SóProvas



Prova IF Baiano - 2019 - IF Baiano - Administrador


ID
3308221
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As redes domésticas de computadores cresceram enormemente com a popularização da Internet. O surgimento dos serviços de banda larga, a comercialização de TVs inteligentes e os vídeo games conectados à Internet também contribuíram para a popularização das redes domésticas no mundo todo. A respeito desse tipo de rede de computadores, assinale a alternativa que indique corretamente o nome do padrão de conector comumente utilizado para realizar o cabeamento de dados entre os dispositivos citados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    RJ45 ⇢ O famoso "cabo azul" de rede.

  • Assertiva b

    O conector RJ-45 é uma forma de conector de telefone . Ela vê seu uso mais freqüente como um conector de rede de área local, e é frequentemente referido simplesmente como um conector Ethernet.

  • RJ45

  • A) serve para ligar aparelhos de sons para reproduzir o som de uma fonte à outra.

    E)  conector para cabos coaxiais 

    d) conector usado geralmente na terminação de fios de telefone. 

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Rio de Janeiro 45°

  • O Cabo de Par Trançado é usado para a transferência de dados. Ele usa o conector RJ-45. É aquele cabo que tu conecta no PC quando quer conectar direito pelo cabo (Ethernet) pra a net ficar mais rápida.

  • O que é o conector RJ45. O conector RJ-45 é um plugue específico para a conexão de cabos para informática. Este plugue é do tipo 8P8C, tem 8 posições, onde são encaixados 8 fios

  • O erro está no fato que que O ENCRAVAMENTO não É NATURAL E ABSOLUTO, foi criado.


ID
3308233
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A questão da segurança em ambientes informatizados exige vigilância e investimento constante. Para combater os diversos tipos de ameaças que podem comprometer os dados de um usuário, empresas do mundo todo desenvolvem aplicações que visam detectar e combater tentativas indevidas de acesso e também softwares mal-intencionados. A respeito dos aplicativos que tentam prover segurança aos usuários, analise as afirmativas a seguir:


I. Os antivírus são aplicações capazes de detectar, e muitas vezes neutralizar, softwares mal-intencionados que tentam infectar um computador.

II. Um firewall nada mais é do que um recurso capaz de monitorar e filtrar as comunicações que envolvem um determinado computador ou rede, sejam elas comunicações de saída ou de entrada.

III. Um recurso muito utilizado pelos aplicativos antivírus é a quarentena. Uma vez detectada uma possível ameaça, a aplicação antivírus isola a suposta ameaça. Caso essa ação represente um falso positivo, o usuário tem a opção de remover a suposta ameaça da quarentena.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    I. Os antivírus são aplicações capazes de detectar, e muitas vezes neutralizar, softwares mal-intencionados que tentam infectar um computador.

    [CORRETO] Antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms. São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário.

    -----------------------------------------------------------------------

    II. Um firewall nada mais é do que um recurso capaz de monitorar e filtrar as comunicações que envolvem um determinado computador ou rede, sejam elas comunicações de saída ou de entrada.

    [CORRETO] Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. "Parede de fogo", a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.

    -----------------------------------------------------------------------

    III. Um recurso muito utilizado pelos aplicativos antivírus é a quarentena. Uma vez detectada uma possível ameaça, a aplicação antivírus isola a suposta ameaça. Caso essa ação represente um falso positivo, o usuário tem a opção de remover a suposta ameaça da quarentena.

    [CORRETO] A quarentena tem o objetivo de impedir que arquivos perigosos danifiquem o seu computador.

    O processo de defesa é simples: na análise do sistema operacional da sua máquina, são encontrados programas ou documentos considerados perigosos. Contudo, o seu software de segurança ainda não sabe dizer qual o tipo de vírus ou problema apresentado por esses dados em específico.

    Por conta disso, o programa vai sugerir — ou colocará automaticamente, tudo vai depender de qual software você está usando — que esses arquivos sejam colocados em quarentena. Por conta disso, eles vão ficar isolados dos outros documentos para que o malware não se espalhe por todo o sistema.

    O ideal é que você não use mais esse arquivo ou programa, pois isso vai fazer com que eles saiam do isolamento, dando chance para que o vírus contamine outras áreas do PC.

  • Objetivamente:

    I. Um antivírus possui seu próprio banco de dados, com informações atualizadas sobre as ameaças encontradas no mundo digital. Essa “ficha” dos vírus é o que garante que o programa de segurança reconheça a ameaça e não a deixe invadir o computador.

    O antivírus compara essas informações e dessa forma, são capazes de detectar a presença de invasores em sua máquina.

    II. Faça uma analogia com o segurança de uma festa!

    Ele somente permite entrar quem está autorizado (controla o tráfego de quem entra e quem sai).

    III. Quando um antivírus escaneia seu computador em busca de malware, pode acontecer de ele encontrar um arquivo suspeito, mas sem confirmação de que é um vírus de fato. Dessa forma, esse arquivo é colocado em quarentena, geralmente uma pasta criptografada gerenciada pelo antivírus, como uma espécie de jaula de proteção, para que o possível vírus não se espalhe pelo sistema operacional.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • GABARITO: alternativa E

    I. Os antivírus são aplicações capazes de detectar, e muitas vezes neutralizar, softwares mal-intencionados que tentam infectar um computador. [CORRETO]

    II. Um firewall nada mais é do que um recurso capaz de monitorar e filtrar as comunicações que envolvem um determinado computador ou rede, sejam elas comunicações de saída ou de entrada. [CORRETO]

    III. Um recurso muito utilizado pelos aplicativos antivírus é a quarentena. Uma vez detectada uma possível ameaça, a aplicação antivírus isola a suposta ameaça. Caso essa ação represente um falso positivo, o usuário tem a opção de remover a suposta ameaça da quarentena. [CORRETO]

    Antivírus são aplicativos que detectam programas maliciosos, são capazes de removê-los ou colocá-los em quarentena. O antivírus tanto evita novas infecções como limpa o sistema de infecções já estabelecidas. O programa antivírus está sempre presente na memória RAM. 

    Firewall, "parede de fogo", é um programa ou hardware que cria uma barreira de proteção contra invasores, é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo, é um recurso capaz de monitorar e filtrar as comunicações que envolvem um determinado computador ou rede, sejam elas comunicações de saída ou de entrada.

  • covid 19 ,ja era previsto kkkkkkk


ID
3308254
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à responsabilidade civil do Estado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    Trata-se da teoria adotada pelo nosso ordenamento jurídico como regra geral. Essa teoria é pautada pela teoria da responsabilidade objetiva, não havendo que se falar em dolo ou culpa para a configuração da responsabilidade estatal. Contudo, tal teoria admite a presença de excludentes e atenuantes

  • TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO:

    - Responsabilidade do Estado é OBJETIVA;

    - Há causa excludente de responsabilidade: a) caso fortuito ou força maior; b) culpa exclusiva da vítima; culpa exclusiva de terceiro => CABE À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROVAR

    - Ex.: Morte de detento; suicídio de detento (STJ/STF); 

    - Regra do Direito Administrativo brasileiro.

     

     

    TEORIA DO RISCO INTEGRAL:

    - Responsabilidade do Estado é OBJETIVA;

    - Não há causa excludente de responsabilidade (Estado é condenado a indenizar em qualquer circunstância);

    - Direito brasileiro admite de forma excepcional;

    - STJ = Dano Ambiental.

  • Vejamos as opções lançadas pela Banca:

    a) Errado:

    Na realidade, a responsabilidade civil do Estado, tal como prevista no art. 37, §6º, da CRFB/88, é de índole objetiva, baseada na teoria do risco administrativo, que independe da presença dos elementos dolo ou culpa.

    A propósito, confira-se o teor do citado preceito constitucional:

    "Art. 37(...)
    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa."

    Note-se como a norma não cogita da comprovação de dolo ou culpa, ao menos no que tange à responsabilidade civil da pessoa jurídica (pública ou privada prestadora de serviços públicos).

    Assim, confirma-se o desacerto desta opção.

    b) Errado:

    Ao contrário do sustentado neste item, a teoria do risco administrativo admite, sim, hipóteses excludentes de responsabilidade, que costumam ser assim elencadas pela doutrina:

    - caso fortuito e força maior;

    - culpa exclusiva da vítima;

    - fato de terceiro.

    De seu turno, a teoria que não admite afastamento de responsabilidade por incidência de causas excludentes de responsabilidade vem a ser a denominada teoria do risco integral.

    c) Errado:

    Na verdade, como dito anteriormente, o Brasil adotou, via de regra, a teoria do risco administrativo, e não a do risco integral.

    A propósito, confira-se o seguinte trecho de julgado do STF:

    "A responsabilidade civil estatal, segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 37, § 6º, subsume-se à teoria do risco administrativo, tanto para as condutas estatais comissivas quanto paras as omissivas, posto rejeitada a teoria do risco integral." (RE - RECURSO EXTRAORDINÁRIO 841.526, rel. Ministro LUIZ FUX, Plenário, 30.03.2016)

    Logo, incorreta esta alternativa.

    d) Certo:

    Cuida-se de assertiva afinada com o magistério doutrinário e com a posição externada pela jurisprudência, como se vê do mesmo precedente acima indicado.

    e) Errado:

    A responsabilidade civil do Estado deriva tanto de condutas comissivas, quanto de comportamentos omissivos. Com efeito, não há qualquer indicação, no texto do art. 37, §6º, da CRFB/88, que permita a conclusão de que as condutas omissivas teriam sido excluídas. Pelo contrário, a Lei Maior não distinguiu, razão por que não cabe ao intérprete estabelecer diferenciação onde a lei não o fez, mormente para fins de se pretender excluir as condutas omissivas.

    Existe divergência doutrinária acerca da teoria que deva ser adotada em casos de comportamentos omissivos do Estado que sejam geradores de danos, vale dizer, se a mesma teoria do risco administrativo (objetiva) ou a teoria da culpa anônima do serviço (subjetiva).

    Seja como for, ninguém sustenta a inexistência de responsabilidade estatal em casos de condutas omissivas, de sorte que a presente opção está ostensivamente equivocada.


    Gabarito do professor: D

  • Parece ser uma questão boba, mas não é. Parabéns para banca, pois isso sim é uma questão que testa conhecimento de um assunto específico.

    Gab letra D


ID
3308257
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito dos poderes administrativos da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vinculado: Quando a lei confere à Administração Pública poder para a prática de determinado ato, estipulando todos os requisitos e elementos necessários à sua validade.

    Discricionário: Quando o Direito concede à Administração, de modo explícito ou implícito, poder para prática de determinado ato com liberdade de escolha de sua conveniência e oportunidade. Existe uma gradação.

    Normativo: Embora a atividade normativa caiba predominantemente ao Legislativo, nele não se exaure, cabendo ao Executivo expedir regulamentos e outros atos normativos de caráter geral e de efeitos externos. É inerente ao Poder Executivo.

    Hierárquico: É o meio de que dispõe a Administração Pública para distribuir e escalonar as funções dos órgãos públicos; estabelecer a relação de subordinação entre seus agentes; e ordenar e rever a atuação de seus agentes.

    Disciplinar: É conferido à Administração para apurar infrações e aplicar penalidades funcionais a seus agentes e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa, como é o caso das que por ela são contratados;

    Poder de Polícia: É a atividade da Administração Pública que, limitando ou disciplinando direitos, interesses ou liberdades individuais, regula a prática do ato ou abstenção de fato, em razão do interesse público. É aplicado aos particulares.

  • [Questão Duplicada - Q1119441] Gabarito B

    Poder Hierárquico: segundo leciona Hely Lopes Meirelles, "é o instrumento disponibilizado à Administração para distribuir e escalonar as funções dos seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal". (Sinopse Juspodvm, Fernando F. e Ronny C., 2018)

  • A) Segundo o professor José dos Santos C. Filho , não pode o poder normativo inovar no ordenamento jurídico sendo, portanto, sua atuação secundum legem

    C) Poder disciplinar> Servidores/ Particulares (Com vínculo)

    Poder de polícia> Particulares em geral.

    D) Tanto é admitido que é disciplinado no CTN.

    E) Característica de ato vinculado.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • a) O Poder Normativo ou regulamentar se traduz no poder conferido à Administração Pública de expedir atos administrativos gerais e abstratos, com efeitos erga omnes, podendo, inclusive, inovar no ordenamento jurídico, criando e extinguindo direitos e obrigações a todos os cidadãos.

    b) GABARITO

    c) O Poder Disciplinar é a atribuição de aplicar sanções àqueles que estejam sujeitos à disciplina do ente estatal. Podem ser aplicadas sanções aos particulares, mesmo não possuindo vínculo.

    d) O Poder de Polícia, segundo doutrina majoritária, não é admitido no ordenamento jurídico brasileiro, por ferir o Estado Democrático de Direito.

    e) O Poder Discricionário se verifica quando a lei cria um ato administrativo estabelecendo todos os elementos de forma objetiva, sem que a autoridade pública possa valorar acerca da conduta exigida legalmente.

  • Pode Hierárquico: caracterizado pela existência de níveis de subordinação entre órgãos e agentes públicos, sempre no âmbito de uma mesma pessoa jurídica.

    Não há hierárquia, entretanto, entre diferentes pessoas jurídicas, nem entre os Poderes da República

  • A questão exige do candidato conhecimentos específicos sobre os poderes da Administração Pública. 
    José dos Santos Carvalho Filho conceitua os poderes administrativos como "o conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins".(CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 53). 
    As principais modalidades de poderes da Administração Pública são: poder de polícia, poder hierárquico, poder regulamentador (ou normativo) e poder disciplinar. Há ainda quem defenda a existência de mais dois poderes, o poder discricionário e o poder vinculado.

    Poder de Polícia - é a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. (Art. 78 do CTN)

    Poder Hierárquico -  pode ser entendido como o poder de organizar e distribuir as funções de seus órgãos, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal. Tem como objetivo ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas, no âmbito interno da Administração Pública.

    Poder Disciplinar - é a poder de punir internamente as infrações cometidas pelos agentes administrativos, o poder disciplinar é exercido no âmbito dos órgãos e serviços da Administração. O poder disciplinar será sempre um poder interno da Administração Pública e por isso não se confunde com sanções penais.

    Poder Regulamentar - é um poder que tem como pressuposto a existência de lei que o institua. Através dele, se tem a autorização para que o Chefe do Executivo possa expedir decretos e outros instrumentos regulamentadores e sua principal finalidade é viabilizar a efetiva execução das leis. (Art. 84, IV da CF)

    Poder Vinculado - é o exercício de um ato cuja autonomia do agente para deliberar sobre ele inexiste, pois a própria lei estabelece todas as condutas a serem praticadas. Neste caso, quando não há margem de liberdade, o ato resultante é um "ato vinculado". 

    Diante do exposto, e considerando o enunciado da questão, cabe-nos agora avaliar as alternativas:

    A) ERRADA - O poder regulamentar ou normativo permite a edição de atos para viabilizar a efetiva aplicação da lei e se dá, exatamente, nos limites desta. Logo, não se tem inovação oriunda do poder regulamentar, mas tão somente a regulamentação de situações preexistentes e autorizadas em lei.
    B) CORRETA - de fato o poder hierárquico tem como objetivo a organização, estruturação, estabelecimento de subordinações e outros atos internos da Administração, e também está presente tanto nos órgãos da Administração Direita quanto da Indireta.
    C) ERRADA - O poder disciplinar de fato permite a aplicação de sanções àqueles infratores, no entanto se limita a aplicação dentro do ente, sendo exercido entre órgãos e serviços da Administração, por isso, não pode ser estendido àqueles sem qualquer vínculo com o poder público.
    D) ERRADA - não apenas é admitido como também possui previsão legal explícita, conforme previsto no art. 78 do Código Tributário Nacional.
    E) ERRADA - a alternativa traz exatamente o oposto do poder discricionário, que seria o poder vinculado. Em tais hipóteses o legislador traz objetivamente todos os preceitos para a aplicação da norma, de forma que elimina a discricionariedade do agente público.

    GABARITO: LETRA B

  • GABARITO: LETRA B

    CLASSIFICAÇÃO DOS PODERES

    • Poder Vinculado

    • Poder Discricionário

    • Poder Hierárquico

    • Poder Disciplinar

    • Poder Regulamentar

    • Poder de Polícia

    PODER HIERÁRQUICO

    É aquele pelo qual a Administração distribui e escalona as funções de seus órgãos, ordena e rever a atuação de seus agentes, estabelece a relação de subordinação entre os servidores públicos de seu quadro de pessoal. No seu exercício dão-se ordens, fiscaliza-se, delega-se e avoca-se.

    COMPLEMENTANDO:

    PODER VINCULADO

    É o Poder que tem a Administração Pública de praticar certos atos "sem qualquer margem de liberdade". A lei encarrega-se de prescrever, com detalhes, se, quando e como a Administração deve agir, determinando os elementos e requisitos necessários.

    • Ex : A prática de ato (portaria) de aposentadoria de servidor público.

    PODER DISCRICIONÁRIO

    É aquele pelo qual a Administração Pública de modo explícito ou implícito, pratica atos administrativos com liberdade de escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo. A discricionariedade é a liberdade de escolha dentro de limites permitidos em lei, não se confunde com arbitrariedade que é ação contrária ou excedente da lei.

    • Ex : Autorização para porte de arma; Exoneração de um ocupante de cargo em comissão.

    PODER DISCIPLINAR

    É aquele através do qual a lei permite a Administração Pública aplicar penalidades às infrações funcionais de seus servidores e demais pessoas   ligadas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração. A aplicação da punição por parte do superior hierárquico é um poder-dever, se não o fizer incorrerá em crime contra Administração Pública (Código Penal, art. 320).

    • Ex : Aplicação de pena de suspensão ao   servidor público. Poder disciplinar não se confunde com Poder Hierárquico. No Poder hierárquico a administração pública distribui e escalona as funções de seus órgãos e de seus servidores. No Poder disciplinar ela responsabiliza os seus servidores pelas faltas cometidas.

    PODER REGULAMENTAR

    É aquele inerente aos Chefes dos Poderes Executivos (Presidente, Governadores e Prefeitos) para expedir decretos e regulamentos para complementar, explicitar(detalhar) a lei visando sua fiel execução.  

     A CF/88 dispõe que :

    “ Art. 84 - Compete privativamente ao Presidente da República: IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução”; O direito brasileiro não admite os chamados "decretos autônomos", ou seja aqueles que trazem matéria reservada à lei.

    (...)

  • HIPODIDIVINO


ID
3308266
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração Pública é regida por vários princípios, entre eles, um que impõe ao gestor público que só pratique o ato para cumprir o seu objetivo legal, sendo vedada qualquer prática de ato administrativo sem interesse público ou vantagem para a gestão. Com base neste princípio, a imagem do administrador público não deve ser identificada quando a Administração Pública estiver atuando. Da mesma forma, o administrador deve orientar-se por critérios objetivos e não fazer distinções com base em critérios pessoais.

Tais informações tratam do princípio da

Alternativas
Comentários
  • Maria Sylvia Zanella di Pietro, em sua obra “Direito Administrativo”:

    “Este princípio, que aparece, pela primeira vez, com essa denominação, no art. 37 da Constituição de 1988, está dando margem a diferentes interpretações, pois, ao contrário dos demais, não tem sido objeto de cogitação pelos doutrinadores brasileiros. Exigir impessoalidade da Administração tanto pode significar que esse atributo deve ser observado em relação aos administrados como à própria Administração. No primeiro sentido, o princípio estaria relacionado com a finalidade pública que deve nortear toda a atividade administrativa. Significa que a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, uma vez que é sempre o interesse público que tem que nortear o seu comportamento. Aplicação desse princípio encontra-se, por exemplo, no artigo 100 da Constituição, referente aos precatórios judiciais; o dispositivo proíbe a designação de pessoas ou de casos nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para esse fim.

    No segundo sentido, o princípio significa, segundo José Afonso da Silva (2003:647), baseado na lição de Gordillo que “os atos e provimentos administrativos são imputáveis não ao funcionário que os pratica, mas ao órgão ou entidade administrativa da Administração Pública, de sorte que ele é o autor institucional do ato. Ele é apenas o órgão que formalmente manifesta a vontade estatal”. Acrescenta o autor que, em consequência “as realizações governamentais não são do funcionário ou autoridade, mas da entidade pública em nome de quem as produzira. A própria Constituição dá uma consequência expressa a essa regra, quando, no § 1o do artigo 37, proíbe que conste nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos”.

  • GABARITO: LETRA A

    Em definição, o princípio da impessoalidade consiste na atuação da Administração sem discriminações que visem prejudicar ou beneficiar determinado administrado, ou seja, funda-se na conduta e tratamento isonômico da Administração perante os administrados, com a destinação de atingir o interesse coletivo. Destaca-se, ipsis litteris, Celso Antônio Bandeira de Mello:

    Nele se traduz a ideia de que a Administração tem que tratar a todos os administrados sem discriminações, benéficas ou detrimentosas. Nem favoritismo nem perseguições são toleráveis. Simpatias ou animosidades pessoais, políticas ou ideologias não podem interferir na atuação administrativa e muito menos interesses sectários, de facções ou grupos de qualquer espécie.

    A Administração Pública desempenha sua atividade baseada na finalidade de satisfazer os interesses coletivos, assim sendo, o princípio da impessoalidade tem função de destaque a assegurar e efetivar a busca por tal objetivo. Logo, ao se tratar da impessoalidade tem-se como consequência a consecução dos interesses coletivos da sociedade. Em conformidade assevera Marcelo Alexandrino:

    A impessoalidade como prisma determinante da finalidade de toda atuação administrativa é a acepção mais tradicional desse princípio e traduz a ideia de que toda atuação da Administração deve visar o interesse público, deve ter como finalidade a satisfação do interesse público.

    Para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, o princípio da impessoalidade tem desdobramento em dois prismas, o primeiro com relação a igualdade de atuação em face dos administrados, por meio da qual busca-se a satisfação do interesse público; o segundo com referência a própria Administração, de modo que os atos não são atribuídos aos seus agentes, mas ao órgão responsável, não cabendo àqueles promoção pessoal mediante publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, assim destaca-se:

    [...] Exigir impessoalidade da Administração tanto pode significar que esse atributo deve ser observado em relação aos administrados como à própria Administração. No primeiro sentido, o princípio estaria relacionado com a finalidade pública que deve nortear toda a atividade administrativa. Significa que a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, uma vez que é sempre o interesse público que tem que nortear o seu comportamento.

    JUS.COM.BR

  • Gabarito''A''.

    >O princípio da impessoalidade afirma que o administrador público só deve praticar atos voltados à consecução do interesse público. Além disso, é um princípio voltado para a isonomia, ou seja, tratar a todos igualmente.

    As passagens do enunciado apresentadas abaixo confirmam que o princípio da impessoalidade de fato é o que o enunciado se refere:

    "vedada qualquer prática de ato administrativo sem interesse público ou vantagem para a gestão". 

    "imagem do administrador público não deve ser identificada" 

    "o administrador deve orientar-se por critérios objetivos e não fazer distinções com base em critérios pessoais."

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Cuidado: Não são todas as doutrinas que trazem impessoalidade como sinônimo de Finalidade.

    É bom ficar atento para não chorar dps.

    Além disso, Podemos, para fins de prova, esquematizar impessoalidade em 2 sentidos:

    I) Sentido da administração: Determina uma atuação que não discrimina as pessoas, seja para benefício ou para prejuízo.

    II) Sentido do Servidor/ Ótica do agente: quando o agente público atua, não é a pessoa do agente quem pratica o ato, mas o Estado - órgão que ele representa.

    M. Carvalho.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • O princípio da impessoalidade, também apresentado expressamente na CF/88, apresenta quatro sentidos:

    a) Princípio da finalidade: em sentido amplo, o princípio da finalidade é sinônimo de interesse público, uma vez que todo e qualquer ato da administração deve ser praticado visando à satisfação do interesse público. Por outro lado, em sentido estrito, o ato administrativo deve satisfazer a finalidade específica prevista em lei.

    b) Princípio da igualdade ou isonomia: o princípio da impessoalidade se traduz na ideia de isonomia, pois a Administração deve atender a todos os administrados sem discriminações. Não se pode favorecer pessoas ou se utilizar de perseguições indevidas, consagrando assim o princípio da igualdade ou isonomia.

    Analisando esses dois primeiros aspectos, podemos perceber que o princípio da impessoalidade decorre do princípio da supremacia do interesse público – em virtude da busca pela finalidade ou pelo interesse público – e da isonomia ou igualdade – em decorrência do tratamento igualitário, nos termos da lei.

    c) Vedação de promoção pessoal: os agentes públicos atuam em nome do Estado. Dessa forma, não poderá ocorrer a pessoalização ou promoção pessoal do agente público pelos atos realizados. Decorre do art. 37§ 1º, da CF/88.

    Isso significa que as atividades da Administração não podem ser imputadas aos funcionários que as realizaram, mas aos órgãos e entidades que representam.

    d) Impedimento e suspeição: esses institutos possuem o objetivo de afastar de processos administrativos ou judiciais as pessoas que não possuem condições de aplicar a lei de forma imparcial, em função de parentesco, amizade ou inimizade com pessoas que participam do processo.

    Na verdade, os dois últimos aspectos nada mais são do que consequência lógica das duas primeiras aplicações (princípio da finalidade e da isonomia).

    Em síntese, o princípio da impessoalidade representa a busca pela finalidade pública, o tratamento isonômico aos administrados, a vedação de promoção pessoal e a necessidade de declarar o impedimento ou suspeição de autoridade que não possua condições de julgar de forma igualitária.

    fonte:https://caiopatriotaadvocacia.jusbrasil.com.br/artigos/433101489/o-principio-da-impessoalidade-administrativa

    GAB = A

  • Gabarito A

    Princípio da impessoalidade

    Todo ato da Administração deve ser praticado visando à satisfação do interesse público e da finalidade para ele especificamente prevista em lei.

    Vedação de promoção pessoal: os agentes públicos atuam em nome do Estado. Dessa forma, não poderá ocorrer a pessoalização ou promoção pessoal do agente público pelos atos realizados.

    Art. 37 da CF/88: § 1o - A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

  • GABARITO (A)

    princípio da impessoalidade estabelece o dever de imparcialidade na defesa do interesse público, impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a particulares no exercício da função administrativa

  • GABARITO: "A", PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE

    São princípios básicos da Administração Pública: (LIMPE)

    Legalidade, segundo o qual, ao administrador somente é dado realizar o que estiver previsto na lei;

    Impessoalidade, que exige que a atuação do administrador público seja voltada ao atendimento impessoal e geral, ainda que venha a interessar a pessoas determinadas, não sendo a atuação atribuída ao agente público, mas à entidade estatal a que se vincula; moralidade, que estabelece a necessidade de toda a atividade administrativa atender a um só tempo à lei, à moral e à equidade, em suma, aos deveres da boa e honesta administração;

    Publicidade, que faz com que sejam obrigatórios a divulgação e o fornecimento de informações de todos os atos praticados pela Administração Pública.

    Eficiência, que impõe a necessidade de adoção, pelo administrador, de critérios técnicos e profissionais, que assegurem o melhor resultado possível, rechaçando-se qualquer forma de atuação amadorística e ineficiente do Poder Público.

    Revista da EMERJ, v. 11, nº 42, 2008

  • "A Administração Pública é regida por vários princípios, entre eles, um que impõe ao gestor público que só pratique o ato para cumprir o seu objetivo legal, sendo vedada qualquer prática de ato administrativo sem interesse público ou vantagem para a gestão. Com base neste princípio, a imagem do administrador público não deve ser identificada quando a Administração Pública estiver atuando. Da mesma forma, o administrador deve orientar-se por critérios objetivos e não fazer distinções com base em critérios pessoais."

    O princípio da impessoalidade é compreendido dentro de alguns sentidos. A saber:

    FINALIDADE;

    ISONOMIA;

    VEDAÇÃO A PROMOÇÃO PESSOAL.

    Portanto, percebe-se que a questão tratou especificamente do princípio da impessoalidade.

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre os princípios da Administração Pública.

    Como destacado por José dos Santos Carvalho Filho, "os princípios são postulados fundamentais que inspiram o modo de agir da Administração Pública". Alguns destes princípios foram trazidos claramente pelo legislador constituinte, e são chamados de princípios expressos, alguns outros princípios são depreendidos da doutrina, da jurisprudência e de outras fontes, e acabam trazendo consigo uma grande aceitação como regras de proceder da Administração Pública. José dos Santos Carvalho Filho chama esses princípios "não expressos" de "princípios reconhecidos".  A principal distinção, portanto, entre princípios expressos e reconhecidos é o fato de que os primeiros estão expressamente previstos na Constituição Federal. (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 19).

    São princípios expressos: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. (Para facilitar pode gravar a palavra L I M P E, que tem as iniciais dos cinco princípios expressos no caput do art. 37 da CF).
    Na questão apresentada dentre as opções de resposta estão presentes quatro princípios expressos e um reconhecido, vamos a análise das alternativas já explicando cada um dos princípios:
    A) CORRETA - o princípio da impessoalidade está previsto no caput do art. 37 da Constituição Federal Segundo José dos Santos Carvalho Filho este princípio remete à ideia de não pertencimento a ninguém, ou seja, aquilo que não pode ser voltado especialmente para determinadas pessoas em detrimento de outras. O objetivo final deste princípio é o tratamento igualitário para com os administrados, sem qualquer distinção ou privilégio. (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 20).
    B) ERRADA - o princípio da legalidade está no art. 37, caput, da Constituição Federal e pressupõe a conformação dos atos praticados com as previsões legais. 
    C) ERRADA - O princípio da moralidade também está expresso no art. 37, caput, da Constituição Federal. Segundo Thiago Marrara a moralidade administrativa representa "o respeito aos valores maiores do Estado, ou seja, aos valores, eleitos democraticamente e consagrados no ordenamento jurídico, que justificam a existência e a ação do Poder público, inclusive de modo a restringir a liberdade e a propriedade provada em algumas situações". Desta forma, sinteticamente, pode-se afirmar que agir com moralidade administrativa significa agir em conformidade com as finalidades públicas, sendo necessária para a operacionalização deste princípio, a observância prática de outros vetores, como a ideia de probidade, da razoabilidade e da cooperação no exercício da função administrativa.
    Quando se tem a moralidade como probidade, exige-se do administrador que este atue com boa-fé, buscando concretizar os reais interesses públicos, e não interesses individuais. Quanto ao alcance, este princípio atinge não apenas o agente público, mas também os particulares que colaboram com a Administração Pública. (MARRARA, Thiago. O conteúdo do princípio da moralidade: probidade, razoabilidade e cooperação. São Paulo: Revista Digital de Direito Administrativo, v.3, n.1, p. 104-120, 2016).
    D) ERRADA - o princípio da proporcionalidade norteia toda a atividade estatal, no entanto, não é considerado um princípio expresso. A proporcionalidade por sua vez exige o equilíbrio entre os meio que a Administração utiliza e os fins que ela deseja alcançar, buscando sempre o menor impacto sobre os direito e garantias individuais.
    E) ERRADA - o princípio da publicidade está expresso no art. 37, caput, da Constituição Federal, e prega a necessidade de ampla publicidade dos atos administrativos entre os administrados, permitindo, inclusive que estes possam exercer o controle social das ações administrativas, se, mostrando assim como elemento indispensável à participação democrática e também é condição de eficácia para muitos atos administrativos. Não guarda, portanto, relação com o trecho contido no enunciado.

    GABARITO: LETRA A


    TRANSCRIÇÃO DO ART. 37, CAPUT, DA CF

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 
  • GABARITO: A

    Princípio da impessoalidade: Dever de imparcialidade na defesa do inte­res­se público, impedindo discriminações e privilégios indevidamente dispensados a parti­culares no exercício da função administrativa. 

  • 5 Princípios expressos da Administração Pública: LIMPE.

     

    Constituição Federal:

     

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)".

     

    Legalidade: agir estritamente conforme a lei.

    Impessoalidade: tratar a todos sem favorecimentos ou preferências pessoais.

    Moralidade: agir conforme o que é reto, probo e certo.

    Publicidade: o dever de publicar os atos para a sociedade.

    Eficiência: princípio adicionado, é fazer mais com menos recursos


ID
3308269
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que contenha um princípio da Administração Pública que não se encontre formalmente expresso na Constituição Federal de 1988.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com autores tradicionais, como Celso Antônio Bandeira de Mello, Hely Lopes e Maria Sylvia Di Pietro, a supremacia do interesse público sobre o particular consubstancia um princípio do ordenamento jurídico brasileiro, ainda que não esteja expressamente contemplado em nenhum texto normativo. Para Celso Antônio Bandeira de Mello, a prevalência dos interesses da coletividade sobre os interesses dos particulares é pressuposto lógico de qualquer ordem social estável e justifica a existência de diversas prerrogativas em favor da Administração Pública, tais como a presunção de legitimidade e a imperatividade dos atos administrativos, os prazos processuais e prescricionais diferenciados, o poder de autotutela, a natureza unilateral da atividade estatal, entre outras.

    Na mesma linha, Hely Lopes Meirelles defende a observância obrigatória do princípio da supremacia do interesse público na interpretação do direito administrativo. Sustenta que o princípio se manifesta especialmente na posição de superioridade do poder público nas relações jurídicas mantidas com os particulares, superioridade essa justificada pela prevalência dos interesses coletivos sobre os interesses individuais. Para ele, o interesse coletivo, quando conflitante com o interesse do indivíduo, deve prevalecer.

    Maria Sylvia Zanella Di Pietro, por sua vez, ressalta a importância de se observar tal princípio no momento tanto de elaboração da lei quanto de sua execução pela Administração Pública. Para Di Pietro, todas as normas de direito público têm a função específica de resguardar interesses públicos, mesmo que reflexamente protejam direitos individuais. Firme na premissa de que a Constituição da República de 1988 está em sintonia com as conquistas do Estado Social, Di Pietro entende que a defesa do interesse público corresponde ao próprio fim estatal. Por tal razão, o ordenamento constitucional contemplaria inúmeras hipóteses em que os direitos individuais cedem diante do interesse público.

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:  

  • GABARITO: LETRA D

    Disposições Gerais

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    FONTE:

  • Gabarito''D''.

    Para exemplificar, imagine que você precisa memorizar os princípios administrativos expressos na Constituição Federal no artigo 37. É provável que nesse caso, bastaria você utilizar o acrônimo [ L.I.M.P.E ] para se lembrar facilmente de:

    L – Legalidade

    I – Impessoalidade

    M – Moralidade

    P – Publicidade

    E – Eficiência

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Princípios Expressos

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidadeimpessoalidademoralidadepublicidade eficiência e, também, ao seguinte:

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    GAB = D

  • Letra D: princípio implícito

  • Para o exame da presente questão, há que se transcrever o teor do art. 37, caput, da CRFB/88, que elenca os princípios informativos da Administração Pública, ao menos aqueles contemplados de forma expressa.

    É ler:

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:"  

    Como daí se vê, dentre as alternativas lançadas pela Banca, a única que contém postulado não explícito no texto constitucional é a letra D. No ponto, embora o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado seja um postulado fundamental ao regime jurídico administrativo, verdadeiro pilar de sua sustentação, não se encontra previsto, explicitamente, no texto da Lei Maior.

    Logo, é esta a opção a ser indicada como correta.


    Gabarito do professor: D

  • Gabarito: D

    por mais questões assim kkkk

  • Correta, D

    Destaca-se que, apesar de o princípio da supremacia do interesse púbico sobre o interesse privado não estar expresso na Constituição Federal de 88, ele é um dos principais princípios que regem a administração pública brasileira, estando implícito em nosso ordenamento jurídico.

  • São princípios implícitos:

    Princípio da supremacia do interesse púbico sobre o interesse privado.

    Razoabilidade.

    Proporcionalidade.


ID
3308272
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O particular não pode invocar a exceção de contrato não cumprido em desfavor da Administração Pública. Assinale a alternativa que contenha o princípio administrativo que fundamenta este direcionamento.

Alternativas
Comentários
  • A exceção de contrato não cumprido (exceptio non adimpleti contractus), prevista no art. 476 do Código Civil/2002, significa que uma parte contratante não pode exigir da outra o cumprimento de sua obrigação sem que ela mesma tenha cumprindo a sua. Exceção no caso tem o sentido de defesa, oposta justamente pela parte que é instada pela outra, sendo esta inadimplente em relação a sua obrigação.

    Já quanto aos contratos administrativos, em regra, não se aplica tal cláusula. Assim, não é lícito ao particular, portanto, interromper a execução da obra ou do serviço contratado, ainda que a Administração permaneça sem contraprestacionar essa obra ou serviço. Com isso, rendem-se homenagens ao princípio da continuidade do serviço público, corolário da supremacia do interesse público.

    Contudo, essa situação revelou-se bastante rigorosa e prejudicial ao particular contratado, motivo pelo qual a Lei n° 8.666/1993 a atenuou substancialmente, a ponto de hoje podermos falar em relativa ou temporária inoponibilidade da exceção ao contrato não cumprido.

  • Gabarito''C''.

    >O princípio da continuidade, também chamado de Principio da Permanência, consiste na proibição da interrupção total do desempenho de atividades do serviço público prestadas a população e seus usuários.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Revisão:

    A)

     poder que a Administração Pública possui de ter o controle dos seus atos em suas mãos, podendo ela mesma revê-los para trazer regularidade às suas condutas

    Ver:  Súmula 473.

    B) princípio da presunção de legitimidade

    Embora possamos confundir com presunção de legitimidade um atributo dos atos administrativos Alexandre Mazza discursa sobre tal princípio: os atos administrativos são protegidos por uma presunção relativa (juris tantum) de que foram praticados em conformidade com o ordenamento jurídico. Por isso, até prova em contrário, os atos administrativos são considerados válidos para o Direito (190)

    D) o visa impedir uma atuação desarrazoada ou despropositada do Administrador, definindo que o agente não se pode valer de seu cargo ou função, com a falsa intenção de cumprir a lei, para agir de forma ilegal e arbitrária fora dos padrões éticos e adequados ao senso comum

    E) Eficiência é produzir bem(Celeridade), com qualidade e com menos gastos.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • GABARITO LETRA C

    O princípio da continuidade, também chamado de Principio da Permanência, consiste na proibição da interrupção total do desempenho de atividades do serviço público prestadas a população e seus usuários. Entende-se que, o serviço público consiste na forma pelo qual o Poder Público executa suas atribuições essenciais ou necessárias aos administrados.

  • Gabarito: alternativa C

    Impossibilidade, para quem contrata com a Administração, de invocar a cláusula da exceção do contrato não cumprido (exceptio non adimpleti contractus) nos contratos que tenham por objeto a execução de serviço público.

    ➝ Na verdade, não temos uma impossibilidade, mas uma limitação. Por exemplo, o Art. 78, XV da Lei 8.666/1993 determina que:

    "o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação;"

    Ou seja, enquanto o atraso não exceder 90 dias, o serviço deverá ser prestado.

    Bons estudos

  • GABARITO: C

    Exceptio adimplenti non contractus: Trata-se aqui do direito de suspender a execução do contrato em face do inadimplemento de outra parte.

    A doutrina tradicional (Hely Lopes Meirelles) era assente no sentido de que, nos contratos administrativos, a aplicação desta teoria em benefício do particular contratado pelo Estado ensejaria afronta direta ao princípio da continuidade do serviço público.

    Assim, o particular deve manter a prestação determinada nos contratos, ainda que a Administração não cumprisse o contrato. Para Hely, a ausência dela é que gerava uma exorbitância.

    Todavia, essa não foi a posição que prevaleceu.

    Hoje se entende que a exceptio non adimplenti contractus é aplicável aos contratos administrativos de forma diferenciada. Conforme determina o artigo 78, XV da Lei 8.666/93, o particular tem o direito de invocar a exceção do contrato não cumprido quando a Administração seja inadimplente por mais de 90 dias. Art. 78, XV – o contratado tem que executar o contrato ainda por 90 dias. Só pode executar a cláusula após 90 dias do inadimplemento.

    Art. 78, XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação;

    Obs. Antes dos 90 dias, em casos especiais, em que o contratado fique impedido de dar continuidade ao contrato por força da falta de pagamento, pode ajuizar ação cautelar em prol de tutela preventiva imediata para suspender o objeto do contrato.

    Fonte: Material de Direito Administrativo. Curso Ciclos R3.

  • Eliminação eu fui

  • RESPOSTA LETRA C

    O princípio da autotutela estabelece que a Administração Pública possui o poder de controlar os próprios atos, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando inconvenientes ou inoportunos. Assim, a Administração não precisa recorrer ao Poder Judiciário para corrigir os seus atos, podendo fazê-lo diretamente.

    Esse princípio possui previsão em duas súmulas do STF, a 346, que estabelece que “A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos”, e 473, que dispõe o seguinte:

  • De início, é importante mencionar que a exceção do contrato não cumprido consiste, em suma, na possibilidade de uma das partes contratantes deixar de cumprir sua obrigação sempre que a outra parte estiver inadimplente.

    Esta regra geral, em sede administrativa, sofre mitigação, a teor do disposto no art. 78, XIV, da Lei 8.666/93, em vista do qual extrai-se, a contrário senso, que o particular contratado precisa se manter adimplente, mesmo que a Administração esteja em atraso com os pagamentos devidos, ao menos até que o atraso alcance 90 dias.

    "Art. 78.  Constituem motivo para rescisão do contrato:

    (...)

    XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação;"

    Por sua vez, no âmbito da Lei 8.987/95, que disciplina as concessões e permissões de serviços públicos, esta regra é afastada de forma ainda mais severa, porquanto o delegatário do serviço deve manter sua prestação até que sobrevenha formação de coisa julgada da respectiva ação de rescisão do contrato.

    No ponto, confira-se o teor do art. 39, parágrafo único, de tal diploma:

    "Art. 39. O contrato de concessão poderá ser rescindido por iniciativa da concessionária, no caso de descumprimento das normas contratuais pelo poder concedente, mediante ação judicial especialmente intentada para esse fim.

    Parágrafo único. Na hipótese prevista no caput deste artigo, os serviços prestados pela concessionária não poderão ser interrompidos ou paralisados, até a decisão judicial transitada em julgado."

    Feitas estas considerações, percebe-se que nas duas normas legais o princípio que as fundamenta vem a ser o da continuidade dos serviços públicos, em especial no que se refere à Lei 8.987/95, que é aquela que disciplina, por excelência, a prestação de serviços públicos por particulares. Afinal, a ideia básica consiste em vedar interrupções, em ordem a manter a coletividade desfrutando do serviço.

    Diante do exposto, e em vista das opções lançadas pela Banca, verifica-se que a única alternativa correta é aquela indicada na letra C.


    Gabarito do professor: C

  • NOS CASOS DE DELEGAÇÃO POR EXEMPLO DE SERVIÇO PUBLICO PARA UM PARTICULAR ESTE NÃO PODE DEIXAR DE FIRMAR O CONTRATO EM RAZÃO DE O ESTADO NÃO TER CUMPRIDO O CONTRATO. JUSTAMENTE PELO PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE DO SERVIÇO PUBLICO. " A MAQUINA NÃO PODE PARAR"!

  • Maria Sylvia Zanella Di Pietro afirma que em decorrência deste princípio, o serviço público não pode parar, tendo especial aplicação com relação aos contratos administrativos e ao exercício da função pública, trazendo diversas consequências aos contratos administrativos como a aplicação da teoria da imprevisão, a inaplicabilidade da exceptio nom adimpleti contractus contra a Administração (hoje mitigada) e o reconhecimento de prerrogativas à Administração como a encampação da concessão de serviços públicos.

  • Princípio da autotutela

    Concede a administração pública a prerrogativa de controlar os seus próprios atos

    Princípio da presunção de legitimidade

    Diz respeito à conformidade do ato com a lei em decorrência desse atributo, presumem-se até prova em contrário que os atos administrativos foram praticados com observância da lei

    Princípio da continuidade do serviço público ou permanência

    Os serviços públicos devem ser prestados de maneira contínua, ou seja, sem parar. Isso porque é justamente pelos serviços públicos que o Estado desempenha suas funções essenciais ou necessárias à coletividade

    Princípio da razoabilidade

    Proibição de excessos

    Princípio da eficiência

    Presteza, rendimento funcional e etc


ID
3308275
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito dos princípios da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir:


I. O princípio da finalidade reflete a ideia de descentralização da administração, em que se criam entidades para o desempenho de finalidades específicas, como autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

II. O administrador público só poderá fazer o que a lei determinar; a atuação do estado deve ser pautada pela lei para evitar arbitrariedades.

III. Os princípios da impessoalidade e da supremacia do interesse público sobre o interesse privado, mesmo não expressos no texto da Constituição Federativa do Brasil de 1988, são aceitos pela doutrina administrativa.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • Item I. Errado! O texto faz referência ao princípio da especialidade.

    Item II. Certo! Texto condizente ao princípio da legalidade.

    Item III. Errado! O princípio da impessoalidade está expresso no caput do ART. 37 da CF/88

    Gabarito B

  • Uma correçãozinha.

    No II trata-se do princípio da ESPECIALIDADE.

    "O princípio da especialidade reflete a ideia de descentralização administração, em que se criam entidades para o desempenho de finalidades específicas. Decorre, ademais, dos princípios da legalidade e da indisponibilidade o interesse público." - Caio César Soares

    Gab. B

  • Gab B

    A- O princípio da especialidade reflete a ideia de descentralização administrativa, em que se criam entidades para o desempenho de finalidades específicas.

    B -Princípio da legalidade: a Administração Pública somente poderá agir quando houver lei determinando ou autorizando a sua atuação.

    Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, o princípio da legalidade constitui uma das garantias principais de respeito aos direitos individuais. Isso ocorre porque a lei, ao mesmo tempo em que os define, estabelece também os limites de atuação administrativa que tenha por objeto a restrição ao exercício de tais direitos em benefício da coletividade.

    C- Princípio da supremacia do interesse público sobre o privado é um princípio implícito.

    Princípio da impessoalidade =>expresso

    Art. 37. da CF 88- A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dosEstados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência [...].

    Os princípios previstos acima são considerados expressos tendo como referência a Constituição Federal.

    LIMPE

    legalidade;

    impessoalidade;

    moralidade;

    publicidade e;

    eficiência .

  • Complemento..

    I. Este princípio já apareceu em prova outras vezes não esqueça de um detalhe importante:

    A especialidade está sempre relacionada ao princípio do controle..

    Especialidade: atrelado firmemente à ideia de descentralização administrativa. Segundo tal preceito, ao passo que o Estado cria pessoas jurídicas com o intuito de descentralizar a prestação de serviços públicos, deve estabelecer com precisão as finalidades que lhe incumbe atender, especializando e limitando suas funções.

    princípio do controle ou da tutela serve foi elaborado para assegurar que as entidades da Administração Indireta observem o princípio da especialidade. Esse princípio é representado pelo controle da Administração Direta sobre as atividades das entidades administrativas (M.Z. D.Pietro).

    II.

    Legalidade para a administração: Subordinação da Vontade= só posso fazer aquilo que está previsto em lei.

    Legalidade para o particular: Autonomia da vontade= Posso fazer tudo aquilo que a lei não proíbe.

    III. A impessoalidade Faz parte da classificação dos princípios expressos na constituição.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito: alternativa B

    I - A definição é do princípio da Princípio da especialidade, que reflete a ideia de descentralização adm.

    Decorre do princípio da legalidade e da supremacia do interesse público: CF exige lei para criação ou autorização de criação de entidades administrativas, que só poderão funcionar de acordo com o que a lei determinar. (autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas).

    II - CORRETA, a legalidade prevê que a adm somente pode atuar quando existir lei que assim determine (atuação vinculada) ou autorize (atuação discricionária). É o que alguns doutrinadores chamam de vontade legal.

    III - O princípio da impessoalidade encontra-se expresso no Art. 37 da CF:

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência".

    O princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado é um princípio implícito (ou reconhecido). Decorre do regime democrático e do sistema representativo nos quais presume-se que toda atuação do Estado seja pautada pelo interesse público e manifestações da "votade geral".

    Bons estudos.

  • PRINCIPIO DA FINALIDADE

    O princípio da finalidade está definido no art. 2o, parágrafo único, II, da Lei n. 9.784/99, como o dever de “atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei”.

    Seu conteúdo obriga a Administração Pública a sempre agir, visando à defesa do interesse público primário. Em outras palavras, o princípio da finalidade proíbe o manejo das prerrogativas da função administrativa para alcançar objetivo diferente daquele definido na legislação.

    Para Celso Antônio Bandeira de Mello, a finalidade é um princípio inerente à legalidade: “Na verdade, só se erige o princípio da finalidade em princípio autônomo pela necessidade de alertar contra o risco de exegeses toscas, demasiadamente superficiais ou mesmo ritualísticas, que geralmente ocorrem por conveniência e não por descuido do intérprete”69. Já para Hely Lopes Meirelles, o princípio da finalidade é sinônimo de impessoalidade.

    Manual de Direito Administrativo, Alexandre MAzza 2019

  • PRINCÍPIO DA ESPECIALIDADE: sempre que possível, é melhor que seja criada uma entidade específica para desempenhar uma atividade determinada (MAZZA, 2011, p. 111). Tal princípio fundamenta a descentralização administrativa. Por esse princípio, as entidades criadas deverão desempenhar somente as atividades para as quais foram criadas. (BORTOLETO, 2020, p. 51)

  • Descentralização Administrativa = Princípio da Especialidade

  • GAB. B

    III. Os princípios da impessoalidade e da supremacia do interesse público sobre o interesse privado, mesmo não expressos no texto da Constituição Federativa do Brasil de 1988, são aceitos pela doutrina administrativa.

  • Segundo o princípio da finalidade, a norma administrativa deve ser interpretada e aplicada da forma que melhor garanta a realização do fim público a que se dirige. Deve-se ressaltar que o que explica, justifica e confere sentido a uma norma é precisamente a finalidade a que se destina.

  • Julguemos cada assertiva, separadamente:

    "I. O princípio da finalidade reflete a ideia de descentralização da administração, em que se criam entidades para o desempenho de finalidades específicas, como autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista."

    ERRADO

    Na realidade, o princípio do qual decorre a ideia de descentralização administrativa não é o da finalidade, mas sim o da especialidade, no sentido de que a criação de pessoas jurídicas para o desempenho de competências antes realizadas pelo ente central tem em mira a especialização de funções.

    A propósito, a lição de Maria Sylvia Di Pietro:

    "Dos princípios da legalidade e da indisponibilidade do interesse público decorre, dentre outros, o da especialidade, concernente à ideia de descentralização administrativa.
    Quanto o Estado cria pessoas jurídicas públicas administrativas - as autarquias - como forma de descentralizar a prestação de serviços públicos, com vistas a especialização de funções, a lei que cria a entidade estabelece com precisão as finalidades que lhe incumbe atender, de tal modo que não cabe aos seus administradores afastar-se dos objetivos definidos na lei;"

    "II. O administrador público só poderá fazer o que a lei determinar; a atuação do estado deve ser pautada pela lei para evitar arbitrariedades."

    CERTO

    Esta proposição reflete com exatidão o sentido do princípio da legalidade, quando aplicável à Administração Pública. No ponto, enquanto para os particulares tudo o que não foi proibido é, por conseguinte, permitido, prevalecendo a autonomia da vontade, para o setor público não basta a inexistência de vedação. É preciso, isto sim, que exista lei (sentido amplo) expressa autorizando a conduta, sob pena de o comportamento não se revelar lícito.

    "III. Os princípios da impessoalidade e da supremacia do interesse público sobre o interesse privado, mesmo não expressos no texto da Constituição Federativa do Brasil de 1988, são aceitos pela doutrina administrativa".


    ERRADO

    Ao contrário do aduzido neste item, o princípio da impessoalidade é, sim, expresso no texto da Constituição, mais precisamente em seu art. 37, caput, que abaixo colaciono:

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:"

    Do exposto, equivocada esta proposição.

    Logo, apenas a II está correta.


    Gabarito do professor: B 

    Bibliografia:

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.

  • O principio da supremacia do interesse público está expresso aonde na CF 88????

  •  O princípio da especialidade reflete a ideia de descentralização administrativa, em que se criam entidades para o desempenho de finalidades específicas. Já o princípio da finalidade está definido no art. 2o, parágrafo único, II, da Lei n. 9.784/99, como o dever de “atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei”.

    Seu conteúdo obriga a Administração Pública a sempre agir, visando à defesa do interesse público primário. Em outras palavras, o princípio da finalidade proíbe o manejo das prerrogativas da função administrativa para alcançar objetivo diferente daquele definido na legislação.

    Para Celso Antônio Bandeira de Mello, a finalidade é um princípio inerente à legalidade: “Na verdade, só se erige o princípio da finalidade em princípio autônomo pela necessidade de alertar contra o risco de exegeses toscas, demasiadamente superficiais ou mesmo ritualísticas, que geralmente ocorrem por conveniência e não por descuido do intérprete”69. Já para Hely Lopes Meirelles, o princípio da finalidade é sinônimo de impessoalidade.

  • l. Princípio da Especialidade

    O princípio da especialidade reflete a ideia de descentralização administração, em que se criam entidades para o desempenho de finalidades específicas. Decorre, ademais, dos princípios da legalidade e da indisponibilidade o interesse público.

  • Gabarito''B''. Somente a afirmativa II estiver correta.

    I. O princípio da finalidade reflete a ideia de descentralização da administração, em que se criam entidades para o desempenho de finalidades específicas, como autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    INCORRETA.

    O princípio da finalidade está relacionado com as atividades da Administração Pública estarem voltados ao interesse público e não a ideia de descentralização da Administração Pública. 

    >II. O administrador público só poderá fazer o que a lei determinar; a atuação do estado deve ser pautada pela lei para evitar arbitrariedades. 

    CORRETA.

    Trata-se da definição do princípio da legalidade, que rege tanto a Administração Pública Direta quanto a Indireta na sua atuação.

    III. Os princípios da impessoalidade e da supremacia do interesse público sobre o interesse privado, mesmo não expressos no texto da Constituição Federativa do Brasil de 1988, são aceitos pela doutrina administrativa.

    INCORRETA.

    O princípio da impessoalidade está expresso no texto da Constituição Federal:

    Art. 37.administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • ESPECIALIDADE 

    • DI pietro ‘’ é ligado à ideia de descentralização administrativa”. 

    O estado ao criar pessoas jurídicas públicas administrativas. Ex: autarquia, como forma de descentralizar a prestação do serviço, faz isso com a finalidade de especialização de funções: a lei que cria a entidade estabelece com precisão as finalidade que lhe incumbe atender.

  • princípio da finalidade impõe ao administrador que sua atuação vise sempre ao objetivo da norma, cingindo-se a ela. É intimamente ligado ao princípio da legalidade. Celso Antonio Bandeira de Mello adverte que a finalidade não é uma decorrência da legalidade, mas é inerente a ela, está contida nela.

    princípio da especialidade tem a ver com a descentralização administrativa, isto é, toda vez que há uma descentralização, a Administração, por meio de lei, cria ou autoriza uma entidade da Administração indireta que é especializada em determinado assunto. (Autarquia, fundação, Empresa pública e Sociedade de Economia Mista)

  • Gab. B

    O princípio da especialidade decorre da DEScentralização administrativa. Por ele, os servidores devem praticar os atos previstos em lei e a eles atribuídos especificamente.


ID
3308278
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que não indique uma forma de provimento de cargo público.

Alternativas
Comentários
  • ART. 8º São formas de provimento de cargo público:

    I- Nomeação

    II- Promoção

    V-Readaptação

    VI-Reversão

    VII-Aproveitamento

    VIII-reintegração

    IX-recondução

    lei- 8.112

  • Gabarito letra E para os não assinantes.

    ►São formas de provimento no cargo público: 4 REis APROVEITAram NOssa PROMOÇÃO.

    1) REcondução

    2) REintegração

    3) REadaptação;

    4) REversão

    APROVEITAmento

    NOmeação (única originária)

    PROMOÇÃO

  • GABARITO: LETRA E

    Disposições Gerais

    ☛ Art. 8  São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    III - readaptação

    IV - reversão;

    V - aproveitamento;

    VI - reintegração;

    VII - recondução.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Gabarito: E

    ART. 8o São formas de provimento de cargo público:

    I- Nomeação

    II- Promoção

    V-Readaptação

    VI-Reversão

    VII-Aproveitamento

    VIII-reintegração

    IX-recondução

  • São formas de PROVIMENTO: "4 REIS se APROVEITAM da NOssa PROMOÇÃO"

    RECONDUÇÃO

    READAPTAÇÃO

    REVERSÃO

    REINTEGRAÇÃO

    APROVEITAMENTO

    NOMEAÇÃO

    PROMOÇÃO

    Bizu retirado do instagram @vidadoconcurseiro.

  • GABARITO: LETRA E

    "REI REPARE  NO  RECO"

    REItegração

    REversão

    Promoção

    Aproveitamento

    REadapação

    NOmeação

    RECOndução

    FONTE: http://concurseirodefe.blogspot.com/2013/06/macete-formas-de-provimento-lei-8112.html

  • A questão exige dos candidatos conhecimentos específicos sobre as formas de provimento em cargos públicos.
    O provimento é um ato administrativo que, dependente de ato da autoridade administrativa competente, vai preencher determinado cargo público. O provimento pode ser classificado em dois tipos: (I) originário, pois da início a uma nova relação estatutária, seja porque não pertencia ao serviço público anteriormente ou porque pertencia ao quadro funcional de estatuto diverso do que fora provido no momento; (II) derivado, aquele em que o cargo é preenchido por alguém que já tinha vinculo em outro cargo.
    As formas de provimento estão previstas no art. 8º  da Lei Federal nº. 8.112/1990, e são: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução. A ascensão e a transferência também eram formas de provimento, mas foram revogadas pela Lei Federal nº. 9.527/1997.
    Promoção > é a elevação de um servidor de uma classe para outra dentro de uma mesma carreira.
    Readaptação > é a passagem do servidor para outro cargo compatível com a debilidade física que ele venha a apresentar.
    Reversão > é o retorno servidor aposentado por invalidez ao serviço ativo quando os motivos da aposentadoria não tiverem razão.
    Aproveitamento > é o reingresso de servidor público em disponibilidade para preencher determinado cargo.
    Reintegração > ocorre quando a demissão do servidor é considerada ilegal via processo, seja ele administrativo ou judicial, e então ele é reintegrado ao serviço público.
    Recondução > é a volta do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

    Feita esta explicação que já é suficiente para responder a questão, vamos a análise das alternativas:
    A) ERRADA - é uma forma de provimento.
    B) ERRADA - é uma forma de provimento.
    C) ERRADA - é uma forma de provimento.
    D) ERRADA - é uma forma de provimento.
    E) CORRETA - a ascensão deixou de ser uma forma de provimento a partir de 1997, com a lei nº. 9.527/97.

    GABARITO: LETRA E


ID
3308281
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

São requisitos básicos para investidura em cargo público, exceto

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Lei 8.112/90

    Art. 8º São requesitos básicos para investidura em cargo público:

    I- A nacionalidade brasileira

    II- O gozo dos direitos políticos

    III-a quitação com as obrigações militares e eleitorais

    IV- O nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo

    V-A idade mínima de dezoito anos

    VI- aptidão física e mental.

  • GAB: E

    De acordo com a Lei 8.112/90

    A idade mínima é de 18 anos e não 21 anos.

  • GABARITO: LETRA E

    Disposições Gerais

    ☛ Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA E

    Capítulo I

    Do Provimento

    Seção I

    Disposições Gerais

    Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

     IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre as formas de investidura em cargos públicos.

    A investidura, segundo José dos Santos Carvalho Filho, "retrata uma operação complexa,constituída de atos do Estado e do interessado, para permitir o legítimo provimento do cargo público". (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, s018, p. 666)
    Os requisitos para a investidura estão expressamente previstos no art. 5º da Lei Federal nº. 8.112/1990, e não há forma se não decorar quais são. Por isso, segue abaixo a transcrição da lei:
    Art. 5o  São requisitos básicos para investidura em cargo público:
    I - a nacionalidade brasileira;
    II - o gozo dos direitos políticos;
    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
    V - a idade mínima de dezoito anos;
    VI - aptidão física e mental.
    Atenção, além destes, podem ser exigidos outros requisitos específicos, de acordo com a exigência do cargo, no entanto, deve haver lei prévia autorizando.
    Sabendo disso, vamos analisar as alternativas sabendo que pede a opção que NÃO é um requisito:

    A) ERRADA
    B) ERRADA
    C) ERRADA
    D) ERRADA
    E) CORRETA - ter idade mínima de 21 anos não é um requisito básico.

    GABARITO: LETRA E

  • Questão deve ser respondida segundo o que dispõe o estatuto dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais (Lei nº 8.112/1990). O conhecimento exigido versa sobre os requisitos básicos para investidura em cargo público.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 5º da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, in verbis:

    Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    Diante do dispositivo legal sobredito, a alternativa “e" está equivocada, tendo em vista que a idade mínima de dezoito anos é a exigida como um dos requisitos básicos para investidura em cargo público.

    GABARITO: E.


ID
3308284
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos servidores e agentes públicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • InveStidura ---> PoSse

    proviMento ---> noMeaçâo

  • GABARITO: LETRA A

    Das Disposições Preliminares

    ☛ Art. 1  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

    Art. 2  Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    Art. 3  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    Art. 4  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • a) CORRETO. Letra da lei, art. 3

    b) INCORRETO. Parágrafo único, art 3, não inclui "Temporários" só caráter efetivo ou em comissão.

    c) INCORRETO. Art. 7. A investidura ocorrerá com a POSSE

    d) INCORRETO. Art. 9, inciso I. Caráter efetivo = cargo isolado OU DE CARREIRA

    e) INCORRETO. Art 12, parágrafo 2. NÃO se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

  • Gabarito: A

    Investidura - Ocorre com a posse!

  • Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 3  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • Vejamos as opções:

    a) Certo:

    Trata-se aqui de assertiva que reproduz, com fidelidade, o teor da definição vazada no art. 3º da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor."

    Logo, por expresso embasamento legal, inexistem equívocos nesta alternativa.

    b) Errado:

    Na realidade, os cargos públicos são criados para provimento em caráter efetivo, e não de forma temporária, tal como incorretamente asseverado pela Banca, na presente opção.

    A propósito, eis o teor do art. 3º, parágrafo único, da Lei 8.112/90:

    "Art. 3º (...)
    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão."

    c) Errado:

    A primeira parte da assertiva tem respaldo no teor do art. 6º da Lei 8.112/90. Todavia, a parte final se mostra incorreta, uma vez que, na forma do art. 7º do mesmo diploma, a investidura opera-se com a posse, e não com a nomeação.

    No ponto, é ler:

    "Art. 6o  O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

    Art. 7o  A investidura em cargo público ocorrerá com a posse."

    Do exposto, incorreta esta assertiva.

    d) Errado:

    Cuida-se de afirmativa que diverge do teor do art. 9º, I, da Lei 8.112/90, na linha do qual a nomeação deve se dar em caráter efetivo, mesmo no caso dos cargos de carreira.

    É ler:

    "Art. 9o  A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;"

    e) Errado:

    Esta alternativa não se compatibilizado com a regra do art. 12, §2º, da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 12 (...)
    § 2o  Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado."

    Assim, por divergência expressa em relação à norma de regência, equivocada esta assertiva.


    Gabarito do professor: A

  • Segundo o art. 12 da Lei 8.112/1990, o item E está errado.

    Porém, um novo concurso público pode ser aberto mesmo que o anterior esteja dentro do prazo de validade. O que não pode, segundo a Súmula 15 do STF, "é a preterição arbitrária e imotivada de candidatos por parte da administração pública quando adota um comportamento tácito e expresso que demonstre a necessidade de nomeação de novos servidores, durante o prazo de validade de concurso anterior".

    Com essa interpretação, o item E também estaria correto.

  • IR DIRETO PARA O COMENTÁRIO DE FERNANDA OLI

  • Lei 8112 - Letra E - Errada

    CF - Letra E - Correta

  • Gabarito''A''.

    Essa é a literal definição de "cargo público" previsto na lei 8.112/90:

    "Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor."

    Para complementar, devemos enumerar os requisitos exigidos para a investidura em um cargo público, de acordo com o estatuto dos servidores federais São eles:

    "Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I -nacionalidade brasileira;

    II - gozo dos direitos políticos;

    III -quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    IV - nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V -idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental."

    Dependendo do cargo, também podem ser exigidos outros requisitos específicos previstos em lei. 

    Para os cargos de professores, técnicos e cientistas em universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais, poderão ser providos a estrangeiros, de acordo com os procedimentos estabelecidos em lei.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3308287
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ênfase principal da teoria administrativa de Frederick Taylor, conhecida como teoria científica, está relacionada com

Alternativas
Comentários
  • Taylor foca em tarefas. Fayol em estrutura.

  • Tayol com T de Tarefa! Não esqueça: Tesão de Tarefa!

  • GABARITO: LETRA C

    O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. 

  • Gab. C

    Taylor -> Tarefas

  • A Escola da Administração Científica, Teoria de Taylor, ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”, conceito de homem econômico.

    A- INCORRETA. Era a ênfase da Teoria Clássica de Fayol.

    B- INCORRETA. O foco nas pessoas é visto por exemplo, na teoria das relações humanas e na comportamental.

    C- CORRETA. As tarefas eram o foco da teoria de Taylor, por isso esta alternativa está correta.

    D- INCORRETA. O ambiente é enfatizado, por exemplo, na teoria dos sistemas. Na teoria de Taylor e Fayol, o ambiente não era considerado.

    E- INCORRETA. A Escola da Administração Clássica não possuía foco nas pessoas nem na estrutura.

    GABARITO: LETRA C

  • Gab. C

    a- t. clássica, burocracia

    b- relações humanas

    d- sistemas

    e- neoclássica

  • Administração Científica, Taylorismo: com ênfase nas TAREFAS, buscava a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, o foco era no empregado. Apesar de apresentar como vantagens a produtividade e a eficiência, não levava em consideração as necessidades sociais dos funcionários.

  • GAB C

    CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA:

    1. Pai Frederick Taylor;
    2. Surgiu em 1903, nos Estados Unidos;
    3. Ênfase nas tarefas dos indivíduos (visão da parte para o todo);
    4. É uma abordagem de baixo para cima;
    5. O trabalhador era visto como uma máquina;
    6. Não considerava o ambiente externo;
    7. Organização como um sistema fechado;
    8. Buscava alcançar a EFICIÊNCIA;
    9. Foi a primeira a tornar a administração uma ciência;
    10. A substituição dos métodos empíricos pelos métodos científicos recebeu o nome de ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT);
    11. Salário era de acordo com a capacidade de produção;
    12. A produtividade era resultado dos esforços;
    13. Análise do trabalho e do estudo de tempos e movimentos;
    14. Estudo da fadiga humana;
    15. Divisão do trabalho e especialização do operário;
    16. Desenho de cargos e de tarefas;
    17. Incentivos salariais e prêmios por produção;
    18. Conceito de homo economicus;
    19. Condições ambientais de trabalho;
    20. Padronização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3308290
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Baseia-se na ideia de que o homem é motivado apenas por dinheiro, ignorando fatores sociais e psicológicos. As tarefas de produção são restritas a um conjunto de rotinas repetitivas. Há racionalização do trabalho.


As características citadas estão relacionadas com a teoria

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Taylor: Visão de homo economicus; Padronização de tarefas com estudo de tempos e movimentos; ORT.

  • "O homem, visto como uma máquina pela Administração Científica, foi pouco considerado por essa teoria, que o percebia apenas como um instrumento de trabalho como qualquer outro, não considerando diversos aspectos motivacionais além do dinheiro". 

  • Falou em tarefas repetitivas pode marcar administração científica sem medo!

  • Taylor = cienTífica

  • A questão quer saber qual das teorias abaixo tem como características a: repetição na execução das tarefas, racionalização do trabalho e concepção do homem econômico.

    A- INCORRETA. Possuía foco na estrutura organizacional e nos Princípios Gerais da Administração. A visão humana dessa teoria também é o homem econômico, ou seja, aquele que é motivado por recompensas materiais e financeiras.

    B- CORRETA. Teoria de Taylor que colocou ênfase nas tarefas realizados pelos operários em busca da máxima eficiência nos resultados. Com isso, a organização era vista das partes (operações) para o todo e de baixo para cima. A Administração científica possuiu 3 fases e dispôs de 4 princípios: planejamento, execução, preparo de mão de obra e controle. São palavras-chave dessa teoria: tarefas, organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, atomismo, padronização, “melhor maneira”, conceito de homem econômico.

    C- INCORRETA. F A teoria comportamental considerou a organização como um sistema social cooperativo e racional. Foi nessa época que surgiram alguns dos famosos estilos de liderança e teorias sobre a motivação e estudos da tomada de decisão. Além disso, nessa época foram estudados os conflitos organizacionais e a sua importância no ambiente. São características dessa teoria os estudos da liderança, motivação, conflitos e comunicação

    D- INCORRETA. Peter Drucker foi o seu maior expoente. Reformulou muitos conceitos utilizados na abordagem clássica, sobretudo na teoria de Fayol. Com ênfase mais eclética (pessoas, estrutura e tarefas), focou nos objetivos organizacionais e introduziu a Administração por Objetivos (APO). As funções administrativas modernas também resultaram dessa teoria. O conceito humano dessa teoria é o homem organizacional

    E- INCORRETA. Surgiu nos EUA com os estudos de Elton Mayo e em decorrência dos resultados da Experiência de Hawthorne que concluiu que a produtividade tem influência nas relações sociais que existe entre os operários. Como possuía ênfase nas pessoas (e não em tarefas ou estrutura) fez oposição à abordagem clássica e introduziu conceitos como dinâmica de grupo, organização informal e grupos sociais e liderança informal. O homem social é a concepção humana utilizada nessa organização.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA B

  • GAB B

    CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA:

    1. Pai Frederick Taylor;
    2. Surgiu em 1903, nos Estados Unidos;
    3. Ênfase nas tarefas dos indivíduos (visão da parte para o todo);
    4. É uma abordagem de baixo para cima;
    5. O trabalhador era visto como uma máquina;
    6. Não considerava o ambiente externo;
    7. Organização como um sistema fechado;
    8. Buscava alcançar a EFICIÊNCIA;
    9. Foi a primeira a tornar a administração uma ciência;
    10. A substituição dos métodos empíricos pelos métodos científicos recebeu o nome de ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT);
    11. Salário era de acordo com a capacidade de produção;
    12. A produtividade era resultado dos esforços;
    13. Análise do trabalho e do estudo de tempos e movimentos;
    14. Estudo da fadiga humana;
    15. Divisão do trabalho e especialização do operário;
    16. Desenho de cargos e de tarefas;
    17. Incentivos salariais e prêmios por produção;
    18. Conceito de homo economicus;
    19. Condições ambientais de trabalho;
    20. Padronização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3308293
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As teorias da Administração, quer sejam descritivas, quer prescritivas, tiveram sua idealização baseadas em determinadas concepções sobre o ser humano, permitindo aos seus idealizadores ter uma percepção e uma forma de entender e prever as decisões e comportamentos de administradores e empregados. A respeito do tema, assinale a alternativa que apresente a teoria administrativa que visualiza o homem sobre a perspectiva econômica.

Alternativas
Comentários
  • Possíveis Gabarito:

    Letra A

    Letra C

    Letra D,

    Enfim, em ADM, a perspectiva econômica sempre estará presente!!

  • Douglas, o homem da Teoria Neoclássica é o "organizacional e administrativo".

  • HOMO ECONOMICUS NA ABORDAGEM CIENTÍFICA E NA TEORIA CLASSICA.


ID
3308296
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É uma organização em que o comando se dá de forma vertical, ou seja, a ordem passa do presidente para os gerentes, dos gerentes para os respectivos subordinados. A autoridade é decorrência do princípio da unidade de comando, significando que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e não a reparte com ninguém.


A descrição acima corresponde ao tipo de organização

Alternativas
Comentários
  • Linear: Chefia - fonte exclusiva de autoridade.

    As ordens seguem a via hierárquica.

    Unidade de comando.

    Centralização das decisões.

  • RESPOSTA: A

  • Estrutura Linear

    característica

    ************* Vertical

    ************* origem exército ( militar)

    ********** formato piramidal

    é mais antiga

    baseado no princípio da unidade de comando

    ideal para ambientes estáveis

  • Parei de ler na palavra LINEAR, pois a mesma é vertical.

  • Gab. A

    algumas das características; é mais simples, a mais tradicional, é mais rígida, unidade de comando, centralização, chefias generalistas, decisão distante da ação, vantagem para pequenas empresas e ambientes estáveis, evita ambiguidade, mais barata/eficiente, estrutura mecanicista.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos conhecer algumas formas que a estrutura organizacional pode assumir. Dentre as opções que a banca nos oferece, devemos marcar aquela que apresenta a estrutura que se encaixa no conceito apresentado no enunciado.

    A - correta. Chiavenato (p. 192, 2014) descreve o conceito de organização linear: "significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. Daí seu formato piramidal. Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois as linhas de comunicações são rigidamente estabelecidas".

    B - incorreta. A estrutura baseada em projetos é organizada para atender a um objetivo específico. Sua principal característica é o caráter temporário, pois tende a ser encerrada assim que o projeto for entregue.

    C - incorreta. Organizações funcionais são aquelas baseadas na especialização de atividades. Seus setores/departamentos são formados segundo uma especialidade.

    D - incorreta.  A organização linha-staff é fruto da união de dois tipos de organização: linear + funcional. O objetivo, portanto, é unir as vantagens dessas duas em um só modelo. Neste tipo, órgãos de linha (execução) e de assessoria (staff) coexistem. Os de linha são marcados pela autoridade linear e pelo princípio escalar, por outro lado, os órgão de staff prestam assessoria e serviços especializados.

    Após analisarmos as alternativas apresentadas, podemos concluir que a letra "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014


ID
3308299
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conforme Chiavenato, a teoria neoclássica da administração assume que a organização formal consiste em camadas hierárquicas ou níveis funcionais estabelecidos pelo organograma e com ênfase nas funções e nas tarefas. Neste contexto, assinale a alternativa que apresente apenas estruturas organizacionais clássicas.

Alternativas
Comentários
  • Matricial e Baseada em Projetos: NÂO!!!

  • RESPOSTA: D

  • Conforme Chiavenato (2006) estruturas organizacionais clássicas são aS linear,funcional e linha-staff...

    Gab.D

  • Estruturas Clássicas = linha staff + Funcional

  • Estruturas Clássicas = linha staff + Funcional


ID
3308302
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que contenha o tipo de organização que possui como características autoridade funcional ou dividida, linhas diretas de comunicação, descentralização das decisões e ênfase na especialização.

Alternativas
Comentários
  • Assinale a alternativa que contenha o tipo de organização que possui como características autoridade funcional ou dividida, linhas diretas de comunicação, descentralização das decisões e ênfase na especialização.

    Gab: E

  • Gabarito E

    ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

    Organização funcional, onde é aplicada o princípio da especialização das funções, ou seja, tem como principal e mais importante a função e especialidade de cada indivíduo dentro da organização.

    Autoridade funcional ou dividida - baseada na especialização, onde os subordinados tem vários superiores, e reportam-se a eles simultaneamente de acordo com a especialidade de cada um. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, sua autoridade é parcial e relativa de acordo com a sua especialidade.

    Linhas diretas de comunicação - não há necessidade de intermediação na comunicação, o que possibilita maior rapidez de comunicação entre os diferentes níveis nos cargos ou órgãos, por serem feitas diretamente.

    Descentralização das decisões - a decisão é tomada por vários superiores de acordo com a sua especialidade.


ID
3308305
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A gestão de processos organizacionais visa elevar continuamente o nível de desempenho e os resultados da empresa por meio da identificação, da documentação, da execução, da medição, do monitoramento, do controle e da melhoria dos processos de negócio.

Assinale a alternativa que não represente um benefício da gestão de processos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • LETRA C

    Busca-se diminuir os ciclos e não aumentá-los.

  • Gab. C

    Quanto maior o ciclo do processomaior a quantidade de recursos utilizados para atingir o resultado e, portanto, menos eficiente é o processo. O aumento do ciclo de processo não é vantajoso!


ID
3308308
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No cotidiano, as organizações desenvolvem inúmeras atividades rotineiras, que podem ser enquadradas na forma de processos organizacionais que, de forma integrada, trabalham no sentido de promover a realização dos objetivos da organização. Neste contexto, um processo projetado corretamente considera as necessidades, perspectivas e requisitos dos clientes internos e externos. É preciso conhecê-los para que o processo seja projetado de modo a produzir resultados que satisfaçam as necessidades dos clientes.

Assinale a alternativa que contenha o princípio acima descrito.

Alternativas
Comentários
  • A sobrevivência das organizações vai além da busca por novos clientes, estando relacionada com uma série de fatores que determinarão o sucesso ou o seu fracasso. Citam-se como principais fatores:

    -Satisfação total dos clientes;

    -Gerência participativa;

    -Desenvolvimento humano;

    -Constância de propósitos;

    - Melhoria contínua;

    -Gestão de processo;

    -Gestão de informação e comunicação;

    -Garantia da qualidade;

    -Busca da excelência;

    ..............................................................................................................................................................................

    A QUESTÃO FALA: um processo projetado corretamente considera as necessidades, perspectivas e requisitos dos clientes internos e externos.

    O GABARITO É LETRA B-->.Satisfação dos clientes

  • vi essa parte - as organizações desenvolvem inúmeras atividades rotineiras, - Fui na melhoria continua

  • "É preciso conhecê-los para que o processo seja projetado de modo a produzir resultados que satisfaçam as necessidades dos clientes."

    Gabarito: B

  • Gab. B

    Embora a melhoria contínua seja um princípio da gestão de processos, o texto de apoio aborda o da satisfação do cliente:

    (...) Neste contexto, um processo projetado corretamente considera as necessidades, perspectivas e requisitos dos clientes internos e externos. É preciso conhecê-los [clientes internos e externos] para que o processo seja projetado de modo a produzir resultados que satisfaçam as necessidades dos clientes.

  • Falem o que quiser, mas essa questão está mal formulada!


ID
3308311
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da gestão de processos, analise as afirmativas a seguir:


I. Gestão de processo é um conjunto de práticas que tem o objetivo de buscar o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa ou instituição.

II. A normatização é considerada a primeira etapa da melhoria de processos. Nesta fase, elaboram-se as normas e fluxos, bem como a documentação de apoio.

III. Um dos objetivos da gestão de processos é conhecer e mapear os processos organizacionais desenvolvidos e disponibilizar as informações sobre eles, promovendo a sua uniformização e descrição em manuais.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • A normatização é considerada a primeira etapa da melhoria de processos. Nesta fase, elaboram-se as normas e fluxos, bem como a documentação de apoio.

    ERRADO, É A ÚLTIMA ETAPA.

    ...........................;;..................................................;;...............................................;;

    Atividades necessárias para a realização da Análise e Melhoria de Processos;

    1. Mapeamento do processo

    2. Elaboração do fluxograma )

    3. Monitoramento do processo

    4. Identificando problemas

    5. Priorizando problemas

    6. Identificando as causas dos problemas

    7. Priorizando as causas dos problemas

    8. Identificando alternativas de solução

    9. Normatização do processo 

    Fonte;Luís Maurício Bessa Scartezini 

    GAB. B DE BONS ESTUDOS \O/

  • Mae MiDe PIPINO


ID
3308314
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

É uma abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvida com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas. Trata-se de conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio. Esta metodologia de gerenciamento de processos de negócios permite mapear e conhecer com riqueza de detalhes os processos, identificar gargalos e tornar os processos mais eficientes e eficazes.

Assinale a alternativa que indique corretamente a metodologia de gestão de processos descrita acima.

Alternativas
Comentários
  • BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio.

    PDCA também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act)

    O Business Model Canvas é uma ferramenta para desenvolver modelo de negócio, que se popularizou entre os empreendedores. Mais do que ajudar a tirar sua ideia do papel, o Canvas também é útil para analisar e organizar os elementos do seu negócio e entender quando eles já não estão funcionando tão bem.


ID
3308317
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Kaplan e Norton desenvolveram a ferramenta Balanced Scorecard (BSC), geralmente utilizada pelas organizações para a construção do seu planejamento estratégico. A respeito do BSC, analise as afirmativas a seguir:


I. O BSC desconsidera as tecnologias e pessoas, considerando apenas as dimensões financeira, clientes e processos internos.

II. No BSC, a perspectiva financeira se sobrepõe às demais perspectivas, devendo a mesma ser medida em relação a lucratividade.

III. No BSC, a utilização de indicadores de desempenho é obrigatória apenas para as perspectivas financeira e de clientes.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • BSC considera:

    -Financeiro

    -Clientes

    -Procesos Internos

    -Aprendizado e Crescimento (tecnologia aqui ^^)

  • RESPOSTA: E

  • Questão exige conhecimento sobre o Balance ScoreCard

    Vejamos, então, cada um dos itens:

    I. incorreto. No âmbito das perspectivas do BSC, as tecnologias e pessoas são consideradas. Vejamos as quatro categorias básicas:

    > 1. Finanças;

    > 2. Cliente;

    > 3. Processos Internos;

    > 4. Aprendizagem/crescimento organizacional.

    II. incorreto. A utilização do BSC proporciona uma visão mais abrangente do desempenho da empresa, ao apresentar medidas financeiras e não financeiras que devem ser analisadas de forma combinada.

    III. incorreto. Os indicadores de desempenho, consoante as diretrizes de Kaplan e Norton, possuem aplicação em todas as perspectivas.

    GABARITO: E.


ID
3308320
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Sobre os riscos em gerenciamento de projetos, segundo a sexta edição do PMBOK, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Item D

    O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos que tratam da realização de identificação, análise, respostas, monitoramento e controle, e planejamento do gerenciamento dos riscos em um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos do projeto são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e o impacto dos eventos adversos nos objetivos do projeto.

    Fonte: PMBOK 6° edição

    Bons Estudos!

  • A Análise Qualitativa de Riscos que visa à detecção do impacto dos riscos e sua probabilidade e os classificam.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • copiado e colado diretamente do guia!

  • LETRA D

    GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO

    O Gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos do

    projeto são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto

    dos eventos negativos no projeto.

    uma visão geral dos processos de Gerenciamento dos riscos do projeto, que são:

    11.1 Planejar o gerenciamento dos riscos—O processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto.

    11.2 Identificar os riscos—O processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de documentação das suas características.

    11.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos—O processo de priorização de riscos para análise ou ação posterior através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.

    11.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos—O processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

    11.5 Planejar as respostas aos riscos—O processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.

    11.6 Controlar os riscos—O processo de implementar planos de respostas aos riscos, acompanhar os riscos identificados, monitorar riscos residuais, identificar novos riscos e avaliar a eficácia do processo de gerenciamento dos riscos durante todo o projeto.

    Fonte: PMBOK 5° edição. Pag. 309.

    # Não se faz concurso só para passar, se faz até passar!

  • O erro da C seria que na verdade o item tá falando da análise qualitativa?


ID
3308323
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O termo de abertura do projeto, também denominado de project charter, constitui-se de um documento que deve conter o objetivo do projeto, a justificativa, os riscos, as principais partes interessadas e os limites do projeto, além do orçamento e do cronograma. O desenvolvimento do termo de abertura do projeto pertence à área de conhecimento

Alternativas
Comentários
  • Área de conhecimento: Integração;

    Grupo de Processo: Iniciação

    .

    At.te

    Foco na missão

  • Integração → inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento:

    Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto

    Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto

    Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto

    Gerenciar o Conhecimento do Projeto

    Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto

    Realizar o Controle Integrado de Mudanças

    Encerrar o Projeto ou Fase


ID
3308326
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Instrumento que fornece uma visão estruturada das entregas do projeto que auxilia na definição do escopo, desmembrando as fases do projeto em partes manejáveis, permitindo ao gerente do projeto e às partes interessadas terem uma visão organizada e clara de todas as entregas do projeto. Normalmente é representado de forma gráfica para facilitar o entendimento e a visualização, mas, quando não existem softwares para gerá-lo, pode ser representado de forma identada.


A descrição acima corresponde a(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Em Gerência de projetos, uma Estrutura Analítica de Projetos, do Inglês, Work breakdown structure é um processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis

  • "Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é o fornecimento de uma visão estruturada do que deve ser entregue."

    Fonte: Guia PMBok 5ªEdição


ID
3308329
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Assinale a alternativa que contenha os grupos de processos de gerenciamento de projetos segundo a sexta edição do PMBOK.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Item B

    Segundo o guia PMBOK, “Gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 47 processos de gerenciamento de projetos, logicamente agrupados em cinco grupos de processos. Esses cinco grupos de processos são: • Iniciação, • Planejamento, • Execução, • Monitoramento e controle, e • Encerramento.

    Fonte: Rafael Barbosa

    Bons Estudos!

  • Dica: no livro da Elisabete de Abreu Administração Geral e Pública quase tudo de projeto.

  • A questão em análise exige que tenhamos, para responder corretamente, conhecimentos sobre quantas são e quais são os grupos de processos que compõem um projeto. A partir da análise acerca desses grupos, verificaremos as alternativas apresentadas em busca daquela que esteja de acordo com o que ensina o Guia PMBOK.

    Segundo o Guia PMBOK, os processos envolvidos em um projeto descrevem, organizam e completam o trabalho do projeto, podendo ser agrupados em cinco grupos, etapas ou fases:

    Grupo de processos de iniciação: processos executados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente através da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.

    Grupo de processos de planejamento: processos necessários para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.

    ◼ Grupo de processos de execução: Os processos realizados para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer as especificações do projeto.

    Grupo de processos de monitoramento e controle: processos exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes.

    Grupo de processos de encerramento: processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase.

    Após verificarmos quais são os grupos de processos de gerenciamento de projetos, que ocorrem no ciclo de vida de um projeto, podemos concluir que apenas a alternativa "B" apresenta os grupos apresentados pelo Guia PMBOK.

    GABARITO: B

    Fontes:

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5° edição. 2013

    FENILI, R. Adminstração Geral e Pública para Concursos públicos. 3. ed. Niterói, RJ. Impetus, 2017.


ID
3308332
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O encerramento de uma fase do projeto ou do próprio projeto pertencem, segundo a sexta edição do PMBOK, à área de conhecimento

Alternativas
Comentários
  • Área de Conhecimento - Integração

    Esta área de conhecimento descreve os processos que integram elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos.

    Os processos dessa área são:

       • Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto.

       • Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto.

       • Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto.

       • Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto.

       • Realizar o Controle Integrado de Mudanças.

       • Encerrar o Projeto ou Fase.

  • Dica: no livro da Elisabete de Abreu Administração Geral e Pública quase tudo de projeto.

  • Integração → inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento, entre elas, o processo de encerrar o projeto.


ID
3308335
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Estimar os custos de um projeto é uma tarefa de extrema importância no gerenciamento de projetos cujo objetivo é aproximar os recursos financeiros disponíveis das atividades que serão executadas no projeto. A estimativa que consiste no processo de estimar os custos das atividades individuais no cronograma e então adicioná-los em conjunto para apresentar uma estimativa total para o pacote de trabalho é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Item D

    Bottom-up

    Segundo Kim Heldman, a estimativa bottom-up é um processo de estimar os custos das atividades individuais no cronograma e então adicioná-los em conjunto para apresentar uma estimativa total para o pacote de trabalho. Processo de estimativa individual das atividades ou custos e agregação das mesmas em um total. É um método mais confiável de cálculo, pois as estimativas no nível das atividades são precisas.

    Fonte: https://escritoriodeprojetos.com.br/estimativa-bottom-up

    Bons Estudos!

  • Estimativa paramétrica

    -É um método de base quantitativa que multiplica a quantidade de trabalho pelo seu valor.

    -Utiliza uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis para calcular uma estimativa para parâmetros da atividade, como custo, orçamento e duração. A modelagem paramétrica é uma forma de estimativa top-down.

     Estimativa análoga

    -Também chamadas de estimativas top-down, são uma forma de opinião especializada;

    -Usa-se a duração real de uma atividade similar realizada num projeto anterior para projetar a duração da atividade atual;

    -São usadas para prever a duração total do projeto;

    -São interessantes logo no ínicio do processo de Planejamento do projeto, quando todos os detalhes estão apenas começando a ser especificados;

    Estimativa de três pontos

    -Utilizam a média entre as seguintes estimativas para se chegar à estimativa final:

    § Mais provável: assume que não existem desastres e que a atividade pode ser concluída conforme o planejado;

    § Otimista: apresenta o período de tempo mais curto para a conclusão da atividade;

    § Pessimista: assume que o pior pode vir a acontecer e que se levará mais tempo do que o previsto para a conclusão da atividade;

    Estimativa bottom-up

    Estima-se cada atividade ou item de trabalho separadamente para depois reuni-las ou agrega-las em uma estimativa de custo total do projeto. Essa não é uma forma alternativa adequada para fazer uma estimativa dos custos do projeto na fase de Iniciação, data a inexistência de dados suficientes nessa etapa para aplicação da técnica. Em seu lugar use a técnica top-down – estimativa análoga – quando houver necessidade de uma estimativa de custos logo no começo da fase de seleção de projetos. Estimativas bottom-up geralmente fornecerão as estimativas de custos mais exatas, mas é a técnica de estimativa mais demorada.

    Alternativa: D

  • Gab D

    A estimativa bottom-up é um método para estimar um componente do trabalho. O custo de cada pacote de trabalho ou de atividades é estimado com o maior nível de detalhes especificados. O custo detalhado é então sumarizado ou agregado para níveis mais altos, para ser utilizado em subsequentes relatórios e rastreamento. O custo e a exatidão da estimativa de custos bottom-up geralmente são influenciados pelo tamanho ou outros atributos de cada atividade ou pacote de trabalho.

    PMBOK 6ª edição.


ID
3308338
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Sobre o Plano Plurianual (PPA), previsto na Constituição Federal de 1988 e no Decreto 2.829/98, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • PPA: 4 anos. Orçamento programa. Abstração máxima. Planejamento de médio prazo.

    Art. 161, 1º, CF. A lei que instituir o PPA estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração publica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    PGM. MS. CESPE. 2019. Errado. O PPA traça o planejamento de longo prazo, estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas correntes e para as despesas relativas aos programas de duração continuada.

  • GABARITO: E

    Art. 165, CF. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    (...) § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. (...)

    PRAZOS:

    - PPA: envia até 31 agosto -> devolve até 22 dezembro: (DOM:DIRETRIZES/OBJETIVOS/METAS)

    - LDO: envia até 15 abril -> devolve até 17 julho: (MP:METAS/PRIORIDADES)

    - LOA: envia até 31 agosto -> devolve até 22 dezembro: (FIS:ORÇAMENTO FISCAL/ INVST.EMPS/SEGUR. SOCIAL)

    ------

    - PPA - Plano de MÉDIO prazo

    - LDO - Plano de CURTO prazo

    - LOA - Plano de CURTO prazo

    Atentar que há grandes doutrinadores, como Harisson Leite que entendem que o PPA é de longo prazo, no entanto, grandes bancas como CESPE e a FCC são firmes no sentido de ser de MÉDIO PRAZO.


ID
3308341
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De iniciativa do Poder Executivo, tem como objetivo estimar a receita e fixar a despesa do governo para o exercício financeiro do ano subsequente, ou seja, aponta como o governo vai arrecadar e como irá gastar os recursos públicos.


A descrição refere-se

Alternativas
Comentários
  • Letra "c". Lei orçamentária anual.

    Segundo Marcelo Braghini, "A Lei Orçamentária Anual, dentre todas as leis orçamentárias, é aquela que apresenta um maior nível de concreção, pela previsão específica de receitas e despesas. Com a previsibilidade da economia tem-se uma adequação entre as receitas estimadas e as despesas autorizadas, evitando com isso os desequilíbrios".


ID
3308344
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Sobre o orçamento e as finanças públicas, assinale a alternativa correta segundo a Constituição Federal de 1988.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Assertiva A. Incorreta. Art. 165, CF. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual; II - as diretrizes orçamentárias; III - os orçamentos anuais.

    Assertiva B. Incorreta. Art. 165, § 5º, CF. A lei orçamentária anual compreenderá: (...) II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; (...)

    Assertiva C. Incorreta. Art. 165, § 5º , CF. A lei orçamentária anual compreenderá: (...) I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; (...)

    Assertiva D. Incorreta. Art. 165, § 1º, CF. A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    Assertiva E. Correta. Art. 165, § 2º, CF. A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    Lembrar:

    - PPA(DOM:DIRETRIZES/OBJETIVOS/METAS)

    - LDO: (MP:METAS/PRIORIDADES)

    - LOA(FIS:ORÇAMENTO FISCAL/ INVST.EMPS/SEGUR. SOCIAL)


ID
3308347
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Determina a Constituição Federal de 1988, no seu art. 167, que são vedados “IV – a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, § 2º, 212 e 37, XXII, e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º...”.

Assinale a alternativa que apresente o princípio orçamentário expresso nesta norma constitucional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos casos ou a determinado gasto. Ou seja, a receita não pode ter vinculações. Essas reduzem o grau de liberdade do gestor e engessa o planejamento de longo, médio e curto prazos.

    Este princípio encontra-se claramente expresso no inciso IV do art. 167 da CF de 88, mas aplica-se somente às receitas de impostos.

  • P. da não vinculação (ou não afetação) das receitas dos impostos: é da natureza do imposto não ter a sua receita vinculada a algum Órgão, fundo ou despesa, visto que devem ter os recursos livres para a aplicação, pelo Executivo, do seu programa de governo, idealizado politicamente.

    ·        Há de se notar que a não vinculação diz-se aos impostos. Outros tributos (ex.: taxas) tem destinação de sua receita vinculada e, consoante o art. 8º, p. único, da LRF, devem atender ao objeto de sua vinculação, mesmo que em outro exercício financeiro.

    ·        O princípio tem dicção constitucional (art. 167, IV, CF/88). Por esse motivo, apenas por emenda constitucional pode-se estabelecer outras vinculações ou retirar as vinculações existentes.

    ·        Pela importância de algumas áreas e alguns temas, o constituinte previu a possibilidade de a receita dos impostos serem, desde o seu nascimento, vinculadas a alguns fins. São exemplos de exceções:

    o  Repartição constitucional dos impostos (art. 167, IV, CF/88);

    o  Destinação de recursos para a saúde (art. 167, IV, da CF/88);

    o  Destinação de recursos para o desenvolvimento do ensino (art. 167, IV, da CF/88);

    o  Destinação de recursos para a atividade de administração tributária (art. 167, IV, da CF/88);

    o  Prestação de garantia às operações de crédito por antecipação de receita (art. 167, IV, da CF/88);

    o  Garantia, contragarantia à União e pagamento de débitos para com esta (art. 167, §4º, da CF/88);

    o  Vinculação de até 0,5% da receita tributária líquida (tributos arrecadados, excluído o valor que deverá ser repassado obrigatoriamente para os Municípios) para os Programas de Apoio a Inclusão e Promoção Social. (art. 204, parágrafo único da CF/88);

    o  Vinculação de até 0,5% da receita tributária líquida (são os tributos arrecadados, excluído o valor que deverá ser repassado obrigatoriamente para os Municípios) dos Estados e do Distrito Federal a Fundos destinados ao financiamento de programas culturais. (art. 216, §6º da CF/88).

  • NÃO VINCULAÇÃO OU NÃO AFETAÇÃO DAS RECEITAS

    Nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos casos ou a determinado gasto. Ou seja, a receita não pode ter vinculações. Essas reduzem o grau de liberdade do gestor e engessa o planejamento de longo, médio e curto prazos.

    Este princípio encontra-se claramente expresso no inciso IV do art. 167 da CF de 88, mas aplica-se somente às receitas de impostos.

    "São vedados "a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os arts., 158 e 159, a destinação de recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino (art. 212), prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita, previstas no art. 165, § 8º".

    As evidências de receitas afetadas são abundantes:

    Observe-se ainda que as vinculações foram eliminadas no governo Figueiredo, mas, infelizmente, ressuscitadas na Constituição de 1988. O ministro Palocci recoloca essa ideia na ordem do dia.

    (Conforme disposto no site da Câmara dos Deputados)

     

  • GABARITO: LETRA B

    A receita de impostos não deve ser vinculada a fundos, órgãos e despesas. (F.O.D)


ID
3308350
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Pelo princípio da especificação em matéria orçamentária,

Alternativas
Comentários
  • As receitas e as despesas devem aparecer de forma discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, as origens dos recursos e sua aplicação. Como regra clássica tinha o objetivo de facilitar a função de acompanhamento e controle do gasto público, pois inibe a concessão de autorizações genéricas (comumente chamadas de emendas curinga ou "rachadinhas") que propiciam demasiada flexibilidade e arbítrio ao Poder Executivo, dando mais segurança ao contribuinte e ao Legislativo.

    A Lei no 4.320/64 incorpora o princípio no seu art. 5o: "A Lei de Orçamento não consignará dotações globais para atender indiferentemente as despesas...., "

    O art. 15 da referida Lei exige também um nível mínimo de detalhamento: "...a discriminação da despesa far-se-á, no mínimo, por elementos".

  • P. da especificação (ou especialização): O orçamento não pode ser genérico, estabelecer gastos sem precisão ou valer-se de termos ambíguos. Deve ser o mais claro possível, com receitas e despesas bem discriminadas, demonstrando o recurso desde a sua origem até a sua aplicação final. Nesse sentido, o princípio da especificação veda que se consignem no orçamento dotações globais para atender indiferentemente as despesas nele previstas, o que facilitará a sua análise por parte das pessoas (art. 5° da Lei n.0 4.320/64).

    Exceções:

    ·        Programas especiais de trabalho; e

    ·        Reserva de contingência.

  • GAB: A

    PRINCÍPIO DA ESPECIFICAÇÃO,ESPECIALIZAÇÃO OU DISCRIMINAÇÃO

    EU PRECISO SABER, DE ONDE VEIO ESSA RECEITA? PARA QUE ELA SERÁ USADA? E QUANTO DELA SERÁ USADO?

  • GABARITO: A

    Princípio da especificação: O orçamento não pode ser genérico, estabelecer gastos sem precisão ou valer-se de termos ambíguos. Deve ser o mais claro possível, com receitas e despesas bem discriminadas, demonstrando o recurso desde a sua origem até a sua aplicação final. Nesse sentido, o princípio da especificação veda que se consignem no orçamento dotações globais para atender indiferentemente as despesas nele previstas.

    Princípio do orçamento bruto: as receitas e despesas devem ser demonstradas na LOA pelos seus valores totais, sem quaisquer deduções.

    Princípio da legalidade: todas as leis orçamentárias (PPA, LOA, LDO), serão aprovadas pelo Poder Legislativo, cabendo ainda a esse poder fiscalizar a execução dos orçamentos.

    Pincípio da anualidade ou periodicidade: o orçamento deve ter vigência limitada no tempo, um ano. E mais: o exercício financeiro coincidirá com o ano civil.

    Princípio da totalidade: todas as receitas e despesas devem estar contidas numa só lei orçamentária - não deve haver orçamentos paralelos. O orçamento é UNO, uma única peça para os três Poderes. Esse princípio é também denominado de princípio da unidade.

    Princípio da exclusividade: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei (art. 165, §8º, CF).

    Princípio da universalidade: O orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes ao ente público, englobando seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta (art. 165, §5º, CF).

    Fonte: estratégia concursos.

  • PRINCÍPIO DA ESPECIFICAÇÃO OU DISCRIMINAÇÃO    

     

    Lei 4320/1964  

     

    Art. 5º A Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 (programas especiais de trabalho) e seu parágrafo único.    

    Na lei orçamentária tudo deve vir especificado e detalhado de forma clara e transparente, para facilitar seu entendimento e acompanhamento, ela é transparente quanto a seus objetivos e as dotações devem vir discriminadas.

     

    LRF, art. 5º, § 4o É vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada. 

     

    ✓ Não se admite dotações globais.

    ✓ A dotação não pode ser ilimitada.

    FONTE: RICARDO ALEXANDRE G7 JURÍDICO


ID
3358285
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca de seus conhecimentos em redação oficial, é correto afirmar que o fecho adequado a um texto no padrão ofício em que o emissor possui hierarquia inferior ao receptor é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    B) Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República:

    ⇢Respeitosamente,

    C) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos:

    ⇢ Atenciosamente,

    Fonte: manual-de-redacao

  • GABARITO: LETRA B

    ? Os de mesma hierarquia ou inferior você tem atenção (=atenciosamente), com os superiores deve-se ter respeito (=respeitosamente).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA B

    Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente,

    Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos:

    Atenciosamente,

    FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • Lógica do Manual, quanto ao Fecho:

    Nós respeitamos (respeitosamente) aqueles que são hierarquicamente superiores;

    Nós damos atenção (anteciosamente) àqueles que são hierarquicamente iguais ou inferiores.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • atenciosamente => mesma hierarquia ou inferior

    respeitosamente => hierarquia superior

  • O pessoa sabia, mas mudou a pergunta...

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento sobre os tipos de fechos usados para a comunicação oficial.
    O Manual da Presidência da República estabelece o emprego de apenas dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: 

    Respeitosamente - Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República.
    Atenciosamente - Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos.

    Diante da informação acima, já podemos eliminar os itens A, D e E, tento em vista que não são opções de fecho para as comunicações oficiais. Dessa forma, só ficaram como possibilidade os itens B e C.
    Para fazer a análise do item que responde a questão, é preciso lembrar sobre a hierarquia, pois é ela quem determina se deve usar Respeitosamente ou Atenciosamente

    Na correspondência oficial em que o emissor possuir hierarquia inferior ao receptor, conforme indicado pelo enunciado, deve ser empregado o fecho Respeitosamente. Assim, a alternativa correta é a letra B.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3358288
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um determinado colégio com 470 estudantes, verificou-se que 250 alunos gostam de matemática, 180 alunos gostam de português e 200 alunos não gostam nem de matemática nem de português. Observou-se ainda que alguns alunos gostam de matemática e português. Pode-se concluir corretamente que nesse colégio

Alternativas
Comentários
  • Total alunos = 470

    Matemática = 250 - X Português = 180 - X Não gosta de Port. e Mat. = 200

    250 - X + 180 - x + 200 = 630, logo total de alunos 470 menos 630 do resultado = 160

    Alternativa A - mais de 150 estudantes gostam de matemática e português.

  • a) mais de 150 estudantes gostam de matemática e português. M∩P= 250 + 180 + 200 - 470 = 160

    b) mais de 100 estudantes gostam apenas de matemática. M = 250 -160 = 90

    c) mais de 50 alunos gostam apenas de português. P = 180 -160 = 20

    d) mais de 270 estudantes gostam de matemática ou português. M∪P = 250 + 180 - 160 = 270

    e) mais de 360 estudantes não gostam nem de matemática nem de português. Nem M Nem P = 200

  • 470 é o total de alunos.

    200 não gosta de portugues nem de matemática

    470 - 200 = 270 pessoas gostam de português OU de matemática

    250+180= 430. Só posso ter 270 pessoas dentro do diagrama. Então 430-270 = 160

    160 pessoas gostam de português E de matemática ( o E fica dentro da interseção pq gosta de ambas as matérias).

    Ai é só subtrair:

    250-160= 90 pessoas gostam só de matemática

    180 - 160= 20 pessoas gostam só de português.

  • Fiz por diagramas, acho mais fácil de entender.

    Desenha o círculo dos que gostam de matemática e o dos que gostam de português, com interseção. Fora deles coloca os 200, que são os que não gostam de nenhuma das duas matérias. Então o total de 470 vai ser a soma dos círculos mais os 200 que estão fora.

    Vamos achar o valor de X:

    A = 250

    B = 180

    NENHUM = 200

    X = ?

    250 - X + X + 180-X +200 = 470

    630 - X = 470

    630 - 470 = X

    160 = X (Gabarito)

    Agora sabemos que a interseção é 160. Então os que gostam só de matemática são 250-160=90, os que curtem só português 180 - 160 = 20 e os 200 que já sabemos. Somando tudo vai dar os 470.

  • Na minha opinião é mais fácil fazer por Diagramas!


ID
3358291
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Assumindo que as premissas dos argumentos a seguir são verdadeiras, analise os itens quanto à sua validade ou não:


I. Toda criança é estudante. Existe estudante que joga futebol. Logo, toda criança joga futebol.

II. Se Bruna é professora, então Bruna não pratica esportes. Bruna pratica esporte. Logo, Bruna não é professora.

III. Todo jornalista apresenta um telejornal a noite. André é um jornalista. Portanto, André apresenta um telejornal a noite.


Quanto a validade ou não dos argumentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Meu vídeo comentando, espero que ajude:

    https://youtu.be/_bLzrSOkOMk

    =-=-=-=

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • Para um argumento ser válido, tanto as premissas quanto as conclusões devem ser V, ou seja, não pode haver contradição..

    Portanto Gab. D

  • Gabarito D.

    I. Toda criança é estudante. Existe estudante que joga futebol. Logo, toda criança joga futebol. (Errada, existe criança que joga futebol, mas não todas).

    II. Se Bruna é professora, então Bruna não pratica esportes. Bruna pratica esporte. Logo, Bruna não é professora. (Certa. A segunda proposição é uma das equivalências da condicional, regrinha do ''inverte e nega'').

    III. Todo jornalista apresenta um telejornal a noite. André é um jornalista. Portanto, André apresenta um telejornal a noite. (Certa)

  • Assertiva D

    I. Toda criança é estudante. Existe estudante que joga futebol. Logo, toda criança joga futebol.

    II. Se Bruna é professora, então Bruna não pratica esportes. Bruna pratica esporte. Logo, Bruna não é professora.

  • Gabarito: D

    Façam os diagramas!

  • Premissa I - Usei o diagrama - Fora pra dentro : estudante - futebol - criança.

    Existe estudante que joga futebol - pode ser criança ou não e nem toda criança joga futebol. Logo não dá pra saber se o argumento é conclusivo. Argumento Inválido.

    Premissa II - Usei o inverte e troca (Equivalência condicional).

    P: Se Bruna é professora, então Q :Bruna não pratica esportes. (P -> ~Q).

    Q Bruna pratica esporte. Logo,P: Bruna não é professora. (Q -> ~P)

    Logo o argumento é válido.

    Premissa III - Usei o diagrama também e o argumento é válido.

  • P1: Se Bruna é professora, então Bruna não pratica esportes. a → ~b

    P2: Bruna pratica esporte. b

    C: Logo, Bruna não é professora. ~a

    Usando-se o método da conclusão falsa, percebemos que:

    C: F

    P1: V → V = V

    P2: F

    Como usando o método temos uma conclusão falsa e uma das premissas é falsa, então o argumento é válido.

  • No primeiro usei o Método DIAGRAMA

    Na segunda método PREMISSAS VERDADEIRAS

    Na terceira Método dos DIAGRAMAS

    DEU CERTO.

    No final é só você e seus sonhos. FORÇA FOCO E FÉ

  • Não gasta fazer diagramas, poupe seu tempo, se tem uma condicional (se, então) inverte e nega, por eliminação chegava a resposta!

    Poupe seu tempo....

  • O argumento II e III são válidos, logo a única alternativa q se enquadra na resposta é a letra D

  • Não gasta fazer diagramas, poupe seu tempo, se tem uma condicional (se, então) inverte e nega, por eliminação chegava a resposta!

    Poupe seu tempo....

    P1: Se Bruna é professora, então Bruna não pratica esportes. a → ~b

    P2: Bruna pratica esporte. b

    C: Logo, Bruna não é professora. ~a

    Usando-se o método da conclusão falsa, percebemos que:

    C: F

    P1: V → V = V

    P2: F

    Como usando o método temos uma conclusão falsa e uma das premissas é falsa, então o argumento é válido.

    (Repetindo)

  • Não se tem como garantir a conclusão = NÃO É ARGUMENTO VÁLIDO.

  • I - Método dos Diagramas Lógicos;

    II - Método da Conclusão Falsa;

    III - Método dos Diagramas Lógicos.

  • A segunda premissa aplica o Modus Tollens ou a regra da contrapositiva.


ID
3358294
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Carlos é rico ou Daniele não é brasileira. Se Elias é bagunceiro, então Fernanda gosta de matemática. Sabendo-se que Fernanda não gosta de matemática e que Daniele é brasileira, pode-se concluir corretamente que

Alternativas

ID
3358297
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere o conjunto A = {0, 1, 2, 3, 4, 5}. Quantos números naturais pares podem ser formados utilizando 4 algarismos distintos do conjunto A?

Alternativas
Comentários
  • Quando terminar com 0:

    __ .__.__.__ = 5 . 4. 3. 1 = 60

    Quando terminar com 2:

    __ .__.__.__ = 4. 4 .3. 1= 48

    Quando terminar com 4:

    __ .__.__.__ = 4. 4 .3. 1= 48

    60 + 48 + 48 = 156

    Também errei! Fui buscar no Google a resposta.

  • Temos que tratar esta questão em 2 casos:

    o 1º terminando em 0 (zero)

    o 2º terminando em 2 ou 4

    Sendo assim, temos:

    Terminando em 0 (zero) => 5 x 4 x 3 x 1 = 60 pares

    Terminando em 2 ou 4 => 4 x 4 x 3 x 2 = 96 pares

    60 + 96 = 156 números

    É difícil de cara, mas é fácil depois que entendemos :-)))

  • O zero não pode iniciar na contagem

    Por isso: 4. 4 .3. 1

  • Alguém sabe me informar pq não;

    __.__.__.__= 4.4.3.3 = 144

    4 opções de algarismos pois não contamos com o "0" e nem com um dos números pares que são utilizados na ultima lacuna.

    4 opções pq agora contamos com "0" e diminuimos mais um algarismo utilizado na primeira lacuna.

    3 opções pq diminuimos mais um algarismo

    3 números pares

    Sei que estou errado, só queria entender melhor a explicação.

  • vish pensei que fosse o conjunto 6,7,8,9 pq entendi o distintos como fora do conjunto hehe

    mais alguém pensou assim?

  • Fiz diferente!!

    24 x 4 = 96

    5 x 4 x 3 x 1= 60

    total 156

  • A referida questão induz ao erro.

  • Número par utilizando quatro algarismos DISTINTOS:

    1° terminado em "0":

    5.4.3 = 60

    _ _ _ 0

    Lembrando: (5.4.3 "n° de possibilidades distintas")

    2° terminado em "2":

    4.4.3 = 48

    _ _ _ 2

    (Por conseguinte de se caracterizar como nulo, na primeira casa, o zero não entra. Pois resultaria em um número de três algarismo, e não de quatro. Portanto, o zero passa a valer somente na segunda casa como possibilidade. O mesmo vale para o terceiro passo)

    3° terminado em "4":

    4.4.3 = 48

    _ _ _ 4

    4° somar os resultados:

    60 + 48 + 48 = 156 números

  • Questão ambígua. Entendi ser um conjunto distinto do conjunto A, ou seja: 6 7 8 9.

  • Ele não pediu um número de quatro algarismos, mas sim que eu juro usasse quatro algarismos do conjunto A. Em nunciado no mínimo ambíguo.


ID
3358300
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere e julgue as proposições a seguir como verdadeiras ou falsas:


I. 6 + 3 = 8 e 1 + 1 = 3.

II. 2 + 7 = 9 ou 1 > 3 = 5.

III. Se 11 é menor que 15, então 3 é par.


Pode-se concluir corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Que loucura! Como chega a esse resultado?

    I) F e F (F)

    II) V ou F (V)

    III) V -> F (F)

  • não entendo porque o gabarito é a letra D

  • Questão capciosa. Vamos lá:

    É sabido que:

    I é F

    II é V

    III é F

    D) Se a proposição II é falsa (F), então a III é verdadeira (F)

    F --> F = V.

  • I. 6+3=8 e 1+1=3 } V+ F = (F)

    II. 2+=9 ou 1>3=5 } V+F = (V)

    III. Se 11 é menor que 15, então 3 é par.} V+F= (F)

    LOGO,

    D) Se a proposição II é falsa } essa proposição está FALSA pois a II é verdadeira,

    então a III é verdadeira } e essa também é FALSA pois a III é falsa. (F+F = V)

  • Minha explicação em vídeo, espero que ajude aos que estiverem sem entender:

    https://youtu.be/lYiktSlx5io

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • Tá aí gostei
  • Todas as respostas são falsas menos a D, que é uma condicional com resultado verdadeiro.

    d) se a proposição II é falsa(FALSO, pois no ''ou'', apenas uma verdade já torna a proposição verdadeira), então a proposição III é verdadeira(FALSO pois dá VERA FISHER ( V ----> F) ).

    F -----> F = V

  • Essa veio pra roubar, matar e destruir.

  • quero questões assim na minha prova amém?

  • Resolvo essa questão aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/bUPJFdzN_Lg

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D

  • pegadinha da banca no final kkkkkk


ID
3358303
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em sistemas operacionais como o Microsoft Windows, os arquivos dos usuários do sistema são armazenados em estruturas hierárquicas chamadas de pastas. Cada arquivo presente no sistema operacional, independentemente da sua finalidade, possui um conjunto de metadados também conhecido como atributos do arquivo. Estes atributos podem ser visualizados pelo usuário através do aplicativo Windows Explorer. Assinale a alternativa exibe somente nomes válidos de atributos de arquivos presentes no sistema operacional Windows 10.

Alternativas
Comentários
  • 1- Pasta:

    Ao clicar sobre a pasta, com botão direito do mouse, em propriedades, encontramos: Tipo, Local, Tamanho, Tamanho em disco, Contém, Criado em e Atributos.

    Teremos como Atributos:

    *Somente Leitura,

    *Oculto.

    Se clicarmos em Avançados, teremos:

    *Atributos de Arquivamento e Indexação,

    *Atributos de Compactação.

    2- Windows Explorer:

    Ao abri-lo, temos:

    *Nome,

    *Status,

    *Data de Modificação,

    *Tipo,

    *Tamanho.

    Desse modo, sob nenhum aspecto, há alternativa correta; razão pela qual, questão anulada.

    Espero ter ajudado. Força, pessoal! :D


ID
3358309
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O termo Internet é usado para fazer referência à rede mundial de computadores. A respeito da história e dos conceitos básicos que envolvem a Internet, analise as afirmativas a seguir:


I. A Internet é uma rede global composta por várias outras redes interligadas.

II. O funcionamento da Internet depende de um conjunto de protocolos que visam prover serviços para usuários do mundo inteiro.

III. World Wide Web (WWW) é o principal protocolo da Internet. É através dele que todos os dados na Internet trafegam, principalmente o serviço de disponibilização de conteúdos multimídia, que podem ser acessados via aplicativos navegadores.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • WWW não é protocolo. Ex de protocolo: tcp/ip

  • (D)

    (III)ERRADA:

    WWW é a sigla para World Wide Web,

    O www é um sistema em hipermídia, que é a reunião de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na Internet, onde é possível acessar qualquer site para consulta na Internet. A tradução literal de world wide web é "teia em todo o mundo" ou "teia do tamanho do mundo", e indica a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo, como se fosse uma teia.

  • Assertiva D

    I. A Internet é uma rede global composta por várias outras redes interligadas.

    II. O funcionamento da Internet depende de um conjunto de protocolos que visam prover serviços para usuários do mundo inteiro.

  • gabarito (D)

    World Wide Web, o famoso WWW, é um sistema de documentos dispostos na Internet que permitem o acesso às informações apresentadas no formato de hipertexto. Para ter acesso a tais informações pode-se usar um programa de computador chamado navegador.

  • LETRA D

    WWW(WORD WIBE WEB):

    -NÃO É SINÔNIMO DE INTERNET.

    -NÃO É PROTOCOLO.

    -É UM SISTEMA DE DOCUMENTOS EM HIPERMÍDIA QUE SÃO INTERLIGADOS E EXECUTADOS NA INTERNET.

    -OS DOCUMENTOS PODEM ESTAR NA FORMA DE VÍDEOS, SONS, HIPERTEXTOS E FIGURAS.

  • RESUMO - INTERNET

    1 - É uma rede mundial que interliga milhões de computadores em todo o mundo;

    2 - Internet não é sinônimo de WWW, ou Web, ou World Wide Web;

    3 - Internet é o nome que se dá à rede que conecta os computadores ao redor do mundo, é a parte estrutural por onde os dados trafegam e se conectam;

    4 - World Wide WEB (WWW) é o caminho que permite ao usuário usufruir do conteúdo transferido pela internet, ou seja, são os sistemas de conteúdo disponíveis na internet, a parte palpável, os links, as imagens, a interação, o conteúdo oferecido pelos sites;

    5 - A internet é um grande fator de comunicação, integração social, armazenamento de informações de todos os tipos e globalização de produtos;

    6 - A internet é formada por computadores comuns e por outros, especiais, os servidores, máquinas de alta capacidade, com grande poder de processamento e conexões velozes, controladas por universidades, empresas e órgãos do governo.

  •  World Wide Web (WWW) = É TIPO UM APP.

    GABARITO= D

  • A World Wide Web (em : WWWA Web) designa um sistema de documentos em  (ou hipermédia) que são interligados e executados na . Os documentos podem estar na forma de , ,  e . www significa rede de alcance mudial. criado por   .

  • WWW não é um protocolo, é um serviço! Serviço que designa um sistema de documentos em hipermídias que são interligados na internet.

  • O erro no item III é que WWW não é um protocolo é um serviço/sistema de hipertexto (HTML)


ID
3358315
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As pragas virtuais presentes na Internet representam um grande risco para os usuários. São uma ameaça constante e severa, pois variações destas pragas são criadas diariamente por pessoas mal-intencionadas, o que compromete a segurança dos dados pessoais na rede mundial. A respeito dos diferentes tipos de pragas virtuais, assinale a alternativa que indique corretamente o nome da praga de difícil detecção e responsável por conseguir acesso não autorizado e controle remoto a um computador.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A) keyloggers são aplicativos ou dispositivos que ficam em execução em um determinado computador para monitorar todas as entradas do teclado.

    B) ransomwares é um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido.

    C) backdoors é um método, geralmente secreto, de escapar de uma autenticação ou criptografia normais em um sistema computacional, um produto ou um dispositivo embarcado.

    D) botnets usam cavalos de Troia para controlar vários computadores, em geral com a finalidade de enviar spam

    E) spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

  • ran$onware ~> o cifrão pra lembrar que há a cobrança por RE$GATE para ter o acesso aos dados novamente.

    Mereça!!!

  • Gabarito letra C para os não assinantes.

    A) keyloggers Spyware do tipo Keylogger: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador.

    B) ransomwares um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

    C) backdoors um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    D) botnets um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores

    E) spam aquele monte de propaganda que recebemos diariamente em nossos e-mails

    fonte: Cartilha Cert

  • Assertiva C

    backdoors

    Vírus de computador especializado em preparar o computador hospedeiro para permitir que outra pessoa, remotamente, possa monitorá-lo e controlá-lo. Tal controle pode ser parcial ou total.

  • Essa questão tá mais pra um ROOTKIT, mas como não tem, vai no Backdoor msm...

  • Cara,na boa,controle remoto é bot ou botnet ,não tem essa !!!!

  • Gabarito: C.

    .

    o   Backdoor: é uma porta de acesso ao sistema, que foi criada a partir de um programa instalado que não foi autorizado pelo proprietário do sistema e que permite o acesso ao computador por pessoas não autorizadas.

  • Bot e botnet: Permite que o invasor controle a máquina infectada remotamente. Botnet é o nome dado a uma rede de máquinas infectadas, é comum ser usado para ataques de negação de serviço.

    ??????????????????????????????????????????????????????????????????

    Por favor, peçam comentário do professor. Grato.

  • Rootkit é um software, na maioria das vezes malicioso, criado para esconder ou camuflar a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir acesso exclusivo a um computador e suas informações.

  • PIADA ESSA QUESTÃO

  • QUE QUESTÕES BOSTAS, CADA EXAMINADOR PIOR QUE O OUTRO.

  • Acho que essa questão está errada
  • Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores Botnet é uma rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots.

    Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador

  • backdoors: nome da praga de difícil detecção e responsável por conseguir acesso não autorizado e controle remoto a um computador.

  • Errei e estou alegre. =)

    Questãozinha mequetrefe.

  • Sem decorar, usando o Inglês e dedução:

    A) KEYLOGGERS:

    KEY: tecla + LOG: registro = Registra as entradas do teclado

    B) RANSONWARES 

    RANSON: resgate + WARES: cautela = Torna os dados inacessíveis, exige pagamento do resgate (geralmente por BITCOIN)

    C) BACKDOORS 

    BACK: de volta + DOOR: porta = Retorno do invasor ao computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    D) BOTNETS 

    BOT: robô + NET: internet = Usam uma rede para controlar vários computadores, em geral cavalos de Tróia.

    E) SPAM = Termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

  • Pessoal, um ponto a ser destacado:

    "o nome da praga de difícil detecção e responsável por conseguir acesso não autorizado e controle remoto a um computador."

    Este pedaço do período define com mais clareza o Rootkit do que Backdoor.

    Rootkit: Conjunto de programas e técnicas voltadas para ocultar a ação de invasores e outros malwares, bem como a de garantir privilégios de administrador no sistema invadido. Geralmente apagam as evidencias deixadas em logs (registros) do sistema.

    Backdoor: Programa que permite o retorno de um invasor em um dispositivo comprometido. Após a ação de outros malwares ou propriamente a invasão do dispositivo, o backdoor altera configurações de portas TCP e firewall, permitindo que o computador do invasor tenha acesso remoto garantido e fácil.

    Fica aqui meu questionamento. Essa definição escolhida pela banca está muito incondizente.

    Bons estudos.

  •  Botnets e UMA REDE

    Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com um invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. 

    #FAVELAVENCÊ

  • Alguém poderia distinguir o significado de ambos, pois estava convicto que era botnet e não backdoor, abaixo discorro algumas definições encontradas na Cartilha de Segurança;

    BOTNET

    Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. Um computador infectado por um bot costuma ser chamado de zumbi (zombie computer), pois pode ser controlado remotamente, sem o conhecimento do seu dono.

    BACKDOORS

    programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim. Após incluído, o backdoor é usado para assegurar o acesso futuro ao computador comprometido, permitindo que ele seja acessado remotamente, sem que haja necessidade de recorrer novamente aos métodos utilizados

  • ⚫GABARITO LETRA C.

    O tipo de Malware que permite acesso não autorizado ou controle remoto do computador é o Backdoor (porta dos fundos). Esse tipo de malware permite que o invasor retorne ao computador do usuário. 

    Letra A:

    Keylogger é o tipo de malware que capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.

    Letra B:

    O Ransoware é um programa malicioso que indisponibiliza as informações do usuário, geralmente pelo uso da criptografia, e cobra um resgate.

    Letra C:

    Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

    Fonte: Alfacon.

    Bons estudos!✌

  • Backdoor não faz controle remoto de pc algum. Quem faz essa função é o BOT

  • Lista de Programas e Ataques Maliciosos

    Adware Exibe Propagandas.

    Backdoor Permite retorno Futuro, pelas Portas.

    Bot Comunicador Remoto, Explorador.

    Botnet Rede de comunicação Remota.

    Boot Atinge a área de Inicialização do SO.

    DoS Ataque que visa Travar um Sistema.

    DdoS Ataque Coordenado de negação de serviço.

    Exploit Pedaço de Software, Comandos executáveis.

    Hijacker Altera o funcionamento do Navegador.

    Hoax Boato qualquer.

    Keylogger Captura Teclas digitadas.

    Kinsing Minerador de Criptomoedas.

    Pharming Redireciona o DNS, Página Falsa.

    Phishing Pescador, Engana a vítima.

    Ransomware Encripta Dados, Exige Resgate.

    Rogue Mentiroso, Instala programas Maliciosos.

    Rootkit Se Esconde, Mantém acesso ao PC.

    Screenlogger Espiona o Cursor, a Tela do PC.

    Spoofing Ataque que Falsifica endereços IP.

    Spyware Monitor, Coletor de Informações.

    Sniffing Fareijador, Registra e Intercepta o Tráfego.

    Time Bomb Fragmento de Código, Carga ativa.

    Trackware Cookie do Mal, Monitor de Atividades.

    Trojan Executa diversas funções Escondido.

    Vírus Infecta Arquivos, precisa ser Executado.

    Vírus de Macro Desabilita Funções (Excel, Word).

    Vírus de script Auto Executável.

    Vírus Flooder Inunda, Sobrecarrega uma Conexão.

    Vírus Stealth Camuflador, Torna o malware Invisível.

    Worm Explorador Automático, Execução Direta.

    Zumbi PC Infectado, Controlado por 3°os.

    [...]

    ______________

    #BORAVENCER

  • Pô, IF Baiano...vocês são melhores que isso kkkkk

  • Pessoal, observei que como a definição da Banca é muita curta, poderia se encaixar tanto em Bot, Rootkit e Backdoor. Mas como nas alternativas há apenas BACKDOOR, a resposta é essa.

    Atenção: Botnet é uma rede de computadores usadas para o ataque de spam ou DDoS (Distributed Denial of Service), caberia recurso se na alternativa houvesse BOT.


ID
3358318
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;        

    V - o pluralismo político.

    Mnemônico: "SOCIDIVAPLU"

  • GABARITO: LETRA D

    TÍTULO I

    DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;       

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988.

  • Mapa mental:

    1 - Título I da CF - Princípios Fundamentais:

    -> 1.1 - Art 1º Fundamentos - SOCIDIVAPLU;

    -> 1.2 - Art 3º Objetivos - CON-GAR-ER-PRO;

    -> 1.3 - Art 4º Relações Internacionais - IN PANICO SO DECORE

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • gabarito (D)

    SO CI DI VA PLU

  • Cidadania, soberania e dignidade da pessoa humana. - Art. 1°

  • FUNDAMENTOS:

    SO CI DI VA PLU

  • Gabarito D

    Fundamentos:

    SO - CI - DI - VA - PLU

    Foco, força e fé!

  • Art. 1o A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;      

    V - o pluralismo político.

  • Título I  

    Dos Princípios Fundamentais

     

    Art. 4o A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

            I - independência nacional;

            II - prevalência dos direitos humanos;

            III - autodeterminação dos povos;

            IV - não-intervenção;

            V - igualdade entre os Estados;

            VI - defesa da paz;

            VII - solução pacífica dos conflitos;

            VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

            IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

            X - concessão de asilo político.

        Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

  • Olá pessoal, aqui vemos uma questão que cobra a letra seca do art.1º da constituição. Vejamos:

    "Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
    I - a soberania;
    II - a cidadania
    III - a dignidade da pessoa humana;
    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; 
    V - o pluralismo político."

    Assim sendo, ao analisar as alternativas, temos como gabarito a letra D.
  • Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

     II - a cidadania;

     III - a dignidade da pessoa humana;

     IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

     V - o pluralismo político.

  • GABARITO LETRA "" D ""

    Art. 1o A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;    

    V - o pluralismo político

  • MACETE :

    SO:Soberania

    CI: Cidadania

    DI: Dignidade da pessoa humana

    VA: Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

    PLU: O pluralismo politico

  • Tenho uma dúvida a resposta pode ser incompleta? Porquê faltou os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa...

ID
3358321
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Assertiva A. Incorreta. Art. 5º, § 1º, CF. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tem aplicação imediata.

    Assertiva B. Incorreta. Art. 5º, § 2º, CF. Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

    Assertiva C. Incorreta. Art. 5º, § 4º, CF. O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.   

    Assertiva. D. Incorreta. Art. 6º, CF. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.  

    Assertiva E. Correta. Art. 15, CF. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º. (...)

  • Letra E

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

    "Difícil de ver. Sempre em movimento está o Futuro." - Yoda

  • GABARITO LETRA=E

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • GABARITO: E.

    É VEDADA A CASSAÇÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS, HAVENDO HIPÓTESES DE PERDA OU SUSPENSÃO.

    DICA: EM TERMOS DE CASSAÇÃO, O QUE SE ADMITE É A CASSAÇÃO DO MANTADO ELETIVO, NÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS.

    #Avante

  • GABARITO: E

    Lembre-se sempre de que o Brasil não admite a cassação dos direitos políticos. Afinal, os direitos políticos são considerados direitos de primeira dimensão dos direitos humanos, não podendo, portanto, ser abolidos.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Só é permitida a cassação de MANDATO eletivo.

    Os direitos políticos, em si, só seguindo os critérios da CF.

  • Gabarito E

    Lembrar sempre que o Brasil não admite a cassação de direitos políticos.

    Foco, força e fé!

  • Improbidade administrativa não tem como pena a perda dos direitos políticos, mas somente a suspensão. Não entendi.

  • GAB: E

    CF Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

            I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

            II - incapacidade civil absoluta;

            III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

            IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

            V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; (ou seja, prisão preventiva, temporária ou em flagrante delito não)

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5o, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37.

    Para a doutrina majoritária: I e IV(caso de dupla recusa) Perda.II, III e V Suspensão.

    Sobre a improbidade adm: resulta em perda da função e suspensão dos direitos políticos, cuidado para não confundir e achar que também se perdem os direitos políticos.

    Gabarito: D

  • Improbidade irá gerar a Suspensão dos Direitos Políticos e a Perda do Cargo Público.

  • A lei de improbidade administrativa não fala momento algum de PERDA DOS DIREITOS POLÍTICOS E SIM DA SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS.

    Fora que a perda pode se dar em casos de cancelamento da naturalização por atividade nociva ao interesse nacional .

    Questão esquisita ! lamentável

  • As normas definidoras dos direitos e garantais fundamentais têm aplicação condicionada às leis ordinárias e complementares elaboradas pelo Legislativo. Errado - têm aplicação imediata.

    Os direitos e garantias expressos na Constituição são taxativos, não podendo o legislador inovar no ordenamento jurídico. Errado - são exemplificativos.

    O Brasil não se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional, haja vista que representa violação à sua soberania. Errado - o Brasil se submete ao Tribunal Penal Internacional

     A EC nº 45, de 08 de dezembro de 2004, acrescentou o § 4º ao art. 5º da Carta Magna, no qual prevê o Tribunal Penal Internacional, cujo teor é o seguinte: "O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão".

    São direitos sociais somente a educação, a saúde, a alimentação e o transporte. Errado - existem outros direitos sociais

    como:

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

    É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão se dará nos casos de improbidade administrativa, entre outras hipóteses constitucionais. (CERTO)

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • Olá pessoal, temos aqui uma questão que cobra conhecimento da letra seca da Constituição a fim de se encontrar a alternativa correta. Analisemos:

    a) conforme art. 5º, §1º, a aplicação das normas definidoras de direitos e garantias fundamentais tem aplicação imediata. ERRADA;

    b) aqui fica necessário citar o §2º do art. 5º :  "§ 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.". Assim alternativa fica ERRADA;

    c) conforme o §4º, art. 5º, o Brasil se submete sim aos Tribunais internacionais os quais a criação tenha se manifestado adesão;

    d) como podemos ver no art. 6º, os direitos sociais vão além dos três citados: 
    "Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.".  Mais uma alternativa ERRADA;

    GABARITO LETRA E: como podemos ver no art. 15 da Constituição e seus incisos.

  • Assertiva E

    É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão se dará nos casos de improbidade administrativa, entre outras hipóteses constitucionais.

  • As normas definidoras dos direitos e garantais fundamentais têm aplicação condicionada às leis ordinárias e complementares elaboradas pelo Legislativo. Errado - têm aplicação imediata.

    Os direitos e garantias expressos na Constituição são taxativos, não podendo o legislador inovar no ordenamento jurídico. Errado - são exemplificativos.

    O Brasinão se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional, haja vista que representa violação à sua soberania. Errado - o Brasil se submete ao Tribunal Penal Internacional

     A EC nº 45, de 08 de dezembro de 2004, acrescentou o § 4º ao art. 5º da Carta Magna, no qual prevê o Tribunal Penal Internacional, cujo teor é o seguinte: "O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão".

    São direitos sociais somente a educação, a saúde, a alimentação e o transporte. Errado - existem outros direitos sociais

    como:

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

    É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão se dará nos casos de improbidade administrativa, entre outras hipóteses constitucionais. (CERTO)

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • As normas definidoras dos direitos e garantais fundamentais têm aplicação condicionada às leis ordinárias e complementares elaboradas pelo Legislativo. Errado - têm aplicação imediata.

    Os direitos e garantias expressos na Constituição são taxativos, não podendo o legislador inovar no ordenamento jurídico. Errado - são exemplificativos.

    O Brasinão se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional, haja vista que representa violação à sua soberania. Errado - o Brasil se submete ao Tribunal Penal Internacional

     A EC nº 45, de 08 de dezembro de 2004, acrescentou o § 4º ao art. 5º da Carta Magna, no qual prevê o Tribunal Penal Internacional, cujo teor é o seguinte: "O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão".

    São direitos sociais somente a educação, a saúde, a alimentação e o transporte. Errado - existem outros direitos sociais

    como:

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

    É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão se dará nos casos de improbidade administrativa, entre outras hipóteses constitucionais. (CERTO)

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • As normas definidoras dos direitos e garantais fundamentais têm aplicação condicionada às leis ordinárias e complementares elaboradas pelo Legislativo. Errado - têm aplicação imediata.

    Os direitos e garantias expressos na Constituição são taxativos, não podendo o legislador inovar no ordenamento jurídico. Errado - são exemplificativos.

    O Brasinão se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional, haja vista que representa violação à sua soberania. Errado - o Brasil se submete ao Tribunal Penal Internacional

     A EC nº 45, de 08 de dezembro de 2004, acrescentou o § 4º ao art. 5º da Carta Magna, no qual prevê o Tribunal Penal Internacional, cujo teor é o seguinte: "O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão".

    São direitos sociais somente a educação, a saúde, a alimentação e o transporte. Errado - existem outros direitos sociais

    como:

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

    É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão se dará nos casos de improbidade administrativa, entre outras hipóteses constitucionais. (CERTO)

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • As normas definidoras dos direitos e garantais fundamentais têm aplicação condicionada às leis ordinárias e complementares elaboradas pelo Legislativo. Errado - têm aplicação imediata.

    Os direitos e garantias expressos na Constituição são taxativos, não podendo o legislador inovar no ordenamento jurídico. Errado - são exemplificativos.

    O Brasinão se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional, haja vista que representa violação à sua soberania. Errado - o Brasil se submete ao Tribunal Penal Internacional

     A EC nº 45, de 08 de dezembro de 2004, acrescentou o § 4º ao art. 5º da Carta Magna, no qual prevê o Tribunal Penal Internacional, cujo teor é o seguinte: "O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão".

    São direitos sociais somente a educação, a saúde, a alimentação e o transporte. Errado - existem outros direitos sociais

    como:

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. 

    É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão se dará nos casos de improbidade administrativa, entre outras hipóteses constitucionais. (CERTO)

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

    Art. 16 A lei que alterar o processo eleitoral só entrará em vigor um ano após sua promulgação .

     Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência.

    ERRO DA LETRA D

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.             

  • GABARITO: E

    a) ERRADO: Art. 5º. § 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tem aplicação imediata.

    b) ERRADO: Art. 5º. § 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

    c) ERRADO: Art. 5º. § 4º O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.  

    d) ERRADO: Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.  

    e) CERTO: Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • A aplicabilidade é imediata. Mas a eficácia dos direitos fundamentais, segundo classificação de José Afonso da Silva, poderá ser contida, limitada ou plena.

    Indo mais além, se considerar que todo direito fundamental é relativo (sujeito também a restrições legislativas expressas ou implícitas), as normas constitucionais de direitos fundamentias não se enquadram na definição das normas de eficácia plena. Daí por que só podem ser ou normas de eficácia contida ou de eficácia limitada, jamais plenas.

    fonte: direito constitucional. Juliano Taveira e Olavo Augusto

  • E) CERTO: Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

    Continue se levantando até a vida cansar de te derrubar. (força guerreiro)

  • LETRA E

  • Artigo 15 da CF===="É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I-cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II-incapacidade civil absoluta;

    III-condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV-recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do artigo 5º, inciso VIII;

    V- improbidade administrativa.

  • Alguém sabe o porquê a alternativa B está errada ?

  • boa!

  • GCM 2022 #PERTENCEREI!!


ID
3358324
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B)

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

  • Letra B

    Art. 4º, Parágrafo único, CF/88 A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

    "Muitas das verdades que temos dependem de nosso ponto de vista." - Yoda

  • (A) Errada conforme: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

     

    (B) Correta: conforme: Art.4º Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

     

    (C) Errada conforme Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;     

     

    (D) Errada conforme Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

     

    (E) Errada confomre Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    V - o pluralismo político.

  • Errada: São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e os Tribunais de Contas.(judiciário)

    correta LETRA B: O Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

    Errada: Constituem objetivos (fundamentos) fundamentais os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

    Errada: A República Federativa do Brasil tem como um de seus fundamentos (Relação internacional) a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

    Errada: O Brasil rege-se nas suas relações internacionais (Fundamentos)por diversos princípios, dentre eles o pluralismo político.

  • Mapa mental:

    1 - Princípios Fundamentais:

    -> 1.1 - Art 1º Fundamentos - SOCIDIVAPLU;

    -> 1.2 - Art 3º Objetivos - CON-GAR-ER-PRO;

    -> 1.3 - Art 4º Relações Internacionais - IN PANICO SO DECORE

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • gabarito (B)

    art4 da CF88, parágrafo único.

  • Fundamentos: SO CI DI VA PLU

    Soberania

    Cidadania

    Dignidade da Pessoa Humana

    Valores sociais do Trabalho e Livre Iniciativa

    Pluralismo Político

    Objetivos: CON GA ERRA PRO

    Construção Sociedade (Livre / Justa / Solidária)

    Garantia do desenvolvimento Nacional

    Erradicação da (Pobreza / Marginalização) e Redução Desigualdades (Sociais / Regionais)

    Promoção do Bem de todos - Sem preconceito (Raça / Cor / Origem / Sexo / Idade)

    Princípios: DE CO RE AUTO PSCINÃO

    Defesa da Paz

    Coperação dos povos

    Repúdio(Racismo / Terrorismo)

    Autodeterminação dos Povos

    Prevalência dos Direitos Humanos

    .....

  • A República Federativa do Brasil tem como um de seus fundamentos a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

  • O Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações. - Parágrafo único do Art. 4°

  • Complementando:

    Princípios fundamentais é gênero. Abrange os art. 1º ao 4º.

    Dentro dos Princípios fundamentais, temos como espécies: Fundamentos, Objetivos e o Princípios da Relações Internacionais.

  • TITULO l - Dos princípios fundamentais art 1 ao 4

    TITULO ll- Dos direitos e garantias fundamentais art 5............

  • SÃO PODERES DA UNIÃO,INDEPENDENTES E HARMÔNICOS ENTRE O LEGISLATIVO,EXECUTIVO E JUDICIÁRIO.

  • A REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BUSCARÁ A INTEGRAÇÃO ECONÔMICA,POLITICA,SOCIAL E CULTURAL DOS POVOS DA AMERICA LATINA,VISANDO A FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE LATINO-AMERICANA DE NAÇÕES.

  • letra B

    art. 4

    paragrafo único - A Republica Federativa do Brasil buscara e integração econômica, politico, social e cultural dos povos da América latina, visando a formação de uma comunidade latino-americana de nações.

  • Olá pessoal, trata-se de uma questão onde se cobra conhecimento prévio da letra seca da Constituição. Analisemos:

    a) conforme o art.2º da Constituição, o Tribunal de Contas não é um dos poderes e sim o Judiciário. ERRADA;

    c) na verdade são fundamentos da República Federativa do Brasil. ERRADA;

    d) não se trata de um dos fundamentos da República e sim dos princípios das relações internacionais do art.4º. ERRADA;

    e) já nessa alternativa, aponta-se um fundamento da República e diz que ele é princípio de relações internacionais. ERRADA;

    GABARITO LETRA B conforme art.4º, parágrafo único da Constituição.

  • A) São poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e os Tribunais de Contas. (E o Judiciário).

    B) O Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.(CORRETA)

    C) Constituem objetivos fundamentais (Fundamento da RFB) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

    D) A República Federativa do Brasil tem como um de seus fundamentos (Princípio que rege as relações internacionais) a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

    E) O Brasil rege-se nas suas relações internacionais (Fundamentos da RFB) por diversos princípios, dentre eles o pluralismo político.

  • Art 4. Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

  • GABARITO LETRA "" B "'"

    Art 4.

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

  • GABARITO: B

    a) ERRADO: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    b) CERTO: Art. 4º. Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

    c), d) e e) ERRADO: Fundamentos da República Federativa do Brasil – Art. 1º da CF/88

    Mnemônico: SoCiDiVaPlu

    So – soberania

    Ci – cidadania

    Di – dignidade da pessoa humana

    Va – valores sociais do trabalho e da livre iniciativa

    Plu – pluralismo político

  • O Brasil buscará a integração PECS:

    Política;

    Econômica

    Cultural

    Social.

  • FUNDAMENTOS: socidivaplu

    OBJETIVOS: cogaerpro

    PRINCÍPIOS: independência, dh, autodeterminação, não-intervenção, igualdade entre estados blablabla


ID
3358327
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito dos direitos e garantais fundamentais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - O anonimato não é permitido

    B - Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em decreto. o certo seria "fixada em lei"

    D - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    E - Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, fazendo-se necessária autorização do órgão público competente e desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local. (Não precisa de autorização, mas precisa de aviso prévio)

  • Alternativa Correta Letra C.

    Letra A - errada : art 5º IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

    Letra B - errada: VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

    Letra C - correta: IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    Letra D - errada: X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    Letra E - errada: XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

  • GABARITO LETRA=C

    (A)É livre a manifestação do pensamento, permitido o anonimato.___VEDADO

    (B)Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em decreto. EM LEI

    (C)É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.(GABARITO)

    (D)São violáveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano apenas material decorrente de sua violação. INVIOLÁVEIS

    (E)Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, fazendo-se necessária autorização do órgão público competente e desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

  • OBS A manifestação independe de censura ou licença dentro do senso comum. Esse direito constitucional encontra-se limitado em decorrência do direito à privacidade do indivíduo.

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;  

  • Assertiva C

    É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

  • Gabarito C

    É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    Foco, força e fé!

  • IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    Deus é bom o tempo todo :)

    Tenha fé sua aprovação vai sair :)

  • Olá pessoa, temos aqui uma questão que cobra um conhecimento da letra seca da Constituição,mais especificamente no art.5º , a fim de encontrar qual alternativa é correta conforme a norma. Analisemos:

    a) assunto encontrado no inciso IX, o certo é ser independente de censura ou licença. ERRADA;

    b) já aqui, encontramos no inciso VIII, e deve ser fixada em decreto. ERRADA;

    d)  conforme o inciso X, são invioláveis e não violáveis como trata a alternativa. ERRADA;

    e) segundo o inciso XVI, não há necessidade de autorização de órgão público, tão somente o aviso prévio a autoridade competente. ERRADA;

    GABARITO LETRA C: exata copia do inciso IX do art.5º da CRFB.





  • GABARITO C ARTIGO 5º CF\88

    Letra C - correta: IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

  • As respostas desta questão deveriam ser explicadas. O professor não as explicam e sequer tiram alguma dúvida dos seus alunos.

  • Não é fixado em decreto, é fixado em lei.

  • Bom dia amigos! não precisa de autorização para se reunir em locais publicos, questões de letra de lei.

  • É livre a manifestação do pensamento, permitido o anonimato.

    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

    Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em decreto.

    VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    São violáveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano apenas material decorrente de sua violação.

    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, fazendo-se necessária autorização do órgão público competente e desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

  • comentário do professor parece errado, a letra b

ID
3358333
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 8 São ATRIBUIÇÕES GERAIS dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações:

    I - planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino;

    II - planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino;

    III - executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros de que a Instituição Federal de Ensino disponha, a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições Federais de Ensino.

    § 1 As atribuições gerais referidas neste artigo serão exercidas de acordo com o AMBIENTE ORGANIZACIONAL.

    § 2 As atribuições ESPECÍFICAS de cada cargo serão detalhadas em regulamento.

  • Complementando:

    A alternativa C trata do padrão de vencimento.

    Plano de Carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

  • GABARITO: A

    A) São atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino.

    Art. 8º São atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações:

    I - planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino;

    B) São atribuições específicas dos cargos planejar, organizar executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino.

    Art. 8º São atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações:

    II - planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino;

    C) O conceito de Plano de Carreira, segundo a legislação, é a posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação. -> Seria o conceito de PADRÃO DE VENCIMENTO.

    Art. 5º Para todos os efeitos desta Lei, aplicam-se os seguintes conceitos:

    I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade;

    III - padrão de vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação;

    D) A legislação não trata de princípios e diretrizes em relação à gestão dos cargos do Plano de Carreira, cabendo a cada Instituição Federal de Ensino fazê-lo isoladamente. -> É exatamente disso que a lei se trata.

    E) O plano de remuneração dos servidores será expedido por portaria da autoridade máxima de cada Instituição Federal de Ensino. -> Não encontrei nada sobre na lei.

  • CADA CARGO POSSUIRÁ SUAS ATRIBUIÇÕES ESPECIFICAS DE ACORDO COM A ÁREA

    AGORA atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino.

  • É necessário conhecer bem o texto da lei. O Art. 8º dessa lei trata sobre as atribuições gerais, estas, sem prejuízo das atribuições específicas. Gabarito A). Veja:

    Art. 8º São atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações:

    I - planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino;

    II - planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas Instituições Federais de Ensino;

    #vousernomeado


ID
3358336
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à organização administrativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Adm Direta -> Desconcentração -> Dentro da mesma pessoa.

    Adm Indireta -> Descentralização -> Envolve outra pessoa (entidade).

    Na descentralização, não ocorre hierarquia e nem subordinação entre a pessoa que criou e a entidade. O que acontece é um vínculo entre elas, conhecido como supervisão ministerial ou tutela.

    OBS:

    Territórios = Autarquias Federais -> Adm Indireta

    Terceiro setor -> Não faz parte da Adm Indireta.

    "Melhor professor, o fracasso é." - Yoda

  • Tutela e autotutela administrativa

    O controle exercido pela Administração Direta sobre os atos praticados pelas entidades que integram a Administração Indireta denomina-se tutela administrativa ou, em âmbito federal, supervisão ministerial (arts. 19 a 29 do Decreto-lei 200/1967). Em virtude da autonomia das entidades administrativas, a tutela somente será permitida quando houver previsão legal expressa. A relação entre o controlador e o controlado é de mera vinculação, e não de subordinação. Ex.: controle exercido pelo Ministério sobre os atos de determinada autarquia. (Rafael Carvalho Rezende Oliveira)

    Art . 19. Todo e qualquer órgão da Administração Federal, direta ou indireta, está sujeito à supervisão do Ministro de Estado competente, excetuados unicamente os órgãos mencionados no art. 32, que estão submetidos à supervisão direta do Presidente da República.

    Art. 20. O Ministro de Estado é responsável, perante o Presidente da República, pela supervisão dos órgãos da Administração Federal enquadrados em sua área de competência.

    Parágrafo único. A supervisão ministerial exercer-se-á através da orientação, coordenação e contrôle das atividades dos órgãos subordinados ou vinculados ao Ministério, nos têrmos desta lei.

  • União, Estado,Distrito Federal e Município são entes federados pessoas políticas da adm Direta

  • adm direta ***** é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas do Estado ( União, estados, DF, municípios)

    adm indireta de forma descentralizada, autarquias, empresas públicas, sociedade de economia mista, fundações pública

    livro direito administrativo/descomplicado marcelo alexandrino vicente de paulo

    27º edição

  • A- São entes da Administração Direta a União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios. ( Errado --> São apenas os 4 primeiros, taxativamente definidos na CF. )

    B- São entes da Administração Indireta as autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e entidades do terceiro setor. ( Errado --> Entidades do terceiro NÃO fazem parte da Adm. Pública, são instituições privadas com finalidade social fomentada pela Adm. Pública ! )

    C- O instituto da desconcentração não se admite no direito administrativo, apenas a descentralização do serviço público. ( Errado --> Ambos institutos são admitidos e são fundamentais para otimizar a Adm. Pública )

    D- As autarquias são pessoas jurídicas de direito privado, cuja criação é autorizada em lei específica para o desenvolvimento de atividades que não são típicas de Estado. ( Errado --> Autarquia é de direito público, criada por lei e desenvolve atividades típicas de Estado )

    E- Ocorre a descentralização quando há uma distribuição de competência entre entidades diferentes, não havendo, dessa forma, manifestação do poder hierárquico, mas apenas supervisão ministerial. ( GABARITO )

    NO DICIONÁRIO DE UM APROVADO NÃO EXISTE A PALAVRA DESISTIR !!!!

  • Descentralização o Estado distribui algumas de suas atribuições para outras pessoas, físicas ou jurídicas. Não relação de hierarquia em nenhuma forma de descentralização,  mas há controle finalístico exercido pelos entes da administração direta responsável por sua criação. 

    GAB = E

  • Segundo José dos Santos Carvalho Filho, os Territórios são autarquias, logo, adm. indireta.

  • Territórios são uma espécie de autarquia(descentralização territorial ou geográfica), criada mediante lei complementar. Atualmente não existe no Brasil.

  • A. Município, Estado, Df, União

    B. Fundação, Autarquia, S.E.M, E.Pública

    C. A administração aceita tanto a desconcentração (Ex.: DPRF) como a descentralização (Ex.: INSS)

    D. Autarquia é pessoa jurídica de direito PÚBLICO.

    E. Gabarito

  • Administração Indireta: F A S E

    Fundação Pública

    Autarquias

    Sociedade de Economia Mista

    Empresa Pública

  • Gabarito letra E

    Em relação à organização administrativa, assinale a alternativa correta.

    a)São entes da Administração Direta a União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios. ERRADA

    O QUE TORNA A ASSERTIVA ERRADA E TERRITÓRIOS, POIS É UMA ENTIDADE DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA.

    Descentralização territorial ou geográfica; transfere competências administrativas genéricas para entidades geograficamente delimitadas.

    Exemplo:

    -- >Territórios federais

    -----------------------------------------------------------------------------------------------

    b)São entes da Administração Indireta as autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e entidades do terceiro setor. ERRADA

    SÃO EMPRESAS PÚBLICAS QUE NÃO PERTENCEM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------

    c)O instituto da desconcentração não se admite no direito administrativo, apenas a descentralização do serviço público.ERRADA

    É ADMITIDO SIM, TANTO A DESCONCENTRAÇÃO QUANDO A CONCENTRAÇÃO.

    *DESCONCENTRAÇÃO; a entidade se desmembra em órgãos, organizando em hierarquia.

    > É técnica administrativa para melhorar o desempenho.

     >Só é em uma pessoa jurídica.

    > Ocorre na administração direta e indireta.

    *CONCENTRAÇÃO: Ocorre o inverso da desconcentração.

    >Há uma transferência das atividades dos órgãos periféricos para os centrais

    >trata-se de uma técnica administrativa que visa transferir para os órgãos centrais as atividades exercidas pelos órgãos periféricos, de forma que estes sejam eliminados e haja um menor número de unidades administrativas.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------

    d)As autarquias são pessoas jurídicas de direito privado, cuja criação é autorizada em lei específica para o desenvolvimento de atividades que não são típicas de Estado.ERRADA

    SÃO PESSOA JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------

    e)Ocorre a descentralização quando há uma distribuição de competência entre entidades diferentes, não havendo, dessa forma, manifestação do poder hierárquico, mas apenas supervisão ministerial. GABARITO

    QUESTÃO AUTO EXPLICÁVEL.

  • Eis os comentários sobre cada opção, individualmente:

    a) Errado:

    De fato, no conceito de administração direta, devem ser considerados os entes federativos, vale dizer, União, Estados, Municípios e DF. Na linha do exposto, à guisa de exemplo, a doutrina de Rafael Oliveira:

    "A Administração Direta compreende os Entes Federativos (União, Estados, DF e Municípios) e seus respectivos órgãos. Nesse caso, o Ente atua por meio de seus órgãos e de maneira centralizada. Os órgãos estatais, fruto da desconcentração interna de funções, serão os instrumentos dessa atuação."

    No entanto, os territórios não são entes federativos, tendo natureza, na realidade, de autarquias

    b) Errado:

    As entidades do terceiro setor, na verdade, têm caráter privado, recebendo fomento do setor público, porquanto desenvolvem atividades sociais, sem fins lucrativos, de relevante interesse coletivo. Nada obstante, não integram o conceito de administração indireta, que abarca apenas as autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas.

    Nesta linha, o teor do art. 4º, II, do Decreto-lei 200/67:

    "Art. 4° A Administração Federal compreende:

    (...)

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Emprêsas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas."

    Logo, incorreta esta alternativa.

    c) Errado:

    A desconcentração administrativa, na verdade, constitui técnica amplamente aceita e essencial à organização da administração pública. É por meio dela que as pessoas federativas (administração direta) e entidades administrativas (administração indireta) se organizam internamente, criando seus órgãos públicos e distribuindo suas competências internamente.

    d) Errado:

    Na realidade, autarquias são pessoas de direito público, e não de direito privado, tal como aduzido neste item, sendo instituídas para o desenvolvimento de atividades típicas de Estado.

    Ademais, as autarquias têm sua criação efetivada diretamente por lei, consoante o art. 37, XIX, da CRFB/88. É incorreto, pois, asseverar que a criação é meramente autorizada em lei.

    A propósito, a norma constitucional acima indicada:

    "Art. 37 (...)
    XIX – somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;"

    e) Errada:

    Realmente, por meio da descentralização administrativa, ocorre uma transferência de titularidade (ou apenas de execução) de competências antes exercidas pelo ente central (pessoas federativas), e que passam a ser desempenhadas por outra pessoa jurídica, o que pode se dar por outorga legal (descentralização por serviços) ou mediante delegação contratual (descentralização por colaboração).

    Como, na descentralização administrativa, a atividade ou serviço passam a ser executados por outra pessoa jurídica, está correto sustentar que não há relação hierárquica aí estabelecida entre a entidade e a administração direta, porquanto somente é possível cogitar de hierarquia e subordinação no âmbito de uma mesma pessoa jurídica. O controle que o ente central exerce sobre a entidade administrativa, de fato, é denominado como supervisão ministerial (ou tutela), o que tem apoio nos artigos 19 e seguintes do Decreto-lei 200/67.

    Inteiramente correta, portanto, esta alternativa. 


    Gabarito do professor: E

    Bibliografia:

    OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017.

  • Os Territórios, também conhecidos como Autarquias Territoriais, como o próprio nome sugere, fazem parte da Administração Pública Indireta.

    Letra E

  • Gostei do comentário da ana matias quando citou F A S E para administração indireta

  • F-A-S-E

  • Questão bonitinha, gostei

  • Território não integra adm indireta. Aliás, alguém sabe me explicar o que é mesmo um território? E para q serve?

ID
3358339
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, Lei 8.112/90 e suas alterações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 41 da CF- São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • Só uma obs: Segundo a lei 8.112/90, a estabilidade é adquirida após 2 anos:

    Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.   

    Quem traz 3 anos é a CF. Questão deu uma embolada, mas ta tudo certo rs

  • A) O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar três anos de efetivo exercício.

    CERTO. Art. 41, CF. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    B) Não é garantido às pessoas com deficiência o direito de se inscrever em concurso público, porque as atribuições do cargo podem justificar de maneira motivada pela administração pública essa proibição.

    ERRADO. Art. 37, VIII, CF. A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão.

    C) Não é permitida a inscrição de estrangeiro em concurso público, uma vez que são requisitos básicos para investidura em cargo público, dentre outros, a nacionalidade brasileira.

    ERRADO. Art. 37, I, CF. Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

    D) O concurso terá validade de até três anos, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período.

    ERRADO. Art. 37, III, CF. O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

    E) Não se admite que a posse e o exercício de um cargo público sejam feitos por procuração específica, dado o seu caráter personalíssimo.

    ERRADO. Art. 13, §3º, Lei nº 8.112/90. A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    Obs.: Se houvesse alternativa melhor, até poderíamos considerar que a letra A estaria incorreta, de acordo com a literalidade da Lei nº 8.112/90. Contudo, não há assertiva melhor e, portanto, vale a Constituição Federal.

    Instagram com mais questões comentadas: @simplesqresolve

  • questão bem confusa. Aquele "ao completar" me deixou em dúvida, pois o artigo 41 da CF diz que são estáveis APÓS 03 anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • Vale lembrar que os servidores só conseguem a estabilidade quando, além de ter completado 3 anos de efetivo exercício, são aprovados no estágio probatório.
  • Gabarito: A

    Art. 12.  O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

  • Em nome de Jesus, tudo aquilo que for injusto nesta reforma administrativa não vai ser aprovada! Amém!

  • Cabia recurso. Segundo a lei 8112 se adquire estabilidade em 2 anos de estágio probatório. Deveriam ter citado a CF no enunciado da questão.

  • Gab. A - O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar três anos de efetivo exercício

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. 

    FONTE: CF 1988

  • Vejamos cada uma das opções propostas:

    a) Certo:

    Embora, nos termos do art. 21 da Lei 8.112/90, a estabilidade seja adquirida após dois anos de efetivo exercício, deve prevalecer, no caso, o disposto no art. 41 da CRFB/88, com redação dada pela EC 19/98, que assim preceitua:

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    Logo, correta esta opção.

    b) Errado:

    Cuida-se de assertiva em absoluta rota de colisão com a regra do art. 5, §2º, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 5º (...)
    § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso."

    Logo, sem maiores delongas, conclui-se pelo desacerto desta alternativa.

    c) Errado:

    Os cargos públicos são acessíveis, sim, aos estrangeiros, "na forma da lei", consoante art. 37, I, da CRFB/88, que assim estabelece:

    "Art. 37 (...)
    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;"

    Cuida-se de norma não autoaplicável, a depender, portanto, de regramento legal, o que, no caso da Lei 8.112/90, tem apoio no art. 5º, §3º, litteris:

    "Art. 5º (...)
    § 3o  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei."

    Incorreto, portanto, aduzir, genericamente, sem qualquer ressalva, que os estrangeiros não podem inscrever-se em concurso público.

    d) Errado:

    A rigor, a validade dos concursos públicos é de 2 anos - e não de 3 anos, como dito pela Banca -, podendo ser prorrogados uma vez, por igual período, na forma do art. 37, III, CRFB/88 c/c Lei 8.112/90, art. 12.

    e) Errado:

    A posse pode, sim, operar-se por meio de procuração específico, conforme preceitua o art. 13, §3º, da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 13(...)
    § 3o  A posse poderá dar-se mediante procuração específica."


    Gabarito do professor: A

  • Só marquei a alternativa correta por eliminação,

    Mas de acordo com...

    8.112 = 2 anos CF= 3 anos.

  • GABARITO: A

    a) CERTO: Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    b) ERRADO: Art. 37, VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;

    c) ERRADO: Art. 37. I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;   

    d) ERRADO: Art. 37. III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

    e) ERRADO: Art. 13, §3º A posse poderá dar-se mediante procuração específica.


ID
3358342
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal – Decreto 1.171 de 22 de junho de 1994, assinale a alternativa que indique corretamente um dever fundamental do servidor público.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A - INCORRETA

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências cabíveis;

    B - INCORRETA

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    l) ser assíduo e freqüente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema;

    C - INCORRETA

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público: 

    r) cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.

    D - INCORRETA

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função;

    E - CORRETA

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • a) Comunicar, de acordo com a conveniência e oportunidade, a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público, exigindo as providências necessárias.

    imediatamente

    b) Ser assíduo e frequente ao serviço na medida do possível, na certeza de que sua ausência não provoca danos ao trabalho ordenado, podendo ser substituído a qualquer momento por outro servidor de igual categoria.

    a ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema;

    c) Cumprir, de acordo com seus conhecimentos básicos, sem necessidade de observância das normas do serviço e das instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função.

    cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores

    d) Apresentar-se ao trabalho com vestimentas de acordo com seu livre arbítrio para exercício da função.

    vestimentas adequadas ao exercício da função