SóProvas



Prova FCC - 2014 - AL-PE - Analista Legislativo - Infraestrutura


ID
1106290
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ou me engano, ou isto quis dizer que se lançam véus sobre certas notícias a pretexto de que, sujeitas a tantas e tão virulentas críticas, faz mal às pessoas.

Tomando como parâmetro a norma-padrão escrita, comentário adequado sobre o acima transcrito é: O período

Alternativas
Comentários
  • Correta a alternativa "C". De acordo com a regra geral o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa, pois o verbo depende do sujeito. "... as notícias fazem mal às pessoas, e não as notícias faz mal às pessoas".

  • no caso da letra c, aplicas-se a regra geral de concordancia do verbo faz, haja visto que não é indicativo de tempo preterito!

  • O verbo FAZER somente é impessoal, ou seja, não possui sujeito, ficando no singular, quando indica tempo transcorrido, clima ou estado.

  • Para mim há outro erro na frase, teria que se escrito "ou me enganei, ou isto quis dizer...", o que acham?

  • Letra C,

    Quem é que fazem mal?as notícias,as notiícias fazem mal a quem?às pessoas

    as notícias fazem mal às pessoas

                                    (aos homens)

                                       



















ID
1106296
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A alternativa redigida em conformidade com a norma- padrão escrita é:

Alternativas
Comentários
  • A) O correto seria, contribui;

    B) O correto seria, se ele vier de avião;

    C) ALTERNATIVA CORRETA;

    D) O correto seria, imputar aos outros;

    E) O correto seria, as mais absurdas possíveis.

    Se alguém tiver visualizado mais algum erro, favor acrescentar!

    Bons estudos!

  • cREIO Q dois dos erros da D é "...e por isso, ao  SUPUSEREM que faria o mesmo naquele dia, acusaram- lhe antecipadamente de MALEDICÊNCIA "

  • letra A) em  perante às redes sociais o termo perante já é preposição não a necessidade da crase

    letra B) não sei se estou errado, se alguém tiver certeza me corrijam, mas o verbo dar em para que se dê continuidade aos preparativos da festa, deveria estar no plural ficando para que se deem continuidade aos preparativos da festa.

    letra D) o verbo acusar e transitivo direto admitindo complemento indireto no caso ficaria acusaram-na antecipadamente de maledicência. 

  • Enriquecendo os comentários sobre a letra E:


    Nas expressões “o mais possível”, “o menos possível”, “o maior possível”, “o menor possível”, “o melhor possível”, “o pior possível” e “quanto possível”, o adjetivo “possível” mantém-se invariável, independentemente da posição em que se encontre.


    A língua prevê o emprego de construções hoje pouco familiares aos ouvidos, como “Visitei praias o mais belas possível ou “praias o quanto possível belas”. Note-se que o adjetivo “belas” concorda com o substantivo “praias” (belas praias, praias belas) e que o adjetivo “possível” harmoniza-se com o “o” que encabeça a estrutura.


    Igualmente corretas são as construções as praias mais belas possíveis ou “praias as mais belas possíveis. Note-se que “possíveis” (no plural) está em harmonia com o artigo “as”.


    http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/possivel-ou-possiveis.jhtm

  • Prezados,

    No item "A", em "o qual todos esperavam", não é correto dizer que gera uma ambiguidade com "conclusões mais absurdas" e "pesquisadores de renome? esclareçam-me, por favor.


    Grato.

  • CARLOS ABRANCHES 


    Acredito que o erro da alternativa E está em ´´os quais todos esperavam`` deveria ser: ''as quais todos esperavam``

    Todos (sujeito) as(refere-se ´´as conclusões mais absurdas``) esperavam(VTD) ..



    ´´

  • Letra E

    Conclusões as mais absurdas possível foram endossadas por muitos pesquisadores de renome, dos quais todos esperavam, com justiça, perspicácia e bom senso.

    Todos esperavam perspicácia e bom senso dos pesquisadores de renome.

  • O erro da letra B é simplesmente a vírgula após o mas

  • Não Eduardo, também incorre em erro o uso do verbo 'vir'. O correto é 'vier'.

    Abraço

  • Boa noite! 
    Vamos aos erros: 
    Na letra "a": contribue - errado/ contribui - certo 

    Na letra "b": vir - errado/ vier - certo (tempo verbal: futuro do subjuntivo, quando ele, ela, você vier)--------------------Para saber mais: 

    Subjuntivo - Futuro do Presente (simples) - Enuncia um fato que pode ocorrer num momento futuro em relação ao atual.

    Por exemplo: Quando ele vier à loja, levará as encomendas.

    --------------------

    Na letra "c": tudo correto, perfeito :) 

    Na letra "d": malediscência - errado/ maledicência - certo

    Na letra "e": o erro parece estar na concordância. Conclusões as mais absurdas possível (certo: possíveis) foram...

    Bons estudos e boa sorte. 


  • Na A, perante também não tem preposição.


    Ficamos perante o rei, a rainha, a paisagem.

    Perante a realidade, perante a ideia, o abismo, o animal.

    Perante AS redes sociais.

  • Só complementando os excelentes comentários dos colegas: Enfatizou que nada contribue mais para o desânimo da categoria do que ver o jornalismo impresso hoje desmoralizado e rendido perante às redes sociais e novas mídias.


    O termo em destaque deveria ser: a ver o jornalismo impresso.

  • maledicência

    substantivo feminino

    1. 1qualidade de quem é maledicente ou maldizente.

    2. 2ação ou hábito de dizer mal dos outros; difamação, detração, maldizer.

  • DICA PREPOSIÇÃO PERANTE

    na letra A, "PERANTE" já é preposição e não pede preposição A.

    3) Vejam-se, por conseguinte, as formas adequadas de expressão: perante o juiz (e não perante ao juiz), perante eles (e não perante a eles), perante o qual (e não perante ao qual). (FONTE: MIGALHAS) 

     

  • Mais uma prova de excelente nível da FCC. Fiquemos ligados!


ID
1106299
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Blogs e Colunistas

Sérgio Rodrigues

Sobre palavras

Nossa língua escrita e falada numa abordagem irreverente

02/02/2012
Consultório
‘No aguardo’, isso está certo?

“Parece que virou praga: de dez e-mails de trabalho que me chegam, sete ou oito terminam dizendo ‘no aguardo de um retorno’! Ou outra frase parecida com esta, mas sempre incluindo a palavra ‘aguardo’. Isso está certo? Que diabo de palavra é esse ‘aguardo’ que não é verbo? Gostaria de conhecer suas considerações a respeito.”

(Virgílio Mendes Neto)

Virgílio tem razão: uma praga de “no aguardo” anda infestando nossa língua. Convém tomar cuidado, nem que seja por educação: antes de entrarmos nos aspectos propriamente linguísticos da questão, vale refletir por um minuto sobre o que há de rude numa fórmula de comunicação que poderia ser traduzida mais ou menos assim: “Estou aqui esperando, vê se responde logo!”.
(Onde terá ido parar um clichê consagrado da polidez como “Agradeço antecipadamente sua resposta”? Resposta possível: foi aposentado compulsoriamente ao lado de outros bordados verbais do tempo das cartas manuscritas, porque o meio digital privilegia as mensagens diretas e não tem tempo a perder com hipocrisias. O que equivale a dizer que, sendo o meio a mensagem, como ensinou o teórico da comunicação Marshall McLuhan, a internet é casca-grossa por natureza. Será mesmo?)
Quanto à questão da existência, bem, o substantivo “aguardo” existe acima de qualquer dúvida. O dicionário da Academia das Ciências de Lisboa não o reconhece, mas isso se explica: estamos diante de um regionalismo brasileiro, um termo que tem vigência restrita ao território nacional. Desde que foi dicionarizado pela primeira vez, por Cândido de Figueiredo, em 1899, não faltam lexicógrafos para lhe conferir “foros de cidade”, como diria Machado de Assis. Trata-se de um vocábulo formado por derivação regressiva a partir do verbo aguardar. Tal processo, que já era comum no latim, é o mesmo por meio do qual, por exemplo, do verbo fabricar se extraiu o substantivo fábrica.

Considerados os textos do autor da coluna e do consulente, é correto dizer:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A (para aqueles que só podem visualizar 10 por dia)

  • Percebam ali que não foi perguntado para ele se a expressão "no aguardo" é boa para ser utilizada, se é de bom senso utilizar, ou coisa parecida. Foi perguntado apenas se a palavra existe.

  • Nao concordo com A. Esta no texto "Gostaria de conhecer suas CONSIDERACOES a respeito.". Logo qlqer coisa q o colunista falar SOBRE o assunto eh uma consideracao. Pra mim, letra D eh mais adequada apesar do leitor n revelar nada...

  • PQP, que importância tem a aula de boas maneiras que o blogueiro deu para a elucidação da indagação de ordem técnica feita pelo consulente? NENHUMA! Fica difícil adivinhar o que a banca está querendo, especialmente quando não faz sentido algum. Pior é ver o professor do QC concordar com o gabarito.

  • GALERA, TEM ALGUNS VERBOS QUE SAO filhadaputa MESMO, TAIS QUAIS >>>>> MENOSPREZAR, CRITICAR ENTRE OUTROS QUE AS VEZES DA DE MATARMOS ALTERNATIVAS E ACERTARMOS A QUESTOA


ID
1106302
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Blogs e Colunistas

Sérgio Rodrigues

Sobre palavras

Nossa língua escrita e falada numa abordagem irreverente

02/02/2012
Consultório
‘No aguardo’, isso está certo?

“Parece que virou praga: de dez e-mails de trabalho que me chegam, sete ou oito terminam dizendo ‘no aguardo de um retorno’! Ou outra frase parecida com esta, mas sempre incluindo a palavra ‘aguardo’. Isso está certo? Que diabo de palavra é esse ‘aguardo’ que não é verbo? Gostaria de conhecer suas considerações a respeito.”

(Virgílio Mendes Neto)

Virgílio tem razão: uma praga de “no aguardo” anda infestando nossa língua. Convém tomar cuidado, nem que seja por educação: antes de entrarmos nos aspectos propriamente linguísticos da questão, vale refletir por um minuto sobre o que há de rude numa fórmula de comunicação que poderia ser traduzida mais ou menos assim: “Estou aqui esperando, vê se responde logo!”.
(Onde terá ido parar um clichê consagrado da polidez como “Agradeço antecipadamente sua resposta”? Resposta possível: foi aposentado compulsoriamente ao lado de outros bordados verbais do tempo das cartas manuscritas, porque o meio digital privilegia as mensagens diretas e não tem tempo a perder com hipocrisias. O que equivale a dizer que, sendo o meio a mensagem, como ensinou o teórico da comunicação Marshall McLuhan, a internet é casca-grossa por natureza. Será mesmo?)
Quanto à questão da existência, bem, o substantivo “aguardo” existe acima de qualquer dúvida. O dicionário da Academia das Ciências de Lisboa não o reconhece, mas isso se explica: estamos diante de um regionalismo brasileiro, um termo que tem vigência restrita ao território nacional. Desde que foi dicionarizado pela primeira vez, por Cândido de Figueiredo, em 1899, não faltam lexicógrafos para lhe conferir “foros de cidade”, como diria Machado de Assis. Trata-se de um vocábulo formado por derivação regressiva a partir do verbo aguardar. Tal processo, que já era comum no latim, é o mesmo por meio do qual, por exemplo, do verbo fabricar se extraiu o substantivo fábrica.

O autor

Alternativas
Comentários
  • gabarito "d" 

    a)ERRADA  realmente, ele disse que denota polidez, no entanto não afirma fazer uso da mesma;

    b)ERRADA   não há ironia;

    c)ERRADA  extrapola quando infere ser vocabulário rural

    d) CORRETA  está explícita no último parágrafo

    e) ERRADA  "pode ter existido" deixa dúvida, mas a existência , segundo o autor é pertinente.


  • GALERA, TEM ALGUNS VERBOS QUE SAO filhadaputa MESMO, TAIS QUAIS >>>>> MENOSPREZAR, CRITICAR ENTRE OUTROS QUE AS VEZES DA DE MATARMOS ALTERNATIVAS E ACERTARMOS A QUESTOA


ID
1106305
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Blogs e Colunistas

Sérgio Rodrigues

Sobre palavras

Nossa língua escrita e falada numa abordagem irreverente

02/02/2012
Consultório
‘No aguardo’, isso está certo?

“Parece que virou praga: de dez e-mails de trabalho que me chegam, sete ou oito terminam dizendo ‘no aguardo de um retorno’! Ou outra frase parecida com esta, mas sempre incluindo a palavra ‘aguardo’. Isso está certo? Que diabo de palavra é esse ‘aguardo’ que não é verbo? Gostaria de conhecer suas considerações a respeito.”

(Virgílio Mendes Neto)

Virgílio tem razão: uma praga de “no aguardo” anda infestando nossa língua. Convém tomar cuidado, nem que seja por educação: antes de entrarmos nos aspectos propriamente linguísticos da questão, vale refletir por um minuto sobre o que há de rude numa fórmula de comunicação que poderia ser traduzida mais ou menos assim: “Estou aqui esperando, vê se responde logo!”.
(Onde terá ido parar um clichê consagrado da polidez como “Agradeço antecipadamente sua resposta”? Resposta possível: foi aposentado compulsoriamente ao lado de outros bordados verbais do tempo das cartas manuscritas, porque o meio digital privilegia as mensagens diretas e não tem tempo a perder com hipocrisias. O que equivale a dizer que, sendo o meio a mensagem, como ensinou o teórico da comunicação Marshall McLuhan, a internet é casca-grossa por natureza. Será mesmo?)
Quanto à questão da existência, bem, o substantivo “aguardo” existe acima de qualquer dúvida. O dicionário da Academia das Ciências de Lisboa não o reconhece, mas isso se explica: estamos diante de um regionalismo brasileiro, um termo que tem vigência restrita ao território nacional. Desde que foi dicionarizado pela primeira vez, por Cândido de Figueiredo, em 1899, não faltam lexicógrafos para lhe conferir “foros de cidade”, como diria Machado de Assis. Trata-se de um vocábulo formado por derivação regressiva a partir do verbo aguardar. Tal processo, que já era comum no latim, é o mesmo por meio do qual, por exemplo, do verbo fabricar se extraiu o substantivo fábrica.

Considere as seguintes afirmações.

I. Em Nossa língua escrita e falada numa abordagem irreverente, há uma ambiguidade que é produtiva para o texto: em qualquer uma das interpretações, a frase caracteriza bem a coluna.

II. O uso de Consultório para nomear a coluna é incorreto, já que esse substantivo é usado para nomear certo espaço reservado aos profissionais da saúde.

III. O autor destaca a palavra existência para enfatizar que vai tratar da questão em perspectiva específica: a da presença ou ausência do substantivo em dicionários.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C (para aqueles que só podem visualizar 10 por dia)

  • Foi alterado para letra 'E'

  • Não foi alterada para "E". Acho que você se confundiu com a prova de Biblioteconomia.

  • Tbm achei que foi alterado pra "E"

  • Embora tenha acertado, o aspecto da fala, no item I,  não está claro. Abordagem escrita sim, mas falado não percebi.

  • PENSEMOS FCC GALERA. LEIA O DEPOIMENTO DO DEME, 1 COLOCADO NA RFB 2005. GALERA, TEM ALGUNS VERBOS QUE SAO filhadaputa MESMO, TAIS QUAIS >>>>> MENOSPREZAR, CRITICAR ENTRE OUTROS QUE AS VEZES DA DE MATARMOS ALTERNATIVAS E ACERTARMOS A QUESTOA

  • O gabarito foi alterado para E), vide o documento em anexo na página da prova aqui no QC.

  • Gab. E
    I. Verdade, há ambiguidade no título sim, ou seja, há duas estruturas que significam a mesma coisa. Em outras palavras, há duplicidade de ideia, pois tanto a parte que fala "língua falada", quanto "abordagem irreverentetransmitem a forma descontraída, sem se preocupar com regras gramaticais do idioma.

     

    II. Errado. "Consutório" significa todo local que se faz consulta. Nesse caso, signfica precisamente: "Secção de um jornal ou revista em que um especialista responde a questões relacionadas com a sua área."

     

    III. Errado. O autor trata de duas perspectiva específica. A primeira, da presença ou ausência do substantivo em dicionários - por de informações sociolinguísticas, de história da língua -, E a segunda perspectiva trata da morfologia, do processo de formação da palavra, que já era comum no latim.

  • QUEM VAI LER ISSO ?

  • eu

  • EU TB


ID
1106308
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Blogs e Colunistas

Sérgio Rodrigues

Sobre palavras

Nossa língua escrita e falada numa abordagem irreverente

02/02/2012
Consultório
‘No aguardo’, isso está certo?

“Parece que virou praga: de dez e-mails de trabalho que me chegam, sete ou oito terminam dizendo ‘no aguardo de um retorno’! Ou outra frase parecida com esta, mas sempre incluindo a palavra ‘aguardo’. Isso está certo? Que diabo de palavra é esse ‘aguardo’ que não é verbo? Gostaria de conhecer suas considerações a respeito.”

(Virgílio Mendes Neto)

Virgílio tem razão: uma praga de “no aguardo” anda infestando nossa língua. Convém tomar cuidado, nem que seja por educação: antes de entrarmos nos aspectos propriamente linguísticos da questão, vale refletir por um minuto sobre o que há de rude numa fórmula de comunicação que poderia ser traduzida mais ou menos assim: “Estou aqui esperando, vê se responde logo!”.
(Onde terá ido parar um clichê consagrado da polidez como “Agradeço antecipadamente sua resposta”? Resposta possível: foi aposentado compulsoriamente ao lado de outros bordados verbais do tempo das cartas manuscritas, porque o meio digital privilegia as mensagens diretas e não tem tempo a perder com hipocrisias. O que equivale a dizer que, sendo o meio a mensagem, como ensinou o teórico da comunicação Marshall McLuhan, a internet é casca-grossa por natureza. Será mesmo?)
Quanto à questão da existência, bem, o substantivo “aguardo” existe acima de qualquer dúvida. O dicionário da Academia das Ciências de Lisboa não o reconhece, mas isso se explica: estamos diante de um regionalismo brasileiro, um termo que tem vigência restrita ao território nacional. Desde que foi dicionarizado pela primeira vez, por Cândido de Figueiredo, em 1899, não faltam lexicógrafos para lhe conferir “foros de cidade”, como diria Machado de Assis. Trata-se de um vocábulo formado por derivação regressiva a partir do verbo aguardar. Tal processo, que já era comum no latim, é o mesmo por meio do qual, por exemplo, do verbo fabricar se extraiu o substantivo fábrica.

Acerca da pontuação empregada, é correto o seguinte comentário:

Alternativas
Comentários
  • Né fácil... a gente abre os comentários aqui depois de responder mentalmente uma questão (B) e depara com um único comentário dizendo: NÃO ENTENDI. 

    Assim desanima o vivente. 

    No mais:

    A) quem lê bastante, assim como eu, sofreu muito nessa alternativa... mas só pra lembrar: o "?!", recurso usado por muitos autores, não é real, não existe na língua portuguesa. Assim como !! ou ?!? ... o que o ser humano aí tá falando AINDA é uma pergunta, antes de parecer surpresa é pergunta. 

    C) porque=pelo fato de que só testar ver se dá...

    D) tudo indo muito bem, até PRESCINDÍVEL aparecer, PRESCINDÍVEL= não precisa IMPRESCINDÍVEL= precisa

    E) FOROS DA CIDADE é só usada por Machado de Assis.


  • É você, Satanás?  

     

     

     


ID
1106314
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Blogs e Colunistas

Sérgio Rodrigues

Sobre palavras

Nossa língua escrita e falada numa abordagem irreverente

02/02/2012
Consultório
‘No aguardo’, isso está certo?

“Parece que virou praga: de dez e-mails de trabalho que me chegam, sete ou oito terminam dizendo ‘no aguardo de um retorno’! Ou outra frase parecida com esta, mas sempre incluindo a palavra ‘aguardo’. Isso está certo? Que diabo de palavra é esse ‘aguardo’ que não é verbo? Gostaria de conhecer suas considerações a respeito.”

(Virgílio Mendes Neto)

Virgílio tem razão: uma praga de “no aguardo” anda infestando nossa língua. Convém tomar cuidado, nem que seja por educação: antes de entrarmos nos aspectos propriamente linguísticos da questão, vale refletir por um minuto sobre o que há de rude numa fórmula de comunicação que poderia ser traduzida mais ou menos assim: “Estou aqui esperando, vê se responde logo!”.
(Onde terá ido parar um clichê consagrado da polidez como “Agradeço antecipadamente sua resposta”? Resposta possível: foi aposentado compulsoriamente ao lado de outros bordados verbais do tempo das cartas manuscritas, porque o meio digital privilegia as mensagens diretas e não tem tempo a perder com hipocrisias. O que equivale a dizer que, sendo o meio a mensagem, como ensinou o teórico da comunicação Marshall McLuhan, a internet é casca-grossa por natureza. Será mesmo?)
Quanto à questão da existência, bem, o substantivo “aguardo” existe acima de qualquer dúvida. O dicionário da Academia das Ciências de Lisboa não o reconhece, mas isso se explica: estamos diante de um regionalismo brasileiro, um termo que tem vigência restrita ao território nacional. Desde que foi dicionarizado pela primeira vez, por Cândido de Figueiredo, em 1899, não faltam lexicógrafos para lhe conferir “foros de cidade”, como diria Machado de Assis. Trata-se de um vocábulo formado por derivação regressiva a partir do verbo aguardar. Tal processo, que já era comum no latim, é o mesmo por meio do qual, por exemplo, do verbo fabricar se extraiu o substantivo fábrica.

Considerada a norma culta escrita, há correta substituição de estrutura nominal por pronome em:

Alternativas
Comentários
  • A letra ''C'' pode causa uma dúvida,pois  palavras negativas não admite ênclise. 

  • Verbos terminados em R-S-Z: o,a,os,as transforma-se em lo,la,los,las/Verbos terminados em som nazal am e õe substitui o,a,os,as por no,na,nos,nas. Próclise(antes do verbo); 1) Palavra atrativa sentido negativo 2) Advérbios 3) Conjunção integrantes subordinativas 4) pronome relativo "que" com valor de "as quais"5) Todo pronome indefinido é atrativo 6) Pronome interrogativo é atrativo 7) em + verbo no gerúndio 8) Conjunções alternativas 9) Orações optativas - desejo e vontade. Obs.: só, apenas e somente também são atrativos. Ênclise(depois do verbo);1) Verbo iniciando frase 2) Pausa, vírgula antes do verbo 3) Infinitivo não flexionado, sem preposição antes do verbo 4) Após gerúndio.Mesóclise(meio do verbo) 1) Verbo no futuro do presente e futuro do pretérito do indicativo.

    Bons estudos!
  • A) Lhe(s) NÃO ocupa função do Objeto Direto.

    B)Lhe(s) APENAS substitui seres animados.

    C)A palavra negativa, no caso concreto, não admite ênclise.

    D)Correta.Verbos terminados em -r -s -z = -lo(s), -(la)s

    E) a ele(a/s), para ele (a/s), nele(a/s) substituem o pronome oblíquo lhe, por conseguinte assumem função de objeto indireto. Quem inclui, inclui alguma coisa.(OBJETO DIRETO)

  • Resposta letra D. 

    Quando precedidos de verbos terminados em “r, s, z”, os pronomes “o, a, os, as” assumem a forma “Lo, La, los, las”.


  • Se os verbos terminarem em:

    R; S; Z = assumirão a forma de "lo"; "la"

    M; ÃO; ÕE = assumirão a forma de "no"; "na"

    nenhum destes = assumirão a forma de "o"; "a"

  • Pessoal, cuidado com o comentário do Leandro Lopes sobre a letra B. Está totalmente equivocado.
    Primeiro, porque na letra B o "lhes" não pode ser usado ali já que "sua resposta" é OD; segundo, o lhe substitui pessoa e coisa (esse é o entendimento da ABL - Academia Brasileira de Letras - e da FCC). 

    O colega afirma que "lhe" substitui apenas "seres animados", está errado, com o devido respeito. Pode até ser que outra banca tenha esse entendimento, mas para provas da FCC é o que eu afirmei acima. Mais, não é só a ABL que afirma isso, o Evanildo Bechara (gramático) também.

  • LETRA A: Verbo no particípio não admite ÊNCLISE. ( agradeço)
    LETRA B: Totalmente errada com o uso da próclise e ênclise  ao mesmo tempo 

    LETRA C: Objeto direto, com palavra atrativa ( os faltam )
    LETRA D: CORRETA.  Se houver preposição entre o verbo auxiliar e o verbo principal (infinitivo) a colocação do pronome é FACULTATIVA. Pode ser ênclise ou próclise 

  • a) antecipadamente sua resposta // Agradeço-lhes antecipadamente. ERRADO - sua resposta - é objeto direto que está no feminino singular - deverá ser substituída por "a' = AGRADEÇO-A 

      b) do verbo fabricar se extraiu o substantivo fábrica. // do verbo fabricar se extraiu-lhe. ERRADO 

    ORDEM DIRETA: O SUBSTANTIVO FÁBRICA (SUJEITO) SE EXTRAIU DO VERBO FABRICAR - 

    Como  "SUBSTANTIVO FÁBRICA " é  SUJEITO so pode ser substituído por  POR PRONOME PESSOAL - NO CASO ELE - do verbo fabricar se extraiu ELE. 

      c) não faltam lexicógrafos // não faltam-os. ERRADO, ordem direta: lexicógrafos (sujeito) não faltam - como dito na letra "b" por ser sujeito só poderá ser substituído por pronome pessoal - NÃO FALTAM ELES 

      d) Gostaria de conhecer suas considerações // Gostaria de conhecê-las. CORRETA- SUAS CONSIDERAÇÕES- objeto direto no feminino plural - será substituído por "AS" , mas como o verbo termina com "R" , corta-se o "R"  e insere-se o "L" . 

      e) incluindo a palavra ‘aguardo’ // incluindo ela. ERRADA. a "palavra aguardo" é OBJETO DIRETO - logo deverá ser substituída por pronome oblíquo e não pronome pessoa. INCLUINDO- A 

  • CONHECÊ-LAS.


ID
1106317
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma frase comum no início de certo tipo de documento oficial está corretamente redigida em:

Alternativas
Comentários
  • Requerer (termo regente) exige a preposição a e Mesa (termo regido) admite o artigo a. Assim, tem que ter crase.


    a) Requeremos a Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, seja realizado uma Reunião Solene... ERRADA


    Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, seja realizada uma Reunião Solene...


    b) Requeremos a Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja formulado um Voto de Aplauso pela beneficiência da senhora Ana Margarete da Silva... ERRADA


    Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja formulado um Voto de Aplauso pela beneficência da senhora Ana Margarete da Silva...


    c) Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que sejam transcritos os artigos sobre a ascensão da nova classe média em Pernambuco... CORRETA


    d) Requeremos a Mesa, ouvido o Plenario e cumpridas as formalidades regimentais, que, seja enviado Votos de Pesares aos familiares dos cabeleleiros... ERRADA


    Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que sejam enviados Votos de Pesares aos familiares dos cabeleireiros...


    e) Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais que seja realizado uma Audiencia Pública... ERRADA


    Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais que seja realizada uma Audiência Pública...

  • Apenas completando o ótimo comentário da Carolina, acredito que há outro erro na letra "E", qual seja, a falta da vírgula após regimentais, pois a meu ver trata-se de orações intercaladas e portanto devem ser separadas por vírgulas. 

    Corrijam-me seu eu estiver errada.

  • Questão que envolve CRASE e PONTUAÇÃO.

  • Quem requer, requer algo A! Fora que sem a crase daria a impressão que vc estava requerendo a mesa ( no sentido de solicitando a mesa, no sentido literal da palavra!)


ID
1106320
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

House Approves Higher Debt Limit Without Condition
By JONATHAN WEISMAN and ASHLEY PARKER
Feb. 11, 2014

WASHINGTON - Ending three years of brinkmanship in which the threat of a devastating default on the nation’s debt was used to wring conservative concessions from President Obama, the House on Tuesday voted to raise the government’s borrowing limit until March 2015, without any conditions.
The vote - 221 to 201 - relied almost entirely on Democrats in the Republican-controlled House to carry the measure and represented the first debt ceiling increase since 2009 that was not attached to other legislation. Only 28 Republicans voted yes, and only two Democrats voted no.
Simply by holding the vote, Speaker John A. Boehner of Ohio effectively ended a three-year Tea Party-inspired era of budget showdowns that had raised the threat of default and government shutdowns, rattled economic confidence and brought serious scrutiny from other nations questioning Washington’s ability to govern. In the process, though, Mr. Boehner also set off a series of reprisals from fellow Republican congressmen and outside groups that showcased the party’s deep internal divisions.
During the October 2013 government shutdown, The Times’s David Leonhardt explained the debt limit and how a failure to raise it could have affected the economy both at home and abroad.
"He gave the president exactly what he wanted, which is exactly what the Republican Party said we did not want,” said a Republican representative, Tim Huelskamp of Kansas, who last year unsuccessfully tried to rally enough support to derail Mr. Boehner’s re-election as speaker. “It’s going to really demoralize the base.”
The vote was a victory for President Obama, Democrats and those Senate Republicans who have argued that spending money for previously incurred obligations was essential for the financial standing of the federal government. “Tonight’s vote is a positive step in moving away from the political brinkmanship that’s a needless drag on our economy,” Jay Carney, the White House press secretary, said in a statement.
"A clean debt ceiling is a complete capitulation on the speaker’s part and demonstrates that he has lost the ability to lead the House of Representatives, let alone his own party,” said Jenny Beth Martin, co-founder of the Tea Party Patriots. “It is time for him to go.”
Senator Harry Reid of Nevada, the majority leader, commended the speaker and promised to pass the bill as soon as possible. “We’re happy to see the House is legislating the way they should have legislated for a long time,” he said.



(Adapted from http://www.nytimes.com/2014/02/12/us/politics/ boehner-to-bring-debt-ceiling-to-vote-without-policy- attachments. html?nl=todaysheadlines&emc=edit_th_2014021 2&_r=0)


Segundo o texto,

Alternativas
Comentários
  • "the House on Tuesday voted to raise the government’s borrowing limit until March 2015, without any conditions. The vote - 221 to 201 - relied almost entirely on Democrats in the Republican-controlled House to carry the measure..."

  • Se eu tiver vendo alguma coisa eu...


ID
1106323
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

House Approves Higher Debt Limit Without Condition
By JONATHAN WEISMAN and ASHLEY PARKER
Feb. 11, 2014

WASHINGTON - Ending three years of brinkmanship in which the threat of a devastating default on the nation’s debt was used to wring conservative concessions from President Obama, the House on Tuesday voted to raise the government’s borrowing limit until March 2015, without any conditions.
The vote - 221 to 201 - relied almost entirely on Democrats in the Republican-controlled House to carry the measure and represented the first debt ceiling increase since 2009 that was not attached to other legislation. Only 28 Republicans voted yes, and only two Democrats voted no.
Simply by holding the vote, Speaker John A. Boehner of Ohio effectively ended a three-year Tea Party-inspired era of budget showdowns that had raised the threat of default and government shutdowns, rattled economic confidence and brought serious scrutiny from other nations questioning Washington’s ability to govern. In the process, though, Mr. Boehner also set off a series of reprisals from fellow Republican congressmen and outside groups that showcased the party’s deep internal divisions.
During the October 2013 government shutdown, The Times’s David Leonhardt explained the debt limit and how a failure to raise it could have affected the economy both at home and abroad.
"He gave the president exactly what he wanted, which is exactly what the Republican Party said we did not want,” said a Republican representative, Tim Huelskamp of Kansas, who last year unsuccessfully tried to rally enough support to derail Mr. Boehner’s re-election as speaker. “It’s going to really demoralize the base.”
The vote was a victory for President Obama, Democrats and those Senate Republicans who have argued that spending money for previously incurred obligations was essential for the financial standing of the federal government. “Tonight’s vote is a positive step in moving away from the political brinkmanship that’s a needless drag on our economy,” Jay Carney, the White House press secretary, said in a statement.
"A clean debt ceiling is a complete capitulation on the speaker’s part and demonstrates that he has lost the ability to lead the House of Representatives, let alone his own party,” said Jenny Beth Martin, co-founder of the Tea Party Patriots. “It is time for him to go.”
Senator Harry Reid of Nevada, the majority leader, commended the speaker and promised to pass the bill as soon as possible. “We’re happy to see the House is legislating the way they should have legislated for a long time,” he said.



(Adapted from http://www.nytimes.com/2014/02/12/us/politics/ boehner-to-bring-debt-ceiling-to-vote-without-policy- attachments. html?nl=todaysheadlines&emc=edit_th_2014021 2&_r=0)


De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • A resposta encontra-se nas linhas 14 e 15: "The vote was a victory for President Obama, Democrats and those Senate Republicans who have argued that spending money for previously incurred obligations was essential for the financial standing of the federal government."


ID
1106326
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

House Approves Higher Debt Limit Without Condition
By JONATHAN WEISMAN and ASHLEY PARKER
Feb. 11, 2014

WASHINGTON - Ending three years of brinkmanship in which the threat of a devastating default on the nation’s debt was used to wring conservative concessions from President Obama, the House on Tuesday voted to raise the government’s borrowing limit until March 2015, without any conditions.
The vote - 221 to 201 - relied almost entirely on Democrats in the Republican-controlled House to carry the measure and represented the first debt ceiling increase since 2009 that was not attached to other legislation. Only 28 Republicans voted yes, and only two Democrats voted no.
Simply by holding the vote, Speaker John A. Boehner of Ohio effectively ended a three-year Tea Party-inspired era of budget showdowns that had raised the threat of default and government shutdowns, rattled economic confidence and brought serious scrutiny from other nations questioning Washington’s ability to govern. In the process, though, Mr. Boehner also set off a series of reprisals from fellow Republican congressmen and outside groups that showcased the party’s deep internal divisions.
During the October 2013 government shutdown, The Times’s David Leonhardt explained the debt limit and how a failure to raise it could have affected the economy both at home and abroad.
"He gave the president exactly what he wanted, which is exactly what the Republican Party said we did not want,” said a Republican representative, Tim Huelskamp of Kansas, who last year unsuccessfully tried to rally enough support to derail Mr. Boehner’s re-election as speaker. “It’s going to really demoralize the base.”
The vote was a victory for President Obama, Democrats and those Senate Republicans who have argued that spending money for previously incurred obligations was essential for the financial standing of the federal government. “Tonight’s vote is a positive step in moving away from the political brinkmanship that’s a needless drag on our economy,” Jay Carney, the White House press secretary, said in a statement.
"A clean debt ceiling is a complete capitulation on the speaker’s part and demonstrates that he has lost the ability to lead the House of Representatives, let alone his own party,” said Jenny Beth Martin, co-founder of the Tea Party Patriots. “It is time for him to go.”
Senator Harry Reid of Nevada, the majority leader, commended the speaker and promised to pass the bill as soon as possible. “We’re happy to see the House is legislating the way they should have legislated for a long time,” he said.



(Adapted from http://www.nytimes.com/2014/02/12/us/politics/ boehner-to-bring-debt-ceiling-to-vote-without-policy- attachments. html?nl=todaysheadlines&emc=edit_th_2014021 2&_r=0)


As used in the text, and without any change in meaning, though could be replaced by

Alternativas
Comentários
  • resposta letra A.
    Though = embora

    However = no entanto, porém.

  • though = embora

    however = no entanto

    therefore = portanto

    then = em seguida

    in spite of = apesar de

    in addition to = além de


ID
1106329
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

House Approves Higher Debt Limit Without Condition
By JONATHAN WEISMAN and ASHLEY PARKER
Feb. 11, 2014

WASHINGTON - Ending three years of brinkmanship in which the threat of a devastating default on the nation’s debt was used to wring conservative concessions from President Obama, the House on Tuesday voted to raise the government’s borrowing limit until March 2015, without any conditions.
The vote - 221 to 201 - relied almost entirely on Democrats in the Republican-controlled House to carry the measure and represented the first debt ceiling increase since 2009 that was not attached to other legislation. Only 28 Republicans voted yes, and only two Democrats voted no.
Simply by holding the vote, Speaker John A. Boehner of Ohio effectively ended a three-year Tea Party-inspired era of budget showdowns that had raised the threat of default and government shutdowns, rattled economic confidence and brought serious scrutiny from other nations questioning Washington’s ability to govern. In the process, though, Mr. Boehner also set off a series of reprisals from fellow Republican congressmen and outside groups that showcased the party’s deep internal divisions.
During the October 2013 government shutdown, The Times’s David Leonhardt explained the debt limit and how a failure to raise it could have affected the economy both at home and abroad.
"He gave the president exactly what he wanted, which is exactly what the Republican Party said we did not want,” said a Republican representative, Tim Huelskamp of Kansas, who last year unsuccessfully tried to rally enough support to derail Mr. Boehner’s re-election as speaker. “It’s going to really demoralize the base.”
The vote was a victory for President Obama, Democrats and those Senate Republicans who have argued that spending money for previously incurred obligations was essential for the financial standing of the federal government. “Tonight’s vote is a positive step in moving away from the political brinkmanship that’s a needless drag on our economy,” Jay Carney, the White House press secretary, said in a statement.
"A clean debt ceiling is a complete capitulation on the speaker’s part and demonstrates that he has lost the ability to lead the House of Representatives, let alone his own party,” said Jenny Beth Martin, co-founder of the Tea Party Patriots. “It is time for him to go.”
Senator Harry Reid of Nevada, the majority leader, commended the speaker and promised to pass the bill as soon as possible. “We’re happy to see the House is legislating the way they should have legislated for a long time,” he said.



(Adapted from http://www.nytimes.com/2014/02/12/us/politics/ boehner-to-bring-debt-ceiling-to-vote-without-policy- attachments. html?nl=todaysheadlines&emc=edit_th_2014021 2&_r=0)


No texto, o pronome sublinhado he refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    He gave the president exactly what he [the president] wanted, which is exactly what the Republican Party said we did not want,”

    bons estudos

  • O "he" Refere-se ao presidente, para que não torne-se monótona a leitura, é comum utilizar o pronome para definir a pessoa ou objeto ao qual está se falando.

  • O "he" Refere-se ao presidente, para que não torne-se monótona a leitura, é comum utilizar o pronome para definir a pessoa ou objeto ao qual está se falando.

  • O "he" Refere-se ao presidente, para que não torne-se monótona a leitura, é comum utilizar o pronome para definir a pessoa ou objeto ao qual está se falando.


ID
1106332
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

House Approves Higher Debt Limit Without Condition
By JONATHAN WEISMAN and ASHLEY PARKER
Feb. 11, 2014

WASHINGTON - Ending three years of brinkmanship in which the threat of a devastating default on the nation’s debt was used to wring conservative concessions from President Obama, the House on Tuesday voted to raise the government’s borrowing limit until March 2015, without any conditions.
The vote - 221 to 201 - relied almost entirely on Democrats in the Republican-controlled House to carry the measure and represented the first debt ceiling increase since 2009 that was not attached to other legislation. Only 28 Republicans voted yes, and only two Democrats voted no.
Simply by holding the vote, Speaker John A. Boehner of Ohio effectively ended a three-year Tea Party-inspired era of budget showdowns that had raised the threat of default and government shutdowns, rattled economic confidence and brought serious scrutiny from other nations questioning Washington’s ability to govern. In the process, though, Mr. Boehner also set off a series of reprisals from fellow Republican congressmen and outside groups that showcased the party’s deep internal divisions.
During the October 2013 government shutdown, The Times’s David Leonhardt explained the debt limit and how a failure to raise it could have affected the economy both at home and abroad.
"He gave the president exactly what he wanted, which is exactly what the Republican Party said we did not want,” said a Republican representative, Tim Huelskamp of Kansas, who last year unsuccessfully tried to rally enough support to derail Mr. Boehner’s re-election as speaker. “It’s going to really demoralize the base.”
The vote was a victory for President Obama, Democrats and those Senate Republicans who have argued that spending money for previously incurred obligations was essential for the financial standing of the federal government. “Tonight’s vote is a positive step in moving away from the political brinkmanship that’s a needless drag on our economy,” Jay Carney, the White House press secretary, said in a statement.
"A clean debt ceiling is a complete capitulation on the speaker’s part and demonstrates that he has lost the ability to lead the House of Representatives, let alone his own party,” said Jenny Beth Martin, co-founder of the Tea Party Patriots. “It is time for him to go.”
Senator Harry Reid of Nevada, the majority leader, commended the speaker and promised to pass the bill as soon as possible. “We’re happy to see the House is legislating the way they should have legislated for a long time,” he said.



(Adapted from http://www.nytimes.com/2014/02/12/us/politics/ boehner-to-bring-debt-ceiling-to-vote-without-policy- attachments. html?nl=todaysheadlines&emc=edit_th_2014021 2&_r=0)


Considere a seguinte definição:

Brinkmanship is the technique of pushing a dangerous situation to the limits of safety in order to secure the greatest advantage.

Em qual dos exemplos abaixo a palavra brinkmanship está empregada de forma incorreta?

Alternativas
Comentários
  • Alternativas confusas e tendenciosas.

  • Brinkmanship pode ser traduzido como "diplomacia arriscada", exatamente o oposto  de " the idea of playing it safe and compromising"

  • Brinkmanship é uma estratégia que consiste em forçar uma situação inerentemente perigosa até à iminência de um desastre, por forma a alcançar o resultado mais vantajoso. Ocorre na prática em política externa, relações laborais e em estratégia militar, envolvendo neste último a ameaça do uso de armas nucleares.

    O sucesso do brinkmanship ocorre na medida em que o oponente é forçado a ceder e fazer concessões. Normalmente, o conjunto de manobras levadas a cabo aquando do uso desta estratégia ocorre a nível diplomático, onde uma das partes leva a outra a acreditar que aquele está disposto a usar métodos extremos, em vez de ceder. Durante a guerra fria, a ameaça do uso de armas nucleares foi frequentemente utilizado como forma de extremar a situação.

     

    Note que a letra C fala em "safe", o que vai de encontro a ideia de "Brinkmanship".

  • Tradução das alternativas pelo google tradutor:

    a) Até mesmo as democracias se envolvem em arrogância para proteger seus interesses próprios.   

    b) A companhia aérea está jogando brinkmanship. Está assumindo um risco em seu próprio nome e nos clientes.  

     c) Ele ama o serviço público e adora o jogo da arrogância e a ideia de jogar de forma segura e comprometedora.  

     d) Brinkmanship envolve táticas como fazer exigências incondicionais, blefar, ameaçar e até mesmo sair de negociações para produzir o efeito da crise.   

    e) Cheney disse que ele pode estar jogando um jogo de malabarismo sem perceber quão perto da beira ele está.


ID
1106335
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Regimento Interno

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco - ALEPE, nos termos do seu Regimento Interno, é competente para deliberar sobre a exoneração do Procurador-Geral de Justiça antes do término do seu mandato, aprovar a escolha dos Conselheiros do Tribunal de Contas e apreciar vetos apostos pelo Governador. Em todos esses casos, o quorum necessário é

Alternativas

ID
1106338
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Regimento Interno

A posse do Deputado ocorrerá mediante prestação de compromisso e assinatura do termo de posse. Nos termos do Regimento Interno da ALEPE, é regra atinente à posse que

Alternativas
Comentários
  • De servidor pode ter posse por procuracao especifica

  • A alternativa A está incorreta porque nessa reunião há apenas dois secretários (art. 27, §3o).

    A alternativa B está incorreta porque a presidência será exercida pelo deputado que tenha sido presidente mais recentemente, pelo que haja exercido mais recentemente, em caráter efetivo, as Vice-Presidências ou Secretarias, obedecida à ordem sucessiva da denominação da legislatura anterior; ou, ainda, pelo deputado com maior número de mandatos exercidos (art. 27, §1o).

    A alternativa C está incorreta porque se o deputado não comparecer, o compromisso e a posse podem ser formalizados em data posterior, perante o Plenário, desde que seja observado o prazo regimental para posse (art. 29, parágrafo único).

    A alternativa D é a nossa resposta, já que o art. 29, caput, proíbe a posse por procuração. A alternativa E está incorreta porque as dúvidas relativas à relação nominal devem ser apreciadas pelo Presidente da Reunião (art. 27, §5o).

    GABARITO: D


ID
1106341
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Dentre os motivos previstos no Regimento Interno da ALEPE para o Deputado se ausentar estão as viagens ao exterior. Nesse caso, deverá haver, previamente, encaminhamento de comunicação ao

Alternativas
Comentários
  • art. 35: “Para se ausentar do território nacional, o Deputado deverá, previamente, encaminhar comunicação ao Presidente da Assembleia, indicando a natureza do afastamento e a duração prevista”.

    GABARITO: E


ID
1106344
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Uma das formas previstas para a vacância do cargo de Deputado é por meio da renúncia, que independe de aprovação e se tornará

Alternativas
Comentários
  • De acordo com RI/RN

    Art. 322. A declaração de renúncia será feita por escrito à Mesa e só se tornará efetiva e irretratável depois de lida no expediente e publicada no Diário Oficial Eletrônico, embora não dependa de deliberação da Assembleia.


ID
1106347
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Regimento Interno

As Comissões Parlamentares Permanentes integram a estrutura institucional da ALEPE e têm por finalidades apreciar e deliberar sobre assuntos ou proposições submetidos ao seu exame e exercer o acompanhamento dos planos e programas governamentais. A fixação de subsídios e os programas de privatização são matérias cuja competência é exercida pela Comissão de

Alternativas
Comentários
  • GABA: C  

    Art. 97. A Comissão de Administração Pública exercerá as competências previstas no art. 93, quando relacionadas às seguintes matérias ou áreas correlatas:

    II – programas de privatização;

    IV – fixação de subsídios.

     

    Adaptação para CLDF (a quem interessar): No RICD o número de membros de cada comissão permanente é variável e definido em ato da Mesa, valendo para toda a legislatura. No RI CLDF, são 10 comissões permanentes, sendo o número de membros de cada comissão  fixo em 5 para todas (suplentes de igual n°)

    Art. 63. Compete à Comissão de Constituição e Justiça:

    I – examinar a admissibilidade das proposições em geral, quanto à constitucionalidade, juridicidade, legalidade, regimentalidade, técnica legislativa e redação;

    II – responder a consultas formuladas pelo Presidente da Câmara Legislativa, Mesa Diretora ou outra comissão sobre os aspectos do inciso anterior;

    III – analisar [conteúdo formal - legalidade] e, quando necessário, emitir parecer sobre o mérito das matérias seguintes: (...)

    * Caso seu parecer seja pela inadmissibilidade, a proposição tem sua tramitação encerrada imediatamente. A este fenômeno dá-se o nome de efeito terminativo.

     

    Art. 64. Compete à Comissão de Economia, Orçamento e Finanças:

    I – responder a consultas formuladas por outras comissões ou pela Mesa Diretora sobre repercussão orçamentária ou financeira das proposições;

    II – analisar a admissibilidade quanto à adequação orçamentária e financeira e emitir parecer sobre o mérito das seguintes matérias:

    (...) b) plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamento anual, crédito adicional, contas públicas, operações de crédito internas e externas a qualquer título a serem contraídas pelo Governo do Distrito Federal;

    c) de natureza tributária, creditícia, orçamentária, financeira e patrimonial, inclusive contribuição dos servidores públicos para sistemas de previdência e assistência social;  (...)

    CEOF é a comissão responsável pelas leis orçamentárias no DF.

     

    Art. 69-B. Compete à Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo analisar e, quando necessário, emitir parecer sobre o mérito das seguintes matérias:

    a) política industrial;

    c) política de interação com a Região Integrada do Desenvolvimento Econômico do Entorno (RIDE);

    e) planos e programas de natureza econômica;

    k) desenvolvimento econômico sustentável.

     

     

     


ID
1106350
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Regimento Interno

O Plenário é integrado pela totalidade dos Deputados, em efetivo exercício do mandato, e o uso da palavra é disciplinado pelo Regimento Interno da ALEPE, podendo ser exercido, inclusive, para apresentar dúvida suscitada quanto à aplicação das normas regimentais ou constitucionais, ato esse que se denomina

Alternativas
Comentários
  • Questão de ordem: “toda dúvida suscitada quanto à aplicação das normas regimentais ou constitucionais”.

    GABARITO: B

     

    (CLDF) Art.104 XII – o orador não poderá ser interrompido, salvo por concessão deste para levantar questão de ordem ou para aparteá-lo, ou nos casos em que este Regimento permita ao Presidente fazê-lo;


ID
1106353
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Regimento Interno

As Reuniões Ordinárias do Plenário são realizadas de segunda a quinta-feira, em rito preestabelecidas no Regimento Interno da ALEPE, que prevê sua realização em partes na seguinte ordem:

Alternativas

ID
1106356
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Um indivíduo pretende tomar as providências jurídicas cabíveis em razão dos danos morais e materiais que sofreu, decorrentes de matéria jornalística produzida a seu respeito, com conteúdo inverídico, divulgada por empresa de comunicação. Para hipóteses como esta, a Constituição Federal assegura ao ofendido o direito

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B é a correta.  Conforme Art. 5º, V,CF:

    " Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, ALÉM da indenização por dano material, moral ou à imagem;

  • Faltou "ou à imagem", mas isso não invalida a questão, pois ela não faz nenhuma restrição. 

  • Os direitos do atingido são dados em duas linhas. A primeira é o direito de resposta proporcional à ofensa. Essa proporcionalidade deve ser observada no meio e no modo. Assim, se a pessoa foi atingida verbalmente, e somente ela própria ouviu a ofensa, a resposta deverá ser verbal e pessoal, não, por exemplo, escrita ou transmitida pela televisão. Além disso, se a ofensa foi por escrito, por escrito deverá ser a resposta, e não, por exemplo, através de agressão física.

    A Segunda linha de defesa do ofendido ocorre através do pedido de indenização em juízo, pela ação cível própria. Os danos indenizáveis são o material (representado pelos danos causados e pelos lucros não obtidos por causa da ofensa), moral (à intimidade da pessoa, independentemente de ter a ofensa sido conhecida por qualquer outra pessoa, bastando que se sinta ofendido) e à imagem (dano produzido contra a pessoa em suas relações externas, ou seja, à maneira como ela aparece e é vista por outras pessoas). As indenizações pedidas pelas três linhas são acumuláveis, o que significa dizer que podem ser pedidas na mesma ação e somadas para o pagamento final.

    Fonte: comentário aqui no QC em outra questão.

  • É garantido o direito de resposta proporcional ao agravo além da indenização material, moral ou à imagem. 

  • Resposta: B

    Fundamento legal: Art. 5º, V, da CFRB.

    "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    (...)

    V -  é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;"

  • V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

  • A) Incorreta-  Liberdade de manifestação não afasta direito de indenização, quando ultrapassados os limites da razoabilidade. 

    b) Correta- texto da Constituição

    C) Incorreta- Direito de resposta não exclui direito de indenização, podem ser cumulados. 

    D) Incorreta- é possível o direito de resposta, sendo que este é exceção admitida. 

    e) Incorreta- cabe os dois


  • CF - Art. 5º, V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;


    Comentários:  duas possíveis punições contra quem utiliza de forma errada sua liberdade de expressão estão aqui dispostas. Primeiramente, temos o direito de resposta que exige do ofensor a concessão de meios para que o ofendido venha publicamente defender-se. A segunda forma de punição corresponde à indenização por dano material, moral ou à imagem. A Constituição não define parâmetros para a fixação do valor da indenização, que deverá ser fixado, via de regra, pelo Poder Judiciário.

    Fonte: Fabrício Sarmanho e Eduardo Muniz, Ed. Vestcon
  • Alternativa B...incompleta, porém correta !

  • Moleza.


  • Que mente fértil! As questões erradas são tão esdrúxulas que ficou fácil a resposta! 

  • Assertiva B

     

    Nesse sentido, entende o STF que o direito à liberdade de imprensa assegura
    ao jornalista o direito de expender críticas a qualquer pessoa, ainda que
    em tom áspero, contundente, sarcástico, irônico ou irreverente, especialmente
    contra as autoridades e aparelhos de Estado. Entretanto, esse profissional
    responderá, penal e civilmente, pelos abusos que cometer, sujeitandose
    ao direito de resposta a que se refere a Constituição em seu art. 5º, inciso
    V.
    A liberdade de imprensa é plena em todo o tempo, lugar e circunstâncias,
    tanto em período não-eleitoral, quanto em período de eleições gerais.    

    Fonte:Prof Ricardo vale, Estratégia

     

  • Além do dano material, moral... E a imagem.

  • O cara, que elaborou esta questão, estava fumando um crakc!

    Só acho...

  • GABARITO ITEM B

     

    CF

    Art. 5º V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; 

  • Minhas observações (espero que acrescente aos comentários):

     

    ·         Todas as ofensas – não interessa se é crime ou não

    ·         Pessoas físicas ou jurídicas

    ·         Indenizações são cumuláveis – material, moral e à imagem – e independe do direito à resposta ter sido exercido ou não (bem como caracterizar infração penal ou não).

     

    Fonte: Estratégia Concursos (Professores: Nádia e Ricardo Vale)

     

    Bons estudos!!!

  • Art. 5º V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; 

  • GABARITO LETRA B

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

    ARTIGO 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem


ID
1106359
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Governador de determinado Estado pretende candidatar-se à reeleição para o cargo, também almejado pelo Prefeito de um Município. Considerando que ambos estão em exercício de primeiro mandato, e de acordo com as regras constitucionais sobre inelegibilidade, o Governador

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D, Conforme Art. 14, § 6º: 

    § 6º - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

    Para reeleição de cargo executivo (Presidente da República, Governadores e Prefeitos), o candidato não precisa renunciar. 

  • Errei essa questão nesse concurso que fiz esse mês por que achava que como os dois estavam apenas no primeiro mandato não precisava haver a desencompatibilização, agora aprendi que não precisa estar no segundo mandato apenas pra haver, mesmo no primeiro mandato se for mudar de cargo vai precisar.

  • a questão é que se o prefeito por ventura fosse eleito sofreria uma acumulo de cargo razão essa que ele deverá renunciar, ja o governador terá cumprido seu mandato e poderá iniciar outro. alternativa D

  • A CF fala para concorrerem A OUTROS CARGOS...peguinha....

  • A questão refere-se ao art. 14, §§ 5º e 6º. Para ser candidato a reeleição não há necessidade de renúncia do Governador, enquanto que para concorrer para outro cargo o prefeito deverá renunciar até 6 meses antes do pleito.

    § 5º O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente.

    § 6º - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.


  • ESQUEMA EXEMPLIFICATIVO

    :

    CARGO DESEJADO: GOVERNADOR DE ESTADO DO RJ 


    Atualmente no Cargo : João

    Conclusão: Estando João em primeiro mandato, pode seguir normalmente no cargo que deseja se reeleger ( não há renuncia)


    Prefeito de Volta Redonda, RJ : Ederson

    Conclusão: Ederson, precisa renunciar em até 6 meses antes do pleito (eleição)

    ASSERTIVA : D

  • renuncia ao cargo de executivo chefe só se dá s for concorre a cargo divrerso do que ocupa.

  • Só para confirmar : se o prefeito estivesse no segundo ( e não no primeiro) mandato mudaria alguma coisa?? acho que não , né? o que vocês acham?


  • Na Lopes, se o prefeito estivesse no segundo mandato, não poderia se candidatar, pois para chefes do poder executivo é permitido apenas dois mandatos.

  • Ledo engano, caro amigo...
    No caso de um prefeito que em seu segundo mandato queira se candidatar a cargo de Governador do Estado, apesar de ser cargo público no âmbito do poder executivo, não haverá limitação alguma!
    A reeleição é para o MESMO CARGO. Significa que ninguém pode, por exemplo, candidatar-se ao cargo de prefeito por 3 ou mais vezes.
    Espero tê-lo ajudado!

  • § 6º - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.


  • § 6º - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

    Cabe destacar, também que Constituição Federal não exige a denominada desincompatibilização do Chefe do Poder Executivo que pretenda candidatar-se à reeleição. Notem que aos parlamentares do legislativo isso não é atingido, mas sim regra somente aos ch. Poder executivo. 

    GAB LETRA D

  •  

    RESUMO

    Chefes do Executivo

                    - Presidente da República

                    - Governadores de Estado e do Distrito Federal

                    - Prefeitos

    – Concorrer a outro cargo

                    - renunciaraté seis meses antes do pleito.

    - Reeleição - não precisa renunciar

  • Galerinha, prestem atenção!

    Mesmo cargo: não precisa renunciar

    Cargo Diferente: Tem que renunciar, 

    simples assim!

    SE VOCÊ NÃO PAGAR O PREÇO DO SUCESSO, IRÁ PAGAR O PREÇO DO FRACASSO, VOCÊ ESCOLHE!

  • GABARITO LETRA D

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

    ARTIGO 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    § 6º Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.


ID
1106362
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o texto constitucional, o desmembramento de Município pode ocorrer por lei

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E. Conforme art. 18,§ 4º, CF:

    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.



  • MUNICÍPIOS = 04 REQUISITOS para criação/incorporação/fusão/desmembramento:


    LEI COMPLEMENTAR FEDERAL - determinando período dentro do qual deverá ocorrer;


    LEI ORDINÁRIA FEDERAL - divulgando Estudos de Viabilidade Municipal;


    LEI ORDINÁRIA ESTADUAL - determinando criação/incorporação/fusão/desmembramento de Municípios;


    PLEBISCITO - consulta prévia às populações dos Municípios envolvidos.




    ESTADOS = 03 REQUISITOS para incorporar-se entre si; subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais;


    APROVAÇÃO: através de PLEBISCITO, mediante consulta prévia a população diretamente interessada E do CONGRESSO NACIONAL, mediante maioria absoluta;


    INSTRUMENTO: LEI COMPLEMENTAR.



    Bons estudos.



  • Segundo o art. 18, § 4º, da CF/88, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. Portanto, incorreta a alternativa. Correta a alternativa E.

    RESPOSTA: Letra E

  • "Sobre a ausência de lei complementar fixando o período para modificações territoriais no âmbito municipal, cf. STF, ADI 3.682, Rel. Min. Gilmar Mendes, j. 9-5-07, DJ de 6-9-07. No mesmo sentido, julgadas pelo STF, e todas de relatoria do Min. Eros Grau, ADI 3.316, j. 9-5-07, DJ de 29-6-07; ADI 2.240, j. 9-5-07, DJ de 3-8-07; ADI 3.489, j. 9-5-07, DJ de 3-8-07 e ADI 3.689, j. 10-5-07, DJ de 29-6-07. Sobre a constitucionalidade da EC n. 15/96, no ponto em que defere à lei complementar federal a fixação do período para a criação de Municípios, cf. STF, ADI 2.395, Rel. Min. Gilmar Mendes, j. 9-5-95, Informativo 466".


    (...)


    O mesmo propósito de contenção de excessos terá levado a EC n. 15/96 a instituir como requisito para a criação de Municípios a divulgação prévia de estudos de viabilidade municipal, a serem disciplinados por lei. Defende-se aqui que se trata, no caso, de lei estadual, configurando-se na espécie um típico exemplo de exercício da competência remanescente do Estado, não tendo sido constitucionalmente atribuída à União, nem, por óbvio, aos próprios Municípios, a competência para disciplinar a sua criação, que importa alteração da divisão territorial do Estado em que se situam. 

    (...)

    Deve-se registrar, contudo, que a doutrina não é unânime a respeito, entendendo, por exemplo, Alexandre de Moraes (Constituição do Brasil interpretada, cit., p. 629) que lei federal ordinária é que deverá cuidar da questão (...).



    (CANOTILHO, J. J. Gomes; MENDES, Gilmar F.; SARLET, Ingo W.; STRECK, Lenio L. (Coords.). Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva/Almedina, 2013).





  • questão de decoreba! uma palavra de diferença --'

  • NOVOS ESTADOS: Lei Complementar

    NOVOS MUNICÍPIOS: Lei Estadual

  • Art 18 &4º

  • Cabe observar que a "lei seca" faz referência "aos municípios envolvidos" e não "ao município envolvido" (no singular). Nesta questão, em comparação com as outras assertivas, a menos errada é a letra E. Porém, em uma questão de certo ou errado, creio que deveria ser dada como errada ou, no mínimo, caberia recurso.

  • DESMEMBRAMENTO DE MUNICÍPIO

    ---> por lei estadual

    ---> dentro do período determinado por lei complementar federal

    ---> dependerá de consulta prévia mediante plebiscito

    ---> população diretamente interessada

    ---> após divulgação de estudo de viabilidade municipal.

     

     

    A] por lei municipal [errado]

    B] por lei municipal [errado]

    C] sendo desnecessária consulta prévia [errado]

    D] sendo desnecessária consulta prévia [errado]

    E] Gabarito

  • Outra questão tranquila de ser assinalada. Como sabemos que o desmembramento de Município depende de lei estadual dentro do período determinado por lei complementar federal, e ainda depende de consulta popular plebiscitária, podemos marcar a letra ‘e’ como resposta.

    Gabarito: E

  • GABARITO LETRA E

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

    ARTIGO 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.  


ID
1106365
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Governo de determinado Estado realizou campanha publicitária, paga com recursos públicos advindos da arrecadação de impostos, para divulgação do programa de saúde pública instituído no Estado. A campanha publicitária afirmou que o programa de saúde pública era uma realização do partido político ao qual o Governador do Estado era filiado, tendo o Governador sido citado nominalmente na campanha, que também utilizou sua imagem. Considerando o disposto na Constituição Federal, trata-se de publicidade realizada

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Conforme Art. 37, XXII, § 1º - A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    Já a campanha publicitária, paga com recursos públicos advindos da arrecadação de impostos, é legal? Não achei suporte na CF. Alguém se habilita? TKS.

  • Nessa questão, a letra “a” está incorreta porque a campanha foi realizada irregularmente, mesmo que seja correto que o cidadão tem o direito de ser informado sobre as políticas públicas instituídas pelo governo e que esta deve ter um caráter educativo, informativo ou de orientação social.  A alternativa “b” está totalmente correta, de acordo com o art.37, XXII,§1, onde diz que: A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. A alternativa “c” está incorreta porque é legal a utilização do dinheiro público para a realização de campanha. A alternativa “d” está incorreta porque não se pode utilizar em campanhas publicitárias, nome, símbolo ou imagens que caracterize a promoção social. A alternativa “e” está incorreta uma vez que foi realizada uma campanha irregular.

  • A Constituição brasileira prevê em seu art. 37, § 1º, que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. Correta a alternativa B.

    RESPOSTA: Letra B


  • Simples! Para além de nos reduzirmos apenas ao que dispõe a lei, podemos nos recorrer ao princípio da impessoalidade, de observância obrigatória para a Administração Pública em qualquer âmbito.

  • A campanha publicitária, paga com recursos públicos advindos da arrecadação de impostos, creio que seja legal, desde que tenha caráter educativo, informativo ou de orientação social

  • A campanha não pode ser utilizada com recursos públicos, quando for por exemplo, uma campanha eleitoral. Por isso temos a lei N.9504/97

  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    Inciso XXII, § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    Bons estudos e boa sorte!

  • Alguem poderia me dizr porque a alternatica C está errada?

    Resolução RESOLUÇÃO Nº 23.463 15.12.2015 do STF

    Art.14. Os recursos destinados às campanhas eleitorais, respeitados os limites previstos, somente são admitidos quando provenientes de:

    I - recursos próprios dos candidatos;

    II - doações financeiras ou estimáveis em dinheiro de pessoas físicas;

    III - doações de outros partidos políticos e de outros candidatos;

    IV - comercialização de bens e/ou serviços ou promoção de eventos de arrecadação realizados diretamente pelo candidato ou pelo partido político;

    V - recursos próprios dos partidos políticos, desde que identificada a sua origem e que sejam provenientes:

    a) do Fundo Partidário, de que trata o art. 38 da Lei nº 9.096/1995;

    b) de doações de pessoas físicas efetuadas aos partidos políticos;

    c) de contribuição dos seus filiados;

    d) da comercialização de bens, serviços ou promoção de eventos de arrecadação;

  • Boa tarde Thatiany, a campanha em questão é uma campanha publicitária e não eleitoral.

  • Letra B.

     

    Comentários:

     

    A questão cobra o conhecimento do art. 37, § 1º, da Constituição, segundo o qual a publicidade dos atos, programas,

    obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela

    não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    A publicidade, portanto, ao associar o programa de saúde ao Governador e seu partido político, descumpriu a determinação

    constitucional, tornando-se irregular.

     

     

     

    O gabarito é a letra C.

     

    Prof. Ricardo Vale

  • GAB: B

  • Ele violou o princípio da impessoalidade.

    Gabarito B.

    CF/88, Art. 37, §1º

    A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:    

     

    § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
     


ID
1106368
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Deputado Federal apresentou projeto de lei que aumenta o número de cargos públicos na Administração pública federal direta, aumenta os respectivos vencimentos e ainda dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos federais. O projeto, aprovado pelas Casas do Congresso Nacional, foi encaminhado para sanção ou veto presidencial. Considerando as disposições da Constituição Federal a respeito da iniciativa legislativa, o projeto foi aprovado

Alternativas
Comentários
  • Art. 61 CF:

    (...)

    § 1º - São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:

    (...)

    II - disponham sobre:

    a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;

    b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;

    c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria

    Resp.: A
  • O art. 61, § 1º, II, “a”, da CF/88, estabelece que são de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que disponham sobre criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração. Correta a alternativa A.

    RESPOSTA: Letra A


  • Gabarito: A

    Trata-se de inconstitucionalidade formal (ou nomoestática) por vício de iniciativa (ou subjetiva), já que a competência para propositura de PL sobre tais matérias é privativa do Presidente da República, nos termos do art. 61 da CF. Mesmo que o PL seja sancionado pelo Presidente da República, o vício de iniciativa não é convalidado.

  • Só um alerta inconstitucionalidade formal é nomodinâmica e não nomoestática. 

    "A chamada inconstitucionalidade formal, seja por vício subjetivo ou objetivo, como se dá durante o processo de criação, que dá idéia de movimento, de dinamismo, é também denominada inconstitucionalidade nomodinâmica". 

    http://ww3.lfg.com.br/artigo/20080604195014930_direito-constitucional_descubra-o-que-e-inconstitucionalidade-nomodinamica-e-inconstitucionalidade-nomoestatica.html

  • É verdade, a inconst. formal é a nomodinâmica.

  • Artigo 61, 1º

  • Por força do que dispõe o art. 61, § 1º, II, a, do texto constitucional, é de iniciativa privativa do Presidente da República apresentar projetos de lei que disponham sobre a criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração. Sendo assim, Deputado Federal não poderia propor tal projeto de lei, que está, portanto, eivado por vício de iniciativa. Tal vício, vale complementar, sequer poderá ser sanado diante de eventual sanção presidencial.

    Portanto, nossa alternativa correta é a da letra ‘a’.

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.

     

    § 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:

     

    II - disponham sobre:

     

    a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;

    b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;

    c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria;    


ID
1106371
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Lei estadual, promulgada em 15 de dezembro, aumentou a alíquota do imposto sobre circulação de mercadorias, determinando que a nova alíquota incidiria sobre os fatos geradores ocorridos a partir de 1o de janeiro do ano seguinte. No que toca ao prazo para que a nova alíquota do imposto seja exigida, a lei estadual

Alternativas
Comentários
  •         O ICMS está submetido ao principio da anterioridade(mas tendo exceções), por isso não pode cobrar os valores que sofreram alteração no mesmo ano. Mas deve obedecer ao princípio da noventena, tendo que esperar 90 dias para efetuar sua cobrança.

            No caso o tributo só poderia ser cobrado 17 de março (por causa de fevereiro ter 28 dias).   

  • Minha dúvida é a seguinte: aumento de alíquota não é diferente de aumento de tributo?? ou tem o mesmo tratamento SEMPRE??

    Desde já agradeço a quem puder ajudar.

  • A alíquota é a porcentagem de qualquer espécie do gênero tributo. Por exemplo no caso da espécie imposto temos o ICMS, sua alíquota pode ser de 11% sobre a base de calculo(o valor R$ tributável)

  • Discordando do colega que afirmou equivocadamente sobre a anterioridade do ICMS.

    A CF/1988, com as modificações da Emenda Constitucional nº 42/2003, é categórica em determinar:

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    (...)

    III - cobrar tributos:
    (...)

    b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;
    c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b;
    (...)

    § 1º A vedação do inciso III, b, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II; e a vedação do inciso III, c, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I.

    O ICMS está sujeito à anterioridade de exercício (alínea “b”) e à anterioridade nonagesimal (alínea “c”), haja vista que não foi arrolado dentre as exceções contidas no § 1º do mesmo art. 150.

  • Atenção para o ICMS-combustível!

  • Complementando o Iratan, no caso do icms monofásico sobre os combustiveis (CF art 155 § 4º IV c), as alíquotas poderão ser reduzidas e restabelecidas, não se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b. (Anterioridade)

  • tentando responder um dúvida acima: aumento de tributo pode ser por aumento da alíquota ou aumento da base de cálculo...

  • Talvez seja uma dúvida besta, não sou muito bom em tributário, mas qual o erro da C?

  • O erro na "c" está logo na parte "é compatível com a Constituição", já que o caso do enunciado da questão é incompatível com a CF, pois o ICMS deve respeitar anterioridade e também deve respeito à noventena. 

  • Rodrigo Pacheco, na verdade o erro substancial da letra "c" encontra-se na sua incompatibilidade material com o enunciado da questão. Note que a questão cobra o conhecimento do princípio da anterioridade (legal e noventena) e se o ICMS se submete ou não a uma ou a ambas.
    A alternativa "c", por sua vez, traz a ideia do princípio da irretroatividade, consubstanciado na norma do art. 150, III, "a" da CR/88.

    Em suma, a letra "c" está descontextualizada com o problema proposto.
  • ICMS - Submetido ao princípio da anterioridade ANUAL e a NOVENTENA.

  • GABARITO LETRA "D"  

       ESQUEMATIZANDO:

    **1=>Tributos  de  cobrança  imediata  (cobrados  no  dia  seguinte):

      IOF,  II,  IE,  IEG,  empréstimo compulsório de calamidade pública ou guerra externa. 


    **2=>Tributos que respeitam somente os 90 dias (cobrados no mesmo ano):

    IPI, Contribuições do artigo 195 CF, ICMS COMBUSTÍVEIS E CIDE COMBUSTÍVEIS. 


    **3=>Tributos  cobrados  no  ano  seguinte  (sem  os  90  dias): IR,  alterações  na  base  de  cálculo  do IPTU E IPVA.
     
    fé!


  • CF/88

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;

    II - instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos;

    III - cobrar tributos:

    a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado;

    b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou

    c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b;


  • GABARITO LETRA D

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

    ARTIGO 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    III - cobrar tributos:

    a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado;

    b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;

    c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b;  

    § 1º A vedação do inciso III, b, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I,

    II, IV e V; e 154, II; e a vedação do inciso III, c, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I.  

    ===============================================================

    ARTIGO 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:     

    I - transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos;    

    II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior; (ICMS)     

    III - propriedade de veículos automotores.


ID
1106380
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Quanto ao procedimento de acesso à informação no âmbito da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nos termos da Lei estadual no 15.224/2013, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. Não pode haver exigência de motivação para pedido de acesso à informação:


    Lei nº 15224 DE 26/12/2013

    Norma Estadual - Pernambuco

    Publicado no DOE em 27 dez 2013

    Regula o acesso a informações, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, e dá outras providências.



    Art. 8º O pedido de acesso à informação deverá conter:



    Parágrafo único. São vedadas exigências relativas aos motivos do pedido de acesso à informação de interesse público.


ID
1106383
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Consideradas as disposições contidas na Constituição Federal acerca dos cargos, empregos e funções públicos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Todas as fundamentações estão no art. 37 da CF

    a) os empregos e funções públicos são acessíveis a brasileiros e estrangeiros, mas os cargos públicos somente são acessíveis a brasileiros. ERRADA



    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;


    b) os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento. CORRETA

    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;  


    c) a exigência constitucional de aprovação prévia em concurso público refere-se somente à investidura em cargos públicos efetivos, sendo dispensada para cargos comissionados e empregos públicos. ERRADA

    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; 

    d) a Administração pública de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios deverá publicar decreto reservando percentual dos seus respectivos cargos públicos para as pessoas portadoras de deficiência. ERRADA

    VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;


    e) por força de Emenda à Constituição, não mais se admite a contratação por tempo determinado no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. ERRADA

    IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

  • Sobre a alternativa ''D''
    A C.F. diz que o percentual será reservado em LEI!
    A 8112 diz que o percentual será de ATÉ 20% das vagas ofertadas no certame.
    Lembrando que a 8112 é uma LEI ordinária, assim como pede a C.F.

  •  Os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração destinam-se apenas às DICAS:

    DIreção
    Chefia
    ASsessoramento


  • o concurso pode ate 20 % e minimo 5%( artigo 37 do Decreto nº 3.298/1999 estipula o percentual mínimo, fixando-o em 5% (cinco por cento)) para deficientes, concursos com ate 5 vagas, fica a criterio deles ver se colocam 1 vaga ou nao, menos de 5 vagas nao e obrigatorio colocar deficientes e nem colocar no edital

     

    entao um concurso de 100 vagas diretas, podeter 5 a 20 vagas

     

     

  • PUBLICAR DECRETO ??? Não há que se publicar decreto... já há previsão legal na CF 88. 

  • Art. 37.

    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;  (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

    b) CERTO: V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;  

    c) ERRADO: II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; 

    d) ERRADO: VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;

    e) ERRADO: IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;

  • GABARITO LETRA B

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

    ARTIGO 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:  

    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento

  • Município não faz decreto


ID
1106386
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os contratos administrativos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - errada. 

    Lei 8666. Art. 56. A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

    § 2o A garantia a que se refere o caput deste artigo não excederá a cinco por cento do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3o deste artigo.

    D - errada

    Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

    § 4o No caso de supressão de obras, bens ou serviços, se o contratado já houver adquirido os materiais e posto no local dos trabalhos, estes deverão ser pagos pela Administração pelos custos de aquisição regularmente comprovados e monetariamente corrigidos, podendo caber indenização por outros danos eventualmente decorrentes da supressão, desde que regularmente comprovados.


    E - errado Lei 8666, Art. 65: 

    § 1o O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinqüenta por cento) para os seus acréscimos.


  • ALT. C


    Consoante o magistério de Di Pietro1, “equilíbrio econômico-financeiro ou 

    equação econômico-financeira é a relação que se estabelece, no momento da 

    celebração do contrato, entre o encargo assumido pelo contratado e a contraprestação 

    assegurada pela Administração”. 


    FONTE:http://www2.tce.pr.gov.br/xisinaop/Trabalhos/Reajustamento%20de%20pre%C3%A7os%20nos%20contratos.pdf


    BONS ESTUDOS

    A LUTA CONTINUA


  • Gabarito: C.
    Segundo Dirley da Cunha Jr.: A ideia é a de que, se por um lado tem a Administração Pública a prerrogativa de alterar unilateralmente o contrato, por outro ela deve preservar certos direitos do contratado, entre os quais o direito de o contratado, entre os quais o direito de o contratado ver mantida a equação financeira financeira do contrato, isto é, a proporção inicialmente fixada entre os encargos contratuais e sua remuneração. Esse equilíbrio econômico-financeiro está ligado às chamadas clausulas contratuais, assim entendidas aquelas clausulas que se referem à remuneração do contratado e que se distinguem das clausulas regulamentares, que dizem respeito à execução do objeto do contrato.

  • B) ERRADA

    A letra B está errada pois a não é vedado o aumento dos encargos ao longo da execução do contrato, contudo a Administração deverá restabelecer o equilíbrio-economico financeiro se existir o aumento desses.

    ''§ 6o  Em havendo alteração unilateral do contrato que aumente os encargos do contratado, a Administração deverá restabelecer, por aditamento, o equilíbrio econômico-financeiro inicial.''

  • Alguém sabe explicar o erro da letra D? não acho que o fundamento seja o art. 65, § 4º pois ele não trata de rescisão do contrato, pelo ontrário, naqueles casos cuida-se de reequilibrio econômico, para regular seguimento do contrato. obrigado

  • Roberto Tavares, segue abaixo justificativa do erro da letra D:

    Lei 8.666/93

    "Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

    I - modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado;"

    Portanto, o contratado deverá ser indenizado caso tenha cumprido com sua parte e não tenha culpa na rescisão do contrato.

  • A letra D está errada, porque, em algumas hipóteses de rescisão unilateral, o particular será ressarcido pelos danos sofridos. 

    Art. 79. A rescisão do contrato poderá ser:

    § 2o Quando a rescisão ocorrer com base nos incisos XII a XVII do artigo anterior, sem que haja culpa do contratado, será este ressarcido dos prejuízos regularmente comprovados que houver sofrido, tendo ainda direito a:

    I - devolução de garantia;

    II - pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão;

    III - pagamento do custo da desmobilização.




  • Letra “a”: Errada. Lei 8,666/93. Art. 56. A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

    § 2º A garantia a que se refere o caput deste artigo não excederá a cinco por cento do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3o deste artigo.

    Letra “b”: Correta. Segundo Helly Lopes Meirelles, “O equilíbrio financeiro ou equilíbrio econômico, ou equação econômica, ou ainda equação financeira do contrato administrativo é a relação estabelecida inicialmente pelas partes entre os encargos do contratado e a retribuição da Administração para a justa remuneração do objeto do ajuste. Essa relação encargo-remuneração deve ser mantida durante toda a execução do contrato, a fim de que o contratado não venha a sofrer indevida redução nos lucros normais do empreendimento.”

    Letra "c": Correta

    Letra “d”: Errada. Art. 79. A rescisão do contrato poderá ser: [...] § 2º Quando a rescisão ocorrer com base nos incisos XII a XVII do artigo anterior, sem que haja culpa do contratado, será este ressarcido dos prejuízos regularmente comprovados que houver sofrido, tendo ainda direito a:

    I - devolução de garantia;

    II - pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão;

    III - pagamento do custo da desmobilização.

    Letra “e”: Errada. Lei 8.666/93. Art. 65. [...] § 1º O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinqüenta por cento) para os seus acréscimos.





  • LETRA C

     

    Garantia → garantia da PROPOSTA→ 1% do valor do contrato (art.31, III)

    Garantia → garantia CONTRATUAL = REGRA PODE ser exigida até 5%, mas esse limite pode ser aumentado para 10% como prevê para os casos de contratações de grande vulto. )

    PregÃO → diferentÃO VEDADA a exigência de garantia.

     

    Até 25% - acréscimos e supressões (obras, serviços e compras)

    Até 50% - somente para acréscimos (reforma de EDIFÍCIO ou equipamento)


     


ID
1106389
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O princípio da continuidade do serviço público serve de fundamento para a

Alternativas
Comentários
  • Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de:

    V - nos casos de serviços essenciais, ocupar provisoriamente bens móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato, na hipótese da necessidade de acautelar apuração administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hipótese de rescisão do contrato administrativo.

    ...

    Fico imaginando como seria a utilização compulsória de recursos humanos/pessoal de uma empresa. Num belo dia, chega a Administração Pública e diz: agora você é obrigado a trabalhar para mim.

  • ALTERNATIVA A (ERRADA)

    Há previsão, na CF, de greve no serviço público, faltando apenas a sua regulamentação.

    CF, 37, VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; 


    ALTERNATIVA B (ERRADA)

    A Lei de Licitações prevê, inclusive, causas de rescisão do contrato.

    Lei 8666, art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato: XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação.


    ALTERNATIVA C (ERRADA)

    Durante a guerra, a licitação é dispensável.

    Lei 8666, Art. 24. É dispensável a licitação: III - nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem;


    ALTERNATIVA D (ERRADA)

    Chegou na idade da compulsória, não tem mais jeito.


    ALTERNATIVA E (CORRETA)

    Lei 8666, art. 80. A rescisão de que trata o inciso I do artigo anterior acarreta as seguintes conseqüências, sem prejuízo das sanções previstas nesta Lei:

    II - ocupação e utilização do local, instalações, equipamentos, material e pessoal empregados na execução do contrato, necessários à sua continuidade, na forma do inciso V do art. 58 desta Lei;

  • Princípio da Continuidade

    Traduz-se na ideia de prestação ininterrupta da atividade administrativa. Trata-se,

    portanto, de exigência no sentido de que a atividade do Estado seja contínua, não podendo

    parar a prestação dos serviços, não comportando falhas ou interrupções já que muitas necessidades

    da sociedade são inadiáveis, como é o exemplo dos serviços de fornecimento de água

    e energia elétrica à população em geral. Tal princípio está expresso no art. 6°, § 1°, da Lei

    8987/95, como necessário para que o serviço público seja considerado adequado, em sua

    execução e implícito no texto constitucional. Vale ressaltar que o princípio da Continuidade

    está intimamente ligado ao princípio da Eficiência, haja vista tratar-se de garantia de busca

    por resultados positivos.

    Celso Antônio Bandeira de Mello trata a norma como um subprincípio, decorrente do

    princípio da obrigatoriedade do desempenho da atividade pública. Com efeito, o autor,

    dispõe, acerca do tema, como se segue: "Outrossim, em face do princípio da obrigatoriedade

    do desempenho da atividade pública, típico do regime administrativo, como vimos vendo, a

    Administração sujeita-se ao dever de continuidade no desempenho de sua ação. O princípio da

    continuidade do serviço público é um subprincípio, ou,  se quiser, princípio derivado, que decorre

    da obrigatoriedade de desempenho da atividade administrativa".

    Professor Matheus Carvalho,CERS

  • alguem poderia me explicar a letra c) ? Creio que a afirmativa da questão está certa, mas o que a não a torna como gabarito seria a não assciação da inexigibilidade da licitação com o principio da continuidade?

  • Ygor Silva

    A letra C está errada porque nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem é caso de DISPENSA e não de INEXIGIBILIDADE.

  • Um dos pontos que mais caem em licitação é quanto a DISPENSA e INEXIGIBILIDADE. No caso da alternativa "c" trata-se de dispensa, motivo pelo qual está errada a assertiva.

  • LETRA E

     

    Segundo DI PIETRO , as consequências do princípio da Continuidade no que concerne aos contratos são:

     

    → Imposição de prazos rigorosos ao contratante

    Aplicação da teoria da imprevisão , para recompor o equilíbrio econômico-financeiro do contrato e permitir a continuidade do serviço

    → Inaplicabilidade da exeptio non adimpleti contractus contra a administração

    → Reconhecimento de privilégios para a administração , como o de Encampação , o de uso compulsório dos recursos humanos e materiais da empresa contratada , quando necessário para dar continuidade à execução.

     

    Quanto ao exercício da função pública , constituem aplicação do princípio da continuidade

     

    → As normas que exigem permanência do servidor em serviço , quando pede exoneração, pelo prazo fixado em lei

    → Os institutos da substituição , suplência e delegação.

    → Restrições ao direito de greve dos servidores

  • Serviços Públicos – Princípios

     

    Regularidade: qualidade aceitável.

    Contiunidade: inadiplência (aviso prévio) / manutenção programada / manutenção emergencial.

    Eficiência: pestação de ser eficiente.

    Segurança: serviço público ofereça segurança ao próximo.

    Atualidade: (ou atualização) concessonária do servidor público fazendo a melhoria do serviço público. Sempre atualizando para melhor.

    Cortesia: tratado de forma cortês, urbana.

    Modicidade das tarefas: valor ser cobrado. Ser Razoável. Grande quantidade de usuário.

    Generalidade: prestação tem que ser para todos. Independente da classe econômica.

    Isonomia: diminuir a desigualdade.

    fonte: Prof. Dalvo Azevedo

  • Excelentes dicas do Princípio da Continuidade: https://www.youtube.com/watch?v=_W36FWxlWiA

  • A FCC ama o princípio da continuidade. 

  • GABARITO: E

    a) ERRADO: Art. 37, VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; 

    b) ERRADO: Art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato: XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação.

    c) ERRADO: Art. 24. É dispensável a licitação: III - nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem;

    d) ERRADO: A aposentadoria deve ocorrer imediatamente.

    e) CERTO: Art. 80. A rescisão de que trata o inciso I do artigo anterior acarreta as seguintes conseqüências, sem prejuízo das sanções previstas nesta Lei: II - ocupação e utilização do local, instalações, equipamentos, material e pessoal empregados na execução do contrato, necessários à sua continuidade, na forma do inciso V do art. 58 desta Lei;


ID
1106395
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

O Plano Plurianual da União para o período 2012-2015 (Lei Federal nº 12.593/12) tem diversas diretrizes. Com base na referida lei, são diretrizes estabelecidas no PPA 2012-2015:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4o O PPA 2012-2015 terá como diretrizes:

    I - a garantia dos direitos humanos com redução das desigualdades sociais, regionais, étnico-raciais e de gênero;

    II - a ampliação da participação social;

    III - a promoção da sustentabilidade ambiental;

    IV - a valorização da diversidade cultural e da identidade nacional;

    V - a excelência na gestão para garantir o provimento de bens e serviços à sociedade;

    VI - a garantia da soberania nacional;

    VII - o aumento da eficiência dos gastos públicos;

    VIII - o crescimento econômico sustentável; e

    IX - o estímulo e a valorização da educação, da ciência e da tecnologia.

  • Letra D.

     

    A título de curiosidade fui ver as diretrizes do PPA atual ( período 2016- 2019).

     

    [...]

     

    Art. 4o  Para o período 2016-2019, o PPA terá como diretrizes:

    I - O desenvolvimento sustentável orientado pela inclusão social;

    II - A melhoria contínua da qualidade dos serviços públicos;

    III - A garantia dos direitos humanos com redução das desigualdades sociais, regionais, étnico-raciais, geracionais e

    de gênero;

    IV - O estímulo e a valorização da educação, ciência, tecnologia e inovação e competitividade;

    V - A participação social como direito do cidadão;

    VI- A valorização e o respeito à diversidade cultural;

    VII - O aperfeiçoamento da gestão pública com foco no cidadão, na eficiência do gasto público, na transparência, e no

    enfrentamento à corrupção; e

    VIII - A garantia do equilíbrio das contas públicas.

     

     

     

    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13249.htm


ID
1106401
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, a competência da União para legislar sobre Direito Financeiro e Orçamento

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Nos termos do art. 24, I da CF, compete concorrentemente à União, Estados e Distrito Federal legislar sobre Direito Financeiro.

    No entanto, o §1º do art. 24, estabelece que a competência da União limitar-se-á estabelecer normas gerais. 

    Ocorre que, caso inexista lei federal sobre normas gerais, os Estados (e DF) exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades, nos termos do §3º do art. 24 da CF.

    Todavia, a título de complementação dos estudos, a superveniência de lei federal sobre normas gerais SUSPENDE a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário, pelo que se extrai do §4º do art. 24 da CF/88.

  • Eric subtende-se DF também?


  • CF 88

    Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

    I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;

    II - orçamento;

    § 1º - No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.

    § 2º - A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.

    § 3º - Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.

    § 4º - A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário.

    Gabarito Letra D


  • Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

    Parágrafo único. Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito.


ID
1106404
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

O art. 159, inciso I, alínea “d" da Constituição Federal estabelece que 1% do Imposto sobre Produtos Industrializados será entregue ao Fundo de Participação dos Municípios, até o final do primeiro decêndio do mês de dezembro de cada ano.

De acordo com o texto constitucional, caso o Presidente da República decida fazer esse repasse diretamente às Prefeituras e não ao Fundo de Participação dos Municípios, ele

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    O art. 166 da CF em seu §3º, prevê a possibilidade de emendas a Projeto de Lei do Orçamento Anual.

    No entanto, a alínea 'c' do inciso II do §3º do art. 166 da CF, veda emenda quando se tratar de transferência tributárias constitucionais para Estados, MUNICÍPIOS e Distrito Federal.

    É o que dispõe:

    Art. 166 (...) 

    § 3º - As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso:

    I - sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;

    II - indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa, excluídas as que incidam sobre:

    a) dotações para pessoal e seus encargos;

    b) serviço da dívida;

    c) transferências tributárias constitucionais para Estados, Municípios e Distrito Federal; ou


  • Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.

    § 1º - Caberá a uma Comissão mista permanente de Senadores e Deputados:

    I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República;

    II - examinar e emitir parecer sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição e exercer o acompanhamento e a fiscalização orçamentária, sem prejuízo da atuação das demais comissões do Congresso Nacional e de suas Casas, criadas de acordo com o art. 58.

    § 2º - As emendas serão apresentadas na Comissão mista, que sobre elas emitirá parecer, e apreciadas, na forma regimental, pelo Plenário das duas Casas do Congresso Nacional.

    § 3º - As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso:

    I - sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;

    II - indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa, excluídas as que incidam sobre:

    a) dotações para pessoal e seus encargos;

    b) serviço da dívida;

    c) transferências tributárias constitucionais para Estados, Municípios e Distrito Federal; ou

    III - sejam relacionadas:

    a) com a correção de erros ou omissões; ou

    b) com os dispositivos do texto do projeto de lei.



ID
1106407
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

João, Pedro e Luís têm x, y e z reais, ainda que não necessariamente nessa ordem. Em uma conversa entre essas três pessoas, João disse a quem tem y reais que o outro tem x reais. Luís disse a quem tem x reais que nenhum dos três tem totais iguais de reais. Se todos dizem a verdade, e Pedro é o que tem menos reais, então, necessariamente será positivo o resultado da conta

Alternativas
Comentários
  • João disse a quem tem y reais que o outro tem x reais, ou seja, ele não tem nem y nem x. João tem z


    Luís disse a quem tem x reais... Ele não tem x reais e nem z (joão tem). Luís tem y

    Sobrou para Pedro, x.

    Pedro tem menos reais ou seja, entre x, y e z, X é a menor quantidade.

    Ou seja se pegarmos algo maior e subtraírmos o menor dará positivo.

    A única resposta que de um maior se subtrai o menor (x) é a "D"

  • João disse a quem tem y que o outro tem x reais. -> Se ele disse a y, ele não é y. Se falou com y sobre o outro que tem x reais, ele também não é x. -> João tem z reais.


    Luis disse a quem tem x reais que nenhum dos 3 tem totais iguais de reais. -> Sabe-se quem Luis não é z, porque z é João. Se ele falou com x e não é z, Luis só pode ser y. -> Sobrou o x para o Pedro. 


    Outro dado importante é que x, y e z são valores distintos.

    Se o valor menor é x, basta verificar o único caso em que há a subtração de um valor maior do que x ( que no caso seriam y e z) somente por x.


    Resposta: d 

    Justificativa: Se x é o menor valor, z é maior do que x. Então o resultado da subtração necessariamente será positivo.



  • Complementando o comentário do colega, questão maldosa, só para fazer a gente perder tempo na prova!

    Se formos olhar apenas a pergunta " necessariamente será positivo o resultado da conta", não precisamos saber de quem são os valores x, y e z, já que a questão FALA que o x é menor. Assim, para achar a resposta, basta pegar ou z, ou y, e subtrair x, que é o menor.
    Não precisamos saber quanto tem João (z), Pedro(x) e Luís(y), já que a pergunta não pede isso! Sempre bom olhar a pergunta antes de ir calculando.

  • eu discordo do colega,pois em nenhum momento a questão disse que x era o menor valor ,contudo afirmou que pedro tinha o menor valor,então para fazer esse simples calculo é necessário saber de quem pertence x,y,z.


  • J disse a quem tem Y ( portanto não tem Y ) que o OUTRO  tem X reais ( logo João não tem X ) --> João tem Z.
    L disse a quem tem X (logo não tem X ) reais que nenhum dos três tem totais iguais de reais; --> Luiz não tem X,  tem Y , uma vez que J tem Z.

    A Pedro resta X. e Pedro tem o menor valor como L disse que X <> Y <> Z, se X = MIN( X,Y,Z)
    Z-X > 0
    Y-X > 0

  • Ola, neste tipo de problema temos que descobri quem é quem.

    Quando ele fala: João disse a quem tem y reais que o outro tem x reais.

    Neste suposição concluímos que João só pode ser Z

     Quando fala: Luís disse a quem tem x reais que nenhum dos três tem totais iguais de reais.  

    Logo Luiz só pode ser o Y         POIS ELE FALA COM O X.            E o Pedro so pode ser o X .

    Se todos dizem a verdade, e Pedro é o que tem menos reais,

    Logo para dar um resultado positivo tem que ser o Z OU Y MENOS O X .

    GABARITO: d

    Espero ter ajudado!!!                   firmes na caminhada pois o próximo passo é a posse.

  • x < y

    x <  z

    Então podemos garantir que  :

    • a) z - y. não podemos garantir,pois não sabemos ao certo se o número z é maior que y para a subtração dar resultado positivo.
    • b) x - y - z.  Certamente dará negativo porque x < y e x< z .
    • c) x + y - z.Não podemos garantir , pois não sabemos o valor de z . z poderia ser até 100000.
    • d) z - x. Aqui poderemos sim garantir um resultado positivo ,onde x < z . Subtrair x de um numero  z>x = Resultado positivo . CERTO .
    • e) x - y.  Neste caso x é menor que y = resultado negativo

  • De acordo com o enunciado, temos:

    1) João disse a quem tem y reais que o outro tem x reais.

    2) Luís disse a quem tem x reais que nenhum dos três tem totais iguais de reais.

    3) Todos dizem a verdade

    4) Pedro é o que tem menos reais

    Assim:

    De 1) sabemos que João tem z reais.

    De 2) sabemos que Luís não pode ter x reais, logo ele tem y reais, sobrando para Pedro x reais.

    Logo, Pedro = x, Luís = y e João = z. Assim:

    João disse a Luís que Pedro tem x reais, e Luis disse a Pedro que nenhum dos três tem totais iguais de reais.

    Pedro é o que tem menos reais, então x< y e x < z. Avaliando cada alternativa:


    A) z - y. 
    Errado, pois não temos informações suficientes que nos digam que Z > y.

    B) x - y - z. 
    Errado, supondo que x = 1, y =  2 e z = 3, então:
    x - y - z = 1 - (2) - (3) = 1 - 2 - 3 = 1 - 5 = - 4 < 0

    ou

    supondo que x = 1, y =  3 e z = 2

    x - y - z = 1 - (3) - (2) = 1 - 3 - 2 = 1 - 5 = - 4 < 0


    C) x + y - z. 
    Errado, supondo que x = 1, y =  2 e z = 3, então:
    x + y - z = 1 + 2 - 3 = 3 - 3 = 0

    ou

    supondo que x = 1, y =  3 e z = 2

    x + y - z = 1 + 3 - 2 = 4 - 2 = 2 > 0 mas como não temos certeza se y > z ou z > y, então não podemos afirmar que esta alternativa é correta.

    D) z - x 
    Correto, como x é menor que y e z, se fizermos z - x o resultado será sempre negativo.


    E) x - y. 

    Errado, x é menor que y, logo a diferença x - y sempre será negativa. 


    Resposta: Alternativa D.
  • concordo com Hermano. Obrigada, coloquei a cabeça pra pensar agora.

  • concordo com o colega mauricio silva

  • João disse a quem tem y que o outro tem x --> Então João não tem x nem y. Consequentemente João tem z

    Luis disse a quem tem x que nenhum dos 3 tem totais iguais --> Então Luis não tem x (nem z, pois já é de João). Consequentemente Luis tem y

    Sobrou o x que é, consequentemente, de Pedro.


    A questão diz que Pedro ficou com o menor valor --> Então x é o menor valor.


    Sabemos, então, que tanto y como z têm valores maiores que x. Portanto, uma conta para dar positiva teria que ser: y-x OU z-x.

    Não existe em nenhum alternativa o y-x, mas existe a z-x na alternativa D

    Gabarito: D
  • O colega Hermano se equivocou, a questão fala que Pedro é quem tem menos e não que X é o menor valor, ou seja, para sabermos quem tem menos precisamos antes saber qual letra corresponde a Pedro (que é quem tem o menor valor).

    é um pouco confuso, mas tentei ajudar!

  • É só pensar...



    "João disse a quem tem y reais que o outro tem x reais." (Deduz-se que João tem "Z")



     "Luís disse a quem tem x reais que nenhum dos três tem totais iguais de reais." (Se João tem "Z" e Luís não tem "X", a ele resta o  valor de "Y").



    "todos dizem a verdade"



    "Pedro é o que tem menos reais" (Pedro só pode ser "X", pois João tem "Z" e Luís tem "Y")



    Assim...



    Como sabemos que o valor de "X" é o menor (pois pertence a Pedro), mas não temos certeza de quem é maior entre "Z" e "Y", a única possibilidade de dar, necessariamente, um resultado positivo é se subtrairmos "X" de "Z", pois "Z" é maior que "X". Outra possível equação em que o resultado daria positivo, seria  "Y - X", pois Y também é maior que X. 

  • Qualquer coisa menos o X vai dar positivo porque a questão diz que X é o menor valor. 

  • Comentário do Professor: "D) z - x Correto, como x é menor que y e z, se fizermos z - x o resultado será sempre negativo."

     

    Ele se equivocou quando falou que o resultado será sempre negativo, o correto é: SEMPRE POSITIVO!!

  • olha como eu pensei: JOÃO DIZ A QUEM TEM X O OUTRO TEM Y ( logo, joão tem que ser o Z)

    JOÃO = Z

    O luiz diz a quem tem X ( assim, é certo que luiz so pode ser o Y)

    JOÃO = Z

    LUIZ = Y

    PEDRO =X ( sabemos que pedro quem tem o menor valor)

     

    NECESSARIAMENTE SERÁ POSITIVO ( já que X é o menor, qualquer numero menos ele dá positivo) =

    Z- X 

    Y-X

     

    erros, avise-me.

    GABARITO ''D''


ID
1106410
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Quatro tipos de doces diferentes são embalados em caixas de mesmo formato e aparência, a não ser pelo rótulo indicativo do tipo de doce nela contido. Por equívoco, os rótulos das quatro caixas foram trocados de forma que nenhum deles corresponde ao doce nela contido. Por meio do uso do raciocínio lógico, o menor número de caixas que precisam ser abertas para que se possa ter certeza do conteúdo contido nas quatro caixas é

Alternativas
Comentários
  • Vejam a explicação do professor Paulo Henrique do EVP:

    http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=Bmna_RCTAnBVPk9C0fSv1tK1KJM6wwiHOaXAe2rt3vo


    Aqui tem pegadinha do Ser Mau! Por duas informações:

    1. nenhum deles (dos rótulos) corresponde ao doce nela contido

    2. o menor número de caixas que precisam ser abertas

    Imaginem que temos 4 caixas, numeradas de 1 a 4, ok? Na hora que abro a caixa 1 (1ª caixa aberta), vejo tem o doce que deveria estar na caixa 3. Até aí, tudo bem!

    Quando abro a caixa 3 (2ª caixa aberta), vejo que o doce é o que deveria estar na caixa 1.

    Morreu, meu povo! Obrigatoriamente, as caixas 2 e 4 estão com os doces trocados (item 1) e, abrindo 2 caixas, descobri o conteúdo de todas elas!

    PH, mas se na caixa 3 não está o doce da caixa 1? Dá um outro valor!

    Perfeito! Só que eu deixo de ter menor número de caixas que precisam ser abertas (item 2), ok?

    Resposta: letra B.


  • letra "A"  (2 caixas)

  • Fiquei com dúvidas na resolução do Prof.Paulo Henrique do EVP.


    Considerando 1(3)=  o número que está fora é o que está no rótulo, o 1, e o número correto é o que está entre parênteses, o (3).

    Ele considerou:

    1ªcaixa: 1(3)

    2ªcaixa:3 (1)

    As outras seriam 2(4) e 4(2).

    Até aqui tudo bem.


    Depois colocou“PH, mas se na caixa 3 não está o doce da caixa 1? Dá um outro valor!

    Perfeito! Só que eu deixo de ter o menor número de caixas que precisam ser abertas (item 2), ok?

    Não. Não está correto esta comparação entre:

    3(1)= duas caixas = menor número de caixas que precisam ser abertas

    3 (diferente de 1)= maior número de caixas que precisam ser abertas.


    Se fosse assim, somente quando fosse 3(1) é que haveria DUAS tentativas para saber a ordem de todas as caixas. A questão envolve RACIOCÍNIO LÓGICO e não SORTE.


    A resposta tem que ser 2 independente do número que sair.


    A colocação“PH,mas ..... . (item 2), ok?” está equivocada.


    Na verdade se você escolheu na primeira caixa 1(3) e escolher o 3 na segunda, a resposta OBRIGATORIAMENTE será 2 tentativas (não deixará de ser 2), independente do número oculto que está nesta segunda caixa:


    Veja as possibilidades:


    Possibilidade  (I)= o 1 correto na segunda caixa.

    Primeira caixa: 1(3)

    Segunda caixa: 3(1)..... consequentemente não poderá ocorrer 4(4) e 2(2), logo é 2(4) e 4(2).


    Possibilidade  (II)= o 2 correto na segunda caixa.

    Primeira caixa: 1(3)

    Segunda caixa: 3(2)...consequentemente não poderá ocorrer 4(4), logo é 2(4) e 4(1).


    Possibilidade  (III)= o 4 correto na segunda caixa.

    Primeira caixa: 1(3)

    Segunda caixa: 3(4)...consequentemente não poderá ocorrer 2(2), logo é 2(1) e 4(2).


    O "grande segredo" é justamente abrir o rótulo ERRADO X, encontrar o rótulo CORRETO Y, e na sequência tem que  abrir OBRIGATORIAMENTE o rótulo ERRADO igual ao rótulo CORRETO anterior (o Y).


    A única caixa que o número é escolhido ao acaso é na primeira. A segunda é puro raciocínio lógico.Você irá escolher a segunda de acordo com o número correto que a primeira estava ocultando.


    Veja outro exemplo: 

    Escolhia caixa 2,  ao abri-la encontrei o seu número correto, o 4. Qual a próxima caixa com número errado e visível que devo escolher?

    Resposta=Vá na 4 sem medo de ser feliz. 

    E não precisará abrir mais nenhuma caixa para saber os números das outras.


    E se for 1(2)...vá na 2(????)...


  • Essa foi uma baita pegadinha safada kkkk

    É só atentar para o MENOR NÚMERO, se abrirmos 3 caixas, já não será o menor número e sim o maior.

    Tive que reler duas vezes pra entender. 


    Caí na pegadinha.

  •  Eu abri 2 caixas e achei os doces contidos nestas 2 caixas, como TODOS OS DOCES ESTÃO EM CAIXAS TROCADAS, as outras duas caixas: o que está escrito no rótulo já sei que não corresponde ao conteúdo. Então, sei que o que está dentro corresponde ao que está escrito na outra caixa e vice e versa. Simples. Achei todos os conteúdos

  • Concordo com o Raimundo NETO.... não podemos prever uma situação favorável como disse o professor PH, pois abrindo a segunda caixa, não necessariamente seria o conteúdo da primeira aberta. Logo, necessariamente, teríamos que abrir 3 caixas para ter certeza.

  • Concordo que o número mínimo de caixa a serem abertas são 3

    Explicação

    1) 4 doces = X / Y / Z / W

    2) 4 Rótulos Trocados = Y / X / W / Z

    3) Abro o doce X c/Rótulo Y --> Consequência: Doce Y pode estar com rótulo X/W/Z + Doce Z pode estar com rótulo X/W + Doce W pode estar com rótulo X/Z

    4) Abro o doce Z c/rótulo W --> Consequência: doce Y pode estar com rótulo X/Z + doce W pode estar com rótulo X/Z

    Conclusão: Embora na maioria dos cenários haja a possibilidade de se descobrir com apenas 2, existe um cenário em que são necessárias 3 caixas;

  • A resposta é realmente 2, porém o professor Paulo Henrique do EVP explicou parcialmente.

    “Perfeito! Só que eu deixo de ter o menor número de caixas que precisam ser abertas (item 2), ok?”

    Mas não pode deixa de ter o menor número de caixas. Estou procurando é justamente isso. Tem que ser 2 caixas abertas em qualquer hipótese.


    George Andrade

    Há uma maneira de você SEMPRE encontrar 2 caixas abertas como resposta.


    Seguindo seu exemplo.

    “3) Abro o doce Xc/Rótulo Y.”


    A primeira caixa é aberta aleatória.

    A segunda é raciocínio lógico.


    Você abriu a primeira, a X, encontrou o rótulo Y.

    Agora você não irá abrir aleatoriamente. Qual a caixa você deverá escolher?

    A caixa Y, que é igual ao rótulo que você encontrou.


    Diante disso, haverá 03 possibilidades:


    1ª) Na caixa Y tem o rótulo Z.

    Sobraram quantas caixas e rótulos?

    Duas caixas: Z e W (o X foi na primeira, e o Y na segunda caixa)

    Dois rótulos: X e W(o Y foi o primeiro rótulo, e o Z está sendo usado na 1ª possibilidade)

    Fazendo as combinações de caixas e rótulos, não pode haver caixa W e rótulo W, logo,obrigatoriamente é caixa Z e rótulo W, e caixa W e rótulo X.


    2ª) Na caixa Y tem o rótulo W.

    Sobraram quantas caixas e rótulos?

    Duas caixas: Z e W (o X foi na primeira, e o Y na segunda caixa)

    Dois rótulos: X e Z(o Y foi o primeiro rótulo, e o W está sendo usado na 2ª possibilidade)

    Fazendo as combinações de caixas e rótulos, não pode haver caixa Z e rótulo Z, logo,obrigatoriamente é caixa Z e rótulo X, e caixa W e rótulo Z.


    3ª) Na caixa Y tem o rótulo X.

    Sobraram quantas caixas e rótulos?

    Duas caixas: Z e W (o X foi na primeira, e o Y na segunda caixa)

    Dois rótulos: Z e W(o Y foi o primeiro rótulo, e o X está sendo usado na 3ª possibilidade)

    Fazendo as combinações de caixas e rótulos, não pode haver caixa Z e rótulo Z,  e caixa W e rótulo W, logo, obrigatoriamente é caixa Z e rótulo W, e caixa Z e rótulo W.


    Percebe-se que nas três possibilidades é necessário abrir somente 2 caixas, pois as outras duas últimas serão determinadas sem a necessidade de abrir mais caixas.


    O segredo é abrir a segunda caixa igual ao rótulo encontrado na primeira.


  • Para desvendar a questão, imaginemos que o rótulo X pertença ao doce X, o rótulo Y ao doce Y, o rótulo Z ao doce Z e o rótulo W ao doce W. Porém, TODAS as caixas foram trocadas e, no momento, os rótulo não estão correspondendo ao que está na caixa. Como descobrir o conteúdo de cada uma delas abrindo o menor número de caixas?

    Obs.: Deve-se seguir um raciocínio lógico; abre-se a 1ª caixa e a 2ª caixa a ser aberta será aquela com o rótulo ao qual pertence o conteúdo encontrado na caixa que foi aberta em 1º lugar; assim, obter-se-á:


    RÓTULOS:          X                               Y                                       Z                                W

    CONTEÚDO:       Y(aberta)                  X(aberta)    ...LOGO:        W                              Z (uma vez que os conteúdos Y e X já foram encontrados e W não poderia estar na caixa de rótulo W por todas as caixas terem sido trocadas)


    RÓTULOS:          X                               Y                                       Z                                W

    CONTEÚDO:       Y(aberta)                  Z(aberta)    ...LOGO:         W                              X (uma vez que os conteúdos Y e Z já foram encontrados e W não poderia estar na caixa de rótulo W por todas as caixas terem sido trocadas)


    RÓTULOS:         X                                Y                                      Z                               W

    CONTEÚDO:      Y(aberta)                  W(aberta)    ...LOGO:       X                               Z (uma vez que os conteúdos Y e W já foram encontrados e Z não poderia estar na caixa de rótulo Z por todas as caixas terem sido trocadas)


    Obs.:Quando resolvi a questão errei, mas a partir dos comentários dos colegas pude criar esse esquema e entender com facilidade. Espero que ajude a vocês também. Bons estudos.


  • Li, reli e realmente o "pulo do gato" está no que o Raimundo falou (cito o comentário dele porque foi o que mais ficou claro pra mim): A única caixa que o número é escolhido ao acaso, aleatoriamente, é a primeira. A segunda é puro raciocínio lógico. Você irá escolher a segunda de acordo com o número correto que a primeira estava ocultando. O segredo é abrir a segunda caixa igual ao rótulo encontrado na primeira.

    Valeu aí pelos detalhes galera, eu jamais iria sacar isso!

  • Pessoal, o pulo do gato é justamente o contrário do que disseram: é abrir qualquer uma das três caixas restantes, menos a que tem, no rótulo, o nome do doce encontrado na primeira caixa aberta. Caso alguém ainda esteja interessado nesta questão, eu posso explicar.

    abs

  • Tem que ter atenção essa parte do enunciado: os rótulos das quatro caixas foram trocados de forma que nenhum deles corresponde ao doce nela contido

    Sabendo disso:

    Abrindo duas caixas e sabendo que o rotulo nao corresponde ao que esta escrito, deduz-se o conteúdo das outras duas caixas!


    Fazer uma questao dessa com sono... complicado!

  • De acordo com o enunciado, todos os rótulos não correspondem aos doces contidos nelas, e queremos abrir o menor números de caixas possíveis.

    Como são 4 caixas, vamos enumerá-las de 1 a 4, quando abro a primeira caixa, descubro o primeiro doce que se encontrava na caixa errada, quando vou para a segunda caixa descubro outro doce que estava trocado, logo, nas duas caixas 3 e 4 restantes, como as mesmas estão com os doces trocados (aí está a pegadinha da questão) eu tenho certeza que o doce contido na caixa 3 pertence a caixa 4 e o da caixa 4 corresponde a caixa 3. Dessa forma, eu só preciso abrir 2 caixas para saber as informações necessárias para corrigir os rótulos.

    Letra A.


  • rótulos:  A B C D

    Eu entendi assim: ao abrirmos 1 caixa, temos a certeza de 2 rótulos;  o que é dela e o que não é ex: A e B.


    Portanto ao abrirmos mais uma caixa, dependendo da combinação, temos a certeza de ter encontrado o terceiro rótulo C ou D restando apenas um último rótulo.


    Ou, ainda que achássemos B e A, teríamos a certeza  de que C e D estariam nas outras duas, mesmo fechadas.


  • Nossa, quebrei a cabeça tentando entender porque não tava me ligando que a pessoa, ao abrir a caixa, JÁ SABIA que todos os rótulos estavam trocados!
    Tava pensando justamente que era pra descobrir se estavam TODOS trocados ou se alguns estavam certos. --'

    Depois que entendi o que a própria questão realmente pede me senti uma anta! haha 

  • 4 caixas de doces com rótulos trocados:

    Rótulo caju. Abro o 1ª  e descubro doce de ameixa.
    Rótulo ameixa.Abro 2ª  e descubro doce de caju.
    Logo, as outras duas estão necessariamente trocadas, não precisa abrir pra saber já que o enunciado diz que estão todas trocadas.
    Rótulo maçã
    Rótulo Jaca
  • VALE RESSALTAR QUE AS CAIXAS ESTAVAM NECESSARIAMENTE ALTERADAS,

    PORTANTO APENAS 2 CHANCES DE SABER OS SABORES CONTIDOS!


    A B C D  (foram NECESSARIAMENTE trocados!), isto é, AO RETIRAR A e B sabendo assim que eles estão

    ALTERADOS, logo se pode CONCLUIR QUE as DUAS ULTIMAS ESTAO TROCADAS!

  • O pulo do gato é abrir qualquer uma das três caixas restantes, menos a que tem, no rótulo, o nome do doce encontrado na primeira caixa aberta (pode ser que o doce encontrado na segunda caixa seja o indicado no rótulo da caixa 1). Veja:

    Caixa 1 - rótulo ameixa - doce batata 
    Caixa 2 - rótulo caju - doce banana 
    Caixa 3 - rótulo batata - doce caju 
    Caixa 4 - rótulo banana - doce ameixa

    Perceba que, ao abrir as caixas 1 e 2, viu-se dentro delas os doces de batata e banana. Se os rótulos das caixas 3 e 4 são banana e batata, então é lógico que os doces que estão dentro delas também estão errados.

  • Questão Easy.

    Vou representar cada caixa com uma letra;
    Caixa 1 = A
    Caixa 2 = B
    Caixa 3 = C
    Caixa 4 = D
    É importante ressaltar a informação que diz o seguinte :"nenhum deles corresponde ao doce nela contido."
    Se abrirmos a caixa A, saberemos qual doce esta contido nele. Para consertar o erro, basta olhar o rotulo das demais caixa e colocar na caixa A. por exemplo: Na caixa A o doce é de morango, basta olhar para o rotulo das demais caixa e ver qual rotulo esta escrito: "MORANGO" e assim colocar o rotulo na caixa A.
    Suponhamos que a caixa que, no momento, esta SEM ROTULO, seja a caixa D.
    Perceba que agora temos um rotulo sobrando (Rotulo este que retiramos da caixa A) e temos tambem uma caixa sem rotulo(D) (Rotulo este que colocamos na caixa A)
    Agora temos 3 caixa com rotulos (A,B,C), sendo uma delas (A) com o rotulo correto e 2 com rotulo incorreto (B,C) . tambem temos uma caixa SEM ROTULO(D) e 1 ROTULO FORA DAS CAIXAS.
    Agora temos que abrir a caixa que esta SEM ROTULO(D). Abrindo a caixa D (sem rotulo) saberemos qual doce esta contido nela, depois basta olhar os rotulos e colocar o rotulo correspondente na caixa D (Sem rotulo). Por exemplo: Suponhamos que a caixa D, o doce seja de MARACUJA. Basta olharmos o rotulo que diz:"MARACUJA" e colocarmos no rotulo D. Suponhamos que essa caixa escrita MARACUJA, seja a caixa C, logo transferimos o rotulo da caixa C para a caixa D, por conseguinte a caixa C esta SEM ROTULO.
    Agora temos 2 caixas com rotulos corretos(A,D) e 1 com rotulo incorreto (B). Continuamos tendo 1 Caixa SEM ROTULO( Agora é a caixa C, ja que a caixa D foi preenchida) e 1 ROTULO FORA DAS CAIXAS.
    Lembre - se da informação que ressaltei anteriormente:" Nenhum deles corresponde ao doce nela contido".
    Se nenhum deles corresponde ao doce nela contido, logo O rotulo contido na caixa B cujo esta incorreto deve ser TROCADO. devido a informação ressaltada acima. Temos 2 caixas com rotulo correto(A,D),  1 sem rotulo (C) e 1 com rotulo incorreto.
    Visto que o rotulo é incorreto, basta transferir o rotulo da caixa incorreta(B) para a caixa sem rotulo(C). Agora temos 3 caixas corretas(A,C,D) e 1 sem rotulo(B). Porem temos um rotulo sobrando, rotulo este que so pode pertencer a caixa B.
    Nesse procedimento, perceba que abrimos 2 caixas somente (Caixa A e caixa D)
    Espero ter ajudado!!
  • Uma dica aos amigos, para resolver uma questão de raciocínio lógico a maneira mais fácil é visualizando o que está sendo falado no título, então sempre desenhe tudo que está sendo informado. Na questão, por exemplo, faça quatro quadrados (caixas) de caneta com uma letra dentro de cada (A,B,C e D, representando os diferentes doces), preencha os quadrados de lapis de maneira a n saber que letra está dentro e escreva do lado de fora uma letra para cada quadrado de forma invertida (D, C, B e A). Após isso é só ir brincando com a borracha de apagar os quadrados, como se estivesse abrindo as caixas e verificando a letra que está dentro. Assim vc poderá perceber que o número mínimo de quadrados que precisa apagar são 2. 

  • Para mim essa questão cabe anulação, visto que existe uma hipótese em que é preciso abrir pelo menos 3 caixas para se ter certeza de quais doces possui em cada uma delas; Segue meu raciocínio

    ROTULO:         A                     B                          C                  D

    DOCE:              D                     C

    Tanto no rótulo C quanto no rótulo D pode ter o doce A ou B, e nesse  caso para se ter certeza teria que abrir mais uma caixa, amigos se eu estiver errado, por favor me corrijam.

  • Quem elaborou essa questão foi muito criativo. Parabéns, questão muito boa. 

  • A reposta é simples e objetiva. Vamos deduzir que temos caisa A,B,C e D. Quando eu abrir a caixa A, já tenho uma certeza do que consta na caixa A e o que consta em uma das demais caixas, ou seja, abro uma caixa e sei o conteúdo desta caixa e de alguma outra.

    ex; abro A e si o que consta em A e em B.

          abro C e si que consta em C e D

          Bastando abri somente 2 caixas

          Resposta simples sem a  necessidade cálculo ou complicação

  • Exatamente Paulo Oliveira...tbm fui pelo raciocínio do Matheus...Se a questão pede certeza, ela não pode ter exceções...recorreria dessa questão, se tivesse feito essa prova...

  • Não concordei com o gabarito, pois há a afirmação no enunciado "para que se possa ter certeza do conteúdo", para ter a certeza independente das combinações são "Tres".

     

    Explicação perfeira de "George Andrade".

  • Não cabe anulação não, é pq ela foi além das questões usuais de caixa dos pombos, ela trouxe a informação que todos os rótulos estão errados,

    então se eu abri as duas primeiras e já vi o que tem, não precisa eu abrir a 3 e a 4, basta eu olhar pelos rótulos que saberei que se na 3 tem dizendo doce A e na 4 Doce B, o que vou encontrar dentro não é isso, já que estão trocados. por eliminação descobre-se o conteúdo apenas abrindo 2

  • Acho que a chave da questão seja a palavra "TROCAR", quando vc troca alguma coisa existe uma paridade, exemplo: trocamos presentes, eu fico com o seu, vc com o meu. Ao supormos que o examinador embaralhou os rotulos estariamos extrapolando as informações da questão. Única explicação que encontrei. Espero ter ajudado.

  • Entendi agora: o examinador já tinha CERTEZA de que todos estavam embrulhados erradamente; o que ele queria saber era qual o conteúdo de cada caixa. Primeiramente, pensava que ele queria confirmar se estavam mesmo todos trocados.

  • Gab. A

    Abrindo-se duas caixas, já descobrimos o conteúdo delas.

    Sobrando outras duas caixas e sabendo que em nenhuma das 4 caixas o rótulo corresponde ao doce nela contido,

    Percebe-se que os conteúdos das duas caixas restantes só podem estar trocados.

  • E se fosse os doces A B C D

    E as os rótulos fossem A BBB

    Abre a 1º - Vê que é o B

    Abre a 2 - Vê que é A

    e agora campeão?

  • PARA QUE FIQUE CLARO PARA TODOS QUE NÃO ENTENDERAM:

    Vamos supor que as caixas tenham RÓTULO A, RÓTULO B, RÓTULO C e RÓTULO D. Você abre qualquer uma delas, por exemplo, a caixa com RÓTULO C, e acha o doce A. (Neste caso você tem XXAX). O próximo passo deve ser OBRIGATORIAMENTE abrir a caixa com rótulo do doce que você acabou de encontrar, ou seja, tem que abrir a caixa com RÓTULO A. Se você achar o doce B, você terá BXAX, mas daí você saberia que é BDAC, porque não poderia ser BCAD. Já se você achar o doce C, você terá CXAX, mas daí você saberia que é CDAB, porque não poderia ser CBAD. Já se você achar o doce D, você terá DXAX, mas daí você saberia que é DCAB, porque não poderia ser DBAC. Percebam então que só é necessário abrir 2 caixas, desde que a segunda caixa seja aquela com rótulo do doce que você encontrou dentro da primeira caixa.

  • A questão partiu da premissa que os rótulos estavam todos trocados de modo alternado, somente assim pode-se garantir que basta abrir 2 caixas e pronto. Outro ponto de vista é estarem trocados de modo aleatório, sem um padrão.

    Não foi questão de pegadinha, se trata de uma questão mal formulada.

    > Com um padrão alternado de troca: reposta = 2

    > Sem um padrão de troca: resposta = 3.

    Questão passível de questionamento!

  • Caixa A tem doce D

    Caixa B tem doce C

    Caixa C (???)

    Caixa D (???)

    Você não sabe em qual caixa está o doce A, pois pode estar nas duas.

    Gabarito ridículo.

  • De fato, há falha nessa questão. Mas não criemos pânico, todos erram, deveriam revisar as questões, mas... tudo bem.


ID
1106413
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Ano bissexto é aquele em que acrescentamos 1 dia no mês de fevereiro, perfazendo no ano um total de 366 dias. São anos bissextos os múltiplos de 4, exceto os que também são múltiplos de 100 e simultaneamente não são múltiplos de 400. De acordo com essa definição, de 2014 até o ano 3000 teremos um total de anos bissextos igual a

Alternativas
Comentários
  • Vejam a explicação do professor Paulo Henrique do EVP: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=Bmna_RCTAnBVPk9C0fSv1tK1KJM6wwiHOaXAe2rt3vo

    Passo 1 => quantos anos temos:

    O intervalo é do ano de 2014 a 3000. Logo:

    Diferença = 3000 - 2014 + 1 = 986 + 1 = 987 anos

    Passo 2 => a cada 4 anos temos (teoricamente) 1 bissexto

    Logo,

    Bissextos = 987 / 4 = quociente 246 e resto 3.

    Teoricamente, teríamos 246 anos bissextos. Porém, pela própria regra colocada na questão, temos que eliminar os ano que são múltiplos de 100 e simultaneamente não são múltiplos de 400. Dessa lista, temos:

    Eliminar = 2100 - 2200 - 2300 - 2500 - 2600 - 2700 - 2900 = 7 anos

    Assim:

    Total = 246 - 7 = 239 anos bissextos

    Resposta: letra C.


  • Na solução do comentário anterior não deveria também ser eliminado o 3000, pois é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400? 

    Daria 246-8=238.


  • Oi colega, 3000 não é divisivel por quatro (de acordo com as orientações do problema) ... Não seria bissexto... Estamos contando a partir do primeiro ano bissexto depois de 2014 que é 2016 e não do número 1... Deu pra entender... 

  • Resposta do prof. PH explicando o porquê da exclusão do 3000. 

    Professor PH

    Olá, rafaelumbelino! Olha só, o ano 3000 está 'dentro' do resto 3. São 246 grupos com 4 anos, sobrando os últimos 3. Por isso, não há que se falar em exclusão, já que ele nem entrou no cálculo, ok? Beijo no papai e na mamãe...

  • Continuo sem entender porque o 3000 foi excluido... 'De... até' não inclui os dois extremos?

  • Oi gente fiz usando P.A, vejam só:

    "São anos bissextos os múltiplos de 4" logo, sabendo que a fórmula da P.A é: An= a1 +( n-1)*R, temos que a quantidade de números múltiplos de 4 no intervalo de 2014 á 3000 é 247( percebam que começo a contar a partir de 2016, pois 2014 não é múltiplo de 4!).

    An= último termo                   a1= primeiro termo                      n= número total d etermos                      R= razão entre os termos 

    An= a1 +( n-1)*R

    3000= 2016 +(n -1) *4

    3000-2016= 4n -4

    984+4= 4n

    n= 247

    Agora tenho que saber quantos são os "exceto os que também são múltiplos de 100 " da mesma forma:

    An= a1 +( n-1)*R

    3000= 2100 + (n-1) * 100

    3000-2100= 100n - 100

    1000 = 100 n

    n = 10

    E por último os que "simultaneamente não são múltiplos de 400"

    An= a1 +( n-1)*R

    2800= 2400 + (n-1) *400

    400= 400n -400

    800 = 400n

    n = 2

    Para encerrar, como nessa frase "exceto os que também são múltiplos de 100 e simultaneamente não são múltiplos de 400", eu entendi que devo excluir os múltiplos de 100, mas não excluir os de 400,  cheguei a conclusão que: 

    247-10+2= 239 letra C

  • Apenas reforçando a explicacao do prof. que foi cedido pela Rebeka!


    O 3000 é nao é bissexto, e deve ser excluído do resultado. 

    Quando se calcula "intervalos", deve-se somar um número "+ 1" para que ele faça parte da contagem do intervalo. Logo, qndo o prof calculou o intervalo ----> 3000 - 2014 = 986 (+1) --> 987 ( tem-se que o ano 3000 está incluído nesse intervalo). 


    Dividindo-se 987/4 =  246 e RESTO 3 ----> Assim, parte-se do pressuposto que 3 dos anos do intervalo 2014-3000 nao serão bissextos, a saber: 2014, 2015 e o 3000.

    O enunciado pede para desconsiderar os NAO-multiplos de 400, mas que sao simultanemente multiplos de 100, ou seja, deve excluir do resultado (246) os numeros: 2100, 2200, 2300, 2500, 2600, 2700, 2900.  ----> 7 anos devem ser excluidos

     observe que os anos de 2400 e 2800 sao divisivéis por 400.. logo sao bissexto, e permanecem na contagem.


    entao, 246 - 7 = 239.

  • Ano bissexto é todo ano de olimpiadas!!! rsrs

    Dá para começar a contar a partir de 2016...

  • Fiz de um jeito mais lógico. 

    A cada intervalo de 100 anos temos 25 anos bissextos (4, 8, 12, 16, 20, 24.... 100)

    Entre 2014 e 3000 são 10 décadas, então são 250 anos bissextos, mas aí temos que subtrair 2004, 2008 e 2012 que já passaram, e também os múltiplos de 100 que não são de 400 (2100, 2200, 2300, 2500, 2600, 2700, 2900, 3000)

    Assim: 250 - 3 - 8 = 239.

    Alternativa correta letra B

  • Nada a v com a materia mas e estranho pensar que tem vez que ficamos 8 anos sem ter ano bissexto... o ano nao tem 365 dias e 6 horas?

    a conta e simples :

    3000 - 2014 = 987/4 = 246 -7 (anos terminados em 00 nao divisiveis por 400) = 239

  • Pessoal:

    3000 - 2014 são 986 anos de diferença. Nestes anos ocorrerão 246 anos bissextos com base na regra da questão (a cada 4 anos).
    Anos que são bissextos (2100,2200,2300,2400,2500,2600,2700,2800,2900,3000) múltiplos de 100, menos os que com ele
    também sejam no de 400 = são 8 (2100,2200,2300,2500,2600,2700,2900,3000).

    246 - 8 = 238.
    Mas o ano de 2014 não entrou na conta ainda, que também é bissexto(não múltiplo de 100/400). Logo 238+1=239.

  • 3000 - 2014 + 1 = 987.


    987 / 4 = 246. ( divisíveis por 4)

    987 / 100 = 9. ( exceto divisíveis por 100)

    987 / 400 = 2. ( e não por 400 )

    Juntando todos os critérios:

    246 - ( 9 - 2 ) = 239.

  • Entendi somente com a explicação do Ivos 00

  • de 2014 até 2100 = 21 (de 2001 até 2100 seriam 25 múltiplos de 4, mas precisamos excluir o 2004, 2008, 2012 que já passaram, e o 2100, seguindo a regra)
    de 2101 até 2200 = 24 (são 25 múltiplos de 4, mas precisamos excluir o 2200)
    de 2201 até 2300 = 24 (são 25 múltiplos de 4, mas precisamos excluir o 2300)
    de 2301 até 2400 = 25 (são 25 múltiplos de 4)
    de 2401 até 2500 = 24 (são 25 múltiplos de 4, mas precisamos excluir o 2500)
    de 2501 até 2600 = 24 (são 25 múltiplos de 4, mas precisamos excluir o 2600)
    de 2601 até 2700 = 24 (são 25 múltiplos de 4, mas precisamos excluir o 2700)
    de 2701 até 2800 = 25 (são 25 múltiplos de 4)
    de 2801 até 2900 = 24 (são 25 múltiplos de 4, mas precisamos excluir o 2700)
    de 2901 até 3000 = 24 (são 25 múltiplos de 4, mas precisamos excluir o 3000)

    21+(25*2)+(24*7)=239
    Só por curiosidade, os anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400 realmente não são bissextos. Não é uma regra do enunciado, como informado na resposta mais votada. É a regra dos anos bissextos. Não faz sentido falar que "teoricamente teríamos 246, mas pela regra da questão..." 
     

  • Fiz da seguinte forma: separei os anos terminados com dois zeros "00" (2100 - 2200 -2300 -2400 -2500 -2600 - 2700 - 2800 - 2900 - 3000), em seguida analisei quais desses anos são bissextos, ou seja se são múltiplos de 400, sendo: 2400 e 2800, conclusão, 2 anos serão bissextos dos números terminados em 00. Em seguida identifiquei quantos anos bissextos tem de 2104 a  2196, haja vista que são múltiplos de 4 e que já analisei os números terminados em 00, conclui que são 24 anos, ou seja de  2104 a 2196, teremos um padrão 24 em 24 anos. Em seguida, multipliquei 24 x 9 = 216, já que estou analisando o intervalo de 2100 a 2900, após isso, somei com 2, refente aos dois anos encontrados em números terminados com 00 (216 + 2 = 218 anos), ou seja, do ano 2100 ao ano 3000, teremos 218 anos bissextos. Em seguida, é só analisar quantos anos bissextos terão 2014 a 2096, que pelo meu padrão encontrado de 24 anos é só excluir 2004, 2008 e 2012, logo teremos 21 anos bissextos, no intervalo de 2014 a 2096. Agora é só somar 218+21 anos = 239 anos!!  Resposta 239 anos.  Letra C. Espero ter ajudado.

  • O correto seria fazer por progressão:

    último número múltiplo de 4: 3000

    primeiro número múltiplo de 4: 2016

    an=a1+(n-1)xr

    3000 = 2016 + (n-1) x 4

    3000 = 2016 + (4n-4)    ----------------------------------------------------   3000 = 2012 + 4n   -------------------------   4n = 988    --------------------    n = 247 termos

    Então temos 247 termos múltiplos de 4 de 2016 até 3000

    Daí é só excluir o que ele fala: Multiplos de 100 e não múltiplos de 400:

    2100, 2200, 2300, 2500, 2600, 2700, 2900 e 3000 ( 8 números que não atendem ao critério para ser ano bissexto)

    Pronto: 247 - 8 = 239

     


ID
1106416
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um grupo de 90 funcionários de uma repartição pública sabe-se que:

- 12 têm conhecimentos jurídicos, contábeis e de informática;
- 56 têm conhecimentos de informática;
- 49 têm conhecimentos contábeis.

Além disso, todos que têm conhecimentos jurídicos também conhecem informática, e 8 funcionários não têm conhecimento jurídico, nem de informática e nem contábil. Nas condições dadas, o número de funcionários que têm conhecimentos de informática e de contabilidade (simultaneamente), mas que não têm conhecimentos jurídicos, é igual a

Alternativas
Comentários
  • Simples. 

    Usando diagramas sabes então: o conjunto "J" está todo contido dentro do conjunto "I" (informática) e os dois tem interseção com o "C"(contábil)

    Teremos o diagrama: 

    Todo J é I

    Algum C é I 

    Algum C é J

    calculando então a soma da intersecção J ∩  C  ∩ I=

    12 - 56( I )=44 

    12 - 49(c)=37

    Somando todos os conjuntos 37+12+44+8=101-90(funcionários)=11(intersecção C∩ I menos o J )

    Resposta "C"

    BONS ESTUDOS 

  • Valeu Lucas Greskoviak!
    Só cometeu um erro ao digitar:

    37+12+44+8= 101-90(funcionários) =11

  • Fiz diferente:

    56+49=105 (Soma das pessoas que têm conhecimento em informática e contábeis)

    105-82=23 (Diminui com a total de funcionários que têm conhecimento em pelo menos uma das três áreas)

    23-12=11 (menos a quantidade de funcionários que têm conhecimento nas três áreas).

  • Aplicando o diagrama de Venn, começando pela a interseção dos três conjuntos:




    Percebam que nenhum funcionário tem apenas conhecimentos jurídicos, pois o enunciado nos diz que todos que têm conhecimentos jurídicos, também conhecem informática. Montando agora uma equação, onde devemos somar todos os resultados acima e igualar ao total de funcionários:

    56 - (X + 12) + X + 49 - (X + 12) + 12 + 8 = 90

    101 - X = 90

    - X = 90 - 101

    - X = - 11

    X = 11


    Logo, o número de funcionários que têm conhecimentos de informática e de contabilidade (simultaneamente), mas que não têm conhecimentos jurídicos, é igual a 11.


    Resposta: Alternativa C
  • Amanda Lima, como foi que vc achou o 82, pelo amoooor... 

    Definitivamente não consegui entender.

  • Naiane... a repartição tem 90 funcionários, porém 8 deles não tem conhecimento em nenhuma das 3 áreas (informática, contabilidade e conhecimentos jurídicos).

    Sendo assim, 90-8 = 82.

    É com base nesse total de 82 que deve ser feita a conta.

  • Falando a verdade. Para mim, a questão foi complexa! Mas, resolvi assim:

    Você tem 90 funcionários dos quais 8 não tem nenhuma das habilidades em questão: 90 - 8 = 82

    Estamos lidando com 82 pessoas.

    Todos os que tem conhecimento jurídico estão divididos entre: 

    (Jurídico ∩ Informática) = ?

     (Jurídico ∩ Informática ∩ Contábeis) = 12

    Oque não temos e queremos é:

    (contabilidade ∩ informática) = x

    Se todos os que tem conhecimento de Contabilidade é igual a 49 ( incluindo os 12 da Jurídico ∩ Informática ∩ Contábeis),

    Temos inicialmente: 49 - x + 44

    Obs: Esses 44 são os (56 - 12), pois na hora de contar os 56 da Informática, você subtrai 12 porque já foram contados nos 49 da contabilidade.

    Continuando, temos: 49 - x + 44 = 82            (lembrando: 82 pessoas com as habilidades em questão, 9 não tem nenhuma)

    Então teremos: 49 + 44 - 82 = x

                             93 - 82 = x

                              11 = x

    Espero ter ajudado.

  • TODOS QUE TÊM CONHECIMENTOS JURÍDICOS TAMBÉM CONHECEM INFORMÁTICA. Isso significa que:

    - Ninguém possui apenas conhecimentos jurídicos.

    - Ninguém possui somente conhecimentos jurídicos e de informática ou só conhecimentos jurídicos e contábeis. Como o enunciado não faz qualquer outra menção a respeito, conclui-se que todos que têm conhecimentos jurídicos estão inseridos no grupo de 12 pessoas.


  • Encontrei a resolução do exercício no youtube. Me ajudou a compreender o exercício.

    https://www.youtube.com/watch?v=utz0qusafCk


  • Só entendi com o vídeo indicado pela Josiely Sousa. Obrigada!

  • Gente, alguém consegue me explicar por que a interseção de "jurídico" com "informática" é ZERO!?

    Eu entendi que, quando o enunciado diz "todos que têm conhec. jurídico têm de informática", significa que não há elemento na parte só de jurídico e não há elemento na interseção "jurídico + contabilidade" - ou seja, "só J" é zero e "J interseção C" é zero. Até aí ok.

    Mas não consigo entender por que não pode ter elemento na interseção de "jurídico" com "informática" - não entendi porque só fica o 12 na interseção dos três e na interseção "J e I" fica zero.

     

    Eu vi o vídeo indicado pela colega e vi a explicação no comentário do prof. aqui no QC, mas nenhum deles explica direito por que fica zero na interseção.

    Sempre vejo muitos comentários falando obviedades do tipo "se todos que têm conhecimento jurídico, têm de informática, aqui é zero e aqui é zero". Mas poxa, para quem não tem a menor afinidade com o rac. lógico, essas "explicações" só nos deixa tristes por não conseguir entender a questão :(

    Se alguém tiver a paciência de explicar o bê-a-bá bem direitinho, eu agradeço! :)

     

  • Tâmara, na interseção  de jurídico e informática o valor é indefinido, e não ZERO ( por exemplo: a questão pede a interseção de Contabeis e Informática, que podemos atribuir de "X". A questão não nos deu informação acerca da interseção de Jurídico e Informática por que não é relevante, podemos até mesmo atribuir a ela o valor de "Y", mas isso é indiferente).

    Veja, a questão colocou "conhecimentos jurídicos" somente para justificar o número 12 ( que é a interseção dos 3 elementos) e mais nada. Então não é relevante sabermos as informações dos valores de conhecimentos jurídicos para a resolução de questão.

     

    Enfim, não sei se me fiz claro, ou se confundi ainda mais. kkkk

    Espero ter ajudado.

  • André Gustavo, obrigada!!

    Assim... teu comentário não ajudou muuuuito não, hehehhehehehehe mas fiz de novo a questão pensando nessa indiferença que vc falou e consegui achar a resposta!! :)

    Fiz de um jeito diferente do que tem na resolução do professor... coloquei letras e fui somando... até achar o X! 

    Valeu!! 

  • GABARITO LETRA D

     

     

    Só entendi com o vídeo indicado pela Josiely Sousa. 

     

     

    ___________________________________

     

    O que queremos? Passar no concurso.

    E quando queremos? É irrelevante.

     

    _________________

  • A resposta é 11

     

    (Em algum momento o q concursos mudou a sequencia de respostas, por isso muitos falaram que o gabarito é a letra "d" (7), mas a resposta correta é letra "c" (11))

  • Informática = 56

    Jurídico esta dentro de informática. ( Não tem importância)

    { 12= sabem inf+cont+jur}

    --------------------------------------------

    Contabilidade= 49

    Total= 90

    não sabe de nada= 8

    ------------------------------

    1º 90-8=82

    2º 56-12=44 Informática

    3º 82-12-44=26 contabilidade

    sabe informática e contabilidade = X

    12+26+X=49

    logo x=11

  • Gabarito:C

    Principais Dicas:

    • Principais questões são de 2 ou 3 conjuntos.
    • Primeiro acha sempre a intersecção e sai complementando. Ex: A ∩ B = 10; A= 20; B=30. Logo, A tem apenas 10 e B tem apenas 20.
    • Caso não tenha a intersecção? Soma tudo e subtrai do total. Ex: A= 20; B=30; Total= 40. Logo, a intersecção é 50-40=10.
    • E cuidado nas questões que ele fala APENAS, SOMENTE etc.

     

    FICA A DICA: Pessoal, querem gabaritar todas as questões de RLM? Acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam lá pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias. Vamos em busca juntos da nossa aprovação juntos !!

  • Fiz assim: http://prntscr.com/11jklni


ID
1106422
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

João, Alberto, Miguel e Carlos são irmãos. João tem 2 anos a mais do que Alberto. Miguel tem 3 anos a mais do que Alberto, que por sua vez tem 2 anos a mais do que Carlos. Nas condições dadas, o mais velho dos irmãos e o terceiro mais velho são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Facílima; but here it is:

    João tem 2 anos a mais do que Alberto (J = A+2)

    Miguel tem 3 anos a mais do que Alberto (M = A+3 ou J+1 )

    que por sua vez(Alberto) tem dois anos a mais do que Carlos. (A = C + 2)

    Vamos dizer que Carlos tenha um ano. 

    C=1

    A= 1+2 = 3

    J= 3+2 = 5

    M = 3+3 ou 5+1 = 6

    Ordem Decrescente: MJAC

    1º e 3º são Miguel e Alberto 

    Véuri simpou

  • Fiz o cálculo certo mas o enunciado da questão me confundiu... Ela pede o "Terceiro mais velho"... contei a partir do mais novo =/

  • MIGUEL 1 MAIS VELHO

    JOÃO    2 MAIS VELHO

    ALBERTO 3 MAIS VELHO 

    CARLOS   4 MAIS VELHO ( O MAIS NOVO)

    A QUESTÃO PEDIU O 1 E O 3 QUE SÃO MIGUEL E ALBERTO

    LETRA : B

  • resolvi assim: João tem 2 anos mais que Alberto, logo Alberto não é o mais velho. Miguel tem 3 anos mais que Alberto, logo, João que tem 2 a mais que Alberto também não é o mais velho, já concluímos então que: João é o irmão do meio; Alberto é o terceiro (pois João tem 2 a mais e Miguel 3 a mais), logo Miguel é o mais velho, gabarito B. Espero sinceramente ter ajudado.

  • O jeito mais simples de fazer esse problema é manter sempre o referencial do personagem mais citado, Alberto.
    Temos:

    A= Alberto
    J = João
    M = Miguel
    C = Carlos

    Agora vamos reduzir as informações a uma equação simples com uma única constante A (Alberto).

    J = A + 2
    A = A
    M = A + 3
    C = A - 2

    Somente pela informação esquematizada acima já sabemos a ordem:

    M>J>A>C

    Como ele pede 1º e 3º do mais velho para o mais novo a resposta é MIGUEL E ALBERTO: letra B.


  • Gente... resolvi a questão dando uma idade hipotética ao primeiro personagem listado (João). Então, João, no meu raciocínio, tem 33 anos.



    1) Se João é 2 anos mais velho que Alberto: Alberto tem 31 anos

    2) Se Miguel é 3 anos mais velho que Alberto: Miguel tem 34 anos

    3) Se Alberto é 2 anos mais velho que Carlos: Carlos tem 29 anos

    Com base nesse raciocínio, o mais velho é Miguel, que tem 34 anos. Já o 3º mais velho é Alberto, que tem 31 anos!


    Bons estudos!



  • Supondo que João tenha 10 anos

     

    João = 10
    Alberto = 10-2 = 8 (2 a menos que João)
    Miguel = 8+3 = 11 (3 anos a mais que Alberto)
    Carlos = 8-2 = 6 (2 a menos que Alberto)

     

    1º Miguel / 2º João / 3º Alberto / 4º Carlos

  • J = A+2
    M = A+3
    A = C+2

     

    J = (C+2)+2 = C+4 - 2º mais velho
    M = (C+2)+3 = C+5 - 1º mais velho
    A = C+2 - 3º mais velho

  • Gente, simplifiquemos! Não precisa de equação, é só atribuir uma idade hipotética a algum dos personagens e ir somando/subtraindo de acordo com o enunciado.


ID
1107250
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Em uma situação hipotética, o Presidente da República, com base no disposto no art. 153, caput, inciso I, combinado com o § 1o desse mesmo artigo da Constituição Federal, reduziu a alíquota do Imposto de Importação.

A referida redução, que representa renúncia de receita tributária, foi feita sem estimativa do impacto orçamentário-financeiro do montante de perda de receita e sem atender ao disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Alternativas
Comentários
  • O art. 14 da LRF prevê medidas de cautela fiscal. De conformidade com o seu §3.º, tais medidas não se aplicam ao II, IE, IPI e ao IOF, isto é, impostos cujas alíquotas podem ser alteradas por ato do Poder Executivo. Isso se deve ao fato de que esses impostos não têm função de arrecadação, mas de intervenção em uma dada situação econômica específica.


  • Letra E.

    LRF  "Da Renúncia de Receita Art. 14. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições...

            § 3o O disposto neste artigo não se aplica:

            I - às alterações das alíquotas dos impostos previstos nos incisos I, II, IV e V do art. 153 da Constituição, na forma do seu § 1o;"

    CF Art. 153. "Compete à União instituir impostos sobre:

    I - importação de produtos estrangeiros; (II)

    II - exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados;(IE)

    IV - produtos industrializados; (IPI)

    V - operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; (IOF)

    § 1º É facultado ao Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, alterar as alíquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V. "

     


ID
1107256
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Ordenando ao acaso todas as letras da palavra TRIBUNAL, o que inclui a própria palavra TRIBUNAL, teremos 40320 palavras (palavras com ou sem significado). Escolhendo ao acaso uma dessas palavras, a probabilidade de que ela comece e termine por vogal é igual a:

Alternativas
Comentários
  • A questão fala que teremos 40320 palavras, ou seja, é uma permutação de 8 (8!)


     Escolhendo ao acaso uma dessas palavras, a probabilidade de que ela comece e termine por vogal é igual a:


    Temos 3 vogais (A, I e U). Assim, começando com vogal, temos 3 opções. Agora, terminando com vogal, somente 2 (já que temos que colocar uma no começo). Sobram 6 letras para 6 espaços: permutação de 6.

    Número de resultados favoráveis = 3 . 6! . 2 =  3x6x5x4x3x2x1x2

    Permutação de 8 = 8x7x6x5x4x3x2x1


    então,

    dividindo o que queremos, pelo número de casos possiveis, temos:


    3x6x5x4x3x2x1x2

    -----------------------    =    3x2/(8x7) = 3/28         

    8x7x6x5x4x3x2x1


    LETRA E




  • Alternativa correta: E.

     

    São 3 vogais e 5 consoantes = 8 letras. 

     

    3V __ __ __ __ __ __ 2V No meio fica fatorial de 6, que são as letras que sobram. Logo:

     

    3 * 6! * 2 = 4.320 Esses são os resultados favoráveis, que devem ser divididos pelos possíveis:

     

    4.320 / 40.320 = 3/28

     

  • Pensei de forma mais simples e também deu certo

    TRIBUNAL = 8 letras; 3 vogais + 5 consoantes.

    Vamos pensar nas possibilidades de começo e término com vogais

     

    1) Começa com I e termina com U

    2) Começa com U e termina com I

    3) Começa com A e termina com U

    4) Começa com U e termina com A

    5) Começa com A e termina com I

    6) Começa com I e termina com A

     

    Logo, temos 6 possibilidades de início e término com vogais

    São 8 espaços, porém 2 ( início + fim) estão sendo ocupados por vogais. Então, 8 -2 = 6

    Esses 6 espaços estão livres de exigências. Logo, temos: (6 X 5 X 4 X 3 X 2 X 1) X 6 = 4320

    O resto vocês já sabem! Basta dividir  4320/ 40320 :)

     

  • Ue!

    Por que não pode ser 3 opções de vogais no início e 3 no final?

    A banca não disse que tinham que ser diferentes.

     

  • Fiz o calculo de 3/8 na primeira letra e 2/7 na ultima.

    3/8 x 2/7 = 6/56 simplificando 3/28

  • Resolução em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tId0XAfC5iY

  • A palavra tribunal é composta por oito letras, sendo três vogais. Como queremos apenas as palavras começadas e terminadas por vogal, observe que temos apenas 3 possibilidades para a primeira letra, e com isso nos sobram 2 possibilidades para a última letra. Sobram ainda outras 6 letras que podemos permutar nas posições restantes ficando com:

    3 x (6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1) x 2 = 4320

    Esse é o número de casos favoráveis. A probabilidade de obter um desses casos, sabendo que o total de casos é igual a 40320, é dada por:

    P = 4320 / 40320

    Simplificando a expressão, temos:

    P = 216 / 2016

    P = 54 / 504

    P = 27 / 252

    P = 3 / 28

    Resposta: E

  • eu peguei o 40320 e fui dividindo pelos denominadores das alternativas. Ao deparar-me com o denominador 28 (40320/28), o resultado foi 1440. Peguei o 1440 e multipliquei por 3, que deu 4320. Resultado: os 4320 nada mais é que 3/28 de 40320 :D

  • ave maria

  • A dificuldade da questão certamente foi realizar a simplificação na prova.


ID
1107259
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os dispositivos de computação fixos têm sido rapidamente substituídos por dispositivos que permitem mobilidade. O padrão IEEE 802.11, cuja finalidade é atender às demandas de conectividade em redes wireless (WLANs),

Alternativas
Comentários
  • a) permite a configuração de redes Ad Hoc, nas quais os dispositivos conectados a um ponto de acesso da rede sem fio não podem fazer comunicação entre si, necessitando de uma infraestrutura de backbone de comunicação em rede. ERRADO( no modelo Ad Hoc pode sim fazer conexão entre os host. Essa infraestrutura de backbone é viagem.)   b) permite fazer o espalhamento, ou seja, compartilhar o mesmo meio físico entre diversos dispositivos em paralelo, através do FHSS - Frequency Hopping Spread Spectrum, aplicando o método Differential Phase Shift Keying. ERRADO (O FHSS não utiliza o DPSK e sim o GFSK. Quem o utiliza o DPSK é o DSSS)  c) tem suporte para estações de trabalho conectadas à rede que operam com modo de economia de energia. Supondo que uma estação encontra-se em modo de economia de energia e inativa, a rede é capaz de notificá-la da existência de pacotes com destino à estação e enviá-los, uma vez que a estação irá verificar periodicamente o quadro Beacon na rede. CORRETA   d) permite aplicar a função de acesso ao meio (rede) chamada PCF (Point Coordination Function), a qual realiza o controle de Polling, portanto, não sendo adequada às aplicações que exigem transmissão em tempo real por impor controle preventivo de colisão do tráfego proveniente das estações. ERRADO (Não existe esta restrição em relação a transmissão em tempo real.)  e) teve evolução e o IEEE estabeleceu o IEEE 802.11i, que provê qualidade de serviço (QoS) na rede, permitindo a priorização de pacotes dependendo da origem, do destino e do conteúdo transmitido. ERRADO (O serviço QoS foi implementado na especificação 802.11e. A versão 802.11i tem como principal função resolver problemas de segurança WPA2)

    Bons estudos.

  • alguém pode confirmar se o comportamento descrito na alternativa C é o que ocorre com os aparelhos celulares?

  • A letra b), apesar de estar errada, foi bem detalhista, porém interessante, a resposta encontrasse no livro do Tanembaum, 4a edição, das páginas 312 à 315
    Observando-se a figura abaixo percebe-se que existem várias tecnologias na camada física, que serão enxergadas de forma transparente pela subcamada LLC da camada de enlace, e a determinação de como os canais serão alocados cabe à subcamada MAC.
    Dentre as tecnologias mais importantes encontram-se a FHSS e DSSS. (ambas, porém, antigas definidas em 1999)

    Características da FHSS:
               1. Possui 79 canais com 1MHz de largura de banda cada.
               2. Método de comunicação:
                      2.1 Produz um número pseudo-aleatório para produzir a frequência de sequência de saltos, ela trabalha com digitalização de frequência (FSK), sua variação depende desse número aleatório. 

    Já o DSS trabalha com a mudança de fase DBPSK(Differential Binary Phase Shift Keying) e funciona de forma parecida com o CDMA
              
       

    Differential Binary Phase Shift Keying
  • Quadros Beacon: conhecidos como beacon frames, são quadros enviados regularmente pelo ponto de acesso para a rede, normalmente a cada 100 ms, o objetivo principal é divulgar a rede (SSID) e algumas características do ponto de acesso, como os canais suportados por ele e tecnologia que usa na camada física.

    http://redes.net.br/word1/?p=40

  • Eu nao sabia que a estação que estava em economia de energia era "acordada" pelo BEACON...
    Imaginei que o beacon tivesse a função que o colega abaixo comentou: "o objetivo principal é divulgar a rede (SSID) e algumas características do ponto de acesso, como os canais suportados por ele e tecnologia que usa na camada física."

     

     

    http://redes.net.br/word1/?p=40 <--- na verdade nesse link não informa o que está na letra C

  • Encontrei uma literatura sobre esse assunto... Chama-se 802.11PSM(power save mode)

     

    https://www.researchgate.net/figure/An-illustration-of-IEEE-80211-PSM_fig4_282853869

     

    Na verdade não é a estação que opera em economia de energia, é a NIC eisso ocorre no modo Ad-Hoc

  • Constantly Awake Mode (CAM). This is how most WLANs are operated today, with power-saving features disabled. This is partly because of fears about reduced performance in terms of throughput when power saving measures are enabled (as we saw in our testing), but such is also the default for most products shipped today, and users typically change few, if any, options of any form upon installation and initial configuration, and very seldom thereafter.

    Power Save Mode (PSM). This is the original power-conservation technique defined in 802.11, and was tested in this article. The methodology is for the mobile device to suspend radio activity after a variable but pre-determined (by the vendor) period of inactivity, and then wake up periodically (usually about three beacon frames, which are normally 100 ms each) to see if the infrastructure has queued any traffic for it.

    Unscheduled Automatic Power Save Delivery (U-APSD). This is an asynchronous approach to power conservation – defined in 802.11, and serves as the basis of WMM Power Save (below), allowing the client to request queued traffic at any time rather than waiting for the next beacon frame. This technique may thus be more efficient with lighter traffic loads, like voice.

    WMM Power Save (WMM-PS). This technique is a product of the Wi-Fi Alliance and was introduced with the development of 802.11e and the corresponding Wireless Multimedia (WMM) specification. It is based on U-APSD, and is often implemented in Wi-Fi handsets. A scheduled (synchronous) version (S-APSD) is also defined.

    Power Save Multi-Poll (PSMP). This approach is specified as part of 802.11n, and was developed because of concerns that MIMO-based products, using multiple radios and more circuitry regardless, would become power hogs with a significant adverse impact on battery life. An extension to U-APSD and S-APSD, the scheduled version reserves a time slot for a given client station and thus temporarily silences others associated. This technique may be better with relatively heavy traffic loads.

    Dynamic MIMO Power Save. This technique allows MIMO-based (802.11n) radios to downshift to less-aggressive radio configurations (for example, from 2x2 to 1x1) when traffic loads are light.

    Wake on Wireless. Atheros implements a technique in some of its WLAN chips that is not unlike the wake-on-LAN frequently seen in Ethernet adapters, allowing the infrastructure to initiate the waking of a dozing radio.

     

    Fonte: https://www.techworld.com/apps-wearables/a-guide-to-wi-fi-power-save-technologies-4103/

  • A) permite a configuração de redes Ad Hoc, nas quais os dispositivos conectados a um ponto de acesso da rede sem fio não podem fazer comunicação entre si, necessitando de uma infraestrutura de backbone de comunicação em rede. Errado. permite a configuração de redes Ad Hoc, nas quais os dispositivos conectados a um ponto de acesso da rede sem fio PODEM fazer comunicação entre si, NÃO necessitando de uma infraestrutura de backbone de comunicação em rede. Em redes ad hoc (Peer-to-peer WLAN) as estações se comunicam diretamente com outras estações.

     

    B) permite fazer o espalhamento, ou seja, compartilhar o mesmo meio físico entre diversos dispositivos em paralelo, através do FHSS - Frequency Hopping Spread Spectrum, aplicando o método Differential Phase Shift Keying. Errado. permite fazer o espalhamento espectral por saltos de frequência FHSS - Frequency Hopping Spread Spectrum, aplicando o método de modulação FSK – Frequency Shift Keying.

    O FHSS usa a faixa ISM de 2,4 GHz. Essa faixa de frequências é dividida em 79 subfaixas de 1 MHz (e bandas de proteção entre as faixas). Um gerador de números pseudoaleatórios seleciona a sequência de saltos. A técnica de modulação nessa especificação é o FSK de dois níveis, ou então o FSK de quatro níveis com 1 ou 2 bits/baud, o que resulta a taxa de dados total de 1 ou 2 Mbps.

     

    C) tem suporte para estações de trabalho conectadas à rede que operam com modo de economia de energia. Supondo que uma estação encontra-se em modo de economia de energia e inativa, a rede é capaz de notificá-la da existência de pacotes com destino à estação e enviá-los, uma vez que a estação irá verificar periodicamente o quadro Beacon na rede. Certo. tem suporte para estações de trabalho conectadas à rede que operam com modo de economia de energia. Um nó indica ao ponto de acesso que entrará no modo de dormir ajustando o bit de gerenciamento de energia no cabeçalho de um quadro 802.11 para 1. Supondo que uma estação encontra-se em modo de economia de energia e inativa, a rede é capaz de notificá-la da existência de pacotes com destino à estação e enviá-los, uma vez que a estação irá verificar periodicamente o quadro Beacon na rede e o nó é capaz de alternar entre os estados “dormir” e “acordar”.

    D) permite aplicar a função de acesso ao meio (rede) chamada PCF (Point Coordination Function), a qual realiza o controle de Polling, portanto, não sendo adequada às aplicações que exigem transmissão em tempo real por impor controle preventivo de colisão do tráfego proveniente das estações. Errado. permite aplicar a função de acesso ao meio (rede) chamada PCF (Point Coordination Function), a qual realiza o controle de Polling. No PCF o Access Point (AP) utiliza um esquema de rodizio, perguntando STA (Station ou estação) a STA quem tem quadros a serem transmitidos. Não há, portanto, possibilidade de colisão no PCF, bem como o controle preventivo de colisão do tráfego proveniente das estações.

    Já a função de acesso ao meio (rede) chamada DCF (Distributed Coordination Function) que utiliza o CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance) é capaz de impor controle preventivo de colisão do tráfego proveniente das estações

    E) teve evolução e o IEEE estabeleceu o IEEE 802.11i, que provê qualidade de serviço (QoS) na rede, permitindo a priorização de pacotes dependendo da origem, do destino e do conteúdo transmitido. Errado. teve evolução e o IEEE estabeleceu o IEEE 802.11e, que provê qualidade de serviço (QoS) na rede.O padrão 802.11e conhecido formalmente como certificação Wi-Fi Multimedia, surgiu como um refinamento de QoS no 802.11. Essa implementação permite a propagação de diferentes classes de tráfego e otimização da rede através do recurso de transmissão em rajadas TXOP (Transmission Oportunity – Oportunidade de Transmitir).

    Já o IEEE 802.11i  é o padrão de segurança que suporta o WPA2 (wi-fi protected access version 2) e utiliza o AES para encriptação.


ID
1107262
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Os programas antivírus:

I. Protegem contra phishing de páginas web quando o usuário está em navegação utilizando livremente o browser.

II. Protegem contra trojan embarcado em uma aplicação quando o usuário aceita a sua instalação em sua máquina.

III. Criptografam comunicações em rede, sejam elas por meio de envio de mensagens ou navegação na Internet através de browser.

IV. Protegem contra códigos maliciosos embutidos em macros, as quais são utilizadas por um software aplicativo ou utilitário do computador do usuário.

V. Previnem a instalação de aplicativos infectados, no momento da solicitação de sua instalação, ao gerarem um alerta sobre conteúdo suspeito ou ao bloquearem a operação de instalação.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia dizer o que tem de errado na II ? Na própria descrição do Avast, o software antivírus mais popular do mundo, tem falando sobre proteção contra Trojans:

    Proteção anti-spyware: abreviação de "software malicioso", ele é considerado um tipo de chato ouhostil de softwares destinados ao segredo de acessar um computador sem o conhecimento do usuário. Inclui worms, vírus, trojans, spyware, rootkits mais, alguns tipos de adwares, e outros intrusos indesejados. 

    http://www.avast.com/pt-br/lp-ppc-win-01c?cha=ppc&sen=google&ste=avast&var=42108786912&omcid=PT-BR_Search_Brand&gclid=CKezpdnVx74CFSMQ7Aod3AIAjQ

  •  "Protegem contra trojan embarcado em uma aplicação quando o usuário aceita a sua instalação em sua máquina"

    Antivírus não protejo de trojan quando o usuário aceita sua instalação na máquina, neste ponto está o erro da questão.

  • Depende, Robson, pois meu antivirus já interrompeu a instalação de uma aplicação mesmo depois que cliquei em "sim" para administrador e selecionei o local da instalação, ao detectar arquivo malicioso sendo extraído.

  • Os antivírus são programas elaborados para detectar vírus, neutralizando suas ações e removendo-os do sistema. As estratégias adotadas pelas empresas desenvolvedoras de software de antivírus funcionam como se fosse uma delegacia de polícia. No momento em que o vírus é descoberto, um arquivo é montado com todos os dados do próprio, dados estes que ficam a disposição do usuário, pela internet nos sites disponibilizados pelas empresas construtoras dos softwares de antivírus. Podendo estes dados ser acessados por usuários corporativo ou doméstico, para uma futura atualização do software que essas empresas comercializam. Com a obtenção dessas atualizações, o software estará apto a reconhecer os vírus que constam no catálogo e até mesmo detectar uma ameaça suspeita. Passando assim o software á executar os processos de detecção, correção e remoção dos vírus do sistema. Desta forma, o software de antivírus funciona como uma vacina dotada de um banco de dados que contém informações dos mais diversos tipos de vírus existentes e de diversos recursos de remoção e detecção destes vírus, assim como técnicas de reparo dos danos que esses vírus causam ao sistema. As vacinas tomam por base o código fonte do vírus (assinatura), mostrando a importância de se estar com o antivírus sempre atualizado. A tecnologia de detecção e remoção de Cavalo de Tróia, barramento de programas hostis e verificação de e-mail foram adicionadas aos antivírus. Esses softwares são capazes de bloquear invasões a alguma vulnerabilidade existente no computador, um bom programa de antivírus deve atualizar diariamente a lista de vírus conhecidos pela rede. Um antivírus eficiente deve possuir as seguintes funcionalidades básicas de detecção de ameaças maliciosas: - Identificação e eliminação de uma boa quantidade de intrusos. - Analisar arquivos que estão em fase de downloads pela internet. - Verificar continuamente os discos rígidos e flexíveis de forma transparente ao usuário. - Procurar Vírus e Cavalos de Tróia em arquivos anexados aos e-mails. - Criar um disquete de verificação (disquete de boot) que possa ser utilizado em caso do vírus consiga anular o software de antivírus. Os softwares de antivírus são constituídos de alguns recursos especiais tais como: - Tecnologia Push que como auxilio do backweb, busca automaticamente novas versões de listas de vírus disponíveis via internet. - ScreenScan que é uma ferramenta utilizada para varrer o disco rígido do micro, quando este estiver ocioso.Bom, agora que vimos algumas informações sobre antivírus, vamos partir para a análise das afirmativas:Item I. ERRADO. Protegem contra phishing de páginas é função dos programas anti-phishing.Item II. ERRADO. O erro está em "quando o usuário aceita a sua instalação em sua máquina". Não é neste momento, o bloqueio acontece na solicitação de sua instalação.Item III. ERRADO. Criptografar comunicações em rede é função dos protocolos de criptografia específicos para isso.
  • Continuo sem entender o que está errado no item II.  O comentário do Leonardo Rangel é muito confuso.

  • Renata, o comentário dele na verdade só está agrupado o que dificulta pra ler, mas basicamente o erro da alternativa II é em dizer que protege quando o usuário aceita a instalação, se você já baixou alguma vez um programa que foi entendido pelo Antivírus como malicioso vai perceber que ele já te alerta na hora que o programa solicita ser instalado, se você aceitar instalar não tem o que o antivírus possa fazer, não sei se ficou claro. 


    No mais o colega apenas explicou o funcionamento do antivírus, como que ele mantém o banco de vírus atualizado e com isso consegue saber o que é e o que não é vírus para poder te alertar.

  • Os antivírus são essenciais, mas não são eficazes como malwares, adwares, spywares ou trojans. Existem programas específicos para esse tipo de ameaça. O ideal é manter os dois tipos de softwares instalados e atualizados

    fonte: http://www.nic.br/imprensa/clipping/2011/midia628.htm

    Lembrando que, para a banca FCC, as respostas certas são aquelas que contém os itens mais certos (menos errados).

  • Prezados,

    O antivírus é um tipo de ferramenta anti-malware desenvolvido para detectar, anular e eliminar de um computador vírus e outros tipos de códigos maliciosos. Pode incluir também a funcionalidade de firewall pessoal.

    Vamos ver os itens dessa questão:

    I. Protegem contra phishing de páginas web quando o usuário está em navegação utilizando livremente o browser.

    Phishing é um tipo de golpe por meio do qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário pela utilização de engenharia social ou outro meio técnico que induza o usuário a digitar seus dados ( exemplo , senha , número de cartão de credito, endereço ). O ato consiste em um fraudador se fazer passar por uma pessoa ou empresa confiável enviando uma comunicação eletrônica oficial, isso ocorre de várias maneiras, principalmente por e-mail, mensagem instantânea, SMS, entre outros.

    Via de regra ,um antivírus não irá proteger o usuário contra phishing.

    II. Protegem contra trojan embarcado em uma aplicação quando o usuário aceita a sua instalação em sua máquina.

    Trojan, ou cavalo de troia, é um tipo de código malicioso, trata-se de um programa normalmente recebido como um “presente”, por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos , jogo , etc. , que além de executar as funções para qual foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário.

    Um antivírus é capaz de anular e eliminar um trojan, porém não será capaz de proteger o usuário caso o trojan seja embarcado em uma aplicação e o usuário aceite a sua instalação em sua máquina.

    III. Criptografam comunicações em rede, sejam elas por meio de envio de mensagens ou navegação na Internet através de browser.

    Os antivírus não são responsáveis por criptografar comunicações em rede, para isso, teríamos que usar algum mecanismo de criptografia a parte, como VPN ,ou navegação sob o protocolo HTTPS.

    IV. Protegem contra códigos maliciosos embutidos em macros, as quais são utilizadas por um software aplicativo ou utilitário do computador do usuário.

    Item correto, os antivírus são capazes de proteger o computador contra vírus de macro.

    V. Previnem a instalação de aplicativos infectados, no momento da solicitação de sua instalação, ao gerarem um alerta sobre conteúdo suspeito ou ao bloquearem a operação de instalação.

    Item correto, os antivírus são capazes de prevenir a instalação de aplicativos infectados.

    Observem que há uma diferença entre os itens II e V, o item II fala de um código malicioso embarcado em uma aplicação, provavelmente deixado lá pelo fabricante, enquanto o item V fala de um arquivo infectado, ou seja , depois de liberado pelo fabricante, o arquivo foi infectado por algum código malicioso.


    A alternativa correta é a letra : D.


  • Quando você baixa um programa no baixaki por exemplo, este, vem com um instalador, e, fatalmente outros programas (embarcados), que entram calados ou em muitos casos você não percebe são instalados. Logo se você autoriza que um programa seja instalado, pergunto: Pode o antivírus  impedir que o Trojan se instale? R= Não. Porquê você foi o responsável pela instalação. Uma característica do antivírus  e combater arquivos autoexecutáveis. Para concluir a experiencia vai no baixaki baixa o 7zip e instala, vai perceber que seu navegador WEB padrão vai encher de banners de propaganda, que o baidu vai se instalar o Bing também e por ai vai, e esses malditos vão presumir que você os instalou e seu antivirus também.

  • ANTIVÍRUS

    ➥ O antivírus é um programa informático que tem o propósito de detectar e eliminar vírus e outros programas prejudiciais antes ou depois de ingressar no sistema, ou seja, são dispositivos de segurança que podem evitar a contaminação e a propagação de vírus.

    Em outras palavras, o antivírus pode ser conceituado como um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms.

    • São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário

    Sua principal função é verificar arquivos que contenham códigos maliciosos.

    [...]

    Pra que ele foi desenvolvido?

    Foi desenvolvido especificamente para detectar e destruir ameaças como vírus, malware, ransomware, spyware e outros.

    • Pararaios Para Raio
    • Paravírus Antivírus

    Questões Cespianas:

    1} Para tentar prevenir uma infecção por vírus ou malware, algumas ferramentas de antivírus procedem à detecção por heurística, técnica de detecção de vírus baseada no comportamento anômalo ou malicioso de um software.(CERTO)

    2} Os aplicativos de antivírus com escaneamento de segunda geração utilizam técnicas heurísticas para identificar códigos maliciosos.(CERTO)

    3} Os antivírus baseados em heurísticas são ferramentas antimalware que visam detectar e remover códigos maliciosos por meio de estruturas, instruções e características desses códigos.(CERTO)

    4} Como aparecem novas ameaças a cada dia que se passa, sempre existirão alguns malwares que não estão descritos nos bancos de dados do antivírus e que podem ser detectados somente usando a análise heurística.(CERTO)

    5} Os antivírus podem proteger computadores individualmente ou toda uma rede quando instalados em servidores da rede.(CERTO)

    6} O antivírus não protege o computador contra ataques de negação de serviço (DoS).(CERTO)

    7} A manutenção da atualização dos antivírus auxilia no combate às pragas virtuais, como os vírus, que são mutantes.(CERTO)

    8} O antivírus, para identificar um vírus, faz uma varredura no código do arquivo que chegou e compara o seu tamanho com o tamanho existente na tabela de alocação de arquivo do sistema operacional. Caso encontre algum problema no código ou divergência de tamanho, a ameaça é bloqueada.(ERRADO)

    [...]

    ____________

    Fontes: Instituto AOCP; Questões da CESPE; Colegas do QC.


ID
1107265
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes sem fio (WiFi) apresentam características especiais de vulnerabilidade para as empresas, em função do sinal da rede poder ser capturado por dispositivos que possuam interface para redes sem fio, sendo esses equipamentos pertencentes à rede corporativa ou não. Para implantar a segurança nas redes sem fio de uma empresa, a equipe de TI deve aplicar o

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Ideal para conexão de usuários ao servidor de domínio da rede. Se optarmos apenas pelo WPA/WPA2, as pastas compartilhadas e autenticação do logon não serão efetuadas com sucesso.

  • Acho que o erro da "b" é a sigla WPA em que o W é de Wired e não de Wi-fi

  • Não David, o erro da letra b é que o WPA não possibilita a implementação de Ad-Hoc, e quem faz isso é o protocolo WEP.

    Espero ter ajudado.

  • "...servidor de autenticação que se comunica com o AP (access point) do equipamento sem fio do usuário...." <-- que redação mais porca... Dá a entender que o usuário possui um AP, quando na verdade ele tem um NIC que se conecta ao AP

  • c-

    O WPA2 se divide em WPA2-personal e WPA2-enterprise: o primeiro fornece segurança por meio de senha; o segundo, por meio da autenticação de usuários mediante um servidor de autenticação.


ID
1107268
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A equipe de TI da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco está recebendo frequentes reclamações sobre a chegada de mensagens indesejadas nas caixas postais dos funcionários. Para resolver o problema de spam, a equipe de TI deve.

Alternativas
Comentários
  • O que são spam zombies?

    Spam zombies são computadores de usuários finais que foram comprometidos por códigos maliciosos em geral, como wormsbots, vírus e cavalos de tróia. Estes códigos maliciosos, uma vez instalados, permitem que spammers utilizem a máquina para o envio de spam, sem o conhecimento do usuário. Enquanto utilizam máquinas comprometidas para executar suas atividades, dificultam a identificação da origem do spam e dos autores também. Os spam zombies são muito explorados pelos spammers, por proporcionar o anonimato que tanto os protege.

    http://www.antispam.br/conceito/

    Sendo assim:

    d) barrar a comunicação oriunda de computadores spam-zumbis (até aqui pode estar certo), que são computadores que controlam os sistemas de correio eletrônico (estes são os spammers) de outros computadores (dos spam-zumbis) para enviarem mensagens anônimas. 

  • A letra C para mim estaria mais certa, aplica-se filtro antispam...

  • Alguém poderia comentar melhor essa questão?

    Letra C errada pq fala de evitar a degradação da rede?

    O que soa estranho na letra A é : "impedir introdução de e-mails não solicitados" Como assim ?

  • a) aplicar uma política diferente para email impedindo relays (smtp servers) não autorizados (certo), a parte "impedindo ... introdução de e-mails não solicitados" também não ficou muito clara para mim, mas comparando com as opções abaixo é a solução menos pior (GABARITO)

    b) não é uma solução melhor que a letra a), endereços de remetentes de spam mudam o tempo todo e de forma automática

    c) entendi que se a configuração for na caixa postal de cada usuário o spam já chegou na caixa postal de cada usuário e isso vai gerar mais uso da rede e não menos, reenviar para um servidor central anti-spam, melhor barrar ANTES de chegar na caixa postal do usuário

    d) não é uma solução melhor que a letra a) porque computadores spam-zumbis não são a única fonte de spam

    e) o fato de usar um webmail em nuvem, por si só, não inibe o recebimento de spam

  • A alternativa C degradaria ainda mais o desempenho da rede, pois geraria uma comunicação extra entre a caixa postal de todos os destinatários/usuários e o servidor central antispam. Também não vi muito sentido, pois o spam chegaria primeiro à caixa do destinatário para depois ir ao filtro antispam?

    Acredito que uma opção que diminuiria esse overhead é a mensagem chegar primeiro ao filtro antispam, só depois aos destinatários finais.


ID
1107271
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um sistema de firewall funciona como uma barreira de proteção que divide dois ambientes distintos. Essa barreira atua selecionando o que deve ou não ser transmitido de um ambiente a outro. Os sistemas de firewall .

Alternativas
Comentários
    • a) são programas que devem ser instalados em um servidor qualquer da rede de dados, que esteja conectado em qualquer ponto da rede. ERRADO(A localização na rede, é crucial para o bom funcionamento do servidor firewall.)
    •  b) podem ser desenvolvidos em uma combinação de hardware e software, cuja função é tratar as regras de comunicação entre computadores de redes distintas, em especial entre as redes locais e as de longa distância. CORRETA
    •  c) são projetados para tratar o tráfego de rede dentro da LAN, não sendo aplicáveis para tratar o tráfego proveniente de WAN ou MAN. ERRADO (É aplicável para tratar o tráfego proveniente de redes externas, que pode ser a internet ou outra rede)
    •  d) permitem a criação de regras de acesso que diferenciam duas redes: a acessível por máquinas na internet e a acessível por máquinas na intranet, não sendo aplicados para segregar as redes internas entre si. ERRADO (Pode ser utilizado para separar duas redes internas)
    •  e) tratam spam de mensagens eletrônicas, protegem a rede contra vírus e geram relatórios de navegações feitas pelos usuários nas páginas web da Internet. ERRADO (O firewall não faz esse tipo de filtragem)

  • Firewall é um conjunto de componentes e funcionalidades que definem a arquitetura de segurança, utilizando uma ou mais tecnologias de filtragem. Os produtos comerciais(sw e hw) implementam em parte os componentes , as funcionalidade e as tecnicas de filtragem, sendo eles próprios uma parte do firewall.

  • Podem ser desenvolvidos em uma combinação de hardware e software, os famosos "Firewalls Appliances".


ID
1107274
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Uma indústria de computadores está criando uma série de sistemas de informação para gestão de compras, os quais deverão ser acessados por fornecedores via web para trocas de informações sobre necessidades de reposição de estoques, transmissão de pedidos de compra e acompanhamento do suprimento. Esses sistemas, que estão em uma extranet (rede baseada na Internet com objetivo de comunicação entre redes de parceiros de negócios), terão interfaces com sistemas de gestão financeira interna da empresa. Para prover segurança a este cenário, é necessário adotar .

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    DMZ(Zona Demilitarizada):  Faz parte da arquitetura do firewall, ela tem um papel essencial, pois, permite que serviços sejam providos para os usuários externos (por meio de bastion hosts). ao mesmo tempo em que protegem a rede interna dos acessos externos. A DMZ fica entre a rede interna e externa.

    Bastion hosts :é qualquer máquina configurada para desempenhar algum papel crítico na segurança da rede interna e provendo os serviços.

    Uma dica é que a DMZ e bastion hosts estão  ligadas  à firewall.


    Fonte: Segurança em ambientes cooperativos    autor : Nakamura Capitulo 7 Firewall


ID
1107277
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As locadoras de vídeo tradicionais estão sendo rapidamente substituídas pelos serviços de vídeo sob demanda, os quais permitem que o usuário dos serviços possa escolher o filme e assisti-lo através da Internet no conforto de sua casa. O streaming é o serviço de transmissão de vídeo e áudio na Internet, sendo adequado a ele, o protocolo.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    O UDP não solicita a retransmissão, assim, se houver falha no vídeo, ele não será retransmitido, ficando a falha (lag ou granulado) naquele quadro apenas. Se fosse com TCP, talvez um vídeo nunca fosse assistido até o fim em tempo real...

  • A alternativa D seria a "Mais correta" caso fosse escrita sem o periodo "mas não com o UDP. "

  • Gabarito B

     

     

    Situado na camada de transporte, o protocolo UDP mostra-se bastante adequado para streaming de aúdio e vídeo. Por ser um protocolo não orientado à conexão e sem confirmação de entrega, é apropriado para o envio de um grande número de pacotes por muito tempo, ainda mais quando o tipo de conteúdo enviado é tolerante a perdas.

     

     

    Fonte: Estratégia Concursos

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Na verdade, a b está incorreta, pois serviços de streaming de video sob demanda como o Netflix não usam UDP e sim TCP. ( fonte: speedguide.net/faq/tcp-or-udp-for-streaming-501)

    UDP é utilizado para transmissões de vídeo ao vivo, como transmissões de shows ao vivo, notícias ao vivo, jogos ao vivo e etc. Pois, realizar controle de tráfego nesses casos implicaria em atrasos e consequente a perda da característica "ao vivo".

    Enquanto que, em serviços como o netflix, é preferível ter que aguardar o video carregar completamente (característica do TCP) a perder cenas do filme por conta de uma conexão não confiável (característica do UDP).


ID
1107280
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma indústria está mudando a sua sede para um novo local com 360.000 m2. No novo local, planeja-se que o data center seja instalado em um prédio diferente daquele onde estarão os usuários. O data center estará a 540 metros de distância do escritório da empresa, onde estarão as estações dos usuários (desktops e notebooks). Todos os equipamentos servidores, estações e periféricos que serão conectados na rede terão interface física de rede com conector RJ45 e capacidade de transmissão com negociação automática 10/100 Mbps. Os switches e roteadores da rede que tratarão a comunicação entre os nós da LAN poderão ser ligados ao backbone da rede com portas físicas com conector ST e capacidade de transmissão de 1 Gbps. A rede não contará com repetidores. Nesse projeto, deve ser adotado cabeamento

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala em conectores ST, pensa-se logo em fibra óptica e quando menciona backbone, pensa-se em uma linha central que "liga" o data center ou servidores/roteadores principais a outros.

    Quando se fala em RJ45, pensa-se em cabos par trançado.

    Não poderia ser CAT1, pois esse já não se utiliza e por não suportar 10/100Mbps.

  • Pense assim, "Por mais que uma CAT 3,4 ou 5 tente, ele nunca passará dos 100m" #ficaadica ;)

  • Esse projeto não é muito recomendável, pois a sala de equipamentos deve ficar o mais perto das estações. 

  • Distâncias maiores que 500m só com fibra !

  • conector ST e capacidade de transmissão de 1 Gbps - Fibra Ótica
    conector RJ45 e capacidade de transmissão com negociação automática 10/100 Mbps - Cabo de Par Trançado

    Resposta Letra D


ID
1107283
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma empresa que opera em um andar de um prédio, as disposições físicas das estações de trabalho (desktops) mudam a todo o momento, causando danos aos hubs pela constante conexão e desconexão de cabos. Os desktops dos usuários são ligados diretamente aos hubs para acesso à rede, os quais são colocados próximos a eles, concentrando a comunicação de no máximo 10 equipamentos da rede. A cada mudança, os cabos de rede têm que ser refeitos e os hubs precisam ser redistribuídos. A solução que reduziria a necessidade de refazer os cabos de rede e eliminaria a necessidade de movimentar os equipamentos de acesso, que ligam as estações de usuários à rede, é:

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda o cabeamento estruturado definido na norma T568 A/B.

    A letra A evidencia alguns dos elementos citados na norma. Armário de telecomunicações que contém hubs e patch panels. As estações estariam conectadas via cabeamento horizontal até o armário de telecomunicações.


ID
1107286
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em um projeto de rede, deseja-se que todos equipamentos de comunicação que compõem o backbone sejam capazes de trabalhar na camada de rede 3 do modelo OSI, conseguindo tratar o endereçamento lógico dos dispositivos em rede. O backbone da rede será formado por:

Alternativas
Comentários
    • a) hubs. Camada 1 Física
    •  b) routers ou switches com roteamento camada 3 
    •  c) transceivers. conectam modos de enlace diferentes.
    •  d) switch sem roteamento. Camada 2
    •  e) bridges. Camada 2

  • "Switch com roteamento" pode também ser chamado de "Switch L-3"

    O mesmo para o "switch sem roteamento" sendo "switch L-2"

  • 3- Rede   (Roteadores ou Switch L-3)
    2- Enlace (Switch sem roteamento)
    1- Fisica (HUB)

    Resposta Letra B

  • 3- Rede   (Roteadores ou Switch com roteamento)
    2- Enlace (Switch sem roteamento; bridges)
    1- Fisica (HUB; repetidores)

  • Gabarito B

     

     

    Os equipamentos mais adequados para trabalhar no nível 3 do modelo OSI são os roteadores ou os switches L3 (com roteamento).

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!


ID
1107289
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para segregar uma rede baseada em IP em sub-redes, deve ser determinado o número de bits de host a serem usados para sub-redes, sobre o qual é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Na construção de uma Redes de Computadores é melhor ter MAIS NUMEROS DE SUB-REDES(MASCARAS DE SUB-REDES) do que NUMEROS DE HOST(COMPUTADOR). Mas por que?R: Porque haverá sobre de IP's.

    Ex:

    Quero formar uma rede com 10 computadores

    Vamos utilizar a classe C que tem mascara de sub-redes: 255.255.255.0

    Posso montar na Classe C muitas sub-redes, porém poucos computadores poderei inserir, em torno de 250 por cada rede Classe C.

    Agora imagine se fosse inserir 10 computadores apenas numa sub-rede classe A  255.0.0.0

    Iria sobrar muitos ip's!!!!!!


  • Letra A.

    Traduzindo... em partes:

    "quanto mais bits de host são usados para sub-redes.." -> aqui estou pegando emprestado bits de hosts para usá-los na segmentação da rede...

    "...mais identificações de sub-redes podem ser configuradas..." -> claro, pois qto mais bits de hosts emprestados, mais sub-redes conseguirei configurar ...

    "...porém com número menor dos hosts por sub-rede. "-> o fato de ter pego bits de hosts fez com que a sua quantidade diminuísse, em prol do aumento do número de sub-redes.

    .

    Informações adicionas:

    .

    Um endereço IP tem comprimento de 32 bits e é composto de dois componentes, uma porção da rede e uma porção do host. O endereço da rede é usado para identificar a rede e é comum a todos os dispositivos conectados a essa rede. O endereço (ou nó) de host é usado para identificar um dispositivo específico anexado à rede. O endereço IP geralmente é representado usando uma notação ponto-decimal, onde os 32 bits são divididos em quatro octetos. Cada um dos octetos pode ser representado em formato decimal, separados por casas decimais.

    A colocação em sub-rede é o conceito de divisão da rede em partes menores chamadas de sub-redes. Este procedimento "empresta" bits da porção host do endereço IP, permitindo o uso mais eficiente do endereço de rede. Uma máscara de sub-rede define que a parcela do endereço seja usada para identificar a rede e que denote os anfitriões.

    .

    Fonte: https://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/ip/routing-information-protocol-rip/13790-8.html

     


ID
1107292
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para simplificar a administração da rede da ALEPE, a equipe de TI adotará roteadores com suporte à implantação de VLAN (Virtual Local Area Network). Com isso, os hosts da rede serão agrupados em VLAN com servidores, VLAN com os equipamentos de usuários e VLAN com os dispositivos de backup e storage, com endereçamento e segmentação estáticos para a rede. Para que o projeto dê certo, Ana, que trabalha como Analista Legislativo da área de Infraestrutura e conhece as premissas de implantação, afirmou que a configuração de VLANs.

Alternativas
Comentários
  • "Redes virtuais podem ser configuradas de várias formas:

    • Nível do protocolo, IPIPXLAT, etc.
    • Baseada no endereço MAC.
    • Baseada na sub-rede IP.
    • Baseada na porta do comutador, e portanto, baseada no mundo real, como em departamento de marketing versus finanças."

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_LAN

  • Foram definidos vários tipos de VLAN, de acordo com o critério de comutação e o nível em que se efectua:

    Uma VLAN de nível 1 (também chamada VLAN por porta, em inglês Port-Based VLAN) define uma rede virtual em função das portas de conexão no comutador;
    Uma VLAN de nível 2
    (igualmente chamada VLAN MAC, em inglês MAC Address-Based VLAN) consiste em definir uma rede virtual em função dos endereços MAC das estações. Este tipo de VLAN é muito mais flexível que a VLAN por porta, porque a rede é independente da localização da estação;
    Uma VLAN de nível 3:
    distinguem-se vários tipos de VLAN de nível 3 :A VLAN por subrede (em inglês Network Address-Based VLAN) associa subredes de acordo com o endereço IP fonte dos datagramas. Este tipo de solução confere uma grande flexibilidade, na medida em que a configuração dos comutadores se altera automaticamente no caso de deslocação de uma estação. Por outro lado, uma ligeira degradação de desempenhos pode fazer-se sentir, dado que as informações contidas nos pacotes devem ser analisadas mais finamente.

  • a) precisa adotar hubs como dispositivo padrão único para concentração da rede e backbone.
    Errado. Com hub tem broadcast, e não há endereçamento.

    b) deve ser definida na camada de rede (nível 3) segregando endereços IP, constituindo a denominada Protocol Based VLAN.
    O erro está em falar que rede de camada 3 é denominada Protocol Based VLAN.

    c) deve ser definida na camada de rede (nível 3) segregando protocolos (Protocol Based VLAN), constituindo a denominada Network Based VLAN.
    O segregamento por de protocolo é denominado Protocol Based VLAN e não Network Based VLAN.

    d) pode ser configurada com a combinação de MAC Address Based VLAN, Network Based VLAN baseada em IP e Protocol Based VLAN.
    OK. Endereçamento oferecido pela VLAN baseada em IP e o endereçamento estático pela baseada em MAC.

    e) deve empregar o Spanning Tree Protocol.
    Nunca vi nada falando que STP é obrigatório.

  • O "pode ser" ajuda responder... Olhem sempre com atenção para ele.

  • O Spanning Tree Protocol pode atuar junto a VLAN atuando como uma camada de segurança a VLAN e evitar loops na redes separando-o de outras VLAN, podendo ter quer refazer o calculo da Spanning Tree Protocol.

  • Errei 3 vezes ja essa questão, muito boa


ID
1107295
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Hyper-V é um software que permite fazer com que um único servidor seja segmentado em sua capacidade, permitindo a criação de máquinas virtuais. O Hyper-V 3.0 possui um recurso de movimentação de máquinas virtuais, conhecido como Live Migration, que

Alternativas
Comentários
  • Achei estranho o trecho da alternativa B: "de uma máquina virtual para outra máquina virtual.", pois:

    "Live migration moves running virtual machines between Hyper-V hosts "

    https://technet.microsoft.com/en-us/library/hh831656(v=ws.11).aspx

    O live migration, no meu entendimento, move a máquina virtual de um host para outro e não arquivos entre máquinas virtuais.

     

    Com relação à alternativa C, acho que deveria estar certa: 

    "In Windows Server 2008 R2, you can move a running instance of a virtual machine using live migration, but you are not able to move the virtual machine’s storage while the virtual machine is running."

    https://technet.microsoft.com/en-us/library/hh831656(v=ws.11).aspx

     

  • Questão podre..... O cara passa anos e anos se preparando para fazer uma prova e um cara faz uma questão lixo dessas...


ID
1107298
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Hyper-V 3.0 possui uma solução de monitoração de recursos e gestão das máquinas virtuais, chamada Resource Metering, que :

Alternativas
Comentários
  • Lógica: "Resource Metering" - a única opção que menciona métricas é a E.

  • O Resource Metering, permite o monitoramento dos principais componentes de nossas máquinas virtuais, como por exemplo, a Média de Uso da CPUMédia Memória Física (Máximo e Mínino), Espaço em Disco Alocado e Tráfego de Rede de Entrada/Saída para um adaptador. Esses são os quatro principais componentes que são importantes dentro do Resource Metering.


ID
1107301
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No Windows 7 está presente o recurso de RAID (Redundant Array of Independent Disks), o qual permite transformar discos independentes de um computador em um conjunto logicamente interdependente. Sobre as possibilidades de configuração do RAID, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) RAID 0 +1 é a denominação que se dá para máquinas sem RAID, mas com um disco de reserva (spare) único para todo o array de discos. Errada. Também pode ser chamado de RAID 10, é composto pela combinação dos RAID 1 e 0 e necessita de pelo menos 4 discos.

    b) RAID 0 é a denominação que se dá para as situações em que o computador não tem RAID aplicado em seus discos. Errada. No RAID 0 os dados são divididos entre dois ou mais discos, o que proporciona maior velocidade de leitura

    c) RAID 1 é a solução que requer 1 disco de reserva para todo o conjunto de discos de uma máquina. Caso qualquer um dos discos da máquina falhe, esse disco de reserva assume o seu lugar. Errado. RAID 1 faz espelhamento, e precisa do DOBRO de discos desejados. Se uma máquina possui 4 discos e será utilizado RAID 1, metade será efetivamente utilizado, e metade será utilizado para o espelhamento (backup). Os discos de backup entram em funcionamento automaticamente caso um dos discos falhe. É o tipo mais seguro e também o mais caro, pouco indicado na maioria das situações (por conta do preço).

    d) RAID 5 é a solução menos econômica, uma vez que é necessário reservar um disco sobressalente para cada disco ativo, fazendo espelhamento de discos, o que garante que quando um disco falha, o seu espelho assume seu lugar com os dados íntegros. Errado. A questão na verdade fala do RAID 1

    e) RAID 5 + Spare possibilita a recuperação de dados de um disco defeituoso em um disco sobressalente, através da reconstituição dos dados a partir de dados de paridade, porém, caso um segundo disco falhe durante a reconstituição do primeiro, os dados são perdidos. Correto.

    Saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID

    Para concursos, é recomendável que se entenda principalmente os RAIDs: 1, 0, 5 e 6. São os mais cobrados.

  • Apenas complementando o comentário do Tiago:


    RAID 0+1 não é RAID 1+0. Cada método possui sua prioridade.


    RAID 10 ou 1+0: 

    - Os dados são primeiro espelhados(mirroring), sendo essa a prioridade, e depois divididos(striping). 

    - Utiliza a capacidade de armazenamento(50%).

    - Pode-se perder até metade dos discos(desde que em espelhos diferentes).

    - Exige 4 ou mais discos.

    - Falha de disco é desdobrado para RAID 1.

    - Seguro e veloz.


    RAID 01 ou 0+1: 

    - Os dados são primeiro divididos(striping), foco na performance, e depois espelhados(mirroring). 

    - Utiliza a capacidade de armazenamento(50%).

    - Pode-se perder até metade dos discos.

    - Exige 4 ou mais discos.

    - Falha de disco é desdobrado para RAID 0.

    - Seguro e veloz.


    Para gravar, lembre-se sempre que o primeiro número será o de maior prioridade!

  • Complementando os comentários dos colegas.

    Deixo um link para uma das melhores vídeo-aula sobre RAID que já vi. O vídeo tem 17 min, e explica tudo que se precisa saber sobre RAID para concursos públicos. Assista o vídeo e, após isso, fará essa questão brincando.

    https://www.youtube.com/watch?v=jgIpR3fJR04

  • sobre a letra (E)...
     

    O que são hot-spares ou spare disks?
     

    Hot Spare ou Spare Disk é um disco sobressalente que pode ser adicionado ao arranjo para assumir automaticamente o papel de um dos discos do array quando houver falha, permitindo assim que os dados sejam restaurados automaticamente de maneira transparente ao usuário e mantendo o sistema integro sem quedas de desempenho decorrentes da operação sem um dos discos.
     

    fonte:http://www.infortrendbrasil.com.br/tecnologia/raid-5/
     

     

     

  • RAID 5 não é tolerante a 2 discos falharem simultaneamente?

    Isso não invalida a letra e) ?


ID
1107304
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um recurso disponível em roteadores que possibilita a configuração de VLAN é o Trunking de VLANs que consiste em :

Alternativas
Comentários
  • O processo de interligar mais de uma VLAN através de um link único é chamado de trunking. O link é denominado tronco.

    Um link de tronco é um canal switch-switch ou switch-roteador, por onde passam informações originadas por e destinadas a mais de uma VLAN. O link de tronco não pertence a nenhuma das VLANs individualmente.


  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_LAN

  • (a) manter um cabo de rede físico para cada VLAN, conectando os roteadores que tratam as VLANs. Errado, a utilização do trunk é para evitar esse tipo de configuração.

     

    (b) utilizar um único roteador concentrando todos os cabos de redes de hosts. Errado, o que é possível realizar é a configuração de sub-redes no roteador para utilizar multiplas vlans em um unico reoteador.

     

    (c) utilizar um único meio físico (cabo) para conexão entre os roteadores que tratam as VLANs. Certo é extamente esse o objetivo do trunk em vlans.

     

    (d) utilizar um hub para estabelecer a comunicação entre os roteadores que tratam as VLANs. Errado hub não é um equipamento gerenciável compatível com os protocolos smtp ele simplesmente replicará o broadcast.

     

    (e) utilizar hubs como concentradores dos meios de acesso das diversas VLANs, podendo um mesmo hub atender a mais de uma VLAN. Errado hub não irá atender os critérios exigidos para implementar uma vlan.

  • Gabarito C

    Para manter a conectividade das Vlans em toda a estrutura do switch, as Vlans devem ser configuradas em cada switch. O protocolo VTP (Vlan Trunking Protocol) da Cisco garante um método mais fácil para a manutenção de uma configuração de Vlan consistente em toda a rede comutada.

    Usado para distribuir e sincronizar informações de identificação das Vlans configuradas em toda a rede comutada. As configurações estabelecidas em um único servidor VTP são propagadas através do enlace tronco para todos os switches conectados na rede.

    Os anúncios VTP são transmitidos para todo o domínio de gerenciamento a cada 5 minutos, ou sempre que ocorrer uma alteração nas configurações de Vlans.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1107307
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma das atividades fundamentais dos serviços de operação de tecnologia é a execução de cópias de segurança das instalações, que podem incluir o backup de configurações de switches e roteadores de rede, backup de bancos de dados, entre outros. Mesmo em ambientes cloud computing, estratégias de backup são requeridas. São fatores determinantes da frequência de um backup:

I. A volatilidade dos dados.

II. O grau de utilização dos dados armazenados.

III. A quantidade de atualizações dos dados armazenados.

IV. A distância entre o dispositivo de armazenamento de dados e o usuário.

Está correto o que se afirma APENAS em :

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Discordo do gabarito. Não acho que o grau de utilização dos dados armazenados defina a frequência do backup. Se algum dado não é utilizado com tanta frequência, não quer dizer que ele não é importante. O dado pode ser utilizado em momentos estratégios. Alguém comenta?

    Acho que as única assertivas corretas são I e III.

  • A questão é: Quais são os fatores determinantes da freqüência de um backup?

    Se os dados armazenados forem atualizados mensalmente, não é preciso fazer um backup semanal, por exemplo. Logo, a assertiva II está correta.

  • Na minha opinião as 4 podem estar corretas, supondo que a tectonologia de armazenamento seja o "DAS" Direct Attached Storage, a alternativa IV seria determinante, pois pode usar barramentos como firewire, usb etc.


ID
1107310
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O equipamento servidor da ALEPE teve seu banco de dados corrompido após uma queda de energia no meio de um dia de trabalho, quando o sistema se encontrava em plena utilização. A área de TI foi acionada para solucionar o problema e a principal expectativa dos usuários é que a perda de dados seja a mínima possível. Considerando que o ambiente servidor e seus dados não contavam com réplicas nem cluster e que o único mecanismo de proteção contra perda de dados da instituição era o de backup em dispositivo e mídia externo, é correto afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • Na eventualidade de ocorrência de incidente, os dados devem ser repostos, recorrendo então à informação armazenada na cópia de segurança. A recuperação dos dados deverá ser efetuada rapidamente e de forma eficiente, para que os serviços não se encontrem inativos por muito tempo. A prioridade da reposição dos dados deve ser estabelecida, conforme as necessidades da organização.

    Num modelo não estruturado, o repositório pode ser armazenado em medias de armazenamento com informações mínimas sobre o que e quando foi armazenado. Apesar da simplicidade de implementação, torna-se difícil recuperar as informações caso necessário. No outro extremo temos a cópia de segurança completa que tem como principal desvantagem altos requisitos de armazenamento, maior tempo de processamento tanto na criação como na recuperação do repositório.

    Em um repositório global e incremental (backup incremental), originalmente, é feita uma cópia de segurança completa de todos os arquivos. Depois, cópias incrementais são feitas apenas dos arquivos que foram modificados desde a última iteração de cópia incremental ou completa. Restaurar o sistema a um certo momento requer localizar a cópia completa obtida antes do momento dado e todas as cópias incrementais realizadas entre a cópia completa e o momento. Esse modelo oferece um alto nível de segurança de recuperação e rapidez, e pode ser usado com diferentes tipos de dispositivos de armazenamento. Por outro lado, desvantagens incluem lidar com diferentes cópias incrementais e o tempo de recuperação.

    Num repositório global e diferencial (backup diferencial), após a cópia de segurança completa ser feita, cada cópia diferencial captura todos os arquivos criados ou modificados desde a cópia completa, apesar de alguns já poderem ter sido incluídos numa cópia diferencial anterior. Sua vantagem é que a restauração envolve recuperar somente a última cópia de segurança completa e a última cópia diferencial.

    Um repositório mirror (espelho) e rsync (reversamente incremental) é similar ao global e incremental, mas difere na medida em que oferece uma cópia que reflete o estado dos dados da última cópia de segurança e a história reversa das cópias incrementais. Um benefício é requerer somente uma cópia completa. Cada cópia incremental é imediatamente aplicada à cópia espelho e os arquivos que ela modifica são movidos para a cópia reversamente incremental. Esse modelo não é adequado para dispositivos de armazenamento removíveis pois cada cópia de segurança deve ser feita comparando-se com a cópia espelho.

    Já num modelo de proteção contínua dos dados, o sistema registra imediatamente cada mudança nos dados, o que é geralmente feito diferenças de bytes ou blocos de bytes e não de arquivos.


  • Ficou confuso o termo utilizado "aplicando logs do banco de dados". Por acaso isso se refere a backup incremental ou diferencial? O que entendo por log é um arquivo texto que contém informações sobre o que aconteceu com o banco. E no caso, eu não aplico logs e sim analiso os logs.

    Mais alguém ficou confuso nesta questão?

  • Oi Maria, o que isso quer dizer (pelo que entendi) é que, para dizer que houve uma restauração "completa" você deve também restaurar os logs do banco, se você só sobe os dados (.mdf) você perde os logs de transações daquele banco, então se você quiser recuperar completamente um banco tem que subir tudo, dados e logs.

    Veja se isso te ajuda, me ajudou pelo menos:
    http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms187495.aspx

  • Prezados, vamos analisar alternativa por alternativa :

    a) se for executada a recuperação simples de dados com base no último backup completo de dados com o banco de dados offline, isso garantirá a recuperação dos dados no momento mais próximo ao colapso.

    Alternativa errada, ao utilizarmos a recuperação do último backup completo garantiremos a recuperação de dados até o momento em que o backup foi realizado, com a perda dos dados salvos entre o momento do backup e o momento do colapso

    b) devem ser aplicados os logs correspondentes às modificações de bancos de dados que ocorreram após a confirmação da queda de energia que corrompeu o banco de dados.

    Alternativa errada, aplicar os logs das operações realizadas após a queda não irá recuperar os dados inseridos no banco entre a realização do backup e o momento do colapso.

    c) deve ser feita a recuperação do último backup offline completo realizando join das tabelas de dados restauradas do backup com as tabelas do banco de dados presentes no ambiente corrompido.

    Alternativa errada, iniciar o procedimento de recuperação restaurando o último backup é correto, mas dai a fazer join das tabelas de dados restauradas do backup com as tabelas de dados presentes no ambiente corrompido não tem lógica.

    d) será necessária a recuperação completa aplicando logs do banco de dados após a recuperação do último backup completo do banco.

    Alternativa correta. Para nos recuperarmos desse colapso, devemos primeiramente recuperar o último backup completo. Depois disso, poderíamos recuperar algum backup diferencial ou incremental, mas a alternativa não trata disso, o que não a deixa errada . De qualquer sorte, recuperando o último backup completo, ou o último backup completo + o último diferencial ou os últimos incrementais, ou mesmo acreditando que um backup completo foi realizado na noite anterior ao do colapso, apenas restaurando o backup iriamos ter a perda dos dados inseridos no banco após a realização do backup até o momento do colapso, e isso frustra a expectativa dos usuários, para garantirmos que a perda de dados seja a mínima possível, devemos aplicar os logs do banco de dados após a recuperação do backup , dessa forma , todas as operações realizadas no banco de dados após o momento do backup seriam refeitas no banco restaurado através do log das operações, dessa forma o banco ficaria em um estado muito próximo ao de antes do colapso.

    e) devem ser recuperados os backups diferenciais, sem necessidade de recuperação de qualquer backup completo.

    Alternativa errada, o backup diferencial realiza o backup de todos os arquivos modificados ou alterados desde o último backup completo. Restaurar um backup diferencial sem restaurar o backup completo acarreta em perda de dados.


    A alternativa correta é :  D.


  • Maria, se eu não fosse da área de Banco de Dados ficaria com a mesma dúvida.

    O Postgres, por exemplo, funciona da seguinte maneira: além de armazenar o log de todos os eventos (conforme configurado) ele armazena TODAS as transações feitas em um log (chamado pg_xlog) antes de 'salvá-las' em disco. 

    Com isso é possível fazer uma restauração de um backup full e depois aplicar os arquivos de log.  

  • O enunciado da questão está bem genérico, restringindo apenas que o único mecanismo de proteção contra perda de dados da instituição era o de backup em dispositivo e mídia externo.


    Neste cenário "padrão", o mais indicado é restaurar os dados do último backup completo. Provavelmente estes dados estarão desatualizados (sabemos que um backup full é realizado com menos frequência). Em se tratando de um sistema transacional, o ideal é realizar a restauração o mais próximo do incidente. Daí a necessidade de utilizar os logs REDO, por exemplo, para chegar a um momento mais próximo do incidente (corrupção da base), mas que mantenha o banco de dados em um estado  consistente


    Resumindo: backup completo + aplicação dos logs correspondentes às modificações de bancos de dados.


ID
1107313
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma pessoa tentou instalar um novo dispositivo de hardware via interface USB em um desktop com Windows 7, porém a instalação falhou por que não havia o driver do dispositivo na máquina. Nessa situação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. O serviço Windows Update, quando ativado, buscará na Internet pelo driver adequado. Com login de administrador, será realizada a instalação dos drivers, e assim, o periférico será reconhecido diretamente nas próximas vezes que for conectado.

  • por qual razão a letra D também não está correta?!

  • questao doente! tem varias corretas

  • @Luiz,

    quando ele usa TODO, ele está generalizando e sabemos que mesmo hoje em dia nao sao TODOS os dispositivos que vêm com drivers embarcados. Por isso está errada a letra D


ID
1107316
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um usuário está tentando sem sucesso atualizar um programa instalado em uma máquina com sistema operacional Windows 7 em português. Ao tentar fazer a instalação, o programa informa que o usuário precisa de direitos de administrador e, no caso, ele é um usuário comum. Para concretizar a atualização o usuário precisa .

Alternativas
Comentários
  • mas a gente num tem que clicar num é com o botão direito?

  • Pessoal, a FCC vacilou feio ao dizer que é pra clicar com o botão esquerdo. Todos sabem que é clicando com o botão direito que surgem as diversas opções. Dentre elas: "Executar como administrador".

  • como ninguem recorreu para anular?


ID
1107319
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Ao instalar um software obtido da Internet, um usuário percebeu que um segundo software indesejado havia sido instalado, que é executado mesmo sem ser acionado pelo usuário. O usuário consultou se o nome do programa constava na lista de programas visualizada pelo menu Iniciar do Windows 7 em português e encontrou o software, porém, não havia na barra de atividades a opção de desinstalação. Para remover esse software indesejado o usuário deve

Alternativas

ID
1107322
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Recorrentemente, a área de suporte ao usuário de uma empresa reformata as máquinas dos usuários em função de problemas no Windows 7 em português. O gerente de suporte decidiu particionar os discos nas máquinas de usuários para não perder todos os arquivos de uma máquina quando for necessário reinstalar o sistema operacional (SO) ou reformatar a área de disco na qual o SO está instalado. O particionamento de discos no Windows 7 em português.

Alternativas

ID
1107325
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O modelo OSI trata da interconexão de sistemas abertos, ou seja, sistemas que estão abertos à comunicação com outros sistemas. Há um conjunto de questões tratadas mais adequadamente em cada uma de suas camadas. Uma das principais questões tratadas na camada de enlace de dados é como.

Alternativas
Comentários
  • Para mim tanto a alternativa B como a E estão certas, eu marquei a B, pois na minha opinião o controle de fluxo citado na alternativa E também pode acontecer em outras camadas, porém a escolha no método duplex ou half-duplex só ocorre na camada de enlace.

    Fonte:https://docs.google.com/document/d/1FyrB6MfMOj-6lLm_Ad3tlxR8rykztE5x5xbAIOtRuY4/edit?pli=1

  • Prezado colega,

    Quando a alternativa B: é na camada física que é decidido o modo de transmissão: simplex, half-duples ou full-duplex.

  • Física: A camada física trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação. 

    as questões mais comuns são a voltagem a ser usada para representar um bit 1 e um bit 0, a quantidade de nanossegundos que um bit deve durar, o fato de a transmissão poder ser ou não realizada nos dois sentidos simultaneamente, a forma como a conexão inicial será estabelecida e de que maneira ela será encerrada quando ambos os lados tiverem terminado, e ainda quantos pinos o conector de rede terá e qu al será a finalidade de cada pino.

    Enlace: A principal tarefa da camada de enlace de dados é transformar um canal de transmissão bruta em uma linha que pareça livre de erros de transmissão não detectados para a camada de rede. Outra questão que surge na camada de enlace de dados (e na maioria das camadas mais altas) é como impedir que um transmissor rápido envie uma quantidade excessiva de dados a um receptor lento

    Tanenbaum, 4º edição, pag 46

  • Dificil encontrar questões boas como essa vindas da FCC!!! Boa FCC!! :)

  • A, B e D são da camada física.

    E trata do controle de fluxo, característico da camada de enlace e de transporte

  • Estou vendo que a FCC adora o Tanenbaum...

  • GABARITO: E

    A camada de enlace de dados


    A principal tarefa da camada de enlace de dados é transformar um canal de transmissão bruta em uma linha que pareça livre de erros de transmissão não detectados para a camada de rede. Para executar essa tarefa, a camada de enlace de dados faz com que o transmissor divida os dados de entrada em quadros de dados (que, em geral, têm algumas centenas ou alguns milhares de bytes), e transmita os quadros seqüencialmente. Se o serviço for confiável, o receptor confirmará a recepção correta de cada quadro, enviando de volta um quadro de confirmação.
    Outra questão que surge na camada de enlace de dados (e na maioria das camadas mais altas) é como impedir que um transmissor rápido envie uma quantidade excessiva de dados a um receptor lento. Com freqüência, é necessário algum mecanismo que regule o tráfego para informar ao transmissor quanto espaço o buffer do receptor tem no momento. Muitas vezes, esse controle de fluxo e o tratamento de erros estão integrados.

  • definir a voltagem a ser usada para representar um bit 1 e um bit 0 transmitidos por um canal de comunicação. 

    Física

    a transmissão será realizada: nos dois sentidos simultaneamente ou apenas em um sentido.

    Física

    será a sintaxe e a semântica das informações transmitidas.

    Apresentação

    a conexão inicial será estabelecida e de que maneira ela será encerrada quando ambos os lados terminarem a comunicação. 

    Sessão

    impedir que um transmissor rápido envie uma quantidade excessiva de dados a um receptor lento.

    Correta - Enlace.

  • Pessoal, a letra D, é da Camada Física, copiado e colado do livro do Tanembaum, 4ª ed. página 42.

    A, B, D - Camada Física, 
    C - Camada de Apresentação, 
    E - Camada de Enlace
  • O Controle de Acesso ao Meio Físico (MAC), que acessa diretamente o meio físico e controla a transmissão de dados.

    Gaba: Letra E.

  • Na ciência da computação, mais especificamente em redes de computadores, a camada de ligação de dados, também conhecida como camada de enlace de dados ou camada de link de dados, é uma das sete camadas do modelo OSI. Esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer na camada física. É responsável pela transmissão e recepção (delimitação) de quadros e pelo controle de fluxo. Ela também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados.


    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_de_enlace_de_dados
    []'s
  • Para quem tem o livro do Tanenbaum 5º Edição veja a página 27 parágrafo 2. "é como impedir que um transmissor rápido envie uma quantidade excessiva de dados a um receptor lento."


ID
1107328
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Cada nó de uma rede com arquitetura TCP/IP precisa dispor de uma tabela de roteamento para poder encaminhar corretamente datagramas IP através da rede. Cada máquina/roteador mantém uma tabela de roteamento onde é indicada a menor distância conhecida até cada rede destino e que conexão usar para chegar lá. Essa menor distância é a chamada métrica do roteamento dinâmico, e, no caso do RIP, é definida como sendo.

Alternativas
Comentários
  • O RIP usa um único roteamento métrico (contagem do hop) para medir a distância entre a fonte e uma rede de destino. Cada hop em um trajeto da fonte ao destino é atribuído um valor de contagem do hop, que seja tipicamente 1.

    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Routing_Information_Protocol

  • O RIP usa a métrica de contagem de nós. Essa contagem vai até 15; a partir de 16 saltos é considerado rota infinita.

  • Os principais protocolos de roteamento existentes são o RIP 1, RIP 2 e o IGRP (proprietário da CISCO).

    RIP
    O RIP usa um único roteamento métrico (contagem do hop) para medir a distância entre a fonte e uma rede de destino.
    O RIP impede que os laços do roteamento continuem indefinidamente executando um limite no número dos hops permitidos em um trajeto da fonte a um destino. O número máximo dos hops em um trajeto é 15. Se um roteador receber uma atualização do roteamento que contenha uma entrada nova ou mudada e se aumentar o valor métrico por 1 pode causar a métrica uma infinidade (isto é, 16), o destino da rede está considerado inalcançável. 

    IGRP
    O limite máximo de hops suportados pelo RIP restringiu o crescimento das redes; a sua única métrica (contagem de hops) somente de balançar da carga de igual custo não permitiu muita flexibilidade de roteamento em ambientes complexos. A popularidade de roteadores da Cisco e a robustez do IGRP incentivaram muitas organizações com grandes redes a substituir o RIP pelo IGRP.

    IGRP usa uma métrica composta que seja calculada fatorando valores matemáticos tornados mais pesados para a rede interna atraso, largura de faixa, confiabilidade, e carga. Os administradores da rede podem ajustar os fatores tornando mais pesados para cada uma destas métricas, embora grande deva cuidado ser tomado antes que todos os valores de defeito estejam manipulados.

  • Nem sempre o caminho mais curto é o mais rápido. No caso do RIP, não verifica se há congestionamento no caminho.



ID
1107334
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo SNMP funciona de acordo com um modelo operacional simples chamado modelo de leitura escrita ou modelo fetch-store. A informação de gerência mantida pelos agentes consiste de variáveis com valores. O protocolo permite ler (GET) o valor de cada variável ou alterar (SET) seu valor. Dentre as variáveis há uma de gerência que determina o estado desejado para um enlace de comunicação. Se o valor 1 for escrito nessa variável num determinado agente e para uma determinada interface de comunicação, isso significa que desejamos que o enlace esteja up. Ao escrever o valor 2 o enlace se torna down. Está variável é a :

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E. Não vale a pena decorar a esse nível de detalhe. Geralmente esse assunto não é cobrado dessa forma.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Simple_Network_Management_Protocol

    http://tools.cisco.com/Support/SNMP/do/BrowseOID.do?translate=Translate&objectInput=ifAdminStatus

  • Tranquilo FCC, são só cerca de 150 para decorar:

    http://pic.dhe.ibm.com/infocenter/tpfhelp/current/index.jsp?topic=%2Fcom.ibm.ztpf-ztpfdf.doc_put.cur%2Fgtpc1%2Fmibbobj.html

    http://www.ietf.org/rfc/rfc1213.txt

  • Chutei certo, ô questão difícil.

  • Cobrar esse nível de detalhes é desnecessário. Não mede conhecimento. Só se acerta com um chute na escuridão.

  • Questões desse tipo só fazendo associações. A questão cita gerenciamento+estados = admin+status =ifadminstatus. Fiz assim.

  • Alguma coisa me diz que a banca não queria que acertassem essa questão.. ¬.¬

  • A famosa questão da sorte.

  • a) ifInOctets: taxa de bytes recebidos

    b) ifTableStatus: não existe na RFC. O que existe é ifTable: A list of interface entries. The number of entries is given by the value of ifNumber 

    c) admConnStatus: não existe na RFC.

    d) ifNumber: The number of network interfaces (regardless of their current state) present on this system.

    e) ifAdminStatus: indica se a interface está administrativamente up/down/test

     

    http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2if.html

    https://www.ietf.org/rfc/rfc1213.txt

  • Letra E

     

    Objetos para Gerência de Configuração

    Objeto                                                  Informacao usada no gerenciamento de Cofiguração

    if Descr                                                nome da interface

    ifType                                                  tipo de interface

    ifMtu                                                   tamanho maximo do datagrama suportado pela interface

    ifSpeed                                                largura de banda da interface

    if AdminStatus                                   indica se a interface esta administrativamente up/down/test

     

    http://penta.ufrgs.br/gr952/trab1/2if.html

  • "Calça Jeans imperando.."


ID
1107337
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Servidores de nomes armazenam informações sobre alguma parte do espaço de nomes de domínio (uma ou mais zonas), que são obtidas a partir de um arquivo local ou de outro servidor de nomes. Esses servidores são máquinas que conhecem um pouco da estrutura hierárquica de nomes de domínio e podem, portanto, ajudar na descoberta de um mapeamento nome/IP ou IP/nome. Os servidores de nomes executam uma implementação do DNS. Uma das implementações de código aberto mais utilizadas atualmente é o :

Alternativas
Comentários
  • BIND is by far the most widely used DNS software on the Internet, providing a robust and stable platform on top of which organizations can build distributed computing systems with the knowledge that those systems are fully compliant with published DNS standards.

    Fonte - https://www.isc.org/downloads/bind/

  • servidores DNS sao geralmente maquinas UNIX rodando BIND ;


ID
1107340
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Texto 1: 

Usando o processo de inundação, cada roteador informa todos os outros roteadores de sua área sobre seus vizinhos e custos. Essas informações permitem que cada roteador construa o grafo para a(s) sua(s) área(s) e calcule o caminho mais curto. A área do backbone faz o mesmo. Além disso, os roteadores do backbone aceitam as informações dos roteadores de borda de área para calcular a melhor rota entre cada roteador do backbone até cada um dos outros roteadores. Essas informações são propagadas para os roteadores de borda de área, que as divulgam em suas áreas. Usando essas informações, um roteador prestes a enviar um pacote entre áreas pode selecionar o melhor roteador de saída para o backbone.

Texto 2:   

Durante a operação normal, cada roteador emite periodicamente por inundação uma mensagem para cada um de seus roteadores adjacentes informando seu estado e fornecendo os custos usados no banco de dados da topologia. As mensagens enviadas são confirmadas, a fim de torná-las confiáveis. Cada mensagem tem um número de sequência, e assim o roteador pode ver se a mensagem recebida é mais antiga ou mais recente do que a atual. Os roteadores também enviam essas mensagens quando uma linha é ativada ou desativada, ou quando seus custos se alteram.   

O protocolo abordado no Texto 1 e o tipo de mensagem descrita no Texto 2 são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O OSPF trabalha com estado de link para cada link ligado ao roteador que o implementa.

  • Texto 1:
      Usando o processo de inundação, cada roteador informa todos os outros roteadores de sua área sobre seus vizinhos e custos.
    Essas informações permitem que cada roteador construa o grafo para a(s) sua(s) área(s) e calcule o caminho mais curto. A área
    do backbone faz o mesmo. Além disso, os roteadores do backbone aceitam as informações dos roteadores de borda de área
    para  calcular  a  melhor  rota  entre  cada  roteador  do  backbone  até  cada  um  dos  outros  roteadores.  Essas  informações  são
    propagadas para os roteadores de borda de área, que as divulgam em suas áreas. Usando essas informações, um roteador
    prestes a enviar um pacote entre áreas pode selecionar o melhor roteador de saída para o backbone.
     
    Texto 2:
      Durante  a  operação  normal,  cada  roteador  emite  periodicamente  por  inundação  uma  mensagem  para  cada  um  de  seus
    roteadores adjacentes informando seu estado e fornecendo os custos usados no banco de dados da topologia. As mensagens
    enviadas são confirmadas, a fim de torná-las confiáveis. Cada mensagem tem um número de sequência, e assim o roteador
    pode  ver  se  a  mensagem  recebida  é  mais  antiga  ou  mais  recente  do  que  a  atual.  Os  roteadores  também  enviam  essas
    mensagens quando uma linha é ativada ou desativada, ou quando seus custos se alteram.

  • Há cinco tipos distintos de pacotes OSPF. Cada um dos cinco tipos iniciam com um cabeçalho padrão de 24 bytes. E são eles:

    1. Pacote de aviso. (Hello packet)
    2. Pacote de informações do Banco de Dados (Database Description packet)
    3. Requisição de estado de link (Link State Request packet)
    4. Atualização de estado de link (Link State Update packet)
    5. Recebimento de informações de link (Link State Acknowledgment packet)

  • grafos e backbones costumam ser palavras chaves relacionadas ao OSPF

  • Letra B

     

    Tipo 1 (Hello) – usado para estabelecer e manter relações (adjacências) com os roteadores vizinhos. Utilizado para descobrir novos roteadores.

     

    Tipo 2 (Database Description) – o DD é trocado entre dois roteadores que inicializaram uma adjacência. Este tipo de pacote é usado para descrever o database, e não transmitir o conteúdo de um roteador OSPF.

     

    Tipo 3 (Link-state request) – usado para requisitar informações. Ao receber um DD o roteador sabe se possui informações desatualizadas e solicita através do tipo 3.

     

    Tipo 4 (Link-state Update) – usado para enviar as LSAs (link-state advertisements) para os vizinhos. Possui 5 tipos de LSA.

     

    Tipo 5 (Link-state acknowledgment) – confirmação de recebimento.

     

    Link-State Advertisements (LSA) – cada roteador em uma área contém um link-state database. O banco de dados consiste de informações aprendidas através de mensagens LSA (Tipo 4) recebidas.

     


ID
1107343
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Começando no Windows Server 2008, a virtualização de computadores com a tecnologia Hyper-V tornou-se parte integrante do sistema operacional. Agora, o Hyper-V foi atualizado como parte do Windows Server 2008 R2. O novo Hyper-V é a tecnologia capacitadora de um dos principais recursos do Windows Server 2008 R2:

Alternativas
Comentários
  • Amigos não achei esta questão fácil. Foi buscar informações na Web e encontrei algumas informações no site "technet" da microsoft.

    Apesar de não ter encontrado neste site o termo "Live Migration" encontrei na maioria dos sites com o nome traduzido mesmo para MIGRAÇÃO AO VIVO OU EM TEMPO REAL. 

    Segundo o site Technet, "

    O que é a migração ao vivo?

    A migração ao vivo é um recurso do Hyper-V no Windows Server 2008 R2, que exige que o clustering de failover seja adicionado e configurado nos servidores que executam o Hyper-V. A migração ao vivo permite mover de maneira transparente máquinas virtuais em execução de um nó do cluster de failover para outro nó no mesmo cluster sem queda da conexão de rede ou tempo de inatividade perceptível. Além disso, o cluster de failover exige armazenamento compartilhado para os nós de cluster. Isso pode incluir uma rede SAN (Rede de Área de Armazenamento) iSCSI ou Fiber Channel. Todas as máquinas virtuais são armazenadas na área de armazenamento compartilhado e o estado da máquina virtual é gerenciado por um dos nós."

    Caso eu esteja errado, favor entrarem em contato comigo e me mostrarem meu erro porque também posso aprender com v6. =]

    Bibliografia:

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ff715313(v=ws.10).aspx


  • Aquela velha história a certa é a menos errada..Segundo a Microsoft o usuário não percebe a mudança nem mesmo uma pequena queda no desempenho como afirma a questão a).


    Live migration requires the failover clustering feature to be added and configured on the servers running Hyper-V and allows you to transparently move running virtual machines from one node of the failover cluster to another node in the same cluster without a dropped network connection or perceived downtime. To perform the steps in this guide, the nodes in the cluster can consist of a mix of servers running Microsoft Hyper-V Server 2008 R2 and servers running the Server Core installation option of Windows® Server 2008 R2. It is possible to perform a live migration of virtual machines between those nodes.

    https://technet.microsoft.com/en-us/library/ee815293(v=ws.10).aspx



ID
1107346
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O gerenciamento de identidade sempre foi uma das tarefas mais críticas das redes baseadas no Windows. As implicações de um sistema de gerenciamento de identidades mal administrado e stão entre as principais preocupações relacionadas à segurança em qualquer organização. O Windows Server 2008 R2 possui várias melhorias no gerenciamento de identidade nos Serviços de Domínio Active Directory. Uma dessas melhorias é que:

Alternativas
Comentários
  • https://tecnologiaegestao.wordpress.com/2011/03/02/melhorias-no-gerenciamento-windows-server-2008-r2/

  • Questão nível doutorado. Parabéns.

  • Questão realmente complicada, acertei ela pois tirei a minha certificação de 2012 ano passado e ainda lembrava dos conceitos

  • parabéns o cacete, as bancas têm que delimitar sapoha, cobrar todo o universo Windows não é doutorado, é loteria


ID
1107349
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2008 R2 um dos recursos que melhoram o desempenho da rede no ambiente de virtualização, é :

Alternativas
Comentários
  • No Windows Server 2008 R2 há três novos recursos de rede que melhoram o desempenho da rede no ambiente de virtualização. 

    O suporte a Jumbo Frames, anteriormente disponível em ambientes não virtuais, tem sido ampliado para estar disponível nas máquinas virtuais. Este recurso permite que as máquinas virtuais usem Jumbo Frames de até 9014 bytes se a rede física subjacente suportar. O suporte a Jumbo Frames reduz a carga da pilha de rede que incorre por byte e o aumento de processamento. Além disso, há também uma significante redução de utilização da CPU devido ao menor número de chamadas da pilha de rede para o driver de rede


    O TCP Chimney, que permite a subcarga de processamento TCP/IP para o hardware de rede, também tem sido estendido para o trabalho no mundo virtual. O TCP Chimney melhora o desempenho da máquina virtual, permitindo que a máquina virtual reduza o processamento de rede para o hardware, especialmente em redes de mais de 1 Gigabit/s. Este recurso é especialmente benéfico para as funções que envolvem grande quantidade de transferência de dados, tal como a função de servidor de arquivo.


    O recurso Consulta de Máquina Virtual (Virtual Machine Queue - VMQ) permite que os adaptadores de rede dos computadores físicos usem DMA para colocar os conteúdos dos pacotes diretamente na memória da máquina virtual, aumentando o desempenho de Entrada/Saída


    Fonte: Visão Geral dos Recursos do Windows Server 2008 R2 (http://download.microsoft.com/download/4/8/D/48D2880F-B82D-4900-A7B2-CFFD9DC6B5A9/LiveMigrationWhitepaper_Final-BRZ.pdf)


ID
1107352
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos Volumes Compartilhados de Cluster (CSV), no Windows Server® 2008 R2, o Hyper-V™ é capaz de usar o armazenamento de CSV para simplificar e aumentar o uso do armazenamento compartilhado. O CSV permite que múltiplos servidores Windows acessem o armazenamento de I . Múltiplos hosts podem acessar o mesmo II . O CSV permite migrações instantâneas mais rápidas e gerenciamento de armazenamento mais fácil para o Hyper-V™ quando usado em uma configuração de cluster. Os Volumes Compartilhados de Cluster estão disponíveis como parte do recurso de III do Windows Server® 2008 R2.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o site Technet,"O CSV pode aprimorar a disponibilidade e capacidade de gerenciamento das máquinas virtuais ao permitir que múltiplos nós acessem simultaneamente o mesmo volume de armazenamento compartilhado. Por exemplo, em um cluster de failover que usar CSV, múltiplas máquinas virtuais clusterizadas distribuídas em vários nós de cluster podem acessar os arquivos do disco rígido virtual ao mesmo tempo, mesmo se tais arquivos estiverem em um disco único (LUN [número de unidade lógica]) no armazenamento. Isso significa que as máquinas virtuais clusterizadas poderão fazer failover independentemente das outras, mesmo se usarem um único LUN. O CSV também fornece suporte à migração dinâmica de uma máquina virtual do Hyper-V entre nós em um cluster de failover."

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj863389.aspx



ID
1107358
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Analise o seguinte: Recurso projetado para mover as máquinas virtuais em execução sem nenhum impacto sobre a disponibilidade da máquina virtual para os usuários. Ao pré-copiar a memória da máquina virtual que está sendo migrada para o host físico de destino, esse recurso minimiza a quantidade do tempo de transferência da máquina virtual. Uma migração instantânea é determinística, significando que o gerenciador ou o script que inicia a migração instantânea pode controlar qual computador será o destino da migração instantânea. O sistema operacional convidado na máquina virtual que está sendo migrada não sabe que a migração está acontecendo; então, nenhuma configuração especial é necessária para o sistema operacional convidado.

O recurso em questão é utilizado no Windows Server 2008 R2 Hyper-V™. Trata-se da.

Alternativas
Comentários
    • Live Migration: Um cluster de failover é um grupo de computadores independentes que trabalham juntos para aumentar a disponibilidade de aplicações e serviços em um ambiente. Os servidores em cluster, chamados de nós, são conectados por cabos físicos e por software. Se um dos nós do cluster falhar, outro nó começa a fornecer o serviço. O Live Migration permite mover máquinas virtuais de um nó do failover cluster para outro no mesmo cluster, sem que a conexão de rede da Máquina Virtual caia ou haja tempo de inatividade percebido para os usuários.
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyper-V


ID
1107367
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No que diz respeito a GPO (Group Policy Object) deve-se ter em mente a diretiva de grupo. Diretiva de grupo é um conjunto de regras que se pode utilizar a fim de facilitar o gerenciamento, configuração e segurança de computadores e usuários. As regras das diretivas de grupo se aplicam a usuários e computadores. A configuração das diretivas em uma GPO com essas regras (para usuários e computadores) podem ser aplicadas (vinculadas) em Unidades Organizacionais (OUs), Sites e Domínios que, do mais alto ao mais baixo nível obedecem, respectivamente, à seguinte hierarquia:

Alternativas
Comentários
  • GPO: São associados ou vinculados a sites, domínios e OUs(Nesta ordem) definindo diretivas centralizadas para toda a organização.

     

     

     

     

    Guia de Certificação Windows Server 2003 2a edição

    Daniel Donda

  • Hierarquia das GPOs

    Um outro conceito importe é saber a hierarquia das GPOs que podem ser aplicadas em 3 níveis diferentes: Sites, domínios e OUs

    Sites: O mais alto nível. Todas as configurações feitas no site serão aplicadas a todos os domínios que fazem parte dele.

    Domínios: É o segundo nível. Configurações feitas aqui, afetarão todos os usuários e grupos dentro do domínio.

    OUs: O que se aplica nas OUs afetarão todos os usuários dentro dela.

  • Pessoal, nao entendo mtu de AD, mas acredito que um domínio é maior que um site, ie, posso ter vários sites dentro de um mesmo domínio. Está certo o raciocínio?

ID
1107373
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com as providências preliminares de instalação do Active Directory Domain Services Domain Controller e as necessárias configurações já realizadas, antes de instalar o App-V Managements Server, devem ser criados os seguintes objetos no Active Directory:

I. Organizational Unit (OU).
II. Microsoft Application Virtualization Administrative Group.
III. Microsoft Application Virtualization Users Group.
IV. Domain Test User Account.
V. Application Groups.

Está correto o que consta em :

Alternativas
Comentários
  • Neste site encontrei a lista do que deve ser criado, porém a opção  IV não está na lista.

    http://technet.microsoft.com/en-us/library/ff361460.aspx


  • Somente achei essa informação aqui:

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CCQQFjAB&url=http%3A%2F%2Fdownload.microsoft.com%2Fdownload%2FF%2F7%2F8%2FF784A197-73BE-48FF-83DA-4102C05A6D44%2FApp-V%2520%25205.0%2520Trial%2520Guide.docx&ei=mvPsVN6NI8ifgwTWw4LQBw&usg=AFQjCNF0A9rWRwz1H7dVntCVaXcTOgnCtQ&bvm=bv.86475890,d.eXY



    Active Directory

    Before installing the App-V Management Server, the following objects in Active Directory must be created:

    ·  Organizational Unit (OU): Create an OU in Active Directory for Microsoft Application Virtualization–specific groups and for the necessary Microsoft Application Virtualization domain account. 

    ·  Microsoft Application Virtualization Administrative Group: Microsoft Application Virtualization requires selection of an Active Directory group to use as an App-V administrators group for controlling administrative access to the Management Console. Create a global security group named “AppV Administrators,” and add to this group every user who needs to use the Management Console, by default add the built-in administrator.

    ·  Microsoft Application Virtualization Users Group: The Trial Guide assumes that every user account that accesses Microsoft Application Virtualization Management Server functions is a member of a single group for general platform access. Create a group named “AppV Users.

    ·  Microsoft Application Virtualization Computers Group: The Trial Guide assumes that every computer account that accesses Microsoft Application Virtualization Management Server functions is a member of a single group for general platform access. You can use an existing group (such as Domain Computers) or create a new group. Create a group named “AppV Computers.” Add the App-V Client computer to the AppV Computers group.

    ·  Domain Test User Account: This account will be the user test account for Microsoft Application Virtualization end-user functionality. Add your domain test user account to the AppV Users group presented earlier in this list.

    ·  Application Groups (Optional): Microsoft Application Virtualization associates the right to use an individual application with an Active Directory group. For the purposes of simplifying this guide, all test applications are associated with the Microsoft Application Virtualization User Group (AppV Users), even though many other options exist for production use, such as creating separate AD groups for specific applications. 


  • Vou dizer qual foi meu raciocínio:  AHHH bota que ta tudo certo mesmo.

    Acertei =)))

  • sem noção essa questão, se não delimitar os assuntos fica inviável de se estudar... e isso é completamente random, quem tinha isso em seu resumo?


ID
1107376
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Windows Server 2008 R2 oferece os tipos I e II de virtualização.

Alternativas
Comentários
  • A função de servidor Hyper-V no Windows Server permite que você crie um ambiente de computação de servidor virtualizado onde você pode criar e gerenciar máquinas virtuais. Você pode executar vários sistemas operacionais em um computador físico e isolar os sistemas operacionais uns dos outros. Com essa tecnologia, você pode melhorar a eficiência dos recursos de computação e liberar seus recursos de hardware.

    Fonte: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/mt169373.aspx

    Infra-estrutura de desktop virtual (VDI) é a prática de hospedagem de um sistema operacional de desktop dentro de uma máquina virtual (VM) em execução em um servidor centralizado. VDI é uma variação do modelo de computação cliente/servidor, as vezes é referenciado como computação baseada em servidor. O termo foi cunhado pelo VMware Inc.
    Fonte: http://searchservervirtualization.techtarget.com/definition/virtual-desktop-infrastructure-VDI
  • Gabarito C

    VDI é o termo que indica Virtual Desktop Infrastructure, é um tipo de Virtualização de Desktops, usado pra entregar uma máquina virtual “inteira” para um usuário final, isso é, o usuário tem acesso a um sistema operacional comum, como Windows 7 ou Windows 8 e pleno acesso ao mesmo, como se tivesse um Desktop comum.


    A função de servidor Hyper-V no Windows Server permite que você crie um ambiente de computação de servidor virtualizado onde você pode criar e gerenciar máquinas virtuais. Você pode executar vários sistemas operacionais em um computador físico e isolar os sistemas operacionais uns dos outros. Com essa tecnologia, você pode melhorar a eficiência dos recursos de computação e liberar seus recursos de hardware.


    Vamos na fé !



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1107379
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Fan-Out (um profissional de TI executando scripts em múltiplos computadores a partir de um único console) e Fan-In (muitos profissionais de TI executando scripts em um único computador), são cenários de gerenciamento remoto suportados pelo

Alternativas
Comentários
  • No mundo do gerenciamento remoto, normalmente encontramos dois tipos de comunicação remota: fan-in e fan-out. A comunicação remota do tipo fan-in engloba vários administradores que fazem conexões shell seguras com um único servidor. O Windows PowerShell foi projetado para permitir isso de maneira segura e particionada para que, por exemplo, uma empresa de hospedagem com o Exchange Server possa fornecer a seus clientes acesso administrativo às suas partes em um servidor. Com a comunicação remota do tipo fan-in, você obtém acesso seguro, remoto e interativo à cópia do Windows PowerShell (versão 2.0 apenas!) instalada em um servidor remoto.

    A comunicação remota do tipo fan-out é quando você envia, de uma só vez, um conjunto de comandos a um grupo inteiro de servidores remotos. Os comandos realizam "fan-out" da sua estação de trabalho para o grupo de servidores em paralelo. Os comandos são executados em cada servidor, e os resultados, na forma de objetos do Windows PowerShell, são retornados à sua estação de trabalho para que você possa revisá-los e trabalhar com eles. O Windows PowerShell oferece suporte a duas importantes tecnologias de comunicação remota do tipo fan-out: o Windows® Management Instrumentation (WMI) e o Windows Remote Management (WinRM), que primeiro foi fornecido com o Windows Server 2008 e depois foi atualizado no Windows PowerShell 2.0 CTP.


    https://technet.microsoft.com/pt-br/magazine/2008.08.windowspowershell.aspx


ID
1107382
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere os seguintes requisitos contemplados na Aplicação Virtualizada Microsoft App-V 4.6 SP1:

I. O App-V 4.6 SP1 oferece suporte para o uso de cache compartilhado de leitura e gravação, exclusivo para ambientes RDS.

II. O App-V 4.6 SP1 oferece suporte ao sequenciamento do Microsoft .NET Framework 4.0.

III. Para aplicar o Service Pack 1, uma das seguintes versões do App-V deve estar presente: Microsoft Application Virtualization 4.6 RTM (4.6.0.1523) ou Microsoft Application Virtualization 4.6 (4.6.0.20200).

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • III: ERRADO. Aplica-se a: Microsoft Application Virtualization 4.5 for Terminal ServicesApplication Virtualization 4.6 for Terminal ServicesMicrosoft Application Virtualization 4.6 for Terminal Services Service Pack 1


ID
1107385
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise a seguinte situação a respeito de legitimidade de DNS tratada pelo Windows Server 2008 R2: Uma das tarefas mais difíceis na resolução de nomes DNS é determinar se um registro DNS obtido de um servidor DNS é legítimo. Muitos ataques de negação de serviço ou falsificação podem ser realizados pela interceptação de consultas DNS e pelo retorno de respostas DNS não legítimas. O recurso DNSSEC do Windows Server 2008 R2 permite ao Cliente DNS I e realizar uma verificação de integridade das respostas da consulta DNS. Os registros DNS em uma zona DNS protegida incluem um conjunto de chaves II que são enviadas como registros de recurso DNS dos serviços do Servidor DNS no Windows Server 2008 R2. O III pode autenticar a zona através das chaves IV . Esse método evita a interceptação de consultas DNS e o retorno de respostas DNS não legítimas de um servidor DNS não confiável.


Completa correta e respectivamente as lacunas:

Alternativas
Comentários
  • Como assim " o DNS protegido inclui um conjunto de chaves privadas" ?  Pode ter um conjunto de chaves públicas e uma única chave privada.

    Segundo a RNP:

    DISTRIBUIÇÃO DE CHAVES

    Um RR chamado KEY foi especificado de forma a permitir ao DNS a distribuição de chaves públicas de criptografia. Este RR inclui campos com um identificador de algoritmo, parâmetros necessários ao uso da chave pública, além de uma série de indicadores, tais como o tipo da entidade associada à chave ou a ausência de associção da chave com entidades.

    RRs KEY serão anexados à seção de dados adicionais, automaticamente, pelos servidores de nomes seguros, sempre que possível.

    CERTIFICAÇÃO DA ORIGEM E DA INTEGRIDADE DOS DADOS

    A certificação será obtida por assinatura criptográfica associadas aos RRs. Cada RR de uma zona terá associado um RR SIG. Geralmente, haverá uma única chave privada que assinará por toda uma zona. Se um resolvedor seguro aprender de modo confiável a chave pública da zona, ele poderá verificar se os dados assinados são certificados e razoavelmente atuais.


    http://www.rnp.br/newsgen/9801/dnssec.html

  • Achei a questão estranha ao confrontar com a teoria segundo o livro do Tanenbaum em sua página 532 na 5 edição 2011, mas encontrei uma possível fonte da qual essa questão pode ter sido elaborada. (Que não é uma bibliografia de peso )

    olhem ai embaixo.

    "O recurso DNSSEC do Windows Server 2008 R2 e do Windows 7 permitem ao Cliente DNS verificar a autenticidade de um registro DNS, e realizar uma verificação de integridade das respostas da consulta DNS. Os registros DNS em uma zona DNS protegida incluem um conjunto de chaves privadas que são enviadas como registros de recurso DNS dos serviços do Servidor DNS no Windows Server 2008 R2 e no Windows 7. O cliente DNS pode autenticar a zona através das chaves públicas. Esse método evita a interceptação de consultas DNS e o retorno de respostas DNS não legítimas de um servidor DNS não confiável."

    https://tecnologiaegestao.wordpress.com/2011/03/03/

  • Não faz sentido essa resposta, ela vai contra um princípio básico de criptografia: não se compartilha a chave privada.

    No DNSSEC o servidor DNS criptografa o registro com a sua chave privada, e envia a chave pública (RR DNSKEY) e a assinatura gerada (RR RRSIG) para o destino. O cliente DNS no destino descriptografa o registro com a chave pública como somente o servidor possui a chave privada, o cliente tem certeza que foi o servidor que a enviou (autenticidade).


    http://pt.wikipedia.org/wiki/DNSSEC
    DNSSEC utiliza um sistema de chaves assimétricas. Isso significa que alguém com um domínio compatível com DNSSEC possui um par de chaves eletrônicas que consistem em uma chave privada e uma chave pública. Em razão do mantenedor das chaves utilizar a chave privada para assinar digitalmente sua própria zona no DNS, é possível que todo mundo com acesso a chave pública desta zona verifique que os dados tranferidos desta zona estão intactos.


    http://tools.ietf.org/html/rfc2535 (Domain Name System Security Extensions)
    3. The KEY Resource Record
      The KEY resource record (RR) is used to store a public key that is associated with a Domain Name System (DNS) name.(...)
     
    4. The SIG Resource Record
      (...)  This is done using cryptographic techniques and the signer's private key.  The signer is frequently  the owner of the zone from which the RR originated.

  • Se agora Alice quiser visitar o Web site de Bob, ela poderá solicitar ao DNS o RRSet de bob.com, que conterá seu endereço IP e um registro KEY contendo a chave pública de Bob. Esse RRSet será assinado pelo domínio com de nível superior, e assim Alice poderá verificar facilmente sua validade. 

    Agora, munida com uma cópia verificada da chave pública de Bob, Alice pode pedir ao servidor DNS de Bob (executado por Bob) o endereço IP de www.bob.com. Esse RRSet será assinado pela chave privada de Bob, e assim Alice pode verificar a assinatura de Bob no RRSet que ele retorna. Se Trudy, de alguma maneira, conseguir injetar um falso RRSet em qualquer dos caches, Alice poderá detectar essa falta de autenticidade facilmente, porque o registro SIG contido nele será incorreto
    Tanebaum 4ed pag 607.
    Minha única forma de acreditar nessa resposta, é pensar que esse conjunto de chaves dito na questão seriam as assinaturas e não a chave em si.. Verdade que ainda não estou entendendo hehe

  • Pessoal, 

    Alguém sabe se houveram recursos contra esta questão? E se sim, qual foi o posicionamento da banca?

  • Aposto q essa questão vai aparecer no TRT-1 e eu vou errar por q não consegui entender esse conceito, kkkk

  • FCC sendo FCC! Os examinadores da FCC fizeram  pronatec só pode


ID
1107388
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os tradicionais serviços DHCP estão sujeitos a interrupções, porque o banco de dados que contém as informações sobre concessão de DHCP está armazenado em apenas um computador. Se ele falhar, o banco de dados de concessão de DHCP fica inacessível e os computadores não podem renovar suas concessões de DHCP. No Windows Server 2008 R2, o recurso Failover de DHCP serve para

Alternativas
Comentários
  • DHCP não 'trabalha' sobre as conexões TCP. Elimina-se as alternativas A, B e C.

     Alternativa d: é muito radical dizer que esse recurso ACABA com as interrupções na configuração do IP, pois o recurso não pode prever todos os problemas que virão a ocorrer durante a configuração.

  • ACABAR ? Impossível acabar com uma falha de infraestrutura por completo. (Falta energia em toda a rede, e aí ? Essa solução ainda vai acabar com as interrupções na configuração, seja qual configuração seja ?)

  • Na verdade as opções A, B, C e D apontam o TCP no DHCP. Logo, a única alternativa viável é a letra E.

  • Realmente, dá para matar essa só eliminando a palavra TCP das alternativas! 

  • Calmaí rapaziada... senão dá a impressão de que em tudo quanto é lugar que aparecer TCP automaticamente está errado, não é  bem assim ao meu entendimento...

    O DHCP é um protocolo de serviço TCP!!

    O que a questão deixa errado nas alternativas A, B e C é que ele diz que vai "configurar o TCP".. e isto realmente é desnecessário pois não há o que configurar o TCP, ele já está pronto!

    Forte abraço

  • UDP é o protocolo de transporte Default do DHCP;

    Porta 67 - Servidor;

    Porta 68 - Cliente;
  • "Um cliente envia um pacoteUDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com uma requisição DHCP (para a porta 67)"

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol


ID
1107391
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O VMM - Virtual Machine Manager 2008 R2 - tem total reconhecimento de cluster. Isso significa que ele

Alternativas
Comentários
  • O System Center Virtual Machine Manager 2008 R2 (VMM) é uma solução abrangente de gerenciamento para o data center virtualizado. Permite maior utilização do servidor físico, gerenciamento centralizado da infraestrutura da máquina virtual e provisionamento rápido de novas máquinas virtuais pelo administrador, administrador delegado e usuários finais autorizados.

    Gerenciamento de host do Windows Server 2008 R2 Hyper-V

    ·        O VMM 2008 R2 cria e gerencia máquinas virtuais em execução nos hosts Windows Server 2008 R2 Hyper-V. Quando você adiciona um host executando o Windows Server 2008 R2 que não possui o Hyper-V ativado, o VMM 2008 R2 ativa automaticamente a função do Hyper-V no host.

    ·        Adição e remoção a quente de discos rígidos virtuais (VHDs). No Windows Server 2008 R2, o Hyper-V permite que os usuários adicionem e removam VHDs de uma máquina virtual enquanto estiver em execução.

    ·        Suporte ao volume compartilhado em cluster (CSV) que permite várias máquinas virtuais altamente disponíveis (HAVM) por LUN.


ID
1107394
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Antes de iniciar a instalação do DNS é necessário configurar

Alternativas
Comentários
  • No Windows Server 2003/2008, o Assistente Configurar seu servidor instala o serviço DNS, determina primeiro se o endereço IP para este servidor é estático ou é configurado automaticamente. Se seu servidor está configurado atualmente para obter seu endereço IP automaticamente, a página Configurando componentes do Assistente Componentes do Windows solicita configurar este servidor com um endereço IP estático.

    Fonte: http://support.microsoft.com/kb/814591/pt-br


ID
1107397
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Hyper-V no Windows Server 2012 inclui um formato de hard disk virtual chamado

Alternativas
Comentários
  • Parece que o correto seria o VHDX que suporta até 64 TB.

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831446.aspx

  • Conforme as cargas de trabalho empresariais para ambientes virtuais crescem em tamanho e em exigências de desempenho, os formatos do disco rígido virtual (VHD) precisam acomodá-los. O Hyper-V em Windows Server 2012 introduz uma nova versão do formato VHD chamado VHDX, que é projetado para lidar com cargas de trabalho atuais e futuras.

    O VHDX tem uma capacidade de armazenamento muito maior do que o antigo formato VHD. Ele também fornece proteção contra dados corrompidos durante falhas de energia e otimiza alinhamentos estruturais de discos dinâmicos e de diferenciação para evitar a degradação do desempenho em novos discos físicos de setor grande.

     

    Principais benefícios

    O novo formato VHDX em Windows Server 2012 aborda as exigências tecnológicas de uma empresa em evolução por meio do aumento da capacidade de armazenamento, proteção de dados e garantindo um desempenho de qualidade em discos de setor grande.

     

    Visão geral técnica

    Os principais novos recursos do formato VHDX são:

    Suporte à capacidade de armazenamento do disco rígido virtual de até 64 TB.

    Proteção contra dados corrompidos durante falhas de energia, registrando alterações de estruturas de metadados VHDX.

    Melhor alinhamento do formato de disco rígido virtual para funcionar bem em discos de setor grande.

     

    Não tem alternativa.

    Deveria ser " VHDX que suporta até 64 TB de storage."

     

    Créditos ao colega abaixo.

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831446.aspx?f=255&MSPPError=-2147217396


ID
1107400
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2012, o mecanismo de gerenciamento de memória chamado Smart Paging serve para

Alternativas
Comentários
  • Sobre Smart Paging.

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831766.aspx


  • Smart Paging: Esse recurso garante que a virtualização inicie no cenário apresentado, onde é então criado um arquivo temporário no local definido no Smart Paging, e alocado como memória para completar a inicialização da VM. Logo que possível, a memória mapeada em disco é liberada e o arquivo excluído, não passando de 10 minutos de uso.

    Cenários exclusivos onde oSmart Paging é usado:

    - A VM está sendo reiniciada (também causada pelo reinicio do host).
    - Não há memória física disponível no Host.
    - Não há memória disponível para ser recuperada  partir de outras VMs em execução no host.

    Obs.: O recurso Smart Paging é usado apenas para fornecer restart confiável de VMs e não é usado em qualquer outra circunstância, inclusive se uma máquina está sendo iniciado a partir de estado desligado em vez de ser reiniciado, ou qualquer outro cenário diferenciado.


ID
1107403
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

SMB 3.0 é o núcleo da funcionalidade SoFS (Scale-Out File Server) introduzida no Windows Server 2012 e permite soluções de armazenamento baseado em arquivo (servidores de arquivos) para fornecer armazenamento de rede a menor custo, para servidores que têm desempenho semelhante ao de soluções caras SAN proprietários. Algumas das principais características do SMB 3.0 incluem:

Alternativas
Comentários
  • Recursos introduzidos no SMB 3.0.

    http://support.microsoft.com/kb/2709568/en-us


  • Letra C

     

    Veja que a questão brinca com os nomes... seguem as novas funcionalidades abaixo:

    "The SMB 2.x protocol was introduced in Windows Server 2008 and in Windows Vista.
    The SMB 3.0 protocol was introduced in Windows Server 2012 and in Windows 8.

     

    New SMB features that are introduced in the Windows Server 2012 file server:

     

    - SMB Transparent Failover

    - SMB Scale Out

    - SMB Multichannel

    - SMB Direct

    - SMB Encryption

    - VSS for SMB file shares

    - SMB Directory Leasing

    - SMB PowerShell"

     

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/help/2709568/new-smb-3-0-features-in-the-windows-server-2012-file-server

  • http://cooperati.com.br/2013/01/09/cluster-de-mquinas-virtuais-sobre-compartilhamento-de-pasta-smb-3-0/

     

  • New SMB features that are introduced in the Windows Server 2012 file server:

    SMB Transparent Failover

    SMB Scale Out

    SMB Multichannel

    SMB Direct

    SMB Encryption

    VSS for SMB file shares

    SMB Directory Leasing

    SMB PowerShell

    fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/help/2709568/new-smb-3-0-features-in-the-windows-server-2012-file-server


ID
1107406
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Centro Administrativo do Active Directory no Windows Server 2008 R2

Alternativas
Comentários
  • Letra E- Tendo como base a tecnologia de interface de linha de comando do Windows PowerShell™, o Centro Administrativo do Active Directory proporciona aos administradores de rede uma experiência aprimorada no gerenciamento dos dados do Active Directory e uma GUI (interface gráfica do usuário) elaborada. Os administradores podem utilizá-lo para executar tarefas de gerenciamento de objetos comuns no Active Directory usando duas formas de navegação: acionada por dados e orientada por tarefas.

    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd560651(v=ws.10).aspx
  • É só saber o conceito correto de GUI


ID
1112818
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo.

I. Nos termos da Lei no 8.429/92, para que seja configurado ato de improbidade administrativa é necessário ter havido prejuízo financeiro ao erário público.

II. Caso o agente já tenha sofrido condenação por crime de peculato, não caberá sanção por improbidade administrativa para o mesmo fato para o qual já atribuída sanção penal.

III. As modalidades de atos de improbidade administrativa expressamente previstas na Lei no 8.429/92 constituem rol meramente exemplificativo.

IV. De acordo com a Lei no 8.429/92, é possível haver atos de improbidade administrativa comissivos, omissivos, dolosos ou culposos.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E

    Não é necessário ter havido prejuízo ao erário, basta ter havido, por exemplo, descumprimento de princípios da administração pública.

    As sanções da Lei de Improbidade administrativa são cumulativas, ou seja, se o indivíduo foi condenado criminalmente, mesmo assim pode sofrer as sanções da LIA, sem problemas.

    Enriquecimento ilícito: somente DOLO

    Prejuízo ao Erário: DOLO e CULPA

    Atos atentem contra AdmPb: DOLO

    Bons Estudos!


  • I. Nos termos da Lei no 8.429/92, para que seja configurado ato de improbidade administrativa é necessário ter havido prejuízo financeiro ao erário público. ERRADO.


    Não confundir a caracterização de um ato como de improbidade administrativa com a aplicação da penalidade de ressarcimento ao erário. 

    Para que um ato seja CARACTERIZADO como de improbidade, não é necessária a ocorrência do dano ao erário. Entretanto, para a APLICAÇÃO DA PENALIDADE de ressarcimento ao erário, é necessária a efetiva ocorrência do dano.

  • II. Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:   

  • GABARITO: LETRA E

    I. Nos termos da Lei no 8.429/92, para que seja configurado ato de improbidade administrativa é necessário ter havido prejuízo financeiro ao erário público. ERRADA

    Não há necessidade de prejuízo financeiro,ou seja, dano ao patrimônio público,conforme art. 21, I, LIA. É possível, por exemplo, atos de improbidade que lesionem a moralidade e eficiência da administração, como é o caso dos atos que atentam contra os princípios.

    Lembrando que o STJ entende haver necessidade, na hipótese de prejuízo ao erário, que este efetivamente ocorra.

    II. Caso o agente já tenha sofrido condenação por crime de peculato, não caberá sanção por improbidade administrativa para o mesmo fato para o qual já atribuída sanção penal. ERRADA

    Art. 12,LIA.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: [...]

    OBS: Os atos de improbidade NÃO são aplicáveis ao Presidente da República, vez que esse responde através do procedimento de crime de responsabilidade, perante o Senado Federal.

    OBS 2: É entendimento pacífico que os prefeitos respondem em TODAS as esferas, nos casos em que o ato de improbidade ocasione lesão a outros bens jurídicos.

    III. As modalidades de atos de improbidade administrativa expressamente previstas na Lei no 8.429/92 constituem rol meramente exemplificativo. CORRETA

    O próprio caput do artigo que descreve os atos ímprobos traz verbos genéricos, capazes de permitir uma interpretação ampliativa. Condiz, portanto, com o próprio objetivo da LIA, já que não faria sentido uma lei que visa proteger a administração restringir a condutas especificas, sob pena de engessar a proteção jurídica.

    IV. De acordo com a Lei no 8.429/92, é possível haver atos de improbidade administrativa comissivos, omissivos, dolosos ou culposos. CORRETA

    Exemplos:

    Conduta comissiva (uma ação): receber, para si ou para outrem, dinheiro a titulo de gratificação de quem tenha interesse nas atribuições do agente - enriquecimento ilícito

    conduta omissiva ( inação): deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício

    Conduta dolosa: todos os atos que importem em enriquecimento ilícito e atentem contra princípios da administração EXIGEM DOLO

    A conduta culposa SÓ É ADMITIDA na modalidade que gera prejuízo ao erário.


ID
1112827
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Constituição Federal permite que a União institua empréstimos compulsórios mediante lei complementar. O art. 148 de seu texto tem a seguinte dicção:

“Art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:

I. para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;

II. no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, "b".

Parágrafo único. A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.”

De acordo com a Lei Federal no 4.320/64, o montante do referido empréstimo, exigível pela União após transcurso do prazo para pagamento, será inscrito, na forma da legislação própria, em registro próprio, após apurada a sua liquidez e certeza, como

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320/64 

    Art. 39. Os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como receita do exercício em que forem arrecadados, nas respectivas rubricas orçamentárias.

    [...]

    § 2º - Dívida Ativa Tributária é o crédito da Fazenda Pública dessa natureza, proveniente de obrigação legal relativa a tributos e respectivos adicionais e multas, e Dívida Ativa não Tributária são os demais créditos da Fazenda Pública, TAIS COMO OS PROVENIENTES DE EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS, contribuições estabelecidas em lei, multa de qualquer origem ou natureza, exceto as tributárias, foros, laudêmios, alugueis ou taxas de ocupação, custas processuais, preços de serviços prestados por estabelecimentos públicos, indenizações, reposições, restituições, alcances dos responsáveis definitivamente julgados, bem assim os créditos decorrentes de obrigações em moeda estrangeira, de subrogação de hipoteca, fiança, aval ou outra garantia, de contratos em geral ou de outras obrigações legais.  



ID
1138936
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase em que as ideias estão expressas de modo claro e correto é:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra E, porém ainda não consegui entendê-lo.

  • a) ... vida pública, quando "o" critica corrompe a ética profissional. 

    b) ... complexo: na medida "em" que a mídia... (NA MEDIDA EM QUE: locução conjuntiva causal, logo, haverá noções de causa/consequência ou efeito nas orações que tiverem tal expressão)

    c) A liberdade de expressão do cidadão que é funcio- nário do Estado em certa função encontra alguns condicionamentos em face de seu vínculo institucional, mas tal excessiva limitação (SE É LIBERDADE NÃO PODE SER LIMITAÇÃO).

    d)  Se é para marcar a frase que expressa ideias claras e corretas, esta alternativa poderia ser excluída de cara, pois nada aqui está claro.

    e) CORRETA

  • a) Toda pessoa que paga imposto tem o direito de externar sua opinião sobre o modo como o governo trata os munícipes, mas se a pessoa está vinculada ao trabalho no setor da vida pública quando critica corrompe com a ética profissional. (corrompe a ética)

    b) No que se refere aos meios de comunicação, o brasileiro vive um período complexo: na medida que a mídia cai em descrédito com o grande público - o tratamento é abusivo das notícias ou grave peso ideológico - os novos veículos da informática ga- nham cada vez mais credibilidade. (à medida que)

    c) A liberdade de expressão do cidadão que é funcionário do Estado em certa função encontra alguns condicionamentos em face de seu vínculo institucional, mas tal excessiva limitação não pode se interpretar a ponto de comprometer aquele direito. (não pode ser interpretada)

    d) Numa democracia, até mesmo, ou principalmente, a imprensa é meio que não se pode prescindir para a liberdade de expressão, e por isso da evolução democrática, motivo pelo qual há o sigilo da fonte, garantido pela lei vigente quando ocorre uma denúncia. (prescindir da)

  • Eu também estou na mesma do Peter Endres.

  • Quanto a alternativa E (correta), apesar de ser o cidadão livre para manifestar-se, deve fazê-lo com responsabilidade. Dissociar estas duas características - liberdade e responsabilidade- seria leviano.

    Acho que seria isso.....não??

  • Andressa Miranda, com o devido respeito, seu comentário sobre a letra "b" encontra-se equivocado, pois a ideia da alternativa é de causa e equivale a "tendo em vista que" (= na medida em que). Estaria correto o uso do segmento  "À medida que" se do texto inferíssemos tratar-se de ideia que expressa proporção, o que não é o caso.
    "Na medida em que" exprime uma ideia de causa e equivale a "tendo em vista que" e só nesse sentido deve ser usada. 
    Logo, o erro da alternativa encontra-se na supressão do "em".

  • Fiquei na dúvida entre a letra B e letra E, acabei errando por besteira.

    Na medida, não!

    à medida.

  • à medida que = à proporção que   [PROPORCIONAL]


    na medida em que  [CAUSAL]

  • ATENÇÃO! 
    Não existe: Na medida que e
    À medida em que

  • Na alternativa A, também achei que "quando critica" deveria estar separado por vírgulas. Tive a impressão de ambiguidade. Estou certa neste comentário? 

  • a. Toda pessoa  , que paga imposto , tem o direito de externar sua opinião sobre o modo como (inadequado - sobre o modo como) o governo trata os munícipes, mas se a pessoa está vinculada ao trabalho , no setor da vida pública,   quando critica,  corrompe com  ( NÃO EXISTE ESTE COM)a ética profissional.
    ERRADO - OS TERMOS INTERCALADOS   DEVERIAM ESTAR ENTRE VIRGULAS. 

     b No que se refere aos meios de comunicação, o brasileiro vive um período complexo: À medida que (CONFORME) a mídia cai em descrédito com o grande público - o tratamento é abusivo das notícias ou grave peso ideológico - os novos veículos da informática ganham cada vez mais credibilidade. ERRADO Á MEDIDA QUE. 
    (http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ult2781u674.jhtm):

    - O relacionamento foi se tornando conflituoso à medida em que grupos de portugueses se estabeleciam 
    Há diferença entre "à medida que" e "na medida em que".

    "À medida que" é sinônimo de "à proporção de", "conforme".

    Um exemplo do dicionário "Houaiss":- À medida que o tempo esfriava, suas condições de saúde iam piorando
    "Na medida em que" pode ser substituído por "porque" ou "desde que".

    Outro exemplo, este de obra do colega Sérgio Nogueira Duarte da Silva: - Eles foram demitidos na medida em que não se dedicavam ao trabalho O cuidado que se deve tomar é não confundir a grafia de uma expressão com a da outra.

    Não existe "na medida que" nem "à medida em que".Na frase que gerou a dúvida, a idéia é de proporção. Logo:- O relacionamento foi se tornando conflituoso à medida que grupos de portugueses se estabeleciam

     c A liberdade de expressão do cidadão , que é funcionário do Estado em certa função,  encontra alguns condicionamentos em face de seu vínculo institucional, mas tal excessiva limitação não pode se interpretar (NÃO TEM CLAREZA) a ponto de comprometer aquele direito.TERMO INTERCALADO DEVERIA ESTAR ENTRE VÍRGULAS (ERRADA)

     d Numa democracia, até mesmo, ou principalmente, a imprensa é meio  DE que não se pode prescindir  para a liberdade de expressão, e por isso da evolução democrática, motivo pelo qual há o sigilo da fonte, garantido pela lei vigente quando ocorre uma denúncia.
    ERRADO PRESCINDIR DE (NÃO É PARA) Significado de Prescindir: v.t.i. Dispensar; não precisar de: prescindia de conselhos; orgulhosos, prescindiam do auxílio dos mais experientes. Abstrair; não ter em consideração: prescindia de críticas.


     e Ainda que seja legítimo o conceito de que é direito da pessoa expressar-se livremente - sobre qualquer assunto que lhe diga respeito ou lhe aprouver - e de que o sistema jurídico do país tem o dever de garantir esse bem da democracia, é leviano dissociá-lo da responsabilidade inerente ao gesto cidadão de manifestar-se. CORRETO 

    CONCEITO DE - 
  • Sobre a alternativa E.

    Alguém poderia explicar o porquê do emprego dos travessões estarem corretos , se isolam o complemento do verbo expressar-se?

  • Alguém me ajuda?


    Ainda que seja legítimo o conceito de que é direito da pessoa expressar-se livremente - sobre qualquer assunto que lhe diga respeito ou lhe aprouver - e de que o sistema jurídico do país tem o dever de garantir esse bem da democracia, é leviano dissociá-lo da responsabilidade inerente ao gesto cidadão de manifestar-se.

    A letra E foi dada como correta, mas queria entender a frase final: é leviano dissociá-lo da responsabilidade inerente ao gesto cidadão de manifestar-se. Minha dúvida é a seguinte: o DE não exige que o se seja uma próclise? daí o correto seria: de se manifestar!

    Eu sempre acho que sim, mas já vi que não, né? Grata

  • letra E


    Elaine: os travessoes nao estao isolando complemento e sim especificando a forma de se expressar livremente

    Elisa: creio eu que o verbo é infinitivo variavel, ou seja,nao é obrigatoria a colocacao do pronome depois.

    Acho que é isso. Espero ter ajudado.

  • Marquei B por falta de atenção, estava observando somente a pontuação e não vi "na medida que". Mas li nos comentários que poderiam ser usadas duas expressões: à medida que ou na medida em que. As duas expressões são corretas, mas têm significados diferentes.

    À medida que tem o sentido de à proporção que.

    À medida que a renda diminui, o brasileiro reduz gastos em lazer e cultura.

    Na medida em que indica ideia de causa, significa uma vez quevisto quetendo em vista.

    Para ele, preservar essas áreas, além de aumentar a qualidade de vida, traz mais renda para a população, na medida em que melhora a qualidade dos empregos e das moradias.

    Cuidado para não misturar as duas expressões.



  • Outro erro que vi na alternativa C: "não pode se interpretar" --> não é palavra atrativa! O correto seria: não se pode interpretar.

  • a)Toda pessoa que paga imposto tem o direito de externar sua opinião sobre o modo como o governo trata os munícipes, mas se a pessoa está vinculada ao trabalho no setor da vida pública quando critica corrompe com a ética profissional. (corrompe a ética) segundo erro é -- quando critica= ao criticar = oração subordinada adverbial temporal deslocada (vírgula obrigatória).

    Errada.

    b)No que se refere aos meios de comunicação, o brasileiro vive um período complexo: na medida( na medida em que) que a mídia cai em descrédito com o grande público - o tratamento é abusivo das notícias ou grave peso ideológico - os novos veículos da informática ganham cada vez mais credibilidade.Errada.c)A liberdade de expressão do cidadão que é funcionário do Estado em certa função encontra alguns condicionamentos em face de seu vínculo institucional, mas tal excessiva limitação não pode se interpretar a ponto de comprometer aquele direito. Advérbio de negação, próclise obrigatória.Errada.

    d)Numa democracia, até mesmo, ou principalmente, a imprensa é meio ( faltou a preposição ''de''exigida pelo verbo) que não se pode prescindir para a liberdade de expressão, e por isso da evolução democrática, motivo pelo qual há o sigilo da fonte, garantido pela lei vigente quando ocorre uma denúncia.

    Errada.

    e)Ainda que seja legítimo o conceito de que é direito da pessoa expressar-se livremente - sobre qualquer assunto que lhe diga respeito ou lhe aprouver - e de que o sistema jurídico do país tem o dever de garantir esse bem da democracia, é leviano dissociá-lo da responsabilidade inerente ao gesto cidadão de manifestar-se.

    Certa.




  • elisa albuquerque

    Próclise ou ênclise - O pronome pode ficar antes ou depois do verbo quando houver:

    preposição antes de verbo no infinitivo:

    Nas lojas esportivas encontramos o equipamento ideal para proporcionar-nos/para nos proporcionar uma vida sadia.

    Temos satisfação em lhe participar / em participar-lhe a inauguração da fábrica.

    Tenho o prazer de lhes falar/falar-lhes sobre a filosofia que norteia nossa instituição.

    https://www.algosobre.com.br/gramatica/colocacao-pronominal.html

     

    Vale a pena intensificar com essa Q323774


ID
1138951
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Por meio da Lei Complementar estadual n° 257/2013, instituiu-se recentemente o regime de previdência complementar no Estado de Pernambuco, de caráter facultativo e aplicável aos que ingressarem no serviço público estadual a partir da autorização do funcionamento desse regime pelo órgão federal competente. De acordo com essa lei, estão abrangidos por esse sistema os

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º Fica instituído, no âmbito do Estado de Pernambuco, o regime de previdência complementar a que se referem os §§ 14 e 15 do art. 40 da Constituição Federal.

    § 1º O regime de previdência complementar de que trata o caput, de caráter facultativo, aplica-se aos que ingressarem no serviço público estadual a partir da autorização de seu funcionamento pelo órgão federal de supervisão de previdência complementar e abrange:

    I - os servidores públicos do Estado titulares de cargos efetivos;

    II - os servidores das autarquias do Estado titulares de cargos efetivos;

    III - os servidores das fundações públicas do Estado titulares de cargos efetivos;

    IV - os membros de Poder do Estado; e

    V - os servidores titulares de cargos efetivos e os membros de órgãos autônomos do Estado.

    Teria que conhecer a lei para responder!

  • NÃO TEM NADA A VER COM A 8112/90!

  • Não precisaria conhecer a Lei para responder essa questão, senão vejamos: cargos em comissão são abrangidos pelo Regime Geral, logo não poderiam ser abrangidos por previdência complementar. Letras A, D erradas. As Empresas Públicas e as Sociedades de Economia mista são regidas pelo Direito Privado, logo Regime Geral de Previdência. Letra C errada. Aos aposentados não faria sentido Previd~encia Complementar, pois já recebem seus proventos. Restou a letra B (por eliminação).

  • BOA! Não tenho vergonha de dizer que aprendo muito aqui, as SEC são da administração indireta e tem personalidade de direito privado (podendo somente ser S/A se não me falhe a memória) e têm que fazer concurso público. Não sabia que elas tinham EMPREGADOS públicos, não servidores...vivendo e aprendendo, realmente tá certo!

    Gabarito B.