SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Analista em C&T Júnior - Gestão Pública


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1322281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de projetos.


O cliente, o patrocinador, a equipe do projeto e demais interessados, conhecidos como stakeholders, são os responsáveis por determinar os requisitos do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Stakeholders são todos os interessados no projeto, até ai correto. Porém existem interesses positivos - patrocinador - e negativos - população afetada por uma obra ou coisa do tipo. Os stakeholders com interesses negativos não influenciam nos requisitos do projeto. Até mesmo os positivos, como equipe do projeto (gerente do projeto) não "determina os requisitos do projeto", quem faz isso é o cliente. Não sei se esse é o gabarito definitivo, mas vale acompanhar a questão para ver se o CESPE vai alterar o gabarito.

  • CERTA, outra questão que pode ajudar.

    (CESPE INCA 2010) As partes envolvidas (stakeholders) são responsáveis por determinar os requisitos do projeto.
    Stakeholders são todas as partes envolvidas no projeto, influenciando e sendo influenciadas por ele. São clientes, a organização, a equipe e o gerente de projetos, o patrocinador, etc. Assim, são responsáveis por determinar requisitos do projeto.
    Também não podemos nos esquecer de que, externamente, há outros agentes interessados: comunidade, governo e fornecedores.
    Sendo interessados, a definição de requisitos do projeto deve passar sim pelos stakeholders.

    GABARITO: CERTA

    Fonte: Ponto

  • Complementando...

     

    StakeHolders são todas as pessoas que serão impactadas pelo projeto, direta ou indiretamente, positiva ou negativamente. Essas partes interessadas (positivas, negativas e neutras) devem ter suas expectativas alinhadas desde antes da aprovação do projeto de forma a criar a coalização necessária à mudança trazida pelo projeto.

  • Stakeholders são todas as partes envolvidas no projeto, influenciando e sendo influenciadas por ele.

     

    São clientes, a organização, a equipe e o gerente de projetos, o patrocinador etc.

     

    Assim, são responsáveis por determinar requisitos do projeto.

     

    Também não se pode esquecer de que, externamente, há outros agentes interessados: - comunidade, governo e fornecedores.

     

    Sendo interessados, a definição de requisitos do projeto deve passar, sim, pelos stakeholders.

     

    by neto..

  • GABARITO: CERTO

    O projeto deve sempre atender as expectativas dos interessados e para que isso ocorra a equipe juntamente com os mesmos são quem determinam os requisitos do projetos.

    Lembre-se de que Stakeholder é uma pessoa ou grupo que possui participação, investimento ou ações e que possui interesse em uma determinada empresa ou negócio. 

    Abraços.


ID
1322284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de projetos.


Caso um gerente de projeto constate que há um membro da equipe que continuamente está prejudicando o trabalho, a solução correta a ser tomada será a de retirar esse membro da equipe de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Você pode isolar o stakeholder negativo ou fazê-lo deixar de ser um bloqueador para  torná-lo neutro.

  • Que radical! Pensei que ia primeiro chamar o bichinho pra bater um papo...

  • sério? estilo coersitivo? a questão joga uma bomba dessas, e temos que ter bola de cristal de como um gerente agiria.

  • solução correta...kkk, com base em que? na cabeça do cespe?

  • WTF?????????????????????????

  • Tudo o que estudamos atualmente aponta para a teoria contingencial (tudo é relativo) e para os estilos de liderança negocial e transacional. Sabemos ainda da existência dos estilos de liderança de Kurt Lewin (Autocrático, Democrático e Liberal) e vem uma questão dessa e diz o contrário... Desanimador...


ID
1322287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de projetos.


Ao descobrir um erro no plano de implementação do projeto, que vai provocar um impacto na data da próxima entrega do projeto, a primeira atitude do gerente deverá ser solicitar uma mudança na data e encaminhar para aprovação do patrocinador.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Isto não faz nenhum sentido, não é mesmo? Ou seja, se existir um problema na execução do projeto sua primeira ideia seria “empurrar” a data para frente. Isto muitas vezes nem é possível (imagine um gestor público que diga que as Olimpíadas de 2016 terão de acontecer em 2017, pois o estádio de vôlei não ficará pronto...).
    O gestor do projeto terá de tentar outras estratégias, como o crashing ou o paralelismo.

    Prof. RODRIGO RENÓ

  • Complementando a resposta da colega: O que o gerente poderia fazer seria utilizar uma dessas técnicas.
    As técnicas disponíveis para acelerar o cronograma do projeto, são as seguintes: 

    Adicionar recursos às atividades (Compressão ou crashing);Contratação de Terceiros (Outsourcing);  Aumentar as horas de trabalho (Horas extra);   Executar atividades em paralelo (Paralelismo ou Fast Tracking);    Reduzir o âmbito / escopo do Projeto; Reduzir a qualidade.Fonte: http://pm2all.blogspot.com.br/2011/10/pmbok-ferramentas-e-tecnicas-acelerar-o.html

  • errada.

    Julgue o item que se segue, relativo à gestão de projetos.


    Ao descobrir um erro no plano de implementação do projeto, que vai provocar um impacto na data da próxima entrega do projeto, a primeira atitude do gerente deverá ser solicitar uma mudança na data e encaminhar para aprovação do patrocinador.ERRADA. NÃO DEVERÁ. 

     

     

    bizu se há um erro no projeto, não deverá empurrar a data para frente, pois imagina evento que tem data estabelecida. 

    Exemplo: a copa do mundo., e se é um estádio para ser pronto no prazo pré-estabelecido é ruim. O gestor tem que tentar outras estratégias como crashing (COMPRESSÃO)  ou o paralelismo (= RISCOS).

     

     

    ENTENDENDO AS RESTRIÇÕES DO PROJETO: 

    1 - COMPRESSÃO=  você precisa adiantar a obra da sua casa, porque pensa em mudar o mais rápido possível., e ai você aumenta a equipe que trabalha para você,  poderia aumentar os turnos de trabaho( dia e madrugada).

     

    2- PARALELISMO =  você precisa adiantar a obra da sua casa, vamos supor que o pintor seria o ultimo você contratar, mas você precisa da casa pronta o mais rápido possivel, porque você quer sair do aluguel. Então, você teria correr risco né, você contraria o pintor, o eletricista,  o ladrileiro todos trabalhando ao mesmo tempo. Isso é paralelismo, mas você poderia correr risco vai que o pintor sujou todo piso. È um risco que você corre.

    bons estudos,

    at

    Marguinha.

     


ID
1322290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de projetos.


Se, durante uma reunião de ponto de controle, alguns stakeholders solicitarem uma mudança no escopo do projeto, e o gerente de projetos conhecer a posição do patrocinador, de não liberar verbas adicionais para as alterações propostas pelos stakeholders, a atitude correta do gerente será a de formalizar a solicitação de mudança e avaliar o impacto nos demais itens da tripla restrição.

Alternativas
Comentários
  • Errei. 

    Procurando um motivo, cheguei a conclusão de que não faz sentido solicitar a mudança e avaliar o impacto na tripla restrição (custo, tempo e qualidade). Ora! primeiro deve haver essa avaliação, para constatar a viabilidade da mudança. Até porque, se houver aumento dos custo, ela não será viável, visto que é informando que o patrocinador não libera verbas adicionais. 


    acho que é isso. 


ID
1322293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de projetos.


Se, entender à duração de um projeto, o gerente de projetos analisar a sequência das atividades com menor flexibilidade de agendamento, a técnica que estará sendo utilizada para fazer a análise será a dependência mandatória.

Alternativas

ID
1322296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do planejamento estratégico e dos conceitos de análise SWOT, julgue o item seguinte.


Constitui um exemplo de missão da organização a declaração: a empresa X atuará no Brasil e no exterior de forma integrada no negócio de energia, com um crescimento médio anual de 11% na produção de óleo e gás, durante três anos.

Alternativas
Comentários
  • Constitui um exemplo de visão.

  • ERRADA

    Idalberto Chiavenato nos diz que a missão é o elemento que traduz as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define “negócio”, delimitando o seu ambiente de atuação. A missão da organização representa sua razão de ser, o seu papel na sociedade.

    ______________________________________________________________

    • Idalberto Chiavenatto nos diz que a visão organizacional, ou visão do negócio é o sonho acalentado pela organização. Ela refere-se aquilo que a organização deseja ser no futuro. É a fonte inspiradora que explica de por que, diariamente, todos se levantam e dedicam a maior parte de seus dias para o sucesso da organização onde trabalham, investem ou fazem negócio. Ela deve estar alinhada com os interesses de todos os envolvidos com a organização (stakeholders) para atender a seus propósitos. A visão deve ser coerente com o comportamento empresarial e merecer total credibilidade. Muitas vezes a visão é expressa em slogans.

    Diferenças entre Missão e Visão

    Segue uma lista que ajuda a esclarecer as diferenças entre Missão e Visão organizacional:


  • ERRADO

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    MISSÃO

    -  Razão de existência (propósito);

    -  Contribuição para a sociedade;

    -  Área de atuação;

    -  Atemporal.


    VISÃO

    -  Nível máximo (ápice);

    -  Como a empresa quer ser vista no futuro;

    -  De acordo com a realidade;

    - Temporal (estabelecimento de prazos)


  • A MISSÃO NÃO É QUANTITATIVA: ''11%''.

    A MISSÃO NÃO É TEMPORAL: ''durante três anos''.

     

    ISSO É CARACTERÍSTICA DA VISÃO, E NÃO DA MISSÃO!

     

     

     

     

     

    MISSÃO
    É UMA ORIENTAÇÃO ATEMPORAL. É A RAZÃO DE SER, O PORQUÊ DE A ORGANIZAÇÃO EXISTIR. EMBORA SEJA UMA ORIENTAÇÃO ATEMPORAL, ALGUMAS ORGANIZAÇÕES PRECISAM REVER A SUA MISSÃO COM O PASSAR DO TEMPO, POIS AS ORGANIZAÇÕES PRECISAM ALINHAR SUA RAZÃO DE EXISTIR ÀS MUDANÇAS GLOBAIS;
        - SATISFAZER NECESSIDADE DO AMBIENTE EXTERNO
        - RAZÃO DA EXISTÊNCIA (PROPÓSITO)
        - CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE - OBJETIVO SOCIAL
        - ÁREA DE ATUAÇÃO
        - ATEMPORAL
        - QUALITATIVA
     
     
    VISÃO
    É UMA ORIENTAÇÃO TEMPORAL. É AONDE A ORGANIZAÇÃO QUER CHEGAR, DENOTA UM MODELO MENTAL (NÃO É CONCRETO) DE UM ESTADO OU SITUAÇÃO DESEJÁVEL E POSSÍVEL DE SE CHEGAR.
        - META, NÍVEL MÁXIMO (AMBIÇÃO)
        - COMO A EMPRESA QUER SER VISTA NO FUTURO
        - DE ACORDO COM A REALIDADE
        - TEMPORAL
        - QUANTITATIVA

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Essa é uma característica da visão. 

  • Características da "visão", pois está voltada para o futuro.

  • Isso é meta.

  • Visão. 

  • Isso é uma visão. O verbo "atuará" significa futuro.
  • Falou em atingir metas, objetivos em um determinado tempo, então trata-se de visão de futuro da empresa.

  • ERRADO. 

    EXEMPLO DE QUESTÃO: VISÃO

     

    --//--

    VISÃO = AONDE QUER CHEGAR (PERSPECTIVA FUTURA)

    MISSÃO = RAZÃO DE EXISTIR DA EMPRESA (BASE: NECESSIDADES DA SOCIEDADE)| CONCEITO NA SOCIEDADE.

  • CONCEITO DE MISSÃO

    “A missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Aqui se procura responder à pergunta básica: “Aonde se quer chegar com a empresa? ” OLIVEIRA (2007, p.126).

    CHIAVENATO e SAPIRO (2003, p. 56) descreve o conceito de missão é que a declaração da “missão (mission statement) de uma organização incorpora o mercado nas considerações sobre a concretização da visão de negócios.

    A missão deve ser capaz de refletir as aptidões essenciais da empresa, devem ser compreensíveis por todos, realistas e motivadoras, cativando os envolvidos a cumprirem com o determinado (OLIVEIRA, 2004).

    Conforme OLIVEIRA (2008), Missão é a maneira de determinar os valores, crenças, ou áreas básicas de atuação, conforme filosofias e tradições da empresa.

    CONCEITO DE VISÃO

    A visão relaciona-se diretamente com os objetivos gerais, de longo prazo, descrevendo as aspirações da Instituição para o futuro, sem especificar os meios para alcançá-las. É o que se espera ser num determinado tempo e espaço. Descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos da sua existência, normalmente a longo prazo.

    A visão com mais efeito é aquela que cria inspiração e esta inspiração é normalmente querer mais, melhor e maior. Assim, ela deve ser ambiciosamente voltada para o futuro e simultaneamente inspiradora, clara, concisa, coerente com a missão, de modo a que todos a compreendam e a sintam. A visão deve, ainda, ser suficientemente atrativa e constituir um desafio, ao mesmo tempo, atingível, por forma a motivar todos os colaboradores.

    Descrevo que a Visão é a explicitação do que se realiza para alcançar um determinado objetivo organizacional no futuro, sendo o desejo e a intenção do direcionamento da instituição.

    A visão, literalmente, significa uma imagem. Visão de negócio ou visão organizacional ou, ainda, visão de futuro é o sonho acalentado pela organização. É a imagem com a qual ela se vê no futuro. É a explicação do por que, diariamente, todos se levantam e dedicam a maior parte dos seus dias ao sucesso da organização onde trabalham, onde investem ou fazem negócios (CHIAVENATO e SAPIRO 2009, p. 87).

    BATEMAN (2006, P. 125) relata que “a visão estratégica vai além da declaração da missão para promover uma perspectiva em rela-ção ao direcionamento da empresa e em que a organização pode transformar-se.”

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Constitui um exemplo de visão da organização a declaração: a empresa X atuará no Brasil e no exterior de forma integrada no negócio de energia, com um crescimento médio anual de 11% na produção de óleo e gás, durante três anos.

  • GABARITO ERRADO .  CORRETO VISÃO

     

    FCC - troca o nome ameaças por desafios.

     

    Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)

     Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis) 

     Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)

     Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)

     Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)

     Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!

  • Missão: vim a essa mundo para quê? Sirvo para quê? É a razão de ser (da sua existência). Exemplo: Produzir óleo e gás com respeito ao meio ambiente, aos nossos clientes e a toda cadeia petrolífera. Basicamente, a sua missão é produzir óleo e gás, mas todas organizações colocam uma "firula" - para fins de apresentação (a primeira impressão é a que fica).

    Metas: pequenos pedaços do objetivo. Exemplo de meta: crescimento médio anual de 11% na produção de óleo e gás, durante três anos.

    Objetivo: Crescimento de 33% em 3 anos (soma de três metas anuais citadas acima).

    Visão: é como uma vidente que lê a sua mão - olha lá na frente e diz que você terá uma mansão em Miami Beach (observe o aspecto transformador e futurístico da visão). Não basta ser futurístico, deve ser transformador também. No caso da questão podemos pensar em "estar entre as três maiores produtoras de óleo e gás do mundo até 2050". Observe o aspecto transformador. Passar de uma mera desconhecida para uma mega potência. Você pode pensar que isso é objetivo e, de certa forma, não discordo de você. No entanto, o pulo do gato está no aspecto transformador, o que nos faz rotular isso como visão.

    Resposta: Errado, pois a questão traz o conceito de meta e não de missão.

  • Isso é visão o que ela quer ser no futuro.

  • É a meta da organização.


ID
1322299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do planejamento estratégico e dos conceitos de análise SWOT, julgue o item seguinte.


É um exemplo de meta a declaração: tirar em matemática nota mínima 7, em todas as provas do período semestral.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Meta é o índice de resultado que se espera alcançar com o desempenho do processo que está sendo medido. É o desafio a ser alcançado.

    Todos os indicadores de desempenho devem ter metas, podendo ser definida mais de uma meta por indicador. As metas têm como objetivo serem suficientes para assegurar a efetiva implementação da estratégia.

    A finalidade de cada meta é enunciada no detalhamento do indicador e expressa um propósito da organização. Um estado de futuro esperado em um determinado período.

    Portanto uma meta deve conter: objetivo, valor e prazo.

    Exemplo:aumentar o índice de acordos homologados para 50% até o final do ano de 2012.

    https://wwa.tjto.jus.br/coges/images/Portal_Coges/Estatistica/metas_e_indicadores.pdf

  • Não concordo muito com o gabarito, pois tb pode ser um objetivo é não apenas uma meta. O objetivo pode ser tirar nota 7 em todas as matérias. A meta? Estudar 5 horas por dia para poder revisar todo o conteúdo, por exemplo. Realizando essas metas de estudo, o objetivo final (tirar 7 em tudo) poderá ser alcançado. 

  • SE QUANTIFICAR, ENTÃO SERÁ UMA META.  Ex.: "Quero emagrecer 1 quilograma por semana!"

    SE QUALIFICAR, ENTÃO SERÁ UM OBJETIVO. Ex.: "Quero entrar naquela calça!"

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Sempre muito sobjetiva e pouco objetiva a CESPE. 

  • GAB. CERTO

     

    META vs OBJETIVO

     

    OBJETIVOS => São mais amplos e genéricos e desdobram-se em metas

     

    METAS => são objetivas e mais específicas;

     

    METAS >>> SMART

    S – Específicos (Specific): as metas devem ser formuladas de forma específica e precisa, sem margem para ambiguidade ou dupla intepretação;

    M – Mensuráveis (Measurable): as metas devem ser definidas de forma a poderem ser medidas e analisadas em termos de valores ou volumes. Precisam ser quantificáveis;

    A – Atingíveis (Attainable): a possibilidade de concretização das metas deve estar presente, ou seja, devem ser alcançáveis;

    R – Realistas (Realistic): as metas não devem pretender alcançar fins superiores aos que os meios permitem;

    T – Temporizáveis (Time-bound): as metas devem ter prazo e duração bem definidos

  • O objetivo é ser aprovado na disciplina. Para tanto, faz-se necessário cumprir a meta de tirar a nota mínima de 7, em todas as provas. 

     

    Ou seja, objetivo são declarações sobre o que se deseja alcançar ou conquistar em um determinado tempo e metas, por sua vez, são desdobramentos dos objetivos em partes a serem cumpridas ao longo do tempo. Portanto, assertiva  correta. 

  • Meta!!! Passar no concurso! Kkkk
  • Passar em concurso é objetivo! Meta seria: passar entre os 20 primeiros.
  • Meta= conseguir nota suficiente pra ser aprovado

     

    Objetivo= passar no concurso dentro das vagas

  • METAS QUANTIFICATIVA = QUERO UM CARGO QUE GANHE R$ 10.000

    OBJETIVO = PASSAR EM UM CONCURSO.

  • Uma meta é um desdobramento de um objetivo que se deseja alcançar. Assim, a frase acima é uma meta decorrente do objetivo: aprovação no curso.

    Gabarito: correta

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos

  • É SMART.

  • GABARITO CERTO -  META

     

    FCC - troca o nome ameaças por desafios.

     

    Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)

     Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis) 

     Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)

     Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)

     Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)

     Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!

  • É um exemplo de meta a declaração: tirar em matemática nota mínima 7, em todas as provas do período semestral para, assim, atingir o objetivo traçado: aumentar o meu coeficiente.

    A meta é como pequenas partes do objetivo. Bata metas (pequenas partes do objetivo) para que, dessa forma, a soma de todos os resultados positivos atrelados ao atingimento das metas, culmine no atingimento do objetivo (resultado final).

    Entendeu a relação entre metas e objetivo?

    Resposta: Certa.

  • Dificil a interpretação.

    Imaginei:

    Objetivo: Passar de ano

    Meta: Tirar nota 7 nas provas do semestre


ID
1322302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do planejamento estratégico e dos conceitos de análise SWOT, julgue o item seguinte.


Manter-se reconhecido e referenciado como laboratório de excelência de gestão da produção em pesquisa, desenvolvimento e extensão, com ética e responsabilidade social, é uma declaração que exemplifica uma visão.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Idalberto Chiavenatto nos diz que a visão organizacional, ou visão do negócio é o sonho acalentado pela organização. Ela refere-se aquilo que a organização deseja ser no futuro. É a fonte inspiradora que explica de por que, diariamente, todos se levantam e dedicam a maior parte de seus dias para o sucesso da organização onde trabalham, investem ou fazem negócio. Ela deve estar alinhada com os interesses de todos os envolvidos com a organização (stakeholders) para atender a seus propósitos. A visão deve ser coerente com o comportamento empresarial e merecer total credibilidade. Muitas vezes a visão é expressa em slogans.

    Diferenças entre Missão e Visão

    Segue uma lista que ajuda a esclarecer as diferenças entre Missão e Visão organizacional:

    A visão é o que se almeja ou sonha para o negócio, enquanto a missão o identifica;A visão diz para onde vamos, a missão diz onde estamos;A visão é o “passaporte” para o futuro, enquanto a missão é a “carteira de identidade” da empresa;A missão dá energia para a empresa, enquanto a visão dá rumo a ela;A visão é inspiradora, enquanto a missão é motivadora.http://neigrando.wordpress.com/2011/09/21/a-ideologia-central-da-empresa-e-a-estrategia-missao-valores-e-visao/

  • CERTO


    Visão = estabelecimento de um futuro, aonde a empresa quer chegar, o que ela quer ser.

  • Para mim a frase não é condizente com o futuro, posto que apresenta o verbo "MANTER-SE", o que traduz que a frase está informando algo que a empresa é e pretende MANTER. Estou achando super estranho ser considerada como VISÃO.

  • Não entendi também. A questão diz que a empresa JÁ É reconhecida e referenciada, então não poderia ser visão. Provavelmente é sua missão. VISAO seria o que ela deseja alcançar. 

  • VISÃO: ONDE SE QUER CHEGAR; REALMENTE POSSÍVEL; TEMPORAL; COMO EU QUERO SER VISTO NO FUTURO; ÁPICE; NÍVEL MÁXIMO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Fiquei com a impressão de que a definição seria voltada para os Valores.

    "ética, responsabilidade social..."

  • Eu erraria a questão, tambem achei que seria mais para missão, pois a visão é quantitativo e nao qualitativa. Seria uma questão passivel de recurso.

  • Segundo Rennó (2013), "uma visão é um ponto imaginário no futuro relativo à posição que a organização deseja se encontrar". Por isso essa frase é um exemplo aceitável de visão.

  • CONCEITO DE VISÃO

    A visão relaciona-se diretamente com os objetivos gerais, de longo prazo, descrevendo as aspirações da Instituição para o futuro, sem especificar os meios para alcançá-las. É o que se espera ser num determinado tempo e espaço. Descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos da sua existência, normalmente a longo prazo.

    A visão com mais efeito é aquela que cria inspiração e esta inspiração é normalmente querer mais, melhor e maior. Assim, ela deve ser ambiciosamente voltada para o futuro e simultaneamente inspiradora, clara, concisa, coerente com a missão, de modo a que todos a compreendam e a sintam. A visão deve, ainda, ser suficientemente atrativa e constituir um desafio, ao mesmo tempo, atingível, por forma a motivar todos os colaboradores.

    Descrevo que a Visão é a explicitação do que se realiza para alcançar um determinado objetivo organizacional no futuro, sendo o desejo e a intenção do direcionamento da instituição.

    A visão, literalmente, significa uma imagem. Visão de negócio ou visão organizacional ou, ainda, visão de futuro é o sonho acalentado pela organização. É a imagem com a qual ela se vê no futuro. É a explicação do por que, diariamente, todos se levantam e dedicam a maior parte dos seus dias ao sucesso da organização onde trabalham, onde investem ou fazem negócios (CHIAVENATO e SAPIRO 2009, p. 87).

    BATEMAN (2006, P. 125) relata que “a visão estratégica vai além da declaração da missão para promover uma perspectiva em rela-ção ao direcionamento da empresa e em que a organização pode transformar-se.”

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • Acertei, mas também achei estranho a redação. Pensei da seguinte forma: se a empresa vai "mante-se" então ela pretende ter essa condição no futuro. Nesse caso visão.


ID
1322305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do planejamento estratégico e dos conceitos de análise SWOT, julgue o item seguinte.


As escolas de pensamento, em termos de gestão, são agrupadas em três grandes categorias: perspectivas estrutural, humanística e integrativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CORRETA.

    (...) Nota-se uma evolução, ao longo do tempo, da forma como percebemos as organizações. Em decorrência, evoluem também os modelos de gestão. Assim, contrapondo-se à visão chamada mecanicista, com ênfase na forma em detrimento da função, surgiu outra: orgânica, viva, muito mais complexa, porque paradoxal, ambígua e contraditória. As escolas de pensamento em termos de gestão podem ser agrupadas em três grandes categorias: perspectiva estrutural, perspectiva humanística e perspectiva integrativa.

    http://www.uniara.com.br/arquivos/file/cursos/mestrado/desenvolvimento_regional_meio_ambiente/dissertacoes/2006/juliano-leite-malara.pdf

  • é o tipo de questão que no dia da prova você passa pra frente e nem arrisca de chutar.

     

  • "Reiterando a ideia sobre as duas dimensões presentes na gestão, citadas por Ferreira et al. (2010), ou seja: a ‘forma’ e a ‘função’, os autores estabelecem que existam categorias de modelos de gestão sob três perspectivas: a estrutural, a humanística e a integrativa. A primeira é uma visão tradicional de gestão que sustenta a ideia de que, para gerir é necessário modelar os recursos financeiros, materiais e pessoais, o que dá uma visão instrumentalista da gestão, que prioriza a ‘forma’ ao invés da ‘função’, sobressaindo-se as normas e procedimentos, ao invés dos objetivos. O mesmo quase acontece na perspectiva humanística, se não fosse uma alusão à atividade funcional. Os autores afirmam que somente na perspectiva integrativa existe a preocupação dominante com a dimensão da função."

    FONTE: http://www.convibra.com.br/upload/paper/2012/39/2012_39_4866.pdf

  • GABARITO CERTO -  perspectivas estrutural, humanística e integrativa

     

    FCC - troca o nome ameaças por desafios.

     

    Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)

     Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis) 

     Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)

     Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)

     Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)

     Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!


ID
1322308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do planejamento estratégico e dos conceitos de análise SWOT, julgue o item seguinte.


Os princípios de administração científica de intensificação, de economicidade e da produtividade são os princípios destacados por Taylor.

Alternativas
Comentários
  • Princípios destacados por Henry Ford.

  • Errado.

    Princípios adotados por Henry Ford

    Princípio de intensificação: diminuir o tempo de duração com utilização imediata dos equipamentos e matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.

    Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume de estoque da matéria prima em transformação, para que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria-prima adquirida.

    Princípio de produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período ( produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem.

    TGA - Idalberto  Chiavenato 

  • Errado. Os princípios destacados por Taylor são: Planejamento, preparo, controle e execução.

  • ...Sua fórmula baseou-se especialmente naquilo que Taylor, o pai da administração científica, preconizava: dividir as funções, numa fábrica, em dois níveis, o do planejamento e o da execução. Ford cercou-se dos melhores profissionais para planejar sua indústria e administrá-la e, nas fábricas, promoveu a segmentação máxima do trabalho. (...)

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/henry-ford/10906/
  • Questão errada. 

    Os quatro proncípios destacados por taylor são: planejamento, preparação, controle e execução.

    Bons estudos!

  • apenas contribuindo:

    os princípios de Taylor são:                          
    *Principio do preparo;                                                           *Principio do controle;                                                           
    *Principio da exceção;     * Principio da separação entre o planejamento e a execução

     Principio do  Ford são:

     *Principio da produtividade* 

     *Principio de intensificação

     * Principio de economicidade


    bons estudos!!
  • Essa questão na minha opinião contem erros. Pois Taylor buscava a eficiência através da economicidade, intensificação e produtividade.

  • Princípios de Taylor 

    • Princípio da separação entre o planejamento e a execução; 

    • Princípio do preparo; 

    • Princípio do controle; 

    • Princípio da exceção. 

    Henry Ford 

    Divulgador da Administração Científica, precursor da produção em massa e da linha de montagem 

    móvel, cadeia contínua. 

    • Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem em determinado 

    período, através da especialização e linha de montagem. 

    • Princípio de intensificação: diminuir o tempo e o ciclo de duração do capital circulante, com a 

    utilização imediata dos equipamentos e rápida colocação no mercado; 

    • Princípio de economicidade: reduzir o volume de estoque de matéria-prima, para que o carro 

    fosse pago antes do pagamento de salários; 

    http://www.espacojuridico.com/sistema/tmp/material-apoio/b13dbbe8a6b2c69bc1424f212097e3b9.pdf


  • CORRETO SERIA SE: 

    Os princípios de administração cientifica de intensificação, de economicidade e da produtividade são os princípios destacados por FORD.
  • PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

    Em 1911, TAYLOR apresenta, em seu segundo livro “Principles of Scientific Management”, os princípios fundamentais da Administração Científica. São eles:


    PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.


    PRINCÍPIO DO PREPARO DOS TRABALHADORES – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.


    PRINCÍPIO DO CONTROLE – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.


    PRINCÍPIO DA EXECUÇÃO – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.


    http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-administracao-cientifica-de-taylor/

  • São princípios do Fordismo 

    Questão ERRADA

  • Princípios da Administração Científica


    A preocupação de racionalizar, padronizar e prescrever normas de conduta ao administrador levou os engenheiros da Administração Científica a pensar que tais princípios pudessem ser aplicados a todas as situações possíveis. Cada autor estabeleceu seus próprios princípios de administração. Um princípio é uma é uma afirmação válida para uma determinada situação; é uma previsão antecipada do que deverá ser feito quando ocorrer aquela situação. Dentre a profusão de princípios defendidos pelos autores da Administração Científica, os mais importantes são:



    Princípios da Administração Científica de Taylor

    Para Taylor, a gerência deve seguir quatro princípios, a saber:

    1-  Princípio do planejamento: Substituir o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, por métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento do método de trabalho.


    2-  Princípio do preparo: Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los de acordo com o método planejado. Preparar também máquinas e equipamentos através do arranjo físico racional das ferramentas e materiais.


    3-  Princípio do controle: Controlar o trabalho para se certificar de que este está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto.


    4-  Princípio da execução: Distribuir distintamente atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja feita pelos operários.



    Os princípios básicos de Ford

    Os princípios básicos de Ford


    1)  Princípio de intensificação - Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado. É o que chamamos hoje de redução do ciclo de tempo.


    2)   Princípio de economicidade - Reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria-prima em transformação. Ford conseguiu fazer com que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida e dos salários. A velocidade de produção deve ser rápida: “o minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na terça-feira, à tarde." O atual sistema just in time utilizado na produção ou manufatura tem muito a ver com esse princípio.


    3)  Princípio de produtividade – Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e a empresa tem maior produção.



    De acordo com o que acabamos de analisar, os princípios são atribuídos a Ford.



    Resposta: ERRADO

  • Dica vista aqui no QC:
    ...dúvida por quê? Ford é IPE...

     

    Intensificação

    Produtividade

    Economicidade

  • Desde que vi esse comentário aqui pelo qc gravei.

    Ford foi la e PEI :D

    Produtividade

    Economicidade

     Intensificação

     

     

  • Gabarito: Errado

     

     

    Princípios destacado por Taylor:

     

    • Princípio de planejamento – o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

     

    • Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

     

    • Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

     

    • Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

  • Não me lembrei do PEI aqui, mas tava na cara que isso não era Taylor rsrs...

  • Princípios de Henry Ford:

    1) Princípio da intensificação.

    2) Princípio da economicidade.

    3) Princípio da produtividade.

  • Principios de Henry Ford?..foi ele que usou os principios de Taylor e não o inverso, Henry Ford não foi um pensador, apenas um empresário que usou das teorias de Taylor em sua empresa, pra mim questão certa...mas como é a Cespe que manda, tenho que me adaptar a esse pensamento.

  • Questão tranquila. Porém, não tem nada a ver com planejamento estratégico ou análise SWOT. Elabora essa porcaria direito CESPE.

     

  • Principios de Henry Ford...P.E.I

  • Corrigindo...

     

    "Os princípios de administração científica de intensificação, de economicidade e da produtividade são os princípios destacados por FORD." CORRETO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Gabarito: errado.

    CESPE já cobrou o tema de outra forma. Vejamos.


    Ano: 2014     Banca: CESPE     Órgão: ICMBIO     Prova: Técnico Administrativo
    O fundador da Ford Motor Co., Henry Ford, introduziu o sistema de produção em massa por meio da padronização de máquinas e equipamentos, da mão de obra e das matérias primas e, consequentemente, dos produtos. A fim de atingir esses objetivos, Ford adotou os seguintes três princípios básicos: princípio do controle, princípio de economicidade e o princípio de produtividade.
    Gabarito: errado. Princípio do controle é coisa de Taylor.

  • Rafael Figueiredo, a culpa da categorização não é da CESPE, é a QC msm...

  • ...embora seja taylor o pai da Adm. Científica, foi Ford quem operacionalizou sua teoria, logo

    estabeleceu os principios da:

    Produtividade, Intensificação e Economicidade.

    a banca ja mistura isso diz qe foi Taylor  qe estabeleceu estes princípios.

  • Princípios destacados por Henry Ford:

    1. INTENSIFICAÇÃO.

    2. ECONOMICIDADE.

    3. PRODUTIVIDADE.

    =================================

    Princípios destacados por Taylor:

    1. Planejamento.

    2. Preparo.

    3. Controle.

    4. Execução.

    =================================

    fonte: Idalberto Chiavenato - Teoria Geral da Administração - 7-Ed

  • Princípios destacados por Ford    PEI

     

    Produtividade

    Economicidade

    Intensificação

  • FORDIPE: I - intensificação; P - produtividade ; E - economicidade

     

    PPEC DE TAYLOR: P - Planejamento; P - preparo; E - execução ; C - controle

  • Taylor                             Fayol                                                    Princípios destacados por Henry Ford:

                                                                                                          1. INTENSIFICAÇÃO.

                                                                                                           2. ECONOMICIDADE

                                                                                                             3. PRODUTIVIDADE

    Planejamento                 Prever

    Preparo                          organizar

    Controle                         Comandar

    Execução                       Coodernar 

                                           Controlar

  • Pessoal como vcs vão limpar seu carro da FORD? Com sabão IPE. KKKKKKKKK PRA MIM FUNCIONOU.

    Intensificação

    Produtividade

    Economicidade

  • VC LIMPA SEU CARRO DA FORD COM IPE


  • FORD É PEiiiiiiiiiiiii!

    Produtividade

    Econommicidade

    Intensificação 

  • O principal princípio de Taylor é a especialização. Esses princípios são de Henry Ford.

  • Esses princípios foram preconizados por Henry Ford

  • FORD!!

  • São princípios destacado por Henry Ford

    PRODUTIVIDADE

    INTENSIFICAÇÃO

    ECONOMICIDADE

  • Gabarito - Errado.

    Os princípios de administração científica de intensificação, de economicidade e da produtividade são os princípios destacados por Henry Ford.

  • GABARITO ERRADO  (CORRETO SERIA Henry Ford)

    FCC - troca o nome ameaças por desafios.

     

    Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)

     Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis) 

     Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)

     Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)

     Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)

     Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!

  • O MAIS NOVO CARRO, "FORD EPI"

  • Os princípios de administração científica de intensificação, de economicidade e da produtividade são os princípios destacados por Henry Ford.


ID
1322311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do planejamento estratégico e dos conceitos de análise SWOT, julgue o item seguinte.


Considerando que uma empresa farmacêutica, cujas pesquisas para novos medicamentos na média demandem cinco anos para serem concluídas, esteja com uma rotatividade de pesquisadores na ordem de 75% ao ano, então, pelos conceitos de análise SWOT, tem-se uma ameaça para a empresa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Se o índice de rotatividade é tão alto, trata-se de um problema interno: fraqueza. (Fatores internos)

    "Ameaça" diz respeito a fatores externos.

  • Rotatividade Alta = Fraqueza da Organização = Ponto fraco Interno

  • Ameaças são fatores sobre os quais a organização não tem controle. Por exemplo: fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, legais, sociais etc. Já no que se refere à rotatividade, é uma Fraqueza, pois é interno à organização e é controlável (seleção por competência, motivação etc).

  • HÁ CONTROVÉRSIAS!

    Acho a questão CORRETA. A alta rotatividade de pesquisadores é, de fato, uma aparente fraqueza (ordem interna) segundo a análise SWOT. No entanto, as causas da rotatividade TAMBÉM são uma ameaça (ordem externa) segundo a mesma análise. Basta imaginar, por exemplo, que a disputa pelos pesquisadores no mercado de trabalho tem causado uma "fuga de cérebros (brain drain)", fator obviamente externo. CONCLUSÃO: a alta rotatividade de profissionais pode ser fraqueza e ameaça. 

  • Questão ERRADA

    Análise SWOT (FOFA)

    Forças                                                                                                     Fraquezas

    ambiente interno                                                                                      ambiente interno

    as variáveis podem ser controladas                                                             as variáveis podem ser controladas

     

    Oportunidades                                                                                         Ameaças

    ambiente externo                                                                                     ambiente externo

    as variáveis não são controláveis                                                                as variáveis não são controláveis

     

    * Os pontos fortes referem-se aos aspetos e competências organizacionais que tornam a instituição um diferencial. É uma vantagem adquirida pela organização que poderá ser utilizada como fator construtivo ou destrutivo. Os pontos fortes são intrínsecos ou iternos a organização e por isso são fatores controláveis. Ex.: profissionais capacitados; produtos inovadores.

    *Os pontos fracos referem-se as desvantagens da organização em relação aquilo que ela necessita; é uma fragilidade. Diz respeito a um fator de construção ou destruição, pois depende de como será administrado. É fator interno e por isso controlável.Ex.: marca desconhecida; produtos desatualizados.

    *Oportunidades será representadas por opções vantajosas que existema disposição da organização. São fatores extrínsecos ou externos e por isso não são controláveis. Ex.: crescimento econômico do país; quebra de uma empresa rival.

    *Ameaças representam fatores de mercado que podem gerar um problema grave para a organização. São fatores extrínsecos ou externos e por isso não são controláveis. Ex.: nova legislção; novo concorrente no mercado; aumento de impostos.

  • fortalezas e fraquezas: variáveis internas e controláveis.  (dentro da empresa) 

    oportunidades e ameaças: variáveis externas e incontroláveis.  (fora da empresa) 

  •    - ALTA ROTATIVIDADE: Porque o funcionário pede para sair, a empresa é ruim para trabalhar.

       - ALTA ROTATIVIDADE: Porque a empresa é que está demitindo, não há uma boa seleção de profissionais.

     

    LOGO, O MOTIVO DA ROTATIVIDADE NÃO É DE ALGO QUE VEM DE FORA DA EMPRESA, E SIM DE DENTRO DELA, OU SEJA, A AMEAÇA É UMA VARIÁVEL EXTERNA, E NÃO INTERNA.

     

    O CORRETO SERIA DIZER QUE A ALTA ROTATIVIDADE É UMA FRAQUEZA DA EMPRESA.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

     

    Indo mais a fundo...

     

    ROTATIVIDADE ALTA DE PESSOAS: Péssimo para a empresa: FRAQUEZA.

    ROTATIVIDADE ALTA DE INSUMOS: Ótimo para a empresa: FORTALEZA.

  • Como se trata de um fator interno (é uma fraqueza).

  • Cabe recurso. Se a rotatividade se der por fator externo? Tipo, uma outra empresa dominando o mercado e oferecendo salários melhores?

  • Thiago, ainda assim acredito ser uma FRAQUEZA, pois a empresa em questão poderia fazer um proposta melhor, ou seja, está ao "controle" dela.

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    * FATORES INTERNOS ->Forças (Positivos) Fraquezas (Negativos)

    *FATORES EXTERNOS-> Oportunidades (Positivos) Ameaças (Negativos) 

     

    * ATENÇÃO! O Cespe gosta de misturar os conceitos.

     

    Esta situação citada na questão acima, de uma rotatividade acima do normal (que é um fator negativo interno), indica uma FRAQUEZA da organização, pois não está conseguindo manter seus funcionários e necessita estar sempre repondo seus profissionais e gastando recursos com recrutamento e seleção e treinamento.


    Uma ameaça poderia ser um fator externo (como a entrada de um novo competidor), que possa trazer um prejuízo à organização. Assim, o gabarito é questão errada.

     

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos

  • Fator interno representanto o ponto fraco.
  • Fraqueza.

  • A alta rotatividade de pesquisadores demonstra um ponto que pode ser resolvido internamente através de um ajuste na gestão de pessoas..Trata-se de uma fraqueza/ponto fraco (weakness) na matriz Swot.

    "...pesquisas para novos medicamentos na média demandem cinco anos" é outra questão que pode ser resolvida internamente com novas tecnologias. Como se trata de um problema interno pode ser descrito cmo fraqueza/ponto fraco.

    Nenhuma delas advem de situações externas como oportunidades ou ameaças, logo o gabarito é ERRADO

  • GABARITO ERRADO  (CORRETO SERIAROTATIVIDADE É UMA FRAQUEZA DA EMPRESA  )

    FCC - troca o nome ameaças por desafios.

     

    Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)

     Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis) 

     Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)

     Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)

     Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)

     Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!

  • Fatores internos

    1. Forças (positivo)
    2. Fraquezas (negativo)

    Fatores externos

    1. Oportunidades (positivo)
    2. Ameaças (negativo)

    Ajuda na hora de responder questões:

    • É fator controlável ? (se sim, fator interno)
    • É fator positivo ou negativo ? (se negativo = fraqueza ou ameaça) (se positivo = oportunidade ou força)

    Assertiva: "Considerando que uma empresa farmacêutica, cujas pesquisas para novos medicamentos na média demandem cinco anos para serem concluídas, esteja com uma rotatividade de pesquisadores na ordem de 75% ao ano, então, pelos conceitos de análise SWOT, tem-se uma ameaça(?) para a empresa."

    Rotatividade de pesquisadores: é fator controlável? Sim. Portanto, fator interno. É fator positivo ou negativo? Negativo. Portanto, fraqueza.

    Gabarito: ERRADO


ID
1322314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do planejamento estratégico e dos conceitos de análise SWOT, julgue o item seguinte.


Para uma empresa do ramo de salgados, a aquisição de nova máquina de salgados, que permita aumentar a produção e diminuir os desperdícios do produto fabricado em relação àquela que estava sendo utilizada, caracterizar-se-á como ponto forte da organização.

Alternativas
Comentários
  • Preliminar E; deferido com anulação.

    Justificativa da banca: A utilização do termo "estava" ao invés de “esta” conferiu ambiguidade ao item, razão suficiente para sua anulação. Desse modo, opta-se pela anulação do item. 

    https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/concurso/justificativa/315/inca-2010-justificativa.pdf



ID
1322317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do planejamento estratégico e dos conceitos de análise SWOT, julgue o item seguinte.


Oposição radical à escola clássica, visão simplista dos conflitos e enfoque manipulativo são as principais críticas à abordagem humanística das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Apreciação Crítica da Teoria das Relações Humanas

    Ao final da década de 50, a Teoria das Relações Humanas entrou em declínio após ter dominado a teoria administrativa por mais de uma década. Dentre as principais críticas à Teoria das Relações Humanas, são alinhadas as seguintes: 

    1. Oposição cerrada à teoria clássica 

    2. Inadequada visualização dos problemas de relações industriais 

    3. Concepção ingênua e romântica do operário 

    4. Limitação do campo experimental 

    5. Parcialidade das conclusões 

    6. Ênfase nos grupos informais 

    7. Enfoque manipulativo das relações humanas.

    FONTE: INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADM. - CHIAVENATO.

  • Portanto, gabarito: Afirmativa CERTA.

     

  • Gabarito: CERTO

     

    A teoria humanista veio se contrapor à escola clássica, que não tinha um enfoque mais abrangente nas relações humanas no trabalho. Com uma visão da motivação humana muito simplista e focada principalmente para o incentivo financeiro (noção do “homo economicus”).

  • Para mim a redação da questão está péssima. Dá a entender que a abordagem humanística das organizações tem uma visão simplista dos conflitos e enfoque manipulativo.


ID
1322320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do planejamento estratégico e dos conceitos de análise SWOT, julgue o item seguinte.


De acordo com a função gerencial estratégica: deve haver organização da ação gerencial; todas as organizações são constituídas a partir de um propósito, deve haver integração e alinhamento em toda a estrutura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • TODAS AS ORGANIZAÇÕES SÃO CONSTITUÍDAS A PARTIR DE UM PROPÓSITO, OU SEJA, APARTIR DE UMA MISSÃO. E TODA A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (SETORES, DEPARTEMENTOS, TAREFAS, ATIVIDADES, OPERAÇÕES) DEVE ESTAR ALINHADA COM A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL. OU SEJA: , A CONSISTÊNCIA INTERNA DA ESTRATÉGIA REFERE-SE AO GRAU DE ALINHAMENTO DOS PLANOS ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL ENTRE SI. 

     

    É EXATAMENTE O QUE FAZ A FERRAMENTA BALANCED SCORECARD - BSC, INDICADORES BALANCEADOS DE DESEMPENHO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • GABARITO CERTO integração e alinhamento em toda a estrutura organizacional)

     

    FCC - troca o nome ameaças por desafios.

     

    Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)

     Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis) 

     Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)

     Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)

     Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)

     Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!


ID
1322323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne à gestão da qualidade, julgue o próximo item.


Ataques competitivos da concorrência ou estabelecimento de crises são exemplos de justificativas de quando se deve realizar o benchmark.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA!

     

    O Benchmarking é um processo importante para que a empresa possa identificar alguma atividade ou processo que outra organização
    esteja executando de uma maneira mais eficiente e adaptar esta eventual melhor prática para sua própria empresa.

     

    Portanto, o Benchmarking é uma procura por empresas ou organizações (sejam competidores ou não) que tenham práticas superiores, em busca de um desempenho melhor da empresa. Ou seja, é uma análise dos processos alheios e depois uma adaptação destes processos na própria empresa.

     

    Prof. Rodrigo Rennó

  • LEMA DO BENCHMARKING: ''NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA!''

     

    TRATA-SE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS EMPRESAS MAIS BEM POSICIONADAS NO MERCADO (CONCORRENTES OU NÃO) PARA FAZER CÓPIA E IMPLANTAR MELHORIAS. OU SEJA, COPIA E FAZ MELHOR. 

     

    ALGUMAS QUESTÕES PARA AJUDAR

     

    CESPE:

    ''Benchmarking é uma técnica por meio da qual o desempenho da organização é comparado ao de outra organização, de mesmo ou de outro ramo de atividades, com o objetivo de estudar as melhores práticas utilizadas na administração.'' (CERTO)

     

    Na técnica de benchmarking, utilizada como forma de identificar e ganhar vantagem competitiva, a organização compara o seu desempenho com o de outras, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros ramos, que façam algo de maneira particularmente bem feita. (CERTO)

     

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • QUANDO REALIZAR O BENCHMARKING?

    Na implantação de programas de qualidade.

    Na aceleração de processos de redução de custos e orçamentos.

    Nas tentativas de melhorar as operações da empresa.

    Na inclusão ou mudanças nas gerências.

    Na inclusão de novas operações ou novos empreendimentos.

    Na revisão das estratégias existentes.

    Nos ataques competitivos da concorrência ou no estabelecimento de crises.

    Fonte: ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Administração da qualidade e da produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.


ID
1322326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne à gestão da qualidade, julgue o próximo item.


O diagrama de causa e efeito, também chamado de diagrama de Ishikawa, busca, a partir de uma análise gráfica, mostrar as relações entre dois conjuntos de dados associados que ocorrem aos pares.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O enunciado define o Diagrama de Dispersão.

  • O método do Diagrama de Causa e Efeito identifica a causa fundamental de um efeito que ocorre em um determinado processo e resulta na análise qualitativa. Difere do Diagrama de Dispersão, pois este representa a relação entre duas ou mais variáveis e resulta na análise quantitativa. Quando uma  variável tem o seu valor diminuído com o aumento da outra, diz-se que são negativamente correlacionadas. Por exemplo, a venda de carros é negativamente correlacionada com o aumento de desemprego. Quanto maior o índice de desemprego, menor a venda de carros. Já quando uma variável tem o seu valor aumentado com o aumento de outra, diz que são positivamente correlacionadas. Por exemplo, a venda de casas é positivamente relacionada ao aumento de empregos. Quando maior o índice de emprego, maior a venda de casas.

  • Criado por Kaoru Ishikawa, o diagrama que tem a forma de uma espinha de peixe é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas de um problema prioritário e analisar as dispersões em seu processo e os efeitos decorrentes dissoConsiderada uma das sete ferramentas da qualidade, o diagrama de ishikawa também é conhecido por diagrama 6M, espinha de peixe, ou ainda diagrama de causa e feito. Ele foi desenvolvido para ser usada pelos círculos da qualidade e para estudar os problemas identificados como prioritários pela análise do Diagrama de Pareto.

    A questão erra no trecho final, pois define o Diagrama de Dispersão.

    Gabarito : Errado

  • Não

  • Fiz uma confusão nesta questão porque apesar de saber do que se trata do Diagrama de Ishikawa, a meu ver o examinador quis saber da relação CAUSA / EFEITO, então deduzir que a relação entre dois conjuntos de dados se referia a relação que a causa existia com seu efeito, viajei e errei a questão :(

  • Errado.

    Acredito que a questão esteja falando sobre o Diagrama de Dispersão.

    Conceito: Representação gráfica de duas ou mais variáveis quantitativas sendo utilizado para correlacionar dados.

    Bons estudos.

  • ERRADA!

     

    Diagrama de Causa e Efeito:

    -Ishikawa é o criador;

    -levantar possíveis causas para os problemas;

    -auxilia a entender essa relação entre as causas e os efeitos;

    -muito importante para que os envolvidos visualizem todos os fatores que podem estar provocando os defeitos;

    -possibilita a estruturação e a hierarquização destas possíveis causas;
     

  • é tambem errei O enunciado define o Diagrama de Dispersão. mas causou confusao na minha interpretação o examinador quis saber da relação CAUSA / EFEITO, então deduzir que a relação entre dois conjuntos de dados se referia a relação que a causa existia com seu efeito,

  • Errei pelo mesmo motivo, Keila e Daniel.

  • O diagrama de causa e efeito, também chamado de diagrama de Ishikawa, busca, a partir de uma análise gráfica, mostrar as relações entre dois conjuntos de dados associados que ocorrem aos pares. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a análise gráfica que mostra a relação entre dois conjuntos de dados refere-se ao diagrama de dispersão.

     

    Recado divino: enquanto houver esperança, vontade e disposição siga em frente! Deus não lhe abandonou!

  • Esse diagrama expressa, de modo simples e fácil, a série de causas e efeitos de um processo ou um problema.

    gab. E


ID
1322329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne à gestão da qualidade, julgue o próximo item.


Fatores como problemas com a matéria-prima e erros de concepção de projeto são considerados na definição de qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Fatores como problemas com a matéria-prima e erros de concepção de projeto são considerados na definição de NÃO- qualidade.

  • Que questão horrível, praticamente cada um interpreta do jeito que quiser 

  • Fatores como problemas com a matéria-prima e erros de concepção de projeto são considerados PARA A MELHORIA da qualidade.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Para chegarmos à vaga que queremos, precisamos passar pelo vago do CESPE. Que questão, meu Deus!!!

  • É muito treino pra ficar que Nem Chico Xavier ! O Cespe não quer o melhor, o Cespe quer Vidência !
  • Não-qualidade.

  • Quando se fala em qualidade nos referimos ao processo e ao produto/serviço.

    A questão trata de insumos, ou seja, um momento anterior ao processo.

    Portanto questão errada.

  • Resposta: Errado

    #(JURAN, 1992:9) "Qualidade é ausência de deficiências", ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade.

    # (FEIGENBAUM, 1994:8) "Qualidade é a correção dos problemas ede suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário."

    # (CROSBY, 1986:31) "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações." As necessidades devem ser especificadas, e a qualidade é possível quando essas especificações são obedecidas sem ocorrência de defeito.

    # (DEMING, 1993:56) "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente". Deming associa qualidade à impressão do cliente, portanto não é estática. A dificuldade em definir qualidade está na renovação das necessidades futuras do usuário em características mensuráveis, de forma que o produto possa ser projetado e modificado para dar satisfação por um preço que o usuário possa pagar.

    # (ISHIKAWA, 1993;43) "Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor."

    Percebe-se que matérias primas e concepções do projeto não aparece em nenhumas das definições explicitadas anteriormente.

    FONTE: GESTÃO DA QUALIDADE / PROF. GIOVANNA CARRANZA


ID
1322332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne à gestão da qualidade, julgue o próximo item.


O controle por processos, o cliente como processo e a orientação por prioridades são alguns dos princípios da qualidade total.

Alternativas
Comentários
  • Alguns dos itens que formam o conceito de Gestão da Qualidade Total:

    Orientação pelo Cliente

     Qualidade em Primeiro Lugar

     Ação Orientada por Prioridades

     Ação Orientada por Fatos e Dados

     Controle de Processos

     Controle da Dispersão

     Próximo Processo É Seu Cliente

     Controle a Montante

     Ação de Bloqueio

     Respeito pelo Empregado como Ser Humano

     Comprometimento da Alta Direção


  • Cliente como processo???? Nada a ver! Isso é invenção do Cespe.


    O gabarito deste item deve ser ERRADO

  • O CLIENTE FAZ PARTE DO PROCESSO. ATRAVÉS DO FEEDBACK O CLIENTE RETORNA PARA ADQUIRIR MAIS PRODUTOS/SERVIÇOS OU RETORNA PARA APONTAR DEFEITOS OU FAZER ELOGIOS. A ORGANIZAÇÃO GIRA EM TORNO DO CLIENTE. POR ISSO QUE O CLIENTE FAZ PARTE DO PROCESSO.

     

    10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE TOTAL:

        1 - SATISFAÇÃO DO CLIENTE

        2 - DELEGAÇÃO

        3 - GERÊNCIA

        4 - MELHORIA CONTÍNUA

        5 - DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS

        6 - DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES 

        7 - NÃO ACEITAÇÃO DE ERROS

        8 - CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS

        9 - GARANTIA DE QUALIDADE

        10 - GERÊNCIA DE PROCESSOS.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Pode ser viagem minha , mas olha como rearrumando as palavras faz mais sentido

     

    Original: O controle por processos, o cliente como processo e a orientação por prioridades são alguns dos princípios da qualidade total

    .

    Modificado: O controle por processos, o cliente como prioridade e a orientação por processos são alguns dos princípios da qualidade total.

     

    Marquei a questão errada pois achei que assim faria mais sentido para a gestão da qualidade total.  Tirando que "controle por processos" não é muito foco da qualidade total não , que preconiza o controle por RESULTADOS.


ID
1322335
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação aos indicadores, julgue o item subsequente.


Acompanhar o desempenho dos processos e identificar as áreas onde devem ser feitas ações corretivas ou de melhoria são considerados exemplos dos objetivos de um indicador.

Alternativas
Comentários
  • SÃO INSTRUMENTOS DE MELHORIA, DE APERFEIÇOAMENTO, DE REPARO, DE RESTAURAÇÃO, DE EVOLUÇÃO, DE ESTABILIDADE INSTITUCIONAL... GERALMENTE NO EDITAL VEM COMO FERRAMENTAS DE GESTÃO DE QUALIDADE E/OU FERRAMENTAS DE MELHORIA DE PROCESSOS.

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
1322338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Em relação aos indicadores, julgue o item subsequente.


Relevância política, solidez, confidencialidade analítica e mensurabilidade, entre outras, são características desejáveis de um indicador.

Alternativas
Comentários
  • Características Desejáveis dos Indicadores:

    Relevância;

    Gradação de Intensidade;

    Univocidade;

    Padronização;

    Rastreabilidade.

    Tudo isso quanto à cobertura, portabilidade e invariância de escala.

    Fonte: http://www.redalyc.org/pdf/147/14725436009.pdf

    Página 105

  • o erro é na palavra "análitica"

  • Acredito que o errro seja confidencialidade analítica, uma vez que é diferente de confiabilidade (indicador deve ser confiável)

  • Questão para ser respondida baixando um Seo Saraiva: a mensurabilidade é desejável? Como é que eu vou avaliar o índice? Ora, faça-me o favor!!!

  • Propriedades dos Indicadores segundo o livro Administração Geral e Pública (Elisabete de Abreu e Lima Moreira | Juspodivm):

    Propriedades Essenciais:

    Utilidade

    Validade

    Confiabilidade

    Disponibilidade

    Propriedades Complementares:

    Simplicidade

    Clareza

    Sensibilidade

    Desagregabilidade

    Economicidade

    Estabilidade

    Mensurabilidade

    Auditabilidade

    Outras propriedades:

    Publicidade

    Temporalidade

    Factibilidade

  • Relevância política, solidez, confidencialidade analítica e mensurabilidade, entre outras, são características desejáveis de um indicadorResposta: Errado.

     

    Comentário: a relevância política não é característica de um indicador, porém vem sendo analisando como um fato externo (ameaça ou oportunidade) para as operações de uma organização.

  • Penso que confidencialidade analítica também não é desejável, pois ,se ele tem que ter Auditabilidade, confidencialidade certamente dificultaria o controle desse indicador

  • Quem quiser mais detalhes...

    Para que os indicadores a serem construídos possam ser operacionalizados, é importante que se

    considere os critérios centrais dos indicadores:

    1. Seletividade/importância: os indicadores devem fornecer informações sobre as principais variáveis estratégicas e prioridades definidas para as ações, produtos ou impactos esperados, por isso devem ser escolhidos apenas indicadores importantes para o sucesso organizacional;

    2. Simplicidade, clareza, inteligibilidade e comunicabilidade: os indicadores devem ser simples, claros, e fáceis de serem compreendidos e comunicados. Eles devem ter a capacidade de carregar mensagem e significado. Os nomes e expressões utilizados devem ser facilmente compreendidos e conhecidos por todos os públicos interessados;

    3. Representatividade (cobertura), confiabilidade e sensibilidade: Os indicadores devem ter a capacidade de demonstrar a mais importante e critica etapa dos processos, projetos, e outros que se propõem a medir. Os dados devem ser precisos, de forma a responder aos objetivos do indicador. Devem ser coletados na fonte correta e devem refletir em momento oportuno os efeitos das intervenções realizadas;

    4. Investigabilidade (auditabilidade, ou acessibilidade): os dados que servem de base para os indicadores devem ser fáceis de identificar e analisar, assim como o próprio cálculo do indicador, seja para registro ou para reter informações e permitir juízos de valor;

    5. Comparabilidade: os indicadores devem ser facilmente comparáveis com as referências internas ou externas, bem como séries históricas de acontecimentos;

    6. Estabilidade: os procedimentos para coleta, análise, etc., dos indicadores devem ser gerados de forma sistemática e constante, sem muitas alterações e complexidades, uma vez que é importante manter o padrão para permitir a construção de uma série-histórica para análises;

    7. Custo-efetividade (ou economicidade): os indicadores devem ser projetados para serem factíveis e economicamente viáveis. Os benefícios de ter um indicador devem ser maiores que os custos envolvidos, assim, como já vimos, nem todas as informações devem ser mensuradas;

    8. Relevância: deve-se verificar se a escolha de um determinado indicador atende às expectativas de seus públicos de interesse, de modo a assegurar sua relevância;

    9. Disponibilidade: os dados necessários para compor o indicador devem ser de fácil obtenção;

    10. Desagregabilidade: capacidade de representação regionalizada de grupos sócio demográficos, considerando a dimensão territorial;

    11. Praticidade: o indicador deve ter aplicação prática para subsidiar a tomada de decisão.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Gab E

    Apenas p ajudar a lembrar das Propriedades dos Indicadores Essenciais: é vc colocar 1 Dis.Co de U.Va para ouvir, ja pensasse?

    1. Disponibilidade
    2. Confiabilidade
    3. Utilidade
    4. Validade


ID
1322341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do processo administrativo e decisório, julgue o item que se segue.


Um secretário executivo do Ministério da Saúde, cujas atividades relativas ao planejamento envolvam decisões a serem tomadas acerca de objetivos e estratégias caracteristicamente de longo prazo, não poderá formular ou implementar pessoalmente todo o plano.

Alternativas
Comentários
  • Correto. O ideal é que todos participem dos processo de planejamento.


    De acordo com Matos e Chiavenato, o planejamento estratégico consiste em cinco características principais:

    1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável – ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico – sendo constantemente reavaliado e monitorado.

    2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro – o planejamento é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização nesse futuro.

    3. O planejamento estratégico é compreensivo – dessa forma, envolve a organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos nesse processo para que a organização tenha sucesso.

    4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso – naturalmente existem pensamentos diferentes e conflitantes dentro de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que ele seja bem executado.

    5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional – com a prática do planejamento, a organização passa tanto a se conhecer melhor como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.


  • CERTO


    questão que envolve o bom senso...


    O secretário executivo do MS vai elaborar um planejamento que envolve objetivos e estratégias de longo prazo, portanto, é um planejamento estratégico.

    Esse tipo de planejamento caracteriza-se por envolver toda a organização e de se desdobrar em planejamentos táticos e operacionais. Assim, uma única pessoa não será capaz de implementar por si só o planejamento.

  • Formular ele pode sim , ele só não consegue implementar (esse é o erro da questão)

  • UM NÍVEL É DESDOBRAMENTO DO OUTRO. LOGO, PARA A IMPLEMENTAÇÃO, ENVOLVENDO TODA A ORGANIZAÇÃO, O SECRETÁRIA DEPENDERÁ DO NÍVEL TÁTICO E DO OPERACIONAL.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Típica questão que vai te aprovar se você souber responder.

    Conforme comentário da colega Vanessa IPD, o planejamento estratégico é um processo de construção de consenso e é compreensivo, conforme Chiavenato (apud Renno):

    "3. O planejamento estratégico é compreensivo – dessa forma, envolve a

    organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos

    nesse processo para que a organização tenha sucesso

    4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso

    naturalmente existem pensamentos diferentes e conflitantes dentro de uma

    organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para

    todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de

    sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas

    para que ele seja bem executado.".


ID
1322344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do processo administrativo e decisório, julgue o item que se segue.


Considerando que o setor de recursos humanos do Ministério da Saúde encaminhe um secretário executivo do seu quadro de funcionários um relatório contendo a listagem com as competências essenciais do órgão e o nível de habilidades e experiências dos seus integrantes em face de tais competências, é correto afirmar que, sendo o conceito de competência essencial relacionado a algo em que uma organização se destaca, seja frente a outras organizações do setor público e(ou) do setor privado, o referido órgão estará fazendo uma análise ambiental externa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.

    A análise do ambiente interno tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.


    Fonte: http://www.strategia.com.br/Alunos/2000-2/Analise_Ambiente/Ambiente%20Interno.html


ID
1322347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do processo administrativo e decisório, julgue o item que se segue.


Em uma organização que conte com uma servidora que seja analista em C&T júnior na área de planejamento estratégico e um servidor que seja tecnologista júnior na área de serviço social, essas diferenciações de cargos e de atividades exercidas configuram a existência da especialização por parte da organização.

Alternativas
Comentários
  • CERTA,

    Especialização

    Consequência da divisão do trabalho: cada unidade ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.

    A especialização pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal.

    A horizontal representa a tendência de criar departamentos especializados no mesmo nível hierárquico, cada qual com suas funções e tarefas. Ex.: gerência de Marketing, gerência de Produção, gerência de Recursos Humanos, etc.

    A vertical caracteriza-se pelos níveis hierárquicos (chefia), pois, na medida em que ocorre a especialização horizontal do trabalho, é necessário coordenar essas diferentes atividades e funções. Ex.: Presidência, Diretoria-Geral, Gerências, Coordenadorias, Seções, etc

    http://concursos.acasadoconcurseiro.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Apostila_TRE_SC_Administracao_Rafael_Ravazolo.pdf

  • Oxi, o que esse assunto tem a ver com "Processo Decisório"?!


ID
1322350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do processo administrativo e decisório, julgue o item que se segue.


Se um gestor público identificar a necessidade de aquisição de peça para conserto do único elevador de acesso ao seu órgão de trabalho e decidir, em face da urgência e da dispensa de licitação, adquirir imediatamente no comércio local, essa decisão será considerada mediata, inovadora e autoritária.

Alternativas
Comentários
  • errado seria descisão IMEDIATA!

  • Erro está em "... essa decisão será considerada mediata, inovadora e autoritária. "

     

    Imediata, conforme Fabiana Pereira

    Inovador é questionável


ID
1322353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Julgue o item que se segue, a respeito da gestão logística.


Se o gestor de material de determinado órgão identificar a entrada de uma carga unitizada composta por resma de papel de formato A4, é correto afirmar que esse órgão recebeu apenas uma unidade de resma de papel A4.

Alternativas
Comentários
  • Carga unitária é uma forma de dispor vários produtos, e não

    um produto em específico, de modo que todos eles constituam uma única unidade

    transportável sem, entretanto, descaracterizar a autonomia de cada produto. 

    Isto é feito para facilitar o transporte e a armazenagem do produto. 


    Professor: Felipe Petrachini - Estratégia Concursos


  • Errado, pois consiste em um só volume (cargas de diversas naturezas), não um só produto.

    A unitização consiste na operação de união de mercadorias de peso, tamanho e formato distintos em cargas de volumes unitários, possibilitando uma racionalização do espaço útil e maior agilidade e segurança em processos de desembarque e embarque. As cargas unitárias devem possuir o maior tamanho possível, desde que este tamanho seja compatível com os equipamentos de movimentação.


  • ERRADO.

    A unitização é a técnica de estocagem cujo objetivo é juntar vários itens a fim de formar uma carga única.


ID
1322356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Julgue o item que se segue, a respeito da gestão logística.


A integração da cadeia logística de uma organização está pautada pelos processos-chave de funcionamento de uma organização que envolve produtos e serviços, informações e recursos. A integração de tais processos-chave, desde as fontes até o consumidor final, se consolida por meio dos fluxos que ora se iniciam nas fontes e ora nos consumidores finais, com o objetivo de agregação de maior valor a esses.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

  • Questão estranha! Alguma luz?

  • Eu respondi essa questão pensando nesses dois métodos

    Just in case - Aquele que tem a produção empurra, onde a organização simplesmente vai fazendo o armazenamento

    Just in time - Aquele que tem a produção puxa, a qual só faz aquilo que é pedido pelos clientes.

    Então é possível chegar a conclusão que ora começa nas fontes organizacionais e ora ela é feita a desejo dos clientes.

    GAB: C


ID
1322359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito da gestão logística.


Os fornecimentos por pressão e o por requisição são os dois tipos de processos de fornecimento de material para suprir a demanda das unidades de um órgão ou entidade da administração pública brasileira. O fornecimento por pressão refere-se ao processo de entrega de material para o usuário com base nas tabelas de provisão previamente estabelecidas pelo setor competente, enquanto o fornecimento por requisição refere-se ao processo de entrega do material formalmente requisitado ao usuário.

Alternativas
Comentários
  • A questão buscou na IN SEDAP 205/1988 conceitos novos para cobrar do candidato. 


    DA REQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

    5. As unidades integrantes das estruturas organizacionais dos órgãos e entidades serão supridas exclusivamente pelo seu almoxarifado.

    5.1. Distribuição é o processo pelo qual se faz chegar o material em perfeitas condições ao usuário.

    5.1.1. São dois os processos de fornecimento:
    a) por Pressão;
    b) por Requisição.

    5.1.2. O fornecimento por Pressão é o processo de uso facultativo, pelo qual se entrega material ao usuário mediante tabelas de provisão previamente estabelecidas pelo setor competente, e nas épocas fixadas, independentemente de qualquer solicitação posterior do usuário. Essas tabelas são preparadas normalmente, para:
    a) material de limpeza e conservação;

    b) material de expediente de uso rotineiro;

    c) gêneros alimentícios.

    5.1.3. O fornecimento por Requisição é o processo mais comum, pelo qual se entrega o material ao usuário mediante apresentação de uma requisição (pedido de material) de uso interno no órgão ou entidade.

    5.2 As requisições/fornecimentos deverão ser feitos de acordo com:

    a) as tabelas de provisão;

    b) catálogo de material, em uso no órgão ou entidade.

    5.3 As quantidades de materiais a serem fornecidos deverão ser controladas, levando-se em conta o consumo médio mensal dessas unidades usuárias, nos 12 (doze) últimos meses.

    5.4. Nas remessas de material para unidades de outras localidades, o setor remetente, quando utilizar transporte de terceiros, deverá atentar para o seguinte:

    a) grau de fragilidade ou perecibilidade do material;

    b) meio de transporte mais apropriado;

    c) valor do material, para fins de seguro pela transportadora; e 

    d) nome e endereço detalhado do destinatário de forma a facilitar o desembaraço da mercadoria ou a entrega direta a esse destinatário


  • Acredito que outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Administração - EspecíficosDisciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Administração de Materiais e Logística; 

    No processo de fornecimento por pressão, a entrega de material ao usuário ocorre mediante tabelas de provisão, previamente estabelecidas pelo setor competente, nas épocas fixadas, independentemente de qualquer solicitação posterior do usuário.

    GABARITO: CERTA.


  • eu achei que a questão tinha invertido os conceitos - pq na pressão não dá pra programar direito!


ID
1322362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Julgue o item que se segue, a respeito da gestão logística.


O estoque mínimo é a quantidade mínima que deve existir em estoque que objetiva garantir o funcionamento da organização em face de eventuais atrasos no ressuprimento de materiais e não define com precisão, no conjunto de itens que compõe estoque de um determinado item, quais entre eles fazem parte do estoque mínimo, o que possibilita a utilização do modelo PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) sem perda de validade dos materiais.

Alternativas
Comentários
  • que questão mal escrita

    ela quis dizer mais ou menos isso:

    "O estoque mínimo é a quantidade mínima que deve existir em estoque. Ele objetiva garantir o funcionamento da organização em face de eventuais atrasos no ressuprimento de materiais e não define com precisão, em seu conjunto de itens que compõe o estoque, quais entre eles fazem parte do estoque mínimo, o que possibilita a utilização do modelo PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) que auxilia no controle da validade dos materiais."

  • Sem pé nem cabeça essa redação

  • E a explicação?

  • Pelo que entendi realmente não há perda de validade pelo método PEPS. 

  • O estoque mínimo está situado internamente a todo o estoque. Utiliza_se o PEPS como forma de controle de validade dos materiais.
  • O que enunciado quis dizer é que o estoque mínimo de itens também faz parte do sistema de reposição PEPS, de forma que a validade dos itens do estoque mínimo é levada em consideração no fluxo de saída dos materiais.

    Exemplificando: o PEPS não é manuseado de forma que o Estoque de Segurança fique completamente parado e inerte. Imagine algum item que tenha prazo de validade de 6 meses e que esteja no estoque de segurança. Pelo sistema de reposição PEPS, o estoque de segurança vai ter um fluxo de entrada e saída do mesmo jeito que o estoque médio, de forma que o Estoque de Segurança não sofra com obsolescência ou perda de validade dos itens.


    Se o modelo PEPS dispusesse de forma rígida quais itens ficarão no Estoque de Segurança, os itens poderiam sofrer com a perda de validade.


    Resumo para anotação: Estoque de Segurança não fica totalmente inerte, pois os itens acabariam sofrendo a ação do tempo (obsolescência, perda de validade...). Então, se o Estoque de Segurança é composto de 30 itens, e dentre eles 10 estão mais perto da expiração, esses 10 vão acabar saindo e mais 10 itens novos vão entrar para compor o ES.

  • Coisa mais rara agora é ver comentário de professor...

  • ou seja.........eu tenho 10 itens e meu estoque é de 5 desses 10 itens........dentre os 10 itens não necessariamente será definido quais deles fazem parte do estoque mínimo.....o consumidor pode escoher qualquer um que o estoque mínimo já foi definido

  • Questão de interpretação mesmo, achei muito boa.
  • Questão desatualizada (2010).

    Hoje em dia já é possível definir com precisão (...e não define com precisão...), por meio de cálculos e classificações (perecível ou não e volume, por exemplo) o quantitativo do estoque mínimo.

    Logo, se fosse hoje, a questão deveria ser dada como errada por essa questão explicada acima.

    Ref: prof Bruno Eduardo


ID
1322365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que concerne à evolução da administração pública no Brasil, suas reformas administrativas e os modelos de gestão pública, julgue o item.


Politicamente, o ano de 1930 foi de grande importância para o Brasil, pois consolidou um período de mudanças no jogo de poder, cujas decisões políticas eram basicamente oriundas dos fazendeiros paulistas e mineiros.

Alternativas
Comentários
  • Cespe e outras bancas: consideram a década de 30 do século XX uma referência, já a ESAF segue uma outra linha.

    Gabarito correto.

  • CERTO

     

    Foi a famosa política do café com leite.

  • GABARITO : CORRETO

    Antes de 1930 predominava o patrimonialismo na administração pública, o qual teve como uma de suas características o coronelismo, no qual os fazendeiros que controlavam a política do país.

    Abraços

  • "Os governadores locais teriam importância fundamental nos rumos políticos do país até o advento da Era Vargas: trata-se da política do café com leite, em que a Presidência da República ora seria exercida por um paulista (produtor de café), ora por um mineiro (produtor de gado/leite)."

    gab. C


ID
1322368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que concerne à evolução da administração pública no Brasil, suas reformas administrativas e os modelos de gestão pública, julgue o item. 


Durante o período político brasileiro que compreende os anos de 1930 a 1945, Getúlio Vargas, ao mesmo tempo em que se impôs como poder absoluto, atendeu reivindicações trabalhistas históricas, como o reconhecimento do direito de férias remuneradas e a limitação da jornada de trabalho em oito horas diárias.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Em 1932, a produção de leis dispondo sobre questões referentes à temática do “trabalho” foi farta. Regulou-se a jornada de oito horas, no comércio e na indústria, o trabalho feminino e o trabalho de menores. O Estado também criou novas estruturas administrativas para cuidar da aplicação dessas leis.

    A carteira de trabalho, por exemplo, foi instituída pelo decreto nº 21.175, de 21 de março de 1932. Também nasceu nessa década as primeiras regulamentações do trabalho feminino e infantil, o descanso semanal remunerado, o direito a férias remuneradas, o direito à aposentadoria, a lei de sindicalização e ao salário mínimo.


    Fonte: http://aplicacao.tst.jus.br/dspace/bitstream/handle/1939/35199/Hist%C3%B3ria%20da%20JT.pdf?sequence=1

  • Gabarito: certo.

    Tema já cobrado pelo CESPE. Vejamos outra questão.
     

    Ano: 2010     Banca: CESPE     Órgão: TRE-BA     Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

    O período de 1937 a 1945, que ficou conhecido como Estado Novo, caracterizou-se pelas ações do poder absoluto de Getúlio Vargas, que suspendeu os direitos individuais do povo e extinguiu partidos políticos. Por outro lado, esse mesmo poder atendeu reivindicações trabalhistas como a limitação da jornada de trabalho, a instituição do salário mínimo e o reconhecimento do direito de férias remuneradas.
    Gabarito: certo.

  • CERTO

    A primeira fase, de 1930 a 1934, governo provisório - DE VARGAS = Terminou com a promulgação da Constituição de 1934 que consagrou o voto secreto, direto e feminino e trouxe grandes avanços na área trabalhista (criação do salário mínimo, carga de trabalho de 8 horas diárias, repouso semanal e férias remuneradas, proibição de mão de obra para menores de 14 anos e proibição de diferenças salariais em razão do sexo, idade, nacionalidade e estado civil).
     

    #ELISABETE DE ABREU E LIMA MOREIRA - ADM PARA CONCURSOS

     

  • GABARITO: CERTO

    No Brasil, a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho - foi criada pelo Decreto 5452, de 1943, em meio ao governo de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas existentes no país. Tais leis representaram a participação do Estado como árbitro na mediação das relações entre patrões e trabalhadores de 1930 em diante, permitindo a Vargas propor a racionalização e a despolitização das reivindicações trabalhistas.

    Abraços.

  • Ah bom! Agora tenho que saber previdenciario também

  • kkkk mto bom!


ID
1322371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que concerne à evolução da administração pública no Brasil, suas reformas administrativas e os modelos de gestão pública, julgue o item. 


O Programa Nacional de Desburocratização, instituído na gestão do presidente Figueiredo, e o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, iniciado em 1990, foram os alicerces para a criação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, cuja missão é a promoção da excelência da gestão pública brasileira, mediante a avaliação continuada das práticas de gestão e dos resultados das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Correto. De acordo com o Decreto nº 5.378:   

    Art. 2o O GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem:


    Art. 5o A participação dos órgãos e entidades da administração pública no GESPÚBLICA dar-se-á mediante adesão ou convocação.

    § 1o Considera-se adesão para os efeitos deste Decreto o engajamento voluntário do órgão ou entidade da administração pública no alcance da finalidade do GESPÚBLICA, que, por meio da auto-avaliação contínua, obtenha validação dos resultados da sua gestão.


  • CERTA

    Desde o início da década de 90, existem programas que buscam a evolução da qualidade na administração pública. O primeiro passo ocorreu no governo Collor, com a criação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade – PBQP.

    Em 2000, ainda no governo FHC, foi criado o Programa da Qualidade no Serviço Público – PQSP, inserindo o foco na satisfação dos cidadãos (usuários dos serviços públicos). Finalmente, em 2005, foi instituído o atual GESPÚBLICA, Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, unificando desta forma o programa de qualidade com o de desburocratização (que tem raízes no governo de Juscelino Kubitschek - Comissão de Simplificação Burocrática de 1956).

    Rodrigo Renó

  • Gabarito Correto.

     

     

    Importante lembrar que não é uma atribuição deste programa a atuação na estrutura organizacional dos órgãos e entidades públicas. O foco é na melhoria do atendimento dos cidadãos e na melhoria dos processos.

     

    Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • O Programa Nacional de Desburocratização, instituído na gestão do presidente Figueiredo, e o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, iniciado em 1990, foram os alicerces para a criação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, cuja missão é a promoção da excelência da gestão pública brasileira, mediante a avaliação continuada das práticas de gestão e dos resultados das organizações. Resposta: Certo.


ID
1322374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que concerne à evolução da administração pública no Brasil, suas reformas administrativas e os modelos de gestão pública, julgue o item. 


O modelo patrimonialista de gestão pública baseia-se na discricionariedade do exercício do poder administrativo por uma pessoa, o qual se caracteriza por uma cultura patrimonialista, tendo como executores os profissionais capacitados e especializados que reconhecem o emprego público como uma fonte de renda para as clientelas.

Alternativas
Comentários
  • Aqui a banca fez uma salada de conceitos, digo, salada de frutas. Afirma que esses executores eram profissionais capacitados e especializados. 

    SEGUNDO PALUDO

    Mesmo de forma desorganizada, o patrimonialismo foi o primeiro modelo de administração do Estado. Nele não havia distinção entre a administração de bens públicos e bens particulares: tudo que existia nos limites territoriais de seu “reinado” era tido como domínio do soberano, que podia utilizar livremente os bens sem qualquer prestação de contas à sociedade. ***No patrimonialismo não existiam carreiras organizadas no serviço público e nem se estabeleceu a divisão do trabalho. Os cargos eram todos de livre nomeação do soberano, que os direcionava a  parentes diretos e demais amigos da família, concedendo-lhes parcelas de poder diferenciadas, de acordo com os seus critérios pessoais de confiança.

    SEGUNDO BRESSER PEREIRA

    No entendimento de Bresser-Pereira (2001), patrimonialismo significa “a incapacidade ou a relutância de o príncipe distinguir entre o patrimônio público e seus bens privados”. 


  • ERRADA

    O modelo patrimonialista de gestão pública baseia-se(possui sua fonte de  legitimidade)na dominação tradicional dos governantes e administradores públicos e dos detentores do poder político-administrativo.

    O exercício do poder administrativo não é executado por profissionais capacitados e especializados,como afirma o item.Capacitação e especialização são aspectos inerentes ao princípio da meritocracia,implementado somente na administração pública burocrática.

    A meritocracia foi totalmente ignorada pelo modelo patrimonialista.Os funcionários eram selecionados com base na confiança pessoal que o senhor depositava neles.Nenhuma divisão de trabalho entre eles era estabelecida. Esses“agentes”tratavam o trabalho administrativo,que executavam para o governante(e não para a sociedade),como um serviço pessoal,baseado em seu dever de obediência e respeito.

    Esses funcionários também não reconheciam o emprego blico como uma fonte e renda para as clientelas.Pelo contrário.No patrimonialismo,na maioria das vezes,os empregos públicos,considerados prebendas(ocupação rentável e de pouco trabalho)eram a única forma de sobrevivência.Era utilizado para obter renda e vantagens pessoais.

    RODRIGO RENÓ

  • Errado

     

    O modelo patrimonialista nunca foi direcionado para satisfazer os clientes, mas sim a necessidade dos próprios detentores do poder.

  • No modelo patrimonialista o acesso ao serviço público era através de Prebendas, que eram agrados para ingressar no Estado. Somente com a implantação do modelo burocrático que o ingresso passou a ser por Meritocracia com o surgimento do concurso público durante a Era Vargas ( a princípio era somente para o alto escalão).

    Espero ter conseguido ajudar.

  • GABARITO: ERRADO

    No modelo patrimonialista a administração é extensão do poder do governante, não havendo diferenciação entre a coisa pública e os bens e direitos particulares. Os executores não são profissionais especializados, mas pessoas de confiança do governante.

    Abraços.

  • Profissionais capacitados, treinados ou especializados são características do modelo burocrático, quando diz respeito ao profissionalização.

    QUESTÃO ERRADA

  • ERRADO

    Meritocracia - profissionais capacitados, treinados ou especializados - Burocracia

  • Gabarito- errada

    O modelo patrimonialista de gestão pública baseia-se na discricionariedade do exercício do poder administrativo por uma pessoa, o qual se caracteriza por uma cultura patrimonialista, tendo como executores os profissionais capacitados e especializados que reconhecem o emprego público como uma fonte de renda para as clientelas.

    Quando falamos em patrimonialismo, precisamos lembrar que neste modelo de administração pública os cargos eram ocupados por aqueles que tinham proximidade com o soberano e seus aliados. Não havia a preocupação com o perfil técnico!


ID
1322377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que concerne à evolução da administração pública no Brasil, suas reformas administrativas e os modelos de gestão pública, julgue o item. 


O modelo burocrático caracteriza-se pela legitimidade oriunda do direito positivado, seja no uso de meios coercitivos previstos em lei, seja na definição da extensão dos poderes e deveres. Nesse contexto, o estabelecimento pelo DASP da padronização da compra pública e o estabelecimento do concurso para ingresso no serviço público são exemplos de ações de modelo burocrático do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto. 


    Em 1937, Vargas deflagra um golpe de Estado instituindo o chamado Estado Novo, sendo o Dasp o órgão central encarregado de comandar as reformas. Fabio Gomes (2006) entende que o “Estado Novo não passou de uma ditadura que imprimiu mudanças institucionais importantes”, com vistas a transformar o país numa economia capitalista moderna. 

    Os principais objetivos do DASP podem ser assim resumidos: 

    1) centralizar e reorganizar a administração pública mediante ampla reforma; 

    2) definir política para a gestão de pessoal; 

    3) e racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral. 

    Num sentido mais amplo, o objetivo era combater as práticas patrimonialistas de gestão.

    Atenção ---------->  Os objetivos principais da criação do Dasp foram: modernizar a Administração Pública brasileira e suprimir o modelo patrimonialista de gestão.


    Fonte: PALUDO (3 ª edição, pág. 81).


  • CERTA

    O DASP representou a instituição de um modelo burocrático de gestão. Implantou modelos de administração de materiais e de pessoal baseadas no modelo Weberiano. A normatização da administração de material foi realizada com a criação da Comissão Permanente de Padronização em 1930 e da Comissão Permanente de Compras em 1931. Na administração de pessoal institui-se o concurso público para acesso aos cargos da administração pública.

    Rodrigo Renó



  • o que o modelo burocrático tem a ver com o uso de meios coercitivos previstos em lei? Quer dizer, antes deste modelo meios coercitivos não eram utilizados?

  • você deve lembrar que a reforma da década de 1930 possuía o
    seguinte tripé:
    1. Administração de Materiais (padronização da compra pública )
    2. Administração de Pessoal (concurso para ingresso no serviço público)
    3. Administração Financeira

     

    (O modelo burocrático caracteriza-se pela legitimidade oriunda do direito positivado, seja no uso de meios coercitivos previstos em lei)  - segue abaixo algumas leis que fizeram parte da reforma  adminsitrativa ( burocrácia).

    Segundo o IPEA (2010), “esquematicamente, o movimento de
    reforma administrativa envolveu: i) a criação, em 1930, da Comissão
    Permanente de Padronização de Material; ii) a inscrição, em 1934, do sistema
    de mérito na Constituição; iii) a instituição pelo presidente da República, em
    1936, da Comissão Mista de Reforma Econômica e Financeira, a partir da qual
    foi criado o Conselho Federal do Serviço Público Civil (CFSPC), e da Lei no 284,
    estabelecendo as normas básicas da administração de pessoal e criando um
    sistema de classificação de cargos; iv) a criação, ainda em 1936, do
    Departamento Administrativo do Serviço Público, em virtude de mandamento
    constitucional; e v) a decretação, em 1939, do primeiro Estatuto do
    Funcionário, substituído, em 1952, pela Lei no 1.711”.

  • Gab. C

    --------------------

     

    Objetivos do DASP;

    - Executar a Política para o Pessoal Civil

    - Promover a RACIONALIZAÇÃO do Serviço Público

    - Elaborar o Orçamento da União

     

  • Questão

    O modelo burocrático caracteriza-se pela legitimidade oriunda do direito positivado, seja no uso de meios coercitivos previstos em lei, seja na definição da extensão dos poderes e deveres. Nesse contexto, o estabelecimento pelo DASP da padronização da compra pública e o estabelecimento do concurso para ingresso no serviço público são exemplos de ações de modelo burocrático do Estado.

     

     

    Direito positivo é o conjunto de princípios e regras que regem a vida social de determinado povo em determinada época.Diretamente ligado ao conceito de vigência, o direito positivo, em vigor para um povo determinado, abrange toda a disciplina da conduta humana e inclui as leis votadas pelo poder competente, os regulamentos e as demais disposições normativas, qualquer que seja a sua espécie[1]. Por definir-se em torno de um lugar e de um tempo, é variável, por oposição ao que os jusnaturalistas entendem ser o direito natural.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_positivo

     

     

    As principais características da Burocracia, são:

     

    a) Caráter legal das normas e regulamentos.

    É uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. É baseada em legislação própria que define com antecedência como a organização deve funcionar.

    - são escritas.

    - procuram cobrir todas as áreas da organização.

    - é uma estrutura social racionalmente organizada.

    - conferem às pessoas investidas da autoridade um poder de coação sobre os subordinados e também os meios coercitivos capazes de impor a disciplina.

    - possibilitam a padronização dentro da empresa.

     

    b) Caráter formal das comunicações.

    c) Caráter racional e divisão do trabalho. 

    d) Impessoalidade nas relações. 

    e) Hierarquia da autoridade.

    f) Rotinas e procedimentos.

    g) Competência técnica e Meritocracia

    h) Profissionalização dos participantes.

    i) Completa previsibilidade do funcionamento.

     

    https://isisqueiroz.jusbrasil.com.br/artigos/112105696/burocracia-x-eficiencia-o-principio-do-formalismo-moderado-como-ferramenta-de-eficiencia-na-gestao-publica

  • GABARITO: CORRETO

    Direito Positivo é o direito escrito, gravado nas Leis, Códigos e na Constituição Federal em determinados países,por exemplo,o Brasil. A padronização das compras públicas e o estabelecimento de concurso são exemplos de ações do modelo burocrático, pois confirmam as suas características, inserindo regras para as duas ações e penalidades para o seu não cumprimento.

    Abraços.


ID
1322380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que concerne à evolução da administração pública no Brasil, suas reformas administrativas e os modelos de gestão pública, julgue o item. 


Enquanto o modelo burocrático enfatiza os processos atuando de forma mais autoritária, o modelo de administração pública gerencial tende a enfatizar os resultados, tendo como instrumentos a parceria com a sociedade e a cooperação no nível vertical entre administradores e funcionários públicos, entre sindicatos e governos.

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada ou inspirada de um artigo acadêmico e seu gabarito encontra-se correto. Caso você tenha marcado errado em virtude da palavra vertical, respire fundo e lei o trecho a seguir:  

    "A mudança para uma cultura gerencial é uma mudança de qualidade. Não se parte para o  oposto, para uma confiança ingênua na humanidade - o que se pretende é apenas dar um   voto de confiança aos administradores, e controlar a posteriori os resultados. Só esse tipo de  cultura permite a parceria e a cooperação. Além disso, só através dela será possível  viabilizar não apenas as diversas formas de parceria com a sociedade, como também a  cooperação em nível vertical entre administradores e funcionários públicos, entre  governo e sindicatos de funcionários. No final, todos são parceiros para um grande  objetivo. 


    Por outro lado, os controles a posteriori dos resultados deverão ser extremamente severos,  visto que a administração pública burocrática - produto de um estágio inferior da sociedade,  muito mais autoritário e classista - enfatiza os processos porque sabe ou supõe que não  poderá punir os transgressores. A administração pública gerencial enfatiza os resultados  porque pressupõe que o incentivo e a responsabilização são instrumentos suficientes para  controlar os gerentes. Além disso, diminuindo a burocracia, os gerentes passam a ter, de  certa forma, um aumento de “poder”, o que gera, como conseqüência, um maior  compromisso com os resultados propostos. "


    Fonte? http://goo.gl/wvLbPY 

  • Essa cooperação no nível vertical é só entre administradores e funcionários públicos (que existe a hierarquia) ou envolve a sociedade? É uma questão capciosa que quem pescou essa possível pegadinha na hora da prova deixou a questão em branco.

    A banca retirou o "como também" postado pela colega Vanessa que facilitaria a interpretação da questão.

  • GABARITO: CERTO

    O foco do modelo burocrático está no processo enquanto o do gerencial está no resultado, e este utiliza as parcerias com a sociedade, cooperação entre administradores e funcionários e entre sindicatos e governos. 

    Abraços.

  • Certo

    Fiquei em dúvida quanto à expressão "cooperação no nível vertical", pois geralmente se associa a administração gerencial como cooperação no nível horizontal, enfim, não questiono o item, a redação está boa, mas fiquei hesitante com o termo "vertical", pois isso dá a ideia de subordinação em diversos níveis, para cima ou para baixo e no caso, a cooperação entre administradores e funcionários públicos, entre sindicatos e governos não me parece ser do tipo vertical, pelo menos não completamente. 

  • Enquanto o modelo burocrático enfatiza os processos atuando de forma mais autoritária, o modelo de administração pública gerencial tende a enfatizar os resultados, tendo como instrumentos a parceria com a sociedade e a cooperação no nível vertical entre administradores e funcionários públicos, entre sindicatos e governos. Resposta: Certo.

    Acabei de errar essa questão e falei um monte de "palavrão". Respirei fundo e percebi que não há erro, pois a palavra "cooperação" não exprime hierarquia, mas uma relação de controle.

  • É sério? VERTICAL?
  • Esse vertical me matou...

    GABARITO CERTO


ID
1322383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com base na gestão dos serviços públicos e nos instrumentos gerenciais, julgue o próximo item.


Os mecanismos de accountability vertical, baseados na liberdade de opinião e de associação, impõem a necessidade da existência de instituições estatais e agências com poder legal e para a realização de ações de supervisão de rotina até no âmbito das sanções legais decorrentes de ações contra atos delituosos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a doutrina: O accountability vertical ocorre quando os cidadãos controlam os políticos e governos por meio de plebiscito, referendo e voto, ou mediante o exercício do controle social – pressupõe uma ação entre desiguais. O accountability vertical refere-se à “transparência das gestões em relação aos eleitores que podem assim fiscalizá-las e puni-las, principalmente através do voto em eleições livres e justas” (Marcelo Amaral, 2007)

  • Os mecanismos de accountability vertical, baseados na liberdade de opinião e de associação, impõem a necessidade da existência de instituições estatais e agências com poder legal e para a realização de ações de supervisão de rotina até no âmbito das sanções legais decorrentes de ações contra atos delituosos.

    Quais seriam essas ''instituições estatais e agências com poder legal...'' ?

     TCU, MP, entre outros. Ou seja, a questão aborda a accountability  HORIZONTAL!


  • Errado. A questão aborda a definição de accountability horizontal, que é a prestação de contas efetuada exclusivamente em nível de Governo, podendo ser entre os poderes( sistema de freios e contrapesos), ou entre órgãos, por meio de tribunais de contas, ministério público, agências reguladoras e demais órgãos de controle.


  • Errado. Acredito que trata-se do accountability societal.
    O accountability horizontal ocorre através de mútua fiscalização e controle existente entre os poderes (os freios e contrapesos), ou entre órgãos, por meio dos Tribunais de Contas ou as Controladorias Gerais e agências fiscalizadoras – pressupõe uma ação entre iguais e autônomos.
    O accoutability vertical ocorre quando os cidadãos controlam os políticos e os governos por meio de plebiscito, referendo e voto, ou mediante o exercício do controle social – pressupõe uma ação entre desiguais. 
    O accountability social ou societal, que não está ligado ao cidadão ou ao voto, mas às diversas entidades sociais como associações, sindicatos, ONGs, mídia etc, que investigam e denunciam abusos cometidos, e cobram responsabilização é um mecanismo de controle não eleitoral, que utiliza ferramentas institucionais e não institucionais, e envolve múltiplas associações, movimentos ou mídia, com vistas a expor erros e falhas do governo, incluir novas questões na agenda pública ou influenciar as decisões políticas.
    (Do livro do Augustinho Paludo, 2013, pgs 132-133)

  • Trata-se de Accountability societal, que é desempenhado por Ongs, associações, sindicatos, etc... E não liga-se ao voto(vertical).

  • Misturou horizontal e societal.

    Horizontal - "existência de instituições estatais e agências com poder legal e para a realização de ações de supervisão de rotina até no âmbito das sanções legais decorrentes de ações contra atos delituosos"

    Societal - "baseados na liberdade de opinião e de associação"

     

  • Liliane Concurseira MELHOR RESPOSTA - OBJETIVA

  • o tipo vertical, que se trata do controle da população sobre o governo. Portanto, percebe-se que a accountability relaciona-se com o uso do poder público, em que o titular da coisa é o cidadão e não os políticos eleitos.

  • ACCOUNTABILITY:

    .

    2 - Quanto ao tipo:

    - Horizontal; 
    - Vertical;

    - Societal. 

    O accountability horizontal ocorre através da mútua fiscalização e controle existente entre os poderes (os freios e contrapesos), ou entre os órgãos, por meio dos Tribunais de Contas ou Controladorias Gerais e agências fiscalizadoras – pressupõe uma ação entre iguais ou autônomos. Esse accountability refere-se a “transparência das ações da gestão pública em relação aos agentes que podem fiscalizá-las e puni-las” (Marcelo Amaral, 2007). O accountability horizontal pressupõem que existam órgãos próprios de Estado detentores de “poder e capacidade, legal e de fato, para realizar ações, tanto de monitoramento de rotina quanto de imposição de sanções criminais ou de impeachment, em relação a ações ou omissões ilegais exercidas por outros órgãos ou agentes do Estado” (O’donel, apud Ana Mota, 2006).

    -

    O accountability vertical ocorre quando os cidadãos controlam os políticos e governos através de plebiscito, referendo e voto, ou mediante o exercício do controle social – pressupõe uma ação entre desiguais. O accountability vertical refere-se à “transparência das gestões em relação aos eleitores que podem assim fiscalizá-las e puni-las, principalmente através do voto em eleições livres e justas” (Marcelo Amaral, 2007).

    -

    O terceiro tipo é o accountability social (ou societal), que não está ligado ao cidadão e ao voto, mas ligado às diversas entidades sociais como associações, sindicatos, ONGs, mídia, etc, que investigam e denunciam abusos cometidos, e cobram responsabilização.



    fonte: Administração Geral e Pública para Concursos (Renato Fenili)

  • Ga: Errado

     

    - O accountability horizontal : relação de iguais - ocorre através da mútua fiscalização e controle existente entre os poderes ou entre os órgãos etc.

     

    - accountability vertical: relação de desiguais - ocorre quando os cidadãos controlam os políticos e governos através de plebiscito, referendo e voto etc.

     

    - O accountability societal: ligado às diversas entidades sociais como associações, sindicatos, ONGs, mídia, etc, que investigam e denunciam abusos cometidos, e cobram responsabilização.

     

  • Na literatura há menção a três tipos de accountability: o horizontal e o vertical e o societal.

    O accountability horizontal ocorre através da mútua fiscalização e controle existente entre os poderes (os freios e contrapesos), ou entre os órgãos, por meio dos Tribunais de Contas ou Controladorias Gerais e agências fiscalizadoras – pressupõe uma ação entre iguais ou autônomos. Esse accountability refere-se à “transparência das ações da gestão pública em relação aos agentes que podem fiscalizá-las e puni-las” (Marcelo Amaral, 2007).

    O accountability vertical ocorre quando os cidadãos controlam os políticos e governos por meio de plebiscito, referendo e voto, ou mediante o exercício do controle social – pressupõe uma ação entre desiguais. O accountability vertical refere-se à “transparência das gestões em relação aos eleitores que podem assim fiscalizá-las e puni-las, principalmente através do voto em eleições livres e justas” (Marcelo Amaral, 2007).

    O terceiro tipo é o accountability social (ou societal), que não está ligado ao cidadão e ao voto, mas às diversas entidades sociais como associações, sindicatos, ONGs, mídia etc., que investigam e denunciam abusos cometidos, e cobram responsabilização.

  • Vertical e o povo . Qualquer falácia de órgãos ou poderes e horizontal .

ID
1322386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com base na gestão dos serviços públicos e nos instrumentos gerenciais, julgue o próximo item.


A transparência pública implica maior publicidade das ações dos gestores públicos, no que tange ao uso adequado dos recursos, maior concorrência entre os fornecedores e legitimidade oriunda da participação da sociedade no processo decisório.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Segundo professor Hebert Almeida (Estratégia Concursos): 


    • publicidade: diz respeito não apenas à divulgação do procedimento para conhecimento de todos os interessados (publicação do edital, divulgação da carta-convite), como também aos atos da Administração praticados nas várias fases do procedimento. Quanto maior a competitividade, maior deve ser a publicidade.

    O §3° da Lei 8.666/1993 estabelece que a licitação (grifou-se) "não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura". Esta ressalva dá origem a outro princípio da licitação, qual seja o sigilo na apresentação das propostas.

    Outrossim, o artigo 4° dá o direito a qualquer cidadão para acompanhar o desenvolvimento da licitação, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos. Além disso, diversos outros dispositivos constituem aplicação do princípio da publicidade, constituindo meios para a ampla fiscalização sobre a legalidade do procedimento.

  • O enunciado descreve um conceito de transparência (maior publicidade das ações dos gestores públicos) e apresentar alguns benefícios proporcionados por uma conduta transparente: a) maior concorrência entre os fornecedores; b) aumento da legitimidade.

    Gabarito: CERTO

  • Não existe questão fácil no CESPE, atenção redobrada!


ID
1322389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com base na gestão dos serviços públicos e nos instrumentos gerenciais, julgue o próximo item.


A Lei de Responsabilidade Fiscal possibilitou à atividade pública ser exercida mais intensamente sob a ótica do controle administrativo. Nesse contexto, o controle prévio do ciclo orçamentário se materializa na verificação e avaliação do desempenho da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO


    CONTROLE PREVENTIVO: são o conjunto de mecanismos e procedimentos utilizados para analisar as operações que são projetadas para atingir, mesmo antes de sua autorização ou antes de seu começo, com o fim de determinar a veracidade e legalidade das operações e, finalmente, a sua conformidade com os planos, programas e orçamentos.


    CONTROLE SIMULTÂNEO OU CONCOMITANTE: são aqueles feitos durante o desenvolvimento de uma atividade. O mais conhecido desse tipo de controle é a supervisão é direta. Assim, um supervisor observa as atividades dos trabalhadores, e pode corrigir as situações problemáticas assim que aparecerem.


    CONTROLE POSTERIOR: são aqueles que são feitos após a ação. Assim, são determinadas as causas de qualquer desvio ou violação do plano original, e os resultados são aplicados a atividades futuras semelhantes. Por exemplo, nas Auditorias Contábeis, estatística, contabilidade, etc.


    Fonte: http://www.portalcursos.com/CursoAdministracaodeEmpresas/curso/Lecc-30.htm

  • Avaliação de desempenho é um controle posterior. ERRADA

  • Como vai avaliar previamente um desempenho?Logo, o controle deve ser posterior.

  • ERRADO

    se é prévio como ele vai verificar a avaliação do desempenho?

  • aqui é uma questão de interpretação do texto que o Cespe pôs. esse 'se materializa' pode dar a entender que é algo instantâneo (que é o que a questão quis dizer) ou que é um processo que vai fluindo (quem entendeu assim errou)

    ou seja, uma pegadinha rasteira, não prova se o candidato sabe o ou não o conteúdo. É pura malícia.

  • A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece um controle mais rígido para a execução da receita e da despesa ao exigir que em até 30 dias após da publicação do orçamento, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso e ainda as metas bimestrais de arrecadação. Este mecanismo visa manter o equilíbrio entre receita arrecadada e despesa empenhada (executada).

  • CICLO ORÇAMENTÁRIO - CONTROLES

    PRÉVIO - quanto à fase de Aprovação/Discussão/Votação do Poder Legislativo, podendo inclusive recalcular a receita prevista nos casos de erro ou omissão

    CONCOMITANTE - Art. 70 da CF, o controle da execução orçamentária e financeira é realizado em relação a cada gasto de quem dispuser de quaisquer dinheiros públicos, sendo facultado a qualquer cidadão denunciar irregularidades para o Ministério Público.

    POSTERIOR - Art. 60 da LRF - prestação de contas pelos Chefes de Poder, Órgão ou Entidade.

    Gabarito: ERRADO


ID
1322392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito da Lei n.º 8666/1993 e suas alterações.


Um dos princípios a ser observado no processo licitatório é o da publicidade, cujo objetivo é o de garantir a transparência da atuação administrativa. Normalmente os concorrentes mantêm o sigilo do conteúdo das propostas como um procedimento meramente de conveniência para que a outra parte não fique em posição vantajosa no processo licitatório.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    Segundo a Lei 8.666/1993 e comentários (prof. Hebert Almeida): 

    • publicidade: diz respeito não apenas à divulgação do procedimento para conhecimento de todos os interessados (publicação do edital, divulgação da carta-convite), como também aos atos da Administração praticados nas várias fases do procedimento. Quanto maior a competitividade, maior deve ser a publicidade.

    O §3° da Lei 8.666/1993 estabelece que a licitação (grifou-se) "não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura". Esta ressalva dá origem a outro princípio da licitação, qual seja o sigilo na apresentação das propostas

  • Não entendi porque essa questão está errada!

  • O erro então é por não citar: "sigilo do conteúdo das propostas até a respectiva abertura" ???

  • Enunciado: Um dos princípios a ser observado no processo licitatório é o da publicidade, cujo objetivo é o de garantir a transparência da atuação administrativa. Normalmente os concorrentes mantêm o sigilo do conteúdo das propostas como um procedimento meramente de conveniência para que a outra parte não fique em posição vantajosa no processo licitatório.

    Normalmente?? Não! Sempre.
    O sigilo das proposta deve acontecer sempre para que determinado  concorrente não fique em posição privilegiada, formulando sua proposta com valor inferior, vencendo assim o certame. Tal ato constituiria fraude à competitividade do procedimento! 
    O sigilo das proposta é tão importante que sua vinculação constitui crime, previsto no art. 94 da Lei de Licitações.
    :)

  • Ao meu ver o que torna errada a questão é a frase '' procedimento meramente de conveniência '' Sendo que não é apenas conveniência e sim a garantia da Isonomia do procedimento dando chances iguais a cada uma das partes.

  • Errada. É facil confundir-se nesta questão. O erro está em dizer: "como um procedimento meramente de conveniência". Não, o sigilo da apresentação da proposta é um dos princípios da licitação. Anula-se o procedimento licitatorio e constitui ilicito penal.

  • errado 

    acredito que o erro esteja em: "os concorrentes mantêm o sigilo das propostas..." > quem mantem o sigilo das propostas até a abertura é a administração pública para não privilegiar nenhum licitante. 

  • Um dos princípios a ser observado no processo licitatório é o da publicidade, cujo objetivo é o de garantir a transparência da atuação administrativa. Normalmente os concorrentes mantêm o sigilo do conteúdo das propostas como um procedimento meramente de conveniência para que a outra parte não fique em posição vantajosa no processo licitatório.

     

    Não é por mera conveniência, mas por pura e expressa dicção legal da Lei 8666/93.

    Questão ERRADA.

  • LEI 8.666/1993 Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 

    § 3o  A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

  • MANTER O SIGILO DAS PROPOSTAS É PRERROGATIVA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, E NÃO DO CONTRATADO.

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A prerrogativa de manter o sigilo das propostas cabe a Administração Pública.

  • GABARITO ERRADO.

    § 3o  A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

  • Não se trata de meramente de conveniência e sim Obrigatorio

  • Um dos princípios a ser observado no processo licitatório é o da publicidade, cujo objetivo é o de garantir a transparência da atuação administrativa. Normalmente os concorrentes mantêm o sigilo do conteúdo das propostas como um procedimento meramente de conveniência para que a outra parte não fique em posição vantajosa no processo licitatório.

  • Vejo concurseiro fajuto falando aqui que é obrigação da Administração pública manter o sigilo, e não do contratado. Isso é um absurdo alguém afirmar isso. E o pior, é um dos comentários mais curtidos.

    O art. 90 da lei de licitações (Lei 8666/93) diz que frustrar o caráter competitivo é CRIME. Se o contratado expor sua proposta, ele ta frustrando o caráter competitivo porque os outros saberão o conteúdo da sua proposta. E é CRIME, senhoras e senhores. Não é algo simples não. Todo concurseiro de licitação deveria saber disso.

    O erro da questão está aqui:

    Um dos princípios a ser observado no processo licitatório é o da publicidade, cujo objetivo é o de garantir a transparência da atuação administrativa. Normalmente os concorrentes mantêm o sigilo do conteúdo das propostas como um procedimento meramente de conveniência para que a outra parte não fique em posição vantajosa no processo licitatório.

    O correto é:

    Um dos princípios a ser observado no processo licitatório é o da publicidade, cujo objetivo é o de garantir a transparência da atuação administrativa. Obrigatoriamente os concorrentes mantêm o sigilo do conteúdo das propostas em respeito ao princípio do sigilo das propostas para que a outra parte não fique em posição vantajosa no processo licitatório.

  • Errado - normalmente

    Licitação - Crimes e penas Art. 94. Devassar (divulgar) o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatório, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devassá-lo: Pena - detenção, de 2 (dois) a 3 (três) anos, e multa.

  • ERRADO, o sigilo do conteúdo das propostas como um procedimento OBRIGATÓRIO.

    não é conveniência

    sim uma OBRIGAÇÃO.

    cuidado com alguns comentários!

  • Meramente conveniência >>> Se quiser

    Mas o conteúdo é sigiloso por OBRIGAÇÃO.


ID
1322395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito da Lei n.º 8666/1993 e suas alterações.


Considerando que um agente público, designado pela autoridade competente mediante portaria, para integrar a comissão de licitação, ao analisar o procedimento de venda de um bem imóvel a outra entidade da administração pública, tenha identificado a falta de documentos e inabilitado uma entidade corretamente, é correto afirmar que esse agente agiu com eficácia, pois o participante inabilitado perdeu o direito de participar das fases subsequentes do processo.

Alternativas
Comentários
  • Agiu com eficiência.


  •  Lei 8666/93: Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo; (Incluída pela Lei nº 8.883, de 1994)

     

  • agiu com demência.

  • Considerando que um agente público, designado pela autoridade competente mediante portaria, para integrar a comissão de licitação, ao analisar o procedimento de venda de um bem imóvel a outra entidade da administração pública, tenha identificado a falta de documentos e inabilitado uma entidade corretamente, é correto afirmar que esse agente agiu com eficácia, pois o participante inabilitado perdeu o direito de participar das fases subsequentes do processo.


    Esse é um caso de licitação dispensada, logo não há análise de documentos.


    Segundo: Lei 8.666/93 Art. 17 Parágrafo 2º Inciso I

  • Para que serve essa questão? Se alguem souber me responda.

  • NAO TENDI!

  • NÃO HÁ DOCUMENTOS, NÃO HÁ QUE SE FALAR DE HABILITAÇÃO... TRATA-SE DE UM CASO DE DISPENSA VINCULADA. OU SEJA, DISPENSA OBRIGATÓRIA (LICITAÇÃO DISPENSADA).

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Em resumo não há licitação para venda de Bens Imoveis dentro da Propria Administração.

    Ela é Dispensada!

  • Acredito que o erro se refira a ''o direito de participar das fases subsequentes do processo.'' ,porque mesmo com o óbice da habilitação ele ainda poderá participar indiretamente.

    Não sei né , foi o entendimento que fez mais sentido pra mim.

    Abçs!

  • Considerando que um agente público, designado pela autoridade competente mediante portaria, para integrar a comissão de licitação, ao analisar o procedimento de venda de um bem imóvel a outra entidade da administração pública, tenha identificado a falta de documentos e inabilitado uma entidade corretamente, é correto afirmar que esse agente agiu com eficácia, pois o participante inabilitado perdeu o direito de participar das fases subsequentes do processo. Resposta: Errado.

  • Errado

    Das alienações - Licitação dispensada

    Art. 17. I, e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo

  • Não consigo nem compreender o comando da questão

  • Errada

    Complementando.

    A eficácia do agente, como diz o comando da questão ao final, não pode ser explicada pela perda do direito do licitante de participar das outras fases da licitação, pois o mesmo pode recorrer e ainda gozar do efeito suspensivo durante o recurso, conforme a 8.666:

    Art. 109.  Dos atos da Administração decorrentes da aplicação desta Lei cabem:

    I - recurso, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de:

    a) habilitação ou inabilitação do licitante;

    A eficácia do agente se dá, pura e simplesmente, pela identificação da incompletude dos documentos de habilitação de um licitante, o que impediria lá na frente, por exemplo, na homologação, que todo o processo licitatório fosse questionado.


ID
1322398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item subsequente, a respeito da Lei n.º 8666/1993 e suas alterações.


Em um processo licitatório, quando há empate, é assegurada a preferência aos bens e serviços, prioritariamente, que forem produzidos ou prestados por empresas que investiram em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no país.

Alternativas
Comentários
  • Ele dá o gabarito como errado: 


    19. (Cespe - Grupo Gestor/MPOG/2013) O primeiro critério de desempate a ser utilizado, em uma concorrência, é o de bens e serviços produzidos no país.

    Comentário: os critérios desempate que constam no artigo 3°, § 2o da Lei 8.666/93 são os seguintes:


    § 2o Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.

  • Olá, pessoal!

    A questão foi verificada e não foram encontrados erros. Caso a dúvida persista, favor entre em contato novamente!

    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • Não compreendi por qual motivo a questão é dada como errada. Alguém pode ajudar?

  • Errado

     

    O primeiro critério é "produzidos no país". À questão abordou o terceiro critério. Para chegar no terceiro critério tem que passar pelos dois primeiros, pois a preferência é sucessiva, de acordo com a lei.

  • Além de não estar na ordem descrita na lei de licitações, tem uma palavrinha que está empregada de forma errada. A questão cita "INVESTIRAM" sendo que a lei propõe que a empresa deve 'INVESTIR OU INVESTEM"  no desenvolvimento de tecnologia do país.

  •   SIMPLESMENTE NÃO OBEDECEU A ORDEM 

       i.  SER PRODUZIDO NO BRASIL

      ii.  SER EMPRESA BRASILEIRA

      iii.  INVESTE NO PAÍS TECNOLOGIA

      iv.  SORTEIO, APÓS TODOS OS CRITÉRIOS ACIMA.

  • O erro está na palavra prioritariamente, pois há outros critérios a serem observados antes do exposto na questão.

  • GABARITO E


    QUESTÃO MUITO TRANQUILA, POIS O ERRO CONSISTE NA PALAVRA "PRIORITARIAMENTE" OU SEJA A PRIORI, PRIMEIRAMENTE, E TODOS NÓS SABEMOS QUE A SEQUÊNCIA CORRETA É.

    I - PRODUZIDOS NO PAÍS
    II- PRODUZIDOS POR EMPRESAS BRASILEIRAS
    III - PRODUZIDOS POR EMPRESAS QUE INVISTAM EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA NO PAÍS
    IV - SORTEIO.
  • Houve alteração com a Lei 13.146 de 06.07.2015

    Art 3o. § 2o Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços;
    - produzidos no País ; produzidos ou prestados por empresas brasileiras; - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.; - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.
  • Em um processo licitatório, quando há empate, é assegurada a preferência aos bens e serviços, prioritariamente, que forem produzidos ou prestados por empresas que investiram em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no país.

    CORRETO:LEI 8.666/1993 Art. 3o § 2o  Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.       (Incluído pela Lei nº 11.196, de 2005)

    V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)    (Vigência)

  • PRIMEIRO CRITÉRIO (Art.3º,§2º) Hierarquicamente excludentes

       - PRODUZIDOS NO PAÍS.

       - EMPRESAS BRASILEIRAS.

       - EMPRESAS QUE INVISTAM EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA NO PAÍS.

       - EMPRESAS QUE COMPROVAREM CUMPRIR A RESERVA DE CARGOS PARA DEFICIENTES E REABILITADOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.

     

    SEGUNDO CRITÉRIO (Art.45,§2º)

       - SORTEIO.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Para ajudar a lembrar:

    Ordem de preferência  O BRASIL BRASILEIRO TEM A PESQUISA DEFICIENTE

     

    Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    II -produzidos no País (BRASIL)

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.      

    V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação. 

     

     

  • Boa questão! 
    P assimilar essa parte de "Empate" é só lembrar que o Brasil é protecionista kk

    Produzido no País > Produzidos por empresas brazuca > produzido ou prestado em quem invista em pequisa no pais > quem contrata pessoas com deficiencia, segue a previdencia social e acessibilidade. 

  • Crocodilagem...


ID
1322401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que concerne a lançamentos contábeis, julgue o item seguinte.


A Lei n.º 11.941/2009 permite que uma companhia utilize, em sua escrituração mercantil, todas as disposições da lei tributária especial; no entanto, se houver divergências ou ajustes nessa escrituração, devem ser feitos lançamentos complementares para adequar as demonstrações contábeis aos princípios fundamentais da contabilidade.

Alternativas
Comentários
  • O analisador, aqui, pegou o parágrafo 2º da Lei 6.404/76, que foi modificado pela Lei 11.941/2009, e colocou na questão. Vejam:

    “§ 2o  A companhia observará exclusivamente em livros ou registros auxiliares, sem qualquer modificação da escrituração mercantil e das demonstrações reguladas nesta Lei, as disposições da lei tributária, ou de legislação especial sobre a atividade que constitui seu objeto, que prescrevam, conduzam ou incentivem a utilização de métodos ou critérios contábeis diferentes ou determinem registros, lançamentos ou ajustes ou a elaboração de outras demonstrações financeiras.”

    Portanto, a companhia pode utilizar, em sua escrituração, todas as disposições da lei tributária. Porém, não pode haver modificação da escrituração mercantil e das demonstrações reguladas pela Lei 6.404/76. Gabarito: Certo


  • Só complementando o amigo Fábio Henrique: §2º do art, 177

  • SOMENTE ESTRATIFICANDO

    Lei 6.404 → Art. 177 § 2o 

    .

    ==============DEMONSTRAÇÕES DE PROPÓSITO GERAL OU ESCRITURAÇÕES:

    A companhia "não fará", no tocante à lei tributária ou à legislação especial, qualquer modificação da escrituração mercantil e das demonstrações reguladas nesta Lei a fim de atendê-las.

    .

    por que essas peculiaridades serão atendidas:

    .

    ==============LIVROS OU REGISTROS AUXILIARES:

    A companhia observará exclusivamente em livros ou registros auxiliares as disposições da lei tributária, ou de legislação especial sobre a atividade que constitui seu objeto, que prescrevam, conduzam ou incentivem a utilização de métodos ou critérios contábeis diferentes ou determinem registros, lançamentos ou ajustes ou a elaboração de outras demonstrações financeiras.

  • GABARITO CERTO

    ESCRITURAÇÃO MERCANTIL. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

  • "Se a legislação tributária ou qualquer outra ordenar que a companhia se utilize de prática distinta daquela prescrita na legislação contábil, deverá a entidade fazê-lo em livros auxiliares. Não há modificação da escrita contábil."

    Prof. Gabriel Rabelo

  • Complementação: AJUSTE DO VALOR.


ID
1322404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que concerne a lançamentos contábeis, julgue o item seguinte.


A companhia não precisa discriminar em livros ou registros auxiliares, nem nas demonstrações definidas pela lei, as disposições da lei tributária que conduzam ou incentivem a utilização de critérios contábeis, lançamentos ou ajustes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Haverá dois livros, um para os efeitos contábeis e outro para os efeitos da lei tributária (Ex: LALUR)

    Lei 6.404/76

    Art. 177 § 2o  A companhia observará exclusivamente em livros ou registros auxiliares, sem qualquer modificação da escrituração mercantil e das demonstrações reguladas nesta Lei, as disposições da lei tributária, ou de legislação especial sobre a atividade que constitui seu objeto, que prescrevam, conduzam ou incentivem a utilização de métodos ou critérios contábeis diferentes ou determinem registros, lançamentos ou ajustes ou a elaboração de outras demonstrações financeiras

    bons estudos

  • SOMENTE ESTRATIFICANDO

    Lei 6.404 → Art. 177 § 2o 

    .

    ==============DEMONSTRAÇÕES DE PROPÓSITO GERAL OU ESCRITURAÇÕES:

    A companhia "não fará", no tocante à lei tributária ou à legislação especial, qualquer modificação da escrituração mercantil e das demonstrações reguladas nesta Lei a fim de atendê-las.

    .

    por que essas peculiaridades serão atendidas:

    .

    ==============LIVROS OU REGISTROS AUXILIARES:

    A companhia observará exclusivamente em livros ou registros auxiliares as disposições da lei tributária, ou de legislação especial sobre a atividade que constitui seu objeto, que prescrevam, conduzam ou incentivem a utilização de métodos ou critérios contábeis diferentes ou determinem registros, lançamentos ou ajustes ou a elaboração de outras demonstrações financeiras.


ID
1322407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que concerne a lançamentos contábeis, julgue o item seguinte.


Considerando uma operação de desconto de duplicatas de R$ 1.000,00, descontadas no banco XWZ, pelas quais uma empresa recebeu R$ 900,00, sendo retidos R$ 30,00 de serviços bancários e R$ 70,00 de juros, os encargos financeiros a serem lançados no ativo devem ser apropriados à medida que transcorra o tempo entre o desconto e o seu vencimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Desconto das duplicatas
    D - Caixa (AC) -                                      900
    D - Despesa financeira (Despesa)          30
    D - Juros passivos a transcorrer (AC)     70
    C - Desconto de duplicatas (PC) -        1000

    Pelo regime contábil da competência, de acordo com o prazo estipulado no contrato do desconto das duplicatas:
    D - Juros passivos
    C - Juros passivos a transcorrer

    bons estudos

  • Encargos financeiros a serem lançados no ativo? Os juros passivos a transcorrer não deveriam ser conta retificadora do passivo, devendo ser apropriados ao longo do tempo como conta de despesa? Fiquei sem entender essa.

  • Questão desatualizada


ID
1322410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que concerne a lançamentos contábeis, julgue o item seguinte.


Os impostos a recuperar por pagamentos efetuados indevidamente a maior devem ser registrados na conta outros impostos a recuperar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Outros Impostos e Contribuições a Recuperar

    FUNÇÃO:

    A conta registra nos subtítulos apropriados o valor dos créditos tributários da entidade não classificáveis nas demais contas do grupamento.

    Segundo o Plano de Contas Referencial da Receita Federal (SPED), o grupamento relativo aos CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS deve ter obrigatoriamente as seguintes contas básicas:

    Outros Impostos e Contribuições a Recuperar (7)

    CONCILIAÇÃO

    O saldo e a movimentação dos subtítulos da conta Créditos Tributários - Outros Impostos e Contribuições a Recuperar devem ser periodicamente conciliados.

    Essa conciliação de saldos será obrigatoriamente efetuada por ocasião do levantamento dos balancetes mensais, dos balanços patrimoniais e dos balanços ou balancetes intermediários, com regularização das pendências mediante o seu registro na contabilidade, devidamente comprovadas por documentos hábeis.

    Os papéis de trabalho relativos à conciliação, devidamente autenticados pelo funcionário que a procedeu, devem ficar arquivados junto aos demais documentos contábeis para que possam ser averiguados pela auditoria interna ou pelos auditores independentes.


    http://cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=p_contas149

    bons estudos

  • CORRETO

    Imposto a recuperar = na compra 

    imposto a recolher = na venda 

    Impostos a recuperar > impostos a recolher = conta outros impostos a recuperar 

    impostos a recolher > impostos a recuperar = impostos a recolher 

    A conta impostos a recuperar só irá existir no Balanço Patrimonial caso o valor dos impostos a recuperar sejam maiores do que os impostos a recolher (mais compras do que vendas).


ID
1322413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à análise da documentação contábil, julgue o item a seguir.


A Lei n.º 11.638/2007, introduziu mudanças na Lei das Sociedades por Ações com o objetivo de aproximar os balanços patrimoniais das companhias abertas com as normas internacionais de contabilidade, denominada IFRS (International Financial Reporting Standard). Com isso, os investidores estrangeiros podem analisar o balanço das empresas brasileiras, e os investidores brasileiros terão um maior conhecimento sobre as empresas internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    A convergência no Brasil visa contribuir de forma decisiva com o desenvolvimento sustentável do país, mediante reforma contábil, no setor público e privado, de auditoria, regulatória e treinamento dos profissionais envolvidos, resultando em uma maior transparência das informações financeiras utilizadas no mercado, em como no aprimoramento das práticas profissionais.

    O Comitê Gestor foi criado pela Resolução CFC nº 1.103/07 e tem como objetivo identificar e monitorar as ações a serem implantadas para viabilizar a convergência das Normas Contábeis e de auditoria, a partir das Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo CFC, dos Pronunciamentos de Contabilidade e Auditoria editados pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e IBRACON, respectivamente, bem como de assuntos regulatórios no Brasil, visando o alinhamento às Normas Internacionais de Auditoria e Asseguração emitidas pela IFAC e às melhores práticas internacionais em matéria regulatória.


    http://www.portalcfc.org.br/coordenadorias/camara_tecnica/processos_de_convergencia/comite_de_convergencia/

    bons estudos

  • Assim fica mais fácil pros gringos verem que é melhor não investir aqui.

    #PROGRESSO


ID
1322416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à análise da documentação contábil, julgue o item a seguir.


A Lei n.º 6.404/1976, que dispõe sobre as sociedades por ações, estabelece que o conselho fiscal não é obrigado a analisar o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas, trimestralmente, pela companhia, sendo obrigado, somente, a examinar as demonstrações financeiras do exercício social.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    Consoante a Lei Geral das Sociedades Anônimas, o Conselho Fiscal é um órgão colegiado formado por no mínimo três ou no máximo cinco membros,  brasileiros, acionista ou não, tendo formação de nível superior ou que tenha exercido no mínimo três anos cargo de administrador em empresa ou conselho fiscal. 
    O Conselho Fiscal é órgão das sociedades anônimas que tem como competência principal opinar, fiscalizar e relatar fatos concernentes à Governança Corporativa da companhia. 
    São competências do Conselho Fiscal: 

    VI - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela companhia;

    VII - examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar; ( Os membros do conselho fiscal assistirão às reuniões do conselho de administração, se houver, ou da diretoria, em que se deliberar sobre os assuntos em que devam opinar)

  • Complementando o colega Paulo André, está disposto no artigo 163 da Lei nº 6.404-1976 e alterações posteriores.

  • Essa mesma questão caiu na prova do TCU em 2015

    Q547826

    Julgue o item subsecutivo , referente ao principal grupo de usuários das demonstrações contábeis bem como às responsabilidades a elas relacionadas.

    Compete ao conselho fiscal examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar, analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaborados periodicamente pela companhia e opinar sobre o relatório anual da administração.

  •  Art. 163. Compete ao conselho fiscal:

           VI - analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela companhia

         

  • Como regra geral, as entidades, especialmente as listadas no mercado de capitais,

    elaboram suas demonstrações intermediárias (como regra, trimestralmente) e as suas

    demonstrações anuais.


ID
1322419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à análise da documentação contábil, julgue o item a seguir.


As demonstrações financeiras necessárias para as sociedades por ações são o balanço patrimonial, a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração do resultado do exercício e a demonstração dos fluxos de caixa. Se a companhia for caracterizada como uma companhia aberta, ela deve, ainda, apurar a demonstração do valor adicionado.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C


    Lei 6.404/76, Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)


  • Alem de não descrever se quer de acordo com a LSA ou o CPC 26, essa banca mesquinha ainda generaliza que a DFC é obrigatória, quando na verdade só o é para companhias fechadas com PL > 2 milhões. Típica questão mal redigida que toma forma coringa, na qual o Supremo Tribunal da Cespe pode escolher o gabarito.


ID
1322422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação à análise da documentação contábil, julgue o item a seguir.


A função das notas explicativas, que são complementares às demonstrações financeiras contábeis e estão entre os relatórios de análise da documentação contábil, é divulgar as informações decorrentes de práticas contábeis brasileiras e fornecer as informações necessárias para apresentar a situação da empresa aos acionistas. Entretanto, as notas explicativas, por serem sigilosas e restritas aos executivos da companhia, não devem apresentar as informações utilizadas na preparação das demonstrações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Lei 6;404/76

    Art. 176 § 5o  As notas explicativas devem: 


    I – apresentar informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos; 


    II – divulgar as informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil que não estejam apresentadas em nenhuma outra parte das demonstrações financeiras; 


    III – fornecer informações adicionais não indicadas nas próprias demonstrações financeiras e consideradas necessárias para uma apresentação adequada
    [...]

    bons estudos

  • O Relatório da Administração apresenta os principais resultados alcançados, o qual divulga informações que possibilitam o conhecimento da Instituição, assim como seus objetivos e políticas, em complemento às peças contábeis e notas explicativas contidas nas Demonstrações Financeiras. O Relatório da Administração expõe um quadro completo das posturas e do desempenho da administração na gestão e alocação dos recursos que se encontram a ela confiados.

    https://www.desenvolvesp.com.br/institucional/transparencia/prestacao-de-contas/relatorio-da-administracao/

    Acredito que, quando a questão fala "fornecer as informações necessárias para apresentar a situação da empresa aos acionistas", seja mais correto imputar essa responsabilidade ao Relatório da Administração.

  • Notas explicativas é o "amigo fofoqueiro": conta tudo sobre todo mundo

    Notas Explicativas, são informações adicionais, utilizadas par auxiliar gestores, contadores de uma entidade. Não são evidenciadas nos Demonstrativos, para que não fique redundante.

  • A função das notas explicativas, que são complementares às demonstrações financeiras contábeis e estão entre os relatórios de análise da documentação contábil, é divulgar as informações decorrentes de práticas contábeis brasileiras e fornecer as informações necessárias para apresentar a situação da empresa aos acionistas. Entretanto, as notas explicativas, por serem sigilosas e restritas aos executivos da companhia, não devem apresentar as informações utilizadas na preparação das demonstrações.


ID
1322425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Com relação à análise da documentação contábil, julgue o item a seguir.


Na análise do balanço patrimonial, alguns índices auxiliam na avaliação da capacidade de pagamento da companhia. Entre esses índices, destacam-se o índice de liquidez corrente, que corresponde à razão entre o ativo circulante e o passivo circulante, o índice de endividamento total, que é a razão entre o somatório do passivo circulante e exigível a longo prazo sobre o ativo total.

Alternativas

ID
1322428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação à análise da documentação contábil, julgue o item a seguir.


Uma empresa que obtenha lucro líquido de R$ 15 milhões, com patrimônio líquido de R$ 80 milhões e ativo total igual a R$ 125 milhões, apresentará um índice de rentabilidade do capital próprio de 12%.

Alternativas
Comentários
  • Retorno do Capital Proprio = Lucro Liquido/Patrimonio Liquido.

    RCP: 15m/80m = 0,1875
     Indice de Rentabilidade: 18%.
    Questão ERRADA.

ID
1322431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Internacional Privado
Assuntos

Julgue o item subsequente, acerca de acordos, convênios e contratos.


Tratados e acordos comerciais são instrumentos firmados entre as nações com intuito de elevar o fluxo comercial, reduzindo as tarifas alfandegárias. Esses acordos, quando ocorrem entre dois países, são denominados bilaterais, e se firmados por mais de dois países, são denominados multilaterais.

Alternativas
Comentários
  • Precisa necessariamente reduzir tarifas?

  • GABARITO: CERTO

     


ID
1322434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item subsequente, acerca de acordos, convênios e contratos.


Os convênios, que correspondem à cooperação, sem vínculo contratual, entre órgãos e entidades da administração pública, ou da administração pública com instituições particulares, não obedecem às formalidades e requisitos exigidos nos contratos, tais como requerer que a entidade ou o órgão repassador dê ciência à respectiva assembleia ou câmara, após a assinatura do convênio.

Alternativas
Comentários
  • Erro: não obedecem às formalidades e requisitos exigidos nos contratos, tais como requerer que a entidade ou o órgão repassador dê ciência à respectiva assembleia ou câmara, após a assinatura do convênio.

    Veja o que diz a doutrina: 

    Convênio é o acordo administrativo multilateral firmado entre entidades públicas de qualquer espécie, ou entre estas e organizações particulares,[18] visando a cooperação recíproca para alcançar objetivos de interesse comum a todos os conveniados.

    Segundo doutrina majoritária, a celebração de convênios sempre depende de prévia autorização legislativa. Mas o Supremo Tribunal Federal considera inconstitucional a obrigatoriedade dessa autorização legal por violar a independência dos Poderes.[Hely Lopes Meirelles, Curso de direito administrativo, p. 384.]


  • Errado. Fonte, art. 116, caput e § 2º da Lei 8.666:

    Art. 116. Aplicam-se as disposições desta Lei, no que couber, aos convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres celebrados por órgãos e entidades da Administração.

    § 2o Assinado o convênio, a entidade ou órgão repassador dará ciência do mesmo à Assembléia Legislativa ou à Câmara Municipal respectiva.


ID
1322437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item subsequente, acerca de acordos, convênios e contratos.


O convenente privado que integrar a administração pública não deve adotar os procedimentos estabelecidos na Instrução Normativa n.º 01/1997.

Alternativas
Comentários
  • Questão: Errada

    IN01/97

    Art. 1º A celebração (assinatura de termo de convênio) e a execução de convênio de natureza financeira, para fins de execução descentralizada de Programa de Trabalho de responsabilidade de órgão ou entidade da Administração Pública Federal, direta ou indireta, serão efetivadas nos termos desta Instrução Normativa.

    III-convenente -órgão da administração pública direta, autárquica ou fundacional, empresa pública ou sociedade de economia mista, de qualquer esfera de governo, ou organização particular com a qual a administração federal pactua a execução de programa, projeto/atividade ou evento mediante a celebração de convênio

  • Eu não faço ideia do conteúdo dessa instrução normativa, mas só de saber que o agente está à mercê da Administração Pública, sem dúvidas, a sua atuação terá de ser vinculada à legislação pertinente.


ID
1322440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue o item subsequente, acerca de acordos, convênios e contratos.


Apesar de a utilização de um plano de trabalho ser uma boa prática de gestão, a celebração de acordo, convênio ou ajuste pelos órgãos ou entidades da administração pública não depende da sua aprovação ou existência.

Alternativas
Comentários
  • Art. 26. O Plano de Trabalho será analisado quanto à sua viabilidade e adequação aos objetivos do programa e, no caso das entidades privadas sem fins lucrativos, será avaliada sua qualificação técnica e capacidade operacional para gestão do instrumento, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão ou entidade repassador de recursos. 

    § 1º Será comunicada ao proponente qualquer irregularidade ou imprecisão constatadas no Plano de Trabalho, que deverá ser sanada no prazo estabelecido pelo concedente.


    Art: 36:  IV - que o objeto da licitação deve guardar compatibilidade com o objeto do convênio, caracterizado no Plano de Trabalho, sendo vedada a utilização de objetos genéricos ou indefinidos; 


    Art. 39. Sem prejuízo do disposto nos art. 38 desta Portaria, são condições para a celebração de convênios:

    I - cadastro do convenente atualizado no SICONV - Portal de Convênios no momento da celebração, nos termos dos arts. 19 a 21 desta Portaria; 

    II - Plano de Trabalho aprovado;


  • Errada, fonte, art. 116, § 1º da Lei 8.666:

    § 1o A celebração de convênio, acordo ou ajuste pelos órgãos ou entidades da Administração Pública depende de prévia aprovação de competente plano de trabalho proposto pela organização interessada, o qual deverá conter, no mínimo, as seguintes informações:

    I - identificação do objeto a ser executado;

    II - metas a serem atingidas;

    III - etapas ou fases de execução;

    IV - plano de aplicação dos recursos financeiros;

    V - cronograma de desembolso;

    VI - previsão de início e fim da execução do objeto, bem assim da conclusão das etapas ou fases programadas;

    VII - se o ajuste compreender obra ou serviço de engenharia, comprovação de que os recursos próprios para complementar a execução do objeto estão devidamente assegurados, salvo se o custo total do empreendimento recair sobre a entidade ou órgão descentralizador.



ID
1322443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação à retenção de impostos federais previstos na legislação tributária, julgue o item que se segue.


A retenção do imposto de renda e do imposto sobre serviços de qualquer natureza está amparada em lei complementar. O imposto de renda na fonte está fundamentado no Código Tributário Nacional, que atribui à fonte pagadora da renda ou dos proventos tributáveis a condição de responsável pelo imposto, cuja retenção e recolhimento lhe cabem.

Alternativas
Comentários
  • Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza

    (Incluído pela Lcp nº 104, de 2001)

    § 2o Na hipótese de receita ou de rendimento oriundos do exterior, a lei estabelecerá as condições e o momento em que se dará sua disponibilidade, para fins de incidência do imposto referido neste artigo. (Incluído pela Lcp nº 104, de 2001)

    Art. 44. A base de cálculo do imposto é o montante, real, arbitrado ou presumido, da renda ou dos proventos tributáveis.

    Art. 45. Contribuinte do imposto é o titular da disponibilidade a que se refere o artigo 43, sem prejuízo de atribuir a lei essa condição ao possuidor, a qualquer título, dos bens produtores de renda ou dos proventos tributáveis.

    Parágrafo único. A lei pode atribuir à fonte pagadora da renda ou dos proventos tributáveis a condição de responsável pelo imposto cuja retenção e recolhimento lhe caibam.


    Penso que ''a lei pode atribuir...'' é bem diferente de dizer que o CTN atribui. Caberia recurso.

  • Como foi dito, na realidade essa questão está mal formulada, pois  "pode" não significa "deve".

  • GABARITO: CERTO

  • Quem fundamenta o IR é a constituição:


    Art. 153 (CF). Compete à União instituir impostos sobre:


    III - renda e proventos de qualquer natureza;


    § 2º O imposto previsto no inciso III:

    I - será informado pelos critérios da generalidade, da universalidade e da progressividade, na forma da lei;



    Essa afirmação não está correta, embora o gabarito seja o contrário.

  • GABARITO: CERTO 

     

    LEI Nº 5172/1966 (DISPÕE SOBRE O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E INSTITUI NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO APLICÁVEIS À UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS)

     

    ARTIGO 43. O imposto, de competência da União, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica:

     

    I - de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos;

    II - de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais não compreendidos no inciso anterior.

     

    ARTIGO 45. Contribuinte do imposto é o titular da disponibilidade a que se refere o artigo 43, sem prejuízo de atribuir a lei essa condição ao possuidor, a qualquer título, dos bens produtores de renda ou dos proventos tributáveis.

     

    Parágrafo único. A lei pode atribuir à fonte pagadora da renda ou dos proventos tributáveis a condição de responsável pelo imposto cuja retenção e recolhimento lhe caibam.


ID
1322446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação à retenção de impostos federais previstos na legislação tributária, julgue o item que se segue.


Tributo é todo pagamento pecuniário compulsório, instituído por lei, que não configure um ato ilícito. Entre os tributos, o imposto tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia ou a utilização de serviço público prestado ao contribuinte.

Alternativas
Comentários
  •    A taxa possui como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição (art. 77, CTN).

  • ERRADA

    1) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cuja o valor nela possa exprimir, que não consitua snção de ato ilícito. 

    2) Entre os tributos, a TAXA (não o tributo) tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia ou a utilização de serviço público prestado ao contribuinte.

  • Tributo é todo pagamento pecuniário compulsório, instituído por lei, que não configure um ato ilícito. Não importa a origem da renda, ainda que ilíctia é tributável, em razão do princípio Pecunia non olet (o dinheiro não tem cheiro).

     

    Entre os tributos, o imposto tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia ou a utilização de serviço público prestado ao contribuinte.

     Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

  • A questão está se referindo à TAXA e não a imposto, simples assim. O pessoal "arrodeia" demais para explicar. A primeira regra de um concurso é ser simples e OBJETIVO.

    Bons estudos.

  • CTN


    Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.


    @luisveillard

  • GABARITO: ERRADO 

     

    LEI Nº 5172/1966 (DISPÕE SOBRE O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E INSTITUI NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO APLICÁVEIS À UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS)


    ARTIGO 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

     

    ARTIGO 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

     

    ARTIGO 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

  • Tributo é todo pagamento pecuniário compulsório, instituído por lei, que não configure um ato ilícito. Entre os tributos, o imposto (A TAXA) tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia ou a utilização de serviço público prestado ao contribuinte.

    Gab. Errado


ID
1322449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação à retenção de impostos federais previstos na legislação tributária, julgue o item que se segue.


Pessoas jurídicas com isenção por não incidência ou por alíquota zero, que não discriminarem sua situação no documento fiscal e não fizerem o correto enquadramento legal, estarão sujeitas à retenção do imposto de renda e das contribuições.

Alternativas
Comentários
  • No caso de fornecimento de bens ou de prestação de serviços amparados por isenção, não incidência ou alíquota zero do IR ou de uma ou mais contribuições de que trata este artigo, na forma da legislação em vigor, a retenção dar-se-á mediante a aplicação das alíquotas previstas no art. 3 º , correspondente ao IR ou às contribuições não alcançadas pela isenção, não incidência ou pela alíquota zero. (art. 2, § 3º, IN RFB 1234/2012).



ID
1322452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação à retenção de impostos federais previstos na legislação tributária, julgue o item que se segue.


A pessoa jurídica que vender um imóvel e exercer a atividade de compra e venda de imóveis deve estar atenta para o fato de que a retenção ocorre sobre o valor total a ser pago deduzido dos valores referentes às despesas de registro em cartório.

Alternativas
Comentários
  • A retenção ocorre sobre o valor total a ser pago. Não há nenhuma dedução.

  • No ganho de capital, para o IR, só desconta o valor da comissão da imobiliária, no caso de PF que vende o imóvel.


ID
1322455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação à retenção de impostos federais previstos na legislação tributária, julgue o item que se segue.


Os templos de qualquer culto e os partidos políticos não terão retidos os valores correspondentes ao imposto de renda.

Alternativas
Comentários
  • CF, art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    VI - instituir impostos sobre:

    b) templos de qualquer culto;

    c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;


  • Não entendi bem a questão. Não terão a renda deles retidos ou não irão reter o IR na fonte quando necessário?

  • Trata se de imunidade tributaria Dario. Eles irao declarar mas nao terao sua renda retida. A CF e expressa sobre o tema como informado pelo colega acima. 

  • Retenção de IR dos trabalhadores destas instituições não se trata de obrigação acessória? Ficou confusa a questão.

  • RESPOSTA CERTA

    A Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal Nº 1.234/12, em seu Artigo 4, dispõe sobre a não retenção dos valores correspondentes ao Imposto de Renda e às contribuições de que trata essa Instrução Normativa. Nesse sentido, considere as seguintes entidades: I. Templos de qualquer culto. II. Partidos políticos. III. Serviços sociais autônomos, criados ou autorizados por lei. Não serão retidos os valores correspondentes ao Imposto de Renda e às contribuições de que trata a Instrução Normativa da SRF Nº 1.234/12, nos pagamentos efetuados a: B) I, II e III apenas.

    #sefaz.al2019 #ufal2019 #questão.respondendo.questões

  • GABARITO: CERTO 

     

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1234/2012 (DISPÕE SOBRE A RETENÇÃO DE TRIBUTOS NOS PAGAMENTOS EFETUADOS PELOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL DIRETA, AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES FEDERAIS, EMPRESAS PÚBLICAS, SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA E DEMAIS PESSOAS JURÍDICAS QUE MENCIONA A OUTRAS PESSOAS JURÍDICAS PELO FORNECIMENTO DE BENS E SERVIÇOS)

     

    ARTIGO 4º Não serão retidos os valores correspondentes ao IR e às contribuições de que trata esta Instrução Normativa, nos pagamentos efetuados a:

     

    I - templos de qualquer culto;

    II - partidos políticos;


    =================================================

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

     

    VI - instituir impostos sobre:

     

    b) templos de qualquer culto;

    c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;


     

  • Questão falou da REGRA , porém se o ganho de capital não se destinar a atividades finalistas , eles pagarão sim.


ID
1322458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação à retenção de impostos federais previstos na legislação tributária, julgue o item que se segue.


As penalidades previstas na legislação do imposto de renda são aplicadas à CSLL e à COFINS, nas hipóteses de não retenção, falta de recolhimento e recolhimento após o vencimento do prazo sem o acréscimo de multa moratória.

Alternativas
Comentários
  • Aplicam-se à contribuição social, no que couber, as disposições da legislação do imposto de renda referente à administração, ao lançamento, à consulta, à cobrança, às penalidades, às garantias e ao processo administrativo (L. 7689, art. 6,pú).