-
Algumas questões comentadas pelo professor Rennó (2013) ajudam:
3. (FCC/TRT/PA/Analista adm./2010) Um líder que conduz e orienta sua equipe, incentivando a participação das pessoas e desenvolvendo comunicação espontânea, franca e cordial, é classificado como um líder com estilo de liderança:
a) liberal;
b) autocrática;
c) democrática;
d) situacional;
e) centralizadora.
O estilo democrático é um estilo mais “equilibrado”, pois não tem a característica centralizadora do estilo autocrático e tampouco a característica de liderança extremamente “frouxa” do estilo liberal.
Um líder que conduz e orienta sua equipe, incentivando a participação de todos os funcionários, adota o estilo democrático. O gabarito é a alternativa C.
5. (Esaf/ANA/Analista administrativo/2009) O reflexo do exercício da liderança é o resultado alcançado pelo líder em relação às pessoas que influencia. Para o líder que ocupa uma posição formal dentro da organização, é um desafio identificar o estilo de liderança que deve aplicar a cada uma das circunstâncias que vivencia no cotidiano. Considerando o contexto de liderança, selecione a opção correta.
a) Na divisão do trabalho, o líder autocrático determina a tarefa de cada um e cada qual escolhe seu companheiro de trabalho. Na liderança democrática, o grupo decide sobre a divisão de trabalho e sobre o parceiro de cada um.
b) Na programação dos trabalhos, tanto o líder democrático como o liberal não interferem de nenhuma forma nas decisões do grupo.
c) As características comportamentais predominantes dos subordinados do líder liberal e do líder democrático são similares quanto à escolha do que fazer e quando fazer.
d) O volume dos resultados produzidos pelo exercício da liderança autocrática é maior, porém a frustração e a agressividade também.
e) Grupos submetidos às lideranças liberais e democráticas tendem ao individualismo e a ignorar o líder com o passar do tempo.
A letra A está errada, pois na liderança autocrática as pessoas não escolhem seus companheiros de trabalho. Além disso, na liderança democrática as decisões não são tomadas apenas pelos membros do grupo, mas em conjunto com o chefe.
A letra B está equivocada, pois a liderança democrática não se caracteriza pela não interferência do chefe. Nesse estilo o chefe dá sugestões, auxilia o processo etc. Do mesmo modo, a letra C está errada, pois o estilo democrático e o liberal não são idênticos.
A letra D está perfeita e é o nosso gabarito. Entretanto, a letra E está equivocada, pois a liderança democrática não tende a criar individualismos. Pelo contrário, esse estilo gera uma coesão maior entre os membros. O gabarito, portanto, é a letra D.
-
Não costumo "brigar com a banca", mas nessa assertiva, o enunciado não trouxe informações suficientes para o gabarito estar correto.
A liderança autocrática possibilita melhor desempenho organizacional. (Depende)
Existem inúmeras variáveis a serem analisadas, tais como: o ambiente é estável ou instável? As decisões precisam ser tomadas rapidamente?
Taxativamente como foi apresentado pela questão está errado (a meu ver).
Gabarito: Correto (contestável)
-
Convenhamos né. ..... melhor desempenho organizacional? ??? Foda.
Anotando no caderno cespiano
-
Cespe escolhe o gabarito. Sentamos e choramos.
-
Achei uma resposta aproximada para esta questão; contudo, ao meu ver, é a Liderança Democrática que possibilita melhor desempenho organizacional. Uma vez que, ela apresentou os mesmos níveis quantitativos de trabalho que a liderança autocrática e em relação aos aspectos qualitativos foi SURPREENDENTEMENTE superior.
-Para CHIAVENATO (Introdução à T.G.A, 2003, pg. 125):
"Os grupos submetidos à liderança autocrática
apresentaram maior quantidade de trabalho produzido."
"Com a liderança democrática, os grupos apresentaram um nível quantitativo
de produção equivalente à liderança autocrática, com uma qualidade de trabalho surpreendentemente
superior."
-
!@#&%*
Mas.................tentando entender a banca, já que preciso passar no concurso..................
Esse lance de que a liderança autocrática possibilita melhor desempenho organizacional deve ser porque, como é o líder que toma todas as decisões, a chances delas serem as corretas são maiores do que se fossem tomadas por vários membros, nem sempre com a experiência que o líder detém.
-
CERTO
Teoria Comportamental - Os Estilos de Liderança
Essa teoria Abrange 3 estilos de líderes diferentes: Autocrático, Democrático e Liberal
O Lider Autocrático seria aquele que controla mais rigidamente seus empregados. Ele toma todas as decisões e não delega autoridade nenhuma para seus funcionários. Ele define em detalhes como será a atuação de cada pessoa em seu departamento.
O Lider Democrático seria aquele que contaria com a participação de sua equipe na tomada de decisões. Seria um controle compartilhado, feito em conjunto. Existiria um nível de delegação de autoridades e responsabilidades pelo lider.
Finalmente, a liderança Liberal é o estilo em que existe pouco ou nenhum controle do líder sobre seus empregados. A equipe tem liberdade quase total de "tocar" o trabalho como melhor escolher. A liderança teria somente um papel consultivo, de um esclarecedor de dúvidas e de fornecedor dos recursos para as tarefas.
Os autores buscavam determinar qual seria o melhor estilo de liderança. As descobertas foram um pouco decepcionantes. Os empregados se mostraram mais satisfeitos em trabalhar para os líderes democráticos(nenhuma surpresa, não é mesmo?). Entretanto, os resultados objetivos do trabalho pareciam indicar que para muitas situações os líderes AUTOCRÁTICOS eram os que conseguiam "entregar" os melhores resultados. Já o estilo liberal não trazia nem satisfação aos empregados nem resultados práticos.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Acredito que o examinador pensou: Se o lider democretico é orientado para as pessoas ou relacionamentos, então terá atitudes mais positivas dos colaboradores, que é foco aqui. Se o lider autocrático é orientado para tarefa ou produção, então o desempenho será melhor porque o lider está focado na tarefa.
Essa é a lógica.
O chato dessas matérias de Administração é que nunca se sabe o que veio na cabeça do examinador, matéria muito subjetiva.
-
GAB. CERTO
Maximiano em seu livro Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital, 7ª edição, p. 295 explica que o líder autocrático é voltado para as tarefas enquanto o líder democrático é voltado para as pessoas.
''O líder orientado para pessoas (DEMOCRÁTICO) tende a apresentar os seguintes comportamentos:
- Focaliza o próprio funcionário ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe.
- Ouve e presta atenção.
- É amigável.
- Apoia os funcionários.
O líder orientado para a tarefa (AUTOCRÁTICO) tende a apresentar os seguintes comportamentos:
- Focaliza o trabalho do subordinado ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos, os padrões de qualidade e a economia de custos.
- Insiste na necessidade de cumprir as metas, e superar a concorrência ou o desempenho passado.
- Esclarece as responsabilidades individuais e designa tarefas para pessoas específicas.''
OBS: A banca Cespe gosta muito do Maximiano, pois tem até padrão resposta de discursiva com referência bibliográfica dele. Ver MPOG / ENAP 2015.
-
no meu ver, questão relativa e sem contexto q cabe ambas as respostas.
-
A liderança democrática resulta em atitudes mais positivas dos colaboradores, enquanto a liderança autocrática possibilita melhor desempenho organizacional. CORRETA
_________________
- Liderança autocrática (autoritária): líderes mais autoritários. Está voltada para o líder. Produz mais resultados, porém a frustração dos indivíduos e sua agressividade tendem a ser maiores. As decisões são tomadas unicamente pelo líder e são mais rápidas.
- Liderança liberal (laissez-faire): aquela que praticamente não conta com a participação do líder. A equipe tem autonomia para decidir quais são os objetivos e como serão alcançados. O líder delega as atividades ao grupo, e não faz acompanhamento das tarefas.* Foco nos liderados.
- Liderança democrática: o líder trabalha junto ao subordinado, ele conduz e orienta a equipe. Considera a opinião e participação dos liderados no processo de liderança. Está voltada para os liderados e o líder.
Fonte: PDF Estratégia Concursos - Administração Geral para a Terracap - Prof. Carlos Xavier - 2017.
-
Discordo desse gabarito.....Acredito que é muito taxativo afirmar isso. Nem todos são iguais. Porque uma equipe não pode ter um bom desempenho se o líder for democrático ? ENTÃO QUER DIZER QUE SÓ SE ALCANÇA UM MELHOR DESEMPENHO COM O LÍDER AUTOCRÁTICO ?
MAS FAZER O QUE NÉ ! Achei um trecho que confirma esse gabarito, no livro "Adm. geral para concursos" da autora Giovana Carranza, ed. 2016, págs. 198 e 199
"As experiências demonstram o seguinte comportamento aos diferentes
tipos de liderança a que foram submetidos:
• Liderança autocrática: Por incrível que pareça, a produtividade é maior neste estilo de liderança, mas a qualidade do relacionamento entre os indivíduos e do serviço deixa muito a desejar. 0 comportamento dos grupos mostrou forte tensão, frustração e, sobretudo, agressividade, de um lado, e, de outro, nenhuma espontaneidade nem iniciativa, nem formação de grupos de amizade. 0 trabalho somente se desenvolvia com a presença física do líder. Quando este se ausentava, as atividades paravam e os grupos expandiam seus sentimentos reprimidos, chegando a explosões de indisciplina e de agressividade.
Liderança democrática: Houve formação de grupos de amizade e de relacionamentos cordiais entre os participantes. Líder e subordinados passaram a desenvolver comunicações espontâneas, francas e cordiais. 0 trabalho mostrou um ritmo suave e seguro sem alterações mesmo quando o líder se ausentava. Houve um nítido sentido de responsabilidade e comprometimento pessoal. "
-
Gabarito Certo!
Diversos autores e estudiosos dos fenômenos da liderança organizacional, notadamente Kurt Lewin e Fiedler, trazem dados estatísticos que provam que os líderes autocráticos têm melhores resultados, pois fixam seus esforços na produtividade e na excelência nas tarefas. E esses mesmos estudos apontam que a satisfação dos colaboradores torna-se menor em ambientes autocráticos, justamente pela pobreza no trato do relacionamento. As obras dos mestres Chiavenato e Rodrigo Rennó são recheadas de gráficos e fundamentos teóricos que confirmam o gabarito!
fonte: facebook.com/admfederal
-
Este tipo de liderança traz vários benefícios para o líder que a utiliza, nomeadamente:
Redução do stress porque o líder têm o controle total
As decisões podem ser tomadas mais rapidamente (não existe necessidade de grandes consultas antes de avançar)
Os trabalhadores têm tendência a ser mais rápidos e mais produtivos (desde que o líder esteja presente).
Permite que os membros do grupo se tornem altamente qualificados a executar certas tarefas
Processos de trabalho mais simplificados (menos burocracia, menos pessoas envolvidas nas tomadas de decisão, identificação mais rápida das áreas pouco eficientes).
https://www.portal-gestao.com/artigos/7377-lideran%C3%A7a-autocr%C3%A1tica-caracter%C3%ADsticas,-benef%C3%ADcios,-desvantagens.html
-
CERTO
VEJAM OUTRA PRA AJUDAR:
(Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: MPS Prova: Administrador)
O estilo de liderança adotado por uma organização influi direta e indiretamente em seus resultados. No caso da liderança orientada para tarefas, a autocracia e o autoritarismo são características marcantes. Já no estilo de liderança voltado para as pessoas, as características são democracia e participação dos funcionários.(CERTO)
-
Gab. Certo
Têm pessoas que só vai na base do lider autocrático, para poder alcançar os resultados na organização.
-
Correto.
Outra questão poder ajudar.
(Esaf/ANA/Analista Administrativo – Administração/2009) O reflexo do exercício da Liderança é o resultado alcançado pelo líder em relação às pessoas que influencia. Para o Líder que ocupa uma posição formal dentro da organização, é um desafio identificar o estilo de liderança que deve aplicar a cada uma das circunstâncias que vivencia no cotidiano. Considerando o contexto de liderança, selecione a opção correta.
d) O volume dos resultados produzidos pelo exercício da liderança autocrática é maior, porém a frustração e agressividade também.
Trecho do livro TGA, Chiavenato, 2004, CAPíTULO 6 • Decorrências da Teoria das Relações Humanas:
"1. Liderança autocrática. O líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo.(...) Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram maior quantidade de trabalho produzido."
Redobre a atenção:
Trecho retirado do livro da Andreia Ribas 2013, pág. 381:
6 Processo decisório ---> 6.4 Tipos de tomada de decisões em grupo -----> 6.4.2 Decisão por imposição pessoal (autoridade):
"É a decisão por autoridade. Quem está dirigindo decide sozinho, usando do poder do cargo ou do poder de liderança autocrática. Fazendo-se a distinção entre decisão eficiente e decisão eficaz, pode-se afirmar que a decisão por autoridade pode ser uma decisão eficiente – a melhor decisão é tomada sem perda de tempo – desde que quem decide seja uma pessoa capaz e bem informada. Mas, na maioria das vezes, a decisão por autoridade não é a mais eficaz, isto é, não obtém os melhores resultados, porque não provoca a motivação dos membros do grupo que devem executar algo que não decidiram. Em algumas oportunidades, porém, a decisão isolada de quem dirige torna-se necessária, como, por exemplo, nos casos em que a decisão deve ser tomada com urgência."
Andreia Ribas, neste trecho, trata de apenas um componente da Liderança (Processo Decisório), Chiavenato fala da liderança autocrática no sentido amplo.
-
Depois de filtrar somente questões do CESPE , não tem quem não pelo menos desconfie que os examinadores fazem as questões de má fé...É evidente que essa questão vai ser contestada , não entra na minha cabeça como o examinador , QUE É PAGO para elaborar questões , acredita que esta seja uma boa questão.
Questão estaria muito boa se ele colocasse " geralmente " , " em regra " , etc... Aí sim , a tendência é essa. Mas afirmar arbitrariamente isso ? BRINCALHÃO!
Para mim é babaquice e má-fé (ou no pior dos casos - pura incompetênica)
-
Foi, é e sempre será má -fé. Não há outra explicação
-
Liderança DEMOCRÁTICA ---> basea-se na consideração - foco nas pessoas. Mais aceitável junto aos colaboradores. Tem bom desempenho do funcionários, mas não traz a maior produção.
Liderança AUTOCRÁTICA ---> basea-se na iniciação e tem menos confiança - foco nas tarefas. Dessa forma, traz maior produtividade, embora tenha menor aceitação por parte dos subordinados.
GAB.C
-
Maior produtividade (a priori).
-
Baseado em que?
-
O problema da questão é o verbo "possibilita" que deixa a questão ambígua, daí vai da cabeça do examinador escolher o gabarito !
Errei por ter pensado diferente do examinador !!!
Segue o baile !
GAB: C
-
" Liderança autocrática: Por incrível que pareça, a produtividade é maior neste estilo de liderança, mas a qualidade do relacionamento entre os indivíduos e do serviço deixa muito a desejar. 0 comportamento dos grupos mostrou forte tensão, frustração e, sobretudo, agressividade, de um lado, e, de outro, nenhuma espontaneidade nem iniciativa, nem formação de grupos de amizade. 0 trabalho somente se desenvolvia com a presença física do líder. Quando este se ausentava, as atividades paravam e os grupos expandiam seus sentimentos reprimidos, chegando a explosões de indisciplina e de agressividade".
Administração Geral e Pública - Giovanna Carranza, 3º Ed,Editora JusPodivm, 2016, pág.199.
-
• Características do líder. O líder pode adotar uma postura básica autocrática (orientada para as tarefas) ou democrática (orientada para as pessoas).
-
Gabarito duvidoso: "liderança autocrática possibilita melhor desempenho organizacional. "
-
Gab: CERTO
Alice Trindade,
a questão está correta porque o Cespe adota o entendimento de que a liderança autocrática é mais ágil por focar na tarefa e dizer o que cada indivíduo deve fazer. Ao contrário da democrática, que parte para o lado de ouvir a opinião do colaborador. Veja o que diz a Prof. Andreia Ribas.
- "...O volume dos resultados produzidos pelo exercício da liderança autocrática é maior, porém a frustração e agressividade também."
Andreia Ribas. Gestão de Pessoas para Concursos. pág. 585.
-
Para Sobral e Peci (2012, p. 119), “tanto os líderes autocráticos como os democráticos realizavam a mesma quantidade de tarefas, mas estes conseguiam maior qualidade e satisfação no trabalho. Em relação ao desempenho atingido, estudos posteriores mostraram resultados mistos sob os estilos autocrático e democrático. Mas este último conseguia maior satisfação dos funcionários”.
Para Chiavenato (2003, p. 125), “Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram maior quantidade de trabalho produzido. Sob a liderança liberal não se saíram bem quanto à quantidade e qualidade. Com a liderança democrática, os grupos apresentaram um nível quantitativo de produção equivalente à liderança autocrática, com uma qualidade de trabalho surpreendentemente superior.”
De onde a banca tirou que " liderança autocrática possibilita melhor desempenho organizacional"?
E o professor Rodrigo Rennó, ao defender o gabarito da banca, poderia pelo menos informar a fonte, senão não ainda nada.
-
não concordo, qualquer tipo de liderança pode ser positiva depende do contexto inserida.
-
Maior quantidade de resultado no curto prazo...
-
Nenhuma liderança e melhor que a outra, depende da situação.
Se a questão não apresentou situação, LOGO QUESTÃO ERRADA.