- ID
- 2137
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 24ª REGIÃO (MS)
- Ano
- 2006
- Provas
- Disciplina
- Arquivologia
- Assuntos
No Tribunal, a entrega e o recebimento de documentos devem ser realizados por protocolo. Essa medida é
No Tribunal, a entrega e o recebimento de documentos devem ser realizados por protocolo. Essa medida é
Para entregar documentos em âmbito externo, o Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais deve, dentre outros procedimentos,
O setor de expedição de documentos tem por função:
O controle da correspondência em trâmite na instituição é efetivado por meio da adoção de um instrumento denominado:
Constituem atividades de protocolo, exceto,
As atividades realizadas nos arquivos correntes são as seguintes, exceto:
Assinale o item que não faz parte das rotinas do Protocolo.
A gestão de documentos compreende um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos, em fases corrente e intermediária, visando à eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente. Acerca desse assunto, julgue os itens que seguem.
A rotina de protocolo compreende as seguintes ações: recebimento da correspondência (malotes, balcão, entre outros); separação da correspondência oficial da particular; colocação do carimbo de protocolo; elaboração do resumo do assunto; e, por fim, encaminhamento ao setor de registro e movimentação.
Desde o momento em que são criados até sua destinação final, os documentos de arquivo cumprem ciclo de vida em que a passagem de uma etapa ou condição para outra
As atividades típicas do protocolo não incluem o(a)
Dentre as atividades desenvolvidas pelos serviços de protocolo incluem-se
Um Técnico de Arquivo, lotado no Protocolo do Banco Social e Econômico, confere alguns malotes de documentos e percebe que vários deles referem-se a solicitações de financiamentos. Esses documentos devem ser distribuídos pelos diversos setores. Assim, sabendo-se que o Setor de Protocolo integra-se aos arquivos correntes, o referido Protocolo, para atingir a sua missão, desenvolverá as seguintes funções principais:
Acerca das rotinas de tratamento documental em arquivos, assinale a opção correta.
No programa de gestão documental, uma das funções do instrumento tabela de temporalidade é
No âmbito do gerenciamento da informação e da gestão de documento, as funções realizadas nos arquivos intermediários incluem o(a)
Entre outras atribuições relacionadas com os documentos de uma instituição, ao serviço de protocolo cabem
A definição do conceito de gestão de documentos encontrada na Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, não menciona a seguinte operação técnica:
É atividade do arquivo intermediário:
O curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa é conhecido como
A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos, julgue os itens seguintes.
O protocolo é a porta de entrada e de saída dos documentos de uma instituição e, por suas características, faz parte das atividades dos arquivos correntes.
A respeito dos procedimentos administrativos, julgue o item
subsequente.
Os órgãos públicos devem manter registros da tramitação de todos os documentos de arquivo produzidos e(ou) recebidos, independentemente da espécie documental (por exemplo, ofício, processo, projeto, contrato).
Percebam que a questão NÃO fala apenas em DOCUMENTO, mas ela fala em DOCUMENTO DE ARQUIVO;Quando vocês verem esse nome - DOCUMENTO DE ARQUIVO - devem deduzir que estes possuem grau de valor relevante; nesse caso, fica evidente que sua tramitação deverá ser registrada.
OS DOCOMENTOS PARTICULARES NÃO SÃO DOCUMENTOS DE ARQUIVO!!!
uai!! arquivos sigilosos e particulares, pelo que eu saiba o protocolo não registra :(
Só uma correção ao comentário da Juliana SAmpaio, os doumentos PARTICULARES NÂO SÂO REGISTRADOS E NEM EXPEDIDOS.
A respeito dos procedimentos administrativos, julgue o item
subsequente.
Ao se proceder à abertura do envelope de uma correspondência, deve-se observar se ele contém o comprovante de recebimento, para que seja providenciada a devolução desse documento ao remetente.
Segundo a PORTARIA NORMATIVA Nº 05 , DE 19/12/02, que dispõe sobre os procedimentos gerais para utilização dos serviços de protocolo, no âmbito da Administração Pública Federal, para os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais – SISG, temos o seguinte:
Ao receber a correspondência e proceder à abertura do envelope, o protocolo setorial deverá observar:
a) se está assinado pelo próprio remetente, por seu representante legal ou procurador, caso em que deverá ser anexado o instrumento de procuração;
b) se está acompanhado dos respectivos anexos, se for o caso;
c) se contém o comprovante de recebimento, e providenciar a respectiva devolução;
d) se a correspondência será autuada ou não;
Comprovante de recebimento, entenda como o AR dos Correios!
A respeito dos procedimentos administrativos, julgue o item
subsequente.
A correspondência oficial, com indicações de confidencial, reservado ou particular no envelope deve ser aberta para registro no sistema de protocolo antes de ser encaminhada ao destinatário.
Questão mal formulada! Primeiro: A correspondência não vai chegar com a indicação CONFIDENCIAL escrita no envelope seria ridiculo! Qualquer pessoa poderia extraviar essa correspondência para outros fins! Vai chegar em envelope duplo, o primeiro endereçado à organização como se fosse uma correspondência comum e o outro com a indicação do grau de SIGILO e destinatário. Para o Protocolo encaminhar ao destinatário tem que abrir o primeiro envelope APENAS O PRIMEIRO ENVELOPE senão não dá pra saber que é SIGILOSO!!! Ridicula questão, feita por quem deu uma lida por alto no assunto!!!
QUESTÃO DESATUALIZADA, NÃO EXISTE MAIS O CONFIDENCIAL NO TIPO SIGILOSO: RESERVADO, SECRETO E ULTRASECRETO APENAS!!!
Questão errada, a correspondência confidencial/particular, não deve ser aberta ou registrada, deve ser encaminhada ao destinatário, outras ajudam a responder, vejam:
Correspondência oficial em cujo envelope haja indicação de particular não deve ser aberta, mesmo que trate de assunto específico das atividades da instituição destinatária.
GABARITO: CERTA.
As rotinas de protocolo compreendem o recebimento do documento, o registro do documento no sistema e a distribuição do documento ao(s) destinatário(s), não sendo estendidas essas rotinas aos documentos de caráter particular.
GABARITO: CERTA.
A correspondência particular não deve ser expedida pelas unidades de protocolo — central ou setorial — do órgão.
GABARITO: CERTA.
Errada. Não existe mais o termo confidencial. Thiago, isso significa que a questão está errada, não desatualizada.
Julia Blakeney, a questão está ERRADA e DESATUALIZADA.
Errada: porque correspondência particular não é registrada, ao chegar no protocolo é apenas recebida e encaminhada ao destinatário.
Desatualizada: porque não existe mais o termo confidencial.
A respeito dos procedimentos administrativos, julgue o item
subsequente.
Para que ocorra a expedição de documentos, os setores de trabalho devem encaminhar o original, acompanhado de uma cópia, ao setor de protocolo, que faz o devido registro, arquiva o original e expede a cópia do documento ao destinatário.
Protocolo– que inclui como setores de recebimento e classificação:
Recebimento e Classificação - Receber, separar e distribuir as correspondências oficiais das particulares; Apor carimbo de protocolo – numerador/datador, sempre que possível, no canto superior direito do documento; anotar abaixo do número e da data a primeira distribuição e o código de assunto, se for o caso; elaborar o resumo do assunto a ser lançado na ficha de protocolo; encaminhar os papéis ao setor de registro e movimentação etc.;Empréstimo e consulta– sem dúvida é uma das atividades nobre dos arquivos, pois todo o trabalho arquivístico, do recebimento ao arquivamento, é desenvolvido visando à recuperação rápida e completa da informação. De modo geral, os documentos só podem ser consultados ou cedidos, por empréstimo, aos órgãos que os receberam ou produziram, aos órgãos encarregados das atividades a que se referem os documentos e às autoridades superiores, na mesma linha hierárquica. Recomenda-se, salvo alguns casos, que os documentos não sejam retirados das pastas para empréstimo, para facilitar o profissional deve colocar uma “Guia fora” no lugar, informando onde se encontra o documento. A utilização da “guia fora” facilita o rearquivamento e possibilita a cobrança das pastas não devolvidas no prazo estipulado.
Destinação– Há documentos que freqüentemente são usados como referência, há outros aos quais se faz referencia com menos freqüência ou quase não são usados e ainda aqueles que, após a conclusão do assunto, não sofrem nenhum uso ou referência.
Devido a essas diferenças relativas ao valor e à freqüência de uso dos documentos, a avaliação, a seleção, a eliminação de documentos devem ser cuidadosamente estudadas, planejadas e implantadas.PROTOCOLO NÃO ARQUIVA
ERRADO
Protocolo não arquiva e não despacha.
Deixa eu organizar o comentário do fcogladson sobrenome:
Na expedição (distribuição) geralmente são adotadas as seguintes atividades:
1) Receber a correspondência;
2) Verificar se não faltam folhas ou anexos;
3) Numerar e completar a data, no original e nas cópias;
4) Separar o original das cópias;
5) EXPEDIR O ORIGINAL COM OS ANEXOS;
6) ENCAMINHAR AS CÓPIAS, ACOMPANHADAS DOS ANTECEDENTES QUE LHES DERAM ORIGEM, AO ARQUIVO.
*** Pelo visto, a questão misturou a ordem. Portanto, a expedição do original é a quinta etapa da distribuição.
--
Gabarito: errado
Fonte: comentário do fcogladson sobrenome.
Alêm do erro da parte de arquivar,não teria outro erro?
arquiva o original e expede a cópia do documento ao destinatário.
Nessa parte não seria o contrário? Não é o original que é expedido?
-------------
Outra coisa que nunca consegui achar a resposta.
Expedição é uma função do protocolo ou é mais um SETOR da instituição?
A colega na resposta disse que é mais um setor(e já vi em outros lugares isso tb).....Mas já li tb livros afirmando que expedição é apenas uma função do Protocolo(e não um setor inteiro)
Acerca de arquivamento e procedimentos administrativos, julgue
os itens a seguir.
Na expedição dos documentos, deve-se expedir a cópia do documento, com os anexos, se for o caso, e encaminhar o original, acompanhado dos antecedentes que deram origem a ele, ao arquivo.
EXPEDIÇÃO (rotinas):
Ao receber a correspondência para expedição, verificar se não faltam folhas ou anexos; Numerar e datar a correspondência original e as cópias; Separar a original das cópias; Preparar os envelopes; Expedir o original e encaminhar as cópias ao setor se arquivamento. Oi Thais, vou tenta responder as suas perguntas.
Vamos lá.
1. A expedição é uma das atividades do Protocolo , um conjunto de operações visando o controle dos documentos que ainda tramitam no órgão - e se ainda tramitam pertencem ao arquivo corrente- . (base pag 71 Arquivologia p concurso Elvis Correia)
2. DESPACHO : É ato de ofício do juiz tendente a dar andamento ao processo solucionando questões. Na técnica forense e administrativa, exprime a decisão proferida pela a autoridade judicial ou administrativa nas petições, memoriais ou demais papéis submetidos pelas partes ao seu conhecimento e solução.
(resumidamente, é um determinada decisão referente a um processo )
Fonte: http://pt.shvoong.com/law-and-politics/law/1905238-senten%C3%A7a-despacho-decis%C3%A3o-interlocut%C3%B3ria/#ixzz28Y98W2Ma
3. Sei que a principio é complicado de imaginar que original seja enviado e a copia guarda,mas a questão está certa.Realmente os originais que são enviados.
estou certa?? Corrijam-me a vontade.rsrs
Expede-se o original e encaminha-se as cópias.
Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos
administrativos, julgue os itens a seguir.
As atividades de registro, expedição, distribuição e movimentação são típicas do protocolo, apesar de esta última ter uma participação importante dos setores de trabalho do órgão/instituição.
Atividades de protocolo:
- Recebimento (Recepção dos documentos)
- Registro (Cadastro dos dados dos documentos)
- Autuação (formação/abertura de processos)
- Classificação (separação por assunto)
- Expedição/Distribuição (encaminhamento ao destinatário)
- Controle/Movimentação (controle da tramitação / andamento)
Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2010 - MS - Arquivologista
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Protocolo;
Nos órgãos ou instituições públicas, protocolo é geralmente o setor encarregado de atividades como recebimento, expedição, registro, distribuição e controle da movimentação de documentos em trâmite.
GABARITO: CERTA.
Vocês estão totalmente corretos. Entretanto a última parte do texto me deixou confuso: a movimentação ter uma participação importante dos setores de trabalho do órgão/instituição. Como vou saber? Onde está escrito isso, que outros setores auxiliam o protocolo? Se puderem ajudar ficarei muito agradecido.
Jeferson Mussato,
A movimentação ou tramitação ocorre entre os setores e não apenas no protocolo. O protocolo controla (controle de tramitação) essa movimentação, mas quem movimenta são todos os setores que circulam tal documento, as pessoas que recebem em cada setor.. enfim.
As atividades do Protocolo são:
*Recebimento --->Oficial/Ostensiva (Corresp aberta e lida para futuro registro)
Particular/Sigiloso (Recebe e encaminha. NÃO REGISTRA e NÃO ABRE)
*Registo / Autuação (exclusivo do protocolo)
*Classificação
*Movimentação (exclusivo do protocolo) ---> Distribuição ( interna)
Expedição (externa)
*Controle de Tramitação ( não exclusiva do protocolo, pode ser realizado entre setores)
OBS: Não é competência do protocolo o arquivamento, o empréstimo, a avaliação e a eliminação.
A colaboração dos setores de trabalho, de forma eficiente, garante que a atividade de protocolo cumpra seu ciclo de atividades com eficácia.
Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos
administrativos, julgue os itens a seguir.
Quando entra no órgão/instituição, o documento deve ser registrado, o que significa identificá-lo em um formulário próprio ou em um sistema informatizado que deve conter a origem, a espécie, o destino, o número e a data do documento, entre outros elementos.
Atividades do Protocolo ( RECLAREMO )
RECLA
RE CEBE / CLA SSIFICA
Recebimento do documento na instituição/Separa os documentos oficiais dos particulares/ Envia os documentos particulares aos seus destinatários/Interpreta e classifica os documentos ostensivos/Encaminha os documentos ostensivos ao setor de Registro.
REMO
RE GISTRA / MO VIMENTA
Distribuição, redistribuição e entrega dos documentos dentro da instituição/ Expedição interna dos documentos para os demais setores / tramitação dos documentos
E os documentos confidenciais/particulares?
CORRETO
PROTOCOLO FAZ A: separação da correspondência oficial da particular
REGISTRO: Documentos particulares e sigilosos não são registrados no Protocolo
CLASSIFICAÇÃO: em que os envelopes das correspondências devem ser abertos pelo setor de protocolo, para que seja efetuada a sua classificação efetiva. ( ESSA PARTE NÃO E FEITA EM DOCUMENTO SIGILOSOS E PARTICULARES - QUE SO DEVEM SER ABERTOS PELOS SEUS DESTINATÁRIOS)
Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos
administrativos, julgue os itens a seguir.
O protocolo deve separar as correspondências oficiais das particulares e a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso.
Questão correta, uma outra semelhante ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Protocolo;
O recebimento de documentos em um setor de protocolo compreende a separação da correspondência oficial da particular e a separação da correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso.
GABARITO: CERTA.
Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos
administrativos, julgue os itens a seguir.
As folhas de um processo devem ser numeradas e rubricadas exclusivamente pelos funcionários do protocolo.
Já vi outras questões do CESPE dizendo que o registro dos processos é atividade exclusiva do protocolo.
Fiquei confusa.
Questão errada, uma outra ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2008 - HEMOBRÁS - Técnico em Almoxarife Disciplina: ArquivologiaO processo é autuado pelo protocolo ou por unidade protocolizadora, mas a numeração de documentos incluídos posteriormente deverão ser numerados e rubricados pelo responsável pela inclusão.
GABARITO: CERTA.
Numeração de folhas
A numeração das folhas do processo será iniciada pela unidade protocolizadora. As folhas subsequentes serão numeradas, em ordem crescente, pelas unidades administrativas que as adicionarem, mediante carimbo específico, que deverá ser aposto no canto superior direito da folha.
Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/media/reunioes/reuniao_comissao_07112010/portaria_normativa_n5_verso_15.10.2010_portaria_e_anexo.pdf
Ana, você deu sorte.
Nunca leve sua experiência profissional/vida para uma prova de concurso.
GAB:E
A LEI NÃO DIZ QUE DEVE FAZE-LO
lei 9784
ART.22:
§ 4o O processo deverá ter suas páginas numeradas seqüencialmente e rubricadas.
Acerca dos arquivos correntes e intermediários, julgue os itens de
71 a 80.
A distribuição e a tramitação de documentos são atividades desenvolvidas pelos setores de protocolo ou pelos arquivos setoriais
Nunca ouvi falar de distribuição de documentos por arquivos setoriais.
Alguém me dê uma luz...
Classificação dos arquivos correntes
Setoriais: Localizados próximos aos seus produtores. São aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais, cumprindo funções de arquivo corrente.
Centrais ou Gerais: são os que se destinam a receber os documentos correntes provenientes dos diversos órgãos que integram a estrutura de uma instituição, centralizando, portanto, as atividades de arquivo corrente. Guardam todos os documentos de uma entidade em um lugar só.
protocolo nao faz tramitaçao
Acerca dos arquivos correntes e intermediários, julgue os itens de
71 a 80.
Os processos devem ser autuados nos setores de protocolo, onde devem receber um número para seu controle e terem os seus dados incluídos em um sistema manual ou informatizado.
Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - Arquivologia
Um documento de arquivo (ofício, memorando, relatório, projeto etc.) pode ser protocolado em qualquer unidade de órgão ou entidade, mas a abertura de processo ou de um novo volume de processo deve ser feita, exclusivamente, no setor de protocolo.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Ainda com relação ao protocolo, é correto afirmar que
e) a unidade de protocolo responsabiliza-se, institucionalmente, pela autuação de documentos.
GABARITO: LETRA "E".
Considerando que o protocolo constitui importante momento da
gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
Um documento de arquivo (ofício, memorando, relatório, projeto etc.) pode ser protocolado em qualquer unidade de órgão ou entidade, mas a abertura de processo ou de um novo volume de processo deve ser feita, exclusivamente, no setor de protocolo.
Bom...abertura de processo com certeza tem que ser exclusivamente no sertor de protocolo...mas abertura de novo volume de processo...pra mim esse é o erro!!!
Questão correta, outras podem ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Protocolo;Ainda com relação ao protocolo, é correto afirmar que
e) a unidade de protocolo responsabiliza-se, institucionalmente, pela autuação de documentos.
GABARITO: LETRA "E".
A abertura de processos é uma função exclusiva dos serviços de protocolo.
GABARITO: CERTA.
SEGUNDO A JURISPRUDÊNCIA DA CESPE ESTA QUESTÃO ESTÁ CORRETA.
E no final das contas se você está fazendo prova do cespe aceitar a Jurisprudência dele é que te faz passar. rsrsrsrs
Correta
Considerando que o protocolo constitui importante momento da
gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
Os documentos de arquivo protocolados devem ser arquivados permanentemente nos setores de protocolo.
Jamais o protocolo poderá ficar com um arquivo permanentemente.
Todos documentos que entram no protocolo deverão sair.
os arquivos em fase permanentes devem estar no arquivo HISTÓRICO
BONS ESTUDOS!!
Errado!
Tome cuidado!
Constantemente as bancas tentam induzir os candidatos ao erro afirmando que as atividades de protocolo também são realizadas nos arquivos intermediário e permanente.
Então, para não esquecer ou confundir: as atividades de protocolo somente são realizadas no arquivo corrente; e estão ligadas à entrada e controle de documentos dentro da instituição.
Fonte: Prof. Mayko Gomes - Ponto dos Concursos
Não há nenhuma relação do protocolo com os arquivos permanentes. ERRADA
q viaji
PROTOCOLO não arquiva nem empresta.
Pode ocorrer? Até pode, mas não é atividade típica.
Protocolo e permanente não combinam.
Abracadaba
Considerando que o protocolo constitui importante momento da
gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
O documento que entra no órgão por meio de malote ou de serviço de entrega deve seguir diretamente ao destinatário, sendo prescindível registrá-lo no setor de protocolo do órgão.
O "pega" da questão está na palavra "prescindível" (que é o mesmo que dispensável).
Todo documento que entra no órgão deve ser registrado no setor de protocolo do órgão, ainda que entregue por malote.
POIS É A CESPE GOSTA MUITO DESTE VERBO,VEZ POR OUTRA CAI EM PROVA,POR ISSO VAMOS FICAR ATENTO
PRESCINDIR=DISPENSAR
Entrou na vila o protocolo fuzila
O Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos do Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região (e-DOC)
No âmbito da Justiça Trabalhista, o Conselho Nacional de Arquivos, por meio da Resolução nº 26, de 6 de maio de 2008,
-- |
Resolução nº. 26, de 06 de maio de 2008 |
Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.
A entrada de um documento em um ministério, por exemplo, exige seu registro em um sistema de protocolo manual ou informatizado. Esse registro é realizado com o objetivo de se extrair informações específicas de acesso (data, número do documento, destinatário, origem, assunto etc.) do documento para seu controle.
Gabarito Certo.
O companheiro erra em dizer
'Pessoal, tudo que chegar no protocolo deve ser registrado, inclusive documentos particulares - a diferença é que documento particular não será classificado"
Os documentos particulares não são registrados, nem classificados nem nada, só se mandam para o seu destinatário.
Acerca do arquivo, julgue os itens a seguir.
Para se garantir o controle da tramitação de documentos dentro do MTE, é necessário que os setores de trabalho registrem o andamento dos mesmos no sistema de protocolo - manual ou informatizado. Entretanto, isso deve ser feito apenas para os processos que exigem tal formalidade.
ERRADA
A entrada de um documento em um ministério, por exemplo, exige seu registro em um sistema de protocolo manual ou informatizado. Esse registro é realizado com o objetivo de se extrair informações específicas de acesso (data, número do documento, destinatário, origem, assunto etc.) do documento para seu controle. (MTE/2008)
No processo de avaliação, entende-se por transferência a passagem dos documentos para o
Transferência Recolhimento
Fase corrente ---------------------> Fase intermediária --------------------> Fase permanente.
A transferência dos documentos do arquivo corrente para o intermediário e o recolhimento para o permanente.
NINGUÉM NASCE DOUTOR.
NÃO DEVEMOS NOS ESQUECER DOS NOSSOS PRIMEIROS DIAS NOS BANCOS DA FACULDADE. NÃO SABÍAMOS NADA.
A BUSCA DO CONHECIMENTO É CONSTANTE. NUNCA SABEREMOS TUDO E NUNCA SEREMOS OS MELHORES. SEMPRE TERÃO PESSOAS IGUALMENTE OU MELHOR PREPARADAS QUE NÓS.
ENTÃO, QUALQUER QUE SEJA O COMENTÁRIO, BEM INTENCIONADO, DEVE SER APLAUDIDO.
MESMO OS COMENTÁRIOS ERRADOS, MAS DE BOA-FÉ, SÃO LOUVÁVEIS, POIS DEMONSTRAM BOA-VONTADE.
ASSIM, EM VEZ DE CRITICAR, VAMOS INCENTIVAR OS QUE COMENTAM.
ISSO NÃO É UMA CRÍTICA AO COLEGA QUE FEZ O COMENTÁRIO, MAS APENAS UMA MENSAGEM DE INCENTIVO A QUEM ESTÁ PERDENDO SEU TEMPO PARA FAZER COMENTÁRIOS E AJUDAR OS COLEGAS.
FÉ EM DEUS E AVANTE NOS ESTUDOS, POIS COMO DITO NO SITE POR OUTRO COLEGA: "PASSAR EM CONCURSO É SORTE. QUANTO MAIS ESTUDAMOS MAIS SORTE TEMOS."
fase corrente p/ fase intermediária transferênCIa
Permanente = Recolhimento.
Gabarito: Letra C
-----
Bizu:
Corrente para intermediário = Transferência
Corrente para permanente = Recolhimento
Intermediário para permanente= Recolhimento
Se vai recolher é porque vai guardar pra sempre.
Corrente para intermediário = Transferência
Corrente para permanente = Recolhimento
Intermediário para permanente= Recolhimento
Tudo que é enviado para o permanente. É recolhimento.
A passagem do documento do arquivo corrente para o intermediário dá-se o nome de transferência;
A passagem do documento do arquivo intermediário para o arquivo permanente dá-se o nome de recolhimento;
A passagem do documento do arquivo corrente para o arquivo permanente dá-se o nome de recolhimento.
Um profissional do Banco Central do Brasil é o responsável por analisar os documentos que o banco recebe, dando o encaminhamento devido às áreas. Esse profissional recebe os seguintes documentos:
I - envelope com periódicos mensais da classe dos bancários para distribuição aos funcionários;
II - envelope endereçado ao Departamento Financeiro do Banco;
III - envelope para um funcionário do Banco, com informação pessoal;
IV - envelope destinado à Ouvidoria.
Que documentos serão abertos, registrados e distribuídos?
Documentos pessoais (como os apresentados nos itens I e III) não podem ser abertos e registrados no protocolo antes de serem distribuídos.
Professor Élvis Corrêa Miranda
Fonte: http://www.grancursosonline.com.br/biblioteca-concursando/dica-de-hoje-detalhe/categoria/50855/codsecao/41/codrecursividade/840
Contra-cheques e carta pessoal é sigiloso.
Errei por não saber o que é periódico!
Gabarito para quem não é assinante: D
#nossahoravaichegar
DICA: Documentos pessoais não se abre.
Pensei que periódicos eram revistas, artigos, sei lá..kkkk
Não estou muito convencido de que os periódicos sejam documentos pessoais. Para mim, o erro está no fato de que eles não são documentos, portanto não serão registrados no protocolo.
Aos serviços de protocolo cabe, entre outras atividades,
Alguém pode m einformar qual o erro da "d"? Por acaso quem estabelece as regras de acesso é a Gestão de Documentos?
Bom, Felipe, quem vai estabelecer as regras de funcionamento, bem como a orientação normativa, referentes as atividades de protocolo é o Conselho Nacional de Arquivo - CONARQ.
Por isso, a alternativa D está errada, pois ela afirma que estabelecer tais regras cabe ao Protocolo.
Como a colega de baixo explicou, todas as atividades do Protocolo são relacionadas ao cumprimento do que se é estabelecido, e não ao estabelecimento de regras para os serviços a serem cumpridos...
Espero ter ajudado!
=D
Gabarito: B
Protocolo
- Intimamente relacionado às atividades de controle;
- São consideradas atividades de controle:
• recebimento;
• classificação (ver o assunto mais pertinente ao documento);
• registro;
• autuação;
• distribuição;
• movimentação (trâmite, fluxo);
• expedição.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.
GABARITO: B
Questão tranquila.
O protocolo controla o trâmite (fluxo) documental entre os setores envolvidos (documentos em curso, em movimento).
Abraços.
a) O protocolo não armazena documentos.
b) Exatamente
c) O protocolo não armazena documentos.
d) O protocolo não define regras de acesso. As regras de acesso inerentes ao Protocolo já estão definidas.
e) A aprovação da tabela de temporalidade não é feita pelo Protocolo e sim pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), além de pessoas e órgãos específicos.
Resposta: B
Os elementos mês, ano, nº de ordem, sumário dos ofícios recebidos (data e nº de ordem), destino são campos para registro
A unidade de protocolo, além registrar os documentos "comuns", é responsável tanto pela correspondência oficial a ser expedida como pela recebida recebendo tratamento diferente em cada fase.
Toda correspondência oficial expedida deverá conter, para sua identificação em sistema próprio, a espécie do documento e o órgão emissor, seguido da sigla da unidade, do número de ordem, destinatário, assunto e da data da emissão. Ela deverá ser acondicionada em envelope, contendo, no canto superior esquerdo, o nome, cargo, endereço do destinatário, a espécie e número da correspondência, bem como nome e endereço do remetente, identificado pelo cargo que ocupa.
Toda correspondência oficial recebida, verifica-se se não faltam folhas ou anexos, numera e data a correspodência com o mês, ano, nº de ordem, sumário dos ofícios recebidos ou quando o cadastro não é feita pela unidade produtora, pepara os envelopes e encaminha ao destnatário mediante Correios, malote, ou "em mãos".
Muita Luz!
eu também errei por causa da palavra DESTINO.
É destino que terá dentro da instituição.
Não poderia ser correspondência expedida porque se refere somente a remessa externa. O Protocolo faz movimentação tanto externa quanto interna. Portanto, alternativa A é a correta.
Os elementos mês, ano, nº de ordem, sumário dos ofícios recebidos.
Gab. E
Gabarito - Letra E
Letra (e)
Os elementos mês, ano, nº de ordem, sumário dos ofícios recebidos (data e nº de ordem), destino são campos para registro.
O PROTOCOLO é porta de entrada e de saida de documentos de arquivo de uma Instituição e dentro de suas atividades estão:
1. Recebimento -> onde ocorre a separação das correspondencias particulares e sigilosas das ostensivas
2. Registro -> é o cadastro de documentos feitos com base nas informações principais como: espécie, número, data, assunto e remetente.
3. Classificação
4. Movimentação
Esses elementos vão variar de instituição para instituição, mas são informações retiradas para compor o registro do documento, em sistema manual ou informatizado quando os documentos são recebidos ou produzidos na instituição.
Resposta: E
Julgue o item seguinte considerando os procedimentos gerais
para utilização dos serviços de protocolo na administração
pública federal.
Protocolo é o serviço encarregado de recebimento, registro, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos. Caso faça parte de um sistema de arquivos, o protocolo pode, também, identificar os documentos de acordo com a classificação arquivística.
Atividades: recebimento, registro ou autuação, classificação, movimentação e controle.
DICA: O protocolo não realiza: empréstimo, avaliação e eliminação.
Esta questão deveria ser anulada. O protocolo deve fazer a classificação, tanto que deverá abrir as cartas e documentos desde que não sejam sigilosos ou particulares.
As atividades realizadas no protocolo podem ser assim divididas: recebimento e classificação, registro e expedição.
Recebimento e classificação: os documentos de natureza ostensiva deverão ser abertos e analisados, verificando-se a existência ou não de antecedentes. Em caso afirmativo, providenciar a juntada e em caso negativo, classifica-lo de acordo com o assunto tratado.
PROTOCOLO
• O protocolo realiza as seguintes atividades:
• Recebimento
• Registro – Autuação
• Classificação
• Expedição – Distribuição
• Controle - Movimentação(Tramitação)
Para não esquecer pessoal! Questão correta!
( cespe-stj-tecnico judiciario-2008) As atividades de registro, expedição,distribuição e movimentação são típicas do protocolo, apesar de essa última ter uma participação importante dos setores de trabalho do órgão/instituição.
gabarito : CORRETO
COMENTÁRIO:
As atividades de expedição , de distribuição, e a própria movimentação fazem parte das atividades de movimentação. Note que não é suficiente simplesmente memorizar as 4 atividades de protocolo( recebimento-classificação-registro e movimentação) . É necessário, além disso, saber quais rotinas estão dentro de cada atividade.
Protocolo designa o serviço encarregado de recebimento, registro,distribuição e expedição de documentos. Também pode ser o responsável pela classificação, pelo controle da tramitação e pela autuação de documentos, ação mediante a qual o documento passa a constituir um processo.
CESPE- FUB 2011
Rotinas do setor de protocolo ---> RE CLA RE MO.
- recebimento
- classificação
- registro
- movimentação de documentos
O setor de protocolo NÃO está autorizado a fazer: ELIMINAÇÃO e AVALIAÇÃO de documentos.
Julgue o item seguinte considerando os procedimentos gerais
para utilização dos serviços de protocolo na administração
pública federal.
A legislação determina que cada órgão tenha um protocolo central, responsável por realizar exclusivamente as rotinas de recebimento e registro de documentos, e protocolos setoriais encarregados do controle de tramitação e da expedição de documentos de cada área.
O protocolo pode ser setorial, e neste caso será responsável pelo recebimento, registro, tramitação e expedição.
A diferença entre central e setorial não são suas funções e sim sua abrangência, pois o setorial só é responsável por determinado setor (óbvio) enquanto o central ou geral administra várias unidades organizacionais em um único ambiente.
desculpem-me, mas nao consegui vislumbrar o erro da questao!
penso que seja a interpretacao: em vez de "... cada area" e "de sua area" :(
Os protocolos centrais também são responsáveis pela expedição. Não apenas recebimento e registro como afirma a questão.
FIQUE ATENTO, O USO DA PALAVRA "EXCLUSIVAMENTE" É UM FORTE INDÍCIO DE ERRO, DE EXCLUSÃO.
Errada
A legislação determina que cada órgão tenha um protocolo central, responsável por realizar exclusivamente as rotinas de recebimento e registro de documentos, e protocolos setoriais encarregados do controle de tramitação e da expedição de documentos de cada área. (errada)
Direto ao Ponto!
A legislação determina que cada órgão tenha um protocolo central (CENTRAL ou SETORIAL), responsável por realizar exclusivamente as rotinas de recebimento e registro de documentos, e protocolos setoriais encarregados do controle de tramitação e da expedição de documentos de cada área.
GABARITO: ERRADO
Julgue o item seguinte considerando os procedimentos gerais
para utilização dos serviços de protocolo na administração
pública federal.
A expressão unidade protocolizadora identifica qualquer unidade organizacional, sendo irrelevante seu nome ou posição na hierarquia do órgão, desde que, entre suas competências, exista a de autuar/numerar processos e(ou) documentos.
De fato não interessa o nome dado ao departamento que faz a autuação dos documentos, se suas funções batem com as funções do protocolo, será unidade protocolizadora, mesmo que na organização receba outro nome.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO
SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PORTARIA Nº 2, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2003
Art. 2º Os processos autuados pelos órgãos públicos federais integrantes do SISG deverão adotar a sistemática de numeração única de processo e/ou documentos, de acordo com o disposto nesta Portaria, visando a integridade do número atribuído ao processo e/ou documento, na unidade protocolizadora de origem.
Parágrafo único. Entende-se por unidade protocolizadora, a unidade organizacional que tenha, dentre suas competências, independentemente da sua denominação e hierarquia, na escritura do órgão que integra, a responsabilidade pela autuação/numeração de processos e/ou documentos.
Certo
Julgue o item seguinte considerando os procedimentos gerais
para utilização dos serviços de protocolo na administração
pública federal.
Registro é o nome dado a uma informação que é acrescentada a um documento para alterá-lo, explicando ou corrigindo seu conteúdo.
Registrar é formalizar o recebimento de determinado documento arquivístico dentro de um sistema de gestão arquivística de documentos por meio da atribuição de um número identificador e de uma descrição informativa. Ele tem por objetivo prescípuo demonstrar que o documento foi produzido ou recebido bem como facilitar sua localização, recuperação e acesso.
o que é Apostila ? como a colega Márcia comentou.
Julgue o item seguinte considerando os procedimentos gerais
para utilização dos serviços de protocolo na administração
pública federal.
Correspondência é o nome dado a todas as espécies de comunicação escrita que circulam nos órgãos ou nas entidades, exceto os processos. Classifica-se em interna ou externa, oficial ou particular, recebida ou expedida.
QUESTÃO DESATUALIZADA
VER COMENTÁRIOS DO PROFESSOR
Gab: correta
• Os documentos que circulam no órgão público, em geral, são chamados de correspondência;
• Correspondência interna é a correspondência trocada entre setores ou áreas de uma mesma instituição;
• Correspondência externa é aquela trocada entre uma instituição e outras entidade e/ou pessoas físicas;
• Correspondência oficial é aquela que trata de assunto de serviço ou de interesse específico das atividades da instituição;
• Correspondência particular é a de interesse pessoal de funcionários/servidores da instituição.
CORRESPONDÊNCIA - É toda espécie de comunicação escrita, que circula nos órgãos ou
entidades, à exceção dos processos.
CERTO
Julgue o item seguinte considerando os procedimentos gerais
para utilização dos serviços de protocolo na administração
pública federal.
O processo é formado por um documento ou conjunto de documentos que exigem um estudo mais detalhado, despachos, pareceres técnicos, anexos ou instruções para pagamento de despesas. Precisa ser protocolado e autuado pelos órgãos autorizados a executar tais procedimentos.
Pura cópia da portaria normativa nº 5
SECRETÁRIA DE ESTADO DA TRIBUTAÇÃO - PORTARIA Nº 044/06-GS/SET, DE 18 DE ABRIL DE 2006.
PROCESSO – É o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado, bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda, instruções para pagamento de despesas; assim, o documento é protocolado e autuado pelos órgãos autorizados a executar tais procedimentos.
Bons estudos!!
... Por sinal, muito mal redigida esta Portaria! "Tais procedimentos" deixa ambígua a questão, pois "estudo mais detalhado, despachos, pareceres técnicos, anexos ou instruções para pagamento de despesas" não são realizados pelos mesmos órgãos que protocolam e autuam o processo!
Pior é que nem cabe recurso!
Correta.
Certo.
PROCESSO – É o documento ou o conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado,
bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda,
instruções para pagamento de despesas; assim, o documento é protocolado e autuado pelos órgãos
autorizados a executar tais procedimentos
IN_05
Julgue o item seguinte considerando os procedimentos gerais
para utilização dos serviços de protocolo na administração
pública federal.
Chama-se tramitação a passagem dos documentos por sucessivas fases durante a transmissão formal da custódia ou propriedade dos documentos ou arquivos.
Não se trata de tramitação, pois a questão se refere à transferência do documento da fase corrente para a fase intermediária e o recolhimento da fase corrente/intermediária para a fase permanente.
Definição segundo o CONARQ:
107 Tramitação
Ver TRÂMITE
108 TRÂMITE
Curso do documento, desde a sua produção ou recepção, até o cumprimento de sua função administrativa. Também referido como tramitação ou movimentação.
http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/resolucao_14.pdfPara complementar as respostas dos colegas..
Alienação – Transmissão formal da custódia ou propriedade de documentos ou arquivos.
PORTARIA 05/2002 E NÃO 2012
É a movimentação do processo de uma unidade à outra, interna ou externa, através de sistema próprio
Julgue o item seguinte considerando os procedimentos gerais
para utilização dos serviços de protocolo na administração
pública federal.
O protocolo central do órgão deve manter controle da expedição de correspondência, de modo a ser capaz de informar sua localização aos usuários em tempo real.
INFELIZMENTE NÃO CONCORDO.
Sei que não fará diferença a ninguém, mas controlar em tempo real foi demais.............
Certo.
É a unidade junto ao órgão ou entidade, encarregada dos procedimentos com relação às rotinas de recebimento e expedição de documentos
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.
Ao receber a correspondência, o servidor deverá proceder à abertura do envelope, observar se a assinatura é do próprio remetente, de representante legal ou procurador. Nesse caso, deverá estar anexado o instrumento de procuração.
Questão correta, além disso que houver recibo de recebimento deve providenciar a devolução.
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo central de um órgão da administração pública federal, onde executa atividades de recebimento, registro e distribuição de documentos, julgue os itens de 92 a 102, acerca dos procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e na formação de processos.
Ao receber a correspondência, o servidor deverá proceder à abertura do envelope, observar se a assinatura é do próprio remetente, de representante legal ou procurador. Nesse caso, deverá estar anexado o instrumento de procuração. (Textos repetidos para facilitar a leitura novamente)
A parte em azul ajuda muito, o servidor recebeu a correspondência e irá formar um processo, então certamente a correspondência não é particular, tampouco sigilosa, então é correta a afirmativa.
Vi um comentário que dizia que o protocolo não pode abrir correspondência sigilosa, correto, mas cuidado, quando uma mensagem sigilosa é enviada a mesma é colocada em dois envelopes, no segundo (interno) haverá a chancela de Ultra secreto, ou secreto, ou reservado, este não será aberto, já o primeiro (externo) terá as características de correspondência comum, este será aberto pelo protocolo.
Pra mim, a questão não deixou clara que essa ação do servidor era pra formar um processo. Entendi como se fosse qualquer correspondência que ele estivesse abrindo, e marquei errada porque as particulares e as sigilosas não são abertas.
E se for Sigiloso ou Particular? Questão mal formulada. Na prova eu deixo em branco.
Também errei por achar que primeiramente deveria-se verificar se tratava-se de correspondência particular ou sigilosa.
Penso que a questão dá margem para erro ao não expecificar o tipo de correspondencia recebida.
Como o professor comentou, há uma série de procedimentos anteriores.
Se considerarmo-os nem toda corresponderncia deve ser aberta.
Concordo plenamente com Elbes, tanto que a própria explicação foi dito que, depois do recebimento,passará a separação das mesmas, afim de serem avaliadas e separadas quanto a sua origem;oficiais (podem ser abertas) e particulares (não podem).
Absurdo. Vai sair abrindo de primeira
essa prova do mps foi uma piada
Esta questão deveria ser anulada.
Esse tipo de questão ao meu entender cabe recurso
Questão mal formulada. Ninguém tem bola de cristal pra saber que o examinador estava falando de uma correspondência ostensiva, que pode ser aberta, ou de uma particular ou, ainda, sigilosa, das quais não podem ser abertas.
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.
O servidor deve autuar toda a correspondência e, caso ela contenha anexos, autuar cada anexo separadamente.
ERRADO
Os anexados serão autuados conjuntamente.
Errado, porque Autuação é o procedimento no qual os documentos são transformados em processos, com inserção de capa específica, numeração das páginas e ainda a atribuição de um número que o identificará. Os documentos anexos comporão o processo, com cada página carimbada, numerada e rubricada pelo servidor que o recebeu, logo serão autuados junto com a correspondência.
v.t.d. Jurídico. Colocar em processo; lavrar uma infração cometida contra alguém: a procuradora autuou o suspeito.
Listar e organizar (documentos) de acordo com o modo de processo.
(Etm. de auto: autu + ar)
Fonte: http://www.dicio.com.br/autuar/
Não esqueçam: o anexo faz parte do documento e um documento NÃO PODE SER DIVIDIDO JAMAIS!
Autuação de documentos, ação mediante a qual o documento passa a constituir um processo.
Nem toda Correspondência vira um processo.
Errada.
Pra mim a questão também está errada por dizer que TODA correspondência será autuada, sendo que a de caráter particular não precisa de autuação, e é enviada diretamente ao destinatário.
Errado.
Não serão autuados os documentos que não devam sofrer tramitação, tais como convites para
festividades, comunicação de posse, remessa para publicação, pedido de cópia de processo,
desarquivamento de processo e outros que, por sua natureza, não devam constituir processo.
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.
Toda correspondência recebida na sexta-feira deve ser encaminhada no mesmo dia, pois a lei determina que nenhuma correspondência permanecerá por mais de vinte e quatro horas no setor de protocolo.
Nenhuma correspondência permanecerá por mais de vinte e quatro horas no setor de protocolo, salvo sexta-feira e véspera de feriado.
Questão muito fácil e totalmente ERRADA:
Segundo a Portaria Normativa SLTI nº 05/2002 descreve no seu texto legal que jamais qualquer correspondência poderá permanecer por mais de 24h (vinte e quatro horas) nos protocolos,salvo aquelas recebidas às sextas-feiras, véspera de feriados ou pontos facultativos.
Essa eu não sabia. Obrigado pelos comentários. :DÂ
Â
vivendo e aprendendo!!!...pois meu matérial não fala nadinha sobre o tema.
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.
Ao chegar ao protocolo um documento oficial que tenha como destinatário uma pessoa que não ocupa mais o cargo, o servidor deverá considerar o documento como correspondência particular daquela pessoa e, portanto, não fará a autuação, apenas lacrará o documento e o encaminhará diretamente ao destinatário.
O documento oficial é destinado ao cargo e não à pessoa que o ocupa, neste caso o substituto da pessoa no cargo deve abrir a correspondência.
Complementando:
4.PROCEDIMENTOS COM RELAÇÃO À CORRESPONDÊNCIA
O protocolo central receberá a correspondência e verificará se o destinatário ou a unidade pertencem ou não ao órgão ou entidade; em caso negativo, devolverá a correspondência ao remetente, apondo o carimbo, e identificando o motivo da devolução.
Fonte: SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PORTARIA NORMATIVA No 5, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002 (*)
Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia
As correspondências oficiais têm caráter público. Isso significa que não são dirigidas a pessoas específicas (com algumas exceções), mas a cargos específicos.
Ex: se uma correspondência é encaminhada ao coordenador Lucas, e o mesmo não ocupa mais o cargo no momento do recebimento, a correspondência será encaminhada ao novo coordenador, pois o que importa é o cargo. Da mesma forma, se o cargo de coordenador não mais existir, a correspondência será encaminhada ao substituto legal, pessoa ocupante do cargo que tenha absorvido suas funções em definitivo.
Ao observar o campo destinatário das correspondências oficiais, verifica-se que somente em casos específicos ela é nominal. Em sua grande maioria, o destinatário é definido pelo cargo (ex: à sua excelência o reitor da USP, o senhor juiz da XX vara, etc.)
Então o procedimento a ser adotado pelo servidor do protocolo é receber a correspondência, registrá-la (caso seja ostensiva) e enviá-la ao substituto legal do servidor exonerado/demitido.
Gabarito: Incorreto.
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.
Para a formação de processo, o servidor deverá seguir a seguinte rotina: prender toda a documentação dentro de uma capa, com colchetes, seguindo uma ordem cronológica na qual os documentos mais antigos sejam os primeiros do conjunto.
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.
O servidor deve identificar cada processo, registrando, na capa, a procedência, a data, o nome do interessado e o assunto.
indentificando na capa..o certo seria....
O servidor deve identificar cada processo na capa, a procedência, a data, o nome do interessado e o assunto.
ou Registrar, em sistema próprio...ficando assim....
O servidor deve registrar cada processo em seu sistema próprio, a procedência, a data, o nome do interessado e o assunto
Registrar em sistema próprio!!
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.
Antes de numerar todas as folhas, o servidor deverá incluir, no processo, o envelope que encaminhou a correspondência, a fim de comprovar o endereço do remetente.
ERRADO
O servidor NÃO deverá incluir o envelope no processo.
O servidor público, na repartição, tem fé pública!
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.
O servidor deverá conferir o registro e a numeração das folhas antes de encaminhar fisicamente o processo autuado para a unidade do órgão a que se destina.
correta, denovo PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002 do Minitério do Planejamento.
bons estudos.
se o processo tiver 1000 folhas o cabra tá lascado... rs...
Exatamente, se conter 1000000 páginas, está lascado. Já vi processos de vários volumes, se não me engano vai chegando lá no número 200 250 de pgs, vai abrindo outros volumes. Imagina, tem processo de 10 15 volumes etc. Para transportar usam até um carrinho, todos amarrados.
Mas essa questão está dada, obvio que o servidor, ou o papel do estagiário, deve conferir as páginas, numeração carimbo etc. ordem, assinaturas, até por que o documento está naquele setor, sendo assim o mesmo responsável pelo processo...
Obrigado PJE!
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.
Documentos classificados como secreto, confidencial ou reservado não são processados nas unidades de protocolo, ao contrário dos demais documentos. Nesse caso, o servidor deverá apenas colocar um carimbo correspondente ao grau de sigilo no envelope e o encaminhar para o órgão de destino, sem fazer a autuação.
o comentário do colega abaixo está na PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002 do Minitério do Planejamento.
bons estudos.
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo
central de um órgão da administração pública federal, onde
executa atividades de recebimento, registro e distribuição de
documentos, julgue o item seguinte, acerca dos
procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e
na formação de processos.
O processo somente pode ser autuado a partir de um documento original. Documentos enviados por fax ou qualquer tipo de cópia, mesmo que autenticada, não podem ser autuados.
É admitido cópia autenticada, mas nunca fax. Quem envia o fax tem um prazo estipulado por lei para enviar o original.
o erro da questão está na primeira parte, veja o que diz a PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2002 do Minitério do Planejamento.
As mensagens e documentos resultantes de transmissão via fax não poderão se constituir em peças de processo.
O processo deve ser autuado, preferencialmente, por um documento original; no entanto, pode ser autuado utilizando-se uma cópia de documento, considerando-se que o servidor tem fé pública para autenticar documentos e fazer reconhecimento de firmas.
Segundo o Manual de Gerenciamento de Documentos do MPOG:
"O processo só poderá ser formado a partir de:
a) Originais de documentos;
b) Cópias de documentos, quando requerida pela autoridade competente, desde que
autenticada em conferência com original."
A autuação do processo deve ser feita, preferencialmente, a partir de um documento original; no entanto, pode-se utilizar uma cópia de documento, autenticada por alguém dotado de fé pública. Documentos transmitidos por fax, entretanto, não podem constituir peças de processo. CERTO
A autuação do processo deve ser feita, preferencialmente, a partir de um documento original, no entanto, pode-se utilizar uma cópia de documento, autenticada por alguém dotado de fé pública. Documentos por fax, entretanto, não podem constituir peças de um processo.
Cópia autenticada pode, fax não.
Q698704 - EMBASA 2010
A autuação do processo deve ser feita, preferencialmente, a partir de um documento original; no entanto, pode-se utilizar uma cópia de documento, autenticada por alguém dotado de fé pública. Documentos transmitidos por fax, entretanto, não podem constituir peças de processo. (gab: certo)
Com esse raciocínio as cartas precatórias não existiriam.
Não qualquer tipo de cópia. Tem que ser cópia autenticada.
Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.
O registro dos documentos que chegam a um órgão público deve ser feito no setor de protocolo e consiste na reprodução dos dados do documento destinada a controlar a movimentação e fornecer dados de suas características fundamentais aos interessados.
Por mais estranha que aparenta essa questão, infelizmente, ela é LITERAL.
A primeira parte não é novidade, registro faz parte sim do protocolo( recebimento- classificação- registro e moviementação)
A segunda parte encontra-se na portaria normativa n°5 de 2002 , que fala sobre:
Ementa: Dispõe sobre os procedimentos gerais para utilização dos serviços de protocolo, no âmbito da Administração Pública Federal, para os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Serviços Gerais - SISG.
REGISTRO - É a reprodução dos dados do documento, feita em sistema próprio, destinado a controlar a movimentação da correspondência e do processo e fornecer dados de suas características fundamentais, aos interessados.
Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.
Um documento classificado como secreto, confidencial ou reservado poderá ser autuado por qualquer servidor sem nenhum tipo de tratamento diferenciado em relação aos documentos ostensivos.
Apenas complementando...
DOCUMENTO RESERVADO: trata de assunto que não deva ser do conhecimento do público em geral;
DOCUMENTO CONFIDENCIAL: é o assunto que, embora não requeira alto grau de segurança, seu conhecimento por pessoa não autorizada pode ser prejudicial a um indivíduo ou criar embaraços administrativos;
DOCUMENTO SECRETO: assunto que requer alto grau de segurança e cujo teor ou características podem ser do conhecimento de pessoas que, sem estarem intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio, sejam autorizadas a deles tomar conhecimento, FUNCIONALMENTE;
DOCUMENTO ULTRA-SECRETO: assunto que requer excepcional grau de segurança e cujo teor ou características só devam ser do conhecimento de pessoas intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio.
"Um documento classificado como (.......) poderá ser autuado por qualquer servidor sem nenhum tipo de tratamento diferenciado em relação aos documentos ostensivos".
Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.
§ 1o Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:
I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;
II - secreta: 15 (quinze) anos; e
III - reservada: 5 (cinco) anos.
Questão errada, a correspondência confidencial/particular, não deve ser aberta ou registrada, deve ser encaminhada ao destinatário, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Sigilo;Correspondência oficial em cujo envelope haja indicação de particular não deve ser aberta, mesmo que trate de assunto específico das atividades da instituição destinatária.
GABARITO: CERTA.
As rotinas de protocolo compreendem o recebimento do documento, o registro do documento no sistema e a distribuição do documento ao(s) destinatário(s), não sendo estendidas essas rotinas aos documentos de caráter particular.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2009 - MI - Assistente Técnico Administrativo
Disciplina: ArquivologiaA correspondência particular não deve ser expedida pelas unidades de protocolo — central ou setorial — do órgão.
GABARITO: CERTA.
Atenção.....
Questão desatualizada...........
A autuação de documentos classificados como “SECRETO”, “CONFIDENCIAL” ou “RESERVADO” será processada por servidor com competência para tal, da mesma forma que os demais documentos, devendo, no entanto, as unidades de protocolo central ou setorial, após a autuação, lacrarem o envelope do processo, apondo o número do processo, o órgão de destino e o carimbo correspondente ao grau de sigilo.
Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.
Os arquivos correntes e as atividades de controle, como o protocolo, podem ser centralizados ou descentralizados.
Questão "dúvidosa"; minha apostila vestcon diz: (...) Independente da centralização, as normas e atividades de CONTROLE e orientação devem, necessariamente, ser centralizadas, a fim de evitar a aplicação de critérios diferenciados no modo como funcionarão os arquivos da instituição. (...);
A descentralizção do protocolo é salutar para o sistema.
O que devem ser, necessariamente, centralizadas são as normas referentes a protocolização, de forma a se evitar procedimentos diversos.
Tive a mesma dúvida que o Tiago, pois tinha acabado de ler o trecho da apostila que ele citou...
A descentralização dos arquivos correntes obedece basicamente a dois critérios:
1)A centralização das atividades de controle(protocolo) e descentralização dos arquivos: neste sistema, todo o controle da documentação é feito pelo órgão central de protocolo e comunicações, e os arquivos são localizados junto aos órgãos responsáveis pele execução de programas especiais ou funções específicas, ou ainda junto às unidades administrativas localizadas em áreas fisicamente distantes dos órgãos a que estão subordinados. A esses arquivos descentralizados denomina-se NÚCLEOS DE ARQUIVO ou ARQUIVOS SETORIAIS.
2)A descentralização das atividades de controle(protocolo) e dos arquivos: este sistema só será adotado quando puder substituir com vantagens relevantes os sistemas centralizados tradicionais ou parcialmente descentralizados. O sistema consiste em descentralizar não somente os arquivos comoas atividades de controle já mencionadas anteriormente, isto é, os arquivos setoriais encarregar-se-ão, além do arquivamento propriamente dito, do registro, da classificação, da tramintação dos documentos etc.
CENTRALIZAÇÃO: por sistema centralizado de arquivos correntes entende-se não apenas a reunião da documentação em um único local, como também a concentração de todas as atividades de controle (recebimento), registro, distribuição, movimentação e expedição) de documentos de uso corrente em um único órgão da estrutura organizacional, frequentemente designado como Protocolo e Arquivo. Comunicações e Arquivo, ou outra denominação similar.
A descentralização dos arquivos correntes obedece basicamente a dois critérios:
1. Centralização das atividades de controle (protocolo) descentralização de arquivos: Neste sistema, todo o controle da documentação é feito pelo órgão central de protocolo e comunicações, e os arquivos são localizados junto aos órgãos responsáveis pela execução de programas especiais ou funções específicas, ou ainda junto às unidades administrativas localizadas em áreas fisicamente distantes dos órgãos a que estão subordinadas.Esses arquivos descentralizados denominam-se núcleos de arquivo ou arquivos setoriais.
2. Descentralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos: O sistema consiste em descentralizar não somente os arquivos, como as demais atividades de controle, isto é, os arquivos setoriais encarregar-se-ão, além do arquivamento propriamente dito, do registro, da classificação, da tramitação dos documentos etc.Nesse caso, o órgão de protocolo e comunicações, que também deve integrar o sistema, funciona como agente de recepção e expedição, mas apenas no que se refere à coleta e à distribuição da correspondência externa. Não raro, além dessas tarefas, passa a constituir-se em arquivo setorial da documentação administrativa da instituição.
Vale lembrar que a descentralização se aplica apenas à fase corrente dos arquivos. Em suas fases, intermediária e permanente, os arquivos devem ser centralizados, embora possam existir depósitos de documentos fisicamente separados.
Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff
Em regra o documento intermediário fica no arquivo central.
Com uma pequena frequência o documento corrente pode ficar no arquivo central.
Lamento não ter uma fonte para citar, mas meu professor disse isso em sala, então quem quiser levar pra prova.
Fica a dica ;)
pensei que a fase de protocolo fosse na fase intermediária, e centralizar e descentralizar seria apenas na fase corrente, alguem ajuda?
SETOR DE PROTOCOLO - Este Setor é TÍPICO DA FASE CORRENTE
A opção pela DESCENTRALIZAÇÃO ocorre apenas na fase CORRENTE. Na fase INTERMEDIÁRIA e PERMANENTE é OBRIGATÓRIA a CENTRALIZAÇÃO.
GABARITO C
Comentário:
O sistema centralizado de arquivos correntes não envolve apenas juntar toda
a documentação em um único local (centralizado ), mas fazer com que todas as
atividades de controle (Recebimento, Registro, Autuação, Classificação,
Expedição, Distribuição,Controle, e Movimentação) dos documentos de uso
corrente passe por um único órgão. Pense em uma repartição pública localizada em
um prédio de 40 andares, com um setor por andar.
Caso desejemos protocolizar um documento perante um desses setores, se a
dita repartição adotar um sistema centralizado, haverá um único setor responsável
por receber toda e qualquer documentação endereçada a qualquer um dos setores,
e este nosso "protocolo" é que efetuará todos os procedimentos de recepção e
encaminhamento da documentação.
Um sistema descentralizado, por sua vez, pode referir-se tanto às atividades
de controle dos documentos, como aos próprios arquivos. Marilena cita dois critérios
de descentralização de arquivos correntes:
- Centralização das atividades de controle (protocolo) e descentralização
dos arquivos: o órgão de recepção de documentos será um só, mas os arquivos
correntes serão mantidos, cada qual, pelo setor responsável por estes.
- Descentralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos:
neste caso, teremos vários órgãos responsáveis pela recepção dos documentos,
além de os próprios arquivos não se encontrarem "unificados".
Item Certo.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini www.estrategiaconcursos.com.br Página 89 de 129
Acerca da gestão de documentos, assinale a opção correta.
COLEGAS...NA MINHA HUMILDE CONCEPCAO PENSO O SEGUINTE:
LETRA A) INCORRETA, GESTAO DE DOCUMENTOS: E O CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS E OPERACOES TECNICAS REFERENTES A SUA PRODUCAO, TRAMITACAO , USO ,AVALIACAO E ARQUIVAMENTO EM FASE CORRENTE E INTERMEDIARIA VISANDO A SUA ELIMINACAO OU RECOLHIMENTO PARA GUARDA PERMANENTE.
LETRA B)INCORRETA,AS ATIVIDADES DE EXPEDICAO QUE FAZEM PARTE DA DESTINACAO NA GESTAO DE DOCUMENTOS.
LETRA C)CORRETA, OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE GESTAO ARQUIVISTICA SAO O PLANO DE CLASSIFICACAO E A TABELA DE TEMPORALIDADE
LETRA D)INCORRETA, E A CLASSIFICACAO A FUNCAO ARQUIVISTICA QUE PERMITE A AGILIZACAO DO ACESSO AOS DOCS
LETRA E) INCORRETA, A AVALIACAO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO E EXECUTADA COM A APLICACAO DA TABELA DE TEMPORALIDADE
Vamos lá:
a) Errado. Além da definição trazida pela colega, que consta do artigo 3º da lei 8.159/91, é certo que a gestão documental, ao contrário do que diz a questão, tem sim como objetivo racionalizar a produção, utilização e destinação de documentos (daí a sigla PUD). Há também um outro erro grotesco na alternativa: documentos de valor secundário são recolhidos ao arquivo permanete e não podem ser eliminados. São imprescritíveis e inalienáveis.
b) Errado. O protocolo está inserido na etapa de utilização da gestão documental e suas atividades, inclusive, centralizam-se na primeira idade do ciclo vital (arquivos correntes)
c) Correto.
d) Errado. A preservação consiste num conjunto de medidas preventivas para evitar os danos aos documentos.
e) Errado. Aqui usa-se a tabela de temporalidade como poderoso instrumento de avaliação.
Bons estudos a todos! ;-)
B) ERRADO, vamos comentar um pouco sobre o PROTOCOLO, tão cobrado em qualquer concurso cuja matéria está inserida no edital.
** Pela natureza do arquivo corrente, várias das atividades de um arquivo são a ele relacionadas, como as atividades de:
1) Protocolo ( recebimento - classificação - registro - movimentação )
2) Expedição
3) Arquivamento
4) Empréstimo e consulta
5) Destinação
---------------------------------------------------------------------------------
Observamos que o protocolo não está inserido na fase de destinação como afirma a alternativa.
---------------------------------------------------------------------------------
Lembrando : o protocolo abre a correspondência ostensiva, mas simplesmente encaminha a correspondência sigilosa aos seus respectivos destinatários.
-------------------------------------------------------------------------------
cobrado em concurso!
As atividades de expedição, distribução e a própria movimentação estão inseridos em um todo para a definição de MOVIMENTAÇÃO( ultima fase do protocolo)
Plano de classificaçao: antece à tabela temporalidade.
elaborada na 2° fase da gestão de documentos(utilizaçao)
instrumento básico para gestão de documentos
Tabela temporalidade: aplica-se a todos os documentos.
relacionada à fase de avaliação dos documentos.
determina prazos e condições de guarda dos documentos.
E-arq Brasil:
É necessário o desenvolvimento de uma série de instrumentos para apoiar os procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística de documentos.
Instrumentos principais
- plano de classificação, codificado ou não, baseado nas funções e atividades do órgão ou entidade;
- tabela de temporalidade e destinação;
- manual de gestão arquivística de documentos;
- esquema de classificação referente à segurança e ao acesso aos documentos.
Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 36)
São rotinas dos serviços de protocolo:
São atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, autuação, expedição( ou distribuição) e controle da tramitação.
gostei
a) Os inventários são instrumentos de pesquisa criados nos arquivos permanentes, para documentos permanentes.
b) Documentos a serem descartados não precisam ser reproduzidos e mesmo que fossem, não seria tarefa do protocolo..
c) Essas equipes compõem a Comissão Permanente de Avaliação e Documentos (CPAD) e não o Protocolo.
d) São atividades inerentes ao arquivo permanente.
e) Sim! O protocolo é responsável pela movimentação e controle dos documentos na instituição e envolve a distribuição de correspondências/documentos, além do próprio controle da movimentação.
Resposta: E
No processo de gestão de documentos, na fase de utilização, a atividade de recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação de documentos denomina-se
Protocolo - Intimamente relacionado às atividades de controle;
São consideradas atividade de controle:
Correta letra c.
Dicionário Aurélio:
1.Registro dos atos públicos.
2.Registro das audiências nos tribunais.
3.Registro de uma conferência ou deliberação diplomática.
4.Formulário regulador de atos públicos.
5.Convenção internacional.
6.Livro de registro da correspondência de uma firma, repartição pública, etc.
7.Bras. Cartão ou papeleta em que se anotam a data e o número de ordem com que foi registrado no livro de protocolo (6) um requerimento, e que serve como recibo.
8.Fig. Formalidade, etiqueta, cerimonial.
9.Inform. Protocolo de comunicação (q. v.
DestinaçãoDecisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento dos documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação. Ver também plano de destinação, tabela de temporalidade. Arquivamento1 Seqüência de operações que visam à guarda ordenada de documentos. 2 Ação pela qual uma autoridade determina a guarda de um documento, cessada a sua tramitação. ProtocoloServiço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos. AvaliaçãoProcesso de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Ver também comissão de avaliação. Organização documental: Não encontrei a definição precisa, mas segundo a Lei Federal n.º 8.159, gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimentos para guarda permanente. Fonte : http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
UTILIZAÇÃO
PROTOCOLO Recebimento e Classificação Registro e Movimentação Expedição Arquivamento Empréstimo e Consulta AVALIAÇÃO E DESTINAÇÃOLETRA C
Uma forma de decorar é:
CADUU RETRA: Classificação- Atividade de recebimento- Distribuição- UUtilização (reforçar que é a fase)- Registro e Tramitação.
Só lembrar que nosso amigo CADUU está RETRAdo com esse protocolo.
Recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação são atividades do Protocolo.
Resposta: C
Acerca das atividades de protocolo, assinale a opção correta.
resposta 'b'
A tramitação e utilização de documentos consistem nas atividades de protocolo; expedição; organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.
Atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação.
Ponto de acesso (access point) - nome, palavra-chave, entrada de índice, pelo qual uma descrição possa ser pesquisada, identificada ou recuperada.
Alguem poderia comentar os erros das demais alternativas?
Obrigada!
Bons estudos
GABARITO B
A) ERRADO
Documentos avulsos também recebem um número de protocolo.
B) CERTO
A atividade de registro, que faz parte do protocolo, tem a sua função identificada no item.
C) ERRADO
Tramitação é o nome certo. Distribuição é a remessa interna do documento.
D) ERRADO
Exceto os sigilosos, todos os documentos expedidos necessitam de registro.
E) ERRADO
A abertura de processos é função exclusiva dos serviços de protocolo.
QUESTÃO SEMELHANTE.
06. CESPE –– MS (Ministério da Saúde) – 2008– O curso do documento
desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa
é conhecido como termo de recolhimento.
Comentário: O curso do documento até o cumprimento de sua função
administrativa constitui a fase em que o documento ainda possui seu valor primário.
Isto se dá nas fases corrente ou intermediária, dependendo do documento.
O recolhimento é a passagem de um documento para o arquivo permanente,
onde o documento não possui mais função administrativa. Sendo assim, a assertiva
está errada.
Item Errado
A respeito da conservação e preservação dos documentos nos arquivos, assinale a opção correta.
a) CERTO
b) O calor e umidade excessivos são nocivos ao acervo, pois podem gerar fungos. Deve-se, portanto, manter taxas muito baixas de umidade e temperatura no arquivo. Tanto o calor execessivo quanto o frio execessivo causa prejuízo ao acervo, o mesmo acontece com a umidade "A adoção dos parâmetros recomendados por diferentes autores (de temperatura entre 15° e 22° C e de umidade relativa entre 45% e 60%) "(RECOMENDAÇÕES PARA A PRODUÇÃO E O ARMAZENAMENTO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO) ERRADO
C) "(...)Quando há um programa de restauração implantado no arquivo, eliminam-se totalmente as causas do processo de deterioração." ""Restauração: é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico." (Não elimina totalmete as causas do processo de deterioração) ERRADO
d) "O sistema de climatização deve ser independente para as áreas de depósitos, pois devem atender às necessidades de preservação dos documentos ali armazenados e manter condições estáveis, exigindo que os equipamentos funcionem sem interrupção. Já nas áreas de trabalho e para o público, onde os parâmetros devem respeitar as condições de conforto humano, os equipamentos podem ser desligados quando não há funcionamento das atividades rotineiras e de atendimento ao público. Isso significa uma considerável redução de custos." ERRADO
e) "A luz natural, sobretudo a radiação ultravioleta, causa danos aos documentos. Para protegê-los, é necessário usar persianas ou cortinas nas janelas e substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, que não emitem radiações ultravioleta." (emintem sim radiação ultravioleta, mesmo sendo menor que a luz natural) ERRADO
Complementando...
A) CORRETA.
B) ERRADA. Deve existir um equilíbrio entre temperatura e umidade. O ideal seria: +- 22graus de temperatura e 45% a 55% de umidade.
C) ERRADA. Primeiro erro: temperatura e umidade são fatores físicos; insetos e roedores ssão fatores biológicos. Segundo erro: ainda que haja um programa de restauração de documentos, as causas do processo de deterioração não serão eliminadas.
D) ERRADA. As condições climáticas são contigenciais, isto é, são adequadas aos tipos de documentos. Assim, não há que se falar em mesma temperatura para todos os ambientes.
E) ERRADA. É certo que tanto a luz natural quanto as lâmpadas fluorescentes causam danos aos documentos. No entanto, as lâmpadas fluorescentes emitem sim radiação ultravioleta.
Por que a letra A está correta??
Resposta em "Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo":
"A informação deve estar adequadamente identificada, classificada e controlada, para que a localização e a devolução ao local de depósito sejam realizadas de forma ágil e sem riscos de danos ou extravios. Para que esses procedimentos sejam efetivos e possam assegurar a manutenção das condições de acesso, eles devem ser regularmente revistos.
É importante que os registros relativos aos documentos sejam incorporados a um sistema de informações, como um banco de dados, e que os sistemas de recuperação sejam amplamente compatíveis."
Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 8)
Com relação à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
A fase da gestão de documentos que inclui as atividades de protocolo, de expedição, de organização e de arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária é denominada fase de utilização de documentos.
CERTO
De acordo com Marilena Leite Paes, na obra Arquivo: Teoria e Prática: “a fase de utilização de documentos inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.”
CORRETO, pois a gestão de documentos é utilizada quando está em fase corrente e intermediária !
Pra mim está errado, pois a atividade de arquivamento faz parte da fase de DESTINAÇÃO e não na UTILIZAÇÃO.
Bruno, a questão fala em "arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária", portanto está sim dentro da fase de utilização. Ela está se referindo aos arquivos permanentes e intermediários, e este arquivamento ocorre na fase de utilização. Na fase de destinação, ocorre o arquivamento (recolhimento) ao arquivo permanente.
hey cespe cespe se prepara pq eu gravei na alma uma questão que vc diz que arquivos intermediários são sem utilização, o recurso vai ser preparado e vc vai ter que responder como ele pode estar em fase de utilização se vc mesmo diz q ele é sem uso.
Comentário:
Item perfeito. Todas as atividades acima elencadas fazem parte
da fase de utilização de documentos.
CERTO.
Gabarito Correto
O item afirma corretamente que as atividades relacionadas à 2ª fase da gestão documental, isto é, a fase de utilização de documentos, inclui as atividades de protocolo, de expedição, de organização e de arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária. Tais atividades, portanto, não guardam relação com as duas outras fases da gestão, isto é, produção e avaliação documental.
DICA DO APROVADO
Apesar de intimamente relacionadas, não confunda as fases da gestão de documentos com as fases da teoria das três idades. Para melhor visualização das fases da gestão de documentos, montamos o seguinte esquema, o PUAD, ou seja:
3 ª Fase
Avaliação e Destinação
2ª Fase
Utilização
1ª Fase
Produção
Fonte: Arquivologia Facilitada 2ª Ed.
Tudo posso Naquele que me fortalece!
CERTO
Fases da Gestão de Documentos--> PUAD
Produção de Documentos (Primeira fase)
Utilização de Documentos (Segunda fase)
Avaliação e Destinação de Documentos (Terceira fase)
Utilização de Documentos-->Aqui partimos para a fase do Protocolo (Recebimento, Classificação, Registro, Distribuição, Tramitação), de Expedição e de organização e arquivamento em de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo e consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou cientificas das instituições.
FONTE: Prof Ronaldo Fonseca
mas é que
(CESPE/CNJ/2013/Analista) O arquivamento intermediário é um dos componentes da fase de destinação de um programa de gestão de documentos. (C)
✔️ Gab.: Certo
Fases/etapas: [PUD]
1ª Produção → elaboração do documento, gestão de formulário
2ª Utilização/conservação → protocolo, expedição, organização e arquivamento em fase corrente e intermediária
3ª Destinação → análise e avaliação dos documentos irão para arquivo permanente ou eliminação
As rotinas do setor de protocolo incluem atividades de
Alternativa CORRETA letra B
As atividades de protocolo (fase da utilização dos documentos) incluem as rotinas de:
1. Recebimento
2. Classificação
3. Registro
4. Movimentação (distribuição e tramitação) dos documentos.
O PROTOCOLO realiza as seguintes atividades:
1) Recebimento
2) Registro e autuação
3) Classificação
4) Expedição / Distribuição
5) Controle / Movimentação
PRA DECORAR:
Recebimento
Classificação
Registro
Movimentação (pode ser tramitação, expedição, etc )
Entende-se por PROTOCOLO o conjunto de operações visando ao controle dos documentos que AINDA TRAMITAM NO ÓRGÃO, de modo a assegurar a imediata localização e recuperação, garantindo,assim, o acesso à informação. A atividade de protocolo é típica da FASE CORRENTE, pois é quando os documentos tramitam bastante.
O protocolo realiza as seguintes atividades:
RECEBIMENTO
REGISTRO
AUTUAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO
EXPEDIÇÃO / DISTRIBUIÇÃO
CONTROLE / MOVIMENTAÇÃO
Lembrando também que o setor de protocolo nunca fará a avaliação de documentos e a eliminação dos mesmos.
A avaliação dos documentos é feita anteriormente à chegada no protocolo, juntamente com a confecção da tabela de temporalidade. Então, quando um documento chega ao protocolo ele já está avaliado.
A atividade do protocolo é típica na "fase corrente" ou "primeira idade", pois é nesta idade que os arquivos tendem a tramitar bastante e as funções são justamente interligadas a essa movimentação de documentos. O processo de eliminação é uma função do arquivo permanente e, então, não diz mais respeito ao protocolo.
Corrigindo o colega Vinícius
No arquivo permanente não pode haver eliminação de documentos.
Complementando...
(Cespe-UnB - MPS / 2010) Protocolo é o serviço encarregado de recebimento, registro, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos. C
(Cespe-UnB / MPU 2010 – Arquivista) O setor de protocolo também é responsável pelo recebimento, pela movimentação e expedição dos documentos. C
(Cespe-UnB - MS 2010 Arquivista) Nos órgãos ou instituições públicas, protocolo é geralmente o setor encarregado de atividades como recebimento, expedição, registro, distribuição e controle da movimentação de documentos em trâmite. C
Complementando...
Protocolo não elabora
despacho
empréstimo
avaliação
eliminação
não registra e nem classifica documentos sigilosos.
LETRA B
Rotinas do setor de protocolo ---> RE CLA RE MO
- recebimento
- classificação
- registro
- movimentação de documentos
Perceba que NÃO cabe ao setor de protocolo AVALIAR e ELIMINAR documentos.
Gabarito: B
Protocolo:
--- > Controla o trâmite de documentos da instituição;
--- > Porta de entrada e saída de documentos;
--- > Está ligado a IDADE CORRENTE.
--- > Recebe os documentos, separa, faz a leitura, classifica - os, registra sua entrada na instituição e faz a movimentação para seu destino.
Atenção: Essas rotinas não se aplicam aos documentos particulares nem aos sigilosos, pois os mesmos devem ser enviados aos respectivos destinatários sem qualquer registro da operação ou anotação em sistemas de controle de tramitação.
essa questão claramente pede a ordem das atividades e considera o que a nossa teoria explica, que é recebimento -> classificação -> registro -> movimentação
Resposta: B
O protocolo é a porta de entrada e de saída.
Se o protocolo entrega o documento ao destinatário (seja por distribuição ou expedição), como ele poderia realizar o empréstimo, a avaliação e a eliminação? Se eu (protocolo) entreguei os documentos para você (destinatário), como poderei emprestá-lo para outra pessoa, ou avaliá-lo, ou ainda, eliminá-lo?
O protocolo realiza as seguintes atividades:
O protocolo não realiza:
As atividades típicas dos arquivos correntes são
Alternativa CORRETA letra A
No arquivo corrente são desenvolvidos cinco setores distintos de atividades, quais sejam:
1. Protocolo (incluindo recebimento, classificação, registro e movimentação)
2. Expedição
3. Arquivamento
4. Empréstimo e consulta
5. Destinação (ATENÇÃO!! Esta opção foi colocada nas outras assertivas para confundir o candidato, mas, faz parte da atividade típica do arquivo corrente também).
Qual o erro da alternativa "c"? Ao meu ver esta questão é passível a recurso!
A letra A que foi dada como correta também tem “empréstimo”. A explicação abaixo não me convenceu.
Acho que nesse caso o CESPE admitiu como certa a alternativa mais completa.
Concordo que a questão é passível de anulação.
Gestão de documentos correntes
O documento corrente é aquele necessário ao desenvolvimento das atividades de rotina de uma instituição.
E os procedimentos realizados para a sua classificação, registro, autuação e controle da tramitação, expedição, e arquivamento têm por objetivo facilitar o acesso às informações neles contidas.
Esse conjunto de operações técnicas caracteriza os serviços de gestão dos documentos correntes.
Nas administrações pública e privada, as unidades responsáveis por tais serviços são intituladas protocolo e
arquivo, arquivo e comunicações administrativas, serviço de comunicações etc.
Portanto colegas, questão muito passível de anulação. Não existe mais completa ou menos completa, as duas estão corretas.
A Assertiva A está correta. No arquivo corrente são desenvolvidas cinco setores distintos de atividades, quais sejam: protocolo (incluindo recebimento, classificação, registro e movimentação), expedição, arquivamento, empréstimo e consulta, e destinação.
Vou preferir a PEACE, aliás, pessoas daqui precisam praticá-la de vez quando.
PEACE!!!
BOM ESTUDOS!!!
ATIVIDADES REALIZADAS NOS ARQUIVOS CORRENTES: COEMPRARED
COnsulta
EMpréstimo
PRotocolo
ARquivamento
Expedição
Distribuição
CONCURSEIRO PADECE
PROTOCOLO
ARQUIVAMENTO
DESTINAÇÃO
EXPEDIÇÃO
CONSULTA
EMPRÉSTIMO
O arquivo corrente é composto por documentos que são frequentemente consultados e utilizados. Suas atividades são aquelas ligadas ao uso frequente dos documentos. Essas atividades são o protocolo (controle de tramitação), expedição, arquivamento, empréstimo e consulta de documentos.
Gabarito do professor: Letra "A"
E ainda faltou a fase de "produção" que antecede a fase de "utilização" onde ocorrem as atividades de protocolo... Tô errada?
Corrente/ Consulta
A) o protocolo, a expedição, o arquivamento, o empréstimo e a consulta de documentos.
B) o arquivamento, o desarquivamento, a classificação e a avaliação de documentos. Desarquivamento não é uma rotina de fase corrente. A classificação e avaliação de documentos não fazem parte destas atividades porque, ainda que possam ocorrer em fase corrente, não necessariamente ocorrem no arquivo corrente, pelo menos integralmente, a meu entender.
C) o protocolo, o arquivamento e o empréstimo de documentos. Alternativa mais maligna, pois todas estão certas, mas falta atividades. Imagine assim: você precisa organizar os documentos no arquivo corrente (arquivamento) e para isso consulta muito determinado documento para ver se já está apto (se chegou o que faltava) a ser enviado a outro órgão que espera a parte faltante. Portanto, consulta é uma atividade. Digamos também que o órgão precisa enviar correspondência a outros órgãos (parece meio anacrônico com o uso do e-mail, não? Mas facilmente se pode imaginar algum caso): a administração superior tem a parte técnica para esse envio, isto é, para expedir.
D) a classificação, a avaliação e a destinação de documentos. Destinação ocorre quando o documento está para ir a fase permanente.
E) a classificação, o arquivamento e o empréstimo de documentos.
As atividades do arquivo corrente PADECE
Protocolo
Arquivamento
Destinação
Expedição
Consulta
Empréstimo
Gabarito: Letra A
No que se refere às atividades englobadas pela gestão documental
na esfera pública, julgue os seguintes itens.
Nos órgãos ou instituições públicas, protocolo é geralmente o setor encarregado de atividades como recebimento, expedição, registro, distribuição e controle da movimentação de documentos em trâmite.
Entende-se por protocolo o conjunto de operações visando o controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a assegurar a imediata localização e recuperação dos mesmos, garantindo, assim, o acesso à informação. A atividade de protocolo é típica da fase corrente, pois é nesta idade que os documentos tramitam bastante.
O protocolo realiza as seguintes atividades:
- Recebimento
- Registro e Autuação
- Classificação
- Expedição / Distribuição
- Controle / Movimentação
"Protocolo
Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos."
(Conarq, Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística; 2005)
Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:
Em um sistema que integra protocolo e arquivos, além de funções tradicionais como recebimento, registro, distribuição e expedição de documentos, o serviço de protocolo pode executar atividades de classificação e controle da tramitação.
GABARITO: CERTA.
Na minha humilde opinião, a palavra "GERALMENTE acaba invalidando a questão.
Lembrando que protocolo não arquiva!
O princípio de respeito aos fundos é, segundo a literatura
arquivística, o fundamento do arranjo em arquivos. Uma
classificação geral de documentos por fundos e por assunto é a
única maneira adequada de se assegurar a realização imediata de
uma ordem regular e uniforme.
T. R. Schellenberg. Arquivos modernos. Princípios e
técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2005, p. 244 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
26 a 34, acerca do arranjo nos arquivos permanentes.
A sistemática do arranjo de um fundo de arquivo inicia-se, materialmente, com o registro dos documentos nos sistemas de protocolo e com a transferência dos documentos dos arquivos correntes e dos arquivos intermediários para arquivos permanentes.
"A sistemática do arranjo iniciá-se, materialmente, como o recolhimento. Se a transferência é a passagem dos arquivos de gestão aos intermediários, [...]; o recolhimento é o envio dos documentos remanescentes da aplicação dos prazos ditados pela avaliação / tabela de temporalidade para a custódia definitiva nos arquivos finais."
(BELLOTTO; 2006)
Questão ERRADA
No caso da movimentação dos arquivos intermediários para os arquivos permanentes ocorre "recolhimento", e não transferência como a questão queria induzir.
Momento
1 - corrente ----para----intermediário = transferência
2 - corrente----para----permanente = recolhe
3 - intermediário ----para----permanente = recolhe
Julgue os itens a seguir, a respeito da automação aplicada aos
documentos de arquivo.
Os requisitos não funcionais de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos referem-se ao registro e captura, classificação, tramitação, expedição, avaliação e destinação, recuperação da informação, emulação, conservação e acessibilidade.
RESOLUÇÃO Nº 20 CONARQ
Art. 3º - A gestão arquivística de documentos digitais deverá prever a implantação de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos, que adotará requisitos funcionais, requisitos não funcionais e metadados estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos, que visam garantir a integridade e a acessibilidade de longo prazo dos documentos arquivísticos.
§1º – Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.
§2º – Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.
Os requisitos funcionais referem-se a: registro e captura, classificação, tramitação, avaliação e destinação, recuperação da informação, acesso e segurança, armazenamento e preservação.
Os requisitos não funcionais referem-se a: utilização de padrões abertos, independência de fornecedor, integração com sistemas legados, conformidade com a legislação e os padrões de interoperabilidade do governo, atendimento a usuários internos e externos, facilidade de utilização e desempenho.
Direto ao Ponto!
Os requisitos não funcionais de um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos referem-se ao registro e captura, classificação, tramitação, expedição, avaliação e destinação, recuperação da informação, emulação, conservação e acessibilidade.
GABARITO: ERRADO
Acerca do protocolo, julgue os próximos itens.
O setor de protocolo também é responsável pelo recebimento, pela movimentação e expedição dos documentos.
As unidades de protocolo executam os procedimentos de recebimento, classificação, registro e movimentação dos documentos. Mas, atenção!! Apesar de a doutrina classificar a atividade expedição como sendo distinta da “atividade protocolo”, a expedição é executada pelo “setor de protocolo” da empresa. Portanto, questão correta!
No arquivo corrente são desenvolvidas cinco setores distintos de atividades, quais sejam: protocolo (incluindo recebimento, classificação, registro e movimentação), expedição, arquivamento, empréstimo e consulta, e destinação.
As atividades de protocolo (fase da utilização dos documentos) incluem as rotinas de recebimento, classificação, registro e movimentação (distribuição e tramitação) dos documentos.
A princípio a questão deveria estar errada, pelo fato que expedição é uma atividade distinta.
Acredito que deveria ser anulada ou alterado o gabarito. Mas isso não interessa, pois este tipo de preocupação não ajuda muito nos estudos.
Então bola prá frente.
Bons estudos.
As atividades que compõem o setor de protocolo são: R2ACEC
Recebimento;
Registro;
Autuação;
Classificação;
Expedição;
Controle/Movimentação;
Com isso, questão CORRETA
FUNÇÕES DO SETOR DE PROTOCOLO (pertencente à fase utilização na gestão de documentos)
Recebimento
- recebe e separa: oficial, particular, ostensivo, sigiloso
Registro
- registrar em formulários ou em sistema eletrônico
- conterá os metadados: número, nome remetente, data, assunto, espécie
Autuação
- depois do registro são autuados em ordem de chegada
- significa criar um processo
- os documentos são numerados(autuados), conforme a ordem de chegada ao arquivo
Classificação/Triagem
- após a autuaçao, o documento será classificado
- análise e identificação, auxiliado pelo plano de classficação
Distribuição ou Expedição
- distribui/expedir é conhecido como movimentação
- distrituir para destinatário interno
- expede para destinatário externo(fora da empresa) - expede o original, mantendo uma cópia na empresa
Controle da Tramitação
- tramitação é conhecido como movimentação
- é o caminho que o documento percorre: desde a entrada na empresa até chegar ao destinatário
- agiliza a localização do documento
Acerca do protocolo, julgue os próximos itens.
O protocolo está vinculado técnica e administrativamente ao arquivo intermediário.
O protocolo está vinculado ao ARQUIVO CORRENTE!!!
No arquivo corrente são desenvolvidas cinco setores distintos de atividades, quais sejam: protocolo (incluindo recebimento, classificação, registro e movimentação), expedição, arquivamento, empréstimo e consulta, e destinação.
Para Marilena Leite Paes “o arquivo intermediário deverá sersubordinado técnica eadministrativamente ao arquivo permanente, a fim de evitar aproliferação de depósitos e manter uniforme a política arquivística. Para issodeve ser dirigido por profissionais de arquivo de alto nível, conhecedores dosmétodos tradicionais de classificação e elaboração de instrumentos de pesquisa”.
OBS: Copiei esse comentário de outra questão, não lembro a pessoa que postou para citá-la.Errado!
Constantemente as bancas tentam induzir os candidatos ao erro afirmando que as atividades de protocolo também são realizadas nos arquivos intermediário e permanente.
Então, para não esquecer ou confundir: as atividades de protocolo somente são realizadas no arquivo corrente; e estão ligadas à entrada e controle de documentos dentro da instituição.
Fonte: Prof. Mayko Gomes - Ponto dos Concursos
Gestão de documentos – fase corrente e intermediária
Protocolo – fase utilização da gestão e fase corrente do ciclo de vida
O protocolo está vinculado técnica e administrativamente ao arquivo intermediário (CORRENTE).
GABARITO: ERRADO
Acerca do protocolo, julgue os próximos itens.
O registro, uma das operações técnicas do sistema informatizado de gestão arquivística de documentos de arquivo, é desenvolvido pelo setor de protocolo.
ATIVIDADES DO SETOR DE PROTOCOLO:
RECEBIMENTO
CLASSIFICAÇÃO
REGISTRO
MOVIMENTAÇÃO
EXPEDIÇÃO
No arquivo corrente são desenvolvidas cinco setores distintos de atividades, quais sejam: protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo e consulta, e destinação.
Resumo
FUNÇÕES SETOR “PROTOCOLO” – consta na fase utilização na gestão de documentos - utilizado no arquivo corrente
Recebimento - Recebe e separa: oficial, particular, ostensivo, sigiloso.
Registro - metadados.
Autuação – numeração do processo.
Classificação/Triagem – segue plano de classificação.
Distribuição ou Expedição - movimentação interna e externa
Controle da Tramitação - movimentação até chegar ao destinatário. Agiliza a localização do documento.
Certo! Está no e-arq Brasil:
Registro:
O registro consiste em formalizar a captura do documento dentro do sistema de gestão arquivística por meio da atribuição de um número identificador e de uma descrição informativa. Em um SIGAD, essa descrição informativa corresponde à atribuição de metadados.
O registro tem por objetivo demonstrar que o documento foi produzido ou recebido e capturado pelo sistema de gestão arquivística de documentos, assim como facilitar sua recuperação.
Os documentos podem ser registrados em níveis diferentes dentro de um sistema de gestão arquivística de documentos, ou seja, além do número identificador atribuído pelo sistema, o documento pode receber também um número único do processo/dossiê a que pertence.
As atividades de protocolo são constituídas pelo conjunto de operações que visam o controle dos documentos produzidos e recebidos que tramitam no órgão ou entidade, assegurando sua localização, recuperação e acesso. Após o recebimento dos documentos, o serviço de protocolo faz o registro, atribuindo-lhes número e data de entrada, anotando o código de classificação e o assunto, e procedendo à distribuição dos documentos nas unidades destinatárias.
Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 27)
Acerca do protocolo, julgue os próximos itens.
A tramitação é uma atividade desenvolvida pelos setores de trabalho responsáveis pela demanda contida nos documentos, não sendo uma atividade de protocolo.
Sempre que a questão falar em tramitação, movimentação, distribuição, ligue logo ao PROTOCOLO...
Como já foi dito a questão erra quando fala "não sendo uma atividade de protocolo.", na verdade é sim, uma outra pode ajudar a responder, vejam:
O recebimento, o registro, a classificação, a distribuição, o controle da tramitação e a expedição de documentos são atividades de protocolo.
GABARITO: CERTA.
Questão CESPE,fala que O setor de protocolo NÃO faz a tramitação dos documentos entre os setores de trabalho.
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/6ebc21ee-9d
A respeito da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.
A produção, uma das fases básicas da gestão de documentos, engloba as seguintes atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação dos documentos.
Questão correta?????
Não concordo relacionar atividades de protocolo como sendo uma das fases da gestão de documentos. Produção, uso, tramitação, avaliação e arquivamento de documentos essas sim, são atividades da gestão de documentos.
Produção: modo como são produzidos os documentos.
Protocolo: controle da tramitação dos documentos.
Segundo Marilena Leite Paes (Arquivo – Teoria e Prática, 3ª Edição, Editora FGV, 2004, pg.53-54), existem 3 fases da gestão de documentos: produção, utilização e destinação.
Ainda segundo a autora, as atividades de protocolo estão inseridas na fase de utilização de documentos e não na fase de produção, como afirma o enunciado.
Portanto, a questão é passível de recurso e pode ser anulada.
ERRADO
Cabe recurso nesta questão, pois as atividades de protocolo fazem parte da fase de UTILIZAÇÃO.
Produção de documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrências das atividades de um órgão ou setor. Nessa fase, o arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas os documentos essenciais à administração, evitando duplicação e emissão de vias desnecessárias.
Utilização de documentos: inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação), expedição, organização e
arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária. Além disso, nessa fase, são elaboradas as normas de acesso à documentação e à recuperação de informações.-
Questão deveria ser anulada, a fase descrita se refere à utilização.
PROTOCOLO - Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, tramitação e expedição de documentos.
E o Danilo tem razão sobre caber recurso, na verdade a questão está errada mesmo:
Fases da gestão:
Produção: otimização na criação de documentos; evitar a reprodução desnecessária de documetos.
Utilização: atividade de protocolo; classificação de documentos; controle de acesso e recuperação da informação.
Destinação: decidir quais documentos serão eliminados.
Eis um macete para facilitar nossa vida:
ReClaReMo
Recebimento
Classificação
Registro
Movimentação (pode ser tramitação, expedição, etc )
Grande abraço e bons estudos.
Pra mim também é fase de utilização... MAS o magnânimo Cespe não aceitou o recurso e perdi uma questão.... lamentável...
essa questão teve o gabarito definitivo trocado de E para C...
Olá, pessoal!
A resposta foi atualizada para "E", após recursos, conforme gabarito oficial definitivo, publicado pela banca, e postado no site.
Bons estudos!
Resposta: (Errado)
Justificativa:Quando falarem em FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS, não esqueçam. Só existem 3 e mais nada!
1. Produção;
2. Utilização;
3. Destinação.
Qualquer coisa fora isso, pode marcar errado.
Quando falarem em FASES DA GESTÃO DE DOCUMENTOS, não esqueçam. Só existem 3 e mais nada!
1. Produção;
2. Utilização;
3. Destinação.
Qualquer coisa fora isso, pode marcar errado.
O erro está em afirmar que as atividades de protocolo englobam a fase de produção, correto seria a fase de UTILIZAÇÃO!
Produção é produção mesmo, é apenas a forma como eles são produzidos.
Produção é produção, a questão se refere a Utilização (fase do fluxo, trâmite, protocolo).
Só frisando, fases da gestão de documentos: Produção Utilização Destinação.
ERRADO
Produção é produção, a questão se refere a Utilização (fase do fluxo, trâmite, protocolo).
Só frisando, fases da gestão de documentos: Produção Utilização Destinação.
ERRADO
As atividades descritas acima fazem parte da fase de Utilização (mais precisamente no que diz respeito à tramitação dos documentos)e não da fase de produçãoda gestão documental.
A fase da gestão de documentos que inclui as atividades de protocolo, de expedição, de organização e de arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária é denominada fase de utilização de documentos.
CESPE- AGU/2010
Justificativa:
Na gestão de documentos, as atividades de protocolo, a recuperação de informações e a elaboração de normas de acesso à documentação são desenvolvidas na fase de utilização de documentos.
Assim sendo, a produção, apesar de ser uma das fases básicas da gestão de documentos, não engloba atividades de protocolocomo afirma a questão,
Q59887
A fase da gestão de documentos que inclui as atividades de protocolo, de expedição, de organização e de arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária é denominada fase de utilização de documentos.
CERTO
ERRADO
AS ATIVIDADES DO PROTOCOLO SÃO DESENVOLVIDAS NA FASE DE USO/ UTILIZAÇÃO.
Fases da gestão de documentos--------------> PUD (Produção, Uso e Tramitação)
Produção = Os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão ou setor.
Uso= Refere-se ao fluxo produzido pelos documentos, essa fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo.
Destinação = Fase em que os documentos são avaliados para decidir quais devem ser eliminados ou preservados permanentemente.
Produção: consiste na elaboração de documentos resultantes das atividades desenvolvidas pela instituição. Estabelece critérios para a padronização de formulários, correspondências e demais documentos gerados e orientações para utilização racional dos recursos informáticos e de reprodução. Visa evitar a reprodução desnecessária de documentos.
Utilização: inclui as atividades de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, contempla a elaboração a elaboração de normas de controle (protocolo),acesso e recuperação da informação.
Comentário:
As atividades descritas acima fazem parte da fase de Utilização
(mais precisamente no que diz respeito à tramitação dos documentos)e não da fase
de produçãoda gestão documental.
Item Errado
Gestão de documentos: Rotinas de arquivamento:
Produção Inspeção
Uso Estudo
Tramitação Classificação
Arquivamento Codificação
Avaliação Ordenação
Visando eliminação ou Guarda
guarda permanente. Na fase corrente.
Fonte: Lei: 8159/91 - art. 3º
Protocolo faz parte do USO.
Protocolo é na fase de UTILIZAÇÃO, pronto.
Direto ao ponto!
A produção (UTILIZAÇÃO), uma das fases básicas da gestão de documentos, engloba as seguintes atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação dos documentos.
GABARITO: ERRADO
GABARITO ERRADO.
O protocolo está na etapa da utilização.
Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.
Para que o serviço de protocolo tenha o controle da movimentação dos documentos, deve distribuí-los às unidades administrativas destinatárias, acompanhados de
por uma guia de encaminhamento
gabarito B
A respeito da gestão de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.
Na gestão de documentos, as atividades de protocolo, a recuperação de informações e a elaboração de normas de acesso à documentação são desenvolvidas na fase de utilização de documentos.
Certo.
A gestão Documental possui 3 fases:
-Produção
-Utilização
-Avaliação e Destinação
Na fase de Utilização envolve as atividades de Protocolo, Classificação de doc, Controle de acesso e recup da informaçao
Bons estudos
A atividade de protocolo é típica da fase corrente, pois é nessa idade que os documentos tramitam bastante.
Gabarito: CERTO.
Utilização – Diz respeito ao fluxo documental (atividades de protocolo), sendo importante conhecer o trâmite correto dos documentos, para se evitar a burocratização das atividades.
Esta fase abrange os seguintes elementos:
– gerenciamento dos arquivos de 1a e 2a idades (correntes e intermediários), com o objetivo da recuperação da informação o mais rápido possível;
– política de acesso aos documentos.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.
O setor de protocolo recebe os documentos de uma instituição, encarregando-se de
Protocolo - Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.
Segundo a portaria 1.667, "consideram-se atividades de protocolo o recebimento, a classificação, o registro, a distribuição, o controle da tramitação, a expedição e a autuação de documentos avulsos para formação de processos, e os respectivos procedimentos decorrentes."
Gab: letra E
Gabarito: E
1a) Protocolo – intimamente relacionado às atividades de controle;
2a) São consideradas atividades de controle:
• recebimento;
• classificação (ver o assunto mais pertinente ao documento);
• registro;
• autuação;
• distribuição;
• movimentação (trâmite, fluxo);
• expedição.
3a) Protocolo – ligado à entrada de documentos em um organismo;
Expedição – ligada à saída de documentos em um organismo.
4a) Autuação – colocar na capa do processo o carimbo de protocolo – numerador/datador – de
preferência, no canto superior direito.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.
O setor de Protocolo não é responsável por nenhum outro procedimento além de movimentar a documentação. Muitas questões atribuem funções de análise de documentos, resolução de questões e isso não acontece. O Protocolo só faz a movimentação dos documentos. Essa movimentação inclui a distribuição e a tramitação.
Resposta: E
Publicações, exposições, cursos, conferências e outras iniciativas destinadas a divulgar o arquivo e a mostrar à sociedade sua importância fazem parte do chamado serviço de
SERVIÇO DE APOIO CULTURAL
Serviço destinado a promover a divulgação do arquivo junto à comunidade, através de publicações, exposições, cursos, conferências e outras atividades.
(Dicionário de terminologia arquivística - Camargo & Bellotto)
E caiu assim na prova do TRT23 em 2011
As instituições arquivísticas preocupadas com a divulgação de seu acervo junto à comunidade dispõem de serviço de
(C) apoio cultural.
O que determina o método de arquivamento dos documentos de arquivo é(são)
LETRA "A"
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (Arquivo Nacional, 1992)
"Método de arquivamento é uma sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade."
Espero ter ajudado. Bons estudos!
Métodos de arquivamento "são critérios que determinam o modo e a ordem de guarda de documentos em um arquivo para posterior busca dos mesmos (recuperação da informação)."
qual é o melhor método para ser organizar um arquivo? Como definir a metodologia adequada que melhor atenda às necessidades da instituição que está sendo organizada?
Ao contrário do que ocorre nas bibliotecas, onde há uma metodologia padronizada de organização em nível universal, a ordenação dos documentos de arquivo exige um estudo aprofundado do material a ser ordenado. Há que se considerar dois aspectos fundamentais: a natureza dos documentos a serem arquivados e a estrutura da entidade que está sendo organizada.
A entrada de documentos é um dos momentos mais importantes de
todo o processo de tratamento documental. Com relação ao
protocolo, julgue os itens que se seguem.
Distribuição é o envio do documento do setor de protocolo para o primeiro destinatário do documento.
A entrada de documentos é um dos momentos mais importantes de
todo o processo de tratamento documental. Com relação ao
protocolo, julgue os itens que se seguem.
A abertura e a autuação de processos podem ser realizadas por qualquer setor de trabalho de uma organização.
Outra questão podem ajudar a responder vejam:
Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - Arquivologia
Um documento de arquivo (ofício, memorando, relatório, projeto etc.) pode ser protocolado em qualquer unidade de órgão ou entidade, mas a abertura de processo ou de um novo volume de processo deve ser feita, exclusivamente, no setor de protocolo.
GABARITO: CERTA.
COMPLEMENTANDO...
CABE AO SETOR DE PROTOCOLO A ABERTURA E AUTUAÇÃO DE PROCESSOS, E NÃO A QUALQUER SETOR.
OBS: DOCUMENTOS PARTICULARES SÃO RECEBIDOS, MAS NÃO REGISTRADOS, NÃO PRECISA, POIS NÃO DESRESPEITA AO CARÁTER FUNCIONAL DA ORGANIZAÇÃO.
GABARITO E
Abertura e autuação de processos são exclusivas do protocolo.
é exclusivo do protocolo
Direto ao Ponto!
A abertura e a autuação de processos podem ser realizadas por qualquer (SOMENTE PROTOCOLO cria AUTUAÇÃO) setor de trabalho de uma organização.
GABARITO: ERRADO
A entrada de documentos é um dos momentos mais importantes de
todo o processo de tratamento documental. Com relação ao
protocolo, julgue os itens que se seguem.
A correspondência particular recebida nos serviços de protocolo deve ser aberta, registrada e distribuída ao destinatário.
Uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:
As rotinas de protocolo compreendem o recebimento do documento, o registro do documento no sistema e a distribuição do documento ao(s) destinatário(s), não sendo estendidas essas rotinas aos documentos de caráter particular.
GABARITO: CERTA.
Resposta: ERRADO
Ao receber os documentos o setor de protocolo fárá a classificação deles em relação ao assunto a que se referem. Desta forma, os documentos serão separados em: ostensivo, sigiloso e Particular. Os documentos de natureza ostensiva deverão ser abertos e analisados, enquanto os de natureza sigilosa e particular deverão ser recebidos e encaminhados diretamente aos respectivos destinatários.
Fonte: Renato Valentini
particular = restrita = reservada = secreta
A entrada de documentos é um dos momentos mais importantes de
todo o processo de tratamento documental. Com relação ao
protocolo, julgue os itens que se seguem.
O registro de documentos arquivísticos no protocolo consiste na vinculação de metadados ao documento que tramitará na organização.
Item CORRETO.
Metadados, ou Metainformação, são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador. Os metadados facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metadados
6.1.1 Registro
O registro consiste em formalizar a captura do documento dentro do sistema de gestão arquivística por meio da atribuição de um número identificador e de uma descrição informativa. Em um SIGAD, essa descrição informativa corresponde à atribuição de metadados. (e-Arq, pg 27)
gab:CERTOO
METADADOS ---> são informações ( dados) sobre um determinado conteúdo ( dados)
A entrada de documentos é um dos momentos mais importantes de
todo o processo de tratamento documental. Com relação ao
protocolo, julgue os itens que se seguem.
O curso de um documento, desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa, denomina-se tramitação.
A entrada de documentos é um dos momentos mais importantes de
todo o processo de tratamento documental. Com relação ao
protocolo, julgue os itens que se seguem.
Não são todos os documentos arquivísticos que precisam ser registrados no protocolo; o registro é obrigatório apenas para os documentos que tramitarão por mais de um setor.
André Arnecke e Aline sintetizaram o que é protocolo. De fato, nem todos os documentos arquivísticos devem ser protocolados, a
exemplo: os documentos de natureza sigilosa e de caráter particular.
Acerca das políticas de acesso a documentos de arquivo, julgue os
próximos itens.
Os documentos considerados sigilosos devem ser abertos no protocolo, registrados nos sistemas de controle e, em seguida, distribuídos aos destinatários.
Gabarito: ERRADO.
Recebimento e Classificação
Principais atividades:
- recebe o documento;
- separa os documentos (oficial do particular, ostensivo do sigiloso);
- encaminha os documentos de natureza SIGILOSA e particular aos determinados destinatários;
- interpreta e classifica os documentos ostensivos;
- encaminha os documentos ao setor de registro e movimentação.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.
Esse caso se trata de documentos ostensivos
GAB - E
Direto ao Ponto!
Os documentos considerados sigilosos NÃO devem ser abertos no protocolo, registrados nos sistemas de controle e, em seguida, distribuídos aos destinatários.
GABARITO ERRADO
Com relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de
documentos (SIGAD) e à microfilmagem de documentos, julgue os
itens a seguir.
Os metadados relativos à data de abertura e à de encerramento de um dossiê ou processo não precisam ser registrados em um SIGAD, visto que tais informações são recuperadas por meio de outros sistemas.
Metadados, ou Metainformação, são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador. Os metadados facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados.
Os metadados são essenciais para identificar o documento arquivístico de maneira inequívoca e mostrar
sua relação com os outros documentos.
Um SIGAD tem que registrar nos metadados as datas de abertura e de
encerramento do dossiê/processo.
Essa data pode servir de parâmetro para aplicação dos prazos de guarda
e destinação do dossiê/processo.
Pessoal, é bom tomar muito cuidado com essas interpretações genéricas que muitas vezes fazem a gente esquecer das normas e especificações das atividades. O SIGAD estabelece requisitos obrigatórios, altamente desejáveis e facultativos. Em relação aos metadados de abertura e encerramento, podemos verificar dois tipos de requisitos no SIGAD: para o processo/dossiê, esse é um requisito obrigatório; já para os volumes, é um requisito altamente recomendável. Percebam que nem sempre é obvio. Espero ter ajudado.
Julgue os itens que se seguem, relativos a gestão de documentos.
Os documentos ostensivos que chegam ao protocolo não podem ser abertos, devendo, apenas, ser distribuídos aos destinatários.
-Encaminhar a correspondência sigilosa aos respectivos destinatários
-Abrir a correspondências ostensiva
Os documentos ostensivos que chegam ao protocolo podem ser abertos pois não acarretam prejuízo aos interesses da instituição.
Os documentos SIGILOSOS/PARTICULARES que chegam ao protocolo não podem ser abertos, devendo, apenas, ser distribuídos aos destinatários.
Os documentos ostensivos deverão ser abertos e analisados, classificando-os de acordo com o assunto tratado, antes de serem encaminhados aos seus destinatários.
GAB: ERRADO
Gabarito: ERRADO.
Recebimento e Classificação
Principais atividades:
- recebe o documento;
- separa os documentos (oficial do particular, ostensivo do sigiloso);
- encaminha os documentos de natureza SIGILOSA e PARTICULAR aos determinados destinatários;
- interpreta e classifica os documentos ostensivos;
- encaminha os documentos ao setor de registro e movimentação.
Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.
Atividades de protocolo:
- Receber a correspondência;
- Separar a correspondência oficial da particular;
- Distribuir a correspondência particular;
- Separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso;
- Abrir a correspondência ostensiva;
- Colocação do carimbo ou etiqueta de protocolo, com data e hora do recebimento, ao menos;
- Elaboração de resumo do assunto;
- Encaminhamento à pessoa ou órgão destinatário;
- Enviar as correspondências oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários ( Não se classifica ).
*** Isso é muito cobrado em prova. Fiquem atentos.
--
Gabarito: errado
Protocolo não tem : EE AA DD
Eliminação
Empréstimo
Arquivamento
Avaliação
Descarte
Despacho
Atividades de protocolo:
- Receber a correspondência;
- Separar a correspondência oficial da particular;
- Distribuir a correspondência particular;
- Separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso;
- Abrir a correspondência ostensiva;
- Colocação do carimbo ou etiqueta de protocolo, com data e hora do recebimento, ao menos;
- Elaboração de resumo do assunto;
- Encaminhamento à pessoa ou órgão destinatário;
- Enviar as correspondências oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários ( Não se classifica ).
Errado.
Natureza do assunto>>subdivide-se em: ostensivos e sigilosos.
Ostensivo: Livre conhecimento do público em geral. São documentos que devem ser verificados para saber se o destino pretendido é pertinente ao assunto do documento.
Sigilosos: ultrassecretos, secretos e reservados. Não se classifica documento sigiloso, pois para classificá-lo é necessário abrir o documento, o que não é permitido que o setor de protocolo o faça caso o documento for sigiloso, portanto, o documento será apenas encaminhado ao seu destinatário.
Um documento sigiloso deve ser de conhecimento restrito e requer medidas especiais de salvaguarda para sua custódia, impedindo a sua divulgação.
Segundo Marilena Leite Paes no seu livro Arquivologia: Teoria e Prática: (pág. 30) "consideram-se sigilosos os documentos que, por sua natureza, devam ser de conhecimento restrito e, portanto, requeiram medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação. Pela sua importância, a matéria é objetivo de legislação própria".
Os documentos SIGILOSOS E PARTICULARES que chegam ao protocolo não podem ser abertos, devendo, apenas, ser distribuídos aos destinatários.
Gab. Errado
Sigiloso: encaminha ao destinatário
Ostensivo: pode abrir
Acerca das três idades documentais, julgue os itens que se seguem.
As atividades de protocolo são de responsabilidade da área relativa ao arquivo intermediário, a qual responde pela tramitação dos documentos dentro de um órgão ou uma empresa.
As atividades de protocolo são desenvolvidas no Arquivo Corrente.
As atividades de protocolo são de responsabilidade da área relativa ao arquivo corrente.
Protocolo é responsabilidade da idade corrente.
parei de ler quando li arquivo intermediário
Errado.
arquivo corrente
As atividades de protocolo são de responsabilidade da área relativa ao arquivo CORRENTE, a qual responde pela tramitação dos documentos dentro de um órgão ou uma empresa.
O PROTOCOLO PERTENCE AO ARQUIVO CORRENTE questão recorrente
Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos administrativos
e rotinas de arquivamento.
Protocolo designa o serviço encarregado de recebimento, registro, distribuição e expedição de documentos. Também pode ser o responsável pela classificação, pelo controle da tramitação e pela autuação de documentos, ação mediante a qual o documento passa a constituir um processo.
Podemos entender a questão com outra similar: CESPE – MPU - 2010 – A produção, uma das fases básicas da gestão de
documentos, engloba as seguintes atividades de protocolo: recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação dos documentos.
Comentário: As atividades descritas acima fazem parte da fase de Utilização, e não da fase de produção da gestão documental. Assim sendo, o item está errado. Item Errado
Felipe Petrachini
Questão correta, outras ajudam a responder , vejam:
Prova: CESPE - 2009 - IBRAM-DF - Arquivista Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental; Legislação Arquivística; Legislação Estadual e Municipal;Em um sistema que integra protocolo e arquivos, além de funções tradicionais como recebimento, registro, distribuição e expedição de documentos, o serviço de protocolo pode executar atividades de classificação e controle da tramitação.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2008 - INSS - Analista do Seguro Social - Arquivologia
Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental; Tabela de temporalidade; Suportes documentais;Um documento de arquivo (ofício, memorando, relatório, projeto etc.) pode ser protocolado em qualquer unidade de órgão ou entidade, mas a abertura de processo ou de um novo volume de processo deve ser feita, exclusivamente, no setor de protocolo.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2014 - MDIC - Agente Administrativo
Disciplina: ArquivologiaA abertura de processos é uma função exclusiva dos serviços de protocolo.
GABARITO: CERTA.
DEFINIÇÃO PERFEITA DO QUE É PROTOCOLO.
Esse "pode ser" dá um medo de marcar kkk
CERTO
ATIVIDADES DO PROTOCOLO = MARRECO DC
Movimentação
Autuação
Recebimento
Registro
Expedição
Controle
Distribuição
Classificação
É uma questão bem ampla. Esse "pode ser" utilizado pela banca, foi para mostrar que nem todo documento que chegar ao setor de protocolo vai passar pelas outras fases. Como por exemplo, o confidencial e o particular...
É dificil encontrar uma questao desse nivel. Questao perfeita!! Sem subjetividade.
Em relação à correspondência de caráter sigiloso, assinale a alternativa correta.
sigilosos são os documentos que, por sua natureza, devam ser conhecimento restrito e, por isso, requerem medidas especiais de guarda para sua custódia e divulgação e são divididos em : ultra-secretos, secretos, confidenciais e reservados.
A classificação é a atribuição do grau de sigilo.
A reclassificação é a alteração do grau de sigilo.
a desclassificação é a retirada do grau de sigilo.
bons estudos!
o próprio nome fala se sigilo, então ninguém pode abrir a não ser o destinatário especifico.
Acerca de técnicas de arquivamento, julgue os itens subsecutivos.
Em um departamento de arquivo, o setor de protocolo é encarregado pelo recebimento, pelo registro, pela distribuição e pela movimentação de documentos em curso.
Protocolo: é o conjunto de operações visando o controle a tramitação, e assegurar a imediata localização e recuperação do documento, garantindo assim o acesso à informação.
Em termos simples, o setor de protocolo "é um setor encarregado do recebimento, registro, distribuição e tramitação de documentos”.
Fonte: http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-mpu-administrativa/arquivistica-protocolo.html
Questão Correta.
Então, Delta. Não concordo.
A questão não falou em SOMENTE, falou que o protocolo é responsável por essas atividades.
E sim ele é, mas tem outras também como atuação, classificação..
Protocolo designa o serviço encarregado de recebimento, registro, distribuição e expedição de documentos. Também pode ser o responsável pela classificação, pelo controle da tramitação e pela autuação de documentos, ação mediante a qual o documento passa a constituir um processo.
CESPE- FUB 2011
Protocolo:
Recebimento
Registro
Autuação
Clasiificação
Movimentação (Expedição/ Distribuição)
Controle de tramitação
De acordo com minha experiência no CESPE, questões incompletas, na maioria das vezes, estão corretas. A banca restringe quando diz "só, somente, apenas, único etc". Nesse caso, você deve analisar estritamente o que está escrito.
*** Guarde isso, coloque-o em prática, acerte questões.
--
Gabarito: certo
Protocolo não tem : EE AA DD
Eliminação
Empréstimo
Arquivamento
Avaliação
Descarte
Despacho
Atividades de protocolo:
- Receber a correspondência;
- Separar a correspondência oficial da particular;
- Distribuir a correspondência particular;
- Separar a correspondência oficial de caráter ostensivo da de caráter sigiloso;
- Abrir a correspondência ostensiva;
- Colocação do carimbo ou etiqueta de protocolo, com data e hora do recebimento, ao menos;
- Elaboração de resumo do assunto;
- Encaminhamento à pessoa ou órgão destinatário;
- Enviar as correspondências oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários ( Não se classifica ).
Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo
em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas
de arquivamento, julgue o item que se segue.
A correspondência ostensiva é distribuída por esse órgão sem que os profissionais que atuam no setor de protocolo tenham conhecimento de seu teor.
Documento ostensivo pode e deve ser aberto no setor de protocolo, a fim de se proceder à análise do mesmo. Já o documento sigiloso só pode ser aberto pelo destinatário.
Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia
A atividade de recebimento e classificação é composta pelas seguintes tarefas:
receber a correspondência;separar as oficiais das particulares;
enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.
Com exceção das correspondências sigilosas e particulares, todas as demais devem ser abertas, lidas e analisadas pelos profissionais do serviço de protocolo. De fato, em alguns locais é até mesmo proibido o uso de envelopes lacrados para transporte de correspondências oficiais.
Gabarito: Incorreto.
CORRESPONDÊNCIA OSTENSIVA
Recebimento e Classificação
Registro e Autuação
Distribuição e Expedição
CORRESPONDÊNCIA PARTICULAR/SIGILOSA
Recebimento (+ leitura metadados)
Distribuição e Expedição
Gabarito: ERRADO
Direto ao Ponto!
A correspondência ostensiva (SIGILOSA) é distribuída por esse órgão sem que os profissionais que atuam no setor de protocolo tenham conhecimento de seu teor.
GABARITO: ERRADO
Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo
em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas
de arquivamento, julgue o item que se segue.
É de responsabilidade do setor de protocolo o envio de todos os documentos para o arquivo corrente, a fim de que sejam devidamente classificados.
Afirmação ERRADA - Nem todos documentos devem ser enviados para arquivo corrente,alguns poderão/deverão ser enviados para eliminação. Além disso, todos documentos enviados para o arquivo corrente não serão lá classificados. A classificação é uma das funções do setor de protocolo, logo, os documentos enviados para arquivo corrente já terão sido classificados (no setor de protocolo).
A tramitação e
Protocolo designa o serviço encarregado de recebimento, registro, distribuição e expedição de documentos. Também pode ser o responsável pela classificação, pelo controle da tramitação e pela autuação de documentos, ação mediante a qual o documento passa a constituir um processo.
CESPE- FUB 2011
---
O próprio setor de Protocolo é responsável pela classificação dos documentos na fase corrente.
É de responsabilidade do setor de protocolo o envio de todos os documentos para o arquivo corrente, a fim de que sejam devidamente classificados.
Lembre que nem todos os documentos devem ser classificados. Temos os particulares que devem ser enviados aos seus respectivos destinatários da forma que foi recebido - sem abrir - e os oficiais e sigilosos que devem ser entregues diretamente ao destinarário informado no mesmo.
"Arquivo corrente" não é um lugar, e sim uma classificação das fases do ciclo vital dos arquivos. E a fala do amigo sobre classificação também está correta.
Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo
em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas
de arquivamento, julgue o item que se segue.
Os procedimentos adotados para a correspondência de caráter sigiloso consistem em sua classificação e encaminhamento ao destinatário.
Errado. Deverão ser encaminhados diretamente aos destinatários, sem abertura e classificação.
Decreto 7845/2012
Art. 21. Para o tratamento de documento com informação classificada em qualquer grau de sigilo ou prevista na legislação como sigilosa o órgão ou entidade poderá adotar os seguintes procedimentos adicionais de controle:
I - identificação dos destinatários em protocolo e recibo específicos;
II - lavratura de termo de custódia e registro em protocolo específico;
III - lavratura anual de termo de inventário, pelo órgão ou entidade expedidor e pelo órgão ou entidade receptor; e
IV - lavratura de termo de transferência de custódia ou guarda.
Ou seja, não inclui classificação, porque ela já foi feita.ERRADO.
1.1 Protocolo
1.1.1 Recebimento e classificação
Passos Rotinas
1 Receber a correspondência
2 Separar a correspondência oficial da particular
3 Distribuir a correspondência particular
4 Separar a correspondência oficial de caráter ostensivo das de caráter sigiloso
5 Encaminhar a correspondência sigilosa aos respectivos destinatários.
FONTE: MARILENA LEITE PAES. ARQUIVO: TEORIA E PRÁTICA. FGV, 2007. PÁG. 55
ERRADA!
Documentos de caráter sigiloso, quando recebidos pelo setor de protocolo, são enviados diretamente ao destinatário.
A classificação que se faz nesse caso, é de acordo com o plano de classificação da instituição e não quanto a natureza do assunto.
Pelo menos foi isso que entendi.
protocolo só senta e chora com documentos sigilosos!!
As correspondências sigilosas devem ser enviadas diretamente aos destinatários, sem que se realize leitura, registro, classificação ou qualquer procedimento prévio.
Gabarito: Incorreto.
Professor do qc.
protocolo não classifica documentos sigilosos.
Só encaminha aos destinatários, assim como documentos particulares.
ERRADO
A fase de CLASSIFICAÇÃO envolve abrir os documentos para classificá-los efetivamente, DESDE QUE NÃO SEJAM SIGILOSOS OU/E PARTICULARES
esses não devem ser abertos, somente encaminhados aos destinatários.
Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia
A atividade de recebimento e classificação é composta pelas seguintes tarefas:
receber a correspondência; separar as oficiais das particulares;
enviar as particulares diretamente aos seus destinatários;
separar as oficiais ostensivas das oficiais sigilosas;
enviar as oficiais sigilosas diretamente aos seus destinatários;
proceder a leitura e classificação das oficiais ostensivas;
enviar as oficiais ostensivas para o registro e movimentação.
As correspondências sigilosas devem ser enviadas diretamente aos destinatários, sem que se realize leitura, registro, classificação ou qualquer procedimento prévio.
Gabarito: Incorreto.
ERRADO
Os arquivos sigilosos ou particulares nao passam pela classificação, pois são encaminhados diretamente aos seus destinatários sem mesmo serem registrados.
Segundo Valentini:
''Recebimento e Classificação
Principais atividades: recebe o documento; separa os documentos (oficial do particular, ostensivo do sigiloso); encaminha os documentos de natureza sigilosa e particular aos determinados destinatários; interpreta e classifica os documentos ostensivos; encaminha os documentos ao setor de registro e movimentação.''
Veja outra do Cespe:
(Cespe/IFB/2011/AssAdm)
Quando uma correspondência de caráter oficial é enviada a uma instituição, ela deve ser aberta, registrada e encaminhada ao destino correto, salvo quando, no envelope, houver alguma das seguintes indicações: confidencial, reservado, particular, ou indicação equivalente.
CERTO