SóProvas



Prova Quadrix - 2019 - CREA-GO - Analista


ID
3085678
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Referente as propostas que receberam os valores totais, informamos que não há necessidade de devolução dos referidos saldos desde que seja aplicado para o mesmo componente e dirigida exclusivamente à mesma entidade contemplada.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Referente as propostas que receberam os valores totais, informamos que não há necessidade de devolução dos referidos saldos desde que seja aplicado para o mesmo componente e dirigida exclusivamente à mesma entidade contemplada.

    → referente a alguma coisa (preposição) + artigo definido "as" que acompanha o substantivo "propostas" → crase: às propostas;

    → referidos saldos... sejam aplicados... e dirigidos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • a crase antes de 'mesma" também não estaria errado?

  • Sinceramente só marquei errado por conta da crase em à mesma . Está correto ?

  • Gab. CERTO

    Sobre a crase em "À MESMA"

    Troque a palavra feminina por uma masculina, caso na nova construção surgir a forma ao, ocorrerá crase.

    Por exemplo:

    Refiro-me à mesma pessoa. (Refiro-me ao mesmo indivíduo.)

    #DeusnoComando

  • Gabarito: Errado

  • No estudo para Concurso existem 3 pessoas: O Arthur, a Luíza e Brenda. No meu momento atual eu sou a Luíza kkkkkkkkkkkk

  • Casos especiais de crase:

    -Os pronomes “mesma(s), própria(s) e tal”, quando o termo reagente exigir preposição:

    Eles vão sempre à mesma lanchonete.

    Falaram à tal garota sobre o acidente.

    Fonte:https://www.todoestudo.com.br/portugues/crase

  • Referente ÀS propostas que receberam os valores totais, informamos que não há necessidade de devolução dos referidos saldos desde que SEJAM APLICADOS para o mesmo componente e DIRIGIDOS exclusivamente A mesma entidade contemplada.

  • Fiquei na dúvida, afinal, há ou não a crase diante da palavra "mesma" no trecho:

    ... dirigidos exclusivamente A mesma entidade contemplada.

    Trocando a palavra feminina por uma masculina, surgi a forma "ao", indicando a ocorrência da crase.

    No caso, substituindo ficaria assim:

    ...dirigidos exclusivamente Ao mesmo instituto contemplado. Por essa lógica estaria correta a crase.

    Alguém pode dizer se isto está correto?

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    O trecho apresentado neste item possui 2 erros:

    - o 1º erro diz respeito à regência do verbo referir. Tendo em vista que tal verbo é transitivo indireto (referir-se a algo ou a alguém) e, portanto, exige a preposição "a", a crase é possível. Entretanto, é importante esclarecer que ela ocorre apenas quando o termo seguinte for feminino e admitir o artigo feminino "a" ou um dos pronomes: aquele(s), aquela(s), aquilo e a qual(as quais)Com base na regra, e observando que "propostas" é um substantivo feminino, verificamos que ocorre crase após o verbo. Desse modo, a construção correta é "Referente às propostas";
    - o 2º erro é referente à concordância no trecho "devolução dos  referidos saldos desde que seja aplicado para o  mesmo  componente  e  dirigida  exclusivamente  à  mesma  entidade contemplada". Tendo em vista que as orações "que seja aplicado para o  mesmo  componente" e "e  dirigida  exclusivamente  à  mesma  entidade contemplada" concordam com "saldos", que é um substantivo masculino flexionado no plural, a construção correta é "devolução dos  referidos saldos desde que sejam aplicados para o  mesmo  componente  e  dirigidos  exclusivamente  à  mesma  entidade contemplada".

    Gabarito: ERRADO

    OBS.:  Na construção "à mesma" o emprego da crase está correto. Esse é um dos poucos casos em que ocorre crase diante dos pronomes. Para identificar se o emprego está correto troque a palavra feminina por uma masculina, caso na nova construção surgir a forma ao, ocorrerá crase. Por exemplo: Refiro-me à mesma pessoa. (Refiro-me ao mesmo indivíduo.)

  • A respeito da CRASE e dos PRONOMES DEMONSTRATIVOS:

    É proibido diante de:

    → este, esta, isto

    → esse, essa, isso

    É permitido diante de:

    → aquele, aquela, aquilo

    → mesmo(a), próprio(a), tal (aqui são advérbios, mas que podem funcionar como pronomes)

    Fonte: A Gramática para Concursos - Fernando Pestana

  • Segundo a professora Dayanna Menezes,

    Na construção "à mesma" o emprego da crase está correto. Esse é um dos poucos casos em que ocorre crase diante dos pronomes. Para identificar se o emprego está correto troque a palavra feminina por uma masculina, caso na nova construção surgir a forma ao, ocorrerá crase. Por exemplo: Refiro-me à mesma pessoa. (Refiro-me ao mesmo indivíduo.)

  • Daniel, um dos poucos casos nada, ocorre crase em muitos pronomes, assim como em muitos não. Eu diria que é bem dividido. Vejamos os usos da crase em pronomes:

    Não se usa crase:

    1. Antes de pronomes indefinidos. (Ex.: todos, ninguém, alguém...)
    2. Antes de pronomes de tratamento, com exceção de 'dona', 'madame', 'senhora' e 'senhorita'.
    3. Antes de pronomes pessoais pacientes antecedidos por preposição (Ex.: a mim, a ele...)
    4. Antes de pronomes demonstrativos que indicam proximidade (isto, isso, este, esse, essa, esta) *Nos demais pronomes demonstrativos, o uso é obrigatório, como veremos a seguir.

    Usa-se crase:

    1. Antes de pronomes relativos quando antecedidos por preposição + artigo feminino. (Ex.: à qual...)
    2. Antes de pronomes demonstrativos que indiquem uma certa distância daquele ou daquilo que se fala, quando antecedidos por preposição + artigo feminino. (Ex.: àquilo, àquela) *Neste caso se pode ter o uso de crase em conjunto de palavra masculina, como em 'àquilo' ou 'àquele'. Pronome masculino.

    Uso facultativo:

    1. A crase é facultativo antes de pronomes possessivos. (Ex.: meu, minha, seu, sua...) *É importante ressaltar que muitas bancas, nesse caso, acabam não usando a crase. Um exemplo disso é que se convencionou não usar crase antes desses pronomes em redações oficiais.

    Bons estudos! (:

  • GAB: ERRADO

    Referente as propostas que receberam os valores totais, informamos que não há necessidade de devolução dos referidos saldos desde que seja aplicado para o mesmo componente e dirigida exclusivamente à mesma entidade contemplada.

    Reescrita correta:

    Referente às propostas que receberam os valores totais, informamos que não há necessidade de devolução dos referidos, desde que seja aplicado para o mesmo componente e dirigidos exclusivamente à mesma entidade contemplada.

    Justificativas:

    1. Quem se refere se refere a algo ou alguma coisa, portanto 'referente' pede preposição 'a', aliada ao artigo 'a' que antecede o substantivo 'propostas' se forma a crase.
    2. Faltou uma vírgula antes da locução conjuntiva 'desde que'.
    3. O verbo 'dirigida' não estavam em concordância com seu referente. *Essa eu só percebi por causa do colega Rodrigo.

    OBS.: como bem alertou a colega Aline, a crase antes de 'mesma' é um caso especial. Fiquem atentos aos casos especiais e aos casos facultativos. A dica do colega Matheus é boa, porém ela ignora tais exceções, não se aplicando, portanto, em muitos outros casos.

    OBS.: os termos 'mesma(s)/mesmo(s)' podem ser usados em classes gramaticais diferentes, isso depende da construção da sentença, segue uma ótima aula sobre. FIQUEM ATENTOS!

    https://www.youtube.com/watch?v=a-e2dXtAFZ8

    Bons estudos! (:


ID
3085681
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.


Esclarecemos que a verba à que nos referimos acima diz respeito ao pagamento dos serviços tercerizados de limpeza e conservação contratados por este Conselho.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    → Esclarecemos que a verba à que nos referimos acima diz respeito ao pagamento dos serviços tercerizados de limpeza e conservação contratados por este Conselho.

    → quem se refere, refere-se a alguma coisa (preposição), porém não temos o artigo definido "a" antes do pronome relativo "que", logo não poderia ter crase, o correto seria: a que nos referimos;

    → o correto é "terceirizados".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • correto seria ....que a verba à qual nos referimos..

  • Esclarecemos que a verba à que sem crase nos referimos acima diz respeito ao pagamento dos serviços tercerizados de limpeza e conservação contratados por este Conselho.

  • Regente após o QUE, sem crase!

  • Gabarito: Errado

  • Crase antes de 'que'.. seria um presente em qualquer prova.

    Se fosse "à qual" então estaria certo.

  • Esclarecemos que a verba à que nos referimos acima diz respeito ao pagamento dos serviços tercerizados de limpeza e conservação contratados por este Conselho. Resposta: Errado.

  • Arthur Carvalho, não atentei para a palavra "TERCERIZADOS"

  • Esclarecemos que a verba à que nos referimos acima diz respeito ao pagamento dos serviços tercerizados de limpeza e conservação contratados por este Conselho.

    Estaria correto se:

    Esclarecemos que a verba a que nos referimos acima diz respeito ao pagamento dos serviços terceirizados de limpeza e conservação contratados por este Conselho.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    O trecho apresentado neste item possui 2 erros:

    - o 1º erro diz respeito ao emprego da crase em "à que nos referimos". De acordo com a regra da gramática normativa, a crase não deve ser empregada junto aos pronomes relativos QUE, QUEM e CUJO(A). Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de tais pronomes relativos, não se verifica a contração da preposição e do artigo, portanto, o acento grave indicativo da crase não é admitido. Sendo assim, a construção correta é "Esclarecemos que a verba a que nos referimos";
    - o 2º erro é referente ao vocábulo "tercerizados". De acordo com os dicionários da língua portuguesa, a grafia correta dele é terceirizados.

    Gabarito: ERRADO


  • ERRADO

    Crase antes do QUE, pra quê?!


ID
3085687
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito dos tipos de computadores, do editor de texto LibreOffice Writer, versão 5, e do sistema operacional Windows 10, julgue o item.


Os servidores são grandes computadores que processam milhares de transações por segundo. São considerados como os computadores mais seguros e não estão suscetíveis a falhas, pois foram construídos com uma arquitetura mais robusta que a dos computadores desktops, motivo pelo qual não há preocupação quanto à questão da estabilidade deles.

Alternativas
Comentários
  • Se fosse assim, ninguém faria backups.

  • "não estão suscetíveis a falhas". Gabarito Errado)

  • Nada na informática é 100% garantido, tudo está suscetível a falhas
  • Não estão suscetíveis a falhas? Ah, coitado.

  • Quem monta,programa e executa qualquer tipo de máquina computacional é o ser humano, e o ser humano erra,por isso nenhum sistema esta livre de erros.

  • Recurso...

  • Gabarito: ERRADO.

    Na informática, nenhum software (programa) consegue oferecer 100% de segurança. Tanto é que grandes empresas como Microsoft e Google oferecem recompensas ou até mesmo empregos para Hackers que conseguem demonstrar alguma falha ou quebra na criptografia de determinado programa.

  • Direto ao ponto : A questão explica tudo de forma correta, no entanto peca ao dizer que não está susceptível a falhas .GAB ERRADO.

  • A Restauração do sistema riu dessa questão.

  • Gabarito: Errado

  • Errar é humano e tecnológico também ;)

  • GABARITO ERRADO

    Quando se trata de tecnologia nada é 100% seguro. Se fosse tudo seguro não precisaríamos de backups, formatar um computador ou outra coisa relacionada.

    bons estudos.

  • e de ''nada'' tu entende bem ne jair bolsonaro kkk

  • Mesmo filtrando as questões para não vir questões fáceis, ainda me aparecem...

  • Se essa é a de analista, imagina a de técnico. kkk

  • ERRADO

     

    Não há nada relacionado à Tecnologia da Informação - TI, que não seja suscetível a falhas. Nada em TI é 100% garantido ou seguro. 


ID
3085690
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos tipos de computadores, do editor de texto LibreOffice Writer, versão 5, e do sistema operacional Windows 10, julgue o item.


Os computadores do tipo servidor são computadores que possuem alguns componentes/dispositivos obrigatórios semelhantes aos desktops, como, por exemplo, processador, teclado, mouse e, principalmente, monitor.

Alternativas
Comentários
  • Teclado mouse e monitor. Nada disso é obrigatório. Somente no momento de instalar e configurar o servidor (se este for local). Se não tudo é feito remotamente.
  • Questãozinha bem possível de um recurso viu.

  • @Klayton, não é passível de recurso não!

    A questão disse que é obrigatório, não é! Eu já vi meu colega criar um servidor sem mouse, por isso eu sabia a resposta. Portanto, quando a questão afirma que é obrigatório, já está errado!

    Para que um servidor vai ter monitor? É só ir num prédio de servidores da google, por exemplo, garanto que existem milhares de servidores e somente algumas dezenas de mouses e teclados...

  • A questão erra ao dizer que são obrigatórios, pois na instalação de um servidor Linux por exemplo, eu posso usar o mouse, teclado e monitor para uma pré configuração, e após isso , posso retirar o Monitor, teclado e mouse e acessar o servidor via conexão SSH ou telnet por exemplo de um outro computador e ter 100% de acesso a este servidor sem nenhum dos componentes citados .Força.

  • Os computadores do tipo servidor são computadores que possuem alguns componentes/dispositivos obrigatórios semelhantes aos desktops, como, por exemplo, processador, teclado, mouse e, principalmente, monitor.

    ERRADO

  • Gabarito: Errado

  • Galera, como comentou o nosso colega, Klayton Fco, o gabarito não é suscetível de recurso, pois a questão deixa claro o termo SERVIDOR. Logo, um computador só pode ser declarado servidor após o mesmo ser configurado para algum tipo de serviço que virá a prover. Então dizer que é preciso para configurar a máquina e serviços não vem ao caso, porque ele não era um servidor antes de ser configurado com um servidor, após ser configurado, podemos então acessá-lo remotamente.

  • GABARITO TOTALMENTE ERRADO.

    Pelo menos na minha opinião não cabe recurso como estão afirmando aí.

    ➤Geralmente os servidores são "apenas os gabinetes" , uma vez configurado não é necessário o uso de monitores teclados ou mouse tendo em vista que o acesso geralmente é feito de forma remota através de um outro PC. Esse sim obrigatoriamente deve ter teclado , mouse monitor (...)

    Espero ajudar, bons estudos.

  • Não e OBRIGATÓRIO, o servidor e uma maquina que usamos na maioria das vezes com acesso remoto.

  • Os servidores podem ter isso tudo ai, mas não obrigatoriamente necessitam para seu correto funcionamento.

  • foi mau elaborada, pq apesar de dizer é obrigatorio ele não listou q todos aqueles eram obrigatorios, mas tem q ter pelo menos o processador sim,,,acho que deveria ser anulada

  • Classificação errada. Questão de hardware e rede de computadores !

  • GABARITO: ERRADO

    Questão mal formulada, porém o erro está em dizer dispositivos/componentes OBRIGATÓRIOS.

  • Questão errada, vcs conhecem um servidor sem processador??? o Processador esta em todos os dispositivos eletrônicos praticamente, nem que seja um pequeno chip

  • ERRADA

    Os computadores do tipo servidor são computadores que possuem alguns componentes/dispositivos obrigatórios semelhantes aos desktops, como, por exemplo, processador, teclado, mouse e, principalmente, monitor.

    É só lembrar dos servidores das farmácias. Geralmente combinam monitor + teclado.

  • Onde eu trabalho usamos um servidor sem monitor, logo, essa foi fácil para mim. kk

  • Tipo servidor obrigatoriamente tem que ter processador, mas pode não ter teclado ou mouse, como os de farmácia que são processador, teclado e monitor.


ID
3085693
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos tipos de computadores, do editor de texto LibreOffice Writer, versão 5, e do sistema operacional Windows 10, julgue o item.


Com o LibreOffice Writer 5, é possível exportar um documento de texto para o formato PDF.

Alternativas
Comentários
  • Caminho padrão para fazer isso: Menu Arquivo > Exportar... ou Exportar Como. Ambas terão a possibilidade de transformar o arquivo em PDF.

    Lembrando que o Writter não abre extensões como .PDF; o concorrente Word já abre a possibilidade para a abertura desde a versão 2013.

    Gabarito Certo)

  • Diferentemente do WORD, no WRITER na opção SALVAR COMO não existe PDF.

    Caso queria colocar um arquivo em PDF é necessário usar a opção EXPORTAR.

  • É possível exportar em pdf, mas não é possível abrir

  • Método Nishimura = "é possível"...

  • LIBREOFFICE NÃO SALVA EM PDF, APENAS EXPORTA!

  • Libre Office consegue exportar para PDF, porém não consegue abrir o mesmo.


ID
3085699
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores, do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e das noções de vírus e worms, julgue o item.


Por meio das redes de computadores, os usuários podem compartilhar recursos que vão desde a impressão de documentos até o armazenamento de dados, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • conceito de nuvens

  • GABARITO CORRETO

    É só lembrar do conceito de nuvem, vários computadores trabalham em conjunto para atingir um determinado fim.

    ➤ vale lembrar que podem ser diversos sistemas operacionais diferentes.

    ➤ compartilha-se quase tudo, até mesmo memória.

    ➤ sem contar que esse é o principal objetivo da rede: compartilhamento.

    bons estudos

  • GABARITO: CERTO

    Rede de computadores: é um conjunto de terminais, equipamentos, meios de transmissão e comutação que interligados possibilitam a prestação de serviços. É um conjunto de dispositivos conectados por links de comunicação que possuem como objetivo o compartilhamento de recursos, deixando equipamentos, programas e principalmente dados ao alcance dos usuários. Serve também como meio de comunicação entre pessoas através da troca de mensagens.

    Em uma rede podemos ter um computador, uma impressora, um note, um cel, um tablet, ou qualquer outro dispositivo de envio ou recepeção de dados.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • GABARITO - CERTO

    Rede de Computadores é um conjunto de dispositivos conectados por links de comunicação.

    Objetivo da rede de computadores é o compartilhamento de recursos, deixando equipamentos, programas e principalmente dados ao alcance de múltiplos usuários.

    DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

    "Seja 1% melhor a cada dia".

  • Certo.

    Princípio básico da rede de computadores.

    Nessa rede pode haver comunicação entre os computadores. 

    Questão comentada pelo Prof. Jeferson Bogo

  • Lembrando que o compartilhamento de recursos independe da localização física do usuário.

    GAB: C.

  • Certo.

    Rede de computadores ou Rede de dados, na informática e na telecomunicação é um conjunto de dois ou mais dispositivos eletrônicos de computação (ou módulos processadores ou nós da rede) interligados por um sistema de comunicação digital (ou link de dados), guiados por um conjunto de regras (protocolo de rede) para compartilhar entre si informação, serviços e, recursos físicos e lógicos.

    Estes podem ser do tipo: dadosimpressoras, mensagens (e-mails), entre outros. As conexões podem ser estabelecidas usando mídia de cabo ou mídia sem fio.

  • Sim , pois tem como armazenar os dados nas nuvens.


ID
3085702
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores, do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e das noções de vírus e worms, julgue o item.


ICMP e IGMP são exemplos de protocolos utilizados na camada de rede.

Alternativas
Comentários
  • ICMP “Internet Control Message Protocol” – É um padrão TCP/IP necessário, são documentos regidos IETF que estabelecem os padrões de cada protocolo com o ICMP os hosts e roteadores que usam comunicação IP podem relatar erros e trocar informações de status e controle limitado.

    IGMP “Internet Group Management Protocol” – É usado por hosts para reportar seus participantes de grupos de hosts a roteadores multicast vizinhos, é um protocolo assimétrico.

  • gab. Certo

    ICMP “Internet Control Message Protocol” – É um padrão TCP/IP necessário, são documentos regidos IETF que estabelecem os padrões de cada protocolo com o ICMP os hosts e roteadores que usam comunicação IP podem relatar erros e trocar informações de status e controle limitado.

    IGMP “Internet Group Management Protocol” – É usado por hosts para reportar seus participantes de grupos de hosts a roteadores multicast vizinhos, é um protocolo assimétrico.

  • PRINCIPAIS PROTOCOLOS E SUA DISTRIBUIÇÃO NA ARQUITETURA TCP/IP:

    Camada de Aplicação: HTTP, FTP, SMTP, DNS, RIP, SNMP, TELNET e SSH.

    Camada de Transporte: TCP (com controle de envio), UDP (sem controle de envio) e SCTP.

    Camada de Rede/Internet: ARP, IP, (IPv4, IPv6), IPsec, RARP, IP, IGMP e ICMP.

    Camada de Interface com a rede (host/rede): ETHERNET, TOKEN RING, FRAME RELAY, ATM.

    Lembrando que o MODELO OSI é composto por 7 camadas:

    Camada de Aplicação, Apresentação e Sessão (equivalem à camada de aplicação na arquitetura TCP/IP);

    Camada de Transporte;

    Camada de Rede (equivale à camada de internet da arquitetura TCP/IP);

    Camada de Enlace e Física (equivalem à camada de Interface com a rede da arquitetura TCP/IP).

    Conforme nos ensina Forounzan:

    "(...) O conjunto de protocolos TCP/IP foi desenvolvido antes do modelo OSI. Portanto, as camadas no conjunto de protocolos TCP/IP não correspondem exatamente àquelas do modelo OSI.

    O conjunto de protocolos TCP/IP foi definido como tendo quatro camadas: host-rede, internet, transporte e aplicação. Entretanto, quando o TCP/IP é comparado ao modelo OSI, podemos dizer que a camada host-rede é equivalente à combinação das camadas física e de enlace de dados.

    A camada internet equivale à camada de rede e a camada de aplicação realiza, a grosso modo, as funções das camadas de sessão, de apresentação e de aplicação com a camada de transporte no TCP/IP cuidando também de parte das tarefas da camada de sessão (...)".

    Fonte: (Comunicação de Dados e Redes de Computadores, Forouzan, Capítulo 2)

  • ICMP (Protocolo de Mensagem de Controle de Internet)

    Funções de diagnóstico e reportando os erros devido à entrega sem êxito de dados

    Ex: "A página não pode ser exibida" "Erro 404"

  • Gabarito: Certo!

  • Esse professor é muito bom! Também pudera: é professor da ESAF, a banca mais #@%$¨&*$ em informática!!!!

  • ICMP= ajuda o IP, Detectando erros nos pacotes

  • ICMP “Internet Control Message Protocol” – É um padrão TCP/IP necessário, são documentos regidos IETF que estabelecem os padrões de cada protocolo com o ICMP os hosts e roteadores que usam comunicação IP podem RELATAR erros e trocar informações de status e controle limitado.

    .

    IGMP “Internet Group Management Protocol” – É usado por hosts para REPORTAR seus participantes de grupos de hosts a roteadores multicast vizinhos, é um protocolo assimétrico.

    Comentário de Aline Gouveia.

  • ICMP trata de mensagens de controle e de erro na entrega de pacotes. Surgiu devido à falta de mecanismos de controle de erros e de fluxo no IP para gerar notificações de erros ao originador da mensagem. Ele informa sobre congestionamento e alguns outros tipos de erros na rede ou no host de destino.

    Meus resumos

  • Certo.

    Protocolos:

    • IP “Internet Protocol” – Recebe segmentos de dados da camada de transporte e os encapsula em datagramas, é um protocolo não confiável por não exigir confirmação.
    • ICMP “Internet Control Message Protocol” – É um padrão TCP/IP necessário, são documentos regidos IETF que estabelecem os padrões de cada protocolo com o ICMP os hosts e roteadores que usam comunicação IP podem relatar erros e trocar informações de status e controle limitado.
    • IGMP “Internet Group Management Protocol” – É usado por hosts para reportar seus participantes de grupos de hosts a roteadores multicast vizinhos, é um protocolo assimétrico.

ID
3085705
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores, do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e das noções de vírus e worms, julgue o item.


Por ser considerado como um dos melhores navegadores, o Firefox consegue abrir todos os tipos de arquivos, independentemente de sua codificação.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    → Por ser considerado como um dos melhores navegadores, o Firefox consegue abrir todos os tipos de arquivos, independentemente de sua codificação.

    → incorreto, visto que não são todos os arquivos que o Firefox consegue abrir, vai depender das extensões que você tenha nele.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Fiz alguns testes e o Mozilla Firefox abre arquivos como por exemplo: .txt .mp4 .mp3 .jpeg e o muito utilizado nos navegadores: o .pdf; dentre outras extensões.

    Fiquem atentos com os exageros("todos os tipos") em questões de informática. Gabarito Errado.

  • ERRADO.

    Temos uma generalização, é só imaginar o tamanho e tipos de dados hoje existentes. Não é possivel abarcar todos eles.

    Bons estudos

  • Gabarito: Errado

  • Gabarito errado para os não assinantes. Parei de ler no melhor navegador.

    Hahahaa atualmente quem é considerado o melhor navegador em disparado é o Google.

    O Chrome é o navegador de internet mais usado no mundo. É, também, um dos que têm melhor suporte a extensões, maior compatibilidade com uma diversidade de dispositivos e é bastante convidativo à navegação simplificada.

    https://www.weblink.com.br/blog/melhores-navegadores-de-internet/

  • Pra usar o método Nishimura tem que ESTUDAR
  • abre um .bat aí então, quero ver se tu é brabo

  • Atualmente quem é considerado o melhor navegador em disparado é o Google.

    O Chrome é o navegador de internet mais usado no mundo. É, também, um dos que têm melhor suporte a extensões, maior compatibilidade com uma diversidade de dispositivos e é bastante convidativo à navegação simplificada.

  • ERRADO

    Tome cuidado com os termos que generalizam numa questão de concurso:

    TODO, NUNCA, JAMAIS, NINGUÉM, SEMPRE... e por aí vai.

  • Todos é uma palavra forte


ID
3085708
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores, do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e das noções de vírus e worms, julgue o item.


O Firefox possui diversas funções para tornar o navegador acessível aos usuários com certas dificuldades, como, por exemplo, os deficientes visuais. Uma dessas funções consiste em poder usar o teclado para navegar em páginas web.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? O Firefox inclui diversos recursos para tornar o navegador e o conteúdo web acessíveis para todos os usuários, incluindo aqueles com problemas visuais ou limitações para usar um teclado ou mouse.

    >>> Fonte: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/acessibilidade-firefox-e-web-acessiveis-a-todos?redirectlocale=pt-BR&redirectslug=acessibilidade-no-firefox-faca-o-firefox-e-web-ace

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • CERTO.

    Acessibilidade hoje é uma constate.

    ➤ Sem contar que não é apenas o Firefox, outros navegadores tb já é possível fazer uso dessa tecnologia assistiva.

    bons estudos.

  • Gabarito: Certo

  • Essa questão é dúbia. Se existe um deficiente visual que nunca teve contato com um computador, logos ele não terá facilidade em navegar mesmo com teclado.

  • Questão cabulosa.

  • Mateus Bruce kkkk resposta épica cara..Verdade deve ser msm um cego q enxerga na visão do examinador..kkk
  • As vezes estamos estudando aqui compenetrados e temos que rir com algumas bobeiras. Faz bem tbm descontrair... Mas para quem pensou que a pessoa é cega e não pode digitar lembre-se dos teclados em Braille.

    Braile é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel relevo. Os usuários do sistema Braille podem ler em telas de computadores e em outros suportes eletrônicos.

    Ademais, a questão disse : " os deficientes visuais". Não necessariamente todo deficiente visual é cego. Uma pessoa que só tem um olho é deficiente visual? Sim, ela é cega? Não, pois enxerga com visão monocular. Uma pessoa que tem baixa visibilidade é deficiente visual? sim, é cega? não, pois ela vê um pouco. Logo, associar deficientes visuais a cegos é erro de interpretação de texto, você está extrapolando o que a questão está pedindo e as bancas adoram jogar com isso, principalmente nas provas de Português. Então, muito cuidado com isso!

    É ... Hoje em dia, só não aprende quem não quer!

  • Num aguento! kkkkkkkkk

  • Meu filho tem 4 anos, mas consegue lê melhor q esse professor...

    kkkkk

  • Que questão pooooooorca!

  • Quem fez essa questão é doente mental.

  • NÃO SABIA QUE EXISTIA BRAILE NO / PELOTECLADO.

    ESTUDANDO E APRENDENDO...

  • deficiência visual e teclado

ID
3085711
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos conceitos de redes de computadores, do programa de navegação Mozilla Firefox, em sua versão mais atual, e das noções de vírus e worms, julgue o item.


Um worm é um programa disfarçado que invade os sistemas com um único objetivo: publicidade. Esse tipo de vírus é inofensivo e não causa nenhum tipo de problema para a rede de computadores.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    → a questão diz que é um vírus inofensivo, está completamente equivocada;

    O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos. O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  •     

    Worm: são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

  • No caso da questão, a definição refere-se ao Adware.

  • GABARITO ERRADO

    Associe worm a rede, a questão trata de adware.

    bons estudos

  • Nao confundir work com virus. Worm não é vírus como diz a questão. Outro item, worm não trata de publicidade.
  • Gabarito "E"

    Parei de ler no VÍRUS !!!

  • Worm: Programa capaz de propagam automaticamente de diversas maneiras, mas a mais comum é através da rede, enviado cópia de se mesmo de PC para PC. (os worms apenas se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!). Os Worms são responsáveis por consumir muitos recursos e podem afetar (o desempenho de redes e dos computadores).

    Þ     os Worms Propagam por meio de exploração vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

    Þ     Autoaplicável- não necessita de hospedeiro.

    GAB - E

  • Primeiro que worm nem vírus é.

    Gab. E.

  • GABARITO: ERRADO

    Adwares: consiste em um programa projetado para exibir propagandas e anúncios normalmente sem autorização do usuário, tornando o computador mais lento e a navegação mais incômoda. Geralmente eles vêm em formato de diversos pop-ups e notificações inseridas em outro programa. Eles podem ser utilizados tanto para fins legítimos quanto para fins maliciosos.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • GABARITO ERRADO

    Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços,como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.

    Worm: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploraçãoo automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. 

    FONTE: Cartilha CERTBR - CGI

  • Errado

    A questão está falando de um ADWARE, este é conhecido por trazer para a tela do usuário algum tipo de propaganda.

    O Worms - Vermes exploram a vulnerabilidade do sistema alvo.

  • Gabarito errado para os não assinantes.

    Essa definição é de: Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.

    Worm: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

  • Questão de raciocínio lógico:

    Praga virtual que não apresenta prejuízo?

    Item: Errado.

  • Gabarito: Errado.

    .

    .

    o   Worm:  como um vírus, um worm pode apagar arquivos, corromper dados, roubar informações ou permitir o controle remoto do computador através da Internet. Ao contrário de um vírus, um worm não infecta arquivos de computador e não precisa de interação humana a se espalhar. Worms são programas independentes que distribuem -se através de e-mails, sites, redes e outros métodos. Para detectar e remover os vermes só com software antivírus e ferramentas de remoção de malware.

  • GABARITO: [ERRADO]

    > "Um worm é um programa disfarçado que invade os sistemas com um único objetivo: publicidade. Esse tipo de vírus é inofensivo e não causa nenhum tipo de problema para a rede de computadores."

    ...

    > Destacando os três erros da questão, temos que:

    1) O objetivo principal de um worm é Roubar dados de usuários ou de empresas;

    2) Worm não é um Vírus, e sim um Malware;

    3) Degradam sensivelmente o desempenho de redes e podem lotar o disco rígido de computadores.

    ...

    Bons Estudos!

  • filtrei as difíceis e me aparece essa... ta de zoeira ne

  • gaba hiper ERRADO

    Inofensivo sou eu.. o worm é malicioso.

    pertencelemos!

  • WORM

    ➥ Também chamado de verme, é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    ➥ Em outras palavras, é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima.

    [...]

    PROPAGAÇÃO

    Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos.

    [...]

    O QUE ELE PODE FAZER?

    • Pode degradar sensivelmente o desempenho da(s) rede(s); e
    • Pode lotar o disco rígido do computador.

    [...]

    OBJETIVO

    ➥ O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas.

    [...]

    RESUMO

    Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática.

    ____________

    Fontes: Techtudo; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Questão Errada!!

    WORM afeta o desempenho do PC, é um arquivo, não precisa de hospedeiro, cria cópias e é auto executável.

  • O objetivo do Worn é congestionamento de redes!


ID
3085714
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.


Exerce ilegalmente a profissão de arquiteto o profissional que emprestar seu nome a empresas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:

    a) a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos profissionais de que trata esta lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais;

    b) o profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu registro;

    c) o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou emprêsas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas; (GABARITO)

    d) o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade;

  • Do exercício ilegal da profissão

    Art. 6º Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:

    a) a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos profissionais de que trata esta lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais;

    b) o profissional que se incumbir de atividades estranhas às atribuições discriminadas em seu registro;

    c) o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou emprêsas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas;

    d) o profissional que, suspenso de seu exercício, continue em atividade;

    e) a firma, organização ou sociedade que, na qualidade de pessoa jurídica, exercer atribuições reservadas aos

    profissionais da engenharia, da arquitetura e da agronomia, com infringência do disposto no parágrafo único do art. 8º desta lei.

  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar

  • Cuida-se de questão que exigiu domínio relativamente aos ditames da Lei 5.194/66, que regula o exercício das profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo.

    No ponto, confira-se o disposto no art. 6º, "c", de tal diploma legal:

    "Art. 6º Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:

    (...)

    c) o profissional que emprestar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou emprêsas executoras de obras e serviços sem sua real participação nos trabalhos delas;"

    Assim sendo, é de se concluir que a proposição da Banca encontra-se em perfeita sintonia com a norma de regência da matéria, de sorte que inexistem equívocos a serem aqui apontados.


    Gabarito do professor: CERTO


ID
3085717
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.


Nas questões relativas às atribuições profissionais, a decisão do Conselho Federal exige, no mínimo, quinze votos favoráveis.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO II

    Do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Seção I Da Instituição do Conselho e suas Atribuições 

    Art. 27.

    Parágrafo único - Nas questões relativas a atribuições profissionais, a decisão do Conselho Federal só será tomada com o mínimo de 12 (doze) votos favoráveis. 

  • (ERRADO)

    Parágrafo único - Nas questões relativas a atribuições profissionais, a decisão do Conselho Federal só será tomada com o mínimo de 12 (doze) votos favoráveis (e por 2/3 dos membros).

  • Art. 27. São atribuições do Conselho Federal:

    Parágrafo único. Nas questões relativas a atribuições profissionais, decisão do Conselho Federal só será tomada com mínimo de 12 (doze) votos favoráveis.

  • Mínimo 12 Votos favoráveis


ID
3085720
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.


Cabe às Câmaras Especializadas julgar as infrações do Código de Ética e aplicar as penalidades e multas previstas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 46 - São atribuições das Câmaras Especializadas:

    a) julgar os casos de infração da presente Lei, no âmbito de sua competência profissional específica;

    b) julgar as infrações do Código de Ética;

    c) aplicar as penalidades e multas previstas;

    d) apreciar e julgar os pedidos de registro de profissionais, das firmas, das entidades de direito público, das entidades de classe e das escolas ou faculdades na Região;

    e) elaborar as normas para a fiscalização das respectivas especializações profissionais;

    f) opinar sobre os assuntos de interesse comum de duas ou mais especializações profissionais, encaminhando-os ao Conselho Regional.

  • Art . 46. São atribuições das Câmaras Especializadas:

    a) julgar os casos de infração da presente lei, no âmbito de sua competência profissional específica;

    b) julgar as infrações do Código de Ética;

    c) aplicar as penalidades e multas previstas;

    d) apreciar e julgar os pedidos de registro de profissionais, das firmas, das entidades de direito público, das

    entidades de classe e das escolas ou faculdades na Região;

    e) elaborar as normas para a fiscalização das respectivas especializações profissionais;

    f) opinar sôbre os assuntos de interêsse comum de duas ou mais especializações profissionais, encaminhando-os

    ao Conselho Regional.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3085723
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.


Será automaticamente cancelado o registro do profissional que deixar de efetuar o pagamento da anuidade por dois anos consecutivos, sem prejuízo da obrigatoriedade do pagamento da dívida.

Alternativas
Comentários
  • Art. 75 - O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.

  • Art. 64. Será automàticamente cancelado o registro do profissional ou da pessoa jurídica que deixar de efetuar o pagamento da anuidade, a que estiver sujeito, durante 2 (dois) anos consecutivos sem prejuízo da obrigatoriedade do pagamento da dívida.

    Parágrafo único. O profissional ou pessoa jurídica que tiver seu registro cancelado nos têrmos dêste artigo, se desenvolver qualquer atividade regulada nesta lei, estará exercendo ilegalmente a profissão, podendo reabilitar-se mediante novo registro, satisfeitas, além das anuidades em débito, as multas que lhe tenham sido impostas e os demais emolumentos e taxas regulamentares.

  • Art. 64. Será automàticamente cancelado o registro do profissional ou da pessoa jurídica que deixar de efetuar o pagamento da anuidade, a que estiver sujeito, durante 2 (dois) anos consecutivos sem prejuízo da obrigatoriedade do pagamento da dívida.

    Parágrafo único. O profissional ou pessoa jurídica que tiver seu registro cancelado nos têrmos dêste artigo, se

    desenvolver qualquer atividade regulada nesta lei, estará exercendo ilegalmente a profissão, podendo reabilitar-se

    mediante novo registro, satisfeitas, além das anuidades em débito, as multas que lhe tenham sido impostas e os demais

    emolumentos e taxas regulamentares.


ID
3085726
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à Lei n.º 5.194/1966, julgue o item.


A suspensão do registro será efetuada por má conduta pública e escândalos praticados pelo profissional.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Lei 5.194

    Art. 75. O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo

    profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.

  • (ERRADO)

    Cancelamento do registro do profissional por (MacoEsCrinf)

    Má conduta

    Escândalo

    Crime Infamante

  • Essa conduta implica no cancelamento do registro.

  • Art. 75. O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo

    profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.

  • Art. 2º Para os fins desta resolução, considera-se:

    I - má conduta pública: a atuação incorreta, irregular, que atenta contra as normas legais ou que fere a moral quando do exercício profissional;

    II - escândalo: aquilo que, quando do exercício profissional, perturba a sensibilidade do homem comum pelo desprezo às convenções ou à moral vigente, ou causa indignação provocada por um mau exemplo, por má conduta pública ou por ação vergonhosa, leviana, indecente, ou constitui acontecimento imoral ou revoltante que abala a opinião pública;

    III - crime infamante: aquele que acarreta desonra, indignidade e infâmia ao seu autor, ou que repercute negativamente em toda a categoria profissional, atingindo a imagem coletiva dos profissionais do Sistema Confea/Crea;


ID
3085729
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à anotação de responsabilidade técnica (ART) e à Mútua de Assistência Profissional, previstas na Lei n.º 6.496/1977, julgue o item.


A ART define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo empreendimento, sendo que sua falta sujeitará o profissional ou a empresa à multa e às demais cominações legais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 2º - A ART define para os efeitos legais os responsáveis técnicos pelo empreendimento de engenharia, arquitetura e agronomia.

    Art 3º - A falta da ART sujeitará o profissional ou a empresa à multa prevista na, e demais cominações legais.

  • Art 2º - A ART define para os efeitos legais os responsáveis técnicos pelo empreendimento de engenharia, arquitetura e agronomia.

    § 1º - A ART será efetuada pelo profissional ou pela empresa no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), de acordo com Resolução própria do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA).

    § 2º - O CONFEA fixará os critérios e os valores das taxas da ART ad referendum do Ministro do Trabalho.

    Art 3º - A falta da ART sujeitará o profissional ou a empresa à multa prevista na, e demais cominações legais.

  • ART

    QUANDO Q É NECESSÁRIA? Todo contrato Escrito Verbal P/ execução Obras Serv Quaisquer serviços prof referentes Eng Arq Agro

    OQ ELA FAZ? Define p/ efeitos legais responsáveis técnicos pelo empreendimento Eng Arq Agro

    VALORES QUEM DEFINE? CONFEA

    QUAL MULTA SE N TIVER ART? 1 a 3 décimos salário-mínimo

    FONTE: Meu mapa mental de Eng. Civil

    Estou comercializando meus mapas mentais de Engenharia Civil! São materiais feitos com os melhores materiais do Estratégia + lei seca + 29 mil questões resolvidas.

    Tenho sobre diversas matérias como:

    ·        Instalações hidráulicas

    ·        Abastecimento e saneamento

    ·        Concreto pré-moldado

    ·        Empuxo e Contenção de taludes

    ·        Estrutura metálica

    ·        Hidrologia

    ·        Hidráulica

    ·        Instalações elétricas

    ·        Instalações especiais (gás, rede lógica, água quente, Telefone)

    ·        Lei 5.194/1996 (Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências)

    ·        Lei 6.496/1977 (Institui a " Anotação de Responsabilidade Técnica ")

    ·        Sistema nacional de viação

    ·        Fundações

    ·        Alvenaria

    ·        Tratamento de água

    ·        Estrutura de madeira

    ·        Segurança e saúde

    ·        Concreto Armado

    ·        Revestimento

    ·        Canteiro de obras

    ·        Cobertura

    ·        Terraplenagem

    ·        Sondagens

    ·        Pavimentação

    ·        Drenagem

    ·        OAE

    ·        Meio ambiente

    ·        Conservação rodoviária

    ·        Obras portuárias

    ·        Impermeabilização

    ·        Característica dos materiais

    ·        Análise orçamentária

    ·        Planejamento e gerenciamento obras

    ·        Ensaios

    ·        Fiscalização

    ·        Sinalização rodoviária

    ·        Ferrovia

    ·        Análise estrutura

    ·        Pisos

    ·        Esquadrias

    ·        Controle tecnológico

    ·        Argamassa

    ·        Lei 8.666/93

    ·        Entre outros

    O preço é camarada, apenas R$20 por matéria.

    Interessados entrem em contato por e-mail:consultoriaconcursos.wesley@gmail.com ou pelo bate-papo do qconcursos.

    Os arquivos estão em PDF, caso haja interesse na compra, eu disponibilizo o programa que realiza a criação e edição. Vc poderá alterar da forma que quiser e até mesmo fazer os seus próprios.

    Dou consultoria de estudo focada no concurso que estão estudando.

     


ID
3085732
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à anotação de responsabilidade técnica (ART) e à Mútua de Assistência Profissional, previstas na Lei n.º 6.496/1977, julgue o item.


A Mútua, vinculada diretamente ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, terá personalidade jurídica e patrimônio próprios, e seu regimento será submetido à aprovação do ministro do Trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 4º - O CONFEA fica autorizado a criar, nas condições estabelecidas nesta Lei, uma Mútua de Assistência dos Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, sob sua fiscalização, registrados nos CREAs.

    § 1º - A Mútua, vinculada diretamente ao CONFEA, terá personalidade jurídica e patrimônio próprios, sede em Brasília e representações junto aos CREAs.

    § 2º - O Regimento da Mútua será submetido à aprovação do Ministro do Trabalho, pelo CONFEA.

  • Art 4º - O CONFEA fica autorizado a criar, nas condições estabelecidas nesta Lei, uma Mútua de Assistência dos Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, sob sua fiscalização, registrados nos CREAs.

    § 1º - A Mútua, vinculada diretamente ao CONFEA, terá personalidade jurídica e patrimônio próprios, sede em Brasília e representações junto aos CREAs.

    § 2º - O Regimento da Mútua será submetido à aprovação do Ministro do Trabalho, pelo CONFEA.

  • MUTUA

    VINCULADA AQ? CONFEA

    TERÁ OQ? I- Personalidade jurídica II- Patrimônio próprios

    ONDE FICA SEDE? BSB

    REGIMENTO SUBMETIDO: APROVAÇÃO DE QUEM? Min trabalho

    COMPOSIÇÃO: MEMBROS: 5 3 indicados pelo CONFEA 2 pelos CREAs, na forma ser fixada no Regimento

    INSCRIÇÃO: DEPENDE INCRIÇÃO PROFISSIONAL? N QUANDO Q POSSO TER BENEFÍCIOS? Após 1a pagamento 1ª contribuição

    BENEFÍCIOS/PRESTAÇÕES: QUAIS SÃO? I-  Auxílios Pecuniários Temporários Reembolsáveis Aos associados comprovadamente necessitados, por Falta eventual trabalho Invalidez ocasional Ñ superiores 12m II-  Pecúlio aos Cônjuges supérstites Filhos menores associados III-  Bolsas estudo aos Filhos de associados carentes de recursos Ou Candidatos a escolas Eng Arq Agro Nas msms condições carência IV-  Assistência Médica Hospitalar Dentária Aos Associados Dependentes SEM CARÁTER OBRIGATÓRIO, desde q reembolsável, ainda q parcialmente V-  Facilidades na aquisição, por parte inscritos, de Equip Livros Úteis ou necessários ao desempenho de suas atvs prof VI-  Auxílio funeral VII-  Ajuda farmacêutica, sempre reembolsável, ainda q parcialmente Poderá ser concedida, em caráter excep, desde q comprovada impossib momentânea associado arcar com ônus decorrente DEMAIS: Poderá financiar, exclusivamente p/ seus associados planos Férias no pais Seguro Vida Acidentes Outros Mediante contratação VALORES SERV PRESTADOS: Valor pecuniário das prestações assistenciais variará até limite máx constante da tabela a ser aprovada pelo CONFEA Nunca superior Inst Nac Previdência Social (INPS)

    DISSOLUÇÃO: COMO FICA BENS, VALORES E OBRIGAÇÕES? Assimilados pelo CONFEA Ressalvados direitos associados

    RESPONSABILIDADE: DE QUEM I-  CREAS II-  CONFEA QUAL Solidariamente

    RENDAS: I- 1/5 taxa ART II- 1 contribuição dos associados Cobrada anual ou parceladamente e recolhida, simultaneamente, com a devida aos CREAS III- Doações Legados Quaisquer valores adventícios Bem como outras fontes de renda eventualmente instituídas em lei IV- Outros rendimentos patrimoniais

    Fonte: Meu mapa mental de Eng. Civil

    Estou comercializando meus mapas mentais de Engenharia Civil! São materiais feitos com os melhores materiais do Estratégia + lei seca + 29 mil questões resolvidas.

    Tenho sobre diversas matérias como:

    ·        Instalações hidráulicas

    ·        Sondagens

    ·        Pavimentação

    ·        Drenagem

    ·        OAE

    ·        Esquadrias

    ·        Controle tecnológico

    ·        Argamassa

    ·        Lei 8.666/93

    ·        Entre outros

    O preço é camarada, apenas R$20 por matéria.

    Interessados entrem em contato por e-mail:consultoriaconcursos.wesley@gmail.com ou pelo bate-papo do qconcursos.

    Os arquivos estão em PDF, caso haja interesse na compra, eu disponibilizo o programa que realiza a criação e edição. Vc poderá alterar da forma que quiser e até mesmo fazer os seus próprios.

    Dou consultoria de estudo focada no concurso que estão estudando.


ID
3085735
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à anotação de responsabilidade técnica (ART) e à Mútua de Assistência Profissional, previstas na Lei n.º 6.496/1977, julgue o item.


A Mútua será administrada por um diretor e cinco membros, sendo dois indicados pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e três pelos Conselhos Regionais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Art 5º - A Mútua será administrada por uma Diretoria Executiva, composta de 5 (cinco) membros, sendo 3 (três) indicados pelo CONFEA e 2 (dois) pelos CREAs, na forma a ser fixada no Regimento.

  • (ERRADO)

    Mútua (5): (3)CONFEA (2)CREA

  • Art 5º - A Mútua será administrada por uma Diretoria Executiva, composta de 5 (cinco) membros, sendo 3 (três) indicados pelo CONFEA e 2 (dois) pelos CREAs, na forma a ser fixada no Regimento.


ID
3085738
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à anotação de responsabilidade técnica (ART) e à Mútua de Assistência Profissional, previstas na Lei n.º 6.496/1977, julgue o item.


Entre os benefícios assegurados pela Mútua, estão previstos auxílios pecuniários, temporários e reembolsáveis aos associados comprovadamente necessitados, por falta de trabalho ou invalidez ocasional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 12 - A Mútua, na forma do Regimento, e de acordo com suas disponibilidades, assegurará os seguintes benefícios e prestações:

    I - auxílios pecuniários, temporários e reembolsáveis, aos associados comprovadamente necessitados, por falta eventual de trabalho ou invalidez ocasional;

    II - pecúlio aos cônjuges supérstites e filhos menores dos associados;

    III - bolsas de estudo aos filhos de associados carentes de recursos ou a candidatos a escolas de Engenharia, de Arquitetura ou de Agronomia, nas mesmas condições de carência;

    IV - assistência médica, hospitalar e dentária, aos associados e seus dependentes, sem caráter obrigatório, desde que reembolsável, ainda que parcialmente;

    V - facilidades na aquisição, por parte dos inscritos, de equipamentos e livros úteis ou necessários ao desempenho de suas atividades profissionais;

    VI - auxílio funeral.

  • Art 12 - A Mútua, na forma do Regimento, e de acordo com suas disponibilidades, assegurará os seguintes benefícios e prestações:

    I - auxílios pecuniários, temporários e reembolsáveis, aos associados comprovadamente necessitados, por falta eventual de trabalho ou invalidez ocasional;

    II - pecúlio aos cônjuges supérstites e filhos menores dos associados;

    III - bolsas de estudo aos filhos de associados carentes de recursos ou a candidatos a escolas de Engenharia, de Arquitetura ou de Agronomia, nas mesmas condições de carência;

    IV - assistência médica, hospitalar e dentária, aos associados e seus dependentes, sem caráter obrigatório, desde que reembolsável, ainda que parcialmente;

    V - facilidades na aquisição, por parte dos inscritos, de equipamentos e livros úteis ou necessários ao desempenho de suas atividades profissionais;

    VI - auxílio funeral.


ID
3085741
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto à anotação de responsabilidade técnica (ART) e à Mútua de Assistência Profissional, previstas na Lei n.º 6.496/1977, julgue o item.


Na hipótese de sua insolvência, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia responderá, subsidiariamente, por dívida da Mútua.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Art 16 - No caso de dissolução da Mútua, seus bens, valores e obrigações serão assimilados pelo CONFEA, ressalvados os direitos dos associados.

    Parágrafo único - O CONFEA e os CREAs responderão, solidariamente, pelo déficit ou dívida da Mútua, na hipótese de sua insolvência.

  • (ERRADO)

    Responderá SOLIDARIAMENTE

  • Responderá solidariamente.

  • Art 16 - No caso de dissolução da Mútua, seus bens, valores e obrigações serão assimilados pelo CONFEA, ressalvados os direitos dos associados.

     Parágrafo único - O CONFEA e os CREAs responderão, solidariamente, pelo déficit ou dívida da Mútua, na hipótese de sua insolvência.


ID
3085744
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.


A punibilidade por falta sujeita a processo disciplinar, por meio de órgão em que o profissional esteja inscrito, prescreve em cinco anos, contados da data de verificação do fato.

Alternativas
Comentários
  • gab. certo

    Lei n.º 6.838/1980

    Art. 1º- A punibilidade de profissional liberal, por falta sujeita a processo disciplinar, através de órgãos em que esteja inscrito, prescreve em 5 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo.

    Art. 2º- O conhecimento expresso ou a notificação feita diretamente ao profissional faltoso interrompe o prazo prescricional de que trata o artigo anterior.

    Parágrafo único - O conhecimento expresso ou notificação de que trata este Artigo ensejará defesa escrita ou a termo, a partir de quando recomeçará a fluir novo prazo prescricional.

    Art. 3º- Todo processo disciplinar paralisado há mais de 3 (três) anos, pendente de despacho ou julgamento, será arquivado "ex officio", ou a requerimento da parte interessada 


ID
3085747
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.


A notificação feita diretamente ao profissional faltoso suspende o curso do prazo prescricional, que será retomado quando for apresentada defesa escrita.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está "ERRADA".

    O prazo não será retomado! A partir da desfesa escrita, um novo prazo começará. (Art 2º + P.U.).

    TEXTO DA LEI - 6.838 / 80:

    Art. 2º O conhecimento expresso ou a notificação feita diretamente ao profissional faltoso interrompe o prazo prescricional de que trata o artigo anterior.

    Parágrafo único. O conhecimento expresso ou a notificação de que trata este artigo ensejará defesa escrita ou a termo, a partir de quando recomeçará a fluir novo prazo prescricional.
     

  • (verificação do fato)

    I

    I

    V

    --> prazo prescricional -->

    I

    I

    V

    (NOTIFICAÇÃO/CONHECIMENTO E INTERRUpÇÃO DO pRAZO -->

    I

    I

    V

    DEFESA ESCRITA OU A TERMO)

    I

    I

    ---> COMEÇO DO (NOVO) prazo prescricional -------- pROCESSO DISCILINAR pARALIZADO pOR MAIS DE 3 ANOS GERA ARQUIVAMENTO EX-OFFICIO OU Á REQUERIMENTO DA pARTE


ID
3085750
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.


O exercício da atividade de técnico de segurança do trabalho dependerá de registro em Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está "ERRADA".

    Não depende do CREA, mas sim do registro no Ministério do Trabalho! (Art 3º).

    TEXTO DA LEI - 7.410 / 85:

    Art. 3º O exercício da atividade de Engenheiros e Arquitetos na especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho dependerá de registro em Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, após a regulamentação desta Lei, e o de Técnico de Segurança do Trabalho, após o registro no Ministério do Trabalho.
     

  • (ERRADA)

    -- O exercício da atividade de Engenheiros e Arquitetos na especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho (CREA)

    -- Técnico de Segurança do Trabalho (MTE)


ID
3085753
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com base na Lei n.º 6.838/1980 e na Lei n.º 7.410/1985, julgue o item.


O exercício da especialização de engenheiro de segurança do trabalho será permitido exclusivamente ao engenheiro portador de certificado de conclusão do curso.

Alternativas
Comentários
  • A assertiva está "ERRADA".

    Não depende de um curso "qualquer", mas sim do curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no País, em nível de pós-graduação! (Art 2º + P.U.).

    TEXTO DA LEI - 7.410 / 85:

    Art. 1º O exercício da especialização de Engenheiro de Segurança do Trabalho será permitido exclusivamente:
    I - ao Engenheiro ou Arquiteto, portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no País, em nível de pós-graduação;
    Parágrafo único - O curso previsto no inciso I deste artigo terá o currículo fixado pelo Conselho Federal de Educação, por proposta do Ministério do Trabalho.
     


ID
3085756
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A partir do Decreto n.º 23.196/1933 e do Decreto n.º 23.569/1933, julgue o item.


Não são atribuições dos engenheiros agrônomos a direção de serviços técnicos federais de genética agrícola, a produção de sementes e a fiscalização do comércio de sementes e plantas vivas.

Alternativas
Comentários
  • DEC. 23.196

    Art. 6º

    São atribuições dos agrônomos ou engenheiros agrônomos a organização, direção e execução dos

    serviços técnicos oficiais, federais, estaduais e municipais, concernentes às matérias e atividades seguintes:

    ...

    e) genética agrícola, produção de sementes, melhoramento das plantas cultivadas e fiscalização do comércio de sementes, plantas vivas e partes vivas de plantas;


ID
3085759
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A partir do Decreto n.º 23.196/1933 e do Decreto n.º 23.569/1933, julgue o item.


A execução dos serviços técnicos oficiais de fitopatologia, entomologia e microbiologia agrícolas é atribuição dos engenheiros agrônomos.

Alternativas

ID
3085762
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A partir do Decreto n.º 23.196/1933 e do Decreto n.º 23.569/1933, julgue o item.


É atribuição do Conselho Federal expedir a carteira profissional padronizada em todo o território nacional.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, é atribuição do CREA expedir a carteira profissional padronizada em todo o território nacional.

    Decreto n.º 23.569/1933

    Art. 26 - São atribuições dos Conselhos Regionais:

    g) expedir a carteira profissional prevista no Art. 14;

  • Essa atribuição é do CREA.


ID
3085765
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A partir do Decreto n.º 23.196/1933 e do Decreto n.º 23.569/1933, julgue o item.


A pesquisa, a localização, a prospecção e a valorização de jazidas minerais são da competência do engenheiro‐geógrafo ou do geógrafo.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 23.569

    Art. 34 - Consideram-se da atribuição do engenheiro de minas:

    b) a pesquisa, localização, prospecção e valorização de jazidas minerais;

  • Engenheiro de Minas. 


ID
3085768
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A partir do Decreto n.º 23.196/1933 e do Decreto n.º 23.569/1933, julgue o item.


Das multas impostas pelos Conselhos Regionais poderá, dentro do prazo de sessenta dias, ser interposto recurso, sem efeito suspensivo, para o Conselho Federal.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 23.569

    Art. 41 - Das multas impostas pelos Conselhos Regionais poderá, dentro do prazo

    de sessenta dias, contados da data da respectiva notificação, ser interposto recurso, sem efeito

    suspensivo, para o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura.

  • Um bizu sobre recursos pra quem está estudando o dec. 23569 e também a lei 5.194

    Art. 41 (Dec. 23569) x Art. 78 (lei 5194)

    Multas impostas pelo CREA -> recurso p/ CONFEA -> sem efeito suspensivo (60 dias)

    Penalidades impostas pela Câmara Especializada -> recurso p/ CREA -> com efeito suspensivo (60 dias)


ID
3085771
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando as Resoluções CONFEA n.º 218/1973 e n.º 336/1989, julgue o item.


Compete ao engenheiro químico o desempenho de atividades referentes a dimensionamento, à avaliação e à exploração de jazidas petrolíferas, o transporte e a industrialização do petróleo e serviços afins.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Art. 16 - Compete ao ENGENHEIRO DE PETRóLEO:

    I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução referentes a dimensionamento, avaliação e exploração de jazidas pretrolíferas, transporte e industrialização do petróleo; seus serviços afins e correlatos.

    Art. 17 - Compete ao ENGENHEIRO QUíMICO ou ao ENGENHEIRO INDUSTRIAL MODALIDADE QUíMICA:

    I - desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes à indústria química e petroquímica e de alimentos; produtos químicos; tratamento de água e instalações de tratamento de água industrial e de rejeitos industriais; seus serviços afins e correlatos.

    Atividade 01 - Supervisão, coordenação e orientação técnica;

    Atividade 02 - Estudo, planejamento, projeto e especificação;

    Atividade 03 - Estudo de viabilidade técnico-econômica;

    Atividade 04 - Assistência, assessoria e consultoria;

    Atividade 05 - Direção de obra e serviço técnico;

    Atividade 06 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;

    Atividade 07 - Desempenho de cargo e função técnica;

    Atividade 08 - Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação

    técnica; extensão;

    Atividade 09 - Elaboração de orçamento;

    Atividade 10 - Padronização, mensuração e controle de qualidade;

    Atividade 11 - Execução de obra e serviço técnico;

    Atividade 12 - Fiscalização de obra e serviço técnico;

    Atividade 13 - Produção técnica e especializada;

    Atividade 14 - Condução de trabalho técnico;

    Atividade 15 - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo

    ou manutenção;

    Atividade 16 - Execução de instalação, montagem e reparo;

    Atividade 17 - Operação e manutenção de equipamento e instalação;

    Atividade 18 - Execução de desenho técnico.


ID
3085774
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando as Resoluções CONFEA n.º 218/1973 e n.º 336/1989, julgue o item.


As empresas públicas e as sociedades de economia mista serão enquadradas, para fins de registro, na Classe B.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º - A pessoa jurídica que se constitua para prestar ou executar serviços e/ou obras ou que exerça qualquer atividade ligada ao exercício profissional da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia enquadra-se, para efeito de registro, em uma das seguintes classes: CLASSE A - De prestação de serviços, execução de obras ou serviços ou desenvolvimento de atividades reservadas aos profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia; CLASSE B - De produção técnica especializada, industrial ou agropecuária, cuja atividade básica ou preponderante necessite do conhecimento técnico inerente aos profissionais da Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia; CLASSE C - De qualquer outra atividade que mantenha seção, que preste ou execute para si ou para terceiros serviços, obras ou desenvolva atividades ligadas às áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia. § 1º - As empresas públicas e sociedades de economia mista serão enquadradas, para o registro, nas classes estabelecidas neste artigo, conforme a atividade desenvolvida. § 2º - Uma pessoa jurídica pode ser enquadrada simultaneamente em mais de uma das classes relacionadas neste artigo. § 3º - As pessoas jurídicas enquadradas na classe "C" deverão proceder ao registro da seção técnica mantida na mesma. 

    Alternativa errada. poderá ser qualquer classe, depende da atividade a ser desenvolvida.

  • (ERRADO)

    CLASSE A - Prestação de serviços, execução de obras e serviços

    CLASSE B - Produção técnica especializada / atividade demande conhecimento técnico

    CLASSE C - Outras atividades não enquadradas nas classes A e B

  • Classe B - lembrar de Indústria.

  • As empresas públicas e a sociedade de economia mista estão enquadradas nas classes A, B e C. A banca limitou somente na B.


ID
3085777
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando as Resoluções CONFEA n.º 218/1973 e n.º 336/1989, julgue o item.


A pessoa jurídica enquadrada na classe C, para efeito de registro, estará sujeita ao pagamento de anuidade diferenciada.

Alternativas
Comentários
  • resolução 336/89

    § 2º - A pessoa jurídica enquadrada na classe "C", para efeito de registro, estará sujeita ao pagamento de anuidade diferenciada fixada em Resolução que disciplina as anuidades e taxas. 


ID
3085780
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando as Resoluções CONFEA n.º 218/1973 e n.º 336/1989, julgue o item.


A pessoa jurídica que requer registro em Conselho Regional deve apresentar responsável técnico que mantenha residência em local que torne praticável a sua participação efetiva nas atividades a serem desenvolvidas.

Alternativas
Comentários
  • resolução 336/89

    Art. 6º - A pessoa jurídica, para efeito da presente Resolução, que requer registro ou visto em qualquer Conselho Regional, deve apresentar responsável técnico que mantenha residência em local que, a critério do CREA, torne praticável a sua participação efetiva nas atividades que a pessoa jurídica pretenda exercer na jurisdição do respectivo órgão regional.

    correto


ID
3085783
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando as Resoluções CONFEA n.º 218/1973 e n.º 336/1989, julgue o item.


A responsabilidade técnica por pessoa jurídica fica extinta quando o profissional for suspenso.

Alternativas
Comentários
  • Art. 17 - A responsabilidade técnica de qualquer profissional por pessoa jurídica fica extinta, devendo o registro ser alterado, a partir do momento em que: I - for requerido ao Conselho Regional, por escrito, pelo profissional ou pela pessoa jurídica, o cancelamento desse encargo; II - for o profissional suspenso do exercício da profissão; III - mudar o profissional de residência para local que, a juízo do Conselho Regional, torne impraticável o exercício dessa função; IV - tiver o profissional o seu registro cancelado; V - ocorram outras condições que, a critério do CREA, possam impedir a efetiva prestação da assistência técnica. 

    RESOLUÇÃO336/89


ID
3085786
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando as Resoluções CONFEA n.º 218/1973 e n.º 336/1989, julgue o item.


O profissional poderá ser responsável técnico por uma única pessoa jurídica, não sendo permitido manter, concomitantemente, firma individual.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO 336/89

    Art. 18 - Um profissional pode ser responsável técnico por uma única pessoa jurídica, além da sua firma individual, quando estas forem enquadradas por seu objetivo social no artigo 59 da Lei nº 5.194/66 e caracterizadas nas classes A, B e C do artigo 1º desta Resolução. Parágrafo único - Em casos excepcionais, desde que haja compatibilização de tempo e área de atuação, poderá ser permitido ao profissional, a critério do Plenário do Conselho Regional, ser o responsável técnico por até 03 (três) pessoas jurídicas, além da sua firma individual.

  • GAb: ERRADO

    Art. 18 - Um profissional pode ser responsável técnico por uma única pessoa jurídica, além da sua firma individual, quando estas forem enquadradas por seu objetivo social no artigo 59 da Lei nº 5.194/66 e caracterizadas nas classes A, B e C do artigo 1º desta Resolução.

    Parágrafo único - Em casos excepcionais, desde que haja compatibilização de tempo e área de atuação, poderá ser permitido ao profissional, a critério do Plenário do Conselho Regional, ser o responsável técnico por até 03 (três) pessoas jurídicas, além da sua firma individual.


ID
3085789
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

De acordo com as Resoluções CONFEA n.º 413/1997, n.º 1.007/2003, n.º 1.025/2009 e n.º 1.090/2017, julgue o item.


O prazo de validade de 180 dias do visto concedido à pessoa jurídica originária de outro Conselho Regional para a execução de obras ou prestação de serviços é improrrogável, sendo possível a concessão de novo visto.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÂO 336/89

    Art. 5º - A atividade da pessoa jurídica, em região diferente daquela em que se encontra registrada, obriga ao visto do registro na nova região.

    § 1º - O visto exigido neste artigo pode ser concedido para atividade parcial dos objetivos sociais da requerente, com validade a ela restrito.

    § 2º - No caso em que a atividade exceda de 180 (cento e oitenta) dias, fica a pessoa jurídica, a sua agência, filial ou sucursal, obrigada a proceder ao seu registro na nova região. 

  • RESOLUÇÃO Nº 413, DE 27 JUN 1997

    Art. 8º - Poderá ser concedido novo "visto", nos seguintes casos:

    b) após 180 (cento e oitenta) dias do encerramento das atividades da pessoa jurídica na jurisdição do Regional.


ID
3085792
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

De acordo com as Resoluções CONFEA n.º 413/1997, n.º 1.007/2003, n.º 1.025/2009 e n.º 1.090/2017, julgue o item.


O profissional ficará isento do pagamento da anuidade durante o período de suspensão do registro.

Alternativas
Comentários
  • Art. 40. O profissional ficará isento do pagamento da anuidade durante o período de suspensão do registro.

    RESOLUÇÃO Nº 1.007, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2003.


ID
3085795
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

De acordo com as Resoluções CONFEA n.º 413/1997, n.º 1.007/2003, n.º 1.025/2009 e n.º 1.090/2017, julgue o item.


É vedado ao profissional com o registro cancelado registrar ART, sendo permitido no caso de suspensão ou interrupção.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    RESOLUÇÃO Nº 1.025, DE 30 DE OUTUBRO DE 2009.

    Art. 8º É vedado ao profissional com o registro cancelado, suspenso ou interrompido registrar ART.


ID
3085798
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

De acordo com as Resoluções CONFEA n.º 413/1997, n.º 1.007/2003, n.º 1.025/2009 e n.º 1.090/2017, julgue o item.


Compete ao profissional cadastrar a ART múltipla no sistema eletrônico e efetuar o recolhimento do valor relativo ao registro quando for contratado como autônomo diretamente por pessoa física ou jurídica.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36. Compete ao profissional cadastrar a ART de obra ou serviço no sistema eletrônico, efetuar o recolhimento do valor relativo ao registro e apresentar a via assinada no Crea em cuja circunscrição for exercida a atividade, nos seguintes casos:

    I – quando o profissional for contratado como autônomo diretamente por pessoa física ou jurídica; ou

    II – quando o profissional for o proprietário do empreendimento ou empresário.

  • ART múltipla?

  • Letícia Nogueira, também fiquei com dúvida no item. Porém está correto. Segue:

     

    Art. 40. Compete ao profissional cadastrar a ART múltipla no sistema eletrônico e efetuar o recolhimento do valor relativo ao registro no Crea em cuja circunscrição for exercida a atividade, nos seguintes casos:
    I – quando o profissional for contratado como autônomo diretamente por pessoa
    física ou jurídica; ou
    II – quando o profissional for o proprietário do empreendimento ou empresário.
     


ID
3085801
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

De acordo com as Resoluções CONFEA n.º 413/1997, n.º 1.007/2003, n.º 1.025/2009 e n.º 1.090/2017, julgue o item.


É enquadrável como má conduta, passível de cancelamento do registro profissional, ter sido penalizado com duas censuras públicas, em processos transitados em julgado, nos últimos cinco anos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º São enquadráveis como má conduta ou escândalos passíveis de cancelamento do registro profissional, entre outros, os seguintes atos e comportamentos:

    VII - ter sido penalizado com duas censuras públicas, em processos transitados em julgado, nos últimos cinco anos.

  • (CERTO)

    Resolução CONFEA 1.090

    Art. 3º São enquadráveis como má conduta ou escândalos passíveis de cancelamento do registro profissional, entre outros, os seguintes atos e comportamentos:

    VII - ter sido penalizado com duas censuras públicas, em processos transitados em julgado, nos últimos cinco anos.


ID
3085804
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

De acordo com as Resoluções CONFEA n.º 413/1997, n.º 1.007/2003, n.º 1.025/2009 e n.º 1.090/2017, julgue o item.


A interrupção do registro é obrigatória ao profissional registrado que não pretenda exercer sua profissão e esteja em dia com as obrigações perante o Sistema CONFEA/CREA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 30. A interrupção do registro é facultado ao profissional registrado que não pretende exercer sua profissão e que atenda às seguintes condições:

    I – esteja em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea, inclusive aquelas referentes ao ano do requerimento;


ID
3085807
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Conforme o Código de Ética Profissional, instituído pela Resolução n.º 1.002/2002, julgue o item.


No exercício da profissão, é permitido utilizar livremente do privilégio de exclusividade de direito profissional.

Alternativas
Comentários
  • 6. DAS CONDUTAS VEDADAS.

    II – ante à profissão:

    b) Utilizar indevida ou abusivamente do privilégio de exclusividade de direito profissional;


ID
3085810
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Conforme o Código de Ética Profissional, instituído pela Resolução n.º 1.002/2002, julgue o item.


É vedado impor ritmo de trabalho excessivo sobre os colaboradores.

Alternativas
Comentários
  • 6. DAS CONDUTAS VEDADAS. 

    Art. 10. No exercício da profissão, são condutas vedadas ao profissional:

    g) impor ritmo de trabalho excessivo ou, exercer pressão psicológica ou assédio moral sobre os colaboradores; 


ID
3085813
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Conforme o Código de Ética Profissional, instituído pela Resolução n.º 1.002/2002, julgue o item.


O profissional tem discricionariedade para alertar sobre os riscos relativos às prescrições técnicas e as consequências de sua inobservância, cabendo avaliar, conforme o caso, a conveniência dessa comunicação ao cliente.

Alternativas
Comentários
  • (ERRADO)

    O profissional tem discricionariedade para alertar sobre os riscos ... (É um ato vinculado / um dever)


ID
3085816
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as Resoluções n.º 1.004/2003 e n.º 1.008/2004, julgue o item.


O coordenador da Comissão de Ética Profissional designará um de seus membros, preferencialmente da mesma modalidade profissional do denunciado, como relator de cada processo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º O coordenador da Comissão de Ética Profissional designará um de seus membros como relator de cada processo. 

    Parágrafo único. O relator designado deverá ser, preferencialmente, de modalidade profissional diferente daquela do denunciado. 

  • (ERRADO)

    Parágrafo único. O relator designado deverá ser, preferencialmente, de modalidade profissional diferente daquela do denunciado. 


ID
3085819
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as Resoluções n.º 1.004/2003 e n.º 1.008/2004, julgue o item.


A Comissão de Ética Profissional deve proceder à instrução do processo no prazo máximo de trinta dias, a contar da data da denúncia.

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º Caberá à Comissão de Ética Profissional proceder instrução do processo no prazo máximo de noventa dias, contados da data da sua instauração. 


ID
3085822
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as Resoluções n.º 1.004/2003 e n.º 1.008/2004, julgue o item.


O denunciado não poderá arguir nulidade da intimação se a finalidade for atingida.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 18 da Resolução 1004/2003:

    Art. 18. No caso de tomada de depoimento ou quando for necessária a ciência do denunciado, a prestação de informações ou a apresentação de provas propostas pelas partes, serão expedidas intimações para esse fim, mencionando-se data, prazo, forma e condições para atendimento do requerido.

    § 5º O denunciado não poderá argüir nulidade da intimação se ela atingir os fins para os quais se destina.


ID
3085825
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as Resoluções n.º 1.004/2003 e n.º 1.008/2004, julgue o item.


A câmara especializada competente julgará à revelia o autuado que não apresentar defesa, garantindo‐lhe o direito de ampla defesa nas fases subsequentes.

Alternativas
Comentários
  • Resoluções n.º 1.008/2004

    Art. 20. A câmara especializada competente julgará à revelia o autuado que não apresentar defesa,

    garantindo-lhe o direito de ampla defesa nas fases subsequentes.


ID
3085828
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as Resoluções n.º 1.004/2003 e n.º 1.008/2004, julgue o item.


Nos prazos, contam‐se apenas os dias úteis.

Alternativas
Comentários
  • § 2o Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo.


ID
3085831
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo as Resoluções n.º 1.004/2003 e n.º 1.008/2004, julgue o item.


Por qualquer ato inequívoco que importe apuração do fato, interromper‐se‐á a prescrição nos processos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • Resoluções n.º 1.008/2004

    Art. 57. Interrompe-se a prescrição nos processos administrativos caracterizados no art. 56:

    I - pela notificação do autuado;

    II - por qualquer ato inequívoco que importe apuração do fato; e

    III - pela decisão recorrível.

    Parágrafo único. Ocorrendo qualquer dos casos previstos neste artigo, teremos o reinício do prazo

    prescricional de cinco anos


ID
3085834
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item.


A qualidade dos produtos e serviços inclui não apenas sua função e o desempenho pretendido, mas também seu valor percebido e o benefício para o cliente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

  • Gab. ERRADO

    São 7 os princípios da qualidade contemplados na nova versão da ISO 9001:

    São eles:

    Foco no cliente: O foco principal da gestão da qualidade é atender aos requisitos do cliente e se esforçar para exceder suas expectativas.

    Liderança;

    Engajamento das pessoas;

    Abordagem de processo;

    Melhoria;

    Tomada de decisão baseada em evidência;

    Gestão de relacionamento.

    Fonte: https://vertile.com.br/gestao-da-qualidade/os-7-sete-principios-da-gestao-da-qualidade/

  • Perfeito. O valor percebido de um bem ou serviço não está relacionado apenas com a qualidade no sentido de função ou desempenho (valor funcional), mas também aspectos mais subjetivos relacionados ao próprio indivíduo. Em outras palavras, o valor de um bem ou serviço depende também de impressões individuais.

    Gabarito: Certo


ID
3085837
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item.


De acordo com o princípio da tomada de decisão com base em evidência, as decisões com base empírica são mais propensas a produzir resultados desejados.

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    Se é com base em evidência não pode sem baseada em empirismo.

    Empirismo é o conhecimento que vem da experiência prática, e muitas vezes questiona o conhecimento instituído, acadêmico, etc.

    Já evidência é baseado em metodologia, ciência. Não é baseada em experiência prática somente.

  • De acordo com o princípio da tomada de decisão com base em evidência, as decisões com base empírica são mais propensas a produzir resultados desejados. Resposta: Errado.

    Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos.

    Evidência é o atributo de tudo aquilo que não dá margem à dúvida. Pode também significar aquilo que indica, com probabilidade, a existência de algo.

  • ERRADO. De acordo com a declaração da ISO 9000:2015: “as decisões com base na análise e avaliação de dados e informações são mais propensas a produzir resultados desejados”.

  • Gab. ERRADO

    São 7 os princípios da qualidade contemplados na nova versão da ISO 9001:

    São eles:

    Foco no cliente;

    Liderança;

    Engajamento das pessoas;

    Abordagem de processo;

    Melhoria;

    Tomada de decisão baseada em evidência: Garantir que dados e informações sejam suficientemente precisos, confiáveis e seguros.

    Gestão de relacionamento.

    Fonte: https://vertile.com.br/gestao-da-qualidade/os-7-sete-principios-da-gestao-da-qualidade/


ID
3085840
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item.


Com base no princípio do foco no cliente, uma das ações possíveis é a comunicação com as pessoas para promover a compreensão da importância de sua contribuição individual.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da questão?

    ter trocado a palavra cliente por pessoas?

  • Since 2019 ☕, provavelmente é isso mesmo.

    Em vez de ta "Com base no princípio do foco no cliente" deveria ta com foco nas PESSOAS.

    Conforme o manual que eu vi, esse conceito ta dentro da parte Engajamento das pessoas.

    Pag 4 file:///C:/Users/Adriana/Downloads/principios%20da%20qualidade%209000%202015.pdf

    GAB: Errado

  • já dizia um colega.... é safadix

  • Cliente= foco nas pessoas

    Grupo= foco no indivíduo 

     

  • Com base no princípio do foco no cliente, uma das ações possíveis é a comunicação com as pessoas para promover a compreensão da importância de sua contribuição individual. Resposta: Errado.

  • Com base nessa questão, trás uma abordagem interessante com foco no cliente.Vamos! embasar aqui uma fabrica de panetones: que produz inúmeros panetones onde inclui ao mesmo tempo sinergia entre os funcionários, e foco no cliente que é distribuir os panetones para os varejos.Ou seja, nesse aspecto a contribuição coletiva é levado em consideração.

  • São 7 os princípios da qualidade: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo (unificado com Abordagem sistêmica de gestão), melhoria, tomada de decisão com base em evidência e gestão de relacionamento.

    Uma das ações possíveis para o princípio do foco no cliente é a medição e monitoramento do grau de satisfação de seus clientes e a tomada de ações a partir destes resultados.

    O item traz ações possíveis para o princípio engajamento das Pessoas.

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADO

    Como o foco é no Cliente, não da pra buscar compreender uma contribuição Individual (isolada) de cada um, busca-se uma compreensão de categorias, na tentativa de satisfazer um todo.

  • Gab. ERRADO

    São 7 os princípios da qualidade contemplados na nova versão da ISO 9001:

    São eles:

    Foco no cliente;

    Liderança;

    Engajamento das pessoas: Comunicação clara para promover compreensão da importância da participação e contribuição de cada individuo.

    Abordagem de processo;

    Melhoria;

    Tomada de decisão baseada em evidência;

    Gestão de relacionamento.

    Fonte: https://vertile.com.br/gestao-da-qualidade/os-7-sete-principios-da-gestao-da-qualidade/


ID
3085843
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item.


A política da qualidade deve estar disponível, ser mantida como informação documentada e ser comunicada, entendida e aplicada na organização.

Alternativas
Comentários
  • A política de qualidade é uma diretriz criada pelas organizações com o objetivo de assegurar um padrão de qualidade aos produtos e serviços oferecidos pela empresa. É utilizada como parâmetro na melhoria contínua dos processos e para a tomada de decisões que impactam diretamente os clientes.

    A política da qualidade deve:

    a) estar disponível e ser mantida como informação documentada;

    b) ser comunicada, entendida e aplicada na organização.

    c) estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado.”

     

  • A política da qualidade deve estar disponível, ser mantida como informação documentada e ser comunicada, entendida e aplicada na organização. Resposta: Certo.

    Imagina cada um aplicar a política de qualidade da organização da maneira que entender o que é qualidade? Realmente ela deve estar documentada.


ID
3085846
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Normas ABNT NBR ISO 9000:2015 e 9001:2015, julgue o item.


A gestão dos processos e do sistema de gestão da qualidade pode ser realizada com o uso do ciclo PDCA e com um foco geral na mentalidade de risco.

Alternativas
Comentários
  • A ISO 9001 incorpora o ciclo  (PDCA) e a mentalidade de risco. Essas abordagens metodológicas permitem a construção de um processo de planejamento nas organizações oportunizando melhorias nas interações, processos, produtos e /ou serviços.

    GAB: C

    fonte: consultoria ISO.

  • A gestão dos processos e do sistema de gestão da qualidade pode ser realizada com o uso do ciclo PDCA e com um foco geral na mentalidade de risco. Resposta: Certo.

    Não restringiu!

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3085849
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.


O planejamento operacional envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa‐se em atingir os objetivos departamentais.

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Estratégico

    Implementado pela Direção da Organização, sintético e genérico, prevê objetivos de longo prazo e envolve toda a Organização.

    Planejamento Tático

    Desenvolvimento no nível departamental pelos gerentes da Organização, tem médio prazo e é menos genérico e mais detalhado.

    Planejamento Operacional

    É o nível hierárquico mais baixo do planejamento na organização, envolve os supervisores operacionais, tem curto prazo e é detalhado e analítico.

  • onde está o erro?

  • Atingir objetivos departamentais é papel do nível tático, e não do operacional.

    Gab.: ERRADO.

  • Gab. ERRADO!

    A questão se refere ao Planejamento Tático e não ao Operacional.

    De acordo com Giovanna Carranza:

    O Nível Tático é ocupado por gerentes departamentais, exemplo, gerente financeiro ou diretor financeiro (depende da nomenclatura utilizada na empresa), gerente ou diretor comercial, de recursos humanos, de materiais etc. É o nível administrativo, pode ser chamado também de nível intermediário, gerencial ou departamental. O nível tático delineia as várias partes da organização, como departamentos ou divisões no médio prazo.

  • GAB ERRADO

    • NÍVEIS ------HABILIDADES ----- HIERARQUIA ------- FOCOS DE ATUAÇÃO -----------PRAZOS
    1. Estratégico -----conceituais--------Direção -----------em toda a empresa ----------------longo
    2. Tático ------------humanas------------Gerência ----------em departamentos/áreas --------médio
    3. Operacional -----Técnicas -----------Supervisão --------em tarefas --------------------------curto

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • gab: Errado

    Vejo que o único erro da questão é o início da frase: "envolve cada departamento .."

    Pois, de fato, o planejamento operacional abrange ações específicas e voltado para os objetivos do planejamento tático, ou seja, a busca do planejamento no nível tático é a de otimização e maximização dos resultados nas atividades operacionais.

    Mas muito cuidado, falou em departamentos: é tático (ou intermediário)

    Como o planejamento operacional envolve tarefas e operações individualmente e num curto prazo, Logo a assertiva está errada em dizer que envolve cada departamento.

  • GABARITO: ERRADO

    O Planejamento que abrange cada departamento é o TÁTICO.

  • ERRADO

    PLANEJAMENTO TÁTICO envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa‐se em atingir os objetivos departamentais.

  • Operacional são os meios , métodos, tarefas em busca da eficiência.

  • Gab: ERRADO

    Seriam objetivos setoriais.


ID
3085852
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.


O planejamento tático é definido em nível intermediário em uma organização e é realizado para cumprir metas de médio prazo.

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Estratégico

    Implementado pela Direção da Organização, sintético e genérico, prevê objetivos de longo prazo e envolve toda a Organização.

    Planejamento Tático

    Desenvolvimento no nível departamental pelos gerentes da Organização, tem médio prazo e é menos genérico e mais detalhado.

    Planejamento Operacional

    É o nível hierárquico mais baixo do planejamento na organização, envolve os supervisores operacionais, tem curto prazo e é detalhado e analítico.

  • Gab. CERTO!

    De acordo com Giovanna Carranza:

    O Nível Tático é ocupado por gerentes departamentais, exemplo, gerente financeiro ou diretor financeiro (depende da nomenclatura utilizada na empresa), gerente ou diretor comercial, de recursos humanos, de materiais etc. É o nível administrativo, pode ser chamado também de nível intermediário, gerencial ou departamental. O nível tático delineia as várias partes da organização, como departamentos ou divisões no médio prazo.

  • GAB CERTO

    • NÍVEIS ------HABILIDADES ----- HIERARQUIA ------- FOCOS DE ATUAÇÃO -----------PRAZOS
    1. Estratégico -----conceituais--------Direção -----------em toda a empresa ----------------longo
    2. Tático ------------humanas------------Gerência ----------em departamentos/áreas --------médio
    3. Operacional -----Técnicas -----------Supervisão --------em tarefas --------------------------curto

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • GABARITO: CERTO

    Planejamento Estratégico = Longo prazo

    Planejamento Tático = Médio prazo

    Planejamento Operacional = Curto prazo.

  • CERTO

    planejamento tático é definido em nível intermediário em uma organização e é realizado para cumprir metas de médio prazo.

  • CERTO.

    TÁTICO=médio prazo.

    FORÇA!

  • CERTO.

    TÁTICO=médio prazo.

    FORÇA!

  • Gabarito: Correto

    Planejamento Tático

    •  Realizado pela nível intermediário/gerencial (gerentes e chefes de departamento)
    • Envolve uma determinada unidade
    • Busca transformar os planos estratégicos em ações específicas e direcionadas
    • É voltado para o médio prazo
    • Envolve planos de: produção, financeiros, marketing, e recursos humanos
    • É um pouco menos genérico e um pouco mais detalhado;
    • Gerentes
    • Departamentos/setor/unidade organizacional
    • Definir politicas
    • Elo de articulação
    • Médio prazo
    • Interpretar decisões para implementação
    • O nível responsável por transformar as diretrizes elaboradas em programas de ação corresponde ao nível Q1034725

    Fonte: Meus Resumos


ID
3085855
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.


Uma das atribuições da função de direção é determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados.

Alternativas
Comentários
  • Planejar

    Planejar significa estabelecer os e por quais caminhos s e chegará a eles.

    Organizar

    E como colocar em prática tudo aquilo que foi planejado? Organizando os recursos da empresa.

    Ou seja, definir de que maneira o projeto será feito e distribuí-lo entre os departamentos e profissionais correspondentes.

    Aí, entra em jogo a , isto é, fazer o trabalho no menor tempo e com o menor desperdício possível – sem prejudicar a qualidade de entrega, é claro.

    Para essa função, obviamente, o administrador precisa de uma ótima capacidade de organização – individual e coletiva.

    Visão sistêmica e um bom conhecimento sobre os processos produtivos do setor da empresa também são características essenciais

    Dirigir

    Dirigir significa liderar. Ou seja, a capacidade de mobilizar os  para que os resultados desejados sejam alcançados.

    Aqui, não estamos falando apenas de distribuir as tarefas, mas sim de influenciar e motivar os funcionários da empresa de maneira positiva.

    Controlar

    Você planejou, organizou e delegou as tarefas aos seus empregados.

    Isso tudo não é garantia de que, na prática, o trabalho será bem executado e dará os resultados previstos.

    Para isso, existe o controle.

  • Diretor lidera, mobiliza o que já foi estabelecido.

  • Direção: pessoas.

    Controle: materiais.

  • Planejamento operacional é o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são:

    É projetado para o curto prazo, para o imediato.

    Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.

    É definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade.

    Fonte: Chiavenato

    Direção tem a ver com pessoas

  • Uma das atribuições da função de direção é determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados. Resposta: Errado.

    Organização que determina as atividades para o alcance dos objetivos.

  • Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados faz parte da função ORGANIZAR.

  • função direção que consiste em conduzir e motivar pessoas a executarem suas tarefas a fim de alcançar os objetivos organizacionais, exige do gerente a capacidade de coordenação, liderança, processos decisório e motivação.

  • Gabarito: Errado

  • Gab: ERRADO

    Palavras-chave para as funções da organização:

    Planejamento: objetivos e metas a serem cumpridos.

    Organização aloca recursos e define funções.

    Direção: motiva o pessoal e os direciona a cumprir o planejamento.

    Controle: controla, avalia e aplica melhorias.

  • ERRADO


ID
3085858
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.


O balanced scorecard é um método de administração focado no equilíbrio organizacional que se baseia em quatro perspectivas: finanças; clientes; processos internos; e aprendizagem/crescimento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton que  traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados de acordo com 4 perspectivas:

    REFERÊNCIAS

    KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

    FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração Estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

  • Raio X do Balanced Scorecard (BSC)

    Aplicação: nível de planejamento estratégico.

    Tipo: ferramenta gerencial de análise de desempenho.

    Dimensões de desempenho: financeiro - clientes - processos internos - aprendizagem e inovação (perspectiva básica)

    Papéis gerenciais: arquiteto - agente de mudanças - comunicador.

    Mentores: Robert S. Kaplan e David P. Norton.

    Processos gerenciais: esclarecer e traduzir a visão estratégica - comunicar e estabelecer vínculos - planejar e estabelecer metas - realizar feedbacks e avaliar estratégias .

    Componentes: mapa estratégico - objetivo estratégico - indicadores de desempenho - metas - plano de ações.

    Certo.

  • O Balanced Scorecard (BSC) - ou placar balanceado - é uma metodologia baseada no equilíbrio organizacional e se fundamenta no balanceamento entre quatro diferentes perspectivas de objetivos, a saber: 1. Perspectiva financeira: como a organização é vista por seus acionistas ou proprietários. Os indicadores devem mostrar se a implementação e a execução da estratégia organizacional estão contribuindo para a melhoria dos resultados. Exemplos: lucratividade, retorno sobre o investimento, fluxo de caixa, retorno sobre o capital. 2. Perspectiva do cliente: como a organização é vista pelo cliente e como ela pode atendê-lo da melhor maneira possível. Os indicadores devem mostrar se os serviços prestados estão de acordo com a missão da organização. Exemplos: satisfação do cliente, pontualidade na entrega, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais. 3. Perspectiva dos processos internos: os processos de negócios que a organização precisa ter excelência. Os indicadores devem mostrar se os processos e a operação estão alinhados e se estão gerando valor. Exemplos: qualidade, produtividade, logística, comunicação interna e interfaces. 4. Perspectiva da inovação e aprendizagem: a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para o futuro. Os indicadores devem mostrar como a organização pode aprender e se desenvolver para garantir o crescimento. Exemplos: índices de renovação dos produtos, desenvolvimento de processos internos, inovação, competências e motivação das pessoas.

  • Questão abordando a ferramenta de gestão e planejamento, Balance Scorecard. Exige que o candidato saiba quais suas perspectivas e aplicações na organização.

    Segundo seus autores, Kaplan e Norton (1999), O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    >> Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.

    >> Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.

    >> Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.

    >> Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    GABARITO: CERTO

  • Pessoal, as vezes não vai funcionar para você mas depois desse minemonico eu nunca errei uma questão de BSC (balanced scorecard) que se baseia no equilíbrio organizacional em quatro perspectivas: finanças; clientes; processos internos; e aprendizagem/crescimento.

    minemonico

    BALANCED SCORCARD

    EQUILIBRA 1°As finanças dos clientesnos processos internos de aprendizagem ou crescimento

    Financeira - Faturamento _ Valor Agregado _ Lucratividade

    Clientes - Satisfação _ Captação e Retenção

    Processos Internos - Produtividade _ Qualidade

    Aprendizado e Crescimento - Gestão _ Clima e Cultura _ Liderança


ID
3085861
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.


No balanced scorecard, a perspectiva de aprendizagem/crescimento organizacional inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade e a capacidade de produção.

Alternativas
Comentários
  • A questão trata dos indicadores da perspectiva de "processos internos"

  • ERRADO

    Ao proporem que é possível ter uma visão 360° sobre a empresa, Kaplan e Norton sugeriram analisar os indicadores de desempenho sob 4 perspectivas. São elas:

    FONTE :

  • Aprendi aqui no QC:

    Perspectivas do BSC:

    Financeira - Faturamento _ Valor Agregado _ Lucratividade

    Clientes - Satisfação _ Captação e Retenção

    Processos Internos - Produtividade _ Qualidade

    Aprendizado e Crescimento - Gestão _ Clima e Cultura _ Liderança

    P.S.: Eu não lembro qual aluno do QC que fez esse esquema, mas se quiser os créditos é só me chamar. Desde já muito grata, porque esse esquema me ajudou muito, e a única intenção em repostar é ajudar os demais alunos e fixar cada vez mais. Um abraço. ^^

  • Raio X do BALANCED SCORECARD (BSB)

    Aplicação: Nível de planejamento estratégico (implementação de estratégias)

    Tipo: ferramenta gerencial de análise de desempenho.

    Dimensões de desempenho: financeira - cliente - processos internos - aprendizagem e inovação (perspectiva básica)

    Papéis gerenciais: arquiteto - agente de mudanças - comunicador

    Mentores: Robert S. Kaplan e David P. Norton

    Processos gerenciais: esclarecer e traduzir a visão e a estratégia - comunicar e estabelecer metas - planejar e

    estabelecer metas - realizar feedback e avaliar estratégias.

    Componentes: mapas estratégicos - objetivo estratégicos - indicadores de desempenho - metas - plano de ações.

    Errado.

  • Perspectiva de Processos internos

  • Gabarito ERRADO.

    Perspectiva financeira – analisa o negócio do ponto de vista financeiro. Relaciona-se normalmente com indicadores de lucratividade, como receita líquida, margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros. Indica se a estratégia da empresa está se traduzindo em resultados financeiros;

    Perspectiva dos clientes - neste ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Esta perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que possibilitarão atingir resultados superiores no futuro;

    Perspectiva de processos internos – identifica os processos críticos que a empresa deve focar para ter sucesso. Ou seja, mapeia os processos que causam o maior impacto na satisfação dos consumidores e na obtenção dos objetivos financeiros da organização. Devem ser melhorados nos processos existentes e desenvolvidos os que serão importantes no futuro;

    Perspectiva do aprendizado e do crescimento – identifica as medidas que a empresa deve tomar para se capacitar para os desafios futuros. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Desta forma, as empresas devem treinar e desenvolver seu pessoal, desenvolver sistemas melhores e procedimentos que alinhem os incentivos aos objetivos corretos. 

    fonte: Prof. Rodrigo Rennó - www.estrategiaconcursos.com.br 

  • Questão abordando a ferramenta de gestão e planejamento, Balance Scorecard. Exige que o candidato saiba quais suas perspectivas e aplicações na organização.

    Segundo seus autores Kaplan e Norton (1999), O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    >> Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.

    >> Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.

    >> Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.

    >> Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    GABARITO: ERRADO


ID
3085864
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.


São características da administração por objetivos o estabelecimento de objetivos apenas na alta direção e a falta de ênfase na mensuração e no controle dos resultados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Administração por Objetivos (APO):

    - Planejamento é estabelecido de comum acordo entre chefes e subordinados;

    - Se os subordinados comprarem a ideia e negociarem os objetivos estarão mais comprometidos;

    Fonte: Estratégia

  • GAB ERRADO

    Principais características da APO:

    1. Foco no planejamento, direção e controle, determinando objetivos e metas que se pretende alcançar;
    2. Definição de metas e objetivos de forma conjunta, ou seja, entre líderes e liderados;
    3. Definição de metas e objetivos em conjunto para os departamentos e cargos da empresa;
    4. Interligação entre os objetivos de cada departamento;
    5. Determinação de planos táticos e operacionais, com foco na mensuração e no controle;
    6. Acompanhamento, avaliação, revisão e reciclagem dos planos de forma contínua;
    7. Elaboração de estratégias de motivação dos colaboradores que fazem parte da empresa;
    8. Participação atuante de líderes, gestores, empresários e empreendedores;
    9. Apoio mútuo de todos no período inicial de implementação;
    10. Treinamento, reciclagem, qualificação e preparação dos colaboradores;
    11. Reciclagem dos processos e projetos organizacionais;

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • GAB E Só cuidado pelo fato de: na hora de participar blz q o operacional pode, mas há questões cespe q na hora de decidir é somente com a alta cúpula estratégica.
  • Administração por Objetivos- APO - Peter Drucker

    -faz parte da abordagem Neoclássica

    -funciona de "cima" para" baixo" e de "baixo" para "cima"

    -busca atingimento de objetivos(eficácia)

    -formulação de objetivos em connsenso.

    GAB:E


ID
3085867
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.


Na administração por objetivos, tanto o gerente quanto seu subordinado participam ativamente do processo de definir e fixar objetivos.

Alternativas
Comentários
  • Deve-se lembrar dos objetivos comuns para ambos.

  • C✅

    A administração por objetivos é participava.

  • As características da APO

    - interação entre superior - subordinado

    - superior e subordinado negociam entre si e fixam objetivos a alcançar

    - superior e subordinado determinam critérios de avaliação do desempenho

    - ênfase no presente e no futuro

    - ênfase nos resultados e não nos meios

    - retroação frequente e contínua

    - redefinição periódica de objetivos

    - redefinição periódica de critérios de avaliação do desempenho

    - objetivos relacionados com o trabalho atual e com a carreira futura do subordinado

    - ênfase na mensuração e no controle

    Fonte: Chiavenato

  • A administração por objetivos dá atenção ao propósito dos participantes de uma organização e ao modo de como estes se relacionam com os objetivos da própria empresa. Podemos definir como um sistema de administração que visa relacionar as metas organizacionais com o desempenho e o desenvolvimento individual, principalmente, por meio do envolvimento de todos. Percebe-se ainda que a administração por objetivos aborda uma tentativa de alinhar as metas dos funcionários com a estratégia do negócio, otimizando a comunicação e a relação entre gerentes e subordinados. É um processo participativo de planejamento, que promove a descentralização das decisões e a definição das prioridades em geral. fonte: Wikipedia.

ID
3085870
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.


De acordo com o modelo de Porter de análise competitiva, o poder de barganha dos clientes da organização independe do seu nível de informação sobre os produtos.

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior o conhecimento, melhor será o nível de negociação e persuasão.

  • O modelo de Porter identifica cinco forças no ambiente de uma organização que influenciam a concorrência, a saber:

    [...]

    c. Poder de barganha dos clientes da organização. Os clientes querem que os preços baixem ou que a qualidade suba. Sua capacidade de consegui-lo depende do quanto compram, de até que ponto estão bem informados, da sua disposição para experimentar outras alternativas etc.

  • Se o cliente não sabe nada do produto que poder de barganha ele terá? Nenhum.

    Agora... se o cliente conhece tudo do produto, mercado e afins ele terá o PODER de BARGANHA.

    Ex: Meu esposo conhece tudo de informática o poder de barganha dele é maior, melhor negociação...já eu, conheço nada hehehe o vendedor poderá facilmente me enganar hehehe.

  • Poder de negociação dos clientes:

  • Na verdade, o poder de barganha é influenciado também pelo nível de informação do produto.

    O poder de decisão do consumidor é muito forte, principalmente em relação ao preço e a qualidade oferecida pelo produto. Sua capacidade de exercer esse poder depende da quantidade adquirida, de até que ponto estão bem-informados sobre o produto, da sua disposição para experimentar outras alternativas etc.

    Gabarito: Errado

  • Poder de barganha dos clientes é o poder de chegar a uma negociação com os mesmo, tendo em vista que é o objetivo da empresa, e para isso, quanto maior a informação sobre os produtos, maior o poder de barganha.


ID
3085873
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às funções da administração e ao processo de planejamento, julgue o item.


Uma das estratégias genéricas citadas por Porter é a diferenciação, que envolve o desenvolvimento de produtos ou serviços únicos, com base na lealdade à marca do cliente.

Alternativas
Comentários
  • Portanto, podemos dizer que para uma organização alcançar sucesso com um modelo de estratégia por diferenciação, é necessário que possua características como: acesso à pesquisa, equipes qualificadas e capacidade de inovação.
    Se a diferenciação é alcançada, é possível obter lealdade dos consumidores, o que proporciona isolamento frente aos concorrentes.

  • Porter identificou três estratégias genéricas que podem ser usadas separadamente ou em conjunto para criar uma posição sustentável a longo prazo.

    A primeira é a estratégia competitiva de custo, na qual a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor.

    A opção pela estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor.

    A estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, em que a firma atende necessidades específicas de um determinado grupo, dessa forma, a empresa pode oferecer algo considerado único pelos seus clientes.

  • As estrtégias genéricas de Porter são:

    b. Diferenciação. Envolve o desenvolvimento de produtos ou serviços únicos, com base na lealdade à marca do cliente. A empresa pode oferecer uma qualidade mais alta, melhor desempenho ou características únicas. Qualquer desses fatores pode justificar preços mais elevados.

  • Fiz essa prova e errei a questão por achar a enunciado esquisito. De fato, como os colegas disseram, a estratégia de diferenciação existe e, à primeira vista, coincide com a definição dada. A questão, no entanto, está mal formulada. Segue o recurso que interpus contra ela, o qual foi indeferido sem qualquer justificativa. Se eu estiver errado, por favor, avisem-me.

    "O adjunto adnominal preposicionado "do cliente", constatado pelo valor concreto do substantivo feminino "marca", impõe uma relação de posse entre "cliente" e "marca", por meio da preposição de valor nocional "do" (contração "de" + "o"), o que torna a questão errada, visto que a estratégia genérica de diferenciação se refere à lealdade do cliente à marca da organização, e não ao contrário. A título de comparação, sugerir-se-ia a seguinte redação para a questão, a qual tornaria o gabarito, de fato, correto: "Uma das estratégias genéricas citadas por Porter é a diferenciação, que envolve o desenvolvimento de produtos ou serviços únicos, com base na lealdade do cliente à marca."

    O equívoco gramatical da banca pode ser observado por meio do seguinte trecho, no qual é discutida a diferença entre um complemento nominal e um adjunto adnominal preposicionado, como ocorreu na questão. Escreve Pinho, apresentando o entendimento de gramáticos de renome (2017, p. 26): "Outro critério prescrito por Cipro Neto e Infante (2006) para se distinguir corretamente CN [complemento nominal] de AA [adjunto adnominal] é o da exigência do CN pela transitividade do nome que complementa, por isso é paciente ou alvo do que é expresso por esse substantivo enquanto o AA é agente ou possuidor da expressão do substantivo a que se liga. Sobre o mesmo critério, Cegalla alerta para a possibilidade de confusão entre CN e AA formado por locução adjetiva. Segundo o autor, tal confusão é desfeita considerando-se o CN como alvo da ação expressa pelo substantivo, como nos exemplos 'a eleição do presidente, aviso de perigo, declaração de guerra, empréstimo de dinheiro, plantio de árvore, colheita de trigo, destruidor de matas, descoberta de petróleo, amor ao próximo, etc.' e considerando-se o AA como agente de tal ação (CEGALLA, 2005, p. 364). O autor afirma, ainda, que além de o AA ser agente da ação expressa pelo substantivo, pode haver relação de posse ou de qualidade entre o AA e o substantivo ao qual ele se liga. Os exemplos de AA fornecidos pelo autor são 'discurso do presidente, aviso de amigo, declaração do ministro, empréstimo do banco, a casa do fazendeiro, folhas de árvores, farinha de trigo, beleza das matas, cheiro de petróleo, amor de mãe (...)' "(PINHO, 2017, p. 23).

    ....CONTINUA...

  • ... CONTINUAÇÃO....

    Pestana (2017) traz o mesmo entendimento no trecho: "Naquela velha e famigerada diferença entre complemento nominal e adjunto adnominal, precisamos perceber se a preposição é relacional ou nocional. Se for relacional, CN; se for nocional, ADN: 'Sou fiel a Deus.' (quem é fiel, é fiel a alguém) – relacional / 'O carro do João quebrou.' (valor de posse) – nocional." (p. 682). Mais à frente, escreve: "2ª Dica: Será sempre ADN se a expressão preposicionada estiver ligada a substantivo concreto (...) 3ª Dica: Normalmente o ADN mantém uma relação de posse com o substantivo; a preposição tem valor nocional." (PESTANA, 2017, p. 833).

    PESTANA, Fernando. A gramática para concursos públicos: teoria completa e mais de 1.300 questões comentadas. São Paulo: Editora Método, 2017.

    PINHO, Anya Karina Campos D’Almeida. Análise da distinção de adjunto adnominal preposicionado e complemento nominal de substantivo: uma perspectiva cognitiva. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, p. 149. 2017. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-ANJMUH/1/1532d.pdf >. Acesso 1 de out. de 2019."

  • De forma rápida: estratégias genéricas citadas por Porter são:

    1) Diferenciação: fazer um produto com status único . Ex: Iphone

    2) Custo: ser líder em custo. Barateamento de preços. Ex: Amazon, o fato dela não ter lojas físicas, faz com que ela possa diminuir muito o custo dos produtos.

    3) Enfoque: procura diminuir sua abrangência de mercado, focando em um produto ou cliente específico. Ex: lanchonetes fitness ou lojas de roupa esportiva.

  • Uma das estratégias genéricas citadas por Porter é a diferenciação, que envolve o desenvolvimento de produtos ou serviços únicos, com base na lealdade à marca do cliente. Resposta: Certo

  • Nossa mas que raio de redação é essa? A última frase da a entender que é o cliente que tem a marca. A banca anulou essa atrocidade?

ID
3085876
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à estrutura organizacional, aos tipos de departamentalização, à organização informal e à cultura organizacional, julgue o item.


Na organização informal, os padrões de desempenho de trabalho estabelecidos pelo grupo informal nem sempre correspondem aos padrões estabelecidos pela administração.

Alternativas
Comentários
  • Características da organização informal

    A organização informal apresenta as seguintes características:

    [...]

    h. Padrões de desempenho nos grupos informais. Os padrões de desempenho de trabalho estabelecidos pelo grupo informal nem sempre correspondem aos padrões estabelecidos pela administração. Podem ser maiores ou menores, bem como podem estar em harmonia ou em completa oposição, dependendo do grau de motivação do grupo quanto aos objetivos da empresa. De um lado, a administração avalia o desempenho do pessoal por padrões que ela define, enquanto cada indivíduo é avaliado pelo seu grupo em função dos padrões grupais. Na organização informal, o indivíduo preocupa-se com o reconhecimento e a aprovação social do grupo ao qual pertence. O seu ajustamento social reflete sua integração ao seu grupo.

  • Uma das conclusões da Experiência de Hawthorne foi a da existência de recompensas e sanções sociais nos grupos informais, ou seja:

    1) Cada grupo desenvolve crenças e normas de comportamento

    2) Os integrantes do grupo são avaliados com base nessas normas

    .São bons colegas quando se ajustam

    .São ruins quando se desviam delas

    3) Quando se desvia, o integrante recebe punições sociais ou morais dos colegas no intuito de fazê-lo se ajustar aos padrões e expectativas do grupo novamente

    4) Foi constatado que operários preferiam produzir menos – e ganhar menos – a pôr em risco suas relações com os colegas

  • Gabarito: correto

    Por ser um tipo de organização construída de maneira espontânea, a Organização Informal possui algumas características que a diferem da Organização Formal.

    Alguns exemplos:

    • A Organização Informal é construída pelos colaboradores;
    • Esta organização ultrapassa as fronteiras de departamentos e pode acontecer entre colaboradores de áreas distintas;
    • Muitas vezes, este tipo de organização acontece com base na empatia e simpatia que os colaboradores despertam entre si;
    • Aqui, os grupos definem os comportamentos que são positivos, assim como as atitudes que são saudáveis e benéficas para todos.

    Organização Formal é pautada pela lógica e racionalidade. Ela engloba fatores importantes dentro da empresa, como:

    • Código de ética do ramo de trabalho;
    • Organização Hierárquica;
    • Normas de conduta da empresa;
    • Políticas de gestão;
    • Plano de cargos e salários.

    https://www.ibccoaching.com.br/portal/entenda-o-conceito-de-organizacao-formal-e-informal/

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3085879
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à estrutura organizacional, aos tipos de departamentalização, à organização informal e à cultura organizacional, julgue o item.


Na organização informal, as relações e interações estão circunscritas ao local físico e aohorário de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Fora do expediente - extracampo de trabalho

  • E✅

    A organização informal transcende a formal em três aspectos:

    Na duração: Pode prolonga-se para os períodos de lazer ou tempos livres das pessoas;

    Na localização : Enquanto a organização formal está confirmada a um local físico determinado, a organização informal pode ocorrer em qualquer lugar;

    Nos assuntos:A formal limita-se aos assuntos exclusivos dos negócios da organização, enquanto a informal amplia-se a todos os interesses comuns das pessoas envolvidas.

    Fonte: Material de estudo Giovanna Carranza

  • A organização informal pode se dá tanto dentro quanto fora da empresa.

  • Circunscrita: estrita, restrita, limitada.

  • GAB ERRADO

     

    É justamente o fato de transcender a organização formal que a informal atua para além dos limites das normas da estrutra e não necessariamente limitada a local físico e horário que é o caso da formal devido a regras de entrada e saída e local de trabalho.

  • Geometria + ADM = Geometria Administrativa

  • Falou em organização informal, lembre-se do happy hour no boteco da esquina.

    Resposta: errada

  • Gabarito: Errado - Trata-se da organização formal.

    Na organização informal, as relações e interações estão circunscritas ao local físico e ao horário de trabalho.

    Estruturas Organizacionais

    • Organização Formal - Racionalidade e Lógica
    • Organização Informal - Espontaneidade e afinidade (grupos)


ID
3085882
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à estrutura organizacional, aos tipos de departamentalização, à organização informal e à cultura organizacional, julgue o item.


A departamentalização funcional não é aconselhada para organizações que possuam produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.

Alternativas
Comentários
  • A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.

  • GAB ERRADO DEP.FUNCIONAL É INDICADA P/ AMBIENTES ESTÁVEIS. A MAIS MODERNA É A MATRICIAL.
  • Gabarito: ERRADO

    - Departamentalização Funcional

    1 - Foco na especialização.

    2 - É adequada para pequenas e médias empresas.

    3 - É adequada para empresas estáveis.

    4 - Vários chefes para cada subordinado: dificulta a tomada de decisão e faz com que os líderes tenham menos poder hierárquico.

  • A departamentalização funcional é mais indicada para organizações estáveis.

  • Não, pois a departamentalização funcional é indicada p/ ambientes estáveis.

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADA

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL:

    -ÊNFASE NA ESPECIALIZAÇÃO

    -AUTORIDADE FUNCIONAL

    -SEM UNIDADE DE COMANDO

    -SETORES ESTÁVEIS, ATIVIDADES ROTINEIRAS, POUCA INOVAÇÃO.

    -É INTRADEPARTAMENTAL

    -ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO SÃO DISTINTAS.

    -HABILIDADES E CAPACIDADES SIMILARES.

    FONTE: PROF RAFAEL BARBOSA

  • Pelo contrário, a Departamentalização Funcional é indicada para circunstâncias estáveis ou tarefas rotineiras.

  • ERRADA.

    Pelo contrário, é IDEAL para ambientes ESTÁVEIS E NÃO MUTÁVEIS.

  • Mnemônico para departamentalizações flexíveis/dinâmicas/não estáveis, o restante é estável e não mutável

    "Projetos e Dutos de Geo Clien são flexíveis"

    Departamento por projetos

    Departamento por Produtos

    Departamento geográfico

    Departamento por clientes

    Baixa o app Kwai com meu link pelo celular, vc e eu ganhamos um dinheiro (vida de concurseiro está complicada pra nós né galera kkk) https://m.kwai.app/s/mw-BSIqg

  • Departamentalização Funcional

    Atividades agrupadas de acordo com as funções e indicada para ambientes estáveis

    Vantagens

    Especialização do trabalho /Convergência e a focalização dos esforços / Economias de escala

    Desvantagens

    - Foco introvertido e Perda da visão “macro” /Dificuldade em adaptar-se às mudanças / Conflito de Interesses e de Objetivos/ Dificuldade de coordenação e comunicação interdepartamental

    Fonte: Estratégia

  • Gabarito: errado

    Funcional

    •  Funções específicas
    • Recursos específicos
    • Ex: RH, Finanças, marketing, vendas, produção
    • Leva em consideração as funções e ESPECIALIZAÇÕES - área do conhecimento.
    • TAREFAS ROTINEIRAS;
    • linhas DIRETAS de comunicação;
    • Indicada em circunstâncias ESTÁVEIS E DE POUCA MUDANÇA;
    • Adequada para pequenas e médias empresas;
    • INTROVERSÃO - de dentro para fora.


ID
3085885
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à estrutura organizacional, aos tipos de departamentalização, à organização informal e à cultura organizacional, julgue o item.


A cultura organizacional pode ser transmitida aos funcionários por meio de histórias e rituais, mas não por meio de símbolos materiais.

Alternativas
Comentários
  • Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

     Fazem parte dos símbolos culturais (cultura objetiva)artefatos materiais que representam a cultura da empresa. Envolvem mobiliário, automóveis, ambiente de trabalho (escritórios abertos ou fechados, estacionamentos com vagas privativas) e imagens (logotipo, estilo de vestuário).

  • Níveis da cultura organizacional

    o  Artefatos

    § Pessoas (heróis), Lugares, Expressões, mascotes, símbolos, músicas, cerimônias

    § São as partes visíveis da empresa

    o  Valores compartilhados

    § Padrões orientadores de conduta da maioria das pessoas à Honestidade, respeito, não preconceito, iniciativa …

    § Estão relacionados com o que as pessoas fazem

    § Geralmente criados pelos fundadores

    o  Pressuposições básicas

    § Padrões mais profundos/ inconscientes

    § É o mais difícil de mudar

    Todos esses segmentos podem influenciar o comportamentos dos colaboradores. Logo, eles transmitem a cultura organizacional para os membros da organização.

  • Para os não assinantes, gabarito: ERRADO

  • GAB Errado

     

    Sabemos que símbolos fazem parte da cultura organizacional e que ela se divide em níveis.

     

    1º Nível [observável] = ARTEFATOS

    Estruturas e processos organizacionais visíveis (mais fáceis de decifrar).

     

    2º Nível [Não - observáveis] = NORMAS E VALORES

    Filosofias, estrategias e objetivos (justifictivas compartilhadas).

     

    3º Nível [Não - observáveis] = PRESSUPOSTOS SUBJACENTE / PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS

    Crenças insconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos (fontes mais profundas de valores e ações).

     

    https://www.google.com/search?q=n%C3%ADveis+da+cultura+organizacional&safe=strict&client=firefox-b-d&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=zP5ockCWe7CeqM%253A%252C-ZGdiZIcKG3faM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kSkO8Hp_0QAMZpnURhBxLoW_eYQXg&sa=X&ved=2ahUKEwjvr_DarJzmAhWqILkGHQYkDikQ9QEwGnoECAUQDw#imgrc=zP5ockCWe7CeqM:

     

  • Vários são os componentes da cultura organizacional, e entre eles estão os símbolos materiais. Ao desconsiderar o papel dos símbolos na transmissão da cultura organizacional, o enunciado fica errado.

    Vamos lembrar alguns elementos:

    Artefatos: Os artefatos são os componentes mais visíveis de uma cultura organizacionais. Trata-se de um conceito utilizado que compreende o tipo de arquitetura dos imóveis, os veículos utilizados, o tipo de roupa que os empregados utilizam, os produtos ofertados e utilizados pela própria organização. 

    Tecnologia: Tecnologia é o repertório de conhecimento utilizado para resolver problemas. O conceito de tecnologia não se limita ao uso de aparelhos tecnológicos (computadores, celulares, etc). 

    Símbolos: Símbolos compreendem comportamentos e objetos que carregam e transmitem mensagens e significados dentro de uma cultura organizacional. É o caso, por exemplo, das armas para os militares e do crucifixo para as igrejas cristãs.

    Crenças e Valores: Os valores estão no nível mais profundo da cultura organizacional. Compreendem crenças, ideologias e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhamentos pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento interno ou externo. Os valores influenciam diversos comportamentos nas organizações, desde a forma de relacionamento entre as chefias e os subordinados até a forma de relacionamento que a empresa cria com seus clientes.

    Histórias e mitos: As histórias e os mitos são elementos das tradições orais de organização. São muito importantes para perpetuar a cultura dominante e socializar os novos integrantes de uma organização. As histórias são narrativas ou sequências de eventos sobre os fundadores, sobre crises, sucessos ou outros episódios marcantes da vida de uma organização. É comum que histórias, ao longo do tempo, combinem elementos da realidade e da ficção à medida que são contadas. Os mitos, por outro lado, são narrativas totalmente ficcionais que surgem de maneira intencional ou não e são disseminadas pelos indivíduos ao longo do tempo.

    Heróis: Os heróis são os personagens das histórias e mitos. Costumeiramente, são representados pelos fundadores ou empregados que realizaram feitos incomuns. Os heróis personificam os valores e comportamentos presentes na cultura organizacional. 

     

    Gabarito: ERRADO


ID
3085888
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à motivação, à liderança, à comunicação, à descentralização e à delegação, julgue o item.


A liderança reflete a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

Alternativas
Comentários
  • Liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos. Liderança é um processo de influência pelo qual o administrador, com suas ações pessoais, facilita, impulsiona e dinamiza o movimento de um grupo de pessoas rumo a metas comuns ou compartilhadas.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração : teoria, processo e prática. 5. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. 

    Esse livro é muito usado nas questões de administração de concursos.

  • Gabarito: Certo

    liderança capacidade de influenciar.

  • CERTO

  • O enunciado descreve corretamente o conceito de liderança. Liderança pode ser descrita como um processo interpessoal de influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um ou mais objetivos específicos. De forma mais clara, o líder é um indivíduo que consegue influenciar o comportamento de um outro indivíduo para que este atinja objetivos e metas.

    Gabarito: CERTO

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3085891
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à motivação, à liderança, à comunicação, à descentralização e à delegação, julgue o item.


De acordo com a teoria do ciclo motivacional, uma necessidade só pode ser satisfeita ou frustrada.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    De acordo com a teoria do ciclo motivacional, uma necessidade só pode ser satisfeita, frustrada ou compensada.

  • O ciclo motivacional tem como marco final a satisfação, frustração ou compensação da necessidade.

    Satisfação da necessidade, ocorre no indivíduo uma evacuação da tensão e o retorno a situação de equilíbrio. O ciclo se consuma, pois fui alcançado o objetivo.

    Frustração da necessidade, algum problema obstrui sua satisfação, fazendo com que continue insatisfeita.

    Compensação da necessidade ocorre quando, embora não se satisfaça a necessidade inicial, uma forma diversa de recompensa é adquirida.

    GAB: ERRADO

    Fonte: Administração Teórica

  • Pode ser compensada também

  • Gabarito: Errado

  • Ela pode ser: SATISFEITA + FRUSTRADA + COMPENSADA!

  • Dentro do CICLO MOTIVACIONAL nem sempre a necessidade é SATISFEITA, pode ser FRUSTRADA ou COMPENSADA.

    Frustração: o indivíduo encontra barreiras e, não conseguindo a saída, pode tentar se livrar do desconforto por via psicológica (agressividade, depressão, apatia, etc.) ou via fisiológica (insônia, complicações digestivas, cardíacas, etc.).

    Compensação: ocorre quando a satisfação de uma necessidade compensa a outra que não pode ser satisfeita. Exemplo: quando não se pode mudar o cargo de um funcionário, então se compensa com um aumento de salário, ou com um convite para ser responsável pela coordenação de um projeto importante. Qualquer uma dessas situações pode aplacar ou compensar a intensidade de se suprir a necessidade de mudança de cargo.

    Satisfação: se a ação geradora do comportamento for eficaz, a necessidade é satisfeita e retorna-se ao estado de equilíbrio.

    Fonte: Portal Educação

  • NECESSIDADE                                                                                                                   SATISFAÇÃO

    NÃO SATISFEITA >>>> TENSÃO>>>>>>>>> IMPULSO >>>>COMPORTAMENTO>>> FRUSTRAÇÃO  

    (carência)                  (percepção                                                                                      COMPENSAÇÃO

                                    da necessidade)                                        

  • Além da satisfação ou frustração da necessidade, o ciclo motivacional pode ter uma terceira solução: a compensação ou transferência. A compensação (ou transferência) ocorre quando o indivíduo tenta satisfazer uma necessidade impossível de ser satisfeita, através da satisfação de uma outra necessidade complementar ou substitutiva.

    Gabarito: ERRADO


ID
3085894
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à motivação, à liderança, à comunicação, à descentralização e à delegação, julgue o item.


Segundo a teoria situacional da liderança, quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, há uma tendência de liderança centralizada no chefe, que passa a ter uma postura autocrática.

Alternativas
Comentários
  • Estilos de liderança:

    Autocrático – líder centraliza as decisões

    Democrático( consultivo/participativo) – os subordinados são incluídos na tomada de decisões

    Liberal ou laissez-faire – O líder da total liberdade aos subordinados

  • Da abordagem situacional, pode-se inferir as seguintes proposições:

    a. Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita a controles pelo chefe, que passa a adotar um padrão de liderança próximo ao extremo esquerdo do gráfico.

    O extremo esquerdo do gráfico é a liderança centralizada no chefe - autocrático

  • Eu entendi que a liderança autocrática, obviamente, é centralizada. Mas eu não entendi a relação de uma liderança autocrática e centralizada com tarefas rotineiras e repetitivas. Alguém pode explicar?

  • CERTO

     

    @ LUIZ FELIPE, 

    Quando as atividades são rotineiras e repetitivas, tornam-se "engessadas" (feitas de modo automático, robotizado). É o que acontece em diversos setores da administração pública e no setor privado, por exemplo. Devido a isso, "engessamento das atividades desenvolvidas pelos subordinados", o líder (chefe) é quem toma as decisões de maneira autocrática, ou seja, sozinho, sem se preocupar muito com as opiniões de seus subordinados. É aquilo e pronto (automático).

  • Gabarito: C

  • Segundo a teoria situacional da liderança, quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, há uma tendência de liderança centralizada no chefe, que passa a ter uma postura autocrática.

    Discordo do gabarito. Pelo que aprendi o Estilo Situacional, desenvolvido por House, prover fonte de satisfação aos liderados ao esclarecer os objetivos de desempenho, os meios para alcançá-los e os padrões de comparação.

  • Meu ponto de vista: se o infeliz passa vinte anos apertando o mesmo tipo de parafuso (rotineira e repetitivamente), precisa ter a liderança de um chefe? Vai que ele faz errado, né?

  • Ninguem fala mas eu falo, NINGUEM QUER SABER O TEU ACHISMO. POR MAIS GABARITOS COMENTADOS PAUTADOS NO QUE DEVE SER EFICIENTEMENTE DITO.

    BOM DIA

  • O que não entendi foi a relação entre teoria situacional e liderança autocrática, visto que o na teoria situacional o líder se adapta a cada situação e à maturidade de cada funcionário. Alguém me explica?

  • QUESTÃO - Segundo a teoria situacional da liderança, quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, há uma tendência de liderança centralizada no chefe, que passa a ter uma postura autocrática.

    ___________________________

    Esse gabarito não faz sentido !

    (1) Segundo a Teoria Situacional, Modelo de Fiedler, ''os líderes voltados para a tarefa tendem a ter desempenho melhor em situações extremas'', por outro lado , ''em situações cotidianas e medianas, o líder orientado para pessoas é o mais adequado.''

    Cotidiana : Orientado para Pessoas ( + Liberal )

    Extremas : Orientada para Tarefas ( + Autocrática)

    (2) Segundo outra Teoria Situacional , Teoria caminho-meta :

    Liderança Diretiva ( Estruturada) : quando as tarefas'' são ambíguas ou estressantes '';

    Liderança Apoiadora ( Consideração): ''melhor desempenho e satisfação quando os liderados realizam tarefas estruturadas;''

    Fonte: Andreia Ribas, Gestão de Pessoas

    OBS.: Pelas teorias apresentadas, pode-se concluir que ,quando rotineira e repetitiva a tarefa, a postura do líder deve ser orientada para Pessoas , ou seja, mais liberal ou apoiadora. = / ???

    OBS 2. Fica meu apelo aos professores que comentam as questões : Citem as bases teóricas que vocês estão se fundamentando. O comentário perde totalmente a relevância e confiança. Nas outras matérias, os professores sempre utilizam leis ou doutrinas para se justificarem, porque em Administração Geral é essa bagunça ??

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • Aí quer dizer que em situações instáveis e não repetitivas a postura deve ser democrática? Pra mim não faz sentido. Em situações de crise por exemplo, o que mais se encontra são posturas autocráticas. Mas enfim, dale Quadrix kkkkkk


ID
3085897
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à motivação, à liderança, à comunicação, à descentralização e à delegação, julgue o item.


Na comunicação pessoal direta falada, a linguagem funciona como código e é reforçada por elementos de comunicação não verbal.

Alternativas
Comentários
  • O q é isso de não forçada? Alguém pode explicar?
  • A linguagem (falada ou gesticulada) é um código que se reafirma por meio da comunicação não verbal. 

  • São 8 os elementos da comunicação:

    q

    Emissor - quem emite a mensagem

    Codificação - meio que transforma a mensagem. Ex: Língua portuguesa

    Mensagem - informação em si

    Canal - equipamento ou espaço entre emissor e o receptor. Ex: internet, telefone, e-mail

    Decodificação - forma de compreender o código. Ex: língua portuguesa

    Receptor - quem recebe a mensagem

    Ruído - qualquer coisa interfira na forma como a mensagem é transmitida ou entendida

    Feedback - é o retorno do receptor sobre a compreensão da mensagem.

    Baseado nisso, a questão diz que a linguagem é um código (código formado pela língua usada na comunicação), e a os elementos da comunicação não verbal (gestos, expressões faciais, por exemplo) ajudam na compreensão da mensagem (Reforçam - ajudam - contribuem para a compreensão da mensagem).

    CORRETO

  • Gabarito: Certo

  • CERTO

  • Vamos por partes.

    “Na comunicação pessoal direta falada, a linguagem funciona como código”

    Certo. O código consiste no meio, no processo ou equipamento que codifica e transporta a mensagem do emissor para o canal. No nosso caso, a língua falada é a língua portuguesa.

    “e é reforçada por elementos de comunicação não verbal.”

    Certo. normalmente a comunicação direta falada é reforçada por gestos e expressões faciais, caracterizando a comunicação não-verbal

    Gabarito: CERTO


ID
3085900
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à motivação, à liderança, à comunicação, à descentralização e à delegação, julgue o item.


Segundo Leavitt, para se realizar tarefas que envolvam criatividade, inovação e flexibilidade no trato, a comunicação em roda (estrela) é a mais adequada.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação em roda (estrela) é a mais complexa.

  • Se você se confunde como eu, tente associar a roda à uma roda de bicicleta, onde os raios unem o aro ao ponto central (aros = pessoas e ponto central = líder). Diferente do círculo, que seria comparável a uma roda de dança, na qual se tem contato com quem está ao lado; e da comunicação de todos os canais, onde todos se conectam com todos.

    A comunicação em roda/estrela, assim como a em cadeia, é voltada para velocidade e eficiência, por serem formas mais centralizadas de comunicação, e por isso mesmo não aumentam a motivação do grupo, sendo que a em cadeia segue rigidamente a hierarquia de comando, e o tipo roda/estrela depende do líder para suas decisões.

    Já as formas de círculo ou todos os canais são mais participativas, sendo ideais para resolver situações mais complexas.

  • rede de comunicação em cadeia e a rede de comunicação em roda, são redes que respeitam a hierarquia, não havendo a participação dos integrantes nas decisões.

    Comunicação ideal para resolver questões simples de forma rápida.

    rede em roda, diferente da comunicação em cadeia, depende da presença de um líder.

    rede de todos os canais, é uma rede na qual se observa a participação dos integrantes. A comunicação é mais lenta, pois são várias pessoas com várias opiniões. Rede de comunicação ideal para resolver situações mais complexas.

  • Leavitt fez uma experiência para analisar a estrutura de redes ou cadeias de comunicação em grupo de cinco pessoas. Tentou três tipos de redes: em forma de roda, de cadeia e de círculo.[...] Mas se os critérios de eficiência envolvem aspectos mais efêmeros como criatividade, inovação, flexibilidade no trato com novos problemas, moral alto, o círculo, por ser mais descentralizado e igualitário, funciona melhor.

     

    Para certas atividades que envolvam velocidade, clareza de organização e de tarefa, a roda, por ser rotineira e de caráter centralizador, funciona melhor.

  • Gabarito: Errado

    Comunicação em círculo – Como o nome indica a comunicação em círculo o fluxo da informação ocorre de maneira circular, ou seja, um indivíduo repassa para o outro até que a informação atinja toda a organização e retorne para o emissor original da mensagem. 

  • Redes formais em pequenos grupos·       

     ·          Cadeia – segue a cadeia de comando e reflete um relacionamento entre gerentes e seus subordinados de forma  hierárquica. O indivíduo comunica apenas com o que o antecede e o precede. É só lembrar da cadeia alimentar, onde o maior come o médio, o médio é comido pelo maior que por sua vez como o menor.... Exemplo: exército.

    ·          Roda –  existe um membro central que se comunica com todas as pessoas da rede, e os outros só podem se comunicar com ele. É uma rede extremamente centralizadora e necessita de um líder para atuar como condutor central. Exemplo: pilotos e um controlador de voo.

    ·          Todos os canais (circular) –  Todos os membros têm liberdade para interagir entre si, sem necessidade de uma chefia ativa. Exemplo: time de futebol

    Então o mais adequado para a questão seria a rede circular

  • ERRADO

  • ERRADO

    Segundo Leavitt, para se realizar tarefas que envolvam criatividade, inovação e flexibilidade no trato, a comunicação em círculo (circular) é a mais adequada. CORRETO

  • Gab: ERRADO

    Tipos de Comunicação;

    • Cadeia: o mais importante é a precisão - aumenta a eficácia - segue uma cadeia formal de comando.

    • Roda: O Líder age como CONDUTOR CENTRAL - pode ser encontrada em equipes com liderança forte.

    • Todos os Canais: todos os membros se comunicam indistintamente - equipes autogerenciadas.

    • Circular: as informações fluem livremente entre todos - sem regras específicas e maior flexibilidade.

    • DiagonalTransversal: ocorre em níveis hierárquicos, setoriais, intersetoriais distintos - há mistura na relação vertical e horizontal.

    RIBAS, IMP - ONLINE.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Na comunicação em roda/estrela, existe um membro central que se comunica com todas as pessoas da rede, e os outros só podem se comunicar com ele. É uma rede extremamente centralizadora e necessita de um líder para atuar como condutor central, o que não favorece a criatividade, inovação e flexibilidade. A melhor comunicação para esse tipo de situação é a circular (todos os canais), pois todos os membros têm liberdade para interagir entre si.

    Gabarito: ERRADO


ID
3085903
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à motivação, à liderança, à comunicação, à descentralização e à delegação, julgue o item.


A descentralização tende a gerar maiores atrasos nas decisões devido à necessidade de se consultar a matriz ou os supervisores mais distantes.

Alternativas
Comentários
  • A descentralização não tem hierarquia, apenas fiscalização e controle.

  • Desvantagem da descentralização: falta de uniformidade nas decisões, dificuldade de controle, tendência ao desperdício e à duplicação, comunicação menos eficiente, dificuldade de avaliação e de responsabilização, falta de coordenação, competição negativa – caso a descentralização não seja bem gerenciada.

  • Na descentralização não há hierarquia ou subordinação.

    O que existe é um controle/tutela/supervisão/vinculação em relação à Adm. Direta.

    Este controle também é chamado de Controle Finalístico ou Supervisão Ministerial.

    Gab.: E

  • A descentralização tende a agilizar processos internos (Comunicação e Tomada de Decisão) dentro da organização.

  • O pessoal está confundindo descentralização na Administração com a descentralização no Direito Administrativo, vamos nos atentar à questão e ao assunto antes de comentar errado e prejudicar os colegas.

  • GAB ERRADO

     

    A des [centralização] tende a gerar maiores atrasos nas decisões devido à  necessidade  de se consultar a matriz  ou os supervisores mais distantes. 

  • GABA ERRADO,

    Cuidado, tem gente passando a ideia errada sobre a questão, pois esta não é sobre a descentralização do Direito Administrativo, mas sobre a utilizada na Administração geral. São coisas distintas:

    DESCENTRALIZAR NO DIREITO ADMINISTRATIVO - CRIAR ENTIDADES;

    DESCENTRALIZAR NA ADMINISTRAÇÃO GERAL - TENDE A DIVIDIR UMA ORGANIZAÇÃO POR SETORES, SEJAM ESTES DENTRO DO MICRO OU MACRO AMBIENTE.

  • ERRADO

    Galera, tem que ter cuidado para não confundir a descentralização do direito administrativo com a da administração geral, conforme colocado pela colega Lívia e o colega Thiago.

    Descentralização é a delegação de competências de uma pessoa para outra, seja ela física ou jurídica. Assim, ela ocorre quando alguém que antes detinha poder absoluto sobre algo passa a dividir o poder com outras pessoas. A descentralização, portanto, tem relação com a tomada de decisão e à prestação de serviços.

    Conforme destacou Chris Joseph: “As operações diárias e as responsabilidades de tomada de decisão são delegadas pela alta administração aos gerentes de nível médio e inferior. Isso libera a alta gerência para se concentrar mais nas principais decisões”.

    É normal, hoje em dia, vermos uma empresa dividida em setores e cada setor ter um responsável direto, isso é a descentralização. Temos o gerente de produção, o gerente de RH, o gerente de marketing e etc. Esses responsáveis diretos podem tomar decisões por si só, sem precisar se reunir com a alta cúpula da organização, o que tende a gerar maior rapidez nas tomadas de decisões, o que é exatamente o contrário do que afirma a questão.

  • centralização -FAYOL

  • A questão foi retirada do livro do Chiavenato.

    Vantagens da descentralização

    A descentralização permite que as decisões sejam tomadas pelas unidades situadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando um considerável aumento de eficiência.

    As vantagens que a descentralização pode proporcionar são:

    1. Os gerentes ficam mais próximos do ponto onde se devem tomar as decisões. A descentralização corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas à matriz ou aos supervisores distantes. As pessoas que vivem os problemas são as mais indicadas para resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro.

  • Gabarito: Errado

    CENTRALIZAÇÃO significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização, ou seja, a maioria das decisões relativas ao trabalho que está sendo executado não é tomada por aqueles que o executam, mas em um ponto mais alto da organização.

  • DIGAMOS ASSIM: QDO DESCENTRALIZA AS COMUNICAÇÃO FICAM MAIS RÁPIDAS, JA QUE CADA GERENCIA(CHEFE) TEM AUTONOMIA PARA PASSAR AS INFORMAÇÕES, NÃO PRECISANDO ESPERAR PELO GERENTE DO TOPO, A MATRIZ, A ALTA CÚPULA...

  • A descentralização agiliza a tomada de decisão

  • Os gerentes ficam mais próximos do ponto onde se devem tomar as decisões. A descentralização corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas à matriz ou aos supervisores distantes. As pessoas que vivem os problemas são as mais indicadas para resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro.

  • DESCENTRALIZAÇÃO

    → as decisões estão espalhadas (decisões mais rápidas)

    → transferência de autoridade e de responsabilidade PERMANENTE

    melhora no tempo da tomada de decisão

    → melhor qualidade da informação

    → aumenta a motivação

    → possui caráter formal

    Gabarito: ERRADO

  • Errado.

    A descentralização: serve para agilizar os processos na ORGANIZAÇÃO.

  • Gabarito: Errado

    A descentralização tende a gerar maiores atrasos nas decisões devido à necessidade de se consultar a matriz ou os supervisores mais distantes. Correto seria Centralização

    CENTRALIZAÇÃO

    • Decisões no topo/nas mãos de poucos
    • Mais barata
    • Vantajosa para pequenas empresas
    • Ideal para ambientes estáveis
    • Uniformidade
    • Critérios de decisão
    • Critérios de políticas
    • Chefias generalistas
    • Evita Ambiguidade
    • Reduz conflitos
    • Decisões objetivos globais
    • Evita a duplicação de esforços
    • Decisões distantes da realidade

    DESCENTRALIZAÇÃO

    • Proporciona mais autonomia aos níveis intermediário e operacional
    • Mais responsabilidade
    • Decisões mais próximas das ações
    • Decisões mais realistas
    • Não evita ambiguidade
    • Chefias especialistas
    • Não evita a duplicação de esforços
    • Ideal para ambientes dinâmicos
    • Ideal para grandes empresas
    • Aumenta a satisfação dos funcionários
    • Aproveita a experiência e o conhecimento dos funcionários

     

    OBS: As novas tecnologias estão permitindo que empresas pequenas se tornem descentralizadas e que empresas grandes tornem-se centralizadas

    Descentralizar ≠ Delegar ≠ Atribuir

     

    Descentralizar = delegar para várias pessoas

    Delegar: nem sempre é para várias pessoas, logo, nem sempre é descentralizar

    Atribuir: apenas distribuir funções

    Fonte: meus resumos + PDF Giovanna Carranza


ID
3085906
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue o item.


A abordagem kaizen não significa somente fazer mais bem as coisas, significa também conquistar resultados específicos para reduzir custos de fabricação, projetos, estoques e distribuição, a fim de tornar os clientes mais satisfeitos.

Alternativas
Comentários
  • Método Kaizen: melhoria continua.

  • Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa mudança para melhor, usada para transmitir a noção de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho. No contexto empresarial, o kaizen é uma metodologia que permite baixar os custos e melhorar a produtividade.

  • 'mais bem" foi péssimo!

  • Chiavenato, 2004:

    "Mas, a abordagem kaizen não significa somente fazer melhor as coisas, mas conquistar resultados específicos (como elimina- ção do desperdício - de tempo, material, esforço e dinheiro - e elevação da qualidade - de produtos, serviços, relacionamentos interpessoais e competências pessoais) para reduzir custos de fabricação, projetos, estoques e distribuição a fim de tornar os clientes mais satisfeitos."

    Só não entendi esse "mais bem" ai. Não tiveram competência nem para copiar o livro?

    Fonte: https://iaufabc.files.wordpress.com/2010/09/chiavenato_2004_cap_19.pdf

  • CERTO

     

    Trata-se da melhoria contínua ou aperfeiçoamento contínuo. Surgiu como uma resposta à competição global e aos clientes mais exigentes e, por isso, tem foco nos clientes, internos e externos, o controle voltado para a valorização das pessoas, o empoderamento e a descentralização das decisões para o nível operacional, ou seja, requer a participação de todos os envolvidos na produção e não somente dos gestores e dirigentes. 

     

    A visão é horizontal e interfuncional e tem total apoio da alta administração.  

  • A concordância aí foi de doer!!!

    Fazer mais bem as coisas???

    Quase marquei errado, achando que era uma pegadinha kkkkkk

  • Não é a primeira vez que o examinador da QUADRIX usa esse modo de concordância, observe em outra questão:

    (Q115282)Quando uma operação interna da organização é transferida para outra organização que consiga fazê‐la mais bem e com custo mais baixo, há, necessariamente, um processo de terceirização.

    (Q113864)Como elemento do processo organizacional, a departamentalização caracteriza-se pela diferenciação vertical, que consiste em agrupar e integrar tarefas, atividades e funcionários em departamentos, para mais bem coordenar as atividades.

    Fora outras do tipo. Quem quer passar não reclama, e sim acostuma e absorve o perfil.

    Bora estudar.


ID
3085909
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue o item.


No gerenciamento da qualidade total, o controle adhocrático cede lugar ao controle burocrático.

Alternativas
Comentários
  •  adhocrático é flexível/democrático.

  • Na verdade ocorreu o inverso. A burocracia cedeu espaço para a adhocracia

  • Adhocracia: composta por profissionais treinados numa estrutura flexível de decisões por projeto.

  • O que é Adhocracia?

    A Adhocracia é um termo criado por Alvin Tofler e popularizado por Robert Waterman, no livro “Adhocracy – The Power to Change“. É um termo utilizado na Teoria das Organizações, que estabelece modelos de gestão de empresas baseadas em projetos não-permanentes. É caracterizada pela utilização de grupos e equipes multidisciplinares, que cooperam entre si para o atingimento de um determinado objetivo.

    Em outras palavras, Adhocracia é um sistema temporário, variável e adaptativo, que está relacionado com o estabelecimento de um grupo de pessoas, com habilidades, profissões e conhecimentos diferentes, porém complementares, que são reunidas para resolver determinados tipos de problemas organizacionais. Alguns pensadores da Administração a consideram uma boa opção à tradicional e já estabelecida departamentalização.

    Segundo Chiavenato, em seu livro “Teoria Geral da Administração, a Adhocracia significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação.

    O seu caráter temporário e emergencial teve como inspiração principal o modelo das forças-tarefas utilizadas pelos militares para o enfrentamento de situações urgentes, de forma rápida e objetiva. Assim, a Adhocracia representa um modelo que é o oposto da burocracia. Uma vez que a burocracia tem uma ênfase maior na rigidez dos processos, enquanto a Adhocracia preza pela simplificação dos processos para solução rápida de problemas urgentes.

    Características da Adhocracia

    As principais características de uma organização adhocrática que merecem destaque, são:

    -Equipes de trabalho autônomas, temporárias e multidisciplinares;

    -Estrutura organizacional orgânica;

    -Pouca formalização dos processos e maior liberdade de trabalho;

    -Forte presença da especialização do trabalho na formação;

    -Coordenação e controle efetuados pelas próprias equipes e grupos de trabalho;

    -Elevado grau de descentralização;

    -Certa dificuldade na comunicação formal e na definição de papéis.

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/voce-sabe-o-que-e-adhocracia/

  • ERRADO

    Burocracia: tem uma ênfase maior na rigidez dos processos.

    Adhocracia: preza pela simplificação dos processos para solução rápida de problemas urgentes.


ID
3085912
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue o item.


A reengenharia busca reduzir a organização ao essencial e fundamental, de modo a não aproveitar o que está constituído na organização.

Alternativas
Comentários
  • Reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional.Representa uma reconstrução e não uma reforma total ou parcial da empresa não se trata fazer reparos rápidos ou cosméticos na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional novo e diferente.

    Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental.

    Impõe uma renovação radical, desconsiderando as estruturas e os procedimentos atuais para inventar novas maneiras de fazer o trabalho. ( ou seja, não aproveita o que está constituído na organização)

    GAB: CERTO

    fonte: rh

  • Desde quando a reengenharia busca reduzir a organização?! Ao meu ver assertiva está incorreta, apesar de não serem aproveitados os processos da organização, gerando assim, novos processos começados do zero.

  • a  primeira afirmação tá errada.  por favor, alguém mostra um Autor falando isso.

  • Fonte: livro administração para concursos professor Vinícius Ribeiro.

    A reengenharia seria a redefinição Total dos processos. Sem aproveitar processos anteriores. Nela há uma mudança completa.

    O processo de reengenharia está diretamente vinculada ao enxugamento ou também chamado processo de downsizing que visa a uma reestruturaçao interna da empresa através da redução de número de colaboradores nas organizações.

    Portanto, questão CERTA.

  • A reengenharia busca reduzir a organização ao essencial e fundamental, de modo a não aproveitar o que está constituído na organização. Resposta: Certo.

    Não podemos interpretar a palavra "reengenharia" em sua essência e isolada, mas no contexto no item. Realmente busca reduzir a organização ao essencial e não aproveita o que está constituído, se não faria sentido o nome dado, pois o que aproveita o que está constituído é o Kaisen ou Melhoria contínua.

  • Achei que fosse Downsizing e não Reengenharia!

  • Primeira vez q ouço falar sobre reengenharia dessa forma

  • Reduzir a organização significa -Downsizing- é uma técnica conhecida em todo o mundo e que visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível. Reengenharia é uma mudança radical. Apesar dos comentários anteriores tentar justificar a banca . O conceito não bate com o enunciado.

  • Os professores deviam ler os comentários dos alunos antes de postar a resolução, o professor Alvin falou, falou confirmou o gabarito, mas não tirou a principal dúvida da questão. Pra mim a primeira parte faz referencia a Downsizing, logo a questão estaria misturando as definições.

  • Umas das críticas à reengenharia é a sua possível relação com os processos de downsizing, que visam a uma reestruturação interna da empresa através, basicamente, da redução do número de colaboradores nas organizações. Isto gera muita insegurança por parte dos trabalhadores e um olhar de desconfiança por parte dos críticos de plantão.

  • E eu achei que fosse downsizing também.... aaaah quadrix sua louca, sua feiticeira


ID
3085915
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue o item.


De acordo com o modelo de excelência em gestão (MEG), o conhecimento sobre clientes e mercados é o critério de excelência quando se trata da interação com clientes e mercados e de necessidades, expectativas e comportamentos implícitos.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o modelo de excelência em gestão (MEG), o conhecimento sobre clientes e mercados é o critério de excelência quando se trata da interação com clientes e mercados e de necessidades, expectativas e comportamentos implícitos.

    Pegadinha, só p quem leu mesmo, que nao foi meu caso af rs.

    Nao é implícito, o certo é explicito. Olha:

    CONHECIMENTO SOBRE CLIENTES E MERCADOS: Interação com clientes e mercados e entendimento de suas necessidades, expectativas e comportamentos, explícitas e potenciais, criando valor de forma sustentável.

    GAB: ERRADO

    fonte: http://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2016/10/Criterios_Compromisso_com_a_Excelencia_-_Nova_edicao.pdf

  • Nao é implícito, o certo é explicito

  • De acordo com o modelo de excelência em gestão (MEG), o conhecimento sobre clientes e mercados é o critério de excelência quando se trata da interação com clientes e mercados e de necessidades, expectativas e comportamentos implícitos. Resposta: Errado.

  • De acordo com o MEG 21 ed. , o '' conhecimento sobre clientes e mercados'' não é mais um do critérios. Na nova edição , são chamados de 8 fundamentos:

    1. pensamento sistêmico,
    2. aprendizado organizacional e inovação,
    3. liderança transformadora,
    4. compromisso com as partes interessadas,
    5. adaptabilidade,
    6. desenvolvimento sustentável,
    7. orientação por processo e
    8. geração de valor

    ''Os novos Fundamentos junto com o novo diagrama substituem os antigos Critérios de Excelência tornando mais concreto o caminho para sua internalização''

    Fonte: Livro Novo Modelo de Excelência em Gestão (MEG), 2016.

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )


ID
3085918
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas, julgue o item.


De acordo com a teoria do equilíbrio organizacional, a utilidade das contribuições representa o valor dos alicientes que a organização presta a seus participantes.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com essa teoria, as pessoas recebem alicientes da organização (dinheiro, benefícios etc.) em troca das suas contribuições ( trabalho, dedicação, comprometimento etc.).

  • "A teoria do  equilíbrio organizacional  tenta explicar como ocorre, ou não, a cooperação dos indivíduos em uma organização (RENNÓ, 2013)."

    "O equilíbrio organizacional reflete o êxito da organização em remunerar seus participantes (com dinheiro ou satisfações não materiais) e motivá-los a continuarem fazendo parte da organização, garantindo com isso sua sobrevivência."

    Administração geral para concursos:teoria e questões / Rodrigo Rennó. – 3. ed

    Erro? Chama no inbox.

  • Incentivos ou alicientes. São as recompensas (“pagamentos”) oferecidas pela organização aos seus participantes, como salários, prêmios de produção, elogios, reconhecimento, status, possibilidade de crescimento, etc.;

    Utilidade dos incentivos. Os incentivos oferecidos para a organização possuem maior ou menor utilidade para diferentes indivíduos. Trata-se da função utilidade de cada incentivo para cada indivíduo. Isto quer dizer que algumas pessoas valorizam muito o reconhecimento, enquanto outras dão pouco valor ao mesmo incentivo.

    Contribuições. São os “pagamentos” realizados pelos participantes à organização em troca dos incentivos. Incluem-se aqui o trabalho, dedicação, pontualidade, lealdade, reconhecimento, etc.

    Utilidade das contribuições. Trata-se da utilidade do esforço do indivíduo para com a organização. É o quanto este esforço contribui para que a organização consiga alcançar seus objetivos.

  • A Teoria do Equilíbrio Organizacional tenta explicar como ocorre, ou não, a cooperação dos indivíduos em uma organização. Ela tenta mostrar que todas as pessoas devem receber certos incentivos para que possam contribuir para o sucesso da instituição. Desta forma, as pessoas esperam receber incentivos da organização em troca das suas contribuições e o mesmo ocorre por parte da instituição. O equilíbrio ocorre quando esta relação de “troca” é vista como adequada!

  • As organizações fazem investimentos nos participantes (através de incentivos/alicientes) enquanto esperam retorno (contribuições). Os participantes, por sua vez, também fazem investimentos na organização (contribuições), buscando retorno para si (incentivos/alicientes). Essa troca é que gera a relação de reciprocidade entre organizações e seus participantes.

  • GABARITO: errado

    Não entendi pq q questão está errada. :(

  • Errado. Valor é subjetivo, vai depender da necessidade de cada um.

  • Utilidade dos incentivos/alicientes : cada incentivo possui determinado valor de utilidade que varia de um indivíduo para outro.

    Utilidade das contribuições: é o valor que o esforço de cada indivíduo tem para a organização, a fim de que esta atinja seus objetivos

  • Estaria certo se fosse assim:

    De acordo com a teoria do equilíbrio organizacional, a utilidade dos alicientes representa o valor das contribuições que a organização presta a seus participantes.

    aliciar = seduzir


ID
3085921
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas, julgue o item.


A gestão de pessoas tem como um dos seus objetivos aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • Certo.

    Gestão de Pessoas é um conjunto de habilidades, métodos, políticas e práticas que têm como objetivo administrar o comportamento e fortalecer o capital humano dentro das organizações

  • A gestão de pessoas tem como um dos seus objetivos aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho. Resposta: Certo.

    Realmente a GP tem por objetivo incentivar seus empregados se atualizarem! Imagine o cara sabendo de uma nova legislação e não aplicá-la sob o argumento de que não teve treinamento?!?!?!? Muito custo para a organização. Isso não quer dizer que a empresa não deve conceder treinamento.

  • GABARITO CERTO

    Alguns dos Objetivo da Gestão de pessoas são:

    - desenvolver políticas e práticas nos processos básicos (relacionados a seleção, aprendizagem, clima organizacional, saúde bem estar...) de gestão de pessoas;

    - equilíbrio organizacional entre organização e pessoas

    - desenvolver políticas e práticas que auxiliem as pessoas a dar o melhor de si e auxiliar a organização a dar o melhor para as pessoas;

    LOGO,

    além de aumentar a AUTOATUALIZAÇÃO das pessoas consequentemente tratá mais satisfação das pessoas no trabalho.

    FONTE: minhas anotações da Aula Gestão de Pessoas - Kátia Lima - GranCursos Online


ID
3085924
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas, julgue o item.


O recrutamento interno possui a vantagem de encorajar o desenvolvimento profissional dos funcionários, mas tende a bloquear a entrada de novas ideias e experiências.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    O recrutamento interno possui a vantagem de encorajar o desenvolvimento profissional dos funcionários, mas tende a bloquear a entrada de novas ideias e experiências.

    Tende a bloquear, pois o que permite a entrada de novas ideias e experiências é o recrutamento externo, fora da organização.

  • Certo.

    Pois, é o recrutamento externo o qual possibilita a entrada de novas ideias e experiências.

  • Gab: CERTO

    -> Recrutamento Interno: o preenchimento das vagas é feito pelos funcionários ATUAIS na organização.

    • Vantagens: melhor aproveitamento das competências existentes; gera motivação.
    • Desvantagens: aumenta o conservadorismo; inibe novas ideias.

    -> Recrutamento Externo: o preenchimento das vagas é feito pela ADMISSÃO de candidatos EXTERNOS à organização.

    • Vantagens: introduz sangue novorenova a cultura.
    • Desvantagenspode interferir na motivação dos antigos funcionários; reduz a fidelidade

    FONTE: Meu resumo, pág. 14.

    OBS: O Resumo de Gestão de Pessoas já está disponível para venda. Interessados, envie o e-mail solicitando amostra!

    Erros, mandem mensagem :)


ID
3085927
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas, julgue o item.


A prova tradicional para a seleção de pessoas possui um critério predeterminado e objetivo e uma avaliação fácil e automática.

Alternativas
Comentários
  • Prova tradicional - Quanto à avaliação

    • Avaliação difícil através de leitura detalhada da prova

    • Exige conhecimento específico do avaliador

    • Avaliação demorada e subjetiva

    • Critério subjetivo e variável de avaliação

    Prova objetiva (teste) - Quanto à avaliação

    • Avaliação fácil e automática através de chave de avaliação

    • Não exige conhecimento específico do avaliador

    • Avaliação rápida e objetiva

    • Critério predeterminado e objetivo

    Fonte: Chiavenato - GP - 4ª edição, pág. 133

  • A prova tradicional para a seleção de pessoas possui um critério predeterminado e objetivo e uma avaliação fácil e automática. Resposta: Errado.

  • Provas :

    As provas tradicionais são provas do tipo dissertativo e expositivo.Logo, são de avaliação demorada e subjetiva, pois são feitas perguntas amplas e abrangentes e com respostas indeterminadas. 

    As provas objetivas avaliam a extensão abrangência do conhecimento, enquanto as provas tradicionais avaliam a profundidade do conhecimento.

    As provas específicas avaliam conhecimentos específicos técnicos diretamente relacionados com o cargo. A definição expressa na questão é de prova geral.

    Provas de realização são aplicadas por meio da execução de um trabalho ou tarefa, de maneira uniforme e com tempo determinado. A definição expressa na questão é de prova oral. 


ID
3085930
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item, relativo à gestão de processos.


Os processos primários representam atividades essenciais que uma organização executa para o cumprimento de sua missão.

Alternativas
Comentários
  • Processos Primários são aqueles que abrangem as atividades essenciais que uma organização precisa realizar para cumprir sua missão de negócio. Também são conhecidos como Processos Essenciais, Processos Operacionais ou Processos Finalísticos. Esses processos geram valor à entrega final para o cliente. Normalmente falhas ou gargalos nos processos primários são percebidos rapidamente pelos clientes.

    Fonte:

  • Gabarito: CERTO

    - Processos Centrais / Primários: geram valor diretamente ao cliente final. São essenciais para o cumprimento da missão.

     

    - Processos de Suporte / Apoio: apoiam as atividades primárias e de gerenciamento.

     

    - Processos de Gestão / Gerenciais: gerenciam e controlam outros processos.

  • Os processos primários são aqueles que agregam valor diretamente aos clientes, de modo que representam as atividades essenciais para que as organizações cumpram a missão fixada para seu negócio. Aqui, estão agregadas aquelas operações que estabelecem a percepção de valor que os clientes possuem em relação à marca, aos produtos ou serviços da empresa, de sorte que sejam inteiramente conexas à experiência de consumo ocorrida.

  • CERTO

    PROCESSOS PRIMÁRIOS / FINALÍSTICOS

    Compõem a atividade-fim da organização, diretamente envolvidos no atendimento às necessidades dos clientes ou usuários. Eles se relacionam com a razão de ser ou com a essência do funcionamento da organização. Os processos enquadrados nesta categoria estão diretamente relacionados com os fundamentos estratégicos da organização: missão, visão de futuro e objetivos estratégicos.

    GESTÃO DE PROCESSOS, ENAP - 2014.

  • GABARITO: CERTO

    Outras nomenclaturas : processos principais/primários/chaves/essenciais/finalísticos.


ID
3085933
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Julgue o item, relativo à gestão de processos.


O desenho do novo processo deve ser feito a partir do modelo “to‐be” e da análise dos desperdícios e defeitos.

Alternativas
Comentários
  • Quando estamos procurando melhorar algum processo, normalmente fazemos primeiro um mapeamento do processo da forma atual ( que chamamos de AS-IS, ou seja, "como está", em inglês). Após isso, montamos outro fluxograma com as alterações propostas.

    Esse outro fluxograma é um redesenho ou modelagem do processo original. Assim, é chamado de TO-BE . Isso ocorre porque esse novo fluxograma incorpora as melhorias e mudanças necessárias para que o processo funcione melhor. Assim, fica mais fácil para os gestores visualizarem as dificuldades existentes no processo atual e as melhorias possíveis com a proposta. Fonte: Adm Geral , Rodrigo Rennó.

  • AS-IS é a visão dos processos atuais de uma organização, que mostra como uma empresa realiza suas atividades em um determinado momento. É comum que o termo AS-IS seja utilizado como sinônimo para análise de processos. A , por sua vez, é uma das , referência mundial nas boas práticas de BPM.

    Na análise de processos AS-IS os processos são descobertos e analisados. É o momento de exploração para criar uma visão comum das rupturas e desvios do processo. Essa etapa é anterior à fase de melhorias, chamado de TO-BE.

    TO-BE é a visão dos processos futuros de uma organização, que mostra a melhor forma de realizar o processo. O TO-BE é também chamado de desenho de processos. Seu objetivo é propor melhorias nos processos das organizações, com base no que foi verificado no AS-IS. Assim como a análise de processos, o desenho de processos também é uma das 9 áreas de conhecimento do BPM CBOK.

    O desenho de processos TO-BE envolve definir o fluxo de trabalho, os papéis e responsabilidades, as tecnologias necessárias ao processo, as fontes de dados e os momentos de integração com outros processos. O grande feito do TO-BE é promover condições reais de , melhorando a competitividade da organização.

    Disponível em:https://www.euax.com.br/2018/10/as-is-to-be-na-melhoria-de-processos/

  • O desenho do novo processo deve ser feito a partir do modelo “to‐be” e da análise dos desperdícios e defeitos. Resposta: Errado.

    As is = presente

    To be = futuro

    Se vou fazer um novo processo como vou fazê-lo com base no futuro? Minha análise deve ser restrita ao presente.


ID
3085936
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da gestão de projetos, julgue o item.


Segundo o PMBOK, 5.ª edição, o processo de identificar as partes interessadas faz parte da etapa de iniciação do projeto.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    Dica para memorizar usando palavras-chave. Cuidado com verbos como identificar, realizar e desenvolver.

    Áreas de conhecimento

    Integração: PGP, projeto ou fase, trabalho do projeto, mudanças

    Escopo: EAP, requisitos

    Tempo: cronograma, atividades

    Grupos de processos

    Iniciação: Termo de abertura, identificar -> partes interessadas

    Planejamento: desenvolver -> PGP/Cronograma, planejar, estimar, determinar, identificar -> riscos, definir, criar EAP, realizar -> análise quant. riscos, coletar, sequenciar

    Execução: gerenciar, realizar -> garantia da qualidade, conduzir, desenvolver -> equipe, mobilizar, orientar

    Monitoramento e controle: monitorar, controlar, validar, realizar -> controle

    Tem um joguinho que ajuda muito na memorização

    http://tiagopassos.com/jogosdeprocessos/pmbok5/index.html

  • Complementando ....

    O Grupo de Processos Iniciação possui processos apenas em duas áreas de Conhecimento, Integração e Gerenciamento das Partes Interessadas que são:

    .: Desenvolver o termo de abertura e Identificar as partes interessas, respectivamente.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • Gab: CERTO

    Acrescentando...

    1. Grupo de processos de iniciação: O grupo de processos de iniciação consiste dos processos realizados para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente por meio da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase. Nos processos de iniciaçãoo escopo inicial é definido e os recursos financeiros são comprometidosAS PARTES INTERESSADAS internas e externas que vão interagir e influenciar o resultado geral do projeto SÃO IDENTIFICADAS. Se ainda não foi designado, o gerente do projeto será selecionado. Estas informações são capturadas no termo de abertura do projeto e no registro das partes interessadas.

    FONTE: 2013 - Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®)

    Erros, mandem mensagem :)


ID
3085939
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da gestão de projetos, julgue o item.


De acordo com o PMBOK, 5.ª edição, o processo de orientar e gerenciar o trabalho do projeto faz parte da área de conhecimento de recursos humanos.

Alternativas
Comentários
  • O Guia PMBOK em sua 5° Edição provê diretrizes para gerência dos projetos individualmente e define conceitos associados à gerência de projetos. Isto também descreve o ciclo de vida do gerenciamento do projeto e seus processos relacionados, assim como o ciclo de vida do projeto. 

    O Guia PMBOK reconhece 47 processos que recaem em 5 grupos de processos e 10 áreas de conhecimento que são típicas em quase todas áreas de projetos.

    10 áreas de conhecimento

    Recursos humanos do projeto:

    . Mobilizar a equipe do projeto

    . Desenvolver a equipe de projeto

    . Gerenciar a equipe do projeto

    Orientar e gerenciar a execução do projeto

    errado.

    quem orienta e gerencia a execução do projeto é a integração.

  • ERRADO Quem assume o papel de orientar e gerenciar, na fase da execução do projeto, é a área de INTEGRAÇÃO.

    A área de RECURSOS HUMANOS realiza as funções de adquirir os recursos e desenvolver as equipes na fase da execução do projeto.

  • ERRADO.

    ORIENTAR E GERENCIAR O TRABALHO DO PROJETO--> ETAPA EXECUÇÃO E ÁREA DE CONHECIMENTO INTEGRAÇÃO.

  • Gab: ERRADO

    Acredito que a responsabilidade citada na assertiva faz referência ao Gerente do Projeto e não à área do conhecimento Recursos Humanos. Veja a diferença.

    • Gerente do Projeto: O gerente do projeto, juntamente com a equipe do projeto, orienta a execução das atividades planejadas e gerencia as diversas interfaces técnicas e organizacionais que existem dentro do projeto.

    • O Planejamento do Gerenciamento dos Recursos Humanos é o processo de identificação e documentação de papéis, responsabilidades, habilidades necessárias e relações hierárquicas do projeto, além da criação de um plano de gerenciamento de pessoal.

    Com isso, gabarito errado.

    FONTE: ©2013 Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) — Quinta Edição

    Erros, mandem mensagem :)

  • GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO

    O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento de projeto dentro dos Grupos de Processos de Gerenciamento do Projeto. No contexto de gerenciamento de projetos, a integração inclui características de unificação, consolidação, comunicação e interrelacionamentos. Estas ações devem ser aplicadas desde o início do projeto até a sua conclusão. O Gerenciamento da Integração do Projeto inclui fazer escolhas sobre:

    1. Alocação de recursos;
    2. Balanceamento de demandas concorrentes;
    3. Exame de todas as abordagens alternativas;
    4. Adaptação dos processos para atender aos objetivos do projeto;
    5. Gerenciamento das interdependências entre as Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

    Os processos de Gerenciamento da Integração do Projeto são:

    1. Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto: O processo de desenvolver um documento que formalmente autoriza a existência de um projeto e fornece ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais às atividades do projeto.
    2. Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto: O processo de definir, preparar e coordenar todos o componentes do plano e consolidá-los em um plano integrado de gerenciamento do projeto.
    3. Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto: O processo de liderar e realizar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto e a implementação das mudanças aprovadas para atingir os objetivos do projeto.
    4. Gerenciar o Conhecimento do Projeto: O processo de utilizar conhecimentos existentes e criar novos conhecimentos para alcançar os objetivos do projeto e contribuir para a aprendizagem organizacional.
    5. Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto: O processo de acompanhamento, análise e relato do progresso geral para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto.
    6. Realizar o Controle Integrado de Mudanças: O processo de revisar todas as solicitações de mudança, aprovar as mudanças e gerenciar as mudanças nas entregas, ativos de processos organizacionais, documentos do projeto e no plano de gerenciamento do projeto, além de comunicar a decisão sobre os mesmos.
    7. Encerrar o projeto ou fase: O processo de finalização de todas as atividades para o projeto, fase ou contrato.


ID
3085942
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito da gestão de projetos, julgue o item.


O gerenciamento de projetos deve garantir que um projeto atenda somente às restrições relativas ao prazo e ao custo.

Alternativas
Comentários
  • Escopo, custo e prazo, no mínimo.

  • Restrições de projetos: Recursos, cronograma (prazo), riscos, qualidade, escopo e orçamento (custos).

  • O PMBOK cita seis restrições de projetos que são?

    1- Escopo

    2-Cronograma

    3-Qualidade

    4-Riscos

    5-Recursos

    6-Orçamento

    No entanto esse rol de restrições é exemplificativo, assim, cada projeto é um evento único a qual pode sofrer interferências e restrições diversas desse ROL.

  • Gab: ERRADO

    Com base na área de Integração do conhecimento do projeto, podemos negar tal afirmativa. Isso porque, um dos objetivos dessa área é justamente a interconexão entre planejamento, custo, escopo, qualidade, recursos humanos, etc. Assim, não devemos analisar somente as restrições relativas ao prazo e ao custo.

    E ainda...

    1. De acordo com o PMBOK 5°ed., temos também a seguinte ordem, não limitada.

    • ·EscopoQualidade CronogramaOrçamentoRecursosRiscos

    Erros, mandem mensagem :)


ID
3085945
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à legislação, julgue o item.


No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, estando assegurada ao proprietário indenização ulterior se houver prejuízo.

Alternativas
Comentários
  • A esse instituto se dá o nome de REQUISIÇÃO que se define em: "Utilização transitória, gratuita, compulsória, discricionária e autoexecutável de um bem privado pelo Estado em situações de iminente perigo público''

    SEGUNDO A CF 88

    XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;

  • GABARITO:C

     

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

     

    DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS


    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

    I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;


    II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;


    XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;

     

     XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano; [GABARITO]

     

    XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;

     

    XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

  • Artigo 5, inciso XXV da CF==="No caso de iminente perigo publico, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ULTERIOR, se houver dano"

  • A alternativa fala: se houver prejuízo e o texto da lei fala: se houver dano. Entendo que há diferença entre dano e prejuízo e por isso o gabarito deveria ser: ERRADO
  • SÃO OS MEIOS DE INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA: (a) servidão administrativa; (b) requisição; (c) ocupação temporária; (d) limitação administrativa; (e) tombamento; (f) desapropriação.

  • BIZUU SOBRE REQUISIÇÃO - PARA NUNCA MAIS ERRAR

    1 - Requisição -> É modalidade de intervenção estatal através da qual o Estado se utiliza de:

    BEM IMÓVEL

    BEM MÓVEL

    SERVIÇOS PARTICULARES

    ...em: SITUAÇÃO DE PERIGO PÚBLICO IMINENTE!!!

    2 - Fundamentação -> Artigo 5, XXIII e o artigo 170, III da CF/88

    3 - Quem regulamenta -> Somente LEI FEDERAL pode regular a requisição.

    De acordo com o artigo 22, III da CF/88

    4- Exemplos:

    Poder público (em perigo iminente) se utiliza de imóvel particular

    Poder público ( em perigo iminente) se utiliza de equipamentos e serviços médicos particulares

    5- Indenização ulterior Condicionada!!!

    Existe indenização? Sim.

    Sempre? Não!!! Só haverá indenização se for comprovado que a atividade estatal provocou dano!

    6- Tem caráter TRANSITÓRIO / PASSAGEIRO (em tese)

    7- Artigo 5, inciso XXV CF/88 -> "No caso de iminente perigo publico, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ULTERIOR, se houver dano"

  • A questão indicada está relacionada com a intervenção do Estado na propriedade.

    • Intervenção do Estado na propriedade:

    - Requisição administrativa:

    Para Couto (2020) a requisição administrativa se refere ao ato unilateral referente à solicitação imperativa de bem móvel, imóvel ou serviço do administrado com o intuito de satisfazer o interesse público em casos de iminente perigo público, nos termos do Inciso XXV, do art. 5º, da CF/88, sendo assegurada indenização posterior, se houver dano. A requisição administrativa é autoexecutória.
    • Constituição Federal de 1988:

    Artigo 5º, XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. 
    Referência: 

    COUTO, Reinaldo. Curso de Direito Administrativo. 4 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. 

    Gabarito: CERTO, uma vez que a situação indicada está relacionada com a requisição administrativa, nos termos do art. 5º, XXV, da CF/88. 
  • requisição administrativa

  • Requisição administrativa

    Forma de intervenção do estado na propriedade privada

    •Intervenção restritiva

    •Iminente perigo público

    •Utilizar de bens móveis, imóveis e serviços de particulares

    •Indenização ulterior (posterior) se houver dano


ID
3085948
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à legislação, julgue o item.


A autoridade administrativa poderá delegar a subordinados a edição de atos normativos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13 da Lei nº 9784/99 elenca três espécies de atos que são indelegáveis

              Assim, a autoridade competente será obrigada a praticá-los "de próprio punho", são eles:   

             CECompetência Exclusiva

              NO: Atos NOrmativos

              RARecursos Administrativos

  • Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

    lei 9784/99 regula processo administrativo federal

  • GABARITO:E

     

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999

     

    DA COMPETÊNCIA

     

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     

     I - a edição de atos de caráter normativo; [GABARITO]

     

    II - a decisão de recursos administrativos;

     

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

  • CENORA não pode ser delegado:

    CE: Competência Exclusiva;

    NO: edição de ato NOrmativo

    RA: responder Recurso Administrativo

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • A autoridade administrativa poderá delegar a subordinados a edição de atos normativos. Resposta: Errado.

  • CENORA e batata de cair rsrsrsr....

    CENORA não pode ser delegado:

    CE: Competência Exclusiva;

    NO: edição de ato NOrmativo

    RA: responder Recurso Administrativo

  • ERRADO

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 9.784 de 1999. 

    • Processo administrativo:

    Segundo Carvalho Filho (2018), o processo administrativo pode ser entendido como o "instrumento que formaliza a sequência ordenada de atos e de atividades do Estado e dos particulares a fim de ser produzida uma vontade final da Administração". 
    • Lei nº 9.784 de 1999:

    Art. 13 NÃO podem ser objeto de DELEGAÇÃO:

    I - a edição de atos de caráter NORMATIVO;
    II - a decisão de recursos normativos;
    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. 

    Referência: 

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018. 

    Gabarito: ERRADO, com base no art. 13, da Lei nº 9.784 de 1999.
  • Gabarito: Errado

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.


ID
3085951
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à legislação, julgue o item.


O servidor público estará impedido de atuar em processo quando estiver litigando administrativamente com o companheiro do interessado.

Alternativas
Comentários
  • Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    (...)

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar.

    Parágrafo único. A omissão do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares.

    Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima OU inimizade notória com algum dos interessados OU com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

  • lei 9784/99

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    resposta: correto

  • GABARITO:C

     

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999

     

    DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO

     

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

     

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

     

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

     

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro. [GABARITO]

  • Gabarito: Certo

  • O servidor público estará impedido de atuar em processo quando estiver litigando administrativamente com o companheiro do interessado. Resposta: Certo.

  • lei 9784/99

    Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

    resposta: correto

  • CERTO

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 9.784 de 1999.

    • Processo Administrativo:

    Conforme indicado por Carvalho Filho (2018), o processo administrativo pode ser entendido como o "instrumento que formaliza a sequência ordenada de atos e de atividades do Estado e dos particulares a fim de ser produzida uma vontade final da Administração". 
    Lei nº 9.784 de 1999:

    Art. 18 É impedido de atuar em processo administrativo ou autoridade que:

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau. 
    Referência: 

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018. 

    Gabarito: CERTO, com base no art. 18, II, da Lei nº 9.784 de 1999. 

ID
3085954
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à legislação, julgue o item.


Um atributo dos atos administrativos é a presunção de legitimidade, que é juris tantum.

Alternativas
Comentários
  • O que é uma presunção juris tantum?

    Trata-se de expressão em latim cujo significado literal é "apenas de direito". Normalmente, a expressão em questão vem associada a palavra presunção, ou seja, presunção "juris tantum", que consiste na presunção relativa, válida até prova em contrário

  • Os atos administrativos tem presunção relativa de legitimidade.

    Juris Tantun : Relativa

    Juris et de jure : Absoluta

  • GABARITO:C
     

     

    Atributos são características que diferenciam os atos administrativos dos demais atos e são essenciais para a identificação do regime jurídico a ser aplicado.

     

    A doutrina pacífica aponta como atributos do ato administrativo: a presunção de legitimidade, a imperatividade e a auto-executoriedade. Alguns autores como, por exemplo, Maria Sylvia Zanella Di Pietro, elencam também a presunção de veracidade e a tipicidade no rol dos atributos.


    Presunção de Legitimidade


    Alguns autores utilizam o termo “presunção de veracidade”

     

    Fundamenta-se na supremacia do interesse público

     

    Não é absoluta (juris et juris) – no ato administrativo, admitem-se provas em contrário e o ônus da prova caberá ao interessado.


    Isso quer dizer que, quando temos um ato administrativo praticado por um agente público, presume-se que ele está falando o correto e a verdade, pois ele é legítimo para praticar o ato.

     

    Exemplo: quando um agente público aplica uma multa de trânsito, presume-se que o motorista estava, de fato, e cometeu alguma infração, sendo assim, o errado da história. Subsequentemente, a Administração está, também por presunção, correta em aplicar a multa.


    Presunção relativa (juris tantum) – só pode ser presunção relativa, pois o interessado tem que ter oportunidade de defesa. No exemplo supracitado, é possível que o motorista prove que ele não cometeu nenhuma falta, que houve equívoco por parte da Administração e, logo, que a multa foi aplicada erroneamente. [GABARITO]

     

    Conclui-se, portanto, que o ônus da prova no ato administrativo diverge da regra geral do direito processual, no qual cabe a quem acusa provar. Aqui, é facultado ao acusado provar sua inocência diante dos fatos apresentados pela Administração e demonstrar que essa não tinha razão.

  • Presunção de legitimidade dos atos administrativos: Presunção Relativa.

  • Principais classificações dos Atos administrativos e seus mnemônicos, aos novatos:

    Atributos do Ato Administrativo (PATIE)

    Presunção de legitimidade

    Autoexecutoriedade

    Tipicidade

    Imperatividade

    Exigibilidade

    Elementos do Ato (COFIFOMOB)

    COmpetência

    FInalidade

    FOrma

    Motivo

    OBjeto

    Espécies de Atos Administrativos (NONEP)

    Normativo

    Ordinatório

    Negocial

    Enunciativo

    Punitivo

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • GABARITO CERTO

    Os atos administrativos tem presunção relativa (Juris Tantun) de legitimidade.

    Sempre lembro assim:

    Juris Tantun : TANTUM faz = Relativa

    Juris ET de jure :ETsoluta

  • Atributos dos atos administrativos: P A T I

    Presunção de legitimidade

    Imperatividade

    Autoexecutoriedade

    Tipicidade

    A presunção de legitimidade é uma presunção relativa (juris tantum), ou seja, admite prova em contrário.

    gab. C

  • Todos os atos administrativos tem PT.

    P- presunção de legitimidade\veracidade

    T- Tipicidade

  • A questão indicada está relacionada com o ato administrativo.

    • Elementos ou requisitos do ato administrativo:

    Segundo Carvalho (2015) de acordo com a Lei de Ação Popular - Lei nº 4.717 de 1965, os elementos do ato administrativo são: competência, finalidade, forma, motivo e objeto. 
    • ATRIBUTOS do ato administrativo:

    - Presunção de veracidade e legitimidade: "prerrogativas presentes em todos os atos administrativos. Até prova em contrário - uma vez que a presunção é relativa ou júris tantum - o ato administrativo estampa uma situação de fato real, ou seja, o ato goza de fé pública" (CARVALHO, 2015). 
    - Imperatividade: "imposição de obrigações, independente da vontade do particular, configura o atributo da imperatividade" (CARVALHO, 2015). 
    - Exigibilidade (coercitividade / coercibilidade): "o poder público terá que - valendo-se de meios indiretos de coação, coerção - executar indiretamente o ato desrespeitado" (CARVALHO, 2015). 
    - Auto-executoriedade: o referido atributo não está presente em todos os atos administrativos, depende sempre de previsão de lei ou de situação de urgência, na qual a prática do ato se imponha para garantia do interesse público (CARVALHO, 2015). 
    - Tipicidade: todo ato administrativo deve estar previsto em lei. 

    Referência:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015. 

    Gabarito: CERTO, tendo em vista que a presunção de veracidade e legitimidade são prerrogativas presentes em todos os atos administrativos e a presunção é relativa - ou júris tantum.
  • Presunção "juris tantum" - presunção relativa , isto é , admite prova em contrário

  • CORRETA

    Presunção é juris tantum = relativa.

    Cabe ao administrado provar o contrário. Inversão do ônus da prova.

  • Juris tantum (presunção relativa) ≠ Iuris et de iure (presunção absoluta)

    Se a presunção fosse absoluta, não teria como contestar o ato administrativo. Não teria como o administrado prejudicado entrar para buscar o Poder Judiciário.


ID
3085957
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Quanto ao orçamento público, julgue o item.


O princípio da unidade estabelece a necessidade de que todas as receitas e despesas estejam previstas na lei orçamentária anual.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    1. Princípio da Unidade: Este princípio determina que o orçamento público seja materializado em uma única peça (documento). Objetiva facilidade o controle e transparência do assunto orçamentário. O orçamento deve consistir numa demonstração financeira única, onde devem estar claras as origens (receitas) e destinações (despesas) dos recursos para aquele determinado período.

  • Gabarito "errado"

    Princípio da unicidade - cada ente deve possuir apenas um orçamento, sendo este dividido em diversos documentos (PPA, LDO e LOA). Apesar de existir diversos documentos, eles devem OBRIGATORIAMENTE serem compatibilizados entre si.

    Peço encarecidamente, por obsequio, que se alguém possuir provas da banca MSM Consultoria & Projetos LTDA que me envie. Por favor !!!! hanny.caroline@hotmail.com

  • Enquanto o Princípio da Unidade se refere que deve apenas existir um orçamento para cada ente da federação em cada exercício financeiro, o Princípio da Universalidade está ligado a ideia de o orçamento conter todas as receitas e todas as despesas da Administração.

    Lei n.º 4.320/64:

    (...)

    Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.

    Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei. (...)

  • Princípio da unidade: deve existir apenas um orçamento para cada ente da federação em cada exercício financeiro.

    x

    Princípio da universalidade: todas as receitas e todas as despesas governamentais devem fazer parte do orçamento, sem qualquer exclusão.

  • PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE - princípio orçamentário clássico segundo o qual todas as receitas e todas as despesas devem ser incluídas na lei orçamentária.

    Art. 165, § 5º, CF - a LOA de cada ente federado deverá conter

    TODAS A RECEITAS E DESPESAS

    de todos os poderes,

    órgãos,

    entidades,

    fundos e

    fundações instituidas e

    mantidas pelo Poder Público.

    PRINCÍPIO DA UNIDADE OU TOTALIDADE - Princípio orçamentário clássico,

    segundo o qual o orçamento de cada pessoa jurídica de direito público,

    de cada esfera de governo

    (União, Estados ou Municípios),

    deve ser elaborado com base numa mesma política orçamentária,

    estruturado de modo

    uniforme e contido

    em uma única peça (documento),

     condenáveis todas as formas de orçamentos paralelos.

  • GABARITO: ERRADO

    Princípio da Unidade: O orçamento deve ser uno, uma só peça. Assim, não poderão coexistir diferentes orçamentos para um mesmo ente da federação.

    Fonte: GRAN CURSOS ONLINE.

  • Trata-se de uma questão sobre princípios orçamentários.

    Primeiramente, vamos compreender os conceitos dos princípios da unidade e da universalidade.

     

    O princípio da unidade é aquele que determina que SOMENTE UM ORÇAMENTO DEVE EXISTIR para determinado exercício financeiro para cada ente, contendo todas as receitas e despesas. 

    Por sua vez, o princípio da universalidade é aquele que determina que a lei orçamentária deve compreender todas as receitas e todas as despesas pelos seus totais.

    Logo, o princípio da UNIVERSALIDADE (e não o da unidade) estabelece a necessidade de que todas as receitas e despesas estejam previstas na lei orçamentária anual.

     

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • O princípio da unidade estabelece que deve existir apenas um orçamento para cada ente da federação em cada exercício financeiro. A questão inseriu a conceituação do princípio da universalidade, o qual estabelece que todas as receitas e todas as despesas governamentais devem fazer parte do orçamento, sem qualquer exclusão.


ID
3085960
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Quanto ao orçamento público, julgue o item.


O orçamento público brasileiro possui caráter impositivo, ou seja, se uma despesa constar da lei orçamentária anual, o Estado será obrigado a executá‐la.

Alternativas
Comentários
  • R.: E - No Brasil, o Orçamento Público tem caráter autorizativo, e não impositivo.

  • Se a resposta é correta, como ficam as despesas provenientes de emendas parlamentares e de bancadas?

    Execução obrigatória dessas emendas seguirá as mesmas regras das individuais, que já são impositivas. As emendas parlamentares são recursos do Orçamento que o Congresso direciona para obras e benfeitorias nas cidades brasileiras. Proposta será promulgada

    O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (5), em dois turnos, a proposta de emenda à Constituição (PEC 34/19) do Orçamento Impositivo de emendas de bancada, que prevê a execução obrigatória desse tipo de emenda, a exemplo o que já ocorre com as emendas individuais. Foram 378 votos a 4 no segundo turno.

    Fonte: Câmara dos Deputados

  • Com a EC 86/15, tem-se uma impositividade parcial do orçamento, relacionada apenas com as emendas parlamentares

    É que, como a execução do orçamento perpassa pela vontade do Executivo, o que deixa o Legislativo sem segurança quanto à efetivação de suas emendas, o Legislativo se preocupou em tornar impositivo, não o orçamento por ele aprovado mas, sim, apenas uma parte de suas emendas. É dizer, "resolvido o problema das nossas emendas, o restante, o Executivo cumpre se quiser". Sendo assim, o percentual de 1,2% da Receita Corrente Líquida do Orçamento da União está vinculado por uma norma constitucional, portanto, pré-orçamentária, às emendas individuais dos deputados e senadores.

    Tendo em vista o caráter da vinculação, neste ponto o orçamento se torna impositivo. Só não haverá execução obrigatória nos casos de impedimentos de ordem técnica, que não permitam a realização do empenho da despesa. Não sendo possível a execução a emenda passa a ser meramente autorizativa, e com razão, tendo em vista a série de requisitos porque passa a realização do gasto público, que não poderá ser efetivado pela sua simples previsão no orçamento com "status" de impositividade.

    Como toda emenda parlamentar, estas também deverão obedecer ao rito do ciclo orçamentário, inclusive quanto à compatibilidade com o PPA e com a LDO.

    A diferença dessas para as demais é que há uma reserva orçamentária de 1,2% da RCL para as emendas impositívas, não carecendo aos parlamentares anularem despesas indicadas pelo Executivo.

    Fonte: Direito Financeiro, Harisson Leite

  • REGRA: ORÇAMENTO AUTORIZATIVO, OU SEJA, EXECUÇÃO FACULTATIVA!

    EXCEÇÃO: EMENDAS PARLAMENTARES 1,2% da RCL (EC 86/2015) - É IMPOSITIVO, OU SEJA, EXECUÇÃO OBRIGATÓRIA!

  • Prevalece que o orçamento é autorizativo, com algumas normas impositivas em decorrência de normas constitucionais pré-orçamentárias.

  • O orçamento inserido na LOA continua sendo autorizativo e não impositivo,  nem todos os gastos do orçamento público são obrigatórios. O que ocorre é que a LDO 2014 assegurou, de maneira impositiva, que as emendas parlamentares sejam pagas.

    Créditos: colaborador do QC "Analista Federal".

    #Q254729: Ano: 2012 Banca: CESPE  Órgão: TJ-RR  Prova: TJ-RR - Administrador

    O orçamento público fixado na Lei Orçamentária Anual não determina os gastos de modo impositivo ou obrigatório. [Gab. CERTO.]

  • Gabarito: errado.

    Justificativa: Orçamento público = é uma lei que autoriza os gastos que o Governo pode realizar durante um período determinado de tempo; traça o plano de trabalho para um exercício financeiro. Natureza jurídica desse orçamento: há 3 posicionamentos , prevalecendo o de que o orçamento é uma lei, mas uma lei meramente formal, que apenas prevê as receitas públicas e autoriza os gastos. O orçamento tem apenas forma de lei, mas não tem o conteúdo de lei, visto que não veicula direitos subjetivos, tampouco é norma abstrata e genérica. O orçamento é uma lei que não cria direitos subjetivos e não modifica as leis tributárias e financeiras. Como não cria gastos, mas apenas os autoriza, o orçamento é chamado de meramente autorizativo, e não impositivo. Ou seja, no Brasil, o orçamento não impõe ou não obriga a realização dos gastos nele previstos, de modo que o Executivo não está jungido a cumprir o que no orçamento foi veiculado.

  • Embora contenha alguns traços de orçamento impositivo, o orçamento público brasileiro é considerado autorizativo!

    Nossos traços de orçamento impositivo foram inseridos na Constituição Federal pelas Emendas Constitucionais (EC) 86/2015, 100/19, 102/19 e 105/19. Mas isso não é suficiente para dizer que nosso orçamento é impositivo. Nosso orçamento é autorizativo!

    Isso significa que a Administração Pública está autorizada, e não obrigada, a realizar aquilo que está no orçamento. O orçamento público simplesmente autoriza a Administração Pública a executar as despesas ali fixadas.

    Portanto, ao contrário do que afirma a questão, o orçamento público brasileiro não possui caráter impositivo.

    Gabarito: Errado

  • Orçamento em regra é impositivo. Obrigatórias as exigidas pela CF, leis etc. A discricionariedade das despesas públicas deu lugar a presunção de obrigatoriedade, porém essa é relativa.

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    § 10. A administração tem o dever de executar as programações orçamentárias, adotando os meios e as medidas necessários, com o propósito de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 100, de 2019)

    Ou seja, obrigatoriedade de executar as despesas primarias, mas é relativa em determinadas situações.

  • Errado. O orçamento público possui caráter AUTORIZATIVO como regra, mas atentem-se que existem orçamentos impositivos, no caso das normas pré-orçamentárias, ex: EC 100/2019.

  • Gab. C

    Atualmente o orçamento vem se tornando progressivamente mais impositivo devido às Emendas Constitucionais Nº 86, 95, 100, 102, 105.

    Só a título de exemplo: com a EC nº 100/19, o Poder Executivo tem o DEVER de executar as programações orçamentárias das despesas primárias discricionárias com propósito de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade.

    Lembrando que as despesas primárias discricionárias são aquelas sobre cujo dispêndio os governantes têm algum grau de decisão - investimentos, programas públicos e custeio do governo.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------CF. Art. 165. III.

    § 10. A administração tem o dever de executar as programações orçamentárias, adotando os meios e as medidas necessários, com o propósito de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade.         (Incluído pela Emenda Constitucional nº 100, de 2019) (Produção de efeito)

    § 11. O disposto no § 10 deste artigo, nos termos da lei de diretrizes orçamentárias: III - aplica-se exclusivamente às despesas primárias discricionárias.

  • ERRADO

    Classificação do Orçamento:

    Orçamento Impositivo: ele deve ser necessariamente executado, deve ser rigorosamente comprido.

    Ex.: emendas parlamentares individuais e de bancadas

    Orçamento Autorizativo: não existe obrigatoriedade na execução da despesa.

    Ex.: as LOAS

    Reescrevendo a questão:

    O orçamento público brasileiro possui caráter Autorizativo, ou seja, se uma despesa constar da lei orçamentária anual, o Estado não será obrigado a executá‐la.

  • ITEM - ERRADO -

    Disso resulta a consolidação na doutrina brasileira de que o orçamento é meramente autorizativo e não impositivo. Quando assim se afirma pensa-se apenas nas normas surgidas dentro da lei orçamentária e não naqueloutras cujo nascedouro se deu antes do orçamento.

     

    FONTE: Manual de Direito Financeiro / Harrison leite - 5. ed. rev. amp!. e atual. - Salvador: JusPOD!VM, 2016.

  • Ao contrário do que consta na alternativa, o orçamento público brasileiro é, como regra, autorizativo. O fato de a despesa ter sido incluída no orçamento não obriga a realização do gasto.

    Conforme ensina Harrison Leite, o orçamento “não obriga o Executivo a gastar, mas tão-somente indica-lhe onde gastar. O Legislativo fixa um teto de gastos, que pode ou não ser observado, conforme a vontade do Executivo."

    IMPORTANTE: Com a EC n. 86/15, e posteriormente as EC n. 100 e 102/2019, passou a ser obrigatória a execução de uma parcela da despesa consignada no orçamento, todavia, trata-se de uma impositividade parcial, relacionada apenas com as emendas parlamentares individuais e de bancada.

    Sendo assim, a posição mais segura em provas objetivas é reconhecer, como regra, o caráter autorizativo do orçamento, contudo, também podem ser consideradas corretas construções que apontem sua tendência para o orçamento impositivo.


    Gabarito do Professor: ERRADO
  • Sérgio Machado | Direção Concursos

    09/04/2020 às 23:28

    Embora contenha alguns traços de orçamento impositivo, o orçamento público brasileiro é considerado autorizativo!

    Nossos traços de orçamento impositivo foram inseridos na Constituição Federal pelas Emendas Constitucionais (EC) 86/2015, 100/19, 102/19 e 105/19. Mas isso não é suficiente para dizer que nosso orçamento é impositivo. Nosso orçamento é autorizativo!

    Isso significa que a Administração Pública está autorizada, e não obrigada, a realizar aquilo que está no orçamento. O orçamento público simplesmente autoriza a Administração Pública a executar as despesas ali fixadas.

    Portanto, ao contrário do que afirma a questão, o orçamento público brasileiro não possui caráter impositivo.

    Gabarito: Errado


ID
3085963
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Quanto ao orçamento público, julgue o item.


As receitas correntes tributárias compreendem somente as receitas com impostos, as taxas e as contribuições de melhoria.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    a) Receita Tributária – é a proveniente do poder tributante do Ente Federativo, que o faz coercitivamente através da cobrança de impostos, taxas e contribuições de melhoria.

  • O CTN aborda 5 espécies tributárias. A receita tributária não inclui os impostos residuais e as contribuições especiais?

  • Art. 11, parágrafo 4º, lei 4320/196: § 4º - A classificação da receita obedecerá ao seguinte esquema: RECEITAS CORRENTES

    Receita Tributária: impostos, taxas e contribuições de melhoria.

    Já a CF/1988 em seus arts. 145, 149, 149-A classifica os tributos pela Pentapartição: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.

    O Supremo Tribunal Federal tem adotado a teoria da pentapartição.

    E o CTN em seu art. 5º segue a teoria da Tripartição: “Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria”.

  • A classificação dos tributos para o direito financeiro é tripartite, enquanto para o direito tributário é quinquipartite (STF e maioria doutrinária).

    A diferença ocorre pois quando da elaboração da classificação das receitas públicas (art. 11, L. 4.320/64) seguiu-se o Código Tributário Nacional, que data do mesmo período (L. 5.172/66) e divide os tributos em apenas três espécies (imposto, taxa e contribuições de melhoria). Apenas após a CF/88 cogitou-se das contribuições especiais e dos empréstimos compulsórios serem tributos, em decorrência da aplicação dos mesmos institutos dos tributos em vigor, o que foi referendado pelo STF e pela doutrina.

    Em síntese:

    Para o Direito Financeiro os tributos são:

    - IMPOSTOS

    - TAXAS

    - CONTRIBUIÇÕES DE MELHORIA

    Para o Direito Tributário os tributos são:

    - IMPOSTOS

    - TAXAS

    - CONTRIBUIÇÕES DE MELHORIA

    - EMPRÉSTIMOS COMPULSÓRIOS

    - CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS

    (Leite, Harrison. Manual de Direito Financeiro - 8. ed. - Salvador: JusPODIVM, 2019. fl. 291).

  • GABARITO: CERTO

    Enquanto a classificação dos tributos para a doutrina e jurisprudência é a pentapartite, para o direito financeiro continua válida a classificação tripartite.

    >    Direito tributário (doutrina e jurisprudência):

    *       Impostos;

    *       Taxas;

    *       Contribuições de melhoria;

    *       Empréstimos compulsórios;

    *       Contribuições especiais;

    >    Direito financeiro (Lei nº 4.320/64 e CTN):

    *       Impostos;

    *       Taxas;

    *       Contribuições de melhoria;

    FONTE: LEITE, Harrison. Manual de Direito Financeiro. 5ª Ed. Salvador: Juspodivm, 2016, p. 190.

  • Essa questão é perigosa.

    O direito tributário considera a teoria pentapartite, ou seja, os tributos são de 5 espécies: impostos, taxas, contribuições especiais, empréstimos compulsórios e contribuições de melhoria.

    Agora, no direito financeiro, de acordo com a Lei 4.320/64:

    Art. 11, § 4º - A classificação da receita obedecerá ao seguinte esquema:

    RECEITAS CORRENTES

    RECEITA TRIBUTÁRIA

    Impostos.

    Taxas.

    Contribuições de melhoria.

    É tanto que uma das origens das receitas correntes, na classificação por natureza da receita, era a origem "receita tributária", sendo que nela só entravam as receitas de impostos, taxas e contribuições de melhoria.

    Hoje essa origem foi renomeada para "impostos, taxas e contribuições de melhoria".

    E isso pode ter confundido muita gente...

    Gabarito: Certo

  • É a maior bizarrice desses dois ramos. Se o direito é uno, a classificação dos tributos deveria ser uma só e não por ramos. É ridículo.

  • Além do exposto já pelos colegas sobre a diferença entre tributo para o Direito Financeiro e Direito Tributário, o que poderia suscitar alguma dúvida seria em relação as multas tributárias pela não observância das obrigações acessórias destes tributos. Nesse sentido Harrison Leite:

    "Outras Receitas Correntes - Aqui são computadas as receitas não classificáveis (...) como as recebidas a título de multa em geral, juros de mora, indenizações, valores inscritos na dívida ativa (...)"

  • Além do exposto já pelos colegas sobre a diferença entre tributo para o Direito Financeiro e Direito Tributário, o que poderia suscitar alguma dúvida seria em relação as multas tributárias pela não observância das obrigações acessórias destes tributos. Nesse sentido Harrison Leite:

    "Outras Receitas Correntes - Aqui são computadas as receitas não classificáveis (...) como as recebidas a título de multa em geral, juros de mora, indenizações, valores inscritos na dívida ativa (...)"

  • Trata-se de uma questão sobre receita pública cuja resposta é encontrada na Lei 4.320/64 (Lei que institui normas gerais de Direito Financeiro).

    Percebam que a assertiva está de acordo com o art. 11, § 4º, da Lei 4.320/64:

    Art. 11, § 4º: A classificação da receita obedecerá ao seguinte esquema:    
    [...]

    RECEITA TRIBUTÁRIA:
    - Impostos.
    - Taxas.
    - Contribuições de Melhoria.



    Logo, realmente, as receitas correntes tributárias compreendem somente as receitas com impostos, as taxas e as contribuições de melhoria.


    GABARITO DO PROFESSOR: CORRETO.


ID
3085966
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Quanto ao orçamento público, julgue o item.


As despesas com amortização da dívida e com os respectivos juros são consideradas como despesas de capital.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Despesas correntes são as despesas com pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida, e outras despesas correntes não enquadradas nos itens anteriores e voltadas para manter uma atividade do serviço público. E as despesas de capital são investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida.

  • Despesa corrente- juros

    Despesas de capital- amortização da dívida

  • Eita pegadinha boa!

    O aluno vê "juros", associa a algo financeiro, a capital... e chega à conclusão de que juros deve ser despesa de capital.

    ERRADO!

    Juros são despesas correntes!

    A amortização da dívida (ou seja, o pagamento do principal da dívida) é uma despesa de capital, mas os juros e encargos da dívida são despesas correntes!

    Gabarito: Errado

  • Juros = Despesa Corrente

    Amortização de Juros = Despesa de Capital

  • Quanto à categoria econômica, as despesas se classificam em correntes e de capital. O que seriam esses conceitos?

    As despesas correntes são todas aquelas utilizadas para a manutenção e o funcionamento das atividades estatais. Atentem que essas despesas não contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital. Podemos citar como exemplo as despesas com material de escritório e pagamento de salários de servidores.

    Por sua vez, as despesas de capital seriam aquelas que contribuem para a formação ou aquisição de um bem de capital. Logo, são as despesas que contribuirão para a produção de novos bens ou serviços e integrarão o patrimônio público. Como exemplo, podemos citar as obras e instalações, máquinas e equipamentos, veículos etc.

    Atentem que as despesas com amortização da dívida são consideradas como despesas de capital. Já as despesas com os respectivos juros da dívida são consideradas DESPESAS CORRENTES.


    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO


ID
3085969
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Quanto ao orçamento público, julgue o item.


A etapa da liquidação da despesa representa a verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e os documentos comprobatórios do respectivo crédito.

Alternativas
Comentários
  • (CERTO)

    FELiP (Fases da receita orçamentária)

    Fixação/Planejamento

    Empenho

    Liquidação (verificação)

    Pagamento

  •  Art. 63 da Lei 4.320/64: A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. 

  • ESTÁGIOS DA DESPESA PÚBLICA

    FIXAÇÃO - AUTORIZAÇÃO DE QUANTO PODE GASTAR, PLANEJAMENTO

    EMPENHO - CRIA OBRIGAÇÃO DE PAGAMENTO PENDENTE OU NÃO DE CONDIÇÃO

    LIQUIDAÇÃO - VERIFICAÇÃO DO DIREITO ADQUIRIDO PELO CREDOR

    PAGAMENTO - QUITAÇÃO DA OBRIGAÇÃO

  • FASES DA DESPESA PÚBLICA

    Para realizar qualquer gasto, o Governo precisa de autorização orçamentária, seja ela prevista na LOA, seja prevista em créditos adicionais. Após a fixação, a despesa será efetuada de acordo com a programação realizada. Com a programação, compatibiliza-se as prioridades das aplicações com as disponibilidades financeiras, para manter o equilíbrio durante a execução orçamentária.

    Empenho

    Possui definição legal muito clara, no art. 58 da Lei 4320/64: "O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição".

    Consiste na reserva a ser feita no orçamento que não poderá mais ser mais gasta a não ser pelo motivo que a justificou.

    Tal se dá porque toda despesa demanda prévio empenho (art. 60). Logo, para que uma despesa seja realizada; deve-se, primeiro, verificar se há dotação orçamentária e, se houver, separar parte dessa dotação para o gasto que se deseja realizar. Essa reserva de recursos para o posterior pagamento é o que se chama de empenho.

    Geralmente se exige, após o empenho, um documento que comprove a sua ocorrência, chamado de nota de empenho, que deverá conter uma série de informações como:

    (i) o nome do credor;

    (ii) dotação orçamentária;

    (iii) o tipo de empenho;

    (iv) o valor empenhado;

    (v) o saldo da dotação;

    (vi) a individualização da despesa;

    (vii) a assinatura da autoridade pública, dentre outros (art. 61)

    Ressalte-se sua força enquanto título executivo extrajudicial, na conformidade do art. 784, II do CPC.

    (!) ATENÇÃO: o empenho é condição obrigatória para a despesa, mas a nota de empenho poderá ser dispensada em alguns casos especiais, como nas despesas legais ou constitucionais, conforme reza o art. 60, §1º: “Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho”

    Liquidação

    Quando a Administração contrata um serviço ou uma pessoa, ela só poderá efetivar o pagamento ao interessado se ficar comprovado que o mesmo cumpriu o quanto pactuado nos seus exatos termos. Esse ato de verificação é chamado de liquidação.

    Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor

    tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    § 1° Essa verificação tem por fim apurar:

    I - a origem e o objeto do que se deve pagar;

    II - a importância exata a pagar;

    III - a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    Pagamento

    Art. 62. O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular

    liquidação.

    Verificado que o serviço foi prestado ou a mercadoria entregue, a autoridade competente dá ordem de pagamento, determinando que a despesa seja paga (art. 64 da Lei 4.320/64). Aqui surge a figura do ordenador de despesas, sugerindo-se uma etapa antecedente ao pagamento que é o ordenamento. Compreende o despacho da autoridade competente para determinar o pagamento dos valores correspondentes às despesas.

  • Exatamente! Essa é a etapa de liquidação. Observe na Lei 4.320/64:

    Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    Além disso:

    § 2º A liquidação da despesa por fornecimentos feitos ou serviços prestados terá por base:

    I - o contrato, ajuste ou acordo respectivo;

    II - a nota de empenho;

    III - os comprovantes da entrega de material ou da prestação efetiva do serviço.

    Gabarito: Certo

  • A Lei n. 4.320/64 traz, de forma expressa, 03 estágios ou etapas da despesa pública. São elas:

    O EMPENHO, previsto no art. 58, consiste no ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.

    A LIQUIDAÇÃO da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

    Por fim, o último estágio da execução da despesa orçamentária é o PAGAMENTO - entrega do numerário correspondente pelo Estado, recebendo a devida quitação.

    Dica da professora: Para melhor entendimento, imagine que você ligue para a farmácia e solicite que entreguem determinado remédio em sua casa. Nesse momento, você separa parte do valor que possui à sua disposição e coloca-o em um envelope com a seguinte inscrição: Remédios – 300,00 (empenho).
    Assim que entregarem os medicamentos você verificará se estão de acordo com o que você pediu – quantidade, especificações, data de vencimento (liquidação).
    Por fim, estando tudo de acordo, será feito o pagamento.
     
    Voltando a análise da questão, a assertiva é verdadeira e reproduz o teor do art. 63 da Lei. 4.320/64:

    Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
     
    Gabarito do Professor: CERTO

ID
3085972
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Quanto ao orçamento público, julgue o item.


Não se concederá suprimento de fundos a servidor que tenha, a seu cargo e guarda, material a adquirir.

Alternativas
Comentários
  • R.: E - salvo quando não houver na repartição outro servidor que reúna condições de receber o Suprimento de Fundos;

     

  • GAB E

    I – CONCEITO

    O Suprimento de Fundos, também denominado de regime de adiantamento, consiste na entrega de numerário a servidor para a realização de despesa precedida de empenho na dotação própria, que por sua natureza e excepcionalidade, não possa subordinar-se ao procedimento normal de processamento.

     O embasamento legal encontra-se na Lei Federal nº 4.320/64, art. 68, Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, no Decreto-Lei nº 200, de 23 de fevereiro de 196, na Lei Federal nº 8666, de 21 de junho de 1993..

    Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

  • Complementando o art. 68 da 4.320/64: Art. 69. Não se fará adiantamento a servidor em alcance nem a responsável por dois adiantamentos. 

  • Suprimento de Fundos

    Adiantamento concedido a servidor, a critério e sob a responsabilidade do Ordenador de Despesas, com prazo certo para aplicação e comprovação dos gastos. O Suprimento de Fundos é uma autorização de execução orçamentária e financeira por uma forma diferente da normal, tendo como meio de pagamento o Cartão de Pagamento do Governo Federal – CPGF, sempre precedido de empenho na dotação orçamentária específica e natureza de despesa própria, com a finalidade de efetuar despesas que, pela sua excepcionalidade, não possam se subordinar ao processo normal de aplicação, isto é, não seja possível o empenho direto ao fornecedor ou prestador, na forma da Lei nº 4.320/64, precedido de licitação ou sua dispensa, em conformidade com a Lei nº 8.666/93.

    Casos de Aplicação de Suprimentos de Fundos

    As despesas com Suprimento de Fundos somente podem ser realizadas nas seguintes condições:

    a) atender a despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor , em cada caso, não ultrapasse o limite estabelecido na Portaria MF nº 95/2002;

    b) atender a despesas eventuais, inclusive em viagens e com serviços especiais, que exijam pronto pagamento (excluída nesse caso a possibilidade de uso do Cartão para o pagamento de bilhetes de passagens e diárias a servidores); ou

    c) quando a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classificar em regulamento; ou seja, os órgãos e entidades que executarem despesas sigilosas deverão possuir regramento próprio para tal.

    Lei 4320/64

    Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.

    Art. 69. Não se fará adiantamento a servidor em alcance nem a responsável por dois adiantamentos.

  • Achei uma questão muito duvidosa, porque é considerada errada com base na exceção. Em regra, não se concede.

  • Que porcaria!! essa é justamente a regra.

    A banca deveria ter sio clara no que ela queria.

  • Na minha opinião: questão muito mal feita!

    Essa é a regra!

    Normalmente, não se concederá suprimento de fundos a servidor que tenha, a seu cargo e guarda, material a adquirir.

    Mas, se não houver outro servidor na repartição, então esse servidor (que tenha, a seu cargo e guarda, material a adquirir) poderá receber suprimento de fundos.

    Veja a redação do Decreto 93.872/86:

    Art. 45, § 3º Não se concederá suprimento de fundos:

    a) a responsável por dois suprimentos;

    b) a servidor que tenha a seu cargo e guarda ou a utilização do material a adquirir, salvo quando não houver na repartição outro servidor;

    Ou seja: a questão queria que você considerasse a exceção.

    Aquele velho dilema do concurseiro: a questão está considerando a exceção ou não?

    Questões bem redigidas não nos deixam nesse dilema. Essa, infelizmente, deixou.

    Gabarito: Errado

  • Primeiramente, o que seria o suprimento de fundos? É o adiantamento concedido ao servidor para casos excepcionais que não podem se subordinar ao procedimento normal de processamento, a critério e sob a responsabilidade do Ordenador de Despesas, com prazo certo para aplicação e comprovação dos gastos. É aplicado, por exemplo, a uma operação de urgência da Polícia, que não pode esperar todos os trâmites do setor financeiro do órgão, sob pena de ser frustrada a operação.

    É conceituada no art. 68 da Lei 4.320/64:

    “Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação".


    De forma específica, a resposta da questão se encontra no art. 45, § 3º, “b", do Decreto nº 93.872/86:

    "Art. 45, § 3º. Não se concederá suprimento de fundos:
    a) a responsável por dois suprimentos;
    b) a servidor que tenha a seu cargo e guarda ou a utilização do material a adquirir, salvo quando não houver na repartição outro servidor [...]".


    Entendo que a assertiva está correta porque pediu a regra, que é a não concessão de suprimento de fundos a servidor que tenha, a seu cargo e guarda, material a adquirir. Mas o avaliador entendeu que a exceção do art. 45, § 3º, “b", do Decreto nº 93.872/86 (“salvo quando não houver na repartição outro servidor") deveria ser considerada.
     

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.


ID
3085975
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à licitação pública e aos convênios, julgue o item.


A licitação de obras e serviços não exige que tenha sido aprovado o projeto executivo.

Alternativas
Comentários
  • Seção III

    Das Obras e Serviços

    Art. 7  As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência:

    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.

    § 1  A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.

  • Art 7° § 2º As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos

    interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus

    custos unitários;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações

    decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo

    com o respectivo cronograma;

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual

    de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.

  • (CERTO)

    § 1   A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.

  • Redação falha! Dá a entender que todo o certame pode ser executado até sua homologação sem a aprovação do Projeto Executivo!

  • Certo.

    Não exige a aprovação porque o projeto executivo pode ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços,

  • Objetivo e induzir a erro. Por isso, nesse tipo de banca, decorar a lei faz parte.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.666 de 1993.

    • Conceito:

    Para Matheus Carvalho (2015), a licitação pode ser entendida como o procedimento administrativo prévio a todos os contratos da administração. Em regra geral, toda vez que a administração precisar contratar, ela irá licitar. As exceções ficam a cargo de dispensa e inexigibilidade. 
    • Lei nº 8.666 de 1993:

    Segundo Amorim (2017), "é FACULTADO à Administração prever que a elaboração do PROJETO EXECUTIVO seja de competência da licitante contratada, integrando, pois, o objeto da licitação". 
    Referências:

    AMORIM, Victor Aguiar Jardim de. Licitações e contratos administrativos: teoria e jurisprudência. Senado Federal: Brasília, 2017. 
    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015. 

    Gabarito: CERTO

ID
3085978
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à licitação pública e aos convênios, julgue o item.


Após a assinatura de convênio entre entidades da Administração Pública, a entidade ou o órgão repassador dará ciência à Assembleia Legislativa ou à respectiva Câmara Municipal.

Alternativas
Comentários
  • Capítulo VI

    DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

    ART. 116

    § 2   Assinado o convênio, a entidade ou órgão repassador dará ciência do mesmo à Assembléia Legislativa ou à Câmara Municipal respectiva.

  • § 2   Assinado o convênio, a entidade ou órgão repassador dará ciência do mesmo à Assembléia Legislativa ou à Câmara Municipal respectiva.

    art 166 lei 8666/93

  • GABARITO: CERTO

    Art. 116. § 2o Assinado o convênio, a entidade ou órgão repassador dará ciência do mesmo à Assembléia Legislativa ou à Câmara Municipal respectiva.

  • GABARITO: CERTO

    DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

    Art. 116. Aplicam-se as disposições desta Lei, no que couber, aos convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres celebrados por órgãos e entidades da Administração.

    (...)

    § 2  Assinado o convênio, a entidade ou órgão repassador dará ciência do mesmo à Assembléia Legislativa ou à Câmara Municipal respectiva.

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • Os convênios são acordos de colaboração entre partes visando executar um objeto de interesse em comum entre os dois, portanto tem finalidade não lucrativa e social, enquanto que, os contratos são acordos de interesse opostos, portanto o objeto desejado por uma parte só será entregue pela outra mediante contraprestação (pagamento).

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.666 de 1993.

    • Licitação:

    Segundo Matheus Carvalho (2015), "a licitação é um procedimento administrativo prévio a todos os contratos da administração". Em regra geral, toda vez que a administração precisar contratar, ela irá licitar. As exceções ficam a cargo das hipóteses de dispensa e de inexigibilidade. 
    • Lei nº 8.666 de 1993:

    Art. 116 Aplicam-se as disposições desta Lei, no que couber, aos convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres celebrados por órgãos e entidades da Administração. 

    §2º Assinado o convênio, a entidade ou órgão repassador dará ciência do mesmo à Assembleia Legislativa ou à Câmara Municipal respectiva. 
    Referência: 

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015. 

    Gabarito: CERTO, com base no art. 116, §2º, da Lei nº 8.666 de 1993. 
  • CERTO

    • Lei nº 8.666 de 1993:

    Art. 116 Aplicam-se as disposições desta Lei, no que couber, aos convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres celebrados por órgãos e entidades da Administração. 

    §2º Assinado o convênio, a entidade ou órgão repassador dará ciência do mesmo à Assembleia Legislativa ou à Câmara Municipal respectiva. 


ID
3085981
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à licitação pública e aos convênios, julgue o item.


É dispensável a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

Alternativas
Comentários
  • Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • GABARITO:E

     

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

     

    Das Modalidades, Limites e Dispensa

     

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

     

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

     

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

     

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. [GABARITO]

     

    § 1o  Considera-se de notória especialização o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.

     

    § 2o  Na hipótese deste artigo e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado à Fazenda Pública o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis.

  • Gabarito: Errado

  • GABARITO ERRADO

    NÃO é DISPENSÁVEL como trouxe a questão, mas é INEXIGÍVEL nos moldes do artigo 25 da Lei n. 8.666

    LETRA DE LEI PURAAAA

    Bons estudos

  • LICITAÇÃO INEXIGÍVEL – DICA DE MEMORIZAÇÃO

    Contratei um ARTISTA EXNObe:

    o  Artista consagrado pela crítica

    o  Exclusivo representante comercial

    o  Notória especialização

  • Item errado

    O comando da questão refere-se à Licitação Inexigível

  • Art. 25 ➜ Inexigível ➜ Rol exemplificativo ➜ Inviabilidade de competição ➜ Fornecedor exclusivo (veda preferencia de marca) ➜ Profissional de notória especialização (veda publicidade e propaganda) ➜ Artista consagrado

    Art. 24 ➜ Dispensável ➜ Rol taxativo ➜ Faz se quiser ➜ Baixo valor até 10% ➜ Emergência ou guerra ➜ Quando for deserta + risco de prejuízo + mantendo as mesmas condições da licitação "deserta" ➜ Contratação de remanescente de obra ou de fornecimento em virtude de uma rescisão anterior de um contrato ➜ Construção/reforma ou ampliação de presídios desde que tenha risco iminente.

  • É inexigível a licitação

  • GAB 'E'

    Bizu

    Dispensas de Licitação:

    1 - Licitação Dispensada;

    2 - Licitação Dispensável; e

    3 - Inexigibilidade de Licitação.

    1 - Licitação Dispensada

    Rol taxativo

    tudo que envolver venda, permuta e alienação de bens;

    ------------------

    2 - Licitação dispensável

    Rol taxativo

    limites de valores dispensáveis por modalidade

    tudo o que não for DISPENSADA E INEXIGÍVEL

    -------------------

    3 - Inexigibilidade de Licitação

    Rol meramente exemplificativo

    Somente 3 possibilidades:

    1 - aquisição exclusiva;

    2 - contratação de serviços técnicos (pareceres; perícias; projetos; treinamento de pessoal etc.)

    3 - profissional artístico consagrado pela mídia ou pela opinião pública.

    Ou seja, SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E DIVULGAÇÃO, obrigatoriamente, terão que ser licitados.

    Audaces Fortuna Juvat

  • É INEXIGÍVEL.

  • Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    § 1  Considera-se de notória especialização o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.

    § 2  Na hipótese deste artigo e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado à Fazenda Pública o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis.

  • é INEXIGIVEL!!!!

  • GABARITO ERRADO

    é INEXIGIVEL!!!!

  • Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    .

    .

    .

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.666 de 1993.

    • Licitação: 

    Segundo Di Pietro (2018) a licitação pode ser entendida como "o procedimento administrativo pelo qual um ente público, no exercício da função administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitam às condições fixadas no instrumento convocatório, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionará e aceitará a mais conveniente para a celebração do contrato". 
    • Lei nº 8.666 de 1993:

    Art. 25 É inexigível a licitação quando houver a inviabilidade de competição, em especial:

    III - para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pelo crítica especializada ou pela opinião pública. 
    • Inexigibilidade: 

    Para Amorim (2017) a inexigibilidade de licitação se justifica nas hipóteses de inviabilidade de competição. O rol indicado no artigo 25, da Lei nº 8.666 de 1993 não é exaustivo, mas exemplificativo. 
    Referências: 

    AMORIM, Victor Aguiar Jardim de. Licitações e contratos administrativos: teoria e jurisprudência. Senado Federal: Brasília, 2017. 
    DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018. 

    Gabarito: ERRADO, uma vez que se trata de hipótese de inexigibilidade de licitação. 
  • É inexigível =  consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

    gab. E

  • INEXIGIBILIDADE LICITAÇÃO

    CONCEITO: Quando há inviabilidade jurídica competição entre contratantes Msm que eu queria realizar a licitação Ñ seria possivel realizar a competição Quero contratar a Ivete Sangalo, ñ tem como fazer uma licitação, pois só existe uma, Quero comprar Pneus, só existe uma loja em uma raio de 100 km, ñ tem como fazer uma licitação Inexigibilidade são vinculadas

    ROL: Exemplificativo

    CASOS: I - P/ aquisição Materiais Equipamentos Gêneros Que só possam ser fornecidos por Produtor Empresa Representante comercial Exclusivo Vedada preferência marca Devendo comprovação exclusividade ser feita através de atestado fornecido I - Pelo órgão registro comércio local em que se realizaria Licitação Obra Serviço II - Pelo(a) Sindicato Federação Confederação Patronal Entidades equivalentes

    II - TEM QUE TER OS 3: I - SERVS TÉCNICOS ENUMERADOS NO ART. 13 I - Estudos técnicos Planejamento Projeto Básico Executivo II - Parecer Perícias Avaliações em geral III - Assessorias Consultorias técnicas Auditorias Financeiras Tributárias IV - Fiscalização Supervisão Geranciamento De Obras Serviços V - Patrocínio Defesa De causas Judiciais Adm VI - Treinamento Aperfeiçoamento De pessoal VII - Restauração Obras arte Bens valor histórico II - De natureza singular III - Com Profissionais Empresas De notória especialização MEGA IMPORTANTE: Vedada inexigibilidade p/ serviços de Publicidade Divulgação CARACTERISTICAS: ATENDE OS 3 REQUISITOS? Pode inexigibilidade Ñ ATENDEU TODOS OS 3 REQUISITOS? Pode ser feito PREFERENCIALMENTE CONCURSO AUTOR DO PROJETO: Deve passar os direitos p/ adm Onde ela possa fazer oq quiser É condição primordial p/ fazer a licitação CORPO TÉCNICO: Quando eu usar o meu quadro técnico p/ ganhar a inexigibilidade da licitação Deve colocar esses profissionais p/ executar a obra

    III - P/ contratação profissional qualquer setor artístico Diretamente Através empresário exclusivo Desde que consagrado pela Crítica especializada Opinião pública Contratar Ivete Sangalo

    OBS INEXIGIBILIDADE: Pode haver em casos de obras Contratar Oscar Niemeyer p/ projetar Museu na cidade de Brasília, p/ manter padronização 

  • Wesley Safadão só existe um.

    Michel Teló também só existe um.

    Tirulipa, Apóstolo Arnaldo, também só um.


ID
3085984
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à licitação pública e aos convênios, julgue o item.


No pregão presencial, se não houver, pelo menos, três ofertas com preços até 10% superiores à proposta de menor valor, serão chamadas as três melhores propostas para lances verbais e sucessivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;

    IX - não havendo pelo menos 3 (três) ofertas nas condições definidas no inciso anterior, poderão os autores das melhores propostas, até o máximo de 3 (três), oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos;

  • GABARITO: CERTO

    Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;

    IX - não havendo pelo menos 3 (três) ofertas nas condições definidas no inciso anterior, poderão os autores das melhores propostas, até o máximo de 3 (três), oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos;

  • Bora correlacionar e compreender:

    IX - não havendo pelo menos 3 (três) ofertas nas condições definidas no inciso anterior...

    Eis o inciso anterior:

    VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;

    Bora de novo, pra tatuar no cérebro:

    "...se não houver, pelo menos, três ofertas com preços até 10% superiores à proposta de menor valor..."

    Moral da história: o trecho "três ofertas nas condições do inciso anterior" se refere a todo o inciso VIII - fazendo com q somente o 3 melhores disputem os lances verbais - ou somente ao trecho "e os das ofertas com preços até 10% superiores" - fazendo com q 4 licitantes, o de menor preço e mais 3, disputem a fase dos lances verbais sucessivos?

    Me parece estranho q o correto seja essa segunda compreensão já q nas fases dos lances verbais são chamados 3 dos participantes e não 4... Isso mudaria o gabarito

    Gabarito da banca: Certo

  • GABARITO:C

     

    LEI No 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002

     

    Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
     

    I - a convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso na imprensa oficial e em sítio eletrônico oficial do respectivo ente federativo, facultado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, alternativamente, a utilização de sítio eletrônico oficial da União, conforme regulamento do Poder Executivo federal;              (Redação dada pela Medida Provisória nº 896, de 2019)

     

    II - do aviso constarão a definição do objeto da licitação, a indicação do local, dias e horários em que poderá ser lida ou obtida a íntegra do edital;

     

    III - do edital constarão todos os elementos definidos na forma do inciso I do art. 3º, as normas que disciplinarem o procedimento e a minuta do contrato, quando for o caso;

     

    IV - cópias do edital e do respectivo aviso serão colocadas à disposição de qualquer pessoa para consulta e divulgadas na forma da Lei no 9.755, de 16 de dezembro de 1998;

     

    V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;

     

    VI - no dia, hora e local designados, será realizada sessão pública para recebimento das propostas, devendo o interessado, ou seu representante, identificar-se e, se for o caso, comprovar a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame;

     

    VII - aberta a sessão, os interessados ou seus representantes, apresentarão declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação e entregarão os envelopes contendo a indicação do objeto e do preço oferecidos, procedendo-se à sua imediata abertura e à verificação da conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório;


    VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor; [GABARITO]

     

    IX - não havendo pelo menos 3 (três) ofertas nas condições definidas no inciso anterior, poderão os autores das melhores propostas, até o máximo de 3 (três), oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos; [GABARITO]

     

    XI - examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade;

     

  • Concordo totalmente com Aizen.

    O total é 3, ou seja, considera quem deu o lance menor e mais dois que se enquadrem dentro dos 10%.

    A questão tem gabarito errado, apesar de terem considerado certa.

    Ou seja, não sendo pelo menos 3 ofertas na condição prioritária, chama-se os três das melhores propostas de qualquer forma, independente do valor.

  • GABARITO CERTO

    LEI 10520/02

    Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    IX - não havendo pelo menos 3 (três) ofertas nas condições definidas no inciso anterior, poderão os autores das melhores propostas, até o máximo de 3 (três), oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos.

    inciso anterior: VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;

  • A questão indicada está relacionada com as licitações. 

    • Licitação:

    Segundo Mazza (2013) a licitação se refere ao "procedimento administrativo pelo qual entidades governamentais convocam interessados em fornecer bens ou serviços, assim como locar ou adquirir bens públicos, estabelecendo uma competição a fim de celebrar contrato com quem oferecer a melhor proposta". 
    • Modalidades:
    - Concorrência;
    - Tomada de Preços;
    - Convite;
    - Concurso;
    - Leilão;
    - Pregão. 

    • Lei nº 10.520 de 2002:

    Art.4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:
    VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a promulgação do vencedor. 
    IX - não havendo pelo menos 3 (três) ofertas nas condições definidas no inciso anterior, poderão os autores das melhores propostas, até o máximo de 3 (três), oferecer novos lances verbas e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos.
    Referência: 

    MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 

    Gabarito: CERTO, com base no art. 4º, VIII e IX, da Lei nº 10.520 de 2002. 
  • Descordo com o gabarito, uma vez que o texto legal não afirma que vai chamar 3 . e sim no máximo 3 :

    serão chamadas as três melhores propostas para lances verbais e sucessivos.(nem sempre)

    IX - não havendo pelo menos 3 (três) ofertas nas condições definidas no inciso anterior, poderão os autores das melhores propostas, até o máximo de 3 (três), oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos;

  • CERTO

    • Lei nº 10.520 de 2002:

    Art.4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a promulgação do vencedor. 

    IX - não havendo pelo menos 3 (três) ofertas nas condições definidas no inciso anterior, poderão os autores das melhores propostas, até o máximo de 3 (três), oferecer novos lances verbas e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos.


ID
3085987
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.429/1992 e em suas alterações, julgue o item.


Constitui ato de improbidade administrativa permitir ou facilitar a aquisição, a permuta ou a locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Deve ser mudado o gabarito.

    Certo.

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

  • Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário

            Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

            I - facilitar ou concorrer por qualquer forma para a incorporação ao patrimônio particular, de pessoa física ou jurídica, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta lei;

            II - permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;

            III - doar à pessoa física ou jurídica bem como ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos ou assistências, bens, rendas, verbas ou valores do patrimônio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem observância das formalidades legais e regulamentares aplicáveis à espécie;

            IV - permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta lei, ou ainda a prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado;

            V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

    gabarito: certo

  • Alguém poderia explicar o gabarito? Obrigado
  • Requer mudança de gabarito já.

  • Gabarito não foi alterado, esta banca deve estar louca

  • MALUCA TOTAL!!!

  • (CERTO)

    Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

    IV - permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta Lei, ou ainda a prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado;

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

  • Ano: 2018 Prova: Cref 13º Região

    À luz da Lei n.º 8.429/1992, julgue o item seguinte.

    Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial ou dilapidação dos bens, notadamente permitindo a aquisição, permuta ou locação de bem por preço superior ao de mercado.

    GAB: Certo

    Vai entender a Quadrix...

  • oxenteeeee

  • AFF é de morrer d raiva mesmo

  • Alguém pode me explicar please como o gabarito dessa questão consta como Errado??? Se é cópia da lei
  • GABARITO DA BANCA ATÉ O MOMENTO: E 


    GABARITO CORRETO: C 

     

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992


    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário
     

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

    I - facilitar ou concorrer por qualquer forma para a incorporação ao patrimônio particular, de pessoa física ou jurídica, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta Lei;

    II - permitir ou concorrer para que pessoa física ou jurídica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta Lei, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;

    III - doar à pessoa física ou jurídica bem como ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos ou assistências, bens, rendas, verbas ou valores do patrimônio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1º desta Lei, sem observância das formalidades legais e regulamentares aplicáveis à espécie;

    IV - permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta Lei, ou ainda a prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado;

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado; [GABARITO]

  • IV - permitir ou facilitar a alienação, permuta ou locação de bem integrante do patrimônio de qualquer das entidades referidas no art. 1º desta lei, ou ainda a prestação de serviço por parte delas, por preço inferior ao de mercado;

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado

  • Certo.

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

  • Que banca louca !!!!

  • ESTA CORRETA A QUESTÃO !!!!!

    CONFORME DESCRITO O ART. 10 INCISO V. DA REFERIDA LEI.

  • LOCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • meu deus

  • Acho que a imitação do CEBRASPE comeu mosca nessa.

  • isso só atrapalha minha estatistica de correção depois! kkkk

  • Tinha que ser a QUADRIX. Banca podreeee

  • A banca alterou o gabarito.

    "Parecer: alterado para “C” (certo).

    Justificativa:

    Houve erro material na divulgação do gabarito referente ao item, considerando que a situação configura hipótese do art. 10, inciso V, da Lei nº 8.429/1992:

    “Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente: [...]

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;”.

    O gabarito deve ser alterado, mantendo-se a validade do item."

    Só falta o QC alterar! Vamos reportar o erro para corrigirem.

  • GABARITO: CERTO

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)
     
    ARTIGO 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

     

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

  • BANCA ALTEROU O GABARITO PARA CORRETO:

    Parecer: alterado para “ C ” ( certo ) .

    Justificativa: Houve  erro material na  divulgação  do  gabarito referente  ao  item 117 do  cargo ANALISTA  DE  ÁREA  (CÓ DIGO  400) , considerando que a situação configura hipótese do art. 10, inciso V, da Lei nº 8.429/1992:

    “Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa  que  causa  lesão  ao  erário  qualquer  ação  ou  omissão,  dolosa  ou  culposa,  que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    [...]

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;”.

    O gabarito deve ser alterado, mantendo-se a validade do item

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.429 de 1992.

    • Improbidade administrativa:

    Segundo Medauar (2018) "a improbidade administrativa tem um sentido forte de conduta que lese o erário público, que importe enriquecimento ilícito ou proveito próprio ou de outrem no exercício de mandato, cargo, função, emprego público, embora existam outros casos sem lesão direta ao erário, por exemplo, na fraude à licitação em concurso público". 
    • Lei nº 8.429 de 1992:

    Art.10 Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:
    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado. 
    Referência: 

    MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 21 ed. Belo Horizonte: Fórum, 2018. 

    Gabarito: CERTO
  • CERTO

  • Por que tantos erros??


ID
3085990
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 8.429/1992 e em suas alterações, julgue o item.


Uma pena passível de ser aplicada no caso de ato de improbidade administrativa é a suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Segue mnemonico:

    Princípio  do        Erário           Rico

     

     

    ----100x------------------2x-------------------3x-------  multa

     

     

    -----3-5-------------------5-8-----------------8-10-------- anos de suspensão

     

     

    -------3---------------------5--------------------8---------- anos de proibição de contratar com adm pública.

     

     

    ------dolo----------dolo e culpa-------------dolo----  subjetividade da ação

  • Algumas coisas que vc precisa saber sobre atos de improbidade adm:

     

    1 - o agente não comete crime de improbidade e sim ato de improbidade;

     

    2 - a responsabilidade de quem comete o ato de improbidade administrativa é subjetiva e não objetiva;

     

    3 -É admitido  a celebração de acordo de não persecução cível, nos termos desta Lei.;

     

    4 - não existe foro privilegiado para quem comete o ato de improbidade administrativa;

     

    5 - nos atos de improbidade administrativa tanto o agente público quanto o particular que agem em concurso são considerados sujeitos ativos; 

     

    6 - improbidade administrativa própria: o agente público age sozinho;

     

    7 - improbidade administrativa imprópria: o agente público age em conjunto com o particular (*particular sozinho não comete ato de Improbidade Adm.​);

     

    8 - Os atos de improbidade administrativa são exemplificativos e não taxativos;

    Obrs. Não pode a ação civil de improbidade administrativa ser ajuizada exclusivamente contra um particular.

     

    Art. 09-A.  Constitui ato de improbidade administrativa qualquer ação ou omissão para conceder, aplicar ou manter benefício financeiro ou tributário.

     

    10 - Não são todos os agentes Políticos que estão sujeitos a essa lei, por exemplo: o Presidente da República não está, mas o vereador, o governador e os membros do Ministério Público estão.

    FONTE: Órion Jr. Qc

  • CERTO

     

    Em todos os casos de condenação pela prática de ato de improbidade administrativa importarão: a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública (sem efeito automático), a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penaç cabível. 

     

    Ato de improbidade administrativa é crime? NÃOÉ considerado um ilícito civil, punível nas esferas administrativa e cível. A Lei nº 8.429/92 não prevê sanções penais.

  • SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS

    Enriquecimento ilicito - 8 a 10 anos

    Prejuizo ao erario - 5-8 anos

    atentar contra principios - 3-5

    aplicaçao indevida de tributos - 5-8 anos

  • GABARITO:C

     

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992
     

     

    DAS PENAS

     

    Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: ("Caput" do artigo com redação dada pela Lei nº 12.120, de 15/12/2009)


    I - na hipótese do art. 9º, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos; [GABARITO]

    II - na hipótese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos;

    III - na hipótese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos. Parágrafo único. Na fixação das penas previstas nesta Lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.

    IV - na hipótese prevista no art. 10-A, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de 5 (cinco) a 8 (oito) anos e multa civil de até 3 (três) vezes o valor do benefício financeiro ou tributário concedido. 

  • Certo

    Nos termos do Art. 20, lei 8429/92 - A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    A perda dos direitos políticos não é a única sanção cabível ao agente ímprobo pois, se este concorrer em crime de improbidade, além de perder os direitos políticos, responderá nas esferas civil e administrativa, sem prejuízo das sanções quanto à Lei 8.429/92

    Enriquecimento ilícito - suspensão dos direitos políticos de 8 a 10 anos

    Lesão ao erário - suspensão dos direitos políticos de 5 a 8 anos

    Ação ou omissão que viole os deveres de honestidade - suspensão dos direitos políticos de 3 a 5 anos

    Ação ou omissão (financeiro ou tributário) - suspensão dos direitos políticos de 5 a 8 anos

  • ENRIQUECIMENTO ILÍCITO: SUSPENSÃO DE DIREITOS POLÍTICOS DE 8 A 10 ANOS.

  • ENRIQUECIMENTO ILÍCITO: SUSPENSÃO DE DIREITOS POLÍTICOS DE 8 A 10 ANOS.

  • GAB 'C'

    Mapa:

    Enriquecimento:

    Suspensão: 8 a 10 anos;

    Multa: 3 x o valor acrescido

    Proibição: 10 anos

    Elemento subjetivo: Dolo

    Imprescritível

    Prejuízo:

    Suspensão: 5 a 8 anos;

    Multa: 2 x o valor acrescido

    Proibição: 5 anos

    Elemento subjetivo: Dolo/Culpa

    Imprescritível: Dolo

    Prescritível: Culpa

    Princípios:

    Suspensão: 3 a 5 anos;

    Multa: 100 x o salário

    Proibição: 5 anos

    Elemento Subjetivo: Dolo

    Imprescritível

    Audaces Fortuna Juvat

  • GABARITO: CERTO

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)

     

    ARTIGO 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: 

     

    I - na hipótese do art. 9º, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos; (DOS ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA QUE IMPORTAM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO)

  • Gab. "C"

    Suspensão dos direitos políticos:

    Enriquecimento ilícito: 8 a 10 anos (gabarito)

    Prejuízo ao erário: 5 a 8 anos

    Atentam contra os princípios: 3 a 5 anos

  • LEMBREM-SE:

     Os atos de impropriedade Administrativa importarão:

    P erda da função pública

    A ção penal cabível

    R essarcimento ao Erário

    I ndispoibilidade dos Bens

    S uspensão dos direitos políticos.

    GABARITO: CERTO

    Fonte: LEI Nº 8.429, DE 2 de JUNHO DE 1992

    __________________________________________________________________________________________________

    “Nunca avalie a altura de uma montanha até que atinja o cume. Verá então com o era baixa!”

    FORÇA!

  • CERTO

  • ENRIQUECIMENTO ILÍCITO

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.429 de 1992.

    • Improbidade administrativa:

    Segundo Matheus Carvalho (2015) "a improbidade administrativa tem base na Constituição Federal que, em seu art. 37, §4º, estabelece que a lei sancionará os atos de improbidade. Esse dispositivo constitucional enumera algumas sanções a serem aplicadas pela prática de ato de improbidade e, conforme entendimento majoritário da doutrina, esse rol é meramente exemplificativo, não esgotando as sanções a serem aplicadas". 
    • Lei nº 8.429 de 1992:

    Art.12 Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato: 

    I - na hipótese do art. 9º, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos. 
    Referência:

    CARVALHO, Matheus. Manual de Direito Administrativo. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2015. 

    Gabarito: CERTO, com base no art. 12, I, da Lei nº 8.429 de 1992. 
  • Correto, no caso de Enriquecimento ilícito.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA. AGORA, 14 ANOS.


ID
3085993
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com a Lei n.º 12.527/2011 e com o Decreto n.º 7.724/2012, julgue o item.


O prazo máximo de restrição de acesso à informação ultrassecreta é de 25 anos, a contar de sua produção.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

    § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.

  • BIZU: para saber os prazos é só saber contar até 02 e fixar o nº 5 no final da contagem.

     

    ► 05 anos reservada;

    ► 15 anos secreta;

    ► 25 anos ultrassecreta;

  •  05 anos = reservada;

    15 anos = secreta;

    25 anos = ultrassecreta;

    100 anos = intimidade, vida privada, honra e imagem.


ID
3085996
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 12.527/2011 e com o Decreto n.º 7.724/2012, julgue o item.


Não sendo possível conceder o acesso imediato às informações solicitadas, o órgão ou a entidade que receber o pedido de acesso à informação deverá, em prazo não superior a quinze dias, comunicar a data, o local e o modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    § 1º Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias:

    I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;

    II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou

    III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.

    § 2º O prazo referido no § 1º poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente.

  • § 1º Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias:

    I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;

    II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou

    III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.

    § 2º O prazo referido no § 1º poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente.

    lei 12527 lei de acesso à informação

  • GABARITO:E

     

    LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011

     

    DO PROCEDIMENTO DE ACESSO À INFORMAÇÃO

     

    Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.


    § 1º Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias: [GABARITO]

     

    I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;

     

    II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou

     

    III - comunicar que não possui a informação, indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.

     

    § 2º O prazo referido no § 1º poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente.

  • Gab: ERRADO

    O prazo é de 20 dias PRORROGÁVEIS por mais 10 dias, ou seja, ao todo o órgão tem 30 dias para fornecer a informação. Observados, ainda, o prazo para recurso.

    Art. 11, Lei 12.527/11

    Erros, mandem mensagem :)

  • GABARITO: ERRADO.