- ID
- 44011
- Banca
- EJEF
- Órgão
- TJ-MG
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Legislação Estadual
- Assuntos
É possível afirmar que o regime jurídico dos servidores públicos não admite:
É possível afirmar que o regime jurídico dos servidores públicos não admite:
De acordo com a disciplina do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais, analise estas afirmativas:
I. A criação de cargo público depende sempre de lei. 
II. As atribuições inerentes a uma carreira funcional podem ser indistintamente cometidas aos funcionários de suas diferentes classes. 
III. Os cargos isolados não integram classes.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
Com base no que determina a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que o Procurador-Geral de Justiça
De acordo com a disciplina do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais, analise estas afirmativas:
I. A criação de cargo público depende sempre de lei.
II. As atribuições inerentes a uma carreira funcional podem ser indistintamente cometi das aos funcionários de suas diferentes classes.
III. Os cargos isolados não integram classes. A partir dessa análise, pode-se concluir que
Determinado Município do Estado de Minas Gerais possui 22 mil habitantes. 
Considerada a hipótese, é CORRETO afirmar que esse Município
Com base no que determina a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que o Procurador-Geral de Justiça
Considerando-se a previsão constitucional sobre a composição da Assembléia Legislati va, é CORRETO afirmar que, se, na Legislatura em curso, o número de Deputados Esta duais é de 77, a atual representação do Estado na Câmara dos Deputados é de
Sobre as garantias do magistrado explicitadas na Constituição do Estado de Minas Gerais, é INCORRETO afirmar que
Analise as seguintes afirmativas. 
I. No caso de impedimento do Governador e do Vice-Governador do Estado ou no de vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício do Governo o Presidente da Assembléia Legislativa e o do Tribunal de Contas.
II. O Vice-Governador substituirá o Governador do Estado, no caso de impedimento, e o sucederá, no de vaga. 
III. Vagando os cargos de Governador e Vice-Governador do Estado, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga, a não ser que a vacância ocorra nos últimos dois anos do mandato governamental, hipótese em que a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pela Assembléia Legislativa, na forma de lei complementar. 
IV. Compete privativamente ao Governador do Estado firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público. 
A partir dessa análise, pode-se concluir que
Sobre as licenças previstas na Lei Estadual n. 869 de 05/07/1952, é INCORRETO afirmar que
Analise as seguintes afirmativas a respeito do processo legislativo, disciplinado na Constituição do Estado de Minas Gerais. 
I. A Constituição pode ser emendada por proposta de, no mínimo, metade dos membros da Assembléia Legislativa; do Governador do Estado; do Tribunal de Justiça; do Tribunal de Contas; do Procurador-Geral de Justiça; ou, de, no mínimo, 100 (cem) câmaras municipais, manifestada pela maioria de cada uma delas. 
II. A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Assembléia Legislativa de projeto de lei ordinária ou de lei complementar, subscrito por, no mínimo, dez mil eleitores do Estado, em lista organizada por entidade associativa legalmente constituída, que se responsabilizará pela idoneidade das assinaturas. 
III. O projeto de lei ou emenda à constituição do Estado, aprovado pela Assembléia Legislativa, será enviado ao Governador do Estado, para, no prazo de quinze dias, sancioná-lo ou se o considerar, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrária ao interesse público, vetá-lo total ou parcialmente. 
IV. A matéria constante de projeto de lei rejeitado não poderá constituir objeto de novo projeto na mesma sessão legislativa, salvo se proposta pela maioria dos membros da Assembléia Legislativa.
 A partir dessa análise, pode-se concluir que
Pela análise do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que a licença para tratar de interesse particular para os funcionários interinos e aos comissionados
Com base no Estatuto do Funcionário Público Civil de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que o funcionário acidentado no exercício de suas atribuições terá assistência hospitalar, médica e farmacêutica fornecida e garantida às custas do
Com base no que determina a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que o Procurador-Geral de Justiça
De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que
Dentre os princípios norteadores da Administração Pública, a Constituição do Estado de Minas Gerais prevê
Pela  metodologia  adotada,  o  Plano  Mineiro  de  Desenvolvimento  Integrado  (PMDI)  representa uma resposta a três grandes questões. 
 Identifique qual das questões abaixo NÃO corresponde ao proposto pelo PMDI. 
 
São  programas  ou  ações  previstos  no  Plano  Plurianual  de  Ação  de  Governo  (PPAG),  2008 a 2011, para a área de resultados (PMDI) Qualidade e Inovação em Gestão Pública,  EXCETO 
 
Analise  as  seguintes  afirmativas  sobre  os  programas  e  ações  do PPAG,  2008  a  2011,  previstos  para  a  área  de  resultados  (PMDI)  Vida  Saudável  e  assinale  a  alternativa  INCORRETA. 
 
Com referência à Polícia Judiciária, é INCORRETO afirmar que 
  
É  sabido  que  a  carreira  policial  civil  obedece  à  ordem  hierárquica,  pilar  estrutural  da  corporação.     
Nesse sentido, é >INCORRETO afirmar que 
  
O Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais rege  importantes questões atinentes às missões e a estrutura das  carreiras dos militares do Estado de Minas Gerais. Segundo o Estatuto, é importante saber que
 
O Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais é uma norma que rege valores e ditames que sustentam as organizações militares e seus objetos na preservação da ordem pública e na manutenção de costumes sociais.  Dentre os detalhes técnicos, é importante salientar que
 
Sobre o conceito de Transgressão Disciplinar ao CEDM, é importante saber que
 
Analise as afrmativas abaixo e coloque (V) para as Verdadeiras ou (F) para as Falsas: 
(       )  Os principais princípios da punição são o caráter educativo e preventivo. 
(       )  Uma forma de punição regular é a prestação de serviço preferencialmente operacional, que não ultrapasse no cômputo semanal à oito horas. 
(       )  A Reserva Disciplinar Compulsória pode ser aplicada como punição disciplinar para Ofciais e Praças; 
(       )   A Movimentação de Unidade é compreendida como punição acessória. 
Assinale a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo: 
O Código de Ética e de Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais prevê o seguinte: 
I.  O Militar do Estado tem o direito de comunicar, por meio de relatório circunstanciado e reservado à Corregedoria, a  conduta imoral de um superior hierárquico. 
II.  O Militar que se sentir prejudicado ou ofendido por um ato administrativo tem o direito de ingressar com um pedido de  reconsideração de ato perante o escalão superior, visando defender seus direitos. 
III.  O Militar do Estado que fcar cinco anos sem punições disciplinares terá suas penas canceladas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
  
A Câmara Municipal de Espírito Santo do Pontal, Minas Gerais,  após instaurar e processar o prefeito local por quebra de decoro,  deliberou, em votação secreta, por cinco votos a quatro, que a  acusação era procedente e o afastou do cargo. Inconformado,  o prefeito  impetrou mandado de  segurança,  com pedido de  liminar, perante o juízo da comarca, para que fosse imediatamente reconduzido ao cargo, ao fundamento de que não pode  ser cassado porque a votação, além de secreta, não perfizera  os dois terços exigidos pela lei. Em se admitindo que o concursando é o juiz local, assinale a alternativa que apresenta a  decisão correta.
  
Consoante dispõe a Constituição do Estado de Minas Gerais, é INCORRETO afirmar que:
 
É CORRETO afirmar, sobre o Poder Legislativo Estadual:
 
A Constituição Estadual  trata da  remuneração dos servidores públicos sendo CORRETO afirmar que  inclui a seguinte  disposição:
 
Marque a opção CORRETA, de acordo com a Constituição do Estado de Minas Gerais:
 
Segundo previsto na Constituição Estadual de Minas Gerais, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, permitida, se houver compatibilidade de horários e limitados a remuneração e o subsídio total do servidor ao subsídio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça:
Sobre os Deputados Estaduais, indique a hipótese CORRETA, conforme estabelecido pela Constituição Estadual de Minas  Gerais:
 
Relativamente às condições  instituídas para a aposentadoria do servidor  integrante do Regime Próprio da Previdência Social, insertas na Lei Complementar nº 64, de 25 de março de 2002, é correto afirmar que 
 
A  legislação que  trata do  processo administrativo estadual  arrola  os  legitimados a  interpor  recurso,  que  são os  seguintes, EXCETO 
 
Segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, a atividade administrativa dos Poderes do Estado e a de entidade descentralizada se sujeitarão aos princípios da 
 
Considerando  a Lei Estadual n. 14.184/2002, que  trata  do  processo administrativo  no âmbito da Administração  Pública Estadual, NÃO é correto afirmar que 
 
Segundo a Lei Estadual n. 14.184/2002, é impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou a autoridade que    
I.  tenha interesse direto ou indireto na matéria;  
II.  tenha participado ou venha a participar no procedimento como perito, testemunha ou representante, ou cujo cônjuge, companheiro, parente ou afim até o segundo grau esteja em uma dessas situações;  
III.  esteja em litigo judicial ou administrativo com o interessado, seu cônjuge ou companheiro;  
IV.  esteja proibido por lei de fazê-lo.    
É correto o que se afirma em 
 
Segundo a Lei Estadual n. 14.184/2002, o dever da administração de anular ato de que decorram efeitos favoráveis para o destinatário decai em cinco anos. Sobre isso, NÃO é correto o que se afirma em 
 
No que se refere à Lei n. 14.310/02, que dispõe sobre o Código  de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM), considere  as proposições abaixo.     
I -  amar  a  verdade  e  a  responsabilidade  como  fundamentos  da  dignidade  profissional.  
II -  empregar toda a capacidade em benefício do serviço.  
III -  primar pela correção de atitudes.  
IV -  respeitar a dignidade da pessoa humana.    
Com relação aos princípios de ética militar, marque a alternativa CORRETA. 
 
A  respeito  da  Lei  nº  15.301/2004,  que  institui  as  carreiras  do  Grupo  de Atividades  de Defesa  Social  do  Poder  Executivo  no  Estado  de Minas  Gerais, é CORRETO afirmar que: 
 
A Lei nº 15.301/2004, institui as carreiras do Grupo de Atividades  de Defesa Social do Poder Executivo no Estado de Minas Gerais.   Conforme  descrito  no  art  2º  da  Lei,  dentre  as  definições  abaixo,  relacione  a  1ª  coluna de  acordo  com a 2ª, de alto  a baixo, e  em  seguida marque a  alternativa  CORRETA.  
1. Carreira   
2. Quadro de  pessoal   
3. Nível   
4. Grau   
(     )   posição do servidor no escalonamento horizontal no mesmo  nível de determinada carreira. 
(     )   conjunto de  cargos de provimento efetivo  e de  provimento  em comissão de órgão ou entidade. 
(     )   conjunto  de  cargos  de  provimento  efetivo  agrupados  segundo  sua  natureza  e  complexidade  e  estruturados  em  níveis  e  graus,  escalonados  em  função  do  grau  de  responsabilidade e das atribuições da carreira. 
(     )   posição  do  servidor  no  escalonamento  vertical  dentro  da  mesma  carreira,  contendo  cargos  escalonados  em  graus,  com  os  mesmos  requisitos  de  capacitação  e  mesma  natureza, complexidade, atribuições e responsabilidades. 
 
A Constituição do Estado  de Minas Gerais, em  regra, por  força do  “Princípio  da  simetria  constitucional”, possui  algumas situações semelhantes às da Constituição Federal. Essa equiparação não ocorre, entretanto, em qual- quer hipótese, havendo situações em que os entes federados não coincidem em seus dispositivos.  A Constituição Federal e a do Estado de Minas Gerais abordam de maneira distinta a seguinte matéria: 
 
Indique a alternativa CORRETA:
Conforme Lei Complementar nº 116, de 11/01/ 2011, qual das situações abaixo NÃO serve como punição para o Agente Público que comete o Assédio Moral.
Conforme Decreto nº 43.885, DE 04/10/2004, não é considerado um dever ético do servidor público:
Segundo  o  Decreto  45.722,  de  6  de  setembro  de  2011,  indique se as afirmativas abaixo são  falsas ou  verdadeiras: 
(  ) A  Ouvidoria  Geral  do  Estado  de  MG  possui  autonomia, administrativa, orçamentária, financeira  e técnica.  
(  ) A Ouvidoria Geral do Estado de MG tem como uma  de suas competências, propor medidas legislativas  ou  administrativas  e  sugerir  ações  necessárias  para  evitar  a  repetição  das  irregularidades  constatadas.  
(  ) Na  estrutura  orgânica  da    Ouvidoria  Geral  do  Estado de MG, temos a Auditoria Setorial. 
A sequência correta é:  
Conforme Lei nº 869, de 05/07/1952, no período de estágio probatório do servidor qual dos pré-requisitos abaixo NÃO se enquadra para fins de apuração?
Entre as normas da Constituição do Estado de Minas Gerais sobre administração pública e servidor público, NÃO se inclui:
O edital de determinada licitação na modalidade de pregão, realizada no âmbito de uma Secretaria de Estado de  Minas Gerais, estabelece as seguintes exigências para os licitantes:  
  1 – pagamento de taxa para interposição de recurso;  
2 – obrigação de aquisição do edital como condição para participar da licitação;  
3 – prestação de garantia da proposta.   
  Na hipótese, é CORRETO afirmar que:  
Relativamente aos integrantes dos órgãos da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que a remoção.
NÃO se inclui na competência privativa da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais:
A respeito do Poder Legislativo do Estado de Minas Gerais, é correto afirmar, EXCETO:
Nos termos da Constituição do Estado, NÃO se inclui entre as matérias sobre as quais cabe à Assembleia Legislativa dispor com a sanção do Governador:
São matérias de iniciativa privativa da Mesa da Assembleia, EXCETO:
No que se refere às proposições do processo legislativo estadual, é CORRETO afirmar:
Com fundamento na Constituição do Estado de Minas Gerais, é correto afirmar, EXCETO:
Com fundamento na Constituição do Estado de Minas Gerais, é correto afirmar, EXCETO:
Com fundamento na Constituição do Estado de Minas Gerais, é correto afirmar, EXCETO:
Sobre a competência do Estado, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar:
Sobre os vencimentos de agentes públicos, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar:
Sobre os direitos do servidor público e a acumulação de cargos públicos, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais é CORRETO o que se firma em:
Sobre o provimento e a perda de cargo públicos, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar:
Sobre as regras aplicáveis ao regime de previdência dos servidores públicos, segundo a Constituição do Estado  de Minas Gerais, analise aas seguintes afirmativas: 
I.  Aos servidores titulares de cargos públicos do Estado, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime próprio de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do Estado, dos  servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro  e atuarial.  
II.  É vedada a percepção de mais de uma aposentadoria pelos regimes de previdência, ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis na forma prevista na Constituição.  
III.  Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, poderão exceder a remuneração do servidor no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a con- cessão, desde que não ultrapassem o teto legal. 
IV.  Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social
São VERDADEIRAS apenas as afirmativas:  
Sobre aposentadoria do servidor público, segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, analise as seguintes  afirmativas:   
I.  Para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem recíproca do  tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, desde que urbana, hipótese em que os diversos regimes de previdência social se compensarão financeiramente, segundo critérios estabelecidos em lei.  
II.  É assegurado ao servidor afastar-se da atividade a partir da data do requerimento de aposentadoria, e a  não concessão desta importará o retorno do requerente para o cumprimento do tempo necessário à aquisição do direito, na forma da lei. 
  III.  O  tempo de contribuição  federal, estadual, distrital ou municipal será contado para efeito de aposentadoria, e o tempo de serviço correspondente, para efeito de disponibilidade. A lei não poderá estabelecer nenhuma forma de contagem de tempo de contribuição fictício. 
IV.  A aposentadoria pode ser requerida voluntariamente, desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de  exercício no serviço público e cinco anos no cargo em que se der a aposentadoria, respeitada a idade e o  tempo de contribuição estabelecidos em lei. 
É CORRETO o que se afirma apenas em:  
Sobre os direitos e as garantias  fundamentais previstos na Constituição do Estado de Minas Gerais, analise as  seguintes afirmativas: 
I.  Independe do pagamento de taxa ou de emolumento ou de garantia de instância o exercício do direito de  petição ou representação, bem como a obtenção de certidão para a defesa de direito ou esclarecimento  de situação de interesse pessoal.  
II.  Incide na penalidade de destituição de mandato administrativo ou de cargo ou  função de direção, em ór- gão da administração direta ou entidade da administração indireta, o agente público que deixar injustificadamente de sanar, dentro de noventa dias da data do requerimento do interessado, omissão que inviabilize o exercício de direito constitucional.  
III.  Todos  têm o direito de requerer e obter  informação sobre projeto do Poder Público, a qual será prestada  no prazo da lei, ressalvada aquela cujo sigilo seja imprescindível à segurança do Estado e relevante interesse público. 
 IV.  É  vedado  ao Estado  recusar  fé  a  documento  público,  sendo  passível  de  punição,  nos  termos  da  lei,  o  agente público que, no exercício de suas atribuições e  independentemente da  função que exerça, violar  direito constitucional do cidadão. 
É CORRETO o que se afirma apenas em:    
Sobre os princípios e a  forma que norteiam a atuação da Administração Pública do Estado de Minas Gerais, segndo a Constituição Estadual vigente, analise as seguintes afirmativas: 
I.  A atividade de administração pública dos Poderes do Estado de Minas Gerais e a de entidade descentrali- zada se sujeitam aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, motivação e razoabilidade. 
 II.  A moralidade, a proporcionalidade e a razoabilidade dos atos do Poder Público serão apuradas, para efeito de controle e invalidação, em face dos dados objetivos de cada caso. 
 III.  O agente público motivará o ato administrativo que praticar, explicitando-lhe o fundamento legal, o fático e  a finalidade.
  IV - atividade administrativa do Estado se organizará em sistemas, principalmente a de planejamento, a de  finanças e a de administração geral. 
É CORRETO apenas o que se afirma em:  
Sobre as comissões da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, analise as afirmativas: 
I.  As comissões, em razão da matéria de sua competência, da matéria compreendida em sua denominação  ou da  finalidade de sua constituição, podem propor a sustação dos atos normativos do Poder Executivo  que exorbitem dos limites de delegação legislativa, elaborando o respectivo projeto de resolução.  
 II.  Os atos de  competência privativa da Assembleia Legislativa  não  podem  constituir objeto de delegação.  Admite-se, todavia, a delegação sobre matéria reservada a lei complementar.  
III.  As comissões extraordinárias acompanham assuntos  relevantes para o Estado,  reunindo diagnósticos e  propostas de ação, que encaminham à Mesa da Assembleia. Elas devem atuar em sintonia com as comissões permanentes. 
IV.  As comissões especiais  têm um prazo de duração determinado e se dividem em comissões de estudo constituídas para analisar assuntos específicos, comissões de indicação, que opinam sobre indicações de dirigentes de órgãos públicos e conselheiros do Tribunal de Contas; e comissões de proposta de Emenda à Constituição (PEC), que apreciam propostas de alteração da Constituição Estadual. 
É CORRETO o que se afirma apenas em:  
Sobre o planejamento orçamentário de políticas públicas do Estado de Minas Gerais, analise as seguintes afirma- tivas: 
I.  Na liberação de recursos do erário estadual e na concessão de outros benefícios em favor de objetivos de  desenvolvimento urbano e social, o Estado atenderá, prioritariamente, ao Município já dotado de plano diretor,  incluídas, entre suas diretrizes, entre outras, as de ordenamento do  território, sob os  requisitos de  zoneamento, uso, parcelamento e ocupação do solo urbano.  
II.  Os  recursos para os programas de educação não serão  inferiores aos destinados aos  investimentos em  transporte e sistema viário.  
III.  O Estado incentivará, mediante benefícios fiscais e na forma da lei, o investimento da iniciativa privada no  desporto. 
IV.  A  legislação orçamentária assegurará  investimentos ao atendimento das propostas de políticas públicas  priorizadas nas audiências públicas regionais. 
É CORRETO apenas o que se afirma em:  
A Lei Estadual nº 869 de 05 de julho de 1952 também é conhecida como Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais. Indique a alternativa que traz dispositivo previsto expressamente nessa norma.
O Código de Conduta Ética do Servidor Público e da Alta Administração Estadual foi instituído pelo decreto nº 43.885 de 2004. Indique a alternativa incorreta que trata desse assunto.
Nos termos da Constituição do Estado, NÃO se inclui entre as matérias sobre as quais cabe à Assembleia Legisla- tiva dispor com a sanção do Governador:
 João Carlos, servidor público estadual, permitiu que  Ana, que não é servidora pública, desempenhasse  encargos que competem ao servidor público. Nessa  hipótese, o Estatuto dos Funcionários Públicos do  Estado de Minas Gerais:
 
Após regular processo, ficou demonstrado que não eram subsistentes os motivos que determinaram a aposentadoria de Antônio, servidor público estadual. Diante de tal situação, pode-se afirmar que:
A readaptação do servidor será:
Segundo dispõe o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, o processo administrativo deverá ser iniciado dentro do prazo:
O requerimento de revisão do processo administrativo, previsto na Lei Estadual nº 869/1952, é dirigido:
Segundo a Lei Estadual nº 11.404/1994, que contém normas de execução penal, a colaboração do sentenciado no processo de sua observação psicossocial e de seu tratamento é:
 De acordo com a Lei Estadual nº 11.404/1994, que  contém normas de execução penal, o sentenciado  analfabeto:
 
Conforme dispõe a Lei nº 11.404/1994, o Patronato é instituído em cada comarca, através de:
 Dentre os integrantes da Comissão de Promoções  da carreira de Agente de Segurança Penitenciário,  encontra-se o:
 
A Constituição do Estado de Minas Gerais veda a acumulação remunerada de cargos públicos, entretanto, se houver compatibilidade de horários e, desde que a remuneração e o subsídio não excedam o subsídio mensal dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, permite a acumulação EXCETO de
Segundo a Constituição do Estado de Minas Gerais, a competência para processar e julgar, originariamente, o Vice-Governador do Estado, o Deputado Estadual, o Advogado-Geral do Estado e o Procurador-Geral de Justiça, nos crimes comuns, é
NÃO corresponde a conceito disciplinado pela Lei 869/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais):
De acordo com o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais, as atribuições de cada carreira são definidas em:
NÃO é forma de provimento de cargo, prevista na Lei Estadual nº 869/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais):
“Destina-se a indenizar o funcionário das despesas de viagem e de nova instalação”. Essa finalidade, prevista no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, diz respeito:
As decisões proferidas no processo administrativo instaurado contra servidor público do Estado de Minas Gerais serão publicadas dentro do prazo de:
Quanto às disposições da Constituição do Estado de Minas Gerais, é INCORRETO afirmar que:
Segundo a Lei nº 18.309/2009, rege a prestação e a utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Estado de Minas Gerais o seguinte princípio ou diretriz:
Segundo a Lei nº 869/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais), o “aproveitamento” se dá quando:
Sobre os membros da Diretoria Colegiada da ARSAE –MG, é correto afirmar que:
Nas assertivas abaixo, marque “V” se for verdadeira ou “F” se for  falsa.  
(     )  Com  a  finalidade  de  preservar, manter  e  restabelecer  a  ordem  pública  e  segurança interna, através das várias ações policiais ou militares, em todo  o  território  do  Estado,  o  oficial  exerce  função  policial-militar  e  a  praça  exerce atividade policial-militar.  
(     )  Para  fins  de  incorporação  aos  proventos  dos militares  com  vinte  e  cinco  ADI’s  com  desempenho  satisfatório,  o  valor  do ADE  será  calculado  pela  média  aritmética  das  últimas  sessenta  parcelas  do  ADE  percebidas  anteriormente  à  sua  transferência  para  a  inatividade  ou  à  instituição  da  pensão.  
(     )  Apenas ao oficial que estiver sujeito a  inquérito ou processo em qualquer  jurisdição,  ainda  cumprindo  pena  de  qualquer  natureza,  será  suspensa  a  faculdade de solicitar transferência para reserva não remunerada.  
(     )  Cassada a  licença para  tratar de  interesse particular,  terá o militar o prazo  de 48 (Quarenta e oito) horas para apresentar-se, se estiver no  local onde  o deva fazer, caso contrário, a autoridade que cassou a licença arbitrará o  prazo necessário.   
Marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem  de cima para baixo.  
No âmbito da Administração Pública do Estado de Minas Gerais, é criada, no ano de 2013, uma Fundação para prestar serviço na área de saúde. Com base nessa hipótese e consoante ao que prevê a Constituição do referido Estado, É CORRETO afirmar que
Nos enunciados abaixo, assinale com V aqueles que são diretrizes e com F aqueles que  não são diretrizes das ações e serviços públicos de saúde no âmbito do Estado de Minas  Gerais. 
(     )  Descentralização com direções plúrimas, em nível estadual e municipal.  
(     )  Regionalização das ações de competência do Estado.  
(     )  Participação da Comunidade.  
(     )  Não aceitação de entidades privadas com fins lucrativos na   participação complementar de instituições privadas no Sistema Único de Saúde.  
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.  
Considere as seguintes afirmativas. 
I.  Funcionário  público  é  a  pessoa  legalmente  investida  em  cargo  público,  seja  esse  cargo efetivo ou em comissão.  
II.  As atribuições inerentes a uma carreira, desde que respeitado o regulamento, podem  ser cometidas, indistintamente, aos funcionários de suas diferentes classes.  
III.  Os cargos públicos são de carreira ou isolados. 
Segundo a disciplina do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Minas Gerais,  assinale a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS.  
Paulo tem 30 anos é casado e ocupa cargo de confiança do quadro de uma Secretaria de  Estado em Minas Gerais, não tendo outro vínculo com o poder público.     
Considerando a disciplina  legal do  Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de  Minas Gerais – IPSEMG é CORRETO afirmar que  
Horácio é superintendente no âmbito de uma Secretaria de Estado do Poder Executivo de  Minas Gerais  e  delega  uma  competência  para Silvana,  que  lhe é  subordinada  e  ocupa  cargo de Diretora.   
Com base nessa hipótese, é CORRETO afirmar que o ato de delegação    
Um  determinado  processo  administrativo  é  instaurado  no  âmbito  da  Administração  Pública do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, em razão de uma denúncia feita  por  cinco  cidadãos.  O  primeiro  deles  é  Pedro  Augusto  da  Silva.  Na  denúncia  são  apontadas irregularidades que teriam sido praticadas por funcionários públicos do Estado.  Já  em  curso  o  processo,  Pedro  Augusto  manifesta,  em  conversa  telefônica  com  a  autoridade responsável pelo processo, seu desejo de desistir da denúncia.   
Na hipótese descrita, é CORRETO afirmar que