os procedimentos padrões em uma organização e a cultua informal é formada através da criação dos grupos informais. A soma da cultura organizacional formal e informal é a cultura organizacional.

  • ENTENDO QUE (SEM DELONGAS) O QUE INVALIDA A QUESTÃO É "SENTIMENTOS":

     

    o    ARTEFATOS:

     

    §  É nível mais superficial, são os aspectos visíveis.

     

    §  Relacionado com o que temos contato com uma organização.

     

    §  São mais facilmente alterados.

     

    §  Ex: produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc.

     

    Sentimentos não estão entre os aspectos mais visíveis, portanto, gabarito errado.

  • EU ENTENDI QUE O ERRO ESTÁ EM COLOCAR SENTIMENTO NO MEIO

    ---------

    Cultura organizacional

     

    _

    Elementos da cultura, segundo Maximiano (2007): 

    Artefato: Componentes mais visíveis de uma cultura, compreendendo os veículos, a arquitetura, arranjo físico, as roupas e os produtos utilizados pelas pessoas.

    ________________________________________________________________________________________________________________

    Tecnologia: Repertório de conhecimentos utilizados pela organização e pelos funcionários para resolver problemas e transformar conhecimento e experiência em recursos, produtos e serviços.

     

    ________________________________________________________________________________________________________________

    Símbolos: Podem ser materiais ou não. Comportamentos e objetos dotados de significados e transmitem mensagens dentro da organização (linguagem, histórias, mitos, heróis – podem ser tanto personagens reais quanto imaginários, rituais, cerimônias e alguns elementos da arquitetura e vestuário).

     

    __________________________________________________________________________________________________________________

    Valores: Os valores estão no íntimo da cultura. Crenças, preceitos, ideologias, preconceitos e julgamentos compartilhados sobre elementos externos ou internos.

    __________________________________________________________________________________________________________________

     

    Níveis da cultura:

    1° Artefatos: visíveis, superficiais e perceptíveis.

    ____________________________________________________________________

    2° Valores compartilhados: invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento.

    __________________________________________________________________________________________

    3° Pressupostos básicos: é a camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos.

    >> SENTIMENTO ESTÁ AQUI SE A SEGUNDA CAMANDA NÃO DÁ PARA VER AQUI É PIOR AINDA, ENTENDO QUE SÃO MAIS PROFUNDA

     

  • Errado.

     

    Estrutura - 1 nivel; visivel; artefato

    Atitude - 2 nivel; não visivel; valores compartilhados

    Sentimento- 3 nivel; não visivel; pressupostos basicos


ID
1011400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na tentativa de entender a cultura dentro das organizações, surgiram vários campos de interpretação desse tema. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Considere que determinado professor da UnB que propôs um novo modelo de ensino adotado pela universidade tenha passado a ser citado pelo seu trabalho como exemplo em diversos setores da universidade. Essa situação é um exemplo típico de artefato da cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, pois os artefatos estão na superfície, é aquilo que conseguimos ver, ouvir ou sentir num primeiro momento. Se o professor está sendo citado, estamos ouvindo isso. Ele virou um símbolo perceptível na empresa.

    Ponto dos Concursos

    Componentes da cultura organizacional

    Uma outra maneira de abordar a cultura é proporcionada por Schein. Para ele, toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas. Vejamos cada um deles:

    Artefatos.Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar. Artefatos são todas aquelas coisas que, no conjunto, definem uma cultura e revelam como a cultura dá atenção a elas. Incluem produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorrem os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais as coisas que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são também exemplos de artefatos.

    Valores compartilhados. Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização. Na DuPont, muitos dos procedimentos e produtos são resultados dos valores atribuídos à segurança. É que a organização foi criada por um fabricante de pólvora para armas, e não é surpresa alguma que tenha procurado fazer esse trabalho com total segurança orientando novos membros que ingressavam no negócio. Os valores de segurança são traços fortes da cultura da DuPont desde os tempos e que a pólvora era o centro de seus negócios.

    Pressuposições básicas. Constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve “a maneira certa de fazer as coisas” adotada na organização, muitas vezes, através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas. Muitas empresas de cosméticos assumem previamente que toda estratégia de marketing deve focalizar a propaganda e promoções sobre seus produtos para aumentar a beleza das mulheres. 

  • Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

  • Ele propôs um novo modelo de ensino que passou a fazer parte da Cultura Organizacional da UnB e o seu trabalho foi citado como exemplo na Instituição. Logo, ele pode ser considerado um herói e, sabendo que um herói se enquadra como Artefato numa Cultura Organizacional, a assertiva está verdadeira.

  • §  ARTEFATOS VERBAIS:

     

    ·         São transmitidos na própria comunicação interna.

     

    ·         Estórias contadas de maneira repetida sobre seus integrantes e fundadores, por exemplos de “heróis” ou empregados modelo” buscam reforçar comportamentos e valores que são esperados dos novos membros.

     

  • O CARA VIROU UM SIMBOLO

  • CERTO

    Trata-se, propriamente, de um Rito de Reforço - um dos artefatos da Cultura Organizacional.

    ''Ritos de Reforço: celebração pública de resultados positivos, reforço de identidades sociais e seu poder.''

    Ribbas

  • Comentário:

    Nesse caso, o professor passou a ser visto como “herói” da instituição. O conceito de herói, nos termos da cultura organizacional, é alguém que é reconhecido pelos seus feitos no trabalho, como aconteceu com o professor em questão. Ademais, os heróis fazem parte do nível artefatos, pois são visíveis na cultura organizacional.

    Gabarito: C


ID
1011403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na tentativa de entender a cultura dentro das organizações, surgiram vários campos de interpretação desse tema. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A flexibilidade e a possibilidade de adaptação às mudanças do ambiente da organização são características presentes em todas as culturas organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    A flexibilidade e a possibilidade de adaptação às mudanças do ambiente da organização são características presentes em todas as culturas organizacionais. (ERRADA)

    Há que lembrar que existem culturas familiares em várias organizações. E, mesmo não sendo familiares, há gestões mais conservadoras em que a mudança é vista como algo ruim ou muito arriscado, existindo assim rigidez e inflexibilidade.

    Ponto dos Concursos


ID
1011406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na tentativa de entender a cultura dentro das organizações, surgiram vários campos de interpretação desse tema. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A cultura organizacional reflete a mentalidade predominante na organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de hábitos e crenças de seus membros, que é traduzida e observável através das normas estabelecidas, valores, forma  de conduzir  negócios, de  tratar os colaboradores e fornecedores, grau de autonomia dada ao  colaborador, nível de lealdade do colaborador para com a organização, nível de inovação, etc.  A cultura reflete a mentalidade predominante na organização, que por sua vez define sua forma de administrar seu negócio e seus membros.  

     http://knowledge.othink.com/index.php/gestao/151-por-tras-do-que-se-ve

  • Só completando...

    Existe a cultura organizacional, que é a dominante na organização, a Subcultura que é uma pequena cultura dentro da dominante e existe também a Contracultura, que como diz o próprio nome, vai contra a cultura dominante da organização.

    Fonte: Rodrigo Rennó - "Eu Vou Passar"

  • A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.

    Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

  • ISSO NUMA PROVA DEIXAVA EM BRANCO FÁCIL

    pq o mais correto é falar que a mentalidade que reflete a cultura


ID
1011409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de liderança.

O líder democrático, na programação dos trabalhos, tem participação limitada nos debates, apenas apresenta alternativas ao grupo e se coloca à disposição para retirar possíveis dúvidas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA 

    Lembrem-se de que na democracia, a participação do líder é ativa. Da maneira que a questão trouxe, a participação do líder é passiva. Assim, as características estão perfeitas se estivéssemos falando de líder liberal. A participação do líder democrático é maior do que isso: Ele, apesar de conceder participação à equipe, direciona o seu andamento.

    Ponto dos Concursos

  • Na liderança democrática, o líder:

    - Interage bem com a equipe e com os indivíduos;

    - Encoraja a participação das pessoas;

    - Preocupa-se igualmente com o trabalho e com o grupo.

    O líder atua como um facilitador para orientar o grupo, ajudando-o na definição dos problemas e nas soluções, coordenando atividades e sugerindo ideias.

    Os grupos submetidos à liderança democrática apresentaram boa quantidade e melhor qualidade de trabalho, acompanhadas de um clima de satisfação, integração, responsabilidade e comprometimento das pessoas.

    Posturas diferentes, resultados distintos

     

    http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tres-estilos-de-lideranca-e-os-impactos-junto-aos-colaboradores,1cdea5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD

     

    Alternativa Errada

  • GAB. E

    refere-se:líder liberal/laisse faiz/abdicrático

  • ERRADO. ESSA DEFINIÇÃO É DO LIDER LIBERAL.

  • Comentário:

    Errado. O líder democrático tem participação ativa nos debates, incentivando a opinião de todos e dando apoio e suporte ao grupo. Atua como facilitador, coordenando as atividades e sugerindo soluções. O erro da assertiva está em dizer que sua participação é limitada.

    Gabarito: E


ID
1011418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de liderança.

O líder autocrático, na divisão de tarefas, determina quem vai executar cada tarefa e quem será seu companheiro de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Exatamente isso. Como falamos, na autocracia, o líder toma todas as decisões de forma individual, de modo que todas as determinações vêm de cima (do líder) para baixo (para os liderados), sem qualquer participação dos seguidores.

    Ponto dos Concursos
    Ponto dos Concursos

  • Liderança autocrática: o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A liderança autocrática enfatiza somente o líder.

    O líder autocrático é:

    Dominador;

    Emite ordens e espera obediência plena e cega dos subordinados;

    Líder é temido pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente.

    Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram o maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade.

     

    http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tres-estilos-de-lideranca-e-os-impactos-junto-aos-colaboradores,1cdea5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD

     

    Alternativa Correta

  • Comentário

    Correto. O líder autocrático centraliza a tomada de decisões na sua pessoa. Assim, determina que atividades serão realizadas, por quem e quando. 

    Gabarito: C


ID
1011424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de liderança.

Pesquisas mostram que, a longo prazo, a liderança centrada em tarefas pode gerar insatisfação e alta rotatividade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Quando o líder está voltado para as tarefas, é por que a equipe não possui maturidade para executá-las, certo?
    Não há relacionamento pessoal entre o líder e os liderados.
    Realmente, a longo prazo, isso gera insatisfação dos comandados, que se sentem desmotivados no trabalho. A consequência é clara:rotatividade, pessoas trocando de áreas, pessoas saindo do emprego.

    Ponto dos Concursos

  • Sou fã deste menino ou menina da foto de Jesus!!!!

    Seus comentários são os melhores!!!! Parabéns...

  • Não é Jesus, é Maria!!!!! Um ponto a menos pra você...

  • Comportamento do líder orientado para as tarefas: 
    - Planeja e define como o trabalho será feito.

    - Atribui responsabilidades pelas tarefas.

     - Define claramente os padrões de trabalho.

     - Busca completar as tarefas. 

    - Monitora os resultados do desempenho. 

    A curto prazo pode produzir melhores resultados de eficiência e de produtividade, mas a longo prazo, produz insatisfação, rotatividade, elevado absenteísmo, alto nível de desperdício, questões trabalhistas, reclamações sociais freqüentes e redução do ritmo de trabalho.


    http://www.ivansantos.com.br/lider.pdf
  • Comentário:

    Conforme vimos nos estudos da Universidade de Michigan, a liderança voltada às tarefas pode realmente resultar em um maior índice de absenteísmo, rotatividade e insatisfação, pois as necessidades de cada liderado não são levadas em conta e estes normalmente são bastante cobrados. A cobrança constante e metas cada vez mais altas podem desmotivar os subordinados, pois este percebem que não importa o quanto se esforcem, não serão bons o suficiente. Ir trabalhar começa a ser um peso, algo torturante. Assim, depois de um tempo nessa rotina, os trabalhadores começam a faltar, procurar outro emprego ou até mesmo adoecer. Assim, o item está correto.

    Gabarito: C


ID
1011430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de liderança.

Segundo a teoria Y de McGregor, a motivação e o potencial de desenvolvimento existente nas pessoas podem se direcionados para o trabalho com a ajuda do líder.

Alternativas
Comentários
  • Teorias Y e X de Douglas McGregor.


    Os princípios básicos da Teoria X são:

    • Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;
    • Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;
    • O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança.

    Os princípios básicos da Teoria Y são:

    • O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;
    • O atingimento dos objetivos da organização está ligado às recompensas associadas e não ao controle rígido e às punições;
    • O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.
    • Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa;
    • Os trabalhadores tem a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização. Sem a necessidade de ameaças ou punições;
    • O trabalhador normalmente não faz aquilo que não acredita. Por isso exige cada vez mais benefícios para compensar o incômodo de desempenhar uma função desagradável.

  • Mesmo sabendo que é uma questão de 2008 acho que questão não está certa justamente pelo trecho " a motivação e o potencia de desenvolvimento existente nas pessoas podem se direcionados para o trabalho com a ajuda do líder.

    Como o colega bem colocou Teoria Y  "Os trabalhadores tem a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização"  ou seja, não é necessário ajudar do líder.

    Se eu estiver enganado por favor me corrijam.

  • Vejo essa questão como correta, porque, por mais que o indivíduo Y seja um cara que sempre busca desafios, atingir metas, que gosta de trabalhar etc, a presença de um líder para modelar o seu caminho ajuda gradativamente no seu desempenho. Percebam que a questão usou a palavra PODEM e não DEVEM, por exemplo. 

  • podem com ajuda ou não do líder - Agora nossa que redação horrorosa.

  • A dica está na própria questão: "potencial de desenvolvimento existente nas pessoas", ou seja, considera-se que as pessoas têm potencial de desenvolvimento: teoria Y.

     

    A teoria X considera que as pessoas não têm potencial para o trabalho e são preguiçosas.


ID
1011436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do processo decisório, julgue os itens seguintes.

Diante de um problema, o primeiro passo do processo decisório a ser dado pelo administrador é gerar diversas alternativas de solução.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    1 - Identificar o problema

    2 - Fazer diagnóstico da situação

    3 - Desenvolver alternativas 

    4 - Escolher a melhor alternativa e 

    5 - Avaliar a alternativa escolhida

    Fonte: Rodrigo Rennó "Eu Vou Passar" 

  • 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA O Processo de tomar decisão começa com uma situação de frustração, interesse, desafio, curiosidade ou irritação.

    2 - DIAGNÓSTICO Consiste em procurar entender o problema ou oportunidade e identificar suas causas e consequências.

    3 - GERAÇÃO DE ALTERNATIVA Uma vez definido e diagnosticado o problema, a etapa seguinte consiste em gerar alternativas para solução.

    4 – ESCOLHA DA ALTERNATIVA As alternativas são avaliadas, julgadas e comparadas para que uma escolha possa ser feita. Permite selecionar a idéia que apresenta maiores vantagens.ADMINISTRAÇÃO.

    5 – AVALIAÇÃO DA DECISÃO O processo completa-se quando a decisão é implementada e seus efeitos são avaliados. A avaliação reinicia o ciclo do processo de resolver problemas. Uma decisão pode gerar outras decisões.

    http://pt.slideshare.net/MarcosCruz8/aula-5-adm-processo-decisrio



ID
1011442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do processo decisório, julgue os itens seguintes.

O processo decisório é complexo e depende das características pessoais do tomador de decisões.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Processo Decisório
    O processo decisório é complexo e depende tanto das características individuais do tomador de decisões quanto da situação em que está envolvido e da maneira como percebe a situação.
    O processo decisório envolve uma seqüência de sete fases que se sucederão:
     Definição e diagnóstico do problema: compreende o levantamento de dados e fatos a respeito do problema.
     Definição dos objetivos: estabelecer quais dão os objetivos que se pretende alcançar com a tomada de decisão.
     Procura de soluções alternativas ou de cursos de ação: uma vez identificado o problema real, deve-se procurar as soluções mais adequadas para resolvê-lo.
     Análise e comparação dessas alternativas de solução: nesta etapa, devem-se verificar as vantagens e desvantagens de cada curso de ação sugerido, comparando-os e fazendo uma avaliação de custo/benefício a fim de verificar quais as conseqüências futuras mais promissoras de cada curso de ação alternativo.
     Escolha da melhor alternativa como plano de ação: a racionalidade é o elemento básico desta etapa. Deve-se levar em consideração que as alternativas encontradas serão satisfatórias e não ótimas.
     Implementação da alternativa escolhida: esta etapa compreende o uso de habilidades gerenciais, administrativas e de persuasão para assegurar que a alternativa escolhida seja colocada em prática.
     Avaliação e feedback: o feedback é importante porque o processo de tomada de decisão é contínuo, fornecendo ao tomados de decisões informações que podem precipitar um novo ciclo de decisões, buscando minimizar o risco.

    www.ifpiparnaiba.edu.br/index.php?option=com_docman...

  • 1° O processo decisório é complexo? Sim, já que envolve desde a fase de identificação de problemas ou oportunidades até a escolha e colocação em prática da ação ou solução.
     

    2° O processo decisório depende das características pessoais do tomador de decisão? Sim, principalmente nas decisões não programadas.

  • O processo decisório é complexo e depende das características pessoais do tomador de decisões. Resposta: Certo.

     

    Comentário: a dependência do processo decisório refere-se à decisão não-programada.

  • É complexo porque envolve várias fatores , como os ambientais e pessoais. Por conta desse último temos a possibilidade de interferência na tomada de decisão pela experiência, conhecimentos e intuição de quem irá tomar a decisão.
  • Não consegui compreender a parte final "e depende das características pessoais do tomador de decisões.", se alguém puder desenhar pra mim, eu agradeço demais!!!

  • Não consigo concordar...

    Nem todo processo decisõrio é complexo, vide decisões programadas...


ID
1011448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do processo decisório, julgue os itens seguintes.

O processo decisório será interrompido diante da existência de incerteza.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    O decisor, sob condições de incerteza, torna-se mais dependente das informações existentes sobre a situação problema, o que pode levar a um contexto de medo e insegurança psicológica em escolher alternativa que não se encontre dentro da tendência média de suas informações. Um grande problema é que normalmente sob condições de incerteza, as informações sobre as alternativas possíveis e os seus resultados são restritos. A incerteza pode resultar de condições externas que estejam em parte ou totalmente fora do controle do responsável pela decisão, ou simplesmente da falta de acesso a informações fundamentais. Isso torna a incerteza uma restrição para a tomada de decisão, em que o decisor deverá deliberar sobre situações externas imprevisíveis ou sobre as quais não possui as informações necessárias para estabelecer a probabilidade de determinados eventos. Numa organização, no entanto, é comum ser necessário tomar decisões em cenários de incerteza. A verdade é que o processo decisório freqüentemente ocorre em cenário de incertezas, no qual o decisor pode exercer pouco controle para amenizar os riscos e conflitos desse processo.

    www.cin.ufpe.br/.../Processo%20Decisório/.../%5BProcesso%20Decisóri...

  • Gabarito: ERRADO
    A "incerteza" é uma das quatro situações que ocorrem na tomada de decisão. 

    - certeza: a situação na qual todas as informações que o tomador de decisão necessita estão totalmente disponíveis; 

    - risco: uma situação na qual uma decisão possui objetivos bem estabelecidos e boas informações disponíveis, porém os resultados futuros associados com cada alternativa estão sujeitos ao acaso; 

    - incerteza: situação que ocorre quando os gerentes sabem quais metas querem alcançar, mas a informação sobre as alternativas e os acontecimentos futuros é incompleta; 

    - ambiguidade: uma condição na qual as metas a serem alcançadas ou o problema a ser resolvido não está claro, é difícil definir alternativas, e as informações sobre os resultados não estão disponíveis.

    fonte: Prof. Hebert Almeida (Estratégia Concursos)

  • ERRADA, já que temos as decisões estratégicas que são tomadas pelos altos níveis organizacionais e envolvem um alto grau de incertezas sendo, com frequência, decisões não programadas.

  • ERRADO

     

    A incerteza é um dos fatores ambientais que podem influenciar a decisão, mas isso não faz com que ela seja interrompida.

     

     

    O que pode afetar as decisões:

     

    - Risco

    - Incerteza

    - Turbulência

    - Ambiguidade da informação

     

     

    Fonte: Chiavenato (2009).

  • Vivemos rodeados de incertezas.

    Se uma questão afirma que determinado processo visa a eliminar a incerteza, desconfie!

  • A INCERTEZA e o RISCO são aspectos inerentes ao sistema. Portanto, o processo decisório sempre estará imbuído, em menor ou maior grau, da INCERTEZA E DO RISCO. A teoria de Simon traduz muito bem isso.

  • O que é decidir senão lidar com a incerteza e optar pela melhor alternativa?

    Errado.


ID
1011454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da descentralização dos processos e da delegação de atribuições, julgue os itens de 63 a 68.

A descentralização é indicada quando se busca maior agilidade no processo decisório.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Exatamente isso. Já imaginaram se o funcionário, ao apertar um parafuso devido a um problema, consultar o seu supervisor, que consultaria o seu diretor... A máquina ficaria parada por muito tempo. Essa descentralização realmente gera rapidez.

    No caso de centralização a empresa terá facilidade de controle, mas os departamentos terão mais dependência para tomar decisões. Já a descentralização pode gerar uma competição saudável entre as unidades, além de terem maior agilidade na tomada de decisões; em contrapartida a empresa terá maior dificuldade de controle.

    http://www.simonsen.br/its/pdf/apostilas/base-tecnica/1/organizacao-empresas-1-ano-de-administracao-1-capitulo.pdf

  • depende do grau de autonomia do funcionário

    grande autonomia - descentralizado é mais rápido

    baixa autonomia - centralizado é mais rápido

  • O processo decisório é mais rápido.

    A decisão é mais lenta.

    GAB CERTO.


ID
1011463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da descentralização dos processos e da delegação de atribuições, julgue os itens de 63 a 68.

A descentralização é indicada quando se busca maior controle e coordenação das atividades e recursos envolvidos nos processos da organização, pois as decisões tomadas, no nível local, podem ter implicações que afetam toda a organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, é o contrário.

    O controle excessivo só é obtido na centralização. Quando o presidente decide tudo, ele sabe tudo o que está acontecendo, por isso, consegue controlar, apesar da ausência de agilidade. 

    No caso de centralização a empresa terá facilidade de controle, mas os departamentos terão mais dependência para tomar decisões. Já a descentralização pode gerar uma competição saudável entre as unidades, além de terem maior agilidade na tomada de decisões; em contrapartida a empresa terá maior dificuldade de controle.

    http://www.simonsen.br/its/pdf/apostilas/base-tecnica/1/organizacao-empresas-1-ano-de-administracao-1-capitulo.pdf

  • - MAIOR INEFICIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS (HUMANOS, FINANCEIROS, MATÉRIAS E EQUIPAMENTOS) DA EMPRESA.
    - APROVEITAMENTO INSUFICIENTE DOS ESPECIALISTAS DA SUA ORGANIZAÇÃO.
     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Descentralização

    Vantagens = Agilidade na tomada de decisões

    Desvantagens = Dificuldade de controle e avaliação

  • A descentralização é indicada quando se busca maior controle e coordenação das atividades e recursos envolvidos nos processos da organização, pois as decisões tomadas, no nível local, podem ter implicações que afetam toda a organização. Resposta: Errado.

    Comentário:o correto seria a centralização. A questão está misturada (salada de frutas).


ID
1011469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da descentralização dos processos e da delegação de atribuições, julgue os itens de 63 a 68.

A descentralização do processo de compras é indicada quando o objetivo da organização é diminuir custos, em virtude da economia de escala que pode ser gerada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, é a CENTRALIZAÇÃO que permite reduzir os custos.

    De acordo com Gaither e Franzier (2002) as empresas tendem a centralização dos departamentos de compras como forma de reduzir os custos das aquisições. Além disto, indica algumas vantagens da centralização das compras para reduzir os custos, aqui estão:

    a) Comprar em quantidades maiores, o que significa melhores preços;

    b) Maior poder de negociação junto ao fornecedor;

    c) Maior especialização dos colaboradores junto à equipe de compra. Ex: o colaborador especializa somente em aço. É uma forma de conhecer o produto e seus fornecedores, com isso diminuir os custos;

    d) Combinar os pedidos de forma a reduzir os custos de transporte

    http://www.techoje.com.br/bolttools_techoje/files/arquivos/Kleber%20e%20Felipe.pdf

  • - RISCO DE DUPLICAR ESFORÇOS PARA EXECUTAR DETERMINADAS ATIVIDADES.

     

    OBS.: O PRINCÍPIO ESCALAR ESTÁ ASSOCIADO A UMA ESTRUTURA LINEAR, MECANICISTA, BUROCRÁTICA E CENTRALIZADA.

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Gabarito - Errado.

    A centralização do processo de compras é indicada quando o objetivo da organização é diminuir custos, em virtude da economia de escala que pode ser gerada.

  • Vamos analisar:

    A descentralização do processo de compras é indicada quando o objetivo da organização é diminuir custos, em virtude da economia de escala que pode ser gerada,em azul está o ERRO.

    Gabarito:ERRADO

    _________________________________________________________________________________________________________________________

    pra ficar correto devia ser assim:

    A centralização do processo de compras é indicada quando o objetivo da organização é diminuir custos, em virtude da economia de escala que pode ser gerada.

  • Gab: ERRADO

    A CENTRALIZAÇÃO gera economia de escala.

    Erros, mandem mensagem :)

  • A centralização é indicada para diminuir custos.

  • centralização

    descentralização = rapidez


ID
1011475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da descentralização dos processos e da delegação de atribuições, julgue os itens de 63 a 68.

Segundo a teoria da administração, a delegação de atribuições envolve tanto a transferência de autoridade como de responsabilidade do administrador para os subordinados de nível hierárquico mais baixo.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Segundo Idalberto Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração“, delegação é “o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia”. Esta delegação de autoridade possui diversas técnicas que podem ser utilizadas para maximizar o seu alcance. Chiavenato, na mesma obra, as define como:

    Técnicas de Delegação

    Delegar a tarefa inteira – O gerente deve delegar a tarefa inteira a uma pessoa ao invés de subdividí-la entre várias pessoas. Isso dá a cada indivíduo a responsabilidade completa e aumenta sua inciativa enquanto proporciona ao gerente melhor controle sobre os resultados.
    Delegar à pessoa certa – Nem todas as pessoas têm as mesmas capacidades e motivações. O gerente deve conciliar o talento da pessoa com a tarefa para que a delegação seja eficaz. Deve identificar os subordinados que são independentes em suas decisões e que demonstram desejo de assumir responsabilidades.

    Delegar responsabilidade e autoridade – Designar apenas tarefas não constitui uma delegação completa. O indivíduo deve ter responsabilidade para realizar a tarefa e a autoridade para desempenhar a tarefa da maneira que julgar melhor.

    Proporcionar informação adequada – A delegação bem-sucedida inclui informação sobre o quê, por que, quando, onde, quem e como. O subordinado deve compreender a tarefa e os resultados esperados, as provisões e os recursos necessários e para quem e quando os resultados deverão ser apresentados.

    Manter retroação - Retroação significa linhas abertas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientação, mas sem exercer controle. A retroação dá ao subordinado a pista certa, e as linhas abertas de comunicação aumentam a autoconfiança.

    Avaliar e recompensar o desempenho – Quando a tarefa é executada, o gerente deve avaliar os resultados e não os métodos. Quando os resultados não alcançam as expectativas, o gerente deve montar os erros e as consequências  Quando alcançam ou ultrapassam as expectativas, o gerente deve recompensar o trabalho bem feito com orgulho, recompensas financeiras e delegação de novas atividades.

    Saber como delegar autoridade em uma empresa é muito importante para que haja uma distribuição de tarefas e responsabilidades, fazendo com que cada vez mais funcionários tenham embasamento para tomar decisões e definir estratégias em suas funções.

    Quanto maior a quantidade de níveis hierárquicos, maior a necessidade de delegar autoridades. Porém, muitas empresas nos dias de hoje, procuram enxugar seus níveis hierárquicos, eliminando burocracias e perda de tempo nas tomadas de decisão. E a delegação de autoridades pode ajudar muito neste processo. Além de ser um importante aliado na gestão e liderança de equipes de trabalho.

     http://www.sobreadministracao.com/delegacao-de-autoridade-o-que-e-e-como-funciona/

  • Q163962

    O empregado que recebe novas competências por meio de delegação passa a ser o responsável por elas perante a organização.

    Gabarito: ERRADO

    Pelo visto nem o CESPE se entende. =/

  • DELEGAÇÃO: TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE E/OU AUTORIDADE.

    DESCENTRALIZAÇÃO: TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE, DE AUTORIDADE E DE TOMADA DE DECISÃO.

     

    A DELEGAÇÃO PODE OCORRER EM UMA ESTRUTURA MECANICISTA E PIRAMIDAL, OU SEJA, O SUPERVISOR TEM AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE SOB O SEU SUBORDINADO, MAS A TOMADA DE DECISÃO CONTINUA NO TOPO DA ESTRUTURA DE FORMA CENTRALIZADA. NOTEI QUE O CONCEITO DE DESCENTRALIZAÇÃO FAZ REFERÊNCIA À DELEGAÇÃO, MAS O CONCEITO DE DELEGAÇÃO NÃO FAZ REFERÊNCIA À DESCENTRALIZAÇÃO. LOGO, TODA DESCENTRALIZAÇÃO É TAMBÉM UMA DELEGAÇÃO, MAS O INVERSO NEM SEMPRE SERÁ VERDADE, PORQUE A DELEGAÇÃO NÃO QUER DIZER QUE O PODER DE TOMADA DE DECISÃO FOI NECESSARIAMENTE REPASSADA. 

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Há questões em que o Cespe afirma que a delegação não transfere a AUTORIDADE. Em outras, ela afirma que sim. Boa sorte no dia da prova ! haha

  • SE DECIDA, CESPE!!

     

    Q163962 Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Secretário Executivo

     

    O empregado que recebe novas competências por meio de delegação passa a ser o responsável por elas perante a organização. (ERRADO)

  • Na delegação, devido ao caráter pessoal, o subordinado passa a ser responsável perante a o superior hierárquico.

    Na descentralização, devido ao caráter institucional, o subordinado passa a ser o responsável perante a organização.

    SMJ

  • Pessoal, cuidado para não confundir o vocábulo "delegação" na matéria de administração geral com o mencionado no direito administrativo.

    DELEGAÇÃO (Direito Administrativo): transferência apenas da execução.

    DELEGAÇÃO (Administração Geral): transferência de autoridade e responsabilidade.

  • Questão absurda!!!

    Outra questão que o CESPE adotou outro entendimento.

    A transferência de poder decorrente da descentralização e da delegação assegura a autonomia dos níveis inferiores da organização, eximindo, assim, a responsabilidade da autoridade que fez a delegação.

    Gabarito: Errado

    Inclusive comentei esta outra questão também, vide comentário abaixo:

    Gosto de relacionar a delegação do direito administrativo com a delegação de administração. Enquanto no direito administrativo, após a delegação o delegado será responsável pelos atos, em administração o delegante ainda possuirá responsabilidade.

    Direito Administrativo x Administração:

    Após delegação a responsabilidade vai para o delegado.

    Após delegação a responsabilidade continua no delegante

  • ainda tem isso aqui:

    (CESPE/ABIN/2010/Agente Técnico de Inteligência) A descentralização atinge, geralmente, diversos níveis hierárquicos, ao passo que a delegação restringe-se a um único nível. (CERTO)

  • Questão difícil de entender o que a banca entende como delegação

ID
1011481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da descentralização dos processos e da delegação de atribuições, julgue os itens de 63 a 68.

Pode-se dizer que houve delegação se, após a reestruturação de determinado setor de uma universidade, foram distribuídas atribuições deste setor para níveis inferiores.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Segundo Idalberto Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração“, delegação é “o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia”. Esta delegação de autoridade possui diversas técnicas que podem ser utilizadas para maximizar o seu alcance.

  • DescentralizaçãoDelegação

    Geralmente atinge vários níveis hierárquicosAtinge um nível hierárquico
    Caráter mais formalCaráter mais informal
    Menos pessoalMais pessoal
    Mais estável no tempoMenos estável


    ERRADO. 

    Houve descentralização.

  • ERRADO


    Delegação - transferência, atribuição de responsabilidade, autoridade e poder aos subordinados

  • A DELEGAÇÃO ABRANGE UM ÚNICO NÍVEL HIERÁRQUICO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Errada. A delegação é marcada pela transferência, atribuição de responsabilidade, autoridade e poder aos subordinados. Se houver uma reestruturação, e atribuições de uma unidade forem distribuídas para unidades de menor nível hierárquico, a questão está falando de descentralização, e não de delegação. Geralmente a delegação ocorre no mesmo nível hierárquico, enquanto a descentralização acontece entre os níveis. (CARRANZZA, Giovanna. Administração Geral e Pública para concursos de Analista e Técnico).


ID
1011487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da descentralização dos processos e da delegação de atribuições, julgue os itens de 63 a 68.

Considere que determinado administrador de uma universidade, em virtude do acúmulo de atribuições, transferiu, temporariamente, para um subordinado competente, uma série de atribuições suas. Tem-se nessa situação um exemplo de descentralização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, 

    Delegação: transferência de autoridade de um nível superior para outro inferior dentro da estrutura hierárquica;

    Centralização: processo decisório concentrado na cúpula da empresa; 

    Descentralização: processo decisório distribuído entre os níveis hierárquicos; 

    http://mmantovani.files.wordpress.com/2010/09/o-m-departamentalizacao-territorial-magazine-luiza.pdf


  • DescentralizaçãoDelegação
    Ligada à pessoa
    Geralmente atinge vários níveis hierárquicosAtinge um nível hierárquico
    Caráter mais formalCaráter mais informal
    Menos pessoalMais pessoal
    Mais estável no tempoMenos estável

    Típico caso de DELEGAÇÃO o proposto no enunciado.

  • DELEGAÇÃO


ID
1011553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da administração de pessoal e de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

O maior objetivo do recrutamento é escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades dos cargos e da organização.

Alternativas
Comentários
  • No recrutamento não acontece a escolha, é só a forma usada para ATRAIR as pessoas para seleção.

    Na Seleção é que ocorre a escolha dos candidatos que mais se enquadram no que foi pedido ao setor de RH.

    Uma exemplo de recrutamento é o edital de um concurso!!!

    Fonte: Rodrigo Rennó "Eu Vou Passar"

  • A TOMADA DE DECISÃO (ESCOLHA) É FEITA NO PROCESSO DE SELEÇÃO, E NÃO DE RECRUTAMENTO. 

     

     

    RECRUTAMENTO: É UM CONJUNTO DE TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS QUE VISA ATRAIR CANDIDATOS POTENCIALMENTE QUALIFICADOS INTERNA OU EXTERNAMENTE À ORGANIZAÇÃO. EX.: EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO.

    CESPE: O recrutamento de pessoas consiste em um processo de atração e prospecção dos candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização. (CERTO)

     

     

    SELEÇÃO: TRATA-SE DE UM PROCESSO DE COMPARAÇÃO ENTRE A DESCRIÇÃO DO CARGO E OS PADRÕES DE DESEMPENHO COM AS INFORMAÇÃOES DO CANDIDATO, PARA A TOMADA DE DECISÃO.

    CESPE: Seleção é o processo decisório realizado com base em critérios definidos de competência e que visa agregar pessoas à organização. (CERTO)

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • GABARITO ERRADO

    essa descrição se refere a SELEÇÃO. 

  • O maior objetivo do recrutamento é escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades dos cargos e da organização. Resposta: Errado.

    Comentário: o recrutamento chama ou divulga vagas. A seleção escolhe.

  • Opa, opa, opa! A tomada de decisão ou escolha dos candidatos é feito na seleção, e não no recrutamento. O recrutamento só atrai as pessoas para o processo seletivo, mas não os escolhe.

    Gabarito: E

  • Gab: ERRADO

    Recrutamento só ATRAI PESSOAS. Quem tem o trabalho de conhecer e Selecionar os candidatos é a Seleção.


ID
1011559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da administração de pessoal e de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

Uma das vantagens do recrutamento externo é a possibilidade de trazer pessoas com novas idéias e experiências.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Para Chiavenato (2004, p.179) o recrutamento externo oferece as seguintes vantagens:

    1 Traz “sangue novo” e experiências novas para a organização. A entrada de recursos humanos ocasiona uma importação de idéias novas, de diferentes abordagens dos problemas internos da organização e, quase sempre, uma revisão na maneira pela qual os assuntos são conduzidos dentro da empresa. Com ao recrutamento externo a organização mantêm-se atualizada com o ambiente externo e a par do que ocorre nas outras empresas

    2 Renova e enriquece os recursos humanos da organização, principalmente quando a política é admitir pessoal com gabarito igual, ou melhor, do que o já existente na empresa.

    3 Aproveita os Investimentos em treinamento e desenvolvimento pessoal feito por outras empresas ou pelos próprios candidatos. Isto não significa que a empresa deixa de fazer esses investimentos efetuados pelos outros. Tanto assim que muitas empresas preferem executar externamente, pagando salários elevados, para evitar despesas adicionais de treinamento e desenvolvimento e obter resultados de desempenho de curto prazo.

  • VANTAGENS DO RECRUTAMENTO EXTERNO:


    INTRODUZ NOVAS PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO: TALENTOS, HABILIDADES E EXPECTATIVAS;
    ENRIQUECE O PATRIMÔNIO HUMANO PELO APORTE DE NOVOS TALENTOS E HABILIDADES;
    EXPANSÃO DO CAPITAL INTELECTUAL AO INCLUIR NOVOS CONHECIMENTOS E DESTREZAS;
    ● RENOVA A CULTURA ORGANIZACIONAL E A ENRIQUECE COM NOVAS ASPIRAÇÕES;
    ● INCENTIVA A INTERAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO COM O MERCADO DE RECURSOS HUMANOS;
    ● INDICADO PARA ENRIQUECER INTENSA E RAPIDAMENTE O CAPITAL INTELECTUAL;
    ● AUMENTO DA INTERAÇÃO DA EQUIPE DA ORGANIZAÇÃO;
    ● IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS MELHORIAS;
    EVITA A OCORRÊNCIA DO PRINCÍPIO DE PETER.

     

     

     

    GABARITO CERTO
     


ID
1011565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da administração de pessoal e de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

Um empregado aprovado e selecionado para exercer cargo técnico de uma carreira em Y não pode ser remunerado com salário igual ao do seu chefe administrativo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A carreira em Y valoriza tanto cargos gerenciais como os cargos técnicos. Se a pretensão é valorizar exclusivamente a ascensão funcional por intermédio de cargo gerenciais, a carreira Y não é adequada. No caso a carreira Y valoriza todos então poderia sim ser remunerado como salário igual do chefe.

    Me corrijam se eu estiver errada!!! 

    Fonte: Livro Questões do Cespe "Administração e Gestão de Pessoas" Andréia Ribas

  • ERRADA

    A carreira em Y, também chamada de carreiras paralelas, possibilita a mobilidade de ascensão profissional tanto na área técnica quanto na gerencial, sem sobreposição entre ambas. Uma pessoa pode ter como desejo subir na carreira, mas não quer ser chefe, não se vê como um bom gerente. Na carreira em Y, ela pode chegar a cargos superiores, mas no caráter técnico, assumindo funções mais complexas que não envolvem chefiar.
    Fonte: Prof. Rafael Encinas - Gestao de Pessoas

    Q314649   CESPE - 2013 - SERPRO - Analista - Gestão de Pessoas

    Disciplina: Gestão de Pessoas

    As carreiras em Y não podem ser implantadas em organizações públicas, visto que a mudança de cargos nessas organizações ocorre apenas mediante concurso público, o que inviabiliza aos servidores públicos fazer escolhas profissionais com flexibilidade.

    GABARITO: ERRADA

    Prova: CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo

    Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Planos de Carreira; Cargos e Salários; Desenvolvimento Organizacional (DO); 
    A carreira em Y é ideal para proporcionar ascensão profissional ao auditor externo que pretenda exercer cargos de chefia ou permanecer na área técnica.

    GABARITO: CERTA

  • Concordo com os comentários abaixo, mas é estranho você receber o mesmo que seu chefe.

  • CARREIRA EM “Y”

        - É UMA ESTRUTURA MAIS FLEXÍVEL,

        - PERMITINDO O DESLOCAMENTO DO FUNCIONÁRIO DE UMA LINHA DE CARREIRA PARA OUTRA,

        - PERMITE UM CRESCIMENTO EM TERMOS DE CARGO E DE REMUNERAÇÃO PARALELO À ESTRUTURA HIERÁRQUICA,

        - PERMITE UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO SEM AUMENTAR OBRIGATORIAMENTE A SUA ESTRUTURA.

     

    A CARREIRA EM “Y” PROCURA VALORIZAR O TRABALHO DO ESPECIALISTA E SATISFAZER ÀS NECESSIDADES INDIVIDUAIS DOS PROFISSIONAIS, TENDO A REMUNERAÇÃO IGUAL A CADA GRAU, TANTO PELA ASCENSÃO GERENCIAL, COMO PELA LINHA DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA.

     

     

     

    GABARITO ERRADO


ID
1011571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da administração de pessoal e de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

Uma organização não deve remunerar seus colaboradores com valores acima de suas contribuições, sob pena de infringir o sistema de reciprocidade.

Alternativas
Comentários
  • Certa


    A empresa não pode remunerar a sua força de trabalho com valores acima de sua contribuição, sob pena de infringir o sistema de reciprocidade. Toda empresa precisa produzir algum lucro para sobreviver. Sem ele não há condições de atrair os investidores necessários para mantê-la competitiva. para poder remunerar igualmente todos os seus parceiros, a empresa precisa balancear adequadamente as contribuições e os incentivos. A força de trabalho precisa oferecer alguma produtividade mínima para poder receber a recompensa proporcional. Quando isso não ocorre - seja devido à escassez de pessoas habilitadas ou ao poder dos sindicatos -, a empresa precisa redesenhar os cargos e tarefas, treinar novos empregados para aumentar sua contribuição ou partir para tecnologia de automação.


    Página 193, Adm Geral e Pública - Idalberto Chiavenato

  • Em Comportamento Organizacional (2014), também de Chiavenato - página 27, as Relações de Reciprocidade contradizem essa afirmativa por meio da Teoria do Equilibrio Organizacional:

     

    "Todo parceiro manterá sua participação na organização somente enquanto os incentivos ou recompensas oferecidos forem forem iguais ou MAIORES do que as contribuições que lhe forem exigidas."

  • TIve o mesmo pensamento que o colega Fernando Reis. Lembrei dessa passagem do livro. O problema nesse caso é que o Autor se contradisse. Fica difícil justificar um recurso pois a banca usou a literalidade do livro.

    Mas... Segue o jogo...

  • Talvez a palavra parceiro, na passagem que o Fernando Reis mostrou, esteja escrito num sentido mais amplo do que empregado ou colaborador. Pode significar, por exemplo, shareholders (Acionistas). Além disso, não há contradição alguma, mesmo que se interprete como empregado, pois o empregado sempre quer ganhar mais, porém a organização não deve remunerar mais do que a contribuição do empregado.


ID
1011577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da administração de pessoal e de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

A escala gráfica, que avalia o desempenho das pessoas por meio de fatores de avaliação previamente definidos e graduados, é um dos métodos de avaliação de desempenho mais utilizados.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    Para CHIAVENATO (1981) avaliação de desempenho, muitas vezes, pode servir de base às políticas de promoção das organizações. O processo é efetuado periodicamente, normalmente com caráter anual, e consiste na análise objetiva do comportado do avaliado no seu trabalho, e posterior na comunicação dos resultados. Tradicionalmente compete aos superiores avaliarem os seus subordinados, estando à avaliação sujeita a correções posteriores para que os resultados finais sejam compatíveis com a política de promoções. 

    Métodos da Escala Gráfica: É o método de Avaliação de desempenho mais utilizado, divulgado e simples. Exige muitos cuidados, a fim de neutralizar a subjetividade e o pré-julgamento do avaliador para evitar interferências. Trata-se de um método que avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas em sentido horizontal representam os fatores de avaliação de desempenho; enquanto as colunas em sentido vertical, representam os graus de variação daqueles fatores. Os fatores são previamente selecionados para definir em cada empregado as qualidades que se pretende avaliar


  • CORRETA!

    Métodos da escala gráfica:

    São elaboradas como uma tabela de dupla entrada onde os fatores de avaliação ocupam as linhas e os graus de medição do desempenho ocupam as colunas. Neste contexto, os fatores representam os critérios de avaliação que a organização levará em conta e os graus de medição indicam as “notas” que poderão ser atribuídas ao funcionário avaliado em cada critério.

    Se, por exemplo, uma organização escolhe a “pontualidade” como um critério de avaliação a ser utilizado, ela está demonstrando para todos os seus funcionários, independentemente do cargo ocupado, que este é um aspecto do comportamento que é bastante desejado.


    Após a escolha dos fatores, a organização deve realizar a graduação dos graus de avaliação (notas) que poderão ser atribuídos aos seus funcionários. Geralmente são utilizados de três a cinco graus (ex.: excelente, bom, regular, ruim, péssimo).

     

    Vantagem:

    -simples e fácil aplicação,
    -visão gráfica e global dos fatores da avaliação,
    -facilidade na comparação de dados.

     

    Desvantagem:

    -superficialidade e subjetividade,
    -favorece o efeito halo,
    -rigidez,
    -nenhuma participação ativa do avaliado,
    -avalia apenas o desempenho passado.

     

    Prof. Carlos Xavier


ID
1011583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da administração de pessoal e de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

O método de avaliação de desempenho conhecido como comparação aos pares consiste em avaliar o desempenho de um grupo de indivíduos por intermédio de frases descritivas que comparam cada indivíduo a um padrão estabelecido a priori.

Alternativas
Comentários
  • Me parece que o método descrito na questão é o de ESCOLHA FORÇADA. O que vocês acham?

  • Errada


    Método de Comparação aos Pares: consiste em comparar dois a dois empregados de cada vez, e se anota na coluna da direita, aquele que é considerado melhor, quanto ao desempenho.

  • Método da Escolha Forçada: consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por 

    intermédio e frases descritivas de determinadas alternativas de tipos de desempenho 

    individual. Em cada bloco, ou conjunto composto de duas, quatro ou mais frases, o 

    avaliador deve escolher, forçosamente, apenas uma ou duas alternativas, que mais se 

    aplicam ao desempenho do empregado avaliado. 


  • ERRADA!

    Complemetando:

     

    Método das frases descritivas

    Apresenta ao avaliador uma relação de frases que representam comportamentos previamente estipulados, tanto positivos quanto negativos para o trabalho. Com base nestas frases, o avaliador deverá assinalar livremente às frases que identificam o comportamento do funcionário e aquelas que são opostas ao seu comportamento.

    Com base nisto, as respostas assinaladas com um SIM são computadas (positiva e negativamente) para atribuição de um desempenho total ao funcionário.

    Considera-se que os resultados obtidos por este método são pouco expressivos e imprecisos, não sendo de grande utilidade para a organização.

     

    Prof. Carlos Xavier


ID
1011589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da administração de pessoal e de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

Considere que um jovem servidor possui como característica marcante a pontualidade. O chefe imediato, por valorizar esse aspecto, deixou que essa característica encobrisse todas as demais, influenciando a sua avaliação a respeito daquele servidor. Pode-se identificar, nesse caso, o efeito halo.

Alternativas
Comentários
  • Existe a:

    Generalização Positiva que é chamada de efeito Halo (caso da questão)

    Generalização Negativa que é chamada de efeito Horn.

    Fonte: Cristiana Duran "Eu Vou Passar"

  • Rolou subjetividade para avaliar!


ID
1011595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da administração de pessoal e de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

Um dos pontos fracos da avaliação de desempenho é o fato de ela poder ser percebida como uma situação de recompensa ou punição pelo desempenho passado.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    A avaliação de desempenho não deve ser usada como forma de recompensar ou punir.

    Os aspectos negativos da avaliação de desempenho podem ser constatados pela afirmação de Vilas Boas e Andrade (2009), quando dizem que ela pode ser percebida como uma situação de recompensa ou punição pelo desempenho passado, e isso pode gerar descontentamento das pessoas.As pessoas avaliadas podem perceber o processo como injusto ou tendencioso e se posicionarem de forma negativa em uma próxima avaliação.

    http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/77342/000874233.pdf?sequence=1

    Segundo Gil (2001), a avaliação de desempenho constitui pois, um meio para desenvolver os recursos humanos da organização. Graças a ela, torna-se possível:

    definir o grau de contribuição de cada empregado para a organização; identificar os empregados que possuem qualificação superior à requerida pelo cargo; identificar em que medida os programas de treinamento têm contribuído para a melhoria do desempenho dos empregados; promover o auto conhecimento e o autodesenvolvimento dos empregados; obter subsídios para redefinir o perfil requerido dos ocupantes dos cargos; obter subsídios para remuneração e promoção; obter subsídios para elaboração de planos de ação para desempenhos insatisfatórios. (GIL,2001, p. 149).



ID
1011601
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da administração de pessoal e de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

Na auto-avaliação inexiste qualquer participação ou determinação por parte do superior quanto aos parâmetros utilizados na avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E 

    Autoavaliação: funcionário avalia a si mesmo com base nos critérios definidos pela a organização (SEU SUPERIOR). Importante, pois gera uma reflexão do profissional pelo seu desempenho, dos seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades e fragilidades e, com isso, é possível identificar/reforçar como melhorar seu desempenho;

    Prof. Angélica de Carvalho e Mariana Lima www.pontodosconcursos.com.br




ID
1011607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de treinamento e desenvolvimento.

O diagnóstico da situação, ou seja, o levantamento das necessidades de treinamento, é a primeira das quatro fases que compõem o processo clássico de treinamento.

Alternativas
Comentários
  • CERTA


    Agora vamos detalhar cada fase:

    Diagnóstico: 
    Também podemos encontrar essa fase com o nome de Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT). Nesta fase todas as necessidades de treinamento são levantadas e diversos elementos disponível na organização podem ser utilizados. Para tanto, é necessário fazer uma análise dos três níveis da organização, a Análise Organizacional,a Análise de Tarefas, e a Análise do Desempenho do Indivíduo.

    Planejamento: 
    Nessa fase o Plano Instrucional (ou desenho instrucional), geralmente redigido anualmente, é elaborado. O plano instrucional é elaborado com a redação dos objetivos, escolha das modalidades, estabelecimento da sequência e escolha dos procedimentos de capacitação, definição dos critérios de avaliação e teste do desenho.
    Execução: 

    Essa fase é simples, todas as ações de treinamento que foram planejadas são executadas!

    Avaliação:

    A avaliação planejada para cada treinamento é executada, e o seu resultado retroage e se torna mais um insumo para o próximo planejamento de treinamento. As avaliações de treinamento já foram abordadas em outro momento,  Clique aqui para visualizar o post sobre Avaliação de TD&E.

    http://gpparaconcursos.blogspot.com.br/2012/12/processo-de-treinamento.html

    ______________________________________________________________________________________________________

     Q70977   Prova: CESPE - 2010 - MPU - Técnico Administrativo

    Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Treinamento e Desenvolvimento; Desenvolvimento Organizacional (DO); 

    Na etapa de levantamento de necessidades de treinamento, identificam-se as necessidades de capacitação a serem satisfeitas - passadas, presentes ou futuras.

    GABARITO: CORRETA


  • 1ª FASE: NECESSIDADE DE SATISFAZER - DIAGNÓSTICO SITUACIONAL (IDENTIFICAR LACUNAS - MAPEAMENTO).
    2ª FASE: DESEMPENHO DO TREINAMENTO - DECISÃO QUANTO À ESTRATÉGIA (PERSONALIZAR PLANEJADAMENTE).
    3ª FASE: CONDUÇÃO DO TREINAMENTO – IMPLEMENTAÇÃO/AÇÃO (EXECUÇÃO DO TREINAMENTO).
    4ª FASE: AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS - AVALIAÇÃO E CONTROLE (FEEDBACK). 

     

     

     

     

    GABARITO CERTO
     

  • Gab: CERTO

    Pooooooooxa, marquei errado porque no livro do Chiavenato está que são 5 fases e não 4. :((((((((((

    O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito em cinco níveis de análise.

    1. Análise Organizacional: a partir do diagnóstico de toda a organização, para verificar os aspectos da missão, da visão e dos objetivos estratégicos que o treinamento deve atender.

    2. Análise das competências organizacionais requeridas: diagnóstico das competências existentes atualmente para indicar o gap de competências a construir ou adquirir.

    3. Análise dos recursos humanos: a partir do perfil das pessoas, determinar quais comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências são necessários para que as pessoas possam contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

    4. Análise da estrutura de cargos: a partir do exame dos requisitos e especificações dos cargos, determinar quais são as habilidades, as destrezas e as competências que as pessoas devem desenvolver para desempenhar adequadamente os cargos.

    5. Análise do treinamento: a partir dos objetivos e das metas que devem ser utilizados como critérios para a avaliação da eficiência e da eficácia do programa de treinamento.

    Chiavenato, Gestão de Pessoas, O novo papel. 4° Ed. pág. 318.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
1011613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de treinamento e desenvolvimento.

Na primeira fase do processo de treinamento, definem-se os seguintes tópicos: quem será treinado, e como, em que, onde e quando essas pessoas serão treinadas..

Alternativas
Comentários
  • Primeira fase é o diagnóstico de treinamento. Essa já seria a fase de planejamento (segunda fase), onde são vistos esses tópicos: quem será treinado, como, onde, quantas pessoas e etc.

    Fonte: Rodrigo Rennó. "Eu Vou Passar"

  • O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas:

    1) Diagnóstico: é o levantameno das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas , presentes ou futuras.

    2) Desenho: é a elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.

    3) Implementação: é a aplicação e condução do programa de treinamento.

    4) Avaliação: é a verificação dos resultados do treinamento


    Fonte: outro comentário do QC.

  • O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto de quatro etapas:

    1) Diagnóstico: é o levantameno das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas , presentes ou futuras.

    2) Desenho: é a elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.

    3) Implementação: é a aplicação e condução do programa de treinamento.

    4) Avaliação: é a verificação dos resultados do treinamento

    Fonte: comentário aqui de baixo do QC.


  • quem será treinado não seria no diagnóstico?

  • 1ª FASE: NECESSIDADE DE SATISFAZER - DIAGNÓSTICO SITUACIONAL (IDENTIFICAR LACUNAS - MAPEAMENTO).

    [...]


    2ª FASE: DESEMPENHO DO TREINAMENTO - DECISÃO QUANTO À ESTRATÉGIA (PERSONALIZAR PLANEJADAMENTE).

                   - PLANEJAMENTO INSTRUCIONAL: PROGRAMAÇÃO DO TREINAMENTO, PROCESSO SISTEMÁTICO E REFLEXIVO DE TRADUZIR PRINCÍPIOS DE COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM PARA O PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, ATIVIDADES, FONTES DE INFORMAÇÃO E PROCESSOS DE AVALIAÇÃO. TRANSFORMAR AS NECESSIDADES DE TREINAMENTO DIAGNOSTICADAS ANTERIORMENTE EM OBJETIVOS INSTRUCIONAIS

                                     O QUE DEVE SER ENSINADO ------------------- CONTEÚDO DO TREINAMENTO.
                                     QUEM DEVE APRENDER ------------------------- TREINADOS OU APRENDIZES.
                                     COMO SE DEVE ENSINAR ----------------------- MÉTODOS E RECURSOS INTRUCIONAIS.
                                     QUEM DEVE ENSINAR --------------------------- TREINADOR, PROFESSOS, INSTRUTOR. 
                                     ONDE DEVE SER ENSINADO -------------------- LOCAL DE TREINAMENTO.
                                     QUANDO DEVE SER ENSINADO ---------------- ÉPOCA OU PERIODICIDADE.

     

    3ª FASE: CONDUÇÃO DO TREINAMENTO – IMPLEMENTAÇÃO/AÇÃO (EXECUÇÃO DO TREINAMENTO).

    [...]


    4ª FASE: AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS - AVALIAÇÃO E CONTROLE (FEEDBACK). 

    [...]

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Gab: ERRADO

    A primeira etapa de um treinamento é o levantamento das das necessidades de treinamento que a organização apresenta. Essas necessidades nem sempre são claras e precisam ser Diagnosticadas a partir de certos levantamentos e pesquisas internas capazes de descobri- las. O Levantamento é também a etapa em que os objetivos dos treinamentos são articulados com os objetivos organizacionais e das unidades de trabalho. São, portanto, Carências de preparo profissional das pessoas.

    CHIAVENATO, Gestão de Pessoas, O novo papel. 4° Ed. pág. 317.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
1011619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de treinamento e desenvolvimento.

O conceito de auto-eficiência pode ser exemplificado no caso de um servidor que julga ser capaz de realizar determinada tarefa após o treinamento que recebeu, independentemente de sua efetiva capacidade.

Alternativas
Comentários
  • Auto-eficiênda refere-se ao julgamento que cada pessoa faz a respeito de suas habilidades para fazer algo. Não se refere às habilidades reais que a pessoa possui, mas à percepção que ela tem a respeito do poder de suas habilidades. Pessoas com baixa auto-eficiência não acreditam que podem fazer coisas que elas podem realmente fazer. E assim, correm o risco de nem ao menos tentar fazer. O desenvolvimento de uma habilidade precisa ser acompanhado pelo desenvolvimento dê sua auto-eficiência.


ID
1011625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de treinamento e desenvolvimento.

Segundo o modelo de Kirkpatrick, caso a reação ao treinamento seja positiva, é assegurado o aprendizado; porém, caso a reação ao treinamento seja negativa, certamente não ocorreu aprendizado algum.

Alternativas
Comentários
  • Errada


    O Modelo de Kirkpatrick para avaliação dos treinamentos prevê quatro níveis: Reação, Aprendizado, Transferência e Resultados.

    Reação: Avalia a reação dos participantes ao treinamento. Trata-se de uma medida da percepção que mede o grau de satisfação dos treinandos. É a medida mais fácil e comum.

    Aprendizado: Mede o que os participantes aprenderam no treinamento. Geralmente é realizada pela comparação entre os resultados obtidos em uma avaliação anterior ao treinamento (pré-teste) e outra feita após o treinamento, permitindo que se conheça a variação de conhecimento ou habilidades devida ao treinamento.

    Transferência: Avalia o quanto do aprendizado foi incorporado à rotina de trabalho. Tipicamente é feita por meio de entrevistas, realizadas entre 3 e 6 meses após o treinamento, que avaliam se os conhecimentos ou habilidades adquiridas no treinamento estão sendo usados no ambiente de trabalho.

    Resultado: Mede se a aplicação do treinamento levou à melhora nos resultados. Por exemplo, um treinamento sobre segurança deveria se refletir em menores índices de acidentes. Trata-se de uma mensuração mais complexa, pois os resultados podem sofrer influência de muitos outros fatores.


  • ERRADA.


ID
1011631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de treinamento e desenvolvimento.

Com o objetivo de capacitar um servidor recém-chegado a uma universidade, pode-se utilizar a técnica de transmissão e disseminação de informações conhecida como instrução programada. Essa técnica consiste em apresentar pequenas partes da informação que requeiram respostas relacionadas com textos anteriormente apresentados, sem que haja nesse caso a presença ou intervenção de um instrutor humano.

Alternativas
Comentários
  • Instrução programada consiste em dividir o material a ser ensinado em módulos, ou seja, pequenos segmentos logicamente encadeados. Na Instrução programada o aprendiz recebe uma instrução, é logo em seguida questionado sobre ela e, também imediatamente, recebe o retorno. Visa fundamentalmente a memorização de conceitos.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Instru%C3%A7%C3%A3o_programada

  • GAB. C

    INSTRUÇÃO PROGRAMADA: Consiste em dividir o material a ser ensinado em pequenos seguimentos logicamente encadeados, denominado módulos. A ausência de instrutor é uma das características.

    Andréia L. Ribas e Cassiano R. Salim 3º edição 2015.


ID
1011670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Fundação Universidade de Brasília

possui personalidade jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • A Fundação Universidade de Brasília é uma fundação pública de direito público, ou seja, fundação autárquica.

    É uma Pessoa Jurídica de Direito Público, logo seus servidores são estatutários (regidos pela Lei 8.112/90)

     

    Gabarito: Errado


ID
1011682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Fundação Universidade de Brasília

faz parte da administração indireta.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • Adm Direta: União, Estados, DF e Municípios

    Adm. Indireta: Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista

     

    Gabarito: Certo

  • Se é uma fundação Pública, pertence a Adm Indireta.

  • A Fundação Universidade de Brasília faz parte da administração indireta.


ID
1011688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A Fundação Universidade de Brasília

possui imunidade tributária.

Alternativas
Comentários
  • C

    Possui Imunidade tributária recíproca, art. 150, VI, a, CF: significa que a união,  os Estados o DF e Municípios não podem instituir e cobrar impostos sobre o patrimônio, a renda e os serviços,  uns dos outros, incluindo sua autarquias e fundações públicas. Art 150, 2, CF.

    Fonte: Prof. Emerson Caetano

  • GABARITO: CERTO 

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

     

    ARTIGO 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

     

    VI - instituir impostos sobre:

     

    a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;

     

    b) templos de qualquer culto;

     

    c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;

     

    d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.

     

    e) fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham, salvo na etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser.

  • Fundação Universidade de Brasília = natureza de autarquia

    Autarquias = possuem imunidade vinculada aos impostos sobre renda, patrimônio e serviços de suas atividades essenciais e dela decorrentes

    Logo, Fundação Universidade de Brasília = possui imunidade.

    GAB: C.


ID
1011694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Fundação Universidade de Brasília

pode ser classificada como entidade paraestatal.

Alternativas
Comentários
  • A Fundação Universidade de Brasília é uma fundação pública de direito público, ou seja, fundação autárquica.

    É uma Pessoa Jurídica de Direito Público.

     

    Gabarito: Errado

  • ENTIDADES PARAESTATAIS - São pessoas jurídicas privadas que não integram a estrutura da administração direta ou indireta, mas colaboram com o Estado no desempenho de atividades de interesse público, mas não exclusivas de Estado, de natureza não lucrativa. Integram o chamado Terceiro Setor. 

     

    http://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/1229/Entidades-Paraestatais

  • Vai para o rumo de uma autarquia né


ID
1011700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos atos administrativos, julgue os itens subseqüentes.

A administração pública pode praticar ato em regime de direito privado, abrindo mão de sua supremacia de poder público.

Alternativas
Comentários
  • Certo

        A Administração  Pública pode praticar certos atos ou celebrar contratos em regime de Direito Privado (Direito Civil ou Direito Comercial). Ao praticar tais atos a Administração Pública ela se nivela ao particular, e não com supremacia de poder. È o que ocorre, por exemplo, quando a Administração emite um cheque ou assina uma escritura de compra e venda ou  de doação, sujeitando-se em tudo às normas do Direito Privado.  


  • Complementando

    A expressão “ato da Administração” tem sentido mais amplo do que a expressão “ato administrativo”.

    Como atos da Administração podemos citar:

    1.  os atos regidos pelo direito privado – são os que a Administração pratica se nivelando ao particular, abrindo mão de sua supremacia de poder;

    2.  os atos materiais (Hely Meirelles e Cretella Júnior os chamam de “fatos administrativos”) – todas as realizações materiais da Administração, em cumprimento a alguma decisão administrativa. O ato material ou fato administrativo é sempre conseqüência do ato administrativo que o determina.

    3.  os atos políticos, que estão sujeitos ao regime jurídico-constitucional, são os praticados com margem de discrição e diretamente em obediência à Constituição, no exercício de função puramente política;

    4.  os atos administrativos propriamente ditos.

    http://www.espacojuridico.com/blog/atos-administrativos-eis-um-assunto-que-cai-e-eis-aqui-a-parte-1/

  • Errei a questão, mesmo entendendo que a administração executa, basicamente, dois tipos de atos: de império e de gestão. No primeiro caso ela usa de suas prerrogativas de poder público causando uma relação desigual entre o particular, por exemplo, quando age com o poder de polícia, o poder disciplinar (multas e sanções) e até mesmo ao estabelecer cláusulas exorbitantes nos contratos administrativos. Por outro lado, quando ela executa atos de direito privado (como locação de um imóvel ou pagamento por serviços de terceiros) ela de certa forma se nivela ao particular, mas ainda acho que a questão está errada, pois ela não abre mão de sua supremacia de poder público, como atesta o item, apenas não pode usar algumas de suas faculdades, como nos exemplos acima. 

    Acredito que mesmo em atos privados ela nunca se iguala totalmente ao particular, pois jamais perde o poder público que lhe é inerente. Daí, mesmo quando assina um contrato de locação ou compra sem licitação dentro dos parâmetros da lei, por mais que não esteja exercendo diretamente seu munus publico, ainda assim não abre mão do poder público. Foi assim que julguei o item como errado, apesar de o gabarito mostrar como certo.

  • O interesse público é indisponível, de modo que a Adm. não pode "abrir mão".

  • A administração pública pode praticar atos ou celebrar contratos em regime de direito privado, como nos casos em que assina uma escritura de compra e venda ou de doação -  atos da administração.

     

    OBS: Não confundir com atos administrativos.

     

     

    GABARITO CERTO

     

  • Não consigo concordar com esta questão. Eu aprendi assim:

    há um consenso doutrinário em que quando da gestão de seus bens e serviços, o regime jurídico aplicável à adm. é predominantemente de direito privado, estão em posição de igualdade. Mas, isso não que dizer que se possa abrir mão, afastar, as normas de direito público já que estas são irrenunciáveis sendo impossível a inobservância dos princípios da publicidade, moralidade e indisponibilidade do interesse publico.

    buguei nesta questão viu!!!

  • Abrindo mão? Meio estranho

  • GABARITO CERTO.

    Quando, por exemplo , a administração pública faz um contrato de aluguel, ela está abrindo bom do supremacia do interesse público.

    OBS: MAS ESTE ATO NÃO SERÁ ATO ADMINISTRATIVO

  • Verdade, e nesse caso será ato da administração.

  • São chamados: ATOS DE GESTÃO. A administração se encontra em igualdade de condições com o particular. Abre mão, portanto, de sua supremacia. Ex: Contrato de locação.

  • Trata-se do ato de gestão: quando a Administração Pública atua sem supremacia do interesse público, ou seja, pratica atos em igualdade de condições com o administrado (celebração de contratos de direito privado como compra e venda de imóveis, doação e outros atos praticados como se particular fosse). 

  • A exemplo um ato de GESTÃO meu caros.


ID
1011706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos atos administrativos, julgue os itens subseqüentes.

É intransferível e irrenunciável a competência para praticar ato administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    O ato administrativo deve estar incluído entre as atribuições do agente que o pratica. Por ser determinada legalmente, a competência é intransferível e irrenunciável, mas pode ser delegada ou mesmo avocada (ver arts. 11 a 17 da Lei 9.784/99).

    A prática de um ato fora das atribuições legais constitui uma espécie de abuso de autoridade chamado de excesso de poder. Se houver prejuízo para o patrimônio público, para a moralidade pública, para o meio ambiente e para o patrimônio histórico e artístico, o ato pode ser anulado pelo Judiciário, a pedido do cidadão, por meio de ação popular (Lei 4.717/65, art. 2°, a). Esse ato também pode ser anulado por meio da ação de improbidade administrativa (Lei 8.429/92) e do mandado de segurança (Lei 1.533/51).

    O ato praticado por agente incompetente pode ser convalidado por aquele que tem a competência legal. Nesse caso, a convalidação é chamada de ratificação e somente não é possível no caso de competência exclusiva, ou seja, indelegável.

    http://ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=2009041512372429&mode=print

  • Segundo a LEI 9784/99

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

  • Questão controversa, pois de fato essa é a regra, mas no próprio texto legal vemos que existem ressalvas:

    Lei: 9784/99

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    Ou seja, quando o item afirma que é intransferível e irrenunciável a competência para praticar ato administrativo e não faz menção à ressalva contida no próprio texto legal, dá a entender pura e simplesmente que não existe exceção acerca do assunto, o que obviamente não é o caso e na minha opinião, portanto, deixa o item ERRADO.

  • Um colega postou essa informação  em outra quetao! 

    transferência da execução do serviço público pode ser feita por OUTORGA ou por DELEGAÇÃO. Entretanto, há diferenças relevantes entre os institutos. A outorga só pode ser realizada por lei, enquanto a delegação pode ser por lei, por contrato ou por ato administrativo.

    Outorga significa, portanto, a transferência da própria titularidade do serviço da pessoa política para a pessoa administrativa, que o desenvolve em seu próprio nome e não no de quem transferiu. É sempre feita por lei e somente por outra lei pode ser mudada ou retirada. Já na delegação, o Estado transfere unicamente a execução do serviço, para que o ente delegado o preste ao público em seu próprio nome e por sua conta e risco, sob fiscalização do Estado, contudo.

    A delegação é normalmente efetivada por prazo determinado. Há delegação, por exemplo, nos contratos de concessão ou nos atos de permissão, em que o Estado transfere aos concessionários e aos permissionários apenas a execução temporária de determinado serviço. Como também há delegação por atos, que é a chamada autorização, ato administrativo precário, discricionário e unilateral da administração pública.

    Fonte: http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1036269/qual-a-diferenca-entre-outorga-e-delegacao-de-servico-publico-vivian-brito

  • A competência é intransferível e irrenunciável, mas a execução do ato pode ser delegada, para agentes ou órgãos de mesma ou de inferior hierarquia, ou mesmo avocada, para agentes ou órgãos subordinados (ver arts. 11 a 17 da Lei 9.784/99).

    Então quando falar do órgão a competência é irrenunciável e intransferível .... Não confundir com execução  do ato..

  • A competência pública é obrigatória, irrenunciável, intransferível, imodificável e imprescritível. Ou seja, casos de Avocação ou Delegação não se transferem a competência ou a titularidade, o que ocorre é a possibilidade do avocado e do delegado praticarem alguns atos daquele que delegou. Mas o delegante continua com sua competência e titularidade.

     

    Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, as competências são:

     

    a) de exercício obrigatório para os órgãos e agentes públicos, uma vez que se trata de um poder-dever.. Vale dizer: exercitá-las não é questão entregue à livre decisão de quem as titularize. Não é possível imaginar, por exemplo, que um policial deixe de prender um criminoso surpreendido em flagrante delito;

     

    b) irrenunciáveis (ou inderrogável): o titular não pode abrir mão delas enquanto as titularizar; seja pela vontade da Administração, seja por acordo com terceiros, pois é estabelecida em razão do interesse público (princípio da indisponibilidade do interesse público). É incabível, por exemplo, que uma delegacia de polícia, diante de um aumento extraordinário da ocorrência de crimes graves e da sua insuficiência de pessoal, decida por não mais registrar boletins de ocorrência relativos a crimes “menos graves”;

     

    c) intransferíveis: não podem ser objeto de transação, de tal sorte que descaberia repassá-las a outrem, cabendo, tão somente, nos casos previstos em lei, delegação de seu exercício, sem que o delegante, portanto, perca, com isto, a possiblidade de retomar-lhes o exercício, retirando-o do delegado.

     

    d) imodificáveis pela vontade do próprio titular, o qual, pois, não pode dilatá-las ou restringi-las, pois sua postura é a que decorre de lei. A lei pode, contudo, admitir hipóteses de avocação. Esta é episódica absorção, pelo superior, de parte da competência de um subordinado, ainda assim restrita a determinada matéria e somente nos casos previstos em lei.

     

    e) imprescritíveis, isto é, incorrendo hipóteses de sua utilização, não importa por quanto tempo, nem por isso deixarão de persistir existindo. Ou seja, ainda que não utilizada por muito tempo, o agente continua competente;

  • Esse item, que foi cobrado no concurso da DPE-PR/FCC, ajuda a consolidar o assunto.

     

    A competência é intransferível e irrenunciável mas pode, por previsão legal, ser objeto de delegação ou avocação. 

     

    GABARITO: CERTO

  • Características da competência:

    1) Exercício obrigatório para os órgãos e agentes públicos.

    2) Irrenunciável.

    3) Intransferível.

    4) Imodificável.

    5) Imprescritível.


ID
1011709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos atos administrativos, julgue os itens subseqüentes.

Para que haja delegação de competência para a prática de ato administrativo, é necessário que exista subordinação hierárquica.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    - Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar PARTE da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.
    - O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.
    - O ato de delegação especificará as matérias e poderes transferidos, os limites da atuação do delegado, a duração e os objetivos da delegação e o recurso cabível, podendo conter ressalva de exercício da atribuição delegada.
    - O ato de delegação é REVOGÁVEL a qualquer tempo pela autoridade delegante.
    - As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo DELEGADO.

    http://ivanlucas.grancursos.com.br/2011/01/delegacao-x-avocacao.html

  • SEGUNDO A LEI 9684/99

    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

  • ERRADO

    PODE SER DE MESMA HIERARQUIA.

  • Lei 9.784/99

    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titularesainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

  •  LEI 9684/99

    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

  • GABARITO: ERRADO 

     

    LEI Nº 9784/1999 (LEI DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL - PAF) 

     

    ARTIGO 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

  • Apenas na AVOCAÇÂO (agente com hierarquia inferior)

  • Delegação = com hierarquia = ato unilateral (independe de concordância)

    sem hierarquia = ato bilateral (depende de concordância)

    Avocação = sempre com hierarquia

  • Avocação - apenas p subordinado hierárquico

    Delegação - pode ser subordinado hierárquico ou de igual hierarquia

  • Avocação com Hierarquia, Delegação não necessita,

  • ERRADO.

    Neste caso, diz respeito à AVOCAÇÃO

  • GAB: ERRADO

    Delegação é um ato que pode ser praticado entre órgãos da mesma hierarquia e/ou órgãos de hierarquia inferior, ou seja, subordinados;

    Base normativa: Art. 12, lei 9784/99. "Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial".


ID
1011715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos atos administrativos, julgue os itens subseqüentes.

Uma vez publicado, o ato de delegação não pode ser revogado antes de decorrido o prazo de vigência fixado.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Conforme o art. 14, § 2o da lei 9.784:"§ 2o O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante"

  • Lei 9.784: § 2o O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

  • GABARITO: ERRADO 

     

    LEI Nº 9784/1999 (LEI DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL - PAF) 

     

    ARTIGO 14 § 2o O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

  • GABARITO ERRADO

    A delegação é um ato discricionário e revogado a qualquer tempo

  • GAB: ERRADO

    Delegação é um ato revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante (conforme art. 14, §2°, da lei 9784/99).


ID
1011721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos atos administrativos, julgue os itens subseqüentes.

Avocação é o ato pelo qual o superior hierárquico traz para si o exercício temporário de parte da competência atribuída originariamente a um subordinado.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    --->A avocação é o meio através do qual um órgão superior atrai para si a competência para cumprir determinado ato atribuído a outro inferior, e só será permitida em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados

    --->.Será permitida, em caráter EXCEPCIONAL e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação TEMPORÁRIA de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

    Obs.: não é possível avocar competência exclusiva de subordinado.

    http://chegueieai.blogspot.com.br/2007/10/avocao.html

    http://ivanlucas.grancursos.com.br/2011/01/delegacao-x-avocacao.html


  • Gab.: CERTO

    AVOCAÇÃO

    Pela avocação, o SUPERIOR, que não era competente CHAMA PARA SI PARCELA DE COMPETÊNCIA legalmente atribuída a subordinado seu. Não pode ser feita quando houver COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DO SUBORDINADO.

  • CERTO

    L. 9.784/99

    ''Art. 15. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.''

  • minha indagação é essa: resta evidente a qualificadora do latrocínio, apenas foi tentado.


ID
1011727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma empresa foi vencedora de licitação para a construção de um novo prédio no Campus da UnB. Após algum tempo, durante a realização da obra, o contrato foi rescindido unilateralmente pela UnB. Sabe-se que essa possibilidade de rescisão estava prevista no contrato celebrado entre as partes.


A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a respeito dos contratos administrativos.

Essa rescisão unilateral da UnB é ilegal em virtude de se basear em cláusula exorbitante.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    Os Contratos Administrativos possuem cláusulas que, em uma relação de contrato no Direito Privado não seriam possíveis, pois permite que a Administração adquira privilégios, com garantia de várias prerrogativas.

    Estas prerrogativas recebem o nome de cláusulas exorbitantes, presentes nos contratos administrativos e, segundo Maria Sylvia Zanella de Pietro (2001, p.256) é decorrente da sua posição de supremacia.

    Independentemente de anuência do contratado, a Administração poderá encerrar a vigência do contrato, antes de seu termo final, por descumprimento de cláusulas ou por razões de interesse público, sempre com motivação e assegurado contraditório e ampla defesa (art. 58, II, e arts. 78 e 79).[61]



    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/21479/limites-das-alteracoes-unilaterais-qualitativas-dos-contratos-administrativos#ixzz2sfHjK9Um
  • É possível a rescisão unilateral, variando as consequências conforme ela decorra de culpa do contratado ou se dê sem culpa do contratado.

     

     

    COM CULPA DO CONTRATADO:

     

    Art. 78.  Constituem motivo para rescisão do contrato:

    I - o não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos;

    II - o cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos;

    III - a lentidão do seu cumprimento, levando a Administração a comprovar a impossibilidade da conclusão da obra, do serviço ou do fornecimento, nos prazos estipulados;

    IV - o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento;

    V - a paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, sem justa causa e prévia comunicação à Administração;

    VI - a subcontratação total ou parcial do seu objeto, a associação do contratado com outrem, a cessão ou transferência, total ou parcial, bem como a fusão, cisão ou incorporação, não admitidas no edital e no contrato;

    VII - o desatendimento das determinações regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execução, assim como as de seus superiores;

    VIII - o cometimento reiterado de faltas na sua execução, anotadas na forma do § 1o do art. 67 desta Lei;

    IX - a decretação de falência ou a instauração de insolvência civil;

    X - a dissolução da sociedade ou o falecimento do contratado;

    XI - a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato;

    XVIII – descumprimento do disposto no inciso V do art. 27, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

     

     

    SEM CULPA DO CONTRATO:

     

    XII - razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que está subordinado o contratante e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato;

    XVII - a ocorrência de caso fortuito ou de força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução do contrato.

     

  • GABARITO ERRADO

    Sabe-se que o edital é a lei interna da licitação, viu-se que nesse caso a assertiva trouxe '' ...essa possibilidade de rescisão estava prevista no contrato celebrado entre as partes..''. Portanto, não há o que se falar em ilegalidade


ID
1011733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma empresa foi vencedora de licitação para a construção de um novo prédio no Campus da UnB. Após algum tempo, durante a realização da obra, o contrato foi rescindido unilateralmente pela UnB. Sabe-se que essa possibilidade de rescisão estava prevista no contrato celebrado entre as partes.


A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a respeito dos contratos administrativos.

Existe a possibilidade de a empresa ser ressarcida em caso de rescisão unilateral.

Alternativas
Comentários
  • Sim, se tiver sido rescisão por Encampação (interesse público) onde não há irregularidade da empresa, ela deverá ser ressarcida!

  • Certo.

    Nas hipóteses de rescisão unilateral em razão de interesse público e caso fortuito ou força maior, de acordo com o §2º, incisos I a III do art.79, a Administração deverá ressarcir o contratado dos prejuízos regularmente comprovados, devolver a garantia, fazer os pagamentos devidos até a data da rescisão, além dos custos de desmobilização.

    Segundo Di Pietro, tal regra decorre do direito do contratado à intangibilidade da equação econômico-financeira, pois o término prematuro do contrato causa a quebra da equação, devendo, então, ser recompensada pela Administração contratante.



    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/21479/limites-das-alteracoes-unilaterais-qualitativas-dos-contratos-administrativos#ixzz2sfIGNR4P


ID
1011739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma empresa foi vencedora de licitação para a construção de um novo prédio no Campus da UnB. Após algum tempo, durante a realização da obra, o contrato foi rescindido unilateralmente pela UnB. Sabe-se que essa possibilidade de rescisão estava prevista no contrato celebrado entre as partes.


A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a respeito dos contratos administrativos.

Caso a UnB, ao invés de rescindir o contrato, interrompesse os pagamentos previstos por 30 dias, a empresa não poderia rescindir o contrato, porém poderia suspender a execução da obra até que fossem normalizados os pagamentos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     Lei 8666, Art 78

    XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação;



ID
1011748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma empresa foi vencedora de licitação para a construção de um novo prédio no Campus da UnB. Após algum tempo, durante a realização da obra, o contrato foi rescindido unilateralmente pela UnB. Sabe-se que essa possibilidade de rescisão estava prevista no contrato celebrado entre as partes.


A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a respeito dos contratos administrativos.

Se o edital previsse que o revestimento do prédio seria composto de material importado, que sofreu aumento significativo de preço devido a aumento no imposto de importação, o que levou a UnB a rescindir o contrato por impossibilidade de execução da obra, então, nesse caso, pode-se invocar a ocorrência de fato do príncipe.

Alternativas
Comentários
  • Fato príncipe é quando acontece fatos fora do contrato que acabam afetando o "Equilíbrio econômico financeiro" do contrato. Esse equilíbrio é uma das únicas vantagens do particular nos contratos com a administração, que diz em grossas linhas que, o valor do lucro do particular não pode ser alterado. Ex: O governo assina um contrato com empresa de transporte, mas logo depois a gasolina aumenta o valor, nesse caso aconteceu algo FORA do contrato que vai atingir o lucro real da empresa.

    Fonte: Professor Marcelo Góis - Grancursos 

  • FATO DA ADMINISTRAÇÃO: É TODA AÇÃO OU OMISSÃO DO PODER PÚBLICO DIRECIONADO ESPECIFICAMENTE AO CONTRATO QUE IMPEÇA OU DIFICULTE A EXECUÇÃO DELE. AFETA DE FORMA DIRETA.

     

    FATO DO PRÍNCIPE: É TODO ATO GERAL DO PODER PÚBLICO QUE IMPEÇA OU DIFICULTE A EXECUÇÃO DO CONTRATO. AFETA DE FORMA INDIRETA, DE FORMA REFLEXA.

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
1011754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma empresa foi vencedora de licitação para a construção de um novo prédio no Campus da UnB. Após algum tempo, durante a realização da obra, o contrato foi rescindido unilateralmente pela UnB. Sabe-se que essa possibilidade de rescisão estava prevista no contrato celebrado entre as partes.


A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a respeito dos contratos administrativos.

Caso a rescisão tenha ocorrido em virtude da impossibilidade da execução do contrato devido a omissão da UnB na caracterização pormenorizada do projeto básico da obra, é possível falar da ocorrência de fato da administração.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Fato da administração é toda a ação ou omissão do Poder Público que, incidindo direta e especificadamente sobre o contrato, retarda ou impede sua execução. O fato da administração equipara-se à força maior e produz os mesmos efeitos excludentes da responsabilidade do particular pela inexecução do ajuste.


  • Fato da administração: Compreende qualquer conduta ou comportamento da administracao que, como parte contratual, torne impossível, a execução do contrato ou provoque seu desequilíbrio econômico. 

    Direito administrativo objetivo - Teoria e questões - Gustavo Scatolino (pág 183)

     


ID
1011760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do regime dos servidores públicos federais.

Nos termos da Constituição Federal, são enquadrados no regime dos servidores públicos federais todos os servidores dos três poderes da união, bem como os militares das três forças armadas.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Agente público é toda pessoa física que presta serviço público para a Administração Pública Direta (Estado) e Indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista). Tendo em vista tal conceito e a constituição prevê quatro categorias de agentes públicos, deve-se considerar agente público como gênero. É classificado em agentes políticos, servidores públicos, militares e particulares em colaboração com o Poder Público.

    Os militares abrangem as pessoas físicas que prestam serviços às Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica e às Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, Distrito Federal e dos Territórios Os agentes militares eram, na redação original da Constituição, considerados como uma espécie de servidores públicos. Porém, a partir da EC 18/1998, passaram a constituir uma categoria a parte, sendo que os servidores públicos hoje são apenas civis. Das disposições pertinentes aos servidores públicos aplicam-se aos militares:

    1. Teto remuneratório; 2. Vedação de vinculação e equiparação de espécies remuneratórias; 3. Proibição de acumulação de acréscimos pecuniários para fins de concessão de acréscimos posteriores; 4. Irredutibilidade dos subsídios; 5. Pensão por morte igual ao valor dos proventos do servidor falecido ou ao valor dos proventos a que teria direito o servidor em atividade na data de seu falecimento; e 6. Revisão dos proventos e pensões na mesma data e mesma proporção dos servidores da ativa.

    Seu regime é estatutário, porque estabelecido em lei a que se submetem independentemente de contrato. Esse regime jurídico é definido por legislação própria dos militares, que estabelece normas sobre ingresso, limites de idade, estabilidade, transferência para a inatividade, direitos, deveres, remuneração, prerrogativas.

    Obs.: Ao militar é proibida a greve e a sindicalização. PARALISAÇÃO pode ser chamada de Greve de fato. Tem código penal próprio e justiça especializada (Justiça Militar). Penalidade por indisciplina => detenção disciplinar. Não cabe Habeas Corpus por punição disciplinar militar.

    http://pt.wikiversity.org/wiki/Direito_Administrativo_Intermedi%C3%A1rio/Agentes_p%C3%BAblicos


  • ERRADA

    O Regime Jurídico Único - RJU, conforme a LEI 8112/90 aplica-se aos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

    Militares - São submetidos a regras próprias.

    Empregados públicos - Regidos pela CLT


  • Lei FUA - fundação/união/altarquia

  • Militares - São submetidos a regras próprias.

  • Antes da EC 19/98, os militares eram chamados de "servidores públicos militares" em contraposição aos "servidores públicos civis", após a mudança, os militares deixaram de ser qualificados como servidores públicos e passaram a ser denominados apenas de "militares , os antigos "servidores públicos civis" após a EC 19/98 passam a ser chamados apenas "servidores públicos", tendo sido modificada a redação do inciso X do art. 37.


ID
1011766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do regime dos servidores públicos federais.

Com o fim do regime jurídico único, ficou definido que os servidores públicos federais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) teriam sua remuneração recebida por subsídio, enquanto os estatutários teriam remuneração por intermédio de vencimentos.

Alternativas
Comentários
  • ERRAAAADOO...

    Primeiro que ainda existe o regime jurídico único (Lei 8.112) e é por isso que estudamos, para sermos regidos por ela!!!

    Celetistas recebem salários. Estatutários podem receber subsídios, vencimento básico e remuneração!!!

  • Rapaz, faz até medo a questão trazer um enunciado assim...

  • Ainda bem que foi em 2008, imagina se fosse em 2019


ID
1011772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do regime dos servidores públicos federais.

A Fundação Universidade de Brasília é regida pelo regime celetista.

Alternativas
Comentários
  • A Fundação Universidade de Brasília é uma fundação pública de direito público, ou seja, fundação autárquica.

    É uma Pessoa Jurídica de Direito Público, logo seus servidores são estatutários (regidos pela Lei 8.112/90)

     

    Gabarito: Errado


ID
1011778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do regime dos servidores públicos federais.

É possível a exoneração de servidor estável por excesso de despesa com pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    A respeito da perda do cargo do servidor, verifica-se que passam a ser quatro as hipóteses de rompimento do vínculo funcional entre a administração e o servidor estável: 1 - sentença judicial transitada em julgado; 2 - processo administrativo com ampla defesa; 3 - insuficiência de desempenho, por meio de avaliação periódica, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa; 4 - excesso de despesa com pessoal, nos termos do art. 169, § 4º.

    Prevê o texto atual da Constituição que se após a adoção de medidas de saneamento das despesas com pessoal ativo e inativo estas permanecerem acima dos limites estabelecidos em lei complementar (atualmente estes limites são de 50% da receita líquida corrente para a União e de 60% para os Estados, DF e Municípios) o servidor estável poderá perder o cargo.
    A Emenda estabeleceu como medidas obrigatórias a serem adotadas com vista à adequação de despesas aos limites fixados, nesta ordem:

    1ª) a redução, em pelo menos vinte por cento, das despesas com cargos em comissão e funções de confiança;

    2ª) a exoneração dos servidores não estáveis;

    3ª) no caso de, após a adoção das medidas acima, permanecerem os gastos com pessoal acima dos limites, poderão ser exonerados os servidores estáveis.

    Conceder-se-á ao servidor exonerado uma indenização correspondente a um mês de remuneração por ano de serviço e torna-se obrigatória a extinção do cargo por ele ocupado, vedando-se a criação de cargo, emprego ou função com atribuições iguais pelo prazo de quatro anos.

    http://concurseironline.blogspot.com.br/2008/05/estabilidade-do-servidor-pblico-antes-e.html

  • GABARITO: CERTO


    A exoneração do servidor estável por excesso de despesa com pessoal está prevista no  art. 169, § 4º, da CF (redação da EC 19/98) e regulada na Lei nº 9.801, de 14/06/99.
  • Segundo a CF, sim

  • ESTÁ QUESTÃO ESTÁ MAL CLASSIFICADA, POIS NA 8.112/90 NÃO AFIRMA NADA DISSO, ESTA FORMA DE EXONERAÇÃO DO SERVIDOR ESTÁ NA CF/88, MAS NA 8.112/90 NADA CONSTA SOBRE.

  • ATENÇÃO:  EXCESSO DE DESPESA É EXONERAÇÃO E NÃO DEMISSÃO.

  • Quando há excesso de despesa, pois, nessa situação, não há punição!!!

  • Excesso = Exonera

  • É bom lembrar que: ''Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes [...] o servidor estável poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal.''

    As medidas a serem adotadas ANTES da exoneração do servidor estável são:

    ''I - redução em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comissão e funções de confiança; 

    II - exoneração dos servidores não estáveis''

    Fonte: Art. 169, § 3º e 4º da CF

  • é importante lembrar que esse servidor exonerado por excesso de despesas do Poder Público terá direito à indenização pela perda do cargo, consistente a um mês de remuneração por ano de serviço, conforme disposto no art. , , .

    Gab C

  • Lembrem-se que demissão é uma punição. Os servidores neste caso não estão sendo punidos, serão exonerados do cargo por excesso de gastos.

    É importante deixar claro que os servidores estáveis são as últimas possibilidades de exoneração, vindo antes destes os cargos comissionados, funções gratificadas e os servidores não estáveis.

    Comissionados e funções gratificadas

    Não estáveis

    Estáveis

  • Acerca do regime dos servidores públicos federais, é correto afirmar que: É possível a exoneração de servidor estável por excesso de despesa com pessoal.


ID
1011784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do regime dos servidores públicos federais.

É possível a um servidor da UnB solicitar a redistribuição de seu cargo, no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do Poder Executivo.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,  observados os seguintes preceitos:

    I - interesse da administração;

    II - equivalência de vencimentos;

    III - manutenção da essência das atribuições do cargo;

    IV - vinculação entre os graus de responsabilidade e complexidade das atividades;

    V - mesmo nível de escolaridade, especialidade ou habilitação profissional;

    VI - compatibilidade entre as atribuições do cargo e as finalidades institucionais do órgão ou entidade.

    § 3o Nos casos de reorganização ou extinção de órgão ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no órgão ou entidade, o servidor estável que não for redistribuído será colocado em disponibilidade, até seu aproveitamento na forma dos arts. 30 e 31.

    § 4o O servidor que não for redistribuído ou colocado em disponibilidade poderá ser mantido sob responsabilidade do órgão central do SIPEC, e ter exercício provisório, em outro órgão ou entidade, até seu adequado aproveitamento.


  • Errado

    § 1o A redistribuição ocorrerá ex officio para ajustamento de lotação e da força de trabalho às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de reorganização, extinção ou criação de órgão ou entidade.

    A redistribuição só acontece de ofício e não a pedido!

  • Redistribuição é somente de ofício.

  • REMOÇÃO = desloca SERVIDOR = mesmo quadro, com ou sem mudança de sede = de ofício pela Adm ou a pedido.

    REDISTRIBUIÇÃO = desloca CARGO EFETIVO = ocupado ou vago = mesmo Poder = interesse da Adm.

  • Redistribuicao só a ADM que decide.

  • Se é redistribuição, é de ofício, o erro está em falar que ele pode solicitar.


ID
1011790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do regime dos servidores públicos federais.

Licença especial consiste no afastamento de um servidor do exercício do cargo efetivo, após dez anos de efetivo exercício, com a respectiva remuneração, por até seis meses.

Alternativas
Comentários
  • Errada

     Art. 245. A licença especial disciplinada pelo art. 116 da Lei nº 1.711, de 1952, ou por outro diploma legal, fica   transformada em licença-prêmio por assiduidade, na forma prevista nos arts. 87 a 90.

  • Só completando...

    que hoje em dia a licença-prêmio não existe mais, foi abolida (infelizmente para nós futuros servidores). Agora ela é chamada de licença capacitação onde o servidor deve fazer algum curso de capacitação referente sua área de atuação e outro erro é que sua duração era de 3 MESES a cada 5 ANOS de efetivo exercício, e não de 6 meses a cada 10 anos!

  • Ainda bemque essa licença-prêmio não existe mais. Era muita mamata. Quero ser um servidor público mas ainda sim sou contras algumas regalias existentes na adm pública.

  • Engenheiro Desiludido... continue assim... é exatamente esse o pensamento correto...

    E pensar que ainda existem muitos que pregam o contrário...

  • "Capacitação" essa que um mero cursinho de inglês online já supre... fala sério! Tem gente que é muito iludida mesmo! Kkkk a licença-prêmio apenas mudou de nome, para atender ao que o Brasil faz de melhor: dar um jeito de ficar bonitinho pra inglês ver. Rs

  • Essa licença não existe mais.

  • II- Histórico legislativo do benefício:

    Anteriormente à instituição da licença-prêmio por assiduidade, a Lei nº 1.711 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União) criou a licença especial, segundo a qual o funcionário público após 10 (dez) anos ininterruptos de exercício efetivo teria direito a gozar de 6 (seis) meses de licença.

    Já o benefício da licença-prêmio por assiduidade, foi previsto pelos artigos ,  e  da Lei nº 8.112 /90 (regime jurídico dos servidores públicos civis da união, das autarquias e das  federais), e trouxe a possibilidade do servidor público federal gozar de três meses de licença a cada cinco anos de exercício.


ID
1011796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do regime dos servidores públicos federais.

A todo servidor ocupante de cargo efetivo pode ser concedida licença não remunerada para tratar de assuntos particulares. A licença pode durar até três anos, e pode ser interrompida a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço público.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem  remuneração. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)


    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

  • Errado

    A licença para tratar de assuntos particulares pode ser concedida, porém não para "todo servidor ocupante de cargo efetivo", pois como a colega colocou abaixo, é necessária a estabilidade do servidor para que este possa solicitar essa licença que é sem remuneração.

  • Não é para todo o servidor de cargo efetivo, pois ele pode ser estável, mas estar  no ESTÁGIO PROBATÓRIO relativo a outro cargo.

  • Pessoal, pode existir servidor em estágio probatório, entretanto o mesmo já é estável.


    Exemplos: Um servidor estável do INSS (autarquia federal) presta concurso para delegado da Polícia Federal é aprovado, nomeado, toma posse, entra em exercício e fica em estágio probatório, se ele for declarado inabilitado na Polícia Federal ele será reconduzido ao cargo anteriormente ocupado (no INSS).

  • Somente aos ESTÁVEIS.

     

     

    "SONHAR É ACORDAR PARA DENTRO". - Mario Quintana

  • Um dos mnemônicos mais famosos do mundo dos concursos:

    Servidor em Estágio Probatório NÃO abre a MA-TRA-CA!

    MAndato classista

    TRAtar de assuntos particulares

    CApacitação

    Portanto, não é todo servidor que pode tratar de assunto particular, como afirma a questão...

  • Servidor em estágio probatório não pode: MATRACA

    Mandato classista;

    Tratar de assunto particular;

    Licença Capacitação.

  • GABARITO ERRADO

    A todo não, somente aos servidores estáveis

  • Lembre-se  MA TRA CA

    Servidor em estágio probatório não podeMATRACA

    Mandato classista;

    Tratar de assunto particular;

    Licença Capacitação.

  • Pra aqueles que estiverem estágio probatórios não cabe essa licença.

    errada

  • Aprendemos em D. Adm. que a Licença é ato VINCULADO.

    No entanto, as Licenças dos Servidores da Lei 8.112 são de cunho DISCRICIONÁRIO (algumas delas).

  • exceto aos servidores em estágio probatório

  • GABARITO ERRADO

    LEI Nº 8.112/90: Art. 20, § 4º -  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.   

    Resumindo: Ao servidor em estágio probatório não poderá ser concedida licença para capacitação, para tratar de interesses particulares, ou para desempenho de mandato classista.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • Licença para tratar de assuntos particulares

    • Até 3 anos;
    • sem remuneração;
    • pode ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço público;
    • estágio probatório não pode tirar essa licença.

    GABARITO: ERRADO


ID
1011802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do regime dos servidores públicos federais.

Um servidor público federal que venha a se tornar inválido em decorrência de acidente em serviço, deve ser aposentado por invalidez permanente e receber proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    Art. 186. O servidor será aposentado:   (Vide art. 40 da Constituição)

    I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;


  • Art 40.  § 1° Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos  § § 3° e 17:

     I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, EXCETO SE DECORRENTE DE ACIDENTE EM SERVIÇO, MOLÉSTIA PROFISSIONAL OU DOENÇA GRAVE, CONTAGIOSA OU INCURÁVEL, NA FORMA DA LEI.

  • Lei 8.112: 

    Art. 186. O servidor será aposentado: (Vide art. 40 da Constituição):

    I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;

     

    CF/88

    Art. 40, I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei

  • INTEGRAISSSS

  • Errado . O servidor que se aposente por invalidez permanente decorrente de acidente em serviço , aposenta-se com proventos integrais

  • Aposentadoria com proventos integrais