-
A participação do povo direta ocorre por meio de: Plebiscito, referendo e iniciativa popular das leis.A participação indireta ocorre elegendo representantes nas mais diversas esferas da Federação.
-
Tal representação é INDIRETA e não direta, pois são esses, os eleitos, poder legislativo no caso que fazem as leis. Forma direta é o plebiscito, referendo e iniciativa popular!!!
-
Segundo o parágrafo único do artigo 1 da cosntituição. o povo pode exercer o poder por meio de seus representantes eleitos ou diretamente.Art. 1 - Parágrafo Único: Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da constituição.
-
Conforme o art 1°, PU da CF/88 "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente..."Tal afirmação leva à conclusão de que a representação indireta relaciona-se com a eleição de representantes (presidente, senadores, vereadores, etc), firmado na definição de República, logo a representação direta, nos termos da constituição, dispensa os representantes eleitos e não tem relação com o o voto.
-
Participação direta:- plebiscito- referendo - iniciativa popularParticipação indireta:- voto direto, universal e secreto
-
ERRADOO povo exerce sua participação
direta indireta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.
-
GABARITO CORRETO....O poder soberano do povo é excercido por meio de seus representantes eleitos diretamente pelo voto, secreto e universal, ou seja, quando falamos da participação do povo na administração do país, falamos em EXERCÍCIO INDIRETO DO PODER.
-
Quando vamos às urnas votar em nossos deputados federais, estaduais ou distritais, ou mesmo em nossos vereadores não estamos, ainda, usando de nosso poder soberano para exercer a democracia. O que se tem aí é uma fase que precede ao exercício efetivo do poder: a escolha dos nossos representantes (e consequente legitimação dos mesmos) para que eles, então, em nosso nome (e, portanto, indiretamente) possam exercer o poder. Logo, a hipótese trazida na questão é uma hipótese de democracia indireta.
A democracia direta seria algo como a manifestação direta de vontade do povo, sem qualquer intermediação dessa vontade. Como nos clássicos exemplos de plebiscito e referendo. Nesses instrumentos a vontade do povo (ou da maioria) é dada de forma direta, sem possibilidade de ser contrariada.
-
Art. 1° - Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos (EXERCÍCIO INDIRETO DO PODER) ou diretamente (EXERCÍCIO DIRETO DO PODER), nos termos desta Constituição.
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto (EXERCÍCIO INDIRETO DO PODER), com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: (EXERCÍCIO DIRETO DO PODER)
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
-
O povo exerce participação INDIRETA (DIRETA) no poder por intermédio do voto...
-
Essa é uma forma de participação indireta. A direta se dá por plebicito, referendo ou iniciatia popular.
-
Gente, pelo amor de Deus,
vamos compartilhar a idéia do Alexandre..
1500 comentários repetidos, que idiotice.
Ponto a gente tem que ganhar é na prova, e não aqui...
-
Gente,pelo amor de deus.Ler quem quer ,pule vá para outra questão, valorize o seu tempo que e precioso, e facil assim.
As vezes tenho a impressão que algumas pessoas estão no automatico, não sabem escolher entre o que serve e o que não serve,e ler tudo e depois fica reclamando.
Desculpe o desabafo.
-
Pitolomeu!!! Está corretíssimo! Quem não quiser ler não leia. As pessoas estão querendo expor suas ideias e comentários... e dai que está repetido??? deixa, isso é bom para reforçar o estudo!!! Os incomodados que se mudem, pule, vá para outra questão...
-
Atenção, escolares, de fato, muitos comentários repetidos, o manual ético de etiqueta do QC nos diz que, salvo em questões da Lei 8112 (conhecida com lei do Pregão), o número máximo de comentários repetidos deve ser 10, e claramente esta questão traz em seu bojo um número muito superior, portanto, fiquemos atentos e evitemos algazarras e outros trejeitos, não enfeitemos este espaço público com tantas repetições.
Mas voltando à questão, acredito que o certo seria PARTICIPAÇÃO INDIRETA no exercício do sufrágio.
-
Acredito que o correto seria participação indireta dos populares na hora do voto.
-
O
parágrafo único do art. 1°, da CF/88, estabelece que todo o poder emana do
povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos
termos desta Constituição. O exercício do voto para eleição de representantes é
uma forma de participação indireta. O plebiscito, referendo e iniciativa
popular são mecanismos de participação direta.
RESPOSTA: Errado
-
Essa questão é maluca o certo seria INDIRETA.
-
Respondi outra questão do CESPE, que dizia que o voto era hipótese direta de participação política ¬¬
-
faltou também citar os senadores!
--
vamos deixar suor pelo caminho..
-
O exercício do voto é participação indireta (POR MEIO DE SEUS REPRESENTANTES ELEITOS).
A FORMA DE REPRESENTAÇÃO DIRETA É POR MEIO DE, ENTRE OUTROS, OS SEGUINTES INSTITUTOS: PLEBISCITO, REFERENDO E INICIATIVA POPULAR.
-
participação direta ---> plebiscito, referendo, iniciativa popular
participação indireta ----> quando elegemos os agentes polítcos (deputados, senadores, prefeitos, presidente, vereadores)
DEMOCRACIA SEMI-DIRETA OU PARTICIPATIVA
-
O voto é direto, mas a participação é INdireta.
-
Vivendo e aprendendo!
-
Todo poder emana do povo, que o exerce:
--> Indiretamente através de representantes eleitos.
--> Diretamente nos termos da CF.
-
Resposta: Errado. Gostaria de compartilhar com vcs a resposta que minha profª Cristiana me deu, pois tb tive a mesma dúvida:
Não confunda voto direto com participação direta na política. O voto direto é caracterizado pela eleição de representantes feitas diretamente pelo povo. Entretanto, quando o povo vota e elege seus representantes é pra que este exerça poder em seu nome o que caracteriza a participação indireta do Povo na política. Por isso costumamos dizer que a participação do povo na política se dá por meio de representantes eleitos. Já a participação direta se dá pelo voto em plebiscitos e referendos e tb pela iniciativa popular de lei.
-
Ainda nao entendi =/ ( mesmo com tantas explicações)
A questão diz "por intermédio do voto" isso não faz dela DIRETA?
-
O exercício do voto para eleição de representantes é uma forma de participação indireta.
O plebiscito, referendo e iniciativa popular são mecanismos de participação direta.
-
V0T0 = INDIRET0
-
O plebiscito, referendo e iniciativa popular são mecanismos de participação direta.
-
Essa questão afirma que o voto é um exemplo de participação direta:
Q483011 - Com base nas disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item seguinte.
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do VOTO, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
GAB. C
-
O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores. Resposta: Errado.
Comentário: o povo exerce sua participação direta no poder por meio do plebiscito, referendo ou ação popular. A participação por meio do voto é indireta.
-
Tbm errei por me basear na questão apontada pelo Sérgio máximo
-
Plebiscito, referendo, iniciativa popular - formas de participação direta.
-
errado
O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto
-> ESTA ERRADA PQ NO CASO É FORMA DE PARTICIPAÇAO INDIRETA !
-
A forma elencada na questão é a representativa e não a direta
-
votar é direto - oque o deputado senador vereador faz no cargo é representação indireta, vamo parar por favor de concordar com gabarito tendencioso pessoal, vai na cf ler sobre sufragio universal o voto é sua expressão direta e indivividual de voto a forma indireta pode ser encontrada no EUA onde vc não vota no seu candidato mas em um partido
-
Voto:
Participação DIRETA no PROCESSO de escolha.
Participação INDIRETA no PODER.
Plebiscito, Referendo e Iniciativa Popular
Participação DIRETA no PODER.
-
O parágrafo único do art. 1°, da CF/88, estabelece que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. O exercício do voto para eleição de representantes é uma forma de participação indireta. O plebiscito, referendo e iniciativa popular são mecanismos de participação direta.
-
Direta por meio de plebiscito, referendo, iniciativa popular.
Indireta por meio do voto.
-
INDIRETA (ATRAVES DO VOTO)
-
O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.
Estaria correto se:
O povo exerce sua participação indireta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.
-
Acabei de fazer uma questão que dizia justamente o contrário!
-
Direta = plebiscito, referendo e iniciativa popular.
Indireta = voto.
Gab. E
-
Direta = plebiscito, referendo e iniciativa popular.
Indireta = voto.
-
Participação indireta = por meio do voto.
-
direta = plebiscito, referendo ação popular
indireta = voto
ERRADO
-
Participação Direta = plebiscito, referendo ação popular
Participação Indireta = voto
-
GABARITO ERRADO
CRFB/88: Art. 14 - A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
Participação Direta = plebiscito, referendo, iniciativa popular e voto. Participação Indireta = Representantes eleitos por meio do voto.
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"
-
direto
1 plebiscito
2 referendo
3 iniciativa popular
-
Gabarito:ERRADO!
O povo exerce sua participação INDIRETA no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.
-
direta é => referendo , plebiscito , iniciativa popular
-
Voto: Direto.
Participação política por meio do voto: Participação indireta.
-
O parágrafo único do art. 1°, da CF/88, estabelece que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. O exercício do voto para eleição de representantes é uma forma de participação indireta. O plebiscito, referendo e iniciativa popular são mecanismos de participação direta.
RESPOSTA: Errado
-
Participação Direta: Plebiscito, Referendo, Iniciativa Popular.
Participação Indireta: Por meio de seus representantes, utilizando o VOTO para escolha dos seus representantes.
-
esse dito na questao e o indireto
va p a proxima
-
INDIRETA.
-
Democracia direta: o povo exerce o poder sem intermédio de seus representantes(Plebiscito, referendo e iniciativa popular).
Democracia indireta: o povo elege representantes que governam o país(Eleições).
-
ASSERTIVA INCORRETA
O parágrafo único do art. 1°, da CF/88, estabelece que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. O exercício do voto para eleição de representantes é uma forma de participação indireta. O plebiscito, referendo e iniciativa popular são mecanismos de participação direta.
CRFB/88: Art. 14 - A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
Participação Direta = plebiscito, referendo, iniciativa popular e voto.
Participação Indireta = Representantes eleitos por meio do voto.
O povo exerce sua participação INDIRETA no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.