Quanto a arquivologia, julgue os itens subseqüentes.
Datas-limites corresponde ao elemento de identificação
cronológica de uma unidade de arquivamento, em que são
indicadas as datas de início e término do período abrangido.
Acerca do arquivamento de documentos, julgue o item
subsequente.
Os procedimentos teóricos da arquivística indicam que o
arquivamento de documentos deve ser posterior à sua
classificação, a qual deve ter como base o plano de
classificação da instituição.
Acerca do arquivamento de documentos, julgue o item
subsequente.
De acordo com a teoria arquivística, os atos de
correspondência, como os ofícios, as cartas e os
memorandos, devem ser arquivados obedecendo à
classificação de "Recebidos", para os documentos
encaminhados à instituição, e "Expedidos", para aqueles
produzidos pela instituição.
Desde o momento em que são criados até sua destinação final, os documentos de arquivo cumprem ciclo de vida em que a passagem de uma etapa ou condição para outra
Na administração de documentos correntes tem-se a preocupação de conservá-los de maneira ordenada e acessível. Para atingir esses objetivos torna-se necessário que os documentos sejam bem
O instrumento auxiliar das atividades de gestão de documentos que tem por finalidade facultar o arquivamento correto dos documentos das instituições públicas e privadas denomina-se
Os procedimentos operacionais adotados no tratamento dos documentos de cunho arquivístico acumulados pelo TRE/MT devem atender aos ditames da teoria arquivística. Assinale a opção correta quanto à organização dos acervos arquivísticos.
Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou a administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e ainda restrito, como experiência, a poucos países. José Maria Jardim. O conceito e a prática de gestão de documentos, 1987
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61 a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais.
A identificação e a descrição das séries documentais, o estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, o arquivamento intermediário, a eliminação e o recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas são componentes da fase de produção da gestão de documentos.
Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.
A organização dos documentos de arquivo envolve três importantes conceitos: classificação, ordenação e arquivamento. Os dois primeiros são operações intelectuais, enquanto o arquivamento é uma operação física.
Records management e pré-archivage consagraram-se como dois fenômenos marcantes da época do pós-guerra, valorizando aspectos fundamentais dos arquivos - até então pouco considerados pelo modelo historicista surgido com a Revolução Francesa. Armando Malheiro Silva et al. In: Arquivística. Teoria e prática de uma ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1999, p. 135 (com adaptações).
Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens que se seguem.
O aumento da eliminação dos documentos na fonte, a diminuição do volume documental nos setores de trabalho, a racionalização dos espaços nos setores de trabalho, a classificação dos documentos na origem, o controle da entrada e saída de documentos da organização e a tomada de decisão segura são vantagens da organização dos arquivos semi-ativos.
Julgue os itens subsequentes, relativos às rotinas de tratamento documental em arquivos correntes.
O arquivamento consiste em inspecionar o documento para verificar se está assinado e se é original; formar dossiês, agrupando os documentos pela data em que foram emitidos em uma pasta suspensa. Dentro da pasta, deve-se anotar o número de protocolo; fora da pasta, deve-se colocar uma etiqueta com a data.
Os documentos chegam, em determinado órgão público instalado em Brasília, de forma variada. Uns são registrados e, em seguida, enviados ao destinatário, outros entram sem nenhum tipo de anotação. Além disso, há aqueles que, atualmente, entram no órgão por meio das tecnologias da informação (fax, correio eletrônico). Cada setor de trabalho organiza seus documentos de maneira independente, sem nenhum tipo de orientação e, depois, por falta de espaço físico ou devido ao final do ano civil, esses documentos são transferidos para outro lugar, conhecido, geralmente, como arquivo morto.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos administrativos no âmbito do setor público.
A análise cuidadosa do gênero e da natureza dos documentos que chegam a um órgão público ou que dele saem é suficiente para se determinar a escolha dos métodos principal e auxiliares de arquivamento a serem adotados na organização da documentação corrente.
No processo de gestão de documentos, na fase de utilização, a atividade de recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação de documentos denomina-se
Com relação à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
A fase da gestão de documentos que inclui as atividades de protocolo, de expedição, de organização e de arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária é denominada fase de utilização de documentos.
O instrumento auxiliar adotado na gestão de documentos que possibilita o arquivamento e, posteriormente, a recuperação desses documentos denomina-se plano de
No que diz respeito aos arquivos do tipo corrente, intermediário e permanente, julgue os itens de 139 a 143.
Dada a importância da preservação dos documentos que compõem o arquivo corrente de determinado setor de trabalho, recomenda-se o arquivamento desses documentos em local afastado do referido setor.
Os materiais de consumo para os arquivos são os que sofrem desgaste a curto ou médio prazos, como as pastas, as guias, as fichas, etc. As guias divisórias possuem diversos elementos relacionados à sua finalidade. Um desses elementos é a projeção, na qual são feitas inscrições que podem ser alfabéticas, numéricas ou alfanuméricas, podendo ser também abertas ou fechadas. Arquivisticamente, cada uma dessas inscrições é conhecida como
Julgue os itens que se seguem, relativos a gestão de documentos.
O arquivamento é a disposição dos documentos dentro de uma unidade de classificação, e a ordenação é o ato físico de colocar o documento dentro de uma unidade de acondicionamento.
Julgue os próximos itens, relativos a procedimentos administrativos e rotinas de arquivamento.
As atividades de arquivamento incluem a inspeção ou o exame do documento, com vistas a verificar se, de fato, ele deverá ser arquivado; a ordenação, que consiste na reunião de documentos com mesma classificação, formando-se dossiês; e o arquivamento, que é a guarda do documento em local apropriado conforme a classificação a ele atribuída.
Acerca dos procedimentos adotados no setor de protocolo e arquivo em determinado órgão, e de acordo com o correto uso das técnicas de arquivamento, julgue o item que se segue.
O emprego da guia-fora objetiva o rearquivamento dos documentos, sendo utilizada no caso de empréstimo de documentos.
Julgue os próximos itens, referentes ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos.
Para a adequada organização e preservação de documentos de arquivo e o acesso às informações neles contidos, é necessário estabelecer um conjunto de rotinas, procedimentos e métodos de arquivamento, compatíveis entre si, denominado sistema de arquivamento.
A Teoria das Três Idades revolucionou as técnicas arquivísticas a partir da segunda metade do século XX, determinando que os arquivos passem por três estágios de acordo com o uso que se faz dos documentos: corrente, intermediário e permanente. Cada um desses estágios corresponde a procedimentos técnicos diferenciados.
Com relação às rotinas que envolvem o arquivamento de um documento na fase corrente, assinale a afirmativa correta.
A gestão documental trata de um dos ativos mais importantes de uma organização, pois, além de manter o conhecimento produzido na instituição, ainda tem a responsabilidade de guardar e proteger os documentos de arquivo. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
No método de arquivamento ideográfico, os documentos são classificados de acordo com a data.
A guia divisória é um retângulo de cartão resistente que serve para separar as partes ou seções dos arquivos ou fichários, reunindo, em grupos, as fichas ou pastas. A saliência na parte superior da guia onde se escreve a indicação do que se encontra naquela seção do arquivo e a inscrição feita nessa parte da guia, que pode ser alfabética, numérica ou alfanumérica, são chamadas, respectivamente,
As coleções ostentam documentos reunidos segundo critérios variáveis. Nos arquivos, entretanto, os documentos formam agrupamentos de acordo com critérios estritamente
Considerando a organização de documentos nas empresas privadas e públicas e os conceitos da arquivística, julgue os itens que se seguem.
Arquivar não significa somente guardar documentos para fins legais ou históricos, mas também para pesquisa e busca de informação racionalizada que auxilia na tomada de decisões que levam à eficiência administrativa.
Com relação a legislação, normas e recomendações acerca de gestão de documentos e informações em arquivos governamentais, julgue os itens de 40 a 41.
Uma vez arquivado, um documento não pode ser retirado do arquivo, exceto no caso de solicitação de caráter jurídico, mediante o qual podem ser emprestados os processos não encerrados. Nos demais casos, as informações solicitadas devem ser fornecidas por meio de transcrições ou, caso haja necessidade, de consulta direta ao documento, que deve ser realizada no próprio arquivo.
Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta coma organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto)de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento;microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.
Luis Carlos Lopes. A informação e os arquivos. Teorias e práticas. Niterói: Ed UFF, 1996, p. 70-1 (com adaptações).
A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes itens.
A criação de dossiês de correspondência expedida e recebida não é muito comum nos arquivos da administração pública brasileira. Normalmente, os documentos são organizados por tipologias ou gêneros.
Considere que os documentos referentes aos recursos humanos de uma empresa devam ser arquivados em pastas, organizadas por assunto, utilizando-se o método alfabético. A respeito dessa forma de arquivamento, julgue os itens que se seguem.
A opção pelo arquivamento em pastas deve-se ao fato de que o material armazenado é enquadrado como arquivo descartável.
A classificação de documentos arquivísticos depende do conhecimento e do uso de cinco conceitos relacionados ao processo classificatório. Esses conceitos são:
Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens subsequentes.
As atividades de protocolo estão diretamente relacionadas ao arquivo corrente, motivo pelo qual é razoável distribuir as atividades dos arquivos correntes em: protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo e consulta, e destinação.
Conjunto de operações que se seguem à fase de avaliação de documentos destinadas a promover sua guarda temporária ou permanente, sua eliminação ou sua microfilmagem. A definição citada corresponde ao conceito de:
Processo de análise de documentos de arquivos que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. A definição citada corresponde ao conceito de:
A respeito do plano de classificação de documentos e das rotinas de arquivamento destes, julgue os itens subsecutivos.
A inspeção é a primeira etapa de uma operação de arquivamento. Nesse momento, o arquivista deve examinar cada documento para verificar se o mesmo se destina ao arquivamento.
A respeito do plano de classificação de documentos e das rotinas de arquivamento destes, julgue os itens subsecutivos.
A classificação é o último momento da operação de arquivamento e consiste na colocação do documento em uma ordem estabelecida, que pode ser numérica, alfabética ou por procedência.
I. JUNÇÃO: esta operação procura verificar a viabilidade de transferência do documento.
II. ORDENAÇÃO: consiste na reunião dos documentos classificados sob um mesmo assunto. A ordenação tem por objetivo agilizar o arquivamento, minimizando a possibilidade de erros. Além disso, estando ordenados adequadamente, será possível manter reunidos todos os documentos referentes a um mesmo assunto, organizando-os previamente para o arquivamento.
III. ARQUIVAMENTO: consiste na guarda do documento no local devido (pasta suspensa, prateleira, caixa), de acordo com a classificação dada. Nesta fase, toda atenção é necessária, pois um documento arquivado erroneamente poderá ficar perdido, sem possibilidades de recuperação quando solicitado posteriormente.
IV. RETIRADA E CONTROLE (EMPRÉSTIMO): esta operação ocorre quando processos, dossiês ou outros documentos são retirados do arquivo para emprestar aos usuários, prestar informações e efetuar uma juntada.
V. INSPEÇÃO: consiste no exame do(s) documento(s) para verificar se este(s) se destina(m) realmente ao arquivamento, se possui(em) anexo(s) e se a classificação atribuída será mantida ou alterada.
Gestão de arquivos ou Gestão Documental, é um conjunto de atividades desenvolvidas, desde a criação do documento até a sua destinação final. Dadas as seguintes afirmações,
I. A melhor forma de arquivar e recuperar documentos é por assunto. II. A eliminação de documentos é legal. III. Um número maior de pessoas e materiais serão utilizados para manter as informações organizadas e preservadas. IV. A administração pública não necessita de uma política de arquivos. V. A função do arquivo é manter a documentação fora do alcance da população.
Arquivo pode ser entendido como a guarda sistemática de informações para servir de base para pesquisas futuras. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.
O arquivamento é composto de uma seqüência de etapas. É chamada de ordenação a etapa que consiste na disposição dos documentos em consonância com a classificação e a codificação estabelecidas.
Acerca da classificação arquivística, julgue os itens que se seguem.
Ordenação, classificação e arquivamento são atividades complementares — assim ordenadas segundo critérios de abrangência e complexidade —, que se restringem à organização, com base em esquemas intelectuais, de documentos nas classes estabelecidas no plano de classificação.
Ao implantar um programa de gestão documental, o arquivo do STJ fará uso de instrumentos auxiliares. Com referência a esses instrumentos e às práticas arquivísticas, julgue os itens subseqüentes.
O plano de classificação visa possibilitar o arquivamento e a recuperação de documentos.
Quando os documentos recebem números sequenciais à medida que dão entrada na instituição ou no arquivo, sendo armazenados de acordo com essa sucessão numérica, seu acesso fica condicionado à existência de
Julgue os itens de 109 a 112, referentes aos serviços de protocolo.
O protocolo se encarrega do controle de recebimento, do registro, da tramitação e da expedição de documentos, além do seu arquivamento e da sua ordenação. A classificação, contudo, é de responsabilidade somente dos setores de trabalho conhecidos como arquivos correntes.
Acerca das funções arquivísticas, julgue os próximos itens.
A classificação é a ação intelectual de elaboração de esquemas para o agrupamento de documentos; a ordenação é a forma de disposição dos documentos dentro desses esquemas; e o arquivamento é a ação física de armazenar e acondicionar os documentos conforme as atividades anteriores.
Um documento deverá ser arquivado após ter sido classificado e tramitado. O exame do documento exige que se verifique se ele deve realmente ser arquivado, se possui anexo(s) e se a classificação a ele atribuída será mantida ou alterada.
Em um setor de uma empresa onde são organizados os documentos arquivísticos, devem ser adquiridos materiais de consumo para o desenvolvimento cotidiano das atividades. Entre os materiais de consumo que, apesar de sofrerem desgaste a curto ou médio prazos, são considerados necessários para que as atividades realizadas pelo arquivista tenham sucesso, encontram-se as(os)
Em alguns arquivos convencionais, ainda se utilizam determinados recursos para garantir a identificação imediata do documento que não está no arquivo, na gaveta ou na pasta.
O recurso que indica onde se encontra o respectivo documento é conhecido como guia
É necessário proceder às seguintes rotinas estabelecidas em sequência para se obter um arquivamento correto de documentos.
1) promover a restauração das folhas em mau estado de conservação. 2) arquivar uma cópia por assunto, no dossiê próprio, acompanhada dos antecedentes que lhe deram origem, se for o caso. 3) receber os documentos e examiná-los a fim de não serem guardados aqueles cujas ações ainda não tenham sido concluídas. 4) arquivar todos os documentos de acordo com o método adotado. 5) conservar em ordem os documentos arquivados. 6) verificar a classificação atribuída no ato do recebimento, ratificando-a ou retificando-a.