-
A teoria estruturalista das organizações não tentou negar a Escola das Relações Humanas. Muito pelo contrário, ela tentou conciliar essa escola com a Escola Clássica, para transformar essa união na teoria estruturalista.
-
A Teoria Estruturalista foi criada a partir de um desdobramento da Teoria da Burocracia e como contrapartida da reviravolta na Administração, causada pelos princípios sociais e filósofos da Teoria das Relações Humanas.
Ao final da década de 1950, as Teorias Clássica e Relações Humanas criaram situações sem saída que a Teoria da Burocracia não deu conta de resolver, e a Teoria Estruturalista foi criada na tentativa de suprir essa carência de soluções na Administração. (CHIAVENATO, 2003).
A Teoria Estruturalista teve como origem os seguintes fatos:
A oposição surgida entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas – incompatíveis entre si - tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese delas, inspirando-se na abordagem de Max Weber.
A necessidade de visualizar "a organização como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais" que compartilham alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas podem se opor a outros (como a maneira de distribuir os lucros). Seu maior diálogo foi com a Teoria das Relações Humanas.
A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações. O estruturalismo influenciou a Filosofia, a Psicologia (com a Gestalt), a Antropologia (com Claude Lévi-Strauss), a Matemática (com N. Bourbaki), a Lingüística, chegando até a teoria das organizações• com Thompson, Etzioni e Blau. Na teoria administrativa, o estruturalismo se concentra nas organizações sociais.
O estruturalismo está voltado para o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de o todo ser maior do que a soma das partes são as características do estruturalismo.
Bons estudos!
-
A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.
A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondo tipologias, como, a de Etzione (1980), na qual ele se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficiário principal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_estruturalista
-
-
"A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse na Administração que a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar. A Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas." (CHIAVENATO, 2012).
-
" O estruturalismo está voltado para o todo e para o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdepedência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são as características básicas do estruturalismo."
Gabarito: Errado
-
"A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente os fundamentos da Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e da Teoria Burocrática." (Chiavenato)
-
A teoria estruturalista (Teoria da Crise) originou-se da oposição entre a teoria clássica e a teoria das relações humanas.
-
A Teoria das Relações Humanas entrou em declínio no final da década de 50. Houve a oposição entre Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas que criou um impasse na Administração que a Teoria da Burocracia não conseguiu resolver.
A Teoria estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação da Teoria das Relações Humanas. O estruturalismo está voltado para o todo e para o relacionamento das partes na constituição do todo. Há a idéia de totalidade , interdependência das partes e o fato de que o todo é maior que a simples soma das partes.
O estruturalismo ampliou o estudo das interações entre grupos sociais - iniciado na Teoria das Relações Humanas - para o das interações entre as organizações sociais.
Fonte: Idalberto Chiavenato - Adm Geral e Pública
-
A teoria estruturalista buscou sintetizar ou complementar as teorias clássicas (taylor e fayol) e humanas (mayo), pois acreditava que estas focavam apenas em parte de um todo.
Rennó
-
A teoria estruturalista das organizações constituiu-se a partir do aprofundamento dos aspectos formais da Escola Clássica, da teoria burocrática de Max Weber e da negação das contribuições da Escola das Relações Humanas. (ERRADA)
______________________________________________________
A Teoria Estruturalista é um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização formal. (CHIAVENATTO,2009)
-
Complementando...
De acordo com CHIAVENATO, A Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. O estruturalismo está voltado para o todo e para o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são as características básicas do estruturalismo.
Assim, não há que se falar em negação da Escola das Relações Humanas.
-
A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse na Administração que a Teoria da Burocracia não teve condições de ultrapassar. A Teoria Estruturaiista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa uma visão crítica da organização formal.
Chiavenato pag 45
-
A Teoria Estruturalista veio como uma crítica tanto às teorias clássicas quanto à Teoria das Relações Humanas.
Rodrigo Rennó
-
Teoria estruturalista....... máxima eficiência.
Teoria burocrática..... máxima eficiência.
-
COMENTÁRIOS:
A teoria estruturalista caracteriza no desdobramento da teoria da burocracia. Consiste em abordar, também, as teorias clássicas, das relações humanas, burocracia, como também aspectos intra e inter-organizacionais ( ambiente interno e externo);
Logo gabarito E.
Para questões comentadas de provas passadas acesse:
https://www.facebook.com/administracaoparaconcurseiro/?ref=bookmarks
-
Que questãozinha é esta minha gente!
-
ERRADA!
A Teoria Estruturalista apareceu como uma crítica às demais teorias anteriores. A noção principal foi a de conceber uma análise mais abrangente e completa das organizações.
O estruturalismo buscou não rejeitar as descobertas anteriores, mas sim sintetizá-las em uma só abordagem. O estudo da administração não poderia ficar restrito às pessoas (como a Teoria das Relações Humanas postulava) ou restrito às tarefas (como a Administração Científica enfatizava).
Como decorrência desta ideia de integrar as visões anteriores, um fator importante foi a busca de uma análise tanto da organização formal, que era enfatizada na teoria clássica, quanto da organização informal, presente na Teoria das Relações Humanas.
Rodrigo Rennó
-
A Teoria Estruturalista possuía ABORDAGEM MÚLTIPLA, ou seja, leva em conta simultaneamente os fundamentos da Teoria Clássica, ou da TRH e os da Teoria da Burocracia...
-
"A teoria estruturalista das organizações constituiu-se a partir do aprofundamento dos aspectos formais da Escola Clássica, da teoria burocrática de Max Weber e da NEGAÇÃO das contribuições da Escola das Relações Humanas."
CESPE sendo CESPE, FDP, lida rápida nem percebe essa negação da contribuição da teoria das relações humanas.
-
-
NENHUMA TEORIA NEGA A SUA ANTERIOR! UMA VAI SUPRINDO A NECESSIDADE DA OUTRA. COMO UMA DIMENSÃO.
GABARITO ERRADO
-
não está correto a "negação da Rel Humanas"
T. Estruturalista é multipla e integra conhecimentos das escolas: Classica, Burocrática e da Rel Humanas
-
GABARITO: ERRADA
Negativo. O estruturalismo NÃO rejeitou as descobertas anteriores, mas sim as sintetizou em uma só abordagem. Deste modo, o estudo da administração não ficaria restrito as pessoas (como a Teoria das Relações Humanas postulava) ou restrito as tarefas (como a Administração Científica enfatizava).
Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
-
Basta lembrar que a Teoria Estruturalista considera a ORGANIZAÇÃO INFORMAL - um dos principais enfoques da Teoria das Relações Humanas. Portanto, a assertiva se torna errada, sem prejuízo de outros elementos.
Errada.
-
T. ESTRUTURALISTA busca integrar conheci/os de outras escolas de Adm:
- clássica
- burocrática
- rel humanas
-
Enquanto a teoria clássica se concentra na organização formal, a teoria das relações humanas tem como objeto de estudo a organização informal, a teoria estruturalista estuda o relacionamento entre ambas, buscando o equilíbrio entre as duas organizações formal e informal – dae a denominação estrutural.
-
A teoria estruturalista das organizações constituiu-se a partir do aprofundamento dos aspectos formais da Escola Clássica, da teoria burocrática de Max Weber e da negação das contribuições da Escola das Relações Humanas.
Errado - ñ há negação da T das Rel Humanas, pelo contrário, a T Estruturalista é uma teoria múltipla que engloba a Classica, a Burocrática e a de Rel Humanas.
-
ERRADO. O erro está em dizer que a teoria estuturalista nega as contribuições da Escola das Relações humanas. Pelo contrário! Ela a integra também. Assim se expressa o prof. Carlos Xavier: "A teoria estruturalista é, na verdade, uma teoria 'integracionista', pois integra diversos aspéctos da Administração Clássica, passando por pontos das Relações humanas e buscando inspiração até nas visões de Max Weber".
(CESPE/2016/FUNPRESP-EXE) A teoria estruturalista, voltada ao estudo das organizações formais, surgiu da necessidade de eliminar as distorções do modelo burocrárico. CERTO
Referência: Prof. Carlos Xavier
-
não há negação
-
Surgiu por volta da época de 1950, como um desdobramento das análises dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria de Relações Humanas.
FONTE: Alfacon
-
Gabarito: ERRADO
NÃO houve rejeição das descobertas anteriores por parte do ESTRUTURALISMO. O que houve foi uma sintetização em uma só abordagem.
-
ERRADO
A teoria estruturalista é uma abordagem múltipla, integracionista.
Combina os estudos da ESCOLA CLÁSSICA + BUROCRACIA + TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS.
Fonte: Aulas do profº José Wesley.
________________________________________________________________________________________________________________
"A Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. "
Introdução à teoria geral da Administração, Idalberto Chiavato, 9ª ed. pág. 284
-
As teorias tradicionais e a teoria das relações humanas eram opostas entre si, fazendo-se necessário uma nova teoria administrativa com uma posição mais ampla e que envolve todos os aspectos que eram enfatizados por uma escola e omitidos por outra. Com isso a teoria estruturalista da administração é uma síntese da teoria clássica e da teoria das relações humanas, embasada ainda nos conceitos da teoria da burocracia.
Portanto, gabarito errado.
-
Matéria que só Deus
-
O estruturalismo não nega as relações humanas. Pelo contrário, ela se aproxima dessa escola.
O estruturalismo é uma teoria desdobrada da burocracia, apresentando certa aproximação também com as relações humanas.
Na escola estruturalista, a preocupação volta-se para o todo (sistema como um todo), para a interdependência entre as partes, que formam o todo.
É importante mencionar que o todo é mais do que a simples soma das partes, já que a interação entre elas gera algo maior do que a soma das partes em isolado.
by neto..
-
Gab E
Na estruturalista tanto organização formal quando a informal (relação humanas) importam.
Deus é fiel, Jesus já venceu o mundo, somos mais que vencedores!
-
A teoria estruturalista das organizações constituiu-se a partir do aprofundamento dos aspectos formais da Escola Clássica, da teoria burocrática de Max Weber e das contribuições da Escola das Relações Humanas.
-
A teoria estruturalista das organizações constituiu-se a partir do aprofundamento dos aspectos formais da Escola Clássica, da teoria burocrática de Max Weber e das contribuições da Escola das Relações Humanas.
-
Gab: ERRADO
- A Teoria Estruturalista veio como uma crítica tanto às teorias clássicas quanto à Teoria das Relações Humanas. Essa teoria buscou “complementar” ou sintetizar as teorias anteriores (clássicas e humanas), pois acreditava que aquelas focavam apenas em partes do todo, a ideia principal foi considerar a organização em todos os aspectos como uma só estrutura – integrando todas as “visões” anteriores.
Meus resumos + Rennó - 2016.
Erros, mandem mensagem :)
-
"Pode-se dizer que a Teoria Estruturalista tem por objetivo promover a interdisciplinaridade entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, inspirando-se ainda na abordagem burocrática de Max Weber. Essa Teoria busca considerar e compreender os aspectos que foram omitidos pelas teorias anteriores. Surge como uma necessidade de eliminar as limitações e distorções do modelo burocrático."
Fonte: PDF Estratégia - Professor Stefan Fantini