-
Possibilidade de recurso
É até aceitável afirmar que as pessoas representam o foco do
conhecimento, informação, decisão, ação e avaliação das atividades das
empresas nos tempos atuais. No entanto, considero que a abordagem da
administração predominante atualmente é a abordagem contingencial. A
teoria comportamental enfatiza o comportamento dos indivíduos nos grupos
e nas organizações, por meio do estudo e análise das observações e
verificações científicas. Sofreu forte influência da psicologia
organizacional. Remoa aos estudos de Herzberg e Maslow acerca da
motivação nas organizações.
Na teoria contingencial, como já bem afirmou
uma questão do Cespe, "são enfatizados modelos organizacionais mais
flexíveis e orgânicos, como a estrutura em redes" (Cespe - Administrador
- MTE - 2008). Portanto, considero que esta questão é passível de
recurso para troca de gabarito de C para E, uma vez que a abordagem da administração predominante nos tempos atuais é a abordagem contingencial.
-
Fico indignado quando estudo um monte de livros e apostilas de professores renomados e aí aparece o Cespe com uma questão dessas e, os mesmos que dizem que a abordagem atual é contingencial, defendem a banca e dizem que o gabarito está correto. É de lascar!
-
Tiago só para mencionar a fonte e o mérito de quem escreveu o comentário abaixo.
Gabarito Oficial: C
Comentários: POSSIBILIDADE DE RECURSO: É até aceitável afirmar que as pessoas representam o foco do conhecimento, informação, decisão, ação e avaliação das atividades das empresas nos tempos atuais. No entanto, considero que a abordagem da administração predominante atualmente é a abordagem contingencial. A teoria comportamental enfatiza o comportamento dos indivíduos nos grupos e nas organizações, por meio do estudo e análise das observações e verificações científicas. Sofreu forte influência da psicologia organizacional. Remoa aos estudos de Herzberg e Maslow acerca da motivação nas organizações. Na teoria contingencial, como já bem afirmou uma questão do Cespe, "são enfatizados modelos organizacionais mais flexíveis e orgânicos, como a estrutura em redes" (Cespe - Administrador - MTE - 2008). Portanto, considero que esta questão é passível de recurso para troca de gabarito de C para E, uma vez que a abordagem da administração predominante nos tempos atuais é a abordagem contingencial.
http://www.exponencialconcursos.com.br/resolucao-da-prova-de-nocoes-de-administracao-tecnico-tcu-recursos/
-
Não entendi o gabarito.
Sempre bom lembrar: plágio é crime.
-
Desculpe-me o esquecimento. E obrigado Vanessa por lembrar, mas esquecer de colocar a fonte é humano.
Vanessa plágio é crime Q533011, Q314721
e Q314777
Fonte colocada: http://www.exponencialconcursos.com.br/resolucao-da-prova-de-nocoes-de-administracao-tecnico-tcu-recursos/
-
Realmente a banca cespe é totalmente imprevisível, seria comportamental ou contingencial? esse é o tipo de questão que você arriscará sempre marcando certo ou errado....
-
A abordagem passou a ser predominantemente comportamental, isso porque a grande maioria das organizações passaram a utilizar o sistema social. Assim, as pessoas passam a integrar parta dela (organização) e buscam soluções democráticas para os problemas organizacionais. Exemplo: Empresas quebrando os paradigmas e deixando os funcionários bem à vontade para produzirem...
-
Apesar de a abordagem contingencial ser uma das mais recentes teorias administrativas desenvolvidas, isso não quer dizer que é a mais predominante nas organizações. Basta observar as organizações, desde a lojinha de hot dogs às multinacionais, a predominância é a abordagem comportamental. #EMaiNadaHau
-
Gabarito DEFINITIVO: Certo. O Cespe não alterou o gabarito.
-
A Teoria Comportamental oferece uma variedade de estilos de adm. à disposição do administrador. A adm. das organizações em geral é condicionada pelos estilos com que os administradores dirigem, dentro delas, o comportamento das pessoas. Por sua vez, os estilos de adm. dependem das convicções que os administradores têm a respeito do comportamento humano na organização. Essas convicções moldam não apenas a maneira de conduzir as pessoas, mas também a maneira pela qual se divide o trabalho, planejam-se, organizam-se e controlam-se as atividades. As organizações são projetadas e administradas de acordo com certas teorias administrativas. Cada teoria baseia-se em convicções sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro das organizações.
(A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional amplo.)
Chiavenatto.
Parece-me condizente com a atualidade!
-
É vanessa, você se deu mal. Você também é uma "plagiadora" kkkkkk. Q314777
Concurseiro é assim mesmo. kkk
-
É cada" baque" que o CESPE me dá.
Foco Erradíssimo. Cadê as fontes, seu doutrinador ?
Eu, Burns, Chandler, Lawrence e a galera toda "tá Indigas ".
-
:( Poxa queria ver "A usurpadora" essa tal Vanessa Bracho
-
Achei que estava errada essa parte
(a abordagem da administração é predominantemente comportamental), Acho muito genérico.
Link esclarecedor.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901979000200002
-
Questão errada e ponto final "predominantemente" só no mundinho de quem elaborou essa questão!
Se cobrar a mesma questão em outra banca, vou colocar errada...mas quando a Cespe cobrar coloco certo...vida de concurseiro já difícil, ainda vem questão assim q não facilita em nada!!!
A propósito...QUEM É VANESSA??? Kkk
Vários comentários, desta questao e de outras, citando essa mulher...kkk
-
-
O meu raciocínio para responder as questões de Adm da banca cespe é a seguinte: quando eu acho que está certa - a questão está errada ..e assim o contrário ===== é batata !
#Anvisa2016
-
ACHEI QUE FOSSE CONTINGENCIAL... EM ADMINISTRAÇÃO GERAL É POSSÍVEL NOTAR ESSE ENTIDIMENTO DO CESPE: DE QUE ESTAMOS NA ERA DA CONTINGÊNCIA.
[...]
1957 - TEORIA COMPORTAMENTAL
1962 - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
1972 - TEORIA DA CONTINGÊNCIA
GABARITO CERTO. Mas, contesto!
-
Quando o cespe fala ''predominantemente '', ele abre o horizonte. Então, apesar de também estarmos na CONTINGENCIAL, tem sim o enfoque ainda no COMPORTAMENTAL.
GABARITO ''CERTO''
-
A questão está correta.
Falando de forma literal, saímos de uma era onde o importante era só produzir, produzir e trabalhar horas a fio sem importar a saúde do trabalhador, o seu bem estar, a ideia era explorar o máximo que ele pudesse dar. No tempo atual temos organizações voltadas para pessoas, preocupadas com o bem estar do colaborador (seja porque têm consciência da importância disso ou porque a legislação impõe), hoje, o foco da gestão de pessoas é nas pessoas. Entenderam que as pessoas são a base da organização, elas produzem, criam, inovam, sem elas não há como uma organização existir e, quiçá, ter sucesso.
-
CONTINGÊNCIAL
-
O item esta certo ... mas a palavra "predominantemente" em provas do Cespe sempre deixar muita dúvida , pois é uma caracteristaca marcante da banca adicionar palavras fortes como esta ( que geralmente é um peguinha e deixam a questão errada) ... enfim ... prova do cespe as vezes é loteria
-
QC - Por favor precisamos de professores melhores de adm e gestão de pessoas para fazer os comentários
-
QC - contrata a Andrea Ribas para comentar as questões, pelo amor de Deusssss!!!
-
Não é de hoje que parei de assistir dos comentários do professor de administração e gestão de pessoas, nunca conseguir subtrair um conhecimento útil dos assuntos comentados, na minha opinião ela pode até saber muito, mas não transmita. QC, fica ligado nos feedbacks.
-
Se essa questão foi elaborada em 1950 então está CORRETA mesmo.... Nunca sabemos né...
-
Eu já devo ter errado essa questão umas 30 vezes, e acabei de errar mais 1
-
Atualmente, a abordagem da administração é predominantemente comportamental, com as pessoas representando o foco de conhecimento, informação, decisão, ação e avaliação das atividades da empresa.
A teoria da contingência procura focalizar o comportamento organizacional observável e o ambiente externo, uma vez que o comportamento organizacional é uma função de suas consequências contingentes. Tosi & Hamner esclarecem muito bem esta característica quando dizem que "quando um subsistema de uma organização se comporta em resposta a outro sistema ou subsistema, dizemos que a resposta foi contingente em relação ao ambiente...
Daí, uma abordagem contingencial é uma abordagem na qual o comportamento de uma subunidade é dependente de suas relações ambientais com outras unidades ou subunidades, que têm algum controle sobre as consequências... desejadas por aquela subunidade". As consequências são sempre contingentes sobre o comportamento dentro do ambiente.
A teoria contingencial deve muito a Skinner, segundo o qual o comportamento é função de suas consequências.
http://ref.scielo.org/bcrgrt
Na teoria das contingências a abordagem da organização é uma variável dependente do ambiente e da tecnologia, mas não despreza as tarefas, pessoas e estrutura. (Chiavenato 2011)
-
......
-
É incontroverso que as pessoas correspondem ao elemento mais importante para o alcance dos resultados de uma organização. Além disso, está correto afirmar que na abordagem comportamental, parte-se do estudo do comportamento individual para mensurar o impacto dos comportamentos na organização. Contudo, as teorias administrativas coexistem em virtude da diversidade de tipos de organização, sendo, portanto difícil afirmar que uma ou outra teoria é atualmente predominante. A banca forçou um pouco a barra em afirmar que a abordagem comportamental é atualmente predominante e considerou o enunciado como correto.
Gabarito: Certo
-
esse gabarito não condiz com os estudos de TGA. Logo vou considerar essa questão uma falha da banca.
-
Não sei porque tanta polêmica, "predominantemente" na administração em geral, as pessoas (tanto internas como externas) representam o "existir" da organização. Dito isso, ficar filosofando teorias mirabolantes, com conceitos de Kotler ultrapassados, fica dificil acertar a questão. Eu acertei, afinal o que a banca disse faz parte, embora no nosso ambiente (administradores) possamos discordar em partes sobre qual o percentual dessa afirmação se exatamente esta ou aquela. Galera, parem de brigar com a banca e sigam a onda que vão acertar.