-
Utilizando outra dinâmica, apontarei os erros conceituais em negrito.
a) o Gerencialismo Puro é um dos modelos gerenciais (OK), que busca o aumento da participação social a partir da utilização de instrumentos de transparência. / Na verdade, busca-se aqui o lucro.
b) a burocracia é caracterizada pelo controle de procedimentos, que alinha os objetivos da organização aos resultados a serem alcançados. / Errado.
c) o Public Service Orientation é um dos modelos burocráticos, que busca o fortalecimento do controle de procedimentos e da meritocracia.
d) o patrimonialismo é caracterizado pela interpermeabilidade entre os patrimônios público e privados de líderes carismáticos.
e) o Consumerism é um dos modelos gerenciais, que busca a qualidade e a efetividade dos serviços públicos. NOSSO GABARITO
-
Letra (e)
Resumindo:
Gerencialismo puro Consumerism Public service orientation
Economia/eficiência Efetividade/qualidade Accountability/equidade
(produtividade)
Tax payers (contribuintes) Clientes/consumidores Cidadãos
-> Consumerism - O gerencialismo puro atendeu em parte às necessidades de reforma, pois diminuiu os gastos públicos e aumentou a eficiência. Entretanto, a qualidade do serviço público e as demandas dos cidadãos continuaram em segundo plano. Surge, assim, uma nova faceta da Nova Gestão Pública, o consumerism. O principal objetivo dessa teoria foi aumentar a qualidade dos serviços públicos para atender às demandas dos clientes” ou consumidores dos serviços públicos.
Prof. Herbert Almeida
-
Public Service Orientation, é um modelo de gerencialismo e não modelo burocrático.
-
Oi, alguem poderia explicar a letra D? Obrigada!
-
Acho que o erro da letra D foi restringir a interpermeabilidade entre os patrimônios público e privados apenas para líderes carismáticos. Na verdade, essa é uma característica do patrimonialismo como um todo e não apenas a esse tipo de líder.
-
Gerencialismo Puro • Aumento da eficiência e redução de custos. o gerencialismo buscou aumentar a eficiência do setor público. Mas, após os primeiros resultados, viu-se que o setor público não deveria apenas se preocupar com a eficiência, mas principalmente com a efetividade.
o Public Service Orientation , que é a versão atual ou mais moderna da Nova Gestão Pública (ou NPM), entra a noção de tratamento não somente como"cliente", mas como cidadão - uma noção mais ampla do que a de cliente, com direitos e deveres. Ou seja, neste caso, o cidadão não sópode como deve supervisionar a gestão dos recursos públicos e o funcionamento do Estado como um todo. Os princípios do PSO são temas como a equidade, a justiça, atransparência, a accountability, bem como a participação popular.
"O consumerism consistiu numa segunda resposta, uma reorientação do gerencialismo puro mais voltada à racionalização tendo como ponto
central a questão da satisfação das necessidades dos cidadãos/consumidores de serviços públicos. A ênfase deste modelo é uma estratégia de qualidade, a ser controlada pelo programa Citizen's Charter, cujos resultados apoiavam-se em medidas tais como descentralização, estímulo à competitividade, modelos contratuais flexíveis e direcionados para a qualidade."
-
ASSERTIVA E
Resumindo: MODELO GERENCIAL - GERENCIALISMO:
Gerencialismo puro(1º FASE) Consumerism(2º FASE) Public service orientation (3º FASE)
Economia/eficiência Efetividade/qualidade Accountability/equidade
(produtividade)
Tax payers (contribuintes) Clientes/consumidores Cidadãos
-
Por que não é a alternativa D?
-
Túlio, colega abaixo colado respondeu muito bem sua perguta:
"Rox TRT
06 de Fevereiro de 2017, às 22h09
Útil (1)
Acho que o erro da letra D foi restringir a interpermeabilidade entre os patrimônios público e privados apenas para líderes carismáticos. Na verdade, essa é uma característica do patrimonialismo como um todo e não apenas a esse tipo de líder."
-
sobra a letra A- O modelo gerencial puro possui como ponto central a busca da
eficiência. Para isso, ele parte do pressuposto de que é preciso mudar o modo
de funcionamento burocrático-weberiano. Ações como a definição da
responsabilidade de funcionários e o aumento da consciência sobre o valor dos
recursos públicos para reduzir custos e maximizar a eficiência são
características típicas deste modelo. Está baseado na chamada lógica fiscal
(gastar os recursos arrecadados da melhor forma, gerando eficiência), tendo
como principais instrumentos a avaliação de desempenho e o controle do
orçamento. Discussões sobre o que hoje representa este modelo remontam ao
Século XIX nos Estados Unidos, mas é a partir das Décadas de 1960-70 que os
debates são retomados com vigor, fazendo com que ele tome a forma que
conhecemos hoje.
-
sobre a letra e-O modelo gerencial com foco no consumidor (consumerism -
consumerismo) dá destaque à flexibilidade da gestão, qualidade dos serviços e
à prioridade das demandas do cidadão, que é tido como o consumidor (ou
cliente) dos serviços públicos. Ele surge quando a perspectiva da qualidade do
serviço público, sob a ótica do cidadão, é introduzida no modelo gerencial.
Possui maior ênfase gerencial e menor ênfase fiscal, enfatizando não a simples
eficiência no gasto público, mas a efetividade do gasto para o cliente-cidadão
através da contratualização dos resultados a serem obtidos pelos órgãos
públicos.
-
Interpermeabilizar, segundo o professor Rodrigo (AFO, Curso Ênfase), significa misturar, cruzar.
Eu errei a questão porque marquei a letra D, mas realmente essa alternativa está errada por restringir a interpermeabilidade entre líderes carismáticos: D) o patrimonialismo é caracterizado pela interpermeabilidade entre os patrimônios público e privados de líderes carismáticos.
Acredito que se ela tivesse parado em "privados", estaria correta. Não são apenas os líderes carismáticos que misturam os patrimônios público e privado.
-
(E)
PUBLIC SERVICE ORIENTATION (PSO) = Busca o TECA - USUÁRIOS VISTOS COMO CIDADÕES
T-RANSPARÊNCIA
E-QUIDADE
C-IDADANIA
A-COUNTABILITY
CONSUMERISM = FOCA - CLIENTE E QUALIDADE - VISTOS COMO CLIENTE-CIDADÃO
GERENCIALISMO PURO = BUSCA EFICIÊNCIA ( EFETIVIDADE - SP) E REDUÇÃO CUSTOS - USUÁRIO FINANCIA O SISTEMA
-
A. ERRADO - o Gerencialismo Puro é um dos modelo gerencial que tem o usuário como financiador do sistema. Apenas no PSO é que o usuário passou a ser cidadão de direitos e ter acesso transparente à fiscalização pública (accountability).
B. ERRADO - a burocracia é caracterizada pelo controle de procedimentos visando diminuir custos (eficiência), não há correlação com o resultado (eficácia).
C. ERRADO - PSO é um modelo gerencial.
D. ERRADO - a palavra que foi usado por Bresser é "INTERPERMEABILIDADE", quer dizer que há "movimento" entre os patrimônios público e privado. Diz o Bresser: "A característica que definia o governo nas sociedades pré-capitalistas e pré-democráticas era a privatização do Estado, ou a interpermeabilidade dos patrimônios público e privado."
E. GABARITO.
-
Gabarito Vitória,
Boas justificativas, mas na alternativa D me parece que você não justificou o motivo dessa alternativa estar errada já que você só explicou o termo "interpermeabilidade" usado nessa opção. Essa explicação que você passou, na verdade, confirmaria a alternativa D como certa. O erro na alternativa D está na última palavra: "carismáticos". No Patrimonialismo os líderes eram tipicamente definidos ou pela força ou de forma hereditária (se pensarmos no líder máximo), já os lideres de órgãos do governo eram normalmente apontados por esse lider máximo, como parte de um jogo de interesses.
A liderança carismática é ocorre principalmente na organização informal das empresas.
Bons estudos!
-
INTERPERMEABILIDADE = Ausência de separação entre ambos, patrimônio público e privado, É TRAÇO CARACTERÍSTICO DO MODELO PATRIMONIALISTA.
Bresser Pereira:
O governo patrimonialista caracteriza-se pela INTERPERMEABILIDADE dos patrimônios públicos e privados, o nepotismo e o clientelismo.
-
Gerencialismo Puro - Managerialism
O primeiro impulso da Nova Gestão Pública veio com o gerencialismo puro (ou managerialism ? em inglês). De acordo com Abrucio, a Inglaterra, no governo Thatcher em 1979, foi um dos primeiros a adotar os conceitos do NPM. O contexto era de exaustão das finanças do Estado e a incapacidade do mesmo em atender a todas as demandas sociais que a sociedade cobrava. As primeiras ações buscaram reduzir custos e pessoal.
Seu objetivo era devolver ao Estado a condição de investir, através da redução de custos e do aumento da eficiência. Dentro deste prisma estava toda uma estratégia de reposicionar o papel do Estado na sociedade, reduzindo o número de atividades que eram exercidas.
Dentre as iniciativas de Thatcher estavam a privatização, a desregulamentação, redução de cargos públicos, a definição clara dos objetivos de cada setor e outras com o intuito de reduzir os gastos. O movimento ficou conhecido como ?rolling back the state?, algo como ?retração da máquina estatal?.
Nesta visão, o cidadão é visto como contribuinte (financiador do Estado), que deve ter seus recursos gastos de maneira mais consciente.
Alvo do Gerencialismo Puro - Aumento da eficiência e redução de custos
-
Consumerism
O Gerencialismo puro recebeu muitas críticas, pois a redução de custos e o aumento da eficiência não podiam ser o único objetivo das reformas. Faltava a visão de que os serviços devem ser prestados com qualidade e com foco nas necessidades dos ?clientes? e não nas necessidades da máquina pública.
Esta nova visão não renega os princípios do gerencialismo puro, mas acrescenta outras variáveis e prioridades. É o início do que chamamos de ?paradigma do cliente? na administração pública. A preocupação deixa somente de ser com custos e produtividade para ser voltada a ?fazer melhor? ? entregar serviços de qualidade para a sociedade.
Uma das medidas tomadas neste modelo foi a descentralização do processo decisório. A idéia é delegar poderes para quem está efetivamente envolvido na prestação do serviço ao ?cliente?. Desta forma as decisões são mais rápidas e o próprio ?cliente? poderá acompanhar o processo decisório e cobrar o agente público que gerencia o processo.
Outra medida foi a tentativa de quebrar o ?monopólio? na prestação de serviços dentro da máquina pública, tentando assim criar uma competitividade dentro do setor público e gerando alternativas de atendimento ao ?cliente?. Por fim foram criados novos modelos contratuais, que serviriam como uma gestão de resultados no setor público.
Alvo do Consumerism ? Satisfação do ?cliente?
Fonte: Rodrigo Renó
-
Public Service Orientation - PSO
Com o PSO, que é a versão atual da Nova Gestão Pública (ou NPM), entra a noção de tratamento não somente como ?cliente?, mas como cidadão ? uma noção mais ampla do que a de cliente, com direitos e deveres. Os princípios do PSO são temas como a equidade e a accountability, bem como a participação popular.
A descentralização no PSO não é vista somente como uma maneira de melhorar os serviços prestados, mas como um meio de possibilitar a participação popular, criando-se uma arena que aumente a participação política dos cidadãos.
Portanto a visão atual é a de que o Estado deve não só prestar serviços de qualidade e tratar bem seus cidadãos, mas que deve proporcionar meios que possibilitem a cobrança de resultados e a participação destes cidadãos nas políticas públicas, de modo que o cidadão deixe de ser passivo diante do Estado para uma postura mais ativa.
Fonte: Abrucio. Caderno ENAP n°10.
-
Rodrigo Collet minha explicação foi acerca da palavra INTERPERMEABILIDADE ante a dúvida de alguns colegas, e o erro da questão está de fato no termo "lider carismático", mas a sua explicação quanto ao termo está equivocada!
A liderança (poder + legitimidade) possui 3 formas de dominação: a tradicional (decorrente da crença, costumes típicos do soberano, arbitrariedade), a carismática (decorrente do carisma do líder e isso por si só lhe confere poder. Ex.: Gandhi) e por fim, a burocrática ou racional-legal (decorrente de normas legais definidas, próprio modelo burocrático). Veja que nada tem a ver com um modelo informal de empresas como você citou. Apenas fases que antecederam a burocracia e logo não há que se falar em liderança carismática, mas tradicional.
Espero ter elucidado.
-
Gerencialismo Puro: economia e eficiência. Busca reduzir custos, enxugar pessoas. Foco nos contribuintes (tax payers).
Consumerism: Qualidade dos serviços e efetividade. Contratualização de resultados no setor público. Foco nos clientes-consumidores.
Public Service Orientation: Responsabilização, transparência e prestação de contas, equidade. Accountability. Foco nos cidadãos.
Fonte: minhas anotações + definições retiradas das alternativas das bancas.
-
Gabarito: Letra E.
a) o Gerencialismo Puro é um dos modelos gerenciais, que busca o aumento da participação social a partir da utilização de instrumentos de transparência. - ERRADA, o Modelo Gerencial Puro busca Economia, Eficiência e Produtividade; participação social e transparência são características do modelo Public Service Orientation.
b) a burocracia é caracterizada pelo controle de procedimentos, que alinha os objetivos da organização aos resultados a serem alcançados. - ERRADA, objetivos e resultados remetem à Administração por Resultados, que é um dos enfoques da Nova Gestão Pública.
c) o Public Service Orientation é um dos modelos burocráticos, que busca o fortalecimento do controle de procedimentos e da meritocracia. - ERRADA, é um dos modelos gerenciais.
d) o patrimonialismo é caracterizado pela interpermeabilidade entre os patrimônios público e privados de líderes carismáticos. - ERRADA e o erro é bem sutil: toda a descrição do patrimonialismo está correta, EXCETO pelo fato de que ele não se aplica apenas a líderes carismáticos, inclusive, está mais relacionado a chefes (pessoas que de fato possuem capacidade política de governar) do que a líderes (pessoas que não necessariamente possuem uma capacidade política de governar, mas exercem influência mesmo assim).
e) o Consumerism é um dos modelos gerenciais, que busca a qualidade e a efetividade dos serviços públicos. - CORRETA.
-
Tullio Grau e Ge Na,
A letra D está errada, pois no patrimonialismo não há "líderes carismáticos". Nessa época vigorava a monarquia, então a pessoa não era eleita e ocupava o cargo de forma legítima para ser considerada um líder... Muito menos carismático.
A parte da interpermeabilidade está correta. Isso significa que no patrimonialismo não tinha distinção entre o patrimônio público e o privado dos monarcas.
-
LETRA E
(Fonte: Junção dos comentários de que mais gostei)
PUBLIC SERVICE ORIENTATION (PSO) =
Responsabilização, transparência e prestação de contas, equidade. Accountability. Foco nos cidadãos.
Busca a TECA -
- T-RANSPARÊNCIA
- E-QUIDADE
- C-IDADANIA
- A-COUNTABILITY
CONSUMERISM =
Qualidade dos serviços e efetividade. Contratualização de resultados no setor público. Foco nos clientes-consumidores.
· -FOCA - CLIENTE E QUALIDADE
· - VISTOS COMO CLIENTE-CIDADÃO
GERENCIALISMO PURO =
Economia e eficiência. Busca reduzir custos, enxugar pessoas. Foco nos contribuintes (tax payers).
· - EFICIÊNCIA ( EFETIVIDADE - SP)
· -, REDUÇÃO CUSTOS
· - USUÁRIO FINANCIA O SISTEMA
-
GABARITO: E
ESTÁGIOS GERENCIAIS: (FCC COBRA MUITO EM PROVA!)
ESTÁGIO 1. GERENCIALISMO PURO OU MANAGERIALISM – busca da eficiência na prestação de serviço e redução de custo. Esse estágio veio para melhorar o modelo burocrático. Pois, para Weber, burocracia significava eficiência e resultados. Mas na prática NÃO consolidou!
ESTÁGIO 2. CONSUMERISM (CLIENTE E QUALIDADE). Quando as contas ficaram equilibradas, buscou-se o consumerismo. Ou seja, um foco maior no cliente e um foco maior na qualidade da prestação de serviço.
ESTÁGIO 3. PSO - PUBLIC SERVICE ORIENTATION (CIDADANIA E ACCOUNTABILITY) – participação do cidadão, do cliente-cidadão junto a gestão. Accountability é uma ideia de fiscalização de uma forma geral.
-
GAB:E
GERENCIALISMO PURO => Objetivo era devolver ao Estado a condição de investir através da redução de custos e do aumento da eficiência.
Alvo do Gerencialismo puro===> Aumento da eficiência e redução de custos
** o gerencialismo puro recebeu muitas críticas, pois a redução de custos e o aumento da eficiência não podiam ser o único objetivo das reformas.
#Partiu então consumerism
Consumerism=>ponto central a questão da satisfação das necessidades dos cidadãos/consumidores de serviços públicos
Alvo do Consumerism===> Satisfação do "cliente"
**As principais críticas direcionadas ao Consumerism vieram exatamente do problema de se considerar o cidadão um simples cliente,o termo cliente traz a noção de tratamento diferenciado aos que realmente utilizam os serviços públicos, enquanto o Estado deve ser isonômico!
#Partiu então Public Service Orientation - PSO
Public Service Orientation - PSO=>é a versão atual ou mais moderna da Nova Gestão Pública (ou NPM), entra a noção de tratamento não somente como “cliente”, mas como cidadão – uma noção mais ampla do que a de cliente, com direitos e deveres.
*Os princípios do PSO são temas como a equidade, a justiça, a transparência, a accountability, bem como a participação popular.
-
D-O patrimonialismo È caracterizado pela interpermeabilidade entre a esfera p˙blica e a esfera privada, mas nada tem a ver com os "lÌderes carismaticos".
Prof. Rodrigo Rennó
-
GAB E
CONSUMERISM
-> O usuário do serviço público é visto como um cliente/consumidor;
-> O foco era a satisfação do cliente;
-> A ferramenta principal do consumerism era a qualidade do serviço
-> A ideia era fazer o setor público mais ágil e competitivo, descentralizando serviços
e
implantando inovações para atendimento ao público
-> O controle enfatizava os resultados
-
-
A letra A está incorreta porque o Gerencialismo Puro tinha um foco na crise fiscal, na redução de custos do Estado, e não no aumento da participação social.
A letra B está incorreta. O erro está no fato de que a gestão para resultados não está associada ao modelo burocrático.
Já a letra C está incorreto porque o PSO é um modelo gerencial, não um modelo burocrático.
Já a letra D é um "balaio de gatos". O patrimonialismo é caracterizado pela interpermeabilidade entre a esfera pública e a esfera privada, mas nada tem a ver com os "líderes carismáticos".
Finalmente, a letra E está correta.
Gabarito: letra E
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos
-
A) o Gerencialismo Puro é um dos modelos gerenciais, que busca o aumento da participação social a partir da utilização de instrumentos de transparência.
= a parte final se relaciona ao PSO
B) a burocracia é caracterizada pelo controle de procedimentos, que alinha os objetivos da organização aos resultados a serem alcançados.
= a parte final se relaciona ao Gerencialismo
C) o Public Service Orientation é um dos modelos burocráticos, que busca o fortalecimento do controle de procedimentos e da meritocracia.
= Public Service Orientation é um modelo gerencial
D) o patrimonialismo é caracterizado pela interpermeabilidade entre os patrimônios público e privados de líderes carismáticos.
= são líderes tradicionais
E) o Consumerism é um dos modelos gerenciais, que busca a qualidade e a efetividade dos serviços públicos.
-
GABARITO: LETRA E
Managerialism (Gerencialismo Puro)
- Eficiência e Redução de custos
- Taxpayers (contribuintes)
Consumerism (Consumidor)
- Foco no cliente e qualidade
- Clientes/Consumidores
Public Service Orientation (PSO)
- Cidadania, Accountability, Equidade
- Cidadãos
FONTE: Administração Geral e Pública para AFRF e AFT, Augustinho Paludo.