- ID
- 7030
- Banca
- ESAF
- Órgão
- CGU
- Ano
- 2006
- Provas
- Disciplina
- Administração Geral
- Assuntos
O processo administrativo compõe-se de quatro funções básicas. Indique a opção correta.
O processo administrativo compõe-se de quatro funções básicas. Indique a opção correta.
Indique se as frases a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O controle é uma das fases do processo administrativo destinado a obter informações sobre o ambiente da organização.
( ) São elementos do processo de controle a defi nição de padrões, a obtenção de informações, a comparação, a tomada de decisão e a ação.
( ) O controle só deve ser exercido no fi nal da linha de produção visto que possibilita a prevenção de erros e o descarte de produtos fora do padrão.
( ) As informações relativas ao controle podem ser obtidas por meio de inspeção visual, dispositivos mecânicos, questionários, sistemas informatizados, gráfi cos, relatórios e mapas.
Escolha a opção correta.
Assinale a opção que indica corretamente as principais funções do processo administrativo.
O controle visa informar sobre determinada situação dando indicações se os objetivos estão sendo alcançados ou não, alimentando o processo decisório; dessa forma um determinado sistema pode ser avaliado e mantido dentro de um padrão de comportamento desejado. Escolha a opção que identifica corretamente aspectos relacionados ao processo de controle.
Tendo em vista aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.
A participação é um conceito importante na administração por objetivos.
A ONG Pura Vida atua na defesa da produção de alimentos organicamente cultivados e, para tal, fornece aos produtores rurais de micro e pequenas unidades agrícolas a orientação gratuita para a produção orgânica, a distribuição e a venda desses produtos. Carla é a diretora dessa ONG. Acerca dessa situação hipotética e do processo organizacional, assinale a opção incorreta.
Como ação administrativa, um mecanismo de controle será considerado eficientemente correto se:
Peter Drucker, considerado um dos pais da moderna Administração, diz que os "executivos - aqueles que administram organizações - dão direção às mesmas, lideram-nas e decidem como empregar os recursos organizacionais para atingirem os objetivos desejados". Assim, a Administração pode ser definida como sendo
A acirrada concorrência requer das organizações a máxima eficiência operacional e a otimização de resultados, o que pode trazer vantagens para a administração, como o lucro, desde que haja planejamento de longo prazo. Sob esta ótica, uma empresa deve efetivar, no longo prazo, estratégias e metas desenvolvidas em seus planos estratégicos. A visão de futuro dessa empresa define o planejamento
Acerca de instituição, organização e empresa, julgue os itens
subseqüentes.
No âmbito da ciência da administração, o conceito de organização pode ser visto sob dois prismas: o primeiro como um grupo de indivíduos associados, com um objetivo comum, e o segundo como uma das atividades administrativas, relativa à função de organizar, isto é, estruturar, dividir e seqüenciar o trabalho.
Acerca do processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.
Para que sejam efetivas, as funções administrativas de planejamento, direção, organização e controle devem ser impessoais.
Para uma adequada prática da função controle, é necessário saber que:
O Planejamento pode ser considerado a partir de diferentes abordagens. Ao se falar em planejamento participativo pode-se dizer que
I. envolve um contínuo processo coletivo, numa deliberada e amplamente discutida construção de um futuro, na qual um maior número possível de membros de todas as categorias que constituem a comunidade tomam parte ativa.
II. sua ação é conjunta e se assenta nas relações dos homens entre si e com a sociedade.
III. a visão de homem e de mundo vai informar novas valorações nas dimensões humana, cultural e política.
É correto o que se afirma em
Cada um dos itens a seguir apresenta uma proposta de
procedimento a ser tomado por um gerente de banco que adote os
princípios de Deming, devendo ser julgado certo se constituir
procedimento consentâneo com os referidos princípios ou errada,
em caso contrário.
Evitar a administração por objetivos.
Com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo,
inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os
quais deverá se concentrar a atenção dos administradores.
Questões como reduzido crescimento econômico,
globalização, regulamentação governamental, inflação,
escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e
protecionismo internacional deverão alertar as organizações
para a utilização e o aperfeiçoamento dos mecanismos de
planejamento que fomentem a flexibilidade e adaptações da
organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens a
seguir.
Enquanto projetar o futuro é um processo que envolve decidir como agir com base no que está ocorrendo no ambiente imediato e no futuro próximo, planejar é a tradução dessa decisão em ações gerenciáveis. A projeção futura e o planejamento devem encontrar-se no ponto em que seja possível divisar uma estratégia de ação e traduzi-la em uma meta ou alvo.
Considerando que plano, projeto e programa são instrumentos do
processo de planejamento, julgue os itens a seguir.
Planejamento é um processo e, como tal, cada uma de suas fases requer orientação metodológica.
1) Planejamento: é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas.
2) Plano: é um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer.
3) Projeto: é também um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas. Trata-se de uma tendência natural e intencional do ser humano. Como o próprio nome indica, projetar é lançar para a frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto representa o laço entre o presente e o futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro.
4) Programa: é constituído de um ou mais projetos de determinados órgãos ou setores, num período de tempo definido.
Existem duas metodologias para o desenvolvimento do planejamento estratégico nas empresas:
1. Primeiramente se define, em termos da empresa como um todo, “aonde se quer chegar” e depois se estabelece “como a empresa está para chegar à situação desejada; ou
2. Primeiramente se define, em termos da empresa como um todo, “como se está” e depois se estabelece “aonde se quer chegar”.
O Processo de Planejamento
O planejamento é um processo constituído de uma séria seqüencial de seis passos, a saber:
• 1º PASSO-DEFINIR OS OBJETIVOS.
O primeiro passo do planejamento é o estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar. Os objetivos da organização devem servir de direção a todos os principais planos, servindo de base aos objetivos departamentais e a todos os objetivos das áreas subordinadas. Os objetivos devem especificar resultados desejados e os pontos finais onde se pretende chegar, para conhecer os passos intermediários.
•2º PASSO-VERIFICAR QUAL A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS.
Simultaneamente à definição dos objetivos, deve-se avaliar a situação atual em contraposição aos objetivos desejados, verificar onde se está e o que precisa ser feito.
•3º-DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS.
Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operação. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estiverem atuando na elaboração e compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos.
A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas. A previsão está relacionada com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.
•4º PASSO- ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO.
O quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos, fazer um plano para alcançar os objetivos.
•5º PASSO- ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS.
O quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão, em que se escolhe uma alternativa e se abandona as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.
•6ºPASSO-IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.
Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir através do que foi planejado e tomar as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.
Segundo Chiavenato, e de forma resumida:
Etapas ou PROCESSOS:
> Objetivos - onde quer chegar; também serve de base tanto para os outros departamentos quanto para as outras funções.
> Situação atual - distância do objetivo, onde se está atualmente.
> Premissas futuras - tentar identificar os cenários futuros.
> Analisar e escolher alternativas - relacionar e avaliar as ações a serem tomadas.
> Implementar o plano e avaliar o resultado - avaliar e assegurar o alcance dos objetivos
CORRETO
• Planejamento: “planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61).
Para desenvolver planos de contingência, os planejadores devem identificar, dentre as variáveis incontroláveis, a recessão, a inflação, os acidentes e
Gabarito letra A
As variáveis incontroláveis são aquelas que independem da ação da empresa e provocam substanciais alterações de mercado. Representam um conjunto de oportunidades e ameaças. Exemplos; economia, tecnologia, legislação, cultura, política e governo.
Fonte: Administração e Planejamento estratégico. Paulo Sertek
PLANOS DE CONTIGÊNCIA
Definem as respostas da empresa a serem adotadas em caso de emergência ou contratempos. Para desenvolver planos de contingência, os planejadores devem identificar os valores incontroláveis, como a recessão, inflação, desenvolvimento tecnológico ou os acidentes, podem ser definidos para possíveis demissões, orçamento e esforço de vendas de emergência. Os estudos estimam que pouco menos de um quarto de todas as pequenas empresas sobrevive à perda do seu mais importante administrador - o fundador. Desenvolver um plano de contingência pode auxiliar os outros empregados da empresa a saber o que fazer para manter a companhia operando.
http://amigonerd.net/humanas/administracao/planejamento-3
Tendo sido empresário, acredito que a alternativa C também está correta. Os custos fixos são considerados variáveis incontroláveis, haja vista dependerem de influência externa, exemplo: custo de determinadas matérias-primas. Se a organização tiver que comprar um produto que tenha um só fornecedor com preço fixo, o comprador não terá controle sobre esta variável.
Gabarito LETRA A:
Desenvolvimento Tecnológico é considerado variável incontrolável porque estamos sujeitos as ferramentas da tecnologia e se essas "caem" ou dão pane leva tempo e custo para serem consertadas e toda uma produção pode ser prejudicada por conta disso.
LETRA A
Para responder a questão basta identificar variáveis controláveis e incontroláveis.
a) o desenvolvimento tecnológico. incontrolável
b) os benefícios. controlável
c) os custos fixos. controlável
d) as rotinas. controlável
e) as compras de matéria-prima. controlável
Julgue os itens que se seguem, com relação ao processo administrativo.
O desenvolvimento de um plano de metas genéricas para os próximos 20 anos, com aspectos de prevenção de doenças e construção de novos hospitais em todo o Brasil, é um exemplo de planejamento operacional.
ERRADA. É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OU INSTITUCIONAL OU SEJA ABRANGE TODA A INSTITUIÇÃO SENDO ESSE PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO.
PLANEJAMENTO TÁTICO OU INTERMEDIÁRIO É MÉDIO PRAZO
PLANEJAMENTO OPERACIONAL OU SUPERVISÃO É CURTO PRAZO
Comentário:
Veja o que a questão disse:
• Plano de 20 anos;
• Todo o Brasil;
• Metas genéricas.
Ou seja, é um plano de longo prazo, com grande amplitude e visão genérica. Trata-se de um planejamento estratégico, e não operacional!
GABARITO: Errado.
Tipos de Planejamento
ESTRATÉGICO:
Mais amplo e abrangente da
organização, diz respeito a macro-ações, definições de objetivos, metas,
bugets e politicas da organização. É de Longo Prazo. Os outros tipos de
planejamento são subordinados ao estratégico;
TÁTICO:
Administrativo/gerencial, abrange os
departamentos e áreas funcionais, devem estar de acordo com os planos
estratégicos da empresa. É de Médio Prazo;
OPERACIONAL:
Menos abrangentes, dizem respeito as
tarefas do dia-a-dia. Determinam metas, programas, procedimentos e
normas. É de Curto Prazo.
Fonte: http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/167-processo-administrativo#.VBbpJ2MaWUU
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: GLOBAL, HOLÍSTICO, SINTÉTICO, GENÊRICO, DE LONGO PRAZO, BUSCA A EFICÁCIA (ênfase nos fins).
PLANEJAMENTO TÁTICO: UMA UNIDADE, DEPARTAMENTO, ÁREA, SETOR, DISCIPLINA, PARTE, DE MÉDIO PRAZO.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL: DETALHADO, ESPECÍFICO, ANALÍTICO, DE CURTO PRAZO, BUSCA A EFICIÊNCIA (ênfase nos meios).
GABARITO ERRADO
Quanto à questão do prazo, Chiavenato trouxe os seguintes:
- Estratégico: geralmente de 3 a 5 anos
- Tático: geralmente de 1 ano
- Operacional: geralmente de alguns meses.
1º - METAS NÃO SÃO GENÊRICAS, SÃO ESPECÍFICAS. O CORRETO SERIA TROCAR METAS POR OBETIVOS.
2º - 20 ANOS É MUITO TEMPO, LOGO ESTAMOS FALANDO DE OBJETIVOS DO NÍVEL ESTRATÉGICO.
GbRITO ERRADO
longo prazo - estratégico
médio prazo - tático
curto prazo - operacional
Planejamento com foco macro é propósito da área estrategica da administração.
O desenvolvimento de um plano de metas genéricas para os próximos 20 anos:=>planejamento estratégico,longo prazo...
planejamento operacional,curto prazo...
PLANEJAMENTO OPERACIONAL ATÉ 2 ANOS (CURTO PRAZO)
20 ANOS É TEMPO PARA CARVALHO KKKK
LONGO PRAZO É ESTRATEGICO.
Coordenar as atividades -> organização
Coordenar as pessoas -> direção
Palavras-chave das fases do processo admininstrativo ou processo organizacional:
Planejamento: definir, estratégias, prever, prevenir, programar, antecipar, reduzir a incerteza etc.;
Organização: implementar o planejamento, distribuir, alocar, empregar, atribuir, formar, dividir o trabalho;
Direção: coordenação de pessoas, influenciar, persuadir, convencer, integrar e motivar, designar as pessoas;
Controle: definir padrões, monitorar desempenho, ação corretiva.
--
Gabarito: errado
Esse planejamento é estratégico.
GABARITO: Errado.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / INSTITUCIONAL >>>> longo prazo >>>> deve possuir habilidades conceituais >>>>estabelecer; definir; planejar os objetivos da organização.
PLANEJAMENTO TÁTICO / FUNCIONAL >>>> médio prazo >>>> deve possuir habilidades humanas >>> ênfase nas departamentalizações.
* departamento jurídico
* departamento de RH
* departamento de contabilidade
(...)
PLANEJAMENTO OPERACIONAL >>>> curto prazo >>>> deve possuir habilidade técnica >>>> executar tarefas.
ERRADO
=>Planejamento Estratégico (nível institucional): Mapeamento ambiental, avaliação das forças e limitações da organização, incerteza e imprevisibilidade;
=>Planejamento Tático (nível intermediário):Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental;
=>Planejamento operacional (nível operacional): Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa ou atividade. Certeza e previsibilidade.
Errado
Planejamento
ESTRATÉGICO - Longo prazo
TÁTICO - Médio prazo
OPERACIONAL - Curto Prazo
ERRADO
ESTRATÉGICO - Longo prazo
Gab: ERRADO
Além do longo prazo ser característico do planejamento estratégico, as metas não são genéricas, mas sim, ESPECÍFICAS. Os objetivos que são genéricos!
Julgue os itens que se seguem, com relação ao processo administrativo.
A orientação rápida para as exceções deve ser uma prática adotada em um hospital que procure ser efetivo em seu processo de controle.
O controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados alcançados para assegurar que o planejamento, a organização e a direção sejam bem-sucedidos.
A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.
Gabarito: correto.
CERTO
Um sistema eficaz de controle precisa reunir alguns aspectos, dentre eles:
ORIENTAÇÃO RÁPIDA PARA A EXCEÇÕES: o controle deve indicar os desvios rapidamente, através da uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
Outros aspectos:
ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA PARA RESULTADOS;
COMPREENSÃO (dados compreensíveis)
FLEXIBILIDADE
AUTOCONTROLE
NATUREZA POSITIVA
CLAREZA E OBJETIVIDADE.
(CHIAVENATO, Administração Geral e Pública, p.379)
Josenildo, Robson,
o que está sendo orientado aqui não são as pessoas, mas sim a execução. o controle, como processo de identificação de problemas e promoção de ações corretivas, deve ter uma orientação rápida para as exceções, segundo chiavenato
O controle consiste em buscar naquilo que foi executado o que está em desacordo com o planejamento. Assim, trata-se de buscar a exceção, com base na regra. Item certo!
GABARITO: Certo.
Fonte: Carlos Xavier, Estratégia concursos.
Eu errei porque considerei EFETIVO(ligado a efetividade) como errado, será que é necessário ter efetividade, causar impacto ou ser apenas eficaz(atingir o objetivo).
Chiavenato fala que um sistema EFICAZ de controle precisa reunir alguns aspectos, dentre eles:
Orientação rápida para exceções.
Tem que haver cuidado com o uso desses termos, eficaz, eficiência e efetividade.
Acho que caberia anulação.
CARACTERÍSTICAS DO CONTROLE
1. Orientação estratégica para resultados : O controle deve apoiar planos estratégicos e focalizar as atividades essenciais que fazem a real diferença para a organização.
2. Compreensão: O controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dados em termos compreensíveis.O controle deve evitar relatórios complicados e estatísticas enganosas.
3. Orientação rápida para as exceções: O controle deve indicar os desvios rapidamente, por meio de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
4. Flexibilidade: O controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.
5. Autocontrole: O controle deve proporcionar confiabilidade,boa comunicação e participação entre as pessoas envolvidas.
6. Natureza positiva: O controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria.Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.
7. Clareza e objetividade: O controle deve ser imparcial e acurado para todos.Deve ser respeitado como um propósito fundamental a melhoria do desempenho.
Fonte: CHIAVENATO.
Errei por pensar exatamente igual ao Leandro. Essa questão ta esquisita!
TRATA-SE DE UM DOS PRINCÍPIOS DE TAYLOR:
- PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO ENTRE O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO
- PRINCÍPIO DO PREPARO
- PRINCÍPIO DO CONTROLE
- PRINCÍPIO DA EXCEÇÃO: Deve-se preocupar com os desvios, sejam eles positivos ou negativos, para não fugir do padrão (necessário ao cliente)
A QUESTÃO NÃO ESTÁ DIZENDO QUE "FAZ PARTE" DO CONTROLE. ELA DIZ QUE, QUANDO O ADMINISTRADOR VISUALIZA UMA EXCEÇÃO (seja essa exceção positiva ou negativa) E FAZ SEUS AJUSTES, ISSO FACILITA PARA O CONTROLE LÁ NA FRENTE. ISSO PORQUE ESSA EXCEÇÃO SERÁ CORRIGIDA ANTES, OU SEJA, ELE NÃO VAI ESPERAR O PROCESSO DE ATUAÇÃO DO CONTROLE PARA FAZER A CORREÇÃO DO DESVIO. ISSO É COMUM EM HOSPITAIS QUANDO AS ENFERMEIRAS ATUAM EM PROCEDIMENTOS MÉDICOS BÁSICOS PARA CORRIGIR DE IMEDIATO UM DESVIO.
GABARIO CERTO
CERTO
O processo administrativo envolve cinco funções, quais sejam, o planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle. No que tange à função planejamento, assinale a opção incorreta.
Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos, tornando possível perseguir e alcançar objetivos.
Segundo Chiavenato ( 2000:44)
A organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.
A organização atua em meio ambiente e a sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Para tanto ele deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera.Dentro de uma abordagem mais ampla, as organizações são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas e reconstruídas, fim de atingir objetivos específicos. Isto significa que as organizações são propositada e planejadamente construídas e elaboradas, isto é, reestruturadas e redefinidas, na medida em que os objetivos são atingidos ou na medida em que se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e menor esforço. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e SUJEITO À MUDANÇAS, inclusive no seu Planejamento Estratégico, como forma de se adequar as atuais conjunturas.
Bons estudos!!
a)CORRETO - O planejamento permite antever cenários e possibilita à empresa tomar atitudes proativas em relação ao futuro.
B) CORRETO - Como processo, podem-se destacar os dados de entrada, o planejamento em si e os produtos, quais sejam, os planos elaborados pela organização.
Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados, e quais atividades devem ser realizados.
c) CORRETO Como níveis de planejamento, tem-se os estratégicos, funcionais e operacionais.
Como níveis temos:
Planejamento estratégico - foco na organização como todo, forte orientação externa, orieentação de longo prazo e objetivos gerais e planos genéricos;
Planejamento tático (tamém chamdo de funcional, gerencial) - tem foco em unidades ou departamentos da organização, orientação de médio prazo e definem as principais ações a empreender para cada unidade;
Planejamento operacional (supervisão de 1linha) - foco em tarefas rotineiras, definem procedimentos e processos específicos, objetivos especificam os resultados esperados de grupos ou indivíduos.
d)ERRADO - Dado o custo da implantação do planejamento nas organizações, não deve ele, após encerrado, ser alterado, mesmo com a ocorrência de fatores antes não passíveis de consideração pela equipe encarregada de fazê-lo.
Níveis organizacionais:
* Estratégico/ organizacional/ corporativo/ institucional;
* Tático/ Funcional/ Departamental;
* Operacional.
Planejamento é flexível
Gab.: D
Concordo com o gabarito porque o erro da D é irrelevante, porem ate o momento não tinha conhecimento da nomenclatura ''funcional'', que foi utilizada na C para se referir a tático, pelo menos não há menção desse termo em nenhum dos livros que li, estudando e aprendendo.
Mapas Mentais de Administração para Concurso:
Funções/ processos administrativos 1: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/tga-as-seis-funcoes-de-fayol.html
Funções/ processos administrativos 2: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/funcoes-administrativas-processo.html
Funções/ processos administrativos 3: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/tga-funcao-administrativa-03-visao-geral.html
Errei por n ver o INCORRETA, erro clássico pqp kspsksp
Parabéns Larissa Danielly pelos mapas mentais, eles são ótimos.
VLW
PLANEJAMENTO
Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. O planejamento administrativo significa decidir adiantado o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou metas.
Ele apresenta algumas características de como estabelecer um processo permanente e contínuo, que se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões, sendo voltado para o futuro selecionando entre várias alternativas disponíveis um curso de ação onde é sistêmico e interativo.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes
FUNCIONAL SUA CASCA DE BANANA
Considere as seguintes afirmações em relação aos tipos de planos presentes no planejamento organizacional de uma empresa:
I. O plano estratégico, de modo geral, possui uma forte orientação externa, abrange objetivos gerais e planos genéricos.
II. O plano gerencial está focado em departamentos de uma organização, possui horizonte de longo prazo, abrange objetivos gerais e define planos genéricos.
III. O plano operacional define procedimentos e processos específicos, possui foco nas tarefas e é constantemente adaptado.
Assinale
O nível do planejamento estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)
Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)
Gabarito Letra D- I e III corretas.
Vamos analisar:
I. O plano estratégico, de modo geral, possui uma forte orientação externa, abrange objetivos gerais e planos genéricos. Correto. Pois aborda a organização como um todo, sua amplitude é macroorientada. Conteúdo genérico e sintético.
II. O plano gerencial está focado em departamentos de uma organização, possui horizonte de longo prazo, abrange objetivos gerais e define planos genéricos. Errado. A frase começou certo, mas depois ficou tudo errado. Rsrs. Na verdade essa parte final caberia para nível organizacional estratégico, pois o plano gerencial geralmente possui um horizonte de médio prazo, e é realizado pelos gerentes, no qual esses traduzem e interpretam as decisões da direção e as transformam em planos concretos dentro dos departamentos da empresa.
III. O plano operacional define procedimentos e processos específicos, possui foco nas tarefas e é constantemente adaptado. Correto. Pois aborda cada operação separadamente, sua amplitude é microorientada. Conteúdo detalhado e analítico.
Bye!
Wilian, pela sua explicação, temos que
Plano Gerencial = Plano tático ?
CORRETA: D
I: CERTO. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É ELABORADO NO ÂMBITO INSTITUCIOANAL, ENVOLVENDO TODA ORGANIZAÇÃO, DEFININDO OS RUMOS QUE A ORGANIZAÇÃO DEVE TOMAR NOS ANOS SEGUINTES. POSSUI FOCO NOS OBJETIVOS GERAIS, FORTE ORIENTAÇÃO EXTERNA, POIS É O MECANISMO PELO QUAL A ORGANIZAÇÃO INTERAGE COM O AMBIENTE, ABRANGENDO ASSIM AS METAS GENÉRICAS. TB CHAMADO DE PALNEJAMENTO ORGANIZACIONAL DEVE SER FLEXÍVEL A PONTO DE RETROALIMENTAR O SISTEMA, COM VISTA AO SEU AJUSTAMENTO, AINDA QUE NO SEU TRANSCURSO.
II: ERRADO. O PLANEJAMENTO GERENCIAL OU TÁTICO: está focado em departamentos de uma organização, possui horizonte de MÉDIO prazo, abrange objetivos E PLANOS DEPARTAMENTAIS.
III: CERTO. O PLANEJAMENTO OPERACIONAL É FOCADO NO CURTO PRAZO E NA ROTINA, ASSEGURANDO QUE TODOS EXECUTEM AS TAREFAS E OPERAÇÕES DE ACORDO COM QUE OS PROCEDIMENTOS ESTABELICIDOS PELA ORGANIZAÇÃO. TEM POR PREOCUPAÇÃO O ALCANCE DE METAS ESPECÍFICAS , É DETALHADO E ANALÍTICO. É CONSTANTEMENTE ADAPTADO.
ESPERO TER AJUDADO. QUE DEUS CONTINUE NOS ABENÇOANDO!
possui uma forte orientação externa???
Na III, constantemente adaptado? Como assim? E a padronização dos processos?
Ah vá!
Cabe recurso, o plaj. estratégio sim é que é constantemente adaptado. O planejamento operacional é voltado para tarefas e ROTINA.
Sem mimimi letra D
que loucura o item I afirmar possui uma forte orientação externa,
Sim, planejamento estratégico tem que considerar o ambiente externo. É mais fácil compreender pela visão do Marketing, ao definir um planejamento estratégico de um produto é importante observar os fatores do mercado, o macroambiente.
Vi em um outro comentário de uma outra questão que esse plano operacional pode ser revisto e é de curto prazo. Então está correto a afirmação de ser constantemente adaptado.
I. O plano estratégico, de modo geral, possui uma forte orientação externa, abrange objetivos gerais e planos genéricos.
II. O plano gerencial está focado em departamentos de uma organização, possui horizonte de médio prazo, abrange objetivos gerais e define planos genéricos.
III. O plano operacional define procedimentos e processos específicos, possui foco nas tarefas e é constantemente adaptado.
A organização não governamental (ONG) Viver com
Saúde possui programas de incentivo à prática desportiva, de
monitoramento da saúde bucal, de divulgação sobre a prevenção
de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A referida
ONG atua exclusivamente no Distrito Federal (DF), mas pretende
ampliar sua área de atuação para o estado de Goiás em face da
realidade precária dos fornecedores de serviços de saúde das
pequenas cidades do entorno do DF. Tal ampliação implicará um
aumento de 70% nos custos da organização. Para tanto, a ONG
terá de tomar decisões acerca do seu processo organizacional.
A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir com
relação ao processo organizacional.
A ampliação da área de atuação da ONG em apreço para o estado de Goiás inviabiliza seu atual modelo de departamentalização por serviço da organização por se tratar de diferentes localidades.
os modelos de departamentalização não são excludentes, ou seja, podem continuar sendo trabalhados separadamente ou em conjunto.
ESTAMOS DIANTE DE UMA DEPARTAMENTALIZAÇÃO MISTA. MISTA POR SERVIÇO E POR BASE TERRITORIAL. É COMO O NOSSO AMIGO DISSE: O PRIMEIRO TIPO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO ADOTADO NÃO INVIABILIZA A NECESSIDADE DE REGIONALIZAR, ASSIM COMO A NECESSIDADE DE REGIONALIZAR NÃO INVIABILIZA O PRIMEIRO TIPO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO ADOTADO. OU SEJA, NÃO SÃO ESCLUDENTES.
GABARITO ERRADO
NÃO SÃO ESCLUDENTES..
Calma Pedro Matos vamos teclar de vagarinho para não trocar a letra ..né noon!! rsrs
Uma organização pode adotar diferentes tipos de departamentalização, sendo considerada híbrida. Adotar um modelo não exclui necessariamente o outro.
Departamentalização Geográfica: Localidade, Culturais, Climáticas, Hábitos, Costumes, Enfraquecimento da especialização (global, geral).
FONTE: Prof; Giovanna Carranza.
Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.
Em função das constantes mudanças nos ambientes de negócios, o planejamento estratégico possui caráter de curto prazo. Um claro exemplo disso é a constante revisão que a alta gerência executa semestralmente em algumas empresas.
O planejamento estratégico sempre se refere aos objetivos da empresa a longo prazo!
Comentários feitos pelo Prof. Rodrigo Rennó - Site Eu Vou Passar
"O planejamento estratégico é feito tendo em vista o longo prazo.
Mesmo quando ele é revisto, seja semestralmente ou por causa de um evento crítico (o ataque de 11 de Setembro foi um deles, por exemplo) não muda seu caráter de longo prazo. Lembre que o Planejamento é um processo dinâmico, ou seja, pode e deve ser ajustado quando as condições do ambiente se alteram. "
Gabarito: Errado
Planejamento Estratégico = Longo Prazo.
O planejamento estratégico deve apresentar forte vínculo com as metas institucionais, que visam mostrar para todos os colaboradores onde a empresa deseja se encontrar no futuro. Para Daft (1999, p. 128), dessa forma, a organização direciona as ações para: "permanência no mercado, inovação, produtividade, recursos financeiros e materiais, lucratividade, desenvolvimento e desempenho administrativo, atitudes dos empregados e responsabilidade pública". Para que as metas sejam atingidas, é indicado elaborar, dentro do estratégico, um projeto com a definição das atividades e dos recursos necessários para sua realização, o que exige a previsão de capital, pessoas, espaço e instalações.
Oliveira (2002) afirma que o planejamento estratégico é constituído de um processo que envolve adaptações organizacionais mediante a aprovação, a tomada de decisões e a avaliação dessas adaptações. Ele deve oferecer respostas a questões como: "por que a organização existe, o que ela faz e como faz". Para tanto, a sua estrutura é constituída, essencialmente, pela concepção e definição do negócio, da visão, da missão, dos princípios ou valores, bem como pela análise do ambiente no qual o negócio está inserido.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03
GABARITO: ERRADO
Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens e passos cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento
longo prazo!
Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.
São as abordagens prospectiva e projetiva consideradas as principais formas básicas de desenvolvimento de cenários.
Comentários feitos pelo Prof. Rodrigo Rennó - Site Eu Vou Passar
" O desenvolvimento de cenários é importante para que o gestor esteja mais bem preparado para as ameaças e oportunidades futuras. A abordagem projetiva geralmente procura criar um único cenário baseado nos fatos passados. Já a abordagem prospectiva busca criar diversos cenários futuros possíveis baseada no estado atual, ou seja, no presente. "
Gabarito: Certo
São as abordagens prospectiva e projetiva consideradas as principais formas básicas de desenvolvimento de cenários? E a Abordagem Preditiva, em que o futuro tende a ser diferente do passado não é tão importante quanto, para o Cespe...? Ok. Banca falou, tá falado.
bordagens prospectiva e projetiva
Gab: Certo
PREVISÃO E PROJEÇÃO RESPECTIVAMENTE. O CENÁRIO CONSTITUI UMA FERRAMENTA NO ARSENAL DO ESTRATEGISTA E SE BASEIA NA SUPOSIÇÃO DE QUE, SE NÃO SE PODE PREVER O FUTURO ESPECULANDO SOBRE UMA VARIEDADE DE FUTUROS, PODE-SE, NO ENTANTO, APROXIMAR-SE E DO FUTURO CORRETO. ELE PRECISA DE CENÁRIOS SUFICIENTES PARA COBRIR AS CONTINGÊNCIAS IMPORTANTES POSSÍVEIS.
GABARITO CERTO
GABARITO: CERTO
ABORDAGEM PROJETIVA -> gera SOMENTE um cenário
ABORDAGEM PROSPECTIVA-> gera VÁRIOS cenários.
Abordagens de cenários:
PROJETIVA: leva em consideração o passado para explicar o futuro.
PROSPECTIVA: estrutura a estratégia organizacional a partir do presente, criando futuros desejáveis.
CERTO.
As abordagens são metodologias de geração de alternativas de ação, para que a organização se prepare para eventos e tendências do futuro.
Esta frase descreve uma classificação ou definição correta das abordagens de planejamento por cenários. A abordagem projetiva gera apenas um cenário, enquanto a abordagem prospectiva gera vários cenários.
Existem alguns autores que citam dois tipos de planejamento por cenários: o projetivo e o prospectivo. O primeiro seria basicamente, um processo de construir apenas um cenário futuro. Seu nome, projetivo, vem exatamente disto: seria um cenário baseado em uma “projeção”. Consideraria a tendência atual dos eventos. Sua utilização seria bem pobre, entretanto. Muitos autores reconhecidos nem consideram isto como planejamento por cenários. Mas fique esperto, pois cai em provas de concurso! Já o outro tipo, o prospectivo, não cria somente um cenário. A abordagem prospectiva busca gerar diversos cenários, de modo que o gestor possa ter uma visão de vários “estados futuros possíveis” da empresa.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos
PLANEJAMENTO POR CENÁRIOS é uma das ferramentas que podem ser utilizadas no planejamento estratégico (assim como a análise SWOT, matriz GUT, Balanced Scorecard etc). A ideia por trás é a de que devemos estar preparados para sempre repensar nosso ambiente. Não devemos confiar somente em uma projeção das tendências atuais.
Quando falamos de cenários, estamos nos referindo a situações futuras, condições, em que a organização pode se encontrar. Os cenários são, portanto, estórias construídas para futuros possíveis. O planejamento por cenários é uma ferramenta relativamente nova que tem como objetivo analisar como nossas decisões atuais poderiam impactar nossa organização no futuro.
Os dois tipos principais de planejamento por cenários são:
Principais métodos para contrução de cenários:
Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.
O processo de planejamento propicia o amadurecimento organizacional. Nesse sentido, as variáveis autoridade e responsabilidade são diretamente proporcionais ao nível de planejamento abordado.
CERTO - Segundo Rennó: "Perfeito, quanto mais alto você se encontra em uma organização, mais variáveis devem ser analisadas e mais complexo fica o planejamento. Se você é o presidente da empresa deve levar em consideração as políticas econômicas, cambiais, evolução tecnológica, etc. Já se você está em uma posição operacional, normalmente têm menos variáveis para levar em consideração e seu planejamento é feito buscando a melhor execução de uma tarefa."
Responsabilidade e Autoridade são diretamente proporcionais ao nível do planejamento abordado;
O PROCESSO DE PLANEJAMENTO PROMOVE INTEGRAÇÃO MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM. É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE O RESULTADO FINAL QUE É O PLANO, POIS PERMITE QUE A ORGANIZAÇÃO VÁ ALÉM E SEJA AMBICIOSA QUERENDO CADA VEZ MAIS.
QUANTO À AUTORIDADE E À RESPONSABILIDADE, OS ADMINISTRADORES RECEBEM AUTORIDADE (direito formal e legítimo de tomar decisões, dar ordens e alocar recursos) COMPATÍVEL COM SUA RESPONSABILIDADE (dever de executar, dever de dar resultados).
GABARITO CERTO
CERTO
Na contemporaneidade para a Ciência da Administração os processos administrativos são atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos e ferramentas tecnológicas. Não obstante, tais técnicas de proceder devem ser devidamente elaboradas de acordo com as necessidades de cada empresa, devem ser modelados de maneira a aproveitar sua forma exata de aplicação, e a plena atualizados de tempos em tempos.
Segundo Rennó quanto mais alto você se encontra em uma organização, mais variáveis devem ser analisadas e mais complexo fica o planejamento. Se você é o presidente de uma empresa deve levar em consideração muitas variáveis, agora se você está em uma posição operacional, normalmente tem menos variáveis;
Então, as variáveis autoridade e responsabilidade são diretamente proporcionais ao nível de planejamento abordado.
Em uma organização, o planejamento
Resposta Letra B e aproveitando pra revisar na própria questão:
tático - é realizado pelos executivos (gerentes), traduz e interpreta as decisões da direção e as transforma em planos concretos dentro dos departamentos da empresa. Geralmente tem um médio alcance de tempo.
estratégico - estratégico é realizado nas funções mais elevadas da empresa (diretoria), tem um maior alcance de tempo e as decisões envolvidas englobam a organização como um todo.
operacional - é aquele que coloca em prática os planos gerais dentro de cada setor da empresa. Normalmente demanda curto alcance de tempo.
| NIVEL ORGANIZACIONAL | TIPOS DE PLANEJAMENTO | CONTEÚDO | TEMPO | AMPLITUDE | CARACTERISTICAS |
| INSTITUCIONAL | ESTRATÉGICO | GENÉRICO E SINTÉTICO | LONGO PRAZO | MACROORIENTADO: ABORDA A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO | MISSÃO VISÃO VALORES |
| INTERMEDIÁRIO | TÁTICO | MENOS GENÉRICO MAIS DETALHADO | MÉDIO PRAZO | ABORDA CADA UNIDADEORGANIZACIONAL EM SEPARADO (DEPARTAMENTALIZAÇÃO) | AÇÃO RESULTADOS METAS |
| OPERACIONAL | OPERACIONAL | DETALHADO E ANALITICO | CURTO PRAZO | MICROORIENTADO: ABORADA CADA OPERAÇÃO EM SEPARADO | PARA CADA TAREFA IMEDIATISMO PRODUTOS/SERVIÇO |
De acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.
O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)
O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998)
O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional. Foco no planejamento de médio prazo.
Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)
Voltado para os objetivos de curto prazo.
Galera,
Pra quem ainda tem alguma dúvida a respeito de planejamento estratégico, tático e operacional dê uma memorizada nesse piramide q nunca mais ira esquecer rsrs !!!
fonte:http://leaodareceita.blogspot.com.br/2012/12/administracao-geral-planejamento.html
A) errada. Curto prazo.
B) correta.
C) errada. refere-se ao planejamento estratégico
D) errada. Médio prazo.
E) errada. operacional trata da execução cotidiana das tarefas e operações da empresa e é de curto prazo.
NÍVEIS ----------- HABILIDADES ----- HIERARQUIA ------- FOCOS DE ATUAÇÃO ------- PRAZOS
Estratégico ------- conceitual ---------- Direção ----------- em toda a empresa ----------- longo
Tático ------------- humanas-------------Gerência ----------- em departamentos --------- médio
Operacional ------ Técnicas ----------- Supervisão --------------- em tarefas -------------- curto
GABARITO ''B''
→ Nível estratégico: organização como um todo → LONGO PRAZO
→ Nível tático: determinado setor/unidade →MÉDIO PRAZO
→ Nível operacional: foca em área específica → CURTO PRAZO
Característica específica do planejamento organizacional tático é
Letra A -> "limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação"
O planejamento estratégico tem um elevado grau de incerteza, pois trata de um grade espaço de tempo. Como o planej. tático é a médio prazo, ele visa reduzir as incertezas e preencher as "lacunas" deixadas pelo planejamento a longo prazo.
;)
Característica específica do planejamento organizacional tático é: (a) limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação.
O planejamento tático aborda uma área especifica (como um departamento ou uma divisão da empresa), a médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária ao nível operacional. (...)
Fonte: Administração - Teoria, processo e prática - Chiavenato, pág. 175.
(b) lidar com elevados graus de incerteza em face das coações e contingências que não pode prever. ESTRATÉGICO
O grau de incerteza do planejamento estratégico é elevado em face das coações e contingências que não pode prever.
Fonte: Administração - Teoria, processo e prática - Chiavenato, pág. 167.
--------
(c) incluir um grau reduzido de incerteza graças ao nível detalhado de programação e racionalização das atividades envolvidas. OPERACIONAL
O grau de incerteza do planejamento operacional é reduzido, graças à programação e à racionalização de todas as atividades.
Fonte: Administração - Teoria, processo e prática - Chiavenato, pág. 167.
--------
(d) desafiar os níveis elevados de incerteza através da mobilização de fatores como a criatividade e a inovação. ESTRATÉGICO
As mudanças no planejamento estratégico: A função planejamento nas organizações sempre foi reduzir incerteza sobre o futuro e o ambiente. Agora, a nova função do planejamento é aceitas a incerteza tal como ela é e se apresenta. Não dá para brigar com ela. e o que se busca hoje nas organizações para desafiar a incerteza é a criatividade e a inovação.
Fonte: Administração - Teoria, processo e prática - Chiavenato, pág. 162.-------
(e) trabalhar com a lógica dos sistemas fechados visando alcançar elevado nível de regularidade e eficiência. OPERACIONAL
O nível operacional quase sempre trabalha dentro da lógica de sistema fechado para que alcance regularidade e certeza no seu cotidiano e funciona com a máxima eficiência possível.(...)
Fonte: Administração - Teoria, processo e prática - Chiavenato, pág. 177.
Prof. Carlos Xavier - estratégia.
Questão fortemente interpretativa sobre o desdobramento do planejamento estratégico em tático. Vejamos as alternativas:
A) Certo. No planejamento estratégico há muita incerteza – que tende a ser reduzida nos níveis abaixo, que começam a lidar com elementos mais objetivos.
B) Errado. Elevados graus de incerteza são características do planejamento estratégico.
C) Errado. O nível apropriado para se falar em grande detalhamento de programações é o operacional.
D) Errado. Não faz sentido nenhum falar em desafiar...
E) Errado. A lógica não é de sistemas fechados em nenhum nível do planejamento.
"O Planejamento Tático visa reduzir a incerteza do planejamento estratégico, limitando as variáveis envolvidas, através da programação de metas setoriais"
Complementado a assertiva correta.
''Limitar as variáveis envolvidas (OU SEJA, LIMITAR OS CENÁRIOS CONSTRUÍDOS) para reduzir a incerteza (DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO) e permitir a programação (DO PLANEJAMENTO TÁTICO).''
SE VOCÊ TIVER EM MENTE QUE UM É DESDOBRAMENTO DO OUTRO, VOCÊ CHEGA AO GABARITO.
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO se desdobra no PLANEJAMENTO TÁTICO que, por sua vez, se desdobra em PLANEJAMENTO OPERACIONAL.
GABARITO ''A''
Uma estratégia, na fase de implementação, desdobra-se em outros
planos e meios, nos quais os projetos ganham grande importância.
Acerca da conceituação dos projetos, julgue os itens a seguir.
O planejamento organizacional deve ser flexível a ponto de poder retroalimentar o sistema, com vista ao seu ajustamento, ainda que no seu transcurso.
GABARITO: CERTO
É a aplicação do princípio do planejamento permanente! Ele deve ser realizado de forma permanente para se ajustar às mudanças ambientais em curso.
10 CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO (estratégico, tático ou operacional):
- SISTEMÁTICO
- PERMANENTE
- INTEGRADO
- PARTICIPATIVO
- CONTÍNUO
- DINÂMICO
- ADAPTATIVO
- FLEXÍVEL
- MOTIVACIONAL
- DE APRENDIZAGEM
GABARITO CERTO
GABARITO CORRETO
Compreender que os fundamentos da Administração são indispensáveis para atuação dos futuros administradores e gestores, torna-se imprescindível para demonstrar a necessidade do conhecimento para aplicação no mercado de trabalho, sendo um aspecto primordial para os profissionais.
Planejamento Organizacional
O planejamento tem cinco características principais:
✓ O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável – Ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico – sendo constantemente reavaliado e monitorado;
✓ O planejamento estratégico é orientado para o futuro – o planejamento é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização neste futuro;
✓ O planejamento estratégico é compreensivo – desta forma, envolve a organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos neste processo para que a organização tenha sucesso;
✓ O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso – naturalmente existem pensamentos diferentes e conflitantes dentro de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que ele seja bem executado;
✓ O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional – como a prática do planejamento, tanto a organização passa a se conhecer melhor, como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.
Rodrigo Rennó - Estratégia
Gabarito: CERTO
Acerca do processo decisório, da descentralização e da
delegação, julgue o item que se segue.
Ao se delegar a responsabilidade pela tomada de decisão para o setor onde ocorre a situação-problema, busca-se eliminar as incertezas existentes no processo decisório, pois só assim se poderá tomar uma decisão.
A delegação de competência será utilizada como instrumento de descentralização administrativa, com o objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade às decisões, situando-as na proximidade dos fatos, pessoas ou problemas a atender.
gabarito: errado.
Assertiva incorreta
Uma das características da descentralização é a exigência de decisões rápidas e acertadas. O erro da questão está em dizer que busca-se eliminar as incertezas existentes no processo decisório.
Na Teoria das Decisões, uma de suas decorrências é:
- imperfeição nas decisões - não existem decisões perfeitas, apenas umas são melhores que as outras quanto ao resultado que acarretam.
Desta forma, nunca será possível eliminar uma incerteza, apenas minimizar o erro.
Ao se delegar a responsabilidade pela tomada de decisão para o setor onde ocorre a situação-problema, busca-se eliminar as incertezas existentes no processo decisório, pois só assim se poderá tomar uma decisão.
Delegação é entre pessoas - erro 1
dificilmente vc elimina as incertezas, e não pode esperar isso para tomar as decisões.
Questão errada, devido a descentralização não conseguir eliminar as incertezas dos processos decisórios.
A DECISÃO PODE SER TOMADA DE FORMA CENTRALIZADA OU DE FORMA DESCENTRALIZADA. CADA UMA TEM A SUA VANTEGEM E A SUA DESVANTEGEM.
GABARITO ERRADO
Não há como eliminar incertezas no processo decisório ou qualquer outro processo. Apenas trazer maior previsibilidade.
Logo, a resposta é: errado.
Ao se delegar a responsabilidade pela tomada de decisão para o setor onde ocorre a situação-problema, busca-se eliminar as incertezas existentes no processo decisório, pois só assim se poderá tomar uma decisão.
Ao meu ver, buscar não significa conseguir e, mesmo assim, é possível sim eliminar as incertezas (em casos muito específicos, mas podem). Porém, a tomada de decisão não ocorre somente quando as incertezas forem eliminadas.
Gabarito: ERRADO
Nada é absoluto quando se trata de Administração Geral. Portanto, falar em ELIMINAR incertezas é audacioso .
Ainda que delegue a responsabilidade pela tomada de decisão para o setor onde ocorre a situação-problema, busca-se minimizar ou até mesmo evitar as incertezas existentes no processo decisório, mas é impossível elimina-las.
Fonte: Teoria Contextualizada, Adriel Sá e Cyonil Borges. JusPodivm.
gab:errado
Ao se delegar a responsabilidade pela tomada de decisão para o setor onde ocorre a situação-problema, busca-se eliminar as incertezas existentes no processo decisório, pois só assim se poderá tomar uma decisão.
em minha humilde opinião a questão esta erra por a parte em vermelho contaminar a questão, não há erro algum na parte que esta em preto.
Acerca do processo decisório, da descentralização e da
delegação, julgue o item que se segue.
Para a ciência da administração, realiza uma delegação o gestor que decide pela transferência de atribuições de um órgão para outro da organização.
O ato de delegação indicará com precisão a autoridade delegante, a autoridade delegada e as atribuições objeto de delegação.
Gabarito: errado.
Delegar é bem diferente de simplemente transferir para alguém o poder de agir. Significa transferir poder e responsabilidade, cabendo a quem delega a adoção de um enfoque em resultados, isto é, quem delega se preocupa com o que precisa ser feito, ficando a cargo do executante o como e quem delega respeita a decisão tomada por quem recebeu a delegação.
O objetivo é promover a descentralização das decisões, aproximando-as de onde acontecem as ações.Um fator imprescindível para o sucesso da delegação é a avaliação da competência pessoal para tomar decisões acertadas. O antídoto para evitar uma delegação desastrosa é a capacitação das pessoas para quem se deverá delegar responsabilidades.
Fonte: http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/490360-delega%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-coisa-s%C3%A9ria/
A transferência de atribuições entre órgãos denomina-se DESCENTRALIZAÇÃO. Por outro lado, DELEGAÇÃO diz respeito à delegação de atribuições entre pessoas.
PARA A ADMINISTRAÇÃO GERAL, A DELEGAÇÃO DEVE SER ENTRE PESSOAS, E NÃO ENTRE ÓRGÃOS. SEM CONTAR QUE A DELEGAÇÃO ABRANGE UM ÚNICO NÍVEL HIERÁRQUICO.
GABARITO ERRADO
ERRADO.
DELEGAÇAO ocorre dentro do mesmo nível hierárquico, ou seja, INTERNAMENTE.
___________________________________________________________________________________________________________
Peguei alguns conceitos do CESPE, retirados de questões, sobre delegação e descentralização. Eu vi que a banca costuma cobrar os dois conceitos juntos, induzindo o candidato a confudir delegaçao com descentralização. Tudo o que está aqui é o que o CESPE pensa, eu só copiei. Vou deixar a lista de questões no final.
DELEGAÇÃO
É a transferência do poder de decisão para a execução de tarefas específicas
Independe do tipo de estrutura organizacional: Centralizada ou descentralizada.
É vinculada aos níveis hierárquicos da instituição, no entanto, restringe-se a um único nível hierárquico.
Já que restringe-se ao mesmo nível hierárquico, delegação NÃO é transferência de atribuições de um órgão para outro.
DESCENTRALIZAÇÃO
É a transferência do poder de decisão para a execução de tarefas específicas.
Obviamente que só ocorre na estrutura descentralizada, por meio do processo de delegação
Geralmente atinge diversos níveis hierárquicos
Eu percebi que pro CESPE, o conceito de delegaçao e descentralizçao é o mesmo! ou seja, é a transferência do poder de decisão para a execução de tarefas específicas.
Eu percebi tb que, obviamente, existe diferença entre os conceitos e a principal diferença está relacionada aos níveis hierárquicos.
Enquanto a DELEGAÇAO só atinge um único nível hierárquico, e acontece internamente, a DESCENTRALIZAÇÃO atinge vários níveis hierárquicos, extrapolando um nível e atingindo outros.
Concluindo: CESPE falou em delegaçao e descentralizaçao: lembrar de 2 palavras-chaves: níves hierárquicos e internamente.
Lista de questões:
Q290826
Q80292
Q80293
Q162255
DEUS ABENÇÕE, ALICE DELFIN PELA EXPLANAÇÃO.
EM MATÉRIA DE ADM GERAL!
DESCENTRALIZAÇÃO
- Ligada ao cargo
- Abrange vários níveis hierárquicos
- Mais abrangente
- Caráter mais formal e menos pessoal
- Mais estável no tempo (longo prazo)
DELEGAÇÃO
- Ligada à pessoa
- Abrange um único nível hierárquico
- Menos abrangente
- Caráter menos formal e mais pessoal
- Menos estável no tempo (curto prazo)
FONTE: PONTO DOS CONCURSOS
Acredito que é porque tem que transferir atribuições e competência
Vejam as seguintes questões do CESPE:
A delegação de autoridade, vinculada aos níveis hierárquicos de uma instituição, independe do tipo de estrutura organizacional centralizada ou descentralizada. (C) --> isso quebra o argumento de que descentralização/delegação se diferencia no âmbito da pessoa. (?)
Para a ciência da administração, realiza uma delegação o gestor que decide pela transferência de atribuições de um órgão para outro da organização.(E)
Para a ciência da administração, realiza uma delegação o gestor que decide pela transferência de atribuições de um órgão para outro da organização. (E)
Por favor, qualquer erro me mandem mensagem!
Gab: ERRADO
Compilado das informações apresentadas pelos colegas.
Delegação: entre pessoas e no mesmo nível hierárquico;
Descentralização: transfere o poder de decisão para tarefas específicas, geralmente em vários órgãos.
Uma das funções do administrador é planejar. O planejamento constitui a base para a ação da organização, seja no seu âmbito interno, como no seu âmbito externo. Nesse contexto, o planejamento
Resposta : Letra b)
Planejamento Estratégico :
- Genérico e sintético
- Longo Prazo
- Aborda a organização como um todo
Planejamento Operacional :
- Detalhado e analítico
- Curto Prazo
- Aborda cada operação em separado
Não foi mencionado nessa questão, porém é importante ressaltar o planejamento tático também chamado de planejamento intermediário:
É o nível composto pelos gerentes. Funciona como uma camada amortecedora dos impactos ambientais, pois recebe as decisões globais tomadas no nível institucional e as transforma em programas de ação para o nível operacional. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão tática e orientada para sua unidade de negócios.
Conteúdo: menos genérico e mais detalhado.
Extensão do tempo: médio prazo.
Amplitude: aborda cada unidade organizacional separadamente.
Nossa, colocaram ruim no comentário do companheiro abaixo, que esta certissimo, a banca vacilou em não citar o planejamento tático. Mas como devemos sempre seguir pela mais correta. è valido.
Discordo totalmente da resposta, o planejamento que tem ligação (faz análise ambiental) com o ambiente interno e externo é o plan estratégico (elaborado no nível institucional) e não o operacional. Resposta correta deveria ser a letra A, se faço essa prova com certeza entraria com recurso.
Fabio, o principal erro da alternativa A é que a primeira sentença não justifica a segunda. Além disso, o diagnóstico estratégico é composto da análise interna e externa da organização (Adm. Geral para Concursos - Rodrigo Renno, pag 52) e os planejamentos táticos e operacionais são o desdobramento do planejamento estratégico (mesmo livro, pag. 53), pois irá estabelecer como as tarefas devem ser cumpridas para que os objetivos devam ser atingidos.
Não dá pra entender, tem questões que omitem e estão certas e tbm tem questões q omitem e estão erradas; Tem q usar o jogo de escolher a "menos errada"!
quem é acostumado a responder cespe anularia essa questão, a questão está incompleta.
NÍVEIS ----------- HABILIDADES ---- HIERARQUIA ----- FOCOS DE ATUAÇÃO -------- PRAZOS
Estratégico ------- conceitual ---------- Direção ----------- em toda a empresa ----------- longo
Tático ------------- humanas-------------Gerência ----------- em departamentos --------- médio
Operacional ------ Técnicas ----------- Supervisão --------------- em tarefas -------------- curto
GABARITO ''B''
A questão exige conhecimento sobre o planejamento organizacional.
Vamos à análise dos itens:
A- Incorreta. A alternativa está incorreta, pois sugere que o planejamento estratégico não influencia no desdobramento dos demais planejamentos. Na verdade, o planejamento elaborado no nível institucional, embora considere o ambiente externo, serve como base para os planejamentos táticos e operacional.
B- Correta. Pode sim ser estratégico ou operacional, como pode ser tático. Também pode ser otimizante, adaptativo, financeiro, participativo e etc. O termo "pode" está no campo das possibilidades e não no campo da obrigação como o "deve". Em relação ao planejamento realizados no três níveis organizacionais, o planejamento pode ser de três tipos:
Planejamento Estratégico:
Planejamento Tático:
Planejamento Operacional:
A questão apenas omitiu um dos planejamentos. Incompleta, porém correta.
C- Incorreta. O planejamento de longo prazo é o planejamento estratégico, vide comentário da alternativa "b".
D- Incorreta. O planejamento é mutável, sobretudo, devido às incertezas do ambiente.
E- Incorreta. Não há tal possibilidade. As 4 funções são essenciais. O planejamento está ligado à função controle e vice e versa. Os objetivos são definidos no planejamento e os padrões são definidos, de acordo com a maioria dos autores, na função controle.
GABARITO: LETRA B
Com relação ao processo organizacional, julgue os seguintes itens.
O processo de planejamento contempla a definição dos meios de acompanhamento e avaliação dos resultados.
O processo de planejamento é a primeira função administrativa, serve de base para as demais funções e determina antecipadamente os objetivos que de devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los, se define onde pretende chegar, o que e quando deve ser feito.
De acordo com Chiavenato, as premissas do planejamento apresenta a visão e o conhecimento do presente, onde estamos através da situação atual, e do futuro através do planejamento e dos planos aos objetivos que pretende chegar.
Galera!!!!
Segundo a aula da professora Giovanna Carranza do site EUVOUPASSAR.
Se a questão falar de PROCESSO ORGANIZACIONAL (PODC), quem avalia e controla resultados é o CONTROLE. Mas se a questão falar de PROCESSO DO PLANEJAMENTO, haverá sim....implementação e avaliação de resultados.
A questão fala de PROCESSO DO PLANEJAMENTO, logo.....está correto afirmar que existe CONTROLE!!!
Pessoal,
A justificativa do Patrick Siqueira está excelente. É exatamente aquilo que ele descreveu. Processo de Planejamento é um processo contínuo e contempla tudo que possa anteceder, desenvolver e proceder ao que se planeja. Como o processo é cíclico e contínuo, ele não vai partir do 0 (zero), mas irá contemplar uma situação ocorrida anteriormente para que possa estruturar uma melhoria ou manutenção para o próximo ciclo.
ESTAPAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO
0º - ESTABELECIMENTO DA MISSÃO, VISÃO E VALORES (somente no nível operacional)
1ª - DEFINIR OBJETIVOS
2ª - VERIFICAR QUAL É A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AO OBJETIVOS
3ª - DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS; PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPATÓRIAS
4ª - ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO
5ª - ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS
6ª - IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.
CHIAVENATO.
GABARITO CERTO
A atenção aqui não está no trecho “meios de acompanhamento e avaliação dos resultados”. Se assim fosse, estaríamos tratando da função de controle.
A palavra chave é “definição”. Note que o item destaca “a definição dos meios de acompanhamento e avaliação dos resultados”. Assim, se eu estou na fase do “definir”, eu estou exercendo o processo de planejar. É no planejamento onde eu defino “as coisas”! Note, por fim, que o escopo do que se define é amplo e envolve as próprias atividades de organização, direção e controle.
GABARITO CERTO
CERTO
No PLANEJAMENTO vamos definir(escolher) os meios de acompanhamento e avaliação dos resultados.
No CONTROLE esse monitoramento será colocado em prática.
questãozinha fudida essa....fui achando que era a função de controle e me ferrei!
Gabarito: CERTO.
Parece que não mas essa questãozinha é muito CAPCIOSA.
Se for retirada a palavra DEFINIÇÃO da questão, a resposta se torna ERRADA, pois, acompanhamento e avaliação de resultados é função de CONTROLE.
Quando eu DEFINO OS MEIOS que vão ser utilizados para fazer a avaliação, aí sim eu tenho um planejamento (estarei PLANEJANDO "definindo" como eu vou realizar o acompanhamento e a avaliação dos resultados).
Quando li a primeira vez achei meio estranho, mas depois que fui na DEFINIÇÃO DOS MEIOS, consegui pescar a questão.
Correto
"definição dos meios de acompanhamento e (meios de) avaliação dos resultados."
Para recordarmos, o planejamento abarca cinco fases:
definição dos objetivos
determinação da situação atual
desenvolvimento de premissas sobre o futuro (cenários)
análise e escolha de alternativas
implementação do plano e avaliação dos resultados.
Então a questão está certa sendo as duas propostas implícitas à fase de implementação e avaliação.
Questão com duplo gabarito
famosa : A CRITÉRIO DA BANCA
O gerente de uma empresa executa a função administrativa de direção, cujas características
Direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, precisam ser contemplados pela orientação a ser dada às pessoas por meio de uma adequada comunicação, da habilidade de liderança e da motivação.
Fonte: http://www.scribd.com/doc/8594846/Funcoes-Administrativas.
Para a teoria comportamental, o papel do administrador é promover a integração e a articulação entre as variáveis organizacionais e as variáveis humanas, focalizando o ambiente e mais especificamente o cliente. De um lado as variáveis organizacionais, como missão, objetivos, estrutura, tecnologia, tarefas e etc. e de outro as variáveis humanas, como habilidades, atitudes, competências, valores, necessidades individuais - que devem ser devidamente organizadas e balanceadas. Planejar, organizar, controlar e, principalmente, dirigir servem exatamente para proporcionar essa integração e articulação.
Para alcançar uma adequada integração e articulação entre as variáveis organizacionais e as variáveis humanas, o administrador deve utilizar vários mecanismos, como as variáveis comportamentais estudadas por Likert: o processo decisório, os sistemas de comunicação, o relacionamento interpessoal dos membros e o sistema de punições e recompensas.
ERRADO, essa é a função do planejamento
ERRADO, essa é a função da organização
c) estabelecem padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo.ERRADO, essa é a função do controle
e) monitoram atividades de forma a assegurar que os objetivos sejam atingidos, promovendo ações corretivas, quando necessárias. ERRADO, també é função do controleGente para quem esta iniciando agora, e não tem muito conteúdo, esta apostila é perfeita, bem explicada e resumida:
Boa sorte a todos e bons estudos, que Deus ajude aqueles que correm atrás de seus objetivos.
A) definem objetivos para o desempenho organizacional futuro e estabelecem decisões sobre os recursos necessários para alcançá-los. PLANEJAMENTO.
B) envolvem atribuição de tarefas e autoridade, agrupamento das tarefas em departamentos e alocação de recursos em uma estrutura lógica.ORGANIZAÇÃO.
C) estabelecem padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo.CONTROLE.
D) correspondem a uma adequada comunicação, habilidade de liderança e motivação para estimular colaboradores a se manterem alinhados aos objetivos organizacionais.DIREÇÃO.
E) monitoram atividades de forma a assegurar que os objetivos sejam atingidos, promovendo ações corretivas, quando necessárias.CONTROLE.
GAB: DA - ERRADO - definem objetivos para o desempenho organizacional futuro e estabelecem decisões sobre os recursos necessários para alcançá-los. PLANEJAMENTO.
B - ERRADO - envolvem atribuição de tarefas e autoridade, agrupamento das tarefas em departamentos e alocação de recursos em uma estrutura lógica. ORGANIZAÇÃO.
C - ERRADO - estabelecem padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo. CONTROLE
D - CORRETO - correspondem a uma adequada comunicação, habilidade de liderança e motivação para estimular colaboradores a se manterem alinhados aos objetivos organizacionais. DIREÇÃO.
E - ERRADO - monitoram atividades de forma a assegurar que os objetivos sejam atingidos, promovendo ações corretivas, quando necessárias. CONTROLE.
GABARITO ''D''
correspondem a uma adequada comunicação, habilidade de liderança e motivação para estimular colaboradores a se manterem alinhados aos objetivos organizacionais.
As decisões relativas à divisão do trabalho em departamentos, à especificação de responsabilidades por tarefas e ao estabelecimento de mecanismos de comunicação e coordenação referem-se à função administrativa de
Dentro dos moldes clássicos e neoclássicos, após o planejamento, segue-se a função de organização. Para que os objetivos possam ser alcançados, os planos, executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente, as atividades precisam ser agrupados de maneira lógica e a autoridade, distribuída de maneira a evitar conflitos e confusões. Organizar consiste em:
1. Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados ( especialização );
2. Agrupar as atividadades em um estrutura lógica ( departamentalização);
3. Designar as atividades às específicas posições e pessoas. ( cargos e tarefas).
Gabarito: Letra C
Não seria "direção"? A questão fala sobre as decisoes relativas a ...... comunicação e coordenação .Fique com essa dúvida
JÁ APRENDI UMA COISA ANALISANDO VÁRIAS QUESTÕES: NÃO HÁ OPÇÃO CEM POR CENTO CORRETA, MAS SEMPRE HÁ UMA OPÇÃO MAIS CORRETA QUE A OUTRA. KKK
Rodrigo Inacio é sério que você estuda? Putz...
LETRA C CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
O processo de delegação corresponde à(ao)
c) transferência de poder de decisão sobre tarefas específicas para posições inferiores na hierarquia.
Cuidado!!! A delegação do Direito Administrativo não tem absolutamente NADA A VER com a delegação da administração Geral!
Gabarito C . Lá no direito adm , não se delega competência exclusiva!!
delegação: "processo de transferir autoridade e
responsabilidade para posições inferiores na hierarquia".
GAB: C
Lembrando que lá no DIR.ADM, a DELEGAÇÃO não necessariamene será para posição infeior à hierarquia.
a-) mera organização;
b-) centralização;
c-) delegação (resposta correta);
d-) mera atribuição do cargo;
e-) mera atribuição do cargo.
Sistema de autoridades: a autoridade é o direito formal e legítimo de tomar decisões, dar ordens e alocar recursos para alcançar objetivos organizacionais desejados. O sistema de autoridades significa a relação de autoridade na organização. É o resultado da distribuição do poder, apresentando os seguintes aspectos básicos: o delegação (transferência de autoridade); o centralização e descentralização ([des]concentração do poder decisório); o níveis hierárquicos (conjunto de cargos com o mesmo nível de autoridade) e o amplitude de controle (número de subordinados que um chefe pode supervisionar).
Delegação - É o processo pelo qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados abaixo na hierarquia.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03
Projeção para curto prazo, envolvendo cada tarefa isoladamente, e preocupação com o alcance de metas específicas são características do planejamento
Gabarito: Item C.
Planejamento Operacional
É o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são:
- é projetado para o curto prazo, para o imediato.
- envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.
- é definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade.
O planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)
E= O que fazer (longo prazo)
T= Como fazer (médio prazo)
O= Ação (curto prazo)
LETRA C CORRETA
=>Planejamento Estratégico (nível institucional): Mapeamento ambiental, avaliação das forças e limitações da organização, incerteza e imprevisibilidade;
=>Planejamento Tático (nível intermediário):Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental;
=>Planejamento operacional (nível operacional): Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa ou atividade. Certeza e previsibilidade.
Gabarito: C
Operacional: Curto prazo, voltado para tarefas ou operações. Pode ser de 4 tipos:
Procedimento: operações
Programas: tempo
Orçamento: dinheiro
Regulamento: comportamento.
Planejamento operacional
José se comprometeu com a entrega de um relatório, no prazo de 10 dias, com determinadas especificações de qualidade, e cuja elaboração depende da colaboração de dois funcionários. No desempenho de suas atividades, esses dados representam
Gabarito: Item A.
Os padrões de controle representam o desempenho desejado. Os critérios representam as normas que guiam as decisões. São balizamentos que proporcionam meios para se estabelecer o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. Constituem os objetivos que o controle deverá assegurar ou manter. Os padrões podem ser expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou por meio de índices.
O planejamento estratégico é de longo prazo, não poderia ser uma das opções de resposta
As especificações de qualidade representam, assim, padrões de controle. É um dos critérios utilizados para verificar o padrão ''X'' de um produto/serviço.
dados=controle
Administrar é tomar decisões. Entre as principais decisões está o planejamento, o qual consite em:
Letra D.
A administração pode ser resumida em quatro etapas: (POLC).
Planejar: determinar objetivos e recursos.
Organizar: alocar os recursos necessários
Liderar: coordenar equipes
Controlar: verificar os resultados.
Os planos definem os recursos necessários para alcançar os objetivos organizacionais.
Os planos servem para integrar os vários objetivos a serem alcançados em um esquema organizacional que proporciona coordenação e integração.
Os planos permitem que as pessoas trabalhem em diferentes atividades consistentes com objetivos definidos. Eles darão racionalidade ao processo. São racionais porque servem de meios para alcançar adequadamente os objetivos traçados.
Os planos permitem que o alcance dos objetivos possa ser continuamente monitorado e avaliado em relação a certos padrões ou indicadores a fim de permitir a ação corretiva necessária quando o progresso não seja satisfatório.
Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiaventato.
d)Determinar objetivos e recursos.
Os planos definem os recursos necessários para alcançar os objetivos organizacionais.
Os planos servem para integrar os vários objetivos a serem alcançados em um esquema organizacional que proporciona coordenação e integração.
Os planos permitem que as pessoas trabalhem em diferentes atividades consistentes com objetivos definidos. Eles darão racionalidade ao processo. São racionais porque servem de meios para alcançar adequadamente os objetivos traçados.
Os planos permitem que o alcance dos objetivos possa ser continuamente monitorado e avaliado em relação a certos padrões ou indicadores a fim de permitir a ação corretiva necessária quando o progresso não seja satisfatório.
LETRA D CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
A alocação de recursos necessários para a realização das tarefas estabelecidas nos planos organizacionais é atribuição da função denominada:
Gabarito : LETRA B
Segundo Chiavenato, são quatro as funções administrativas:
Planejamento - defini a missão, formula os objetivos.
Organização - dividir o trabalho, alocar recursos.
Direção - Designar pessoas, coordenar os esforços.
Controle - Definir padrões, monitorar o desempenho.
AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS SE DIVIDEM EM:
Planejamento
Organização
Direção - subdividem-se em Liderança e Coordenação
Controle
Esta é a visão mais atual que conheço, se estiver errada, por favor me corrija.
Abraços a todos
Gente para quem esta iniciando agora, e não tem muito conteúdo, esta apostila é perfeita, bem explicada e resumida:
Boa sorte a todos e bons estudos, que Deus ajude aqueles que correm atrás de seus objetivos.
Sempre me confundo, agora não mais:
PLANEJAMENTO: definir recursos
ORGANIZAÇÃO: alocar recursos
Planejamento : é uma técnica de alocação de recursos que visa a definição , o dimensionamento e a alocação dos recursos, de form antecipadadamente estudada e decidida .
Organização : consiste basicamente em 5 etapas :
√dividir o ttrabalho
√agrupaas atividades em uma.estrutura logica .
√designaras pessoas para sua execução
√alocar os recursos
√coorsenar os esforços .
Foco , força ,fé !
ALTERNATIVA CORRETA: Letra "B".
A função organizacional que vai distribuir, alocar, empregar e atribuir recursos, funções, atividades e responsabilidades é a organização.
Fonte: Giovanna Carranza
GAB B
“Dispor/Alocar os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos”
Desenhar a estrutura organizacional e alocar recursos.
Dividir o trabalho – especializar.
Agrupar atividades e cargos – departamentalizar.
Definir hierarquia (autoridade) e responsabilidades.
LETRA B CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
De acordo com Maximiano (2013), "a administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que compreendem cinco processos principais interligados: Planejamento, Organização, Liderança (e outros processos da gestão de pessoas), Execução e Controle”
A questão quer a função relacionada com a alocação de recursos. Vamos analisar as alternativas a seguir, de acordo com a obra de Maximiano:
A- INCORRETA. Para Maximiano, o planejamento é o "Processo de definir objetivos, atividades e recursos”. Administra relações com o futuro.
B- CORRETA. Organização é a função que define e divide o trabalho e os recursos necessários para executá-lo. Atribuição de responsabilidade e autoridades. Ou seja, é a função responsável pela alocação de recursos na organização.
C- INCORRETA. Visa realizar atividades planejadas, por meio da aplicação de energia física e intelectual e consumo de recursos.
D- INCORRETA. Visa assegurar a realização de objetivos e comparar as atividades realizadas com as atividades planejadas e identificar a necessidade de alterações.
E- INCORRETA. Liderança é o processo complexo de trabalhar com pessoas.
Fonte: MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
GABARITO: LETRA B
Na realização do processo de planejamento, a definição dos objetivos é realizada através do(a):
Letra E.
Os objetivos são definidos de acordo com a visão e missão futuras relativas a empresa. São determinados pela alta cúpula (CEOs, Diretores, etc...)
Para ampliar o conhecimento:
Missão: é a razão de ser de qualquer organização, é a sua filosofia de "vida".
Visão: é onde a organização quer estar no futuro.
Visão A visão é a forma através do qual a empresa se vê no futuro; onde ela quer estar; como ela quer ser vista e reconhecida; o que ela pretende vir a ser. Será através da visão que a empresa vislumbrará o lugar ou espaço que pretende ocupar no futuro e o quais ações devem ser realizadas no presente para que isso ocorra.
Missão A missão organizacional representa a razão de existência da empresa. A missão da empresa envolve aspectos essenciais do negócio e tem como objetivo definir precisamente o que fazer (produtos ou serviços), como fazer (tecnologia a ser utilizada) e, para quem fazer (mercado ou cliente) refletindo sempre a primazia do negócio.
Bons Estudos
Respondendo a pergunta:
A reposta C está errada porque o planejamento estratégico é orientado para uma visão MACRO,porém, quando diz do plano macro-econômico restringe a abrangência do planejamento, sendo que o estratégico engloba toda a organização e não é focado.
O correto seria se estivesse Macro-orientado, macro-estratégico, visão macro...
MISSÃO: define a estratégia organizacional e aponta o CAMINHO a ser seguido pela organização.
VISÃO: aquilo que a organização pretende ser e a compreensão das AÇÕES necessárias para torná-lo rapidamente um sucesso.
-> CAMINHO e AÇÕES são os objetivos, que ajudam a organização a alcançar a VISÃO e MISSÃO.
Missão: é como a empresa quer ser vista hoje.
Visão : como a empresa que ser vista no futuro.
o objetivo deriva , exatamente , da missão e visão.
Visão = o que a empresa quer alcançar.
Missão = o que a empresa é.
LETRA E CORRETA
NEGÓCIO: Principal atividade desenvolvida pela organização. É o que ela faz.
MISSÃO: é a razão de existir da organização na sociedade, incluindo elementos relacionados ao seu negócio e seu impacto na sociedade. Este impacto é uma verdadeira medida de eficiência das ações organizacionais.
VISÃO: é uma visão do futuro sobre como a organização se vê no futuro. Visualiza um ponto a ser atingido servindo de guia para orientar as decisões estratégicas ao longo tempo.
VALORES: são as pressuposições básicas que guiam o comportamento organizacionais.
OBJETIVOS: são declarações amplas sobre o que a organização deseja alcanças ou conquistar ao longo do tempo, podendo ser afirmações atemporais.
METAS: são os desdobramentos dos objetivos em partes a serem cumpridas ao longo do tempo por áreas e pessoas específicas da organização.
Tenho meu objetivo a partir da minha visão e missão.
É o principal objetivo da função controle:
A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação se a atividade controloda está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. Nesse sentido, o controle consiste basicamente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases, a saber:
Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho.
Avaliação ou mensuração do desempenho atual.
Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos.
Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.
O processo de controle se caracteriza pelo seu aspecto cíclico e repetitivo. Na verdade, o controle deve ser visualizado como um processo sistêmico em que cada etapa influencia ou é influenciada pelas demais.
Fonte: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública.
O Controle é a função administrativa relacionada com a monitoração das atividades a fim de manter a organização no caminho adequado para o alcance dos objetivos, permitindo as correções necessárias para atenuar os desvios.
bons estudos
Enunciado mal formulado.
ALTERNATIVA: B
O controle deve contribuir para identificação dos desvios em tempo para permitir a ação corretiva.
LETRA B CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
O uso de uma metodologia que permita atingir mais rapidamente um determinado objetivo é uma questão de:
Três palavras indicam o desempenho da organização:
- Eficácia: realização de objetivos; relação objetivo x resultado; visão externa.
- Eficiência: utilização dos recursos de forma produtiva, de maneira econômica; relação resultado x recursos; visão interna.
- Efetividade: relação resultado x impacto.
O papel da administração é assegurar a eficiência e a eficácia das organizações. Já a efetividade é o impacto que tal ação causa nos objetivos da organização como um todo. Uma ação X, pode ter sido eficiente e eficaz, mas não ter sido efetiva, por não ter colaborado para atingir nenhum dos objetivos da organização.
Gabarito: letra A
Segundo Chiavenato, a teoria 3 D da eficácia gerencial de Reddin a eficácia gerencial deve ser analisada em termos de produto (resultado) em vez de insumo, ou seja, mais por aquilo que o administrador alcança por resultados do que por aquilo que ele faz. É resultado, não insumo. Todas as posições são avaliadas para uma finalidade que pode ser avaliada em termos de resultado. A eficácia administrativa não é um aspecto de personalidade do administrador, mas é função de correta manipulação da situação.É desempenho, ou seja, não é o que o administrador faz, mas o que ele obtém. Há uma diferença entre o gerente eficiente e o gerente eficaz:
Gerente eficiente - Faz as coisas de maneira certa, resolve os problemas, cuida dos recursos, cumpre seu dever, reduz custos.
Gerente eficaz - Faz as coisas certas, produz alternativas criativas, otimiza a utilização dos recursos, obtém resultados, aumenta lucros.
Ou seja, dá para se perceber que a eficácia quando, por exemplo, otimiza a utilização dos recursos ou produz alternativas criativas para uma dada situação, atinge mais rapidamente um determinado objetivo, inclusive quando se utiliza meios eficientes, que apesar bucarem o objetivo, não o fazem da maneira mais rápida.
Sou obrigado a questionar o gabarito. O uso de uma metodologia que permita atingir o objetivo MAIS RÁPIDO é questão, também, de eficiência, embora atingir tal objetivo seja um imperativo da eficácia.
Falou-se em atingir MELHOR, MAIS RÁPIDO e não que PERMITIA que o objetivo fosse alcançado. O enunciado dá a entender que ambas as metodologias (velha e nova) permitem a eficácia... só que se uma é mais rápida, é mais EFICIENTE.
Enfim...
na minha opinião, vendo o tempo como um recurso também, a alternativa B é perfeitamente aceitável. Deveriam ter anulado
Aos caros concurseiros...
A maneira como é ensinada e cobrada a administração geral nos concursos é uma aberração e afronta qualquer indivíduo minimamente inteligente. Os "doutrinadores" procuram criar compartimentos estanques dos assuntos como se eles não se entrelaçassem ou como se Administração Geral fosse ciência exatas. Além disso posso dizer, sem errar, que quem elabora provas a respeito da matéria não tem qualquer experiência prática com a administração. Provavelmente são "mestres" que nunca enfurnaram-se em um chão-de-fábrica. Além disso, nem sei para qual fim é necessário conhecer conceitos de administração, afinal nosso setor público não é exemplo de eficiência alguma. Bem, quanto à questão, afirmo que produtividade é uma espécie do gênero eficiência e ambos tratam do quantum gasto no processo, seja qual for ele. Eficácia é a qualidade de se atingir um objetivo ou meta. Um processo pode ser eficaz e ineficiente, ou ainda eficiente ou ineficaz, porém trocar o conceito de eficiência e produtividade por eficácia é uma lástima. Portanto a questão apresenta duas alternativas corretas : "B" e "D". Mas considerando o que já comentei, a "eminente" banca resolveu dar como resposta correta a "A". Deus nos livre de tamanha ignorância !!!
Acho que diz respeito a fazer da melhor forma, e isso é eficiência!
Essa questão foi muito mal formulada, essa tá mais com cara de "EFICIÊNCIA" letra B
s.f. Qualidade daquilo que alcança os resultados planejados; característica do que produz os efeitos esperados, do que é eficaz.
Capacidade de desenvolver tarefas ou objetivos de modo competente; produtividade.
s.f. Capacidade de realizar tarefas ou trabalhos de modo eficaz e com o mínimo de desperdício; produtividade.
Tendência ou aptidão para ser efetivo; capacidade de realizar ou desenvolver alguma coisa demonstrando eficácia; efetividade.
Particularidade demonstrada por pessoas que conseguem produzir um ótimo rendimento, quando realizam alguma coisa; característica do que é eficaz.
Pessoal na minha opinião ser mais eficiente não significa ser mais rápido, as vezes fazer a coisa da melhor maneira possível pode consumir mais tempo que o necessário. Eficacia é atingir objetivos, sendo rapidamente ou lentamente. Então acho que produtividade seria a melhor opção.
Fácil entender eficiência e eficácia .
Barcelona 1 x Vasco 2.
Barcelona deu show em campo jogou super bem (eficiente)
Vasco foi uma merda , mas ganhou o jogo (eficácia)
Eficiecia + eficácia = efetividade ou excelência !
Banquinha de quinta!!!
Discordo completamente do gabarito.
O uso de uma metodologia que permita atingir mais rapidamente um determinado objetivo é uma questão de:
Metodologia está relacionada ao modo de fazer, executar um procedimento, ou seja, uso da eficiência para alcançar os objetivos (eficácia) de forma mais rápida.
Ao meu ver assemelha-se a uma partida de xadrez. Vamos lá! O jogador eficiente usará de meios, recursos e técnicas corretas para vencer a partida, porém não é certo que vai vencer, e mesmo que perca ele continuará como o jogador que jogou de forma eficiente. Por outro lado, o jogador eficás vai vencer este é seu unico objetivo, não existe jogador eficás se não venceu a partida; não importa se não usou de belos recursos como seu adversário eficiênte o importante é a vitória para o eficás e consequentemente será uma vitória mais rápida, pois perderá menos tempo, nos shows de habilidades técnicas. Em resumo eficácia vai direto ao objetivo, eficiência usá métodos corretos porém não há certeza de cumprir o objetivo de forma rápida ou até mesmo de cumprir
está questão pode confundir tanto com eficacia como produtividade.
O processo administrativo possue quatro funções básicas − planejamento, organização, direção e controle. A função de controle é um processo cíclico composto de quatro fases:
Engraçado que tem uma questão da CESPE q diz exatamente o contrário
(INPI- 2013)O controle é um processo cíclico composto das fases de definição de padrões de desempenho, monitoração do desempenho, comparação do desempenho com o padrão e ação corretiva.
GAB: E
Errei por achar que os padrões de desempenho eram estabelecidos no planejamento e a fase controle comparava os resultados obtidos com o padrão pré -estabelecido. =/
O controle e um processo cíclico composto por 4 fases:
1º - Estabelecimento de padrões ou critérios;
2º - Observação do desempenho;
3º - Comparação do desempenho com o padrão estabelecido;
4º - Ação corretiva.
Mapas Mentais de Administração para Concurso:
Funções/ processos administrativos 1: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/tga-as-seis-funcoes-de-fayol.html
Funções/ processos administrativos 2: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/funcoes-administrativas-processo.html
Funções/ processos administrativos 3: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/tga-funcao-administrativa-03-visao-geral.html
PM COM AÇÃO
P. Estabelecer padrões de desempenho
M. Monitorar Desempenho
COM. Comparar resultados com o que foi objetivado
AÇÃO. Estabelecer Medidas de ação corretiva
a) já começou errado. Primeiro você deve começar analisar quais são as metas/objetivos, depois analisa o resultado.
A única alternativa em que as fases e a ordem está correta é a alternativa E.
Mas estabelecer padrões, é justamente achar parametros comparativos entre os desempenhos ou variações que acorram nas atividades.
DIDATICAMENTE E LITERALMENTE, TEMOS:
Estabelecimento de padrões de desempenho ---> GABARITAR
Mensuração do desempenho ---> (resultado) MATÉRIA X: MAU DESEMPENHO
Comparação do desempenho com o padrão ---> ANÁLISE DO QUE FALTA PARA GABARITAR
Ação corretiva ---> FOCO NA MATÉRIA X
SUA ROTINA É: COMPARAR O QUE DESEJA COM O RESULTADO OBTIDO PARA CORRIGIR DESVIOS.
GABARITO ''E''
CONTROLE = Comparação.
E.
Ok, mas olha essa questão do CESPE:
10) (CESPE/INPI/Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura/2013) O controle é um processo cíclico composto das
fases de definição de padrões de desempenho, monitoração do desempenho, comparação do desempenho com o padrão e
ação corretiva.
Gabarito - Errado.... Levar uma bola de cristal no dia da prova.
Ironicamente, eu sempre erro o que tem nessa fase.....só lembrava que depois de todo o processo, você toma uma ação corretiva pra sanar possiveis erros.... foi o que me salvou
Será que alguém pode me dizer o erro da letra c? Eu não consegui achar em lugar nenhum o motivo do erro
Julgue os itens subsequentes, acerca de delegação de autoridade.
Os níveis hierárquicos de uma empresa representam os cargos com mesmo nível de autoridade.
Os níveis hierárquicos de uma empresa representam o conjunto de cargos que têm o mesmo nível de autoridade. É importante observar que se trata
de uma assertiva que se refere ao nível hierárquico no seu conjunto. Logo, em cada nível hierárquico do organograma se encontra um conjunto de
cargos que gozam do mesmo nível hierárquico e, por conseguinte, ao se mudar o nível de hierarquia, mudando-se o nível de análise no organograma,
tem-se um novo conjunto de cargos com o mesmo nível hierárquico, sobrepondo-se ao que imediatamente o antecede. Devido ao exposto, opta-se
pela anulação do item.
ASSIM COMO OS NÍVEIS DE HIERARQUIA POSSUEM O MESMO NÍVEL DE AUTORIDADE (RELAÇÃO DE IGUALDADE),
OS NÍVEIS DE HABILIDADES POSSUEM O MESMO NÍVEL DE AUTORIDADE (RELAÇÃO DE IGUALDADE).
GABARITO CERTO. PORÉM, O CESPE ANULOU A QUESTÃO, POIS DÁ MARGEM DE LIBERDADE PARA UMA INTERPRETAÇÃO AMBÍGUA.
A questão está correta. Cada nível é representado por um conjunto de cargos de mesma hierarquia.
Julgue os itens subsequentes, acerca de delegação de autoridade.
A delegação de autoridade, vinculada aos níveis hierárquicos de uma instituição, independe do tipo de estrutura organizacional centralizada ou descentralizada.
Primeiro a banca diz que delegação restringe-se a um único nível, depois ela vincula delegação a vários niveis. E o candidato no meio do tiroteio tem que adivinhar o que o examinador quiz cobrar. Entendo que as duas questões estão realmente corretas, mas o examinador poderia ter caprichado mais na redação. Ambas as questões foram da mesma prova.
Q290826 - A descentralização da autoridade ocorre por meio do processo de delegação, com a transferência do poder de decisão para a execução de tarefas específicas.
GABARITO: Certo
Portanto, o conceito de descentralização está contido no conceito de delegação (Essa também parece ser a opinião de CHIAVENATTO, Idalberto, 2008, p. 159, ao final reproduzida).
Q162255 - Para a ciência da administração, realiza uma delegação o gestor que decide pela transferência de atribuições de um órgão para outro da organização.
GABARITO: Errado
Alguém explica? Segue abaixo boa doutrina alusiva ao tema.
Conceito de órgão público (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, 2008, p. 68) - "Centro de competência instituído para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem".
Conceito de CHIAVENATTO, Idalberto, 2008, p. 159, para delegação: "processo de transferir autoridade e
Na minha opinião a questão apresenta duas respostas, vale tanto para certo ou errado, vejam:
A delegação de autoridade, vinculada aos níveis hierárquicos de uma instituição, independe do tipo de estrutura organizacional centralizada ou descentralizada. OK CORRETA, vou delegar independentemente se a estrura é centralizada ou desentralizada.
A delegação de autoridade, vinculada aos níveis hierárquicos de uma instituição, independe do tipo de estrutura organizacional centralizada ou descentralizada. FALSO: O nível de delegação é influenciado pela estrutura organizacional, se a empresa é mais centralizada, com certeza a delegação de autoridade será minima.
Já fiz várias questões do CESPE em que eles usavam as palavras depende/independe no sentido de alteração e não apenas no sentido de possibilidade. Ouy seja, quando diziam depende queriam dizer que algo mudava dependendo de outra coisa, e independe significava que não mudava nada.
Ex.: Em uma estrutura linear o nível de responsabilidade depende do nível hierárquico. (ou seja, quanto mais alto na hierarquia mais responsabilidade a pessoa terá, mas não significa que em niveis mais baixos as pessoas não terão nenhuma responsabilidade).
Usado nesse sentido a afirmativa dessa questão estaria errada pois a delegação dependeria sim da estrutura organizacional, ela poderia ser feita em qualquer estrutura mas seria feita de formas e em níveis diferentes dependendo dessa estrutura.
Mas parece que nessa questão o Cespe resolveu usar independe no sentido de que é possível, ou seja, a delegação é possível de ser feita em qualquer estrutura. Típica questão em que eles poderiam justificar da forma como quisessem.
delegação: "processo de transferir autoridade e
responsabilidade para posições inferiores na hierarquia".
GAB: C
uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...
A DELEGAÇÃO PODE OCORRER EM UMA ESTRUTURA MECANICISTA E PIRAMIDAL, OU SEJA, O SUPERVISOR TEM AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE SOB O SEU SUBORDINADO, MAS A DECISÃO CONTINUA NO TOPO DA ESTRUTURA DE FORMA CENTRALIZADA. NOTEI QUE O CONCEITO DE DESCENTRALIZAÇÃO FAZ REFERÊNCIA À DELEGAÇÃO, MAS O CONCEITO DE DELEGAÇÃO NÃO FAZ REFERÊNCIA À DESCENTRALIZAÇÃO. LOGO, TODA DESCENTRALIZAÇÃO É TAMBÉM UMA DELEGAÇÃO, MAS O INVERSO NEM SEMPRE SERÁ VERDADE. PORQUE A DELEGAÇÃO NÃO QUER DIZER QUE O PODER DE TOMADA DE DECISÃO FOI REPASSADO.
GABARITO CERTO
Perfeito Pedro!!
5 estrelas pra você.
A delegação de autoridade, vinculada aos níveis hierárquicos de uma instituição, independe do tipo de estrutura organizacional centralizada ou descentralizada. gab: certa
A delegação de autoridade, vinculada aos níveis hierárquicos de uma instituição, depende do tipo de estrutura organizacional centralizada ou descentralizada. gab: errada
A delegação de autoridade, vincula os níveis hierárquicos de uma instituição organizacional centralizada ou descentralizada.
CERTO ?
ERRADA ?
FÉ EM DEUS, E AGIR, COM CERTEZA, DAQUILO QUE VOU VIVENCIAR!
CERTO
Se a delegação não envolve a tomada de decisão, ela envolve o que??
É uma transferência de autoridade para fazer o que?
Alguém me explica, por favor...
Certo.
Ver questão Q983743
Centralizada tem pouca ou nenhuma delegação.
Centralizada tb admite delegação.
Logo, a delegação INDEPENDE do tipo de estrutura, centralizada, ou descentralizada.
Com relação ao processo organizacional, julgue os itens
subsequentes.
Uma das finalidades do processo de controle é gerar elementos para dar retorno aos integrantes da equipe. Esse retorno pode ser considerado o processo de avaliar, informar ou corrigir o desempenho humano.
Item Correto
Segundo Chiavenato em Introdução a TGA.
A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.
Ainda a saber o controle é o processo cíclico composto de 4 fases:
RESUMINDO: FEEDBACK
GABARITO CERTO
Gabarito: CERTO
Isso mesmo, CONTROLAR significa estabelecer padrões de desempenho, monitorar, fornecer feedback e informações sobre o progresso, identificar problemas e executar ações para corrigir os problemas.
Com relação ao processo organizacional, julgue os itens
subsequentes.
Planejamento refere-se diretamente a competência interpessoal e gestão de pessoas.
Errado: O Planejamento é muito mais amplo, ele se refere a organização e ao meio em que está inserida com uma visão sistêmica.
Planejar significa olhar para a frente, visualizar o futuro e o que deverá
ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje ações
necessárias para melhor enfrentar os desafios de amanhã.
O Processo de planejamento:
São seis os passos do processo de planejamento:
1- Definição dos objetivos: Para onde queremos ir?
2- Qual a situação atual?: Onde estamos agora?
3- Quais as premissas em relação ao futuro?: O que temos pela
frente?
4- Quais as alternativas de ação?: Quais os caminhos possíveis?
5- Qual a melhor alternativa?: Qual o melhor caminho?
6- Implemente o plano escolhido e avalie os resultados: Como
iremos percorrê-lo?
Item errado.
Segundo Chiavenato:
Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.
Dirigir é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e os seus respectivos subordinados. É fazer as coisas acontecerem por meio das pessoas. ?
é Ou seja, o enunciado da questão se refere a função dirigir.
ERRADO
O planejamento refere-se a especificação dos objetivos a serem atingidos, definição da estratégia e de ações que permitam alcançá-los, e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização.
GAB. ERRADO
O correto seria DIREÇÃO e não PLANEJAMENTO.
- A DIREÇÃO CONSTITUI EM UM PROCESSO INTERPESSOAL => enquanto as funções administrativas - planejamento, organização e controle – são impessoais, a direção constitui um processo interpessoal que define as relações entre indivíduos. A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização.
A direção também condensa a área de Gestão de Pessoas pois abrange: liderança, motivação e comunicação.
Veja outros conceitos de direção conforme Chiavenato:
- A funçao administrativa de direçao esta relacionada à maneira pela qual os objetivos dever ser alcançados, isto, é, por MEIO da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos que compõem a organização.
- Dirigir significa interpretar os planos para as pessoas e das as intruções e a orientação sobre como executa-los a fim de garantir o alcance dos objetivos.
- A direção é o processo de guiar as atividades dos MEMBROS da organização pelos rumos adequados.
- A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal dos administrador com seus subordinados.
É A DIREÇÃO QUE É CONSIDERADA A FUNÇÃO MAIS COMPLEXA DO PROCESSO ORGANIZACIONAL, JUSTAMENTE DEVIDO AO SEU CARÁTER INTERPESSOAL, QUE ESTÁ RELACIONADO COM A ADMINISTRAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS INDIVÍDUOS E ENTRE OS MEMBROS E A ORGANIZAÇÃO.
GABARITO ERRADO
ERRADO
Corrigindo: " DIREÇÃO refere-se diretamente a competência interpessoal e gestão de pessoas."
PRINCIPAIS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS SEGUNDO GIOVANNA CARRANZA (2016):
• Planejar (definir objetivos e metas, analisar, estabelecer estratégias, antecipar o futuro, prever, prevenir, programar, reduzir a incerteza);
• Organizar (distribuir, atribuir, empregar, alocar recursos financeiros, materiais, ambientais, humanos e tecnológicos);
• Dirigir (coordenar, liderar, comunicar e motivar as pessoas);
• Controlar (mensurar e avaliar).
No que concerne à organização administrativa, julgue os itens que
se seguem.
Quanto menor for a supervisão exigida sobre determinada decisão, maior será o grau de descentralização.
A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Já a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões. Nos Estados Unidos e Canadá, a tendência nos últimos 30 anos tem sido uma maior descentralização das organizações. No entanto, esta tendência não significa que todas as organizações deveriam descentralizar todas suas decisões. Cada organização deve ter a localização da tomada de decisão na hierarquia de acordo com a necessidade da empresa.
O grau de descentralização é tanto maior quanto:
1. As decisões sejam tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia.
2. As decisões mais importantes sejam tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia.
3. Menor a supervisão sobre as decisões tomadas. A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões. Ocorre quando nenhum controle direto é feito ao tomar-se uma decisão.
SE EU DESCENTRALIZO, ENTÃO EU NÃO PRECISO SUPERVISIONAR TANTO; OU SEJA, EU CONFIO MAIS NOS MEUS SUBORDINADOS. COM ISSO, ELES PASSAM A TER MAIS CAPACIDADE, AUTONOMIA, CRIATIVIDADE, MOTIVAÇÃO... A SUPERVISÃO ACIRRADA ACONTECE MAIS NA CENTRALIZAÇÃO, POIS EU DUVIDO DA CAPACIDADE DOS SUBORDINATOS DE TOMAR DECISÕES E PASSO A CONTROLÁ-LOS MAIS.
GABARITO CERTO
COMPLEMENTANDO:
Q80397 - Quanto menor for a supervisão exigida sobre determinada decisão, maior será o grau de descentralização. - GAB: CERTO!
Q80396 - Quando a maioria das decisões importantes é tomada na parte superior da hierarquia administrativa, o grau de centralização é maior. - GAB: CERTO
Q80395 - Quanto maior for o número de decisões tomadas na parte inferior da hierarquia administrativa, maior será o grau de descentralização. - GAB: CERTO
Quanto menor for a supervisão exigida sobre determinada decisão, maior será sua autonomia e, por conseguinte, maior será o grau de descentralização.
Gabarito: Certo
>Supervisão < Descentralização
<Supervisão > Descentralização
Gab: CERTO
São lógicas inversamente proporcionais!
Se tenho mais descentralização, logo, tenho mais autonomia na organização e menos controle. Por outro lado, se tenho mais supervisão, tenho menos autonomia e mais controle.
A produção industrial capitalista no século XXI continua a se desenvolver a partir de dois grandes paradigmas criados no século passado: o fordismo e o toyotismo. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
O toyotismo baseia-se nas tecnologias de informação e no uso intensivo de robôs.
- Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado.
- Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.
- Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.
- Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.
- Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.
http://www.suapesquisa.com
SE FOI ISSO, ENTÃO NÃO ESTÁ CORRETO!!!
A produção industrial capitalista no século XXI continua a se desenvolver a partir de dois grandes paradigmas criados no século passado: o fordismo e o toyotismo. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.
O modelo toyotista baseia-se na produção a partir de estoques mínimos, o que barateia custos de produção.
A capacidade de planejar e construir sistemas que funcionem bem é necessária para a eficácia das organizações e para a qualidade de vida dos usuários e da sociedade de forma geral. Assinale a alternativa correta acerca dos elementos necessários para analisar ou planejar sistemas.
A capacidade de planejar e construir sistemas que funcionem bem é necessária para a eficácia das organizações e para a qualidade de vida dos usuários e da sociedade de forma geral. Assinale a alternativa correta acerca dos elementos necessários para analisar ou planejar sistemas.
essa questão está ambígua ...como um processo pode ter um ciclo..se existem processos continuados...projetos que tem inicio e fim determinador...sei que existe projetos dentro de processos...mas essa questão poderia ter sido anulada
pelo que entendi, o controle chamado de feedback ou retroalimentação atua no campo das ações, processos e procedimentos e não dos objetivos.
Enunciado: "...elementos necessários para analisar ou planejar SISTEMAS:"
No estudo de uma organização, uma ferramenta tem se mostrado de importância relevante: é a teoria geral dos sistemas. A questão que se coloca inicialmente é o que é um sistema?
b) Os objetivos reais ou pretendidos devem ser dimensionados e ajustados coerentes com os objetivos da organização, guardar proporção com as entradas, e representar o desejo do cliente
c)Os objetivos de um sistema dependem de seus componentes, sejam eles concretos ou abstratos. (não serve de base para analisar ou planejar sistemas)
d) O controle inspirado no princípio do feedback permite que os objetivos sejam ajustados à realidade.
Gab : D
Na verdade essa questão não faz parte de PLANEJAMENTO , mas sim da Abordagem Sistêmica da Administração
Julgue os próximos itens, relativos à prospecção em ciência,
tecnologia e inovação.
No desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, a prospecção contribui para o planejamento das políticas setoriais, para a organização de sistemas e para o estabelecimento de ações prioritárias.
Prospecção me lembrou planejamento por cenários: projetiva e prospectiva. A primeira se prepara para um único futuro e a segunda se prepara para vários futuros. Ou seja, prospecção estabelecimento de ações prioritárias. Resposta: C
Julgue o item a seguir, referente a planejamento.
As atividades de planejamento organizacional destinam-se, basicamente, a aumentar o nível de entropia negativa.
Gabarito Certo conforme o Cespe: palavra sinergia é derivada do grego synergia – syn – cooperação, érgon – trabalho. Diz-se que o todo supera a soma das partes. O oposto de sinergia, dentro da organização, refere-se à entropia, que significa a desorganização do sistema.
Questão de Concurso
(Cespe/Anatel/Técnico Administrativo/2012) A implementação do conceito de sinergia no ambiente organizacional auxilia as organizações a reduzir o nível de entropia e a aperfeiçoar a utilização dos recursos.
Gabarito: certo. A sinergia reduz a entropia e aperfeiçoa a utilização dos recursos.
A palavra coesão significa aderência, força (padrão comportamental compartilhado) que une e guia os membros de uma equipe.
Questão de Concurso
(Cespe/Ancine/Técnico Administrativo/2012) Pessoas motivadas e convencidas a permanecer em uma equipe constituem exemplo de coesão das equipes de trabalho.
Gabarito: certo. A coesão refere-se à aderência à equipe e influencia na motivação.
Questionável
As atividades de planejamento organizacional destinam-se, basicamente, a aumentar o nível de entropia negativa.
Esse "basicamente" foi cruel. Dá margem para entender que o foco do planejamento é aumentar a entropia negativa.
Entropia representa um processo de degeneração, ou seja, as organizações por conviverem com diferentes contingências podem perder mais ou menos energia dependendo de sua capacidade. A perda da energia pode levar a morte da organização se esta não buscar outras fontes para reabastecer o sistema em prol do equilíbrio dinâmico. Esse processo de reabastecimento é chamado de entropia negativa, ou seja, a organização lança forças contrarias ao processo de deterioração.
O sistema, nesse sentido,consegue armazenar energia para adquirir a entropia negativa.
https://fabianooliveira.wordpress.com/2015/05/16/entropia-e-entropia-negativa-teoria-dos-sistemas/
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ENVOLVE A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO, É GENÊRICO, SINTÉTICO, HOLÍSTICO, GLOBAL, PRODUZ SINERGIA. A ENTROPIA NEGATIVA É A REDUÇÃO/DEGENERAÇÃO DA AMEAÇAS INCONTROLÁVEIS DO AMBIENTE EXTERNO E AS FRAQUEZAS CONTROLÁVEIS DO AMBIENTE INTERNO. A SINERGIA PRODUZ UMA PARTE DO PRODUTO QUE É IMPLÍCITA E AGREGA AO OBJETIVO ALMEJADO DA ORGANIZAÇÃO. TORNANDO O TODO MAIOR DO QUE A SOMA DAS PARTES, OU SEJA, 2+2=5. LOGO, A SINERGIA REDUZ O NÍVEL DE ENTROPIA.
O PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL (QUE PRODUZ SINERGIA) AUMENTO O NÍVEL DE ENTROPIA NEGATIVA.
GABARITO CERTO
Gabarito: Certo
Fonte: https://www.significados.com.br/entropia/
A entropia é uma grandeza na termodinâmica. De acordo com a Lei da Termodinâmica, quanto maior for a desordem de um sistema, maior será a sua entropia. Por exemplo, quando alguém entra na cozinha encontra todos os utensílios e ingredientes organizados, conforme vai cozinhando, as coisas começam a se desorganizar. Da mesma forma seria o sistema da entropia, ou seja, quanto maior o processo de alteração de um estado, maior será a sua desordem. As entropias são espontâneas, isso quer dizer que seguem princípios da natureza, sendo irreversíveis. Por exemplo, quando um copo com água cai no chão, o resultado da bagunça gerada é a entropia deste ato, no entanto, seria impossível fazer a água voltar para o copo, sendo impossível retroceder a entropia. Etimologicamente, o termo entropia se originou a partir do grego entropêe, que significa “em mudança”.
Entropia negativa
A entropia negativa, no âmbito da organização administrativa, é a definição dada a empresa, companhia ou sistema que está se restabelecendo, ou seja, se recuperando da desordem e falência. O conceito da entropia negativa consiste em reverter a entropia, o estágio de “bagunça” e “caos”. A entropia negativa também é chamada de “informação”, pois de acordo com o princípio da entropia, quanto maior a informação, menor a desordem.
Se não souber o que significa ENTROPIA, dança.
entropia é: envelhecimento, desordem, desuso...
entropia negativa: não envelhecimento, não desuso.. a negação disso acima.
Visão sistêmica do planejamento:
- sinergia;
- resiliência;
- homeostase;
- entropia negativa;
- inovação;
- autoeficácia.
Julgue o item a seguir, referente a planejamento.
No planejamento operacional, comumente adotado com o objetivo de aprimorar os resultados de determinada área da organização, detalham-se os objetivos, as estratégias e as políticas elaboradas no processo de planejamento tático.
Gabarito Errado. CHIAVENATO (2009) = 3 0.4»3 Planejamento operacional = O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com “o que fazer” e com o "como fazer” as atividades quotidianas da organização. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional está voltado para a otimização e maximização de resultados, enquanto o planejamento tático está voltado para a busca de resultados
satisfatórios. O planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Cada plano pode consistir em muitos subplanos com diferentes graus de detalhamento. No fundo, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização.
Errado
Cuidado com os detalhes!
Tem que ler a questão com muita concentração porque no decorrer da prova, se você estiver cansado (a) pode errar algo simples por mera desatenção. Vamos relembrar: Os objetivos, as estratégias e as políticas são elaboradas no processo de planejamento ESTRATÉGICO. Em seguida, o planejamento estratégico é desdobrado em planejamentos táticos enquanto estes se desdobram em planos operacionais para a sua realização.
objetivo de aprimorar os resultados de determinada área da organização (outro erro isso é tatico)
Para assertiva ficar correta:
No planejamento TÁTICO, comumente adotado com o objetivo de aprimorar os resultados de determinada área da organização, detalham-se os objetivos, as estratégias e as políticas elaboradas no processo de planejamento ESTRATÉGICO.
Ainda:
Organização: ESTRATÉGICO
Áreas/ Departamentos: TÁTICO
Seções: OPERACIONAL
Fonte: comentários de Tiago Costa e de Fabiana Pereira
Elaboradas no planejamento estratégico.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: GLOBAL, SINTÉTICO, HOLÍSTICO, TOTAL, PRODUZ SINERGIA...
PLANEJAMENTO TÁTICO: UNIDADE, DEPARTAMENTO, ÁREA, SETOR, DISCIPLINA, PARTE...
PLANEJAMENTO OPERACIONAL: ATIVIDADE, TAREFA, OPERAÇÃO, DE FORMA ESPECÍFICA, ANALÍTICA, DETALHADA...
GABARITO ERRADO
muito bom comentário seu Tiago Costa!
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: organizaçao -GLOBAL, SINTÉTICO, HOLÍSTICO, TOTAL, PRODUZ SINERGIA...
PLANEJAMENTO TÁTICO: areas departamentos- UNIDADE, DEPARTAMENTO, ÁREA, SETOR, DISCIPLINA, PARTE...
PLANEJAMENTO OPERACIONAL: seçoes -ATIVIDADE, TAREFA, OPERAÇÃO, DE FORMA ESPECÍFICA, ANALÍTICA, DETALHADA...
No planejamento tático, comumente adotado com o objetivo de aprimorar os resultados de determinada área da organização, detalham-se os objetivos, as estratégias e as políticas elaboradas no processo de planejamento estratégico.
GABARITO: E
bah, "determinada área" = departamento. Errando é que se aprende!!
Planejamento Estratégico ----> Resulta em um Plano Estratégico.
Planejamento Intermediário ou Tático ----> Resulta em Plano de Marketing, recursos humanos, financeiro. (ÁREAS, DEPARTAMENTOS)
Planejamento Operacional -----> Resulta em Planos operacionais ou Planos de ação
Julgue o item a seguir, referente a planejamento.
Entre as atividades características do planejamento operacional incluem-se a definição de responsáveis pela execução do projeto, o estabelecimento de prazos, a determinação de procedimentos básicos a serem adotados, a definição de produtos e resultados finais esperados e a elaboração de planos de ação.
Gabarito Certo. CHIAVENATO (2009) = 3 0.4»3 Planejamento operacional = O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com “o que fazer” e com o "como fazer” as atividades quotidianas da organização. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional está voltado para a otimização e maximização de resultados, enquanto o planejamento tático está voltado para a busca de resultados
satisfatórios. O planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Cada plano pode consistir em muitos subplanos com diferentes graus de detalhamento. No fundo, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização.
Certo
O planejamento operacional é elaborado pelos níveis organizacionais inferiores para o curto prazo, com foco nas atividades do dia a dia da empresa.
Assim, atividades como execução de projetos, estabelecimento de prazos, determinação de procedimentos básicos a serem adotados, definição de produtos e resultados finais esperados e, ainda, a elaboração de planos de ação setoriais são desenvolvidos dentro do planejamento operacional. Preocupa-se com “o que fazer” e com o “como fazer” as atividades cotidianas da organização. Os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos.
Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/administracao-geral-para-mpu-parte-8
definição de produtos para mim é estratégico.
Definição de responsáveis pela execução do projeto: DEFINE OS RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE.
Estabelecimento de prazos: ESTABELECE UM CURTO PRAZO.
Determinação de procedimentos básicos a serem adotados: DETERMINA AS OPERAÇÕES BÁSICAS.
Definição de produtos e resultados finais esperados: DEFINIÇÃO DOS FINS.
Elaboração de planos de ação. PLANOS DE AÇÃO.
GABARITO CERTO
definição de produtos é operacional?????????
definir um produto é definir o ramo de negocio - logo planejamento estrategico - questão com gabarito tosco
Errei pq pensei que definição de produtos e resultados finais esperados já vinha pronto do planejamento estratégico, o operacional vai criar um produto do nada? WTF ¬¬
Com relação ao planejamento organizacional e ao impacto do ambiente nas organizações, julgue o item subsequente.
A realização de plano de cargos e salários consiste em um dos produtos da área de planejamento tático.
Certo: íveis do Planejamento
O planejamento não ocorre da mesma forma em todos os níveis da organização. Dependendo do nível hierárquico, o planejamento terá características diferentes, com relação ao prazo, à abrangência e ao seu conteúdo.8
No nível estratégico, o enfoque deve ser global, ou seja, iremos analisar os grandes problemas que afetam a empresa como um todo. Nesse nível, a organização definirá seus objetivos gerais e genéricos. Depois, esses objetivos serão detalhados nos níveis abaixo (tático e operacional).
Imagine que você é o principal executivo de uma indústria de alimentos. Nesse caso, você, como ocupante do nível estratégico, terá de analisar o ambiente externo e decidir as diretrizes estratégicas para que a empresa tenha sucesso no longo prazo e sobreviva.
Quais serão os produtos que os consumidores desejarão nos próximos cinco anos? Que mercados crescerão mais? Será melhor investir em doces para crianças ou produtos dietéticos? Essas serão algumas das questões que você deverá analisar nesse nível.
Dessa forma, imagine que sua decisão foi investir em uma nova linha de barras de cereais para pessoas jovens e que sejam preocupadas com a estética. Para atingir esse objetivo, a empresa terá de montar uma fábrica nova e investir R$200 milhões.
Como veremos a seguir, essa decisão estratégica (de investir R$200 milhões em uma nova fábrica e entrar em um novo mercado) irá orientar o trabalho dos níveis inferiores.
Assim sendo, o nível abaixo – o tático ou gerencial – terá de tomar decisões e planejar seu próprio trabalho baseado nas decisões que o nível estratégico definiu.
Um gerente de Recursos Humanos dessa empresa, por exemplo, terá agora que iniciar seu plano tático, de forma a capacitar a empresa a abrir essa fábrica com pessoas contratadas, treinadas e motivadas para o trabalho, não é mesmo?
Portanto, esse gerente vai se basear nas decisões estratégicas para, na sua área, tomar as decisões que possibilitem à empresa atingir seus objetivos como um todo.
O mesmo acontecerá com um ocupante do nível operacional. Um supervisor de recrutamento e seleção terá o trabalho de mapear as áreas que necessitarão de funcionários e os perfis ideais de cada cargo, deverá buscar e selecionar essas pessoas na própria empresa ou no mercado de trabalho.
Portanto, ele irá planejar a execução daquela tarefa específica, daquela atividade de recrutamento, que foi derivada das decisões tomadas no nível estratégico e no nível tático.
Dessa forma, o planejamento estratégico se refere à organização de modo global e é focado no longo prazo.9 Esse tipo de planejamento tem uma visão forte no ambiente externo, ou seja, em como preparar a organização para os desafios do meio ambiente (economia, clientes, governos, concorrentes, fornecedores etc.). Os objetivos nesse nível devem ser mais gerais, ou seja, pouco detalhados.
Rennó (2013)
Pensei que os Planos de RH (da área do planejamento tático) fossem desdobrados em planos de cargos e salários (estes no planejamento operacional). Alguém saberia me responder isso?
LEMBREI-ME DAS POLÍTICAS QUE ESTÃO INSERIDAS NO PLANEJAMENTO TÁTICO. AS POLÍTICAS CONSTITUEM EXEMPLOS DE PLANOS TÁTICOS QUE FUNCIONAM COMO GUIAS GERAIS DE AÇÃO, ORIENTAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO. AS POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS SÃO DIVIDIDAS EM POLÍTICAS DE CARGOS (carreira), DE SELEÇÃO (recrutamento), DE REMUNERAÇÃO, DE BENEFÍCIOS, DE TREINAMENTO, DE SEGURANÇA, DE SAÚDE...
GABARITO CERTO
A realização de plano de cargos e salários consiste em um dos produtos da área de planejamento tático. CORRETA
Se essa questão está correta, por que a questão abaixo também foi considerada correta?
Q277523 - Os planos relacionados à área de gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, treinamento, plano de cargos e salários, promoções e capacitação são desdobramentos operacionais do planejamento estratégico. CESPE CORRETA 2012
Não consigo aceitar o gabarito.
realização de plano de cargos e salários é o RH que faz e RH é planejamento tático.
Com relação ao planejamento organizacional e ao impacto do ambiente nas organizações, julgue o item subsequente.
Entre as atribuições do profissional de planejamento operacional inclui-se a elaboração de políticas e diretrizes para a organização.
ERRADO.: O planejamento tático deve observar as diretrizes gerais estipuladas no planejamento estratégico e determinar os objetivos específicos de cada unidade ou departamento.
Dessa forma, os gerentes devem detalhar os objetivos de cada setor (Gerência de Finanças, por exemplo) para que os objetivos estratégicos da empresa se realizem. Um planejamento tático costuma ser focado no médio prazo.
Já o planejamento operacional irá determinar as ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização. Seus objetivos são bem detalhados e específicos.
Esse planejamento também é um desdobramento do planejamento tático, pois irá estabelecer como as tarefas devem ser cumpridas para que, somadas, os objetivos táticos (e os estratégicos) sejam atingidos. Nesse nível, o planejamento é focado no curto prazo e é constantemente revisto.
Vamos ver como isso já foi cobrado?
1. (Cespe/Serpro/Gestão empresarial/2008) Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização.
Não existe esse consenso. Como já mencionamos anteriormente, Chiavenato12 acredita que o planejamento se inicia com a definição dos objetivos. Já Oliveira13 acredita que este se inicia com o diagnóstico estratégico.
Dessa forma, não existe um consenso sobre a ordem dessas fases. O gabarito é questão errada.
FONTE: 12 Chiavenato, 2010.
13 Oliveira, 2007.
Errado
Segundo Oliveira (1995), os objetivos, estratégias e políticas são estabelecidas no planejamento estratégico, que busca estabelecer um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com seu ambiente.
Elaboração de políticas e diretrizes é no planejamento estratégico.
Errado
A questão se refere ao planejamento estratégico.
POLÍTICAS E DIRETRIZES ESTÃO INSERIDAS NO PLANEJAMENTO TÁTICO.
Diretrizes. São princípios estabelecidos para possibilitar o alcance dos objetivos pretendidos pela organização. Como os objetivos são fins, as diretrizes servem para balizar os meios adequados para atingi-los e canalizar as decisões. Existem diretrizes de pessoal (como recrutar e selecionar candidatos), diretrizes de compras (como fazer seleção de fornecedores) etc.
Políticas. São afirmações genéricas baseadas nos objetivos organizacionais e que funcionam como guias orientadores da ação administrativa. Proporcionam marcos ou limitações - embora flexíveis e elásticos - para demarcar as áreas dentro das quais a ação administrativa deverá se desenvolver. São genéricas e utilizam verbos como: manter, seguir, usar, prover, assistir etc. As mais comuns são as políticas de recursos humanos (como tratar os funcionários da organização), as políticas de vendas (como tratar a clientela), as políticas de preços (como manejar preços diante do mercado) etc.
TRATA-SE DO DESDOBRAMENTO DO NÍVEL ESTRATÉGICO.
GABARITO ERRADO
Fonte: Adm.Geral e Pública - Chiavenato 4ªed. 2016.
[ERRADO]
Políticas = Planejamento Tático
A realização de descentralização é mais recomendada em situações de certeza e estabilidade do que em momentos de incerteza e instabilidade.
Estratégia Empresarial...
Como a estratégia reflete o comportamento da empresa face ao seu ambiente, ela pode mudar o grau de centralização / descentralização conforme as oportunidades, ameaças, restrições, coações e contingências.
Quanto maiores as ameaças e problemas (Incertezas) para a empresa, mais Centralizadas tendem a ser as Decisões Dentro da Empresa. Ameaças e problemas complexos exigem respostas precisas e rápidas, que podem ser mais facilmente obtidas através da Centralização.
"A realização de descentralização é mais recomendada em situações de certeza e estabilidade do que em momentos de incerteza e instabilidade". certa, porém está é a visão antiga, como afrima chiavenato, tga 2004:
a descentralização é enfatizada em tempos de mudança e de emergências.
Em tempos de estabilidade. Os neoclássicos preferem a descentralização em épocas de certeza e previsibilidade. Para eles, em situações de risco, de crise ou de dificuldade, a autoridade costuma ser centralizada no topo enquanto durar a emergência e a descentralização somente voltará quando o perigo já tiver sido ultrapassado. Essa visão é criticada e hoje
Para os neoclássicos, a descentralização é mais recomendada para ambientes de certeza e estabilidade. Contrariamente, em situações de risco, de crise ou de dificuldade, a autoridade costuma ser centralizada no topo enquanto perdurar a situação.
Fique Atento!
Esse aspecto é um pouco controverso, pois, atualmente, alguns autores afirmam que quanto mais complexo, mais descentralizado tende a ser o poder, devido à impossibilidade de um único gerente centralizar todas as decisões, em virtude da complexidade do ambiente e dos assuntos a ele inerentes.
Mas não vamos entrar nessa discussão pessoal. Para nós, o que importa é o entendimento da banca. Assim, conforme indica a questão recente (2011), o CESPE considera que para tempos de certeza e estabilidade, é indicada a descentralização, do que se pode inferir que, para a banca, em tempos de instabilidade e incerteza deve ser adotada a centralização.
Ponto dos Concursos
Há quatro elementos que concorrem para aumentar a Descentralização:
1 - Complexidade dos problemas organizacionais.
2 - Delegação de autoridade.
3 - Mudança e incerteza.
4 - Em tempos de Estabilidade.
A questão está relacionada ao quarto elemento que diz, segundo Chiavenato:
Em tempos de Estabilidade - os neoclássicos preferem a descentralização em épocas de certeza e previsibilidade. Para eles, em situações de risco, de crise ou de dificuldade, a autoridade costuma ser centralizada no topo enquanto durar a emergência e a descentralização somente voltará quando o perigo já tiver sido ultrapassado. Essa visão é criticada e hoje a descentralização é enfatizada em tempos de mudança e de emergências.
Fonte: Chiavenato, Idalberto - Introdução à Teoria Geral de Administração, 7ª ed, Elsevier, 2003, pág. 163.
Essa questão tinha que ser anulada! Em nenhum momento diz que é se de acordo com os Neoclássicos!
Como o nosso colega colocou, Chiavenato descreve:
"Em tempos de Estabilidade - os neoclássicos preferem a descentralização em épocas de certeza e previsibilidade. Para eles, em situações de risco, de crise ou de dificuldade, a autoridade costuma ser centralizada no topo enquanto durar a emergência e a descentralização somente voltará quando o perigo já tiver sido ultrapassado. Essa visão é criticada e hoje a descentralização é enfatizada em tempos de mudança e de emergências. "
Fonte: Chiavenato, Idalberto - Introdução à Teoria Geral de Administração, 7ª ed, Elsevier, 2003, pág. 163.
Hoje é justamente o oposto! Descentralização é mais recomendada em ambientes dinâmicos. Como a questão não menciona "de acordo com o entendimento da escola neoclássica", deveria ter sido anulada.
Há quatro elementos que concorrem para aumentar a Descentralização:
1 - Complexidade dos problemas organizacionais.
2 - Delegação de autoridade.
3 - Mudança e incerteza.
4 - Em tempos de Estabilidade.
Em tempos de Estabilidade - os neoclássicos preferem a descentralização em épocas de certeza e previsibilidade. Para eles, em situações de risco, de crise ou de dificuldade, a autoridade costuma ser centralizada no topo enquanto durar a emergência e a descentralização somente voltará quando o perigo já tiver sido ultrapassado. Essa visão é criticada e hoje a descentralização é enfatizada em tempos de mudança e de emergências.
Fonte: Chiavenato, Idalberto - Introdução à Teoria Geral de Administração, 7ª ed, Elsevier, 2003, pág. 163.
SERIA COMO NO ESTADO DE DEFESA, QUE É DECRETADO PARA PRESERVAR OU RESTABELECER, EM LOCAIS RESTRITOS E DETERMINADOS, A ORDEM PÚBLICA OU A PAZ SOCIAL AMEAÇADAS POR GRAVE E IMINENTE INSTABILIDADE INSTITUCIONAL. NESTE CASO, REPRESENTA SITUAÇÕES DE RESTRIÇÃO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM NOME DA PRESERVAÇÃO DO PRÓPRIO ESTADO.
GABARITO CERTO
Descentralização: tomada de decisões é feita não só pela cúpula, mas está pulverizada pela empresa.
Em situações de estabilidade, com tarefas padronizadas, pode-se deixar o funcionário tomar as decisões, pois os problemas são conhecidos.
Em situações de instabilidade, os obstáculos que aparecem não são conhecidos, então tomar decisões é arriscado, pode acarretar perdas maiores. Nesse caso, é melhor que a cúpula, geralmente composta por funcionários mais experientes, tomem as decisões.
Gabarito: certo.
Matéria maluca, aprendemos que a incerteza nunca é eliminada. Logo, se a incerteza nunca é eliminada quer dizer que ela está sempre presente, e se a incerteza é sempre presente não existiria nenhum momento recomendado para fazer descentralização de acordo com esse raciocínio da questão.
As ações compreendidas no planejamento tático de uma organização incluem a elaboração do plano de recursos humanos.
nivel estratégico - habilidades conceituais
nivel tático - habilidades humanas e TÉCNICA
nível operacional - habilidade técnica
TRATA-SE DE PLANOS TÁTICOS QUE ENVOLVEM:
PLANOS DE PRODUÇÃO: Envolvendo métodos e tecnologias necessárias para o trabalho, arranjo físico do trabalho e equipamentos.
PLANOS FINANCEIROS: Envolvendo captação e aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização.
PLANOS DE MARKETING: Envolvendo os requisitos de vender, distribuir bens e serviços no mercado e atender ao cliente.
PLANOS DE RECURSOS HUMANOS: Envolvendo recrutamento, seleção, treinamento das pessoas nas várias atividades dentro da organização.
GABARITO CERTO
c ertíssima
Falou recursos humanos, lembra de planejamento tático
cai mto em prova, inclusive com pegadinha
nivel estratégico: habilidades conceituais
nivel tático: habilidades humanas e técnica
nível operacional:habilidade técnica
Gab: C
O PLANEJAMENTO TÁTICO é o desdobramento do plano estratégico, envolvendo um período de médio prazo e áreas funcionais como:
v Recursos Humanos,
v Financeiro,
v Material,
v Tecnologia da informação etc.
Fonte: Gran Cursos
Planejamento Estratégico ----> Resulta em um Plano Estratégico.
Planejamento Intermediário ou Tático ----> Resulta em Plano de Marketing, recursos humanos, financeiro.
Planejamento Operacional -----> Resulta em Planos operacionais ou Planos de ação.
Escolha a seqüência correta que complete o sentido do texto abaixo, e assinale a letra correspondente:
RESPOSTA: D I - planejamento, II - objetivos, III - decidindo, IV - recursos, V - alcançá-los
PLANEJAMENTO é a primeira função administrativa, definindo OBJETIVOS para o futuro desempenho organizacional e DECIDINDO sobre os RECURSOS e tarefas necessários para ALCANÇÁ-LOS adequadamente.
A FUNÇÃO PLANEJAMENTO DEFINE OS OBJETIVOS E DECIDE SOBRE OS RECURSOS.
DEFINIÇÃO ADOTADA POR CHIAVENATO EM SEUS LIVROS.
"Legalizando processos e tarefas ? " - Letra D
Não entendi o porque do gabarito. Ao meu ver, está correta a assertiva A .
Letra D, também tinha errado essa. Pensei que fosse a letra A.
Escolha, dentre as opções abaixo, aquela que preenche a lacuna e torna o texto verdadeiro.
A ______________ é um processo de trabalho, dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções integradas para os problemas administrativos.
A Análise administrativa é um processo de trabalho dinâmico e permanente que tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudos das causas e estudar soluções integradas para os problemas administrativos,envolvendo, portanto a responsabilidade basca de planejar as mudanças aperfeiçoando o clima e a estrutura organizacionais assim como os processos e os métodos de trabalhar.
Assim para sua maior eficácia, a análise administrativa deve ser realizada por mo da adoção de uma metodologia que procure o constante aperfeiçoamento das práticas de trabalho e a renovação organizacional condições indispensáveis à sobrevivência de uma empresa na sociedade contemporânea de grandes, complexos e rápidas mudanças em todos os setores.
Aplicações da analise administrativa
A analise administrativa tem um amplo campo de aplicações, dentro das grandes organizações podendo ser levada a efeito , entre outros objetivos, para:
Aprovar uma estrutura organizacional, seja de uma empresa, de um departamento, uma fábrica ou outra unidade qualquer da organização, de nível setorial:
Desenvolver equipes fortalecendo as características do trabalho em grupo, identificação das políticas da organização e atividade afins
Avaliar como feedbek pesquisas de climas organizacionais
ANÁLISE ADMINISTRATIVA: é um processo de trabalho dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções integradas para os problemas administrativos, envolvendo, portanto, a responsabilidade básica de planejar as mudanças, aperfeiçoando o clima e a estrutura organizacional, assim como os processos e métodos de trabalho. (CURY, 2000, p. 271).
DICA: Diagnóstico sempre está ligado a análise, só podemos diagnosticar algo se fizermos uma análise constante da realidade ;)
Que o Senhor nos conceda a vitória!
ANÁLISE ADMINISTRATIVA: é um processo de trabalho dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções integradas para os problemas administrativos, envolvendo, portanto, a responsabilidade básica de planejar as mudanças, aperfeiçoando o clima e a estrutura organizacional, assim como os processos e métodos de trabalho. (CURY, 2000, p. 271).
PAGAMENTO somente após regular liquidação, que pela tabela contem o valor de R$ 42M.
Bons estudos,
O processo de verificação que certifica se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos denomina-se:
Gabarito C: 33.1 CONCEITO DE CONTROLE
A palavra controle pode assumir vários e diferentes significados. Quando se fala em
controle, pensa-se em significados como frear, cercear, regular, conferir ou verificar,
exercer autoridade sobre alguém, comparar com um padrão ou critério. No fundo, todas
essas conotações constituem meias-verdades a respeito do que seja o controle. Contudo,
sob um ponto de vista mais amplo, os três significados mais comuns de controle são:1
1. Controle como função restritiva e coercitiva. Utilizada no sentido de coibir ou
restringir certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos
pela comunidade. Nesse sentido, o controle assume um caráter negativo e
restritivo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição
e manipulação. É o chamado controle social aplicado nas organizações e nas sociedades
para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.
CHIAVENATO (2009)
Letra (c)
O controle é a função administrativa que busca verificar se os resultados se ajustam ao que foi planejado. Consiste na verificação se a atividade está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. Em resumo, a finalidade do controle é assegurar que o objetivo almejado seja alcançado, mesmo na ocorrência de situações que causem um “desvio” do que inicialmente foi planejado, organizado e dirigido.
Assim como qualquer processo, o controle também possui etapas. Quais sejam: estabelecimento de padrões e critérios; observação do desempenho – também chamado de monitoramento ou acompanhamento; comparação do desempenho com o padrão estabelecido; e ação corretiva.
Herbert Almeida
LETRA C CORRETA
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
Letra C.
Comentário:
A descrição trazida pela questão está de acordo com a fase de controle do processo administrativo.
Em outras palavras, o processo de controle trata de verificar se a execução está sendo realizada de acordo com o que
foi planejado pela organização, para que seja possível a retroação de informações para uma nova fase de planejamento
organizacional.
Neste mesmo sentido, uma questão de concurso já pediu que o candidato relacionasse com qual fase do processo
administrativo o planejamento está mais intimamente relacionado. A resposta era: controle!
Justamente por conta do feedback informacional que este proporciona ao planejamento.
Relembrando, o processo administrativo é composto de 4 partes:
Planejamento: é a função através da qual as atividades a serem realizadas são desenhadas e os resultados a serem
obtidos são fixados;
Organização: trata-se da função de organizar os recursos disponíveis para que tudo aquilo que foi planejado possa ser
executado.
Direção: é a função de dirigir e coordenar a execução dos trabalhos que foram planejados, para que os objetivos da
organização possam ser atingidos.
Controle: trata-se da função administrativa na qual os resultados obtidos pela direção/execução são analisados em
função daquilo que havia sido planejado.
GABARITO: C.
Prof. Carlos Xavier
CONTROLE - A finalidade do controle e assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle está na veracidade se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos determinados e o resultados desejados.
Controlar
“Assegurar a realização de objetivos”
Definir padrões de desempenho.
Monitorar o desempenho.
Comparar resultados com previsões – avaliar.
Corrigir falhas e melhorar.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
Existem três tipos de controle que uma organização deve conhecer e se possível aplicá-los na produção de seus produtos, são: controle preventivo, controle simultâneo e controle por feedback.
▪ O controle preventivo (a priori, feedfoward, preliminar) identifica e previne os desvios antes de eles ocorrerem. Este tipo de controle foca nos recursos humanos, matérias e financeiros que entram na empresa. Seu propósito é certificar que a qualidade da entrada seja o suficiente para evitar problemas futuros.
▪ O controle simultâneo (concomitante) monitora as atividades continuas dos funcionários para certificar-se de que elas estão consistentes com os padrões que a empresa estipula. Os funcionários, como estão constantemente monitorando as medidas, checam se tudo está dentro dos padrões e se não estão sendo cumprido, o funcionário mesmo faz as correções necessárias ou adverte o problema para a pessoa apropriada. Este tipo de controle é muito usado para controle de estoque.
▪ O controle por feedback (a posteriori, retroação) foca nas saídas do produto da organização, mais especificamente ele mede a qualidade do produto final. Este controle é usado por empresas que produzem eletrodomésticos, pois antes de ser colocada à venda nas lojas é feita uma intensa inspeção do produto.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para a UFC - Volume 03
Letra C- Controle.
A respeito da liderança, assinale a opção que pode ser considerada incorreta, segundo as teorias mais contemporâneas da Administração.
Gabarito D: raços de personalidade
A primeira abordagem sobre a liderança é da década de 1940 e descreve o líder como aquele que possui características ou traços que o diferencia dos não líderes. Um traço é uma qualidade, uma característica que a pessoa possui. Dessa forma, a liderança era considerada algo nato, não podendo ser desenvolvida.
Os traços mais comumente apontados pelas pesquisas foram:
• traços físicos;
• traços intelectuais;
• traços sociais;
• traços relacionados com a tarefa.
A liderança pode ser ensinada e aprendida por todos os indivíduos, como qualquer outra função gerencial???
Tá certa?
Gabarito: Letra D
-----------------------------
Marquei erroneamente a letra A. Pesquisei e percebi que, realmente, a liderança pode ser aprendida...
---------------------------------
Liderança pode ser ensinada e aprendida?
Ao contrário do que se acreditava no passado, pesquisas minuciosas e a própria prática gerencial do dia a dia comprovaram que a liderança é passível de ser ensinada, adquirida e desenvolvida. Nesse processo o treinamento desempenha papel vital e insubstituível. No entanto, é preciso ressaltar que nem todos aprendem com a mesma facilidade, pois isso varia de pessoa a pessoa.
Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/10383/todos-tem-aptidao-para-liderar.html
A) A liderança pode ser ensinada e aprendida por todos os indivíduos, como qualquer outra função gerencial. - CORRETO
B) A liderança efetiva gera comprometimento e entusiasmo entre os liderados para o alcance de objetivos comuns. - CORRETO
C) A liderança é um fenômeno grupal. - CORRETO
D) A liderança verdadeira é inata ao indivíduo. – INCORRETO – GABARITO (Segundo as teorias mais contemporâneas isso é incorreto, a Teoria dos traços é que preconizava tal afirmativa)
E) Grande parte do poder do líder encontra-se no grupo em que lidera. - CORRETO
Assinale a única opção que não pode ser considerada como fase do processo de controle.
Gabarito A: O PROCESSO DE CONTROLE
A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. Nesse sentido, o controle consiste basicamente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente
determinado. O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases, a saber:
1. Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho.
2. Avaliação ou mensuração do desempenho atual.
3. Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos.
4. Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.
O processo de controle se caracteriza pelo seu aspecto cíclico e repetitivo. Na verdade, o controle deve ser visualizado como um processo sistêmico em que cada etapa influencia eé influenciada pelas demais.
FONTE: CHIAVENATO (2009)
Oi Vanessa, acho que essa Questao foi mal redigida. Analise de Cenario tipifica o Controle. Tanto que no gabarito do Chiavenato mostra que o processo de controle e composto por" Avaliação ou mensuração do desempenho atual". Para haver avaliacao tem que haver Analise de Cenario. Realmente nao da para engolir este gabarito do Chiavenato . Nem a formulacao da questao.
Análise do cenário = planejamento estratégico.
Gilberto Jr. A questão usa a nomenclatura consagrada, e na literatura de Administração a análise de cenário é típica do planejamento.
Letra A.
Comentário:
O processo de controle é a função administrativa na qual os resultados obtidos pela direção/execução dos trabalhos são
observados e analisados em função daquilo que havia sido planejado. Tipicamente, os resultados dos processos de controle
servem para realimentar o processo de planejamento e também para ações corretivas.
A única alternativa que não se relaciona com isso é a análise de cenários, que acontece nos processos de planejamento.
Quanto às outras alternativas, vamos analisar o seu conteúdo:
O estabelecimento de padrões é importantíssimo para o controle, pois são os padrões que vão servir de base para a
avaliação do desempenho, típica do controle.
A observação do desempenho é parte integrante do controle. É com base nos padrões estabelecidos e no desempenho
observado que se realiza a comparação do desempenho aferido com o padrão estabelecido.
Por fim, pode ou não haver ação corretiva, mas não há dúvida de que ela é uma consequência direta do processo de
controle e que ocorre antes de um novo processo de planejamento.
GABARITO: A.
Prof. Carlos Xavier
Gabarito A.
Análise de cenário = Planejamento estratégico.
Gab. A
Para poder efetuar o controle, é necessário realizar algumas atividades, que têm uma seqüência lógica. Dependendo do autor que a banca organizadora utilizar, o processo pode conter 3, 4 ou 6 etapas. Essas as fases estão todas relacionadas e devem ser vistas como um processo cíclico.
1) estabelecimento de objetivos/metas (o que se pretende alcançar com o controle);
2) definição dos padrões de desempenho (para poder identificar um problema, é necessário primeiro estabelecer o que é o correto);
3) avaliação ou mensuração do desempenho atual (obtenção de informações
de como o trabalho está sendo executado);
4) comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos;
5) identificação de erros / problemas / desvio;
6) ação corretiva / decisão / ação.
GIOVANNA CARRANZA - ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Editora jusPODIVM, 6ª ed. pag. 292.
LETRA A CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
GABARITO: LETRA A
FASES DO CONTROLE
O controle é um processo cíclico composto por quatro fases, a saber:
1. Estabelecimento de padrões ou critérios. Os padrões representam o desempenho desejado. Os critérios representam normas que guiam as decisões. São balizamentos que proporcionam meios para se definir o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. São os objetivos que o controle deverá assegurar. Os padrões são expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou de índices.
2. Observação do desempenho. Para se controlar um desempenho deve-se pelo menos conhecer algo a respeito dele, O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos e funciona de acordo com a informação que recebe. A observação ou verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado.
3. Comparação do desempenho com o padrão estabelecido. Toda atividade proporciona algum tipo de variação, erro ou desvio. Deve-se determinar os limites dentro dos quais essa variação será aceita como normal.
Nem toda variação exige correções, mas apenas as que ultrapassam os limites da normalidade. O controle separa o que é excepcional para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou nos desvios.
Para tanto, o desempenho deve ser comparado ao padrão para verificar eventuais desvios. A comparação do desempenho com o padrão estabelecido é feita por
meio de gráficos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas etc. Esses meios de apresentação supõem técnicas à disposição do controle para que este tenha maior informação sobre aquilo a ser controlado.
4. Ação corretiva. O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões definidos para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira. Variações, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas. A ação corretiva visa fazer com que aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer.
AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO.
Q108660 Ano: 2010 Banca: FUMARC Órgão: CEMIG-TELECOM Prova: FUMARC - 2010 - CEMIG-TELECOM - Analista Administrativo
Escolha, dentre as opções abaixo, aquela que preenche a lacuna e torna o texto verdadeiro.
A ______________ é um processo de trabalho, dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções integradas para os problemas administrativos.
Alternativas
A intervenção planejada
B racionalização sistêmica
C análise mutacional (CERTA)
D análise administrativa
ANÁLISE DO CENÁRIO = PLANEJAMENTO
ANÁLISE MUTACIONAL/SITUACIONAL = CONTROLE
Em relação à estrutura e ao processo organizacional e à organização administrativa, julgue o item a seguir.
A elaboração de indicadores é uma das atividades próprias do processo organizacional desenvolvidas na fase de planejamento.
O indicador é o núcleo de um planejamento, pois fornece a medida por meio da qual a organização, insituição ou área se guiará.Indicadores representam ferramentas de medição de determinado resultado, comunicando o mecanismo através do qual o desempenho do objetivo será mensurado.
O indicador, portanto, é o termômetro do desempenho.
A analogia pode ser esclarecedora. Como um profissional da saúde consegue verificar se um paciente encontra-se com febre? A resposta comporta diversas alternativas, sem, preliminarmente, um juízo de valor sobre qual seria a mais adequada: (1) Pelo exame das características faciais do pacientes (palidez, olhar arqueado, debilidade, prostração etc.); (2) Pelo nível da temperatura, obtida por meio do tato da mão do profissional junto à testa do paciente; (3) Pela utilização de uma ferramenta específica (termômetro).
Todos podem ser indicadores da verificação de febre num paciente, mas aquele que mensura com maior precisão se e qual a intensidade da febre do paciente é o termômetro. Portanto, este é o indicador recomendável para o objetivo de verificar a existência de febre.
Fonte: www.estrategiaemfoco.com.br
Conceitos de indicadores de desempenho:
"Um indicador de desempenho deve ser uma forma objetiva de medir a situação real contra um padrão previamente estabelecido e consensuado. Ele só deve fazer sentido e ser utilizado pelo profissional completamente responsável por ele". (Carvalho apud De Rolt, 1998).
"São aqueles que medem diretamente os desempenhos relacionados às necessidades dos clientes e dos diferentes processos da empresa". (SEBRAE, 1995).
"Gerenciar é controlar e agir corretamente. Sem controle não há gerenciamento. Sem medição não há controle". (Juran, 1992).
É tudo aquilo que se quer medir, ou seja, é a representação quantificada de uma informação". (Oliveira, Formoso e Lantelme, 1995).
"É o termômetro que permite à alta administração e aos acionistas ascultar o diálogo ambiente externo/empresas, particularmente aquele exercido entre as linhas de negócios e seus clientes/consumidores". (Gil, 1992).
"São sinais vitais da organização, ou é a quantificação de quão bem as atividades dentro de um processo ou de seu output atingem a meta específica". (Hronec, 1994).
"São elementos que medem níveis de eficiência e eficácia de uma organização, ou seja, medem o desempenho dos processos produtivos, relacionados à satisfação dos clientes". (De Rolt, 1998).
Um sistema de indicadores deve estar estruturado de forma a fornecer informações claras e concisas, adequadas ao usuário das mesmas. A chave do aperfeiçoamento é a medida do nível atual de qualidade e, a partir daí, o estabelecimento de um processo que efetivamente eleve este nível. Sistema de indicadores eficaz ajuda a desvendar o relacionamento entre a empresa ou o processo e seus clientes. A preocupação básica é saber se o cliente está satisfeito, e o que podemos fazer para melhorar.
Os indicadores de desempenho podem ser utilizados para:
Segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009):
O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de
significado particular e utilizada para organizar e captar as informações
relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um
recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do
aspecto observado.
A EXECUÇÃO É NA FASE DO CONTROLE, MAS SUA ELABORAÇÃO É FEITA NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, EM QUE É ESTABELECIDO O CONTROLE DE AVALIAÇÃO.
PROCESSO DE UM PLABNEJAMENTO ESTRATÉGICO
FASE I: DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
- IDENTIFICAÇÃO DA VISÃO
- DEFINIÇÃO DOS VALORES
- ANÁLISE EXTERNA
- ANÁLISE INTERNA
- ANÁLISE DOS CONCORRENTES
FASE II: MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO
- ESTABELECIEMTNO DA MISSÃO
- ESTABELECIEMTNO DE PROPÓSITOS ATUAIS E POTENCIAIS
- ESTRUTURAÇÃO E DEBATE DE CENÁRIOS
- ESTABELECIMENTO DE POSTURAS ESTRATÉGICAS
- ESTABELECIMENTO DE MACROESTRATÉGIAS E MACROPOLÍTICAS
FASE III: INSTRUMENTOS PRESCRITIVOS E QUANTITATIVOS
- ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS, DESAFIOS E METAS
- ESTABELECIMENTO DE ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS FUNCIONAIS
- ESTABELECIMENTO DE PROJETOS E PLANOS DE AÇÃO
- ESTABELECIMENTO DE PROJEÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS (ORÇAMENTO)
FASE IV: CONTROLE DE AVALIAÇÃO
- ESTABELECIMENTO DA ANÁLISE DE INDICADORES DE DESEMPENHO
- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
- ANÁLISE DOS DESVIOS
- TOMADA DE DECISÃO CORRETIVA
GABARITO CERTO
O modelo de administração gerencial no Brasil
Repetida 3X essa questão.
Entre as funções administrativas no processo organizacional, o controle compreende a
Etapas do CONTROLE
1) Estabelecimento de Objetivos ou Padrões;
2) Avaliação ou mensuração do desempenho atual
3) Comparação do desempenho atual com os objetivos e padrões
estabelecidos;
4) Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios;
Palavrinhas do Bem para Controle: definir padrões, medir e monitorar resultados, comparar desempenhos, corrigir falhas.
Gabarito D
As quatro fases do processo de controle são:
- definição de padrões (estabelecer o que é esperado como resultado)
- monitoramento do desempenho (coletar informações determinando o que será medido)
- comparação do resultado com o padrão
- medidas corretivas (corrigir erros e padronizar acertos)
Palavras do bem para controle: "padrão", "comparação" e "correção de desvio".
Controle: Controle é a função administrativa que verifica se o que está sendo executado obedece ao que está planejado e organizado, para identificar erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição. Esta função se aplica tanto a coisas quanto a pessoas. Para que a função de controle possa efetivamente se processar e aumentar a eficiência do trabalho, é fundamental que o estabelecido ou determinado esteja perfeito, claramente explicado. Esta diretamente ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções para garantir que os resultados sejam satisfatórios, os principais pontos da função de controle são:
- Definição de Padrões de Desempenho;
- Medição de Resultados;
- Avaliação de Resultados
- Correção de Desempenho
Bons Estudos e FORÇA!!!
Controlar é acompanhar o que está sendo feito, mensurar, comparar com o planejamento e corrigir quando necessário para que os objetivos sejam alcançados.
Na verdade, a resposta descreve as quatro etapas do processo de controle:
1. Estabelecimento de Objetivos ou Padrões: determinaçao das metas para a atividade ou tarefa;
2. Monitoramento do desempenho atual: Avaliação ou mensuração do desempenho atual, com base em coleta de informações;
3. Comparação do desempenho atual com os objetivos e padrões estabelecidos: análise dos resultados, comparando os aos objetivos traçados;
4. Medidas corretivas para corrigir possíveis desvios: verificar os erros e corrigí-los, para que nao se repitam ou ver o que deu certo e manter
Não se deve confundir a fase de CONTROLE com a fase de PLANEJAMENTO. Chiavenato define assim o controle: ''No processo administrativo o controle tem como peculiaridade a capacidade de interagir com as outras fases do processo administrativo - planejamento, organização, direção. Podendo ser segregado em quatro etapas: o controle requer um objetivo, um fim predeterminado que direcione-o ao estabelecimento de determinado padrão; o controle requer o estabelecimento de padrões de desempenho que possam ser mensurados e auferidos; o controle requer a comparação entre os objetivos traçados - na fase do PLANEJAMENTO - e o que fora realmente alcançado; o controle, por último, realiza correções que possibilitem evitar a prática de erros, influenciando, muitas vezes, o planejamento, a organização e a direção organizacional'' BONS ESTUDOS!
CONTROLE:
>DEFINIR PADRÕES
>MONITORAR O DESEMPENHO
>AVALIAR O DESEMPENHO
>AÇÕES CORRETIVAS
Mesquitinha não poderia ser a letra E
E) definição de metas, controle de processos, correção de procedimentos e feedback do processo
definição de metas é da parte do PLANEJAMENTO
a)direção
C)Planejamento
Quando na questão tiver palavras como: avaliação do desempenho, comparação e ação corretiva. Falo em controle.
Deus é bom!
LETRA D CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
O processo de controle é formado por quatro etapas:
As quatro fases do processo de controle são:
durante o processo
- definição de padrões (estabelecer o que é esperado como resultado)
- monitoramento do desempenho (coletar informações determinando o que será medido)
após o processo
- comparação do resultado com o padrão
- medidas corretivas (corrigir erros e padronizar acertos)
O modelo de administração gerencial no Brasil
Chamo atenção para a Letra A, no que diz respeito a Orçamento Base Zero. Esse orçamento é o que Bolsonaro pretende implantar em 2020.
1° Reforma - 1934 - Getulio Vargas BUROCRÁTICA
De: Patrimonialista ....Para: Burocrática
Marco: DASP (Departamento de Administração do Serviço Público)
Foco em: Administração de Pessoas, Materiais e Orçamento
2° Reforma - 1967 - Regime Militar GERENCIAL (milagre econômico)
De: Burocrática ......Para: Gerencial
Marco: Decreto-Lei 200/1967
Foco em: Administração Direta e Indireta
programa nacional de desburocratização/programa nacional de desestatização/agencias reguladoras/banco central
RETROCESSO
1988 - Constituinte
De: Gerencial .....Para: Burocrática
Marco: CF 1988
Foco em: Controle Burocrático
excesso de formalismo/impessoalidade/controle dos meios
3° Reforma - 1995 - Governo Fernando Henrique Cardoso - GERENCIAL
De:Burocrática.....Para:Gerencial
Marco:PDRAE (Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado)
Foco: NGP (Nova Gestão Pública)
Gerencialismo - A partir da década de 90( marco Plano Diretor de Reforma do aparelho do estado ) - FHC. O foco era sempre os resultados, o cidadão, além de ser multifuncional e capaz de flexibilizar as relações de trabalho.
Falou em Autonomia = MODELO GERENCIAL
O planejamento a longo prazo tende a ser mais preciso do que aquele feito a curto prazo, por causa dos procedimentos e das técnicas para predizer condições e eventos possíveis.
Gabarito: ERRADO
O Planejamento Operacional,(a curto prazo) é mais preciso. No Planejamento Estratégico existem variáveis incontroláveis, como por exemplo o ambiente externo, que podem levar riscos à organização, aumentando as incertezas e diminuindo a precisão...
Bons estudos!
Planejamento a longo prazo NÃO é mais preciso que o do curto prazo, haja vista as constantes transformações ,
gabarito ERRADO.
QUANTO MAIOR O PRAZO, MAIOR SERÁ O GRAU DE INCERTEZA E IMPREVISIBILIDADE.
GABARITO ERRADO
Sobre os planejamento e a relação com os níveis organizacionais, temos:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Visão: sistêmica, global;
prazo de execução: de longo prazo (voltado para o futuro);
assunto: genérico;
Risco: maior risco; Incerteza.
exemplos: missões, valores, diagnósticos, macropolíticas, visão.
PLANEJAMENTO TÁTICO
Visão: por unidades/setores/departamentos;
prazo de execução: médio prazo;
assunto: setorial;
risco: médio risco;
exemplos: planos funcionais: marketing, financeiro, RH e produção.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Visão: específico por operação;
prazo de execução: curto prazo (dia a dia)
assunto: específico;
risco: baixo risco;
exemplos: procedimentos, orçamentos, programas, regras e regulamentos.
Logo, de acordo com as características acima, os planejamento de longo prazo são mais genéricos que os planejamentos de curto prazo que por sua vez são mais específicos pois trabalham com as operações.
Gabarito: Errado
O plano de nível estratégico trabalha em cima das decisões dos executivos de alto nível, sendo o principal motor do pensamento a longo prazo.
O plano de nível estratégico trabalha em cima das decisões dos executivos de alto nível, sendo o principal motor do pensamento a longo prazo.
O plano de nível estratégico trabalha em cima das decisões dos executivos de alto nível, sendo o principal motor do pensamento a longo prazo.
O processo de dispor os recursos em uma estrutura que facilite a realização dos objetivos da administração chama-se
segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações, que costumam se classificar desde micro - organizações, a pequenas, a médias, a grandes e até mega - organizações.
Segundo Robbins (1990), a organização é "uma entidade social conscientemente coordenada (liderada, vide liderança), com uma fronteira relativamente identificável, que funciona numa base relativamente contínua para alcançar um objectivo e/ou objectivos comuns". Uma organização é constituída por pessoas – para que ela mude, também as pessoas têm que mudar. No entanto, o ser humano é único e, como tal, cria o seu próprio pensamento individual, quer por antecipação, quer por reacção. A forma como estes pensamentos e correspondentes acções se reflectem no contexto organizacional poderá ganhar uma dimensão tal, que torna a reacção do sistema imprevisível .1
Definir recursos ---> Planejamento Alocar/Dispor recursos ----> Organização
Dispor de recursos para poder realizar ... ORGANIZAÇÃO
PLANEJAMENTO “é decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.”
Podemos destacar 2 tipos principais de planejamento administrativo:
planejamento especial - é o que, atingindo seu objetivo, deixa de ser utilizado.
planejamento geral - é usado, muitas vezes, de forma permanente.
ORGANIZAÇÃO: “é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.”
DIREÇÃO: “é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.”
CONTROLE: “é o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.”
LETRA B CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do fragmento a seguir.
A dimensão _____ é apontada como a grande barreira para por em prática as novas ideias gerenciais baseadas em modelos inovadores, como as agências autônomas e as organizações sociais.
Só pra confirmar que o gabarito (letra 'C') tá correto pessoal. É uma parte do texto disponível em: http://www.fe.unb.br/linhascriticas/linhascriticas/n27/reestruturacao.html
Ok, e bons estudos.
Pimenta (1998), secretário de Logística e Projetos Especiais do Mare, afirma que a reforma teve como princípio fundamental a questão da autonomia, pois, a partir dela, as tendências autoritárias da burocracia desapareceriam. Quanto às características dessa reforma, esse autor destaca que ela teria três dimensões:
[...] a institucional-legal, a cultural e a dimensão-gestão. A dimensão institucional-legal é composta pelas mudanças necessárias no arcabouço normativo e legal da administração pública; a cultural é baseada na mudança de valores burocráticos para gerenciais; e a dimensão-gestão coloca em prática as novas idéias gerenciais e oferece à sociedade um serviço público efetivamente mais barato, mais bem controlado e com a melhor qualidade” (grifos do autor) (PIMENTA, 1998, p. 188).
Sobre essas dimensões, o Ministro do Mare considerava que a mais difícil de ser implantada era a dimensão referente à gestão, pois, para consolidá-la, teria que se colocar em prática os ideais do gerencialismo e, ao mesmo tempo, oferecer os serviços públicos com melhor qualidade, menor custo e de forma controlada.
Jurava que era CULTURAL.
Letra C.
Comentário:
As dimensões do plano gerencial na administração brasileira são identificadas como:
Dimensão institucional-legal: relacionada aos obstáculos de ordem legal para o alcance de uma maior eficiência do
aparelho do Estado. Questões como regime jurídico dos servidores, regras de licitação, estabilidade absoluta dos
servidores, etc., se encontram nessa dimensão.
Dimensão cultural: definida pela coexistência de valores patrimonialistas e principalmente burocráticos com novos
valores gerenciais e modernos na administração pública brasileira. Deveria haver uma mudança cultural para que os
princípios da administração pública gerencial fossem completamente aceitos e a visão patrimonialista fosse completamente
rejeitada.
Dimensão gerencial (ou dimensão-gestão): é uma dimensão associada às práticas administrativas. Diz respeito a
“como fazer” na administração pública. A boa gestão é aquela que define claramente os objetivos, recruta as melhores
pessoas por meio de concurso público ou processos seletivos, treina permanentemente os funcionários, desenvolve sistemas
de medição com múltiplas abordagens e cobra os resultados.
Considera-se que houve sucesso nas dimensões institucional e cultural, mas a dimensão gerencial (ou gestão) não
obteve o sucesso desejado, sendo o grande desafio para o modelo gerencial, inclusive para a questão das agências
autônomas e organizações sociais – conforme pedido pela questão.
GABARITO: C.
Prof. Carlos Xavier
UAHAHAHAH e eu pensando que o CESPE era a banca mestra em respostas subjetivas e IMBECIS. Mas no fundo é bem isso mesmo, todas as bancas tentam copiar esse estilo demente do CESPE ao elaborar as questões.
O objetivo da Reforma da Gestão Pública de 1995 é contribuir para a formação no Brasil de um aparelho de Estado forte e eficiente. Ela compreende três dimensões:
a) uma dimensão institucional-legal, voltada à descentralização da estrutura organizacional do aparelho do Estado através da criação de novos formatos organizacionais, como as agências executivas, regulatórias, e as organizações sociais;
b) uma dimensão gestão, definida pela maior autonomia e a introdução de três novas formas de responsabilização dos gestores – a administração por resultados, a competição administrada por excelência, e o controle social – em substituição parcial dos regulamentos rígidos, da supervisão e da auditoria, que caracterizam a administração burocrática; e
c) uma dimensão cultural, de mudança de mentalidade, visando passar da desconfiança generalizada que caracteriza a administração burocrática para uma confiança maior, ainda que limitada, própria da administração gerencial.
(Fonte: site do Bresser-Pereira)
25 % de acertos e nada de comentário de professor. qc está uma vergonha
os colegas trazem a referência de Bresser Pereira dizendo que a barreira cultural era a mais difícil de ser transposta, a própria psicologia organizacional enfatiza a dificuldade em realizar mudanças organizacionais devido a cultura organizacional enraizada em seus próprios valores.
Segundo Robert Katz, existem três tipos de habilidades administrativas necessárias para que o administrador possa trabalhar no processo de suas atividades: a técnica, a humana e a conceitual. Assinale a opção que corresponde à habilidade conceitual.
d) Consiste na capacidade de ver a empresa de uma maneira
global, compreendendo a complexidade da organização como um todo e o
ajustamento do comportamento de suas partes.
Habilidades Conceituais - estão relacionadas com a habilidade mais sofisticada do administrador, o aspecto cognitivo, ajuda o gerente na análise de situações, interpretação da Missão e Visão, estabelecimento de objetivos e metas;
Habilidades Humanas - estão relacionadas com a capacidade do gerente de lidar com as pessoas, comunicar, motivar, identificar as suas necessidades, delegar;
Habilidades Técnicas - estão relacionadas com o conhecimento especializado ou experiência, entendimento geral dos processos e produtos da organização;
Fonte: Administração Geral e Pública. Giovanna Carranza
MACETE : habilidade Conceitual > Capacidade de lidar com a Complexidade organizacional.
CONCEITUAL É EQUIVALENTE A COMPLEXIDADE .
GABARITO: LETRA D
Habilidades conceituais: envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. Um administrador com habilidades conceituais está
apto a compreender as várias funções da organização, complementá-las entre si,
entender como a organização se relaciona com seu ambiente e como as mudanças em uma parte da organização afetam o restante dela.
A empresa Lojas Rick Ltda, é a terceira maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil, com uma trajetória de pioneirismo e qualidade. Sediada na região Nordeste do País, está presente também, com forte atuação nas regiões Norte e Centro-Oeste. Possui uma cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para superar as expectativas dos clientes com produtos de qualidade e preços acessíveis. Em sua última reunião no mês de novembro de 2009, a Diretoria de marketing, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Companhia, elaborou o seu plano de ação para, a partir do ano de 2010, penetrar também nos mercados da região Sudeste. Estão previstas a forte utilização da mídia televisiva e escrita, assim como a realização de vários eventos de moda patrocinados pela marca. No que tange à abrangência do planejamento, a diretoria de marketing das Lojas Rick está desenvolvendo que tipo de planejamento?
O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)
O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998)
O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.
Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)
Para mim, o que mata a questão é o que está em negrito abaixo, pois o planejamento estratégico já está feito e estão apenas seguindo as diretrizes dele, ou seja, planejamento tático.
A empresa Lojas Rick Ltda, é a terceira maior rede de lojas de
departamentos de vestuário no Brasil, com uma trajetória de pioneirismo
e qualidade. Sediada na região Nordeste do País, está presente também,
com forte atuação nas regiões Norte e Centro-Oeste. Possui uma cultura
corporativa sólida e uma gestão voltada para superar as expectativas
dos clientes com produtos de qualidade e preços acessíveis. Em sua
última reunião no mês de novembro de 2009, a Diretoria de marketing,
seguindo as diretrizes estabelecidas pela Companhia, elaborou o seu
plano de ação para, a partir do ano de 2010, penetrar também nos
mercados da região Sudeste. Estão previstas a forte utilização da mídia
televisiva e escrita, assim como a realização de vários eventos de moda
patrocinados pela marca. No que tange à abrangência do planejamento, a
diretoria de marketing das Lojas Rick está desenvolvendo que tipo de
planejamento?
Na boa, expansão é estratégico. Não importa o que diga na questão, para mim está errado. Quem define o mercado que a empresa entrará é a diretoria e não o nível médio (tático).
a Diretoria de marketing...
''a diretoria DO DEPARTAMENTO de marketing das Lojas Rick está desenvolvendo que tipo de planejamento? ' TÁTICO
GABARITO ''A''
Na esteira da evolução da administração pública brasileira, assinale a alternativa que apresenta uma característica correta a respeito da transição do modelo burocrático para o gerencial no modelo adotado.
GABARITO A. O modelo gerencial no Brasil está previsto no art. 37, §8º, da Constituição Federal, e somente foi incluída essa ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL a partir da emenda constitucional nº 19/98.
§ 8º A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
Quer dizer que a influência mais forte foi a inglês e não a americana? Alguém pode m explicar?
a) Foi em 1967 que criaram o decreto-lei 200, considerado o primeiro passo para a administração gerencial no Brasil. Então, na década de 60 já se havia a ideia de que a burocracia era um entrave ao desenvolvimento e a necessidade de reforma da administração burocrática para a gerencial.
b) a influencia mais forte foi a inglesa, pois Bresser Pereira viajou para a Inglaterra no primeiro semestre de seu mandato como ministro, para buscar experiências mais recentes em administração gerencial para elaborar o PDRAE
Como um panorama evolutivo das escolas da administração pública brasileira, pode-se esboçar a conclusão de que
Na minha opinião a America Latina hoje está vivendo no geral com um crise de governos. Vemos justamente o contrário a centralização dos poderes na mão do governo. Vide Cuba, Venezuela, Colombia e etc.
Fiquei em dúvida com relação à "d". Muito embora a "e" seja a correta, foram criados o Ministério da Desburocratização (1979) e, mais adiante, o MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado). Ambos ligados à presidência e com a intenção de implantar a administração gerencial.
Não entendi o gabarito da banca !!!!!
Pelo que sei a EC 19/98 introduziu a eficiência como princípio da administração pública. Se isto não é considerar o gerencialismo como algo definitivamente consolidado e dar a ele assento constitucional, não sei o que pode ser. Achei esta banca, funiversa, bem fraquinha. Achei mal elaboradas todas as questões dela que fiz.
Alguém sabe me dizer por que a B está errada?
Organizar, a exemplo de todas as funções da administração, é um processo que abrange a tomada de decisões. A propósito das etapas ou das decisões que envolvem a função de organizar, assinale a alternativa correta.
Letra A.
Achei estranho "contrapõe-se".
Questão sem nexo. Contrapõe-se???
pergunte se nos concursos lá fora têm questções vascilonas assim,,,
resposta A!
TNC= tomá no c...
De acordo com autor Idalberto Chiavenato, na obra Administração nos Novos Tempos, o planejamento é um processo constituído de uma série seqüencial de etapas; assim, é correto afirmar que
Adm. Geral e Pública - Chiavenato
Altieres Frances, acho que a análise de alternativas é uma etapa posterior à definição de objetivos e pode-se dizer derivada deles. As duas coisas são diferentes.
A alternativa A está errada porque a mesma misturou o 1º passo com o 4º como podemos observar abaixo.
O Processo de Planejamento
O planejamento é um processo constituído de uma séria seqüencial de seis passos, a saber:
• 1º PASSO-DEFINIR OS OBJETIVOS.
O primeiro passo do planejamento é o estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar. Os objetivos da organização devem servir de direção a todos os principais planos, servindo de base aos objetivos departamentais e a todos os objetivos das áreas subordinadas. Os objetivos devem especificar resultados desejados e os pontos finais onde se pretende chegar, para conhecer os passos intermediários.
•2º PASSO-VERIFICAR QUAL A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS.
Simultaneamente à definição dos objetivos, deve-se avaliar a situação atual em contraposição aos objetivos desejados, verificar onde se está e o que precisa ser feito.
•3º-DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS.
Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operação. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estiverem atuando na elaboração e compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos.
A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas. A previsão está relacionada com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.
•4º PASSO- ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO.
O quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos, fazer um plano para alcançar os objetivos.
•5º PASSO- ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS.
O quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão, em que se escolhe uma alternativa e se abandona as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.
•6ºPASSO-IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.
Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir através do que foi planejado e tomar as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.
Fonte:http://www.faccamp.br/apoio/FranciscoCoelhoOliveira/TGA-PLANEJAMENTO.pdf
Não há consenso em relação às etapas de planejamento. Alguns autores informam que primeiro define-se os objetivos e depois as metas, já outros dizem exatamente o oposto. Primeiro as metas e depois os objetivos.
Eu concordo que primeiro deve-se definir o que se almeja ( metas) e depois o que e como fazer pra atingir o que se almeja ( objetivos).
Mas Chia é Chia. Um deus da administração...rsrs
FASES DO PLANEJAMENTO - Chiavenato
1° - define objetivos
2° - verifica situação atual em relação aos objetivos
3° - desenvolve
premissas quanto às condições futuras
4° - analisa
alternativas de ação
5° - escolhe um
curso de ação entre várias alternativas
6° - implementa
plano e avalia resultados
O Processo de Planejamento
O planejamento é um processo constituído de uma séria seqüencial de seis passos, a saber:
• 1º PASSO-DEFINIR OS OBJETIVOS.
O primeiro passo do planejamento é o estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar. Os objetivos da organização devem servir de direção a todos os principais planos, servindo de base aos objetivos departamentais e a todos os objetivos das áreas subordinadas. Os objetivos devem especificar resultados desejados e os pontos finais onde se pretende chegar, para conhecer os passos intermediários.
•2º PASSO-VERIFICAR QUAL A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS.
Simultaneamente à definição dos objetivos, deve-se avaliar a situação atual em contraposição aos objetivos desejados, verificar onde se está e o que precisa ser feito.
•3º-DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS.
Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operação. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estiverem atuando na elaboração e compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos.
A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas. A previsão está relacionada com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.
•4º PASSO- ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO.
O quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos, fazer um plano para alcançar os objetivos.
•5º PASSO- ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS.
O quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão, em que se escolhe uma alternativa e se abandona as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.
•6ºPASSO-IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.
Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir através do que foi planejado e tomar as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.
Utilizo o Mneumônico: DVDAEI
PROCESSO DE PLANEJAMENTO - PERGUNTA FEITA PELO ADMINISTRADOR:
- DEFINIR OS OBJETIVOS - para onde queremos ir?
- VERIFICAR QUAL É A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS - Onde estamos agora e o que precisa ser feito para chegar lá?
- DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS (PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPATÓRIAS) - O que temos pela frante?
- ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO - Quais são os caminhos possíveis?
- ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE VÁRIAS ALTERNATIVAS - Qual o melhor caminho?
- IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS - Como podemos percorrê-lo?
A - ERRADO - PRIMEIRO SE ESTEBELECE OS OBJETIVOS PARA DEPOIS ANALISAR OS CAMINHOS POSSÍVEIS.
B - ERRADO - A ÚLTIMA FASE DO PROCESSO É A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO E A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS.
C - CORRETO.
D - ERRADO - DEFINIR OBJETIVOS É ESTABELECER AONDE A ORGANIZAÇÃO QUER CHEGAR.
E - ERRADO - A PRIMEIRA COISA É DEFINIR O QUE VOCÊ QUER DA VIDA, OU SEJA, DEFINIR OBJETIVOS.
GABARITO ''C''
C - CORRETO.
As Funções Administrativas são
Planejamento
Organização
Liderança
Controle
Gabarito: Letra C
PODC
Planejamento
Organização
Direção/Liderança
Controle
PODC Haram
Não sabia desta substituição de Direção por Liderança. Bom saber. Aceitei, mas com receio
Maria,
É bem comum até nas questões ter as duas opções Dirigir/Liderar:
Dirigir significa liderar. Ou seja, a capacidade de mobilizar os recursos humanos para que os resultados desejados sejam alcançados. Aqui, não estamos falando apenas de distribuir as tarefas, mas sim de influenciar e motivar os funcionários da empresa de maneira positiva.
No decorrer das resoluções, vai perceber que eles são muito usados...
"Interpretar os objetivos propostos pela organização e transformalos em ação organizacional por meio do Planejamento, Organização,Direção e Controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada a situação ( Idalberto Chiavenato, 998, p.9).
"Umconjunto de 4 processos básicos: Planejamento, organização, Liderança e Controle, o que pressupõe um conjunto de papéis: Interpessoal, informacional e decisorial" (Henry Mentzberg, 1973; david Hapton, p.30,1983).
LETRA C
Na Teoria Clássica
PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO (ADMINISTRATIVO) era composto por cinco funções: prever (planejamento), organização, coordenação, comando e controle
FUNÇÃO: COMANDO foi substituída por liderança
MAIS TARDE as funções liderança e coordenação se fundiram e deram origem = FUNÇÃO DIREÇÃO nas teorias atuais.
GIOVANNA CARRANZA -2017
FALAR LIDERANÇA NÃO DEIXA ALTERNATIVA ERRADA, POIS ELA ESTA DENTRO DE DIREÇÃO!
Gabarito: Letra C.
Planejamento
Organização
Liderança/Direção
Controle.
A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas. Podemos resumi-las da seguinte forma:
Ressalta-se que a banca pode adotar a visão de diferentes autores. Devem ser consideradas corretas as seguintes:
Portanto, o nosso gabarito é letra c.
As demais alternativas podem ser eliminadas pois trazem, entre outros equívocos, a palavra "administração" e esta não é uma função administrativa.
Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA C
Com relação ao planejamento organizacional, julgue os seguintes
itens.
As metas definidas no planejamento devem ser diretamente ligadas a recompensas e devem especificar o desempenho global que se espera de pessoas, departamentos e organizações.
NÃO TEM QUE SER LIGADAS POR RECOMPENSA......NECESSARIAMENTE....E ALGUNS ESTAO CONFUNDINDO....OBJETIVO E QUALITATIVO...EX:AUMENTAR AS VENDAS ENQUANTO QUE AS METAS: VENDER 100 MIL REAIS....
OBJETIVOS são GLOBAIS --> PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (envolve a organização como um todo de forma global/holística/genérica)
METAS são ESPECÍFICAS --> PLANEJAMENTO TÁTICO (envolve uma unidade/departamento/área/disciplina/setor da organização)
GABARITO ERRADO
As metas definidas no planejamento devem ser diretamente ligadas a recompensas e devem especificar o desempenho global que se espera de pessoas, departamentos e organizações.
as metas PODEM e não devem;
meta é desempenho especifico
Imaginem se em cada planejamento de governo meu eu ligasse diretamente as metas a premios aos ministros.
Dilma no STM!
Questão MUUUITO maldosa!
As metas não são GLOBAIS, são ESPECÍFICAS de cara departamento/área/setor.
A construção de metas inteligentes através de uma ferramenta chamada S.M.A.R.T. – acrônimo de Specific (específico), Meansurable (mensurável), Agreed (aceitável), Realistic (relevante), Timed (preciso)
Com relação ao planejamento organizacional, julgue os seguintes
itens.
Apesar de a administração por objetivos ser um método de definição de metas muito utilizado em processos de planejamento nas organizações, ele dificulta a realização da estratégia da organização, por sofrer grande influência das mudanças ambientais, que podem tornar as metas obsoletas.
Certo.
A APO tem como propósito a melhoria da eficácia, ela é lógica e sistemática. O que a difere dos métodos clássicos, é que nela ocorre a realimentação contínua no processo, isto é, os próprios empregados exercem a autocorreção e autocontrole dos resultados, ajustando-os aos objetivos pré-determinados. Enquanto que antes, a função administrativa de controlar era delegada aos inspetores.
Apesar de solucionar parte dos problemas, este processo de administração ainda possui uma série de defeitos, de modo que sua utilização se tornou inapropriada. Na época de seu surgimento, o contexto era outro. Antigamente era possível determinar objetivos estáticos futuros com extrapolações de dados do passado. As mudanças eram lentas, a competitividade era baixa, as descobertas científicas e as inovações tecnológicas fáceis de se absorver. Porém, hoje se percebe a generalização dos mercados pela globalização, inovações crescentes, e maior exigência por parte dos clientes.
Essas condições instáveis não constituem meios favoráveis para a aplicação da APO. Ela possui um caráter estático. Sua inflexibilidade provém da recusa em se alterar as metas após elas serem fixadas, mesmo quando elas se tornam obsoletas, por um determinado intervalo de tempo, em geral um ano.
Legal, só agora consigo entender o motivo de Deming vetar a administração por objetivo.
Essa explicação está dentre do cap.10 - Administração por Objetivos (APO).
A estratégia tem enormes vantagens e desvantagens. Para cada vantagem associada à estratégia corresponde uma desvantagem associada, a saber:
a. A estratégia fixa a direção e norteia as atividades da organização.
Vantagem: o papel primordial da estratégia é mapear o curso da organização para que ela possa navegar coesa por meio do seu ambiente de negócios.
Desvantagem: a direção estratégica pode se transformar em um conjunto de viseiras para ocultar perigos em potencial. Seguir um curso predeterminado em águas desconhecidas é a maneira perfeita para colidir com um iceberg. A direção é importante, mas é melhor movimentar-se para a frente olhando para cada lado, para poder modificar o comportamento de um instante para outro.
Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração , CHIAVENATO pág 244
ESTRANHO...
A APO, HOJE, ATUA COM UMA ABORDAGEM AMIGÁVEL, DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA ENTRE GERENTES E SUBORDINADOS,QUE IDENTIFICAM OBJETIVOS COMUNS, DEFINEM AS ÁREAS DE RESPONSABILIDADE DE CADA UM EM TERMOS DE RESULTADOS ESPERADOS E UTILIZAM ESSES OBJETIVOS COMO GUIAS PARA A SUA ATIVIDADE. NELA A ELABORAÇÃO DOS PLANOS TÁTICO E OPERACIONAIS TEM COMO ÊNFASE NA MENSURAÇÃO E NO CONTROLE; POSSUI, TAMBÉM, UM SISTEMA CONTÍNUO DE AVALIAÇÃO, REVISÃO E RECICLAGEM DOS PLANOS E, ALÉM DA PARTICIPAÇÃO ATUANTE DA CHEFIA, ELA POSSUI UM APOIO INTENSO DO STAFF, PRINCIPALMENTE DURANTE OS PRIMEIROS PERÍODOS.
NO LIVRO DO CHIAVENATO (4ª Ed.2016), ELE ENFATIZA DIZENDO QUE A APO VEM DE UM PASSADO AUTOCRÁTICO. VEJO QUE HOJE MUDARIA O CONCEITO DESSE TIPO DE ADMINISTRAÇÃO. E - CONSEQUENTEMENTE - O GRABARITO DESTA QUESTÃO.
GABARITO CERTO
Obs.: Não houve recurso. O gabarito foi certo do preliminar ao oficial, sem alterações.
Apesar de a administração por objetivos ser um método de definição de metas muito utilizado em processos de planejamento nas organizações, ele dificulta a realização da estratégia da organização, por sofrer grande influência das mudanças ambientais, que podem tornar as metas obsoletas.
Resposta: Certo.
Comentário: na administração por objetivos existem desvantagens em relação à estratégia adotada, visto que seguir um plano previamente definido pode não surtir efeitos positivos em determinados mercados de atuação por ser voláteis e incontroláveis (ambiente externo).
Gente, que matéria confusa ein.Misericórdia!
A justificativa para a APO tornar as metas 'obsoletas" nao faz sentido nenhum a questao diz que , "por sofrer grande influência das mudanças ambientais, que podem tornar as metas obsoletas."
Como uma "grande" influencia das MUDANÇAS AMBIENTAIS pode tornar algo obsoleto ? se algo obsoleto é algo parado no tempo, ultrapassado.
Se sofre grande influencia das MUDANÇAS AMBIENTAIS então o efeito disso não seria exatamente o contrário ? As mudanças a enfluenciam e ela então NÃO se torna obsoleta ??
obsoleto
é,ê/
adjetivo
1.
que já não se usa; arcaico, antigo.
2.
fora de moda; ultrapassado, antiquado
Em 10/02/19 às 13:10, você respondeu a opção E. Você errou!
Em 08/09/18 às 14:19, você respondeu a opção E. Você errou!
Em 05/06/18 às 19:59, você respondeu a opção E.Você errou!
Em 20/03/18 às 21:34, você respondeu a opção E.Você errou!
Em 14/08/15 às 17:38, você respondeu a opção E.Você errou!
Em 12/03/2019, às 19:27:54, você respondeu a opção E.Errada!
Em 03/10/2018, às 21:42:18, você respondeu a opção E.Errada!
Em 28/09/2018, às 19:52:17, você respondeu a opção E.Errada!
Em 09/09/2018, às 15:46:15, você respondeu a opção E.Errada!
quando falam podem, não é taxativo, pode ser que sim ou que não, logo não dá pra desconsiderar
Acerca do planejamento organizacional, julgue os itens que se
seguem.
O planejamento nas organizações é feito em nível institucional e em níveis gerenciais inferiores, com cada gerente construindo o planejamento para a sua unidade.
ESTRATÉGICO --> Diretor Geral / Superintendente/ Gerente Geral
TÁTICO --> Gerentes de Núcleos-áreas / Diretores de áreas
OPERACIONAL --> Supervisores de setor/seção
O PLANEJAMENTO TÁTICO (gerencial/departamental) DEPENDE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (institucional/geral/sintético). DA MESMA FORMA QUE O PLANEJAMENTO OPERACIONAL (supervisional/detalhado/analítico) DEPENDE DO PLANEJAMENTE TÁTICO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO se desmembra no PLANEJAMENTO TÁTICO que se desmembra no PLANEJAMENTO OPERACIONAL.
GABARITO CERTO
O gerente é normalmente o responsável pelo planejamento tático de sua divisão
ou gerência. Esses planejamentos táticos devem definir como sua gerência
apoiará a organização em seu planejamento estratégico ou institucional
Ao meu ver a questão está incompleta, mas não errada. Faltou o planejamento a nível operacional.
Gab. certo
Julgue o item subsequente, relativo às teorias da
administração.
A ênfase na prática da administração, assim como nos objetivos e nos resultados, são algumas das características principais da teoria neoclássica da administração representada por Drucker, entre outros autores.
CORRETA
Principais características:
Ênfase na prática da administração.
Caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pela busca de resultados concretos e palpáveis, sem se descuidar dos conceitos teóricos da administração.
Visou-se desenvolver os conceitos de forma prática e utilizável. “ação administrativa”. Uma Teoria administrativa só tem valor quando operacionalizada na prática.
Reafirmação dos postulados clássicos.
Uma reação a enorme influência das ciências do comportamento em detrimento dos aspectos econômicos e concretos.
A organização, relações de linha e assessoria, problema da autoridade e responsabilidade, departamentalização e todos os conceitos clássicos são realinhados na abordagem Neoclássica.
Ênfase nos princípios gerais de administração.
Estabelece normas de comportamento administrativo. Os princípios que os clássicos utilizavam como leis científicas são retomados como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas
Ênfase nos Objetivos e Resultados.
É em função dos objetivos e resultados que uma organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.
São exatamente os objetivos que justificam a existência de uma operação.
Enquanto as outras teorias davam ênfase nos meiosa neoclássica visa os resultados e objetivos
Ecletismo dos Neoclássicos.
Os autores neoclássicos, embora se baseiem fortemente na teoria Clássica, são amplamente ecléticos, absorvendo conteúdo de quase todas as outras teorias administrativas.
ABORDAGEM CLÁSSICA: HOMO ECONOMICUS.
ABORDAGEM HUMANÍSTICA: HOMO SOCIUS.
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA: HOMEM ORGANIZACIONAL E ADMINISTRATIVO.
GABARITO CERTO
Um funcionário de outro departamento de sua instituição realiza um estudo sobre o controle financeiro do dinheiro, ou seja, de receitas e despesas, e lhe pergunta onde conseguir a informação. O setor para onde você o encaminha é denominado
Gabarito: C - Tesouraria
Gabarito: C - Tesouraria
Tesouraria.
Se em seu departamento você é responsável pela compra, movimentação e baixa de bens e equipamentos, a sua atividade faz parte do controle
Gabarito: C - Patrimonial
Gabarito: C - Patrimonial
Patrimonio nao faz atividade de compra. Quem compra é o setor de Licitação ou de compras.
Se em seu departamento você é responsável pela compra, movimentação e baixa de bens e equipamentos, a sua atividade faz parte do controle patrimonial. (LETRA C)
O planejamento pode ser entendido como um processo
desenvolvido para se atingir uma situação desejada e da melhor
maneira possível. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Serão obtidos melhores resultados para a organização se as metodologias de planejamento estratégico forem implementadas exatamente como foram estabelecidas pelos seus autores, na teoria.
ERRADA.
O ponto da questão que está errado é ao afirmar que serão obtidos melhores resultados, vejamos:
Não há como garantir que serão obtidos melhores resultados para a organização se as metodologias de planejamento estratégico forem implementadas exatamente como foram estabelecidas, pois o ambiente é dinâmico e muitas vezes o que foi planejado anteriormente não será mais eficaz.
Na teoria tudo é lindo e perfeito, já na prática.....Questão pra FU%*#@ o candidato
Na boa, questão CORRETA - na teoria vale tudo. Cabe recurso.
Não, pq ela ficaria limitada. E uma empresa em um mercado de constantes mudanças, ela tem que ser flexível.
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO LEVA EM CONSIDERAÇÃO O AMBIENTE EXTERNO, E, COMO ELE É INCONTROLÁVEL, O ADMINISTRADOR PODE ESTAR SUBMETIDO A MUDAR, ADAPTAR, FLEXIBILIZAR, AJUSTAR O SEU PLANEJAMENTO SEM ANTES ENTRAR EM EXECUÇÃO, OU SEJA, SEM ANTES SER IMPLEMENTADO.
GABARITO ERRADO
Nem sempre o que serve para um serve para todos. Não dá para todas as empresas adotarem, da forma EXATA como foram descritas, as teorias propostas pelos seus autores. As empresas devem adaptar essas teorias a sua realidade para obter melhores resultados.
Tá perguntando na teoria ou na prática? Deu a entender que o planejamento não serve pra nada então. Na teoria o planejamento deve ser seguido a risca.
O planejamento pode ser entendido como um processo
desenvolvido para se atingir uma situação desejada e da melhor
maneira possível. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização.
A questão está incorreta, pois não ocorre este consenso sobre a ordem das etapas do processo de planejamento entre os principais autores. Alguns postulam que o planejamento começa com a definição de objetivos, já outros creem que deve iniciar-se com o diagnóstico estratégico. O gabarito é questão errada.
Tô pra ver alguma coisa em administração que tenha consenso!
#### PROCESSO DO PLANEJAMENTO ####
1-2) Definir Objetivos/Metas
1-2) Analisar Situação Atual (diagnóstico)
a) Análise Swott
b) 5 Forças Competitivas de Porter
3) Estabelecer estratégias
a) Estabelecer Fatores Críticos de Sucesso
b) Matriz de Stevenson
c) Matriz de Ansoff
d) Estratégias de Porter
4) Implementar e executar;
5) Avaliar resultados;
Parei de ler em consenso ...
Não há consenso entre os autores.
PROCESSO DO PLANEJAMENTO
0º - ESTABELECIMENTO DA MISSÃO, VISÃO E VALORES. (somente no nível estratégico)
1ª - DEFINIR OBJETIVOS.
2ª - VERIFICAR QUAL É A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AO OBJETIVOS.
3ª - DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS; PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPATÓRIAS.
4ª - ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO.
5ª - ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS.
6ª - IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.
NÃO HÁ CONSENSO DE ORDEM ENTRE A 1ª E A 2ª FASE DO PROCESSO, SÃO INTERCAMBIÁVEIS!
GABARITO ERRADO
Alguns autores acreditam que o planejamento se inicia com a definição dos objetivos. Já outros postulam que o planejamento começaria com a análise do ambiente interno e externo, não há consenso na doutrina sobre a etapa inicial.
Início do planejamento estratégico
Para CHIAVENATO:
1.Determinação dos objetivos
2.Análise ambiental externa
3.Análise organizacional interna
4.Formulação de alternativas
5.Elaboração e planejamento
6.Implementação e execução
7.Avaliação dos resultados
Para DJALMA DE OLIVEIRA:
Fase I - Diagnóstico Estratégico
a) Identificação da Visão
b) Identificação dos valores
c) Análise externa
d) Análise interna
e) Análise dos concorrentes
Fase II - Missão da empresa
a) Estabelecimento da missão da empresa;
b) propósitos atuais e potenciais;
c) Estruturação e debate de cenários;
d) postura estratégica;
e) macroestratégias e macropolíticas
Fase III - instrumentos prescritivos e quantitativos (diretrizes, objetivos, metas, orçamento e planos de ação)
a) Estabelecimento de objetivos, desafios e metas.
b) estratégias e políticas.
c) projetos, programas e planos de ação
Fase IV - Controle e avaliação.
▪ Estabelecimento de padrões de medida e de avaliação, Indicadores desempenho;
▪ Medida/métricas dos desempenhos apresentados;
▪ Comparação do realizado com o planejado;
▪ Avaliação
▪ Comparação do desempenho real com os objetivos, desafios, metas, projetos e planos de ação estabelecidos;
▪ Análise dos desvios;
▪ Tomada de ações corretivas;
▪ Feedback de informações para uso em futuros processos de planejamento.
Consenso em administração? Sério? Nessa matéria subjetiva?
Qualquer coisa que o autor falar vai estar certo.
Se ele falar que tem que sacrificar um gato quando for fazer o planejamento estratégico vai estar certo.
O planejamento pode ser entendido como um processo
desenvolvido para se atingir uma situação desejada e da melhor
maneira possível. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Considere que a opção recaia por metodologia de planejamento estratégico que utilize o diagnóstico estratégico como uma das fases. Então, nessa fase ocorrerá a avaliação se os sistemas, métodos e processos da organização se constituírem em aspectos positivos ou negativos para a obtenção dos resultados esperados e se a capacitação e as atitudes dos empregados forem adequadas aos desafios organizacionais.
Questão mal "formuladíssima".
Engraçado: eu nunca estudei administração e consigo acertar quase todas as questões. Acerto até bem mais do que as de Direito, em que sou formado e até já advoguei durante dos anos. ;-)
Acertei a assertiva, mas que questão horrível. Parece que o examinador é analfabeto... já vi muitas questões mal formuladas e essa está entre as TOP 10
Gabarito: CERTO
questão incompleta MAS CERTA - no diagnóstico se avalia tb as variaveis externas.
Nossa! Tempos verbais completamente errados. Tive que ler algumas vezes pra entender o que o examidor queria dizer.
Que bom que essa questão é antiga, não me lembro de outra do Cespe que seja mais recente e tão mal escrita quanto.
Coerência e coesão passaram longe desse texto, além de ser solto e praticamente sem sentido. Que questão prolixa e DEMENTE!. Agora vai algum candidato botar esse mesmo trecho em uma prova discursiva do PRÓPRIO CESPE. Bem capaz de nem terminarem de ler a redação.
O planejamento pode ser entendido como um processo
desenvolvido para se atingir uma situação desejada e da melhor
maneira possível. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas se repetirão no futuro.
1. Análise de séries temporais:
baseia-se na premissa de que o futuro é a continuação do passado. Consisteem identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos. Como muitas projeções não se confirmam, esse não é o mais indicado.
No meu ponto de vista estas tais analises de projeções temporais poderiam pressupor que situações do passado se repetirão no futuro.
Alguém para explicar a tabela em vez de colocar apenas conceitos?
Certo.
"A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas se repetirão no futuro". Correto, isso porque a técnica para que o administrador possa atenua as incertezas do futuro, podem ser: Analise de séries temporais ( Baseia-se na premissa de que o futuro e a continuação do passado, consiste em identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos). Os outros métodos são: projeções derivadas, relações causais, pesquisa de opinião e método Delfos.
A BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS SÃO AS SITUAÇÕES DO PASSADO.
COMO UM EXEMPLO DO MOMENTO, TEMOS O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO, PARA PLANEJAR O CÁLCULO DE UMA APOSENTADORIA, TOMA COMO BASE A EXPECTATIVA DE SOBREVIDA DO CONTRIBUINTE REALIZDA PELO IBGE NO EXERCÍCIO ANTERIOR, OU SEJA, COM BASE EM DADOS NO ANO PASSADO. TANTO É QUE TODO GOVERNO ACABA FAZENDO ALGUM TIPO DE REFORMA NA PREVIDÊNCIA; POIS, SABENDO QUE A TAXA DE MORTALIDADE E A TAXA DE NATALIDADE ESTAM ABAIXANDO, OU SEJA, AS PESSOAS ESTÃO MORRENDO CADA VEIS MAIS VELHAS (com isso, receberão o benefício por mais tempo) E POUCAS PESSOAS ESTÃO NASCENDO (com isso, haverá poucos contribuintes), O GOVERNO PROJETA UM CENÁRIO FUTURO, QUE DIRÁ QUE O SISTEMA, SE CONTINUAR ASSIM, DEIXARÁ DE EXISTIR. A IDEIA É QUE ISSO VOLTE A ACONTECER, OU SEJA, ISSO SE REPETIRÁ NO FUTURO, POIS A POPULAÇÃO, A CADA GERAÇÃO, PROCURA MAIS QUALIDADE DE VIDA.
GABARITO CERTO
A assertiva ficaria mais 'refinada' se assim fosse escrita:
A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas PODERÃO se repetir no futuro.
Do jeito que a questão cobrou parece que o administrador é Mãe Diná ao afirmar que de fato as "situações passadas" se repetirão no futuro.
pelo o que eu entendi. Eu assimilei com o planejamento de inicio de estudo de um determinado concurso que está iminente, pegamos dados passados, editais antigos, questões e etc, com pespectiva de que boa parte ocorra no futuro, ou seja, na próxima prova.
A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas se repetirão no futuro.
pressupor:
1. presumir, conjecturar, imaginar, supor, calcular, deduzir
É só uma projeção, ele realmente pressupõe, não quer dizer que vai acontecer de fato
A análise de dados passados é relacionada a uma crença de que existiria um “padrão”, que certos contextos levariam a certos resultados. Portanto, quando estamos analisando linhas de tendências, acreditamos que esta tendência se repetirá no futuro, nos facilitando a construção de um cenário. A questão está certa.
Decisões programadas e não-programadas, resolvi com base nesse entendimento.
A respeito da gestão pública, julgue os itens a seguir.
Por meio do controle operacional, podem-se observar discrepâncias entre os resultados esperados e os obtidos, que levam às chamadas ações disciplinares positivas ou negativas, respectivamente, de recompensa e punição.
O controle ao nível operacional, é o subsistema de controle realizado ao nível da execução das operações. Trata-se de uma forma de controle realizada sobre a execução das tarefas e operações desempenhadas pelo pessoal não administrativo da empresa.
AÇÃO DISCIPLINAR
A ação disciplinar é a ação corretiva realizada sobre o comportamento de pessoas. Seu propósito é diminuir a discrepância entre os resultado atuais e os resultados esperados. Pode ser positiva ou negativa. A Ação positiva toma a forma de encorajamento, recompensas, elogios, treinamento adicional ou orientação. A ação negativa inclui o uso de advertências, castigos, admoestações e até mesmo desligamentos da empresa.
PUNIR ESTARIA MAIS LIGADO A ATOS DE IMPROBIDADE.
SE TODA VEZ QUE FOSSE OBSERVADO DISCREPÂNCIAS ENTRE RESULTADOS ESPERADOS E OBTIDOS HOUVESSE PUNIÇÃO, QUEM CONSEGUIRIA PERMANECER NESSA ORGANIZAÇÃO?
Sobre o comentário do colega Yves Sa: Administração Geral e pública - Chiavenato, pg 382
Errei a questão por associar a função de controle somente à sua natureza positiva. Mas, lendo com calma, vi que a questão faz sentido.
Obviamente, o controle tem POR OBJETIVO a sua natureza positiva. Contudo, não se pode desprezar a sua natureza "negativa", para se corrigirem eventuais discrepâncias entre o planejado e o executado.
Essa parte de recompensa e punição eu não entendi direito? Alguém poderia me explicitar, por favor?
Esse assunto está mais relacionado à gestão de pessoas do que ao controle.
As ações disciplinares negativas são as que impõe penalidades. Elas podem ser progressivas consistindo numa série de aplicações com nível de severidade maior que permitem ao funcionário corrigir seu comportamento antes de ser desligado da organização. Ex: Advertência verbal, Advertência escrita, Suspensão e Demissão.
Nas ações disciplinares positivas as punições são substituídas por sessões de aconselhamento onde traça-se um plano pessoal para que o funcionário mude seu comportamento e o papel do gestor passa de disciplinador para conselheiro. As punições só são aplicadas se as sessões não surtirem efeito.
Também existe a liderança negativa: baseada na aplicação de penalidades.
e a liderança positiva: baseada nas recompensas.
Fonte: Chiavenato
O controle ao nível operacional, é o subsistema de controle realizado ao nível da execução das operações.
Possui as seguintes fases:
1. ESTABELECIMENTO DE PADRÕES
2. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
3. COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO COM O PADRÃO
4. AÇÃO CORRETIVA: A ação disciplinar é a ação corretiva realizada sobre o comportamento de pessoas. Seu propósito é diminuir a discrepância entre os resultado atuais e os resultados esperados. Pode ser positiva ou negativa. A Ação positiva toma a forma de encorajamento, recompensas, elogios, treinamento adicional ou orientação. A ação negativa inclui o uso de advertências, castigos, admoestações e até mesmo desligamentos da empresa.
Fonte: Renan Bardine
Acerca do planejamento organizacional, julgue os itens seguintes.
A escola de poder pressupõe a estratégia como um processo de negociação.
Certo
Exemplo para o comentário do Patrick: Vários municípios solicitam recursos federias para financiar obras de saneamento para a população. Todos se enquadram nos pré-requisitos definidos pelo governo, porém os recursos são limitados e não será possível atender a todos. Os prefeitos que possuem influência política com os governantes, geralmente por serem do mesmo partido, terão mais probabilidade de conseguir os recursos para seu município.
CORRETO
ESTRUTURAL, PRESCRITIVA, NORMATIVA.
Forma como a estratégia deve ser formulada
1.DESIGN Controle com executivo/análises.
2.PLANEJAMENTO Processo formal/etapas.
3.POSICIONAMENTO Analítico. Competitivo.
HUMANÍSTICAS, DESCRITIVAS, EXPLICATIVAS
Foco na descrição de como a estratégia é formulada.
4.EMPREENDEDORA Executivo visionário.
5.COGNITIVA Processo mental/subjetivo.
6.APRENDIZADO Emergente/Incremental
7.PODER Negociação e influência.
8.CULTURAL Processo coletivo e Social
9.AMBIENTAL Reativo ao meio.
INTEGRATIVA
Retoma todos os elementos das outras escolas
10.CONFIGURAÇÃO Transformação. Renovação.
fonte:meus resumos
Resumo do resumo das escolas de Mintzberg:
Design = concepção
Planejamento = formal
Posicionamento = analítico
Empreendedora = visionário
Cognitiva = mental
Aprendizado = emergente
Poder = negociação
Cultural = coletivo
Ambiental = reativo
Configuração = transformação
Fonte: Copiado do colega kássio Alves, na questão Q152855
Acerca do planejamento organizacional, julgue os itens seguintes.
A formação da estratégia como um processo coletivo é uma característica da escola cultural.
"A Escola Cultural: a estratégia como um processo coletivo. Enquanto o poder concentra-se em interesse próprio e fragmentação, a cultura volta-se para os interesses comuns e integração dentro da organização."
Professor Wendell Castellano
CULTURA E COLETIVIDADE TEM UMA CERTA RELAÇÃO rsrs... ESSE FOI MEU RACIOCÍNIO PARA UM TIPO DE ABORDAGEM QUE AINDA NÃO TINHA VISTO.
GABARITO CERTO
GABARITO: CERTO
Veja abaixo um resumo das principais características destas escolas:
Cultural
-> Processo coletivo que reflete as crenças e valores do grupo;
-> Estratégia reflete a cultura dominante.
Empreendedora
-> Processo visionário do Líder;
-> Baseado na intuição.
Cognitiva
-> Processo mental de criação;
-> Estratégia é visualizada por mapas, conceitos e esquemas.
Aprendizado
-> Processo de apredizado coletivo da estratégia;
-> Processo emergente - estratégia se forma com o tempo.
Poder
-> Processo de negociação;
-> Micropoder - disputas internas;
-> Macropoder - uso da influência pela organização.
Ambiental
-> Processo reativo ao ambiente;
-> Organizações são passivas - ou se adaptam ao ambiente ou "morrem".
Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
Acerca do processo decisório, da descentralização e da
delegação, julgue os itens que se seguem.
Para a ciência da administração, realiza uma delegação o gestor que decide pela transferência de atribuições de um órgão para outro da organização.
Q290826 - A descentralização da autoridade ocorre por meio do processo de delegação, com a transferência do poder de decisão para a execução de tarefas específicas.
GABARITO: Certo
Portanto, o conceito de descentralização está contido no conceito de delegação (Essa também parece ser a opinião de CHIAVENATTO, Idalberto, 2008, p. 159, ao final reproduzida).
Q162255 - Para a ciência da administração, realiza uma delegação o gestor que decide pela transferência de atribuições de um órgão para outro da organização.
GABARITO: Errado
Alguém explica? Segue abaixo boa doutrina alusiva ao tema.
Conceito de órgão público (MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, 2008, p. 68) - "Centro de competência instituído para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem".
Conceito de CHIAVENATTO, Idalberto, 2008, p. 159, para delegação: "processo de transferir autoridade e
Nossa, tem muita gente confundindo DIREITO ADMINISTRATIVO com ADMINISTRAÇÃO...
A DELEGAÇÃO ABRANGE UM ÚNICO NÍVEL HIERÁRQUICO!
A DELEGAÇÃO PODE OCORRER EM UMA ESTRUTURA MECANICISTA E PIRAMIDAL, OU SEJA, O SUPERVISOR TEM AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE SOB O SEU SUBORDINADO, MAS A TOMADA DE DECISÃO CONTINUA NO TOPO DA ESTRUTURA DE FORMA CENTRALIZADA. NOTEI QUE O CONCEITO DE DESCENTRALIZAÇÃO FAZ REFERÊNCIA À DELEGAÇÃO, MAS O CONCEITO DE DELEGAÇÃO NÃO FAZ REFERÊNCIA À DESCENTRALIZAÇÃO. LOGO, TODA DESCENTRALIZAÇÃO É TAMBÉM UMA DELEGAÇÃO, MAS O INVERSO NEM SEMPRE SERÁ VERDADE, PORQUE A DELEGAÇÃO NÃO QUER DIZER QUE O PODER DE TOMADA DE DECISÃO FOI NECESSARIAMENTE TRANSFERIDO.
GABARITO ERRADO
Errado, trata-se da DESCENTRALIZAÇÃO.
o Naipe da questão é saber que delegação é entre pessoas.
De acordo com Maximiano a delegação acontece entre pessoas, ela pode ser feita de uma pessoa para outra pessoa, com a transferência de poder e decisão para a execução de tarefas específicas, ele escreve que delegar e transferir um problema para outra pessoa. Logo em seguida ele introduz outro tópico falando que a descentralização acontece entre departamentos, ela é mais formal e altera a divisão do trabalho entre cargos e departamentos, por causa disso é mais duradoura e tem mais alcance que a delegação entre pessoas.
Créditos: Júlio Juncioni (QC)
Processo de transferir certas tarefas e obrigações de um superior para um colaborador.
Acredito que é porque tem que transferir atribuições e competência
Vejam as seguintes questões do CESPE:
A delegação de autoridade, vinculada aos níveis hierárquicos de uma instituição, independe do tipo de estrutura organizacional centralizada ou descentralizada. (C) --> isso quebra o argumento de que descentralização/delegação se diferencia no âmbito da pessoa. (?)
Para a ciência da administração, realiza uma delegação o gestor que decide pela transferência de atribuições de um órgão para outro da organização.(E)
Para a ciência da administração, realiza uma delegação o gestor que decide pela transferência de atribuições de um órgão para outro da organização. (E)
Por favor, qualquer erro me mandem mensagem!
ERRADO
Trata-se de descentralização acontece entre departamentos, ela é mais formal e altera a divisão do trabalho entre cargos e departamentos, por causa disso é mais duradoura e tem mais alcance que a delegação entre pessoas.
Delegação acontece entre pessoas, ela pode ser feita de uma pessoa para outra pessoa, com a transferência de poder e decisão para a execução de tarefas específicas, ele escreve que delegar e transferir um problema para outra pessoa.
Para a ciência da administração, realiza uma delegação o gestor que decide pela transferência de atribuições de um órgão para outro da organização. ERRADO!
Reescrevendo: para o Direito Administrativo, realiza uma delegação o gestor que decide pela transferência de atribuições de um órgão para outro da organização.
Acerca da administração de empresas, julgue os itens que se
seguem.
Estabelecer os objetivos empresariais e definir os recursos necessários ao seu alcance e os meios para controlar as atividades e os recursos são responsabilidades do planejamento.
SE FALOU DE DEFINIR ALGO, ENTÃO É PLANEJAMENTO!
GABARITO CERTO
Quadrix 2019
Em relação à função de planejamento, julgue o item.
Na administração por objetivos, o estabelecimento dos objetivos é fixado pelos gerentes e pelos subordinados, que identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um, em termos de resultados esperados, e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.
Gab: CERTO
DEFINIR recursos = Planejamento.
ALOCAR recursos = Organização.
Acerca da administração de empresas, julgue os itens que se
seguem.
Estabelecer a amplitude de controle ou a amplitude de comando significa definir a quantidade de pessoas subordinadas a um cargo gerencial.
AMPLITUDE DE COMANDO: NÚMERO DE SUBORDINADOS.
CADEIA DE COMANDO: NÚMERO DE HIERARQUIA.
GABARITO CERTO
CERTO
----------
3 A cadeia de comando;
>> É a linha de autoridade que vai até o topo da organização.
>> Especialização vertical (princípio escalar)
CUIDADO >> HORIZONTAL É DEPARTAMENLIZAÇÃO
>>> AMPLITUDE DE COMANDO: NÚMERO DE SUBORDINADOS.
>>> CADEIA DE COMANDO: NÚMERO DE HIERARQUIA
EXEMPLO
Estabelecer a amplitude de controle ou a amplitude de comando significa definir a quantidade de pessoas subordinadas a um cargo gerencial.
>> CERTO
Amplitude de controle, também conhecida como amplitude administrativa ou amplitude de comando, refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.
Assim, quando um administrador tem muitos funcionários subordinados diretamente a ele, temos uma amplitude ampla; no contrário, temos uma amplitude restrita. Em geral, uma organização que apresenta uma amplitude média ampla é achatada, enquanto que uma organização que tem uma amplitude média estrita é alta e alongada.
EXEMPLO 2
Acerca das teorias de administração, julgue o item a seguir.
A teoria clássica de administração baliza-se nos princípios da unidade de comando, de amplitude de controle e da divisão do trabalho. Nesse sentido, em uma empresa em que o trabalho realizado deva ser reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor, a fim de garantir que a análise de desempenho seja feita sob perspectivas diferenciadas, tem-se um exemplo da observância do princípio da unidade de comando.
>> ERRADO
"reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor"
Aí não há unidade de comando ,mas sim dualidade de comando.
Teoria Clássica
Foco na estrutura organizacional: piramidal linear
- Centraliza;
- Pautada na hierarquia;
- Unidade de comando; ( cada indivíduo se reporta a um único chefe)
- Diferenciação entre gerente e trabalhador de linha.
EXERCÍCIOS Q163960 Q643646 Q163979 Q380832 Q756181 Q470733
Julgue os itens a seguir, relativos a estruturas organizacionais.
A natureza dos objetivos estabelecidos para a organização influencia a escolha da estrutura organizacional ideal a ser implantada.
CERTO
Entre os fatores internos que influenciam a natureza da estrutura organizacional da empresa (Drucker, 1962) estão:
•a natureza dos objetivos estabelecidos para a empresa e seus membros
•as atividades operantes exigidas para realizar esses objetivos
•a seqüência de passos necessária para proporcionar os bens ou serviços que os membros e clientes desejam ou necessitam
•as funções administrativas a desempenhar
•as limitações da habilidade de cada pessoa na empresa e limitações tecnológicas
•as necesidades sociais dos membros da empresa
•tamanho da empresa
A estratégia condiciona/influencia a estrutura. Ou seja, antes de organizar, você deve saber quais são os objetivos estratégicos da organizaçao.
Correto
A racionalidade da estrutura organizacional
Cada organização tem uma estrutura organizacional em função dos seus objetivos, do seu tamanho, da conjuntura que atravessa e da natureza dos produtos que fabrica ou dos serviços que presta. Não há duas organizações idênticas.
(CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, p. 186)
CORRETA
DEMAIS CONDICIONANTES QUE PODEM INTERFERIR NA ESCOLHA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:
- ESTRATÉGIA
- AMBIENTE.
- FATOR HUMANO
- TECNOLOGIA.
BONS ESTUDOS!!!! NÃO DESISTAM!!!!
O planejamento e a estratégia são elementos fundamentais dentro da vida de uma organização. Pode- se afirmar a respeito destes pontos:
A estratégia não ocorre de forma sistematizada, pois a multiplicidade das variáveis internas e ambientais da estratégia não permite o desenvolvimento de um processo metódico.
Acrescenta-se a esta definição a afirmação de Normann e Ramírez (2005, p. 53) de que “estratégia é a arte de criar valor”. Assim, depreende-se que estratégia é a ação que a organização adotará em decorrência da análise ambiental que esta realizará, identificando suas potencialidades, diferenciais e deficiências, buscando obter um melhor posicionamento para atingir os objetivos organizacionais desenhados e maior valor agregado de suas atividades e/ou operações.
Alguém poderia comentar o erro das outras opções???
Não deu para inferir os erros dos demais itens, como o E. A Banca deve ter adotado uma literatura bem específica, que poucos conhecem. Se alguém souber qual, favor informar.
Eu vi Boa correlação entre os conceitos da banca e o conceito de governo matricial. Sugiro darem uma olhada.
Fumaram um baseado e escreveram a questão...
Fumaram um baseado e escreveram a questão...²
a) Não se transforma estratégia em objetivo. Os objetivos são a primeira etapa do planejamento que tem suas caractéristicas baseadas na missão, visão e valores da empresa. As estratégias é o plano de ação para alcançar esses objetivos. E antes de estabelecer as estratégias, será feito um diagnóstico dos pontos fortes e fracos, e o que há la fora de ameaças e oportunidades que venham prejudicar ou beneficiar o alcance da empresa no seu objetivo.Depois destas identificações é que se busca as estratégicas que serão usadas pela empresa.
b) Correta.
c) A principal finalidade do estratégia é alcançar os objetivos organizacionais.
d) A Competitividade entre empresas gera um aumento de produtividade de um país SIM. Pq cada uma irá buscar estratégias que venham aumentar sua produtividade mais do que seu concorrente.
e) A estratégia competitiva ela busca ir além de se adequar ao meios disponíveis pela nação. A posição da sua empresa no mercado é que diz como está o nível da sua competitividade com outras organizações. Então ela sempre estará preocupada de ir além do que a nação dispoe, pq o que está em jogo é a sua empresa em meio as outras.
Assinale a afirmativa CORRETA:
Qual o instrumento que visa permitir que a reunião de informações dispostas de forma sintetizada, criteriosa e segmentada atue como facilitador do funcionamento de uma organização?
Quanto ao projeto departamental, a subordinação ou o número de subordinados ligados a cada gerente está relacionado ao conceito de:
Amplitude de Controle também pode ser chamada de amplitude de supervisão ou administrativa, trata-se do número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente de maneira efetiva e adequada.
D
CFO 2022
Com relação à gestão empreendedora, julgue os itens a seguir.
No modelo da administração por objetivos, os objetivos de longo, médio e curto prazo são determinados pela alta cúpula da administração, cabendo às gerências apenas definir as tarefas e atividades para o atingimento desses resultados.
Ênfase na mensuraçao e no controle de resultados
A partir dos objetivos traçados, o gerente e o subordinado passam a elaborar os planos táticos adequados para alcançá-los da melhor maneira. Os planos táticos são os meios capazes de alcançar os objetivos departamentais. Na seqüência, os planos táticos serão desdobrados e detalhados em planos operacionais.
Em todos os planos táticos e operacionais, a APO enfatiza a quantificação, a mensuração e o controle. Torna-se necessário mensurar os resultados atingidos e compará-los com os resultados planejados. Se um objetivo não pode ser medido, seus resultados não podem ser conhecidos. A mensuração e o controle são os elementos que causam as maiores dificuldades de implantação da APO.
Fonte: Administração Geral e Pública – Chiavenato.
A APO É UM MÉTODO NO QUAL AS METAS SÃO DEFINIDAS EM CONJUNTO PELO GERENTE E SEUS SUBORDINADOS, AS RESPONSABILIDADES SÃO ESPECIFICADAS PARA CADA UM EM FUNÇÃO DOS RESULTADOS ESPERADOS, QUE PASSAM A CONSTITUIR OS INDICADORES OU PADÕES DE DESEMPENHO SOB OS QUAIS AMBOS SERÃO AVALIADOS.
CARACTERÍSTICAS:
- ESTABELECIMENTO CONJUNTO DE OBJETIVOS ENTRE O GERENTE E SEU SUPERIOR.
- ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS PARA CADA DEPARTAMENTO OU POSIÇÃO.
- INTERLIGAÇÃO ENTRE VÁRIOS OBJETIVOS DEPARTAMENTAIS, OU SEJA, INTERDEPENDÊNCIA DOS OBJETIVOS.
- ÊNFASE NA MENSURAÇÃO E NO CONTROLE DE RESULTADOS.
- CONTÍNUA AVALIAÇÃO, REVISÃO E RECICLAGEM DOS PLANOS.
- PARTICIPAÇÃO ATUANTE DAS GERÊNCIAS E DOS SUBORDINADOS.
- APOIO INTENSIVO DO STAFF.
GABARITO ERRRADO
A administração por objetivos corresponde a um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos e metas comuns, definem os resultados esperados nas diferentes áreas de responsabilidade e procuram identificar a contribuição de cada membro no alcance de resultados.
ERRADO
Na APO a alta cúpula não decide sozinha !
"A maior parte dos sistemas de APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. Tanto o gerente quanto o seu subordinado participam ativamente do processo de definir e fixar objetivos. No entanto, essa participação varia conforme o sistema adotado."
CHIAVENATO,2009.