-
"Poder de recompensa:
Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos..
Os gerentes influenciam o comportamento por meio do uso de recompensas (uma variedade delas), para estimular o funcionário. Quando o poder de recompensa não for utilizado como forma de manipulação, ele é bem-vindo como forma de reconhecimento.
Poder Coercitivo:
Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. OBS: Em algumas situações é necessário para corrigir comportamentos indesejáveis.
Poder Legítimo:
Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros. Na infância, as pessoas aprendem a aceitar ordens de figuras com poder – primeiro, os pais, depois os professores, e por fim, os chefes (líderes). Envolve a compreensão de hierarquia.
Poder de referência:
É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro. Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.
Poder de Especialização:
Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos."
-
Não entendo pq a I está dada como incorreta.
-
Mas a I está correta.
-
GAB:A
-
ALTERNATIVA A
I. Poder coercitivo – Baseado na coerção, na punição.
II. Poder legitimado – normas, valores e crenças. Direito legítimo de governar ou influenciar os outros. (Observado principalmente em chefes)
III. Poder de referência – Relacionado ao carisma.
-
Segundo Silva (2003) o poder pode ser agrupado em 6 tipos, sendo eles:
Coercitivo: baseado em sanções físicas, tais como ameaças, imposição de dor, geração de frustração, deformidade ou morte e controle da satisfação das necessidades fisiológicas;
Remunerativo: baseado no controle dos recursos econômicos, tais como salários, contribuições, comissões, benefícios, serviços e mercadorias;
Normativo/Recompensa: baseado na manipulação de recompensas simbólicas, tais como alocação de liderança, de prestígio ou de estimo. O poder normativo é também denominado poder moral e social;
Legítimo: baseado em um cargo que esteja ocupando em determinada empresa, pode ser tanto de baixo para cima quanto de cima para baixo;
Referências/Especialização: baseado em um conhecimento técnico ou experiência profissional ou domínio de um determinado assunto;
Carismático/Referência: baseado em influências ou carisma dentro de um grupo de atuação, sendo uma liderança informal.
-
I. Poder coercitivo – O liderado percebe que o fracasso em atender às exigências do líder pode levá–lo a sofrer algum tipo de punição ou penalidade, que ele quer evitar. (CORRETO)
-------
II. Poder legitimado – é o poder que se apoia na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento, que o liderado pretende obter do líder.
Na verdade, esse é o Poder de Recompensa.
Já o Poder legitimado (legítimo) é baseado na hierarquia. É a aceitação da autoridade de um cargo pelo demais membros.
--------
III. Poder de referência – é o poder baseado na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa.
Na verdade, esse é o Poder de Competência.
Já o Poder de referência é baseado na admiração e em traços pessoais desejáveis.
-
Gab. A
1 - Poder da Coerção - Baseia-se no medo e punições.
2 - Poder por Recompensa - Baseia-se na exploração de interesses: faça isto, que te dou aquilo! A vantagem é que a equipe trabalha mesmo sem supervisão, a desvantagem é que a motivação pode ficar vinculada a recompensa e sua eficiência sempre dependerá de um retorno palpável.
3 - Poder de Competência - Baseia-se no respeito, O líder possui conhecimentos e habilidades adequados ao cargo que ocupa. Ex.: vamos à um médico que não conhecemos e confiamos em seu diagnostico só porque ele é médico.
4 - Poder da Legitimidade - Baseia-se na hierarquia. É uma autoridade tradicionalmente aceita. Ex.: filho do dono, tradicionalmente é aceito, porém não necessariamente respeitado, embora não seja contestado.
5 - Poder da Informação - Basei-a no conhecimento. O líder exerce poder sobre as pessoas que necessitam de suas informações para trabalhar. Ex.: secretárias de altos executivos.
6 - Poder da Persuasão - Baseia-se na capacidade de sedução. O líder usa argumentos racionais ou emocionais para influenciar os liderados a acreditarem em seu projeto.
7 - Poder de ligação - Baseia-se em relações. O líder apropria-se de sua rede de relacionamentos para alcançar favores de pessoas influentes.
8 - Poder do Carisma / Poder de Referência - Baseia-se na admiração. As pessoas querem imitar e ser como seus lideres são.
OBS.: Não existe poder melhor ou pior, certo ou errado. O indicado é que o líder saiba como e onde exercer seu poder de acordo com perfil de seus subordinados.
-
I – Correto. O poder coercitivo é o controle sobre as pessoas através de punições e ameaças.
II – Errado. Poder legitimado é aquele dado a alguém a partir da hierarquia, do cargo que ocupa na organização. O poder descrito na questão é o poder de recompensa.
III – Errado. O poder de referência é aquele em que os liderados se identificam com o líder por conta de alguma característica ou conhecimento que desenvolvam e passam a se espelhar e querer ser igual a ele. Exercício da liderança através de características de amabilidade, empatia e carisma. O poder descrito na questão é o poder de perícia.
Gabarito: A
-
Poder Coercitivo (Poder de Coerção): O poder sobre as pessoas está amparado em ameaças,
castigos e punições. Ou seja, o detentor deste tipo de poder pode punir as outras pessoas.
Portanto, as pessoas obedecem pois tem medo da punição.
-
I – Correto. O poder coercitivo é o controle sobre as pessoas através de punições e ameaças.
II – Errado. Poder legitimado é aquele dado a alguém a partir da hierarquia, do cargo que ocupa na organização. O poder descrito na questão é o poder de recompensa.
III – Errado. O poder de referência é aquele em que os liderados se identificam com o líder por conta de alguma característica ou conhecimento que desenvolvam e passam a se espelhar e querer ser igual a ele. Exercício da liderança através de características de amabilidade, empatia e carisma. O poder descrito na questão é o poder de perícia/competência.
Gab: A
-
Esse "cituacoes"foi pesado.
-
KKK
-
KKKKKK
-
Só vai incidir a infração de natureza média do art. 178 ao se tratar de acidente sem vítima, no caso do acidente com vitima, mesmo que não tenha determinação de autoridade policial, vai ser infração gravíssima por força do art. 176, II, do CTB.
-
Questão sobre tipos de poder, ou seja, bases capazes de dotar uma pessoa de um potencial de influência sobre outras pessoas. Esses tipos de poder são classificados em dois grupos: poder formal e poder pessoal.
O poder formal baseia-se na posição que o indivíduo ocupa dentro da organização e pode decorrer da (1) capacidade de coagir, (2) capacidade de recompensar, (3) autoridade formal ou (4) controle sobre as informações.
O poder pessoal, por outro lado, é exercido ainda que o indivíduo não ocupe uma posição formal de poder na organização. Nesse grupo, temos: (1) poder de talento, (2) poder de referência e (3) poder carismático.
Vamos analisar as afirmativas.
I. Certo. O poder coercitivo é baseado no medo. A pessoa se submete ao poder de outra por medo das consequências negativas do comportamento. Emana, portanto, da aplicação (ou possibilidade) de sanções.
II. Errado. O poder legítimo representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação social da autoridade que um cargo possui. O poder que se apoia na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento é conhecido como poder de recompensa.
III. Errado. O poder de influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui é chamado de poder de perícia, competência ou talento.
GABARITO: A
-
A capacidade de influenciar, persuadir e motivar os liderados está muito ligada ao poder que se percebe no líder. Existem 5 diferentes tipos de poder que um líder pode possuir:
• Poder Coercitivo (É o poder baseado no temor e na coerção.)
• Poder de Recompensa(É apoiado na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento que o liderado pretende obter do líder.)
• Poder Legitimado(Decorre do cargo ocupado pelo líder no grupo ou na hierarquia organizacional.)
• Poder de Competência (Baseado na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa.)
• Poder de Referência(Baseado na atuação e no apelo. Conhecido popularmente como carisma.)