- ID
- 86554
- Banca
- EJEF
- Órgão
- TJ-MG
- Ano
- 2005
- Provas
- Disciplina
- Legislação Estadual
- Assuntos
Com base no que determina a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que o Procurador-Geral de Justiça
Com base no que determina a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que o Procurador-Geral de Justiça
Determinado Município do Estado de Minas Gerais possui 22 mil habitantes. 
Considerada a hipótese, é CORRETO afirmar que esse Município
Com base no que determina a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que o Procurador-Geral de Justiça
Considerando-se a previsão constitucional sobre a composição da Assembléia Legislati va, é CORRETO afirmar que, se, na Legislatura em curso, o número de Deputados Esta duais é de 77, a atual representação do Estado na Câmara dos Deputados é de
Sobre as garantias do magistrado explicitadas na Constituição do Estado de Minas Gerais, é INCORRETO afirmar que
Analise as seguintes afirmativas. 
I. No caso de impedimento do Governador e do Vice-Governador do Estado ou no de vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício do Governo o Presidente da Assembléia Legislativa e o do Tribunal de Contas.
II. O Vice-Governador substituirá o Governador do Estado, no caso de impedimento, e o sucederá, no de vaga. 
III. Vagando os cargos de Governador e Vice-Governador do Estado, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga, a não ser que a vacância ocorra nos últimos dois anos do mandato governamental, hipótese em que a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pela Assembléia Legislativa, na forma de lei complementar. 
IV. Compete privativamente ao Governador do Estado firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público. 
A partir dessa análise, pode-se concluir que
Analise as seguintes afirmativas a respeito do processo legislativo, disciplinado na Constituição do Estado de Minas Gerais. 
I. A Constituição pode ser emendada por proposta de, no mínimo, metade dos membros da Assembléia Legislativa; do Governador do Estado; do Tribunal de Justiça; do Tribunal de Contas; do Procurador-Geral de Justiça; ou, de, no mínimo, 100 (cem) câmaras municipais, manifestada pela maioria de cada uma delas. 
II. A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Assembléia Legislativa de projeto de lei ordinária ou de lei complementar, subscrito por, no mínimo, dez mil eleitores do Estado, em lista organizada por entidade associativa legalmente constituída, que se responsabilizará pela idoneidade das assinaturas. 
III. O projeto de lei ou emenda à constituição do Estado, aprovado pela Assembléia Legislativa, será enviado ao Governador do Estado, para, no prazo de quinze dias, sancioná-lo ou se o considerar, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrária ao interesse público, vetá-lo total ou parcialmente. 
IV. A matéria constante de projeto de lei rejeitado não poderá constituir objeto de novo projeto na mesma sessão legislativa, salvo se proposta pela maioria dos membros da Assembléia Legislativa.
 A partir dessa análise, pode-se concluir que
Com base no que determina a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que o Procurador-Geral de Justiça
Dentre os princípios norteadores da Administração Pública, a Constituição do Estado de Minas Gerais prevê
Pela  metodologia  adotada,  o  Plano  Mineiro  de  Desenvolvimento  Integrado  (PMDI)  representa uma resposta a três grandes questões. 
 Identifique qual das questões abaixo NÃO corresponde ao proposto pelo PMDI. 
 
São  programas  ou  ações  previstos  no  Plano  Plurianual  de  Ação  de  Governo  (PPAG),  2008 a 2011, para a área de resultados (PMDI) Qualidade e Inovação em Gestão Pública,  EXCETO 
 
Analise  as  seguintes  afirmativas  sobre  os  programas  e  ações  do PPAG,  2008  a  2011,  previstos  para  a  área  de  resultados  (PMDI)  Vida  Saudável  e  assinale  a  alternativa  INCORRETA. 
 
A Câmara Municipal de Espírito Santo do Pontal, Minas Gerais,  após instaurar e processar o prefeito local por quebra de decoro,  deliberou, em votação secreta, por cinco votos a quatro, que a  acusação era procedente e o afastou do cargo. Inconformado,  o prefeito  impetrou mandado de  segurança,  com pedido de  liminar, perante o juízo da comarca, para que fosse imediatamente reconduzido ao cargo, ao fundamento de que não pode  ser cassado porque a votação, além de secreta, não perfizera  os dois terços exigidos pela lei. Em se admitindo que o concursando é o juiz local, assinale a alternativa que apresenta a  decisão correta.
  
Consoante dispõe a Constituição do Estado de Minas Gerais, é INCORRETO afirmar que:
 
É CORRETO afirmar, sobre o Poder Legislativo Estadual:
 
A Constituição Estadual  trata da  remuneração dos servidores públicos sendo CORRETO afirmar que  inclui a seguinte  disposição:
 
Marque a opção CORRETA, de acordo com a Constituição do Estado de Minas Gerais:
 
Segundo previsto na Constituição Estadual de Minas Gerais, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, permitida, se houver compatibilidade de horários e limitados a remuneração e o subsídio total do servidor ao subsídio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça:
Sobre os Deputados Estaduais, indique a hipótese CORRETA, conforme estabelecido pela Constituição Estadual de Minas  Gerais:
 
Segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, a atividade administrativa dos Poderes do Estado e a de entidade descentralizada se sujeitarão aos princípios da 
 
A Constituição do Estado  de Minas Gerais, em  regra, por  força do  “Princípio  da  simetria  constitucional”, possui  algumas situações semelhantes às da Constituição Federal. Essa equiparação não ocorre, entretanto, em qual- quer hipótese, havendo situações em que os entes federados não coincidem em seus dispositivos.  A Constituição Federal e a do Estado de Minas Gerais abordam de maneira distinta a seguinte matéria: 
 
Entre as normas da Constituição do Estado de Minas Gerais sobre administração pública e servidor público, NÃO se inclui:
A respeito do Poder Legislativo do Estado de Minas Gerais, é correto afirmar, EXCETO:
Nos termos da Constituição do Estado, NÃO se inclui entre as matérias sobre as quais cabe à Assembleia Legislativa dispor com a sanção do Governador:
São matérias de iniciativa privativa da Mesa da Assembleia, EXCETO:
No que se refere às proposições do processo legislativo estadual, é CORRETO afirmar:
Com fundamento na Constituição do Estado de Minas Gerais, é correto afirmar, EXCETO:
Com fundamento na Constituição do Estado de Minas Gerais, é correto afirmar, EXCETO:
Com fundamento na Constituição do Estado de Minas Gerais, é correto afirmar, EXCETO:
Sobre a competência do Estado, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar:
Sobre os vencimentos de agentes públicos, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar:
Sobre os direitos do servidor público e a acumulação de cargos públicos, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais é CORRETO o que se firma em:
Sobre o provimento e a perda de cargo públicos, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar:
Sobre as regras aplicáveis ao regime de previdência dos servidores públicos, segundo a Constituição do Estado  de Minas Gerais, analise aas seguintes afirmativas: 
I.  Aos servidores titulares de cargos públicos do Estado, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime próprio de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do Estado, dos  servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro  e atuarial.  
II.  É vedada a percepção de mais de uma aposentadoria pelos regimes de previdência, ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis na forma prevista na Constituição.  
III.  Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, poderão exceder a remuneração do servidor no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a con- cessão, desde que não ultrapassem o teto legal. 
IV.  Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social
São VERDADEIRAS apenas as afirmativas:  
Sobre aposentadoria do servidor público, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, analise as seguintes  afirmativas:   
I.  Para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem recíproca do  tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, desde que urbana, hipótese em que os diversos regimes de previdência social se compensarão financeiramente, segundo critérios estabelecidos em lei.  
II.  É assegurado ao servidor afastar-se da atividade a partir da data do requerimento de aposentadoria, e a  não concessão desta importará o retorno do requerente para o cumprimento do tempo necessário à aquisição do direito, na forma da lei. 
  III.  O  tempo de contribuição  federal, estadual, distrital ou municipal será contado para efeito de aposentadoria, e o tempo de serviço correspondente, para efeito de disponibilidade. A lei não poderá estabelecer nenhuma forma de contagem de tempo de contribuição fictício. 
IV.  A aposentadoria pode ser requerida voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de  exercício no serviço público e cinco anos no cargo em que se der a aposentadoria, respeitada a idade e o  tempo de contribuição estabelecidos em lei. 
É CORRETO o que se afirma apenas em:  
Sobre os direitos e as garantias  fundamentais previstos na Constituição do Estado de Minas Gerais, analise as  seguintes afirmativas: 
I.  Independe do pagamento de taxa ou de emolumento ou de garantia de instância o exercício do direito de  petição ou representação, bem como a obtenção de certidão para a defesa de direito ou esclarecimento  de situação de interesse pessoal.  
II.  Incide na penalidade de destituição de mandato administrativo ou de cargo ou  função de direção, em ór- gão da administração direta ou entidade da administração indireta, o agente público que deixar injustificadamente de sanar, dentro de noventa dias da data do requerimento do interessado, omissão que inviabilize o exercício de direito constitucional.  
III.  Todos  têm o direito de requerer e obter  informação sobre projeto do Poder Público, a qual será prestada  no prazo da lei, ressalvada aquela cujo sigilo seja imprescindível à segurança do Estado e relevante interesse público. 
 IV.  É  vedado  ao Estado  recusar  fé  a  documento  público,  sendo  passível  de  punição,  nos  termos  da  lei,  o  agente público que, no exercício de suas atribuições e  independentemente da  função que exerça, violar  direito constitucional do cidadão. 
É CORRETO o que se afirma apenas em:    
Sobre os princípios e a  forma que norteiam a atuação da Administração Pública do Estado de Minas Gerais, segndo a Constituição Estadual vigente, analise as seguintes afirmativas: 
I.  A atividade de administração pública dos Poderes do Estado de Minas Gerais e a de entidade descentrali- zada se sujeitam aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, motivação e razoabilidade. 
 II.  A moralidade, a proporcionalidade e a razoabilidade dos atos do Poder Público serão apuradas, para efeito de controle e invalidação, em face dos dados objetivos de cada caso. 
 III.  O agente público motivará o ato administrativo que praticar, explicitando-lhe o fundamento legal, o fático e  a finalidade.
  IV - atividade administrativa do Estado se organizará em sistemas, principalmente a de planejamento, a de  finanças e a de administração geral. 
É CORRETO apenas o que se afirma em:  
Nos termos da Constituição do Estado, NÃO se inclui entre as matérias sobre as quais cabe à Assembleia Legisla- tiva dispor com a sanção do Governador:
A Constituição do Estado de Minas Gerais veda a acumulação remunerada de cargos públicos, entretanto, se houver compatibilidade de horários e, desde que a remuneração e o subsídio não excedam o subsídio mensal dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, permite a acumulação EXCETO de
Segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, a competência para processar e julgar, originariamente, o Vice-Governador do Estado, o Deputado Estadual, o Advogado-Geral do Estado e o Procurador-Geral de Justiça, nos crimes comuns, é
Quanto às disposições da Constituição do Estado de Minas Gerais, é INCORRETO afirmar que:
No âmbito da Administração Pública do Estado de Minas Gerais, é criada, no ano de 2013, uma Fundação para prestar serviço na área de saúde. Com base nessa hipótese e consoante ao que prevê a Constituição do referido Estado, É CORRETO afirmar que
Nos enunciados abaixo, assinale com V aqueles que são diretrizes e com F aqueles que  não são diretrizes das ações e serviços públicos de saúde no âmbito do Estado de Minas  Gerais. 
(     )  Descentralização com direções plúrimas, em nível estadual e municipal.  
(     )  Regionalização das ações de competência do Estado.  
(     )  Participação da Comunidade.  
(     )  Não aceitação de entidades privadas com fins lucrativos na   participação complementar de instituições privadas no Sistema Único de Saúde.  
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.  
De acordo com o que dispõe a Constituição do Estado de Minas Gerais sobre a acumulação de cargos públicos, é INCORRETO afirmar que
Dispõe o artigo 9o da Constituição do Estado de Minas Gerais: "É reservada ao Estado a competência que não lhe seja vedada pela Constituição da República." O dispositivo transcrito corresponde, no sistema de repartição de competências estabelecido no Estado brasileiro,
Sobre o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, é INCORRETO afirmar que
Entre os instrumentos que, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, poderão ter como objeto o uso especial de um patrimônio público do Estado por terceiro NÃO se inclui
Segundo o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, são consideradas dimensões-chave, pertinentes à oferta de serviços sociais:
O denominado Choque de Gestão, conjunto de propostas objetivas com intuito de reformular a gestão do Estado de Minas Gerais, começou a ser implementado em 2003 e é dividido em três gerações. São elas, respectivamente:
A Constituição do Estado de Minas Gerais define a competência da Justiça Militar para processar e julgar os militares do Estado, nos crimes militares definidos em lei, e as ações contra atos administrativos disciplinares militares, ressalvando, entretanto, a competência do
Entre as matérias sobre as quais cabe à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais dispor com a sanção do Governador do Estado, NÃO se inclui:
Nos termos da Constituição do Estado de Minas Gerais, a ordem social é fundada, dentre outros, sobre os valores de proteção da família. O Estado, isoladamente ou em cooperação, manterá programas destinados à assistência à família com o objetivo de assegurar, EXCETO:
 Assinale a resposta correta, considerando as seguintes  assertivas:
I.  Segundo o expressamente previsto no Plano Mineiro  de Desenvolvimento  Integrado (PMDI) 2011/2030, a  administração  pública  do  Estado  de  Minas  Gerais  deve  atuar  de  forma  transversal,  em  rede,  o  que  significa  se  focar  em  três  eixos:  melhoria  da  compreensão da realidade em que os governos estão  inseridos;  formulação de ações; e monitoramento e  avaliação das ações, em conjunto com a sociedade. 
II.  Segundo o Plano Plurianual de Ação Governamental  PPAG  2012-2015,  revisado  no  início  de  2013,  o  Programa de Gestão Local de Políticas sobre Drogas,  passou a  ser de  responsabilidade da Secretaria de  Estado de Saúde de Minas Gerais. 
 
III. Segundo  se  pode  aferir  do  Plano  Mineiro  de  Desenvolvimento  Integrado  (PMDI)  2011/2030,  a  Região  Norte  do  Estado  de Minas Gerais  é  a  que  apresenta a situação mais crítica quanto ao índice de  mortalidade infantil. 
Assinale a resposta correta:  
 Assinale a resposta correta, considerando as seguintes  assertivas: 
I.  Segundo  expressa  disposição  contida  na  lei  que  estabelece  as  diretrizes  para  a  elaboração  da  lei  orçamentária  para  o  exercício  financeiro  de  2014,  relativas  ao Estado  de Minas Gerais,  as  empresas  controladas pelo Estado publicarão e manterão, nas  suas  páginas  na  internet,  relatório  bimestral  dos  investimentos realizados. 
II.  Segundo  expressa  disposição  contida  na  lei  que  estabelece  as  diretrizes  para  a  elaboração  da  lei  orçamentária  para  o  exercício  financeiro  de  2014,  relativas ao Estado de Minas Gerais, a previsão de  recursos  destinados  a  atender  a  sindicato,  associação ou clube de servidores públicos, deverá  ser  incluída  no  limite  orçamentário  de  gasto  com  pessoal. 
III. Segundo  expressa  disposição  contida  na  lei  que  estabelece  as  diretrizes  para  a  elaboração  da  lei  orçamentária  para  o  exercício  financeiro  de  2014,  relativas ao Estado de Minas Gerais, as prioridades e  metas  da  administração  pública  estadual  para  o  exercício  de  2014,  atendidas  as  despesas  que  constituem  obrigação  constitucional  ou  legal  do  Estado  e  as  de  funcionamento  dos  órgãos  e  entidades  que  integram  o  orçamento  fiscal,  correspondem,  para  o  Poder  Executivo,  às  metas  relativas ao exercício de mencionado ano definidas   para  os  programas  estruturadores  detalhadas  no  Plano Plurianual de Ação Governamental  - PPAG  -  2012-2015  e  suas  revisões  e,  para  o  Ministério  Público, a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas  do Estado de Minas Gerais - TCEMG - e os Poderes  Legislativo  e  Judiciário,  às metas  consignadas  nos  respectivos programas  finalísticos do mesmo plano,  observadas  as  diretrizes  de  redução  das  desigualdades sociais, geração de emprego e renda  com sustentabilidade econômica, social, ambiental e  regional e gestão pública  transparente, voltada para  o serviço ao povo mineiro.   
Assinale a resposta correta:  
. Levando em conta a  legislação em vigor no Estado de  Minas Gerais, assinale a resposta correta, considerando  as seguintes assertivas: 
I.  É  trienal o Plano Estadual de Saneamento Básico –  PESB, destinando-se a articular, integrar e coordenar  recursos  tecnológicos,  humanos,  econômicos  e  financeiros para a execução da política estadual de  saneamento básico, mediante o estabelecimento de  metas de curto e médio prazo.  
II.  O Plano Estadual  de Saneamento Básico  – PESB,  que  será  atualizado  anualmente  com  base  na  avaliação do cumprimento dos programas previstos e  na avaliação dos quadros sanitário e epidemiológico  do  Estado,  deverá  conter  a  definição  dos  recursos  financeiros necessários e o cronograma de aplicação  e das fontes de financiamento.
III. O Plano Estadual  de Saneamento Básico  – PESB,  deverá  conter  a  identificação  dos  obstáculos  de  natureza político-institucional que  se  interponham à  consecução dos objetivos e das metas propostas.  
Assinale a resposta correta:  
Conforme Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PDMI) 2013 – 2030, a Governança de Rede enfatiza a interação entre governo e sociedade, fortalecendo a Gestão para a Cidadania. A Governança de Rede se subdivide em dois eixos de trabalho, a saber: a Gestão Regionalizada e a Gestão Participativa. Referente à Governança de Rede, assinale a alternativa correta:
De acordo com a Constituição do Estado de Minas Gerais, é vedado ao Estado
O Plano Plurianual de Ação Governamental de Minas Gerais (PPAG 2012 /2015) contém a operacionalização, em programas e ações, dos objetivos estratégicos previstos no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), constituindo o planejamento de médio prazo do Estado. Para a rede de atenção em saúde, um dos objetivos estratégicos traçados é:
Segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, a atividade administrativa permanente, nas sociedades de economia mista, empresas públicas e demais atividades de direito privado sob o controle direto ou indireto do Estado, é exercida:
Prevê a Constituição de Minas Gerais que, respeitado o conteúdo mínimo do Ensino Fundamental fixado pela União, o Estado deverá fixar conteúdo complementar.
Essa ação do Estado tem especificamente o objetivo de:
Tal como a Constituição da República de 1988, a Constituição do Estado de Minas Gerais estabeleceu um regime jurídico aos servidores públicos, no qual se enumeram normas básicas sobre o acesso e a perda do cargo, emprego ou função pública, bem como as condições necessárias para a aquisição da estabilidade.
Dentre as disposições normativas estaduais, NÃO é correto o que se afirma em:
O Ministério Público, a Defensoria Pública e a Advocacia do Estado são instituições que, na Constituição do Estado de Minas Gerais, são tratadas na seção que dispõe sobre as “Funções Essenciais à Justiça”.
Nesse contexto, é CORRETO afirmar que
Ao dispor sobre a ordem social e, mais especificamente, sobre a educação, a Constituição do Estado de Minas Gerais estabelece uma série de princípios que devem fundamentar o ensino.
Entre tais princípios, não se inclui a(o)
O estado de Minas Gerais assegura, no seu território e nos limites de sua competência, os direitos e garantias fundamentais que a Constituição da República confere aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país.
São direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição do Estado de 1989:
Analise as afirmativas a seguir sobre fiscalização e controle no contexto da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989.
I. Prestará contas a pessoa física ou jurídica que utilizar, arrecadar, guardar, gerenciar ou administrar dinheiro, bem ou valor públicos ou pelos quais responda o Estado ou entidade da administração indireta; ou assumir, em nome do Estado ou de entidade da administração indireta, obrigações de natureza pecuniária.
II. A Comissão Permanente da Assembleia Legislativa a que se refere o art. 164 pode, diante de indício de despesa não autorizada, ainda que sob a forma de investimento não programado ou de subsídio não aprovado, solicitar à autoridade responsável que, no prazo de cinco dias, preste os esclarecimentos necessários.
III. Compete ao controle externo, a cargo da Assembleia Legislativa e exercido com o auxílio do Tribunal de Contas, aplicar ao responsável, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, a sanção prevista em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário.
Estão corretas as afirmativas
Ao dispor sobre a ordem social e, mais especificamente, sobre a educação, a Constituição do Estado de Minas Gerais estabelece uma série de princípios que devem fundamentar o ensino.
Entre tais princípios, não se inclui a(o)
Supondo que, devido aos esforços de um grupo de parlamentares liderados pelo senador mineiro João Xavier, o estado de Minas Gerais (MG) tenha sido desmembrado e, na região que tradicionalmente é chamada de triângulo mineiro, tenha-se formado um novo estado federado, batizado como “Triângulo” (TR), e supondo também que, no momento da criação do novo estado, a região abrigava metade da população originária de Minas Gerais, julgue o item a seguir.
O estado de Minas Gerais assegura, no seu território e nos limites de sua competência, os direitos e garantias fundamentais que a Constituição da República confere aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país.
Considere que o diretor de um presídio integrante do sistema prisional do estado de Minas Gerais adotou as seguintes medidas:
1. proibição de acesso dos presidiários a notícias sobre a pandemia da Covid-19, de modo a evitar agitação e intranquilidade no ambiente interno do presídio;
2. proibição de prestação de assistência espiritual aos presidiários, em respeito à condição de Estado laico, isto é, desvinculado de qualquer religião.
Considerando o que dispõe a Constituição do Estado
de Minas Gerais sobre a matéria, assinale a alternativa
correta.
Considerando os Arts. 52 ao 143 da Constituição do Estado de Minas Gerais, que dispõem sobre a Organização dos Poderes no Estado, analise as afirmativas a seguir.
I. A Justiça Militar é constituída, em primeiro grau, pelos Juízes de Direito e pelos Conselhos de Justiça e, em segundo grau, pelo Tribunal de Justiça Militar.
II. Compete à Justiça Militar processar e julgar os militares do Estado, nos crimes militares definidos em Lei, e as ações contra atos administrativos disciplinares militares, nela incluídos os crimes dolosos contra a vida quando a vítima for civil, cabendo ao Tribunal de Justiça Militar decidir sobre a perda do posto e da patente de oficial e da graduação de praça.
III. Compete ao Conselho de Governo, órgão superior de consulta do Governador do Estado de Minas Gerais, pronunciar- -se sobre questões relevantes suscitadas pelo Governo Estadual, incluídos os problemas emergentes de grave complexidade e implicações sociais e a estabilidade das instituições.
IV. O controle externo, a cargo da Assembleia Legislativa, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas, ao qual compete, dentre outras competências, apreciar as contas prestadas anualmente pelo Governador do Estado e sobre elas emitir parecer prévio, em trinta dias, contados de seu recebimento.
Está correto o que se afirma em