SóProvas



Prova Quadrix - 2018 - CRMV-AC - Assistente Administrativo


ID
3038911
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Solicito que Vossa Senhoria me explique porque meu pedido de férias ainda não saiu dessa seção em direção a divisão de pessoal, visto que já fazem dois meses da solicitação inicial.

Alternativas
Comentários
  • Solicito  que  Vossa  Senhoria  me  explique  porque (errado)  meu  pedido de férias  ainda  não saiu dessa seção em direção  a divisão de pessoal, visto que já  fazem (errado) dois  meses da  solicitação inicial.

     

    Por que (por qual motivo) é separado e sem acento.

    Faz dois meses (tempo decorrido)

  • Complementando o comentário de RAFAEL DE LIMA PORFIRIO:

    Solicito que Vossa Senhoria me explique porque meu pedido de férias ainda não saiu dessa seção em direção a (Correto: em direção à) divisão de pessoal, visto que já fazem dois meses da solicitação inicial. 

  • Kkkkkk, nem procurei por erro gramatical. marquei errado só pela marra!
  • já fazem?!!! essa foi o fim kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Servidor investido por meio do advento da Constituição de 1988 ? Porque garanto que hoje em dia, quem escrever ou dominar o nosso idioma desta forma, JAMAIS passará em um concurso. Ave maria...

  • Solicito que Sua Senhoria me explique por que meu pedido de férias ainda não saiu dessa seção em direção à divisão de pessoal, visto que já faz dois meses da solicitação inicial.

  • Mais uma questão que o erro está na quebra da IMPESSOALIDADE!!!!

  • Gabarito: Errado

  • O correto é Vossa Senhoria, visto que está falando diretamente. (Corrigindo o equívoco do colega) 

  • Sua senhoria

    Verbo fazer, indicando tempo decorrido é impessoal.

    Porque é separado e sem acento.

  • Confesso que o " Já FAZEM" salvou a minha vida nessa questão. hehe

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gramaticais e ao uso adequado da linguagem na correspondência oficial.

    O trecho apresentado na questão possui 3 erros:

    - O 1º é referente ao uso de "porque" (junto e sem acento). A gramática normativa determina que, quando o texto tiver o sentido de “por qual razão" ou “por qual motivo", deve ser usado "por que", separado e sem acento. Tendo em vista que a pessoa que escreveu o texto o fez com a intenção de saber o motivo do seu pedido de férias ainda não ter saído da seção, o correto é "Solicito  que  Vossa  Senhoria  me  explique  por que  meu  pedido de férias...";
    - O 2º erro diz respeito à concordância do verbo fazer (fazem). De acordo com a regra, tal verbo, quando usado para indicar tempo decorrido, como é o caso da frase em análise (já  fazem dois  meses), é classificado como impessoal. Nesse caso, esse tipo verbo não deve ser flexionado, permanecendo sempre na 3ª pessoa do singular. Dessa forma, a concordância correta é "já faz dois  meses".
    - O 3º erro está na ausência do acento indicativo de crase na construção "em direção a". Esta expressão, com crase, possui sentido de encaminhamento para algum lugar, que é o caso do texto em análise. Sendo assim, a construção correta é " em direção à divisão de pessoal".
    A partir da análise apresentada acima, é possível afirmar que esta questão possui erros gramaticais e, portanto, está incorreta.

    Gabarito: ERRADO

  • Esse tá brabo!

  • Pessoal, são vários erros, mas o "Vossa Senhoria" eu creio que está correto. Falo isso porque alguns colegas comentaram o contrário.
  • Será que o homem estava bruto ? kkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
3038914
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Informamos que estamos tentando acesso junto ao Sistema de Informações desse Conselho a mais de quinze dias sem sucesso e o mesmo consta como “aguardando autorização”, conforme comprovante em anexo.

Alternativas
Comentários
  • Informamos  que  estamos  tentando  acesso  junto  ao  Sistema  de  Informações  desse  Conselho  a (errado) mais  de  quinze  dias  sem  sucesso  e  o  mesmo  consta  como  “aguardando autorização”,  conforme  comprovante em  anexo. 

     

    Há (tempo decorrido) mais de quinze dias....

  • o uso correto, não seria : DESTE ?

  • Conforme comprovante em anexo (errado)

    O certo seria: Conforme comprovante anexo

  • Não seria "Sistema de InformaÇÃO"?

  • Gabarito: errado

    --

    a = tempo futuro.

    há = tempo passado.

  • alguém poderia explicar melhor essa questão? Coloquei errado porque senti falta de vírgula em uma parte mas vi outros comentários e fiquei na dúvida.

  • A expressão "em anexo" não está errada, é correta!

    Aqui vai uma explicação de uma colega que vi em outro comentário:

    "SEM A PREPOSIÇÃO "EM" (ADJETIVO = DEVE CONCORDAR COM O SUBSTANTIVO)

    Ex:O termo de compromisso segue anexo.

    A pauta de reunião segue anexa.

    COM A PREPOSIÇÃO "EM" (LOCUÇÃO ADVERBIAL DE MODO = INVARIÁVEL)

    Ex: Em anexo, envio os recibos de compra.

    O trabalho de geografia está em anexo.

    FONTE: Blog guia do estudante."

  • Outro erro é utilizar "o mesmo" para substituir a palavra "sistema". O mais correto é utilizar o pronome pessoal "ele".

    Ex.: "... a mais de quinze dias sem sucesso e ele consta como..."

  • Não se deve utilizar “mesmo” e variações para substituir termos anteriormente usados.

  • Erros em vermelho:

    Informamos que estamos tentando acesso junto ao Sistema de Informações desse Conselho a mais de quinze dias sem sucesso e o mesmo consta como “aguardando autorização”, conforme comprovante em anexo.

    Há mais de quinze dias.

    O mesmo consta = "O mesmo" jamais pode ser usado como sujeito.

  • A galera fazendo "mó" análise de cada trecho do texto sendo que o erro em si está logo no início, vejam:

    "INFORMAMOS que estamos tentando acesso junto ao Sistema de Informações desse Conselho a mais de quinze dias sem sucesso e o mesmo consta como “aguardando autorização”, conforme comprovante em anexo." já está errado, pois há quebra da IMPESSOALIDADE.

  • O mesmo pode não.

  • Informamos que estamos tentando o acesso junto ao Sistema de Informações desse Conselho a mais de quinze dias sem sucesso, e o mesmo consta como “aguardando autorização”, conforme comprovante em anexo.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.

    O trecho apresentado neste item possui 2 erros:

    - o 1º erro é referente à construção "a  mais  de  quinze  dias". Tendo em vista que a expressão indica tempo decorrido, o correto é usar o verbo haver: há  mais  de  quinze  dias;
    - o 2º erro diz respeito ao emprego de "mesmo". De acordo com a gramática, a palavra "mesmo" não deve ser usada como pronome pessoal. Assim, o correto é fazer a substituição por um pronome pessoal adequado: e ele consta como “aguardando autorização".


    Gabarito do professor: ERRADO.


  • A explicação da professora é ótima, não é um daquelez textos gigantes kk

ID
3038917
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  item  que  avalia  conhecimento  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas  mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; teclar  corresponda à operação de  pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a  apenas uma vez. Considere também que não haja restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos  mencionados. 

Acerca de hardware, do sistema operacional Windows 8 e do programa Microsoft PowerPoint 2013, julgue o item a seguir.


Os computadores pessoais possuem uma porta destinada à conexão de dispositivos, a USB, que, por padrão, é destinada a dispositivos estritamente rápidos, como, por exemplo, mouses e teclados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A atualização do padrão USB para a versão 2.0 em 2000 deu um grande passo em relação à sua popularização. Com a velocidade máxima teórica de 480 Mbps de transferência, ele começou a ser bastante utilizado por dispositivos que exigiam mais largura banda, como pendrives e discos rígidos externos e até monitores.

    Com uma largura de banda 40 vezes maior que o modelo anterior, a versão 2.0 é o padrão até hoje, pois preenche a necessidade da maioria dos dispositivos que utilizamos. Dispositivos mais lentos, como teclados, mouses e pendrives, requerem uma largura de banda, consumo de energia e tempos de acesso bastante baixos, de forma que o USB 2.0 possui especificações de sobra para dar conta desses produtos.

    https://canaltech.com.br/hardware/quais-sao-as-diferencas-entre-o-usb-11-20-e-30-639/

  • filhote de cespe!

  • ERRADO

    Carregar celulares, ligar algo que use USB e mais inúmeras coisas...

  • O TECLADO E O MOUSE JA VEM EM COMPUTADORES PESSOAIS, APESAR DE PODER USAR NÃO A FUNÇÃO ''DESTINO'' DESSAS ENTRADAS, GAB.ERRADO

  • Dispositivos mais lentos, como teclados, mouses e pendrives, requerem uma largura de banda, consumo de energia e tempos de acesso bastante baixos. Essa é a resposta. Hoje, já há USB 3.0, acho q o colega se equivocou.

  • Mini-geladeira,ventilador, luminária, mouse, teclado, calculadora podem ser conectados à porta  destinada  à  conexão  de  dispositivos, USB. 

  • Questão boa, derruba qualquer apressadinho que gosta de responder às carreiras

  • Os computadores pessoais possuem uma porta destinada à conexão de dispositivos, a USB, que, por padrão, é destinada a dispositivos estritamente rápidos, como, por exemplo, mouses e teclados.

    Dispositivos mais lentos, como teclados, mouses e pendrives, requerem uma largura de banda, consumo de energia e tempos de acesso bastante baixos, de forma que o USB 2.0 possui especificações de sobra para dar conta desses produtos.Mini-geladeira,ventilador, luminária, mouse, teclado, calculadora podem ser conectados à porta destinada à conexão de dispositivos, USB. 

  • ERRADO

    A atualização do padrão USB para a versão 2.0 em 2000 deu um grande passo em relação à sua popularização. Com a velocidade máxima teórica de 480 Mbps de transferência, ele começou a ser bastante utilizado por dispositivos que exigiam mais largura banda, como pendrives e discos rígidos externos e até monitores.

    Com uma largura de banda 40 vezes maior que o modelo anterior, a versão 2.0 é o padrão até hoje, pois preenche a necessidade da maioria dos dispositivos que utilizamos. 

    Dispositivos mais lentos, como teclados, mouses e pendrives, requerem uma largura de banda, consumo de energia e tempos de acesso bastante baixos, de forma que o USB 2.0 possui especificações de sobra para dar conta desses produtos.

    https://canaltech.com.br/hardware/quais-sao-as-diferencas-entre-o-usb-11-20-e-30-639/

  • 10x que respondo essa questão, respondo errado! AF. alternativa E

  • Portas USB faz diversas coisas.

  • Se eu mexer um mouse de um lado para o outro, ele passa rapidão na tela, a mesma coisa com o teclado. xD


ID
3038920
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  item  que  avalia  conhecimento  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas  mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; teclar  corresponda à operação de  pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a  apenas uma vez. Considere também que não haja restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos  mencionados. 

Acerca de hardware, do sistema operacional Windows 8 e do  programa  Microsoft  PowerPoint  2013,  julgue  o item  a  seguir.


No Windows 8, uma das formas de liberar espaço na unidade do computador é desinstalar os aplicativos da  área de trabalho dos quais o usuário não precisa mais.

Alternativas
Comentários
  • Certo...lembra do seu celular q na configuraçao pede para liberar arquivos desnecessarios, isso acontece tambem no PC

  • CERTO

    Desinstalar app libera espaço lembrando que há ferramenta defragmentador tbm .....

  • Alguém poderia me explicar?

    Porque para meu entendimento para desinstalar um programa e liberar o espaço devemos ir no painel de controle e não desinstalar na área de trabalho. (Fiquei perdida.)

  • Gabarito CERTO

    O que confundiu algumas pessoas, foi o fato do elaborador da questão ter colocado "aplicativos da área de trabalho", o que poderia levar a pensar que o procedimento estaria incorreto por não o ter especificado passo a passo, ou algumas pessoas pensarem que como são atalhos na área de trabalho, que não ia desinstalar o programa.

    O fato é que a questão só afirma que, desinstalando um programa do pc (sendo na área de trabalho ou em outro lugar), liberaria espaço, o que é totalmente correto!

  • Tomem cuidado com as expressões desinstalar e desafixar.

    desintalando você excluí o programa.

    desafixando: apenas retira uma um programa, pasta, etc da área de trabalho a fim de personalizá-la a gosto do usuário. sem no entanto desinstalá-lo definitivamente.

  • Que LIXO de enunciado!

  • Questão claramente feita para cortar candidato, apenas.

  • Quando a banca quer favorecer alguém é assim mesmo

  • Na área de trabalho não dá para para fazer isso não, é basicamente atalhos..

  • Então se eu desinstalar qualquer aplicativo que não esteja na área de trabalho, não libera espaço???

    Banca Quadrix, tentando ser uma cespe da vida, mas falhando miseravelmente!!

  • Gabarito''Certo''.

     10 formas de liberar espaço no seu PC Windows

    Remova arquivos desnecessários. ...

    Desinstale aplicativos indesejados. ...

    Faça uma limpeza de disco. ...

    Analise o espaço do disco rígido do seu computador. ...

    Encontre imagens duplicadas. ...

    Mantenha seus arquivos no OneDrive, Google Drive ou Dropbox. ...

    Desative a hibernação. ...

    Limpe arquivos de atualizações.

    Estudar é o caminho para o sucesso!

  • DICA; NA DUVIDA EM BANCAS PEQUENAS MEIO CERTO E CERTO !

  • Apagar o atalho de um programa da Área de Trabalho, do Menu Iniciar ou da Tela Inicial, não significa que você tenha desinstalado o programa. Para desinstalar completamente o programa, é preciso executar um processo através do Painel de Controle.

    FONTE: https://blog.npibrasil.com/como-desinstalar-programas-no-windows-7-8-e-8-1/

    Questão mal formulada!

  • Gabarito: Correto

    Galera, não adianta brigar com esse tipo de banca, filhote de Cespe. Outra coisa, não fiquem procurando pelo em ovo, se não vc acaba encontrando, vamos lá.

    A questão diz: "uma das formas de liberar espaço[...]" . Desinstalar aplicativos sem uso é uma das formas de se liberar espaço em um computador? Sim, então até aqui tudo certo. Lembre-se ela não disse que essa é a única forma. Depois a questão diz: "desinstalar os aplicativos da área de trabalho[...]". Gente, desinstalar é desinstalar e pronto, não existe desinstalar apagando somente atalhos. Se a questão falou que desinstalou pouco importa a forma, ela desinstalou. Agora, falar em área de trabalho e talz, é realmente meio estranho, mas pelo que tenho visto a banca quadrix usa muito esse termo, e as questões geralmente não o levam ao pé da letra. Enfim, tudo se resume a marcar o 'X' no lugar certo.

  • Na minha interpretação questão mau elaborada.

  • Questão ridícula! Totalmente mal elaborada e ainda tem gente que defende a banca.

  • "Faz o simples que da certo" - "Não procura pelo em ovo"

    Alô você

  • Enunciado maluco. Confundi-me toda com essa "área de trabalho".

  • Na minha opinião, questão passível de anulação pós recurso. Vou conferir no meu PC, parece que na área de trabalho aparece a opção de desinstalar. Se eu estiver enganada é filhote do CESPE.

  • Questão correta a banca não quer saber como desinstala um aplicativo. Uma descoberta do século 'A resposta sempre depende da pergunta'.

  • "desinstalar os aplicativos da área de trabalho" ??

    Qual sistema instala aplicativos na área de trabalho?

  • Item mal redigido.

    Basicamente o examinador quer saber se você pode liberar espaço desinstalando um arquivo do computador, apesar de o arquivo não ser instalado na área de trabalho. A área de trabalho possui um atalho que permite a execução do programa. Não adianta brigar com a banca.

    Item: Certo.

  • "desinstalar aplicativos da área de trabalho". Saiu diretamente do candy crush pra escrever besteira. Deve ser um iphoneiro de merd@ quem faz uma questão dessas

  • E ainda tem gente arrumando argumento para uma questão dessa -'

  • Tipo de questão que favorece quem não estudou.

  •  10 formas de liberar espaço no seu PC Windows

    Remova arquivos desnecessários. ...

    Desinstale aplicativos indesejados. ...

    Faça uma limpeza de disco. ...

    Analise o espaço do disco rígido do seu computador. ...

    Encontre imagens duplicadas. ...

    Mantenha seus arquivos no OneDrive, Google Drive ou Dropbox. ...

    Desative a hibernação. ...

    Limpe arquivos de atualizações.

    Você concurseiro que está quebrado, sem dinheiro até mesmo para pagar o acesso dessa plataforma, encontrei uma solução para você faturar, dependendo do seu desempenho de iniciante,de 50 a 400 reais por dia!!

    Acesse o link: https://go.hotmart.com/Y37144874Y

    Os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança. -William Shakespeare

  • que isso mano? minha nossa kkk

  • tá certo vai, admito


ID
3038926
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  item  que  avalia  conhecimento  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas  mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; teclar  corresponda à operação de  pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a  apenas uma vez. Considere também que não haja restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos  mencionados. 

Acerca de hardware, do sistema operacional Windows 8 e do  programa  Microsoft  PowerPoint  2013,  julgue  o item  a  seguir.


Por meio da guia EXIBIÇÃO do PowerPoint 2013, é possível o usuário encontrar temas para serem aplicados  em sua apresentação. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Por meio da guia DESIGN do PowerPoint 2013, é possível o usuário encontrar temas para serem aplicados em sua apresentação. 

  • ERRADO

    MODO EXIBIÇÃO --> Você pode exibir os slides do PowerPoint de diversas maneiras, dependendo da tarefa em questão, modo normal. miniatrura....

    GUIA DESIGN--> encontra os modelos que podem ser aplicados na sua apresentação

  • Depois dessa, vamos tomar um cafe --'

  • Tema, fica na aba design.

  • As opções de Temas ficam na guia DESIGN do PowerPoint 2013.

  • Errado.

    Isso estaria na guia DESIGN e não na guia EXIBIÇÃO.

    Questão comentada pelo Prof. Jeferson Bogo

  • Passou de 00:00 já começa a errar as questões lkkkk

  • Gabarito: ERRADO

    Por meio da guia EXIBIÇÃO do PowerPoint 2013, é possível o usuário encontrar temas para serem aplicados em sua apresentação.

    -Se você ver algo relacionado a apresentação, tem que ir em DESIGN

  • POWERPOINT E WORD NA GUIA DESIGN.


ID
3038929
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  item  que  avalia  conhecimento  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas  mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; teclar  corresponda à operação de  pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a  apenas uma vez. Considere também que não haja restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos  mencionados. 

Acerca de hardware, do sistema operacional Windows 8 e do programa Microsoft PowerPoint 2013, julgue o item a seguir.


O PowerPoint 2013 permite que duas ou mais pessoas trabalhem em conjunto em uma mesma apresentação, proporcionando ainda que uma pessoa consiga visualizar as alterações realizadas por outra pessoa.

Alternativas
Comentários
  • certo

    Ao salvar sua apresentação no  ou no , você pode colaborar em uma apresentação ao mesmo tempo que os seus colegas.

    Para trabalhar em uma apresentação ao mesmo tempo, todos os autores precisam usar o PowerPoint 2010 ou posterior (no Windows)

  • Certo.

    Basta compartilhar a apresentação através do “One Drive” com outra pessoa, podendo dar a ela poderes para que edite o documento ou que apenas o visualize.

    Questão comentada pelo Prof. Jeferson Bogo

  • Trabalhe em conjunto em apresentações do powerpoint

    Ao salvar sua apresentação no OneDrive ou no SharePoint Online para Microsoft 365, você pode colaborar em uma apresentação ao mesmo tempo com seus colegas.

    Para trabalhar em uma apresentação ao mesmo tempo, todos os autores precisam usar o PowerPoint 2010 ou posterior (no Windows), PowerPoint 2016 para Mac ou posterior ou .

    Veja mais em: https://support.microsoft.com/pt-br/office/trabalhe-em-conjunto-em-apresenta%C3%A7%C3%B5es-do-powerpoint-0c30ee3f-8674-4f0e-97be-89cf2892a34d


ID
3038932
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  item  que  avalia  conhecimento  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas  mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; teclar  corresponda à operação de  pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a  apenas uma vez. Considere também que não haja restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos  mencionados. 

Julgue o item seguinte quanto a  redes de computadores, ao programa de navegação Google Chrome, à organização e  a gerenciamento de arquivos, pastas e programas.  


Uma rede WLAN não pode ser conectada a uma rede LAN, uma vez que essa conexão gera colisão de pacotes. 

Alternativas
Comentários
  • Errado....

    Uma WLAN converte pacotes de dados em onda de rádio ou infravermelho e os envia para outros dispositivos sem fio ou para um ponto de acesso que serve como uma conexão para uma LAN com fio

  • WLAN(Rede Local Sem Fio) - rede local que utiliza ondas de rádio para a transmissão de dados e para conexão à

    internet. Umas das tecnologias que a WLAN se utiliza é o padrão de transmissão WI-FI, que permite a conectar a tablets, celulares, notb... e etc.

  • Gabarito: ERRADO

    Nas redes 802.11(WI-FI), o método de acesso ao meio é chamado CSMA/CA (Carrier Sense with Multiple Access and Collision Avoidance – algo como Sensor de Portadora com Acesso Múltiplo Evitando Colisões). Em que, o “CA” da sigla significa “Collision Avoidance”, ou “Evitar Colisões”.

  • Só complementando os comentários dos colegas:

    Existe também o CSMA/CD que é um protocolo utilizado para "evitar colisões" em redes cabeadas.

    CSMA/CD - Carrier sense multiple access with collision detection (pode detectar quando colisões acontecem)

    Protocolo que pode ser usado quando o meio é guiado (uso de cabos para conexão).

    BIZU: CSMA/CA: wi-fi (uai-fai)

    CSMA/CD: êthernet.

  • Brilhante comentário do colega, Fernando Junqueira. Sempre contribuindo para a comunidade QCiana!

  • LAN (Local Area Network) é o nome dado a uma rede local, na qual os dispositivos conectados estão próximos uns dos outros.

    WLAN é uma rede local cujos dispositivos se comunicam através de rádio, ou seja, sem fio.

    Não há qualquer impedimento para que duas redes pequenas troquem dados entre si, apenas pela definição da área de abrangência, podendo transmitir pacotes uma para a outra sem qualquer tipo de conflito ou colisão. 

  • gab E

    Uma rede WLAN(Wireless Local Area Network) converte pacotes de dados em onda de rádio ou infravermelho e os envia para outros dispositivos sem fio ou para um ponto de acesso que serve como uma conexão para uma LAN( Local Area Network) com fio.

    Umas das tecnologias que a WLAN se utiliza é o padrão de transmissão WI-FI, que permite a conectar a tablets, celulares, TV's e etc.

    Prof. Erika Faustino


ID
3038938
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  item  que  avalia  conhecimento  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas  mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; teclar  corresponda à operação de  pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a  apenas uma vez. Considere também que não haja restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos  mencionados. 

Julgue o item seguinte quanto a redes de computadores, ao programa de navegação Google Chrome, à organização e a gerenciamento de arquivos, pastas e programas.


Após a atualização do Google Chrome e antes de ele ser reiniciado, não há como salvar as guias e janelas abertas para reabri‐las de forma automática após ele ser reiniciado.

Alternativas
Comentários
  • Dificilmente uma atualização retira algum recurso do software.

  • GAB ERRADO

    VOCÊ PODE SALVAR AS GUIAS OU JANELAS ATRAVÉS DOS FAVORITOS.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • TEM COMO SALVAR AS GUIAS E JANELAS PARA SEREM REABERTAS

  • ctrl + shift + T.... pode ajudar.

  • botão direto fixa guia

  • DICA: Nunca menospreze o Pai Google

  • CTRL + S

  • ERRADO

    O Processo ocorre de forma automática

    AO CLICAR EM ATUALIZAR:

    O navegador reiniciar Para atualizar e ao retornar, as abas abertas são restauradas automaticamente - MAGIA

  • No meu conhecimento há 4 formas, básicas, de ao reabrir o navegador as abas estarem do mesmo jeito que estavam ao fechar:

    1- Botão direito + Fixar aba.

    2- Configurações - Inicialização - Continuar de onde você parou.

    3- CTRL + SHIFT + T (Abre a última aba fechada).

    4- CTRL + SHIFT + D (Salvará todas as abas abertas nos favoritos, depois é só procurar).

    -----

    Gabarito: Errado.

    Erros? Entre em contato pls.

  • ctrl + shift + T, melhor comando do navegador

  • "O navegador salva suas guias e janelas abertas e as reabre automaticamente quando é reiniciado. Suas janelas anônimas não serão reabertas quando o Chrome for reiniciado."

    Fonte: https://support.google.com/chrome/answer/95414

    Outra questão sobre o assunto:

    (Q1030756) (2019/Quadrix/Analista de Relações Públicas) As atualizações do Google Chrome, comumente, ocorrem em segundo plano quando o usuário fecha e reabre o navegador do computador. (CERTO)


ID
3038941
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  item  que  avalia  conhecimento  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas  mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; teclar  corresponda à operação de  pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a  apenas uma vez. Considere também que não haja restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos  mencionados. 

Julgue o item seguinte quanto a redes de computadores, ao programa de navegação Google Chrome, à organização e a gerenciamento de arquivos, pastas e programas.


No Explorador de Arquivos do Windows 8, ao clicar o botão direito do mouse sobre uma pasta sem conteúdo algum, não será exibido o menu de opções, como ocorre em uma pasta com diversos tipos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    A ação referida no enunciado exibe o menu de opções normalmente

  • Se clicar, aparece normalmente a opção referida

  • Concordo com o José Henrique.

  • pelo menos a opção de renomear e deletar a pasta irá aparecer para qualquer versão do windows

  • ERRADO

    O windows não faz essa distinção, se tem ou se não tem arquivos na pasta ele abre as mesmas opções normalmente.

    bons estudos.


ID
3038944
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No  item  que  avalia  conhecimento  de  informática,  a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas  mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; teclar  corresponda à operação de  pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a  apenas uma vez. Considere também que não haja restrições  de  proteção,  de  funcionamento  e  de  uso  em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos  mencionados. 

Julgue o item seguinte quanto a  redes de computadores, ao programa de navegação Google Chrome, à organização e  a gerenciamento de arquivos, pastas e programas. 


Os softwares podem ser divididos em algumas categorias, como, por  exemplo, freeware, shareware e  adware.  

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    Freeware: é o mesmo que gratuito. Sua utilização não necessita de cobrança e todas as funções do programa podem ser acessadas pelo usuário, sem nenhum tipo de restrição. O tempo de uso pelo usuário nesse tipo de licença também não possui restrições.

    Shareware: no padrão shareware, o software possui algumas limitações de relação ao acesso de funcionalidades ou limite de tempo de utilização, geralmente contado em dias, a partir do momento que o software é instalado. Para ter acesso a essas ferramentas bloqueadas ou usar por tempo indeterminado, o usuário é obrigado a comprar o produto.

    Adware: o formato de comercialização adware consiste em inserir uma publicidade no programa, de forma que o usuário é obrigado a ter contato com aquele anúncio todas as vezes que utiliza o software. A propaganda só é retirada mediante a um pagamento por parte do cliente.

    Open source: os programas open source, além de serem totalmente gratuitos e sem nenhum tipo de restrição aos usuários, possuem o código fonte de programação acoplada a eles. Isso significa que qualquer pessoa pode modificar as funções do software sem a necessidade de nenhum tipo de pagamento aos desenvolvedores.

    FONTE:

  • Apenas uma pequena contribuição com a questão, uma vez que o colega Matheus já explicou tudo bem:

    Sobre Adware, conceito ligado à Segurança da Informação, são tipos de anúncios que podem ou não ter intuito malicioso.

    Para ajudar:

    Ad = abreviação de Advertisement (Anúncio).

    Ware = abreviação de software (programa).

  •  Adware: São as Propagandas e os Anúncios Chatos.

    Freeware: software Gratuito.

    Shareware: Uma Parte dele e Disponibilizado para o Usuário Testar.

    Espero ter Ajudado, qualquer erro, por favor avisar.

    Resposta: CHARLIE

  • Freewares: São gratuitos.

    Ex: skype, internet explorer.

    Shareware: amostra grátis (Demonstrativo)

    Temos 3 tipos

    1- Trial (tem prazo para ser usado)

    2-Demo (Limitado)

    3-Beta (Inacabado)

    Adware: São propagandas e anúncios.

  • Categorias?? Não seria so exemplos não?

  • ■Software ele é dividido em 3 PARTES ●BIZU 》》》》 FREESHAAD
  • Etimologia é tudo ♥

  • ✅Gabarito Correto.

    Os softwares são divididos em 3, são eles: Adware, Shareware, Freeware.

    Macete: FREESHAAD

    • FREE = Freeware
    • SHA = Shareware
    • AD = Adware

    Adware: pode ser considerado um Malware que exibe propagandas.

    Freeware: Software Gratuito

    Shareware: Parte disponibilizada para o usuário testar.

    Bons estudos!✌

  • Para mim Adwares seriam Softwares pragas que exibem propagandas indesejadas. Nao deixa de ser Software, mas anula quaisquer outras questões que esqueçam de citá-lo em rols exaustivos de exemplos de categorias de softwares. A banca deveria ter bom senso e, ao tratar de Software, excluir as pragas, pois são softwares indesejados e não instalados conscientemente pelo usuário. Esse assunto seria melhor de tratar em Segurança da Informação e Segurança em Rede... mas, ta bom... banca ruim é isso aí!


ID
3038947
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A: Se Marcelo compra um sorvete, ele está acompanhado.

B: Se Vânia acompanha Marcelo, ela toma um café.

C: Se alguém toma um café, paga o consumo de todos.

Com base nas proposições acima, julgue o próximo item.


Se Marcelo está acompanhado, ele compra um sorvete.

Alternativas
Comentários
  • Se Marcelo não está acompanhado,então ele não compra um sorvete.Uma equivalência lógica.

  • eu aprendi a fazer esse tipo de questão com a tabela de estrutura logica dos professores "Sergio carvalho e Weber Campos"

    funciona assim:

    1° método : Utilização dos diagramas circunferências deve ser usado quando: O argumento apresentar as palavras "TODO" "ALGUM" "NENHUM"

    4° método: verificar a existência de conclusão falsa e premissas verdadeiras deve ser usado quando: o 1° método não puder ser empregado e estiver na forma de uma condicional SE...ENTÃO

    sabendo desses métodos vamos a questão:

    A: Se Marcelo compra um sorvete, ele está acompanhado.

    B: Se Vânia acompanha Marcelo, ela toma um café.

    C: Se alguém toma um café, paga o consumo de todos.

    Considerando as proposições lógicas acima, julgue o item.

    temos as premissas A,B,C que terão que ser verdadeiras

    e a conclusão: Se Marcelo está acompanhado, ele compra um sorvete.

    isso mesmo o enunciado da questão sera a conclusão

    sabemos que a unica forma de tornar uma condicional Falsa é V ---> F= F

    logo: Se Marcelo está acompanhado é V

    então ele compra um sorvete é F

    Comece a resolver as premissas pela ;

    A: Se Marcelo compra um sorvete, ele está acompanhado.

    ----> V= V

    B: Se Vânia acompanha Marcelo, ela toma um café.

    V ----> V= V

    C: Se alguém toma um café, paga o consumo de todos.

    V ---> V = V

    obs:  havendo a existência simultânea da conclusão falsa e premissas verdadeiras, teremos que o argumento é invalido .

    Logo questão ERRADA.

  • ERRADO

    Uma forma de saber se a conclusão "Se Marcelo está acompanhado, ele compra um sorvete" é válida ou não é tornar essa proposição composta com valor falso. E, já que ela é condicional, a única forma é esta:

     V -> F

    Se Marcelo está acompanhado (verdadeiro), ele compra um sorvete (falso). (Proposição falsa.)

    Depois, é tentar tornar todas as premissas (as proposições compostas anteriores) verdadeiras. Se for possível, a conclusão é inválida (Opção ERRADA) na questão.

    Vamos ver:

    A: Se Marcelo compra um sorvete (falso), ele está acompanhado (verdadeiro). (Verdadeira)

    B: Se Vânia acompanha Marcelo (verdadeiro), ela toma um café (verdadeiro). (Verdadeira)

    C: Se alguém toma um café (verdadeiro), paga o consumo de todos (verdadeiro, já que comprar Marcelo um sorvete é falso). (Verdadeira)

    É possível torná-las verdadeiras. Mas tudo deve começar por "Se Marcelo compra um sorvete" como falso e "ele está acompanhado" como verdadeiro - tudo na premissa A -, já que "Se Marcelo está acompanhado (verdadeiro), ele compra um sorvete (falso)", da conclusão.

    Essa forma de resolver dá certo também.

  • Essa banca costuma, nas questões, omitir o tema central.

    Deveria ser extinta dos concursos!


ID
3038950
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A: Se Marcelo compra um sorvete, ele está acompanhado.

B: Se Vânia acompanha Marcelo, ela toma um café.

C: Se alguém toma um café, paga o consumo de todos.

Com base nas proposições acima, julgue o próximo item.


Se Marcelo toma um sorvete, ele não paga. 

Alternativas
Comentários
  • Se Marcelo compra o sorvete não necessariamente Vânia tomará o café.

  • eu aprendi a fazer esse tipo de questão com a tabela de estrutura logica dos professores "Sergio carvalho e Weber Campos"

    funciona assim:

    1° método : Utilização dos diagramas circunferências deve ser usado quando: O argumento apresentar as palavras "TODO" "ALGUM" "NENHUM"

    4° método: verificar a existência de conclusão falsa e premissas verdadeiras deve ser usado quando: o 1° método não puder ser empregado e estiver na forma de uma condicional SE...ENTÃO

    sabendo desses métodos vamos a questão:

    A: Se Marcelo compra um sorvete, ele está acompanhado.

    B: Se Vânia acompanha Marcelo, ela toma um café.

    C: Se alguém toma um café, paga o consumo de todos.

    Considerando as proposições lógicas acima, julgue o item.

    temos as premissas A,B,C que terão que ser verdadeiras

    e a conclusão: Se Marcelo toma um sorvete, ele não paga.

    isso mesmo o enunciado da questão sera a conclusão

    sabemos que a unica forma de tornar uma condicional Falsa é V ---> F= F

    logo: Se Marcelo toma um sorvete é V

    então ele não paga é F

    Comece a resolver as premissas pela ;

    A: Se Marcelo compra um sorvete, ele está acompanhado.

    V ----> V= V

    B: Se Vânia acompanha Marcelo, ela toma um café.

    V ----> V= V

    C: Se alguém toma um café, paga o consumo de todos.

    V ---> V = V

    obs:  havendo a existência simultânea da conclusão falsa e premissas verdadeiras, teremos que o argumento é invalido .

    Logo questão ERRADA.

  • Às vezes prefiro ir pela minha lógica doída. E dar certo kkkk

  • respondi com a seguinte lógica:

    Marcelo COMPRA um sorvete

    O item afirma que:

    Marcelo TOMA um sorvete

    Então julguei errado...

  • Marcelo compra um sorvete, está acompanhado (mas não dá pra afirmar que é a Vânia que o acompanha), então não dá pra afirmar se ele pagou ou não pelo consumo dele.

    Errado


ID
3038953
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A: Se Marcelo compra um sorvete, ele está acompanhado.

B: Se Vânia acompanha Marcelo, ela toma um café.

C: Se alguém toma um café, paga o consumo de todos.

Com base nas proposições acima, julgue o próximo item.


Se  Vânia  e Marcelo  acompanham  um  ao  outro,  então  Vânia pagou o  consumo de Marcelo.

Alternativas
Comentários
  • eu aprendi a fazer esse tipo de questão com a tabela de estrutura logica dos professores "Sergio carvalho e Weber Campos"

    funciona assim:

    1° método : Utilização dos diagramas circunferências deve ser usado quando: O argumento apresentar as palavras "TODO" "ALGUM" "NENHUM"

    4° método: verificar a existência de conclusão falsa e premissas verdadeiras deve ser usado quando: o 1° método não puder ser empregado e estiver na forma de uma condicional SE...ENTÃO

    sabendo desses métodos vamos a questão:

    A: Se Marcelo compra um sorvete, ele está acompanhado.

    B: Se Vânia acompanha Marcelo, ela toma um café.

    C: Se alguém toma um café, paga o consumo de todos.

    Considerando as proposições lógicas acima, julgue o item.

    temos as premissas A,B,C que terão que ser verdadeiras

    e a conclusão: Se Vânia e Marcelo acompanham um ao outro, então Vânia pagou o consumo de Marcelo.

    isso mesmo o enunciado da questão sera a conclusão

    sabemos que a unica forma de tornar uma condicional Falsa é V ---> F= F

    logo: Se Vânia e Marcelo acompanham um ao outro é V

    então Vânia pagou o consumo de Marcelo é F

    Comece a resolver as premissas pela B;

    A: Se Marcelo compra um sorvete, ele está acompanhado.

    V ----> V= V

    B: Se Vânia acompanha Marcelo, ela toma um café.

    V ---> V = V

    C: Se alguém toma um café, paga o consumo de todos.

    V ---> F = F (opa, a premissa deveria ser verdadeira, e não foi).

    Com base nas proposições acima, julgue o próximo item.

    obs: não havendo a existência simultânea da conclusão falsa e premissas verdadeiras, teremos que o argumento é valido .

    Logo questão CORRETA.

  • Se houver SE ENTÃO no enunciado e na alternativa possibilita-SE usar a regra do corte

    B- VM ------> ela toma café

    C- Alguém toma café ---->paga o consumo de todos

    Fica: se Vânia acompanha Marcelo então ela paga o consumo de todos

    CERTO

  • Se o que ele está falando não for igual na questão é Argumento, agora se for igual ele quer a equivalência, no caso está diferente. Equivalência tem 3 maneiras, (Se então) 1º Voltar Negando, 2º Quando aparece (ou) nega primeira e mantém segunda 3º Falar mesma coisa.

    Argumentos - Método do Professor Luis Telles

    Examinador afirmar a primeira parte, a gente afirma a segunda

    Examinador Negar a segunda parte, a gente nega a primeira

    Examinador Afirmou a primeira parte

    Se Vânia acompanha Marcelo,

    A gente afirma a segunda

    ela toma um café.

    Com isso acaba examinador acaba afirmando a primeira

    Se alguém toma um café

    A gente afirma a segunda

    paga o consumo de todos.

  • Arrisquei respondendo de cabeça dentro da lógica afirmativa de que Vânia tomou café, e quem tomou o café pagaria a conta de ambos, logo a afirmativa seria verdadeira, mas numa prova eu não arriscaria, faria a tabela verdade com certeza porque um segundo de distração me derrubaria rsrs

  • Que lógica é essa??????


ID
3038956
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

   Em uma mesa, há quatro pilhas de documentos, separadas por assuntos: orçamento; patrimônio; formulários;  e periódicos. As pilhas devem ser guardadas em  três caixas  grandes  e  diferentes.  Para  melhor  organização,  todos  os  documentos  de  uma  mesma  pilha  devem  estar  juntos,  em  uma mesma caixa. 

Com  base nesse caso hipotético, julgue o item subsequente. 


Se as pilhas de orçamento e patrimônio devem ser guardadas em uma  mesma caixa e as outras pilhas, em  caixas  separadas  e  diferentes, então existem mais de vinte possibilidades para guardá‐las. 

Alternativas
Comentários
  • Se duas pilhas devem estar juntas e são 4 pilhas, na verdade temos 3 montantes de documento.

    Para 3 caixas basta uma permuta simples.

    A primeira caixa tem 3 possibilidades, a segunda 2 e a ultima 1.

    3x2x1=6

    ERRADA.

  • Isso é matemática/raciocínio lógico -.-

  • kkkkkkkkkkk

  • Filtram as questões igual a cara

  • Classificação errada isso é RLM hahah

    Sobre a questão

    É permutação simples: P3! =3x2x1 = 6 possibilidades

    gab. E

  • Que Diabos foi isso

  • kkkkk... Já fiquei desesperada aqui...

  • 3x2x1 = 6


ID
3038959
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

   Em uma mesa, há quatro pilhas de documentos, separadas por assuntos: orçamento; patrimônio; formulários;  e periódicos. As pilhas devem ser guardadas em  três caixas  grandes  e  diferentes.  Para  melhor  organização,  todos  os  documentos  de  uma  mesma  pilha  devem  estar  juntos,  em  uma mesma caixa. 

Com  base nesse caso hipotético, julgue o item subsequente. 


Se todas as caixas devem ser utilizadas, então existem mais de setenta combinações diferentes para guardar as  quatro pilhas de documentos.  

Alternativas
Comentários
  • Duas pilhas de documentos diferentes terão que ficar na mesma caixa. Porém, os documentos na mesma caixa podem estar organizados de duas formas. Exemplo: orçamento em cima e patrimônio embaixo, ou vice-versa. Ou então orçamento na parte esquerda da caixa e patrimônio na parte direita, ou vice-versa. Já que a ordem da combinação de elementos importa, temos casos de arranjo.

    Na mesma caixa: arranjos de 4, dois a dois. A (4,2) = n!/(n-p)! ----> A = 4!/2! A= 12, ou seja 12 maneiras de organizar duas pilhas de documentos em uma mesma caixa.

    Agora temos que organizar os documentos nas três caixas, que chamaremos de A, B e C. A caixa com dois tipos de documentos diferentes chamaremos de "combo". Aqui a ordem de organização também importa, pois é diferente uma ordem tipo Combo + B + C e uma ordem do tipo Combo + C + B. De modo que são possíveis seis combinações de ordem diferentes das caixas:

    Combo + B + C; Combo + C + B; // A + combo + C; C + combo + A; // A + B + combo; B + A + combo.

    Temos 12 maneiras de organizar a caixa "combo" multiplicadas pelas 6 formas em que as caixas podem ser dispostas: 12 x 6 = 72

  • Eu pensei assim:

    Temos 4 pilhas para serem organizadas em 3 caixas DIFERENTES, então: (função diferente = arranjo)

    A = 4x3x2= 24

    Note que neste cálculo apenas 3 pilhas foram colocadas nas 3 caixas. Precisamos guardar a última pilha:

    Ela pode ficar na caixa 1 OU na caixa 2 OU na caixa 3 (OU = soma)

    1+1+1= 3

    Agora podemos juntar os cálculos: 24 possibilidades E 3 possibilidades (E = multiplica)

    24x3 = 72 possibilidades

    GABARITO CERTO

  • Eu errei essa questão pois interpretei de modo diferente:

    O enunciado fala que serão documentos de UMA MESMA PILHA juntos em uma MESMA CAIXA.Ou seja se é uma mesma pilha de documentos(formulários por ex)então elas não poderiam se misturar numa mesma caixa.Não se poderia colocar formulários e patrimônio juntos por exemplo.

    Seja como for,foi uma questão boa para refletir.

  • Pensei em 4x4x4 = 64

    ou seja 4 possibilidades para cada caixa.


ID
3038962
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

     Para analisar 12 processos, 3 técnicos demoram 8 dias,  trabalhando  4  horas  por  dia.  A  eficiência  de  trabalho  é  uniforme. 

Considerando essa situação hipotética, julgue o próximo item.


Para análise dos 12 processos, em 8 dias, a quantidade de técnicos e a quantidade de horas trabalhadas por dia são inversamente proporcionais.

Alternativas
Comentários
  • Se for aumentado a quantidade de TÉCNICOS para realizar a tarefa, logo a quantidade de Horas para realizar essa tarefa diminui . Sendo assim um inversamente proporcional ao outro

    #LEÕESANDAMCOMLEÕES

  • raciocinio lógico

    Se aumentar o número de técnicos-------------------------as h/s trabalhadas diminuem.

    Se diminuir o número de técnicos-------------------------as h/s trabalhadas diminuem.

    não precisa nem fazer cálculo!

  • MAIS técnicos ----------------- MENOS horas

    MENOS técnicos ------------- MAIS horas

    Ex: P/ construir uma casa...

    2 Pedreiros levam 20 dias

    5 Pedreiros levam 8 dias


ID
3038965
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

     Para analisar 12 processos, 3 técnicos demoram 8 dias,  trabalhando  4  horas  por  dia.  A  eficiência  de  trabalho  é  uniforme. 

Considerando  essa  situação  hipotética, julgue o próximo item.  


Se o número de dias diminuir em 50%, então, trabalhando 8 dias, durante 4 horas por dia, dever‐se‐á ter 50% mais técnicos para analisar os 12 processos. 

Alternativas
Comentários
  • ??????? não entendi o porquê está errado

  • Se alguém entender por favor me explica?

  • Creio eu que a questão está escrita errada, mas.... como ela não foi anulada imagino que a parte "Se o número de dias diminuir em 50%" foi escrita para confundir o candidato. Veja, que posteriormente fala que o número de dias trabalhando e as horas mantém-se as mesmas do enunciado, qual seja 8 dias e 4h, logo, se o número de processos não aumentar, não há necessidade de mais técnicos. Questão Errada.

  • quase 10 minutos tentando entender o enunciado e ainda não consegui. kkkk

  • entendi foi nada

  • Alguma coisa errada não está certa.

  • Mano errei também kkkkkkkkk

  • Erva da boa essa do examinador

  • 3/x = 12/12 . 8/4 . 4/4

    3/x = 384/192

    x = 576/384

    x = 1,5

    Ou seja, metade do número de técnicos.

    Reduziu 50% e não aumentou 50%.

    Foi o que entendi dessa doidera.

  • Eu entendi assim:

    Diminuíram-se 50% de 8 dias, ou seja, 4 dias.

    Não utilizei as demais grandezas, porque elas se excluem...

    A grandeza "dias" é inversamente proporcional à grandeza "técnicos", porque para que eu realize a mesma quantidade de processos em menos dias eu vou precisar de mais técnicos.

    A conta ficou assim: 8 dias - 3 técnicos

    4 dias - x técnicos

    Inverte ( inversamente proporcional ) : 4 dias - 3 técnicos

    8 dias - x técnicos.

    4x= 3x8

    4x= 24

    x = 24/4

    x = 6

    O problema quer porcentagem...

    6 é 100% a mais do que 3.

    Pelo que entendi a banca tentou confundir colocando esses 50 % aí; Se fosse 50% o resultado tinha que dar 4,5 técnicos, haja vista que 50% de 3 é 1,5.

  • O problema das questões da quadrix é esse... Nós "achamos" que é assim, nunca temos certeza ¬¬

  • E a pessoa aqui já errou a questão duas vezes e continua sem entender nada. Enunciado confuso pra nos deixar confusos!

  • Traduzindo: Se diminuir em 50% a quantidade de dias trabalhado, então vou ter que aumtenar em 50% a quantidade de técnicos da equipe?

    3/x = 12/12 . 4/8 . 4/4

    3/x = 1/2

    x = 6 técnicos, ou seja, teria que aumentar em 100%, não em 50%

    Gabarito errado


ID
3038968
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

     Para analisar 12 processos, 3 técnicos demoram 8 dias,  trabalhando  4  horas  por  dia.  A  eficiência  de  trabalho  é  uniforme. 

Considerando  essa  situação  hipotética, julgue o próximo item.  


Se 4 técnicos analisam 15 processos em 6 dias, então são necessárias menos de 6 horas por dia para concluir  o  trabalho.  

Alternativas
Comentários
  • (12/15)*(3/4)*(8/6)=4/x ----- X=5 horas.

  • 1°) TABELA.

    HORAS ----- DIAS ----- PROCESSOS ----- TÉCNICOS

    4 --------------- 8 ------------- 12 ----------------------- 3

    X --------------- 6 ------------- 15 ----------------------- 4

    2° COMPARAÇÃO DAS GRANDEZAS (PRA VER QUAIS SÃO INVERSAMENTE PROPORCIONAIS E QUAIS SÃO DIRETAMENTE PROPORCIONAIS).

    a) Horas x Dias: São inversamente proporcionais (ao diminuirmos o número de dias de 8 pra 6, vamos ter que aumentar o número de horas).

    b) Horas x Processos: São diretamente proporcionais (ao aumentarmos o número de processos de 12 pra 15, vamos ter que aumentar o número de horas).

    c) Horas x Técnicos: São inversamente proporcionais (ao aumentarmos o número de técnicos de 3 pra 4, podemos diminuir o número de horas).

    3° TORNAR TODAS AS GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS (INVERTENDO AS INDIRETAMENTE PROPORCIONAIS).

    4 ----- 6 ----- 12 ----- 4

    X ----- 8 ----- 15 ----- 3

    4°) ISOLA A INCÓGNITA A FIM DE FORMAR UMA EQUAÇÃO.

    4/X = 6/8 * 12/15 * 4/3

    4/X = 288/360 (regra de 3 simples)

    288*X = 1440

    X = 1440/288

    X = 5

    A assertiva está certa ao afirmar que são necessárias menos de 6 horas por dia para concluir o trabalho, pois são necessárias 5 horas.

  • Olhem esse vídeo...eu achei ótimo!

    https://www.youtube.com/watch?v=QWxqIpTHW6g

  • processos dias h/d técnicos

    12 8 x 3

    15 6 4 4

    agora multiplique ou simplifique

    x.3.8.12

    15.6.4.4

    simplificando dá 5.

    obs.: inverti o 4 que fazia parte da primeira situação e coloquei o x no lugar do mesmo.


ID
3038971
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As duas primeiras décadas do século  XXI confirmam uma característica marcante da contemporaneidade:  a  rapidez  com que se processam as transformações em todos os níveis. Da economia à política, da cultura aos esportes, das relações internacionais aos aspectos sociais, tudo se  transforma com impressionante rapidez. Na base dessas mudanças, situa‐se a extraordinária revolução científico‐tecnológica, autêntico  suporte da revolução industrial em  curso há mais de duzentos  anos. A partir dessas informações e considerando o atual cenário mundial, julgue o item que se segue.  


A Coreia do Norte é, na atualidade, geradora de tensões  na  comunidade  internacional. Nela,  o  poder  ditatorial, que passa de pai para filho, isola o país e desenvolve um programa nuclear que é visto com apreensão por seus vizinhos e por grande parte da comunidade mundial. 

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda a revolução científico-tecnológica e seus efeitos na aceleração das transformações em escala global. Tema clássico de geografia escolar nos estudos de globalização. 

    Análise da afirmativa:


    A tensão se cumula na península coreana desde a década de 50 do século passado e ainda não parece que irá ocorrer alguma forma de conciliação entre ambas as Coreias.  O desenvolvimento do programa nuclear norte-coreano preocupa os vizinhos porque vem acompanhado de desenvolvimento tecnológico suficiente para a miniaturização de ogivas e desenvolvimento de mísseis balísticos de longo alcance, além de uma diplomacia bastante eficiente em garantir poucos mais fiéis aliados como a China e a Rússia. Afirmativa correta.   

    Gabarito do professor: CERTO.

ID
3038974
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As duas primeiras décadas do século XXI confirmam uma característica marcante da contemporaneidade: a rapidez com que se processam as transformações em todos os níveis. Da economia à política, da cultura aos esportes, das relações internacionais aos aspectos sociais, tudo se transforma com impressionante rapidez. Na base dessas mudanças, situa‐se a extraordinária revolução científico‐tecnológica, autêntico suporte da revolução industrial em curso há mais de duzentos anos. A partir dessas informações e considerando o atual cenário mundial, julgue o item que se segue.


Em 2018, a Rússia sedia o mais importante torneio de futebol mundial, a Copa do Mundo da FIFA, competição que tem no Brasil o maior vencedor.

Alternativas
Comentários
  • O texto associado aborda as transformações do início do século XXI.

    Análise do item:

    O mundial de futebol é a segunda competição esportiva em audiência no mundo, perdendo apenas para as Olimpíadas e ser a sede da competição é sinal de prestígio para o país organizador. Apesar dos resultados medianos do Brasil nos últimos mundiais, o país ainda é o maior vencedor de títulos com cinco conquistas seguido de perto por Alemanha e Itália com quatro cada. 



    Gabarito do professor: Certo. 

ID
3038977
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As duas primeiras décadas do século XXI confirmam uma característica marcante da contemporaneidade: a rapidez com que se processam as transformações em todos os níveis. Da economia à política, da cultura aos esportes, das relações internacionais aos aspectos sociais, tudo se transforma com impressionante rapidez. Na base dessas mudanças, situa‐se a extraordinária revolução científico‐tecnológica, autêntico suporte da revolução industrial em curso há mais de duzentos anos. A partir dessas informações e considerando o atual cenário mundial, julgue o item que se segue.


O conceito de desenvolvimento sustentável, cada vez mais divulgado e praticado, pressupõe o imediato fechamento de fábricas tradicionais e a radical substituição da fonte de energia, o que explica o fato de o petróleo ter sido suplantado pelas energias eólica e solar.

Alternativas
Comentários
  • A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

    Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

    Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

    Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

    Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

    Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

    O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

  • ERRADO


ID
3038980
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As duas primeiras décadas do século XXI confirmam uma característica marcante da contemporaneidade: a rapidez com que se processam as transformações em todos os níveis. Da economia à política, da cultura aos esportes, das relações internacionais aos aspectos sociais, tudo se transforma com impressionante rapidez. Na base dessas mudanças, situa‐se a extraordinária revolução científico‐tecnológica, autêntico suporte da revolução industrial em curso há mais de duzentos anos. A partir dessas informações e considerando o atual cenário mundial, julgue o item que se segue.


O atual nível de desenvolvimento econômico da China, que a coloca como a segunda maior potência mundial, decorre das mudanças políticas vividas pelo país nos últimos vinte anos, assinaladas pela adoção plena da democracia, com o fim da censura e do monopólio do Partido Comunista.

Alternativas
Comentários
  • O país tem exercido grande influência política, militar e econômica no cenário regional e internacional graças a fatores determinantes, como grande extensão de seu território (ocupa o terceiro lugar em dimensão), elevadíssimo número de habitantes (cerca de 1,3 bilhão, o mais populoso do mundo) e dinamismo de sua economia (atualmente é a economia que apresenta maiores índices de crescimento em todo o planeta).

    O país tem se despontado em razão do modo agressivo de sua aplicação política interna e externa. A política interna está vincula a uma extrema centralização do poder, que se encontra sob os domínios do único partido político do país, o Partido Comunista; que coíbe todo e qualquer tipo de movimento de caráter social (greves, manifestações, discursos, entre outros), caso ocorra, é rigorosamente interceptado pelo uso da força.

  • Atualmente, 2021, não sei se em 2018, época da questão, já era, a China é a maior economia do mundo e uma coisa que não tem lá é democracia


ID
3038983
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As  duas  primeiras  décadas  do  século  XXI  confirmam  uma  característica  marcante  da  contemporaneidade:  a  rapidez  com que se processam  as  transformações em todos os níveis.  Da economia à política, da cultura  aos esportes, das relações  internacionais aos aspectos sociais, tudo se  transforma com impressionante rapidez. Na base dessas mudanças, situa‐se a  extraordinária  revolução  científico‐tecnológica, autêntico  suporte da revolução industrial em  curso há mais de duzentos  anos. A partir dessas informações  e  considerando  o  atual  cenário mundial, julgue o item que se segue.  


Refugiados de várias partes do mundo e milhares de imigrantes em busca da sobrevivência são um retrato do  drama  humano  dos  dias  atuais.  Na  América do Sul, avulta a situação de venezuelanos que buscam refúgio em países vizinhos, como a Colômbia e o Brasil.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Em razão da crise humanitária pela qual passa o país.


ID
3038986
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As duas primeiras décadas do século XXI confirmam uma característica marcante da contemporaneidade: a rapidez com que se processam as transformações em todos os níveis. Da economia à política, da cultura aos esportes, das relações internacionais aos aspectos sociais, tudo se transforma com impressionante rapidez. Na base dessas mudanças, situa‐se a extraordinária revolução científico‐tecnológica, autêntico suporte da revolução industrial em curso há mais de duzentos anos. A partir dessas informações e considerando o atual cenário mundial, julgue o item que se segue.


O denominado crime organizado dissemina‐se pelo mundo afora, atuando principalmente no tráfico ilícito, como o de drogas e o de armas, não raro fazendo uso de modernas tecnologias, que lhe permitem atuar em várias frentes e proceder à lavagem do dinheiro obtido.

Alternativas
Comentários
  • O tráfico de Drogas e Armas estão entre as atividades que mais movimentam (ilegalmente) Dinheiro pelo mundo.

  •  não raro fazendo uso de modernas tecnologias, o crime organizado ja faz uso de tecnologia para se expandir

  • O crime organizado faz uso da tecnologia para expansão.

    Foco, força e fé!

  • O texto associado aborda as transformações do início do século XXI. 

    Análise do item:

    Segurança pública é tema complexo e recorrente que reúne informações estruturais e contextuais e, desta forma, faz-se necessário acompanhar suas atualizações pelo noticiário com grande atenção. Atualmente, o crime organizado utiliza-se dos meios tecnológicos para se globalizar em ações, práticas, alvos e estrutura. Atuando com amplas conexões, organizações criminosas internacionais utilizam-se de tecnologia para modernização de suas práticas criminosas tradicionais.

    Gabarito do professor: Certo    

ID
3038989
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As  duas  primeiras  décadas  do  século  XXI  confirmam  uma  característica  marcante  da  contemporaneidade:  a  rapidez  com que se processam  as  transformações em todos os níveis.  Da economia à política, da cultura  aos esportes, das relações  internacionais aos aspectos sociais, tudo se  transforma com impressionante rapidez. Na base dessas mudanças, situa‐se a  extraordinária  revolução  científico‐tecnológica, autêntico  suporte da revolução industrial em  curso há mais de duzentos  anos. A partir dessas informações  e  considerando  o  atual  cenário mundial, julgue o item que se segue.


A  maior  vitória  da  diplomacia  brasileira  foi  obtida  há  poucos  meses:  o  Brasil  foi  aceito  como  membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), com direito à voz, a voto e a  veto.   

Alternativas
Comentários
  • Texto útil sobre o assunto:

    http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/paz-e-seguranca-internacionais/137-o-brasil-e-o-conselho-de-seguranca-das-nacoes-unidas

  • O texto de apoio aborda a revolução científico-tecnológica e seus efeitos na aceleração das transformações em escala global. Tema clássico de geografia escolar nos estudos de globalização.
      Análise da afirmativa: 

    O Conselho de Segurança da ONU reflete a organização de poder resultado do fim da segunda Guerra Mundial e é composto por apenas cinco membros permanentes desde a sua criação. A defesa da ampliação de sua representatividade é antiga e, de fato, o Brasil durante muito tempo a defendeu publicamente, porém no cenário atual de retorno de tensões diplomáticas entre seus membros, chamado por especialistas de "Guerra Fria 2.0",  é muito pouco provável qualquer alteração em sua composição. Afirmativa errada.   




    Gabarito do professor: ERRADO.

ID
3038992
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As  duas  primeiras  décadas  do  século  XXI  confirmam  uma  característica  marcante  da  contemporaneidade:  a  rapidez  com que se processam  as  transformações em todos os níveis.  Da economia à política, da cultura  aos esportes, das relações  internacionais aos aspectos sociais, tudo se  transforma com impressionante rapidez. Na base dessas mudanças, situa‐se a  extraordinária  revolução científico‐tecnológica, autêntico  suporte da revolução industrial em  curso há mais de duzentos  anos. A partir dessas informações  e  considerando  o  atual  cenário mundial, julgue o item que se segue.


Aos trinta anos de vigência, a Constituição brasileira de 1988 é conhecida por ser sintética, ter recebido poucas emendas e conferir diminuta importância aos direitos e deveres individuais e coletivos. 

Alternativas
Comentários
  • A nossa Constituição é Formal, Escrita, Dogmática, Promulgada, Analítica, Dirigente e Rígida.

  • Aquela questão TODA ERRADA pra massificar o assunto, pois em relação a:

    1- EXTENSÃO a CF é ANALÍTICA

    2- A CF de 1988 recebeu várias EMENDAS, mas NÃO a torna FLEXÍVEL, POIS ELA É RÍGIDA.

    OBS: Para o Ministro Alexandre de Morais A CF é SUPER - RÍGIDA . porque o processo legislativo é mais rigoroso. (cláusulas pétreas)

    3- É de EXTREMA IMPORTÂNCIA seguir os DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS.

    obs: Inclusive tendo TODO ordenamento jurídico que se submeter aos DIREITOS FUNDAMENTAIS, quando vai criar leis(LEGISLATIVO), aplica-las(JUDICIÁRIO), e executar-las(EXECUTIVO) todo ordenamento jurídico TEM QUE SE SUBMETER AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. (Eficácia irradiante).

  • O texto de apoio aborda a revolução científico-tecnológica e seus efeitos na aceleração das transformações em escala global. Tema clássico de geografia escolar nos estudos de globalização.

    Análise da afirmativa:
    A atual constituição representa os anseios democráticos da população do período e a pluralidade de grupos que participaram de sua composição. Assim aborda grande quantidade de temas e está longe de ser sintética. Recebeu e segue recebendo grande quantidade de emendas que modificam diversos pontos importantes de seu texto original. Afirmativa correta. 


    Gabarito do professor: ERRADO.

ID
3038995
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Entre  os  fundamentos  sobre  os  quais  se  assenta  o  Estado  democrático de  direito em que o Brasil se transformou, após  cerca  de  duas  décadas  de  regime  autoritário,  estão  o  pluralismo  político,  a  cidadania  e  a  dignidade  da  pessoa  humana.  Para  a  consecução  dos  objetivos  maiores  da  República,  entre  os  quais  avultam  a  construção  de  uma  sociedade livre, justa e solidária, o  desenvolvimento nacional, a redução das desigualdades e a promoção do bem  de todos,  sem  quaisquer  formas  de  discriminação,  é  indispensável  a  existência  de  um  serviço  público,  em  todos  os  níveis,  sintonizado  e  comprometido  com  esses  princípios.  Assim,  para além da capacidade técnica,  espera‐se que a atuação do  servidor  público  seja  referenciada  por  princípios  morais  e  éticos. 

Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.


Seja no exercício do cargo ou da função ou fora deles, atos, comportamentos e atitudes do servidor público devem expressar respeito à dignidade, ao decoro, ao zelo, à eficácia e aos princípios morais.

Alternativas
Comentários
  • I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    FONTE:  DECRETO No 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  


ID
3038998
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Entre  os  fundamentos  sobre  os  quais  se  assenta  o  Estado  democrático de  direito em que o Brasil se transformou, após  cerca  de  duas  décadas  de  regime  autoritário,  estão  o  pluralismo  político,  a  cidadania  e  a  dignidade  da  pessoa  humana.  Para  a  consecução  dos  objetivos  maiores  da  República,  entre  os  quais  avultam  a  construção  de  uma  sociedade livre, justa e solidária, o  desenvolvimento nacional, a redução das desigualdades e a promoção do bem  de todos,  sem  quaisquer  formas  de  discriminação,  é  indispensável  a  existência  de  um  serviço  público,  em  todos  os  níveis,  sintonizado  e  comprometido  com  esses  princípios.  Assim,  para além da capacidade técnica,  espera‐se que a atuação do  servidor  público  seja  referenciada  por  princípios  morais  e  éticos. 

Nessa perspectiva, julgue o item a seguir. 


O aspecto ético que deve nortear a conduta do servidor  público  não  pode  se  prender  à  decisão  do  que  seja honesto ou desonesto, mas,  sim, do que seja legal ou ilegal. 

Alternativas
Comentários
  • Servidor público tem que ser honesto e agir de acordo com a legalidade.

  • GABARITO: ERRADO

    Princípio da moralidade: Trata-se do princípio que impõe aos agentes públicos o dever de observância da moralidade administrativa. Nota-se que, quando a Constituição de 1988 definiu a moralidade como padrão de comportamento, não houve juridicização de todas as regras morais vigentes na sociedade, assim, cumprindo a lei, automaticamente a moralidade seria atendida. Importante destacar ainda que a moralidade administrativa é diferente da moral comum. O princípio jurídico da moralidade exige respeito a padrões éticos, de boa­-fé, decoro, lealdade, honestidade e probidade na prática diária de boa administração.

  • GABARITO: ERRADO

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    FONTE: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • DECRETO Nº 1.171/1994: CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL.

    Seção I - Das Regras Deontológicas          

    A Seção Regras Deontológicas reúne uma série de princípios e regras de conduta a que estão sujeitos os servidores e empregados das Administrações direta e indireta do Poder Executivo Federal.

    II - O servidor público não poderá JAMAIS desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    GABARITO == ERRADO

  • Essa questão exigiu a prática da interpretação de texto. Ela diz: "O aspecto ético que deve nortear a conduta do servidor público não pode se prender à decisão do que seja honesto ou desonesto, mas, sim (mas sim, deve se prender a aspectos), do que seja legal ou ilegal"

    Gabarito errado

    Baixa o app Kwai com meu link pelo celular e faz o login, vc e eu ganhamos um dinheiro (vida de concurseiro está complicada pra nós né galera kkk) https://m.kwai.app/s/mw-BSIqg


ID
3039001
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Entre  os  fundamentos  sobre  os  quais  se  assenta  o  Estado  democrático de  direito em que o Brasil se transformou, após  cerca  de  duas  décadas  de  regime  autoritário,  estão  o  pluralismo  político,  a  cidadania  e  a  dignidade  da  pessoa  humana.  Para  a  consecução  dos  objetivos  maiores  da  República,  entre  os  quais  avultam  a  construção  de  uma  sociedade livre, justa e solidária, o  desenvolvimento nacional, a redução das desigualdades e a promoção do bem  de todos,  sem  quaisquer  formas  de  discriminação,  é  indispensável  a  existência  de  um  serviço  público,  em  todos  os  níveis,  sintonizado  e  comprometido  com  esses  princípios.  Assim,  para além da capacidade técnica,  espera‐se que a atuação do  servidor  público  seja  referenciada  por  princípios  morais  e  éticos. 

Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.


Na Administração Pública, a moralidade está limitada à distinção entre o bem e o mal, independentemente de que seu fim seja o bem comum.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     A ética não está limitada somente ao conjunto de juízos de valor, mas se sobressai imponente como código de disciplina aprendido obrigatoriamente pela sociedade.

    O conjunto de deveres morais é a diretriz da conduta do sujeito na vida e na profissão que exerce, sendo que tal conjunto contribui para a conscientização profissional que deve ser composta de práticas que resultem em integridade, dignidade e probidade, de forma coerente para com o ordenamento jurídico vigente.

    Fonte: CARVALHO, L.L. A moral, o Direito, a ética e a moralidade administrativa. Disponível em: <http://www.fucamp.com.br/nova/revista/revista0309.pdf>.

    Bons estudos...

  • (E)

    Segue trecho do Dec. 1171

    Das Regras Deontológicas

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • A questão exige conhecimento sobre princípios administrativos, pedindo ao candidato que julgue o item abaixo:

    Na Administração Pública, a moralidade está limitada à distinção entre o bem e o mal, independentemente de que seu fim seja o bem comum.

    Assertiva errada.

    Com previsão no art. 37, caput, da Constituição Federal, o princípio da moralidade exige a observância da boa-fé, da honestidade, lealdade, probidade e padrões éticos no trato da coisa pública e da Administração Pública.

    Desta forma, o princípio da moralidade administrativa é diferente ao da moral comum,porque nesta há uma distinção ética, entre o bem e o mal, enquanto naquela há uma distinção prática entre boa e má administração.

    (MOREIRA NETO, 2009).

    Gabarito: Errado.

  • A questão trata da moralidade administrativa, nos termos do Decreto 1.171/1994.

    A moral administrativa não se confunde com a moral comum. É nesta que o particular faz distinção entre o bem e o mal, julgando as situações de acordo com seus valores éticos e que nem sempre visam o bem comum.

    A moralidade administrativa é uma moralidade jurídica, consiste no dever de honestidade, lealdade, probidade, boa-fé da Administração Pública, de acordo com princípios e regras éticas.

    O código de ética dos servidores públicos federais (Decreto 1.171/1994) é um exemplo de diploma legal que prevê a moral administrativa:

    Capítulo I Seção I Das Regras Deontológicas
    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. 

    A Administração deve, portanto, agir com honestidade e boa-fé, visando o bem comum e sempre em consonância com o estabelecido na lei.

    Gabarito do professor: ERRADO

  • GABARITO: ERRADO

    CESPE cobrou a mesma questão em outras provas:

    Q965591 Ano: 2019 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PRF Prova: Policial Rodoviário Federal

    A respeito de ética no serviço público, julgue o item a seguir.

    Na administração pública, moralidade restringe-se à distinção entre o bem e o mal: o servidor público nunca poderá desprezar o elemento ético de sua conduta. (ERRADO)

    Q168271 Ano: 2007 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: ANVISA Prova: CESPE - 2007 - ANVISA - Técnico Administrativo

    O servidor público jamais pode desprezar o elemento ético de sua conduta, embora, em algumas situações, tenha de decidir entre o que é legal e ilegal. (CERTO)


ID
3039004
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Entre  os  fundamentos  sobre  os  quais  se  assenta  o  Estado  democrático de  direito em que o Brasil se transformou, após  cerca  de  duas  décadas  de  regime  autoritário,  estão  o  pluralismo  político,  a  cidadania  e  a  dignidade  da  pessoa  humana.  Para  a  consecução  dos  objetivos  maiores  da  República,  entre  os  quais  avultam  a  construção  de  uma  sociedade livre, justa e solidária, o  desenvolvimento nacional, a redução das desigualdades e a promoção do bem  de todos,  sem  quaisquer  formas  de  discriminação,  é  indispensável  a  existência  de  um  serviço  público,  em  todos  os  níveis,  sintonizado  e  comprometido  com  esses  princípios.  Assim,  para além da capacidade técnica,  espera‐se que a atuação do  servidor  público  seja  referenciada  por  princípios  morais  e  éticos. 

Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.


Por ser um exercício profissional, a função pública deve estar claramente desvinculada da vida particular de cada servidor.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ⁂Das Regras Deontológicas⁂

    ↪ VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    DECRETO No 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

  • GABARITO: ERRADO

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • DECRETO Nº 1.171/1994: CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL.

    Seção I - Das Regras Deontológicas          

    A Seção Regras Deontológicas reúne uma série de princípios e regras de conduta a que estão sujeitos os servidores e empregados das Administrações direta e indireta do Poder Executivo Federal.

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. ......

    GAB == ERRADO

  • Não. Ja pensou num traficante trabalhando na repartição?


ID
3039007
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Entre  os  fundamentos  sobre  os  quais  se  assenta  o  Estado  democrático de  direito em que o Brasil se transformou, após  cerca  de  duas  décadas  de  regime  autoritário,  estão  o  pluralismo  político,  a  cidadania  e  a  dignidade  da  pessoa  humana.  Para  a  consecução  dos  objetivos  maiores  da  República,  entre  os  quais  avultam  a  construção  de  uma  sociedade livre, justa e solidária, o  desenvolvimento nacional, a redução das desigualdades e a promoção do bem  de todos,  sem  quaisquer  formas  de  discriminação,  é  indispensável  a  existência  de  um  serviço  público,  em  todos  os  níveis,  sintonizado  e  comprometido  com  esses  princípios.  Assim,  para além da capacidade técnica,  espera‐se que a atuação do  servidor  público  seja  referenciada  por  princípios  morais  e  éticos. 

Nessa perspectiva, julgue o item a seguir. 


Exceto nos casos declarados como sigilosos, a publicidade de qualquer ato administrativo é requisito de eficácia e moralidade e sua omissão constitui comprometimento ético contra a sociedade. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A publicação, segundo a doutrina administrativista dominante, é um elemento formal essencial à formação do ato administrativo, integrando seus requisitos de validade e de eficácia. Ademais, afirmam os doutrinadores que apenas os atos publicados nesta impressa oficial como aqui apresentada podem produzir efeitos jurídicos. 

    Fonte: MANGIA, Cinthya de Campos. Eficácia dos modos de publicidade dos atos administrativos, acesso à informação e cidadania. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 18, n. 3541, 12 mar. 2013. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/23952. Acesso em: 25 nov. 2019.

  • Não sei vcs mas eu acertei a questão por saber isso ---> Decreto 1.171/94 - Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    REGRAS DEONTOLÓGICAS

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

  • É implicância minha ou só eu acho o português dessa banca estranho... Como são escritos os itens ou os torna dúbios ou os torna difíceis de interpretar pelo mal uso da semântica das palavras,estou sozinho nessa implicância?

  • Não é a publicidade de qualquer ato, até porque existem atos que nem necessitam de publicação.

  • Cuida-se de assertiva a ser analisada com apoio na regra de n.º VII do Código de Ética do Serviço Público Federal, vazado no Decreto 1.171/94, que abaixo colaciono:

    "VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar."

    Logo, cuida-se de afirmativa que se revela em perfeita sintonia com a norma acima indicada, razão pela qual inexistem equívocos a serem indicados.


    Gabarito do professor: CERTO

  • CERTO.

    Segundo Matheus Carvalho, majoritário, PUBLICIDADE não é elemento de VALIDADE, pois o ato que não é publicado é válido, porém NÃO SURTE EFEITO em terceiros. PUBLICIDADE é PRESSUPOSTO DE EFICÁCIA. 


ID
3039010
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Entre  os  fundamentos  sobre  os  quais  se  assenta  o  Estado  democrático de  direito em que o Brasil se transformou, após  cerca  de  duas  décadas  de  regime  autoritário,  estão  o  pluralismo  político,  a  cidadania  e  a  dignidade  da  pessoa  humana.  Para  a  consecução  dos  objetivos  maiores  da  República,  entre  os  quais  avultam  a  construção  de  uma  sociedade livre, justa e solidária, o  desenvolvimento nacional, a redução das desigualdades e a promoção do bem  de todos,  sem  quaisquer  formas  de  discriminação,  é  indispensável  a  existência  de  um  serviço  público,  em  todos  os  níveis,  sintonizado  e  comprometido  com  esses  princípios.  Assim,  para além da capacidade técnica,  espera‐se que a atuação do  servidor  público  seja  referenciada  por  princípios  morais  e  éticos. 

Nessa perspectiva, julgue o item a seguir. 


O servidor está moral e eticamente obrigado a desempenhar, a tempo, as atribuições inerentes ao cargo, à função ou ao emprego de que seja investido. 

Alternativas
Comentários
  • Quem erra essa não quer ser servidor...kkk..

  • GABARITO: CERTO

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • discordo, pois eles nao sao teoricamente ''obrigado'' a desempenhar, sujeito a puniçoes.

  • A análise da presente afirmativa requer a aplicação da regra de n.º XIV, "a", do Decreto 1.171/94, que veicula o Código de Ética do Serviço Público Federal, abaixo transcrita:

    "XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;"

    De tal forma, por constituir, realmente, um dever fundamental imposto aos servidores, inexistem equívocos na presente proposição.


    Gabarito do professor: CERTO

  • São obrigados ao passo que não existe discricionariedade quanto à sua atribuição.


ID
3039013
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Entre  os  fundamentos  sobre  os  quais  se  assenta  o  Estado  democrático de  direito em que o Brasil se transformou, após  cerca  de  duas  décadas  de  regime  autoritário,  estão  o  pluralismo  político,  a  cidadania  e  a  dignidade  da  pessoa  humana.  Para  a  consecução  dos  objetivos  maiores  da  República,  entre  os  quais  avultam  a  construção  de  uma  sociedade livre, justa e solidária, o  desenvolvimento nacional, a redução das desigualdades e a promoção do bem  de todos,  sem  quaisquer  formas  de  discriminação,  é  indispensável  a  existência  de  um  serviço  público,  em  todos  os  níveis,  sintonizado  e  comprometido  com  esses  princípios.  Assim,  para além da capacidade técnica,  espera‐se que a atuação do  servidor  público  seja  referenciada  por  princípios  morais  e  éticos. 

Nessa perspectiva, julgue o item a seguir. 


A adequada prestação dos serviços públicos é a materialização da consciência de que o trabalho do servidor é regido por princípios éticos. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    (Para os não assinantes.)

  • A adequada prestação dos serviços é justamente dizer que há normas legais a serem seguidas e:

    materialização da consciência é a prática dessas normas no dia-a-dia

  • GAB C

    Questão retirada do  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 (CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIDOR)
    Pra mim tá errada pq inverteu o conceito e mudou o significado. (mas como sou mera concurseira kkk)

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;

  • De acordo com o Decreto 1174/1994, Código de ética dos servidores públicos federais:

    Seção II Dos Principais Deveres do Servidor Público
    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
    f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

    Não basta que a conduta dos agentes administrativos seja legal; deve também respeitar a moralidade administrativa, que é o dever de agir em conformidade com a boa-fé, honestidade e com probidade.

    Gabarito do professor: CERTO
  • Bom, pode ter invertido o conceito, mas não alterou o sentido.

ID
3039016
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Entre  os  fundamentos  sobre  os  quais  se  assenta  o  Estado  democrático de  direito em que o Brasil se transformou, após  cerca  de  duas  décadas  de  regime  autoritário,  estão  o  pluralismo  político,  a  cidadania  e  a  dignidade  da  pessoa  humana.  Para  a  consecução  dos  objetivos  maiores  da  República,  entre  os  quais  avultam  a  construção  de  uma  sociedade livre, justa e solidária, o  desenvolvimento nacional, a redução das desigualdades e a promoção do bem  de todos,  sem  quaisquer  formas  de  discriminação,  é  indispensável  a  existência  de  um  serviço  público,  em  todos  os  níveis,  sintonizado  e  comprometido  com  esses  princípios.  Assim,  para além da capacidade técnica,  espera‐se que a atuação do  servidor  público  seja  referenciada  por  princípios  morais  e  éticos. 

Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.


Exigências específicas da defesa da vida e da segurança de todos ficam suspensas quando do exercício do direito de greve no serviço público.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XIV – São deveres fundamentais do servidor público:

    j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

  • QUESTÃO MAL FORMULADA DE TODAS! QUADRIX SENDO QUADRIX

  • A questão indicada está relacionada com os agentes públicos.

    O enunciado da questão faz menção aos princípios fundamentais dispostos na Constituição Federal de 1988, bem como, aos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

    Com base no artigo 1º, Incisos I, II, III, IV e V, da Constituição Federal de 1988, a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político.

    De acordo com o artigo 3º, da Constituição Federal de 1988, os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil são: construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, assim como, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, de raça, de sexo, de cor, de idade e de quaisquer outras formas de discriminação.

    Conforme indicado no enunciado, o serviço público deve ser comprometido com os princípios morais e éticos.

    Assim, segundo o disposto no Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal – Decreto nº 1.171 de 22 de junho de 1994, mais precisamente, no Inciso XIV – São deveres do servidor: alínea j) “zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da vida e da segurança coletiva".


    Dessa forma, o item está ERRADO, uma vez que é dever do servidor ao exercer o direito de greve respeitar as exigências específicas da vida e da segurança coletiva. Na questão foi informado que tais exigências ficam suspensas, logo, a questão está incorreta.


    Gabarito do Professor: ERRADO. 

ID
3039019
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Entre  os  fundamentos  sobre  os  quais  se  assenta  o  Estado  democrático de  direito em que o Brasil se transformou, após  cerca  de  duas  décadas  de  regime  autoritário,  estão  o  pluralismo  político,  a  cidadania  e  a  dignidade  da  pessoa  humana.  Para  a  consecução  dos  objetivos  maiores  da  República,  entre  os  quais  avultam  a  construção  de  uma  sociedade livre, justa e solidária, o  desenvolvimento nacional, a redução das desigualdades e a promoção do bem  de todos,  sem  quaisquer  formas  de  discriminação,  é  indispensável  a  existência  de  um  serviço  público,  em  todos  os  níveis,  sintonizado  e  comprometido  com  esses  princípios.  Assim,  para além da capacidade técnica,  espera‐se que a atuação do  servidor  público  seja  referenciada  por  princípios  morais  e  éticos. 

Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.


O adiamento da resolução de problemas e o atraso na prestação dos serviços em seu setor são permitidos quando forem insatisfatórias ou inadequadas as condições de trabalho oferecidas ao servidor público.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado

  • Errado!

    Quaisquer que forem as condições de trabalho oferecidas ao servidor público, será necessária a atuação profissional, ética, comprometida com o bem comum, atuando sempre com eficiência - realizar o melhor, gastando o mínimo possível.

    Bons estudos! :))


ID
3039022
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Entre  os  fundamentos  sobre  os  quais  se  assenta  o  Estado  democrático de  direito em que o Brasil se transformou, após  cerca  de  duas  décadas  de  regime  autoritário,  estão  o  pluralismo  político,  a  cidadania  e  a  dignidade  da  pessoa  humana.  Para  a  consecução  dos  objetivos  maiores  da  República,  entre  os  quais  avultam  a  construção  de  uma  sociedade livre, justa e solidária, o  desenvolvimento nacional, a redução das desigualdades e a promoção do bem  de todos,  sem  quaisquer  formas  de  discriminação,  é  indispensável  a  existência  de  um  serviço  público,  em  todos  os  níveis,  sintonizado  e  comprometido  com  esses  princípios.  Assim,  para além da capacidade técnica,  espera‐se que a atuação do  servidor  público  seja  referenciada  por  princípios  morais  e  éticos. 

Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.


É dever do servidor público resistir a todas as pressões de superiores, contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas, denunciando‐as.

Alternativas
Comentários
  • É dever do servidor público ser DELATOR (X9)

  • GABARITO: CERTO

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    i) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las;

    FONTE:  DECRETO No 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • AÉTICAS?


ID
3039025
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca da legislação aplicada ao sistema Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item.


O médico veterinário que completar 65 anos de idade e já tiver contribuído por 35 anos de forma ininterrupta para o sistema Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária poderá ficar isento do pagamento de anuidade no exercício do ano de 2018.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º. Fica isento do pagamento da anuidade devida ao Sistema CFMV/CRMVs o profissional que, a partir do exercício de 2014, atender ao seguinte requisito:

    I - homem: ter idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos e 35 (trinta e cinco) anos de contribuição, ininterruptos ou não, para o Sistema CFMV/CRMVs;

    II - mulher: ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos e 30 (trinta) anos de contribuição, ininterruptos ou não, para o Sistema CFMV/CRMVs.

  • Resolução CFMV Nº 1022 DE 27/02/2013


ID
3039028
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca da legislação aplicada ao sistema Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item.


A atividade profissional em propriedade rural própria do médico veterinário ou do zootecnista, mesmo que exclusivamente, caracteriza o exercício da medicina veterinária e da zootecnia, sendo o profissional obrigado a se inscrever no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) em cuja jurisdição estiver sujeito.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia no território nacional o profissional é obrigado a se inscrever no CRMV em cuja jurisdição estiver sujeito na forma da presente Resolução.

    Art. 3º Caracteriza o exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia, entre outros:

    I - o magistério, em qualquer nível ou outras atividades, para as quais se valer do título profissional, para ocupar o cargo, função ou emprego, mesmo que não seja privativo da Medicina Veterinária e da Zootecnia, de acordo com as Leis nºs 5.517 e 5.550, de 1968, respectivamente;

    II - a atividade em propriedade rural própria do médico veterinário ou do zootecnista, mesmo que exclusivamente.


ID
3039031
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca da legislação aplicada ao sistema Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item.


Em relação ao processo eleitoral, o zootecnista, inscrito no sistema Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária, não é obrigado a, pessoalmente, exercer o direito de voto perante o CRMV em que possuir sua inscrição principal, sendo vedada a cobrança de multas, uma vez que o voto é facultativo, e não obrigatório.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    RESOLUÇÃO Nº 948, DE 26 DE MARÇO DE 2010

    Art. 1º O Médico Veterinário e o Zootecnista, inscritos no Sistema CFMV/ CRMVs, são obrigados a, pessoalmente, exercer o direito de voto perante o Conselho Regional de Medicina Veterinária em que possuírem inscrição principal.

    § 1º O não comparecimento às eleições ou o não encaminhamento do voto por correspondência, em 1º (primeiro) ou 2º (segundo) turno, acarretará a incidência de multa equivalente a 30% (trinta por cento) sobre o valor de uma anuidade estabelecida para o exercício, a cada falta.


ID
3039034
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca da legislação aplicada ao sistema Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item.


De acordo com o Código de Processo Ético‐Profissional no âmbito do sistema Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária, a falta sujeita a processo ético‐disciplinar, realizada por médico veterinário, prescreve em três anos, contados da data de verificação do fato, e, caso o processo disciplinar fique paralisado por mais de cinco anos, pendente de despacho ou julgamento, será arquivado ex officio ou a requerimento da parte interessada.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    RESOLUÇÃO Nº 875, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007

    Art. 16. Prescreve em 05 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato, a punibilidade por falta sujeita a processo ético-disciplinar. 

    Art. 18. O processo disciplinar paralisado há mais de 03 (três) anos pendente de despacho ou julgamento será arquivado ex offício ou a requerimento da parte interessada. 


ID
3039037
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca da legislação aplicada ao sistema Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item.


O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária servirão de órgão de consulta dos governos da União, dos estados, dos municípios e dos Territórios, em todos os assuntos relativos à profissão de médico‐veterinário ou ligados, direta ou indiretamente, à produção ou à indústria animal.

Alternativas
Comentários
  • Certo

  • Lei nº 5.517/1968

            Art 9º O Conselho Federal assim como os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária servirão de órgão de consulta dos governos da União, dos Estados, dos Municípios e dos Territórios, em todos os assuntos relativos à profissão de médico-veterinário ou ligados, direta ou indiretamente, à produção ou à indústria animal.


ID
3039040
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca da legislação aplicada ao sistema Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item.


Hospitais, clínicas e serviços médico‐veterinários estão obrigadas a registro no Conselho de Medicina Veterinária correspondente à região onde funcionarem. Contudo, instituições de ensino que mantenham animais destinados à pesquisa estão dispensadas desse registro.

Alternativas
Comentários
  • Errado

  • Consultórios veterinários não precisam

  • RESOLUÇÃO Nº 1177, DE 17 DE OUTUBRO DE 2017

    Art. 3º Embora obrigados a registro, ficam dispensados do Certificado de Regularidade e do pagamento da taxa de registro e da anuidade os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, os jardins zoológicos oficiais, as instituições oficiais de ensino e/ou de pesquisa, as entidades de fins filantrópicos reconhecidas como de utilidade pública e cujos diretores não percebam remuneração, além das atividades de aquicultura caracterizadas como de subsistência.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 1º Estão obrigadas ao registro no Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) as empresas públicas e privadas, sociedades de economia mista, associações, companhias, cooperativas, organizações não governamentais (ONGs) e demais estabelecimentos cuja atividade básica ou àquela pela qual prestem serviços à terceiros seja privativa ou peculiar à Medicina Veterinária e/ou à Zootecnia, nos termos previstos no artigo 5º da Lei nº 5517, de 1968 , e artigo 3º da Lei nº 5550, de 1968 , tais como:

    II - hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios e demais serviços médico-veterinários;

    Art. 3º Embora obrigados a registro, ficam dispensados do Certificado de Regularidade e do pagamento da taxa de registro e da anuidade os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, os jardins zoológicos oficiais, as instituições oficiais de ensino e/ou de pesquisa, as entidades de fins filantrópicos reconhecidas como de utilidade pública e cujos diretores não percebam remuneração, além das atividades de aquicultura caracterizadas como de subsistência.

    *************************************

    Acerca da legislação aplicada ao sistema Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item.

    Hospitais, clínicas e serviços médico‐veterinários estão obrigadas a registro no Conselho de Medicina Veterinária correspondente à região onde funcionarem. Contudo, instituições de ensino que mantenham animais destinados à pesquisa estão dispensadas desse registro.

    ERRO: Não Registro e Sim Certificado de Regularidade.


ID
3039043
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação às normas para licitações e contratos da Administração Pública (Lei n.º 8.666/1993) e à modalidade de licitação denominada de pregão para a aquisição de bens e serviços comuns (Lei n.º 10.520/2002), julgue o item que se segue.


Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93

    Art. 3

    § 5  Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para:

       

    I - produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras;

  • Resposta: CORRETA

    Art. 3º da L. 8666/93

    § 5 Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para:

    I - produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras; e

    II - bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

    MUITA ATENÇÃO

    obs: esse inciso II do §5º deste art. 3º, está despencando em prova no que tange a empresas que contratam deficientes + atendam às regras da legislação de acessibilidade.

  • CERTO

    LEI 8666/93 ---------> Art. 3°, § 2°

    II -  BRASIL ------> .... Produzidos no País.

    III - BRASILEIRA -----> .... Por empresas brasileiras.

    IV -  TECNOLOGIA ------> ...desenvolvimento de tecnologia no país.

    V -    DEFICIENTE ------> ...em lei para pessoa com deficiência....

  • NÃO CONFUNIR: margem de preferência (art 3º §5º) com critério de desempate ( art 3º §2º).

    §5º nos processoas de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para:

    I - produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas e técnicas brasileiras; e

    II - bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

    Em igualdade de condições, como critérios de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços :

    I- (revogado)

    II- produzidos no país

    III- produzidos ou prestados por empresas brasileiras

    IV- produzidos ou prestados por empresas que invistam na pesquisa e no desenvolvimento do país

    V- produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

  • Art. 3º, § 5o Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para: I - produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras;

  • Gabarito''Certo''.

    Lei n.º 8.666/1993

    >Art.3 § 5  Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para:

    >I - produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras;

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • GAB: CERTO

    Art. 3°

    § 5  Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para:                             

    I - produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras;

  • Bem ao responder essa questão pensei nos critérios de desempate da licitação que são respectivamente:

    1) O bem ou serviço ser de origem brasileira

    2) A empresa ser brasileira

    3) A empresa investir em tecnologia no Brasil

    Ocorreu ainda o empate como resolvo???

    Temos o SORTEIO

    Outro ponto é que temos que nos atentar é que quando se tratar de microempresa ou empresa de pequeno porte teremos para as mesma uma preferência ( Mas isso é uma exceção). Fora assim, que conseguir responder.

  • Certo

    Lei nº 8.666/93

    Art. 3°, § 5  Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para:                             

    I - produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras;

  • Quanto às licitações, de acordo com a Lei 8.666/1993, a questão trata da margem de preferência. A este respeito, tem-se o seguinte dispositivo:

    Art. 3º, § 5º Nos processos de licitação, poderá ser estabelecida margem de preferência para:
    I - produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras.

    Portanto, a questão está certa.

    Para entender um pouco mais sobre margem de preferência, que só foi inserida na Lei de Licitações no ano de 2010, momento em que se tornou mais evidente a importância do desenvolvimento nacional sustentável, não basta que a Administração pague mais barato, outras questões devem ser analisadas, tais como se o produto ou serviço adquirido pela proposta mais vantajosa gera boa fonte de arrecadação, desenvolvimento tecnológico e outros benefícios para o país (§6º). Daí surgiu a margem de preferência, situações em que a Administração paga mais caro pelo produto ou serviço, em um limite máximo de 25% estabelecido por decreto do Executivo (§8º), mas que, em contrapartida, será mais benéfico para o Brasil. Há duas situações previstas no art. 3º, §5º da Lei, sendo a primeira a contemplada na questão.

    A definição de produto manufaturado e serviço nacional é muito abrangente, de modo que devem ser consideradas as disposições dispostas em normas técnicas brasileiras.

    Gabarito do professor: CERTO


ID
3039046
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação às normas para licitações e contratos da Administração Pública (Lei n.º 8.666/1993) e à modalidade de licitação denominada de pregão para a aquisição de bens e serviços comuns (Lei n.º 10.520/2002), julgue o item que se segue.


No procedimento de licitação, o conteúdo das propostas não poderá ser sigiloso, sendo sigilosos apenas os atos de seu procedimento.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93

    Art. 3

    § 3   A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

  • ERRADA

    ADENDO

    LIVRO LEI GERAL DE LICITAÇÕES: "RONY CHARLES L. DE TORRES"

    Princípio da Publicidade

    [...] Instrumento pra coibir ações fraudulentas e desvios nas contratações pela Administração, apresenta-se como manifestação de um Estado democrático [...]

    [...] 'controle social' participação da sociedade civil no acompanhamento [...]

    TCU - acórdão 2145/2013 - Plenário - Os contratos firmados no exterior que devam produzir efeitos jurídicos no Brasil devem ser, obrigatoriamente, regidos em língua portuguesa, em atendimento ao princípio da publicidade.

    Ressalva a publicidade: Art. 24, IX trata da hipótese de dispensa de licitação, em que há comprometimento da segurança nacional [...] por Decreto do Presidente + ouvido Conselho de Defesa Nacional [...] nesse caso a publicidade poderia provocar infortúnio.

  • Uma grande diferença entre a Lei Geral de licitações (8666) e a Lei do Pregão (10.520) reside nessa parte de verificação de documentos e propostas.

    Segundo a Lei 8666 os envelopes serão abertos apenas no que se refere à documentação. As propostas não são analisadas previamente.

    Já segundo a 10.520, se analisa de imediato tanto a documentação quanto as propostas, o que torna o procedimento bastante célere, tanto que antes o pregão era aplicado apenas à Adm. Federal por meio de Medida Provisória e, posteriormente, com a edição da Lei 10.520, foi estendida à todos os entes (U/E/DF/M).

  • É o contrário.

  • A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

  • Conceito invertido. A licitação não será sigilosa, exceto quanto ao conteúdo das propostas até a sua abertura.

  • Art. 3º, § 3  A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

  • Gabarito''Errado''.

    Lei n.º 8.666/1993

    § 3   A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Outra questão que ajuda a responder:

    Q351252

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TRT - 17ª Região (ES) Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Área Administrativa

    Com relação aos princípios e à inexigibilidade de licitação, julgue os próximos itens.

    Em atenção ao princípio da publicidade, as licitações não podem ser sigilosas, sendo públicos e acessíveis os atos de seu procedimento, com exceção do conteúdo das propostas, que devem permanecer em sigilo até a respectiva abertura.

    GABARITO: CERTO.

  • Gab= Errado

  • GAB: ERRADO

    Lei 8.666/93

    Art. 3°

    § 3   A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

  • Um dos princípios que regem a lei 8.666/93 é o sigilo. Mas que sigilo é esse?? modestamente compreendo que é o sigilo quanto à oferta dos outros concorrentes, pois se A souber da proposta de B, teremos um quebra de outro princípio que será a ISONOMIA, porque A acabou beneficiando-se de uma informação o que o irá lhe beneficiar. Com essa informação em "mãos" A reduzirá o preço para poder ganhar de B.

  • Gabarito: Errado

    § 3º A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura. 

  • É o contrário!!!

  • No procedimento de licitação, o conteúdo das propostas não poderá ser sigiloso, sendo sigilosos apenas os atos de seu procedimento. Resposta: Errado.

  • Errado

    Lei nº 8.666/93

    Art. 3º, § 3º A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura. 

  • Apenas o CONTEÚDO DAS PROPOSTAS será sigiloso!!

  • A respeito das licitações, de acordo com a Lei 8666/1993:

    A questão inverteu o que a Lei determina. Na verdade, a licitação tem de ser pública, exceto o conteúdo das propostas até a abertura:

    Art. 3º, § 3º A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

    As atividades administrativas devem respeitar o princípio da publicidade e assim ocorre com a licitação. A transparência do procedimento licitatório tem de ser observada, portanto não pode ser sigiloso. Há, no entanto, uma exceção, que é o princípio do sigilo das propostas. Estas só se tornam públicas no momento indicado pelo edital para a abertura do envelope que as contém, de forma a preservar a isonomia, para que um licitante não tenha conhecimento da proposta de outro. Inclusive, a violação a este sigilo é crime previsto no art. 94.

    Portanto, a licitação é pública, a não ser as propostas que devem permanecer em sigilo até a data de abertura.

    Gabarito do professor: ERRADO

  • O conteúdo das propostas será sigiloso até a respectiva abertura.

    1 – Gálatas 6:9

    E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.


ID
3039049
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação às normas para licitações e contratos da Administração Pública (Lei n.º 8.666/1993) e à modalidade de licitação denominada de pregão para a aquisição de bens e serviços comuns (Lei n.º 10.520/2002), julgue o item que se segue.


Para a aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade pregão. Incluem‐se, ao pregoeiro e à respectiva equipe de apoio, algumas atribuições, como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    LEI 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002

    Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    [...]

    Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    [...]

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

  • Gabarito CERTO

  • Eu errei pq achei que a adjudicação caberia a autoridade competente.

  • PREGÃO = EQUIPE DE APOIO

    8.666 = COMISSÃO

  • Caraca meu, A equipe de apoio também pode adjudicar o objeto do certame ao licitante vencedor.

    Achava que esta função só caberia ao pregoeiro ou a autoridade competente.

  • SE NÃO HOUVER RECURSO POR PARTE DOS LICITANTES: QUEM ADJUDICA É O PREGOEIRO

    SE HOUVER RECURSO POR PARTE DOS LICITANTES: QUEM ADJUDICA É A AUTORIDADE COMPETENTE

  • Art. 3º, IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

  • Redação do art. 3º, inciso IV da lei 10520.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte: IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

  • (CERTO)

    ATENÇÃO: a HOMOLOGAÇÃO não é atribuição do pregoeiro

  • GABARITO: CERTO

    Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

    FONTE:  LEI N° 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.  

  • RESPONSABILIDADES

    Julgamento - pelo pregoeiro e sua equipe

    Habilitação - pelo pregoeiro e sua equipe

    Adjudicação - Quando houver recurso, pela autoridade superior; quando não houver, pelo pregoeiro

    Homologação - Pela autoridade superior.

  • Certo

    Lei N° 10.520/02.  

    Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

  • Em relação à primeira parte da assertiva, está devidamente amparada na regra do art. 1º, caput, da Lei 10.520/2002, que abaixo colaciono:

    "Art. 1º  Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei."

    No tocante à segunda parte, também tem expresso apoio legal, neste caso no art. 3º, IV, do mesmo diploma legal, litteris:

    "Art. 3º  A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    (...)

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor."

    Do exposto, integralmente acertada a proposição aqui examinada.


    Gabarito do professor: CERTO

  • Errei porque pensei que fosse somente o pregoeiro quem adjudicava e nao toda a equipe de apoio.

  • Olha só, vem cá ! Preste atenção !

    Nos dias que der vontade de desistir, pense em tudo que te fez começar estudar. Não desista, DEUS vê sua luta, confia.

    Na guerra, quando vc coloca DEUS em primeiro lugar, a vitória é certa.

    Quem acredita, coloca, Amém.

  • CORRETA. O pregão se destina à aquisição de bens e serviços comuns, sendo certo, como atribuições do pregoeiro e da sua equipe de apoio, as seguintes: a) recebimento das propostas e lances, pelos licitantes; b) análise dessas propostas/lances e sua classificação; c) habilitação e adjudicação do objeto da licitação ao vencedor; O pregoeiro e a sua equipe são servidores do órgão/entidade responsável pela licitação, escolhidos pela autoridade competente (não confundir!!!). Base legal: Arts. 1° e 3°, ambos da Lei n. 10.520/2002 (Lei do Pregão).

ID
3039052
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação às normas para licitações e contratos da Administração Pública (Lei n.º 8.666/1993) e à modalidade de licitação denominada de pregão para a aquisição de bens e serviços comuns (Lei n.º 10.520/2002), julgue o item que se segue.


Na licitação na modalidade de pregão, é permitida a exigência de pagamento de taxas e emolumentos, não podendo ser cobrado pagamento para fornecimento do edital.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Lei 10.520, art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

  • Na licitação na modalidade de pregão, é permitida a exigência de pagamento de taxas e emolumentos, não podendo ser cobrado pagamento para fornecimento do edital...ERRADA

    É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

  • Na licitação na modalidade de pregão, é permitida a exigência de pagamento de taxas e emolumentos, não podendo ser cobrado pagamento para fornecimento do edital. Resposta: Errado.

  • Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

  • Gabarito''Errado''.

    É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    FONTE:  LEI N° 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.

  • Pergunta: Na licitação na modalidade de pregão, é permitida(Errado) é VEDADA a exigência de pagamento de taxas e emolumentos, não podendo ser cobrado pagamento para fornecimento do edital. 

    Gab. Errado

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    ...

    II - pagamento de taxas e emolumentos, SALVO os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

  • III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

  • Errado

    Lei nº 10.520/02

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

  • Para resolver esta questão, exigia-se do aluno algum conhecimento do conteúdo da Lei n.º 10.520/2002, que assim afirma:

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    O conhecimento deste artigo seria o suficiente para a resolução da presente questão. Assim, na licitação na modalidade de pregão é proibida a exigência de pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital (da maneira indicada no artigo supracitado).

    No entanto, a fim de complementação, importante também lembrar que o pregão apresenta dupla finalidade: trazer maior celeridade ao procedimento licitatório e garantir contratações por menores preços, e, em razão disso, obrigatoriamente utiliza o tipo menor preço.

    Esta modalidade pode vir a ser adotada para a aquisição de bens e serviços comuns, independentemente do valor envolvido na futura contratação. Sendo que podem ser considerados bens e serviços comuns aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam a ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

    Porém, o pregão não poderá ser utilizado para alienações em geral, locação de imóveis e execução de obras públicas.

    Resumindo, o pregão apresenta as seguintes características:

    1.    Aquisição;

    2.    Bens e serviços comuns;

    3.    Adota o tipo menor preço;

    4.    Procedimento licitatório mais célere;

    5.    Independe do valor da futura contratação.

    Gabarito: ERRADO.

  • A propósito do tema versado nesta questão, cumpre aplicar o teor do art. 5º, III, da Lei 10.520/2002, que abaixo transcrevo para melhor visualização:

    "Art. 5º  É vedada a exigência de:

    (...)

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso."

    Como daí se depreende, bem ao contrário do sustentado pela Banca, é proibida a exigência de pagamento de taxas e emolumentos, sendo permitido, contudo, a cobrança relativa ao fornecimento do edital, desde que se atenha aos custos de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    Logo, trata-se de assertiva equivocada.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • Olha só, vem cá ! Preste atenção !

    Nos dias que der vontade de desistir, pense em tudo que te fez começar estudar. Não desista, DEUS vê sua luta, confia.

    Na guerra, quando vc coloca DEUS em primeiro lugar, a vitória é certa.

    Quem acredita, coloca, Amém.

  • ERRADO. A assertiva viola o comando contido no Art. 5°, inciso III, da Lei n. 10.520/2002 (Lei do Pregão), senão vejamos: "Art. 5º  É vedada a exigência de: (...) III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso". A cada questão resolvida, a cada minuto dedicado à leitura, a cada aula assistida, mais perto estaremos do tão sonhado cargo público. Não desistam! Javé está no comando de tudo!

ID
3039055
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação à classificação de materiais, julgue o item que se segue.


Materiais não de estoque são aqueles cuja demanda é previsível pela organização.

Alternativas
Comentários
  • Materiais não de Estoque – são materiais de de- manda imprevisível, para os quaisnão há definição de parâmetros para ressuprimento automático. a) Por Problemas de Obtenção – Material Importado; Existência de um único fornecedor; Escassez no Mercado; Material Estratégico; Difícil Fabricação ou Obtenção

  • Gab. Errado

    Materiais de Estoque: São os materiais que, dada a previsibilidade da demanda pela organização, devem ser mantidos em estoque.

    Materiais Não-de-Estoque: São os materiais que, dada a imprevisibilidade da demanda pela organização, não tem necessidade de estarem em estoque.

    (lembre-se: estoque gera custos à organização!)

    Enap

  • Materiais não de estoque são aqueles cuja demanda é imprevisível pela organização. 


ID
3039058
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação à classificação de materiais, julgue o item que se segue.


Produto intermediário é aquele que tomará parte no produto final, sem que haja alteração em suas propriedades físicas ou químicas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo!

    Matéria-Prima: Substância que toma parte no processo de produção, incorporando fisicamente o produto final.

    Produto Intermediário ou em Processo: Produto que tomará parte no produto final, sem que haja alteração em suas propriedades físicas ou químicas.

    Produto Final ou Acabado: Produto que representa o objetivo final da organização, estando pronto para a comercialização.

    Material Auxiliar: Material utilizado no processo de fabricação/produção, sem que se incorpore ao produto final.

    Enap

  • Certo

    Produto Intermediário ou em Processo Produto que tomará parte no produto final, sem que haja alteração em suas propriedades físicas ou químicas.

    Pra não ERRAR MAIS. OK


ID
3039061
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação à classificação de materiais, julgue o item que se segue.


Pela classificação ABC, o material do tipo A é aquele que possui grande valor de consumo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. CERTO

    O método da curva ABC ou princípio de Pareto (ou, ainda, curva 80-20), é uma ferramenta segundo a qual os itens de material em estoque são classificados de acordo com sua importância, geralmente financeira.

    Para Gonçalves (2007), o principal objetivo da análise ABC é identificar os itens de maior valor de demanda e sobre eles exercer uma gestão mais refinada, especialmente por representarem altos valores de investimentos e, muitas vezes, com impactos estratégicos para a sobrevivência da organização.

    Devemos frisar que, na sistemática da curva ABC, os itens de material em estoque são usualmente classificados de cordo com seu valor de demanda, mas existe a possibilidade de adoção de outros critérios, como, por exemplo, impacto na linha de produção, ou, itens mais requisitados pelos setores da organização.

    No método da curva ABC, os itens em estoque são classificados em três classes:

    • Classe A: itens de maior valor de demanda, em determinado período.

    • Classe B: itens de valor de demanda intermediário.

    • Classe C: itens de menor valor de demanda.

    Fonte: Enap

  • Gabarito''Certo''.

    A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. (Carvalho, 2002, p. 226). Os itens são classificados como (Carvalho, 2002, p. 227):

    >de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período;

    de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período;

    de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • GABARITO: CERTO

    A curva ABC é um importante instrumento para o administrador; ela permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. Obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens conforme a sua importância relativa.

    Verifica-se, portanto, que, uma vez obtida a seqüência dos itens e sua classificação ABC, disso resulta imediatamente a aplicação preferencial das técnicas de gestão administrativa, conforme a importância dos itens.

    A curva ABC tem sido usada para a administração de estoques, para a definição de políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programação da produção e uma série de outros problemas usuais nas empresas.

    Após os itens terem sido ordenados pela importância relativa, as classes da curva ABC podem ser definidas das seguintes maneiras:

    Classe A: Grupo de itens mais importantes que devem ser tratados com uma atenção bem especial pela administração.

    Classe B: Grupo de itens em situação intermediária entre as classes A e C.

    Classe C: Grupo de itens menos importantes que justificam pouca atenção por parte da administração.

    FONTE:  Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias.

  • Gabarito: Certo

    Nesse método (também conhecido como curva ABC, princípio de Pareto ou curva 80-20), os materiais em estoque são classificados de acordo com a sua importância para a organização. De forma geral, utiliza-se como critério de importância o valor investido do material, porém pode ser utilizados outros critérios. No método ABC, os itens são classificados da seguinte forma:

     Classe A: itens de maior valor da demanda, em determinado período

     Classe B: itens de valor de demanda intermediário

     Classe C: itens de menor valor de demanda  

  • Pela classificação Curva ABC, o material A é aquele que possui grande valor de consumo (correto).

    grande valor de consumo = é mais caro em relação aos tipos de material B e C

  • Certo

    Classe A--> mateiras de grande consumo anual, alto valor de investimento financeiro


ID
3039064
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação à classificação de materiais, julgue o item que se segue.


Segundo a classificação XYZ, o material X é aquele que possui importância vital, sem similar na empresa, e cuja falta ocasiona paralisação da produção.

Alternativas
Comentários
  • Gab. ERRADO

    A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):

    Classe X - Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.

    Classe Y - Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.

    Classe Z - Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

    Fonte: Enap

  • Z de se faltar, dá zica.

  • GABARITO: ERRADO

    A Classificação XYZ avalia a criticidade do item, ou seja, quão imprescindível ele é para as operações da empresa. Por exemplo, em uma fábrica alimentícia, a falta de alguns itens pode paralisar o funcionamento de toda a fábrica. Por outro lado, a falta de alguns insumos pode prejudicar as operações, mas elas não precisarão ser paralisadas. Além disso, é possível que esse item possa ser substituído por outros itens já em estoque, reduzindo sua criticidade.

    Ao aplicar a classificação XYZ, o analista deve analisar os itens em estoque e classifica-los conforme sua criticidade, sendo X a classe de menor criticidade e Z a classe com os itens considerados indispensáveis ao funcionamento da organização. A seguir são apresentadas definições mais claras das três classes:

    Classe X – Itens de baixa criticidade: a falta destes itens não acarreta em paradas, riscos de segurança ou danos ao patrimônio; há várias alternativas de materiais substitutos; o fornecimento dos itens é facilitado e rápido.

    Classe Y – Itens de criticidade média: a falta desses itens pode causar paradas na produção, riscos de segurança ou dados ao patrimônio; são itens relativamente fáceis de serem substituídos ou adquiridos em caso de falta;

    Classe Z – Itens de máxima criticidade: considerados imprescindíveis para o andamento dos trabalhos; sua falta certamente causará a parada das operações ou colocar as pessoas e o patrimônio em risco; são materiais que não podem ser substituídos por equivalentes; a aquisição desses materiais é complicada e demorada.

    FONTE: http://aprendendogestao.com.br/classificacao-xyz-criticidade/

  • Gabarito: Errado

    Os materiais da classe X possuem uma baixa criticidade. Em caso de falta não haverá paralisações da produção, nem risco à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Além disso, os materiais X podem ser facilmente obtidos no mercado.  

  • baiXa importância= X

  • A Z que tem a importância vital.

  • A Z que tem importância vital.

  • Importância Operacional/Criticidade: XYZ

    • X é de pouca importância e pode ser substituído facilmente,
    • tem a importância relativamente média, e,
    • Z tem grande importância pois sua falta pode causar prejuízo à produção e dificilmente é substituído.

    Importância Financeira: ABC

    1. A é de maior importância financeira e menor no estoque,
    2. a classe média importância financeira e média no estoque e,
    3. a classe é a menor importância financeira e a maior no estoque.

  • Segundo a classificação XYZ, o material X é aquele que possui importância vital, sem similar na empresa, e cuja falta ocasiona paralisação da produção. ERRADO!

    O CORRETO:

    Segundo a classificação XYZ, o material Z é aquele que possui importância vital, sem similar na empresa, e cuja falta ocasiona paralisação da produção.


ID
3039067
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação à classificação de materiais, julgue o item que se segue.


Materiais críticos por razão de segurança são os materiais com alto custo de armazenagem ou de transporte.

Alternativas
Comentários
  • Críticos por razões econômicas = materiais de custos significativos de transporte e armazenagem;

    Críticos por razões de armazenagem, manuseio e transporte = materiais de alta periculosidade, ou perecíveis, ou, ainda, de elevados peso e dimensão.

    Críticos por razões de planejamento = materiais de difícil previsão de consumo, pela organização.

  • GABARITO: ERRADO

    Materiais críticos são merecedores de atenção especial do gestor, por diversos motivos – sejam eles operacionais, de segurança, econômicos entre outros. Assim, as razões para a consideração de materiais como críticos podem ser assim listadas:

    razões econômicas = materiais de custos significativos de transporte e armazenagem;

    razões de armazenagem, manuseio e transporte = materiais de alta periculosidade, ou perecíveis, ou, ainda, de elevados peso e dimensão.

    razões de planejamento = materiais de difícil previsão de consumo, pela organização.

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • Gabarito: ERRADO

    O QUE É CONSIDERADO MATERIAL CRÍTICO:                                          

    * de reposição específica;

    * demanda imprevisível;

    * a decisão de estocar é tomada com base na análise de risco que a empresa corre;

    * não estão sujeitos ao controle de obsoloscência.   

    COMO IDENTIFICA- LOS                                                                                                                            

    * por problemas de obtenção;

    * por razões econômicas;

    * por problemas de armazenagem e transporte;

    * por problemas de previsão;

    * por razões de segurança.

  • QUANTO À CRITICIDADE (IMPORTÂNCIA OPERACIONAL XYZ):

    → Materiais criticos são aqueles que serve de reposição para um equipamento ou grupo de equipamentos, caso venha a ser necessário. Demanda imprevisível

    → Seu uso não e corrente, mas na sua falta, a organização poderia parar de produzir.

    Deve avaliar a importância de terem em estoque considerando elementos como:

    Problema de obtenção: (importado, único fornecedor, escassez)

    Razão econômica: (elevado valor, elevado custo para transporte)

    Problema de armazenagem e transporte: (perecível, alta periculosidade)

    Problema de previsão: (utilização de difícil previsão)

    Razão de segurança: (reposição de alto custo)

    A questão inverteu os conceitos dos elementos Razão econômica com Razão de segurança.

    Gabarito: ERRADO

  • Errado

    Materiais críticos

    Razões de segurança: reposição de alto custo; para equipamento vital de produção.

  • Para Viana, algumas razões para se considerar o material crítico são:

    >> razões econômicas: material de alto valor ou de custos elevados de armazenagem e transporte;

    >> razões de armazenagem, manuseio e transporte: materiais de alta periculosidade, materiais perecíveis, ou de elevado peso e dimensão.

    >> razões de planejamento: para materiais de demanda imprevisível.

    >> razões de obtenção: aplica-se àqueles materiais importados, escassos no mercado, ou, ainda, comercializados por fornecedor único.

    Vale deixar claro que a criticidade aqui abordada não se confunde com a estudada na classificação XYZ.

    Gabarito: ERRADO


ID
3039070
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação à classificação de materiais, julgue o item que se segue.


Material permanente é aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde sua identidade física, mesmo quando incorporado a outro bem, e(ou) apresenta uma durabilidade superior a dois anos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Material de consumo: É aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos.

    Material permanente: É aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde sua identidade física, mesmo quando incorporado a outro bem, e/ou apresenta uma durabilidade superior a dois anos.

    Material Permanente: material de duração superior a dois anos, levando-se em consideração os aspectos de durabilidade, fragilidade, perecibilidade, incorporabilidade e transformabilidade.

    Enap

  • Elvis O. F. ✔, obrigada pelos seus preciosíssimos comentários! :)

  • Certo

    Material permanente é aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde sua identidade física, mesmo quando incorporado a outro bem, e/ou apresenta uma durabilidade superior a dois anos.


ID
3039073
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito à gestão de estoques, julgue o item a seguir.


A manutenção de estoques está ligada à proteção de oscilações de demanda de produtos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Anota aí:

    Exemplos de custos de armazenagem:

    # maior necessidade de área para armazenagem = custo de espaço físico;

    # maior probabilidade de perdas = custo de perdas;

    # maior probabilidade de furtos e roubos = custo de furtos e roubos;

    # maior probabilidade dos itens em estoque tornarem-se obsoletos = custo de obsolescência;

    # maior gasto com seguros dos itens em estoque = custo com seguro para o estoque;

    # maior o valor perdido com a desvalorização dos bens permanentes em estoque = custos de depreciação.

     

    Mas manter estoques também pode ter suas vantagens, como por exemplo:

    # Estoques podem proteger as organizações de eventuais oscilações de demanda;

    # Estoques podem proteger as organizações de eventuais oscilações de mercado;

    # Estoques podem ser uma oportunidade de investimento;

    # Estoques podem proteger de atrasos;

    # Grandes estoques podem implicar economia de escala.

    Portanto, a manutenção de estoques também está ligada à proteção de oscilações de demanda de produtos.

    Enap


ID
3039076
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito à gestão de estoques, julgue o item a seguir.


Os custos de seguro para estoques são indiretamente proporcionais à quantidade de estoque mantido.

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior seu estoque maior será o seguro pago pelo mesmo

    Portanto é diretamente proporcional :)

    Gabarito: Errado

  • Gab. Errado!

    Custos diretamente proporcionais ao nível do estoque médio

    Estes custos crescem com o aumento da quantidade média em estoque (por isso são ditos diretamente proporcionais). São também chamados de custos de carregamento, pois são decorrentes da necessidade de se manter ou carregar estoques. Seguem alguns exemplos:

    # maior necessidade de área para armazenagem = custo de espaço físico

    # maior probabilidade de perdas = custo de perdas

    # maior probabilidade de furtos e roubos = custo de furtos e roubos

    # maior probabilidade dos itens em estoque tornarem-se obsoletos = custo de obsolescência

    # maior gasto com seguros dos itens em estoque = custo com seguro para o estoque

    # maior o valor perdido com a desvalorização dos bens permanentes em estoque = custos de depreciação

  • Errado

    Custos diretamente proporcionais ao nível do estoque médio.

    Quanto mais estoque...maior gasto com seguros dos itens em estoque = custo com seguro para o estoque

  • Os custos de seguro para estoques são indiretamente proporcionais à quantidade de estoque mantido. Resposta: Errado.

    Quanto maior o estoque (bens), maior será o valor cobrado pela seguradora!


ID
3039079
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito à gestão de estoques, julgue o item a seguir.


Os custos de carregamento são compostos pelo somatório dos custos de armazenagem com o custo de capital.

Alternativas
Comentários
  • Os custos de carregamento são compostos pelo somatório dos custos de armazenagem com o custo de capital. Resposta: Certo.

    Custo de carregamento: despesa relativa à manutençao de um ativo na carteira. Inclui, dependendo do tipo do ativo, despesas financeiras, custos de estocagem, seguros, custos de obtençao de crédito e juros.

  • Complementando, pois a fórmula já foi matéria de prova:

    A fórmula do Custo de Carregamento (Cc):

    Cc = Custo de Armazenagem (Ca) + Custo de Capital. (Ck).

    Ck = taxa-de-juros*preço-do-produto


ID
3039082
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito à gestão de estoques, julgue o item a seguir.


O inventário rotativo permite que os itens do estoque sejam contados por partes, de forma que não seja necessária a interrupção total das atividades da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo.

    Inventário rotativo (ou contagem cíclica) é aquele efetuado no decorrer do ano fiscal da organização, sem interrupção das atividades operacionais, concentrando-se em grupos de itens em determinados períodos, podendo ser semanais, mensais, trimestrais ou quando necessário.

    A INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 205, DE 08 DE ABRIL DE 1988, apresenta outros tipos de inventários que vez por outra aparecem em provas de concurso. Vide a Q1039689

    Os tipos de Inventários Físicos são:

    I) anual – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício

    II) inicial – realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;

    III) de transferência de responsabilidade – realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora;

    IV) de extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;

    V) eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.

  • GABARITO: CERTO

    No inventário rotativo, estamos permanentemente contando os itens. O método consiste no levantamento rotativo, contínuo e seletivo dos materiais existentes em estoque ou daqueles permanentes distribuídos para uso. Sua vantagem é que não implica a necessidade de paralisação das atividades da organização, elaborando-se um cronograma de trabalho (de acordo com os interesses da empresa) que abranja todos os itens dentro de um período fiscal.

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.


ID
3039085
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito à gestão de estoques, julgue o item a seguir.


Suponha‐se que uma empresa venda 5.000 unidades de determinado produto por mês, com tempo de reposição de dois meses, e mantenha 600 unidades do produto como estoque de segurança. Nesse caso, o ponto de pedido será de 10.000 unidades.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado!

    1º - 5.000 unidades de determinado produto por mês;

    2º - tempo de reposição de dois meses;

    3º - 600 unidades do produto como estoque de segurança.

    Extraídas as principais informações, vamos à fórmula do ponto de pedidos:

    PP = (C x TR) = Emin

    PP = Ponto de Pedido

    C = Consumo Média Mensal

    TR = Tempo de Reposição

    EMin = Estoque Mínimo (ou estoque de segurança)

    PP= (5.000 x 2) + 600

    PP= 10.000 + 600

    PP= 10.600

    Portanto, o gabarito de fato é errado, pois o ponto de pedido, nos estritos termos dos dados da questão, será de 10.600 (dez mil e seiscentas) unidades e não de 10.000 (dez mil).

  • Fiz de cabeça! porqu o calculo era basico


ID
3039088
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A cada 180 dias, a empresa X vende R$ 200.000 de um  determinado produto.  Ela possui um valor de estoque médio  de R$ 50.000. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o seguinte item.


No período em análise, o giro de estoque é igual a 5.

Alternativas
Comentários
  •  o giro de estoque é igual a 4.

  • Gabarito Errado

    Ir = Cm / Em;

    Ir = 200.000 / 50.000 = 4

    Ir = índice de rotatividade do estoque (ou giro do estoque);

    Cm = Consumo;

    Em = estoque médio;

  • Errada

    Giro de estoque = Consumo médio/ Estoque médio.

    Consumo médio = 200.000

    Estoque médio = 50.000

    Giro/Rotatividade = 4

  • Giro de estoque= CMV(total dos períodos)/ Estoque médio (Estoque Inicial+ Estoque Final /2)

    Total dos períodos =200.000 / 50.000 (estoque médio)= 4

    Período:180 / 4= 45

    Logo, a questão está errada já que seu giro é de 4 e não de 5 sendo renovado a cada 45 dias.


ID
3039091
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A cada 180 dias, a empresa X vende R$ 200.000 de um  determinado produto.  Ela possui um valor de estoque médio  de R$ 50.000. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o seguinte item.


A cobertura do estoque é de 45 dias.

Alternativas
Comentários
  • Se a cada 180 dias ela vende 200.000, então no mês a empresa vende 30.000. Sendo assim, durante 45 dias a empresa terá a cobertura de estoque, uma vez que 30.000*1,5=45.

  • Fiz da seguinte maneira:

    Estoque atual/Média de Vendas X número de dias, portanto ficou assim:

    50.000/200.000 = 0,25

    0,25 x 180 = 45

    Qualquer erro me avisem, por favor.

  • Segundo Cerqueira, Antigiro = nº de dias do período em análise / giro de estoque ¹

    Antigiro = 180 / 4¹ = 45 dias

    _____________________________________________________________________

    ¹ Giro de Estoque = Consumo médio / Estoque médio

    Giro = 200.000/50.000 = 4 vezes em 180 dias

    Fonte: Administração de Materiais e Bens Patrimoniais, Cerqueira.

  • aff 

  • Consumo x Tempo de Reposição + Estoque Médio = Ponto de Pedido.

    Vendas / Estoque Médio = Giro de Estoque

    Estoque Médio / Vendas = Anti-giro de Estoque

    R$ 50.000,00 / R$ 200.000,00 = 0,25%

    180 dias x 0,25% = 45 dias de cobertura do estoque.

  • Uma Regra De 3 Simples Resolve :

    Se a cada 180 dias vende 200k , em quantos dias (x) venderá 50k ?

    180 x 50= 900

    200x = 900

    X= 900÷200 = 4,5 = 45 dias

    Gabarito C

  • sanha viu

  • 45 dias = 50mil

    90 dias = 100mil

    180 dias = 200mil

    Certo


ID
3039094
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto às modalidades de compra e ao cadastro de fornecedores, julgue o item subsequente.


Pelo sistema de preço objetivo, o conhecimento prévio do preço justo, além de ajudar nas decisões do comprador, proporciona uma verificação dupla no sistema de cotações, de modo a eliminar fornecedores com preços elevados.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Ceto!

    Questão bem "intuitiva", mas segundo ensinam as melhores literaturas a respeito desta temática, tem-se:

    Um sistema adequado de compras tem variações em função da estrutura da empresa e em função da sua política adotada. De tempos em tempos esse sistema vem sendo aperfeiçoado, acompanhando a evolução e o progresso do mundo dos negócios, mas os elementos básicos permanecem os mesmos, ou seja:

    # O sistema de compras a três cotações: tem por finalidade partir de um número mínimo de cotações para encorajar novos competidores. A pré-seleção dos concorrentes qualificados evita o dispêndio de tempo com um grande número de fornecedores dos quais boa parte não teria condição de fazer um bom negócio.

    # Sistema de preço objetivo: o conhecimento prévio do preço justo, além de ajudar nas decisão do comprador proporciona uma verificação dupla no sistema de cotações. Pode ajudar os fornecedores a serem competitivos, mostrando lhes que suas bases comerciais não são reais e que seus preços estão fora da concorrência. E garante ao comprador uma base para as argumentações nas discussões de aumento de preço e nas negociações de distribuição da porcentagem.

  • Pelo sistema de preço objetivo, o conhecimento prévio do preço justo, além de ajudar nas decisões do comprador, proporciona uma verificação dupla no sistema de cotações, de modo a eliminar fornecedores com preços elevados. Resposta: Certo.

    Nada mais é do que uma dispensa de licitação realizada no comprasnet por meio de Cotação Eletrônica e recentemente denominada de Dispensa Eletrônica.

  • Gab. C

    Josi, o Elvis utilizou a bibliografia do (DIAS, Administração de Materiais; uma abordagem logística, 5º Ed). O trecho copiado está na página 281 do referido livro.

  • CERTO

    Essa questão já foi cobrada pela CESPE, mas sem a parte final ''de modo a eliminar fornecedores com preços elevados''.

  • Certo

    Operação do sistema de compras

    Sistema de preço objetivo: o conhecimento prévio do preço justo, além de ajudar nas decisões do comprador, proporciona uma verificação dupla no sistema de cotações. Pode ainda ajudar os fornecedores a serem competitivos, mostrando-lhes que suas bases comerciais não são reais e que seus preços estão fora de concorrência.

    Marco Aurélio E Dias 5º edição(2010). p.281


ID
3039097
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto às modalidades de compra e ao cadastro de fornecedores, julgue o item subsequente.


Em qualquer caso, não se recomenda a utilização de dupla aprovação nas compras por representar uma burocracia que atrapalha a agilidade no processo de compras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    O sistema de compras pode configurar o número de aprovações necessárias conforme o valor da compra. Por exemplo, uma autorização dupla, do gestor de compras e gestor financeiro para determinadas situações em que os valores das compras sejam altos.

  • Em qualquer caso, não se recomenda a utilização de dupla aprovação nas compras por representar uma burocracia que atrapalha a agilidade no processo de compras. Resposta: Errado.

    Existem casos que é preciso a dupla aprovação. Um exemplo disso é a adjudicação de um pregoeiro e a homologação por uma autoridade competente.

  • ERRADO


ID
3039100
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto às modalidades de compra e ao cadastro de fornecedores, julgue o item subsequente.


No sistema de compras a três cotações, recomenda‐se sempre que não sejam pré‐selecionados os concorrentes qualificados, de modo a ter uma concorrência com o maior número de cotações possível.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Apesar de ser um método utilizado no sistema clássico (ultrapassado) de compras, o sistema de 3 cotações recomenda que seja mantido certo vínculo com (3) fornecedores já qualificados pelo setor de compras, como os fornecedores habituais, por exemplo. Esse método é um verdadeiro paradoxo, pois diz fomentar a segurança e justiça no preço e a busca de novos fornecedores. Ora, esse sistema só afirma que a empresa consultou pelo menos 3 fornecedores diferentes para a aferição de preços; não é nada mais do que isso. Sabemos que as empresas se aproveitam disso para a formação de cartéis de preços ou ate mesmo para o uso de laranjas com CNPJ's que sequer correspondem a empresas de fato.

    Foi só uma explanação. A questão só quer saber se não devem ser pré-selecionados os fornecedores já qualificados, o que está ERRADO, pois, como eu ja disse: O comprador fica amarrado nesses três cotadores de preços somente para usar a demagogia de que foi ampla a consulta, o que não é verdade.

  • dica de concurseiro: quase sempre que uma questão traz uma afirmação categórica (por exemplo o 'sempre') é pra ficar com os 3 pés atrás, pois geralmente está incorreto.

  • No sistema de compras a três cotações, recomenda‐se sempre que não sejam pré‐selecionados os concorrentes qualificados, de modo a ter uma concorrência com o maior número de cotações possível. Resposta: Errado.

    Faça isso e sua demissão estará pronta antes mesmo de apertar o enter.

  • O sistema de compras a 3 cotações parte do principio de se ter um número minimo de cotações de cadastrados para encorajar novos competidores , essa pré seleção é super importante para evitar dispêndio de tempo , reduzir custo operacional e motivar a competição. Portanto item incorreto !!!! há sim essa pré seleção , essa é a base do conceito ! 

  • ERRADO

  • Errado

    Operação do sistema de compras

    Sistema de compras a três cotações: tem por finalidade partir de um número mínimo de cotações para encorajar novos competidores. A pré-seleção dos concorrentes qualificados evita o dispêndio de tempo com um grande número de fornecedores, dos quais boa parte não teria condição para fazer um bom negócio.

    Marco Aurélio E Dias. p.281


ID
3039103
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto às modalidades de compra e ao cadastro de fornecedores, julgue o item subsequente.


Por meio do cadastro dos fornecedores, será realizada a seleção dos fornecedores que atendam às quatro condições básicas de uma boa compra: preço; prazo; qualidade; e condições de pagamento.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Segundo Dias, um dos principais responsáveis pela eficácia do departamento de compras é o fornecedor. Uma boa seleção, em que caracterize sua QUALIDADE, PRAZOS DE ENTREGA, CONFIABILIDADE e sobretudo PREÇOS, é de fundamental importância para o desempenho global.

    Corroborando com este entendimento, Gonçalves ensina que existe alguns fatores a serem negociados entre a organização e seus fornecedores, quais sejam:

    # Preços

    # Prazos de entrega

    # Condições de Pagamento

    # Fatores pós-venda

    # Condições de reajuste dos preços ofertados

    # Garantias contratuais e suas extensões

    # Critério de inspeção e garantias de qualidade

    # Custos do transporte

    # Custo das embalagens ou introdução de embalagens especiais

    # Acréscimos ou reduções de quantidades

  • Viana define 3 premissas para cadastro de fornecedores: Qualidade, Preço, Prazo

  • CERTO


ID
3039106
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto às modalidades de compra e ao cadastro de fornecedores, julgue o item subsequente.


O departamento de compras deve sempre manter em seu cadastro um registro de, no mínimo, três fornecedores para cada tipo de material, mesmo que esses fornecedores sejam monopolistas.

Alternativas
Comentários
  • Fornecedores monopolistas não.

    Monopolistas: são os fornecedores de produtos exclusivos. Geralmente fixam o preço que acham interessante para a sua empresa. Cobram pela exclusividade do produto, alegando valor agregado. Não têm concorrentes. O interesse pela aquisição parte do comprador, ou seja, a unidade, na necessidade de algum produto comercializado e não substituível, é dependente deste fornecedor. 

  • ERRADO

    O departamento de compras deve sempre manter em seu cadastro um registro de, no mínimo, três fornecedores HABITUAIS para cada tipo de material.

    Os fornecedores monopolistas têm produtos singulares; dessa forma, estipulam o preço que quiserem ,pois sabem que os compradores dependem destes produtos. Logo, não há ampla concorrência para que se possa favorecer economia na aquisição de produtos.

    QUADRIX/CRN10/2018 - Os fornecedores monopolistas são sempre consultados em uma coleta de preços. ERRADO

    CESPE/MTE/2014 - O departamento de compras deve manter regularmente em seu cadastro um registro de no mínimo três fornecedores para cada tipo de material, principalmente daqueles fornecedores do tipo monopolista, com produtos de difícil encomenda. ERRADO

  • Exceção que tem caído muito , se liga ..... a regra  é manter cadastro com ,no  mínimo,  três  fornecedores habituais  para  cada  tipo  de  material , mas existe essa ressalva ....MONOPOLISTAS NÃO !!!!!!!!!!

  • ERRADO

  • se é monopolista nem tem outros 2 pra compor 3

  • Dias (2015) apresenta uma classificação para fornecedores em monopolistas, habituais e especiais:

    a) Fornecimento monopolista – Monopolistas são os fabricantes de produtos exclusivos dentro do mercado; normalmente, o volume de compra é que determina o grau de atendimento e relacionamento. Ocorre também na maioria das vezes uma atenção bem pequena dos vendedores para seus clientes; são os chamados “apanhadores de pedido”, porque não existe uma preocupação de venda; o fornecedor é consciente de seu monopólio. Nesses casos, o comprador tem de manter o interesse da aquisição.

    b) Fornecedores habituais – são normalmente os fornecedores tradicionais que sempre são consultados numa coleta de preços; eles possuem uma linha de produto padronizada e bastante comercial. Geralmente são os fornecedores que prestam melhor atendimento, pois sabem que existe concorrência e que seu volume de vendas está ligado à qualidade de seus produtos e ao tratamento dado ao cliente.

    c) Fornecedores especiais – são os que ocasionalmente poderão prestar serviços, mão de obra e até mesmo fabricação de produtos, que requerem equipamentos especiais ou processos específicos e que normalmente não são encontrados nos fornecedores habituais.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Errado

    Classificação de fornecedores

    Com exceção de fornecedores do tipo monopolista, o Departamento de Compras deve sempre manter em seu cadastro um registro de no mínimo três fornecedores para cada tipo de material.

    Marco Aurélio E Dias. 5º edição 2010. p.321


ID
3039109
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto às modalidades de compra e ao cadastro de fornecedores, julgue o item subsequente.


Após a aquisição, é recomendável manter, como fonte de informação sobre o fornecedor, um relatório do desempenho do fornecedor nas entregas das compras efetuadas, com o objetivo de acompanhar se houve devoluções ou atrasos na entrega.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    O setor de compras deve manter informações devidamente documentadas sobre o comportamento do fornecedor, de modo a permitir uma consulta rápida e objetiva quando da necessidade de novos fornecimentos.

    Tais informações permitem aos compradores decisões relacionadas à:

    I) Interrupção de aquisição de produtos do fornecedor, esclarecendo os motivos devidamente documentados de sua eliminação do portfolio de fornecedores da empresa;

    II) Esclarecimento a fornecedores idôneos sobre os motivos da preferência por outro fornecedor, solicitando que reforcem a qualidade de fornecimento;

    III) Acompanhamento e controle das condições de fornecimento ao longo do tempo;

    IV) Fornecimento de subsídios ao comprador, para reforçar sua posição por ocasião da negociação de um novo pedido.

    Além de controlar a evolução dos preços, permite impor condições para corrigir deficiências observadas em fornecimentos anteriores.

    Loreni T. Brandalise

  • CERTO


ID
3039112
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que tange à entrada, à conferência e a critérios e técnicas de armazenagem, julgue o próximo item.


No caso de contagem física dos materiais para recebimento, é possível utilizar técnicas de amostragem quando a contagem individual de cada item for inviável.

Alternativas
Comentários
  • certo

    Técnica de amostragem - Orientações para que os resultados informem de maneira clara e precisa os objetivos da pesquisa

  • Teve um inventário de cartões na minha empresa, nós abrimos umas 8 caixas avulso, cada uma com 500 unidades. Fizemos a contagem manual e certificamos 4000 cartões, depois foi só multiplicar o número de caixas por 500 e chegamos a 600 mil cartões.

    Jà pensou contar cartão por cartão....inviável !!

  • Amostragem: Para que serve e quando utilizar:

    Amostragem é uma técnica estatística que significa extrair do todo uma parte (amostra) com o propósito de avaliar certas características ou contagem de materiais.


ID
3039115
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que tange à entrada, à conferência e a critérios e técnicas de armazenagem, julgue o próximo item.


Na etapa da entrada dos materiais, é realizado o exame de avaria e de conferência de volumes para verificar se as embalagens ou proteções dos produtos não foram violadas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    No recebimento dos produtos deve-se confrontar a nota fiscal com um pedido ou um conhecimento de carga (recibo dado pelo transportador para os bens que foram aceitos para o transporte); checar as quantidades; verificar se há danos e, se houver, reporta-los por meio de relatório; inspecionar os produtos se necessário.

    Loreni T. Brandalise


ID
3039118
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que tange à entrada, à conferência e a critérios e técnicas de armazenagem, julgue o próximo item.


Recomenda‐se que, no caso de recusa do recebimento, não sejam indicados os motivos desta nos documentos do transportador nem no canhoto da nota fiscal.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado

    Recebimento de Materiais

    Ato administrativo de grande importância no contexto da racionalização de materiais, a rotina do recebimento tem início quando chega o pedido e o responsável assina o canhoto do rodapé de uma via da nota fiscal, atestando que a mercadoria foi devidamente recebida, considerando liquidada a transação comercial.

    No recebimento dos produtos deve-se confrontar a nota fiscal com um pedido ou um conhecimento de carga (recibo dado pelo transportador para os bens que foram aceitos para o transporte); checar as quantidades; verificar se há danos e, se houver, reporta-los por meio de relatório; inspecionar os produtos se necessário.

    [...]

    Ao se constatar desconformidades não resolvíveis, procede-se a recusa parcial ou total das mercadorias, anotando-se as circunstâncias que motivaram a recusa no verso da 1ª via da Nota Fiscal e nos documentos do transportador.

    Desta forma, a Nota Fiscal pode acompanhar a mercadoria recusada de volta ao fornecedor, em que o transportador confere a mercadoria bem como a assinatura no canhoto da Nota Fiscal e no conhecimento de transporte.

    Obs.: Para conferir as fases do recebimento, veja a Q1042499.

    Loreni T. Brandalise

  • Errado,

    Quando fizer a recusa, tem que comunicar a irregularidade.

  • GABARITO: E.

    As compras não autorizadas ou em desacordo com a programação de entrega devem ser recusadas, transcrevendo-se os motivos no verso da Nota Fiscal. Outro documento que serve para as operações de análise de avarias e conferência de volumes é o "Conhecimento de Transporte Rodoviário de Carga", que é emitido quando do recebimento da mercadoria a ser transportada.

    As divergências e irregularidades insanáveis constatadas em relação às condições de contrato devem motivar a recusa do recebimento, anotando-se no verso da 1a via da Nota Fiscal as circunstâncias que motivaram a recusa, bem como nos documentos do transportador. O exame para constatação das avarias é feito através da análise da disposição das cargas, da observação das embalagens, quanto a evidências de quebras, umidade e amassados.

    FONTE:https://sites.google.com/site/engenhariaprojetoseconstrucao/suprimentos/nocoes-basicas-de-almoxarifado.


ID
3039121
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que tange à entrada, à conferência e a critérios e técnicas de armazenagem, julgue o próximo item.


Produtos perecíveis devem ser armazenados segundo o método LIFO ou UEPS.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado.

    Armazenagem especial: É a típica armazenagem complexa, destinada a materiais inflamáveis, perecíveis, explosivos etc. Note que este critério de armazenagem pode ser “acumulado” com um dos anteriores (por exemplo: carnes são armazenadas em câmaras frigoríficas – armazenagem especial, e pode ser empregado em conjunto o critério de armazenagem por frequência).

    Importante: produtos perecíveis devem ser armazenados segundo o método FIFO.

    Método PEPS (FIFO):

    Primeiro a entrar, primeiro a sair (first in, first out)

    Método UEPS (LIFO):

    Último a entrar, primeiro a sair (last in, first out)

    Portanto, resta comprovado que a questão está errada justamente por afirmar o contrário do que ensinam as principais literaturas a respeito do assunto.

  • Produtos perecíveis devem ser armazenados pelo método PVPS (Primeiro a vencer, primeiro a sair)

    OBS: O Cespe não considera PVPS para produtos perecíveis; outras bancas sim. Para CESPE é PEPS.

  • O método usado para materiais perecíveis é o FEFO.

    FEFO/PVPS: método mais indicado para movimentação e avaliação de estoques cujas mercadorias têm prazo de validade. Serve para gerenciar o arranjo e expedição de materias primas ou mercadorias em estoque . É muito utilizado e aplicado nas operações das indústrias: alimentícias , bebidas , químicas e farmacêuticas. Esse conceito também é muito utilizado para arranjo de mercadoria de varejo.

  • ERRADO

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 205

    4. A armazenagem compreende a guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, a fim de suprir adequada mente as necessidades operacionais das unidades integrantes da estrutura do órgão ou entidade.

    4.1. Os principais cuidados na armazenagem, dentre outros são:

    a) os materiais devem ser resguardados contra o furto ou roubo, e protegidos contra a ação dos perigos mecânicos e das ameaças climáticas, bem como de animais daninhos;

    b) os materiais estocados a mais tempo devem ser fornecidos em primeiro lugar, (primeiro a entrar, primeiro a sair - PEPS), com a finalidade de evitar o envelhecimento do estoque;


ID
3039124
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que tange à entrada, à conferência e a critérios e técnicas de armazenagem, julgue o próximo item.


Na armazenagem por frequência, os materiais que tenham maior frequência de movimento devem ser armazenados o mais próximo possível da saída.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Seria uma forma de agilizar o trabalho.

  • Gab. Certo

    Armazenagem por frequência: Os materiais com maior frequência de entrada e saída do almoxarifado são

    armazenados próximos à sua entrada/saída.

    Ganha-se tempo, porém perde-se espaço.

  • Armazenagem por tamanho, peso ou forma (acomodabilidade): materiais de características físicas semelhantes são armazenados mais próximos. Esse critério possibilita um maior aproveitamento do espaço físico, e demanda maior necessidade de controle por parte do gestor de almoxarifado.

    Armazenagem por frequência: os materiais com maior frequência de entrada e saída do almoxarifado são armazenados próximos à sua entrada/saída.

    Armazenagem especial: é a típica armazenagem complexa, destinada a materiais inflamáveis, perecíveis, explosivos etc. Note que este critério de armazenagem pode ser “acumulado” com um dos anteriores (por exemplo: carnes são armazenadas em câmaras frigoríficas – armazenagem especial, e pode ser empregado em conjunto o critério de armazenagem por frequência). Importante: produtos perecíveis devem ser armazenados segundo o método FIFO.

    Armazenagem em área externa: este critério é aplicável a materiais que podem ser armazenados em áreas externas (por exemplo, automóveis acabados, armazenados em pátios), reduzindo custos e ampliando o espaço interno do almoxarifado para materiais que necessitam de maior proteção.

    Coberturas alternativas: trata-se de soluções para a obtenção de uma área coberta, sem incorrer em custos de construção atinente à expansão do almoxarifado. Em geral, a cobertura é de PVC.

  • Gab: CERTO

    Os tipos de armazenagem mais cobrados são:

    • Por Agrupamento (Complementaridade): Materiais associados ficam mais PRÓXIMOS.
    • Por Compatibilidade - TamanhoInfluência de um material em outro, aproveita bem o espaço.
    • Por Frequência: São os MAIS utilizados, ficam próximos à entrada/ saída do estoque.

    FONTE: Meu resumo. pág. 43.

    OBS: vendo meu resumo de ARM. Interessados, envie o e-mail solicitando amostra :)


ID
3039127
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que tange à entrada, à conferência e a critérios e técnicas de armazenagem, julgue o próximo item.


Na armazenagem por agrupamento, há a vantagem de permitir o melhor aproveitamento do espaço.

Alternativas
Comentários
  • Armazenagem por agrupamento: Este tipo de armazenagem, facilita a arrumação e localização de materiais mas em contrapartida não otimizando o espaço físico do ambiente.

  • Gab. Errado

    Armazenagem por agrupamento (ou complementaridade): Materiais associados são alocados próximos uns dos outros. É o caso de se armazenarem sobressalentes variados de um motor de automóvel, por exemplo, em uma mesma estante.

    Esse critério facilita as tarefas de arrumação e busca, mas nem sempre permite, o melhor aproveitamento do espaço.

  • 1 Armazenagem por agrupamento: esse critério facilita as tarefas de arrumação e busca, mas nem sempre permite o melhor aproveitamento do espaço

    2. Armazenagem por tamanhos (acomodabilidade): esse critério permite bom aproveitamento do espaço.

    3. Armazenagem por freqüência: esse critério implica armazenar tão próximo quanto possível da saída os materiais que tenham maior freqüência de movimento.

    4 Armazenagem por compatibilidade: De acordo com este critério, deve-se considerar, para fins de armazenagem, a influência que um material pode ter sobre outro, de modo que devam ser mantidos em ambientes distintos. Há materiais que, se mantidos isolados, não são perigosos, mas que, se mantidos próximos, podem oferecer riscos devido às suas propriedades químicas. Há, ainda, o exemplo clássico da absorção de odor de peixe pela manteiga, caso mantidos no mesmo ambiente de refrigeração.

  • Errada

    Armazenagem por Agrupamento = Facilita as tarefas de arrumação e busca, mas nem sempre permite o melhor aproveitamento do espaço.

    Armazenagem por Tamanhos = Permite bom aproveitamento do espaço.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Gab. ERRADO

    Mnemônico: Agrupamento similar.

    Armazenagem por agrupamento: Materiais semelhantes (similares) são alocados próximos uns dos outros . Exemplo: materiais de informática armazenados no mesmo local.


ID
3039130
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais da arquivologia, julgue o item seguinte.


Os gêneros documentais presentes nos arquivos são, entre outros, documentos textuais, documentos audiovisuais e documentos cartográficos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, gênero documental é a reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso, como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos, documentos filmográficos, documentos iconográficos, documentos micrográficos, documentos textuais.

  • CERTO.

    ESPÉCIE "mais geral"

    Designação do documento segundo seu aspecto formal e da aplicação a que esse documento se destina.

    Ex.: Carta, certidão, decreto, edital, ofício, relatório, requerimento,minuta...

    TIPO "mais específico"

    Soma da espécie documental com atividade fim (finalidade) a que o documento se destina.

    Ex.: Atestados médico, ata de eleição, cartas precatórias, decretos legislativos, edital de licitação...

  • CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS:

    1)   Gênero – Aspecto documental relacionado ao conjunto de signos ou símbolos utilizados para registrar a informação. Relacionando-se ao suporte pelo qual a informação é registrada. Auxilia na conservação e preservação.

     

    a)   Escrito/textuais: manuscrito, impresso.

    b)   Iconográfico: (ou não a trilhas sonoras, com bitolas e dimensões variáveis. Exemplos: filmes e fotografia) Gênero de documentos iconográficos é formado por documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado ou não, contendo imagens estáticas.

    c)   Filmográfico: imagem em movimento, não é necessário som. São os documentos em películas cinematográficas e fitas magnéticas de imagem (tapes), conjugadas fitas vídeo magnéticas.

    d)   Sonora; formas de som e áudio.

    e)   Informáticos/digitais: gravados por meios digitais, necessitam de equipamentos especializados.

    f)    Cartográficos: representação reduzida de uma área maior (mapa e plantas)

    g)   Micrográficos: microformas. A microfilmagem, que garante a autenticidade de documentos, é uma maneira legalmente aceita de substituição do suporte documental. 

  • Meu menemônico: Gênero (mudança de gênero - trans )= CIT FIMS

    cartográfico

    informático

    textuais

    fonográfico

    informático

    micrográficos

    sonoros

    A ideia é polêmica : mas é só para lembrar com raiva ou sem raiva. ;)

  • CERTO

    gênero documental

     Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

    Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso, como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos, documentos filmográficos, documentos iconográficos, documentos micrográficos, documentos textuais.

  • O gênero documental é uma das possibilidades de classificação dos arquivos, assim como a forma, o formato, a espécie, tipo, estágio de evolução, entidades mantenedoras, entre outros.

    São exemplos de gêneros documentais: textuais, iconográficos, filmográficos, cartográficos, audiovisuais, micrográfiicos, eletrônicos e bibliográficos.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Resolução:

    O gênero documental é uma das possibilidades de classificação dos arquivos, assim como a forma, o formato, a espécie, tipo, estágio de evolução, entidades mantenedoras, entre outros.

    São exemplos de gêneros documentais: textuais, iconográficos, filmográficos, cartográficos, audiovisuais, micrográfiicos, eletrônicos e bibliográficos.

    Resposta: certa

  • Gênero

    • Linguagem usada; forma como a informação está registrada no documento
    • Textual
    • Audiovisual
    • Cartográfico
    • Iconográfico
    • Multimídia

    Gabarito: CERTO


ID
3039133
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais da arquivologia, julgue o item seguinte.


A função básica do arquivo é a preservação da memória da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Função básica é administrativa. Eu acho,rs...

  • A função básica do arquivo é tornar disponíveis as informações contidas no acervo documental sob sua guarda. Para que os arquivos possam desempenhar suas funções, torna- se indispensável que os documentos estejam dispostos de forma a servir ao usuário com e precisão e rapidez.

  • Você precisa saber ainda que os documentos guardados no arquivo possuem utilidade futura para a pessoa/família/instituição que o possui, sendo normalmente utilizado para fins de prova ou informação relativa às atividades da organização. 

    Assim, podemos dizer que os arquivos possuem como finalidade servir à administração. Com o tempo, sua utilidade ser tornará em ser base para conhecimento histórico. Sua função, ou seja, sua atividade essencial é tornar disponível as informações contidas no seu acervo

  • Administrativa e funcional.

  • Função do Arquivo:Tornar disponíveis as informações.

  • Função básica(primária) é administrativa. Valor histórico é secundário.

  • ERRADO

    Função básica: Para permitir acesso aos documentos pelos consulentes (função principal)

  • FUNÇÃO É DAR ACESSO!!!

    FINALIDADE QUE É PRINCIPAL( ADMINISTRATIVA ) E SECUNDÁRIA (HISTÓRICA)

    FINALIDADE É DIFERENTE DE FUNÇÃO!!!

  • FUNÇÃO É DAR ACESSO!!!

    FINALIDADE QUE É PRINCIPAL( ADMINISTRATIVA ) E SECUNDÁRIA (HISTÓRICA)

    FINALIDADE É DIFERENTE DE FUNÇÃO!!!

  • ERRADO

    Essa é a função secundária, a primária é servir a Administração.

  • Gabarito: Errado

  • Gab. E - Função básica (primária) é administrativa e funcional. Valor histórico é secundário.

  • Resolução: os documentos de arquivo são criados/recebidos para servir a instituição responsável por sua criação/recepção. Preservar a memória da instituição é um efeito colateral que abarca alguns documentos.

    Resposta: errada


ID
3039136
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais da arquivologia, julgue o item seguinte.


Uma das características fundamentais do arquivo é o caráter orgânico que relaciona o documento aos outros do mesmo conjunto.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas

  • Gabarito: certo

    Desconsiderem esse Juliano

  • Princípio da organicidade.

  • Aprendi em uma apostila de banca de jornal, que organicidade relaciona o arquivo a Instituição somente. Mas pensando aqui... Se cada arquivo se relaciona à Instituição, então esses arquivos também devem se relacionar entre si. Portanto gabarito Correto.

    Questão de raciocínio lógico para quem não tem certeza da resposta certa.

    #nadanemninguemvainospararSóseDeusquiser

  • Certo!

    Princípio da Organicidade/ Respeito pela ordem original: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade. os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora (manter a ordem de quem mandou os documentos).

    Bons estudos, galeraaaaa!

  • A organicidade representa a inter-relação dos documentos de arquivo e o vínculo existente entre estes e as funções e atividades que lhes deram origem, de forma que um documento isolado do seu contexto de produção perde muito de seu significado. (Bellotto)

    Inclusive, essa parte em negrito já foi questão explorada pela cespe.

  • Certo

    PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE Todo documento tem uma relação orgânica com a instituição que o criou, em função de seu propósito;

    Obs: reflete as funções, atividades e estrutura da instituição.

  • CERTO

    "O princípio da organicidade, reconhece a natureza dos documentos, auxiliando assim na distinção entre arquivo e biblioteca/museu. Para esse princípio, os arquivos de uma organização decorrem diretamente das atividades praticadas por ela, refletindo a e estabelecendo assim esse vínculo arquivistico. Ou seja, há uma interdependência (vínculo) do teor desses documentos com a atividade e estrutura da organização onde eles foram produzidos."

    ->Alfacon concursos.

  • Um documento orgânico é aquele que foi produzido ou recebido no decorrer das atividades de uma instituição para que essas mesmas atividades tenham condições de serem desenvolvidas, afinal, toda informação precisa ser registrada em algum suporte documental, para que as informações possam ser materializadas e repassadas. 

    Essas atividades, portanto, estão intimamente ligadas aos documentos. Sem elas, a necessidade do documento existir desaparece. Nesse sentido, os documentos de arquivo estão diretamente ligados à organicidade e todos os documentos que foram produzidos pelo mesmo motivo terão uma relação entre si, que é o próprio objeto de sua criação.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Resolução:

    Um documento orgânico é aquele que foi produzido ou recebido no decorrer das atividades de uma instituição para que essas mesmas atividades tenham condições de serem desenvolvidas, afinal, toda informação precisa ser registrada em algum suporte documental, para que as informações possam ser materializadas e repassadas. 

    Essas atividades, portanto, estão intimamente ligadas aos documentos. Sem elas, a necessidade do documento existir desaparece. Nesse sentido, os documentos de arquivo estão diretamente ligados à organicidade e todos os documentos que foram produzidos pelo mesmo motivo terão uma relação entre si, que é o próprio objeto de sua criação.

    Resposta: certa

  • Creio que essa questão seja passível de anulação. Segundo o princípio da ORGANICIDADE, há uma relação entre os arquivos e a instituição que os criou. Mas o princípio do INTER - RELACIONAMENTO estabelece que os arquivos guardam relação ENTRE SI (uns com os outros), de acordo com o trecho "caráter orgânico que relaciona o documento aos outros do mesmo conjunto". A questão acima, portanto, se trata do princípio do INTER - RELACIONAMENTO, e não do princípio da ORGANICIDADE, como aponta o gabarito.


ID
3039139
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais da arquivologia, julgue o item seguinte.


O método descritivo em arquivo aplica‐se a conjunto de documentos.

Alternativas
Comentários
  • ARQUIVO

    - Aplica-se a conjuntos de documentos.

    - As séries (órgãos e suas subdivisões, atividades funcionais ou grupos documentais da mesma espécie) são consideradas unidades para fins de descrição. 

  • Gabarito: CERTO

  • O que é método descritivo??? Acompanho comentários.

  • Inventário = descreve o arquivo permanente. (Instrumento de pesquisa).

    Guia = orientações aos usuários + abrangente

    Acredito que seja o Inventário que descreve conjuntos de docs. (Tendo como base algumas questões respondidas)

    GABARITO CORRETO.

    Apesar de vaga a afirmativa!

  • OBS:Um programa de descrição deve prestar informações sobre o acervo em sua totalidade.

    Ano: 2018 Banca:

    Pontos básicos da política de descrição

    Hierarquia dos instrumentos (a elaboração dos instrumentos de pesquisa deve ser sucessiva, partindo do geral para o parcial. Pois é preciso fornecer uma visão geral dos fundos do arquivo, seus serviços e possibilidades de acesso). Guia deve ser o 1º instrumento a ser elaborado

  • O termo "método descritivo" está sem contexto, mas se a banca está falando da descrição em si, deve-se aplicar aos documentos isoladamente, e não a conjuntos documentais. 

    Descrever é a ação de analisar o documento, retirar informações que o representam (tanto elementos formais quanto de conteúdo) e inserir em um instrumento de pesquisa.

    A descrição é aplicada em documentos isolados porque cada documento vai fornecer informações específicas sobre si, que são importantes para produzir instrumentos de pesquisa, dos mais gerais aos mais específicos. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Grato pelos comentários, mas n consegui entender bem...
  • No comentário a professora disse que se aplica ISOLADAMENTE a um documento, mas deu o gabarito dela como "Certo". Oxe

ID
3039142
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos conceitos fundamentais da arquivologia, julgue o item seguinte.


Os arquivos setoriais recebem os documentos originados no arquivo intermediário da organização.

Alternativas
Comentários
  • Arquivos centrais por natureza: intermediários e permanentes. (Professor Rodrigo Barbati)

  • Arquivos setoriais - cada setor possui o seu.

  • Setoriais: Instalados junto aos órgãos operacionais (setores), cumprindo funções de arquivos correntes;

    Central ou Geral: acumulam em um único local documentos correntes provenientes das diversas áreas da instituição, centralizando os documentos correntes.

     

    OBS: os dois são para arquivos correntes. Centralizados ou em cada setor. 

  • só um detalhe: nenhum documento é gerado no arquivo INTERMEDIÁRIO.

  • Gab. E...

    Para quem olha os comentários para saber a resposta quando a quantidade de questões permitidas na versão gratuita acabaram.

  • Gabarito: Errado

  • Gab. E

    O arquivo intermediário recebe os documentos originados nos arquivo setoriais da organização [mediante transferência].

  • Direto ao Ponto!

    Os arquivos setoriais (CENTRAIS/GERAL) recebem os documentos originados no arquivo intermediário da organização.

    GABARITO: ERRADO

  • Achei que intermediário era uma forma de chamar os setoriais,mas pelo visto é o contrário kkk. Vou anotar aqui

ID
3039145
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.


Os documentos nos arquivos correntes já tramitaram e estão esperando o término do valor primário.

Alternativas
Comentários
  • Arquivo de Primeira Idade ou CORRENTE.

    É constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso.Os documentos tramitam bastante de um setor para outro, podem ser emprestados a outros setores para atingirem a finalidade para a qual foram criados.

  • 1- Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração. 

    Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

  • Gabarito: Errado

    ----

    Acho que o certo seria assim: Os documentos nos arquivos INTERMEDIÁRIOS já tramitaram e estão esperando o término do valor primário.

  • Gab. E - Arquivo intermediário

  • Gabarito: Errado

  • Os documentos são criados/recebidos no âmbito dos arquivos correntes para que alguma atividade institucional possa ser desenvolvida.

    Nesse sentido, os documentos acabaram de ser criados/recebidos e sua tramitação passa a acontecer a partir desse momento, dando início ao valor primário dos documentos (motivo pelo qual os documentos foram criados). Posteriormente, quando os documentos atingem os objetivos pelos quais foram criados, ou seja, quando a atividade é finalizada e findo o prazo definido pela tabela de temporalidade, os documentos podem ser eliminados, transferidos para o arquivo intermediário ou recolhidos para o arquivo permanente. 

    O documento será eliminado, caso não seja mais útil para a instituição. Será transferido se o valor primário ainda existir, ainda que em menor intensidade, e será recolhido caso o documento possua valor secundário (características históricas, culturais, probatórias ou informativas).

    A questão afirma que os documentos correntes já tramitaram e estão esperando o término do valor primário, mas essa é uma característica dos documentos pertencentes ao arquivo intermediário. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Os documentos são criados/recebidos no âmbito dos arquivos correntes para que alguma atividade institucional possa ser desenvolvida.

    Nesse sentido, os documentos acabaram de ser criados/recebidos e sua tramitação passa a acontecer a partir desse momento, dando início ao valor primário dos documentos (motivo pelo qual os documentos foram criados). Posteriormente, quando os documentos atingem os objetivos pelos quais foram criados, ou seja, quando a atividade é finalizada e findo o prazo definido pela tabela de temporalidade, os documentos podem ser eliminados, transferidos para o arquivo intermediário ou recolhidos para o arquivo permanente. 

    O documento será eliminado, caso não seja mais útil para a instituição. Será transferido se o valor primário ainda existir, ainda que em menor intensidade, e será recolhido caso o documento possua valor secundário (características históricas, culturais, probatórias ou informativas).

    A questão afirma que os documentos correntes já tramitaram e estão esperando o término do valor primário, mas essa é uma característica dos documentos pertencentes ao arquivo intermediário. 

    Gabarito do Professor: errada

ID
3039148
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.


Quando a frequência de uso diminui, os documentos podem ser transferidos ao arquivo intermediário.

Alternativas
Comentários
  • Estranho ninguém comentar nessas questões da quadrix... Mas, sempre estudei que o que determina o envio para o arquivo intermediário não é a frequência de uso que diminui, pois podemos imaginar um documento que diminuiu a frequência de uso de 5 dias para quatro dias na semana, por exemplo, isso já é uma diminuição de frequência, no entanto o documento continuaria corrente. Questão horrível. Ajudem-me!

  • Daniel, é aquela típica coisa de pode/deve.

    A questão fala que seja possível a transferência, não que deve ser transferido.

  • Arquivo intermediário: este é o arquivo de segunda idade, representando a segunda fase do ciclo de vida dos documentos. Ele é resultado da transferência de documentos que estavam no arquivo corrente, uma vez que os mesmos já não são consultados com tanta frequência

    Eles continuam possuindo valor primário, pois podem ser solicitados a qualquer momento para uso, sendo conservados por ordem administrativa, legal ou financeira, mas o valor primário dos documentos em arquivo intermediário perdem valor com o tempo.

    Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:

    arquivo intermediário

    1- Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda destinação. 

  • Gabarito: CERTO

  • Necessário pontuar que os procedimentos de TRANSFERÊNCIA e RECOLHIMENTO são realizados segundo a frequência do uso dos documentos e não em função do seu valor (Perda de valor = Eliminação).

  • Gabarito: Certo

  • Os documentos são produzidos ou recebidos no âmbito do arquivo corrente da instituição para que alguma atividade institucional possa ser desenvolvida. Nesse sentido, quando o documento cumpre as funções pelas quais foi criado, ou seja, quando o objetivo de criação/recepção do documento é atingido, procede-se ao arquivamento na fase corrente.

    Desde o momento de sua produção/recebimento, o prazo definido pela tabela de temporalidade para que esse documento fique no arquivo corrente começou a ser contado e continua a ser contabilizado após o seu arquivamento. Findo o prazo, há três possibilidades de movimentação desse documento:

    - ser eliminado diretamente do arquivo corrente;
    - ser transferido para o arquivo intermediário;
    - ser recolhido ao arquivo permanente.
    O documento será eliminado, caso não seja mais útil para a instituição. Será transferido se o valor primário ainda existir, ainda que em menor intensidade, e será recolhido caso o documento possua valor secundário (características históricas, culturais, probatórias ou informativas).
    A questão trata da segunda opção: transferência para o arquivo intermediário. Como a questão utilizou o termo "podem", as outras alternativas não foram excluídas, o que tornou a afirmação correta.

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
3039151
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.


O protocolo faz a distribuição dos documentos ao arquivo intermediário para que eles possam receber despachos.

Alternativas
Comentários
  • O Protocolo compreende um conjunto de operações que possibilita o controle do fluxo documental (local por onde passa os documentos no órgão/instituição), viabilizando a sua recuperação e o acesso à informação. Portanto, Protocolo é o setor responsável pelo recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos.

  • seria na fase corrente ?

  • Gabarito Errado.

    Fase corrente.

  • O protocolo é uma atividade da fase CORRENTE.

  • Protocolo atua no arquivo corrente.

    gab. E

  • Protocolo sempre fase CORRENTE.

  • o PROTOCOLO só ocorre na FASE CORRENTE.

    ou seja, na questão diz que:

    O protocolo faz a distribuição dos documentos ao arquivo intermediário para que eles possam receber despachos.

    o PROTOCOLO não faz essa distribuição ao arquivo intermediário, pois tudo ocorre dentro da fase corrente.

  • ERRADO

    NÃO É COMPETÊNCIA DO PROTOCOLO - CORRENTE

    ·       Eliminação de documentos;

    ·       Formulação de despachos;

    ·       Arquivamento de documentos;

    ·       Empréstimos;

  • Gabarito: Errado

  • Protocolo - corrente e não tem despacho

  • Gab: ERRADO

    Além do que os colegas comentaram, é possível acertar a questão com o seguinte raciocínio:

    A Distribuição de documento é realizada INTERNAMENTE nas unidades setoriais (atividade do protocolo), contudo, o arquivo Intermediário pode ser localizado FORA ou DISTANTE da entidade produtora. Assim, se a Distribuição é interna ao órgão e o nível Intermediário pode ser externo ao órgão, então não podemos afirmar que é atividade do protocolo. Ademais, apesar de trabalhar com atividades do nível corrente, a ele não é atribuída a função de despachos.

    Portanto, gabarito errado!

    Erros, mandem mensagem :)


ID
3039154
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.


O instrumento de destinação que determina os prazos de guarda dos documentos é a tabela de temporalidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    -----

    Nos termos do dicionário brasileiro de terminologia arquivística, Tabela de Temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda, tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.

    De início, é importante registrar que a Tabela de Temporalidade é um instrumento resultante da atividade de avaliação de documentos. Atenção! Nas provas, costuma aparecer a atividade de classificação de documetos, o que não é correto

    ----

    Fonte:

  • Gabarito: Certo

  • Tabela de temporalidade

    • Instrumento arquivístico resultante da avaliação
    • Tem por objetivo definir os prazos de guarda e destinação de documentos

     

    • Elaboração da tabela de temporalidade
    • Processo de avaliação que deve ser feito por área
    • Elaborada a tabela, é submetida à avaliação da comissão de avaliação

     

    • Lista de eliminação
    • É a relação específica de documentos que serão eliminados de uma vez e que tem de ser aprovada pela autoridade competente

    Gabarito: CERTO


ID
3039157
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.


As atividades do arquivo permanente consistem na transferência, na eliminação dos documentos e na manutenção dos valores primários.

Alternativas
Comentários
  • Atividades vitais do arquivo permanente:

    *Arranjo

    *Descrição

    *Difusão

    _Conservação

  • O documento é recolhido para o arquivo permanente quando ele perde o valor primário, ou seja, não 

    possui mais nenhum valor para as atividades da administração. Esses documentos, por outro lado, possuem

    valor secundário: histórico, cultural, probatório e informativo e são guardados para fins científicos, sociais e culturais. 

  • ERRADO

    NÃO SE ELIMINA UM ARQUIVO PERMANENTE.

  • As atividades do arquivo permanente consistem na transferência, na eliminação dos documentos e na manutenção dos valores primários.

    Arquivos permantentes: são recolhidos, não são eliminados e tem valor secundário

  • Eliminação não combina com arquivos permanentes.

    gab. E

  • valores secundários.

    Não são eliminados.

  • ERRADO

    FASE DE DOCUMENTOS 

    Os documentos públicos são identificados:

    •       CORRENTE

    o  VALOR PRIMARIO- Administrativo, jurídico e fiscal;

    o  É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo. E a única idade obrigatória pela qual passam todos documentos, que podem migrar tanto para fase intermediaria, quanto para fase permanente. 

    •       INTERMEDIARIA

    o  VALOR PRIMARIO ou IMEDIATO - Administrativo, jurídico e fiscal;

    o  É arquivo semiativo, de uso administrativo. É o LIMBO, na qual os documentos tanto podem voltar para a fase corrente, como migrar para a fase permanente.

    •       PERMANENTE

    o  VALOR SECUNDARIO ou MEDIATO - Probatório, histórico e informativo;

    o  É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido. Jamais será eliminado, emprestado ou passará para fases anteriores. 

  • Não pagaria um centavo de inscrição para essa banca...

  • Lembrando q o protocolo não faz TRAMITAÇÃO e sim,CONTROLE da tramitação.

  • As principais atividades dos arquivos permanentes são:

    Arranjo: Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

    Descrição: Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.

    Preservação: Prevenção da deterioração e danos em documentos por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.

    Acesso: Possibilidade de consulta a documentos e informações

    https://centraldefavoritos.com.br/2016/09/09/arquivos-permanentes/

  • Segundo Marilena Leite Paes

    “Classificam-se em quatro grupos distintos as atividades do arquivo permanente:

    1. Arranjo – reunião e ordenação adequada dos documentos;

    2. Descrição e publicação – acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo;

    3. Conservação – medidas de proteção aos documentos e, consequentemente, ao local de sua guarda, visando impedir sua destruição;

    4. Referência – política de acesso e uso dos documentos”


ID
3039160
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a tipologias documentais e suportes físicos, julgue o item que se segue.


A junção da espécie documental com a função que lhe deu origem forma o tipo documental.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE):

    Espécie documental

    Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por suas características comuns de estruturação da informação. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório.

    Tipos documentais

    Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro, tais como cartas precatórias, cartas-régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras. 

  • Exemplificando:

    ESPÉCIE "mais geral"

    Designação do documento segundo seu aspecto formal e da aplicação a que esse documento se destina.

    Ex.: Carta, certidão, decreto, edital, ofício, relatório, requerimento,minuta...

    TIPO "mais específico"

    Soma da espécie documental com atividade fim (finalidade) a que o documento se destina.

    Ex.: Atestados médico, ata de eleição, cartas precatórias, decretos legislativos, edital de licitação...

  • Tipo documental é a configuração que assume um documento de acordo com a atividade que o gerou.

    Tipo = Espécie + Tipologia

    gab. C

  • Tipologia documental: é a divisão da espécie documental que reúne documentos por suas características comuns em termos de fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro.

    O tipo documental consiste na associação entre a espécie documental (carta) e a função (precatória) que o documento representa.

    Ex: cartas precatórias, decretos legislativos, fotografias.

    Carta é uma espécie de documento

    Precatória é o tipo (adjetivo da espécie)

  • CERTO

    CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO:

    ·       Gênero: documento de acordo c/ suporte. Ex.: filmográfico;

    ·       Espécie: disposição + natureza do documento. Ex.: certidão;

    ·       Tipologia: espécie + atividade. Ex.: certidão de nascimento.

    ·       Natureza: assunto do documento. Ex.: ostensiva = ORDINÁRIA e sigilosa(ultrassecreto-secreto-reservado);

    ·       Forma: pré-original, original ou pós-original; Ex.: minuta

    ·       Formato: características Físicas e técnicas de registros (como é apresentado). Ex.: livro;

  • Certo

    Quando reunimos determinada espécie à função ou atividade que o documento irá exercer, criamos uma tipologia documental

  • A tipologia é o detalhamento da espécie.

    Ex:.

    Espécie: Certidão

    Tipologia: Certidão de casamento.

  • Sempre que  uma espécie documental (ata, relatório, contrato, termo...) estiver aliada a uma função/atividade (de reunião, de serviço, de permanência, de responsabilidade), teremos um tipo documental.

    Exemplos: 

    Contrato (espécie) + de aluguel (função) = Contrato de Aluguel (tipo documental)
    Contrato (espécie) + de serviço (função) = Contrato de Serviço (tipo documental)
    Relatório (espécie) + de atividades (função) = Relatório de Atividades (tipo documental)
    Relatório (espécie) + de gestão (função) = Relatório de Gestão (tipo documental)

    Gabarito do Professor: Certo.

  • Resolução:

    Sempre que uma espécie documental (ata, relatório, contrato, termo...) estiver aliada a uma função/atividade (de reunião, de serviço, de permanência, de responsabilidade), teremos um tipo documental.

    Exemplos: 

    Contrato (espécie) + de aluguel (função) = Contrato de Aluguel (tipo documental)

    Contrato (espécie) + de serviço (função) = Contrato de Serviço (tipo documental)

    Relatório (espécie) + de atividades (função) = Relatório de Atividades (tipo documental)

    Relatório (espécie) + de gestão (função) = Relatório de Gestão (tipo documental)

    Resposta: certa

  • Tipo = Espécie + Função

    Espécie: Certidão

    Função: Registrar casamento

    Tipologia: Certidão de casamento

    Gabarito: CERTO

  • Tipo documental = Espécie + Função


ID
3039163
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a tipologias documentais e suportes físicos, julgue o item que se segue.


A minuta é um exemplo de tipo documental.

Alternativas
Comentários
  • Minuta é um substantivo feminino que se refere a uma redação que ainda não é definitiva, isto é, de um texto que ainda não se encontra em sua versão final, o que significa que o mesmo ainda é um rascunho, um esboço. Minuta também é considerada a redação inicial de um documento.

  • Errato

  • Minuta é uma classificação quanto à forma:

    Minutas: texto anterior ao original, sem rasuras ou modificações, faltando-lhe apenas a validação final para se tornar o texto original. Lembrar que rascunhos não são minutas, rascunhos são redações preparatórias para se chegar a um texto original, podendo ter correções, rasuras, supressões, etc., sendo anterior à minuta.  

  • ERRADO

    A minuta é um exemplo de ESPÉCIE documental.

    ESPÉCIE "mais geral"

    Designação do documento segundo seu aspecto formal e da aplicação a que esse documento se destina.

    Ex.: Carta, certidão, decreto, edital, ofício, relatório, requerimento,minuta...

    TIPO "mais específico"

    Soma da espécie documental com atividade fim (finalidade) a que o documento se destina.

    Ex.: Atestados médico, ata de eleição, cartas precatórias, decretos legislativos, edital de licitação...

  • Gabarito:"Errado"

  • Forma: estágio de preparação: rascunho ou minuta, original ou cópia.

    gab. E

  • Tipologia documental: é a divisão da espécie documental que reúne documentos por suas características comuns em termos de fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro.

    O tipo documental consiste na associação entre a espécie documental (carta) e a função (precatória) que o documento representa.

    Ex: cartas precatórias, decretos legislativos, fotografias.

       Precatória é o tipo (adjetivo da espécie)

  • ERRADO

    CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTO

    ·       Gênero: documento de acordo c/ suporte. Ex.: filmográfico;

    ·       Espécie: disposição + natureza do documento. Ex.: certidão;

    ·       Tipologia: espécie + atividade. Ex.: certidão de nascimento.

    ·       Natureza: assunto do documento. Ex.: ostensiva = ORDINÁRIA e sigilosa (ultrassecreto-secreto-reservado);

    ·       Forma: pré-original, original ou pós-original; Ex.: minuta

    ·       Formato: características Físicas e técnicas de registros (como é apresentado). Ex.: livro;

  • Há dois conceitos importantes na Arquivologia:

    a) Formato ---> é a configuração física que o suporte assume

    ex: papel -> livro, cartaz, caderno

    b) Forma ---> é o estágio de preparação do documento (estado de produção atual)

    ex: rascunho, minuta, original e cópia.

  • É espécie.

    Ex: Ata de reunião de condomínio.

    Ata - espécie;

    de reunião de condomínio - tipologia;

    Ata de reunião de condomínio = tipo

  • Bizu

    FORMA: ORIGINAL/RASCUNHO e MINUTA


ID
3039166
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a tipologias documentais e suportes físicos, julgue o item que se segue.


Devido ao baixo custo da microfilmagem, ela é a solução para se reduzir espaço.

Alternativas
Comentários
  • Está Certo.

    É indicada para organizações que buscam preservar documentos originais por muito tempo e desejam reduzir o espaço físico ocupado por eles.

    o custo é menor do que o de uma assinatura normal. Muitos serviços de microfilme conseguem um desconto de volume nos direitos de reprodução e tem custos menores para o processo quando comparado com papel impresso.

    Resposta do Site está errada

  • Errado. Microfilmagem não tem baixo custo.

  • Apesar da redução de custos de armazenamento, os custos de maquinário para consulta e pesquisa são mais elevados.

  • Microfilmagem:

    Os objetivos da microfilmagem de documentos são, em geral, dois:

    a) reduzir o seu volume;

    b) garantir a sua durabilidade.

    Qualquer determinação para microfilmar documentos deve ser baseada nos seguintes princípios:

    - os documentos devem apresentar valor que justifique o custo dessa operação;

    o processo de microfilmagem é de alto custo, devendo-se, por isso, sopesar esse custo contra o da preservação dos documentos na forma original;

    - e os documentos a serem microfilmados devem ter características físicas que se prestem à filmagem

  • Errado está você Caleb, desde quando microfilmagem tem baixo custo?

  • ERRADO.

    Ela necessita de máquinas que têm um alto custo.

    Caleb, você está errado, já vi isso em vários materiais.

  • Vantagem da microfilmagem:

    Ø Validade legal, a legislação para microfilmagem confere ao documento microfilmado o mesmo valor do documento original

    Ø Economia de espaço por redução no tamanho do documento

    Ø Segurança na conservação de documentos vitais

    Ø Complementação de acervos pela sua durabilidade

    Ø Reprodução fiel do documento

    Ø Preservação dos originais, pois será preservado por não manuseio

    Ø Facilidade de consulta ao documento

     

    Desvantagem da microfilmagem:

    Ø Alto custo

    Ø Difícil a comparação entre imagens em um mesmo microfilme

  • Errado. Micro filmagem não tem baixo custo. Pelo contrário. Os custos de maquinário para consulta e pesquisa são altos.

  • Microfilmagem, de fato, reduz espaço (em até 95%), mas não possui baixo custo.

  • Não tem baixo custo. O alto custo é uma das desvantagens, juntamente com a dificuldade de comparação entre imagens microfilmadas.

    Gabarito: ERRADO


ID
3039169
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a tipologias documentais e suportes físicos, julgue o item que se segue.


Apesar de suas características próprias, os documentos arquivísticos digitais devem receber o mesmo tratamento dos documentos em suporte papel.

Alternativas
Comentários
  • que questões são essas que ninguém comentou ainda sem pé nem cabeça ?

  • Certo

  • Minha nossa >>>Euq uero saber onde essa banca vai ver essas quest'oes !!!!!!!!!!!!!!!!! N'ao tem uma que se salve>>VotiIIII

  • Talvez seja meio dúbio a resposta, mas se levar em consideração que tratamento= cuidado/organização/tramitação/ protocolos e etc, então faz sentido.

  • Certo, pois documentos independe do suporte. eles têm os mesmo valores.

  • Questão totalmente ambígua

  • Embora ter errado.

    INDEPENDE DO SUPORTE, DEVEM RECEBER TRATAMENTOS IGUAIS SIM.

    CERTO

  • A preservação da informação em formato digital envolve também questões administrativas, legais, políticas, econômico-financeiras e, sobretudo, de descrição das informações por meio de estruturas de metadados que possibilitem a gestão da preservação digital e seu acesso no futuro. Dessa forma, preservar exige compromissos de longo prazo entre os poderes públicos, indústria de tecnologia da informação, instituições de ensino e pesquisa, arquivos e bibliotecas nacionais e demais organizações públicas e privadas produtoras de documentos.

  • Questão um pouco dúbia mas como disse o colega abaixo, independente do suporte recebem o mesmo tratamento pois possuem os mesmos valores primários e secundários.

    Gabarito: Certo.

  • questão nula, com relação ao suporte e tipologia, são tratados de forma distinta.

    Ex.: suporte papel, ao ser eliminado, o tratamento é por fragmentação; já o suporte pen drive, será reformatado.

    Que tratamento é esse seu examinador? Todos ganham uma questão certa por incompetência sua!

  • as bancas amam falar que o tratamento creditado aos documentos do suporte x devem ser diferentes do tratamento empreendido nos documentos de suporte Y. É claro que um documento digital deve ter um tipo de preservação diferente, por exemplo, mas isso é devido ao fato das suas características de preservação, mas as técnicas de gestão documental são as mesmas. Nada muda.

    Resposta: certa

  • ATA...

  • Tinha que ser essa banquinha

  • Altamente subjetiva

  • Ah váá!!!

    Na próxima vez que cair eu respondo o que?

    CESPE/SEDF/2017 - Para zelar pela preservação das informações, a manutenção de arquivos digitais deve seguir as mesmas condições de arquivamento dos documentos em papel. ERRADO

  • Se a questão está falando de maneira mais geral, é só analisar de maneira geral, ela não fala de tipologia nem específica o tratamento do suporte em si. Documento é documento, tem que receber o mesmo tratamento, mesmo que esteja escupido em uma pedra.

    questão certa

  • Os documentos de arquivo são produzidos ou recebidos como consequência da realização de atividades oficiais institucionais, ou seja, de atividades que as instituições executam para atingir seus objetivos funcionais. 


    Todos os documentos de arquivo possuem duas características únicas: são capazes de provar sobre as atividades que os geraram, e são fontes de informações sobre seu produtor. Então, qualquer documento que cumpra esses dois requisitos, independentemente de suas características físicas, será considerado de arquivo.


    Se um documento digital for considerado de arquivo, conforme os critérios acima, ele deverá receber o mesmo tratamento que os demais documentos do arquivo. De fato, a única diferença de tratamento quanto aos documentos deve ocorrer por conta de sua características únicas para preservação e conservação.


    Gabarito do professor: Certo.
  • Bom, o que percebi é que precisamos estudar bem as bancas, porque elas abordam determinados assuntos de forma bem diferentes. Ex: será que todas as bancas considerariam essa pergunta correta? Vida de concurseiro não é fácil porque é um aprender  a aprender rsrs para Cespe essa questão é considerada errada, mas para a Quadrix é verdadeira... então o lance é estudar bem a banca e vê o ponto de vista delas sobre detrminados assuntos...

     

    Boa sorte para nós :-)

  • Não concordo com a Demonix!

    Apesar de suas características próprias, os documentos arquivísticos digitais devem receber o mesmo tratamento dos documentos em suporte papel

    Banca desgraçada!

    Se está falando de suporte, como irei tratar um papel igual eu trato um doc digital em HD, Pen-drive...?

    Ainda chama a atenção para características próprias.

    Agora, se fosse em relação à Tabela de Temporalidade, Protocolo, Valor jurídico... Aí sim teria o mesmo tratamento.

    Sem a palavra suporte! Eu concordaria.

  • Tratamento como assim? Em que sentido?

    Pergunta vaga demais.

  • Questão subjetiva com o alto teor de ambiguidade....Quadrix


ID
3039172
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a tipologias documentais e suportes físicos, julgue o item que se segue.


O banho de gelatina é uma das técnicas de restauração de documentos em suporte papel.

Alternativas
Comentários
  • Dentre as atividades de restauração, encontra-se o banho de gelatina.

    Banho de gelatina é uma técnica que consiste em mergulhar o documento em substância gelatinosa (gelatina ou cola específica) para aumentar a resistência do documento, mantendo visibilidade e flexibilidade. O banho empregado proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos para exame do suporte. Apesar disso, para sua aplicação o profissional deve ter bastante habilidade, de modo a não danificar o documento. Pior que isso: as substâncias aplicadas aumentam a probabilidade de ataque do suporte por fungos e insetos

    Carlos Xavier

  • Restauração = LAM BA-S E TECIDO

    LAMinação

    BAnho de gelatina

    Silking

    Encapsulamento

    Tecido

    Fonte: Tiago Gil QC

  • BIZU - Técnica de PRESERV Operações de CONSERV operações RESTAU

    1. TÉCNICA de preservação – Climatização Desacidificação Encapsulação e Fumigação;

    2. OPERAÇÕES conservação – Desinfestação Higienização ou Limpeza Alisamento e Restauração;

    3. OPERAÇÕES de restauração  Banho de gelatina / Tecido / Silking / Laminação / Encapsulação;

     

    4. Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos, porém, tratados por esse processo, que é manual, tornam-se suscetíveis ao ataque de insetos e dos fungos, além de exigir habilidade do executor (PAES, Marilena Leite. ARQUIVO, Teoria e Prática; pág. 143. 3ª edição revista e ampliada);

    Fonte: Raphael Coutinho na questão Q963748

  • Banho de Gelatina

    Método manual de restauração que consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, proporcionando a passagem de raios ultravioletas e infravermelhos.

    Todavia os documentos tratados por esse processo tornam-se suscetíveis ao ataque de insetos e de fungos.

    Gabarito: Certo

  • Quando o suporte documental encontra-se deteriorado em razão da ação de algum agente de deterioração, algumas técnicas de restauração podem ser aplicadas a fim de recuperar o suporte totalmente ou parcialmente. A intenção é chegar o mais perto possível do estado inicial.

    Uma dessas técnicas é o banho de gelatina, que consiste em mergulhar o documento em gelatina ou cola. Essa imersão reforçará a estrutura do documento. Entretanto, essa técnica deve ser utilizada com parcimônia, devido à organicidade do material inserido no documento, que pode servir de alimento para insetos, o que poderá prejudicar o documento restaurado e, possivelmente, todo o conjunto documental.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Gab: CERTO

    Banho de Gelatina é utilizado quando o documento já está DANIFICADO, sendo aplicado, portanto, como técnica de RESTAURAÇÃO.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Preservação: ações para que o dano não ocorra

    Conservação: manutenção do documento de forma a estabilizá-lo

    Restauração: recupera o documento após o dano (silking, banho de gelatina, velatura, laminação, encapsulação).


ID
3039175
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito a conceitos e tipos de estrutura organizacional, a relações humanas, a desempenho profissional e a desenvolvimento das equipes de trabalho, julgue o item subsecutivo.


As organizações funcionais têm como desvantagem a possibilidade de tornar o chefe um generalista que não pode se especializar em nada.

Alternativas
Comentários
  • É o contrário. A estrutura funcional possui como característica uma chefia para cada função. Se organiza de acordo com os recursos técnicos utilizados e possui como premissa básica a especialização.

  • As organizações funcionais têm como desvantagem a possibilidade de tornar o chefe um generalista que não pode se especializar em nada. Resposta: Errado.

    Organizações lineares que tornam os chefes generalistas.

  • Na Estrutur Funcional, tem-se a organização a partir da ESPECIALIZAÇÃO.

    Vantagens: especializacao

    Desvantagem: Falta de unidade de comando.

  • Gab. Errado

    "As organizações funcionais têm como desvantagem a possibilidade de tornar o chefe um generalista que não pode se especializar em nada."

    Na estrutura funcional:

    • A autoridade é do especialista
    • Chefias especializadas
    • Quebra da unidade de comando
    • Descentralizada

ID
3039178
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito a conceitos e tipos de estrutura organizacional, a relações humanas, a desempenho profissional e a desenvolvimento das equipes de trabalho, julgue o item subsecutivo.


A organização do tipo linha‐staff resulta da combinação dos tipos de organização linear e funcional.

Alternativas
Comentários
  • Organização linha-staff é, segundo Chiavenato, o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais. 

  • C✅

    A estrutura linear-staff ou estafe é a combinação da linear mais funcional buscando reunir as vantagens desses dois tipos e reduzir as desvantagens.

    Apresenta um órgão de assessoria voltado para as atividades das áreas-meio da organização.

  • Mas a linha-staff não seria somente a função de linha com a função de assessoria ? De onde brotou a funcional ?

  • Gabarito: Certo

    A organização linha-staff combina as características da estrutura linear e funcional, como um tipo híbrido criado para superar os modelos tradicionais.

    Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/blog/linha-staff/

  • felipe medeiros, a funcional brota na linha staff porque a caracteristica da funcional é a especialização. Logo a assessoria prestado pelo staff decorre de especialistas no assunto abordado.

  • CORRETAA...

    Organização LINHA-STAFF

    -ASSOCIA FUNCIONAL + LINEAR

    -HÍBRIDA,MISTA

    -MANTÉM UNIDADE DE COMANDO

    -ACRESCENTA APOIO ESPECIALIZADO

    -TENDE A TER CONFLITO ENTRE LINHA E STAFF

    FONTE;GRAN


ID
3039181
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito a conceitos e tipos de estrutura organizacional, a relações humanas, a desempenho profissional e a desenvolvimento das equipes de trabalho, julgue o item subsecutivo.


A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe que a satisfação ou a insatisfação no cargo dependem única e exclusivamente dos fatores motivacionais.

Alternativas
Comentários
  • Única e exclusivamente !

  • Teoria dos Dois Fatores de Herzberg:

    Motivacionais ou intrínsecos: Relacionados ao conteúdo do cargo, do próprio trabalho e promovem satisfação se presentes. Ex: promoção e reconhecimento.

    Higiênicos ou extrínsecos: Se relacionam ao ambiente de trabalho e evitam insatisfação se presentes. Ex: boas condições de trabalho, qualidade de supervisão.

  • Errado.

    Se não bastasse única, a banca mandou também um exclusivamente.

  • Errado!

    Fatores HIMO (higiênicos e motivacionais, exógenos e endógenos, respectivamente)

  • Gabarito''Errado''.

    >Cargo dependem única e exclusivamente dos fatores motivacionais.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • a própria questão diz q são 2 fatores rs

  • Se é de dois fatores não é única kkkkkkk

  • ERRADO

    FREDERICK HERZBERG - teoria dos dois fatores:  

    o  Higiênicos - insatisfação – EXTRÍNSECOS Ex.: dinheiro, contexto do cargo;

    o  Motivacionais - satisfação - INTRÍNSECOS Ex.: desafios, conteúdo do cargo;

  • Exemplo: vc gosta de trabalhar em tal tarefa( fator motivacional), mas só que essa tarefa n te dá salário( higiênico), entâo não basta satisfazer só os motivacionais, vc tbm tem que satisfazer os higiênicos para não ficar INSATISFEITO

ID
3039184
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que tange à cidadania, a relações públicas e à comunicação, julgue o seguinte item.


Em relações públicas, o prescritor especialista possui elevada capacidade para desenvolver programas comunicacionais, embora raramente se envolva no processo de tomada de decisões.

Alternativas
Comentários
  • Prescritor é a pessoa que prescreve algo, ou seja, toma a decisão de indicar algo. Logo, vive tomando decisões.

    O médico é um prescritor e, com isso, deve tomar a decisão de qual o melhor remédio a ser ingerido.

    Gabarito: Errado.

  • Em relações públicas, o prescritor especialista possui elevada capacidade para desenvolver programas comunicacionais, embora raramente se envolva no processo de tomada de decisões. Resposta: Errado.


ID
3039187
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que tange à cidadania, a relações públicas e à comunicação, julgue o seguinte item.


O processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e a compreensão da mensagem estão subordinadas ao repertório de conhecimento do receptor.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Acredito que o processo comunicacional é exitoso dependo tanto do repertório do emissor que dependendo do receptor pode escolher várias formas de transmitir a mensagem, se assim for capaz. do mesmo modo, se o receptor for sagaz e ligeiro no entendimento de meias palavras, também conseguem compreender a mensagem.

    Mas buscando fontes, entre tanto outros lugares, esse projeto de monografia afirma que:

    "O emissor normalmente antes de enviar ou até mesmo produzir a mensagem, procura descobrir o nível de conhecimento do receptor, o seu nível cultural, a sua instrução, em outras palavras, descobrir o repertório dos receptores da mensagem.

    e

    Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório.

  • A comunicação consiste na transmissão de uma informação (pelo remetente/emissor) e a consequente compreensão do significado dessa informação (pelo destinatário/receptor).Um ruído nesse processo pode comprometer a compreensão.

    Gab: C

    Bons Estudos!

  • Isso mesmo. A questão tem relação com a barreira de linguagem na comunicação. Ao estudarmos esse tipo de barreira, compreendemos que a idade, o nível educacional e a cultura influenciam como a linguagem é usada, o que pode afetar a capacidade de comunicação entre os interlocutores.

    Gabarito: CERTO


ID
3039190
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca da redação oficial de documentos oficiais, de administração geral e pública e da Lei n.º 12.527/2011, julgue o item que se segue.


As comunicações oficiais para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior devem ter como fecho a expressão “Atenciosamente,”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A 3 Edição do Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2018) estabeleceu o emprego de somente dois fechos para todas as modalidades de comunicação oficial:

    a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

    Respeitosamente,

     

    b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

    Atenciosamente,

  • DE ACORDO COM O MANUAL :

    para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

     Respeitosamente,

      para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

     Atenciosamente,

  • Gabarito: Certo

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento sobre os tipos de fechos usados para a comunicação oficial. 
    O Manual da Presidência da República estabelece o emprego de apenas dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: 
    Respeitosamente - Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República.
    Atenciosamente - Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos.

    Diante do exposto acima, é possível verificar que o fecho “Atenciosamente,” é utilizado nas comunicações  oficiais  para  autoridades  de  mesma  hierarquia  ou  de  hierarquia  inferior, portanto, a afirmação presente na questão está correta. 

    Gabarito: CERTO
  • Complementando os cometários dos colegas:

    Para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

     Respeitosamente,

      Para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

     Atenciosamente,

    A 3 edicao tbm trouxe uma inovação:

    Para os casos em que NÃO haja hierarquia tbm se utilizara ATENCIOSAMENTE, o que nao existia na versão anterior. (existia uma lacuna nos manuais anteriores).

    Ex: Quando enviado um oficio a um outro departamento que nao tenha nenhum tipo de vinculo ou hierarquia.

    Espero ter ajudado de alguma forma,

    Força, Foco e muita Fé!

  • Quadrix: O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário.

    O Manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente; b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente

    Seja aprovado!

    Mentorias: 71 99743-9634


ID
3039193
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da redação oficial de documentos oficiais, de administração geral e pública e da Lei n.º 12.527/2011, julgue o item que se segue.


As autarquias fazem parte da Administração Pública direta.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II DA ABRANGÊNCIA Art. 5o Sujeitam-se ao disposto neste Decreto os órgãos da administração direta, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União. 

  • DA ADM INDIRETA, E NÃO DA DIRETA.

  • De acordo com o Decreto Lei 200/67, as autarquias são pessoas jurídicas de direito público com personalidade jurídica própria, criada por lei específica que dispõe de patrimônio próprio e realizam atividades típicas de Estado, porém de maneira descentralizada.

  • Gab. E

    Administração pública direta: união, estados, DF e municípios

    Administração pública indireta: autarquias, fundações, empresa pública e SEM.

  • Gabarito''Errado''.

    Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Administração pública direta:

    Municípios,

    Estados,

    DF e

    União

    Administração pública indireta:

    Fundações,

    Autarquias,

    SEM e

    Empresa pública

    Bizú:

    F A S E do M E D U

  • Porque essa maravilha não cai na minha prova?

  • autarquias são INdiretas.
  •  são INdiretas.

  • Administração Pública/ Gab: *B*

    ✓DIRETA:

    - UNIÃO

    - ESTADOS

    - MUNICÍPIOS

    - DISTRITO FEDERAL

    ✓INDIRETA:

    - AUTARQUIA

    - FUNDAÇÃO PÚBLICA

    - EMPRESA PÚBLICA

    - SOCIEDADE ECON. MISTA

  • 70% das questões relacionadas à organização administrativa do estado referem-se ao tópico “Autarquias”. 

    Autarquias fazem parte da Administração Indireta (Descentralizadas) com as seguintes características:

    Criada por LEI Especifica

    Personalidade Jurídica de direito Público, sendo submetidas ao regime jurídico publicístico.

    Executa serviços do estado.

    Capacidade de Autoadministração, Porem sobre o controle Finalístico.

    Possuem patrimônios PRÓPRIOS.

    Contratos por licitação

    Autonomia administrativa e financeira.

    Espero ajudar...

  • Mai num cai na minha prova de semana que vem

  • A administração direta é o conjunto de órgãos que integram a pessoa federativa com competência para determinado exercício, sendo constituída dos serviços que integram a estrutura da Presidência da República e seus ministérios e, pelo princípio da simetria, as esferas estaduais e municipais seguem a mesma estrutura.

    Por outro lado, a administração indireta decorre da descentralização de serviços (descentralização administrativa). Consiste na instituição, pelo Estado, por meio de lei, de uma pessoa jurídica de direito público ou privado à qual se atribui a titularidade e execução de determinado serviço público, consoante dispõe o art. 4° do Decreto-lei 200/67. São entes da Administração Indireta: 1. Autarquias. 2. Fundações Públicas. 3. Empresas públicas. 4. Sociedades de economia mista.

    Diante do exposto, conclui-se que as autarquias fazem parte da administração pública indireta.

    Gabarito do Professor: ERRADO


    -------------------------------------

    LEGISLAÇÃO PARA LEITURA (DL 200/67)


    Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.
    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:
    a) Autarquias;
    b) Empresas Públicas;
    c) Sociedades de Economia Mista.
    d) fundações públicas.  


    -------------------------------------

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 6. ed. Salvador: Editora JusPODIVM, 2019. p. 166-174.

ID
3039196
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da redação oficial de documentos oficiais, de administração geral e pública e da Lei n.º 12.527/2011, julgue o item que se segue.


Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Lei 12.527/11

    Art. 13. Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original.

  • CERTO

    Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original.

    Bons Estudos.

  • Lei 12.527/11

    Art. 13. Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original. 

     

    Parágrafo único. Na impossibilidade de obtenção de cópias, o interessado poderá solicitar que, a suas expensas e sob supervisão de servidor público, a reprodução seja feita por outro meio que não ponha em risco a conservação do documento original. 

    Gabarito: CERTO

  • Algumas informações, geralmente inseridas em documentos permanentes, são registradas em suportes documentais fragilizados em razão do tempo, manipulação e contato com agentes variados de deterioração. 

    O acesso, por sua vez, deve ser facultado. Entretanto, o acesso deve ocorrer sem que o suporte documental seja prejudicado. Para que isso aconteça, uma das opções possíveis é fornecer a consulta por meio de cópia, com certificação, para que o usuário tenha certeza de que está tendo acesso às informações originais.

    É o que diz  Art. 13 da Lei º 12.527/2011:

    Art. 13. Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original.

    Parágrafo único. Na impossibilidade de obtenção de cópias, o interessado poderá solicitar que, a suas expensas e sob supervisão de servidor público, a reprodução seja feita por outro meio que não ponha em risco a conservação do documento original.

    Fonte: BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso à Informação. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 15 de março de 2021.

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
3039199
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em relação à direção defensiva, julgue o item subsequente.


Deve‐se avisar ao condutor que está com farol alto do veículo em sentido contrário, piscando os faróis e desviando o foco de visão para o acostamento do lado direito da pista.

Alternativas
Comentários
  • Tipo de questão que se faz na prática.

    certo

  • Onde tá isso?

  • isso deve ta no manual de direção,no CTB não está nao

  • Condição de luz

    Quando ficamos de frente a um farol alto ou um farol desregulado, perdemos momentaneamente a visão (ofuscamento). Nesta situação, procure desviar sua visão para uma referência na faixa à direita da pista.

    Fonte: Manual de Direção Defensiva - DENATRAN (2005). Pág. 44

    CTB

    Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

    III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;

    Gabarito: Certo

  • Uai, questão deveria ser anulada oras
  • GABARITO: CERTO.

  • Já errei uma vez. Não erro mais!

  • Quem errou, acertou! Gabarito ERRADO.

    O CTB não traz essa previsão.

    O manual de direção defensiva do DENATRAN preconiza:

    Quando ficamos de frente a um farol alto ou um farol desregulado, perdemos momentaneamente a visão (ofuscamento). Nesta situação, procure desviar sua visão para uma referência na faixa à direita da pista.

    Quando a luz do farol do veículo que vem atrás refletir no retrovisor interno, ajuste-o para desviar o facho de luz. 


ID
3039202
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em relação à direção defensiva, julgue o item subsequente.


Em situações com tempo adverso, como chuva ou neblina, não é necessário acender os faróis do veículo nem diminuir a velocidade.

Alternativas
Comentários
  • Direção defensiva? para assistente administrativo? WTF

  • é necessário acender os faróis do veículo nem diminuir a velocidade,Em situações com tempo adverso, como chuva ou neblina.

  • Essa Banca é uma comédia. Tentando imitar o CEBRASPE.

  • Chuva 

    Nesta situação, redobre sua atenção, acione a luz baixa do farol, aumente a distância do veículo à sua frente e reduza a velocidade até sentir conforto e segurança.

    Neblina ou cerração

    Sob neblina ou cerração, você deve imediatamente acender a luz baixa do farol (e o farol de neblina se tiver), aumentar a distância do veículo à sua frente e reduzir a sua velocidade, até sentir mais segurança e conforto. 

    Fonte: Manual de Direção Defensiva - DENATRAN (2005). Págs. 40 e 42

    Gabarito: Errado

  • 14071/2020

    Art. 250:

    I - deixar de manter acesa a luz baixa:

    a) durante a noite;

    b) de dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração;

    c) de dia, no caso de veículos de transporte coletivo de passageiros em circulação em faixas ou pistas a eles destinadas;

    d) de dia, no caso de motocicletas, motonetas e ciclomotores;

    e) de dia, em rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos, no caso de veículos desprovidos de luzes de rodagem diurna;

    Média - 130,16 + 4 pontos

    • Questão que nos concede 1 ponto na prova o/
  • Isso, realmente... não é necessário diminuir a velocidade... O correto é acelerar ainda mais, se possível, acima de 100 km/h. e fazer curvas ao estilo drift.

    ...

    Quadrix...


ID
3039205
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a atendimento ao público.


O atendimento prioritário, regulamentado por lei, compreende tratamento imediato, mas não tratamento diferenciado.

Alternativas
Comentários
  • Exige sim um tratamento diferenciado. Pessoas com deficiência, como cadeira de rodas precisam de um atendimento diferente dos outros. Assim como cegos e surdos, etc

  • Tratar os iguais com igualdade e os, desiguais com desigualdade.

  • Gaba: ERRADO!

    O atendimento prioritário, regulamentado por lei, compreende tratamento imediato, mas não tratamento diferenciado.

    Ficaria certo se,

    O atendimento prioritário, regulamentado por lei, compreende tratamento imediato e diferenciado.


ID
3039208
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a atendimento ao público.


A prestação da informação correta, a brevidade na resposta, a adequação do ambiente para a realização do atendimento e a cortesia do servidor fundamentam a qualidade do atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • Certo ✔️

  • O que me gerou dúvida foi essa " brevidade na resposta". Não necessariamente a resposta " breve " é eficaz. Porém , se a banca considerou, é isso... o choro é livre.


ID
3039211
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a atendimento ao público.


Em casos complexos, o atendimento ao público deverá ser realizado de forma impessoal, preferivelmente por meios eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • Se o atendimento é complexo é preferível que seja feito pessoalmente.


ID
3039214
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a atendimento ao público.


O grau de satisfação do usuário do serviço consiste em fator subjetivo de avaliação, não podendo ser considerado como indicador de qualidade do atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Possui valor objetivo.

  • O grau de satisfação do usuário do serviço consiste em fator subjetivo de avaliação, não podendo ser considerado como indicador de qualidade do atendimento. Resposta: Errado.

    Lembre-se daquelas maquininhas com carinhas felizes, tristes ou indiferente! É possível avaliar também por meio da nota dada pelo atendimento ao telefone.

  • Gaba: ERRADO!

    O grau de satisfação do usuário do serviço consiste em fator subjetivo de avaliação, não podendo ser considerado como indicador de qualidade do atendimento.

    Ficaria certo se,

    O grau de satisfação do usuário do serviço consiste em fator OBJETIVO de avaliação, PODENDO ser considerado como indicador de qualidade do atendimento.

    Tanto que a maioria dos estabelecimentos possuem aquelas mini-pesquisas de satisfação, justamente para se medir a satisfação dos clientes e, consequentemente, a qualidade do atendimento.

    Eu quando entro numa loja cheia de coisas caras:

    -- Como você se sentiu em nossa loja?

    -- Me senti pobre...


ID
3039217
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a atendimento ao público.


No atendimento ao público, a capacidade de ouvir do servidor fortalece a comunicabilidade e a tolerância nas interações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito''Certo''.

    No atendimento ao público, a capacidade de ouvir do servidor fortalece a comunicabilidade e a tolerância nas interações.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3039220
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto a trabalho em equipe e a relações interpessoais, julgue o próximo item.


A interação humana ocorre, interdependente e concomitantemente, no nível socioemocional e no nível da tarefa.

Alternativas
Comentários
  • geralmente a tarefa é para situações favoráveis e desfavoráveis

  • Certo

    Segundo Moscovici (1994), nas empresas, a interação humana ocorre em dois níveis concomitantes e interdependentes. O nível da tarefa é o que podemos observar, que é a execução das atividades individuais e em grupos. Já o socioemocional refere-se às sensações, aos sentimentos que são gerados pela convivência. Se esses sentimentos são positivos, o nível da tarefa é facilitado, gerando uma produtividade satisfatória.


ID
3039223
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto a trabalho em equipe e a relações interpessoais, julgue o próximo item.


A atuação dos membros de uma equipe de trabalho deve ocorrer de forma responsável e organizada em prol de um objetivo comum.

Alternativas
Comentários
  • Essas questões não caem na minha prova...

  • GABARITO: CERTO O trabalho em grupo acontece quando várias pessoas trabalham em conjunto, buscando um único objetivo.
  • Esse é um dos fundamentos para uma equipe: objetivo comum

    responsabilidade: mútua

    e claro: organizado

  • DeadPool Concurseiro ainda bem, né? porque se caísse, voce e mais 1 milhão acertaria e não adiantaria de nada.

  • DeadPool Concurseiro ainda bem, né? porque se caísse, voce e mais 1 milhão acertariam e não adiantaria de nada.


ID
3039226
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto a trabalho em equipe e a relações interpessoais, julgue o próximo item.


Para que uma equipe de trabalho seja bem‐sucedida, é condição indispensável que seus membros compartilhem opiniões e pressupostos.

Alternativas
Comentários
  • Nem todos da equipe é obrigado a conceder opinião

  • Para que uma equipe de trabalho seja bem‐sucedida, é condição indispensável que seus membros compartilhem opiniões e pressupostos. Resposta: Errado.

  • ERRADO, se todos compartilharem das mesmas opiniões e pressupostos, teremos o dito "pensamento grupal" , onde nada é criado pelo confronto de ideias. Um certo nível de conflito de ideias é viável para o bom desempenho das equipe.

  • Que redação péssima! O enunciado me deu a entender que cada componente da equipe deve compartilhar de SUAS opiniões e pressupostos para crescimento e evolução do grupo. Já no gabarito eu compreendi que em uma mesma equipe não se deve compartilhar das MESMAS opiniões e pressupostos, pois deve existir confrontos de ideias para crescimento do grupo.
  • eu entendi que as pessoas devem compartilhar opiniões, independente de ser iguais ou diferente.

    acho q a questão foi mal escrita!

  • GAB ERRADO.

    Atualmente a gestão de pessoas prega a heterogeneidade isso quer dizer que dentro de uma organização os colaboradores tem especialidades e pensamentos diferentes.Na era da informação (globalizaçao) que é a atual em que estamos vivendo pode ser necessário trabalhar com chefes e colegas de culturas e opiniões diferentes isso agrega valor na questão de diversidade e força de trabalho.

    A diversidade da força de trabalho traz implicações importantes para as praticas administrativas e para compreensão do comportamento organizacional.

  • "Para que uma equipe de trabalho seja bem‐sucedida, é condição indispensável que seus membros compartilhem opiniões e pressupostos."

    SINCERAMENTE, MEDIANTE ESSE TEXTO N DA PARA INFERIR QUE A BANCA ESTÁ FALANDO SOBRE PENSAMENTOS IGUAIS. SE ISSO FOSSE QUESTÃO DE PORT. SERIA UMA EXTRAPOLAÇÃO.

    1:11 DA MANHA ESTUDANDO E PEGO UMA QUESTÃO DESSA. MISERICÓRDIA SENHOR!


ID
3039229
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto a trabalho em equipe e a relações interpessoais, julgue o próximo item.


O trabalho em equipe pode gerar conflitos de relações interpessoais, que são denominados de conflitos disfuncionais.

Alternativas
Comentários
  • gab.C- Conflito Funcional e Conflito Disfuncional. Existem os conflitos funcionais que atuam de forma construtiva apoiando os objetivos do grupo e melhorando o desempenho e existem os conflitos disfuncionais que atrapalham o desempenho do grupo

  • Não concordei com o gabarito da questão:

    O conflito disfuncional só é gerado se a organização observa ele como negativo!

    Na questão ele não deixa explícito se o efeito desse conflito foi positivo ou negativo.

    Ou seja, não se pode afirmar com convicção que tal conflito possa ser determinado de conflito disfuncional!

    Segundo a Profª Giovanna Carranza:

    *Visão da teoria das relações humanas:

     

    1 - Pode ter um efeito positivo: resolvendo o problema (conflito funcional) OU pode ter um efeito negativo: como o gasto de energia com o conflito, quando poderia se estar produzindo (conflito disfuncional);

    2 - O conflito é natural (pois somos humanos, nos estressamos...);

    3 - Não devendo ser ignorado e sim gerenciado

  • Conflito interpessoal - relacionado com as pessoas em si (Ex: não gosto da PESSOA ) - logo, é um conflito DISFUNCIONAL - não gera resultados positivos

    Conflitos Funcionais são aqueles referentes a diálogos ou críticas construtivas - ex: não concordo com você, mas posso explicar o motivo. Baseado nisso, as pessoas tendem a debater os pontos e chegar a um acordo, gerando resultados maiores ou melhores que os pensados antes do conflito surgir.

  • Também concordo com a Ana Alves. Conflitos são inevitáveis nas organizações e, bem por isso, podem ser de origem positiva(conflitos funcionais) ou negativa(conflitos disfuncionais). Ainda assim, as consequências e resultados não estão vinculados a essas origens. Isso que dizer que, se um conflito se inicia de forma negativa, pode tanto ter um resultado negativo quanto positivo e vice e versa, a depender da intensidade, estágio de evolução, contexto e etc.

  • Relações interpessoais são relações onde um depende do outro.

    Conflito é um desentendimento entre duas ou mais partes.

    Conflitos disfuncionais/destrutivos/negativos são conflitos que podem gerar um desgaste para a equipe, já que pode tirar uma energia que era para estar focado no trabalho para estar no conflito.

     

    QUESTÃO: O trabalho em equipe PODE gerar conflitos onde um depende do outro, que são denominados de conflitos negativos.

     

    A questão deu gabarito como certo, mas discordo, já que um conflito não necessariamente é negativo, um conflito interpessoal pode ser tanto positivo, como negativo. Exemplos:

    Efeitos positivos do conflito:

    - Podem fazer com que a equipe tenha um novo olhar para novos modos de operar e resolver problemas;

    - Pode aumentar a coesão da equipe de trabalho;

    - Possibilita identificar melhor problemas e erros;

    - Possibilita que mesmo diante da coesão do grupo, os indivíduos consigam ser profissionais e, se for o caso, dar opiniões contrárias.

      Efeitos negativos do conflito:

    - Pode ter um desgaste de tempo e energia com conflitos, e não com a produtividade;

    - Pode reduzir a cooperação entre os indivíduos;

    - Pode gerar sentimentos ruins de frustração, raiva, hostilidade etc.

    GAB C

  • não concordei com o gabarito,pois numa relação interpessoais pode haver conflitos funcionais e disfuncionais,ou seja, não é somente conflitos disfunionais.

  • Tainara, mas a questão não falou que é somente conflitos disfuncionais, ela falou que pode gerar esses conflitos

  • CERTO

  • Efeitos ou consequências dos conflitos

    A partir de divergências de percepções e ideias, as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva. Desde as mais leves até as mais críticas, as situações de conflito são componentes inevitáveis e necessárias da vida grupal e podem ser classificadas quanto às consequências. Caso apresente consequências positivas, o conflito é denominado funcional. Se as consequências forem negativas, é chamado disfuncional.

    ▪ Conflito funcional Este tipo de conflito vai de encontro ao objetivo do grupo em melhorar o seu desempenho;

    ▪ Conflito disfuncional Conflitos que atrapalham o desempenho do grupo;

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

    Parece ser a típica questão em que estar incompleta não a torna falsa, eu acho um saco questões assim, pois dependendo do humor do examinador a resposta pode ser C ou E.

  • Também não concordo com o gabarito! O conflito de relacionamento/interpessoal TENDE a ser disfuncional, mas não é NECESSARIAMENTE disfuncional...(aprendi assim)

  • Não entendi o porquê de um conflito interpessoal ser necessariamente disfuncional. Interpretei a afirmativa dessa forma, e não concordei com o gabarito.

  • blz.. mas e se o conflito fosse positivo?


ID
3039232
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto a trabalho em equipe e a relações interpessoais, julgue o próximo item.


Uma equipe de trabalho efetivamente integrada requer a eliminação da diferença cultural entre seus membros, o que assegura a harmonia e o entrosamento entre eles, e a definição de tarefas conforme as habilidades e os saberes de cada um, evitando que ações comuns possam ser executadas indistintamente.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Entre as habilidades necessárias para o sucesso de uma equipe está o apoio à diversidade, uma vez que habilidades diferentes enriquecem a equipe e ajuda na resolução de problemas diferentes.

  • Complementando: tb podemos dizer que há erro em afirmar que em equipes há uma distribuição de atividades conforme as habilidades de cada um. Isso é para os grupos. Nas equipes o que acontece é uma colaboração entre os saberes de modo que uma pessoa, caso venha a sair da equipe, não venha a prejudicar os trabalhos realizados, pois todos ali sabem como o processo funciona como um TODO.

  • Errado.

    Grupos podem ser homogêneos ou heterogêneos. Os grupos heterogêneos contam com pessoas diferentes, com históricos, formações, gêneros diferentes. Com isso, contam com uma diversidade de conhecimentos e habilidades que os habilitam a lidar melhor com os diversos problemas que o grupo pode enfrentar.

    Prof. Rodrigo Rennó

  • Diferenças culturais sempre existirão nas equipes de trabalho. Nunca serão passíveis de ELIMINAÇÃO. Deve-se integrar as diferentes visões dos integrantes do grupo para um ponto convergente e que promova a integração. Na minha percepção, este seria o erro da assertiva.