-
Resposta : Certo
Questão fácil de errar , uma vez que os outros fatores classificados por Herzberg são os Motivacionais . Mas independente do nome , os fatores higiênicos também possuem efeitos motivadores .
Veja conforme definição abaixo :
Fatores Higiênicos
Estes fatores são aqueles que referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha, englobando as condições físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, o clima de relações entre a direção e os funcionários, os regulamentos internos, as oportunidades existentes etc. Correspondem à perspectiva ambiental. Constituem os fatores tradicionalmente utilizados pelas organizações para se obter motivação dos funcionários. Herzberg considera esses fatores higiênicos muitos limitados na sua capacidade de influenciar poderosamente o comportamento dos empregados. Este, escolheu a expressão "higiene" exatamente para refletir o seu caráter preventivo e profilático e para mostrar que se destinam simplesmente a evitar fontes de insatisfação do meio ambiente ou ameaças potenciais ao seu equilíbrio. Quando esses fatores são ótimos, simplesmente evitam a insatisfação, uma vez que sua influência sobre o comportamento, não consegue elevar substancial e duradouramente a satisfação. Porém, quando são precários, provocam insatisfação.
Fatores Motivacionais
Estes fatores são aqueles que se referem ao conteúdo do cargo, às tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si. São os fatores motivacionais que produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, isto é, acima dos níveis normais. O termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem um suficiente desafio e significado para o trabalhador
-
A pesquisa de Herzberg revelou que quando os fatores higiênicos (aqueles relacionados ao ambiente que rodeia as pessoas) são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação dos empregados. Quando os fatores higiênicos são precarios, como a questão, eles provocam a insatisfação do empregados. Ou seja, a precariedade ou ausencia de fatores higienicos, provoca a insatisfação do empregado. São chamados de higienicos por que eles são preventivos, apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação.
-
Apenas para complementar os comentários das colegas abaixo.
Segundo Frederick Herzberg:
Fatores que levam à satisfação (motivacionais):
- Crescimento
- Desenvolvimento
- Responsabilidade
- Reconhecimento
Realização
Fatores que levam à insatisfação (higiênicos):
- Política da Empresa
- Condições do ambiente de trabalho
- RElacionamento com outros funcionários
- Segurança
- Salário
-
Complementando:
Os fatores higiênicos são conhecidos como Insatisfacientes. Quando ausentes levam insatisfação, porém se presentes, não levam à satisfação.
Os fatores motivacionais quando ótimos, levam à satisfação, mas quando precários, bloqueiam a satisfação, o que os caracteriza como Fatores Satisfacientes.
-
Teoria dos dois fatores Herzberg
Fatores higiênicos, ou fatores extrínsecos, pois se localizam no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Sendo que essas condições são administradas e decididas pelas empresas, eles estão fora do controle das pessoas.
Ex.: salários, benefícios sociais, tipos de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre as empresa e os funcionários, regulamentos internos.
Dessa forma são fatores do contexto e se situam no ambiente externo que circundam o indivíduo.
Herzberg em sua pesquisa afirma que os fatores higiênicos apenas evitam a insatisfação dos empregados e se elevam a satisfação não consegue sustentá-la por muito tempo, quando são precários, eles provocam a insatisfação dos empregados esses fatores são apenas preventivos, apenas evitam a insatisfação é como se fosse um remédio não melhoram a saúde, somente evitam a dor.
Fatores Higiênicos: insatisfacientes -> contexto do cargo ->
As condições de trabalho
Administração da empresa
Salário
Relações com o supervisor
Benefícios e serviços sociais.
-
Não entendi por que o item é certo.
Se o servidor tem problemas com o SEU trabalho, ele tem problema com algo interno dele, com a maneira que ele executa suas funções. (Veja que o item não falou em ambiente de trabalho e sim com o trabalho em si) Logo é fator interno...isso é problema motivacional que vai deixar o sujeito não motivado, não satisfeito.... ou seja o item tem dois erros. O primeiro em falar que um problema interno vai deixá-lo insatisfeito. (nós já sabemos que a falta de problemas motivacionais pode trazer satisfação ou não satisfação e insatisfação é decorrência de problemas higiênicos) e o outro é falar que o servidor ter problema com o SEU trabalho é fator higiênico ao passo que deveria ser motivacional já que é relacionado a tarefa, ao cargo....
Se alguém poder me avisar no perfil sobre o esclarecimento, eu agradeço.
-
Fatores Se Pesente Se Ausente
Higiênicos não Insatisfaz Insatisfaz
Motivacionais Motiva não Motiva
"O SENHOR É MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ"
-
No começo tive a mesma dúvida do colega em relação ao gabarito. Mas depois percebi que a insatisfação do empregado é com algo externo, veja: "com o seu trabalho no setor de radiologia"
Portanto, como é relacionado a um fator externo, a questão está certa.
Abraços e bons estudos!
-
Está correto por um motivo simples:
Fatores HIGIÊNICOS causam INSATISFAÇÃO quando inexistentes. Os fatores MOTIVACIONAIS apenas deixam de motivar quando inexistentes, ou seja, NÃO CAUSAM INSATISFAÇÃO. Mencionou a palavra INSATISFAÇÃO é HIGIÊNICO.
-
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe a existência de fatores higiênicos que, quando presentes, evitam insatisfação, mas não são suficientes para motivar.
Portanto considero a questão errada!
-
A gente aqui feliz estudando e empaca com uma questão dessas. É F....!!
-
Não entendi !
... insatisfeito com o seu trabalho no setor de radiologia tem sua motivação impactada por ausência de fatores higiênicos.--> ausência de fatores higiênicos
Os fatores higiênicos são conhecidos como Insatisfacientes. Quando ausentes levam insatisfação, porém se presentes, não levam à satisfação.
Segundo Antonio Cesar Amaru Maximiano, TGA, 2008, pág 189 : " ... Ambiente de trabalho produz satisfação ou insatisfação com o próprio ambiente, mas não motivação para o trabalho. ... "
Não há que se falar em motivação para fatores higiênicos.
Analisando a questão de outra forma:
... insatisfeito com o seu trabalho no setor de radiologia tem sua motivação impactada por ausência de fatores higiênicos. ---> fator intrínseco, motivacional
Nesta análise, não há que se falar em fatores higiênicos.
Portanto, em ambas análises a questão estaria errada.
Alguém pode ajudar ? (P/favor me avise na seção de Recados. obrigada !)
-
Fatores higiênicos não trazem motivação, porém sua ausência causam insatisfação.
Já os fatorem motivacionais, trazem motivação ou sua ausencia simplesmente não motivam os funcionários.
Mas não significa dizer que eles ficam insatisfeitos, somente não foram motivados.
Resumindo:
O que traz insatisfação são os fatores higiênicos.
O que traz motivação são os fatoes motivacionais.
Espero ter ajudado!
-
Não consigo entender como esta questão pode estar certa. O livro do CHIAVENATO deixa bem claro que "Os fatores higiênicos e motivacionais são independentes e não se vinculam entre si. Os fatores responsáveis pela satisfação profissional das pessoas são totalmente desligados e distintos dos responsáveis pela insatisfação profissional."
Dessa forma, como é possível a INSATISFAÇÂO (fator higiênico) impactar a MOTIVAÇÃO (fator motivacional)?
O Cespe é mesmo esquisito, em uma questão semelhante o gabarido está como ERRADA a afirmação:
"Com base na teoria de Herzberg, se um servidor público estiver insatisfeito com o seu ambiente físico de trabalho, então a sua insatisfação afetará decisivamente o seu nível de motivação"
vai entender...
-
Acerca do comentário acima da companheira Tatiana,"motivação” e “fatores motivacionais” NÃO são a mesma coisa. Fatores motivacionais, em se tratando da Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, “são os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade”. [Administração Geral Para Concursos, Rodrigo Rennó, Elsevier, 2013] Ou seja, fatores motivacionais são elementos, agentes, são “coisas capazes de causar motivação”.
Há duzentos mil conceitos para o termo “motivação” – entre eles o de Robbins e Coulter (1998), que diz que “motivação é a vontade de exercer altos níveis de esforço para alcançar os objetivos organizacionais” – e, para não complicar a explicação, acho melhor que fiquemos somente com a primeira parte do que expus, uma vez que já está claro que “motivação” é uma coisa e “fatores motivacionais” é outra.
Espero ter contribuído.
Bons estudose sucesso!
-
FATORES MOTIVADORES SATISFEITOS= SATISFAÇÃO.
" " NÃO SATISFEITOS= NÃO SATISFAÇÃO
FATORES HIGIENICOS SATISFEITOS= NÃO INSATISFAÇÃO
" " NÃO SATISFEITOS= INSATISFAÇÃO
OBS. FATORES HIGIENICOS NÃO GERAM SATISFAÇÃO.
FATORES MOTIVADORES NÃO INSATISFAÇÃO.
-
Se há fatores externos que indicam a insatisfação, fato que não será possível a motivação. Vale destacar que, para estar motivado, é necessário não haver a insatisfação.
Ou seja, para ter motivação deve satisfazer tanto os fatores internos quanto os externos.
-
"CHIAVENATO (2009) acrescenta que, fatores higiênicos referem-se às condições do ambiente organizacional, correspondendo à perspectiva ambiental e que abrange os fatores frequentemente praticados pela organização na tentativa de motivar os empregados.
Estas condições são administrativamente de responsabilidade da organização e, dentre os fatores estão: salário, benefícios, modelo de chefia, ambiente físico, relações interpessoais. Quando estes fatores são favoráveis, apenas evitam o descontentamento, não influenciando melhoras no desempenho, caso contrário, tem peso negativo na motivação laboral."
http://monografias.brasilescola.com/administracao-financas/gestao-fator-humano-invisibilidade-social-como-reduzir-impacto.htm
-
A questão quis dizer que se um trabalhador do setor de radiologia estiver trabalhando sem salário, sem relacionamentos pessoais, sem condições de trabalho, sem supervisores, sem segurança e sem políticas da empresa, sua motivação será impactada.
A resposta está CORRETA.
-
... insatisfeito com o seu trabalho no setor de radiologia.
Eu fiquei em dúvida, porque, para mim, esta frase é ambígua, pois condições do trabalho entra em fatores higiênicos, mas conteúdo do trabalho entra em fatores motivacionais e, não ficou muito claro se é conteúdo ou condições do trabalho.
-
O raciocínio da questão está certo: Fatores higiênicos quando ausentes, causam insatisfação, e prejudicam a motivação. A insatisfação não é um fator higiênico, apenas uma consequência da ausência desses fatores. A presença dos fatores higiênicos evitam a insatisfação.
-
na mesma prova, havia essa questão, considerada ERRADA
2 • Q31527 Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Analista Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Desenvolvimento Organizacional; Organizações; Comportamento humano nas organizações; Clima organizacional; Motivacao;
[img src="http://www.questoesdeconcursos.com.br/images/icon-texto.png" alt="Texto associado à questão" > Ver texto associado à questão
Com base na teoria de Herzberg, se um servidor público estiver insatisfeito com o seu ambiente físico de trabalho, então a sua insatisfação afetará decisivamente o seu nível de motivação
Contraditório não???!!
-
Fatores higiênicos - Dizem respeito ás condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzbergestes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes. Também chamados de Extrínsecos ou ambientais.
-
Não há como julgar ( certo/errado ) uma questão como essa, pois o grau de subjetividade é grande. Veja, hospital público ou setor de radiologia não são suficientes para esclarecer a origem da insatisfação do servidor mencionado na questão. Ele pode estar desmotivado por razoes intrínsecas ou extrínsecas naquele mesmo hospital e setor, ou não? Portanto, o examinador carrega na questão a sua opinião sobre hospital público e setor de radiologia esperando que o examinado adivinhe de onde vem sua ideia.
-
Questão errada, a que impacta no trabalho é a motivacional, funcionário fica satisfeito se houver boa relação de trabalho. A higiênica está relacionada à remuneração, segurança e outros. Se o funcionário ganhar mal, ele fica insatisfeito.
-
Questão Correta!
Tanto os fatores HIGIÊNICOS quanto os MOTIVACIONAIS podem afetar a MOTIVAÇÃO.
Quando reduzimos os fatores HIGIÊNICOS, temos um aumento da INSATISFAÇÃO e por isso uma
piora na MOTIVAÇÃO.
Quando aumentamos os fatores MOTIVACIONAIS, temos um aumento da SATISFAÇÃO e por isso uma melhora na MOTIVAÇÃO.
A afirmação é clara: ausência de fatores HIGIÊNICOS, servidor INSATISFEITO, logo impacto (piora) na MOTIVAÇÃO.
-
CORRETÍSSIMA!
Senhores, a princípio eu também errei a questão, porém, com um pouco de reflexão cheguei um uma conclusão que me satisfez. Segundo Herzberg, os fatores higiênicos (Extrínsecos ou insatisfacientes) não são definitivos na motivação de um determinado funcionário. Isto é, o cumprimento desses fatores somente tornam os trabalhadores "não-insatisfeitos" com relação aos fatores higiênicos. Porém, quando se fala em motivação esses fatores influenciam SIM!, porém, não de forma fundamental.
Se a questão dissesse que os fatores higiênicos foram decisivos na motivação aí sim estaria errado, porém, eles exercem influência sobre a motivação, ou,como diz no enunciado, impactam! Tornando a questão correta.
-
Questão um pouco confusa, que entendo como ERRADA!
De acrodo com a Teoria de Herzberg, o oposto de (SATISFAÇÃO) é a (NÃO SATISFAÇÃO) e o oposto de (INSATISFAÇÃO) é a (NÃO INSATISFAÇÃO).
LOGO:
Havendo SATISFAÇÃO ----> temos a presença de motivação / Se não há presença de motivação, temos a NÃO SATISFAÇÃO.
Havendo INSATISFAÇÃO ----> temos ausência de fatores HIGIÊNICOS / Havendo presença de fatores HIGIÊNICOS, temos a NÃO INSATIAFAÇÃO.
-
Se eu responder um milhão de vezes, será um milhão de vezes que colocarei como ERRADA!!!
-
Alguém me acode?
"A teoria de Herzberg, ou dos dois fatores, diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação no ambiente de trabalho." Material do Estratégia
Levando esta frase acima como referência, eu piro nesta parte do enunciado: "(...) sua motivação impactada por ausência de fatores higiênicos."
Mais abaixo no decorrer da leitura eu encontro isso aqui:
"Para Herzberg, a função de um administração É REMOVER OS DIVERSOS FATORES HIGIÊNICOS QUE POSSAM ESTAR GERANDO ESTA UMA INSATISFAÇÃO no trabalho e inserir fatores motivadores, de modo que os trabalhadores entreguem um desempenho superior" Material do Estratégia
Isso acaba por relacionar uma com a outra diretamente.
Posso levar isso em consideração? É certo que a satisfação não é o oposto da insatisfação, porém existe a relação entre as duas diretamente?
-
Complementando...
CORRETA
Para HEZBERG, fatores extrínsecos, ou higiênicos, são relacionados ao contexto do trabalho. Ou seja, se presentes, geram a não insatisfação, se ausentes, geram insatisfação. Os fatores motivacionais, ou intrínsecos, são os fatores motivacionais, isto é, relacionados ao conteúdo do trabalho. Se presentes, geram motivação, se ausentes, as pessoas ficariam neutras.
RENNÓ
-
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, o servidor de um hospital público insatisfeito com o seu trabalho no setor de radiologia tem sua motivação impactada por ausência de fatores higiênicos.
Errei por conta da palavra "motivação". Na minha opinião a questão seria correta se fosse transcrita assim:
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, o servidor de um hospital público insatisfeito com o seu trabalho no setor de radiologia tem sua satisfação impactada por ausência de fatores higiênicos.
-
Correta.
Complementando...
De acordo com Herzberg:
Fatores motivacionais:
-Crescimento profissional;
-Conteúdo do trabalho;
-Exercício da responsabilidade;
-Reconhecimento;
-Realização.
Fatores higiênicos:
-Salários;
-Relacionamentos pessoais;
-Condições de trabalho;
-Supervisores;
-Segurança;
-Políticas da empresa.
-
Pessoal, visto diversos comentários, vou simplificar e e ir ao cerne da questão:
Os Fatores higiênicos não geram motivação, porém sua ausência desmotiva. Se desmotiva, impacta a motivação, simples assim.
-
Fatores Motivacionais (influenciam a SATISFAÇÃO):INTRÍNSECOS
- Crescimento profissional, conteúdo do trabalho, exercício da responsabilidade, reconhecimento, realização.
-------
Fatores Higiênicos (influenciam a INSATISFAÇÃO): EXTRÍNSECOS
- Salários, relacionamentos pessoais, condições de trabalho, supervisores, segurança, políticas da empresa, Salubridade ambiente trabalho.
-
Embora os fatores higiêncos não detenham poder de motivar um indivíduo, a sua ausência pode gerar grande insatisfação, consequentemente, desmotivando o funcionário. QUESTÃO: "o servidor de um hospital ... insatisfeito com o seu trabalho... tem sua motivação impactada por ausência de fatores higiênicos." (Sua motivação é impactada porque é reduzida)
A PRESENÇA DE FATORES HIGIÊNICOS NÃO MOTIVA, MAS A SUA AUSÊNCIA DESMOTIVA. GUARDE ISTO!
Portanto, corretíssimo!
Vamo que vamo!
-
Gab: Certo
A ausência dos fatores higiênicos (condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa, relações pessoas, políticas da empresa e supervisão) gera a insatifação do funcionário, mas a manutenção deles não garante a motivação, apenas a não -satisfação.
-
nO MEU VER SERIA MAIS CORRETO ASSIM:
segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, o servidor de um hospital público insatisfeito com o seu trabalho no setor de radiologia tem sua SATISFAÇÃO impactada por ausência de fatores higiênicos.
-
OUTRA QUESTÃO A BANCA SE CONTRADIZ: Com base na teoria de Herzberg, se um servidor público estiver insatisfeito com o seu ambiente físico de trabalho, então a sua insatisfação afetará decisivamente o seu nível de motivação
-
A questão está errada gente, é indiscutível.
Veja, ela diz que "..tem sua motivação impactada por ausência de fatores higiênicos." Já foi dito que fatores higiênicos apenas alteram a satisfação e não impactam na motivação, PAREM DE JUSTIFICAR O GABARITO.
Veja o que diz Rodrigo Rennó, do ESTRATÉGIA CONCURSOS:
§ HIGIÊNICOS:
· Os fatores higiênicos seriam ligados aos aspectos externos ou extrínsecos, como o ambiente de trabalho, o salário, segurança, o relacionamento com os colegas, etc.
· EXTRÍNSECOS NÃO GERAM SATISFAÇÃO, APENAS EVITAM A INSATISFAÇÃO.
· Estes fatores afetariam a insatisfação. Se não existirem, podem gerar insatisfação nos trabalhadores. Mas preste atenção: sua presença não gera motivação, apenas evita a insatisfação!
Se cair isso na prova, você vai errar, o cespe vai errar, todo mundo vai errar.
Ou você marca a questão com convicção da resposta e se for o caso entra com recurso, ou deixa em branco. O que não dá é pra justificar essas grosserias, como eu repito muito, isso prejudica todo mundo.
-
Fatores higiênicos (extrínsecos): salários, benefícios, relacionamento,seguranca, condição de trabalho, políticas e normas.
-
CESPE TRE-BA 2010
Com base na teoria de Herzberg, se um servidor público estiver insatisfeito com o seu ambiente físico de trabalho, então a sua insatisfação afetará decisivamente o seu nível de motivação (ERRADO)
E AGORA, CESPE?
-
Para Herzberg, os fatores higiênicos, quanto PRESENTES, causam uma NEUTRALIDADE ou uma NÃO INSATISFAÇÃO. Porém, na ausência desses fatores, percebe-se um processo de DESMOTIVAÇÃO.
Em contrapartida, os fatores motivacionais, quanto PRESENTES, causam MOTIVAÇÃO. Porém, na ausência desses fatores, percebe-se NEUTRALIDADE.
Por essa ideia, tem-se a questão como CERTA.
Achei bem claro!
Espero ter ajudado!
Fonte: apostila Gran Cursos Online
-
Como assim?? Desde quando os fatores extrínsecos, de acordo com a teoria dos 2 fatores, alteram a motivaçao?
-
Concordo com a Tatiana Almeida, mas como vc pode estar motivado se está insatisfeito???
Colocando de forma prática:
Trabalho na empresa X, e sou insatisfeita com o ambiente, um lugar desprezível, pessoas se engolindo uns aos outros, não há plano de carreira.... Enfim... TOTAL INSATISFAÇÃO...
Mas sou Super MOTIVADA, pq tenho bons resultados com o meu trabalho e sou reconhecida pelo meu chefe? É isso mesmo?
Não consigo imaginar uma pessoa motivada e ao mesmo tempo insatisfeita, mas posso ver o contrário, a pessoa desmotivada, mas satisfeita.
-
Essa questão é maldosaaaaaaaa
A chave tá no fato do servidor estar INSATISFEITO. Dessa maneira, estão ausentes os fatores higiênicos. A banca induz ao erro por dar a entender que o sentimento negativo decorre do trabalho exercido, não de uma condição extrínseca.
Geralzão da teoria dos dois fatores, de Herzberg
Fatores motivacionais (intrínsecos): Necessidades secundárias da pessoa. Relacionados ao trabalho em si: conteúdo do cargo, atividades, tarefas, reconhecimento, responsabilidade, desenvolvimento (...)
Fatores higiênicos (extrínsecos): Necessidades primárias. Fatores relacionados ao ambiente de trabalho, como o salário, as relações, as políticas da empresa, qualidade de supervisão, status, segurança do ambiente (...)
- Fatores motivacionais presentes: Satisfação
- Fatores motivacionais ausentes: Não-satisfação
- Fatores higiênicos presentes: Não-insatisfação
- Fatores higiênicos ausentes: Insatisfação
- Para Herzberg, insatisfação não é o contrário de satisfação.
- Fatores higiênicos (extrínsecos) tem caráter preventivo ou profilático. Sozinhos, eles não motivam. Logo, salário não motiva, nem relações interpessoais.
- A não-satisfação gera um estado neutro, nem motivação, nem desmotivação.
Fonte: Resumo da aula do Prof. Stefan Fantini
C