-
Gab. C
I – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, representadas pelo direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. ERRADO
O correto, conforme o inciso "X" do art. 5º, seria: "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação."
II – Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. CORRETO
É exatamente o que está expresso no inciso "XVI" do art. 5º.
III – É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo limitado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias. ERRADO.
Forma correta: CF/88 Art. 5º VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
Por um instante pensei que essa banca fosse a FCC. . .rsr
-
Espera aí... A primeira alternativa está errada porque está escrito "representadas" ao invés de "assegurado"?!?!?! O sentido é o mesmo! São invioláveis esses direitos, cuja representação (dessa inviolabilidade) está consubstanciada pela possibilidade de indenização moral e material. Eu li e achei estranho, pois diferente do texto constitucional, mas não a ponto de tornar errada a assertiva...
-
Também achei estranho a assertiva I ao dizer que será REPRESENTADO ao invés de ASSEGURADO O DIREITO...Mas pensei à luz do texto da CF/88 então a considerei como incorreta...
-
nada a ver a banca desconsiderar a assertiva I. na boa, escroto demais. questão super mal elaborada.
-
Complementando...
Determina o texto constituicional que "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação" (art.5.º, X)
A indenização, na hipótese de violação a um desses bens da pessoa, poderá ser cumulativa, vale dizer, poderá ser reconhecido o direito à indenização pelo dano material e moral simultaneamente, se a situação ensejar.
FONTE: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Constitucional Descomplicado. 15ª. edição. São Paulo: Método, 2016. pg131
Não lembrar da letra da lei, fica complicado...
bons estudos
-
Vamos dançar conforme a banca!
-
Absurdo tal interpretação da banca. A palavra trocada não altera o sentido da alternativa!
-
Realmente foi sacanagem da banca, mas as palavras que foram trocadas realmente alteram o significado.
Os direitos são disposições declaratórias e as garantias visam a proteger ou reparar os direitos declarados.
“Os direitos fundamentais são bens jurídicos em si mesmos considerados, conferidos às pessoas pelo texto constitucional, enquanto as garantias são instrumentos por meio dos quais é assegurado o exercício desses direitos, bem como a devida reparação, em caso de violação.” (Vicente Paulo, Marcelo Alexandrino, Direito Constitucional Descomplicado, 7ª edição, Rio de Janeiro, Forense, 2011, p. 100).
Ex.: direito à honra, à imagem. Nesse caso, não podem ser violados por ninguém. Entretanto, se acontecer, você tem os mecanismos para solicitar reparação ao dano sofrido.
Alternativa da banca - São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, representadas pelo direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
A interpretação da alternativa é que a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem são exercidos por meio da indenização (são os próprios direitos de pleitear a indenização), mas na verdade são inerentes, naturalmente, a todos e quando a CF fala que você tem assegurado o direito à indenização, entende-se que é a garantia para reparar um direito que foi violado.
Bons estudos!
-
Realmente a I está errada, pois a indenização é um direito que lhe é assegurado pela Contituição nos casos de inviolação a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem!!
-
é daqueles casos onde nem você, com o texto da cf na mão, saberia o que a banca quer, se ela quer literalmente ou não....totalmente subjetivo, não há preparação no mundo que vá fazer você escolher com 100% de ctz
-
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
Só esse detalhe importa.
-
eu não consigo ver diferença entre "representadas" e "assegurado" nesse contexto viu. que banquinha.
-
Banca pequena vai ser sempre pequena por isso!
-
Então quer dizer que o erro está em representadas?! Conte-me mais como é ser uma banquinha...
-
Quem errou essa questão:
- Eu;
- Você;
- Canotilho;
- Pedro Lenza;
- Gilmar Mendes;
- Marcelo Novelino;
- VP & MA;
- o professor do QC com a dura missão de comentar essa questão; e
- o examinador.
-
Vejam que a banca é a própria fundação. O examinador não deve sabe nada de Direito Constitucional. O concurso é suspeito de fraude. Já viram o gabarito da prova? É todo C-A-E-D-B, sim a provoa toda + ou - nessa sequencia. Como em qualquer órgão ou entidade da administração pública, tem uma galera apadrinhada, seja terceirzada, comissionada ou qualquer porcaria que não tenha entrado via concurso. E aí chega a justiça e diz que precisa substituir esse pessoal todo? E o que faz com eles que têm família? Vão para a rua? Vão ficar desempregados? Claro que não, é muita sacanagem com eles que são incapazes de estudar para um concurso. Desculpem o desabafo.E se alguém se sentiu ofendido, peço perdão.
-
ae galera vamos para de chorar, e vamos passar logo nesses concursos. FOCO,FORÇA E FÈ !
-
Uma questão dessa é um "desaprendizado", além de uma perda de tempo!
te contar viu...¬¬
-
Mas que questão horrível! Meu pai.Como que pode uma banca se sujeitar a isso?
-
X- SÃO INVIOLÁVEIS A INTIMIDADE, A VIDA PRIVADA, A HONRA E A IMAGEM DAS PESSOAS, ASSEGURANDO O DIREITO A INDENIZAÇÃO PELO DANO MATERIAL OU MORAL DECORRENTE DE SUA VIOLAÇÃO.
infelizmente errei a questão
marquei letra E
-
Gabarito: C
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
-
A gente lê um milhão de vezes a mesma coisa e mesmo assim acaba errando :/ kkkkk
-
Eu acertei a questão por achar que não estava exatamente nas mesmas palavras da CF. Mas olhei com calma e vi que a alternativa I está mais para certa.
-
FAVOR, INDIQUEM PARA COMENTÁRIO.
-
I – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, representadas pelo direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. (ERRADO) OBS. Indenização pelo danos material E moral.... ``OU`` fica excluido um, logo pode ser aculmulativo.
II – Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. (CORRETO)
III – É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo limitado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias. (ERRADO) OBS. O direrito nao É limitado.
Gabarito> C
-
Nenhum ser humano comum no mundo acertaria essa questao, salvo se o mesmo nao lesse a questao e chutasse
-
Tá loco... Que rídiculo isso... Como avaliar candidatos assim só com decoreba? . Mudando apenas uma palavra que no contexto não altera de modo significtivo o artigo...
O enunciado deveria estar escrito: Conforme LITERALIDADE DA LEI, blá blá blá... (aí então poderia aceitar uma questão dessa)
Decoreba não avalia ninguém....
-
Art 5º, X - São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, ASSEGURADO O direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
-
Incrivel ja fiz essa questao umas tres vezes e errei todas
-
Muito apelativa.
-
RAFAEL SEI QUE NÃO TE AJUDO EM NADA, FICA TRANQUILO, FIZ 4 VEZES E ERREI TODAS. INCRIVEL
-
Como eu consegui errar?
-
Inacreditável uma questão tão imbecil dessas !
-
Questão de merda igual ao examinador.
-
Não é CONSULPLAN, mas poderia ser. Ela gosta dessas safadezas...kkkkk
-
questão de examinador preguiçoso e sem conhecimento da matéria.
-
Segunda vez que eu marco letra E nessa questão. pqp...
-
Questão triste!
-
Pense como essa questão mede conhecimento =?
-
O MELHOR COMENTÁRIO DA QUESTÃO PRA QUEM NÃO QUER PERDER TEMPO É O DE ANDRESSA NULLE. MUITO BOM! EXCELÊNTE RACIOCÍNIO. A INDENIZAÇÃO PELO DANO É UMA GARANTIA CASO OCORRA SUA VIOLAÇÃO. A INVIOLABILIDADE É O DIREITO. DIZER QUE A INVIOLABILIDADE É REPRESENTADA PELA GARANTIA CONFUNDE OS DOIS CONCEITOS DEFINIDOS PELA DOUTRINA DIREITOS X GARANTIAS.
-
Essa é daquelas questões que, não importa quantas vezes vc a fizer, vc sempre vai errar!!!
-
...até agora procurando o erro da assertiva I
-
POLEMICA! (ainda não vi o erro também)
-
O erro da primeira alternativa:
I – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, REPRESENTADAS pelo direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
O correto seria: ASSEGURADO
-
A questão expõe assertivas relacionadas aos
direitos fundamentais insculpidos no art. 5º da CF/88. Analisemos cada uma
delas:
Assertiva “I”: está incorreta. Conforme art.
5º, X, CF/88 – “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a
imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano
material ou moral decorrente de sua violação”.
Assertiva “II”: está correta. Segundo o
art. 5º, XVI, CF/88 – “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em
locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não
frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas
exigido prévio aviso à autoridade competente”.
Assertiva “III”: está incorreta. Segundo art.
5º, VI, CF/88 – “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo
assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da
lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.
Portanto, apenas é compatível com a
Constituição a assertiva II.
Gabarito
do professor: letra c.
-
ESSA FIOCRUZ PERDEU A MORAL, QUE TOSCO!!!!
-
Questão R-I-D-I-C-U-L-A
-
Questão absurda!
-
I – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, representadas pelo direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. ASSEGURADO O
II – Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. XVI
III – É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo limitado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias. SENDO ASSEGURADO
Apenas a II está de acordo com a letra da lei...
Questões de letra de lei são muito pobres (minha opinião), já passamos dessa época em que concurso era decoreba.
-
A palavra "representadas" não a deixa incorreta....aff
-
Enquanto vocês choram, eu sublinho a palavra modificada no vade mecum, guardo a questão pra revisar no futuro. Concurso público não tem essa de quem não chora não mama.
-
questão merda
-
Questão decoreba é ruiim, além de não medir conhecimento .. :/
-
Caí bonito!
-
I. "representadas pelo direito.." a banca considera diferente de "assegurado o dinheiro"
Ah pra pqp
-
Só vi o erro quando li os comentários :/
-
A banca quis inventar moda.
-
Bruno C vc foi muito criativo kkkkkkkkkkkk
-
Fiz essa questão com a consciência tranquila de uma criança. Só depois vim conferir os comentários e fiquei impressionado com a quantidade de reclamações. Ora, a meu ver esta é uma típica questão de letra seca da lei. Trocam/suprimem uma palavra e isso por si só invalida a alternativa. Esse tipo de questão jamais deixará de existir! Força guerreiros!
I - ERRADO. CF, art. 5º, X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
II - CERTO, art. 5º, XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
III - ERRADO. CF, art. 5º, VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
-
Pessoal , não fiquem indignados em errar uma questão como esta, a vantagem de resolver questões de várias bancas, otimiza nosso conhecimento e atenção. Como dizia o primo do tio do meu avô " Podemos cometer erros no treinamento, mas jamais falharemos no dia da prova" . Deus abençoe a todos.
-
Isso ai. O primo do tio do seu avô está certissímo. Vamos pra frente!
-
Assegurado não é sinonimo de representado, logo, não vejo erro ou qualquer outra coisa do tipo em relaçao ao gabarito da questão.
Sucesso a todos!!
-
X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado
o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre
exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de
culto e a suas liturgias;
-
Em 15/09/2017, às 15:26:46, você respondeu a opção E.Errada!
Em 18/03/2017, às 06:48:50, você respondeu a opção E.Errada!
-
Em 24/10/2017, às 16:36:25, você respondeu a opção E.Errada!
Em 03/10/2017, às 09:01:52, você respondeu a opção E.Errada!
-
só na base do rivotril mesmo
-
O Art. 5º da Constituição Federal estabelece que todos os cidadãos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Com relação aos direitos e garantias fundamentais, analise as assertivas abaixo. e responda em seguida quais delas são verdadeiras:
I – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, representadas pelo direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
II – Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
III – É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo limitado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
Das assertivas acima, são verdadeiras:
I - ERRADO. CF, art. 5º, X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
II - CERTO, art. 5º, XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
III - ERRADO. CF, art. 5º, VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
-
questão simples e fácil
-
Assertiva “I”: está incorreta. Conforme art. 5º, X, CF/88 – “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.
-
Em 08/02/2018, às 14:24:30, você respondeu a opção E.Errada!
Em 27/10/2017, às 09:17:47, você respondeu a opção E.Errada!
Em 24/08/2017, às 16:33:58, você respondeu a opção E.Errada!
Em 24/07/2017, às 10:55:31, você respondeu a opção E.Errada!
-
Em 10/02/2018, às 13:17:38, você respondeu a opção E. Errada!
Em 26/01/2017, às 13:34:36, você respondeu a opção E. Errada!
-
Banca de fundo de quintal....típica questão de disciplina de lingua portuguesa...trocar uma palavra por outra...pela mor de minha memória né?
-
Deus me free dessa questão água com açúcar.
-
Em 20/02/2018, às 15:09:34, você respondeu a opção E.Errada!
Em 15/09/2017, às 15:26:46, você respondeu a opção E.Errada!
Em 18/03/2017, às 06:48:50, você respondeu a opção E.Errada!
-
5. transitivo direto
substituir, estar no lugar de; fazer as vezes de.
"o filho representou a família"
6. transitivo direto
ser mandatário ou procurador de.
"o advogado representava a firma"
7. bitransitivo
expor verbalmente ou por escrito; observar, fazer sentir.
"r. ao governo o problema dos aposentados"
8. transitivo indireto e bitransitivo
expor uma petição ou uma queixa; dirigir uma representação.
"r. contra a chefia"
representadas pelo direito à indenização - Ainda dá para entender que a indenização é um direito, apesar de não ser literalmente o que está no texto da lei. Não mudou o significado de nada.
-
Nao creio que o erro está na palavra "representada" aff
-
Representadas não ter o mesmo sentido de assegurado... senhor!!!! Espero que quem tenha feito esta prova tenha recorrido, que questão ridícula, que não preza pela inteligência!!!!!
-
II – É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo (ASSEGURADO) limitado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
Altenativa: C
-
Para aqueles que falam que a troca de uma palavrinha muda tudo, espero que vcs nunca peguem uma questão em que a banca trocou uma palavrinha e vcs, muito atentos e espertos, não marcaram a questão por acharem que estava errada. Aí simplesmente vem a banca na resposta ao recurso e fala: "A troca da expressão na alternativa não prejudica em nada a compreensão da questão. Nada a prover".
-
é aquela maldita questão que vc responde tendo a certeza ufa... pelo menos essa eu acertei... quando vc vê o gabarito e a letra A a maldita está errada.
-
Ufa... Ate que enfim!
Em 08/10/2018, às 19:06:54, você respondeu a opção C.Certa!
Em 07/10/2018, às 12:27:46, você respondeu a opção E.Errada!
Em 25/09/2018, às 20:05:30, você respondeu a opção E.Errada!
Em 05/09/2018, às 20:01:24, você respondeu a opção E.Errada!
Em 30/08/2018, às 06:17:17, você respondeu a opção E.E
-
O Art. 5º da Constituição Federal estabelece que todos os cidadãos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Com relação aos direitos e garantias fundamentais, analise as assertivas abaixo. e responda em seguida quais delas são verdadeiras:
I – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, representadas pelo direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
II – Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
III – É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo limitado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
-
são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
-
Letra C
Assertiva “I”: está incorreta. Conforme art. 5º, X, CF/88 – “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.
Assertiva “II”: está correta. Segundo o art. 5º, XVI, CF/88 – “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.
Assertiva “III”: está incorreta. Segundo art. 5º, VI, CF/88 – “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”.
Portanto, apenas é compatível com a Constituição a assertiva II.
-
Questão quase que puramente de português, errei, mas pretendo não errar mais.
Analisando o português:
I – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, representadas pelo direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
- Representadas
Este verbo, no plural, está ligado a um sujeito composto. Qual é o sujeito (elíptico) de "representadas"?
R: A intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas
Analisando a norma constitucional:
A intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas são representadas pelo direito à indenização?
R: Não. A indenização representa a INVIOLABILIDADE desses itens ("decorrente de sua violação").
Portanto, item errado mesmo, não é só a troca de palavras, o sentido é mesmo diferente.
Enfim, aprendi mais essa, bola pra frente.
-
I – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, representadas pelo direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
Esse "representadas" leva a conclusão de que o direito a indenização sempre será a "solução" para eventual violação da intimidade, a vida privada, a honra e a imagem de uma pessoa. Porém, existem outros mecanismos como o direito e resposta por exemplo. Além disso, ao expressão que consta no texto constitucional é "assegurado" e, portanto, percebe-se que a CF assegura e não impõe a indenização.
-
Errei a questão por duas vezes. Não vou desaprender com essa banca. Continuo com a alternativa "E", mesmo que a banca tenha dado por gabarito a alternativa "C". Examinador preguiçoso, no mínimo.Gostaria de adjetivá-lo de outra forma.
-
FIOCRUZ CREDO
-
Cara de fraude essa questão... Repugnante
-
Respondi essa questões 7 e errei as 7