-
Gabarito B
I - Pode ser impetrado por qualquer partido político registrado no TSE. ERRADA. art. 5°, LXX, CF88
LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:
a) partido político com representação no Congresso Nacional;
b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;
II - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados. CERTA. Idem I
III - Presta-se a proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições públicas. CERTA (art. 5°, LXIX, CF88 - LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público)
IV - Terá sempre a fiscalização do Ministério Público no curso do andamento do processo. CERTA. art. 129, CF88 (funções de custus legis)
"A montanha pode ser alta, mas de lá as pernas são fortes e a vista é linda!" - FELIPE LIMA
-
Só um adendo: o Mandado de Segurança Coletivo com pedido de liminar exige, para sua análise, a realização de audiência de justificação, ao contrário do que acontece no Mandado de Segurança Individual. Isso quer dizer que, para a concessão da liminar em MSC, necessário é ouvir previamente a autoridade coatora. Assim, inexiste concessão de liminar inaudita altera pars em se tratando de MSC.
-
Fiquei um pouco em dúvida nas demais, porém de uma coisa tinha certeza que para partido político deveria ter representação no congresso nacional, desta forma a I está errada. Devido a letra A, C e D terem a I então o gabarito só poderia ser a B.
a I, II, III e IV.
b II, III e IV, apenas.
c I e II, apenas.
d I e III, apenas.
-
LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:
a) partido político com representação no Congresso Nacional;
b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;
A necessidade de estar há pelo menos um ano em funcionamento não é só para associacões?
-
Complementando:
O MSC é uma espécie de substituição processual, portanto é desnecessária autorização individual expressa dos membros ou associados.
-
Por eliminação chega-se a alternativa correta. OK. Entretanto, faço a observação na alternativa II: "II - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados."
Na minha opinião e também de alguns autores a assertiva está incorreta, pois a exigência de estar legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano refere-se apenas às associações. Caso contrário o texto constitucional falaria em "legalmente constituídaS (no plural).
LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:
a) partido político com representação no Congresso Nacional;
b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;
-
Concordo Cassiano, acertei por eliminação somente porque considerei os itens III e IV verdadeiros. Esse requisito de "estar constitu[ido há um ano" é direcionado apenas para as associações.
-
o gabarito final é esse mesmo? concordo também que o período de um ano seja só para as associações.
-
Só para associações!
-
II - Somente para associação precisa de pelo menos 1 ano de funcionamento. Já para organização sindical e entidade de classe tanto faz 6 meses, 1 ano ou mil anos, não importa.
-
Para algumas bancas o prazo de funcionamento de pelo menos um ano, refere-se apenas às associações. Não foi o caso dessa; por isso devemos nos adequar à banca organizadora do concurso.
-
Sobre a assertativa II: apesar do requisito de 1 ano de funcionamento se aplicar apenas às associações, uma entidade sindical constituída há um ano também é apta a impetrar ms coletivo! É uma questão de interpretação e a banca quis confundir o candidato.
Quando se fala em entidade sindical, a questão do tempo de funcionamento é irrelevante.
-
"Legitimidade do sindicato para a impetração de mandado de segurança coletivo independentemente da comprovação
de um ano de constituição e funcionamento." (RE 198.919, Rel. Min. Ilmar Galvão, julgamento em 15-6-1999, Primeira
Turma, DJ de 24-9-1999.)
-
A acertiva colocou esse "em funcionamento há mais de um ano" pra confudir, mas como a acertiva 1 estava errada da pra matar.
-
Conforme alguns colegas postaram, de fato o entendimento majoritário é de que a exigência de estar legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano refere-se apenas às associações. Desse modo, esse não é um requisito para as entidades sindicais. No entanto, a questão afirma que o MS "II- PODE ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados." E de fato, pode. Pode ser impetrado tanto por entidades sindicais constituídas legalmente há mais de um ano, como também por aquelas que não cumprem esse requisito. É um peguinha da banca!
-
não achei nem "entidade sindical" na CF ainda!
-
Essa questão está errada e deveria ter sido anulada. Em primeiro lugar, a entidade sindical não necessita estar funcionando há pelo menos 1 ano para que possa ingressar com o mandado de segurança coletivo. Essa regra, segundo entendimento já consolidado no STF, só se estende às associações. O item II presume que é necessário que a organização sindical esteja em funcionamento há pelo menos um ano e é justamente essa presunção que torna a afirmação errada.
-
sobre esse item b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;
que eu saiba o entendimento é que constituída há pelo menos 1 ano só se refere a ASSOCIAÇÃO!
-
essa do custus legis do MP no MS eu tb não sabia.
-
I (errado) - Pode ser impetrado por QUALQUER partido político registrado no TSE.
Seja qual for o partido, todo partido etc. Denotam um sentido amplo, genérico e
sabemos que apenas os partidos com representação no Congresso Nacional
têm legitimidade para impetrar mandado de segurança coletivo.
(basta um representante em uma das casas: Câmara ou Senado)
II (certo) - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e
em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados.
Partindo do pressuposto de que nesta alternativa nenhuma palavra que restringisse
o sentido foi empregada (exemplo: apenas, somente, exclusivamente), pode-se concluir que:
entidades sindicais em funcionamento há mais de um (segundo / minuto / hora / dia / semana / mês ...)
têm legitimidade para impetrar mandado de segurança coletivo.
III (certo) - (...) natureza residual, subsidiária, pois somente é cabível quando o direito líquido e certo a ser
protegido não for amparado por meio de outros remédios (habeas corpus e habeas data).
LEI 12.016 (7 DE AGOSTO DE 2009) - Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo
ART. 21. O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional,
na defesa de seus interesses legítimos relativos a seus integrantes ou à finalidade partidária, ou por organização sindical,
entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos, 1 (um) ano, em defesa de
direitos líquidos e certos da totalidade, ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde
que pertinentes às suas finalidades, DISPENSADA, para tanto, autorização especial.
Parágrafo único. Os direitos protegidos pelo mandado de segurança coletivo podem ser:
I - coletivos ...
II - individuais homogêneos ...
-
Segundo o STF quem deve ter constituição ânua é quando for associação e não para entidade de classe por isso a alterinativa II está errada.
-
Pra quem sabe que Mandado de Segurança Coletivo pode ser impretado por partido com representatividade no Congresso Nacional ou por associação de sindical legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos, 1 ano, já matava a questão.
-
Discordo do gabarito...pra quem tem o livro do Marcelo Alexandrino, lá ele salienta o seguinte:" Anote-se que a exigência de um ano de constituição e funcionamento destina-se apenas às ASSOCIAÇÕES, NÃO se aplicando às entidades sindicais e entidades de classe". (FONTE: Direito Administrativo Descomplicado pág. 211 15ª edição).
Na letra B, fala que "pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída E em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados." Se a exigência de um ano não se aplica às entidades de classe, como essa assertiva pode ser dada como correta??
-
Sem complicar, se o candidato soubesse a assertiva I já dava para matar sem problemas.
-
LXX do art. 5° que:
"LXX – o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:
a)partido político com representação no Congresso Nacional;
b)organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;"
a questao era passivel de anulação, pois o certo e associação e não entidade sindical...
-
toda vida erro isso , pqp
-
I - Pode ser impetrado por qualquer partido político registrado no TSE. (ERRADO) OBS. Tem que ter representação no congresso nacional.
II - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados. (CORRETO) OBS. Como o verbo estar perguntando se pode, logo poderá não é obrigado ter 1 ano de fucionamento.
III - Presta-se a proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições públicas. (CORRETO) OBS. Conforme a lei.
IV - Terá sempre a fiscalização do Ministério Público no curso do andamento do processo. (CORRETO) OBS. Sempre vai ter a fiscalização do Ministério Público
Gabarito: B
-
1 - PARTIDO POLÍTICO COM REPRESENTAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL.
-
Após ler a I já matamos a questão:
"I - Pode ser impetrado por qualquer partido político registrado no TSE."
Na verdade, para impetrar mandado de segurança coletivo o partido político precisa ter representatividade no Congresso Nacional. Ora, mas o que é considerado como "representatividade no Congresso Nacional"?
Pelo menos 1 SENADOR OU 1 DEPUTADO FEDERAL em exercício no Congresso Nacional no momento da impetração do mandado de segurança coletivo.
-
QUESTÃO SEM ALTERNATIVA !!!!!
Na acertiva ll diz que entidades sindicais precisam ser legalmente constituídas e devem estar em funcionamenta há, pelo menos,1 ano. O que não é verdade segundo o STF. Apenas as associações necessitam preencher os requisitos de: 1 ano de constituida e de funcionamento. Desse modo, QUESTÃO NULA.
Só para reforçar: Jurisprudência do STF
Mandado de Segurança Coletivo e Sindicato
Tratando-se de mandado de segurança coletivo impetrado por sindicato, é indevida a exigência de um ano de constituição e funcionamento, porquanto esta restrição destina-se apenas às associações, nos termos do art. 5º, XXI, b, in fine, da CF ("o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: ... b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;").
RE 198.919-DF, rel. Min. Ilmar Galvão, 15.6.99.
-
Essa questão também tem o seguinte ponto de vista:
Quanto ao mandado de segurança coletivo, analise as afirmativas.
I - Pode ser impetrado por qualquer partido político registrado no TSE.
Comentário: Como já foi falado, tem que ser por partido com representatividade no Congresso Nacional.(Câmara e Senado)
II - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados.(Correta)
Comentário: Em momento nenhum ele fala APENAS, o que possibilitaria realmente a anulação da questão.
Ou seja, pode sim ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento a mais de um ano, assim como mais de dois anos, assim como menos que qualquer período.
III - Presta-se a proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições públicas. (Correta)
IV - Terá sempre a fiscalização do Ministério Público no curso do andamento do processo. (Correta)
-
Questão mais fácil do mundo. E olha que eu erro 90%...rs
-
Só acertei porque tinha certeza de que a I não estava certa... questão capciosa!
-
SÓ UM ADENDO GALERA PARA QUEM TEVE DÚVIDAS COMO EU:
partido político com representação no Congresso Nacional significa dizer que o partido deverá ter pelo menos um deputado OU um senador eleito.
-
Não tem alternativa correta para essa questão.
o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
-
O requisito de "legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano", para impetrar mandado de segurança coletivo, segundo o STF, deve ser aplicável apenas às associações, nao sendo um requisito essencial para a impetração por parte dos demais legitimados relacionados.
-
Errada: I - Pode ser impetrado por qualquer partido político registrado no TSE. (Que tenha representação no congresso)
Correta: II - Pode ser impetrado por entidade sindical legalmente constituída e em funcionamento há mais de um ano, no interesse de seus filiados.
Correta: III - Presta-se a proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições públicas.
Correta: IV - Terá sempre a fiscalização do Ministério Público no curso do andamento do processo. (funções de custus legis)
-
Pra quem sabe que Mandado de Segurança Coletivo pode ser impretado por partido com representatividade no Congresso Nacional ou por associação de sindical legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos, 1 ano,
-
A única alternativa correta é a número III. A banca considerou três alternativas como corretas!!! Vamos seguindo...
-
a galera viaja muito, estão dizendo que o texto que se refere a organização sindical deveria fazer alusão as associações.concordo com vocês. mas tá ai o problema de ficar muito bitolado no texto de lei, pois o fato de uma organização sindical ser constituída a mais de uma ano, não retira dela o direito de PODER impetrar mandado de segurança.
-
Ue , esse requisito de estar em funcionamento há pelo menos 1 ano é para assoçiação e não entidade sindical , como a II está certa ?????
-
Vamos analisar cada item:
- item I: incorreto. “O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional” – art. 5º, LXX, ‘a’, CF/88;
- item II: correto. “O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados” – art. 5º, LXX, ‘b’, CF/88;
- item III: correto. “Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público” – art. 5º, LXIX, CF/88;
- item IV: correto, pois a intervenção do MP é obrigatória: “Findo o prazo a que se refere o inciso I do caput do art. 7o desta Lei, o juiz ouvirá o representante do Ministério Público, que opinará, dentro do prazo improrrogável de 10 (dez) dias” – art. 12, Lei nº 12.016/2009.
Vamos assinalar, portanto, a alternativa ‘b’, pois somente o item I está incorreto.