SóProvas



Prova CESPE - 2012 - MCT - Tecnologista Pleno - Tema III


ID
971146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação aos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

De acordo com a CF, é assegurado a todos o direito de propriedade intelectual, industrial e de direitos autorais, sendo a propriedade intelectual e a de direitos autorais sempre permanentes, tanto para o autor quanto para os sucessor

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal de 1988

    art. 5º, XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

  • A questão erra ao falar " sempre permanentes", outra questão ajuda a responder, vejam;

    Prova: CESPE - 2012 - ANCINE - Técnico Administrativo Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos Individuais; Direito de Propriedade; 

    Os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de
    1988 incluem

    o direito exclusivo dos autores de utilizar, publicar ou reproduzir suas obras, e a transmissibilidade desse direito aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.

    GABARITO: CERTA.


    "lembrando que inciso foi alterado,"

    texto da CF atualizado 

     Art. 5º, XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, em qualquer hipótese, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.

  • Destaco que os direitos a propriedade intelectual e os direitos autorais serão sempre pelo tempo que a Lei determinar e NÃO PERMANENTE como trouxe a questão.

  • propriedade intelectual = direitos autorais + propriedade industrial

  • A Propriedade Intelectual, direitos autorais + propriedade industrial, é transmissível aos herdeiros pelo tempo que A LEI FIXAR. (regulamento)

  • OBS: pelo tempo que a lei fixar. ... inicia-se a partir da criação da obra e perdura por 70 (setenta) anos após a morte do autor.

  • mais uma "sempre permanente" ... parei no sempre (nada é pra sempre) e não é permanente é pelo tempo que a lei fixar

  • não existe direito absoluto!

     

  • Direito Autoral (Durante a Vida) - Vitalício

    Direito Autoral (Após a morte) - Para herdeiros, por tempo determinado

    Propriedade industrial - Temporário

  • XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País;

    Sono,mas na luta 5:19

    TOMA !

  • Faala galera, vejamos:

     

     

    A proteção ao direito de obras é maior que o direito a inventos industriais.

     

    Art. 5º, XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, em qualquer hipótese, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.

    >>> O autor possui direito durante toda sua vida e os filhso pelo tempo que a lei fixar

     

    XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País;

    >>> Só o autor se beneficia temporariamente, os filhos não.

  • De acordo com a CF, é assegurado a todos o direito de propriedade intelectual, industrial e de direitos autorais, sendo a propriedade intelectual e a de direitos autorais sempre temporário.

  • Como ninguém colocou:

    Gab. ERRADO

  • XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País;

  • Outra questão

     

    (CESPE/CNPQ/2011) A CF garante o direito de propriedade intelectual e assegura aos autores de inventos industriais privilégio permanente para a sua utilização, além de proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e outros signos distintivos, considerando o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil.

     

    GABARITO: ERRADO

  • XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País;

    Direitos autorais: vitalícios 

    Busca evitar monopólios 

    Patente de invenção: 20 anos

    Patente de marca: 10 anos 

    GABARITO: ERRADO

  • Obras (direitos autorais): Autor, enquanto vida tiver, manda. Ao morrer, é transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

    Inventos industriais: inventor possui privilégio temporário;

     

    Bons estudos

  • Errado

    A Constituição prevê que a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário.

    CF --> Garante aos autores o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.

     

     

  • Propriedade Autoral para CRIADOR = VITALÍCIO

    Propriedade Autoral Para HERDEIRO  = TEMPORÁRIO

    Propriedade Industrial para CRIADOR E DEMAIS = TEMPORÁRIO

  • Gab. ERRADO



    Direito Autoral (Durante a Vida) - Vitalício

    Direito Autoral (Após a morte) - Para herdeiros, por tempo determinado

    Propriedade industrial - Temporário



  • LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil. Parágrafo único. Aplica-se às obras póstumas o prazo de proteção a que alude o caput deste artigo.

  • ERRADO

    A questão Q269388 ajuda-nos a responder:

    [...] o direito exclusivo dos autores de utilizar, publicar ou reproduzir suas obras, e a transmissibilidade desse direito aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.

    (x) CORRETO

    Bons estudos...

  • Erro da questão: "... sempre permanentes"

    Correção

    CF/88, Art. 5º, XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

  • ERRADO

  • Gabarito - ERRADO

    De acordo com a CF, é assegurado a todos o direito de propriedade intelectual, industrial e de direitos autorais, sendo a propriedade intelectual e a de direitos autorais sempre permanentes, tanto para o autor quanto para os sucessor

    Art. 5 - XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.

    Lei 9.610/98 - Direitos Autorais - Art. 41 - Fixou 70 anos.

    Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.

  • o direito exclusivo dos autores de utilizar, publicar ou reproduzir suas obras, e a transmissibilidade desse direito aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.

  • TRANSMISSÍVEL AOS HERDEIROS PELO TEMPO QUE A LEI FIXAR

    #BORA VENCER

  • ERRADO!

    Nada é para sempre. rsrs

  • Sucessor prazo previsto em lei.

  • Lei do Direito Autoral:

    “Art. 41. Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.”

  • Propriedade intelectual é por tempo indeterminado aos proprietários. Enquanto que, no tocante aos herdeiros, o tempo é determinado por lei.

  • #PMAL21

  • XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar

  • Propriedade Autoral para CRIADOR = VITALÍCIO

    Propriedade Autoral Para HERDEIRO = TEMPORÁRIO


ID
971149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação aos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

O rol dos direitos e garantias fundamentais previstos na CF não é integral, podendo haver outros direitos e garantias fundamentais não previstos expressamente no texto constitucional.

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal de 1988

    art. 5º § 2º - Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

  • Assertiva CORRETA. 

    Complementando: essa ressalva existe para poder manter os direitos fundamentais "atualizados". Por exemplo, algo que hoje não é considerado um direito fundamental pode vir a ser considerado no futuro, daí a possibilidade que a CF dá deles serem adicionados ao rol. 
  • É que o rol dos Direitos e Garantias Fundamentais é Exemplificativo. Dessa forma, não há impedimento a que venham a surgir novos direitos ou garantias.

    Questão Correta.

  • Meramente exemplificativo. O próprio art. 5º, § 2º trata: Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

  • ASSERTIVA - CORRETA 

    > É só trocar a palavra INTEGRAL por TAXATIVO  e pronto, mata a questão. ;D
    (VISTO QUE O ROL DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS NÃO É TAXATIVO)


    Ótimos Estudos,
    VAMOS PRA CIMA! ;D

  • Forma fácil de entender a alternativa é recordar das características dos direitos fundamentais.

     

    Complementariedade -> Outros direitos devem ser analisados, pois há direitos fundamentais em outroas normas mesmo infraconstitucionais.

     

  • Como por exemplo, os previstos em TRATADOS INTERNACIONAIS dos quais o Brasil seja signatário.

  •  § 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

  • § 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição NÃO EXCLUEM outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

     


    CERTA!

  • ·        Integral = Taxativo

    ·        Não integral = exemplificativo

     

    Gabarito correto;

  • GABARITO: CERTO


    Trata-se de Rol Exemplificativo e enumerativo de direitos fundamentais. Pois pode ocorrer o surgimento de novos direitos fundamentais. Logo ele não é integral = Rol exemplificativo.


    Fundamentação: Art. 5 § 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

  • Também chamado de rol exemplificativo, ou rol não taxativo. Isso se dá em razão dos chamados direitos fundamentais implícitos ou direitos fundamentais que são complementados por tratados e convenções internacionais.



  • Gab- C

    Ou seja, rol exemplificativo.

  • CERTO

  • CERTO.

    É um rol meramente exemplificativo, não exclui outros.

  • Minha contribuição.

    CF/88

    Art. 5° § 2° Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Direitos Fundamentais são cláusulas pétreas e normas abertas, sendo permitida a inclusão de novos direitos não previstos pelo constituinte originário.

    Fonte: Legislação Facilitada

    Abraço!!!

  • Integral, exaustivo = Taxativo

    Não integral, não exaustivo = exemplificativo

    ERRADO

  • Com relação aos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), é correto afirmar que: O rol dos direitos e garantias fundamentais previstos na CF não é integral, podendo haver outros direitos e garantias fundamentais não previstos expressamente no texto constitucional.

  • Pequena contribuição: Não integral está sendo equivalente, nesse contexto, a não taxativo.

  • CERTO.

    Uma vez que o rol do art. 5° previsto na CF/88 é exemplificativo ou não exaustivo. Dessa forma, podemos ter outros direitos e garantias espalhados pela Constituição.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 11 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

     


ID
971152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da organização político-administrativa do Estado, julgue os próximos itens.

As organizações não governamentais são pessoas jurídicas de direito privado e fazem parte do segundo setor.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA


    Organizações não governamentais são entidades que não compõem a Administração, mas também não se enquadram no conceito de mercado (2º setor). São as chamadas entidades paraestatais. O seu regime é de direito privado, mas que também sofre o influxo de normas de direito púbico, uma vez que podem ser destinatárias de verbas públicas, entre outros incentivos estatais; ademais, não escapam do controle exercido pelo Tribunal de Contas competente.

    As entidades paraestatais, também denominadas de “Entes com situação peculiar”, compõem o terceiro setor do Estado. 

    O terceiro setor é composto por entidades privadas que colaboram com o Estado no oferecimento de serviços que sejam de interesse coletivo. 

    O Primeiro Setor é o Estado, composto pela Administração Direta e Indireta. O Segundo Setor é o mercado: são pessoas de direito privado que atuam no mercado, visando ao lucro. E o Terceiro Setor são pessoas privadas incentivadas pelo Estado para exercerem atividade privada de interesse público, sendo estimuladas através do fomento.

    Assim, incorreta a questão porque entes não governamentais/paraestatais se enquadram no terceiro setor do Estado (setor público não estatal).

    Prof. Gustavo Scatolino

  • Como foi dito a questão está errada, pois integram o terceiro setor, vejam numa outra questão:

    Prova: CESPE - 2007 - OAB - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Entidades paraestatais ou terceiro setor; Organização da administração pública; 

    Acerca das entidades paraestatais e do terceiro setor, assinale a opção correta.

    b) As entidades paraestatais estão incluídas no denominado terceiro setor.

    GABARITO: LETRA "B".

  • ONG = 3º SETOR.

  • 1º Setor = Estado

    2º Setor = Mercado

    3º Setor = Organizações paraestatais  (ONG's, OS e OSCIP's)

  • Errado


    TERCEIRO SETOR é aquele que congrega as organizações que, embora prestem serviços públicos, produzam e comercializem bens e serviços, não são estatais, nem visam lucro financeiro com os empreendimentos efetivados, estando incluídas aqui, portanto, as associações, sociedades sem fins lucrativos e fundações.

  • 1º Setor = Estado

    2º Setor = Mercado

    3º Setor = Organizações paraestatais.

     

    Evolução EMO.

  • 1º setor= Público: Estado/Governo

    2º setor= Privado: Mercado

    3º setor= Organizações sem fins lucrativos

  • Gabarito ERRADO.

     

    Terceiro Setor é um termo usado para fazer referência ao conjunto de sociedades privadas ou associações que atuam no país sem finalidade lucrativa. O terceiro setor atua exclusivamente na execução de atividades de utilidade pública. Possuem gerenciamento próprio, sem interferências externas. 

    Entre as organizações que fazem parte do Terceiro Setor, podemos citar principalmente as ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).

    As associações do Terceiro Setor atuam, principalmente, prestando serviços para pessoas carentes que não podem contratar serviços do setor privado (segundo setor). Como o setor público (primeiro setor) não consegue, em nosso país, atender com qualidade todas as pessoas necessitadas, o Terceiro Setor assume um papel de fundamental importância.

     

  • 1 setor = estado

    2 setor = mercado

    3 setor = entidades paraestatais

  • ERRADA

    copiado de alguem abaixo:

    1º Setor = Estado

    2º Setor = Mercado

    3º Setor = Organizações paraestatais.

     

    Evolução EMO.

  • As organizações não governamentais são pessoas jurídicas de direito privado e fazem parte do terceiro setor.

  • 1º Setor = Estado

    2º Setor = Mercado

    3º Setor = Organizações paraestatais.

  • 1° SETOR = ESTADO

    2º SETOR = MERCADO

    3º  SETOR = ORG. PARAESTATAIS (ONG´s, OS E OSCIP´s

  • Errada

    1°- Setor =  Estado

    2°- Setor =  Mercado

    3°- Setor = ONG's

    4°- Setor = Mercado ilícito

  • EMO

    decore nessa ordem!!

    1 SETOR = ESTADO

    2 SETOR = MERCADO

    3 SETOR = ONGS

  • O Terceiro Setor é constituído de organizações sem fins lucrativos, atuando nas lacunas deixadas pelos setores públicos e privados, buscando o bem-estar social da população. 

  • ERRADO

    3 SETOR

  • 3° setor.

  • 2º setor diz respeito ao mercado.

  • 1S — Estado 2S — Mercado 3S — Ong's (organizações paraestatais) 4S — Mercado Ilícito
  • Segundo setor é o mercado.


ID
971155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca da organização político-administrativa do Estado, julgue os próximos itens.

Como regra, o Estado brasileiro (primeiro setor) submete-se ao regime de direito público, à prevalência do interesse público sobre o privado, bem como à indisponibilidade desse interesse.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!

    Como regra, o Estado brasileiro (primeiro setor) submete-se ao regime de direito público, à prevalência do interesse público sobre o privado, bem como à indisponibilidade desse interesse.

  • Considera-se o Estado como o Primeiro Setor, depois o Mercado como sendo o Segundo Setor, e as Entidades da Sociedade Civil formam o Terceiro Setor. Sabemos que a Adm. Pública submete-se ao regime de direito público.

    Logo, são princípios pilares do direito administrativo: a supremacia do interesse público sobre o privado e indisponibilidade do interesse público.

    então a afirmação está correta!

  • Princípio Constitucional da INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO SOBRE O PRIVADO.

  • PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO SOBRE O PRIVADO: A administração atua com o poder de império, uma prerrogativa.

    INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO: Limita a supremacia, o interesse público não pode ser livremente disposto pelo administrados que, necessariamente, deve atuar nos limites da lei.


    GABARITO CERTO
  • 1º Setor = Estado

    2º Setor = Mercado

    3º Setor = Organizações paraestatais  (ONG's, OS e OSCIP's)

  • lçlçlç

  • O REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO é formado pelo binômio  SUPREMACIA GERAL  DO INTERESSE PÚBLICO X INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO..

    GABA: CERTO

  • pulei sem medo

  • Acerca da organização político-administrativa do Estado, é correto afirmar que: Como regra, o Estado brasileiro (primeiro setor) submete-se ao regime de direito público, à prevalência do interesse público sobre o privado, bem como à indisponibilidade desse interesse.


ID
971158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do ato administrativo, julgue os itens que se seguem.

Nem todo ato praticado pelo Poder Executivo é ato administrativo, podendo, por exemplo, ser ato político.


Alternativas
Comentários
  • CERTA


    O ato administrativo é uma declaração unilateral de vontade da Administração, ou de quem atue em seu nome, de nível inferior à lei, com a finalidade de satisfazer o interesse público.

    O ato administrativo é aquele praticado no exercício da função administrativa, como regra, através da Administração Pública. Entretanto, não podemos deixar de lembrar que o Poder Judiciário e o Poder legislativo também praticam atos administrativos no exercício de uma função atípica (atividade administrativa).

    A doutrina majoritária possui o entendimento de que os atos políticos, aqueles praticados na função de Governo, não são típicos atos administrativos. São atos da Administração, mas não são considerados atos administrativos.

    Prof. Gustavo Scatolino

  • NEM TODO ATO DA ADMINISTRAÇÃO É ATO ADMINISTRATIVO, MAS TODO ATO ADMINISTRATIVO É ATO DA ADMINISTRACÃO.


  • Atenção qnd falamos que todo ato administrativo é ato da administração, precisamos lembrar que a função administrativa tbm está presente nos poderes judiciários e legislativo.


    Abs e sucesso!

  • Atenção quando a banca FCC cobrar este assunto, pois em uma de suas provas ela já considerou que a administração pública não pratica  atos de governo. /Atos políticos. 

    Alexandre Mazza, porém explica que atos políticos ou de governo, são exemplos de atos da administração, logo podendo ser praticados pelo poder executivo.


  • Segundo Mazza em seu livro "Manual de direito Administrativo - 2013"

    O ato de governo , ou ato político, diferencia-se do ato administrativo por duas razões principais: 1ª) o ato de governo tem sua competência extraída diretamente da Constituição (no caso do ato administrativo, é da lei); 2ª) o ato de governo é caracterizado por uma acentuada margem de liberdade, ou uma ampla discricionariedade , ultrapassando a liberdade usualmente presente na prática do ato administrativo. Exemplos de ato de governo: declaração de guerra, intervenção federal em Estado-membro, sanção a projeto de lei.


  • GABARITO CORRETO!

    Nem todo ato praticado pelo Poder Executivo é ato administrativo, podendo, por exemplo, ser ato político, ou seja ATO DA ADM...

  • Atos políticos: Significa ato governamental, e é praticado pelos agentes políticos no  desempenho das funções executivas, legislativas e judiciárias, de acordo com a competência estabelecida na CF.

    Ex: Sansão e veto.

  • Questão CESPE:

    A sanção do presidente da república é considerada ato administrativo.

    ERRADO.

    É ato político.

  • CERTO

     

    PODE SER UM ATO DA ADMINISTRAÇÃO:

     

    -ATOS POLÍTICOS/DE GOVERNO

     

    -ATOS DE GESTÃO

     

    -ATOS MATERIAIS...

  • Certo

    Os atos administrativos NÃO se confundem com os assim chamados atos políticos ou de governo. São esses os atos da administração pública em sentido amplo, praticados em obediência direta à Constituição, com base imediata no texto constitucional (exemplos: iniciativas de leis, sanção ou veto a projetos de lei, celebração de tratados internacionais, decretação de estado de sítio, entre outros).

    Obs.: Os Atos Políticos NÃO estão sujeitos à teoria geral dos atos administrativos.

     

    Fonte: Direito Administrativo (Descomplicado). Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo. 26ª ed. 2018, pág. 521. Editora Método.

  • Os Atos Políticos NÃO estão sujeitos à teoria geral dos atos administrativos.

  • Gabarito: certo

    Ex: Sanção e veto.

    Bons estudos!


ID
971161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do ato administrativo, julgue os itens que se seguem.

Todo ato praticado pela administração pública é considerado ato administrativo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    A administração pública pratica diversos atos: atos materiais (atos de execução); atos de direito privado (ex: emitir cheque); atos normativos (ex: decretos); celebra contratos administrativos; atos políticos; atos administrativos.


    Prof. Gustavo Scatolino

  • OU SEJA, PODE PRATICAR ATOS DA ADMINISTRAÇÃO...(complementando o comentário da nossa Mãe de Deus)

  • Questões muito abrangentes normalmente estão erradas. Com relação ao ato administrativo, a administração pública também pratica, utilizando-se do direito privado, atos da administração.

  • ato da administração.

    E

  • ERRADA!

    (Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: MCT Prova: Todos os Cargos) Nem todo ato praticado pelo Poder Executivo é ato administrativo, podendo, por exemplo, ser ato político. C

  • Alguns atos podem ser atos da administração.

  • "Partindo-se da ideia da divisão de funções entre os três Poderes do Estado, pode-se
    dizer, em sentido amplo, que todo ato praticado no exercício da função administrativa é
    ato da Administração. 
    Essa expressão – ato da Administração – tem sentido mais amplo do que a
    expressão ato administrativo, que abrange apenas determinada categoria de atos praticados
    no exercício da função administrativa." (Di Pietro)

     

    ERRADA, Ato administrativo é apenas uma categoria de atos praticados no exercício da função administrativa. Nem todo ato praticado pela administração pública é considerado ato administrativo.

  • Errado. Nem todo ato praticado pela Adm publica é considerado ato ADM.

     

  • ATOS DA ADMINISTRAÇÃO ---> BILATERAL

     

    GABARITO: ERRADO

  • Ato administrativo= unilateral

    ato da administração= ato bilateral




    PM_ALAGOAS_2018

  • Um professor de uma escola municipal, no exercício de suas funções:

    Lançar nota no diário do professor: ATO ADMINISTRATIVO

    Beber água enquanto leciona a aula, respirar, piscar os olhos: NÃO é Ato Administrativo

    Presidente da república ao fazer decreto: ato político, NÃO é Ato Administrativo

    Foi um exemplo bem ridículo, massssssss que vai ajudar quem tá iniciando a entender que nem todos os atos praticados são considerados atos administrativos

  • Ato administrativo é ato unilateral, praticado pela administração pública no exercício de suas funções com supremacia perante o particular e visando o interesse público

    obs: ato da administração é ato bilateral

  • Atos administrativos

    ==> manifestação unilateral de vontade do Estado

    - Direito Publico - superioridade

  • GABARITO ERRADO

    EX: Decisão de um juiz não é ato administrativo, mas é ato da administração

  • errei essa questão duas vezes. Putz!
  • Atos da administração - atos políticos, contratos, atos administrativos, atos de gestão etc.

  • Se falou Todo ato praticado por A é B, pode ser que absolutamente 100 por cento estejam erradas, só não garanto porque não resolvi todas.

    Maldito o candidato que confia totalmente no posicionamento do Cespe.

    Salmos de concurseiros: 91,4

  • É como se a questão dissesse que a Administração Pública só realiza atos unilaterais, ou seja, atos administrativos, mas os atos bilaterais (atos da administração) também são praticados pela Administração. Enfim, a Administração Pública realiza atos administrativos e atos da administração.

  • Praticado pela adm pública de direito PRIVADO não é ATO!

    PMAL 2021

  • Atos administrativos

    -Manifestação unilateral da adm. pública OU particular no exercício de suas prerrogativas 

    -produz efeitos jurídicos imediatos - Em posição de superioridade perante o particular

    -nem todos os atos da administração que produzem efeitos jurídicos são atos administrativos

    mas somente aqueles regidos pelo direito público

    MARTE

    M odificar

    A dqurir 

    R esguardar

    T ransferir

    E xtinguir

  • Segundo a doutrina dominante, ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade do Estado que, utilizando-se de suas prerrogativas de direito público, tenha por finalidade a produção de efeitos jurídicos determinados. Ao praticar um ato administrativo, o Estado o faz em situação de superioridade em face dos administrados.

    Gabarito: ERRADO

  • Ta errada a explicação da b. Quem se recusa, se recusa a algo...


ID
971164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos poderes da administração, julgue o item abaixo.

Considere a seguinte situação hipotética.

Pedro foi removido por Fábio, seu superior hierárquico, para comarca distinta, sob a alegação de necessidade de serviço. Todavia, o intuito de Fábio era tão somente perseguir e punir Pedro por desfeita praticada por este contra aquele. Nessa situação, há desvio de poder, também conhecido como desvio de finalidade.




Alternativas
Comentários
  • CERTA

    O exercício dos poderes administrativos deve ser utilizado de modo correto, a fim de que o agente público não cometa o abuso de poder.


    O abuso de poder ocorre quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, ultrapassa os limites de suas atribuições, pratica ato visando ao interesse próprio ou utiliza atos para finalidades não previstas em lei.

    A utilização do poder deve guardar conformidade com o que a lei dispuser. Pode-se concluir, então, que o abuso de poder (gênero) é a conduta ilegítima do administrador, quando atua fora dos objetivos expressa ou implicitamente traçados na lei. 

    O abuso de poder pode ocorrer de forma comissiva ou omissiva. A Lei n. 9.784/99 determina que a Administração tem o dever de, explicitamente, emitir decisão nos processos administrativos e sobre solicitações ou reclamações, em matéria de sua competência.

    O abuso de poder pode ocorrer de duas formas:

    a) Excesso de poder: quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, vai além do permitido e exorbita no uso de suas faculdades administrativas.

    b) Desvio de finalidade ou desvio de poder: embora atuando nos limites de sua competência, pratica o ato por motivos pessoais ou com fins diversos dos objetivos dados pela lei ou exigidos pelo interesse público. Ex: desapropriação para prejudicar desafeto político, remoção de servidor com caráter punitivo. 

    A questão está correta porque a remoção com caráter punitivo viola a finalidade como elemento do ato, pois a lei não atribuiu esse caráter à remoção.

    Prof. Gustavo Scatolino

  • Corretíssimo!!!!


    Trata-se, neste caso, de abuso de poder na modalidade desvio de poder.


    FORMAS DE ABUSO DE PODER


    excesso de poder --> quando o agente invade competência atribuída a outro agente.


    desvio de poder --> quando o agente, embora dentro de sua competência, desvia do interesse público.

  • Certo.

    Pois nesse caso, Fábio embora dentro de sua competência , desviou do interesse público.

  • CERTO

    ABUSO DE PODER-->DESVIO DE PODER-->DENTRO DA COMPETÊNCIA,PORÉM COM FINALIDADE DIVERSA DA LEI OU INTERESSE PÚBLICO.

  • Uso e abuso de PODER:

     

    Excesso de poder: Quando o agente atua fora de sua competência.

    Ex.: Após um PAD, o chefe da repartição aplica a penalidade de demissão ao servidor.

     

    Desvio de poder ou de finalidade: O agente é competente para o ato, mas atua por interesse pessoal.

    Ex.: Presidente de determinada autarquia, com a intenção de punir um servidor a ele subordinado, com quem se desentendera por questões de ideologia partidária, tenha decidido remover o referido servidor para uma unidade no interior do país.

     

    Omissão de poder: Ocorre por inércia do agente.

    Ex.: O agente de vigilância sanitária que deixa de autuar um supermercado com mercadorias estragadas.

     

    Fonte: materiais de estudo.

  • E A QUESTAO Q MAIS CAI NO CESPE SEM SOBRA DE DUVIDAS 

  • A remoção de servidor público ocupante de cargo efetivo para localidade muito distante, com o intuito de puni-lo, caracteriza abuso de poder /desvio de poder.

     

    DESVIO - Finalidade e forma

    EXCESSO - Competência, motivo e objeto.

  • Correto.

    Abuso de poder na modalidade abuso de poder/desvio de finalidade.

  • mamão com açúcar

  • Remoção como forma de "punição" --> exemplo clássico de desvio de finalidade

    A finalidade da remoção é atender o interesse público.

  • Vamos de Mnemônico:

    FDP: Finalidade= desvio de poder

    CEP: Competência= excesso de poder

  • Embora possua competência para a prática do ato ele agiu com finalidade diversa. Todo ato administrativo possui como finalidade o interesse público, e não subjetivo.

  • Aplicação prática da teoria dos motivos determinantes. Esse caso é muito narrado em questões. Outro exemplo usual é do servidor em cargo em comissão exonerado. Embora não seja obrigado a motivar, caso os motivos declarados sejam falsos ou inexistentes, torna-se possível a invalidação do ato.

ID
971167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos serviços públicos, julgue os itens a seguir.

No que tange às classificações dos serviços públicos, é correto afirmar que os serviços públicos não essenciais, em regra, são delegáveis e podem ser remunerados por preço público.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Serviços Públicos não essenciais

    São, de regra, delegáveis e podem ser remunerados por preço público. Exemplos são o serviço postal, os serviços telefônicos, telegráficos, de distribuição de energia elétrica, de gás etc.

    Uma outra classificação, essa sim consensual, adota por critério os destinatários do serviço público.Conforme essa classificação, os serviços podem ser gerais, prestados uti universe, ou individuais, prestados uti singuli. Assume relevância essa distinção especialmente no âmbito do Direito Tributário, uma vez que somente os serviços prestados uti singuli podem ser fato gerador de taxas, ao passo que os serviços uti universi não podem ser remunerados por taxas nem por tarifas, devendo ser custeados pelos impostos.

    http://www.meuadvogado.com.br/entenda/servicos-publicos-taxas-ou-precos-publicos.html


  • Com todo respeito, e claro, aberta às possíveis correções que surjam, me oponho ao exemplo citado pelo colega... O Serviço Postal é serviço público exclusivo indelegável!
    São aqueles que o Estado tem o dever de prestar de forma direta, assim como a segurança pública e a organização judiciária.
    Quanto aos demais que foram citados, correto! Energia Elétrica, Telefonia, Transporte público... são exemplos de serviços públicos exclusivos delegáveis, podendo o Estado prestá-lo diretamente, ou não.

    Bons Estudos! 

  • Serviços de Utilidade Pública - Serviços de utilidade pública são os que a Administração, reconhecendo sua conveniência (não essencialidade, nem necessidade) para os membros da coletividade, presta-os diretamente ou aquiesce em que sejam prestados por terceiros (concessionários, permissionários ou autorizatários), nas condições regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remuneração dos usuários. Ex.: os serviços de transporte coletivo, energia elétrica, gás, telefone.


    http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/direito-administrativo/classificacao-dos-servicos-publicos
  •           Preço público (ou tarifa) não é uma espécie tributária definida na Constituição Federal e nem tampouco no Código Tributário Nacional. Na verdade, preço público é receita originária, pago de forma voluntária, visto que o Estado atua como particular na cobrança do mesmo.Preço público é prestação exigida pelo Estado ou por quem lhe fizer as vezes, em regime de direito privado.

            Taxa é: espécie tributária definida pela Constituição Federal e pelo Código Tributário Nacional, sujeita aos princípios tributários; instituída por lei; cobrada pela prestação do serviço de utlidade pública. Na cobrança de taxa, o Estado está investido do poder soberano para buscar recurso no patrimônio particular, bastando para isso, fazer uso de sua competência tributária indelegável. 




  • Fabiana, embora não exista previsão contitucional de delegação de serviço postal, a Lei infraconstitucional preve tal possibilidade. 

  • art. 1 inciso VII da Lei 9074-95

  • CONCORDO COM A FABIANA FERNANDES QUANDO FALOU DO ERRO NO COMENTÁRIO DO COLEGA ACREDITAR SEMPRE QUE SEMPRE COMENTA ÓTIMAS QUESTÕES, MAS HÁ UM ERRO GRAVE. VEJAM QUE COM UMA QUESTÃO DA BANCA RESPONDEMOS À CELEUMA.





    Q470866 

    Ano: 2012

    Banca: CESPE

    Órgão: Câmara dos Deputados

    Prova: Todos os Cargos

    Julgue o item que se segue , relativo aos  serviços públicos.


    De acordo com critério de classificação que considera a exclusividade ou não do poder público na prestação do serviço, o serviço postal constitui um exemplo de serviço público não exclusivo do Estado.

    GABARITO: E


    O serviço postal está enquadrado como um dos serviços exclusivos da União - art. 21 CF. Logo, são indelegáveis aos demais entes públicos.

  • Quanto ao serviço postal de que estão falando:

    O serviço Publico so pode ser titularizado, por definição, por PJ de direito público.

    O serviço postal é titularizado pela UNIÃO. (art. 21, X, da CF)

     

    Ele é prestado diretamente pelo Estado, por outorga à Adm. Indireta. Não esqueçam que quem presta esse serviço, os correios, é um Empresa Pública. No entanto, por ser EP,  a ECT não possui a titularidade do serviço postal, apenas a titutalidade da prestação do serviço.

     

    Fonte: Mazza, 4ª edição.

  • Certo. Os serviços não essenciais são os serviços de utilidade pública. Eles podem ser delegados e podem ser remunerados por tarifa, que é baseada em preço público. O melhor exemplo são as empresas de transporte coletivo!

  • Fabi, concordo. Pelo menos em relação à CESPE, serviço postal é, sim, exclusivo do Estado. 

    Q) Julgue o  item  que se segue , relativo aos  serviços públicos.

    De acordo com critério de classificação que considera a exclusividade ou não do poder público na prestação do serviço, o serviço postal constitui um exemplo de serviço público não exclusivo do Estado.

    Gabarito dessa questão: ERRADA. 

  • ....

    ITEM – CORRETO –. Nesse sentido, o professor HELY LOPES MEIRELLES (in Direito Administrativo Brasileiro. 23.ª edição. P. 286)

     

     

    “Serviços públicos propriamente ditos, são os que a Administração presta diretamente à comunidade, por reconhecer sua essencialidade e necessidade para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado. Por isso mesmo, tais serviços são considerados privativos do Poder Público, no sentido de que só a Administração deve prestá-los, sem delegação a terceiros, mesmo porque geralmente exigem atos de império e medidas compulsórias em relação aos administrados. Exemplos desses serviços são os de defesa nacional, os de polícia, os de preservação da saúde pública.

     

    Serviços de utilidade pública: são os que a Administração, reconhecendo sua conveniência (não essencialidade, nem necessidade) para os membros da coletividade, presta-os diretamente ou aquiesce em que sejam prestados por terceiros (concessionários, permissionários ou autorizatários), nas condições regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remuneração dos usuários. São exemplos dessa modalidade os serviços de transporte coletivo, energia elétrica, gás, telefone. ” (Grifamos)

  • “Em regra”

ID
971170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos serviços públicos, julgue os itens a seguir.

Por meio do princípio da mutabilidade, são permitidas mudanças no regime de execução de serviços públicos a fim de adaptá-lo ao interesse público.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Essa característica é atribuída a todos os contratos administrativos e, também, aos contratos de concessão e permissão de serviços públicos. 

    Como a Administração pode promover alterações unilaterais no contrato, a fim de adequar ao interesse público exigido, a doutrina entende que o contrato é mutável.

    Prof. Gustavo Scatolino

  • "Princípio da mutabilidade: O princípio da mutabilidade do regime jurídico ou da flexibilidade dos meios aos fins autoriza mudanças no regime de execução do serviço para adaptá-lo ao interesse público, que é sempre variável no tempo."


    http://ww3.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20090409182607351&mode=print 

  • Outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Todos os Cargos - Nível Superior

    Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Serviços Públicos; Princípios; 

    Aplica-se ao serviço público o princípio da mutabilidade do regime jurídico, segundo o qual é possível a ocorrência de mudanças no regime de execução do serviço para adequá-lo ao interesse público, que pode sofrer mudanças com o decurso do tempo.

    GABARITO: CERTA.

  • Também chamado de princípio da flexibilidade dos meios aos fins, esse princípio permite alterações na execução do serviço público, buscando adaptá-lo ao interesse público, uma vez que este se apresenta variável no tempo. Assim, não existe um direito adquirido à permanência de uma determinada forma de regime, nem para os servidores que podem ter seu estatuto modificado, bem como nos próprios contratos que podem ser revistos ou rescindidos unilateralmente pela Administração Pública com o intuito de adequá-lo ao interesse da coletividade.

  • Rege o princípio da mutabilidade que o Estado o poder de mudar de forma unilateral as regras que incidem sobre o serviço público, tendo como objetivo a adaptação às novas necessidades satisfazendo o interesse geral a máxima eficácia



    Ou seja, pode ser mutável a forma de prestação do serviço.

  • Di Pietro na área! 

  • SIM! E não há direito adquirido nesse regime!

  • GABARITO: CERTO

    Ao princípio da mutabilidade é submetido o usuário de serviço público e o servidor, o que implica na alteração unilateral pelo poder concedente das cláusulas do contrato para atender razões de interesse público. Entretanto, o que não pode haver é imposição de atividades incompatíveis com a natureza do cargo público, já que o equilíbrio deve ser mantido.

  • A cespe tá gostando desse princípio da mutabilidade viu!


ID
971173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da organização administrativa do Estado, julgue os itens consecutivos.

A sociedade de economia mista é entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, instituída mediante autorização por lei específica com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, para desempenhar atividades de natureza empresarial e pode se revestir de qualquer das formas em direito admitidas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Peca ao falar que é qualquer forma quando somente pode assumir de sociedade anônima.

  • ERRADA

    As empresas públicas e sociedades de economia mista são entidades criadas pelo Estado para atuar, em caráter excepcional, na atividade econômica, em regime de concorrência com o particular, sujeitas ao regime próprio das empresas privadas, ou para a prestação de serviços públicos.

    Incorreta a questão porque o capital (ações com direito a voto) podem pertencer à União ou a pessoas da Administração Indireta. A sociedade de economia mista deve adotar a forma de sociedade anônima, sendo regulada pela Lei nº 6.4004/76.

    Prof. Gustavo Scatolino

  • Errada por dois motivos:

    1. O capital não é exclusivo da união!

    2. Não pode se revestir de qualquer forma jurídica, somente Sociedade Anônima.

  • Questão Errada

    Sociedade de Economia Mista:

    Personalidade jurídica de DIREITO PRIVADO

    Forma de SOCIEDADE ANÔNIMA

    CRIADA POR LEI para a exploração de atividade econômica

    Participação do Poder Público e de particulares no seu capital e na sua administração

  • Reescrevendo a questão:

    A EMPRESA PÚBLICA é entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, instituída mediante autorização por lei específica com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, para desempenhar atividades de natureza empresarial e pode se revestir de qualquer das formas em direito admitidas. 

    Gab: Certo!!!

  • Errado


    III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta

  • Sociedade de Economia Mista 

    [Capital--> (+) Público (-) Privado]  

    [Forma Societária--> Sociedade Anônima]

     

    Empresa Pública

    [Capital--> 100% Público]

    [Forma Societária--> Qualquer Forma]

  • A Questão Possui dois erros!

     

    A sociedade de economia mista é entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, instituída mediante autorização por lei específica com patrimônio próprio e capital MISTO, para desempenhar atividades de natureza empresarial e pode se revestir SOMENTE NA FORMA DE SOCIEDADE ANÔNIMA.

  • A SEM não possui capital exclusivo da União.

  • A sociedade de economia mista é entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, instituída mediante autorização por lei específica com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, para desempenhar atividades de natureza empresarial e pode se revestir de qualquer das formas em direito admitidas.

     

    1º erro -> o capital da SEM é misto (D. público e D. privado);
    2º erro -> a única forma admitida em direito para a SEM é a anônima.

     

     

    Não desista dos seus sonhos!

  • S/A ..................



    S/A ..................

  • A sociedade de economia mista é entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado = CORRETO

    instituída mediante autorização por lei específica = CORRETO

    com patrimônio próprio e capital exclusivo da União = ERRADO, seu capital é parcialmente público(a maioria)

    para desempenhar atividades de natureza empresarial e pode se revestir de qualquer das formas em direito admitidas = ERRADO, só pode ser revestida em forma de S/A.

  • CAPITAL MISTO

    FORMA DE SOCIEDADE ANÔNIMA

  • Sociedade de economia mista Somente Sociedade anônima


ID
971176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da organização administrativa do Estado, julgue os itens consecutivos.

Se a União distribuir competências entre diversos órgãos de sua própria estrutura, tal como nos ministérios, ocorrerá desconcentração no âmbito da administração direta federal.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    A Administração Centralizada ou direta corresponde à atuação direta pelo próprio Estado, através de seus órgãos. Nesse caso, a própria pessoa estatal (União, Estados, DF e Municípios) realiza, diretamente, a atividade administrativa, sem a interferência de qualquer outra entidade. 

    Com efeito, quando a atividade é prestada através de órgãos, significa que o próprio ente político executa, sem intermediários, determinada atividade; é o mesmo que o ente realizar, diretamente, aquela função.

    Os órgãos são centros de competência, sem personalidade jurídica própria, instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa a que pertencem. Assim, todas os atos praticados pelos órgãos são atribuídos à pessoa jurídica da qual ele faz parte.

    A criação de órgãos resulta da DESCONCENTRAÇÃO, que é uma distribuição interna de competências, dentro da mesma pessoa jurídica. Isso é feito para desacumular; tirar do centro um volume grande de atribuições. Na desconcentração, tem-se o controle hierárquico, pois os órgãos de menor hierarquia permanecem subordinados aos órgãos que lhes são superiores. 

    Portanto, se a União criar diversos órgãos para prestação de atividades administrativas, estará fazendo desconcentração.

    Prof. Gustavo Scatolino

  • Gabarito. Certo.

    Desconcentração -> técnica de subdivisão de órgãos públicos para que melhor desempenhem o serviço público ou atividade administrativa.


  • Questão certa!

    Ano: 2014     Banca: CESPE       Órgão: MDIC      Prova: Agente Administrativo

    Acerca da organização administrativa e dos atos administrativos, julgue os itens a seguir. 
    Se, em razão do grande número de contratações realizadas pela União, for criado um Ministério de Aquisições, ter-se-á, nessa situação, exemplo do fenômeno denominado desconcentração administrativa. Questão certa!


  • Bingo!

  • Administração direta

     

    Federal  ->  Ministérios

    Estadual  ->  Secretarias estaduais

    Municipal  ->  Secretarias municipais

     

    *** Todos são órgãos.

     

    --

     

    Gabarito: certo

    Fonte: algumas anotações do Qconcursos

  • Essa situação de: desCOncentação = CRIA ORGÃOS, é falha!!!

  • A respeito da organização administrativa do Estado, é correto afirmar que: Se a União distribuir competências entre diversos órgãos de sua própria estrutura, tal como nos ministérios, ocorrerá desconcentração no âmbito da administração direta federal.

  • Descentralização: transferência de atribuições entre pessoas jurídicas distintas.... Desconcentração: distribuição interna de competências, dentro do mesmo ente, uma única pessoa jurídica.

ID
971179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da organização administrativa do Estado, julgue os itens consecutivos.

Na relação entre a administração direta e a indireta, há subordinação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA


    A relação entre a Administração Direta e a Administração Indireta é de vinculação, estando as entidades sujeitas ao controle finalístico ou de tutela administrativa. Não há relação de subordinação que só ocorre entre órgãos, e não, entre entidades diversas.

    Prof. Gustavo Scatolino

  • Como já foi dito a questão está errada, pois não há subordinação e sim vinculação, controle finalístico ou tutela, vejam numa outra questão:

     

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça AvaliadorDisciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Organização da administração pública; Administração Indireta; Desconcentração e Descentralização Administrativa; 

    Entre as entidades da administração indireta e os entes federativos que as instituíram ou que autorizaram sua criação inexiste relação de subordinação, havendo entre eles relação de vinculação que fundamenta o exercício do controle finalístico ou tutela.

    GABARITO: CERTA.

     

  • Não há subordinação, só controle finalístico por causa da vinculação do ente da administração indireta com o ente da administração direta.

  • Gabarito. Errado.

    Entre a ADM. Direta e ADM. Indireta não há hierarquia nem subordinação 

  • O QUE HÁ É VINCULAÇÃO, SUPERVISÃO MINISTERIAL, CONTROLE FINALÍSTICO ou TUTELA ADMINISTRATIVA


    GABARITO ERRADO

  • Questão mal elaborada "

     VINCULAÇÃO, SUPERVISÃO MINISTERIAL, CONTROLE FINALÍSTICO ou TUTELA ADMINISTRATIVA" não a hierarquia? Quem escolhe os presidentes da Indiretas é o a Administração Direta o P.R

  • Errado.Vinculação ou tutela administrativa.

  • ERRADO

    O QUE EXISTE É UMA VINCULAÇÃO

  • Vinculação

     

  • Não há hierarquia entre administração direta e indireta e consequentemente não há subordinação. O que há é vinculação. 

  • HÁ APENAS UM VÍNCULO BASEADO NA AUTO TUTELA

  • Errou.

    Vinculação e não subordinação.

  • NÃO EXISTE HIERARQUIA ENTRE ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA, LOGO NÃO PODE SE FALAR EM SUBORDINAÇÃO

  • NOPS

    VINCULAÇÃO

    GAB. ERRADO

  • Há Vinculação

  • Não existe hierarquia, subordinação entre a Administração Direta e a Indireta, o que há entre elas é uma vinculação que permite que a Administração Direta exerça sobre a indireta o denominado controle finalístico, que visa a adequar as atividades exercidas pelas entidades que compõem a administração indireta às finalidades para qual foram criadas. Por esse motivo é que um agente público da administração direta não pode avocar competências de outro da administração indireta, já que, o requisito essencial para que possa haver avocação de competências é a existência de hierarquia, como não há hierarquia não pode haver avocação.

     

    GABARITO: ERRADO

    __________________________________________________________________________________________________

     

    VEJAM OUTRA QUESTÃO

    Ano: 2013  Banca: CESPE  Órgão: TRT - 17ª Região (ES)  Prova: Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador

    Em relação aos poderes administrativos, à organização do Estado e aos atos administrativos, julgue os itens seguintes.

    Entre as entidades da administração indireta e os entes federativos que as instituíram ou que autorizaram sua criação inexiste relação de subordinação, havendo entre eles relação de vinculação que fundamenta o exercício do controle finalístico ou tutela.

     

    GABARITO: CERTO

  • Desconcentração = Controle hierárquico

    Descentralização = Controle finalístico. Não há subordinação.

  • Vinculação.

  • Há uma vinculação "controle finalístico".


ID
971182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de licitações e contratos da administração pública, regulamentados pela Lei n.º 8.666/1993, e do regime diferenciado de contratações públicas, regrado pela Lei n.º 12.462/2011, julgue os itens seguintes.

Nos casos em que a lei autoriza a não realização de licitação, considera-se que ela é dispensável e, assim, não cabe à administração, discricionariamente, decidir sobre a realização ou não de licitação.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A licitação dispensável é atuação discricionária, pois, diante das situações do art. 24, da Lei nº 8.666/93, o agente público pode decidir em fazer ou não a licitação, conforme seus critérios de conveniência e oportunidade.

    De outro modo, nos casos de inexigibilidade, não há o procedimento licitatório, por ser inviável a competição. Mesmo que o agente público pretendesse fazer licitação, não teria como executá-la. 

    A questão está incorreta quando afirma que “não cabe à administração, discricionariamente, decidir sobre a realização ou não de licitação”, pois na licitação dispensável a realização de licitação ficará a critério da autoridade competente.

    Prof. Gustavo Scatolino

  • Nos casos em que a lei autoriza a não realização da licitação dizemos que ela é dispensável. Nessas situações, a competição é possível, mas a lei autoriza a administração, segundo critérios próprios de oportunidade e de conveniência - ou seja, mediante ato administrativo discricionário -, a dispensar a realização da licitação.


    Fonte: Direito Administrativo Descompliaco

  • Atenção!!

    Duas palavras chances para entender a não realização de licitação: dispensa ou dispensável e dispensada.

    Dispensa de licitação ou licitação dispensável é possível realizar a licitação, o administrador é que deve decidir pela sua realização ou não

    Licitação dispensada - ocorre em casos que a lei determina que não pode haver licitação. Lembrando que esta tbm é diferente de inexigibilidade de licitação.

    Abs e sucesso

  • Para não confundir:

    Dispensada - A lei dispensa a licitação 

    Dispensável - É só pensar no significado = Que se consegue dispensar, que não é necessário, ou seja, a Administração tem a discricionariedade de realizar ou não a licitação

  • Lembrando que a própria Lei 8.666 nos mostra duas hipóteses em que não há a necessidade de se fazer licitação. Os artigos 17 e 24 da referida lei nos mostra as hipóteses taxativas de dispensa de licitação (para alguns doutrinadores estas se subdividem em dispensadas e dispensáveis). A segunda é a hipótese de inexigibilidade, explícita no artigo 25 da mesma lei (hipóteses meramente exemplificativas). 

    Cabe ressaltar que quando há a hipótese de dispensa de licitação, o administrador pode (ou não) realizá-la, ou seja, ele estará agindo de forma discricionária.

  • Licitação Dispensada ---> quando for vedada à Administração Pública realizar o processo licitatório.


    Licitação Dispensável ---> quando a Administração Pública possuir a faculdade de realizar ou não o processo licitatório.

  • Considera-se que ela é dispensada. 

  • Dispensada: Veda a licitação 

    Dispensável: Pode não fazer a licitação  (Rol Taxativo)

    Inexigível: Competição inviável (Rol Exemplificativo)

  • Dispensada: proibida.

  • DISPENSA DE LICITAÇÃO

    São hipóteses de dispensa de licitação todas as situações em que, embora exista viabilidade jurídica de competição, a Lei autoriza a celebração direta do contrato ou mesmo determina a não realização do procedimento licitatório.

    licitação dispensável X licitação dispensada

    – dispensável – a lei autoriza a não realização da licitação. A licitação é possível, mas a Lei autoriza a Administração a, segundo critério seu de oportunidade e conveniência, a dispensar sua realização.

    – dispensada – a lei dispensa a realização da licitação. Não existe discricionariedade da Administração, e lei afirmou que, embora fosse juridicamente possível, está a situação dispensada.

    licitação dispensável – As hipóteses de licitação dispensável têm rol taxativo no art. 24 da Lei 8.666/93:

  •  

    Na licitação dispensada (art. 17, incisos I e II), a lei estabelece de forma taxativa os casos em que não se deve realizar licitação, não havendo margem de discricionariedade por parte do agente público. Em outras palavras, nos casos de licitação dispensada, a Administração é obrigada a não realizar a procedimento licitatório, ainda que haja possibilidade de competição. 

     

    Fonte: Estratégia Concursos

  • AUTORIZAR A NAO REALIZAÇÃO DE LICITAÇÃO  é diferente de PROIBIR a realização de licitação.

     

    Força

    Foco

     

  • Linguagem péssima da CESPE/UnB.

  • Cabe sim discricionariedade por parte da Administração Pública para a realização de procedimento licitatório.

  • Nos casos em que a lei autoriza a não realização de licitação, considera-se que ela é dispensável (DISPENSADA) e, assim, não cabe à administração, discricionariamente, decidir sobre a realização ou não de licitação


ID
971185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de licitações e contratos da administração pública, regulamentados pela Lei n.º 8.666/1993, e do regime diferenciado de contratações públicas, regrado pela Lei n.º 12.462/2011, julgue os itens seguintes.

A Lei n.º 12.462/2011 tem incidência em âmbito nacional, atingindo todos os entes da Federação.

Alternativas
Comentários
  • REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO (RDC)

    O Regime Diferenciado de Contratação (RDC) foi inaugurado, formalmente, com a Lei 12.462, de 2011. Na esfera federal, o diploma foi regulamentado pelo Decreto 7.581, de 2011.  

    Inicialmente, as regras simplificadas dirigiram-se às contratações de bens e serviços para a Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016). Vejamos:

    Art. 1o  É instituído o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), aplicável exclusivamente às licitações e contratos necessários à realização:

    I - dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, constantes da Carteira de Projetos Olímpicos a ser definida pela Autoridade Pública Olímpica (APO); e

    II - da Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol Associação - Fifa 2013 e da Copa do Mundo Fifa 2014, definidos pelo Grupo Executivo - Gecopa 2014 do Comitê Gestor instituído para definir, aprovar e supervisionar as ações previstas no Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a realização da Copa do Mundo Fifa 2014 - CGCOPA 2014, restringindo-se, no caso de obras públicas, às constantes da matriz de responsabilidades celebrada entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios;

    III - de obras de infraestrutura e de contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados da Federação distantes até 350 km (trezentos e cinquenta quilômetros) das cidades sedes dos mundiais referidos nos incisos I e II.

    Observação: a Autoridade Pública Olímpica é consórcio público de Direito Público, sob a forma de autarquia em regime especial. O Protocolo de Intenções firmado entre a União, Estado do RJ e Município do RJ foi ratificado, na esfera federal, pela Lei 12.396, de 2011.

    Apesar de a Lei ter sido editada pela União, dentro de sua competência privativa de legislar sobre normas gerais em matéria de licitações e contratos (norma, a priori, válida para todos os entes políticos e suas Administrações), o RDC não é extensívelna matéria dos incisos I a III, a todos os entes da Federação. Perceba, na leitura do inc. III, que a Lei pode alcançar, conforme o caso, Estados da Federação distantes até 350 km das cidades sedes dos mundiais.


    PROF. Cyonil Borges

    Ademais, esclareça-se que o RDC não é obrigatório para a construção de estádios, aeroportos e obras de infraestrutura. Isto é, a Administração Pública pode, por conveniência, utilizar-se da Lei de Concessões de Serviços Públicos (a Lei 8.987, de 1995), da Lei 8.666, de 1993, ou, ainda, da Lei da Parceria Público-Privada.

  • Hoje em dia o gabarito estaria Correto, por conta da inclusão do PAC, do SUS e, mais recentemente, dos estabelecimentos penais e unidades de atendimento socioeducativo.

  • questão desatualizada.

  • Questão Desatualizada !

  • Apesar de a Lei ter sido editada pela União, dentro de sua competência privativa de legislar sobre normas gerais em matéria de licitações e contratos (norma, a priori, válida para todos os entes políticos e suas Administrações), o RDC não é extensívelna matéria dos incisos I a III do art. 1º, a todos os entes da Federação. Perceba, na leitura do inc. III, que a Lei pode alcançar, conforme o caso, Estados da Federação distantes até 350 km das cidades sedes dos mundiais.

    https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/regime-diferenciado-de-contratacao-rdc-resumido


ID
971188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca de licitações e contratos da administração pública, regulamentados pela Lei n.º 8.666/1993, e do regime diferenciado de contratações públicas, regrado pela Lei n.º 12.462/2011, julgue os itens seguintes.

Somente os participantes do certame têm legitimidade para impugnar edital de licitação por motivo de irregularidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A impugnação do edital consiste em questionar administrativamente alguma disposição ilegal em seu conteúdo.

    A legitimação para impugnação cabe aos licitantes e ao cidadão nos seguintes prazos:

    Cidadão – até 5 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação resposta em até 3 (três) dias úteis.

    Licitante - até o segundo dia útil que anteceder: a abertura dos envelopes de habilitação, em caso de concorrência; a abertura dos envelopes com as propostas em casos de convite, tomada de preços ou concurso; a realização de leilão a lei não fixou prazo para resposta ao licitante.(TCU decidiu que é de 5 dias, conforme o art. 24, da Lei nº 9.784/99).

    A questão está incorreta ao afirmar que apenas os participantes do certame podem impugnar o edital, já que qualquer cidadão também tem essa faculdade.


    Prof. Gustavo Scatolino

  • Errado

    Lei 8666, art 41,§1º Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação desta Lei, devendo protocolar o pedido até 5 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação, devendo a Administração julgar e responder à impugnação em até 3 (três) dias úteis, sem prejuízo da faculdade prevista no § 1o do art. 113.

  • Qualquer Meliante pode impugnar o edital rsrs 

    Art 41

  • "Somente" 

  • Gente, mais pera ai, onde a lei do RDC diz que o art.41 da lei 8666 se aplica as contratações de regime diferenciado? Eu concordo com o gabarito, mas discordo da fundamentação do povo ai.

  • O RDC tem como um de seus princípios o da publicidade, logo...pressupõe-se um controle de licitantes e do público em geral.


  • Questão errada, outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - TCU - Técnico de Controle Externo - Área AdministrativaDisciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Licitações e Lei 8.666 de 1993.; 

    Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação da lei em apreço, assim como para representar ao tribunal de contas responsável pela fiscalização dos recursos.

    GABARITO: CERTA.




    Prova: CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte IIDisciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Licitações e Lei 8.666 de 1993.; Conceito, competência legislativa, sujeitos e finalidades das licitações; 

    Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação da referida lei.

    GABARITO: CERTA.


  • Errado


    Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar um edital de licitação por irregularidade na aplicação da Lei 8666/1993 , e se tratando das modalidades Carta Convite, Tomada de Preços e Concorrência devendo  protocolar o pedido até 5 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação.

  • Sim, qualquer cidadão pode impugnar o edital, faculdade essa que não é limitada aos licitantes. A razão não é princípio da publicidade e nem a Lei 9784/99, como foi afirmado em alguns comentários. A Lei do RDC dispõe expressamente, no art. 46, que o art. 113 da Lei 8666/93 aplica-se ao RDC. É lá que existe a legitimação ampla para qualquer cidadão.

  •  

     

    (CESPE/MC/TODOS OS CARGOS/2013) Somente têm legitimidade para impugnar edital de licitação por motivo de irregularidade aqueles participantes do certame. E

     

     

    (CESPE/INCA/ASSISTENTE/2010) Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação da referida lei. C

     

     

    (CESPE/TCU/TÉCNICO/2009) Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação da lei em apreço, assim como para representar ao tribunal de contas responsável pela fiscalização dos recursos. C

     

     

     

  • ERRADO

     

    Pelo RDC

     

    Alienação bens : 2 dias úteis

    Obras ou serviços : 5 dias úteis

     

    Interessante que ela não fala se é cidadão ou licitante -.-


ID
971191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito aos agentes administrativos, bem como ao seu regime jurídico, julgue o item a seguir.

Apenas os ocupantes de cargo público têm vínculo estatutário e institucional regido por estatuto funcional próprio, que, no caso da União, é a Lei n.º 8.112/1990.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Na verdade achei a questão estranha...

    A questão diz que apenas os ocupantes de cargo público têm vínculo estatutário e institucional regido por estatuto funcional próprio, que, no caso da União, é a Lei n.º 8.112/1990. (CORRETA), pois os empregados públicos o vínculo é a CLT, ou seja, não possuem vínculo estatutário. 


  • É por que os empregados públicos ocupam empregos e não cargos públicos.

  • Concordo Leandro!

  • O que deixaria dúvida seria o que nosso colega Pedro falou. ''Apenas os ocupantes de cargo público têm vínculo...''. Pois existem os ocupantes de cargo em comissão, que não tem vínculo estatutário. Mas basta raciocinar um pouquinho, servidores de cargo efetivos estão em cargos públicos obrigatoriamente. Logo apenas os ocupantes de cargos públicos têm vínculo estatutário, pois os servidores públicos de cargo efetivo são ocupantes de cargo público.

  • Cespe 2014 - Agente PF-
    O cargo de dirigente de empresa pública e de sociedade de economia mista é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Gabarito: E
  • No meu ponto de vista quando a questão fala "apenas os ocupantes de cargo público", não quer dizer que todos os ocupantes de cargos públicos são regidos por um estatuto funcional próprio, só está descartando que os que não têm cargo público não possuem um estatuto funcional próprio, se enquadram como CLT. E ocupar um cargo público é diferente de ocupar uma função pública. Força guerreiros! 
    GABARITO CERTO

  • É tão fácil que chega da medo de marcar, rsrs.

  • Ocupantes de cargo em comissão são estatutários (segundo entendimento do Vicente Paulo e do Marcelo Alexandrino, pg.a 284). O que diferencia servidores de Cargo Efetivo ou de Cargo Comissionado é o Regime Previdenciário: CARGO EFETIVO: RPPS / CARGO EM COMISSÃO: RGPS (regime geral de previdência social, igual a CLT).
  • Thiago Dias, os cargos comissionados são estatutários, apenas o regime previdenciário deles que é diverso dos servidores efetivos.

  • Cargos em comissão -> possuem função 

    Estatutário -> possuem cargos

    Celetistas -> possue. emprego

    Os servidores comissionados só serão estatutários, se eles já possuírem tal vínculo antes da investidura em cargo em comissão. 

     

     

  • Não concordo. Talvez esteja louco, mas os contratados em períodos extraordinários para atender a uma demanda pública são regidos por lei própria, um estatuto próprio. 

  • GABARITO: CERTO

     

     

    *Servidor Público (estrito)  = cargo público----- Estatuto (FEDERAL) Lei 8112/90------União, Autarquias Federais, Fundações Públicas Federais

     

    *Empregado Público = emprego público ----CLT -----Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista

     

    *Servidor Temporário = função pública temporária---- Contrato de direito público---- agente com o fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público ----Processo Seletivo Simplificado e não concursos público.

  • E no caso dos contratados pelo Estado ou admin. pública para serviços temporários como os servidores do IBGE (Fundação pública, P.J de direito Público regido pelo regime jurídico público) não teriam o seu próprio regime? Ao meu ver sim, ou os mesmos estão regidos pela Lei 8.112/90?

    Bons estudos.

  • No que diz respeito aos agentes administrativos, bem como ao seu regime jurídico, é correto afirmar que: Apenas os ocupantes de cargo público têm vínculo estatutário e institucional regido por estatuto funcional próprio, que, no caso da União, é a Lei n.º 8.112/1990.

  • O "apenas" sempre faz a gente balançar na hora de marcar a questão, por mais que achemos que esteja certa.


ID
971194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do Estado e suas possíveis interferências nos mercados.

A razão econômica para os investimentos e subsídios públicos no setor de ciência e tecnologia é a geração de externalidades positivas nesse setor.

Alternativas
Comentários
  • Dizemos que ocorre externalidade quando a ação de um agente influencia positivamente (externalidade positiva) ou negativamente (externalidade negativa) na vida de outro agente. No caso da questão, temos que benefício social>benefício estatal. Portanto, gabarito certo.

  • Sem sombra de dúvida. Tem elevado benefício social. 

  • Fale isso pro Temer, Cespe


ID
971197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do Estado e suas possíveis interferências nos mercados.

Uma produção será eficiente no sentido de Pareto se o seu preço e o custo social marginal por ela acarretado forem iguais.

Alternativas
Comentários
  • No mercado competitivo (ou equilíbrio competitivo), o preço iguala-se ao custo (social) marginal. Pelo Primeiro Teorema do Bem-Estar, todo equilíbrio competitivo é Ótimo de Pareto.


ID
971200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do Estado e suas possíveis interferências nos mercados.

Devem ser providos pelo Estado os bens que têm rivalidade no seu consumo e que excluem os consumidores que não pagam por eles.

Alternativas
Comentários
  • Esses são os bens privados, sendo assim não cabe ao Estado provê - los, são bens rivais e exclusivos.

    Cabe à iniciativa privada a sua produção.


ID
971203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do Estado e suas possíveis interferências nos mercados.

Bens produzem externalidades positivas nos casos em que os benefícios sociais marginais ultrapassam os benefícios marginais privados.

Alternativas
Comentários
  • EXTERNALIDADES POSITIVAS

    BENEFÍCIO SOCIAL > BENEFÍCIO PRIVADO


    EXTERNALIDADES NEGATIVAS

    CUSTO SOCIAL > CUSTO PRIVADO


    Entende-se como custo social como algo ruim para sociedade, assim como custo privado como algo ruim para a área privada.


ID
971206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Nos dias atuais, ainda se verificam os efeitos da crise financeira internacional de 2008. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O fluxo de capitais para países emergentes tem provocado uma desvalorização cambial. Isso se deve às más notícias das economias desenvolvidas.

Alternativas
Comentários
  • O fluxo de capitais para países emergentes tem provocado uma desvalorização cambial. (até aqui esta certo).

    Isso se deve às más notícias das economias desenvolvidas. ( o erro da quetão), pois a desvalorização cambial sedá pela entrada do dólar, depreciando o real.

  • Uma desvalorização cambial significa um aumento da taxa de câmbio nominal (aumenta-se o número de reais necessários para se adquirir um dólar).

  • A diferença entre as taxas de juros nacional e externa contribuem para o aumento de fluxo de capitais estrangeiros para o Brasil. Para isso, os juros no Brasil precisam estar mais altos, possibilitando o aumento do investimento estrangeiro. Os seja, quando os juros aumentam no Brasil os ativos financeiros se valorizam aumentando os investimentos. Quando isso ocorre acontece uma apreciação cambial, levando a valorização do Real frente às moedas estrangeiras.

    Portanto, a resposta é: Falso.


ID
971209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Nos dias atuais, ainda se verificam os efeitos da crise financeira internacional de 2008. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Devido aos riscos de aumentos inflacionários, o governo brasileiro tem utilizado políticas monetárias e fiscais contracionistas para enfrentar os efeitos dessa crise.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o gabarito, pois as políticas fiscais e monetárias contracionistas são justamente para combaterem a inflação.

    A não ser que o erro esteja em " riscos de aumentos inflacionários" e não a efetiva inflação.

  • O erro é que o Governo brasileiro não está usando políticas contracionistas.

  • O erro é que o Governo brasileiro não está usando políticas contracionistas.

  • um exemplo de que é política expansionista é a redução do IPI (imposto sobre produto industrializado), que é igual a aumento de demanda

  • O governo está usando políticas expancionista, aumentando os gastos públicos, contribuindo para aumentar a demanda. 


ID
971212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Nos dias atuais, ainda se verificam os efeitos da crise financeira internacional de 2008. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O custo Brasil e a falta de uma política agressiva de investimentos públicos em infraestrutura são argumentos empresariais para os baixos níveis de investimento privado na economia.

Alternativas
Comentários
  • Custo Brasil é o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas para se investir no Brasil.

  • O gabarito é questionável: os empresários pedem a desoneração, redução dos impostos, simplificação tributária e privatização de portos, aeroportos e rodovias. No empresariado não ha a expectativa de que o governo venha a realizar pesados investimentos. Este modelo se exauriu no período dos governos militares.

  • Alguém mostre essa questão para a Dilma e pr o Lula por favor! 

  • O problema não seria as altas taxas de juros?


ID
971215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Nos dias atuais, ainda se verificam os efeitos da crise financeira internacional de 2008. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Em termos econômicos, a situação pela qual o Brasil passa atualmente é o ônus da globalização dos mercados internacionais e seus desdobramentos.

Alternativas

ID
971218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da viabilidade socioeconômica de projetos, julgue os itens subsequentes

Um projeto que apresenta taxa interna de retorno inferior à taxa mínima de atratividade é viável economicamente.

Alternativas
Comentários
  • A taxa de retorno menor que a taxa mínima de atratividade NÃO é viável economicamente.

  • A Taxa Interna de Retorno de um investimento pode ser:

    1º - Maior do que a Taxa Mínima de Atratividade: significa que o investimento é economicamente atrativo.

    2º - Igual à Taxa Mínima de Atratividade: o investimento está economicamente numa situação de indiferença.

    3º - Menor do que a Taxa Mínima de Atratividade: o investimento não é economicamente atrativo pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento com o mínimo de retorno já definido.


ID
971221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da viabilidade socioeconômica de projetos, julgue os itens subsequentes

Quanto maior for a diversificação de investimentos menor será o risco, visto que retornos de diferentes investimentos não possuem alterações de valor em um mesmo sentido.

Alternativas
Comentários
  • Em termos de valorização / desvalorização, um investimento sobre, outro desce, outro fica estável. Via de regra, não há correlação entre eles.

    Resposta: certo.


ID
971224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da viabilidade socioeconômica de projetos, julgue os itens subsequentes

Nos estudos de mercado de um bem preço-inelástico, a projeção de aumento de receita com a venda desse bem no curto prazo é feita a partir da redução do preço desse bem.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Preço inelástico: pode-se alterar o preço do bem, mas não alterará a sua demanda.


ID
971227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da viabilidade socioeconômica de projetos, julgue os itens subsequentes

Em termos práticos, o valor presente líquido de um projeto equivale ao total de recursos financeiros que permanecem nas mãos da empresa ao final de toda a sua vida útil.

Alternativas

ID
971230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

      O recente ciclo de desenvolvimento brasileiro vem sendo impulsionado por políticas públicas inovadoras que combinam crescimento econômico com redução das desigualdades sociais e regionais. Essas políticas têm um elemento comum: a recuperação da capacidade estatal de planejar e agir visando, sobretudo, garantir os direitos dos que mais precisam.
Plano Plurianual 2012–2015, Apresentação, p. 11.


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os aspectos característicos do processo de desenvolvimento brasileiro, bem como as políticas de infraestrutura contidas no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, julgue os itens seguintes.



Ao listar políticas e prioridades, o PPA parte do pressuposto de que garantir os direitos dos que mais precisam é tarefa inalienável de competência exclusiva do Estado. Assim, construir caminhos que democratizem as oportunidades é tarefa do poder público, razão pela qual se torna irrelevante a presença da iniciativa privada nos eixos estruturantes do Plano.

Alternativas

ID
971233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

      O recente ciclo de desenvolvimento brasileiro vem sendo impulsionado por políticas públicas inovadoras que combinam crescimento econômico com redução das desigualdades sociais e regionais. Essas políticas têm um elemento comum: a recuperação da capacidade estatal de planejar e agir visando, sobretudo, garantir os direitos dos que mais precisam.
Plano Plurianual 2012–2015, Apresentação, p. 11.


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os aspectos característicos do processo de desenvolvimento brasileiro, bem como as políticas de infraestrutura contidas no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, julgue os itens seguintes.



No âmbito das políticas de infraestrutura, o PPA incorpora um conceito estritamente técnico do tema, definido como reducionista por alguns analistas, pois, centrado no trinômio energia-transporte - telecomunicações, distancia-se de outros elementos que compõem o conjunto de estruturas e atividades básicas da economia, como o saneamento.

Alternativas

ID
971236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

      O recente ciclo de desenvolvimento brasileiro vem sendo impulsionado por políticas públicas inovadoras que combinam crescimento econômico com redução das desigualdades sociais e regionais. Essas políticas têm um elemento comum: a recuperação da capacidade estatal de planejar e agir visando, sobretudo, garantir os direitos dos que mais precisam.
Plano Plurianual 2012–2015, Apresentação, p. 11.


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os aspectos característicos do processo de desenvolvimento brasileiro, bem como as políticas de infraestrutura contidas no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, julgue os itens seguintes.



Ao falar em “capacidade estatal de planejar e agir”, o texto também retoma a experiência vivida pelo Brasil a partir da Era Vargas, que continuou nos anos JK e que foi revigorada no contexto do regime militar, qual seja, o papel exercido pelo poder público como protagonista e indutor do desenvolvimento nacional.

Alternativas

ID
971239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

      O recente ciclo de desenvolvimento brasileiro vem sendo impulsionado por políticas públicas inovadoras que combinam crescimento econômico com redução das desigualdades sociais e regionais. Essas políticas têm um elemento comum: a recuperação da capacidade estatal de planejar e agir visando, sobretudo, garantir os direitos dos que mais precisam.
Plano Plurianual 2012–2015, Apresentação, p. 11.


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os aspectos característicos do processo de desenvolvimento brasileiro, bem como as políticas de infraestrutura contidas no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, julgue os itens seguintes.



Superado o período inflacionário, que desequilibrava as finanças e desarticulava o sistema produtivo, o Brasil se vê diante do desafio de combinar crescimento econômico com redução das desigualdades sociais e regionais. Na perspectiva defendida pelo PPA, a consecução desse objetivo requer um Estado indutor e promotor de mudanças.

Alternativas
Comentários
  • Superando o período inflacionário?


ID
971242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      O Brasil tornou-se a sexta maior economia do planeta, ultrapassando o Reino Unido, segundo o britânico Centro de Pesquisa para Economia e Negócios. Pelas previsões, até 2020, o Brasil poderia ainda passar Alemanha e França, mas seria ultrapassado por Rússia e Índia, mantendo-se, portanto, na sexta colocação. Simulações feitas com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que, só em 2032, o Brasil poderia alcançar o padrão de vida hoje desfrutado pelos ingleses.

O Globo. 27/12/2011, capa (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos característicos da sociedade brasileira, nos quais historicamente avultam desigualdades econômicas e sociais, julgue os itens que se seguem.



Avanços na área de saúde, medidas preventivas de saúde pública e expansão da rede de saneamento básico são alguns dos fatores determinantes para o aumento da expectativa de vida dos brasileiros nas últimas décadas.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito


    Avanços na área de saúde, medidas preventivas de saúde pública e expansão da rede de saneamento básico são alguns dos fatores determinantes para o aumento da expectativa de vida dos brasileiros nas últimas décadas.


ID
971245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      O Brasil tornou-se a sexta maior economia do planeta, ultrapassando o Reino Unido, segundo o britânico Centro de Pesquisa para Economia e Negócios. Pelas previsões, até 2020, o Brasil poderia ainda passar Alemanha e França, mas seria ultrapassado por Rússia e Índia, mantendo-se, portanto, na sexta colocação. Simulações feitas com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que, só em 2032, o Brasil poderia alcançar o padrão de vida hoje desfrutado pelos ingleses.

O Globo. 27/12/2011, capa (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos característicos da sociedade brasileira, nos quais historicamente avultam desigualdades econômicas e sociais, julgue os itens que se seguem.



Integrante do G-20 e identificado como importante economia emergente no cenário globalizado do mundo contemporâneo, o Brasil tem ampliado sua participação no total mundial das exportações, situação que deve ser alterada ante a recente decisão do país de afastar-se da Organização Mundial do Comércio (OMC), como represália aos subsídios agrícolas que os países mais ricos teimam em continuar praticando.

Alternativas
Comentários
  • Analisando...não faz sentido o Brasil se afastar da Organização Mundial do Comércio (OMC), pois se isso acontecesse sairia perdendo. ERRADO 

  • A questão esta errada, pois o Brasil não se afastou da OMC. O país luta pela eliminação dos subsídios agrícolas europeus e norte-americanos, que prejudicam significativamente as exportações brasileiras. Entretanto, o Brasil age por meio de processos legais no âmbito da OMC e de negociações no seio da organização, e não afastando-se dela. Atualmente, inclusive, o Brasil se mostra extremamente engajado na OMC, tendo conseguido eleger o diplomata brasileiro Roberto Azevedo para o principal cargo da OMC: de diretor geral. O Brasil é tradicionalmente partidário de foros multilaterais de negociação, como a OMC. 


  • A referida decisão de se afastar da OMC nunca ocorreu. Tanto que, atualmente, é um diplomata brasileiro (Roberto Azevedo) que está à frente da organização como seu diretor-geral.


ID
971248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      O Brasil tornou-se a sexta maior economia do planeta, ultrapassando o Reino Unido, segundo o britânico Centro de Pesquisa para Economia e Negócios. Pelas previsões, até 2020, o Brasil poderia ainda passar Alemanha e França, mas seria ultrapassado por Rússia e Índia, mantendo-se, portanto, na sexta colocação. Simulações feitas com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que, só em 2032, o Brasil poderia alcançar o padrão de vida hoje desfrutado pelos ingleses.

O Globo. 27/12/2011, capa (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos característicos da sociedade brasileira, nos quais historicamente avultam desigualdades econômicas e sociais, julgue os itens que se seguem.



Relativamente às relações comerciais entre duas das mais importantes economias emergentes mundiais, a balança pende favoravelmente ao Brasil em sua parceria com a China, pois as importações de commodities — sobretudo minério de ferro, soja e petróleo refinado — pelo país asiático não são sobrepujadas pelas exportações chinesas de produtos manufaturados ao Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada. É correta a afirmação de que o Brasil tradicionalmente tem superávit em sua relação comercial com a China. No ano de 2012, em que a questão foi feita, o superávit foi de quase 7 bilhões de dólares, segundo dados do MDIC. Já em 2013, o superávit foi de 8,7 bilhões. Apenas em 2007 e 2008 o Brasil teve déficit no comércio com a China. O erro da questão é muito sutil. O Brasil realmente tem o minério de ferro, a soja e o petróleo dentre os principais produtos exportados para a China. Entretanto, o petróleo exportado é sobretudo bruto, e não refinado, como se afirma na questão.






  • Não assinalei a "D" justamente pela expressão "Superior".


ID
971251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      O Brasil tornou-se a sexta maior economia do planeta, ultrapassando o Reino Unido, segundo o britânico Centro de Pesquisa para Economia e Negócios. Pelas previsões, até 2020, o Brasil poderia ainda passar Alemanha e França, mas seria ultrapassado por Rússia e Índia, mantendo-se, portanto, na sexta colocação. Simulações feitas com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que, só em 2032, o Brasil poderia alcançar o padrão de vida hoje desfrutado pelos ingleses.

O Globo. 27/12/2011, capa (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos característicos da sociedade brasileira, nos quais historicamente avultam desigualdades econômicas e sociais, julgue os itens que se seguem.



De acordo com o texto, há um descompasso entre crescimento econômico e melhoria das condições de vida da população brasileira. Todavia, ainda que persista como um dos maiores concentradores de renda do mundo, o Brasil teve considerável redução da desigualdade, que pode ser medida pelo crescimento acumulado da renda dos segmentos mais pobres da população.

Alternativas
Comentários
  • diminuição de desigualdade??? o governo enche o povo de bolsas irrisórias, e isso resulta em dominuição considerável de desigualdade???

  • Alguém me mostra onde tá escrito isso no texto?

  • Questão já está desatualizada !

  • onde que o texto fala "há um descompasso entre crescimento econômico e melhoria das condições de vida da população brasileira"

  • considerável redução da desigualdade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    só se for em 2012 mesmo, saudades inclusive


ID
971254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      O Brasil tornou-se a sexta maior economia do planeta, ultrapassando o Reino Unido, segundo o britânico Centro de Pesquisa para Economia e Negócios. Pelas previsões, até 2020, o Brasil poderia ainda passar Alemanha e França, mas seria ultrapassado por Rússia e Índia, mantendo-se, portanto, na sexta colocação. Simulações feitas com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que, só em 2032, o Brasil poderia alcançar o padrão de vida hoje desfrutado pelos ingleses.

O Globo. 27/12/2011, capa (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos característicos da sociedade brasileira, nos quais historicamente avultam desigualdades econômicas e sociais, julgue os itens que se seguem.



Claro indicador da qualidade de vida de uma sociedade, a mortalidade infantil no Brasil está em declínio. Tal fato pode ser explicado, entre outros fatores, pela expansão do saneamento básico e pela melhoria do acompanhamento médico destinado à gestante e ao recém-nascido, desde o atendimento hospitalar até a boa alimentação para o bebê.

Alternativas

ID
971257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      O Brasil tornou-se a sexta maior economia do planeta, ultrapassando o Reino Unido, segundo o britânico Centro de Pesquisa para Economia e Negócios. Pelas previsões, até 2020, o Brasil poderia ainda passar Alemanha e França, mas seria ultrapassado por Rússia e Índia, mantendo-se, portanto, na sexta colocação. Simulações feitas com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que, só em 2032, o Brasil poderia alcançar o padrão de vida hoje desfrutado pelos ingleses.

O Globo. 27/12/2011, capa (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos característicos da sociedade brasileira, nos quais historicamente avultam desigualdades econômicas e sociais, julgue os itens que se seguem.



A diminuição da fecundidade, fenômeno vivido pelo Brasil a partir dos anos 60 do século passado, foi motivada por vários fatores, derivados das transformações econômicas e sociais que o país conheceu, de que resultou, entre outros aspectos, a mudança do papel social da mulher, que ingressa crescentemente no mercado de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A maior conscientização das mulheres com o uso de métodos contraceptivos também contribuiu para a diminuição da taxa de fecundidade.


ID
971260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O crime por encomenda retorna ao noticiário policial do país, seja na forma de um assassinato à queima-roupa à mesa de um bar, ou na degola serial que ceifou sete vidas em uma fazenda: exemplos de brutalidade em um Brasil onde a posse da terra, a disputa política e a desavença pessoal ainda são decididas pela justiça das próprias mãos.
O Estado de S. Paulo. Caderno Aliás, 6/5/2011, capa.



O crescimento da violência no país nos últimos trinta anos produziu uma estatística trágica: cerca de 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas nesse período. Apenas no ano passado, foram mortas cinquenta mil pessoas, ou cento e trinta e sete por dia, média superior ao massacre do Carandiru. Esses números são muito maiores aos registrados, por exemplo, em cinquenta e três anos de disputa entre Israel e árabes, que levou à morte de 125 mil civis.
O Globo. 15/12/2011, capa (com adaptações).


Tendo os textos acima como referência e considerando a amplitude do tema por eles suscitada, julgue os próximos itens.



A violência hoje existente no Brasil reflete uma realidade essencialmente urbana, possivelmente fruto de um processo de urbanização sem planejamento e incapaz de absorver os segmentos mais excluídos da população.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada. A violência nos centros urbanos, principalmente nos de grande porte, é bastante recorrente e a explicação para isso relaciona-se, em grande parte, à exclusão social de muitos segmentos da população, que não têm acesso a condições mínimas de sobrevivência: alimentação adequada, moradia, educação, rede de saneamento básico, serviços de saúde, etc.. Diante da privação de itens tão elementares, muitas pessoas recorrem ao crime, aumentando as taxas de violência. A questão está errada, entretanto, quando afirma que a violência é uma realidade essencialmente urbana. Há violência no campo também, sendo que um dos textos base da questão aborda a violência no meio rural. Nesse caso, a violência se relaciona posse de terra, questões políticas e, inclusive, desavenças pessoais.   







ID
971263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O crime por encomenda retorna ao noticiário policial do país, seja na forma de um assassinato à queima-roupa à mesa de um bar, ou na degola serial que ceifou sete vidas em uma fazenda: exemplos de brutalidade em um Brasil onde a posse da terra, a disputa política e a desavença pessoal ainda são decididas pela justiça das próprias mãos.
O Estado de S. Paulo. Caderno Aliás, 6/5/2011, capa.



O crescimento da violência no país nos últimos trinta anos produziu uma estatística trágica: cerca de 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas nesse período. Apenas no ano passado, foram mortas cinquenta mil pessoas, ou cento e trinta e sete por dia, média superior ao massacre do Carandiru. Esses números são muito maiores aos registrados, por exemplo, em cinquenta e três anos de disputa entre Israel e árabes, que levou à morte de 125 mil civis.
O Globo. 15/12/2011, capa (com adaptações).


Tendo os textos acima como referência e considerando a amplitude do tema por eles suscitada, julgue os próximos itens.



A tragédia apontada nos textos, além do drama humano, causa impacto e gera custo à sociedade na medida em que essa violência leva o país a perder parcela significativa de sua população economicamente ativa.

Alternativas
Comentários
  • o Brasil tem 200 milhões de habitantes, 1,1 representa parcela significativa de população ativa????? nunnnnnnca


ID
971266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O crime por encomenda retorna ao noticiário policial do país, seja na forma de um assassinato à queima-roupa à mesa de um bar, ou na degola serial que ceifou sete vidas em uma fazenda: exemplos de brutalidade em um Brasil onde a posse da terra, a disputa política e a desavença pessoal ainda são decididas pela justiça das próprias mãos.
O Estado de S. Paulo. Caderno Aliás, 6/5/2011, capa.



O crescimento da violência no país nos últimos trinta anos produziu uma estatística trágica: cerca de 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas nesse período. Apenas no ano passado, foram mortas cinquenta mil pessoas, ou cento e trinta e sete por dia, média superior ao massacre do Carandiru. Esses números são muito maiores aos registrados, por exemplo, em cinquenta e três anos de disputa entre Israel e árabes, que levou à morte de 125 mil civis.
O Globo. 15/12/2011, capa (com adaptações).


Tendo os textos acima como referência e considerando a amplitude do tema por eles suscitada, julgue os próximos itens.



Por determinação constitucional, as forças armadas estão impedidas de atuar na manutenção da segurança pública, exceto em caso de guerra externa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Recentemente, regulamentou-se mediante legislação infraconstitucional a utilização das Forças Armadas na segurança pública, apesar de a Constituição da República Federativa do Brasil determinar que as funções desse ramo do aparelho estatal se destinam eminentemente à segurança da Pátria.

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5044



  • Copa do mundo 2014 e Olimpíadas 2016 toda segurança na rua exemplo: forças armadas, guardas municipais e assim por diante.


ID
971269
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O crime por encomenda retorna ao noticiário policial do país, seja na forma de um assassinato à queima-roupa à mesa de um bar, ou na degola serial que ceifou sete vidas em uma fazenda: exemplos de brutalidade em um Brasil onde a posse da terra, a disputa política e a desavença pessoal ainda são decididas pela justiça das próprias mãos.
O Estado de S. Paulo. Caderno Aliás, 6/5/2011, capa.



O crescimento da violência no país nos últimos trinta anos produziu uma estatística trágica: cerca de 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas nesse período. Apenas no ano passado, foram mortas cinquenta mil pessoas, ou cento e trinta e sete por dia, média superior ao massacre do Carandiru. Esses números são muito maiores aos registrados, por exemplo, em cinquenta e três anos de disputa entre Israel e árabes, que levou à morte de 125 mil civis.
O Globo. 15/12/2011, capa (com adaptações).


Tendo os textos acima como referência e considerando a amplitude do tema por eles suscitada, julgue os próximos itens.



O contingente de crianças, adolescentes e jovens vitimados pela violência, mortos por causas não naturais, é pouco significativo no conjunto das pessoas assassinadas no período focalizado no segundo texto. Nessa faixa etária, a maioria esmagadora de vítimas é do sexo feminino.

Alternativas
Comentários
  • a violência contra jovens é bastante expressiva e a maioria das vtimas são pessoas do sexo masculino.


    PM_ALAGOAS_2018


ID
971272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

       When investigators try to discover what caused an airliner to crash, the first thing they hope to find are the flight data recorders, popularly known as “black boxes”. These devices, usually painted bright orange, record how the aircraft was flying and the last 30 minutes or so of conversation in the cockpit. The information extracted from them has helped to determine the cause of air crashes and to improve aviation safety. Similar recording systems are fitted to some trains, ships and lorries. Now a bill in America’s Congress seeks to make it compulsory for data recorders to be fitted to all cars by 2015.
       The idea is that data captured by the recorders would give investigators and road-safety officials a better understanding of how certain crashes come about.
Internet: <www.economist.com> (adapted).


Based on the text, judge the items below.



America’s Congress will make it obligatory for cars to use data recorders similar to those found in airplanes.

Alternativas
Comentários
  • Wrong- subtle difference in shades of meaning. The OP stated that the congress is looking to have their bill, which by deafult defeats the purpose of the assertion that black boxes implementation will be compulsory by 2015.

    errado- texto diz que eles querem que seja obrigatorio, o que é diferente de afirmar que sera obrigatorio.

  • "to be fitted to all cars by 2015."

  • O sentido de bill é o de PROJETO DE LEI, então ainda não é lei. Portanto, o Congresso ainda não vai, só irá caso esse PROJETO de  lei seja aprovado.

    BILL: A formal statement of a PLANNED new law that is discussed by a government or legislature before being voted on. (Cambridge Dictionary)

ID
971275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

       When investigators try to discover what caused an airliner to crash, the first thing they hope to find are the flight data recorders, popularly known as “black boxes”. These devices, usually painted bright orange, record how the aircraft was flying and the last 30 minutes or so of conversation in the cockpit. The information extracted from them has helped to determine the cause of air crashes and to improve aviation safety. Similar recording systems are fitted to some trains, ships and lorries. Now a bill in America’s Congress seeks to make it compulsory for data recorders to be fitted to all cars by 2015.
       The idea is that data captured by the recorders would give investigators and road-safety officials a better understanding of how certain crashes come about.
Internet: <www.economist.com> (adapted).


Based on the text, judge the items below.



The recording safety system built in cars will enable investigators and road-safety officials to grasp more easily how certain accidents take place.

Alternativas
Comentários
  • Spot on- the same purpose it currently serves on aeroplanes: they're supposed to save sound files containing the last 30 minutes of in-flight talk. The expectation is that this helps investigators get to the meat of the issue behind accidental plane crashes.

    correto- resposta no ultimo periodo do texto, o qual repete o ennunciado.

  • Grasp - a compreensão

       understanding, comprehension, grasp, realization, insight, knowledge


ID
971278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

       When investigators try to discover what caused an airliner to crash, the first thing they hope to find are the flight data recorders, popularly known as “black boxes”. These devices, usually painted bright orange, record how the aircraft was flying and the last 30 minutes or so of conversation in the cockpit. The information extracted from them has helped to determine the cause of air crashes and to improve aviation safety. Similar recording systems are fitted to some trains, ships and lorries. Now a bill in America’s Congress seeks to make it compulsory for data recorders to be fitted to all cars by 2015.
       The idea is that data captured by the recorders would give investigators and road-safety officials a better understanding of how certain crashes come about.
Internet: <www.economist.com> (adapted).


Based on the text, judge the items below.



Seldom are flight data recorders — popularly known as “black boxes” — painted orange.

Alternativas
Comentários
  • Wrong- On the contrary- they're usually painted orange. The device is called black box because its inside is unknown.

    errado- resposta no 2° periodo do texto, o qual diz exatamente o contrario ao que o enunciado diz.

  • "seldom" = rarely


ID
971281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

       When investigators try to discover what caused an airliner to crash, the first thing they hope to find are the flight data recorders, popularly known as “black boxes”. These devices, usually painted bright orange, record how the aircraft was flying and the last 30 minutes or so of conversation in the cockpit. The information extracted from them has helped to determine the cause of air crashes and to improve aviation safety. Similar recording systems are fitted to some trains, ships and lorries. Now a bill in America’s Congress seeks to make it compulsory for data recorders to be fitted to all cars by 2015.
       The idea is that data captured by the recorders would give investigators and road-safety officials a better understanding of how certain crashes come about.
Internet: <www.economist.com> (adapted).


Based on the text, judge the items below.



Flight data recorders register about 30 minutes of conversation in the cockpit.

Alternativas
Comentários
  • Spot on- flight data recorders are designed exactly for this very purpose: to write a file holding the last thirty or minutes of prattle that took place in the cockpit.

    correto- resposta no 2° periodo do texto, o qual repete o que o enunciado diz.


ID
971284
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

       When investigators try to discover what caused an airliner to crash, the first thing they hope to find are the flight data recorders, popularly known as “black boxes”. These devices, usually painted bright orange, record how the aircraft was flying and the last 30 minutes or so of conversation in the cockpit. The information extracted from them has helped to determine the cause of air crashes and to improve aviation safety. Similar recording systems are fitted to some trains, ships and lorries. Now a bill in America’s Congress seeks to make it compulsory for data recorders to be fitted to all cars by 2015.
       The idea is that data captured by the recorders would give investigators and road-safety officials a better understanding of how certain crashes come about.
Internet: <www.economist.com> (adapted).


Based on the text, judge the items below.



Every train, ship and lorry in the U.S. is now equipped with data recording systems similar to the ones used in aircrafts.

Alternativas
Comentários
  • Wrong- At least two segments of the above statement make it smack wrong. First, it's only the case with some of the lorries and trains. This means that there are lorries and trains which are not fitted with data recorders to allow people to delve into the cause of possible crahes teh way they would with a wrecked aeroplane. Second, the text doesn't restrict the use of data recorders to the United States, so it's unknown, according to information found in the text, whether other countries have also taken up the habit.

    errado- 1- alguns, e nao todos, trens && caminhoes usam o dispositivo. 2- o texto nao especifica o local.

  • Some. Linha 6.


ID
971287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

     A pair of new technologies could reduce the cost of capturing carbon dioxide from coal plants and help utilities comply with existing and proposed environmental regulations, including requirements to reduce greenhouse-gas emissions. Both involve burning coal in the presence of pure oxygen rather than air, which is mostly nitrogen. The basic idea of burning fossil fuels in pure oxygen is not new. The drawback is that it is more expensive than conventional coal plant technology, because it requires additional equipment to separate oxygen and nitrogen. The new technologies attempt to offset at least some of this cost by improving efficiency and reducing capital costs in other areas of a coal plant.
Internet: < m.technologyreview.com> (adapted).


According to the text, it can be concluded that



it is mostly the use of pure nitrogen that can help reduce the cost of capturing carbon dioxide from coal plants.

Alternativas
Comentários
  • Inexact- it's the other way around- Nitrogne should be isolated from oxygen, leaving only the latter to react with scorching coal so less green house gas emission ensues.

    errado- exatamente o oposto. Queima do carvao em contato com Nitrogênio é o que acontece atualmente e a ideia é de nao usar mais N.


ID
971290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

     A pair of new technologies could reduce the cost of capturing carbon dioxide from coal plants and help utilities comply with existing and proposed environmental regulations, including requirements to reduce greenhouse-gas emissions. Both involve burning coal in the presence of pure oxygen rather than air, which is mostly nitrogen. The basic idea of burning fossil fuels in pure oxygen is not new. The drawback is that it is more expensive than conventional coal plant technology, because it requires additional equipment to separate oxygen and nitrogen. The new technologies attempt to offset at least some of this cost by improving efficiency and reducing capital costs in other areas of a coal plant.
Internet: < m.technologyreview.com> (adapted).


According to the text, it can be concluded that



coal plants are yet to fully accept the proposal to reduce greenhouse-gas emissions.

Alternativas
Comentários
  • Correct- the text says that they are to comply with current environmental regulations, which include lowering greenhouse gas emission level.

  • Não conhecia o termo então não entendi nada

    coal plants = usinas de carvão


ID
971293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

     A pair of new technologies could reduce the cost of capturing carbon dioxide from coal plants and help utilities comply with existing and proposed environmental regulations, including requirements to reduce greenhouse-gas emissions. Both involve burning coal in the presence of pure oxygen rather than air, which is mostly nitrogen. The basic idea of burning fossil fuels in pure oxygen is not new. The drawback is that it is more expensive than conventional coal plant technology, because it requires additional equipment to separate oxygen and nitrogen. The new technologies attempt to offset at least some of this cost by improving efficiency and reducing capital costs in other areas of a coal plant.
Internet: < m.technologyreview.com> (adapted).


According to the text, it can be concluded that



conventional coal plants are not equipped to separate oxygen from nitrogen.

Alternativas
Comentários
  • Spot on- As the main point of the article is to come up with a solution to halt pollution issuing from coal plants, we gather that they don't have fittings to comply with such an environmental concern.

    correto- se a ideia é que usinas usem essa tecnologia para separar nitrogenio do oxigenio, é porque elas ainda nao a implementaram.


ID
1631611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à economia brasileira.

Entre outros fatores, o Plano Real acarretou forte endividamento dos estados e municípios.

Alternativas
Comentários
  • Não só eles. A dívida pública cresceu para todos os entes federativos por conta do Plano Real.

     

    Resposta: CERTO.


ID
1631614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à economia brasileira.

O Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG) foi criado com o objetivo de controlar o processo inflacionário. Mesmo não tendo alcançado seu objetivo, o PAEG destacou-se pelas reformas estruturais e pela reestruturação institucional no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • As fontes que tenho consultado apontam um controle imediato da inflação estabilizando-se na casa dos 20% aa. Além disso, o controle da inflação era um dos objetivos do PAEG, não o único. Abaixo o extrato de uma das fontes que consultei.

    "A política adotada no PAEG obteve grande êxito na redução das taxas inflacionárias e em preparar o terreno para a retomada do crescimento. Este quadro, como veremos, permitiu altas taxas de crescimento ao longo da década de 70."

     

     

  • Questão Correta

    Reformas:

    "reforma do sistema financeiro, a reforma tributária, a reforma habitacional e as reformas vinculadas ao setor externo da economia. Estas reformas institucionais, em que pese a divergência existente entre suas concepções originais e seus resultados efetivos, contribuíram decisivamente na definição dos traços característicos do padrão de desenvolvimento capitalista que marcou a evolução futura da economia brasileira."

    Capacidade de Contenção da Inflação:

    "O diagnóstico da inflação brasileira formulado pelo PAEG atribuía à inconsistência da esfera distributiva da economia a causa efetiva da inflação, localizando na expansão monetária não um fator autônomo de pressão inflacionária, mas sim o veículo de propagação destas pressões."

    "O impacto dessas políticas monetária e fiscal sobre a produção e os preços foi bastante expressivo pois, em 1964, essas políticas promoveram através dos aumentos das tarifas dos serviços públicos, dos aumentos de salários do funcionalismo público civil e militar, da liberação dos aluguéis e de outros preços a instauração da chamada “inflação corretiva” que implicou uma inflação de 90% num quadro de pequena recuperação da produção industrial e de mau desempenho da produção agrícola."

    http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/programa-de-acao-economica-do-governo-paeg

  • Carlos Oliveira, também acho que a questão peca em dizer que o plano não alcançou seu objetivo de controle da inflação, pois quando foi iniciado ela era de quase 80% e ao final do perídodo era de menos de 40%. Mas interpretei-a como certa (na dúvida), de acordo com o gabarito, pois acredito que realmente não alcançou o objetivo das metas fixadas, que eram de reduzir a inflação para 70% em 1964 e aumentou para 92%, 25% em 1965 e diminuiu para 34%, 10% em 1966 e foi de 39%.

  • É absurdo dizer que o PAEG não foi bem sucedido em controlar inflação. Não alcançou o controle previsto pelo governo, mas obviamente reduziu em muito a inflação no período. Questão absurda.

  • O Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG) foi criado com o objetivo de controlar o processo inflacionário. Mesmo não tendo alcançado seu objetivo, o PAEG destacou-se pelas reformas estruturais e pela reestruturação institucional no Brasil.

    Passível de anulação, uma vez que houve êxito na redução da inflação. Tanto que os preços passaram a ser indexados à inflação. O governo corrigia o pagamento de juros do LTN de acordo com a inflação, e essa decisão gerou um efeito dominó na economia. Tal fato se mostrou insustentável no médio prazo e corroborou para o fim do programa.


ID
1631617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à economia brasileira.

O governo Collor foi caracterizado, entre outros aspectos, pelo questionamento dos pilares do modelo de desenvolvimento embasado na substituição de importações, protecionismo e forte intervenção do Estado na economia.

Alternativas
Comentários
  • “No final de junho [de 1990], a ministra da Economia [Zélia Cardoso de Mello, prima de Collor] anunciara uma nova política industrial. Um mês depois, assinou um conjunto de medidas desregulamentando diversos setores, desde a distribuição de combustíveis até o controle dos meios de comunicação.

    Eram medidas que rompiam com décadas de intervencionismo estatal, do passado varguista e do regime militar. Mais ainda: enterravam o modelo cepalino, que desenvolvia um capitalismo nacional com forte presença estatal, autárquico e com pouca presença no comércio internacional. A relação Estado-empresariado nacional,de seis décadas, tinha chegado ao fim." (Marco Antonio Villa,Collor Presidente, p. 70)

  • protecionismo? Não entendi o porquê. Ele abriu a economia, fazendo com que o mercado ficasse mais vulnerável. Alguém poderia explicar?

  • O governo Collor tinha um sentido neoliberal, portanto, questionava o modo intervencionista de fazer as coisas.

     

    Resposta: CERTO.


ID
1631620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à economia brasileira.

O sucesso do Plano Real deveu-se, basicamente, à eliminação do imposto inflacionário associado ao controle do déficit público.

Alternativas
Comentários
  • Controle do déficit público não tem hoje e nem naquela época.

  • Gab: errado

    Não houve eliminação do imposto inflacionário. 

    A inflação não foi eliminada; foi reduzida. 

    Portanto, o imposto inflacionário foi REDUZIDO. Muito reduzido, por sinal! 

    Outro erro: o déficit não foi controlado. Tentou-se fazer isso, mas não deu certo por razões políticas, principalmente. 

    Em consequência, a dívida pública aumentou enormemente. 

     


ID
1631623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da macroeconomia, julgue o item subsequente.

Uma economia fechada e sem governo que apresenta nível de investimento igual a 40 e uma função de consumo dada por C = 100 + 0,6y, em que y é o nível de produção (renda), terá, na produção de equilíbrio, uma poupança igual a 60.

Alternativas
Comentários
  • Não sou especialista.Se estiver errado, corrijam por favor, mas eu acho que é assim:

    Numa economia sem governo e fechada, y = c + i.
    Como existe a identidade I = S, então, y = c + s.

    Assim, é só substituir os valores da equação:
    c = 100 + 0,6y
    i = 40

    Logo:
    1) y = 100 + 0,6y + 40
    2) y = 140 + 0,6y
    3) y - 0,6y = 140
    4) 0,4y = 140 [isso significa que 140 equivale a 40% de y]
    5) y = 350

    Tá certo, pessoal?
     

  • Também fiquei em dúvida. Na verdade eu desconsiderei a equação do consumo e adotei apenas a igualdade Investimento = Poupança (I=S), logo a poupança seria 40, pois investimento é igual a 40, e não 60 como indica o enunciado.

     

    Alguém pode complementar ou corrigir?

     

  • Gabarito: Errado

     

    Como I = S não é nem necessário fazer o cálculo, mas para quem quiser desenvolver, está aí, utilizando o valor de Y encontrado pelo colega Cassiano.

     

    Como não há governo, a renda disponível (Y-T) é a própria renda agregada da economia.

     

    Como a propensão marginal à poupar é 0,6, então 40% da renda agregada será poupada.

     

    S = Y – C

     

    S = Y – (100 + 0,6Y)

     

    S = 350 – (100 + 0,6*350)

     

    S = $ 40

     

    Fonte: http://www.economia.ufpr.br/Professores/54/Macroeconomia%202015%20-%20Lista%201%20Solu%C3%A7%C3%A3o.pdf

  •  I = 40

    C = 100 + 0,6y

    y = c + i = 100 + 0,6y + 40

    y = 140/0,4

    y = 1400/4

    Ora,

    Sabemos que S = Y - C

    Então S = 1400/4 – (100 + 6/10*1400/4)

    S = 1400/4 – 400/4 - 6*140/4

    S = 1000/4 - 840/4

    S = 160/4

    S = 40

  • Yd = C + I

    Yd = C + S (pois I = S)

    Yd = c0 + c1 (Yd) + S

    S = Yd – c0 – c1Yd

    S = – c0 + (1 – c1)Yd

    C = c0 + c1 (Yd)

     

    Y = (c0 + c1Yd) + I + G + X – M

    Y = 100 + 0,6Y + 40 +0 + 0 - 0

    0,4Y = 140

    Y = (2,5)*140

    Y = 350

     

    S = – c0 + (1 – c1)Yd = -100 + 0,4(350) = -100 + 140 = 40 (GABARITO = errado)


ID
1631626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da macroeconomia, julgue o item subsequente.

Para uma propensão marginal a consumir igual a 0,6, o multiplicador keynesiano de impostos será igual a -1,5.

Alternativas
Comentários
  • Multiplicador de Tributos = -c / 1-c = -0,6 / 1-0,6 = -0,6/0,4 = -6/4 = -1,5 (CERTO)

  • O multiplicador dos tributos é a derivada de Y em relação a T, calculado assim:
    Y=C+I+G+X-M
    C=c0+c1(Y-T)=c0+c1Y-c1T
    Y=c0+c1Y-c1T+I+G+X-M
    Y-c1Y=c0-c1T+I+G+X-M
    Y(1-c1)=c0-c1T+I+G+X-M
    Y=[1/(1-c1)]*(c0-c1T+I+G+X-M)
    dY/dT=[1/(1-c1)]*(-c1)
    dY/dT=-c1/(1-c1)

  • Gab. C

    Não confundir: multiplicador de Gasto com multiplicador de Tributos Keynesiano.

    Multiplicador de Gasto

    • Kg = 1 / (1 - b) = 1 / (1 - 0,6) = 2,5

    Multiplicador de tributos

    • Kt = - b / (1 - b) = -0,6 / (1 - 0,6) = -0,6/0,4 = - 1,5


ID
1631629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo ao ciclo de vida do produto.

As ideias sobre o ciclo de vida do produto foram formuladas em um contexto inicial em que se requeria um mercado com ampla demanda, mais do que com numerosas inovações.

Alternativas

ID
1631632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gerência da inovação, julgue o item que se segue.

O processo de gerência da inovação, que era uma prerrogativa das grandes empresas verticalizadas, que o realizavam mediante seus centros ou departamentos de P&D, passou a ser exercido por empresas de diversos tipos e tamanhos a partir de duas realidades atuais: as TICs e a inovação aberta.

Alternativas
Comentários
  • errei por conta dessa frase: O processo de gerência da inovação, que era uma prerrogativa das grandes empresas verticalizadas

  • Verticalização: é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Foi predominante no início do século, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo o que usavam nos produtos finais. É definida como uma estratégia em que a empresa “faz tudo”. A verticalização era decorrente da preocupação em manter o controle sobre as tecnologias de processo, de produtos e negócios (segredos industriais), entre outras. Porém, o elevado número de atividades realizado internamente acarretou problemas gerenciais devido ao aumento do porte da empresa, e atividades não ligadas diretamente ao negócio principal, com conseqüências para a perda da eficiência e o aumento do custo de produção. A horizontalização passou a ser uma opção para a manutenção da competitividade das empresas.

     

     

      Horizontalização: consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. É tão grande a preferência da empresa moderna por ela que, hoje em dia, um dos setores de maior expansão foi o de terceirização e parcerias. De um modo geral não se terceiriza os processos fundamentais (core process), por questões de detenção tecnológica, qualidade do produto e responsabilidade final sobre ele. Pode ser definida como uma estratégia em que a empresa “faz bem algumas coisas”.

    http://www.fem.unicamp.br/~sergio1/graduacao/EM335/Temas/HORIZONTALIZA%C7%C3O%20E%20VERTICALIZA%C7%C3O.htm

  • HAVIA UMA GERÊNCIA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO VOLTADA SOMENTE PARA A INOVAÇÃO DA EMPRESA, TORNANDO A EMPRESA MAIOR E CONSEQUENTEMENTE MAIS VERTICALIZADA. HOJE APLÍCA-SE A TÉCNICA DA OUTSOURCING, OU SEJA, TERCEIRIZAÇÃO. A DIMINUIÇÃO DOS DEPARTAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO. (HORIZONTALIZAÇÃO)

     

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
1631635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gerência da inovação, julgue o item que se segue.

Um dos importantes papéis que as instituições presentes em aglomerações territoriais (clusters) assumem é o de servir de elo entre o ambiente externo à aglomeração e as empresas presentes na aglomeração, facilitando, dessa forma, o processo de gerência da inovação, que se concentra mais em internalizar o conhecimento presente na aglomeração do que em buscá-lo fora dela.

Alternativas
Comentários
  • Que fatores facilitam a gestão do conhecimento em um cluster de empresas?

     

    Por criação do conhecimento organizacional, Nonaka e Takeuchi (1997, p.1) afirmam que é “a capacidade de uma empresa de criar novo conhecimento, difundi-lo na organização como um todo e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas”.

     

    No modelo de Nonaka e Takeuchi (1997), a criação do conhecimento é analisada em duas dimensões: epistemológica e ontológica. A primeira se fundamenta na distinção entre os dois tipos de conhecimento, o tácito e o explícito. A interação entre eles deu origem a quatro modos de conversão de conhecimento:

     

    (1) Socialização, diz respeito ao processo de se adquirir conhecimento tácito através do compartilhamento de experiências entre as pessoas. Pode ser por meio da linguagem ou pela convivência entre as pessoas, proporcionando aprendizagem pela observação, imitação e prática.

    (2) Externalização, refere-se ao processo de conversão do conhecimento tácito em explícito. Este processo se desenvolve através de diálogos significativos, utilizando-se de metáforas e analogias que possibilitem ao grupo revelar seu conhecimento tácito. Nota-se, portanto, que este modo de conversão é muito importante para a criação de conhecimento, já que cria conceitos novos a partir de conhecimentos tácitos.

    (3) Combinação, diz respeito aos conhecimentos explícitos gerados a partir de conversas, discussões, e-mails e reuniões que serão sistematizados, classificados, incrementados, podendo formatar novo conhecimento explícito.

     

    (4) Internalização refere-se ao processo de incorporação do conhecimento explícito em tácito. Trata-se de absorver o que foi explicitado e aplicá-lo posteriormente em outro conhecimento.

     

    Resposta: questão correta. 

     

    Fonte: www.revistaespacios.com/a09v30n03/Textos/Vidal08.04.09.doc+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • Questão relativamente difícil e subjetiva, mas lembrei da departamentalização DIVISIONAL, que o foco é no produto, como fala na questão: 

    ''se concentra mais em internalizar o conhecimento presente na aglomeração do que em buscá-lo fora dela''. E também no momento que fala: ''instituições presentes em aglomerações territoriais''. Lembrei que por exemplo, uma empresa como a unilever tem em várias regiões do país.

    CERTA

  • Pensei no vale do silício, onde tudo que é novo acontece lá. Já que tem um conglomerado de empresas de tecnologia.


ID
1631638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gerência da inovação, julgue o item que se segue.

Levando em conta a inovação aberta, a gerência da inovação demanda habilidades de negociação com diversos tipos de parceiros da organização.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A Inovação Aberta pode ser descrita como: o processo de inovação no qual indústrias e organizações promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado. Ela é a combinação de ideias internas e externas, como também, caminhos internos e externos para o mercado, de modo a avançar no desenvolvimento de novas tecnologias em produtos e processos.

     

    Assim..

     

    A inovação Aberta significa que deve haver uma mudança na forma em que as pessoas veem a empresa e seu ambiente, os seus departamentos fechados de pesquisa e desenvolvimento devem se abrir para ouvir, principalmente, seus parceiros dentro da própria empresa (áreas de vendas, produção, serviços de campo e outros). A empresa deve considerar o estabelecimento de cooperações com instituições de pesquisa, universidades, seus fornecedores e mesmo com os usuários de seus produtos, pois envolver outros parceiros quando do desenvolvimento de novos produtos, tecnologias ou serviços, pode agregar muito valor.

     

    FONTE: https://www.ufrgs.br/icd/o-que-e-inovacao-aberta-open-innovation/

  • Claro que demanda habilidade de negociação, pq ao aplicar o sistema de inovação aberta, a empresa deve usar recursos externos como tecnologia e parcerias com startups e universidades e, ao mesmo tempo, disponibilizar suas próprias criações para outras organizações.


ID
1631641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, referentes a planejamento estratégico.

O planejamento estratégico pode ser entendido tanto como uma ferramenta quanto como um processo por meio do qual uma organização elabora suas estratégias.

Alternativas
Comentários
  • Certo -  O planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas, como: por que a organização existe, o.que ela-faz e como faz. O resultado o processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos

    Chiavenato, 2009.
  • O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É UMA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO GERENCIAL DE LONGO PRAZO E, CADA VEZ MAIS, ESTÁ SENDO UTILIZADO. SUA PRINCIPAL FUNCIONALIDADE É ESTABELECER A DIREÇÃO A SER GUIADA PELA ORGANIZAÇÃO, DAR UM RUMO, UMA DIREÇÃO À EMPRESA COMO UM TODO. É UM FORMATO DE PLANEJAMENTO QUE CONCENTRA MAIOR GRAU DE INTERAÇÃO COM O AMBIENTE EXTERNO NO QUAL A ORGANIZAÇÃO ENCONTRA-SE INSERIDA.

     

    "O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É UMA METODOLOGIA GERENCIAL QIE PERMITE ESTABELECER A DIREÇÃO A SER SEGUIDA PELA ORGANIZAÇÃO, VISANDO AO MAIOR GRAU DE INTERAÇÃO COM O AMBIENTE." PHILIP KOTLER

     

    "É O PROCESSO QUE PROPORCIONA SUPORTE METODOLÓGICO PARA DEFINIR A MELHOR DIREÇÃO A SER SEGUIDA, OBJETIVANDO À OTIMIZAÇÃO DO GRAU DE INTERAÇÃO COM O AMBIENTE, E ATUANDO DE FORMA INOVADORA E DIFERENCIADA." DJALMA OLIVEIRA

     

    "É UM PROCESSO ORGANIZACIONAL COMPREENSIVO DE ADAPTAÇÃO, ATRAVÉS DA APROVAÇÃO, TOMADA DE DECISÃO E AVALIAÇÃO. PROCURA RESPONDER A QUESTÕES BÁSICAS COMO: POR QUE A ORGANIZAÇÃO EXISTE, O QUE ELA FAZ E COMO ELA FAZ." CHIAVENATO

     

    "O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É DIFERENTE E MAIS AMPLO QUE O PLANEJAMENTO TRADICIONAL DE LONGO PRAZO." CHIAVENATO

     

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
1631644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, referentes a planejamento estratégico.

O planejamento estratégico divide-se em três âmbitos de atuação — estratégico, tático e operacional — que são agrupados hierarquicamente.

Alternativas
Comentários
  • Níveis Hierárquicos de Planejamento  
    - Estratégico: envolve toda a organização;  
    - Tático: envolve uma unidade, uma parte da organização;  
    - Operacional: envolve uma atividade ou tarefa.

    Fonte: Elisabete Moreira.

    Bons estudos. ^^

  • Que frase mais esquisita.

    O planejamento estratégico divide-se em três âmbitos de atuação — estratégico, tático e operacional — que são agrupados hierarquicamente.

     

    O correto seria

    O planejamento divide-se em três âmbitos de atuação — estratégico, tático e operacional — que são agrupados hierarquicamente.

  • Concordo Denver!

     

  • concordo com Denver tbm

  • NÃO SÓ O PLANEJAMENTO, MAS COMO QUANLQUER FUNÇÃO DO PROCESSO ORGANIZACIONAL SE DESDOBRA EM ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL. ESSES NÍVEIS POSSUI UMA RELÇÃO DE DEPENDÊNCIA, OU SEJA, PARA ELABORAR O PLANEJAMENTO OPERACIONAL É CRUCIAL A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO TÁTICO, QUE, POR SUA VEZ, DEPENDE NECESSARIAMENTE DA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, POR ISSO A HIERARQUIA ENTRE ELES. LOGO, SEMPRE HAVERÁ O NÍVEL ESTRATÉGICO, O PONTO DE PARTIDA É O ESTRATÉGICO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Confusa


ID
1631647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gerência de projeto, julgue o próximo item.

O gerenciamento dos riscos, fatores de incerteza que podem afetar a execução de projetos, divide-se em duas etapas: avaliação e controle. Na etapa de controle, de acordo com a perspectiva adotada, devem-se eliminar ou minorar os riscos, ou, ainda, deve-se assumir ou aceitar a sua ocorrência.

Alternativas
Comentários
  • O gerenciamento dos riscos, fatores de incerteza que podem afetar a execução de projetos, divide-se em duas etapas: avaliação e controle. Na etapa de controle, de acordo com a perspectiva adotada, devem-se eliminar ou minorar os riscos, ou, ainda, deve-se assumir ou aceitar a sua ocorrência. Gabarito: Certo.

    Comentário: considero errada a questão porque os riscos não são eliminados, mas mitigados.

  • Gab: Errado (mas discordo)

    Porque não há como eliminar os riscos! Estranho isso!


ID
1631650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gerência de projeto, julgue o próximo item.

O cronograma, recurso que auxilia na gestão de miniprojetos, pode ser elaborado por meio do diagrama de Gantt, que deve ser montado anteriormente à etapa de estabelecimento de prioridades.

Alternativas
Comentários
  • O cronograma, recurso que auxilia na gestão de miniprojetos, pode ser elaborado por meio do diagrama de Gantt, que deve ser montado (posteriormente) anteriormente à etapa de estabelecimento de prioridades.


ID
1631653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gerência de projeto, julgue o próximo item.

Para a análise interna de um diagnóstico estratégico, um dos modelos mais recentes é o VRIO, que, além de apontar pontos fracos e fortes da organização, indica se o recurso da organização gera desvantagem, paridade ou vantagem competitiva.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    VRIO: modelo para análise de tomada de decisão

    V: valores

    R: raridade

    I: imitação

    O: organização


  • MODELO VRIO

    Colocando os recursos internos da organização como potencializadores de vantagem competitiva sustentável, em vez de o ambiente externo, o livro "Administração Estratégica e Vantagem Competitiva" dos Professores J. B. Barney e W.S. Hesterly, apresenta um elemento inédito: um modelo integrador amplo o suficiente para ser aplicado na análise de casos e cenários de negócios e simples o suficiente para ser compreendido e compartilhado.

    Chama-se VRIO: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.

    VRIO, é um mecanismo que integra dois modelos teóricos existentes: a perspectiva de posicionamento e a visão baseada em recursos. É a principal ferramenta para se conduzir uma análise interna. Representa quatro questões ou perguntas que uma pessoa deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo:

    A questão do valor: o recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente?
    A questão da raridade: o recurso é controlado atualmente por apenas pequeno número de empresas competidoras?
    A questão da imitabilidade: as empresas sem esse recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?
    A questão da organização: as outras políticas e processos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?



    Fonte: Barney, Jay B. e Hesterly, William S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva; tradução Monica Rosemberg; revisão técnica Pedro Zanni. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.


ID
1631656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gerência de projeto, julgue o próximo item.

O modelo que comumente tem sido usado para análise externa por sua visão sistêmica é o das cinco forças de Porter.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.


    Até onde eu sei, não são cinco forças de Porter, mas sim três.


    Enfoque: atuação voltada para um nicho de mercado específico

    Diferenciação: entrega ao mercado de produtos com alto valor agregado, com mais qualidade, alta tecnologia.

    Custos: redução de custos de produção através da vantagem competitiva.


    Se alguém puder compartilhar algo mais, por favor.


    Bons estudos!

  • Errado

    Caro Leandro Henrique, na verdade 3 (três) são as Estratégias genéricas de Porter, e 5 (cinco) são as Forças que atuam dentro dessas estratégias. 

    Em seu livro Estratégia Competitiva (Competitive Strategy) Porter descreve três principais tipos de estratégias fundamentais para firmar um potencial planejamento ofensivo. Podemos sintetizá-las como CUSTO, DIFERENCIAÇÃO e FOcO. A primeira estratégia de Custo é focada na busca pela eficiência e maximização de produção e de volume de uma empresa, além do controle eficiente da distribuição da renda publicitária, pesquisa e assistência técnica. Dentro deste segmento pode-se destacar ainda a importância do preço, como o principal diferencial para o consumidor. A segunda estratégia denominada Diferenciação, possui como foco o investimento na imagem, nos canais de distribuição, em pesquisa, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e assistência técnica. Este tipo de estratégia possui como principal destaque a diferenciação dos serviços e produtos com o intuito de oferecer as melhores opções do mercado ao público consumidor. Como forma de aprimorar e fortalecer ainda mais as anteriores, a estratégia de Foco centraliza as ações em selecionar um alvo específico, de acordo com a segmentação do mercado e demais características, para oferecer um produto ou serviço exclusivo a determinado público consumidor, desta maneira poderá alcançar o status de único por seu consumidor.

    Para compreender melhor a aplicabilidade destas três estratégias é preciso conhecer ainda as Cinco Forças (definidas como uma análise da competitividade entre as empresas). Os cinco fatores que complementam as estratégias competitivas são:

    1 Rivalidade dos Concorrentes;

    2 Poder de Negociação dos Clientes;

    3 Poder de Negociação dos Fornecedores; 

    4 Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes;

    5 Ameaça de Produtos Substitutos.

    Fonte: http://www.rafaelrez.com/marketing/estrategias-de-porter-diferenciacao-preco-e-segmentacao/

    Bons estudos!
  • A questão está errada pois a análise de Porter é de "dentro para fora", a partir das competências internas.

  • A questão se referiu a gerência de projetos não achei vínculo com Porter.

  • Acredito que o erro esteja em análise externa, já que o Modelo das 5 Forças de Porter é mais amplo e trata de gestão competitiva, o que inclui: analisar o ambiente competitivo (externo) + desenvolver estratégias e mecanismos afim de minimizar os efeitos da concorrência e criar valor para a empresa (interno).

     

    Para analisar sua vantagem competitiva, a organização deve buscar encontrar uma posição em que possa se defender contra as forças ou influenciá-las a seu favor, sustentando sua estratégia. Aqui, são considerados pontos fortes e fracos da organização frente às oportunidades e ameaças presentes no ambiente (sim, o Modelo de Porter está intimamente ligado à análise SWOT).

  • GABARITO: ERRADO 

     

    Leandro Henrique, na verdade Porter desenvolveu várias ferramentas de estratégias de competitividade, nas quais, as mais cobradas em concurso são: Modelo de 5 forças, Estratégias Genéricas (citada no comentário) e a Cadeia de Valor.

     

    A assertiva se refere ao modelo de 5 forças onde é feito uma análise estrutural da indústria e segundo Chiavenato ''Porter propõe um modelo de cinco forças competitivas para analisar a rivalidade entre concorrentes e a ameaça representada por novos entrantes, pela possível emergência de produtos substitutos e pelo poder de barganha ou negociação de fornecedores ou de compradores.''. 

     

    E como se vê o modelo de 5 forças não se trata apenas de análise externa, por isso a questão está incorreta.   

     

  • Vamos todos pedir comentário do professor, por favor.


ID
1631659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da criação de empresas de base tecnológica e do movimento de incubação de empresas e parques tecnológicos, julgue o item subsecutivo.

A implantação de incubadoras de empresas consiste em uma ação que auxilia as empresas nascentes a desenvolverem-se, na medida em que cria um ambiente de baixa concorrência.

Alternativas
Comentários
  • A implantação de incubadoras de empresas consiste em uma ação que auxilia as empresas nascentes a desenvolverem-se, na medida em que cria um ambiente de baixa concorrência.


    Não. Criar um ambiente de baixa concorrência não é papel de uma incubadora e tampouco poderia ser já que tal ambiente apenas conduziria à ineficiência, ao desperdício e à perda de competitividade. Ademais, a exposição à concorrência (como ocorre nos países que promoveram sua abertura econômica) é muitas vezes benéfica e promove um cenário satisfatório tanto para produtores como para consumidores, conforme explicam as teorias econômicas.

  • A CONCORRÊNCIA É GRITANTE! O AUXÍLIO VEM DE OUTRAS FORMAS, ATÉ PORQUE AS VARIÁVEIS DO AMBIENTES EXTERNO SÃO INCONTROLÁVEIS. 

     

     

    GABARITO ERRADO

  • As incubadoras de empresas são instituições que auxiliam micro e pequenas empresas nascentes ou que estejam em operação, que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços no mercado com significativo grau de inovação. Elas oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e facilitam o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios.

    As empresas que buscam as incubadoras, além de receberem suporte gerencial, administrativo e mercadológico, recebem apoio técnico para o desenvolvimento do seu produto. Com isso, o empreendimento pode ser acompanhado desde a fase de planejamento até a consolidação de suas atividades com a consultoria de especialistas.

    http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/as-incubadoras-de-empresas-podem-ajudar-no-seu-negocio,f240ebb38b5f2410VgnVCM100000b272010aRCRD

  • ERRADO 

     

    " UM ambiente de baixa concorrência NÃO auxilia as empresas nascentes a desenvolverem-se."

     

     


ID
1631662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito da criação de empresas de base tecnológica e do movimento de incubação de empresas e parques tecnológicos, julgue o item subsecutivo.

O processo de incubação é cíclico, iniciando-se com a seleção das empresas e culminando, em um período de três a cinco anos, com a graduação dessas empresas.

Alternativas
Comentários
  • GERALMENTE SÃO EMPRESAS DE PEQUENO PORTE (MICROEMPRESAS), MAS COM UM GRANDE POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO. QUANDO A EMPRESA ADQUIRE O SEU ESPAÇO DENTRO DA INCUBADORA, ELA PASSA A TER UM PRAZO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEU CICLO DE VIDA (NASCIMENTO, AMADURECIMENTO, JUVENTUDE, MATURIDADE) E DEPOIS ELA "VAI PARA A RUA", OU SEJA, ELA SAI DA INCUBADORA.

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
1631665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere aos sistemas nacional, regional e local de inovação, julgue o item a seguir.

Os sistemas nacionais de inovação (SNI) dos países podem ser classificados em três categorias. A primeira é composta por países cujo SNI é responsável por manter esses países na liderança do processo de inovação, na fronteira da liderança tecnológica ou próxima a ela. A segunda é formada por países cujo SNI volta-se à difusão da inovação e ao dinamismo tecnológico. A terceira é integrada por países com um sistema de ciência e tecnologia que ainda não se transformou em SNI

Alternativas

ID
1631668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere aos sistemas nacional, regional e local de inovação, julgue o item a seguir.

Com o desenvolvimento de sistemas mundiais de comunicação, a capacidade de disseminação do conhecimento tecnológico entre empresas que estão presentes em aglomerações territoriais (clusters) é a mesma observada entre aquelas que estão dispersas geograficamente.

Alternativas
Comentários
  • Com o desenvolvimento de sistemas mundiais de comunicação, a capacidade de disseminação do conhecimento tecnológico entre empresas que estão presentes em aglomerações territoriais (clusters) é a mesma observada entre aquelas que estão dispersas geograficamente.

    Resposta: Errado.

     

    Comentário: imagine duas empresas com acesso a internet em igual nível de velocidade mas dispersas geograficamente. Agora imagine a luz acabando no interior de determinado município onde a empresa A presta serviços. Agora imagine a empresa B localizada em determinada região com várias outras empresas presentes no mesmo polo segmento de merado que a empresa A. Agora responda a pergunta: quem terá acesso mais rápido para disseminar conhecimento tecnológico? 

     

  • ERRADA

    EMPRESAS EM AGLOMERAÇÕES é mais rápido o acesso a tecnologia,pois na maioria dos casos ficam no SETOR DE INDUSTRIAS.

    JÁ EMPRESAS DISPERSAS GEOGRAFICAMENTE (no interior) é mais o uso da tecnologia.

  • é só fazer analogia com o vale do silício


ID
1631671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere aos sistemas nacional, regional e local de inovação, julgue o item a seguir.

Consoante a tríplice hélice, o processo de inovação das empresas depende de ações do governo e das universidades, os quais possuem papéis distintos, recíprocos e complementares nesse processo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

    A abordagem da Hélice Tríplice, desenvolvida por Henry Etzkowitz e Loet Leydesdorff, é baseada na perspectiva da Universidade como indutora das relações com as Empresas (setor produtivo de bens e serviços) e o Governo (setor regulador e fomentador da atividade econômica), visando à produção de novos conhecimentos, a inovação tecnológica e ao desenvolvimento econômico. A inovação é compreendida como resultante de um processo complexo e dinâmico de experiências nas relações entre ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento nas universidades, nas empresas e nos governos, em uma espiral de “transições sem fim”.

     

    Fonte: http://www.triple-helix.uff.br/sobre.html

  • Isso mesmo


ID
1631674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere aos sistemas nacional, regional e local de inovação, julgue o item a seguir.

No Brasil, o sistema nacional de inovação é voltado para pequenas e médias empresas, em virtude de as grandes empresas buscarem raramente auxílio do governo para o fomento da inovação.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, ainda não estudei esta parte do conteúdo, mas quando disse que "no Brasil, as grandes empresas raramente buscam auxílio para o fomento à inovação", então ficou fácil de marcar. No Brasil, infelizmente, grande parte das empresas querem depender do governo para tudo.

    GABARITO: ERRADA.


ID
1631677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à análise aplicada de organização industrial e às análises de competitividade, julgue o item abaixo.

De acordo com o modelo de Competitividade Sistêmica, a competitividade de uma empresa é o produto do conjunto de recursos e stakeholders e das condições macroeconômicas e do ambiente específico, distribuídos entre os níveis micro, meso, macro e meta.

Alternativas
Comentários
  • A questão afirma tanta coisa de forma segura que me convenceu a marcar como certa.


ID
1631680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca dos métodos e critérios de análise de investimentos de capital, julgue o item a seguir.

Quando a análise do valor presente líquido (VPL) é combinada com a ferramenta árvore de decisão, é provável que, para um único projeto, sejam encontrados valores diferentes e até contraditórios de VPL.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo. Pois o VPL (Valor Presente Líquido) trabalha com cenários.

ID
1631683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços

Acerca dos métodos e critérios de análise de investimentos de capital, julgue o item a seguir.

Quando o custo de capital é maior que a taxa interna de retorno (TIR), o investimento é viável economicamente.

Alternativas
Comentários
  • Quando o custo do capital for maior que a taxa de retorno, o negócio é inviável. Gabarito: Errado.


ID
1631686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços

Acerca dos métodos e critérios de análise de investimentos de capital, julgue o item a seguir.

Um projeto com fluxo de caixa de comportamento não convencional, ou seja, que possui entradas e saídas de capitais alternadamente distribuídas no tempo, pode ter múltiplas taxas internas de retorno (TIR).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Analisei o seguinte para responder:

    Se a empresa tem fluxos diferentes ao longo do tempo, a TIR provavelmente sofrerá alterações. Se em um momento pode ser baixa, em outro pode ser altíssima, em seguida pode ser média, etc. Sendo assim, É possível sim que tenha múltiplas TIRs ao haver entradas e saídas alternadas no tempo.

  • Uma TIR superior à Taxa Mínima de Atratividade indica a tendência de aceitação de um determinado projeto que pode ser um investimento empresarial, um financiamento ou uma determinada aplicação financeira. Porém, a interpretação da TIR requer alguns cuidados:

    • No cálculo da TIR de um investimento há o pressuposto de que todos os valores caminham no tempo pela própria TIR, ou seja, os fluxos de caixa negativos ou investimentos seriam financiados pela TIR e os fluxos de caixa positivos ou lucros também seriam reinvestidos pela TIR. Neste caso, quando a TIR apurada é muito diferente das taxas de mercado, sua interpretação não é verdadeira;

    Quando um projeto é representado por um fluxo de caixa não convencional, em que há várias inversões de sinais entre fluxo de caixa positivos e negativos, esse mesmo projeto pode apresentar mais de uma TIR (positivas ou negativas) ou até inexistir solução. Neste caso, uma TIR apurada pode não ter significado algum na análise de investimento.


ID
1631689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a projeto de produtos e administração da produção, julgue o item que se segue.

No arranjo tradicional de atividades em projetos de produtos conhecido como sequencial, as etapas não são realizadas de forma concomitante, apresentando, por isso, apenas desvantagens gerenciais em relação à abordagem simultânea ou concorrente.

Alternativas

ID
1631692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a projeto de produtos e administração da produção, julgue o item que se segue.

Considere que determinada equipe de desenvolvimento de software seja responsável por resolver problemas identificados por seus usuários, que esses problemas sejam classificados como fácil, médio ou difícil, de acordo com o nível de dificuldade de resolução, e que a equipe necessite de 1, 4 ou 8 horas, respectivamente, para solucioná-los. Considere, ainda, que os problemas devam ser resolvidos na proporção de 1:2:4, que haja disponibilidade de 400 horas por semana de pessoal e uma fila infinita de problemas de todos os tipos. Nessa situação, a proporção de resolução de problemas na primeira semana de trabalho só poderá ser mantida exatamente em 1:2:4 se forem contratadas 41 horas extras de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Muito fácil essa questão! Leia a questão completa e perceba que não há pega! Responda de acordo com seu coração.

    Gabarito: Errado.


ID
1631695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a projeto de produtos e administração da produção, julgue o item que se segue.

Diversas técnicas gerenciais são utilizadas para melhorar o desempenho da empresa no desenvolvimento e na administração dos seus projetos de produtos, de forma a diminuir os custos de produção e aumentar a lucratividade, qualidades da produção que podem ser obtidas por meio do aumento do tempo até o lançamento dos produtos no mercado.

Alternativas
Comentários
  • Diversas técnicas gerenciais são utilizadas para melhorar o desempenho da empresa no desenvolvimento e na administração dos seus projetos de produtos, de forma a diminuir os custos de produção e aumentar a lucratividade, qualidades da produção que podem ser obtidas por meio do aumento do tempo até o lançamento dos produtos no mercado. Resposta: Errado.

    Comentário: a qualidade não é conseguida por meio do aumento do tempo de produção.


ID
1631698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação a projeto de produtos e administração da produção, julgue o item que se segue.

A definição do conceito de um produto e a administração da qualidade desse produto incluem-se entre os principais estágios de um projeto de produto, pois influenciam diretamente os rendimentos empresariais. Podem-se, com custo reduzido, coletar ideias por meio do crowdsourcing, para a definição de um conceito e acompanhar a qualidade do produto ao longo do seu ciclo de vida.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    A definição do conceito de um produto(Definição do ESCOPO) e a administração da qualidade(Garantia da Qualidade) desse produto incluem-se entre os principais estágios de um projeto de produto...

  • Crowdsourcing é um modelo de criação e/ou produção, que conta com a mão-de-obra e conhecimento coletivos, para desenvolver soluções e criar produtos.


ID
1631701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No que se refere a planejamento, administração e custos da produção, julgue o item seguinte.

Os custos fixos de produção ocorrem todos em determinado momento e ao mesmo tempo, quando a fábrica inicia suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • Imagine a contratação de mão-de-obra ao longo da vida da empresa para ajustar a capacidade produtiva.

     

    Isso já resolve a questão.

  • Ademais, devemos pensar em curva de aprendizagem (proficiência x tempo despendido).

    Resposta: Errado.

  • Custo com aluguel já incide com ela produzindo ou estando parada.(fixo).


ID
1631704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No que se refere a planejamento, administração e custos da produção, julgue o item seguinte.

Uma fábrica pode conseguir operar em níveis acima de sua capacidade nominal de produção contratando horas extras, de forma a atender a picos sazonais de demanda e gerar economias de escala que acontecem até determinado ponto, em que o custo unitário volta a subir.

Alternativas
Comentários
  • "A capacidade nominal de produção é a capacidade teórica que pode ser obtida se todos os equipamentos funcionarem de modo eficiente, conforme planejado pelo fabricante (SLACK, 2002)".

    Referência: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002. 747 p.    

    Além disso:

    "Os níveis de produção podem ser aumentados acima da capacidade nominal da planta, através do uso de horas extras, ou mesmo subcontratações de parte do trabalho".

    Imagine um gráfico em formato de letra U alargado - em que no eixo Y temos o custo unitário e no eixo x temos o volume produzido. A medida que aumentamos o volume, o custo unitário vai caindo. No entanto, a partir de certo ponto, essa realidade muda, pois começa a rolar ociosidade na empresa (nem todos os empregados tem espaço físico para produzir, por exemplo). Assim, o custo unitário volta a aumentar.

    Referência: Operações E Gestão Estratégica Da Produção de José Paulo Alves Fusco. 

    Resposta: Certa.


ID
1631707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

No que se refere a planejamento, administração e custos da produção, julgue o item seguinte.

Por meio da construção de fábricas com sobrecapacidade produtiva, é possível se antecipar a uma demanda variável e crescente. Essa estratégia, porém, eleva os custos unitários, que dependem do tamanho da capacidade produtiva ociosa.

Alternativas
Comentários
  • Custos unitários incluem todas os custos fixos e todos os custos variáveis envolvidos na produção.

    Custo unitário = custo total / produção.

    Segundo (Bornia, 2019):

    "O custo unitário está intimamente relacionado com a eficiência interna da empresa, isto é, se a empresa for mais eficiente, seu custo unitário será menor, pois ela utiliza menos recursos para produzir seus itens".

    Páginas 18 e 19 do livro Análise Gerencial de Custos (2019).

    Ademais:

    "Se o nível orçado de atividade diminuir, a taxa de custos indiretos e o custo unitário de produto aumentam, já que os custos mais altos da capacidade ociosa são divididos por uma base menor".

    Referência: Contabilidade Gerencial - 14ed, 2013 de Ray H. Garrison, ‎Eric W. Noreen, ‎Peter C. Brewer.

    Por fim:

    "...a capacidade ociosa está relacionada aos custos fixos, que representam a estrutura da empresa. A capacidade ociosa está na máquina que compramos e não é usada, no espaço que alugamos e não utilizamos, no salário que pagamos, e está dissociado na quantidade produzida, a um funcionário que não tem trabalho a ser feito".

    Referência: Gestão de custos em saúde (FGV), 2015.

    Resposta: Certo.


ID
1631710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os conceitos relativos à inovação, julgue o item subsecutivo.

De acordo com Freeman, todo sistema nacional de inovação deve estar capacitado a atender a quatro requisitos indispensáveis à sua operacionalização, sendo um deles o estabelecimento de acordos de cooperação entre nações que tenham interesses comuns.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    "Em sua obra sobre o sistema nacional de inovações do Japão, Freeman (1987), que fundou teoricamente esse conceito3 (Lundvall, 1992), afirmou que todo sistema nacional de inovação deve estar capacitado para operar de forma a atender aos requisitos da inovação em quatro áreas:

    1) a intervenção do Estado através da política pública;

    2) o modo como as empresas formulam suas estratégias de pesquisa e desenvolvimento (P&D);

    3) o impacto da educação na formação de recursos humanos e no treinamento dos técnicos, pesquisadores e trabalhadores e as inovações sociais relacionadas a essa formação de recursos humanos;

    4) a estrutura conglomerada, a organização interna das firmas e as relações entre elas, que compõem a estrutura industrial vigente em um dado momento em cada país"

     

    http://ocs.ige.unicamp.br/ojs/rbi/article/viewFile/361/266


ID
1631713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os conceitos relativos à inovação, julgue o item subsecutivo.

A inovação, por resultar de conhecimento tácito, tende a ser difícil de se transferir, sendo específica ao seu contexto, seja este uma firma, uma região ou uma nação.

Alternativas
Comentários
  • A INOVAÇÃO É UMA EXIGÊNCIA DO AMBIENTE EXTERNO NO QUAL A ORGANIZAÇÃO ESTÁ INSERIDA, OU SEJA, É DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO. PORQUE O NÍVEL TÁTICO NÃO SE ENVOLVE COM O AMBIENTE EXTERNO. AGORA, SE É FÁCIL OU DIFÍCIL DE TRANSFERIR ESSA INOVAÇÃO PARA A ORGANIZAÇÃO, ACREDITO QUE QUANTO MAIOR A ORGANIZAÇÃO MAIS DIFICIL SERÁ.

     

    FIRMA: EX. INOVAÇÃO PARA A ESTRUTURA DE UMA PADARIA.

    REGIÃO: EX. INOVAÇÃO PARA A ESTRUTURA DE UM MUNICÍPIO.

    NAÇÃO: EX. INOVAÇÃO PARA A ESTRUTURA DE UM ESTADO NACIONAL.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A inovação pode desembocar no que chamamos de melhores práticas. As melhores práticas são padronizações as quais podem ser instituídas em diversas filiais de uma organização para fins de melhoria. Essa é a maior prova de que a inovação, embora fruto do conhecimento tácito (aquele desenvolvido ao longo da rotina do trabalhador e não proveniente de livros ou manuais), pode sim ser transferida no contexto da firma, região ou nação.

    Resposta: Errado.

  • A inovação, por resultar de conhecimento tácito, tende a ser difícil de se transferir, sendo específica ao seu contexto, seja este uma firma, uma região ou uma nação. Resposta: Errado.

    Imagine você querendo fazer um bolo das galáxias... Pede a sua mãe que lhe explique quais os ingredientes básicos e ela prontamente lhe ensina... Foi dificil????? Não....


ID
1631716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando os conceitos relativos à inovação, julgue o item subsecutivo.

A inovação é considerada um ativo intangível, cuja lógica de financiamento difere consideravelmente da lógica de financiamento de ativos tangíveis.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto 

     

    De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 04 (R1) Ativo Intangível:

    Ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física.

     

     

    Lei 6.404 de 1976, Art. 179.

    VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.

  • Não encontrei nada no CPC 04 sobre inovação. A simples definição de ativo intangível é insuficiente para considerar essa resposta correta.

  • inovação...

  • Provavelmente alguma norma específica desse concurso ajuda a responder essa questão. Pois, o CPC 04 nos diz nada à respeito.

    Quero ver como alguém vai reconhecer a "inovação" no balanço.

    Caso essa inovação venha a se desenvolver em um produto, tudo bem a contabilidade reconhecer. Fora isso, nem a definição de ativo intangível do CPC 04, nem a definição da lei 6.404/76 ajudam a responder essa questão.

  • Mermão essa é a questão que eu olho na cara do CESPE e vejo , colocaram na crocodilagem eu vou é tacar o certo e correr pro abraço !!

    Gabarito : Só o CESPE explica.


ID
1631719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) brasileira, julgue o item que se segue.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a lei deve assegurar aos autores de inventos industriais o privilégio permanente para a sua utilização.

Alternativas
Comentários
  • Privilégio temporário.

  • Gabarito: Errado

    Art. 5º da Constituição Federal de 1988:

    XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País;


  • Assertiva ERRADA. 


    - propriedade industrial: temporário.
    - propriedade intelectual: vitalício.
  • Dica:

    Inventos: temporário, e caso venha a falecer a lei disporá sobre prazo para que os herdeiros usufruam, ou seja, nem para os herdeiros será por prazo inderterminado.

  • Gabarito: Errado.

    O privilégio não é permanente. Vai depender do tempo que a lei estabelecer.

    A lei que regula atualmente a propriedade industrial é a lei 9.279/1996.

    Na constituição:

    TÍTULO II

    DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

    CAPÍTULO I

    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; (Propriedade intelectual)

    XXIX - a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País; (Propriedade industrial)

  • temporário

  • Privilégio temporário.

  • permanente é tempo demais.


ID
1631722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

A respeito da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) brasileira, julgue o item que se segue.

A Lei no . 9.279/1996, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, estabelece que a patente poderá ser requerida em nome próprio, por herdeiros ou sucessores do autor.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Lei n°. 9.279/1996.

     Art. 6º Ao autor de invenção ou modelo de utilidade será assegurado o direito de obter a patente que lhe garanta a propriedade, nas condições estabelecidas nesta Lei.

     § 2º A patente poderá ser requerida em nome próprio, pelos herdeiros ou sucessores do autor, pelo cessionário ou por aquele a quem a lei ou o contrato de trabalho ou de prestação de serviços determinar que pertença a titularidade.



ID
1631725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

A respeito da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) brasileira, julgue o item que se segue.

A Lei de Propriedade Industrial considera os programas de computador como invenções ou modelos de utilidade.

Alternativas
Comentários
  •  Art. 10. Não se considera invenção nem modelo de utilidade:

            I - descobertas, teorias científicas e métodos matemáticos;

            II - concepções puramente abstratas;

            III - esquemas, planos, princípios ou métodos comerciais, contábeis, financeiros, educativos, publicitários, de sorteio e de fiscalização;

            IV - as obras literárias, arquitetônicas, artísticas e científicas ou qualquer criação estética;

            V - programas de computador em si;

            VI - apresentação de informações;

            VII - regras de jogo;

            VIII - técnicas e métodos operatórios ou cirúrgicos, bem como métodos terapêuticos ou de diagnóstico, para aplicação no corpo humano ou animal; e

            IX - o todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biológicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo natural e os processos biológicos naturais.

  • Outra questão da CESPE sobre o tema:

    (Q820841): Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: INPI Prova: CESPE - 2014 - INPI

    Julgue o item seguinte, acerca da propriedade industrial e do direito autoral:

    Os programas de computador não são protegidos pelo direito de propriedade industrial, mas pelo direito autoral. [Gab. Certo].


ID
1631728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) brasileira, julgue o item que se segue.

A PITCE prevê a possibilidade de as empresas abaterem, no cálculo da contribuição social sobre o lucro, as despesas com projetos transformados em depósito de patentes, mas não as despesas com projetos de pesquisa e inovação.

Alternativas

ID
1631731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) brasileira, julgue o item que se segue.

A elaboração de um projeto de lei de inovações está prevista na PITCE.

Alternativas

ID
1631734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) brasileira, julgue o item que se segue.

A PITCE prevê o incentivo a programas de nanotecnologia e nanociência.

Alternativas

ID
1631737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação à história da ciência e tecnologia no Brasil, especialmente no que se refere às estratégias adotadas e ao sistema nacional de inovação, julgue o item seguinte.

A aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, no final da década de 90 do século XX, colaborou para o aumento do volume de recursos investidos em inovação no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.


    De fato, a LRF foi uma enorme inovação no que concerne à gestão fiscal, sobretudo na transparência das contas e no freio dos gastos públicos. Houve aumento de recursos investidos em inovações tecnológicas para assegurar o objetivo da referida lei...

  • Mas a LRF data de 4 de maio de 2000, não mais final da década de 90 como afirmado.

  • Claro. Exigindo o acompanhamento em tempo real só mesmo investindo em tecnologia...rsrs

  • Nunca marque errado (caso não tenha certeza) em uma questão genérica como esta ( e que ainda inclui palavras como "inovação", "colaborar", etc). Estatisticamente você acertará.

  • Daniel,

    A contagem de uma década começa em x1 e termina em y0.

    Assim, a década de 90 começou em 1991 e terminou em 2000.

    Abraços.

  • Bem provável que a "nana" tenha tirado a resposta dela desse site: https://www.recantodasletras.com.br/artigos/3495669


    é a primeira opção do Google. Eu não sabia que era asssm que se contavam as décadas.

  • Gab: CERTO

    Marquei errado por pensar que a LRF é mais limitadora, impositiva, adota medidas de responsabilidade e previne riscos. Acredito que isso não seja impedimento para que ela busque inovação. Pensando bem, quando o cespe traz um conceito enaltecendo uma lei ou qualquer outra coisa, como inovador, provavelmente estará certa. Assim como o Concurseiro LV disse, não devemos marcar errado em questões genéricas. Enfim, gravado!

    =)


ID
1631740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação à história da ciência e tecnologia no Brasil, especialmente no que se refere às estratégias adotadas e ao sistema nacional de inovação, julgue o item seguinte.

A ausência de um comitê geral, de caráter estratégico, destinado a definir prioridades e planejar os recursos, de forma a evitar sua fragmentação nos diversos comitês gestores, foi utilizada como argumento, entre outros, para se criticarem os fundos nacionais de desenvolvimento científico e tecnológico, à época da sua criação.

Alternativas

ID
1631743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação à história da ciência e tecnologia no Brasil, especialmente no que se refere às estratégias adotadas e ao sistema nacional de inovação, julgue o item seguinte.

Para atender às demandas da lógica de financiamento de ativos tangíveis, foi criado, em meados da década de 60 do século passado, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Alternativas
Comentários
  • O erro está na parte "lógica de financiamento de ATIVOS TANGÍVEIS"

    Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) foi criado em 31 de julho de 1969 através do Decreto Lei nº 719 com a finalidade de dar apoio financeiro aos programas e projetos prioritários de desenvolvimento científico e tecnológico, notadamente para a implantação do Plano Básico de Desenvolvimento Científico Tecnológico (PBDCT)

    Desenvolvimento Científico e Tecnológico se destina a pesquisa, ou seja, ATIVOS INTANGÍVEIS.

     

  • Gabarito: Errado

     A fonte é o próprio site governamental do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, onde em momento algum cita-se que a criação do fundo foi para " atender às demandas da lógica de financiamento de ativos tangíveis".

     http://fndct.mcti.gov.br/inicio

     

    JUNTOS SOMOS MAIS FORTES


ID
1631746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em relação à história da ciência e tecnologia no Brasil, especialmente no que se refere às estratégias adotadas e ao sistema nacional de inovação, julgue o item seguinte.

O objetivo do FNDCT é estimular o desenvolvimento da indústria brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto

    O FNDCT foi criado com o objetivo de apoiar financeiramente programas e projetos prioritários de desenvolvimento científico e tecnológico nacionais, tendo como fonte de receita os incentivos fiscais, empréstimos de instituições financeiras, contribuições e doações de entidades públicas e privadas. 

     

    Fonte: http://fndct.mcti.gov.br/inicio

     

    JUNTOS SOMOS MAIS FORTE


ID
1631749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em relação à história da ciência e tecnologia no Brasil, especialmente no que se refere às estratégias adotadas e ao sistema nacional de inovação, julgue o item seguinte.

Apesar de ter assumido a Secretaria Executiva do FNDCT, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) não possuía autonomia para definir as prioridades de aplicação dos recursos do fundo à época de sua criação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, empresa pública criada em 24 de julho de 1967, pelo Decreto nº 61.056, é a Secretaria Executiva do FNDCT, desde 15 de março de 1971.

     Na forma direta, a Finep, na qualidade de Secretaria Executiva do Fundo, executa diretamente o orçamento; na forma descentralizada, os recursos são transferidos para outros parceiros que ficam responsáveis pela implementação da ação.

     

    Fonte: http://fndct.mcti.gov.br/inicio

     

    JUNTOS SOMOS MAIS FORTE

  • que diabo é isso?

  • Não entendi foi nada ;(


ID
1631752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito dos fundos setoriais, julgue o tem subsecutivo.

Os recursos dos fundos setoriais são alocados no FNDCT e administrados pela FINEP, por meio de sua Secretaria Executiva, com exceção daqueles oriundos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações.

Alternativas

ID
1631755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito dos fundos setoriais, julgue o tem subsecutivo.

Para que fossem reduzidas as desigualdades regionais na geração de difusão de inovações, foi estabelecido em lei que, no mínimo, 30% dos recursos de cada fundo setorial deveriam ser destinados às regiões menos desenvolvidas do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.


    Os Fundos Setoriais constituem ainda valioso instrumento da política de integração nacional, pois pelo menos 30% dos seus recursos são obrigatoriamente dirigidos às Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, promovendo a desconcentração das atividades de C&T e a conseqüente disseminação de seus benefícios.


    Fonte: http://www.finep.gov.br/a-finep-externo/fontes-de-recurso/fundos-setoriais/o-que-sao-fundos-setoriais


    Não encontrei a fundamentação jurídica, quem puder compartilhe aqui.



  • Pensei que fosse uma pegadinha da CESPE.

  • fiquei desconfiada da questao e me lasquei


ID
1631758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito dos fundos setoriais, julgue o tem subsecutivo.

O Comitê de Coordenação dos Fundos Setoriais foi criado, em 2004, com a função precípua de promover a integração das ações dos fundos setoriais.

Alternativas
Comentários
  • Criado pela Portaria Ministerial do MCT nº 151, de 2 de abril de 2004, o Comitê de Coordenação dos Fundos Setoriais – CCF atua como instância integradora das estratégias de ação dos Comitês Gestores e é responsável pela compatibilização dos interesses estratégicos nacionais definidos pelo Governo Federal.


ID
1631761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

A respeito dos fundos setoriais, julgue o tem subsecutivo.

Uma das diretrizes constantes na legislação que criou os fundos setoriais consiste na promoção da sinergia entre universidades, centros de pesquisa e setor produtivo.

Alternativas
Comentários
  • Desde sua implementação nos anos recentes, os Fundos Setoriais têm se constituído no principal instrumento do Governo Federal para alavancar o sistema de C,T&I do País. Eles têm possibilitado a implantação de milhares de novos projetos em ICTs, que objetivam não somente a geração de conhecimento, mas também sua transferência para empresas. Projetos em parceria têm estimulado maior investimento em inovação tecnológica por parte das empresas, contribuindo para melhorar seus produtos e processos e também equilibrar a relação entre investimentos públicos e privados em ciência e tecnologia.

  • A criação dos Fundos Setoriais representou o estabelecimento de um novo padrão de financiamento para o setor, sendo um mecanismo inovador de estímulo ao fortalecimento do sistema de C&T nacional.

    Seu objetivo é garantir a estabilidade de recursos para a área e criar um novo modelo de gestão, com a participação de vários segmentos sociais, além de promover maior sinergia entre as universidades, centros de pesquisa e o setor produtivo.


ID
1631764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário

A respeito dos fundos setoriais, julgue o tem subsecutivo.

Um conjunto de normas operacionais elaboradas no início da primeira década do século XXI permitiu que se aumentasse o percentual de recursos do FNDCT destinados ao financiamento das empresas.

Alternativas

ID
1631767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito dos fundos setoriais, julgue o tem subsecutivo..

Ainda que os fundos setoriais tenham sido concebidos para financiar o investimento em inovação promovido por empresas nacionais, verifica-se atualmente uma desestruturação das cadeias produtivas internas, em especial daquelas constituídas por micro e pequenas empresas.

Alternativas

ID
1631770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos programas governamentais mais recentes de estímulo à inovação no Brasil, julgue o próximo item.

O programa INOVAR, criado pela FINEP, destina-se somente ao apoio e financiamento de empresas cujo objetivo seja a promoção do desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • Existem vários ramos desse programa:

    Inova Aerodefesa

    Inova Agro

    Inova Energia

    Inova Mineral

    Inova Petro

    Inova Saúde

    Inova Saúde - Zika e arbovirose

    Inova Sustentabilidade

    Inova Telecom

  • quando coloca "somente" a chance de estar errada é FORTE


ID
1631773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos programas governamentais mais recentes de estímulo à inovação no Brasil, julgue o próximo item.

A política monetária restritiva e o contingenciamento de recursos dos fundos setoriais não impediram a concretização do programa INOVAR como fonte significativa de indução ao investimento em inovação no Brasil.

Alternativas

ID
1631776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos programas governamentais mais recentes de estímulo à inovação no Brasil, julgue o próximo item.

O programa INOVAR, criado em 2000, visa estimular a inovação em micro e pequenas empresas que tenham interesse em participar de programas de investimento, com participação no risco.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO Inovar é apostar em coisas incertas, correr riscos visualizando um resultado positivo. Investir no novo, um terreno ainda não estavel.

ID
1631779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei no 11.196/2005, julgue os item que se segue.

A edição dessa lei beneficiou, de forma significativa, as empresas de hardware e software do Brasil, tornando-as mais competitivas no mercado internacional.

Alternativas

ID
1631782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei no 11.196/2005, julgue os item que se segue.

Pessoa jurídica beneficiária do Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação (REPES) para incorporação ao seu ativo imobilizado que importe bens novos destinados ao desenvolvimento de serviços de software fica isenta da contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS incidentes sobre a receita bruta advinda da venda desses bens no mercado interno.

Alternativas
Comentários
  • Lixo de questão!

    O CESPE trocou a ordem das palavras para confundir o candidato. Não é "desenvolvimento de serviços de software" e sim " desenvolvimento de software e de serviços de tecnologia da informação" , ambos no país.

    Art. 4o No caso de venda ou de importação de bens novos destinados ao desenvolvimento, no País, de software e de serviços de tecnologia da informação, fica

    suspensa a exigência: (Regulamento)

    I da

    Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a receita bruta da venda no mercado interno, quando os referidos bens forem adquiridos por pessoa jurídica beneficiária do Repes para incorporação ao seu ativo imobilizado;


ID
1631785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 10.973/2004, julgue o item seguinte.

A propriedade intelectual sobre uma inovação pertence aos indivíduos responsáveis pelos resultados obtidos e às instituições detentoras do capital social, na proporção da respectiva participação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º § 1º A propriedade intelectual sobre os resultados obtidos pertencerá à empresa, na

    forma da legislação vigente e de seus atos constitutivos.

  • CUIDADO!

    QUESTÃO ANTERIOR À VIGÊNCIA DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÂO, EM VIGOR DESDE 2016!


ID
1631788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 10.973/2004, julgue o item seguinte.

A Lei de Inovação prevê a criação de novos mecanismos de integração e cooperação entre entes públicos e privados, com vistas ao estímulo ao desenvolvimento da política industrial e tecnológica nacional.

Alternativas
Comentários
  • Art. 19. A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, as ICTs e suas agências de fomento promoverão e incentivarão a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em empresas brasileiras e em entidades brasileiras de direito privado sem fins lucrativos, mediante a concessão de recursos financeiros, humanos, materiais ou de infraestrutura a serem ajustados em instrumentos específicos e destinados a apoiar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, para atender às prioridades das políticas industrial e tecnológica nacional.

  • CUIDADO!

    QUESTÃO ANTERIOR À VIGÊNCIA DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÂO, EM VIGOR DESDE 2016!


ID
1631791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 10.973/2004, julgue o item seguinte.

Toda instituição científica e tecnológica (ICT) deve, para gerir sua política de inovação, constituir um núcleo de inovação tecnológica, próprio ou em associação com outras ICTs.

Alternativas
Comentários
  • "Art. 16. Para apoiar a gestão de sua política de inovação, a ICT pública deverá dispor de Núcleo de Inovação Tecnológica, próprio ou em associação com outras ICTs."

  • Gabarito: Certo

    Art. 16. Para apoiar a gestão de sua política de inovação, a ICT pública deverá dispor de Núcleo de Inovação Tecnológica, próprio ou em associação com outras ICTs.

  • CUIDADO!

    QUESTÃO ANTERIOR À VIGÊNCIA DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÂO, EM VIGOR DESDE 2016!


ID
1631794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 10.973/2004, julgue o item seguinte.

Os núcleos de inovação tecnológica devem reportar, anualmente, ao MCTI criações, licenciamentos, inovações e outras formas de transferência de tecnologia observadas na instituição.

Alternativas
Comentários
  • Art. 27-A. Os procedimentos de prestação de contas dos recursos repassados com

    base nesta Lei deverão seguir formas simplificadas e uniformizadas e, de forma a garantir a

    governança e a transparência das informações, ser realizados anualmente, preferencialmente,

    mediante envio eletrônico de informações, nos termos de regulamento.

  • Lei n.º 10.973/2004, Art. 27-A. Os procedimentos de prestação de contas dos recursos repassados com base nesta Lei deverão seguir formas simplificadas e uniformizadas e, de forma a garantir a governança e a transparência das informações, ser realizados anualmente, preferencialmente, mediante envio eletrônico de informações, nos termos de regulamento. (Incluído pela Lei nº 13.243, de 2016)

  • CUIDADO!

    QUESTÃO ANTERIOR À VIGÊNCIA DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÂO, EM VIGOR DESDE 2016!


ID
1631797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 10.973/2004, julgue o item seguinte.

A União e as entidades por ela autorizadas podem participar do capital de empresa privada cujo propósito específico seja o desenvolvimento de projetos científicos ou tecnológicos para a obtenção de produtos ou processos inovadores.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Art. 19. A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, as ICTs e suas agências de fomento promoverão e incentivarão a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em empresas brasileiras e em entidades brasileiras de direito privado sem fins lucrativos, mediante a concessão de recursos financeiros, humanos, materiais ou de infraestrutura a serem ajustados em instrumentos específicos e destinados a apoiar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, para atender às prioridades das políticas industrial e tecnológica nacional.             

  • Conforme a lei 10.973/2004:

    Art. 5 São a União e os demais entes federativos e suas entidades autorizados, nos termos de regulamento, a participar minoritariamente do capital social de empresas, com o propósito de desenvolver produtos ou processos inovadores que estejam de acordo com as diretrizes e prioridades definidas nas políticas de ciência, tecnologia, inovação e de desenvolvimento industrial de cada esfera de governo.      

  • Sim! MINORITARIAMENTE.

  • CUIDADO!

    QUESTÃO ANTERIOR À VIGÊNCIA DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÂO, EM VIGOR DESDE 2016!


ID
1631800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do Manual de Oslo, julgue o item a seguir.

A gestão do conhecimento em uma empresa envolve não apenas a gestão dos fluxos de conhecimento em seu interior, mas também a gestão dos métodos e procedimentos de busca de conhecimento externo

Alternativas
Comentários
  • O que é manual de Oslo Em 1990 foi editada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a primeira edição do Manual de Oslo - Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica, que tem o objetivo de orientar e padronizar conceitos, metodologias e construção de estatísticas e indicadores de pesquisa de P&D de países industrializados.

  • NA ERA DA INFORMAÇÃO, O RECURSO MAIS IMPORTANTE DEIXOU DE SER O CAPITAL FINANCEIRO PARA SER O CAPITAL INTELECTUAL, BASEADO NO CONHECIMENTO. MELHOR DIZENDO, ISSO SIGNIFICA QUE O RECURSO MAIS IMPORTANTE NA ATUALIDADE NÃO É MAIS O DINHEIRO, MAS SIM O CONHECIMENTO. O CAPITAL FINANCEIRO GUARDA SUA IMPORTÂNCIA RELATIVA, OU SEJA, ELE DEPENDE TOTALMENTE DO CONHECIMENTO SOBRE COMO APLICÁ-LO E RENTABILIZÁ-IO ADEQUADAMENTE. LOGO, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE O CONHECIMENTO É CRIADO E MODIFICADO PELAS PESSOAS E É OBTIDO POR MEIO DA INTERAÇÃO SOCIAL, ESTUDO, TRABALHO E LAZER. 

     

     

    A GESTÃO DO CONHECIMENTO É UM PROCESSO INTEGRADO DESTINADO A CRIAR, ORGANIZAR, DISSEMINAR E INTENSIFICAR O CONHECIMENTO PARA MELHORAR O DESEMPENHO GLOBAL DA ORGANIZAÇÃO. 

     

    ''A BASE ESTÁ NÃO SOMENTE NA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DA EMPRESA, MAS ESTÁ TAMBÉM EM COMO VISUALIZAR E UTILIZAR TODAS AS INFORMAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS EM PROL DOS NEGÓCIOS, PARA TORNAR A EMPRESA MAIS PRODUTIVA, DINÂMICA E COMPETITIVA.''

     

     

     

    GABARITO CERTO
     

  • Ipsis litteris do Manual de Oslo (pgs 100/101): 

    A gestão do conhecimento envolve as atividades relativas à apreensão, ao uso e ao compartilhamento de conhecimentos pela organização. Ela envolve a gestão das interações externas e dos fluxos de conhecimento no interior da empresa, incluindo métodos e procedimentos de busca de conhecimento externo e o estabelecimento de relacionamentos mais estreitos com outras empresas (fornecedores, concorrentes), consumidores ou instituições de pesquisa. Além das práticas de obtenção de novos conhecimentos, a gestão do conhecimento envolve métodos para o compartilhamento e o uso dos conhecimentos, incluindo a implantação de sistemas de valores para o compartilhamento do conhecimento e práticas para a codificação de rotinas.

     

    Gabarito: Certo

     

    Fonte: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf


ID
1631803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do Manual de Oslo, julgue o item a seguir.

A identificação de eventos isolados de inovação em serviços é dificultada pelo fato de as atividades de inovação em serviços constituírem um processo contínuo de mudanças incrementais em produtos e processos.

Alternativas
Comentários
  • As atividades de inovação em serviços também tendem a ser um processo contínuo,
    consistindo em uma série de mudanças incrementais em produtos e processos.
    Isso pode eventualmente complicar a identificação das inovações em serviços
    em termos de eventos isolados, isto é, como a implementação de uma mudança significativa
    em produtos, processos e outros métodos.

    Fonte: Manual de Oslo

  • A identificação de eventos isolados de inovação em serviços é dificultada pelo fato de as atividades de inovação em serviços constituírem um processo contínuo de mudanças incrementais em produtos e processos. Resposta: Certo.

     

    Comentário: atividades isoladas de inovação em processos contínuos de mudanças incrementais nos produtos e processos constitui uma limitação à inovação. Manual de Oslo - 3º Edição, Pág. 47.

     

    http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf

  • pagina 47 - manual de oslo

    As atividades de inovação em serviços também tendem a ser um processo contínuo,

    consistindo em uma série de mudanças incrementais em produtos e processos.


ID
1631806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do Manual de Oslo, julgue o item a seguir.

Mesmo que o desenvolvimento de atividades de inovação realizadas por determinada organização seja posteriormente abandonado, essa organização pode ser considerada inovadora

Alternativas
Comentários
  • 5.1. Interromper o uso de um processo, um método de marketing ou organizacional, ou a comercialização de um produto A interrupção de uma atividade não é uma inovação, mesmo que resulte em melhor desempenho para a empresa. Por exemplo, não há inovação quando um produtor de televisores pára de produzir e vender um aparelho que combina televisão e tocador de DVD, ou quando uma incorporadora imobiliária ou uma empresa de construção pára de construir determinados tipos de condomínios. Da mesma forma, interromper o uso de determinado método de marketing ou organizacional não é uma inovação. fonte: Manual de Oslo.

  • MANUAL DE OSLO

    3.1. Necessidades específicas para as políticas públicas e para as estratégias privadas: as firmas potencialmente inovadoras

    505    Um assunto particularmente interessante para países em desenvolvimento é a “empresa potencialmente inovadora”. As empresas ativamente inovadoras são aquelas “que tiveram atividades de inovação durante o período de análise, incluindo-se as atividades em curso ou abandonadas”. As empresas potencialmente inovadoras são um subconjunto dessas, as que realizaram esforços de inovação (isto é, conduziram atividades de inovação) mas não atingiram resultados (inovações) durante o período de análise. P. 158.

    EMPRESAS ATIVAMENTE INOVADORAS = Atividades Concluídas (no período de avaliação) + Atividades em Curso + Atividades Abandonadas (caso haja)

    Bons estudos!

  • "Uma empresa inovadora é aquela que implementou uma inovação durante o

    período de análise." página 56

    42 as atividades de inovação três tipos:

    bem-sucedida, por ter resultado na implementação de uma inovação (embora

    não necessariamente bem-sucedida comercialmente);

    em progresso, por ainda não ter resultado na implementação de uma inovação;

    abandonada antes da implementação da inovação.


ID
1631809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o próximo item de acordo com o Manual de Frascati.

Apesar de a maioria dos Estados-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) possuir dois sistemas de classificação referentes ao pessoal que realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, apenas um deles é utilizado para o levantamento dos dados a respeito desses profissionais.

Alternativas
Comentários
  • Q isso? Acho q ninguém vai responder isso, né?

  • Não entendi foi é nada rsrsrsr

ID
1631812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o próximo item de acordo com o Manual de Frascati.

Para que o número de pessoas que trabalham em pesquisa e desenvolvimento não seja subestimado, devem ser considerados, para o cálculo dos dados, além das pessoas envolvidas em atividades de pesquisa e desenvolvimento em tempo integral, os profissionais atuantes em funções secundárias na área.

Alternativas
Comentários
  • Não conheço a referida matéria, mas podemos resolvê-la considerando algumas informações importantes, vejamos:

    Para que o número de pessoas que trabalham em pesquisa e desenvolvimento não seja subestimado, devem ser considerados, para o cálculo dos dados, além das pessoas envolvidas em atividades de pesquisa e desenvolvimento em tempo integral, os profissionais atuantes em funções secundárias na área. Resposta: Errado.

     

    Existe na contabilidade de custos as funções produtivas (áreas finalísticas) e funções auxiliares (áreas de apoio - secundárias). Portanto, para o cálculo somente as pessoas que atuam em pesquisa e desenvolvimento entrarão no cômputo do cálculo.


ID
1631815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o próximo item de acordo com o Manual de Frascati.

Para a estimativa de despesas na área de pesquisa e desenvolvimento, devem ser computados os indicadores relativos às instalações das organizações para esse fim, como, por exemplo, os espaços laboratoriais, o tempo de computação padronizado e as bibliotecas disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • Atividades excluídas de P&D:

    As necessidades dos levantamentos de P&D devem ser dissociadas de uma vasta gama de atividades correlatas com base na ciência e na tecnologia. Essas outras atividades estão estreitamente ligadas a P&D tanto por meio de fluxos de informação como em termos de funcionamento, instituições e pessoal, mas, tanto quanto possível, devem ser excluídas quando se mede a P&D.

     

    Estudo da viabilidade:

    O estudo de projetos da engenharia de acordo com as técnicas existentes, com a finalidade de fornecer informações adicionais antes de tomar qualquer decisão de implementação, não faz parte de P&D. Nas ciências sociais, estudos de viabilidade consistem em examinar as características socioeconômicas e as consequências das situações determinadas (por exemplo, um estudo sobre a possibilidade de implantar um complexo petroquímico em uma determinada área). No entanto, estudos de viabilidade em projetos de pesquisa são parte de P&D.

     


ID
1631818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o próximo item de acordo com o Manual de Frascati.

As atividades de suporte — tais como o treinamento e a preparação de mercado para inovações de produtos — constituem uma das etapas do processo de inovação.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento de gestão de pessoas deve estar totalmente integrado e envolvido na estratégia organizacional. A inovação é uma área estratégica de gestão de pessoas atrelada ao fluxo de trabalho estratégia prospectiva e ofensiva.

  • A P&D considerada como consumo intermediário 26 A edição de 1993 do SCN dá as instruções a seguir a respeito de P&D dos produtores do mercado (o setor empresarial no Manual de Frascati): “As atividades de pesquisa e desenvolvimento são realizadas para melhorar a eficiência ou a produtividade, ou para obter mais benefícios futuros, assim como elas são intrinsecamente semelhantes a um investimento, mais do que a um consumo. No entanto, outras atividades como treinamento de pessoal, pesquisa de mercado ou proteção ambiental são suscetíveis de ter características semelhantes. Para equacionar essas atividades com um investimento, seria preciso dispor de critérios específicos que permitissem distingui-las de outras atividades, ser capaz de identificar e classificar bens produzidos, avaliar os ativos de uma forma correspondente à realidade econômica e saber as taxas aos quais eles serão amortizados ao longo dos anos. Na prática, é difícil responder a todas estes requisitos. Portanto, por convenção, todos os resultados produzidos através de pesquisa e desenvolvimento, treinamento de pessoal, estudos das atividades de mercado e similares são considerados para serem usados como insumos intermediários, mesmo que alguns deles possam trazer benefícios no futuro.”