SóProvas



Prova CESPE - 2008 - FUB - Secretário Executivo


ID
490720
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue as frases apresentadas nos itens subseqüentes quanto à
grafia das palavras e à pontuação.

O mundo seria, certamente, bem melhor se as pessoas conseguissem relacionar-se melhor! A questão é simples: como posso esperar, de fato, que alguém me compreenda ou preste atenção no que digo se nem sequer consigo entender o que estou dizendo?

Alternativas
Comentários
  • Questão perfeita, sem erro, confusa mas sem erros. As vírgulas estão bem colocadas e os dois pontos.


ID
490723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue as frases apresentadas nos itens subseqüentes quanto à
grafia das palavras e à pontuação.

Medo de olhar nos olhos, expressão facial em desacordo com o conteúdo, aparência malcuidada, ausência de gestos ou excessiva gesticulação bem como posturas inadequadas são suficientes para tirarem o brilho de um processo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Não deveria ter uma vírgula antes de "bem como posturas..."? Quem souber responder e puder enviar uma mensagem, agradeço muitíssimo. ;)
  • Na frase o autor começa com o termo: " Medo de olhar nos olhos...", porém este termo seria uma construção de enumeração e não propriamente o sujeito da frase. Na sequência ocorre um aposto explicativo seguido da continuação da enumeração. No último momento da enumeração ocorre a utilização de uma conjunção alternativa (Ou - Ou) sendo que o primeiro termo da conjunção fica subentendido no decorrer da frase, ex: "..., (ou) ausência de gestos ou excessiva gesticulação... A partir desse ponto a frase continua com a utilização dos advérbios bem e como, ao analisar sua estrutura percebe-se que o advérbio de intesidade, bem, surgi para completar o sentido do advérbio de modo e não completar o sentido do substantivo, gesticulação, dessa forma acredito que o uso da vírgula seria essencial, pois o desfecho da frase ocorre no último período. Sendo assim ao meu ver o gabarito está incorreto e a resposta seria a opção errado. 

    Espero ter ajudado.  
  • Note-se que "bem como" equivale a "e".
    Eu tinha errado a questão, mas está tudo certo.

ID
490726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue as frases apresentadas nos itens subseqüentes quanto à
grafia das palavras e à pontuação.

Se você não pode mudar as atitudes, nem os comportamentos de outras pessoas; assuma: que você é responsável apenas por o que está ao seu alcance, e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.

Alternativas
Comentários
  • Galera, entendo que a questão é errada pois a utilização do (;) é indevida. A frase é contínua, sendo correto a pausa por vírgula.
    Alguém poderia esclarecer?
  • Bem, acredito que o uso do ponto e vírgula seja um recurso do autor para realçar o termo posterior, assuma, causando o impacto textual para a utilização do dois pontos, no qual a ênfase é proporcionada ao desfecho do texto. Acredito que a frase esteja errada pois a contração da preposição "por" e do artigo definido "o" seria "pelo". Ocasionando o erro gramatical.

    Espero ter ajudado.
  • Não querendo desmerecer os colegas acima, mas a minha tese para o erro da questão é que em "... assuma: que você é responsável apenas ..." o verbo assumir está separado do sujeito (você) por causa dos dois pontos.
  • Acho que temos erro em : "...apenas por o que está...".
    Não se usa artigo antes do pronome relativo, mas nesta frase o “o” tem valor de “aquilo” (pare de se culpar por aquilo que aconteceu) e é, portanto, um pronome demonstrativo. Mesmo assim, acho que o correto é usar a contração "pelo", tanto que não dizemos “por o que aconteceu”, mas “pelo que aconteceu”.  O que vocês acham? 
  • Entre a oração principal e a oração subordinada substantiva não se usa pontuação. 
    ´assuma: que você’.
  • Pessoal, a frase com pontuação correta ficaria assim:

    Se você não pode mudar as atitudes nem os comportamentos de outras pessoas; assuma que você é responsável apenas por o que está ao seu alcance e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.

    Explicando os erros: Se você não pode mudar as atitudes, nem os comportamentos de outras pessoas; assuma: que você é responsável apenas por o que está ao seu alcance, e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.

    O uso da primeira vírgula é indevido, pois há dois termos coordenados sindéticos (as atitudes - os comportamentos) ligados pela conjunção aditiva nem. Assim, não há necessidade da vírgula.

    Em relação aos dois pontos, o uso também é indevido, porque a oração que você é responsável ...  é uma substantiva objetiva direta, funcionado como objeto direto da oração principal assuma e a única oração substativa que aceita uso de dois pontos é a apositiva.

    Quanto à segunda vírgula, podemos usar os mesmos argumentos já expostos na explicação do uso indevido da primeira vírgula.

    Por fim, o ponto e vírgula está separando a oração subordinada adverbial condicional Se você não pode ... da principal assuma que ...  Nesse caso, tabmém se poderia usar uma virgula, mas o uso do ponto e vírgula não deixa a frase errada, pois ha a ideia de ressaltar, como ja foi colocado em um comentário acima.
  • Frase reescrita

    Assuma que você é responsável apenas pelo que está ao seu alcance e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo, se (caso) você não pode (possa) mudar as atitudes nem os comportamentos de outras pessoas.

    A luta continua

  • Não se separa verbo do complemento: "...assuma que você é responsável...".
    Dica: assuma (isso). Quem assume, assume algo.
  • separou o verbo do complemento

  • separou o verbo do complemento

  • Se você não pode mudar as atitudes (,) nem os comportamentos de outras pessoas(;) assuma (...)   [ERRADO]

    Se você não pode mudar as atitudes nem os comportamentos de outras pessoas (,) assuma (...)  [CERTO]

     

    Acredito que o erro seja esse!

  • Acredito que o correto seria assim:

    Se você não pode mudar as atitudes nem os comportamentos de outras pessoas, assuma que você é responsável apenas pelo que está ao seu alcance e pelas mudanças que pode proporcionar a você mesmo.

  • Se houver conector coordenado no inicio da 2º oração , haverá APENAS 1 VIRGULA antes dele.

    O Brasil é um país rico, no entanto, o povo passa fome.

  • Não consegui terminar a frase, parei em *responsável apenas por o que está ao seu alcance*


ID
490792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

Tal como relatado no texto, a atuação do serviço de controle de migrações da Espanha diverge frontalmente das diretrizes da União Européia, que adota, em geral, nítida política de estímulo à entrada de imigrantes em seu território.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    A União Européia não estimula a entrada de imigrantes em seu território! Ao contrário, estimula-os a sair, especialmente agora com o agravamento da crise internacional. O que se tem dito acerca da Espanha é que os estrangeiros que desembarcam por lá, em especial os brasileiros, estão recebendo um tratamento excessivamente rigoroso em termos de exigências na imigração, bem como - e este talvez seja o ponto mais crítico da situação - vêm sendo submetidos a condições bastante precárias enquanto é providenciado o seu retorno ao Brasil.
  • A questão está errada, pois a União Europeia não estimula a entrada de imigrantes em seu território. Alguns países, como a Espanha, são porta de entrada mais frequente de imigrantes ilegais no continente. Por isso, é frequente verificar políticas mais rígidas de imigração nesses locais de maior entrada do que em outros países. Os cidadãos dos países pertencentes à união Europeia podem circular livremente pelo continente, podendo trabalhar e estudar sem necessidade de visto. Dentro da UE, há países ricos e outros relativamente pobres, de modo que existe imigração dos países menos favorecidos, como os do Leste europeu, para os mais ricos, como Reino Unido e Alemanha. Esse tipo de imigração não pode ser evitado porque está previsto nas próprias leis do bloco regional. Dessa forma, visto que a UE já tem um influxo significativo de imigrantes provenientes do próprio continente, ela não estimula a entrada de imigrantes de fora do bloco. A crise econômica iniciada em 2008 afetou particularmente alguns países europeus, como a Espanha, que têm, atualmente, grande taxa de desemprego. Questões sociais como essa fazem com que as sociedades dos países europeus se tornem crescentemente contra a imigração. 







ID
490795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

Os países da Comunidade Européia, em especial a Espanha, são, na atualidade, o destino praticamente exclusivo de brasileiros que tentam emigrar ilegalmente em busca de oportunidades de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A Espanha também esta passando por crises financeiras.


ID
490798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

O temor quanto às ações terroristas, cada vez mais freqüentes e transnacionalizadas, é a razão dada pelas autoridades européias para o aumento da rigidez na fiscalização das fronteiras entre os países que compõem a União Européia, como se pode inferir do texto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    O terrrorismo é, de fato, um dos fatores que têm contribuído para o aumento da rigidez na fiscalização das fronteiras entre os países que compõem a União Européia, e talvez o mais alardeado pelas autoridades realmente. Só que essa informação não pode ser inferida do texto, que sequer menciona essa questão.
  • A rigidez também visa combater a imigração ilegal

ID
490801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

A ameaça feita pelo Itamaraty de adotar o princípio diplomático da reciprocidade e dificultar a entrada de espanhóis no território brasileiro não surtiu efeito prático, haja vista a inexistência de casos de repatriação de espanhóis desde o início da crise.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Houve diversos casos de repatriação de espanhois, e alguns desses casos estão inclusive disponívels em vídeos no youtube como é o caso desses dois exemplos a seguir. O primeiro é um clássico!

    http://www.youtube.com/watch?v=jx_CTOdghws
    http://www.youtube.com/watch?v=Rfv6vVv28V8

ID
490804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

A ação da Espanha contra estrangeiros que tentavam entrar no país, como foi o caso dos brasileiros citados no texto, teve reflexos na política interna e ajuda a explicar a fragorosa derrota do partido socialista nas recentes eleições.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Eu diria que a ação da Espanha contra estrangeiros é um reflexo da política interna, ou seja, está mais para efeito do que para causa. Só que a questão sugere justamente o contrário. Além disso... o partido socialista, que lá tem a sigla PSOE - Partido Socialista Operário Espanhol, "ganhou" as eleições de 2008!
    [a prova foi realizada em 2008, ok?]

ID
490807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

No plano econômico-financeiro, é marcante, na economia brasileira nos últimos anos, a presença do capital espanhol, da qual são exemplos, entre outros, os grandes investimentos em setores como o da telefonia e o de bancos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Sim, sem dúvida. Os espanhois têm presença marcante na economia brasileira, especialmente nos dois setores citados na questão: o de bancos (Grupo Santander) e o de telefonia (Telefónica, que mais tarde "virou" Vivo).

ID
490810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

As relações econômicas entre a União Européia e os países em desenvolvimento ou considerados emergentes, como o Brasil, envolvem tensões que derivam, entre outros motivos, das práticas de protecionismo e subsídios adotadas pelas economias mais poderosas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    A economia dos países desenvolvidos na União Européia é muito pautada no protecionismo e, principalmente, nos subsídios. Essa situação é ainda mais evidente no setor agrícola, o que muitas vezes acarreta processos na OMC - Organização Mundial do Comércio, normalmente abertos por países em desenvolvimento como o Brasil, que são muito prejudicados pelo desequilíbrio que essas práticas trazem em termos de comércio internacional.
  • Práticas essas que também estão sendo revistas por países como França, ( Reino Unido ), Estados Unidos etc.. há uma desigualdade na Balança comercial , de forma a equilibrar um lado e desiquelibrar o outro..

    Bilateralidade.

     


ID
490813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A detenção e a expulsão de brasileiros no aeroporto internacional de Madri geraram protestos do governo Lula, que expressou “profundo desagrado” em nota do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O Itamaraty convocou o embaixador espanhol em Brasília e ameaçou aplicar o mesmo tratamento a espanhóis que venham ao Brasil. Um grupo de brasileiros ficou detido em uma sala do aeroporto e teve de voltar ao Brasil. Entre eles estavam dois alunos de mestrado em trânsito para Lisboa, onde participariam de congresso científico. Há duas semanas, Amorim havia se queixado diretamente às autoridades espanholas sobre o tratamento dispensado aos brasileiros. Só em fevereiro, 452 brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri e repatriados.

O Globo, 7/3/2008, capa (com adaptações).



Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.

Tradicional destino de imigrantes vindos de várias regiões do planeta, o Brasil vem se transformando em país de emigrantes, em geral pessoas que partem em busca de melhores condições de vida no exterior.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Mas é preciso se ligar numa coisa... a questão se refere, talvez, ao período de colonização do Brasil, durante o qual, sim, fomos um grande centro de imigração para povos como portugueses, holandeses, africanos, italianos, japoneses, alemães, e tantos outros, cada um à sua época. Em contraste com esse período, a partir da metade do século XX aproximadamente, o Brasil de fato passou a ser, digamos assim, um exportador de pessoas, ou seja, nos tornamos um país de emigrantes ao invés de um país de imigrantes. Até aqui, portanto, a questão está certa.

    Só que a dinâmica migratória está mudando drastica e rapidamente nos últimos anos. O Brasil agora é um país com maior destaque no cenário econômico internacional e, claro, vem se tornando atrativo para estrangeiros. Portanto, se considerarmos os últimos 10 anos, ou melhor, se considerarmos esse princípio de século XXI, talvez tenhamos nos tornado novamente um país de imigrantes: cubanos, haitianos, chineses, espanhois...

ID
490816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

A economia norte-americana passa, no momento, por crise preocupante, cujo primeiro grande sintoma foi o denominado estouro da bolha imobiliária, ou seja, a demonstração de crescente incapacidade de pagamento da dívida contraída por adquirentes de imóveis.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Sem dúvida o estouro da bolha imobiliária foi o grande sinal de alerta para a crise economica. Em termos sumários tratou-se do seguinte... as pessoas estavam com dinheiro (economia aquecida, todo mundo empregado, etc) e queriam comprar coisas. Dentre essas coisas, roupas, celulares, computadores, carros... e casas. Mas casas são caras, e quando muita gente quer comprá-las, elas se tornam ainda mais caras. Aí as pessoas pedem empréstimos para financiar sua casa, acreditando que a economia continuará aquecida, que seus empregos continuarão garantidos e seus salários suficientes). Quando, no entanto, algo dá errado, quando a economia se desaquece por algum motivo, tudo desanda. O nível de emprego se reduz, os salários idem, e sem dinheiro pra pagar os financiamentos, o cidadão comum dá calote nos bancos. Tudo bem, o banco ganha a casa, mas pra vender pra quem? Os preços até caem na tentativa de resolver logo o problema, mas as pessoas não têm dinheiro sequer pra pagar as dívidas já contraídas, quem dirá pra contrair outras novas. Sem o (muito) dinheiro que foi emprestado ao setor imobiliário, os bancos não conseguem atender às necessidades dos outros setores da economia e, pior, não conseguem sequer honrar os compromissos que assumiram (porque os bancos também fazem as suas treitas...). Em um cenário assim... o papai Estado acaba tendo que intervir pra evitar que a crise chegue a proporções ainda maiores.

ID
490819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Reduzindo dramaticamente o consumo de bens industrializados, a atual crise norte-americana ainda não conseguiu afetar o sistema financeiro propriamente dito, deixando a salvo, pelo menos por ora, bancos e instituições similares.

Alternativas

ID
490822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Uma das características da globalização é a interdependência dos mercados, o que permite supor que uma crise de grandes proporções em um importante país pode se expandir e arrastar consigo muitos outros países.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Essa interdependência dos mercados é o motivo pelo qual somos tão rapidamente afetados aqui, quando, por exemplo, o PIB da China não alcança o nível de crescimento esperado. Poxa, China... Brasil... estamos tão longe... pois é, mas os produtos de um país e do outro estão sendo comercializados globalmente e o que afeta um, cedo ou tarde, afetará o outro.

ID
490825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Citado no texto, o Bolsa Família é um programa de distribuição de renda conduzido pelo governo federal e voltado para famílias identificadas como carentes, delas exigindo-se a regular freqüência às aulas dos filhos em idade escolar.

Alternativas
Comentários
  • Certo,. o Bolsa Família é um dos programas  do governo federal que permitiu o aumento do poder de compra de muitos brasileiros.Muitos que estavam na linha de pobreza puderam melhorar sua condição adquirindo móveis e eletrodomésticos e também imóveis oferecido pelo programa Minha casa minha vida.

  • Errada as famílias que não possuem filhos também podem receber o benefício do bolsa família. 

    A questão pecou pela generalização. Cabe recurso fácil. 

  • § 5   Ultrapassada a fase de habilitação dos concorrentes (incisos I e II) e abertas as propostas (inciso III), não cabe desclassificá-los por motivo relacionado com a habilitação, salvo em razão de fatos supervenientes ou só conhecidos após o julgamento.


ID
490828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

O entusiasmo do presidente da República, mencionado no texto, se justifica pelo fato de que, nos três últimos anos, os índices de crescimento econômico do Brasil são praticamente idênticos aos apresentados pela China.

Alternativas

ID
490831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Citado por Lula, Bush vê aproximar o fim de seu governo com índices decrescentes de aprovação popular, em larga medida determinados pela desgastante guerra contra o Iraque, na qual morreram milhares de norte-americanos.

Alternativas

ID
490834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na abertura do Fórum Brasil – México, que ligou para o colega norte-americano George Bush e o mandou cuidar da crise dos Estados Unidos da América (EUA). “Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolve tua crise”. Empolgado com os indicadores da
economia brasileira, entre os quais a expansão do crédito e do consumo, Lula ainda comparou o Bolsa Família ao milagre da multiplicação dos pães.

Jornal do Brasil, 28/3/2008, capa (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que o tema suscita, julgue os itens que se seguem.

Entre as novidades presentes na atual campanha presidencial norte-americana, ainda em sua fase primária, está a presença de dois postulantes à candidatura pelo partido democrata que fogem ao padrão do país: um negro (Barak Obama) e uma mulher (Hillary Clinton).

Alternativas
Comentários
  • Certo. o  atual presidente dos Estados Unidos, um negro,  teve uma vitória muito comemorada em muitos países. Porém a crise continua.....


ID
490840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores
Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas
federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa
legalmente investida em cargo público. Considerando o texto
originário da citada lei e as alterações posteriores, julgue os itens
que se seguem.

A posse e o exercício no cargo público são atos distintos. A posse é ato subseqüente à nomeação e ocorrerá no prazo de quinze dias contados da publicação do ato de provimento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Posse = 30 dias, em regra, improrrogáveis
    Exercício= 15 dias improrrogáveis
  • NOMEAÇÃO

    Forma de investidura em cargo público, que se oficializa com a publicação do correspondente decreto ou portaria e se completa com a posse e o exercício.
     

    POSSE

    Ato de aceitação expressa pelo nomeado das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo. Com a posse complementa-se a investidura do nomeado no cargo e, a partir dela, passa o mesmo à condição de servidor, sujeito de direitos e deveres funcionais, por isso mesmo que a nomeação regular só pode ser desfeita antes da posse do nomeado. Publicado em Diário Oficial o ato de nomeação, o nomeado tem o prazo de 30 (trinta) dias, contados dessa  publicação, para  tomar posse; esse prazo poderá ser prorrogado por mais 30 (trinta) dias, se o nomeado requerer essa prorrogação,  antes de vencido o prazo inicial.
     

    EXERCÍCIO

    Efetivo desempenho das atribuições do cargo. Com a posse, o servidor passa a desempenhar legalmente as suas funções, adquirindo direito às vantagens do cargo e à contraprestação pecuniária devida pelo Poder Publico.

     Caso o servidor não entre em exercício funcional no prazo legalmente assinalado, caberá a sua exoneração de oficio.

  • Lei 8.112/90.   
    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
    § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97).

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
  • Nomeação => Posse (em 30 dias) => Exercício (em 15 dias)

  • NOMEAÇÃO

    até 30 dias depois --> POSSE

    até 15 dias depois --> EXERCÍCIO 

  • A posse ocorrerá em até 30 dias e a entrada em exercício em até 15 dias.

  • Nomeação -30 DIAS - Posse - 15 DIAS - Exercício 

  • Lei 8.112/90.    copie e colei , que o colega escreveu.
    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
    § 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97).

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • NÃO---- NOMEAÇÃO NO PRAZO DE 30 DIAS JÁ A POSSE ------ EM 15 DIAS PARA EXERCICIO.

  • PUBLICAÇÃO: ⏝⏠

     

    (╯°□°)╯Nomeação -------até 30 dias-----> Posse   (°ロ°)☝ ٩(˘◡˘ ) ⇒  SEM EFEITO  X

    _/|''|''''\__
    '-O---=O-°  Posse I -----até 15 dias------> EXercício.  [̲̅$̲̅(̲̅ιοο̲̅)̲̅$̲̅]  EXONERADO  ︻╦╤─ ҉ - - ٩(×̯×)

     

    proviMEnto = noMEação  () /

    inveStidura = poSSe (͡ ° ͜ʖ ͡ °) ⇒ [̲̅$̲̅(̲̅ιοο̲̅)̲̅$̲̅]

  • 30 DIAS PARA TOMAR POSSE E 15 DIAS PARA ENTRAR EM EXERCICIO.

  • Errado . A posse ocorrerá no prazo de 30 dias após nomeação

  • GABARITO ERRADO

    NOMEAÇÃO--------POSSE------ EXERCICIO

    30 dias apos a nomeação deve tomar posse, 15 dias apos a posse deve entrar em exercicio

  • Ø POSSE> Assinatura do respectivo termo > deve constar Atribuições, Deveres, Responsabilidades e Direitos inerentes ao cargo. > não pode ser alterado unilateralmente. Ocorrerá no PZ de 30 dias contado do ato de provimento > poderá ser mediante Procuração Específica. < Depende de prévia inspeção Médica Oficial Ø Servidor em Licença? Pz começa a contar do término do impedimento.


ID
491866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores
Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas
federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa
legalmente investida em cargo público. Considerando o texto
originário da citada lei e as alterações posteriores, julgue os itens
que se seguem.

Nomeação, promoção, readaptação e lotação são algumas das formas de provimento em cargo público.

Alternativas
Comentários
  • Lotação não é forma de provimento... as demais opções estão corretas.
  • FORMAS DE PROVIMENTO DOS CARGOS PÚBLICOS  

    O Provimento é o preenchimento do cargo público 

    Originária: pressupõe a inexistência de uma relação jurídica anterior mantida entre o Servidor e a Administração.
    A única forma de Provimento Originário é a nomeação, que pode ser realizada em caráter Efetivo ou para Cargos de Provimento em Comissão. 
    • Nomeação - Cargo Efetivo: pressupõe a aprovação em concurso público de provas ou de provas e Títulos – sabemos que a aprovação em concurso NÃO ENSEJA O DIREITO ADQUIRIDO À NOMEAÇÃO. 

    Derivada: As formas derivadas de provimento dos cargos públicos, decorrem de um vínculo anterior entre Servidor e Administração. 
    • Promoção 
    • Readaptação 
    • Reversão 
    • Aproveitamento 
    • Reintegração 
    • Recondução 
    O servidor poderá progredir na mesma carreira, nos diversos escalões de uma mesma carreira. Diante do entendimento do STF, entendeu-se que Ascensão Funcional e a Transferência SÃO INCONSTITUCIONAIS. 

    Fonte : http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/direito-administrativo/formas-de-provimento-dos-cargos-publicos
  • Lei 8.112/90
            Art. 8o  São formas de provimento de cargo público:
            I - nomeação;
            II - promoção;
            III - ascensão;(Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
            IV - transferência; (Execução suspensa pela RSF nº 46, de 1997)   (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
            V - readaptação;
            VI - reversão;
            VII - aproveitamento;
            VIII - reintegração;
            IX - recondução.
  • Errado.

    O erro foi incluir "lotação".

    8112. Art. 8o São formas de provimento de cargo público:

      I - nomeação;

      II - promoção;

      V - readaptação;

      VI - reversão;

      VII - aproveitamento;

      VIII - reintegração;

      IX - recondução


  • lotação, negativo!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Lotação? no seu sonho

  • essa passei lotado literalmente

  • Formas de Provimento ♪Música♫

    Nomeação♫ (Originário)

    Promoção♫ (Derivado)

    Readaptação♫ (Derivado)

    ♪Reintegração♫ (Derivado)

    ♪Reversão♫ (Derivado)

    ♪Aproveitamento (Derivado)

    ♪Recondução♫ (Derivado)

    ♪São provimento, para preenchimento de cargo público.♫

    Como podemos observar, está questão é recorrente em concurso público, deem atenção especial a ela.

    Lotação não está elencada nas formas de provimento, mas podemos encontrar no ônibus, metro, trem, elevador, etc.

  • Lotação de ônibus é? kkkk

  • A banca foi pouco criativa era para ter colocado no lugar de lotação a palavra LOTERIA!!!! KKKKKK.

  • São formas de provimento: Nomeação / promoção / readaptação / reintegração / recondução / aproveitamento / reversão.

     

    Forma de provimento originário:

    Nomeação.

     

    Formas de provimento derivado:

    promoção / readaptação / reintegração / recondução / aproveitamento / reversão.

     

  • LOTAÇÃO??? KKKKK

  • Lotação deixa a questão incorreta.

  • Errado. Lotação não é forma de provimento , nem de vacância

  • Gabarito: errado

    --

    88,7 FM é a rádio da PAN 4R's

    Lei 8112. Art. 8  São formas de provimento de cargo público:       

    I - nomeação;

           II - promoção;

           III - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

           IV - (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

           V - readaptação;

           VI - reversão;

           VII - aproveitamento;

           VIII - reintegração;

           IX - recondução.

  • GAB: E


ID
491869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores
Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas
federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa
legalmente investida em cargo público. Considerando o texto
originário da citada lei e as alterações posteriores, julgue os itens
que se seguem.

O exercício, que ocorre após a posse no cargo ou função pública, é a execução ativa da função ou do cargo.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    De acordo com o art. 13 da lei 8112, "a posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei."
    Ainda na lei, o art. 15 dipõe que "
    exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança."
  • Sei que o meu comentário é inoportuno, mas às vezes ficamos tão apegados à literalidade da lei, que uma simples palavra diferente faz com que marquemos como errada, sendo que execução é sinônimo de exercício.
  • Certo.


    Artigo 15, Lei 8112/90: "Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse".

  •         Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

      § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse

  • Cespe é uma desgraça msm. Na assertiva, ele menciona "função pública", que acontece mediante vínculo contratual entre um particular e a Adm. Pública. Já na letra da lei, fala em "função de confiança". E, msm assim, considera a questão como correta, pqp!!!

  • Ø EXERCICIO> (PZ 15 dias) da data da POSSE para entrar em Exercício. Se perder o pz? Será exonerado. Função de Confiança? Torna-se sem Efeito.


ID
491878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da administração de empresas, julgue os itens que se
seguem.

Adotar ações que promovam o desenvolvimento no presente sem comprometer as necessidades de desenvolvimento das futuras gerações é uma prática de desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Constituição Federal de 1988 está CERTA a questão.

    Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
  • CORRETO
    Complementando...

    O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do
    presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem
    a suas próprias necessidades. Ele contém dois conceitos-chaves:
    1 – o conceito de “necessidades”, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres
    do mundo, que devem receber a máxima prioridade;
    2 – a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao
    meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras
    (CMMAD, 1998, p. 46).

ID
491881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da administração de empresas, julgue os itens que se
seguem.

Estabelecer os objetivos empresariais e definir os recursos necessários ao seu alcance e os meios para controlar as atividades e os recursos são responsabilidades do planejamento.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os re­cursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decor­rência do planejamento estão os planos.Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos. Além disso, os planos funcionam como guias ou balizamen­tos para assegurar os seguiintes aspectos:
    1. Os planos definem os recursos necessários para alcançar os objetivos organizacionais.
    2. Os planos servem pára integrar os vários objetivos a serem alcançados em um esquema organizacional que proporciona coordenação e integração.
    3. Os planos permitem que as pessoas trabalhem em diferentes atividades consis­tentes com os objetivos definidos. Eles dão racionalidade ao processo. São racio­nais porque servem de meios para alcançar adequadamente os objetivos traçados.
    4. Os planos permitem que o alcance dos objetivos possa ser continuamente mo­nitorado e avaliado em relação a certos padrões ou indicadores a fim de permitira ação corretiva necessária quando o progresso não seja satisfatório.

    Adm. Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, p.341
  • SE FALOU DE DEFINIR ALGO, ENTÃO É PLANEJAMENTO!

     

     

    GABARITO CERTO

  • Quadrix 2019

    Em relação à função de planejamento, julgue o item.

    Na administração por objetivos, o estabelecimento dos objetivos é fixado pelos gerentes e pelos subordinados, que identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um, em termos de resultados esperados, e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.

  • Gab: CERTO

    DEFINIR recursos = Planejamento.

    ALOCAR recursos = Organização.


ID
491884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da administração de empresas, julgue os itens que se
seguem.

Considere que uma instituição de ensino fez sua análise interna e listou as seguintes deficiências: pessoal com capacitação inadequada, recursos financeiros insuficientes e tecnologia obsoleta. Nessa situação, é correto afirmar que a instituição de ensino listou ameaças ao cumprimento de sua missão e que necessita definir formas de combatê-las.

Alternativas
Comentários
  • Ameaça é sempre um fator EXTERNO , como por exemplo, uma nova empresa concorrente. Estes fatores listados são FRAQUEZAS ( weakness), são fatores internos.

    fatores internos:

    S - strengh (força)
    W- weakness (fraquezas)

    Fatores Externos:

    O (oportunitties) oportunidades
    T- (Threats) - ameaças

    gabarito ERRADO
  • Como bem colocou o colega acima, trata-se da análise SWOT.
  • PONTOS FRACOS/FRAQUEZAS!

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • ELE CITOU FATORES INTERNOS.

    NA MATRIZ SWOT, AMEAÇAS ESTÁ NOS FATORES EXTERNOS.

    QUESTÃO ERRADA.

  • Considere que uma instituição de ensino fez sua análise interna e listou as seguintes deficiências: pessoal com capacitação inadequada, recursos financeiros insuficientes e tecnologia obsoleta. Nessa situação, é correto afirmar que a instituição de ensino listou ameaças ao cumprimento de sua missão e que necessita definir formas de combatê-las. Resposta: Errado.

    Acho que de tanto a gente estudar isso nem carece explicação.

  • Nessa situação, é correto afirmar que a instituição de ensino listou ameaças ao cumprimento de sua missão e que necessita definir formas de combatê-las.

    Resposta: pontos fracos, pois se trata do ambiente interno.

    GAB E

  • GAB: ERRADO

    Análise de Cenários

    SWOT

    • Forças (cenário interno)
    • Fraquezas (cenário interno)
    • Oportunidades (cenário externo)
    • Ameaças (cenário externo)

ID
491887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da administração de empresas, julgue os itens que se
seguem.

Estabelecer a amplitude de controle ou a amplitude de comando significa definir a quantidade de pessoas subordinadas a um cargo gerencial.

Alternativas
Comentários
  • Amplitude de controle, também conhecida como amplitude administrativa ou amplitude de comando, refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.
    Assim, quando um administrador tem muitos funcionários subordinados diretamente a ele, temos uma amplitude ampla; no contrário, temos uma amplitude restrita. Em geral, uma organização que apresenta uma amplitude média ampla é achatada, enquanto que uma organização que tem uma amplitude média estrita é alta e alongada.

    Fonte: Material Professor Herbert Almeida - Estratégia Concursos
  • AMPLITUDE DE COMANDO: NÚMERO DE SUBORDINADOS.

    CADEIA DE COMANDO: NÚMERO DE HIERARQUIA.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • CERTO

    ----------

    3        A cadeia de comando;

    >> É a linha de autoridade que vai até o topo da organização.

    >> Especialização vertical (princípio escalar)

     

    CUIDADO >> HORIZONTAL É  DEPARTAMENLIZAÇÃO

     

    >>> AMPLITUDE DE COMANDO: NÚMERO DE SUBORDINADOS.

     

     

    >>> CADEIA DE COMANDO: NÚMERO DE HIERARQUIA

     

     

    EXEMPLO

     

    Estabelecer a amplitude de controle ou a amplitude de comando significa definir a quantidade de pessoas subordinadas a um cargo gerencial.

     

     

     

     >> CERTO

     

     

    Amplitude de controle, também conhecida como amplitude administrativa ou amplitude de comando, refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva e adequada.
    Assim, quando um administrador tem muitos funcionários subordinados diretamente a ele, temos uma amplitude ampla; no contrário, temos uma amplitude restrita. Em geral, uma organização que apresenta uma amplitude média ampla é achatada, enquanto que uma organização que tem uma amplitude média estrita é alta e alongada.

     

     

    EXEMPLO 2

     

    Acerca das teorias de administração, julgue o item a seguir. 

     

    A teoria clássica de administração baliza-se nos princípios da unidade de comando, de amplitude de controle e da divisão do trabalho. Nesse sentido, em uma empresa em que o trabalho realizado deva ser reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor, a fim de garantir que a análise de desempenho seja feita sob perspectivas diferenciadas, tem-se um exemplo da observância do princípio da unidade de comando.

     

    >> ERRADO

     

    "reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor" 

    Aí não há unidade de comando ,mas sim dualidade de comando.

     

     

    Teoria Clássica

    Foco na estrutura organizacional: piramidal linear 

    - Centraliza;

    - Pautada na hierarquia;

     

    - Unidade de comando; ( cada indivíduo se reporta a um único chefe) 

    - Diferenciação entre gerente e trabalhador de linha.

     

    EXERCÍCIOS  Q163960  Q643646  Q163979 Q380832 Q756181 Q470733


ID
491890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da administração de empresas, julgue os itens que se
seguem.

Considere que uma organização apresente em seu organograma os departamentos de Ensino Superior, de Pesquisa, de Extensão e de Pós-Graduação vinculados a uma diretoria. Nessa situação, é correto afirmar que foi utilizado o critério funcional de departamentalização.

Alternativas
Comentários
  • DESCENTRALIZAÇÃO
  • Departamentalização

    Tipo de estrutura: FUNCIONAL
    Critério: MATRICIAL

    Acredito que erro da questão tenha sido afirmar que o criterio a ser utilizado foi o funcional.


  • Foi adotado o critério de departamentalização por serviços e produtos.
  • O "X" DA QUESTÃO ESTÁ NA PALAVRA VINCULADOS! OU SEJA, TRATA-SE DE UM STAF. O CESPE CHAMA ISSO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Considere que uma organização apresente em seu organograma os departamentos de Ensino Superior, de Pesquisa, de Extensão e de Pós-Graduação vinculados a uma diretoria. Nessa situação, é correto afirmar que foi utilizado o critério funcional de departamentalização. Resposta: Errado.

  • e de Pós-Graduação vinculados a uma diretoria--------isso é staff


ID
491893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da administração de empresas, julgue os itens que se
seguem.

O empregado que recebe novas competências por meio de delegação passa a ser o responsável por elas perante a organização.

Alternativas
Comentários
  • O superior quando delega alguma competência a um subordinado, ele continua sendo o responsável pela atividade, o subordinado só recebe a atribuição para executar, não a responsabilidade pela atividade/tarefa.

    Não podemos confundir a descentralização com a delegação. Para Cury (2012, p. 215),
    “a descentralização tem caráter permanente e é impessoal, enquanto a delegação tem caráter transitório e é quase sempre pessoal, nominal. Na descentralização, a autoridade passa para o nível subordinado as atribuições e responsabilidades, enquanto na delegação a autoridade continua responsável pela tarefa cometida a seu subordinado.”


    Fonte: Material Professor Herbert Almeida - Estratégia Concursos


  • Q337156

    Segundo a teoria da administração, a delegação de atribuições envolve tanto a transferência de autoridade como de responsabilidade do administrador para os subordinados de nível hierárquico mais baixo.

    Gabarito: CERTO

    Eles poderiam ao menos chegar a um consenso.

  • O EMPREGADO PASSA A SER O RESPONSÁSEL: ERRADO.

    O EMPREGADO PASSA A SER RESPONSÁVEL: CERTO.

     

     

    AO PASSAR A COMPETÊNCIA POR DELEGAÇÃO, O EMPREGADO SE TORNA RESPONSÁVEL TAMBÉM. OU SEJA, RESPONSABILIDADE PARCIAL DE QUEM DELEGOU (DELEGANTE) E DE QUEM RECEBEU A DELEGAÇÃO (DELEGADO).

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Na delegação, devido ao caráter pessoal, o subordinado passa a ser responsável perante a o superior hierárquico.

    Na descentralização, devido ao caráter institucional, o subordinado passa a ser o responsável perante a organização.

    SMJ

  • Em todas as questões de delegação considerei a máxima de quem delega não transfere a responsabilidade. A responsabilidade não é delegável. A questão pode falar em delegar atribuições, autoridade ou competências. Mas a responsabilidade fica sempre com o seu dono.

    Resposta: Errado.

  • Caramba gente! Como vou fazer algo e não responder por aquilo? o que é responsabilidade ? capacidade de responder pelos seus atos! Claro que qndo vc delega algo, vc passa a responsabilidade pra pessoa. Assim fica fácil, faço qualquer cagada e meu chefe que responde por isso. Se fosse assim, não existiria delegação.
  • CHIAVENATO: delegação é o processo de transferir autoridade E responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. Aí vem a cespe e me f0d3


ID
491896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos têm como principal objetivo guardar e tornar
disponíveis os documentos sob sua responsabilidade de guarda.
A esse respeito, julgue os itens de 57 a 62.

São classificados como comerciais os arquivos de instituições de ensino, igrejas e associações de classe.

Alternativas
Comentários
  • Errada, pois arquivos comercias possuem fins lucrativos, como por exemplo empresas.
    Respostacorreta seria arquivos institucionais.
    Abração!
  • Boa!

  • Direto ao ponto!

    São classificados como comerciais (INSTITUCIONAIS) os arquivos de instituições de ensino, igrejas e associações de classe.

    Vejamos a classificação pedida na questão:

    • Públicos = governnamentais (qualquer poder ou esfera)
    • Institucionais = escolas + igrejas + associações
    • Comerciais = corporações + empresas/firmas
    • Familiares/Pessoais = fotos, DVD's (Cunho pessoal/íntimo)

    GABARITO: ERRADO


ID
491899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos têm como principal objetivo guardar e tornar
disponíveis os documentos sob sua responsabilidade de guarda.
A esse respeito, julgue os itens de 57 a 62.

Quando o gerente do arquivo de uma empresa solicita que seus funcionários procedam ao arranjo dos documentos, então, segundo a terminologia arquivística, o gerente do arquivo está solicitando que os documentos sejam guardados nos seus devidos lugares.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O arranjo é uma atividade técnica e intelectual semelhante à classificação. Porém, com uma diferença importante: o arranjo é realizado na fase permanente. O instrumento oriundo é o quadro de arranjo constituído ora pela forma orgânico-estrutural, ora de acordo com as classes e subgrupos destinados à fase permanente do plano de classificação. 
  • Armazenamento é a guarda do documento propriamente dita.  É  a colocação do documento no arquivo , seja ele movél ou não.

    Gabarito: Errado 
  • ARRANJO

    Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

    ARQUIVAMENTO

    Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à guarda ordenada de documentos.

    Ação pela qual uma autoridade determina a guarda de um documento cessada a sua tramitação.

  • ERRADO

     

    É claro no comando da questão que trata-se de uma operação física, sendo então um arquivamento e não arranjo, que junto com a classificação e ordenação, são operações intelectuais.


ID
491902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos têm como principal objetivo guardar e tornar
disponíveis os documentos sob sua responsabilidade de guarda.
A esse respeito, julgue os itens de 57 a 62.

Quanto ao gênero, mapas e fotografias são classificados como documentos cartográficos e iconográficos, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • "CORRETA"

    Gênero
    Podem ser: 7
    Escritos ou Textuais
    Iconográficos
    Sonoros
    Filmográficos
    Informáticos ou digitais
    Cartográficos
    Micrográficos
    _____________________________________________________________________

    Documentos cartográficos
    Documentos que representem, de forma reduzida, uma área maior.
    Ex.: Mapas e Plantas

    Documentos iconográficos
    Documentos cuja informação esteja em forma de imagem estática.
    Ex.: Fotografia, negativos, diapositivos(slides), desenho e gravuras
  • . Gênero
    O gênero dos documentos está ligado à maneira de representá-los, de acordo com os seus diversos suportes. São eles:
    • Textuais – manuscritos, datilografados ou impressos.
    • Cartográficos – documentos em formatos e dimensões variáveis, ligados às áreas de geografia, engenharia e arquitetura.
    Exemplos: mapas, plantas, perfis e fotografias aéreas (utilizadas na elaboração de mapas).
    • Iconográficos – documentos com imagens estáticas.
    Exemplos: fotografias (negativos, ampliações etc.), desenhos, gravuras, litogravuras (litografias), cartazes, cartões-postais, estampas, dia­positivos (slides), partituras.
    • Filmográficos – documentos com imagens em movimento.
    Exemplos: filmes, fitas videomagnéticas.
    • Sonoros – documentos com registros fonográficos.
    Exemplos: discos, fitas audiomagnéticas.
    • Micrográficos – documentos ligados à microfilmagem de documentos (assunto a ser tratado em outro capítulo).
    Exemplos: rolos, microfichas, jaquetas, cartões-janela.
    • Informático – documentos ligados ao computador.
    Exemplos: disquetes, discos rígidos, discos ópticos.

  • Gabarito: CERTO.

     

     

    Gênero
    O gênero dos documentos está ligado à maneira de representá-los, de acordo com os seus diversos suportes. São eles:

     

    (...)

     

    Cartográficos – documentos em formatos e dimensões variáveis, ligados às áreas de geografia, engenharia e arquitetura.

    Exemplos: mapas, plantas, perfis e fotografias aéreas (utilizadas na elaboração de mapas);


    Iconográficos – documentos com imagens estáticas.

    Exemplos: fotografias (negativos, ampliações etc.), desenhos, gravuras, litogravuras (litografias), cartazes, cartões-postais, estampas, dia​positivos (slides), partituras.

     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • Gabarito: CERTO

     

    Classificação dos documentos quanto ao gênero:

     

    Escritos ou Textuais - são aqueles que contêm texto (ofício, relatório);

     

    Iconográficos - documentos que contenham imagens estáticas (fotografias, desenhos);

     

    Cartográficos - documentos que contenham uma imagem reduzida representando uma área maior (mapas, plantas); 

     

    Micrográficos - documentos resultantes do processo de microfilmagem;

     

    Sonoros - documentos que contenham som;

     

    Filmográficos ou Audiovisual - documentos que contêm imagem em movimento;

     

    Informáticos - documentos em meio digital. Apresentam a informação como uma combinação de bit's (você pode ver uma imagem no celular, ou escutar uma música em mp3, mas isto é apenas uma forma de o aparelho nos "traduzir" a informação, que na verdade é uma combinação de "0" e "1")

     

     O gênero do documento é o elemento que identifica a forma como a informação foi registrada em seu suporte: como texto (textual), como imagem estática (iconográfico), como som (sonoro), como código binário (digital), etc.

     

    Condições de Armazenamento: Os depósitos de arquivo devem prever locais específicos para armazenamento de cada tipo de suporte, de acordo com suas especificidades.

     

  • Resolução: mapas são considerados documentos do gênero cartográfico, que é o gênero documental que contém documento que representam uma área física. Já as fotografias fazem parte do gênero cartográfico, que tem como definição o fato de serem representações estáticas.

    Resposta: certa


ID
491905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos têm como principal objetivo guardar e tornar
disponíveis os documentos sob sua responsabilidade de guarda.
A esse respeito, julgue os itens de 57 a 62.

Considere que, após estudos acerca do plano de arquivo adequado, uma universidade decidiu pela descentralização de seu arquivo corrente. Nessa situação, para manter coerência administrativa, os arquivos intermediário e permanente também devem ser descentralizados.

Alternativas
Comentários
  • Comentado por abrobra há mais de 2 anos.

    "É importante esclarecer que a descentralização se aplica apenas à fase corrente dos arquivos. Em suas fases intermediária e permanente, os arquivos devem ser semprecentralizados, embora possam existir depósitos de dcts fisicamente separados"


    (Arquivo: Teoria e Prática - Marilena Leite Paes 3ª Edição)

  • GABARITO: ERRADO.



    DESCENTRALIZAÇÃO ===========> SOMENTE na fase CORRENTE / ATIVA 


    CENTRALIZAÇÃO ==============> Fases: intermediária e permanente






    BONS ESTUDOS!!!!

  • Direto ao Ponto!

    Considere que, após estudos acerca do plano de arquivo adequado, uma universidade decidiu pela descentralização de seu arquivo corrente (até aqui OK). Nessa situação, para manter coerência administrativa, os arquivos intermediário e permanente também devem ser descentralizados (centralizados).

    CORRENTE = centralizado ou descentralizado

    INTERMEDIÁRIO + PERMANENTE = SEMPRE centralizado (vantagem: diminui $ custos)

    GABARITO ERRADO

  • Marilena:

    "Ao se elaborar um plano de arquivo, um aspecto importante a ser definido diz respeito à centralização ou à descentralização dos serviços de arquivo em fase corrente. É importante esclarecer de imediato que a descentralização se aplica apenas à fase corrente dos arquivos. Em suas fases intermediária e permanente, os arquivos devem ser sempre centralizados, embora possam existir depósitos de documentos fisicamente separados."

    Fonte: Livro Arquivo: teoria e prática (ed 3, pág 37)


ID
491908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos têm como principal objetivo guardar e tornar
disponíveis os documentos sob sua responsabilidade de guarda.
A esse respeito, julgue os itens de 57 a 62.

Considere que documentos produzidos pela diretoria de gestão estratégica das Indústrias Zecta foram classificados como ostensivos. Nesse caso, esses documentos não apresentam restrição quanto a sua divulgação.

Alternativas
Comentários
  • "CORRETA"

    Ostensivo é a classificação dada ao documento cuja sua divulgação não prejudica a Administração ou a Empresa.

    • Ostensivos: Não há necessidade de ter acesso restrito, pois sua natureza de assunto não prejudica a administração;
    • Sigilosos: São aqueles que, por seu conteúdo, devem ter o acesso restrito. No Brasil, há diferentes graus de sigilo (reservado, confidencial, secreto e ultra-secreto)

          Graus de sigilo

    • Ultra-secreto – máximo de 30 anos
    • Secreto – máximo de 20 anos
    • Confidencial – máximo de 10 anos anos
    • Reservado – máximo de 5 anos
  • ATENÇÃO para a Lei de Acesso à Informação (LAI), nº 12.527, de 18 de novembro de 2011:

    "Art. 24.  A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. 

    § 1o  Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: 

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; 

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e 

    III - reservada: 5 (cinco) anos."

    Além da alteração dos prazos, não há mais a classificação confidencial que tinha o prazo máximo de 10 anos.

  • Bem, 
    "Documentos sigilosos não podem ser aberto pelo setor de protocolo, e classificam-se em ultrasecreto(segredo de estado; documentos de segurança controlada; enviados por agente pub autorizado, com guarda armada e local especifico, não são enviados pelos correios); secreto; confidencial;reservado( não é sigiloso, mas não deve ser divulgado ate então, para não criar embaraço adminsitrativos). Conforme a colega acima, ultrassecreto possui prazo de 25 anos; secreto de 15, e reservado, 5. O único que pode ser prorrogado é o ultrassecreto.No caso do fim do prazo , tal informação será caracterizada como de acesso público.
  • Ostensivo pode mostrar, Questão Certa.
  • Resumo:

    Ostensivo --> Não há restrição, pode divulgar

    Sigiloso --> há restrição, deve-se obedecer prazos para divulgação


ID
491911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os arquivos têm como principal objetivo guardar e tornar
disponíveis os documentos sob sua responsabilidade de guarda.
A esse respeito, julgue os itens de 57 a 62.

Está correta a seqüência alfabética abaixo.
Barbosa, Augusto José de Souza
Cardoso, Pedro Paulo
Filho, Antonio César de Alcântara
Gonçalves, Mário Ricardo de Araújo

Alternativas
Comentários
  • O grau de parentesco (Filho) deve vir junto ao último sobrenome. E só deve ser considerado em homônimos (quando houver nomes iguais).

    Dessa forma, o nome ficaria assim arquivado:

    Alcântara Filho, Antônio César. - Ficando no primeiro lugar da classificação.
  • Bem, nome que denote grau de parentesco é parte do sobrenome, mas não considerado na ordem alfabetica
  • Uma outra questão do prórpio cespe responde, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - EBC - Técnico - Administração
    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Métodos de Arquivamento
    Os sobrenomes que referem grau de parentesco (filho, sobrinho, neto) devem vir acompanhados do último sobrenome na alfabetação. Por exemplo: José Maria de Sousa Sobrinho deve entrar como Sousa Sobrinho, José Maria.

    GABARITO: CERTA.
  • Alcântara Filho, Antonio César de

    Barbosa, Augusto José de Souza 
    Cardoso, Pedro Paulo 
    Gonçalves, Mário Ricardo de Araújo

  • Alcântara Filho, Antônio César


ID
491914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do desenvolvimento organizacional, julgue os itens a
seguir.

A aplicação do desenvolvimento organizacional possibilita a adaptação do quadro gerencial às demandas geradas pelo ambiente.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria do Desenvolvimento Organizacional visa compreender os ambientes internos e externos, decidir quais mudanças poderão ser realizadas e quais são os impactos dessas mudanças e junção das metas da empresa com as necessidades de seus empregados.

    http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/359-teoria-do-desenvolvimento-organizacional-tdo#.VGohufnF83k

  • DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: PROGRAMAS DE LONGO PRAZO, DE RESULTADOS CONTÍNUOS, DE VISÃO SISTÊMICA E DE MUDANÇA PLANEJADA DA ORGANIZAÇÃO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • R= O DO é uma resposta às mudanças. É um esforço educacional complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e estrutura da organização, de tal maneira que essa possa se adaptar às demandas ambientais, caracterizadas por novas tecnologias, novos mercados, novos problemas e desafios.

     

    CERTA


ID
491917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do desenvolvimento organizacional, julgue os itens a
seguir.

O desenvolvimento organizacional busca o empowerment das equipes, o que significa que as equipes, nessa situação, são dotadas de poder de participação nas decisões e maior responsabilidade, sem abrir mão do gerente no papel de chefe e condutor dos trabalhos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenatto, livro gestão de pessoas, capítulo 13; O desenvolvimento organizacional é uma abordagem de mudança organizacional, na qual os PRÓPRIOS COLABORADORES formulam a mudança necessária e a implementam através da assistência de um CONSULTOR INTERNO OU EXTERNO. 
    Posteriormente ele resume o processo da seguinte forma: o ponto de partida é melhorar inicialmente a sensibilidade intrapessoal das pessoas para posteriormente melhorar e incentivar os seus relacionamentos interpessoais. A seguir, inicia-se a formação e desenvolvimento de equipes com técnicas intragrupais, as quais se seguem as técnicas intergrupais necessárias para integrar as diferentes equipes entre se e, mais adiante, as técnicas intra-organizacionais, para definir os objetivos organizacionais.

    Portanto creio que o erro da questão está em afirmar que as equipes empoderadas não abrem mão do chefe como condutor dos trabalhos.
  • Acredito que o erro da questão esteja em "(...) sem abrir mão do gerente no papel de chefe e condutor dos trabalhos."
    Quando ele fala isso, vai na contra mão do conceito de Empowerment que  está ligado ao exercício da liderança, por parte dos funcionários, dentro das empresas. Ele simboliza a estratégia da organização e de seus gestores de delegar a tomada de decisão para seus colaboradores, promovendo a flexibilidade, rapidez e melhoria no processo de tomada de decisão da empresa.

    empowerment permite aos funcionários da empresa tomarem decisões com base em informações fornecidas pelos gestores, aumentando sua participação e responsabilidade nas atividades da empresa. Geralmente é utilizado em organizações com cultura participativa, que utilizam equipes de trabalho autodirigidas e que compartilham o poder com todos os seus funcionários.

  • Existem alguns princípios para fazer o empowerment das pessoas:

    ...
    2. Dar às pessoas plena autoridade e responsabilidade, independência e autonomia em suas tarefas e recursos.


    Chiavenato - Gestão de Pessoas

  • CHEFE?

  • Se eu empodero, eu desconcentro as decisões. A figura do chefe é atenuada.


ID
491920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do desenvolvimento organizacional, julgue os itens a
seguir.

Por suas características, a mudança organizacional preconizada pelo desenvolvimento organizacional ocorre de forma simples e rápida.

Alternativas
Comentários
  • mudança organizacional nunca é simples e rápida.... muito pelo contrário...
    questão pega-bobo


    questão errada
  • O desenvolvimento da organização pode ser feito por meio de três estratégias de mudança:

    - evolucionária
    - revolucionária
    - desenvolvimento sistemático (os autores do DO adotaram o desenvolvimento sistemático)

  • O Desenvolvimento Organizacional é um processo de mudança PLANEJADA, visando alcançar determinada condição. Envolve, 04 etapas: 

    1- Diagnóstico; 2- Planejamento de Mudança; 3- Implementação ou Intervenção 4- Avaliação. Logo, não OCORRE DE FORMA SIMPLES E RÁPIDA.


ID
491923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do desenvolvimento organizacional, julgue os itens a
seguir.

O desenvolvimento organizacional tem como foco toda a organização e não cada área isoladamente.

Alternativas
Comentários
  • Simples, se é desenvolvimento ORGANIZACIONAL, logicamente o foco é em toda a ORGANIZAÇÃO.
  • Mesmo que o desenvolvimento seja apenas em um setor ou área, o objetivo é o bem de toda a organização na qual ela pertence.   Você desenvolve uma área visando o bem da organização.

  • GAB: E

    Os elementos essenciais de qualquer esforço de DO:

    -A orientação para o longo prazo.

    -O envolvimento de esforços para a eficácia global da organização total e não simplesmente de parte dela.

    -Os passos de diagnóstico e de intervenção desenvolvidas conjuntamente entre os gerentes de linha e o consultor.


ID
491926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do desenvolvimento organizacional, julgue os itens a
seguir.

Por ter uma perspectiva de mudança da situação atual, o desenvolvimento organizacional não se utiliza das experiências das equipes como forma de aprendizado.

Alternativas
Comentários
  • Por ter uma perspectiva de mudança da situação atual, o desenvolvimento organizacional não se utiliza das experiências das equipes como forma de aprendizado.  Acho que o erro da questão está na negação, pois acredito que o desenvolvimento organizacional se utiliza das experiências das equipes com forma de aprendizado.
  • O desenvolvimento de equipes é uma das técnicas de Desenvolvimento Organizacional em que várias pessoas ou grupos se reúnem sob a coordenação de um consultor ou líder e criticam-se mutuamente. Desta forma, concluimos que o DO utiliza-se SIM das experiencias das equipes.


    Bons estudos!

  • 88 Qual a diferença entre Treinamento, desenvolvimento pessoal e desenvolvimento organizacional?

    R: TREINAMENTO é um programa de CURTO PRAZO, que busca o IMEDIATISMO nos resultados e a PREPARAÇÃO para o CARGO. E não referente a tarefas q o empregado "possa a vir realizar no futuro". (presente)

    DESENVOLVIMENTO PESSOAL: é um programa de MÉDIO PRAZO q busca resultados MEDIATOS e PREPARAÇÃO para a CARREIRA. (futura)

     DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: é um programa de LONGO PRAZO com abordagem sistêmica e com mudanças planejadas da organização. (futura)


ID
491929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do desenvolvimento organizacional, julgue os itens a
seguir.

O desenvolvimento organizacional tem como característica a sua realização por meio de equipes para facilitar mudanças na cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Segundo French e Bell, o DO pode ser definido como um "esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz e colaborativo diagnóstico e administração da cultura organizacional - com ênfase especial nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal - com a assistência de um consultor-facilitador e a utilização da teoria e da tecnologia das ciências comportamentais,incluindo ação e pesquisa"

    http://books.google.com.br/books?id=z4DtNAgG7xwC&pg=PA193&lpg=PA193&dq=com+%C3%AAnfase+especial+nas+equipes+formais+de+trabalho&source=bl&ots=e6_KYf2UjK&sig=H9LS3XPu_bQAUtxmMN_1XGfYgR0&hl=pt-PT&sa=X&ei=iSRqVK3vN4qYgwSN7oDICQ&ved=0CCoQ6AEwAg#v=onepage&q=com%20%C3%AAnfase%20especial%20nas%20equipes%20formais%20de%20trabalho&f=false

  • A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ESTABELECE MUDANÇA DA CULTURA ORGANIZACIONAL, OU SEJA, MUDANÇAS QUANTO AO CRITÉRIO DE VALORES, CRENÇAS E PADRÕES DE COMPORTAMENTO. COM ÊNFASE NAS EQUIPES FORMAIS, TEMPORÁRIAS E CULTURA INTERGRUPAL. 

     

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
491932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens de 69 a 74, acerca de gerência contemporânea.

No contexto atual em que estão inseridas as organizações, para se ter sucesso é, muitas vezes, mais importante ser ágil, com capacidade de adaptação, de aprendizagem e de mudança, que ser grande sem tais características.

Alternativas
Comentários
  • Questão CORRETA

    Segundo Chiavenato, na era da informação, as organizações requerem agilidade, mobilidade, inovação e mudanças necessárias para enfrentar as novas ameaças e oportunidades em um ambiente de intensa mudança e turbulência.

    Gestão de Pessoas, 3ª ed. Idalberto Chiavenato

ID
491935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Julgue os itens de 69 a 74, acerca de gerência contemporânea.

Em um contexto competitivo, as organizações bem sucedidas são aquelas fortemente orientadas para os seus processos e gestão de custos.

Alternativas
Comentários
  • Tem que ser focada para os resultados.
  • ERRADO.

    São aquelas organizações orientadas para as PESSOAS.

    Bons estudos.
  • Ao contrário dos colegas, eu diria que a estratégia de sucesso irá depender do cenário em que a organização se encontra.

    Bons estudos!

  • Em um contexto competitivo, as organizações bem sucedidas são aquelas fortemente orientadas para os seus processos e gestão de custos.

    Erro em destaque. 


    Atualmente a Gestão estratégica de pessoas tem fixado um elo entre o que tanto o empregado necessita quanto a empresa. Surge nisso a gestão por compentência, vulgo CHA (Conhecimentos, habilidades e atitudes), aqui encontra-se o grande diferencial das empresas, o sucesso delas, isto é, pessoas bem capacitadas intelecutalmente que sabem conduzir as ferramentas da melhor forma possível para determinar o melhor desempenho possível.


    Quando a questão se trata em dizer que organizações bem sucedidas são aquelas orientadas para os seus processos e gestão de custo, encontra-se aqui uma visão antiquada, era dos pressupostos científico de Taylor.


    O mundo está em constante mudança e se não mudar junto fica pra trás.


ID
491938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens de 69 a 74, acerca de gerência contemporânea.

A teoria contingencial resolveu vários problemas organizacionais de adaptação às demandas ambientais com a vantagem de não abandonar os tipos de estrutura organizacional preconizados nas teorias clássica e da burocracia, às quais as organizações já se encontravam bem adaptadas.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADA

     A teoria contingencial não preconiza nenhum tipo de estrutura organizacional. Nela tudo é relativo, tudo depende

     Segundo Chiavenato (Chiavenato, Idalberto; Administração: Teoria, Processo e Prática, 3ª Edição, pág. 22), "as empresas bem sucedidas são aquelas que conseguem adaptar-se adequadamente às demandas ambientais." As características das organizações dependem das características do ambiente que estão inseridas. Nesse sentido, o ambiente molda as organizações.

     
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conting%C3%AAncia
  • Esse eu errei com gosto! Haha errei rude

  • Na verdade, o erro consiste em dizer que a teoria clássica e a burocrática encontravam-se adaptadas. As duas teorias mencionadas compõem um sistema fechado, que não se abre para o ambiente externo.

  • Realmente a abordagem Contingencial não abandona por completo a estrutura organizacional preconizados nas teorias clássica e da burocracia, tendo em vista, justamente, a contingência das situações e do ambiente.

    Contudo, é errado afirmar que as organizações já se encontravam bem adaptadas, pois ambas as abordagens padecem de fortes críticas dado a rigidez e a omissão quanto aos aspectos humanos, ambientais, dentre outros.

  • A teoria contingencial resolveu vários problemas organizacionais de adaptação às demandas ambientais com a vantagem de não abandonar os tipos de estrutura organizacional preconizados nas teorias clássica e da burocracia, às quais as organizações já se encontravam bem adaptadas. Resposta: Errado.

    Comentário: nada a ver! Segue o bonde!


ID
491941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens de 69 a 74, acerca de gerência contemporânea.

Autonomia e espírito empreendedor são características das equipes de trabalho de organizações contemporâneas de sucesso.

Alternativas
Comentários
  • Correto 


    Autonomia e espírito empreendedor são características das equipes de trabalho de organizações contemporâneas de sucesso.

    •  
  • O conceito de empreendedorismo tem sido difundido nas organizações para que cada colaborador desenvolva comportamentos empreendedores e passe a atuar como um agente de mudança, melhorando processos, criando novas oportunidades de negócios e acelerando as inovações dentro das grandes empresas. Os intrapreneurs ou intraempreendedores como são chamados, são indivíduos que compartilham talentos em comuns, tais quais: autonomia, autoconfiança, iniciativa, criatividade, liderança, capacidade de correr riscos calculados, atitude, etc.


ID
491944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens de 69 a 74, acerca de gerência contemporânea.

De forma a envolver os diversos níveis hierárquicos no processo decisório, as organizações contemporâneas de sucesso baseiam suas estruturas em cadeias de comando mais longas, ou seja, mais níveis hierárquicos e amplitudes de controle mais restritas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar  essa questão, por favor! 
  • acredito que falar que mais níveis hierárquicos contribuem para a verticalização da empresa. Enquanto que o que percebemos atualmente é a horizontalização.
    Marquei errado por isso, mas também nao sei se pensei certo ^^
  • Analisando o próprio texto da questão, quando ele comenta:

    "De forma a envolver os diversos níveis hierárquicos no processo decisório"

    Creio que ele cita a participação nas decisões da empresa ou entidade. Com a maior verticalização ocorrida como comentou o colega acima teremos a departalização e uma maior dificuldade de satores inferiores participarem das decisões superiores e/ou colegiadas.

    Espero ter ajudado e bons estudos.
  • Ter estruturas de cadeias mais longas significa diminuir os nivéis hierarquicos e proporcionar formas mais amplas de supervisão e não mais reestritas. O objetivo é fornecer maior autonomia na tomada de decisão em toda a organização, o que é tendência nas empresas de sucesso. Lembre- se da palavra EMPORWERMENT,que é  tendencia atual nas organizações.  
  • VOU TENTAR TE AJUDAR.

    A cadeia de comando em uma empresa é a linha de autoridade por meio do qual as ordens e responsabilidades são delegadas. O proprietário de uma pequena empresa é normalmente no topo da cadeia, enquanto os funcionários nonmanagement estão na parte inferior. Uma longa cadeia de comando é um que tem vários níveis de gestão entre a parte superior ea parte inferior da corrente. As várias camadas de uma longa cadeia de comando pode criar problemas para um pequeno negócio.

    Cerca de uma longa cadeia de comando

    O proprietário de uma pequena empresa com uma longa cadeia de comando comunica instruções para o gerente diretamente sob ele, que repete o processo com o gerente seguinte na cadeia de comando, até alcançar as instruções funcionários na parte inferior da cadeia. As informações utilizadas para tomar decisões, tais como vendas e números do orçamento, fazer o seu caminho até a cadeia de comando a partir da base para o topo. Um alto gerente da cadeia de comando tem mais autoridade e poder de decisão do que um gerente em um nível inferior possui.

    Decisões lentas

    Uma empresa com uma longa cadeia de comando pode ser lento para tomar decisões porque a informação deve passar por várias camadas de gestão até que finalmente chega ao topo decisor. Decisões lentas pode colocar um negócio em desvantagem competitiva quando comparada com empresas que possam tomar decisões rápidas. Por exemplo, uma manjedoura de nível inferior pode pedir autorização para solicitar o negócio em um novo mercado. Até o momento ele recebe a permissão do topo de uma longa cadeia de comando, um concorrente já pode ter se estabelecido no mercado

  • O correto seria: As organizações contemporâneas de sucesso baseiam suas estruturas em cadeias de comando mais enxutas, ou seja, menos níveis hierárquicos e amplitudes de controle mais amplas. 

  • Pelo contrário, desde o Decreto Lei nº 200 de 1967, a Administração Pública almeja um processo de downsizing constante.

  • De forma a envolver os diversos níveis hierárquicos no processo decisório, as organizações contemporâneas de sucesso baseiam suas estruturas em cadeias de comando mais longas, ou seja, mais níveis hierárquicos e amplitudes de controle mais restritas. Resposta: Errado.

    Processo decisório contemporâneo => cadeia de comando alongada => menos níveis hierárquicos


ID
491947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens de 69 a 74, acerca de gerência contemporânea.

O recurso mais importante no atual mundo dos negócios é o conhecimento, ou capital intelectual, que passou a ser direcionador de todos os demais recursos organizacionais, tais como o financeiro e o tecnológico.

Alternativas
Comentários
  • Na atual conjuntura da economia mundial, com o advento de novas tecnologias desenvolvidas principalmente nas áreas de comunicação e informática, os setores produtivos e administrativos das empresas foram submetidos a acentuadas adaptações nas estruturas organizacionais, na forma de lidar com os clientes para que pudessem acompanhar a agilidade dos processos, das necessidades e solicitações do mercado. O diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo da era industrial, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido, as habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas que as integram, o grau de satisfação dos clientes, a quantidade de informação gerada e disseminada, dividida. O mundo vivencia uma nova era: “a era do conhecimento”. O conhecimento é mais valioso e poderoso do que os recursos naturais, grandes indústrias ou contas bancárias recheadas. As empresas de sucesso são as que detêm as melhores informações e que saibam controlá-las de forma mais eficaz. O capital intelectual é intangível, mais valioso que ativos físicos ou financeiros, ele significa a soma do conhecimento de todos dentro de uma organização, o que lhe proporciona vantagem competitiva. O treinamento, a intuição, o know-how, rede eletrônica, cooperação, aprendizado compartilhado entre empresas, funcionários e clientes é a receita que leva a eficácia. 


  • Excelente Explicação! SHOW!

  • show de bola!!!!!!!!


ID
491950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que tratam de recursos humanos.

Gestão de pessoas e gestão de talentos são denominações contemporâneas para a antiga unidade de pessoal ou de recursos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Pra ser bem sincero eu encaro gestão de talentos (ou gestão de competências)  como uma das atribuições da gestão de pessoas e não a própria gestão de pessoas.
    Questão estranha.

  • Certo:

    Segundo Peter Drucker, o pai da administração moderna, estamos no início da “Era dos Talentos”. Força física, dinheiro, tecnologia e informação já ficaram obsoletos como fator decisivo para o sucesso de qualquer empreendimento. Até mesmo o controle de qualidade e a atenção ao cliente já são considerados requisitos “normais” para as empresas. Hoje, o maior diferencial competitivo é o talento humano e sua capacidade de inovar!

ID
491953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Julgue os itens seguintes, que tratam de recursos humanos.

No atual mundo dos negócios, a administração dos recursos humanos das organizações passa a ser responsabilidade exclusiva da unidade de recursos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Há um princípio básico em ARH: gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. (...) Assim, gerir pessoas é uma responsabilidade de cada gerente que deve receber orientação do staff a respeito das políticas e procedimentos adotados pela organização.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAANjwAC/gp-apostila


ID
491956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que tratam de recursos humanos.

É denominado seleção o processo responsável pela atração de indivíduos no mercado de trabalho para se candidatarem a vagas na organização.

Alternativas
Comentários
  • esse processo é o RECRUTAMENTO

    questão errada

  • O E nao questao fala tudo kk
  • recrutamento”  é a procura e atração de candidatospara ocupar certo cargo, enquanto “seleção” consiste na escolha do candidato que exercerá essa função disponível.

    Fonte :
    http://www.recrutamentoeselecao.net/
  • Questão ERRADA!

    A questão trata do RECRUTAMENTO e não da SELEÇÃO. Vejamos as diferenças entre estes dois conceitos:

    Recrutamento: é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher.

    Seleção: a seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização. Há um velho ditado popular que afirma que a seleção constitui a escolha exata da pessoa certa para o lugar certo. Em termos mais amplos, a seleção busca, entre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. No fundo, está em jogo o capital intelectual da organização, que a seleção deve preservar ou enriquecer.

    BREVE RESUMO!!

    Recrutamento: atividade de atração, divulgação e comunicação.
    Seleção de pessoas: atividade de escolha, de classificação e de decisão.

    Mercado de candidatos -> Recrutamento -> Seleção -> Organização

    Fonte: Administração Geral e Pública. Idalberto Chiavenato.

    Bons estudos!!  ;D
  • Quem atrai é o recrutamento.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
491959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que tratam de recursos humanos.

Aumentar a qualidade da força de trabalho e melhorar o desempenho individual são objetivos de treinamento e desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Minha nossa...quase marco ERRADO. Alguém explica?

  • GAB. C
    DESENVOLVIMENTO NÃO ESTÁ LIGADO A PLANOS DE LONGO PRAZO DA CARREIRA DO COLABORADOR?

  • Não há explicação lógica... CESPE às vezes amplia e as às vezes reduz o sentido dos termos TeD;

  • "Aumentar a qualidade da força de trabalho e melhorar o desempenho individual são objetivados tanto no treinamento COMO NO desenvolvimento. Pelo desenvolvimento ter foco no longo prazo ele não objetivaria tambem melhorar o desempenho do funcionario?? Logico que objetivaria! Afinal treinamento e desenvolvimento são subclasses dentro do DESENVOLVIMENTO lato sensu. E ambos tem como foco o equilibrio organizacional: equilibrar os anseios do funcionario com as necessidades da EMPRESA. E a empresa precisa que o desempenho e a qualidade do serviço seja sempre incrementada. ( Gestão da qualidade- ciclo PDCA nos diz que a qualidade sempre pode ser incrementada em ciclos que se repetem ao infinito)

    FUNÇÕES DA GESTÃO DE PESSOAS:

    Desenvolver

    Recompensar

    Aplicar

    Manter

    Monitorar

    Agregar

  • Vejo do seguinte modo, ao crivo do bom senso, pois não entendo bem dessa área de Gestão de Pessoas:

     

    Aumentar a qualidade da força de trabalho <=> treinamento (larga escala)

    Melhorar o desempenho individual <=> desenvolvimento (a nível individual)

     

    Vendo desse modo, cheguei à conclusão de que faz total sentido a assertiva estar CORRETA.

     

    E, a propósito, o comentário da Juliana Goes, abaixo, esclareceu ainda mais a questão. E nos lembrou bem de que a atividade/função de Gestão de Pessoas é um DRAMMA.

    D = DESENVOLVIMENTO

    R = RECOMPENSAR

    A = APLICAR

    M= MANTER

    M = MONITORAR

    A = AGREGAR

     

     

     

     

     

  • QUALIDADE DO TRABALHO ----> TREINAMENTO

    DESEMPENHO INDIVIDUAL ----> DESENVOLVIMENTO

     

    TREINAMENTO: ATUAÇÃO A CURTO PRAZO - CURTO PRAZO - RESULTADOS IMEDIATOS - PREPARAÇÃO PARA O TAREFA.

    DESENVOLVIMENTO: ATUAÇÃO A MÉDIO PRAZO - RESULTADOS MEDIATOS - PREPARAÇÃO PARA A CARREIRA.

     

     

    SÓ FALTOU UM RESPECTIVAMENTE NO FINAL DA REDAÇÃO DO ITEM.

     

     

    GABARITO CERTO

  • POr que essa maldita não colocou RESPECTIVAMENTE???Custa fazer uma redação descente?


ID
491962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que tratam de recursos humanos.

Em equipes autogerenciadas, a avaliação de desempenho tem seu foco nos resultados do grupo.

Alternativas
Comentários
  • Uma equipe autogerenciada é um grupo de trabalho pequeno que divide a responsabilidade pela execução de uma tarefa, e onde pressupõe-se que os membros tenham capacidade e autoridade para supervisionar a si mesmos. É característica destes grupos que todos tendem a aprender todas as tarefas exigidas, diferente da tradicional, na qual as tarefas são divididas em partes menores, cada uma delas atribuída a um profissional com habilidades específicas.

  • complementando ~ CORRETA

  • CERTO!


    Equipes de trabalho autogerenciadas: são equipes autônomas, que podem não apenas solucionar os problemas, mas também, implementar as soluções e assumir total responsabilidade pelos resultados.


    Livro: Gestão de pessoas para concursos - Andréia Lins



  • EQUIPES AUTOGERENCIADAS: SÃO FORMADAS POR FUNCIONÁRIOS QUE EXECUTAM ATIVIDADES RELACIONADAS OU INTERDEPENDENTES. ESSES MEMBROS DA EQUIPE TOMAM MUITAS DAS RESPONSABILIDADES DE UM SUPERVISOR, POIS PLANEJAM E DISTRIBUEM AS TAREFAS ENVOLVIDAS NO TRABALHO, CONTROLAM OS RESULTADOS E CHEGAM ATÉ A ESCOLHER OS MEMBROS DA EQUIPE. LOGO, ACABAM ASSUMINDO TOTAL RESPONSABILIDADE PELOS RESULTADOS.

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
491965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens seguintes, que tratam de recursos humanos.

Promover a troca de atividades entre pessoas de uma unidade organizacional e aumentar a quantidade de tarefas desempenhadas por um empregado são formas de promover a motivação de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • desde qnd  aumentar a quantidade de tarefas desempenhadas por um empregado  cria motivação??????
    CESPEEEEEEEEEEEEEEEEEE malditaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • Desde quando as Teorias Motivacionais criaram os conceitos de enriquecimento do trabalho e empoderamento.
  • Nossa meio estranho isso né mais fazer o que, estudar mais né !
  • Nossa meio estranho isso né mais fazer o que, estudar mais né !

    Estudar mais para escrever melhor!

    O primeiro "mais" é no sentido de porém - conjunção adversativa, portanto escreve-se: mas.

    O segundo mais é com sentido de soma, adição, e está certo, escreve-se: mais.
  • Assertiva CORRETA! PAREM DE RECLAMAR DA BANCA E VÃO ESTUDAR!!!!


    Segundo Herzberg, os fatores motivacionais ou intrínsecos são inerentes ao cargo, assim a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. Agora passemos ao exemplo prático: imaginem um trabalhador com nível superior e especialização cuja função é passar as 8 horas do seu expediente conferindo cópias com originais e batendo um carimbo ''confere com o original''. É de se imaginar que ele estará bem pouco motivado com esse trabalho que, apesar de importante, é repetitivo ao extremo e não contribui para a sua realização profissional pois até um recém chegado estagiário é capaz de executar tal feito.



  • Sem um exemplo a questão se torna esdrúxula. Em regra o acúmulo de tarefas não é fator motivacional. Se pensarmos num caso prático, como o colocado pelo colega danzevedo, a questão se tornaria correta, todavia, se usarmos um exemplo de empregado que já possua um número elevado de tarefas ou que esteja desmotivado por questões ligadas às tarefas que já executa, a questão se tornaria incorreta.

    Como a questão não trouxe exemplo prático associado e as questões de C/E só permitem um resultado lógico a questão deveria ter o gabarito trocado para ERRADO, não obstante, todos nós precisemos estudar um pouco mais.

  • Então quer dizer que mais tarefas = mais motivação... NEM SEMPRE !!!!

  • Discordo. Trabalhar mais não aumenta a motivação, em alguns casos e até desmotiva. O que motiva é o ENRIQUECIMENTO do trabalho o que não necessariamente se coaduna com o aumento de tarefas. A banca poderia ter revisto o gabarito. Mas o CESPE é dono do mundo.

  • A questão diz que são formas de promover a motivação. Que visam motivar. Que ao usá-las, o objetivo é aumentar a motivação.
    E sim. Se usadas de forma proporcional com a capacidade de cada um, de forma personalizada (e não aleatoriamente), elas poderão motivar.

  • Correto. É o que chamamos de práticas motivacionais, no caso em tela refere-se aos redesenhos de cargos: Rodízio de cargos e alargamento de tarefas,respectivamente. 

  • Sei que é chato o que vou dizer, mas, infelizmente, além de estudar o conteúdo (que já é complexo), vcs têm que estudar a banca. Não adianta, O CESPE tem jurisprudência própria. Ou segue, ou tchau!

  • Ana Zanatta, essa questão é de Português ou Gestão de Pessoas ? ajuda-me, por favor kkkk

  • Dar mais tarefas vai motivar???? Me aponte esse cidadão tão disposto assim. :/

     

    A banca quis dizer "dar mais responsabilidade" (que faz o cara se sentir importante) e aí veio com esse fora.

  • Às vezes a pessoa encontra-se depressiva, pois ganha bem e não tem atividades, ocupações. Quem sabe? Não deixa de ser uma possibilidade.

    A questão pega muita gente de surpresa... mas após fazê-la, o cérebro capta bem a sistemática.

  • gente, empoderamento não é o que a questão disse? e não é uma forma de motivação.

  • GAB. CERTO

     

    Vamos resolver essa questão e fundamentar o comentário. Concordo com os colegas que o aumento de trabalho pode não gerar motivação, entretanto o que a doutrina de Chiavenato diz é o contrário. Vejamos abaixo 

     

    PRÁTICAS MOTIVACIONAIS 

     

    1. REDESENHO DE CARGOS 

     

    A. ALARGAMENTO DE TAREFAS => como o próprio nome indica, significa aumentar a quantidade de tarefas que uma pessoa desempenha, diminuindo sua especialização. É a forma mais simples de reduzir as desvantagens da especialização excessiva. Por exemplo, um recepcionista pode ser encarregado também da coordenação do trabalho dos mensa- geiros. O alargamento refere-se apenas ao aumento de atividades, sem afetar o poder de decisão do funcionário.

     

    B. RODÍZIO DE CARGOS =>  consiste em fazer as pessoas trocarem de posição dentro de uma unidade de trabalho. A cada período, por exemplo, a cada dia, as pessoas assu- mem atividades diferentes, de maneira que todas as pessoas desempenhem todas as atividades e o processo recomeça continuamente. Por exemplo, em uma loja de venda de telefones, um funcionário é vendedor em um dia, recepcionista em outro, caixa em outro, retaguarda em outro e assim sucessivamente. Todos os funcionários desem- penham todas as atividades, o que possibilita reduzir o cansaço e o tédio, bem como aumentar as qualificações.

     

    C. EMPOWERMENT => Empowerment significa “atribuir poderes a alguém” e é uma palavra que traduz a prática de transferir poderes de decisão a funcionários individuais e a equipes. Levado ao extremo, o empowerment envolve não apenas a redefinição das atividades do funcionário, como também de suas competências e do papel do gestor. O empowerment vai além do simples alargamento e enriquecimento de cargos.

     

    PS: muitas questões do Cespe não tem contexto e temos que tentar interpretar da forma mais genérica possível. Nesse caso o examinador cobrou a regra, por esse motivo o gabarito é certo. 

     

    Fonte: Chiavenato - Gestão de Pessoas

  • Simples, vejam o que diz uma das teorias motivacionais, a teoria do estabelecimento de objetivos:

     

    o    TEORIA DO ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS:

     

    §  De acordo com Locke, a intenção de atingir um objetivo é um grande fator motivador quando temos uma meta em mente, e aceitamos essa meta, tendemos a conseguir resultados melhores do que quando apenas “tentamos o nosso melhor”.

     

    §  Além disso, quanto mais difícil a meta, melhor será o nosso desempenho (desde que, obviamente, aceitemos a meta, ou seja, realmente tentemos atingi-la).

     

    Esse é só um exemplo, e como a questão diz "SÃO FORMAS" de promover a motivação, está CORRETÍSSIMO o gabarito.

     

    Espero ter ajudado.

  • DEUS ME LIVRE !! NA PRATICA NAO É ASSIM ... JAMAAIS KKK


ID
491968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito de contabilidade, julgue os itens que seguem.

Escrituração é o registro de todas as ocorrências patrimoniais feito pela contabilidade por meio de técnica apropriada.

Alternativas
Comentários
  • A escrituração contábil é composta pelo registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio e estes registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis:

    Observe-se que o objetivo da contabilidade é o patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações, as variações desses itens e sua mensuração. Controlar o patrimônio não pode ser considerado um luxo, mas uma necessidade. Há ainda aspectos cíveis, comerciais e tributários, pois a escrituração regular comprova em juízo fatos cujas provas dependam de perícia contábil.

    Detalhe importante é que não deve se confundir a escrituração contábil com simples registros de livros específicos (como, por exemplo, o livro caixa). A contabilidade, como ciência, utiliza-se de informações advindas de todos os setores da empresa, e não só da tesouraria. Entre os setores que geram informações relevantes, poderíamos destacar o faturamento, a produção (geradora de custos), a administração de recursos humanos (folha de pagamento e encargos), o fiscal (apuração de impostos) e o financeiro (contas a pagar e a receber).

    A contabilidade deve escriturar toda a movimentação financeira, inclusive bancária, contendo a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicações, numerários em trânsito, entre outras. O livro que contém o movimento dessas contas é o Livro Razão. No Livro Diário, registram-se (como o próprio nome esclarece), todas as movimentações diárias relativas ao faturamento, recebimentos, pagamentos, aplicações e transações bancárias e outros fatos contábeis.

  • CERTO

    Escrituração contábil: registro dos fatos contábeis nos livros obrigatórios por meio de lançamentos contábeis, de acordo com o mecanismo de partidas dobradas.

    Vale ressaltar ainda que a ESCRITURAÇÃO é considerada uma TÉCNICA CONTÁBIL que visa fornecer informações a USUÁRIOS EXTERNOS à entidade.

  • Escrituração é o registro das ocorrências - fatos contábeis - na contabilidade.

    A cespe mete palavras no meio das assertivas sem nexo algum... "TODAS"...

  • (C)

    Outras que ajudam:

    Contabilidade / Escrituração

    -Escrituração é a técnica contábil que tem por propósito efetuar o registro dos fatos contábeis em livros próprios.(C)

    -A escrituração é uma Técnica contábil que consiste em registrar, nos livros próprios, todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial.(C)

    -É correto afirmar que: A escrituração contábil é um procedimento muito importante na contabilidade, pois é a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, análise e auditoria. A finalidade da escrituração contábil é fornecer às pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado. Através do Livro diário que registra todas as operações que envolvem o patrimônio da empresa no decorrer de um período.(C)

  • Gaba: CERTO

    Coisas da CESPE para dificulta a questão:

    DEVE, PODERÁ, TODA, SOMENTE, APENAS, ETC.

    Ao ver este termos, fique esperto!

    no caso da assertiva, foi apenas para encher linguiça! rsrsrsrs

  • Gabarito: Certo

    Escrituração Contábil: é o registro cronológico específico da natureza de todos os fatos que ocorrem na empresa.

  • "todas" ... uuuuuUUuh, meda '-'

  • Q84074  Banca: Cespe Órgão: STM  Prova: 2011

    Todos os itens relevantes ao patrimônio da entidade são apresentados em suas demonstrações contábeis. (ERRADO)

    Aí lasca o guarda!

  • Escrituração é o registro de todas as ocorrências patrimoniais feito pela contabilidade por meio de técnica apropriada certo

    -Escrituração é a técnica contábil que tem por propósito efetuar o registro dos fatos contábeis em livros próprios.(C)

    -A escrituração é uma Técnica contábil que consiste em registrar, nos livros próprios, todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial.(C)

    -É correto afirmar que: A escrituração contábil é um procedimento muito importante na contabilidade, pois é a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, análise e auditoria. A finalidade da escrituração contábil é fornecer às pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado. Através do Livro diário que registra todas as operações que envolvem o patrimônio da empresa no decorrer de um período.(C)

  • A maioria dos comentários são ctrl +c e ctrl + v (de conhecimentos básicos), ninguém esclareceu esse "todas".

  • Cara, dá para presumir o "todas" com base na Resolução 1330 do CFC:

    Esta Interpretação estabelece critérios e procedimentos a serem adotados pela entidade para a escrituração contábil de seus fatos patrimoniais, por meio de qualquer processo, bem como a guarda e a manutenção da documentação e de arquivos contábeis e a responsabilidade do profissional da contabilidade.

  • "TODAS" é fod%$....

  • Marquei errado e errei, porém todos os acontecimentos me fez deduzir atos e fatos contábeis.

ID
491971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito de contabilidade, julgue os itens que seguem.

Os bens patrimoniais de entidades com finalidade de lucro são também denominados capital.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    A assertiva faz referência subjetiva ao bem de capital, ou seja, bem adquirido pela entidade com o objetivo de utilizá-lo na produção de produtos que gerem lucro.
  • Rapaz é umas perguntas pequenas que te deixam em duvidas. Votii.


ID
491974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito de contabilidade, julgue os itens que seguem.

A conta representativa do capital não poderá sofrer modificações no seu valor inicial, já que este está fixado nos atos constitutivos da empresa (contrato social) ou estatuto.

Alternativas
Comentários
  • O art. 166 estabelece a competência para o aumento do capital social, e está assim redigido:

    Art. 166. O capital social pode ser aumentado: I - por deliberação da assembléia-geral ordinária, para correção da expressão monetária do seu valor (artigo 167);

    I - por deliberação da assembléia-geral ou do conselho de administração, observado o que a respeito dispuser o estatuto, nos casos de emissão de ações dentro do limite autorizado no estatuto (artigo 168);

    I - por conversão, em ações, de debêntures ou parte beneficiárias e pelo exercício de direitos conferidos por bônus de subscrição, ou de opção de compra de ações;

    IV - por deliberação da assembléia-geral extraordinária convocada para decidir sobre reforma do estatuto social, no caso de inexistir autorização de aumento, ou de estar a mesma esgotada.

    § 1º Dentro dos 30 (trinta) dias subseqüentes à efetivação do aumento, a companhia requererá ao registro do comércio a sua averbação, nos casos dos números I a I, ou o arquivamento da ata da assembléia de reforma do estatuto, no caso do número IV.

    § 2º O conselho fiscal, se em funcionamento, deverá, salvo nos casos do número I, ser obrigatoriamente ouvido antes da deliberação sobre o aumento de capital.

    Assim, temos diversas formas de modificação, por aumento, do capital social, e o assunto deve ser entendido a partir do texto legal. Porém, chama-se a atenção ao disposto no § 1º, haja vista a disposição do Código Comercial diferir desta disposição, melhor dizendo, a disposição contida sobre registro do comércio foi, há muito, alterada.

  • Gaba: ERRADO

    Hoje a redação da Lei 6.404 é

    Art. 166. O capital social pode ser aumentado: (só aqui vc já nota que a questão tá errada).

           I - por deliberação da assembleia geral ordinária, para correção da expressão monetária do seu valor (artigo 167);

           II - por deliberação da assembleia geral ou do conselho de administração, observado o que a respeito dispuser o estatuto, nos casos de emissão de ações dentro do limite autorizado no estatuto (artigo 168);

           III - por conversão, em ações, de debêntures ou parte beneficiárias e pelo exercício de direitos conferidos por bônus de subscrição, ou de opção de compra de ações;     

           IV - por deliberação da assembleia geral extraordinária convocada para decidir sobre reforma do estatuto social, no caso de inexistir autorização de aumento, ou de estar a mesma esgotada.

           § 1º Dentro dos 30 dias subsequentes à efetivação do aumento, a companhia requererá ao registro do comércio a sua averbação, nos casos dos números I a III, ou o arquivamento da ata da assembleia de reforma do estatuto, no caso do número IV.    

           § 2º O conselho fiscal, se em funcionamento, deverá, salvo nos casos do número III, ser obrigatoriamente ouvido antes da deliberação sobre o aumento de capital.   

    como visto TODOS os incisos e alineas do artigo 166 falam de aumento do capital.

  • GABARITO ERRADO

    Lei 6.404, Art. 6º O capital social somente poderá ser modificado com observância dos preceitos desta Lei e do estatuto social (artigos 166 a 174).

    Art. 166. O capital social pode ser aumentado:

    I - por deliberação da assembléia-geral ordinária, para correção da expressão monetária do seu valor (artigo 167);

    II - por deliberação da assembléia-geral ou do conselho de administração, observado o que a respeito dispuser o estatuto, nos casos de emissão de ações dentro do limite autorizado no estatuto (artigo 168);

    III - por conversão, em ações, de debêntures ou parte beneficiárias e pelo exercício de direitos conferidos por bônus de subscrição, ou de opção de compra de ações;          

    IV - por deliberação da assembléia-geral extraordinária convocada para decidir sobre reforma do estatuto social, no caso de inexistir autorização de aumento, ou de estar a mesma esgotada.

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

    Receba 20 % de desconto usando o cupom TOP20

    Link do site: https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!


ID
491977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito de contabilidade, julgue os itens que seguem.

A auditoria consiste no exame de documentos, livros e registros, por meio de técnica especializada, com o fim de confirmar a exatidão dos registros e demonstrações contábeis.

Alternativas
Comentários
  • A auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registrose proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.
     
    A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los
     
    As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.
  • A auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livre de  distorções relevante independentemente de causada por erro ou fraude. Pois bem, ela obtem segurança razoável e não têm a intenção de "confirmar a exatidão dos registros"

     

  • Erro muitas questões do Cespe por conta da constante troca de expressões nas suas alternativas.

    Marquei como errado pelo termo "exatidão". 

    Tendo em vista que o auditor busca assegurar que as demonstrações contábeis estão em todos os apesctos relevantes em conformidade com o relatório aplicado.

    Ao meu ver não é papel do auditor CONFIRMAR A EXATIDÃO dos registros contábeis.

     

  • A banca exagera!!

    A auditoria independente apresenta as seguintes vantagens aos usuários das demonstrações contábeis:

    Contribui para maior exatidão das demonstrações contábeis.

     Possibilita melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira das empresas.

     Assegura maior exatidão dos resultados apurados.

    Há uma diferença sutil, mas importante, entre Contribuir e Confirmar a exatidão, tendo em vista que o auditor busca assegurar que as demonstrações contábeis estão em todos os aspectos relevantes em conformidade com o relatório aplicado.

  • Exatidão???? A asseguração nem pode ser absoluta!
  • RESOLUÇÃO: Pelo que aprendemos a respeito do conceito de Auditoria, sabemos que esta é uma revisão das demonstrações financeiras, registros, transações e operações de uma entidade, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras. Também identifica deficiências no sistema de controle interno e apresenta recomendações para melhorá-lo.

  • Essa questão está errada!

    Deveriam ter entrado com recurso à época e garantido o pontinho!

    Uma coisa é a auditoria contribuir para maior exatidão e, outra totalmente diferente, é contribui para a exatidão!

    Contribuir para maior exatidão, não quer dizer que será exato, quer dizer que será mais próximo possível da exatidão, assim como a contabilidade não tem como garantir a exatidão das informações, sendo as informações fidedignas: completas, neutra e isenta de erros.

    A auditoria é um trabalho de Asseguração!

    Trabalho de asseguração é o trabalho no qual o auditor visa obter evidências apropriadas e suficientes para expressar sua conclusão, de forma a aumentar o grau de confiança dos usuários previstos sobre o resultado da mensuração ou avaliação do objeto, de acordo com os critérios que sejam aplicáveis. 

    Logo, é um trabalho em que alguém assina a avaliação dizendo se objeto auditado está correto ou não de acordo com os critérios.

    "Portanto, o objeto pode estar correto, mas não exato."

    Bons Estudos!

  • Não concordo que essa assertiva esteja correta, pois a finalidade da auditoria não é "confirmar a exatidão dos registros e demonstrações contábeis".

    Os manuais, de uma maneira geral, definem auditoria como um exame analítico e pericial das operações contábeis, desde o início até o balanço. Nos termos da NBC TA 200, o objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança das demonstrações contábeis por parte dos usuários.

    Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

    O que eu quero dizer é que, para aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis, a auditoria precisa opinar sobre a conformidade das demonstrações elaboradas com a estrutura de relatório financeiro aplicável, mas esse cotejo não é a finalidade da auditoria, mas sim o meio pelo qual obterá ou não segurança razoável de que as demonstrações como um todo estão livres de distorção relevante.

    Também é objetivo da auditoria avaliar e testar os sistemas de controles internos e contábil, em busca da razoável fidedignidade das demonstrações financeiras.

  • GABARITO CORRETO

    Os testes substantivos ( técnica especializada) visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade.


ID
491998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de marketing, julgue os itens subseqüentes.

Na denominada segmentação de mercado, as empresas buscam identificar e agrupar consumidores com necessidades e características comuns entre si — geográficas, psicográficas, comportamentais, entre outras — para melhor satisfazer às necessidades de seus clientes.

Alternativas
Comentários
  • Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.

    O objetivo da micro-segmentação é identificar grupos de compradores que procuram o mesmo conjunto de atributos, segundo os seguintes critérios:
    - Geográfica: 
    Localização do público alvo em um país, estado, cidade, região, microrregião, densidade, etc.
    - Demográfica: 
    Envolve dividir o mercado com base em características da população. Este critério segmenta os consumidores de acordo com variáveis como idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação, etc. 
    - Psicográficas: 
    Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc.
    - Comportamental: 
    Classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto.

    Bons Estudos!

    Fonte: Wikipedia
  • A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos.


ID
492001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Acerca de marketing, julgue os itens subseqüentes.

Ambiente de marketing é o conjunto de fatores internos e externos à empresa que interferem nas decisões e nos resultados das ações de marketing. Essas ações podem auxiliar as empresas a controlar alguns fatores externos, como valores e hábitos culturais.

Alternativas
Comentários
  • As empresas não podem controlar fatores externos, no máximo é analisá-los para reduzir as incertezas.
  • ERRADO
    Ambiente de marketing 

    A empresa e todos os componentes externos os quais são relativamente incontroláveis, mas que influenciam seu processo de tomada de decisão, são definidos como ambiente de marketing, este é dividido em dois níveis:o ambiente de tarefa ou interno e o ambiente geral ou externo.
    O ambiente de tarefa ou interno “inclui todos os participantes imediatos envolvidos na produção, distribuição e promoção de oferta”. Representam este ambiente a empresa, os fornecedores, e para estes incluem-se não somente os fornecedores de produtos, mas também aqueles que prestam alguma forma de serviço à empresa como por exemplo bancos, seguradoras, transportadoras, etc; os distribuidores, revendedores e os clientes-alvo. É no ambiente interno que são caracterizados os pontos fortes, que propiciam uma condição favorável para a organização, os pontos fracos, ou condições desfavoráveis, e os pontos neutros que não beneficiam e nem prejudicam a organização, em relação ao seu ambiente. Agindo adequadamente sobre o ambiente-tarefa, a organização pode estabelecer diferenciais competitivos através dele.
    O ambiente geral ou externo é composto por forças que influenciam indistintamente o conjunto das empresas atuantes em um determinado mercado, ou seja, exerce a mesma influência sobre todas as empresas, representam as oportunidades e ameaças, e são representadas por seis componentes:
    • ambiente demográfico: refere-se ao estudo da população humana;
    • ambiente econômico: envolve a economia como um todo.
    • ambiente natural: meio ambiente, disponibilidade dos recursos naturais para uma organização ou afetados por ela;
    • ambiente tecnológico: composto pelo conhecimento científico, pela pesquisa e desenvolvimento;
    • ambiente político-legal: constitui-se pelas leis, regulamentações, agências governamentais e grupos que exercem pressão política;
    • ambiente sociocultural: constituído de instituições e outras formas que influenciam os valores básicos, as crenças, as normas, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade;

    FONTE: http://www.administradores.com.br
  • o correto seria controlar fatores internos ao invés de externos....

  • tudo praticamente certo... exceto:

     

    Essas ações podem auxiliar as empresas a controlar alguns fatores externos, como valores e hábitos culturais.  (errado)

     

     

    ambiente interno: consiste no conjunto de fatores dentro da cadeia de valores da empresa que podem influenciar o seu sucesso. Membros do ambiente interno incluem os empregados, acionistas e parceiros.

     


     o ambiente externo: consiste no conjunto de fatores fora da cadeia de valores da empresa que podem influenciar o sucesso da organização.

    Alguns fatores externos que podem afetar os produtos seriam as pressões sociais por produtos mais saudáveis, regulamentos sanitários do governo; gastos dos consumidores; e as ações empreendidas pela empresa.

  • Dica: apareceu CONTROLAR e CULTURA...errado. Cultura não se controla. Cultura se constrói, descontrói, planeja, administra...jamais CONTROLAR.

  • VALORES E HÁBITOS CULTURAIS SÃO INCONTROLÁVEIS.


ID
492004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Acerca de marketing, julgue os itens subseqüentes.

O marketing de relacionamento procura fidelizar o cliente criando uma relação duradoura e de confiança. Tem sido bastante utilizado por administradoras de cartão de crédito e companhias aéreas.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    Segundo McKenna (1991), marketing de relacionamento significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas.Hoje a realidade das técnicas de marketing de relacionamento aplicadas nas empresas brasileiras ainda é pouco efetiva. Principalmente quando falamos de pequenos negócios. Os pequenos gestores por estarem envolvidos em vários processos da empresa e ainda apresentar limitações na equipe, infraestrutura, entre outros problemas. Focar no marketing de relacionamento se torna uma tarefa muito complicada e custosa. Deixando escapar a possibilidade de aumentar seus lucros, retenção de mais clientes e a chance de inovar em seu negócio graças às informações valiosas que os clientes podem dar sobre sua empresa.Alguns empresários percebendo essas dificuldades desenvolveram projetos para dar suporte a esses gestores. Hoje empresas como a Tracksale  desenvolve um serviço de pós- venda para esses gestores. A Multiplus e Dotz dão suporte para criação de pacotes de milhagem e troca de pontos entre os clientes das empresas e a Linkar que é especializada em marketing de relacionamento como um todo para pequenas e micro empresas. Contudo que processos são esses?

    Vamos a alguns processos para instaurar o marketing de relacionamento:

    • Concentrar os esforços de marketing da empresa para a base existente de clientes, aumentando a confiança entre clientes e empresa sempre monitorando a qualidade dos produtos ou prestação dos serviços.
    • Desenvolver uma base de dados para os clientes que já compram com você e sempre mantê-los informados das novas ofertas e promoções da loja.
    • Entrar em contato com os clientes em datas especiais e aniversários.
    • Pesquisar informações dos clientes sobre seus produtos e atendimentos.
    • Manter a perspectiva integrada, desenvolvendo bonificações para clientes que mais compram com você. Pacotes de pontos ou cartões fidelidade.
    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/afinal-o-que-e-marketing-de-relacionamento/72482/
  • De acordo com os especialistas, o marketing de relacionamento nada mais é que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes. A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes.

     

    O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.

     

    http://marketingdeconteudo.com/marketing-de-relacionamento/


ID
492019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tanto nas grandes como nas médias e pequenas empresas, o tema da
motivação do colaborador está sempre em discussão, porque é sabido que
os bons resultados e a manutenção de ótimos profissionais na empresa
dependem dela. A respeito da motivação, julgue os seguintes itens.

A motivação no trabalho é assunto de competência exclusiva do departamento de recursos humanos da empresa, porque é esse setor que elabora novas e desafiantes tarefas para a motivação dos empregados e distribui recompensas salariais, extremamente importantes para que os empregados se sintam motivados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, SALÁRIO NÃO MOTIVA E MOTIVAÇÃO NÃO É DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DA ÁREA DE RH.

    De modo geral, motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo esterno (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo (CHIAVENATO, 1999).

    Frederick Herzberg desenvolveu a Teoria dos Fatores Higiênicos e Fatores Motivacionais. Esta teoria está baseada em dois pressupostos: o de que a satisfação e a insatisfação podem ser independentes. Os Fatores Higiênicos ou Insatisfacientes relacionam-se com a tarefa (segurança, salário, ambiente de trabalho, chefia, entre outros) e não aumentam a satisfação, mas reduzem a insatisfação.
    Os Fatores motivacionais ou Satisficientes são relacionados aos sentimentos de amplitude e ao desafio de executar uma tarefa (realização, reconhecimento, o trabalho em si, responsabilidade, crescimento entre outros), agindo como fatores que motivam o trabalhador a atingir um desempenho superior.
    http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2062032.PDF

  • Motivação não é competência exclusiva da Gestão de Pessoas.Pode ser competência do líder da equipe também!

  • A motivação no trabalho é assunto de competência exclusiva do departamento de recursos humanos da empresa, porque é esse setor que elabora novas e desafiantes tarefas para a motivação dos empregados e distribui recompensas salariais, extremamente importantes para que os empregados se sintam motivados.

    Vai pra próxima!


ID
492022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tanto nas grandes como nas médias e pequenas empresas, o tema da
motivação do colaborador está sempre em discussão, porque é sabido que
os bons resultados e a manutenção de ótimos profissionais na empresa
dependem dela. A respeito da motivação, julgue os seguintes itens.

Segundo a teoria da motivação de Maslow, as pessoas são impelidas a satisfazer suas necessidades de acordo com uma hierarquia. Na medida em que uma necessidade é satisfeita, a pessoa tenta satisfazer a próxima sendo que a meta principal é a auto-realização.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA
     

    HIERARQUIA DE MASLOW

    Parte do pressuposto de que o comportamento humano não pode ser explicado pela simples relação entre estímulo e resposta ou como resultado de impulsos e conflitos. Maslow explicou que as pessoas são dirigidas por certas necessidades em ocasiões específicas, tendo como meta principal a auto-realização. As pessoas são impelidas a satisfazer suas necessidades de acordo com a hierarquia. Na medida em que uma necessidade é satisfeita, a pessoa tenta satisfazer outra necessidade. O último nível da hierarquia é a auto-realização. Todas as atividades que representam crescimento pessoal são motivados.
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAEuAAF/gestao-marketing

  • Essa questão para mim é passível de anulação, pois de acordo com o livro Teoria da Administração de Chiavanto ele afirma:

    1. Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa.
    2. Nem todas as pessoas conseguem chegar ao topo da pirâmide de necessidades. Algumas chegam a se preocupar com as necessidades de auto-realização; outras estacionam nas necessidades de estima; outras ainda, nas necessidades sociais, enquanto muitas outras ficam preocupadas exclusivamente com necessidades de segurança e fisiológicas, sem que consigam satisfazê-las adequadamente.

    Portanto a  auto-realização não é 
    meta principal para todos, cada um tem um tipo de necessidade a ser satisfeita.
  • Daiane,

    A questão diz "SEGUNDO A TEORIA DE MASLOW" e não segundo Chiavenato.

    A teoria da motivação de maslow coloca exatamente isso  "Na medida em que uma necessidade é satisfeita, a pessoa tenta satisfazer a próxima sendo que a meta principal é a auto-realização."

    Questão CORRETA. 

  • eu entendi totalmente diferente e errei a questão, eu entendi "principal" como primeira e mais importante, sendo assim, a mais importante seria a fisiológica, pois só quando esta é satisfeita é que poderemos pensar nas outras, portanto ela seria a mais importante, ou seja, a principal.


    mas deixemos meu entendimento pra lá, pelo menos aprendi a questão.

  • Impelir = Impulssionar. 

  • CORRETA!
     

    De acordo com Maslow, as necessidades do ser humano é por ordem (hierárquico). Começa desde as mais simples (ex:tomar água) até as auto-realizáveis (são as que nunca irão ser satisfeitas).

     

    Auto- realização ---> crescimento profissional

    Estima--> Reconhecimento, status

    Sociais--> Amigos, bom ambiente de trabalho

    Segurança--> trabalho seguro, sem poluição

    Fisiológicas--> Salário básico, comida, água

     

    Prof. Rodrigo Rennó

  • Também concordo que a meta principal depende do nível em que o colaborador está, não se confundindo com a auto-realização que é o último nível.

  • CORRETO

    A META PRINCIPAL (DENTRO DA PIRÂMIDE) = ATINGIR O TOPO, OU SEJA, AUTO -REALIZAÇÃO.

  • Gab. CORRETO.

     

     

    Meta principal é diferente de "primeira meta".


ID
492043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Secretariado

Em relação às atividades do secretário, julgue os itens de
106 a 111.

Atualmente, o secretário está assumindo papéis mais robustos dentro das organizações. Muitos deles já são inclusive tratados como assessores dos executivos. Entretanto, seja qual for o grau hierárquico em que se encontra, o saber fazer (a técnica) é fundamental. As funções do secretário incluem contatos telefônicos, follow-up, redação, organização de eventos e preparação de viagens, controle de documentação e arquivos.

Alternativas
Comentários
  • O termo follow-up  significa acompanhar;  por exemplo, seguir um relatório que foi pra outra área.


ID
492046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Secretariado

Em relação às atividades do secretário, julgue os itens de
106 a 111.

O secretário representa a imagem da empresa e atua como relações públicas. Por meio do seu trabalho de intermediação público/empresa, pode consolidar a imagem de seriedade, segurança e competência da organização.

Alternativas

ID
492049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Secretariado

Em relação às atividades do secretário, julgue os itens de
106 a 111.

A agenda passou a ser uma ferramenta desnecessária para o secretário, uma vez que muitos dos executivos controlam seus próprios compromissos.

Alternativas

ID
492052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Secretariado

Em relação às atividades do secretário, julgue os itens de
106 a 111.

Somente a organização de eventos internos é de responsabilidade dos secretários. Os eventos externos, qualquer que seja o porte, não devem ser organizados pelo secretário, já que as providências e o acompanhamento dos mesmos desviam o profissional de suas funções diárias. Para isso, devem ser contratadas empresas especializadas.

Alternativas

ID
492055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Secretariado

Em relação às atividades do secretário, julgue os itens de
106 a 111.

Em se tratando de arquivamento, o tempo adequado para manter guardados os documentos é de três anos para aqueles sujeitos à fiscalização do INSS, como folha de pagamento, recibo e ficha de salário-família, atestados médicos, entre outros; e de dez anos para os relativos ao FGTS.

Alternativas
Comentários
  • Há quem entenda que o prazo é de 10 (anos) para a guarda dos documentos que envolvam benefícios previdenciários dos segurados, com fundamento no artigo 225, §§ 5º e 7º do Decreto nº 3.048/1999 e art. 568 da Instrução Normativa INSS nº 77/2015. Assim, compete ao empregador adotar a interpretação que entender mais acertada e se prevenir diante de eventuais questionamentos pela fiscalização.

    fonte: http://www.fiscosoft.com.br/main_online_frame.php?page=/index.php?PID=232063&key=4718627

    Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) - depósitos e documentos relacionados**30 anos

    O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade das normas que preveem prazo prescricional de 30 (trinta) anos para ações relativas a valores não depositados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 
    O STF entendeu que o FGTS é direito dos trabalhadores urbanos e rurais definido na Constituição Federal (art. 7º, inciso III)e, portanto, deve se sujeitar à prescrição trabalhista, de 5 (cinco) anos.
    A decisão foi tomada na sessão plenária do STF em 13.11.2014, no julgamento do recurso extraordinário com agravo (ARE) 709212, mas até o presente momento não houve alteração na legislação do FGTS.


ID
492058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Secretariado

Em relação às atividades do secretário, julgue os itens de
106 a 111.

O secretário desempenha papel de agente facilitador em todos os preparativos para que os executivos e gerentes realizem viagens de negócios sem transtornos.

Alternativas

ID
492061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do direito público e privado, julgue os itens
subseqüentes.

O direito público subdivide-se em interno e externo. O direito público externo destina-se a reger as relações entre os Estados soberanos e as atividades individuais no plano internacional.

Alternativas
Comentários
  • O Direito é dividido, inicialmente, em Direito Público e Direito Privado. O Direito Público, por sua vez, é subdividido em Interno e Externo.
    Segundo Hely Lopes Meirelles, o Direito Público Interno visa a regular, precipuamente, os interesses estatais e sociais, cuidando só reflexamente da conduta individual. Reparte-se em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Penal ou Criminal, Direito Processual ou Judiciário (Civil e Penal), Direito do Trabalho, Direito Eleitoral, Direito Municipal. Esta subdivisão não é estanque, admitindo o despontar de outros ramos, com o envolver da Ciência Jurídica, que enseja, a cada dia, especialização do Direito e a conseqüente formação de disciplinas autônomas. Segue o autor ensinando que o Direito Público Externo destina-se a reger as relações entre os Estado Soberanos e as atividades individuais no plano internacional. Já o Direito Privado tutela predominantemente os interesses individuais, de modo a assegurar a coexistência das pessoas em sociedade e a fruição de seus bens, quer nas relações de indivíduo a indivíduo, quer nas relações do indivíduo com o Estado.

    FONTE: 
    http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/fun%C3%A7%C3%B5es-da-administra%C3%A7%C3%A3o-p%C3%BAblica-0
  • Alguém poderia explicar melhor esse conceito de soberania... Marquei errado por levar em consideração a autonomia, sendo soberano apenas a RFB...
  • Thiago,

    Por Estados soberanos, entenda outros países.
    Não confunda com as Unidades da Federação, que são os estados (RJ, MG, SP, PR, etc)
  • Fortalecendo o comentário acima, Thiago, valeu lembrar também que os estados (unidades da Federação) são autônomos, e não soberanos, diferentemente, por exemplo, dos EUA, onde cada estado é soberano, dada a diferença na forma como esses dois países se constituíram.
  • Não entendi pq as atividades individuais. Alguém saberia me explicar pq não são atividades governamentais?
  • Os estados membros formadores dos EUA não são soberanos. Eles são autônomos.

    O simples fato dos EUA terem se formado através de um federalismo por agregação não descaracteriza a autonomia dos estados membros.

    Os EUA foram, durante algum tempo, uma confederação ( que tem por característica a possibilidade de secessão e vínculo através de tratado internacional)

    Hoje, o cenário é de Federação (vedado o direito de secessão e existência de uma constituição estatuindo a federação norte americana).

  • Por "... atividades individuais no plano internacional" podemos entender as atividades comerciais, as quais são de natureza privada. Nesse caso, é um negócio jurídico privado sendo realizado no plano internacional. Não sei se estou certa, mas acertei a questão.
  • A intençao do nosso examinador foi justamente confundir os candidatos em relação ao termo "Estados Soberanos",já que os estados brasileiros possuem autonomia e não soberania,mas o termo esta no sentido de Países estrangeiros(direito externo)

    Examinador consiguiu o que queria: separou os mais preparados dos despreparados(infelizmente eu estava entre os despreparados kkkkkk)
  • CORRETA. Quando o examinador fala em " direito público externo ", ele está falando da República Federativa do Brasil, e não da União que é de direito público interno (Conforme o artigo 41 CC). Sabendo que, o artigo 42 do CC, prevê: São pessoas jurídicas de direito público externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público. Sabe-se que os Estados estrangeiros tem a característica da soberania perante os demais Estados Internacionais, pois cada um tem a sua autonomia. E quando se fala em atividade individual no plano internacional, se refere a "todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público.", ONU, OEA, etc...
    Portanto, certa resposta.

  • Trata-se de questão que pinçou e encampou, na íntegra, clássica lição doutrinária de Hely Lopes Meirelles, ao discorrer sobre a distinção entre Direito Público e Direito Privado. Em sua obra, ao analisar especificamente o Direito Público, explica o referido autor, que, de fato, este se subdivide em dois planos, o interno e o externo, sendo que este último “destina-se a reger as relações entre os Estados soberanos e as atividades individuais no plano internacional.” (Direito Administrativo Brasileiro, 27ª edição, 2002, p. 36). Logo, está correta a afirmativa, na medida em que encontra expresso apoio na doutrina do citado autor.

    Gabarito: Certa


  • Estranha é a informação de que o Direito Público externo rege as "atividades individuais" no plano internacional. É que "atividades individuais" engloba, s.m.j., as relações entre particulares, essas regidas pelo Direito Privado Internacional.

  • Erike, ocorre que o direito internacional privado, por mais estranho que seja aos ouvidos, é ramo do direito público.

  • Eu entendi a questão assim, lendo pausadamente....

    "O Direito Público Externo / destina-se a reger as relações / entre os Estado Soberanos/ E / as atividades individuais / no plano internacional"

    Assim entendi: O direito público externo rege no plano internacional as relações entre Estados soberanos   E    rege também as intividades individuais também no plano internacional.

     

    Entendi corretamente?

  • quem elaborou a questão nunca leu uma página de direito internacional privado e nem a LINDB ...após o artigo sétimo....

     

  • Esta questão,  realmente, apesar de simples que pareça, pode trazer muita dúvida. Pois bem, segundo a doutrina, "direito posto,  formado pelas normas jurídicas que o Estado impõe para garantir uma ordem pública e uma paz social, divide-se em externo(regulam relações jurídicas internacionais) e interno - podendo ser privado (relações jurídicas entre particulares)  e público ( relação entre estado e particulares). A questão então está correta segundo este entendimento. 

  • GABARITO CERTO

    O Direito Público, por sua vez, subdivide-se em Interno e Externo.
    O Direito Público Interno visa a regular, precipuamente, os interesses estatais e sociais, cuidando só reflexamente da conduta individual. Reparte-se em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Penal ou Criminal, Direito Processual ou Judiciário (Civil e Penal), Direito do Trabalho, Direito Eleitoral, Direito Municipal. Esta subdivisão não é estanque, admitindo o despontar de outros ramos, com o evolver da Ciência Jurídica, que enseja, a cada dia, a especialização do Direito e a consequente formação de disciplinas autônomas, bem diversificadas de suas coirmãs.
    O Direito Público Externo destina-se a reger as relações entre os Estados Soberanos e as atividades individuais no plano internacional.

     

    FONTE: DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO - HELY LOPES MEIRELES - 2016

  • O direito público subdivide-se em interno e externo. O direito público externo destina-se a reger as relações entre os Estados soberanos e as atividades individuais no plano internacional.

     

    O direito público externo são os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo dirito internacional público.

  • O direito público subdivide-se em interno e externo. O direito público externo destina-se a reger as relações entre os Estados soberanos e as atividades individuais no plano internacional.

    Item correto e em convergência siamesa com o trabalho do professor Hely Lopes.

  • Correto, O direito público externo destina-se a reger as relações entre os Estados soberanos e ( TAMBÉM) as atividades individuais no plano internacional.

    LoreDamasceno.


ID
492064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do direito público e privado, julgue os itens
subseqüentes.

Serviços públicos são aqueles que a administração presta diretamente à comunidade, por reconhecer sua essencialidade e necessidade para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    1. Conceito de serviço público:

    Serviço público é todo aquele prestado pela Administração ou por quem lhe faça às vezes, debaixo de regras de direito público, para preservação dos interesses da coletividade.

     

    O serviço público é prestado debaixo de regras de direito público, independentemente de quem esteja à frente da execução, pois tais regras são as únicas capazes de preservar o interesse da coletividade.

    FONTE:http://www.webjur.com.br/doutrina/Direito_Administrativo/Estrutura_da_Administra__o.htm


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA


     

  • Segundo o Professor Mauro Sérgio dos Santos, serviço público é o conjunto de atividades definidas em lei e prestadas genericamente à coletividade, de caráter essencial ou não, cujo desempenho é atribuído ao Estado ou a seus delegados, sob regime de Direito Público. (Livro Curso de Direito Administrativo, pág. 652, 2012)
  • "Serviços públicos são aqueles que a administração presta diretamente à comunidade"

    Então os serviços prestados indiretamente, por delegação, não são serviços públicos?
    Parabéns, CESPE. Tá sabendo, ein.
  • Segundo Hely Lopes Meirelles “serviço público é todo aquele prestado pela Administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade, ou simples conveniência do Estado”. São exemplos de serviços públicos: o ensino público, o de polícia, o de saúde pública, o de transporte coletivo, o de telecomunicações, etc. Portanto, questão incorreta. O conceito utilizado no comando da questão é, salvo engano o subjetivo, onde o que diz se um serviço é público ou não é a pessoa que o presta: a Administração diretamente, no caso. Porém, o Brasil utiliza o conceito legal de serviço público. Dessa forma, serviço público é todo serviço previsto em lei como tal. Simples assim.
  • Também acho que ela está incorreta!

    Alg sabe dizer se ela foi anulada? ou houve mudança de gabarito?
  • Também acho que a questão está errada, mas é bem sabido por aqueles que labutam com a banca CESPE que "questão incompleta não é, necessariamente,  questão errada" para a banca.

    Fica a dica!
  • Questão mal formulada porém não está errada a meu ver... Assim como outras questões do CESPE, eles ou limitam com palavras restritivas como "só" ou deixam em aberto essa dúvida como é o caso... Seria o mesmo que escrever "Entre os serviços públicos estão aqueles..."
  • O maior problema do Cespe, para mim, é nos tirar a certeza. No caso ao lermos o comando da questão percebemos imediatamente a palavra diretamente,  tal palavra tem o poder de transformar a assertiva em incorreta, caso seja esse o desejo da banca... como tb não impede que esteja certa no contexto da banca, ou seja, é uma questão que permite o arbítrio da banca para o certo ou para o errado...lamentável, injusto, nojento!!!!!
    Pessoal, desculpe o desabafo...mas são anos de estudos e tem hora que o grito precisa sair....
  • Questão correta!!!

    SERVIÇOS PÚBLICOS podem ser prestados diretamente pelos seus próprios orgãos ou indiretamente por PJ diversa da administração. Quando  a questão afirma que: Serviços públicos são aqueles que a administração presta diretamente à comunidade, está corretíssimo. Ela não restringiu o serviço a somente o prestado diretamente, apenas afirmou que esse serviço prestado diretamente faz parte dos SERVIÇOS PÚBLICOS. 

    avante...
  • Se a questão tivesse restringindo serviços públicos somente àqueles prestados pelo estado, a questão estaria errada mesmo (as famosas palavras restritivas "somente", "apenas", "unicamente", etc). Não está mal formulada nem cabe anulação. A questão é de pura interpretação de texto!
  • Como assim "questão de interpretação", Milena ???? quem tá sempre acompanhando as questões aqui do CESPE tá cansado de ver certos entendimentos considerados errados somente por faltar, como falta nessa questão, palavras que completem o texto da lei !!! Concordo com o restante do pessoal que diz faltar incluir os serviços indiretos !! Desculpe , não é nada pessoal não , sei reconhecer qdo erro , como já fiz em outras questões , mas qdo erramos por vacilo da banca. é chato pra baralho , pois como foi dito, eles ficam com a possibilidade de considerar certo ou errado, não pela lei , mas por eles mesmos, e vc tem que aceitar o fato de que isso poderia ter acontecido, eles poderiam ter considerado errado justamente por não incluirem o "indireta" na questão !!

    Sei que não podemos radicalizar tanto assim , mas tome muito cuidado com o CESPE, porque é qdo mais confiamos nele que ele nos ferra !!

    Bons estudos a todos !!!
  • Eu acho que restringiu sim! Quando ele diz que serviços públicos SÃO aqueles que....  Ele faz uma conceituação.
    Diferentemente se dissesse : Serviços que a administração presta diretamente (...) são serviços públicos! Aí estaria certo.
    Em uma questão de Certo e Errado, a banca deveria tomar cuidado com isso, mas já sabemos que é terra de ninguém, e faz parte da seleção, o certo é que muitas questões só acertam  quem não estuda, quem não pensa... porque se pensar se enrola.
  • Concordo Juliano, como disse, acho a questão mal formulada por deixar em aberto... Falo mais pelas várias questões que tenho feito do cespe... Sempre que o CESPE não cita a letra da lei eu procuro analisar com bem mais calma antes de marcar. O problema do cespe é que ou a questão está certa ou errada. Quando você faz uma prova "a,b,c,d,e" dependendo da questão vc chega naquele ponto do "quem está menos errado, ou quem está mais certo?!" mas no cespe não dá pra fazer isso. Acho errado pq estamos resolvendo uma questão objetiva em que está certa ou não, não deve existir margens para interpretação. Não sei se vcs já viram ou até resolveram provas de contabilidade do CESPE mas é lamentável. FIcam "inovando" e criando nomes de contas que vc nunca viu na vida e eles alegam ser um sinônimo.

  • Pelo fato da questão ter dito que serviço público é aquele prestado diretamente à comunidade, NÃO TORNA A ASSERTIVA ERRADA, pois a banca apenas deixou de citar mais uma forma de prestar o serviço público, qual seja, também indiretamente.


    Logo,  a questão está correta, no entanto poderia ter ficado mais completa de tivesse citado o termo indiretamente ou por delegação.




  • Com certeza, questão no mínimo mal formulada. Mas por isso que temos que fazer milhões de exercícios, para saber as possíveis pegadinhas do CESPE.
  • Esta questão demonstra, de forma cabal, a obscuridade e a capciosidade latente das cabeças pensantes do CESPE. Forte abraço a todos.
  • Essa questão é uma vergonha. Só isso a dizer..
  • Não há como negar que é uma questão boa de escorregar, ainda mais numa prova, em que você vai estar tenso, estressado, etc. Mas de fato a questão está correta... Talvez ajude e facilite a compreensão uma simples inversão de palavras:

    SÃO Serviços públicos aqueles que a administração presta diretamente à comunidade, por reconhecer sua essencialidade e necessidade para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado. 
  • Quiseram aqui diferenciar serviço publico ( que somente pode ser prestado pelo estado) de serviço de utilidade publica (que pode ter a execução delegada a terceiros) simples assim!
  • Não é questão de interpretação, não. O gabarito está errado. Se você troca o verbo e escreve "São serviços públicos aqueles que a administração presta diretamente", o sujeito da frase - que, no enunciado da questão, é "serviços públicos" - passa a ser "aqueles que a administração presta diretamente". Com essa troca, a assertiva estaria certa. Mas, do jeito que está, o gabarito é um erro grosseiro.

    É impressionante como tem vaca de presépio da CESPE pra balançar a cabeça e procurar uma justificativa pra qualquer palhaçada, como essa, que a banca faz.

  • Questões como essa são as preferidas pelo cespe, nelas eles podem escolher o gabarito dependendo do humor do dia, certo ou errado, errado ou certo... parabéns ao contrário.

  • Aqueles que a administração presta diretamente à comunidade, por reconhecer sua essencialidade e necessidade para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado são Serviços Públicos. Ou Não São??

    Em nenhum momento o Cespe disse que os prestados indiretamente não são serviços públicos também...

  • AMIGOS, EU JULGUEI ESSA ''ADMINISTRAÇÃO'' DE FORMA AMPLA, SEM SE REMETER DIRETAMENTE À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 


    GABARITO CERTO
  • Cespe: Questão incompleta é questão correta.

     

    Gab: CERTO.

  • Mais uma da série "Se acertou, errou!"

  • Professores do QC, socorrooooo! Essa questão está correta, em nome de Jesus?

  • Questão errada! Pois o estado presta TB os serviços de forma indireta...como é o caso de concessão e permissão


ID
492067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a comunicação social no ambiente empresarial,
julgue os itens 114 e 115.

Muitos dos problemas organizacionais têm origem na questão da comunicação, como problemas entre setores, rotinas emperradas, incompreensão de mensagens, entre outros. Esses problemas podem ser resolvidos a partir de um plano de ação da equipe de comunicação da empresa. Entretanto, não faz parte das atividades do secretário executivo participar desse plano, uma vez que sua função é ligada unicamente a um ou mais executivos.

Alternativas
Comentários
  • ERRO: qualquer um pode participar de um plano de ação de uma organização.

  • Questão incorreta.
    A comunicação pressupõe a existência de duas ou mais pessoas. Deve haver no mínimo um emissor e um receptor.


ID
492070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a comunicação social no ambiente empresarial,
julgue os itens 114 e 115.

Os setores de comunicação interna e externa das organizações devem procurar trabalhar sempre em concordância para que a imagem projetada ao público externo não seja dissonante da cultura que identifica a organização e, com isso, provoque a ruptura da imagem dessa entidade.

Alternativas
Comentários
  •  sempre em concordância?

  • A COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA DEVE SEMPRE ESTAR EM CONCORDÂNCIA COM A CULTURA ORGANIZACIONAL ADOTADA PELA PELA EMPRESA, OU SEJA, SEMPRE DE ACORODO COM OS VALORES, COM AS GRENÇAS E COM OS PADRÕES DE COMPORTAMENTO ADOTADOS PELA EMPRESA.

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
492073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Acerca do direito do trabalho, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética. Edilene programou junto à empresa em que trabalha suas férias para março. Faltando um mês para o início do seu descanso, Edilene é avisada de que não poderá sair de férias conforme planejado, em função de grandes eventos que estão por acontecer. Nessa situação, Edilene tem o direito, por lei, de negar-se a trabalhar no período que havia previamente acordado para gozar suas férias.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO
    CLT, Art. 134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito. (grifo meu)
    CLT, Art. 136. A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador. 
    Daí se extrai que definir a época em que o empregado irá gozar as suas férias, dentro do período concessivo, é direito potestativo do empregador, não existindo qualquer previsão legal que garanta o direito à Edilene de gozar as suas férias no período previamente acordado.
    Negando-se a trabalhar no período que havia previamente acordado para gozar suas férias, sem a concordância do empregador, deixa Janice sujeita a demissão por justa causa. 
  • É triste, mas é verdade. Esse direito esta inserido dentro do jus variandi.É possível também: transferência provisória (observados os teores dos artigos 469 e 470, CLT), extinção de cargos, mudança de turnos (noturno para o diurno, sem efetivo prejuízo para o empregado ou turno ininterrupto de revezamentos para o fixo), reversão ao cargo efetivo (art. 468, Parágrafo Único, CLT), dentre outros.
  • Esta é uma situação que o empregado não é favorecido. A concessão das férias é ato do empregador; deve satisfazer os interesses do patrão. Daí se extrai que o dispositivo pouco se preocupou com o empregado.
  • vem ca, e se o empregaado jáa comprou sua passagem de avião e ja programou sua excursão de 2 semaanas apara o exterior?? mesmo assim pode o empregador vetar as ferias???
  • Pode sim, Dario... É possível a tentativa de negociação, mas, no fim das contas, quem determina o período de férias é o empregador.
  • PRECEDENTE NORMATIVO TST Nº 116 FÉRIAS. CANCELAMENTO OU ADIANTAMENTO 
    Comunicado ao empregado o período do gozo de férias individuais ou coletivas, o empregador somente poderá cancelar ou modificar o início previsto se ocorrer necessidade imperiosa e, ainda assim, mediante o ressarcimento, ao empregado, dos prejuízos financeiros por este comprovados.
  • O colega Marcos Gonçalves está correto quanto ao precedente normativo, nº 116.

    Ou seja, após comunicar ao empregado o período de gozo de suas férias, não pode o Empregador ao seu bel prazer modificar a data da concessão, sob pena de ter que arcar com qualquer prejuízo financeiro em decorrÊncia da expectativa gerada no empregado e, ainda assim, para que possa alterar a data de concessão, será necessário comprovar necessidade imperioso.

    Tendo em vista que o PN é de 2012; a questão me parece estar desatualizada.
  • O empregado tem o direito de ser pré-avisado sobre o período que o empregador escolheu para que ele, empregado, goze as suas férias adquiridas, nos termos do art. 135 da CLT: "A concessão das férias será participada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias. Dessa participação o interessado dará recibo." programação antecipada para o gozo das férias de Edilene não caracteriza-se como pré-aviso, nos termos do art. 135 da CLT, em decorrência da exigência formal de ser escrito o aviso de férias e do qual o empregado deverá dar recibo. Vejam que o enunciado da questão afirma, estrategicamente, que Edilene programou junto à empresa as suas férias para março, e ressalto que esta programação é praxe nas empresas, principalmente naquelas com um número expressivo de empregados, e geralmente ocorre no final do ano, abrangendo todas as intenções de férias no ano civil subsequente. Observem, ainda, novamente estrategicamente, que o enunciado da questão afirma que Edilene foi avisada que não poderia sair de férias conforme planejado, faltando um mês para o início do seu descanso, ou seja, no período mínimo definido pelo art. 135 da CLT, em vez de comunicar formalmente (por escrito) o período da concessão das férias (aviso de férias), o empregador avisou a empregada de não ser possível o cumprimento do planejado. Conforme o citado Precedente Normativo nº 116 do TST, e ainda, segundo Sérgio Pinto Martins, a partir do momento em que o empregador comunica a concessão das férias, somente poderá alterá-la com o consentimento do empregado, que poderá sair na data comunicada sem que se configure indisciplina. Concluindo: conforme argumentei acima, não houve essa comunicação (formalização do aviso de férias), então, Edilene não tem o direito de negar-se a trabalhar no período acordado para o gozo de suas férias. Refuto então, o argumento de que a questão encontra-se desatualizada. 

  • CLT, Art. 136. A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregador. 
     

    vá e vença! sempre!


ID
492076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Acerca do direito do trabalho, julgue os itens que se seguem.

Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), art. 473, no caso de falecimento do marido, a empregada poderá faltar ao trabalho sem prejuízo do salário, por até 5 dias consecutivos.

Alternativas
Comentários
  • O art. 473 diz que o prazo é de até 2 dias consecutivos "em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica", conforme seu inciso I.

     

  • Pode parecer maldoso, mas ajuda a memorizar:

    Luto = 2 dias consecutivos: 1 para velar e 1 para enterrar!


    Persista!
  • No caso de gala ou de luto, a lei concede 9 dias como faltas justificadas
  • Eduarda, onde vc viu que sao 9 dias? vc nao esta se confunddindo com a lei 8112 que concede 8 dias p. galaa ou luto? ate nisso o servidor pub tem mais vantagens
  • A Eduarda deve ter visto o período de licença prevista na CLT para os professores, que é de 9 dias para gala ou luto do cônjuge, do pai ou mãe, ou de filho. Mas atenção se o falecimento for de irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica. a licença será só de 2 dias. Neste caso aplica-se a regra geral. 
    Vejamos ...

    Para os professores:


    Art. 320 - CLT A remuneração dos professores será fixada pelo número de aulas semanais, na conformidade dos horários.

    § 3º - Não serão descontadas, no decurso de 9 (nove) dias, as faltas verificadas por motivo de gala ou de luto em conseqüência de falecimento do cônjuge, do pai ou mãe, ou de filho.

     Para os demais empregados

    Art. 473-CLT
    O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:

    I - até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica;
  • É isso mesmo Lilian, eu apenas esqeuci de acrescentar. Desculpe, mas valeu o debate
  • Ótima observação Eduarda.
  • Vamos  lá... frases com número de palavras = número de dias:

    Morreu, enterra: 2 dias (Art. 473 I)
    Casou? já era: 3 dias (Art.  473 II)
    Nasceu? vai trabalhar muito mais: 5 dias (Art. 473 III)
    Sangue: 1 dia (Art. 473 IV)
    Alistamento Eleitoral: 2 dias (Art. 473 V)

    Os demais casos de interrupção de contrato de trabalho se dão pelo tempo que perduar a condição (ex. férias, vestibular, feriados, RSR, etc)

    Espero que ajude...
  • hahahaha Melhor macete do mundooooooo haha. Fabiano Ribeiro ...

  • FALECIMENTO: 2 Dias

  • 2 DIAS.O  PROFESSOR 9 DIAS LUTO  (nojo) OU CASAMENTO(gala)


ID
492079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal e demais preceitos da
legislação previdenciária no Brasil, julgue os itens a seguir.

Uma pessoa que nunca contribuiu com a previdência social, ao procurar atendimento médico em hospital público de seu município, pode ter esse atendimento negado em função disso.

Alternativas
Comentários
  • Previdencia Social e Saúde fazem parte da Seguridade Social, conforme preceitua o artigo 1º da Decreto 3048/99:

          Art. 1º  A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social


    DA SAÚDE

            Art. 2º  A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

            Parágrafo único.  As atividades de saúde são de relevância pública, e sua organização obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes:

            I - acesso universal e igualitário;

            II - provimento das ações e serviços mediante rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema único;

            III - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

            IV - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas;

            V - participação da comunidade na gestão, fiscalização e acompanhamento das ações e serviços de saúde; e

            VI - participação da iniciativa privada na assistência à saúde, em obediência aos preceitos constitucionais.

    Art. 5º  A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá a: (...)

    Assim, observamos que a Previdência exgige contribuição, já a saúde é de acesso gratuito. A questão quis confundir com essas duas características!

    Gabarito: E

     


  • Art. 196.CF A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
  • Saúde e Assistência Social independem de contribuição.

  • A saúde é direito de todos: assim, não pode o Poder Público se negar a atender determinada pessoa em razão de suas condições financeiras. Qualquer pessoa, pobre ou rica, pode dirigir-se a um hospital público e ser atendida.

  • Errado. A saúde é um direito de todos e independe de contribuição!!

  • SAÚDE: não contributivo - irrestrito, ou seja, a quem necessitar, independente de qualquer coisa

    PREVIDÊNCIA: contributivo

    ASSISTÊNCIA: não contributivo - a quem a lei especificar


  • A saúde é direito de todos e dever do Estado, independentemente de contribuição.

  • Ainda tem gente que marca como CERTO. Como pode? 

  • SAÚDE É DIREITO DE TODOS, INDEPENDENTE DE CONTRIBUIÇÃO PARA PREVIDÊNCIA.

  • Essa é pra quem caiu de paraquedas pra fazer a prova kkkkk

  • ERRADO. Saúde é direito de todos e dever do Estado, fazendo parte do sistema não contributivo, juntamente com a Assistência Social.

  • Uma questão dessas não cai no concurso de 2015.

    rs

  • Sério essa questão pra nível superior?!!!!!!!!!!!!!! Nem acreditei. O pior é que na hora do cansaço agente pode errar mesmo. 

  • Nunca, never, jamais. O máximo que pode ocorrer é ele ser mal atendido, fato que é rarissímo! Rrsrsrs

  • DE MANEIRA ALGUMA PODE TER SEU ACESSO RESTRITO, POIS A SAÚDE É UM DIREITO DE TODOS E UM DEVER DO ESTADO E INDEPENDE DE CONTRIBUIÇÃO. 

  • A saúde não precisa de contribuição e será prestada a todos que necessitar, desde pobres até ricos.

  • 60 CONCURSEIROS CONSEGUIRAM ERRAR ESSA QUESTÃO.

  • kkkkkkkkkkkk piada essa questão.

  • Nunca na história do país! rs

  • Do jeito que este país tá eu não duvido disso. kkkk Brincadeiras a parte todos sabemos que a saúde no Brasil é direito de todos e dever do estado, independentemente de contribuição. Ela é gratuita!

  • Essa nunca mais cairá!


    A saúde é de caráter não contributivo.


    Errada

  • 1% das pessoas erraram. Deve ser a questão menos errada do Qc.

  • Molezinha,Molezinha.

    Saudade quando caia essas questões hiper fáceis .

    : )

  • Errado. Saúde é um direito de todos e dever do estado, portanto imdepende de contribuição. 

  • ERRADO 

    SAÚDE É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO 

  • No tempo do INAMPS era asiim mesmo rsrsrsr

  • Doidera,doidera...

  • Art. 196.CF A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

  • Complementando:

    Dentre os objetos da seguridade social, somente a previdência social é um sistema contributivo. A assistência social e a saúde são sistemas não contributivos.

  • Gabarito:"Errado"

    CF, Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

  • SAÚDE → DIREITO DE TODOS INDEPENDENTE DE TAXAS

    #BORA VENCER

  • A Seguridade Social, composta pela saúde, pela assistência social e pela previdência, possui apenas a previdência como serviço de carácter contributivo, os demais, fora ela, podem ser usufruídos ainda que não se tenha contribuído para tanto.

  • Somente a Previdência tem caráter contributivo. A assistência social e saúde, são gratuitos para todos aqueles que dela necessitarem.

  • se fosse assim, eu estava ferrada.

ID
492082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal e demais preceitos da
legislação previdenciária no Brasil, julgue os itens a seguir.

Considere que Joana, há seis meses trabalhando no seu primeiro emprego com carteira assinada, sem nunca antes haver contribuído com a previdência social, acaba de dar à luz a sua primeira filha. Nessa situação, Joana não terá direito ao salário-maternidade, uma vez que a carência para usufruir desse benefício é de, no mínimo, doze contribuições mensais ao regime geral de previdência social.

Alternativas
Comentários
  •  Decreto 3048/99, Art. 30. Independe de carência a concessão das seguintes prestações: II - salário-maternidade, para as seguradas empregada, empregada doméstica e trabalhadora avulsa;

    Assim, só são necessárias 10 contribuições para Contribuinte Individual e Facultativa ou 10 meses de efetivo exercício para a segurada especial,

    No caso da empregada, o benefício é pago pela empresa.
    Gabarito: E

     
  • "Salário-maternidade é o benefício a que tem direito as seguradas empregada, empregada doméstica, contribuinte individual e facultativa, por ocasião do parto, da adoção ou da guarda judicial para fins de adoção. A Previdência Social não exige carência para conceder esse benefício.

    • a segurada que exerce atividades concomitantes tem direito a um salário-maternidade para cada emprego;

    • a segurada aposentada que permanecer ou retornar à atividade tem direito ao pagamento do salário-maternidade;

    • no caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, é devido o salário-maternidade, de acordo com a Lei nº 10.421 de 15 de abril de 2002, publicada em 16 de abril de 2002, se a adoção ou o termo de guarda judicial para fins de adoção for igual ou posterior à publicação da Lei;

    • no caso de parto antecipado, o período de carência para as seguradas contribuinte individual e facultativa, será reduzido em número de contribuições equivalentes ao número de meses em que o parto foi antecipado;

    • nos casos em que a criança venha a falecer durante a licença-maternidade, o salário-maternidade não será interrompido;

    • em caso natimorto, o benefício será devido nas mesmas condições e prazos;

    • no caso de aborto não criminoso, comprovado por atestado médico, é devido salário-maternidade correspondente a duas semanas, devendo ser requerido na Agência da Previdência Social; 

    • a existência da relação de emprego (empregada e empregada doméstica) ou de contribuições (contribuinte individual e facultativa) é pré-requisito necessário para o direito ao salário-maternidade. "

      Portanto, não há carência para a empregada ou empregada doméstica.

      Fonte: 
      http://www.dataprev.gov.br/servicos/salmat/salmat_def.htm

  • A questão está certa quanto ao fato de Joana ter direito ao benefício, pois ele possui carência zero quando forem para seguradas empregadas, empregadas domesticas e avulsas. No entanto, no final da assertiva encontramos o erro, pois a carência para as demais beneficiária (contribuinte individual, segurada especial e facultativa) é de 10 contribuições.
  • Fazem jus ao salário-maternidade independentemente de carência as seguintes seguradas:

    Doméstica
    Empregada
    Avulsa

                  
  • Gabarito: ERRADO

    Lei 8.213 /97
    Art. 26 - Independe de carência a concessão das seguintes prestações:

    I- Pensão por morte, auxílio reclusão, salário família e auxílio-acidente.

    Para decorar: FARM 

            Salário Família
             Auxílio Acidente
             Auxílio Reclusão
    Pensão por Morte

    PAZ.
  • Errado.


    Lei n. 8.213/91:

    Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:

    [...]

    VI – salário-maternidade para as seguradas empregada, trabalhadora avulsa e empregada doméstica. (Incluído pela Lei nº 9.876, de 26.11.99)

  • Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:

      VI – salário-maternidade para as seguradas empregada, trabalhadora avulsa e empregada doméstica. (Incluído pela Lei nº 9.876, de 26.11.99)
  • Vejamos a seguinte análise:

    A carência do salário maternidade é de 10 contribuições, ou seja, só quem irá comprovar, é a segurada especial que tem que comprovar efetivo exercício de atividade rural. As demais seguradas como empregada, contribuinte individual, trabalhador avulso e facultativo independem de carência. O erro da questão está em dizer que a carência do salário é doze,sendo que é dez contribuições mensais.  Portanto gabarito ERRADO!!


  • 1º ERRO: CASO SEJA EXIGIDA A CARÊNCIA, SERÁ DE 10 CONTRIBUIÇÕES MENSAIS e não 12 como afirma a questão.

    2º ERRO: TRATANDO-SE SEGURADA EMPREGADA/AVULSA/DOMÉSTICA, A CARÊNCIA É PRESCINDIDA. Note que a segurada está com a carteira assinada, ou seja, há vínculo empregatício, o que nos leva a possibilidade de ser empregada ou empregada doméstica, ambas seguradas com presunção de recolhimento. 



    GABARITO ERRADO
  • Ana Campos falou tudo errado kkk

  • Ana Campos, onde você viu isso? 

  • Para ter direito ao salário-maternidade, o(a) beneficiário(a) deve atender aos seguintes requisitos na data do parto, aborto ou adoção:

    • Quantidade de meses trabalhados (carência)
      • 10 meses: para a trabalhadora Contribuinte Individual, Facultativa e Segurada Especial.
      • isento: para seguradas Empregada de Microempresa Individual, Empregada Doméstica e Trabalhadora Avulsa (que estejam em atividade na data do afastamento, parto, adoção ou guarda com a mesma finalidade).
    • Para as desempregadas: é necessário comprovar a qualidade de segurada do INSS e, conforme o caso, cumprir carência de 10 meses trabalhados.
    • Obs:
    • Só lembrando que, a Segurada ESPECIAL, deverá comprovar atividade durante 10 meses dentro dos 12 imediatamente ao parto.
    • Fonte: http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/salario-maternidade/

  • Não considerem a resposta de Ana Campos, está ERRADA. 

  • kkkkkk seja para enganar seja por não saber, a Ana campos falou com propriedade sobre o assunto, pena que com algumas coisas erradas...


    E; T.A; e D não tem carência.


    CI e F 10 meses de carência (regra geral)


    S.E deve comprovar atividade rural, 10 meses de efetivo exercício (regra geral)

  • Carteira assinada!! Ora, então significa dizer que se enquadra na condição de empregado, logo, sua contribuição será presumida e com relação ao salário-maternidade é sem carência, uma vez que empregada, doméstica e trabalhadora avulsa não dependem da carência de 10 contribuições.

  • ERRADO


    DECRETO3048/99


    Art. 30. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:

    II - salário-maternidade, para as seguradas empregada, empregada doméstica e trabalhadora avulsa;

  • Ohh coitada mal assinou a carteira de trabalho e já estava grávida. Essa com certeza vai perder o emprego!!! rss

    • Quantidade de meses trabalhados (carência)
      • 10 meses: para a trabalhadora Contribuinte Individual, Facultativa e Segurada Especial.
      • isento: para seguradas Empregada de Microempresa Individual, Empregada Doméstica e Trabalhadora Avulsa (que estejam em atividade na data do afastamento, parto, adoção ou guarda com a mesma finalidade).
    • Para as desempregadas: é necessário comprovar a qualidade de segurada do INSS e, conforme o caso, cumprir carência de 10 meses trabalhados

  • Joana, não se desoriente não! Relaxa, vc tem direito sim ao salário maternidade! Vc é segurada empregada, logo não necessita de carência. Tá vendo que eu disse que vc teria direito? Vá se acalmar mulher! Vá preparar o enxoval do bebê. Bjão.





    a) Contribuinte Individual e Facultativa: 10 contribuições mensais;

    b) Segurada Especial: exercício de atividade rural nos últimos 10 meses anteriores a data do parto ou do requerimento do benefício, quando requerido antes do parto, mesmo que de forma descontínua;

    c) Empregada, Trabalhador Avulsa e Empregada Doméstica: independe de carência.

  • GABARITO: Errado

    Para EMPREGADA, DOMÉSTICA e AVULSA nãããoo existe carência em relação ao Salário Maternidade.

    E, em se tratando deste mesmo benefício, não existe carência de 12, mas, sim, de 10 contribuições para a Segurada Especial, Segurada Facultativa e Contribuinte Individual.

  • A questão em tela apresenta dois erros:

    1: Salário maternidade NÃO exige carência para: Empregada, Empregada doméstica e Trabalhadora Avulsa;
    2: A carência é exigida SOMENTE para: Contribuinte individual, Segurada especial (rural) e Segurada facultativa, sendo de 10 contribuições para as duas primeiras, e de 10 MESES para a última.

    Gabarito: ERRADO.

  • Regra:

    Empregada / trab. avulsa/ doméstica: não exige carência

    Seg. especia l/ CI / Facultativo: 10 contribuições mensais.

    Questão errada

  • "carteira assinada" ou seja, ela é segurada empregada e NÃO EXIGE carência.

    obs.: em salário-maternidade, os casos em que exigem são C.I, segurado facultativo e segurado especial, todos com carência de 10 contribuições mensais (ou meses de efetivo exercício da atividade rural, no caso do especial).

  • Empregada, trabalhadora avulsa e empregada doméstica não exige carência.

  • Se eu fosse o examinador eu iria dar uma complicada a mais nessa questão, apenas alterando o "doze" p/ "dez" aí sim iria confundir muitos candidatos =)

  • Na situação descrita Joana começou a trabalhar já estando grávida, nesse caso não tem direito ao salário maternidade mesmo sendo empregada ( para empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso independem de carência). 

    caso esteja equivocada por favor me corrija.

  • Carteira assinada = segurada empregada ou segurada empregada doméstica. 

    Para essas seguradas não se exige carência para recebimento do salário-maternidade.

  • Gab.: E

    Decreto 3048

    Art. 30. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:

     II - salário-maternidade, para as seguradas empregada, empregada doméstica e trabalhadora avulsa;

  • Outro erro da questão, salário maternidade são 10 contribuições não 12 

  • EMPREGADA, EMPREGADA DOMÉSTICA E TRABALHADORA AVULSA NÃO TÊM CARÊNCIA

  • As seguradas empregadas, avulsas e empregadas domésticas independem de carência para o recebimento de salário maternidade. Já as seguradas contribuintes individuais, especial e facultativa devem cumprir uma carência de 10 contribuições mensais.

  • Errado!


    Empregado independe de carência para o benefício do salario maternidade.

  • Aff....a pessoa lê a questão, entende que ta errado, mas marca certo....distração do mal!!!


    Cuidar na hr da prova

  • Nessa o Cespe deu duas chances de a pessoa acertar.

    1- Empregado independe de carência
    2- Que não sabe o 1º erro, pode matar sabendo que quando há carência do salário maternidade são 10 contribuições e não 12 como dito na questão.


    FÉ EM DEUS GALERA!

  • nesse caso ela é empregada, e para empregada é dispensada a carência para concessão de salário-maternidade.

  • SALÁRIO-MATERNIDADE

    DC. 3.048/99

    1º ERRO DA QUESTÃO ( EMPREGADA COM CARTEIRA ASSINADA NA TEM DIREITO AO SALÁRIO-MATERNIDADE)

    Art. 30. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:

    II - Salário-Maternidade, para as seguradas EMPREGADA, EMPREGADA DOMÉSTICA e TRABALHADORA AVULSA;

    2º ERRO DA QUESTÃO (NO MÍNIMO 12 CONTRIBUIÇÕES MENSAIS)

    Art. 29. A concessão das prestações pecuniárias do Regime Geral da Previdência Social, ressalvado o disposto no art. 30, depende dos seguintes períodos de carência:

    III - dez contribuições mensais, no caso de salário-maternidade, para as seguradas CONTRIBUINTE INDIVIDUAL, ESPECIAL e FACULTATIVA.

    Parágrafo único: Em caso de parto antecipado, o período de carência a que se refere o inciso III será reduzido em número de contribuições equivalente ao número de meses em que o parto foi antecipado.

  • salário maternidade: INDEPENDE de carência para segurada empregada, doméstica e trab. avulsa

                                 Carência de 10 meses, para CI, especial e facultativa

  • Nesse caso, como se trata de segurada empregada, o salário-maternidade independe de carência. O erro da questão é dizer que a carência deste é de 12 contribuições, quando na verdade é de 10 contribuições.

  •  

    Segurada empregada não tem carência.

    Carência de 10 meses é EXCLUSIVAMENTE para C.I, F e S.E.

  • O fato dela ter carteira assinada já a enquadra como segurada empregada?

  • A carência é dispensada em relação às seguradas Empregada, Empregada Doméstica e Trabalhadora Avulsa.
    Para a segurada Especial a carência é de 10 meses de efetivo exercício de atividade rural. Para as seguradas Contribuinte Individual e Facultativa a carência é de 10 contribuições mensais.

  • Ora, ela poderia ser tanto empregada com empregada doméstica, pois essas trabalham com carteira assinada. O período de carência para essa seguradas é isento de carência para recebimento do salário maternidade ( também da trabalhadora avulsa), portanto mesmo com apenas 6 meses Ana iria fazer jus a esse benefício, outra coisa, é que a carencia é de 10 meses aí a banca jogou a verde com 12 meses, eita banquinha perversa! KKKK. Vida de concurseiro, vida de gado.

  •  Questão apresenta dois erros:

    1º Se Joana fosse empregada ou domestica ou trabalhadora avulsa ela estaria isenta da obrigatoriedade do periodo de carência.

    2º Se Joana fosse Contribuinte Individual ou Segurado Facultativo ou Segurado especial ela teria que ter pelo menos 10 meses de carência,  não 12 como afirma a questão.

     

    A DOR É TEMPORÁRIA, MAS A GLÓRIA É ETERNA...

  • Pessoal,

     

    ERRADA

     

    Salário maternidade:

    Empregada, Avulsa e Doméstica: Independe de carência;

    CI, Facultativo: 10 contribuições;

    Especial: comprove o exercício da atividade rural nos últimos10 meses imediatamente anteriores à data do parto.

     

    Considerações: Joana é segurada EMPREGADA (trabalhando no seu primeiro emprego com carteira assinada). 

     

    Bons estudos!

     

     

  • Laura Costa você está equivocada, seu comentário está em desacordo com a pergunta em questão, a Joana é empregada e não depende de carência para a concessão do salário maternidade para ela.....cuidado

  • Laura viajou mais que avião em escala... kkk'

  • Ana Campos, seu comentário está completamente equivocado. Cuidado com os comentários pessoal, muitos estudam apenas por aqui e isso atrapalha demais !! 

     

    Vamos comentar com fontes!

  • Laua costa, cê pelo menos leu a questão minha fia?

     

  • A concessão de salário maternidade para EMPREGADA, EMPREGADA DOMÉSTICA E TRABALHADORA AVULSA independe de carência.

    Para as demais seguradas são 10 contribuições e não 12!

  • ATENÇÃO:

    Independe de carência a concessão das seguintes prestações: salário-maternidade, para as seguradas empregada, empregada doméstica e trabalhadora avulsa.

    Para as demais seguradas: não são 12 MESES e nem 10 MESES. Vai depender do período do parto:
    Nascido com 9 meses = 10 meses de carência.
    Nascido com 8 meses = 9 meses de carência.
    Nascido com 7 meses = 8 meses de carência.
    Se o parto for antecipado, a carência também será antecipada.

  • Gabarito ERRADO!

    Carência para concessão do salário maternidade.

    Segurado empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso: independe de carência.

    Contribuinte individual, facultativo e especial: 10 contribuições mensais.

    A assertiva proposta pela CESPE não especificou a categoria da segurada, mas isso não prejudica a nossa resposta. Bastava que observássemos que se houvesse carência não seria de 12 meses, mas sim, de 10 meses.

  • Tanto erro em uma questão só, que se passar batido em um, só ler mais um pouco que acha mais, kkkk

  • Segurado empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso: independe de carência.

  • Gabarito : Errado

    Art. 25, inciso III, da Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991.

    III - salário-maternidade para as seguradas de que tratam os incisos V e VII do caput do art. 11 e o art. 13 desta Lei: 10 (dez) contribuições mensais, respeitado o disposto no parágrafo único do art. 39 desta Lei;

    Para trabalhadoras avulsas e empregadas domésticas a carência é zero, porém o enunciado em nenhum momento falou que Joana era empregada doméstica, logo, gabarito errado.

  • empregada independe de carência

  • Não precisa cumprir carência:empregaga,empregada doméstica e a trabalhadora avulsa.

  • Independe de carência: Empregada, Doméstica, Avulsa.

    Exige 10 meses de carência: Segurada Especial, Contribuinte individual, Facultativa.

    GABARITO: ERRADO


ID
492085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal e demais preceitos da
legislação previdenciária no Brasil, julgue os itens a seguir.

A seguridade social é financiada por toda a sociedade, ou seja, com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, além das contribuições sociais dos empregadores, das empresas e dos trabalhadores, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Correto, previsão na Constituição. Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade,de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: I - dos empregadores, incidente sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro; II - dos trabalhadores; III - sobre a receita de concursos de prognósticos.
    IV-do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

     
  • "A seguridade social é financiada por toda a sociedade, ou seja, com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, além das contribuições sociais dos empregadores, das empresas e dos trabalhadores, entre outros."

    A afirmativa está CORRETA!

    Cuidado: a questão NÃO DISSE que a seguridade social é finandiada 'apenas' pela sociedade, mas sim REPRODUZIU A LITERALIDADE DO ART. 195 DA CF, que, em seu início diz exatamente isso: 

    "Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

    I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: (...)
    II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social (...)
    III - sobre a receita de concursos de prognósticos.
    IV - do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar."
  • apesar da questão não reproduzir a literalidade da lei, o "entre outros" a deixa abrangente, e nesse caso, correta.
  • Gabarito. Certo.

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

  • Questãozinha da CESPE bem parecida e dada como correta:
    A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    Acredito que um ponto e vírgula daria ao candidato mais segurança para marcar como correta...exemplo: A seguridade social será financiada por toda a sociedade; de forma indireta, nos termos da lei, será financiada mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
    Para não haver análise subjetiva...
    No mais, a questão proposta está corretíssima. 

  • Financiamento Indireto > com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios
    Financiamento direito > contribuições sociais dos empregadores, das empresas e dos trabalhadores, entre outros.

  • Dos empregadores,  e das empresas...

    Mas EMPREGADORES não são considerados EMPRESAS???

    Alguém sabe posicionar isso?

  • Olha Kezy ✌✌✌, na minha humilde opinião, os empregadores são considerados equiparados à empresa, como por exemplo: o empregador doméstico e o contribuinte individual em relação a alguém que lhe presta serviço.

  • entre outros ?   entenda : concursos de prognósticos e importadores 

  • Jairo, o empregador doméstico não é equiparado à empresa, como se pode constar na lei 8212:

    Art. 15. Considera-se:


    I - empresa - a firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econômica urbana ou rural, com fins lucrativos ou não, bem como os órgãos e entidades da administração pública direta, indireta e fundacional;



    II - empregador doméstico - a pessoa ou família que admite a seu serviço, sem finalidade lucrativa, empregado doméstico.


    Parágrafo único. Equiparam-se a empresa, para os efeitos desta Lei, o contribuinte individual e a pessoa física na condição de proprietário ou dono de obra de construção civil, em relação a segurado que lhe presta serviço, bem como a cooperativa, a associação ou a entidade de qualquer natureza ou finalidade, a missão diplomática e a repartição consular de carreira estrangeiras. (Redação dada pela Lei nº 13.202, de 2015)

  • contribuição dos empregadores. Nesse caso refere-se a contribuição do próprio empregador como contribuinte individual.

  • Financiamento direto: Contribuições sociais
    Financimento Indireto: Orçamento da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

  • CERTO 

    CF/88

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

  • Mole, Mole...

    CF/88

    Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais...

  • Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: (...)


    FINANCIAMENTO DIRETO

    FINANCIAMENTO INDIRETO



    JESUS, gabarito verdadeiramente CERTO.


ID
1011343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue as frases apresentadas nos itens subseqüentes quanto à grafia das palavras e à pontuação.

A pergunta ideal para se ter a evidencia se, de fato, o outro entendeu o que se disse é “O que você entendeu do que eu disse?”.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA .
    O item deu comando para julgar quanto à grafia das palavras e à pontuação.
    No caso em questão, falta acento em evidência, portantoo item está errado.
  • Alguém sabe onde tá o erro dessa questão?
  • Evidencia sem acento (evidência).

  • RESPOSTA ERRADA

    "quanto mais eu estudo mais assombração me aparece"

    #sefazal #ufal2019

  • Tem alguém ai respondendo essas questões porque já esgotou dos anos atuais ?


ID
1011346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Julgue as frases apresentadas nos itens subseqüentes quanto à grafia das palavras e à pontuação.

Para concluir, cabe ressaltar a sutileza da comunicação das pessoas que têm bondade no coração, gentileza nos gestos, beleza e doçura nas palavras.

Alternativas
Comentários
  • Para concluir assume valor de adjunto adverbial deslocado. Apenas justificando o uso da vírgula. 
  • Certo

    Apenas um complemento...

    "Para concluir, cabe ressaltar a sutileza da comunicação das pessoas que têm bondade no coração, gentileza nos gestos, beleza e doçura nas palavras."

    Grafam-se com Z os sufixos -EZ e -EZA (formadores de substantivos abstratos derivados de adjetivos)

    sutileza - sutil
    gentileza - gentil
    beleza - belo

    Bons estudos ;D
  • Usa-se tem quando o sujeito está no singular.
    E têm quando o sujeito é composto ou está no plural.
  • O têm está no plural porque concorda com PESSOAS na qual se encontra.Porém, o tem sem acento deve fazer concordância no singular.
    Força e Fé!
  • Só p/ complementar, gostaria de falar sobre a diferença entre o uso do "S" e do "Z" nas terminações "ES x EZ" e "ESA x EZA":

    As palavras terminadas em ÊS e ESA serão escritas com s quando indicarem nacionalidade, títulos ou nomes próprios ( Tresa, Camponês, Inglês).
    As palavras terminadas em EZ e EZA serão escritas com z quando forem substantivos abstratos provindos de adjetivos, ou seja, quando indicarem qualidade (Embriaguez, limpeza, gentileza, beleza, sutileza).
  • Emprega-se com G em :

    - Após R,geralmente.

    ex.: aspergir,convergir,divergir,sargento,submergir,virgem.

    - finais -AGEM,-EGE - OGE -UGEM - IGEM -EGEM

    ex.: garagem,herege,vertigem,paragoge,ferrugem,divergem

    ** EXCEÇÕES: pajem,lajem (ou laje),lambujem. 


ID
1011388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa legalmente investida em cargo público.


Considerando o texto originário da citada lei e as alterações posteriores, julgue os itens que se seguem.

O servidor público em exercício no cargo será avaliado por meio de estágio probatório e, se aprovado, adquirirá estabilidade funcional.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Lei 8.112/90.Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:
    I - assiduidade;
    II - disciplina;
    III - capacidade de iniciativa;
    IV - produtividade;
    V- responsabilidade. 
    CF/88. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.
  • Segundo a CONSTITUICAO esse prazo é de 3 anos.
  • CF/88. Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 19, DE 04 DE JUNHO DE 1998
    Art. 6º O art. 41 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • Correto. Lei 8112/90. Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 3 (dois) anos de efetivo exercício.

    CF/88. "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.


  • Gabarito: CERTO

    A princípio, discordo, vez que a questão parece confundir o instituto da ESTABILIDADE com o do ESTÁGIO PROBATÓRIO, que são, em essência, diferentes. Este refere-se ao cargo, enquanto aquele, ao serviço público. Ademais, os prazos são diversos: o primeiro, tem prazo de 3 anos, conforme CR/88, art. 41, caput, enquanto o segundo encontra-se previsto na Lei nº 8.112/90, art. 20. Assim, é falsa a afirmação de que o servidor aprovado no estágio probatório adquire estabilidade, pois tanto ele já pode tê-la (no caso de haver ocupado cargo efetivo diverso anteriormente, por mais de 3 anos), quanto, em sendo o primeiro cargo público por ele ocupado, apenas a adquirirá um ano adiante, depois de terminado o estágio probatório.

    Obs.: conquanto haja previsão pela Lei 8.112/90, art. 21, do instituto da estabilidade, sua previsão é de prazo coincidente com o estágio probatório, qual seja, 2 anos, o que não se encontra em conformidade com o dispositivo constitucional, pelo que o prazo para aquisição da estabilidade no serviço público deve seguir a prescrição da Carta Magna, i.e. 3 anos.

  • ERRADO SENHORES!
    A questão é de 2008, os concurseiros não tinham agulhas nos cérebros que davam choque quando viam algo digno de recurso, ou pior, as bancas eram imaturas como o CESPE para reconhecer que estavam errada.

    Vamos lá!

    1º) No enunciado em nenhum momento induz ou de acordo com a Lei 8.112/90 ou com a Constituição Federal.

    A única coisa que ele pede é que adquirirá estabilidade funcional:
    Meus caros, realmente é necessário ser aprovado em estágio probatório, mas isso não será a única coisa que vai lhe garantir estabilidade funcional, será necessário ter passado por 03 anos de efetivo exercício também.

    As questões mais modernas, principalmente CESPE, consideram erradas as assertivas que só trazem a aprovação de estágio probatório, na verdade nossa atual doutrina aponta 04 requisitos para adquirir a estabilidade:

    a)  Tersido habilitado num Concurso Público.Não confunda esse com ProcessoSimplificado que é feito para os chamados Servidores Temporários, esses nãoadquirem estabilidade;

    b)  Tertomado posse em um Cargo Público, osocupantes de Cargo em Comissão não adquirem estabilidade;

    c)  SerAprovado na Avaliação de Desempenho do EstágioProbatório;

    d)  Terexercido 03 anos de efetivo exercício

    O erro por desatualização dessa questão reside na única afirmação de ser aprovado no estágio probatório, quando na verdade, já estando em exercício no cargo, terá também de ter passado pelo prazo de 03 anos de efetivo exercício.

    CORRIGINDO UMA VEIA DILATADA NA TÊMPORA TANTA DE IRA QUANDO SER VER UMA QUESTÃO ASSIM!

  • Quando se clica em "ver texto associado à questão" aparece isso... A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa legalmente investida em cargo público. 


  • Israel Ferreira: tira seu comentário, rapaz. GABARITO: CERTO!

  • Eu entraria com recurso, haja vista o servidor efetivo ser detentor de um cargo e não uma função. O que para mim torna a questão errada!! Estabilidade funcional

  • Esta questão está mal formulada. Caberia recurso.

    Como o servidor por que passou no estágio probatório já passaria para a estabilidade. 

    Só após três anos de efetivo exercício.

  • Recurso fácil.  Mal elaborada.

    SERÁ AVALIADO POR MEIO DE estágio? Será avaliado durante estágio probatório por meio de avaliação de desempenho homologada por ato de autoridade competente em comissão estabelecida para esse fim. 


    Art 20, da Lei 8112/90 e seus parágrafos.

  • A questão solicita conhecimento em interpretação textual. 

    O servidor só tem como ser avaliado se entrar em exercício - por meio do estágio probatório.
    E, se aprovadofica implícito que passou o prazo de três anos, assim como a avaliação que ocorre 4 meses antes de findo o período do estágio probatório;

  • ATENCAO! Cliquem pro professor comentar.

     

    Concordo com os comentários do Labor vincit!!! (postado em 12 de Fevereiro de 2014) e do jonathan carvalho.

     

    No enunciado fala "A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime...".

     

    Lei 8.112: Art.20, § 2- O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art.29.

     

     

    8.112, Art. 20. -> Vide EC nº 19.

     

     

    EC nº 19:

    Art. 6º O art. 41 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

     

     

    Estabilidade se adquire após 3 anos de exercicio em cargo efetivo.

  • Servidor público pode ser tanto o ocupante de cargo efetivo, como o ocupante de cargo em comissão. E apenas o ocupante de cargo efetivo que se submete à estágio probatório. Se a banca não se referir a um determinado tipo de servidor, entenderei que ela está falando de uma forma geral, que abrange os dois tipos. 


ID
1011391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 8.112/1990, que instituiu o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, tem por objetivo conferir direitos e deveres a pessoa legalmente investida em cargo público.


Considerando o texto originário da citada lei e as alterações posteriores, julgue os itens que se seguem.

A vacância do cargo público decorrerá somente no caso de exoneração a pedido.

Alternativas
Comentários
  • A vacância do cargo pode decorrer de várias hipóteses:
    Aposentadoria, promoção,exoneração de oficio, entre outras.
    Não decorre apenas da exoneração a pedido. Por isso a questão está ERRADA


  • Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro

    Vacância é o ato administrativo pelo qual o servidor é destituído do cargo, emprego ou função. Segundo o art. 33 da Lei n.º 8.112/1990, a vacância do cargo público pode decorrer de exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, posse em outro cargo inacumulável ou falecimento. Antigamente, a citada Lei previa ainda como formas de vacância a ascensão e a transferência, mais tais espécies, que já tinham sido declaradas inconstitucionais pelo STF (ADI 837/98), acabaram sendo revogadas pela Lei n.º 9.527/1997.

    Fonte :
    http://diretoriojuridico.blogspot.com.br/2010/12/vacancia-de-cargo-publico.html
  • Errado.


    Artigo 33, Lei 8112/90: "A vacância do cargo público decorrerá de:

      I - exoneração;

      II - demissão;

      III - promoção;

    IV- Revogado.

    V- Revogado.

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

     VIII - posse em outro cargo inacumulável;

     IX - falecimento".

  • BIZU: Pare! Departamento de Polícia Federal (DPF)

    Promoção;

    Aposentadoria;

    Readaptação;

    Exoneração;

    Demissão;

    Posse em outro cargo inacumulável;

    Falecimento

  • Diogo Leal, o meu bizu é  PARE FDP.  Achei mais fácil de lembrar. kkk

  • Vale ressaltar que, a exoneração é classificada em: de ofício e a pedido(art. 34). No Art. 33, da lei 8.112: "A vacância do cargo público decorrerá de: I- exoneração;". Logo, não específica qual o tipo de exoneração, abrangendo os dois tipos. FicaDica!

  • Hipóteses de Vacância ♪Música♫

    ♪Exonero

    ♪Faleceu

    ♪Demitiu

    Promoveu♫

    ♪Aposentou

    Readaptou♫

    ♪POC é Vacância.

    POC: Posse em outro cargo inacumulável.

    OBS: Existe 2 tipos de Vacância que tambêm são tipos de Provimento: Promoção e Readaptação.

  • tb há outro erro: Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

  • Formas de Vacância : PEDRA PF

    P romoção (É tbm forma de provimento)

    E xoneração (Não é punição)

    D emissão (É punição)

    R eadaptação (É tbm forma de provimento)

    A posentadoria

    P osse em outro cargo público inacumulável 

    F alecimento

  • A vacância do cargo público decorrerá somente no caso de exoneração a pedido. ERRADA

    A questão está incorreta porque a vacância pode ocorrer nos casos de exoneração de ofício também.

    ________________
    A exoneração do servidor efetivo poderá ser a pedido ou de ofício.

    Hipóteses de exoneração de ofício:

    a) inabilitação em estágio probatório;

    b) quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo (15 dias);

    c) quando o servidor estável não consegue atingir as metas mínimas de eficiência e é considerado insatisfatório na avaliação periódica de desempenho.

    d) em casos de excesso de despesas com pessoal, para adequação aos limites previstos na LRF, situações em que o ente estatal determinará (nesta ordem) a exoneração de servidores comissionados, em um percentual mínimo de 20%; passando à exoneração de servidores não estáveis; e, por fim, realizando a exoneração de servidores estáveis;

    e) em casos de servidores detentores de cargos em comissão (livre nomeação e de livre exoneração).

    Fonte: PDF Estratégia concursos.

  • Errado

    -Posse em outro cargo inacumulávelo Aposentadoria

    Promoção

    Demissão

    Exoneração

    Readaptação

    Falecimento