- ID
- 1771558
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- TRE-RS
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
- Assuntos
A respeito do sistema eleitoral brasileiro, assinale a opção correta.
Acerca das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta em relação à organização do Estado.
No tocante ao Poder Judiciário, assinale a opção correta.
A respeito de organização administrativa, assinale a opção correta.
Acerca dos atos administrativos, assinale a opção correta.
Letra (d)
L9784
a) Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.
b) Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo: III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;
c) Art. 13. Não podem ser objeto de delegação: CENORA
I - a edição de atos de caráter normativo;
II - a decisão de recursos administrativos;
III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.
d) Certo. A L9784, em seu artigo 2º, enumera os seguintes princípios como norteadores do processo administrativo: legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
e) Art. 54. O direito da Administração de anular os atos
administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco
anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
bizu:
NO,RE,CO --> NORRÉCO ---> nao pode ser delegado
atos de carater:
NO rmativo
RE cursal ( ato que decide os recursos )
CO mpetencia exclusiva
nao desistammm.
F-A-L-E CO-S-I PRA-MO2
Finalidade, ampla defesa, legalidade, eficiência, contraditório, segurança jurídica, interesse público, proporcionalidade, razoabilidade, moralidade, motivação
Erro da alternativa B: As organizações e associações representativas poderão ser legitimadas como interessadas no processo administrativo que trate de direitos e interesses individuais de seus associados.
A lei 9.784/99 diz que só são legitimadas se for por interesses coletivos, veja:
Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:
III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;
O erro da alternativa E: A Administração não revoga atos ilegais ou com indícios de desvio de finalidade, ela ANULA.
A revogação acontece com atos LEGAIS que por motivo de conveniência e oportunidade não atendem mais ao interesse público.
Lei 9784, art. 53:
A administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
É cada mnemônico... rs
Só vcs pegarem os princípios expressos e implicitos da CF (menos a publicidade) e acrescentar a motivação que vc vai ter os principios expressos da lei do Processo Adm Federal
Ou seja EXPRESSOS do processo Adm Federal:
( Expressos da CF: Legalidade, Eficiência, Moralidade, Finalidade(impessoalidade) )
(Implícitos da CF: Razoabilidade, Contraditório, Proporcionalidade, Ampla Defesa, Segurança Jurídica e Interesse Público)
+ Motivação
Lei 9.784
Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquirido.
Lei 9.784/99, Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
Destes, apenas Legalidade, Moralidade e Eficiência encontram-se expressos na CF/88
LIMPE
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência
Alguns de nós eram faca na caveira...
A alternativa fala "na Constituição Federal" e não apenas no "art 37". Ao meu ver, o principio da motivação está expresso na CF, como por exemplo no art. 93, X.
d) Certo. A L9784, em seu artigo 2º, enumera os seguintes princípios como norteadores do processo administrativo: legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
SERA FACIn PRO MOMO
Segurança jurídica
Eficiência
RAzoabilidade
Finalidade
Ampla defesa
Contraditório
INteresse público
PROporcionalidade
MOtivação
MOralidadeAinda sobre a E é importante mencionar que advém do poder-dever de autotutela administrativa conferido pela Súmula 473 do STF que diz o seguinte: a Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.
III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;
C) Errada. Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:
I - a edição de atos de caráter normativo;
II - a decisão de recursos administrativos;
III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.
D) CERTA. Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
Observemos que tais princípios são classificados pela doutrina como implícitos ao ponto de vista da Constituição Federal, salvo aqueles dispostos expressamente no art. 37, caput;
E) Errada. Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
ASSOCIAÇÃO REPRESENTATIVA - direitos e interesses COLETIVOS
ASSOCIAÇÃO LEGALMENTE CONSTITUÍDA - direitos e interesses DIFUSOS
Muita gente quis marcar a letra B, mas as organizações e associaçoes representativas irão funcionar como legitimadas no caso de direitos COLETIVOS!
Quem precisa de prof. né QC : Renato, Tiago, Bruno TRT, Adriana, PedroMatos, Ítalo... vcs são foda, e obrigado por formarem o que eu sei hoje. Depois das condecorações...voltem ao estudo *-* kk
Bruno trt tenho uma curiosidade; e aí passou neste concurso de agora trt
Os previstos expressamente na CF 1988:
Legalidade, moralidade, Eficiência, Publicidade e Impessoalidade.
Fonte: Direito adm, esquematizado 2015. Ricardo Alexandre.
Lei 9.784/99
Art. 2° A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
Alguns de nós eram Faca na Caveira!!!
Pessoal tenham CUIDADO!! Essa questão não tem nenhuma alternativa correta, só tem a menos errada.
A opção (d) Os princípios da motivação, da razoabilidade e da proporcionalidade constam expressamente na lei que rege o processo administrativo federal, mas não na Constituição Federal (aqui envolve toooodaaa ela) de 1988. Também está errada. Quê??? Comassim??? Mas não está expresso no art. 37 da C.F onde cosnta o LIMPE!!!!!!
Calma pessoal. Conforme MArcelo Alexandrino e Vicente Paulo no seu livro Direito Administrativo Descomplicado 21, eles dizem isso aqui a respeito do princípio da MOTIVAÇÃO: "A motivação é um princípio expresso na Lei 9784, porém não está expresso para toda a administração na C.F, mas... entretanto... todavia... para o Poder Judiciário é expressamente exgido na CF." Portanto, a questão encontra-se equivocada quando diz que na Constituição Federal (como um todo) ele não se encontra expresso.
art. 93, C.F inc. X - as decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros;
Como eu disse, não tem nenhuma correta, somente a menos errada. Mas isso é com base no Livro em que citei, porém, como visto na questão, parece que a Banca não tem essa visão, ou seja, para ela o princípio da Motivação não está expresso de modo algum na C.F, assim, acho que podemos marcar sem medo caso ela pergunte outra vez.
OBS: Em relação aos outros princípios, razoabilidade e proporcionalidade, a questão está corretíssima.
Complementando...
Com relação à letra D...
(CESPE/CORREIOS/ANALISTA/ADMINISTRADOR/2011) Os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, embora não estejam mencionados no texto constitucional, estão previstos, de forma expressa, na lei que rege o processo administrativo federal. C
(CESPE/ANS/ANALISTA/2005) Entre os princípios que devem ser adotados pela administração pública nos processos administrativos, a Lei n.º 9.784/1999, expressamente, arrolou a razoabilidade e a proporcionalidade. C
(CESPE/TRF 3° REGIÃO/JUIZ FEDERAL/2011/Adaptada) Afora os princípios constantes do texto constitucional, a legislação do processo administrativo federal, lei 9.784/199, determina, de forma expressa, que a administração pública federal obedeça, entre outros, aos princípios da motivação, razoabilidade, ampla defesa e segurança jurídica. C
Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:
III - as Organizações e Associações Representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;
(O AR COLETIVO)
CF/88 Vs 9784/99
LIMPE;
SERA FACIN PRO MO MO!
HBC = CESPE ▄︻┳一 tra tra tra
FEITO é melhor que perfeito!
A) Errada. Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo (Princípio do Oficialismo), sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.
B) Errada. Visto que se tratam de interesses coletivos dos associados. Observe:
Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:
III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;
C) Errada. Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:
I - a edição de atos de caráter normativo;
II - a decisão de recursos administrativos;
III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.
D) CERTA. Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
Observemos que tais princípios são classificados pela doutrina como implícitos ao ponto de vista da Constituição Federal, salvo aqueles dispostos expressamente no art. 37, caput;
E) Errada. Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
LEGITIMADOS COMO INTERESSADOS
I- PF OU PJ INTERESSES INDIVIDUAIS
II- AQUELES QUE TÊM DIREITOS QUE POSSAM SER AFETADOS PELA DECISÃO
III- ORGANIZAÇÕES OU ASSOCIAÇÕES INTERESSES COLETIVOS
IV- PESSOAS OU ASSOCIAÇÕES INTERESSES DIFUSOS
LEGITIMADOS PARA INTERPOR RECURSOS
I- TITULARES DE DIREITO PARTE DO PROCESSO
II- CUJOS DIREITOS OU INTERESSES FOREM INDIRETAMENTE AFETADOS PELA DECISÃO RECORRIDA
III- ORGANIZAÇÕES OU ASSOCIOÇÕES INTERESSES COLETIVOS
IV- CIDADÃOS OU ASSOCIAÇÕES INTERESSES DIFUSOS
Reparem que existem diferenças entre os legitimados como interessados e os legitimados para interpor recurso. Mas tem um motivo: Fazer você errar uma questão por ter deixado de estudar..
B) "interesses individuais" ---> interesses COLETIVOS.
CESPE dando uma de FCC (letra de Lei).
Motivação é mencionada no ART.93 da CF/1988
"As decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros".
CESPE/2014/TJ-CE/Técnico Judiciário - Área Administrativa
O princípio da motivação dos atos administrativos, que impõe ao administrador o dever de indicar os pressupostos de fato e de direito que determinam a prática do ato, não possui fundamento constitucional.
Gabarito: ERRADO
Só queria saber qual é a doença da CESPE. Alguém pode me explicar?
Tiego,
Ter fundamento Constitucional = princípios explícitos OU implícitos (decorrem da interpretação do sistema constitucional como um todo)
Logo, ter fundamento é diferente de estar expresso no texto da CF.
Jogando duro
GABARITO ITEM D
EXPRESSOS NA LEI 9.784/99:
MACETE: '' SERA FACIL PROMOMO ''
SEGURANÇA JURÍDICA
EFICIÊNCIA
RAZOABILIDADE
FINALIDADE
AMPLA DEFESA
CONTRADITÓRIO
INTERESSE PÚBLICO
LEGALIDADE
PROPORCIONALIDADE
MOTIVAÇÃO
MORALIDADE
EXPRESSOS NA CF:
MACETE: ''LIMPE''
LEGALIDADE
IMPESSOALIDADE
MORALIDADE
PUBLICIDADE
EFICIÊNCIA
Letra E
Revoga-se o ato quando ele deixa de atender aos requisistos da CONVENIÊNCIA e OPORTUNIDADE.
sacana a questão
Os atos ilegais serão anulados e não revogados.
Para maiores informações consulte o livro Direito Administrativo Descomplicado , capítulo que fala dos atos administrativos.
a) As atividades de instrução durante o processo administrativo, que se destinam a comprovar os elementos necessários à formação da convicção, realizam-se apenas mediante provocação do interessado.
Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.
b) As organizações e associações representativas poderão ser legitimadas como interessadas no processo administrativo que trate de direitos e interesses individuais de seus associados.
Art. 9o São legitimados como interessados no processo administrativo:
III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;
c) A edição de atos de caráter normativo e a decisão de recursos administrativos poderão ser delegadas a outros órgãos, desde que não haja impedimento legal.
Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:
I - a edição de atos de caráter normativo;
II - a decisão de recursos administrativos;
III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.
d) Os princípios da motivação, da razoabilidade e da proporcionalidade constam expressamente na lei que rege o processo administrativo federal, mas não na Constituição Federal de 1988.
Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
e) A administração deve revogar de ofício os atos administrativos se verificar a existência de ilegalidade ou indícios de desvio de finalidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada a apreciação judicial.
Revogação: interesse público
Anulação: ilegalidade
expressos na CF: LIMPE
Eita, que falta de atenção errar o LIMPE :-(
Errei o LIMPE, falta de atenção.
Uma forma inteligente de se cobrar o LIMPE
Art. 9o
São legitimados como interessados no processo administrativo:
III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e
interesses coletivos;
LETRA D
A respeito do processo administrativo federal, é correto afirmar que: Os princípios da motivação, da razoabilidade e da proporcionalidade constam expressamente na lei que rege o processo administrativo federal, mas não na Constituição Federal de 1988.
CF-LIMPE
Errei a questão com base neste dispositivo da CF federal
LXXVIII - a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.
Princípios Expressos na lei de PAD, 9784/1999:
SER FACIL PRO MOMO
S egurança jurídica
E ficiência
R azoabilidade
F inalidade
A mpla defesa
C ontraditório
I nteresse público
L egalidade
PRO porcionalidade
MO ralidade
MO tivação
Letra (c)
Guimarães (1998), seguindo as proposições de Alury & Riechel (1994), sugere o desenvolvimento de um modelo integrado de gestão de desempenho, entendido, aqui, como um processo resultante de três etapas – planejamento, acompanhamento e avaliação. Esse modelo, com fases seqüenciais e interdependentes (ver Figura 4), compreende uma espécie de ciclo de gestão, podendo ser visualizado como parte de um contexto organizacional mais amplo. Isto porque as etapas de acompanhamento e avaliação formam, juntas, um mecanismo de retroalimentação (feedback) que, de acordo com os pressupostos da abordagem sistêmica, torna possível minimizar os efeitos da tendência à entropia a que as organizações estão sujeitas.
Alguém consegue explicar o erro da alternativa B?
na letra "C" o trecho "em termos operacionais" me fez marcar como errada, optando, então, pela alternativa "B".
Acredito que o erro da letra "B" seja o seguinte: "Considera-se a gestão por competências um modelo estratégico de gestão de pessoas em razão da previsão de alinhamento sistêmico das políticas e práticas da área, tais como planejamento da força de trabalho, concurso e seleção, capacitação e desenvolvimento, remuneração e gestão de desempenho".
Gestão por competências abrange a empresa como um todo de forma estratégica. Acredito que da forma como foi definida na alternativa, entende-se como uma planejamento tático, departamentalizado.
Essa "C", dada como correta, é polêmica, visto que há divergência autoral sobre quem vem primeiro...
Difícil de encontrar palavras negando ou restringindo algo. Também marcaria qq uma.
Consigo entender a alternativa correta, mas não sei identificar os erros das outras alternativas! :c
Alguém, por favor, explique-me o erro das outras! =P
E isso foi uma prova para nível médio!!!
Errei também marcando B, já que a C iniciou-se por "Em termos operacionais" e a questão fala em "ciclo de gestão estratégica" . Al guém, por gentileza, pode comentar sobre essa confusão que fiz?
Pessoal, indica para o professor comentar!
Em relação a letra B acredito que a gestão por competências não se responsabiliza por concurso, ou seja, seleção de pessoas. Isso torna a questão errada.
A letra C quando fala em termos operacionais gera alguma confusão em fazer o candidato pensar que a gestão por competência estaria a cargo da parte operacional, mas não. O que ele quis dizer com essa expressão foi, "em suma" ou "na realidade", algo assim. O resto da questão está correto. É necessário definir a estratégia e depois avaliar as competências que existem.
B) A gestão por competências não é exclusivamente um modelo estratégico de gestão de pessoas, mas sim "um modelo gerencial" alternativo (Brandão e Bahry - 2005), faz parte de um sistema maior de gestão organizacional. (Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim).
C) Certa.
D) A avaliação de desempenho por competências também aborda aspectos motivacionais e contextuais.
Alguém explica a A e E?
D) Se competência individual pode ser definida como a expressão de comportamentos produtivos no trabalho, então é correto afirmar que uma avaliação de desempenho por competências deve privilegiar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridos dos empregados, em detrimento de aspectos motivacionais e contextuais.
O erro está em dizer que não se deve considerar o contexto. O profissional deve sera avaliado conforme o contexto em que ele se encontra, podendo ser identificado que com as competencias do mesmo, ele pode ser até realocado dentor da organização. Detrimento (perda).
As matérias ADMINISTAÇÃO GERAL e GESTÃO DE PESSOAS , nas provas de tribunais, quando são de multipla escolha, são um CAOS TOTAL
Essa matéria é tão do capeta, que nem os poucos professores de Adm Geral do QC se arriscam a comentar as questões.
Matéria extremamente subjetiva, com várias linhas de pensamento divergentes sobre um mesmo assunto.
E pra piorar, a banca não costuma colocar a bibliografia no edital.
Cara, como essa matéria é chata!
Decreto 7.133/2010
Art. 4º A avaliação de desempenho individual será feita com base em
critérios e fatores que reflitam as competências do servidor, aferidas no
desempenho individual das tarefas e atividades a ele atribuídas.
§ 1º Na avaliação de desempenho individual, além do cumprimento
das metas de desempenho individual, deverão ser avaliados os seguintes
fatores mínimos:
I – produtividade no trabalho, com base em parâmetros previamente
estabelecidos de qualidade e produtividade;
II – conhecimento de métodos e técnicas necessários para o desenvolvimento
das atividades referentes ao cargo efetivo na unidade de
exercício;
III – trabalho em equipe;
IV – comprometimento com o trabalho; e
V – cumprimento das normas de procedimentos e de conduta no
desempenho das atribuições do cargo.
O erro da letra A está em mencionar liderança como um dos fatores que deva constar na Avaliação de Desempenho Individual.
matéria horrível!!!!!!!! os professores que encontrei fingem que ensinam,pois também não sabem, e eu tô tentando fingir que aprendo.......
se ficar lendo duas vezes vc se confunde!
A) ERRADA!
A competência para ser avaliada precisa ser observável, paupável: AVALIÁVEL
Ética profissional não é algo que pode ser objetivamente avalidado.
Participou do Ultimo Amigo secreto?
Sim [ ] Não [ ]
Nos ultimos 4 anos falou mal de algum colega?
Sim [ ] Não [ ]
rs
B) ERRADA!
Planejamento da força de trabalho, concurso e seleção, capacitação e desenvolvimento, remuneração e gestão de desempenho são instrumentos da Gestão Por competência.
A Gestão por competência é estrategica porque é a partir dela que se pode concretizar a missão da organização e promover o desensolvimento das pessoas.
C) CORRETA!
D) ERRADA!
Embora os competências sejam essencialmente a soma efetiva de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes capaz de gerar resultados para a organização, sua avaliação não deve pautar-se tão é somente pelo C.H.A e pelo resultado gerado ou não, devendo levar em consideração se o empregado possuia os meios adequados para exercer sua competência , ou seja, avaliar o contexto na qual a competência ocorre.
Ex: Empregado super competente em analise de contratos, mas que em determinado periodo não pode realizar seu trabalho com competência porque a empresa não lhe forneceu o material necessario para que ele procedesse com a analise.
E) ERRADA!
As competências Organizacionais são fruto da junção de varios recursos. Um recurso isolado não pode formar uma competência organizacional.Apenas eles em conjunto.
Se cometi algum erro, me avisem.
Acredito que a "B" erra quando diz concurso e seleção, sendo que o correto seria recrutamento e seleção, dado que concurso não avalia comportamento.
apenas MEDO
A) ERRADA!
A competência para ser avaliada precisa ser observável, paupável: AVALIÁVEL
Ética profissional não é algo que pode ser objetivamente avalidado.
Participou do Ultimo Amigo secreto?
Sim [ ] Não [ ]
Nos ultimos 4 anos falou mal de algum colega?
Sim [ ] Não [ ]
rs
B) ERRADA!
Planejamento da força de trabalho, concurso e seleção, capacitação e desenvolvimento, remuneração e gestão de desempenho são instrumentos da Gestão Por competência.
A Gestão por competência é estrategica porque é a partir dela que se pode concretizar a missão da organização e promover o desensolvimento das pessoas.
C) CORRETA!
D) ERRADA!
Embora os competências sejam essencialmente a soma efetiva de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes capaz de gerar resultados para a organização, sua avaliação não deve pautar-se tão é somente pelo C.H.A e pelo resultado gerado ou não, devendo levar em consideração se o empregado possuia os meios adequados para exercer sua competência , ou seja, avaliar o contexto na qual a competência ocorre.
Ex: Empregado super competente em analise de contratos, mas que em determinado periodo não pode realizar sem trabalho com competência porque a empresa não lhe forneceu o material necessario para que ele procedesse com a analise.
E) ERRADA!
As competências Organizacionais são fruto da junção de varios recursos. Um recurso isolado não pode formar uma competência organizacional.Apenas eles em conjunto.
Se cometi algum erro, me avisem.
Reportar abuso
Sobre a letra C:
Por se tratar de um processo contínuo, o alinhamento das práticas de Gestão de Pessoas ao modelo de Gestão por Competências, de acordo com Brandão e Guimarães (2001), observe o seguinte fluxo:
Formulação estratégica: formulação da estratégia da organização, oportunidade em que são definidos sua missão, sua visão de futuro e seus objetivos estratégicos.
Mapeamento de competências: diagnóstico ou mapeamento das competências, ou seja, identifica-se o gap, ou lacuna, existente entre as competências necessárias ao alcance do desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização.
Captação de competências: realiza-se a captação de competências por meio do planejamento de ações de recrutamento, seleção e desenvolvimento de competências por meio de ações de capacitação que permitem à organização minimizar os gaps de competência.
Acompanhamento e avaliação: avaliação de desempenho para apurar os resultados alcançados.
Retribuição: que envolve reconhecer e premiar o bom desempenho e remuneração por competências, promovendo e remunerando adequadamente os funcionários, de acordo com o desempenho apresentado.
A competência para ser avaliada precisa ser observável, paupável: AVALIÁVEL
Ética profissional não é algo que pode ser objetivamente avalidado.
Não concordei com a expressão da letra C "em termos operacionais", pois todo o contexto se refere à estratégias.
Só Deus sabe como acertei essa questão!!
Pura sacanagem esse tipo de disciplina, MUITO subjetiva!! Isso não é critério de avaliação, é sacanagem!
Nível muito alto dos candidatos, as bacas não sabem mais o que inventar para eliminar, contudo, parece q acharam uma boa forma!
Alguns colegas já apontaram quase todos os erros e acertos. Como não achei uma resposta satisfatória para a questão B, resolvi resumir os comentários e adicionar a minha opinião.
A) Trabalho em equipe, liderança e ética profissional ilustram itens adequados de um formulário de avaliação de desempenho individual por competências. ERRADA.
Avaliação de desempenho individual deve ser palpável, ética não é avaliável.
b) Considera-se a gestão por competências um modelo estratégico de gestão de pessoas em razão da previsão de alinhamento sistêmico das políticas e práticas da área, tais como planejamento da força de trabalho, concurso e seleção, capacitação e desenvolvimento, remuneração e gestão de desempenho. ERRADA
Diversos foram os comentários sobre essa questão e nenhum comentário me convenceu. Procurei em outros sites de questões e na minha humilde opinião o que invalida a questão é o que marquei em negrito. O alinhamento deve ser as competências individuais dos colaboradores à estratégia da empresa. Perceber-se que esse alinhamento é ÚNICO para cada empresa. Pode muito bem ocorrer um alinhamento sistêmico das políticas e práticas da área, mas mesmo assim determinado alinhamento não servir para a empresa.
c) Em termos operacionais, compreende-se a gestão de pessoas por competências como parte do ciclo de gestão estratégica de uma organização, haja vista que é a partir da formulação da estratégia organizacional que se inicia o mapeamento e o diagnóstico de competências. CORRETA
d) Se competência individual pode ser definida como a expressão de comportamentos produtivos no trabalho, então é correto afirmar que uma avaliação de desempenho por competências deve privilegiar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridos dos empregados, em detrimento de aspectos motivacionais e contextuais. ERRADA
Motivação e aspectos contextuais são fundamentais para avaliação do desempenho.
e) Recursos intangíveis, conhecimentos, habilidades e experiências, procedimentos e sistemas, valores e cultura e redes de relacionamento são componentes que, isolada ou combinadamente, podem resultar na composição de competências organizacionais. ERRADA
Competências organizacionais devem ser combinadas, jamais isoladas
Algumas alternativas só entendi após ver este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=aX_6YIVw6ro
A) ERRADA!
A competência para ser avaliada precisa ser observável, paupável: AVALIÁVEL
Ética profissional não é algo que pode ser objetivamente avalidado.
Participou do Ultimo Amigo secreto?
Sim [ ] Não [ ]
Nos ultimos 4 anos falou mal de algum colega?
Sim [ ] Não [ ]
B) ERRADA!
Planejamento da força de trabalho, concurso e seleção, capacitação e desenvolvimento, remuneração e gestão de desempenho são instrumentos da Gestão Por competência.
A Gestão por competência é estrategica porque é a partir dela que se pode concretizar a missão da organização e promover o desensolvimento das pessoas.
C) CORRETA!
D) ERRADA!
Embora os competências sejam essencialmente a soma efetiva de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes capaz de gerar resultados para a organização, sua avaliação não deve pautar-se tão é somente pelo C.H.A e pelo resultado gerado ou não, devendo levar em consideração se o empregado possuia os meios adequados para exercer sua competência , ou seja, avaliar o contexto na qual a competência ocorre.
Ex: Empregado super competente em analise de contratos, mas que em determinado periodo não pode realizar seu trabalho com competência porque a empresa não lhe forneceu o material necessario para que ele procedesse com a analise.
E) ERRADA!
As competências Organizacionais são fruto da junção de varios recursos. Um recurso isolado não pode formar uma competência organizacional.Apenas eles em conjunto.
Sobre a letra C:
Por se tratar de um processo contínuo, o alinhamento das práticas de Gestão de Pessoas ao modelo de Gestão por Competências, de acordo com Brandão e Guimarães (2001), observe o seguinte fluxo:
Formulação estratégica: formulação da estratégia da organização, oportunidade em que são definidos sua missão, sua visão de futuro e seus objetivos estratégicos.
Mapeamento de competências: diagnóstico ou mapeamento das competências, ou seja, identifica-se o gap, ou lacuna, existente entre as competências necessárias ao alcance do desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização.
Captação de competências: realiza-se a captação de competências por meio do planejamento de ações de recrutamento, seleção e desenvolvimento de competências por meio de ações de capacitação que permitem à organização minimizar os gaps de competência.
Acompanhamento e avaliação: avaliação de desempenho para apurar os resultados alcançados.
Retribuição: que envolve reconhecer e premiar o bom desempenho e remuneração por competências, promovendo e remunerando adequadamente os funcionários, de acordo com o desempenho apresentado.
A) Trabalho em equipe, liderança e ética profissional ilustram itens adequados de um formulário de avaliação de desempenho individual por competências. ERRADA.
Avaliação de desempenho individual deve ser palpável, ética não é avaliável.
b) Considera-se a gestão por competências um modelo estratégico de gestão de pessoas em razão da previsão de alinhamento sistêmico das políticas e práticas da área, tais como planejamento da força de trabalho, concurso e seleção, capacitação e desenvolvimento, remuneração e gestão de desempenho. ERRADA
Diversos foram os comentários sobre essa questão e nenhum comentário me convenceu. Procurei em outros sites de questões e na minha humilde opinião o que invalida a questão é o que marquei em negrito. O alinhamento deve ser as competências individuais dos colaboradores à estratégia da empresa. Perceber-se que esse alinhamento é ÚNICO para cada empresa. Pode muito bem ocorrer um alinhamento sistêmico das políticas e práticas da área, mas mesmo assim determinado alinhamento não servir para a empresa.
c) Em termos operacionais, compreende-se a gestão de pessoas por competências como parte do ciclo de gestão estratégica de uma organização, haja vista que é a partir da formulação da estratégia organizacional que se inicia o mapeamento e o diagnóstico de competências. CORRETA
d) Se competência individual pode ser definida como a expressão de comportamentos produtivos no trabalho, então é correto afirmar que uma avaliação de desempenho por competências deve privilegiar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridos dos empregados,em detrimento de aspectos motivacionais e contextuais. ERRADA
Motivação e aspectos contextuais são fundamentais para avaliação do desempenho.
e) Recursos intangíveis, conhecimentos, habilidades e experiências, procedimentos e sistemas, valores e cultura e redes de relacionamento são componentes que, isolada ou combinadamente, podem resultar na composição de competências organizacionais. ERRADA
Competências organizacionais devem ser combinadas, jamais isoladas
- "O que vamos estudar hoje?" :)
- "Gestão de pessoas!" o////
-"Tá, só deixa eu ir ali comprar 7 charutos, 7 velas vermelhas e 1 cachaça que eu já volto!" —.—
QC, ajude-nos, precisamos de vídeos com acelerador de velocidade; sugestão, 1.25 - 1.50 - 2.0
Deus no comando!
leandro6847,
copiar e colar o que os outros já disseram, não adianta em nada.
Roni Castro, já há acelerador de vídeo
Sobre a C:
Para Boas e Andrade (2009), a gestão por competências deverá passar por diferentes etapas:
1. Formulação da estratégia: é nessa etapa que a organização elabora o seu planejamento estratégico. Como a gestão por competências utiliza a estratégia da organização como base
para adquirir e desenvolver competências, o planejamento estratégico é considerado como um passo da própria gestão por competências;
2. Definição dos indicadores de desempenho: é nesta etapa que os indicadores que possibilitarão à organização o acompanhamento da operacionalização de sua estratégia serão
definidos.
3. Definição das metas: os indicadores apontam como deverá ser monitorado o desempenho da organização. As metas indicam qual o padrão de desempenho esperado, considerando as métricas definidas nos indicadores;
4. Mapeamento das competências: nesta etapa a organização deve identificar as competências que já possui, as competências necessárias para a execução de sua estratégia e, por fim, o gap (diferença ou lacuna) entre as competências atuais e as necessárias. Além disso, é importante que as competências identificadas nos funcionários sirvam de retroação (feedback) para que os mesmos possam identificar sua relação com as demandas organizacionais, tomando atitudes para seu autodesenvolvimento.
5. Planejamento de ações de gestão de pessoas (e sua implementação): se as competências atuais forem menores do que as necessárias, deverão ser tomadas decisões para acabar ou minimizar este gap. É nesta etapa que isto acontece. Como se pode ver, o mapeamento de competências é a base para que esta etapa possa ser bem realizada.
6. Feedback (retroação): é nessa etapa que se verifica se as ações decididas na etapa anterior foram ou não efetivas para minimizar o gap de competências, conforme desejado.
Tenha atenção: outras visões podem pensar de forma diferente. É possível, por exemplo, que as etapas 1, 2, e 3 (mencionadas acima) sejam consideradas parte do planejamento estratégico, e a gestão por competências se inicie apenas com o mapeamento das competências!
Fonte: Prof. Carlos Xavier, Estratégia Concursos.
O pessoal fica pedindo explicação do professor. Pra quê? Os professores só fazem repetir a resposta do gabarito. Só se eu fosse otário pra gastar meu dinheiro com professor de Administração. Além do mais, eles nunca criticam as questões, sempre colocam um embasamento vazio. Não querem perder o ganha pão, é claro!
Em termos operacionais.... estratégia
Essa seria a única que nao marcaria, assunto do capeta
Vontade de me matar cada vez que passo por Gestão de Pessoas no ciclo de estudos.
Fiquei tão tonto com as altrnativas que marquei os para ver os comentários direto sem querer.
A gestão de competências faz parte de um sistema maior de gestão organizacional, que toma como referência a estratégia da organização e direciona as suas ações de recrutamento e seleção, treinamento, avaliação, remuneração e gestão de carreira para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias para atingir seus objetivos. (BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001)
FONTE: RIBAS, Andréia; SALIM, Cassiano. Gestão de pessoas para concursos
E eu que achava ruim estudar derivada e integral na faculdade!
namoral, o que cair de gp na prova vou deixar em branco, que conteudo chato dos inferno!!! Maldito seja esse chiavenato com esse monte de mimimi
E eu achando que AFO era dificil ....
Examinador sonha com uma questão, acorda e pensa: hoje é dia de loucura, hoje é dia de maldade.
Questão maldita! Mas com leitura atenta o infiiz consegue acertar.
LETRA C
Letra (e)
Segundo o Guia PMBOK (2004, p. 112) “A EAP é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. A EAP organiza e define o escopo total do projeto”.
Quando se cria uma EAP dentro do gerenciamento do escopo do projeto a visualização das entregas a visualização do projeto pelas partes interessadas no projeto se tornam mais fácil e mais claras, auxiliando no gerenciamento do projeto como um todo.
Creio que o erro da letra "a" é o fato que a EAP possui todas as entregas do projeto, e não só as mais importantes:
Estrutura analítica do projeto. A estrutura analítica do projeto (EAP) (Seção 5.4) fornece as relações
entre todos os componentes do projeto e suas entregas. PMBOK 5ª Edição, p. 202.
Segundo o PMBOK 5,P.125,
"5.4 Criar a estrutura analítica do projeto (EAP)
Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é o fornecimento de uma visão estruturada do que deve ser entregue."
Com base no PMBOK, assinale a opção correta.
Letra (a)
De acordo com o PMBOK,7 as partes interessadas podem ser definidas como:
Pessoas e organizações, como clientes, patrocinadores, organizações executoras e o público, que estejam ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto. Elas podem também exercer influência sobre o projeto e suas entregas.
a) Define-se parte interessada como uma ou mais pessoas cujos interesses serão afetados positiva ou negativamente pelo resultado do projeto. (CORRETA)
c) O termo de abertura do projeto deve ser elaborado na área de conhecimento planejamento do projeto, contendo o nome do patrocinador e do gerente do projeto.(ERRADO - termo de abertura é elaborado na área de conhecimento 'integração' na fase de iniciação.)
e) O guia PMBOK descreve os processos para o gerenciamento de projetos e os processos de gerenciamento de produtos, que devem ser observados pelo gerente de projeto. (ERRADO - O gerente de projeto gerencia projetos e não produtos)
Considerando que os concorrentes podem ser pessoas, cujos os interesses podem ser afetados com o resultado do projeto, mas estes não devem ser considerados partes interessadas porque não são ouvidos durante o desenvolvimento do projeto, como por exemplo, em coleta de requisitos ou definição de escopo, está questão deveria ser anulada.
Stakeholders são todos os interessados, pessoal! São todos aqueles que detêm algum interesse! No caso dos projetos, são os
indivíduos e organizações interessados que afetam e são afetados pelo projeto, como o gerente do projeto, os clientes, o governo, os patrocinadores, o acionista, a sociedade, os membros da equipe do projeto, etc.
Letra B - Errada
Segundo o Guia PMBOK são 10 áreas do conhecimento:
Integração - Escopo - Tempo - Custos - Qualidade - RH - Comunicações - Riscos - Aquisições - Partes interessadas *
Partes Interessadas passou a ser área de conhecimento no PMBOK 5ª Edição (2012), resultante de um desdobramento de Comunicações.
Letra C- Errada
Como mencionou a colega Esther - O termo de abertura é elaborado na fase de integração.
Letra D - Errado
Nada nessa vida é garantido. Existem N fatores que podem atrasar o projeto.
Letra E - Errada
O gerente de projeto é a pessoa que lidera o time responsável por alcançar os objetivos do projeto.
gerenciador(s) de produtos é(são) pessoas específicas dentro do projeto.
Colega Herbert, o TAP é desenvolvido na fase de iniciação e área de conhecimento integração. Grande abraço.
Confesso que fui induzido a pensar que a letra A estava quando a mesma citou "uma ou mais pessoas"... O fato do conceito de parte interessada ser mais amplo que somente "pessoas".
Correção:
a) Define-se parte interessada como uma ou mais pessoas cujos interesses serão afetados positiva ou negativamente pelo resultado do projeto. C
b) Os processos que abrangem o gerenciamento de projeto são agrupados parcialmente dentro das cinco áreas de conhecimento.
Segundo o PMBOK são dez áreas de conhecimento que contemplam todos os processos: gerenciamento de integração do projeto, escopo, tempo, custos, riscos, comunicações, partes interessadas, aquisições, recursos humanos, qualidade.
c) O termo de abertura do projeto deve ser elaborado na área de conhecimento planejamento do projeto, contendo o nome do patrocinador e do gerente do projeto. E
O termo de abertura do projeto é elaborado no grupo de processo Iniciação, na área de conhecimento de integração.
d) Por se tratar de um evento com data de início e de término, um projeto deve ter número de fases limitado, o que garante que as entregas aconteçam no prazo determinado. E
O PMBOK não determina o número de fases que o projeto deverá ter, uma vez que dependerá da complexidade do negócio, necessidades de gerenciamento de projetos da organização.
e) O guia PMBOK descreve os processos para o gerenciamento de projetos e os processos de gerenciamento de produtos, que devem ser observados pelo gerente de projeto. E
O PMBOK não descreve sobre os processos de gerenciamento de produtos, pois são variados em cada projeto.
Essa foi literalmente A de amor, não precisava nem ler o resto. O examinador foi uma mãe. Pena que isso só é bom para aqueles que estudaram pouco essa matéria em detrimento de outras.
A) CORRETA. São os chamados stakeholders, ou seja, as pessoas que são influenciadas pelo projeto de forma positiva ou negativa. Patrocinadores, sócios, população e trabalhadores são exemplos.
B) ERRADA. ?
C) ERRADA. O desenvolvimento do termo de abertura é realizado na fase de iniciação.]
D) ERRADA. Embora tenha um início, meio e fim, não há garantia que as entregas sejam realizadas no prazo correto.
E) ERRADA. O guia descreve as melhores práticas para o gerenciamento de projetos, e não de produtos.
a-
Definir o escopo do projeto, determinar prazos e controlar os custos são algumas atividades do projeto, porém não há nada mais complexo no
escopo de um projeto do que gerenciar e tratar as expectativas de todos os envolvidos na sua execução, stakeholders.
A última área de conhecimento do PMBOK adicionada a partir da sua 5ª edição é do gerenciamento das partes interessadas no projeto- “Stakeholders”.
@PHILLIPE MORAES , o erro da letra B é que são 10 áreas de conhecimento:
Integração - Escopo - Tempo - Custos - Qualidade - RH - Comunicações - Riscos - Aquisições - Partes interessadas
No que se refere à gestão de riscos, assinale a opção correta.
Letra (e)
Isso está mais para Regimento Interno do que Adm. Geral
Compete ao Presidente do Tribunal nomear Comitê de Gestão de Riscos,
responsável pela implantação e desenvolvimento do processo de gestão de
riscos.
http://www.tre-rs.jus.br/index.php?nodo=15858
Creio que na opção C seria incerteza o que tornaria correta a opção !
Isso é regimento interno e não administração geral. Não encontrei isso em direito administativo, portanto houve uma classificação equívocada por parte do qconcursos. Em se tratando da gestão de riscos e não do regimento interno ou adminstração geral(classiifcada pelo qconcursos) a alternativa A está coerente a ISO 27005.
A política socioambiental do TRE/RS contempla
uma maior economicidade e eficiência na aplicação de recursos públicos.
gabarito : D
Um governo é considerado aberto se sua gestão , ações, projetos e programas refletem os
4 PRINCÍPIOS DE GOVERNO ABERTO ( OGP)
I- TRANSPARÊNCIA : as informações são compreensíveis, tempestivas, livremente acessíveis e atendem ao padrão básico de dados abertos.
II- ACCOUNTABILITY : prestação de contas e responsabilização
III- PARTICIPAÇÃO CIDADÃ : o governo procura mobilizar a sociedade para debater , colaborar e propor contribuições que levam a um governo mais efetivo e responsivo.
IV- TECNOLOGIA E INOVAÇÃO : o governo reconhece a importância das novas tecnologias no fomento à inovação , provendo acesso à tecnologia e ampliando a capacidade da sociedade utilizá-la.
avante !!!!
Não entendi qual o erro da C.
Concursanda L,
Acredito que o erro da alternativa C seja o seguinte: O acesso às tecnologias já existentes deve ser garantido para que se proponham inovações.
Note que "já existentes" pode ser diferene de "novas" como parece preconizar a tal OGP!
Mas concordo que isso é bastante sutil e de fácil confusão na hora da interpretação.
But...Carry on! Never, never give up!
A)Accountability ----- Prestação de Contas e Responsabilização
B) governo é considerado aberto se sua gestão, ações, projetos e programas refletem os quatro Princípios de Governo Aberto. (Transparência; Accountability; Participação Cidadã; Tecnologia e Inovação)
C) "....fomento à inovação provendo acesso à tecnologia e ampliando a capacidade da sociedade de utilizá-la."
D) PRINCÍPIO: Participação Cidadã
E)"....são abertas, compreensíveis, tempestivas, livremente acessíveis e atendem ao padrão básico de dados abertos."
http://governoaberto.cgu.gov.br/a-ogp/o-que-e-governo-aberto
Conforme informações do site Governo Aberto do Ministério da Transparência, a OGP (Open Government Partnership) define o conceito de governo aberto por meio de quatro princípios estabelecidos, a saber:
Transparência : As informações sobre as atividades de governo são abertas, compreensíveis, tempestivas, livremente acessíveis e atendem ao padrão básico de dados abertos.
Prestação de Contas e Responsabilização (Accountability): Existem regras e mecanismos que estabelecem como os atores justificam suas ações, atuam sobre críticas e exigências e aceitam as responsabilidades que lhes são incumbidas.
Participação Cidadã: O governo procura mobilizar a sociedade para debater, colaborar e propor contribuições que levam a um governo mais efetivo e responsivo.
Tecnologia e Inovação: O governo reconhece a importância das novas tecnologias no fomento à inovação provendo acesso à tecnologia e ampliando a capacidade da sociedade de utilizá-la.
De acordo com esses princípios vamos analisar qual a alternativa correta:
a) Errado. Accountability é responsabilidade que tem os gestores públicos de prestar contas a sociedade.
b) Errado. Um governo é considerado aberto se sua gestão, ações, projetos e programas refletem os quatro Princípios de Governo Aberto.
c) Errado. Pelo princípio da tecnologia e inovação, o governo reconhece a importância das novas tecnologias no fomento à inovação provendo acesso à tecnologia e ampliando a capacidade da sociedade de utilizá-la. A alternativa fala apenas em tecnologias existentes, onde temos o erro.
d) Correto. Pelo princípio da participação cidadã, o governo procura mobilizar a sociedade para debater, colaborar e propor contribuições que levam a um governo mais efetivo e responsivo.
e) Errado. O princípio da transparência em governo aberto, pressupõe que as informações sobre as atividades de governo são abertas, compreensíveis, tempestivas, livremente acessíveis e atendem ao padrão básico de dados abertos. Não ocorre então como informado na segunda parte da alternativa: "com o estabelecimento de requisitos mínimos a ser atendidos pelo requerente."
Princípios:
Transparência : As informações sobre as atividades de governo são abertas, compreensíveis, tempestivas, livremente acessíveis e atendem ao padrão básico de dados abertos.
Prestação de Contas e Responsabilização (Accountability): Existem regras e mecanismos que estabelecem como os atores justificam suas ações, atuam sobre críticas e exigências e aceitam as responsabilidades que lhes são incumbidas.
Participação Cidadão: O governo procura mobilizar a sociedade para debater, colaborar e propor contribuições que levam a um governo mais efetivo e responsivo.
Tecnologia e Inovação: O governo reconhece a importância das novas tecnologias no fomento à inovação provendo acesso à tecnologia e ampliando a capacidade da sociedade de utilizá-la.
Alternativa A. Errado. A alternativa está mais associada ao conceito de governabilidade. Accountability trata-se de um termo em inglês que reúne as seguintes ideias: transparência + dever de prestar contas + responsabilização do gestor.
Alternativa B. Errado. Um governo aberto deve implantar os mais altos padrões de integridade profissional para que seja considerado aberto.
Alternativa C. Errado. Na área de tecnologia e inovação, o governo aberto deve-se comprometer a apoiar e desenvolver o uso de novas tecnologias (e não tecnologias já existentes).
Alternativa D. Correto. Alternativa está de acordo com o princípio da participação cidadão: “O governo procura mobilizar a sociedade para debater, colaborar e propor contribuições que levam a um governo mais efetivo e responsivo”.
Alternativa E. Errado. As informações devem ser abertas (livremente acessíveis), ou seja, sem estabelecimento de requisitos.
Gabarito: D
LETRA D
Sobre as mais marcadas erradamente:
--
alternativa E) não se pode se exigir requisitos do cidadão para ele requerer acesso. A transparência é gratuita, deve ser atendida sem exigências.
--
alternativa C) É aquela história do "mais certo" ou "menos errado"...
Mas o acesso às tecnologias deve ser garantido para que haja abertura e prestação de contas.
A proposição de inovações pode ser feito com ou sem tecnologia.
Esse foi o desafio da OGP abordado pelo compromisso assumido pelo Brasil para o avanço da Ciência Aberta no 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto, de 2018.
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862019000100301
Além disso, estimula-se a ampliação do acesso a novas tecnologias e não o acesso às já existentes.
Conclusão do Plano: "Em linhas gerais, pode-se afirmar que, para um governo ser considerado aberto, ele deve se empenhar continuamente para aumentar a disponibilidade de informações sobre as atividades governamentais, implementar os mais altos padrões de integridade profissional na Administração, apoiar a participação social e ampliar o acesso a novas tecnologias para fins de abertura e prestação de contas"
Fonte: https://www.gov.br/cgu/pt-br/governo-aberto/a-ogp/planos-de-acao/4o-plano-de-acao-brasileiro/4o-plano-de-acao-nacional_portugues.pdf
Art. 2o Aplicam-se as disposições desta Lei, no que couber, às entidades privadas sem fins lucrativos que recebam, para realização de ações de interesse público, recursos públicos diretamente do orçamento ou mediante subvenções sociais, contrato de gestão, termo de parceria, convênios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congêneres.
Parágrafo único. A publicidade a que estão submetidas as entidades citadas no caput refere-se à parcela dos recursos públicos recebidos e à sua destinação, sem prejuízo das prestações de contas a que estejam legalmente obrigadas.
A)errado Art 4 || - documento: unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato;
B) errado Art 7 b) resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores
C) errado Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível. § 1o Não sendo possível conceder o acesso imediato, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias:
D) errado . Art 4VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;
E) certo .Art. 2o As entidades privadas sem fins lucrativos que recebam, para realização de ações de interesse público, recursos públicos diretamente do orçamento ou mediante subvenções sociais, contrato de gestão, termo de parceria, convênios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congêneres.
No caso das ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS, a principal obrigação a que estão vinculadas é a que se convencionou chamar de “transparência ativa”, isto é, deverão divulgar em seu sítio na Internet e em quadro de avisos de amplo acesso público em sua sede as seguintes informações (art. 63, do Decreto nº 7.724, de 16/05/2012):
--- > cópia do estatuto social atualizado da entidade;
--- > relação nominal atualizada dos dirigentes da entidade; e
--- > cópia integral dos convênios, contratos, termos de parcerias, acordos, ajustes ou instrumentos congêneres realizados com o Poder Executivo Federal, respectivos aditivos e relatórios finais de prestação de contas, na forma da legislação aplicável.
Quanto aos pedidos de informação que qualquer cidadão ou instituição tem o direito de formalizar, referentes aos convênios, contratos, termos de parcerias, acordos, ajustes ou instrumentos congêneres (“transparência passiva”), estes deverão ser apresentados (pelo cidadão ou instituição) diretamente aos órgãos e entidades responsáveis pelo repasse de recursos (art. 64 do Decreto nº 7.724, de 16/05/2012).
ATENÇÃO: Associação é uma entidade de direito privado, dotada de personalidade jurídica e caracterizada pelo agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos e ideais comuns, sem finalidade lucrativa. Uma associação sem fins lucrativos poderá ter diversos objetivos, tais como: associações com objetivos sociais que observam o princípio da universalização dos serviços - Ex.: promoção da assistência social; promoção da cultura, patrimônio histórico e artístico; promoção gratuita da saúde e educação; preservação e conservação do meio ambiente; promoção dos direitos humanos, etc. Essas atividades são atribuídas às ONGs, podendo ser qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público perante o Ministério da Justiça, a fim de firmar TERMO DE PARCERIA com o Poder Público e obter repasses de recursos para o fomento destas atividades, observados os dispositivos previstos na Lei 9.790, de 23/03/99 e Decreto 3.100, de 30/06/99.
Aguém pode me ajudar a entender a D?
P mim está certa : Art 4VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; ou seja, indivíduo, equipamento ou sistema conhecidos...
Não?
LETRA E
Letra (c)
O Diagrama de Pareto faz parte das sete ferramentas da qualidade e permite uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços para saná-los. Isso não quer dizer que nem todos os problemas são importantes, mas sim que alguns precisam ser solucionados com maior urgência.
Fonte: http://www.portal-administracao.com/2014/04/diagrama-de-pareto-passo-a-passo.html
Diagrama de pareto - tambem ele é conhecido como 80/20
O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas,
NAO DESISTAM
Acredito que esteja tudo ok Vanessa IPD
Diagrama de Pareto -
É um gráfico de barras verticais que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a priorização de temas. É utilizado para classificar e priorizar problemas, falhas, não conformidades ou anomalias.
O Método de Análise de Pareto permite:
-> Dividir um problema grande num grande número de problemas menores e que são mais fáceis de serem resolvidos;
-> Priorizar projetos;
-> Estabelecimento de metas concretas e atingíveis.
Em muitos casos, a maior parte dos defeitos e de seus decorrem de um número relativamente pequeno de causas (poucos vitais e muitos triviais: regra 80 / 20)
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABfSAAF/ferramentas-gestao-qualidade-diagrama-pareto
Princípio de Pareto:
Permite dividir um problema grande em um grande número de problemas
menores e mais fáceis de serem resolvidos. Pode ser utilizado para priorizar projetos e
estabelecer metas concretas e atingíveis.
Fonte: http://www.portalhsr.com.br/wp-content/uploads/2014/01/grafico_de_pareto.pdf
GUT, sigla para Gravidade, Urgência e Tendência, é uma ferramenta utilizada na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações/projetos.
O fato de "dar notas de 1 a 5" pode parecer um pouco subjetivo. Logo, é sugerido:
5 = extremamente grave
4 = muito grave
3 = grave
2 = pouco grave
1 = sem gravidade
5 = precisa de ação imediata
4 = é urgente
3 = o mais rápido possível
2 = pouco urgente
1 = pode esperar
5 = ...irá piorar rapidamente
4 = ...irá piorar em pouco tempo
3 = ...irá piorar
2 = ...irá piorar a longo prazo
1 = ...não irá mudar
Ao final, será possível a priorização das ações nos aspectos da organização/projeto mais impactantes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/GUT
Segue abaixo um modelo fiel ao conceito do GUT. Mas pode ser alterado como preferir.
PROBLEMA | GRAVIDADE | URGÊNCIA | TENDÊNCIA | PRIORIDADE |
---|---|---|---|---|
Definir o problema | 5 | 5 | 5 | 125 |
Definir o segundo problema | 4 | 3 | 1 | 12 |
O Diagrama de Causa e Efeito é também conhecido como Diagrama de Ishikawa, ou Espinha de Peixe.
O método do Diagrama de Causa e Efeito atua como um guia para a identificação da causa fundamental de um efeito que ocorre em um determinado processo.
http://www.cedet.com.br/index.php?/O-que-e/Gestao-da-Qualidade/diagrama-de-causa-e-efeito.html
justificativa da banca
QUESTÃO GABARITO PRELIMINAR GABARITO DEFINITIVO SITUAÇÃO 49 A
‐ Deferido c/ anulação Além da opção apontada como gabarito, a opção em que consta “diagrama de causa e efeito” também está correta.
QUESTÃO ANULADA ! JUSTIFICATIVA ABAIXO RETIRADA DO SITE DA BANCA CESPE:
"Além da opção apontada como gabarito, a opção em que consta “diagrama de causa e efeito” também está correta."
QUESTÃO : 49
GABARITO PRELIMINAR: A
SITUAÇÃO: Deferido c/ anulação
http://www.cespe.unb.br/concursos/TRE_RS_15/arquivos/TRE_RS_15_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF
O benchmarking
Letra (b)
Saber o que os principais concorrentes estão fazendo, utilizando uma das formas mais rápidas, baratas e úteis de se obter inspiração para melhorar a Qualidade em Serviços, o “Benchmarking”. “Benchmarking” é, segundo Lobos (1993, p.264), “o processo de comparação sistemática de produtos a serviços com os oferecidos pela concorrência ou por empresas tidas como excelentes em algo determinado, com o propósito de se incorporar o que os outros estão fazendo de melhor”.
Benchmarking ---> vc querer ser igual a alguem
Por exemplo, nossoS benchmarkingS concurseiroS são as pessoas que ja foram aprovadas.
quando eu leio depoimentos de aprovados, me da uma inspiração pra melhorar as qualidades do meu ESTUDO...
b)
é uma das formas mais rápidas, baratas e úteis de se obter inspiração para melhorar a qualidade em serviços.Pow, tirar uma definição importante dessas de uma bibliografia chamada Lobos é sacanagem né...
Nunca tinha ouvido falar, mas é a vida.
Alguém poderia me explicar qual o erro da letra A? Fiquei entre as duas alternativas...
Eu tb acabei marcando a letra A pois entendi que o benchmarking não é tão barato ou fácil assim já que envolve custos como os " de viagem para visitas técnicas, custos com tempo que a empresa vai ter que dispor de funcionários, custos com o desenvolvimento e manutenção de um banco de dados etc. Além de um bom relacionamento com outras empresas do mesmo ramo." Enfim, usar esse autor foi mesmo bandalheira da cespe :p rsrsrsrsrs
Gabarito: " B "
-
Fica a dica - Correção Administração TRE-RS Técnico
-
Obs. a partir do minuto 25:21
https://www.youtube.com/watch?v=aX_6YIVw6ro
-
-
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia.
Benchmarking nada mais é que copiar as boas práticas de outras instituições (visão da área privada).
Letra B
Essa questão é interessante porque além de ser recente, ela mostra o posicionamento da banca sobre um assunto divergente. O gabarito da questão é a letra B, indo de encontro ao entendimento de Lobos, um autor de atendimento ao cliente, sobre o benchmarking ser barato e rápido, e não caro ou difícil. Dito isso, cabe uma análise mais detalhada. A alternativa B fala sobre uma forma rápida e barata de se conseguir Inspiração, talvez isso a justifique como certa. A alternativa A está errada segundo a banca, porém alguns autores, principalmente da área de projetos, falam do benchmarking como uma forma de se buscar o aumento da produtividade. Talvez o erro da questão esteja na palavra garantia, pois nada garante que uma prática usada com sucesso em outra empresa, seja reproduzida com o mesmo sucesso em outra organização. As alternativas C, D e E nada tem a ver.
Thiago de Luca / Administração sob a ótica dos concursos
Mais uma vez a banca trouxe a ideia de Benchmarking não apenas como uma comparação mas também como controle de resultados.
O Benchmarking é uma procura por empresas ou organizações (sejam competidores ou não) que tenham práticas superiores, em busca de um desempenho melhor da empresa. Ou seja, é uma análise dos processos alheios e depois uma adaptação destes processos na própria empresa.
Prof. Rodrigo Rennó
Raciocinei assim: OBTER INSPIRAÇÃO > COPIAR > BENCHMARKING !
Se tem uma disciplina que me faz pesquisar, ela chama-se Administração Geral. Vamos aos comentários...
a) Não necessariamente, o objetivo principal é aprender com as melhores práticas.
b) Certa... (Provável Nova Doutrina Cespiana - já inclusa na minha anotação de Dicas Gerais)
c) Matriz Gut. (Copia-e-Cola dos dizeres de Isnard Marshall Junior et al., 2012)
d) Diagrama Causa e Efeito.
e) Diagrama Causa e Efeito. (Copia-e-Cola dos dizeres de Isnard Marshall Junior et al., 2012)
----------
At.te, CW.
Fontes:
- Isnard Marshall Junior et al. Gestão da qualidade e processos. FGV, 2012. Trechos disponíveis na Google Books.
- YouTube. Correção Administração TRE-RS Técnico - A Casa do Concurseiro. Sugerido por [Jemima Raulino]. Disponível em <www.youtube.com/watch?v=aX_6YIVw6ro> aos 25:21.
Pra complementar, segundo Elisabete Abreu:
''O Benchmarking é uma tecnologia de mudança, a partir da aprendizagem com outros,
copiando modelos. Não é um processo de espionagem industrial, pelo contrário, é um
acordo realizado entre empresas, visando os melhores desempenhos.
É utilizada para avaliar e comparar, identificar o sap de desempenho e copiar ou
apropriar-se dos melhores modelos de serviços e processos de trabalho, dos líderes reconhecidos
como representantes das melhores práticas.
Visa alcançar o aprimoramento organizacional, a excelência e um nível de superioridade
para "ser o melhor dos melhores" e obter vantagem competitiva.
Fazer benchmarkins é abraçar a ideia de processo, contínuo, sistemático, de longo
prazo, obedecendo a um método estruturado e analítico.
O uso da tecnologia é possível em qualquer tipo de organização (...)''
Acredito que afirmar ser algo barato, rápido e útil é conclusão lógica. Letra B
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS EMPRESAS MAIS BEM POSICIONADAS NO MERCADO PARA FAZER CÓPIA E IMPLANTAR MELHORIAS. OU SEJA, COPIA E FAZ MELHOR.
É RÁPIDO, BARATO E INSPIRADOR!
GABARITO ''B''
Atenção
Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais. O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
Tipos de Benchmarking:
O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que as levam ao sucesso.
O benchmarking genérico consiste na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi requisitado.
O benchmarking funcional é muitas vezes comparado ao genérico porque é relativo a um processo de atuação da empresa, como a distribuição.
Existe também o benchmarking interno, que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.
GAB:B
" Benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra."
"Por meio do benchmarking,uma organização procura imitar outras organizações,concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que façam algo de maneira particularmente bem feita."
FONTE: Profª Giovanna Carranza.
BENCHMARKING, em resumo, é a comparação com aquilo que o outro, concorrente, direto ou indireto, ou até mesmo não concorrente, faz com excelência e implantar no pròprio processo de sua organização.
uma das formas mais rápidas, baratas e úteis de se obter inspiração (COMPARAR) para melhorar a qualidade em serviços.
A PROFESSORA PODERIA PELO MENOS ASSOCIAR OS OUTROS ITENS ÀS FERRAMENTAS DE QUALIDADE. Se fosse só para dar a resposta, professora, seria fácil. MELHORA AI, QC
Benchmarking = aprenda com o melhor!
Copie o que deu certo, na medida em que for possível e de acordo com suas necessidades/particularidades.
Quando pesquiso por um depoimento de candidato aprovado nas primeiras colocações, vou verificar quais foram as suas práticas, materiais que usou, cursinhos..., e partir daí irei comparar com o meu desempenho. Não é necessário que esse depoimento seja na mesma área que estudo. benC (Comparação)
E por que copiar é uma das formas mais rápidas e baratas?
Porque está pronto! Não requer investimento de criação - Se tem um modelo que deu certo e vc vai aplicá-lo a sua realidade (com possíveis ajustes, SE necessário)
Letra B
É uma das formas mais rápidas, baratas e úteis de se obter inspiração para melhorar a qualidade em serviços e produtos