-
Cadê o comentário do professor?
-
Cadê o comentário do professor? Acho que nenhum se arrisca!
-
GABARITO E
CUIDADO
Obs. 1: A questão fala que todos os enunciados a seguir podem ser vistos como respostas a determinadas perguntas.
Obs. 2: A questão pede a pergunta formulada que mais se adequa à estrutura do enunciado, não o contrário.
JUSTIFICANDO
a) [ERRADO] Ricardo chega da Europa em setembro = O verbo "chegar" é VTI. Logo, pergunta deveria se relacionar a "de onde", e não a "quem".
b) [ERRADO] A caneta, acho que a secretária a guardou = O verbo "guardar" é VTD e na estrutura há um OD Pleonástico apresentando uma uma ação sofrida pela caneta. Logo, a pergunta deveria se relacionar a "quem guardou a caneta", ou questão análoga, e não a "o que fez a secretária".
c) [ERRADO] O músico tocava Villa-Lobos no órgão da catedral = O verbo "tocar" é VTD. Logo, a pergunta deveria se relacionar a "o que foi tocado", não "onde".
d) [ERRADO] João? Eu o vi às três da tarde = O verbo "ver" é VTD. Logo, a pergunta deveria se relacionar a "João" e não a "quando".
e) [CERTO] Acho que o livro está em todas as livrarias = Verbo Intransitivo "estar" não tem Objeto Direito ou Indireto. Logo, a relação de sentido estabelecida é "Onde".
Toda e qualquer observação é bem-vinda.
Fique a vontade para discutir a forma como eu respondi.
-
Passei uns bons minutos na questão.
Uma dica que dou para esse tipo de questão da FGV é tentar olhar padrões ou mudar a forma como você está tentando responder ou achar a alternativa correta. Por exemplo, ao olhar as alternativas, vimos que com exceção da letra B as outras poderiam ser questões válidas para o enunciado. Nesse momento, tentei ler o enunciado e verificar se a pergunta após ele era a mais pertinente, por exemplo:
Ricardo chega da Europa em setembro / Quem chega da Europa em setembro? Mais pertinente: Quando Ricardo chega da Europa?
O músico tocava Villa-Lobos no órgão da catedral / Onde o músico tocava Villa-Lobos? Mais pertinente: O que o músico tocava no órgão central?...
Por isso a alternativa E é a mais adequada, pois a única coisa que você pode questionar é onde o livro é encontrado.
-
Por favor, QC, vamos colocar esses professores para trabalhar! Cadê os comentários nas questões? Fiz a assinatura justamente para aprender com os comentários, sobretudo, dos professores.
-
Leio, releio e continuo sem entender!
Qc, por favor, cade o comentário dos professores?
-
Na letra C pra quem ficou em dúvida e marcou-a assim como eu
CUIDADO COM O ENUNCIADO
Todos os enunciados a seguir podem ser vistos como respostas a determinadas perguntas; a opção em que a pergunta formulada é a mais adequada à estrutura do enunciado é:
BIZU: você só vai ver SE a pergunta esta de acordo com a resposta, a resposta esta correta, porém a pergunta PODE estar se referindo a outra resposta, entendeu?
a pergunta deveria ser: "O que foi tocado pelo músico?" e a resposta seria : "O músico tocava Villa-Lobos no órgão da catedral. "
perceba que a banca usa o ONDE na pergunta só para confundir visto que temos um adjunto adverbial de lugar na suposta resposta analisada as pressas:
O músico tocava Villa-Lobos no órgão da catedral / Onde o músico tocava Villa-Lobos?
EU SEI, É COMPLICADO E ESSE CARA DO YOUTUBE : https://youtu.be/gCvIiamYzUU
VEM ME FALAR QUE O PORTUGUÊS DA FGV É SUAVE BEM FÁCIL, ME POUPE
-
bom, o enunciado pede uma resposta que mais se adeque a pergunta, fui pela logica da resposta mais objetiva, olhei a pergunta e olhei se a resposta era a mais objetiva, que não extrapolasse ou que não desviasse da resposta, foi a forma que fiz, bom estudo a todos
-
Ainda não engoli não ser a C, na moral...
-
Tinha que ser para perito criminal mesmo.
-
odeio essa banca
-
Onde o músico tocava Villa-Lobos? ( quer saber qual o lugar e não em que instrumento). e a resposta traz como ideia central o instrumento (órgão) que tem como qualidade ser da catedral. "Da catedral" e um adjetivo do órgão e não o lugar.
Eu entendi assim. Na minha cabeça faz muito sentido mas já não vejo muito sentido em minha cabeça.
-
A) Ricardo chega da Europa em setembro / Quem chega da Europa em setembro? ERRADO. Forma correta: Ricardo chega de onde?
B) A caneta, acho que a secretária a guardou / O que fez a secretária? ERRADO. Forma correta: Quem guardou a caneta?
C) O músico tocava Villa-Lobos no órgão da catedral / Onde o músico tocava Villa-Lobos? ERRADO. Forma correta: O que tocava o músico?
D) João? Eu o vi às três da tarde / Quando eu vi João? ERRADO. Forma correta: Quem eu vi? João.
E) Acho que o livro está em todas as livrarias / Onde posso achar o livro? = R: Em todas as livrarias.
-
Não entendi a questão. Ao meu ver quando você pergunta onde está O livro quer saber local exato, e "em todas as livrarias" seria uma resposta genérica e não satisfatória.
Fui de C pois achei que "no órgão da central" fosse um local e a pergunta é Onde, não importando se ele repetiu parte da pergunta na resposta.
-
Os professores já comentaram mais de 22 mil questões só de português, já resolveram todas elas? rsrs
-
o meu entendimento é o seguinte...
em todos as alternativas, há lugar, ato(ação), pessoa e horário definidos, portanto, descartam-se as perguntas.
mas e a alternativa E?
Acho que o livro está em todas as livrarias / Onde posso achar o livro? (dentre várias livrarias, qual?)
aqui se quer especificidade também
-
Acho que vou fazer prova dessa banca não...diferente de outras, cada prova de português é uma maluquice maior que a outra kkkkkkkkkkkkkk
-
Peçam comentário do professor!!!
-
Cadê os professores para responder, Q concursos?
-
Os professores só respondem depois sair o gabarito oficial para não correrem o risco de errar, kkkkk
-
eu errei pq li primeiro a pergunta e tentei relacionar com a possível resposta dada nas alternativas, quando deveria ter feito o contrário. primeiro se lê a afirmação, e só então tentar formular a pergunta a partir disso. aí fica fácil
-
GAB:E
A questão pedia a pergunta mais adequada ao enunciado.
A
Ricardo chega da Europa em setembro / Quem chega da Europa em setembro?
Pergunta mt aberta, qqr pessoa pode chegar em setembro da Europa basicamente o espaço amostral é amplo só para uma pergunta como nós não estamos na situação fatídica ocorrendo ....
B
A caneta, acho que a secretária a guardou / O que fez a secretária?
Pergunta mt aberta tbm, a secretária com essa pergunta poderia ter feito qqr coisa !
C
O músico tocava Villa-Lobos no órgão da catedral / Onde o músico tocava Villa-Lobos?
Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento.
Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação. Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar…
Aonde: Também indica lugar. No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição "a".
Por exemplo: “Não sei aonde íamos”; “Ele não viu aonde o filho foi”. O verbo “ir” (íamos, foi) indica a ideia de movimento. Outros com essa ideia são: chegar, voltar…
Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/coluna/duvidas-portugues/8220-onde-8221-ou-8220-aonde-8221/
D
João? Eu o vi às três da tarde / Quando eu vi João?
Em sã consciência vc perguntaria para si quando vi João ? Não, a gente somente se faz essa pergunta quando nos esquecemos de algo, o q não dá p/ ser trazido p/ essa questão.
E
Acho que o livro está em todas as livrarias / Onde posso achar o livro?
-
Fiquei na dúvida entre C e E. Não marquei C porque a pergunta possui um sentido de local ( se é num bar, concerto etc) e a resposta se refere mais ao instrumento do que ao local propriamente dito (órgão). Enfim, na FGV quase nunca dá para ter 100% de certeza do que marcamos.
-
O que a banca quis dizer é que o Complemento Verbal da frase deve ser a resposta da questão. Sinceramente, nunca vi esse tipo de regra em Gramática, de que uma resposta a uma pergunta deve estar sempre no complemento verbal. Suspeito até que seja uma criação da FGV, ou uma "jurisprudência de banca".
Enfim.... Considerando essa informação, vemos que a única opção em que a resposta está em um Complemento Verbal (OD, OI ou Predicativo do Sujeito) é a alternativa E.
-
Fgv e suas peculiaridades. errei por falta de atenção, mas na proxima eu acerto!
-
justificar o erro da A eh defender o indefensável.
a A eh somente a resposta completa que se dá a qlqr pergunta.
quem chega de viagem?Ricardo
quem chega da europa? Ricardo
quem chega da europa em setembro? Ricardo
resposta completa: troca o quem por Ricardo
Ricardo chega da europa em setembro
além disso é solicitar o que está na cabeça do examinador, não há erro na questão. o que acontece com a FGV é escolher a "mais" certa ou "menos errada", só que nesse caso foi loteria....
-
errei por falta de atenção, mas dá próxima vez... erro por outro motivo...
-
Caraca, acertei . legal '-'
-
cadeeeee os professores???????????????????????????????
-
CADÊ O GABARITO COMENTADO?????
-
EXCELENTE QUESTÃO!
Pulem direto para o comentário do Vinicius Lima . ☕, ele é muito esclarecedor na explicação.
-
tá fod* eu assinei por causa dos comentários dos professores e pelo visto só existe comentário de alunos é o que está ajudando.
se continuar assim irei cancelar minha assinatura.
-
Responder uma pergunta com dúvida não é a resposta mais adequada, é muito subjetivo, e o enunciado pede a mais adequada, a palavra "acho" faz o aluno hesitar a marcar essa questão, se tivesse uma resposta com sentido de certeza seria mais ideal.
-
Essa banca é loucaaaa
-
que ta coteceno
-
Na FGV você tem que marcar a que você mais acha errada que vai se dar bem
-
Banca desgraçada.
-
NEM OS PROFESSORES CONSEGUEM COMENTAR AS QUESTÕES DA FGV .............
- TÁ DE BRINCADEIRA
- TÔ NÃO.
-
Acho que a resposta é a letra E pelo fato de a pergunta ser "onde posso achar o livro?" de modo que o verbo POSSO dá ideia de possibilidade e a resposta diz "acho que o livro está em todas as livrarias", tem o verbo ACHO, que não é uma certeza, mas também dá ideia de possibilidade.
-
Fumou droguinha
-
Deus me ajude!
-
so na base da apelação que da pra concordar com os gabaritos da fgv
-
Banca do capiroto
-
Nem o professor do QC ou qualquer mestre do português consegue justificar as questões desta banca.
-
toda vez que eu acho que é uma é a outra.
-
A questão é de interpretação de texto, mas a resposta depende de estrutura de palavras. Pode isso, Arnaldo?
-
Não consegui entender esse gabarito:
Acho que o livro está em todas as livrarias / Onde posso achar o livro?
Não considero essa resposta adequada, na questão, o substantivo livro está determinado pelo artigo "o", ou seja, a pergunta se refere a um livro específico, porém, na resposta, "o livro" estaria em "todas as livrarias", o que é uma impossibilidade. Há livros em todas as livrarias, mas não um livro específico.
Enfim!
-
Essa banca é pior que a cespe pqp
-
Que droga alucinógena é essa?
-
Deve ser o próprio capiroto que faz essas questões. As da cespe são só os estagiários do capiroto. Deus me livre.
-
O exame toxicológico deveria ser feito 6 meses depois da prova. Português da FGV, só fumando um....
-
vim ler os comentarios para entender mas ninguem entendeu
-
E se eu quisesse saber quem chega em Setembro? Perguntaria como?
-
Ricardo chega da Europa em setembro / Quem chega da Europa em setembro? - Ora, se alguém pergunta quem chega de algum lugar em algum momento/data, a resposta seria somente Ricardo, no caso.
A caneta, acho que a secretária a guardou / O que fez a secretária? - Não há coerência entre a pergunta e a estrutura da resposta.
O músico tocava Villa-Lobos no órgão da catedral / Onde o músico tocava Villa-Lobos?- o órgão da catedral é o instrumento, não lugar.
João? Eu o vi às três da tarde / Quando eu vi João?- Quando pode ser dia ou até mesmo hora. Mas perguntar a si mesmo e se responder é meio esquisito, inapropriado.
GABARITO: E - Acho que o livro está em todas as livrarias / Onde posso achar o livro? Pergunta-se em que lugar, não específico, é possível achar o livro, não qualquer livro, mas o livro. A resposta está coerente: Acho que o livro está em todas as livrarias.
-
https://www.youtube.com/watch?v=JHtBbG8k5bE
Questão 26
-
Pessoa que elabora essas questões deve fumar um antes
-
Estado do Amazonas ama esta banca maldita!!!!!
-
Tava mais fácil acertar na mega, hein..
-
pra quê um engenheiro civil precisa saber isso?????
-
agora é lá
-
Sei lá! achei a opção A menos errada, por isso optei por ela. As outras opções eu pude ajustar uma pergunta mais adequada. Veja o meu raciocínio.
Ricardo chega da Europa em setembro / Quem chega da Europa em setembro?
A caneta, acho que a secretária a guardou / Quem guardou a caneta?
O músico tocava Villa-Lobos no órgão da catedral / Em que instrumento o músico tocava Villa-Lobos?
João? Eu o vi às três da tarde / Que horas você viu João?
Acho que o livro está em todas as livrarias / Em que livraria posso achar o livro?
A opção A está ok com a resposta dada (tem um resposta completa).
-
Gabarito E.
Mesmo esta sendo a resposta mais adequada sobre as demais; é bom lembrar, de quando se emprega ONDE e AONDE da forma adequada; e no caso acima, quando se dá ideia de, em que lugar? A escrita correta seria:
Aonde eu posso encontrar o livro tal? A resposta então seria:
Em todas as livrarias é onde eu posso, e tu podes encontrar o livro. E neste caso o verbo ser na terceira pessoa do singular, é impessoal.
-
sem condições cara...
-
Saudades cespe kkkk
-
Na moral, o difícil é entender o que a banca tá pedindo.
-
Essa banca é tão absurda que nem o Qconcursos consegue arrumar professor pra explicar a questão. Na boa, tinham que parar de contratar essa FGV.
-
a) Ricardo chega quando da europa?
b) Cadê a caneta?
c) O que o músico toca?
d) Viu João?
-
Que pergunta é essa? kkkkkk
-
Volte, Cespe! Nunca critiquei você.
-
boa questao, somente inverti e verifiquei a que melhor se encaixou como pergunta e resposta ,como o examinador cobrou.
-
Acerte, mas foi "ossada" para responder. Pulei essa questão e depois de uns 10 min voltei.
Consegui resolver a questão analisando a regência x a pergunta feita, mas só depois de uns 3 min olhando para a questão rsrsrs
-
PUBLIQUEI UM ARTIGO SOBRE A FALTA DE RAZOABILIDADE DA FGV NA COBRANÇA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM CONCURSOS PÚBLICOS:
https://jus.com.br/artigos/95917/a-falta-de-razoabilidade-das-questoes-de-portugues-elaboradas-pela-fundacao-getulio-vargas-fgv-nos-concursos-publicos
ACHO QUE EM VEZ DE RECLAMAR, TODO MUNDO AQUI PODIA COMEÇAR A ESCREVER A RESPEITO E TENTAR PUBLICAR EM SITES DE ARTIGOS JURÍDICO COMO O MIGALHAS, JUSNAVIGANDI, JORNAIS LOCAIS ETC!
-
entendi nada
-
E eu achando Cespe difícil!
-
Essa é o tipo de questão que todo mundo erra ou acerta na cagada. então relaxa.... vamos para próxima.
-
O problema é que o pessoal fala e entende da forma errada.
''O padrão de pergunta e resposta é conforme o @Vinicios Lima explica a questão.
-
Não entendi o enunciado!
-
Sempre que estudo Português pelas questões da FGV me desanimo.
-
Respondi errado por conta da palavra "ACHO"
-
Alucinógenos, os caras estão usando alucinógenos!
-
Tem uma coisa que eu faço muito nas questões da FGV e costuma dar certo, se tem algo igual em diferentes alternativas, elas provavelmente não vão ser o gabarito, por exemlo a A e a C, essas respostas pegam uma parte da pergunta, na A: chega da Europa em setembro / Quem chega da Europa em setembro?
na C: O músico tocava Villa-Lobos - Onde o músico tocava Villa-Lobos?
foi o meu raciocínio, já eliminei duas que muitos marcaram
-
Os professores do QC não comentam as questões de Português da FGV
-
Eu acertei, mas não recomendo.
-
que?????
FGV, vc tem demência?
-
Galera, o enunciado pede a questão mais adequada, então fui procurando "falhas" nas perguntas e respostas
A - Acredito que o adequado seria " Quem chegaRÁ da Europa em setembro?
B - A pergunta quer saber o que a secretaria fez, e na resposta está dando ênfase na caneta, e não no que a secretaria fez
C - A própria pergunta já praticamente responde, por isso não achei que encaixou bem e fui ler as outras, acredito que a resposta correta teria que ser "No orgão da cadetral, o musico tocava villa-lobos"
D - A pergunta é feita com "eu" e a resposta também é feita com "eu", não encaixa
E - Foi a que eu não consegui achar nenhum defeito e fui na fé nela haha
-
Tá certo! Uma resposta duvidosa é a alternativa correta para uma pergunta. Vai entender uma banca desta.
-
aiai fvg . um dia eu passerei na sua prova e falerei para os elaboradores de portugues chupaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa , ate agr so me lascando. pra cima
-
-
Letra E.
A resposta “Acho que o livro está em todas as livrarias” é a única perfeitamente cabível à pergunta “Onde posso achar o livro.”
-
Os professores acabam criando a lógica depois de saber o gabarito. Mas com essa banca é difícil mesmo não ser engenheiro de obra pronta.
-
É esse tipo de questão que me faz duvidar seriamente da minha alfabetização.
-
Não há gabarito, fato. Partiu pra próxima!
-
FGV me vendo na rua: kk alá o analfabeto!
-
Ricardo chega da Europa em setembro / Quem chega da Europa em setembro? - UMA PERGUNTA ADEQUADA PODERIA SER: QUANDO RICARDO CHEGA? E A RESPOSTA ADEQUADA P ESSA PERGUNTA DO ENUNCIADO PODERIA SER APENAS: RICARDO.
O músico tocava Villa-Lobos no órgão da catedral / Onde o músico tocava Villa-Lobos? --- A RESPOSTA PODERIA SER: NO ORGAO DA CATEDRAL, ja que na pergunta já tem a indicação VILLA-LOBOS.
João? Eu o vi às três da tarde / Quando eu vi João? ---- ACHO QUE A PERGUNTA CERTA SERIA: QUANDO VOCÊ VIU JOÃO? ou VOCE VIU JOÃO?
-
Gab E
Acho que o livro está em todas as livrarias = Verbo Intransitivo "estar" não tem Objeto Direito ou Indireto. Logo, a relação de sentido estabelecida é "Onde".