SóProvas



Prova Quadrix - 2019 - CRO-AM - Assistente Administrativo Geral


ID
3206671
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores e dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue o item


As PANs (Personal Area Networks) são consideradas como um tipo de rede de computadores em que os dispositivos transportados pelo usuário, sejam eles eletrônicos ou digitais, são conectados por uma rede de baixo custo e baixa energia.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    PAM é uma rede doméstica de baixo custo que liga recursos diversos ao longo de uma residência. Através da tecnologia Bluetooth e/ou cabo USB.

  • # A sigla PAN significa Personal Area Network, ou em português: Rede de Área Pessoal. Esta rede tem como função ligar aparelhos de uso pessoal (computadores, notebooks, smartphones e tablets) através de uma conexão sem fio, alcançando uma área geográfica de até 10 metros.

    A rede também pode ser chamada de WPAN, já que seu funcionamento pode ocorrer perfeitamente sem o uso de nenhum fio para realizar a conexão entre os aparelhos (conceito conhecido como ), fazendo uso da tecnologia Bluetooth na maioria das vezes para realizar a ligação entre dispositivos.

    Em menores quantidades, também é possível encontrar redes de área pessoal que funcionem a partir de ligações em infravermelho ou outros meios de conexão que tornam desnecessário o uso de fios.

    PAN permite que vários dispositivos se comuniquem entre si, fazendo que seja possível que todos eles trabalhem em conjunto, focando o uso de apenas uma pessoa, o que a diferencia de outra rede pequena e específica: A LAN (Local Area Network), que foca em ser utilizada por um pequeno grupo de pessoas concentradas em um pequeno espaço físico.

    Quando as conexões deste tipo de rede são realizadas através do Bluetooth, é possível conectar até oito dispositivos a um aparelho principal, que também pode ser chamado de dispositivo mestre.

    tndbrasil

  • São redes usadas para que dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bastante limitada (alcance de até 10 metros). Ou seja, são redes domesticas.  Ex:  redes Bluetooth, cabo USB, NFC e UWB etc.

    GAB = CERTO

  • Gabarito: Certo!

    PAN = Redes Bluetooth, cabo USB, NFC e UWB.

  • Demorei um pouco pra entender, pois o enunciado não está tão claro, mas o quando a questão se refere a "baixo custo", ela quer dizer "baixo custo de INSTALAÇÃO".

  • Perguntas sobre PAN (personal area network) e BAN (body area network) se tornarão comuns. O baixo custo é de diversas ordens, tanto para adquirir (ah, um iphone, um applewatch, um apple... é caro, tudo bem, mas tem outros chineses baratinhos, certo?), quanto para manter (baixa manutenção e custo de operação. Quanto custa para você manter o Bluetooth da MiBand ligado?), ademais, como são pequenos e dotados de alta tecnologia, o consumo energético é baixo (alta eficiência energética).

  • nossa que questão mal feita kkkk

  • PAN nao seria uma rede pessoal..PF 2018 cespe ?

  • baixa energia???

  • Ressalta-se que esse tipo de rede "sempre" existiu, mas somente ganhou notoriedade com o BLUETOOTH (802.15). Assim, é considerada uma rede de baixo custo e baixa energia tanto que antes da tecnologia bluetooth ela não era especificada como uma REDE pois era meio que algo imperceptível para o usuário final, mas sua importância está aumentando, principalmente devido a internet das coisas (IoT).

    Exemplo dessa rede: Mouses wireless, fones wireless, relógios inteligentes, etc...

    GAB: C

  • CLASSIFICAÇÃO DE REDES

    ◙ As redes podem ser classificadas quanto a sua dimensão ou quanto a sua forma (topologia): quanto à dimensão, uma rede pode ser do tipo:

    PAN (Personal Area Network);

    LAN (Local Area Network);

    MAN (Metropolitan Area Netwok;

    WAN (Wide Area Network);

    BAN (Boy Area Network);

    PAN (Personal Area Network): é uma classificação de rede por área de abrangência, na qual os equipamentos fazem parte de uma rede que pertence a uma pessoa;

    ► As PANs são consideradas como um tipo de rede de computadores em que os dispositivos transportados pelo usuário, sejam eles eletrônicos ou digitais, são conectados por uma rede de baixo custo e consomem baixa energia;

    ◙ Esse tipo de rede (PAN) sempre existiu, mas somente ganhou notoriedade com o BLUETOOH; assim, é considerada uma rede de baixo custo e baixa energia tanto que antes da tecnologia bluetooh ela não era especificada como uma REDE, pois era meio que algo imperceptível para o usuário final, mas sua importância está aumentando, principalmente devido a internet das coisas (IoT);

    Exemplos dessa rede:

    Mouses wireless;

    Fones wireless;

    Relógios inteligentes;

    ◙ São reder utilizadas para que dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bastante limitada (alcance até 10 metros); ou seja, são redes domésticas.

    ◙ PAN = Redes Bluetooh, cabo USB, NFC e UWB;

    ◙ A sigla PAN (Rede de Área Pessoal) tem como função ligar aparelhos de uso pessoal (computadores, notebooks, smartphones e tablets) através de uma conexão sem fio, alcançando uma área geográfica de até 10 metros;

    ► A rede também pode ser chamada de WPAN, já que seu funcionamento pode ocorrer perfeitamente sem o uso de nenhum fio para realizar a conexão entre os aparelhos, fazendo uso de tecnologia Bluetooth na maioria das vezes para realizar a ligação entre dispositivos;

    ◙ A PAN permite que vários dispositivos se comuniquem entre si, fazendo com que seja possível que todos eles trabalhem em conjunto, focando o uso de apenas uma pessoa, o que a diferencia de outra rede pequena ou específica: a LAN (Local Area Network), que foca em ser utilizada por um pequeno grupo de pessoas concentradas em um pequeno espaço físico;

    ========================

    Fonte: Ramon Ahnert, TEC; Maurício Bueno, TEC; Comentários QC;

  • gab.: CERTO

    PAN (Personal Area Network) - Rede de Área Pessoal são redes de curta distância e de apenas um usuário. Todos os dispositivos envolvidos trabalham para um único usuário (por isso o nome Pessoal). Um exemplo disso são as redes Bluetooth e UWB.

    Em breve nós estaremos no CFP.

  • As redes de computadores podem ser classificadas por suas conexões, tecnologias e alcance/abrangência.

    A rede mundial de computadores, a Internet, é WAN - Wide Area Network (rede de alcance amplo), abrangendo cidades, estados e países.

    A rede metropolitana é MAN (Metropolitan Area Network), abrangendo cidades próximas, que utiliza de tecnologias de transmissão sem fio como rádio e Wi-Max.

    A rede local de computadores é LAN (Local Area Network), conectando dispositivos próximos com tecnologias de cabos (Ethernet) e wireless (Wi-Fi), com equipamentos de interconexão como switches e roteadores.

    A rede pessoal é PAN (Personal Area Network) é uma rede entre dispositivos, que não utiliza equipamentos de interconexão, e trocam informações por sinais de curto alcance, baixo custo e baixo consumo de energia, como o Bluetooth.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Baixa energia? não necessariamente, oxe

  • BAIXO CUSTO: IPHONE 12 PRO MAX, APPLE WATCH 6

  • A QUESTÃO PECA EM DIZER QUE É DE BAIXO CUSTO, JÁ VIRAM QUANTO DE ENERGIA SE GASTA COM INFRAVERMELHO?

  • Gabarito: C

    Quando você está usando sua pulseira inteligente ou smartwatch, seu celular e seus fones de ouvido, temos aí uma PAN (Personal Area Networks)

  •  é uma rede entre dispositivos, que não utiliza equipamentos de interconexão, e trocam informações por sinais de curto alcance, baixo custo e baixo consumo de energia, como o Bluetooth.


ID
3206674
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores e dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue o item


Uma rede de computadores é um conjunto de computadores interligados entre si. Logo, redes de computadores não podem ser interligadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    "Uma rede de computadores é um conjunto de computadores interligados entre si. Logo, redes de computadores não podem ser interligadas."

    Redes de Computadores refere-se a interconexão por meio de um sistema de comunicação baseado em transmissões e protocolos de vários computadores com o objetivo de trocar informações, além de outros recursos.

  • O erro da questão é esse (NÃO).

  • "Na informática, tudo é possível!" - Questões que negam esse princípio [como essa] geralmente estão erradas!

    GABA: ERRADO!

  • O equipamento responsável por interligar as redes é o roteador, sendo que tbm pode fazer a função de controlar o tráfego de dados.

  • A própria questão advertiu kkkkkkk

  • Rede de computadores podem sim ser interligadas. O equipamento que liga redes distintas é o Roteador.

    GAB: ERRADO

  • Dilma é vc??

  • O examinador da Banca devia estar doidão nesse dia. Negando o que ele mesmo disse, logo em questão de informática.

  • GABARITO: ERRADO

    A primeira parte da questão está correta, pois uma rede pode ser um conjunto de computadores interligados entre si. Porém, a parte final está errada, pois as redes de computadores podem ser interligadas umas com as outras. O maior exemplo que temos é a Internet, que são multiplas redes interligadas pelo mundo.

    Dicas, resumos e questões comentadas de informática. Me segue lá no Instagram @juniorgaucho_

  • Alguém mais achou essa questão parecida com as de RLM? rsrs'

  • RLM ou informática? rsrsrsr

  • As redes de computadores podem ser classificadas por suas conexões, tecnologias e alcance/abrangência.

    Elas são formadas por dispositivos conectados entre si, diretamente (como na PAN - Personal Area Network), com equipamentos de interconexão como roteadores e switches (como na LAN - Local Area Network), com equipamentos de longo alcance para tecnologias sem fio (como antenas de rádio e Wi-Max em MAN - Metropolitan Area Network) e com equipamentos de longo alcance para tecnologias com fio (fibra óptica, conectando países e continentes na WAN - Wide Area Network).

    A conexão poderá ser diretamente entre os dispositivos ou através de dispositivos e meios de interconexão.

    Os dispositivos poderão ser conectados nas redes, e as redes poderão se conectar com outras redes, ampliando o alcance e troca de informações.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A topologia "árvore" permite a ligação de outras redes em sí.

  • Outra definição...

    REDES DE COMPUTADORES

    ➥ São sistemas de comunicação construídos tanto de enlaces físicos quanto de protocolos.

    [...]

    Bons Estudos.

  • Esta questão nem faz sentido...

  • ERRADO.

    A PRÓPRIA QUESTÃO TRAZ A RESPOSTA. PORÉM PARECE QUE FAZ UMA CONFUSÃO, FAZENDO COM QUE ALGUNS POR DESATENÇÃO ERRE.

    BORA VENCER!!!

  • -.- coisa estranha

  • SANGUE DE JESUS TEM PODER!!

  • quero um pouco dessa pra ficar assim tambem

  • Mais um RLM kkkkkkkkkkkkkkk


ID
3206677
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores e dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue o item


O comando copy c:\cro_am\clinicas.xls c:\backup_cro_am\, quando executado no prompt de comando do Windows, tem a função de copiar (restaurar) o arquivo clinicas.xls da pasta backup_cro_am para a pasta cro_am, ambas armazenadas em c:\.

Alternativas
Comentários
  • copiar (restaurar) o arquivo clinicas.xls da pasta cro_am para a pasta backup_cro_am, ambas armazenadas em c:\.

  • inverteu

  • nao intendi nada.

    alguém pode explicar melhor ???

  • Pelo que entendi o comando copy c:\cro_am\clinicas.xls c:\backup_cro_am\

    tem a função de criar um backup nesse diretório e não de restaurar. visto que o conceito de backup é uma cópia ainda que seja no mesmo local

  • Essa foi no chute. rs

    #PM PA

    #PC PA

  • Erro da questão: "O comando copy c:\cro_am\clinicas.xls c:\backup_cro_am\, quando executado no prompt de comando do Windows, tem a função de copiar (restaurar) o arquivo clinicas.xls da pasta backup_cro_am para a pasta cro_am, ambas armazenadas em c:\"

    O arquivo "clinicas.xls" será copiado DE "cro_am" PARA "backup_cro_am", não o contrário.

    Bons estudos! ;)

  • O arquivo clinicas.xls está na pasta cro_am

    E pela linha de comando sugerida pela banca "copy c:\cro_am\clinicas.xls c:\backup_cro_am\" o arquivo será copiado da pasta cro_am para a backup_cro_am e não o contrário como afirma a questão.

    copy (origem) (destino)

    Quem quiser testar o comando na prática, basta apertar a tecla do windows (bandeirinha no teclado) junto com a tecla r (win + r), digitar "cmd" na tela que aparecer e por fim, já dentro do prompt de comando, testar o comando "copy" com algum arquivo que você quiser (por exemplo: copy c:\teste.docx c:\01 - sendo que nesse caso a arquivo teste.docx será copiado para a pasta 01).

  • Tá mais fácil ser juiz do que assistente administrativo.

  • Inverteu a ordem.

  • nem Bill Gates.

  • Sem noção colocar uma questão desta para cargo de Auxiliar Administrativo. Isso é para no mínimo técnico em informática.

  • MESMA UNIDADE C:/ NÃO COPIA, MOVE!!

    #PRIMEIRAVAGAEMINHA

  • Eu pensei assim: Se ele for copiar (restaurar), isso vai pra area de transferencia e vc precisa colar em algum lugar. Ou seja, o copy vai copiar e passar pra area de transferencia e nao vai criar um restauro. Não sei se esse raciocinio está correto, mas eu acertei

  • Vamos analisar a questão.

    O Windows disponibiliza o Prompt de Comandos, para linha de comandos, padrão MS-DOS.

    O MS-DOS - Microsoft Disk Operating System - sistema operacional em disco da Microsoft - foi o primeiro sistema para computadores pessoais, padrão IBM-PC, e utilizava de linhas de comandos para execução das tarefas.

    O comando copy  c:\cro_am\clinicas.xls  c:\backup_cro_am\, quando executado no prompt de comando do Windows, tem a função de copiar (restaurar) o arquivo clinicas.xls da pasta cro_am para a pasta backup_cro_am, ambas armazenadas em c:\.

    O comando copy é usado para copiar arquivos no Prompt de Comandos.

    Sua sintaxe é copy origem destino.

    A origem é c:\cro_am\clinicas.xls e o destino é c:\backup_cro_am\

    Após a execução do comando, existirão dois arquivos com o mesmo nome e tamanho, armazenados em pastas diferentes da unidade C:.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • ta é me esculhambando é?!

  • Eu sou louco para explicar as questões, mas eu não sei. Vontade eu tem, mas, porém, contudo, todavia, só que, não sei viu. DEUS É MAIS

  • acho engraçado qm comenta parecendo que sabe mesmo kkk

  • copy c:\cro_am\clinicas.xls c:\backup_cro_am\

    Isso é algum tipo de xingamento? kkkkkkkkkk

  • O comando copy tem a função de copiar um mais arquivos de um local para outro e sua sintaxe é: copy <origem> <destino>. No comando fornecido pelo item, copy c:\cro_am\clinicas.xls c:\backup_cro_am\, temos:

     

    Origemc:\cro_am\clinicas.xls

    Destinoc:\backup_cro_am\

     

    Concluímos, portanto, que O ITEM ESTÁ ERRADO pois, na verdade, ocorre o inverso do que o item afirma, já que o comando faz uma cópia do arquivo clinicas.xls que está na pasta cro_am para a pasta backup_cro_am. 

  • branco.....proxima

  • Afinal,qual é erro?

    Já li umas 3 coisas diferentes

  • Fiquei sabendo que no dia seguinte o examinador foi revisar a prova pra ver se encontrava erros e acabou errando a questão

  • nada hevr lé com crê

    #PMAL 2021


ID
3206680
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores e dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue o item


Arquivos com extensões diferentes não podem ser compactados juntos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Questão pede: Arquivos com extensões diferentes (= .pdf , .jpg ; .dwg .mp3) não podem ser compactados juntos.

    ⇢ Logico que pode, existem vários arquivos (.rar .zip) compactados com extensões variadas.

  • Gabarito: ERRADO

    As questões que contém sentenças de negação e exclusão, geralmente (não é uma regra), estão eivadas de erros, ou seja, pode estar errada.

    Professor Fernando Nishimura

  • Complementando o que o Rogério já falou:

    "Na informática, tudo é possível!" - Lembre-se disso e acertará 90% das questões.

  • Os arquivos são usados para o armazenamento de informações, e suas extensões procuram identificar o tipo de conteúdo, para que o Windows possa executar um programa que visualize ou edite o seu conteúdo.

    Os arquivos ocupam espaço no disco de armazenamento, e compactar eles, permite reduzir o espaço ocupado e juntar arquivos diferentes em um arquivo compactado.

    Os arquivos compactados podem armazenar arquivos de extensões diferentes em uma pasta compactada, que no Windows tem a extensão ZIP, que é o formato suportado nativamente pelo sistema operacional.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3206683
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores e dos conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e pastas, julgue o item


Uma pasta no Windows pode ser criada com um nome que contenha um ponto final (.), como, por exemplo, backup.antigo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O uso do ponto "." é permitido. Alguns elementos não permitido são ( \ / * ? " : < > | )

  • Gabarito: Certo

    -----

    Caracteres proibidos do Windows? "BASIADO"

    Barras \|/ 

    Asterisco * 

    Setas >< 

    Interrogação ? 

    Aspas " 

    DOis pontos : 

    (mnemônico criado pelos usuários do Qc, não fui eu que criei, apenas repassando)

  • Gabarito: Certo!

    Atenção ao "BASIADO"

    (Barras; Aspas; Setas; Interrogação; Aspas; Dois pontos)

  • Caracteres que não são permitidos:

    :*

    < | >

    / ?\

  • Atenção ao "BASIADO"

    (Barras; Aspas; Setas; Interrogação; Aspas; Dois pontos)

  • o comentário do qcolega fernando está equivocado em partes.

    O número de 255 caracteres era utilizado até o windows XP. Agora é 260 bytes todo o caminho.

    Ao adicionar arquivos ou criar pastas em seu projeto, você poderá ver a seguinte mensagem: 

    O nome de pasta especificado é muito longo. O caminho completo da pasta deve ter menos de 260 caracteres.Você poderá ver esta mensagem mesmo se seu caminho tem menos de 260 caracteres devido a uma das seguintes razões: 

    Esse limite é o número de bytes tem suportado no caminho, não o número de caracteres. Se usando caracteres de byte duplo, você atingirá esse limite longo antes 260 caracteres no caminho. O que é um caracter de byte duplo? 二重木炭バイト

    A frase em Japonês acima possui 7 caracteres porém como ela usa

    caracteres duplos, ela ocupa 14 caracteres.

    Os caracteres latinos de acentuação que utilizamos, pelo que sei,

    todos usam somente 1 byte - assim acho esta regra não nos afeta.

    pertencelemos!

  • Gabarito: CERTO!

    Dica: "BASIADO"

    (Barras; Asterisco; Setas; Interrogação; Aspas; Dois pontos)

  • Gab CERTO.

    Caracteres não permitidos para nomear arquivos e pastas:

    :* beijinho

    <> losango

    /|\ vulcão

    Aspas ""

    Ponto de interrogação?

    " vulcão beijou losango" ?

  • Aquela hora que vc lembra dos nomes confusos das pastas de torrent e acerta a questão kkk

  • Os arquivos são usados para o armazenamento de informações, e suas extensões procuram identificar o tipo de conteúdo, para que o Windows possa executar um programa que visualize ou edite o seu conteúdo.

    Os arquivos poderão ser divididos em pastas (e subpastas), para facilitar a organização deles no disco de armazenamento.

    Os nomes das pastas seguem os mesmos princípios dos nomes de arquivos.

    Não podem conter caracteres especiais. Mas podem conter o ponto final.

    Os nomes de arquivos e pastas podem ser compostos por qualquer caractere disponível no teclado, à exceção dos caracteres * (asterisco, usado em buscas), ? (interrogação, usado em buscas), / (barra normal, significa opção), | (barra vertical, significa concatenador de comandos), \ (barra invertida, indica um caminho), “ (aspas, abrange textos literais), : (dois pontos, significa unidade de disco), < (sinal de menor, significa direcionador de entrada) e > (sinal de maior, significa direcionador de saída).


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • acertei por que pensei no ponto com.br loucura

  • Deus tá vendo você usando o "BASIADO" pra entrar na Polícia...

  • Deus manda mais conhecimento. Pois eu não ligo para isolamento social, já estou isolado faz quatro anos. E até agora nada de passar em concurso. Mas se DEUS quiser, vou estudar para ser cientista da NASA, ai talvez eu passo.

    DEUS É MAIS.

  • O famoso "BASIADO"

    Caracteres proibidos do Windows:

    (Barras; Aspas; Setas; Interrogação; Aspas; Dois pontos)

  •  " : " 

       *

    < | >

     / ?\

    indiozinho. caracteres proibidos.

    aspas, dois pontos, asteriscos, barra (...)


ID
3206686
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

1) Se Ana dorme, então Marcus trabalha. 2) Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus.

Considerando que as proposições acima sejam verdadeiras, julgue o item


Se Ana não dorme, então Marcus não trabalha.

Alternativas
Comentários
  • Negação do --> pode ser: Ana não dorme OU Marcos não trabalha.

  • Difícil adivinhar o que a questão quer, pois a proposição é verdadeira, mas não é equivalente e nem a negação.

  • p-->q não equivale a: ~q -->~p

  • Equivalência lógica do "Se... Então"

    Macete: Nega tudo e inverte.

    Proposição 1: Se Ana dorme, então Marcus trabalha.

    Equivalência lógica: Se Marcus não trabalha, então Ana não dorme.

  • Senhores, a questão não quer nem equivalência e nem negação.

    Ela quer saber se vc pode garantir que a preposição dada é também verdadeira.

    Ela afirma que a preposição 1 é verdadeira.

    1) Se Ana dorme, então Marcus trabalha

    P--->Q

    Logo podemos ter:

    V --> V

    F --> V

    F --> F

    Para todos esses casos a preposição será verdadeira (lembrando que V --> F é falso)

    Com essas opções é possível garantir que a preposição sugerida será tbm verdadeira?

    Não.

    Se Ana não dorme, então Marcus não trabalha.

    ~P --> ~Q

    Se usarmos a opção F --> V na primeira preposição, a preposição sugerida será falsa, pois teremos V --> F.

    Sendo assim, é impossível garantir a veracidade da preposição sugerida.

    Alternativa INCORRETA.

  • Gabarito''Errado''.

    Esta questão utiliza o conceito de operadores lógicos. Também é necessário conhecer equivalências lógicas condicionais.

    Sabe-se que os conectivos condicionais possuem as seguintes equivalências:

    ~(p → q) = p ˄ (~q);

    p → q = ~ q → ~ p;

    ~p → q = p ˅ q, entre outras (derivadas destas).

    A única equivalência condicional que converte em outra condicional é "p → q = ~ q → ~ p", e ela permite converter a frase "Se Ana dorme, então Marcus trabalha" em "Se Marcus não trabalha, então Ana não dorme". 

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3206689
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

1) Se Ana dorme, então Marcus trabalha. 2) Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus.

Considerando que as proposições acima sejam verdadeiras, julgue o item


Se Marcus não trabalha, então Ana não dorme.

Alternativas
Comentários
  • questão de equivalência

    inverte e nega.

    Gab.: certo

  • gaarito: correto:

    equivalencia: inverte e nega, logo:

    se ana dorme ,então marcos trabalha

    se marcos não trabalha , então ana não dorme.

  • Gabarito''Certo''.

    Esta questão utiliza o conceito de operadores lógicosTambém é necessário conhecer equivalências lógicas condicionais.

    Sabe-se que os conectivos condicionais possuem as seguintes equivalências:

    ~(p → q) = p ˄ (~q);

    p → q = ~ q → ~ p;

    ~p → q = p ˅ q, entre outras (derivadas destas).

    A única equivalência condicional que converte em outra condicional é "p → q = ~ q → ~ p", e ela permite converter a frase "Se Ana dorme, então Marcus trabalha" em "Se Marcus não trabalha, então Ana não dorme".

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3206692
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

1) Se Ana dorme, então Marcus trabalha. 2) Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus.

Considerando que as proposições acima sejam verdadeiras, julgue o item


Se Marcus trabalha, então Ana dorme.

Alternativas
Comentários
  • EQUIVALÊNCIA DO SE.... ENTÃO INVERTE E NEGA

    Na questão só inverteu

  • se ana dorme , então marcos trabalha

    equivalencia: inverte e nega, logo:

    se marcos não trabalha , então ana não dorme.

    a questão apenas inverteu a ordem ,porem não negou.

  • Percebi que a Quadrix faz muitas questões assim.

    Lembrar que P Q não significa que Q P

  • Se, então não possuem propriedade comulativa!!

    P>q não é a msm coisa que q>p

  • Posso estar equivocado, mas esse gabarito não corresponde. Existem 3 possibilidades em que a condicional pode resultar em verdadeiro na premissa 1. Vejamos:

    1ª possibilidade: Ana dorme (V) → Marcus trabalha (V). [VV = V]. Sendo assim, a ordem inversa corresponde ao gabarito:

    Marcus trabalha (V) → Ana dorme (V). [VV = V] TUDO OK!

    2ª possibilidade: Ana dorme (F) → Marcus trabalha (F) [FF = V]. Do mesmo modo, a ordem inversa corresponde ao gabarito:

    Marcus trabalha (F) → Ana dorme (F) [FF = V] TUDO OK!

    3ª possibilidade: Ana dorme (F) → Marcus trabalha (V). [FV = V] Nessa possibilidade, o gabarito NÃO CORRESPONDE, pois a inversão resultaria em FALSO:

    Marcus trabalha (V) → Ana dorme (F). [VF = F]; NÃO ATENDIDO!

    Resumindo:

    Não se pode afirmar que P→Q é o mesmo que Q→P!!!

    Se eu estiver errado e alguém puder esclarecer, agradeço!

  • a questão é exttemamente simples:

    ela lhe dá "P --> Q" como premissa e diz que a conclusão que decorre dessa premissa é "O --> P", o é absolutamente FALSO.

  • Gabarito''Errado''.

    Esta questão utiliza o conceito de operadores lógicos. Também é necessário conhecer equivalências lógicas condicionais.

    Sabe-se que os conectivos condicionais possuem as seguintes equivalências:

    ~(p → q) = p ˄ (~q);

    p → q = ~ q → ~ p;

    ~p → q = p ˅ q, entre outras (derivadas destas).

    A única equivalência condicional que converte em outra condicional é "p → q = ~ q → ~ p", e ela permite converter a frase "Se Ana dorme, então Marcus trabalha" em "Se Marcus não trabalha, então Ana não dorme".

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3206695
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

1) Se Ana dorme, então Marcus trabalha. 2) Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus.

Considerando que as proposições acima sejam verdadeiras, julgue o item


A negação da proposição 2 é “Ana não dirige o carro ou Marcus pega um ônibus”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    O CORRETO: Ana não dirige o carro e Marcus pega um ônibus.

    NEGAÇÕES:

    CONJUNÇÃO: nega a primeira (troca E por OU) nega a segunda 

    DISJUNÇÃO: nega a primeira (troca OU por E) nega a segunda

    DISJUNÇÃO EXCLUSIVA:  Transforma em Bicondicional    

    EX: Ou João é rico ou Pedro é Bonito.    

    NEGAÇÃO:   João é rico se e somente se Pedro é bonito

    CONDICIONAL:  repete-se a primeira parte (troca o conectivo por E) e nega-se a segunda parte

    BICONDICIONAL: Transforma em Disjunção exclusiva.

    FONTE: QC

  • Negação da Conjunção é a Disjunção e vice-versa;

    Negação da Disjunção exclusiva é a Bicondicional e vice-versa;

    Negação da Condicional: Mantém a primeira e (Conjunção) Nega a segunda. mnemônico MANE.

  • 2) Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus.

    NEGAÇÃO: Ana não dirige o carro e Marcus pega um ônibus.

  • Gabarito: Errado

    Negação do "OU" é o "E"

  • Negação do "OU" é o "E"

  • Não se Nega E com E

    Não se nega OU com OU

    Não se Nega Se...Então com Se...Então

    Mantra

  • não se nega os mesmos conectivos, viu o OU ali na negação, já pode marcar como errada!

  • GABARITO ERRADO

    Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus. P v Q

    Negação: Ana não dirige o carro e Marcus pega um ônibus ~P ^ ~Q

    Nega as duas proposições, e substitui o conectivo "ou" pelo "e".

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • Gabarito''Errado''.

    Esta questão aborda as primeiras Leis de Morgan, que são ferramentas que permitem converter conectivos lógicos disjuntivos em conjuntivos, e vice-versa. 

    Elas estabelecem duas equivalências:

    ~(p e q) = ~p ou ~q;

     ~(p ou q) = ~p e ~q;

    Logo, a negativa da segunda, "Ana dirige o carro ou Marcus não pega um ônibus." é equivalente a: "Ana não dirige o carro e Marcus pega um ônibus". 

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
3206698
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para formar uma equipe com 3 médicos e 2 enfermeiros, existem 5 candidatos a médicos (um deles se chama Caio) e 6 candidatos a enfermeiros.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item


Existem 15 maneiras distintas de se escolher 2 enfermeiros entre os 6 candidatos possíveis.

Alternativas
Comentários
  • Combinação 6,2 =  6.5.4! / 4! 2 = 15

  • dividi logo. ai errei deu 21

  • 6! /2! =15

    (6 X 5) dividindo por (2 X 1)= (30/2)= 15

  • gab certo

    C6,2 

    6,5/2,1 = 3x5 = 15


ID
3206701
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para formar uma equipe com 3 médicos e 2 enfermeiros, existem 5 candidatos a médicos (um deles se chama Caio) e 6 candidatos a enfermeiros.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item


Existem mais de 220 maneiras distintas de se formar a equipe pretendida.

Alternativas
Comentários
  • Combinação 5,3 X Combinação 6,2

    5.4.3! / 3! 2 x 6.5.4! / 4! 2

    10 x 15

    150

  • ERRADO

    5! / 3! = 10 ( 60/6)

    6! /2! =15 (30/2)

    10 X 15 = 150 MANEIRAS

  • cara eu fiz e refiz varias vezes, mas tinha acertado de primeira... geralmente essas questões dão um numero pertinho, tipo um 215... meu deu 150 e eu refiz varias vezes achando q tava errado... dps q vim responder era 150 msm, tenso pra quem ta aprendendo o assunto mano

  • gab errado

    C6,2 x C5,3

    6,5/2,1 = 3x5 = 15

    5,4,3/3,2,1 = 5x2 = 10

    15 x 10 = 150


ID
3206704
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para formar uma equipe com 3 médicos e 2 enfermeiros, existem 5 candidatos a médicos (um deles se chama Caio) e 6 candidatos a enfermeiros.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item


Escolhendo‐se aleatoriamente, a probabilidade de Caio estar na equipe é maior que 50%.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia confirmar se este é o jeito certo? Pensei que ele pode ser escolhido dentre os 5 primeiros OU depois dentre os 4 OU....

    Fiz 1/5 + 1/4 +1/3 = 47/60 = ~78%

  • Quantas combinações são possíveis?

    C(6,2) * C(5,3)

    15 * 10

    150 combinações.

    Quantas combinações tem o Caio?

    C(6,2) * C(4,2) -> De 4 (afinal o Caio já esta dentro), quero 2

    15 * 6

    90 Combinações

    Probabilidade é a divisão entre os eventos favoráveis e o total de possibilidades, logo:

    90/150

    9/15

    3/5

    60%.

    Gab. Correto

  • 3/5 = 0,6

    0,6 x 100 = 60%

  • Gabarito Certo.

    Porém sem resolver e olhando somente a questão já se resolveria, uma vez que são 3 vagas pra 5 candidatos. escolhendo 1 candidato específico este tem mais de 50% de chance. Se fossem 3 vagas e 6 candidatos, seria 50% (2 candidatos por vaga); 3 vagas pra sete candidatos, menos de 50% (a partir daí eu teria que fazer conta! ) rsrs

  • Errei em pensar que era para escolher Caio entre os 5 candidatos, mas na realidade escolhe 3 médicos incluindo o Caio. No caso: 3/5 = 0,6 (x100= 60%)

    Gab: Certo.

  • Para que caio seja escolhido entre os cinco médicos

    Temos três chances para Caio ingressar na equipe

    ele tem uma chance em cinco na primeira tentativa na segunda tentativa ele tem uma chance em cinco e na terceira dentativa ele tem uma chance em cinco também.

    Lembrando que ou soma .e multiplica

    1. +. 1. +. 1.      3

    --.    ---.   ----=. ---- 

    5.      5.     5.      5

    60%

  • c5,3 x c6,2 = 150 combinações possíveis

    c5,2 x c6,2 = 90 combinações possíveis com o Caio já incluso

    90/150 = 0,6 = 60%

    Gabarito certo


ID
3206707
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma caixa de água tem o formato de um bloco retangular, com medidas de altura, largura e profundidade, respectivamente, equivalentes a 3, 4 e 5 metros. Com base nesse caso hipotético, julgue o

item


Se a caixa está 75% cheia, então a altura da água ultrapassa 2 m.


Alternativas
Comentários
  • Se a altura é de 3 metros e ela está 75% cheia, ou seja, 3/4 cheia, então a altura está no nível 2,25 m.

    Também é válido pensar que 2 metros de 3 é 2/3, isto é, 66%, nível que já foi ultrapassado pela água.

  • 75% = 45 m3

    A questão indica "mais de 2m". Calcule quanto seria o volume da caixa com 2m:

    2 x 4 x 5 = 40 m3, logo está sim acima dos 2m

  • Gabarito CERTO ✔️

    Bom, eu fiz da seguinte forma.

    altura 3

    largura 4

    profundidade 5

    ------

    altura * largura * profundidade = total

    3 * 4 * 5 = 60

    -----

    Regra de 3

    60 - 100

    x - 75

    x = 45

    75% equivale a 45m³

    ------

    Para saber a altura, vamos isolar a ALTURA.

    altura * largura * profundidade = total

    X * 4 * 5 = 45

    20*X = 45

    X = 2.25m

    Talvez não seja a forma mais rápida de resolver a questão, mas poderá ajudar em outras.

  • como fazer nesse video https://www.youtube.com/watch?v=pdtUMuLvpFw

  • 3x4x5 = 60m³

    60m³ --- 3m de altura

    45m³ ---- x m de altura

    x = 2,25m


ID
3206710
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma caixa de água tem o formato de um bloco retangular, com medidas de altura, largura e profundidade, respectivamente, equivalentes a 3, 4 e 5 metros. Com base nesse caso hipotético, julgue o

item


A caixa de água tem capacidade para mais de 50.000 decalitros de água.

Alternativas
Comentários
  • Volume (retângulo) = altura x largura x profundidade

    Volume = 3m x 4m x 5m

    Volume = 60 m³

    \/

    1 m³ = 1000 L logo

    60 m³ = 60.000 L

    Mas atenção que a questão pede em decalitro, isto é, em parcelas de 10 L. Então basta dividir por 10.

    60.000/10 = 6.000 dal

    Menor que 50.000 portanto

  • Quilolitro - Hectolitro - Decalitro - Litro - Decilitro - Centilitro - Mililitro

    4x5x3 = 60m³ = 60000 L = 6000 Dal

    Gabarito errado


ID
3206713
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma caixa de água tem o formato de um bloco retangular, com medidas de altura, largura e profundidade, respectivamente, equivalentes a 3, 4 e 5 metros. Com base nesse caso hipotético, julgue o

item


Se a caixa tivesse todas as suas medidas dobradas, então o volume da caixa também dobraria.

Alternativas
Comentários
  • 3.4.5 = 60

    6.8.10 = 480

  • Também fiquei com essa impressão!

  • 1.1.1 = 1m³

    2.2.2 = 8m³

    4.4.4 = 64m³

    aumenta 8x ao dobrar todas as medidas

  • Concordo, o correto seria:

    São absolutamente inelegíveis os indivíduos que tenham menos de 18 anos de idade, os estrangeiros, os privados temporariamente dos seus direitos políticos e todos aqueles que não puderem se alistar como eleitores.


ID
3206716
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No vídeo, o atirador que abriu fogo em um dos templos religiosos em Christchurch, na Nova Zelândia, no dia 15 de março último, transmitiu o ataque ao vivo no Facebook. Ele se identifica como Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos de idade. Pelo menos 49 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, 12 em estado grave.

Internet:<http://www.bbc.com/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item



Logo após os ataques, a primeira ministra da Nova Zelândia emitiu declarações que permitiram a interpretação de que o país adota uma política xenófoba, mas não preconceituosa, em relação a religiões não cristãs.

Alternativas
Comentários
  • Se é xenófoba é preconceituosa, oras.

  • Xenofobia é um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros.

    Trata-se de um problema social baseado na intolerância e/ou discriminação social, frente a determinadas nacionalidades ou culturas. Esse problema gera violência entre as nações do mundo, desde humilhação, constrangimento e agressão física, moral e psicológica. Tudo isto, promovido, principalmente, pela não aceitação das diferentes identidades culturais.

  •  Em Christchurch, na Nova Zelândia, há  duas mesquitas. O atirador Brenton Tarrant, que se intitula supremacista branco, abriu fogo em março de 2019 contra uma mesquita do bairro matando 49 pessoas e deixando 32 feridas.

    O diferencial do seu atentado foi o fato dele ter filmado os preparativos para o atentado e transmitido ao vivo os assassinatos ao vivo pelo Facebook. O atirador escreveu em sua conta da rede social Twitter que era um homem branco, de família normal e que se dizia na missão de defender o futuro do seu povo. Neste texto qualifica os imigrantes como invasores que queriam substituir os neozelandeses etnicamente, o que demonstra diretamente que o objetivo do ataque era combater os muçulmanos.

    A primeira ministra da Nova Zelândia, Jacinda Adern, após os ataques fez um pronunciamento condenando os atentados terroristas e disse que os que foram feridos eram “neozelandeses como todos nós, ao contrário dos atiradores terroristas, que não pertencem ao nosso país." Ainda alegou dizendo que as vitimas que eram imigrantes haviam confiado na Nova Zelândia para viver, pois estavam fugindo de conflitos e desejavam paz.

    O pronunciamento, que teve grande repercussão no país, foi marcado por três grandes temas: a tolerância religiosa, redes sociais e restrições às armas. Ela abriu seu discurso com as palavras em árabe que significam “que a paz esteja com você" , usou um lenço cobrindo os cabelos demonstrando respeito à comunidade muçulmana que havia sido atacada e, pediu que a dor dos muçulmanos fosse reconhecida na sexta feira próxima ao atentado que é um dia de adoração para os muçulmanos. Também apressou o trabalho das autoridades, porque reconheceu a necessidade religiosa dos muçulmanos de enterrar seus familiares o quanto antes e com seus corpos o mais compostos possível.  

    Demandou ainda que as redes sociais se responsabilizassem pelo combate ao terror e não lucrassem com esse tipo de conteúdo, uma vez que não são somente os “carteiros" e sim os “hóspedes" dessas postagens. Por fim, declarou que jamais falará o nome do atirador, porque ele é um terrorista e não merece a notoriedade que buscava e que os nomes a serem pronunciados deveriam ser o das vítimas.
    Desta forma conclui- se que a afirmativa está incorreta

    Gabarito do professor: ERRADO.

ID
3206719
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No vídeo, o atirador que abriu fogo em um dos templos religiosos em Christchurch, na Nova Zelândia, no dia 15 de março último, transmitiu o ataque ao vivo no Facebook. Ele se identifica como Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos de idade. Pelo menos 49 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, 12 em estado grave.

Internet:<http://www.bbc.com/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


As mesmas motivações dos atentados em Christchurch produziram o ataque à escola Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, no dia 13 de março último.

Alternativas
Comentários
  • O ataque à mesquita de Christchurch na Nova Zelândia teve motivações xenofóbicas. O autor do ataque era contra a presença de imigrantes muçulmanos no país. Em sua conta do Twitter, o atirador compartilhou várias postagens de cunho xenófobo, qualificando os imigrantes como invasores. O ataque à escola Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, não teve motivações xenofóbicas. O principal motivado apurado pela polícia é de que o ataque teve relação com o bullyng sofrido pelos dois atiradores quando frequentavam a escola.

    GAB. E

  • Graves atentados são eventos de grande repercussão midiática e constantemente abordados em provas. O atentado na Nova Zelândia chamou atenção devido a natureza tranquila dessa nação da Oceania. 

    Análise da afirmativa:

    O ataque a escola de Suzano foi motivado pela prática de bullying  entre alunos, enquanto o da Nova Zelândia foi realizado por um terrorista de extrema direita australiano que atacou uma mesquita com motivação xenófoba. Afirmativa errada.  


    Gabarito do professor: Errado.

ID
3206722
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No vídeo, o atirador que abriu fogo em um dos templos religiosos em Christchurch, na Nova Zelândia, no dia 15 de março último, transmitiu o ataque ao vivo no Facebook. Ele se identifica como Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos de idade. Pelo menos 49 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, 12 em estado grave.

Internet:<http://www.bbc.com/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


O governo neozelandês, pouco depois dos ataques mencionados, anunciou que o país pretende promover mudanças nas leis sobre armas, assunto que já vinha sendo discutido anteriormente.

Alternativas
Comentários
  • Parlamentares da  votaram de forma quase unânime a favor de mudanças nas leis de armas, nesta quarta-feira, quase um mês após o pior ataque a tiros em tempos de paz na história do país, no qual 50 pessoas foram mortas em duas mesquitas da cidade de Christchurch.

  • Graves atentados são eventos de grande repercussão midiática e constantemente abordados em provas. O atentado na Nova Zelândia chamou atenção devido a natureza tranquila dessa nação da Oceania.

    Análise da afirmativa:

    O armamento pesado utilizado no atentado facilitou o grande número de vítimas e levou a duras medidas de restrição por parte do governo de sua venda e utilização. Afirmativa correta. 

    Gabarito do professor: Certo.


ID
3206725
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No vídeo, o atirador que abriu fogo em um dos templos religiosos em Christchurch, na Nova Zelândia, no dia 15 de março último, transmitiu o ataque ao vivo no Facebook. Ele se identifica como Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos de idade. Pelo menos 49 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, 12 em estado grave.

Internet:<http://www.bbc.com/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item



Além de Brenton Tarrant, a justiça da Nova Zelândia processou dezenas de integrantes da organização de extrema direita da qual ele faz parte, por participação no planejamento dos ataques

Alternativas
Comentários
  • Artigos da BBC relacionados ao assunto:

    1 - https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47586983

    2 - https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47655610

  • atentado de Christchurch, na NOVA ZELÂNDIA , foi um ATENTADO TERRORISTA  perpetrado por Brenton Tarrant, um australiano de 28 anos, militante de EXTREMA DIREITA , contra  que frequentavam a  Al Noor e o Centro Islâmico Linwood, ocorrendo por volta das 13h40 (hora local), em 15 de março de 2019 (00h40 ) na cidade de CHRISTCHURCH . Pelo menos 51 pessoas foram mortas nos tiroteios e mais de 49 ficaram feridas. A polícia encontrou dois CARROS BOMBAS, que as autoridades desarmaram. A polícia está mantendo três suspeitos sob prisão. O ataque foi descrito como um ATAQUE TERRORISTA pela primeira-ministra JACINDA ARDEM e vários governos internacionalmente.

  • Ataques terroristas é tema frequentemente abordado e com o evento descrito no texto não foi diferente. A ampla repercussão do ocorrido deveu-se principalmente ao fato de que a Nova Zelândia não é normalmente país palco desse tipo de ataque violento e o grande número de vítimas. 
    Análise da afirmativa:

    Foi realizada ampla investigação e concluído que o ataque foi efetuado por terrorista do tipo "lobo solitário" que não faz parte formal de nenhum grupo radical que ordenou o ato, mas que agiu por conta própria influenciado por ideias extremistas. Afirmativa errada. 


    Gabarito do professor: Errado.

ID
3206728
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Jair Bolsonaro e representantes de outros sete países sul‐americanos assinaram, no dia 22 de março último, um documento com proposta para a criação do fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul), que visa à construção de relações baseadas no livre comércio.

Internet:<http://www.poder360.com.br/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


O Equador se manteve, por anos, alinhado ao bloco de governos de esquerda na América Latina. Com a ascensão de Lenin Moreno, aproximou‐se de governantes conservadores, sendo um dos signatários da proposta de criação do Prosul.

Alternativas
Comentários
  • Certo

  • O texto de apoio aborda notícia sobre a proposta de criação de um fórum de debates sobre o desenvolvimento econômico regional na América do Sul. 

    Análise da afirmativa:

    O atual presidente Lenin Moreno foi sucessor político do presidente Rafael Corrêa que foi ativo articulador do grupo de nações sul-americanas governadas por presidentes de esquerda,  mas, ocorreu uma guinada politica em seu governo que buscou alianças com países governados por presidentes de direita como o Brasil e a Colômbia. Alternativa correta.  



     Gabarito do professor: Correta.

ID
3206731
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Jair Bolsonaro e representantes de outros sete países sul‐americanos assinaram, no dia 22 de março último, um documento com proposta para a criação do fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul), que visa à construção de relações baseadas no livre comércio.

Internet:<http://www.poder360.com.br/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


Por decisão dos integrantes do futuro fórum, a Venezuela não integrará o Prosul, haja vista o governo de Nicolás Maduro ser considerado como ilegítimo pelos mandatários presentes no encontro.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Venezuela não integrará o PROSUL

    https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/03/vem-ai-onda-de-transformacoes-que-pode-nos-arrastar-diz-pinera-em-cupula.shtml

  • A Venezuela não foi convidada a participar do encontro de criação do Prosul, sob a justificativa de não ser uma democracia. O governo de Nicolás Maduro é considerado ilegítimo pelos mandatários presentes no encontro.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • O texto de apoio aborda notícia sobre a proposta de criação de um fórum de debates sobre o desenvolvimento econômico regional na América do Sul.

    Análise da afirmativa:

    Os mandatários do grupo citado reconhecem como presidente da nação o presidente da assembleia nacional venezuelana Juan Guaidó, que iniciou uma grande campanha internacional que levou ao reconhecimento de seu cargo por diversos países adversários do atual governo. O impasse político não produziu questões práticas na vida dos venezuelanos que seguem liderados por Nicolás Maduro herdeiro político do Hugo Chaves.  


    Gabarito do professor: Certo.

ID
3206734
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Jair Bolsonaro e representantes de outros sete países sul‐americanos assinaram, no dia 22 de março último, um documento com proposta para a criação do fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul), que visa à construção de relações baseadas no livre comércio.

Internet:<http://www.poder360.com.br/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


Com a abertura do processo de sua criação, o Prosul deverá substituir a União das Nações Sul‐Americanas (Unasul), criada em 2008, quando os governos de esquerda eram maioria na região.

Alternativas
Comentários
  • Leitura sobre o assunto: https://www.poder360.com.br/governo/bolsonaro-e-outros-6-presidentes-assinam-proposta-de-criacao-do-prosul/

  • Correto.

    "O fórum tem por objetivo substituir a Unasul (União das Nações Sul-Americanas), criada em 2008 por 12 países sul-americanos. A sede era em Quito, capital do Equador. À época, a orientação política dominante na região estava mais à esquerda... "

    fonte: https://www.poder360.com.br/governo/bolsonaro-e-outros-6-presidentes-assinam-proposta-de-criacao-do-prosul/

  • O texto de apoio aborda notícia sobre a proposta de criação de um fórum de debates sobre o desenvolvimento econômico regional na América do Sul.


    Análise da afirmativa:

    A União das Nações Sul-Americanas foi um projeto diretamente ligado a governos de esquerda na região, que propunha um bloco de integração regional com amplas atribuições, enquanto os governos atuais, que estão propondo o Prosul buscam uma área de livre comércio, que é categoria de ação de política internacional multilateral bem mais restrita.  


    Gabarito do professor: Certo.

ID
3206737
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente Jair Bolsonaro e representantes de outros sete países sul‐americanos assinaram, no dia 22 de março último, um documento com proposta para a criação do fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul), que visa à construção de relações baseadas no livre comércio.

Internet:<http://www.poder360.com.br/> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item


Bolívia e Uruguai integram o grupo de países que assinaram a declaração conjunta de criação do Prosul.

Alternativas
Comentários
  • Na reunião de Santiago também estiveram presentes representantes da Bolívia (vice-chanceler Carmen Almendra), do Uruguai (vice-chanceler Ariel Bergamino) e do Suriname (embaixador em Cuba Edgar Armaketo) que não assinaram a declaração, mas se colocaram dispostos ao diálogo. (site Politize)

  • O texto de apoio aborda notícia sobre a proposta de criação de um fórum de debates sobre o desenvolvimento econômico regional na América do Sul.

    Análise da afirmativa:
    Estes países não assinaram a declaração. A Bolívia, por estar na época ainda sob comando de um governo de esquerda que protestou informalmente pela ausência da Venezuela e o Uruguai, devido a sua orientação política de favorecer o multilateralismo e ainda defender a UNASUL como fórum adequado para tal discussão na região. Alternativa errada. 

    Gabarito do professor: Errado.

ID
3206755
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, do Regimento Interno do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO‐AM), da Lei n.º 4.324/1964 e da Resolução CFO n.º 63/2005, julgue o item


O exercício da odontologia no território nacional só é permitido ao cirurgião‐dentista habilitado por faculdade oficial ou reconhecida após o devido registro de diploma no Ministério da Educação, sendo dispensável a inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º da Lei n.º 5.081/1966

    Art. 2º. O exercício da Odontologia no território nacional só é permitido ao cirurgião-dentista habilitado por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

    Gabarito: ERRADO


ID
3206758
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, do Regimento Interno do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO‐AM), da Lei n.º 4.324/1964 e da Resolução CFO n.º 63/2005, julgue o item



O CRO‐AM é dotado de personalidade jurídica de direito privado, com autonomia financeira e administrativa, sem vinculação ao Conselho Federal de Odontologia.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    REGIMENTO INTERNO CFO

    Art. 1º. O Conselho Federal de Odontologia, como unidade central, e os Conselhos Regionais de Odontologia, como unidades a ele vinculadas, criados pela Lei nº 4.324, de 14 de abril de 1964, regulamentada pelo Decreto nº 68.704, de 03 de junho de 1971, constituem em seu conjunto, por delegação do poder público, mediante autorização legislativa, uma entidade fiscalizadora da Odontologia, dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira.

    Cadernos de Revisão (Em breve)

    Drive: @naamaconcurseira

    Face: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Gab: errado

    Os Conselhos profissionalizantes são AUTARQUIAS, assim são pessoas jurídica de direito público.


ID
3206761
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, do Regimento Interno do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO‐AM), da Lei n.º 4.324/1964 e da Resolução CFO n.º 63/2005, julgue o item


Estão isentas do pagamento da taxa de inscrição e das anuidades fixadas pelas Assembleias Gerais dos Conselhos Regionais de Odontologia a que estejam vinculadas as empresas ou entidades que mantenham departamentos ou gabinetes próprios destinados a prestação de serviços de assistência odontológica a seus empregados, associados e respectivos dependentes.

Alternativas
Comentários
  •   LEI 4234/1964

    Art. 13. § 4º - Estão isentas do pagamento da taxa de inscrição e das anuidades, a que se refere o parágrafo anterior, as empresas ou entidades que mantenham departamentos ou gabinetes próprios destinados a prestação de serviços de assistência odontológica a seus empregados, associados e respectivos dependentes.

    GABARITO : CERTO

  • Resolução CFO n.º 63/2005

    Art. 256. As clínicas e os laboratórios de prótese dentária mantidos por sindicatos, por entidades beneficentes ou filantrópicas, por empresas para prestação de assistência odontológica a seus empregados, as clínicas sujeitas à administracão pública direta ou indireta, federal, estadual ou municipal, as pertencentes a instituições de ensino e das entidades representativas da classe, estarão isentas das anuidade e das taxas.

    Cadernos de Revisão (Em breve)

    Drive: @naamaconcurseira

    Face: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Resolução CFO n.º 63/2005

    Art. 256 ISENTOS DE INSCRIÇÃO E ANUIDADES:

    As clínicas e os laboratórios de prótese dentária mantidos por sindicatos, por entidades beneficentes ou filantrópicas,

    As clínicas mantidas por empresas para prestação de assistência odontológica a seus empregados, 

    as clínicas sujeitas à administração pública direta ou indireta, federal, estadual ou municipal,

    as clínicas pertencentes a instituições de ensino e das entidades representativas da classe, 


ID
3206764
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, do Regimento Interno do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO‐AM), da Lei n.º 4.324/1964 e da Resolução CFO n.º 63/2005, julgue o item



Os cirurgiões‐dentistas poderão sofrer a pena disciplinar de suspensão do exercício profissional de até trinta dias, sendo de competência do Conselho Regional em que estavam inscritos, ao tempo do fato punível, aplicar a referida sanção.

Alternativas
Comentários
  •    LEI 4234/1964

    Art. 17. O poder disciplinar de aplicar penalidades aos cirurgiões-dentistas compete ao Conselho Regional em que estavam inscritos ao tempo do fato punível.

     Art. 18. As penas disciplinares aplicáveis pelos Conselhos Regionais aos cirurgiões-dentistas inscritos são as seguintes:

        a) advertência confidencial, em aviso reservado;

        b) censura confidencial, em aviso reservado;

        c) censura pública, em publicação oficial;

        d) suspensão do exercício profissional até 30 dias;

        e) cassação do exercício profissional, "ad referendum" do Conselho Federal.

    GABARITO : CERTO


ID
3206767
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Acerca da Lei n.º 5.081/1966, do Regimento Interno do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO‐AM), da Lei n.º 4.324/1964 e da Resolução CFO n.º 63/2005, julgue o item



Somente as pessoas físicas vinculam‐se à jurisdição de Conselho Regional por meio de inscrição, que é efetivada após o registro no Conselho Federal.

Alternativas
Comentários
  • Art. 105 da Resolução CFO n.º 63/2005

    Art. 105. As pessoas físicas e jurídicas, com exceção das entidades representativas da classe, vinculam-se à jurisdição de um Conselho Regional através da inscrição, que é efetivada após o registro no Conselho Federal.

    Gabarito: Errado


ID
3206770
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da ética, da moral, da democracia e da função pública, julgue o item


A moral não é algo estanque ou imutável; ao contrário, se revela dinâmica, orientada que é por fatores sociais e históricos, sendo, pois, relativa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Ética é teoria ----------------- Moral é prática

    Ética é o princípio ------------ Moral é conduta 

    Ética é permanente ---------- Moral é temporal

    Ética é universal -------------- Moral é cultura

    Ética é regra ------------------ Moral é conduta da regra

    FONTE: QC

  • RESUMO: MORAL

    – mos (latim, plural mores): costume

    – regulação (normatização) comportamentos considerados como adequados a determinado grupo social

    – prática (pragmática), particular

    – dependência espaço-temporal (relativa); caráter histórico e social

    GAB = CERTO

  • questão de filosofia moral em prova de concurso. Como se houvesse consenso acadêmico sobre a relatividade ou absolutismo da moral.

ID
3206773
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da ética, da moral, da democracia e da função pública, julgue o item



Em linguagem ética, virtude é a qualidade do que faz bem, originando‐se do bem rumo à necessidade que aquele bem satisfaz.

Alternativas
Comentários
  • Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo.

    Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

  • Gabarito ERRADO:

    Virtude é uma qualidade moral particular, uma capacidade exclusivamente humana, ausente nos outros animais, os quais são regidos apenas pelo instinto.

    Fonte:  Wikipédia

  • Questão muito mind blown

  • virtudes são disposições constantes do espírito, as quais, por um esforço da

    vontade, inclinam à prática do bem. Para Aristóteles, há duas espécies de virtudes: a

    intelectual e a moral. A virtude intelectual é adquirida por meio do ensino e, assim, necessita

    de experiência e tempo. A virtude moral é adquirida como resultado do hábito, que determina

    nosso comportamento como bom ou ruim.

    Fonte:Estratégia

  • Para Aristóteles, há duas espécies de virtudes: a

    intelectual e a moral. 


ID
3206776
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da ética, da moral, da democracia e da função pública, julgue o item



Moralmente, é esperado do servidor público a orientação de seu comportamento por princípios que se dirijam ao seu bem próprio.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • Que se dirijam ao bem comum.

    gab. E

  • Um princípio da Administração pública, se não o mais importante, é o da busca primordial pelo interesse público. Favorecer interesse próprio no exercício de função pública pode configurar inclusive ato de improbidade, ou seja, um ato imoral.

  • Um princípio da Administração pública, se não o mais importante, é o da busca primordial pelo interesse público. Favorecer interesse próprio no exercício de função pública pode configurar inclusive ato de improbidade, ou seja, um ato imoral.

  • Gabarito''Errado''.

    Segundo o Decreto nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994 que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

    Especificamente em sua Seção II Dos Principais Deveres do Servidor Públicos:

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • ao bem comum


ID
3206779
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da ética, da moral, da democracia e da função pública, julgue o item



É um exercício de cidadania e uma ação moral a escolha da melhor conduta à luz do bem comum.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     O exercício da cidadania, como gozo de direitos e desempenho de deveres, deve pautar-se por contornos éticos e morais, de modo que o exercício da cidadania materialize-se na escolha da melhor conduta tendo em vista o bem comum, havendo uma expectativa generalizada a respeito das ações humanas e, em especial, das ações daqueles que desempenham funções públicas.

    FONTE:https://www.editorajuspodivm.com.br/cdn/arquivos/ac054eb6de3d35a1d13c4dcbbca402cb.pdf

  • Só faltava dizer que era errada a resposta!

  • Gabarito: Certo.

     A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    Norteia-se = não se limita (CESPE)

    ___________

    Bons Estudos.


ID
3206782
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito da ética, da moral, da democracia e da função pública, julgue o item


A democracia brasileira conjuga traços da democracia representativa com atributos da democracia direta.

Alternativas
Comentários
  • A participação popular.

  • Gabarito Certo

    Democracia direta: as decisões são tomadas diretamente pelo grupo. Exercida pelo cidadão por meio de voto, plebicito, referendo.

    Democracia indireta ou representativa: as decisões são tomadas por alguém reconhecido e eleito pelo grupo. (representante político)

    Democracia participativa: É a do Brasil, sendo a mistura da democracia direta com a indireta ou representativa.

  • É possível compreender o sentido da assertiva baseando-se também nesse trecho da CF/88:

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    (...)

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • Democracia semidireta.


ID
3206785
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética, à moral, à democracia e à função pública, julgue o item


A moralidade, como subordinadora da prática administrativa, impõe não apenas o respeito à legalidade, mas também que as condutas sejam eticamente aceitáveis.

Alternativas
Comentários
  • subordinadora , nao é um termo legal, ideal seria relacionado......mas ...

    gb certo

  • Certo.

    A Moral não pressupõe a ética, mas a Ética pressupõe a moral.


ID
3206788
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética, à moral, à democracia e à função pública, julgue o item



A deontologia exerce importante papel na ética no serviço público ao traçar caminhos, direcionando as escolhas dos indivíduos a partir do que deve ser feito.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação.

    A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.

    A deontologia também pode ser o conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão, ou seja, cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o Código de Ética de sua categoria.

    FONTE: WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR


ID
3206791
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética, à moral, à democracia e à função pública, julgue o item



Em termos práticos, moralidade e probidade são expressões sinônimas.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Entende-se por moralidade a congregação de costumes, deveres e modo de proceder dos homens para com os seus semelhantes, o corpo de preceitos e regras para dirigir as ações humanas segundo a justiça e a equidade natural. A probidade, por sua vez, consiste em honradez, integridade de caráter, honestidade, pundonor.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/353/moralidade-e-probidade-administrativa

  • GABARITO: ERRADO

    Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. ... As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes.

    Probidade significa agir de acordo com os princípios éticos e morais aceitos em uma sociedade. Significa ter integridade de caráter. É uma característica de pessoas que costumam agir com ética e honra nas suas decisões.

  • Moralidade está prevista no caput do art. 37 da Constituição Federal como um dos princípios da Administração Pública. (LIMPE)

    Já a Probidade é mencionada indiretamente no art. 37, § 4º, da Constituição Federal, no parágrafo que prevê as sanções aplicáveis a quem praticar atos de improbidade administrativa.

    Art. 37, § 4º Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível”.

    1ª Corrente: Moralidade é um conceito mais amplo e que engloba o de Probidade. Neste contexto, Probidade seria apenas um subprincípio da moralidade.

    2ª Corrente: Probidade é um conceito mais amplo que de Moralidade, pois a Lei nº 8.429/92, ao tipificar os atos de improbidade, prevê hipóteses não só de violação à Moralidade, mas também a todo e qualquer princípio da administração. Este é o entendimento dos autores Emerson Garcia e Rogério Pacheco Alves.


ID
3206794
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética, à moral, à democracia e à função pública, julgue o item


A moral política e a moral comum são distintas e dissociadas, não se confundindo.

Alternativas
Comentários
  • A moral política e a moral comum são distintas, MAS NÃO dissociadas, não se confundindo.

  • Claro que são diferentes. Um politico jamais terá a honra e o prestigio de um pai de familia. hahaha

  • EM TESE, o papel de um político é representar os anseios comuns daqueles que o elegeram. Assim, essas morais não estão dissociadas, mas sim interligadas.


ID
3206797
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética, à moral, à democracia e à função pública, julgue o item



Em linguagem moral, os valores são os pontos de partida e os fundamentos do agir ético.

Alternativas
Comentários
  • Em linguagem moral, os valores são os pontos de partida e os fundamentos do agir ético.

    Trata-se de ÉTICA

  • Será que o examinador sabe o que ele quis dizer?

    Quem não domina, não ensina

  • O valor é objeto de uma escolha moral, agindo assim, com moralidade, a ética é o estudo.

    Foi assim que interpretei, optando por gabarito: ERRADO

    Corrijam-me qualquer erro.

  • Os princípios que são pontos de partida e fundamentos da ação.

  • GABARITO: ERRADO.

    Em linguagem moral, os valores são os pontos de partida e os fundamentos do agir ético.

    Diz que os valores refere-se a ética, mas em questão de valores fala-se da moral.

    Valores:

    Possuem uma perspectiva moral, orientando o ser humano a direcionar suas ações para o bem.

    São objetos da escolha moral.

  • O correto seria:

    Em linguagem moral, os princípios são os pontos de partida e os fundamentos do agir ético.

    Gabarito errado

  • Os princípios que são pontos de partida e fundamentos da ação.

    Valores: Possuem uma perspectiva moral, orientando o ser humano a direcionar suas ações para o bem.

    São objetos da escolha moral.


ID
3236863
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando  a  importância  do  gerenciamento  de  pessoas  em uma organização, julgue o item.


A  gestão  de  pessoas  é  uma  área  contingencial  e  situacional da empresa. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Abordagem contingencial: nessa abordagem, as organizações passam a ser vistas como em uma reação contínua ao seu ambiente, e é assim também que o ser humano deve ser adaptável à realidade que se coloca, pronto para a mudança. A gestão de pessoas deve, então, permitir ajustes contínuos ao ambiente e estratégia.

    Fonte: Carlos Xavier. professor do Estratégia Concursos.

  • Gabarito: Certo

    "A GP é uma área muito sensível à mentalidade e à cultura corporativa que predomina nas organizações. Ela é extremamente CONTINGENCIAL E SITUACIONAL, pois depende de vários aspectos, como a arquitetura organizacional, a cultura corporativa, as características do seu mercado, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos, o estilo de gestão e uma infinidade de outras variáveis. Também depende das características das pessoas que a constituem. Tudo isso constitui um mix que a torna única em cada organização."

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações.. [Minha Biblioteca].


ID
3236866
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando  a  importância  do  gerenciamento  de  pessoas  em uma organização, julgue o item.

Pessoas  podem  ser  consideradas  como  parceiros  organizacionais  ou  sujeitos  passivos,  dependendo  da  reciprocidade na interação entre elas e a organização. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Nos dias de hoje, os funcionários devem ser vistos como verdadeiros parceiros da organização, buscando contribuir para a realização de sua estratégia. É razoável também que os funcionários sejam proativos, empreendedores, fornecedores de serviços para a organização.

    FONTE: Carlos Xavier, professor do Estratégia Concursos.

  • Gabarito: Certo.

    "Pessoas como parceiras da organização:

    capazes de conduzir a organização à excelência e ao sucesso. Como parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização – como esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, riscos, etc. – na expectativa de colher retornos desses investimentos – por meio de salários, incentivos financeiros, crescimento profissional, satisfação, carreira, etc. Todo investimento só se justifica quando traz um retorno razoável. Na medida em que o retorno é bom e sustentável, a tendência será manter ou aumentar o investimento. Daí, o caráter de reciprocidade na interação entre pessoas e organizações, e também de autonomia e ação – não mais de passividade, inércia e dependência.

    Pessoas como parceiros ativos, não como sujeitos passivos."

    CHIAVENATO e Idalberto,Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 4th edição. Disponível em: Minha Biblioteca.

  • NÃO ENTENDI COMO PARCEIROS PODEM SER CONSIDERADOS PASSIVOS.

  • O enunciado está em consonância com a teoria do equilíbrio organizacional. Vale relembrar que um dos objetivos da gestão de pessoas é conciliar os interesses individuais dos empregados com os interesses organizacionais. Diversas pesquisas já demonstraram que esse equilíbrio entre as contraprestações de empresa e empregados é indispensável para manutenção de níveis adequados de satisfação e desempenho.

    Quando não existe equilíbrio entre as contraprestações, o mais provável é que a parte prejudicada realize um ajuste no comportamento para que se retorne a uma situação de equilíbrio. Nesse sentido, um empregado que não se sente valorizado pela organização, por exemplo, tende a tornar-se passivo, pois seu desempenho não tem tido reciprocidade.

    Gabarito: Certo

  • O enunciado está em consonância com a teoria do equilíbrio organizacional. Vale relembrar que um dos objetivos da gestão de pessoas é conciliar os interesses individuais dos empregados com os interesses organizacionais. Diversas pesquisas já demonstraram que esse equilíbrio entre as contraprestações de empresa e empregados é indispensável para manutenção de níveis adequados de satisfação e desempenho.

    Quando não existe equilíbrio entre as contraprestações, o mais provável é que a parte prejudicada realize um ajuste no comportamento para que se retorne a uma situação de equilíbrio. Nesse sentido, um empregado que não se sente valorizado pela organização, por exemplo, tende a tornar-se passivo, pois seu desempenho não tem tido reciprocidade.

    Gabarito: Certo

    FONTE: Professor Marcelo Soares, Direção Concursos.


ID
3236869
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando  a  importância  do  gerenciamento  de  pessoas  em uma organização, julgue o item.

Uma  vez  que  ajudar  a  organização  a  alcançar  seus  objetivos  e  a  realizar  sua  missão  é  um  dos  objetivos  dessa área, busca‐se sempre a eficiência. 

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão é um dos objetivos dessa área, busca‐se sempre a eficiência. (Eficácia)

    Quando temos objetivos voltados a organização é uma busca da eficácia e não da eficiência, pois ela é individual.

  • ERRADO

     

    EFICIÊNCIA: capacidade de produir o máximo resultado quando a mínima quantidade de recursos (fazer da maneira correta);

    EFICÁCIA: relação entre resultado pretendido e resultado atingido (fazer a coisa certa - chegar ao objetivo);

    EFETIVIDADE: relação entre resultados e objetivos (produzir efeitos duradouros - mudança de uma realidade).

     

     

     

  • Uma vez que ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão é um dos objetivos dessa área, busca‐se sempre a eficiência. Resposta: Errado.

    A eficácia está relacionada aos objetivos e resultados de uma organização.

    A eficiência está relacionada à economia dos recursos.

  • Falou de objetivos, não se trata de eficiência

  • Errado

    Eficiência: utilizar da melhor forma os recursos, ao meio de se fazer.

    Eficácia: fazer a coisa certa, atingir os resultados, objetivo, fins.

    Efetividade: impacto das ações, mudar a realidade.

    Rodrigo Rennó

  • Eficácia= RESULTADO.

  • Busca-se a eficácia= RESULTADO

  • GAB: ERRADO

    TRAZENDO PARA O MUNDO DOS CONCURSOS:

    1. EFICIÊNCIA: ESTUDEI 365 DIAS DO ANO;
    2. EFICÁCIA: NÃO PASSEI NO CONCURSO.

    OU SEJA EU FUI EFICIENTE, MAS NÃO FUI EFICAZ.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3236872
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando  a  importância  do  gerenciamento  de  pessoas  em uma organização, julgue o item.


A  responsabilidade  social  é  um  assunto  que  não  se  relaciona com a área de gestão de pessoas. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    A responsabilidade social está diretamente relacionada à área de gestão de pessoas, porque comportamentos socialmente responsáveis constituem objetivos da gestão de pessoas.


ID
3236875
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando  a  importância  do  gerenciamento  de  pessoas  em uma organização, julgue o item.

As  mudanças  vividas  pela  sociedade  interferem,  de forma desafiadora, no gerenciamento de pessoas. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Atualmente, vivemos a Era da Informação (época que começou na década de 1990) em que as mudanças se tornaram ainda mais rápidas, imprevistas, turbulentas e radicais. Desse modo, a complexidade no ambiente de trabalho tornou-se ainda maior.

  • Estamos da era da SOCIEDADE LÍQUIDA.


ID
3236878
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A  respeito  de  comportamento  organizacional  (conceitos,  teorias e relacionamentos)

Um bônus é um fator interno de motivação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A motivação intrínseca trata daquela que depende exclusivamente do indivíduo e que está diretamente ligada aos seus sentimentos, gostos, prioridades, desejos e outros estímulos relacionados às questões internas.

    A motivação extrínseca é bastante utilizada pelas empresas como forma de manter os funcionários engajados.

  • ERRADO

    Um bônus é um fator externo, logo EXTRÍNSECO.

  • Um bônus é um fator EXTERNO de motivação.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da diferença entre motivação intrínseca e extrínseca.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação sobre as características intrínsecas e extrínsecas da motivação.


    Motivação intrínseca diz respeito a fatores internos ao indivíduo, ou seja, a motivação para agir de determinado modo surge de dentro do ser humano, pois é satisfatória, assim, a pessoa se sente bem ou feliz com o determinado comportamento.


    Pode-se concluir que este tipo de motivação é relacionado a aspectos psicológicos, por exemplo: status, respeito, reconhecimento.


    Lado outro, na motivação extrínseca a motivação para agir de determinado modo surge a partir de estímulos externos (ambiente e circunstâncias), ou seja, utilizamos determinado comportamento para ganhar recompensas ou evitar punições. Assim, quando fazemos algum tipo de trabalho apenas para não ser demitido, estamos estimulados pela motivação extrínseca.


    Deste modo, este tipo de motivação é baseado em recompensas tangíveis, por exemplo: promoções, benefícios, bônus e salários.


    Ante o exposto, a questão está errada ao afirmar que, um bônus é fator interno de motivação, dado que o bônus é um exemplo de motivação extrínseca, que é baseada em recompensas tangíveis: salários, benefícios, bônus e promoções, pois surge de um estimulo do ambiente.


    Gabarito do Professor: ERRADO. 

ID
3236881
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A  respeito  de  comportamento  organizacional  (conceitos,  teorias e relacionamentos)

A motivação intrínseca, como, por exemplo, uma promoção, tende a gerar maior comprometimento entre o indivíduo e a empresa que as motivações oferecidas pelo meio.

Alternativas
Comentários
  • creio que a promoção na carreira é uma forma de motivação extrinseca, que decorre do meio. Já a intrinseca é aquela independente das adversidades, ela move a pessoa ao alcance de suas metas

  • Entendi nada

  • Achava que promoção estava ligada ao cargo. Geral vai errar essa questão....

  • Utilizando o comentário do Matheus Bruce na questão Q1078957:

    A motivação intrínseca trata daquela que depende exclusivamente do indivíduo e que está diretamente ligada aos seus sentimentos, gostos, prioridades, desejos e outros estímulos relacionados às questões internas.

    A motivação extrínseca é bastante utilizada pelas empresas como forma de manter os funcionários engajados.

    Promoção é motivação extrínseca!

  • ERRADO

    No meu ver, uma promoção de cargo é um fato EXTRÍNSECO.

  • 1)     A teoria dos dois fatores de Herzberg/de higiene-motivação se baseia em dois fatores:

    a.      Fatores higiênicos/profiláticos/de manutenção/extrínsecos: referentes ao ambiente de trabalho; evitam a insatisfação. Ex.: aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com os colegas, supervisores e subordinados, segurança no emprego, vida pessoa e status;

    b.      Fatores Motivacionais/intrínsecos: referentes ao próprios trabalho; responsáveis pela satisfação. Ex.: realização, conhecimento próprio, responsabilidade, progresso, crescimento.

  • salário motivação extrínseca

  • Promoção é um fator intrínseco porque é crescimento profissional, aumento de responsabilidade, reconhecimento do trabalho.

    O que torna a questão incorreta é afirmar que esse fator gera maior comprometimento que outros. Não há como dizer qual fator gera mais ou menos comprometimento no ser humano porque somos seres distintos, subjetivos e contingenciais.

    "... Herzberg percebeu que os pesquisados atribuíam a si mesmos os fatores intrínsecos (promoção, reconhecimento, responsabilidade e realização),ou seja, eles alcançaram esses fatores por esforço próprio...."

    Maximiano e Robbins 2009.

  • Renato Silva, pensei o mesmo .

  • A motivação extrínseca , como, por exemplo, uma promoção, tende a gerar maior comprometimento entre o indivíduo e a empresa que as motivações oferecidas pelo meio.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da diferença entre motivação intrínseca e extrínseca.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação sobre as características intrínsecas e extrínsecas da motivação.


    Motivação intrínseca diz respeito a fatores internos ao indivíduo, ou seja, a motivação para agir de determinado modo surge de dentro do ser humano, pois é satisfatória, assim, a pessoa se sente bem ou feliz com o determinado comportamento.


    Pode-se concluir que este tipo de motivação é relacionado a aspectos psicológicos, por exemplo: status, respeito, reconhecimento.


    Lado outro, na motivação extrínseca a motivação para agir de determinado modo surge a partir de estímulos externos (ambiente e circunstâncias), ou seja, utilizamos determinado comportamento para ganhar recompensas ou evitar punições. Assim, quando fazemos algum tipo de trabalho apenas para não ser demitido, estamos estimulados pela motivação extrínseca.


    Deste modo, este tipo de motivação é baseado em recompensas tangíveis, por exemplo: promoções, benefícios, bônus e salários.


    Ante o exposto, a questão está errada ao afirmar que um exemplo da motivação intrínseca, é uma promoção, dado que a promoção é um exemplo de motivação extrínseca, que é baseada em recompensas tangíveis: salários, benefícios e promoções.

     

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Promoção de carreira tem a ver com o ambiente, galera, é mais ligado a R$ do que a motivar a pessoa. É igual a pegadinha do salário

ID
3236884
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A  respeito  de  comportamento  organizacional  (conceitos,  teorias e relacionamentos)

A motivação deve estar focada no nível mais alto da organização para que resultados sejam alcançados com mais agilidade.

Alternativas
Comentários
  • Não precisa apenas ser só no nível mais alto da Organizacao pode ser no tático ou operacional.

  • Pensei da seguinte forma: Quem faz as coisas acontecerem? O diretor do nível estratégico, o gerente do nível tático ou os funcionários do nível operacional?

    RESPOSTA: Todos devem estar motivados, principalmente, os funcionários do nível operacional.

  • A motivação deve estar focada em todos os níveis da organização para que resultados sejam alcançados com mais agilidade.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Motivação.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação:


    A motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem à propensão a um comportamento específico, podendo este impulso à ação ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) ou também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo.  

    Segundo Chiavenato (2013), o comportamento humano é motivado. A motivação é a tensão persistente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais necessidades. (Chiavenato, 2013, p. 119).

    Deste modo, os conceitos de motivação utilizados nas diferentes abordagens psicológicas, geralmente enfatizam um ou vários dos seguintes aspectos: determinantes ambientais; forças internas do indivíduo (necessidade, desejo, impulso, instinto, vontade, propósito, interesse); incentivo (alvo ou objeto que atrai ou repele o indivíduo).

    Por fim, cabe ressaltar que os valores e as crenças, núcleos da cultura organizacional, são fundamentais para a motivação como condição interna que leva o indivíduo a um comportamento orientado pela busca de um resultado.

    Por todo o exposto, a questão está errada ao restringir a motivação apenas ao nível mais alto, pois para que a organização alcance os seus resultados com mais agilidade é necessário motivar todos os empregados e não só os do nível mais alto.

    Fonte:
    Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. - 7.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.


    Gabarito do Professor: Errado.

ID
3236887
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A  respeito  de  comportamento  organizacional  (conceitos,  teorias e relacionamentos)

Qualquer  pessoa  pode  exercer  o  papel  de liderança,  independentemente de sua hierarquia na empresa. 

Alternativas
Comentários
  • O líder não é, necessariamente, o superior hierárquico, o chefe. O líder pode ser uma pessoa sem pode hierárquico ou de comando. A liderança não é um papel executado exclusivamente pelos chefes ou gerentes.

  • GABARITO: CERTO A liderança no trabalho, ao contrário do que se pensa, não é papel apenas dos gestores da empresa, mas sim algo ser exercido por qualquer funcionário. Esse papel não é somente de diretores, gerentes ou coordenadores.
  • A teoria de que liderança era algo nato, atualmente, foi completamente abandonada. Hoje, qualquer um pode ''aprender'' a ser líder; Não há necessidade de existência hierárquica.

    Além do mais, existe diferenciação entre chefe (com base na hierarquia) e líder (qualquer um que atenda certas características)

    CHEFE

    >Impõe ordens

    >Centraliza o poder

    >Pensa apenas nos resultados e lucros

    LÍDER

    >Conduz as pessoas e as inspira

    >Motiva os liderados a realizar ações

    >Pensa nos meios/resultados e valoriza as habilidades

  • acredito que o ''qualquer pessoa'' deixou a questão um tanto quanto subjetiva, poderiam ao menos mencionar os líderes de referência ou de competência pra tornar a questão mais objetiva

  • GAB. CERTO

    Está plenamente correto ao afirmar que "qualquer pessoa pode exercer o papel de liderança", visto que a liderança, em regra, antecede o cargo. Na verdade a uma pessoa com capacidade de liderar é um grande pontencial para um gestor de alto escalão como, por exemplo, um gerente.

    veja alguns conceitos de Liderança

    “O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas.” (ZALEZNIK, 1992)

    “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais.” (DAFT, 2005)

    “É um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.” (CHAVIANATO, 2008)

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Liderança, sendo mais especificamente cobrado a diferença entre líder e chefe (gerente).


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    Segundo Ribas (2015), a liderança é informal; ela emerge do grupo quando a conjuntura social, econômica e política demonstra essa necessidade, sendo um produto de inúmeros fatores, tais como: as características do liderado, do líder e o tipo de missão ou tarefa demandada. As pessoas seguem o líder devido à crença dos liderados.". (Ribas, 2015, p. 295).


    Lado outro, a autoridade do chefe surge do poder dado pela empresa de maneira formal, por meio de um cargo ou função que dá direito a exigir e cobrar determinados comportamentos e atitudes dos empregados no local de trabalho.


    Ante o exposto, conclui-se que a questão está certa, dado que a liderança é um processo informal, ou seja, surge de qualquer pessoa independentemente do nível hierárquico que ela possui, pois, qualquer pessoa pode influenciar outras a alcançar determinados objetivos.


    Por fim, é importante ressaltar que o cargo de chefe não pressupõe a liderança, pois existem muitos chefes que não são líderes, bem como existem líderes que não possuem cargo algum de chefia. As melhores práticas sinalizam que o melhor para organização é possuir chefes que sejam líderes também.


    Gabarito do Professor: CERTO.

    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.

  • Sim, não depende de autoridade formal, mas isso não significa "QUALQUER PESSOA".

  • Minha mulher discorda dessa questão....

  • Até os clientes ou concorrentes? Como assim qualquer pessoa? Questão muito subjetiva.


ID
3236890
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A  respeito  de  comportamento  organizacional  (conceitos,  teorias e relacionamentos)

A liderança democrática pode ser dividida em consultiva e participativa e a diferença de classificação está em quem tomará a decisão final.

Alternativas
Comentários
  • A diferença entre quem tomará a decisão final não seria a liderança DEMOCRÁTICA x LIBERAL ? Alguém pode ajudar? valeuu

  • Liderança Democrática - contaria com a participação de sua equipe na tomada de decisões. Alguns autores dividem esse tipo de liderança em dois:

    Líder Consultivo - Líder toma decisão depois de ouvir equipe;

    Líder Participativo - Decisão é feita em conjunto, equipe toma decisão.

  • Na democrática, a decisão a ser tomada pelo líder é influencia pelas opniões dos liderados. Já na liberal, há uma descentralização da tomada de decisão aos liderados e isso ocorre pelo fato de este terem um alto nível de maturidade e responsabilidade

  • Na democrática, a decisão a ser tomada pelo líder é influencia pelas opniões dos liderados. Já na liberal, há uma descentralização da tomada de decisão aos liderados e isso ocorre pelo fato de este terem um alto nível de maturidade e responsabilidade

  • Consultiva: "o q vcs acham?" O chefe pode muito bem ir contra a opinião da maioria dos "conselheiros"

    Participativa: "vamos decidir, todos juntos". A tomada de decisão está vinculada ao colegiado. O chefe, sozinho, não pode ir contra a maioria. A maioria decide

  • Questão aborda a teoria dos estilos de liderança. Para responder corretamente, é preciso conhecer os estilos que o líder democrático pode assumir.

    Teoria dos três estilos de liderança – White e Lippit

    Como surgiu? Na década de 1930, Kurt Lewin orientou Rauph White e Ronald Lippitt numa pesquisa com três grupos de crianças. Essa pesquisa consistia em submeter os grupos a diferentes estilos de liderança. Os estilos de liderança são:

    ◼ Autocrático: focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    ◼ Democrático: é o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder ouve aqueles debaixo da sua liderança antes de tomar as decisões necessárias. O líder democrático pode ser:

    Consultivo: o líder busca a opinião dos liderados para que ele possa decidir sobre a matéria.

    Participativo: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    ◼ Liberal/ Laissez-faire: nesse modelo a participação do líder é mínima. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.

    GABARITO: CERTO

  • Isso mesmo. Robbins divide a liderança democrática em duas:

    Líder Consultivo: Líder toma decisão depois de ouvir equipe;

    Líder Participativo: Decisão é feita em conjunto, equipe toma decisão.

    Gabarito: CERTO

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de liderança, sendo mais especificamente cobrado os estilos clássicos de liderança de Kurt Lewin.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    Fazendo uma breve revisão da literatura aplica à gestão de pessoas, percebemos que os conceitos sobre liderança estão divididos em três abordagens principais: traços de personalidade, estilos de liderança e situacional.


    Nesta esteira, dentro da abordagem de liderança chamada estilo de liderança, encontra-se a teoria de Kurt Lewin, que versa sobre os estilos clássicos de liderança: autocrática, democrática e liberal (laissez-faire).


    Segundo Ribas (2015), na abordagem chamada estilos de liderança o foco ainda é o líder, mas, neste caso, a liderança pode ser aprendida, ao contrário do preceituado na teoria dos traços. (Ribas, 2015, p. 299).


    Para o referido autor, na liderança autocrática apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem nenhuma participação do grupo. Já na liderança democrática as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo grupo; por fim, na liderança liberal o líder dá total liberdade ao grupo para tomar decisões.


    Dentro deste contexto, a liderança democrática divide-se em dois tipos, descrito abaixo:


    Democrático consultivo: o líder incentiva a manifestação dos liderados para posteriormente tomar sua decisão, ou seja, neste caso é o líder que decide após ouvir os liderados.


    Democrático participativo: o líder orienta sua equipe, porém são eles que decidem, conforme as orientações transmitidas, ou seja, neste caso a decisão é em conjunto.


    Por todo o exposto, a questão está correta ao afirmar que a liderança democrática pode ser dividida em consultiva e participativa e a diferença de classificação está em quem tomará a decisão final, dado que na liderança consultiva a decisão é do líder, já na liderança participativa a decisão é dos liderados.

    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.


    Gabarito do Professor: Certo.
  • A liderança democrática pode ser dividida em consultiva e participativa.

    A diferença de classificação está em quem tomará a decisão final, dado que na liderança consultiva a decisão é do líder, já na liderança participativa a decisão é dos liderados.


ID
3236893
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando  que,  segundo  Paladini,  qualidade  é  um conjunto de atributos e elementos que compõem o produto ou serviço, julgue os itens de 71 a 76 acerca dos conceitos, das ferramentas e das teorias da gestão da qualidade. 

A qualidade total, assim como a melhoria contínua, busca uma excelência em qualidade exclusiva dos processos, visando à satisfação do cliente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    NÃO É SOMENTE DOS PROCESSOS.

    O conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente. Em 1961, Feigenbaum o definia como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores. Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, etc... O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os "stakeholders" (entidades significativas na existência da empresa) e também da excelência organizacional da empresa.  

    FONTE: QC

  • A palavra exclusiva deixar a questão como errada

  • ERRADO!!

    *A qualidade total, assim como a melhoria contínua, busca uma excelência em qualidade exclusiva dos processos, visando à satisfação do cliente.

    > Na organização como um todo.

    Gestão da qualidade

    As ideias principais que baseiam o significado atual da qualidade são, basicamente, as seguintes:

    > Atender às expectativas, requisitos e desejos dos clientes;

    > Executar as tarefas da melhor forma possível;

    > Preocupação constante em melhorar os processos de trabalho;

    > Não desperdiçar esforços e recursos;

    > Fazer correto o trabalho desde o princípio.

    A gestão da qualidade é vista hoje como fundamental para o sucesso de uma instituição, pois a permite ser mais competitiva perante seus concorrentes, manter e conquistar novos clientes e ter uma atuação sustentável econômica e ambientalmente. Entretanto, a preocupação com a qualidade nem sempre foi tão forte. Antes dos anos 50 do século passado, a grande maioria das indústrias estava mais focada em aumentar a produção do que em se preocupar com a gestão da qualidade. Naquela época, os gestores visualizavam a gestão da qualidade como um processo reativo (ocorria após a produção do bem já ter acontecido) e voltado para as inspeções. Hoje em dia, a gestão da qualidade deve englobar todas as atividades da organização e são consideradas essenciais para o sucesso estratégico de uma organização.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS.

  • ERRADO

    Não é somente nos processos mas em Todos os Níveis.

  • ETAPAS DA GQT :

    A melhoria continua e a qualidade total são ABORDAGENS INCREMENTAIS para obter excelência em qualidade dos PRODUTOS e PROCESSOS. O objetivo é fazer acréscimos de VALOR CONTINUAMENTE.

    Ámbas as abordagens seguem um processo composto das seguintes etapas:

    • Escolha de uma área de melhoria
    • Definição da equipe de trabalho que tratará de melhoria
    • Identificação dos Benchmarks
    • Analise de método atual
    • Estudo piloto da melhoria
    • Implementação das melhorias

    A questão abordo somente PROCESSOS quando na verdade era PROCESSOS e PRODUTOS.


ID
3236896
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando  que,  segundo  Paladini,  qualidade  é  um conjunto de atributos e elementos que compõem o produto ou serviço, julgue os itens de 71 a 76 acerca dos conceitos, das ferramentas e das teorias da gestão da qualidade. 

A criação da confiança com base na eliminação do medo de errar é um dos pontos pautados por Deming no conceito de qualidade defendido, de forma evolutiva, por ele.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    O ciclo de Deming (ou de Shewart, seu criador) ou, como é mais conhecido, PDCA, é uma ferramenta na busca da melhoria contínua, do kaizen. O objetivo da ferramenta é simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar desse processo e melhorar a qualidade da organização. É chamado de ciclo, pois não deve nunca terminar, sendo seu processo

    sempre reiniciado. Os resultados de uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da próxima passagem. O ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo. Esse método foi desenvolvido por Shewart a partir da análise de que a maioria dos problemas em um processo, considerados como oportunidades de melhoria, é causada pela diferença entre as necessidades dos clientes e o desempenho do processo. Ou seja, que deveria existir uma

    melhoria contínua dos processos para que estes conseguissem “entregar” exatamente o produto ou serviço necessário ao cliente.

    FONTE:  Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.

  • Questão baseada nos princípios de Deming, mais precisamente no oitavo:

    8º Elimine o medo, assim todos podem trabalhar efetivamente para a organização.

  • Questões de nível médio pedindo conhecimentos de administradores específicos...

  • CERTO

    CONHECENDO O PERFIL DOS 14 PONTOS/PRINCÍPIOS DE DEMING:

    01. Estabelecer constância de finalidade para melhorar o produto e serviço

    02. Adotar a nova filosofia

    03. Acabar com a dependência da inspeção em massa para garantir a qualidade

    04. Cessar a prática de avaliar as transações apenas com base nos preços

    05. Melhorar sempre e constantemente o sistema de produção e serviços, reduzindo os custos

    06. Instituir o treinamento e o retreinamento no serviço

    07. Adotar e instituir a liderança

    08. ELIMINAR O MEDO, de modo a que todos possam trabalhar eficazmente na empresa

    09. Romper as barreiras entre os diversos setores de pessoal – Pensamento Sistêmico

    10. Eliminar slogan, exortações e metas para os empregados

    11. Suprimir/Eliminar as cotas numéricas. Eliminar a administração por objetivos

    12. Remover as barreiras ao orgulho da execução

    13. Instituir um sólido programa de educação e autotreinamento

    14. Agir no sentido de concretizar a transformação

    Fonte: minhas anotações

  • Deming ♥


ID
3236899
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando  que,  segundo  Paladini,  qualidade  é  um conjunto de atributos e elementos que compõem o produto ou serviço, julgue os itens de 71 a 76 acerca dos conceitos, das ferramentas e das teorias da gestão da qualidade. 

Crosby enfatiza a importância da prevenção, e não da inspeção, apresentando o conceito de “zero defeitos”, no qual orienta que é economicamente mais vantajoso fazer certo logo na primeira vez que ter de refazer.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Crosby foi um dos primeiros profissionais a associar Qualidade a requisitos pré-estabelecidos. Antes dele, havia um conceito muito vago sobre o assunto, como se ela fosse apenas algo bom ou nobre. Além disso, a qualidade geralmente se dedicava contabilizar os erros e defeitos apenas depois que eles aconteciam.

    Crosby estabelecia que a Qualidade seria alcançada quando a produção conseguisse entregar produtos que atendessem aos padrões estipulados pela administração. Os padrões, por sua vez, deveriam ser definidos de acordo com as necessidades do cliente e procurando aumentar satisfação dele.

    Defeito Zero. Para ele, a ausência de defeitos deveria ser o padrão de desempenho dos sistemas de gestão e que o segredo para alcançar essa ambiciosa meta estava na prevenção.

    Fortemente influenciado pela medicina, Crosby defendia que os defeitos deveriam ser antecipados e evitados, e não contabilizados. Segundo ele, admitir uma margem de erro antecipadamente criava uma profecia auto realizável, que por si só faria com que os defeitos acontecessem.

    FONTE: BLOGDAQUALIDADE.COM.BR

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Gestão da Qualidade, sendo mais especificamente cobrada a teoria zero defeitos de Crosby.

    Diante disso, vamos a uma breve contextualização.


    A gestão pela qualidade total é uma abordagem voltada para a excelência. A busca da qualidade está associada à eliminação do retrabalho e ao atingimento do “defeito zero".


    Nesta esteira, Crosby enfatiza a importância da prevenção, e não da inspeção, apresentando o conceito de “zero defeitos", no qual orienta que é economicamente mais vantajoso fazer certo logo na primeira vez que ter de refazer.


    Contudo, a teoria de Crosby, “zero defeitos", não foi feita no Japão, mas no EUA, dado que em 1957, passou a gestor da qualidade da Martin-Marietta e foi nesta última que desenvolveu o famoso conceito de "zero defeitos".


    Ante o exposto, a questão está certa ao afirmar que Crosby enfatiza a importância da prevenção, e não da inspeção, apresentando o conceito de “zero defeitos", no qual orienta que é economicamente mais vantajoso fazer certo logo na primeira vez que ter de refazer.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Eu acho q os 88% de acerto foram igual ao meu, no chute. kkk

  • Só estava em dúvida se tinha sido esse parça mesmo que lançou essa ideia, pois já tinha visto sobre esse assunto nos PDFs do Estratégia. Ta ai a importância de se atentar aos nomes.


ID
3236902
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando  que,  segundo  Paladini,  qualidade  é  um conjunto de atributos e elementos que compõem o produto ou serviço, julgue os itens de 71 a 76 acerca dos conceitos, das ferramentas e das teorias da gestão da qualidade. 

Os princípios da qualidade total não podem ser aplicados no serviço público, uma vez que são indicados para os processos presentes na iniciativa privada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    PODEM SIM SER APLICADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Princípios da Qualidade Total

    1 - Satisfação Total do Cliente;

    2 - Desenvolvimento dos Recursos Humanos;

    3 - Constância de Propósitos;

    4 - Gerência Participativa;

    5 - Aperfeiçoamento Contínuo;

    6 - Garantia da Qualidade;

    7 - Delegação;

    8 - Evitar Erros;

    9 - Gerência de Processos;

    10 - Disseminação de Informações.

    FONTE: http://gestao-de-qualidade.info/qualidade-total.html

  • Errado. Não só podem como devem ser aplicados no serviço público!

  • O que pode ser aplicado no serviço privado pode sim ser aplicado tbm no serviço público. Entretanto, deve-se fazer adaptações uma vez que o serviço público possui muita limitação devido às leis


ID
3236905
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando  que,  segundo  Paladini,  qualidade  é  um conjunto de atributos e elementos que compõem o produto ou serviço, julgue os itens de 71 a 76 acerca dos conceitos, das ferramentas e das teorias da gestão da qualidade. 

O diagrama de Pareto é uma ferramenta que exige atenção em elementos críticos do processo, permitindo classificá‐los conforme sua irrelevância e separando‐os em úteis ou inúteis para a eficácia do processo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    O método da curva ABC ou princípio de Pareto (ou, ainda, curva 80-20), é uma ferramenta segundo a qual os itens de material em estoque são classificados de acordo com sua importância, geralmente financeira. Para Gonçalves (2007), o principal objetivo da análise ABC é identificar os itens de maior valor de demanda e sobre eles exercer uma gestão mais refinada, especialmente por representarem altos valores de investimentos e, muitas vezes, com impactos estratégicos para a sobrevivência da organização.

    Devemos frisar que, na sistemática da curva ABC, os itens de material em estoque são usualmente classificados de acordo com seu valor de demanda, mas existe a possibilidade de adoção de outros critérios, como, por exemplo, impacto na linha de produção, ou, itens mais requisitados pelos setores da organização.

    No método da curva ABC, os itens em estoque são classificados em três classes:

    • Classe A: itens de maior valor de demanda, em determinado período.

    • Classe B: itens de valor de demanda intermediário.

    • Classe C: itens de menor valor de demanda.

    Os percentuais aproximados (e não fixos) são os relacionados abaixo:

    % do critério selecionado (geralmente é o valor (R$) de demanda):

    Classe A: 80%

    Classe B: 15%

    Classe C: 5%

    % Quantidade aproximada em estoque:

    Classe A: 20%

    Classe B: 30%

    Classe C: 50%

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • Classifica conforme sua RELEVÂNCIA

  • Pareto trouxe a noção de que, normalmente, poucos itens ou fatores geram a maioria dos efeitos

    ou impactos. Para ele, 20% dos fatores gerariam 80% dos efeitos (por isso a regra do “20-80”

    Nos auxilia a entender quais são os fatores que devem ser priorizados.

    Fonte: Estrátegia

  • E

    Separando em essenciais e secundários.

  • RESPOSTA: E

    CORREÇÃO: O diagrama de Pareto é uma ferramenta que exige atenção em elementos críticos do processo, permitindo classificá‐los conforme sua RELEVÂNCIA e separando‐os em MAIS RELEVANTES ou MENOS RELEVANTES para a eficácia do processo.

    É errado dizer que parte dos processos são inúteis. Se fossem inúteis então não fariam parte do processo, portanto são apenas irrelevantes ou menos importantes.

  • ERRADO

    Erros em destaque

    O diagrama de Pareto é uma ferramenta que exige atenção em elementos críticos do processo, permitindo classificá‐los conforme sua irrelevância e separando‐os em úteis ou inúteis para a eficácia do processo.

    Na verdade, ele classifica as prioridades.


ID
3236908
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando  que,  segundo  Paladini,  qualidade  é  um conjunto de atributos e elementos que compõem o produto ou serviço, julgue os itens de 71 a 76 acerca dos conceitos, das ferramentas e das teorias da gestão da qualidade. 

O diagrama de dependência, ferramenta que busca explicar como um conjunto de elementos relaciona‐se entre si, pode ser utilizado para determinar as causas da variação do desempenho de equipamentos em uma linha de produção.

Alternativas
Comentários
  • Nunca ouvi falar... mas o enunciado fez sentido. Marque V kkk

  • Como um diagrama de arquitetura tradicional, um diagrama de dependência identifica os principais componentes ou unidades funcionais do design e suas interdependências. Cada nó no diagrama, chamado de camada, representa um grupo lógico de namespaces, projetos ou outros artefatos. Você pode desenhar as dependências que devem existir em seu design. Ao contrário de um diagrama de arquitetura tradicional, você pode verificar se as dependências reais no código-fonte estão em conformidade com as dependências pretendidas que você especificou. Ao tornar a validação parte de uma compilação regular em Team Foundation Server, você pode garantir que o código do programa continue a aderir à arquitetura do sistema por meio de alterações futuras.

  • Creio que a questão se refere ao diagrama de rede. Um diagrama de rede do cronograma do projeto é uma representação gráfica das relações lógicas, também chamadas de dependências, entre as atividades do cronograma do projeto.

    Resposta: certo.

  • 2.7.4 Diagrama de dependência 

    O diagrama de dependência tem como função básica, explorar a estrutura lógica de um conjunto de atividades coligadas a determinado assunto. O foco da ferramenta, no entanto, é a de apartar causas e efeito, formando uma relação “antecedente-consequente” que autoriza excelente organização das ações a desenvolver (PALADINI, 1997).

    FONTE

    http://www.fucape.br/premio_excelencia_academica/upld/trab/7/anderson_Mono_10.pdf

  • Poder, pode!! Tudo pode!! Kkkk

  • GABARITO: C.

    Diagrama de Dispersão

    Um gráfico de dispersão é uma representação gráfica da associação entre pares de dados. O diagrama de dependência, ferramenta que busca explicar como um conjunto de elementos relaciona‐se entre si, pode ser utilizado para determinar as causas da variação do desempenho de equipamentos em uma linha de produção.

    Características

    • Usado para avaliar a correlação entre duas variáveis X e Y.
    • Causa e efeito das variáveis.
    • Outlier ponto fora da curva.
    • específico para investigar relações e associações entre pares de variáveis de processo.

  • Mais uma questão da disciplina AdministraCHUTE.


ID
3236911
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que auxilia na área  de  qualidade.  Com  relação  a  esse  assunto,  julgue  os  itens   de 77 a 80. 

O ciclo PDCA é uma estratégia que auxilia no planejamento empresarial, sugerindo que ele aconteça de forma cíclica e podendo ser um processo organizado de melhoria.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    O CICLO DE DEMING OU PDCA

    O ciclo de Deming (ou de Shewart, seu criador) ou, como é mais conhecido, PDCA, é uma ferramenta na busca da melhoria contínua, do Kaizen. O objetivo da ferramenta é simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar desse processo e melhorar a qualidade da organização.

    É chamado de ciclo, pois não deve nunca terminar, sendo seu processo sempre reiniciado. Os resultados de uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da próxima passagem. 

    As etapas do PDCA são as seguintes:

    Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.

    Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.

    Check (verificar) – nesta etapa existe a veriٽcação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.

    Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer.

    FONTE:  Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.

  • Gabarito CERTO para o CESP.

    ATENÇÃO! Resolvendo algumas questões, deu pra verificar que o CESP considera o Ciclo PDCA também como uma Estratégia. Mas, é importante Lembrar que se trata de uma FERRAMENTA DE GESTÃO. Segue algumas questões para reforçar:

    Questão () O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que auxilia na área de qualidade. Com relação a esse assunto, julgue os itens  de 77 a 80. 

    A análise SWOT e o ciclo PDCA são estratégias que podem acontecer de forma dependente da cultura empresarial. (CERTO)

    Então fiquem atentos.

    FOCO, FÉ e FORÇA!

    DELTA ATÉ PASSAR!

  • Questão versa sobre o ciclo PDCA e suas característcas, e para corretamente é de suma importância ter conhecimento sobre as suas etapas.

    O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. É chamado de ciclo por uma característica bem importante: não deve ter fim, ser encerrado. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas:

    ◼ Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.

    ◼ Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada; toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.

    ◼ Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada (Abreu e Lima Moreira, 2016)

    ◼ Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos

    GABARITO: CERTO

    Fontes:

    RENNÓ, R. Administração Geral para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das ferramentas da gestão da qualidade, sendo mais especificamente cobrado o ciclo PDCA.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    A ferramenta da qualidade “ciclo PDCA", também conhecido como ciclo de melhoria contínua, foi criado por Shewhart, nos Estados Unidos, mas tornou-se conhecido como ciclo de Deming a partir de 1950, no Japão.


    Segundo Paludo (2013), o ciclo PDCA é uma técnica simples para o controle de processos, que também pode ser utilizada para o gerenciamento contínuo das atividades de uma organização. É um método usado para controlar e melhorar as atividades de um processo. (Paludo, 2013, 157).


    Com efeito, este ciclo tem o objetivo de maximizar a eficiência e alcançar a excelência de produtos e serviços por meio da melhoria de processos, sendo composto pelas etapas, que compõem um ciclo:

    ·         Planejamento (plan): estabelece objetivos e caminhos para alcança-los.·         Execução (Do): Executa as atividades.·         Verificação (check/control): verifica o grau de execução das atividades.·       Ação corretiva (act to corret): identifica falhas e propõe ajustes para alcançar a melhoria das atividades.

    Imagem elaborada pelo professor.


    Ante o exposto, a questão está correta ao afirmar que o ciclo PDCA é uma estratégia que auxilia no planejamento empresarial, sugerindo que ele aconteça de forma cíclica e podendo ser um processo de melhoria, dado que o PDCA é um ciclo composto por quatro etapas e é utilizado como ferramenta para melhoria dos processos organizacionais.


    Gabarito do Professor: CERTO.

    Fonte:

    Paludo, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 


ID
3236914
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que auxilia na área  de  qualidade.  Com  relação  a  esse  assunto,  julgue  os  itens   de 77 a 80. 

A ferramenta PDCA não pode ser vista como uma estratégia de melhoria, uma vez que, após implementada, acontece de forma independente, sem necessidade de acompanhamento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    O CICLO DE DEMING OU PDCA

    O ciclo de Deming (ou de Shewart, seu criador) ou, como é mais conhecido, PDCA, é uma ferramenta na busca da melhoria contínua, do Kaizen. O objetivo da ferramenta é simplificar o processo de melhoria dos processos e a correção de problemas e fazer com que qualquer funcionário da organização possa participar desse processo e melhorar a qualidade da organização.

    É chamado de ciclo, pois não deve nunca terminar, sendo seu processo sempre reiniciado. Os resultados de uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da próxima passagem. 

    Tendo em mente alguns princípios de qualidade enunciados por Deming, o PDCA parte da insatisfação com o status quo disseminado na cultura organizacional e pressupõe a análise de processos com vistas a realizá-los de maneira otimizada. Pressupõe, assim, quatro etapas: (1) planejar a mudança (to plan), (2) implementá-la (to do), (3) verificar o resultado (to check) e (4) agir corretivamente (to act correctly). 

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.

    FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.  

  • "A ferramenta PDCA não pode ser vista como uma estratégia de melhoria"

    Parei aí.

    Errado.

  • Uma das definições do ciclo PDCA é essa:

    Visa a melhoria contínua do processo, também é uma ferramenta da gestão de qualidade. 

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • Questão versa sobre uma característica do ciclo PDCA, e para isso é de suma importância ter conhecimento sobre as suas etapas.

    O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. É chamado de ciclo por uma característica bem importante: não deve ter fim, ser encerrado. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas:

    ◼ Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.

    ◼ Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada; toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.

    ◼ Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada (Abreu e Lima Moreira, 2016)

    ◼ Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos

    GABARITO: ERRADO

    Fontes:

    RENNÓ, R. Administração Geral para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

    DE ABREU E LIMA MOREIRA, E. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das ferramentas da gestão da qualidade, sendo mais especificamente cobrado o ciclo PDCA.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    A ferramenta da qualidade “ciclo PDCA", também conhecido como ciclo de melhoria contínua, foi criado por Shewhart, nos Estados Unidos, mas tornou-se conhecido como ciclo de Deming a partir de 1950, no Japão.


    Segundo Paludo (2013), o ciclo PDCA é uma técnica simples para o controle de processos, que também pode ser utilizada para o gerenciamento contínuo das atividades de uma organização. É um método usado para controlar e melhorar as atividades de um processo. (Paludo, 2013, 157).

    Com efeito, este ciclo tem o objetivo de maximizar a eficiência e alcançar a excelência de produtos e serviços por meio da melhoria de processos, sendo composto pelas etapas, que compõem um ciclo:

    ·         Planejamento (plan): estabelece objetivos e caminhos para alcança-los.·         Execução (Do): Executa as atividades.·         Verificação (check/control): verifica o grau de execução das atividades.·         Ação corretiva (at to corret): identifica falhas e propõe ajustes para alcançar a melhoria das atividades.

    Imagem elaborada pelo professor.


    Ante o exposto, a questão está errada ao afirmar que a ferramenta PDCA após implementada, acontece de forma independente, sem necessidade de acompanhamento, pois o ciclo PDCA é uma estratégia que auxilia no planejamento empresarial, que acontece de forma integrada e necessita de acompanhamento.


    Nesta esteira, o modo contínuo de melhoria é provido pelo formato de ciclo das etapas, sendo que na última etapa ocorre a retroalimentação do processo. Outrossim, existe a necessidade de acompanhamento ou monitoramento do processo e esta atividade é feita na etapa verificação (check).


    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    Paludo, Augustinho. Administração geral e pública para AFRF e AFT. 2. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 


ID
3236917
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que auxilia na área  de  qualidade.  Com  relação  a  esse  assunto,  julgue  os  itens   de 77 a 80. 

A análise SWOT e o ciclo PDCA são estratégias que podem acontecer de forma dependente da cultura empresarial.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

  • Podem....

  • Que?

  • Não são estratégias em sim, são ferramentas.

  • ACHO QUE O ERRO não está em dizer que são estratégias .... Em outra questão a Quadrix usa esse mesmo termo e considera certo...

    O ciclo PDCA é uma estratégia que auxilia no planejamento empresarial, sugerindo que ele aconteça de forma cíclica e podendo ser um processo organizado de melhoria.

  • Eu li *independente*

  • CORRETO

    A Cultura Empresarial (Organizacional) influencia no uso das estratégias/ferramentas como SWOT e PDCA.

    ---

    Ano: 2019| Quadrix|CRO-AM Q1078969

    A ferramenta PDCA não pode ser vista como uma estratégia de melhoria, uma vez que, após implementada, acontece de forma independente, sem necessidade de acompanhamento. ERRADO

  • Errei e erraria novamente.


ID
3236920
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que auxilia na área  de  qualidade.  Com  relação  a  esse  assunto,  julgue  os  itens   de 77 a 80. 

Planejamento, execução, controle e ação são fases que compõem a ferramenta cíclica PDCA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     As etapas do PDCA são as seguintes:

      Plan (planejar) – nesta etapa devem-se estabelecer os objetivos e as metas, de forma que seja estabelecido quais serão as ações e métodos para que os objetivos sejam alcançados.

       Do (executar) – nesta fase o que foi planejado será executado, ou seja, entrará em ação. Além disso, nesta fase deverão ser coletados os dados para que possamos analisar os dados na próxima fase. Além desse fato, nesta fase devem-se treinar os funcionários nas atividades e tarefas específicas que devem executar.

      Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior. Para isso, será utilizada uma série de ferramentas para a tomada de decisão, como histogramas, diagramas de Ishikawa, cartas de controle, entre outras.

      Act (agir de forma corretiva) – nesta etapa podem ocorrer duas coisas distintas. Se os resultados forem bons, deve existir um esforço de padronização das ações e dos planejamentos adotados, já que alcançaram o objetivo. Entretanto, se os resultados forem ruins, devem-se buscar as razões para as falhas, de modo a revisar o processo e evitar que os problemas voltem a acontecer.

    FONTE: Administração Geral para Concursos – Rodrigo Rennó,

  • GABARITO: CERTO

    O Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações:

    Planejar - Planejamento - (Plan):

    Seleção de um processo, atividade ou máquina que necessite de melhoria e elaboração de medidas claras e executáveis, sempre voltadas para obtenção dos resultados esperados;

    Fazer - Executar - (Do):

    Implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso;

    Checar - Controlar - (Check) :

    Análise dos resultados obtidos com a execução do plano e, se necessário, reavaliação do plano;

    Agir - Ação - (Act):

    Caso tenha obtido sucesso, o novo processo é documentado e se transforma em um novo padrão.

    FONTE: https://blogdaqualidade.com.br/o-que-e-pdca/

    FELIZ 2020!!!

  • Galera, cuidado para não confundir CICLO PDCA com PROCESSO ADMINISTRATIVO (PODC)

  • PDCA = Plan, Do, Check, Act(Planejar, Fazer, Checar, Agir)

    Sabendo desse significado e tradução esse conceito não será mais problema.

  • O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. É chamado de ciclo por uma característica bem importante: não deve ter fim, ser encerrado. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas:

    • Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.

    • Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada; toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.

    • Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada (Abreu e Lima Moreira, 2016).

    • Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos

    GABARITO: CERTO

    Fontes:

    RENNÓ, R. Administração Geral para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

    MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016

  • O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. É chamado de ciclo por uma característica bem importante: não deve ter fim, ser encerrado. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas:

    ◼ Plan (Planejar): etapa em que ocorre a definição das metas e dos métodos para alcançá-las.

    ◼ Do (Executar): Etapa em que se executa a tarefa planejada; toma a iniciativa em educar, capacitar, e fazer de acordo com o que fora planejado.

    ◼ Check (Verificar): Ocorre a verificação e medição dos processos e produtos em relação às políticas, objetivos e requisitos, essa etapa também é responsável pelo registro dos resultados da tarefa executada (Abreu e Lima Moreira, 2016)

    ◼ Act (Agir): Faz ação corretiva sobre as eventuais falhas durante a execução do plano e reinicia o processo já com as devidas correções realizadas. Se, por outro lado, as ações cumpriram bem seu objetivo, haverá um esforço em padronizar as ações. Daí, recomeça um novo ciclo com tais aspectos

    GABARITO: CERTO

  • GABARITO: CERTO

    O ciclo PDCA (plan, do, check, act) é uma ferramenta de melhoria contínua do Kaizen desenvolvida por Shewhart. Vejamos o que ocorre em cada etapa:

    • – Plan (planejamento) – deve-se estabelecer os objetivos e metas, para que sejam desenvolvidos métodos, procedimentos e padrões para alcançá-los. É neste momento que o problema é identificado.
    • Do (execução) – aqui ocorre a implementação do que foi planejado. Nesta fase, deve ocorrer a coleta de dados, que serão utilizados na verificação. Além disso, em algumas situações, pode ser necessário fornecer educação e treinamento para os colaboradores.
    • – Check (verificação) – nesta fase ocorre a comparação entre as metas desejadas e os resultados obtidos (avaliação de resultados), utilizando os dados coletados na execução. Normalmente usam-se, para isso, ferramentas de controle e acompanhamento.
    • – Act (agir corretivamente) – caso as metas planejadas tenham sido alcançadas, pode-se adotar como padrão o que foi planejado. Por outro lado, caso as metas planejadas não tenham sido alcançadas, deve-se buscar as causas fundamentais com a finalidade de prevenir a repetição dos efeitos indesejados.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS


ID
3236923
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando  que  equipes  superem  os  grupos  normais  quando  as  atividades  demandem  múltiplas  habilidades,  julgue os itens de 81 a 83. 

Equipes apresentam sinergia entre seus membros, visam a um desempenho coletivo e possuem relacionamento informal e livre.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro está em dizer que é informal e livre.

  • GRUPOS

    Objetivo é trocar informações

    Não tem sinergia

    Responsabilidade é individual

    Habilidades randômicas e variadas

    Relacionamento é informal e solto

    EQUIPES

    Objetivo é desempenho coletivo

    Sinergia positiva

    Responsabilidade coletiva

    Habilidades complementares

    Relacionamento é coeso e firme

    _______

    A assertiva inverteu o que é característica de um grupo e o que é de uma equipe.

    GABARITO: ERRADO

  • Não pode ter informalidade

  • Equipes apresentam sinergia entre seus membros, visam a um desempenho coletivo e possuem relacionamento informal e livre.

    Parte errada em vermelho


ID
3236926
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando  que  equipes  superem  os  grupos  normais  quando  as  atividades  demandem  múltiplas  habilidades,  julgue os itens de 81 a 83. 

O conflito faz parte do processo, está presente entre as equipes eficazes, é um ponto que necessita de equilíbrio e pode ser positivo quando, por exemplo, é resultante da discussão de ideias.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    O conflito pode gerar efeitos positivos. Em primeiro lugar, o conflito desperta sentimentos e energia dos membros do grupo. Essa energia estimula interesse em descobrir meios eficazes de realizar as tarefas, bem como soluções criativas e inovadoras. Em segundo lugar, o conflito estimula sentimentos de identidade dentro do grupo, aumentando a coesão grupal. Em terceiro lugar, o conflito é um modo de chamar a atenção para os problemas existentes e serve para evitar problemas mais sérios, atuando como mecanismo de correção. Se o conflito pode trazer resultados positivos ou negativos para pessoas e grupos, sobretudo para a organização como um todo, a questão primordial é como administrar o conflito de maneira a aumentar os efeitos positivos (construtivos) e a minimizar os negativos (destrutivos).

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.  

  • Questão aborda o assunto gestão de conflitos, como os conflitos podem ser encarados.

    Os conflitos podem ser encarados das seguintes formas:

    • de modo tradicional, é a visão que encara todo conflito como improdutivo e deve ser evitado a todo custo.
    • segundo as relações humanas: aqui, o conflito é tido como algo natural e inevitável, não sendo, necessariamente ruim, podendo por isso, ser aproveitado.
    • interacionista: vê o conflito como uma força positiva, absolutamente necessária para um desempenho eficaz, ainda que possa em alguns momentos ser danoso.

    Apresentadas essas formas de se vê o conflito, podemos notar que os conflitos podem ser aproveitados. É claro que nem todo conflito é produtivo, devendo por essa razão ser erradicado aquele que pode trazer danos. Todavia, aqueles que podem melhorar o desempenho organizacional devem ser estimulados. Um exemplo disso é o chamado conflito funcional que tem a capacidade de fazer com que os membros de um grupo com posições distintas sobre um assunto se sintam motivados a mostrar os motivos que tornam a sua ideia melhor. É um conflito que atiça a curiosidade de uns e outros, fazendo que todos saiam ganhando com isso.

    GABARITO: CERTO

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da transição do conceito de Conflitos, ou seja, das suas três abordagens.


    Primeiramente, é importante frisar que nem todos os conflitos são disfuncionais, que são os conflitos que atrapalham o grupo e criam obstáculos para melhoria contínua e não geram benefício algum para organização.


    Lado outro, existem os conflitos funcionais, que são capazes de gerar benefícios para organização, para isso o líder da equipe deve manter um nível mínimo de conflito constante para gerar inovação e não acomodação.


    Diante disso, vamos a uma breve contextualização da transição do conceito de Conflitos, segundo Ribas (2015):





    (Ribas, 2015, p. 351).

    Ante o exposto, a questão está certa ao afirmar que o conflito faz parte do processo e está presente entre equipes eficazes, dado que a partir da década de 1970, com a ascensão da abordagem interacionista, o conflito passa a ser percebido como algo que pode ser benéfico e que deve ser encorajado pela organização para que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo não se torne estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação.


    Outrossim, a questão está correta ao afirmar que o conflito é um ponto que necessita de equilíbrio, pois quando o nível de conflitos é muito baixo, pode gerar acomodação, ou quando é muito alto, pode gerar perda de tempo e esforço da equipe.


    Por fim, a discussão de ideias caracteriza um conflito substantivo, que é derivado de desentendimentos sobre metas, objetivos, recursos, políticas da organização. O conflito substantivo, geralmente, guarda relação com o conflito funcional, dado que é capaz de gerar benefícios para organização.


    Gabarito do Professor: CERTO.

    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.

  • A compreensão sobre o papel do conflito nas organizações modificou-se ao longo do tempo. A doutrina explica essa evolução por meios das seguintes visões (perspectivas): visão tradicional, visão interacionista e visão centrada na resolução de conflitos.

    Atualmente, a perspectiva preponderante (mais aceita) é a visão centrada na resolução de conflitos que propõe que os conflitos são inerentes às interações humanas e que devem ser solucionados de modo a mitigar os seus efeitos negativos e potencializar seus possíveis efeitos positivos. Nesse sentido, registra-se que um conflito não é algo necessariamente ruim.

    O enunciado está em linha com as ideias da visão centrada na resolução de conflitos, por isso está correto.

    Gabarito: Certo


ID
3236929
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando  que  equipes  superem  os  grupos  normais  quando  as  atividades  demandem  múltiplas  habilidades,  julgue os itens de 81 a 83. 

Os resultados alcançados pelos servidores públicos e suas equipes geram, em escala diretamente proporcional, a formação da opinião pública. Assim, à medida que o atendimento gerado pelo servidor melhora, a opinião sobre o servidor, o órgão e o serviço público tende a ser positiva.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • escala diretamente proporcional?

  • Comentario do professor para quem não tem acesso !!!

    Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das funções administrativas, sendo mais especificamente cobrada a função planejamento.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração, que Fayol definira no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas em outro arranjo.

    Para teoria Neoclássica, as funções do administrador são o planejamento, a organização, a direção e o controle, que constituem o chamado processo administrativo.

    Nesta esteira, é importante ressaltar que a atividade que se relaciona com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas é a função direção, que possui implicitamente as atividades de comunicar, liderar e motivar as pessoas em direção aos objetivos.

    Lado outro, é a função administrativa planejamento que define objetivos e os recursos necessários para alcança-los, bem como define missão, análise da situação atual, premissas sobre condições futuras, planos para alcançar os objetivos e programa as atividades.

    Ante o exposto, a questão está errada ao afirmar que a etapa de estabelecimento de objetivos e seu respectivo desdobramento encontram-se no âmbito da função administrativa de direção, dado que a função administrativa responsável por estabelecer objetivos e desdobra-los é o planejamento.

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
3236932
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A  qualidade  no  atendimento  ao  público  faz  parte  das  estratégias organizacionais e é  fundamental para o  sucesso  dos  resultados.  Acerca  desse  assunto,  julgue  os  itens   de 84 a 87. 

A apresentação inicial interfere no atendimento, mas não em sua qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes que já esgotaram suas questões.

    Gabarito ERRADO


ID
3236935
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A  qualidade  no  atendimento  ao  público  faz  parte  das  estratégias organizacionais e é  fundamental para o  sucesso  dos  resultados.  Acerca  desse  assunto,  julgue  os  itens   de 84 a 87. 

O feedback, como parte da comunicação, é importante para evitar erros durante o atendimento e auxilia a melhorar a percepção de atenção e interesse pelo cliente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo. O é feedback utilizado em teorias da Administração , quando é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo.

    FONTE: WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR

  • CERTO


ID
3236938
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A  qualidade  no  atendimento  ao  público  faz  parte  das  estratégias organizacionais e é  fundamental para o  sucesso  dos  resultados.  Acerca  desse  assunto,  julgue  os  itens   de 84 a 87. 

O atendente deve demonstrar interesse, presteza e tolerância apenas nas situações conflituosas que se iniciarem em seu atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO!

  • Sempre!

  • ERRADO

  • GAB: ERRADO

    O atendente deve demonstrar interesse, presteza, tolerância e ser cordial em todas situações, bucando entender e solucionar os problemas e interesses dos clientes.

  • O interessante é que o atendente tenha interesse, presteza e tolerância em todas as situações.

    Gab: E

    Bons Estudos!


ID
3236941
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A  qualidade  no  atendimento  ao  público  faz  parte  das  estratégias organizacionais e é  fundamental para o  sucesso  dos  resultados.  Acerca  desse  assunto,  julgue  os  itens   de 84 a 87. 

Um servidor que atenda vários clientes ao mesmo tempo, presencialmente e ao telefone, de forma empática, contando suas histórias engraçadas de vida e minimizando o tempo de espera entre eles, mesmo que às vezes se confunda em detalhes relevantes, é, definitivamente, um exemplo de atendente que presta um serviço de qualidade, por sua comunicabilidade, instantaneidade, atenção, eficiência e cortesia.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: ERRADO

    "...contando suas histórias engraçadas de vida e minimizando o tempo de espera entre eles..."

    O Tratamento deve ser impessoal mediante atendimento público.

  • ERRADO

  • O serviço público não é um stand-up pra ficar contando histórias engraçadas. Bons estudos.

  • não é adequado atender vários clientes ao mesmo tempo. cada cliente deve ter sua atenção.

ID
3236944
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A  comunicação  está  presente  em  todo  tipo  de relacionamento. No que se refere a esse tema, julgue os itens de 88 a 90. 

Na organização, a comunicação é a difusão de ideias e orientações sobre situações, objetivos, metas e procedimentos entre o público interno e o público externo, estando intimamente ligada ao sucesso da empresa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Segundo (Robbins, 2002), a comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização, são elas:

    Controle: age diretamente no comportamento das pessoas de diversas maneiras. As organizações possuem hierarquias e orientações formais que devem ser seguidas pelos funcionários. Quando estes são informados que devem, por exemplo, comunicar qualquer problema de trabalho primeiramente ao seu superior imediato, ou seguir à risca suas instruções de trabalho, ou ainda adequar-se às políticas da empresa, a comunicação informal também controla o comportamento;

    Motivação: é facilitada a motivação aos funcionários, devido ao esclarecimento sobre o que deve ser feito, avaliar a qualidade do seu desempenho e orientar sobre o que fazer para melhorá-lo. Estabelecer metas específicas, dar feedback do progresso em relação a elas e o reforço do comportamento desejável estimulam e requerem comunicação;

    Expressão emocional: é fornecida para muitos funcionários em seu grupo de trabalho, onde é sua fonte primária de interação social. A comunicação que ocorre dentro do grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou sentimentos da satisfação e também de suas necessidades sociais;

    Informações: esta é a função final desempenhada pela comunicação e se relaciona com um papel de facilitadora de tomada de decisões, proporcionando aos funcionários e outros grupos que precisam tomar tais decisões, transmitindo os dados para que se identifiquem e avaliem alternativas.Importante salientar que nenhuma dessas quatro funções deve ser entendida como mais importante do que outras que possam existir. Para que os grupos tenham um bom desempenho, eles precisam ter algum tipo de controle sobre seus membros, estimulá-los ao esforço, oferecer os meios para a expressão emocional e tomar decisões.

    FONTE: WWW.RHPORTAL.COM.BR

  • Gabarito Certo

    Ou seja, a comunicação é a divulgação/propagação de ideias e orientações sobre situações, objetivos, metas e procedimentos entre o público interno e o público externo, estando intimamente ligada ao sucesso da empresa.

  • Ultimamente as bancas estão pecando muito na interpretação. A expressão "entre o público interno e o público externo" traz dificuldade na interpretação, uma vez que há também a comunicação interna, principalmente sobre objetivos e metas. Ambiguidade na questão.


ID
3236947
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A  comunicação  está  presente  em  todo  tipo  de relacionamento. No que se refere a esse tema, julgue os itens de 88 a 90. 

A comunicação pode ser verbal ou não verbal. As expressões corporais e a fala são exemplos de comunicação verbal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    SÃO CARACTERÍSTICAS DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

    A comunicação não verbal ocorre por meio de gestos, códigos sonoros, sinais, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos. Ela abrange a expressão corporal e facial, gestos e reações do corpo a estímulos variados.

    FONTE: WWW.IBCCOACHING.COM.BR

  • Quadrix, elabora minha prova!!!! <3

  • Não se deixe enganar pelas questões de Atendimento ao Público cara Juliana;

    A quadrix pode ser muito pior que vc imagina!

  • expressões corporais: comunicação não verbal


ID
3236950
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A  comunicação  está  presente  em  todo  tipo  de relacionamento. No que se refere a esse tema, julgue os itens de 88 a 90. 

O feedback é parte integrante do processo de comunicação, que se completa com emissor, receptor e mensagem.

Alternativas

ID
3236953
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No  que  diz  respeito  à administração  de  recursos materiais,  julgue os itens de 91 a 97. 

A praticidade é o atributo da classificação de materiais que preconiza que a classificação deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Atributos da classificação de materiais:

    Praticidade – a classificação deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos. Ainda, deve prover informações objetivas.

    Abrangência – a classificação deve abordar uma série de características dos materiais, caracterizando-os de forma abrangente. Aspectos físicos, financeiros, contábeis... são todos fundamentais em um sistema de classificação abrangente.

    Flexibilidade – segundo Viana (2011), um sistema de classificação flexível é aquele que permite interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques. Enquanto a abrangência tem a ver com as características do material, a flexibilidade refere-se à “comunicação” entre os tipos de classificação, bem como à possibilidade de adaptar e melhorar o sistema de classificação sempre que desejável.

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.

  • Atributos da classificação de materiais: AP Flex.

  • MNEMÔNICO F.A.P

    FLEXIBILIDADE- A CLASSIFICAÇÃO DEVE PERMITIR INTERFACES ENTRE OS DIVERSOS TIPOS DE CLASSIFICAÇÃO.

    ABRANGÊNCIA- A CLASSIFICAÇÃO DEVE TRATAR DE UMA GAMA DE CARACTERÍSTICAS, AO INVÉS DE REUNIR APENAS MATERIAIS PARA SEREM CLASSIFICADOS.

    P- PRATICIDADE- A CLASSIFICAÇÃO DEVE SER DIRETA E SIMPLES.

    ----FONTE- GRAN CURSOS ONLINE.

  • Gabarito: Certo

    De acordo com Viana (2013), uma boa classificação de materiais deve atender a três atributos principais:

    Abrangência: Diversas características dos materiais, tais como: forma, peso, dimensão, custos devem

    ser incluídas na classificação.

    Flexibilidade: A classificação dever ser flexível e adaptável às peculiaridades dos diferentes tipos de

    organização. Além disso, deve facilitar a interface com outros tipos de classificação.

    Praticidade: O sistema de classificação ser ter um uso simples, isto é, a classificação não deve exigir

    do gestor de materiais procedimentos demorados ou complexos.

  • CERTO

  • PRATICIDADE: classificação deve ser simples e direta, não exigindo do administrador de estoques tarefas complicadas e conceitos abstratos, ou seja, complexas. 

    Gab. CERTO

  • Para Viana (2011) os atributos para uma boa classificação de materiais são três:

    >> Praticidade: busca tornar a classificação dos materiais simples e direta, não demandando do gestor a adoção de procedimentos complexos.

    >> Abrangência: esse atributo busca abordar as características dos materiais (físicas, financeiras, contábeis), caracterizando-os de forma abrangente.]

    >> Flexibilidade: para Viana (2011), um sistema flexível é aquele que possibilita a interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques.

    E para não esquecer, podemos organizar os atributos no seguinte mnemônico: PAF

    GABARITO: CERTO

  • Gab: ERRADO

    Outra que ajuda!

    Ano: 2015 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão: MPOG Provas: CESPE/ CEBRASPE - MPOG - Analista

    No que se refere à classificação de materiais, julgue o próximo item. A abrangência, um atributo para a classificação de materiais, consiste nos modos direto e simples de classificar os materiais.

    • ERRADO. Questões traiçoeiras. Cuidado! A questão está errada porque cita a abrangência, mas se refere à praticidade.

    Veja as palavras-chave.

    ARM possui 3 atributosPAF

    1. Praticidade: A classificação deve ser objetiva, simples e direta.
    2. Abrangência: deve abranger várias características como custos, dados contábeis, financeiros, etc.
    3. Flexibilidade: Flexibilizar o processo para que o sistema conviva harmoniosamente.

    FONTE: Meu resumo, pág. 8 e 9.

    OBS: vendo meu resumo de ARM. Interessados, envie o e-mail solicitando amostra :)

  • Conceitos fornecidos pela própria banca

    >> Abrangência: esse atributo busca abordar as características dos materiais (físicas, financeiras, contábeis), caracterizando-os de forma abrangente.

    >> Flexibilidade: para Viana (2011), um sistema flexível é aquele que possibilita a interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques.

    >> Praticidade: busca tornar a classificação dos materiais simples e direta, não demandando do gestor a adoção de procedimentos complexos.

    Gabarito: CERTO


ID
3236956
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No  que  diz  respeito  à administração  de  recursos materiais,  julgue os itens de 91 a 97. 

Na classificação dos materiais, a etapa de catalogação permite a redução da diversidade de itens de material em estoque que se destinam a um mesmo fim.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ESSA É FUNÇÃO DA SIMPLIFICAÇÃO

    Simplificaçãoredução da diversidade de itens de material em estoque que se destinam a um mesmo fim. Caso existam dois itens de material que são empregados para a mesma finalidade, com o mesmo resultado – indiferentemente, opta-se pela inclusão de apenas um deles no catálogo de materiais. A simplificação é uma etapa que antecede a padronização.

    Catalogação – arrolamento de todos os itens de material existentes em estoque, permitindo uma ideia geral do conjunto.

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.

  • ETAPAS DA CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

    1) Na Catalogação: é feito o arrolamento ( a listagem de todos os itens em estoque de modo que não falte nenhum ), permitindo a obtenção de uma ideia geral e global do conjunto de materiais.

    2) A questão se refere a Simplificação: que é a redução da diversidade de itens que se destinam a um mesmo fim.

    Ex: Caso existam dois itens de materiais que sejam empregados para a mesma finalidade, opta-se pela inclusão no catalogo de materiais de apenas um deles.

    3) Especificação: É a identificação e descrição minuciosa dos itens em uma linguagem familiar a do mercado

    4) Normatização ou Normalização: E o estabelecimento de normas e regras técnicas para utilização dos itens de material em si. É como o material deve ser utilizado, acondicionado e armazenado com segurança.

    5) Padronização: Estabelece padrões idênticos de atributos, ( peso, formato,tamanho etc. ). Evita variação entre os materiais,  Facilita o dialogo com o mercado, facilita o controle, permite a intercambialidade de sobressalentes ou demais materiais de consumo (peças, cartuchos de impressoras padronizadas, bobinas de fax, etc.)

    6) Codificação: Atribui uma série de números ( numéricos), letras ( alfabéticos) ou letras e números (alfanuméricos) a cada item de material, de forma que essa informação, compilada em um único código, represente as características do item. Cada item terá assim, um único código /símbolo

  • Simplificação

  • Simplificação

  • Gabarito: Errado

    Etapas da classificação de materiais

    -Catalogação

    -Simplificação(gabarito)

    -Especificação

    -Normatização

    -Padronização

    -Codificação.

  • ERRADO, É NA SIMPLIFICAÇÃO..

    CATALOGAÇÃO: relação de todos os itens de um estoque.

    SIMPLIFICAÇÃO: diminuir a quantidade de itens.

  • ERRADO

  • Para não esquecer: CS É No PC

    Catalogação

    Simplificação

    Especificação

    Normatização

    Padronização

    Codificação.

  • Catalogação: Relação de todos os itens de um estoque.

  • ERRADO

  • Na Catalogação ocorre o inventário dos itens existentes em estoque. Já na simplificação ocorre a redução da diversidade de itens de material em estoque que se destinam a um mesmo fim.

    Item ERRADO.

  • A questão está descrevendo a simplificação. Catalogar é você listar os itens existentes no estoque.

    Lembrando que estamos falando das etapas/objetivos da classificação "CS É NO PC"

    •        Catalogação: lista dos itens existentes em estoque.

    •        Simplificação: redução da diversidade de itens de material em estoque que se destinam a um mesmo fim.

    •        Especificação / identificação: descrição detalhada, possibilitando sua individualização;

    •        Normalização: estabelecimento de normas técnicas para os itens de material em si;

    •        Padronização: uniformização do emprego e do tipo do material;

    •        Codificação: atribui códigos aos itens.

  • A questão versa sobre o assunto classificação de materiais, atributos para classificação.

    O sistema de classificação de materiais possui algumas etapas ou princípios que devem ser respeitados. Esses princípios regem a classificação de materiais. Para melhor compreendê-los criei este mnemônico (ou vi de alguém em algum lugar e inconscientemente acho que criei): CASI NO PACODI.

    Organizando, fica assim:

    • Catalogação: refere-se ao arrolamento de todos os itens existentes em estoque, de modo a se ter uma visão geral do conjunto;
    • Simplificação: objetiva a redução da diversidades de itens que se destinam ao mesmo fim. Vale destacar que, isso não significa que alguns materiais serão eliminados, apenas não comporão o catálogo da organização.
    • Identificação (especificação): é faz a descrição detalhada do material, de modo a permitir sua individualização. Aqui todas as características do material são listadas.
    • Normatização: na etapa de normatização ocorre a estabelecimento de normas técnicas para os itens ou para o seu manuseio adequado, isto é, com segurança.
    • Padronização: uniformização do emprego emprego e do tipo de material. A padronização facilita a atividade de controle dos itens.
    • Codificação: refere-se à atribuição de um código, na forma de números e/ou letras em cada item que compõe o estoque. O código atribuído conterá todas as características do item. Lembrando que, cada item possuirá um código é exclusivo.

    Tendo visto as etapas acima, concluímos que a afirmativa está incorreta, porque a etapa que reduz a diversidade de itens de material em estoque é a simplificação.

    GABARITO: ERRADO

  • Errado

    Simplificaçãoredução da diversidade de itens de material em estoque que se destinam a um mesmo fim.

     Catalogação – arrolamento ( lista) de todos os itens de material existentes em estoque, permitindo uma ideia geral do conjunto.

  • Simplificação, redução da diversidade de itens de material em estoque que se destinam a um mesmo fim.

  • Gab: ERRADO

    A questão está errada porque o conceito trazido se refere à simplificação e não à catalogação. Veja!

    • Catalogação: relaciona os itens de estoque permitindo uma ideia geral do conjunto. Ou seja, lista todos os itens em estoque.

    • Simplificação: diminui a quantidade de itens destinados ao mesmo fim. Essa etapa antecede a padronização!

    OBS: vendo meu resumo de ARM. Baixe agora mesmo sua amostra: Linktr.ee/soresumo

  • GAB: ERRADO

    Resposta: Simplificação

  • ERRADO.

    Na classificação dos materiais, a etapa de SIMPLIFICAÇÃO permite a redução da diversidade de itens de material em estoque que se destinam a um mesmo fim.

    Etapas de Classificação de Materiais

    CA. S . E NO PACO

    Catalogar- listar tudo

    Simplificar- reduzir diversidade

    Especificar - detalhar

    normatizar- modo de uso

    Padronizar- padrões idênticos para o mesmo fim.

    Codificar- códigos para os itens.

  • Etapas da classificação de materiais

    "Arrolamento" significa listagem de bens ou objetos. A listagem dos materiais é feita na primeira etapa de classificação, chamada catalogação.

    A questão dá a definição de simplificação.

    Catalogação

    • Lista dos materiais(arrolamento) que existem no estoque

    Simplificação

    • Eliminar duplicidade e reduzir diversidades dos materiais que servem para um mesmo objetivo

    Especificação

    • Detalhar os materiais (peso, medida, forma)

    Normalização

    • Normas de utilização do item (como o item será utilizado)

    Padronização

    • Estabelecimento de padrões idênticos (peso, formato)

    Codificação

    • Cada item terá um código (objetivo de facilitar o controle, a retirada e movimentação de cada item)

  • Tem a ver com a simplificação :)


ID
3236959
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No  que  diz  respeito  à administração  de  recursos materiais,  julgue os itens de 91 a 97. 

Na classificação dos materiais, a etapa de padronização promove a atribuição de um código único para cada item de material.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ESSA É A ETAPA DA CODIFICAÇÃO

    Codificação – atribuição de uma série de números e/ou letras a cada item de material, de forma que essa informação, compilada em um único código, represente as características do item. Cada item terá, assim, um único código.

    Padronização – uniformização do emprego e do tipo do material. Facilita o diálogo com o mercado, facilita o controle, permite a intercambialidade de sobressalentes ou demais materiais de consumo (peças, cartuchos de impressoras padronizadas, bobinas de fax etc.).

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.

  • c sen pc

    catologação, simplificação, normatização, padronização, codificação

  • Classificação de Materiais

    1 º - Catalogação: relação de todos os itens de um estoque.

    2 º - Simplificação: diminuir a quantidade de itens.

    3 º - Especificação: especificar os materiais, detalhá-los. 

    4 º - Normatização: tudo conforme as normas impostas a um produto. Ex: normas da ABNT.

    5 º - Padronização: dar padrões aos materiais com características idênticas.

    6 º - Codificação: apresentar código com informações por meio de números e letras.

    "Jogo de Tiro" --> "CS É NO PC"

    Questão: Errada!

  • ERRADO

  • Errada

    O correto seria Codificação.

    A PADRONIZAÇÃO que dá Padrões aos materiais.

    Objetivo da Classificação de materiais: CS E NO PC

    Catalogação

    Simplificação

    Especificação

    NOrmalização

    Padronização

    Codificação

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • O sistema de classificação de materiais possui algumas etapas ou princípios que devem ser respeitados. Esses princípios regem a classificação de materiais. Para melhor compreendê-los criei este mnemônico (ou vi de alguém em algum lugar e inconscientemente acho que criei): CASI NO PACODI.

    Organizando, fica assim:

    >> Catalogação: refere-se ao arrolamento de todos os itens existentes em estoque, de modo a se ter uma visão geral do conjunto;

    >> Simplificação: objetiva a redução da diversidades de itens que se destinam ao mesmo fim. Vale destacar que, isso não significa que alguns materiais serão eliminados, apenas não comporão o catálogo da organização.

    >> Identificação (especificação): é faz a descrição detalhada do material, de modo a permitir sua individualização. Aqui todas as características do material são listadas.

    >> Normatização: na etapa de normatização ocorre a estabelecimento de normas técnicas para os itens ou para o seu manuseio adequado, isto é, com segurança.

    >> Padronização: uniformização do emprego emprego e do tipo de material. A padronização facilita a atividade de controle dos itens.

    >> Codificação: refere-se à atribuição de um código, na forma de números e/ou letras em cada item que compõe o estoque. O código atribuído conterá todas as características do item. Lembrando que, cada item possuirá um código é exclusivo.

    GABARITO: ERRADO

  • Errado

    Padronizaçãouniformização do emprego e do tipo do material. Facilita o diálogo com o mercado, facilita o controle, permite a intercambialidade de sobressalentes ou demais materiais de consumo.

    Codificaçãoatribuição de uma série de números e/ou letras a cada item de material, compilada em um único código, represente as características do item.

    Gestão de Materiais

    Renato Ribeiro Fenili Autor. p.27

  • Codificação: Código, números, letras...

  • Padronização: Padroniza o emprego e o uso do material.


ID
3236962
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No  que  diz  respeito  à administração  de  recursos materiais,  julgue os itens de 91 a 97. 

Na aquisição de materiais, a estratégia de verticalização preconiza que a organização deve tentar produzir internamente tudo o que ela puder.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Verticalização → Produz-se (ou tenta-se produzir) internamente tudo o que puder. Essa estratégia foi dominante nas grandes empresas – usualmente denominadas conglomerados, marcadas por uma departamentalização multi divisional, até o final do século passado, no intuito de assegurar a independência de terceiros (ex: General Motors). Mais raramente, há empresas que ainda se esforçam na verticalização de seus negócios (um exemplo seria a Faber-Castell que, na última década, esforçou-se na conquista da autossuficiência no plantio de madeira, matéria-prima na confecção de lápis). No entanto, verticalizar mostrou-se um negócio arriscado, já que se corre o risco da empresa ficar “engessada”, ou seja, a imobilização de recursos e a baixa flexibilidade do processo produtivo podem tornar o negócio pouco flexível.

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.

  • COMPLEMENTANDO - "PRECONIZAR": RECOMENDAR, AVISAR COM INSISTENCIA, ACONSELHAR

  • *** Gabarito: Certo ***

    Estratégia de verticalização - Produzir tudo

    Estratégia de Horizontalização - Comprar tudo (ou o máximo possível)

  • CERTO

  • A decisão sobre produzir ou adquirir um item de material no mercado é tomada pela cúpula da organização, considerando os custos e a estrutura envolvida. Nesse contexto, há duas estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.

    --> Verticalização → Produz-se (ou tenta-se produzir) internamente tudo o que puder.Essa estratégia foi dominante nas grandes empresas – usualmente denominadas conglomerados, marcadas por uma departamentalização multidivisional, até o final do século passado, no intuito de assegurar a independência de terceiros(ex: General Motors). 

    FONTE;ENAP

    GAB. CERTO.

  • Entre alguns dos critérios para classificar os materiais, temos aqueles que se referem à possibilidade de fazer ou comprar.

    Talvez você se pergunte, qual o objetivo? Bem, a seu objetivo é prover a informação sobre quais materiais podem ser produzidos pela organização e quais podem ser adquiridos no mercado. A decisão acerca da produção dos materiais ou da sua aquisição cabe à cúpula organizacional. Diante dessas duas possibilidades, temos duas estratégias que podem ser usadas:

    >> VERTICALIZAÇÃO: essa estratégia infere que a organização produza tudo o que for possível. Conseguindo com isso a independência de terceiros. Todavia, há um risco inerente a essa estratégia; o risco de engessamento/ inflexibilidade da organização.

    >> HORIZONTALIZAÇÃO: aqui, o intuito é comprar de terceiros tudo o que for possível, mantendo na organização apenas os processos fundamentais, por razões de segredos tecnológicos.

    GABARITO: CERTO

  • Certo

    A decisão sobre produzir ou adquirir um item de material no mercado é tomada pela cúpula da organização, considerando os custos e a estrutura envolvida.

    duas estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.

    Verticalização Produz-se (ou tenta-se produzir) internamente tudo o que puder.

    HorizontalizaçãoCompra-se de terceiros o máximo de itens que irão compor o produto final.

    Gestão de Materiais

    Renato Ribeiro Fenili Autor. p.28

  • Produze se na Verticalização, na Horizontalidade se compra. só para fixa e não se esquecer mais.


ID
3236965
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No  que  diz  respeito  à administração  de  recursos materiais,  julgue os itens de 91 a 97. 

Na aquisição de materiais, a horizontalização possui a desvantagem de fazer com que a empresa se torne engessada e pouco flexível.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    É UMA DESVANTAGEM DA VERTICALIZAÇÃO.

    Verticalização → Produz-se (ou tenta-se produzir) internamente tudo o que puder. Essa estratégia foi dominante nas grandes empresas – usualmente denominadas conglomerados, marcadas por uma departamentalização multi divisional, até o final do século passado, no intuito de assegurar a independência de terceiros (ex: General Motors). Mais raramente, há empresas que ainda se esforçam na verticalização de seus negócios (um exemplo seria a Faber-Castell que, na última década, esforçou-se na conquista da autossuficiência no plantio de madeira, matéria-prima na confecção de lápis). No entanto, verticalizar mostrou-se um negócio arriscado, já que se corre o risco da empresa ficar “engessada”, ou seja, a imobilização de recursos e a baixa flexibilidade do processo produtivo podem tornar o negócio pouco flexível.

    Horizontalização → Compra-se de terceiros o máximo de itens que irão compor o produto final. Esta estratégia é a grande tendência das empresas modernas. De modo geral, apenas os processos fundamentais (chamados core processes) não são terceirizados, por razões de segredos tecnológicos. A estrutura horizontalizada é típica do Sistema Toyota de Produção, que remete a terceiros cerca de 75% do processo produtivo.

    VERTICALIZAÇÃO:

    VANTAGENS: Independência de terceiros/Maiores lucros/ Manutenção de segredo sobre tecnologias próprias.

    DESVANTAGENS: Perda de flexibilidade (a empresa fica “engessada”) / Maior investimento (maiores custos)

    HORIZONTALIZAÇÃO:

    VANTAGENS: Garantia de flexibilidade à empresa / Menores custos (não há despesa na criação de estruturas internas)

    DESVANTAGENS: Perda de controle tecnológico / Dependência de terceiros / Lucros menores

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.

  • ERRADO. A QUESTÃO FAZ REFERÊNCIA A VERTICALIZAÇÃO.

    Horizontalização: consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita.

    VANTAGENS;

    Resposta mais rápida e ágil às solicitações de compra;

    Maior flexibilidade na negociação com fornecedores regionais;

    Maior autonomia funcional das unidades administrativas regionais.

    Redução de custos;

    Maior flexibilidade e eficiência;

    Incorporação de novas tecnologias;

    Foco no negócio principal da empresa.

  • Ano: 2019 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Na aquisição de materiais, a estratégia de verticalização preconiza que a organização deve tentar produzir internamente tudo o que ela puder.

  • ERRADO

  • Ao invés de desvantagem seria vantagem da horizontalização

  • Entre alguns dos critérios para classificar os materiais, temos aqueles que se referem à possibilidade de fazer ou comprar.

    Talvez você se pergunte, qual o objetivo? Bem, a seu objetivo é prover a informação sobre quais materiais podem ser produzidos pela organização e quais podem ser adquiridos no mercado. A decisão acerca da produção dos materiais ou da sua aquisição cabe à cúpula organizacional. Diante dessas duas possibilidades, temos duas estratégias que podem ser usadas:

    >> VERTICALIZAÇÃO: essa estratégia infere que a organização produza tudo o que for possível. Conseguindo com isso a independência de terceiros. Todavia, há um risco inerente a essa estratégia; o risco de engessamento/ inflexibilidade da organização.

    >> HORIZONTALIZAÇÃO: aqui, o intuito é comprar de terceiros tudo o que for possível, mantendo na organização apenas os processos fundamentais, por razões de segredos tecnológicos.

    GABARITO: ERRADO

  • Entre alguns dos critérios para classificar os materiais, temos aqueles que se referem à possibilidade de fazer ou comprar.

    Talvez você se pergunte, qual o objetivo? Bem, a seu objetivo é prover a informação sobre quais materiais podem ser produzidos pela organização e quais podem ser adquiridos no mercado. A decisão acerca da produção dos materiais ou da sua aquisição cabe à cúpula organizacional. Diante dessas duas possibilidades, temos duas estratégias que podem ser usadas:

    >> VERTICALIZAÇÃO: essa estratégia infere que a organização produza tudo o que for possível. Conseguindo com isso a independência de terceiros. Todavia, há um risco inerente a essa estratégia; o risco de engessamento/ inflexibilidade da organização.

    >> HORIZONTALIZAÇÃO: aqui, o intuito é comprar de terceiros tudo o que for possível, mantendo na organização apenas os processos fundamentais, por razões de segredos tecnológicos.

    GABARITO: ERRADO

    FONTE: PROF DO QC

  • GABARITO: ERRADO.

    Não faz nenhum sentido que haja engessamento no setor de compras por conta da horizontalização.

    Esse setor obteria mais autonomia para fazer suas compras nesse tipo de estrutura organizacional e, portanto, mais flexibilidade para trabalhar.

    Caso a estrutura fosse verticalizada, o setor de compras dependeria de uma só chefia para executar sua tarefa para toda a organização, gerando, assim, engessamento.

  • Errado

    Estratégias organizacionais nas aquisições de materiais  

    É uma das Desvantagens da Verticalização--->Perda de flexibilidade (a empresa fica “engessada”)

    Gestão de Materiais

    Renato Ribeiro Fenili Autor. p. 29

  • Na aquisição de materiais, a horizontalização possui a desvantagem de fazer com que a empresa se torne engessada e pouco flexível. Resposta: Errado.

    Verticalização = produção própria.

    Horizontalização = terceirização do máximo possível.

    Como estou terceirizando não sofro o risco ou desvantagem de me tornar engessado ou inflexível.


ID
3236968
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No  que  diz  respeito  à administração  de  recursos materiais,  julgue os itens de 91 a 97. 

Os materiais da classe Z possuem criticidade máxima e não podem ser substituídos por outros equivalentes, em tempo hábil, sem acarretar prejuízos significativos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Classificação por importância operacional:

    Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.

    Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.

    Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • A B C \ Decrescente

    X Y Z / Crescente

  • Ao aplicar a classificação XYZ, o analista deve analisar os itens em estoque e classifica-los conforme sua criticidade ( importância Operacional). A seguir são apresentadas definições mais claras das três classes:

    Classe X – Itens de baixa criticidade: a falta destes itens não acarreta em paradas, riscos de segurança ou danos ao patrimônio; há várias alternativas de materiais substitutos; o fornecimento dos itens é facilitado e rápido.

    Classe Y – Itens de criticidade média: a falta desses itens pode causar paradas na produção, riscos de segurança ou dados ao patrimônio; são itens relativamente fáceis de serem substituídos ou adquiridos em caso de falta;

    Classe Z – Itens de máxima criticidade: considerados imprescindíveis para o andamento dos trabalhos; sua falta certamente causará a parada das operações ou colocar as pessoas e o patrimônio em risco; são materiais que não podem ser substituídos por equivalentes; a aquisição desses materiais é complicada e demorada.

  • *** Gabarito: Certo ***

    Observe a relação com a curva ABC

    A ----> Z

    B ----> Y

    C ----> X

  • Gabarito: Certo

    Classe Z – Itens de máxima criticidade: considerados imprescindíveis para o andamento dos trabalhos; sua falta certamente causará a parada das operações ou colocar as pessoas e o patrimônio em risco; são materiais que não podem ser substituídos por equivalentes; a aquisição desses materiais é complicada e demorada.

  • CERTO

  • classe Z- associe a importante / não pode ser substituído fácil..

  • X -> baiXa Importância

    Y -> médYa Importância

    Z -> É vitalZ, Alta Importância

  • Quanto à Criticidade

    X → baixa criticidade (sua falta não acarreta paralisação)

    Y → media criticidade (pode ser substituído por outro)

    Z → Zuper importante (não podem ser substituído)

    Gabarito: CERTO

  • A classificação XYZ ou por importância operacional avalia o grau de imprescindibilidade do item para o bom desempenho das atividades da organização. Para Mendes e Castilho (2009), as classes são definidas da seguinte forma:

    ·> Classe X: são materiais de baixa criticidade, sua falta, por isso, não implica em problemas nas atividades organizacionais. Nada de paralisações, risco à segurança. São facilmente obtidos no mercado.

    ·> Classe Y: materiais de criticidade mediana/ intermediária. Mas ainda podem ser obtidos com relativa facilidade por outros.

    ·> Classe Z: nessa classe estão os materiais de máxima criticidade, são indispensáveis para o bom desempenho das atividades da organização. Sua falta pode incorrer em altos prejuízos, paralisações, risco à segurança os trabalhadores, o ambiente ou o patrimônio da instituição.

    GABARITO: CERTO

  • Certo

    Classe Z materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa. 

  • A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa

  • Gab: CERTO

    DICA!!!!!!

    • ABC : Importância financeira - Aqui, a importância começa de A p/ C. Sendo: A mais importante, B de média importância e C de menor importância.

    • XYZ : Criticidade - Aqui, a importância/criticidade começa de Z p/ X. Sendo: X de menor criticidade, Y de média e Z de alta criticidade.

    -------> Z é Zuper de criticidade.

    OBS: vendo meu resumo de ARM. Baixe agora mesmo sua amostra: Linktr.ee/soresumo

  • Na classificação XYZ o que deve ser observada é a importância/criticidade do material.

    Desse modo:

    Material X → baixa importância para a organização, ou seja, menor criticidade. Sua falta não implica paralisação dos processos produtivos, pode ser obtido de maneira fácil e rápida

    Material Y → média importância para a organização, ou seja, criticidade mediana. Sua falta não implica paralisação de alguma atividade, mas compromete a qualidade do processo produtivo; pode ser substituído com relativa facilidade

    Material Z → vital importância para a organização, ou seja, criticidade alta. Sua falta implica paralisação de alguma atividade da organização e não pode ser substituído por outro equivalente em tempo hábil e sem acarretar prejuízos

    Gabarito: CERTO

  • sem acarretar prejuízo? Acarreta prejuizo


ID
3236971
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No  que  diz  respeito  à administração  de  recursos materiais,  julgue os itens de 91 a 97. 

Na classificação ABC, os materiais da classe A são aqueles que representam em torno de 80% do valor de demanda e, igualmente, 80% da quantidade do estoque.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    O método da curva ABC ou princípio de Pareto (ou, ainda, curva 80-20), é uma ferramenta segundo a qual os itens de material em estoque são classificados de acordo com sua importância, geralmente financeira.

    Para Gonçalves (2007), o principal objetivo da análise ABC é identificar os itens de maior valor de demanda e sobre eles exercer uma gestão mais refinada, especialmente por representarem altos valores de investimentos e, muitas vezes, com impactos estratégicos para a sobrevivência da organização.

    Devemos frisar que, na sistemática da curva ABC, os itens de material em estoque são usualmente classificados de acordo com seu valor de demanda, mas existe a possibilidade de adoção de outros critérios, como, por exemplo, impacto na linha de produção, ou, itens mais requisitados pelos setores da organização.

    No método da curva ABC, os itens em estoque são classificados em três classes:

    Classe A: itens de maior valor de demanda, em determinado período.

    Classe B: itens de valor de demanda intermediário.

    Classe C: itens de menor valor de demanda.

    Os percentuais aproximados (e não fixos) são os relacionados abaixo:

    % do critério selecionado (geralmente é o valor (R$) de demanda):

    Classe A: 80%

    Classe B: 15%

    Classe C: 5%

    % Quantidade aproximada em estoque:

    Classe A: 20%

    Classe B: 30%

    Classe C: 50%

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • Errado. Se maior demanda, menor o estoque. e vice versa

  • Gabarito: Errado

    No método da curva ABC, os itens em estoque são classificados em três classes:

    • Classe A: itens de maior valor de demanda, em determinado período.

    • Classe B: itens de valor de demanda intermediário.

    • Classe C: itens de menor valor de demanda.

  • ERRADO

  • Classe A = 80% do valor de demanda ($) correspondem a 20% do estoque

    (MAIOR LUCRO SOBRE UM NÚMERO MENOR DE ITENS)

    Classe B = 15% do valor de demanda ($) correspondem a 30% do estoque

    Classe C = 5% do valor de demanda ($) correspondem a 50% do estoque

  • ABC deriva do diagrama de pareto.

    Lembrar do princípio 80/20.

  • A curva ABC, Princípio de Pareto ou diagrama 80-20 busca classificar os itens em estoque de acordo com a sua importância financeira para a organização. Para Gonçalves (2007) o objetivo principal do método da curva ABC é poder exercer uma gestão mais refinada sobre aqueles itens de maior valor de demanda.

    Os itens podem ser assim classificados, segundo seus valores relativos:

    ··> Classe A: itens de maior valor de demanda. O valor de demanda de itens "A" gira em torno de 80%, mas a sua quantidade estocada é baixa, cerca de 20% apenas.

    ··> Classe B: itens de valor de demanda intermediária. Seu valor de demanda é de 15% aproximadamente, já seu percentual em estoque é por volta de 30% dos itens totais.

    ··> Classe C: itens de menor valor de demanda. Possui valor de apenas 5% dos itens totais, todavia sua possui a maior quantidade de itens, 50% dos itens totais estocados.

    GABARITO: ERRADO

  • Errado

    Classe A: maior valor de demanda em torno de 80%;

    Quantidade de estoque é baixa em torno 20%.

    Classe B: valor de demanda intermediária em torno de 15%;

    Quantidade de estoque é 30% dos itens totais.

    Classe C: menor valor de demanda valor de 5% dos itens totais;

    Maior quantidade em estoque em torno de 50% dos itens totais.


ID
3236974
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao arquivamento e à ordenação de documentos  de  arquivo,  aos  tipos  de  arquivo,  às  fases,  às  técnicas,  aos  sistemas  e  aos  métodos  de  arquivamento,  julgue  os  itens   de 98 a 103. 

O prazo precaucional dos documentos deverá ser cumprido apenas nos arquivos correntes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    O prazo precaucional (precaução) dos conjuntos documentais deverá ser cumprido nos arquivos intermediários (pressupõe a garantia de direitos).

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Gabarito: E

    Conforme o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade da ANAC:

    Prazo precaucional: é o intervalo de tempo durante o qual o poder público, a empresa ou qualquer interessado guarda o documento por precaução, antes de eliminá-lo ou promover o seu recolhimento para guarda definitiva no Arquivo Permanente.

    Os prazos de precaução justificam-se para responder as possíveis reclamações administrativas ou jurídicas referentes ao texto ou a sua tramitação e cumprimento, e também para servir de antecedente direto ou suporte jurídico a um documento agora vigente.

    Assim, o valor relacionado ao prazo precaucional é o primário, o que corresponde aos arquivos corrente e intermediário.

  • O prazo precaucional é o tempo que o documento fica em cada fase do ciclo documental, de acordo com a tabela de temporalidade adotada pela instituição. 

    A questão afirma que o seu cumprimento deve ocorrer somente na fase corrente, o que não é verdade. O prazo deve ser cumprido na fase corrente e intermediária até que o documento possa receber a sua destinação final, que é a eliminação ou a guarda permanente.

    Gabarito do Professor: errada
  • Gab: CERTO

    Só há valor precaucional nos arquivos de fase corrente e intermediária, isso porque, a fase permanente é de guarda....... Permanente ;)

  • Os prazos de guarda são intervalos de tempo predefinidos em que o documento deve permanecer guardado. Este prazo pode ser de dois tipos: precaucional e prescricional.

    O prazo prescricional é o determinado em leis, normas e padrões para que se extingua qualquer direito ou dever relativos ao documento.

    O prazo precaucional é o adotado pela instituição no seu interesse administrativo, sempre que julgar necessário. Este prazo nunca pode ser menor do que o prescricional. As instituições o utilizam também na ausência de normas que determinem o praz prescricional.

    De toda forma, os dois prazos de guarda se aplicam às fases corrente e intermediária.

    Gabarito: ERRADO

    Questão para fixar:

    Q474085 | CEBRASPE | MPU | 2013

    O prazo precaucional define os prazos de guarda tanto no arquivo corrente quanto no intermediário. (CERTO)


ID
3236977
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao arquivamento e à ordenação de documentos  de  arquivo,  aos  tipos  de  arquivo,  às  fases,  às  técnicas,  aos  sistemas  e  aos  métodos  de  arquivamento,  julgue  os  itens   de 98 a 103. 

Os arquivos permanentes guardam documentos que devem ser conservados, em definitivo, após a perda do seu valor administrativo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Gabarito: Certo

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados

  • GABARITO: CERTO

    Arquivo permanente

    Essa representa a terceira e última fase do ciclo de vida dos documentos de arquivo. É composta pelos conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados pela instituição. Quando o documento chega à fase permanente, deve ser arquivado de forma definitiva e jamais poderá ser eliminado. Nesta fase do ciclo vital ele passa a interessar mais aos pesquisadores (fins científicos, sociais e culturais) do que aos produtores. Os arquivos dessa natureza situam-se em lugares acessíveis e dotados de salas de pesquisas para atender ao público. 

    Características:

    ▶Terceira fase do ciclo de vida dos documentos;

    ▶Conjuntos documentais de valor histórico, probatório e informativo;

    ▶O documento permanente perdeu todo o valor de natureza administrativa;

    ▶O documento permanente deve ser guardado definitivamente;

    ▶Possui fins científicos, sociais e culturais;

    ▶Os arquivos permanentes devem ficar localizados em lugares de fácil acesso;

    ▶Consulta liberada ao público.

    ARQUIVOLOGIAPARACONCURSO.COM

  • Os documentos de valor permanente são os documentos que foram criados pela instituição no decorrer de suas atividades, que cumpriram as funções pelas quais foram criados, cumpriram os prazos determinados pela tabela de temporalidade e foram recolhidos para o arquivo permanente como destinação final.

    Quando a questão fala que os arquivos permanentes devem ser conservados definitivamente após a perda do seu valor administrativo, quer dizer que após o cumprimento das funções pelas quais foram criados (valor primário - administrativo, fiscal e legal), eles serão guardados permanentemente caso realmente sejam permanentes, ou seja, caso adquiram o valor secundário.

    Gabarito do Professor: certa

  • Certo

    Lei nº 8.159/91

    Art.8, § 3º Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados. 

  • CHIP - Valor Cultural, Histórico, Informativo e Probatório.

  • Os valores administrativos, fiscais ou legais são chamados de valores primários.

    Já, os valores históricos, culturais, probatórios ou informativos dizem respeito aos valores secundários.

    Fonte: Direção Concursos ;)


ID
3236980
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao arquivamento e à ordenação de documentos  de  arquivo,  aos  tipos  de  arquivo,  às  fases,  às  técnicas,  aos  sistemas  e  aos  métodos  de  arquivamento,  julgue  os  itens   de 98 a 103. 

A transferência ocorre quando um documento passa do arquivo intermediário para o arquivo corrente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Transferência e recolhimento:

    • quando um documento passa do arquivo corrente para o interme​diário, dizemos que houve uma transferência de documentos.

    • quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, dizemos que houve um recolhimento de documentos.

    Em certos casos, determinados documentos podem passar (ser recolhidos) do arquivo corrente direto ao permanente (obedecendo a Tabela de Temporalidade da instituição), sem passar pelo arquivo intermediário. Quando isso ocorrer, também dizemos que houve um recolhimento de documentos;

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Gabarito: Errado

    Transferência - corrente para o intermediário

  • corrente _ transferência = intermediário

    Corrente ou Intermediário= recolhe para o Permanente

  • ERRADO

    Transferência” é a passagem do documento da fase corrente para a intermediária.

  • A movimentação dos documentos dentro da teoria das três idades pode ocorrer de duas formas: transferência e recolhimento.

    A transferência acontece quando os documentos passam do arquivo corrente para o arquivo intermediário.

    O recolhimento acontece quando os documentos passam do arquivo intermediário para o permanente ou do arquivo corrente para o permanente.

    Dica: sempre que o documento chega no arquivo permanente, temos o recolhimento!

    A questão fala que o documento foi do arquivo intermediário para o corrente, mas essa movimentação não é possível, o que é possível é do corrente para o intermediário e, de fato, teríamos uma transferência nesse caso.

    Não é que os arquivos correntes não poderão mais acessar os documentos que foram transferidos para o arquivo intermediário. O acesso aos arquivos correntes pelos arquivos intermediários pode ocorrer normalmente, mas não estamos falando de uma transferência física definitiva, e sim de acesso.

    Gabarito do Professor: errado
  • Ta, mas existe a possibilidade dos arquivos saírem da fase intermediária e retornarem para a corrente? E se existe, como se chama isso?

  • Transferência: Corrente -> Intermediário

    OBS: Um documento intermediário pode ser solicitado pelo arquivo corrente, mas ele não volta a ser corrente, é só uma questão de consulta.

  • Gab: ERRADO

    Já errei várias vezes questões desse tipo e gravei o seguinte.

    • Se um documento Corrente foi transferido para o intermediário ou recolhido ao permanente, é porque a CPAD, ou comissão equivalente, avaliou e autorizou sua transformação. Assim, esse documento não poderá mais voltar para a idade anterior, isto é, ele não "olha mais para trás".

    • Então, sempre será 1° idade --> 2° idade --> 3° idade (pode também 1° idade --> 3° idade direto).

    • ENTRETANTO, isso não quer dizer que o arquivo corrente não terá mais acesso ao documento, ele poderá solicitar QUANDO PRECISAR (perceba que não é sempre que isso acontece, por isso ele saiu da 1° fase).

    OBS: Vendo meu resumo. Baixe aqui sua amostra: Linktr.ee/soresumo

    Erros, mandem mensagem :)

  • A transferência ocorre quando o arquivo passa do arquivo corrente para o intermediário. Item Errado


ID
3236983
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao arquivamento e à ordenação de documentos  de  arquivo,  aos  tipos  de  arquivo,  às  fases,  às  técnicas,  aos  sistemas  e  aos  métodos  de  arquivamento,  julgue  os  itens   de 98 a 103. 

No arquivamento horizontal, os documentos são colocados uns ao lado dos outros.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Tipos de arquivamento:

    Horizontalos documentos são dispostos uns sobre os outros e arquivados em caixas ou estantes (nos arquivos permanentes ou de custódia), como também em escaninhos (para documentos do gênero cartográfico – mapas, plantas).

    Verticalos documentos são colocados uns ao lado dos outros (lateral) ou atrás (frontal), possibilitando uma consulta mais ágil, sem precisar retirar outros documentos. Os documentos são armazenados, geralmente, em arquivos de aço. Nos arquivos correntes este tipo de arquivamento é o mais utilizado nos dias de hoje, por ser fácil de ser executado, conservado e atualizado. Além disso, são mais econômicos e ocupam menor espaço.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • ERRADO

    Arquivamento HORIZONTAL: Arquivos uns em cima dos outros .

    Arquivamento VERTICAL: Arquivos uns do lado dos outros.

  • Vertical: LADO A LADO;

    Horizontal: UM SOBRE OUTRO.

  • Quando falar em vertical, imagine uma estante de livros postos um do lado do outro, “em pé” (igual em biblioteca).

    horizontal, imagine que vc pegou os livros e colocou numa mesinha um em cima do outro.

    gab: errado

  • inclusive é o mais recomendado para arquivos correntes!

    Horizontal – os documentos são dispostos uns sobre os outros e arquivados em caixas ou estantes

  • Os documentos podem ser arquivados horizontalmente ou verticalmente.

    No tipo vertical, os documentos ou fichas são dispostos uns atrás dos outros, permitindo uma consulta rápida, sem necessidade de manipular ou remover outras fichas ou documentos.

    No tipo horizontal, os documentos ou fichas são colocados uns sobre os outros e arquivados em caixas, escaninhos ou estantes. Esse tipo de arquivamento é muito usado para desenhos, mapas, plantas, assim como nos arquivos permanentes.
    A questão diz que no método horizontal temos o armazenamento dos documentos "uns ao lado dos outros", o que está incorreto, já que o certo seria armazenar uns sobre os outros.

    Gabarito do Professor: errado
  • QUE ODIOKKKKKKKKKK FDP DE QUEM INVETOU ESSE ROLE DE HORIZONTAL SER VERTICAL E VERTICAL SER HORIZONTAL

  • E

    O arquivamento horizontal, como o próprio nome designa, os documentos são postos uns sobre os outros, na perspectiva horizontal. O correto seria o arquivamento vertical.

  • Arquivamento

    • Horizontal: documentos ou fichas dispostos uns sobre os outros (pilhas); desaconselhável nos arquivos correntes
    • Vertical: documentos ou fichas dispostos uns atrás dos outros (permite rápida consulta); aconselhado para arquivos correntes

    Gabarito: ERRADO

  • Resolução:

    Os documentos podem ser arquivados horizontalmente ou verticalmente.

    No tipo vertical, os documentos ou fichas são dispostos uns atrás dos outros, permitindo uma consulta rápida, sem necessidade de manipular ou remover outras fichas ou documentos.

    No tipo horizontal, os documentos ou fichas são colocados uns sobre os outros e arquivados em caixas, escaninhos ou estantes. Esse tipo de arquivamento é muito usado para desenhos, mapas, plantas, assim como nos arquivos permanentes.

    A questão diz que no método horizontal temos o armazenamento dos documentos "uns ao lado dos outros", o que está incorreto, já que o certo seria armazenar uns sobre os outros.

    Resposta: errada


ID
3236986
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao arquivamento e à ordenação de documentos  de  arquivo,  aos  tipos  de  arquivo,  às  fases,  às  técnicas,  aos  sistemas  e  aos  métodos  de  arquivamento,  julgue  os  itens   de 98 a 103. 

No método de arquivamento numérico dígito‐terminal, os números de identificação são divididos em três grupos de pares, que são lidos da direita para a esquerda.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Numérico Dígito-Terminal: O número é o elemento principal de identificação. Usado sobretudo quando há um volume grande de documentos, a fim de se reduzir erros no arquivamento, possibilitando, assim, uma recuperação mais ágil da informação. Estes são divididos em três grupos, formando pares, e lidos da direita para a esquerda.

    Ex.: No do dossiê: 983.021 (método numérico simples) Transformando para o método dígito-terminal: 98-30-21, sendo: 21 – grupo primário ou inicial (nº da gaveta) 30 – grupo secundário (nº da guia) 98 – grupo terciário (nº atribuído ao documento) No momento de se arquivar os documentos ou pastas, considera-se primeiro o grupo primário, depois o secundário e, por fim, o terciário (do menor para o maior número).

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Gabarito: Certo

    3. Método Numérico Dígito-Terminal

    Os documentos são numerados sequencialmente, dispostos em três grupos de dois dígitos cada um. São lidos da direita para a esquerda.

  • Para mim o Gabarito é errado!

    Esse trecho "... são divididos em 3 grupos" da a impressão que está restringindo a somente essa hipótese.

    Até onde eu sei, em nenhum momento na biográfia há essa imposição, apenas os exemplos da autora que são por 3 grupos, mas não se fala nesta necessidade.

    Eu marquei errado pois interpretei assim e acabei me ferrando.

    Tipo de questão que, se a banca desse gabarito errado, teria justificativa. Gabarito duplo, interpretação subjetiva.

  • gab CERTO.

    Númerico digito terminal:

    * Considera o número do próprio documento como elemento principal de ordenação;

    * Grande volume de documentos;

    * Leitura feita da direita para a esquerda;

    Exemplo: 25-67-27 leia-se o último número da direita 27

    Nesse método o documento de números menores devem prevalecer sobre números maiores.

    Exemplo: os arquivos de números

    25-67-27

    62-84-27

    89-17-18

    Devem ser arquivados da seguinte forma:

    1° 89-17-18 (ja que o número 18 é menor que 27)

    2° 25-67- 27 (já que o número 67 é menor que 84)

    3° 62-84-27

  • O método numérico dígito terminal faz parte do sistema básico de arquivamento.

    Por esse método os números são divididos em três grupos, por pares, e a leitura é feita da direita pra esquerda.

    Exemplo: documento 125384
    Organização: 12.53.84
    Leitura: 84, 53 e, posteriormente, 12.

    Gabarito do professor: certa
  • Gab: CERTO

    Método Dígito-Terminal: Método de ordenação que tem por eixo um código numérico divido em grupos de dígitos, lidos da direita para a esquerda, que indicam a disposição física dos documentos.

    FONTE: DBTA, pág. 117.

  • Resolução: O método numérico dígito terminal faz parte do sistema básico de arquivamento.

    Por esse método os números são divididos em três grupos, por pares, e a leitura é feita da direita pra esquerda.

    Exemplo: documento 125384

    Organização: 12.53.84

    Leitura: 84, 53 e, posteriormente, 12.

    Gabarito do professor: certaO método numérico dígito terminal faz parte do sistema básico de arquivamento.

    Por esse método os números são divididos em três grupos, por pares, e a leitura é feita da direita pra esquerda.

    Exemplo: documento 125384

    Organização: 12.53.84

    Leitura: 84, 53 e, posteriormente, 12.

    Resposta: certa


ID
3236989
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao arquivamento e à ordenação de documentos  de  arquivo,  aos  tipos  de  arquivo,  às  fases,  às  técnicas,  aos  sistemas  e  aos  métodos  de  arquivamento,  julgue  os  itens   de 98 a 103. 

No método soundex, usam‐se nomes para a organização dos arquivos, reunindo‐os pela semelhança da pronúncia, mesmo que a grafia seja diferente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Soundex:

    Usa-se para arquivar nomes, reunindo-os pela semelhança da pronúncia, apesar de a grafia ser diferente.

    Método soundex:

    Método de ordenação que tem por eixo a fonética e não a grafia dos nomes.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

    FONTE: DBTA

  • Gabarito: Certo

    SOUNDEX: Foi inventado o sistema soundex, segundo o qual as unidades de arquivamento são ordenadas por código, ao invés de o serem pela sequência estritamente alfabética. Método baseado no som das palavras, em função da pronúncia e da letra inicial, método criado pela língua inglesa. Busca de sons próximos e semelhantes. Não utilizado no Brasil

  • GABARITO: CERTO

    Método de ordenação que tem por eixo a fonética e não a grafia dos nomes.

    O sistema soundex, segundo o qual as unidades de arquivamento são ordenadas por código, ao invés de o serem pela sequência estritamente alfabética. O código baseia-se no som das consoantes dos nomes. As unidades de arquivamento são assim agrupadas pelos nomes que soam de maneira idêntica, sem levar em conta se a grafia é ou não a mesma.

    Este método é uma variante do alfabético;

    Como seria impossível determinar-se uma cor para cada letra do alfabeto, uma vez que seriam necessárias 26 cores distintas para representar o alfabeto, as cores da chave devem ser atribuídas às projeções das pastas em função da segunda letra do nome de entrada e não da inicial, a qual indicará a seção alfabética correspondente para sua ordenação.

    FONTE: TERMINOLOGIA ARQUIVISTICA

  • Soundex>>> Semelhança

    Ajuda a gravar.

  • O método de arquivamento soundex faz parte do sistema padronizado. Por esse método, usa-se os nomes, mas a forma de organização não é pela grafia, e sim pela semelhança da pronúncia. Ou seja, a grafia pode ser diferente, o que vale é o som.

    É um método obsoleto, mas que cai em prova de vez em quando.

    Gabarito do Professor: certa

  • Pra não confundir variadex com soundex:

    Variadex = Variação de Letras e cores

    Soundex = Som das palavras

  • Comentário totalmente inconsequente.

  • Segui o mesmo raciocício que você.

  • Continua assim, raciocínio perfeito. Obrigado pela diga... Boa demais!!!!

  • Continua assim, raciocínio perfeito. Obrigado pela diga... Boa demais!!!!

  • Conjunção seria classe gramatical. A questão pede função sintática. Penso que seja objeto direto. Não sei se estou errado.

  • 1.. são os(pronome demonstrativo = aqueles) que ( pronome relativo) figuram.

    2 Esses números (sujeito) mostram( vtd) que ( conjunção integrante) a violência...(objeto direto)

  • Questão errada.

  • Questão errada.

  • impossível

  • "que" conjunção integrante não tem função sintática, conforme

    Nas orações destacadas abaixo, todos os vocábulos sublinhados apresentam uma função sintática, EXCETO

    R: “O aplicativo permite que o usuário possa chamar um motorista para levá-lo para casa junto com seu próprio carro.”

    Conforme a Professora Isabel Vega, no comentário da

    O ÚNICO "QUE" que tem Função sintática é o "QUE" pronome relativo.

  • "que" conjunção integrante não tem função sintática, conforme

    Nas orações destacadas abaixo, todos os vocábulos sublinhados apresentam uma função sintática, EXCETO

    R: “O aplicativo permite que o usuário possa chamar um motorista para levá-lo para casa junto com seu próprio carro.”

    Conforme a Professora Isabel Vega, no comentário da

    O ÚNICO "QUE" que tem Função sintática é o "QUE" pronome relativo.

  • "que" conjunção integrante não tem função sintática, conforme

    Nas orações destacadas abaixo, todos os vocábulos sublinhados apresentam uma função sintática, EXCETO

    R: “O aplicativo permite que o usuário possa chamar um motorista para levá-lo para casa junto com seu próprio carro.”

    Conforme a Professora Isabel Vega, no comentário da

    O ÚNICO "QUE" que tem Função sintática é o "QUE" pronome relativo.

  • "que" conjunção integrante não tem função sintática, conforme

    Nas orações destacadas abaixo, todos os vocábulos sublinhados apresentam uma função sintática, EXCETO

    R: “O aplicativo permite que o usuário possa chamar um motorista para levá-lo para casa junto com seu próprio carro.”

    Conforme a Professora Isabel Vega, no comentário da

    O ÚNICO "QUE" que tem Função sintática é o "QUE" pronome relativo.

  • "que" conjunção integrante não tem função sintática, conforme

    Nas orações destacadas abaixo, todos os vocábulos sublinhados apresentam uma função sintática, EXCETO

    R: “O aplicativo permite que o usuário possa chamar um motorista para levá-lo para casa junto com seu próprio carro.”

    Conforme a Professora Isabel Vega, no comentário da

    O ÚNICO "QUE" que tem Função sintática é o "QUE" pronome relativo.

  • Gab: CERTO

    Método Soundex: Método de ordenação que tem por eixo a FONÉTICA e não a grafia dos nomes.

    FONTE: DBTA, pág. 119.

  • Resolução: O método de arquivamento soundex faz parte do sistema padronizado. Por esse método, usa-se os nomes, mas a forma de organização não é pela grafia, e sim pela semelhança da pronúncia. Ou seja, a grafia pode ser diferente, o que vale é o som.

    É um método obsoleto, mas que cai em prova de vez em quando.

    Resposta: certa

  • Nunca tinha ouvido falar desse método


ID
3236992
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto  às  noções  de  funções  administrativas,  de  relações humanas  e  de  relações  interpessoais,  julgue  os  itens de 104 a 110. 

A etapa de estabelecimento de objetivos e seu respectivo desdobramento encontram‐se no âmbito da função administrativa de direção

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Planejamento estratégico:

    O planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas, como: “Por que a organização existe?”, “O que ela faz?” e “Como faz?”. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de 3 a 5 anos.

    O planejamento estratégico apresenta cinco características fundamentais:

    O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Está voltado para as relações entre a organização e seu ambiente de tarefa. Portanto, está sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos, e não em dados concretos.

    Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadas às forças e às pressões

    que estão situadas do lado de fora da organização.

    1. O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo é o longo prazo. Durante o curso do planejamento, a consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e das barreiras que eles possam provocar para um desejado lugar no futuro. É mais voltado para os problemas do futuro que os de hoje.

    2. O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergísticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico.

    3. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Dada a diversidade de interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, o planejamento oferece um meio de atender a todos eles na direção futura que melhor convenha a todos.

    4. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e mutável.

    5. O planejamento estratégico se assenta sobre três parâmetros: a visão do futuro, os fatores ambientais externos e os fatores organizacionais internos. Começa com a construção do consenso sobre o futuro que se deseja: é a visão que descreve o mundo em um estado ideal. A partir daí examinam-se as condições externas do ambiente e as condições internas da organização.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.  

  • GABARITO: ERRADO

    COMPLEMENTANDO:

    1 - Planejamento Estratégico / Institucional:

    -> genérico e sintético (objetivos não detalhados);

    -> longo prazo;

    -> macro-orientado (aborda a organização como um todo);

    -> avalia as forças internas e externas e as limitações da organização.

    2 - Planejamento Tático / Intermediário:

    -> menos genérico e mais detalhado (desdobramento do planejamento estratégico);

    -> médio prazo;

    -> aborda cada unidade operacional em separado;

    3 - Planejamento Operacional:

    -> detalhado e analítico;

    -> curto prazo;

    -> micro-orientado (aborda cada operação em separado)

  • Bizu:

    » Planejamento→Objetivos

    » Organização→Alocação de recursos

    » Direção→Tem haver com motivação e liderança

    » Controle→Tem haver com indicadores ou outra forma de avaliar a organização

    Gab: ERRADO

  • •Planejamento - estabelece objetivos e metas da organização. • Organização - alocação de recursos para os setores e departamentos. •Direção - Alocação de funções e pessoas. •Controle - Avalição de desempenho dos objetivos e metas.
  • Parabéns @marlos Lopes. Seu material de estudo está perfeito!

  • Outra que ajuda.

    Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRO-GO Provas: Fiscal Regional

    Quanto às funções administrativas, julgue o item.

    A atividade de desdobramento dos objetivos organizacionais, entre os objetivos globais e os objetivos operacionais, faz parte da função de planejamento.

  • ERRADO

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das funções administrativas, sendo mais especificamente cobrada a função planejamento.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração, que Fayol definira no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas em outro arranjo.


    Para teoria Neoclássica, as funções do administrador são o planejamento, a organização, a direção e o controle, que constituem o chamado processo administrativo.


    Nesta esteira, é importante ressaltar que a atividade que se relaciona com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas é a função direção, que possui implicitamente as atividades de comunicar, liderar e motivar as pessoas em direção aos objetivos.

    Lado outro, é a função administrativa planejamento que define objetivos e os recursos necessários para alcança-los, bem como define missão, análise da situação atual, premissas sobre condições futuras, planos para alcançar os objetivos e programa as atividades.

    Ante o exposto, a questão está errada ao afirmar que a etapa de estabelecimento de objetivos e seu respectivo desdobramento encontram-se no âmbito da função administrativa de direção, dado que a função administrativa responsável por estabelecer objetivos e desdobra-los é o planejamento.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A etapa de estabelecimento de objetivos e seu respectivo desdobramento encontram‐se no âmbito da função administrativa de PLANEJAMENTO

  • Quadrix 2020

    direção é a função administrativa responsável pela coordenação de pessoas para um objetivo comum dentro do contexto organizacional.

  • Errado

    Função Planejamento

    a. Estabelecimento de objetivos.

    b. Desdobramento dos objetivos

  • ERRADO

    Para teoria Neoclássica, as funções do administrador são o planejamento, a organização, a direção e o controle, que constituem o chamado processo administrativo.

    Nesta esteira, é importante ressaltar que a atividade que se relaciona com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas é a função direção, que possui implicitamente as atividades de comunicar, liderar e motivar as pessoas em direção aos objetivos.

    Lado outro, é a função administrativa planejamento que define objetivos e os recursos necessários para alcança-los, bem como define missão, análise da situação atual, premissas sobre condições futuras, planos para alcançar os objetivos e programa as atividades.

  • ERRADO!

    É no PLANEJAMENTO!

  • Comentário do professor para quem não tem acesso !!!

    Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das funções administrativas, sendo mais especificamente cobrada a função planejamento.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Para a Teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração, que Fayol definira no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas em outro arranjo.

    Para teoria Neoclássica, as funções do administrador são o planejamento, a organização, a direção e o controle, que constituem o chamado processo administrativo.

    Nesta esteira, é importante ressaltar que a atividade que se relaciona com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas é a função direção, que possui implicitamente as atividades de comunicar, liderar e motivar as pessoas em direção aos objetivos.

    Lado outro, é a função administrativa planejamento que define objetivos e os recursos necessários para alcança-los, bem como define missão, análise da situação atual, premissas sobre condições futuras, planos para alcançar os objetivos e programa as atividades.

    Ante o exposto, a questão está errada ao afirmar que a etapa de estabelecimento de objetivos e seu respectivo desdobramento encontram-se no âmbito da função administrativa de direção, dado que a função administrativa responsável por estabelecer objetivos e desdobra-los é o planejamento.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Falou em objetivos, há uma enorme possibilidade da questão está falando de Planejamento


ID
3236995
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto  às  noções  de  funções  administrativas,  de  relações humanas  e  de  relações  interpessoais,  julgue  os  itens de 104 a 110. 

Na etapa de planejamento, o planejamento estratégico é voltado para o longo prazo, mas está direcionado aos recursos e objetivos de cada departamento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     O planejamento estratégico é o mais amplo, abrangendo toda a organização. Apresenta as seguintes características:

     é projetado no longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente;

     envolve a empresa como uma totalidade, abrangendo todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional; e

     é definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos estão subordinados.

    FONTE:Estratégia Concursos

  • Na etapa de planejamento, o planejamento estratégico é voltado para o longo prazo (CERTO), mas está direcionado aos recursos e objetivos de cada departamento. (ERRADO)

    A questão fez uma mistureba de Planejamento Estratégico com Tático.

  • Planejamento Estratégico - Trata da organização como um todo; objetivos gerais da instituição. Planejamento Tático - Voltado para os setores, departamentos; planejamento de médio prazo.
  • Errado.

    O planejamento estratégico está direcionado aos recursos e objetivos da EMPRESA COMO UM TODO.

  • errado, recursos e objetivos de cada departamento caracteriza o planejamento tático ou de médio prazo.

  • NÍVEL ESTRATÉGICO: Totalidade da empresa -  longo prazo

    NÍVEL TÁTICO: Abrange cada departamento - Médio prazo

    NÍVEL OPERACIONAL: Cada tarefa/atividade - Curto prazo

  • Errado, pois refere-se ao planejamento tático.

  • ERRADO

  • ERRADO

    Na etapa de planejamento, o planejamento estratégico é voltado para o longo prazo, mas está direcionado aos recursos e objetivos(Totalitário da empresa, é um negócio amplo) de cada departamento.

  • Questão aborda os níveis em que o planejamento ocorre. O candidato deve, para responder corretamente, saber a diferença entre um e outro.

    Quanto ao nível, o planejamento pode ser:

    ◼ PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    É o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. As ações são criadas pensando em longo prazo

    ◼ PLANEJAMENTO TÁTICO

    Tem um envolvimento a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. É responsável pelo detalhamento dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no plano estratégicos. Outra característica do planejamento tático é o tempo que as ações são aplicadas, ele é de médio prazo.

    ◼ PLANEJAMENTO OPERACIONAL

    O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo.

    A questão fez uma confusão, atribuiu corretamente a característica de ser de longo prazo ao planejamento estratégico, mas pecou ao dizer que o mesmo está direcionado aos recursos e objetivos de cada departamento, que é característica do planejamento tático.

    GABARITO: ERRADO

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento dos tipos de planejamento, sendo mais especificamente cobrado o planejamento estratégico.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação sobre o planejamento estratégico.


    O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo e compreende os recursos e as atividades de uma organização para o alcance de seus objetivos, criada nos Estados Unidos em meado de 1960. Sua principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização.


    Segundo Chiavenato (2018), procura responder a questões básicas, como: “Por que a organização existe? ", “O que ela faz? " e “Como faz?". O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de 3 a 5 anos. (Chiavenato, 2018, p. 489).


    Nesta esteira, é possível observar na figura abaixo as principais características do planejamento estratégico, bem como dos outros tipos de planejamento para comparação.





    (Tabela retirada de Chiavenato, 2018, p. 488).


    Ante o exposto, apesar da questão está correta ao afirmar que o planejamento estratégico é voltado para o longo prazo, ela está errada ao afirmar que o planejamento estratégico está direcionado aos recursos e objetivos de cada departamento, pois o planejamento estratégico compreende os recursos e as atividades de uma organização para o alcance de seus objetivos e não de cada departamento.


    Gabarito do Professor: CERTO.

    Fonte:

    Chiavenato, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5. ed. – Barueri [SP]: Manole, 2018. 
  • É justamente o oposto. Os recursos e objetivos de cada departamento é que devem estar em ordem com o que foi estabelecido no planejamento estratégico.


ID
3236998
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto  às  noções  de  funções  administrativas,  de  relações humanas  e  de  relações  interpessoais,  julgue  os  itens de 104 a 110. 

As funções administrativas de planejamento, organização, direção e controle são empregadas no contexto de um ciclo administrativo, com ajustes por meio de retroação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    O processo administrativo é cíclico e encandeado, há uma sequência:

    →Planejamento → Organização → Direção → Controle → Planejamento

    O processo é cíclico (se repete), dinâmico (possibilidade de retroaçãoretorno a um ponto anterior) e interativo (flexível, interage e se ajusta ao meio). A partir desta perspectiva, o processo administrativo não tem um início ou um fim definidos.

    FONTE: MEDIUM.COM

  • Quando a questão afirma: " ...com ajustes por meio de retroação" a alternativa se torna correta. Já que a ideia de ciclo pode levar a uma interpretação de um processo rígido e linear e no processo administrativo suas funções estão interligadas sendo um processo dinâmico e flexível, como por exemplo o Planejamento.

    Gab: CERTO

  • Precisa de Ajustes, volta ( retroação) e corrige.

  • O processo administrativo é CID

    C : Cíclico

    I : Interativo

    D : Dinâmico

  • CERTO

  • As funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) são exercidas de maneira integrada e dinâmica naquilo que é denominado de ciclo administrativo. Esse ciclo se completa com a retroação dada pelo controle ao planejamento.

    Gabarito: Certo

  • Melhor exemplo : Concurseiro depois de uma prova....


ID
3237001
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto  às  noções  de  funções  administrativas,  de  relações humanas  e  de  relações  interpessoais,  julgue  os  itens de 104 a 110. 

De acordo com a pirâmide de Maslow, as necessidades sociais podem ser realizadas ainda quando não estão satisfeitas as necessidades de segurança.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    De acordo com a Teoria de Maslow, toda a motivação humana pode ser organizada numa hierarquia de 5 níveis:

    Defende, ainda, que para o indivíduo se interessar por uma necessidade superior, é necessário que a de nível inferior seja satisfeita. Assim:

    1. Necessidades fisiológicas: respiração, excreção, alimentação..

    2. Necessidades de segurança: relacionadas a segurança do corpo, do emprego..

    3. Necessidades sociais: amizades, família...

    4. Necessidades de estima: se gostar (autoestima) e os outros gostarem

    5. Necessidade de autorrealização: relacionada ao crescimento profissional. Desafios mais complexos, autonomia..

  • GABARITO ERRADO

    Para Maslow, só vai subir ao top quando as necessidades anteriores forem satisfeitas

  • ERRADO

    A teoria que não há hierarquia entre os níveis é a de ALDERFER - TEORIA ERC ou ERG.

    Esta teoria é uma adaptação da teoria da hierarquia das necessidades.

    Vários níveis de necessidades podem estar sendo estimulados ao mesmo tempo.

    São eles:

    Crescimento (3ª)

    Relacionamento (2ª)

    Existência (1ª)

  • Gab. E

    Pirâmide das Necessidades de Maslow: Começa de baixo pra cima.

     

    5o  Necessidade     Realização  =============> Secundária

    4o     ii                   Alta Estima  =============> Secundária

    3o     ii                   Sociais     =============> Secundária

    2o     ii                  Segurança  --------------> Primária

    1o     ii                  Fisiológica   --------------> Primária

    Outras questões parecidas Q932586, Q1001260.

    Bons estudos.

  • Teoria da HIERARQUIA ou necessidades de Maslow.

    Uma vez atendida, uma necessidade deixa de se fazer sentir. A pessoa passa a ser motivada pela ordem seguinte de necessidades.

    Maximiano.

  • Questão nos traz uma das teorias motivacionais que mais caem em provas de concursos públicos.

    HIERARQUIA DAS NECESSIDADES - MASLOW

    Maslow descreve que as necessidades humanas estão dispostas em uma hierarquia de importância e influência. O que Segundo Maslow, nos motivamos quando buscamos algo para saciar nossas necessidades. Conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras mais elevadas passam a motivar o comportamento do indivíduo. De acordo com essa teoria, não se pode simplesmente pular etapas, para que o indivíduo busque suprir uma necessidade, a imediatamente anterior deve estar suprida. O indivíduo deve seguir a ordem: fisiológicas, de segurança, sociais, estima e autorrealização.

    As hierarquia é fica assim, da base para o topo:

    Necessidades primárias:

    1) Fisiológicas: são as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.

    2) Segurança: inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.

    Necessidades secundárias:

    3) Sociais: ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.

    4) Estima: leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.

    5) Autorrealização: é a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    GABARITO: ERRADO


ID
3237004
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto  às  noções  de  funções  administrativas,  de  relações humanas  e  de  relações  interpessoais,  julgue  os  itens de 104 a 110. 

Segundo a pirâmide de Maslow, as necessidades de associação, de participação e de aceitação por parte dos companheiros consubstanciam as necessidades sociais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Hierarquia de necessidades de Maslow:

    1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.

    No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.

    2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.

    No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.

    3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.

    No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.

    4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.

    No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.

    5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o auto controle. 

    FONTE: http://www.sobreadministracao.com/a-piramide-hierarquia-de-necessidades-de-maslow/

  • Questão nos traz uma das teorias motivacionais que mais caem em provas de concursos públicos.

    HIERARQUIA DAS NECESSIDADES – MASLOW

    Segundo Maslow, a busca do indivíduo para satisfazer suas necessidades determina o seu comportamento. Daí, para que a pessoa avance uma etapa na pirâmide, deverá suprir a necessidade imediatamente anterior, por exemplo: para que um indivíduo chegue a suprir a sua necessidade de segurança, deve antes suprir suas necessidades fisiológicas. Seguindo esse raciocínio, as necessidades secundárias jamais poderiam motivar um indivíduo se ele, antes de tudo, não se sente seguro, protegido, ou não tem acesso ao básico para sobreviver. Vale destacar ainda que uma necessidade deixará de motivar o comportamento assim que for suprida, o que vai motivar um indivíduo satisfeito é a necessidade que está acima da que ele usufrui no presente.

    Maslow, criador do estudo em questão, acreditava que as necessidades humanas podiam ser representadas numa hierarquia de importância e influência que formam uma pirâmide.

    Necessidades primárias:

    1) Fisiológicas: são as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.

    2) Segurança: inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.

    Necessidades secundárias:

    3) Sociais: ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.

    4) Estima: leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.

    5) Autorrealização: a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    GABARITO: CERTO

    Fontes:

    DURAN, CRISTINA. Gestão de Pessoas. Salvador; Juspodivm, 2016.

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017

  • Gabarito: CERTO.

    Consubstanciar = resumir

    As necessidades sociais estão relacionadas às necessidades de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor.


ID
3237007
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto  às  noções  de  funções  administrativas,  de  relações humanas  e  de  relações  interpessoais,  julgue  os  itens de 104 a 110. 

De acordo com a teoria dos dois fatores de Herzberg, os fatores higiênicos estão relacionados com aquilo que o indivíduo desempenha.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:

    ✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.

    ✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    FONTE: Prof. Heron Lemos

  • Gabarito errado.

     

    *A Teoria dos Dois Fatores de Herzberg é uma das teorias motivacionais mais importantes, sendo também chamada de Teoria da Higiene (satisfação)-Motivação.

     

    Dica!

    ---- > Fatores Higiênicos

    > voltada para o ambiente.

    > pode regar insatisfação, porém caso esteja tudo regular não gera satisfação.

     > ambiente externo.

    ---- > Fatores motivacionais

    > voltada ao trabalho, ou seja, ao cargo em si.

    > ambiente interno.

     

     

     

  • ERRADO

  • relacionados com aquilo que o indivíduo desempenha- FATORES MOTIVACIONAIS

  • De acordo com a teoria dos dois fatores de Herzberg, os fatores higiênicos estão relacionados com o ambiente de trabalho.

  • ERRADO

    Teoria dos dois fatores de Herzberg

    Fatores higiênicos - ou fatores extrínsecos - pois estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho

  • Questão referente à teoria bifatorial acerca da motivação dos indivíduos as organizações.

    Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg

    ◼ Fatores higiênicos/ insatisfacientesestão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho

    ◼ Fatores motivacionais/ satisfacientesestão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.

    Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.

    GABARITO: ERRADO

  • ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO,

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO

  • FATORES MOTIVACIONAIS - > Satisfacientes / Interno / Conteúdo do cargo

    FATORES HIGIÊNICOS -> Insatisfacientes / Externo / Contexto do cargo


ID
3237010
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto  às  noções  de  funções  administrativas,  de  relações humanas  e  de  relações  interpessoais,  julgue  os  itens de 104 a 110. 

Segundo a teoria X de McGregor, as pessoas tendem a evitar o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    As Teorias X e Y são dois conceitos antagônicos, criados pelo professor e economista americano Douglas McGregor, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores.

     

    Teoria X

     

    “O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”

     

    McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

     

    Teoria Y

     

    “O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.

     

    Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.

    FONTE: www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/

  • CERTO

  • CERTO

    Estilos de Administração

    Teoria X e Teoria Y

    McGregor.

    a. Teoria X

    Errôneas e incorretas sobre o comportamento humano, a saber:

    As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza: elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais.

    CHIAVENATO, 2003, p. 337

  • Questão trata da Teoria administrativa X e Y aplicada ao processo de motivação aos trabalhadores das organizações.

    TEORIA X e Y – MCGREGOR

    Douglas McGregor dois estilos dicotômicos que explicam como as organizações enxergam seus funcionários. Apesar de ser, a princípio, um estilo de administrar, é aplicável também ao processo motivacional, pois, é sabido que, a forma de como a organização é administrada, influencia o processo motivacional por ela praticado.

    Como dito outrora, essa teoria nos apresenta duas formas opostas como as organizações encaram os trabalhadores. Feita essa introdução, vamos ver quais são essas visões, mas antes tenha em mente que a definição de X e Y é em relação ai que se acredita que seja o comportamento humano.

    ◼ TEORIA X

    A teoria X encara o trabalhador de modo negativo, digamos assim, pois encara os trabalhadores como pessoas que não gostam de trabalhar; trabalham apenas pelo salário, e por essas razões são avessas à assunção de responsabilidades e desafios. Sempre que possível, farão o mínimo que se espera, e dão, logicamente, preferência atividades mais mecanizadas.

    Podemos sintetizar as suas principais características, isto é, o comportamento do trabalhador X, da seguinte forma:

    É avesso ao trabalho;

    → É carente, desprovido de recursos, e por isso o dinheiro é sua principal fonte de motivação;

    → Precisa ser pressionado, coagido para poder realizar suas atividades;

    → Não deseja assumir responsabilidades;

    → Trabalha para fins de sobrevivência.

    Vale lembrar que as punições recaem na, principalmente, parte financeira, já que é ela que mais motiva o funcionário.

    ◼ TEORIA Y

    A teoria Y, radicalmente oposta à Teoria X, vê o trabalhador de uma forma positiva. Como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização e, por isso, merece um tratamento oposto aos que figuram na teoria X. Para os trabalhadores Y, as organizações têm um cuidado especial, buscando motivá-los sempre pois sem eles a organização não poderia crescer e desempenhar e alcançar seus objetivos e metas.

    Nota-se que são teorias que dependem, para a sua aplicação, do comportamento do indivíduo para sua correta aplicação.

    GABARITO: CERTO

    Fonte:

    DURAN, CRISTINA. Gestão de Pessoas. Salvador; Juspodivm, 2016.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Teoria X e Y de McGregor.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    McGregor definiu os empregados diferenciando-os pelo seu comportamento em dois grupos chamados X e Y. Os empregados com comportamento referente ao X eram considerados preguiçosos e desmotivados, lado outro, os empregados relacionados com ao Y são dispostos e motivados para o trabalho.


    Ribas (2015), descreve as características de cada grupo, as quais são descritas na tabela abaixo:




    (Tabela elaborada a partir de Ribas, 2015, p. 381).

    Cabe ressaltar que na teoria X existe uma concepção tradicional, mecanicista e pragmática de direção e controle, bem como a liderança precisa ser autocrática. Já na teoria Y, existe uma concepção moderna, de integração de objetivos individuais e organizacionais.


    Ante ao exposto, a questão está correta ao afirmar que, segundo a teoria X de McGregor, as pessoas tendem a evitar o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais, dado que para a teoria X o funcionário tem aversão ao trabalho e para motivá-lo é necessário focar no pagamento. 


    Gabarito do Professor: CERTO.

    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015

  • GAB CERTO

    A TEORIA X E Y FOI IDENTIFICADA POR DOUGLAS MCGREGO.

    1. TEORIA X==> EXPLORA O TRABALHADOR: A teoria "X" vê o trabalhador como alguém preguiçoso que não gosta do trabalho, não quer assumir responsabilidades, só trabalha por causa do salário pago. Essa abordagem teórica acaba explorando o trabalhador, é como se ele fosse uma máquina. Acredita que o salário é forma de motivar, mas também é usado para punir quando faz determinadas deduções salariais.
    2. TEORIA Y==> VALORIZA O TRABALHADOR: A teoria "Y" tem uma visão positiva do capital humano das organizações, os vê como pessoas que gostam do trabalho e do desafio que ele proporciona. Merecem ser bem cuidadas e devem ser motivadas continuamente para que por meio do seu trabalho a organização continue a se desenvolver.

    RESUMINDO:

    1. eXplora os trabalhadores
    2. valorYza os trabalhadores 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3237013
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No  que  se  refere  aos  tipos  de  organização,  às  estruturas organizacionais, à departamentalização e aos organogramas e fluxogramas, julgue os itens de 111 a 114. 

A departamentalização funcional possui a desvantagem de reduzir a cooperação interdepartamental em uma organização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Departamentalização por Funções:

    Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as principais funções desenvolvidas dentro da empresa. Compreende a criação de alguma utilidade dentro de uma economia de troca e as funções fundamentais de qualquer empresa consistem em produção, venda e financiamento, nada mais lógico do que agrupar tais atividades básicas em departamento: de produção, de vendas e de finanças.Se em função da divisão do trabalho em uma organização se departamentalizam os seus órgãos, agrupando-os de acordo com o critério de semelhança de funções, todas as atividades similares são agrupadas e identificadas pela mesma classificação funcional, como produção, vendas e finanças.

    Vantagens:

    A departamentalização por funções pode apresentar as seguintes vantagens:

    • Quando há uma tarefa especializada ou sequência ou uma sequência de tarefas que exijam um acompanhamento mais intenso que permite agrupar os especialistas sob uma única chefia comum.

    • Quando há uma exigência de produto ou serviço de qualidade superior, a departamentalização funcional garante o máximo de utilização das habilidades técnicas atualizadas das pessoas.

    • Permite uma economia pela utilização máxima de pessoas, máquinas e produção em massa.

    • Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento pessoal.

    A departamentalização funcional é mais indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.

    Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e que permaneçam inalterados por longo tempo. A departamentalização funcional reflete um dos mais altos níveis de auto orientação de uma organização, de introversão administrativa.

    Desvantagens:

    Apresenta algumas desvantagens:

    Tende a reduzir a cooperação interdepartamental, uma vez que exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos em face da ênfase nas especialidades.

    • Mostra-se inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

    • Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem introvertida da departamentalização funcional quase não percebe e não visualiza o que acontece fora da organização.

    • Tende a fazer com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.

    FONTE: WWW.PORTALEDUCAÇÃO.COM.BR

  • Sim. Porque acirra o conflito/competição interdepartamentais

  • Gab: Certo

    >> Departamentalização funcional:

    > Esse tipo de departamentalização pode gerar competição interdepartamental, diminuindo a comunicação interdepartamental. No entanto, a comunicação intradepartamental é excelente.

  • As vezes erramos não por não sabermos do assunto, mas por não sabermos interpretar certas palavras

    Interdepartamental- Que existe ou se realiza entre departamentos.

    intra- (latim intra, dentro de)

    pref. Exprime a noção de dentro

    Logo intra-departamental entende-se que é uma comunicação exercida dentro de um departamento.

    Logo no departamento funcional tem como vantagem a alta cooperação dentro de um departamento (intradepartamental) devido a alta especialidade que esta possui.

  • Correta

    Estrutura Funcional: ênfase na especialização, há isolamento.

    IntErdepartamental = Entre departamentos

    IntraDEpartamental = DEntro de um departamento.

    Fonte: Prof: Rafael Barbosa.

  • Ao passo que no modelo funcional a cooperação intradepartamental é fortalecida, já que todos estão engajados com a mesma atividade em suas especialidades, a cooperação interdepartamental, isto é, entre departamentos distintos é enfraquecida. Essa é uma das desvantegens do modelo funcional.

    GABARITO: CERTO

  • Certo. Na departamentalização funcional a desvantagem é que cada um fica no seu quadrado rsrs

  • Gabarito: certo

    Fonte: minhas anotações FGV

    --

    Desvantagens da departamentalização funcional:

    - grau de inovação baixo e visão restrita das metas organizacionais;

    - responsabilização parcial dos problemas;

    - dificuldade de cooperação interdisciplinar e interdepartamental;

    - alto nível de conflitos de interesses entre as áreas;

    - tempo de resposta às mudanças é lento;

    - diluição e perda de autoridade de comando;

    - duplicidade de comando;

    - em relação à estrutura divisional:

    -- redução da capacidade de resposta ao mercado/ambiente;

    -- dificuldade de responsabilização em casos de problemas;

    -- ausência de decisão compartilhada.

  • Funcional- Intradepartamental

  • interdepartamental = fora do departamento

  • Elementos que compõem a estrutura organizacional = Hierarquia, departamentalização, cadeia de comando, autoridade, responsabilidade, amplitude de controle, comunicação, centralização e descentralização.

  • lembrando de direito constitucional: os três poderes, executivo, judiciário e legislativo

    nenhum responde para o outro, tentam viver em harmonia " falsidade kkkk" Porém, um policia o outro. No entanto, nenhum pode interferir ao outro, mas, podem um fiscalizar o outro. Não podendo analisar o mérito administrativo.

    Assim que me lembro de departamentalização.


ID
3237016
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No  que  se  refere  aos  tipos  de  organização,  às  estruturas organizacionais, à departamentalização e aos organogramas e fluxogramas, julgue os itens de 111 a 114. 

Na departamentalização por produtos ou serviços, todas as atividades requeridas para suprir um produto ou serviço são agrupadas em departamentos distintos, de acordo com sua especialização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Na departamentalização por produtos ou serviços, todas as atividades requeridas para suprir um produto ou serviço deverão ficar agrupadas no mesmo departamento , de acordo com sua especialização.

  • GABARITO ERRADO

    ESSE TIPO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO É FUNCIONAL, POIS ENVOLVEM AGRUPAMENTOS NO MESMO DEPARTAMENTO E DE ACORDO COM A ESPECIALIZAÇÃO.

  • GABARITO ERRADO

    ESSE TIPO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO É FUNCIONAL, POIS ENVOLVEM AGRUPAMENTOS NO MESMO DEPARTAMENTO E DE ACORDO COM A ESPECIALIZAÇÃO.

  • GABARITO ERRADO

    ESSE TIPO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO É FUNCIONAL, POIS ENVOLVEM AGRUPAMENTOS NO MESMO DEPARTAMENTO E DE ACORDO COM A ESPECIALIZAÇÃO.

  • ERRADO.

    Na departamentalização por FUNÇÃO, todas as atividades requeridas para suprir um produto ou serviço são agrupadas em departamentos distintos, de acordo com sua especialização.

  • Na departamentalização por produtos ou serviços, todas as atividades requeridas para suprir um produto ou serviço são agrupadas em departamentos distintos, de acordo com sua especialização. Resposta: Errado.

    Departamentalização: agrupamento de atividades de mesma linha de ação com o objetivo de melhorar a eficiência operacional. No desenvolvimento do processo de departamentalização deve ser levado em consideração o clima organizacional tanto na área formal quanto na informal.

    Departamentalização pela amplitude de controle (ou por quantidade): leva em conta o tamanho da equipe que está sob o comando de um gerente. Essa decisão é tomada, em geral, quando há grandes quantidades de trabalhadores numa mesma seção.

  • Especialização = funcional

  • Produto / Serviços:

    Atividades agrupadas de acordo com produtos / serviços, unidades semiautônomas, equipes multidisciplinares, indicada para ambientes mutáveis.

    Vantagens:

    Maior flexibilidade, inovação, criatividade, facilidade interdepartamental.

    Desvantagens:

    Aumento de custos, risco de obsolescência técnica, causa prejuízo na especialização, pode causar insegurança e ansiedade nos empregados, e dificuldade em estabelecer as políticas gerais da empresa.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da departamentalização por produto.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação:


    A departamentalização por produto é o agrupamento de atividades de acordo com o produto a ser realizado. Ou seja, todas as atividades necessárias para o produto, mesmo que não guardem relação entre si, devem coexistir no mesmo departamento.


    Chiavenato (2003) lista as principais vantagens e desvantagens da departamentalização por produto, que são descritas na tabela abaixo:



    (Tabela elaborada a partir de Chiavenato, 2003, p. 215)

    Ante o exposto, a questão está errada ao afirmar que na departamentalização por produtos ou serviços, todas as atividades requeridas para suprir um produto ou serviço são agrupadas em departamentos distintos, de acordo com a sua especialização, dado que esta característica é da departamentalização funcional.

    Ao contrário do que afirma a questão, na departamentalização por produtos todas as atividades necessárias para o produto, mesmo que não guardem relação entre si, devem coexistir no mesmo departamento.

    Com efeito, a departamentalização por produto fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou uma linha de produtos, fazendo com que sejam avaliados pelo sucesso desse produto ou dessa linha de produtos ou serviços.

    Com isso, o departamento é avaliado pelo sucesso do produto e o chefe do departamento é orientado para todos os assuntos de seu produto, como marketing, custos, desempenho etc.


    Fonte:

    Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. - 7.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.


    Gabarito do Professor: Errado.
  • Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com produto ou serviço realizado. 

    (Não tem anda que falar em departamentos distintos ou especialização, pois esse tipo se refere a dep. funcional)

  • Errada.

    Pelo contrário, esse tipo de departamentalização pode enfatizar a coordenação em detrimento da especialização.

    Portanto, não há o que se falar em especialização para departamentalização por produto/serviço.

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO OU SERVIÇO

    VANTAGENS

    > MELHORA A CORDENAÇÃO ENTRE CADA DIVISÃO

    > GERA MAIOR INOVAÇÃO E FLEXIBILIDADE

    > BOA COORDENAÇÃO INTERDEPARTAMENTAL

    > FIXA RESPONSABILIDADE DOS DEP. POR PORDUTO/SERVIOS OU LINHA DE PORDUTOS/SERVIÇOS.

    DESVANTAGENS

    > DUPLICAÇÃO DE ESFORÇOS

    > NÃO É INDICADA PARA EMPRESAS COM POUCOS PRODUTOS

    > ENFATIZA A COORDENAÇÃO EM DETRIMENTO DA ESPECIALIZAÇÃO

    > NÃO INDICA PARA AMBIENTE ESTÁVEIS

    Fonte: comentários mão na roda daqui do qc.


ID
3237019
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No  que  se  refere  aos  tipos  de  organização,  às  estruturas organizacionais, à departamentalização e aos organogramas e fluxogramas, julgue os itens de 111 a 114. 

No organograma horizontal, os cargos mais importantes estão no topo do gráfico e a hierarquia parte de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Organograma funcional ou vertical: No modelo vertical (também conhecido como funcional) os cargos mais importantes estão no topo do gráfico e a hierarquia parte de cima para baixo. Usa-se a expressão “organograma funcional” quando a divisão e hierarquização é referente às funções, caso o gráfico apresente os setores e áreas, por exemplo, é comum se referir ao organograma como “vertical clássico”.

    Organograma horizontal: é igual ao modelo vertical, mas com a diferença de ter os núcleos hierárquicos mais importantes no lado esquerdo, seguindo uma linha horizontal em direção ao lado direito.

    FONTE: https://www.significados.com.br/organograma/

  • No organograma horizontal, os cargos mais importantes estão no topo do gráfico e a hierarquia parte de cima para baixo. Resposta: Errado.

    Total incoerência.

  • Gab- E

  • A descrição mencionada na questão refere-se a Organograma Vertical

  • Vertical

  • ERRADO.

    A questão em tela, refere-se ao organograma VERTICAL

  • Organograma Horizontal: Do lado esquerdo para o direito.

  • A questão em análise aborda basicamente as características das estruturas horizontalizadas.

    Essas estruturas são caracterizadas pela descentralização de competências e pela cadeia horizontal de comando. Isso faz com que ocorra uma descentralização na tomada de decisão e, consequentemente, um aumento da quantidade de subordinador sob tutela.

    Por outro lado, nas estruturas hierarquizadas ou verticais ocorre uma centralização de competências e uma cadeia escalar de comando. Essa característica faz com que ocorra uma verticalização na tomada de decisão e, consequentemente, uma diminuição da quantidade de subordinador sob tutela. Portanto, é nesse organograma que reconhecemos os cargos mais importantes no topo do gráfico e uma hierarquia de cima para baixo.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Horizontal = chatado ( tudo aqui é bom )

    Vertical ou funcional = alto e baixo ( nada aqui é bom )

    fonte : CNS BIzu Eumesmo rsrs .... fonte de olho na aula do professor Elias.


ID
3237025
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A  respeito  da  ética  e  da  responsabilidade  social,  julgue  os  itens de 115 a 117.  

O código de ética ou de conduta estabelece regras permanentes para pautar o comportamento de indivíduos e grupos que atuam em diferentes regiões geográficas, dando, assim, uma orientação comportamental única.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    O código de ética ou de conduta estabelece regras permanentes para pautar o comportamento de indivíduos e grupos que não raro atuam em diferentes regiões geográficas, dando assim uma orientação comportamental única. 

    FONTE: https://efivest.com.br/wp-content/uploads/2019/01/etica-pe.pdf

  • A palavra permanente me pegou.. deu a ideia de algo imutável.. mas o código de ética pode ser alterado caso haja mudanças na sociedade...

  • Só se for um monte de robô. Paciência viu.

ID
3237028
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A  respeito  da  ética  e  da  responsabilidade  social,  julgue  os  itens de 115 a 117.  

Enquanto a moral está voltada para a atuação humana de cada indivíduo, a ética está voltada para as normas de conduta das relações particulares e humanas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Ética é o julgamento de uma conduta, ação, humana, com base em princípios morais de um determinado grupo ou sociedade.

    Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de um determinado grupo ou sociedade.

    Ética tem a necessidade da ação, da conduta humana, da racionalidade.

    Moral é apenas o conceito do grupo

  • GABARITO: ERRADO

    COMPLEMENTANDO:

    BIZU1:

    éTica = Teoria

    moRal = pRática

     

    BIZU2:

    éTica --------> Teoria

    étIca ---------> Imutável

    Ética --------> univErsalidade

    -----        --------------

    moRal ------> Regras

    Moral -------> Mutável

    mOral ------> cOstumes

     

    FONTE: QC

  • é ao contrário

  • Enquanto a moral está voltada para a atuação humana de cada indivíduo, a ética está voltada para as normas de conduta das relações particulares e humanas. Resposta: Errado.

  • A ética não é normativa.

  • Enquanto a moral está voltada para a atuação humana de cada indivíduo, a ética está voltada para as normas de conduta das relações particulares e humanas.

    A moral está voltada para a atuação humana de cada indivíduo e voltada para as normas de conduta das relações particulares e humanas.

    Enquanto a moral está voltada para a atuação humana de cada indivíduo, a ética trata o comportamento humano como objeto de estudo, procurando tomá-lo da forma mais abrangente possível

  • ERRADO!

    ▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎

    Moral:

    1} A moral é uma expressão dos valores humanos que buscam pautar o comportamento do indivíduo.(CERTO)

    2} A moral é influenciada não apenas por fatores históricos, mas também por fatores sociais.(CERTO)

    3} A experiência humana cotidiana é fonte da moral, que leva em conta os costumes e os hábitos.(CERTO)

    4} A moral sofre a influência de fatores sociais e históricos, oscilando, portanto, no tempo e no espaço.(CERTO)

    5} A tradição é um dos elementos que formam a moral de uma sociedade.(CERTO)

    ☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆

    Ética

    1} A ética é um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.(CERTO)

    2} A ética, embora guarde relação íntima com os princípios, com eles não se confunde.(CERTO)

    3} A ética está voltada para a atuação do homem, tal como é ou deveria ser, podendo‐se dizer que ela gera normas e regras com o intuito de orientar as condutas humanas em suas relações sociais e organizacionais.(CERTO)

    4} A ética, em sentido amplo, pode ser entendida como o estudo dos juízos de valor que dizem respeito à conduta humana suscetível à qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.(CERTO)

    5} A ética é um conjunto de princípios ou valores morais que define o certo e o errado para uma pessoa ou um grupo.(CERTO)


ID
3237031
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A  respeito  da  ética  e  da  responsabilidade  social,  julgue  os  itens de 115 a 117.  

A responsabilidade social está relacionada com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir‐se nas decisões cotidianas que possam causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A maneira como as empresas realizam seus negócios define sua maior ou menor Responsabilidade Social. O conceito de Responsabilidade Social está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios.

    FONTE: https://www.unimed.coop.br/web/machado/unimed/responsabilidade-social

  • Gab: CERTO

    A responsabilidade social compreende ações que são desenvolvidas por empresas que buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente.

    Trata-se do somatório de atos voluntários das organizações que direcionam suas atividades para o bem-estar social, conduzem seus negócios visando o interesse coletivo e não somente os lucros, uma vez que priorizam o todo.

    Está ligada ao conceito de liderança sustentável, que se baseia em três âmbitos: cultural, social e ambiental. O primeiro está ligado à construção da cultura ética organizacional; o segundo está relacionado à ideia de que a empresa existe para servir à sociedade e o lucro é o resultado dos esforços empregados com esse fim; já o terceiro vem a ser a preocupação da empresa em preservar o meio ambiente.

    Fonte: https://www.migalhas.com.br/depeso/288883/a-importancia-da-responsabilidade-social-nas-empresas


ID
3237034
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Acerca  da  administração  financeira  e  de  pessoas,  julgue  os  itens de 118 a 120.  

Os custos fixos por unidade são inversamente proporcionais à quantidade de produtos produzida.

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso o custo é fixo a quantidade produzida é variável então quando você produzir mais e aí você calcular o valor do custo pela produção vai dar um valor menor porque se você gastava um real para produzir uma unidade e você tá gastando o mesmo um real para produzir 10 unidades, então o custo fixo por unidade é menor a cada unidade que aumenta. É uma questão de proporção.

  • CORRETO

    Quanto MAIOR o volume de produção MENOR será o custo fixo

  • Questão sobre terminologia básica em custos.

    Antes de entrarmos no ponto crucial da questão, precisamos revisar uma terminologia básica em custos. Os custos podem ser classificados em dois tipos (fixos e variáveis), em função de mudanças no nível de produção ou atividade da empresa.

    Por exemplo, o valor total de consumo dos materiais diretos por mês depende diretamente do volume de produção. Quanto maior a quantidade fabricada, maior seu consumo. Dentro, portanto, de uma unidade de tempo (mês, nesse caso), o valor do custo com tais materiais varia de acordo com o volume de produção. Por isso, materiais diretos são chamados custos variáveis.

    De outro lado, o aluguel da fábrica em certo mês é de determinado valor, independentemente de aumentos ou diminuições naquele mês do volume elaborado de produtos. Por isso, classificamos o aluguel da fábrica como um custo fixo.

    Atenção! O efeito matemático, sob o ponto de vista unitário, dessas características dos custos pode ser resumido da seguinte forma: custos variáveis unitários são fixos em relação ao volume de produção, enquanto que custos fixos unitários são variáveis de acordo com nível de atividade (volume de produção) da empresa. Isso ocorre por causa do efeito que chamamos de diluição dos custos fixos.

    Vamos trazer um exemplo para ficar mais claro. Suponha que para a Danone produzir iogurtes ela incorra em um custo fixo de R$ 1 milhão, com custo variável de R$ 1,00 por unidade.

    Se produzir apenas 1 unidade, irá incorrer em (1 milhão de custo fixo + 1 de custo variável) = R$ 1.000.001,00 de custo total. Sendo R$ 1.000.000,00 de custo fixo unitário e R$ 1,00 de custo variável unitário, certo?

    Se ela produzir 1 milhão de unidades, irá incorrer em (1 milhão de custo fixo + 1 milhão de custo variável) = R$ 2.000.000 de custo total. Sendo R$ 1,00 de custo fixo unitário (diluído em 1 milhão de unidades) e com os mesmos R$ 1,00 de custo variável unitário.

    Atenção! Perceba através desse exemplo que os custos fixos por unidade são inversamente proporcionais à quantidade produzida. Ou seja, quanto maior a quantidade produzida, menor é o custo fixo por unidade e vice-versa.
    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Os  custos  fixos  por  unidade  são  inversamente proporcionais à quantidade de produtos produzida.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
3237037
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca  da  administração  financeira  e  de  pessoas,  julgue  os  itens de 118 a 120.  

No mercado de trabalho em procura, os funcionários tentam não criar atritos, de modo a evitar possíveis desligamentos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Quando as oportunidades de trabalho são menores do que a procura delas, as organizações se veem diante de um recurso fácil e abundante. Com a escassez de vagas e de oportunidades, os candidatos concorrem entre si para conseguir as poucas vagas que surgem ou procuram fixar-se em seus atuais empregos com medo do desemprego. Passam a não criar atritos em seus empregos, evitam desligamentos, tornando-se mais disciplinados.

  • Não entendi nada, alguém pode explicar?

  • GABARITO: CERTO

    MERCADO DE TRABALHO EM OFERTA:

    Excessiva quantidade de vagas

    Competição entre empresas para obter candidatos

    Redução das exigências aos candidatos

    Ênfase no recrutamento interno

    Políticas de fixação do pessoal (retenção do capital humano)

    Orientação para as pessoas e para seu bem-estar

    Intensificação dos investimentos em benefícios sociais

    MERCADO DE TRABALHO EM PROCURA:

    Insuficiente quantidade de ofertas de vagas

    Falta de competição entre as empresas para obter candidatos

    Redução dos investimentos em recrutamento

    Aumento das exigências aos candidatos

    Redução dos investimentos em treinamento

    Ênfase no recrutamento externo

    Políticas de substituição do pessoal (melhora do capital humano)

    Orientação para o trabalho e apara a eficiência

    Redução ou congelamento dos investimentos em benefícios sociais

    Fonte: Chiavenato, Gestão de Pessoas, 4ª edição, capítulo 4, página 95.

    Créditos para Rai Lis Q996837

    "Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão." Isaías 40:31 

  • Mercado de trabalho em oferta = muitos empregos processos menos rigorosos.

    Mercado de trabalho em procura = menos emprego processos seletivos mais rigorosos.

  • Mercado de trabalho em PROCURA quer dizer que existem muitos funcionários procurando emprego, isso faz com que, os funcionários que já estão empregados percebam que existe um monte de gente desemprega querendo tomar sua bolacha, fazendo os empregados atuais a aguentar tudo do patrão e dos colegas de trabalho para não ter atrito e ser demitido.


ID
3237040
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca  da  administração  financeira  e  de  pessoas,  julgue  os  itens de 118 a 120.  

Suponha‐se que uma empresa venda um produto com custo unitário de produção de R$ 100,00. Nesse caso, para que o produto possua um mark‐up divisor de 0,8, ela deverá vender cada unidade por R$ 120,00.

Alternativas
Comentários
  • PV– Preço de Venda

    PC– Preço de Custo

    MKD– Mark-up Divisor

    PV=PC/MKD

    PV=100/0,8=125

    https://cakeerp.com/blog/calcular-preco-de-venda-com-markup/