-
Gabarito B. A Secretaria do Tesouro Nacional definiu e desenvolveu, em conjunto com o SERPRO, o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI em menos de um ano, implantando-o em janeiro de 1987, para suprir o Governo Federal de um instrumento moderno e eficaz no controle e acompanhamento dos gastos públicos.
SIAFI é o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Desde sua criação, o SIAFI tem alcançado satisfatoriamente seus principais objetivos:
a) prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública;
b) fornecer meios para agilizar a programação financeira, otimizando a utilização dos recursos do Tesouro Nacional, através da unificação dos recursos de caixa do Governo Federal;
c) permitir que a contabilidade pública seja fonte segura e tempestiva de informações gerenciais destinadas a todos os níveis da Administração Pública Federal;
d) padronizar métodos e rotinas de trabalho relativas à gestão dos recursos públicos, sem implicar rigidez ou restrição a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora;
e) permitir o registro contábil dos balancetes dos estados e municípios e de suas supervisionadas;
f) permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas;
g) integrar e compatibilizar as informações no âmbito do Governo Federal;
h) permitir o acompanhamento e a avaliação do uso dos recursos públicos; e
i) proporcionar a transparência dos gastos do Governo Federal. O SIAFI é um sistema informatizado que processa e controla, por meio de terminais instalados em todo o território nacional, a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos da Administração Pública Direta federal, das autarquias, fundações e empresas públicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Orçamento Fiscal e/ou no Orçamento da Seguridade Social da União.
-
Hmmm
A questão diz: É necessário que o Estado crie condições, estimule e valorize a participação popular nos processos de acompanhamento, fiscalização e proposição das ações governamentais. E pede um exemplo... desde quando as informações do SIAFI estão disponíveis ao público? Por que meios? Acredito que o SIAFI seja forma de controle INTERNO, pois seus operadores podem ter acesso aos mais variados sistemas de informação (sobretudo orçamentária) dentro das esferas governamentais. Eu, como cidadão, tenho acesso aos dados disponíveis pelo SIAFI?
Marquei o item "internet", pois através do Portal da Transparência e das mais variadas páginas dos inúmeros órgãos e entidades administrativas temos acesso, sim, às ações desses entes, seus gastos, remuneração dos servidores, dentre outros dados, inclusive pelo site ComprasNet. Não entendo o SIAFI como resposta e sim a Letra D, internet.
-
Boa questão! Meu entendimento foi que o cidadão comum tem acesso aos dados do SIAFI não pelo acesso direto a este sistema mas sim através de outros recursos disponibilizados pelo Governo Federal, ex.:
http://transparencia.gov.br/.
Aqui um link do SERPRO sobre transparência:
http://www4.serpro.gov.br/imprensa/publicacoes/tema-1/antigas%20temas/tema_180/materias/a-era-da-transparencia
Está questão é não é tão recente, 2012, no link abaixo encontrei um recuso, de 2012, feito por um cidadão comum onde um analista da CGU responde o seguinte, resumo:
1) O pedido de acesso trata de informação ainda inexistente, posto que dependente de regulamentação (parágrafos 2 e 13);
2) Não houve negativa de acesso, tendo o requerente recebido resposta tempestiva conforme previsto na Lei n.º 12.527/2011 e Decreto n.º 7.724/2012 (parágrafo 12);
http://www.acessoainformacao.gov.br/assuntos/recursos/recursos-a-cgu/mf/nt20292012.pdf
Q22646 Administração Pública Disciplina - Assunto Transparência
Ano: 2009Banca: ESAFÓrgão: Receita FederalProva: Auditor Fiscal da Receita Federal
Sob o ponto de vista do cidadão, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessíveis pela Internet, são mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparência, exceto:
a ComprasNet.
b SIAFI.
c Portal Brasil.
d Portal da Transparência.
e Portal de Convênios.
GABARITO: "B"
Irei acompanhar essa questão, para saber a se estou certo ou não, rsrsrss, desde já agradeço a colaboração daqueles que estão dispostos a colaborar, não reclamar!
-
A questão também me parece estranha, pois pede um exemplo que estimule A PARTICIPAÇÃO POPULAR, contudo o acesso ao SIAFE é restrito. Além do mais, a internet não é hoje um instrumento informacional do Estado? A qual, inclusive, valoriza a participação popular? Alguém sabe?
-
mais de uma resposta certa - internet é o instrumento para se chegar a ferramenta SIAFI
-
Não concordo com o gabarito.
Para o acesso ao SIAFI, creio que precisa primeiro de internet, não ??
Internet sim, é uma ferramenta de informação.
Quando estudamos Governo Eletrônico (e-GOV), aprende-se que uma das transações desta forma de governança é o Governement to Citzen ou conhecida como relação G2C, para qual o meio hábil para estas relações (governo/cidadão) que facilita o accountability(controle social) dá-se pela Internet.
Caso não estivesse a internet figurando como umas das opções, ai sim, a opção sem dúvida, seria o SIAFI.
Essa banca rasgou o livro: E-Goveno, de Andréa Gomes Fernandes.
E outros mais que tratam sobre o tema.
Questão mal formulada...
-
14. Em que pese a expectativa de direito, o acesso ao SIAFI por cidadão/pessoa física não pertencente aos quadros do funcionalismo público federal carece de regulamentação. Expõe a Secretaria do Tesouro Nacional que existe norma específica para o acesso por entidades privadas sem fins lucrativos (Norma de Execução n.º 01, de 22 de junho de 2011), porém, o ato regulamentador para o uso do SIAFI por cidadãos está em fase de elaboração, com prazo previsto para efetividade em novembro de 2012...
sei não , SIAFI, não é nem conhecido para a maioria, tampouco acessível. Creio que a opção seria mesmo a internet...mas fica a ideia de que nem sempre a banca pensa no óbvio como nós.
-
Acesso às informações do SIAFI, sim. O mero acesso à internet independe do governo. Afinal, basta ter um provedor de acesso.