-
Gabarito: e.
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) é uma região integrada de desenvolvimento econômico, criada pela Lei Complementar n.º 94, de 19 de fevereiro de 1998, e regulamentada pelo Decreto n.º 7.469, de 04 de maio de 2011, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás, Minas Gerais e do Distrito Federal.
Consideram-se de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal, Estados de Goiás, Minas Gerais e aos Municípios que a integram, relacionados com as seguintes áreas:
- infraestrutura;
- geração de empregos e capacitação profissional;
- saneamento básico, em especial o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgoto e o serviço de limpeza pública;
- uso, parcelamento e ocupação do solo;
- transportes e sistema viário;
- proteção ao meio ambiente e controle da poluição ambiental;
- aproveitamento de recursos hídricos e minerais;
- saúde e assistência social;
- educação e cultura;
- produção agropecuária e abastecimento alimentar;
- habitação popular;
- serviços de telecomunicação;
- turismo; e
- segurança pública.
-
Letra B: Barragem do Rio Descoberto
Letra C : DF + 19 GO + 03 MG; A RIDE é constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa, no Estado de Goiás, e de Unaí, Buritis e Cabeceira Grande, no Estado de Minas Gerais.
Letra D: Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada na Região Sudeste do país, limitando-se com os estados de São Paulo a sul e sudeste, Rio de Janeiro a sudeste, Mato Grosso do Sul a oeste, Goiás e Distrito Federal a noroeste, Bahia (a norte e nordeste) e Espírito Santo a norte e leste.
Letra E: Correto.
-
CABECEIRA GRANDE - MG NÃO FAZ PARTE DA RIDE, ainda.
Único erro na Resposta do Jean Carlos
-
so em resposta ao cometario erroneo do amigo, Cabeceira Grande faz parte sim da RIDEDF.
Abrangência
É constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa, no Estado de Goiás, e de Unaí, Buritis e Cabeceira Grande, no Estado de Minas Gerais.
Fonte: http://www.mi.gov.br/regioes_integradas_df_rides
Ministero da integração nacional.
-
O Decreto n.º 7.469, de 04 de maio de 2011 regulamenta a lei complementar nº 94 de 19 de fevereiro de 1998 e diz:
Art. 1o A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE destina-se à articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás e de Minas Gerais e do Distrito Federal.
§ 1o A RIDE é constituída pelo Distrito Federal, pelos Municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa, no Estado de Goiás, e de Unaí e Buritis, no Estado de Minas Gerais.
Cabeceira Grande não faz parte da RIDE.
-
Cabeceiras = GOIAS, faz parte da Ride
Cabeceira Grande = MG, não faz parte da RIDE.
-
Colegas, a quem interessar, a professora Rebecca Guimarães explica que Cabeceira Grande MG faz parte sim da RIDE como disse a colega Cinthia Domingues. A lei que a criou que está desatualizada, mas em todos os sites e órgãos que tratam do assunto consideram o município parte da RIDE, inclusive seu Prefeito frequenta as reuniões.
Link do vídeo em que a professora explica: https://www.youtube.com/watch?v=cf68E0-S-yo
-
Pra resolver essa Duvida da galera ao respeito se Cabeceira grande faz parte ou não da RIDE... vou direto ao ponto!
Segundo IBGE, Codeplan
Cabeceira Grande = faz parte da RIDE
Segundo a lei complementar...
Cabeceira Grande = Não faz parte da RIDE
OBS: apesar que ja tem um projeto tramitando...
Portanto, se atenta no enunciado da questão!
-
CABECEIRA GRANDE AINDA NÃO faz parte da RIDE.
O PLC 102/2015, que visa incluir Cabeceira Grande na Ride, ainda está em tramitação no Senado.
Alguns órgãos se esquecem de atualizar as publicações e, por isso, muitos confudem, inclusive professores, como mencionado por um colega aqui nos comentários.
-
A RIDE/DF é constituída por: DF + 19 municípios do GO + 2 Municípios de MG.
Cabeceira Grande/MG não faz parte da RIDE/DF.
Confira essas informações no site oficial do Governo: http://sudeco.gov.br/municipios-ride-df
-
Cuidado com os comentarios Galera, Cabeceira grande faz parte sim do RIDE.
Dados de noticiario atualizadissimo, comentado pelo Prefeito de Cabeceira grande.
-
Ainda bem que deu para excluir a alternativa C pela quantidade de RA's do Distrito Federal (31 atualmente). Nem precisava entrar nessa seara de Cabeceira Grande/MG, mas quando for necessário basta analisar a corrente da banca a qual for prestar o concurso, ou seja, dependendo da banca Cabeceira Grande pode fazer parte da RIDE ou não.
-
Segue abaixo o comentário feito pelo professor Marcos Girão (Estratégia Concursos):
A) Errado. O polinucleamento foi uma característica muito mais marcante do crescimento do Distrito Federal e de seu entorno. Foi um movimento de dentro para fora do DF, basicamente! No processo de ocupação periférica surgiram inicialmente as Regiões Administrativas de Taguatinga (1958), Sobradinho (1960), Gama (1960), Guará (1966) e Ceilândia (1970), inaugurando assim o polinucleamento característico da estruturação urbana inicial da região. Esses núcleos, denominados cidades-satélites, foram previstos no projeto urbanístico para serem implementados a partir da saturação do limite populacional estabelecido para o Plano Piloto, sendo que a antecipação da sua implantação em áreas distantes do núcleo principal gerou grandes vazios urbanos e deu início ao processo de ocupação gerenciado pela atuação estatal, com clara divisão do espaço urbano, que permeou o processo de estruturação urbana do DF e entorno.
B) Errado. O erro do item está em incluir a Barragem de Serra da Mesa como uma das que são divisoras entre o Distrito Federal e Goiás. Essa barragem fica situada no município de Minaçu (GO), bem distante das áreas limítrofes entre o Distrito Federal e Goiás e da Ride/DF, portanto.
C) Errado. O Distrito Federal não tem municípios! No DF estão instaladas a capital do país, Brasília, e as chamadas cidades-satélites, administradas pelo Governo do DF!
D) Errado. O Distrito Federal é limítrofe com Minas Gerais. Tanto é limítrofe, que se fez necessária a criação de um Região Integrada de Desenvolvimento do DF com esse Estado! E saiba que o Distrito Federal mantém intensas relações econômicas tanto com Minas quanto com Goiás! Para que não reste qualquer dúvida, é só revermos o primeiro mapa da Ride/DF e Entorno.
E) Certo. Em 2010, a população do Distrito Federal chegou a 2.570.160 habitantes e entre os anos de 2000 e 2010 houve um incremento populacional da ordem de 519.014 habitantes. Segundo o cendo 2010 do IBGE, ao analisar os dados da Ride/DF e Entorno, verifica-se uma taxa de crescimento populacional de 2,3% no período de 2000 a 2010. Sendo que os municípios do Estado de Goiás tiveram uma taxa de crescimento de 2,6%, os municípios do Estado de Minas Gerais 1,0% e o DF de 2,3% para o mesmo período. E nos estudos do IBGE, realizados entre 2013 e 2014, vimos que o Distrito Federal e vários dos municípios da Ride/DF continuam a vir registrando taxas de crescimento populacional acima da média nacional!
-
Cabeceira grande não está na lei complementar, portanto não faz parte do RIDE.
O comentário mais correto é o da Juliana Affe, alguns professores e sites desatualizados se equivoca ao incluir Cabeceira Grande no RIDE.
Ainda não foi, está em tramitação o projeto. O site mais atualizado e confiável é do sudeco mencionado na questão.
-
DF não tem município.
-
Cabeceira Grande faz parte da RIDE sim... Em todos os servicos publicos de Brasilia, o mapeamento do entorno e da RIDE ja consta Cabeceira Grande. Ainda esta desatualizada a SUDECO e documentos oficiais, mas o GDF ja admitiu o municipio como parte da RIDE. Inclusive o prefeito participa das reunioes do GDF... A nivel de concurso isso nao vai cair porque e polemico, mas CABECEIRA GRANDE JA FAZ PARTE DA RIDE!!!! Inclusive na Sec. Saude a regionalizacao, as redes de Saude e o atendimento contempla Cabeceira Grande!!! A referencia para o at de saude e Sao Sebastiao
http://corsapdfgo.eco.br/ridedf/
-
No site do Ministerio da Integracao, Cabeceira Grande ja e citada como integrante da RIDE...
-
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/05/22/senado-aprova-inclusao-de-12-municipios-na-regiao-integrada-do-entorno-do-df
nao so mais cabeceira grande... mais 11 municipios alem dele... rsrs
-
ENUNCIADO!
A região integrada de desenvolvimento do Distrito Federal (DF) e entorno (RIDE/DF) é uma região integrada de desenvolvimento econômico criada pela Lei Complementar n.º 94, de 19 de fevereiro de 1998, e regulamentada pelo Decreto n.º 7.469, de 4 de maio de 2011, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal.
DECRETO Nº 7.469, DE 4 DE MAIO DE 2011.
§ 1o A RIDE é constituída pelo Distrito Federal, pelos Municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa, no Estado de Goiás, e de Unaí e Buritis, no Estado de Minas Gerais.
Cabeceira Grande não está expresso no supracitado decreto. Mas esse nem é o mérito da questão.
-
Gostaria de esclarecer alguns novos pontos da RIDE-DF:
No dia 22/05/2018, o Senado Federal aprovou a inclusão de mais 12 municípios (sendo + 10 goianos e + 2 mineiros ), através do PLC 102/2015. Com este acréscimo, será alterada a LC94/1998 que autorizou o Poder Executivo a criar a RIDE -DF.
Vamos ver como ficou a nova composição: DF + 33 Municípios (29 de Goiás e 4 de MG)
DF
+
GOIÁS ( Abadiânia , Água Fria de Goiás ,Águas Lindas,Alexânia ,Cabeceiras,Cidade Ocidental ,Cocalzinho de Goiás, Corumbå de Goiás, Cristalina, Formosa,Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama,Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso,Allto Paraíso , Vila Boa, Alvorada do Norte , Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás , Goianésia, Niquelândia, SãoJoão D'Aliança, Simolândia ,Vila Propício
+
Minas Gerais (Unaí, Buritis, Arinos, Cabeceira Grande.)
Fonte: Estratégia Concursos - professor Leandro Signori (post dia 23/05/2018)
-
vigor a partir de 15/06/18
LEI COMPLEMENTAR Nº 163, DE 14 DE JUNHO DE 2018
O P R E S I D E N T E D A R E P Ú B L I C A
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:
Art. 1º O § 1º do art. 1º da Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998, passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 1º ...................................................................................
§ 1º A Região Administrativa de que trata este artigo é constituída pelo Distrito Federal, pelos Municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d'Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício, no Estado de Goiás, e de Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí, no Estado de Minas Gerais.
..............................................................................................".(NR)
Art. 2º Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 14 de junho de 2018; 197oda Independência e 130oda República.
MICHEL TEMER
Esteves Pedro Colnago Junior
Alexandre Baldy de Sant'Anna Braga
-
Hoje, cabeceira grande faz parte totalizando 4 municípios em MG e 29 Em Goiás.
-
Para o concurso da CLDF a LEI COMPLEMENTAR Nº 163, DE 14 DE JUNHO DE 2018 não cai.
-
Salve Unaí cidade do Calorrrrrrrr
-
Goianos: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Vila Boa + Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício. TOTALIZANDO: 29 municípios.
Mineiros: Unaí, Buritis + Arinos e Cabeceira Grande. TOTALIZANDO: 4 municípios.
-
Art. 3o Compete ao COARIDE:
dica: CHA PIC4
I - coordenar as ações dos entes federados que compõem a RIDE, visando ao desenvolvimento e à redução das desigualdades regionais;
II - aprovar e supervisionar planos, programas e projetos para o desenvolvimento integrado da RIDE;
III - programar a integração e a unificação dos serviços públicos que lhes são comuns;
IV - indicar providências para compatibilizar as ações desenvolvidas na RIDE com as demais ações e instituições de desenvolvimento regional;
V - harmonizar os programas e projetos de interesse da RIDE com os planos regionais de desenvolvimento;
VI - coordenar a execução de programas e projetos de interesse da RIDE; e
VII - aprovar seu regimento interno.
-
Questão desatualizada, uma vez que na RIDE foram inseridos mais Municípios.
-
LETRA E.
a) Errado. O tipo de polinucleamento que tem no interior do DF não tem em nenhuma outra parte do Brasil.
b) Errado. Corumbá IV está em Luziânia.
c) Errado. 29 municípios de Goiás, 4 de Minas Gerais e o Distrito Federal integram a RIDE.
d) Errado. Minas Gerais faz divisa com o DF.
Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães
-
a) A porção goiana da RIDE não pode ser considerada polinucleada, tendo em vista que há apenas uma conurbação importante. ITEM INCORRETO.
b) Este item ainda será explorado quando estudarmos a Realidade Geográfica. ITEM INCORRETO.
c) Os números estão todos errados, principalmente por conta da recente alteração pela qual a RIDE passou. De qualquer forma, o Distrito Federal não é dividido em municípios. ITEM INCORRETO.
d) Outro item que vamos estudar na Realidade Geográfica: o Distrito Federal faz divisa com Minas Gerais. ITEM INCORRETO.
e) Como esta prova é de 2015, este item está correto. Como vimos, porém, em 2018 constatou-se um decréscimo na população do Distrito Federal. ITEM CORRETO.
Resposta: E
-
Minha contribuição.
RIDE
DF + Municípios limítrofes de Goiás e de Minas Gerais
Municípios GO => Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernado, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Vila Boa, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d' Aliança, Simolândia e Vila Propício.
Municípios MG => Unaí, Buritis, Arinos, Cabeceira Grande.
Obs.: Está na cor vermelha os Municípios que foram inseridos em 2018.
Abraço!!!
-
Letra E.
c) Errado. A RIDE é formada pelo Distrito Federal e por municípios dos Estados de Minas Gerais e Goiás. Logo, ao contrário do que informa a questão, a RIDE não tem como partes os “33 municípios do Distrito Federal”.
d) Errado. O Distrito Federal, diversamente do que afirma a questão, é uma unidade limítrofe com Minas Gerais. Tanto é que ambas as unidades federativas, juntamente com Goiás, formam a RIDE.
Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi