SóProvas



Prova Quadrix - 2022 - CRF-GO - Agente Administrativo


ID
5596279
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item, relativo ao sistema operacional Windows 8, aos conceitos de redes de computadores, ao programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos. 

O Windows 8 não permite que dispositivos bluetooth sejam conectados ao computador. 

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Dificilmente algo na informática não será permitido .

    Você pode conectar todos os tipos de dispositivos Bluetooth ao seu computador — incluindo teclados, mouses, telefones, alto-falantes e muito mais. Para fazer isso, seu computador precisa ter Bluetooth. Alguns computadores, como notebooks e tablets, têm o Bluetooth interno. Se seu computador não tiver, você pode conectar um adaptador Bluetooth USB na porta USB do computador para acessá-lo. 

  • Senhores, em se tratando da disciplina de Informática é fundamental ter em mente que:

    1. Nada é 100% Seguro.
    2. Tudo é Possível

  • Difícil saber o que essa Quadrix quer da vida.

  • ERRADO - O Windows 8 permite que seja utilizado o bluetooth para comunicação com caixas de sons, mouses, teclados e entre outros dispositivos.

  • claro que não em tecnologia quase tudo é possível

  • ERRADO

     não permite ....99% DE CHANCE DE ESTAR ERRADO.

     O momento de ter segurança é agora!

    NÃO SAIAM DE CASA.


ID
5596282
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item, relativo ao sistema operacional Windows 8, aos conceitos de redes de computadores, ao programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos. 

No Windows 8, a pasta Documentos Públicos pode ser usada para compartilhar documentos entre as pessoas que usam o PC (personal computer).  

Alternativas
Comentários
  • Senhores, em se tratando da disciplina de Informática é fundamental ter em mente que:

    1. Nada é 100% Seguro.
    2. Tudo é Possível

  • Misael Gomes, kkk, é o que eu digo e faço, kkk
  • Gab: CERTO

    A pasta Pública está localizada em "C: \ Users \ Public", em todas as versões do Windows. Todas as contas de usuários registradas no Windows têm acesso a elas. É por isso que é chamado de público . Qualquer arquivo e pasta encontrados em "C: \ Users \ Public" são completamente acessíveis a todos os usuários.

    Fonte: https://pt.l3xa.com/simple-questions-what-is-public-folder-how-use-it

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes a Sistemas Operacionais, especificamente sobre Windows 8.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão.

    A pasta Pública está localizada em "C: \ Users \ Public", em todas as versões do Windows. Todas as contas de usuários registradas no Windows têm acesso a elas. É por isso que é chamado de público. Qualquer arquivo e pasta encontrados em "C: \ Users \ Public" são completamente acessíveis a todos os usuários.


    Fonte: imagem cedida pelo professor.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • CERTO

    UAI AUI

    Segurança no trabalho é atitude e responsabilidade.

    TOME A LIDERANÇA!!!


ID
5596285
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item, relativo ao sistema operacional Windows 8, aos conceitos de redes de computadores, ao programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos. 

Um dos tipos de rede WAN (Wide Area Network) é a WAN ponto a ponto, a qual pode ser definida como uma rede que conecta dois dispositivos de comunicação usando um meio de transmissão. 

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Classificação de Redes quanto a sua extensão:

    PAN (Personal Área Network) - Rede Pessoal - Usada para comunicação entre dispositivos computacionais (Smartphones, tablets e assistentes pessoais digitais).

    LAN (Local Área Network) - Rede Local - Geralmente corporativa, limitada ao espaço físico de uma empresa ou instituição. (Salas, laboratórios, campus de universidades).

    MAN (Metropolitan Área Network) - Rede Metropolitana - É uma rede onde temos, por exemplo, uma matriz de uma empresa comunicando-se com uma ou mais filiais dentro de uma mesma cidade ou região metropolitana. Uma MAN também pode ser considerada como um conjunto de LANs dentro de uma mesma cidade ou região metropolitana.

    WAN (Wide Área Network) - Rede de Longa Distância ou Geograficamente Distribuídas. Word = mundo - Integra equipamentos ou redes em diversas localizações geográficas, envolvendo diversas cidades, estados, países e continentes.

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes a Redes de Computadores, especificamente sobre Protocolos.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão.

    A WAN (Wide Area Network - redes de longa distância) é uma rede de comunicação que contempla uma grande área geográfica, como cidades, estados e até países. Esse tipo de conexão que chamamos WAN, normalmente é resultado da união de redes menores, como várias LANs (redes locais).

    Existem três formas de se estabelecer ligações de rede em zonas amplas que se configuram como redes de longa distância (WAN). São as linhas alugadas, as redes de comutação de circuito e as redes de comutação de pacotes.

    Linhas alugadas também podem ser conhecidas como linha dedicada, ou link dedicado. Elas são conectadas por meio de uma ligação de rede ponto-a-ponto a cada filial que precisa se comunicar com outras.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • CERTO - "WAN ponto a ponto, a qual pode ser definida como uma rede que conecta dois dispositivos de comunicação usando um meio de transmissão"

    Wan (Wide área NetWork) Rede de Longa Distância (lembra W = World (Mundo) ) nesse caso mundo.

    Ponto a Ponto ( Point to Point) - Em telecomunicações, uma conexão ponto a ponto refere-se a uma conexão de comunicação entre dois terminais ou nós de comunicação. Um exemplo é uma chamada telefônica, em que um telefone está conectado a outro e o que é dito por um chamador só pode ser ouvido pelo outro.

  • correto WAN de um país para outro país ou de um continente para outro continente via cabo marinho

  • G. Certo

    As WANs são interconectadas geralmente usando as seguintes topologias físicas:

    • Ponto a ponto: essa é a topologia mais simples que consiste em um link permanente entre dois pontos. Por essa razão, trata-se de uma topologia de WAN muito popular.
    • Hub e spoke: uma versão WAN da topologia em estrela em que um local central interconecta os locais da filial usando os links ponto a ponto.
    • Mesh: essa topologia oferece alta disponibilidade, mas requer que cada sistema final esteja interconectado ao outro sistema. Portanto, os custos administrativos e físicos podem ser significativos. Cada link é essencialmente um link ponto a ponto para outro nó. As variações dessa topologia incluem uma mesh parcial em que alguns, mas não todos, os dispositivos finais estão interconectados.

    Fonte: http://deptal.estgp.pt:9090/cisco/ccna1/course/module4/4.4.2.1/4.4.2.1.html#:~:text=As%20WANs%20s%C3%A3o%20interconectadas%20geralmente,topologia%20de%20WAN%20muito%20popular.

  • CERTO

    Ponto a ponto: essa é a topologia mais simples.

    O homem livre é um lutador e a liberdade é algo que se conquista.

  • wan foi pra distrair. eles queriam saber se vc sabe ponto a ponto. se vc se prender a wan, vai dizer que nao tem como uma coisa wide ser ponto a ponto.

  • CERTO

    Acrescentando...

    Na rede Ponto a Ponto - Não temos um servidor.

    Na rede cliente Servidor - A arquitetura cliente servidor é uma arquitetura de aplicação distribuída, ou seja, na rede existem os fornecedores de recursos ou serviços a rede, que são chamados de servidores, e existem os requerentes dos recursos ou serviços, denominados clientes.

    O cliente não compartilha nenhum de seus recursos com o servidor, mas no entanto ele solicita alguma função do servidor, sendo ele, o cliente, responsável por iniciar a comunicação com o servidor, enquanto o mesmo aguarda requisições de entrada.

    Bons Estudos!!!

  • GAB CERTO

    Acrescentando nossos estudos.

    CLASSIFICAÇÃO DAS REDES DE ACORDO COM SUA ABRANGÊNCIA

    1. LAN – Rede Local: As chamadas Local Área Networks, ou Redes Locais, interligam computadores presentes dentro de um mesmo espaço físico. Isso pode acontecer dentro de uma empresa, de uma escola ou dentro da sua própria casa, sendo possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos participantes.
    2. MAN – Rede Metropolitana: Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Área Network, ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilômetros.
    3. WAN – Rede de Longa Distância: A Wide Área Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente.
    4. WLAN – Rede Local Sem Fio: Para quem quer acabar com os cabos, a WLAN, ou Rede Local Sem Fio. Esse tipo de rede conecta-se à internet e é bastante usado tanto em ambientes residenciais quanto em empresas e em lugares públicos.
    5. PAN – Rede de Área Pessoal: As redes do tipo PAN, ou Redes de Área Pessoal, são usadas para que dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bastante limitada. Um exemplo disso são as redes Bluetooth e UWB.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5596288
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item, relativo ao sistema operacional Windows 8, aos conceitos de redes de computadores, ao programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos. 

Assim como outros programas, o Firefox possui o recurso Tela inteira, que permite que o Firefox ocupe toda a tela do computador. 

Alternativas
Comentários
  • Para desativar a tela inteira, clique no menu  e clique no icone de tela inteira novamente.

    Para aqueles de boa memória. Use a tela inteira através do teclado.

    • Atalho para alternar o modo Tela inteira: Pressione a tecla F11.
    • Nota: Em computadores com teclado compacto (como netbooks e laptops), pode ser necessário usar a combinação de teclas fn + F11.

  • O famoso F11.

    Obs.: Algumas pessoas confundem a tecla Esc com a F11 ao usarem o Youtube.

    • O Esc é usado para sair da tela ampliada do Youtube;

    • O F11 amplia e desamplia o modo tela interia do navegador.

  • Nunca vi cair, mas...

    Não confunda com a tecla F12 (inspecionar elemento - ferramenta para desenvolvedores).

  • Tão tranquilinha que dá até medo de marcar, rs

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes a Navegadores, especificamente sobre Mozilla Firefox.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão.

    A tecla F11 do Firefox permite que a guia atual ocupe a tela inteira.


    Fonte: imagem cedida pelo professor.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • CERTO

    BASTA PRESSIONAR F11

    TESTEM AI AGORA.

    Prevenir acidentes é pensar no futuro.

    USE PRESERVATIVO!!

  • Fala meu aluno(a)!

    Gabarito: Certo.

    QUESTÃO: Assim como outros programas, o Firefox possui o recurso Tela inteira, que permite que o Firefox ocupe toda a tela do computador. CERTINHA. 

    Professor, tem como deixar o Firefox em tela inteira?

    R. Tem sim, Tela inteira é um recurso do Firefox que permite que ele ocupe a tela toda, ótimo para aquelas telinhas apertadas de netbooks, aproveitando o máximo da sua HDTV ou só porque quer! Este artigo diz tudo o que você precisa saber sobre ele.

    Como posso ativar o modo Tela inteira?

    1-    Clique no botão de menu 3 pontinhos no lado direito da barra de ferramentas;

    2-    Clique no botão de tela inteira.

    Como posso desativar o modo Tela inteira?

    R. Para desativar a tela inteira, clique no menu 3 pontinhos e clique no ícone de tela inteira novamente.

    Qual a tecla de atalho?

    R.  Para aqueles de boa memória. Use a tela inteira através do teclado.

    Atalho para alternar o modo Tela inteira: Pressione a tecla F11.

    https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/como-deixar-o-firefox-em-tela-inteira#:~:text=Use%20a%20tela%20inteira%20atrav%C3%A9s,inteira%3A%20Pressione%20a%20tecla%20F11.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!

  • F11

  • GABARITO:CORRETO

    Tela inteira: recurso do Firefox que permite que ele ocupe a tela toda, ótimo para aquelas telinhas apertadas de netbooks, aproveitando o máximo da sua HDTV

    Clique no botão de menu = no lado direito da barra de ferramentas

    Clique no botão de tela inteira

    Atalho para o modo Tela inteira: Pressione a tecla = F11


ID
5596291
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item, relativo ao sistema operacional Windows 8, aos conceitos de redes de computadores, ao programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e aos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos. 

Em um computador pessoal com o sistema operacional Windows instalado, as extensões de nome de arquivo são compatíveis com apenas um único programa, dentre os diversos programas que estão ou que podem ser instalados no computador. 

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Compatível com diversos programas .

  • que grande "nó", só acertei pelo fato de quando restringe algo, na área da informática, em sua grande maioria está errando.
  • Gab: E

    A maioria das extensões de nome de arquivo são compatíveis com mais de um programa que você tem instalado. Você pode alterar uma extensão de nome de arquivo, mas isso não converterá o arquivo em outro formato nem alterará qualquer informação sobre ele exceto o nome do arquivo.

    Fonte :https://support.microsoft.com/pt-br/windows/extens%C3%B5es-de-nome-de-arquivo-comuns-no-windows-da4a4430-8e76-89c5-59f7-1cdbbc75cb01

  • exemplo: docx extensão office, porém pode ser aberto pelo libre office.
  • errado único é a palavra que deixo a alternativa errada

    pdf por exemplo é aberdo pelo adobe pelo edge pelo Chrome

  • Só acertei pela restrição que a questão traz.

  • GABARITO:ERRADO

    EXTENSÕES DE ARQUIVOS DE NOMES>>>>>nomes de arquivo do Windows são divididos em duas partes por um ponto: a primeira é o nome do arquivo, e a segunda é uma extensão de três ou quatro caracteres que define o tipo de arquivo.

    são compativeis com varios programas.

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de sistema operacional Windows, e extensões. 

    Gabarito: ERRADO.

    # Não é apenas um único e sim por vários.

    Professor, o que é extensão?

    R. As extensões dizem ao computador qual aplicativo criou ou pode abrir o arquivo e qual ícone deve ser usado para o arquivo. Por exemplo, a extensão docx instrui o computador que o Microsoft Word pode abrir o arquivo e que um ícone do Word deve ser exibido quando você visualizá-lo no Explorador de Arquivos.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!


ID
5596294
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos procedimentos de segurança da informação, das noções de vírus e dos procedimentos de backup, julgue o item.    

Não há a necessidade de as empresas bloquearem o acesso dos funcionários a sites que não contenham informações que agreguem conhecimento profissional e para o negócio, já que o acesso a esses sites não oferece qualquer tipo de risco em relação à segurança da informação. 

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Em relação a segurança da informação - tudo é válido.

    Não há garantias na segurança da informação ,muito menos no elo mais fraco da segurança - os funcionários.

  • Se caem somente questões neste mesmo nível, numa prova de informática, o critério de classificação seria por desempate. Fácil DEMAIS!

  • Gabarito ERRADO

    Preste atenção: qualquer site oferece um potencial risco em relação à segurança da informação.

  • A primeira vez que ouvi falar nesse recurso foi há uns 15 anos. O colega disse "deve ser um fái-uól ". Ele quis dizer firewall.

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes a Segurança da Informação, especificamente sobre Procedimento de Segurança e Backup.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão.

    Gerenciamento de Privilégios é uma prática de cibersegurança que permite que os departamentos de TI das empresas controlem os privilégios de acesso dos usuários às informações, com base em regras (grupos, funções, regras de negócio etc.).

    Ele garante que o colaborador tenha o acesso necessário para realizar seu trabalho rotineiro (os aplicativos e controles exigidos para a função), garantindo a segurança dos dados corporativos e proporcionando mais produtividade para ele.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • tem que bloquear tem sites que são um campo minado de vírus que os usuários que foram nele acabam caindo. existe vários exemplos, só olhar na internet.

  • Essa questão é pra não zerar a pova,rs

  • GABARITO:ERRADO !

    pelo contrario nenhum site é seguro, alguns sites podem levar ao computador do usuário correr riscos como por exemplo, virus, worms...

    nada na INFORMÁTICA é seguro !!!!!!

  • ERRADO

    Pelo contrario nenhum site é seguro

    O homem livre é um lutador e a liberdade é algo que se conquista.


ID
5596297
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos procedimentos de segurança da informação, das noções de vírus e dos procedimentos de backup, julgue o item.    

Um procedimento preventivo que as empresas podem realizar no intuito de conscientizar seus funcionários acerca da engenharia social é promover palestras versando sobre o referido tema.

Alternativas
Comentários
  • -Como todos estão passíveis a isso, a habilidade de conscientizar e identificar uma abordagem suspeita deve ser constantemente desenvolvida, seja você o CEO ou um novo funcionário.

  • Certo.

    O que seria essa ENGENHARIA SOCIAL?

    -Golpista finge que é um PROFISSIONAL de determinada área para obter informações estratégicas de uma organização.

    Fonte: PDFs Estratégia Concursos.

    GARRA AOS QUE CONTINUAM A LUTAR!!! ✍❤️

  • Isso deveria ser regra...

    Principalmente por conta de muitas pessoas por ingenuidade que podem ser vítimas de engenharia social como phishing, roubo de senhas, etc.

    So pra lembrar:

    Engenharia social não é virus, mas um conjunto de técnicas onde o criminoso engana o usuário de forma que este entrega dados pessoais ou clica em link falsos achando que são verdadeiros.

  • engenharia social  = famoso estelionatário, no qual as pessoas acabam caindo na lábia dele

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de segurança da informação(engenharia social).

    Gabarito: CERTO.

    Professor, o que é engenharia social?

    R. Engenharia social é uma técnica usada por criminosos virtuais para induzir usuários desavisados a enviar dados confidenciais, infectar seus computadores com malware ou abrir links para sites maliciosos.

    Como a engenharia social age?

    R. Explora vulnerabilidades emocionais da vítima e usa como isca assuntos atuais, promoções ou até mesmo falsas premiações.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!

  • CERTO

    Engenharia social é uma técnica empregada por criminosos virtuais para induzir usuários desavisados a enviar dados confidenciais, infectar seus computadores com malware ou abrir links para sites infectados.

    principais tipos de ataque de engenharia social:

    • Phishing.
    • Pretexting.
    • Quid Pro Quo.
    • Sextorsão.
    • Dumpster Diving.
    • Shoulder Surfing.
    • Tailgating.

    O DIA MAIS FÁCIL FOI ONTEM!!!

  • E o que isso tem a ver com procedimento de Back up??


ID
5596300
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos procedimentos de segurança da informação, das noções de vírus e dos procedimentos de backup, julgue o item.    

A principal característica do vírus de setor de carga (boot sector) é a sua alta capacidade de espalhar mensagens sobre pragas on-line (boatos). 

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Vi boot e logo associei à inicialização do computador , logo assinalei E

    Sobre o referido vírus :

     https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/boot-sector-virus

  • O vírus da questão é o hoax( boatos ou farsa, mentira). gabarito: E
  • A principal característica do vírus de setor de carga (boot sector) é a sua alta capacidade de espalhar mensagens sobre pragas on-line (boatos). 

    Gabarito: errado

    >> A principal característica do vírus de setor de carga (boot sector) é  corromper o MBR e a sequência de inicialização do computador é alterada.

    !!! É um vírus de setor de inicialização que coloca seus próprios códigos e comandos no setor de inicialização do DOS ou no Master Boot Record (MBR) de um computador 

    >> A principal característica do vírus HOAX é a sua alta capacidade de espalhar mensagens sobre pragas on-line (boatos). 

    Ex: Falsos sorteios do iPhone 5 ou frases que Clarice Lispector nunca disse são exemplos de Hoax. Trata-se de boatos recebidos por e-mail ou compartilhados em redes sociais. Em geral, são mensagens dramáticas ou alarmantes que acompanham imagens chocantes.

    !! Atenção: Não confunda BOOT com BOT:

    BOT (com 1 O) - São similares aos worms, mas trabalham de forma remota.

    Exploram vulnerabilidades, enviam cópias de si automaticamente na rede.

    BOTNET = São os computadores zumbies.

  • Errado

    Vírus de setor de carga (boot sector) é um tipo de programa que infecta o código no setor de carga de uma unidade, que é executado sempre que o computador é ligado ou reiniciado.

    e,

    • Hoax = Boato
  • Hoax é tipo o Leo Dias ou a Sônia Abrão (fofoqueiros)

    O vírus de boot afeta MBR do disco rígido, no qual é responsável dentre outras coisas pela inicialização do sistema operacional

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes a Segurança da Informação, especificamente sobre Malware.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão.

    O vírus de boot sector (setor de inicialização) atinge os arquivos de inicialização do Sistema Operacional, conforme a Kaspersky:

    “Os vírus do setor de inicialização infectam o setor de inicialização de disquetes ou o Registro Mestre de Inicialização (MBR, Master Boot Record) dos discos rígidos (alguns infectam o setor de inicialização do disco rígido, em vez do MBR)."

    Contudo, a definição da questão trata-se sobre Hoax. É o nome das mensagens alarmistas com conteúdo falso que frequentemente lotam as caixas de e-mails ou invadem as redes sociais e outros.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • hoax = atual fake news

    hoax é da década de 90

  • GAB ERRADO

    O vírus da questão é o hoax ou hoaxes ( boatos, farsas..)

  • GABARITO:ERRADO

    VIRUS DE SETOR:infectam o SETOR de inicialização de disquetes ou o Registro Mestre de Inicialização.

    O CORRETO SERIA ( HOAX ) NO CONCEITO DA QUESTÃO !

    É NÃO O VIRUS DE SETOR !

    CONCEITOS DIFERENTES OQUE TORNA A QUESTÃO ERRADA !

  • ERRADO

    hoax = atual fake news

    O DIA MAIS FÁCIL FOI ONTEM!!


ID
5596303
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos procedimentos de segurança da informação, das noções de vírus e dos procedimentos de backup, julgue o item.    

O backup completo, também conhecido como full, realiza a cópia de todos os arquivos definidos pelo usuário na ferramenta, independentemente de os arquivos da lista terem sido alterados. 

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    Resumo de uma colega .

    1. Backup diário: copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Ou seja, o becape diário é a cópia de segurança dos arquivos alterados em uma data específica; portanto, nesse tipo de becape, evita-se a cópia de todos os arquivos armazenados.

    2.     Backup Completo: Cópia de todos os arquivos

     

                           Marca         ( não é acumulativo )

    3.     Backup Incremental: Cópia de todos os arquivos alterados desde o último backup .

     

                            N marca     ( é acumulativo ) 

    4.     Backup Diferencial: Cópia de todos os arquivos desde o último backup COMPLETO

    1. Backup normal: copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). 

  • Certo

    Backup completo ou full é simplesmente fazer a cópia completa de todos os arquivos, pastas ou volumes para destinos estabelecidos.

  • GABARITO: CERTO

    • Completo (Total ou Referencial) Copia todos os arquivos, mesmo os não flagados
    • Apaga o flag dos arquivos.
    • Backup lento, mas O MAIS SIMPLES

    Q268539-Para se proceder à cópia diária dos dados e à restauração total dos dados de um servidor de rede de uma empresa em menor tempo possível, o backup completo será mais adequado que o backup incremental.

    GABARITO: CERTO

    -------------------------------------

    • Incremental→ Toda vez incrementa um pouquinho mais (A diferença entre o último backup qualquer e o agora)

    Copia só os arquivos flagados (alterados recentemente)

    Apaga o flag dos arquivos

    Q1817526-backup incremental caracteriza-se pela cópia de todos os dados alterados ou criados desde o último backup completo.

    GABARITO: CERTO

    Q1616639-Um sistema de backup incremental é capaz de armazenar os dados alterados desde um ponto de referência no tempo.

    GABARITO: CERTO

    -------------------------------------

    • Diferencial→ Copia a diferença entre o ultimo backup TOTAL e o agora.
    • Não apaga o flag dos arquivos ao fazer o backup

    Q1827470-No backup diferencial, apenas novos dados ou dados modificados são gravados, o que resulta em menor tempo de restore em comparação ao backup completo.

    GABARITO: CERTO

    Q1616640-Um sistema de backup diferencial permite o salvamento apenas dos dados que tiverem sido alterados desde o último backup completo.

    GABARITO: CERTO

    Fonte: Meus resumos

  • correto, o completo copia tudo independentemente de qualquer coisa.

  • CERTO

    Completo Total ou Referencial.

    O DIA MAIS FÁCIL FOI ONTEM!!!

  • [GABARITO: CERTO]

    Completo (Full) → É a cópia completa de todos os arquivos.

    Backup Diferencial → Faz a cópia apenas das últimas modificações relativas ao último backup completo(full).

    Backup Incremental → Faz a cópia das últimas alterações relativas ao último backup.

    Existem 3 tipos de backup, o completo, incremental e diferencial.

    O Backup completo, ou full, é aquele que faz uma cópia de todos os arquivos existentes no dispositivo ou servidor para outro local de armazenamento. Consequentemente, esse tipo é mais demorado e ocupa um espaço em disco maior, porém reproduz fielmente e apresenta uma maior segurança caso aconteça a perda de dados.

    Backup incremental é o tipo que copia os arquivos que foram alterados desde o último backup desse tipo (FULL). Os seus principais benefícios são a rápida realização e também o fato de ocupar um menor espaço de armazenamento, porém a restauração é mais demorada e mais suscetível a problemas.

    Por último, o Backup diferencial salva os dados alterados desde o último backup completo, apresenta uma maior praticidade e segurança, porém armazena um maior volume de dados a cada atualização e o armazenamento pode acabar superando o do backup completo.

    FONTE: MEUS RESUMOS.

  • GAB CERTO

    BACKUP: é a cópia de segurança de dados de um dispositivo de armazenamento para que possa ser restaurado em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados. O backup garante a INTEGRIDADE dos dados, de configurações, banco de dados, arquivos de usuários.

    SÃO TIPOS DE BACKUP:

    1. Backup Completo (Full)É a cópia completa de todos os arquivos.
    2. Backup Diferencial: Faz a cópia apenas das últimas modificações relativas ao último backup completo.
    3. Backup Incremental: Faz a cópia das últimas alterações relativas ao último backup.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5596306
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos procedimentos de segurança da informação, das noções de vírus e dos procedimentos de backup, julgue o item.    

O backup incremental não é indicado quando se faz o backup pela primeira vez.

Alternativas
Comentários
  • O backup incremental surgiu para sanar algumas deficiências encontradas ao realizar o backup full, como a de sempre copiar todos os dados a cada operação, mesmo que nenhuma alteração tenha sido realizada.

    Além dos recursos desnecessariamente consumidos para manter diversas cópias completas dos dados, o crescimento explosivo na criação de conteúdo aumentou muito o tempo gasto para manter o backup sempre atualizado.

    O primeiro passo para instituir um sistema de backup incremental é a realização da cópia completa dos dados.

    Assim que essa cópia for realizada, a cada nova instrução de backup o sistema verificará quais arquivos foram alterados desde o último evento e, havendo alteração, só copiará os que forem mais atuais.

    Esse processo gera um fragmento de backup a cada operação, menor que a cópia completa dos dados.

    Fonte: https://www.controle.net/faq/tipos-de-backup-o-que-e-backup-full-incremental-e-diferencial#:~:text=O%20backup%20incremental%20surgiu%20para,nenhuma%20altera%C3%A7%C3%A3o%20tenha%20sido%20realizada.&text=Esse%20processo%20gera%20um%20fragmento,a%20c%C3%B3pia%20completa%20dos%20dados.

  • Backup Incremental: Copia arquivos criados ou alterados desde o ultimo backup normal.

    Fonte: Gran Curso

    Resposta: Errada

  • Ao meu ver essa questão está errada.

    Achei a redação no mínimo "ambígua", alguém mais?

    backup incremental não é indicado quando se faz o backup pela primeira vez.

    1- Quando se faz o primeiro backup não é recomendável que seja o incremental?

    ou 2 - Após fazer o primeiro backup (completo) o incremental não é indicado?

    Até porque o QUANDO me passa ideia de tempo, acredito que a questão diz: no momento que se faz o backup pela primeira vez. Sendo assim, o correto é o backup COMPLETO.

    A questão Q905101 da CEBRASPE diz:

    Na primeira vez que se realiza uma cópia de segurança, seja de um servidor ou de um computador pessoal, o tipo de becape mais indicado é o:

    Gabarito: letra E (BACKUP COMPLETO)

    Os comentários dos colegas ajudaram a entender sobre o backup incremental, mas não respondeu a questão em si.

    Alguém mais teve a mesma perspectiva que eu?

    Segue um resumo de comentários do QC:

    Backup DIFERENCIAL - Copia os arquivos NOVOS E MODIFICADOS, mas NÃO MARCA os arquivos copiados com isso ACUMULA os arquivos para o próximo backup.

     

    Backup INCREMENTAL - Copia os arquivos NOVOS E MODIFICADOS, mas MARCA os arquivos copiados e com isso NÃO ACUMULA os arquivos para o próximo backup.

     

    Backup DIÁRIO -  Copia os arquivos NOVOS E MODIFICADOS, mas apenas os arquivos DO DIA (DIÁRIO).

     

    BACKUP NORMAL/COMPLETO - Copia todos os arquivos e os marcam, sendo o PRIMEIRO backup a ser realizado para garantir A SEGURANÇA DOS ARQUIVOS.

    Gabarito: "errado"

  • Backup Normal

    Um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup. Normalmente, o backup normal é criado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez.

    Backup Incremental

    Backup incremental cópia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados.

    Backup Diferencial

    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup. Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração de arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

    Backup nas nuvens

    O sistema de Backup nas nuvens proporciona uma maior garantia de salvaguarda de seus arquivos. Uma das vantagens é você poder acessar seus arquivos de qualquer lugar necessitando apenas ter acesso a internet.

  • Errado

    Não se pode afirmar isso como verdade absoluta.

  • Questão polêmica. Se é a primeira vez que o usuário irá fazer um backup, não existe "desde o último backup, como é o caso do incremental", existe??? Então não seria recomendável fazer um incremental, gabarito Certo, mas...
  • ao meu ver não e recomendo, uma vez , que em regra o primeiro backup deve ser completo.

  • Essa questão não faz sentido..

    Quando você faz um backup pela primeira vez o aconselhado é fazer o COMPLETO pois abarca todos os arquivos sem excessão. Nos demais, o usuário pode fazer o incremental ou o diferencial para salvar apenas os arquivos modificados.

  • Quem errou acertou.

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinentes a Segurança da Informação, especificamente sobre Procedimento de Segurança e Backup.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão.

    O Backup indicado para a primeira vez é o completo (Full), pois o backup incremental e diferencial tem ele por referência.


    Fonte: imagem cedida pelo professor.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • A banca altereu o gabarido de E para C...

  • Gente, a banca alterou o gabarito definitivo para CERTO. Vamos notificar o QC para corrigir o gabarito aqui.

  • Resumindo,

    Backup

    Tradução: Becape.

    Cópia de Segurança. Podemos dizer que é o processo de copiar um ou mais arquivos para um dispositivo de armazenamento diferente do qual está.

    O Becape Incremental salva os arquivos que foram alterados desde o último becape, seja ele qual for; os não alterados (não marcados) não são salvos. Assim, não necessário informar o período das alterações para realização dele.

  • GABARITO: C.

    O primeiro Backup deve ser o completo.

    Normal (Completo, Total, Global ou Full): um backup normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado - windows). Demora muito (marca)

  • Não vejo erro nessa questão, muito menos uma polêmica, visto que o primeiro backup deve ser o completo, após ele se torna válido fazer o incremental. enfim... é isso...

  • Houve alteração de gabarito!!

    Gabarito: C

  • CERTO

    backup incremental é a cópia de todos os dados que foram modificados desde o último backup de qualquer tipo.

    PODEM MARCAR SEM MEDO.!!!

  • Se não há um backup completo feito anteriormente ao incremental, não será possível guardar os dados que forem editados posteriormente daquele.

    Eu acho que foi por essa lógica que o examinador criou a questão.

  • Backup indicado para a primeira vez é o completo (Full), pois o backup incremental e diferencial tem ele por referência.

  • GAB CERTO

    BACKUP: é a cópia de segurança de dados de um dispositivo de armazenamento para que possa ser restaurado em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados. O backup garante a INTEGRIDADE dos dados, de configurações, banco de dados, arquivos de usuários.

    SÃO TIPOS DE BACKUP:

    1. Backup Completo: É a cópia completa de todos os arquivos.
    2. Backup Diferencial: Faz a cópia apenas das últimas modificações relativas ao último backup completo.
    3. Backup Incremental: Faz a cópia das últimas alterações relativas ao último backup.

    IMPORTANTE:diferença aqui é que enquanto no backup incremental cada execução copia apenas os dados que foram alterados desde o último backup, independentemente do tipo; no diferencial é feito uma cópia de todos os arquivos alterados desde o BACKUP COMPLETO.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5596309
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Julgue o item.  

2.022 = 2 ⋅ 3 ⋅ 337. 

Alternativas
Comentários
  • 20222=2*3*337

    2*3*337=2022

    6*337=2022

    2022 GAB CERTO

  • É QUADRIX mesmo?

  • gabarito errado, e só presta atencao,337 x 6 = 2222 diferente de 2022

  • num pego uma questão dessas hahah


ID
5596312
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Julgue o item.  

2.022 possui 8 divisores positivos. 

Alternativas
Comentários
  • Divisores de 2022: {1, 2, 3, 6, 337, 674, 1011, 2022}

    Gabarito CERTO

  • o que são divisores positivos?

  • 2.022 possui 8 divisores positivos. Certo

    Fatorar 2.022= 2*3*337 >>>2¹*3¹*337¹>> somar 1 a cada expoente e multiplicar>>(1+1)*(1+1)*(1+1)= 8

  • Olá, pessoal! Segue um vídeo rápido e objetivo que pode ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=l7vjwLnRa5c

  • Para descobrir quantos divisores um número possui, deve, inicialmente, realizar a fatoração desse número, a fim de encontrar os fatores primos que multiplicados resultam no número. Em seguida, deve-se adicionar a potencia dos fatores primos uma unidade e depois multiplicá-las a fim de encontrar quantos divisores esse número possui. No exercícios temos o seguinte:

    2022 = 2^1*3^1*337*1 (Esses são os fatores primos que resultam em 2022). Na sequência, deve-se adicionar uma unidade aos expoentes e em seguida multiplicá-los = (1+1)*(1+1)*(1+1) = 2*2*2 = 8. Logo, conclui-se que 2022 possui 8 divisores.


ID
5596315
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Julgue o item.  

√2.022 > 45.

Alternativas
Comentários
  • RAIZ DE 2022 = 44,96

    E NÃO É MAIOR QUE 45

    GABARITO: ERRADO

  • 45 x 45 = 2025

    se a raiz for maior que 45 vai dar um número ainda maior

  • Julgue o item.  

    √2.022 > 45.

    comentário: 2022 não tem raiz exata.

  • 45x45= 2025

    então raiz de 2022 é menor.

  • galera, só não entendi porquê de multiplicar 45 por 45, é por causa da raiz quadrada? (45^2=2025)?

  • Você não vai calcular a raiz quadrada de 2022 na prova.

    Logo, eleva os dois lados ao quadrado e teremos:

    2022 > 45*45 (2025) (F)

    Gabarito errado.

  • Igual o pessoal abaixo falou, ao invés de calcular a raiz quadrada de 2022, que vai onerar muito tempo, tira a prova sobre o 45, elevando ele ao ² (45x45); se a resposta for menor que 2022 a proposição está correta, se for maior é errada

  • Fé no pai que uma hora estaremos prontos para Raciocínio Lógico!


ID
5596318
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Julgue o item.  

Escolhendo-se ao acaso um número inteiro de 1 a 2.022, a probabilidade de o número escolhido ser múltiplo de 5 é maior que 20%. 

Alternativas
Comentários
  • QUAL O PRIMEIRO NÚMERO MULTIPLO DE 5? É O PRÓPRIO 5

    QUAL O NÚMERO MULTIPLO DE 5 ABAIXO DE 2022? É O 2020

    FÓRMULA: AN = A1+(N-1).R

    A RAZÃO SERÁ SEMPRE OS MULTIPLOS DE 5: 5,10,15 = RAZÃO 5

    2020 = 5 + (N-1).5

    2020 = 5+5N-5

    5N = 2020

    2020/5

    N = 404

    404 / 2022 = 0,1998 *100% = 19,98%

    GAB: ERRADO

  • 2022/5 = 404 + 2 -----> 404/2022 = 0,1998
  • 2022/5 = 404 com resto 2 (existem 404 números de 1 a 2022 que são múltiplos de 5) 404/2022=0,1998 <20%

    Seria isso?

  • Resolvido:

    https://youtu.be/AZAP4xuzc74

  • Como achar os múltiplos? 2022/5 = 404,4 ( 404 números múltiplos)

    Em vez de achar qual porcentagem equivale esses 404, busque os 20%. Mais fácil.

    Quanto é 10% de 2022?

    R= 202,2

    Agora faça 10% + 10% para achar os 20%

    R=404,4

    Se 20% é 404,4 significa dizer que 404 é abaixo de 20%. (19,98....%...)

    Por isso, gabarito ERRADO, pois não é maior que 20%


ID
5596321
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

    Martina comprou nove cervejas da marca A e quatro cervejas da marca B por R$ 137,00. Stella, a melhor amiga de Martina, comprou cinco cervejas da marca A e duas cervejas da marca B por R$ R$ 73,00.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Uma cerveja da marca A custa R$ 9,00.  

Alternativas
Comentários
  • SOLUÇÃO: http://sketchtoy.com/70422711

    SEM OS AUMENTOS CUSTAM 9,00 REAIS

  • BORAAAA 9 cervejas da marca A entao 9x9= 81

    agora faz 81-137=56

    56/4=14 cada cerveja B vale 14 reais

    Melhor amiga comprou 5 cervejas da marca A entao 5x9=45 e 2 cervejas da marca B 2x14=28

    agora soma 45+28=73


ID
5596324
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

    Martina comprou nove cervejas da marca A e quatro cervejas da marca B por R$ 137,00. Stella, a melhor amiga de Martina, comprou cinco cervejas da marca A e duas cervejas da marca B por R$ R$ 73,00.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

O preço de cinco cervejas da marca A é igual ao preço de 3 cervejas da marca B. 

Alternativas
Comentários
  • É um sistema de equações:

    9A + 4B = 137

    5A + 2B = 73

    Multiplicarei a segunda equação por (-2) para poder zerar o B quando somar as equações:

    9A + 4B = 137

    -10A - 4B = -146

    Irei somar as equações, ficando com:

    - A = - 9

    A = 9

    Irei substituir A = 9 em qualquer uma das equações. Escolhi substituir em 5A + 2B = 73. Veja:

    5*9+ 2B = 73

    45 + 2B = 73

    2B = 73 - 45

    2B = 28

    B = 28/2

    B = 14

    O problema quer saber se: O preço de cinco cervejas da marca A é igual ao preço de 3 cervejas da marca B

    5 cervejas da marca A custam 5* 9 = 45 reais

    3 cervejas da marca B custam 14*3 = 42 reais

    Logo, não é o mesmo preço. Portanto, gabarito ERRADO

  • Amo fazer raciocino lógico, porém nunca sei explicar como chegue no resultado. Faça na tentativa e erro.

    Supus que a cerveja A custava $9 e a B custava $14 para achar os $73 de Martina.

    Esse valor encaixou perfeitamente com a conta paga por Stella nos $137.

    Logo chutei no alvo e a questão está errada.

  • Por raciocínio lógico, 9xA + 4xB=137 e 5xA+2xB +73, com a subtração encontramos uma terceira equação 4xA+2xB+64 e (5xA+2xB =73) - (4xA+2xB=64), encontramos A= 9 e assim com o valor encontrado é só buscar o valor de B=14, Logo 9x5=45 e 14x3=42, portanto ERRADO.


ID
5596327
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

    Martina comprou nove cervejas da marca A e quatro cervejas da marca B por R$ 137,00. Stella, a melhor amiga de Martina, comprou cinco cervejas da marca A e duas cervejas da marca B por R$ R$ 73,00.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

Se o preço da cerveja da marca A sofrer dois aumentos consecutivos de 10%, o seu novo preço será de R$ 10,80.

Alternativas
Comentários
  • SOLUÇÃO: http://sketchtoy.com/70422711

    GABARITO: ERRADO

  • 10,98 r$

  • Monta o sistema

    A=9,00

    dois aumentos de 10% = 10,89


ID
5596330
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Julgue o item.

A frase “Dois mil mais vinte mais dois” não é uma proposição.

Alternativas
Comentários
  • Não tem verbo
  • CERTO.

    A frase não tem verbo, logo não pode ser considerada uma proposição!

  • Proposição é tudo aquilo que eu posso atribuir como verdadeiro ou falso, não é o caso da afirmativa a cima. Me corrijam por favor se eu estiver equivocado. Bons estudos!


ID
5596333
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Julgue o item.

A proposição “Se 1 + 1 = 2.022, então 1 + 1 = 2” é verdadeira. 

Alternativas
Comentários
  • Única forma de ficar falso na condicional (SE): V+F = Falso

    Verificamos que na preposição a primeira é falsa e a segunda verdadeira,

     “Se 1 + 1 = 2.022, então 1 + 1 = 2” é verdadeira.  = F+V = Verdadeira

    Exemplos de falso:

    Se 3+1 = 4, então 5+3 =7. V+F = Falsa

    Para memorizar: Se, entao: Vera Ficher é Falso

  • F ----> V = V
  • Nas condicionais A---> B, quando o A for Falso a proposição vai sempre ser verdadeira, independente se B é verdadeiro ou falso.

    "Flamengo na frente" é sempre verdadeiro (prof. Luís Telles - Gran Cursos).


ID
5596336
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Julgue o item.

A frase “2022 é o ano do tigre!” é uma proposição cuja negação é “2022 não é o ano do tigre!”. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Portanto, não são proposições lógicas:

    • Frases exclamativas: “Meu Deus!”
    • Frases interrogativas: “Você me ama?”
    • Frases imperativas: “Não estude para passar, mas até passar!”
    • Frases sem verbo: “O mundo dos concursos públicos.”
    • Frases abertas: “x + 1 = 7” ; “Ela é a melhor esposa do mundo.”
    • Frases paradoxais: “Só sei que nada sei.”

  • ERRADO.

    Frase exclamativa não é considerada proposição!

  • "De cada bichinhos, Moises levou quantos na arca" A resposta é: Não foi Moises quem levou, foi Noé. Então essa piada responde a pergunta.

  • Caí como um pato!


ID
5596339
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública

No que concerne à ética no serviço público, julgue o item.

A função pública integra-se na vida particular de cada servidor público. 

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. 


ID
5596342
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública

No que concerne à ética no serviço público, julgue o item.

Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter e escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum, constitui um dever fundamental do servidor público. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Decreto 1.171/94

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;


ID
5596345
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública

No que concerne à ética no serviço público, julgue o item.

O uso do cargo ou da função para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem, é facultado ao servidor público. 

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171/94

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;  

  • XV - É vedado ao servidor público:

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    Tais vedações podem fazer conexão com as atitudes previstas na lei de improbidade administrativa (Lei 8.429/92) que também se correlaciona ao estudo da ética.


ID
5596348
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei n.o 8.429/1992, julgue o item.

O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, independentemente da comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, independentemente (E) da comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa. 

    Considerara-se ato de improbidade administrativa o mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, quando comprovado o ato doloso com fim ilícito, acarretando a responsabilidade por ato de improbidade administrativa.

  • AFIRMAR:

    independentemente da comprovação de ato doloso com fim ilícito

    NÃO É A MESMA COISA QUE:

    sem comprovação de ato doloso com fim ilícito

    POIS, POR CERTO, SE EU PROVAR ATO DOLOSO COM FIM ILÍCITO PELA NOVA DINÂMICA DA LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, A AFIRMATIVA DE INDEPENDENTEMENTE COLOCA A AFIRMAÇÃO COMO ERRADA.

    ALÉM DO QUE A REDAÇÃO A PRIORI FICOU CONFUSA.

    PRA QUE FACILITAR A COMPREENSÃO, SE EU POSSO BAGUNÇAR O ENUNCIADO!!!!

  • Enunciado bem complicado

  • Se houver comprovação de ato doloso com fim ilícito, não será um "mero"  exercício da função ou desempenho de competências públicas, né, meu filho?

    É cada jagunço que vira examinador hj em dia...

  • Essa banca quer ser Cespe sem ter cacife pra isso

  • Enunciadinho difícil de entender kkk

  • A presente questão deve ser resolvida com apoio no que estabelece o art. 1º, §3º, da Lei 8.429/92, com a redação dada pela recente Lei 14.230/2021, que abaixo transcrevo para melhor visualização:

    "Art. 1º (...)
    § 3º O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa."

    Como daí se pode extrair, em rigor, a responsabilidade por ato de improbidade administrativa somente é afastada acaso a hipótese seja de conduta em que não haja comprovação de ato doloso com fim ilícito.

    A Banca, por seu turno, se valeu do advérbio "independentemente". Ora, o uso desta palavra dá margem a que se entenda que, mesmo no caso de comprovação de ato doloso com fim ilícito, deve ser afastada a possibilidade de responsabilização por ato de improbidade administrativa, o que não é verdade.

    Desta forma, a afirmativa passa a estar incorreta, porquanto abre a possibilidade de interpretação contrária ao texto da lei.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • GABARITO ERRADO - BASTA ler o final, o início e o meio em sequência que fica mais fácil de entender: "afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa, O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, independentemente da comprovação de ato doloso com fim ilícito" (ERRADO, TEM QUE TER DOLO)
  • O não exercício, não doloso, não afasta a não responsabilidade do não ato.

  • FAZER O ESTUDO DA QUESTÃO

  • Art. 1º O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei.     

    § 1º Consideram-se atos de improbidade administrativa as condutas dolosas tipificadas nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, ressalvados tipos previstos em leis especiais.      

    § 2º Considera-se dolo a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, não bastando a voluntariedade do agente.       

    § 3º O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa.        

  • O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa.

  • Gab: ERRADO

    O enunciado diz: O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, independentemente da comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa.

    O correto seria:

    "Art. 1º (...)

    § 3º O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa."

    Bons estudos !


ID
5596351
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei n.o 8.429/1992, julgue o item.

Os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador não se aplicam ao sistema da improbidade administrativa. 

Alternativas
Comentários
  • § 4º Aplicam-se ao sistema da improbidade disciplinado nesta Lei os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador.  

  • Direito administrativo sancionador:

    - exige contraditório e ampla defesa

    - admite prova emprestada

    - busca da verdade real

    - proibi analogia in malam partem

    - vedado bis in idem

  • § 4º Aplicam-se ao sistema da improbidade disciplinado nesta Lei os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador.  

  • GABARITO: ERRADO

    Conforme a Lei de Improbidade Administrativa nº 8.429/92 (recentemente sofreu alterações pela Lei nº 14.230/21), em seu artigo 1º, §4º:

    Art. 1º O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei. 

    § 4º Aplicam-se ao sistema da improbidade disciplinado nesta Lei os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador. 

  • Os processos administrativos e judiciais para apuração e sanção de atos de improbidade administrativa são processos sancionatórios que podem ter como decisão final a aplicação de punições aos acusados. Sendo assim, a esses processos são aplicados os princípios constitucionais que regem o direito administrativo sancionador.

    O §4º do artigo 1º da Lei nº 8.429/1992 com redação dada pela Lei nº 14.230/2021 prevê expressamente que os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador se aplicam ao sistema da Lei de Improbidade Administrativa. Vejamos o referido dispositivo legal:
    Art. 1º O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei.    

    (...)

    § 4º Aplicam-se ao sistema da improbidade disciplinado nesta Lei os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador.
    Vemos, então, que é incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: errado.


     

  • Quais são esses ?

  • GABARITO: ERRADO

    Lei nº 8499/92

    Art. 1º O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei.  

    § 4º Aplicam-se ao sistema da improbidade disciplinado nesta Lei os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador.   

  • Aplicam-se ao sistema da improbidade disciplinado nesta Lei os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador.

  • Gabarito''Errado''.

    O §4º do artigo 1º da Lei nº 8.429/1992 com redação dada pela Lei nº 14.230/2021 prevê expressamente que os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador se aplicam ao sistema da Lei de Improbidade Administrativa.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • LIA, Art. 1º O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei. 

    § 4º Aplicam-se ao sistema da improbidade disciplinado nesta Lei os princípios constitucionais do direito administrativo sancionador. 


ID
5596354
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei n.o 8.429/1992, julgue o item.

Os atos de improbidade violam a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções e a integridade do patrimônio público e social dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como da administração direta e indireta, no âmbito da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º

    § 5º - Os atos de improbidade violam a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções e a integridade do patrimônio público e social dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como da administração direta e indireta, no âmbito da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.   

  • CORRETA!!!!

    Os atos de improbidade violam: (art. 1º, § 5º)

    1) a probidade:

    __1.1) na organização do Estado e 

    __1.2 no exercício de suas funções e 

    2) a integridade do patrimônio:

    __2.1) público e 

    __2.2) social:

    ____a) dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como  

    ____b) da administração direta e indireta, 

    ____b.1) no âmbito da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.  

  • Para o exame da presente questão, deve-se acionar o disposto no art. 1º, §5º, da Lei 8.429/92, com a nova redação conferida pela Lei 14.230/2021, que a seguir colaciono:

    "Art. 1º (...)
    § 5º Os atos de improbidade violam a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções e a integridade do patrimônio público e social dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como da administração direta e indireta, no âmbito da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal." 

    Assim sendo, é evidente que a afirmativa lançada pela Banca não contém equívocos, porquanto ajustada precisamente aos termos da lei de regência.


    Gabarito do professor: CERTO

  • Letra de LEI pura. Art. 1 §5


ID
5596357
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei n.o 8.429/1992, julgue o item.

Em havendo indícios de ato de improbidade, a autoridade que conhecer dos fatos representará ao Ministério Público competente, para as providências necessárias. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º - Se houver indícios de ato de improbidade, a autoridade que conhecer dos fatos representará ao Ministério Público competente, para as providências necessárias.  

  • CORRETO. Se houver indícios, a autoridade vai representar ao MP a indisponibilidade dos bens(decretada pelo juiz), ou seja, vai congelar tudo que o réu possui(conta bancária, não vende carro, casa, e etc).
  • Cuida-se de questão a ser resolvida com apoio no que estabelece o art. 1º, §3º, da Lei 8.429/92, com a redação dada pela recente Lei 14.230/2021, que abaixo transcrevo para melhor visualização:

    "Art. 7º Se houver indícios de ato de improbidade, a autoridade que conhecer dos fatos representará ao Ministério Público competente, para as providências necessárias." 

    Logo, a proposição lançada pela Banca se revela em estrita conformidade com os ditames da lei de regência, de modo que inexistem equívocos a serem apontados.


    Gabarito do professor: CERTO

  • Redação atual da lei 8.429/92, reformulada pela lei 14.230/21:

    Art. 7º Se houver indícios de ato de improbidade, a autoridade que conhecer dos fatos representará ao Ministério Público competente, para as providências necessárias.    

  • LIA, Art. 7º - Se houver indícios de ato de improbidade, a autoridade que conhecer dos fatos representará ao Ministério Público competente, para as providências necessárias.  

  • Uma pessoa qualquer ("qualquer pessoa") pode pular a etapa de representar à "autoridade adm competente" e avisar diretamente ao MP?


ID
5596360
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei n.o 8.429/1992, julgue o item.

Perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou a aplicação de verba pública de qualquer natureza não constitui ato de improbidade administrativa. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º - Enriquecimento ilícito:

    IX - perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza;

  • ERRADO. Se configura como ato de improbidade enriquecimento ilícito. DICA: será enriquecimento ilícito quando ver verbos do tipo: perceber, receber utilizar adiquirir aceitar usar
  • O exame desta questão deve ser realizado à luz do que preceitua o art. 9º, IX, da Lei 8.429/92

    "Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, de mandato, de função, de emprego ou de atividade nas entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:    

    (...)

    IX - perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza;"

    Logo, sem maiores dúvidas, pode-se dizer que a conduta descrita pela Banca corresponde, sim, a ato de improbidade administrativa, mais precisamente gerador de enriquecimento ilícito.

    Do exposto, incorreta a assertiva em exame.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • Art. 9, incs. IX Tratar-se de Enriquecimento Ilícito.

  • Recomendo o comentário do professor.


ID
5596363
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei n.o 8.429/1992, julgue o item.

Para que se configure como ato de improbidade administrativa, é imprescindível a demonstração de prejuízos financeiros ao erário público.  

Alternativas
Comentários
  • Art. 21. A aplicação das sanções previstas nesta lei independe:

    I - da efetiva ocorrência de dano ao patrimônio público, salvo quanto à pena de ressarcimento e às

    condutas previstas no art. 10 desta Lei

  • Imprescindível = indispensável.

    Um ato pode ser considerado improbo sem ser causador de dano ao erário. Exemplo: negar publicidade aos atos oficiais constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública e, em regra, não causa prejuízo financeiro aos cofres públicos.

    Art. 21. A aplicação das sanções previstas nesta lei independe:

    I - da efetiva ocorrência de dano ao patrimônio público, salvo quanto à pena de ressarcimento e às condutas previstas no art. 10 desta Lei.

  • Gabarito: ERRADO.

    • Para configurar Improbidade Administrativa é necessário que haja prejuízo efetivo?
    • R: Não necessariamente, pois na improbidade administrativa a três espécies:
    • Prejuízo ao Erário -Aqui precisa do prejuízo efetivo, não presumido, lógico! até porque o nome já diz: é prejuízo ao erário;
    • Enriquecimento Ilícito e Violação de Princípios -ambos não precisam de prejuízo.

    • Fonte: Aula Vandré Amorim, Improbidade Administrativa, Gran Cursos Online.
    • *com possíveis adaptações na narrativa para melhor compreensão.
  • Trata-se de questão cuja solução demanda o acionamento da norma contida no art. 21, I, da Lei 8.429/92, com redação dada pela Lei 14.230/2021, in verbis:

    "Art. 21. A aplicação das sanções previstas nesta lei independe:

    I - da efetiva ocorrência de dano ao patrimônio público, salvo quanto à pena de ressarcimento e às condutas previstas no art. 10 desta Lei;" 

    Da leitura deste preceito legal, verifica-se que a efetiva ocorrência de prejuízos financeiros (ou de dano ao patrimônio público, como dito na lei) não é essencial para a aplicação das sanções contidas na lei, a não ser no que tange à pena de ressarcimento.

    Logo, por outros termos, é acertado aduzir que a caracterização dos atos de improbidade administrativa não está condicionada à efetiva demonstração de prejuízos financeiros, exceto no que concerne aos atos causadores de lesão ao erário.

    Assim sendo, está errada a afirmativa proposta pela Banca, uma vez que sustentou, genericamente, ser imprescindível a demonstração de prejuízos financeiros ao erário público para que se configure o ato de improbidade administrativa.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • LEI N° 8.429/92

    GABARITO: ERRADO

    Art. 11, § 4º Os atos de improbidade de que trata este artigo exigem lesividade relevante ao bem jurídico tutelado para serem passíveis de sancionamento e independem do reconhecimento da produção de danos ao erário e de enriquecimento ilícito dos agentes públicos.


ID
5596366
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei n.o 8.429/1992, julgue o item.

Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.  

Alternativas
Comentários
  • Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

    § 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.

    § 3º Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos, observada a legislação que regula o processo administrativo disciplinar aplicável ao agente.   

  • CERTO. Pode ser feita por qualquer pessoa, desde que qualificada e não pode ser anônima. E se denunciar alguém que saiba que é inocente, é crime, com detenção de 6-10meses, multa e indenização.
  • Direito de Representação: Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • Representar -------------------> QUALQUER PESSOA

    Propor Ação --------------------> SOMENTE MP

  • Qualquer pessoa pode representar.

    Requisitos:

    • escrita ou reduzida a termo
    • qualificação do representante
    • informações sobre o fato/autoria
    • indicação de provas

    Obs.: se não preenchidos os requisitos, a presentação é rejeitada. Mas a pessoa ainda pode representar ao MP.

    • Se atentidos os requisitos, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos - observada a legislação que regula o processo administrativo disciplinar do agente.

  • A presente questão deve ser solucionada tendo em mira o disposto no art. 14, caput, da Lei 8.429/92, com as modificações trazidas pela Lei 14.230/2021, a seguir transcrito:

    "Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade."

    Em assim sendo, pode-se concluir que a proposição da Banca reflete, com exatidão, o texto expresso da lei, de sorte que inexistem equívocos a serem aqui apontados.


    Gabarito do professor: CERTO


ID
5596369
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz do que dispõe a Lei n.o 9.784/1999, julgue o item.

Não agir de modo temerário constitui um dever do administrado perante a Administração.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4 São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

  • GABARITO: CERTO

     LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

    Art. 4 São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdadeurbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

  • OLHA A DICA: *EX NÃO PRESTA, PROCEDE??!!

    I - EXpor os fatos conforme a verdade;

    III - NÃO agir de modo temerário;

    IV - PRESTAr as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

    II - PROCEDEr com lealdadeurbanidade e boa-fé;

  • como assim modo temerário?

  • Gabarito: Certo

    Agir de modo temerário é faltar com a verdade, agir de má-fé, de modo arriscado, imprudente, perigoso.

    Logo, é dever do administrado não agir de modo temerário.

  • Os deveres do administrado, nos termos da Lei 9.784/99, encontram-se arrolados no art. 4º de tal diploma legal, que abaixo transcrevo:

    "Art. 4o São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos."

    Como daí se pode depreender, de fato, não agir de modo temerário constitui conduta contemplada dentre os deveres dos administrados, razão pela qual está correta a proposição da Banca, ora analisada.


    Gabarito do professor: CERTO


ID
5596372
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz do que dispõe a Lei n.o 9.784/1999, julgue o item.

O processo administrativo deverá iniciar-se apenas a pedido do interessado.  

Alternativas
Comentários
  • Art. 5 O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

  •  O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado, devendo ser formulado por escrito o requerimento inicial do interessado, contendo – dentre outros dados – formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos. --Seu sonho é do tamanho do seu esforço, não desista.

  • GABARITO: ERRADO

    LEI 9.784:

    Art. 5  O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    Art. 6  O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados: (...)

    II - identificação do interessado ou de quem o represente;

  • Um dos princípios informativos dos processos administrativo é o princípio da oficialidade, em vista do qual a Administração tem a possibilidade de instaurar, de ofício, bem como de impulsionar referidos processos até a decisão final, inclusive produzindo as provas que se revelarem necessárias para tanto.

    Com efeito, a possibilidade de instauração, de ofício, do processo administrativo encontra-se consagrada no teor do art. 5º da Lei 9.784/99, que abaixo transcrevo:

    "Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado."

    Desta maneira, incorreta a proposição da Banca, aqui examinada, uma vez que sustentou que o processo administrativo deve se iniciar apenas a pedido do interessado, o que não é verdadeiro.


    Gabarito do professor: ERRADO


ID
5596375
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz do que dispõe a Lei n.o 9.784/1999, julgue o item.

As organizações e as associações representativas, quanto a direitos e interesses coletivos, são legitimadas a figurar como interessado nos processos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei 9784/1999

    Art. 9 São legitimados como interessados no processo administrativo:

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser    adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

  • Gabarito: Certo

    Macete que li uma vez aqui no Qc:

    O AR é COLETIVO

    "Organizações e Associações Representativas, no tocante a direitos/interesses COLETIVOS"


ID
5596378
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz do que dispõe a Lei n.o 9.784/1999, julgue o item.

A decisão de recursos administrativos pode ser objeto de delegação. 

Alternativas
Comentários
  • BIZU BY PROFESSOR RODRIGO CARDOSO:

    NÃO PODE DELEGAR O NOREX

    NO - ATO NORMATIVO

    RE - RECURSO ADMINISTRATIVO

    X - MATÉRIA DE COMPETÊNCIA EXCLUSIVA

  • Não delegue sua "cenora" a ninguém:

    Competência Exclusiva.

    Atos Normativos

    Recursos Administrativos

  • LEI 9784

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.


ID
5596381
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz do que dispõe a Lei n.o 9.784/1999, julgue o item.

O servidor que tenha interesse indireto na matéria é suspeito para atuar em processo administrativo. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

  • Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

  • esse é o caso de impedimento!

    Art. 18.  É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria.

    siga @ direitocombonfim no Instagram e YouTube: https://youtube.com/channel/UCkgDQAopSdfRC0pIHqiLUEA

  • Questão:

    "O servidor que tenha interesse indireto na matéria é suspeito para atuar em processo administrativo." ERRADO

    Lei:

    Art. 18. É IMPEDIDO de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    IMPEDIDO ≠ SUSPEITO

  • É um caso de impedimento e não de suspeição.

  • INDIRETO - Terá IMPEDIMENTO, não SUSPEIÇÃO.


ID
5596384
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n.°12.527/2011 e com o Decreto n° 7.724/2012, julgue o item.

Os órgãos e as entidades sujeitos à lei de acesso à informação deverão implementar, em seus sítios na Internet, seção específica para a divulgação das informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. 

Alternativas
Comentários
  • Lei de Acesso à informação:

    Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

    (...)

    § 2º Para cumprimento do disposto no  caput,  os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet).

  • Lembrando que os municípios com menos de 10 mil habitantes não precisam realizar a divulgação na internet, mas fica mantida a divulgação em tempo real de informações sobre a execução orçamentária e a financeira.

    Art. 8º, § 4º Os Municípios com população de até 10.000 (dez mil) habitantes ficam dispensados da divulgação obrigatória na internet a que se refere o § 2º , mantida a obrigatoriedade de divulgação, em tempo real, de informações relativas à execução orçamentária e financeira, nos critérios e prazos previstos no  art. 73-B da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

    Bons estudos! :)


ID
5596387
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n.°12.527/2011 e com o Decreto n° 7.724/2012, julgue o item.

Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação. 

Alternativas
Comentários
  • Lei de acesso à informação:

    Art. 10. Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1º desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida.

    § 1º Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.

    (...).


ID
5596390
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n.°12.527/2011 e com o Decreto n° 7.724/2012, julgue o item.

As informações armazenadas em formato digital serão fornecidas nesse formato, independentemente da anuência do requerente. 

Alternativas
Comentários
  • QUADRIX. 2022. As informações armazenadas em formato digital serão fornecidas nesse formato,  ̶i̶n̶d̶e̶p̶e̶n̶d̶e̶n̶t̶e̶m̶e̶n̶t̶e̶ ̶d̶e̶ ̶a̶n̶u̶ê̶n̶c̶i̶a̶ ̶d̶o̶ ̶r̶e̶q̶u̶e̶r̶e̶n̶t̶e̶. ERRADO

    Precisa de anuência do requerente.

    _______________________________________________

    Lei de acesso à informação:

    Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    (...)

    § 5º A informação armazenada em formato digital será fornecida nesse formato, caso haja anuência do requerente.

  • Significado de anuência= Aprovação, consentimento.

ID
5596393
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n.°12.527/2011 e com o Decreto n° 7.724/2012, julgue o item.

Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Art. 13. Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original.


ID
5596396
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n.°12.527/2011 e com o Decreto n° 7.724/2012, julgue o item.

O acesso, a divulgação e o tratamento de informação classificada como sigilosa ficarão restritos a pessoas que tenham necessidade de conhecê-la e que sejam devidamente credenciadas na forma do regulamento, sem prejuízo das atribuições dos agentes públicos autorizados por lei.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

    Art. 25, § 1º O acesso, a divulgação e o tratamento de informação classificada como sigilosa ficarão restritos a pessoas que tenham necessidade de conhecê-la e que sejam devidamente credenciadas na forma do regulamento, sem prejuízo das atribuições dos agentes públicos autorizados por lei.

    Bons estudos! :)

  • Lei n.o 12.527/2011.

  • GABARITO CORRETO

    Lei 12.527/2011.

    Art. 25 ...

    § 1º O acesso, a divulgação e o tratamento de informação classificada como sigilosa ficarão restritos a pessoas que tenham necessidade de conhecê-la e que sejam devidamente credenciadas na forma do regulamento, sem prejuízo das atribuições dos agentes públicos autorizados por lei.


ID
5596399
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à Lei n° 3.820/1960, julgue o item.

O mandato dos membros do Conselho Federal de Farmácia é privativo de farmacêuticos e será remunerado mediante contribuição de seus integrantes. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 5 - O mandato dos membros do Conselho Federal é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de quatro anos. (Obs.: Redação dada pela Lei nº 9.120, de 26/10/1995) Parágrafo único. O mandato da diretoria do Conselho Federal terá a duração de dois anos, sendo seus membros eleitos através do voto direto e secreto, por maioria absoluta. (Obs.: Acrescido pela Lei nº 9.120, de 26/10/1995).


ID
5596402
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à Lei n° 3.820/1960, julgue o item.

O mandato dos membros do Conselho Federal de Farmácia terá a duração de cinco anos.

Alternativas

ID
5596405
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à Lei n° 3.820/1960, julgue o item.

O mandato da diretoria do Conselho Federal de Farmácia terá a duração de dois anos, sendo seus membros eleitos por meio de voto direto e secreto, por maioria absoluta.

Alternativas

ID
5596408
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à Lei n° 3.820/1960, julgue o item.

Compete ao Conselho Federal de Farmácia o julgamento, em última instância, dos recursos oriundos das deliberações dos Conselhos Regionais.

Alternativas

ID
5596411
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à Lei n° 3.820/1960, julgue o item.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia é o responsável administrativo pelo referido Conselho, inclusive pela prestação de contas perante o órgão federal competente.

Alternativas

ID
5596414
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à Lei n° 3.820/1960, julgue o item.

O exercício da atividade profissional de farmacêutico dispensa registro no Conselho Regional em cuja jurisdição o profissional desempenhe suas atividades. 

Alternativas

ID
5596417
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à Lei n° 3.820/1960, julgue o item.

Ser diplomado ou graduado em farmácia por instituto de ensino oficial ou a este equiparado não constitui um dos requisitos para a inscrição no quadro de farmacêuticos dos Conselhos Regionais.  

Alternativas

ID
5596420
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à Lei n° 3.820/1960, julgue o item.

As rendas relativas à taxa de expedição de carteira profissional pertencem exclusivamente aos Conselhos Regionais.

Alternativas

ID
5596423
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à Lei n° 3.820/1960, julgue o item.

A prestação de contas dos presidentes dos Conselhos Regionais será feita diretamente ao Tribunal de Contas da União, independentemente de aprovação do Conselho Federal. 

Alternativas

ID
5596426
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à Lei n° 3.820/1960, julgue o item.

Os Conselhos Regionais poderão, por seus procuradores, promover, perante o juízo da Fazenda Pública e mediante processo executivo fiscal, a cobrança das penalidades e das anuidades que lhes sejam devidas.

Alternativas

ID
5596429
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à responsabilidade civil do Estado, julgue o item.

O Estado, segundo o direito positivo atual, não é obrigado a responder pelos danos que seus agentes causarem a terceiros. 

Alternativas
Comentários
  • Oi amiga!!
  • gabarito errado. o estado responde.

    1)A administração pública responde objetivamente pelos danos causados, sendo necessário apenas a demonstração do nexo causal, independente de comprovação de dolo/culpa (responsabilidade civil objetiva).

    Responsabilidade Objetiva: conduta + dano + nexo causal

    OU

    2) Assegurando-se o direito de regresso (denunciação à lide) da ADM X AGENTE PÚBLICO causador do dano, sendo necessário neste último além da demonstração do nexo de causalidade, o dolo/culpa do agente (responsabilidade civil subjetiva).

    Responsabilidade Subjetiva (decorrente de omissão) : conduta + dano + nexo causal + dolo/culpa

  • Gabarito: E

    No meu ver esse gabarito é questionável.

    Eu posso ser agente do Estado e causar dano a terceiro fora do serviço, assim o Estado não responderia. A questão não mencionou uma parte do dispositivo legal ( nessa qualidade) conforme abaixo.

    Art. 37 CF

    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

  • Trata-se de questão que explorou o tema da responsabilidade civil do Estado, à luz do direito positivo atual. No ponto, bem ao contrário do que foi aduzido pela Banca, o ordenamento é explícito ao determinar que o Estado seja responsabilizado, sim, pelos danos causados por seus agentes. Em rigor, a responsabilidade estatal, inclusive, é de índole objetiva, informada pela teoria do risco administrativo, em vista da qual não há necessidade da presença de dolo ou culpa na conduta dos agentes públicos, bastando que estejam presentes o fato administrativo, o dano e o nexo de causalidade.

    A norma básica que contempla a responsabilidade civil do Estado encontra-se no art. 37, §6º, da CRFB:

    "Art. 37 (...)
    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa."

    Em sentido semelhante, é válido conferir, também, a norma do art. 43 do Código Civil, litteris:

    "Art. 43. As pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo."

    Com isso, pode-se concluir pelo desacerto da proposição ora analisada, na medida em que sustentou que o Estado não seria responsável pelos danos danos que seus agentes causarem a terceiros.


    Gabarito do professor: ERRADO


ID
5596432
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à responsabilidade civil do Estado, julgue o item.

A teoria da irresponsabilidade do Estado ainda é amplamente aplicada, sendo atualmente adotada no Brasil. 

Alternativas
Comentários
  • Teoria da irresponsabilidade do Estado: aquela que defende não ser o Estado responsável por nenhum dano causado aos particulares;

    ERRADO

  • Errado

    O Estado não tinha qualquer responsabilidade pelos atos praticados por seus agentes (the king can do no wrong). Metade do século XIX.

    É decorrência do denominado Estado Liberal, que tinha limitada atuação, raramente intervindo nas relações entre particulares.

     

    No direito Brasileiro não tivemos a face da irresponsabilidade. 

  • Gabarito: E

    Teoria adotada no Brasil é do Risco Administrativo.

  • Cara, Achei meio confusa essa questão. Pelo menos com base nos meus materiais de estudo, a irresponsabilidade do estado ainda é regra quando referente aos atos do Poder Legislativo e Poder Judiciário. Obviamente que existem as suas exceções, contudo, não deixa de ser regra. Então, para mim, essa questão pode ser considerada como correta, porque ela foi generalista.

  • Ideia absolutista. O rei não erra e por isso não deve possuir responsabilidades. O brasil adota a teoria do risco administrativo.

  • Errado. Adota-se, via de regra, a teoria do risco administrativo.

  • A teoria da irresponsabilidade do Estado, em verdade, foi aquela que vigorou durante o período dos Estados absolutistas, nos quais acreditava-se que o poder do rei teria origem divina, o que legitimava a assertiva de que o monarca jamais cometia erros ("The King can do no wrong"). Por conseguinte e de forma extensiva, os agentes do rei também não poderiam ocasionar danos a terceiros, de maneira que os entes estatais sob hipótese alguma eram passíveis de responsabilização.

    Esta teoria foi obviamente há muito superada, a ela sucedendo-se, num primeiro momento, as teorias civilistas, que exigiam a presença de culpa, e, mais recentemente, as teorias objetivas, que dispensam inclusive a caracterização de dolo ou culpa por parte dos agentes estatais. Com efeito, é neste estágio que atualmente nos encontramos, tendo nossa Constituição da República abraçada a teoria do risco administrativo, de índole objetiva, consoante previsto em seu art. 37, §6º, que abaixo transcrevo:

    "Art. 37 (...)
    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa."

    Do acima exposto, evidentemente incorreta a assertiva proposta pela Banca.


    Gabarito do professor: ERRADO


ID
5596435
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à responsabilidade civil do Estado, julgue o item.

Segundo a teoria da responsabilidade com culpa, o Estado pode ser responsabilizado tanto por atos de império quanto por atos de gestão. 

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O Estado era responsável pelos danos causados por seus agentes quando praticavam “atos de gestão”, mas não “atos de império”. 

  • Gabarito: E

    Não se fala em ato de império (aquele que é feito de forma coercitiva e unilateral) na responsabilidade por culpa (teoria da culpa administrativa). Somente nos atos de gestão, que é quando a administração atua como administradora da coisa pública, encontramos tal dispositivo.

    Ex: Morte de presos >> responde por omissão

    Bizu: Quando a administração se omite e ocorre algum dano em pessoas ou coisas sob custódia a responsabilidade será Objetiva.

  • GABARITO: ERRADO

    • TEORIA DA IRRESPONSABILIDADE: Estado não erra ~> Estado não tem responsabilidade

    -----------------------------------

    • TEORIA CIVILISTA: Estado só possui responsabilidade por atos de Gestão (Atos de Império não)
    • A teoria civilista aceitava apenas a responsabilização pelos atos de gestão, desde que o lesado identificasse nominalmente o funcionário público. Devendo comprovar o ATONEXODANODOLO CULPA

    -----------------------------------

    • TEORIA DA CULPA ADMINISTRATIVA: Estado possui responsabilidade (Subjetiva) ~> Exceção

    -----------------------------------

    • TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO: Estado possui responsabilidade (objetiva) ~> Regra

    -----------------------------------

  • Teoria civilista da culpa: somente atos de gestão.

    Teoria da culpa administrativa: atos de gestão e atos de império.

    E agora, José?

  • Eu não entendi a questão, não consegui identificar qual a teoria de responsabilidade do estado está sendo falado, não sei qual é a teoria da responsabilidade com culpa, help, alguém??

  • A teoria da responsabilidade com culpa foi a primeira a admitir algum tipo de responsabilização civil do Estado, porém, ainda de forme tímida, restritiva.

    Por esta teoria, fazia-se distinção entre os atos de império e os de gestão, sendo que apenas estes últimos seriam passíveis de imputação de responsabilidade ao Estado. Em relação aos atos de império, derivados da soberania estatal, e ainda identificados com a figura do monarca, persistiu a ideia de irresponsabilidade.

    Neste sentido, a doutrina de Rafael Oliveira:

    "No primeiro caso (atos de império), o Estado em posição de supremacia em relação ao particular, em razão de sua soberania, não seria responsabilizado por eventuais danos (ex.: poder de polícia). No segundo caso (atos de gestão), o Estado se despe do seu poder de autoridade e atua em igualdade com o particular (e.: contratos), abrindo caminho para sua responsabilidade com fundamento no Direito Civil."

    Logo, incorreta a assertiva em exame, ao sustentar a inexistência de distinção entre os atos de império e de gestão, no tocante à teoria da responsabilidade com culpa.

    Gabarito do Neymar: ERRADO

    Referências Bibliográficas:

    OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo5ª ed. São Paulo: Método, 2017, p. 750.

  • Cuida-se de questão que demandou conhecimentos atinentes à denominada teoria da responsabilidade com culpa.

    Esta teoria foi a primeira teoria de cunho civilista a ser adotada após o período da irresponsabilidade civil estatal, que imperou durante os Estados absolutistas.

    De acordo com a aludida teoria da responsabilidade com culpa, seria necessário distinguir os atos praticados em dois grupos, quais sejam, os atos de império e os atos de gestão. Os primeiros, por derivarem do poder de império, não legitimavam qualquer forma de responsabilização dos entes públicos. Por seu turno, no caso da prática de atos de gestão, mais próximos dos atos privados, passou-se a admitir que o Estado fosse responsabilizado civilmente acaso ocasionasse danos a terceiros, desde que presente dolo ou culpa.

    Firmadas as premissas teóricas acima, conclui-se pela incorreção da assertiva lançada pela Banca, uma vez que sustentou, durante o período da teoria da responsabilidade com culpa, a possibilidade de responsabilização estatal tanto por atos de império quanto por atos de gestão, o que, como visto, não é verdadeiro.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • Inicialmente, a teoria da responsabilidade surge com base no direito privado. Ou seja, o estado se equipara com os indivíduos. Por isso, os danos causados a terceiros são indenizáveis conforme o direito civil.

    Mas, não eram todos os atos que exigiam essa equiparação. Havia dois tipos de atos: os atos de império e os atos de gestão.

    Os atos de império são os atos realizados pelo Estado Soberano.

    Enquanto nos atos de gestão, o Estado coloca-se em uma situação de igualdade com o indivíduo.

    Assim, a teoria considera que o Estado poderia ser responsável apenas pelos atos de gestão.

  • ➞Galera, existe aquela Teoria da Culpa Administrativa, que é aquela que tem que provar uma omissão do Estado e que é subjetiva

    ➞Mas também existe a Teoria Civilista ou Teoria da Responsabilidade com Culpa, nessa, também há a subjetividade, é parecida com a anterior, mas só cabe a responsabilização do Estado nos atos de gestão, não nos de império.

    Erros, notifiquem, por favor


ID
5596438
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à responsabilidade civil do Estado, julgue o item.

Para a teoria da culpa administrativa, o Estado pode ser responsabilizado ainda que não seja possível identificar o agente estatal causador do dano. 

Alternativas
Comentários
  • A teoria da culpa administrativa procura desvincular a responsabilidade do Estado da ideia de culpa do funcionário. A culpa ocorre quando o serviço não funcionou, funcionou atrasado ou funcionou mal; vale dizer que existe a presunção de culpa. Por isso o nome de culpa anônima, uma vez que não se precisava identificar o funcionário causador do dano.

    CERTO.

  • GABARITO:CERTO

    ---------------------------------------------

    Teoria da culpa administrativa = Teoria subjetiva:

    Para responsabilizar o Estado, o agente deve comprovar:

    • ato;
    • dano;
    • nexo causal;
    • culpa ou dolo

    OBS: Essa teoria é usada em casos de omissão do Estado.

    ------------------------------------------------

    Teoria do Risco Administrativo = Teoria Objetiva:

    Para responsabilizar o Estado, o agente deve comprovar:

    • Dano
    • Ação/omissão administrativa
    • Nexo causal entre o dano e a ação/omissão administrativa.

    Aqui nao importa se foi culposo ou doloso.

    Essa teoria é usada em casos de atos comissivos do Estado.

    --------------------------------------------

    Teoria do Risco Integral: 

    Basta a existência do evento danoso e do nexo causal para que surja a obrigação de indenizar para a administração, mesmo que o dano decorra de culpa exclusiva do particular

    __________________________

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: CPRM Prova: CESPE - 2013 - CPRM - Analista em Geociências - Direito

    A responsabilidade da administração é objetiva quanto aos danos causados por atuação de seus agentes. Nos danos causados por omissão da administração pública, a indenização é regulada pela teoria da culpa administrativa. 

    GABARITO:CERTO

  • GAB.: CERTO

    Teoria da culpa administrativa

    ·        Primeira teoria publicista;

    ·        Transição entre a doutrina subjetiva da culpa civil e a responsabilidade objetiva adotada atualmente;

    ·        A responsabilidade do estado independe da culpa subjetiva do agente;

    ·        É possível a responsabilização do Estado mesmo que não seja possível identificar o agente estatal causador do dano;

    ·        O serviço não existiu ou não funcionou, funcionou mal ou atrasou;

    ·        Nesses casos ocorre a culpa do serviço com a responsabilização do Estado independentemente de culpa do agente;

    ·        Cabe ao particular prejudicado comprovar a ocorrência da falta para ter direito à indenização.

  • Trata-se de questão atinente ao tema da responsabilidade civil do Estado, mais precisamente, tendo explorado as teorias que se propuseram a abordar este assunto.

    De fato, a teoria da culpa administrativa, também chamada de teoria da culpa anônima do serviço, prescinde da identificação do agente público causador dos danos. Basta, isto sim, que esteja demonstrada a chamada falta do serviço, a qual pode derivar de três situações, a saber: i) não houve prestação do serviço (inércia administrativa); ii) o serviço funcionou tardiamente; e iii) o serviço funcionou mal. Uma vez que seja caracterizada uma destas hipóteses, e daí resultando danos ao particular, haverá dever de indenizar imputável ao ente público. Como daí se vê, realmente, é desnecessário que se identifique a pessoa física, ou seja, o agente administrativo cuja conduta (ou falta dela) tenha causados os prejuízos experimentados pela vítima.

    A propósito do tema, a doutrina de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo:

    "Segundo a teoria da culpa administrativa, o dever de o Estado indenizar o dano sofrido pelo particular somente existe caso seja comprovada a existência de falta do serviço. Não se trata de perquirir da culpa subjetiva do agente, mas da ocorrência de falta na prestação do serviço, falta essa objetivamente considerada."

    Do acima exposto, está correta a afirmativa ora comentada.


    Gabarito do professor: CERTO

    Referências Bibliográficas:

    ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20ª ed. São Paulo: Método, 2012, p. 775.

  • Certo.

    Culpa Administrativa também chamada de Culpa Anônima ou Culpa do Serviço.

    A culpa é do serviço que não existiu, funcionou mal, atrasado, ineficiente e não do agente - não precisa personificar o agente.


ID
5596441
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à responsabilidade civil do Estado, julgue o item.

De acordo com a teoria da responsabilidade objetiva, o Estado somente pode ser responsabilizado se houver comprovação de que houve culpa grave ou dolo de seus agentes. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    Segundo Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo esse dispositivo constitucional consagrou, no Brasil, a responsabilidade objetiva da administração pública, na modalidade risco administrativo, pelos danos causados por atuação de seus agentes. Explícita o preceito constitucional que o agente somente será responsabilizado se for comprovado que ele atuou com dolo ou culpa, ou seja, a sua responsabilidade é subjetiva, na modalidade culpa comum - e o ônus da prova da culpa do agente é da pessoa jurídica em nome da qual ele atuou e que já foi condenada a indenizar o particular que sofreu o dano (a pessoa jurídica deverá ajuizar ação contra o seu agente a fim de obter o ressarcimento da quantia que foi condenada a indenizar).

     

    Teoria do risco administrativo:

    1) A administração pública responde objetivamente pelos danos causados, sendo necessário apenas a demonstração do nexo causal, independente de comprovação de dolo/culpa (responsabilidade civil objetiva).

    2) Assegurando-se o direito de regresso (denunciação à lide) da ADM X AGENTE PÚBLICO causador do dano, sendo necessário neste último além da demonstração do nexo de causalidade, o dolo/culpa do agente (responsabilidade civil subjetiva).

    Dolo: quando age com a intenção

    Culpa: não houve a intenção de prejudicar

    >> O Estado responde de forma objetiva (independe de dolo ou culpa)

    >>O Agente responde de forma subjetiva (depende de dolo ou culpa)

  • TEORIA OBJETIVA INDEPENDE DE DOLO OU CULPA

  • Independe de culpa ou dolo - responsabilidade objetiva

    depende de culpa ou dolo do agente - responsabilidade subjetiva.

  • E ainda digo mais.... Tem que ter o nexo causal.

  • Cuida-se de questão que exigiu domínio acerca do tema da responsabilidade civil do Estado.

    Em rigor, à luz da teoria da responsabilidade objetiva, o dever de indenizar não carece da demonstração do elemento subjetivo da conduta - dolo ou culpa - de maneira que a responsabilização se configura independentemente da existência de comportamento culposo ou doloso.

    O ordenamento jurídico pátrio abraçou esta teoria, denominada de teoria do risco administrativo, consagrada no art. 37, §6º, da CRFB, in verbis:

    "Art. 37 (...)
    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa."

    Note-se como a norma afirma existir responsabilidade, em virtude de danos causados pelos agentes estatais, mas não demanda a presença de dolo ou culpa, a não ser para fins de eventual exercício do direito de regresso em face do agente causador dos danos.

    Feitas as considerações acima, conclui-se pelo desacerto da afirmativa ora comentada, uma vez que,
    diferentemente do que foi ali aduzido pela Banca, a teoria objetiva independe da presença de dolo ou culpa para que se configure o dever de indenizar.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    A Responsabilidade do Estado é objetiva, portanto INDEPENDE de DOLO ou CULPA do agente causador do dano.

    Para que haja indenização basta:

    1- A Conduta oficial

    2-A comprovação do DANO.

    3- NEXO DE CAUSALIDADE.(Ligação entre a ação estatal e o dano)

    Quem precisa comprovar o elemento SUBJETIVO (DOLO ou CULPA) do agente causador do dano É O ESTADO, para fins de AÇÃO REGRESSIVA.

    ESQUEMA:

    Vítima cobra do Estado ---------- Responsabilidade Objetiva = INDEPENDE DE DOLO ou CULPA

    Estado cobra do Agente Público --------- Responsabilidade Subjetiva = DEPENDE DE DOLO ou CULPA


ID
5596444
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à responsabilidade civil do Estado, julgue o item.

Para a teoria do risco social, o foco da responsabilidade civil é a vítima, e não o autor do dano, de modo que a reparação estaria a cargo de toda a coletividade, dando ensejo ao que se denomina socialização dos riscos.

Alternativas
Comentários
  • PRIMEIRO

  • TEORIA DO RISCO SOCIAL

    Trata de um risco extraordinário assumido pelo Estado, mediante lei, em face de eventos imprevisíveis, em favor da sociedade como um todo, a qual ele representa. EX: Copa de 2014, consubstanciado em um conjunto de garantias, dentre as quais figura a responsabilidade por eventuais danos decorrentes do evento.

    Para aprofundar :

    Segundo MAZZA:

    “A teoria objetiva baseia-se na ideia de solidariedade social, distribuindo entre a coletividade os encargos decorrentes de prejuízos especiais que oneram determinados particulares. É por isso, também, que a doutrina associa tal teoria às noções de partilha de encargos e justiça distributiva.

    Duas correntes internas disputam a primazia quanto ao modo de compreensão da responsabilidade objetiva: teoria do risco integral e teoria do risco administrativo.

    A teoria do risco integral é uma variante radical da responsabilidade objetiva, sustentando que a comprovação de ato, dano e nexo é suficiente para determinar a condenação estatal em qualquer circunstância.

    Já a teoria do risco administrativo, variante adotada pela Constituição Federal de 1988, reconhece a existência de excludentes ao dever de indenizar."

    Agora, vai existir uma espécie de responsabilidade pelo risco social que foi adotada em casos bastante específicos, como por exemplo a Lei Geral da Copa. Segundo tal legislação:

    • Art. 23. A União assumirá os efeitos (....)

    Temos, ainda, que hoje se fala que a Lei 14.125/2021, ao tratar da responsabilidade civil por efeitos adversos da vacina contra Covid-19, também adotou tal teoria – uma vez que inclusive os comerciantes das vacinas apenas aceitam vendê-las caso exista essa assunção de riscos pelos entes públicos. Vejamos:

    Art. 1º Enquanto perdurar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), declarada em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), ficam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios autorizados a adquirir vacinas e a assumir os riscos referentes à responsabilidade civil, nos termos do instrumento de aquisição ou fornecimento de vacinas celebrado, em relação a eventos adversos pós-vacinação, desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tenha concedido o respectivo registro ou autorização temporária de uso emergencial.

  • Não entendi nada, mas quando li fez sentido.

  • Pablo Stolze Gagliano ensina o seguinte:

    A teoria do risco social implica coletivização de prejuízos, fazendo surgir obrigação de indenizar o dano em razão da simples ocorrência de ato lesivo, sem se investigar minuciosamente, no entanto, eventual falta do serviço ou da culpa do agente.

  • o.........O

  • A teoria do risco administrativo, aqui denominada pela Banca como teoria do risco social, o que é aceitável, realmente tem por foco a vítima, e não o autor dos danos. A ideia central reside no fato de que o Estado, ao realizar suas atividades, sempre com finalidade pública, gera efeitos positivos para a coletividade. No entanto, ao desempenhar estas tarefas, eventualmente, danos podem ser ocasionados contra pessoas determinadas. Neste caso, não se mostra justo e razoável que todos se beneficiem da ação estatal, ao passo que apenas uma pessoa, ou um dado grupo de indivíduos, sejam prejudicados experimentando prejuízos patrimoniais. Assim, quando esta for a hipótese, aplica-se o princípio da repartição dos ônus, em vista do qual os prejuízos devem ser arcados por toda a sociedade, através dos recursos públicos.

    Na linha do exposto, confira-se a lição esposada por Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo:

    "A nosso ver, a fundamentação da responsabilidade estatal reside na busca de uma repartição isonômica, equânime, do ônus proveniente de atos ou dos efeitos oriundos das atividades da Administração. Evita-se, com a repartição, entre os cidadãos, do ônus financeiro da indenização, que somente alguns suportem os prejuízos ocorridos por causa de uma atividade desempenhada pelo Estado no interesse de todos."

    Do acima exposto, revela-se correta a afirmativa ora examinada.


    Gabarito do professor: CERTO

    Referências Bibliográficas:

    ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20ª ed. São Paulo: Método, 2012, p. 777.

  • "Sendo assim, os danos normais, genéricos, que decorram de condutas lícitas do ente público resultam do chamado risco social, ao qual todos os cidadãos se submetem para viver em sociedade. As restrições normais, decorrentes de atuação lícita, não ensejam a responsabilidade civil do Estado. Se o dano é genérico, todo mundo tem que suportar". (CARVALHO, 2020, p. 360).

  • GAB CERTO

    Teoria do Risco Social possui como foco da responsabilidade civil a vítima e não o autor do dano, de modo que a reparação estaria a cargo de toda a coletividade, dando ensejo ao que se denomina de socialização dos riscos – sempre com o intuito de que o lesado não deixe de merecer a justa reparação pelo dano sofrido.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5596447
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à responsabilidade civil do Estado, julgue o item.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, são objetivamente responsáveis as pessoas componentes da Federação, enquanto as autarquias e as fundações públicas de natureza autárquica são subjetivamente responsáveis. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO; ERRADO

    Responsabilidade civil do Estado OBJETIVA (INDEPENDE DE DOLO OU CULPA )

    → Responsabilidade Civil do Agente Público: SUBJETIVA

    ADMITE Excludentes de responsabilidade: "CAC"

    • 1) Caso Fortuito ou Força Maior;
    • 2) ATOS de Terceiros.
    • 3) Culpa Exclusiva da VÍTIMA;

  • Autarquia: responsabilidade objetiva

    Fundações Publicas: responsabilidade subjetiva

    Fundações Publicas de natureza autarquica: responsabilidade objetiva

    O erro da questão é dizer que as autarquias e as fundações publicas de natureza autarquica são de responsabilidade subjetiva, porém, são de objetiva .

  • Autarquia: responsabilidade objetiva

    Fundações Publicas: responsabilidade subjetiva

    Fundações Publicas de natureza autarquica: responsabilidade objetiva

    O erro da questão é dizer que as autarquias e as fundações publicas de natureza autarquica são de responsabilidade subjetiva, porém, são de objetiva .

  • Artigo 37 da CF:

    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

  • A responsabilidade civil do Estado é regida pelo §6º do artigo 37 da Constituição Federal que determina o seguinte:
    Art. 37 (...)

    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    De acordo com o dispositivo constitucional destacado, a responsabilidade civil de todas as pessoas jurídicas de direito público bem como de pessoas de direito privado prestadoras de serviço público é objetiva.

    Isso significa que para que fique configurada a responsabilidade dessas pessoas, basta a demonstração dos seguintes elementos objetivos: i) fato administrativo; ii) dano; iii) nexo causal entre o fato e o dano. Não é necessária a comprovação de elementos subjetivos como dolo ou culpa dos agentes causadores do dano.

    As autarquias e fundações públicas de natureza autárquica são pessoas jurídicas de direito público, logo,  sua responsabilidade é objetiva e não subjetiva, logo, é incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: errado. 


  • e as SEM e EP? responde ?

    se prestam servico publico: OBJETIVA

    explora atividade economica : SUBJETIVA

  • GAB ERRADO

    Art. 37, § 6º DA CF As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    RESPONSABILIDADE CIVIL DO SERVIDOR:

    1. Subjetiva (Apenas nas hipóteses de dolo ou culpa)
    2. Responde regressivamente pelo dano causado

    RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO (ADMINISTRAÇÃO DIRETA OU INDIRETA)

    1. Atos comissivos: responsabilidade objetiva - teoria do risco administrativo.
    2. Atos omissivos: responsabilidade subjetiva - culpa anônima ou culpa administrativa.

    Obs.: a conduta omissiva pode ser:

    • Genérica: responsabilidade subjetiva. Ex.: o Estado não consegue evitar todos os furtos de carro.
    • Específica: responsabilidade objetiva. Ex.: o Estado tem o dever de vigilância sobre alguém e não evita o dano.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5596450
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à responsabilidade civil do Estado, julgue o item.

Na atual ordem constitucional, o Estado só pode ser responsabilizado se o preposto estatal estiver no exercício de suas funções ou se estiver conduzindo a pretexto de exercê-las.  

Alternativas
Comentários
  • E o agente putativo, que só aparenta estar trabalhando?

  • nas condutas comissivas, ok. Mas há casos de representantes do Estado que tem dever integral. pela permanência desse dever, caso ele veja um flagrante e não atue, ocorreria uma responsabilização do Estado por omissão, não?!

  • Responsabilidade civil da Administração é, pois, a que impõe à Fazenda Pública a obrigação de compor o dano causado a terceiros por agente públicos, no desempenho de suas atribuições ou a pretexto de exercê-las. É distinta da responsabilidade contratual e da legal.” (MEIRELLES, 2012, p. 788)

  • E a omissão?

  • É quanto a essa jurisprudência do STF?

    Jurisprudência. O Estado responde objetivamente em caso de dano decorrente de utilização de arma de fogo de corporação militar por parte de soldado fardado, mesmo se este não se encontrar em serviço.

  • O exame da presente afirmativa deve partir do teor do art. 37, §6º, da CRFB, que, ao tratar da responsabilidade civil do Estado, abraçando a teoria do risco administrativo, de índole objetiva, assim preceituou:

    "Art. 37 (...)
    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa."

    Como daí se depreende, pela própria literalidade da norma, é verdadeiro sustentar que o agente estatal necessita estar agindo no exercício de suas funções, ou, quando menos, a pretexto de exercê-las. Do contrário, se a hipótese for de conduta estritamente particular, inerente à sua vida privada, eventuais danos que sejam ocasionados pelo agente público a terceiros não poderão ser imputados ao Estado.

    No ponto, assim já decidiu o STF:

    "CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. LESÃO CORPORAL. DISPARO DE ARMA DE FOGO PERTENCENTE À CORPORAÇÃO. POLICIAL MILITAR EM PERÍODO DE FOLGA. Caso em que o policial autor do disparo não se encontrava na qualidade de agente público. Nessa contextura, não há falar de responsabilidade civil do Estado. Recurso extraordinário conhecido e provido.
    (RE 363.423, rel. Ministro CARLOS BRITTO, 1a. Turma, 16.11.2004)

    Do voto condutor, extrai-se o seguinte trecho, por bem esclarecedor:

    "(...)o art. 37, §6º, da CF exige, para a configuração da responsabilidade objetiva do Estado, que a ação causador do dano a terceiro tenha sido praticada por agente público, nessa qualidade, não podendo o Estado ser responsabilizado senão quanto o agente estatal estiver a exercer seu ofício ou função, ou a proceder como se estivesse a exercê-la."

    A contrário senso, portanto, se o agente público estiver agindo nesta qualidade, ou seja, no exercício de sua função pública ou a pretexto de exercê-la (ex: policial fardado, apresentando-se como tal, mas fora de seu horário de serviço, gera danos a terceiros), haverá dever de indenizar imponível ao ente público respectivo.

    Das considerações acima, conclui-se pelo acerto da afirmativa aqui comentada.


    Gabarito do professor: CERTO

  • O exame da presente afirmativa deve partir do teor do art. 37, §6º, da CRFB, que, ao tratar da responsabilidade civil do Estado, abraçando a teoria do risco administrativo, de índole objetiva, assim preceituou:

    "Art. 37 (...)
    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa."

    Como daí se depreende, pela própria literalidade da norma, é verdadeiro sustentar que o agente estatal necessita estar agindo no exercício de suas funções, ou, quando menos, a pretexto de exercê-las. Do contrário, se a hipótese for de conduta estritamente particular, inerente à sua vida privada, eventuais danos que sejam ocasionados a terceiros não poderão ser imputados ao Estado.

    No ponto, assim já decidiu o STF:

    "CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. LESÃO CORPORAL. DISPARO DE ARMA DE FOGO PERTENCENTE À CORPORAÇÃO. POLICIAL MILITAR EM PERÍODO DE FOLGA. Caso em que o policial autor do disparo não se encontrava na qualidade de agente público. Nessa contextura, não há falar de responsabilidade civil do Estado. Recurso extraordinário conhecido e provido.
    (RE 363.423, rel. Ministro CARLOS BRITTO, 1a. Turma, 16.11.2004)

    Do voto condutor, extrai-se o seguinte trecho, por bem esclarecedor:

    "(...)o art. 37, §6º, da CF exige, para a configuração da responsabilidade objetiva do Estado, que a ação causador do dano a terceiro tenha sido praticada por agente público, nessa qualidade, não podendo o Estado ser responsabilizado senão quanto o agente estatal estiver a exercer seu ofício ou função, ou a proceder como se estivesse a exercê-la."

    A contrário senso, portanto, se o agente público estiver agindo nesta qualidade, ou seja, no exercício de sua função pública ou a pretexto de exercê-la (ex: policial fardado, apresentando-se como tal, fora de seu horário de serviço, gera danos a terceiros), haverá dever de indenizar imponível ao ente público respectivo.

    Das considerações acima, conclui-se pelo acerto da afirmativa aqui comentada.


    Gabarito do professor: CERTO

  • A regra é a responsabilidade OBJETIVA em que na conduta há uma COMISSÃO(ação).

    Já a omissão especial, que muitos estão falando nos comentários, é uma EXCEÇÃO.

    A questão simplesmente cobrou a regra.

    "NÃO passa quem sabe mais. Passa o que acerta mais questões''

  • GABARITO: CERTO

    Somente é possível responsabilizar o Estado por danos causados pelo agente público quando causados durante o exercício da função pública. Estando o agente, no momento em que realizou a ação ensejadora do prejuízo, fora do exercício da função pública, seu comportamento não é imputável ao Estado e a responsabilidade será exclusiva e subjetiva do agente. Assim Para configurar a responsabilidade civil do Estado é necessário que o agente esteja no exercício da função pública ou que sua conduta pelo menos decorra dessa condição (atuar na qualidade de agente público).

    Assim, se um policial, em sua hora de folga, realizar um disparo de arma de fogo, ainda que da corporação, contra sua companheira, por causa de uma discussão pessoal, não se falará em responsabilidade do Estado.

    Por outro lado, se, também em sua hora de folga, o agente tentar amenizar um tumultuo, agindo na qualidade de agente público, e acabar ferindo particulares com sua arma de fogo, ocorrerá a responsabilidade objetiva do Estado.

    No primeiro caso, o policial não atuou na qualidade de agente público, mas no segundo sim. Logo, o exercício da função pública é relevante.

    Assim restará caracterizada a oficialidade da conduta do agente quando:

    A) estiver no exercício das funções públicas;

    B) ainda que não esteja no exercício da função pública, proceda como se estivesse a exercê-la;

    C) quando o agente tenha-se valido da qualidade de agente público para agir.

     

    Prof. Herbert Almeida - Estratégia Concursos

  • GAB CERTO

    Art. 37, § 6º DA CF As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    Agentes de fato: 

    1. Agente putativo (regime igual ao do funcionário de fato): quando um servidor é investido na função pública com violação das normas legais, mas é reputado como agente de direito;
    2. Agente necessário  é o indivíduo que em estado de necessidade pública assume certas funções públicas agindo como o faria o servidor competente. 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5596453
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à responsabilidade civil do Estado, julgue o item.

Os danos causados ao indivíduo em decorrência exclusivamente de atos de multidões não acarretam a responsabilidade civil do Estado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO; CERTO

    Responsabilidade civil do Estado OBJETIVA (INDEPENDE DE DOLO OU CULPA )

    → Responsabilidade Civil do Agente Público: SUBJETIVA

    ADMITE Excludentes de responsabilidade: "CAC"

    • 1) Caso Fortuito ou Força Maior;
    • 2) ATOS de Terceiros.
    • 3) Culpa Exclusiva da VÍTIMA;

  • Via de regra, os danos causados por terceiros em atos de multidões não enseja a responsabilidade do Estado.

    Exceção: Se ficar comprovado que a omissão do Poder Público em casos em que se esperava legitimamente uma atuação estatal, haverá hipótese de falta de serviço e, por conseguinte, responsabilidade subjetiva.

  • Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CONRERP 2ª Região Prova: Quadrix - 2019 - CONRERP 2ª Região - Assistente Administrativo

    Via de regra, os danos provocados por atos de multidões não ensejam responsabilidade civil do Estado, a não ser que se evidencie notória omissão por parte da Administração. [certo]

    Quadrix gosta do tema!!!

  • Faltou um "em regra" para tornar a questão "certa."

  • Questão errada, pois quando o Estado tem o dever de impedir ou foi solicitada sua parecença de forma antecipada para conter a multidão o Estado pode responder por isso. Logo, meu comentário é uma exceção, mas a questão fica errada por, justamente, ter essa exceção e eles cobraram a regra geral sem dar possibilidade de outras escolhas.

  • Atos de multidão – Responsabilidade subjetiva

    Em regra realmente não é responsabilidade do Estado, SALVO comprove a omissão e comprove que a atuação seria suficiente p evitar dano

  • O principal aspecto a ser ressaltado na afirmativa em exame repousa no uso do advérbio "exclusivamente". Com efeito, o que daí se pode extrair é que os danos, neste caso, não tiveram qualquer parcela de contribuição atribuível ao Estado, ainda que de forma omissiva. Sendo este o caso, realmente, está correto sustentar que o ente público não terá dever de indenizar os danos daí decorrentes, porquanto o Estado não pode assumir a figura de segurador universal. Note-se como, na espécie, a conduta lesiva foi praticada por terceiros (multidão), pessoas alheias à estrutura estatal, sem qualquer vínculo jurídico com a Administração. Trata-se, pois, de fato de terceiro, o qual corresponde a uma das espécies excludentes de responsabilidade civil do Estado.

    Diversamente seria a hipótese de o ente público ser alertado, com antecedência suficiente à tomada de providências para evitar resultados danosos, e, mesmo assim, nada faça, mantenha-se inerte, deixando de tomar medidas adequadas a prevenir os prejuízos a terceiros. Neste caso, aí sim, poder-se-ia argumentar com a responsabilização civil do Estado, em vista de sua omissão específica.

    Nada obstante, a Banca se valeu da expressão "exclusivamente", o que elimina a possibilidade de se raciocinar com alguma espécie de conduta omissiva atribuível à Administração Pública, de maneira que, neste caso, está correto aduzir não haver qualquer dever de indenizar imputável ao Estado em razão de danos causados por atos de multidões.

    Logo, correta a proposição da Banca, ora analisada.


    Gabarito do professor: CERTO

  • Para o professor Hely Lopes Meirelles (2008, p. 664-665), a responsabilidade objetiva da Administração disposta no art. 37, §6º, só é caracterizada se o dano for causado por seus agentes, nessa qualidade. Logo, está afastada a responsabilidade objetiva se o dano sofrido for causado por fenômenos da natureza ou por atos humanos (uma greve, uma revolta popular, atos de multidões). 

    gab: C

  • a típica questão que pode estar certa ou errada, de acordo com o que a banca vê que foi a resposta menos marcada...

  • a típica questão que pode estar certa ou errada, de acordo com o que a banca vê que foi a resposta menos marcada...

  • Atos exclusivos da multidão

  • GAB CERTO

    RESPONSABILIDADE CIVIL DO SERVIDOR:

    1. Subjetiva (Apenas nas hipóteses de dolo ou culpa)
    2. Responde regressivamente pelo dano causado

    RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO:

    1. Atos comissivos: responsabilidade objetiva - teoria do risco administrativo.
    2. Atos omissivos: responsabilidade subjetiva - culpa anônima ou culpa administrativa.

    Causas de EXCLUSÃO da Responsabilidade Civil do Estado

    1. Culpa Exclusiva da Vítima ou de terceiro;
    2. Caso Fortuito ou Força Maior. (AQUI ESTÁ OS ATOS DE MULTIDÕES)

    Causas que ATENUAM OU REDUZEM a Responsabilidade Civil do Estado

    1. Culpa Concorrente da Vítima ou de terceiro.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • GABARITO: CERTO

    Atos de MULTIDÃO/TERCEIROS EXCLUEM a responsabilidade do Estado, SALVO se ficar comprovado que a omissão do Estado concorreu para a ocorrência do dano. Situação na qual o Estado responderá SUBJETIVAMENTE.

    EXEMPLO: O Estado sabia que, após um determinado jogo de futebol, haveria um encontro de torcidas rivais e não tomou as providencias cabíveis, o que provocou um quebra-quebra generalizado e causou prejuízo aos moradores e comerciantes da região onde o conflito ocorreu. Nessa situação o Estado responderá SUBJETIVAMENTE, já que sua omissão concorreu para a ocorrência do dano. Diferentemente, se o confronto tivesse ocorrido, mas o Estado não soubesse ou não tivesse como evita-lo a responsabilidade do Estado seria Excluída, já que ninguém pode ser responsabilizado por aquilo que não deu causa. Perceba que o Dever de proteção do Estado não é absoluto. 

  • Depende = Quadrix


ID
5596456
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto à responsabilidade civil do Estado, julgue o item.

O Estado pode causar danos a particulares por ação ou por omissão.  

Alternativas
Comentários
    • Responsabilidade por ação (atos comissivos) - RESPONSABILIDADE OBJETIVA (Teoria do Risco Administrativo)
    • Responsabilidade por omissão (atos omisivos) - RESPONSABILIDADE SUBJETIVA (Teoria da Culpa Civil ou Culpa Administrativa, a depender do contexto)

    Lembrando que o estado pode ser responder por atos:

    • LÍCITOS/ILÍCITOS
    • OMISSIVOS/COMISSIVOS
    • QUE GEREM EFEITOS PATRIMONIAIS/MORAIS
  • O Estado responde por ação ou omissão;

    Em regra, a responsabilidade será OBJETIVA quando se tratar de ação e, será SUBJETIVA quando for por omissão.

  • A presente questão demandou conhecimentos acerca do tema da responsabilidade civil do Estado.

    Dentre os requisitos configurados do dever de indenizar imputável às pessoas de direito público (ou de direito privado prestadoras de serviços públicos), insere-se o denominado fato administrativo, isto é, a existência de uma conduta atribuível ao Estado. É verdadeiro sustentar, no ponto, que este comportamento estatal pode ser de duas espécies, vale dizer: comissivo ou omissivo. Se um dado agente administrativo, por meio de ação direta, gera danos a terceiros, o respectivo ente público será chamado a reparar tais prejuízos. Contudo, é viável, ainda, que a Administração ocasione danos a terceiros por meio de conduta omissiva, mantendo-se inerte quando deveria agir para evitar um resultado danoso. Existe acirrada controvérsia doutrinária e jurisprudencial acerca da natureza desta responsabilidade omissiva (se objetiva ou subjetiva, esta última dependente de culpa ou dolo). No entanto, seja qual for a corrente abraçada, é inequívoco que existe, sim, a possibilidade de responsabilização estatal em virtude de comportamentos omissivos. Quanto a isto, não há qualquer dilema, seja na doutrina, seja na jurisprudência.

    Em assim sendo, pode-se afirmar, com absoluta certeza, que está correta a afirmativa em análise.


    Gabarito do professor: CERTO

  • GAB CERTO

    RESPONSABILIDADE CIVIL DO SERVIDOR:

    1. Subjetiva (Apenas nas hipóteses de dolo ou culpa)
    2. Responde regressivamente pelo dano causado

    RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO:

    1. Atos comissivos (AÇÃO): responsabilidade objetiva - teoria do risco administrativo.
    2. Atos omissivos (OMISSÃO): responsabilidade subjetiva - culpa anônima ou culpa administrativa.

    Obs.: a conduta omissiva pode ser:

    • Genérica: responsabilidade subjetiva. Ex.: o Estado não consegue evitar todos os furtos de carro.
    • Específica: responsabilidade objetiva. Ex.: o Estado tem o dever de vigilância sobre alguém e não evita o dano.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Essa é uma que só observando a realidade se acerta kkkk

  • RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

    O Estado pode causar danos aos particulares por ação ou por omissão. Quando o fato administrativo é comissivo, podem os danos ser gerados por conduta culposa ou não. Nesse caso a responsabilidade objetiva do estado se dará pela presença dos seus pressupostos: o fato administrativo, o dano e o nexo causal.

    Todavia, quando a conduta for omissiva, sera preciso distinguir se a omissão constitui ou nao fato gerador da responsabilidade civil do estado. Nem toda conduta omissiva retrata um desleixo do estado em cumprir um dever legal.


ID
5596459
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos administrativos, julgue o item.    

Pode-se conceituar o ato administrativo como sendo a exteriorização da vontade de agentes da Administração Pública ou de seus delegatários, nessa condição, que, sob regime de direito público, vise à produção de efeitos jurídicos, com o fim de atender ao interesse público

Alternativas
Comentários
  • GAB : C

    Questão autoexplicativa

    Apenas para complementar

    Ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade do Estado, que se utilizando de suas prerrogativas de Direito Público, tenha por finalidade a produção de efeitos jurídicos imediatos.

    São praticados pelo Estado ou por quem lhe faça às vezes (particular prestando serviço público).

    Silêncio Administrativo: Não é um ato administrativo por si só; Só possui efeitos jurídicos quando a lei assim dispuser, ou seja, depende de lei.

    OBS : Nem todo ato praticado pela administração é um ato administrativo. 

    Corrijam-me caso esteja errado.

    BONS ESTUDOS !!!

  • É uma exteriorização de vontade do ESTADO e não do Agente, o agente é um mero executor das vontades estatais!

  • Marquei como errada ao ler que tratava-se de exteriorização de vontade dos AGENTES. Isso está mesmo certo?
  • GABARITO C - A banca COPIOU autor José dos Santos de Carvalho Filho que afirma ser o ato administrativo “a exteriorização da vontade dos agentes da Administração Pública ou de seus delegatários, nessa condição, que, sob regime de direito público, vise à produção de efeitos jurídicos, com o fim de atender o interesse público”.
  • Agente não tem vontade. Agente tem competência pela lei. Simples assim.

    Quem tem vontade é o Estado que se utiliza dos agentes como executores de sua vontade amparada em lei e com finalidade do bem da coletividade.

    O Termo "exteriorização de vontade" só pode ser imputado ao Estado, não ao Agente, sendo este mero executor da vontade daquele, pois tem competência em lei para isso. o ESTADO exterioriza sua vontade através do Agente. O termo "exteriorização" não torna a questão correta. Mas em se tratando de quadrix, o errado eventualmente é "certo"

  • Parabéns, Quadrix.... aff

  • GAB: C

    José dos Santos de Carvalho Filho: “a exteriorização da vontade dos agentes da Administração Pública ou de seus delegatários, nessa condição, que, sob regime de direito público, vise à produção de efeitos jurídicos, com o fim de atender o interesse público”.

  • Exteriorização da vontade do Estado. Para mim, gabarito errado. Mas é a Quadrix. Segue... Próxima questão...

  • A exteriorização da vontade de agentes da Administração Pública????????

  • Discordo do gabarito, apesar dos colegas terem colocado nos comentários ser uma cópia da definição do Carvalho Filho.

    Em que pese, os AGENTES praticam os atos em nome do Estado, por isso são dotados de competência (um dos elementos essenciais do ato) para pratica-los.

  • GAB. ERRADO

    ERRO AO SE DIZER "vontade de agentes". NÃO É DOS "AGENTES", MAS SIM DA "ADMINISTRAÇÃO". Os agentes apenas age em nome da Administração.

  • Olá Izabel, com o devido respeito venho fazer um adendo: A teoria do órgão (adotada no Brasil) diz que o Agente é o Estado, e suas vontades se confundem, ou seja, o agente não "é um mero executor das vontades estatais", o agente é o próprio Estado, executando suas próprias vontades. Ah, obviamente, observando seus limites quanto a Estado.

    GAB: Certo.

  • A presente questão limitou-se a demandar conhecimentos conceituais acerca do que se deve entender por um ato administrativo.

    Percebe-se que a definição proposta pela Banca se mostra em linha com o que defendem os estudiosos do Direito Administrativo.

    Com efeito, em caráter ilustrativo, é neste sentido a posição externada por Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo:

    "De nossa parte, baseados nas lições dos grandes mestres, propomos a seguinte definição de ato administrativo: manifestação ou declaração da administração pública, nesta qualidade, ou de particulares no exercício de prerrogativas públicas, que tenha por fim imediato a produção de efeitos jurídicos determinados, em conformidade com o interesse público e sob regime predominante de direito público."

    Assim sendo, correta a proposição ora analisada.


    Gabarito do professor: CERTO

    Referências Bibliográficas:

    ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20ª ed. São Paulo: Método, 2012, p. 428.

  • o QC deveria colocar opção no filtro para exclusão de banca....essa Quadrix por exemplo, só atrapalha quem estuda....

  • CERTO

    Para José dos Santos Carvalho Filho: “a exteriorização da vontade dos agentes da Administração Pública ou de seus delegatários, nesse condição, que, sob regime de direito público, vise à produção de efeitos jurídicos, com o fim de atender ao interesse público.

    ---------------------------------------------------------------------

    Outros doutrinadores importantes:

    Hely Lopes Meirelles: “toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria”

    Maria Sylvia Zanella di Pietro: “declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário”

  • A princípio parece errada, por falar VONTADE DOS AGENTES.

    Mas é importante lembrar que nessa qualidade (agente público) ele esta atuando como Adm. pública, ou seja, é a vontade da Própria Administração Pública.

    Fonte - Manual de direito administrativo / José dos Santos de Carvalho Filho:

    "então, conceituar o ato administrativo como sendo “a exteriorização da vontade de agentes da Administração Pública ou de seus delegatários, nessa condição, que, sob regime de direito público, vise à produção de efeitos jurídicos, com o fim de atender ao interesse público”.


ID
5596462
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos administrativos, julgue o item.    

A teoria do silêncio administrativo teve sua origem no sistema do contencioso administrativo alemão, não admitindo a atribuição de efeitos negativos à omissão da vontade estatal. 

Alternativas
Comentários
  • A questão se demonstra errada pelo simples fato de mencionar a origem da teoria do silêncio.

    A teoria do silêncio teve sua origem no sistema contencioso francês.

    No Direito privado, o silêncio importa em anuência, consoante redação do art. 11 do CC. Todavia, a ausência de exteriorização de vontade não pode e não deve ser recebida como declaração tácita de vontade ou gerar qualquer efeito jurídico. Para isso, utiliza-se o princípio da Indisponibilidade do interesse público.

  • GAB : E

    Apenas para complementar

    Silêncio Administrativo: Não é um ato administrativo por si só; Só possui efeitos jurídicos quando a lei assim dispuser, ou seja, depende de lei.

  • GABARITO: ERRADO

    I) O Silêncio Administrativo não se configura como sendo um ato administrativo. 

     Trata-se de simples fato administrativo porque o silêncio nada ordena.

    II) Na visão de M.S.Z. di Pietro: possui efeitos jurídicos quando a lei assim dispuser (negando ou concedendo o pedido);

    III) Sendo ato vinculado - É possível substituir o administrador e conceder o direito

    Sendo ato discricionário - Não é possível substituir o administrador.

    • Silêncio administrativo:

    Regra: Não é ato administrativo

    Exceção: Só é ato administrativo se a lei prevê efeitos jurídicos para aquele silêncio.

    ----------------------------------------------

    Questões sobre o Assunto:

    Q893030-O silêncio administrativo consiste na ausência de manifestação da administração nos casos em que ela deveria manifestar-se. Se a lei não atribuir efeito jurídico em razão da ausência de pronunciamento, o silêncio administrativo não pode sequer ser considerado ato administrativo.

    GABARITO: CERTO

    Q559102- Em regra, o silêncio da administração pública, na seara do direito público, não é um ato, mas um fato administrativo.

    GABARITO: CERTO

    Q326463: O silêncio administrativo, que consiste na ausência de manifestação da administração pública em situações em que ela deveria se pronunciar, somente produzirá efeitos jurídicos se a lei os previr.

    GABARITO: CERTO

  • Questões cespe pra ajudar no entendimento

    Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-ES Prova: CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor

    O silêncio administrativo consiste na ausência de manifestação da administração nos casos em que ela deveria manifestar-se. Se a lei não atribuir efeito jurídico em razão da ausência de pronunciamento, o silêncio administrativo não pode sequer ser considerado ato administrativo. [CERTO]

    Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MI Prova: CESPE - 2013 - MI - Analista Técnico - Administrativo

    O silêncio administrativo, que consiste na ausência de manifestação da administração pública em situações em que ela deveria se pronunciar, somente produzirá efeitos jurídicos se a lei os previr. [CERTO]

    QUADRIX - Bibliotecário-Fiscal (CRB 1)/2020

    Embora haja discussão doutrinária sobre se o silêncio administrativo poderia ser enquadrado como ato, é certo que pode ele ser objeto de controle. [CERTO]

    Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEFAZ-CE Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEFAZ-CE - Auditor Fiscal Contábil-Financeiro da Receita Estadual

    O silêncio administrativo, quando referente a atos discricionários, não se submete ao controle judicial. [errado}

    Ano: 2015 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRE-MT Prova: CESPE - 2015 - TRE-MT - Técnico Judiciário - Administrativa

    Assinale a opção correta, no que diz respeito aos atos administrativos.

    A lei pode atribuir efeitos ao silêncio administrativo, inclusive para deferir pretensão ao administrado. [CERTO]

  • Silêncio da Administração:

    Regra: fato administrativo

    Exceção: ato administrativo

    A Administração deve manifestar-se expressamente como regra. 

    O silêncio da Administração ocorre quando a Administração deve manifestar-se, mas não se manifesta, ocorrendo fato da administração.

    O silêncio da administração será ato quando essa omissão estiver prevista em lei; quando dessa omissão houver consequências jurídicas.

    Fonte: meus resumos

  • Em verdade, a teoria do silêncio administrativo tem origem no sistema do contencioso administrativo francês, e não no alemão, mais precisamente a partir da edição da Lei 16-24 de 1790, que pretendeu dissociar as funções administrativas das judiciárias.

    Ademais, ao contrário do que foi sustentado pela Banca, admite-se, sim, a atribuição de efeitos negativos à omissão da vontade estatal. No ponto, o silêncio pode ser objeto do devido controle jurisdicional, contanto que seja ultrapassado o prazo legal para a manifestação da autoridade competente, ou ainda se, na inexistência de prazo, for superado lapso temporal razoável. Configuradas estas situações, o Judiciário, pronunciando a ilegalidade omissiva, poderá compelir a Administração a se manifestar sobre o requerimento que lhe foi endereçado, sob pena de sanções.

    Não por outra razão, aliás, a omissão administrativa pode caracterizar uma forma de abuso de poder, como adverte, por exemplo, Matheus Carvalho:

    "Ainda é importante ressaltar que o abuso de poder pode decorrer de condutas comissivas - quando o ato administrativo é praticado fora dos limites legalmente postos - ou de condutas omissivas - situações nas quais o agente público deixa de exercer uma atividade imposta a ele por lei, ou seja, quando se omite no exercício de seus deveres."

    Desta forma, incorreta a proposição aqui analisada.


    Gabarito do professor: ERRADO

    Referências Bibliográficas:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 4ª ed. Salvador: JusPodivm, 2017, p. 120.

  • O silêncio da Administração não pode ser considerado um ato administrativo, salvo quando houver um silêncio qualificado: para tanto, é necessário que haja norma legal prevendo que o silêncio da administração signifique algo. Apenas com este pressuposto é possível inferir que o silêncio da Administração indica um posicionamento. 

  • Silêncio Administrativo

    • regra — fato administrativo, mas pode gerar efeito jurídico.
    • exceção — ato administrativo (previsto em lei).
    • omissão da administração.
    • lei define efeito jurídico.
    • lei não define efeito jurídico:
    1. Vinculado → poder judiciário pode deferir o pedido.
    2. Discricionário → poder judiciário não pode deferir o pedido, mas determina Administração adotar uma decisão. (direito de resposta)
  • ERRADO!

    Fica o alerta: Não é somente quanto à origem citada, todavia segundo Hely Lopes Meirelles, a omissão da Administração pode representar aprovação ou rejeição da pretensão do administrado, tudo dependendo do que dispuser a norma competente.

    I) que silêncio não é ato administrativo

    Bons Estudos!!!


ID
5596465
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos administrativos, julgue o item.    

Atos gerais, também denominados normativos, são os que regulam uma quantidade indeterminada de pessoas que se encontram na mesma situação jurídica. 

Alternativas
Comentários
  • classificação dos atos :

    • destinatário

    podem ser:

    • gerais ou normativos
    • individuais ou especiais
  • GABARITO: CERTO

    • ATOS ADMINISTRATIVOS GERAIS:

    São atos que possuem destinatários indeterminados, com alcance geral e abstrato, ou seja, são dotados de “normatividade”. Por essa razão, aliás, também se denominam atos normativos.

    Temos como exemplos: os Decretos expedidos pelo Chefe do Poder executivo, as Resoluções editadas pelas agências reguladoras, as instruções normativas, entre outros.

    Qual a diferença dos Atos Gerais e Atos individuais ?

    São atos que possuem destinatários determinados, produzem efeitos concretos e constituem ou declaram situações jurídicas subjetivas.

    Temos como exemplos os atos de nomeação de candidato aprovado em concurso público, a exoneração de servidor em cargo em comissão, a autorização de uso de bem público, entre outros.

    Veja uma questão sobre o assunto:

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TJ-DFT Prova: Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador

    Os atos administrativos regulamentares e as leis em geral têm efeitos gerais e abstratos, ou seja, não diferem por sua natureza normativa, mas pela originalidade com que instauram situações jurídicas novas.

    GABARITO: CERTO

    ----------------------------------------------------

    De Acordo com o Art. 13 da Lei 9.784:

     NÂO PODEM ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

    -----------------------------------------------------

    Mas afinal, O que é Delegação?

    • DELEGAÇÃO:

    Atribuir competência a terceiro.

    • Com ou sem hierarquia (vertical ou horizontal) para particular ou outro órgão. *

    Regra, exceto vedação legal.

  • CERTO

    atos gerais ou regulamentares: dirigidos a uma quantidade indeterminável de destinatários. São atos portadores de determinações, em regra, abstratas e impessoais, não podendo ser impugnados judicialmente até produzirem efeitos concretos em relação aos destinatários.

    atos coletivos ou plúrimos: expedidos em função de um grupo definido de destinatários. Exemplo: alteração no horário de funcionamento de uma repartição pública. A publicidade é atendida com a simples comunicação aos interessados;

    atos individuais: aqueles direcionados a um destinatário determinado. Exemplo: promoção de servidor público. A exigência de publicidade é cumprida com a comunicação ao destinatário.

    Fonte: MAZZA

  • Trata-se de questão que se limitou a demandar conhecimentos conceituais acerca dos atos administrativos gerais.

    De fato, referidos atos também podem ser denominados como normativos, uma vez que apresentam as características de generalidade e abstração. Isso significa que não são editados para disciplinarem um caso concreto, uma situação específica, envolvendo pessoas determinadas. Pelo contrário, existem para regular todos os casos que se amoldarem à hipótese de incidência neles contidas.

    Na linha do exposto, por exemplo, a doutrina de José dos Santos Carvalho Filho:

    "Atos gerais, também denominados de normativos, são aqueles que regulam uma quantidade indeterminada de pessoas que se encontram na mesma situação jurídica. Exemplo: os regulamentos, as instruções normativas etc."

    Assim sendo, está correta a proposição ora analisada.


    Gabarito do professor: CERTO

    Referências Bibliográficas:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 130.

  • Quanto aos destinatários, os atos podem ser classificados em:

    • Atos gerais ou normativos – são aqueles que não tem destinatário certo ou específico, tendo caráter de norma.

    • Atos individuais ou especiais – são os que tem um destinatário certo ou específico. Destinam-se a uma pessoa em particular ou a um grupo de pessoas determinadas.

ID
5596468
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos administrativos, julgue o item.    

Os atos de polícia, tais como a apreensão de bens, podem ser classificados como atos de gestão.

Alternativas
Comentários
  • Os atos de gestão são praticados sem que a Administração utilize sua supremacia sobre os particulares. São atos típicos de administração, assemelhando-se aos atos praticados pelas pessoas privadas. São exemplos de gestão a alienação ou aquisição de bens pela Administração, o aluguel de imóvel de propriedade de uma autarquia.

  • São atos de império. Autoriza-se/legitima-se esta capacidade de imposição unilateral da vontade do poder público por meio do Poder Extroverso.

  • GAB : E

    ATOS DE IMPÉRIO : Impostos coercitivamente aos administrados.( Caso da questão )

    ATOS DE GESTÃO : Não são exercidos com supremacia

    ATOS DE EXPEDIENTE : Atos internos, sem conteúdo decisório

    Corrijam-me caso esteja errado.

    BONS ESTUDOS !!!

  • ATOS DE IMPÉRIO (poder extroverso)  : Supremacia do interesse público sobre o privado

    ATOS DE GESTÃO : Igualdade com o particular

    ATOS DE EXPEDIENTE : Atos internos, sem conteúdo decisório

  • SANÇÃO

  • Os atos de gestão são praticados sem que a Administração utilize sua supremacia sobre os particulares.

    São atos típicos de administração, assemelhando-se aos atos praticados pelas pessoas privadas. São exemplos de gestão a alienação ou aquisição de bens pela Administração, o aluguel de imóvel de propriedade de uma autarquia.

  • GABARITO - ERRADO

    Nos atos de Gestão = A administração age sem supremacia.

    Nos atos de império = Age com supremacia.

  • A presente questão explorou temática atinente à classificação dos atos administrativos, vale dizer, aquela que os subdivide em atos de império e atos de gestão.

    Os atos de império se caracterizam pelo fato de a Administração se fazer presente munida de suas prerrogativas de ordem pública, em especial o poder de coerção, mediante uso moderado da força pública, se for necessário. Neles existe o chamado ius imperii, ou seja, o poder de império estatal. São atos que emanam do princípio da supremacia do interesse público sobre o privado.

    Já os atos de gestão são praticados em um plano de relativa igualdade jurídica entre a Administração e os particulares. Faltam-lhes os atributos da autoexecutoriedade e da imperatividade. Aí se inserem os atos relacionados à gestão dos bens públicos, como a autorização e a permissão de uso de bem público, por exemplo.

    Pois bem: os atos de polícia, que derivam do exercício do poder de polícia administrativa, inserem-se no âmbito dos atos de império, porquanto são dotados, via de regra, da coercibilidade e da autoexecutoridade, atributos que conformam o poder de império do Estado. A apreensão de mercadorias, citada pela Banca, é típico caso de ato de polícia dotado de autoexecutoriedade, uma vez que a Administração não depende de autorização judicial para tanto, bem como de coercibilidade/imperatividade, na medida em que o ente público impõe sua vontade sem a necessidade de anuência do particular, ao qual cabe apenas cumprir a ordem que lhe é direcionada. Se for o caso, deve postular o devido controle jurisdicional do ato pelas vias cabíveis.

    Do acima esposado, está errada a afirmativa em análise, uma vez que a apreensão de mercadorias, com base no poder de polícia, deve ser classificada como ato de império, e não de gestão.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • ATOS DE IMPÉRIO

  • atos administrativos quanto às prerrogativas:

    • Atos de império – são os atos administrativos propriamente ditos, revestidos de imperatividade. A Administração atua com supremacia e prerrogativas.

    • Atos de gestão – são os atos praticados com a finalidade de gerir os bens e serviços do Poder Público. Não há necessidade do uso das prerrogativas dadas pelo regime de direito público. O Estado age em situação de igualdade com o particular.

    • Atos de expediente – são os atos destinados a unicamente dar andamento às atividades da Administração.
  • É só lembrar do Império Romano.

  • Atos de Imperio

    Atos de imperio sao aqueles que a administração impõe coecirtivamente aos administrados. Nao sendo de obediência facultativa pelo particular. Exemplos: atos de policia; atos de gestão: praticados sem que a administração utilize sua supremacia sobre os particulares.

    Atos de Policia

    O poder de policia pode ser exercido de duas formas: edição de atos normativos de caráter geral e abstrato: por exemplo, proibição de vender bebidas alcoolicas para menores de 18 anos. Atos concretos e específicos: por exemplo, concessão de licenças e autorizações.

    Atos de Gestao

    Os atos de gestão sao praticados sem que a administração utiliza sua supremacia sobre os particulares. Sao atos típicos da administração, assemelhando-se aos atos praticados pelas pessoas privadas. Sao exemplos de gestão a alienação ou aquisição de bens pela administração, o aluguel de imóvel de propriedade de umas autarquia.

  • Atos de Império: Quando a administração pública faz o uso da sua supremacia e prerrogativas estatais;

    Atos de Gestão: Quando a administração prática ato sem supremacia.

    Gab:Errado

  • Atos de Império: adm faz az o uso da sua supremacia e prerrogativas estatais;

    Atos de Gestão: adm prática ato sem supremacia.

  • Não, atos de Império.


ID
5596471
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos administrativos, julgue o item.    

Nos atos vinculados, não há qualquer subjetivismo ou valoração, apenas a averiguação de conformidade entre o ato e a lei

Alternativas
Comentários
  • Ato vinculado é aquele em que o administrador não pode atuar com o juízo de valor acerca da conduta exigida legalmente. Ou seja, a conduta do administrador está limitada por lei, não tendo qualquer liberdade na sua atuação.

    Ato discricionário é aplicado com liberdade de escolha para seu conteúdo (objeto) e destinatário. Ele permite uma análise subjetiva, por assim dizer, da Administração Pública

  • Ato vinculado = SEM MARGEM DE ESCOLHA.

    Critério de legalidade

    Ato discricionário = Conveniência e oportunidade (Mérito administrativo)

    Critério de legalidade ou mérito

  • Poder vinculado atuação da Administração sem nenhuma liberdade.

    #

    Poder discricionário atuação com algum grau de liberdade.

    GAB = Certo

  • Gabarito: CORRETO

    Poder vinculado: Lei determina o exato agir do administrador, não há juízo de valor.

    Ex.: Licença para dirigir.

    Poder discricionário: Lei da uma margem de liberdade ao agente público. Há liberdade de escolha. Análise da conveniência e oportunidade.

    Ex.: Permissão de uso.

    Lembrando que isso nos termos e limites da lei.

  • CERTO

    No ato vinculado = Sem margem de escolha para o administrador

    No ato discricionário = Com margem de escolha para o administrador.

  • A Banca demandou domínio acerca da essência pertinente aos atos vinculados. Nestes, de fato, a autoridade competente deve apenas seguir fielmente os ditames da lei, sem que haja qualquer espaço para avaliações baseadas em conveniência e oportunidade. Não existe mérito administrativo, portanto. Todos os elementos do ato são definidos em lei com máxima objetividade, de maneira que, ocorrendo a hipótese fática, o agente público competente deve, necessariamente, praticar o ato nos estritos termos da lei.

    Ex.: expedição de licença para o exercício de atividade empresarial a um particulares que demonstrou preencher todos os requisitos legais para tanto.

    Feitas estas considerações, pode-se afirmar que está correta a assertiva lançada pela Banca.


    Gabarito do professor: CERTO

  • Respondi uma questão há pouco tempo, dizendo que no ato vinculado existe um mínimo de discricionariedade.

    Essa seria a visão moderna dos doutrinadores.

    Eu acertei essa pq preferi ir pela lógica da "véia doutrina", mas e na hora da prova?

    Virou loteria,amigo!

  • Não há nenhum objeto de subjetividade com base a valorização, somente obediência princípio da legalidade.

    OK


ID
5596474
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos administrativos, julgue o item.    

A expedição de licença para exercer profissão regulamentada em lei é um exemplo de ato discricionário.

Alternativas
Comentários
  • Ato vinculado.

  • Gabarito:"Errado"

    • A licença pode ser definida como o ato administrativo vinculado e definitivo, cuja função é conferir direitos ao particular que preencheu todos os requisitos legais.

    P.S. A licença é ato negocial, são aqueles em que a vontade da administração pública coincide com o interesse do administrado, podendo resultar em atos discricionários ou vinculados e precários ou definitivos.

  • Tem R = DISCRICIONÁRIO

    Ex: autoRização, peRmissão

    Não tem R = VINCULADO

    Ex; Homologação, licença, Admissão

  • Falou em licença, ato vinculado :)

  • Falou em licença, ato vinculado :)

  • Questão Errada - Nesse caso se trata de Ato Vinculado.

    Ato Vinculado: é o ato que possui todos os elementos e pressupostos já preenchidos previamente por lei, que autoriza a prática do ato. Tornando o administrador um mero "cumpridor de leis". Não há margem de escolha para liberdade de decisões.

    O Ato Discricionário: é aquele que possui partes dos pressupostos e elementos já preenchidos previamente pela própria lei, que autoriza a prática daquele ato. deixando os demais pressupostos ou em branco ou indefinidos para que sejam preenchidos motivadamente pelo administrador. Há margem de escolha a partir dos critérios de conveniência e oportunidade.

  • Errado.

    Licença é ato VINCULADO.

    Atos Vinculados = Sem margem de liberdade. São anulados por vício de legalidade. Critérios definidos em LEI.

    Macete bom para gravar alguns ---------> PAALHA

    Permissão.

    Autorização.

    Aprovação.

    Licença.

    Homologação.

    Admissão.

    Obs: 03 primeiros são DISCRICIONÁRIOS e os 03 últimos são VINCULADOS.

    Erros? Só avisar!! Um dos ensinamentos da trajetória dos estudos e da vida é CONTINUAR, mesmo estando tudo tão difícil!! ❤️✍

  • Las Vegas = Licença -- Vinculado

    Ama Dinheiro = Autorização -- Discricionário

  • LICENÇA É VINCULADO

  • apRovação - unilateral e discRicionário

    autoRização - unilateral e discRicionário

    peRmissão - unilateral e discRicionário

    Licença - unilateral e vincuLado

    homoLogação - unilateral e vincuLado

    -> Depois que eu aprendi esse macete aqui no QC, nunca mais errei esse tipo de questão.

  • Trata-se de questão que explorou o tema relativo à classificação dos atos em vinculados ou discricionários.

    As licenças são atos negociais ou de consentimento que se caracterizam, fundamentalmente, pelo fato de que, uma vez preenchidos os requisitos legais, o particular que a solicita faz jus à respectiva expedição do ato. Dito de outro modo, presentes os pressupostos da lei, o indivíduo ostenta direito subjetivo à obtenção da licença, de sorte que a autoridade competente deve, necessariamente, atender o pedido que lhe foi apresentado.

    Desta forma, cuida-se de ato vinculado, e não de ato discricionário, porquanto inexiste margem para juízos de conveniência e oportunidade.

    Neste sentido, por exemplo, a doutrina de Maria Sylvia Di Pietro:

    "Licença é o ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administração faculta àquele que preenche os requisitos legais o exercício de uma atividade."

    Logo, incorreta a assertiva em análise, ao atribuir caráter discricionário ao ato administrativo de licença.


    Gabarito do professor: ERRADO

    Referências Bibliográficas:

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 236.

  • licença é ATO VINCULADO

  • A licença de uma forma geral é vinculada. Uma exceção é a licença ambiental.

  • ERRADO

    Licença: Ato vinculado

    Autorização: Ato discricionário.

    -------------------------------------------------------

    OBS: Excepcionalmente é possível a revogação da licença para construir por questões de Interesse Público:

     STJ, no REsp 1227328 :

    9. A jurisprudência da Primeira Turma firmou orientação de que

    aprovado e licenciado o projeto para construção de empreendimento

    pelo Poder Público competente, em obediência à legislação

    correspondente e às normas técnicas aplicáveis, a licença então

    concedida trará a presunção de legitimidade e definitividade, e

    somente poderá ser: (.......)

    b) revogada, quando sobrevier interesse público relevante,

    hipótese na qual ficará o Município obrigado a indenizar os

    prejuízos gerados pela paralisação e demolição da obra; 

  • Não, vinculado.


ID
5596477
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos administrativos, julgue o item.    

Se o ato emanar da vontade de um só órgão ou agente administrativo, classificar-se-á como ato simples. 

Alternativas
Comentários
  • Ato simples: é o que decorre de uma única manifestação de vontade de um único órgão, unipessoal (ato simples singular) ou colegiado (ato simples colegiado)

    Fonte: Resumo de Direito Administrativo Descomplicado

  • Ato simples = Manifestação de vontade de um só órgão

    Ato Complexo = Manifestação de vontade de dois ou mais órgãos se unem para a prática de um único ato

    Ato Composto = Manifestação de vontade de um órgão (principal) e aprovação de outro órgão (Acessório)

  • GABARITO: CERTO

    •  Atos simples -  Decorrem da declaração de vontade de um único órgão, seja ele singular, seja ele colegiado.

    ExemploA nomeação feita pelo Governador; a deliberação de um conselho.

    ----------------------------------------------------------

    • Atos complexos - São os que resultam da manifestação de vontade de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um único ato. As vontades são homogêneas; resultam de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidade públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato; há identidade de conteúdo e de fins.

    Exemplo: O decreto é assinado pelo Chefe do Executivo e referendado pelo Ministro de Estado; o importante é que há duas ou mais vontades para a formação de um único ato.

    ----------------------------------------------------------

    • Atos compostos - São os que resultam da manifestação de vontade de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, em que a vontade de um é instrumental à vontade de outro, que edita o ato principal. Enquanto no ato complexo fundem-se vontades para praticar um ato só, no ato composto, praticam-se dois atos, um principal e um acessório; este último pode ser pressuposto ou complementar daquele.

    Exemplo: A nomeação do Procurador Geral da República depende da prévia aprovação do Senado (art. 128, § 1º, CF/88); a nomeação é o ato principal, sendo a aprovação prévia do Senado o ato acessório, pressuposto do principal.

    ----------------------------------------------------------

    Questões Sobre o Assunto:

    Q273807-O ato administrativo simples decorre da declaração de vontade de um único órgão, singular ou colegiado, tal como ocorre na deliberação de um conselho, que se classifica, segundo a doutrina, como ato administrativo simples.

    GABARITO: CERTO

    Q1828372-São classificados simples os atos administrativos editados a partir da vontade de um único órgão público, seja ele singular, seja colegiado.

    GABARITO: CERTO

    Q254758- No que se refere à formação da vontade, os atos administrativos simples são aqueles que decorrem da declaração de vontade de um único órgão, o qual pode ser tanto singular quanto colegiado.

    GABARITO: CERTO

    'Pegue um café e respire fundo, os dias de luta são necessários"

  • NÃO É EMANAR, MAS SIM SE FORMAR COM UMA ÚNICA MANIFESTAÇÃO DE VONTADE DE ÓRGÃO OU AGENTE. A CLASSIFICAÇÃO É QUANTO A FORMAÇÃO.

  • ATO SIMPLES = 1 MANIFESTÇÃO DE VONTADE E 1 ÚNICO ATO.

  • A presente questão limitou-se a demandar conhecimentos acerca da definição dos atos simples.

    Realmente, referidos atos são aqueles que derivam da manifestação de um único órgão ou autoridade, não importando se o órgão seja unipessoal (formado por apenas um agente) ou colegiado (integrado por dois ou mais membros).

    Neste sentido, ilustrativamente, confira-se a doutrina de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo:

    "Ato administrativo simples é o que decorre de uma única manifestação de vontade de um único órgão, unipessoal (ato simples singular) ou colegiado (ato simples colegiado). O ato simples estão completo com essa só manifestação, não dependendo de outras, concomitantes ou posteriores, para que seja considerado perfeito. Não depende, tampouco, de manifestação de outro órgão ou autoridade para que possa iniciar a produção de seus efeitos."

    Do exposto, correta a afirmativa ora examinada.


    Gabarito do professor: CERTO

    Referências Bibliográficas:

    ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20ª ed. São Paulo: Método, 2012, p. 439.

  • Ato simples: é o que decorre de uma única manifestação de vontade de um único órgão, unipessoal (ato simples singular) ou colegiado (ato simples colegiado)

    Ato complexo: é o que necessita, para sua formação, da manifestação de vontade de dois ou mais diferentes órgãos ou autoridades.

    Ato composto: é aquele cujo conteúdo resulta da manifestação de um só órgão, mas a sua edição ou a produção de seus efeitos depende de um outro ato que o aprove. A função desse outro ato é meramente instrumental: autorizar a prática do ato principal, ou conferir eficácia a esta.

    Fonte: Resumo de Direito Administrativo Descomplicado

  • Se o ato emanar da vontade de um só órgão ou agente administrativo, classificar-se-á como ato simples.

    Ok, mas e o ato composto? A vontade é de um órgão e depende da aprovação do outro, mas e quando o outro tiver que aprovar, (o segundo órgão) necessariamente deve ter vontade?

    Penso que, ok, a regra é ato simples (uma vontade). A pergunta que eu tenho aos colegas é a seguinte:

    Existe ato composto com apenas a vontade de um só órgão ou agente?

  • CORRETO!

    Lembrando que o órgão pode ser:

    • unipessoal (ato simples pessoal) ou;
    • colegiado (ato simples colegiado)

    O que não descaracteriza sua natureza de ato simples.

  • GAB CERTO

    QUANTO À FORMAÇÃO DA VONTADE: atos simples, complexo e composto.

    1. Ato simples: a formação da vontade decorre de um só órgão.
    2. Ato complexo: (1-2-2): um ato; duas vontades; dois ou mais órgãos. OBS: A APOSENTADORIA É UM ATO COMPLEXO.
    3. Ato composto: (2-2-1): dois atos, um principal e o outro acessório; duas vontades; um órgão como a aprovação do outro.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • CERTO

    SIMPLES:

    Manifestação de um único órgão

    Mesmo se o órgão for colegiado, o ato é simples 

    COMPOSTO:

    Praticado por um órgão, mas sujeito à aprovação de outro

    A vontade do segundo órgão é condição de exequibilidade do ato

    COMPLEXO:

    No ato complexo, todas as vontades se fundem na prática de ato uno


ID
5596480
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos administrativos, julgue o item.    

Atos complexos são aqueles cuja vontade final da Administração dispensa a intervenção de agentes ou órgãos diversos. 

Alternativas
Comentários
  • Ato simples: é o que decorre de uma única manifestação de vontade de um único órgão, unipessoal (ato simples singular) ou colegiado (ato simples colegiado)

    Ato complexo: é o que necessita, para sua formação, da manifestação de vontade de dois ou mais diferentes órgãos ou autoridades.

    Ato composto: é aquele cujo conteúdo resulta da manifestação de um só órgão, mas a sua edição ou a produção de seus efeitos depende de um outro ato que o aprove. A função desse outro ato é meramente instrumental: autorizar a prática do ato principal, ou conferir eficácia a esta.

    Fonte: Resumo de Direito Administrativo Descomplicado

  • Assertiva E

    Atos complexos são aqueles cuja vontade final da Administração dispensa a intervenção de agentes ou órgãos diversos.

    Ato complexo: um só ato, um ato único, resultante da conjugação de duas ou mais vontades, emanadas por órgãos distintos (singulares ou colegiados), que se fundem, se conjugam, se juntam, se reúnem.

    Ato complexo = S.E.X.O

    Depende da vontade de dois que se unem para fazer o mesmo ato.

  • #PutariaDidática

    Ato complexo = S.E.X.O

    Depende da vontade de dois ou mais órgãos que se unem para fazer o mesmo ato.

  • Ato complexo: soma das vontades de órgãos públicos independentes e de mesma hierarquia.

    EXEMPLO: Aposentadoria.

  • Ato complexo: soma das vontades de órgãos públicos independentes e de mesma hierarquia.

    EXEMPLO: Aposentadoria.

  • GABARITO ERRADO

    ATO COMPLEXO = SEXO

    MANIFESTAÇÃO DE VONTADE = 1 ÓRGÃO

    APROVAÇÃO = OUTRO ÓRGÃO

    2 ATOS DISTINTOS.

    EX: HOMOLOGAÇÃO.

    OBS: APOSENTADORIA É UM ATO COMPOSTO E NÃO COMPLEXO.

  • Trata-se de questão que demandou conhecimentos acerca da noção conceitual relativa aos atos complexos.

    Diferentemente do que foi dito pela Banca, atos complexos exigem, sim, a manifestação de vontade de mais de um agente ou órgão público, como se pode perceber, por exemplo, da lição externada por Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo:

    "Ato administrativo complexo é o que necessita, para sua formação, da manifestação de vontade de dois ou mais diferentes órgãos ou autoridades. Significa que o ato não pode ser considerado perfeito (completo, concluído, formado) com a manifestação de um só órgão ou autoridade."

    Desta maneira, conclui-se pela incorreção da assertiva ora comentada, uma vez que sustentou justamente o oposto da definição doutrinária pertinente aos atos complexos.


    Gabarito do professor: ERRADO

    Referências Bibliográficas:


    ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20ª ed. São Paulo: Método, 2012, p. 440.

  • CUIDADO com a disseminação de informações ERRADAS.... MATEUS PAIVA, diz que APOSENTADORIA É UM ATO COMPOSTO E NÃO COMPLEXO... Acho que o CESPE não concorda: Q251998 (Cespe, MPOG 2012) [...] Constituindo aposentadoria de servidor público exemplo de ato administrativo complexo. Gabarito: CORRETO Comentário do CAUAN MARCOS corretíssimo
  • GAB ERRADO

    QUANTO À FORMAÇÃO DA VONTADE: atos simples, complexo e composto.

    1. Ato simples: a formação da vontade decorre de um só órgão.
    2. Ato complexo: (1-2-2): um ato; duas vontades; dois ou mais órgãos. OBS: A APOSENTADORIA É UM ATO COMPLEXO.
    3. Ato composto: (2-2-1): dois atos, um principal e o outro acessório; duas vontades; um órgão como a aprovação do outro.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Um show de horrores esses comentários, queremos o gabarito comentado

    1. Ato simples: a formação da vontade decorre de um só órgão.
    2. Ato complexo: (1-2-2): um ato; duas vontades; dois ou mais órgãos. OBS: A APOSENTADORIA É UM ATO COMPLEXO.
    3. Ato composto: (2-2-1): dois atos, um principal e o outro acessório; duas vontades; um órgão como a aprovação do outro.

  • ERRADO

    É só lembrar se do ato com SEXO

    Ato complexo = Ato com SEXO

    2 ÓRGÃOS = 1 SÓ VONTADE.


ID
5596483
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos administrativos, julgue o item.    

Atos constitutivos são os que alteram uma relação jurídica, criando, modificando ou extinguindo direitos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:"Certo"

    • Os atos constitutivos são aqueles que criam uma situação nova para os seus destinatários, podendo ser o reconhecimento de um direito ou a imposição de uma obrigação.

    P.S. Os atos extintivos são aqueles que põem fim a uma determinada situação jurídica individual.

  • GABARITO: CERTO

    • Mas o que são os atos Constitutivos?

    ATOS CONSTITUTIVOS: São aqueles em que a ADM cria, modifica ou extingue direitos ou situação jurídica do administrado (permissão, uso de bem público)

     

    -----------------------------------------------------

    Questões semelhantes

    Q488917- O ato que aplica determinada sanção a um servidor público configura exemplo de ato constitutivo, que se caracteriza por criar, modificar ou extinguir direitos.

    GABARITO: CERTO

    Q842585- Entre os elementos constitutivos do ato administrativo, o motivo é caracterizado pela consequência visada pelo ato, ao passo que a finalidade é a causa legalmente prevista.

    GABARITO: ERRADO

    motivo é a causa legalmente prevista; ao passo que a finalidade é caracterizado pela consequência visada pelo ato.  

    -----------------------------------------------------

    • E qual a diferença de ATO Constitutivo com ATO Punitivo?

    Atos Punitivos: Constituem uma sanção imposta pela administração em relação àquele que infringe as disposições legais. Visa punir e reprimir as infrações administrativas ou a conduta irregular do servidor.

  • Gab: Certo

    Atos Constitutivos: São aqueles cuja manifestação jurídica de vontade da Administração faz nascer um direito para o administrado. Tal constituição pode-se dar no exercício do poder discricionário da Administração que verifica a conveniência e a oportunidade de emitir o ato constitutivo ou quando a Administração se limita a verificar se o administrado preenche os requisitos legais necessários à produção do ato.

  • Os atos constitutivos são aqueles que criam uma situação jurídica nova, previamente inexistente, mediante a criação de novos direitos ou a extinção de prerrogativas anteriormente estabelecidas, como é o caso da exoneração de um servidor público e da autorização de bem público. Os atos constitutivos CRIAM ou EXTINGUEM direitos.

  • Não concordo com o gabarito da questão, pois o ato constitutivo é aquele que CRIA uma nova situação jurídica para o destinatário em relação à administração. Existem outros tipos de atos que falam de MODIFICAÇÃO e EXTINÇÃO, vejam abaixo:

    O ato modificativo é aquele que apenas altera uma situação jurídica preexistente, sem criar

    ou extinguir direitos ou obrigações.

    o ato extintivo, também chamado de desconstitutivo, é aquele que encerra uma situação jurídica

    individual. A demissão ou exoneração de um servidor é exemplo de ato dessa natureza, pois encerram o

    vínculo jurídico entre o servidor e a administração.

    Portanto, acho que essa questão é passível de anulação, pois o enunciado generalizou. Por favor, me corrijam se eu estiver errado.

  • Quanto aos efeitos, os atos administrativos podem ser classificados em atos constitutivos, declaratórios e enunciativos.

    Nos atos constitutivos, administração pública cria, modifica ou extingue uma situação jurídica. São exemplos de atos constitutivos: as permissões e as autorizações.

    Já nos atos declaratórios, a administração pública apenas reconhece um direito do administrado, geralmente existente em momento anterior ao ato. São exemplos de atos declaratórios: as licenças e as homologações.

    Nos atos enunciativos, entretanto, a administração pública apenas reconhece uma situação de fato ou de direito. É justamente por este motivo que parte da doutrina entende que tais atos não podem ser considerados atos administrativos, eis que não geram direitos. São exemplos de atos enunciativos: os vistos e os atestados.

    https://www.jurisway.org.br/v2/cursoonline.asp?id_curso=1247&id_titulo=15333&pagina=10

  • “Ato constitutivo é aquele pelo qual a Administração cria, modifica ou extingue um direito ou uma situação do administrado. É o caso da permissão, autorização, dispensa, aplicação de penalidade, revogação." (Direito Administrativo, 26ª edição, 2013, p. 233).  

  • GABARITO CERTO

    ATOS CONSTITUTIVOS SÃO AQUELES QUE CRIAM/EXTINGUEM OU MODIFICAM UMA SITUAÇÃO JURÍDICA, ENQUANTO OS ATOS DECLARATÓRIOS SÃO AQUELES QUE RECONHECEM UMA SITUAÇÃO PREEXISTENTE (OQUE A QUESTÃO NO CASO DISSE)

  • A presente questão abordou a temática da classificação dos atos administrativos.

    A definição ofertada pela Banca revela-se alinhada aos ensinamentos doutrinários, como se pode depreender, por exemplo, da lição trazida por Maria Sylvia Di Pietro:

    "Ato constitutivo é aquele pelo qual a Administração cria, modifica ou extingue um direito ou uma situação do administrado. É o caso da permissão, autorização, dispensa, aplicação de penalidade, revogação."

    Logo, tratando-se de conceito afinado com os ensinamentos doutrinários, não há equívocos a serem aqui indicados.


    Gabarito do professor: CERTO

    Referências Bibliográficas:

    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 26ª ed. São Paulo: Atlas, 2013, p. 233.

  • ATOS CONSTITUTIVOS

    • Atos constitutivos sao aqueles que criam uma situação jurídica individual para o destinatário. Exemplos: A nomeação de servidor, a concessão de licença e aplicação de sanção disciplinar a servidos publico.

    Exemplo pratico: se um servidor publico comete um erro, ele sera punido por meio de um ato constitutivo.

  • CERTO

    Acrescentar:

    Licença - Ato declaratório

    Autorização - Ato constitutivo

  • Quanto aos efeitos, os atos administrativos podem ser classificados em atos constitutivos, declaratórios e enunciativos.

    Nos atos constitutivos, administração pública cria, modifica ou extingue uma situação jurídica. São exemplos de atos constitutivos: as permissões e as autorizações.

    Já nos atos declaratórios, a administração pública apenas reconhece um direito do administrado, geralmente existente em momento anterior ao ato. São exemplos de atos declaratórios: as licenças e as homologações.

    Nos atos enunciativos, entretanto, a administração pública apenas reconhece uma situação de fato ou de direito. É justamente por este motivo que parte da doutrina entende que tais atos não podem ser considerados atos administrativos, eis que não geram direitos. São exemplos de atos enunciativos: os vistos e os atestados.


ID
5596486
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos administrativos, julgue o item.    

Atos enunciativos são os que apenas declaram uma situação preexistente.

Alternativas
Comentários
  • Os atos enunciativos são os atos pelos quais a Administração declara um fato preexistente, profere uma opinião ou emite um juízo de valor, sem que, por si só, produza consequências jurídicas.

    CAPA =

    Certidões 

    Atestados 

    Pareceres 

    Apostilas 

  • Gabarito:"Errado"

    Atos Enunciativos

    São todos aqueles em que a administração se limita a certificar ou a atestar um fato, ou emitir opinião sobre determinado

    assunto, sem se vincular ao seu enunciado.

    Via de regra, contêm uma manifestação de vontade por parte da administração, se limitando apenas em atestar uma situação preexistente.

    Exemplos:

    Certidões: cópias ou fotocópias de atos ou fatos constantes de processos, livros ou

    documento que se encontrem nas repartições públicas;

    Atestados: são atos pelos quais a administração comprova um fato ou uma situação

    de que tenha conhecimento por seus órgãos competente. O que diferencia o atestado

    da certidão é que o primeiro atesta uma situação que, embora existente, não consta em

    livros ou papéis da Administração;

    Pareceres: manifestação de órgãos técnicos da administração, tais como os laudos periciais

    dos órgãos encarregados da regulação de uma determinada atividade econômica.

  • O gabarito preliminar da banca foi "E". Aguardemos cenas dos próximos capítulos.

    Prova:

    http://www.quadrix.org.br/todos-os-concursos/proximos-concursos/crfgo2021/publicacoes/provas-aplicadas.aspx

    Gabarito preliminar:

    http://www.quadrix.org.br/web/visualizar.html?file=http://www.quadrix.org.br/Archives/General/24660/25188/25756/43AF2AC2D5F9/1_CRF-GO_concurso_publico_2021_gabarito_preliminar.pdf

    Acho que o erro da questão é :

    Alguns administrativistas adotam o conceito amplo de atos enunciativos: o qual inclui os ATOS OPINATIVOS (parecer) e os ATOS DECLARATÓRIOS (certidão, atestado)...

    Portanto, quando a questão afirma que os "atos enunciativos são os que APENAS declaram uma situação preexistente", a questão fica errada por excluir os atos opinativos. (sentido amplo)

  • 1) Atos normativos: determinações gerais e abstratas (decreto; portaria; resolução etc.)

    2) Atos ordinatórios: internos aos servidores quanto ao desempenho das funções (instruções, circulares etc.)

    3) Atos negociais: particular precisa da anuência prévia da administração

    a) licença (vinculado e definitivo; poder de polícia)

    b) autorização (discricionário e precário; interesse maior do particular)

    c) permissão (discricionário e precário; interesse maior da sociedade)

    4) Atos enunciativos: juízo de valor (sugestão, recomendação, opinião) ou declaração; não produz valor por si só

    a) certidão (cópia de informação registrada na Administração)

    b) atestado (declaração sobre situação que a Administração tem conhecimento)

    c) parecer (documento técnico opinativo)

    d) apostila (anotação à margem de um documento)

    5) Atos punitivos: imposição de sanção a servidores ou administrados

  • Atos enunciativos são aqueles responsáveis pelo atestado ou pela certificação de determinado fato ou relação jurídica existente, sem haver, para tanto, manifestação de vontade do Poder Público (exemplos: atestados, certidões e pareceres).

    Não se estressem por uma questão da Quadrix.

  • É caso de atos declaratórios.

  • Qual a diferença de ENUNCIATIVO e DECLATÓRIO?

    Eu tenho nas minhas anotações, mas as definições parecem bem similares.

  • gabarito: Errada

  • A questão traz a definição de ato declaratório: atesta um fato já existente. Exemplo: certidões e atestados.

    Atos enunciativos são exposição de opiniões e recomendações. Exemplo: pareceres.

    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado.

  • Atos enunciativos são os que apenas declaram uma situação preexistente.

    Os atos enunciativos são os atos pelos quais a Administração declara um fato preexistente, profere uma opinião ou emite um juízo de valor, sem que, por si só, produza consequências jurídicas.

  • Os atos administrativos enunciativos são aqueles que enunciam uma situação existente ou exprimem uma opinião. São atos administrativos apenas do ponto de vista formal, uma vez que não contêm manifestação da vontade administrativa.( Alexandre, Ricardo Direito administrativo esquematizado/ Ricardo Alexandre, João de Deus. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015).

  • Alguns doutrinadores defendem que são meros atos da administração.

    São eles:

    Parecer (opinativo). Pode ser facultativo ou obrigatório (obrigatório é previsto em lei. Ex: lei de licitações). Vinculante e não-vinculante.

    Certidão é um espelho de um registro. Isto é, trata sobre algo que já está registrado no órgão público. (Ato declaratório)

    Atestado é um ato constitutivo.

    Apostila (Apostilamento/averbação) é o ato pelo qual se acrescenta ou retifica um registro público.

    Qualquer erro favor me contatar.

  • Cuida-se de questão que abordou a temática da classificação dos atos administrativos.

    Em verdade, o conceito lançado pela Banca corresponde aos chamados atos declaratórios, e não aos atos enunciativos. Estes últimos, por seu turno, são assim definidos por Rafael Oliveira, por exemplo:

    "atos enunciativos: atestam determinados fatos ou direitos, bem como envolvem, eventualmente, juízos de valor (ex.: certidão que atesta o tempo de serviço do servidor; pareceres que retratam juízos de valor dos agentes públicos)."

    Desta forma, incorreta a afirmativa aqui comentada.


    Gabarito do professor: ERRADO

    Referências Bibliográficas:

    OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017, p. 313.


  • "apenas" no cespe cê já sabe ERRADO

  • ACREDITO QUE O ERRO DA QUESTÃO ESTA NA PALAVRA APENAS;

  • Quanto aos efeitos, os atos podem ser classificados em:

    • ATOS CONSTITUTIVOS – os que constituem direitos, ou cuja manifestação de vontade da Administração faz constituir um direito ao particular. Ex: as permissões e as autorizações;

    • ATOS DECLARATÓRIOS – são os que apenas declaram situação preexistente. Ex: ato que declara que certa construção provoca riscos à integridade física dos transeuntes.

    • ATOS ABLATÓRIOS – é um ato que restringe o direito do administrado. Ex: rescisão de um contrato administrativo.

    • ATOS ENUNCIATIVOS – Num sentido estrito, são atos que indicam JUÍZOS DE VALOR, dependendo, portanto, de outros atos de caráter decisório. Ex: pareceres. Num sentido amplo, são atos DECLARATIVOS, sem coercibilidade, como certidões e atestados.
  • GAB ERRADO

    ATOS ENUNCIATIVOS

    1. Certifica ou atesta um fato OU emite uma opinião;
    2. Não há manifestação de vontade

    Exemplo de atos enunciativos:

    1. Certidão;
    2. Atestado;
    3. Parecer;
    4. Apostila.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • O erro está no 'apenas'',

  • ATOS ENUNCIATIVOS

    1. Certifica ou atesta um fato OU emite uma opinião;
    2. Não há manifestação de vontade

    Exemplo de atos enunciativos:

    1. Certidão;
    2. Atestado;
    3. Parecer;
    4. Apostila.

    : CAPA

  • ERRADO

    Atos Enunciativos " GÊNERO "

    Podem estabelecer opiniões e conclusões do ente estatal , declarar uma situação já existente ....

    a) certidões: são cópias autenticadas de atos ou fatos permanentes de interesse do requerente constantes de arquivos públicos;

    b) atestados: são atos que comprovam fatos ou situações transitórias que não constem de arquivos públicos;

    c) pareceres técnicos: manifestações expedidas por órgãos técnicos especializados referentes a assuntos submetidos a sua apreciação;

  • podem, também, emitir opinião sobre determinado assunto.

ID
5596489
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item.

No arquivamento dos conjuntos documentais em depósitos arquivísticos, o profissional deverá armazenar os documentos separadamente, respeitando o gênero documental, com o propósito de preservação. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Cada suporte possui uma forma adequada de acondicionamento e armazenamento.

    https://linktr.ee/mariliacristina

  • Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, espécie documental é a 

    "Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte  e o  formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para  acesso, como documentos audiovisuais, documentos  bibliográficos, documentos cartográficos, documentos  eletrônicos, documentos filmográficos, iconográficos, documentos  micrográficos, documentos  textuais."
    Um documento cartográfico por exemplo, como um mapa, deve ser armazenado de forma diferente de um documento eletrônico, pois as dimensões são completamente diferentes e as necessidades de acondicionamento também, por isso o gênero influencia na escolha ideal de armazenamento.

    Gabarito do Professor: certa
  • lembrando alguma elementos de classificação documental:

    Gênero: configuração de acordo com o sistema de signo utilizado na comunicação de se conteúdo. Ex: audiovisual, fotográfico etc.

    espécie: configuração do documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. Ex: ata, relatório etc.

    tipologia: espécie + função. Ex: ata de reunião.

    natureza do assunto: relacionada com o acesso aos documentos. Ex: ostensivo ou sigiloso.

    Forma: estado de transmissão do documentos. rascunho, minutas e original.

    Suporte: material físico que contém a informação de um documento.

    Formato: configuração física de um suporte de acordo com o natureza e o modo de como foi confeccionado. Ex: caderno.


ID
5596492
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item.

A conservação e a preservação dos documentos arquivísticos em qualquer suporte requerem a adoção de procedimentos relativos à produção, à tramitação, ao acondicionamento e ao armazenamento documental. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Preservação: é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais. (Coleção Como Fazer 5 - Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas, p. 12)

    Conservação: é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento). (Coleção Como Fazer 5 - Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas, p. 12)

    Essas ações são feitas desde a produção, tramitação, acondicionamento e armazenamento.

    https://linktr.ee/mariliacristina

  • Gabarito: Certo

    Preservação (integridade física)

    Conservação (reduzir desgaste)

    Restauração (reverter situação)

  • Tanto a preservação quanto a conservação de documentos visam proteger o suporte documental, a fim de que a informação fique disponível pelo máximo de tempo possível, minimizando as ações dos agentes de degradação.

    Os procedimentos devem ser aplicados desde o momento de produção dos documentos até o seu arquivamento. 

    Na produção, uma ação de conservação seria não manusear alimentos perto dos documentos, por exemplo. Uma ação de preservação seria criar um manual que instrua os usuários sobre os efeitos dos alimentos perto de suportes documentais. 

    Na tramitação, uma ação de preservação seria criar manuais que instruam os usuários sobre a melhor forma de manusear os documentos de um setor para outro. Uma ação de conservação seria não utilizar clipes de metal em documentos registrados em suporte papel. 

    No acondicionamento, uma ação de conservação seria escolher o invólucro que melhor proteja os documentos. Uma ação de preservação seria interferir na compra de invólucros que melhor atendam os conjuntos documentais da instituição, de forma padronizada e normatizada. 

    Na ação de armazenamento, uma ação de conservação seria escolher o mobiliário adequado para as medidas do suporte documental. Uma ação de preservação seria interferir na compra de mobiliários que melhor atendam os conjuntos documentais da instituição, de forma padronizada e normatizada.

    Nesse sentido, é possível encaixar ações de preservação e conservação nas etapas destacadas pela questão, pois todas elas necessitam de mecanismos que protejam o suporte documental. 

    Gabarito do Professor: certa

ID
5596495
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item.

O método de arquivamento que consiste na elaboração prévia de uma tabela contendo divisões do alfabeto, numeradas em ordem crescente, é denominado método duplex

Alternativas
Comentários
  • Numérico Unitermo ou Indexação Coordenada!

  • método duplex faz parte do sistema ideográfico numérico e é uma junção com o método alfabético enciclopédico, pois só necessita acrescentar a numeração das classes. Além disso, não podemos esquecer da característica dos números justapostos com traços de união.

  • DUPLEX vs DECIMAL

    São parecidos por serem hierarquizados, mas no duplex não tem a limitação de 10 divisões por nível, ou seja, não tem limitação de níveis/ classes. Uma segunda diferença é que os algarismos são separados por traço e não por ponto como no decimal.

  • O método duplex organiza os assuntos alfabeticamente, de forma numerada, em grandes categorias, que são ramificadas de acordo com o assunto da categoria.

    A definição apresentada pela questão não faz referência ao  método duplex, e sim ao alfanumérico. O método alfanumérico possui como elementos principais de organização o alfabeto e o número. Esse método não faz parte do sistema básico e nem do padronizado, sendo que os documentos são localizados  de forma semi-indireta. 

    Segundo a Professora Marilena Leite Paes, na obra "Arquivo: teoria e prática":

    "Esse método trabalha com uma tabela constituída de divisões do alfabeto, previamente planejadas a critério do profissional responsável pela sua elaboração e numeradas em ordem crescente. Usam-se notações fechadas para se evitar que, uma vez numeradas, as divisões sejam alteradas."
    Fonte: Paes, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

    Gabarito do Professor: errada
  • a questão traz a definição do método Unitermo (numeração crescente de acordo com a ordem de entrada): Esse é um método ideográfico. O seu mecanismo de funcionamento tem como base a elaboração previa de uma tabela contendo divisões do analfabeto, numeradas e, ordem crescente de acordo com a entrada.

    Já o duplex (numeração de acordo com o assunto), não leva em consideração a ordem de entrada, mas sim o assunto. Esse é um método que segue a mesma construção do enciclopédico, mas coloca antes do assunto uma notação numérica.

  • GAB ERRADO

    método de arquivamento unitermo ou indexação coordenada  é o método que consiste em se atribuir a cada documento, ou grupo de documentos, um número em ordem crescente, de acordo com sua entrada no arquivo.

    Método duplex: permite a criação de classes ou áreas de forma ilimitada. Diferentemente do que ocorre em relação ao método decimal, o método duplex se utiliza de traços para indicar seus diferentes níveis.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5596498
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item.

Ao ser criado, o documento arquivístico passa por uma sequência de fases, da produção à guarda permanente ou eliminação, que correspondem ao ciclo vital dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    O Ciclo vital dos documentos (Teoria das 03 idades) aborda as seguintes fases:

    Correntes ----------------> (1° idade) Intermediários (2° idade) -----------------> Permanentes (3° idade).

    FÉ na caminhada!! ❤️✍

  • GABARITO: CERTO

    • O ciclo vital de um documento é composto por três períodos:

    1º período: intervalo de tempo em que o documento é criado até ser resolvido;

    2º período: intervalo de tempo em que o documento é conservado para eventuais questionamentos futuros, seja jurídico ou administrativo, após ser resolvido;

    3º período: intervalo de tempo em que o documento terá seu destino final, podendo ele ser eliminado ou recolhido permanentemente (nos casos de não poder ser eliminado).

    • Por meio da sequência acima, foi criada a Teoria das três idades, em que os documentos de arquivos são classificados em relação ao seu estágio de evolução:

    1º idade (Corrente): Estes documentos correspondem àqueles que ainda estão sendo resolvidos, possuindo valor primário. Esta idade também engloba documentos que são consultados frequentemente e que são utilizados de maneira constante. Desse modo, é importante que eles sejam armazenados próximos ao seu local de uso.

    2º idade (Intermediária): Os documentos presentes nesta idade também possuem valor primário, sendo aqueles que já foram resolvidos, mas que aguardam a sua prescrição, pois ainda podem ser questionados posteriormente. Eles ficam à espera da sua eliminação ou recolhimento, não sendo imprescindível que eles fiquem armazenados próximos aos locais de trabalho, uma vez que não são utilizados constantemente, sendo até aconselhável que eles sejam conservados em um local mais afastado para não tumultuar o ambiente principal.

    3º idade (Permanente): Já nesta idade, os documentos possuem valor secundário, correspondendo àqueles que não podem mais ser questionados, pois já perderam todo o seu valor administrativo, porém, também não podem ser eliminados, pois possuem valor histórico. Desse modo, o público-alvo desses arquivos são os pesquisadores.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/teoria-das-tres-idades-e-protocolo/

  • GABARITO: CERTO

    CICLO VITAL DOS DOCUMENTOS:

    Sucessivas fases por que passam os documentos de um arquivo da sua produção à guarda permanente ou eliminação.

    FONTE: Glossário de Terminologia Arquivística

    No âmbito da arquivologia foi definido o “Ciclo Vital dos documentos”, que divide os documentos de acordo com a sua frequência de uso dentro da organização como forma de possibilitar uma gestão documental eficiente. Para tanto foi criada a teoria das três idades (Arquivo CorrenteIntermediário e Permanente), que segundo Jean-Yve­­­­­s Rousseau e Carol Couture (1994, p.95), é a base sobre as quais repousa a Arquivística contemporânea.

    FONTE: QC


ID
5596501
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item.

Diante das mudanças tecnológicas, o documento digital necessita de procedimentos e de técnicas que assegurem a possiblidade de acesso aos registros a qualquer momento e, para isso, não é recomendável o processo de migração dos dados, pois a integridade do documento poderá ser comprometida. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    MIGRAÇÃO

    Conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem acessados em face às mudanças tecnológicas. A migração consiste na transferência de um objeto digital:

    a) de um suporte que está se tornando obsoleto, fisicamente deteriorado ou instável, para um suporte mais novo; b) de um formato obsoleto para um formato mais atual ou padronizado;

    c) de uma plataforma computacional em vias de descontinuidade para uma outra mais moderna. A migração pode ocorrer por conversão, por atualização ou por reformatação.  

    https://www2.fab.mil.br/cendoc/images/doc/arq_pdf/FCA214-1.pdf

    FONTE. ACESSADO EM 03/02/2022

  • Gabarito: Errado

    A migração é necessária devido à obsolescência do suporte e da tecnologia.

    https://linktr.ee/mariliacristina


ID
5596504
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item.

Enquanto, no documento em suporte papel, os símbolos correspondem ao alfabeto, no documento eletrônico, os símbolos são registros binários, mas, em ambos os casos, a leitura dos documentos é direta. 

Alternativas
Comentários
  • Símbolos podem ser: letras, sons, imagens etc.

  • Gabarito: Errado

    No caso de um documento eletrônico, é necessária a utilização de computadores ou outro meio para a leitura. Assim, não é algo direto.

    https://linktr.ee/mariliacristina

  • O alfabeto não é o único sistema de signos utilizados no suporte papel. Um desenho, por exemplo, é um sistema de signos que pode ser utilizado em documentos cujo suporte seja o papel. 

    Além disso, documentos eletrônicos não necessariamente utilizam o código binário. Pode ser que o registro seja analógico. A leitura de documentos em suporte eletrônico, por sua vez, depende de equipamentos eletrônico específico, o que a torna indireta, e não direta, como afirma a questão.

    Gabarito do Professor: errada


ID
5596507
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item.

O repositório arquivístico digital confiável é aquele que mantém autênticos os documentos digitais, preservando-os, possibilitando o acesso a eles pelo tempo que for necessário e atendendo aos procedimentos arquivísticos em suas fases. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A preservação dos documentos arquivísticos digitais, nas fases corrente, intermediária e permanente, deve estar associada a um repositório digital confiável.

    Os arquivos devem dispor de repositórios digitais confiáveis para a gestão, a preservação e o acesso de documentos digitais.

    https://linktr.ee/mariliacristina

  • Repositório arquivístico digital é o tipo de repositório que armazena e gerencia documentos digitais que podem estar no arquivo corrente, intermediário ou permanente. 


ID
5596510
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público

A respeito de atendimento ao público, julgue o item.

O atendimento ao público, seja externo ou interno, é uma atividade de extrema relevância em uma instituição e, com vistas à satisfação do cliente, é interessante que a organização permita que os colaboradores sejam naturais na forma de falar e de atender, prescindindo, assim, de regras e de padrões.

Alternativas
Comentários
  • (Gab ERRADO) "prescindindo, assim, de regras e de padrões" ou dispensando, assim, regras e padrões.
  • Gabarito E

    Infelizmente O QC deixa a desejar, muitas questões sem comentários de professor.

    Vamos cobrar pessoal comentários de professores.

  • O atendimento ao público, seja externo ou interno, é uma atividade de extrema relevância em uma instituição e, com vistas à satisfação do cliente, é interessante que a organização permita que os colaboradores sejam naturais na forma de falar e de atender, prescindindo, assim, de regras e de padrões.

    É imprescindível (indispensável) que a organização estabeleça regras e padrões de atendimento. Os colaboradores não podem falar nem atender ao público do jeito que lhes convêm.


ID
5596513
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público

A respeito de atendimento ao público, julgue o item.

Se, durante um atendimento via telefone, o cliente for posto em espera por um tempo demasiado longo, mas, mesmo assim, tiver seu problema resolvido, pode-se considerar que o atendimento foi executado com tempestividade e suficiência. 

Alternativas
Comentários
  • Tempestivo: que ocorre no momento certo; oportuno. (https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/)

    Logo, no caso, com uma espera por um tempo demasiado longo, o atendimento NÃO foi executado com tempestividade.


ID
5596516
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público

A respeito de atendimento ao público, julgue o item.

A imagem dos atendentes pode influenciar na opinião do cliente em relação à instituição tanto de forma negativa quanto de forma positiva. 

Alternativas

ID
5596519
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação às técnicas de redação oficial, julgue o item.

Na redação de correspondências oficiais, deve-se evitar o uso de expressões pleonásticas, tais como “ambos os dois”, e das que formem cacófatos. 

Alternativas
Comentários
  • (Gab CERTO) Cacófato ou cacofonia: s.f. (substantivo feminino) Encontro de palavras ou sílabas que soam desagradavelmente; Mistura de sons discordantes.
  • cacofonia: exemplo:

    “só negam” = “sonegam”

    amar ela = amarela (amar ela é fora da norma padrão inclusive)

    lavar uma mão = lavar um mamão

    vi ela = viela (vi ela é fora da norma padrão inclusive)


ID
5596522
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação às técnicas de redação oficial, julgue o item.

Para redigir um texto em que estejam presentes as propriedades da redação oficial, entre elas a concisão, a clareza, a formalidade e a precisão, é condição necessária, mas não suficiente, que o autor possua conhecimento das regras gramaticais. 

Alternativas
Comentários
  • Tenho problemas!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Segundou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Em 14/02/22 às 12:13, você respondeu a opção E.

    Você errou! Em 14/02/22 às 10:34, você respondeu a opção E.

    Você errou! Em 14/02/22 às 09:41, você respondeu a opção E.

    Você errou! Em 14/02/22 às 09:38, você respondeu a opção E.

    Você errou!


  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca das técnicas de redação.


    O Manual de Redação lista sete características fundamentais que um texto precisa ter. São elas: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma culta padrão da língua portuguesa.

    Sendo assim, possuir conhecimento apenas das regras gramaticais de fato não é suficiente para redigir um texto. Na verdade, todas as propriedades da redação oficial devem estar presentes, ou seja, são necessárias. Portanto, a afirmativa presente neste item está correta.



    Gabarito: CERTO



  • Confundi com o RLM kkkk. Vou descansar um pouco.

  • Para redigir um texto em que estejam presentes as propriedades da redação oficial, entre elas a concisão, a clareza, a formalidade e a precisão, é condição necessária, mas não suficiente, que o autor possua conhecimento das regras gramaticais. 

    >> De fato é necessário que ele conheça as regras gramaticais, mas não é suficiente só saber tais regras.

    É necessário que possua conhecimento de todos os atributos.

    Gabarito: certo

    São atributos da comunicação oficial:

    clareza e precisão, objetividade, concisão, coerência impessoalidade , formalidade e padronização

    Princípios: Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e EFICIÊNCIA.


ID
5596525
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação às técnicas de redação oficial, julgue o item.

O emprego de parônimos enquanto recurso de substituição lexical contribui para minimizar, sem prejuízos semânticos, a repetição excessiva de palavras ao longo do texto, a qual, além de demonstrar pobreza vocabular, torna a redação cansativa para o leitor.

Alternativas
Comentários
  • parônimos??? não seria sinônimos? parônimos não são palavras parecidas na pronuncia e na gráfia, mas com significados diferentes??
  • Qual o sentido de se usar parônimos?
  • Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. Prejudicaria a semântica.

  • Elementos de coesão textual, para evitar repetição excessiva de palavras: A substituição pode acontecer por meio da pronominalização ou ainda por meio de sinônimos, hiperônimos e hipônimos

    fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/como-evitar-repeticao-palavras.htm

    substituição lexical

    Definição: Fenômeno que se verifica quando uma palavra deixa de ser usada, sendo substituída por outra ou outras com idêntico valor semântico. fonte: http://www.portaldalinguaportuguesa.org

    Semântica é um ramo da linguística que estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua.

    O estudo do significado das palavras pode ser dividido em: sinonímia, antonímiahomonímia e paronímia:

    Sinonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos: Ex.: cara/rosto, quarto/dormitório, casa/lar/morada.

    Antonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavra que possuem significados diferentes, ou seja, antônimos: Ex.: amor/ódio, dia/noite, calor/frio.

    Homonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, porém, possuem a mesma forma e som, ou seja, os homônimos. Estas se dividem em: Homófonas – acento/assento, conserto/conserto; Homógrafas – pode/pode, olho/olho; Perfeitas – rio/rio, são/são/são.

    Paronímia – é o estudo da particularidade de duas palavras que apresentam semelhança na grafia e na pronúncia, mas têm significados diferentes: eminente/iminente, absolver/absorver.

    fonte: https://www.significados.com.br/semantica/

  • Conforme o site da Banca, esse gabarito é o preliminar. "O gabarito definitivo, o resultado dos recursos interpostos e o resultado preliminar da prova objetiva serão divulgados na data provável de 9 de fevereiro de 2022.

    (http://www.quadrix.org.br/web/visualizar.html?file=http://www.quadrix.org.br/Archives/General/24660/25188/25756/43AF2AC2D5F9/1_CRF-GO_concurso_publico_2021_gabarito_preliminar.pdf)

  • Que questão sem lógica, deveria ser sinônimo para ser considerada certa.
  • Essa questão deu uma forçada e tanto!

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca do emprego de parônimos.


    Para analisar este questão, precisamos estar atentos a 2 aspectos:
    1º São chamadas de parônimas as palavras que apresentam semelhança na grafia e na pronúncia, mas possuem significados diferentes. 

    2º A substituição lexical é um fenômeno que se verifica quando uma palavra deixa de ser usada, sendo substituída por outra ou outras com valor semântico idêntico.

    Com base nessas informações, verificamos que as palavras parônimas não podem ser usadas como recurso de substituição lexical, pois, ao fazer a troca de uma palavra parônima por outra, o sentido da frase seria alterado, ou seja, o valor semântico seria outro. Portanto, esta afirmativa está incorreta.


    Gabarito da banca: CERTO

    Gabarito do Professor: ERRADO, tendo em vista os apontamentos apresentados acima.
  • A banca alterou o gabarito para Errado. O QC já corrigiu aqui.

  • O emprego de parônimos enquanto recurso de substituição lexical contribui para minimizar, sem prejuízos semânticos, a repetição excessiva de palavras ao longo do texto, a qual, além de demonstrar pobreza vocabular, torna a redação cansativa para o leitor.

    O Manual no artigo 12.1 versa sobre Homônimos e parônimos, e ainda nos traz uma lista de parônimos que são mais frequentes.

    >> Já o termo paronímia designa o fenômeno que ocorre com palavras semelhantes (mas não idênticas) quanto à grafia ou à pronúncia. É fonte de muitas dúvidas, como entre descrição (ato de descrever) e discrição (qualidade do que é discreto), retificar (corrigir) e ratificar (confirmar). Fonte: Manual de Redação da Presidência da República

    Gabarito: errado

    A vontade não permite indisciplina.


ID
5596528
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca da administração e de seus conceitos fundamentais, julgue o item.

Do ponto de vista da administração, os materiais correspondem aos insumos básicos para que o processo produtivo possa acontecer e, na medida em que são exclusivamente sólidos, não requerem diversidade de acondicionamento, transporte, estocagem e processamento. 

Alternativas
Comentários
  • Na verdade o erro da letra "a" se encontra na expressão "doação de sangue". A lei veda apelo público no sentido da doação de "tecido, órgão ou parte do corpo humano".

    Art. 11. É proibida a veiculação, através de qualquer meio de comunicação social de anúncio que configure:

    a) publicidade de estabelecimentos autorizados a realizar transplantes e enxertos, relativa a estas atividades;

    b) apelo público no sentido da doação de tecido, órgão ou parte do corpo humano para pessoa determinada identificada ou não, ressalvado o disposto no parágrafo único;

    c) apelo público para a arrecadação de fundos para o financiamento de transplante ou enxerto em beneficio de particulares.

    Parágrafo único. Os órgãos de gestão nacional, regional e local do Sistema único de Saúde realizarão periodicamente, através dos meios adequados de comunicação social, campanhas de esclarecimento público dos benefícios esperados a partir da vigência desta Lei e de estímulo à doação de órgãos.

    Art. 20. Publicar anúncio ou apelo público em desacordo com o disposto no art. 11:

    Pena - multa, de 100 a 200 dias-multa.

  • Na verdade o erro da letra "a" se encontra na expressão "doação de sangue". A lei veda apelo público no sentido da doação de "tecido, órgão ou parte do corpo humano".

    Art. 11. É proibida a veiculação, através de qualquer meio de comunicação social de anúncio que configure:

    a) publicidade de estabelecimentos autorizados a realizar transplantes e enxertos, relativa a estas atividades;

    b) apelo público no sentido da doação de tecido, órgão ou parte do corpo humano para pessoa determinada identificada ou não, ressalvado o disposto no parágrafo único;

    c) apelo público para a arrecadação de fundos para o financiamento de transplante ou enxerto em beneficio de particulares.

    Parágrafo único. Os órgãos de gestão nacional, regional e local do Sistema único de Saúde realizarão periodicamente, através dos meios adequados de comunicação social, campanhas de esclarecimento público dos benefícios esperados a partir da vigência desta Lei e de estímulo à doação de órgãos.

    Art. 20. Publicar anúncio ou apelo público em desacordo com o disposto no art. 11:

    Pena - multa, de 100 a 200 dias-multa.


ID
5596531
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca da administração e de seus conceitos fundamentais, julgue o item.

A codificação dos materiais facilita a localização dos itens armazenados no almoxarifado e, entre os principais sistemas de codificação, figura o sistema decimal, que combina letras e números para formar classes, subclasses e grupos. 

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Os Tipos mais comuns de codificação são:

    Alfabético: codificado por letras.

    Alfanumérico: com a combinação de letras e números, geralmente divididos em grupos e classes. Por exemplo: LR – 85251, grupo LR e classe 85251.

    Numérico: chamado de decimal, é o mais utilizado pela forma simplificada e pela possibilidade de englobar vários itens e informações. Um dos mais conhecidos é o Federal Supply Clasification, que oferece a seguinte estrutura:(...)

    https://www.senacrs.com.br/cursos_rede/operacoes_logisticas_procedimentos_de_

    conferencia_de_equipamentos_materiais_e_produtos/html/conteudo/7/index.html


ID
5596534
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da administração e de seus conceitos fundamentais, julgue o item.

Um dos métodos para a avaliação de estoques é a avaliação pelo custo de reposição, em que o valor dos estoques é ajustado em função dos preços de mercado. 

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Trata-se do custo de repor todas as mercadorias em estoque, caso necessário, com base no valor de mercado atual.

    Fonte: Portal Educação


ID
5596537
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da administração e de seus conceitos fundamentais, julgue o item.

O custo de armazenagem é obtido a partir da soma do custo do estoque com o custo do pedido, que é o preço de processamento de cada pedido de compra realizado.

Alternativas
Comentários
  • errado.

  • Custo de armazenagem: incorrido para manter o estoque disponível.

    O cálculo desse custo envolve fatores, como: aluguel, seguros, perdas e

    danos, impostos, movimentações, mão de obra, despesas e juros.

  • Errado.

    O custo de CARREGAMENTO é que vem da soma dos custos do estoque (custo de armazenagem) e do custo do pedido (juros * preço do item)

    O custo de ARMAZENAGEM (que são diretamente proporcionais) envolve aluguel, seguro, perdas, impostos, movimentações, mão de obra, etc.


ID
5596540
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da administração e de seus conceitos fundamentais, julgue o item.

Ao longo do processo produtivo, os materiais sofrem modificações e, de acordo com seu estágio de processamento, passam a integrar diferentes classes de materiais, entre as quais está a dos materiais acabados, que correspondem às peças isoladas, já prontas, que serão componentes do produto acabado.

Alternativas
Comentários
  • Produto final/acabado: corresponde ao objetivo final da organização.

    Correto

  • GABARITO: CERTO

    Classificação dos materiais segundo o critério por aplicação na organização, temos:

    • Matéria-prima: são os materiais básicos e necessários para a produção do produto principal almejado pela organização. Seu consumo é proporcional ao volume da produção. Podemos até mesmo dizer que, matérias-primas são todos os materiais agregados ao produto final.
    • Produto em processamento: o estoque de produtos em processo engloba os materiais que estão sendo usado no processo fabril. Em geral são produtos parcialmente acabados que estão em algum estágio intermediário de produção.
    • Material semiacabado: são aqueles que se encontram na etapa final do processo de produção, mas ainda não estão prontos
    • Material acabado/intermediário: é aquele que tomará parte no produto final, sem que, no entanto, haja alteração nas suas propriedades físicas ou químicas. Pode ser produzido interna ou externamente.
    • Produto acabado/final: o estoque de produtos acabados consiste em itens que já foram produzidos, mas ainda não foram comercializados. Neste caso, as empresas que produzem por encomendam costumam ter um muito baixo ou zerado, visto que o produto foi, por assim dizer, vendido antes mesmo de ser produzido.
    • Materiais auxiliares e de manutenção: é composto por materiais que auxiliam e apoiam as atividades do sistema produtivo das organizações. Aqui vale destacar que, a mesma importância dada às matérias-primas deve ser dada aos materiais auxiliares.

    FONTE: QC


ID
5596543
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da administração e de seus conceitos fundamentais, julgue o item.

Em razão de sua elevada complexidade, as ferramentas de qualidade, instrumentos utilizados para a melhoria de produtos, de serviços e de processos, são recursos aplicáveis apenas às organizações de grande porte. 

Alternativas

ID
5596546
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da administração e de seus conceitos fundamentais, julgue o item.

A abordagem do processo e a melhoria e o engajamento das pessoas são princípios fundamentais da gestão da qualidade. 

Alternativas
Comentários
  • Princípios fundamentais da qualidade:

    ISO 9001:2015

    • Foco no Cliente;
    • Liderança;
    • Engajamento das pessoas;
    • Abordagem por processo;
    • Melhoria contínua;
    • Tomada de decisão baseada em evidência;
    • Gestão de relacionamento.
  • GAB CERTO

    Princípios da Qualidade Total

    1. Disseminação de informações;
    2. Total satisfação dos clientes;
    3. Gerência participativa;
    4. Aperfeiçoamento contínuo;
    5. Garantia da qualidade;
    6. Delegação;
    7. Não aceitação de erros;
    8. Gerência de processos;
    9. Produtividade;
    10. Redução de perdas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
5596549
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.

Os processos de negócio oferecem suporte aos processos essenciais e influenciam indiretamente os resultados de uma organização, já que possuem foco na empresa, e não no cliente. 

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado

    A gestão por processo começa e termina no cliente, ou seja, cada etapa deve agregar valor para o cliente.

  • A questão aborda as Tipologias dos Processos:

    1. Processos de Negócio (ou gerenciais)
    2. Processos de Suporte
    3. Processos Essenciais (ou primários)

    Os processos de negócio (ou gerenciais) não agregam valor ao cliente, mas a outros processos, como os Processos Primários e os Processos de Suporte.

  • Acredito que a questão se baseia nesse tipo de classificação de processo:

    Processos de negócios - são os principais processos da empresa, que geram os produtos e serviços desejados pelos clientes.

    Processos organizacionais - funcionam como integradores dos diversos sistemas e setores da organização. (não aparecem para os clientes externos).

    Processos gerenciais - facilitam a tomada de decisão dos gestores.

    Rodrigo Rennó, Adm Geral para Concursos, 3a ed, pg 288.

  • Os processos de negócio: Caracterizam a atuação da empresa. São atividades principais da organização.


ID
5596552
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.

O BPMN (Business Process Modeling Notation) é um padrão de notação que permite realizar o mapeamento de processos de negócio internos à organização, de processos abstratos e de processos de colaboração. 

Alternativas
Comentários
  • gab: CERTO

    algumas definições de BPMN:

    Trata-se de uma especificação criada para prover notação gráfica e para representar processos de negócios em forma de diagrama.

    Trata-se de uma linguagem para representação e diagramação dos processos de negócio das organizações.

    Trata-se de uma das notações mais difundidas pela OMG como padrão para a modelagem de processos e que possui recursos sofisticados.

    Trata-se de uma notação gráfica, especificada pelo Object Management Group, que oferece uma gramática de símbolos para mapear, de maneira padrão, processos de negócio de uma organização.

    O BPMN propõe 3 formas de utilização de pools no mapeamento de processos:

    Processo de negocio interno: um unico processo de trabalho que normalmente se mostra toda a sequencia do processo;

    Processo de negocio abstrato: processo de trabalho externo do qual desconhecemos o fluxo de atividades;

    Processo de negocio colaborativo: representa a interaçao entre dois ou mais entidades de negocio explicitadas pelas mensagens trocadas entre essas entidades


ID
5596555
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.

Na linguagem BPMN, as piscinas (pools) e as raias (lanes) correspondem, respectivamente, aos elementos gráficos de uso obrigatório que representam cada uma das organizações que participam do processo e às responsabilidades de cada participante.

Alternativas
Comentários
  • Uma piscina é uma representação gráfica dos principais participantes em um processo. Uma determinada piscina pode estar em uma empresa ou área diferente, mas ainda envolvida no processo. São utilizados quando o diagrama envolve duas entidades de negócio ou participantes que estão separados fisicamente no diagrama.

    gabarito: errado, pois nao sao elementos OBRIGATORIOS.


ID
5596558
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.

A técnica IDEF (Integrated Definition), a exemplo da técnica BPMN, foi originalmente idealizada para representar e modelar processos de negócio, sendo a categoria IDEF1X a categoria relativa à descrição do processo.

Alternativas
Comentários
  • misericórdia

  • RAPAZ TEM DE TUDO POR AQUI.

  • O IDEF1X é usado para produzir um modelo gráfico de informações que representa a estrutura e a semântica das informações dentro de um ambiente ou sistema.

    Fonte Wikipedia


ID
5596561
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.

A realização do inventário físico permite que sejam verificadas incongruências entre o estoque físico e o estoque contábil. 

Alternativas
Comentários
  • GAB: Certo

    O inventário físico de estoque é o processo de contagem física de todas as mercadorias que a empresa possui para que então, após essa contagem, seja feita uma comparação entre a quantidade dos produtos existentes na empresa e a quantidade que está cadastrada no sistema de controle de estoque utilizado.

    Fonte: Uncle Google.

  • CERTO.

    O inventário físico é realizado por duas razões:

    -EXIGÊNCIA FISCAL; e

    -NECESSIDADE CONTÁBIL.

    Servindo de base para

    -verificar discrepâncias entre o valor/quantidade entre o estoque físico e o estoque contábil;

    -verificar discrepâncias entre o registro (contábil) e o físico (quantidade de itens na prateleira);

    -fazer a apuração do valor total do estoque (contábil) para efeito de balanço ou balancetes.


ID
5596564
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.

O leiaute estacionário é ideal para produtos de grande porte, que não se movimentam, na medida em que se trata de um arranjo fixo de máquinas e de pessoas de acordo com cada especialidade.

Alternativas
Comentários
  • Quem sofre o processamento fica estacionário,enquanto equipamentos, máquinas, instalações e pessoas movem-se de e para a cena de processamento na medida do necessário.

    Ex: Montar um avião, o produto (no caso o avião) fica parado e PESSOAS E MÁQUINAS se movimentam.

  • GAB: E

    Nesse tipo de configuração, o produto permanece parado enquanto os trabalhadores e máquinas se organizam e se movimentam ao redor dele, como na fabricação de aviões de grande portes, foguetes e navios.

  • Layout de processo: layout funcional, volume de produção baixo, produção em lotes, máquinas e pessoas dispostas por especialidade.

    Layout de produto: layout linear, posição contínua, equipamentos e materiais dispostos de acordo com a sequencia de operações.

    Layout estacionário: layout de posição, produtos de grande porte sem movimentação, pessoas e materiais se deslocam, ciclo de fabricação longo.


ID
5596567
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.

Uma das desvantagens de se utilizar os contêineres flexíveis como técnica de armazenagem reside no fato de eles serem projetados para transportar apenas materiais sólidos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 21. LEI 13.869/19 :

    Manter presos de ambos os sexos na mesma cela ou espaço de confinamento:

    Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

    Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem mantém, na mesma cela, criança ou adolescente na companhia de maior de idade ou em ambiente inadequado, observado o disposto na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

  • Errado.

    Contêineres flexíveis --------------> Movimentação de sólidos, a granel e de líquidos.

    Bons estudos!!! ❤️✍

  • stonks

  • Contentores flexíveis, chamados de FIBC – Flexible Intermediate Bulk Container em inglês, e contenedores flexibles em espanhol. Algumas denominações utilizadas no comércio internacional, tais como “Big bags”, “Jumbo bags”, “Mag-sac”, etc. são as marcas dos produtores de outros países.

    No Brasil, era chamado de “container flexível” nas décadas passadas, porém para evitar sua confusão com aquele container metálico de 20 ou 40 pés, de transporte marítimo, passou a se chamar de “contentores flexíveis” e popularmente de “bag”.

    São feitos de material resistente, flexível e dobrável, utilizados para transporte e armazenamento de grandes cargas (média de 1 tonelada) a granel, de qualquer tipo de líquidos, granulados ou produtos em pó, com alças para içamento, econômicos e de fácil manuseio.

    O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) define que o contentor flexível é um recipiente cuja capacidade líquida seja igual ou menor a 3.000 litros.

    https://sanwey.com.br/global/2020/03/19/o-que-sao-e-como-surgiram-os-contentores-flexiveis-ou-big-bags/


ID
5596570
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.

No âmbito organizacional, o papel da liderança é essencial no desenvolvimento de competências que sejam estratégicas tanto para as pessoas quanto para as organizações, sendo o pensamento sistêmico e a compreensão do negócio exemplos de competências pessoais que possuem relação com o desempenho organizacional. 

Alternativas
Comentários
  • CORRETO. O comportamento do indivíduo influencia no resultado: Ex: Persistência, Dedicação, Autoanálise... etc. (Competências pessoais)


ID
5596573
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.

Complexa e dinâmica, a interação entre as pessoas e as organizações gera, inevitavelmente, tensões, que podem ser reduzidas, mas não eliminadas, entre as necessidades institucionais e as de seus colaboradores.

Alternativas

ID
5596576
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que diz respeito à administração e a seus conceitos fundamentais, julgue o item.

A interação entre pessoas e organizações pode ser entendida como um processo de reciprocidade, que envolve, além de um acordo formal e explícito, um entendimento tácito entre ambas as partes, o qual abarca uma série de expectativas, o denominado contrato psicológico.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Chiavenato (2014), o contrato psicológico consiste no entendimento tácito entre indivíduo e organização a respeito de direitos e obrigações consagrados pelo uso e que serão respeitados e observados por ambas as partes, não sendo escrito e muitas vezes nem é discutido ou esclarecido. Por fim, refere-se à expectativa recíproca do indivíduo e da organização no qual prevalece o sentimento de reciprocidade. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4 ed, São Paulo, 2014.
  • C